HPV | CÂNCER DO COLO DO ÚTERO

O câncer do colo do útero, também chamado de câncer de colo uterino, câncer de cérvix uterino ou câncer cervical, é o segundo tipo câncer mais comum no sexo feminino, perdendo apenas para o câncer de mama. Mais de 90% das neoplasias malignas do colo do útero são causados pelo vírus HPV, uma infecção transmitida pela via sexual e atualmente prevenível através de vacina.

Publicidade

Neste texto vamos falar um pouco sobre os sintomas do HPV e do câncer de colo uterino, do seu diagnóstico e da eficácia da vacina.

O que é HPV

O Papilomavírus humano, ou vírus do papiloma humano, mais conhecido como HPV, é um vírus que possui mais de 150 subtipos. O HPV só causa doença nos seres humanos, sendo o vírus responsável pelo aparecimento da verruga comum e da verruga genital, chamada de condiloma acuminado.

Neste texto falaremos apenas da relação do HPV com o câncer do colo do útero; se você quiser saber mais sobre HPV e verrugas comuns e genitais, leia: VERRUGAS COMUNS | VERRUGAS GENITAIS.

O HPV é um vírus transmitido pela via sexual, sendo, na verdade, a doença sexualmente transmissível mais comum do mundo (leia: O QUE É DST?). Estima-se que até 10% da população mundial apresente o vírus e que até 80% das mulheres entrarão em contato com o mesmo em algum momento da vida. Quando se leva em conta apenas pessoas jovens, a taxa de infecção pode ultrapassar 50% desta população em algumas regiões.

HPV tem cura?

HPV

A maioria dos casos de infecção pelo HPV são assintomáticos e transitórios. Após 2 anos, 80 a 90% dos pacientes conseguem ficar curados espontaneamente, apenas pela a ação do nosso sistema imune. Portanto, para a maioria das mulheres, o HPV tem cura sem tratamento.

Os problemas ocorrem naqueles 10a 20% que não conseguem se livrar do HPV e desenvolvem infecção permanente. São estas pacientes que correm risco de desenvolver o câncer de colo uterino.

Em geral, são necessários cerca  de 20 anos de infecção para que o Papilomavírus humano possa provocar o parecimento  de um câncer do colo de útero. Por este motivo, o exame preventivo regular com o ginecologista é importante para detectar precocemente qualquer sinal de lesão maligna se desenvolvendo.

Para saber mais sobre esse tópico, leia: O VÍRUS HPV TEM CURA OU TRATAMENTO?

Sintomas do HPV

O HPV infecta principalmente o epitélio da pele e das mucosas. Cada subtipo de vírus tem tropismo (atração) por uma área do corpo. Por exemplo, o HPV tipos 2 e 4 estão associados a verrugas comuns de pele, enquanto o tipo 1 a verrugas que acometem a planta dos pés.

Os HPV que infectam a pele são normalmente contraídos quando há lesões, como cortes e arranhões que permitem a invasão do vírus para dentro do organismo. A transmissão é de pele para pele.

Outros subtipos do HPV têm tropismo pelas mucosas, principalmente as genitais. Neste caso a transmissão é feita por via sexual.

O condiloma acuminado ou verruga genital é uma doença sexualmente transmissível, causado pelo HPV-6 e HPV-11, que se caracteriza pela formação de verrugas genitais, conhecidas popularmente como crista de galo. São lesões esteticamente inconvenientes mas com baixo risco de malignização.

Como o HPV é uma DST, o seu principal fator de risco é a prática de sexo sem preservativos, principalmente se for com vários parceiros(as). A camisinha diminui o risco de contágio, mas no caso específico do HPV, a sua eficácia parece ficar em torno de 70%, muito abaixo das de outras DSTs (leia: CAMISINHA | Tudo o que você precisa saber).

Condiloma peniano e vaginal - HPV (clique p/ ampliar. Atenção: a imagem ao lado contém fotos que podem ser consideradas ofensivas para algumas pessoas)

Os subtipos de HPV mais relacionados ao câncer de colo do útero são os HPV-16 e HPV-18. Estes não costumam causar verrugas genitais visíveis, portanto, não costumam causar sintomas. Por isso, o exame de Papanicolaou usado no rastreio do câncer de colo de útero é vital para a prevenção desta doença. Falaremos mais deste exame a seguir.

Câncer do colo do útero

A associação mais conhecida e comum entre HPV e câncer ocorre com o câncer do colo uterino.

O colo do útero é a região mais inferior, fazendo a ligação entre o útero e a parte mais interna da vagina.

Existem 15 subtipos considerados de alto risco para o câncer do colo de útero, porém, pelo menos 70% deles são causados pelo HPV-16 e HPV-18.

A associação de infecção genital permanente pelo HPV e o fumo aumentam ainda mais o risco de câncer (leia: COMO E POR QUE PARAR DE FUMAR CIGARRO ). Nem todas as mulheres com HPV, mesmo com os subtipos mais perigosos, desenvolverão câncer. Por isso, nas mulheres com infecção comprovada, faz-se necessário abandonar o cigarro.

Outro importante fator de risco é a coinfecção pelo HIV (leia: SINTOMAS DO HIV E AIDS (SIDA) ). O câncer do colo do útero em pacientes com SIDA (AIDS) costuma ser muito agressivo.

Sintomas do câncer de colo de útero

O câncer de colo uterino não costuma causar sintomas durante sua fase inicial. Quando há sintomas, a doença costuma já estar em fases mais avançadas. O sintoma mais comum é o sangramento vaginal, geralmente pós-coito. Dor pélvica durante o sexo também pode ocorrer e sangramentos vaginais que aparecerem fora dos períodos menstruais também são sintomas possíveis.

Como em qualquer câncer, o diagnóstico precoce é essencial para o sucesso do tratamento. Como não há sintomas precoces da doença, o exame de rastreio visando a prevenção é fator mais importante na luta contra o câncer de colo uterino. O exame preventivo, chamado de exame de Papanicolaou é muito importante e deve ser feito regularmente.

Papanicolaou e o diagnóstico do câncer de colo do útero

O exame de Papanicolau é atualmente a forma indicada de rastreio do câncer de colo uterino. Ele não serve para fazer o diagnóstico, quem faz o diagnóstico é a bióspia do colo do útero. O Papanicolau é uma exame que ajuda o médico a decidir quais são as mulheres com maior risco que precisam ser submetidas á biópsia.

O Papanicolau é feito durante o exame ginecológico com um espéculo vaginal (bico de pato). O ginecologista visualiza o colo do útero e através de uma espátula de madeira e de uma escovinha colhe material. Desta maneira, consegue-se coletar células do colo uterino para avaliação microscópico, visando detectar lesões pré-malignas ou lesões malignas ainda em fases iniciais. A coleta de material também serve para se realizar a pesquisa do HPV e outras infecções, como Clamídia, gonorreia, sífilis, Garnderella, etc.

Em geral, recomenda-se o exame preventivo anualmente em todas as mulheres sexualmente ativas. Se o Papanicolau identificar células pré-malignas, a paciente precisa ser submetida à biópsia do colo do útero.

