Artigo atualizado em 13/12/2013

TUBERCULOSE | Causas, sintomas e tratamento

A tuberculose é uma doença infecciosa e contagiosa causada por uma bactéria, que pode acometer vários órgãos diferentes, sendo a tuberculose pulmonar sua principal forma.

Neste artigo vamos abordar os seguintes pontos sobre a tuberculose:

  • O que é tuberculose.
  • Transmissão da tuberculose.
  • Fatores de risco para tuberculose.
  • Sintomas da tuberculose.
  • Tuberculose em outros órgãos além dos pulmões.
  • Diagnóstico da tuberculose.
  • Tratamento da tuberculose.
  • Vacina para tuberculose.

O que é tuberculose?

A tuberculose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada de Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch, em homenagem a Robert Koch, médico alemão que identificou a bactéria. A doença é muito famosa pelo seu acometimento pulmonar (tuberculose pulmonar), mas poucos sabem que vários outros órgãos do corpo também podem ser infectados pela tuberculose, como pele, rins, linfonodos, ossos, cérebro, etc.

Desde o surgimento da pandemia de HIV/SIDA (AIDS) na década de 1980 a infecção por tuberculose voltou a ser uma grande preocupação, já que pacientes imunossuprimidos são muito susceptíveis ao bacilo de Koch.

O Brasil é o 16º país com maior incidência de tuberculose no mundo, porém, ao contrário do que muitas vezes é divulgado, esta incidência tem caído substancialmente nos últimos anos. Em 1999 a incidência era de 51 casos para cada 100.000 habitante. Em 2007 já havia caído para 38 por 100.000. Rio de Janeiro e Amazonas são os estados com o maior número de casos (incríveis 73 por 100.000). Portugal é um dos países da Europa com maior taxa, aproximadamente 32 casos por 100.000. Só como comparação, a Alemanha tem 6 casos por 100.000 habitantes.

Atualmente 1/3 da população mundial está infectada pelo bacilo de Koch. O fato é que apenas 10% das pessoas que entram em contato com a bactéria desenvolvem sintomas de tuberculose. Esta resistência se dá pelo nosso sistema imunológico que é bastante competente em impedir a progressão da doença.

A infecção pelo bacilo de Koch inicia-se sempre pelos pulmões, mas pode se alastrar por todo o corpo. Nem todo mundo vai desenvolver a tuberculose ativa e alguns permanecerão com a bactéria adormecida no organismo, tendo tido ou não sintomas de tuberculose pulmonar. A bactéria pode ficar alojada durante anos em qualquer parte do corpo, como cérebro, meninge, rins, intestinos, coração, linfonodos, ossos, etc., apenas à espera de uma queda no sistema imune para voltar a multiplicar-se.

Resumindo, você pode entrar em contanto com a bactéria da tuberculose e seguir por um dos três caminhos:

- seu sistema imunológico não consegue controlar a bactéria e você desenvolve a doença, apresentando, na maioria dos casos, sintomas de tuberculose pulmonar.
- seu sistema imunológico consegue controlar a bactéria, mas não a elimina do seu corpo, mantendo-a apenas “adormecida” por vários anos. Se houver alguma queda no sistema imune, a bactéria pode voltar a ficar ativa, causando geralmente um dos tipos de tuberculose extrapulmonar. Cerca de 10% dos pacientes com tuberculose latente desenvolverão a doença em algum momento da vida.
- seu sistema imunológico consegue controlar a bactéria e a elimina definitivamente do corpo, fazendo com que você nunca fique doente.

Transmissão da tuberculose

A tuberculose se transmite pelo ar, por contato com secreções respiratórias contaminadas, habitualmente através da tosse. Os pacientes contagiosos são aqueles que apresentam tuberculose pulmonar ou na laringe. Além da tosse, o bacilo da tuberculose pode ser transmitido pelo espirro, pelo cuspe ou até por conversas próximas onde há trocas de perdigotos.

Pacientes com tuberculose extrapulmonar não são capazes de transmitir a bactéria. Por exemplo, um paciente com tuberculose ganglionar pode entrar em contato com outras pessoas que não há risco de contágio. Todavia, se este paciente com tuberculose ganglionar também tiver tuberculose pulmonar ativa, ele pode transmiti-la para outros.

Pacientes com diagnóstico de tuberculose pulmonar ou laríngea devem ficar em isolamento em quartos especiais por pelo menos 15 dias, até que o tratamento consiga eliminar as bactérias das secreções pulmonares. Pacientes com tuberculose extrapulmonar, com exame do escarro negativo, não precisam ficar em isolamento.

Estima-se que uma pessoa infectada com tuberculose pulmonar, se não tratada, pode contaminar outras 15 no intervalo de um ano. De acordo com as estatísticas, destas quinze, apenas uma ou duas desenvolverão sintomas. Atenção: apenas os casos sintomáticos são capazes de transmitir a doença. Se você entrou em contato com o bacilo, mas não desenvolveu a doença, não há risco de transmissão da bactéria para outros.

Fatores de risco para tuberculose

Os indivíduos com as características abaixo são aqueles com maior risco de desenvolver tuberculose após contato com alguém contaminado:

- Idosos.
- Diabéticos (leia: DIABETES MELLITUS | Diagnóstico e sintomas).
- População de rua.
- Alcoólatras (leia: EFEITOS DO ÁLCOOL | Tratamento do alcoolismo).
- Insuficientes renais crônicos (leia: INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA).
- Doentes com neoplasias ou sob quimioterapia.
- Transplantados (leia: SAIBA COMO FUNCIONA O TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS).
- Portadores do vírus HIV

A população prisional também é uma das mais susceptíveis a infecção, devido à contínua exposição à bactéria em ambientes fechados.

Sintomas da tuberculose pulmonar

A tuberculose pulmonar é a manifestação mais comum da doença. O quadro típico de tuberculose pulmonar é de febre com suores e calafrios noturnos, dor no peito, tosse com expectoração, por vezes com raias de sangue, perda de apetite, prostração e emagrecimento que chega a 10 ou 15 kg em algumas semanas.

Por ser também uma infecção pulmonar, o quadro pode lembrar o de uma pneumonia. Porém, enquanto a pneumonia é uma doença mais aguda, que se desenvolve em horas/dias, a tuberculose é mais lenta, evoluindo em semanas. Alguns pacientes com tuberculose só procuram atendimento médico dois meses depois do início dos sintomas. Deve-se pensar sempre em tuberculose pulmonar naqueles pacientes com quadro de pneumonia arrastada que não melhora com antibióticos comuns.

