Artigo atualizado em 19/08/2013
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

GINECOMASTIA (mama masculina)

Publicidade

O termo ginecomastia, do grego “mama feminina”, refere-se ao aumento benigno, temporário ou permanente, da mama masculina em decorrência do desenvolvimento da glândula mamária.

Tanto a mama feminina, quanto a mama masculina, são formadas pela glândula mamária e por tecido adiposo (gordura). Entretanto, nos homens não há o estímulo hormonal para o crescimento da glândula mamária, que ocorre nas mulheres durante a adolescência. Desta forma, a mama masculina dita normal é formada de tecido gorduroso e uma incipiente glândula mamária. Porém, em uma considerável parcela da população masculina, ocorre o desenvolvimento da glândula mamária. Estima-se uma incidência da ginecomastia entre 32 e 36% com picos na adolescência (64%) e em idosos (40 a 60%).

Ginecomastia - mama masculinaA ginecomastia pode decorrer do aumento da glândula mamária isoladamente, ou associado ao aumento do tecido adiposo, dita ginecomastia mista. O aumento do volume mamário consequente exclusivamente ao acúmulo de tecido adiposo é classificado como pseudoginecomastia (ginecomastia falsa).

A ginecomastia está relacionada a causas fisiológicas, patológicas (associada a outras doenças), farmacológicas (medicamentos ou drogas ilícitas) ou idiopática (sem causa aparente). Entretanto, em todos os casos, há um aumento dos hormônios femininos e/ou diminuição dos hormônios masculinos na corrente sanguínea.

Devido à enorme gama de causas, a consulta médica de um paciente com ginecomastia deve ser abrangente, no intuito de direcionar a investigação e de propor o melhor tratamento. Exames laboratoriais raramente são necessários.

Ao exame físico apresenta-se como um aumento do volume da mama devido ao crescimento da glândula mamária, que à palpação é frequentemente de forma discóide, localiza-se atrás da aréola, é móvel e de consistência firme e elástica. Pode ocorrer nas duas mamas ou em apenas uma e apenas 10 a 20% das pessoas relatam dor à palpação.

Pessoas com ginecomastia não apresentam risco aumentado de desenvolvimento de câncer de mama. Desta forma, o tratamento da ginecomastia está indicado quando gera desconforto do ponto de vista estético ao paciente.

A ginecomastia de causa fisiológica é subdividida em neonatal, puberal e da andropausa (espécie de menopausa do homem). Na ginecomastia neonatal hormônios femininos maternos são transferidos, através da placenta, para o feto. O aumento do volume mamário é transitório, permanecendo por semanas a poucos meses. Desta forma, o tratamento é raramente indicado.

Adolescentes, em 65% dos casos, apresentam algum grau de ginecomastia, que normalmente regride espontaneamente em meses até poucos anos. Apenas 7,7% dos pacientes apresentam aumento do volume mamário após os 17 anos de idade. Desta forma, a cirurgia só é indicada nesta faixa etária após anos de observação ou quando afeta emocionalmente o paciente. Homens na andropausa apresentam incidência de 40 a 60% de ginecomastia, fruto da redução dos níveis sanguíneos de testosterona e do aumento do hormônio feminino.

Nas ginecomastias patológicas e medicamentosas, o simples tratamento da doença associada e a interrupção do medicamento ou droga ilícita respectivamente, podem ser suficientes para a regressão do tamanho da mama. Porém, a chance de regressão diminui consideravelmente nos casos em que a ginecomastia possui mais de 1 ano de evolução.

O tratamento medicamentoso da ginecomastia é defendido por alguns autores, especialmente quando é de surgimento recente e é sintomática, ou seja, dói. Entretanto, nenhum dos diversos medicamentos possui eficácia de 100% e são isentos de retorno da ginecomastia após sua interrupção.

O tratamento cirúrgico permanece sendo o de escolha na ginecomastia. A técnica cirúrgica dependerá do tamanho do volume mamário e da presença, ou não, de excesso de pele. Quanto maior o volume da mama e quanto maior o excesso de pele, maior serão as cicatrizes deixadas pela cirurgia

Causas comuns de ginecomastia:

- Fisiológica (sem indicar doença alguma)
- Hipogonadismo (diminuição da função dos testículos)
- Tumores (testículos e supra-renal)
- Insuficiência supra-renal (leia: supra-renal)
- Insuficiência renal (leia: INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA – SINTOMAS)
- Cirrose (leia: CAUSAS E SINTOMAS DA CIRROSE HEPÁTICA)
- Hermafroditismo
- Estresse psicológico
- Alcoolismo (leia: EFEITOS DO ÁLCOOL E ALCOOLISMO)
- AIDS (SIDA) (leia: SINTOMAS DO HIV E AIDS (SIDA))

Drogas comuns que causam ginecomastia:

- Estrogênios
- Androgênios (leia: EFEITOS COLATERAIS DOS ESTERÓIDES ANABOLIZANTES)
- Quimioterápicos
- Anti-hipertensivos como captopril, nifedipina, metildopa, verapamil
- Digoxina
- Maconha, heroína e anfetaminas (leia: EFEITOS DA MACONHA)
- Drogas para tuberculose (leia: SINTOMAS DE TUBERCULOSE)
- Espironolactona
- Metoclopramida
- Amiodarona
- Omeprazol

Esse texto é de autoria do Dr. Carlos André Meyer.
Cirurgião Plástico.

Homepage :
http://oblogdeplastico.blogspot.com/

Publicidade
  • Jaqueline

    O meu marido apresentou a 1 mes um nodulo em uma das mamas, agora ja esta nas duas e ele senti dor ao tocar. Em uma semana aumentou muito a mama. Fizemos um curativo pra camisa nao incomodar.Pode ser ginecomastia? qual medico consultar? Ele está tomando medicamento para gripe (Tylenol e Decongex) isso interfere na mama?
    Obrigada!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Jaqueline,
    Isso pode ser ginecomastia sim.
    Essas drogas podem ter influência.

    Procure primeiro um clínico geral para confirmar se a alteração é ginecomastia ou não. A partir daí o colega o encaminhará para o especilista correto, pois a dependendo da causa do aumento da mama, o especialista pode ser diferente.

    abs

  • Anonymous

    Olá, tenho 16 anos, naum sei ao certo se tenho Ginecomastia, mais acho que sim, mais so queria saber se malhar é melhor ou pior?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Nem melhor nem pior.

    Procure um clíco geral para confirmar se há ginecomastia ou não

    Por favor assinem os comentários.

