FAN (ANA): o que significa ter fator antinuclear positivo?

Dr. Pedro Pinheiro

comment 142 Comentários


O que é FAN?

O exame chamado FAN (fator antinuclear) ou ANA (anticorpo antinuclear) é um teste habitualmente solicitado para os pacientes com suspeita de uma doença de origem autoimune.

Em condições normais, o sistema imunológico responde à invasão do nosso organismo por germes produzindo um grande número de anticorpos para combatê-los. Quando uma pessoa tem uma doença autoimune, o organismo age de forma inapropriada, produzindo anticorpos contra as células, tecidos e proteínas do próprio corpo, como se esses fossem agentes agressores. O FAN é um desses autoanticorpos produzidos nas doenças autoimunes.

O FAN, na verdade, não é um anticorpo único, mas sim um grupo de autoanticorpos descoberto na década de 1940 em pacientes com lúpus eritematoso sistêmico. Como o próprio nome já sugere, o FAN são anticorpos contra os núcleos das nossas células. Existem vários tipos de FAN, cada um deles voltado contra uma estrutura específica da célula e associado a um tipo de doença autoimune diferente.

É importante salientar que 10% a 15% da população sadia pode ter FAN positivo em valores baixos sem isso indicar qualquer problema de saúde. Não sabemos o porquê deste achado, mas a simples presença de um FAN positivo não é suficiente para o diagnóstico de nenhuma doença.

O que é uma doença autoimune?

Doenças autoimunes são aquelas que ocorrem quando o nosso sistema imunológico equivocadamente deixa de reconhecer algumas das estruturas presentes no nosso corpo e passa a tratá-las como se fossem germes invasores nocivos à saúde. O resultado desta confusão é a produção dos chamados autoanticorpos, ou seja, anticorpos contra nós mesmos.

Os autoanticorpos, ao contrário dos anticorpos normais, não combatem bactérias, vírus, parasitas ou fungos. Eles atacam as nossas células, destruindo-as. As doenças autoimunes podem afetar as células do sangue, pele, articulações, rins, pulmões, sistema nervoso, etc. Fazendo uma analogia, podemos dizer que uma doença autoimune é uma espécie de motim realizado pelas nossas próprias forças de segurança.

Alguns exemplos de doenças autoimunes incluem:

Se você quiser uma lista mais completa e explicações mais detalhadas sobre as doenças autoimunes, acesse o seguinte link: Doenças autoimunes: causas, sintomas e tratamento.

Como é realizado o exame?

Para entender os resultados do FAN é preciso saber como o exame é feito. O assunto é bem complexo, mas tentarei explicar do modo mais simples possível.

Exame FAN - padrões de resultados positivos
FAN reagente

O exame de FAN é feito com amostras de sangue do paciente suspeito de ter uma doença autoimune. No laboratório conseguimos identificar todos os anticorpos circulantes através da adição de um corante fluorescente ao sangue. Depois que os anticorpos são marcados, misturamos o sangue em um recipiente com uma cultura de células humanas (chamadas HEp2).

O resultado é o que se observa na foto acima:

  • Se houver anticorpos contra estruturas das células humanas, estes irão se fixar às mesmas, tornando-as fluorescentes.
  • Se o autoanticorpo for contra o núcleo das células, a imagem no microscópio será de vários núcleos fluorescentes.
  • Se o autoanticorpo for contra o citoplasma das células, vários citoplasmas ficarão brilhando, e assim por diante.
  • Caso não haja autoanticorpos, nenhuma parte das células ficará fluorescente, caracterizando um FAN não-reativo.

Os resultados são repetidos após várias diluições do sangue, até a fluorescência desaparecer. Resultados positivos são aqueles que permanecem brilhando mesmo após 40 diluições (resultado 1/40 ou 1:40). Portanto, um FAN reagente 1/40 significa que o autoanticorpo foi identificado mesmo após diluirmos o sangue 40 vezes.

Como já expliquei antes, de 10% a 20% da população possui FAN positivo, geralmente nas diluições menores que 1/80. Por esse motivo, só consideramos relevantes valores a partir de 1/160.  As diluições são normalmente efetuadas na seguinte ordem: (1/40), (1/80), (1/160), (1/320), (1/640), (1/1280). Valores maiores ou iguais a 1/320 são relevantes e indicam doença autoimune em mais de 97% dos casos.

A partir de agora, você já pode ter uma ideia dos resultados do FAN. Citaremos alguns exemplos:

Exemplo 1:

  • FAN (HEp2): Reagente.
  • Título: 1/80.
  • Padrão: nuclear pontilhado fino denso.

Exemplo 2:

  • FAN (HEp2): Reagente.
  • Título: 1/640.
  • Padrão: citoplasmático pontilhado reticulado.

Os dois exemplos acima são de um FAN reagente. O primeiro em títulos baixos, com o núcleo sendo corado com finos e densos pontos fluorescentes. Este primeiro exemplo não necessariamente indica a presença de alguma doença autoimune. O segundo exemplo apresenta um FAN positivo em altos títulos, com anticorpos contra o citoplasma da célula formando uma imagem reticulada. Valores altos assim quase sempre indicam doença autoimune.

Tipos de FAN reagente

Existem mais de 20 padrões diferentes de Imunofluorescência. Cada um descreve o modo como as células humanas foram coradas pelos anticorpos fluorescentes. Alguns padrões são típicos de doenças, como lúpus, esclerodermia, artrite reumatoide e síndrome de Sjögren. Outros são inespecíficos e podem estar presentes em pessoas normais.

Os padrões mais comuns do FAN e suas prováveis patologias, são:

  • Nuclear centromérico (AC-3): esclerodermia cutânea limitada ou cirrose biliar primária.
  • Nucleolar homogêneo (AC-8): lúpus, artrite reumatoide, artrite idiopática juvenil, síndrome de Felty ou cirrose biliar primária.
  • Nuclear tipo membrana nuclear contínua (AC-11): lúpus ou hepatite autoimune.
  • Nuclear tipo membrana nuclear pontilhada (AC-12): cirrose biliar primária e doenças reumáticas autoimunes sistêmicas.
  • Nuclear pontilhado fino (AC-4): síndrome de Sjögren, lúpus eritematoso sistêmico, esclerodermia e dermatomiosite.
  • Nuclear pontilhado grosso (AC-5): doença mista do tecido conjuntivo, lúpus eritematoso sistêmico, esclerodermia ou artrite reumatoide.
  • Nuclear pontilhado fino denso (AC-2): inespecífico, pode estar presente em pessoas sem doença alguma, em várias doenças autoimunes e também na cistite intersticial, dermatite atópica, psoríase ou asma.
  • Nucleolar pontilhado (AC-10): esclerodermia.
  • Citoplasmático pontilhado reticulado (AC-21): cirrose biliar primária ou esclerodermia.
  • Citoplasmático pontilhado fino (AC-20): polimiosite ou dermatomiosite.