Sintomas da tuberculose extrapulmonar

A tuberculose em outros órgãos também costuma causar emagrecimento, febre, suores noturnos, prostração, perda do apetite, etc. A diferença é que não há sintomas respiratórios, como a tosse, mas sim sintomas específicos do acometimento de cada órgão. Exemplos:

Sintomas da tuberculose pleural

Leia também:

A tuberculose extrapulmonar mais comum é tuberculose pleural, que como diz o nome, acomete a pleura, membrana que recobre os pulmões. Os sintomas mais comuns (além dos descritos acima) são dor torácica unilateral e falta de ar, causado pelo aparecimento de derrame pleural, mais conhecido com água na pleura.

Sintomas da tuberculose ganglionar

A tuberculose ganglionar é uma manifestação comum nos pacientes soropositivos infectados pelo bacilo de Koch. O quadro típico é de aumento dos linfonodos na região do pescoço. No início, os gânglios têm crescimento lento e são indolores; posteriormente, aumentam de volume e tendem a se agrupar, podendo criar fístulas (comunicações) para a pele. As secreções de um gânglio fistulizado são contagiosas e podem transmitir a tuberculose para outros. Esta é a única situação em que a tuberculose ganglionar pode ser contagiosa.

Tuberculose vertebral

Tuberculose vertebral

Sintomas da tuberculose óssea

A tuberculose óssea costuma envolver a coluna vertebral, causando destruição das vértebras. A tuberculose da coluna também é chamada de “Mal de Pott”. A doença progride lentamente com sintomas de dor leve/moderada nas costas, que piora progressivamente. Conforme a vértebra vai sendo destruída, a medula pode ser acometida causando intensa dor e alterações neurológicas, incluindo até paralisia dos membros.

Tuberculose urinária

A tuberculose urinária cursa com sintomas semelhantes à infecção urinária, porém sem resposta aos antibióticos e com urocultura negativa. Se não tratada a tempo, pode levar a deformidades do sistema urinário e insuficiência renal terminal.

Tuberculose cerebral

É a forma mais grave de tuberculose, podendo evoluir como uma meningite tuberculosa ou com a formação de tuberculomas cerebrais, espécies de tumores no sistema nervoso central (leia: MENINGITE | Sintomas, Transmissão e Vacina).

Ainda existem a tuberculose dos olhos, dos intestinos, da pele, do coração, do peritônio, etc.

Para saber mais detalhes sobre os sintomas da tuberculose, leia também:

Diagnóstico da tuberculose

Tuberculose pulmonar

Tuberculose pulmonar

O diagnóstico da tuberculose pulmonar é feito através da história clínica, da radiografia de tórax e do exame de escarro (catarro). Este último é o exame que identifica a presença do bacilo de Koch.

A presença do bacilo no exame de escarro é o que torna o paciente contagioso. Uma vez que o tratamento tenha sido iniciado, o paciente deixará de ter a bactéria no escarro após 15 dias, em média.

As infecções extrapulmonares, em geral, ocorrem anos depois da infecção pulmonar (ou da contaminação assintomática). O diagnóstico das formas extrapulmonares é habitualmente feito pela biópsia do órgão acometido.

A radiografia de tórax é importante porque pode detectar lesões pulmonares antigas em pacientes que desconhecem o fato de já terem tido tuberculose. Estas lesões, chamadas de “cavernas”, podem se reativar, causando novo quadro de tuberculose pulmonar.

Como saber se você é portador assintomático da bactéria da tuberculose?

Teste do PPD

Teste do PPD

Existe um teste chamado de PPD (derivado de proteína purificada), ou teste da tuberculina, que é feito através da inoculação subcutânea de proteínas de bacilo de Koch morto. Após 48-72h é feita a avaliação do grau de reação do corpo ao material inoculado.

Se o paciente já foi exposto à bactéria, seu organismo possui anticorpos que atacam as proteínas inoculadas na pele.

Em pessoas saudáveis, uma inflamação com o centro endurado maior que 15mm (1,5 cm) é considerado positivo. Em diabéticos, insuficientes renais crônicos ou em profissionais de saúde expostos frequentemente a pessoas infectadas, um resultado maior que 10mm (1 cm) também é considerado positivo. Para pacientes com SIDA (AIDS) ou outra causa de imunossupressão, 5 mm (0,5cm) já é considerado positivo.

O teste de PPD só fica positivo 12 semanas após a contaminação. Não adianta fazer o PPD apenas alguns dias após o contato com alguém supostamente contagioso. Mesmo que vocÊ tenha sido infectado, O PPD dará resultado negativo.

Doentes com o PPD positivo são candidatos ao tratamento contra tuberculose latente, objetivando impedir uma futura reativação do bacilo.

Tratamento da tuberculose

Os doentes que apresentam sintomas de tuberculose são tratados com um esquema de antibióticos por no mínimo 6 meses. O principal esquema é o chamado RIPE -» Rifampicina, Isoniazida, Pirazinamida e Etambutol por 2 meses, seguido por mais 4 meses de rifampicina e isoniazida.

Já há um medicamento sendo distribuído gratuitamente pelo Ministério Saúde chamado Coxcip 4, que é um único comprimido que contém a combinação das 4 drogas contra tuberculose: rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol. Nos dois primeiros meses de tratamento este é o único medicamento necessário. Nos 4 meses seguintes, o paciente passa a tomar comprimidos de isoniazida e rifampicina separados.

O tratamento das formas latentes, isto é, pacientes assintomáticos, mas com PPD positivo, é feito apenas com a Isoniazida, também pelo período de 6 meses.

O grande problema do controle da tuberculose é o abandono antes do final dos 6 meses. Como os sintomas melhoram em pouco tempo e os efeitos colaterais são comuns, muitos pacientes não completam o tempo total de tratamento, favorecendo o surgimento de cepas multirresistentes do bacilo de Koch.

Os pacientes deixam de transmitir tuberculose após aproximadamente 15 dias de tratamento. Porém, podem voltar a ser bacilíferos (transmissores do bacilo) se não completarem o curso de 6 meses de antibióticos.

A tuberculose não tratada pode levar à sepse grave e morte ( leia: SEPSE / CHOQUE SÉPTICO).

Vacina contra tuberculose

Existe uma vacina chamada de BCG, que faz parte do calendário nacional. É administrada quando criança e serve para prevenir as formas mais graves da doença, como a tuberculose disseminada e a meningite tuberculosa. A vacina apesar de diminuir a incidência da tuberculose pulmonar não a evita por completo. Como é feita a partir de bactérias vivas, não deve ser administrada em imunossuprimidos.