  • Anonymous

    Olá, moro no Rio de Janeiro capital, e apresento os sintomas da ginecomastia, gostaria de saber se na rede pública de saúde existe tratamento e onde buscalo? Desde já agradeço pelo espaço.

    Ramon, Rio de Janeiro, capital!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Ramon,
    Existe sim.
    MAnde um e-mail ao Dr. Carlos André, autor do texto, que ele te orientará melhor.

    abs

  • Sidcley

    Olá Dr Pedro!, meu filho tem 12 anos e apresenta mamas fora do normal muito maior que essa foto do blog, ele sente dores ao tocar, tomou remédio para asma (corticoides) e isso acelerou mais ainda o crescimento das mamas, irei procurar um especialista mas desejo saber com o Dr. se existe tratamento para esse tipo de doença e se é caro. Obrigado!

    …me add no seu msn, posso enviar fotos das mamas dele…scmn76@hotmail.com

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Sidcley,
    Existe tratamento sim, mas muitas ele não é necessário já que na adolescência a ginecomastia costuma regredir sozinho

    Se a mama está muito grande e incomoda muito, existe como tratar.

    abs

  • Anonymous

    meu esposo apresenta uma alteraçao em uma das mamas esquerda sente um caroço e e´dolorido qd ele aperta ele tomou esses remedios manipulados tomou 2 frascos com trinta comprimidos e depois disso apareceu ele ja parou de tomar os remedios ele tem 50 anos e os remedios sao indometacina,allopurinol,diclofenaco,ranitidina,benzobromarona,colchicina tudo junto em um so comprimido sera que foi esses medicamentos que fizeram aumentar uma dsa mamas dele …me responda por favor muito obrigada.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Provavelmente isto é das drogas. Das que vc descreveu, a ranitidina é a mais provável.

    Por favor leia as regras antes de comentar. Seu comentário poderia ter sido deletado.

  • Juan

    Olá Dr.

    Gostaria de saber onde a clínica se instá-la pois sou de São Paulo e quero um lugar mais fácil para locomoção, além disse gostaria que me fizesse a gentileza de informar um preço aproximado de uma cirurgia de ginecomastia.

    grato a atenção…Ruan Pedro

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Ruan,
    Não sei destes detalhes pois não sou cirurgiãpo plástico e não moro mais no Brasil há algum tempo, mas vc pode acessar o blog do dr. Carlos André ou mandar-lhe um e-mail com essas questões.
    Ambos endereços estão no início do texto

  • Anonymous

    Olá tenho 16 anos e apresento os mamilos maiores que o normal, não vou ao clube, não tiro a camisa, e estou deprimido. Alguém dá uma luz? Qual e-mail do doutor para entrar em contato?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Vá ao site indicado no início do texto e entre em contacto com o colega que o escreveu. Ele pode te orientar

    abs

  • Anonymous

    Dr. ginecomastia esta ou pode estar relacionado com impotencia sexual?

    José Augusto. obg.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    José,
    Pode sim. O mesmo problema que está causando a ginecomastia pode também ser responsável pela impotência.

  • Anonymous

    Olá…..Meu nome é Marcio tenhu 17 anos ….nao sei se é ginecomastia…faço academia a um tempo ja …meu peito nao é grande o problema é so a “Bico” meu peito em Si é normal ..o problema é o bico do peito que é redondo meio enchado …ja falei com meus pais eles dizem que é normal depois sai …quero saber oq vcs acham!!

    abraço

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Márcio,
    Isso pode ser ginecomastia sim e realmente pode melhorar com a idade.

    Mas se isso te incomodar muito, vc pode procurar um médico para te orientar.

  • rafael

    olá dr. aapresento mamas grandes desde dos 12 13 anos iguais as das fotos
    ja estou com 19 o q devo fazer?
    abraços

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Rafael,
    procure um cirurgião plástico.

  • Anonymous

    Ola Dr.
    Sou o Nelson i tenho 14 anos i estou com ginecomastia, acho eu, meu peito em si e um bocadinho inchado i o bico nao e redondo e mais como a forma da boca.. Meia lua.. O comprimento do meu peito e 2,5 cm ( aproximadamente) Posso ir a um doctor normal qe ele degnostica? Qe falo a ele para degnosticar?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Nelson,
    Pode sim. Qualquer clínico está capacidado a diagnosticar ginecomastia.

  • Lean

    Olaa.. Tenho 18 anos, sou gordinho e tenho os peitos igual o da foto, fazendo exercicio fisico eles poder fica normal (desenhado como peitoral de homem)??? ou só no caso de cirugia??

    Grato a Atenção… Leandro

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Leandro,
    Se vc emagrecer e fortalecer a musculatura peitoral, pode ser que melhore muito. Porém, acho que antes vc deveria procurar um médico, pq se a glandula mamária estiver muito desenvolvida, talvez só a cirurgia melhore.

  • Gabriel

    Bom dia, tenho 39 anos, a uns 10 anos atras quando fazia academia fui usuario de esteroide anab. usei por um periodo de 1 mes, 1x por semana. apos um tempo senti um caroco na mama direita. Apos um tempo ela sumiu… Passado esse tempo recentemente malhando fiz novamente o uso por 1 mes (usando 1 x por semana) voltou novamente o caroco e fica dolorido… agora sim parei de vez e tenho quase que a certeza que isso esta tudo relacionado. Marquei consulta com mastologista, esta correto ja consultar com ele? outro detalhe, tenho cisto no epedidimo. Obrigado

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Gabriel,
    Poderia ser também com endocrinologista.

    Com certeza está relacionado, esse é um efeito colateral conhecido dos anabolizantes.

  • abhner

    Oii, meu Nome é abhner, tenho 14 anos, e já vai fazer quase 1 ano que tenho um peito um pouco desenvolvido..

    E tenho um amigo Felipe, que tem 16 anos, e já faz 3 anos que ele tem isso.

    Queria saber si esses dois casos são GINECOSMASTIA, e também queria saber si existe algum remedio ou coisa do tipo, para esse tratamento?

  • Italo

    ola Dr. meu nome é italo tenho 22 anos desde os 14 anos apresento um leve crescimento dos bicos do peito. Isso é ginecomastia? E gostaria de saber tambem se consumo do bebidas alcoolicas, maconha e cigarro podem acelerar a evoluçao do caso.
    obrigado!