A neoplasia intraepitelial cervical (NIC) é uma lesão pré-maligna que a bióspia consegue identificar. A NIC não é um câncer, mas é uma lesão do tecido do colo uterino com alto risco de se transformar em um. Dependendo de fatores como tamanho e local da lesão e do subtipo tipo de HPV detectado, as neoplasias intraepitelial cervicais são dividas em 3 grupos, em ordem crescente de risco de transformação maligna: NIC 1, NIC 2 e NIC 3.

A maioria dos casos de NIC 1 se curam espontaneamente em um prazo de até 2 anos, não precisando de tratamentos mais agressivos. Caso detecte-se a presença de uma lesão de alto risco, nomeadamente NIC 2 e 3, deve-se proceder a sua retirada (excisão da zona suspeita). É importante salientar que as excisões apenas retiram a parte do tecido com risco de transformação maligna, mas o HPV continuará presente no organismo. Retiramos apenas aquela região onde o tecido é composto por células que podem a longo prazo virar câncer.

Se a bióspia identificar a presença de um câncer de colo do útero já estabelecido, faz-se necessária a realização de outros exames, procurando identificar a presença de metástases. Geralmente inicia-se com uma tomografia computadorizada de pelve e abdômen.

Se você quiser saber mais sobre o rastreio do câncer de colo uterino, leia também os seguintes artigos:
EXAME PAPANICOLAU
TESTE DE SCHILLER | Rastreio do câncer de colo uterino
COLPOSCOPIA E BIÓPSIA DO COLO UTERINO).

Vacina para HPV

Naquelas pessoas que desenvolvem infecção permanente pelo HPV, ou seja, que o sistema imune não é capaz de eliminar o vírus, não há tratamento curativo disponível. Estas pessoas ficam infectadas pelo vírus pelo resto da vida, estando sempre sob risco de desenvolverem lesões malignas, principalmente se forem o HPV-16 ou HPV-18. Por isso, o advento da vacina foi uma passo importante na luta contra o câncer do colo uterino, pois esta impede a contaminação de pessoas ainda não infectadas.

Existem duas vacinas contra o HPV: uma inclui os subtipos 6, 11, 16 e 18, e outra os 16 e 18. Portanto, a vacina inclui os principais, mas não todos os subtipos relacionados ao câncer de colo uterino. Logo, a vacinação não elimina a necessidade do exame preventivo anual já que não exclui em 100% o risco de câncer.

A presença do HSV-6 e HSV-11 na vacina ajuda na prevenção do condiloma acuminado.

A vacinação é feita em três etapas, sendo a segunda e terceira doses administradas 2 e 6 meses após a primeira.

A vacina tem sido indicada a partir dos 9 anos de idade e deve ser preferencialmente oferecida às meninas sem vida sexual ativa. Lembre-se que a vacina é uma prevenção e não tratamento do HPV. Não adianta vacinar quem já teve contato com o HPV. Portanto, a indicação da vacinação em maiores de 26 anos ainda não é totalmente aceita, uma vez que virtualmente todas as mulheres nesta idade já foram expostas ao vírus.

Os que são a favor da vacinação em mulheres mais velhas argumentam que mesmo que a vacina não sirva para combater o HPV já existente, ela pode proteger contra outros subtipos que a paciente possa ainda não ter sido exposta. O fato é que ainda faltam estudos que comprovem a redução dos casos de câncer do colo uterino em mulheres que receberam a vacina contra o HPV depois dos 26 anos de idade ou após contaminação comprovada por algum subtipo do HPV. Não sabemos, por exemplo, qual o grau real de benefício de se uma mulher já infectada pelo HPV-18 se vacinar contra o HPV-16.

Até o momento não há no Brasil campanhas de vacinação contra HPV  no sexo masculino. Em alguns países, entretanto, já há indicação para vacinação de meninos entre 9 e 26 anos.

A vacina não é feita com vírus vivo atenuado e, por isso, é bastante segura. Todavia, como ainda não existem trabalhos comprovando a sua segurança na gravidez, ela não está indicada neste grupo.

Para informações mais detalhadas sobre a vacina contra HPV, acesse o link: VACINA CONTRA HPV.

Não deixe de ver também esse curto vídeo, produzido pela equipe do MD.Saúde, que explica de forma simples a vacinação contra o HPV.

Vídeo sobre HPV - Câncer do colo do útero

"HPV | CÂNCER DO COLO DO ÚTERO", 5 out of 5 based on 39 ratings.
Publicidade
  • luciane

    fiz preventivo que acusou células atipicas possivelmente não neoplasicas ai fiz a colposcopia e meu médico não falou nada só me pediu outro preventivo Dr porque?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não sei. A colposcopia deveria definir o diagnóstico. Tem que perguntar ao seu ginecologista.

  • jacke

    Dr. nos casos de HPV persistente, a pessoa nunca vai conseguir eliminá-lo do organismo, mesmo melhorando o sistema imunológico?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Se o sistema imunológico sofrer alguma melhora pode ser que a pessoa consiga se ver livre do vírus.

  • dayane

    Olá Doutor tenho hpv e as verrugas eram visíveis vi na internet que o vinagre cauteriza e no meu caso cauterizou mesmo mais gostaria de saber se o vírus ainda esta dentro de mim apesar de ter cauterizado.

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Sim, o vírus continua no organismo.

  • paula

    Eu fiz uma biopsia a seis meses atraz o resultado foi que estava com nic 3 passei com a medica e foi retirada um pedaco do utero a pergunta e se estava com nic 3 nesses 6 meses que levou para mostra o exame pode ter virado câncer

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      O pedaço do útero vai para estudo. Se houvesse câncer na amostra, isso seria relatado.

  • Luana

    Olá, boa tarde! Gostaria de saber se antes de fazer a cauterização das lesões deve ser feito algum tipo de exame? Ou o exame só é feito após a cauterização? Desde já agradeço!

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Geralmente colhe-se amostras do colo uterino (papanicolau) antes da cauterização.

  • fernanda cristina

    dr eu queria saber se as mulheres que se masturbam pode ocorrer risco de doenças ou cancer colo do utero

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Não tem nada a ver.

  • Ana

    No meu preventivo apareceu lesão intra epitelial de baixo grau compreendendo efeito citopático pelo hpv? quer dizer que tenho hpv? meu companheiro corre risco?é grave? estou apavorada

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      1- Aparentemente sim, mas não sei se a pesquisa do HPV foi realmente feita.
      2- O HPV é muito mais perigoso nas mulheres que nos homens.

      • Ana

        pesquisa?

        • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

          Sim, para saber se alguém tem HPV é preciso pesquisar. Isso pode ser feito com o material coletado durante o exame do Papanicolau.

        • Ana

          e apenas oq diz no exame n comprova q tenho o virus?

        • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

          Não consigo ter certeza, tem que perguntar ao seu ginecologista.

