15 de junho de 2013

ESTERÓIDES ANABOLIZANTES | Efeitos colaterais

Conheça os anabolizantes mais usados e seus principais efeitos colaterais.

Publicidade

Os esteróides anabolizantes são um grupo de hormônios ligados aos androgênios, os hormônios masculinos. São usados para melhorar a performance atlética e estimular o ganho de massa muscular.

O androgênio natural produzido pelo nosso organismo é a testosterona, responsável pela maior massa muscular, pela característica distribuição de pelos e pela voz mais grossa do sexo masculino. Os hormônios masculinos são produzidos nos testículos e na supra-renal.

Muitos atletas e frequentadores de academia têm feito uso de androgênios sintéticos visando aumento de performance competitiva e aumento de massa muscular para fins estéticos.

AnabolizantesEntre os mais comum podemos citar a Nandrolona (Deca Durabolin), estanozolol (Winstrol), androstenediona (Andro)*, dehidroepiandrosterona (DHEA)*, Oxandrolona (Anavar), Oximetolona (Anadrol-50 ), dihidrotestosterona (DHT) e a metiltestosterona.

* Parecem não oferecer real ganho de massa muscular

Os androgênios são usados na medicina desde a década de 30 e até hoje apresentam muitas finalidades na área médica, como no tratamento da caquexia em doentes com câncer e HIV, nos jovens com atraso de puberdade, no hipogonadismo, na andropausa, etc…

Desde 2002 surgiu uma nova classe de esteróides anabolizantes sintéticos, chamados de “designer steroids”, voltados exclusivamente para atletas, já que foram desenhados para não serem detectados nos exames anti-doping. São drogas não testadas em estudos clínicos e não aprovadas para uso médico. São a classe mais perigosa de anabolizantes uma vez que não havendo trabalhos científicos sobre seus riscos e efeitos, os usuários acabam sendo as próprias cobaias.

Os mais famosos são:
Tetrahidrogestrinona (THG)
Desoximetiltestosterona (Madol)
Norboletona (Genabol)

Efeitos colaterias dos anabolizantes

Testículos
Diminuem a função dos testículos levando a supressão da produção de testosterona natural, reduzindo a produção de espermatozóides e causando sua atrofia (diminuição de tamanho).

Ginecomastia (leia: GINECOMASTIA MASCULINA (mama masculina))
É o termo usado para o aparecimento de mamas nos homens. Normalmente a testosterona é convertida em parte para o hormônio feminino estradiol. Quando se toma grandes quantidades de testosterona, grandes quantidades viram estradiol e estimulam o desenvolvimento de mamas. Nem todos os esteróides anabolizantes causam ginecomastia. Alguns como a dihidrotestosterona não são convertidos em estrogênio.

Eritrocitose
É o aumento dos glóbulos vermelhos (hemácias). É o oposto da anemia.

Hepatite (leia: AS DIFERENÇAS ENTRE AS HEPATITES )
Alguns androgênios são tóxicos ao fígado, podendo levar a hepatite e falência hepática. Um dos principais é o estanozolol (Winstrol).

Coração
Parece haver um maior risco de morte súbita por doenças cardíacas em usuários de anabolizantes, mesmo naqueles que são jovens e não apresentam doença cardíaca prévia. Alguns anabolizantes também aumentam os níveis de colesterol LDL e reduzem o colesterol HDL (leia: COLESTEROL BOM (HDL) E COLESTEROL RUIM (LDL))

Existe também uma incidência maior de hipertensão nos usuários de esteróides anabolizantes (leia: SINTOMAS E TRATAMENTO DA HIPERTENSÃO (PRESSÃO ALTA…).

Pele
Além de acelerar o processo de calvície, pode produzir acne grave. Na foto abaixo o usuário desenvolveu uma acne tão extensa que quase morreu de sepse (Leia: O QUE É SEPSE / SEPSIS E CHOQUE SÉPTICO ?). As cicatrizes ficarão para sempre.

Anabolizantes

Outros
Os esteróides também são associados a insuficiência renal (leia: ENTENDA A INSUFICIÊNCIA RENAL AGUDA ), glomerulonefrites (leia: O QUE É UMA GLOMERULONEFRITE ?), câncer de próstata (SINTOMAS DO CÂNCER DE PRÓSTATA), alteração da voz, comportamentos agressivos e distúrbios psiquiátricos.

Adolescentes
Os anabolizantes interrompem o crescimento e aceleram a puberdade se tomados quando muito jovem.

Mulheres
Talvez os efeitos mais drásticos ocorram no sexo feminino. As mulheres passam desenvolver características masculinas como voz grossa, alargamento da mandíbula, aumento do clitóris, calvície, crescimento de pelos na face e cessação da menstruação.

