Artigo atualizado em 17/10/2013

CIRROSE HEPÁTICA | Sintomas e causas

A cirrose hepática é o resultado final de anos de agressões ao fígado, sendo caracterizada pela substituição do tecido hepático normal por nódulos e tecido fibroso. No fundo, nada mais é do que a cicatrização do fígado; onde deveria haver tecido funcionante, há apenas fibrose (cicatriz). Conheça as causas e os sintomas da cirrose hepática.

Como era de se esperar, quanto mais extensa for a cirrose, menor é o número de células saudáveis e maior é o grau de insuficiência hepática. Em última análise, a cirrose é um estado de falência do fígado, um órgão nobre sem o qual não conseguimos sobreviver.

Várias doenças podem levar a cirrose. Entre as mais comuns podemos citar:

a) Cirrose alcoólica

É uma causa prevenível de cirrose. O consumo diário e prolongado de álcool pode levar ao desenvolvimento de lesões hepáticas. Por mais que algumas pessoas achem pouco, 720 ml de cerveja ou 300 ml de vinho consumidos diariamente já são considerados fatores de risco para doenças do fígado, principalmente em mulheres.

Fígado com cirroseO consumo regular de álcool leva a esteatose hepática (fígado gorduroso), que pode evoluir para hepatite alcoólica, e por fim, para cirrose e falência hepática.

Para saber mais sobre os perigos do álcool, leia: EFEITOS DO ÁLCOOL E ALCOOLISMO

b) Hepatites virais

As hepatites virais crônicas, principalmente B e C, são causas comuns de lesão do fígado, podendo levar a cirrose após anos de doença ativa. Muitas vezes o paciente sequer desconfia ser portador de um dos vírus, só descobrindo muitos anos depois quando os sintomas da cirrose começam a se manifestar (leia: AS DIFERENÇAS ENTRE AS HEPATITES e ENTENDA A HEPATITE C)

c) Hepatite auto-imune

É uma doença auto-imune (leia: DOENÇA AUTO-IMUNE), onde os nosso organismo começa inapropriadamente a produzir anticorpos contra o próprio fígado, como se este fosse um ser invasor, um corpo estranho que não nos pertence.

d) Esteatose hepática não alcoólica

Não só o consumo regular de álcool, mas outros fatores também podem levar à um fígado gorduroso. A esteatose hepática pode evoluir para hepatite e posteriormente cirrose. As principais causas são obesidade, diabetes, uso crônico de corticóides (leia: PREDNISONA E CORTICÓIDES | Indicações e efeitos colaterais) e desnutrição

e) Cirrose biliar primária

Também um doença de origem autoimune onde há destruição das vias biliares e consequentemente do fígado.

f) Outras doenças

  • Hemocromatose
  • Doença de Wilson
  • Deficiência de alfa 1 antitripsina
  • Fibrose cística
  • Colangite esclerosante primária
  • Hepatite por drogas

Sintomas da Cirrose

Para um melhor entendimento, podemos dividir os sintomas da cirrose entre aqueles causados pela insuficiência hepática e aqueles causados pela hipertensão portal.

O que é a hipertensão portal?

Todo o sangue vindo das veias do sistema digestivo (estômago, intestinos, pâncreas…) e do baço, drenam em direção a uma única grande veia que desemboca no fígado. Essa é chamada de sistema porta ou veia porta.

Figado e veia porta

A existência do sistema porta garante que todas as substâncias absorvidas pelo trato gastrointestinal passem primeiro pelo fígado antes de caírem na circulação sistêmica, isto significa que tudo que é digerido é metabolizado pelo fígado antes de seguir para o resto do corpo.

O paciente cirrótico possuiu um fígado cheio de fibrose (cicatriz), o que em fases avançadas obstrui a chegada de sangue ao fígado. Quanto mais extensa for a cirrose, maior é a obstrução ao sangue que chega pela veia porta. Quando o sangue vindo dos órgãos abdominais encontra uma obstrução ao seu fluxo, a pressão na veia porta aumenta. Começa então um processo chamado de hipertensão portal.

O sangue quando encontra uma obstrução não fica parado esperando a mesma acabar. Ele precisa voltar para o coração de alguma maneira, e se à frente há uma obstrução, o único caminho é voltar por outras veias. A veia porta é bem calibrosa e suporta grandes fluxos de sangue. O mesmo não acontece com as veias do resto do sistema digestivo. Quando o sangue que deveria ser drenado pela veia porta, começa a retornar em grande quantidade por veias colaterais, surgem as varizes, que são dilatações anormais das veias.

Cirrose

Ascite e circulação colateral

Reparem na foto ao lado (clique para ampliar). Vejam a circulação colateral que foi desenvolvida. As veia abdominais que são finas e recebem normalmente um fluxo baixo de sangue, agora são obrigadas a drenar todo o sangue que deveria chegar ao fígado pela veia porta, que é bem calibrosa.

Essas veias dilatadas ocorrem também nos órgãos, principalmente no estômago, intestino e esôfago. Pode-se agora entender porque um dos sinais da cirrose é a presença de varizes de esôfago, estômago e intestino.

Pronto. Entendido a parte de cima, já podemos explicar os sintomas da cirrose causados pela hipertensão porta.

Sintomas da cirrose causados pela hipertensão portal

a) Anemia, plaquetopenia (plaquetas baixas) e leucopenia (leucócitos baixos)

O baço tem como uma de suas funções eliminar as células do sangue que já estão velhas. Cada vez que o sangue passa pelo baço, milhares de células são removidas para que haja espaço para a chegada de novas hemácias, plaquetas e leucócitos recém-produzidos. Na hipertensão portal, o sangue que deveria sair do baço para o fígado, fica congestionado e permanece mais tempo dentro do mesmo.

Como o sangue fica represado dentro do baço, este acaba por eliminar mais células do que seria necessário. Este fenômeno é chamado de hiperesplenismo (espleno = baço), que significa a sua função exagerada.