Publicidade
  • Anonymous

    Dr. Pedro, para variar mais um excelent texto.
    Já votei no seu blog.

    abraços e sucesso

    Jean

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Valeu Jean
    obrigado pelo voto

  • Rosi

    Olá,Dr. Pedro
    Gostaria de saber se uma pessoa pode ter tuberculose, mesmo sem apresentar os sintomas conhecidos? porque meu avô fumou por mais de 40 anos e parou a mais de 20 anos (agora ele está c/ 82 anos)agora fez um raio-x onde aparece uma mancha branca no pulmão esquerdo, porém ele não sente febre, nem tosse, não sente dor no peito também,apenas um cansaço quando faz algum tipo de atividade,mas que melhorou após aplicação de aerossol (atrovent+aerolim+soro) . Fez o ppd e deu reator forte, fez três amostras do baar e deu negativo. Agora repetiu o baar (2 amostras) que ainda não saiu o resultado. O médico está suspeitando de tuberculose, isso é possível?ou pode ser proveniente do tabagismo? Agradeço sua colaboração.
    Rosi

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Rosi,
    É possivel isso ser uma cicatriz de uma tuberculose antiga. Algumas pessoas só descobrem que tiveram a doença quando fazem um rx do tórax.

    Agora, pelo fato dele ser ex-tabagista é importante descartar outras doenças, principalmente câncer de pulmão.

    abs

  • Miriane

    Dr. Pedro gostaria de saber se uma pessoa com reator forte 15mm porém assintomátca para tuberculose deverá fazer quimioprofilaxia ???
    quem sãoos candidadtos para tal ??
    gostaria se possivel mandar resposta tbém para meu email (mirianecarassa@hotmail.com , obgada

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Miriane,
    PPD maior que 15mm indica quimioprofilaxia.

    procure um pneumologista ou infectologista para ele avaliar seu caso pessoalmente.

    abs

  • Anonymous

    Olá

    Tosse completamente SECA há 1 mês pode ser sinal de tuberculose?

    Obrigada
    Ana

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Ana,
    Se não houver febre e perda de peso associado dificilmente será tuberculose. É melhor procurar outro diagnóstico.

    abs

  • elizette

    olá
    meu nome é Elizette,eu e meu esposo
    estamos com tosse a um mês,começou seca e agora tem catarro,tivemos febre só nos primeiros dias,agora tenho sentido muita dor na coluna q desce até as pernas e meu marido está sentindo dores no peito,na cabeça e tem suor frio só na testa,então fiquei meio preocupada,será que pode ter alguma coisa a ver com tuberculose?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Elizette,
    Em quadros com tosse há mais de 1 mês e sintomas sistêmicos como febre, suores e dor torácica, tuberculose é um dos diagnósticos diferenciais.

    Procure atendimento para que um médico possa avaliar melhor essa sua história

    abs

  • karina

    oi..Meu nome e karina,dr. meu sogro veio a falecer com tuberculose e pneumonia ele fumava muito e bebia. Tenho uma crianca de 3 anos e gostaria de saber se em as criancas sao pouco imune a tuberculose..meu filho esta com tosse e teve febre por tres dia..o acha que devo fazer???sera que ele pode ter pego tuberculose?? obrigado

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Karina,
    Se ele teve contato com o seu sogro enquanto este estava com tuberculose, existe sim a possibilidade.

    MAs independente da causa, se ele está com febre e tosse, ele deve ser visto por um pediatra.

  • holi

    ola doutor que bom te conhecer! gostaria de fazer umas perguntas, teno umas manchas roxas pequenas na pele que comecaram na barriga e depois de seis meses se multiplicara, e estao chegando na area do pescoco e nas nadegas, no comeco nao me importei pensei que era uma reacao do meu corpo a falta de sol ( vivo na alemanha ) mas agora temos sol e nao passa, fui ao dermatologista e ela nao tem a menor ideia, disse que talvez seja tuberculose na pele, mas nao tenho nenhum sintoma, vivo uma situacao de estress muito grande, mas como sou do norte do brasil e viajei ao redor do mundo em paises muito pobres como, egito , macedonia, iraque, afeganistan, turcominstan..etc. Tomei vacina BCG, devo fazer o teste do tuberculin? muito obrigado.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    holi,
    Acho que vc pode fazer o PPD sim, mas acho que o mais importante é procurar uma segunda opinião de um dermatologista.

  • Marianna

    Dr. Pedro.

    Estou gripada tem 1 mês mais ou menos, mas nao tenho febre, e nenhum outro sintoma. Pode ser tuberculose?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Marianna,
    O quadro clínico da gripe é muito diferente da tuberculose. Não dá muito para confundir não. Além do que, tuberculose pulmonar sem febre ou emagrecimento é muito pouco provável.

    abs

  • Felipe

    Pedro,

    Estou com tosse há 1 mês e tive diferentes diagnósticos. Alguns médicos disseram ser princípio de pneumonia, depois obtive o diagnóstico de asma brônquica. Fui a uma pneumologista e foi identificada como tosse alérgica. Com o uso de antialérgico, a tosse diminuiu, porém, não cessou. Voltei a 2 médicos e recebi o diagnóstico de pneumonia, com quadro um pouco mais avançado. Tive febre somente no início da tosse (quando estava me curando de uma amigdalite), perdi 6kg pois não conseguia ingerir alimentos e tive aumento de suor (porém, atualmente, esse sintoma não aparece mais).
    Trabalhei por um ano em um presídio, tendo saído de lá em fevereiro desse ano.
    O quadro de saúde que estou apresentando pode ser tiberculose?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Felipe,
    Acho que a questão básica é saber se vc tem um quadro infeccioso ou um quadro alérgico. Através do exame de sangue e do rx de tórax é fácil fazer esta distinção.

    Sendo um quadro infeccioso, a tuberculose é um dos diagnósticos diferenciais, principalmente se vc já tomou antibiótiocos e não ficou curado.

    Se vc ainda tem tosse com expectoração pode ir ao um posto de saúde fazer o exame para tuberculose.

    abs

  • natalia

    Olá Doutor

    estou com tosse a pelo menos 2 meses não tenho febre porém de uns dias para cá tenho tido suores noturnos isso pode ser um diaginóstico de tuberculose?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Natalia,
    2 meses de tosse e sudorese noturna podem ser sintomas de tuberculose. Se vc teve algum contato com alguém contaminado, essa chance é maior ainda.

    Procure um médico para te avaliar.