A lista acima não está completa, existem ainda vários outros padrões de FAN. Estes são apenas os mais comuns.

A imagem abaixo mostra a árvore de classificação mais atual dos padrões de HEp-2 (clique na imagem para vê-la em tamanho grande).

Classificação mais atual dos padrões de FAN HEp-2.
Fonte: ANApatterns.org, site oficial do Consenso Internacional de Anticorpos Antinúcleo (ICAP).

É preciso saber interpretar os resultados do fator antinuclear. Um mesmo padrão pode significar várias doenças autoimunes diferentes ou não significar nada.

O FAN precisa ser avaliado junto com o quadro clínico do paciente. É importante lembrar que o paciente é um todo e não apenas um resultado de uma reação química impresso em um pedaço de papel. As associações descritas acima são possibilidades e não fatos consumados.

Tenho recebido nos comentários dezenas de pedidos de interpretação de FAN baseados apenas nos seus resultados. O fator antinuclear sozinho não faz diagnóstico de nada. Esse é um exame que não dá para ser avaliado à distância. Ele é apenas uma das peças do quebra-cabeça.

As doenças mais associadas com fator antinuclear positivo são as doenças autoimunes sistêmicas, como o lúpus e a esclerodermia. O FAN pode ser positivo também em doenças autoimunes restritas a alguns órgãos, como tireoidite de Hashimoto e hepatite autoimune.

O que é placa metafásica cromossômica?

A placa metafásica cromossômica é apenas mais um dos parâmetros avaliados no FAN. Ela costuma estar presente (reativa) em determinados padrões, como nuclear homogêneo, nuclear centromérico e nuclear pontilhado fino denso (além de outros).

Sensibilidade

Chamamos de sensibilidade a capacidade de um exame dar positivo quando o doente tem a doença. Por exemplo, quando dizemos que a sensibilidade do FAN para o lúpus é de 95%, isso significa que a cada 100 pacientes com lúpus testados, 95 vão ter resultado positivo e apenas 5 terão um falso negativo. Portanto, se o seu médico suspeita que você possa ter lúpus, mas o resultado do FAN vier negativo, isso significa que ele tem que começar a pensar em outro diagnóstico, pois a chance de você ter lúpus é menor que 5%.

A sensibilidade do FAN nas principais doenças autoimunes é a seguinte:

  • Lúpus: 95 a 100%.
  • Esclerodermia: 60 a 80%.
  • Doença mista do tecido conjuntivo: 100%.
  • Polimiosite e dermatomiosite: 61%.
  • Artrite reumatoide: 52%.
  • Síndrome de Sjögren: 40 a 70%.
  • Lúpus induzido por drogas: 100%.
  • Lúpus discoide: 15%.
  • Tireoidite de Hashimoto: 46%.
  • Hepatite autoimune: 100%.
  • Colangite autoimune primária: 100%.

FAN falso positivo

Como qualquer exame laboratorial, o FAN também pode apresentar falsos positivos. 10 a 20% da população saudável pode ter FAN falso positivo, principalmente mulheres e idosos. Quando avaliamos apenas a população com mais de 65 anos, a taxa de FAN falso positivo chega a 30%.

Algumas doenças ou medicamentos também podem causar um FAN reagente sem que isso signifique a presença de uma doença autoimune. Entre as doenças que podem causar um FAN positivo, as mais comuns são HIV, mononucleose, linfoma e tuberculose. Entre os medicamentos, os mais comuns são a hidralazina, isoniazida e procainamida.

Padrão nuclear pontilhado fino denso (AC-2)

O padrão nuclear pontilhado fino denso (AC-2) é dentre todos os padrões de FAN aquele que se destaca por frequentemente estar positivo em pessoas saudáveis, principalmente se estiver associado à presença de anticorpos anti-LEDGF/p75.

Muitos laboratórios já fazem automaticamente a pesquisa dos anticorpos anti-LEDGF/p75 quando o resultado do FAN é padrão nuclear pontilhado fino denso. Isso porque mesmo em títulos bem altos, iguais ou superiores a 1/1280, um FAN com padrão nuclear pontilhado fino denso e com anticorpos anti-LEDGF/p75 não indica a presença de nenhuma doença autoimune.

O que fazer em caso de FAN positivo?

Uma vez que se tenha um FAN positivo associado a um quadro clínico que sugira doença autoimune, deve-se solicitar a pesquisa de autoanticorpos específicos para tentar definir exatamente com qual doença autoimune estamos lidando.

O FAN sugere a presença de um autoanticorpo, mas não define exatamente qual. Por exemplo, um FAN sugestivo de lúpus precisa ser complementado com a pesquisa do anticorpo anti-DNA nativo, que é o autoanticorpo típico do lúpus; na suspeita de Sjögren solicita-se o anticorpo anti SS-A/Ro e anticorpo anti SS-B/La; na esclerodermia dosa-se o anticorpo anti-centrômero, e assim por diante.

O próprio padrão do FAN costuma estar associado a autoanticorpos específicos, por exemplo:

  • Nuclear pontilhado fino: geralmente causado pelos autoanticorpos: SS-A/Ro, SS-B/La, Mi-2, TIF1γ, TIF1β, Ku.
  • Nuclear pontilhado grosso: hnRNP, U1RNP, Sm, RNA polimerase III.
  • Nuclear homogêneo: Anti-dsDNA.
  • Nuclear centromérico: CENP-A e CENP-B.

Muitas vezes, o paciente tem FAN positivo, mas possui os autoanticorpos específicos negativos. Nesses casos há geralmente duas possibilidades: ou o FAN é falso positivo, ou o paciente pode ter uma doença autoimune que ainda não está ativa. O paciente tem os autoanticorpos, mas eles ainda não estão atacando o organismo. Há pacientes com lúpus que apresentam o FAN reagente por anos antes da doença se manifestar clinicamente. Há outros, porém, que têm FAN positivo para o resto da vida e nunca desenvolvem nenhum problema de saúde.

