SINUSITE – Sintomas, Causas e Tratamento

Sinusite é a doença provocada pela inflamação dos seios da face, que resulta em sintomas como dor na face, dor de cabeça, congestão nasal e mau hálito.

203

Sinusite ou sinusopatia é o nome que se damos à inflamação dos seios paranasais, também conhecidos como seios da face. A sinusite pode ser resultado de infecções (virais, bacterianas ou fúngicas), alergias ou alterações do sistema imunológico, incluindo as doenças autoimunes (leia: DOENÇA AUTOIMUNE).

Neste texto abordaremos as seguintes questões sobre a sinusite:

  • O que são os seios da face.
  • Quais são os tipos de sinusite que existem.
  • Quais são os sintomas da sinusite.
  • Quais são as complicações
  • Como é feito o diagnóstico.
  • Quais são as opções de tratamento.

O que são os seios paranasais?

Os seios paranasais, também chamados de seios nasais ou seios da face, são cavidades cheias de ar dentro dos ossos do crânio e da face, que comunicam-se com a cavidade nasal.

Seios paranasais

São 4 o número de seios paranasais, a saber:

– Seio frontal.
– Seio etmoidal.
– Seio esfenoidal.
– Seio maxilar.

Os seios nasais desempenham várias funções, entre elas:

– Umidificação e aquecimento do ar respirado pelo nariz.
– Aumento da ressonância da voz.
– Equilíbrio das pressões intracranianas quando há variações na pressão atmosférica (mergulhos, viagens de avião ou subidas a grandes altitudes).
– Secreção de muco para proteção das vias aéreas superiores.
– Absorção de impacto em casos de trauma (materiais ocos absorvem mais impacto do que materiais maciços).

Os seios paranasais são bilaterais e simétricos, ligam-se à cavidade nasal por pequenos orifícios por onde é drenado o muco produzido. Quadros de alergia ou gripe, por exemplo, causam edema da mucosa nasal e aumento das secreções, obstruindo facilmente a drenagem dos seios da face. A impossibilidade de escoar o muco produzido leva à congestão dos seios paranasais e, consequentemente, à sinusite.

O termo rinossinusite (rinite+sinusite) é tecnicamente mais correto que apenas sinusite, pois enfatiza a concomitante inflamação da mucosa nasal e dos seios paranasais. Temos um texto que aborda somente a rinite alérgica: RINITE ALÉRGICA | Sintomas e tratamento.

Tipos de sinusite

A sinusite pode acometer qualquer um dos 4 seios paranasais, podendo ser bilateral ou unilateral.

A sinusopatia por ser classificada em:

Sinusite aguda: quando os sintomas duram menos de 4 semanas.
Sinusite subaguda: quando os sintomas duram entre 4 e 12 semanas
Sinusite crônica: quando os sintomas duram mais que 12 semanas.
Sinusite recorrente: quando há 4 ou mais episódios de sinusite durante o ano.

A imensa maioria das sinusites agudas são de origem viral ou alérgica, porém, a obstrução e estase do muco nos seios favorece a proliferação de bactérias, podendo levar à sinusite bacteriana. Portanto, o paciente pode ter um quadro inicial de sinusite alérgica que, após contaminação com bactérias das vias respiratórias, se transforma em um quadro de sinusite bacteriana.

As sinusites bacterianas que não são completamente curadas podem progredir para o quadro de sinusite crônica (explico a sinusite crônica na parte final do texto).

Sintomas da sinusite

Os sintomas da sinusite aguda incluem congestão nasal, corrimento nasal purulento (coriza com catarro), dor de cabeça (leia: DOR DE CABEÇA), dor facial, dor na arcada dentária superior, dor em volta dos olhos, sensação de pressão quando se abaixa a cabeça, ouvidos entupidos, tosse (principalmente noturna), hálito ruim (leia: SAIBA COMO ACABAR COM O MAU HÁLITO) e/ou diminuição do paladar e do olfato.

É comum a presença de dor quando fazemos pressão com os dedos sobre os seios nasais, principalmente nos seios frontais e maxilares, que são os mais superficiais.

A maioria dos casos de sinusite viral ou alérgica melhora espontaneamente dentro de 10 dias. Sinusites bacterianas leves também podem ser autolimitadas, mas nos casos mais sintomáticos,com febre alta e coriza purulenta, a cura geralmente só vem com tratamento antibiótico.

Quando há contaminação da sinusite por bactérias é comum surgir febre. Porém, como a gripe pode desencadear sinusopatia e também cursar com febre, nem sempre é fácil fazer a distinção entre uma sinusite viral e uma sinusite bacteriana (leia: DIFERENÇAS ENTRE GRIPE E RESFRIADO). Como já foi salientado, uma sinusopatia pode começar como uma infecção viral ou um quadro alérgico e depois de alguns dias se transformar em sinusite bacteriana.

Em muitos casos não é possível distinguir uma sinusite viral de uma sinusite bacteriana nos primeiros 10 dias de doença. A existência de uma rinossinusite bacteriana aguda deve ser suspeitada em pacientes com qualquer uma das seguintes características: 1) sinais ou sintomas de sinusite aguda com duração de 10 ou mais dias sem melhora clínica, 2) início do quadro já com sintomas mais graves, como febre maior que 39ºC e descarga nasal purulenta, com duração de pelo menos três dias consecutivos, 3) um quadro de sinusopatia aguda que melhora após poucos dias, mas subitamente volta a piorar, surgindo febre, dor na face e coriza purulenta.

Complicações da sinusite

Como os seios da face apresentam íntima relação com órgãos nobres, como olhos, ouvidos e cérebro, a sinusite bacteriana pode levar a complicações graves. Portanto, é importante procurar atendimento médico sempre que houver as seguintes situações associadas à sinusopatia:

  • Febre acima de 39ºC.
  • Edema ou vermelhidão na face.
  • Edema e vermelhidão em volta dos olhos.
  • Visão dupla ou qualquer outra alteração visual.
  • Confusão mental.
  • Dor de cabeça muito intensa.
  • Rigidez de nuca.
  • Prostração intensa.

A sinusite bacteriana, apesar de apresentar uma taxa de mortalidade baixa, é uma infecção que não deve ser negligenciada, principalmente quando existem os sinais descritos acima. Entre as suas possíveis complicações podemos citar a infecção dos olhos, meningite (leia: SINTOMAS DA MENINGITE), abscesso cerebral, infecção dos ossos da face, otites (leia: OTITE MÉDIA AGUDA) e labirintite (leia: LABIRINTITE | Sintomas e tratamento).

