Artigo atualizado em 08/07/2014

SANGUE NAS FEZES E FEZES ESCURAS

A presença de sangue nas fezes, seja ele vivo ou digerido (geralmente sob a forma de fezes escuras ou negras), sempre causa grande apreensão ao paciente e a seus familiares.

O sangramento retal pode ter várias causas, desde lesões simples e benignas, como as hemorroidas ou fissura anal, até hemorragias digestivas mais graves, como aquelas provocadas por úlceras do estômago ou tumores do intestino.

Neste artigo iremos abordar as principais doenças que podem provocar o aparecimento de sangue vivo e de fezes escuras.

Tipos de fezes com sangue

O sangramento digestivo, que se caracteriza pela presença de sangue vivo ou escuro nas fezes, costuma ser divididos em 2 formas, de acordo com a sua origem:

- Hemorragia digestiva alta: sangramento que ocorre no trato gastrointestinal superior, ou seja, duodeno, estômago ou esôfago.
- Hemorragia digestiva baixa: sangramento que ocorre no trato gastrointestinal inferior, isto é, intestino delgado, intestino grosso, reto ou ânus.

O sangramento digestivo pode ter várias apresentações distintas, as mais comuns são:

1. Sangue oculto nas fezes, ou seja, ausência de sangramento visível, que é detectado apenas através de exames de fezes.
2. Sangramento detectado após limpeza do ânus com papel higiênico.
3. Pequeno sangramento retal após evacuar, que se caracteriza por pingos de sangue nos vaso sanitário.
4. Pequenas quantidades de sangue ao redor das fezes.
5. Fezes com moderada quantidade de sangue ao redor.
6. Fezes pastosas, negras e com odor muito forte.
7. Sangramento retal com sangue vivo em grane quantidade.

Hematoquezia, melena e enterorragia

Outra forma de classificar uma perda de sangue nas fezes é através das características do sangramento. São 3 os tipos mais comuns:

- Hematoquezia: também chamado de sangramento retal, é o nome dado à presença de sangue vivo em pequena ou moderada quantidade, que fica envolto às fezes e só aparece quado o paciente evacua. A hematoquezia é um sinal típico dos sangramentos digestivos baixos.

- Melena: é o nome dado às fezes negras, habitualmente pastosas e com odor muito forte, que surgem nos sangramentos digestivos altos, geralmente do estômago ou duodeno. Essa aparência da melena ocorre porque o sangue é digerido pelo trato gastrointestinal antes de ser eliminado nas fezes.

A melena só ocorre em sangramentos de moderado a grande volume. Sangramentos de pequena monta do trato digestivo alto geralmente se misturam às fezes e passam despercebidos pelos pacientes, sendo detectados apenas pelo exame de sangue oculto nas fezes. Em alguns casos, o sangramento pode ser pequeno, porém constante, provocando anemia por perda crônica de sangue (leia: ANEMIA FERROPRIVA | Carência de ferro). Anemia por carência de ferro, às vezes, é a única pista para um sangramento digestivo oculto.

- Enterorragia: é o nome dado à presença de sangue vivo em grande volume e habitualmente associado à dor abdominal. Neste caso, o paciente pode evacuar somente sangue, sem a presença de fezes. É um sinal de hemorragia digestiva grave, que pode ter origem em qualquer ponto do trato gastrointestinal.

Sangramentos retais (hematoquezia) de pequena quantidade

Pequenas quantidades de sangue nas fezes ou sangramentos detectáveis somente após a limpeza do ânus com papel higiênico são as formas de sangramento retal mais comuns. Em 90% dos casos, a etiologia é benigna.

As principais causas de sangramento retal de pequeno volume são:

- Hemorroidas (leia: HEMORROIDAS).
- Fissuras anais (leia: FISSURA ANAL | Tratamento e sintomas).
- Pólipos intestinais (leia: PÓLIPOS INTESTINAIS).
- Proctites.
- Úlceras no reto.
- Câncer retal ou anal.
- Endometriose intestinal (leia: ENDOMETRIOSE | Sintomas e tratamento).

As duas causas mais comuns de sangramento retal de pequena quantidade são as hemorroidas e as fissuras anais. Estas duas respondem por quase 90% dos casos de sangramentos de pequeno volume nas fezes.

As hemorroidas se manifestam tipicamente como dor ao evacuar e sangramentos de pequena quantidade que envolvem o final das fezes, pingos de sangue que surgem após a evacuação ou manchas de sangue no papel higiênico após a limpeza do ânus. As hemorroida quando grande pode ser facilmente vista pelo próprio paciente.

A fissura anal também costuma causar dor à evacuação (geralmente mais intensa que nas hemorroidas) e pequena quantidade de sangue ao redor das fezes ou após limpeza do ânus. A distinção entre fissuras anais e hemorroidas é feita através do exame visual do ânus.

Apesar do pequeno volume, esses pequenos sangramentos retais das hemorroidas ou das fissuras, quando ocorrem de forma crônica, podem provocar anemia.

Sangramento retal de volume moderado a grande

Quando a quantidade de sangue nas fezes é moderada a grande, ou quando há melenas, a origem do sangramento costuma ser é mais interna, geralmente cólon, duodeno ou estômago. Vamos às causas mais comuns:

1) Úlcera gástrica ou úlcera duodenal

As úlceras gástricas ou duodenais são erosões da mucosa destes órgãos, que podem progredir até atingir vasos sanguíneos, provocando sangramento digestivo. O sangramento por uma úlcera gástrica ou duodenal pode ser pequeno o suficiente para passar despercebido, mas também pode ser volumoso, provocando melenas. Se a perda de sangue for muito grande, o paciente costuma apresentar vômitos sanguinolentos como principal manifestação do sangramento.

As principais causas de úlceras do estômago e duodeno são o uso crônico de anti-inflamatórios (leia: EFEITOS COLATERAIS DOS ANTI-INFLAMATÓRIOS) e/ou infecção pela bactéria H. pylori (leia: H.Pylori (Helicobacter pylori). Pacientes sob grande estresse físico, como nos casos de grandes queimados, cirurgias de grande porte, hospitalizações prolongadas, etc., também podem desenvolver úlceras.

2) Lesões do esôfago

Problemas no esôfago, como nos casos de esofagite grave ou varizes de esôfago podem também provocar sangramentos. A apresentação mais comum é a de vômitos com sangue, mas em alguns casos, a presença de sangue nas fezes pode ser a única manifestação do sangramento. Assim como no sangramento do estômago, sangue nas fezes com origem no esôfago costuma ser apresentar como melena.

Divertículo

3) Doença diverticular do cólon

Divertículo é uma protusão da parede do intestino. São pequenos sacos, semelhantes a dedos de luvas, que ocorrem principalmente na parede do cólon por enfraquecimento da musculatura do mesmo. É muito comum após os 60 anos e normalmente são lesões múltiplas ao longo do intestino grosso.

Os divertículos são alterações benignas, não têm nada a ver com câncer, mas podem sangrar ou inflamar se ficarem obstruídos por fezes.

Reparem na foto abaixo de um divertículo em uma colonoscopia. A foto da direita é a imagem ampliada. Vejam como os vasos sanguíneos ficam mais expostos quando ocorre esta protusão da parede.

Os divertículos costumam causar sangramentos vivos, súbitos e de grande volume. Em geral, não provocam dores, exceto por uma cólica ou desconforto abdominal provocada pela presença de sangue vivo dentro do cólon.

A doença diverticular é uma das principais causas de sangramento vultuoso em pacientes idosos.

Para saber mais sobre divertículos, leia: DIVERTICULITE | DIVERTICULOSE.

4) Câncer do intestino

Aproximadamente 10% das hemorragias digestivas em pessoas acima dos 50 anos são secundárias a tumores do intestino. Os sangramentos tumorais costumam ser de pequena quantidade e podem passar despercebidos.

Além da perda de sangue pelas fezes, perceptível a olho nu ou não, os pacientes com tumores malignos do cólon também costumam apresentar outros sinais, como fezes em fita (fezes finas), constipação intestinal de início recente ou agravamento de um quadro de constipação crônica, dor abdominal, emagrecimento e/ou anemia.

5) Infecção intestinal

Infecções pelas bactérias Salmonella, Campylobacter, Shigella ou E.coli podem provocar quadros de infecção intestinal grave, com febre, prostração e diarreia sanguinolenta (leia: DIARREIA | Causas e tratamento). Infecções por amebas e vermes também podem causar quadro semelhante (Leia: VERMES E EXAME PARASITOLÓGICO DE FEZES).

6) Doença inflamatória intestinal

A doença de Crohn e a retocolite ulcerativa são doenças inflamatórias intestinais de origem imunológica que também  se manifestam com sangramentos na fezes. O quadro costuma ser de cólicas e diarreia sanguinolenta que surge periodicamente (leia: ENTENDA A DOENÇA DE CROHN E A RETOCOLITE ULCERATIVA).

7) Angiodisplasia

Angiodisplasias são coleções de vasos sanguíneos dilatados que surgem sob o revestimento interno do cólon. Embora as angiodisplasias possam ocorrer em qualquer parte do cólon, elas são mais comuns no cólon ascendente (cólon direito). As angiodisplasias são vasos mais expostos e mais frágeis, que se rompem com mais facilidade.

O sangramento das angiodisplasias é mais comum após os 60 anos, sendo habitualmente indolor e com sangue vivo ao redor das fezes. Todavia, a angiodisplasia pode causar desde sangramentos volumosos até um quadro assintomático, onde o paciente apresenta apenas perda oculta de sangue.

