Febre Reumática: causas, sintomas e tratamento

Dr. Pedro Pinheiro

comment 54 Comentários


Introdução

A febre reumática, conhecida popularmente como reumatismo no sangue, é uma complicação que pode surgir após um quadro de faringite causado pela bactéria Streptococcus.

Nas regiões menos desenvolvidas do mundo, estima-se que cerca de 20 milhões de pessoas sofram de febre reumática, sendo esta a principal causa de morte de origem cardíaca na população abaixo dos 50 anos. É uma doença que ocorre principalmente na população jovem, com pico de incidência entre os 5 e 15 anos de idade. A febre reumática é pouco comum em adultos.

Neste artigo explicaremos o que é a febre reumática (reumatismo no sangue), quais são os seus sintomas, suas causas e as opções de tratamento e prevenção.

O que é a febre reumática?

A febre reumática é uma doença inflamatória que ataca o coração e suas válvulas levando a sua progressiva destruição. É uma complicação de infecções comuns da garganta, como a faringite estreptocócica e a escarlatina, ou de pele, como o impetigo causadas pela bactéria Streptococcus pyogenes (Streptococcus ß-hemolítico do grupo A de Lancefield).

A história acontece da seguinte maneira: uma pessoa jovem adquire uma faringite ou amigdalite comum, daquelas com febre, dor de garganta e pus nas amígdalas. Este paciente acaba por não procurar atendimento médico e não recebe o tratamento com antibióticos, como seria suposto. Com o passar dos dias o seu sistema imune consegue controlar a infecção e a faringite pode desaparecer.

Todavia, a bactéria Streptococcus pyogenes possui uma proteína muito semelhante àquela existente em alguns tecidos do nosso corpo, como válvulas cardíacas, articulações, sistema nervoso e pele. Ao tentar controlar a infecção bacteriana, o nosso sistema imune pode acabar produzindo anticorpos contra essa proteína que, além de atacar a bactéria, acaba também por atacar indevidamente todos esses outros tecidos, levando a sua destruição.

A febre reumática costuma surgir após 1 a 4 semanas do início da infecção de garganta pelo Streptococcus pyogenes.

Antes de seguirmos em frente, algumas ressalvas são importantes:

  • Nem toda faringite não tratada apresentará a febre reumática como complicação. Vários germes podem causar dor de garganta, incluindo vários tipos de bactérias e vírus. A febre reumática é causada apenas pelo Streptococcus pyogenes.
  • Entre a espécie Streptococcus existem vários tipos de bactérias como o Streptococcus pneumoniae, que causa pneumonia, o grupo Streptococcus viridans, que causa endocardite e outras. Mesmo entre o Streptococcus pyogenes, existem várias cepas diferentes e nem todas parecem ser capazes de causar febre reumática.
  • Além da bactéria específica, parece também ser necessária uma predisposição genética dos pacientes para se desenvolver febre reumática.

Portanto, para se ter febre reumática é preciso ter uma predisposição individual e uma infecção de garganta por cepas específicas do Streptococcus pyogenes. Além disso, é preciso que o paciente não receba tratamento adequado com antibióticos.

Sintomas

A febre reumática costuma surgir com um quadro de febre alta que vem acompanhado de um ou mais dos seguintes sinais e sintomas:

Poliartrite migratória

A poliartrite da febre reumática é o sintoma mais comum da doença e acomete 3 em cada 4 pacientes.

Artrite é um quadro de inflamação das articulações, como, por exemplo, joelhos, cotovelos, punhos, tornozelos, etc. Os sintomas da artrite consistem em inchaço, vermelhidão, calor local e intensa dor.

Chamamos de poliartrite quando a artrite acomete várias articulações ao mesmo tempo. Já o termo “migratória” indica que a inflamação vai mudando de articulação ao longo dos dias.

Portanto, uma poliartrite migratória é uma inflamação de várias articulações do corpo, que muda de local com o passar dos dias.

Cardite

A febre reumática ataca todo o coração, incluindo pericárdio (membrana que o envolve), miocárdio (músculo cardíaco) e as válvulas cardíacas.

Os sintomas do acometimento cardíaco incluem dor torácica, principalmente quando se respira fundo, cansaço aos esforços e surgimento de um sopro no coração, sinal que indica lesão em uma das suas válvulas.

