EXAME FAN (FATOR ANTINUCLEAR) – O Que Significa FAN Positivo

O fator antinuclear, também conhecido como anticorpo antinuclear, é um dos principais marcadores de doença autoimune. Entenda para que ele serve.

Fator antinuclear (FAN)

O exame chamado FAN, sigla para fator antinuclear, é um teste habitualmente solicitado para os pacientes que estão com suspeita de uma doença de origem autoimune.

Em condições normais, o sistema imunológico responde à invasão do nosso organismo por germes produzindo um grande número de anticorpos para combatê-los. Quando uma pessoa tem uma doença autoimune, o organismo age de forma inapropriada e passa a produzir anticorpos contra as células, tecidos e proteínas do próprio corpo, como se estes fossem agentes agressores. O FAN é um desses auto-anticorpos que são produzidos nas doenças autoimunes.

PUBLICIDADE - PUBLICIDAD

Neste texto vamos abordar as seguintes questões sobre o exame FAN:

  • O que é uma doença autoimune.
  • O que é o FAN.
  • O que significa um FAN reagente.
  • Quais doenças costumam ter FAN positivo.
  • FAN falso positivo.

Obs: em Portugal, o exame FAN é chamado de ANA (anticorpo antinuclear).

Doenças autoimunes

Doenças autoimunes são aquelas na qual o nosso sistema imunológico equivocadamente deixa de reconhecer algumas das estruturas presentes no nosso corpo e passa a tratá-las como se fossem germes invasores nocivos à saúde. O resultado desta confusão é a produção dos chamados auto-anticorpos, ou seja, anticorpos contra nós mesmos.

Os auto-anticorpos, ao contrário dos anticorpos normais, não combatem bactérias, vírus, parasitas ou fungos. Eles atacam as nossas células, destruindo-as. As doenças autoimunes podem afetar as células do sangue, pele, articulações, rins, pulmões, sistema nervoso… Fazendo uma analogia, podemos dizer que uma doença autoimune é uma espécie de motim realizado pelas nossas próprias forças de segurança.

Se você quiser saber mais sobre as doenças autoimunes, leia: DOENÇA AUTOIMUNE.

Temos textos específicos sobre várias doenças autoimunes, alguns exemplos:

LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO.
ARTRITE REUMATOIDE.
ESCLEROSE MÚLTIPLA.
PSORÍASE.
HIPOTIREOIDISMO (TIREOIDITE DE HASHIMOTO).
VITILIGO.
GRANULOMATOSE DE WEGENER .
SÍNDROME DE GUILLAIN-BARRÉ.
SÍNDROME DE SJÖGREN.

O que é o FAN (fator antinuclear)?

O FAN (fator antinuclear) é um grupo de auto-anticorpos descoberto na década de 1940 em pacientes com lúpus eritematoso sistêmico. Como o próprio nome já sugere, o FAN são anticorpos contra os núcleos das nossas células. O FAN não é um único anticorpo, ele é um conjunto de anticorpos contra diferentes estruturas das células. Existem vários tipos de FAN, cada um deles associado a um tipo de doença autoimune diferente.

PUBLICIDADE - PUBLICIDAD

É importante salientar que 10% a 15% da população sadia pode ter FAN reagente em valores baixos sem que isso indique qualquer problema de saúde. Não sabemos  o porquê deste achado, mas a simples presença de um FAN positivo não é suficiente para o diagnóstico de nenhuma doença.

Exame FAN

Para entender os resultados do FAN é preciso saber como o exame é feito. O assunto é bem complexo, mas tentarei explicar do modo mais simples possível.

FAN reagente
FAN reagente

O exame de FAN é feito com amostras de sangue do paciente com suspeita de doença autoimune. No laboratório consegue-se identificar todos os anticorpos circulantes neste sangue. Com um corante fluorescente o laboratório marca cada um destes anticorpos. Depois, mistura-se este sangue em um recipiente com uma cultura de células humanas (chamadas de Hep2).

O resultado é o que se vê na foto ao lado. Se houver anticorpos contra estruturas das células humanas, estes irão se fixar às mesmas, tornando-as fluorescentes. Se o auto-anticorpo for contra o núcleo das células, a imagem no microscópio será de vários núcleos fluorescentes. Se auto-anticorpo for contra o citoplasma das células, vários citoplasmas ficarão brilhando, e assim por diante. Se não houver auto-anticorpos, nenhuma parte das células ficará fluorescente, caracterizando um FAN não-reativo.

