Artigo atualizado em 08/07/2014

SANGUE NAS FEZES E FEZES ESCURAS

A presença de sangue nas fezes, seja ele vivo ou digerido (geralmente sob a forma de fezes escuras ou negras), sempre causa grande apreensão ao paciente e a seus familiares.

O sangramento retal pode ter várias causas, desde lesões simples e benignas, como as hemorroidas ou fissura anal, até hemorragias digestivas mais graves, como aquelas provocadas por úlceras do estômago ou tumores do intestino.

Neste artigo iremos abordar as principais doenças que podem provocar o aparecimento de sangue vivo e de fezes escuras.

Tipos de fezes com sangue

O sangramento digestivo, que se caracteriza pela presença de sangue vivo ou escuro nas fezes, costuma ser divididos em 2 formas, de acordo com a sua origem:

- Hemorragia digestiva alta: sangramento que ocorre no trato gastrointestinal superior, ou seja, duodeno, estômago ou esôfago.
- Hemorragia digestiva baixa: sangramento que ocorre no trato gastrointestinal inferior, isto é, intestino delgado, intestino grosso, reto ou ânus.

O sangramento digestivo pode ter várias apresentações distintas, as mais comuns são:

1. Sangue oculto nas fezes, ou seja, ausência de sangramento visível, que é detectado apenas através de exames de fezes.
2. Sangramento detectado após limpeza do ânus com papel higiênico.
3. Pequeno sangramento retal após evacuar, que se caracteriza por pingos de sangue nos vaso sanitário.
4. Pequenas quantidades de sangue ao redor das fezes.
5. Fezes com moderada quantidade de sangue ao redor.
6. Fezes pastosas, negras e com odor muito forte.
7. Sangramento retal com sangue vivo em grane quantidade.

Hematoquezia, melena e enterorragia

Outra forma de classificar uma perda de sangue nas fezes é através das características do sangramento. São 3 os tipos mais comuns:

- Hematoquezia: também chamado de sangramento retal, é o nome dado à presença de sangue vivo em pequena ou moderada quantidade, que fica envolto às fezes e só aparece quado o paciente evacua. A hematoquezia é um sinal típico dos sangramentos digestivos baixos.

- Melena: é o nome dado às fezes negras, habitualmente pastosas e com odor muito forte, que surgem nos sangramentos digestivos altos, geralmente do estômago ou duodeno. Essa aparência da melena ocorre porque o sangue é digerido pelo trato gastrointestinal antes de ser eliminado nas fezes.

A melena só ocorre em sangramentos de moderado a grande volume. Sangramentos de pequena monta do trato digestivo alto geralmente se misturam às fezes e passam despercebidos pelos pacientes, sendo detectados apenas pelo exame de sangue oculto nas fezes. Em alguns casos, o sangramento pode ser pequeno, porém constante, provocando anemia por perda crônica de sangue (leia: ANEMIA FERROPRIVA | Carência de ferro). Anemia por carência de ferro, às vezes, é a única pista para um sangramento digestivo oculto.

- Enterorragia: é o nome dado à presença de sangue vivo em grande volume e habitualmente associado à dor abdominal. Neste caso, o paciente pode evacuar somente sangue, sem a presença de fezes. É um sinal de hemorragia digestiva grave, que pode ter origem em qualquer ponto do trato gastrointestinal.

Sangramentos retais (hematoquezia) de pequena quantidade

Pequenas quantidades de sangue nas fezes ou sangramentos detectáveis somente após a limpeza do ânus com papel higiênico são as formas de sangramento retal mais comuns. Em 90% dos casos, a etiologia é benigna.

As principais causas de sangramento retal de pequeno volume são:

- Hemorroidas (leia: HEMORROIDAS).
- Fissuras anais (leia: FISSURA ANAL | Tratamento e sintomas).
- Pólipos intestinais (leia: PÓLIPOS INTESTINAIS).
- Proctites.
- Úlceras no reto.
- Câncer retal ou anal.
- Endometriose intestinal (leia: ENDOMETRIOSE | Sintomas e tratamento).

As duas causas mais comuns de sangramento retal de pequena quantidade são as hemorroidas e as fissuras anais. Estas duas respondem por quase 90% dos casos de sangramentos de pequeno volume nas fezes.

As hemorroidas se manifestam tipicamente como dor ao evacuar e sangramentos de pequena quantidade que envolvem o final das fezes, pingos de sangue que surgem após a evacuação ou manchas de sangue no papel higiênico após a limpeza do ânus. As hemorroida quando grande pode ser facilmente vista pelo próprio paciente.

A fissura anal também costuma causar dor à evacuação (geralmente mais intensa que nas hemorroidas) e pequena quantidade de sangue ao redor das fezes ou após limpeza do ânus. A distinção entre fissuras anais e hemorroidas é feita através do exame visual do ânus.

Apesar do pequeno volume, esses pequenos sangramentos retais das hemorroidas ou das fissuras, quando ocorrem de forma crônica, podem provocar anemia.

Sangramento retal de volume moderado a grande

Quando a quantidade de sangue nas fezes é moderada a grande, ou quando há melenas, a origem do sangramento costuma ser é mais interna, geralmente cólon, duodeno ou estômago. Vamos às causas mais comuns:

1) Úlcera gástrica ou úlcera duodenal

As úlceras gástricas ou duodenais são erosões da mucosa destes órgãos, que podem progredir até atingir vasos sanguíneos, provocando sangramento digestivo. O sangramento por uma úlcera gástrica ou duodenal pode ser pequeno o suficiente para passar despercebido, mas também pode ser volumoso, provocando melenas. Se a perda de sangue for muito grande, o paciente costuma apresentar vômitos sanguinolentos como principal manifestação do sangramento.

As principais causas de úlceras do estômago e duodeno são o uso crônico de anti-inflamatórios (leia: EFEITOS COLATERAIS DOS ANTI-INFLAMATÓRIOS) e/ou infecção pela bactéria H. pylori (leia: H.Pylori (Helicobacter pylori). Pacientes sob grande estresse físico, como nos casos de grandes queimados, cirurgias de grande porte, hospitalizações prolongadas, etc., também podem desenvolver úlceras.

2) Lesões do esôfago

Problemas no esôfago, como nos casos de esofagite grave ou varizes de esôfago podem também provocar sangramentos. A apresentação mais comum é a de vômitos com sangue, mas em alguns casos, a presença de sangue nas fezes pode ser a única manifestação do sangramento. Assim como no sangramento do estômago, sangue nas fezes com origem no esôfago costuma ser apresentar como melena.

Divertículo

3) Doença diverticular do cólon

Divertículo é uma protusão da parede do intestino. São pequenos sacos, semelhantes a dedos de luvas, que ocorrem principalmente na parede do cólon por enfraquecimento da musculatura do mesmo. É muito comum após os 60 anos e normalmente são lesões múltiplas ao longo do intestino grosso.

Os divertículos são alterações benignas, não têm nada a ver com câncer, mas podem sangrar ou inflamar se ficarem obstruídos por fezes.

Reparem na foto abaixo de um divertículo em uma colonoscopia. A foto da direita é a imagem ampliada. Vejam como os vasos sanguíneos ficam mais expostos quando ocorre esta protusão da parede.

Os divertículos costumam causar sangramentos vivos, súbitos e de grande volume. Em geral, não provocam dores, exceto por uma cólica ou desconforto abdominal provocada pela presença de sangue vivo dentro do cólon.

A doença diverticular é uma das principais causas de sangramento vultuoso em pacientes idosos.

Para saber mais sobre divertículos, leia: DIVERTICULITE | DIVERTICULOSE.

4) Câncer do intestino

Aproximadamente 10% das hemorragias digestivas em pessoas acima dos 50 anos são secundárias a tumores do intestino. Os sangramentos tumorais costumam ser de pequena quantidade e podem passar despercebidos.

Além da perda de sangue pelas fezes, perceptível a olho nu ou não, os pacientes com tumores malignos do cólon também costumam apresentar outros sinais, como fezes em fita (fezes finas), constipação intestinal de início recente ou agravamento de um quadro de constipação crônica, dor abdominal, emagrecimento e/ou anemia.

5) Infecção intestinal

Infecções pelas bactérias Salmonella, Campylobacter, Shigella ou E.coli podem provocar quadros de infecção intestinal grave, com febre, prostração e diarreia sanguinolenta (leia: DIARREIA | Causas e tratamento). Infecções por amebas e vermes também podem causar quadro semelhante (Leia: VERMES E EXAME PARASITOLÓGICO DE FEZES).

6) Doença inflamatória intestinal

A doença de Crohn e a retocolite ulcerativa são doenças inflamatórias intestinais de origem imunológica que também  se manifestam com sangramentos na fezes. O quadro costuma ser de cólicas e diarreia sanguinolenta que surge periodicamente (leia: ENTENDA A DOENÇA DE CROHN E A RETOCOLITE ULCERATIVA).

7) Angiodisplasia

Angiodisplasias são coleções de vasos sanguíneos dilatados que surgem sob o revestimento interno do cólon. Embora as angiodisplasias possam ocorrer em qualquer parte do cólon, elas são mais comuns no cólon ascendente (cólon direito). As angiodisplasias são vasos mais expostos e mais frágeis, que se rompem com mais facilidade.

