Relação entre HPV e câncer do colo do útero

Dr. Pedro Pinheiro

comment 122 Comentários


Introdução

O câncer do colo do útero, também chamado de câncer de colo uterino, câncer de cérvix uterino ou câncer cervical, é o segundo tipo de câncer mais comum no sexo feminino, perdendo apenas para o câncer de mama. Mais de 90% das neoplasias malignas do colo do útero são causados pelo vírus HPV, uma infecção transmitida pela via sexual e atualmente prevenível através de vacina.

Neste artigo vamos falar sobre a relação do vírus HPV com o câncer de colo uterino.

O que é HPV?

O Papilomavírus humano, ou vírus do papiloma humano, mais conhecido como HPV, é um vírus que possui mais de 150 subtipos. O vírus HPV só causa doença nos seres humanos, sendo ele o responsável pelo surgimento das verrugas comuns de pele e das verrugas genitais, chamadas também de condiloma acuminado. Neste texto falaremos apenas da relação do HPV com o câncer do colo do útero, se você quiser saber mais sobre HPV e verrugas comuns e genitais, acesse o seguinte link: VERRUGAS COMUNS | VERRUGAS GENITAIS.

Apesar das verrugas serem uma alteração de pele muito comum, o que torna o HPV um sério problema de saúde é a sua associação com o câncer do colo uterino. Entre os cerca de 150 subtipos conhecidos, dois deles estão presentes em mais de 70% dos casos de câncer do colo do útero: HPV-16 e HPV-18. O HPV também está associado à ocorrência de outros tipos de câncer, como o câncer do pênis, vagina, vulva e ânus.

É importante destacar que quando falamos da relação do HPV com o câncer do colo uterino estamos nos referindo a um risco estatístico. Estar infectado com o HPV, principalmente pelos 2 subtipos citados acima, aumenta substancialmente o risco de desenvolvimento do câncer uterino, mas não significa que a paciente obrigatoriamente desenvolverá um câncer. Na verdade, a maioria das mulheres contaminadas pelo HPV não irá ter câncer.

O HPV é um vírus transmitido pela via sexual, sendo, na verdade, a doença sexualmente transmissível mais comum do mundo (leia: O QUE É DST?). Estima-se que até 10% da população mundial esteja contaminada com o vírus e que até 50% das mulheres (e dos homens) terão contato com o mesmo em algum momento das suas vidas.

HPV tem cura?

A maioria dos casos de infecção pelo HPV são assintomáticos e transitórios. Após 2 anos, 80 a 90% dos pacientes curam-se espontaneamente, apenas pela ação do seu sistema imunológico. Portanto, para a maioria das mulheres, o HPV tem cura, e ela ocorre sem a necessidade de qualquer tratamento.

Os problemas surgem nos restantes 10 a 20% que não conseguem se livrar do HPV e desenvolvem infecção permanente pelo vírus. São estas pacientes que correm risco de desenvolver o câncer de colo uterino.

Em geral, são necessários cerca de 20 anos de infecção para que o Papilomavírus humano possa provocar um câncer do colo de útero. Por este motivo, o exame preventivo regular com o ginecologista é importante para detectar precocemente qualquer sinal de lesão maligna em desenvolvimento (falaremos do exame Papanicolau mais abaixo).

Para saber mais detalhes sobre a cura do HPV, leia: O VÍRUS HPV TEM CURA OU TRATAMENTO?

Associação entre HPV e o câncer do colo do útero

Existem 15 subtipos de HPV que são considerados de alto risco para o câncer do colo de útero. Porém, como já referido, pelo menos 70%  dos casos de câncer são causados apenas pelos subtipos HPV-16 e HPV-18. Quanto mais tempo uma mulher permanece infectada pelo HPV, maior é o risco dela desenvolver câncer.

O tabagismo aumenta o risco de câncer do colo uterino causado pelo HPV, motivo pelo qual toda mulher com infecção comprovada pelo vírus apresenta ainda mais um motivo para abandonar o cigarro (leia: COMO E POR QUE PARAR DE FUMAR CIGARRO ).

Outro importante fator de risco é a coinfecção pelo HIV (leia: SINTOMAS DO HIV E AIDS (SIDA)). A associação entre HIV e HPV não só aumenta ainda mais o risco de câncer de colo uterino, como costuma provocar tumores extremamente agressivos, que se propagam rapidamente pelo corpo.

Papanicolau e o diagnóstico do câncer de colo do útero

O exame de Papanicolau, também conhecido como exame preventivo, é atualmente a forma indicada para o rastreio do câncer de colo uterino.

O Papanicolau não serve para diagnosticar o câncer, quem faz o diagnóstico é a biópsia do colo do útero. O Papanicolau é apenas um exame de rastreio, ou seja, ele apenas ajuda o médico a identificar quais são as mulheres com maior risco que precisam ser submetidas à colposcopia e biópsia.

