Ginecomastia (crescimento da mama em homens)

Dr. Pedro Pinheiro

comment 102 Comentários


O que é ginecomastia?

O termo ginecomastia, do grego “mama feminina”, refere-se ao aumento benigno, temporário ou permanente da mama masculina em decorrência do desenvolvimento da glândula mamária.

Tanto a mama feminina quanto a mama masculina são formadas pela glândula mamária e por tecido adiposo (gordura). Entretanto, nos homens não há o estímulo hormonal para o crescimento da glândula mamária que ocorre nas mulheres durante a adolescência. Desta forma, a mama masculina normal é formada de tecido gorduroso e uma incipiente glândula mamária.

Entretanto, em uma considerável parcela da população masculina pode ocorrer o desenvolvimento da glândula mamária. Estima-se uma incidência da ginecomastia entre 32 e 36%, com picos na adolescência (64%) e nos idosos (40 a 60%).

A ginecomastia pode decorrer do aumento da glândula mamária isoladamente ou associado ao aumento do tecido adiposo, dita ginecomastia mista. O aumento do volume mamário consequente exclusivamente ao acúmulo de tecido adiposo é classificado como pseudoginecomastia (ginecomastia falsa).

Causas

A ginecomastia está relacionada a causas fisiológicas, patológicas (associada a outras doenças), farmacológicas (medicamentos ou drogas ilícitas) ou idiopática (sem causa aparente).

Entretanto, em todos os casos, há um aumento dos hormônios femininos e/ou diminuição dos hormônios masculinos na corrente sanguínea.

As principais causas de ginecomastia são:

Medicamentos comuns que podem causar ginecomastia:

  • Estrogênios.
  • Androgênios, como testosterona.
  • Quimioterápicos.
  • Antidepressivos tricíclicos.
  • Anti-hipertensivos, como captopril, nifedipina, reserpina, metildopa, verapamil.
  • Digoxina.
  • Cetoconazol.
  • Medicamentos para o tratamento da tuberculose.
  • Espironolactona.
  • Metoclopramida.
  • Amiodarona.
  • Omeprazol.
  • Metronidazol.
  • Finasterida ou dutasterida.
  • Uso abusivo de álcool.
  • Metadona.
  • Drogas ilícitas, com heroína ou maconha.

A ginecomastia de causa fisiológica é subdividida em neonatal, puberal e da andropausa (espécie de menopausa do homem).

Na ginecomastia neonatal hormônios femininos maternos são transferidos, através da placenta, para o feto. O aumento do volume mamário é transitório, permanecendo por semanas a poucos meses. Desta forma, o tratamento é raramente indicado.

Sintomas

Ao exame físico apresenta-se como um aumento do volume da mama devido ao crescimento da glândula mamária, que à palpação é frequentemente de forma discoide, localiza-se atrás da aréola, é móvel e de consistência firme e elástica.

A ginecomastia pode ocorrer nas duas mamas ou em apenas uma. Cerca de 10 a 20% das pessoas relatam dor à palpação.

Pessoas com ginecomastia não apresentam risco aumentado de desenvolvimento de câncer de mama. Desta forma, o tratamento só costuma estar indicado quando gera desconforto do ponto de vista estético ao paciente.

Diagnóstico

Devido à enorme gama de causas, a consulta médica de um paciente com ginecomastia deve ser abrangente, no intuito de direcionar a investigação e de propor o melhor tratamento.

A mamografia ou ultrassonografia da mama deve ser realizada no paciente com aumento unilateral da mama, se houver incerteza quanto ao fato do tecido palpável representar ginecomastia ou outra lesão mamária, tais como câncer de mama, neurofibroma, cisto dermoide ou hematoma.

O doseamento sanguíneo de hormônios, como hCG, LH, FSH e estradiol servem para avaliar a presença de tumores de testículo ou da glândula supre-renal.

Tratamento

Nas ginecomastias patológicas e medicamentosas, o simples tratamento da doença de base ou a interrupção do medicamento podem ser suficientes para a regressão do tamanho da mama. Porém, a chance de regressão diminui consideravelmente nos casos em que a ginecomastia possui mais de um ano de evolução, pois é comum já existir fibrose do tecido após esse período.