O sangramento das angiodisplasias é mais comum após os 60 anos, sendo habitualmente indolor e com sangue vivo ao redor das fezes. Todavia, a angiodisplasia pode causar desde sangramentos volumosos até um quadro assintomático, onde o paciente apresenta apenas perda oculta de sangue.

Diagnóstico do sangramento nas fezes

A investigação das hemorragias digestivas é normalmente feita com um método endoscópico. Se a suspeita é de sangramento nas regiões mais baixas do trato gastrointestinal, a retossigmoidoscopia ou a colonoscopia são os exames mais indicados (leia: EXAME COLONOSCOPIA). Se a suspeita é de sangramento no trato digestivo superior, a endoscopia digestiva alta é o exame de escolha (leia: ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA).

Em casos de hemorroidas ou fissura anal, o exame físico, com visualização direta do ânus pode ser suficiente para o diagnóstico. Em alguns casos, o toque retal é necessário para encontrar sangramentos dentro do reto, que não são visíveis através da visualização simples do ânus.

Em alguns pacientes, o sangramento gastrointestinal pode ser de pequeno volume, não sendo suficiente para deixar as fezes sanguinolentas. Porém, se a perda de sangue for contínua, mesmo que pequena, ela leva ao surgimento de anemia. Para investigar essa possibilidade, um exame simples é o chamado exame de sangue oculto nas fezes. Explicamos esse exame com detalhes neste texto: SANGUE OCULTO NAS FEZES.

Publicidade
  • Custódio

    Excelente texto dr.
    Obrigado por atender meu pedido.

  • Silvia

    Boa noite Dr. Pedro,

    Bom gostaria de esclarecer algumas duvidas com o Senhor..
    Em 2004 descobri que tinha um tumor no pescoço..Adenoma pleomófico de parótida do lado esquerdo do pescoço, demorei muito para descobrir, mas assim que achei o motivo fiz varios exames e em 2005 operei, fiz minha cirurgia na Unicamp de Campinas e eles ficaram surpresos pelo tamanho do tumor..pois estava um pouco grande.
    Graças a Deus não precisei fazer quimio, mas tive que fazer 35 seções de radio, além de fono e fisioterapia pois perdi os movimentos da face do lado esquerdo e minha voz também ficou alterada.
    Ia todos os dias na Unicamp por quase um ano, depois de dois anos da cirurgia graças a Deus voltei a trabalhar e estava indo de tres em tres meses ao médico..
    Em 2007 voltei a ter fortes dores de cabeça e mal estar, fiz varios exames mas não deu nada e no ano passado voltei a passar mal novamente.. cheguei até a perder o sentido algumas vezes e me sentia muito fraca..fiz exames de sangue e de uma pequena anemia.
    Esse ano meus sintomas voltaram só que agora são diferentes tenho muito cansaço, dores pelo corpo, meu coração esta quase sempre acelerado, meus machucados demoram muito a cicatrizar, desde janeiro estou tendo febres diariamente só que antes era só durante a noite agora estou tendo durante o dia também, e se bato alguma parte do corpo logo ja forma um caroço, tenho muitas dores de cabeça e também estou tendo muitas dores acho que no estomago minha barriga está quase sempre inchada e quase não consigo comer direito, e quando deito pra dormir meus braços e pernas ficam adormecidos e quase não consigo senti-los, antes quase não ia no banheiro e agora vou quase todos os dias e minhas fezes estão com sangramento, no começo não dei muita importancia mas agora da para perceber nitidamente pois sai bastante sangue..
    Não sei o que pode ser, ja tenho médico marcado e estou esperando o resultado de alguns exames que fiz, só que alguns sintomas não cheguei a relatar para o médico, e gostaria de saber com o senhor se devo procurar o meu médico ja que minha consulta é só no mes que vem.
    E se esses sintomas podem ser sinal de que algo não está bem..??
    E o que devo fazer..??

    Gostaria muito que o senhor me desse alguma orientação do que devo fazer..

    Ficarei muito grata pela sua atenção..!!

    Desde já agradeço, e gostaria de parabenizá-lo pelo espaço que o senhor nos dá para tirar nossas duvidas.

    Obrigada..

    Silvinha

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Silvinha,
    Seu caso é muito complexo para ser discutido via internet.

    Grande parte dos seus sintomas são muito inespecíficos e lembram muito crises de ansiedade.

    O problema é a anemia e o sangramento nas fezes. Estes são sintomas muito específicos e indicam que há algo errado no seu sistema digestivo.

    Se o sangrmaento retal é grande como vocÊ descreveu, não dá para esperar um mÊs não. Procure seu médico e descreva o quadro novamente.

    Abraços e melhoras.

  • Thiago S

    Boa noite Dr,

    Tenho sofrido há algumas semanas com grandes sangramentos durante a evacuação. Não sei precisar se o sangue vem com as fezes ou é originário de alguma fissura anal… mas a quantidade de sangue é grande, ao ponto de escorrer quando levanto para a higienização. Estou, ainda, com um quadro incômodo de vontade constante de urinar (até 3 vezes em menos de uma hora). O que pode ser?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Thiago,
    De longe é difícil opinar. Mas vc tem 2 sintomas que indicam atendimento médico. O primeiro é o sangramento nas fezes. Se o volume é realmente grande, pode levar a anemia.

    O segundo é o o que chamamos de polaciúria, vontade constante de urinar, que costuma indicar infecção urinária ou problemas de próstata.

    De longe e com tão poucos dados não consigo fazer uma correlação entre os dois. Procure um médico

    abs e melhoras

  • Peter

    Olá! Parabéns pelo post, muito esclarecedor mesmo! Já li inúmeros artigos, posts e textos sobre o assunto, mas não achei a resposta que preciso. Tenho 21 anos e há algum tempo notei que, após evacuar, a água do vaso sanitário fica levemente vermelha. Mas isso não acontece imediatamente. Por exemplo, se eu evacuar, logo em seguida não noto nenhuma diferença na coloração das fezes, elas parecem absolutamente normais. Algum tempo depois sem dar a descarga (1 hora), a água do vaso fica levemente vermelha. Estou na dúvida se isso pode ser sangue oculto ou não.
    Lembrando que não sinto dor nenhuma, tenho uma alimentação saudável (como muitas fibras e não consumo frituras), não sinto falta de ar, a coloração da minha pele é normal, pratico esportes e as fezes têm consistência firme, não são ressecadas (evacuo de 1 a 2 vezes por dia) e a coloração no papel higiênico fica normal tbm.
    É normal sair um pouco de sangue “dissolvido” nas fezes? Tem alguma relação com a bilirrubina?
    Agradeço desde já pela ajuda. Abraços.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Peter,

    Isso é normal e acontece com qualquer fezes. Não é sangue. São os pigmentos das fezes sendo diluido na água.

    abs

  • Guilherme

    Olá Dr. Pedro!

    Eu já fiz duas cirurgias, a primeira aos 19 anos de idade devido a uma fissura e a segunda aos 29 devido à hemorróidas. Após a segunda cirurgia, por um ano ou dois não tive nehuma reincidência, porém depois deste período, ao defecar prolapsos saem pelo ânus e somente retornam para dentro empurrando com os dedos. Fiquei profundamente desanimado quando percebi que as hemorróidas haviam voltado. Mesmo após a 1a cirurgia procuro ingerir bastante líquido e minha alimento sempre contém frutas e muita fibra. Bem, eu me consultei com um urologista recentemente e ele disse que em cada uma destas cirurgias os médicos fizeram cortes na musculatura do ânus e que agora somente 3mm de musculatura me impedem de soltar fezes sem perceber! Eu gostaria de perguntar ao Sr. inicialemnte se após esta descrição toda – o Sr me recomendaria nova cirurgia? Tive uma indisposição intestinal estes dias com uma leve diarréia e dores de barriga. Acho que de alguma forma esta indisposição ocasionou sangramentos pelas hemorróidas ao defecar – o que normalmente não vinha ocorrendo… Estou sem vontade de me consultar novamente com o médico, mas acho que vai ser o melhor a fazer – certo? Anyway, o Sr. teria algum comentário? Existe interação entre uma indisposição intestinal com dor de barriga e sangramento hemorroidal? Por exemplo as mucosas das paredes internas do intestino e ânus ficariam mais sensíveis….????

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Guilherme,
    Bom, eu não sou cirurgião e por isso não sou a melhor pessoa para indicar ou não uma cirurgia, principalmente em um caso que não tenho acesso aos dados clínicos completos.

    Não existe nenhuma relação entre indisposição intestinal ou diarreia com sangramento das hemorróidas. O que poderia acontecer é uma irritação da região perianal após alguns dias de diarréia e isso favorecer as lesões, ou um excesso de higiene ferindo as lesões que estão prolapsadas.

    Se vc tem dúvidas sobre a cirurgia, peça avaliação de mais de um especialista para analisar as opçãos que lhe são dadas.

    abs

  • Bruna

    Bom dia Dr. Pedro.
    Tenho 20 anos e de duas semanas pra cá tenho notado sangue nas minhas fezes, um sangue muito vivo e uma quantidade significativa, estou com medo de ser alguma coisa grave. O que pode estar acontecendo, se devo procucar atendimento medico, qual medico devo procurar, um clinico geral? ou um especifico? teria como o senhor me dizer, pois não faço nem ideia.
    Desde ja agradeço.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Bruna,
    Na sua idade não deve ser nada de grave, porém, vc deve procurar um médico sim.

