Cirrose hepática: sintomas, causas e tratamento

Dr. Pedro Pinheiro

comment 104 Comentários


O que é a cirrose hepática?

A cirrose hepática é o resultado de anos de agressões ao fígado, fato que provoca a substituição do tecido hepático normal por nódulos e tecido fibroso. No fundo, a cirrose nada mais é do que a cicatrização do fígado; onde deveria haver tecido funcionante, há apenas fibrose (cicatriz).

Mais especificamente, podemos dizer que a cirrose representa um estágio tardio da fibrose hepática progressiva caracterizada pela distorção da arquitetura hepática e pela formação de nódulos regenerativos.

O fígado é um órgão grande, que pesa cerca de 1,5 quilo, e está localizado na parte superior direita do abdômen, por baixo das costelas. Ele executa muitas funções que são essenciais à vida, tais como produção de proteínas, metabolização de toxinas, armazenamento de glicose, produção de colesterol, produção de bile, síntese de fatores da coagulação, armazenamento de ferro e vitaminas, etc.

O fígado é capaz de reparar-se quando agredido. No entanto, se a agressão ocorrer de forma persistente ao longo de vários anos, o processo de reparação envolve a criação de tecido cicatricial em vez de tecido com células hepáticas capazes de executar suas funções.

Assim, situações nas quais há contínua agressão do fígado, como ocorre, por exemplo, com o consumo crônico e abusivo de álcool, podem causar cicatrizes em áreas significativas no fígado, processo no qual damos o nome de cirrose.

Como era de se esperar, quanto mais extensa for a cirrose hepática, menor é o número de células hepáticas funcionantes e, portanto, maior é o grau de insuficiência hepática. Em última análise, a cirrose é um estado de falência do fígado, um órgão nobre sem o qual não conseguimos sobreviver.

Fígado cirrótico

Causas

A cirrose pode surgir em qualquer situação na qual haja agressão prolongada ao fígado. O consumo excessivo de álcool e as hepatites virais crônicas são as principais causas, mas não são as únicas.

A seguir, falaremos resumidamente das principais causas de cirrose hepática.

Cirrose alcoólica

A cirrose alcoólica é uma causa comum e prevenível de cirrose. O consumo diário e prolongado de álcool pode levar ao desenvolvimento de lesões permanentes no fígado.

O consumo diário de cerca 3 copos de cerveja ou 2 taças de vinho já é um volume suficiente para causar lesão do fígado, principalmente nas mulheres, que são mais susceptíveis às lesões hepáticas do álcool.

O consumo regular de álcool leva à esteatose hepática, também conhecido como fígado gorduroso, que pode evoluir para hepatite alcoólica e, por fim, para cirrose e falência hepática.

Para saber mais sobre os perigos do álcool, leia: Efeitos do álcool e alcoolismo.

Hepatites virais

As hepatites virais crônicas, principalmente as hepatites B e C, são causas comuns de lesão do fígado, que podem levar à cirrose após anos de doença ativa.

Essas duas infecções podem evoluir silenciosamente. Muitas vezes, o paciente nem sequer desconfia ser portador crônico de um desses vírus, só descobrindo muitos anos depois, quando os sintomas da cirrose começam a se manifestar.

Explicamos com detalhes as hepatites B e C nos seguintes artigos:

Hepatite autoimune

A hepatite autoimune é uma forma de lesão do fígado na qual o nosso organismo começa a produzir de forma inapropriada anticorpos contra as células próprio fígado, como se este fosse um ser invasor, um corpo estranho que não nos pertencesse.

Explicamos o conceito de doença autoimune no seguinte artigo: Doença autoimune – Causas e Sintomas.

Esteatose hepática não alcoólica

O consumo excessivo de álcool é uma das causas mais comuns de esteatose hepática, mas não é a única. Obesidade, diabetes, desnutrição e alguns medicamentos podem também provocar esteatose, que em graus mais avançados pode evoluir para esteato-hepatite e, posteriormente, para cirrose.

Explicamos a esteatose hepática no seguinte artigo: Gordura no fígado – Esteatose Hepática.

Cirrose biliar primária

A cirrose biliar primária, que também é doença de origem autoimune, é uma forma de lesão do fígado na qual o processo inicia-se pela destruição das vias biliares.

