Artigo atualizado em 08/07/2013

EXAME FAN (FATOR ANTINUCLEAR)

O exame chamado FAN, sigla para fator antinuclear, é um teste habitualmente solicitado para os pacientes que estão com suspeita de uma doença autoimune. Normalmente, o sistema imunológico responde à invasão do nosso organismo por germes produzindo um grande número de anticorpos para combatê-los. No entanto, quando uma pessoa tem uma doença autoimune, o organismo inapropriadamente passa a produzir anticorpos contra células, tecidos e proteínas do próprio corpo.

Neste texto vamos abordar as seguintes questões sobre o exame FAN:

  • O que é uma doença autoimune.
  • O que é o FAN.
  • O que significa um FAN reagente.
  • Quais doenças costumam ter FAN positivo.
  • FAN falso positivo.

Obs: Em Portugal, o exame FAN é chamado de ANA (anticorpo antinuclear).

Doenças autoimunes

Doenças autoimunes são aquelas no qual o nosso sistema imunológico equivocadamente deixa de reconhecer algumas das estruturas presentes no nosso corpo e passa a tratá-las como se fossem germes invasores nocivos à saúde. O resultado desta confusão é a produção dos chamados auto-anticorpos, ou seja, anticorpos contra nós mesmos.

Os auto-anticorpos, ao contrário dos anticorpos normais, não combatem bactérias, vírus, parasitas ou fungos. Eles atacam as nossas células, destruindo-as. As doenças autoimunes podem afetar as células do sangue, pele, articulações, rins, pulmões, sistema nervoso… Fazendo um analogia, podemos dizer que uma doença autoimune é uma espécie de motim realizado pelas nossas próprias forças de segurança.

Se você quiser saber mais sobre as doenças autoimunes, leia: DOENÇA AUTOIMUNE.

Temos textos específicos sobre várias doenças autoimunes, alguns exemplos:

- LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO .
- ARTRITE REUMATOIDE .
- ESCLEROSE MÚLTIPLA.
- PSORÍASE .
- HIPOTIREOIDISMO (TIREOIDITE DE HASHIMOTO) .
- VITILIGO .
- GRANULOMATOSE DE WEGENER .
- SÍNDROME DE GUILLAIN-BARRÉ .
- SÍNDROME DE SJÖGREN

O que é o FAN (fator antinuclear)?

O FAN (fator antinuclear) é um grupo de auto-anticorpos descobertos na década de 1940 em pacientes com lúpus eritematoso sistêmico. Como o próprio nome já sugere, o FAN são anticorpos contra os núcleos das nossas células. O FAN não é um único anticorpo, ele é um conjunto de anticorpos contra diferentes estruturas das células. Existem vários tipos de FAN, cada um deles associado a um tipo de doença autoimune diferente.

É importante salientar que 10% a 15% da população sadia pode ter FAN reagente em valores baixos, sem que isso indique qualquer problema de saúde. Não sabemos  o porquê deste achado, mas a simples presença de um FAN positivo não é suficiente para o diagnóstico de nenhuma doença.

Exame FAN

Para entender os resultados do FAN é preciso saber como o exame é feito. O assunto é bem complexo, mas tentarei explicar do modo mais simples possível.

FAN reagente

FAN reagente

O exame de FAN é feito com amostras de sangue do paciente com suspeita de doença autoimune. No laboratório consegue-se identificar todos os anticorpos circulantes neste sangue. Com um corante fluorescente o laboratório marca cada um destes anticorpos. Depois, mistura-se este sangue em um recipiente com uma cultura de células humanas (chamadas de Hep2).

O resultado é o que se vê na foto ao lado. Se houver anticorpos contra estruturas das células humanas, estes irão se fixar às mesmas, tornando-as fluorescentes. Se o auto-anticorpo for contra o núcleo das células, a imagem no microscópio será de vários núcleos fluorescentes. Se auto-anticorpo for contra o citoplasma das células, vários citoplasmas ficarão brilhando, e assim por diante. Se não houver auto-anticorpos, nenhuma parte das células ficará fluorescente, caracterizando um FAN não-reativo.

Os resultados são repetidos após várias diluições do sangue, até a fluorescência desaparecer. Resultados positivos são aqueles que permanecem brilhando mesmo após 40 diluições (resultado 1/40 ou 1:40). Portanto, um FAN reagente 1/40 significa que o auto-anticorpo foi identificado mesmo após diluirmos o sangue 40 vezes.

Como já expliquei antes, até 10% da população possui FAN positivo, geralmente nas diluições menores que 1/80. Isto significa que só são valorizados valores a partir de 1/160.  As diluições são normalmente feitas na seguinte ordem: (1/40), (1/80), (1/160), (1/320), (1/640), (1/1280)… Valores maiores ou iguais a 1/320 são muito relevantes e indicam doença autoimune em mais de 97% dos casos.

A partir de agora, você já pode ter uma idéia dos resultados do FAN. Vamos citar alguns exemplos:

1.) FAN (Hep2) = Reagente
Título = 1/80
Padrão = nuclear pontilhado fino

2.) FAN (Hep2) = Reagente
Título = 1/640
Padrão = citoplasmático pontilhado reticulado

Os dois exemplos acima são de um FAN reagente. O primeiro em títulos baixos, com o núcleo sendo corado com finos pontos fluorescentes. Este primeiro exemplo não necessariamente indica a presença de alguma doença autoimune. O segundo exemplo apresenta um FAN positivo em altos títulos, com anticorpos contra o citoplasma da célula formando uma imagem reticulada.Valores altos assim quase sempre indicam doença autoimune.

Tipos de FAN reagente

Existem mais de 20 padrões diferentes de Imunofluorescência. Cada um descreve o modo como as células humanas foram coradas pelos anticorpos fluorescentes. Alguns padrões são típicos de doenças, como Lúpus, esclerodermia, artrite reumatoide e síndrome de Sjögren. Outros são inespecíficos e podem estar presentes em pessoas normais.

Os padrões mais comuns do FAN e suas prováveis patologias, são:

  • Nuclear pontilhado Centromérico = Esclerodermia ou Cirrose biliar primária.
  • Nuclear homogêneo = Lúpus, Artrite Reumatoide, Artrite Idiopática Juvenil, Síndrome de Felty ou Cirrose Biliar Primária.
  • Nuclear tipo membrana nuclear contínua = Lúpus ou Hepatite autoimune.
  • Nuclear pontilhado fino = Síndrome de Sjögren Primária, Lúpus Eritematoso Sistêmico ou Lúpus.
  • Nuclear pontilhado fino Denso = Inespecífico, pode estar presente em várias doenças auto-imunes e também na Cistite Intersticial, Dermatite Atópica, Psoríase ou Asma.
  • Nuclear pontilhado grosso = Doença Mista do Tecido Conjuntivo, Lúpus Eritematoso Sistêmico, Esclerose Sistêmica ou Artrite Reumatoide.
  • Nucleolar pontilhado = Esclerose Sistêmica.
  • Citoplasmático pontilhado reticulado = Cirrose Biliar Primária ou Esclerose Sistêmica.
  • Citoplasmático pontilhado fino = Polimiosite ou Dermatomiosite.