    Procure um proctologista

    abs

  • Nana

    Ola Dr.Pedro

    Tenho um problemaoo,a mais ow menos 2 anos percebi q tenho uma pequena bolha no anus..ela nao doi..e ta do mesmo tamanho..as vezes qdo consigo fazer fezes sai um pouco de sangue,isso qdo eu consigo pq tem semana q nao faço,nao da vontade,e qdo faço tenho dificuldade..andei tomando o laxante complexo senna,mas nao sei se é bom.Tenho vergonha de ir ao medico…o que eu devo fazer??

    Abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Primeira coisa a fazer é perder a vergonha de ir ao médico.

    O proctologista trabalha só com isso. Ele vê situações iguais a sua, várias vezes por dia. Não tem pq se envergonhar.

    Nós médicos não temos a conotação sexual ou pejorativa que a sociedade impõe aos órgãos sexuais.

    A gente olha um ânus, um pênis ou uma vagina do mesmo jeito que vemos a boca, a perna ou qualquer outro órgão.

    Vc pode ter uma hemorróida ou uma fissura anal. Deixe de besteira e vá ao proctologista

  • sniper98

    Bom dia Dr. Pedro

    tenho 29 anos e a 2 dias notei sangue nas fezes, com forte pigmentação da água e com alguns pingos coagulados em qual alternativa posso estar me enquadrando??
    nestes tipos de exames as causas podem ser constatadas através de exame de fezes e de sangue ou é nescessário algo mais??? tipo exame de próstata e etc???

    desde já agradeço a atenção

    um abraço e que Deus o abençõe!!!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Sniper98,
    Pela sua idade e descrição do caso, me parece sangramento por hemorróidas.

    Procure um proctologista que ele fará o diagnóstico.

    Não é preciso exame da próstata, mas o toque retal é importante e pode fazer o diagnóstico.

    abs

  • marcos

    Ola Dr.Pedro, tudo bem?
    Ha alguns dias venho notando uma certa dor ao defecar e as vezes noto uma pequena mancha de sangue no papel higienico e as vezes nas fezes tbm.Gostaria de saber se pode ser algo grave.Sou obeso, faço caminhada todos os dias, 01:30hs por dia, tenho uma alimentação basica, predominando carnes cozidas e legumes, isso pode interferir? Consultei um urologista e ele me falou que deveria cortar alguma frituras, pode ser isso?

  • Anonymous

    Há algumas semanas minha esposa tem muito sangue vermelho-vivo em todas as evacuações. Ela fez o exame com o supositório e sangrou tanto que ela sequer podia enxergar as fezes no vaso, mas no exame não foi anotada presença de sangue.

    O convênio não autorizou uma colonoscopia ou qualquer outro exame, mesmo com o pedido do médico, e ela precisa esperar semanas para uma revisão do pedido, ou para ter o dinheiro para pagar um exame. Ela tem 28 anos e não apresenta sinais de anemia.

    Devemos tentar um empréstimo para fazer o exame com brevidade? Quais as chances disto ser algo grave?

    Muito obrigado por qualquer informação.

    Roberto Dalmes

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Marcos,
    Isso pode ser uma fissura anal ou hemorróidas. Procure um proctologista

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Roberto,
    Essa história tá meio estranha ?
    Primeiro tem que decidir se há sangue ou não. Não entendi essa história do exame não confirmar sangue.

    Se há realmente sangramento intestinal, tem que se fazer a colonoscopia. O convênio não pode negar.

    abs

  • Pryscilla

    Olá Dr. Pedro;
    Tenho 20 anos, me alimento bem (principalmente após 2 problemas intestinais que tive acabei indo ao hospital para fazer lavagem). Tenho sintomas recorrentes de sangramento intestinal, a cor é castanho-avermelhada e não é muito sangue, é quase imperceptível. Gostaria de saber o que pode ser, pois estou preocupada e ainda não pude fazer os exames que o médico pediu.

  • Anonymous

    Olá Dr. Pedro,
    Passei a semana inteira internada porque apresentei alguns sintomas: fortes dores abdominais, vômitos, desmaios, evacuei sangue. Fiz diversos exames, incluindo colonoscopia, endoscopia, exame de sangue entre outros, porém não houve nenhuma reposta para o que tive.Considero essa falta de resposta pior porque não foram sintomas irrelevantes. Gostaria da sua opinião.
    Obrigada
    Sandra

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Pryscilla,
    A primeira coisa é confirmar se vc tem sangue nas fezes. Esse dado vai determinar como será o resto de toda a investigação.

    Dê prioridade a sua saúde e faça os exmaes que o médico solicitou.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Sandra,
    Às vezes isso acontece. Pode ter sido uma infecção intestinal grave e quando vc realizou os exames já não apresentava mais sangramentos.

    Se os sintomas desapareceram não resta outra opção senão manter em observação.

    Se vc for jovem a chance de ser algo benigno é maior do que algum problema sério.

  • Anonymous

    Olá, doutor:

    Aqui é o Roberto novamente. Vou tentar reescrever, já que minha msg original não foi tão clara. Peço que me perdoe a indelicadeza de utilizar letras maiúsculas. Farei isso para destacar explicações adicionais ou novos fatos que não coloquei em minha mensagem anterior.

    Há algumas semanas minha esposa tem muito sangue vermelho-vivo em todas as evacuações. Ela fez o exame com o supositório e sangrou tanto que ela sequer podia enxergar as fezes no vaso, NA EVACUAÇÃO DO O EXAME. AINDA ASSIM, DE ACORDO COM O MÉDICO, no RESULTADO DO MESMO exame não foi anotada presença de sangue.

    O convênio não autorizou uma colonoscopia ou qualquer outro exame, mesmo com o pedido do médico (QUE O CONSIDEROU IMPORTANTE, DADO O DEPOIMENTO DA PACIENTE), e ela precisa esperar semanas para uma revisão do pedido, ou para ter o dinheiro para pagar um exame. Ela tem 28 anos e não apresenta sinais de anemia.

    ATUALIZAÇÃO: ELA JÁ APRESENTA SINAIS DE ANEMIA. A ÁREA INTERNA DA PÁLPEBRA ESTÁ BEM CLARINHA E ONTEM E HOJE ELA PARECEU BASTANTE CANSADA

    Devemos tentar um empréstimo para fazer o exame com brevidade? Quais as chances disto ser algo grave?

    Muito obrigado por qualquer informação.

    Roberto Dalmes

    OBS: NÃO SEI SE PODE RESPONDER ISTO, MAS COMO PODEMOS FAZER PARA OBRIGAR O CONVÊNIO A REALIZAR O EXAME, SE ESTE FOR COMPROVADAMENTE NECESSÁRIO?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Roberto,

    Continuo confuso.

    1- Não entendi é como ela pode ter sangrado tanto no dia do exame e não ter acusado sangue.

    2- Esse exame com supositório que vc se refere é a cápsula endoscópica ? Me explica melhor que exame é esse.

    Se sua esposa sangra e o médico pediu uma colonoscopia, o convÊnio não pode recusar.

    Vc te 2 opções : entrar com um mandato de segurança ou procurar uma emergência que atenda seu plano de saúde. Se ela realmente está sangrando e com anemia, eles vão fazer a colonoscopia ou qualquer outro exame necessário para o diagnóstico.

    abs

  • Anonymous

    olá, Dr Pedro,
    Gostaria que por gentileza me esclarecesse uma dúvida.
    Há 3 anos descobri um pólipo no intestino e era maligno, fiz a cirurgia retirei um terço do intestino e fiz 6 meses de quimio preventiva. Graças a Deus nunca mais tive nada. Mas hoje em minhas fezes , saiu um pouco de sangue vivo. não estava misturado, apenas po fora. Estou preocupada. Há um mês fiz o exame de sangue oculto e não deu nada. O que pode ser?
    Obrigada pela atenção. Desde já agradeço.
    Marina

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Marina,
    Pode ser um monte de coisas, incluisive uma simples hemorróida.

    Se o seu exame de sangue oculto deu negativo há mês, significa que o atual sangramento é algo bem recente. Procure seu médico para que ele inicie a investigação.

    Não se apavore que não necessariamente é a volta do câncer.

    abs

  • Anonymous

    Dr. tenho 37 anos, e a uns dois meses venho apresentanto quadro de constipação ( coisa que nunca tive ), e de uns 15 dias uma dor muito grande na região lombar irradiando para ao pé da barriga, a dor é do lado direito, tenho muitos gases e minhas fezes começaram a apresentar sangue ( é discretoe misturado as fezes ), fui no gastro e em vários médicos, fiz ultrasson, raio x, utra endovaginal, mas o caso da sangue começou depois que fiz todos esses exames…
    Estou preocupada, quero uma opinião, grata

    Renata

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Renata,
    O único conselho que eu posso dar neste momento é que volte ao seu gastro e conte a ele sobre o sangramento. Isso muda completamente a história.