Adolescentes, em 65% dos casos, apresentam algum grau de ginecomastia, que normalmente regride espontaneamente em um intervalo de 6 meses a 2 anos. Apenas 7,7% dos pacientes apresentam aumento do volume mamário após os 17 anos. Desta forma, a cirurgia só é indicada nesta faixa etária após anos de observação ou quando afeta emocionalmente o paciente.

Homens na andropausa apresentam incidência de 40 a 60% de ginecomastia, fruto da redução dos níveis sanguíneos de testosterona e do aumento de hormônios femininos. Neste grupo, o tratamento com testosterona pode ser eficaz.

O tratamento medicamentoso da ginecomastia com medicamento,s como o tamoxifeno, é defendido por alguns autores, especialmente quando ela é de surgimento recente e sintomática, ou seja, quando provoca dor e tem menos de 1 ano de evolução. Entretanto, nenhum medicamento possui eficácia de 100%.

Homens com ginecomastia moderada (6 a 11 cm de diâmetro) a grave (> 11 cm) dificilmente sofrerão regressão espontânea, sendo a cirurgia a única opção disponível.

Cirurgia para ginecomastia

A cirurgia permanece sendo o tratamento de escolha para ginecomastia. A técnica cirúrgica dependerá do tamanho do volume mamário e da presença, ou não, de excesso de pele. Quanto maiores forem o volume da mama e o excesso de pele, maiores serão as cicatrizes deixadas pela cirurgia.

A terapia cirúrgica deve ser considerada em homens cuja ginecomastia não regride espontaneamente, está causando considerável desconforto ou sofrimento psicológico, ou é duradoura (superior a 12 meses) e o estágio de fibrose já foi atingido.

Para os adolescentes, a cirurgia geralmente não é recomendada até que o tamanho testicular do adulto seja atingido, pois pode haver novo crescimento do tecido mamário se a cirurgia for realizada antes da conclusão da puberdade.

Os resultados cirúrgicos geralmente são melhores para aqueles com aumento mamário mínimo ou moderado sem que a pele esteja muito esticada.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


102 respostas para “Ginecomastia (crescimento da mama em homens)”

  1. Rogério Silva Ipatinga mg

    Dr, Nicole do hospital Márcio cunha me receitou espironolactona,minhas mamas cresceram como se fosse dois caroço,ela suspendeu o remédio,mas minhas mamas continuam grandes o que fazer ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Tem que esperar. Se não voltar ao normal após alguns meses, o ideal é procurar um cirurgião plástico.

  2. Daniel

    Dr. Qual médico procuro para saber se no meu caso é ou não ginecomastia? Obrigado.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode ser um cirurgião plástico ou um mastologista.

  3. Danoninho

    Dr. tenho 25 anos e meus peitos são muitos semelhantes ao feminino até no toque. Não tem caroço e nem nada disso, e o formato também é bem feminino, só gordura. Engordo e emagreço muito rápido, esse pode ser o motivo?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O excesso de peso com certeza colabora.

  4. luis

    Dr. tenho 22 anos e tenho os bicos do peito muito pra frente desde os 13 anos o sr. acha que preciso me consultar ou com tempo some

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Depende do quanto isso lhe incomoda. Em geral, some com o tempo, mas pode demorar alguns anos.

  5. warlley

    Dr. tenho 17 anos e sinto dores leves de vez em quando na mama esquerda, acho que tenho ginecomastia pois tenho mama um pouco desenvolvida e meu pai já fez essa retirada das mamas, o que fazer?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Procure um mastologista ou cirurgião plástico para ele lhe avaliar.

  6. Neto Sousa

    Dr. Tenho 25 anos acho q tenho Ginecomastia. Devo procurar um endocrinologista ou um mastologista???

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Tanto faz. O que for mais fácil.

      1. Bruno

        Um endocrinologista está apto a fazer esse tipo de consulta?

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Sim.

  7. Pedro Aguiar

    Dr.Pedro, a uns dias eu comecei a ficar com um caroço no mamilo esquerdo e tenho 12 anos. E queria saber como eu posso tirar.

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Tem que procurar um mastologista ou um cirurgião plástico para eles avaliarem. Pode ser até que suma sozinho com o tempo.

  8. Antonio

    Olá Dr.