Portanto, o FAN positivo é apenas o primeiro passo na identificação de uma possível doença autoimune. O médico precisa correlacionar os sintomas do paciente, a história clínica, o padrão do FAN e o tipo de autoanticorpo presente para estabelecer um diagnóstico.

O FAN sozinho não fecha nenhum diagnóstico. Quando o paciente tem sintomas típicos de doença autoimune, ele apenas ajuda a direcionar a investigação.

Por outro lado, quando o paciente é assintomático, um resultado positivo mais atrapalha do que ajuda. Por isso, não faz sentido solicitar a pesquisa do FAN se não houver forte suspeita de doença autoimune.

Posso ter doença autoimune ou reumatológica com FAN negativo?

Um teste de FAN negativo praticamente exclui o diagnóstico de doenças reumáticas associadas a FAN, como quase todas as formas de lúpus (exceto discoide), esclerose sistêmica e doença mista do tecido conjuntivo, particularmente quando o paciente não tem sintomas típicos dessas doenças.

No entanto, embora muitas outras doenças autoimunes estejam associadas a um FAN positivo, ele é um marcador relativamente insensível para a maioria dessas doenças.

Exemplos de doenças autoimunes que podem ter FAN negativo são:

  • Síndrome de Sjögren.
  • Artrite reumatoide.
  • Lúpus discoide.
  • Artrite idiopática juvenil (sem uveíte).
  • Arterite de células gigantes.
  • Poliarterite nodosa.
  • Granulomatose com poliangiite (antigamente chamada granulomatose de Wegener).
  • Granulomatose eosinofílica com poliangiite (síndrome de Churg Strauss).

Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


142 respostas para “FAN (ANA): o que significa ter fator antinuclear positivo?”

  1. Juliana

    Olá Dr! Primeiro gostaria de agradecer a esse conteúdo tão completo.
    Tenho 46 anos, descobri um câncer de tireoide. Vou fazer tireoidectomia total daqui a 10 dias. A médica me pediu o Fan p investigar Hashimoto, mas ja está descartado hashimoto pq os anticorpos da tireoide deram negativos.
    Resultado do FAN:
    – reagente: Nuclear pontilhado quasi-homogêneo 1/80 (BAC-3)
    – reagente: Placa metafasica cromossomica.
    Meus leucocitos estão sempre pouco acima de 10.000.
    Sintoma: cansaço.
    Alguma pista do q pode ser?

    Obrigada

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Um FAN de 1/80 não é um valor muito alto. Sem o contexto clínico, fica difícil pensar em qualquer coisa. Sugiro que você se concentre em tratar o tumor da tireoide e só depois volte a pensar nisso, caso tenha algum sintoma que justifique investigar doença autoimune.

  2. Cristina

    Dr. Meu FAN deu reagente para anticorpos nucleares e placa metafasica cromossômica, fiz este exame após sofrer um aborto, onde tive apendicite também, estando grávida, antes de abortar. Agora estou grávida novamente, meu médico receitou enoxaparina sódica 60 mg, uma injeção todos os dias até o bebê nascer. Uma outra médica onde fui me consultar me falou que provavelmente a apendicite foi pelo meu problema (alguma doença autoimune não identificada) e por estar grávida naquele momento (os anticorpos ficaram desregulados e atacaram o apêndice, depois o feto). Gostaria, se for possível, de uma opinião do senhor sobre meu caso.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Cristina, seu caso é bem complexo. Precisaria de muito mais informações para poder opinar. O que posso dizer é que a apendicite, que é a inflamação do apêndice, geralmente é causada por uma obstrução do lúmen do apêndice, levando a uma infecção bacteriana secundária. A maior parte dos casos de apendicite não está associada a doenças autoimunes. Contudo, algumas condições autoimunes, como a doença inflamatória intestinal (como a doença de Crohn), podem, em casos raros, afetar o apêndice e levar a uma inflamação que poderia ser confundida com apendicite clássica. É importante destacar que estes são cenários diferentes e que a inflamação do apêndice em doenças autoimunes não é considerada apendicite clássica, que é primariamente infecciosa.

  3. Kennedy

    Dr. Pedro, o que são células le?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      As células LE são um tipo específico de célula sanguínea que pode ser encontrada em testes de laboratório. São uma indicação laboratorial associada principalmente ao lúpus eritematoso sistêmico (LES), que é uma doença autoimune.

      As células LE são o resultado de um processo em que os neutrófilos (um tipo de célula branca do sangue) fagocitam (englobam) o material nuclear de outras células que foram danificadas por anticorpos. Esse fenômeno ocorre em condições onde há altos níveis de autoanticorpos, como é o caso no lúpus eritematoso sistêmico.

      O teste das células LE era comumente usado no passado para ajudar no diagnóstico de lúpus. No entanto, atualmente é menos utilizado devido ao desenvolvimento de outros testes mais específicos e sensíveis para lúpus, como os anticorpos anti-DNA de fita dupla e o FAN.

      Embora as células LE estejam mais associadas ao lúpus, a sua presença não é exclusiva dessa condição e pode ocasionalmente ser observada em outras doenças autoimunes e algumas condições infecciosas.

  4. Beatriz

    Boa noite!
    Meu Fan deu resultado AC-8 Nucleolar homogêneo. 1/80. Fator reumatoide 15. Referência do laboratório é <14. E também leucocituria estéril, 32.000. Vi que esse padrão AC-8 é bem específico e não encontrei relatos de falso positivo. Porém, além, da queda de cabelo, não identifico nenhum outro sintoma das doenças relacionadas.
    Obs. Tenho uma mancha bem pequena na nuca que inicialmente foi diagnosticado vitiligo. Tenho ela há mais de 15 anos e nunca aumentou. A dermatologista atual diz que não tem característica de vitiligo.
    Esse padrão AC-8 pode estar relacionado ao vitiligo?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Beatriz, à distância é muito difícil de opinar com segurança. Posso, porém, fazer alguns comentários:

      O resultado do seu exame de FAN mostrando um padrão AC-8 nucleolar homogêneo com título de 1/80 e um fator reumatoide levemente elevado, juntamente com a presença de leucocituria estéril, sugere a presença de uma atividade autoimune no seu organismo. Analisemos cada aspecto:

      FAN (Fator Antinuclear) AC-8 Nucleolar Homogêneo: Esse padrão está frequentemente associado a doenças autoimunes, como esclerose sistêmica e alguns tipos de miopatias inflamatórias. No entanto, é importante notar que um título de 1/80 não é muito alto, e em muitos casos, pode não ser clinicamente significativo.