A lesão das válvulas do coração pode ser grave suficiente para causar insuficiência cardíaca.

A cardite é a complicação mais grave da febre reumática e ocorre em cerca de 40 a 50% dos casos. A cardite e a artrite costumam ser, após a febre, os dois primeiros sintomas da febre reumática.

Coreia de Sydenham

O acometimento do sistema nervoso central pela febre reumática causa a coreia, uma alteração neurológica que se manifesta com movimento involuntários dos braços, pernas e da cabeça, fraqueza muscular e alterações do discurso. A coreia desaparece durante o sono.

No vídeo abaixo é possível ver uma menininha que teve febre reumática e apresenta coreia de Sydenham.

YouTube video

A coreia de Sydenham, também chamada de dança de São Vito, é mais comum em mulheres e pode aparecer somente após 8 meses da infeção de garganta. Ocorre em 5 a 10% dos casos de febre reumática.

A coreia pode ser o primeiro sintoma. Em alguns pacientes, ela surge sem que haja sinais cardite ou artrite associados.

Nota: a menina do vídeo acima recuperou totalmente a sua coordenação após alguns meses e não ficou com sequelas.

Nódulos subcutâneos

A presença de nódulos subcutâneos é outra manifestação típica da febre reumática.

Estes nódulos costumam ser indolores, endurecidos, sem sinais inflamatórios, medindo entre 0,5 e 2 cm. Podem surgir vários, mas a média é entre 3 e 4 nódulos distribuídos principalmente no cotovelo, punhos e joelhos. Normalmente, desaparecem após 1 mês.

Os nódulos subcutâneos ocorrem em 10% dos casos e somente naqueles que também apresentam cardite. Esses nódulos da febre reumática são muito parecidos com aqueles da artrite reumatoide.

Eritema marginato

O eritema maginato é um rash avermelhado, evanescente, que acomete principalmente os tronco e partes dos membros. Costuma ficar mais evidente em temperaturas quentes e pode durar anos, aparecendo e desaparecendo ao longo do tempo.

O eritema maginato ocorre em 5% dos casos e, assim como os nódulos subcutâneos, também costuma estar associado a cardite.

Curso da doença

Na maioria dos casos de febre reumática, o episódio agudo dura em torno de 6 semanas. Em 90% dos casos, os sintomas desaparecem em no máximo 3 meses.

A coréia de Sydenham costuma melhorar em 3 a 4 meses, porém, alguns em alguns pacientes podem levar até 2 anos.

O principal problema da febre reumática são as sequelas cardíacas. Uma vez que a válvula esteja lesada, ela não se regenera. As lesões valvulares podem levar à insuficiência cardíaca e favorecem o aparecimento da endocardite. Com frequência, o paciente com lesão valvar reumática necessita de cirurgia para trocar da válvula cardíaca afetada.

Quem já teve um episódio de febre reumática apresenta um alto risco de reincidência toda vez que surge uma nova faringite, sendo necessário tratamento antibiótico profilático (explico mais abaixo).

Anticorpo antiestreptolisina O (ASLO)

Um exame que pode ser feito para saber se o paciente teve contato recente com a bactéria que causa a febre reumática é a dosagem do anticorpo antiestreptolisina O, conhecido também pela sigla ASLO. Valores elevados de ASLO indicam que houve um contato recente com a bactéria Streptococcus. O ASLO começa a se elevar após 1 semana de infecção pelo Streptococcus e atinge o seu pico ao redor da 5ª ou 6ª semana, época em que o paciente já desenvolveu sintomas de febre reumática.

Tratamento

O tratamento da febre reumática se baseia primordialmente na sua prevenção. O tratamento das faringites/amigdalites bacterianas com antibiótico praticamente elimina o risco do aparecimento da doença. O ideal é não postergar o início do tratamento por mais de 7 dias após o início dos sintomas.

A não prescrição de antibióticos, principalmente se o paciente for jovem, ou a interrupção do esquema antibiótico antes do prazo estipulado, mesmo que a faringite já tenha desaparecido, são os principais fatores de risco para febre reumática.

Uma vez que o episódio agudo de febre reumática já tenha aparecido, o tratamento torna-se basicamente paliativo. Não existe terapêutica que impeça a destruição das válvulas cardíacas. Nestes casos a conduta consiste na administração de antibióticos para eliminar o Streptococcus do organismo, mesmo que já não haja mais sintomas de faringite ativa e na administração de anti-inflamatórios e aspirina para alívio dos sintomas como artrite e dor torácica.

