Sinusite: sintomas, causas e tratamento

Dr. Pedro Pinheiro

comment 67 Comentários


O que é sinusite?

Sinusite, ou sinusopatia, é o nome que se damos à inflamação dos seios paranasais, também conhecidos como seios da face.

A sinusite pode ser resultado de infecções virais, bacterianas ou fúngicas, alergias ou problemas do sistema imunológico, incluindo as doenças autoimunes.

A sinusite vem habitualmente acompanhada de rinite, que é a inflamação da cavidade nasal, provocando um quadro chamado rinossinusite. Na maioria dos casos, a rinossinusite é provocada por vírus respiratórios, tais como rinovírus, vírus influenza ou parainfluenza.

O que são os seios paranasais?

Os seios paranasais, também chamados seios nasais ou seios da face, são cavidades cheias de ar dentro dos ossos do crânio e da face, que se comunicam com a cavidade nasal.

São quatro o número de seios paranasais, a saber:

  • Seio frontal.
  • Seio etmoidal.
  • Seio esfenoidal.
  • Seio maxilar.
Seios paranasais
Seios paranasais

Os seios da face são estruturas anatômicas importantes, pois desempenham as seguintes funções:

  • Umidificação e aquecimento do ar respirado pelo nariz.
  • Aumento da ressonância da voz.
  • Equilíbrio das pressões intracranianas quando há variações na pressão atmosférica (mergulhos, viagens de avião ou subidas a grandes altitudes).
  • Secreção de muco para proteção das vias aéreas superiores.
  • Absorção de impacto em casos de trauma (materiais ocos absorvem mais impacto do que materiais maciços).

Os seios paranasais são bilaterais e simétricos, ligam-se à cavidade nasal por pequenos orifícios por onde é drenado o muco produzido.

Quadros de alergia ou gripe, por exemplo, causam edema da mucosa nasal e aumento das secreções, obstruindo facilmente a drenagem dos seios da face. A impossibilidade de escoar o muco produzido leva à congestão dos seios e, consequentemente, à sinusite.

Tipos

A sinusite pode acometer qualquer um dos 4 seios paranasais, podendo ser bilateral ou unilateral.

A sinusopatia por ser classificada em:

  • Sinusite aguda: quando os sintomas duram menos de 4 semanas.
  • Sinusite subaguda: quando os sintomas duram entre 4 e 12 semanas.
  • Sinusite crônica: quando os sintomas duram mais que 12 semanas.
  • Sinusite recorrente: quando há 4 ou mais episódios de sinusite durante o ano.

A imensa maioria das sinusites agudas são de origem viral ou alérgica, mas não é incomum que elas se transformem em sinusite bacteriana.

Ocorre que a obstrução e a estase do muco nos seios da face favorecem a proliferação de bactérias que vivem silenciosamente nas vias respiratórias. O paciente, portanto, pode ter um quadro inicial de sinusite alérgica ou viral que após alguns dias pode se transformar em uma sinusite bacteriana.

As sinusites bacterianas que não são completamente curadas podem progredir para o quadro de sinusite crônica.

Sintomas

Os principais sintomas da sinusite aguda são:

  • Congestão nasal.
  • Corrimento nasal purulento (coriza amarelada).
  • Dor de cabeça.
  • Dor na face.
  • Dor na arcada dentária superior.
  • Dor em volta dos olhos.
  • Sensação de pressão quando se abaixa a cabeça.
  • Ouvidos entupidos.
  • Mau hálito.
  • Tosse (principalmente noturna).
  • Diminuição do paladar e do olfato.

É comum a presença de dor quando fazemos pressão com os dedos sobre os seios nasais, principalmente nos seios frontais e maxilares, que são os mais superficiais.

A maioria dos casos de sinusite viral ou alérgica melhora espontaneamente dentro de 10 dias. Sinusites bacterianas leves também podem ser autolimitadas, mas nos casos mais sintomáticos, com febre alta e coriza purulenta, a cura geralmente só vem com tratamento antibiótico.

Sinusite bacteriana

Quando há contaminação da sinusite por bactérias é comum surgir febre. Porém, como a gripe pode desencadear sinusopatia e também cursar com febre, nem sempre é fácil fazer a distinção entre uma sinusite viral e uma sinusite bacteriana. Como já foi salientado, a sinusopatia pode começar como uma infecção viral ou um quadro alérgico e depois de alguns dias se transformar em sinusite bacteriana.

Em muitos casos, não é possível distinguir uma sinusite viral de uma sinusite bacteriana nos primeiros 10 dias de doença.