Diagnóstico da sinusite

Diagnóstico da sinusite - RX dos seios da face.
Radiografia dos seios da face.

O diagnóstico da sinusite é clínico. O otorrinolaringologista pode fazer uma rinoscopia (endoscopia nasal) para tentar visualizar diretamente os seios paranasais.

Em caso de dúvida, pode-se lançar mão de exames de imagem. A radiografia de seios da face, muito usada antigamente, não é mais considerado um bom exame, pois não consegue identificar a sinusite até 40% dos casos. Quando ela é positiva, como na foto ao lado que mostra uma sinusopatia do seio maxilar esquerdo, o diagnóstica é confirmado. O problema é que se a radiografia for normal, não dá para descartar a existência da sinusite.

O exame de imagem mais utilizado atualmente é a tomografia computadorizada (TC). Compare as imagens abaixo de duas tomografias computadorizadas dos seios da face e veja como a qualidade das imagens é muito superior.

Sinusite em tomografia computadorizada

A TC da direita está normal e os seios nasais estão preenchidos apenas com ar (imagem preta). À esquerda, podemos ver uma TC de seios da face evidenciando sinusopatia bilateral, mais evidente no seio maxilar direito, que está completamente tomado por líquido (imagem cinzenta). As imagens fornecidas pela TC são muito mais bem definidas. Ao contrário do que ocorre na radiografia simples dos seios da face, uma tomografia computadorizada normal é capaz de excluir o diagnóstico de sinusite.

Tratamento da sinusite

A maioria dos casos de sinusite aguda melhora espontaneamente em 7 a 10 dias. O tratamento, portanto, é basicamente sintomático. Mesmo as sinusites bacterianas costumam ter bom prognóstico, pois as complicações são pouco comuns.

Para o tratamento das sinusopatia agudas não bacterianas estão indicados a lavagem da cavidade nasal com solução salina (soro fisiológico) e aplicação de corticoides nasais em spray (leia: INDICAÇÕES E EFEITOS DA PREDNISONA E CORTICOIDES). Compressas mornas sobre o rosto podem trazer alívio, e ingestão vigorosa de líquidos ajuda a diluir as secreções. Fora essas orientações, nada mais é muito eficaz. Ao contrário do que a maioria das pessoa pensa, não é necessário se encher de remédios para tratar uma sinusite.

Os descongestionantes nasais são geralmente usados em excesso e desnecessariamente. Quando necessário, indica-se o seu uso por no máximo 3 dias, uma vez que estas drogas estão associadas a recaídas, provocadas por congestão nasal de rebote. O paciente usa o descongestionante, apresenta alívio temporário dos sintomas, mas quando o suspende, a congestão nasal retorna rapidamente, criando-se assim um ciclo vicioso.

O uso de anti-histamínicos (antialérgicos), apesar de ser muito prescrito, não apresenta evidências de benefícios na sinusite. Se não há um processo alérgico por trás, é pouco provável que essa classe de remédios traga algum benefício.

Durante as crises é importante evitar contato com fumaça de cigarro, pois este é um importante fator de irritação das vias aéreas. Além da fumaça é importante tentar identificar outros estímulos que possam ser irritantes para as vias aéreas, como frio ou produtor químicos de odor forte.

Os antibióticos só devem ser usados quando há evidências de sinusite bacteriana. Os mais usados são amoxacilina com ácido clavulânico, Bactrim®, levofloxacino, moxifloxacino, claritromicina ou azitromicina. Deve-se ter cuidado para não usar antibiótico indiscriminadamente para que não haja seleção de bactérias resistentes. Se a sinusopatia não tiver características de origem bacteriana, não há motivos para usar antibióticos.

Sinusite crônica

A sinusite crônica é aquela que permanece por mais de 12 semanas consecutivas apesar do tratamento.

A sinusite crônica está muito associado à presença de desvio de septo nasal e/ou pólipos nasais. Os dois propiciam a cronicidade por causarem obstrução da comunicação entre os seios paranasais e as vias nasais (leia: PÓLIPOS NASAIS).

Outras causas de infecção crônica são a sinusite por fungos, doença do refluxo gastroesofágico (leia: HÉRNIA DE HIATO E REFLUXO GASTROESOFÁGICO), alergia respiratória recorrente, HIV, asma e fibrose cística.

Enquanto a sinusite aguda costuma resolver-se sozinha em alguns dias, a sinusite crônica é uma inflamação mais difícil de ser controlada, devendo ser sempre avaliada por um otorrinolaringologista. Apesar de ser de difícil cura, ela pode ser controlada com tratamento adequado.

Iremos falar sobre a sinusopatia crônica com mais detalhes em um texto à parte que será escrito brevemente.

Este artigo foi útil?  
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, Total: 5,00 de 5)
Loading...
VEJA OUTROS ARTIGOS SEMELHANTES
203 Comentários
  1. LUCINEIDE

    Olá, dr. Que artigo esclarecedor, obrigado por nos ajudar passando para nos aqui do outro lado o seu conhecimento, de uma forma simples.

  2. Adriana Carrara

    Bom dia Dr. Pedro.
    Refluxo pode causar sinusite constante?
    Se sim, porquê?
    Obrigada.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode, mas não é uma causa comum. É mais comum causar laringite e rouquidão. Mas se o refluxo for grave, ouvidos e seios nasais podem ser acometidos.

  3. Gleise Silva

    ola.. Fui diagnosticada com sinusite, a medica me receitou amoxilina durante 7 dias, e loratadina durante cinco dias, acontece que ja é o setimo dia que tomo o antibiotico e ainda to com tosse , e uma secreçao nasal amarela, devo voltar ao medico ou espero o organismo reagir?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Volte ao médico.

  4. Uederson Ferreira

    Doutor, eu fui acometido por uma gripe esses dias como a muito tempo não acontecia comigo. E entre os sintomas, veio a dor de garganta. O médico me receitou alguns remédios e amoxicilina para combater a infecção na garganta. Mas depois que eu comecei a tomar a amoxicilina, notei minha sinusite atacou, e quando vou assoar o nariz, sinto uma certa dor na região da face e acima dos olhos. Existe alguma relação entre eu estar utilizando amoxicilina e a sinusite ter atacado?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não.