O exame de Papanicolau é feito durante o exame ginecológico, com o auxílio de um espéculo vaginal (bico de pato). O ginecologista visualiza o colo do útero e, através de uma espátula de madeira e de uma escovinha, colhe material da região. O material coletado contém células do colo uterino, que são enviadas para avaliação microscópica, visando detectar lesões pré-malignas ou lesões malignas ainda em fases iniciais. A coleta de material também serve para realizar a pesquisa do HPV e outras infecções, como clamídia, gonorreia, sífilis, Gardnerella, etc.

Em geral, recomenda-se o exame preventivo anualmente em todas as mulheres sexualmente ativas. Se o Papanicolau identificar células com características pré-malignas, a paciente precisa ser submetida à biópsia do colo do útero.

O que é NIC (neoplasia intraepitelial cervical)

A neoplasia intraepitelial cervical (NIC) é uma lesão pré-maligna, que pode ser identificada pela biópsia do colo uterino. A NIC não é um câncer, mas sim uma lesão do tecido do colo uterino com alto risco de se transformar em um. Dependendo de fatores como tamanho e local da lesão e do subtipo tipo de HPV detectado, as neoplasias intraepiteliais cervicais são dividas em 3 grupos, em ordem crescente de risco de transformação maligna: NIC 1, NIC 2 e NIC 3.

A maioria dos casos de NIC 1 curam espontaneamente em um prazo de até 2 anos, não precisando de tratamentos mais agressivos. Os casos de NIC 2 e NIC 3 também curam-se sozinhos com grande frequência, porém, como o risco de progressão para o câncer é mais alto, essas lesões precisam ser tratadas.

Caso a biópsia detecte a presença de uma lesão NIC 2 ou NIC 3, o mais indicado é realizar a excisão da zona onde há alterações pré-malignas das células. É importante salientar que as excisões apenas retiram a parte do tecido com risco de transformação maligna, mas o HPV continuará presente no organismo. Retiramos apenas aquela região onde o tecido é composto por células que podem, a longo prazo, virar câncer.

Se a biópsia identificar a presença de um câncer de colo do útero já estabelecido, faz-se necessária a realização de outros exames, procurando identificar a presença de metástases. Geralmente inicia-se com uma tomografia computadorizada de pelve e abdômen.

Se você quiser saber mais sobre o rastreio do câncer de colo uterino, leia também os seguintes artigos:

Vacina para HPV

Naquelas pessoas que desenvolvem infecção permanente pelo HPV, ou seja, que o sistema imunológico não é capaz de eliminar o vírus, não há tratamento curativo disponível. Estas pessoas ficam infectadas pelo vírus pelo resto da vida, estando sempre sob risco de desenvolverem lesões malignas, principalmente se forem o HPV-16 ou HPV-18. Por isso, o advento da vacina foi uma passo importante na luta contra o câncer do colo uterino, pois esta impede a contaminação de pessoas ainda não infectadas.

Existem duas vacinas contra o HPV: uma inclui os subtipos 6, 11, 16 e 18, e outra os 16 e 18. Portanto, a vacina inclui os principais, mas não todos, subtipos relacionados ao câncer de colo uterino. Isso significa que a vacinação não elimina a necessidade do exame preventivo anual já que ela não exclui em 100% o risco de câncer.

A vacinação é feita em três etapas, sendo que a segunda e a terceira dose são administradas 2 e 6 meses após a primeira, respectivamente.

A vacina tem sido indicada a partir dos 9 anos de idade e deve ser preferencialmente oferecida às meninas sem vida sexual ativa. Lembre-se que a vacina é uma prevenção e não tratamento do HPV. Não adianta vacinar quem já teve contato com o HPV. Por esse motivo, a vacinação em mulheres maiores de 26 anos não tem o mesmo efeito protetor, uma vez que boa parte das pacientes já foi exposta ao HPV durante a sua vida.

Os que são a favor da vacinação em mulheres mais velhas argumentam que mesmo que a vacina não sirva para combater o HPV já existente, ela pode proteger contra outros subtipos que a paciente possa ainda não ter sido exposta.

A vacina não é feita com vírus vivo atenuado e, por isso, é bastante segura. Todavia, como ainda não existem trabalhos comprovando a sua segurança na gravidez, ela não está indicada neste grupo.

Para informações mais detalhadas sobre a vacina contra HPV, acesse o link: VACINA CONTRA HPV.

Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


122 respostas para “Relação entre HPV e câncer do colo do útero”

  1. päulö fërrö fërrö

    se cuidem mesmo tá mais mais as mulheres não só elas mas também para os rapazes

  2. carolina

    Olá Dr. meus exames diagnosticaram NIC 1 e sou positiva para HPV , a minha médica esta aplicando ATA 90% no meu colo uterino, gostaria de saber se esse método é aficiente, já que pesquiso na literatura e encontro sua eficiência apenas para verrugas. Gostaria de saber tambem se a conização é recomendada neste caso, tenho 25 anos e nao tenho filhos ainda. Muito Obrigada

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A imensa maioria dos casos de NIC 1 se resolve sozinha, sem nenhum tratamento. Nesse texto aqui eu explico melhor: https://www.mdsaude.com/2014/09/exame-papanicolau.html

  3. Larissa Oliveira

    Meus exames preventivos a mais de um ano estão acusando NIC I, porem já fiz duas biópsia com dois médicos diferentes e elas acusam apenas cervicite crônica. O Médicos falam que isso não é nada demais e que eu não tenho lesão por HPV mas o meu preventivo continua acusando. Fiz também duas cauterizações e nada resolve. O que fazer ? Tenho realmente infecção por HPV ou não ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      NIC 1 não é sinônimo de HPV. Se você fez a pesquisa e foi negativo, até que se prove o contrário, você não tem HPV.

  4. Alice Evelin Ribeiro Xavier

    Há uns 3 anos atrás eu tive HPV e fiz uma cauterização pois havia uma mancha no útero do tamanho do fundo de um copo, depois de 1 mês voltei a ginecologista pra ver como tinha ficado, pois ela passou pomada vaginal. Ela me informou que o útero estava cicatrizado. Isso quer dizer que após uma cauterização é eliminado o vírus? Porque meus outros preventivos deram normal.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A cauterização elimina a lesão provocada pelo vírus, mas não o vírus em si. Quem elimina o vírus é o próprio sistema imunológico após alguns meses ou anos.

      1. Alice Evelin Ribeiro Xavier

        Muito obrigada!

  5. camila

    Fiz um preventivo um ano atrás que acusou lesão intraepitelial de alto grau. Não soube desse resultado pois o pessoal do posto não entregou o exame, só um ano depois. Fiz dois preventivos nesse período que deram normais. Será que a lesão curou espontaneamente ou o exame está errado?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Ambas situações são possíveis.

  6. joao

    doutor eu tenho mais minha minha namorada nao pk nao temos relaçao … oque ela deve faser para nao contrair o virus de min

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Camisinha.

  7. rafaela

    Doutor tenho HPV! E estou com um corrimento marrom , oq isso pode ser?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      É possível que uma coisa não tenha relação com a outra.

  8. luciana

    Doutor, estou com adenocarcinoma com retirada do utero ou histeroctomia, resolve meu caso.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se a doença estiver restrita ao útero, sim.

  9. Silvana

    Dr, fiz uma conização que abrangeu o colo do útero e parte da vagina. Já faz 40 dias, e notei que assim que fui liberada para ter relações sexuais tive um pequeno sangramento. Isso é normal? Grata pela orientação!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      É possível que a região ainda esteja ferida. Comunique o fato ao seu ginecologista.

  10. mart

    olá doutor, fiz uma biopsia de uma verruga na vulva a dois dias mas esta doendo bastante a região, orincipalmente quando eu sento. é normal esse desconforto? melhora em media após quantos dias? preciso assistir aula!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode ficar dolorido por algum tempo, pois a biópsia faz uma ferida na região.

  11. erika

    ola quero saber se sentir dor na hora do sexo é normal

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não, não é normal. Mas isso não significa necessariamente que haja algo de grave. Tem que conversar com seu ginecologista.

  12. luciane

    fiz preventivo que acusou células atipicas possivelmente não neoplasicas ai fiz a colposcopia e meu médico não falou nada só me pediu outro preventivo Dr porque?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não sei. A colposcopia deveria definir o diagnóstico. Tem que perguntar ao seu ginecologista.

  13. jacke

    Dr. nos casos de HPV persistente, a pessoa nunca vai conseguir eliminá-lo do organismo, mesmo melhorando o sistema imunológico?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se o sistema imunológico sofrer alguma melhora pode ser que a pessoa consiga se ver livre do vírus.

  14. dayane

    Olá Doutor tenho hpv e as verrugas eram visíveis vi na internet que o vinagre cauteriza e no meu caso cauterizou mesmo mais gostaria de saber se o vírus ainda esta dentro de mim apesar de ter cauterizado.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, o vírus continua no organismo.

  15. paula

    Eu fiz uma biopsia a seis meses atraz o resultado foi que estava com nic 3 passei com a medica e foi retirada um pedaco do utero a pergunta e se estava com nic 3 nesses 6 meses que levou para mostra o exame pode ter virado câncer

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O pedaço do útero vai para estudo. Se houvesse câncer na amostra, isso seria relatado.

  16. Luana

    Olá, boa tarde! Gostaria de saber se antes de fazer a cauterização das lesões deve ser feito algum tipo de exame? Ou o exame só é feito após a cauterização? Desde já agradeço!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Geralmente colhe-se amostras do colo uterino (papanicolau) antes da cauterização.

  17. fernanda cristina

    dr eu queria saber se as mulheres que se masturbam pode ocorrer risco de doenças ou cancer colo do utero

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Masturbação não faz mal nenhum.