"ESTERÓIDES ANABOLIZANTES | Efeitos colaterais", 3 out of 5 based on 24 ratings.
Publicidade
  • Alex

    Dr. Pedro, tenho calculo renal, posso fazer uso de stanozolol?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Você não deve fazer uso de anabolizantes tendo cálculo ou não.

  • dayana

    Tomei 4 doses d deposteron agora to ficando preocupada pq minha menstruação já atrasou 10 dias espinhas aumentaram w minha voz ta engrossando.. O q eu Fasso p voltar a menstruar?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Parar de tomar hormônio masculino e procurar o seu ginecologista.

  • Gislaine Evaristo

    eu não menstruo a 4 messes e fiz ciclo de deca e durateston e to cheia de espinha pode ser por isso que não vem pra mim ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Com certeza.

  • Marcelo Maico

    Porque essas drogas não são ministras por endrocnologistas? Elas na maioria das vezes são usadas na clandestinidade, pois muitas pessoas as usam com base em um relato num blog qualquer ou por indicação de um amigo.

    Trabalhar com hormônios já é perigoso por si só, se o indivíduo não tem conhecimento de alguma patologia que o impede de usar determinada droga ele pode se dar muito mal.

    Acredito que o uso dessas substancias com o acompanhamento de um médico reduziria
    muito os efeitos colaterais decorrente do mal uso.

    Qual sua posição sobre isso?

    Abraço!

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A minha posição é a mesma das sociedades de endocrinologia de todo mundo: esteroides hormonais são drogas para tratar doenças específicas, não para uso com fins “estéticos”, pois seus efeitos colaterais são graves e muitas vezes imprevisíveis.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Isso é ficção pura.

  • humorjean

    Não levo fatos científicos retratados em séries televisivas dramáticas muito à sério, mas um episódio da série House chamou minha atenção. Neste episódio, uma mulher e sua filha começam a apresentar diversos sintomas totalmente inexplicáveis, e, no final do programa, é revelado a causa dos mesmos: o marido dela estava utilizando quantidades grandes de anabolizante, e sempre que a mulher e a filha entravam em contato físico com ele, estando este muito suado, elas absorviam quantidades mínimas do hormônio anabolizante excretado pelo suor através da pele, desregulando todo o corpo das duas. É possível excretar hormônio pelo suor, Dr. Pedro, e este mesmo ser absorvido tão facilmente pela pele, sem a presença de nenhuma ferida?

  • humorjean

    Grande parte dos fisiculturistas repudiam a ingestão proteica( esta palavra não possui mais acento agudo no seu ditongo?) de soja, afirmando que a presença dos famosos fitoestrógenos desregulam a produção e funcionamento do hormônio testosterona no organismo. Fui pesquisar mais a fundo, e descobri a existência de diversos estudos relacionados aos benefícios/malefícios da soja, os quais alternam entre destruir e construir a imagem da soja como um alimento ideal, destacando inclusive o papel destes fitoestrógenos no sistema hormonal humano, ora como algo bom, ora como motivo de preocupação. Dr. Pedro, qual a sua opinião acerca do assunto?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não há problema no consumo da soja, contando que ela não seja a única fonte de proteína. Também não se indica mais o consumo diário. Mas isso ainda é tema de muito debate. A grande preocupação atual é com a interferência da seja na produção de hormônios da tireoide.

      • humorjean

        Fiquei um pouco preocupado agora, porque faço o consumo de quantidades consideráveis de farinha de soja todos os dias. Vou tentar maneirar um pouco. Sempre achei que a soja fosse um modelo de alimento, por ser uma das principais fontes nutritivas do povo asiático, os quais são destaque quando o assunto é dieta saudável.

  • Larissa

    Fiz um ciclo de deca, e minha menstruação não desceu na data prevista de todo mês. Isso é efeito colateral do anabolizante?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Muito provavelmente.

  • vinicius

    Dr. Pedro. eu tomei deca 50 com uma desposteron tem algum risco de vida ajuda por favor so tomei essas 2 so mais nada.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Qualquer dose tem riscos.

  • Gian Gorgik

    Bom Dia!!! Me indicaram fazer um ciclo com DECA, CICLO 6 e EQUIFORT, com baixa dosagem, tenho insegurança em fazer.. pois naum sei os efeitos colaterais. E por ser uma dosagem pequena sera que ha tantos riscos assim???

  • Gian Gorgik

    Bom Dia!!! Me indicaram fazer um ciclo com DECA, CICLO 6 e EQUIFORT, com baixa dosagem, tenho insegurança em fazer.. pois naum sei os efeitos colaterais. E por ser uma dosagem pequena sera que ha tantos riscos assim???

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Qualquer dose tem riscos.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Sim, o stanozolol pode ser a causa.

