best counter

MENINGITE BACTERIANA E VIRAL – Sintomas, Causas e Tratamento

256

meningite
Meningite é o nome que damos à inflamação da meninge, membrana que recobre o sistema nervoso central. A meningite é uma doença grave, potencialmente fatal, que costuma ser causada por agentes infecciosos, tais como bactérias, vírus e fungos.

A meningite meningocócica, que é um tipo de meningite bacteriana causada pela bactéria Neisseria mengitidis, é a forma mais temida, pois seu quadro pode ser rápido e devastador.

Neste artigo vamos explicar o que é uma meningite, quais são as suas causas, as formas de transmissão, os sintomas e as opções de tratamento possíveis.

Publicidade - Publicidad

O que é a meninge?

Do mesmo modo que o pulmão é envolvido pela pleura e o coração pelo pericárdio, o sistema nervoso central (cérebro e medula) é envolvido pela meninge. A meninge é uma membrana que serve como barreira física contra agentes infecciosos, sendo composta por três camadas (acompanhe o texto com a ilustração abaixo):

Pia Mater: é a membrana mais próxima do cérebro
Aracnoide: é a membrana do meio, localizada entre a pia mater e a dura mater.
Dura Mater: é a membrana mais externa, próxima ao osso do crânio. É a camada mais grossa e opaca.

O liquor (líquido cefalorraquidiano) fica localizado entre a pia mater e a aracnoide.

Cérebro e meninges

Como já referido, meningite é o nome dado à inflamação das meninges. Em geral, a membrana aracnoide e o líquido cefalorraquidiano são as estruturas mais comprometidas.

Apesar de ser habitualmente causada por germes infecciosos, a meningite também pode ter origem em processos inflamatórios, como câncer (metástases para meninges), lúpus (leia: LÚPUS  | Sintomas e tratamento), reação a algumas drogas, traumatismo craniano e cirurgias cerebrais.

Apenas as meningites bacterianas e virais são contagiosas.

Publicidade - Publicidad

Tipos de meningite

a. Meningite bacteriana

A meningite bacteriana é a forma mais grave. Esta meningite costuma ser causada pelas bactérias Streptococcus pneumoniae, Haemophilus influenzae ou Neisseria mengitidis. Outras bactérias, como a Listeria monocytogenes, Staphylococcus aureus e Streptococcus do grupo B também podem ser a causa, mas não são tão comuns como as três primeiras citadas.(leia: DOENÇAS CAUSADAS POR BACTÉRIAS)

Com a inclusão da vacina contra o Streptococcus pneumoniae e Haemophilus influenzae no calendário vacinal de vários países, a ocorrência de meningite por essas duas bactérias vem caindo drasticamente, principalmente entre as crianças. Porém, nos adultos que não foram vacinados, a incidência de meningite por S.pneumoniae ainda é alta. Atualmente, a Neisseria mengitidis, também conhecida como meningococo, é a principal causa de meningite bacteriana em crianças e adultos.

Algumas doenças de origem bacteriana, como a sífilis (leia: SÍFILIS | Sintomas e tratamento) e a tuberculose (leia: TUBERCULOSE | Sintomas e tratamento) também podem complicar, evoluindo com acometimento meníngeo.

b. Meningite viral

A meningite também pode ser causada por vírus, normalmente da família dos Enterovírus. A meningite viral é menos agressiva que a bacteriana, com taxa de mortalidade bem mais baixa e com resolução espontânea, sem necessidade de tratamento específico, na maioria dos casos.

Os Enterovírus são os agentes mais comuns, porém, uma variedade de infecções virais podem complicar, acometendo as meninges, como, por exemplo:

c. Meningite fúngica

A meningite fúngica é uma forma rara, sendo, geralmente, resultado da propagação de um fungo através do sangue para as meninges. A meningite fúngica é típica de pacientes imunossuprimidos, como nos casos de portadores de AIDS ou câncer.

A meningite por fungos não é contagiosa e sua principal causa são os fungos Cryptococcus e Coccidioides.

Como se pega meningite bacteriana?

O modo mais comum de contágio da meningite é através do contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas. Ao contrário da crença popular, a meningite não é transmitida com tanta facilidade como a gripe, e um contato prolongado é necessário para o contágio. Familiares, colegas de turma, namorados e pessoas que residem no mesmo dormitório são aqueles com maior risco. A meningite é transmitida pela saliva, porém, compartilhar copos e talheres parece não ser um fator de risco grande. É preciso que esse comportamento se repita com frequência para haver um risco elevado. Já a troca de beijos, principalmente se de língua e prolongados, é um via perigosa de transmissão.

Publicidade - Publicidad

Contatos ocasionais, como apenas um comprimento, uma rápida conversa, ou dividir o mesmo ambiente por pouco tempo oferece pouco risco. Mesmo que durante uma aula você sente ao lado de alguém infectado, se esta exposição for menor do que seis horas, o risco de contágio é baixo.

As bactérias não sobrevivem no ambiente, não sendo necessário isolamento dos locais onde foi registrado algum caso. Fechamento de escolas e salas de aula são desnecessárias e só servem para causar pânico na população.

Não há risco de transmissão de meningite durante velórios. Primeiro, porque o falecido não respira e, portanto, não libera bactérias nas secreções respiratórias. Segundo, porque em um velório o tempo de exposição é bem menor do que seis horas.

A maioria das pessoas que se contaminam com o meningococo não desenvolvem doença. A bactéria fica na orofaringe durante algum tempo até ser eliminada pelo sistema imunológico. Apesar de não desenvolver a meningite, as pessoas contaminadas podem transmitir a bactéria para outras. Na verdade, apenas 1% das pessoas que têm o meningococo na saliva adoecem, o resto torna-se apenas transmissores assintomáticos e transitórios da bactéria.

Portanto, já se pode perceber que existe muito sensacionalismo em relação à meningite. Antes de entrar em pânico porque algum conhecido está com a doença, é preciso lembrar que nem todos os casos são causados por bactérias (os mais graves), que para haver contágio é necessário um contato mais próximo e prolongado, e que a maioria das pessoas contaminadas não adoece.

A meningite bacteriana também pode ocorrer sem ser por transmissão entre pessoas. Raramente, algumas infecções das vias áreas, como sinusites (leia: SINUSITE | Sintomas e tratamento) e otites (leia: OTITE MÉDIA AGUDA) podem complicar, evoluindo para acometimento das meninges. Usuários de drogas endovenosas ou pacientes com traumatismos cranianos, em que há exposição da meninge, também encontram-se sob risco de desenvolver meningites.

Prevenção da meningite

Todos aqueles que tiveram contato prolongado ou íntimo com um paciente com meningite bacteriana devem iniciar tratamento profilático com antibióticos nas primeiras 24 horas após a identificação do primeiro caso. Os contactantes devem ficar em observação por 10 dias (não é necessário internamento) e devem procurar atendimento médico ao surgimento de qualquer sintoma.

A profilaxia reduz em 95% a chance de infecção, além de eliminar o estado de portador assintomático da bactéria, reduzindo, assim, a cadeia de transmissão.

Sintomas da meningite

meningite - lesões de pele

A meningite bacteriana é um quadro grave e agudo. Já a meningite viral não é tão grave e o paciente costuma melhor espontaneamente ao longo dos dias. O problema é que, habitualmente, não é possível distinguir uma meningite viral de uma meningite bacteriana apenas pelos sintomas. Inicialmente, todos os quadros de meningite são semelhantes.

A partir deste ponto, vamos nos ater mais aos sintomas da meningite bacteriana, pois esta é a forma mais grave.

O período de incubação da meningite bacteriana é em média de 3 a 4 dias. A maioria dos pacientes são internados 24 horas após o aparecimento dos primeiros sintomas. O quadro típico é de febre alta, rigidez da nuca, intensa dor de cabeça e prostração. A evolução para sepse é rápida (leia: O QUE É SEPSE E CHOQUE SÉPTICO ?) e quanto mais se posterga o início do tratamento com antibióticos, pior é o prognóstico.

A crise convulsiva também pode ser uma das manifestações inicias da meningite (leia: EPILEPSIA | CRISE CONVULSIVA | Sintomas, tipos e como proceder).

Na meningite pelo meningococo podem ocorrer lesões de pele tipo petéquias, o que, às vezes, causa confusão com outras infecções, como rubéola, sarampo ou até dengue.

