Cistite: o que é, sintomas e tratamento

Dr. Pedro Pinheiro

comment 57 Comentários


O que é cistite?

A infecção urinária é uma doença extremamente comum, principalmente no sexo feminino. Cerca de 60% das mulheres adultas terão pelo menos um episódio de infecção do trato urinário (ITU) durante a vida.

Existem três tipos de infecção urinária:

A cistite, tema deste artigo, é uma inflamação da bexiga – e também da uretra em muitos casos – causada por uma infecção bacteriana, na maioria dos casos pela bactéria Escherichia coli. A cistite é habitualmente uma doença de simples tratamento, porém, pode ser dolorosa e inconveniente.

A infecção da bexiga pode se tornar um grave problema de saúde se as bactérias se deslocarem para os rins, causando o que chamamos de pielonefrite. Enquanto a cistite é uma doença simples, a pielonefrite pode levar à sepse e consequentemente à morte por infecção generalizada.

Como se “pega” infecção urinária?

Na verdade, a expressão “pegar infecção urinária” não é a mais apropriada, já que a cistite não é uma doença contagiosa, que se passa de uma pessoa para outra.

Mais de 80% das infecções urinárias são causadas por uma bactéria que vive no nosso intestino, chamada Escherichia coli (E.coli).

A infecção urinária ocorre quando essas bactérias, que deveriam permanecer no trato intestinal, conseguem colonizar a região ao redor da vagina. A colonização da região vaginal é o primeiro passo para o desenvolvimento da cistite. Bactérias vindas dos intestinos que conseguem se estabelecer ao redor da vagina têm mais facilidade em penetrar a uretra e alcançar a bexiga.

As cepas de E.coli que causam infecção urinária são inofensivas se permanecerem dentro do intestino. Elas só causam doença se atingirem outros órgãos do corpo, como a bexiga. Além da E.coli, outras bactérias do trato intestinal também podem causar cistite, entre elas: Proteus mirabilis, Enterococcus e Klebsiella pneumoniae.

Cistite nos homens e nas mulheres

A imagem abaixo mostra a anatomia do trato urinário inferior da mulher e do homem. Repare como a saída da uretra na mulher fica muito próxima do ânus do que a masculina. Além disso, a uretra do homem é mais extensa, fazendo com que a E.coli tenha que percorrer um caminho maior até chegar à bexiga.

Anatomia geniturinária de homens e mulheres
Anatomia geniturinária feminina e masculina

Isto significa que anatomicamente é muito mais fácil para as bactérias vindas do ânus alcançarem a bexiga da mulher do que a bexiga do homem. Portanto, a anatomia geniturinária explica o porquê das mulheres terem cistite com frequência e os homens não.

Há, entretanto, situações em que esta vantagem anatômica não é suficiente para proteger os homens da infecção urinária. Alguns exemplos:

1. Sexo anal ativo (homo ou heterossexual): a penetração do pênis no ânus elimina essa distância anatômica que protege os homens. A saída da uretra do pênis fica em contato direto com as bactérias intestinais. A E.coli neste caso é jogada diretamente na uretra, tendo apenas que atravessá-la para chegar a bexiga. O sexo anal ativo sem preservativo é, portanto, um atalho para infecção urinária.

Ainda assim, mesmo em homens que praticam sexo anal, a cistite não é uma doença comum. Além da barreira anatômica, há outros fatores que dificultam a cistite no sexo masculino. A região ao redor da uretra masculina é uma área menos úmida que nas mulheres, o que dificulta a colonização por bactérias. Além disso, no líquido prostático, eliminado durante o ato sexual, há substâncias antibacterianas.

2. Doenças da próstata: homens mais velhos costumam ter a próstata aumentada de tamanho, o que comprime a uretra e causa obstrução à saída de urina. O ato de urinar protege contra a cistite, pois a urina ajuda a carregar as bactérias que estejam alojadas na bexiga e uretra. Como a próstata obstrui a uretra, mesmo que parcialmente, a bexiga fica sempre com um reserva de urina em seu interior, sendo um ótimo meio para multiplicação de bactérias.