  18. fernanda cristina

    dr eu queria saber se as mulheres que se masturbam pode ocorrer risco de doenças ou cancer colo do utero

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não tem nada a ver.

  19. Ana

    No meu preventivo apareceu lesão intra epitelial de baixo grau compreendendo efeito citopático pelo hpv? quer dizer que tenho hpv? meu companheiro corre risco?é grave? estou apavorada

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      1- Aparentemente sim, mas não sei se a pesquisa do HPV foi realmente feita.
      2- O HPV é muito mais perigoso nas mulheres que nos homens.

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Sim, para saber se alguém tem HPV é preciso pesquisar. Isso pode ser feito com o material coletado durante o exame do Papanicolau.

        2. Ana

          e apenas oq diz no exame n comprova q tenho o virus?

        3. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Não consigo ter certeza, tem que perguntar ao seu ginecologista.

  20. Luna

    Olá.
    Tive Hpv com uns 14 anos, nem nunca tinha namorado ou tido qlq tipo de relação.
    Minha sorte foi ter encontrado uma ginecologista iluminada que falou que havia outras formas de se pegar essa doença sem ser por relação sexual.
    Mas foi um sufoco quando contei para meu marido, pois todas as pesquisas que ele fez dizia que só se pegava pelo sexo, mas quando ele me conheceu eu ainda era virgem. Imagina o mal estar dele não acreditar em mim?
    Deveria ter mais pesquisas e informações sobre casos não transmitidos por meio de relação sexual.
    Att.

  21. Aline

    Dr Pedro, meu exame de papanicolau apresentou como resultado ASCUS.
    Minha ginecologista pediu que eu aguardasse 6 meses para repetir o exame.
    Tenho motivos para me preocupar? São grandes as chances de eu ter câncer no colo do utero ou vir a desenvolve-lo?
    Obrigada.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Existe o risco, mas ele é baixo, principalmente se você não tiver os tipos mais agressivos do HPV.

      1. Aline

        Resultado ASCUS indica que tenho algum tipo de HPV?
        Qual exame diz qual tipo de HPV se tem? Somente a colposcopia? Com o papanicolau nao se consegue diagnosticar qual tipo?

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          O HPV é uma causa comum de ASCUS. Através do papanicolau é possível colher amostras para identificar o HPV. Vou escrever um artigo sobre ASCUS brevemente.

  22. Kleyde Oliveira Roberto Abrant

    Olá. Fiz uma cauterização No útero a 6 meses atrás e agora estou sentido muitas dores n pé da barriga e inchaço ..pode ser a ferida q voltou?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não costuma causar dor.

  23. Kleyde Oliveira Roberto Abrant

    Olá. Fiz uma cauterização No útero a 6 meses atrás e agora estou sentido muitas dores n pé da barriga e inchaço ..pode ser a ferida q voltou?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não costuma causar dor.

  24. thayna

    ola dr e obrigatoriio fazer preventivo de 6 em 6 meses eu tenho risco de pega cancer se eu nao fazer preventivo

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não é de 6 em 6 meses. O preventivo serve para identificar e tratar lesões pré-cancerígenas antes delas virarem câncer.

  25. Aninha

    Primeiramente parabéns pela matéria, pois de inúmeros sites que já li sobre HPV, apenas este conseguiu ser claro e objetivo.

  26. Fran

    Olá fiz uma conizacao a uns 12 dias atrás pois descobri que tenho HPV nic 3 estou com um pouco de dor na lateral direita como se fosse um pouquinho acima dos ovários sera que isto e normal devido a este procedimento que eu fiz?? obrigada

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode ter a ver com a conização, mas com quase 2 semanas já não era para doer tanto. O ideal é você entrar em contato com o seu ginecologista.

  27. cayman

    Gostaria de saber o seguinte, essa vacina que o governo começou a dar contra o HPV, quadrivalente, foi feita para se aplicar as três doses no periodo de 6 meses, como esta escrito na matéria, mas o governo irá aplicar a 3º dose depois de 5 anos, então eu poderia tomar a 1º dose pelo SUS, depois, no 2º mês, tomar no particular a 2º dose, e depois no 6º mês, tomar novamente pelo SUS ? obrigada

  28. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
    Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

    Não sei o preço da vacina aí no Brasil. Sim, homem pode se vacinar.

  29. Tatiane Begnis

    Olá, sou Tatiane tenho 37 anos e duas filhas. Fiz o exame de Papanicolau em out2013 e deu tudo normal, porem o teste de schindler de positivo e foi solicitado uma colpocospia de resultou NIC I, e teste de schindler NEG, estou me preparando para engravidar desde agosto mas agora estou ansiosa, a médica residente do Hosp. Clinicas de PoA, disse para não me preocupar e seguir com meus planos. Preciso de seu conselho. Desde de já obrigada.