      1. Uederson Ferreira

        Obrigado, Dr!

  5. Sérgio Costa

    Olá boa tarde tenho uma dor de cabeça no lado esquerdo e olho também….quando presiono também dói e se abaixar a cabeça aumenta a dor…. é sinusite?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode ser.

  6. 101% GLOBO

    Bom dia,sinusite pode vir com sangue no catarro?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode, mas primeiro é importante ter certeza que o sangue não vem da garganta ou dos pulmões.

  7. Antonio Azambuja

    Olá.
    Dor no ouvido e no olho esquerdo pode ser sinusite? Tive uns meses atrás mas teoricamente me curei.
    Obrigado

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode.

  8. Fernando Pedroso

    Boa tarde.

    Tenho uma sensação de ter muco na garganta. Ao fim de um tempo de falar começa a doer um pouco as cordas vocais e consigo sentir muco à volta das mesmas, e depois na zona da maçã de Adão ou mesmo nas cordas vocais sinto tipo um bolo e dói.
    Isto tudo começou no trabalho onde levo com o Ar condicionado directo o dia todo. Comecei por sentir dores de garganta e parecia picos no fundo da garganta. Refluxo não é, já foi confirmado.

    Sabe o que poderá ser? Será sinusite?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode, mas pode ser laringite também. O ideal é você ser avaliado por um otorrinolaringologista.

  9. William Macêdo

    Parabéns pelo site. Gostaria de saber se casos esporádicos (2-3x por ano) de curta duração, de rinite alérgica geralmente acompanhada de sinusite alérgica, com o tratamento a base de prednisona, pode a longo prazo comprometer o paladar ou olfato de alguma forma. Abraço.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não.

  10. Matheus Pereira

    Ola Dr. a sinusite também é responsavel por aumentar os ganglio em volta do pescoço ? a bacteriana

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A bacteriana pode, sim.

  11. Felipe Molgão

    Olá Dr.
    Uma Dúvida, é perigoso fazer inalação com soro fisiológico todo dia? quantas vezes é o ideal?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Inalação ou lavagem? A lavagem pode ser feita todos os dias, até mais de uma vez por dia, enquanto tiver secreções purulentas.

  12. Samuel Carlos

    Olá dr, minha pergunta é se sinusite pode dar só de um Lado da face? E pode provocar ingua no pescoço e atraz da orelha?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim e sim.

  13. Heloy Coelho

    Bom dia Dr. Quanto tempo em media o ouvido volta ao normal depois de entupir por causa da sinusite?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      geralmente 1 ou 2 dias, caso a sinusite melhore.

  14. elenice almeida

    bom dia! eu posso tomar azitromicina por 10 dias?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não faz sentido, azitromicina não é pra ser tomada assim por tanto tempo. Não vai aumentar a eficácia do tratamento e ainda potencializa os efeitos colaterais.

  15. Marcelo K-libra O Fígado

    Boa tarde, Doutor, fui no posto de saude a Doutora me deu 2 injeções, decadron e uma bezetazil, porém não me receitou nenhum medidcamento para tomar,
    é normal, so estes medicamentos que tomei vão fazer efeitos?
    Obrigado pela resposta no aguardo.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O Benzetacil é um antibiótico de depósito. Ele ficará agindo no seu organismo por vários dias, por isso, não é necessário tomar nenhum outro antibiótico. Agora, o Benzetacil não costuma ser indicado para sinusite.

  16. Mônica Garcia

    Meu ouvido esta entupindo muito e minha vista embaçando, faço lavagem nasal usando lota com solução salina duas vezes ao dia, isso já ajuda ou é melhor procurar um otorrino?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se a lavagem nasal não está ajudando, procurar o otorrino talvez seja uma boa ideia.

  17. Andressa Ap Carneiro

    Dr. ar condicionado provoca sinusite?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O ar frio e seco pode facilitar o aparecimento de rinite e sinusite em algumas pessoas.

  18. Fulinho

    Olá Dr. Fiz uma radiografia sob orientação do médico, e este disse que tenho sinusite cronica.
    Quais os remédios que posso usar para tratar essa doença?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Fulinho, não posso prescrever tratamentos pela Internet. O ideal é que você leve o resultado da radiografia a um otorrinolaringologista.

  19. tatiane dos santos

    Boa tarde doutor .tenho alegia frequente com pueira fico espirrando
    muito e com frequencia fico gripada de ontem pra hoje to sentindo dores na face e dentario e estou com dor de cabeça e tor com uma secreçao muito forte na narina um catarro muito amarelo e tor centindo esse mal cheiro de um catarro podre isso pode cer os citomas da sinusite.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim. Você costuma fazer lavagem dos seios nasais?

  20. Janaina

    Olá Dr. Pedro!
    Peguei hoje um resultado de TC que diagnosticou sinusopatia maxilar direita. Ainda não voltei ao médico que na verdade foi um Neuro que pediu e apareceu esse resultado efiquei preocupada. Qual orientação poderia me passar.
    Obrigada pelo carinho desde de já!

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      É uma sinusite. Se você tem sintomas, tem que tratar.

  21. Brenda Santos

    Boa noite Doutor! Tenho notado que a 1 semana meu ouvido esquerdo esta “entupido” no começo achei que poderia ser cera, fui ao médico e ele disse que está tudo limpo, meu nariz tbm fica entupido com frequência mais nao estou gripada. Poderia ser sinusite?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode.

      1. HappyDogs Brazil

        por que a sinusite ataca o ouvido DR ?

        1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Há uma ligação entre os seios nasais e os ouvidos.

  22. Paula Lilli

    Gostaria de tirar uma dúvida.
    Minha bebê de 11 meses foi diagnosticada com sinusite pela pediatra dela, ela solta uma secreção verde pelo nariz e pelos olhos, e quando acorda os olhos ficam inchados e colados de tanta secreção. Ouvi dizer que não é possivel bebês terem sinisute, isso é verdade? Estou pensando em procurar um alergista, o que me sugere? já é a segunda vez que ela fica assim.
    Grata.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A sinusite é menos comum em bebês do que em crianças, mas ela pode ocorrer.