Outras doenças que podem provocar cirrose

  • Hemocromatose.
  • Doença de Wilson.
  • Deficiência de alfa 1 antitripsina.
  • Fibrose cística.
  • Colangite esclerosante primária.
  • Hepatite por drogas ou medicamentos.

O que é hipertensão portal?

Todo o sangue que vem do sistema digestivo e do baço passa obrigatoriamente pelo fígado antes de seguir para o resto do corpo. Todas as veias destes órgãos desembocam em uma única grande veia do fígado, chamada sistema porta ou veia porta.

A existência do sistema porta garante que todas as substâncias absorvidas pelo trato gastrointestinal passem primeiro pelo fígado antes de caírem na circulação sistêmica. Isso significa que todas as substâncias que são digeridas e absorvidas pelo sistema digestivo são levadas ao fígado para serem metabolizadas antes de seguir para o resto do corpo.

Sistema porta
Sistema porta

O paciente cirrótico possuiu um fígado cheio de fibrose, o que pode provocar a obstrução à chegada do sangue ao fígado pelo sistema porta. E quanto mais extensa for a cirrose, maior costuma ser a obstrução ao sangue que chega pela veia porta.

Quando o sangue vindo dos órgãos abdominais encontra uma obstrução ao seu fluxo, a pressão na veia porta aumenta, dando início a um processo chamado hipertensão portal.

Para um melhor entendimento, podemos dividir os sintomas da cirrose entre aqueles causados pela insuficiência hepática e aqueles causados pela hipertensão portal.

Sintomas da cirrose causados pela hipertensão portal

Circulação colateral

Sempre que o fluxo de sangue encontra uma obstrução, ele precisa arranjar uma maneira alternativa de continuar a fluir. Se à frente há uma obstrução, a única forma do sangue chegar ao resto do corpo é procurando um novo caminho por outras veias.

A veia porta é bem calibrosa e suporta grandes fluxos de sangue. O mesmo não acontece com as veias do resto do sistema digestivo. Quando o sangue que deveria ser drenado pela veia porta começa a retornar em grande quantidade por veias colaterais, estas dilatam-se, formando varizes.

Circulação colateral
Ascite e circulação colateral no abdômen

O paciente com cirrose habitualmente tem as veias abdominais bem nítidas, pois elas passam a receber grandes volumes de sangue vindos da veia porta obstruída. Mas essas veias dilatadas não surgem só nos vasos mais superficiais à pele, elas também surgem nos órgãos, principalmente no estômago, intestino e esôfago, o que leva à formação de varizes nesses órgãos.

Hemorragia digestiva

A presença de varizes no estômago e no esôfago é um fator de risco para hemorragias. Os vasos sanguíneos desses órgãos não estão preparados para receber tamanho fluxo e pressão sanguínea, e podem romper-se espontaneamente.

As hemorragias digestivas das varizes de esôfago costumam ser dramáticas, com perdas maciças de sangue através de vômitos. O paciente vomita sangue vivo e em grande volume.

Esplenomegalia (aumento do baço)

O aumento da pressão de sangue dentro do baço leva ao aumento do seu tamanho, tornado-o facilmente palpável ao exame físico. Chamamos este aumento do baço de esplenomegalia. Muitas vezes, a suspeita de cirrose surge quando ao exame físico detectamos um baço aumentado de tamanho.

Anemia, plaquetopenia (plaquetas baixas) e leucopenia (leucócitos baixos)

O baço tem como uma de suas funções eliminar as células do sangue que já estão velhas. Cada vez que o sangue passa pelo baço, milhares de células são removidas para haver espaço para a chegada de novas hemácias, plaquetas e leucócitos recém-produzidos.

Na hipertensão portal, o sangue que deveria sair do baço para o fígado fica congestionado e permanece mais tempo no próprio baço, que acaba por eliminar mais células sanguíneas do que seria necessário.

Este fenômeno é chamado de hiperesplenismo (espleno = baço), que significa um funcionamento exagerado do baço. Portanto, o paciente com cirrose e hiperesplenismo podem apresentar ao hemograma anemia e uma baixa contagem de leucócitos e/ou plaquetas (leia: Hemograma – Entenda os seus resultados).