É preciso saber interpretar os resultados do fator antinuclear. Um mesmo padrão pode significar várias doenças autoimunes diferentes ou não significar nada.

O FAN precisa ser avaliado junto com o quadro clínico do paciente. É importante lembrar que o paciente é um todo e não apenas um resultado de uma reação química impresso em um pedaço de papel. As associações descritas acima são possibilidades e não fatos consumados. Tenho recebido nos comentários dezenas de pedidos de interpretação de FAN baseados apenas nos seus resultados. O fator antinuclear sozinho não faz diagnóstico de nada. Este é um exame que não dá para ser avaliado à distância.

As doenças mais associadas com fator antinuclear positivo são as doenças autoimunes sistêmicas, como o Lúpus e a Esclerodermia (esclerose sistêmica). O FAN pode ser positivo também em doenças autoimunes restritas a alguns órgãos, como Tireoidite de Hashimoto e hepatite auto-imune.

FAN falso positivo

Como qualquer exame laboratorial, o FAN também pode apresentar falsos positivos. 10% da população saudável pode ter FAN falso positivo, principalmente mulheres e idosos. Algumas doenças ou medicamentos também podem causar um FAN reagente, sem que isso signifique a presença de uma doença autoimune. Entre as doenças, as mais comuns são: HIV (leia: SINTOMAS DO HIV | AIDS), mononucleose (leia: MONONUCLEOSE INFECCIOSA | DOENÇA DO BEIJO), linfoma (leia: LINFOMA HODGKIN e LINFOMA NÃO-HODGKIN) e tuberculose (leia: TUBERCULOSE | Sintomas e tratamento). Entre os medicamentos, os mais comuns são: hidralazina, isoniazida e procainamida.

O que fazer após um FAN positivo?

Uma vez que se tenha um FAN positivo, associado a um quadro clínico que sugira doença auto-imune, deve-se solicitar a pesquisa de auto-anticorpos específicos para tentar definir exatamente com qual doença autoimune estamos lidando. O FAN sugere a presença de um auto-anticorpo, mas não define qual. Por exemplo, um FAN sugestivo de lúpus indica a pesquisa do Anticorpo anti-DNA nativo, que é o auto-anticorpo típico desta doença; na suspeita de Sjögren solicita-se o anticorpo anti SS-A/Ro e anticorpo anti SS-B/La; na Esclerodermia dosa-se o anticorpo anti-centrômero, etc.

Muitas vezes o paciente tem o FAN positivo mas possui os auto-anticorpos específicos, citados acima, negativos. Nestes casos há geralmente duas possibilidades: ou o FAN é falso positivo ou o paciente pode ter uma doença autoimune que ainda não está ativa. O paciente tem os auto-anticorpos  mas eles ainda não estão atacando o organismo. Há pacientes com lúpus que apresentam o FAN reagente anos antes da doença se manifestar clinicamente. Há outros, porém, que têm FAN positivo para o resto da vida e nunca desenvolvem nenhum problema de saúde.

Finalizando, o fator antinuclear é um exame inicial na investigação das doenças autoimunes. O FAN sozinho não fecha nenhum diagnóstico. Quando o paciente tem sintomas típicos de doença autoimune, ele ajuda muito. Quando o paciente nada sente, ele mais atrapalha do que ajuda.

Publicidade
  • Anonymous

    Vixi dr, matou a pau neste texto.
    Sou portadora de Lúpus e me interesso muito pelo assunto.
    Extremamente didático.
    Parabéns pelo blog.
    Amanda

  • marcos

    Pra variar, excelente e muito didático. Venho todos os dias à procura de informações neste site. Que pena que o senhor diminuiu o ritmo de posts… Um abraço.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Marcos,

    Tenho postado 2x por semana. Às vezes chego em casa morto e não consigo pensar em mais nada.

    O blog tem recebido em média 25 comentários/e-mails por dia. Perco um tempo imenso respondendo as dúvidas. São quase 200 perguntas por semana.

    Tenho também reescrito alguns textos que acho que não ficaram tão bons.

    abs

  • Tony Madureira

    Olá Dr.,
    Mais um post muito interessante, aliás, à semelhança de todos os outros.
    Este blog é espectacular!

    Aquele abraço.

  • LOIA SALLES

    LOIA SALLES
    Olá Dr°
    gostaria de saber se uma pessoa que esteja contaminada por agrotóxicos organoclorados o resultado do fan daria o nucleo reagente 1.80 por favor me responda.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Loia,
    O valor de FAN 1:80 é baixo. Pode acontecer em várias situações.

    Desconheço associação direta entre intoxicação por organoclorados e FAN positivo. Mas não é todo impossível já que várias drogas podem dar FAN positivo

  • Nuria Hirkani

    Pezado Doutor Pedro,
    Seu blog é muito esclarecedor. Parabéns.
    Minha situação é a seguinte. Depois de 10 anos com sintomas sugestivos de colagenose auto-imune (raynaud, livedo, artralgia, fadiga, xerostomia), e com todos os exames negativos, com a mudança do consenso de FAN, o meu resultado foi igual ao publicado acima pelo sr. como exemplo: citoplasmático pontilhado reticulado , 1:640.
    Este resultado é conclusivo de CBP ou outra coisa?
    Quais são os exames que deveria fazer agora?
    Muito obrigada

  • Nuria Hirkani

    Ah, esqueci de dizer: osteopenia, deficiência de vit D e de vit A.
    Grata,
    Nuria

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Nuria,
    Não deve ser cirrose biliar primária porque o diagnóstico é super simples. Analises de sangue e um ultra-som de fígado resolvem o problema. O seu médico provavelmente já teria descoberto.

    Como eu disse o padrão do FAN sugere, mas o quadro clínico é soberano. O que chama a atençao é a deficiência de vit A e D que podem ocorrer na CBP.

    O que vc pode ter é mais de uma doença junto. Pode ter CBP em fase inicial e uma colagenose.

    Com o FAN positivo o próximo passo é investigar outros auto-anticorpos e descartar doenças como Lúpus, esclerodermia etc…

    abs e melhoras

  • Ana Cortez

    Olá Doutor,

    Ah mais ou menos 15 dias fui diagnosticada com Pneumonia e tratada. Dentre os exames que o médico solicitou estava o FAN que teve o seguinte resultado:

    Núcleo – Reagente
    Nucleolo – Negativo
    Citoplasma Negativo
    Aparelho Mitótico – Negativo
    Placa Metafásica – Reagente
    Cromossomica:
    Padrão Nuclear pontilhado fino denso
    Titulo 1:320

    No mesmo dia que eu realizei os exames eu estava com a palma da mão inchada e o peito do pé inchado parecendo uma alergia. O exame pode ter dado alteração por causa da pneumonia? O inchaco das mão e pés esta relacionado com alguma doença auto imune? Estou muito preocupada pois doenca auto imune é muito serio!!!!

    Obs: Não tenho os sintomas de doenças auto imunes.

    Obrigada. Ana

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Ana,
    Primeiro tem que se entender porque o médico solicitou o FAN.

    Quando se pede um exame complexo e pouco específico como esse, é preciso ter alguma hipótese diagnóstica em mente, se não o resultado vem positivo e o médico fica perdido sem saber o que fazer com ele.