Anemia e plaquetopenia são muito comuns na cirrose (leia: SINTOMAS DA ANEMIA)

b) Esplenomegalia (aumento do baço)

O aumento da pressão de sangue dentro do baço leva-o a aumentar de tamanho, ficando facilmente palpável ao exame físico. Chamamos este aumento de esplenomegalia. Muitas vezes a suspeita de cirrose surge quando ao exame físico detectamos um baço aumentado de tamanho.

C) Hemorragia digestiva

A presença de varizes no estômago e, principalmente, no esôfago é um fator de risco para hemorragias. Esses vasos não estão preparados par receber tamanho fluxo e pressão sanguínea, podendo romper-se espontaneamente.

As hemorragias digestivas das varizes de esôfago costumam ser dramáticas, com perdas maciças de sangue através de vômitos. O paciente vomita sangue vivo em grandes quantidades.

d) Ascite (leia: O QUE É UMA ASCITE?)

Repare na foto ao lado o tamanho do abdômen do paciente. Isto é a ascite, o acumulo de água dentro da cavidade abdominal. É causado pela hipertensão porta e pela falta de albumina no sangue (explico à frente) constituindo-se em um dos sinais mais comuns da cirrose. Pode haver acúmulos de mais de 10 litros de líquido ascítico dentro da cavidade peritonial.

Uma das complicações da ascite é a peritonite, causada quando este líquido dentro da barriga infecciona. Também é um caso grave que se não for identificado e tratado a tempo pode evoluir com sepse (leia: O QUE É SEPSE / SEPSIS E CHOQUE SÉPTICO ?).

Além do abdômen, pode haver acúmulo de líquidos nas pernas e no pulmão. (leia: INCHAÇOS E EDEMAS).

Os sinais e sintomas causados pela hipertensão porta costumam ser os responsáveis pelas emergências médicas nos pacientes cirróticos, principalmente a hemorragia digestiva e a peritonite.

Além da hipertensão porta, o doente com cirrose também apresenta sintomas pela falência de funcionamento do fígado em si.

Sintomas da cirrose causados pela insuficiência hepática

a) Encefalopatia hepática

O fígado é o órgão responsável pela metabolização de inúmeras substâncias tóxicas. Quando este para de funcionar, o acúmulo de toxinas leva a alterações no sistema nervoso, que variam desde pequenas alterações mentais, até sonolência, desorientação, coma e morte.

b) Icterícia (leia: ICTERÍCIA NO ADULTO E ICTERÍCIA NEONATAL)

O fígado insuficiente não consegue eliminar os sais biliares, que passam, então, a se acumular na corrente sanguínea. O tom amarelado da pele e dos olhos dos pacientes com doença do fígado ocorre pela deposição da bilirrubina nos mesmos.Icterícia

O excesso de bilirrubina no sangue é filtrado pelos rins, deixando a urina escura, em tom de mate ou Coca-Cola (leia: URINA COLORIDA ( VERDE, ROXA, LARANJA, AZUL…)).

A cor escura das fezes se dá pela presença de bilirrubina. Como não drenagem da mesma para os intestinos, as fazes começam a sair brancas. Portanto, urina escura e fezes claras são sinais de doença hepática.

c) Falta de proteínas (hipoalbuminemia)

O fígado é responsável pela produção de várias proteínas, entre elas a albumina. A falta de albumina causa edemas e ascite, além da desnutrição destes pacientes.

Outra proteína produzida no fígado é a vitamina K, relacionada a coagulação do sangue. Doentes com cirrose avançada apresentam distúrbios da coagulação que podem ser quantificadas por exames de sangue como TAP e INR (leia: CHECK-UP / EXAMES DE SANGUE)

É bom lembra que as plaquetas, que também participam da cascata de coagulação, podem estar diminuídas pelo hiperesplenismo.

Imaginem então a gravidade do quadro de um doente com problemas de coagulação, com plaquetas baixas e com suas varizes de esôfago sempre na iminência de se romperem. O paciente cirrótico quando sangra, o faz para valer, porque junta grandes quantidades de sangue associado a uma incapacidade de coagulá-lo para estancar a hemorragia.

d) Ginecomastia (leia: GINECOMASTIA MASCULINA (mama masculina))

O mau funcionamento do fígado também altera o balanço dos hormônios sexuais. O aumento do estrogênio leva ao aparecimento de mamas e perda de pêlos corporais nos pacientes masculinos.

e) Outros sintomas

Ainda existem vários outros sinais e sintomas relacionados a cirrose, entre eles:

- Câimbras (leia: TUDO SOBRE CÂIMBRAS).

Baqueteamento digital- Síndrome hepato-renal. É uma insuficiência renal aguda (leia: ENTENDA A INSUFICIÊNCIA RENAL AGUDA) que ocorre na cirrose avançada e geralmente indica um caso terminal. O paciente que desenvolve síndrome hepato-renal tem uma sobrevida muito curta e o único tratamento é o transplante hepático.

- Eritema palmar: palmas das mãos avermelhadas.

- Baqueteamento digital: unhas mais anguladas, dando o aspecto de baquetas aos dedos.

Alguns pacientes com cirrose podem apresentar um quadro de nefropatia por IgA, um doença renal causada pelo acúmulo de anticorpos nos rins (leia: DOENÇA DE BERGER | NEFROPATIA POR IgA | Tratamento e sintomas).

A cirrose em fases iniciais pode ser assintomática. Nas fases finais, a maioria dos sinais e sintomas descritos acima estão presentes.

A gravidade da cirrose é normalmente descrita pela escala de Child-Pugh, baseada em parâmetros clínicos e laboratoriais.

De acordo com esses resultados, os pacientes são classificados em 3 classes: A,B e C, sendo esta última a mais grave com mortalidade em 2 anos acima de 60%.

Existe também a classificação MELD, baseada na gravidade das análises de sangue.

Tanto o Child quanto o MELD são modos de se padronizar a gravidade da cirrose, servindo também como base para a lista de transplante hepático, que é até o momento o único tratamento efetivo para a cirrose.

Publicidade
  • Anonymous

    Dr. Pedro, quanto tempo de vida uma pessoa em média tem desde o diagnósito da cirrose.
    Desde já obrigado e parabéns pelo blog.