    Se há sangue nas fezes é obrigatório identificar a origem.

    abs

  • Antonio

    ola Dr Pedro,
    Tenho 46 anos, pela primeira vez, ainda em 2009, tive diagnostico e fiz tratamento para hemorroida. Passados os sintomas confeço que me acomodei de nao voltei ao medico. Hoje, ja passados quase dois meses, quando estava tomando banho, senti um ardor na regiao anal, olhei no esplho e vi uma irritaçao de uns dois centimetros de raio, em volta do anus, muito vermelha, eu nao tive diarreia, nem contato com nada de anormal, so tenho usado um shampoo anticaspa com frequencia. Fquei um pouco assustado,vou parar com o shampoo p ver se melhora, ja marquei uma consulta mas so tem vaga p daqui a dois meses. Sera que posso esperar com tranquilidade ou devo insistir? pode ser sintoma de algo mais grave? Agora fiquei com peso na consciencia porque nao fiz os exames pra saber se quando eu tive hemorroida o problema terminava ali.
    Antonio
    P.S.parabens pelo seu trabalho de informaçao, nos precisamos muito.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Antonio,
    Pelo o que vc explicou, não parece nada de mais grave. Parece uma simples “assadura”. Mas o chato é que sem tratamento o incômodo deve continuar.

    abs

  • http://www.google.com/accounts/RP?c=CPXWlpjsrZ2fggEQ2oizj5OQ0e0a&hl=es RODRIGO

    ola DR. bom dia, me chamo rodrigo 27a. e queria te perguntar se frissura anal tem cura? e se as assaduras que tabem tenho e em relaçao da frissura anal, ja faz uns 4 anos que estou com esse probrema, eu ja me conssutei. na 1 conssulta foi ate constragedor, o medico me perguntou se eu era emo, eu disse claro que nao ne!! foi ate grosso comigo, (tabem, pelo sus ja viu ne?) me enfiou uma coiza pelo anos a fora, e me reçeitou uma pomada, a demordex, e uma ijeçao se xamada rujim? eu acho. mas passaram os meses e deu em nada esta a mesma coiza. um ano depois fui a um hospital particular, e o medico so deu uma olhada, coiza de 5 segundos, e me reçeitou a nistantina e uns coprimidos la, e tabem passado ateos dias de hoje deu em nada? e os meus sitomas ainda persiste, e para piorar DR , estou defecando um pouquinho de sangue nas fezes, o que seria dr. a cauza? e o sr dotor, tem uma endicaçao de um bom medico na area, la em BH? agradesçido desde ja! obs: ja uzei mais de 20 pomadas, nenhuma teve exito. aff.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Rodrigo,
    Fissura anal tem tratamento sim. Vc precisa de um médico em que se sinta a vontade. Os médicos que vc procurou eram proctologistas? Pois este é o especialista correto.

    Infelizmente não conheço ninguém em BH para te indicar.

    abs

  • Jorge Menezes

    Prezado Dr Pedro.

    Meu pai faz uso de clopidogrel e AAs, devido aos stensts que tem nas coronárias, membrosd inferiores, carótidas e agora, a válvula da corevalve, procedimento do dr Eberhard Grube. (o Plano Sul América não pagou a válvula e acessórios, o que me fez gastar r$96 mil. Não me pagou pelo menos até hoje…..alega que o procedimento não foi aprovado no país de origem, EUA, porém a válvula Corevalve tem registro da ANVISA até 2012).
    Está sempre com sangramento obscuro, o que eu percebo nas fezes e no seu desânimo. Nunca descobriram de onde vem essa perda. Fiz um exame caríssimo de cápsula endoscópica, onde no RJ a variação de preço é grande e eu gastei R$4 mil reais, para ver no resultado do exame que era para eu levar o paciente quando ele estivesse sangrando. Quando eu o levei, eu sabia que não sangrava, uma vez que sua taxa de hematócritos estava normal e fezes de cor marron. Quando faz melena, não dá tempo de fazer tal exame, tendo em vista que corro para pedir um hemograma completo a um médico (tenho que marcar consulta) ou ele desmaia e dá entrada em hospitais que fazem endoscopias, colonoscopia e nada encontram, creio por ele a partir daí ser medicado com OMEPRAZOL em doses grandes.
    O que o senhor me aconselha a fazer? O que eu devo fazer para que ele não perca tanto sangue e seja várias vezes internados?
    De julho/2008 até hoje, 06/06/2009 já foi transfundido 5 vezes, tomando 15 bolsas de sangue e está com 87 anos.
    Muito obrigado.
    Jorge Menezes.

  • Gonçalo

    Dr. Pedro, há cerca de três meses sangrei (vermelho vivo) no final de uma evacuação sem dores, não dei importância porque era a primeira vez.Depois desse momento sangrava ocasionalmente, mas um dia sangrei um pouco mais e senti o meu anûs como se a fechar no final da evacuação.A verdade é que só voltei a evacuar 10 dias depois, e com fortes dores.Comprei laxantes, mas sempre que evacuo com mais algum sangue sinto o anûs a fechar e pressão na região abaixo do estômago, o que resulta em uma evacuação dolorosa.

    Você acha que pode ser algo sério?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Jorge,
    Se as endoscopias e colonoscopias feitas precocemente durante os sangramentos não apontam nada, existe a possibilidade da hemorragia vir do intestino delgado. Neste caso a cápsula seria uma opção, mas fora dos sangramentos ela realmente pode não mostrar nada.

    Oproblema é que com 87 anos e tanta doença, as coisas ficam muito difíceis memso de serem conduzidas.

    O principal é ter um gastroenterolgista por perto, que vc consiga contactar em casos de melena e que faça uma investigação com exames que o plano cubra.

    Se o plano estiver criando muitas dificuldades, o ideal é procurar ajuda judicial

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Gonçalo,
    acho que pode ser hemorróidas ou fissuras anais. Procure um proctologista para que ele possa avaliá-lo

  • http://www.blogger.com/profile/10355687027205979230 Cristiano

    Ola doutor pinheiro… Meu nome é cristiano e tenho 22 anos, a cerca de 2 meses tive dengue a médica fez um exame de laço em mim e disse que a minha dengue era hemorragica… isso me preocupou muito, mas fiz o exame de sangue e não tinha dengue hemorrágica, mas depois deste episodio meu intestino ficou totalmente desrregulado, as fezes saiam moles e aquosas, as vezes com muco e ficou assim por algunas dias fui ao médico e ele pediu exame de sangue de urina e de fezes e nada foi constatado, também senti umas dores na região abdominal, nada de dores insuportáveis, eram dores que eram suportáveis nada de dores muito forte, e uma vez fui ao banheiro e ao passar papel higiênico percebi sangue no papel e hoje quando fui ao banheiro percebi uma faixa de sangue pequena como se fosse uma linha na minha fezes. o que pode ser? agora sinto que o meu intestino começou a voltar ao normal e as fezes estão voltando a sair normal… mas mesmo assim me preocupa….

  • http://www.blogger.com/profile/10355687027205979230 Cristiano

    Outra coisa, quanto custa em média um exame de colonoscopia……?
    Obrigado

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Cristiano,
    Esse tipo de sangramento fala a favor de alguma lesão no ânus como hemorróida, por exemplo.

    Procure um proctologista para que ele possa te examinar.

    Eu moro fora do Brasil há algum tempo, realmente estou por fora dos preços.

    abs

  • Isaque

    Olá Dr. Pedro, a cerca de uma semana venho evacuando fezes escuras com sangue ao redor, notei também um certo desconforto intestinal, já tinha percebido esse quadro a vários meses atraz, mais não tinha dado importância, tenho 19 anos, o que pode ser? qual a probabilidade de ser um cancer ou tumor?

    Obrigado

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Isaque,
    Isso tem toda cara de hemorragia digestiva. Na sua idade cÂncer não é o primeiro diagnóstico que vem a cabeça. Pode ser uma úlcera gástrica ou alguma má formação vascular nos intestinos.

    Procure um gastroenterologista

    abs

  • Anonymous

    olá doutor… Ha dois dias tenho percebido sangue vivo nas minhas fezes,na verdade o sangue eparece na hora que faço a higienização, ou seja, no papel higienico.Algumas vezes parece que o sangue esta coagulado. estou tentando não ficar muito assustada, pois tenho apenas 25 anos e já tenho historico de constipação e dificuldade para defecar, também apresento historico de fezes duras, mas porem sangue foi a primeira vez que notei? O que devo fazer, posso procurar um clinico geral, é possivel que sejam apenas hemorroidas? Me ajude, pois estou muito preocupada… obrigada pela atenção.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Na sua idade é menos provável que seja algo mais grave. Provavelmente é algum lesão anal como hemorróidas mesmo. Procure um proctologista, mas um clínico também serve.

    ……………………
    Por favor leiam as regras antes de comentar.

  • Regina

    Dr. Pedro,
    Boa noite,
    Pode uma ardencia na saida das fezes, aparecida durante alicações de quimio e radioterapia, ser outro cancer?

  • Regina

    Compelmentando: “aplicações” é o correto.
    As fezes estão muito escurecidas e o paciente está com anemia.
    A neoplasia que está em tratamento é no “orofaringe”.
    Abraço

  • jorge

    Boa noite doutor, de um tempo para ca, venho sentindo dor na hora da evacuacao acompanhado de sangramento, isso vem ocorrendo com frequencia, normalmente as fezes vem acompanhada de sangue, e nao eh pouco, o papel higienico chega a ficar muitooo ensanguentado… e fica ardendo, qnd termino de tomar banho… o q pode ser?

  • jorge

    apenas completando a informacao acima, sou o jorge, tenho 23 anos.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Regina,
    Anemia e fezes escuras até que se prove o contrário é hemorragia digestiva.

    Se é uma complicação do tratamento ou um novo tumor no trato digestivo, só a investigação dirá. Mas se tivesse que arriscar uma opção, ficaria com a primeira.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Jorge,
    Parece uma lesão no ânus. Pode ser hemorróida por exemplo. Procure um proctologista.