    Se vc está assintomática e só teve uma pneumonia, não faço a menor idéia do que possa ser.

    Agora se o inchaço nas mãos e nos pés era uma artrite ou algum sinal de vasculite, aí sim esse FAN positivo começa a fazer sentido.

    O fato é que é um valor considerável. Se vc realmente nada sente, o ideal é repetir esse exame fora de um quadro infeccioso para ver se isso não se trata de falso positivo.

    Só seu médico será capaz de interpretá-lo corretamente.

  • Rosa

    Em 29/04/09 fui diagnosticada c FAN +, e 06/05/09 repeti o exame e deu a mesma coisa. Já fiz exames de todos os tipos, inclusive o renal deu td normal. Tenho 50 anos. Sinto um calor imenso nos pés e debaixo dos seios, dores horríveis nas costas e tb muito calor,o cabelo ja caiu a metade, faço reposição hormonal e tomo remedio p depressão, ainda n melhorei nada, me oriente por favor. Esse foi o resultado do meu exame:

    Núcleo – Reagente
    Nucleolo – Negativo
    Citoplasma Negativo
    Aparelho Mitótico – Negativo
    Placa Metafásica Cromossomica -
    Reagente

    Padrão Nuclear pontilhado fino denso
    Titulo 1:160

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Rosa,
    Um FAN positivo sozinho não diz nada.

    Todos os seus sintomas descritos podem ser justificados pela menopausa/estresse/depressão.

    Pelo o que vc me passou, não há sinais de doença auto-imune. è apenas uma questão de otimizar o atual tratamento

  • tiago

    Dr. minha namorada fez exame FAN e deu
    nucleo>reagente…..o resto não reagente…
    padrao> padrão nuclear pontilhado fino
    titulos> 1/80
    o Dr. fez esse exame suspeitando de lupus é possível ser lupus realmente com esse resultado….
    a tia dela irmã da mãe dela tbm tem lupus pode se passar da tia pra sobrinha?? Obrigado desde já.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Tiago,
    1/80 é um valor meio em cima do muro. Depende muito do quadro clínico dela.

    Lupus não passa de uma pessoa para outra. É uma doença com fator genético, por isso mais de uma pessoa na família pode ter.

  • angelica

    olá,Dr.Pedro,

    fiz alguns exames e o FAN deu positivo.
    nucleo-reag.
    nucleolo-não reag.
    citoplasma-não reag.
    aparelho mitotico-não reag
    placa metafasica-não reag.
    padrão-nuclear pontilhado grosso
    titulo-1/320.
    gostaria de saber o que pode ser.
    agradeço desde já.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Angelica,
    Foi exatamente o que eu disse no texto. Não se interpreta FAN sem se colher uma história clínica e um exame físico.

    A única coisa que eu posso dizer é que o seu FAN é positivo. A parir daí não dá para afirmar mais nada.

  • Anonymous

    Prezados Drs.

    Meu nome é Rosane,

    Fiz dois exames FAN, em laboratórios e épocas diferentes (março e agosto de 2009), e os dois deram resultado reagente, 1/640. Todos os demais exames correlacionados ao FAN reagente e elevado deram resultado negativo para as doenças auto-imunes eu não apresento absolutamente NENHUM dos sintomas relacionados à doenças auto-imunes. A única coisa ‘anormal’nos meus 10 (dez) últimos exames de sangue é a presença de leucopenia. Tenho 30 anos e levo uma vida saudável e sem estresse. Qual seria a possivel causa de um resultado FAN tão elevado (1/640). Será que eu tenho LES? Obrigada

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Rosane,
    Vc provavelmente tem uma doença auto-imune adormecida. Pode ser lúpus sim. A questão é saber se isso vai se manisfestar ou não durante a sua vida.

  • danusadias

    Olá, perdi um bebe em 12/2008 (com quase 2 meses) e desde entao não consigo + engravidar. Dai resolvi procurar um outro medico que diagnosticou que tenho hipotireoidismo e meu FAN deu positivo. Fiz varios exames p/ saber se tinha LUPOS mas graças a Deus so o FAN mesmo q deu positivo, ele me pediu para fazer acompanhamento semestral para saber se a doença vai ou nao desenvolver. E quanto ao hipotireoidismo estou tomando Levoid de 50mg. E tambem tenho um nodulo na tireoide de 0,68cm. Gostaria de saber se esses problemas me impedem de ser mae. Por favor me ajudem , estou desesperada. Fiquem com Deus.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    danusadias,
    O hipotireoidismo se não estiver controlado pode ser causa de esterelidade.

    O FAN por si só não quer dizer nada, ainda mais em quem tem hipotireoidismo.

  • Morena

    Dr. então o que o sr. quis dizer é que meu fan não quer dizer nada? que nao preciso me preocupar? E quanto ao desejo de ser mae? é possivel? facil? Fica com Deus que ele te abençoe.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Morena,
    Quis dizer a simples presença dele não define nenhum diagnóstico. Pode até ser alguma doença oculta que ainda não se manifestou, como o prórpio lúpus. MAs tb pode não ser nada. Não dá para afirmar nada agora.

    Pelo o que vc contou não vejo nenhum fato que te impeça de ser mãe, caso vc controle bem o seu hipotireoidismo

  • Danusa

    Bom dia Dr. Pedro, muito obrigada. Agora fiquei mais confiante. Andei lendo umas materias na internet, depoimentos de pessoas que tiveram o mesmo sintoma e quase fiquei louca, pq muitas não conseguem ter filhos. Mas sendo assim, fico mto grata. Que Deus te abençoe hoje e sempre p/ que continue sendo essa pessoa abençoada que és!
    Abraço

  • angela

    Ola Dr tenho uma filha ela tem sindrome de daw,faz acompanhamento no Hc,ela teve 30 pneumonias faz todos diagnostico p/ um possivel resultado nunca deu nada,de todas partes imonologicas e agora deu fan fiquei arrasada,entrei pra pesquisar agora estou tirando mas respostas a minha sogra tem artrite reumatóide que iniciou com 30 anos pode ter algo a ver? obrigado… Angela

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    ângela,
    Sim e não. O FAN é muito inespecífico e se ela não tem clinica de AR não dá para fazer essa relação. Nem com as pneumonias. É preciso mais dados.

    Porém , doenças auto-imunes costumam ter origem genética e normalmente acometem mais de uma pessoa na familia.

  • Débora bsb

    Boa Noite Dr.Pinheiro, Fiz exames e neles constou alteração no complemento C3 de 204,6 e FAN deu reagente no nucleo e não reagente para os demais= nuclear pontilhado fino com titulo 1/80. Adermato afirmou que é Lupus, devido ao resultado e a uma mancha vermelhada no lado do nariz(que esquenta e queima) o que o Sr acha, é mesmo lupus??
    Muito Obrigada!!!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Débora,
    Se a dermatologista que é a especialista em lesões de pele acha que é lúpus, como eu de longe e sem poder ter consultar posso discordar?