    Rodrigo

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Rodrigo,
    Isso depende de város fatores, da fase da doença em que o diagnóstico foi feito, da causa da cirrose, do quanto o paciente cumpre as ordens médicas, se ele continua ou não a beber…

    Tem gente que vive muitos anos com cirrose, tem outros que falecem em até 1 ano após o diagnóstico.

  • Andresa

    Boa Tarde!
    Um paciente portador de cirrose alcoolica diagnosticada há 20 anos corre o risco de ter uma nova crise, de sintomas aparecerem novamente? (paciente nunca mais ingeriu álcool.)

    Obrigada,
    Andresa

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Andresa,
    Se ele tem cirrose, existe sempre o risco de exacerbação da doença.

    Não beber colabora muito para que isso não aconteça.

    Se a cirrose for leve o risco é menor.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Maria Nilza,
    Pode estar relacionado sim.
    Meus pêsames.

  • Gil

    Olá Dr. Pedro, recentemente descobri que estou com esteatose hepática nível 2, esta doença tem possibilidade de regressão? Esta fase esta muito próxima da cirose? Muito obrigado.

  • http://www.mgsystemsp.com.br/ Marcelo

    Dr. Pedro, meu nome é marcelo, e tenho um irmão que está no hospital emilio ribas internado com cirrose hepatica, com um quadro considerado gravissimo, teve em coma por 2 vzs, e teve a fala afetada, sente muitas dores e está sedado sempre, apesar de reconhecer as pessoas não consegue se comunicar, os medicos dizem q ele não tem mais o figado !! isso é possivel??? eles dizem que quem está segurando a vida dele são os rins, mas que estão comprometidos, é possivel fazer alguma estimativa de sobrevivência neste estado ??? quanto tempo ?? ele será tranferido para o quarto pois está a mais ou menos 26 dias na uti. Obs: ele bebia muito vinho todos os dias … Obrigado pela atenção.

  • http://www.blogger.com/profile/04393336581392706630 Dra. Renata Campos

    Gil,
    a esteatose hepática pode regredir com redução da gordura abdominal e controle do perfil lipídico. O grau de lesão hepática depende de uma série de fatores que eu desconheço no se caso, mas dificilmente estará próximo de uma cirrose.
    Abraços.

  • http://www.blogger.com/profile/04393336581392706630 Dra. Renata Campos

    Marcelo,
    a cirrose é progressiva e provavelmente seu irmão está numa fase muito avançada de doença, na qual há muito pouco tecido hepático normal. Não é possível estipular o tempo de sobrevivência, mas pelo que você descreve, o prognóstico é mau.
    Abraços.

  • Anonymous

    Estou com niveis altos de tgo e tgp…quando esses valores podem indicar uma cirrose…Obrigado Fernando..

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Fernando,
    Niveis elevados de TGO e TGP indicam inflamação no fígado, não necessariamente cirrose. Pode ser uma hepatite.

    Procure um gastro para investigar o motivo.

  • Anonymous

    Dr. sou eu Fernando de novo…os valores de tgo e tgp são de 108 e 160…Não bebo, tenho 20 anos, mas estou com sobrepeso..Obg..

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Isso deve ser por esteatose hepática. Procure um gastro.

  • rosi

    meu pai tem cirrose hepatica por decorrencia de hepatite c
    os medicos que ele se trata nao receitam nenhim remedio para ele isso e normal?nao existe remedio para retardar a doença ?sei que nao existe cura somente transplante…….

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Rosi,
    Existe tratamento e às vezes cura para hepatite, sim. Mas não são em todos os casos que se indica tratamento. Depende de vários fatores. Por que que vc não pergunta isso ao médico dele?

  • elaine cristina

    oi DR.Pedro;meu nome é Elaine,gostaria de lhe dizer sobre o quadro do meu pai,ele esta com insuficiencia hepatica,o quadro vem se repetindo desde janeiro,ele fica agitadfo,perde o sono,depois fala e se agita sem parar e depois entra num estado tipo coma,aí levamos para o hospital e ele fica uns dias e volta a memória não tão boa,e fica assim + ou – uma semana e depois repete todo este quadro;ja foi internado umas 6 vezes este ano;ele tem73 anos.Moramos emGov.Valadares e gostaria de saber a opinião do Senhor,será que deveríamos levá-lo para um gde centro?por favor nos ajude!!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Elaine,
    Isso deve ser encefalopatia hépatica. É comum os sintomas flutuarém assim neste quadro. Mas existe remédios que ajudam a impedir as recaídas.

    Não tenho como te dizer se é preciso buscar um grande centro, já que não tenho como saber detalhes do tratamento dele aí em Gov.Valadares.

  • Denis Cesar

    DR. ou Dra. Meu pai esta com cirrose e é um dos primeiro da lista de transplante. Esta internado por infecção da ascite e ta com inicio de encefalopatia, estão dando remédio para provocar diarréia, gostaria de saber se tem algum remédio que ele possa tomar para aliviar a encefalopatia.Tambem tem muitas cãimbras desde o quadril aos pés, o que podemos fazer por ele, tem algo que possa tomar para aliviar.
    Elexsandra_Curitiba/Pr

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Denis,
    O tratamento para encefalopatia é exatamente esse que estão fazendo. É provocar diarréia com lactulona e tratar a peritonite.

    As câimbras podem ser por alterações dos ions do sangue. Conforme a doença hepática fique mais estabilizada, isso deve melhorar.

  • Fernanda

    Dr, meu marido foi diagnosticado com cirrose, child A, e possui varizes esofágicas que estão sendo tratadas. Apesar de ter parado de beber e mudado a dieta, constantemente tem náuseas e há uns dois meses teve 2 crises de prurido durante a noite. Gostaria de saber se isso é comum acontecer e se a cirrose pode afetar a fertilidade do homem também.

  • francisca

    Dr. Pedro, meu marido teve a veia porta rompinda, fez todos tratamentos, apos 05 anos voltou a beber, cerveja, há riscos? e como devo ajuda-lo?