Portanto, sempre que um homem adulto apresentar mais de um episódio de infecção urinária, deve-se pensar em alguma alteração anatômica, como doenças da próstata ou lesões da bexiga.

Como evitar infecções urinárias?

A maioria das pessoas costuma pensar que, se a cistite surge quando bactérias normalmente encontradas nas fezes colonizam a região vaginal, é só lavar bastante a vagina e a região ao seu redor para matar essas intrusas e impedir a infecção. A cistite seria, portanto, uma doença de gente que não se lava direito. Este raciocínio está ERRADO! Na medicina, nem sempre o mais lógico é o que acontece.

Vamos aos fatos. A vagina das mulheres apresenta sua própria flora de bactérias, que são inofensivas. Para uma bactéria vinda do ânus colonizar essa região, ela precisa competir com as que já vivem no local. Quando se faz uma higiene íntima excessiva, matamos a flora natural da vagina, facilitando muito o processo de colonização de germes que chegam. O que a E.coli mais quer ao chegar na região em volta da vagina é poder se multiplicar à vontade, sem ter que “brigar” com outras bactérias por espaço e alimento.

Ter cistite não significa ter maus hábitos de higiene. Na verdade, os dois extremos favorecem a infecção urinária: pouca higiene ou muita higiene.

Sabendo como surgem as infecções da bexiga, podemos agora fornecer algumas dicas de como evitá-las.

  • Higiene íntima com moderação. Deve-se ter especial atenção à limpeza após as evacuações. Quem usa papel higiênico deve sempre realizar a limpeza da frente para trás, ou seja, na direção contrária à vagina.
  • NUNCA realize ducha vaginal. Esse procedimento empurra as bactérias em direção à bexiga e favorece o aparecimento de cistite. A ducha anal pode ser usada, mas o ideal é tomar banho após a evacuação.
  • Dê preferência a banhos de chuveiro; evite tomar banhos em banheiras.
  • Evite desodorantes em spray na área genital ou qualquer outro produto de limpeza que possa irritar a vagina. Áreas inflamadas facilitam a aderência de bactérias.
  • Sempre urine após relação sexual. O coito favorece a entrada das bactérias na uretra e o ato de urinar ajuda a expulsá-las.
  • Beba bons volumes de líquidos ao longo do dia para urinar com frequência, “lavando” as bactérias da bexiga e uretra.
  • Não use camisinhas que contenham espermicidas, pois elas não apresentam eficácia maior e ainda aumentam o risco de cistites. O mesmo vale para os diafragmas.
  • O uso indiscriminado de antibióticos pode alterar a flora natural da vagina, facilitando infecções. Não tome antibióticos a não ser que seja realmente necessário. Nunca se automedique.
  • Mulheres na menopausa devem usar cremes vaginais à base de estrogênio para reduzir o ressecamento da mucosa vaginal. A mucosa ressecada favorece o surgimento de lesões, que por sua vez propiciam a fixação de bactérias.

Para saber mais dicas sobre como evitar as cistites, leia: Como prevenir as infecções urinárias.

Fatores de risco

Apesar de todos os cuidados, algumas pessoas apresentam uma predisposição para infecções urinárias. Algumas mulheres têm infecção urinária de repetição, com vários episódios durante o ano. Entre os fatores que podem aumentar os riscos de cistite, podemos citar:

Sintomas

A infecção da bexiga causa alguns sintomas típicos:

  • Ardência ao urinar, chamado de disúria.
  • Urgência para urinar e dificuldade de segurar a urina.
  • Vontade de urinar mesmo com a bexiga vazia.
  • Sensação de peso na barriga.
  • Presença de sangue na urina, chamado de hematúria.

