11 de julho de 2014

CISTITE | Sintomas, causas e tratamento

 
463 COMPARTILHAMENTOS

Cistite é o nome da infecção urinária que acomete a bexiga e a uretra, normalmente causada pela a bactéria Escherichia coli. A cistite é um problema muito comum, principalmente nas mulheres adultas. Seu tratamento é simples e deve ser feito sempre com antibióticos apropriados.

Publicidade

Neste artigo vamos abordar as seguintes questões sobre a cistite:

  • O que é cistite.
  • Como se pega cistite.
  • Cistite nos homens x cistite nas mulheres.
  • Como evitar as cistites.
  • Fatores de risco para infecção urinária.
  • Sintomas da cistite.
  • Diagnóstico da cistite.
  • Tratamento da cistite.
  • Infecção urinária na gravidez.

O que é cistite?

A infecção urinária é uma doença extremamente comum, principalmente no sexo feminino. Cerca de 60% das mulheres adultas terão pelo menos um episódio de infecção do trato urinário (ITU) durante a vida.

Existem três tipos de infecção urinária:

Cistite = infecção da bexiga.
Pielonefrite = infecção dos rins (leia: PIELONEFRITE (INFECÇÃO DOS RINS )).
Uretrite = Infecção da uretra.

A cistite, tema deste artigo, é uma inflamação da bexiga (e também da uretra em muitos casos) causada por uma infecção bacteriana. A cistite é habitualmente uma doença de simples tratamento, porém, pode ser dolorosa e inconveniente.

A infecção da bexiga pode se tornar um grave problema de saúde se as bactérias se deslocarem para os rins, causando o que chamamos de pielonefrite. Enquanto a cistite é uma doença simples, a pielonefrite pode levar à sepse (leia: O QUE É SEPSE E CHOQUE SÉPTICO?) e consequentemente à morte por infecção generalizada.

Se você quiser saber mais sobre outras formas de infecção urinária, acesse nosso diretório de artigos sobre o tema através do seguinte link:

Como se pega infecção urinária

Na verdade, a expressão “pegar infecção urinária” não é a mais apropriada, já que a cistite não é uma doença contagiosa, que se passa de uma pessoa para outra.

Mais de 80% das infecções urinárias são causadas por uma bactéria que vive no nosso intestino, chamada Escherichia coli (E.coli) (leia: BACTÉRIA Escherichia coli | E.coli). A infecção urinária ocorre quando essas bactérias, que deveriam permanecer no trato intestinal, conseguem colonizar a região ao redor da vagina. A colonização da região vaginal é o primeiro passo para o desenvolvimento da cistite. Bactérias vindas dos intestinos que conseguem se estabelecer ao redor da vagina têm mais facilidade em penetrar a uretra e alcançar a bexiga.

As cepas de E.coli que causam infecção urinária são inofensivas se permanecerem dentro do intestino. Elas só causam doença se atingirem outros órgãos do corpo, como a bexiga. Além da E.coli, outras bactérias do trato intestinal também podem causar cistite, entre elas: Proteus mirabilis e Klebsiella pneumoniae.

Cistite nos homens x cistite nas mulheres

Cistite - Anatomia geniturinária feminina

Anatomia geniturinária feminina

A imagem ao lado mostra a anatomia do trato urinário inferior  da mulher. Repare como a vagina e a entrada da uretra na mulher ficam muito próximas do ânus. A saída da uretra feminina fica muito mais próxima do ânus do que a masculina. Além disso, a uretra do homem é mais extensa, fazendo com que a E.coli tenha que percorrer um caminho maior até chegar à bexiga.

Isto significa que anatomicamente é muito mais fácil para as bactérias vindas do ânus alcançarem a bexiga da mulher do que a bexiga do homem. Portanto, a anatomia geniturinária explica o porquê das mulheres terem cistite com frequência e os homens não.

Há, entretanto, situações em que esta vantagem anatômica não é suficiente para proteger os homens da infecção urinária. Alguns exemplos:

1. Sexo anal ativo (homo ou heterossexual): a penetração do pênis no ânus elimina completamente essa distancia anatômica que protege os homens. A saída da uretra do pênis fica em contato direto com as bactérias intestinais. A E.coli neste caso é jogada diretamente na uretra, tendo apenas que atravessá-la para chegar a bexiga. O sexo anal ativo sem preservativo é, portanto, um atalho para infecção urinária.

Ainda assim, mesmo em homens que praticam sexo anal, a cistite não é uma doença comum. Além da barreira anatômica, há outros fatores que dificultam a cistite no sexo masculino. A região ao redor da uretra masculina é uma área menos úmida que nas mulheres, o que dificulta a colonização por bactérias. Além disso, no líquido prostático, eliminado durante o ato sexual, há substâncias antibacterianas.

2. Doenças da próstata: homens mais velhos costumam ter a próstata aumentada de tamanho, o que comprime a uretra e causa obstrução à saída de urina. O ato de urinar protege contra a cistite, pois a urina ajuda a carregar as bactérias que estejam alojadas na bexiga e uretra. Como a próstata obstrui, mesmo que parcialmente, a uretra, a bexiga fica sempre com um reserva de urina em seu interior, sendo um ótimo meio para multiplicação de bactérias.

Portanto, sempre que um homem adulto apresentar mais de um episódio de infecção urinária, deve-se pensar em algum alteração anatômica, como doenças da próstata ou lesões da bexiga.

Como evitar infecções urinárias

A maioria das pessoas costuma pensar que, se a cistite surge quando bactérias normalmente encontradas nas fezes colonizam a região vaginal, é só lavar bastante a vagina e a região ao seu redor para matar essas intrusas e impedir a infecção. A cistite seria, portanto, uma doença de gente que não se lava direito. Este raciocínio está ERRADO! Na medicina, nem sempre o mais lógico é o que acontece.

Vamos ao fatos. A vagina das mulheres apresenta sua própria flora de bactérias, que são inofensivas. Para uma bactéria vinda do ânus colonizar essa região, ela precisa competir com as que já vivem no local. Quando se faz uma higiene íntima excessiva  matamos a flora natural da vagina, facilitando muito o processo de colonização de germes que estão a chegar. O que a E.coli mais quer ao chegar na região em volta da vagina é poder se multiplicar à vontade, sem ter que “brigar” com outras bactérias por espaço e alimento.

Ter cistite não significa ter maus hábitos de higiene. Na verdade, os dois extremos favorecem a infecção urinária: pouca higiene ou muita higiene.

Sabendo como surgem as infecções da bexiga, podemos agora fornecer algumas dicas de como evitá-las.