  • Anonymous

    Caros Doutores: Meu marido se submeteu a uma cirurgia para retirar a vesícula e o médico fez uma biópisa do fígado pois apresentou na US Esteatose grau III. O resultado da biópsia foi assustador – Cirrose macrogobular avançado, mas ele não é alcóolatra nem faz consumos diários de álcool, a não ser muito eventualmente com moderação. Não apresenta nenhum dos sintomas de cirrose, como ascite, icterícia, varizes, anemia…. e o médico só fez biópsia por fazer pois garantiu que visualmente, pela videolaparoscopia, não viu qualquer comprometimento no fígado. Iremos pesquisar Hepatites B ou C. Pergunto: pode num quadro de cirrose avançada o paciente não apresentar nenhuma sintomatologia? O que significa isso então?
    Obrigada
    Elizabeth

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Fernanda,
    É comum sim e com certeza a cirrose afeta a fertilidade.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Francisca,
    Me explica mais. Como é que ele teve a veia porta rompida? Foi trauma? Quais foram as sequelas? Como está o figado dele?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Elizabeth

    NA verdade a gente classifica a cirrose como avançada ou não pelo grau de insuficiência hepática. Isto pode ser avaliado pelo quadro clínico e resultados laboratoriais.

    Pode existir cirrose, mas ainda haver boa função hepática.

  • sandra Veloso

    Ei esse ultimo post foi feito por Sandra Veloso
    Desculpe, não tinha lido as regras sobre anonimos
    por favor considere

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    SAndra,
    Mande-o novamento porque quando eu li este último já o tinha apagado.

  • pandora_lince

    Boa noite,
    Meu nome é Daniele tenho uma duvida, um paciente que apresenta ascite abdominal, já foi provado que é neoplasia no figado, tem chance de cura, ou quanto tempo pode viver esta pessoa, OBS: O paciênte não tomava bebidas alcóolica e apresenta-se magra somente com volume no abdome e dor.
    Obrigada por responder.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Daniele,
    Se já há metastase peritoneal, dificiclemente haverá cura. Não tenho como, de longe, te dizer o tempo de sobrevida.

  • rwilkerson

    Prezados doutores, a monha avó tem cirrose, há alguns anos, mais ou menos, em 2000, ficou internada no hemorio, pois teve uma hemorragia muito grave.
    Seu fígado praticamente não existe mais. Acredito que já está num grau bem avançado de encefalopatia.
    Pela segunda vez está em coma profundo. O primeiro levou uns 30 dias, voltou os movimentos e depois de tres dias voltou o coma. Ela está respirando através de aparelho de oxigenio, seu pulmão está comprometido, se alimenta por sonda. Seu medico acha por bem não interná-la, pois em casa ela esta sendo muito bem cuidada e tem a familia por perto.
    Ontem, teve uma variação nos seus batimentos cardiacos que chegaram a 106bpm, estabilizando em 95, mesmo asim considerado alto. Sua pessão oscila em 100X60 a 80X40.
    Neste caso, tem como determinar seu tempo de vida?
    Existe mais alguma coisa que possa complicar seu quadro?
    O que explica essa alteração nos batimentos cardiacos?
    É melhor interná-la ou não?
    Estamos precisando de outras informações além de seu medico.

    Abraços,
    Roselyne

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Rosylene,
    De longe não tenho como afirmar nada, mas infelizmente o quadro que vc conta parece o de uma cirrose terminal. Se o médico optou por não interna-la é pq provavelmente ele acha que já não há mais nada a se fazer.

  • Flávia

    Boa noite Dr.Pedro e Dra.Renata

    A estimativa de vida de um paciente com diagnóstico de cirrose há 2 anos, ascite,encefalopatia hepática chega a ser de quanto tempo?
    O paciente está internado a um mês, tendo só piorado. Surgiram complicações nos pulmões e nos rins. Pode ir a óbito a qualquer momento?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Flávia,
    O prognóstico é baseado na classificação de Child.

    Esse paciente que vc descreve deve ser child C e a mortalidade é de 60% em 1 ano.

    Mas se ele já apresenta complicações renais e pulmonares, realmente o óbito pode vir a ocorrer em poucos dias.

  • José Carlos

    Boa noite!
    Minha mãe tem cirrose epática, segundo o médico o figado está totalmente comprometido, recentimente foi descoberto varizes esofagicas, atraves de um grande sangramento, as vezes seus rins não funcionam, está muito inchada, tem 70 anos, ja está internada há 28 dias, está lucida.
    Existe alguma probalidade de óbito,caso positivo em quanto tempo? Existe probabilidade de transplante? Esta água pode ser retirada por procedimento cirurgico ou atravez de medicamentos?
    Grato pela atenção.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    José,
    Com certeza existe risco de óbito. Quanto ao transplante, pela idade pode ser mais complicado. Vai depender das outras comorbidades. O excesso de líquido sai com remédios

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Bruno,
    Provavelmente o que vc tem é crise alérgica respiratória, que pode ter sintomas muito semelhantes aos de resfriados, como espirros, rinite, sinusite, dor de garganta…

    Nenhuma virose cura de um dia para o outro.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Elizabeth,
    De longe eu não tenho como saber. O que eu sugiro é que vc procure um otorrinolaringologista e passe a ser seguida somente por ele. Vc precisa de um médico que te conheça e saiba quais são os seus sintomas mais frequentes. Só assim ele poderá fazer a distinção correta do seu quadro.

  • gina

    Oi drº meu nome é Regina meu marido foi dianosticado com cirrose hepatica,e seu 1º sintoma foi direto uma hemorragia digestiva,será que esta doença ja é existente a bastante tempo ou seu surgimento é recnte.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Regina,
    Se a hemorragia dele é devido a varizes de esôfago, é pq a doença já existe a tempos.

  • Lucimara

    qual o tipo de exame q se faz para descobrir se a pessoa tem ou nao cirrose hepatica ?
    obrigada

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Lucimara,
    O exame definitivo é a biópsia de fígado. Mas pelo quadro clinico e exames complemantares também é possível chegar a esse diagnóstico.

  • Anonymous

    Não tinha visto que voces naum aceitam texto grande…Só queria que a diminuição das taxas de tgo e tgp, quer dizer que o quadro de esteatose esta revertendo..E quais exames preciso de fazer msm pra confirmar uma tal esteatose hepatica? obg..Fernando de novo..se puder pode responder o primeiro..