Diagnóstico do sangramento nas fezes

A investigação das hemorragias digestivas é normalmente feita com um método endoscópico. Se a suspeita é de sangramento nas regiões mais baixas do trato gastrointestinal, a retossigmoidoscopia ou a colonoscopia são os exames mais indicados (leia: EXAME COLONOSCOPIA). Se a suspeita é de sangramento no trato digestivo superior, a endoscopia digestiva alta é o exame de escolha (leia: ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA).

Em casos de hemorroidas ou fissura anal, o exame físico, com visualização direta do ânus pode ser suficiente para o diagnóstico. Em alguns casos, o toque retal é necessário para encontrar sangramentos dentro do reto, que não são visíveis através da visualização simples do ânus.

Em alguns pacientes, o sangramento gastrointestinal pode ser de pequeno volume, não sendo suficiente para deixar as fezes sanguinolentas. Porém, se a perda de sangue for contínua, mesmo que pequena, ela leva ao surgimento de anemia. Para investigar essa possibilidade, um exame simples é o chamado exame de sangue oculto nas fezes. Explicamos esse exame com detalhes neste texto: SANGUE OCULTO NAS FEZES.

Publicidade
  • Maria

    H.Pilory pode causar sangue nas fezes?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Só se houver úlceras no estômago.

  • http://www.mdsaude.com/2009/03/sangue-nas-fezes-hemorragia-digestiva.html ADENILSON BARROS AZEVEDO

    Boa tarde!

    Doutor, algum verme causa sangramento nas fezes?

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Sim, mais de um.

  • marcia

    Dr.meu marido vai ao banheiro evacuar,só q no lugar de fezes vem sangue vivo,muito sangue.o q pode ser?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não dá pra saber à distância. Existem várias causas possíveis. Mas a pergunta que eu lhe faço é: se ele perde tanto sangue assim, por que ainda não procurou ajuda médica?

  • Alessandra Almeida Santos

    oi hje fui o banheiro e saiu um pouquinho de sangue nas fezes o q devo fazer…

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se isso se repetir, procure um proctologista.

  • evalter oliveira

    Boa tarde!ontem fui ao banheiro e notei sangue na fezes ,e tambem estou com consera externa oque devo fazer?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Procurar um médico. Pode ser hemorroida.

  • amauri

    fui ao banheiro hoje e tive uma grande quantidade de sangue .. estou aflito oque faço ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se o volume foi mesmo grande, procure atendimento médico.

  • Gilson Queiroga

    Olá Doutor,
    Rapaz fui ao banheiro hoje e saiu uns pingos de sangue vermelho vivo, no papel Higienico, uma quantidade insignificante mas que me preocupou. o que pode ser? “não senti dificuldade nem dor!”

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pequeno sangramento ao evacuar costuma ser hemorroida ou fissura anal. Ma para saber a real causa, só indo ao proctologista.

  • Denilson

    Olá Doudor,
    tenho obeservado presença de sangue vivo nas fezes e sinto dores as vezes

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se o sangue for ao redor das fezes e em pequena quantidade, o mais provável é que seja hemorroida ou fissura.

  • Claus Martins

    Olá Doutor,

    Tenho observado presença de sangue vivo (vermelho) ao redor das fezes há uma semana. Não sinto nenhuma dor, e não tenho nenhum sintoma.

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Não é normal, procure um médico. Pode ser alguma lesão no ânus ou reto, tipo hemorroidas.

  • allyne

    Boa Noite, à cerca de uns 5 meses notei sangue ao redor das fezes, era muito sangue, tanto que vermelhou a água, fiquei muito preocupada pois nunca havia me acontecido isso antes. As vezes isso ainda me acontece não frequentemente e nem com tanto sangue assim, pensei que podia ser o intestino, má alimentação algo assim, e hoje lendo algumas matérias acho que posso ter hemorroida, pois tenho um pequeno caroço ao redor do ânus. O que pode ser? Pode me indicar algum especialista ?
    Desde já, obrigada!

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Realmente pode ser só hemorroida, mas sem fazer um exame é impossível ter certeza. O ideal é que você procure um proctologista.

  • bruna

    Olá a 2 meses tive o cisto pilonidal agora estou melhor sinto dores ainda mas ainda n fiz a cirurgia e sai bastante sangue nas fezes não vejo ao redor das fezes mas sim no papel ..

  • Douglas Paulino

    fiz uma retossigmoidoscopia e não deu nada mas agora vejo sangue ao redor das fezes

  • Oliveira

    Olá Dr. Gostaria de tirar uma dúvida, há dois meses, tive
    sangue ao redor das fezes e com as fezes normais, não estavam negras e nem
    secas, quando vi, entrei em um dieta de fibra, o sangramento ao redor parou de
    acontecer, quando fui ao banheiro hoje, apareceu sangue ao redor novamente, o
    que pode ser, já tive a dois anos atrás caso de hemorroida.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se o sangramento é ao redor das fezes, pode ser alguma lesão no reto ou ânus. Procure um proctologista.

  • Maria Gomes

    Ola, Dr. Gostaria de tirar uma dúvida, sempre que vou ao banheiro fazer xixi, passo o papel no ânus, mesmo sem eu ter feito coco, esta sujo de fezes. Será o o intestino grosso sempre fica expelindo as fezes?
    Grata,
    Maria Gomes

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Você pode ter algum grau de incontinência fecal. Procure o proctologista.

  • Nolasco Cainde

    Ora viva DR. Tenho tido as vezes diarreia misturada com sangue…..oque devo fazer estou preocupado?
    Tenha um bom dia

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Procure um médico. É preciso fazer exames para descobrir a origem do sangramento.

  • Alex

    Boa noite Doutor. Tenho ultimamente prisao do ventre,enjoos,e faco foca para sair algo. Bom tem saido poucas fezes com um pouco de sangue. Estou preocupado.

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Tem que ver se você não tem hemorroida.

  • marcos

    Ha 3 anos ao efacuar tenho um sangramento vivo tenho hoje 39 anos qual medico procuro?minhs fezes sao normas.
    obrigada

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Proctologista.

  • José Guilherme

    José. Boa noite doutor após inicio de linhaça nas minhas alimentações, percebi minhas fezes mais ressequidas e com um pouco de sangue. O que pode ser? Será que a linhaça faz mal para mim?

  • Silviere Santos

    Dr. Quando é comprovado que existe sangue oculto nas vezes acompanhado de odor muito forte, quais são as causas prováveis e que tratamento é indicado? Grato!

  • Nathália

    Dr. tenho 23 anos e há quase cinco anos, após dar a luz a minha primeira filha comecei a ter muitas dores abdominais, cólicas e dor ao evacuar. Com o tempo fui percebendo que sangrava quando ia ao banheiro. De um ano pra cá o sangramento aumentou muito, sai sangue vivo com coagulo mesmo eu estando com diarréia e ao longo do dia percebo que quando passo o papel higiênico continua saindo pequenas quantidades de sangue mesmo sem evacuar novamente. Em uma das minhas internações, uma proctologista fez um exame de toque e disse que não era hemorróida e que eu não aparentava ter nada. O que pode ser? Estou tentando marcar uma médico, só que como dependo da rede pública de saúde, não consigo. Nunca tem vaga.

  • disqus_L11peoeA5R

    Ola! A mais ou menos um mês, tenho sentido muitas dores ao defecar, como se fossem espinhos. Tenho tido pequenos sangramentos também que só é visto no papel higiênico e as vezes nas fezes. Já comecei a comer aveia e aumentei minha quantidade diária de água e não obtive resultados. O que pode ser?

  • A S F

    Olá Dr. Sou A.S.F tenho 23 anos e ontem fui ao banheiro percebi sangue no vaso, não era pouquinho parecia quando estamos mestruada, hoje pela manhã também fui e saiu sangue denovo, mais não sinto dor ao defecar, não doí nada, algumas coisas que eu como sinto doer meu estomago as vezes vontade de vomitar, mais sempre fico assim quando está próximo de minha regra ( TPM) que sempre vem dia 7. estou com medo o que será?

  • http://www.facebook.com/kougacavs.saintsaya Edipo Bueno de Albuquerque

    Dr. sou dependente químico (uso cocaína em volta, acada duas semas) hoje dia 31/03/2013 quando fui ao banheiro noite uma grande quantidade de sangue em minhas fezes… tomei um grande susto, não me sinto mal em nem nenhuma especie de sintoma mas gostaria de sabe se a alguma relação a isso?.Gostaria que me responde-se o mais rápido possivel… desde já agradeço pela ajuda

  • gilcelia lopes de oliveira

    olá Dr. tenho 27 anos e estou tenho sangramento visivel ao evacuar ,isso não acontece todas as vezes que evacuo. antes de evacuar sinto uma dor muito forte na região do estomago como uma asia.O que seria isso e o que devo fazer? obrigada.

  • Thiago

    As vezes não sempre eu encontro sangue vivo somente no papel higiênico . não tenho perca de peso , não tenho dores abdominais , as fezes não apresentam mal cheiro , evacuações diárias sem algum tipo de dificuldade , tudo normal ! A não ser a presença de sangue vivo no papel higiênico , sabe o que pode ser ? Vou procurar um medico , mais faço faculdade numa cidade de interior estou esperando as ferias pra realizar os exames na minha cidade, tenho 24 anos … se puder mi falar mais ou menos o que pode ser vai mi ajudar bastante!