Os resultados são repetidos após várias diluições do sangue, até a fluorescência desaparecer. Resultados positivos são aqueles que permanecem brilhando mesmo após 40 diluições (resultado 1/40 ou 1:40). Portanto, um FAN reagente 1/40 significa que o auto-anticorpo foi identificado mesmo após diluirmos o sangue 40 vezes.

Como já expliquei antes, até 10% da população possui FAN positivo, geralmente nas diluições menores que 1/80. Isto significa que só são valorizados valores a partir de 1/160.  As diluições são normalmente feitas na seguinte ordem: (1/40), (1/80), (1/160), (1/320), (1/640), (1/1280)… Valores maiores ou iguais a 1/320 são muito relevantes e indicam doença autoimune em mais de 97% dos casos.

A partir de agora, você já pode ter uma idéia dos resultados do FAN. Vamos citar alguns exemplos:

1) FAN (Hep2) = Reagente
Título = 1/80
Padrão = nuclear pontilhado fino

2) FAN (Hep2) = Reagente
Título = 1/640
Padrão = citoplasmático pontilhado reticulado

PUBLICIDADE - PUBLICIDAD

Os dois exemplos acima são de um FAN reagente. O primeiro em títulos baixos, com o núcleo sendo corado com finos pontos fluorescentes. Este primeiro exemplo não necessariamente indica a presença de alguma doença autoimune. O segundo exemplo apresenta um FAN positivo em altos títulos, com anticorpos contra o citoplasma da célula formando uma imagem reticulada.Valores altos assim quase sempre indicam doença autoimune.

Tipos de FAN reagente

Existem mais de 20 padrões diferentes de Imunofluorescência. Cada um descreve o modo como as células humanas foram coradas pelos anticorpos fluorescentes. Alguns padrões são típicos de doenças, como Lúpus, esclerodermia, artrite reumatoide e síndrome de Sjögren. Outros são inespecíficos e podem estar presentes em pessoas normais.

Os padrões mais comuns do FAN e suas prováveis patologias, são:

  • Nuclear pontilhado Centromérico = Esclerodermia ou Cirrose biliar primária.
  • Nuclear homogêneo = Lúpus, Artrite Reumatoide, Artrite Idiopática Juvenil, Síndrome de Felty ou Cirrose Biliar Primária.
  • Nuclear tipo membrana nuclear contínua = Lúpus ou Hepatite autoimune.
  • Nuclear pontilhado fino = Síndrome de Sjögren Primária, Lúpus Eritematoso Sistêmico ou Lúpus.
  • Nuclear pontilhado fino Denso = Inespecífico, pode estar presente em várias doenças auto-imunes e também na Cistite Intersticial, Dermatite Atópica, Psoríase ou Asma.
  • Nuclear pontilhado grosso = Doença Mista do Tecido Conjuntivo, Lúpus Eritematoso Sistêmico, Esclerose Sistêmica ou Artrite Reumatoide.
  • Nucleolar pontilhado = Esclerose Sistêmica.
  • Citoplasmático pontilhado reticulado = Cirrose Biliar Primária ou Esclerose Sistêmica.
  • Citoplasmático pontilhado fino = Polimiosite ou Dermatomiosite.

É preciso saber interpretar os resultados do fator antinuclear. Um mesmo padrão pode significar várias doenças autoimunes diferentes ou não significar nada.

O FAN precisa ser avaliado junto com o quadro clínico do paciente. É importante lembrar que o paciente é um todo e não apenas um resultado de uma reação química impresso em um pedaço de papel. As associações descritas acima são possibilidades e não fatos consumados. Tenho recebido nos comentários dezenas de pedidos de interpretação de FAN baseados apenas nos seus resultados. O fator antinuclear sozinho não faz diagnóstico de nada. Este é um exame que não dá para ser avaliado à distância.

As doenças mais associadas com fator antinuclear positivo são as doenças autoimunes sistêmicas, como o Lúpus e a Esclerodermia (esclerose sistêmica). O FAN pode ser positivo também em doenças autoimunes restritas a alguns órgãos, como Tireoidite de Hashimoto e hepatite auto-imune.