Prevenção secundária da febre reumática

A prevenção secundária é aquela que fazemos nos pacientes já tiveram um episódio de febre reumática. Como o risco de um segundo quadro agudo é muito alto, indica-se a o uso prolongado de antibióticos até os 21 anos de idade, ou até 5 a 10 anos após o último ataque. Nos pacientes que apresentam sequelas cardíacas, com lesão valvular, a profilaxia está indicada até os 40 anos de idade.

O esquema mais utilizado é a injeção de penicilina benzatina (benzetacil) a cada 3 ou 4 semanas.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


54 respostas para “Febre Reumática: causas, sintomas e tratamento”

  1. Ruticleia da Silva

    Meu resultado de exame de Antiestrptolisina deu 24 UI/ml o q significa?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Isso é um valor normal. Significa que você não teve uma infecção recente pela bactéria estreptococo.

  2. Maria elizandra

    O ASO do meu filho deu 600 ele tem 11 anos pode ser febre reumática.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O ASO (Antiestreptolisina O) é um exame de sangue que mede a quantidade de anticorpos produzidos pelo corpo em resposta a uma infecção por estreptococos do grupo A, que podem causar várias doenças, incluindo faringite estreptocócica e febre reumática.

      Um resultado elevado do ASO sugere apenas uma infecção recente ou passada por estreptococos do grupo A. Não significa que a criança tem febre reumática.

  3. Anna Keyla

    Doutor, tive febre reumática com meus 15 anos, e tomei Benzetacil por quase 2 anos, até meus 17 anos. Refiz meu ASLO e a médica me liberou, disse que eu não precisava mais tomar. Ela tinha indicado 5 anos tomando, vi que era o certo, mas me liberou. sinto dores nas articulações e incham e sofro de ansiedade. A doença corre o risco de voltar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Teoricamente, o correto é fazer a profilaxia com benzetacil por 5 a 10 anos após o último ataque de febre reumática. É preciso conservar com a sua médica para entender o motivo da suspensão tão precoce.

  4. Joice

    Uma pessoa de 50 anos pode ter tido a febre reumática e não ter se tratado adequadamente e ter ocasionado a lesão das válvulas?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Pode.

  5. ANDREIA LOPES

    BOA INFORMAÇÃO! PARABÉNS.

  6. Rubia

    Boa informação! Parabéns.

  7. Suzete

    Tenho artrite réumatoide posso tomar Benzetacil???

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se houver indicação, sim.

  8. isabelly ortiz

    a febre reumática pode causar problemas cardíacos?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, o acometimento cardíaco é uma das principais características da febre reumática.

  9. Angela

    Boa noite ,a febre Reumática Coréia,pode se desenvolver por excesso medicamentoso ou genético? Obrigado

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não.

  10. Solange

    Quando a referência de aslo é 166 e o resultado está bem abaixo como 8 o isso quer dizer, ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Que o resultado foi negativo.

  11. Natalia

    Fiz um ecocardiograma , o resultado foi valvulopatia mitral reumatica com predomonio de regurgitação de leve a moderada, o médicobme disse que tenho que tomar benzotaçil , isso quer dizer aue tenho febre reumatica, so descobri isso com 34vanos e ñ me lembro de inflamação de garganta alguma.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      É possível que você tenha tido febre reumática. Você está sendo seguida por um cardiologista?

  12. Michele

    Febre reumatica também dá em adulto ?

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Pode, mas é bem raro.

  13. Ctgui

    Parabéns, ótimo artigo

  14. Souzaadeir

    parabens pelo artigo! gostaria de saber os valores de referencias, meu exame deu possitivo para o aslo e bem asima da referencias de laboratorio ref ate 200 UI-L OMEU RESULTADO DEU 300.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O que importa é o valor de referência do laboratório que você fez. Um ASLO positivo apenas indica uma infecção recente pela bactéria estreptococos.

  15. Lídi

    Parabéns pelo artigo. Esclarecedor. Gosto muito do mdsaude. Deus abençoe a todos!!!