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Fernando,
    A queda da TGO e TGP significa que está havendo menos lesão do fígado e é sim um dos parâmetros para se avaliar melhora do quadro.

  • Anonymous

    Dr. quer dizer se eu continuar assim eu posso reverter meu quadro completamente?.E se existe algum tratamento eficaz para a esteatose hepatica, qual seria? Só de dieta e exercicio fisico como estou fazendo ou ja tem remedio eficaz?
    Fernando de novo…obrigado de novo..

  • Lara

    Boa noite. Meu pai, 71 anos, é alcoolista há 25 anos. Apresenta manchas roxas nos braços que abrem em feridas ao menor toque, pernas inchadas com varizes horríveis que frequentemente sangram .Os hematomas podem ser sinal de cirrose?
    Fora isso apresenta o seguite quadro:,tonturas, cansaço, falta de apetite,tremores, sudorese, extrema irritabilidade e agressividade, confabulações, remete-se ao passado com dados precisos nas suas falas, sempre buscando nele justificativas para seus atos, entre outros.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Fernando,
    Pode. O principal é emagrecer, comer bem e praticar exercícios.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Lara,
    Esses realmente podem ser sintomas de uma insuficiência hepática. Ele precisa ser visto por um médico.

  • Lara

    Obrigada pela respota.
    Meu pai foi atendido por um geriatra particular, porém não está seguindo o tratamento composto por: vitaminas injetáveis (que não tomou), amitryl, fluoxetina, diazepan e risperidona que também não está tomando). Foi só voltar a andar ( ficou 2 dias sem conseguir sair da cama por fraqueza de pois de tomar um litro de cachaça) que já voltou a beber. Não sei mais o que fazer. Mesmo assim, obrigada pela atenção.

  • Nereida

    Boa noite!

    Dr. por favor, me esclareça uma dúvida. Meu sogro tem 76 anos, se alimentava muito mal, adorava doce, e aparetemente muito saudável. Ele apresenta todos os sintomas da cirrose, mas precisamos fazer a biopsia, porém estamos muito receiosos. Se fizermos, qual a possibilidade de morte? Já que ele já teve hemorragia, varizes … Apesar dos sintomas, já posso considerar que ele estará dentro dos 60%?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Nereida,
    Qualquer procedimento médico apresenta riscos. MAs se os médicos indicaram a biópisa é pq eles acham que o benefício supera os riscos.

    Se ele for Child C, poderá estar sim dentro dos 60%

  • luciana

    no caso de transplante, corre o risco de haver rejeiçao? quero saber mais sobre a classificaçao da cirrose, meu cunhado ja teve varizes de esofago, tem que fazer biopsia mas as plaquetas estao muito baixas, o figado esta diminuido e o baço maior.É possivel classificar a cirrose?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Luciana,
    Todo transplante têm risco de rejeição. Sim, como eu disse no texto, existem classificações para se graduar a gravidade da cirrose: CHILD e MELD

  • Matheus

    Dr.Pedro meu nome é Denise e meu marido ficou internado por um mês inchado(corpo todo), com o ácido úrico muito alto,pressão arterial, creatinina e uréia também, inclusive com o abdômem muito elevado. Estes podem ser sintomas da cirrose? Obrigada!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Claudio,
    Possível é… mas é pouco provável. Dificilmente alguém morre de cirrose sem notar os sintomas antes. É comum a doença chegar em fases avançadas sem que o paciente se dê conta, mas em geral, antes de falecer o doente descobre o diagnóstico.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Denise,
    Isso são sintomas compatíveis com insuficiência renal.

  • debinhafofa

    Dr Pedro
    Tenho certeza qmeu marido tem cirrose hepática.É alcoólico ha mais de 10 anos,já vomitou sangue,remédios demoram para fazer efeito,dia desses teve dor abdominal e inchaço do msm teve emagrecimento[pode ser pela cirugia de hérnia de hiato]e sua memória e humor não são mais os msm.Tenho 4 perguntas:
    1ªÉ somente pela biópisia q se faz o diagnóstico?
    2ªÉ rotina no SUS os médicos pedirem esse exame?
    3ªO q significa 60grs de alcoól diário em ml?[meu marido toma destilado]
    4ªO uso concomitante de cocaína[inalada] com alcool pode agravar o quadro?
    Agradeço antecipadamente
    Lucimara Miquelini[CTBA]

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Lucimara,
    1- A biópsia é o exame definitivo, mas em alguns casos o diagnóstico é tão óbvio que não é preciso recorrer a biópsia.

    2- Se necessário, sim

    3- Uma lata de cerveja tem 30g. Uma garrafa de vinho com 150 ml tem 80g. 100 ml de uisque tem aproximadamente 60g.

    4- Com certeza

  • Claudia

    Doutores
    Quero deixar aqui somente meu muito obrigado, pois as duvidas que eu tinha foram sanadas com as respostas deixadas aqui.
    Parabéns pela iniciativa

  • RICARDO

    Dr.Pedro Pinheiro,

    Meu nome é Ricardo e gostaria de saber se existe algum exame preventivo para verificar se há algum dano no figado causado pelo alcool?

    Parabéns pela iniciativa.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Ricardo,
    preventivo não. O que existe são exames que indicam lesão já estabelecida, mas que pode ser ainda reversível, no fígado.

  • Anonymous

    jhonny,
    o paracetamol em excesso podecusar cirrose hepática?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Jhonny,
    Excesso de paracetamol costuma causar hepatite aguda.

  • fabiano oliveira

    Dr. Pedro existe alguma associação de lesão no fígado ou pancrêas causadas por picadas de escorpião.

    Fabiano Oliveira.

  • Danilo

    Dr. Pedro, qual é a probabilidade de uma pessoa ser infectada, furando o próprio dedo, com uma agulha que acabou de ser usada num “exame de dextro” num paciente com Hepatite C?