    Tenho ginecomastia, estou me preparando para a cirurgia, mas estou com uma dúvida. Todos os relatos que vi de quem fez a cirurgia, foi com um cirurgião plástico, mas eu irei fazer apenas com um mastologista, existe alguma diferença entre os procedimentos?

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      O mastologista habitualmente tem formação em cirurgia.

  9. wilson filho

    por favor dr podes ajudar-me ja tenho os peitos maior que a minha irma podes dizer o que faço ja estou com isso a 3 anos não sei o que fazer estou com verg

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Procure um cirurgião plástico e veja qual é a opinião dele.

  10. Felipe Gonçalves Silva

    cara vo tenta isso tbm kkkkkkk. se der problema se mi avisa tah kkkkkkkkkkkkkkkkk

    1. Andre

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkklk cara tbm vou tentar

      1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
        Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

        Não faça isso. Não resolve nada e ainda pode queimar a pele pelo frio.

  11. wesley britto

    olá doutor, eu tenho 16 anos e meus mamilos são meio estufadinho , só a parte do mamilo ,e eu tenho vergonha disso o que eu faço para tirar?

  12. Svz

    Olá doutor tenho 21 anos .. já tive ginecomastia na adolecencia mas a mesma sumiu… mas voltou a aparecer neste ano … gostaria de saber se há algum motivo para eu me preocupar … ao apalpar o mamilo sinto um tecido mais duro q o normal e ele se estende a mais q a aureola … estou preocupado… devo procurar um médico… e se sim qual procurar? …abraço

  13. euller souza

    Dr. Eu fiz uma Cirurgia de Remoção do Testiculo Esquerdo, pois foi constatado que estava com um nodulo, 1 mes depois eu sentir os meu mamilos sensiveis, ai quando apalpo eles, o esquerdo ta com uma especie de ruela, nao doe quando apalpa so fica dolorido e o mamilo direito é dolorido mas nao tem a ruela grande que nem a do esquerdo!
    Tem Alguma coisa a Ver com a Ginecomastia?
    Quem devo procurar ?

  14. Yan Pinheiro

    Olá Dr, eu tenho 16 anos e tenho um manilo maior que o outro, ele e um pouco mais inchadinho isso e normal ou tenho que procura um medico

  15. Samuelbikita

    Olã Dr o meu nome e samuel sou da cidade de cuiaba eu tenho ginecomastia eu tenho meu mamilos muito grande e as veze eu tenho vergonha de fica sem camisa parece peito de menia moça. E eu queria saber se isso tem cirugia ou medicamento pra toma. O meu nao doi nada mais e muito grande..

    Abraço..

  16. Daniel

    Olá, doutor. Gostaria de saber se planos de saúde cobrem a cirurgia corretora da ginecomastia. Caso sim, o que é exigido para que haja a cobertura?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não vivo no Brasil, não sei dizer como andam os planos de saúde.

  17. Daniel

    tenho 21 anos e quero saber se tenho ginicomastia meu problema é que os mamilos ficam muito inchados, mas quando estou com frio eles murcham e quase não dar pra perceber se tenho ou nao ginecomastia, mas o meu problema é só nos mamilos, gostaria de saber se esses são sintomas de ginecomastia? obrigado.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode ser.

      1. Bruno

        Muito legal vc responder aos questionamentos… Impressionante como há muitos homens com esse “problema”… O complicado é q afeta a auto estima pois é uma característica feminina. Li sobre medicamentos como ” tamoxifeno” que ajuda a reduzir o tamanho das mamas… Isso procede?

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          É uma das opções.

  18. Wellington

    Ola Dr.Pedro como vai,tenho ginecomastia a mais de 4 anos isso tem me incomodado gostaria de saber quanto vou gastar para recuperar minha auto estima,treino musculação a 9 anos e tenho esse problema a mais de 15 anos mais aumentou um pouco com a redução de peso e dietas que eu fiz e ficou muito ruim para colocar uma simples camiseta me mande um email e custos dessa cirurgia,existe alm medicamento que reduz esse problema??
    estou aguardando com urgência sua resposta,obrigado..