  • MURILO

    Dr me chamo murilo e meu pai que tem 75 anos e é diabetico e hiper tenso, e recentemente apresentou uma constipação que foi diagnostocado fecaloma, e ápós uma tomografia do abdomêm com contraste, apresentou o seguite diagnóstico: processo de natureza neoplasica primária. Gostaria de saber se meu pai corre o risco de ter um câncer???? Agredeço a resposa se possível.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Murilo,
    Existe neoplasia benigna e neoplasia maligna.

    Pela idade dele existe uma grande chance de ser cÂncar sim. Mas o laudo que vc me passa é muito incompleto para uma avaliação definitiva. Vc não me disse nem aonde que está localizada esta neoplasia. É no intestino ?

    Dê uma lida no texto de cÂncer. É o segundo link ao final deste texto

  • Anonymous

    Olá Dr. Pinheiro!
    Primeiro vou agradecer o seu espaço
    para esclarecer duvidas.O Brasil realmente precisa de profissionais, médicos como o senhor q dispoem de conhecimento próprio para aliviar as preocupações das pessoas diante de tantas enfermidades.
    Segundo escrevo pra pedir sua opinião.
    Bom, intestino preso sempre foi um problema pra mim desde criança, aliás meus pais relatam desde bebe. Tem fases q estou relativamente bem e as fezes são aparentemente normais e vou ao banheiro pelo menos 1 vez a cd dois dias, mas tambem tenho fases em que fico muito constipada e passo dias sem conseguir ir ao banheiro. Às vezes até sinto vontade mas nao consigo, e qnd consigo as fezes saem empedradas (me perdoe a descrição,mas parecem coco de cabrito) machucando o anus (provocando corte), e mtas das vezes percebo gotas de sangue no papel higiênico.
    O que mais me preocupa hoje é que desde o começo do ano eu tenho notado que sai junto das fezes um tipo de muco amarelado. Essa situação geralmente acontece qnd passo dias sem ir ao banheiro. Chega uma hora e eu passo a ter mta colica e fico quase um dia inteiro até as fezes duras sairem e junto esse muco depois disso eu passo a ter uma diarréia, onde as vezes só sai esse muco(parece catarro). Outro sintoma é que tenho a impressão de não ter defecado tudo.
    Fiz vários exames: de sangue e de fezes, parasitológio e, ainda a médica pediu enema opaco. Segundo ela o de enema não apresentou alterações, o de sangue tambem não (não deu anemia), porém o de fezes deu positivo pra sangue oculto e presença de leucócitos. Ela me encaminhou então pra um gastro,porem não consigo marcar consulta pra esses dias, tenho q esperar. Eu estou realmente muito preocupada e ter q esperar é angustiante.
    Gostaria de pedir a sua atenção e ajuda.
    Obrigada!

    Carol

  • MURILO

    Desculpe Dr. por não ter respondido logo, foi diagnosticado a neoplasia no intistino sim. Ferifiquei a tomografia e está havendo um estreitamento do colon, por isso vem causando o fecaloma no meu pai. Agredeço a resposta.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Carol,
    O exame de sangue oculto tem mais validade quando ele é negativo porque vários fatores influenciam em um resultado positivo. Só o fato de vc ser constipada crônica e se machucar ao defecar pode justifar a presença de sangue oculto. Em relação aos leucócitos é preciso descartar alguma parasitose. Vc não relatou o resultado do parasitológico.

    Vc também não me disse a sua idade.

    De qualquer maneira não vejo no quadro que vc descreveu nenhum sinal de algo mais grave. Sei que o quadro te incomoda, mas com certeza o gastro vai conseguir te ajudar.

    Enquanto isso sugiro ações que ajudam a combater a constipação como uma alimentação rica em fibras, bastante água, exercício físico regualar. Tente também comer o Activia da Danone. Em muitos casos ajuda bastante.

  • Anonymous

    Olá Dr. Pedro…Tenho 35 anos, e recentimente tive um problema de calculo renal e devido a infecção tive muit febre e muitas dores de cabeça, mas graças a Deus isso já esta controlado.
    Mas tenho estado preocupada porque, quando faço “xixi”, ao passar o papel higienico, tenho um sangue muito vermelho, mas só aparece no papel, não na urina.
    E reparei tambem que meu intestino nao trabalha como deve ser, tive que recorrer aos supositorio’s. então apareceu sangue tambem nas fezes, sangue tão vermelho quanto na urina. Tou preocupada, porque tive muita dor de cabeça e muita ebre, acho que isso não foi derivado só a infecção do rin, será que isto pode ser aguma outra coisa ?!

    Obrigada.
    Nilzete !

  • Anonymous

    Bom dia, Dr. Pedro.

    Meu nome é Catia e minha mãe está hoje com 59 anos de idade.No último dia 22 de junho ela alguns exames com retirada de sangue, com a dificuldade de localização da veia, sentiu alguma dor, mesmo assim conseguiu fazer os exames. Depois desta data vem evacuando com presença de sangue constante, mas não sente nenhum tipo de dor, somente a presença de sangue nas fezes. Tal fato vem me preocupando, pois minha mãe informou-me que fez uso de alguns chás de ervas. Esse sangramento pode ser decorrência da ingestão desses chás ou efeito do exame.

    Agradeço a oportunidade

    Catia – cacasimone@ig.com.br

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Nizete,
    O sangue na urina, poderia até se justificado pela passagem de alguma pedra que tenha lesionado a uretra. Agora, o sangue nas fezes não tem nada a ver.

    Como vc apresnta sangramento em 2 sítios diferentes é importante avaliar sua coagulação.

    Não dá para explicar o sangramento nas fezes apenas pela infecção urinária. Procure o seu médico e relate o que está acontecendo.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Catia,
    Colher análises de sangue de modo algum pode causar sangue nas fezes. Com certeza não é por aí.

    Em relação aos chás, dependendo das substâncias presentes, poderia haver algum grau de anticoagulação. Mas dificilmente seria a causa do sangramento. Ele pode até ajudar a sangrar mais, mas iniciar a hemorragia eu acho pouco provável.

    Ele deve ter alguma lesão do trato digestivo e esses 2 evento devem ser apenas coincidência. Leve-a a um médico para que o quadro possa ser estudado.

  • Anonymous

    Caro Dr Pedro,

    Desde já agradeço por sua gentil atenção, hoje tão rara nos atendimentos médicos. Este site descoberto nesse momento de crise certamente será uma referência para mim de agora em diante. Ocorre que pela primeira vez (tenho 46 anos), apesar de sofrer de hemorróidas desde sempre e de lidar bem com isso, constatei hoje sangue vivo em minhas fezes em quantidade considerável. Não me parece ser decorrente das hemorróidas, pois nunca antes aconteceu. Tenho inclusive percebido melhoria no meu quadro de constirpação ultimamente. Minha pergunta é: sendo essa a primeira vez em que acontece, preciso buscar imediatamente atendimento médico ou posso aguardar por outras manifestações? São grandes as chances de ser algo sério?

    Mônica

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Mônica,
    Eu acho que se o sangrmaneto tem características diferentes dos anteriores e principlamente, se veio em grande quantidade, acho que vc deve procurar atendimento médico sim.

    Neste momento não dá para afirmar que as hemorróidas são a causa e também não dá para garantir que não possa haver novo sangramento ainda maior.

    Hemorragia digestiva, principalmente em grande quantidade é uma urgência médica. Procure atendimento.

  • Julio

    Boa noite doutor, há alguns dias percebi presença de sangue nas minhas fezes, daí pra ca, às vezes sai e às vezes não, a quantidade de sangue é pouca e só sai em uma parte das fazes (não sinto dor), e também no papel, o que devo fazer, o que pode ser? Qual especialista devo procurar?

  • Polyana

    Bom dia Dr. Pedro Pinheiro
    Tenho endometriose há muitos anos e faz uns 2 anos que os focos apareceram no intestino, sempre faço tratamento, mas como sabe, sempre volta. Como tenho endometriose no intestino, sempre que fico mesntruada é normal sangue nas fezes, mas agora no meio do ciclo aconteceu de ter sangue nas fezes como se fosse uma hemorragia, tamanha a quantidade, tem a ver com a endometriose ou pode ser outro problema como um pólipo? Obrigada

  • Anonymous

    Ola Dr.me chamo Alyne e vai fazer 1mes bem dizer q quando vou fazer minha necessidade nº2 doi um pouco num é sempre q doi e sangra o sangramaneto vem junto com as fezes e quando me limpo o papel fica cheio de sangue estou muito preoculpada …gostaria que o senhor me dissesse o q signica isso e se tem cura? Estou criando coragem pra ir ao medico …obrigada pela atenção

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Julio,
    É preciso examinar o seu ânus para se ter idéia. Pode ser uma simples hemorróida.

    Procure um proctologista ou um gastroenterologista. O que for mais fácil para vc.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Polyana,
    Só um exame pode identificar a causa.

    Mas o certo é que pode haver sangramento da endometriose mesmo fora dos períodos menstruais.

    Porém, como há uma mudança no padrão do seu sangramento, seria mais seguro procurar atendimento médico para se investigar

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Alyne,
    De longe eu não tenho como dizer o que é e muito menos afirmar se há cura.

    O seu quadro parece com uma lesão no ânus. Pode ser uma fissura ou hemorróidas.