  • Higiene íntima com moderação. Deve-se ter especial atenção à limpeza após as evacuações. Quem usa papel higiênico deve sempre realizar a limpeza da frente para trás, ou seja, na direção contrária à vagina.
  • NUNCA realize ducha vaginal. Esse procedimento empurra as bactérias em direção à bexiga e favorece o aparecimento de cistite. A ducha anal pode ser usada, mas o ideal é tomar banho após a evacuação.
  • Dê preferência a banhos de chuveiro; evite tomar banhos em banheiras.
  • Evite desodorantes em spray na área genital ou qualquer outro produto de limpeza que possa irritar a vagina. Áreas inflamadas facilitam a aderência de bactérias.
  • Sempre urine após relação sexual. O coito favorece a entrada das bactérias na uretra e o ato de urinar ajuda a expulsá-las.
  • Beba bons volumes de líquidos ao longo do dia para urinar com frequência, “lavando” as bactérias da bexiga e uretra.
  • Não use camisinhas que contenham espermicidas, pois elas não apresentam eficácia maior e ainda aumentam o risco de cistites (leia: CAMISINHA | Tudo o que você precisa saber). O mesmo vale para os diafragmas.
  • O uso indiscriminado de antibióticos pode alterar a flora natural da vagina, facilitando infecções. Não tome antibióticos a não ser que seja realmente necessário. Nunca se automedique.
  • Mulheres na menopausa devem usar cremes vaginais à base de estrogênio para reduzir o ressecamento da mucosa vaginal (leia: MENOPAUSA | Sintomas e causas). A mucosa ressecada favorece o surgimento de lesões, que por sua vez propiciam a fixação de bactérias.

fatores de risco para cistite

Apesar de todos os cuidados, algumas pessoas apresentam uma predisposição para infecções urinárias. Algumas mulheres têm infecção urinária de repetição, com vários episódios durante o ano. Entre os fatores que podem aumentar os risco de cistite, podemos citar:

- Diabetes Mellitus (leia: DIABETES MELLITUS | Diagnóstico e sintomas).
- Vida sexual ativa. Quanto mais relações sexuais por semana, maior o risco.
- Fatores genéticos e história familiar de cistite.
- Novo parceiro sexual.
- Presença de sonda vesical.
- Incontinência urinária (leia: INCONTINÊNCIA URINÁRIA | Causas, tipos e diagnóstico).
- Doenças na próstata (leia: SINTOMAS DA PRÓSTATA).

Sintomas da cistite

A infecção da bexiga causa alguns sintomas típicos:

- Ardência ao urinar, chamado de disúria (leia: DISÚRIA | DOR AO URINAR | Causas)
- Urgência para urinar e dificuldade de segurar a urina.
- Vontade de urinar mesmo com a bexiga vazia.
- Sensação de peso na barriga.
- Presença de sangue na urina, chamado de hematúria (leia: HEMATÚRIA – URINA COM SANGUE).

Febre baixa e dor lombar também podem ocorrer, porém sempre que esses sintomas surgirem deve-se pensar em pielonefrite, principalmente se a febre for alta e vier acompanhada de vômitos, perda de apetite e mal estar geral.

Algumas pessoas associam uma urina com cheiro forte à infecção urinária. Isso na maioria das vezes não é real. A principal causa de cheiro forte é uma urina muito concentrada (leia: URINA COM CHEIRO FORTE). Se sua urina está com um amarelo muito forte e com mal cheiro, você deve ingerir mais líquidos. Normalmente isso resolve o problema e ajuda evitar a formação de cálculos renais (leia: SINTOMAS DO CÁLCULO RENAL / PEDRA NOS RINS).

Em homens jovens com disúria é sempre importante pensar em DST como diagnóstico diferencial, já que neste grupo este tipo de infecção é mais comuns do que cistites (leia: GONORREIA E CLAMÍDIA).

Em homens idosos, doenças da próstata podem causar sintomas semelhantes aos da infecção urinária, além de serem um fator risco para própria infecção urinária (leia: SINTOMAS DA PRÓSTATA).

Para saber mais detalhes sobre os sintomas da infecção urinária, leia: SINTOMAS DA INFECÇÃO URINÁRIA.

Diagnóstico da cistite

Na imensa maioria dos casos o diagnóstico da cistite é clínico e a maioria dos médicos prescreve tratamento sem solicitar nenhum tipo de exame. Se houver facilidade, pode-se solicitar uma rápida análise de urina para confirmar a presença de pus (leia: ENTENDA SEU EXAME DE URINA), mas esta não é obrigatória.

O exame definitivo para infecção urinária é a cultura de urina. Todavia, como esta demora entre dois a quatro dias para ficar pronta, e o quadro clínico costuma ser muito característico, na cistite este se torna um exame quase sempre desnecessário. A urocultura é muito mais importante na pielonefrite do que na cistite (leia: EXAME UROCULTURA | Indicações e como colher).

Na prática, mulheres jovens com ardência para urinar apresentam cistite até que se prove o contrário. Não está errado o médico prescrever antibióticos para infecção urinária sem pedir nenhum outro tipo de exame. em 99% dos casos, esta conduta irá curar a paciente. Apenas nos casos de cistite de repetição, infecções em homens ou quando há dúvidas em relação ao diagnóstico é que a urocultura é importante.

Não se deve pedir urocultura em pessoas sem sintomas (exceto grávidas, explico mais à frente). Algumas pessoas apresentam bactérias em sua urina sem necessariamente desenvolverem cistite. Este quadro é chamado de bacteriúria assintomática. Portanto, não se pede urocultura e não se indica tratamento para pessoas sem sintomas de infecção urinária. O tratamento destes casos não traz benefício nenhum e ainda facilita o desenvolvimento de bactérias resistentes aos antibióticos.

Tratamento da cistite

Toda cistite deve SEMPRE ser tratada com antibióticos para evitar recorrências e evolução para pielonefrite. Em geral, apenas três dias são suficientes. As drogas mais usadas são o Bactrim® (Sulfametoxazol + Trimetoprima), um dos antibióticos da família das quinolonas (em geral ciprofloxacina ou norfloxacina), um derivado de penicilina (por 5 dias) ou nitrofurantoína (por 7 dias). Em homens, o tratamento deve ser feito sempre por 7 dias, no mínimo.

Para mais informações sobre o tratamento da cistite, leia: TRATAMENTO PARA INFECÇÃO URINÁRIA.

Alguns medicamentos muito prescritos para cistites como o Cystex e a Pyridium não têm efeito antibiótico e servem apenas para aliviar temporariamente os sintomas da infecção urinária. Para tratar de verdade a cistite é preciso eliminar a bactéria, e isso só é possível com antibióticos.

A despeito de todos os cuidados listados neste texto, algumas mulheres apresentam infecções urinárias de repetição. São em geral pessoas com predisposição genética. Algumas dessas se beneficiam com a tomada de um comprimido de antibiótico após as relações sexuais. Nos casos mais graves, com várias infecções urinárias por ano, pode ser necessário cursos longos (até um ano) de antibióticos.

Para quem gosta de medicamentos naturais, uma frutinha chamada de Cranberry (oxicoco em português), da família das amoras, comprovadamente reduz o risco de infecções. Pode-se tomar o suco ou comprar pílulas já à venda em algumas farmácias.

Outra opção para prevenção da cistite é o Uro-Vaxom, uma espécie de vacina com 16 cepas diferentes de E.coli. Parece que o uso por três meses deste medicamento reduz a ocorrência de cistites. É importante salientar que essa droga só funciona para aqueles que tem infecções de repetição pela E.coli. Se outra bactéria for a responsável pelas cistites, a vacina não tem efeito.

Infecção urinária em grávidas

A presença de infecção urinária em grávidas está associado a parto prematuro e bebês com baixo peso ao nascimento. Portanto, mesmo as gestantes com bacteriúria assintomática devem ser tratadas.

As quinolonas (ciprofloxacino e norfloxacina) são contraindicadas na gravidez e o Bactrim deve ser evitado, principalmente no primeiro trimestre. As melhores escolhas são a nitrofurantoína, fosfomicina ou amoxacilina + ácido clavulânico.