  • Anonymous

    Boa tarde Dr.

    tenho uma amiga que andava com tosse com catarro já a alguns meses. fez um raio-x que acusou umas manchas brancas. a medica de familia indicou uma pneumologista. daí fez análises sanguíneas, fez uma biopsia e agora vai fazer o despiste da tuberculose.
    segundo estes exames, o que acha que poderá ser?
    agradecia resposta para rita_pandeirada@hotmail.com

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Rita,
    Desculpe-me, mas é impossível fazer diagóstico com tão pouca informação e sem nem menos acesso a imagem do rx.

    Não sei a idade nem se ela fuma ou não.

    Mancha branca no rx é uma descrição para lá de leiga. Pode ser um monte de coisas.

    Desculpe mas não posso ajudar neste caso.

    abs

  • Anonymous

    Bom dia Dr.

    tenho uma amiga que andava com tosse com catarro já a alguns meses. fez um raio-x que acusou umas manchas brancas (ganglios linfaticos aumentados). a medica de familia indicou uma pneumologista. daí fez análises sanguíneas que deram normais, fez uma biopsia com remoção do ganglio maior ao qual estamos à espera dos resultados e agora vai fazer o despiste da tuberculose.
    o que acha que poderá ser? e se for algo grave, tipo um cancro os resultados da biopsia chegam mais rápido? quanto tempo?
    agradecia resposta para rita_pandeirada@hotmail.com

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Rita, para evitar que me acusem de fazer consultas médicas particulares pela internet, todas as perguntas e respostas são públicas e feitas neste espaço.

    Não respondo perguntas por e-mail.

    Se vc não se importar de receber uma resposta pública, me avise que eu respondo suas perguntas sem problemas.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Rita,
    o tempo de espera do resultado da biópsia não depende de ser câncer ou tuberculose.

    Pelo o que vc me contou, o diagnóstico diferencial deve ficar basicamente entre doenças infecciosas (tuberculose entre elas), câncer e sarcoidose.

    A biópsia vai definir o caminho.

  • Marco Luciano

    Boa tarde Doutor,

    Sou ex-fumante, parei a uns 3 meses, fumava pouco, cerca de 3 cigarros por dia. O que ocorre é que já fazem uns 6 meses que tenho bastante tosse com catarro amarelo. Já fiz diversas radiografias pulmonares e nada indicou problema algum. Não tenho febre e nenhum outro sintoma, mas me trato de Síndrome do Pânico (tinha sensações fortes de falta de ar, taquicardia, enformigamentos das mãos e tonturas), fui a diversos médicos mas foi o psiquiatra que está controlando com Frontal XR e Lexapro. Até aí tudo bem.

    A única coisa que não passa é esse catarro constante, e todos os clínicos que fui e pneumologista dizem que não tenho nada…

    O que pode ser Doutor? No aguardo.

    Obrigado.

    Marco

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    MArco,
    De longe não tenho como saber do que se trata.

    Mas se não há febre, perda de peso e o RX é sempre normal, isso pode ser ainda sequela da inflamação do pulmão pelo cigarro.

    Se for, agora que vc parou de fumar, vai melhorar ao longo do tempo.

  • Bruno

    Boa tarde,

    há 2 semanas que estou com tosse com catarro e sempre uma coceira na garganta… fiz agora um rx ao torax e tem uma mancha branca… tenho 22 anos, nao fumo, nao bebo, faço desporto… mas tou entrando em panico com essa mancha no rx…

    pode-me dar alguma informação? tou entrando em panico

    obrigado

  • Rita

    Boa tarde Dr. Pedro.
    Minha tia tem tuberculose nos ganglios linfáticos. podia dizer-me se é contagioso e qual o tratamento que irá ter se seguir agora?
    é muito grave esse tipo de tubercolose?

    obrigada

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Bruno,
    MAnchas brancas no pulmão é uma descrição para lá de leiga.

    Vc não mostrou esse rx para nenhum médico? Quem o pediu ?

    Deve ser alguma infecção, pode ser mesmo tuberculose. Mostre esse rx a algum médico.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Rita,
    Se ela nã otem tuberculose pulmonar ativa, não há risco de transmissão.

    O tratamento é com o esquema de antibióticos que eu descrevi no texto. Se for feito direitinho, ela ficará boa.

  • Anonymous

    Depois que a tuberculose é tratada rigorosamente durante 6 meses, quanto tempo a pessoa fica imune? Essa doença pode se manifestar mais de uma vez?
    Pessoas que teve contato com um tuberculoso pode manifestar a doença anos depois? Quanto tempo essa bactéria fica no organismo de uma pessoa esperando a imunidade enfraquecer?

    Att,

    Edna

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Edna,
    A pessoa não fica imune não. A tuberculose pode se manifestar mais de uma vez.

    E pode se manifestar anos depois do contágio, principalmente nas formas não pulmonares

  • JUNIOR

    Dr. Pedro, Tive TUBERCULOSE há cerca de 10 anos e em um exame de sangue recente tive um diagnóstico de LEUCOPENIA e minhas plaquetas estão no minimo de referência. Me submeti a um RX e como nos outros sempre aparece aquela mancha tão famosa. Minha dúvida principal é:POSSO SER CONSIDERADO INAPTO EM ALGUM SERVIÇO POR SER UM EX TUBERCULOSO? desde já agradeço.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Junior,
    A princípio não. Vc teve uma infecção e ficou curado.

    Agora seria interessante descobrir o pq da leucopenia e das plaquetas baixas.

  • valeria

    Dr. Pedro:

    Muito bom dia. Estou com tuberculose pleural, atualmente no início do tratamento (15 dias de antibióticos), entretanto tenho uma viagem de negócios importante no final do mês de setembro, na Itália. Me disseram que não seria de bom tom que eu viajasse, tendo em vista que as condições a que somos submetidos durante uma viagem de avião (pressão, por exemplo) poderiam me trazer algum mal. Isto é verdade? Haveria prejuízo no tratamento ou no pulmão doente? No caso desta menina que veio a falecer voltando da Flórida chegou-se a comentar que ela não poderia ter embarcado por estar com complicações pulmonares. Muito obrigada pela atenção !!!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Valéria,
    Relamente a viagem de avião para quem problemas pulmonar é contra-indicada.

    Porém , vc já estará com mais de 45dias de tratamento. Provavelmente já não terá mais lesões ativas no pulmão. Acho que vc deveria ser avaliada por um pneumologista. Ele tem como estimar sua capacidade pulmonar e avaliar se uma viagem de avião pode ou não ser feita.

    Tenho um texto só sobre isso:
    http://www.mdsaude.com/2008/11/problemas-de-sade-em-voos-comerciais.html

  • Bruno

    Dr Pedro, durante 1 mês tive uma gripe muito forte. Fui ao médico quando começaram as dores no peito e uma febre que não baixava com facilidade. Depois do Rx foi diagnosticado pneumonia e me receitaram o antibiótico indicado para tal.
    Venho tomando esse medicamento a 10 dias, porém as dores no peito (que dificultam meu sono) e a tosse com catarro amarelo não passam.