    Confie na sua médica. Na dúvida procure uma segunda opinião.

    abs

  • http://anseiosdeminhalma.blosgpot.com/ Karina

    Olá. Já a mais ou menos três anos venho fazendo exames e, este ano, percebo meio confusos: o FAN deu 1/160, depois os anticorpos da tireóide 580.. e o fator reumatoide tbm +++/4+… diagnosticaram-me com reumatismo e tireoidite de hashimoto. Também fiz uma cintilografia ossea, onde várias alterações foram detectadas. Gostaria de saber se existe alguma relação entre ambas as doenças e, se possível, quais profissionais devo procurar? Fui a uma reumatologista e a um endócrino especialista em tireóide. Obrigada! Karina – knmpz@yahoo.com.br

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Karina,
    São todas doenças auto-imunes. Podem estar relacionadas.

    Vc deve ser seguida por um reumatologista e um endocrinologista mesmo. Vc fez o certo.

  • gabriella

    ola.tenho 21 anos, aos15 anos tive nefrite continua e dpois de ano fui encaminhada ao nefrologista fiz biopsia renal e tenho doença de berger fiz tratamento com corticoides e foi terrivel os sintomas, engordei 20 quilos, espinhas e mal humor, depois passei a toma ramipril abandonei o tratamento uns 2 anos voltei agora com um mes de rasilez 300mg por dia melhorei a proteinuria mais de 60% a nefrologista disse q devo continuar q vai melhora cada vez mais, porem meu fan deu positivo 1/80 pontilhado fino ela me encaminhou pra um reumatologista pois suspeita de lupus pois estouu com queda de cabelo, mas so esse sintoma da queda de cabelo mesmo do resto estou otima, estou com muito medo de terq fazer tratamento com corticoides novamente e de ter lupus???
    espero ansiosa um comentario…

  • Maria Aparecida

    Doutores,
    Tive esclerodermia aos 8 anos. Hoje, não sinto nada, apenas queda de cabelo e meu Fan deu nuclear pontilhado fino denso, 1:2560.Estou muito ansiosa, até enviei um comentário outro dia, e estou aguardando a resposta, o que isto pode significar? Por favor, preciso de uma orientação.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Gabriela,
    1/80 não é um valor muito assustador. Pode não significar nada.

    Além disso, a biópsia renal do Berger é diferente do Lúpus.

    Pelo o que vc conta, acho que o Lupus deve mesmo ser investigado, mas isso quer dizer que seja o diagnóstico mais provável.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Aparecida,
    Esclerodermia não é uma doença que se cura. O FAN é da doença.

  • TigOCraiG

    Olá, queria saber quais são os exames laboratoriais para se diagnosticar lupus, já foi feito o FAN, que deu reagente, titulos 1/80, existe outro exame além desse?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    TigOCraiG,
    1/80 é indefinido.

    O certo agora seria dosar os anticopos específicos para Lupus, como o anti-DNAds,por exemplo

  • E.A.S.MORE

    Dr. foi solicitado vários exames para minha esposa como:hemograma; hemossedimentação (v.h.s); fan, pcr; colesterol; triglicerides, clicemia; ureia, creatinina; tsh; t4 livre; vitamina b12; acido folico; ferro.
    O exame do FAN foi o seguinte:
    nucleo…..reagente**
    nucleolo…negativo
    citolasma..egativo
    aparelho mitotico..neativo
    placa metafasica..reagente**
    padrão…… nuclear pontilhado fino denso
    ** titulo 1:640

    TSH….5,869 uUI/ML
    T4 LIVRE 1,03 NG/DL
    VITAMINA B12 392,0 PG/ML
    ACIDO FOLICO 12,20 NG/ML
    FERRO 82 MCG/DL
    GOT/AST; 27 U/L
    GPT/ALT;54 U/L
    GAMA GT 75 U/L

    ELA TEM DOR NO CORPO; TEM PROBLEMA DE POSORISE NO COURO CABELUDO (manchas vermelhas que soltam casquinhas igual a caspa)
    ESTAMOS COM MEDO DE SER LUPO, E ELA FOI ENCAMINHADA PARA UM REUMATOLOGISTA QUE SÓ PODERÁ ATENDER DAQUI A TRES MESES.

    DEVEMOS COM URGENCIA PROCURAR OUTRO MÉDICO.
    POR FAVOR NOS INSTRUA SOBRE OQUE FAZER.

  • zrodri

    Dr.Pedro
    Bom dia

    Venho adquirindo gradativamente os principais sintomas do LUPUS nos últimos 6 anos
    Mas fiz uma unica vez exame para Fator Anti-Nuclear Fan e resultou em SORO NÃO REAGENTE (Método imunofluorescencia indireta) – e Anticorpos anti-SM resultou em 0,9 U/ml (Menor que 10- referencia negativo)
    Atualmente começou a crescer a tireoide- tenho polineuropatia, arritmia, fraqueza extrema, vasculite, dor nas juntas, bursite (ombros), hérnia de disco lombar e sinais de “mordida de lobo” nas mãos,além da sindrome do carpo e deformidade leve nos dedos.

    Preciso de sua orientação.
    Devo repetir o exame , e qual devo pedir ?
    Poderia especificar ?
    Estou angustiado, pois posso estar atrasando o tratamento da doença. Até pulmonia, proteina na urina, icterícia com barro biliar, e problema cognitivo esta ocorrendo no momento.
    Obrigado pela orientação, além de parabeniza-lo pela lucidez do artigo.
    Se possivel envie no meu E-mail o recebimento desta.
    Atenciosamente
    Eduardo

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    E.A.S. MORE,
    Não acho que precise ser com urgência, mas se ela puder ser vista mais rápido, seria melhor.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Eduardo,
    De longe não posso dar nenhuma orientação. Se vc tem tantos sintomas e um FAN negativo, pode ser que realmente não seja lúpus.

    Alguém já pensou em amiloidose?

    Vc precisa de um reumatologista. Ele saberá avaliar qual o melhor caminho para se investigar.

  • Eliana

    Prezados Drs.

    Sou portadora de lupus eritenatoso ,fiz o exame FAN

    Só deu reativo – Placa Cromossonica Metafisica o que significa?

    Minha consulta com meu medico vai ser so em final novembro.
    Gostaria de saber o que vem a ser esse resultado ,pois faz 03 meses tive um ACV isquimico e dizem que o Lupus pode provacar um ACV.
    Aguardo um retorno
    Obrigada

    Eliana

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Eliana,
    Significa que o seu FAN é positivo, algo mais do que esperado se vc tem lúpus.

    Sim, pacientes com lúpus apresentam maior risco de eventos trombóticos como o AVC.

  • Anonymous

    Olá Dr Pedro
    Ainda faço exames para obter um diagnóstico, desde janeiro mais precisamente, dores nas juntas, ossos, articulações, rigidez, queda de cabelos, febres leves diariamente, e agora, tremor ocular direito, conforme exame de campimetria visual detectou, a única coisa que escuto é a tal Fibromialgia, tive um Fan Anti-Núcleo Reagente 1/160 Membrana Nuclear e VHS sempre aumentado em 50, o que pode ser minha patologia? Até biópsia na pele da perna já fiz, e nada de esclerodermia, nem lúpus…não sei mais o que fazer, onde ir…
    Obrigado pelo atenção
    Abraço
    Camila Agnes – 31 anos

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Camila,
    Se vc tem FAN positivo e VHS elevado, provavelmente vc tem uma doença auto-imune. O médico correto é o reumatologista. Talvez a doença ainda esteja em fase inical e o quadro clínico não está completo. Isso é muito comum em doenças auto-imunes. É preciso seguir com a investigação.