Quando a infecção ultrapassa as meninges e atinge o cérebro, temos o quadro de meningoencefalite, podendo ocorrer convulsões, coma e paralisia motora.

O diagnóstico é feito através da punção lombar, onde consegue-se aspirar o liquor para avaliação laboratorial. Através desta avaliação é possível determinar não só a existência de meningite, como também a sua causa.

Para saber mais detalhes sobre os sintomas da meningite viral ou bacteriana em adultos e crianças, leia: SINTOMAS DA MENINGITE.

Tratamento da meningite

Até o advento dos antibióticos no início do século passado, a meningite era uma doença com mortalidade próxima dos 100%. Ainda hoje, com todos os avanços, pelo menos 15-20% das meningites bacterianas evoluem para óbito. Trata-se, portanto, de uma doença muito séria.

A meningite bacteriana é uma emergência médica e o tratamento com antibióticos intravenosos deve ser iniciado o mais rápido possível, de preferência logo após a realização da punção lombar. A demora de apenas algumas horas pode ter influência no prognóstico. Se há suspeita de meningite, o paciente deve ser encaminhado imediatamente para um setor de emergência.

Na meningite viral, antibióticos não são necessários e muitas vezes o paciente nem sequer precisa ser internado. O tratamento é apenas com sintomáticos. O quadro só é preocupante em recém nascidos. Porém, a distinção com a meningite bacteriana não possível de ser feita apenas pelo quadro clínico, sendo a avaliação médica indispensável e urgente. O diagnóstico diferencial costuma ser feito através dos resultados da aspiração do liquor pela punção lombar.

Vacina para meningite

Como já explicado, a meningite pode ser causada por mais de um tipo de bactéria, por isso, não existe uma vacina única que previna todos os casos. Todavia, há vacinas individuais contra as principais bactérias. A vacina contra Haemophilus influenzae já faz parte do calendário básico de vacinação. Também já existe vacina para o Streptococcus pneumoniae, bactéria muito associada à pneumonia, otites e sinusites, mas que frequentemente é causa de meningite.

A Neisseria meningitidis, a bactéria causadora da famosa meningite meningocócica, que costuma ser a forma mais grave de meningite bacteriana, apresenta uma particularidade. Esta bactéria possui 13 sorogrupos diferentes. 8 destes sorogrupos são responsáveis por quase todas as epidemias de meningite meningocócica: A, B, C, X, Y, Z, W135 e L, sendo B e C os mais comuns.

Atualmente existe vacina individual apenas contra o meningococo C e uma vacina conjugada que atua contra os meningococos A, C, Y e W135.

Recentemente, entrou no mercado a vacina contra o meningococo B. Na maioria dos países, essa vacina ainda não faz parte do calendário oficial, só estando disponível para compra nas farmácias.

Sequelas da meningite

Os pacientes que se recuperam da meningite podem ficar com sequelas, como AVC com paralisias motoras, surdez, diminuição da capacidade intelectual e quadro de epilepsia.

A meningite viral, em geral, não deixa sequelas.

Este post também está disponível em: Espanhol

Assuntos Relacionados:

  • Fla

    Venho aqui apenas para parabenizar pelo exelente trabalho feito no blog. Muito útil tanto para leigos, quanto para não tão leigos assim,rs.
    Seria muito complicado explicar o que torna uma substância toxica?
    Abraços

  • Fla,
    Uma substância é tóxica se causar alguma lesão ou mal funcionamento de células e tecidos no organismo.

    Um exemplo é o álcool para os hepatócitos (células do fígado) ou cigarro para as células pulmonares.

    Algumas substâncias são tão tóxicas que levam a morte de várias células em poucos minutos e após pequenas exposições, como é o caso dos venenos.

    abs

  • Cláudia Barreto •

    Dr me chamo Claudia e gostaria de saber o seguinte :
    Eu tenho sinusite cronica e ja ouvi algumas pessoas falarem que a mesma pode desenvolver a meningite , gostaria de saber do Sr se esse caso é verdade ..
    desde já agradeço , parabens pelo blog

  • Cláudia,
    Sim é verdade. Quadros de sinusite ou otite crônica, assim como qualquer infecção na face, podem levar a meningite se não tratados corretamente.

  • Henrique

    Dr. Pedro e Dra. Renata,
    Bom dia!

    Parabéns pelo site. Informações concisas, que vão muito além de um copiar e colar, como vemos por aí.

    Li as regras e espero não infringir nenhuma, conforme minha interpretação.

    Após seguidas infecções de garganta, tratadas com besetacil e amoxicilina, notei que meus ouvidos começaram a “estourar” sempre que engulo em seco e isso já tem mais de 8 meses. Um otorrino fez uma vídeo-nasal e não constatou nada. Tomei uma injeção diprospan, nenhuma melhora. Outro disse que era resíduo de uma infecção e tratou com nikko-vac e reforgam por 30 dias. Minha nuca não está rígida, não tenho febre, mas qualquer movimento mais elástico no maxilar (tanto na vertical como horizontal) gera um “ranger”, como se tivesse areia na região abaixo dos ouvidos, seguido de estalos rápidos que parecem atingir a base do cérebro. Sinto uma certa pressão constante na nuca. Tudo isso já dura alguns meses, sendo intensificado nos últimos 20 dias. Como senti através deste site que são profissionais “de conteúdo” e competência, peço a seguinte orientação, se possível: —> Qual a especialidade médica que devo consultar e que poderá avaliar com maior assertividade esse meu caso? Se possível, com indicação de algum profissional gabaritado na região de Campinas-SP.

    Agradeço pela atenção e apoio nessa dúvida.

  • Henrique,
    O especialista é mesmo o otorrino. Se vc acha que pode ter algum tipo de lesão na sua articulação temporo-maxilar, poderia ser visto por um buco-maxilo.

  • Suzana

    Olá,
    eu tive meningite meningocócica aos 8 anos de idade… não tive nenhuma sequela.
    Gostaria de saber se existe a possibilidade de eu pegar o mesmo tipo de meningite, ou se fiquei imune à doença.
    Obrigada.

  • Suzana,
    Existem várias cepas diferentes do menigococo. Não dá para afirmar que vc tenha imunidade permanente contra todos eles e que seja impossível vc ter nova megingite

  • Bianca

    Gostaria de saber qual a diferença entre profilaxia e prevenção.
    Sei que falaram de profilaxia no texto acima , mas o que seria exatamente ?
    Sou leiga, e gostaria que explicassem na linguagem mais simples possível a diferença entre as duas palavras.
    Muito obrigada ,
    Bianca

  • Bianca,
    profilaxia e prevenção são sinônimos. É a mesma coisa.

  • Rafael Cruvinel

    Bom dia doutor, aqui na minha cidade Araguari MG, foram detectados 2 casos de meningite com vitimas fatais. Estão vacinando a população em hospitais e clinicas particulares, o valor da vacina é de R$120,00. Porém ninguem sabe se a vacina é para o caso específico, ninguem dá informação de nada. Gostaria que o Sr. me pasasse algumas dicas e falasse se esta vacina “compensa”. Li seu artigo, mais como não tenho conhecimento específico, estou preocupado. Grato, gostaria de obter uma resposta.

    ticolicolhp@hotmail.com

  • Rafael,
    se a secretaria de saúde do seu município indica a vacinação, vc deve se vacinar.

    Nenhuma secretaria indicaria vacinação se esta não fosse necessária.

  • brunofdb@hotmail.com

    Gostaria de saber se quem já deve minigite deve tomar a vacina, ou, já está imune ao virus?

  • Anonymous

    vcs estamos de parabens pela bela descriçao, falando mas sobre a doença
    o trabalhos de vcs do blog estao excelentes.agora vale do governo liberar essa vacina gratis pra gente poder se proteger

    obrigada.

  • Bruno,
    existem vários tipos de meningite. É preciso saber qual vc teve. Seu médico pode te dar essa informação.

  • Alessandra

    Tenho um sobrinho de 9 anos que está internado a 4 dias e no 4° dia perdeu a visão é normal ocorrer isso durate o tratamnento de Meningite Bacteriana?

  • Alessandra,
    não é normal não.

  • gracythaly

    Graciella…

    Adorei o blog o/ sou estudante de enfermagem e tirei muitas duvidas aki =]
    agora já sigo no twitter =]
    Parabens aos doutores!

  • fonopreocupada

    Estou atendendo um paciente que teve meningite bacteriana há 1 ano, quase morreu. Sou fono, e onde trabalho não há máscara pra atender.
    Estou grávida, e tenho medo de que exista chance de contágio.
    Existe essa possibilidade? De pegar de alguém que já teve e se curou?