A existência de uma rinossinusite bacteriana aguda deve ser suspeitada em pacientes com qualquer uma das seguintes características:

  1. Sinais e sintomas de sinusite aguda com duração de 10 ou mais dias sem melhora clínica.
  2. Início do quadro já com sintomas mais graves, como febre maior que 39ºC e descarga nasal purulenta, com duração de pelo menos três dias consecutivos.
  3. Quadro de sinusopatia aguda que melhora após poucos dias, mas subitamente volta a piorar, surgindo febre, dor na face e coriza purulenta.

Complicações

Como os seios da face apresentam íntima relação com órgãos nobres, como olhos, ouvidos e cérebro, a sinusite bacteriana pode levar a complicações graves.

É importante procurar atendimento médico sempre que houver os seguintes sinais de complicação listados abaixo:

  • Febre acima de 39ºC.
  • Edema ou vermelhidão na face.
  • Edema e vermelhidão em volta dos olhos.
  • Visão dupla ou qualquer outra alteração visual.
  • Confusão mental.
  • Dor de cabeça muito intensa.
  • Rigidez de nuca.
  • Prostração intensa.

A sinusite bacteriana, apesar de apresentar uma taxa de mortalidade baixa, é uma infecção que não deve ser negligenciada, principalmente quando existem os sinais descritos acima.

Entre as suas possíveis complicações, podemos citar a infecção dos olhos, meningite, abscesso cerebral, infecção da pele ou dos ossos da face, otite e labirintite.

Diagnóstico

O diagnóstico da sinusite quase sempre é clínico, obtido através da história e do exame físico.

Se o médico que estiver atendendo for um otorrinolaringologista, ele pode fazer uma rinoscopia (endoscopia nasal) para tentar visualizar diretamente os seios paranasais e confirmar a suspeita clínica.

Radiografia dos seios da face

Em caso de dúvida, pode-se lançar mão de exames de imagem. A radiografia dos seios da face, muito usada antigamente, não é mais considerada um bom exame, pois a sua sensibilidade é baixa.

Quando o resultado é positivo, como na foto abaixo, que mostra uma sinusopatia do seio maxilar esquerdo, o diagnóstico pode ser confirmado. O problema é que se a radiografia for normal, não dá para descartar a existência da sinusite, pois o exame não consegue detectar até 40% dos casos.

Sinusite

Tomografia computadorizada dos seios da face

O exame de imagem mais utilizado atualmente é a tomografia computadorizada (TC). Compare as imagens abaixo de duas tomografias computadorizadas dos seios da face e veja como a qualidade das imagens é muito superior.

Sinusite

A TC da direita está normal e os seios paranasais estão preenchidos apenas com ar (imagem preta). À esquerda, podemos ver uma TC de seios da face evidenciando sinusopatia bilateral, mais evidente no seio maxilar direito, que está completamente tomado por líquido (imagem cinzenta).

As imagens fornecidas pela TC são muito mais bem definidas. Ao contrário do que ocorre na radiografia simples dos seios da face, uma tomografia computadorizada com resultado normal consegue excluir o diagnóstico de sinusite.

Tratamento

A maioria dos casos de sinusite aguda melhora espontaneamente em 7 a 10 dias. O tratamento, portanto, é basicamente sintomático. Mesmo as sinusites bacterianas costumam ter bom prognóstico, pois as complicações são pouco comuns.

Para o tratamento das sinusopatia agudas não bacterianas estão indicados a lavagem da cavidade nasal com solução salina (soro fisiológico) e aplicação de corticoides nasais em spray. Compressas mornas sobre o rosto podem trazer alívio, e ingestão vigorosa de líquidos ajuda a diluir as secreções.

Durante as crises é importante evitar contato com fumaça de cigarro, pois este é um importante fator de irritação das vias aéreas. Além da fumaça é importante tentar identificar outros estímulos que possam ser irritantes para as vias aéreas, como frio ou produtor químicos de odor forte.

Fora essas orientações, nada mais é muito eficaz. Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, não é necessário se encher de remédios para tratar uma sinusite.

Descongestionantes nasais

Os descongestionantes nasais são geralmente usados em excesso e desnecessariamente. Quando necessário, indica-se o seu uso por no máximo 3 dias, visto que estas drogas estão associadas a recaídas, provocadas por congestão nasal de rebote. O paciente usa o descongestionante, apresenta alívio temporário dos sintomas, mas quando o suspende, a congestão nasal retorna rapidamente, criando-se assim um círculo vicioso.