  • rduardo

    OBRIGADO PELA ORIENTAÇÃO

  • Thereza

    Boa noite Doutor, cheguei agora do trabalho e entrei na Internet para tentar esclarecer o resultado do FAN de minha filha. Achei muito esclarecedora sua abordagem, mas gostaria de obter uma informação, minha filha tem Púrpura Trombocitopênica Recorrente e no exame do FAN, deu como resultado 1/80 padrão nuclear pontilhado fino.Gostaria de saber se essa indicação é de Lupus, ou de uma outra doença auto-imune?
    Grata,
    Thereza

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Thereza,
    A purpura trombocitopenica é uma doença auto-imune e esse valor de FAN não é muito alto. Não necessariamente esse FAN indica outra doença auto-imune.

    Porém, até 10% dos pacientes com púrpura acaba por desenvolver um quadro de lúpus no futuro, mostando que essa era a doença verdadeira que ainda não tinha se manifestado plenamente.

    Portanto, com esse resultado, não se confirma, nem descarta-se nada.

  • Renata Kelly

    Doutor,
    Fui ao dermatologista para olhar um problema de queda de cabelos em 2005 e nos exames em que fiz, o FAN deu positivo, mais de 1000, mas agora não tenho em posse os exames para dizer precisamente. Na época fui a 2 reumatologistas que não acharam outros sintomas para caracterizar o lúpus, não tenho manchas no corpo, nem no rosto, nem dores na junta, só a queda de cabelo que ainda me acompanha e algumas coceiras no corpo. Bom, agora esse ano, fui mais uma vez num dermatologista e agora meu FAN deu 320(auto anticorpos anti-nucleares), ou seja baixou. O exame de auto-anticorpos Anti-ADN nativo do tipo IGC deu menor que 15 e o auto-anticorpos anti-antígenos nucleares solúveis deu negativo também, 0,2. Queda de cabelos e um FAN positivo poderia ser sugestivo de outra coisa, sendo que não tenho outros sintomas? Obrigada.

  • Simone

    Boa tarde, no mês de agosto eu percebi parestesia no dedo mínimo e médio. Em outubro procurei um ortopedista que solicitou eletroneuromiografia. Constatou compressão e lesão desmielinizante do ulnar a nivel de cotovelo. Procurei uma neurocirurgiã que informou não bastar operar mas sim descobrir a causa pois poderia sugerir algo mais grave devido ao exame clínico. Solicitou FAN que deu
    A) NUCLEAR: REAGENTE, padrão pontilhado grosso tipo reticulado, até 1/80

    O que é isso? Estou na especialidade correta? Qual melhor especialidade para pesquisar FAN reagente? Já perdi força muscular. Estou preocupada.
    Obrigada, abraços, Simone

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Renata,
    Seu FAN é positivo e queda de cabelo pode ocorrer em várias doenças auto-imunes, não só lúpus.

    Acho que a opinião de reumatologista seria bom.

  • Débora

    Já fazem 5 anos que meu Fan tem dado reagente com o valor de 1/640 e fiquei surpresa de saber que esse valor é alto e significante pois até o presente momento tenho ouvido dos médicos que não é nada, o problema é que tenho me sentido cansada, com dores nas articulações, inchaço nos pés ao acordar, enxaquecas frequentes, e tenho na família uma prima com Lupus, queria saber quem eu procuro na Unicamp que possa me ajudar, estou cansada de não ter um diagnostico e ser ou tachada de hipocondriaca ou de portadora de fibromialgia.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Simone,
    Procure um neurologista. Vc pode ter uma doença auto-imune atacando seus nervos.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Débora,
    Já estou fora do Brasil há um tempo. Sempre trabalhei e morei no Rio. Não conheço os colegas reumatologistas da Unicamp.

    Mas que tá toda a cara de doença reumatológica, isso tá. Pq vc não vai no médico da sua prima?

  • jflamini

    Boa tarde Dr., minha esposa teve perda de audição em ambos os ouvidos e atualmente está utilizando aparelho auditivo. O otorrino solicitou FAN e o resultado foi não reagente para todos os itens. Um amigo comentou que a perda pode ser gerada por doença auto imune. Pergunto se mesmo com FAN apresentando não reagente ela pode ter alguma doença auto-imune que venha provocando a perda auditiva.
    Obrigado

  • http://www.mdsaude.com/2009/05/o-que-e-o-fan-fator-antinuclear.html Rita de Cássia

    Boa Tarde Dr.,gostaria de esclarer duvidas. Venho sentindo dor nas articulações e musculares e com o passar dos anos esta progredindo, e fiz um exame de FAN HEP 2 e:
    nucleo,nucleolo,citoplama, apar. mitótico e placa metafasica cromoss. deram negativo, mas titulo de triagem=1:80, e deu positivo da pesquisa de anticorpos contra antigenos celulares e aparente de doença autoimune, oq tenho é grave? e q especialista devo procurar? obrigado

  • Ariane

    Olá, gostaria de uma ajuda.
    Tenho o FAN positivo 1/40, já fiz o teste para lupus e doenças reumatológicas e o resultado foi não reagente. Tem algum outro exame que posso fazer para tirar outras dúvidas? É possível uma pessoa ter o FAN positivo e não apresentar alteração? Existe algum risco para uma gravidez?
    Desde já agradeço.
    Ariane ADC

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Jflamini,
    Sim. Nem todas as doenças auto-imunes apresentam FAN positivo.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Rita,
    Você precisa procurar um reumatologista para que ele possa interpretar seus resultados

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Ariane,
    É perfeitamente possível ter FAN positivo e não ter doença, ainda mais com um valor de 1/40.

    Vc precisa ser avaliada por um reumatologista para confirmar que não há nada de errado.

  • Ricardo A.

    Dr.,

    Tenho 26 anos e fui ao clínico geral por conta de uma irritação facial (rash em forma de asa de borboleta) e ele me pediu alguns exames (hemograma, imunoglobulina E, FAN e VHS).
    Dos resultados, o único que está alterado é o FAN, que deu: Nucleo reagente 1/160, Nuclear pontilhado fino. Os demais deram não reagentes.
    Hemograma está dentro do normal, VHS está em 3mm (1 hora), leucócitos 7000mm3, linfócitos em 2.870mm3, celulas le negativo, etc.
    Como fiz esse exame pelo SUS, o encaminhamento ao dermatologista ainda está esperando vaga, o que me deixa apreensivo.
    Não tenho outros sintomas, apesar que esse rash parece mais intenso quando pego sol. Nada de dor articular, exaustão, etc.
    Poderia ser LES?
    Só para ir me acostumando com a idéia.

    Antecipadamente agradeço.