      Fator Reumatoide: Um valor de 15, estando ligeiramente acima do limite normal do seu laboratório, pode indicar uma atividade inflamatória leve. Contudo, valores levemente elevados nem sempre são indicativos de doença reumática.

      Leucocituria estéril: A presença de leucócitos na urina sem bactérias (estéril) pode ocorrer em diversas condições, inclusive em processos inflamatórios ou infecciosos. Seria bom um nefrologista avaliar essa situação.

      Quanto à sua pergunta sobre o vitiligo, o vitiligo é uma doença autoimune que afeta a pigmentação da pele, mas não está tipicamente associado a um padrão específico de FAN. A mancha que você descreveu na nuca pode ou não ser vitiligo, e parece que há alguma incerteza diagnóstica nesse aspecto.

  5. Camila

    Recentemente recebi meus resultados de exames e estou um pouco confusa. Meu teste de Fator Antinuclear (FAN) deu positivo e também foi detectada a presença de anticorpos anti-Sm. Estou preocupada porque li que esses resultados podem estar relacionados a doenças autoimunes. O que exatamente significam esses resultados e eles indicam uma condição específica como o lúpus?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Os resultados que você mencionou, um teste de Fator Antinuclear (FAN) positivo e a presença de anticorpos anti-Sm, são de fato significativos no contexto de doenças autoimunes, particularmente no lúpus eritematoso sistêmico (LES).

      FAN Positivo: O FAN é um teste que detecta anticorpos que reagem contra componentes do núcleo das células. Um resultado positivo pode ser visto em várias doenças autoimunes, mas também pode ocorrer em pessoas saudáveis, especialmente em títulos mais baixos ou em idosos.

      Anticorpos Anti-Sm: Este é um tipo mais específico de anticorpo, frequentemente associado ao LES. A presença de anticorpos anti-Sm é considerada um dos marcadores mais específicos para o diagnóstico de lúpus, embora não seja encontrado em todos os pacientes com LES.

      É importante notar que, enquanto esses testes são significativos, o diagnóstico de LES ou qualquer outra doença autoimune deve ser feito com base em uma avaliação completa, incluindo um exame físico detalhado, histórico médico, e uma variedade de exames laboratoriais, além do FAN e dos anticorpos anti-Sm. A interpretação desses testes deve ser feita por um médico, preferencialmente um reumatologista, que pode avaliar os resultados no contexto do quadro clínico completo.

  6. Juliana Cavalcanti de Carvalho

    Olá. Muito esclarecedor seu texto.

    Mas, gostaria de saber se o FAN positivo (NUCLEAR PONTILHADO FINO (AC-4), Titulo: REAGENTE (1/640) e Núcleo: REAGENTE, pode indicar DOENÇA CELIACA?

    Fiz três exames FAN, em momentos diferentes da minha vida, e sempre são com esse resultado (variou para 1/320, uma vez), mas os médicos com quem consultei na época, descartaram doenças autoimunes, informavam que seria um falso positivo.
    Mas anos depois fui diagnóstica como celíaca, que é uma doença autoimune, mas não aparece no seu artigo. (Diagnóstico fechado por exame clínico, de sangue e biopsia endoscopia)
    Outros exames que sempre dão alterados são TSH / T4 livre / T3 livre.
    Posso ter outra doença autoimune (dentre essas que estão listadas no seu artigo)?
    Obrigada.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      A presença de um padrão AC-4 no teste FAN está mais comumente associada a doenças como lúpus eritematoso sistêmico (LES) e outras condições autoimunes, mas não especificamente à doença celíaca. A doença celíaca não está tipicamente associada a nenhum tipo de FAN positivo. Contudo, é possível que indivíduos com doença celíaca tenham outros distúrbios autoimunes concomitantes que poderiam levar a um FAN positivo. Por exemplo, há uma prevalência aumentada de doenças tireoidianas autoimunes entre pessoas com doença celíaca, e algumas dessas condições podem estar associadas a um FAN positivo. Da mesma forma, algumas pessoas podem ter mais de uma condição autoimune, o que poderia explicar a presença de FAN positivo e doença celíaca.

      1. Juliana Cavalcanti de Carvalho

        Entendido.
        Obrigada Dr. Pedro

      2. Juliana Carvalho

        Obrigada Dr. Pedro.

  7. Odelia

    Ola, dr. Fiz exame e deu NUCLEOLAR reagente (8/9/10*). O sr respondeu que o mais comum é esclerodermia. O que diferencia o resultado da esclerose sistêmica da multiplica?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Odelia, não entendi a pergunta. O que diferencia o resultado da esclerose sistêmica do quê?

  8. Leila

    Bom dia

    O meu exame e deu NUCLEOLAR está com o resultado (1/160) positivo nucleolar (AC-8)

    O que significa

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      É um FAN positivo. Sugere doença autoimune. Mas é preciso interpretar esse resultado no contexto dos seus sintomas e histórico clínico.

  9. Odelia

    Olá, Dr. Poderia tirar uma dúvida minha? Fiz exame e deu NUCLEOLAR reagente (8/9/10*)? Estou pesquisando esses números e não acho. O que significa?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      É um resultado menos específico, por englobar os padrões nucleolar AC-8 (nucleolar homogêneo), AC-9 (nucleolar aglomerado) e AC-10 (nucleolar pontilhado). É preciso interpretar esse resultado com o seu quadro clínico, mas o padrão nucleolar é mais comum na esclerodermia.

      1. Odelia

        É uma doença muito grave Dr?

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
          Dr. Pedro Pinheiro

          É uma doença com diferentes níveis de gravidade. Temos um texto sobre ela: Esclerodermia: o que é, causas, sintomas e tratamento.

        2. Odelia

          Quando o resultado é 1/80, como o meu, não necessariamente eu já estou com isso ou o positivo já é algo concreto?

        3. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
          Dr. Pedro Pinheiro

          1:80 é um resultado positivo. Mas o FAN sozinho não estabelece nenhum diagnóstico, é preciso interpretar o resultado com o quadro clínico.

  10. Rafael Ernesto Rodrigues

    Doutor eu tenho lúpus eritematoso sistêmico o meu na época tive uma demora para diagnóstico todos meus anticorpos eram negativos apesar disso já tinha dores nas articulações febre proteinúria convulsões fora histórico de doenças autoimunes infelizmente 2% de nós principalmente em nós homens podemos ter lúpus até mais agressivo eu quase morri hoje uso imunossupresores para controlar a doença se eu não corresse atrás mesmo com resultados negativos eu teria piorado muito e sim e raro mais existe casos de pacientes com lúpus sistêmico e fan negativo tem até um número bem alto de colegas homens e mulheres que conhecei na forma grave da doença

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Menos e 5% dos pacientes com lúpus têm FAN negativo.