  • Julio cezar

    Boa Noite.. D.r Quando faço Coco Fica tipu ardeno e Sai sangue e quando alimpo no palpel fica com sangue o q faço..

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Procure um proctologista.

  • http://www.facebook.com/vianazulu Viana Zulu

    Bom dia Dr. Pedro e/ou Dra. Renata.

    À algum tempo que tenho vindo a notar que no fim das últimas feses aparece um pouco de sangue, sangue esse também visvel quando me limpo no papel.

    São poucas quantidades, não é sempre, sendo que tem periudos em que tal não ocorre ou pelo menos eu não deteto.

    Informo que sou um pouco preso de intestino, e o meu normal é ir apenas 2x por semana à casa de banho, mas não fico inchado nem com má disposisão devido a este facto, pois desde que me lembro eu sou assim. Também devido a isto as minhas feses costumam ser maioes e mais grossas fazendo-me um pouco de doer e deixando depois um ligeiro ardor…é maioritáriamente nestas vezes que noto a aparição de sangue, mas como já referi em cima, nem sempre acontece esta aparição de sangue.

    Aproveito para vos felicitar e ao autor por este blog.

    Desde já o meu obrigado.

  • ctrl50@hotmail.com

    Doutor, a 1 mês meu filho começou a tomar os Cheik da Herbalife e posteriormente, quando ia ao banheiro começou a ter dificuldades em defecar, seu coco começou a sair muito grosso e por isso acredito que está machucando na hora de sair, pois está saindo sangue. Ele disse que faz muito esforça para sair e sente dor no anus e realmente o coco dele está muito grosso. Pedi para ele para de tomar este produto, pois ele estava tomandos no cafe da manha, almoço e apenas no jantar, ele estava se alimentando direito (Arroz, carne e salada). Pode ter alguma coisa haver?

  • Joselaine

    Eu tenho 15 anos e eu fiquei com vantagem de ir no banheiro mais com mt dor de cabeça, ai quando eu acabei de fazer tinha sangue no papel. quero saber o que é isso e se é grave

    • Assís

      olá, tou com o msm problema;

      vc foi ao médico, qual o diagnostico?

      abraço

  • http://twitter.com/Fenna1692 Fernando Roddrigues

    Olá Dr. Pedro Pinheiro.
    Minha namorada tem ciclo irregular menstrual, tivemos relação dia 27/01 com camisinha e “provavelmente” era pra ter vindo tia 30/01 porém até 05/02 não correu nada. Pergunto se é perigoso tomar a pilula do dia seguinte?
    OBbs: não ejaculei dentro dela

  • Vandel Crafitniano

    Doutor, tenho 13 anos e tive umas 3 semanas de prisão de ventre,ainda estou com um pouco de dificuldade para defecar, mas meu medo é que eu sinto como se as fezes estivessem saindo, mas no lugar sai uma bola de carne, não doi, não sangra nem nada, será que é hemorroida? Tenho vergonha de ir à um proctologista, como eu identifico se é ou não hemorroidas?

  • Vandel Crafitniano

    Doutor, tenho 13 anos e tive umas 3 semanas de prisão de ventre,ainda estou com um pouco de dificuldade para defecar, mas meu medo é que eu sinto como se as fezes estivessem saindo, mas no lugar sai uma bola de carne, não doi, não sangra nem nada, será que é hemorroida? Tenho vergonha de ir à um proctologista, como eu identifico se é ou não hemorroidas?

  • http://twitter.com/pedroTarcisio Pedro Tarcísio

    Olá Dr.
    Tomei Albendazol por suspeita de vermes, sendo que a quatro meses atraz fiz os exames de rotina e não deu nada. Mesmo assim decidi tomar, por que além de sentir os sintomas eu também não tomava um vermífogo há muitos anos. Desde o dia seguinte a ingestão do albendazol, notei manchas vermelhas nas fezes, averiguando mais criteriosamente, percebi que não era sangue e sim alguns pigmentos vermelhos de até 3 centímetros parecendo minhocas. Hoje faz nove dias que tomei a primeira doze do albendazol doze única e ainda estou defecando com vários registros destes pigmentos. Isso é normal. Devo tomar a segunda doze, ou o senhor acha que não devo tomar.

    Desde já agadeço!!!

  • João Paulo Phurtado

    Olá Dr. Pedro tenho 21 anos, as vezes quando defeco sai um pouco de sangue no final, mais isso não é direto. O que pode ser isso? Eu não sinto nenhum tipo de dor e nem coceira.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Procure um proctologista.

  • thaliitaa

    doutor eu estou sentindo muitas dores ao defecar e meu anus esta sangrando mesmo sem ter evacuado o que pode ser?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Só indo ao proctologista pra saber

  • http://profile.yahoo.com/RRHPGVPKBSAKQ7CZTEAI6XEI3M Joao pedro

    olá dr pedro meu caso é o seguinte a 3 dias atras na parte da noite comi 2 pamonhas e não costumo comer muito 4 carambolas bem verdes fiquei mal fiz 2 diarreias em grande quantidade,no dia seguinte fui ao banheiro e junto com minhas fezes saiu sangue em grande quantidade,porem no dia seguinte saiu em uma quantidade menor e o no outro dia saiu uma quantidade bem pouca,eu tenho 13 anos sou muito saudavel esses dias fui em um hebiatra ele nem me mandou fazer exames por conta da ótima saude e eu pratico mto esportes volei,futebol,tenis oque pode ter acontecido?

  • http://profile.yahoo.com/RRHPGVPKBSAKQ7CZTEAI6XEI3M Joao pedro

    dr eu tenho 14 anos 3 dias atras peguei pesado na comida na parte da noite comi 2 pamonhas e não sou acostumado a comer e 4 carambolas bem verdes fiquei com diarreia fiz 2 diarreias, no dia seguinte fui ao banheiro e minhas fezes sairam com bastante sangue no dia seguinte fui denovo e saiu em menor quantidade, no outro dia sairam bem pouco oque pode ter acontecido?

  • l39

    Dr.Pedro tenho 39 anos e tem 5 dias que estou defecando sangue em quantidades moderada,.primeiro fasso um pouco de fossa sai sangue e depois sai as fezes sem sangue ou no finalzinho das fezes, as vezes nao sai sangue, e estou com prisao de ventre o que pode ser, por favor me responde

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode ser hemorroida, pode ser fissura, pode ser alguma outra lesão no reto… Sem fazer um exame é impossível saber.

  • Josy torres

    Dr.Pedro eu tenho 18 anos e faz 3 dias hoje que estou defecando só sangue em grande quantidade e minhas fezes não sai, faço fossa mais não sai, nunca tive isso antes ontem fui ao medico mais la me disseram que eu não tenho nada até no soro com remédio me colocaram e também fizeram um exame de sangue que diz ele que não deu nada fui de manhã e só sai a noite de lá para ouvir que não tenho nada não tenho condições de procurar um medico particular.
    Por isso vi no seu site lhe pedir para me responder essa pergunta
    Porque na hora de defecar minhas fezes não sai só sai, sangue em grande quantidade?
    Obs : nunca tive prisão de ventre e doi muito por que as fezes chegam até a porta do anus e fica coloco fossa mais não sai me ajude respondendo minha pergunta.
    Obrigada.

  • brunoooo1

    Dr. a mais ou menos um mes anterior fui ao banheiro e notei que ao me limpar apos usar o banheiro, vi que tinha manchar de sangue no papel, fiquei preocupado pois nunca tinha visto e nem acontecido isso antes. Por 2 dias seguidos ao ir ao banheiro notei que continuava com o sangramento ao me limpar e um poco nas fezes, o Sangue era bem vivo(vermelho) fiquei preocupado mas apos 2 dias o sangramento parou! não dei muita atenção ao caso mas hj apos um quase um me depois creio eu, ao ir ate o banheiro notei que novamente ao me limpar o sangue apareceu de novo, em quantidade bem pouca quase nada mas apareceu, estou preocupado com isso pois realmente não sei o que fazer, então vi seu sait ao procurar na web, no qual creio que me ajudou bastante esclarecer minhas duvidas, mas realmente não sei o que é ou o que provocou esse sangramento,

    pode me ajudar por favor?

  • keemi

    dr por favor keria saber pq qndo eu vo ao banheiro faço fezes,sempre tenhu sangramento na varizes e normal….

  • Alessandro Martins da Costa

    Olha fui ao banheiro ainda pouco, já estava me sentindo mal desde ontem, com um desconforto na barriga e uma dor leve… minhas fezes saíram bem poucas, envoltas em uma espécie de gel, sei lá, peguei a ducha e direcionei um jato de água na pequena quantidade, tinha sangue vivo, vermelho.. e ao limpar o ânus percebi que o papel higiênico também estava sujo de sangue.. que pode ser? E por que o sangue estava envolto nesse material estranha parecendo gel. Não tomo nenhum medicamento…

  • pamelaura

    Bom dia , estou com alterações intestinais a cerca de 2 meses , ja fui em vários médicos e até agora nada se resolveu, tudo começou com o intestino fazendo um barulho muito grande e senti dores, após isso fiquei com gases presos mas conseguia evacuar, só que meu intestino descontrolou todo tem vezes que as fezes saem moles ,as vezes duras, e atualmente saem duras porém marrom escuras em volta, e estou sentindo muitas dores embaixo da costela esquerda, e continuo com gases presos. Por favor me ajudem.