Febre baixa e dor lombar também podem ocorrer, porém, sempre que esses sintomas surgirem deve-se pensar em pielonefrite, principalmente se a febre for alta e vier acompanhada de vômitos, perda de apetite e mal-estar geral.

Algumas pessoas associam uma urina com cheiro forte à infecção urinária. Isso na maioria das vezes não é real. A principal causa de cheiro forte é uma urina muito concentrada. Se sua urina está com um amarelo muito forte e com mau cheiro, você deve ingerir mais líquidos. Normalmente isso resolve o problema e ajuda evitar a formação de cálculos renais.

Nos homens idosos, as doenças da próstata podem causar sintomas semelhantes aos da infecção urinária, além de serem um fator risco para própria infecção urinária. Nos homens jovens com disúria é sempre importante pensar em DST como diagnóstico diferencial, já que neste grupo este tipo de infecção é mais comum do que cistites.

Para saber mais detalhes sobre os sintomas da infecção urinária, leia: Sintomas da infecção urinária.

O vídeo abaixo resume e explica os principais sintomas da cistite.

YouTube video

Diagnóstico

Na imensa maioria dos casos o diagnóstico da cistite é clínico e a maioria dos médicos prescreve tratamento sem solicitar nenhum tipo de exame. Se houver facilidade, pode-se solicitar uma rápida análise de urina para confirmar a presença de pus, mas esta não é obrigatória.

O exame definitivo para infecção urinária é a cultura de urina. Todavia, como esta demora entre dois a quatro dias para ficar pronta, e o quadro clínico costuma ser muito característico, na cistite este se torna um exame quase sempre desnecessário. A urocultura é muito mais importante na pielonefrite do que na cistite.

Na prática, mulheres jovens com ardência para urinar apresentam cistite até que se prove o contrário. Não está errado o médico prescrever antibióticos para infecção urinária sem pedir nenhum outro tipo de exame. Em 99% dos casos, esta conduta irá curar a paciente. Apenas nos casos de cistite de repetição, infecções em homens ou quando há dúvidas em relação ao diagnóstico é que a urocultura é importante.

Não se deve pedir urocultura em pessoas sem sintomas (exceto grávidas; explico mais à frente). Algumas pessoas apresentam bactérias em sua urina sem necessariamente desenvolverem cistite. Este quadro é chamado de bacteriúria assintomática. Portanto, não se pede urocultura e não se indica tratamento para pessoas sem sintomas de infecção urinária. O tratamento destes casos não traz benefício nenhum e ainda facilita o desenvolvimento de bactérias resistentes aos antibióticos.

Explicamos a bacteriúria assintomática com detalhes no artigo: O que é bacteriúria assintomática?

Tratamento

Toda cistite deve SEMPRE ser tratada com antibióticos para evitar recorrências e evolução para pielonefrite. Em geral, apenas três dias são suficientes. As drogas mais usadas são o Bactrim® (Sulfametoxazol + Trimetoprima), um dos antibióticos da família das quinolonas (em geral ciprofloxacino ou norfloxacino), um derivado de penicilina (por 5 dias), fosfomicina (dose única) ou nitrofurantoína (por 7 dias). Em homens, o tratamento deve ser feito sempre por 7 dias, no mínimo.

Para mais informações sobre o tratamento da cistite, leia: Tratamento para infecção urinária.

Alguns medicamentos muito prescritos para cistites como o Cystex e a Pyridium não têm efeito antibiótico e servem apenas para aliviar temporariamente os sintomas da infecção urinária. Para tratar de verdade a cistite é preciso eliminar a bactéria, e isso só é possível com antibióticos.

A despeito de todos os cuidados listados neste texto, algumas mulheres apresentam infecções urinárias de repetição. São em geral pessoas com predisposição genética. Algumas dessas se beneficiam com a tomada de um comprimido de antibiótico após as relações sexuais. Nos casos mais graves, com várias infecções urinárias por ano, pode ser necessário cursos longos (até um ano) de antibióticos.