    Para se ter o diagnóstico e tratamento correto, só indo mesmo ao médico.

  • Carla-voazim@hotmail.com

    olá doutor?
    Minha filha tem 7 anos,em março pela primeira vez depois de evacuar quando foi se limpar notamos que havia sangue(que não era nas fezes)estava escorrendo,um sangue bem vivo.Isso aconteceu 2 vezes em março.Levei ao pediatra,ele passou 2 exames 1 de fezes parasitologico simples e o outro pesquisa de sangue oculto.
    oO primeiro citado apresentou 2 tipos de verme:ovos de ascaris lumbricoides e cistos de giardia lamblia.quanto ao outro o resultado deu negativo.Esse exame foi feito em maio.O pediatra disse que não é comum haver dois tipos de verme ao mesmo tempo, e se baseou nisso passou remedios PARASIN e METRONIDAZOL…Nunca mais aconteceu nada até o dia 12 de julho quando aconteceu novamente.no domingo dia 12 e na
    terça dia 14. Estou desesperada com medo de ser algum tipo de cancer já que na familia por parte de pai teve caso de leucemia.Nao sei se tem alguma coisa haver.So sei que estou entrando em desespero.Por favor me responda sera que pode ser alguma coisa grave?
    um abraço espero resposta o mais breve.
    obrigada

  • josiane

    ola dr.Pedro, me chamo Josi tenho 26 anos,estou cm um problema de sangramento nas fezes é um sangue vivo,notei que ele sai junto com as fezes,mas não chega a se mistura com as fezes escorre pelo vaso( e no papel higienico é maior o sangramento)estou mto preocupada alem do que ja fui ao medico a uns 4 meses atras,ele disse não me lembro ao certo o nome mas é alguma coisa (hemorroica)e que no momento não havia ok fazer,mas como ele falou achei k não seria nada grave,mas agora estou preocupada por k o sangramento voltou e aumentou e quando estou defecando doi é como se estivesse cortando,estou tão desanimada em procurar por um medico,por ja ter ido uma vez enfim!!o senhor pode me ajudar me dizer ok pode ser e me indicar algo??desde ja mto obrigada abraços!!

  • Paulo Dias

    Dr Pedro

    Estou muito preocupado, minhas fezes estão diarreicas, não possuem formato, quantidade pequena, muito gases, muito mesmo, dores forte e presenca de sangue. Pensei que poderia ser alguma verminose, mas confesso que estou preocupado.

    Obrigado pela atenção

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Carla,
    Primeira coisa é confirmar se não há parasitose novamente.

    Para se pensar em câncer ou leucemia especificamente,seriam preciso mais achados. Não entre em pânico desnecessariamente.

    Volte ao pediatra e exponha suas ansiedades. Às vezes, neste momento vale a pena descartar casos mais graves (mesmo que não sejam a primeirao ou segunda hipótese diagnóstica) para deixar a família mais tranquila e fazer com que a investigação possa ser feita com calma

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Josi,
    O nome é hemorróida. São pequenas veias do ânus que ficam dilatadas, como varizes, e podem sangrar e causar dor.

    O ideal é vc procurar um proctologista que é o especialista em ânus.

    Não posso indicar tratamentos pela internet.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Paulo,
    Isto parece uma gastroenterite infecciosa. Pode ser verminose sim. Mas pode ser um monte de outras coisas.

    Sugiro que vc procure atendimento médico para esclarecer logo esse quadro e iniciar tratamento adequado.

  • Familia APPA

    Dr. Pedro
    Boa tarde
    Estou assustada. Após evacuação percebi grande quantidade de sangue (vivo – vermelho claro) no vaso sanitário. O que devo fazer?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Procurar atendimento médico o mais rápido possível. Vá a algum hospital que tenha setor de emergência

    abs

  • Junior

    Bom dia Dr Pedro.

    Tenho 26 anos ,tem um tempo que venho notando isso, ao defecar reparei que quando estou acabando de fazer sai sangue vivo envolvida nas minhas fezes e as vezes ate pinga sangue quando acabo de fazer e disconforto e um pouco de dor no anus,notei tambem que as vezes quado estou andando ou ate mesmo parado sinto meu anus ficar molhado quando passo papel sai meio avermelhado .

    O que pode ser?
    O que devo fazer?
    Qual medico eu devo procura para me tratar?

    Obridado pela ajuda!!Fica com Deus!!!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Junior,
    Parece hemorróidas.
    Procure um proctologista

    abs

  • Keyze Alencar

    olá Dr. Pinheiro!

    meu irmão tem apenas 17 anos e defecou sangue vivo nas fezes ontem e está reclamando de dores no abdomen, o sr. descarta a presença de uma parasitose como a amebíase? devemos nos preocupar com hemorragia intestinal?

    desde de já agradeço..
    o sr. é um máximo!

    keyze (macapá-ap)

  • Klicia

    Olá Dr. Pedro ,
    Gostaria de tirar algumas duvidas.
    Pois a alguns dias estou percebendo a presença de sangue na hora de evacuar , e tenho vontade de urinar mais vezes que o normal junto com dores na hora que aperto ‘o pé da barriga ‘.Tenho 17 anos e gostaria de saber oque pode estar acontecendo, porque estou bem preocupada!
    Desde já agradeço.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Keyze,
    De longe eu não descarto nem confirmo nada.

    Dor abdominal e hemorragia digestiva tem que ser avaliada em um setor de urgências.

    Leve-o ao médico que pode ser algo mais sério do que uma parasitose.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Klicia,
    Parecem 2 coisas diferentes.

    VC pode ter uma infecção urinária, mas que não justifica o sangue nas fezes.

    procure atendimento médico. SAngue nas fezes não é um sintoma que possa ser deixado de lado.

    abs

  • Carlos Correia

    Olá, doutor. Tenho 20 anos e desde o começo do ano eu sinto uma forte dor ao evacuar, como se algo rasgasse o meu ânus na hora de defecar.

    Recentemente, passei a ter uma dieta mais rica em fibras, frutas e as fezes ficaram mais moles, mas ainda assim é possível encontrar algum vestígio de sangue.

    Esses dias tive uma dor na região baixa da barriga (próximo a virilha) e hoje tive uma pequena diarréia e doeu muito para evacuar e quando olhei a água do vaso estava bem avermelhada (vermelho vivo). Agora meu ânus está um pouco dolorido.

    O que pode ser, me ajude. Também tenho vergonha de procurar um médico.

  • Anonymous

    Olá, Dr. Pedro Pinheiro
    Desde já sou grata a oportunidade.
    Tenho 24 anos e em agosto de 2007 fiz uma cirurgia retirando meu ovário E, contudo desde que operei tenho tido sangramento nas fezes(não é sempre, mas não me lembro de antes da cirurgia isso ter acontecido, o sangue é vivo e uma quantidade significativa, não sinto nenhum desconforto, dor, nada, porém estou um tanto assustada.
    não sei se tem haver uma coisa com a outra, quero saber o que sugere???

    Grata.
    Fernanda BC

  • Anonymous

    Boa Noite Dr.Pedro,me chamo Rodrigo sou de Aracaju-SE…E desde já peço descupas pelo encomodo
    Mas acontece o seguinte Dr,tenho 25 anos e a cerca de 1 ano atras eu já bastante encomodado por sintomas gostrointestinais,fiz alguns exames e constatei o seguinte resultado,parasita “giardia’,presença de H.Pilory e calculo vesicular,dai fiz o tratamento contra o parasita,em seguida tomei antibioticos para combater a H.Pilory e logo depois uma cirurgia para retirada do calculo ,desde entao apresentei um quadro de diarreia cronico e fui submetido a alguns exames,colonoscopia,retosigmoidoscopia,endoscopia,pesquisa de sangue e gordura nas fezes e exame clinico geral,os resultados dos exames e´q me deixaram encafifado,pois,tanto na colonoscopia qnt na endoscopia,n apresentou nenhuma alteração significante exceto uma “processo inflamatorio do sigmoide moderado”oq o medico q me acompanhou relatou n ser nada de grave,no entanto na pesquisa de sangue oculto deu positivo ‘”reagente”,mas nao apresentei quadro de anemia hemoglobina 15,7 valor encontrado.
    dai ele me deu um diagnostico de sindrome do intestino irritado,peço ao senhor se possivel,me esclareça melhor se ha´realmente essa possibilidade de apresentar sangue oculto nas fezes e nao apresentar anemia,se isso e´um indicio de que não há nehuma patologia mais grave?
    Desde ja´agradeço e fico no aguardo de uma resposta do senhor,atenciosamente Rodrigo.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Carlos,
    ISso está com toda a cara de ser uma lesão anal casando o sangramento. Na sua idade eu não espero encontrar nada mais grave.

    Pode ser tanto hemorróidas como fissura anal.

    Não precisa ter vergonha, procure um proctologista. Ele é especialisata e vê dezenas de casos iguais ao seu diariamente. É o trabalho dele.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Fernanda,
    Não consigo imaginar uma relação entre a retirada do ovário e a hemorragia.

    Eu sugiro que vc procure um gastroenterologista para saber da onde vem esse sangramento. Só descobrindo a origem para poder tratar e saber se há alguma relação com a cirugia ou não.