Anti-histamínicos

O uso de anti-histamínicos (antialérgicos), apesar de ser muito prescrito, não apresenta evidências de benefícios na sinusite. Se não há um processo alérgico por trás, é pouco provável que essa classe de remédios traga algum benefício.

Antibióticos

Os antibióticos só devem ser usados quando há evidências de sinusite bacteriana. Os mais usados são amoxacilina com ácido clavulânico, Bactrim®, levofloxacino, moxifloxacino, claritromicina ou azitromicina.

Deve-se ter cuidado para não usar antibiótico indiscriminadamente para não haver seleção de bactérias resistentes. Se a sinusopatia não tiver características de origem bacteriana, não há motivos para usar antibióticos.

Sinusite crônica

A sinusite crônica é aquela que permanece por mais de 12 semanas consecutivas apesar do tratamento.

A forma crônica está muito associado à presença de desvio de septo nasal e/ou pólipos nasais. Os dois propiciam a cronicidade por causarem obstrução da comunicação entre os seios paranasais e as vias nasais.

Outras causas de infecção crônica são a sinusite por fungos, doença do refluxo gastroesofágico, alergia respiratória recorrente, HIV, asma e fibrose cística.

Enquanto a sinusite aguda costuma resolver-se sozinha em alguns dias, a sinusite crônica é uma inflamação mais difícil de ser controlada, devendo ser sempre avaliada por um otorrinolaringologista. Apesar de ser de difícil cura, ela pode ser controlada com tratamento adequado.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


67 respostas para “Sinusite: sintomas, causas e tratamento”

  1. Liane

    Ola Dr. Agradeço por doar seu tempo e suas informações. Certamente sao de muita utilidade e valia a todos que buscam maiores esclarecimentos sobre as enfermidades.
    Enfim, gostaria de saber se o desvio de septo e adenoide aumentada de um lado apenas pode ter relação com a sinusite? E se isso pode ser a causa de episódios recorrentes de sinusite?
    Desde já agradeço sua atenção.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, pode ter relação.

  2. Erika

    Parabéns dr. Amei a maneira do sr. Tratar e responder seu seguidores nunca vi nada igual . Ta de parabéns. Amei.

  3. Diana

    Dr. É normal ter falta de ar por causa da sinusite?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não.

  4. Sabrina

    Adorei as explicações foram muito útil.estou com mais de 15 dias com dores na face ao redor dia olhos e com secreção esverdeada ao assoar o nariz fortes dores de cabeça perda de olfato e doi minja dentição..o que eu tenho ?sinusite ou rinite ou sinusopatia.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sinusopatia significa apenas doença dos seios nasais. Você provavelmente tem sinusite e rinite.

  5. Charles Mattioda

    Muito obrigado pelas explicações, tenho sinusite crônica a muitos anos e a poucos dias deu de novo só com um agravamento era tanto catarro que saiu pelos ouvidos e doia muito tomei antibiótico e um outro medicamento para catarro. Mais fiquei com essa sensação de ouvido entupido estou quase surdo.

  6. Vivian Terensi

    Doutor parabéns pela sua explicação !Eu estou com secreção esverdeada no nariz e quando assoo o mesmo sai um pouquinho de sangue.
    Seria sinusite? O que fazer? Por favor nao tebho convênio e a saúde pública está um caos!!!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se você sente-se bem e a quantidade de sangue é pequena e ocasional, isso pode ser apenas pequena lesão por conta do esforço ao assoar. Se você não tem febre e mais nenhum outro sintoma, a tendencia é melhorar com o tempo. Porém, se não melhorar após alguns dias, o ideal é ser visto por um otorrinolaringologista.

  7. Marcia

    Muito bom o artigo! Me esclareceu alguns dúvidas principalmente ao ver as imagens de antes de depois, e exatamente onde estão os seios paranasais.

  8. Wayner

    ótimo artigo e simples entendimento, um pergunta Dr, sinto um forte cheiro de fumaça constantementeque só eu sinto mais ninguem, teria alguma ligação com sinusite, ou o que pode ser ,
    grato

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O nome disso é parosmia. A sinusite é uma das possíveis causas, mas é preciso que um otorrinolaringologista investigue.

  9. LUCINEIDE

    Olá, dr. Que artigo esclarecedor, obrigado por nos ajudar passando para nos aqui do outro lado o seu conhecimento, de uma forma simples.