  • http://www.blogger.com/profile/04393336581392706630 Dra. Renata Campos

    Abhner,
    o diagnóstico da ginecomastia é clínico, ou seja para ter certeza vc precisa ser observado por um médico. É muito comum na adolescência e em geral não precisa de tratamento específico, resolvendo-se espontaneamente em meses a anos.
    Abraços.

  • Mateus

    MCL CTBA-PR
    Olá tenho 15 anos (sexo masculino)e tenho uma mama bem grande, sou obeso, ja tentei emagracer e não diminui a mama, fazendo com que dessistisse de querer emagrecer, neste caso a cirurgia seria indicada? É uma lipoaspiração?
    Obrigado

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Italo,
    1- Pode ser
    2- Sim

    Vc precisa ser visto por médico para confirmar se realmente há ginecomastia

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Mateus,
    Procure um cirurgião plastico e ouça a opinião dele.

  • Anonymous

    Fabiano,

    Na ginecomastia medicamentosa, o simples tratamento da doença associada e a interrupção do medicamento, poderá ser suficiente para a regressão do tamanho da mama. Faço tal pergunta pelo o fato de ter 35 anos e há 09 meses uso um medicamento para evitar queda de cabelo, sendo que a 03 meses atrás identifiquei pequena alteração na minha mama direita, acompanhada de dores ao tocar o mamilo. Abraços..

  • Felipe

    Felipe,
    Irei fazer cirurgia corretiva da ginecomastia no mamilo esquerdo, pois sofro com dores a qualquer toque, gostaria de saber se após a correção , irei continuar com a dor .
    grato!

    phellipeyourpal@uol.com.br

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Fabiano,
    Pode sim.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Felipe,
    O objetivo é esse. Agora se isso vai realmente ocorrer é impossível afirmar.

  • Brainer

    aos 13 ou 14 anos era meio gorgo e apresentava mamas grandes….agora aos 17 anos e 4 meses emagreci e já diminuiu consideravelmente, mas ainda tenho um pouco..

    será que com mais tempo(18,19 anos) ou treinamento na academia que desenvolva o peitoral ajudaria isso a desaparecer de vez?

    grato.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Brainer,
    Emagrecendo, com exercícos físicos, e conforme vc vá saindo da adolescencia, pode ser que sim.

  • Andrew

    Drs.
    Tenho 21 anos, desde a adolescência lembro-me que tive excesso nas mamas. Hoje, encontro-me em sobre peso cfe IMC [1,71 altura e 90 Kg] e continuo com o exesso. Tenho estrutura óssea grande então não aparento ser gordo (com camisa).
    Gostaria de saber 2 pontos:
    1) tem como eu saber se o meu caso trata-se de ginecomastia causada por disfunção hormonal ou por excesso de gordura, realizando algum tipo de exame em mim mesmo?
    2) qual médico devo procurar para me informar? procuro primeiramente um Clinico Geral ou posso procurar Mastologista para ser avaliado?
    Desde já agradeço.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Andrew,
    O único jeito de saber qual o seu problema é procurando um mastologista.

  • Anonymous

    DR.
    meu nome é Claudio, tenho 22 anos.
    no ano passado fiz apenas um ciclo de anabolizante ( estanozolol ) …e nunca fui usuario permanente…hj apresento todos os sintomas de ginecomastia, porém, pra todas as pessoas que são leigas no assunto, nao percebem que eu possuo, pois nao é tao visivel assim por ter um porte fisico bem definido, mas me encomoda muito saber que tenho.
    o sr acha que é caso operatorio ou não ?
    obs: passei em um mastologista e o tratamento que ele me passou nao adiantou! o que devo fazer ?

    obrigado

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Claudio,
    Para saber se é caso de cirurgia ou não, vc precisa ser visto por um cirurgião plástico.

  • Anonymous

    oi dr. pedro sou o rafael tenho 15 anos o bico do meu peito´é grande se eui furar com uma agulha volta ao normal?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Rafael,
    NÃO !!!

  • @l3x Nazariio

    Olá doutor pedro,
    meu nome é alexander, e provavelmente tenho ginecomastia,tenho as mamas muito muiito maiores que o normal,queria fazer algumas pergunts,malhar ajuda na diminuiçao da ginecomastia?ela tem como ser tratada sem precisar de cirurgia,ou só pode ser tratado em casa quando é leve?? aguardo resposta por favoorr!! meu msn é powt_potter@hotmail.com

    agradeço desde já!!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Alexander
    A musculação pode amenizar esteticamente, mas não cura a sua ginecomastia. Procure um cirurgião plástico para que ele possa avaliar seu caso.

  • Anonymous

    Ola doutor,
    eu chamo me joao, sou magro, e nao tenho maminhas, mas os meus mamilos sao um bocado grandes, saem cerca de meio centimetro para fora, mas sao só os mamilos pois como ja disse nao tenho maminhas, gostava de saber se isso tambem se considera ginocomastia, e gostava de saber qual a melhor maneira de eliminar apenas os mamilos, se existe algo sem ser a cirurgia.
    obrigado

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @João
    Sim, isto provavelmente é ginecomastia. >Procure um cirurgião plástico para ele avaliar seu caso.

  • Jeferson2010

    Olá doutor tenho 21 anos e tenho ginecomastia, ainda tem chance de voltar ao normal?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim, procure ajuda médica.

  • daniel–0

    Olá Dr. estou com 18 anos e tenho ginecomastia sera que exercícios físicos ajudam a diminuir…isto me incomoda muito porque tenho vergonha de tirar a camisa . tenho esse problema desde os 14..

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Podem melhorar, mas vc deveria antes procurar um médico para receber orientações.

  • Jose Planello

    Dr. Pedro, estou tomando espironolactona e minhas mamas cresceram gostaria de saber se fazer cirurgia plastica e continuar tomando o remedio não vai tornar a crescer,gostaria tb de saber se remedio esplerenone (ainda não fabricado no Brasil) causa o mesmo efeito.

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Existe o risco. Você tem que conversar com um cirurgião plástico para ele avaliar seu caso. A eplerenona também provoca ginecomastia.

  • Michael

    Dr. Pedro, estava tomando Stanozol em comprimidos e teve um leve efeito de ginecomastia. Esta me incomodando. Tomei uns 20 dias. Comecei ha um mes atras. Agora parei. 

    Será que ela regride ou preciso tratar??

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Geralmente regride.

  • Slipknot

    Para fazer a cirugia de Ginecomastia só um cirurgião plastico?