  • Luna

    Olá.
    Tive Hpv com uns 14 anos, nem nunca tinha namorado ou tido qlq tipo de relação.
    Minha sorte foi ter encontrado uma ginecologista iluminada que falou que havia outras formas de se pegar essa doença sem ser por relação sexual.
    Mas foi um sufoco quando contei para meu marido, pois todas as pesquisas que ele fez dizia que só se pegava pelo sexo, mas quando ele me conheceu eu ainda era virgem. Imagina o mal estar dele não acreditar em mim?
    Deveria ter mais pesquisas e informações sobre casos não transmitidos por meio de relação sexual.
    Att.

  • Aline

    Dr Pedro, meu exame de papanicolau apresentou como resultado ASCUS.
    Minha ginecologista pediu que eu aguardasse 6 meses para repetir o exame.
    Tenho motivos para me preocupar? São grandes as chances de eu ter câncer no colo do utero ou vir a desenvolve-lo?
    Obrigada.

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Existe o risco, mas ele é baixo, principalmente se você não tiver os tipos mais agressivos do HPV.

      • Aline

        Resultado ASCUS indica que tenho algum tipo de HPV?
        Qual exame diz qual tipo de HPV se tem? Somente a colposcopia? Com o papanicolau nao se consegue diagnosticar qual tipo?

        • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

          O HPV é uma causa comum de ASCUS. Através do papanicolau é possível colher amostras para identificar o HPV. Vou escrever um artigo sobre ASCUS brevemente.

  • Kleyde Oliveira Roberto Abrant

    Olá. Fiz uma cauterização No útero a 6 meses atrás e agora estou sentido muitas dores n pé da barriga e inchaço ..pode ser a ferida q voltou?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não costuma causar dor.

  • Kleyde Oliveira Roberto Abrant

    Olá. Fiz uma cauterização No útero a 6 meses atrás e agora estou sentido muitas dores n pé da barriga e inchaço ..pode ser a ferida q voltou?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Não costuma causar dor.

  • thayna

    ola dr e obrigatoriio fazer preventivo de 6 em 6 meses eu tenho risco de pega cancer se eu nao fazer preventivo

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não é de 6 em 6 meses. O preventivo serve para identificar e tratar lesões pré-cancerígenas antes delas virarem câncer.

  • Aninha

    Primeiramente parabéns pela matéria, pois de inúmeros sites que já li sobre HPV, apenas este conseguiu ser claro e objetivo.

  • Fran

    Olá fiz uma conizacao a uns 12 dias atrás pois descobri que tenho HPV nic 3 estou com um pouco de dor na lateral direita como se fosse um pouquinho acima dos ovários sera que isto e normal devido a este procedimento que eu fiz?? obrigada

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode ter a ver com a conização, mas com quase 2 semanas já não era para doer tanto. O ideal é você entrar em contato com o seu ginecologista.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Acredito que sim. Mas porque você não faz todo o tratamento na rede privada? Não deve ser caro.

  • cayman

    Gostaria de saber o seguinte, essa vacina que o governo começou a dar contra o HPV, quadrivalente, foi feita para se aplicar as três doses no periodo de 6 meses, como esta escrito na matéria, mas o governo irá aplicar a 3º dose depois de 5 anos, então eu poderia tomar a 1º dose pelo SUS, depois, no 2º mês, tomar no particular a 2º dose, e depois no 6º mês, tomar novamente pelo SUS ? obrigada

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Acho que você deve confiar na médica. O NIC 1 é uma lesão muito precoce, que não evoluiu para câncer na maioria dos casos.

  • Tatiane Begnis

    Olá, sou Tatiane tenho 37 anos e duas filhas. Fiz o exame de Papanicolau em out2013 e deu tudo normal, porem o teste de schindler de positivo e foi solicitado uma colpocospia de resultou NIC I, e teste de schindler NEG, estou me preparando para engravidar desde agosto mas agora estou ansiosa, a médica residente do Hosp. Clinicas de PoA, disse para não me preocupar e seguir com meus planos. Preciso de seu conselho. Desde de já obrigada.

  • fer

    dr em miin dooiii quando faço preventivo doii igual quando perde a virgindade
    eu não consigo fazer
    dr entaum pode ter risco de ficar com câncer se não ficar fazendo preventivo???

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Não fazer o preventivo não significa que você obrigatoriamente irá ter câncer. O preventivo serve para que possamos identificar um câncer em fases muito iniciais, sendo possível o seu tratamento curativo.
      Agora, o preventivo não é para doer desse jeito. Talvez seja interessante você tentar mudar de ginecologista, para ver se encontra alguém que você se sinta mais à vontade no exame.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não fazer o preventivo não significa que você obrigatoriamente irá ter câncer. O preventivo serve para que possamos identificar um câncer em fases muito iniciais, sendo possível o seu tratamento curativo.
      Agora, o preventivo não é para doer desse jeito. Talvez seja interessante você tentar mudar de ginecologista, para ver se encontra alguém que você se sinta mais à vontade no exame.

  • fer

    dr eu não tenho relação sexual fais dois anos e não faço preventivo não tem problema de fica com câncer….

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Independentemente de ter relações ou não, você deve fazer o preventivo periodicamente.

  • Thiago

    Dr. Pedro, parabéns, ficou muito bom seu site. Abraços e sucesso.

  • fer

    dr eu nao faço preventivo e nem tenho relaçao sexual fais dois anos tem algum risco de pegar cancer ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O câncer não não ocorre só em quem tem vida sexual ativa.

  • fer

    dr a primeira vez que eu fiz doeu muito
    ee nao deu em nada no exame
    dr mais eu to sem fazer relaçao sexual faiz dois anos nao pega risco de pegar doenças nao neh pq eu nao faço mais o preventivo poque a primeira vez q fiz doeu muito

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Preventivo não é para doer. Foi um infelicidade o que ocorreu com você.

  • fer

    eu queria saber esses sintomas do cançer do colo de utero

    se a pessoa nao tiiver esse sintomas ela nao ta com cancer

    e pq eu to com um pouquinho de medo pq em 2011 eu fiz relaçao sexual com
    meu namorado

    so qe minha amiga falou para mim que pra min ter esse cancer colo de
    utero tem

    que ter

    . sangramento vaginal anormal

    .sangramento menstrual mais longo que o habitual

    .secreçao incomun vaginal com um pouquinho de sangue

    .sangramento apos a menopausa

    .sangramento apos relaçao sexual

    .dor durante a relaçao sexual

    eu nao tenho nenhum desses sintomas

    so que eu to numa duvida aqui que quanod fui ter a relaçao sexual a hora
    que eli foii colocar doeu um pouco e sangrou
    mas so doeu na hora e sangrou um pouco pq eu tava menstruada

    e eu queria saber faz dois anos q eu nao tenho relaçao sexual nao pega
    cançer

    e eu queria perguntar se pra fazer o papanicolau doi porque a primeira
    vez que eu fiz doeu

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não é obrigatório ter sintomas, principalmente em fases iniciais. A única maneira de saber é fazendo o exame de papanicolau.

  • Luana

    Dr estou muito preocupada pois , tenho 7 verrugas nas maos e apareceu uma na minha virilha perto da coxa , nunca fui ao ginecologista e sou sexualmente ativa, tenho 18 anos … oque sera que pode ser? estou muito preocupada… ME ajude por favor

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Se você não tem verrugas genitais, o problema é com o dermatologista e não com o ginecologista. De qualquer modo, toda mulher sexualmente ativa deve ter consultas periódicas com um ginecologista.