  • Paulo

    Doutor,

    Há algum tempo apresento sangramentos esporádicos às evacuções. O sangue vem separado das fezes, às vezes aparecendo no papel higiênico e pingando no vaso. A quantidade não é pequena mas também não é nada exagerada. Quando ocorre, aparece por um ou dois dias e depois fica um tempo sem aparecer. Voltando semanas ou meses depois. Tenho também prurido de vez em quando. 

    Não tenho nenhum outro sintoma, como anemia, dores ou perda de peso.

    Gostaria de saber se este quadro é compatível com hemorróidas.

    Tenho vinte e três anos.

  • Lucyany Figueiredo

    hoje quando fiz coco notei uma capsula tipo um supositório pequei e tinha uma massa dentro sera que era gordura pois tomo remédio pra magrece

  • lucimari

    boa noite dr.meu marido percebeu faz +ou- 3 dias que sta com dores no abdomem e com sangramento nas fezes,hj ele procurou um medico,e o medico fez uma pequene ultrson e disse que tinha umas pequenas feridinhas,devo ficar despreocuda ou nao ???????

  • lucimari

    boa noite venho percebendo faz 3 dias +ou- que tenho dores no abdomem com um pouco de sangramento nas fezes,hj fui ao medico e fizemos uma pequena ultrason e ele me disse que havia umas pequenas feridas,devo me tranquilizar ou me preocupar?

  • Gilson Snow

    dotor ja faz um tempinho que logo após defecar ao passar o papel higienico tem sangue quando estou no final da defecação sinto que parece que as fezes aranha o anus por isso o sangue o que deve ser isso?

  • Daisi-bastos

    Meu pai toma Clopidogrel(2 x ao dia) há dois anos e faz uns 15 dias que tem apresentado fezes muito escuras e fétidas. Enquanto ele aguarda a consulta com o Cardiologista, é prudente diminuir a dose de Clopidogrel e administrar Pantoprazol?

  • vanusa

    eu estou a 20 dia q  estou evacuando sangue nas feses e nao tenho emoroidas e poco sangue mais da pra  ver elas ficaum entre as feses, nao sinto dor, oq eu faço?

  • vaniape23

    Dr. Minha filha estava com infecção urinária e está tratando (tres meses), tomou antibioticos durante 35 dias, depois que começou a tomar antibióticos passou a ter a barriga inchada e está também com o baço aumentado, no último exame de cultura de urina apresentou a Bactéria Proteus Mirabilis, ao evacuar as fezes por tres vezes saiu sangue em grande quantidade, o que pode ser isso Doutor??? Estou muito precupada.

  • geilse

    minha filha ta com diarreia rala,e nela esta saindo sangue em pouca quantidade.

  • Regina

    Dr Acho que aqui não é o lugar correto mas me ajude…Vou para academia todos os dias esses dias todas as vezes que eu volto estou sangrando como menstruação,pensei que fosse pelo excesso de peso,mas hoje eu fiz só aeróbico e aconteceu a mesma coisa,sinto um leve inchaço no pé da barriga e cólicas onde possivelmente tenho um cisto que todos os G.O dizem ser normal.
    Obs:tomo remédio(ferane)regularmente e ainda estou no meio da cartela.

  • Ka

    Doutor gostaria de confirmar uma coisa, dizem que se jogarmos agua oxigenada 10 vol nas fezes e se ela ferver é por que tem sangue oculto, isso pode ser verdade?
    Noto que minhas fezes são mais escuras ( marrom bem escuro) logo ao sair e logo depois ela fica de cor normal (marrom claro) e com muco marrom, ja tomei remedio de verme mas acho que não melhorou. Não vejo sangue nas fezes a cor do muco me confunde um pouco, mas nao é sangue é um muco de cor marrom que parece ter sangue mas quando passo o papel no muco vejo que ele é marrom mesmo. O que pode ser isso? Me ajude, obrigado

  • http://profile.yahoo.com/OUFDLLFKDD6VWXASLBMQYHSKP4 Cris

    Doutor, sempre notei sangue em minha fezes, muito… então, por isso, tenho tomado laxante porque meu intestino não funciona regularmente e quando paro de tomar volto a sangrar. Fui ao médico e ele pediu vários exames, incluindo epf 3 vezes, mas tomei laxante durante os dias da coleta. Pode alterar o resultado dos exames?

  • Paulah Fz

    Olá Doutor, o cancer do intestino provoca constipação intestinal ou diarreia??
    obrigada

  • N_fil

    fezes “liquidas” acompanhadas de sangue o que podera ser??

  • Joze Santos

    o que pode ser sangramento pelo anus

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Várias doenças podem causar sangramento retal. Se você perde sangue pelo ânus, procure um médico.

  • http://twitter.com/IveVilma yve

    ola doutor, sou tec emfermagem recem formada , e os seus commentarios sao de facio entendimento ,gotei muito

  • http://twitter.com/IveVilma yve

    ola doutor tudo bem,sou tec emfermagem recem formada e enquanto nao comsigo uma colocaçao ,eu estou sempre mim informando p nao ficar para traz gostei muito das suas explic

  • http://twitter.com/IveVilma yve

    otima a sua explicaçao e de facil entendimento sou tec emfermagem recem formada e estocimentou sempre querendo apliar os meus conhecimentos ,obrigada Vilma

  • Gabi

    olá doutor tenho 24 anos e muita dificuldade de ir ao banheiro tenho o intestino preso sinto vontade de ir mais as fezes são muito grandes e grossas o que acaba dificultando a saída machucando, parece que esta rasgando a pele de tanta dor, por serem grandes faço muita força e acaba saindo sangue algumas gotas de sangue bem vermelho(vivo) e no papel depois disso ela para. tenho hemorroida também visível pequena na hora do banho é possível senti-la mais algumas vezes ela entra. tenho muita vergonha de ir ao médico, minha alimentação não é lá grandes coisas, tenho medo de ter cancer.
    evito tomar laxantes quando a situação ta grave onde fico 4 dias sem evacuar decido por supositório.
    costumo ir ao banheiro de 3 em 3 dias as vezes de 2 em 2.
    isso é normal doutor?
    o tamanho das fezes, a dor e o sangramento?
    ah tb sinto um pouco de coceira no anus e depois de evacuar tomo banho, mais sempre durante o dia em que eu evacuo fica na calcinha uma manchinha amarronzada como se ainda não estive-se totalmente limpo, só que eu sempre me lavo e lavo bem.
    o que pode ser isso?
    apesar da vergonha qual médico que devo procurar?
    obrigada pela atenção e desculpa por tanta dúvidas.
    aguardo resposta.
    gabi

  • Claudio santos machado

    Como vai doutor, tenho 45 anos de idade, nos últimos 15 dias estou percebendo um sangramento quando defeco, sendo que não ocorre constantemente, mas é uma quantidade visível inclusive escorre pela pernas e pinga no chão. Gostaria de saber o que poderá ser e qual a especialidade que devo procurar?

    Desde já agradeço

    claudio santos

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Procure um proctologista

  • Claudio

    Olá doutor, tenho 45 anos, comecei a ter um sangramento quando defeco, mas isso não ocorre todas as fezes que evacuo, estar ocorrendo mais ou menos a uns 15 dias, mas é uma quantidade bem visível, chegando a escorrer nas pernas e pingar no chão. O que poderá ser, qual a especialidade que devo procurar? Desde já agradeço

  • Jonathan Alves corpes

    ola doutor estou defecando com sangue, tenho 23 anos e sou aparentimente saldavel o que devo fazer

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Procurar um médico.

  • Pousadamarcospiri

    Olá doutor fui no banheiro e quando fui limpar esta com o abeiro muito forte e tinha sangue uma boa quantidade tenho 28 anos sou diabético por favor o que esta acontecendo pousadamarcospiri@hotmail.com

  • Nelson

    Olá doutor, tenho 38 anos e tenho um sangramento muito grande quando defeco, mas isso não ocorre todas as fezes que evacuo, isto ocorre mais ou menos duas vezes no mes, mas é uma quantidade bem visível. Também sinto cólica,dores abdominais e no reto,ardor. O que poderá ser, qual médico devo procurar. Obrigad

  • Nelson

    Olá doutor, tenho 38 anos e tenho um sangramento muito grande quando defeco, mas isso não ocorre todas as fezes que evacuo, isto ocorre mais ou menos duas vezes no mes, mas é uma quantidade bem visível. Também sinto cólica,dores abdominais e no reto,ardor. O que poderá ser, qual médico devo procurar. Obrigad

  • Nelson

    ola doutor tem muitas dores abdominais seguida de gases, e quando defeco sai pastoso preto e de odor terrível, mais tenho um sagramento muito grande pior que uma mulher no período menstruação por gentileza me ajude.

  • edna

    bom dia doutor,meu marido tem 44 anos e de ontem pra cá ele tem defecado sangue vivo,estou preocupada pq a mae dele morreu de cancer,espero respostas o mais rapido possivel

  • Glaucio

    bom dia DOUTOR, tenho dor do lado esquerdo e colicas muitas colicas vou ao banheiro de 4 a 5 vezes por dia pra mais. Tenho febre onde doi ,ou seja do lado esquerdo e ultimamente junto com as fezes sangue vivo e colica e suor e sempre febre esquenta muito mesmo. e doi bastante toda hora, gostaria de uma orientaçao medica obrigado

  • antonio oliveira

    olá doutor meu pai quando vai defecar ele defeca sange vivo..vc pode definir o que é………..ele ja prouqurou o medico mas nao adiantou de nada vc pode nos ajudar….muito obrg

  • Leonardo Romiches

    Então, a 2 dias numa tarde de muito frio eu bebi uma certa quantidade de água, depois de um tempo fui correr no campo e percebi um movimento mt grande na minha barriga, 2 horas depois eu fui ao banheiro e percebi que estava saindo uma grande quantidade de sangue nas minhas feses que deixava a água do vazo completamente vermelha, mas eu n sinto coçeiras nem ardores nem dor alguma, mas quando eu como almoço e jantares me da uma dorzinha do lado esquerdo da barriga, perto do umbigo. estou com dores nos olhos e como se fosse um carocinho na garganta.
    O que pode ser esse sangramento (dei tds detalhes que pude) ME AJUDEM.