  30. fer

    dr em miin dooiii quando faço preventivo doii igual quando perde a virgindade
    eu não consigo fazer
    dr entaum pode ter risco de ficar com câncer se não ficar fazendo preventivo???

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não fazer o preventivo não significa que você obrigatoriamente irá ter câncer. O preventivo serve para que possamos identificar um câncer em fases muito iniciais, sendo possível o seu tratamento curativo.
      Agora, o preventivo não é para doer desse jeito. Talvez seja interessante você tentar mudar de ginecologista, para ver se encontra alguém que você se sinta mais à vontade no exame.

    2. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Não fazer o preventivo não significa que você obrigatoriamente irá ter câncer. O preventivo serve para que possamos identificar um câncer em fases muito iniciais, sendo possível o seu tratamento curativo.
      Agora, o preventivo não é para doer desse jeito. Talvez seja interessante você tentar mudar de ginecologista, para ver se encontra alguém que você se sinta mais à vontade no exame.

  31. fer

    dr eu não tenho relação sexual fais dois anos e não faço preventivo não tem problema de fica com câncer….

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Independentemente de ter relações ou não, você deve fazer o preventivo periodicamente.

  32. Thiago

    Dr. Pedro, parabéns, ficou muito bom seu site. Abraços e sucesso.

  33. fer

    dr eu nao faço preventivo e nem tenho relaçao sexual fais dois anos tem algum risco de pegar cancer ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O câncer não não ocorre só em quem tem vida sexual ativa.

  34. fer

    dr a primeira vez que eu fiz doeu muito
    ee nao deu em nada no exame
    dr mais eu to sem fazer relaçao sexual faiz dois anos nao pega risco de pegar doenças nao neh pq eu nao faço mais o preventivo poque a primeira vez q fiz doeu muito

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Preventivo não é para doer. Foi um infelicidade o que ocorreu com você.

  35. fer

    eu queria saber esses sintomas do cançer do colo de utero

    se a pessoa nao tiiver esse sintomas ela nao ta com cancer

    e pq eu to com um pouquinho de medo pq em 2011 eu fiz relaçao sexual com
    meu namorado

    so qe minha amiga falou para mim que pra min ter esse cancer colo de
    utero tem

    que ter

    . sangramento vaginal anormal

    .sangramento menstrual mais longo que o habitual

    .secreçao incomun vaginal com um pouquinho de sangue

    .sangramento apos a menopausa

    .sangramento apos relaçao sexual

    .dor durante a relaçao sexual

    eu nao tenho nenhum desses sintomas

    so que eu to numa duvida aqui que quanod fui ter a relaçao sexual a hora
    que eli foii colocar doeu um pouco e sangrou
    mas so doeu na hora e sangrou um pouco pq eu tava menstruada

    e eu queria saber faz dois anos q eu nao tenho relaçao sexual nao pega
    cançer

    e eu queria perguntar se pra fazer o papanicolau doi porque a primeira
    vez que eu fiz doeu

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não é obrigatório ter sintomas, principalmente em fases iniciais. A única maneira de saber é fazendo o exame de papanicolau.

  36. Luana

    Dr estou muito preocupada pois , tenho 7 verrugas nas maos e apareceu uma na minha virilha perto da coxa , nunca fui ao ginecologista e sou sexualmente ativa, tenho 18 anos … oque sera que pode ser? estou muito preocupada… ME ajude por favor

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Se você não tem verrugas genitais, o problema é com o dermatologista e não com o ginecologista. De qualquer modo, toda mulher sexualmente ativa deve ter consultas periódicas com um ginecologista.

  37. Bruna

    Olá Doutor,
    Final de Janeiro apareceu uma verruga na minha vagina( grande lábio), bem pequena mas eu logo notei e fui no ginecologista, ele pediu os exames de vulvoscopia, colposcopia, papanicolau , biópsia e ultrassom endovaginal, sendo que na biópsia foi retiraro totalmente a única verruga que apareceu. Sairam os resultados e descobri que contrai HPV. Em Maio tomei a primeira dose da vacina, mesmo sabendo que está não iria iliminar o tipo do vírus que já estou contaminada . Levei meus exames para o ginecologista e ele disse que não havia nenhuma lesão anormal no útero , porém me perguntou se eu estava com corrimento( mas eu sempre tive) pois ele viu q está com uma inflamação por bactérias( lactobacilos, cocos) e passou a pomada de uso interno chamada Takil, por 7 noites. Fiz isso e o corrimento não acabou, ele pediu para fazer um exame de cultura de secreção e vou fazer semana que vem. Estou muito preocupada, anda lendo muito sobre HPV, e sei q só peguei isso por causa da minha imunidade estar baixa, por isso vou começar a tomar diariamente um polivitamínico chamado Vitergan e vitamina D, que li q é bom para aumentar o sistema imunológico. Gostaria de saber se assim consigo eliminar o vírus sozinha e o que mais posso fazer além de exercício, boa alimentação, durmir corretamente, não beber nem fumar , para que eu consiga eliminar esse vírus? Mesmo com esses métodos posso não conseguir me livrar do HPV? Espero que me ajude, obrigada!!