  • FABIO RODRIGO BORGES

    Dr. Pedro. Estou fazendo uso de stanozolol e comecei a sentir fortes dores de cabeça, então fiz um exame do fígado e meu TGO e TGP estavam alterado em cerca de 2 a 3x mais do normal. Gostaria de saber se é normal aumentar essas enzimas com o consumo e se minha dor de cabeça poderia ser por este fato.

    Att,

  • FABIO RODRIGO BORGES

    Dr. Pedro. Estou fazendo uso de stanozolol e comecei a sentir fortes dores de cabeça, então fiz um exame do fígado e meu TGO e TGP estavam alterado em cerca de 2 a 3x mais do normal. Gostaria de saber se é normal aumentar essas enzimas com o consumo e se minha dor de cabeça poderia ser por este fato.

    Att,

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim, o stanozolol pode ser a causa.

  • http://profile.yahoo.com/KUHJD6NG2D36UWOB4COEKMLJHI Patricia

    Olá Dr. Pedro. Tenho síndrome de WOLFF PARKINSON WHITE e gostaria de saber o que pode me ocasionar o uso do WINSTROL? Tenho 29 anos, um filho nascido por césarea, pressão arterial 11 x 7 ou 12 x 7 caindo as vezes para 10×6… iniciei musculação na esperança de perder gordura e ganhar definição muscular. Gostaria de saber quais riscos posso correr usando Winstrol. Obrigada. Patricia

  • http://profile.yahoo.com/KUHJD6NG2D36UWOB4COEKMLJHI Patricia

    Olá Dr. Pedro. Tenho síndrome de WOLFF PARKINSON WHITE e gostaria de saber o que pode me ocasionar o uso do WINSTROL? Tenho 29 anos, um filho nascido por césarea, pressão arterial 11 x 7 ou 12 x 7 caindo as vezes para 10×6… iniciei musculação na esperança de perder gordura e ganhar definição muscular. Gostaria de saber quais riscos posso correr usando Winstrol. Obrigada. Patricia

  • stenio

    parabéns doutor add o msn pra tc mais sobre algumas duvidas desde já agradeço fran_stenio@hotmail.com

  • Ma

    Tenho Lúpus, e quero tomar o Winstrol tem alguma problema? Interfere em alguma coisa?

  • Adriiano

    causa impotencia ? msm que nao de imediato pode causa mas tarde ?

  • Dany27

    Tenho muitas varizes, se eu tomar Stanozolol vai piorar muito??

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Sim.

  • Dany27

    Tenho muitas varizes, se eu tomar Stanozolol vai piorar muito??

  • Adriiano

    causa impotencia ? msm que nao de imediato pode causa mas tarde ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim.

  • Gabriela-Biiela

    Misericordia aquilo parece queimado e olha que nao sai mais do corpo credo Deus pai’

  • Gabriela-Biiela

    Misericordia aquilo parece queimado e olha que nao sai mais do corpo credo Deus pai’

  • Lidya

    nossa olha o bombadão que horro ele acha que ele vai conquista garota
    ele ta sonhando e ta indo muito alem kkkkkkkkk

  • Lidya

    nossa olha o bombadão que horro ele acha que ele vai conquista garota
    ele ta sonhando e ta indo muito alem kkkkkkkkk

  • Bernardo_ric

    Em pessoas que sofrem de hemorroidas. podem sofrer de algum efeito se tomarem a durateston??

  • Mariana

    tenho hipoteiodismo,e quero tomar winstrol ?

  • Glaucia

    Bom dia Dr. tenho lupus a 6 anos e está controlado, posso fazer o ciclo com Deca Durabolin?

    Grata,

  • Veronicapaschoa

    Ola dr. fiz uso de oxandrolona durante 20 dias,mesmo assim causa muito efeito colateral? Ate agora so atrasou minha menstruacao,e normal?

  • Veronicapaschoa

    Ola dr. fiz uso de oxandrolona durante 20 dias,mesmo assim causa muito efeito colateral? Ate agora so atrasou minha menstruacao,e normal?

  • Breno

    Dr. Pedro faço atividades físicas a 5 anos todos os dias e tenho uma boa alimentação mas a pouco tempo descobri que estou com a pressão alta, não faço uso de anabolizantes mais ja usei mas nunca isajereí, minha pressão hoje e boa não passa de 12/8 mais ainda uso medicamento para control-ala, se eu tomar algum anabolizante junto com o remédio pode me fazer algum mal?

  • Breno

    Dr. Pedro faço atividades físicas a 5 anos todos os dias e tenho uma boa alimentação mas a pouco tempo descobri que estou com a pressão alta, não faço uso de anabolizantes mais ja usei mas nunca isajereí, minha pressão hoje e boa não passa de 12/8 mais ainda uso medicamento para control-ala, se eu tomar algum anabolizante junto com o remédio pode me fazer algum mal?