Para quem gosta de medicamentos naturais, uma frutinha chamada de Cranberry (oxicoco em português), da família das amoras, pode ajudar a reduzir o risco de infecções, apesar do seu real efeito ainda não ter sido efetivamente comprovado com grandes estudos controlados. O cranberry pode ser tomado como suco ou através de pílulas já à venda em algumas farmácias.

Outra opção para prevenção da cistite é o Uro-Vaxom, uma espécie de vacina com 16 cepas diferentes de E.coli. Parece que o uso por três meses deste medicamento reduz a ocorrência de cistites. É importante salientar que essa droga só funciona para aqueles que tem infecções de repetição pela E.coli. Se outra bactéria for a responsável pelas cistites, a vacina não tem efeito.

Infecção urinária em grávidas

A presença de infecção urinária em grávidas está associada a parto prematuro e bebês com baixo peso ao nascimento. Portanto, mesmo as gestantes com bacteriúria assintomática devem ser tratadas.

As quinolonas (ciprofloxacino e norfloxacina) são contraindicadas na gravidez e o Bactrim deve ser evitado, principalmente no primeiro trimestre. As melhores escolhas são a nitrofurantoína, fosfomicina ou amoxacilina + ácido clavulânico.

Para saber mais sobre infecção urinária na gravidez, leia: Infecção urinária na gravidez.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


57 respostas para “Cistite: o que é, sintomas e tratamento”

  1. Marivana sefrin freitas

    Estou com cistete a três dias fui ao médico ontem mas continua ardendo mas tomei antibiótico n domingo procuro médico novamente

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se o tratamento for eficaz, o habitual é ter uma melhora relevante a partir de 48 horas de tratamento. Às vezes, com 24 horas já começa a melhorar. Se após 4 ou 5 dias, não tiver melhorado, o ideal é fazer uma reavaliação.

  2. Sarah

    O texto ajudou muito. Obrigada

  3. Carla Priscila Martins

    Ao acabar de urina estou sentindo dor

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      É um dos possíveis sintomas de cistite.

  4. Charlize

    Posso tratar cistite sem pedir exame de urina?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Em mulheres, se os sintomas forem típicos, sim.

  5. Paula

    Dr. quem tem cistite pode ficar estéril?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não, cistite não causa esterilidade.

  6. WALQUIRIA

    Quem tem Ectópia Cervical (Ferida no colo do utero) tem mais facilidade de adiquirir Cistite?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não.

  7. Lígia

    Se o exame de Urocultura der negativo mas o exame Urina 1 apresentar Hemoglobina presente+++ e Leucócitos 896.000/mL, significa que estou com infecção urinária, mesmo sem bactérias?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Significa que é possível que o seu rim esteja inflamado, mas a causa da inflamação não seja uma infecção.

  8. Marcela

    Minha bexiga quando cheia dói bastante principalmente quando aperta a região mas depois que elimina a urina fica tudo bem porém meus exame De urina deu normal sera mesmo cistite?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se os exames de urina estão todos normais, o mais provável é que não.

  9. Caarol Montenegro

    Oi me responda por favor
    Estou com cistite porém já li vários post dizendo que só da em inicio de relação sexual, quado se pode estar gravida e na menopausa, contudo eu já estou ativa na vida sexual durante 1 ano, então eu estou gravida ou ainda posso escapar da gravidez ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não tem nada a ver. Cistite pode surgir em qualquer momento da vida.

  10. Andreza Gomes

    Cistite ou calculo renal pode diminuir o fluxo de menstruação ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Qualquer situação de estresse agudo pode interferir com o fluxo menstrual.