FAN falso positivo

Como qualquer exame laboratorial, o FAN também pode apresentar falsos positivos. 10% da população saudável pode ter FAN falso positivo, principalmente mulheres e idosos. Algumas doenças ou medicamentos também podem causar um FAN reagente sem que isso signifique a presença de uma doença autoimune. Entre as doenças que podem causar um FAN positivo, as mais comuns são o HIV (leia: SINTOMAS DO HIV | AIDS), mononucleose (leia: MONONUCLEOSE INFECCIOSA | DOENÇA DO BEIJO), linfoma (leia: LINFOMA HODGKIN e LINFOMA NÃO-HODGKIN) e  a tuberculose (leia: TUBERCULOSE | Sintomas e tratamento). Entre os medicamentos, os mais comuns são a hidralazina, isoniazida e procainamida.

O que fazer após um FAN positivo?

Uma vez que se tenha um FAN positivo, associado a um quadro clínico que sugira doença auto-imune, deve-se solicitar a pesquisa de auto-anticorpos específicos para tentar definir exatamente com qual doença autoimune estamos lidando. O FAN sugere a presença de um auto-anticorpo, mas não define qual. Por exemplo, um FAN sugestivo de lúpus indica a pesquisa do Anticorpo anti-DNA nativo, que é o auto-anticorpo típico desta doença; na suspeita de Sjögren solicita-se o anticorpo anti SS-A/Ro e anticorpo anti SS-B/La; na Esclerodermia dosa-se o anticorpo anti-centrômero, etc.

Muitas vezes o paciente tem o FAN positivo mas possui os auto-anticorpos específicos, citados acima, negativos. Nestes casos há geralmente duas possibilidades: ou o FAN é falso positivo ou o paciente pode ter uma doença autoimune que ainda não está ativa. O paciente tem os auto-anticorpos  mas eles ainda não estão atacando o organismo. Há pacientes com lúpus que apresentam o FAN reagente anos antes da doença se manifestar clinicamente. Há outros, porém, que têm FAN positivo para o resto da vida e nunca desenvolvem nenhum problema de saúde.

Finalizando, o fator antinuclear é um exame inicial na investigação das doenças autoimunes. O FAN sozinho não fecha nenhum diagnóstico. Quando o paciente tem sintomas típicos de doença autoimune, ele ajuda muito. Quando o paciente nada sente, ele mais atrapalha do que ajuda.

PUBLICIDADE - PUBLICIDAD

Deixe um Comentário

Antes de comentar, leia as REGRAS PARA COMENTÁRIOS.

Seu email não será publicado.

271 Comentários

  1. Príscila

    Olá doutor. Tenho uma dúvida, o meu Fan deu positivo citoplasmatico granular. Já procurei em tudo o que é lado, e não sei o que significa. Se puder me responder agradeço.
    Grata pela atenção
    Cumprimentos

    1. Pedro Pinheiro

      O resultado do FAN tem que ser interpretado junto com o quadro clínico do paciente. Um FAN positivo isolado não significa nada.

  2. Rosana Toledo

    Dr. Pedro a alergologista da minha filha pediu um exame de sangue de rotina e nele tem o exame FAN que apresentou o resultado. Padrao Nuclear Pontilhado Fino , 1/80 , Nucleo : REATIVO. Nucleolo: nao reativo, citoplasma: nao reativo; aparelho mitotico: nao reativo. Placa Metafasica Cromossomica: nao reativo. A consulta de volta a alergologista é so em janeiro/2016. Já estou desesperada , minha filha de 6 anos tem Lupus ? Obrigada

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O FAN sozinho não é suficiente para fechar o diagnóstico de lúpus.

  3. Vitor Gomes

    Alopécia areata pode acusar FAN reagente no núcleo?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se houver FAN positivo é preciso investigar uma origem auto-imune para a alopécia.

  4. Tereza Virginia

    anti-mitocondria reagente (126) é prova irrefutável de doença?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não.

      1. Tereza Virginia

        Muito obrigada, Dr.Pedro.

  5. Daniel Lopes

    Levei minha filha de apenas 4 anos, ao pediatra de rotina e ele pediu alguns exames entre eles FAN E ASLO, os dois saíram com resultados reagentes, como ela dificilmente fica doente, exceto algumas vezes com inflamação na garganta gostaria que o Dr. me esclarecesse se existe esta relação. Já marcamos Reumatologista, mas se o Sr. puder me esclarecer eu agradeço muuito .

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não costumam estar relacionados. Se a menina costuma ter dor de garganta, é esperado que o ASLO seja positivo. Agora, se ela é saudável, não sei por que o médico pediu um FAN.