  23. Selma Dantas Pulga

    Dr. Fui diagnostica com sinusite pelo medico, meu sintoma é uma tosse intensa,com febre baixa,e dor no corpo.
    Mas nao tenho dor nas faces, sera mesmo sinusite?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Você fez tomografia dos seios da face?

    2. Selma Dantas Pulga

      Nao..o medico nao pediu, me receitou antibiotico, predisona e loratadina,mas minha tosse nao para.

      1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

        Se você não tem sintomas típicos da sinusite e não fez exames fica difícil estabelecer esse diagnóstico. Como você não tem notado melhora, por que não procura uma segunda opinião?

  24. Denise Zancatti

    Apesar de ter uma filha especial q sofre de sinusite, não quero perguntar nada; apenas elogia-lo pela atenção q o senhor dá aos seus seguidores. Pude observar q eles têm as suas perguntas respondidas e sei q isso certamente por vezes, se torna bastante exaustivo, principalmente pela correria do dia-a-dia. Parabéns! (É mto gratificante qdo nos deparamos com pessoas assim, q honram a sua profissão!) Abs!

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Obrigado, Denise. Realmente, a parte das perguntas é a mais cansativa, pois são centenas todos os dias, e as pessoas muitas vezes não entendem que é humanamente impossível eu responder a todos.

  25. Ricardo

    Boa noite, doutor! Os sintomas da sinusite alérgica são diferentes dos sintomas da sinusite bacteriana? Qual é a forma mais edicaz para diferecia-las? Antecipadamente agradeço a atenção do senhor. Abraços.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A diferença mais importante é a febre e a queda do estado geral do paciente.

  26. Débora Rodrigues

    Boa tarde !
    Dr, estou sentindo muita dor de cabeça e muita secreção nasal alaranjada.
    Tomei azitromicina indicada por um farmacêutico, porém os sintomas continuam e agora estou sentido uma pressão nos ouvidos.
    É normal ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O ideal é procurar um médico otorrino. Farmacêutico não tem formação para fazer diagnósticos clínicos nem para indicar tratamentos.

  27. Fred

    Dr. Pedro, ultimamente tenho sentido muitas dores na nuca, nuca rigida, e alivio ao baixar a cebeça, seria o inicio de sinusite cronica?

    Obrigado.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Dor e rigidez da nuca não costumam ser sintomas de sinusite.

  28. Dai

    Boa noite.
    Dor de garganta é um sintoma de sinusite?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não, é um sintoma de faringite ou amigdalite. Mas não é incomum o paciente faringite e sinusite ao mesmo tempo.

  29. Lucas Schultz

    Realizei uma punção lombar e a partir dai comecei a ter sintomas de sinusite devido a uma baixa da imunidade segundo o medico. Tenho muita dor na. cabeça e um zumbido que nao passa. O exame causar isso mesmo?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A dor de cabeça após uma punção lombar pode ocorrer por vazamento de liquor. É uma complicação possível e nada tem a ver com sinusite.

      Geralmente melhora após alguns dias.

  30. Tatyanne

    Boa noite!!Fui ao médico e ele me receitou cefalexina para infecção urinária, mas tenho certeza que pelos meus sintomas estou com sinusite.. Cefalexina serve para sinusite??

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sinusite e infecção urinária são infecções completamente diferentes. Não imagino como alguém possa confundir ambas. Há algo de estranho nessa história.

      Cefalexina não é um antibiótico bom para sinusite.

  31. Renato Nunes

    Bom dia, meu filho está com sinusite e a médica receitou amoxilina + clavulanato 10ml de 12/12 hrs. qual o tempo de reação desse medicamento. Ele ainda continua com tosse e nariz muito entupido depois de 4 doses do medicamento.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O antibiótico precisa de umas 48-72 horas para ter efeito pleno. Em geral, a febre some primeiro e só depois é que desaparecem os outros sintomas.

  32. vilela

    Boa noite, tenho uma duvida, gostaria de saber se existe sinusite crônica não infecciosa? Obrigado

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim.

  33. Aluizio Dopazo

    Bom Dia.
    O Clarintin D ajuda a sinusite? E se for bacteriana? Como eliminar ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      É um anti-histamínico com um descongestionante. Se for uma sinusite de origem alérgica pode ajudar. Se for bacteriana, não. Sinusite bacteriana tem que ser tratada com antibióticos.

  34. mauricio

    Bom Dia!!
    Estou com crise de sinusite…fui ao médico e me receitou (Novamox 2x), falei que sou alérgico a penicilina…acabei comprando o remédio sem saber, quando lí a bula, ví que é derivado de penicilina!
    oque devo fazer…começo o tratamento com este remédio?
    Existe algum perigo?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se você é alérgico à penicilina, não pode tomar esse medicamento, não. A amoxicilina é uma penicilina.

  35. Higor

    Doutor, as vezes tenho dores do lado esquerdo da cabeça, ao lado do olho apenas e fica dando umas fisgadas. Já tive isso outras vezes, só não me lembro se também no lado direito ou apenas no esquerdo. Isso pode ser devido a sinusite?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode.

  36. Jean Carlos

    Doutor, tenho sinusite mas gostaria de fazer uma pergunta, é que quando estou no trabalho ou as vezes na rua sob a luz do sol, meus olhos ardem, ao olhar para cores mais brancas é pior ainda… isso é por causa da sinusite? normalmente preciso de óculos de proteçao escuro, (porque não uso óculos) para não ter este problema

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Algumas pessoas apresentam algum grau de fotofobia durante quadros de rinite alérgica ou infecção respiratória alta.

  37. Yololife

    Dr Pedro, rinite vasomotora e alergia são causas de sinusite cronica ????

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      São fatores de risco.

  38. Pedro Braga

    Dr. ,sinusite altera os linfócitos e monócitos? Ambos deram 1% acima do valor de ref

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      1% não é nada. É uma alteração irrelevante.

  39. Bruno

    Dr. sinusite não é infecção crônica né ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Nem sempre. Pode ser crônica ou aguda.

  40. Bruno

    Dr. a sinusite que vem da rinite alérgica ou vasomotora por exemplo, não é infecciosa né ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Inicialmente, não. Mas ela pode infectar, pois a própria secreção presa nos seios nasais favorece a proliferação de bactérias.

      1. Skywalk3r

        Tem chance mesmo que remota de nunca ter uma infecção nesse caso ?

        1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Sim.