    No caso quem tem Hepatite C é minha mãe (com suspeita de cirrose hepática) e a jument.. digo, a pessoa que furou o próprio dedo acidentalmente foi a minha irmã. rs

    No mesmo instante ela enfiou o dedo no álcool e ficou apertando o dedo para sangrar. Isso resolve alguma coisa ou o vírus entra na corrente sanguínea em segundos?

    Ela está apavorada, já até marcou o exame, coitada.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Fabiano, sim, o veneno do escorpião pode causar hepatite e pancreatite aguda.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Danilo,
    a chance de infecção é menor que 10%, mas ela deve procurar um médico infectologista ou hepatologista para saber a melhor época de fazer as sorologias.
    Lavar a ferida é sempre indicado mas apertar o dedo não adianta nada.

  • Anonymous

    Dr. Pedro boa tarde

    Me chamo Flavia, sou bioquimica, meu pai tem cirrose diagnosticada a varios anos, ja teve todos os sintomas aqui relatados, somente a encefalopatia que nao percebo nele. Gostaria de saber se os exames como TGO, TGP BILIRRUBINAS,GGT podem estra quase normais no caso dele?
    As plaquetas ele tem super baixa mas as enzimas hepáticas normais me intrigam??

    att

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Flávia,
    As enzimas se elevam quando há lesão ativa no fígado. Se ele estiver em uma fase mais controlada, elas podem estar mais próximas do normal.

  • Welington

    Boa noite Dr’s.

    Estou com a dosagem de ferretina 845, fiz uma RM do abdomem e deu sobrecarga de ferro epático no figado, bilirrubinas total 0,7 – direta 0,2 – indireta 0,5. Geralmente por isso acontece e quais as consequencias disso ?

    Obrigado!

  • Selma

    Bom dia doutor,

    Meu pai está com hepatite B e sirrose. Os médicos disseram que não tinha jeito e o mandaram pra casa.Somos de uma familia humilde,sem condições financeiras para pô-lo em um bom hospital.Gostaria de saber essas pessoas poderiam receber um novo fígado(transplante),e se o governo teria a obriação de oferecer os devidos tratamentos.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Selma,
    existem vários hospitais públicos, principalmente os universitários, que apresentam excelentes serviços de hepatologia com todas as condições de se realizar transplante de fígado, caso seja indicado.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Welington,
    isso parece com hemocromatose. Vou colocar este tema na lista para escrever sobre ele em um futuro próximo

  • solange

    Doutor Pedro Pinheir.
    Estou com duvidas,Ascite e cirrose são as mesmas coisas? Meu marido está com ascite (ele é portador de diabetes,hipertenso,e com grave insuficiencia cardiaca, está internado a 20 dias com grande volume abdominal ,o médico diz que é um tratamento de paciencia .Eu pergunto a ascite no caso dele tem cura ?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Solange,
    Ascite é um dos sinais de cirrose. Mas pode ocorrer por outras doenças.

  • Anonymous

    Laryssa ‘
    muito enteresante essas noticia sobre a doença ‘
    as fotos tamben demonstram mas sobre o assunto!
    gostei ‘ ;*

  • jardy

    Doutor ouvi de umas pessoas aqui no interior de Minas que agua com açucar pode causar cirrose ,e fiquei curiosa pois nunca ouvi falar tal coisa isso é verdade senhor ,desde ja agradeço a sua resposta….

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Jardy,
    Não é verdade. Isto é um mito.

  • DiLL

    Dr. cirrose tem cura minha mãe esta a 3 anos s tratando mas nunca s vê resultado ou o paciente só s trata mas nunca se cura desde ja agradeço aguardo resposta?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @DiLL
    Cirrose não tem cura, exceto pelo transplante de fígado. O tratamento visa controlar os sintomas, melhorar a a qualidade de vida e evitar as complicações.

  • silvia

    Boa noite Drs.É regra um paciente com cirrose hepatica passar por todas as complicações ou pode acontecer alguma complicação que abrevie seu tempo de vida,pulando alguns sintomas?
    Desde já obrigada
    Bom trabalho

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @silvia
    Sim, o paciente pode vir a falecer de alguma complicação antes de desenvolver todas as outras complicações da cirrose.

  • silvia

    Muito obrigada pelo esclarecimento,o paciente está tendo todos os sintomas muito rápido menos de um mês de certeza da doença ele está muito inchado,pondo sangue vivo pelo nariz e escarrando sangue e sente muitas dores mas,ele não aceita que é A doença e se recusa a tomar os remédios.Acredito que ele tenha muito pouco tempo de vida…

  • Bruno

    Dr. Ouvi de um amigo q tomar cachaça e depois tomar agua, ou a cachaca com agua pode desenvolver a cirrose espatica. Isso tem alguma relacao.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Bruno
    O que causa cirrose é a cachaça. A água não tem nada a ver; não ajuda, nem piora.

  • Tayse Mendes

    Doutor, meu pai tem cirrose hepática alcólica, Child C, descobriu a um ano atrás. Está evoluindo com hemorragia, falência dos rins, encefalopatia, tem ginecomastia… E, pretende, fazer-se o transplante de fígado. Após o transplante, ele voltará a ter uma vida normal? Ficará curado?

  • Anthony Pinheiro

    Dr. minha mãe foi diagnosticada uns 6 anos atrás quando foi para a emergência de um hospital com inicio de cirrose hepática alcólica e anemia. É muito triste ver minha mãe nessa situação e não poder fazer muita coisa, por muitas vezes já tentei leva-la a médicos, mas sem sucesso. Tento pelo menos fazer com que ela pratique o máximo de abtos saudaveis na alimentação e etc, mas sempre sem muito sucesso. Aconte que desde o final do ano de 2010 ela vem apresentando esquecimento cada vez mais constante, inchaço nos membros inferiores, barriga um pouco crescida, já chegou a vomitar com sangue e sangrar pelo nariz. Me preocupa muito essa situação e não posso fazer muita coisa, ela se nega. Então Dr. o que eu poderia fazer em casa mesmo para ao menos minimzar mesmo que de forma minima tratar essa cirrose, indispensavel é não beber mais, mais de que maneira posso tentar ajudar… Não sei mais ao que recorrer. Queria saber que tio de exames fazer para diagnosticar a situação atual…Tô pensando no que fazer contratar algum laboratório parar vir em casa fazer a coleta etc. Grato. Anthony Pinheiro

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Tayse Mendes
    Sim, o transplante cura a cirrose, mas ele terá uma vida de transplantado, o que exige vários cuidados. Tenho um texto sobre transplante de órgãos, procure por ele.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Anthony Pinheiro
    Se ele não tem um hepatologista cuidando do caso, não há muito como ajudá-lo. Não tenho como dar orientações gerais à distância, pois não sei se se enquadrariam no caso dele em particular.