    Ricardo.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Ricardo,
    Lupus em homem é pouco comum. Porém, se vc tem u mrash em asa de borboleta, sensívela luz solar e um FAN positivo, o Lúpus realmente é uma das hipóteses diagnósticas.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Ricardo,
    Lupus em homem é pouco comum. Porém, se vc tem u mrash em asa de borboleta, sensívela luz solar e um FAN positivo, o Lúpus realmente é uma das hipóteses diagnósticas.

  • luan

    Durante um ano que estou manifestando a areata o FAN várias vezes que fiz dava

    Núcleo Reagente
    Nucleolo Não Reagente
    Citoplasma Não Reagente
    Aparelho Mitótico Não Reagente
    Placa Metafásica Cromossômica Não Reagente
    Padrão Nuclear Pontilhado Fino 1/ 320

    Após agravar a doença no final do mes de setembro

    deu no dia 15/10 (aumentou para 640)

    Núcleo Reagente
    Nucleolo Não Reagente
    Citoplasma Não Reagente
    Aparelho Mitótico Não Reagente
    Placa Metafásica Cromossômica Não Reagente
    Padrão Nuclear Pontilhado Fino 1/ 640

    Repeti o exame 5 dias depois 20/10 (para reconfirmar)

    Deu

    Núcleo Reagente
    Nucleolo Não Reagente
    Citoplasma Não Reagente
    Aparelho Mitótico Reagente
    Placa Metafásica Cromossômica Não Reagente
    Padrão Nuclear Pontilhado Fino 1/ 320
    Aparelho Mitótico Tipo Ponte Intercelular 1/ 320

    Repeti o exame dia 30/10 e deu

    Núcleo Reagente
    Nucleolo Não Reagente
    Citoplasma Não Reagente
    Aparelho Mitótico Reagente
    Placa Metafásica Cromossômica Não Reagente
    Padrão Nuclear Pontilhado Fino 1/ 640
    Aparelho Mitótico Tipo Ponte Intercelular 1/ 640

    Todos no mesmo laboratório.

    Que eu tenho uma doença autoimune, eu entendi, mas existe alguma explicação razoável para essa alteração. Eu tenho anti-tpo 116.Fiz td que é anticorpo anti-dna, dna nativo, scl70, ssa-ssb, todos deram não reagentes. Já fui em vários imunos e nenhum descobre o problema. Alguma sugestão? Eu me sinto fraco, com um pouco de cansaço nas articulações, com problemas de memória. Grato,

  • Ricardo A.

    Obrigado pela resposta Dr. Pinheiro,

    Marquei (para não ficar esperando pelo SUS) uma consulta com um reumatologista para terça próxima.
    Mas ainda fico me perguntado se é normal ter o VHS baixo, mesmo manifestando a doença (o rash seria uma manifestação de que a doença está ativa, não?), sem anemia, sem dores, sem febre, etc.?
    Como não tenho condições de levar todo o tratamento por conta própria, gostaria de saber se existe possibilidades de outras doenças para que eu possa indagar o reumatologista, pois, como não conheço ele não sei se ele é criterioso nos diagnósticos dele ou é superficial.

    Ótimo site, parabéns.

    Obrigado.

    Ricardo.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Luan,
    variações entre 1/320 e 1/640 são irrelevantes. A diferença é de apenas uma diluição.

    Acho que seria bom vc ser visto por dermatologista e um reumatologista.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Ricardo,
    O VHS baixo em casos de doenças reumatológicas ativas é realmente muito pouco comum.

    O seu caso tem que ser investigado. O dermatologista pode ajudar muito, pois esse rash pode não ter características de lupus. Às vezes só vendo o dermatologista consegue sugirir outro diagnóstico

  • JOca

    No exame de minha esposa o FAN deu positivo para o nuclear fino denso. Ela vai realizar outros exames. Uma gravidez seria perigosa?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Joca,
    Acho que seria mais prudente esclarecer o caso antes de uma gravidez.

  • Anonymous

    ola Drs
    preciso de ajuda , qual especialista consultar>
    perda de cabelo , fan positivo. agora dor de cabeça , surgi uma val na caçeça lado direito q vai da testa ao pescoço, estress., sem tratamento . tratamento com corticoides no couro cabeludo (medico dermatologista)
    46 anos
    Luiza
    RS
    obrigada

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Luiza,
    Acho que o reumatologista seria uma boa opção.

  • Harumi

    Doutor, gostaria de saber como há a possibilidade do teste FAN dar positivo e depois de alguns anos dar negativo.
    Pois isso aconteceu comigo… com o acompanhamento de 4 anos, em que eram feitos testes de FAN periodicamente (cerca de 6 meses em média). Continuarei a fazer os testes de época em época, mas gostaria de saber da possibilidade da doença (diagnosticada lupus, devido a minha irmã ser positiva com características físicas evidentes) ter adormecido, pois minha reumatologista disse que uma vez que o FAN dá positivo, dará positivo pelo resto da vida.
    Grata

  • fer_calil

    Boa tarde,

    estou a 1 ano com problema de perder sangue pela urina. A médica pediu vários exames entre eles FAN e perfil lúpico. O resultado do FAN – NUCLEAR deu REAGENTE, padrão pontilhado fino, até 1/640, porém o exame de perfil lúpico não deu nada reagente. Esse resultado significa que tenho lupus? Que tipo de médico eu teria que procurar? Estou indo em uma nefrologista, estou certa?
    Obrigada
    Fernanda

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Harumi,
    Sim, é possível, mas somente naqueles que tem FAN positivo em baixos títulos e sem doença auto-imune presente.

    Que tem FAN por lúpus, realmente nunca fica negativo.

    Se o seu FAN foi negativo em apenas 1 único exame, é preciso pensar na possibilidade de ter sido um falso negativo.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Fernanda,
    Vc deve ser seguida por um nefrologista e um reumatologista

  • Harumi

    continuaçao…

    os 2 últimos testes deram negativos, e foram feitos com 3 meses de espaçamento. No 1o resultado a reumato nem me falou que havia dado negativo exatamente por ser um possível falso negativo, mas na 2a e com um laboratório que ela diz ter certeza da qualidade, falou-me o resultado negativo.
    E como nunca tive os sintomas físicos de queda de cabelo, manchas, descamaçao nas maos, etc…

    e pela sua explicação provavelmente eu nunca tive lupus!

    Muito Obrigada Dr.

  • Sierra

    Dr. Pedro,

    Quanto tempo leva para este exame apresentar resultados?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Sierra,
    É rápido. Em geral 2 ou 3 dias.

  • Lenira

    Dr. Pedro,

    Para o padrao “Nuclear pontilhado fino Denso” a probabilidade de Lupus é menor? Pode-se descartar essa doença?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Lenira,
    O FAN é um exame complementar, ou seja, complementa a história clínica e o exame físico. Só com essa informação não dá para descartar Lúpus não.

  • Anonymous

    Dr. fiz uma pergunta a qual venho semanalmente para ver se tem resposta….só queria saber se o dr ainda responde aqui….grata Camilla Barros

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Camila,
    leia as regras do blog e vc entenderá.
    Recebo mais de 3000 perguntas por mês, é simplesmente impossível responder a todos.

  • Investigadora

    Otimo blog. Muito esclarecedor.