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Tomar vitaminas não vai melhorar seu sistema imunológico. Não há nenhuma prova de que a vitamina D aumente a imunidade de forma relevante clinicamente. O HPV vai ser eliminado do seu corpo com o passar dos anos. Não há um tratamento para acelerar o processo.

  38. Marilia

    Olá,gostaria de saber se uma mulher infectada pelo HPV tem menas chances de desenvolver câncer de colo de útero se não houver casos de câncer na família?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O fator mais importante é o subtipo do HPV e não a história familiar.

  39. Neusa

    Doutor Pedro, gostaria de saber se mulheres com câncer de útero podem engravidar? Porque eu tenho uma conhecida que disse que está curada e está grávida.
    Obrigada!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se ela está curada, não há nenhum impedimento.

  40. Lukinhaseluzia

    Gostei muito, você fez um ótimo trabalho neste mural. Laura

  41. Polianagatinha45

    se eu tenho e tive relasao com outro paceira ele pergou?com quantos tempo ele descobri se pergou e como ele fais pra sabe

  42. Eiv Gomes

    eu tenho mioma e tomo genital28 mas não para o sangramento o que faco sera que devo fazer a cirurgia mim oriente.

  43. Nana

    Muito bom o texto. Eu fiquei desesperada ao descobrir que estava com hpv me sentindo uma mulher errada e quanto ao meu ginecologista ele só dizia que tinhamos que terminar logo com as verrugas…Ele falou que não tenho as internas mas tenho que me livrar das externas. Parei o tratamento pois ia ao particular e agora não tenho mais como ir com ele e irei pelo SUS o que é precário. Mas ao ler que pode se curar sozinho já não me preocupa tanto pois demonstra que não é tão perigoso, claro que vou terminar o tratamento quero ela lindona haha. O ginecologista falou que era porque minha imunidade estava baixa então tomei um remédio para melhorar o qual me fez vomitar. O resultado foi que a verruga que eu tinha em outra parte do corpo caiu mas as da vagina não e lá fui eu para mais 2 sessão de cauterização, no total 4 e nada. Agora irei pelo sus e li algo de imunoterapia algo assim e quem sabe não será receitado à mim, estou torcendo pois a cauterização judia muito, dói muito. Fico quase 2 dias sem sentar direito. Mais uma vez quero parabenizar pelo ótimo post, esclareceu todas as dúvidas e me deixou um pouco aliviada.

  44. bia

    oi meu nome bia tenho 26 anos,tenho tres filho apartir dai tenho muito escorrimento de todas as cores, procurei meu médico ele disse que isso é normal, que toda mulher tem, fiz um monte de exames realmente numca deu nada , mas fico com medo de ser alguma coisa escondida dentro de mim, tive meu primeiro filho com dezessete anos, apartir daí começou os escorrimento.já passei com vários médicos todos dizem coisas diferentes pra mim , menos o médico que me trata hoje. gostaria que alguem me seclarecesse minhas dúvidas. desde de agora agradeço…….beijos …..bia

  45. emilia

    keila vc ja está agindo errando por nao fazer seu preventivo, todo mulher depois que ´passa ser mae tem que fazer seu preventivo,voce tem que procurar um médico, e contar pra ele o que voce estar sentindo. só ele poderar dizer o que vc realmente tem. Boa sorte

  46. Márcia

    Boa tarde! tenho 29 anos e  tenho 2 filhos Fiz um aborto á um ano ! Á uns meses tenho notado que venho a perder um corrimento com cor por vezes , tenho aparelho no utro . Mas o que me deixa priocupada é mesmo o cheiro que tenho  notado ….

  47. Mehgalvao

    diana, eu tb descobri mas ano passado que estava com hpv, tive verrugas e fiz cauterizaçao, logo descobri uma ferida no colo, fiz uma biopsia no começo do ano e deu nic 2 estou com medo tb, vou ter que fazer uma operaçao chamada caf, li sobre ela parece que nao doi, mas to com medo pela demora. Gostaria de conversar mais com alguem que passa o mesmo que eu, passa seu email?

  48. diana

    oi esse ano descobri q to com o ahpv,fiz exames e ja estar no nik 02,fiz os exmes preoperatorios,e no dia 27 desse mes,vou retornar com a medica.pra saber se vou operar ou nao.alguem q ja fez essa operaçao pode me esclarecer um pouco mas sabre o assunto?