  10. Adriana Carrara

    Bom dia Dr. Pedro.
    Refluxo pode causar sinusite constante?
    Se sim, porquê?
    Obrigada.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode, mas não é uma causa comum. É mais comum causar laringite e rouquidão. Mas se o refluxo for grave, ouvidos e seios nasais podem ser acometidos.

  11. Gleise Silva

    ola.. Fui diagnosticada com sinusite, a medica me receitou amoxilina durante 7 dias, e loratadina durante cinco dias, acontece que ja é o setimo dia que tomo o antibiotico e ainda to com tosse , e uma secreçao nasal amarela, devo voltar ao medico ou espero o organismo reagir?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Volte ao médico.

  12. Uederson Ferreira

    Doutor, eu fui acometido por uma gripe esses dias como a muito tempo não acontecia comigo. E entre os sintomas, veio a dor de garganta. O médico me receitou alguns remédios e amoxicilina para combater a infecção na garganta. Mas depois que eu comecei a tomar a amoxicilina, notei minha sinusite atacou, e quando vou assoar o nariz, sinto uma certa dor na região da face e acima dos olhos. Existe alguma relação entre eu estar utilizando amoxicilina e a sinusite ter atacado?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não.

      1. Uederson Ferreira

        Obrigado, Dr!

  13. Sérgio Costa

    Olá boa tarde tenho uma dor de cabeça no lado esquerdo e olho também….quando presiono também dói e se abaixar a cabeça aumenta a dor…. é sinusite?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode ser.

  14. 101% GLOBO

    Bom dia,sinusite pode vir com sangue no catarro?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode, mas primeiro é importante ter certeza que o sangue não vem da garganta ou dos pulmões.

  15. Antonio Azambuja

    Olá.
    Dor no ouvido e no olho esquerdo pode ser sinusite? Tive uns meses atrás mas teoricamente me curei.
    Obrigado

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode.

  16. Fernando Pedroso

    Boa tarde.

    Tenho uma sensação de ter muco na garganta. Ao fim de um tempo de falar começa a doer um pouco as cordas vocais e consigo sentir muco à volta das mesmas, e depois na zona da maçã de Adão ou mesmo nas cordas vocais sinto tipo um bolo e dói.
    Isto tudo começou no trabalho onde levo com o Ar condicionado directo o dia todo. Comecei por sentir dores de garganta e parecia picos no fundo da garganta. Refluxo não é, já foi confirmado.

    Sabe o que poderá ser? Será sinusite?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode, mas pode ser laringite também. O ideal é você ser avaliado por um otorrinolaringologista.

  17. William Macêdo

    Parabéns pelo site. Gostaria de saber se casos esporádicos (2-3x por ano) de curta duração, de rinite alérgica geralmente acompanhada de sinusite alérgica, com o tratamento a base de prednisona, pode a longo prazo comprometer o paladar ou olfato de alguma forma. Abraço.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não.

  18. Matheus Pereira

    Ola Dr. a sinusite também é responsavel por aumentar os ganglio em volta do pescoço ? a bacteriana

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A bacteriana pode, sim.

  19. Felipe Molgão

    Olá Dr.
    Uma Dúvida, é perigoso fazer inalação com soro fisiológico todo dia? quantas vezes é o ideal?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Inalação ou lavagem? A lavagem pode ser feita todos os dias, até mais de uma vez por dia, enquanto tiver secreções purulentas.

  20. Samuel Carlos

    Olá dr, minha pergunta é se sinusite pode dar só de um Lado da face? E pode provocar ingua no pescoço e atraz da orelha?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim e sim.

  21. Heloy Coelho

    Bom dia Dr. Quanto tempo em media o ouvido volta ao normal depois de entupir por causa da sinusite?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      geralmente 1 ou 2 dias, caso a sinusite melhore.

  22. elenice almeida

    bom dia! eu posso tomar azitromicina por 10 dias?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não faz sentido, azitromicina não é pra ser tomada assim por tanto tempo. Não vai aumentar a eficácia do tratamento e ainda potencializa os efeitos colaterais.

  23. Marcelo K-libra O Fígado

    Boa tarde, Doutor, fui no posto de saude a Doutora me deu 2 injeções, decadron e uma bezetazil, porém não me receitou nenhum medidcamento para tomar,
    é normal, so estes medicamentos que tomei vão fazer efeitos?
    Obrigado pela resposta no aguardo.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O Benzetacil é um antibiótico de depósito. Ele ficará agindo no seu organismo por vários dias, por isso, não é necessário tomar nenhum outro antibiótico. Agora, o Benzetacil não costuma ser indicado para sinusite.