    Existe a possibilidade de ser tuberculose?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Bruno,
    Poder pode. É preciso saber se é uma pneumonia resistente ao antibiótico, ou se não é pneumonia e sim tuberculose.

    Retorne ao seu médico.

  • leandro

    Boa tarde, eu estou em tratamento de tuberculose já a 2 meses, gostária de saber o q pode e naum pode fazer, ex: sair a noite, andar desagasalhado, naum tomar nada gelado dentre outros.. naum pode fazer nada disso??
    obrigado.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Leandro,
    Vida normal. Vc só não pode é beber e usar drogas.

  • kenji

    ola doutor. estou com uma dor no peito. tenho 45anos. doi mais qdo faco o esforco de me espreguicar devido ao cansaco que tenho tido ultimamente. as vezes sinto aperto no peito e estou muito cansado pois nao tiro ferias e trabalho praticamente 360dias do ano. Minha vida nao eh regrada, nao tenho tempo de almocar, nao tenho hora de janta, fico beliscando porcarias. Tenhomedo que seja doenca cardiaca. Ou medo de cancer do pulmao ja que tenho historico familiar. Trabalho num local hinospito onde os carros ficam lancando monoxido de carbono o dia inteiro e sofro mais no inverno devido a inversao termica e as vezes sinto que a traqueia fecha devido aos gases toxicos dos carros. Nao procurei medico ainda, ja estou com esse quadro ha mais de 2semanas. Se puder me ajudar obrigado.

  • Rafaella

    após uma gripe muito forte passei a apresentar tosse persistente, há mais ou menos 1 mês. tive opisódios de febre mais no fim da tarde e muita sudorese à noite. Ao exame físico o médico constatou um regular estado geral e diminuição da ausculta pulmonar à direita. Ao respirar profundamente senti dor torácica. perdi peso tambem. eu fui tabagista há 17 anos. Diante do achado da ausculta pulmonar à direita, foi solicitado um Rx de tórax. posso ter tuberculose? existe possibilidade de câncer de pulmão?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Kenji,
    Vc precisa ir ao médico e mudar sua vida.

    Se vc tem exposião crônica a monóxido de carbono Comece com um pneumologista.

    Essa sua dor no peito não tem muitas características de dor cardíaca não, mas a vida desregrada e a péssima alimentação te colocam em risco.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Rafaella,
    Vc me passou poucos dados, nem a sua idade vc me disse. Mas pelo pouco que contou não dá para descartar nenhuma das duas hipóteses.

  • Anonymous

    Dr Pedro Pinheiro, bom dia.

    Ao ler esse blog, esclareceu muito.

    A minha sogra tem uma tosse seca, e noto isso há muito tempo (anos)… Ela já havia comentado que fez um raio-X nos pulmões e apresentou uma mancha, mas não foi muito clara a respeito… É com muita freqüência que ela fica resfriada/gripa. Ela comentou que tem uma infecção na urina, e já faz uns 3 meses. De acordo com a informação do médio é pelo fato da contaminação das fezes.

    De que forma delicada poderia pedir a minha sogra para ela fazer o teste PPD? Ela é teimosa, e não aceita sugestões…

    Ela passa no Hospital do Servidor Público de SP (próximo ao bairro da Aclimação), o senhor conhece algum especialista que trabalhe nesse hospital?

    Parabéns pelo blog.

    Obrigada pela atenção.
    Joana.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Joana,
    Não existe forma delicada de pedir isso. Ainda mais se ele é resistente à médicos. O ideal seria o seu marido conversar com ela.

    Não conheço nínguém no Hospital do servidor. Já estou fora do Brasil há algum tempo.

  • Faby

    Boa noite, Dr. Pedro. No final de julho comecei a sentir febre, dosse, cansaço e falta de ar. Fui no medico ele me falou que eu estava com pneumonia.Mediante a o exame de sangue foi detectado uma bactéria.Tomei duas caixas de antibioticos mas não melhorei cotinuei sentindo febre, cansaço,suores noturno, emagrecimento(obs tentando me alimentar de duas em dua horas),fui em um pneumologista fiz ela me passou exame Tomografia Computadorizada Tórax e Resultado do Laudo foi:
    Discreta opacidade estriadas nos ápices pulmonares.
    Presença do lobo acessório da veias ázigos (variante do normal)
    Apesar de todos os sintomas continuarem como; roquidão, febre de 37 a 37,5 regularmente, dores nas costas, cansaço, fragueza.Retornei a médica ela me falou que eu estou com alergia.

    O que quer dizer esse laudo ??Pode ser tuberculose?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Faby,
    Pode sim.
    Sugiro que vc procure um pneumologista.

  • Nei

    Dr. Pedro,
    Estou com suspeita de tuberculose e ainda não iniciei o tratamento (vou fazer uma fibrobronscopia, pois não consigo escarrar). É verdade que não posso beijar a minha namorada, tomar banho de praia, beber/comer coisas geladas e sair à noite?
    Ats, Nei

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Nei,
    Enquanro não houver o diagóstico, sim.

    Comer e beber coisas geladas não faz diferença.

  • jacqueline

    ola doutor Pedro
    Ha tres dias tenho febre, fortes dores no corpo, principalmente as juntas.Dor de ouvido , nos olhos, cansaço ,fisico e respiratorio, dor de cabeça , suor frio e muita dor no peito ao tossir, as vezes com muita força sai o catarro ,as vezes espirro outras nao.Consultei-me pelo sus ele me disse que e res-
    friado e não tem nada haver com o virus h1n1,porem me passou um remedio, para turbeculose(RIFALDIN)
    E agora,o que devo fazer, qual o seu diagnostico.Sera principio da turbeculose.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Jacqueline,
    Rifaldin realmente é para tuberculose, mas não se trata tuberculos com apenas uma droga e sim com 3. Por isso não faço a menor idéia do que ele pensou. Só perguntando ao seu médico.

  • lilian

    Dr Pedro, estou morando nos Estadis Unidis a 3 meses e aqui eh comum fazer o teste para tuberculose, o PPD. O que ocorre eh que nunca senti nenhum sintoma e meu teste deu positivo. Ja fiz o raio x mas preciso esperar 2 semanas para voltar ao medico. Sera que posso estar contaminando minha familia? Minha filha de 5 anos ja tinha feito o teste e deu negativo eh melhor ela fazer denovo?