  11. Paula

    Rosácea pode provocar FAN positivo?

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      A rosácea, por si só, geralmente não é conhecida por causar um resultado positivo no teste de Fator Antinuclear (FAN). O FAN é um teste usado principalmente para detectar doenças autoimunes, especialmente aquelas que afetam o tecido conjuntivo, como lúpus eritematoso sistêmico, esclerodermia, e síndrome de Sjögren.

      A rosácea é uma condição dermatológica crônica que tipicamente causa vermelhidão e visíveis vasos sanguíneos no rosto, podendo também produzir pequenas pústulas vermelhas e inflamação. Sua etiologia é diferente das doenças autoimunes e está mais relacionada a fatores como genética, resposta anormal do sistema vascular facial, e possivelmente a agentes microbianos e inflamação.

      No entanto, é possível que uma pessoa com rosácea tenha um FAN positivo devido a outras condições concomitantes, não relacionadas à rosácea em si. Por exemplo, alguém pode ter rosácea e também uma doença autoimune separada que causa o FAN positivo.

  12. Dariane Franciscato

    Gostaria de saber se endometriose é uma doença autoimune. Tem FAN positivo? Obrigada.

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Não, a endometriose não é classificada como uma doença autoimune, mas sim como uma condição ginecológica. Na endometriose, o tecido que normalmente reveste o interior do útero (o endométrio) cresce fora do útero, frequentemente nos ovários, trompas de Falópio e nos tecidos ao redor da pelve. Não há FAN positivo na endometriose.
      Se você quiser mais informações: Endometriose: o que é, sintomas e tratamento.

  13. Ana

    É possível o resultado do exame mudar em dois anos? Fiz um FAN negativo depois fiz novamente deu positivo, isso depende da manifestação da doença?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, os valores podem mudar conforme a atividade da doença.

  14. Ana Luiza

    Meus parabéns, muito obrigada Doutor pelo esclarecimento ❤️ que Deus te abençoe e continue usando sua vida poderosamente para ajudar outras pessoas!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Obrigado, Ana.

  15. Sara

    Boa tarde doutor, fiz exame ANA por ter queixa de dores constantes nos joelhos que pioram com esforço. Não tenho dor em mais lado nenhum. O resultado foi positivo com titulação 160; núcleo finogranular; nucléolos, citoplasma e mitoses tudo negativo. Ac. Anti DNA/dsDNA resultado <48,0.
    Ainda vou esperar alum tempo para ter consulta com o medico e lhe mostrar estes resultados. Como deu positivo tenho estado com alguma ansiedade e pesquisei sobre o assunto numa tentativa de me acalmar mas tenho alguma dificuldade em perceber pois encontro muita informação diversa. Pode dar-me a sua opinião por favor? Acha provável ter algum tipo de doença autoimune grave?
    Agradeço desde já. Cumprimentos

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Somente dor no joelho é muito pouco para pensar em doença autoimune. Por que pediram ANA para você? Esse joelho já foi avaliado por um ortopedista?

  16. Jacinto Rodrigues Rocha

    Sou bioquímico, trabalhei por 40 anos com análises clínicas e fui professor da faculdade de medicina (UNEC-Caratinga-MG) por 16 anos. Quero parabenizar o Dr. Pedro Pinheiro pela imensurável contribuição à área de saúde mediante suas excelentes postagens !

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Obrigado, Jacinto. Fico feliz de ver meu esforço sendo útil e também reconhecido.

  17. raquel duarte oliveira

    É verdade que para  idosos o resultado do FAN pode ter outros significados do que uma pessoa jovem?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, é verdade que o resultado do FAN (Fator Antinuclear) pode ter diferentes implicações em idosos em comparação com pessoas mais jovens. Com o envelhecimento, ocorrem diversas mudanças no sistema imunológico, e é relativamente comum encontrar títulos positivos de FAN em idosos sem que eles estejam associados a doenças autoimunes específicas.

  18. Anna Paula

    RESULTADO

    (A) NUCLEAR:

    REAGENTE, padrão pontilhado fino simples (AC-4b*), até

    1/1280

    (B) NUCLEOLAR:

    REAGENTE, padrão nucleolar (AC-8/9/10*), até 1/1280

    Fiquei internada por 6 dias no hospital, estou com dores intensas na cabeça atrás das orelhas, nas laterais do rosto, e muitas dores pelo corpo todo.

    Fizeram vários exames, ate o teste de Fator Reumatóide, mas deu negativo.

    Somente esse exame ate o momento de positivo. Voltei para casa, com muita fraqueza e tontura, com várias dores ainda.

    Vou para um Reumatologista para continuar a investigação, mas todos esses sintomas e esse resultado pode dizer algo ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Esse resultado indica que você provavelmente tem alguma doença autoimune. A consulta com o Reumatologista é importante para descobrir qual delas você tem.

    2. Eleanor

      Oi! Como estás hoje em dia? Descobriu?

  19. Marcela Ssg

    Doutor, fiz o exame FAN e o resultado é o seguinte:

    – Nucleo: Negativo
    – Nucleolo: Negativo
    – Citoplasma: Negativo
    – Aparelho Mitotico: Negativo
    – Placa Metafasica Cromossomica: Negativo
    Conclusão: Amostra não reagente para anticorpos contra antigenos intracelulares (FAN)
    O que quer dizer? Esta tudo ok comigo?  

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Isso significa que o exame FAN foi negativo. Não há indicação de doença autoimune em curso.

  20. Jane Aparecida Rodrigues

    Tenho Fan reagente alto 1/640 1/ 1280. Padrão nucleolar mas todos os exames de investigação dão negativos. Mas estou limitada na alimentação:

    Corantes, conservantes, embutidos, margarinas principalmente alimentos em caixa. Reação alergica e diarréia imediato ao uso desses alimentos. Mesmo com exames complementares negativo me é receitado corticóides. Isso é correto?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Você está usando corticoides só pela diarreia a esses alimentos?

  21. marcia

    Bastante esclarecedor. Valeu!

  22. Michele

    Boa tarde!

    Meu FAN deu citoplasmatico pontilhado reticulado 1/160.Será que tenho Cirrose Biliar Primiária ou Esclereose Sistêmica

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O FAN sozinho não dá diagnóstico. É preciso contextualizar com o quadro clínico.