  6. Michele

    O meu exame deu pontilhado fino denso 1/640 e sinto um cansaço inexplicável, pode ser lúpus?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode ser lúpus ou outra doença auto-imune. Tem que investigar melhor.

  7. Aline

    Tenho 19 anos, Meu exame FAN deu núcleo reagente … Nuclear pontilhado grosso 1/640.. Sinto muita fadiga, sou muito esquecida, cansaço, sou estressada, muito ansiosa, dores nas articulações etc. Será sinal de lúpus? ( não tenho as ” asas de borboleta”)

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      É uma possibilidade. Mas são precisos mais dados clínicos e laboratoriais para fechar esse diagnóstico.

  8. adenilson

    minha filha de 6 anos fez exame fan deu nucleo (positivo1/80 padrao nuclear salpicado) é motivo de se preocupar sera que ela tem uma doença auto imune

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O exame do FAN foi feito por quê?

  9. Mili

    Nossa, isso é assunto que eu e minha dermatologista batemos cabeça HÁ ANOS! Sério. Eu tenho esclerodermia localizada (que não evoluiu, grazadeus parou) e bla bla bla, faço exame de FAN acho que sei lá, desde os 12/13 anos e desde sempre vem dando alto. Tomei predinisona, depois passei para o Metotrexato e no momento não estou tomando nenhum. Engraçado que há um ano atrás fiz esse exame e deu 1/80, valor bem baixo comparado aos anteriores, aí fiz novamente esse mês e deu 1/2000 e alguma coisa. Até exame específico para lupus já fiz e deu negativo! E sim, sou paciente cujo valor dá alto e não sinto absolutamente nenhum sintoma! Será então que sou parte dos pacientes (no qual seu texto diz) onde o Fan tem valor alto, mas é porque a doença auto imune ainda não começou a se manifestar em mim? Aliás, só o fato de eu ter esclerodermia localizada é razão para esse exame ser alto?? Esse assunto dá um nó na minha cabeça. Outra coisa interessante é que em 2002 fiz o msm exame (nada tinha a ver com esclerodermia, nem sonhava em ter isso) e o resultado AINDA era normal. Amanhã tenho consulta com minha médica e vamos ver o que vai sair disso aí… pfff! É um saco eu com quase 22 anos ainda nessa e pelo visto, pra sempre né. Desanimador.

  10. Silvia

    ok, muito obrigada

  11. Silvia

    pode dar nao reagente o FAN mas mesmo assim pode ter uma doença auto-inflamatória rara

    1. Pedro Pinheiro

      Poder, pode, mas não é comum.

  12. jaqueline guimaraes

    Meu exame Fator anti-nuclear (FAN) deu nucleo – reagente , nucleolo – reagente , citoplasma- reagente – Padrão misto nuclear fino e nuclear homogeneo e citoplasmatico pontilhado reticular -TITULO – 1:320 … estou muito preocupada !

  13. dayana

    estou preoucupada pois tenho os sintomas de lupus com excveção da mancha no rosto , mas tenho hematomas , sensibilidade ao sol uma asma fora de controle queda de cabelo dor nas articvulaçoers enfim,…tenho minha mae com o diagnostico de lupus e tenho hipotireoidismo tb ,…meu exame veio com fan reagente aparelho mitotico padrao misto do tipo nuclear pontilhado fino com fluorescencia do aparelho mitotico 1/320 e anti enna negativo….o exame alterado pode ser por causa do hipotireoidismo?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O hipotireoidismo é uma doença auto-imune também. Não é ele quem causa o FAN positivo. Uma pessoa pode ter FAN positivo e apenas 1 doença auto-imune. Mas também pode ter 2, 3 ou mais doenças de origem imunológica ao mesmo tempo. A questão é, se o seu hipotireoidismo está controlado e você sente muitos sintomas ainda, com esse FAN, é preciso investigar outras doenças autoimunes.

    2. Pedro Pinheiro

      O hipotireoidismo é uma doença auto-imune também. Não é ele quem causa o FAN positivo. Uma pessoa pode ter FAN positivo e apenas 1 doença auto-imune. Mas também pode ter 2, 3 ou mais doenças de origem imunológica ao mesmo tempo. A questão é, se o seu hipotireoidismo está controlado e você sente muitos sintomas ainda, com esse FAN, é preciso investigar outras doenças autoimunes.