    O que não pode é vc ficar com hemorragia e não procurar atendimento médico.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Rodrigo,
    Esse exame de sangue oculto nas fezes só é confiavel quando o resultado é negativo. O valor dele é para descartar sangramentos e não para confirmar. Digo isso porque ele aprensta muitos falsos positivos. O simples fato de vc comer carne no dia anterior ao exame já pode dar positivo.

    Essa inflamação no sigmóide também já é suficiente para deixar o exame positivo.

    Sangue oculto positivo não significa necessariamente que vc está perdendo sangue.

    A única coisa que eu aconselho, caso vc já não o tenha feito, é levar esses exames a um gastroenterologista.

    Se o seu tual médico é gastro, então tá tudo ok.

  • gil

    olá
    gil
    bom tenho 19 anos e a cerca d algum tempo (1 ano ) tenho grande desconforto estomacal, com muita ancea de vomito,e tenho manchas escuras nas fezes , alias faz um bom tempo q venho apresentando essas manchas , estou com medo e naum sei o q faço

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Gil,
    A solução é simples. Procure um médico para fazer um exame destas fezes e descobrir do que se trata.

  • Silvia Camboim

    Olá Doutor
    Minha filha de 7 anos já faz quatro meses que iniciou sangramento nas fezes no inicio observava sangue vivo no papel higienico agora há sangue sempre em volta das fezes e também coagulado.Estou investigando desde o inicio já fui ao pediatra a qual me orientou uma dieta com fibras porém não resolveu. Fui ao proctologista, ele fez um exame e não observou nenhuma fissura anal,pediu exame de sangue oculto e o resultado foi positivo, o Rx e a ecografia deu normal e não tem anemia.Foi indicado uma colonoscopia estou aguardando pelo SUS.Mas estou muito preocupada pois ela sangra todos os dias também perdeu o apetite.Gostaria de saber se podemos esperar ou devemos fazer com urgência este exame. E quais as chances de ser grave. Grata por qualquer informação. SILVIA

  • Anonymous

    Olá, a um certo tempo venho percebendo sangue, apenas no papel e em pouquíssima quantidade ( um pingo aproximadamente) mas pela segunda vez a quantidade está maior, e não é mais só no papel é visivel nas fezes. Sangue vivo. Mas não sinto absolutamente nenhum sintoma abdominal, nem dor no ânus, nada. Estudei parasitologia semestre passado e fiquei bastante impressionada. Eu poderia ser uma hospedeira assintomática de alguma parasitose? Obrigada desde já
    Júlia.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Silvia,
    Isso eu não tenho como dizer de longe.

    Se ela não tem anemia, significa que o organismo consegue compensar a perda de sangue produzindo mais. É um bom sinal.

    Agora dizer se é grave ou se ela pode ou não esperar, eu não tenho como.

    Vc deveria fazer essa pergunta ao pediatra. Veja quanto tempo a colonoscopia pelo SUS costuma demorar e pergunte se ele acha que vale a pena vc fazer logo pelo privado

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Júlia,
    Poderia. Mas pode também ser alguma lesão anal que não esteja causando dor.

    Faça o parasitológico. Se vier negativo, procure um proctologista

  • Anonymous

    Dr. muito obrigada por criar esse blog, bom tenho problemas de prisao de ventre ja fiquei 5 dias sem defecar hj em dia fico 2 dias a um mes atras mais ou menos tive sangue nas fezes bem no final e saiu no papel tbm depois disso nao tive mais hoje fui ao banheiro estava dois dias sem ir de manha fui e foi tdo ok mas a noite fiquei com uma dor q tive q ir correndo por banheiro e saiu mole e de uma vez e percebi no final das fezes sangue misturado as fezes e meio gelatinoso, devo me preocupar? Posso esperar uns 15 dias mais ou menos para ir ao medico pois meu convenio ainda esta sendo providenciado? Ah e tenho problemas como alternancia as vezes to constipada e depois fezes mole e as vezes ate diarreia, e sempre que saio de casa ou tenho q sair me da dor de barriga, ah e as vezes fico com dor do lado direito da barriga parece na cintura na barriga e na costela ou abaixo da costela, nao sei dizer se eh abdominal ou muscular, cheguei a ir no pronto socorro por causa dessa dor foi feito raio x do intestino e a medica falou q eram fezes e gases, depois melhorou e hj estou sentindo um pouco nao chega a doerr mas incomoda parece q endurece por isso incomoda
    obrigada
    Lara Aki

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Lara,
    Não tenho como afirmar que seja seguro pois estou dando uma opinião de longe, mas se a quantidade de sangue for pequena e só aparecer de vez em quando, acho que dá para esperar uns 15 dias.

    Se acontecer do sangramento vir em maior quantidade, vá a um pronto-socorro para ser avaliada.

  • Anonymous

    Desculpa Dr. mas o senhor acha que pode ser algo grave ???
    Obrigada
    Lara Aki

  • manel

    Ola doutor meu nome e lilian e eu tenho 17 anos.

    Bom, eu acredito que esteja com uma gripe mal curada e por isso venho sentindo certos sintomas como dor de cabeca, febre,e desenteria uma vez que a dor de barriga q me ocorreu quase me fazia desmaiar hoje estou apenas com uma dor de barriga comum,quando vou ao banheiro percebo que as feses sao moles e nelas ha um pouco de sangue. obs: (eu tenho tomado olho de coco) o que o senhor acha que pode estar acontecendo?

  • http://www.blogger.com/profile/04393336581392706630 Dra. Renata Campos

    Lilian,
    para dar um parecer mais correto seria preciso ter outros dados da história, além te examinar. Se há sangue nas fezes, o ideal é procurar um médico para fazer alguns testes e esclarecer o diagnóstico.
    Abraços.

  • Vânia

    Caro Dr.PedroPinheiro.
    Bom Dia!Dr.Pedro de fevereiro para ca sinto muitas dores de barriga,fui a varios medicos fiz varios exames e nada acusou me foi diagnosticado sindrome do intestino irritavel,tomei dicetel 500 e ciprofloxacino 500.Acontece que as dores aliviam um pouco com novalgina comp.sou muito ansiosa e nervosa,tenho diabetes 2 bem controlada trto da tireoide tomo tapazol 10mg tambem controlada betalor para pressão,meus medicos deisseram que não tenho nada grave,mas me preocupo pois as vezes ao evacuar sai muco(tipo catarro)com raios vermelhos,os medicos disseram que e normal com essa sindrome.Dr.Pedro me ajude me de uma palavra de conforto pois tenho sofrido muito,tenho 55 anos e um filho de 18 anos que se preocupa muito comigo assim como meu marido.É normal muco nas fezes co raios vermelhos?Sempre sofri de prisão de ventre ,agora vou quase todos os dias ao banheiro.Não tenho diarreia ,so muito gases e muita ronqueira na barriga.O que faço?O que tomar?Aguardo ansiosa sua resposta me ajude,pois sinto que não estou vivendo,em setembro do ano passado perdi meu pai derrepente,com isso eu me abati muito.Desde já agradeço de coração sua atenção.Um grande abraço.
    Vãnia

  • http://www.blogger.com/profile/04393336581392706630 Dra. Renata Campos

    Vânia,
    se você foi avaliada e diagnosticada com síndrome do intestino irritável, deve seguir a prescrição do médico que a diagnosticou. Desculpe, mas não posso recomendar nenhum tipo de tratamento para um doente que não consultei. Se você tem tantas dúvidas, o melhor é tentar esclarecê-las com seu médico, que deve ser de sua inteira confiança para que você se sinta mais segura e fique mais calma. Procure um psquiatra para avaliar os seus sintomas de ansiedade, isso vai também melhorar muito a sua qualidade de vida.
    Abraços.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Lara,
    Sem te examinar não dá para descartar nada

  • Christiane

    Prezado Dr. Pedro, bom dia!

    Tenho 38 anos, boa saúde, mas, na quinta feira passada, sem mais nem menos, tive uma cólica, fui a banheiro, e tive uma diarréia com sangue (o sangue se apresentava vermelho-vivo), tipo umas bolinhas…à noite fui ao banheiro novamente e a mesma coisa. Na sexta de manhã, fui ao banheiro (sempre acompanhada de cólica)e novamente as tais bolinhas de sangue. Durante o dia todo fiquei com cólica.No sábado não fui ao banheiro, mas tive cólicas. No domingo tive cólicas e consegui ir ao banheiro, sem sangue. Hoje pela manhã, fui ao banheiro e notei sangue. O que poderia ser isso? Qual especialista devo procurar? Estou muito preocupada, até trista…

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Christiane,
    Vc já deveria ter ido ao médico desde o primeiro episódio. Isso pode ser disenteria ou algo mais sério.

    Procure um gastroenterologista. Se a consulta for marcada para longe, vá a um pronto-socorro fazer pelo menos um hemograma

  • Christiane

    Olá Dr. Pedro, bom dia!

    Obrigada pela resposta. Consegui marcar um gastroenterologista para hoje.

    Mais uma vez, obrigada!

    Christiane

  • Marcos Ferreira

    Olá Doutores, parabéns pelo blog, muito bom e me ajudou bastante. Há1 ano mais ou menos venho sofrendo com frequentes diarréias,e a um tempo atrás comecei a sentir fortes dores abdominas e também via sangue nas fezes algumas vezes, fui ao médico que me indicou uma colonoscopia, fiz a colonoscopia, e o resultado é:
    Inspeção anal: Normal
    Toque: Normal
    Colonoscopia: Introdução do aparelho até íleo-terminal, que apresenta-se com inúmeras lesões elevadas, polipóides, sésseis, sem alteração de cor, superfície lisa. Feito biópsia.
    Presença de mamilos hemorroidários. Demais segmentos sem alterações.Como minha consulta esta longe, gostaria de saber se este diagnóstico é grave, pois a diarréia está mais constante e a dor abdominal, apesar de não ser constante, ainda está presente. Desde já agradeço a atenção!!!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Marcos,
    É preciso esperar a biópsia. Mas pode ser doença de crohn.