  • Bruna

    Olá Doutor,
    Final de Janeiro apareceu uma verruga na minha vagina( grande lábio), bem pequena mas eu logo notei e fui no ginecologista, ele pediu os exames de vulvoscopia, colposcopia, papanicolau , biópsia e ultrassom endovaginal, sendo que na biópsia foi retiraro totalmente a única verruga que apareceu. Sairam os resultados e descobri que contrai HPV. Em Maio tomei a primeira dose da vacina, mesmo sabendo que está não iria iliminar o tipo do vírus que já estou contaminada . Levei meus exames para o ginecologista e ele disse que não havia nenhuma lesão anormal no útero , porém me perguntou se eu estava com corrimento( mas eu sempre tive) pois ele viu q está com uma inflamação por bactérias( lactobacilos, cocos) e passou a pomada de uso interno chamada Takil, por 7 noites. Fiz isso e o corrimento não acabou, ele pediu para fazer um exame de cultura de secreção e vou fazer semana que vem. Estou muito preocupada, anda lendo muito sobre HPV, e sei q só peguei isso por causa da minha imunidade estar baixa, por isso vou começar a tomar diariamente um polivitamínico chamado Vitergan e vitamina D, que li q é bom para aumentar o sistema imunológico. Gostaria de saber se assim consigo eliminar o vírus sozinha e o que mais posso fazer além de exercício, boa alimentação, durmir corretamente, não beber nem fumar , para que eu consiga eliminar esse vírus? Mesmo com esses métodos posso não conseguir me livrar do HPV? Espero que me ajude, obrigada!!

    • Pedro Pinheiro

      Tomar vitaminas não vai melhorar seu sistema imunológico. Não há nenhuma prova de que a vitamina D aumente a imunidade de forma relevante clinicamente. O HPV vai ser eliminado do seu corpo com o passar dos anos. Não há um tratamento para acelerar o processo.

  • Marilia

    Olá,gostaria de saber se uma mulher infectada pelo HPV tem menas chances de desenvolver câncer de colo de útero se não houver casos de câncer na família?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O fator mais importante é o subtipo do HPV e não a história familiar.

  • Neusa

    Doutor Pedro, gostaria de saber se mulheres com câncer de útero podem engravidar? Porque eu tenho uma conhecida que disse que está curada e está grávida.
    Obrigada!

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se ela está curada, não há nenhum impedimento.

  • Jhennifer Sthefany

    Eu a 3 meses, venho sentindo 2 verrugas em baixo perto da minha vagina, e uma bem em sima nos labios intimos; mas agr estou sentindo mais 2 crescendo junto com as outras duas. mas todas separadas. não são grande, e tem a cor da minha pele. quase não dá para ver, só sentindo mesmo!
    Vou fazer exame de ultrasom vaginal e papanicolau amanha.
    Mas gostaria de saber, se eu estiver com HPV ,no inicio. a cura é muito longa. como funciona o processo ? ter que tirar ou ela sai sozinha? tomar antibioticos? Obrigada

  • Silvanialjs

    gostei muito do conteudo do blog. Parabens a vc autor! Rico em detalhes,respeitando o limite de cada um. E Dificil ver essas coisas na net hoje.
      

  • Lukinhaseluzia

    Gostei muito, você fez um ótimo trabalho neste mural. Laura

  • Polianagatinha45

    se eu tenho e tive relasao com outro paceira ele pergou?com quantos tempo ele descobri se pergou e como ele fais pra sabe

  • Eiv Gomes

    eu tenho mioma e tomo genital28 mas não para o sangramento o que faco sera que devo fazer a cirurgia mim oriente.

  • anonimo

    Eu fiz um citologico e o resultado deu asim(Lesao intra-epitelial de baixo grau)(compreendendo efeito citopico pelo HPV e neoplasia intra-epitelial cervical grau l).
    Isso que dizer que eu tenho a doença do hpv e cançe de ultero?
    Mas a conclusao da colposcopia deu asim satisfatoria.
    Achados colposcopicos anormais menor significado Colpite sugestiva de fungos?
    MIM esclareça pelor amor de deussssss ja pensei ate em morre com esses resultados.

  • Tallita Cabral

    Nos intervalos do meus ciclos menstruais, às vezes, ocorre pequenos sangramentos. O que isto pode ser? Meu ciclo menstrual é sempre regular.

  • Raimunda

    Dr.Pedro,boa tarde!!!!!!na questão do exame de HPV,para mulheres,que não tem mais o colo do utero,qual o exame que poderá fazer?É perca de tempo,colocar o iodo e o vinagre,se não há colo?como quem fez retitada total,ainda poderá aparecer através da colonoscopia!!!!!positivoHPV?nessa pessoa?estou incomodada com essa questão!!!!!,por favor me responda pedagogaray@hotmail.com

  • Cozabm

    oi meu nome e mari eu ja tive o mic2 e foi retirado e ja se passou 2 anos e agora sinto muita dor na barriga sera que voltou alguma ferida tenho muito medo de virar cancer. me mande uma esposta para o meu imail cozabm@htmail.com mande explicacoes do hpv e sobre munhas dores na barriga mande  por favor estou esperando sua resposta.

  • Nana

    Muito bom o texto. Eu fiquei desesperada ao descobrir que estava com hpv me sentindo uma mulher errada e quanto ao meu ginecologista ele só dizia que tinhamos que terminar logo com as verrugas…Ele falou que não tenho as internas mas tenho que me livrar das externas. Parei o tratamento pois ia ao particular e agora não tenho mais como ir com ele e irei pelo SUS o que é precário. Mas ao ler que pode se curar sozinho já não me preocupa tanto pois demonstra que não é tão perigoso, claro que vou terminar o tratamento quero ela lindona haha. O ginecologista falou que era porque minha imunidade estava baixa então tomei um remédio para melhorar o qual me fez vomitar. O resultado foi que a verruga que eu tinha em outra parte do corpo caiu mas as da vagina não e lá fui eu para mais 2 sessão de cauterização, no total 4 e nada. Agora irei pelo sus e li algo de imunoterapia algo assim e quem sabe não será receitado à mim, estou torcendo pois a cauterização judia muito, dói muito. Fico quase 2 dias sem sentar direito. Mais uma vez quero parabenizar pelo ótimo post, esclareceu todas as dúvidas e me deixou um pouco aliviada.

  • nayara

    oi Dr, Gostaria de saber quanto custa + ou – a vacina contra o hpv ? se homem pode se vacina ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não sei o preço da vacina aí no Brasil. Sim, homem pode se vacinar.