  • Chenia

    Olá doutor, tenho 29 anos e estou notando sangue vivo nas fezes, mas isso não ocorre todas as fezes que evacuo, isto ocorre mais ou menos de 2 em 2 dias, mas é uma quantidade bem visível. Também não sinto nada, nem cólica, nem ardor, tenho o intestino normal vou ao banheiro até 3 vezes ao dia. O que poderá ser, qual médico devo procurar. Obrigada

  • Luana_evelin_13

    Ola doutor,faz 1 semana que não consigo defecar de jeito nenhum,já comi mamão já tomei laxantes e nada e de uns dias pra ca comecei a ter dificuldade ao urinar e no final da urina acaba sangrando e ardendo muito o que pode ser ??

  • Maria de jesus

    Olá doutor,gostaria se possível de um esclarecimento, eu tenho a bactéria h. pilore há 12 anos ,fiz tratamento só assim que descobri a doença,com metronidazol e claritromicina e lanzoprazol,não me lembro quantos dias de tratamento.Passados dois anos comecei a sentir ,estufamento estomacal,má digestão,gazes,e muita acidez,então fiz endoscopía digestiva ,o resultado do exame foi:gstrite moderada e refluxo,bactéria h pilore centrada. O médico disse que a bactéria não está ativa,que estes sintomas são da gastrite e do reflúxo.Isso quer dizer que tenho a bactéria mas ela não me causará nenhum mal? Desde já ,obrigada.

  • Brunnosmith

    bom dia, dr a um ano la em 2011 tive um pequeno sangramento no reto, pensei que era por causa da feses mto dura, e a gora em 2012 senti mto cosseira no reto chegava ate incomodar. depois de ler na internet sobre hemorroidas; acho q sofro disso certo???
    a gora a cosseira passou + di vez inguanto tenho pequenos sagramento sera q e hemorroidas ???

  • Silvia

    Durante 3 dias venho apresentando dor no quadril e ao meu sentar. Apresentei fezes escurecidas, com sangue impregnado..o sangue era bem vermelho. Estou muito preocupada…

  • Silvia

    Durante 3 dias venho apresentando dor no quadril e ao meu sentar. Apresentei fezes escurecidas, com sangue impregnado..o sangue era bem vermelho. Estou muito preocupada…

  • Larissa S Muniz Convidado

    Ei bom dia… a filha da minha amiga tem 3 meses de idade, e em uma troca de fralda, notou uma pequena manchinha, um pingo de sangue de cor vermelho normal,vivo. As fezes estavam de cor e aspecto normal. Ela so mama no peito. Acha que vale a pena investigar, ou e normal.. obrigada.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Tem que conversar com o pediatra.

  • paula

    eu queria saber uma cura para meu pai um remedio alguma coisa e to muito desperadas

  • alex

    dr bom dia! minha esposa vem passando por tratamento depressivo devido ao estress que tem sofrido por excesso de trabalho, hoje ao evacuar percebeu certa quantidade de sangue, nao muito em fezes aparentemente normal, ao limpar o anus percebeu o sangue relativamente em pequena quantidade. Supostamente qual seria o diagnostico? existe a hipotese de um tumor intestino, esofago est?
    grato alex

  • Mayelly carvalho

    Boa tarde , doutor queria saber se sangramento em criança de 4 anos nas fezes é normal ou o que pode ocasionar , ela começou a defecar com sangramento e forte tipo, quando se menstrua..

  • carlos jr

    como eu faso pra para de sangra ?

  • Carlos Junior

    Ola, gostaria de saber o que ser em meu caso, no inicio comecei a urinar um pouco de sangue, pouco mas visível na urina, juntamente com algumas dores na lombar, hj o sangue aparece somente nas fezes e as dores na lombar continuam, o que será que eu tenho? Obrigado pela atenção!
    Fico no aguardo

  • Felipe_yudi Japa

    estou com sangue nas fezes e sinto um encomodo na boca do estomago oq pode ser ?

  • Filipi

    Tenho 13 anos e aconteceu oque posso fazer para me previnir?

  • Sarah Polkorny

    eu ainda estou em desisa pois ainda nao foi as minhas coriozidades

  • Anapaula Protetica

     Este site foi de extrema importância para tirar minhas dúvidas sobre sangue oculto nas fezes, mas o que eu gostaria muito em saber é qual seria o risco da colonoscopia para quem já fez cateterismo e é hipertenso controlado com medicamentos? Minha mãe tem 62 anos e a muito tempo sofre com constirpação e agora se agravou com muitas dores abdomimais,foi detectado o sangue oculto nas fezes,e a solicitação deste e- xame que a esta deixando muito preucupada devido ao seu histórico de saúde. Que opinião você me daria dr. Pedro.Muito obrigada!

  • Leuda

    sara
    dr e o seguinte a dois anos atras qdo fui mae de parto normal , com uns tres meses ao defecar sangrei um pouquinho hj ja com dois anos aconteceu duas vezes deu sagrar em pequena contidade , o problema e que comecei ler na intenete o que poderia ser  e desde então tudo tem me acontecido , sinto coceira , dor no anus sem falar que fico com senção de evecuação imcompleta isso tudo depois que comecei ler doenças na internete  e no momento de loucura enfiei o dedo  no cu fique tão nervosa que pra mim senti umas coisas mole um no sei la e ate saiu um pouqinho mas bem pouco de sangue no meu dedo  , dr sou muito nervosa pra mim  minhas fezes então muito fina da largura de um cabo de fasaura , as vezes mas fino basta eu começar a ler o que pode ser meu sintoma que corro para o banheiro e defeco fino dr tenho muito medo de ser algo grave sinto tbem ao defecar ao redor do meu anus duas bolinhas pra fora ,sei la e tanto medo me responda por favor o que pode ser .pode responder aqui mesmo em comentarios mas responde pelo amor de Deus

  • elenice rosas

    Gostaria de saber quanto custa em média para fazer uma colonoscopia? E onde pode ser feita.

  • Fernando dos Santos

    Complemento. As vezes somente ao me limpar me “machuco” e ai mancha o papel higiênico e sangro. Algum sintoma de hemorróidas percebo, pois, fico com afloramento na saída do anus.

  • Fernando dos Santos

    Algumas vezes, quando evacuo, as vezes no início da evacuação e as vezes ao final sangro e fico pingando sangue. Isto não é permanente e sim acontece quando sofro alguma situação de stress. O Dr poderia me dizer o que eu tenho e que especialista devo procurar? 

  • Anônimo

    Doutor, quando faço “coco” ele sai normal, porém, na hora que limpo o papel fica todo sujo de sangue. O que pode ser isso? 

  • Natalia Cristina

    Boa noite Dr Pedro
    Meu filho tem 5 anos e à uma semana tenho notado que quando suas fezes ficam no vaso por mais de 30 minutos começa a soltar um sangue ,lembrando que é diferente da coloração normal das fezes que se soltam,é vermelho.Quando faço a limpeza do seu bumbum não sai nada de diferente. O unico problema de saude q ele tem é que sua garganta infecciona com frequencia e consequentemente ele toma muitos antibioticos, o que poderia ser?

  • http://profile.yahoo.com/L6RI5RRIAWEYD2IPLORUD7PNYY Vitor Araújo alves

    Dr, Pedro

    Intoxicações alimentares pela bactéria etiológica do botulismo costuma causar hemorragias digestivas?

  • http://profile.yahoo.com/L6RI5RRIAWEYD2IPLORUD7PNYY Vitor Araújo alves

    Dr, Pedro

    Intoxicações alimentares pela bactéria etiológica do botulismo costuma causar hemorragias digestivas?

  • Daniloraboni

    Olá, minha mãe esta com um problema similar a estaes citados no artigo, ela disse que esta saindo sangue nas fezes, porém, ela também está com problemas na vesicula a qual o médico já disse que irá fazer cirurgia para retirar! Ela tem tido fortes dores por conta desses problemas relacionados a vesicula o qual parece ser “normal” para pacientes com esse problema! Gostaria de saber se esse sangramento pode estar diretamente relacionado com esse problema  da vesicula?
    Muito Obrigado.

  • Keila

    Doutor (a), quando evacuo sai sangue vivo não misturado às fezes. Que médico devo procurar para me tratar disso?
    Grata
    Keila

  • Elianedefatimagalvao

    Eliane
    já  tive sangramento quando fui ao banheiro,isso me doia muito o sangue era bastante durou ums 4 dias ,mas agora passou o que fazer nesse caso???

  • Kelen

    Boa tarde Dr. O filho da minha enteada de apenas 1mês e 2 dias, começou desde ontem a evacuar sangue,  e ainda continua. Estamos muito preocupados. Hoje ela levou ele no pediatra e o mesmo disse que nada se tem a fazer, pois ele não apresenta febre nem vômito. Disse que ela tem que esperar por esses sintomas.A quantidade de sangue foi um pouco intensa. Não seria necessario pelo menos um exame, já que não ha febre? O que pode ser? É comum? É grave?