  23. Nayara Mendes Souza da Silva

    Doutor quando exame da nuclear pontilhado grosso 1/1280 o que significa isso é lupus

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Pode ser, mas o FAN sozinho não estabelece diagnóstico. É preciso contextualizar o resultado com o quadro clínico do paciente.

  24. Marcio Bontempo

    Excelente informação

  25. Daibeatriche

    Então quando o FAN dá reagente a pessoa possui alguma doença autoimune?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não necessariamente. Embora um resultado reagente (positivo) no teste de Fator Antinuclear (FAN) seja frequentemente associado a doenças autoimunes, principalmente aquelas que afetam o tecido conjuntivo (como lúpus eritematoso sistêmico, esclerodermia e síndrome de Sjögren), um FAN positivo não é, por si só, um diagnóstico de doença autoimune.

  26. Vanessa Ribeiro Araújo

    Boa tarde,

    Fiz um exame onde o resultado do DNA NATIVO, AUTO-ANTICORPOS ANTI – foi não reagente.

    NEUTRÓFILOS, ANTI – ANCA Metodologia: IMUNOFLUORESCÊNCIA INDIRETA Amostra….: SORO

    RESULTADO: P-ANCA……: REAGENTE 1: 20 C-ANCA……: NÃO REAGENTE

    FATOR ANTI-NUCLEAR (HEP2) Metodologia: IMUNOFLUORESCÊNCIA INDIRETA – SUBSTRATO: CÉLULAS HEp2 Amostra….: SORO

    NÚCLEO…………………..: REAGENTE

    NUCLÉOLO…………………: NÃO REAGENTE

    CITOPLASMA……………….: NÃO REAGENTE

    APARELHO MITÓTICO…………: NÃO REAGENTE PLACA METAFÁSICA CROMOSSÔMICA: REAGENTE

    INTERPRETAÇÃO…..: PADRÃO NUCLEAR PONTILHADO CENTROMÉRICO TÍTULO 1:320.

    Fiquei muito confusão em relação a esses resultados, poderia me ajudar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sem mais dados clínicos, a única coisa que posso dizer é que você tem dois auto-anticorpos positivos: P-ANCA e FAN. Mas esse P-ANCA pode não ser real, pois quem tem FAN positivo pode ter P-ANCA falsamente positivo.

  27. Maria Eliana da Silva

    Boa noite, estou apreensiva, a minha filha tem 20 anos apresentou FAN positivo, vou descrever aqui….

    Nuclear pontilhado fino denso (AC-2) Título 1/640, triagem realizada com soro diluído 1/80, anticorpos nucleares reagente, nucleolares e citoplasmaticos não reagente, aparelho mitotico não reagente, placa metafasica cromossômica reagente. Não temos convênio consegue me ajudar….

    Grata,

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O resultado do FAN isoladamente não diz nada, principalmente o padrão nuclear pontilhado fino denso.

  28. Enio Julio lopo lisboa

    Tenho pesquisa que consta o FAN diagnosticado. O que devo fazer, onde trato especificamente?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Quem solicitou o exame FAN é que deve conduzir sua investigação e referenciar a um especialista, caso necessário. Mas o primeiro passo é saber se esse FAN positivo tem alguma relevância clínica, pois o exame sozinho não faz diagnóstico de nada.

  29. Magali Terezinha Benites Morgenstern

    Gostaria de saber o que é proteína c reativa 12,5mg/dl

  30. Jacqueline

    Bom dia Dr Pedro,

    meu caso é ao contrário. Tenho muitos sintomas, historia familiar, … mas nas investigações o FAN é sempre negativo e dificilmente uma análise minha está alterada.

    É possível FAN negativo e ter alguma doença reumatológica?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, nem toda doença reumatológica tem origem autoimune e nem toda doença autoimune reumatológica tem FAN positivo. Síndrome de Sjögren, artrite reumatoide, lúpus discoide e algumas vasculites são exemplos. Sua pergunta é muito boa, vou atualizar o texto com mais informações sobre FAN negativo.

  31. Carol

    Meu anticorpos nucleares deu reagente, título 1/80 padrão fluorescência nuclear pontilhado fino, o que significa?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Depende, Carol, o FAN isoladamente não diz nada. É preciso correlacionar o resultado com os dados clínicos. Tem que perguntar ao médico que solicitou o exame, alguma suspeita ele deve ter.

  32. Gilmar

    A Talassemia sugere uma doença auto-imune?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não, a talassemia não é uma doença autoimune. Trata-se de uma doença genética do sangue, mais especificamente uma desordem da hemoglobina.

  33. Aline Sanchez

    Dr. Meu exame ANA o núcleo foi Reagente, placa metafásica cromossômica: Reagente e o título 1:640 o que significa?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Aline, só com esses dados não dá para dizer nada. Nem o padrão nuclear está definido. Padrão nuclear com placa metafásica cromossômica positiva pode ser nuclear homogêneo, nuclear centromérico, nuclear pontilhado fino denso, nucleolar aglomerado, etc. Além disso, sem saber os sintomas e a história clínica, não dá para interpretar nenhum resultado do ANA.

  34. Eliana Jesus de jesus

    Meu exame deu FAN nucleares reagente, o que pode ser, não sinto nada de anormal em mim?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Eliana, se você não tem sintoma algum, por que pediram o exame de FAN? Um FAN positivo sem sintomas pode não ter significado clínico algum. É um exame útil apenas no contexto de suspeita de doenças autoimunes.

  35. Liliana

    Muito obrigada, foi muito esclarecedor, que Deus te abençoe.

  36. Silvia

    Muito boa explicação! Obrigada!

  37. Mariaamaliagorgulho

    Quando o resultado do FAN dá não reagente, o que significa?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O normal do FAN é ser não reagente. Significa que não sinais de doença autoimune.

  38. Fabio batista

    essa materia foi muito importante para mim. e me tirou muitas duvida obrigado.

  39. Fernanda

    Dr estou bem
    Preocupada minha consulta só dia 15/04 meu exame FAN deu positivo no aparelho mitótico 1:80
    E vhs 12mm é possível ser alguma doença autoimune, procurei a dermatologista por que estou tendo mtas quedas de cabelo e percebi minha sobrancelha com algumas falhas tb.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se há de cabelo e da sobrancelha, pode ser algo de origem dermatológica mesmo. Mas as possíveis causas são muitas, incluindo lúpus, hipo ou hipertireoidsmo, dermatites… É preciso investigar.