  • Gilberto Chaves (gchss@ig.com.br)

    Dr.,boa noite. Minha Gama glutamil transferase está sempre acima de 120. Só volta ao normal se eu ficar 1 mes sem beber nada (o que é raríssimo). Só bebo cerveja nos finais de semana e, raramente em um dia durante a semana. Cada vez que bebo, são de 5 a 8 latinhas. Posso desenvolver cirrose, fígado gordo ou outra doença hepatica? Obrigado.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Gilberto Chaves (gchss@ig.com.br)
    5 a 8 latinhas é muito. O indicado são no máximo 2 latinhas de cerveja.

  • john

    Olá, os Srs. tem alguma opinião sobre o uso de pirferidone?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @john
    Não conheço o uso de pirferidona para cirrose hepática, apenas para fibrose pulmonar. Não digo que não possa ser usada experimentalmente, mas como não sou especialista, não tenho este conhecimento.

  • Gil

    http://www.sobrevivocomcancer.blogspot.com
    Bom Dia Dr.
    Minha dúvida se refere a ictericia, mesmo sabendo que é causada por doenças hepáticas.
    Minha sogra esta com ascite, e agora o quadro evoluiu para ictericia. Minha dúvida: é contagioso? Meu medo é simplesmente de meu histórico, sou portadora de câncer metastático ósseo. Perdoe-me a ignorancia, mas sou leiga, e honestamente, tenho minhas fobias. Exclareca-me por favor(se possível)

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Gil
    Icterícia não é contagioso

  • Anonymous

    Boa tarde Dr. Pedro Pinheiro e Dra. Renata Campos
    Meu sogro foi recentemente diagnosticado com Cirrose Alcoólica. Vem sentindo várias dores no abdomem e apresenta diarréia e urina bastante. Apresentou ascite mas abaixo do volume de 10L. É possível saber com apenas isto se a cirrose já atingiu os rins? Muito Obrigado Ass. Marcos

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Marcos
    Não, é preciso ver os exames de sangue. Mas acometimento dos rins pela cirrose não é algo muito comum.

  • Dayane

    Olá doutor (a), sou academica do 4 ano de enfermagem e tenho algumas duvidas sobre a cirrose, se puderem me ajudar serei grata. Como que a cirrose diminui a sintese de albumina? E como ocorre o edema cirrótico? Tenho procurado muito em livros, mas de uma maneira mais complicada, gostaria de entender de uma forma mais simples. Se puderem me ajudar.
    Grata

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Dayane
    Não tenho te dar uma explicação ampla neste espaço. Resumindo:
    1- A albumina é produzida pelo fígado, por isso doenças crônicas dos hepatócitos reduzem sua produção
    2- O edema é pela queda da albumina, retenção de sódio e, principalmente, pela hipertensão porta

  • Anonymous

    Dr. Pedro, Dra. Renata, boa noite, achei interessante este site. Em agosto de 2009 minha irmã faleceu no H.Clínicas, foi internada de emergência, pois não conseguia evacuar, e vomitava, foi operada, extrairam grande parte do intestino e depois de 6 dias de internação tiveram que fazer outra cirurgia, e ela faleceu após 3 dias na UTI, de infecção generalizada e falência múltipla dos órgãos, estava com adenoma no intestino (sem metástese de 3 cm), pelo exame que vi. Ficamos imensamente tristes e inconformados, ela tinha 56 anos, pois acreditamos que ela poderia sobreviver, e faria o tratamento quimioterápico.
    O adenoma é fatal em alguns casos? Mesmo não sendo grande? Agradeço uma resposta. Norma.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Norma
    Adenoma é um tumor benigno. O que ele deve ter tido é um adenocarcinoma.

  • giannine carla

    tenho uma migo que bebe todos os dias , gostaria de saber em quando tempo de uso constate da bebida pode desenvolver uma cirrose

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @giannine carla
    Não existe uma fórmula para se calcular esse tempo. Na verdade, não é nem possível prever se ele realmente irá desenvolver cirrose.
    Quantos maior o consumo de álcool, maior o risco, mas não é possivel te dar números exatos.

  • Samuel

    Bom dia.
    Fui diagnosticado ha mais ou menos 9 anos num exame de rotina que sou portador do Hepatite B (Nao tive sintoma da doença). Segundo o medico que diagnosticou, não existe cura para Hepatite B.
    Gostaria de saber se poderá evoluir para CIRROSE pois tbem faço consumo semanalmente de bebida alcoólica (cerveja) e tbem gostaria de saber se realmente não existe cura para Hepatite B.
    Ha risco de transmitir a doença para outras pessoas?
    Meu filhos e a minha esposa podem ser contaminados pela doença?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Samuel
    Se vc tem hepatite B crônica, pode transmiti-la por via sexual.
    A taxa de cura atualmente é muito baixa.
    Não tenho como à distância avaliar se sua hepatite B pode evoluir para cirrose.

  • Anonymous

    Parabéns pela matéria. Muito bem explicada e detalhada. Muito raro isso nos dias atuais. Muito obrigado pelos esclarecimentos. Esse site ja está em meus favoritos. Até mais.

  • Jussiana

    o meu tio está com hepatite e com cirrose,e o médico já disse para ele que não há mais o que fazer.
    existe algum tratamento eficaz no combate a doença que pode prolongar um pouco mais a vida do paciente? e se existe ,é somente ne rede particular?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Dependendo da fase cirrose, realmente pode não haver mais nada a fazer além do transplante

  • Jussiana

    obrigada doutor ,por responder a minha pergunta.
    o meu tio devia ter tido um pouco mais de amor á vida e não ter ingerido tanto o álcool.