  • bia

    oi meu nome bia tenho 26 anos,tenho tres filho apartir dai tenho muito escorrimento de todas as cores, procurei meu médico ele disse que isso é normal, que toda mulher tem, fiz um monte de exames realmente numca deu nada , mas fico com medo de ser alguma coisa escondida dentro de mim, tive meu primeiro filho com dezessete anos, apartir daí começou os escorrimento.já passei com vários médicos todos dizem coisas diferentes pra mim , menos o médico que me trata hoje. gostaria que alguem me seclarecesse minhas dúvidas. desde de agora agradeço…….beijos …..bia

  • emilia

    keila vc ja está agindo errando por nao fazer seu preventivo, todo mulher depois que ´passa ser mae tem que fazer seu preventivo,voce tem que procurar um médico, e contar pra ele o que voce estar sentindo. só ele poderar dizer o que vc realmente tem. Boa sorte

  • Márcia

    Boa tarde! tenho 29 anos e  tenho 2 filhos Fiz um aborto á um ano ! Á uns meses tenho notado que venho a perder um corrimento com cor por vezes , tenho aparelho no utro . Mas o que me deixa priocupada é mesmo o cheiro que tenho  notado ….

  • Rosanamoutinho

    Estou com cancer no colo do ultero, fiz radio e quimio, e o meu tumor não diminui, e os médicos disseram que não tem cura, e que eu ia ter que conviver, com ele , estou cheia de dores, e ficando com a barriga e os pés inchada o que devo fazer

  • Mehgalvao

    diana, eu tb descobri mas ano passado que estava com hpv, tive verrugas e fiz cauterizaçao, logo descobri uma ferida no colo, fiz uma biopsia no começo do ano e deu nic 2 estou com medo tb, vou ter que fazer uma operaçao chamada caf, li sobre ela parece que nao doi, mas to com medo pela demora. Gostaria de conversar mais com alguem que passa o mesmo que eu, passa seu email?

  • diana

    oi esse ano descobri q to com o ahpv,fiz exames e ja estar no nik 02,fiz os exmes preoperatorios,e no dia 27 desse mes,vou retornar com a medica.pra saber se vou operar ou nao.alguem q ja fez essa operaçao pode me esclarecer um pouco mas sabre o assunto?

  • Valquiria Fernandes

    Há 26 anos atrás, hoje tenho 48 anos, tive uma coceira terrível e meu ginecologista fez uma cauterização de colo de útero. Na época não perguntei muita coisa e ele tambem não me esclareceu muito. Nunca mais tive nada, pois faço exames anuais e as vezes tenho alguma infecção por gardinerella ou cândida e faço uso de pomada e fico boa. Mas outro dia contei a minha filha que é enfermeira esse episódio e ela disse que eu posso ter contraido HPV. Preciso me preocupar???? Em todos esses anos meus exames nunca deram nada de mais, mas assim mesmo estou preocupada. Poço pedir a minha ginecologista um exame de HPV??? Ou o Papanicolau acusa??? Obrigado

  • keila bispo

    anos parei tive um bebe que esta com dois anos e ainda não fiz preventivo neste periodo ainda, estou sentindo uma dor forte ao ter relação,sinto queimação na virilha.tem dia que sai um corrimento com cheiro forte, depois passa fora isso nada de anormal. será que póde ser HPV?

  • RMCF

    Boa noite
    Após ler o seu artigo (que explica tudo de uma forma muito clara, precisa e directa) fiquei preocupada… Há mais de um ano que tenho perdas de sangue constantes (tanto pós coito como entre menstruações), têm nascido verrugas nos dedos das mãos (já são 3), tenho diversos sinais de carne na zona das virilhas, sinto incómodo na relação sexual (o qual não sentia antes) e fiz análises à uma semana e que apresentaram valores irregulares (Hematocrito 39.2%, Neutrófilos 48, Eosinofilos 1, Linfósitos 45).
    No passado mês de Outubro tive uma grande hemorragia aquando da menstruação, mas que em mim não é nada normal pois o meu fluxo menstrual costuma ser muito reduzido.
    A tudo isto a minha médica não deu grande importância, dizendo que alguns destes sintomas poderão ser devido à pilula que estou a tomar ser “fraca” (tomo a Yasmin)…
    O que pensa disto Dr Pedro? Tenho razões para ficar preocupada? Em relação às análises, a minha médica ainda não as viu pois só tenho consulta no fim do mês de Junho.
    Agradecia a sua opinião.
    Muito obrigado

  • Francina_silveira

    fiz um exame que deu neoplasia cervical nick2 e 3,o medico disse que minha ferida esta grande,fiz uma biopsia e estou com muito medo de ver o resultaldo.alguém pode me dar um conselho

    • edna

      nao se preucupe ja tive iso me chamo edna e fiss uma queimagemm e pasei ums 10 dias usando pomada e depoiss fiss emxames denovo e a mimha ferida timha sumido grasas a deuss maiss temm que fazerr o tratamemto serto 

  • Gramfer Morgan

    Muito bem explicado, 
    parabens.

  • Dioni antoni

    muito bom adorei o artigo o senhor esta de parabens

  • Anonymous

    Regina:
    Olá dr. Pedro tudo bém?
    Só queria lhe agradecer por todos os esclarecimentos que vc da para as pessoas.

    vc esta de parabéns!
    Bjs.no seu coração.

  • F.

    Quisera eu que minha ginecologista tivesse me explicado dessa maneira. Parabéns, doutor! Seu artigo esclareceu todas as minhas dúvidas

  • Maria

    Ola tenho 14 anos e estou fazendo uma pesquisa sobre a importancia do exame ginecologica anulmente.Axei muito importante saber 1 pouko + sobre o cancer do colo do utero…

  • Marisa

    Maria 
    ola tenho 34 anos e faço exame regularmente e nunca surgiu nada, mais na ultima vez o resultado foi diferente fui acusado de estar com nic3, para confirmar fiz biopsia, e imediatamente fiz uma cirurgia retirando a parte infetado,e meu marido tambem procurou tratamento, hoje já faz 1 ano que fiz á retirada de onde foi infetada, já submeti ha 2 exame de papanicolau e o meu ginicologista me disse que esta tudo normal.Mas tenho muitas duvidas porque eu estou querendo engravidar mas tenho medo de não poder mais.  

    • Alexandra Moura

      Meu ginecologista não me explica nada e eu fico com receio de perguntar ele é curto e grosso, mas é um excelente médico especializado em endometriose, como gostaria q ele tirasse minhas dúvidas, me acalmasse, me deixasse tranquila. A cada consulta um trauma.

  • Anonymous

    Ola Dr. Gostaria de saber se a vacina é a mesma para meninas que sao virgens e para as que tem vida sexual ativa

  • Fabia

    Olá, fiz um preventivo seis meses atras e acusou nic 1, fiz biopsia e deu negativo para hpv, acusando cervite, que não foi tratada. Depois de seis meses repeti o preventivo deu novamente nic 1,mas fiz o exame de alto riso para hpv e deu negativo. Tenho retorno com a médica,mas não entendo essas contradições nos exames, e tratei a cervite, ou melhor tomei vários medicamentos.

  • Nathalia_paxprimavera

    meu nome e Natália dr fiz cauterização por causa do nic 1 depois fiz outro papanicolau e agora esta normal,mas estou na duvida por que tomei a vacina do hpv se ela não vai servi mas para mim porque os médicos receitam a vacina ?sera que nem imunidade para meu corpo lutar com esse vírus eu vou ganhar?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Ela serve contra outros subtipos do HPV diferentes daquele que vc tem,.