  11. Aline Araújo

    Tenho cistite desde nova, mas nunca tratei, a uma semana resolvi ir no médico, ele não passou nenhum remédio pq queria exames primeiros, me passou uma série de exames, entre elas ultrasom ultravaginal, será preciso tudo isso? Somente um antibiótico não resolveria?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Ele deve estar suspeitando de outra coisa. Se fosse só cistite, realmente um simples antibiótico seria o suficiente. No máximo, um exame de urina para ser colhido antes de começar o remédio.

  12. Alice Laurentino

    Olá,gostaria de saber se tem problema tomar o Antibiótico junto com o cystex??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não.

  13. Flávia

    Olá Dr. Estive lendo seu blog e gostei muito do seu trabalho.
    Tive uma infecção urinária a menos de um mês, a qual o médico no Brasil tratou com ciprofloxacino. Aproximadamente 15 dias após o término do tratamento estou novamente com sintomas de infecção na urina. Estou bastante preocupada porque estou fora do país a trabalho até 15/08. Passei por um médico aqui no exterior que me receitou NEOFURADANTIN sem mesmo pedir exame para saber o que de fato é. Nestas condições, eu posso tomar este medicamento receitado, sendo que tomei ciprofloxacino a menos de um mês?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não tem problema.

  14. Pâmela

    Olá, eu gostaria de saber se o remédio Cystex corta ou diminui o efeito do anticoncepcional Diane 35 ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não.

  15. ingrid

    Dr me ajudou bastante tirou muitas duvidas obg msmo

  16. tessara

    Acabei de ter uma infecção urinária, ainda estou tomando antibióticos, e percebo que meu rosto está inchado como se estivesse acabado de acordar, isso e comum?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não.

  17. camila

    Dr. Meu médico me receitou vibramicina para infecção urinária, mas não comentou sobre o fato desse remédio vir a atrasar a minha menstruação. Será que pode ser por causa do remédio que está atrasada?! Gostaria de saber pois eu e meu marido estamos tentando ter um filho e minha menstruação ja ta atrasada a cinco dias e nao tenho certeza se é por conta do remédio que tomei essas semanas por dez dias.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Atraso menstrual é muito comum em quem tem infecção urinária.

  18. Denise

    Boa tarde. Qual o antibiótico que pode ser tomado após o ato sexual..

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Existem algumas opções. A escolha do mais indicado depende de alguns fatores, como o tipo de bactéria que costuma causar a infecção urinária, o perfil de sensibilidade ao antibiótico dela, perfil de sensibilidade geral das bactérias na sua comunidade, características clínicas do paciente…

      A escolha do antibiótico apropriado não é uma receita de bolo que pode ser seguida igualmente por todo mundo. Uma escolha inadequada pode gerar resistência da bactéria e aumentar o risco de efeitos colaterais.

  19. luana

    Boa tarde queria saber se a innfeccao urinaria pode ocorrer no começo da gravidez? E eu estudo cm suspeita
    De gravidez pode ser um sintoma ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Infecção urinária pode ocorrer em qualquer fase da gravidez

  20. vanessa

    Boa tarde, essa infecção de urina pode mesmo atrasar a menstruação?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode.

  21. Maria

    Prezado Dr. Pedro, Boa tarde, Tenho 44 anos, como faço acompanhamento no sus em ginecologista, apresentou alteração no papa nicolau, e fui encaminhada para Colonoscopia, com a demora do diagnostico, no mês de Julho deste ano apresentei cistite fui ate PS e me receitarão Cipro por 10 dias, mas após um mês estou novamente com sintomas. Pergunto: Infecção ginecológica que ainda não sei ao certo pode estar causando este incomodo?
    ainda não me chamaram para exame da Colonos. devo voltar sem o exame ao meu ginecologista para informar situação presente. Ainda cedo para se afirmar se e imunológico ou Hormônios?
    Notei que o sintoma aparece apos 4 dias após ciclo menstrual e ato sexual, quando fica muito sensível toda região, sinto dor na relação neste período..tenho um pequeno mioma que aumentou muito meu fluxo e uso mais tempo absorventes que me incomoda demais.
    Obrigada
    Maria

  22. Isabella Teixeira

    Ola estou sentindo ardor, e me incomoda muito quando vou fazer xixi só sai um pouquinho e doí.Estou tomando azitromicina gostaria de saber se este remédio pode resolver meu problema.