  19. marcos

    tenho 23 anos e tenho ginicomastia meu problema é que os mamilos ficam muito inchados quando estou com friu eles mucham e quase não dar pra perceber que tenho ginicomastia
    o lado esquerdo é maior parece que tem uma ruela grande tem tem algum medicamento
    que tirar o inchaço do mamilos

  20. Peixoto-99

    dr meu nome é Emerson tenho ginecomastia, tem algum remédio que possa tirar essa  gordura no peito!?
    ficarei crato pela resposta.abraço

  21. Matheus

    Eu tomo todo dia um ante inflamatório (diclofenaco sódico) ele pode ser o causador da ginecomastia?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não costuma ser.

  22. Marco

    toda ginecomastia doi? pois acho que tenho, a aréola do meu peito é grande (pontuda) mas quando toco não doi e não sinto nenhum caroço, será que é ginecomastia? Obrigado

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não necessariamente.

  23. Yan Pinheiro

    dr. tenho 15 anos e tenho uma pedrinha no mamilo esquerdo é nessesario procurar um medico ?

  24. Vagner Almeida

    Dr tomei uma droga chamada m-drol, Sentia dores no meu peito direito após 3 meses as dores do peito direito sumiram e agora sinto no peito esquerdo e em maior intensidade. Como devo tratar?

  25. vitor

    meu nome e vitor tenho 15 anos gostaria de saber se tem remedeo para tira parda do peito ! e se agua quemte melhora ou nao

  26. Dr X

    olá! sim! a mamoplastia redutora pode ser coberta pelo plano de saude, desde que o fim não seja exclusivamente estético, porém mesmo que seja, se tiver causando um dano psicologico grande também o é.
    abraços

  27. dr.X

    amigão procure em site de busca por ginecomastia puberal. resumidamente é uma alteração benigna que ocorre durante a adolescencia; a tendÊncia é sumir! abraços

  28. Jonathas

    OLa Dr gostaria de saber oq tenho? se realmente é ginecomastia , fui ao medico e foi diagnosticado quando passou a maquininha nos meus peitos que eu tinha essa doença, so que no começo disso tudo eu tinha um nodulozinho no bico do peito direito , o medico disse que deixasse passar um tempo pra ver se sumia e acabou sumindo mesmo , fiquei bem um mes sem sintomas nenhum , oq sinto são dores nos peitos e queimação, voltou agora as dores e estou preocupado , pode ser cancer doutor? o medico la disse que nao mais eu sou muito medroso quando se fala em doenças, desde ja muito obrigado pela atençao espero sua resposta envia pro meu email se possivel pois nao acesso esse site muito , ate mais. jonathaspinheiroamorim_moura@hotmail.com

  29. josimar

    dr tenho 20 e so a mama esquerda tem um aumento grande com q medico eu posso mi informar pra mim ter um tratamento adequado.

  30. Alex

    Doutor, tenho meus mamilos enxados desde dos 12, hj tou cm 18 melhorou um pouco, mais isso mim encomoda mt. Isso tem cura? cm o tempo? ou so vai sair na cirurgia msm? pode mim informar o preço dessa cirurgia em média? Desde já agradeço! vlw’s

  31. Suerika

    doutor eu queria saber que especialista trata o hipogonadismo masculino.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Endocrinologista.

  32. Internauta !!!

    DR Por Favor mim ajude… O bico do meu peito sempre foram meio pontudo e inchado,quando jovem era gordinho más com muita força de vontade consegui emagrecer, hj tenho 19 anos, Porém de uns tempos para cá comecei a frequentar academia e meu peitoral já esta ficando do jeito que queria mas os bicos do meu peito estão acabando com eles visualmente, Pontudo e inchado meio que mole ! Más quando arrepio olho e vejo tudo super normal, diminui o tamanho e tal, fica um peitoral 100% normal o que será isso ? mim ajude Obrigado !

  33. Kevynsony

    dr já com sutei com a medica mim falou que prova vel mente deminuira agora to malhando na academia e percebi que esta diminuino mais envolta do bico do peito ainda ta um polco grande sera que diminuira

  34. luc

    doutor, eu tenho só o peito esquerdo inchado, o direito é mais normal. tenho 15 anos e desde os 12 nao tiro a camisa em publico por constrangimento! como posso resolver isso?