    Ainda estou fazendo meus exames (inicialmente o FAN deu reativo
    - NUCLEAR: REAGENTE, padrão pontilhado fino, até 1/160
    - NUCLEOLAR: REAGENTE, padrão nucleolar, até 1/160

    Repetimos o exame e agora a titulacao caiu para 1/80. Interessante, nao?

    Mas estou aguardando os resultados de varios outros exames auto-imunes.

    Mesmo assim, gostaria de agradecer imensamente pelo seu tempo neste blog, ajudando tantos com suas duvidas.

    Abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    De 1/160 para 1/80 é uma queda de apenas 1 titulação. Não é tão surpreendente assim, não.

  • Ursula

    Dr Pedro, sei como o Sr é ocupado, mas se possivel responda minha pergunta pois estou muito aflita,grata desde já, Ursula

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Ursula,
    leia as regras dos comentários para entender por que sua pergunta não foi selecionada.

  • tecão

    Adorei seu blog….meu pai fez esse exame pois a médica tinha tem a suspeita q ele tenha psoríase o exame de FAN deu tudo negativo por tudo que li issoé um bom sinal….fiquei mais tramquila. Parabéns

  • Kelly

    Dr Pedro,o anticorpo fan pode ter ligações com o apareciemto de miomas uterinos e com a morte do feto durante a gestação?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Kelly
    Com miomas não, mas algumas doenças auto-imunes causam aumento do risco de morte fetal e abortos

  • Kelly

    @Dr. Pedro Pinheiro agradeço a resposta. A minha dúvida agora é a seguinte, há uns 2 anos atrás eu procurei um reumatolgista pois sentia dores nas pernas, da lista de exames que ele me pediu o fan foi o único que deu positivo: núcleo reagente / padrão pontilhado grosso 1/1280, ela me disse que eu não precisava me preocupara, mas em novembro de 2010 o bebê que estava esperando morreu sem grandes explicações.
    Qual médico devo procurar para investigar?
    Grata
    Kelly

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Kelly
    Reumatologista. FAN positivo com dores articulares e história de aborto fala a favor de uma doença auto-imune.

  • Anonymous

    Olá,
    então se der “não reagente” no exame, isso significa negativo?

    No caso do Lúpus sempre o FAN é positivo? ou há casos de pacientes com Lúpus e o FAN dar não reagente?

    Obrigada.

    Att. Aline

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Aline
    Sim , FAN não reagente é FAN negativo
    É muito raro lúpus sem FAN positivo.

  • Anonymous

    hoje depois de dois anos consegui diagnosticar o que ninguem conseguia me responder porque meus exames da alteração no fator anti=nuclear fan
    agradeço pelos esclarecimentos

  • victoria

    MEU SEGUNDO EXAME FAN deu citoplasma reagente titulo 1:640, e o exame complemento serico c3 deu 153,0 MG/DL, foram as unicas alterações, Gostaria de saber o que é complemento serico C3 e sua importancia em nosso organismo.
    Desde já agradeço,
    Helena

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @victoria
    O C3 é um dos tipos de complemento sérico. O complemento faz parte do sistema imune e junto com os leucócitos e anticorpos, combatem agentes invasores. O C3 e o C4 podem estar reduzidos em algumas doenças de origem imunológica, por isso eles são dosados na investigação.

  • Maria Rita

    DR:è possivel ter exame de FAN reagente(nucleo),Fator reumatoide reagente,Epstein-baar IGG reagente e ter como diagnostico apenas mononucleose infecciosa? Obrigada

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Maria Rita
    Sim, é possível.

  • Samile

    Olá Dr. Pedro,

    Parabéns pelo artigo, simples e esclarecedor.
    Gostaria de saber se um FAN positivo pode indicar vitiligo.

    Obrigada,

    Samile

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Samile
    Sim, vitiligo pode causar FAN positivo.

  • Liliana

    Muito obrigada, foi muito esclarecedor, que Deus te abençoe.

  • lanakarine

    doutor minha filha  Lana Karine tem 21 anos e, em 2011, descobrimos , através de uma biopsia , que ela tem hepatite auto imune- cirrose, faz tratamento com corticóide +azatioprina á oito meses. Fico com muito medo desses efeito colaterais,pois ela é muito vaidosa e sinto ela muito nervosa pois ela esta com orosto e corpo inchado. Preciso de ajuda para lidar com essas mudanças.

  • Marcela Ssg

    Doutor, fiz o exame FAN e o resultado é o seguinte:

    - Nucleo: Negativo
    - Nucleolo: Negativo
    - Citoplasma: Negativo
    - Aparelho Mitotico: Negativo
    - Placa Metafasica Cromossomica: Negativo
    Conclusão: Amostra não reagente para anticorpos contra antigenos intracelulares (FAN)
    O que quer dizer? Esta tudo ok comigo?  

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Isso significa que o exame FAN foi negativo.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Isso significa que o exame FAN foi negativo.

  • Marilda Beni

    Dr Pedrominha filha tem 07 anos e andou tendo dores nas articulações que a principio houve suspeita de dengue… após o exame de faltor antinucleo o resultados foram:

    1- nucleo :  reagente
     restante não reagente…. gostaria de informações a respeito..

  • Rafa

    Doutor, fiz o exame FAN e o resultado é o seguinte:

    Metodo: Imunofluorecencia (Substrato HEP II)

    NUCLEAR    Reagente ate 1/320
    PADRAO    Pontilhado fino denso
    NUCLEOLAR    Nao reagente
    CITOPLASMATICO    Nao reagente
    APARELHO MITOTICO    Nao reagente
    PLACA CROMOSSOMICA METAFASICA    Reagente

    Nota: triagem realizada com soro diluido a 1/80

    O que quer dizer? Não entendi o resultado da “PLACA CROMOSSOMICA METAFASICA”.
    Poderia esclarecer? Muito obrigado.

  • Mariaamaliagorgulho

    quando o resultado da não reagente

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O normal é ser não reagente.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    O normal é ser não reagente.

  • Jocastra costa

    Boa tarde!!
    Gostaria de saber quando o resultado da NUCLEO=REAGENTE ,NUCLEOLO NÃO REAGENTE, CITOPLASMA =NAO REAGENTE , APARELHO MITOTOTICO NAO REAGENTE , PLACA METAFASICA CROMOSSOMICA NAO REAGENTE TITULO 160 NUCLEAR PONTILHADO FINO..Temos um caso de esclerodomia?

  • zélia brito

    dr.foi-mf diagnosticada uma hepatite c crónica,após 4 meses de tratamento com ribavirina e interferão,tive uma queda de plaquetas para 30.000 hemoglobina de 8.6,foi feito um teste de anticorpos de plaquetas k deu positivo,não sei a designação deles,mas sei k são 4,interrompi de imediato o tratamento,devo concluir k a minha hepatite é auto-imune? a minha médica não me explica muito e tenho muitas duvidas,se possivel agradeço k me exclareça,tenho apenas 43 anos,obrigado

  • Wallace

    Fiz um exame FAN e deu reagente, padrão pontilhado fino e denso, título 1:640. Dois meses depois repeti o exame e deu não reagente. Os exames foram feitos em laboratório diferentes. Isso pode acontecer ou deve haver algum erro nos exames?