    • Fernando

      Primeiro nao precisa ser um perito da saúde para responder essa pergunta isso vai depender do esteroide que você vai injetar se for para ganho de massa bruta oximetolona, durateston, deposteron, Dianabol com certeza vc vai correr risco de um derrame, ataque do coração e mesmo outros esteroides que nao retém tanto como essas e perigoso nao e uma boa opção você usa eaa

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Sim

  • Maria Luisa

    Dr , Tomar Stanozolol interfere no uso do anticoncepcional ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim

      • Marcia

        Então não adianta tomar anticoncepcional é ? Se tiver fazendo o ciclo da Stanazolol ?

        • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

          O ideal era você consultar um endocrinologista.

  • convidado

    gostaria de saber tenho pedra nos rins estao pequenas mas quero tomar um ciclo de deca e dura posso tomar que nao vai fazer mal?é so um ciclo nao mais que isso duas aplicaçoes por semana!

    • Fernando

      Vamos por etapa primeiro nao existi ciclo de deca e dura com no mínimo 500mg dura e 200 mg deca semana só pra deixar bem claro e se você já possui problemas nos rins nao e uma boa idéia isso vem escrito na bula da dura mais se msm assim quiser arricar tome mta água diariamente. Mais se eu fosse você tiraria essas pedras e depois pensava em ciclo de eaa

  • Eltonsousa

    Dr. Pedro Pinheiro, gostaria muito que o senhor pudesse me esclarecer uma duvida…. vamos lá:

    Ha uns dias atras eu tomei uma injeção de procaina com a finalidade de aumentar o metabolismo do corpo, diminuir a fadiga e ajudar na atividade fisica, bem… esse medicamento eu já havia tomado anteriormente a um ano atras e aumentou  muito a quantidade de testosterona, na epoca nao sentir nada porem atualmente sinto dores no testiculo esquerdo que se estende tb pela perna esquerda, e possivel ser algum tipo de cancer? e qual exame teria um melhor diagnóstico?

    muito obrigado

    Elton 

  • Bernardo F40 1

    Prezado doutor:
    Ao longo de seu texto são frequentes as expressões “parece haver um maior risco”, “podem produzir acne”, “pode levar a hepatite”, “são associados” e outras expressões vagas a respeito de possíveis efeitos indesejáveis dos esteróides anabolizantes (aliás, existe algum medicamento que não apresente efeitos colaterais?). Minha pergunta é a seguinte: existe algum experimento sério, cientificamente controlado, com grupos de controle duplo-cego que confirmem que, com certeza, os esteróides são realmente responsáveis por tantos danos ao organismo?

  • anonimo

    So se for doido mesmo para usar anabolizantes

  • Lucas Augusto

    Doutor boa Noite!
    Faço academia a 3 meses.Tenho 18 anos.
    Gostaria de montar um ciclo, porém que não afete a minha saúde.
    Poderia montar um bacana para min?
    Se puder colocar remédios que amenizam os efeitos do ciclo no fígado, muito obrigado.
    Sei que o senhor é um profissional por isso me sinto seguro em lhe perguntar.

  • Gracineide

    diagnósticos..(esteróides)
    exames
    qual…como e feito.

  • Ma

    Tenho Lúpus, e quero tomar o Winstrol tem alguma problema? Interfere em alguma coisa?

  • Jeferson Lima2011

    ola bom dia doutor fiz um exame de varicocele e deu no lado esquerdo uma pequena tenho problema de nibido sexual tem vez q estou muito cansado e nao consigo uma ereçao e nem vontade de fazer sexo pode ser um sintoma da varicocele ou falta de hormonio  

  • Dúvida

    Caro Dr. Pedro.
    É verdade que a musculação atrasa o crescimento na adolescência? Sem o consumo de qualquer tipo de substância.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Se você sobrecarregar seus ossos com muito peso, pode estimular o fechamento das epífises ósseas, interrompendo o crescimento. Se for feito com moderação, não tem problema. Musculação antes dos 16 anos não é legal.

  • Bernardo F40 1

    Pode citar um desses estudos (página da internet, revista especializada, órgão que levou a cabo a pesquisa, etc…)?

  • Dúvida

    Caro Dr. Pedro.
    É verdade que a musculação atrasa o crescimento na adolescência? Sem o consumo de qualquer tipo de substância.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se você sobrecarregar seus ossos com muito peso, pode estimular o fechamento das epífises ósseas, interrompendo o crescimento. Se for feito com moderação, não tem problema. Musculação antes dos 16 anos não é legal.

  • m4rc10

    amigo começei amalhar aí cara e tomei 2, só duas deca ,,,,   e to sentindo  uma diferença no libido, ereçaão, isso é normal? pq isso  é causado ?   a gradeço a resposta.