  35. Daniel

    Dr. Pedro , é preciso fazer uma cirurgia ou eu posso curar em casa ?

  36. Lucas renedy

    Ai Dr des dos meus 15 anos pareceu uma pedras enorme nos meus 2 peitos agora to com 18 e ainda nao saiu nao tiro bluza de raça nenhuma com vergonha parece peito de menininhas crescendo qual remedio vc me informa pra acabar com elas e se passar gelo neles meus peitos vão ficas pequenos devera Nao quero fazer cirurgia plastica se passar gelo nos meus mamilos todo os dias de noite vai diminuir eles e acabar com a pedra ou vc tem algum rremedio para min receitar  se tiver Dr por favor entre en contato comigo me responde ai ” Email : lucas6808@hotmail.com          “

  37. Diogo Correia

    Dr.Pedro, a uns dias eu comecei a ficar com um caroço no mamilo esquerdo e tenho 14 anos. E queria saber o que e e se posso prevenir.

  38. Matheus Silva

    Olá, DR!!! Eu passei gelo nos mamilos todos dias e saiu, tem alguns problemas?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Você pode fazer queimaduras sérias pelo frio passando gelo no mamilo. Além do mais, gelo não cura ginecomastia.

  39. diego

    Ola doutor boa noite , estou preocupado tomei anabolizantes 2 anos atras , parei de treinar a 5 meses , e agora o bico de um dos meus peitos esta duro , tipo como se tivesse um carroco por de tras da teta , fui ao medico e ele disse que e ginecomastia , ainda nao fiz o exame pois nao chamou a data , pode ser grave ?? agradeco .

  40. Lukas_nascimentodepaula

    doutor tenho 21 anos e meus peitos são muito grandes  posso procurar um medico geral ou tem q ser um especifico

  41. Johnny Ferreira dos Santos

    Dr, minha ginecomastia apareceu com 19 Anos, tenho 22 anos e ainda não sumiu.
    Há como eliminar sem cirurgia, pois me incomoda muito, não consigo usar roupas mais justas.

    Aguardo contato.

  42. Ricardo_giolo

    Eu Operei Tenho 15 anos Foi Tranquilo 

  43. Leonardo

    dr  eu tenho 12 anos e desde os 9 os meus mamilos sao grandes oque eu posso fazer para diminuir porque isso me da muito contrangimento 

  44. Matheus

    dr tenho 16 anos e o bico do meu peito eh grande desde dos 13 anos o q faço??? pode ser cancer e como fazer pera desaparecer???

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Isso deve ser ginecomastia.

  45. matheusjapinha97

    Doutor! eu tenho 14 anos, vou fazer 15 em junho! meu mamilo está un poko grande, n é normal, ele tá meio caido! pode ser isso ai? e akele negócio de 
    Hermafroditismo, eu posso gostar de homens? O.O   [PFV ME RESPONDA!]

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Ginecomastia não tem nada a ver com hermafroditismo, nem com homossexualidade. É uma alteração comum na adolescência.

  46. Marcos9109

    dr.tenho 16 anos e desde meus 14 anos eu tennho um volume nos peitos,isso me encomoda muito,ao vestir uma camiseta,pscinas,praias,me encomoda  bastante ,e o volume e bastante considerado ,qual medico devo procurar?cirurgiao plastico?ou um mastologista?pode ser ginecomastia?desde já agradeço.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode ser qualquer um dos dois especialistas.

  47. Marcos9109

    olá dr.tenho 16 anos e acho que tenho ginecomastia,desde meus 14 anos tenho um volume nos peitos ,será que pode ser?qual medico devo procurar?posso fazer a cirurgia com 16 anos?obg

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      16 anos é novo para cirurgia, isso ainda pode sumir espontaneamente. Procure um cirurgião plástico e peça a sua opinião.

  48. Denner

    Doutor gostaria de saber mais detalhes sobre a cirurgia. Hoje tenho 25 anos e tenho desde os 10 anos de idade. E so agora resolvi fazer a cirurgia, quais procedimentos devo tomar, qual medico devo procurar, quanto tempo demora para se recuperar? Desde ja agradeço

  49. Rafamourajp

    Doutor, A Ginecomastia tem cura.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Tem.

  50. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
    Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

    Sim.