    De qualquer maneira é preciso esperar a consulta. Se o quadro ficar muito incomodativo, ligue para o gastro e tente adiantar a consulta

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Marcos,
    Como eu disse antes, continua compatível com doença inflamatória intestinal (Doença de Crohn ou retocolite ulcerativa)

    Se for um dos dois, tem tratamento.

  • jhony

    DR. PEDRO

    Estive tendo problemas com dores anais por um certo tempo ate que procurei um medico, depois de algum tempo com a ajuda de exames descobri que as dores eram uma questao de educacao alimentar.
    Bem, a cerca que dois anos nao senti mas dores, MASSSS nos exames o medico constatou que havia as FISSURAS, entao, ainda hoje se eu for defecar e se eu fizer um pouco de forca, SANGRA , isso e normal? As fissuras nao saram? isso e para sempre?
    Muito obrigado

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Jhony,
    Fissura tem tratamento sim. Vc deveria ser acompanhado or um proctologista

  • Yuri

    Dr primeiramente, quero agradecer por todos, sua paciência e por poder está ajudando as pessoas. é o seguinte eu tenho uma duvida que as vezes (não sempre)percebo que nas minhas fezes vem acompanhada de sangue, sendo que mesmo parando de fazer força para defecar, fica pingando sangue no qual me assusta muito, eu passei por 4 meses seguindo uma dieta a base de creatina e umas coisas no qual pode da problema intestinal será que tem alguma coisa haver? eu não sinto dor alguma, e nem sempre acontece isso, mais quando sai, até mes assuto o papel fica muito vermelho, será que eu tenho algum cancêr?

    estou muito preocupado espero que o senhor me ajude, e obrigado

  • Yuri

    desculpa DR eu tenho 21 anos, e quando falo creatina é suplementos alimentares, um pouco forte.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Yuri,
    Acho que não tem a hever com a creatina. Com 21 anos, eu não espero que tenhas câncer intestinal. Isso tá mais com cara de hemorróida.

    Vc precisa de um médico. Procure um proctologista ou um gastro.

    abs

  • Yuri

    Muito Obrigado pela ajuda DR.

  • Anonymous

    Nao sei se vc pode me ajudar. Mas estou com uma duvida.
    Ja faz alguns anos mais ou menos 5 anos que encontro sangue no papel higienico, e as vezes ate mesmo nas fezes, e as vezes tenho segreções. ao polpar meu anus percebi que tem um caroço pelo lado de fora do anus. E ao ver no espelho por dentro tenho tipo uma verruga so q é mais fina. tenho 21 anos dois irmaos da minha avo morreram de cancer no intestino. tem alguma chance de ser cancer? ou somente Hemorroidas? O sangue sai quase todas as vezes que eu vou no banheiro e ja faz um mes mais ou menos que as minhas fezes estao mais mole, quase uma diarreia. Nao sei se é por causa de um remedio q estou tomando para o estomago (Lanzoprasol). Estou sem graça de ir no medico… o que devo fazer? a eu nao consigo engordar tenho 1,75m e peso 58kg tenho muito dificuldade para ganhar peso.
    Att,
    Leandro

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Leandro,
    Com 21 anos é pouquíssimo provável que seja câncer.

    Vc tem que ir ao médico. É besteria ficar com vergonha de médico. O proctologista por exemplo, vê ânus dezenas de vezes todos os dias. Para nós, o ânus não é um órgão sexual, é apenas uma parte do trato digestivo que pode estar doente e precisar de tratamento.

  • clecio abreu

    boa noite Dr.pinheiro
    meu nome e clecio

    tenho uma grande dor de estomago e nas costa as fezes sai com pouco sangue o que isso Dr.pinheiro
    a dor e muito forte já tem 2 semana que esta doendo e muito grato oela resposta

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Clecio,
    Não sei. Pode ser um monte de coisas, desde úlcera no estômago a hemorróidas. Vc praticamente não me deu informações

    Se vc tem sangue nas fezes é preciso ser avaliado por um médico. Não dá para ficar enrolando.

  • http://www.blogger.com/profile/14661939948644763032 Roberto

    O que pode ser quando o paciente chega a ter uma diarréia de sangue por favor tirem essa minha duvida pois estou muito preocupado.

  • Lorrana Assunção

    Olá, Dr.,
    As fissuras são muito graves? O que pode trata-lás? São “normais” após uma evacução muito dolorida? Desculpe-me, eu já sei que não é um consultório virtual, mas é a segunda vez consecutiva que tenho sangramento após evacuação dolorida, no momento da higienização. Eu fiquei muito assustada. Minha mãe disse que podem ser fissuras devido a fezes secas, ou vermes. Tenho 19 anos, e uma alimentação sem muitas fibras. E por ter prisão de ventre, às vezes é necessário o uso de laxantes ou fitoterápicos (cascara sagrada, sene e eparema). E desde a segunda vez que isso aconteceu, eu tenho medo de evacuar.
    Desde já agradeço sua ajuda, e parabenizo pelo trabalho.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Roberto,
    O texto é exatamente sobre isso.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Lorrana,
    Fissura é muito comum, priciplamente em pessoas constipadas. Vc deve procurar um proctologista porque a tendência é o quadro piorar. Vc entra em um ciclo vicioso: as fezes endurecidas fazem as fissuras doer e ai vc evacua menos e as fezes ficam ainda mais duras…

  • reginaparaiso

    Olá
    dr eu tenho 23 anos sou portadora de lupus tenho as medicações meticorten 5mg e plaquinol 400mg há uns 5 anos e alguns meses atrás tenho sentido muuuitos gases sempre fui muito ressecada para ir ao banheiro e continua assim os gases estão incomodando, certa vez saiu um catarro há mais ou menos uns 3 meses atrás mais só uma vez e os gases tem dias que são menores,noto que nas fezes tem muco e hoje verifiquei um leve sinal de sangue nas fezes meio que do tamanho de uma gota era de cor viva mais estava meio oculto nas fezes, estou com muito medo de ser câncer! fiz endoscopia de deu negaTIvo para hpilory e constatou gastrite antral leve mais sinto este desconforto intestinal, o que poderia ser??
    .Catia

  • http://www.blogger.com/profile/04393336581392706630 Dra. Renata Campos

    Catia,
    a causa mais comum de sangramento retal é hemorróida. No entanto no seu caso há também presença de muco nas fezes. Não tem como dizer o que é, pode ser desde uma parasitose intestinal até outras coisas mais complicadas. Procure seu médico para uma avaliação mais detalhada.
    Abraços.

  • reginaparaiso

    Dr(a) parasitose intestinal causa isso também? e o muco por que é causado será que pode ser câncer? na minha idade e com a medicação que tomo?
    Agradeço a atenção.
    Catia

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Catia,
    pouco provável que na sua idade vc tenha câncer de intestino.

    Parasitose ou até mesmo o próprio lúpus são causas mais prováveis do seu quadro.

  • Rick

    Olá Dr Pedro, Tudo bem?
    Tenho uma hemorróida mas ela não sangra e não dói… Existe algum perigo de ficar deste jeito? Ou precisa ser operada?
    As vezes eu passo uma pomada própria para isso, mas gostaria de saber se existe algum medicamento via oral?
    Desde já agradeço…
    Cibele…

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Rick,
    Se não sangra, não doi e não cresce, vc só precisa rficar observando. Continue com a pomada que são melhores que o remédio oral neste caso.

  • Anonymous

    Dr. Pedro, boa noite!

    Há 4 anos comecei a ter muita flatulência, principalmente após as refeições, ora com muito odor, ora sem. E as vezes eu ficou uma ou 2 semanas com uma secreção (amarelada) junto com as flatulências que queimam e fazem coçar o meu ânus. Eu fiz colonoscopia e não acusou nada.Disseram-me que poderia ser a Síndrome do Intestino Irritável, mas não tenho cólicas e nem diarréia. Elimei verduras cruas, couve-flor, feijão, etc, mas vira e mexe volta esta secreção. O que poderia ser?

    Um abraço,

    Line

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Line,
    Isso relamente lembra intestino irritável.
    Aho que vc deveria viltar no gastro para ser reavaliada.

    tenho um texto sobre gases. Talvez ajude.
    http://www.mdsaude.com/2008/12/gases-intestinais-o-que-o-pum-o-que-o.html

  • Ana Paula

    Bom dia Dr.Pedro,

    Tenho 21 anos, e uma enorme dificuldade em evacuar.
    As vezes fico de 3 a 5 dias, outro detalhe é que já faz alguns meses que tenho sentido muita dor e observado a presença de sangue nas fezes, um sangue bem avermelhado e as vezes com “borras”, um sangue em menor quantidade, porém bem mais grosso e mais escuro.
    Geralmente tenho uma alimentação leve.
    O que eu posso fazer? Há algum alimento que posso ingerir com mais frequencia?
    Desde já muito obrigada,
    Grande abraço.