Ascite

Ascite é o acumulo de água na cavidade abdominal. A ascite na cirrose é causada pela hipertensão porta e pela diminuição da concentração de albumina no sangue (falaremos da albumina mais à frente). Na cirrose, pode haver acúmulo de mais de 10 litros de líquido ascítico na cavidade peritonial, o que faz com que o paciente fique com um abdômen muito volumoso.

Uma das complicações da ascite é a peritonite bacteriana espontânea (PBE), que ocorre quando o líquido dentro da barriga fica infectado por bactérias vindas dos intestinos. A PBE é uma situação grave, que se não for identificada e tratada a tempo pode evoluir com sepse.

Além do acúmulo de líquido dentro do abdômen, o paciente cirrótico pode apresentar também retenção de líquidos nas pernas e nos pulmões.

Para saber mais sobre a ascite, leia: Ascite: o que é, causas e tratamento.

Sintomas da cirrose causados pela insuficiência hepática

Encefalopatia hepática

O fígado é o órgão responsável pela metabolização de inúmeras substâncias tóxicas. Quando este para de funcionar, o acúmulo de toxinas leva a alterações no sistema nervoso, que variam desde pequenas alterações mentais, até sonolência, desorientação ou coma nos casos mais avançados.

Icterícia

O fígado cirrótico não consegue eliminar a bilirrubina produzida, que passa a se acumular na corrente sanguínea.

O excesso de bilirrubina deposita-se na pele, deixando o paciente com a pele e os olhos com uma coloração amarelada. Esse fenômeno chama-se icterícia.

Icterícia

Além da pele amarelada, a icterícia da cirrose também costuma causar urina escura e fezes claras.

A urina escura ocorre porque o excesso de bilirrubina no sangue é filtrado pelos rins, o que deixa a urina com uma coloração semelhante ao do mate ou da Coca-Cola (leia: 7 alterações na cor da urina (e suas causas)). A este sinal damos o nome de colúria.

Em pessoas saudáveis, a cor escura das fezes se dá pela presença de bilirrubina. Como na cirrose a drenagem da bilirrubina para o intestino encontra-se afetada, as fezes começam a sair cada vez mais claras, podendo ficar quase brancas. Este sinal chama-se acolia fecal.

Para saber mais sobre a icterícia, leia: Icterícia – Causas e Sintomas.

Falta de proteínas

O fígado é responsável pela produção de várias proteínas, entre elas a albumina. A falta de albumina provoca desnutrição e é um dos fatores que leva à formação dos edemas e da ascite.

Outra proteína produzida no fígado é a vitamina K, que está relacionada à coagulação do sangue. Doentes com cirrose avançada apresentam distúrbios da coagulação e maior facilidade de terem sangramentos.

Os quadros de hemorragia digestiva provocados por rotura de varizes de esôfago costumam ser graves, pois o paciente além de perder grande volume de sangue pelo rompimento das veias dilatadas, ainda tem dificuldade de estancar o sangramento, já que, além da baixa de plaquetas, ele também apresenta deficiência dos fatores de coagulação.

Ginecomastia

O mau funcionamento do fígado também altera o balanço dos hormônios sexuais. O aumento do estrogênio leva ao aparecimento de mamas e perda de pelos corporais nos pacientes masculinos.

Para mais informações sobre a ginecomastia, leia: Ginecomastia (mama masculina).

Outros sintomas

Ainda existem vários outros sinais e sintomas relacionados à cirrose, entre eles:

  • Câimbras (leia: Câimbras: causas, prevenção e tratamento).
  • Síndrome hepatorrenal: insuficiência renal aguda que ocorre na cirrose avançada e geralmente indica um caso terminal. O paciente que desenvolve síndrome hepatorrenal tem uma sobrevida muito curta e o único tratamento é o transplante hepático.
  • Eritema palmar: palmas das mãos avermelhadas.
  • Baqueteamento digital: unhas mais anguladas, dando o aspecto de baquetas aos dedos.
  • Nefropatia por IgA: alguns pacientes com cirrose podem apresentar uma doença renal causada pelo acúmulo de anticorpos nos rins (leia: Doença de Berger (Nefropatia por IgA)).
  • Câncer do fígado: pacientes com cirrose estão sob maior risco de desenvolver câncer hepático, principalmente se a cirrose tiver sido provocada por álcool ou hepatite viral.