    Muito obrigada e mto sucesso ao Sr.
    Lilian

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Lilian,
    Não. O PPD só significa que vc já teve contato com o obacilo da tuberculose e não que vc tem a doença. Para transmiti-lo é necessário que vc tenha a doença pulmonar ativa, como febre, tosse, sangue no escarro, perda de peso… O meu PPD também é positivo, assim como o da maioria dos profissionais de saúde.

  • Anonymous

    Senhores,
    peço desculpas, mas escrevi hoje pela manhã, perguntando sobre uma situação de tatuagem, e acabei esquecendo de me identificar. Meu nome é Rodrigo, morador do Rio de Janeiro. Perdão, e espero que considerem minha pergunta. Muito obrigado pela atenção !!!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Rodrigo,
    não recebi nenhuma pergunta sobre tatuagem. Mande-a novamente.

  • Marcelo Barbosa

    Dr. Pedro, Não sei se pode me tirar uma dúvida. Foi confirmado tuberculose em minha namorada e o médico pediu para que eu fizesse um raio-x, pela leitura preliminar do raio-x(leitura de leigo) não consegui detectar nada ainda e o médico só irá ver na próxima semana. Gostaria de saber se caso dê negativo se eu terei que fazer outros exames ou se terei que tomar algum remédio. Em caso de eu realizar um exame admissional para o funcionalismo publico e estiver com a doença eles podem me considerar não apto?

    Desde já agradeço

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Marcelo,
    O médico pode te pedir um PPD. MAs se o seu rx é normal isso não vai ter implicações em exames admissionais.

  • Marcelo Barbosa

    Dr. Pedro, se o PPD der positivo enquanto tempo eu poderei voltar as atividades profissionais normais, enfrentando talvez preconceitos milenares, após início da medicação?

    Desculpe tantas perguntas, mas é que mesmo com a internet é dificil conseguir informações sérias sobre a doença.

    Obrigado pelas respostas.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Marcelo,
    PPD positivo não impede ninguém de trabalhar, nem indica risco de transmissão. O meu, por exemplo, é positivo.

  • Marcelo Barbosa

    Dr. Pedro, então não entendi. Para que serveria o PPD? Acredito que ele dará positivo pois vivo no Rio de Janeiro e minha namorada teve a TB confirmada.

    Obrigado,

    Marcelo

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Marcelo,
    O PPD serve para saber quem são as pessoas que já tiveram contato com o bacilo e correm risco de desenvolver a infecção no futuro. As pessoas com PPD forte reator correm maior risco e devem ser avaliadas para tratamento profilático.

    Somente o fato de vc morar no Rio não faz com que o seu PPD seja reator. Eu sempre morei no Rio e cansei de atender pacientes com PPD negativo.

    Agora devido ao fato da sua namorada ter tido tuberculose, existe sim a chance de vc ter sido contaminado.

    Converse com o médico da sua namorada para que ele possa avaliar se há necessidade de te investigar.

  • Marcelo Barbosa

    Dr. Pedro, muito obrigado pelas dúvidas sanadas.

    Seu trabalho é de grande valia para leigos como eu que desejam mais informações sobre uma doença tão disseminada, mas tão mal compreendida.

    Muito obrigado e sucesso

  • Bruno

    Ola,
    eu estou me sentindo meio cansado a uns 2 meses, e tenho muito frequentemente uma sensacao de febre, e quando meço a temperatura estou com 37.2.
    isso pode ser tuberculose?
    ou alguma outra coisa mais seria?

    obrigado

  • Ariel

    ola Dr., meu nome e Ariel tenho 18 anos, estou com uma tosse persistente a algum tempo,estou tomando amoxilina,e estou com algumas inguas no pescoco, sou fumante a pouco tempo,,essas inguas tem relacao a tuberculose? pode ser tuberculose?

    obrigado!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Bruno,
    Provavlemente não é tuberculose. Procure um médico para saber do que se trata.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Ariel,
    Provavelmente não, já que tuberculose pulmonar não costuma dar inguas no pescoço.

  • Tião

    Dr. Pedro,
    Estou realizando o tratamento da tuberculose há 21 dias, depois de quanto tempo vou poder voltar a beijar a minha namorada? E pq não posso ir a praia?

    Desde já agradeço!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Tião,
    Depois de 15 de tratamento, em geral, não há mais risco de transmissão. Não sei porque te proibiram de ir a praia.

  • Lilian

    Dr,
    o coquetel para tuberculose pode ter algum efeito colateral?? tipo o prednisona, que trata muitas doenças, mas pode ter alguns efeitos!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Lilian,
    sim, o coquetel pode ter vários efeitos adversos, o principal é hepatite medicamentosa. Mas a maioria da pessoas consegue completar os 6 meses de tratamento sem maiores problemas.

  • Anonymous

    Dr.
    Eu estava com tosse com catarro e sangue a uma semana, mas parou de sair sangue e a tosse deu uma diminuida, ñ perdi peso, ñ tenho outros sintomas,se for turbeculese a tosse para assim mesmo?
    Desde ja agadeço!
    Iasmim

  • Anonymous

    Dr,
    Se um paciente tem tosse com catarro e sangue e beija seu namorado, tem o risco de comtamina-lo?
    Obrigado
    Carina

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Iasmim,
    Não. Tuberculose não melhora sozinho. Mas o fato da doença ter abrandado os sintomas não significa que vc esteja curado. Tosse com sangue é um sintoma sério. Vc precisa ser vista por um médico.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Carina,
    Se a causa for alguma doença contagiosa como tuberculose, com certeza.

  • Anonymous

    Dr. Pedro,

    A mãe de minha neta já teve no passado tuberculose e está novamente com os sintomas da doença como: febre, prostação, falta de apetite, perda de peso e escarro de sangue.
    Minha neta tem 9 meses, ela fica sob meus cuidados o dia todo enquanto a mãe trabalha, ficando com a mãe somente à noite (dorme com ela).
    Quais os riscos de minha neta pegar a doença?
    Será preciso se afastar da mãe nos primeiros 15 dias de tratamento?
    Devo levá-la ao pediatra?
    Obrigada.

    Eliane Pereira

  • jessica

    Dr ha 15 dias estou com tose seca, com dor no peito e nas costas, falta de apetite e febre ao entardecer, porem fui ao medico ontem e ele tirou um raio x do torax e não foi constatado nada, me passou alguns antibioticos mas a dor e a dificuldade de respirar pemanecem? é possivel uma tuberculos não ser indentifica no raio x?

  • Rosário

    Dr. Pedro,
    Estou realizando tratamento para tuberculose há pouco mais de 1 mês e meio, se eu tiver contato com outra pessoa que tenha tuberculose, e esta não esteja tratando, posso ter uma recaída voltando a apresentar os sintomas típicos da doença?