  • Jessica

    boa noite,me tratei de um infecao,no utero me consultei com a ginecologista,ela disse que era nada de grave , por um periodp fico boa ,mas ligo apos vem tudo de novo,diminui sim mas nao parou.ainda fiquei com um sintoma que e uma massinha branca liquida.

  • Convidado

    Olá Dr. fiz uma biopsia e fui diagnosticada com HPV, mas em nenhum momento apareceu nenhuma verruga em mim, apenas uma mancha vermelha ao redor da vulva, é possível isso mesmo ser HPV?

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    O fato de vc ter feito cauterização não significa que tenha sido curada do hpv. Vc curou a lesão, mas o vírus ainda pode fiar no seu corpo por alguns anos.

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não é habitual.

  • Karyne St

    Olá estou com uma duvida de matar…contrai o virus HPV,me tratei fiz a cauterização,tratei compomadas.Fui no gineco e ele disse que estava tudo lindo…mas acontece que provavelmente meu marido também tem só que estamos nos cuidando só com preservativo até ele se tratar.O pior aconteceu o preservativo estourou….meu DEUS será que vai voltar tudo de novo ..liguei para o gineco e ele disse que pode demorar para aparecer novamente mas até lá fiko com essa duvida horrivel…eu acredito que o preservativo estourou na hora de retirar de dentro da vagina porque o esperma ainda fikou dentro dela,acredito que não teve contato de pele com pele,mas mesmo assim fiko com duvidas.Pode me ajudar???

  • Nivearego

    dr. fiz uma biópisia e deu neoplasia intraepitelial de alto grau nic 3 , o médico disse para fazer uma caf , mas agora estou sentindo dores pévicas e gostaria de saber se é normal esse tipo de lesão causar dor.

  • Viviane

    Dr, tenho 17 anos, tenho um corrimento amarelado há algum tempo, para mim sempre foi normal, só que há alguns dias veio muito corrimento (torno de uns 5 dias) que chegava a molhar a calcinha e depois começou a vir um corrimento do mesmo tipo do amarelo, porém marrom por uns 3 dias. Tenho chances de estar com infecção ou câncer no colo do útero? Desde já obrigada.

  • Antonia

    Dr, fiz uma biópia do colo e curetagem do canal endocervical. O resultado foi: Um retalho de epitélio exocervical e um fragmento de mucosa exocervical sem lesões e vários retalhos isolados de epitelio pavimentoso estratificado com CIN III. Repeti colposcopia e não se consegue ver a lesão e também não se suspeita de HPV. Entretanto numa ecografia dirigida com doppler localizou-se uma lesão na entrada do endocervical. Uma das minhas grandes dúvidas é: É possivel CIN III sem HPV? E se nestes casos o prognóstico é mais reservado. Vou fazer conização com anestesia geral, confio 100% na minha médica mas estou assustada tanto que quase não durmo. Tenho 37 anos ainda não tenho filhos e assusta-me o pior cenário…
    Quase tudo o que li associa CINIII a HPV… 
    Obg

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim é possível, mas é muito pouco comum. É bom lembrar que a infecção pelo HPV pode ser transitória e muitas vezes o vírus deixa de ser detectável após 1 ano e meio.

  • Sandrafreislebem

    boa noite.Dr.
    tive um namorado q fiquei com ele 1 ano, depois que terminamos descobri algumas verrugas em minha vagina conversei com minha mãe e ela me levou pra fazer exame ginecológico, e a Dra logo passou um acido para que eu passasse nas verrugas, e me pediu varios exames, que entre eles tinha o de sífilis, que deu positivo.os outros deram negativo,graças a Deus.  fiz todo tratamento com varias benzetaci.sendo que as verrugas apos três meses voltaram , queimei novamente com o acido,ficou as marcas, isso já tem 8 meses , fiz novos exames a 2 meses . e agora apareceu uma bolinha na mesma região e virou um machucadinho , pode ser do sífilis? ou será que é erpes? não tive mais nenhuma relação depois dele. será que posso estar com algum problema que não foi descoberto? 
     Muito obrigada ! 
    meu nome é Sandra e tenho 20 anos.

  • Julia

    Dr, fui diagnosticada com HPV, e o medico indicou q eu tomasse vacina , pois fazer a cirurgia que retira uma parte do ultero é muito agressivo… mesmo eu tomando a vacina , e fazendo cauterzaçao , quais as chances de ainda eu ficar contaminada com o virus ? e o cancer de ultero é certo que ele apareça?
    obg.

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Nem a cauterização nem a vacina eliminam o vírus. O primeiro apenas retira parte do colo do útero que sofreu lesão pelo vírus. O segundo apenas impede que vc se contamine com outras cepas do HPV: Quem tem HPV tem maior risco de câncer do colo do útero, mas não obrigatoriamente o terá.

  • Tativiana

    faz 40dias quer nao mestruei isso e um risco de cançer no colo do utero

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • cleciane

    o hpv tem cura  se a pessoa já teve   porque a minha colega teve o hpv e e tva no inicio do virus e ela fez todo o procedimento que o medico mandou e todos os exames agora depois de 4 anos ela faz o preventivo e não acusa nada   porquê?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O corpo sozinho pode conseguir se livrar do vírus.

  • Tpjf

    levei a vacina do hpv em 2009, contudo a pouco tempo fiz os exames o que acusou o hpv, o médico disse que poderia ter uma vida sexual normal pois por ter levado a vacina nao haverá contágio! e que o como sou nova, 19 anos nao é aconselhavel o tratamento! agora simplesmente tenho a minha vida normal, e o hpv desparecerá por si

  • Jonathas Silva Com

    todas verruga que nase no penis e hpv?
     

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se for mesmo verruga, sim.

  • rosangela

    tenho hpv confirmado,ha um mes queimei a ferida; no dia de volta ao consultori para examinar a cicatrização e fazer um novo papanicolau,fiquei mentruada isto pode atrapalhar o tratamento?
     

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • Monica Gomess

    Dr. Pedro, tive um CA de útero em 2004, fiz os tratamentos necessários no INCA e  no ano passado vim tendo cistite quase todo mês é normal? Fiz exames de urina agora em fev. e deu E.coli .  e fora a cistite de vez em quando tenho dores na lateral da costela. Ela vem com dores fortes de quase uma semana e some como se nunca existisse já fiz varios tipos de exames e não da nada.  obrigada. conto com sua ajuda para me informar melhor.

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não é normal ter cistite de repetição.

  • Divina Madalena

    Olá!!! Maravilhosa seus esclarecimentos relacionados ás doenças, parabéns!!! No  ano de 2008 tive lesões avermelhadas na pele. sofri muito até descobrir o que era. No exame Fan deu resultado de Lúpus eritrematoso discoide. Deu núcleo reagente, as demais pesquisas deu não reagente. Hoje quando faço novos exames o resultado é só núcleo reagente. Um tal (Padrão Nuclear Pontilhado Fino). Gostaria de saber se devo me acalmar com esse resultado. Ou já sair ás pressas para procurar ajuda. Obrigada!!