  • Kinha

    Dr. Pedro, meu marido teve ontem sangramento retal após evacuações. Não sente dores no local, nem em outras partes do corpo. O que pode ser isso?

  • Claricefurlanetto2009

    Boa Noite , Doutor ……estou com um problema ,sinto vontade de fazer coco o dia todo ,mais nao faço nada e quando faço,sempre sai sangue nas fezes……minha barriga fica enorme e dura me ajude por favor o que pode ser…..pode ser verme   ……….agradeço sua atençao  …….Clarice

  • raimundo@

    Raimundo@, DR. tenho hemorroidas e agora estou apresentando um quadro de falta de ereção, será que pode ser causada pela hemooroidas.  

  • Debora Deby123

    oi minha filha tem 5 anos e foi internada, com sangramento nas fezes e muita dor  na barriga e suas fezes tinha samgue e saio uma coisa muito estranha parecido com um camarao levamos pro hospital,a medica nao pedio biopsi,passou ums 3 dias e depois descobrimos que seria polipo nao sei que medico procurar me ajude porfavor. obrigada

  • Edsson_rocha

    oboa tarde meu nome edson  45 anos  a mais ou menos 3 anos percebi q tenho um problema de sangramento nas fezes  q so apaçem quando eu como toresmo a pururuca  qualquer coisa q seja muito solida e tbm quando sofro baques ou tombos  q agitem meu estomago q nao demora a sangrar o sintoma e quase imediato paçe com uma dor de bariga ai e ir no banheiro q nao da outra sa estou a sangrar a etbm sangro se tiver diareia por 3 dias 

  • Tscaminha@yahoo.com.br

    Boa noite Dr. Pedro Pinheiro! 
    Há uns 5 dias venho percebendo uma coloração diferente nas minhas fezes. Da primeira vez achei estranho, mas pensei ter sido por algum alimento com pigmentação mais forte como beterraba ou algo do tipo, mas depois dessa vez, apesar de terem ficado “normais” novamente, dois dias p cá voltou e agora não somente em alguns pontos, como raias e sim envolvendo toda a feze(todo vermelho). Fiquei tão preocupada que fiz algo nojento (peguei com uma espatula pequena um pedaço p ver melhor o que seria de fato…usei luvas, claro) e percebi que um desses pontos mais vermelhos, sentindo no dedo, que é a “textura” e visualmente falando também, é algo semelhante a um pedaço de “pessego”, sei lá..de fruta desse tipo, mas vermelho, que se partia em pedaços mesmo…uma textura mais ou menos assim, é difícil descrever. Enfim, fiz isso hoje, agora pouco..sexta feira e noite, então por esse motivo só poderei saber algo mais concreto a partir de segunda feira num consultório especifico, mas estou por demais preocupa até mesmo depois de tudo o que li aqui. Queria muito um prévio diagnóstico de que pode ser mesmo para ficar mais tranquila… Importante dizer também que tenho 32 anos e sofro desde muito tempo de prisão de ventre, mas nada tão grave assim e incluo sempre que possível e até com uma certa frequência, pimenta nos alimentos. E desses dias pra cá, toda vez que evacuo essas fezes são algumas vezes mais consistentes que outras, mas vem misturada ao final com um tipo de diarréia. Mas apesar de tudo isso, não tenho nenhum outro sintoma como dores e nem sangra no papel quando faço a higienização, somente nas fezes mesmo. O que pode ser Dr?  Por favor, se puder me dar essa atenção agradeceria demais a compreensão.
    Uma boa noite!
    Tatiana

  • Krysethy

    tenho muita dor na barriga e na minha feses apareceu sangue o que pode ser?

  • Mariana

    Bom Dia.
    A dois dias percebi que ao ir ao banheiro defecar, o papel vem muito sujo de sangue vivo, e quando vou olhar tem uma grande quantidade de sangue junto com as fezes. Isso nunca me aconteceu. Não tenho nenhum problema de saúde nem nada do tipo.
    Que médico/ exame devo procurar/fazer?

    Obrigada!

  • Gleide

    Gleide,
    Boa tarde,estou sentindo um pouco de dor de barriga
    e já fui ao banheiro 3 vezes só agora pela manhã e todas as vezes q fui defequei com sangue,
    quando defequei foi pastoso,naõ doeu efoi bem pouco, todas as vezes tinha  sangue .
    Tenho 16 anos e é a primeira vez q sangrei ao defecar. sera q eu poderia saber oq é isso e o que pode
    ocasionar se continuar defecando com sangue

  • Rafaela

    Boa tarde
    Dr. Pedro Pinheiro

    Há uns 3 anos atrás senti por duas vezer umá cólica muito forte, e nas fezes saiu uma secreção transparente com um pouco de sangue ( filetes pequenos tipo enraizados), agora hoje, estou com diarréia e nas fezes saiu um pouco de sangue não muito vermelho, misturado com uma secreção transparente novamente. O que será que pode ser isso?
    AGRADEÇO A ATENÇÃO DESDE JÁ.

    Rafaela

  • Renato

    Dr. , em 2008 tive bastante diarréia, procurei um gastro, fiz bastante exames, inclusive colonoscopia, e não deu nada, o gastro disse q era sindrome do intestino irritavel. Depois de um tempo os sintomas melhoram, só q esses dias tive q tomar antibiótico e voltei a ter os sintomas, só q um pouco diferente, pois as fezes parecem ácidas e apareceram uns pedacinhos vermelhos nela, parecendo sangue… o q devo fazer? grato.

  • Sasa199310

    muitas vezes quando vou defecar,minhas fezes saem com um pouco de sangue,é bem pouco mas dá pra ver,o sangue sai em volta das fezes quase sumindo. quase todas as vezes eu tenho dor, mas é dentro da barriga,a dor é como se fosse um fincanda e é muito ruim de ir aos pes quando estou com essa dor. as vezes eu sinto durante o dia, tem vezes que parece ser no ovario direito,mas quando vou no banheiro eu vejo que não é, pois doi pra ir aos pes. não sei o que é, mas esta me encomodando muito. sei que tenho que ir consultar e irei,mas entrei pra quem sabe alguem poder me responder antes o que poderia ser. fico muito agradecida se me responderem. ………….

  • Rosemeire Borota

    Dr. meu pai tem mais de 60 anos,já fez todos os exames e nada aparece, tem sangramento nas fezes e depois de alguns meses agora sente dor, preciso muito de ajuda, qual é a recomendação neste caso. Tive uma amiga com o mesmo problema aos 21 anos de idade e encontrou a cura só com medicamentos, precisamos de um prodtologista urgente. se puder nos ajudar. obrigada

  • Bruno

    tem uns 9 anos que começei a sangrar pelo anus, hj cada dia que passa estou pior, hj sinto um cansaço corpo pesado, tonteira, as vezes a fezes sai escura com linhas de sangue escura, as vezes sai sangue vivo, ontem saiu um sangue vivo, e quando me limpei no papel tinha uma bolinha com sangue escuro tipo uma meleca com sangue bem escuro, mais o sangue era vivo no papel com as fezes ficou uma linha de sangue vivo escorrendo no vaso. sinto muitas dores abdominais, e agora sinto mais dores do lado esquerdo da barriga
    e em cima e do lado do estomago tenho gastrite já comprovada com Hpilory +++ 3 . não fiz do intestino pq não
    não faço exame no anus, prefiro morrer. tenho descontrole das fezes as vezes me dá dor de barriga, fezes pastosas espulmadas, as vezes finas, grossas, bolinhas tudo misturado. as vezes não consigo só sinto dor. doí o anus e não sai nada. Não estou fazendo tratamento e cada dia me sinto pior. Será que estou com câncer  se for câncer e não fazer o tratamento quanto tempo teria de vida ainda com esses sintomas

  • Erikson araujo

    ja faza mais de um mes que estou com diarreia e uma fraquesa muito grande no corpo e uma queimação na barriga, as veses penso que vou desmaiar, o que pode ser? fiz um exame de fese e apareceu que tinha presença de sangue nas feses.

  • Ciça

    Doutor, fico sem evacuar cerca de 3 dias, e hoje notei sangue mas tipo uma “gosma”, não era sangue vivo. Oque pode ser? Qual médico devo procurar? A alimentação tem algo a ver com isso?

  • Celiane Negra

    Tem algum tempo que quando vou defecar sangra, no início era bem pouco agora é mais intenso. O que faço. Não sinto nenhuma dor, só dificuldade de ir ao banheiro, passo de quatro a uma semana sem ir.

  • Luis

    Tem já uns 2 meses que ao defecar sai sangue só que no meu caso é muito sangue mesmo e estou falando daquela poça de sangue vivo.
    Tenho prisão de ventre, sera que tem algo a ver?   tomara que sim não quero ter uma doença grave

  • Valéria Martins

    Oi Boa Tarde!
    tenho 30 anos…e desde que eu tive meu primeiro filho tenho dificuldade em evacuar,fico mais de uma semana sem evacuar,e de uns tempos pra cá.tenho notado sangue no papel,pensei que fosse de fazer força,mas semana passada quase não fiz força até para evitar de sangrar,mas quando terminei que olhei o vaso estava tampado de sangue,e no papel saiu muito sangue,tinha fiquei apavorada chorei muito,e no fim de semana me deu uma dor de barriga e fui ao banheiro e ao terminar não tinha sangue como da ultima vez mas tinha uns rajado de sangue nas fezes estou muito preocupada.o que devo fazer,tem alguma coisa que eu possa esta fazendo em casa para que melhore?mesmo quando estou com dor de barriga muito forte tenho dificuldade em evacuar.desde já agradeço muito obrigada

  • Emerson Miranda

     Eu fui evacuar a merda agora a pouco limpei meu bioco,na hora que eu fui dar descarga tinha um pouco de sangue vivo no meio da merda ,oque pode ser devo procurar um médico ?lembrando que esta é a primeira vez que isto acontece ,nunca tinha cagado sangue antes!