  51. Guilherme

    doutor eu vou fazer 16 em maio e tenho ginecomastia desde 11 e ainda n desapareceu. a minha ginecomastia ainda poder desaparecer?

  52. Velardo25

    Boa Tarde Dr. Pedro, gostaria de saber, se existe tratamento pelo Sistema Unico de Saude SUS. desde já agradeço

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim.

  53. Alecio Nunes Fernandes

    Olá, Dr.Pedro! Meu filho de 12 anos está com uma pedrinha pequena em cada um dos mamilos. Tive isso na adolescência, incomodava-me bastante. Entretanto, apesar não terem desaparecido, hoje elas já não são perceptíveis. Gostaria de saber qual a especialidade médica que cuida dessa área, e também se isso (as pedrinhas) representam sintoma de alguma doença. Desde já, agradeço.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Isso é somente estético. O especialista indicado é o cirurgião plástico.

  54. Paulo

    Doutor, eu tenho uns nodulos nos mamilos, me aparesceram quando eu tinha 14 anos, e ate pouco tempo atraz pensava que era por me masturbar, mas vi que nao e isso, hoje tenho 40 anos, o que o senhor me aconselha, uma cirurgia resolveria meu caso ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se é algo que te incomoda, procure um cirurgião plástico.

  55. Igor

    doutor tenho 15 anos gostaria de saber se eu fizer musculação melhora (disfarça) ou piora ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode disfarçar. Mas na sua idade não é bom exagerar na musculação

  56. Sandrailmajenny

    por favor mewu filho tem 12 anos e tem aumento da glandula mamaria,ja foi ao endocrinologista fez exames e diz que os hormonios estão normal
    Gostaria de saber se existe algum exercicio para isso diminuir
    obrigada

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não, mas a tendência é desaparecer com a idade.

  57. Giseleprof123

    não a outro jeito a não ser procurar um cirurgião plástico?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Algum médico tem que ver essa sua ginecomastia

  58. Giseleprof123

    Dr meu caro amigo, então eu tenho 18 anos sou magro, por físico normal diríamos assim… mais tem uma coisa que me incomoda muito que é os meus “mamilos” eles são pontudos mais só acima da aureola do mamilo, acho que é isso e esta ma incomodando eu acho que começou pelos meus 12,13 anos por essa ai. 

    Isso vem me incomodando muito mesmo, não consigo tirar a camisa em público, não vou a praia certamente, estou perdendo de dar bons passeios com amigos e amigas por causa deste meu problema tem como me ajudar doutor?

    Muito obrigado e um abraço e aproposito se chamo Lucas : )

  59. Clodoaldo_2010cas

    clodoaldo
    boa tarde tenho 36 tenho esse problema no peito posso fazer uma cirugia

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Procure a opinião de um cirurgião plástico.

  60. Guilherme Raeder

    Dr , eu tenho 14 anos e acho que tenho ginecomastia , o que o senhor aconselha a fazer? procurar um médico?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se está te incomodando, sim. Mas ela pode desaparecer sozinha com tempo.

  61. Slipknot

    Para fazer a cirugia de Ginecomastia só um cirurgião plastico?

  62. Michael

    Dr. Pedro, estava tomando Stanozol em comprimidos e teve um leve efeito de ginecomastia. Esta me incomodando. Tomei uns 20 dias. Comecei ha um mes atras. Agora parei. 

    Será que ela regride ou preciso tratar??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Geralmente regride.

  63. Jose Planello

    Dr. Pedro, estou tomando espironolactona e minhas mamas cresceram gostaria de saber se fazer cirurgia plastica e continuar tomando o remedio não vai tornar a crescer,gostaria tb de saber se remedio esplerenone (ainda não fabricado no Brasil) causa o mesmo efeito.

  64. daniel--0

    Olá Dr. estou com 18 anos e tenho ginecomastia sera que exercícios físicos ajudam a diminuir…isto me incomoda muito porque tenho vergonha de tirar a camisa . tenho esse problema desde os 14..

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Podem melhorar, mas vc deveria antes procurar um médico para receber orientações.

  65. Jeferson2010

    Olá doutor tenho 21 anos e tenho ginecomastia, ainda tem chance de voltar ao normal?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim, procure ajuda médica.