  • alexboby1

    Bom dia!

    Quais as precauções que devem ser tomados durante o velório de uma vítima de meningite?

  • Alex,
    excelente pergunta.

    A transmissão da meningite é por contato prolongado com secreções respiratórias. A taxa de infecção da meningite é bem menor do que de outras infecções respiratórias como a gripe, por exemplo. O simples ato de beber no mesmo copo de uma pessoa infectada não é suficiente para se transmitir a bactéria.

    Uma pessoa morta não consegue transmitir a bactéria pois não a exala, e em um velório não há proximidade nem tempo de exposição suficiente.

  • Fono,
    se o contato foi há 1 ano, não existe a menor chance de vc desenvolver a doença agora

  • Pri

    Meu irmao está internado faz 5 dias com meningite, os médicos desconfiam que seja a meningite meningocócica, meu irmao apresenta todos os sintomas, menos as lesoes na pele. Pode ser isso mesmo ou as lesoes podem ser um estado mais grave da doença?

  • Pri,
    As lesões são um sinal de gravidade e a sua ausência de modo algum é suficiente para se descartar uma hipótese de meningite

  • Anonymous

    Boa tarde
    venho aqui parabenizar pelo trabalho esplendido dos Dr. O blog está com um conteúdo ótimo, totalmente explicativo, e completo.
    Parabéns.

  • uptown girls

    Boa Noite, meu nome e Vania

    alguns dias descobrimos que meu sobrinho de 10 meses esta com meningite, segundo medico e meningite Viral,
    estou preocupada , póis eu meu filho e marido estivemos contato muito proximo com ele, inclusive eu que dei comida na boca dele , e passava pela minha boca para esfriar , ou seja tive contato com a saliva dele mesmo sendo minima , isso e preocupante?
    os irmãos do meu sobrinho estão na minha casa , pq minha irmã esta no hospital com o pequeno, sera que e perigoso eles nós passar algo também, pq aqui esta muito frio e temos que deixar a janelas e portas fechadas, e eles estão dormindo no mesmo quarto que meu filho , o que devo fzer?
    sei que parece meio egoista mais estou preocupada com a saúde de todos , e Deus me livre até de um epídemia.
    desde ja agradeço.
    abraço
    e Parabéns

  • Daniela

    Boa Noite
    Estou gravida de 34 semanas e tive contato essa semana com uma criança que está com meningite. Meu bebê de alguma maneira pode ter sido infectado? Obrigada e aguardo um retorno breve!
    Daniela

  • felipe

    bom queria saber se tem como pegar esse tipo de doença se pega atráves do contato fisico ou seja pelo beijos com a pessoa que você desejar está so preciso esclarecer essa duvida muito obrigado pela atenção.

  • Felipe,
    a meningite se transmite por contatos prolongados e próximos. Apenas um rápido beijo na bochecha como comprimento não costuma ser suficiente para transmissão. Porém, um namoro ou uma conversa demorada com a pessoa próxima, pode transmitir, sim.

  • Karlla

    Boa noite.
    Preciso esclarecer algumas dúvidas: sou professora e um aluno passou mal na escola tendo convulsões e babando como se fosse um ataque epilético, ao ser socorrido e levado ao hospital, os médicos disseram várias coisas, mas a última e acho que a mais preocupante é que possa ser meningite? O menino estáva desacordado e estavam aguardando algo ??? para realizar os exames. Estes sintomas que o menino apresentou também são sintomas de meningite, pois se ele está inconsciente acho que não tem como verificar se há ou não rigidez na nuca, ele deu convulsões, babou e reclamou de muita dor de cabeça e sono quando melhorou, mas assim que foi socorrido ficou inconsciente.
    Agradeço a atenção. Karlla

  • Karlla,
    convulsões podem ser sim, um sintoma de meningite. Porém, existem diversas outras causas. Para se pensar em meningite é preciso haver mais dados clínicos. São precisos mais exames e uma avaliação médica para se definir os diagnósticos diferenciais mais prováveis.

  • Boa noite
    meu nome é Cristiane e gostaria de tirar uma duvida…
    Sexta-feira da semana passada uma criança da escola onde meu filho estuda passou mau e foi diagnosticado meningite bacteriana e veio a falecer no sábado.
    Eles ñ eram da mesma turma, e as crianças da turma desse menino foram vacinadas e ficaram em observação neste fim de semana.
    Eu ficarei até quarta-feira sem levar meu filho p a escola, esperando q ñ haja relato de mais nenhum caso. Pois a pouco tempo ele se recuperou de uma gripe forte e imagino q o sistema imunologico esteja se recuperando.
    Seria exagero da minha parte agir assim???

  • Cris,
    Sim, é exagero.

  • paula

    dr pedro
    a nova vacina anti-pneumococica 13-valente protege contra as formas graves da meningite? A meningite C também é grave? Qual seria a vacina eficaz para crianças ate 12 anos? grata!

  • Paula,
    a vacina anti-pneumococica protege contra o pneumococo, que é umas das bactérias que pode causar meningite. A meningite C é causada por outra bactério, o meningococo, e é grave sim. Essas vacinas são eficazes para crianças de 12 anos. Consulte o pediatra para que ele estabeleça o melhor plano de vacinação para seu filho.

  • Anonymous

    Dr.Pedro minha sobrinha está com menigite viral e eu avisitei. Ela me abraçou e me beijou várias vezes. Minha irmã está se recuperando de um cancer de mama e recentemente fez radioterapia e etá com a imunidade baixa. A pergunta é: É exagero de minha parte ficar um tempo sem visitá-la? Se não que tempo seria este.
    Marleide Olivera. E-mail. Marleyde.o@bol.com.br.

  • @Marleide
    O ideal seria ficar pelo menos 1 semana sem visitá-la.

  • Bibigo

    meu nome e diogo e gostaria de saber se uma pessoa q teve meningite mas ja se recuperou da doença ainda pode transmitir a doença?, se sim por quanto tempo pode transmitir?

  • @Bibigo
    Não, quem está curado não transmite meningite

  • Jheovanna

    Olá,aos meus 6 anos eu tive meningite bacteriana gostaria de saber se agora com 15, eu posso pegar essa doença novamente?

  • thaina carolina

    Parabéns DR:PEDRO E DR:CLAUDIA pelo site bem informativo.
    amei!

  • @Jheovanna
    Sim, pode.

  • Michele

    Doutor, o senhor diz no artigo acima que apesar de não desenvolver a meningite, as pessoas contaminadas podem transmitir a bactéria para outras.Sou téc. enfermagem, tive contato com um paciente de 3 anos que estava com meningite meningococica. A criança chegou pela manhã e foi a óbito no fim da tarde. A pergunta é, posso ser portadora e ou transmissora da bactéria? Se sim, por quanto tempo? Meu filho de 3 anos corre algum risco?
    Agradeço desde já a atenção!

  • Kelly

    Olá.

    Li sobre o assunto em questão e gostei muito dos esclarecimentos.Dr gostaria de saber se a meningite viral é transmitida como a bactériana pois o meu irmão foi diagnosticado com meningite viral porém o estado dele é um pouco complicado pois els tem outras doenças que piora o seu quadro,o diagnostico demorou bastante, antes desse diagnostico eu fiquei com ele no hopital onde ele se enconta. Gostaria de saber se é possivel ter ocorrido uma transmissão pois depois desse dia passei sentir muita dor na nuca ou será que essa dor pode ser causada por causa do dente ciso?

  • @Michele
    Se o seu contato com a criança foi superficial não há riscos. Se vc esteve em contato próximo por muito tempo, sugiro que procure o serviço de infecção hospitalar para avaliar seu risco e a necessidade de profilaxia.

  • @Kelly
    a meningite viral não é contagiosa como a meningite bacteriana.

  • danielzinho souza

    eu li esse texto sobre a menigite e axei bem interessante pois ja tive menigite viral e tudo o que ta ai e verdade vcs estao de parabens

  • Anonymous

    gostei muito desse blog apesar de ajudar as pessoas que tem duvidas sobre a meningite informa as pessoas desemformadas sobre a meningite

  • Anonymous

    ola boa tarde
    quero falar que esse blog foi muito bem atualizado gostei muito vcs estao de parabens e para as pessoas que estao com meningite se cuidem por que a meningite é coisa seria nao se deve brincar com a meningite

    muito obrigada e ficam com deus

  • Anonymous

    Olá!