  • jacqueline

    DR Eu estou preocupada, pois toda vez que eu vou fazer o numero dois dói bastante e quando vou limpar com o papel aparece com sangue em pequena quantidade de sangue. Nem sempre sangra o que eu faço

  • Francisco

    Profissionais da saúde, tenho 38 anos. há 5 dias venho sentindo desconforto nas paredes do meu estômago( Laterais) inicialmente achei ser gases( estou acima do peso e tenho estes problemas) mas a 3 dias venho a evacuar sangue vivo com as fezes sem maiores dores. não tenho sentido mais nada a não ser isso. antes desses desconfortos tinha também algumas dores nas paredes toráxicas mas de vez em vez. o que pode ser doutores?

  • lucas

    Doutor, tive uma infecção intestinal faz 1 mês +-, fui ao médico, fiz ultrassom e exame de sangue, no qual constataram a infecção, pois não constava nada no ultrassom e os leucócitos estavam acima do normal.
    Fiz o tratamento e tudo o mais, fiquei numa boa, a única coisa que me incomodou durante as 1ªs duas semanas foram a falta de odor nas fezes. Porém, após passado umas 3 semanas comecei a ficar com uma especie de coceira e um forte ardor na região anal, seguido de um pouco de sangue no papel; não chega a ser um sangue vivo não, é como se fosse meio misturado com água e tal, o que esta me incomodando mesmo é que essa ardência fica durante um bom tempo após a defecação cerca de 1 ou 2h.
    Será que tem algum diagnóstico pra isso, meu pai acha q deve ser algum verme ou algo do tipo… pelo que pesquisei tem uma doença chamada “doença de crohn”, cujos sintomas seriam parecidos com os da infecção intestinal, será que pode ser isso ? essa doença é rara ou é comum ?Grato pela atenção.

  • Tamires

    Olá doutor. Há alguns meses sinto muita dor ao defecar e sai uma quantia média de sangue. Isso pode ser grave? Qual profissional devo procurar? Obrigada!

  • alejandro

    Dr. hoje pela madrugada tive 2 vezes uma crise de diarréia,e logo mais a tarde quando fui novamente as fezes saíram como água e quando vi tinha uma certa quantidade de sangue no vaso,quando passei o papel higiênico ele veio todo vermelho nunca tinha acontecido isso,vou comer alimentos para travar um pouco enquanto não encontro respostas, mais espero a sua resposta

  • Marluce

         Dr: tenho 35 anos, há muitos anos tenho constipação intestinal, hj sentir umas voltas na barriga e agora há pouco fui evacuar e para meu desespero foi diarréia com sangue em abundância, quando fui me limpar parecia o 2ª dia da mestruação, fiz uma colonoscopia não tem um ano eestava normal.
         Que especialidade devo procurar, Para um acompanhamento mais aprofundado? Vou novamente no gastro amanhã, mas tenho Fibromialgia e estou com medo.
        Desde já, obrigada pela atenção.

  • Mariza

    Boa  noite Doutor, estou  já completando  uma sema q esta acontecendo isso  comigo, com muita dificuldade para defecar e no final  ardencia e sanguamento no domingo foi  mas forte no qual ao senta e anda doi. Isso  nunca aconteceu  comigo, eu trabalho de calça jean e sentada todos os dias sou costureira e irrei fazer exame de sangue, fezes e urina, não pratico  sexo  anal e tenho  23  anos oq devo  fazer  q medico  procuro? Hjso  defequei  pela  manha e não  teve sangue  mas doi,  faço  sempre depois das refeiçoes e bebo  bastante aguaaa ?  oq o senhor me diz?  O que devo  fazer  primeiro  que medico  procuro?  que exames  faço ?

  • Ana Coutinho

    Eu há uma semana que ando a deitar sangue nas fezes. custa-me a evacuar e fico cheia de dores, tal como que se tivevesse a romper algo no anus. demoro mais ou menos 2 a 3 MINUTOS a evacuar e dou por mim a puxar as fezes pra dentro pois não aguento com dores. Depois tenho reparado que as fezes vêm com uma bocado de sangue, um fiosinho mais propriamente. Da primeira vez que tal sucedido aconteceu pensei ser normal da segunda pensei ser do esforço mas o que é certo e que não para mesmo e eu estou preocupada devido à minha idade,pois tenho apenas 15 anos. Agradecia resposta para o ana.isa.mary@hotmail.com Obrigado e cumprimentos.

  • Joelmourao

    Doutor
    Toda vez que vou ao banheiro estou observando que nas fezes tem uns pigmentos vermelho acho que e muco com uma especie de caroço que parece um feijão , sinto muitas dores abdominal uma especie de cheio , tem período que eu to com diarreia e outro de constipação o que sera ?

  • kellen cristina feliciano

    oi sou kelly tenho 21anos e estou com muito sangramento nas fezes e so sanque e fiz um exame e nao deu nada e a minha barriga doi muito toda vez que quero ir ao banheiro o que faço……….

  • Rosemeire Borota

    Dr. meu pai tem mais de 60 anos,já fez todos os exames e nada aparece, tem sangramento nas fezes e depois de alguns meses agora sente dor, preciso muito de ajuda, qual é a recomendação neste caso. Tive uma amiga com o mesmo problema aos 21 anos de idade e encontrou a cura só com medicamentos, precisamos de um prodtologista urgente. se puder nos ajudar. obrigada

  • Pctrader84

    olá

    eu ha cerca de 1 mês deitei sangue nas fezes durante 3 vez que fui ha casa de banho começei a fazer uma dieta e passou o mal que hoje fui outra vez e deitei sangue em pouco quantidade sangue vermelho.
    tenho 27 anos e estou preocupado
    Pode me ajudar 

  • Ozair da silva cardoso

    Ola  Dr pedro como psso tratar esse sangramento 

  • Christiane

    Estou com dengue a uma semana,e hoje evacuei fezes mto escura,será sangue? sairam de pouco a pouco e pastosas,sendo que minha taxa de plaquetas almentaram de 112 mil para 126 mil,será que é grave?

  • Regis vaz

    hj pela primeira ves almocei com um pouco de pimenta comi bananas com aveia no final da tarde e agora a noite ao defecar saiu sangue misturado nao muito mas me deu começo de uma diareia leve aparente mente estou tranquilo nada mal so ardendo pouquicimo o anus??? oque pode ser?? devo ir ja ao medico ou posso aquarda uma proxima ida ao toalhete pra ver se normalizou?

  • Morenadani2010

    tenho 23 anos quando vou evacuar esta sangrando era pouca so no papel,agora ja da pra ver ate nas fezes e suja bem mais o papel e tambem e doloroso vc pode me falar sobre o assunto para poder ir e procuar um profissional especializado. Desde ja  agradeço

  • Pedro Cunha

    Ola Dr.
    Eu fiz as necessidades e deitei sangue junto as fezes de cor clara passando uma hora fiz outra vez confirmar se tinha sangue e puxei e so me saiu muito sangue e passando 2 dias fiz outra vez sangue ao terceiro dia fiz sem sangue mas tinha uma ponta com cor verde escuro ou preto mas comi kiwi e no dia 4 e 5 fiz sem sangue e ando a fazer uma alimentacao equilibrada coisa q nao fazia antes.
    O que devo fazer agora ir ao medico ou deixar tenho 27 anos e quando tinha 6 anos tambem deitava.

    Abraco

  • leticia lima de olievira

    é normal i defecar e sangra  ?

  • elenice rosas

    Gostaria de saber quanto custa em média para fazer uma colonoscopia? E onde pode ser feita.

  • Valéria Martins

    Oi Boa Tarde!
    tenho 30 anos…e desde que eu tive meu primeiro filho tenho dificuldade em evacuar,fico mais de uma semana sem evacuar,e de uns tempos pra cá.tenho notado sangue no papel,pensei que fosse de fazer força,mas semana passada quase não fiz força até para evitar de sangrar,mas quando terminei que olhei o vaso estava tampado de sangue,e no papel saiu muito sangue,tinha fiquei apavorada chorei muito,e no fim de semana me deu uma dor de barriga e fui ao banheiro e ao terminar não tinha sangue como da ultima vez mas tinha uns rajado de sangue nas fezes estou muito preocupada.o que devo fazer,tem alguma coisa que eu possa esta fazendo em casa para que melhore?mesmo quando estou com dor de barriga muito forte tenho dificuldade em evacuar.desde já agradeço muito obrigada

  • Anonymous

    OLa doutor,meu nome eh paula, tenho 21 anos e a umas 2 semanas atras tenho percebido gotas de sangue ao evacuar e uma dor forte, nunca tive problemas de intestino e nem dificuldade de evacuar, a dor se apresenta no momento da evacuacao e permanece dolorida por uns istantes, o sangue nao eh mt. Oq pode ser? Agradeco a atencao.