  • Valéria

    Dr. Pedro,

    Tenho 27 anos, menstruação regular, nunca engravidei e possuo uma ferida no útero (raladura) há 5 anos. O médico que a detectou disse para que eu fizesse uma cauterização. Fiquei com medo e resolvi procurar outra opinião. Os dois outros médicos com os quais me consultei me disseram que era uma ferida muito pequena, insignificante. Essa ferida pode vir a “sarar” apenas com pomadas e cremes ou é realmente necessário fazer a cauterização? Nesse caso existe risco de ela vir a aparecer novamente? Tenho tido alguns sangramentos, em situações pontuais: uma vez enquanto fazia um preventivo, outro depois de um dia de ter feito o preventivo (dois anos após o primeiro sangramento) – na verdade era um corrimento marrom escuro – e outro durante uma relação sexual com meu namorado (marrom claro, meio aquuoso). Existe relação entre esta ferida e os sangramentos? Que risco ocorre se eu pegar o HPV?

  • gisele

    Boa Tarde!
    Dr:a alguns meses estou tendo alguns problemas.mais tenho medo de ir ao medico.
    quando tenho relação dois muito.e de alguns meses para cá a minha barriga começou a inchar ja tomei remédio por conta propria para gases.dor abdominal.essa dor abdominal já faz 2 semanas que tenho.
    vc pode me dizer mais o menos o que pode ser.

    Obrigada Gisele

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Bianca,
    Sim, se você não tiver sido exposta a um dos 4 subtipos do HPV da vacina, ela é eficaz. Porém, o subtipo que vc já possui não sofrerá nenhuma alteração com a vacina.

  • Bianca

    Dr Pedro,
    fui diagnosticada com HPV após apresentar duas verrugas na região da virilha. A médica me receitou tratamento com imiquimod e, caso as verrugas não desapareçam, devo retornar ao consultório para realizar o tratamento com ácido.
    A médica também me encaminhou a uma clínica de vacinação, para que eu possa receber a vacina bivalente ou quadrivalente (segundo ela, eu deveria escolher de acordo com o preço).
    A minha dúvida é: após apresentar o condiloma, a vacina ainda assim pode ser eficaz na prevenção de outros tipos de HPV?
    Obrigada

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Leonardo,
    a vacina é para evitar que ela, no futuro, possa vir a se contaminar com HPV e desenvolver câncer do colo do útero. É uma atitude preventiva.

  • Leonardo

    Ola Doutor. Meu nome é Leonardo, tenho uma filha de 13 anos, e recentemente a mãe dela descobriu e esta com HPV e cancer de colo de utero, visto que os avós paternos e a mãe teve o mesmo problema e vieram a óbito por causa da doença, o medico dela pediu que minha filha tomase uma vacina.
    Minha filha ainda não menstruou e nem teve relação sexual
    minha duvida e a seguinte:
    Qual a probabilidade de minha filha ter cançer?
    Se for possivel pode me responde por e-mail lrpersonal@hotmail.com
    Obrigado.
    Que vacina é essa?

  • tânia

    “Tânia”
    Dr. Há dois anos faço tratamento de NIC 1 no meu último esame não deu mais, aindo corro o risco de que a NIC volte?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim. É preciso manter seguimento com ginecologista. Mas o desaparecimento é uma boa notícia.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Cintia
    Só se já houver alguma massa detectável ao exame. Para o diagnóstico precoce do câncer de colo do útero é preciso fazer o papanicolau.

  • Anonymous

    “Cintia”
    Dr. tem como sabermos pelo toque no colo do utero se
    tenho cancer.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Mariana
    Se vc se contaminar com o HPV antes de estar plenamente imunizada, isso vai atrapalhar a sua vacinação.

  • Anonymous

    Olá Dr. Pedro, sobre o tratamento preventivo de HPV, as 3 injeçoes, é necessário ser virgem? E se caso ocorrer ato sexual ou rompimento do ímem durante o tratamento preventivo, anula todo a prevenção?
    Att. Mariana

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Fernanda
    Realmente não há explicação para um médico que não usa luvas e não lava as mãos. Se o espéculo também não foi esterilizado, há risco de contaminação.

  • Fernanda

    Risco de contrair infecçao atraves do exame papanicolau?!?

    Estou ha um ano fora do Brasil e fui a uma consulta ginecologica. A médica nao utiliza luvas, e nao lava as maos. E utiliza especulo metalico. Apos o papanicolau comecei a ter pequena perda de sangue durante dois dias. Corro algum risco de contrair alguma infecção atraves do exame papanicolau? Eu nao volto mais la, mas estou com medo de ter alguma infecçao. A visita foi apenas por uma questao de rotina, prevençao.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Bia
    1- Ela não raspou a placa de vidro lá dentro. Ela usou uma pequena escova e depois passou esta escova na placa. É assim que é feito o papanicolau.

    2- O pedido do papanicolau inclui o necessário, não é preciso pedir algo específico.

    3 – Sim, a não ser que vc queira engravidar.

  • Vanessa Gilio Designer

    Olá Dr.

    Tive há 6 anos problemas com HPV, NIC II e NIC III, fiz tratamentos e resolvi o problema até o momento. Gostaria de saber se posso de contraido através do Papanicolau, pois qd fiz o 1o da minha vida a Dra me deu o que foi colhido em uma placa de vidro para levar ao laborátorio. A impressão que deu é que ela raspou esta placa de vidro lá dentro pois fiquei de 5 a 7 dias com muita dor interna.
    HPV não tem cura, mas qd solicitado o papanicolau (anual)o exame já é feito para saber de tudo ou tenho que pedir um especifico?
    É aconcelhavél ter relações sexuais ativa sem camisinha neste caso?!

    Obrigada
    Bia Moura

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Carlos
    É muito pouco provável que seja verruga comum. É bem provável que seja condiloma. Sugiro que você procure ajuda de um dermatologista.

  • Anonymous

    Dr. Meu nome é CARLOS

    Minha dúvida é a seguinte, tenho três pequenas verrugas na base do penis, elas são escuras e não se parecem em nada com as verrugas de HPV que se vê em fotografias como as do blog e outras encontradas na internet, e não estão em mucosas, poderia ser uma verruga normal (HPV 2 e 4)ou por ser no penis é obrigatoriamente o condiloma acuimado DST?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Patricia,
    não sabemos bem, mas parece que o cigarro é uma dessas causas.

  • patricia

    Boa Noite, Dr.
    Em todas as pesquisas que fiz o HPV é a principal causa do CCU e que está presente em mais de 90% dos casos.
    Então quais outras causas que podem acarretar o CCU (restantes-10%) que não são causados e nem tem associaçãocom o HPV?
    Agradeço desde já.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Patrícia,
    Não há porque pesquisar DSTs se vc não apresenta nenhuma queixa clínica e seu exame ginecológico é normal. Em relação ao HPV, o papanicolau serve para essa pesquisa.