Para saber mais sobre infecção urinária na gravidez, leia: INFECÇÃO URINÁRIA NA GRAVIDEZ

Vérsion en español:  INFECCIÓN URINARIA – CISTITIS

Publicidade
  • Flávia

    Olá Dr. Estive lendo seu blog e gostei muito do seu trabalho.
    Tive uma infecção urinária a menos de um mês, a qual o médico no Brasil tratou com ciprofloxacino. Aproximadamente 15 dias após o término do tratamento estou novamente com sintomas de infecção na urina. Estou bastante preocupada porque estou fora do país a trabalho até 15/08. Passei por um médico aqui no exterior que me receitou NEOFURADANTIN sem mesmo pedir exame para saber o que de fato é. Nestas condições, eu posso tomar este medicamento receitado, sendo que tomei ciprofloxacino a menos de um mês?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Não tem problema.

  • Pâmela

    Olá, eu gostaria de saber se o remédio Cystex corta ou diminui o efeito do anticoncepcional Diane 35 ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • ingrid

    Dr me ajudou bastante tirou muitas duvidas obg msmo

  • tessara

    Acabei de ter uma infecção urinária, ainda estou tomando antibióticos, e percebo que meu rosto está inchado como se estivesse acabado de acordar, isso e comum?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • camila

    Dr. Meu médico me receitou vibramicina para infecção urinária, mas não comentou sobre o fato desse remédio vir a atrasar a minha menstruação. Será que pode ser por causa do remédio que está atrasada?! Gostaria de saber pois eu e meu marido estamos tentando ter um filho e minha menstruação ja ta atrasada a cinco dias e nao tenho certeza se é por conta do remédio que tomei essas semanas por dez dias.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Atraso menstrual é muito comum em quem tem infecção urinária.

  • Denise

    Boa tarde. Qual o antibiótico que pode ser tomado após o ato sexual..

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Existem algumas opções. A escolha do mais indicado depende de alguns fatores, como o tipo de bactéria que costuma causar a infecção urinária, o perfil de sensibilidade ao antibiótico dela, perfil de sensibilidade geral das bactérias na sua comunidade, características clínicas do paciente…

      A escolha do antibiótico apropriado não é uma receita de bolo que pode ser seguida igualmente por todo mundo. Uma escolha inadequada pode gerar resistência da bactéria e aumentar o risco de efeitos colaterais.

  • luana

    Boa tarde queria saber se a innfeccao urinaria pode ocorrer no começo da gravidez? E eu estudo cm suspeita
    De gravidez pode ser um sintoma ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Infecção urinária pode ocorrer em qualquer fase da gravidez

  • vanessa

    boa tarde essa infecçaõ d urina pode mesmo atrasar a menstruação

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode.

  • jessica

    Bom dia ! quero saber se infecçao na urina atraza a mestruaçao

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode atrasar.

  • sandra

    Boa noite gostaria de saber se os antibioticos interferem no anticosepcional

  • Sueli

    Boa noite! Achei excelente esse blog, com linguagem de fácil entendimento. Estou na menopausa, faço reposição hormonal, não sinto minha vagina ressecada. Tenho os hábitos corretos qto à higiene intima. Estou na terceira infec.urinária hemorrágica pós coito, mas não são seqüenciais. Minha dúvida é se devo fazer antibiótico preventivo pós coito, e se, em tratamento com Norfloxacino, posso tomar AINES sem diminuir a efetividade do antibiótico.
    Aguardo sua resposta. Obrigada.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não posso indicar tratamentos pela Internet. Mas se você tem tido cistite pós-coito, com frequência, sugiro que procure um nefrologista para ele avaliar o uso de antibiótico preventivo. AINE não diminui o efeito do antibiótico, mas é uma medicação com múltiplos efeitos adversos, não é para ser tomada com frequência, a não ser que haja uma indicação muito forte para tal.

  • Sophie

    Remédios para infecção de urina podem atrasar a menstruação e a quantidade de sangue? Pois minha menstruação estava 7 dias atrasada, mas ontem dia 11 ela veio, mas está em pouca quantidade, efeito do remedio?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não é só o medicamento, mas a própria infecção pode causar o atraso.

  • Marcia

    Bom dia !meu nome é Márcia,sou biomedica,e sofro por ITU,repetitiva.Sou resistente a vários antibióticos.Fico indignada,pois vários profissionais médicos, não se preoculpam com alguns medicamentos que fornecem.Medicam o antibiótico,mais potente em primeiro lugar,sem se preocupar com as consequências futuras! O meu caso.a eschechia coli,já se tornou resistente.Gostaria de saber se a bactéria se torna resistente eternamente,ou se haverá algum prazo,para se tornar sensível?Obrigada aguardo resposta.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Você tem que eliminar a colônia de bactérias resistente para que bactérias comuns possam recolonizá-la.

      • Thays

        Como estas bactérias podem ser eliminadas.

        • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

          Com antibiótico apropriado.

  • jessica

    Olá gostaria de saber se tomar amoxicilina e ciprofloxacino em menos de um mês posso ter reaçoes a esses antibióticos e por quanto tempo reações de antibioticos podem durar?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se houver indicação, pode tomar, não há problema nenhum.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    É uma das opções.

  • Ana

    Olá Dr Pedro estou com cistite e estou tomando Norfloxacino por 7 dias, é bom esse remédio?

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    É comum haver atraso menstrual após um quadro de infecção urinária.

  • Suelen Muniz

    doutor recentemente,tive cistite tomei antibiótico por sete dias, minha menstruação não é certa ainda não veio ,o remédio tem pode ter a ver com isso?

  • belo

    dr.pedro posso enjerir azitromicina na vagina para combater a infeção urinaria ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não adianta.

  • VM Mariano

    Dr : Pedro já tomei cloridrato de ciprofloxacino, e amoxicilina/ác. clauvulânico e volta sempre quando tenho relação, o que devo tomar ou fazer? Meu marido também precisa de tomar antibiótico ou fazer exame também?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      1- Converse com o seu médico sobre profilaxia pós-coito.
      2- O seu marido não tem culpa pela sua cistite, não adianta ele tomar antibióticos.

  • JS Almeida

    Dr Pedro , estou tomando o cystex, mais quero fazer um exame de urina. quanto tempo tenho que esperar depois de parar de tomar o cystex? ou ele nao altera o resultado do exame?

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      O cystex não tem relevante efeito bactericida, por isso não costuma atrapalhar a urocultura.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O cystex não tem relevante efeito bactericida, por isso não costuma atrapalhar a urocultura.

  • janaina

    ola doutor, estava com fortes dores urinarias então tomei cystex , e ai depois disso melhorei so que urinei verde , o que é isso ?

    • Ana Carolina

      a urina verde eh devido ao cystex, isso ta escrito na bula, eu ja tomei

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Existem diversas causas para urina verde. Geralmente está relacionado ao consumo de alimentos com corantes. Raramente a própria infecção urinária pode ser a causa, principalmente se for causada pela bactéria Pseudomonas. Alguns medicamentos também podem causar uma urina verde. O Cystex é uma droga cujo fabricante disponibiliza muito pouca informação, por isso não consegui descobrir se ela pode ser a causa. De qualquer forma, eu não indico Cystex para tratar infecção urinária. É uma droga que apenas alivia os sintomas sem ter efeito relevante sobre as bactérias. É muito comum o paciente melhorar e depois voltar a ter nova cistite.