  40. Wagner

    Olá Dr.,

    Tenho 33 anos e FAN 1/320 não manifestado.
    Estou no grupo de risco se for infectado pelo coronavírus? Minha imunidade é mais baixa que a maioria da população?

    Obrigado desde já.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Em princípio, não. O FAN aumentado sem doença não significa que você tenha um sistema imunológico mais fraco.

  41. Alice Rodrigues

    Oi bom dia eu fiz um exame fan. O resultado deu fan não reagente.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Está normal.

  42. Rosana Antunes Machado

    Olá Dr., tenho todos os sintomas da fibromialgia mas de uns 2 meses pra cá estou tendo muitas dores nas articulações, inchaço e edemas doloridas, dor no trapézio irradiando pro peito. Agora trato uma baixa infecção urinária e nic 1.
    exames rec. 1/640 pont.fino denso
    VHS 82mm
    Ftor reum.negativo grata

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      FAN positivo e VHS alto falam a favor de uma doença de origem autoimune. Fibromialgia sozinha não dá essas alterações.

  43. Nazaré

    Olá de Pedro, o meu exame deu Núclear pontilhado fino 1/80
    Núcleo reagente
    Nucléolo não reagente
    Aparelho mitótico não reagente
    Pacla metafásica cromossomica não reagente
    Nota título de triagem 1:80
    Sinto muita dores nas articulações
    Tenho bursite, tendinite, condropatia, artrose

  44. Marilene Dourado

    Super importante esse blog! Nós que passamos por uma série problemas em hospitais, precisarmos mesmo de um desse porte para nos mantermos atualizados. Parabésns e muito obrigada por tudo

  45. Silvana

    Obrigada pelas informações!

  46. Cristina

    Olá, estou investigando possiveis causas de aborto de repetiçao. Meu FAN deu reagente nos anticorpos nucleares e na placa metafasica cromossomica, padrão nuclear pontilhado fino denso, 1/320. Fiz tb LAC (0,84) e aCL IgG 7,80 GLP e IgM 15,00 MPL. Esse resultado indica doença autoimune?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O FAN é positivo e o anticardiolipina veio indeterminado. Não dá pra descartar doença autoimune.

  47. Maria

    Tenho Fan reagente deu nuclear pontilhado fino denso…título de 1:160 isso é grave?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Só pelo FAN não dá para avaliar gravidade. É preciso avaliar todo o seu contexto clínico. O FAN sozinho não faz diagnóstico de nada.

  48. HILDA Arruda

    Boa noite!!
    Tenho lupus Sistêmico há 10 anos,essa semana fiz um exame FAN e o mesmo deu não reagente eu gostaria de saber se é possível???

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      É possível, mas não é comum. Isso não significa que você esteja curada definitivamente, apenas que a doença está bem controlada.

  49. Sandra Paz

    Muito esclarecedor obg por ajudar a entender mais sobre um assunto tao complexo.

  50. Nara

    Há algum subtipo q quando está reagente está mais ligado ao lúpus? Ou apenas os padrões citados? Obrigada!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      São os padrões citados no texto.

  51. SORAIA KESSUANE BEGO

    Parabéns, Doutor, muito obrigada pelos seus esclarecimentos.

  52. ALINNE DE SOUZA

    A médica pediu o exame FAN para meu filho de 4anos, diagnosticado com Vitiligo.Resultado:Núcleo e Placa Metafásica reagentes, demais não reagentes. Conclusão:padrão misto nuclear pontilhado pontos isolados 1/640 e nuclear pontilhado fino denso 1/320. Preciso me preocupar com algo mais ou é Vitiligo?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Cerca de 20% dos pacientes com vitiligo têm FAN positivo. Se o seu filho não tem mais nenhum sinal ou sintoma além do vitiligo, em princípio, pode não ser nada além disso. Porém, quem tem uma doença autoimune tem mais risco de desenvolver outras. Como ele ainda é muito novo, não dá para afirmar nada nesse momento.

  53. ALINNE DE SOUZA

    Bom dia! Gostei muito do artigo e esclarece com texto simples parabéns pela didática.

  54. LARISSA

    PARABÉNS DR. PEDRO PINHEIRO EXCELENTE E IMPECÁVEL SEU TEXTO DIDÁTICO!! BRILHANTE!

  55. Pâmela

    Muito obrigada por tirar minhas dúvidas! Excelente postagem!

  56. Príscila

    Olá doutor. Tenho uma dúvida, o meu Fan deu positivo citoplasmatico granular. Já procurei em tudo o que é lado, e não sei o que significa. Se puder me responder agradeço.
    Grata pela atenção
    Cumprimentos

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      O resultado do FAN tem que ser interpretado junto com o quadro clínico do paciente. Um FAN positivo isolado não significa nada.

  57. Mairapetrich

    Dr,é possível uma pessoa ter mais de uma doença autoimune? fan reagente, padrão misto, pontilhado fino e centromerico, dor em todas articulaçoes e inflamação,é possivel?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não só é possível, como é comum ter mais de uma doença autoimune ao mesmo tempo.

  58. Rosana Toledo

    Dr. Pedro a alergologista da minha filha pediu um exame de sangue de rotina e nele tem o exame FAN que apresentou o resultado. Padrao Nuclear Pontilhado Fino , 1/80 , Nucleo : REATIVO. Nucleolo: nao reativo, citoplasma: nao reativo; aparelho mitotico: nao reativo. Placa Metafasica Cromossomica: nao reativo. A consulta de volta a alergologista é so em janeiro/2016. Já estou desesperada , minha filha de 6 anos tem Lupus ? Obrigada

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O FAN sozinho não é suficiente para fechar o diagnóstico de lúpus.

  59. Vitor Gomes

    Alopécia areata pode acusar FAN reagente no núcleo?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se houver FAN positivo é preciso investigar uma origem auto-imune para a alopécia.

  60. Tereza Virginia

    anti-mitocondria reagente (126) é prova irrefutável de doença?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não.

  61. Daniel Lopes

    Levei minha filha de apenas 4 anos, ao pediatra de rotina e ele pediu alguns exames entre eles FAN E ASLO, os dois saíram com resultados reagentes, como ela dificilmente fica doente, exceto algumas vezes com inflamação na garganta gostaria que o Dr. me esclarecesse se existe esta relação. Já marcamos Reumatologista, mas se o Sr. puder me esclarecer eu agradeço muuito .