    Minha dúvida é a seguinte: Estive em contato com dois familiares de um portador de meningite bacteriana, o tipo de contato foi conversa (não muito próxima) e abraço. Esses familiares tiveram contato direto e prolongado com o portador, gostaria de saber: Corro o risco de pegar a doença através desse contato com os familiares?
    Estou com medo e muito assustada…

    Grata desde já!

    Ana Carolina

  • Leticia

    Olá,
    primeiramente parabéns pelo trabalho.
    Li todo o artigo e só tenho uma dúvida. Vi que a doença acontece de uma forma muita rápida (24hrs depois dos primeiros sintomas), porém se tenho alguma suspeita os exames de sangue podem me mostrar se estou com meningite? Se não, qual exame é capaz de detectar a doença?
    Obrigada!
    Leticia

  • estou impresionado com o conteudo deste site. parabens pelas informaçãoes………..

  • @Ana Carolina
    Não, meningite não é tão contagiosa assim

  • @Leticia
    O exame ouro para o diagnóstico da meningite é a punção lombar para avaliação do líquor

    • ana luiza tolentino

      tbm acho

  • cinthia schena

    Ola Dr. acabei de receber a informação q minha afilhada esta com meninguite.. e foi para o isolamento hospitalar, como todos os dias sou eu q a levo para a escolinha e busco.. tenho uma filha de 6 anos e o contato é diario… teria com o que me preocupar com minha filha? devo procurar medico para prevenção? ja q elas convivem cerca de 6 horas por dia..aguardo.. eparabens!!

  • @cinthia schena
    Sim, procure o pediatra, pois pode haver indicação para antibióticos profiláticos.

  • Lua Albus

    Vou viajar em duas semanas e tive notícias do aparecimento da meningite C em funcionários do hotel onde vou me hospedar. Preciso me vacinar? a vacina tem algum efeito colateral?
    obrigada

  • @Lua Albus
    Se os funcionários foram afastados do serviço, como eu imagino que tenham sido, não há riscos de você pegar meningite apenas por estar no hotel. A bactéria não fica no ar.

  • Luciene Lauer

    Tomar a vacina cerca de 12 horas antes de viajar para uma região epidêmica evita o contagio?

  • @Luciene Lauer
    Após a vacina contra a meningococo, os anticorpos demoram de 7 a 10 dias para serem produzidos.

  • Dr. sou guilherme, tive meningite bacteriana, há riscos de haver sequelas mais de um ano depois(perada parcial da visão)?

  • @guinisterakgam2011
    Não é comum. É preciso pensar em outras causas.

  • Julyane

    Minha amiga da escola faleceu de meningite , gostaria de saber , se a pessoa que passou muito tempo com ela , durante a doença , e antes do falecimento , pode estar contagiada ?

  • @Julyane
    Se houve contato próximo por tempo prolongado, pode.

  • Anonymous

    olá, meu nome é Kevin, e gostaria de saber se é verdade que a Meningite pode matar uma pessoa em até 24 horas, e quais são as formas mais eficazes de prevenir o contágio da doença?

  • @Kevin
    Sim, não é a forma de apresentação mais comum, mas há casos catastróficos de meningite com evolução ao óbitos em um ou dois dias se não tratado a tempo.
    A prevenção é feita com isolamento respiratório do paciente contaminado.

  • #% נєffєяѕσи %#

    Gostei do blog, quero saber se grávida pode tomar a vacina de meningite? e se já tomou sofre alguma sequela no bebe?

  • Rafaelli_alves

    Parabéns dr. pelo blog!!! Estou grávida de 5  semanas, e tomei a vacina, pois na minha cidade está tendo um surto. Agora estou com medo de sequelas no meu bebê. Corremos algum risco?

  • Em princípio não há problemas.

  • Cecilia

    Parabéns dr uma esplicação bem objetiva.

  • Karinadcosta

    OLá, Dr Pedro. Estou grávida de 21 semanas. Posso tomar a vacina contra a meningite??? Existe algum risco para meu bebê??? Vou realizar uma viagem a trabalho para Bahia, onde está ocorrendo um surto de meningite! Na viagem ja vou estar com 24 semanas.
    Aguardo retorno,
    Karina
    karinadcosta@gmail.com

  • Carmistelaprado

    CARMEM
    DR. MULHER AMAMENTANDO PODE TOMAR VACINA CONTRA MENINGITE?

  • Elisandranunes12

    gostei muito do texto, simples e objetivo, tirou todas as minhas duvidas sobre esta doença comum hoje em dia, parabens!

  • Ana Paula Ruiz Lirola

    Parabéns pelo texto! tive meningite bacteriana em 2010,perdi a visão central do olho esquerdo,a audição do ouvido direito,fiquei com epilepsia,Ao mesmo tempo,tive um tumor de glomus no ouvido direito,e fiz 2 cirurgias.Hj em dia,faço uso de medicamentos,e reabilitação vestibular por cauda das tonturas, mas oque me persegue são as dores de cabeça! Será que um dia,essas dores vão acabar?

  • Ana Paula Ruiz Lirola

    Parabéns pelo texto! tive meningite bacteriana em 2010,perdi a visão central do olho esquerdo,a audição do ouvido direito,fiquei com epilepsia,Ao mesmo tempo,tive um tumor de glomus no ouvido direito,e fiz 2 cirurgias.Hj em dia,faço uso de medicamentos,e reabilitação vestibular por cauda das tonturas, mas oque me persegue são as dores de cabeça! Será que um dia,essas dores vão acabar?

  • Jéssica

    Pesquisei em dois sites diferente,até chegar aqui Dr. Pedro, Muito obrigada por a Chance de Tirar uma Nota Azul, na Escola!! 🙂

  • Analuzsousa

    Parabéns pelo artigo  suscinto, está dando para esclarecer bastante.
    olá,sou de Macapá-Ap, gostaria de saber se há possibilidade de uma pessoa sser  contaminada  duas vezes pela meningite? E quais suas sequelas?

  • Anonymous

    @Dr. Pedro Pinheiro
    OLÁ
    GOSTARIA DE FALAR A RESPEITO DO ASSUNTO DA SINUSITE…
    EU E MEU BEBE DE 2 ANOS TEMOS MTA SINISUTE DE REPETIÇÃO…E O MEU BEBE TAMBÉM TEM VARIAS OTITES GRAVES,DAQUELAS MUITO FORTES.
    QUAL PROFISSIONAL DEVO PROCURAR PARA TRATAR ADEQUADAMENTE, PRA NAO CORRER O RISCO DE MENINGITE?
    MEU NOME É KÁTIA 36 ANOS

    e-mail: indiak@hotmail.com

  • Claudia-machado34

    BOA TARDE! Sexta-feira faleceu uma criança com MENINGITE na escola do meu filho,as outras crianças correm algum risco?

  • Geila

    Tive meningite com 16anos de idade, fiquei 13dias em coma, 16 dias na UTI, fui desenganada pois a bactéria já tinha tomado conta dos meus órgãos, mais com muita fé em Deus e um tratamento
    maravilhoso, me curei, e pela graça do meu Deus, não fiquei com nenhuma sequela

  • Sabrina

    Parabéns pelo artigo, salvou meu trabalho de biologia

  • Sabrina

    Parabéns pelo artigo, salvou meu trabalho de biologia

  • Sheila-rodrigues-

    perdi meu bb de 3 meses c a menigococica ,meu entiado teve da mesma qndo estava gravida de 4 meses ela pode tewr adquirido a doença na minha gravides ou não

  • Shelia-rodrigues-

    perdi minha bb de 3 meses c a menigococica ,meu entiado teve da mesmo qndo eu estava gravida de 4 meses teria alguma ligaçao pois ele morava comigo qndo ele tevi

  • cleide

    Minha filha Julia teve meningite bacteriana, foi feita uma cirurgia para retirada de um abcesso cerebral dia 08 de maio teve meningite bacteriana novamente

  • Eliana

    Esta havendo um surto de meningite na escola do meu filho,os pais estao desesperados pois nao tem vacina pelo sus.Eliana .Mooca SP

  • ana marquesbrito

    meu namorado teve contato com uma pessoa que em minigite,ele pode ter pego o virus?

  • ana marquesbrito

    D.meu namorado tomou água do copo de uma pessao que esta com a doença,ele pode esta tambem com a doença ele esta sentindo muitas dores no estomago sera que já é a doença?