  41. Alexandra Faccioli

    Boa noite Dr . Sofro de uma enxaqueca fortíssima fora a enxaqueca minha cabeça doe todos os dias tenho tosses. Passageiras nariz intope principalmente quando vou durmir sinto dor no maxilar meu maxilar estrala muito fiz uma ressonância magnética do crânio deu sinozopatia maxilar bilateral estava olhando na internet se achava algo sobre o assunto e vi seu site poderia me dizer algo sobre este problema?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Tem que ver se a suas dores de cabeça são mesmo enxaqueca ou somente sinusite crônica. Vá a um otorrinolaringologista para se tratar. Garanto que as dores vão melhorar.

  42. ALAN BARBOSA

    É normal num desvio de septo eu ter uma narina entupida de meleca e a outra ficar limpa?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Isso pode ocorrer mesmo sem desvio.

  43. Vanessa Cristina de Sousa

    Doutor, exposição excessiva ao sol pode ocasionar crises de sinusite???Tenho dores na face e olhos várias vezes por semana. Prejudica muito minha qualidade de vida.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode baixar a imunidade, favorecendo quadros de infecção.

  44. Skywalk3r

    Boa noite doutor, tenho rinite, e acho que por esse motivo tenho sinusite em algumas épocas, como por exemplo: ter uma hoje, e uma daqui 6 meses(com sintomas leves a moderados) e algumas épocas ela some por bastante tempo, mas nunca tive sintomas permanentes, gostaria de saber se isso é a sinusite crônica? obrigado!!!

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não.

  45. Fillipe Otoni Mazzega

    Boa noite doutor. Eu sinto muita rigidez na nuca, dor em cima do nariz, na garganta, nos seios da face, nariz tampado… As vezes fico com muito calor na cabeça. E algumas outras vezes, qndo faço atividade física, o ar entra queimando e sinto dor de cabeça. Pode ser uma sinusite muito atacada ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Alguns dos sintomas que você relata podem ocorrer na sinusite. O ideal é que você seja visto por um otorrino para que o diagnóstico possa ser feito corretamente.

  46. Adriano

    Boa tarde doutor, sofri por muitos anos com a sinusite e por muitas vezes fiz o tratamento com anti-inflamatórios, isto até descobrir que quando administrava uma “overdose” de soro fisiológico nas vias aéreas as minhas dores sumiam em pouco tempo, este tratamento pode ser considerado inadequado?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não tem problema, tá só lavando a cavidade nasal.

  47. hikaro

    Boa tarde doutor
    Estive ultimamente com sinusite e estive com febre dor de cabeça é sem dúvida nenhuma que é sinusite né?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Febre e dor de cabeça são sintomas comuns da sinusite.

  48. Eduardo dos Sinos

    Olá Dr. estou com uma infecção entre a narina esquerda e a mação do rosto do mesmo lado. 3 dias pra cá estou com uma secreção contínua de pus com cheiro/gosto insuportável (ovo podre ou enxofre). Não tenho febre, nem tosse. Somente fico expelindo esse muco com pus.

    Estou usando solução salina para limpar sempre que possível.

    Minha pergunta é se é normal de um lado só da face e que se a secreção de pus contínua é “normal”.

    Obrigado

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A secreção de pus é pela pele ou pela narina? Geralmente infecções na face assim são potencialmente graves, você já foi visto por um médico?

  49. raquel R

    Doutor, creio q tenho sinusite, pois nos ultimos dias sinto pressão e dores na cabeça muito fortes, também há uma sensação de fadiga, e minhas pernas parecem pesadas, o que está dificultando com que eu caminhe, e junto a isso tenho secreção nasal de pus e sangue. Gostaria da sua ajuda, desde já agradeço.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se tem secreção de pus e sangue, você deve ir a um otorrino. Pode ser algo além de uma simples sinusite.

  50. Simone

    Doutor a médica já fez de tudo para me curar, agora ela me indicou a cirurgia pq já faz mais de 6 meses que faço tratamento e não há melhoras. Será que devo mesmo partir para cirurgia, ela me informou que no meu caso já está muito agravado e como tenho crises constantes para não tomar mais antibioticos ela me indica a cirurgia. O que o Sr. acha?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Acho que faz sentido o que a médica diz.

  51. Maria Luciana

    DR. Fiz uma ressonancia do crânio e deu sinusopatia bilateral maxilar , é necessário fazer tratamento?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se você tem sintomas, sim.

      1. Maria Luciana

        ok muito obrigada !

  52. LUCIMARA

    Olá Dr. gostaria de saber se sinusite causa surdez.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não costuma causar surdez, não.

  53. Larissa Gonzaga

    Olá Dr. gostaria de saber se esses medicamentos são eficazes no tratamento da sinusite: Noex, Prednisona, levofloxacino e Nimesulida? Fiz uma ressonância magnética e la foi diagnosticado sinusite? Sinto muita dor nos olhos, uma pressão forte ao ponto de parecer que vai explodir, isso é normal? Obrigada

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, são medicamentos que podem ser usados para tratar uma sinusite. O mais importante é o levofloxacino, que é o antibiótico.

  54. Nathãn Maggione

    Dotor e cumum vc sentir dores forte na barriga???

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Dores na barriga por causa da sinusite? Não é comum não.

  55. frank

    Ola Doutor as vezes que tenho crise de sinusite sinto algumas dores na nuca e comum…

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não é o mais comum, mas não é de todo estranho.

  56. calane

    Boa tarde Dr.
    gostaria de saber, se os pacientes que tiveram a TB pulmonar sao suceptiveis a sinusite

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não há uma relação direta.

  57. Marina Marques

    Boa tarde Doutor!
    Minha sobrinha, constantemente sofre com uma tosse seca e muitas das vezes acompanhada de rouquidão. O otorrino disse que ela sofre de sinusite, mas não indicou nenhum tratamento, ela sempre toma xarope, mas o alivio é de pouca duração. será que ela terá que conviver com essa tosse para sempre? Não haverá uma medicação ou um tratamento que possa aliviar por mais tempo esses sintomas??
    Muito obrigada

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, há tratamento. Procure a opinião de um segundo otorrino e faça essa pergunta para ele.