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não costumam estar relacionados. Se a menina costuma ter dor de garganta, é esperado que o ASLO seja positivo. Agora, se ela é saudável, não sei por que o médico pediu um FAN.

  62. Michele

    O meu exame deu pontilhado fino denso 1/640 e sinto um cansaço inexplicável, pode ser lúpus?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode ser lúpus ou outra doença auto-imune. Tem que investigar melhor.

  63. Aline

    Tenho 19 anos, Meu exame FAN deu núcleo reagente … Nuclear pontilhado grosso 1/640.. Sinto muita fadiga, sou muito esquecida, cansaço, sou estressada, muito ansiosa, dores nas articulações etc. Será sinal de lúpus? ( não tenho as ” asas de borboleta”)

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      É uma possibilidade. Mas são precisos mais dados clínicos e laboratoriais para fechar esse diagnóstico.

      1. Aline

        Ok, obrigado

  64. adenilson

    minha filha de 6 anos fez exame fan deu nucleo (positivo1/80 padrao nuclear salpicado) é motivo de se preocupar sera que ela tem uma doença auto imune

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O exame do FAN foi feito por quê?

  65. Mili

    Nossa, isso é assunto que eu e minha dermatologista batemos cabeça HÁ ANOS! Sério. Eu tenho esclerodermia localizada (que não evoluiu, grazadeus parou) e bla bla bla, faço exame de FAN acho que sei lá, desde os 12/13 anos e desde sempre vem dando alto. Tomei predinisona, depois passei para o Metotrexato e no momento não estou tomando nenhum. Engraçado que há um ano atrás fiz esse exame e deu 1/80, valor bem baixo comparado aos anteriores, aí fiz novamente esse mês e deu 1/2000 e alguma coisa. Até exame específico para lupus já fiz e deu negativo! E sim, sou paciente cujo valor dá alto e não sinto absolutamente nenhum sintoma! Será então que sou parte dos pacientes (no qual seu texto diz) onde o Fan tem valor alto, mas é porque a doença auto imune ainda não começou a se manifestar em mim? Aliás, só o fato de eu ter esclerodermia localizada é razão para esse exame ser alto?? Esse assunto dá um nó na minha cabeça. Outra coisa interessante é que em 2002 fiz o msm exame (nada tinha a ver com esclerodermia, nem sonhava em ter isso) e o resultado AINDA era normal. Amanhã tenho consulta com minha médica e vamos ver o que vai sair disso aí… pfff! É um saco eu com quase 22 anos ainda nessa e pelo visto, pra sempre né. Desanimador.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim, o seu FAN pode ser só da esclerodermia, mesmo sendo ela localizada.

  66. Silvia

    pode dar nao reagente o FAN mas mesmo assim pode ter uma doença auto-inflamatória rara

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Poder, pode, mas não é comum.

  67. jaqueline guimaraes

    Meu exame Fator anti-nuclear (FAN) deu nucleo – reagente , nucleolo – reagente , citoplasma- reagente – Padrão misto nuclear fino e nuclear homogeneo e citoplasmatico pontilhado reticular -TITULO – 1:320 … estou muito preocupada !

  68. dayana

    estou preoucupada pois tenho os sintomas de lupus com excveção da mancha no rosto , mas tenho hematomas , sensibilidade ao sol uma asma fora de controle queda de cabelo dor nas articvulaçoers enfim,…tenho minha mae com o diagnostico de lupus e tenho hipotireoidismo tb ,…meu exame veio com fan reagente aparelho mitotico padrao misto do tipo nuclear pontilhado fino com fluorescencia do aparelho mitotico 1/320 e anti enna negativo….o exame alterado pode ser por causa do hipotireoidismo?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O hipotireoidismo é uma doença auto-imune também. Não é ele quem causa o FAN positivo. Uma pessoa pode ter FAN positivo e apenas 1 doença auto-imune. Mas também pode ter 2, 3 ou mais doenças de origem imunológica ao mesmo tempo. A questão é, se o seu hipotireoidismo está controlado e você sente muitos sintomas ainda, com esse FAN, é preciso investigar outras doenças autoimunes.

  69. jaqueline guimaraes

    Meu exame Fator anti-nuclear (FAN) deu nucleo – reagente , nucleolo – reagente , citoplasma- reagente – Padrão misto nuclear fino e nuclear homogeneo e citoplasmatico pontilhado reticular -TITULO – 1:320 … estou muito preocupada !

  70. monalisa strauch

    meu exame deu fan positivo . padrão 1:640 pontilhado fino e denso mais não tenho sintomas nenhum, ainda assim pode ser considerado um fan falso pois é um padrão alto?

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      É um valor alto, mas não significa que você obrigatoriamente irá desenvolver alguma doença auto-imune. Significa apenas que o risco é maior.

      1. monalisa strauch

        muito obrigada pela resposta , me ajudou muito e me deixou mais tranquila.

  71. PAULO CAMPOS

    Boa noite,

    Sou portador de vitiligo há 20 anos, porém “estacionou”. Fiz o exame de FAN e todos deram ‘não reagente”. Como explicar, tendo em vista que associam o vitiligo a uma doença auto imune?

    Obrigado

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      O FAN é apenas um exame complementar. Ele pode estar negativo em algumas doenças autoimunes. Sozinho, sem a avaliação clínica, ele não diz nada.

  72. Diamantino

    Meu filho tem 16 anos, ao perceber que ele estava meio pálido, o levei ao Nefrologista, o qual solicitou vários exames, entre eles o FAN. Resultado: Padrão- Nuclear Pontilhado Fino Denso 1/320 – Núcleo: Reagente, Nucléolo: Não reagente, Citoplasma: Não reagente, Aparelho Mitotico: Não reagente, Placa Metafasica Cromossomica: Reagente.
    De acordo com seu texto sobre FAN, esses resultados já sugere alguma doença auto imune desta categoria Padrão.

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      FAN positivo sugere doença autoimune, mas não dá certeza.

      1. tassia

        entao oque pode ser feito p ter certeza se tem alguma doenca autoimune ?

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

          O diagnóstico é feito baseado na interpretação da história clínica, exame físico e análises laboratoriais. Não existe um exame que feche diagnóstico em todos os casos.

  73. Luciana

    Ola
    Estou iniciando tratamento para FIV, entre os exames solicitados teve como resultado para FAN: núcleo positivo, padrão pontilhado atípico e titulo 1:1280. O que pode ser?

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      É um título alto. Você pode ter algum problema autoimune. É preciso investigar.