  • Gracineide

    diagnósticos..(esteróides)
    exames
    qual…como e feito.

  • Anonymous

    Ola , estou tomando oxandrolona e a tres dias parei de tomar. A tres dias estou sentindo fortes dores na bexiga , e quando vou fazer xixi sinto uma sensacao estranha. O que pode ser? Alguem pode me ajudar!!!

  • Bernardo F40 1

    Prezado doutor:
    Ao longo de seu texto são frequentes as expressões “parece haver um maior risco”, “podem produzir acne”, “pode levar a hepatite”, “são associados” e outras expressões vagas a respeito de possíveis efeitos indesejáveis dos esteróides anabolizantes (aliás, existe algum medicamento que não apresente efeitos colaterais?). Minha pergunta é a seguinte: existe algum experimento sério, cientificamente controlado, com grupos de controle duplo-cego que confirmem que, com certeza, os esteróides são realmente responsáveis por tantos danos ao organismo?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim, há vários estudos sobre o assunto. Quando eu uso a expressão “pode causar” ou algo semelhante, não o faço porque não há evidências, mas sim porque não é obrigatório o aparecimento dos efeitos colaterais. Faço o mesmo quando falo que o cigarro pode causar câncer e o álcool pode causar cirrose. Pode causar significa que não obrigatoriamente irá causar.

      • Bernardo F40 1

        Pode citar um desses estudos (página da internet, revista especializada, órgão que levou a cabo a pesquisa, etc…)?

        • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

          Catlin DH, Murray TH. Performance-enhancing drugs, fair competition, and Olympic sport. JAMA 1996; 276:231.
          Parkinson AB, Evans NA. Anabolic androgenic steroids: a survey of 500 users. Med Sci Sports Exerc 2006; 38:644.
          Sjöqvist F, Garle M, Rane A. Use of doping agents, particularly anabolic steroids, in sports and society. Lancet 2008; 371:1872.
          Melnik BC. Androgen abuse in the community. Curr Opin Endocrinol Diabetes Obes 2009; 16:218.
          United States Anti-Doping Agency – Results Management. http://www.usada.org/results/ (Accessed on January 11, 2011).
          Eaton DK, Kann L, Kinchen S, et al. Youth risk behavior surveillance – United States, 2009. MMWR Surveill Summ 2010; 59:1.
          Monitoring the Future – a continuing study of American youth. http://www.monitoringthefuture.org (Accessed on February 15, 2011).
          Holt RI, Sönksen PH. Growth hormone, IGF-I and insulin and their abuse in sport. Br J Pharmacol 2008; 154:542.
          Buckman JF, Yusko DA, White HR, Pandina RJ. Risk profile of male college athletes who use performance-enhancing substances. J Stud Alcohol Drugs 2009; 70:919.
          United States Anti-Doping Agency – Substances. http://www.usada.org/substances (Accessed on January 11, 2011).
          The World Anti-Doping Agency. Available at: http://www.wada-ama.org (Accessed on February 14, 2010).
          HERSHBERGER LG, SHIPLEY EG, MEYER RK. Myotrophic activity of 19-nortestosterone and other steroids determined by modified levator ani muscle method. Proc Soc Exp Biol Med 1953; 83:175.
          Chang CS, Kokontis J, Liao ST. Molecular cloning of human and rat complementary DNA encoding androgen receptors. Science 1988; 240:324.
          Darimont BD, Wagner RL, Apriletti JW, et al. Structure and specificity of nuclear receptor-coactivator interactions. Genes Dev 1998; 12:3343.
          The Federal Register – US Department of Justice, Drug Enforcement Administration. Rules regarding the implementation of the Anabolic Steroid Control Act of 2004. http://www.thefederalregister.com/d.p/2005-12-16-05-23907 (Accessed on April 01, 2011).
          Leder BZ, Longcope C, Catlin DH, et al. Oral androstenedione administration and serum testosterone concentrations in young men. JAMA 2000; 283:779.
          King DS, Sharp RL, Vukovich MD, et al. Effect of oral androstenedione on serum testosterone and adaptations to resistance training in young men: a randomized controlled trial. JAMA 1999; 281:2020.
          Brown GA, Vukovich MD, Martini ER, et al. Endocrine responses to chronic androstenedione intake in 30- to 56-year-old men. J Clin Endocrinol Metab 2000; 85:4074.
          Acacio BD, Stanczyk FZ, Mullin P, et al. Pharmacokinetics of dehydroepiandrosterone and its metabolites after long-term daily oral administration to healthy young men. Fertil Steril 2004; 81:595.
          Wallace MB, Lim J, Cutler A, Bucci L. Effects of dehydroepiandrosterone vs androstenedione supplementation in men. Med Sci Sports Exerc 1999; 31:1788.
          Morales AJ, Haubrich RH, Hwang JY, et al. The effect of six months treatment with a 100 mg daily dose of dehydroepiandrosterone (DHEA) on circulating sex steroids, body composition and muscle strength in age-advanced men and women. Clin Endocrinol (Oxf) 1998; 49:421.
          Kohler M, Thomas A, Geyer H, et al. Confiscated black market products and nutritional supplements with non-approved ingredients analyzed in the Cologne Doping Control Laboratory 2009. Drug Test Anal 2010; 2:533.
          Gao W, Kim J, Dalton JT. Pharmacokinetics and pharmacodynamics of nonsteroidal androgen receptor ligands. Pharm Res 2006; 23:1641.
          Handelsman DJ. Clinical review: The rationale for banning human chorionic gonadotropin and estrogen blockers in sport. J Clin Endocrinol Metab 2006; 91:1646.
          Bhasin S, Storer TW, Berman N, et al. The effects of supraphysiologic doses of testosterone on muscle size and strength in normal men. N Engl J Med 1996; 335:1.
          Storer TW, Magliano L, Woodhouse L, et al. Testosterone dose-dependently increases maximal voluntary strength and leg power, but does not affect fatigability or specific tension. J Clin Endocrinol Metab 2003; 88:1478.
          Broeder CE, Quindry J, Brittingham K, et al. The Andro Project: physiological and hormonal influences of androstenedione supplementation in men 35 to 65 years old participating in a high-intensity resistance training program. Arch Intern Med 2000; 160:3093.
          Knuth UA, Maniera H, Nieschlag E. Anabolic steroids and semen parameters in bodybuilders. Fertil Steril 1989; 52:1041.
          Gazvani MR, Buckett W, Luckas MJ, et al. Conservative management of azoospermia following steroid abuse. Hum Reprod 1997; 12:1706.
          Hausmann R, Hammer S, Betz P. Performance enhancing drugs (doping agents) and sudden death–a case report and review of the literature. Int J Legal Med 1998; 111:261.
          Kennedy MC, Lawrence C. Anabolic steroid abuse and cardiac death. Med J Aust 1993; 158:346.
          Payne JR, Kotwinski PJ, Montgomery HE. Cardiac effects of anabolic steroids. Heart 2004; 90:473.
          Hartgens F, Cheriex EC, Kuipers H. Prospective echocardiographic assessment of androgenic-anabolic steroids effects on cardiac structure and function in strength athletes. Int J Sports Med 2003; 24:344.
          Thompson PD, Cullinane EM, Sady SP, et al. Contrasting effects of testosterone and stanozolol on serum lipoprotein levels. JAMA 1989; 261:1165.
          Ferenchick GS, Hirokawa S, Mammen EF, Schwartz KA. Anabolic-androgenic steroid abuse in weight lifters: evidence for activation of the hemostatic system. Am J Hematol 1995; 49:282.
          Pope HG Jr, Katz DL. Psychiatric and medical effects of anabolic-androgenic steroid use. A controlled study of 160 athletes. Arch Gen Psychiatry 1994; 51:375.
          O’Connor DB, Archer J, Hair WM, Wu FC. Exogenous testosterone, aggression, and mood in eugonadal and hypogonadal men. Physiol Behav 2002; 75:557.
          Bhasin S, Woodhouse L, Casaburi R, et al. Testosterone dose-response relationships in healthy young men. Am J Physiol Endocrinol Metab 2001; 281:E1172.
          Pope HG Jr, Kouri EM, Hudson JI. Effects of supraphysiologic doses of testosterone on mood and aggression in normal men: a randomized controlled trial. Arch Gen Psychiatry 2000; 57:133.
          McCabe SE, Brower KJ, West BT, et al. Trends in non-medical use of anabolic steroids by U.S. college students: results from four national surveys. Drug Alcohol Depend 2007; 90:243.
          Beaver KM, Vaughn MG, Delisi M, Wright JP. Anabolic-androgenic steroid use and involvement in violent behavior in a nationally representative sample of young adult males in the United States. Am J Public Health 2008; 98:2185.
          Gruber AJ, Pope HG Jr. Psychiatric and medical effects of anabolic-androgenic steroid use in women. Psychother Psychosom 2000; 69:19.