  14. jaqueline guimaraes

    Meu exame Fator anti-nuclear (FAN) deu nucleo – reagente , nucleolo – reagente , citoplasma- reagente – Padrão misto nuclear fino e nuclear homogeneo e citoplasmatico pontilhado reticular -TITULO – 1:320 … estou muito preocupada !

  15. monalisa strauch

    meu exame deu fan positivo . padrão 1:640 pontilhado fino e denso mais não tenho sintomas nenhum, ainda assim pode ser considerado um fan falso pois é um padrão alto?

    1. Pedro Pinheiro

      É um valor alto, mas não significa que você obrigatoriamente irá desenvolver alguma doença auto-imune. Significa apenas que o risco é maior.

      1. monalisa strauch

        muito obrigada pela resposta , me ajudou muito e me deixou mais tranquila.

  16. PAULO CAMPOS

    Boa noite,

    Sou portador de vitiligo há 20 anos, porém “estacionou”. Fiz o exame de FAN e todos deram ‘não reagente”. Como explicar, tendo em vista que associam o vitiligo a uma doença auto imune?

    Obrigado

    1. Pedro Pinheiro

      O FAN é apenas um exame complementar. Ele pode estar negativo em algumas doenças autoimunes. Sozinho, sem a avaliação clínica, ele não diz nada.

  17. Diamantino

    Meu filho tem 16 anos, ao perceber que ele estava meio pálido, o levei ao Nefrologista, o qual solicitou vários exames, entre eles o FAN. Resultado: Padrão- Nuclear Pontilhado Fino Denso 1/320 – Núcleo: Reagente, Nucléolo: Não reagente, Citoplasma: Não reagente, Aparelho Mitotico: Não reagente, Placa Metafasica Cromossomica: Reagente.
    De acordo com seu texto sobre FAN, esses resultados já sugere alguma doença auto imune desta categoria Padrão.

    1. Pedro Pinheiro

      FAN positivo sugere doença autoimune, mas não dá certeza.

      1. tassia

        entao oque pode ser feito p ter certeza se tem alguma doenca autoimune ?

        1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

          O diagnóstico é feito baseado na interpretação da história clínica, exame físico e análises laboratoriais. Não existe um exame que feche diagnóstico em todos os casos.

  18. Luciana

    Ola
    Estou iniciando tratamento para FIV, entre os exames solicitados teve como resultado para FAN: núcleo positivo, padrão pontilhado atípico e titulo 1:1280. O que pode ser?

    1. Pedro Pinheiro

      É um título alto. Você pode ter algum problema autoimune. É preciso investigar.

  19. Paula

    Rosácea pode provocar FAN positivo?

    1. Pedro Pinheiro

      Pode.

  20. Dariane Franciscato

    Gostaria de saber se endometriose é uma doença autoimune. Obrigada.

    1. Pedro Pinheiro

      Não.

  21. Viviane

    schirley silva estou com secura de saliva e dos olhos, atualmente não tomo nenhum remédio para suposta sindrome de sjogren ,meu último exame deu aparelho mitotico reagente tipo ponte intercelular, titulo 1:160 e os outros negativos.tomo razapina 30 mg um por noite há mais de dois anos, este medicamento pode interferir no resultado do FAN ou das gamaglobulinas. Essa última deu resultado 26 no gama.Outra dúvida é a ceratite tem remédio ou só os lubrificantes resolvem?
    Agradeço desde já os esclarecimentos

  22. fatima

    Também tomo plaquinol 400mg., faço tratamento com reumatologista desde 1998, tive trombose venosa, 03 abortos e recentemente embolia pulmonar, problemas nos rins e figado. O diagnostico é S.A.F da família do lupus. Além do plaquinol tomo Marevan (anticoagulante). Como vc. tem problema a 1 ano, melhor cuidar bem para não piorar. Boa sorte!

  23. Lucia Suarez

    Moramos em Salvador, minha filha tem 12 anos e é portadora de síndrome de down, com diagnóstico de impulsividade leve. Um neurologista passou risperidona e depois amplictil… ela teve rejeição a medicação, depois disse vem tendo reações terriveis, a neuropediatra pediu exames fator autinuclear- fan, HEp2… nucléolo reagente. Eu queria saber o que a medicação risperidona e amplictil tem a ver com esse resultado de exame… qual as sequelas. Obrigado, doutor. lucia.suarez7@gmail.com

  24. Edfonseca

    Bom dia!!
    gostaria de saber se o exame anti dna 30,70Elia IU/ml é resultado para lupus.