  49. Valquiria Fernandes

    Há 26 anos atrás, hoje tenho 48 anos, tive uma coceira terrível e meu ginecologista fez uma cauterização de colo de útero. Na época não perguntei muita coisa e ele tambem não me esclareceu muito. Nunca mais tive nada, pois faço exames anuais e as vezes tenho alguma infecção por gardinerella ou cândida e faço uso de pomada e fico boa. Mas outro dia contei a minha filha que é enfermeira esse episódio e ela disse que eu posso ter contraido HPV. Preciso me preocupar???? Em todos esses anos meus exames nunca deram nada de mais, mas assim mesmo estou preocupada. Poço pedir a minha ginecologista um exame de HPV??? Ou o Papanicolau acusa??? Obrigado

  50. keila bispo

    anos parei tive um bebe que esta com dois anos e ainda não fiz preventivo neste periodo ainda, estou sentindo uma dor forte ao ter relação,sinto queimação na virilha.tem dia que sai um corrimento com cheiro forte, depois passa fora isso nada de anormal. será que póde ser HPV?

  51. RMCF

    Boa noite
    Após ler o seu artigo (que explica tudo de uma forma muito clara, precisa e directa) fiquei preocupada… Há mais de um ano que tenho perdas de sangue constantes (tanto pós coito como entre menstruações), têm nascido verrugas nos dedos das mãos (já são 3), tenho diversos sinais de carne na zona das virilhas, sinto incómodo na relação sexual (o qual não sentia antes) e fiz análises à uma semana e que apresentaram valores irregulares (Hematocrito 39.2%, Neutrófilos 48, Eosinofilos 1, Linfósitos 45).
    No passado mês de Outubro tive uma grande hemorragia aquando da menstruação, mas que em mim não é nada normal pois o meu fluxo menstrual costuma ser muito reduzido.
    A tudo isto a minha médica não deu grande importância, dizendo que alguns destes sintomas poderão ser devido à pilula que estou a tomar ser “fraca” (tomo a Yasmin)…
    O que pensa disto Dr Pedro? Tenho razões para ficar preocupada? Em relação às análises, a minha médica ainda não as viu pois só tenho consulta no fim do mês de Junho.
    Agradecia a sua opinião.
    Muito obrigado

  52. Francina_silveira

    fiz um exame que deu neoplasia cervical nick2 e 3,o medico disse que minha ferida esta grande,fiz uma biopsia e estou com muito medo de ver o resultaldo.alguém pode me dar um conselho

    1. edna

      nao se preucupe ja tive iso me chamo edna e fiss uma queimagemm e pasei ums 10 dias usando pomada e depoiss fiss emxames denovo e a mimha ferida timha sumido grasas a deuss maiss temm que fazerr o tratamemto serto 

  53. Gramfer Morgan

    Muito bem explicado, 
    parabens.

  54. Dioni antoni

    muito bom adorei o artigo o senhor esta de parabens

  55. F.

    Quisera eu que minha ginecologista tivesse me explicado dessa maneira. Parabéns, doutor! Seu artigo esclareceu todas as minhas dúvidas

  56. Maria

    Ola tenho 14 anos e estou fazendo uma pesquisa sobre a importancia do exame ginecologica anulmente.Axei muito importante saber 1 pouko + sobre o cancer do colo do utero…

  57. Marisa

    Maria 
    ola tenho 34 anos e faço exame regularmente e nunca surgiu nada, mais na ultima vez o resultado foi diferente fui acusado de estar com nic3, para confirmar fiz biopsia, e imediatamente fiz uma cirurgia retirando a parte infetado,e meu marido tambem procurou tratamento, hoje já faz 1 ano que fiz á retirada de onde foi infetada, já submeti ha 2 exame de papanicolau e o meu ginicologista me disse que esta tudo normal.Mas tenho muitas duvidas porque eu estou querendo engravidar mas tenho medo de não poder mais.  

    1. Alexandra Moura

      Meu ginecologista não me explica nada e eu fico com receio de perguntar ele é curto e grosso, mas é um excelente médico especializado em endometriose, como gostaria q ele tirasse minhas dúvidas, me acalmasse, me deixasse tranquila. A cada consulta um trauma.

  58. Fabia

    Olá, fiz um preventivo seis meses atras e acusou nic 1, fiz biopsia e deu negativo para hpv, acusando cervite, que não foi tratada. Depois de seis meses repeti o preventivo deu novamente nic 1,mas fiz o exame de alto riso para hpv e deu negativo. Tenho retorno com a médica,mas não entendo essas contradições nos exames, e tratei a cervite, ou melhor tomei vários medicamentos.

  59. Nathalia_paxprimavera

    meu nome e Natália dr fiz cauterização por causa do nic 1 depois fiz outro papanicolau e agora esta normal,mas estou na duvida por que tomei a vacina do hpv se ela não vai servi mas para mim porque os médicos receitam a vacina ?sera que nem imunidade para meu corpo lutar com esse vírus eu vou ganhar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Ela serve contra outros subtipos do HPV diferentes daquele que vc tem,.