          American College of Obstetricians and Gynecologists Committee on Gynecologic Practice. ACOG Committee Opinion No. 484: Performance enhancing anabolic steroid abuse in women. Obstet Gynecol 2011; 117:1016.
          Coviello AD, Kaplan B, Lakshman KM, et al. Effects of graded doses of testosterone on erythropoiesis in healthy young and older men. J Clin Endocrinol Metab 2008; 93:914.
          Stergiopoulos K, Brennan JJ, Mathews R, et al. Anabolic steroids, acute myocardial infarction and polycythemia: a case report and review of the literature. Vasc Health Risk Manag 2008; 4:1475.
          Aitken C, Delalande C, Stanton K. Pumping iron, risking infection? Exposure to hepatitis C, hepatitis B and HIV among anabolic-androgenic steroid injectors in Victoria, Australia. Drug Alcohol Depend 2002; 65:303.
          Fernández-Balsells MM, Murad MH, Lane M, et al. Clinical review 1: Adverse effects of testosterone therapy in adult men: a systematic review and meta-analysis. J Clin Endocrinol Metab 2010; 95:2560.
          Sollender JL, Rayan GM, Barden GA. Triceps tendon rupture in weight lifters. J Shoulder Elbow Surg 1998; 7:151.
          Cope MR, Ali A, Bayliss NC. Biceps rupture in body builders: three case reports of rupture of the long head of the biceps at the tendon-labrum junction. J Shoulder Elbow Surg 2004; 13:580.
          Basaria S. Androgen abuse in athletes: detection and consequences. J Clin Endocrinol Metab 2010; 95:1533.
          Catlin DH, Cowan DA. Detecting testosterone administration. Clin Chem 1992; 38:1685.
          Sottas PE, Saudan C, Schweizer C, et al. From population- to subject-based limits of T/E ratio to detect testosterone abuse in elite sports. Forensic Sci Int 2008; 174:166.
          Schulze JJ, Lundmark J, Garle M, et al. Doping test results dependent on genotype of uridine diphospho-glucuronosyl transferase 2B17, the major enzyme for testosterone glucuronidation. J Clin Endocrinol Metab 2008; 93:2500.
          Jakobsson J, Ekström L, Inotsume N, et al. Large differences in testosterone excretion in Korean and Swedish men are strongly associated with a UDP-glucuronosyl transferase 2B17 polymorphism. J Clin Endocrinol Metab 2006; 91:687.
          Schulze JJ, Lorentzon M, Ohlsson C, et al. Genetic aspects of epitestosterone formation and androgen disposition: influence of polymorphisms in CYP17 and UGT2B enzymes. Pharmacogenet Genomics 2008; 18:477.
          Stenman UH, Hotakainen K, Alfthan H. Gonadotropins in doping: pharmacological basis and detection of illicit use. Br J Pharmacol 2008; 154:569.
          Aguilera R, Chapman TE, Starcevic B, et al. Performance characteristics of a carbon isotope ratio method for detecting doping with testosterone based on urine diols: controls and athletes with elevated testosterone/epitestosterone ratios. Clin Chem 2001; 47:292.
          Thevis M, Kohler M, Schänzer W. New drugs and methods of doping and manipulation. Drug Discov Today 2008; 13:59.
          Thomas A, Kohler M, Schänzer W, et al. Determination of Synacthen in urine for sports drug testing by means of nano-ultra-performance liquid chromatography/tandem mass spectrometry. Rapid Commun Mass Spectrom 2009; 23:2669.
          Malvey TC, Armsey TD 2nd. Tetrahydrogestrinone: the discovery of a designer steroid. Curr Sports Med Rep 2005; 4:227.
          United States Anti-Doping Agency – Therapeutic Use Exemptions (TUE). http://www.usada.org/tue/ (Accessed on January 11, 2011).
          Handelsman DJ. Indirect androgen doping by oestrogen blockade in sports. Br J Pharmacol 2008; 154:598.
          Mareck U, Geyer H, Guddat S, et al. Identification of the aromatase inhibitors anastrozole and exemestane in human urine using liquid chromatography/tandem mass spectrometry. Rapid Commun Mass Spectrom 2006; 20:1954.
          Wanjek B, Rosendahl J, Strauss B, Gabriel HH. Doping, drugs and drug abuse among adolescents in the State of Thuringia (Germany): prevalence, knowledge and attitudes. Int J Sports Med 2007; 28:346.
          Liu H, Bravata DM, Olkin I, et al. Systematic review: the effects of growth hormone on athletic performance. Ann Intern Med 2008; 148:747.
          Deyssig R, Frisch H, Blum WF, Waldhör T. Effect of growth hormone treatment on hormonal parameters, body composition and strength in athletes. Acta Endocrinol (Copenh) 1993; 128:313.
          Yarasheski KE, Campbell JA, Smith K, et al. Effect of growth hormone and resistance exercise on muscle growth in young men. Am J Physiol 1992; 262:E261.
          Berggren A, Ehrnborg C, Rosén T, et al. Short-term administration of supraphysiological recombinant human growth hormone (GH) does not increase maximum endurance exercise capacity in healthy, active young men and women with normal GH-insulin-like growth factor I axes. J Clin Endocrinol Metab 2005; 90:3268.
          Meinhardt U, Nelson AE, Hansen JL, et al. The effects of growth hormone on body composition and physical performance in recreational athletes: a randomized trial. Ann Intern Med 2010; 152:568.
          Fernandez MM, Hosey RG. Performance-enhancing drugs snare nonathletes, too. J Fam Pract 2009; 58:16.
          Segura J, Gutiérrez-Gallego R, Ventura R, et al. Growth hormone in sport: beyond Beijing 2008. Ther Drug Monit 2009; 31:3.
          Brennan BP, Kanayama G, Hudson JI, Pope HG Jr. Human growth hormone abuse in male weightlifters. Am J Addict 2011; 20:9.
          Bidlingmaier M, Strasburger CJ. Technology insight: detecting growth hormone abuse in athletes. Nat Clin Pract Endocrinol Metab 2007; 3:769.
          Powrie JK, Bassett EE, Rosen T, et al. Detection of growth hormone abuse in sport. Growth Horm IGF Res 2007; 17:220.
          Nelson AE, Meinhardt U, Hansen JL, et al. Pharmacodynamics of growth hormone abuse biomarkers and the influence of gender and testosterone: a randomized double-blind placebo-controlled study in young recreational athletes. J Clin Endocrinol Metab 2008; 93:2213.
          Travis J. Pharmacology. Growth hormone test finally nabs first doper. Science 2010; 327:1185.
          Rich JD, Dickinson BP, Merriman NA, Thule PM. Insulin use by bodybuilders. JAMA 1998; 279:1613.
          Elliott S. Erythropoiesis-stimulating agents and other methods to enhance oxygen transport. Br J Pharmacol 2008; 154:529.
          Spedding M, Spedding C. Drugs in sport: a scientist-athlete’s perspective: from ambition to neurochemistry. Br J Pharmacol 2008; 154:496.
          Prommer N, Sottas PE, Schoch C, et al. Total hemoglobin mass–a new parameter to detect blood doping? Med Sci Sports Exerc 2008; 40:2112.
          Lamon S, Robinson N, Sottas PE, et al. Possible origins of undetectable EPO in urine samples. Clin Chim Acta 2007; 385:61.
          Orchard JW, Fricker PA, White SL, et al. 4. The use and misuse of performance-enhancing substances in sport. Med J Aust 2006; 184:132.
          US Preventive Services Task Force. Guide to Clinical Preventive Services, 2nd, Lippincott Williams & Wilkins, Baltimore 1996.
          Miller KE, Hoffman JH, Barnes GM, et al. Adolescent anabolic steroid use, gender, physical activity, and other problem behaviors*. Subst Use Misuse 2005; 40:1637.