  • egila benicio

    bom dia morro em portugal em 2007 tive minigite bacteriana e em dezembro de 20011 tive novamente e cai liquido do nariz do lado esquerdo o que devo fazer

  • nncp

    Dr faleceu um menino na escola da minha filha, segundo o centro de epidemologia de Meningite Pneumocócica, qual o risco de ter contaminado outras crianças? Qual o meio de transmissão da pneumocócica.? Fico muito grata por sua atenção.

  • Há riscos apenas para quem teve contato muito próximo com ele. Mas hoje em dia muitas crianças já foram vacinadas contra o pneumococo, o que reduz o risco de meningite por esta bactéria

  • Há riscos apenas para quem teve contato muito próximo com ele. Mas hoje em dia muitas crianças já foram vacinadas contra o pneumococo, o que reduz o risco de meningite por esta bactéria

  • nncp

    Dr faleceu um menino na escola da minha filha, segundo o centro de epidemologia de Meningite Pneumocócica, qual o risco de ter contaminado outras crianças? Qual o meio de transmissão da pneumocócica.? Fico muito grata por sua atenção.

  • Vilma

    Boa tarde gostaria de saber se exixte um tratamento para meningite, pois minha sobrinha teve meningite novembro de 2010 e dia 7/05/2012 ja enternou novamente com meningite e se existe alguma possibilidade de meu filho apresentar algum sintoma da doenca e se e necessario ele tomar a vacina pois ele ficou algumas horas brincando com ele desde ja agradeco.

  • Dinho Anjinho

    Vlw mas nao serviu pra min rsrsrrsrsrsr

  • jouberth

    tenho um sublinho de 4 anos que está com miningite viral qual a probabilidade de pegarmos se toda a familia  teve contato com ele sem saber. principalmente minha filha de 1 més e meio temos que tomar vacina  gostaria que dissese o que devo fazer. muito obrigado

  • Carlos Reis

    Tive meningite em fevereiro do corrente ano, estive 32 dias em coma, fui desenganado pois a bactéria já tinha tomado conta dos meus órgãos, mais com a fé em Deus e nos meus medicos/as no hospital de Faro um tratamentofantastico, fiquei curado, e pela graça do meu Deus, não fiquei com nenhuma sequela.

    O meu obrigado aos medicos/as, assistentes e enfermeiros/as do hospital de Faro por terem-me salvo a vida.

    Um agradecimento especial a Dra. P.P

    Carlos Reis 

  • Geissy-kelly

    meu pai teve minigite após fazer uma cirurgia e hoje ele ñ encherga mas o médico falo que ele “poderia” volta a ver será?

  • Analuzsousa

    Parabéns pelo artigo  suscinto, está dando para esclarecer bastante.
    olá,sou de Macapá-Ap, gostaria de saber se há possibilidade de uma pessoa sser  contaminada  duas vezes pela meningite? E quais suas sequelas?

  • val

    que bença Carlos ! eu estou aflita com uma criança que e como se fosse nossa filha na UTI com menigite e os medicos ja disseram que e muito dificil uma recuparaçao ,mas me disse se tenho fé em Deus pq era pra nos rezar muito , e se calou ,mas fiquei muito pra baixo ,nossa foi muito triste ouvir isso ,mas hj criei forças e muita fé que ela vai ficar boa gostaria de ter mais informçoes osbre quem teve a doença ,me ajudem ,obrigado !!! amelmsg@hotmail.com 

  • val

    que bença Carlos ! eu estou aflita com uma criança que e como se fosse nossa filha na UTI com menigite e os medicos ja disseram que e muito dificil uma recuparaçao ,mas me disse se tenho fé em Deus pq era pra nos rezar muito , e se calou ,mas fiquei muito pra baixo ,nossa foi muito triste ouvir isso ,mas hj criei forças e muita fé que ela vai ficar boa gostaria de ter mais informçoes osbre quem teve a doença ,me ajudem ,obrigado !!! amelmsg@hotmail.com 

  • Raphael

    Olá Dr. Pedro Pinheiro
    Eu perdi meu cartão de vacinação e não me lembro se já tomei a vacina contra meningite, nem qual delas, entre outras vacinas.

    Existe algum modo de descobrir as vacinas q ja tomei ?? Se não, existe problemas em tomar uma mesma vacina uma segunda vez antes do fim do prazo de imunização da mesma? Seja qual vacina for?

    Obrigado.

  • Só as que tiveram contato próximo.

  • Claudia-machado34

    BOA TARDE! Sexta-feira faleceu uma criança com MENINGITE na escola do meu filho,as outras crianças correm algum risco?

  • Pauline

    sim

  • EVERALDO

    HOJE TIVE O DESPRAZER DA NOTICIA DE Q MINHA SOBRINHA ESTA COM MENINGITE.
    ABALOU A FAMILIA TODA !!!!!!!!!

    OBRIGADO PELA IMFORMAÇÃO DO SITE, EU NÃO SABIA NADA SOBRE A DOENÇA .

  • CAVALCANTE

    PARABÉNS!CONSEGUIU APRESENTAR O TEMA DE FORMA CLARA E DIRETA.NÃO TINHA ENCONTRADO ANTES ALGO ASSIM! FALA AGORA SOBRE A DENGUE..

  • Dezaguimaraes

    Boa tarde, minha mãe teve meningite bacteriana agora em janeiro, ela se recuperou muito bem, mas vejo que irá ficar um pouco surda, não totalmente, houve recuperação da audição em um mês, pouco mas teve, o unico problema (ou pior deles) que vejo é a tontura que ela sente, muita tontura mesmo, e isto dificulta no andar dela, vejo que se não fosse isto ela andaria naturalmente sem ter que ficar se segurando. o exame neurologico dela esta otimo, tendo apenas aparecido este problema na audição.
    Isto será permanente? Existe uma medida para melhorar?

  • Kinhos_thenewstar

    ola namorei uma pessoa , e terminei com a pessoa, porem hoje descobri que ele faleceu essa semana, na mesmo mes que terminamos ele foi internado, faz 2 meses. eu corro algum riisco/?

  • Em princípio não há problemas.

  • Cecilia

    Parabéns dr uma esplicação bem objetiva.

  • cleide

    Minha filha Julia teve meningite bacteriana, foi feita uma cirurgia para retirada de um abcesso cerebral dia 08 de maio teve meningite bacteriana novamente

  • gusrvsddf

    é legal essas coisas até o DR.Pedro Pedro tem isso

  • marcelo

    a onde morro esta causa de meningite com 4 crianças, perto da casa do meu colega mais duas crianças, ja não e momento dos agentes de saude mobilizar se ha hipotese de hipedemia
     

  • Marcossvaz

    Dr vou para Recife com conexão em Salvador, como lá há surto de meningite, devo tomar a vacina??

  • Luzair da Cumha Ferreira

    Boa noite!

    Sou Luzair Ferreira, eu peguei meningite e e fui tratar depois de ela ter se alojado na minha  cabeça depois das (24hrs) fiquei 3 dias na uti e 18 dias internado e hoje me encontro com sequelas, perca auditiva, vista embaçada, e tontura já vai fazer três meses…

    Dr. minha pergunta que não quer calar, essas sequelas são provisórias, minha audição vai voltar como era antes. Obrigado.

    Seu blog é nota 10

  • Renata

    Bom dia Dr., no bairro em que mora dentro de um mês tivemos cnico casos de meningite c gostaria de saber se isso pode ser um surto ? Por favor me de a resposta o mais rapído possível obrigada.

    • Tem que perguntar para a secretaria de saúde da sua região. Só eles têm acesso aos dados para declarar a presença de um surto.

  • Jéssica

    Pesquisei em dois sites diferente,até chegar aqui Dr. Pedro, Muito obrigada por a Chance de Tirar uma Nota Azul, na Escola!! 🙂

  • Styllus

    grato Dr pedro pelas explicaçoes sobre a meningite minha mae foi internada hoje,espero que deus cuide dela pq acho q e uma doença grave estou triste. obrigado

  • Andreia

    oi minha filha tomou a vacina e loo depois teve febre é pra se preocupar

  • Andreia

    oi minha filha tomou a vacina e loo depois teve febre é pra se preocupar

  • Cael_gato52

    a menigite ta matando gente d+em sambaiba queremos saude

  • Odelanneguimaraes

    É isso mesm aki em loreto MA ja teve vários casos e não tem a vacina para imunizar a população tenho muito medo !