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Idealmente sim

  • Guilherme Raeder

    Dr , eu tenho 14 anos e acho que tenho ginecomastia , o que o senhor aconselha a fazer? procurar um médico?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se está te incomodando, sim. Mas ela pode desaparecer sozinha com tempo.

  • Clodoaldo_2010cas

    clodoaldo
    boa tarde tenho 36 tenho esse problema no peito posso fazer uma cirugia

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Procure a opinião de um cirurgião plástico.

  • Giseleprof123

    Dr meu caro amigo, então eu tenho 18 anos sou magro, por físico normal diríamos assim… mais tem uma coisa que me incomoda muito que é os meus “mamilos” eles são pontudos mais só acima da aureola do mamilo, acho que é isso e esta ma incomodando eu acho que começou pelos meus 12,13 anos por essa ai. 

    Isso vem me incomodando muito mesmo, não consigo tirar a camisa em público, não vou a praia certamente, estou perdendo de dar bons passeios com amigos e amigas por causa deste meu problema tem como me ajudar doutor?

    Muito obrigado e um abraço e aproposito se chamo Lucas : )

  • Giseleprof123

    Dr meu caro amigo, então eu tenho 18 anos sou magro, por físico normal diríamos assim… mais tem uma coisa que me incomoda muito que é os meus “mamilos” eles são pontudos mais só acima da aureola do mamilo, acho que é isso e esta ma incomodando eu acho que começou pelos meus 12,13 anos por essa ai. 

    Isso vem me incomodando muito mesmo, não consigo tirar a camisa em público, não vou a praia certamente, estou perdendo de dar bons passeios com amigos e amigas por causa deste meu problema tem como me ajudar doutor?

    Muito obrigado e um abraço e aproposito se chamo Lucas : )

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Procure um cirurgião plástico e peça para ele avaliar o seu caso.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Procure um cirurgião plástico e peça para ele avaliar o seu caso.

  • Giseleprof123

    não a outro jeito a não ser procurar um cirurgião plástico?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Algum médico tem que ver essa sua ginecomastia

  • Giseleprof123

    não a outro jeito a não ser procurar um cirurgião plástico?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Algum médico tem que ver essa sua ginecomastia

  • Sandrailmajenny

    por favor mewu filho tem 12 anos e tem aumento da glandula mamaria,ja foi ao endocrinologista fez exames e diz que os hormonios estão normal
    Gostaria de saber se existe algum exercicio para isso diminuir
    obrigada

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não, mas a tendência é desaparecer com a idade.

  • Sandrailmajenny

    por favor mewu filho tem 12 anos e tem aumento da glandula mamaria,ja foi ao endocrinologista fez exames e diz que os hormonios estão normal
    Gostaria de saber se existe algum exercicio para isso diminuir
    obrigada

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não, mas a tendência é desaparecer com a idade.

  • Igor

    doutor tenho 15 anos gostaria de saber se eu fizer musculação melhora (disfarça) ou piora ?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode disfarçar. Mas na sua idade não é bom exagerar na musculação

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Pode disfarçar. Mas na sua idade não é bom exagerar na musculação

  • Paulo

    Doutor, eu tenho uns nodulos nos mamilos, me aparesceram quando eu tinha 14 anos, e ate pouco tempo atraz pensava que era por me masturbar, mas vi que nao e isso, hoje tenho 40 anos, o que o senhor me aconselha, uma cirurgia resolveria meu caso ?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se é algo que te incomoda, procure um cirurgião plástico.

  • Paulo

    Doutor, eu tenho uns nodulos nos mamilos, me aparesceram quando eu tinha 14 anos, e ate pouco tempo atraz pensava que era por me masturbar, mas vi que nao e isso, hoje tenho 40 anos, o que o senhor me aconselha, uma cirurgia resolveria meu caso ?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Se é algo que te incomoda, procure um cirurgião plástico.

  • Felipe.

    Dr. Pedro, tenho 18 anos, sofro com ginecomastia des dos 11. Qual o valor da cirurgia?

  • André

    Olá, tenho ginecomastia e gostaria de saber mais sobre o pré e pós-operatório e se o valor da cirurgia depende de avaliação médica. E também se tem como passar o contato de uma clínica mais próxima à Búzios – RJ. Grato

  • Alecio Nunes Fernandes

    Olá, Dr.Pedro! Meu filho de 12 anos está com uma pedrinha pequena em cada um dos mamilos. Tive isso na adolescência, incomodava-me bastante. Entretanto, apesar não terem desaparecido, hoje elas já não são perceptíveis. Gostaria de saber qual a especialidade médica que cuida dessa área, e também se isso (as pedrinhas) representam sintoma de alguma doença. Desde já, agradeço.

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Isso é somente estético. O especialista indicado é o cirurgião plástico.

  • Alecio Nunes Fernandes

    Olá, Dr.Pedro! Meu filho de 12 anos está com uma pedrinha pequena em cada um dos mamilos. Tive isso na adolescência, incomodava-me bastante. Entretanto, apesar não terem desaparecido, hoje elas já não são perceptíveis. Gostaria de saber qual a especialidade médica que cuida dessa área, e também se isso (as pedrinhas) representam sintoma de alguma doença. Desde já, agradeço.

  • Velardo25

    Boa Tarde Dr. Pedro, gostaria de saber, se existe tratamento pelo Sistema Unico de Saude SUS. desde já agradeço

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim.

  • Velardo25

    Boa Tarde Dr. Pedro, gostaria de saber, se existe tratamento pelo Sistema Unico de Saude SUS. desde já agradeço

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Sim.

  • Guilherme Giusti

    Ola dr 
    Tenho um grande caroço no meu peito esquerdo 
    des dos meus 14 anos hj estou com 22 e tem dia que doi bastante 
    oque devo fazer? oque pode ser?

  • Guilherme

    doutor eu vou fazer 16 em maio e tenho ginecomastia desde 11 e ainda n desapareceu. a minha ginecomastia ainda poder desaparecer?

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Sim.

  • Vi Torgomes

    Doutor: tenho 17 anos e tenho um caroço no peito desde os meus 11 a 12 anos, ao toca-lo dói, isso é uma coisa que me incomoda muito pois tenho vergonha de tirar a camisa, pois minha mama esquerda ser maior do que a direita.
    O que tenho que fazer? 
    Esse caroço ainda pode desaparecer ao decorrer do tempo? 

  • Rafamourajp

    Doutor, A Ginecomastia tem cura.

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Tem.