  58. Rosenir Pereira

    Bom dia Doutor!
    Gostei das informações e esclarecimentos no site. Estou com alguns sintomas que parece sinusite. Não fui ao médico, apenas na farmácia, o qual me passou anti-inflamatório e cerumin. Estou com os ouvidos entupidos e do lado esquerdo um chiado intermitente. Sinto sempre dores de cabeça, espirros, tosse, o catarro fica preso, o que parece se identificar com a sinusite. Será mesmo possível?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Você tem que ir ao otorrinolaringologista, pois os seus sintomas são todos das vias aéreas superiores.

  59. Sandra Cristina Caetano

    Bom dia Doutor, a médica do posto disse que tenho sinusite mas não chegou a fazer nenhum exame. Ela me indicou Azitromicina depois que tomei melhorei mas tenho quase todo mês crise desse tipo e agora ela me disse que não posso ficar tomando antibiótico direto pois o corpo vai acostumar e não fará mais efeito. Pelo que eu li o melhor a se fazer é passar em um otorrino. A minha dúvida é que reparei que toda vez que estou com a sinusite atacada o meu braço esquerdo fica dormente e só acontece quando vem os sintomas da Sinusite. Isso pode mesmo acontecer doutor?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Nunca tinha ouvido falar desta relação. Não faz muito sentido que o braço fique dormente quando você tem sinusite. De qualquer forma, vá ao otorrino.

      1. Caren Borssato

        Tive este sintoma na última crise de sinusite. Mas acho q deve ser porque fiquei agitada e estressada ao extremo, justamente por conta dos sintomas da sinusite. O adormecimento do braço pode ser sintoma de uma crise de ansiedade, por exemplo?

        1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Pode.

  60. Renan Rodrigues

    Boa tarde Doutor. Gostaria de tirar algumas duvidas que estão me incomodando, eu sempre sofri de sinusite e ultimamente ando sentindo muita pressão na parte no nariz até até a maça do rosto e também a noite a pressão na minha cabeça aumenta muito e fico um pouco assustado . IOq o senhor me indica nesse momento? é muito ruim essa sensação.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Lavar a cavidade nasal com soro fisiológico e procurar um otorrinolaringologista se não houver melhora.

  61. Dante Pinheiro Pereira Rezende

    Bom noite Doutor. Gostaria que me esclarecesse se a tosse noturna acompanhada com, aparentemente, catarro com sangue é parte dos sintomas da sinusite? Ultimamente sofro de forte tosse, junto com congestão nasal e ouvidos tampados, e já transcorreu mais de uma semana com esses sintomas.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode ser, mas há vários outros diagnósticos possíveis que devem ser avaliados.

  62. Francisco Antonio Hudinik Filh

    Bom dia Doutor, o que o senhor acha do meu quadro clinico, sinusite ou rinite ? Várias vezes ao ano tenho os mesmos sintomas, começa com a garganta querendo inflamar, ai vem catarro na face, fico “puxando ” esse catarro o dia inteiro como se já virasse mania, espirro e coça o nariz, as vezes escuto ” estalos ” no nariz, mas sempre sem febre e as vezes com tosse.Já tomei levofloxacino, Clavulin Bd, melhora , mas sempre volta, desde já, obrigado pela atenção.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Você pode ter os dois, rinite e sinusite. É muito comum. É preciso ir a um otorrino para saber exatamente o que você tem.

  63. Beatriz Costa

    Olá doutor, fui ao médico ontem pois estava com dor nas costas, na cabeça e estava tossindo muito. A médica disse que eu estou com sinusite. Porém, hoje eu acordei uma uma dor de ouvido insuportável, passei um remédio e saiu pus junto cera. Algumas horas mais tarde, começou a sair sangue do meu ouvido. O que o senhor acha q pode ser?
    Muito obrigada pela atenção.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Deve ser uma otite, procure logo um otorrinolaringologista.

  64. Aline De Castro

    Boa tarde Dr.
    Gostaria que o senhor me tirasse uma dúvida.
    Ha dias
    que estou sentindo os meu ouvidos tapados, as vezes chega a doer um
    pouco no ossinho acima do ouvido, sinto a cabeça pesada mas não tenho
    nenhum outro tipo de secressão, febre etc.
    Isso pode ser sinusite? Mesmo sem nenhum outro sintoma?
    Ficarei grata se puder me responder, mas mesmo assim estarei indo no otorrino.
    Obrigada.
    Aline

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      É mais provável que seja algo tipo excesso de cerúmen.

  65. andressa nayane

    Bom dia Dr.Pedro
    tenho sinusite e preciso de um diagnóstico médico posso me consultar com um clinico medico ou geral?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O melhor é um otorrinolaringologista.

  66. Alex Aguiar

    Olá,

    Doutor parabéns, pelo excelente material informativo.Eu
    sinto dor na face, minha visão quando eu tomo muito sol fico com
    dificuldade de focar e vejo pequenos pontos brancos em volta dos olhos,
    sinto enjoo, pressão na nuca, nariz quando eu acordo todo está entupido,
    já fiz a tomografia esperando só o resultado, mas será sinusite ? A sinusite afeta a visão dessa forma? Obrigado.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não deve ser da sinusite.

  67. Ana

    Dr. Pedro,
    Parabéns pelo blog. Sou leitora frequente e sempre recomendo pois é muito esclarecedor para as pessoas leigas.
    Escrevo porque tenho tosse, rinite alérgica e muitas vezes obstrução das narinas, principalmente de um lado . Gostaria de saber se a ressonância magnética serve como exame para investigar sinusite crônica nos seios da face. (Já tive que fazer outras tomografias recentemente e gostaria de evitar exames de Raio-X). Obrigada
    Ana

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim, serve. Em casos de dúvidas indica-se a realização dos dois (TC e RM), pois eles fornecem dados complementares.

  68. Danilo Amorim Schreiner

    Doutor tenho dor de cabeça sempre ao tossir, algumas vezes sinto dor na parte de cima e atrás da cabeça ao abaixar. Estou com tosse com pigarro na garganta (não fumo) já há mais de 20 dias, nariz trancado a noite mas sem coriza. Isso tudo pode ser sintoma de sinusite?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      É uma possibilidade.

  69. alisson aparecido morais

    ola doutor , tenho sinusite e a mudança do clima faiz com que ela ataque tem alguma soluçao ou e cronica e nao tem cura .

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Ela é provavelmente está relacionada à rinite alérgica. Você tem que se tratar com um imunoalergista.