  • Nana

    Dr. Pedro 
    estou tomando stan (30mg) por dia e ox (30mg) por dia… malHu 4x por semana… mantenHo o uso do anticoncepcional e ainda faço uso do Roacutan (isotretinoína)…  Esse mês estou com a menstruação atrasada… como devo proceder?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Você tem que ser visto por um urologista.

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Você tem que ser visto por um urologista.

  • Eltonsousa

    Dr. Pedro Pinheiro, gostaria muito que o senhor pudesse me esclarecer uma duvida…. vamos lá:

    Ha uns dias atras eu tomei uma injeção de procaina com a finalidade de aumentar o metabolismo do corpo, diminuir a fadiga e ajudar na atividade fisica, bem… esse medicamento eu já havia tomado anteriormente a um ano atras e aumentou  muito a quantidade de testosterona, na epoca nao sentir nada porem atualmente sinto dores no testiculo esquerdo que se estende tb pela perna esquerda, e possivel ser algum tipo de cancer? e qual exame teria um melhor diagnóstico?

    muito obrigado

    Elton 

  • Ralph_L

    Exmo. Sr. Dr. enviei um Comentario para aqui, comentario este que ficou sujeito a aprovação pela equipe.
    Não o vejo aqui nem recebi resposta.
    esta algo errado?

    cumprimentos
    Ralph 

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Leia as regras do site. Lá explicamos os critérios para seleção das perguntas.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Dhyego
    Um ciclo só não deve ser suficiente para atrapalhar. Além do mais, aos 17 anos não é esperado que vc ainda vá crescer muito. A fase do estirão já passou.

  • Dhyego

    Doutor me ajuda por favor, cai na conversa de um amigo meu e acabei tomando 4 ampolas de Durateston, tenho 17 anos, vi na internet que devido a isso pode parar de crescer, apesar da quantidade eu irei parar de crescer?
    Obrigado.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    ok. Pedido anotado. Peço só paciência pois a lista de pedidos é enorme.

  • Anonymous

    olá estou procurando no site sobre caquexia e até agora não encontrei, poderia me esclarecer mais sobre essa patologia. grata.
    Katia