  • Barrazjr

    estou c/ 23 semanas estive em contato c/ pessoa com meningite viral???meu bebe corre algum risco????

    • Depende do tipo de meningite viral e do tipo de contato que você teve. Em principio o risco é baixo, mas o ideal é vc conversar com seu obstetra.

  • Suzetty2

    sou dk de balsas maranhão, ta tendo um surto de minigite aqui ja morreram, 5pessoas tem varios cazo gostaria de saber oque podemos fazer para envitar pegar essa doença, porfavor estamos em panico,resposta ugente, para suzetty2@hotmail.com

  • Suzetty2

    sou dk de balsas maranhão, ta tendo um surto de minigite aqui ja morreram, 5pessoas tem varios cazo gostaria de saber oque podemos fazer para envitar pegar essa doença, porfavor estamos em panico,resposta ugente, para suzetty2@hotmail.com

  • HDUDA_MIRANDA

    NOSSA ESSA SITE E MUITO BON MESMO
    DICA DA MINHA PROFESSORA

  • Elizania Dourado

    Eu esto com muita dor de cabeça, tenho 16 anos, meu pescoço ta me matando, sinto febre indo e voltando, minhas pernas estao ficando vermelhas como se estivessem picadas por pernilongos! mais aqui em casa não tem o mesmo.
    Eu vomito tudo oqe como, estou em paciênte e muito preocupada!

    Me ajude!

  • Elizania Dourado

    Eu esto com muita dor de cabeça, tenho 16 anos, meu pescoço ta me matando, sinto febre indo e voltando, minhas pernas estao ficando vermelhas como se estivessem picadas por pernilongos! mais aqui em casa não tem o mesmo.
    Eu vomito tudo oqe como, estou em paciênte e muito preocupada!

    Me ajude!

  • Depende do tipo de meningite viral e do tipo de contato que você teve. Em principio o risco é baixo, mas o ideal é vc conversar com seu obstetra.

  • Renata

    Boa noite Dr. tivemos contato com uma conhecida que veio a falecer hoje, mais esse contato foi a mais ou menos a uns 20 dias e ontem tivemos contato com o esposo,irmãs e cunhada mais somente por um período de mais ou menos umas 3 horas temos que procurar um especialista ? Por favor não deixe de me responder. Desde já sou muito grata.

    • Seria irresponsabilidade minha afirmar qualquer coisa de longe, pela internet. O ideal é procurar o médico, contar a história com detalhes e deixar ele decidir se é necessário ou não fazer a profilaxia.

  • paty

    Ola d° estou com cinco semanas de gravidez,,, esta tento surto de menigite bacteriana na minha cidade Balsas -Maranhão.Gostaria de saber de posso vacinar??? que risco corre para o bebe caso eu pegue a doença

  • evalucia

    a vacina contra meningite tipo c dose unica, tomada depois de oito anos de idade precisa de reforço?

  • Alinebstos

    boa noite meu pai esta com meningite bacteriana//clinicamente esta bem //batimentos//pressão rins//mas ha quase 3 dias ele dorme os medicos dizem que não ha como preve quando ele acordara , minha duvida é se esse sono é normal //ja que ele respira sem nenhuma dificuldade?

  • Carmozitagd

    minha filha teve meningite viral e ficou com o olho com defeito baixo e com estrabismo gostaria de saber se tem haver com o virus pois os medico disse que nao deixa sequelas responda por favor

  • A maioria das meningites virais não deixam sequelas.

  • Não.

  • bia rodrigues

    a vacina menigo c é a mesma vacina para adultos?

  • bia rodrigues

    a vacina menigo c é a mesma vacina para adultos?

  • Dri

    Meu filho que acabou de completar 3 anos, foi diagnosticado com meningite viral, saiu do hospital dia 19, foi orientado a voltar a frequentar escola após uns 15 dias. Gostaria de saber se ele não pode sair para local algum durante esse período. Fico com receio de ligar para a médica, por exemplo, apenas para perguntar se ele pode ir ao salão, já que o cabelo dele esta mto comprido e cobrindo os olhinhos. Tenho uma grande dificuldade de lhe dar com entendimento de doenças e acesso aos médicos, não gosto de “incomodar”. Mto obrigada se puder me ajudar.

  • Dri

    Meu filho que acabou de completar 3 anos, foi diagnosticado com meningite viral, saiu do hospital dia 19, foi orientado a voltar a frequentar escola após uns 15 dias. Gostaria de saber se ele não pode sair para local algum durante esse período. Fico com receio de ligar para a médica, por exemplo, apenas para perguntar se ele pode ir ao salão, já que o cabelo dele esta mto comprido e cobrindo os olhinhos. Tenho uma grande dificuldade de lhe dar com entendimento de doenças e acesso aos médicos, não gosto de “incomodar”. Mto obrigada se puder me ajudar.

  • Mercya Araujo

    Fiquei sabendo que a vacina é contra indicado para pessoas que usam corticoides. Essa afirmação é verdadeira? Por que?

    • Não encontrei essa afirmação sobre contraindicação em nenhum lugar. O que se alerta é que se a dose dos corticoides for alta, há risco de não haver resposta imunológica à vacina.

  • Mercya Araujo

    Fiquei sabendo que a vacina é contra indicado para pessoas que usam corticoides. Essa afirmação é verdadeira? Por que?

  • Não encontrei essa afirmação sobre contraindicação em nenhum lugar. O que se alerta é que se a dose dos corticoides for alta, há risco de não haver resposta imunológica à vacina.

  • Fernanda

    dei ingua no lado direito e febre na semana passada sem nenhuma inframaçao que eu saiba; esta semana voutei a dar ingua mais do lado esquerdo e uma forte dor de cabeça quando abaixo minha cabeça doi no meio da minha espinha como se tivece puchando uma linha.ja fui no posto mais nada rezouveu,o que pode ser?

  • paty

    Ola d° estou com cinco semanas de gravidez,,, esta tento surto de menigite bacteriana na minha cidade Balsas -Maranhão.Gostaria de saber de posso vacinar??? que risco corre para o bebe caso eu pegue a doença

  • Ao viajar para uma área de risco, quanto tempo antes é aconselhável tomar a vacina????

  • Renata

    Boa noite Dr. tivemos contato com uma conhecida que veio a falecer hoje, mais esse contato foi a mais ou menos a uns 20 dias e ontem tivemos contato com o esposo,irmãs e cunhada mais somente por um período de mais ou menos umas 3 horas temos que procurar um especialista ? Por favor não deixe de me responder. Desde já sou muito grata.

  • ane

    gostaria de saber se quem ja teve menigite bacteriana pode transmitir para toda a vida?

  • Leanamoreira

    Bom dia Dr. minha irmã esta com o pescoço inchado estou com medo eu sei q os sintomas e sinais da meningite são manchas vermelhas na pele, vomito, dor na nuca e dor de cabeça. Mais ela so sentiu uma dor de cabeça e qd ela faz movimento doi muito. Por ter sido tb uma tensão muscular num é Dr. Por tanto ela vai ao médico. Pois isso ja estar com 5 dias. Obrigada

  • Rogério Almeida

    Dr. Pedro Pinheiro,
    minha filha de 26 anos e uma saúde sem restrições conhecidas, começou a reclamar de dor de cabeça e procurar tratar com simples analgésicos.
    após 5 dias de intença dor inclusive na nuca, procurou a emergência de um grande hospital em Recife, mas foi necessário muita discussão para que os médicos plantonistas, neuro, solicitassem exames de sangue, tomografia e urina.
    até que constataram uma infecção no exame de sangue e finalmente admitiram a possibilidade de menigite viral, quando solicitaram a punção do licor, que veio confirmar.
    neste 5º dia os médicos sugeriram tratar em casa mesmo, o que eu não aceitei.

    hoje está no 6º dia que começou os sintomas e no 2º de internação e o seu quadro está se agravando, pois não consegue comer e nem beber nada porque vomita, e as dores de cabeça e na nuca permanecem, apesar de tantos medicamentos: Traumau, Decadron, Dramim, Novalgina.
    também tem sentido tonturas.

    Na punção apresentou 25.600 leucócitos. Os médicos acham que foi um acidente de punção, mas ninguém comentou a possibiidade de uma pequena hemorragia, por este motivo eu solitei uma ressonância magnética, que não foi considerada pelos médicos ainda.