      • janaina

        obrigada doutor ….

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Eu não trabalho com homeopatia. Eu não indico para os meus pacientes porque não acredito que funcione.

  • Eva

    Meu nome é Eva
    Dr.Pedro,estou tomando um remédio chamado cistitmed.Ele é bom mesmo pra cistite?

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Se ver não dá para opinar. De qualquer forma, o Monuril é um antibiótico adequado para cistite. Tratada para infecção você está.

    • Marilene

      Muito obrigada por ter me respondido Dr. Pedro.
      Hoje a minha barriga está um pouco inchada mas bem menos que ontem.
      Quanto a infecção não sinto mais nada, estou urinando normalmente e sem dor.
      Parabens por esse trabalho tão bonito de nos trazer informações e orientações.

      Grata
      Marilene

  • Marilene

    Dr. Pedro, ontem eu acordei sentindo muita dor ao urinar e toda vez que eu ia saia sangue no final.Meu medico receitou Monuril dose unica e Pyrisept 100 mg de 12 em 12 horas por dois dias. Não sinto mais dor ao urinar e nem vejo mais sangue só que estou sentindo dor bem embaixo nas costas e minha barriga está muito inchada., estou assustada com o tamanho da minha barriga. O que pode ser?

    Desde já te agradeço pela atenção.

    Marilene

  • cristina

    Antibiotico para infeccao de urina pode atrasar menstruação?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A infecção por si só pode.

  • maura

    DR PEDRO tomei amoxilina pro dente depois tomei astro pra cistite agora o medico passou bactrim nao e muito antibiotico

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Até é, mas se você está infectada com cistite, não tem jeito, tem que tratar.

  • Barbara

    Não é recomendável ter relação sexual durante o tratamento com uro-vaxom e macrodantina?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O ideal é não ter relações durante o tratamento da cistite. Mas isso não é uma contra-indicação absoluta.

      • Barbara

        Dr. e algum desses medicamentos citados (uro-vaxom e macrodantina) anula o efeito do anticoncepcional ?

        • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

          Não.

  • eliane

    se uma mulher tem cistite inflamada quando ela for tomar antibióticos o marido dela também tem que tomar antibioticos

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não precisa.

  • Aline

    Doutor, o Cystex anula o efeito do anticoncepcional?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • Maria

    Prezado Dr. Pedro, Boa tarde, Tenho 44 anos, como faço acompanhamento no sus em ginecologista, apresentou alteração no papa nicolau, e fui encaminhada para Colonoscopia, com a demora do diagnostico, no mês de Julho deste ano apresentei cistite fui ate PS e me receitarão Cipro por 10 dias, mas após um mês estou novamente com sintomas. Pergunto: Infecção ginecológica que ainda não sei ao certo pode estar causando este incomodo?
    ainda não me chamaram para exame da Colonos. devo voltar sem o exame ao meu ginecologista para informar situação presente. Ainda cedo para se afirmar se e imunológico ou Hormônios?
    Notei que o sintoma aparece apos 4 dias após ciclo menstrual e ato sexual, quando fica muito sensível toda região, sinto dor na relação neste período..tenho um pequeno mioma que aumentou muito meu fluxo e uso mais tempo absorventes que me incomoda demais.
    Obrigada
    Maria

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Infecção ginecológica pode causar sintomas semelhantes ao da cistite. Mas nada impede que você tenha ambas as infecções. É preciso fazer exames para saber o que você tem ao certo.

  • Isabella Teixeira

    Ola estou sentindo ardor, e me incomoda muito quando vou fazer xixi só sai um pouquinho e doí.Estou tomando azitromicina gostaria de saber se este remédio pode resolver meu problema.

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Azitromicina não é o melhor antibiótico para cistite. Se for uretrite por alguma DST, pode melhorar, mas se for mesmo cistite, é mais provável que não.

  • emerson rocha dos santos

    a minha filha sente dores ao fazer xixi e quando faz xixi ela reclama de dor no bumbum .ela ja ta tomando antibiotico mas não tem dado resutado ela quando evacua doi muito. me responda por favor.não sei se e sistete.obrigado

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Tem que fazer exame de urina para saber se é infecção urinária.

  • andre

    Gostaria de tirar umas duvidas…minha esposa esta sem anticoncepcional ha 2 meses…estamos tentando ter um filho…acontece q há 15 dias teve uma infecção urinaria ( essa é setima em um ano e meio) e na maioria foi isolada E.coli.. foi tratada com floxacim…a cultura veio com dois dias de tratamento e era sensivel ao Floxacim…fez o esquema de 7 dias…e solicitou tomar a partir do 8* dia Bactrim 1 comp dia durante 60 dias…a duvida maior é: o uso do Bactrim fará mal ao feto se houver gestação nesse período??? Grato.

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Em geral, não se indica o uso de bactrim durante a gravidez. Só em casos selecionados, quando não houver opções melhores de antibiótico. Para a profilaxia da cistite, porém, há outras opções que são seguras na gravidez.

  • Ângela M.G.

    Dr. Pedro, estou em tratamento há 5 dias com o CIPRO 500mg d 12/12 eDiclofenaco potassico, mas ainda há uma disuria, algia constante na uretra. O meu urologista prescreveu por 7 dias. O tratamento não está sendo eficaz??

    • Pedro Pinheiro

      É possível. Se ao final do tratamento ainda houver sintomas, uma urocultura pode confirmar a permanência ou não da infecção urnária.

  • cristiane

    ola doutor,estou com sintomas de cistite quase um ano já tomei varios antibioticos ,sendo que no meu exame de urina não sai bacteria,mas tenho sintomas como dor depois de urinar ,pontadas na bexiga e pouca urina quando estou em crise, coceira no canal,ja tratei até a parte ginecologica ,o que pode ser ? tenho crise uma vez por mes ,agora o medico me receitou 1 comprimido de bactrim toda noite não é muito ? o mais estranho é que quando tomo bactrim eu melhoro ! por favor me ajude !!

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O uso diário de bactrim é uma forma válida de profilaxia contra cistite de repetição.

  • jovina

    tenho facebokk se alquem quiser me ajudar ou falando algo jovina alves

  • Delza Lúcia da Silva Marques

    Agradeço as informações claras e de fácil entendimento. Essas orientações são básicas e providenciais e ajudam muito a conduzir os pacientes para um tratamento adequado.

  • Thaise

    Oi dr. Queria saber se tem algum problema se eu começar o tratamento para a cistite, mesmo depois de um tempo. Pois fazem duas semanas que estou com cistite e só agora comecei a tomar o remedio.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Antes tarde do que nunca.

  • Esthela Bravo

    então… faço o curso técnico em enfermagem e em uma das aulas de clinica medica sobre sist. renal percebi que tinha sintomas de doenças relacionados a bacteria escherichia coli. Fiz a urocultura e deu cresc. sup. a 100.000 ufc/ml. Como proceder sem me auto medicar???