  16. Rayane Rocha

    E o paciente que descobriu após 45 anos que teve febre reumática deve fazer o que?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se não há sequelas, não há nada a fazer.

  17. Raquel

    Tenho febre reumática e controlo fazendo exames de sangue e tomando penicilina bizantina. O problema é que minha garganta vive com pus. Quando começo a sentir dores e ela incha, tomo uma benzetacil. Porem ela em poucos meses e ate mesmo semanas, volta a inflamar. E sempre esta com pus. Queria saber se esse seria um caso de retirada das amígdalas. Meu reumatismo atacaria menos se eu retirasse as amígdalas?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      É possível que sim. Você já ouviu a opinião de um otorrinolaringologista?

  18. André Luiz

    Tenho Febre Reumática e ja tive Coréia quando criança, isso pode voltar a acontecer? tenho 29 anos e muitos problemas cardíacos…

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não costuma voltar depois de adulto, mas se você tem sequela cardíaca, há quem indique tratamento profilático té os 40 anos.

  19. Roberto Mendonça

    dr minha filha ja faz o tratamento com a benzetacil a cada 21 dias, mais de um mes pra ca apareceu a sindrome de coreia, ja esta atingindo a mao esquerda e a fala dela, e tb a face, gostaria de saber se ela vai ficar com esses sintomas para sempre, obrigado desde ja

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      A coreia geralmente melhora completamente após 3 ou 4 meses

  20. raquel paixão

    Doutor meu filho tem trez anos e está tendo episodios de atividades reumatica , isso quer dizer que ele tem febre reumatica

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não tenho como saber à distância.

  21. Marco Esio

    Marco Esio Silva e Costa
    Apos o inicio do tratameto da febre reumática, ha algum risco da pessoa adquirir algum problema neurológico?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se a febre reumática já tiver se instalado, sim, há risco.

  22. Agatha

    Eu gostaria de saber se mesmo com a pessoa fazendo o tratamento correto com a benzetacil a cada 21 dias até os 21 anos essa pessoa pode ter crises novamente após o tratamento…

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O risco é baixo.

  23. Lulu-de-jesus

    Doutor meu nome é luciene sou de oringem muito pobre e não lembro de ter tido a febre reumatica quando pequena, porém de alguns anos pra cá tive muitas crises de garganta, e hoje sinto fortes cefaléias, minhas articulações doi muito, e agora sinto dores musculares, afebre me ataca mais no periodo da noite. isso pede ser indicios que eu adiquerir a febre amarela? estou comedo, pois minha familia só morrem de duas coisas: infarto e câncer.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Adultos não costuma ter febre reumática. Os sintomas podem ser só da infecção da garganta.

  24. Maria freitas

    depois que a febre reumatica atinge o coraçao nao tem mais cura o paciente ta condenado a morte?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não necessariamente. Mas se a lesão cardíaca for grave, o paciente pode precisar fazer uma cirurgia para trocas as válvulas do coração.

  25. Marluce

    parabéns, gostei muito das informações desse artigo,

  26. Joaosleite

        Você foi muito feliz no esclarecimento da doença. Boa sorte na sua vida e nas condutas como médico, caro co0lega.

  27. Ricardo

    Parabéns pelo site. É difícil achar um site sobre medicina tão completo e de fácil manuseio.

  28. Ester Careniro

    Gostaria de saber se Coreia de Sydenhan tem cura, meu filho tem 7 anos e faz tratamento com benzetacil ja a 7 meses, os movimentos diminuem e aumentam de tempo em tempo, mas não tem nada alem disso.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Tem cura sim, mas pode levar até 2 anos para desaparecer completamente.

  29. Jessica Aprijo

    Obrigada pelo artigo. Descobri ontem que eu tive febre reumática e agora tenho sopro cardite e amanhã terei de tomar injeção benzetacil em 21 á 21 dias. Poderia me informar que grau é esse sopro?
    Jessica Aprijo
    dedaaprijo_pb@hotmail.com 

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sopro cardíaco é um achado do exame físico. Eu não tenho como saber a gravidade de um sopro sem poder examinar o paciente.

  30. Jeslia10agostinho

    Maravilhoso estava em busca de uma explicação como a sua. Me ajudou bastante em um trabalho de conclução de Curso Enfermagem que realizei. Obg!

  31. Ana Vieira

    muito obrigado esti artigo mim ajudo muito