  23. emerson rocha dos santos

    a minha filha sente dores ao fazer xixi e quando faz xixi ela reclama de dor no bumbum .ela ja ta tomando antibiotico mas não tem dado resutado ela quando evacua doi muito. me responda por favor.não sei se e sistete.obrigado

  24. andre

    Gostaria de tirar umas duvidas…minha esposa esta sem anticoncepcional ha 2 meses…estamos tentando ter um filho…acontece q há 15 dias teve uma infecção urinaria ( essa é setima em um ano e meio) e na maioria foi isolada E.coli.. foi tratada com floxacim…a cultura veio com dois dias de tratamento e era sensivel ao Floxacim…fez o esquema de 7 dias…e solicitou tomar a partir do 8* dia Bactrim 1 comp dia durante 60 dias…a duvida maior é: o uso do Bactrim fará mal ao feto se houver gestação nesse período??? Grato.

  25. Ângela M.G.

    Dr. Pedro, estou em tratamento há 5 dias com o CIPRO 500mg d 12/12 eDiclofenaco potassico, mas ainda há uma disuria, algia constante na uretra. O meu urologista prescreveu por 7 dias. O tratamento não está sendo eficaz??

  26. Souzacruz21

    Olá Dr. Pedro, infecção urinária também pode causar sintomas como desarranjo intestinal?

  27. Carla

    Boa tarde Dr. Pedro. Em primeiro lugar, parabéns pelo artigo e pelo blog. Eu gostaria de saber se realmente não existe possibilidade da ITU ser transmitida sexualmente, pois eu ja tive 2 episódios após relação sexual sem preservativo e quando uso preservativo nunca aconteceu. Existe alguma possibilidade disto acontecer, se por exemplo, o homem tiver muitas parceiras, que eu possa ter sido contaminada por ele? Obrigada desde já pela atenção. Onde vivo neste momento não tenho fácil acesso a medicos. Obrigada mais uma vez.

  28. Solange

    Doutor, tenho uma dúvida em relação a infecção de urina de repetição. Pessoas com endometriose tem mais probabilidade de ter infecção com muita frequência?? A baixa imunidade pode levar a esse tipo de problema??

  29. Aline Vicentim

    Boa Noite Dr.

    A mais de 3 anos tenho infecções de bexiga, e sempre o médico me receitava antibióticos. Até que fiz o exame de urocultura e a bactéria encontrada foi a E.coli, tomai mais remédios mas não adiantou. Realizei também exame de ultrassom que o resultado foi normal e também realizei a cistocopia que também não deu alteração nenhuma. Agora o médico me passou o antibiótico MACRODANTINA para tomar durante 4 meses seguidos, todos os dias. Mas tenha muitas duvidas, perguntei a ele sobre o medicamente cortar o efeito do anticoncepcional mas o mesmo me disse que não haveria problema algum, mas eu tomo um anticoncepcional de baixa dosagem o DIANE 35. Gostaria de saber a opinião de outro médico, pois estou muito insegura. E ele me disse vou realizar o exame de urocultura  assim que acabar o tratamento e dependendo do resultado ele quer que eu tome O MACRODANTINA para o resto da minha vida nos dias que eu tiver relação sexual.

    Me ajude por favor.

    Desde de já muito obrigada.