  • Sónia

    Dr.Pedro,tomo há cerca de dois anos a pílula Denille. Neste mês tive relações sexuais na segunda semana do blister (da cartela da pilula), com e sem proteção, não tendo havido ejaculação nas não protegidas. Entretanto surgiu-me uma infeção urinária e começei a tomar o antibiótico amoxicilina no dia do penúltimo comprimido da pílula, não tendo mais relações a partir da toma,.A toma é de oito dias e portanto estou a tomar o antibiótico na semana da menstruação. No entanto verifiquei que me veio muito pouco sangue, tipo borra de café, com uma cor diferente, muito rosada. Gostaria que me dissesse urgentemente se há alguma possibilidade de estar grávida e ser um sintoma ou se é normal haver alterção na cor/quantidade de sangue uma vez que estou a tomar antibiótico.Agradecia resposta breve,

  • jessica

    doutor tem algum problema se eu toma munoril e depois tomar cefalexina em comprimido? é pq eu to com infecçao de urina
    Subject: [mdsaude] Re: CISTITE | Sintomas e tratamento

  • pedro

    ola dr. quando ejacular sinto dor o que pode ta acontecendo comigo ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Tem que ir ao urologista pra saber.

  • pedro

    quis dsts são deter quitada na urocultura?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não anula o efeito do anticoncepcional.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Antibiótico só com prescrição médica.

  • jessica

    ola , doutor eu tomo anticoncepicional e queria tomar fosfomicina andei pesquisando e vi que e bem eficaz queria saber se posso tomar se corro risco de fica gravida?? obrigada

  • jessica

    ola , doutor eu tomo anticoncepicional e queria tomar fosfomicina andei pesquisando e vi que e bem eficaz queria saber se posso tomar se corro risco de fica gravida?? obrigada

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não anula o efeito do anticoncepcional.

  • Greta

    Ola Bom dia, eu to com todos os sintomas de cistite.Posso comprar o
    Bactrim normalmente na farmácia ou é preciso a receita médica?E de
    quanto em quanto tempo tem que tomar esse remédio?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Antibiótico só com prescrição médica.

  • marli

    sinto :vontade frequente de urinar com pouca urina e sessão que a bexiga esteja cheia e dor ao lado da perna Tem alguma coisa relacionado a isto ?

  • marli

    sinto :vontade frequente de urinar com pouca urina e sessão que a bexiga esteja cheia e dor ao lado da perna Tem alguma coisa relacionado a isto ?

  • http://twitter.com/adrianaalvesmac adriana alves machad

    Dr Pedro Pinheiro,comecei a sentir os sintomas no ultimo domingo dia 03/02/2013,na segunda-feira estive no medico,fui medicada com buscopan na veia,o que alivio a sensação de desconforto na hora de urinar,e estou tomando antibiotico Cloridrato de Ciprofloxacino 500mg a cada 12 horas,porem já estou no segundo dia de tratamento,e sentindo ainda muito a sensação de peso na bexiga,fiz também o exame de urina.
    Eu estava menstruada,e parece que isso tudo cortou o processo de menstruação,gostaria de saber até quanto tempo é normal sentir desconforto na bexiga e se é normal o interrompimento da menstruação nesse casos?

  • dryka p

    ola Dr.Pedro tive relações sexuais com meu namorado a dois dias atras e hoje estou com muita vontade de urinar mesmo com a bexiga vazia e nao consigo segurar a vontade é grande ai vou ao banheiro e so sai um pouquinho de urina e doi muito pode ser cistite?

  • suellen65

    ola dr.
    ha 2 dias, fui para o hospital com dores na região da bexiga, nas costas proximo aos rins, mal estar ,falta de apetite febre de 37.5 e pressão alta.
    pelo o que li poderia ser sintomas de pielonefrite, mas com o resultado ,o médico descartou infecçao de urina séria pois no hemograma a alteraração foi leucócitos 11.800, segmentados 9.278 , e na urina cetona 3+ , sangue 1+ , hemacias 12.500 , bactérias moderadas e aspecto levemente opalescente….

    depois de algumas horas,no hospital mesmo, os sintomas ruins e a febre foram embora, e depois ele passou soro e medicação na veia.
    Não senti mais aquele mal estar, somente a região da barriga cheia , vontade de ir ao banheiro , as vezes peso na lombar e uma queimação no canal da urina.(sintomas tipicos de infecção urinária; sei pq ha 15 anos tive uma fortíssima com muito sangue).

    Não sei mais em qual médico ir, pois ha um ano sinto os sintomas mais leves citados acima,mas todos os exames sempre dão o mesmo e os médicos dizem sempre que não é nada de mais.Até que o sintoma mais forte no qual citei apareceu, mas ao mesmo tempo saiu.Fiz também urocultura ha 6 meses ,e deu negativo.
    Devo procurar outros médicos ou alguma especialidade em específico?

    obrigada

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Procure um urologista para ele poder avaliar a causa.

  • Danylinho Ramos

    Dr. Pedro sinto uma coceira no canal do meu penes e quando vou urinar sinto uma pequena ardencia, o que o Dr me indicaria para uma rápida cura? ou me falaria o que é que tenho? agradece.

  • flavia alves

    dr. eu já fiz 3 exame de orinas e ñ acusa nada oq pode ser

  • rafaainha

    Olá, a infecçaõ de urina pode atrasar a menstruação?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Existem vários antibióticos que podem ser usados. Depende do perfil de sensibilidade da bactéria.

  • telinho49

    Dr. qual o antibiotoco para usado cistite.

  • telinho49

    Dr. qual o antibiotoco para usado cistite.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Existem vários antibióticos que podem ser usados. Depende do perfil de sensibilidade da bactéria.

  • cralb

    Dr.Pedro Minha namorada ela diz estar soltando um liquido estranho pela vagina
    e na mesma diz cossa muito o q isso pode ser?

  • Maria Ana Bueno Quirino

    PARABÉNS DR. PEDRO PELO ESCLARECIMENTOS, ESTOU COM CISTITE, PASSEI POR UMA MÉDICA QUE ME RECEITOU O CIPROFLOXACINO, POR 7 DIAS . LI TODO O ARTIGO ONDE FORAM TIRADAS VÁRIAS DÚVIDAS QUE EU TINHA, INCLUSIVE DE COMO EVITAR A CISTITE , VALEU DR. PEDRO !!!!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Geralmente, derivados da penicilina.

  • sa78

    Dr. pedro gostaria de saber qual o medicamento indicado para quem está amamentando.
    elisabete

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Geralmente, derivados da penicilina.

  • Leonardo vargas

    Ola, gostaria de tirar uma duvida , quase sempre tenho os sintomas da cistite bexiga pesada vontade de urinar e nao sai nada ardencia ao urinar sinto isso direto mais some e depois volta oque poderia ser?ajuda pf.

  • Vicente Jacinto

    Não sei o que fazer ,já andei em vários urologistas e cada um faz um diagnostico, mais minhas dores para depois volto a sentir com mesma frequência,,,uns dizem que é uma prostatite e outro disse q é uma varicocele e infecção urinaria mais neste momento estou a ter dificuldades de ter uma boa erecção boa tenho ejaculação precoce constantes que devo fazer?

  • Vicente Jacinto

    Também sinto o mesmo foi ao medico disse que é uma varicocele,,q o tratamento e cirúrgico…

  • Washington

    Drº, tenho 25 anos de idade, sexo masculino. Responda-me por favor.
    Tenho apitite sexual, porém não consigo terrelação, pois sinto muita dor, meu penis sai secreção as vezes com odor, ao urinar sinto dor, além da urinar sair em pouca quantidade e de cor amarelo escuro. Já fui ao urologista, na primeira vez ele receitou varias medicamentos, bem como fez oo exame de toque e usg. A conduta médica foi de que estava tudo bem, normal, e solicitou exame espermograma, este por vez ainda não fiz, ficando pendente. O que devo fazer? como devo proceder?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não funciona.