A cirrose em fases iniciais pode ser assintomática. Nas fases finais, a maioria dos sinais e sintomas descritos acima estão presentes.

Gravidade

A gravidade da cirrose é normalmente descrita pela escala de Child-Pugh, que é baseada em parâmetros clínicos e laboratoriais.

De acordo com esses resultados, os pacientes são classificados em 3 classes: A, B e C, sendo esta última a mais grave. Pacientes classificados como Child C tem uma taxa de mortalidade acima de 60% nos próximos 2 anos.

Existe também a classificação MELD, baseada na gravidade das análises de sangue.

Uma revisão sistemática recente constatou que a sobrevida mediana é menor ou igual a 6 meses em pacientes com cirrose descompensada e um escore de Child-Pugh maior ou igual a 12 ou escore MELD maior ou igual a 21.

Além disso, os pacientes com cirrose descompensada que foram hospitalizados por doença hepática aguda, como sangramento por varizes ou peritonite bacteriana espontânea, tiveram uma sobrevida mediana menor ou igual a 6 meses se o escore de Child-Pugh fosse maior ou igual a 12 ou o escore MELD fosse maior ou igual a 18.

Tanto a classificação Child-Pugh quanto a MELD são modos de padronizar a gravidade da cirrose, servindo também como base para a lista de transplante hepático, que é, até o momento, o único tratamento efetivo para a cirrose.

Abaixo, fornecemos uma calculadora da classificação de Child-Pugh.

Interpretação dos resultados da calculadora:

  • 5 a 6 pontos: Child A – Expectativa de vida de15-20 anos.
  • 7 a 9 pontos: Child B – Indicação para transplante hepático.
  • 10 a 15 pontos: Child C – Expectativa de vida de 1 a 3 anos.

Tratamento

O único tratamento efetivo da cirrose é o transplante hepático, que só está indicado em casos selecionados.

Enquanto o paciente aguarda o transplante, o tratamento é feito de forma a controlar os sintomas e complicações. Exemplos:

  • Para a ascite e os edemas, diuréticos, como espironolactona e furosemida podem ser utilizados.
  • Para as varizes de esôfago, o tratamento é feito através da endoscopia digestiva.
  • Laxantes, como a lactulose, ajudam a controlar a encefalopatia hepática.

É importante que o paciente evite o consumo de álcool e outros fármacos nefrotóxicos.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


104 respostas para “Cirrose hepática: sintomas, causas e tratamento”

  1. Betânia Brito

    Olá Dr Pedro, parabéns pelo belíssimo texto,foi muito bom pra mim, descobri faz pouco tempo, que tenho cirrose,a médica falou que ela está compensada,mas suas explicações foram de suma importância para mim. Que Deus continue abençoando sua vida. 🙌

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Obrigado, Betânia. Melhoras para você.

  2. José Maria da Silva Alcobia

    fiz análises ao sangue para verificar a função do fígado, e os resultados são os seguintes: AST/TGO – 115,0

    AST/TGP – 61,0. Gostaria de saber se há alguma normalidade

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, esses valores estão acima do normal.

  3. Margarete

    Quando o fígado esta desmanchando, ele sai nas fezes?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não. Primeiro porque o fígado não se desmancha. Segundo porque mesmo que se desmanchasse, ele está fora dos intestinos. Não teria como sair nas fezes.

  4. Judite Xavier

    As pessoas com cirrose podem vomitar o fígado. ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não, é impossível vomitar o fígado. A gente só vomita o conteúdo que está no estômago. O fígado é um órgão e fica fora do estômago.

  5. clesio Pereira

    Muito bom e gostaria de saber mais, pois meu pai esta com cirrose classe B, a cirrose já estourou umas quatro vezes, agora mesmo esta internado no hospital eles estão tentado controlar a animia, e vai ter que tirar água da barriga

  6. Adriana

    Olá Dr, obrigada pelo texto.
    Minha mãe está com problemas de oxigenação, falta de ar , fadiga faz alguns dias.
    Ela está obesa , foi alcoolotra,sofre de depressão há alguns anos, já levamos em alguns médicos e agora notamos o olho dela meio amarelado.Pode ser cirrose hepática ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se o olho está amarelado, tem que ver se ela não está com icterícia. Há várias outras causas de icterícia além da cirrose.