    Aline

  30. Tatianatsilva

    Dr. Pedro, casei em Julho/2011 e tive cistite a 1º vez logo que voltamos de lua de mel, tratei com antibiótico e li que é normal acontecer. A minha 2º vez foi em Novembro/11, tratei tbm com antibiótico. E me assustei pois dia 26/02/12 senti os mesmos sintomas de cistite, fui ao clínico e tbm já tô tratando com antibiotico. Vou marcar com a minha ginecologista p/ investigarmos melhor, pois estou preocupada já que é a 3º vez que tive cistite em menos de 1 ano. Minha dúvida é: mesmo em tratamento posso ter relaçao sexual com meu esposo? Ou tenho que aguardar até o próximo domingo dia 04/03/12, que é o dia que o tratamento acaba?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Sa

      O ideal era esperar o fim do tratamento.

  31. Neuzinhamello

    Boa noite Dr,
    Tenho ITU de repetição tb.
    Todas as vezes que tenho, trato com antibióticos. Já usei cipro, clavulin BD, monuril (uso pyridium para evitar as dores). Minha dúvida é: tenho 28 anos e quando eu tiver 50 ou 60 ainda vou ter antibióticos para usar? Pergunto isso pq imagino que elas criem resistência com o tempo! Meu medo é ficar resistente aos antibióticos e evoluir para uma sepse mais tarde, já sem opções.
    Quero parar de ter isso, tratar com algo que faça esses episódios pararem de uma vez. Não existe fim pra isso? Me cuido tanto…
    Outra dúvida: é possível ter os sintomas (tipo início do quadro) e conseguir debelar apenas com aumento da ingesta hídrica?

  32. Luciana Fca

    Boa tarde Doutor,

    Tive várias infecção de urina de repetição, porém na cultura da urina nunca houve nenhum crescimento de bactéria, no último mês ingeri macrodantina por 3 meses e após 1 semana voltei a sentir dores na pé da barriga e o resultado do meu exame de urina foi leucocitos 75.000 e hemoglobina presente + é possível ter infecção de urina com várias repetições , porém não existe um patógeno causador? Não sei o que faço …. Realizei o exame de  uretrocistografia miccional ( resultado sem alteração) e exame ginecológico também.

  33. Aline Jng

    Olá Dr Boa tarde! meu nome é Aline e desde que eu perdi a minha virgindade com 16 anos (fiz com camisinha), eu nao parei de ter infecções na urina ja fiz varios exames, e nunca descubro o que realmente, fiz urucutura vários que eu nao lembro o nome, ja urinei sangue.Nesse momento não esta ardendo como sempre ardeu mais meu xix está com um odor insuportavel.Qual exame o senhor poderia me receitar para mim fala para o meu medico, pois o senhor esta mais por dentro do assunto
    Att aline.Sua resposta é muito importante para mim.

  34. sofia

    Ola Dr. nos ultimos tempos tenho tido infeccoes urinarias com bastante frequencia. Ja tomei bastantes antibioticos. desta vez iniciei o tratamento à 3dias de bactrim+uro-vaxon, mas continuo a sentir o desconforto a urinar, peso na barriga e má disposição. sera que devo parar com o tratamento?

  35. Iolene Mourao

    oi me chamo! iolene estou com cistite e o meu medico nao quis passar num um exame pra min , para confirmar que era cistite mesmo ,so passou os antibioticos….Estar correto.  

  36. kitty

    texto extremamente objetivo, didático e fácil de entender.  Que o autor publique mais textos que, como esse, ajudam a sanar nossas dúvidas.

  37. Dirley Anne

    O chá de Chaptalia nutans  popularmente chamado de ”Língua de vaca” tem algum efeito comprovado no tratamento de infecção urinária? Na minha família esse chá sempre foi administrado e sempre “desapareceu” com a doença, porém… estou com a infecção novamente depois de 1 ano da última ( tenho desde criança pelo menos 1 vez a cada 2 anos). Ontem minha mãe fez o chá e eu tomei, mas diferente das outras vezes, a dor continua. Devo me preocupar com algo mais grave?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Sa

      Não funciona.