  25. Patyw

    Olá dr!
    Tenho uma duvida… Tive 3 abortos retidos e meu medico pediu o FAN e deu:
    Nucleo:reagente:1/1280, nucleolo: nao reagente, citoplasma: nao reagente, ap mitotico : nao reagent, placa metafasica: reagente. Padaro nuclear pontilhado fino denso.
    Junto com esses exames pediu crossmatch q seu negativo, anticoagulante lupico deu negativo, anti cardiolipina deu negativo,..
    Esse Fan elevado pode ter contribuído para a perda desses bebes ou nao quer dizer nada disso?
    Aguardo… Obrigada, Patricia

  26. Liliana

    Muito obrigada, foi muito esclarecedor, que Deus te abençoe.

  27. Sheila mendes

    Olá Dr., Parabéns pelo site. Olha só, meu último exame FAN deu Nuclear reagente, padrão 1:160, com a seguinte conclusão: “As características do padrão observado não permitem sugerir a
    especificidade do anticorpo envolvido e possíveis correlações clínicas.
    Pelas características da reatividade desta amostra, o resultado foi
    confirmado em dois substratos distintos de células HEp-2.”
    É a primeira vez que meu FAN altera para esse padrão, geralmente fica em 1:80. Diante disso, o sr. pode me esclarecer alguma coisa? Obrigada!

  28. Naia Martins

    recebi meus exames e deu nucléolo reagente e em baixo ta
    titulo 320
    padrão nucleolar homogêneo

    tou muito preocupada com esse resultado queria saber uma resposta o mas rapido possivel

  29. Maira Petrich

    olá fis o exame fan e deu reagente para núcleo,padrão fino ,centrométrico e pontilhado em 1:180 o médico reumatologista dis não saber pois isto não é comum,o fator reumatóide deu <40 mas eu estou a 5 meses sem saber oki eu tenho ecom miuta dor no corpo e sem trata mento a não ser remedios como ,paco ,ibuprofeno e musculare, me dem uma dica por favor ?

  30. Rcpena

    Dr. Pedro, primeiramente gostaria de lhe parabenizar pelo excelente trabalho feito na internet! Recentemente fiz um ecocardiograma de rotina que acusou leve espessamento dos folhetos da valva mitral e aórtica, com lesão mitro-aórtica (insuficiência mitral e aórtica leves). A médica mandou eu procurar um Reumatologista. Os exames solicitados por este último foram: VHS (1 hr = 17mm; 2 hr = 43mm). ASLO (resultado < 200 unid. Todd). Prova do Latex (Fator Reumatoide) = não reagente. Reação de Waaler Rose = não reagente. O exame Fator Anti-Nuclear (HEP2) foi o seguinte:
    nucleo: reagente
    nucleolo: negativo
    citoplasma: negativo
    aparelho mitotico: negativo
    placa metafasica cromossomica: reagente
    conclusao: padrão nuclear pontilhado fino denso
    título 1:640

    Dr. Pedro, com esses exames o reumatologista me receitou Benzetacil de 21 em 21 dias.

    Dr. Pedro, gostaria da sua ajuda para interpretar esses dados. Não tenho nenhum tipo de queixa de saúde. Será que essa lesão no coração é devida à febre reumática? Há algum tipo de tratamento alternativo à benzetacil? Estou apavorado de ter que tomar essa injeção. Obrigado Dr. Pedro.

  31. Estudante

    Boa tarde, por favor, caso tenha disponibilidade me dê sua opinião diagnóstica a respeito desse caso clínico:
    Paciente relata rubor nas regiões infratemporal, zigomática e nasal, preservando região oral. Esse rubor surgiu recentemente, após o término de uma cirurgia de implantes dentários. Esse rubor, segundo relata a paciente, é associado sobretudo ao frio e ao estresse.
    Aos exames complementares solicitados evidenciou-se:
    FAN (HEP-2)
    Soro
    Núcleo: Reagente
    Nucléolo, citoplasma e aparelho mitótico: negativo
    Placa mitótica: Reagente

    Método: imunofluorescência indireta em células HEp-2
    Obs.: Padrão Nuclear pontilhado centromérico
    Título 1:320

    Qual suas hipóteses diagnósticas?