  7. jorge adriano rafael

    Ola doctor grato pela contribuição
    eu gostaria de saber se é possivel alguem vomitar o próprio fígado

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não, só se vomita o que está dentro do estômago.

  8. Marcio Gustavo Dos Santos

    Olá, doutor. Muito grato pelo texto.
    Tenho algumas dúvidas: minha mãe estava com pedra na vesícula e, no meio do tratamento, foi diagnosticada com uma bactéria no estomago. Durante uma ultrassonografia, o médico descobriu que ela está com cirrose.
    Ela nunca foi alcoólatra e seus únicos vícios são cigarro e café.
    Gostaria de saber se a cirrose pode ter sido causada por algum desses problemas e se eles têm alguma ligação. Esses vícios podem agravar a doença?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Nem cigarro nem café causam cirrose. Só a ultrassonografia é pouco para afirmar que ela é cirrótica. Sugiro que ela seja vista por um hepatologista.

  9. angelica silva

    meu pai tem 72 anos e tem gordura de 3 grau no figado e continua o consumo de alcool todos os dias . tem como saber em quanto tempo ele vai desenvolver a cirrose , se ele na para a bebida alcoolica ??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não há como prever. O que sabemos é que o risco é bem grande.

  10. adriana

    Meu pai tem cirrose a 4 anos e agora ele volto a tomar cerveja qual a consequência desse ato dele

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O consumo de álcool acelera a evolução da cirrose. Uma das piores coisas que um paciente cirrótico pode fazer é consumir bebidas alcoólicas.

  11. valguinéia

    Doutor, pessoa com cirrose tem diarréias ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode ter.

  12. Murilo Silva

    Dr. Fiz um ultrasom e falou que estou com fibrose hepática e queria saber se posso beber cerveja

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não deve.

  13. Marcella Anazetti

    Dr. minha mãe foi diagnósticada ontem com cirrose, tá com ascite, levei no pronto socorro e fizeram paracentese mas não deu peritonite, o médico disse que está bem avançada e é de grau B…..em que especialista devo levá-la para tratamento? Ela tem 69 anos.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Hepatologista.

  14. Arcelina Melo

    Dr. Meu pai tem cirrose e faz 2 semanas que ele ta com fortes crises de encefalopatia e não tem melhora e todo medico diz que não tem medicação especifica. Ele esta em fase terminal?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Encefalopatia hepática é um dos sinais de doença em estágio avançado.

  15. Sarah

    Dr varizes no esofago tem cura?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Tem tratamento, sim. Mas o problema é que sem curar a cirrose, elas voltam.

  16. cicera

    meu irmão tem diabetes .não quer cuidar ,ele tem 35 anos parece que quer morrer a barriga dele ta estranha brilha ele ta fazendo xixi sangue evacua sangue de vez em quando , estou preocupada acho que ele ta com cirose .sera ? doutor

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Diabetes não provoca cirrose. Se ele tiver cirrose é por outro motivo.

  17. Vania

    Olá,meu pai hj foi diagnosticado com cirrose e varizes esofágicas,e qse todos os dias que ele evacua sai mto sangue,e devido a uma trombose ele está com um pequeno coágulo na cabeça,gostaria de saber sinceramente,qto tempo ele irá viver,por favor?!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Vânia, eu não tenho o dom da adivinhação. Impossível saber quanto tempo uma pessoa tem de vida sem nunca tê-la visto ou examinado. O que os médicos fazem é, após cuidadosa avaliação do quadro clínico, fornecer uma estimativa de sobrevida baseado em estatísticas publicadas em estudos clínicos com pacientes com a mesma doença e o mesmo grau de gravidade.

  18. jaque

    gostaria de saber se essa doença pode ser contagiosa

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      A cirrose não é contagiosa, mas a hepatite B ou C, que são causas comuns de cirrose, podem ser transmitidas pela via sexual ou através do sangue.