    Agradeço antecipadamente pelos seus préstimos valiosos!

  • http://www.blogger.com/profile/04393336581392706630 Dra. Renata Campos

    Eliane,
    existe sim a chance da sua neta pegar tuberculose se ela tem contato próximo com alguém infectado e transmissor da doença. O importante neste momento é ter certeza do diagnóstico de tuberculose. Se ela for transmissora e sua neta não tiver entrado em contato com o bacilo ainda, o ideal é mesmo evitar proximidade com a mãe a não ser que se tomem as medidas de prevenção (como uso de máscaras), pelo menos até ela deixar de ser bacilífera.

  • http://www.blogger.com/profile/04393336581392706630 Dra. Renata Campos

    Jessica,
    existem sim situações em que não se vê de imediato uma imagem pulmonar sugestiva de tuberculose. Caso você não melhore significativamente nós próximos dias procure o médico novamente.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Rosário,
    Poder pode, mas se vc ainda estiver em tratamento o risco é menor. O ideal é que vc evite contato com outras pessoas infectadas que não estejam se tratando.

  • elisangela

    ola me chamo elisangela meu filho de 12 anos fez o ppd e deu 10mm fez a chapa e nao tem a doença o medico receitou isoniazida eu quero saber se depois do tratamento que sera de 6 meses ele fica livre de ter a doença

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Elisangela,
    esse é o objetivo do tratamento.

  • Anonymous

    ola Dr. Pedro e Dra. Renata, me chamo Ericka, sou aluna da area de saúde to fazendo uma pesquisa sobre tuberculose,gostaria d saber se ela é uma doença do trabalho ou profissional, e qria q me explicasse a diferença entre as tuberculoses por favor. Obrigada..

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Ericka,
    doença do trabalho.

    As diferenças eu expliquei no texto. Qual é exatamente sua dúvida?

  • marilda

    marilda dr. pedro estou em tratamento de tuberculose a 17 dias como posso saber se o tratamento esta respondendo e que alimentos sao melhores para fortalecer o organismo

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Marilda,
    Se vc estiver melhor clinicamente é pq o tratamento está funcionando. A avaliação da resposta é clínica.

    Em relação a comida, basta que vc tenha uma alimentação balanceada. Não existe alimentos especiais para este caso.

  • Anonymous

    vc s sao otimos medicos continuem asim e q deus abençoe vcs e suas familias , quem dera se todos doasem um pouco de seus valiosos tempos para dirarem nossas duvidas q deus esteja com vcs sempre. ass:uendel

  • Selma

    Dr. Pedro, fiz 6 meses de quimioterapia, a ultima sesão foi em dezembro. Nesse período, meu irmão q/mora comigo começou a apresentar o quadro de tuberculose ativa,tive contato direto c/ ele, pois ele cuidava de mim nos períodos críticos da pós quimio.Ele fez a tomografia e constou nódulos e suspeita de TBC. Vai se submeter a fibrobroncopia agora depois do carnaval.Não apresento nenhum sintoma,meu sistema imunologico está bom. Quais as medidas preventivas q/devo me submeter? Meus filhos adolescentes devem tbém fazer os exames de PPD? Obrigada.r

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Selma,
    Primeiro é preciso confirmar tuberculose no seu irmão. Confirmando-se este diagnóstico, vc deve procurar seu infectologista. Se o seu contato foi durante o uso dos antibióticos, não há maiores problemas, se foi após o término dos mesmos, vc precisa ser reavaliado.

  • cristina

    oiiie minha filha fez um raio x e acusou pneumonia
    e ela não tem febre
    isto pode acontecer?
    pneumonia sem febre?
    ela só tosse e tem dor
    abaixo dos seios
    e nas costas?
    bjos

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Cristina,
    Não é o mais comum, mas pode acontecer sim.

  • SILVIA ELAINE

    olá!gostaria de saber quais os sintomas da tuberculose de pele e se pode afetar as pernas ou ser confundida com outra dermatite?silvia de guaratinguetá

  • SILVIA ELAINE

    Dr.Pedro boa tarde!
    fiz a pergunta a respeito dos sintomas da tuberculose de pele e se pode dar nas pernas e se ela pode ser confundida com algum tipo de dermatite,porem meu esposo fez o PPD e deu negativo muito se fala da TB no pulmão mais na pele pouco sabemos.por favor tire essas dúvidas e esse tipo pode ser transmissível?obrigada

  • carlos

    Dr pedro Tenho uma amiga que tem Tuberculose pleural,esse tipo de tuberculose é transmissivel?

  • Anonymous

    Dr. Pedro,
    Gostaria de saber se existe Tuberculose na bexiga, pois minha nora de 20 anos foi diagnosticada(07/04)com Tuberculose na bexiga e o tratamento recomendado é de 7 dias, para após repetir os exames…ela esta amamentando, meu neto esta com 10 meses e a médica disse que não há risco de transmissão, só se caso subir para o pulmão.
    Não encontrei nada a respeito, agradeço se me responder.
    Obrigada
    Raquel

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Silvia,
    Não, a tuberculose que se transmite é a pulmonar. As outras são complicações de uma infecção pulmonar anterior.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Carlos,
    Só se ela tiver tuberculose pulmonar ativa também.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Raquel,
    existe sim tuberculose de bexiga, mas ela não é transmissível não. Só a tuberculose pulmonar se transmite.

  • depends

    após quanto tempo do exame PPD aparece as “bolhas”?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Dependes,
    48-72h depois

  • Thaís Fonseca

    Olá Dr!
    Estou com meu pai no hospital e ele teve um derrame pleural, após 1 semana internado e medicado ele teve alta e depois o derrame voltou, hoje ele fez uma cirurgia e foi submetido a biopsia do liquido e esta com um dreno, os medicos dizem que é 99% de chance de ser turbeculose, pois ao realizarem a cirurgia não verificaram nada a mais, apenas a pleura muito inflamada, mal podiam mexer que sangrava!
    Gostaria de saber se essa turbeculose é transmissivel (tenho um avõ com doença renal terminal, e baixoimune), gostaria de saber também como é o tratamento, e se isso terá cequelas, e se o tratamento (os remedios) tem efeitos colaterais.
    Muito Obrigada! Gostaria também de parabenizar pelos textos, me ajudaram muito a conheçer o que meu pai estava passada, você assim ajuda muitas pessoas, pois conhecimento é uma dadiva.
    Thaís Fonseca

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Thaís,
    só a forma pulmonar é transmissível pelo ar. O tratamento e os efeitos colaterais são iguais aos da forma pulmonar

  • thamires

    Sou Thami

    Ola Dr

    eu tenho um namorado que tem turbeculose e ja faz uns 2 meses de tratamento. Posso beija-lo sem me preocupar de pegar ?