  60. Jessica

    boa noite,me tratei de um infecao,no utero me consultei com a ginecologista,ela disse que era nada de grave , por um periodp fico boa ,mas ligo apos vem tudo de novo,diminui sim mas nao parou.ainda fiquei com um sintoma que e uma massinha branca liquida.

  61. Karyne St

    Olá estou com uma duvida de matar…contrai o virus HPV,me tratei fiz a cauterização,tratei compomadas.Fui no gineco e ele disse que estava tudo lindo…mas acontece que provavelmente meu marido também tem só que estamos nos cuidando só com preservativo até ele se tratar.O pior aconteceu o preservativo estourou….meu DEUS será que vai voltar tudo de novo ..liguei para o gineco e ele disse que pode demorar para aparecer novamente mas até lá fiko com essa duvida horrivel…eu acredito que o preservativo estourou na hora de retirar de dentro da vagina porque o esperma ainda fikou dentro dela,acredito que não teve contato de pele com pele,mas mesmo assim fiko com duvidas.Pode me ajudar???

  62. Nivearego

    dr. fiz uma biópisia e deu neoplasia intraepitelial de alto grau nic 3 , o médico disse para fazer uma caf , mas agora estou sentindo dores pévicas e gostaria de saber se é normal esse tipo de lesão causar dor.

  63. Antonia

    Dr, fiz uma biópia do colo e curetagem do canal endocervical. O resultado foi: Um retalho de epitélio exocervical e um fragmento de mucosa exocervical sem lesões e vários retalhos isolados de epitelio pavimentoso estratificado com CIN III. Repeti colposcopia e não se consegue ver a lesão e também não se suspeita de HPV. Entretanto numa ecografia dirigida com doppler localizou-se uma lesão na entrada do endocervical. Uma das minhas grandes dúvidas é: É possivel CIN III sem HPV? E se nestes casos o prognóstico é mais reservado. Vou fazer conização com anestesia geral, confio 100% na minha médica mas estou assustada tanto que quase não durmo. Tenho 37 anos ainda não tenho filhos e assusta-me o pior cenário…
    Quase tudo o que li associa CINIII a HPV… 
    Obg

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim é possível, mas é muito pouco comum. É bom lembrar que a infecção pelo HPV pode ser transitória e muitas vezes o vírus deixa de ser detectável após 1 ano e meio.

  64. Julia

    Dr, fui diagnosticada com HPV, e o medico indicou q eu tomasse vacina , pois fazer a cirurgia que retira uma parte do ultero é muito agressivo… mesmo eu tomando a vacina , e fazendo cauterzaçao , quais as chances de ainda eu ficar contaminada com o virus ? e o cancer de ultero é certo que ele apareça?
    obg.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Nem a cauterização nem a vacina eliminam o vírus. O primeiro apenas retira parte do colo do útero que sofreu lesão pelo vírus. O segundo apenas impede que vc se contamine com outras cepas do HPV: Quem tem HPV tem maior risco de câncer do colo do útero, mas não obrigatoriamente o terá.

  65. Tativiana

    faz 40dias quer nao mestruei isso e um risco de cançer no colo do utero

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não.

  66. cleciane

    o hpv tem cura  se a pessoa já teve   porque a minha colega teve o hpv e e tva no inicio do virus e ela fez todo o procedimento que o medico mandou e todos os exames agora depois de 4 anos ela faz o preventivo e não acusa nada   porquê?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O corpo sozinho pode conseguir se livrar do vírus.

  67. Tpjf

    levei a vacina do hpv em 2009, contudo a pouco tempo fiz os exames o que acusou o hpv, o médico disse que poderia ter uma vida sexual normal pois por ter levado a vacina nao haverá contágio! e que o como sou nova, 19 anos nao é aconselhavel o tratamento! agora simplesmente tenho a minha vida normal, e o hpv desparecerá por si

  68. Jonathas Silva Com

    todas verruga que nase no penis e hpv?
     

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se for mesmo verruga, sim.

  69. rosangela

    tenho hpv confirmado,ha um mes queimei a ferida; no dia de volta ao consultori para examinar a cicatrização e fazer um novo papanicolau,fiquei mentruada isto pode atrapalhar o tratamento?
     

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não.

  70. Monica Gomess

    Dr. Pedro, tive um CA de útero em 2004, fiz os tratamentos necessários no INCA e  no ano passado vim tendo cistite quase todo mês é normal? Fiz exames de urina agora em fev. e deu E.coli .  e fora a cistite de vez em quando tenho dores na lateral da costela. Ela vem com dores fortes de quase uma semana e some como se nunca existisse já fiz varios tipos de exames e não da nada.  obrigada. conto com sua ajuda para me informar melhor.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não é normal ter cistite de repetição.

  71. tânia

    “Tânia”
    Dr. Há dois anos faço tratamento de NIC 1 no meu último esame não deu mais, aindo corro o risco de que a NIC volte?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim. É preciso manter seguimento com ginecologista. Mas o desaparecimento é uma boa notícia.