  19. Paulo

    Dr Pedro além da cirrose a minha mãe tem anemia os valores estão a 5 em quanto o normal e 12 isso pode ser tudo derivado a cirrose??? Obrigado

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      É provável que seja.

  20. flavia

    dr.pedro uma pessoa que mora comigo tem cirrose,ultimamente tem uma tosse horrivel,essa tosse pode estar relacionada a varises no esofago.tenho medo dessa pessoa ter uma crise de sangramento.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Tosse não costuma ser um sintoma de varizes do esôfago.

  21. Andressa da Luz

    Doutor sou a andressa da luz irmã da vanessa da luz que te deixou uma das ultimas perguntas, meu pai teve o primeiro sangramento a um mes e pouco atras, antes disse nunca teve nemum sintoma que percebesse e em um mes ele adoeceu e faleceu devido a varizes no esofado e estomago. Doutor os medicos não disseram nada de tratamento de figado e cirurgia, ele morreu na UTI. Doutor é normal isso? em um mes o paciente apresentar o sintoma e morrer? antes disso nunca tinha notado nada diferente. faz uma semana que ele faleceu.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Cirrose é uma doença muito grave. Se ele já tinha varizes de esôfago, é porque provavelmente já estava doente há muito tempo. Hemorragia digestiva por rotura de varizes de esôfago é sinal de cirrose avançada.

  22. camila

    Doutor meu padastro esta com cirrose hepática bem avançada mais de um dia pro outro ele surtou não responde nossas perguntas não consegue comer sozinho, isso é normal?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Isso pode ser sinal de encefalopatia hepática.

  23. claudia

    dr.pedro bom dia,uma pergunta rapido,porque a pessoa com cirrose tem um halito tão podre.

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Pelo cúmulo de toxinas no corpo. Ocorre geralmente nos pacientes com hipertensão portal.

  24. regis santana

    Boa noite,sou etilista há dez anos,após um recente abuso de alcool,surgiram alguns sintomas como fezes claras e urina escura,mas logo passou.Fiz exame TGO 199 ,TGP 1OO GAMA GT 39 .Pode ser cirrose?

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Há lesão do fígado, se já é cirrose eu não tenho como dizer com tão poucos dados.

  25. claudiangela

    dr.pedro quero lhe parabenizar pelo otimo trabalho que o senhor tem feito,pela humildade de responder a todos mesmo sendo discreto ,adorei seu artigo falando sobre cirrose.eu cometei sobre meu esposo que pelo visto eu nem preciso ser medico para entender o provavel,uma pessoa que bebe a 30 anos cachaça,agora esta vendo os efeitos de uma doença grave onde poderia ter evitado.o sofrimento fica pra toda familia porque amamos muito ele,mas vejo como ele esta debilitado,palido,barriga grande e diarreia e manchas escuras pelo corpo,me preocupa o inchaço nas pernas e braços.dr.o que devo fazer se ele e uma pessoa dificil de aceitar ir ao medico.como faço para amenizar a doença dele.obrigado.

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Sem tratamento adequado é impossível amenizar o problema. A tendência é piorar cada vez mais. Cirrose é uma doença muito grave.

  26. anonimo

    dr.pedro ele se recusa ir ao medico,tem uma doença degenerativa da visao,o que me assusta e a palidez no corpo,parece que nao tem sangue nenhum,a barriga grande e algumas manchas na sua perna e braço.isso pode ser sintoma de cirrose.

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Pode.

  27. anonimo

    dr,pedro meu esposo ta fraco treme muito,barriga grande e emagrecimento rapido,a 30 anos ele
    bebe alcool,ele pode estar com cirrose.me responda por favor.

    .

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Pode.

  28. Patricia pereira

    Bom o meu pai sei que não terá muito tempo de vida , o caso dele e cirrose hepática,com edemas,feridas graves em membros superiores e inferiores,com desnutrição,já se vai para a segunda crise.Se ele tomar todos os medicamentos,certinhos ele terá uma chance de prolongar alguns anos de vida?Mas o pior que ele melhora dos ferimentos e edemas mas depois volta a se embreagar da mesma forma.

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Depende do grau de destruição do fígado. Se a cirrose estiver muito avançada, mesmo com todo o tratamento, a expectativa de vida, sem transplante, não costuma ser de muitos anos.