    Perguntou-lhe humildemente se estou tendo excesso de preocupação, ou se devo solicitar um novo direcionamento no seu tratamento.

    agradeço-lhe antecipadamente sua atenção e resposta, se possível, aproveitando para lhe parabenizar por este excelente trabalho de informação e conscientização.

    at.,
    Rogério Almeida

  • Cassiano Rampazzo

    Parabéns pelo artigo. Foi o mais elucidativo e completo que eu acessei. Obrigado pelas informações.

  • Cassiano Rampazzo

    Parabéns pelo artigo. Foi o mais elucidativo e completo que eu acessei. Obrigado pelas informações.

  • Rogério Almeida

    Dr. Pedro Pinheiro,
    minha filha de 26 anos e uma saúde sem restrições conhecidas, começou a reclamar de dor de cabeça e procurar tratar com simples analgésicos.
    após 5 dias de intença dor inclusive na nuca, procurou a emergência de um grande hospital em Recife, mas foi necessário muita discussão para que os médicos plantonistas, neuro, solicitassem exames de sangue, tomografia e urina.
    até que constataram uma infecção no exame de sangue e finalmente admitiram a possibilidade de menigite viral, quando solicitaram a punção do licor, que veio confirmar.
    neste 5º dia os médicos sugeriram tratar em casa mesmo, o que eu não aceitei.

    hoje está no 6º dia que começou os sintomas e no 2º de internação e o seu quadro está se agravando, pois não consegue comer e nem beber nada porque vomita, e as dores de cabeça e na nuca permanecem, apesar de tantos medicamentos: Traumau, Decadron, Dramim, Novalgina.
    também tem sentido tonturas.

    Na punção apresentou 25.600 leucócitos. Os médicos acham que foi um acidente de punção, mas ninguém comentou a possibiidade de uma pequena hemorragia, por este motivo eu solitei uma ressonância magnética, que não foi considerada pelos médicos ainda.

    Perguntou-lhe humildemente se estou tendo excesso de preocupação, ou se devo solicitar um novo direcionamento no seu tratamento.

    agradeço-lhe antecipadamente sua atenção e resposta, se possível, aproveitando para lhe parabenizar por este excelente trabalho de informação e conscientização.

    at.,
    Rogério Almeida

  • Leanamoreira

    Bom dia Dr. minha irmã esta com o pescoço inchado estou com medo eu sei q os sintomas e sinais da meningite são manchas vermelhas na pele, vomito, dor na nuca e dor de cabeça. Mais ela so sentiu uma dor de cabeça e qd ela faz movimento doi muito. Por ter sido tb uma tensão muscular num é Dr. Por tanto ela vai ao médico. Pois isso ja estar com 5 dias. Obrigada

  • egila benicio

    bom dia morro em portugal em 2007 tive minigite bacteriana e em dezembro de 20011 tive novamente e cai liquido do nariz do lado esquerdo o que devo fazer

  • Elizi

    oi..sou tec de enfermagem e a 4 dias tive contato com um paciente com meningite,hj tomei apenas a vacina..corro o risco de adquirir a doença?

  • Elizi

    oi..sou tec de enfermagem e a 4 dias tive contato com um paciente com meningite,hj tomei apenas a vacina..corro o risco de adquirir a doença?

  • aloysio alberto fernandes

    Dr.Pedro Pinheiro.
    Meu irmão está internado a dois dias, grave, com menigite bacteriana.O hospital deu o comprimido de ciprofloxacina, para ser tomado em dose única a quem teve contato direto com ele.Lendo a bula do medicamento não entendo a eficacia dessa profilaxia.Existe até comentários que essa medicação não faz o menor efeito para menigite e que nos E.U é um comprimido de tarja preta em função dos inúmeros efeitos colaterais.Afinal devemos tomar ou não?
    Att,.
    Aloysio Fernandes

  • g1c2c3

    Gostaria de saber se a meningite que um garoto teve aos 10 anos pode causar esterelidade?

  • g1c2c3

    Gostaria de saber se a meningite que um garoto teve aos 10 anos pode causar esterelidade?

  • Meningite não costuma causar esterilidade.

  • Sebastiao Inacio

    Se ocorreu infecção de corrente sanguínea no mesmo período, pode afetar qualquer víscera ou órgão, com sequelas a longo prazo.

  • Pode.

  • Estou com uma dor na nuca a um tempo (aproximandamente 1 semana) e não consigo movimentar totalmente o pescoço para os lados (como se eu estivesse com um torcicolo), mas em quesito de conseguir encostar o queixo no peito não estou com problemas, e não estou tendo febre, vômitos ou manchas na pele. Teria possibilidade de ser um caso mais fraco de meningite? Já que um torcicolo n deveria durar tanto tempo assim penso eu.

  • Marcela

    Parabens pelo artigo, me ajudou a entender um pouco melhor a doença, pois tive meningite bacteriana e fiquei 16 dias internada. Graças a aDEus não fiquei com nenhuma sequela!

  • Marcela

    ah gostaria de saber se é comum depois que ja recebeu alta e foi curado de meningite bacteriana ter dores de cabeça, todos os dias eu tenho dor de cabeça e parece que ver televisão é pior, só aumenta. grata!

  • kamilla

    minha filha tomou a vacina que a que toda criança toma nos postos de sude ela ta imune ela
    tem 2 anos

  • Claudia Santos

    Olá doutor um colega de sala da minha filha(ambos com 7 anos) esta´internado com meningite bacteriana,ele foi internado quinta feira e soubemos na sexta,nesse mesmo dia um grupo de mães fomos a uma emergencia e foi aplicado nos nossos pequenos uma quimioprofilaxia rifocim 500 injetável dose única orientado por um pediatra de uma das crianças, mas minha filha ja tomou a vacina meningoc em 2011. fpi certo ter dado essa profilaxia pra ela? Att Claudia Santos

  • Alexsandra

    Se fosse voce ter atendido minha filha talvez tivesse sauvado ela

  • Cláudia Matos

    Olá Doutor, gostaria de saber se quem tem problemas cardíacos tende a contrair fácil esta doença?

  • Giully Santos

    qual é o nome do principal causador da doença?

  • alexandre

    Olá,

    Não me lembro qual foi o tipo de meningite que tive quando criança, mas fiquei internado por um bom tempo no Hospital Emílio Ribas,SP.

    Gostaria de saber se existe a possibilidade de ter alguma sequela dessa doença que tive quando tinha 4 anos (hoje 40)

    Tenho dificuldade de concentração e esqueço muito fácil. Isso seria sequela?

    Grato

  • michelle

    Dr. eu gostaria de saber, se uma criança diagnosticada com meningite bacteriana, e já no 6° dia de tratamento com os antibioticos e internação ainda corre risco de vida?

    • Pode correr, depende da gravidade da doença e da resposta aos antibióticos.

  • Melyssa

    Olá Doutor!
    Se minhas perguntas forem inadequadas, peço desculpas, e por favor ignore-as.
    Quando meu filho tinha 2 anos e meio (hoje está com 15), contraiu meningite e na época ele recebeu transfusão de hemoglobina (assim foi explicado, isso foi no Japão). Há alguns anos este meu filho apresenta uma certa reação de queda de pressão (passa mal) em situações geralmente de stress físico ou emocional, e às vezes sem algum motivo. Será que esta reação pode ser ocasionada pela transfusão?
    Obrigada pela atenção.

  • lara

    eu pequei alqumas coisas mas vou da creditos no meu trabalho de ciencias

  • gabrielle

    Tive meningite aos 5 anos de idade,posso dizer que foi um milagre de deus fiquei 1 mês em coma respirando com ajuda de aparelhos. os médicos já não davam mais esperanças para minha família,meus pais tiveram que comprar uma vacina que na época era muito cara,e mesmo assim essa vacina ela poderia fazer eu voltar com vida ou morrer de vez ,foi um tratamento muito complicado …. mas graças a deus to viva e sem sequelas nenhuma …..

  • Ana carla

    ola , trabalho na limpeza de uma upa e tem uma colega de trabalho com meningite bacteriana nos trabalhamos juntas na quarta e fui para casa na quinta fiquei com meus filho e voltei ao trabalho na sexta e ela estava em ternada no mesmo upa esperando uma vaga em um hospital e o estado dela e grave o que devo fazer não fomos orientados a nada , mas minha preocupação e os meus filhos . obrigada

  • Iara Aparecida Rauber

    Ola quando criança tive meningite viral e caxumba. Agora a pós muitos anos estou tendo problemas com o sistema nervoso central do tipo Labirintite, problema dos nervos como braços e pernas( dores cronicas sem paralisia) o fato de ter tido meningite pode afetar isso?