  • veei

    estou sentindo uma sensibilidade no saco escrotal, mas tbm sinto que no cordao espermatico
    tem um nodulo que tem hora que esta meio duro e tem hora que esta mole como se fosse so o cordao
    isso pode ser caso de cistite
    o que eu faço?

    • Vicente Jacinto

      Também sinto o mesmo foi ao medico disse que é uma varicocele,,q o tratamento e cirúrgico…

  • leonardoll

    Olá Dr, de três dias pra cá eu tenho apresentado uma certa dor no que acredito eu ser a bexiga (no parte de cima da virilha, bem onde “colocamos a calça”), acontece sempre que tusso, levanto ou faço pressão com a barriga, a dor (eu diria mais como um incomodo do que propriamente a dor) diminuiu de ontem pra hoje. Eu tenho urinado muitas vezes, só hoje das 01:10 até as 4:50 da madrugada eu devo ter urinado umas 5 vezes ou mais, medi a quantidade de urina que eliminei nas ultimas 24 horas e deu em média 1,300ml sendo que tenho 140kg e 1,85m, embora também não tenha ingerido muito liquido nessas ultimas 24hrs.. ontem senti um pouco de enjoo (tentei vomitar mas não consegui) e hoje senti uma pontada logo após urinar, minha urina está na cor normal e sem nenhum odor, pode ser Cistite? devo procurar um Médico imediatamente?

    Lembrando que a mais ou menos 48hrs atrás eu ingeri uma quantidade média de cerveja (duas latas), de água mineral e de refrigerante.

    Desde já agradeço.

  • Palmira Mundjanga

     Dr. sou a Palmira tenho estado a sentir muito cosseira na região dos pequenos labios e ao arredor exterior do pubis, mais a pior é que a dois dias esta a dar um arder dentro da vagina e com um corrimento pegajoso. O que significa isto e que tratamento devo fazer?

  • Akemi2

    O ciprofloxacino pode afetar o efeito da pílula anticoncepcional de baixa dosagem, como p.ex. o yasmin?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não costuma.

      • Danylinho Ramos

        Dr. Pedro sinto uma coceira no canal do penes por onde urino e as vezes sinto uma ardencia ao urinar, poderia me explicar o que devo fazer? agradece…

        • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

          Procure um urologista para ele poder avaliar a causa.

  • Juliana

    boa noite doutor..Dr.Pedro Pinheiro tenho infecção seguidamente..ja procurei meu medico ele me deu tratamento para mim e meu parceiro.no começo do tratamento a infecção desaparece,mas logo após volta de novo..não sei mais o que fazer,pois sofro diariamente com corrimento amarelado e mau cheiro..o que o doutor me indicaria a fazer.. desde já agradeço sua ajuda obrigado! juliana.

  • Rosy

    Muito bom PARABENS Gostei muito!

  • Jumat

    quantos dias seria o ideal para o tratamento de cistite ( sem sintomas de pielonefrite) usando norfloxacina?

  • Geladao2008

    dr pedro tenho infcção com frequencia o que faço!

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Procure um nefrologista.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Procure um urologista.

  • Diogomariano

    ola gostaria de saber o que devo de fazer pk me doi a garganta a dois meses

  • Nanedelpriore

    Parabéns. Muito bem explicado. Com certeza procurarei está página quando tiver outras dúvidas de saúde.

  • Pdireito

    Dr. Pedro, e possível um exame de urina com mais de 378 mil leucócitos dar negativo para a cultura?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim, nem toda leucocitúria indica infecção.

  • Sandra

    olá, estou indo ao banheiro umas vinte vezes a noite, principalmente, fico com a sensação na bexiga de estar inxada e quente e as vezes tem uma gosma na entrada da bexiga e a orina demora a sair, pode ser cistite?

  • rafa1014

    to com ardencia ao urinar e ao ejacular oq pode ser

    • Vicente Jacinto

      pela descrição é uma prostatite

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Procure um urologista.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não.

  • Adrielle

    Pode ocorrer de sentir ao invés de ardência, uma leve dor no ato de urinar em caso de cistite?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim.

  • Léo

    O remédio Cystex corta o efeito da pílula anticoncepcional?

  • Léo

    O remédio Cystex corta o efeito da pílula anticoncepcional?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • marcela

    Ola!Gostaria de saber se no ato da rela;ao sexual a ejacu;a’ao com frequencia dentro da vagina,provoca a ocorrencia da cistite?

  • marcela

    Ola!Gostaria de saber se no ato da rela;ao sexual a ejacu;a’ao com frequencia dentro da vagina,provoca a ocorrencia da cistite?

  • Larissamichael

    Como a cistite e contraida ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O texto explica.

  • Joaopskaiser

    Bom dia, segundo minha doutora estou com cistite aguda (ela deduziu pelos sintomas) e estou tomando o Ciprofloxacino, e para dor o scaflan (nimesulida), mas já faz 4 dias e ontem mesmo com o scaflan estava com muita dor, isto pode ocorrer? ou devo procurar outro medico? não foi realizado o exame de urina, devo solicita-lo? (estou me preparando para o enem e “preciso” estar bem )

  • Paulavicente25

    Fui ao PS e meu exame de urina não apontou infecção, o GO fez o toque e disse que estou com cistite, receitou o cipro, que tomo a 3 dias, porém a dor no canal da vagina (que piora muito qdo deito) e a urgência em urinar não passaram. Que faço?

  • Ma Ragatinha19

    ola to com muita dor no pe da barriga minha mestruacao atransada fiz dois teste de gravidez mais nao deu negativo so que tomo remedio posso ta gravida

  • Ialysabrina

    Olá! estou com muita dor do meu lado direito no pe da barriga,não posso prende o xixi que me dar muita dor,tenho que sair correndo para o banheiro.O que pode ser?sendo que eu não estou com febre e nem minha urina esta com mal cheiro.Eu ando e me dar tipo umas pontadas no pé da barriga acho que e no meu óvario.Sera que eu estou com infecção urinaria?

  • dj

    achei na bolsa de minha filha uma caixa de besflox – cloridato de ciprofloxacino 500 mg… pra serve e que doença é essa,meu querido ??

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      ciprofloxacino é um antibiótico e serve para tratar várias infecções, incluindo infecção urinária.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Desconheço a informação de que as cápsulas brasileiras sejam de qualidade inferior.

  • Beten Alves

    Olá,stou sentindo vontade de urinar frequentente ,e quando vou urinar sinto uma ardência,dor e sai pouca urina, e até sinto uns calafrios(muito estranho). A minha preocupação é se eu adquiri a infecção através do ato sexual .Eu fiz as pazes com o meu parceiro ,depois de 1 mês sem ter relação. E logo após ,comecei a ter esses sintomas .Tem alguma relação isso que estou dizendo. Me esclareça por favor . Obrigado

  • maria carolina

    outro nefro me recomendou não usar capsulas de cranberry nacionais, somente as importadas, o que dificulto o acesso. O senhor concorda que as nacionais não tem qualidade?

  • maria carolina

    outro nefro me recomendou não usar capsulas de cranberry nacionais, somente as importadas, o que dificulto o acesso. O senhor concorda que as nacionais não tem qualidade?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Desconheço a informação de que as cápsulas brasileiras sejam de qualidade inferior.