  • Rogerinho Marena

    Doutor, eu tenho meus mamilos muito grandes, comecei a perceber o aumento quando eu tinha 14 anos, e ate pouco tempo atraz pensava que era por me masturbar,como dizem algumas pessoas, mas conversando com um amigo que já teve e fez cirurgia vi que não e isso, hoje tenho 30 anos, o que o senhor me aconselha, uma cirurgia ou tem outro tratamento para isso ?

  • Denner

    Doutor gostaria de saber mais detalhes sobre a cirurgia. Hoje tenho 25 anos e tenho desde os 10 anos de idade. E so agora resolvi fazer a cirurgia, quais procedimentos devo tomar, qual medico devo procurar, quanto tempo demora para se recuperar? Desde ja agradeço

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Procure um cirurgião plástico. A recuperação é rápida.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Procure um cirurgião plástico. A recuperação é rápida.

  • Marcos9109

    olá dr.tenho 16 anos e acho que tenho ginecomastia,desde meus 14 anos tenho um volume nos peitos ,será que pode ser?qual medico devo procurar?posso fazer a cirurgia com 16 anos?obg

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      16 anos é novo para cirurgia, isso ainda pode sumir espontaneamente. Procure um cirurgião plástico e peça a sua opinião.

  • Marcos9109

    dr.tenho 16 anos e desde meus 14 anos eu tennho um volume nos peitos,isso me encomoda muito,ao vestir uma camiseta,pscinas,praias,me encomoda  bastante ,e o volume e bastante considerado ,qual medico devo procurar?cirurgiao plastico?ou um mastologista?pode ser ginecomastia?desde já agradeço.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode ser qualquer um dos dois especialistas.

  • matheusjapinha97

    Doutor! eu tenho 14 anos, vou fazer 15 em junho! meu mamilo está un poko grande, n é normal, ele tá meio caido! pode ser isso ai? e akele negócio de 
    Hermafroditismo, eu posso gostar de homens? O.O   [PFV ME RESPONDA!]

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Ginecomastia não tem nada a ver com hermafroditismo, nem com homossexualidade. É uma alteração comum na adolescência.

  • Matheus

    dr tenho 16 anos e o bico do meu peito eh grande desde dos 13 anos o q faço??? pode ser cancer e como fazer pera desaparecer???

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Isso deve ser ginecomastia.

  • Anonymous

    Ola, gostaria de saber o preço da correçao das mamas… e se depois da cirurgia nao vou poder fazer muito esfoço ou outro tipo de coisa..

  • Anonymous

    Ola, gostaria de saber o preço da correçao das mamas… e se depois da cirurgia nao vou poder fazer muito esfoço ou outro tipo de coisa..

  • Anonymous

    meu nome é paulo,eu queria muite que vc me dissece um metodo caseiro para acabar com isso….meu peito é normal mais meus mamilos sao inchados e me encomodam bastante,nao consigo tirar a camisa…por favor diga-me um metodo caseiro pra isso.

  • bruno

    Eu também tenho esse problema, se começar a fazer mais exercicio fisico, pode melhorar, Doutor?

  • Leonardo

    dr  eu tenho 12 anos e desde os 9 os meus mamilos sao grandes oque eu posso fazer para diminuir porque isso me da muito contrangimento 

  • Ricardo_giolo

    Eu Operei Tenho 15 anos Foi Tranquilo 

  • Johnny Ferreira dos Santos

    Dr, minha ginecomastia apareceu com 19 Anos, tenho 22 anos e ainda não sumiu.
    Há como eliminar sem cirurgia, pois me incomoda muito, não consigo usar roupas mais justas.

    Aguardo contato.

  • Lukas_nascimentodepaula

    doutor tenho 21 anos e meus peitos são muito grandes  posso procurar um medico geral ou tem q ser um especifico

  • diego

    Ola doutor boa noite , estou preocupado tomei anabolizantes 2 anos atras , parei de treinar a 5 meses , e agora o bico de um dos meus peitos esta duro , tipo como se tivesse um carroco por de tras da teta , fui ao medico e ele disse que e ginecomastia , ainda nao fiz o exame pois nao chamou a data , pode ser grave ?? agradeco .

  • Matheus Silva

    Olá, DR!!! Eu passei gelo nos mamilos todos dias e saiu, tem alguns problemas?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Você pode fazer queimaduras sérias pelo frio passando gelo no mamilo. Além do mais, gelo não cura ginecomastia.

  • Diogo Correia

    Dr.Pedro, a uns dias eu comecei a ficar com um caroço no mamilo esquerdo e tenho 14 anos. E queria saber o que e e se posso prevenir.

  • Lucas renedy

    Ai Dr des dos meus 15 anos pareceu uma pedras enorme nos meus 2 peitos agora to com 18 e ainda nao saiu nao tiro bluza de raça nenhuma com vergonha parece peito de menininhas crescendo qual remedio vc me informa pra acabar com elas e se passar gelo neles meus peitos vão ficas pequenos devera Nao quero fazer cirurgia plastica se passar gelo nos meus mamilos todo os dias de noite vai diminuir eles e acabar com a pedra ou vc tem algum rremedio para min receitar  se tiver Dr por favor entre en contato comigo me responde ai ” Email : lucas6808@hotmail.com          “

  • Daniel

    Dr. Pedro , é preciso fazer uma cirurgia ou eu posso curar em casa ?

  • luc

    doutor, eu tenho só o peito esquerdo inchado, o direito é mais normal. tenho 15 anos e desde os 12 nao tiro a camisa em publico por constrangimento! como posso resolver isso?

  • Anonymous

    Dr tenho uama especié de pedra no mamilo desde os 14 anos + ou -, sera q é ginicomastia? quem devo procurar?

    tarcisio bahia.

  • Kevynsony

    dr já com sutei com a medica mim falou que prova vel mente deminuira agora to malhando na academia e percebi que esta diminuino mais envolta do bico do peito ainda ta um polco grande sera que diminuira

  • Kevynsony

    dr já com sutei com a medica mim falou que prova vel mente deminuira agora to malhando na academia e percebi que esta diminuino mais envolta do bico do peito ainda ta um polco grande sera que diminuira

  • Flamel_canis

    Dr.pedro eu tava com os dois seios bicudinho nao igual esses Gine.. que pareçe meio de mulher tava com dois caroçinhos pequeno dentro do meus mamilos mais agora sumiiu a pedrinha so ta tipo uma agua entende mais ainda ta bicudinho se eu fazer academia sera que some ?
    tenho 18 anoos e des dos 12 ja começo apareçe pq eu apertava os mamilos de brincadeira e apareçeu esepro resposta

  • Internauta !!!