  • Chefebvm

    Boa tarde , a minha mãe fez analizes as fezes mais precisamente 6 colheitas e deram todas positivas isto é claramente um sinal de alarme ? Obrigado

  • Barbarapr

    Dr. Pedro, encontrei a materia ao procurar os sintomas que meu pai apresenta: inchaço muito grande na barriga, dores abdominais e mt sangramento, as vzes sem nem mesmo evacuar. Ha muito tempo queremos leva-lo ao medico, ele tem somente 51 anos mas nao se cuida, minha duvida é a qual especialista leva-lo e talvez ate mesmo um nome no Rio de Janeiro, obrigada.

  • Anonymous

    Olá! gostaria de saber qual a especialidade médica devo procurar pois tenho sentido constantemente uma sensação estranha no estomago sempre após a evacuação e algumas vezes após me alimentar tenho a sensação que comi um boi e em outras, a que não comi nada, sentindo uma coisa que parece dor de fome e ontem após evecuar vi sangue no papel, a minha evacuação não foi forçada e as fezes estavam claras e pastosas, meu instestino não funciona de forma regular, as vezes fico de 2 a 3 dias sem evacuar e em outras, tenho diarreias constantes.
    Desde já obrigado pela orientação

  • Niltondufflesteixeira

    ha tr~es dias tive uma crise de vômito escuro, seguido de evacuação escura nos dois seguidos. Qual será a causa ?

  • Silvany_telesforo

    ha tres dia me sinto mal,com dores pelo corpo principalmente dor no estomago,cansaço,mal estardor de cabeça e hoje comecei a evacura sangue anal.o que eu faço.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Vá a um médico.

  • André

    Tenho hemorroide externa e ontem senti um aumento desta. Hoje, ao defecar, notei um pouco de sangue no papel higiénico, e pelo facto de as fezes serem duras doeu-me um pouco ao evauar. Devo procurar um médico, ou esperar mais um dia ou dois para ver se o sangue se mantém? Tenho 25 anos

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Procurar o médico.

  • Ademirlino

    ja faz uma semana pelo menos que ao defecar cai pingos de sangue bem avermelhados não misturado as fezes,começou derepente e pareçe que esta diminuindo,o que pode ser?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Isso é comum na hemorroida. Procure um proctologista.

  • Marcelo

    Doutor

    Ja faz uns 10 dias que constantemente tem aparecido junto as fezes um corrimento de sangue muito avermelhado e de proporcional quantidade. Ja fiz tratamento a algum tempo para tratar de uma gastrite nervosa, ja fiz também no passado varias endoscopias que constaram uma defasagem grande nas paredes do estomago que quantifica uma quantidade superior de acido gástrico.Pouca coisa que como que não me faz mal.estomago sempre inchado, volumoso, gases frequentes e altos, queimação constante e sempre que como algo antes de chegar no estomago ja sinto mal.Agora estes contantes sangramentos que me deixam assustado.

  • Marcelo

    Doutor

    Ja faz uns 10 dias que constantemente tem aparecido junto as fezes um corrimento de sangue muito avermelhado e de proporcional quantidade. Ja fiz tratamento a algum tempo para tratar de uma gastrite nervosa, ja fiz também no passado varias endoscopias que constaram uma defasagem grande nas paredes do estomago que quantifica uma quantidade superior de acido gástrico.Pouca coisa que como que não me faz mal.estomago sempre inchado, volumoso, gases frequentes e altos, queimação constante e sempre que como algo antes de chegar no estomago ja sinto mal.Agora estes contantes sangramentos que me deixam assustado.

  • Rogers tavares

    Doutor, tenho 26 anos, me alimento bem, não faço esforços físicos, hoje eu fui ao banheiro e evacuei sangue vivo em muita quantidade, ao levantar do sanitário o sangue continuou a descer em muita quantidade, nunca ocorreu isso comigo anteriormente, o tapete do banheiro ficou cheio de sangue, fui tomar banho, me senti muito mal e minha pressão teve alteração, senti muito frio com a água quente no meu corpo, o sangue ainda continuava a descer com pedaços de coágulos, ficou muito tempo sangrando a água do banho estava toda vermelha. O que será que esta acontecendo com o meu corpo? Levo uma vida tranquila, moro sozinho e me cuido bem, apenas sou estudante de administração, será que estou com cancro ? Será que irei morrer doutor ? Estou arrepiado desde que aconteceu isso, estou com muito frio, esta calor. Me ajude, por favor.   

  • Roberta Fiorani

    DR. Ja vai para um mes,que minhas fezes saem com Sangue misturado nelas, mais parece uma tripinha, e nao sinto nada, nao faço força e nao tem mal cheiro, alias nem fede, nao sinto nada. qual medido procurar e oque imagina ser , por favor me responda preciso de alguma resposta” 

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Procure um gastroenterologista.

  • Luciane

    DR. minha filha tem 1 ano e meio está com raias de sangue nas fezes, ela se espreme e chora pegando no bumbum todas as vezes que vai evacuar.Ha seis meses toma o cetotifeno para um tratamento de adenoide recomendado pela pediatra e esta nascendo dentes, será esses os motivos?

  • Prifayas

    doutor quando fui evacuar as fezes saiu com dor mais saiu normal quando fui me limpar no papel tinha sangue vivo o que devo fazer?

  • Prifayas

    doutor quando fui evacuar as fezes saiu com dor mais saiu normal quando fui me limpar no papel tinha sangue vivo o que devo fazer?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Procure um proctologista.

  • Lorenco

    Doutor. ontem começou a me dar isso. fui ao banheiro e junto com a fezes sai sangue. no papel tbm estava com sangue. o sangue é bem vermelho e luminosonao sinto dor alguma apenas sai sangue junto com as fezes  . oque pode ser? 

    tenho 21 anos 

    grato 

  • Keila

    Doutor (a), quando evacuo sai sangue vivo não misturado às fezes. Que médico devo procurar para me tratar disso?
    Grata
    Keila

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Gastroenterologista ou proctologista

  • Tamy_rbd1

    Dr . Ao ir ao banheiro na saida das fezes há um desconforto e acabei de ir ao banheiro e saiu com um pouco de sangue nas fezes e no papel higienico … oque pode ser ? obrigado …

  • Neves

    Dr. Pedro Pinheiro a uma semana que ando com colicas nos intestinos !!! tenho alguma dificuldade em fazer fezes, e quando as fasso custuma vir um liquido transparete com as fezes !!as vezes ate so sai esse liquido transparete( tipo saliva) !a alimentaçao ,como muito pouco e fico logo  com a barriga inchada que poderar ser isto Doutor

  • Rose

    Doutor(a), fiz o exame de sangue oculto nas fezes e deu positivo. Tenho um histórico de anemia, pode estar relacionado a esse sangue nas fezes. Não
    seria bom investigar a causa dessa anemia? Qual médico devo procurar para isso? Obrigada

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Procure um gastroenterologista.

  • Rafael

    Dr. comer muita uva pode ocasionar fezes de cor avermelhada? Porque as minhas sairam com cor de sangue, mas eu tenho uma dieta e nivel de atividade fisica excelentes…

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se for uma quantidade muito grande até pode. Basta ver se as fezes se normalizam no dia seguinte.

      • Rafael

        Ah, Obrigado,né! Valeu!

      • Rafael

        Ah, já voltaram ao normal, eu estava comendo cerca de 2 cachos médios (uma mão fechada) durante os treinos (ginástica artística)… Minha mãe já queria me levar no médico, exame de sangue, etc hahaha

  • Andrea Cristianne

    Doutor, minha mãe apresentou no últimos meses um quadro grave de anemia severa. Tomou sangue, está sendo medicada, porém após uma semana de tratamento vem apresentando sangue nas fezes. Isso é normal ou pode ser outras doenças no intestino?

  • Bea

    Oi Doutor , boa tarde !! Meu pai está fazendo fezes com muito sangue. Pode ser o que ? Acha melhor procurarmos um médico?

    Obrigada 

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Claro que sim.

  • Fabiano Vales

    boa noite
    estou fazendo fezes com sangue normal nao sinto dor ou qualquer coisa estou fazendo o uso de creatina a algo a ver
    obrigado

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • Fernando jose

    ola , tenho sangramento nas fezes uma 02 ou 03 vezes por ano , sempre apos algum esforço físico , mais detalhe tenho > hemacromatose , então falta de ferro no sangue q não é..  ate pouco tempo fazia sangria teurapeutica pois sou portador de hepatite e não posso doar sangue !!

  • Clara

    boa noite doutor. hemorroidas tem cura?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Tem.

  • Marcos

    minha filha tm 14anos ..  esta cm anemia …parou  de mestrua a 3meses.. os exames deu possitivo para  sangue nas  fezes  …ñ  notavel  a olho  nu….  ela vai passar  por um  gastrico….seria  a  gastrite a  cousa desse  sangramento  DOUTOR… estou muito preocupado

  • Deeh_vitinhoo

    Doutor, a meses venho sentido dores em um dente, e para combate-la, pois demora para marcar um canal com o meu plano dentatrio comecei o uso de anti-inflamatorios, após um tempo percebi que começou a sair sangue toda vez que ia no banheiro mas não em grande quantidade, mas depois começou a sair em grande quantidade. Oque devo fazer? Quem devo procurar? Se eu parar de tomar os anti-flamatorios tudo voltará ao normal? Grato desde já.

  • Carlos

    Bom dia. Nas últimas 3 vezes que evacuei, notei que a privada ficava toda vermelha, como se fosse sangue dilido na água. Não sinto dor alguma e sai sangue no papel higiênico. O que devo fazer?