  • Sheyla Linda Tacilah

    sinto ardencia quando vou urina e sintor minha bixiga arde e eu vou no banheiro sinto vontade de ir de novo gostaria de saber oq era se vc poder responder

  • Robimeg2011

    sinto a todo momento vontade de urinar , as vezes parece q não vou segurar , mas não sai quase nada . O q devo fazer ?

  • Pri_scilla1

    Olá, como distinguir a cistite de repetição da cistite intersticial? Encontrei em pesquisas sobre esta cistite, mas meu urologista nunca me havia falado dela, estou com receio de que possa ser meu caso uma vez que nos exames de cultura nunca é encontrada nenhuma bactéria. Já estou com idas e vindas da cistite há 4 anos e já fiz todos os exames indicados, nada resolve. Grata por qualquer ajuda.

  • Niceeflavio

    ola dr eu tenho 32 anos sinto muitas dores a baicho da ciintura como a dor de contrasoes de parto normal. fis uns exames particula so de urina ai deu[leucocitos positivos duas cruses microbiota prsente duas cruses e lecocitos numerosos e muco presente duas cruses o medico mim receitou fludim duo e proflox durante 7 dias tomei tudo certinho mas depos de uma cemana os cintomas voltaram e comprei os remedios cem nova consuta gostaria que mim indicace algum remedio para acabar com isso tem mais de um ano ja nao aguento mais.  

  • Francianecoimbra

    Dr fui fazer as contas ja tem 8 anos que estou c infecção urinaria ela vainfecçãoi e volta pelo amor de deus me ajude a me livrar e esta bactéria coli.

  • Nonteirolindalva

    muito bom ter esse esclarecimento estou com cistite começou hoje, o paciente que eu cuido toma uma medicação e assim eu pude ver se eu toderia toma-la também. Muito obrigada Dr.

  • Ismeraldav

    obrigado doutor por esclarece minhas duvidas

  • Gislanerib

    Nossa Dr,muito bem explicado.Pelo que li estou com sintoma de cistite,só não to com peso na bexiga ,mas os outros sintomas tudo igual fiquei muito assustada quando sangrou,há 3 dias não durmo bem com medo do sangramento e fazendo pinguinho de xixi a toda hora.Muito obrigada por sua explicação,muito esclarecedora. BOA NOITE.

  • Patricia

    estou com infecção urinaria á 5 dias estou tomando antibiotico e mais um medicamento pra aliviar a dor proprio tbem p/ infecção urinaria.
    Mas não paro de urinar é muito dolorido, estou preocupada qntos dias duram a infecção, não to sentindo melhorar.
    Muito Obrigada
    att: Patrícia

  • Tcos30

    Parabéns Dr. fiquei muito bem informada sobre o assunto pesquisado. Linguagem clara, esclarecedora, o que motiva a estar sempre observando os sintomas atipicos ao bem estar. Assim sendo, buscar a tempo os procedimentos necessarios à qualidade de vida faz o diferencial. Obrigada

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não, só para bactérias E.coli

  • Mauricio

    Boa noite,

    Minha esposa tem estenose de junção no rim esquerdo e 15% de funcionamento nesse rim. Toda vez que temos relação sexual ela tem infecção urinária no outro dia assim que acorda, ela sabe porque já conhece os sintomas, tendo em vista que há muito tempo isto já vem acontecendo, ou seja, infecção urinária logo após a relação sexual. O que fazer? Já fomos em vários profissionais mais ainda ninguém conseguiu diagnosticar e descobrir o porque. Por favor nos ajude!

    Maurício.

  • Mauricio

    Boa noite,

    Minha esposa tem estenose de junção no rim esquerdo e 15% de funcionamento nesse rim. Toda vez que temos relação sexual ela tem infecção urinária no outro dia assim que acorda, ela sabe porque já conhece os sintomas, tendo em vista que há muito tempo isto já vem acontecendo, ou seja, infecção urinária logo após a relação sexual. O que fazer? Já fomos em vários profissionais mais ainda ninguém conseguiu diagnosticar e descobrir o porque. Por favor nos ajude!

    Maurício.

  • Priscilafile_

    Bom dia! estou toda hora indo ao banheiro e cinto muita cosquinha na vagina o que devo tomar não aquento mas?

  • Priscilafile_

    Bom dia! estou toda hora indo ao banheiro e cinto muita cosquinha na vagina o que devo tomar não aquento mas?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Pyridium não trata infecção urinária.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Pode.

  • Acalvert

    Boa noite Dr. Tenho cistite pelo menos de 3 a 4 vezes por ano. Já fiz varios exames, enclusive consultei com uma nefrologista. Uns dizem que é por baixa imunidade pois sempre aparece a cistite, gripe, depois da menstruação. No ultimo episódio o exame de cultura deu o Proteus penneri. A vacina uro-Vaxom serve para esta bacteria?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não, só para bactérias E.coli

  • mismelena

    Boa Tarde Dr! Bom estou com cistite estou tomando pyridium mais não tá resolvendo muito mestruei dia 9 de setembro e por esta com essa dor ainda surge sangue ao me limpar o que tomar para ficar boa? me ajude!

  • mismelena

    Boa Tarde Dr! Bom estou com cistite estou tomando pyridium mais não tá resolvendo muito mestruei dia 9 de setembro e por esta com essa dor ainda surge sangue ao me limpar o que tomar para ficar boa? me ajude!

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pyridium não trata infecção urinária.

  • lvmiguel65

    A infecção urinária pode interferir no fluxo menstrual?

  • lvmiguel65

    A infecção urinária pode interferir no fluxo menstrual?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode.

  • Fariasergio

    Boa tarde doutor, se eu tiver cistite, posso transar normalmente?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O ideal é esperar pelo fim do tratamento.

  • Anasouza_

    Boa tarde Dr,

    No caso da urocultura negativa, e considerada a Sindrome Uretral Aguda, o tratamento se baseia em que, já que não são antibióticos, pela ausência de bactérias?

    Obrigada!

  • Leonice_guaru

    maravilhoso!!! parabens me sinto mais informada valeu doutor pedro

  • karen

    tomei o levofloxacino(antibiotico) a duas semanas, e tomo anticoncepcional. Era pra ter menstruado no domingo e ate agora nada. é normal atrasar?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      É comum atraso menstrual nos casos de infecção urinária.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Pode.

  • Urgente

    Doutor tenho uma duvida. Gostaria de saber se a infecção de urina pode atrasar a menstruação ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode.

  • Convidado

    Dr. muito útil as informações, estou preocupada comigo, mas depois de ler isso me sinto muito melhor informada, os médicos pra mim nada dizem, e eu continuo com essa dor horrível, muito bom artigo, mesmo, parabéns!

  • Andrea BM

    Boa noite doutores,ótimo blog.
    Estou preocupada porque hoje por volta das 17:00 comecei a urinar com sangue no finalzinho da urina e ardência,descobri que tenho IRC a um ano atras,mas não faço hemodiálise porque descobri no começo da doença,como o exame demora três dias pra ficar pronto e minha nefrologista não está na cidade,posso procurar uma clínica médica mesmo ou necessariamente teria que ser um(a) nefrologista?
    Obs.: fiz uma histerectomia a dois meses,dia 23/06/2012.
    Obrigada!

  • Cris

    tenho uma  cosera na vagina arte muito quando vou fazer xixi não tenho relação com homens  ,isso apareceu a um mês tenho 47 anos  oque devo fazer .obrigada 

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    É comum a menstruação atrasar nestes casos.