  • Anonymous

    Gostaria de saber quais os exames preventivos para deteccção do HPV e de DSTs. Vou regularmente ao ginecologista e ela só me pede papanicolau e colposcopia. Através desses exames conseguimos pré-mapear alguma anormalidade ? Estamos seguras com esses exames ?
    Obrigada Patricia

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Rauster
    Não estou familiarizado com esta sigla. Não seria HTLV? Ou vc se refere ao hantavírus?

    Se você me disser o nome do vírus, não só a sigla, fica mais fácil eu saber de que doença vc procura informações

  • rauster

    quero saber sobre o HTV e não o HPV

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Mariana,
    o vírus não tem cura. O que se faz é tratar as lesões que possuem risco de evoluir para câncer.

  • Anonymous

    Boa tarde Dr., eu já tive Nic II e III, já foram feitos todos procedimentos comigo, depois do tratamento que fiz, significa que estou curada do HPV, ou ele não tem cura?
    Obrigada Mariana

  • Anonymous

    Olá.

    Desde agosto tenho manifestações do HPV (CONDILOMA ACULMINADO). Acho intrigante como existe a má informção sobre a prevenção e o uso da camisinha. Sou estudante de biologia e fiquei indignada quando soube que estava com a doença e só assim tomei conhecimento de que a camisinha não protege totalmente.

    Sempre acreditei na camisinha, nunca deixei de fazer uso dela e de repente fui surpreendida com uma DST, que, para completar, não tem cura.

    Acho que os jovens estão sendo mal informados quanta a essa doença e, além disso, quanto a existencia da vacina, que apesar de ser ainda restrita, poderia ao menos ser melhor divulgada.

    Agora estou aguardando para iniciar meu tratamento pelo SUS…

    Acho que vou procurar um serviço privado, pois já está demorando demais e a situação só piora a cada dia. As vezes eu me culpo por estar doente, e pela minha ignorancia e confiança no uso do preservativo.

    Hoje outras pessoas estão envolvidas e dói saber que posso ter contaminado alguém que quero tão bem…

    Minha vontade atualmente é desenvolver folders explicativos e tentar conscientizar os jovens sobre a eficácia apenas parcial do uso do preservativo e a existencia de vacinas eficazes.

    Um abraço

    Renata Ferreira

  • Anonymous

    Ola, me chamo Sayuri tenho apenas 14 anos. Bom perdi minha virgindade com apenas 13 anos e na minha família tevi o caso da minha mãe que chegou a ter o tumor de cancer do colo o utero. Por ter risco de ter como erança a doença eu sempre tive medo, e duvidas, pois nas relações chego a ter dores insuportaveis, e tenho muito corrimento e as vezes no corrimento ocorre de sair sangue.
    Bom então minha pergunta é..

    O Dr. acha que eu tenho que passar por um ginicologista para poder fazer o exame de papanicolau?

    E por ter essis sintomas de dores, e corrimento com alguns sangramentos o Dr. acha que posso ter o tumor?

    Muito obrigada pela atenção !

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Gustavo,
    o médico certo é o urologista

  • Gustavo

    Nossa lendo o artigo, descobri que posso estar com HTV me chamo pedro e tenho algumas duvidas, quanto a qual medico exatamente procurar,quais exames me submeterei e qual tipo de tramento a titulo de curiosidade possuo um especie de sicratriz no penis e um carocinho branco na parte baixa da glande..

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Maah,
    A presença do do HPV não vai te impedir de engravidar.

  • Maah

    Olá, me chamo Marina e teho 18 anos, descobri a pouco que contrai Hpv minha ginecologista disse que é de um nivel simples e retirou com um ácido….não pude fazer o papanicolau porque segundo ela não se recomenda fazer antes de 1 ano de relação…Tenho medo de não poder engravidar, fico com isso na cabeça. Estou exagerando ou há um grande risco.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Fagner,
    Apesar de pouco coumu, poderia ser sim. É preciso que ela seja vista pelo oftalmologista para avaliar essas lesões.

  • Fagnolio

    Oi, me chamo Fagner e tenho umas dúvidas em relação aos sintomas do HPV. Minha namorada apareceu com umas verrugas na área genital e logo depois, entre um e dois meses, apareceu em um dos olhos umas inflamações parecidas com tumores. E esta é minha maior dúvida: se as ditas inflamações no olho pode ser sintomas de HPV.

    Grato.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Marcelo,
    Ela ter pego o HPV é plenamente possível, agora já ter dado tempo dela ter lesões no papanicolau é que fica a dúvida.

    Agora, se ela nunca teve HPV e agora tem lesões no colo uterino causadas pelo HPV, provavelmente foi isso mesmo.

  • Marcelo

    olá Dr. Pedro. Tevo ter pego HPV numa relação extraconjugal desprotegida à mais ou menos 95 dias atrás. Minha esposa fez um papanicolau e deu alteração. Minha pergunta é a seguinte: É possível neste pouco tempo de exposição ela já ter adquirido o HPV da outra pessoa. A lesão que apresentou foi leve. O que o Sr. Acha disto?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Mirna,
    Eu não conheço essas pomadas, mas também não sou ginecologista e por isso não a pessoa mais indicada para opinar.

    As vacinas têm bom resultado, mas como qualquer vacina ela é para prevenir e não para tratar. No seu caso elas não têm utilidade.

    O HPV não tem cura. Se o seu corpo não conseguir se livrar dele sozinho, não há tratamento que consiga.

    Relações sem preservativos só se o o objetivo for engravidar. MAs isso vale para todo mundo, não só para quem tem HPV.

  • Anonymous

    Olá,Me chamo Mirna e tenho 21 anos.
    Em março de 2009 descobri que estava com Hpv(exame:captura hibrida) e com lesóes no colo do utero.Com indicação da minha médica comecei um tratamento com algumas pomadas,ao terminar voltei ao consultorio porém as lesóes não tinham cicatrizado totalmente.Foi preciso repetir o tratamento.Pouco tempo depois voltei a médica,as lesóes tinham melhorado mas não estavam 100%.Ela aconselhou fazer uma biopsia para depois fazer a cauterização,porém até hj não fiz nenhum dos dois,pois estou com ovarios micropolicistos e a mestruação esta totalmente irregular(e nada foi feito em relação a isso).Então estou no aguardo para um retorno da médica.
    Depois de contar a minha história ai vai as perguntas:
    -Essa demora no tratamento pode me prejudicar?
    -Esse procedimento com pomadas é comum nesses casos?(o urologista do meu namorado achou estranho esse meu tratamento)
    -As vacinas que estão aparecendo tem bons resultados?Eu que já estou com hpv poderia tomar?Quais seriam os possiveis resultados?
    -O hpv realmente não tem cura?
    -Nunca mais poderei ter relações sem preservativos?

    Desde já agradeço

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Talita,
    A partir dos 18 anos, mesmo sendo virgem é interessante ser consultada por um ginecologista. Ele decidirá se o preventivo é necessário ou não.

    Não há problemas em fazer o preventivo em virgens. Existem técnicas pra isso.

  • Talita

    Ola,
    Gostaria de tirar uma duvida, para as mulheres ainda nao sexualmente ativas, nao e necessario ou nao deve fazer o exame de papanicolaou?

    Muito obrigada.