  29. Rosangela Souza

    Na cirrose avançada,o que acontece se a pessoa continua bebendo ? Qual é a probabilidade de vida ? O nariz sangrando já é alguma complicação ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se há cirrose e o paciente contínua bebendo, ele irá morrer mais rápido. Sangramentos podem ser sinal de doença avançada.

  30. Rosangela Souza

    Dr. Pedro,uma pessoa com confirmação de cirrose,hipertensão portal e varizes de esôfago,considera-se qual grau dá doença ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      É cirrose avançada.

  31. marta

    kd as respostas?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Marta, leia as regras do site, por favor.

  32. tamires

    Bom dia Dr.!
    meu pai é um alcoolatra, e faz mais de tres dias que ele esta evacuando sangue vivo, ele diz que quando da vontade de ir ao banheiro ele nao consegue defecar somente sai sangue, e muito sangue, nao esta se alimentando direito, so bebe. isto pode ser cirrose?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode, e se está com hemorragia, ele precisa ser visto por um médico o mais rápido possível.

  33. Vanessa Rossi

    Olá Dr. Meu pai tem cirrose alcoólica, a 3 meses teve varizes no esofágo,agora está com muitas dores no corpo,nas articulacões tem alguma coisa haver?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode ter.

  34. Celma Viana Freitas

    Dr.Pedro, gostei das suas informações sobre o assunto da cirrose hepática e outros, pois o meu pai morreu no dia 12/03/2013, com insulficiência respriratória e cirrose, só que não entendi, pois quando jovem submeteu á cirurgia da mesma, e quando agora aos 81 anos, ela apareceu com sintomas gravíssimo.Suspeitei dos remédio fortes que havia tomado para o quadro de protáta, no qual ele ficou internado com hiperplasia prostática. Pergunto á você essa minha supeita procede? queria uma resposta, para aquietar o meu coração de filha, e não mais ficar leiga no assunto para quando surgir perguntas? Celma/ Manaus

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não me parece o mais provável.

  35. Fernando

    Dr. Efectuei uma ecografia abdominal e foi-me diagonisticado Cirrose Hepatica Avancada, o que terei de fazer?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Procurar um hepatologista.

  36. carmelucia

    MEU Irmâo está com cirrose jái num estagio grave, barriga grande, pernas escuras, e não para de beber e fumar, agora teve uma crise de vômitos de cor verde; e que a família pode fazer, ele é uma pessoa difícil de lidar
    Grata Carmen Brasĺia

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se ele não parar de beber não tem jeito.

  37. vera regis

    bom dia ! Dr meu marido tem esteatose hepatica e todos os dia bebe umas 6 cerveja nos finais de semana ele bebe 12 por dia ..se ele continuar bebendo assim a esteatose pode evoluir p/ uma cirrose?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim, há risco.

  38. marcio

    eu estou cirrotico e gostoria de seber se os spider com tempo desaparessem?
    marcio bueno-brasilia/DF

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Geralmente não.

  39. Bruniel

    Dr. eu tenho baqueteamento digital :(
    mas não tenho,nenhum problema pulmonar ou cardiaca
    ja fiz todos exames e não consto nada
    eu queria saber se existe cura para baqueteamento digital ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se realmente não é provocado por doenças, não tem porque falar em cura. A gente cura doenças, o que vc tem é apenas uma variação anatômica.

  40. Adriane

    Caramba, vitamina K é uma proteína doutor?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não, vitaminas não são proteínas.

  41. Renata

    qual o nível de TGP para alguem ter hep B?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não tem valor certo. Na fase aguda costuma estar muito elevado, mais de 10x o valor de referência. Na fase crônica pode estar normal.

  42. Danilo

    ola, tudo bom? fiz exame de sangue e o tgp deu 101 U/L.
    Bebo pouco aos fds e nunca consumi e naum consumo drogas
    Tive uma virose (febre alta, estomago vazio tava ansia), tomei antibiotico e alguns medicamentos) ha menos de 1 mes

    Devo me preocupar com hep b ou c?

    Abraço !

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Só fazendo exame para saber.