  • Quando há sequelas,elas surgem imediatamente, não costumam demorar anos para aparecer.

  • Sânzya

    Qual a prevenção da miningite fungica?

  • Damiao

    Meningite Tipo C tem Cura?

  • Damiao

    Meningite Tipo C tem Cura?

  • bianca

    Olá dr. Estou com uma dúvida: minha cunhada foi diagnosticada com meningite Gi te viral e é mãe da minha sobrinha de 2 anos e 4 meses. Qual o risco para a criança? ???

    • Existe risco de transmissão para todo mundo que vive na mesma casa. A maioria dos casos de meningite viral é transmitida pela via fecal-oral. Eventualmente, a infecção pode ser por via respiratória.

  • quenia

    ola estou preocupada com meu filho,ontem ele deu um beijo na boca de sua prima que esta com meningite de 3 grau ele so tem 5 anos, mas tomou a vacina com 2 anos ,tenho que vacinar ele de novo ?

    • Se a meningite for meningocócica vocês devem procurar logo o pediatra para receber orientações. A vacina pode não ser suficiente.

  • ozelia-rubi@hotmail.com

    bom dia, minha amiga, tem um menino de 15 anos teve a meningite bactériana, a 2 meses.está fazendo fisioterápia, fono, e está surdo. hoje ele amanheceu com febre. pode ser a doença que está voltando ?

  • Sasa Gonzaga

    Na minha cidade está tendo surto de meningite eu gostaria de saber como eu me previno pq eu ainda nao tomei a vacina

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Lavar bem as mãos com frequência e evitar contato próximo e prolongado com pessoas doentes ou com os seus familiares mais próximos. Tome a vacina assim que possível.

  • Francelina da silva soares

    Dr eu tive a meningite Bacterial com 9 messe hoje tenho 27 anos tenho algumas ceguelas da doença sim. Tenho um filho com 5 anos isso pode ser genético?
    ..

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Não, não é genético, as sequelas foram adquiridas durante a sua vida por causa da meningite.

  • Ingrid Correia

    Doutor meu marido esta internado com miningite, segundo os medicos é viral estreptococo, ele perdeu 50% da audição, isso é reversível? Pq teve sequela?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Estreptococo é uma bactéria, não é vírus. Em muitos casos sequelas da meningite, como surdez, não são reversíveis.

  • Marcia Silva

    Dr. Meu filho teve meningite por gram positivo a 4 meses . E agora teve dor de ouvidos pode ser alguma sequela?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Se ele curou e ficou bem, o mais provável é que seja uma otite ou qualquer outro problema sem relação com a meningite.

  • clarice

    Dr quando meu filho tinha 9 meses fiz 2 das 3 doses da meningite C agora ele esta com 8 anos e faleceu uma coleguinha da escola de meningite bacteriana, estou muito preocupada sera que essas duas doses valeram alguma coisa.obrigada

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Não dá para saber. Agora, se ele não tinha contato direto com a menina, ele não corre risco. Meningite não é tão contagiosa quanto a gripe. Se não houver contato próximo, não há risco.

  • Flávia Leite

    Qual a duração da vacina no corpo? É necessário reforço contra a meningite c?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Não há uma regra única. As indicações para vacinação de reforço dependem da idade do paciente, do seu estado de saúde, do esquema de vacinação inicial e da existência ou não de epidemia na sua região. Nem todos precisam de reforço para se manterem seguros. Caso o paciente preencha critérios para receber uma vacina de reforço, ela só precisa ser tomada quando a última dose da vacinação já tiver sido administrada há mais de 5 anos.

  • Tatiane Pereira

    meu filho aos 16 dias de vida deu meningite bacteriana, hoje ele esta com 1 ano e 3 meses, desde os 3 meses de vida ele cai muito e bate a cabeça, tem dias que ele parece estar com as perninhas mole
    e cai muito, quando vou saber se houve sequelas ou não?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Crianças nessa idade têm muitas quedas, é normal. Agora, para saber se as quedas estão ocorrendo com mais frequência que o normal, e se são fruto de alguma sequela neurológica da meningite, só indo ao pediatra para ele fazer um exame neurológico da criança.

  • TAIS NUNES

    Bom dia Doutor, o bebê de minha amiga de 3 meses está com meningite bacteriana e está internado, mantive contato com ele 2 dias antes de sua internação, peguei no colo, beijei… amanheci hoje com febre e muita dor na garganta será que posso ter adquirido a meningite????

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Pode, você deveria procurar um médico. É provável que precise fazer profilaxia.

  • Adriana Garcett

    Olá meu filho de 6 anos a tres dias atras teve com fortes dores de cabeça e febre de 39 há 40Gº levei no pronto socorro o medico falou que era sintomas de miningite mas só que agora ele não sente mais nada o que devo fazer.

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Se há 3 dias ele tinha sintomas de meningite, por que não ficou internado para investigar e tratar?

  • fernando campos

    meu filho teve meningite viral aos 5 anos e agora aos 8 anos…como posso prevenir pra que isso nao ocorra mais..q devo fazer pra criar imunidade…

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Tem que ver se ele não nenhum fator que esteja predispondo-o a ter meningite.

  • daniela mendes

    Oi meu marido teve miningite faz uns 7 anos mais eu nao consigo engravidar gostaria de saber se e por causa da miningite?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Não deve ser essa a causa.

  • Felix Carlos

    Olá Doutor, meu sobrinho teve meningite com 11 meses de vida mas a doença demorou a ser diagnosticada fazendo com que ele ficasse internado 26 dias na UTI totalizando 46 dias internado. Hoje ele tem 1 ano e dois meses e vem sofrendo infecções, febre constante de 39º graus e movimentos estranhos (como se tivesse levando um susto). A criança passa por vários especialistas da área da saúde como fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, pediatra e neuropediatra. Doutor qual a sua opinião sobre este caso?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Lamento, Felix, mas é impossível opinar baseado em meia dúzia de linhas e sem conhecer o caso de perto. Para eu poder emitir qualquer opinião seria preciso uma quantidade razoável de informação técnica, coisa que é impossível de ser feita pela Internet.

  • Valdir Ferreira da Rocha

    Olá Dc. Parabéns e obrigado pelo Fórum. Meu cunhado está diagnosticado com meningite. Uma pessoa acompanhante de UTI que tem Thalassemia Major tem mais riscos de contrair a doença?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Que tipo de meningite ele tem?

  • Bianca Ribeiro

    Eu tive meningite há menos de um mês, o médico me declarou curada e sem sequelas, mas desde que saí do médico ainda sinto dor de cabeça frequente. Posso ter como sequela uma enxaqueca?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Existe uma entidade chamada cefaleia pós-meningite. O tratamento costuma ser feito como uma dor de cabeça comum, mas é importante que um neurologista avalie o quadro pra ter certeza que está tudo bem.

    • Anderson Vicente

      Bianca quanto tempo durou sua meningite ?

  • Anderson Vicente

    Existe Meningite que dure um dia só ?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Não. A não ser que seja um caso fulminante, no qual o paciente morra dentro de 24 horas após o surgimento dos sintomas.

  • Anônimo

    Doutor, quem já teve meningite quando bebê, e se curou, pode transmitir depois de adulto???

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Não.

  • Keilla Leal

    Dr. Tive meningite meningocócica aos 12 anos, hj tenho 24. Sempre tive o desejo de doar sangue, mais me disseram q n posso, porém, quando pesquiso n vejo nada falando contra. Afinal quem teve meningite pode ou n fazer doação de sangue?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Que eu saiba não é contraindicado.

  • Michelle

    Hoje em dia temos a vacina para a meningite tipo B na rede privada e custa muito caro por sinal. Esta vacina é eficaz? Estou perguntando porque já ouvi falar que ela ainda está em teste no Brasil e sua eficácia não foi comprovada ainda. Esta informação procede?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Sim, a vacina contra meningite B é comprovadamente eficaz.

  • Sandro Vargas

    Doutor, quanto tempo sobrevive a bactéria após óbito, quais os risco de contagio pós óbito?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      O cadáver não expele a bactéria. Não há risco de transmissão em eventos como funeral, por exemplo.

  • Marcelo Patrícia Diniz

    Todo caso de meningite bacteriana deixa sequelas? Como identificar?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      A maioria não deixa sequelas.