  • Iara

    BOA NOITE DR !!  NO FINAL DE NOVEMBRO DE 2011 FIZ UM EXAME DO FAN  TENHO UM  POUCO DE DOR NA JUNTA DO DEDO , ONDE O FAN DEU ALTERADO     1/1280 NAO SINTO MAIS NADA  O MEDICO PEDIO TODOS OS ENXAMES ELES DERAM TODOS NEGATICO  C4 ENTRE OUTROS APENAS O CENTROMERICO DEU ALTO, FIZ  CIRUGIAS PLASTICA POS NAO SABIA QUE TINHA O FAN ALTERADO,TIVE FIBROSE  NA CIRUGIA  REFIZ A CIRUGIA  TEM ALGO A VER COM ESSE FAN ALTERADO  ESSA FIBROSE INTERNA QUE DEU , DESDE JA AGRADEÇO.

  • Dina_vida77

    Na primeira a.n.a que fiz tive de valor positivo 320,tres meses depois 160 e continua a dar positivo mas a medica disse para esperar mais 6 meses porque diz que este valor nao e carne nem e peixe estou a ficar preocupada pois nao sei o que tenho ,vou ter d eesperar mais 6 meses ja estou a stressar.Este ultimo exame que fiz diz o seguinte positivo 160,nucleo finamente granular ,nucleolos francamente positivos,citoplasma negativo,mitoses negativas gostaria de saber se preciso de me preocupar .

  • Ariane

    FATOR ANTI-NUCLEAR (FAN)
      _____Resultado_______________________________
    Núcleo: Reagente
    Nucleolo: Não Reagente
    Citoplasma: Não Reagente
    Aparelho Mitótico: Não Reagente
    Placa Metafásica Cromossômica: Não Reagente
    Padrão: Nuclear Pontilhado Fino 1/ 320
      _____________________________________________ :(
    Fiquei apreensiva com esse resultado… 

  • Rosemara Gonzaga

    ente se der reagente o que significa

  • Aline

    FAN
    Núcleo: Reagente
    Nucleolo: Não ReagenteCitoplasma: Não ReagenteAparelho Mitótico: Não ReagentePlaca Metafásica Cromossômica: Não ReagentePadrão: Nuclear Pontilhado Fino 1/80

    Tenho que me preocupar com este resultado? Há necessidade de exames complementares?

  • raquel duarte oliveira

    É verdade que para  idosos o  resultado do FAN pode ter outros significados do que uma pessoa jovem?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim. O idoso pode ter FAN positivo sem ter nenhuma doença.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Sim. O idoso pode ter FAN positivo sem ter nenhuma doença.

  • Raquelarrudadonascimento

    tenho  fan positivo,padrão nuclear reagente homogenio titulo:1/320 e placa cromossomica metafásica reagente.Tenho fibromialgia e isso interfere em piorar meu quadro?Não sei mais o que fazer e em que tratamente fazer,sinto que os sintomas só estão piorando!Tenho 34 anos e a 11 anos sofro com isso!

  • Rose

    ha 2 anos sou fan positivo , nucleo reagente 1/160, faço acompanhamento de 6 em 6 meses, os ultimos exames que fiz que ja foram 2 o resultado foi não reagente, mas tenho muitas dores articulares, será que as formulas que tomo pode negativar o fan?? me tire esta duvida por favor.. obrigada

  • Paulo Tabsh

    e sobre a espondilite anquilosante, falaste um pouco dr. Pedro.

  • Gilmar

    A Talassemia sugere uma doença auto-imune?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não

  • Giselly

    tem tres anos que apresentei alguns suntomas e fan positivo porem ate hj os medicos nao fecharam meu diagnostico, peço a Deus que nao seja nada de grave!

  • Giselly

    meu fator e 1:80 pontilhado fino e sinto dores grandes articulações.

  • Dannydiniz

    sinto muita faqueza, tenho como se fosse conjutivite constante, boca seca , dedos roxos e gelados, fiz uma bateria de exames , mas nada alterado só meu FAN que deu 1/80 pontilhado fino
    nota o presente método detecta anticorpos dirigido contra varias proteinas do nucleo celular.Titulos baixos de fan podem ser encontrados em pessoas normais, sem relação com lupus ou outras doenças auto-imunes. oq é isso?? Devo me preocupar.
    EDUARDA

  • Maira Petrich

    olá fis o exame fan e deu reagente para núcleo,padrão fino ,centrométrico e pontilhado em 1:180 o médico reumatologista dis não saber pois isto não é comum,o fator reumatóide deu <40 mas eu estou a 5 meses sem saber oki eu tenho ecom miuta dor no corpo e sem trata mento a não ser remedios como ,paco ,ibuprofeno e musculare, me dem uma dica por favor ?

  • Anonymous

    Boa tarde, Doutor Pinheiro. Conheci seu blog hoje procurando intrpretação sobre resultados de exames FAN. Como os dados deram positivo (reagente nuclear pontilhado fino denso 1/320) + 30 UI/ML do resultado do Fator Reumatóide, gostaria que o senhor me dissesse algo. A minha reumatologista está em viagem e só poderá me atender no fim deste mês. Sinto muito calor no rosto e uma sensação de líquido quente escorrendo pela perna em direção ao pé, sem contar o quadro de muita dor. O senhor tem algo para me dizer? Muito obrigado.

  • Crisael

    Dr, o resultado de meu exame foi o que segue abaixo. O que isso significa?

    Núcleo: Reagente
    Nucleolo: Não Reagente
    Citoplasma: Não Reagente
    Aparelho Mitótico: Não Reagente
    Placa Metafásica Cromossômica: Não Reagente
    Padrão: Nuclear Pontilhado Fino 1/ 320Leia o texto original no site MD.Saúde: EXAME FAN (FATOR ANTINUCLEAR) http://www.mdsaude.com/2009/05/o-que-e-o-fan-fator-antinuclear.html#ixzz1xDqGQIxW
     

  • Laudicea

    olá, sinto dores nos meus osso e fico inchada, um medico disse: que tinha inflamação nos ossos,outro me pediu o exame do fan de positivo/40 -valor referencila -negativo ,disse que tenho lupus o que devo ter. meu email lan.diniz@hotmail.com.br

  • Palecinatalia

    Olá Dr! Fiz um exame de FAN eo resultado deu nucléolo reagente, as outas partes deram Não reagente, o título foi 80 e o padrão foi nucleolar Homogêneo, associado a presença do Anticorpoanti-To/Th,; anticorpo Antinuclrolina e anticorpo anti-B23 (nucleofosmina). sinto dores nos ombros, pulsos, articulações dos dedos, insônia, falhas de memória inesperadas(brancos) e muita ansiedade. Sou professora e tenho 44 anos de idade. Será que tenho alguma dença auto-imune?

  • Juliana

     Ola Dr. faz dois anos que tentei iniciar o anticoncepcional e com algumas reações horriveis que tive a medica me solicitou o FAN. Que acusou reagente. Todos os outros exames deram nao reagentes.
    Queria saber se quando eu engravidar eu posso ter aquelas mesmas reações que tive quando tentei o anticoncepcional?