  24. Mônica Garcia

    Meu ouvido esta entupindo muito e minha vista embaçando, faço lavagem nasal usando lota com solução salina duas vezes ao dia, isso já ajuda ou é melhor procurar um otorrino?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se a lavagem nasal não está ajudando, procurar o otorrino talvez seja uma boa ideia.

  25. Andressa Ap Carneiro

    Dr. ar condicionado provoca sinusite?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O ar frio e seco pode facilitar o aparecimento de rinite e sinusite em algumas pessoas.

  26. Fulinho

    Olá Dr. Fiz uma radiografia sob orientação do médico, e este disse que tenho sinusite cronica.
    Quais os remédios que posso usar para tratar essa doença?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Fulinho, não posso prescrever tratamentos pela Internet. O ideal é que você leve o resultado da radiografia a um otorrinolaringologista.

  27. tatiane dos santos

    Boa tarde doutor .tenho alegia frequente com pueira fico espirrando
    muito e com frequencia fico gripada de ontem pra hoje to sentindo dores na face e dentario e estou com dor de cabeça e tor com uma secreçao muito forte na narina um catarro muito amarelo e tor centindo esse mal cheiro de um catarro podre isso pode cer os citomas da sinusite.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim. Você costuma fazer lavagem dos seios nasais?

  28. Janaina

    Olá Dr. Pedro!
    Peguei hoje um resultado de TC que diagnosticou sinusopatia maxilar direita. Ainda não voltei ao médico que na verdade foi um Neuro que pediu e apareceu esse resultado efiquei preocupada. Qual orientação poderia me passar.
    Obrigada pelo carinho desde de já!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      É uma sinusite. Se você tem sintomas, tem que tratar.

  29. Brenda Santos

    Boa noite Doutor! Tenho notado que a 1 semana meu ouvido esquerdo esta “entupido” no começo achei que poderia ser cera, fui ao médico e ele disse que está tudo limpo, meu nariz tbm fica entupido com frequência mais nao estou gripada. Poderia ser sinusite?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode.

      1. HappyDogs Brazil

        por que a sinusite ataca o ouvido DR ?

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Há uma ligação entre os seios nasais e os ouvidos.

  30. Paula Lilli

    Gostaria de tirar uma dúvida.
    Minha bebê de 11 meses foi diagnosticada com sinusite pela pediatra dela, ela solta uma secreção verde pelo nariz e pelos olhos, e quando acorda os olhos ficam inchados e colados de tanta secreção. Ouvi dizer que não é possivel bebês terem sinisute, isso é verdade? Estou pensando em procurar um alergista, o que me sugere? já é a segunda vez que ela fica assim.
    Grata.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A sinusite é menos comum em bebês do que em crianças, mas ela pode ocorrer.

  31. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
    Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

    A diferença mais importante é a febre e a queda do estado geral do paciente.

  32. Selma Dantas Pulga

    Dr. Fui diagnostica com sinusite pelo medico, meu sintoma é uma tosse intensa,com febre baixa,e dor no corpo.
    Mas nao tenho dor nas faces, sera mesmo sinusite?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Você fez tomografia dos seios da face?

    2. Selma Dantas Pulga

      Nao..o medico nao pediu, me receitou antibiotico, predisona e loratadina,mas minha tosse nao para.

      1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
        Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

        Se você não tem sintomas típicos da sinusite e não fez exames fica difícil estabelecer esse diagnóstico. Como você não tem notado melhora, por que não procura uma segunda opinião?

  33. Denise Zancatti

    Apesar de ter uma filha especial q sofre de sinusite, não quero perguntar nada; apenas elogia-lo pela atenção q o senhor dá aos seus seguidores. Pude observar q eles têm as suas perguntas respondidas e sei q isso certamente por vezes, se torna bastante exaustivo, principalmente pela correria do dia-a-dia. Parabéns! (É mto gratificante qdo nos deparamos com pessoas assim, q honram a sua profissão!) Abs!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Obrigado, Denise. Realmente, a parte das perguntas é a mais cansativa, pois são centenas todos os dias, e as pessoas muitas vezes não entendem que é humanamente impossível eu responder a todos.

  34. Giane

    Bom dia!
    É possível tomar azitromicina para sinusite e não resolver e ter que se lançar mão de outro antibiótico? como por exemplo amoxicilina com clavulanato?
    Obrigada.
    Giane.

    P.S.: Seu blog é de extrema utilidade para nos informarmos de maneira clara. clara