  43. Luziabasso

    um paciente que ja teve a cirrose avançada,e ter melhorado e logo em seguida começar a beber bebidas alcolicas, a mama esta crescida e deu poblema nos testiculos com muita dor e devido a cirrose voltando?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      a mama crescida é sinal típico de cirrose. A dor no testículo pode ter outro motivo.

  44. Wanda Maria

    Dr. Pedro, meu Pai esta com  infiltração de gordura no fígado e com muitas varizes no esôfago. Teve recentemente pequena hemorragia no estômago, segundo o médico por causa de uma pangastrite severa. Me responda com sinceridade é um quadro de cirrose? É possível a pessoa ter cirrose e o fígado não estar cirrótico? Aguardo sua resposta e desde já agradeço sua atenção. Parabéns seus textos são excelentes, bem escritos, de fácil entendimento.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não existe outro tipo de cirrose que não a do fígado.

  45. Paula

    gostaria de saber se é verdade que a água retirada do abdomem de uma pessoa com ascite retorna? e com quanto tempo isso acontece?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se a causa da ascite não estiver sendo tratada, ela volta após alguns dias ou semanas, dependendo da gravidade do caso.

      1. Paula

        boa tarde! muito obrigada pela resposta mais vou te fazer mais uma pergunta; como descobrir o grau de uma cirrose e depois de diagnosticada a sua evolução é de quanto  tempo

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

          Há critérios clínicos e laboratoriais para se estagiar uma cirrose. O tempo de evolução depende de caso a caso.

  46. Reginasenap

    Sou bióloga,e,professora de Biologia,e achei magnífico e fácil de ententer .Muito obrigada.Foi bem esclarecedor..Parabéns!
     

  47. INÁCIO LUIZ DOS SANTOS

    Tudo explicado minuciosamente, goste bastante, parabéns!

  48. orlando Martins

    Bom dia Dr.
    Antes de mais deixe-me saudá-lo pelo excelente trabalho aqui realizado.Sou de Portugal (Porto) e gostaria de saber qual o tipo de exame que poderei fazer para diagnosticar problemas no fígado.  Obrigado

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Depende do problema. Não há um exame único que diagnostique todas as doenças hepáticas.

  49. Aneide

    Obrigada por estes esclarecimentos, os mesmos clarearam e me animaram mais.
    Minha dúvida é quanto sonolência e moleza no corpo, são comuns ao portador de cirrose hepática alcóolica com 76 anos de idade?  

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Dependendo do grau de cirrose, sim.

  50. Silvia

    Parabéns !!!estas informaçoes são muito preciosas para mim.Meu pai tem linfoma ha doze anos, cardiaco, e esta tbem com cirrose(nunca bebeu na vida), esta indignado.Tem 76 anos , esta com varizes no esôfago,Meu Deus estou apavorada,sei que é irreversivel.Muito bom ler todos os questionamentos e respostas!!!Parabéns !!!Sucesso!!! Silvia

  51. Daniel DUG

    MUITO BOM..PARABÉNS…

  52. Selmira Pires Vieira

    Dr. Pedro, agradeço muito pelo esclarecimento, pois estou em tratamento a quase cinco anos de uma cirrose classificada como criptogênica e tenho hipertensão portal (até realizei duas sessões de ligadura elástica), esplenomegalia e luto constantemente c/ minhas plaquetas baixas e demais sintomas… e tudo isso me ajudo muito aceitar e me cuidar melhor e esclarecer algumas coisas p/ minha família.Parabéns! Selmira Pires Vieira – Minas Gerais
     

  53. Roessler Animais

       
    Gostei muito e me senti satisfeita, pois todas as minhas perguntas estavam claramente respondidas, nestas explicações sobre cirrose hepática, suas causas e sintomas…

  54. Maria Luiza Roessler

    Gostei muito das explicações. Clareza no conteúdo, permite um perfeito entendimento. Parabéns, Obrigada!
    Maria Luiza

  55. Jussiana

    o meu tio está com hepatite e com cirrose,e o médico já disse para ele que não há mais o que fazer.
    existe algum tratamento eficaz no combate a doença que pode prolongar um pouco mais a vida do paciente? e se existe ,é somente ne rede particular?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Dependendo da fase cirrose, realmente pode não haver mais nada a fazer além do transplante