    DR Por Favor mim ajude… O bico do meu peito sempre foram meio pontudo e inchado,quando jovem era gordinho más com muita força de vontade consegui emagrecer, hj tenho 19 anos, Porém de uns tempos para cá comecei a frequentar academia e meu peitoral já esta ficando do jeito que queria mas os bicos do meu peito estão acabando com eles visualmente, Pontudo e inchado meio que mole ! Más quando arrepio olho e vejo tudo super normal, diminui o tamanho e tal, fica um peitoral 100% normal o que será isso ? mim ajude Obrigado !

  • Suerika

    doutor eu queria saber que especialista trata o hipogonadismo masculino.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Endocrinologista.

  • Alex

    Doutor, tenho meus mamilos enxados desde dos 12, hj tou cm 18 melhorou um pouco, mais isso mim encomoda mt. Isso tem cura? cm o tempo? ou so vai sair na cirurgia msm? pode mim informar o preço dessa cirurgia em média? Desde já agradeço! vlw’s

  • Alex

    Doutor, tenho meus mamilos enxados desde dos 12, hj tou cm 18 melhorou um pouco, mais isso mim encomoda mt. Isso tem cura? cm o tempo? ou so vai sair na cirurgia msm? pode mim informar o preço dessa cirurgia em média? Desde já agradeço! vlw’s

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Ginecomastia não tem nada a ver com hermafroditismo, nem com homossexualidade. É uma alteração comum na adolescência.

  • Guilherme Raeder

    Dr , eu tenho 14 anos e acho que tenho ginecomastia , o que o senhor aconselha a fazer? procurar um médico?

  • josimar

    dr tenho 20 e so a mama esquerda tem um aumento grande com q medico eu posso mi informar pra mim ter um tratamento adequado.

  • Jonathas

    OLa Dr gostaria de saber oq tenho? se realmente é ginecomastia , fui ao medico e foi diagnosticado quando passou a maquininha nos meus peitos que eu tinha essa doença, so que no começo disso tudo eu tinha um nodulozinho no bico do peito direito , o medico disse que deixasse passar um tempo pra ver se sumia e acabou sumindo mesmo , fiquei bem um mes sem sintomas nenhum , oq sinto são dores nos peitos e queimação, voltou agora as dores e estou preocupado , pode ser cancer doutor? o medico la disse que nao mais eu sou muito medroso quando se fala em doenças, desde ja muito obrigado pela atençao espero sua resposta envia pro meu email se possivel pois nao acesso esse site muito , ate mais. jonathaspinheiroamorim_moura@hotmail.com

  • Jonathas

    OLa Dr gostaria de saber oq tenho? se realmente é ginecomastia , fui ao medico e foi diagnosticado quando passou a maquininha nos meus peitos que eu tinha essa doença, so que no começo disso tudo eu tinha um nodulozinho no bico do peito direito , o medico disse que deixasse passar um tempo pra ver se sumia e acabou sumindo mesmo , fiquei bem um mes sem sintomas nenhum , oq sinto são dores nos peitos e queimação, voltou agora as dores e estou preocupado , pode ser cancer doutor? o medico la disse que nao mais eu sou muito medroso quando se fala em doenças, desde ja muito obrigado pela atençao espero sua resposta envia pro meu email se possivel pois nao acesso esse site muito , ate mais. jonathaspinheiroamorim_moura@hotmail.com

  • Anônimo

    Olá, doutor. Gostaria de saber se planos de saúde cobrem a cirurgia corretora da ginecomastia. Caso sim, o que é exigido para que haja a cobertura?

    • Dr X

      olá! sim! a mamoplastia redutora pode ser coberta pelo plano de saude, desde que o fim não seja exclusivamente estético, porém mesmo que seja, se tiver causando um dano psicologico grande também o é.
      abraços

    • Wellington

      Ola Dr.Pedro como vai,tenho ginecomastia a mais de 4 anos isso tem me incomodado gostaria de saber quanto vou gastar para recuperar minha auto estima,treino musculação a 9 anos e tenho esse problema a mais de 15 anos mais aumentou um pouco com a redução de peso e dietas que eu fiz e ficou muito ruim para colocar uma simples camiseta me mande um email e custos dessa cirurgia,existe alm medicamento que reduz esse problema??
      estou aguardando com urgência sua resposta,obrigado..

  • Anônimo

    Olá, doutor. Gostaria de saber se planos de saúde cobrem a cirurgia corretora da ginecomastia. Caso sim, o que é exigido para que haja a cobertura?

  • Lucas renedy

    Ai Dr des dos meus 15 anos pareceu uma pedras enorme nos meus 2 peitos agora to com 18 e ainda nao saiu nao tiro bluza de raça nenhuma com vergonha parece peito de menininhas crescendo qual remedio vc me informa pra acabar com elas e se passar gelo neles meus peitos vão ficas pequenos devera Nao quero fazer cirurgia plastica se passar gelo nos meus mamilos todo os dias de noite vai diminuir eles e acabar com a pedra ou vc tem algum rremedio para min receitar  se tiver Dr por favor entre en contato comigo me responde ai ” Email : lucas6808@hotmail.com          “

  • dr.X

    amigão procure em site de busca por ginecomastia puberal. resumidamente é uma alteração benigna que ocorre durante a adolescencia; a tendÊncia é sumir! abraços

  • Othonnykalleo

    DR.PEDRO,EU TENHO  GINECOMASTIA DESDE MEUS 10 ANOS E HOJE TENHO 17 ANOS, O QUE EU FAÇO?Há como eliminar sem cirurgia, pois me incomoda muito, não consigo usar roupas mais justas

  • luc

    doutor, eu tenho só o peito esquerdo inchado, o direito é mais normal. tenho 15 anos e desde os 12 nao tiro a camisa em publico por constrangimento! como posso resolver isso?

  • vitor

    meu nome e vitor tenho 15 anos gostaria de saber se tem remedeo para tira parda do peito ! e se agua quemte melhora ou nao

  • http://www.facebook.com/vaguinho21 Vagner Almeida

    Dr tomei uma droga chamada m-drol, Sentia dores no meu peito direito após 3 meses as dores do peito direito sumiram e agora sinto no peito esquerdo e em maior intensidade. Como devo tratar?

  • Yan Pinheiro

    dr. tenho 15 anos e tenho uma pedrinha no mamilo esquerdo é nessesario procurar um medico ?