  • Gislaine Ceregatti

    Olá doutor.

    Parabéns pelo seu site e pela ajuda que o sr. fornece à população. Já visitei-o várias vezes para obter informações sobre sintomas e doenças, mas pela primeira vez preciso de uma resposta pessoal.

    Trabalhei por 1 ano com um colega que descobriu agora estar com tuberculose. Posso ter contraído a doença? Não apresento nenhum sintoma, sem tosse, suor noturno, sem perda de peso (pelo contrário, estou até uns kilinhos gordinha), sem problemas de imunidade, nem gripe pego. Estou fazendo exames de rotina (sangue, etc), eles podem dar algum sinal da doença? E finalmente, meus parentes, podem contrair a doença através de mim, sem eu ter desenvolvido?

    Obrigada e até mais! Abraços!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Thami,
    se o tratamento estiver sendo feito corretamente, depois de 15 dias o paciente já não mais transmite a tuberculose.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Gislaine,
    para saber seu risco é preciso uma avaliação médica.

    Não, se vc não contraiu tuberculose, a sua família não corre risco.

  • Anonymous

    ola doutor, gostaria de saber como eu posso diferenciar tuberculose, de pneumonia e de cancer no pulmao. Essa diferença pode ser encontrada apenas pelos sinais e sintomas?
    obrigada. Juliana

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Juliana,
    na imensa maioria dos casos, qualquer médico consegue facilmente fazer a distinção. O quadro clínico e o rx costumam ser bem diferentes.

  • Sergio

    Boa Noite Doutor…
    Só para eu ter certeza…PPD Com resultado negativo..posso ficar tranquilo??..ou preciso me imunizar??apesar de estar usando deflazacort para essa tosse insuportavel…
    devo repeitir o PPD ?..
    Obrigado.

  • Sineide

    Boa tarde Dr. Pedro
    Meu irmão está com tuberculose ganglionar , vai começar o tratamento , mas ficou uma duvida , apesar de seu medico dizer que esse tipo de tuberculose nao contagia quem está por perto . meu medo é pq ele junto de minha cunhada cuidam de seus netos (2) crianças , isso pode ser ? podemos ficar tranquilas? obrigada

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Segio,
    PPD negativo significa que, ou vc não teve contato com o bacilo da tuberculose, ou seu organsimo foi incapaz de criar anticorpos. Como vc usa corticóides, só uma avaliação individual pode dar a resposta certa.
    Mas à principio, o PPD negativo é uma boa noticia.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Sineide,
    Tuberculose ganglionar não é transmissível a não ser que haja formação de abscessos nos linfonodos com continuidade para pele.

  • William

    Ola,meu nome é Helan,eu adorei seu site e gostaria de saber se o Sr pode me explicar sobre uma doença chamada toxplasmose

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Helan,
    ok, sugestão anotada.
    obrigado

  • ana lucia

    O exame do meu marido PPD deu 10mm, ou seja, fator forte. Isso significa que ele está com tuberculose pulmonar?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Ana,
    não, significa apenas que ele já teve contato com o bacilo da tuberculose.

  • Jakques

    Doutor, conheci há poucos dias um rapaz que está prestes a concluir o sexto mês de tratamento da tuberculose. Eu o achei extremamente interessante e agradável, mas tenho receio de namorá-lo. Ele ainda poderia me transmitir a doença? Muito obrigado desde já.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Jakques,
    Depois de 15 dias de tratamento o paciente já não mais transmite tuberculose.

  • irRitantemente

    adorei o texto!!!

  • VanS2Any

    e possivel uma criança 1ano se contaminar por ficar alguns minutos proximo de uma pessoa contaminada

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    VanS2Any,
    sim, possível é.

  • elianedonadel

    gostaria de saber se um paciente com tuberculose, depois de dois meses de tratamento, podera aparecer febre … Eliane

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Eliane,
    não é normal. Algo está causando a febre.

  • Cláudio

    Dr. Pedro,
    Gostaria de saber se o exame de PPD pode causar algum tipo de reação, como febre, por exemplo?
    Obrigado e uma ótima noite.
    Cláudio Rawicz

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Cláudio,
    pode sim, febre e reações na pele são os mais comuns

  • Robson

    Dr. Pedro

    Gostaria de saber qual a importância de solicitar o exame Anti-HIV para pacientes diagnosticados como TB+!

    Obrigado!

    Robson Oliveira

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Robson,
    doentes com HIV tem maior risco de tuberculose, por isso, muitas vezes se pede a sorologia quando uma diagnóstico de tuberculose é feito.

  • neca

    Bom dia DR.
    Gostaria desaber se uma pessoa que tem só catarro
    sem tosse a mais de um mes pode ser tuberculose?
    Obrigada.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Neca,
    sem tosse, sem febre e sem perda de peso é pouco provável.

  • Ana

    Gostaria de saber se existe tuberculose no intestino, tenho um conhecido que está com o intestino perfurado e o médico disse que é tuberculose,e se é grave. Obrigado

  • Anonymous

    Boa noite Dr Pedro
    Fui diagnosticada com tuberculose ganglionar em 2008, terminei o tratamento em março de 2009. Fiz o tratamento de forma correta, mas até hoje os ganglios não sumiram, nem diminuiram. Isso é normal?
    Carmem

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Ana
    Sim, existe tuberculose de intestino. Quando há perfuração, o quadro tende a ser grave.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Carmem
    Sim, isso pode ocorrer.

  • márcia

    Bom dia Dr. Pedro
    O filho de uma amiga tem tuberculose óssea, gostaria de saber se é transmissível, pois minha filha de 2 meses e eu tivemos contato com ele antes dele iniciar o tratamento.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @márcia
    Não, só se houver também tuberculose pulmonar ativa

  • Mariana

    Olá Dr. Pedro… Sou fisioterapeuta, estou atendendo um paciente com tuberculose (em tto desde outubro) e portador de HIV, gostaria de saber se corro risco de ser contaminada pela tb e quais cuidados devo tomar durante os atendimentos? Faz-se necessário o uso de algum EPI? Grata.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Mariana
    Se ele está em tratamento correto desde Outubro, ele já não transmite mais a tuberculose. Não é preciso nenhum cuidado especial.

  • Marcos

    Dr. Pedro,

    É possivel estar com tuberculose, mesmo quando o raio X dos pulmões nada acusam? O metodo do escarro é o mais seguro para detectar qualquer tipo de tuberculose?