  70. silas santos

    Doutor, minha vó tem sinusite viral, isso pode causar sangramento no ouvido?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não costuma. Tem que ver se ela não está com otite.

  71. jacira cunha

    Boa noite, dr. sinusite altera muitos o resultado do hemograma como os leucocitos sobem……..obrigado….

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim, sinusite aguda pode provocar aumento dos leucócitos.

  72. Fernando Figueiredo

    Primeiramente meus parabéns pela iniciativa e pelo bom trabalho em esclarecer para as pessoas assuntos de tanta importância como a saúde.
    Aproveito esta excelente matéria, para perguntar lhe perguntar 2 coisas relacionadas:

    1) Uma sinusite pode causar “entupimento” dos ouvidos devido as secreções, essas secreção no ouvido de uma pessoa, que é submetida a uma forte pressão, como uma viagem de avião, podem causar efeitos de tonturas similares a uma labirintite ?

    2) Uma tomografia dos seios da face e dos mastoides, é necessária a utilização de contraste (iodo)?

    Obrigado desde já pela atenção.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      1- Sim e sim
      2- Não.

  73. Marcio Roberto

    Doutor boa tarde tive sinusite tomei a medicacao depois fiz uma ressonacia e a neurologista disse q a sinusite estava bem pouca so q minha dor de caeca aumentou e estou com visao dupla emquando espirro sai sangue sera q a sinusite esta cronicana dor de cabeca nao passa mais com remedios marquei uma consulta com otorrino so ele pode me ajudar o que o senhor acha?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sinusites simples não causam visão dupla nem sangramentos pelo nariz. O otorrino pode, sim, ajudar.

  74. Luiz Carlos

    olá dr com vai? gostaria de tirar uma duvida como sr. mas ou menos em outubro do ano passado (2013) passei a observa que um lado do meu rosto estava meio inchado, esperei até janeiro para ver se voltava ao normal, e não voltou, fui então até um clinico, que me encaminhou a um dentista, esse por sua vez, solicitou um raio x panorâmico onde foi evidenciado que eu tinha um dente siso incluso, pois bem, fui encaminhado a uma cirurgia do dente siso a qual fiz em janeiro, entre tanto já estamos no més de março e meu rosto ainda continua meio inchando sendo mas visível no seio da face direita, conversando novamente com o dentista que fez a cirurgia ele acredita que pode se tratar de uma sinusite, gostaria de saber sua opinião sobre o caso, até mas…

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não é algo comum sinusite causar inchaço no rosto. De qualquer forma, procure um otorrino.

  75. tatiane

    Doutor faz um tempinho que ando com o nariz congestionado 24 horas por dia vivo a base de neosoro mas doutor o que pode ser isso obrigada desde ja.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Podem ser várias coisas. Para saber ao certo, só indo a um otorrinolaringologista.

      1. Hudson

        Doutor! Fui ao médico esses dias pois estava sentindo dores na cabeça, porém ele me fez toma uma benzetacio e passou acetilcisteina. Ai minha cabeça melhorou mas já faz 3 dias e ontem a noite ela começou a doer de novo mas já não há mas secreção nem nariz entupido, Ainda pode ser a sinusite ?

        1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

          Pode. O fato do nariz não estar entupido não descarta sinusite.

  76. Ana

    Doutor, faz algum tempo que venho tendo dores de cabeça muito fortes, além disso tenho secreção na faringe, o médico solicitou um rx suspeitando de sinusite, o que foi confirmado. O médico receitou 6 dias de azitromicina, melhorei nesse período e a secreção quase desapareceu, mas depois voltou tudo novamente, será que devo tomar o antibiótico por um período maior? grata

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      É possível que sim. Mas talvez sejam necessários tratamentos complementares, como uso de corticoides nasais preventivos, etc.

  77. Kamila

    Doutor o remédio prednax é indicado para sinusite?

    1. Pedro Pinheiro

      É um corticoide por via oral. Não costuma ser usado no tratamento das sinusites.

  78. carlos germano

    Doutor, primeiramente parabens pelo textos muito esclarecedores! Tenho diagnostico de sinusite cronica que me acompanha ha anos com varios episodios de agudizacao por ano e associado a rinite. Tenho tambem desvio de septo e foi aconselhado pelo meu otorrino realizar uma cirurgia. Voce acha eficaz a cirurgia para o tratamento da sinusite cronica? E quanto a imunoterapia para rinite? grato pela atencao!

    1. Pedro Pinheiro

      Há casos em que a correção do desvio de septo é essencial para controlar a sinusite. Se o otorrino indicou, acho que é uma boa ideia.

  79. Júlio

    Olá Dr…..fui diagnosticado de sinusite há 3 dias atrás. Estava com muita dor de garganta, tossindo muito e com o ouvido tampado. O médico me receitou Fluimucil, Predsim e Amoxacilina + Clavulanato. Senti uma significativa melhora, porém sinto que o meu ouvido ainda não destampou e escuto um chiadinho bem chato. Segundo o Dr que me examinou, o ouvido está com secreção. Gostaria de saber se o ouvido demora mais mesmo pra voltar ao normal e se há algum método caseiro que poderia fazer pra ajudar a destampá-lo. Vale lembrar também que o Predsim ele me receitou por 5 dias e a Amoxacilina por 7 dias. Porém, os remédios já estão acabando e estou receoso de toma-los e não melhorar nesse intervalo de tempo. Desde já agradeço pela sua ajuda.

    1. Pedro Pinheiro

      Não é incomum haver uma otite após uma sinusite. Termine o antibiótico conforme lhe foi prescrito e, se ainda houver sintomas, retorne no médico para ele avaliar seus ouvidos novamente.

  80. Jucilene

    Meu filho, foi medicado com Aztromicina devido frebre alta e garganta inflamada pelo clinico geral, no dia seguinte tinha consulta com o alergista p/ mostrar uns exames solicitados, e foi diagnosticado com sinusite, mencionei que ele estava tomando antibíotico dado pelo clínico, e por engano mencionei remédio errado, falei q. era amoxilina, então ele pediu p/ dar 7 dias e 2 x ao dia ao invés de 5 dd. como solicitado pelo clínico. Pensando em se tratar do mesmo medicamento, no 2º dia, dei duas dose do (2x ao dia) da azitromicina. Posso continuar o tratamento de 5 dias c/ a aztromicina 1 vez ao dia, ou paro e começo com a amoxilina por 7 dd. 2 x ao dia como solicitou o alergista.