  • Marco

    toda ginecomastia doi? pois acho que tenho, a aréola do meu peito é grande (pontuda) mas quando toco não doi e não sinto nenhum caroço, será que é ginecomastia? Obrigado

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não necessariamente.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Isso deve ser ginecomastia.

  • Matheus Gatim10

    Eu tenho 13 anos e to com muita dor na mama esquerda , e ela ta enchada em volta igual na foto
    :(    oq eu fasso ?

  • Saulo Rodrigues

    Tenho 17 anos e desde os 14/15 anos, tenho uns caroços ao redor dos mamilos. O que seria?

  • Internauta !!!

    DR Por Favor mim ajude… O bico do meu peito sempre foram meio pontudo e inchado,quando jovem era gordinho más com muita força de vontade consegui emagrecer, hj tenho 19 anos, Porém de uns tempos para cá comecei a frequentar academia e meu peitoral já esta ficando do jeito que queria mas os bicos do meu peito estão acabando com eles visualmente, Pontudo e inchado meio que mole ! Más quando arrepio olho e vejo tudo super normal, diminui o tamanho e tal, fica um peitoral 100% normal o que será isso ? mim ajude Obrigado !

  • Xandao_aventureiro

    Olá, tenho 18 anos, utilizei testosterona a pouco tempo e tive o aumento das duas glândulas mamárias. O que deve fazer? Não uso mas nenhum tipo de anabolizante, porém teve o aumento, sinto leve dores e percebo que aumentou apenas as glândulas sem presença de gordura. Posso tomar algum medicamento que ajude? Obrigado desde então. 

  • Dfollador

    olá doutor, meu caso é diferente dos demais, tenho 26 anos e tomei hormonio feminino durante 4 anos, parei a um ano e comecei a malhar a dois meses para tentar regredir esse sintoma que causei, eu vejo uma mudançd ja mas continuo usando duas camisetas para nao me envergonhar agora, sera que no meu caso a malhação continua vai continuar ajudando ou so a cirurgia?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Se está te incomodando, sim. Mas ela pode desaparecer sozinha com tempo.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não necessariamente.

  • Marco

    toda ginecomastia doi? pois acho que tenho, a aréola do meu peito é grande (pontuda) mas quando toco não doi e não sinto nenhum caroço, será que é ginecomastia? Obrigado

  • vitor

    meu nome e vitor tenho 15 anos gostaria de saber se tem remedeo para tira parda do peito ! e se agua quemte melhora ou nao

  • Lukas_nascimentodepaula

    doutor tenho 21 anos e meus peitos são muito grandes  posso procurar um medico geral ou tem q ser um especifico

  • Danilo

    doutor tenho 12 anos, tenho péitos um pouco grandes isso é normal??

  • Marcos9109

    dr.tenho 16 anos e desde meus 14 anos eu tennho um volume nos peitos,isso me encomoda muito,ao vestir uma camiseta,pscinas,praias,me encomoda  bastante ,e o volume e bastante considerado ,qual medico devo procurar?cirurgiao plastico?ou um mastologista?pode ser ginecomastia?desde já agradeço.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Pode ser qualquer um dos dois especialistas.

  • Clodoaldo_2010cas

    clodoaldo
    boa tarde tenho 36 tenho esse problema no peito posso fazer uma cirugia

  • Anonimo

    TENHOO 13 ANOS MEU PEITO NAO E TAO GRANDE, MAS E UM POUCO, SEMPRE FUI GORDINHO, A MUSCULACAO PODE AJUDAR A DIMINUIR A GINECOMASTIA’?

  • josimar

    dr tenho 20 e so a mama esquerda tem um aumento grande com q medico eu posso mi informar pra mim ter um tratamento adequado.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Procure a opinião de um cirurgião plástico.

  • Artur555

    oi dr, tenho ginecomastia e tenho 22 anos, o mamilo ainda pode ficar normal naturalmente?

  • Dr Samsung

    amigo, a ginecomastia puberal tende a sumir logo após o fim da puberdade. Provavelmente o seu caso não irá mais regredir. Uma mamoplastia redutora é o ideal. A faixa de preço varia de 3mil a 10mil reais dependendo do médico. abraços

  • Dr Samsung

    amigão. não sei quantos anos tem no momento, porém provavelmente irá sumir! procure endrocrinologista. abraços

  • Dr X

    olá! sim! a mamoplastia redutora pode ser coberta pelo plano de saude, desde que o fim não seja exclusivamente estético, porém mesmo que seja, se tiver causando um dano psicologico grande também o é.
    abraços

  • dr.X

    amigão procure em site de busca por ginecomastia puberal. resumidamente é uma alteração benigna que ocorre durante a adolescencia; a tendÊncia é sumir! abraços

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Idealmente sim

  • Marcos9109

    olá dr.tenho 16 anos e acho que tenho ginecomastia,desde meus 14 anos tenho um volume nos peitos ,será que pode ser?qual medico devo procurar?posso fazer a cirurgia com 16 anos?obg

  • Matheus

    Eu tomo todo dia um ante inflamatório (diclofenaco sódico) ele pode ser o causador da ginecomastia?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não costuma ser.

  • Peixoto-99

    dr meu nome é Emerson tenho ginecomastia, tem algum remédio que possa tirar essa  gordura no peito!?
    ficarei crato pela resposta.abraço

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Sim, procure ajuda médica.

  • marcos

    tenho 23 anos e tenho ginicomastia meu problema é que os mamilos ficam muito inchados quando estou com friu eles mucham e quase não dar pra perceber que tenho ginicomastia
    o lado esquerdo é maior parece que tem uma ruela grande tem tem algum medicamento
    que tirar o inchaço do mamilos

  • Daniel

    tenho 21 anos e quero saber se tenho ginicomastia meu problema é que os mamilos ficam muito inchados, mas quando estou com frio eles murcham e quase não dar pra perceber se tenho ou nao ginecomastia, mas o meu problema é só nos mamilos, gostaria de saber se esses são sintomas de ginecomastia? obrigado.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode ser.

  • Daniel

    Olá, doutor. Gostaria de saber se planos de saúde cobrem a cirurgia corretora da ginecomastia. Caso sim, o que é exigido para que haja a cobertura?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não vivo no Brasil, não sei dizer como andam os planos de saúde.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não vivo no Brasil, não sei dizer como andam os planos de saúde.