  • Leide

    meu avô esta com cirrose e queria saber se podemos tentar fazer um tranplante com doadores vivos e a onde podemos fazer esse tipo de procedimento obrigado. dayane  do  parana

  • Luzynha_gat

    Minha mãe decubriu agora que esta com cirroce e pra ajudar ela tem diabete, goataria de saber se tomando a medicação correta ela pode levar uma vida normal…

  • solange

    o medicamento sarcoton pode causar cirrose ou problemas nos rins    solange

  • solange

    o medicamento sarcoton pode causar cirrose ou problemas nos rins    solange

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Pode causar hepatite medicamentosa.

  • Maria Luiza Roessler

    Gostei muito das explicações. Clareza no conteúdo, permite um perfeito entendimento. Parabéns, Obrigada!
    Maria Luiza

  • Roessler Animais

       
    Gostei muito e me senti satisfeita, pois todas as minhas perguntas estavam claramente respondidas, nestas explicações sobre cirrose hepática, suas causas e sintomas…

  • Roessler Animais

       
    Gostei muito e me senti satisfeita, pois todas as minhas perguntas estavam claramente respondidas, nestas explicações sobre cirrose hepática, suas causas e sintomas…

  • Selmira Pires Vieira

    Dr. Pedro, agradeço muito pelo esclarecimento, pois estou em tratamento a quase cinco anos de uma cirrose classificada como criptogênica e tenho hipertensão portal (até realizei duas sessões de ligadura elástica), esplenomegalia e luto constantemente c/ minhas plaquetas baixas e demais sintomas… e tudo isso me ajudo muito aceitar e me cuidar melhor e esclarecer algumas coisas p/ minha família.Parabéns! Selmira Pires Vieira – Minas Gerais
     

  • Daniel DUG

    MUITO BOM..PARABÉNS…

  • marcos souza

    Meu pai teve em outubro de 2011 um problema de varize esofagica e esta em tratamento desde esta data, e embora tenha se recuperado bem da anemia ainda está em tratamento.
    Ele tem um agravante que é o problema de artrose e por causa do problema que teve não pode mais tomar analgesicos e anti-inflamatorios por via oral.
    Já receitaram para ele Diprospan (injetavel), mas o mesmo por ser a base de corticoide possui muitas contra-indicações, embora tire a dor durante alguns dias
    Tambem receitaram Citoneurin (injetavel), que é a base de complexo B porém o resultado é inferior
    Ficamos sabendo da possibilidade de uso de medicação natural que envolve unha de gato e arnica.  Voce acredita ter alguma contra-indicação para o problema de varize que ele teve ?

  • Julianaquintao

    minha tia esta internada no hospital do RJ, Tijuca, particular onde não tem um hepato, Sr se disponibiliza a acompanha-la????? qual seria o valor? Necessito de uma resposta urgente

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não moro no Brasil.

  • edu

    ola doutor pedro entao sou viciado a alcool a 1 ano e pouco e algumas desses sntomas da cirrose ja c apresenta em mim tipo coceiras extremas na panturrilha e na coxa e mais algumas mais a que mais me preoculpou foi essa q faço???

  • Silvia

    Parabéns !!!estas informaçoes são muito preciosas para mim.Meu pai tem linfoma ha doze anos, cardiaco, e esta tbem com cirrose(nunca bebeu na vida), esta indignado.Tem 76 anos , esta com varizes no esôfago,Meu Deus estou apavorada,sei que é irreversivel.Muito bom ler todos os questionamentos e respostas!!!Parabéns !!!Sucesso!!! Silvia

  • Aneide

    Obrigada por estes esclarecimentos, os mesmos clarearam e me animaram mais.
    Minha dúvida é quanto sonolência e moleza no corpo, são comuns ao portador de cirrose hepática alcóolica com 76 anos de idade?  

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Dependendo do grau de cirrose, sim.

  • orlando Martins

    Bom dia Dr.
    Antes de mais deixe-me saudá-lo pelo excelente trabalho aqui realizado.Sou de Portugal (Porto) e gostaria de saber qual o tipo de exame que poderei fazer para diagnosticar problemas no fígado.  Obrigado

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Depende do problema. Não há um exame único que diagnostique todas as doenças hepáticas.

  • clea

    meu sogro esta com a doença,não começou o tratamento ainda,os médico marcaram a primeira consulta para agosto ele já esta sofrendo com a barriga grande ,se alimentar direito e sem fazer suas necessidade direito não sabemos o que fazer

  • critiane

    muito bom esse site dr… esclarece muita coisa para nos que temos essa doença….
    fui diagnosticada a 17 anos com cirrose criptogenica, gostaria que o sr. me explicasse realmente o que acontece com meu o meu figado e se o dr. souber me dizer uma das causa desse tipo de cirrose, se tenho risco de desenvolver carcinoma… tenho hipertenção
    portal, explenomegalia, trombose de veia porta… tive enumeras hemorragias digestivas… isso é um pouco do meu caso!
    obrigada..

  • suely

    Boa tarde.estou com cirrose hepatica estou com muitas dores na batata da perna,estou começando a sentir umas ficadas do lado direito ,no dia 11 agora é que vou pra consulta depois que recebi o diaquenostico da cirrose,sera que começo com a medicação.já fiz todos os exames fa 12mese que venho fazendo exames.pequei niuma transfusão desanque em 1982.
    ———-

  • marilene

    Bom dia! tenho um amigo que esta ascítico devido a bebida,foi internado a 4 meses e a dois  veio pra casa,melhorou um pouco a aparência,mas ainda esta ascítico,porém tem bebido cerveja aos fins de semana.Isso pode agravar o quadro dele? 

  • Karina de fatima kussek

    boa tarde,o meu tio esta muito doente ele esta vomitando sangue e os medicos nao derram o diagnostico,quando coletaram sua urina para fazer exame so retirarao uma colher de cha de urina. Gostaria de saber que tipo de doença e essa.

  • INÁCIO LUIZ DOS SANTOS

    Tudo explicado minuciosamente, goste bastante, parabéns!