    1. Pedro Pinheiro

      Que confusão, hein? Mantenha a Azitromicina. Não misture antibióticos.

  81. Giane

    Bom dia!
    É possível tomar azitromicina para sinusite e não resolver e ter que se lançar mão de outro antibiótico? como por exemplo amoxicilina com clavulanato?
    Obrigada.
    Giane.

    P.S.: Seu blog é de extrema utilidade para nos informarmos de maneira clara. clara

    1. Pedro Pinheiro

      Sim, é possível.

      1. rubevania

        bom dia! adorei todas as respostas estava muito aflita em relação a sinusite,mim ajudou bastante,gostaria de saber se há algum problema,tomei azitromicina a ibuprofeno e não estou tendo resultado,sinto dores diariamente muito fortes,preciso da sua ajuda o que eu faço?

        1. Pedro Pinheiro

          Há duas possibilidades: 1. a azitromicina pode não ser o antibiótico mais indicado no seu caso ou 2. o seu caso não é bacteriano, por isso antibióticos não fazem efeito.

  82. Marcio Souza de Quadros

    Olá Dr.,tenho um filho de 8 anos e ele até pode parecer engraçado mas toda vez que o clima muda para chuva ele começa com uma tosse seca e com o nariz trancado.Já levamos em vários médicos já tentamos antibióticos antialérgicos e nada resolve,cheguei a comentar com o otorrino se não seria o caso de sinusite ele disse que não,fizemos até a extração das amígdalas e adenoide e nada resolve com a maldita tosse!!!Hoje pressionei seu rosto próximo ao nariz e perguntei se dói?Ele respondeu que sim!!!!Pode ser Sinusite???

    Vejo pelos sintomas dele que se enquadram na sinusite recorrente!!!!

    Peço que me de uma luz,porque desde que tinha 6 meses de idade a gente luta com esses sintomas!!!!
    Desde já agradeço a atenção!!!!

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Basta fazer uma tomografia dos seios da face para saber se é sinusite ou não.

  83. Rafael

    olá Dr. boa tarde. Pode haver casos de sinusite sem coriza???

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim.

  84. Ariane Gomes

    Boa noite, é comum os movimentos da face ficarem prejudicados ou com dificuldades de serem realizados por conta da sinusite?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não é comum.

  85. inelvia n. da silva

    é considerado sintoma de rinossinusite dor de cabeça com náuseas?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode ser.

  86. cristiano.limapaz

    sinusite sai sanque

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode até sair, mas não é o mais comum. Quando isso ocorre, o ideal é o otorrinolaringologista avaliar pra ver se está tudo bem ou existe alguma lesão.

  87. Rodrigo Soares

    Olá Dr.
    Sinusite, ou até mesmo rinite, pode nos deixar fadigados, irritados e diminuir nossa resistencia fisica? Digo isso, pois tem algumas vezes que estou bem disposto, consigo ter bom desempenho em atividades físicas, mas quando sinto que estou com a sinusite atacada, meu desempenho físico cai, me sinto desanimado e sem vontade de fazer nada. Tudo isso é consequência da sinusite?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim, pode.

  88. Priscila Soares

    Boa tarde. Sinusite pode causar vertigem e dor no peito?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Vertigem até pode, mas não é comum. Dor no peito não costuma ser sintoma de sinusite,.

  89. r sussmann

    Ola doutor,

    Ha cerca de um ano eu perdi a sensibilidade no nariz. Por exemplo, eu nao sinto vontade de espirrar ou cocegas no nariz ha um ano. Isso eh normal? Meu nariz voltara ao normal?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não é normal. Procure seu otorrinolaringologista.

  90. Ju Stin

    não me ficou clara a relação entre uma rinite alérgica e o desenvolvimento da sinusite…
    é possível uma rinite *sempre* evoluir para sinusite?

    se sim, vale a pena sempre tratar os sintomas da rinite (mesmo que com descongestionante) para evitar que se evolua para sinusite?
    obrigad

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      1- Sim
      2- Provavelmente sim.

  91. Luciana

    Boa tarde DR meu sobrinho hj com 20 anos tem convulsão o medico pediu uma ressonancia e falou que ele tem sinusite e por isso a causa das convulsões isso pode ocorrer? por favor me responda que estamos assustados com isso obrigada Luciana

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não deve ter sido bem isso o que o médico disse. Não faz muito sentido.

  92. Henrique

    Estava com dúvida do que eu tinha, já tive ataque de sinusite antes, mas foi diferente desta vez.
    Obrigado

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não, os medicamentos para pressão não aceleram o crescimento dos cistos, pelo contrário, uma pressão arterial bem controlada é comprovadamente uma fator que prolonga a vida útil dos rins da doença policística.
      Todos as pessoas com doença renal devem evitar anti-inflamatórios ao máximo.

  93. Claudiacareta

    Muito esclareceredoras as explicações. Tenho sinusite há muito tempo. Desta última estou tratando, por receita médica de otorrino, com levofloxacino, pois a amoxilina, que estava tomando por indicação de médico de pronto socorro não fez efeito. Tenho sinusite desde os 15 anos (primeiro diagnóstico) já tenho 42, ou seja, sofro há mto tempo. tentei homeopatia, segurou por um ano e agora veio com tudo. Há método de prevenção? o que fazer para uma melhor qualidade de vida e não ter a sensação de precisar viver numa bolha, pois não posso, com frio, calor, odores de produtos fortes, poeira, sol, vento etc, não posso nada…Há algum conselho, desde já agradeço. Cláudia

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Em alguns casos os corticoides intranadais são boas opcões para prevenção. Consulte o seu otorrino

  94. Tami

    Olá Dr, q eu saiba nunca tive sinusite. porem varias vezes ja senti algumas pontadas e dores na regiao do seio frontal, apenas do lado direito. A dor é mt leve, mais se eu massageio/toco o local é uma dor mt incomoda! nao tenho mais nenhum tipo de sintoma anormal, isso pode ser sinusite tbm?!

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Poder, pode.

  95. Willgetter

    traumas fechados (como socos por exemplo) na face podem causar sinusite?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Podem, principalmente se provocarem desvio de septo.

Deixe um Comentário

Antes de comentar, leia as REGRAS PARA COMENTÁRIOS.

Seu email não será publicado.