  • Samuelbikita

    Olã Dr o meu nome e samuel sou da cidade de cuiaba eu tenho ginecomastia eu tenho meu mamilos muito grande e as veze eu tenho vergonha de fica sem camisa parece peito de menia moça. E eu queria saber se isso tem cirugia ou medicamento pra toma. O meu nao doi nada mais e muito grande..

    Abraço..

  • Yan Pinheiro

    Olá Dr, eu tenho 16 anos e tenho um manilo maior que o outro, ele e um pouco mais inchadinho isso e normal ou tenho que procura um medico

  • euller souza

    Dr. Eu fiz uma Cirurgia de Remoção do Testiculo Esquerdo, pois foi constatado que estava com um nodulo, 1 mes depois eu sentir os meu mamilos sensiveis, ai quando apalpo eles, o esquerdo ta com uma especie de ruela, nao doe quando apalpa so fica dolorido e o mamilo direito é dolorido mas nao tem a ruela grande que nem a do esquerdo!
    Tem Alguma coisa a Ver com a Ginecomastia?
    Quem devo procurar ?

  • euller souza

    Dr. Eu fiz uma Cirurgia de Remoção do Testiculo Esquerdo, pois foi constatado que estava com um nodulo, 1 mes depois eu sentir os meu mamilos sensiveis, ai quando apalpo eles, o esquerdo ta com uma especie de ruela, nao doe quando apalpa so fica dolorido e o mamilo direito é dolorido mas nao tem a ruela grande que nem a do esquerdo!
    Tem Alguma coisa a Ver com a Ginecomastia?
    Quem devo procurar ?

  • Gabriel Augusto Ps

    Dr. tem como vc me passa algum remedio para acaba com as pedras no peito isso incomoda mto Pfv

  • diego

    Ola doutor boa noite , estou preocupado tomei anabolizantes 2 anos atras , parei de treinar a 5 meses , e agora o bico de um dos meus peitos esta duro , tipo como se tivesse um carroco por de tras da teta , fui ao medico e ele disse que e ginecomastia , ainda nao fiz o exame pois nao chamou a data , pode ser grave ?? agradeco .

  • Samuelbikita

    Olã Dr o meu nome e samuel sou da cidade de cuiaba eu tenho ginecomastia eu tenho meu mamilos muito grande e as veze eu tenho vergonha de fica sem camisa parece peito de menia moça. E eu queria saber se isso tem cirugia ou medicamento pra toma. O meu nao doi nada mais e muito grande..

    Abraço..

  • Peixoto-99

    dr meu nome é Emerson tenho ginecomastia, tem algum remédio que possa tirar essa  gordura no peito!?
    ficarei crato pela resposta.abraço

  • Svz

    Olá doutor tenho 21 anos .. já tive ginecomastia na adolecencia mas a mesma sumiu… mas voltou a aparecer neste ano … gostaria de saber se há algum motivo para eu me preocupar … ao apalpar o mamilo sinto um tecido mais duro q o normal e ele se estende a mais q a aureola … estou preocupado… devo procurar um médico… e se sim qual procurar? …abraço

  • Pedrosa195

    eu tenho 16 eu queria saber o que eu faço pelo amor de deus pra acabar com meu peito grande

  • Oseas

    olá doutor tenho 23 anos e há mais de 3 anos tenho um nódulo que ficava passeando na minha axila direita sumindo e aparecendo… agora apareceu no meu mamilo direito e quando eu toco dói, o que eu devo fazer? estou preocupado…

  • Matheus Silva

    Olá, DR!!! Eu passei gelo nos mamilos todos dias e saiu, tem alguns problemas?

    • Felipe Gonçalves Silva

      cara vo tenta isso tbm kkkkkkk. se der problema se mi avisa tah kkkkkkkkkkkkkkkkk

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Você pode fazer queimaduras sérias pelo frio passando gelo no mamilo. Além do mais, gelo não cura ginecomastia.

  • Diogo Correia

    Dr.Pedro, a uns dias eu comecei a ficar com um caroço no mamilo esquerdo e tenho 14 anos. E queria saber o que e e se posso prevenir.

  • Michael

    Dr. Pedro, estava tomando Stanozol em comprimidos e teve um leve efeito de ginecomastia. Esta me incomodando. Tomei uns 20 dias. Comecei ha um mes atras. Agora parei. 

    Será que ela regride ou preciso tratar??

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Geralmente regride.

  • Robson

    dr. estou com uma dor pequena, abaixo do peito do lado esquerdo, so doi quando estico ou alongo os braços, dois quanto aperto com o dedo abaixo. me parece que na costela nao sei. a dor nao e muito grande nao, mas encomoda pode ser o que.obrigado.

  • wesley britto

    olá doutor, eu tenho 16 anos e meus mamilos são meio estufadinho , só a parte do mamilo ,e eu tenho vergonha disso o que eu faço para tirar?

  • wilson filho

    por favor dr podes ajudar-me ja tenho os peitos maior que a minha irma podes dizer o que faço ja estou com isso a 3 anos não sei o que fazer estou com verg

    • Pedro Pinheiro

      Procure um cirurgião plástico e veja qual é a opinião dele.

  • Antonio

    Olá Dr.

    Tenho ginecomastia, estou me preparando para a cirurgia, mas estou com uma dúvida. Todos os relatos que vi de quem fez a cirurgia, foi com um cirurgião plástico, mas eu irei fazer apenas com um mastologista, existe alguma diferença entre os procedimentos?

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      O mastologista habitualmente tem formação em cirurgia.

  • http://pedro.gover Pedro Aguiar

    Dr.Pedro, a uns dias eu comecei a ficar com um caroço no mamilo esquerdo e tenho 12 anos. E queria saber como eu posso tirar.

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Tem que procurar um mastologista ou um cirurgião plástico para eles avaliarem. Pode ser até que suma sozinho com o tempo.

  • Neto Sousa

    Dr. Tenho 25 anos acho q tenho Ginecomastia. Devo procurar um endocrinologista ou um mastologista???

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Tanto faz. O que for mais fácil.

  • warlley

    Dr. tenho 17 anos e sinto dores leves de vez em quando na mama esquerda, acho que tenho ginecomastia pois tenho mama um pouco desenvolvida e meu pai já fez essa retirada das mamas, o que fazer?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Procure um mastologista ou cirurgião plástico para ele lhe avaliar.

  • luis

    Dr. tenho 22 anos e tenho os bicos do peito muito pra frente desde os 13 anos o sr. acha que preciso me consultar ou com tempo some

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Depende do quanto isso lhe incomoda. Em geral, some com o tempo, mas pode demorar alguns anos.