    Obrigada pela ajuda!

  32. Marilene Dourado

    Super importante esse blog! Nós que passamos por uma série problemas em hospitais, precisarmos mesmo de um desse porte para nos mantermos atualizados. Parabésns e muito obrigada por tudo

  33. silmara costa

    doutor fiz o exame fan deu positivo, citoplasmático pontilhado reticulado , estou preocupada o senhor poderia me falar algo sobre esse resultado, pois minha consulta com o reumatologista será somente dia 19

  34. Lorraine

    Estou com mtas dores articulares… o reumatologistas me pediu 04 exames: FAN -> REAGENTE 1/80, anteriormente tinha dado 1/1280; Anti-SM -> REAGENTE; Anti DNA Nativo -> REAGENTE; Anticorpos Anti – SS-A (RO) -> NEGATIVO.

    Ele informou que tenho Artrite reumática não LUPUS, pois o SS-A deu negativo, fiquei muito feliz, porque estava com isso na cabeça e estava bem preocupada, pelo que li, Artrite é bem menos grave… mas depois de algumas pesquisadas, em todos os lugares que leio, esse exame que deu negativo não é fator determinante dessa patologia, já os outros dois (Anti-SM e Anti DNA Nativo), são mais específicos.

    Gostaria de uma opinião sobre o que devo fazer, procurar outro medico? ou isto está correto e o fato de ter dado Negativo o Anti – SS-A (RO) é determinante para dizer que não tenho LUPUS?

    Como devo proceder?

    No aguardo!
    Agradeço desde já.

  35. Lorraine

    Estou com mtas dores articulares… o reumatologistas me pediu 04 exames: FAN -> REAGENTE 1/80, anteriormente tinha dado 1/1280; Anti-SM -> REAGENTE; Anti DNA Nativo -> REAGENTE; Anticorpos Anti – SS-A (RO) -> NEGATIVO.

    Ele informou que tenho Artrite reumática não LUPUS, pois o SS-A deu negativo, fiquei muito feliz, porque estava com isso na cabeça e estava bem preocupada, pelo que li, Artrite é bem menos grave… mas depois de algumas pesquisadas, em todos os lugares que leio, esse exame que deu negativo não é fator determinante dessa patologia, já os outros dois (Anti-SM e Anti DNA Nativo), são mais específicos.

    Gostaria de uma opinião sobre o que devo fazer, procurar outro medico? ou isto está correto e o fato de ter dado Negativo o Anti – SS-A (RO) é determinante para dizer que não tenho LUPUS?

    Como devo proceder?

    No aguardo!
    Agradeço desde já.

  36. Mairapetrich

    olá drt,a cada dia ki passa aparece alguma coisa,fan positivoá 1 ano,nucleo reagente,padrão,fino-pontilhado e centromérico,dor nos 2 ombros,2 joelho,pulsos e cotovelos dor nas juntas dos dedos mão,2 pernas doem juntas,o medico disse ki e DMTCsó ki ele ñ sabe qual,deu trombose no braço direito,manchas nos 2 rins,tenho alergia ao sol e as vzs fico com a testa nariz e queixo vermelho,enjoo,tva tomando PLAQUINOL400mg,p 3 mes,e agora vou tomar AZATIOPRINA 50mg e predmisona 20 mg,tenho medo de tomar estes remedios,mas as dores são demais,o nome dado de DMTC é pk ñ se sabe ao certo ki doença é, por favor me de uma dica….

    1. fatima

      Também tomo plaquinol 400mg., faço tratamento com reumatologista desde 1998, tive trombose venosa, 03 abortos e recentemente embolia pulmonar, problemas nos rins e figado. O diagnostico é S.A.F da família do lupus. Além do plaquinol tomo Marevan (anticoagulante). Como vc. tem problema a 1 ano, melhor cuidar bem para não piorar. Boa sorte!

  37. Monique-riotino

    meu exame deu NUCLEO; reagente
    PADRAO ;nuclear tipo membrana nuclear
    TITULO;1;320
    por favor me ajude…

    1. Riotinto

      Para o diagnostico de doença auto imune segundo a reumatologista é preciso ter mais itens reagentes o núcleo reagente pode aparecer em pessoas normais assim como podem ter pessoas com exame FAN negativo mais com sintomas da doença auto imune nao se preoculpe minha princesa vc estar bem que Deus te proteja sempre.