  • Niceeflavio

    ola dr eu tenho 32 anos sinto muitas dores a baicho da ciintura como a dor de contrasoes de parto normal. fis uns exames particula so de urina ai deu[leucocitos positivos duas cruses microbiota prsente duas cruses e lecocitos numerosos e muco presente duas cruses o medico mim receitou fludim duo e proflox durante 7 dias tomei tudo certinho mas depos de uma cemana os cintomas voltaram e comprei os remedios cem nova consuta gostaria que mim indicace algum remedio para acabar com isso tem mais de um ano ja nao aguento mais.  

  • Maria_lutzfriogz

    Olá, eu tenho cistite desde pequena, tive relações mês passado e todas, sem excessão, foram protegidas,fiz teste de farmacia e deu negativo.  Mas esse mês atrasou 8 dias, ai veio a menstruação de manhã bem clara, quase amarela e a noite veio normal (cor ) e depois parou e não veio mais…é infecção?

  • Josineidemcavalcante

    boa tarde Drº Pedro, fiz uma ultrasson abdome toatl e o medico me falou q tenho HIDRONEFROSE LEVA BILATERAL, por favor me diga se é grave e devo procurar especiaista, estou muito precupada e aguardo suas respostas obrigada desde de ja um abraço .ass; josineide.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Sim, acho que você deve procurar um especialista, no caso, um urologista.

  • danielle

    D. pedro estou com infecção urinaria mais uma vez e não posso ir ao medico mas tenho a receita e a forma de tratamento q ele me passou na primeira vez. Tenho a receita mas não posso comprar o remedio pq não é valida. uma amiga me deu varias cartela de amoxilina e ibuprofenol mas não sei qual dos dois tomar e como fazer o tratamento..poderia me ajudar? agradeço desde ja.

  • Apmg15

    Dr. Boa tarde! Tenho   meses de tratamento para cistite confirmada no exame de cistoscopia. Já tomei varios antibioticos e macrodantina por muito tempo. hj estou tomando uro-vaxom tive uma melhora por sete dias e desde ontem voltei a sentir dor. O que eu façõ?

  • tais rodrigues brum

    Oi meu nome é Tais, eu tenho infecção urinaria e cistite, gostaria de saber qual o remédio que devo tomar para curar a cistite?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Água e cranberry ajudam a evitar a infecção, mas uma vez que ela já exista, só antibióticos curam.

  • Eleusa Gomes moreira

    DR estou com 45 anos e desde criança sofro com cistite tenho crise varias vezes no ano tomo witomilon por quatro dias pois como tenho sempre tenho medo de tomar por muito tempo vou tentar essa vacina e com fé em Deus ela vai me curar

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Pode.

  • r z

    fiz tratamento para infecção nos rins e minha menstruação ainda não veio porque?

  • Florzinhalinda345

    posso tomar o bactrim e anticoncepcional ao mesmo tempo? uso diane 35. e durante quanto tempo tenho que usar outro método contraceptivo como camisinha?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    1- Depende do local da endometriose.
    2- Sim.

  • Maria_lurdes1

    eu estou sentindo  dores fortes  na  barriga  e quando vou  urinar doi bastante o que serar

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Você tem que ir a um médico, primeiro para fazer um diagnóstico correto, já que cistite em homens jovens é incomum, segundo para que ele possa prescrever o antibiótico correto. Não se auto diagnostique nem se auto medique.

  • Andr_r Calzavara

    Doutor, minha namorada fez tratamento contra infecção urinaria mes passado, e a menstruação dela atrasou este mes, ainda não veio, tem algo em relação a esses fatos, ou não, ela pode estar gravida ou algo pode estar interferindo??

    Grato!

  • Charmefilipe

    Boa Tarde Dr: Pedro Meu Nome é Filipe, Agradeço desde já a disponibilidade que teve em escrever este artigo. Gostaria de saber se a Infecção urinaria provoca dores de cabeça, disturbios mentais e pequenas feridas no penis(em homes). Agradeço desde já e espero encarecidamente uma consolidação…

  • Charmefilipe

    Meu nome é Filipe
    Bon dia Dr. Agradeço imenço pela disponobilidade que teve em escrever este artigo. Eu gostaria de Saber se existe alguma possibilidade, de a infecção urinaria provocar distubios pisicologigos, dores de cabeça pequenas feridas no penis que vão surgindo de quando em vez, e principalmente quando se pratica varias veses o acto sexual? Agradeço desde já e com muita consideração…

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não.

  • Alinesoares3212

    boa tarde. tive uma infecção urinaria com a bactéria E.coli, fiz o tratamento com os remédios prescrevidos pelo medico que me atendeu. ao termino do tratamento repeti o exame a pedido do medico, e deu normal, sem bactéria e infecção . mas continuo com as mesmas dores, ardância e vontade de urinar mesmo de bexiga vazia. o que pode ser agora? 

  • Eric-rolex

    Olá Dr. Pedro, a minha namorada ela tem 17 anos e está com todos os sintomas de cistite, ela vai correndo pro banheiro e não consegue prender a urina e faz nas calças, ao urinar ela sente arder e as vezes sai sangue na urina. Gostaria de saber oque eu faço, levo ela no ginecologista? Aguardo resposta!

  • Aline Sampaio

    Olá Doutor.

    Seguinte ha uns tres meses atras senti dores muito fortes na região dos rins e a dor se estendia ate a vagina ( no caso o trato urinário) fui ao medico e ela disse que eu estava con infecçao urinaria, mas nao passou nenhum exame , tomei o remedio e a dor e o encomodo nao melhorou ai fui na ginecologista e ela passou outro antibiotico (proflox)e tambem tomei mas tambem nao adiantou de nada deixei ate o ultimo comprimido pq nao dava jeito de maneira alguma. Há e o resultado do exame que a outra doutora pediu nao deu colonia nehuma de bacterias na urina. o que eu faço por favor me ajude estou com medo de ter pego resistencia a esses dois antibioticos ou entao de piorar e nao ter mais jeito e eu morre =(

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Procure um Nefrologista

  • Caru

    Olá Doutor… Gostei muito do seu blog! Meu problema vem de anos já… Tenho 21 anos e desde os meus 14 anos, sofro com os sintomas de uma cistite, já fiz tratamento com urulogistas, já me alto mediquei, porém, uma ou duas uruculturas uma em 2005 e outra em 2006, cresceram bactéria… E de lá pra cá todas (que não foram poucas) uruculturas não cresceram nenhuma bactéria! E minhas dores são assim: hoje estou com dor, amanhã não estou mais, ou, fico uns 3 meses (muito raro) sem dores e quando volta fico com essa dor diariamente mais de um mês, faço exames, não cresce bactéria e não tomo antibiótico, fico só com os remédios pra dores e o cistex… Gostaria de uma opnião sua sobre esse quadro… Obrigada desde já!

  • Leticia

    Parabêns, excelente artigo, de fácil acesso e entendimento. Muito esclarecedor!!!

  • Japralves

    Dr. boa noite, minha esposa é alergica a familia do quilonomas, sendo que foi parar o pronto socorro porque o processo alérgico estava fechando a “glote” e seu rosto ficou todo vermelho. Qual o rmédio que poderia estar dissociado da família dos quilonomas que poderia ser usado para a infecção urinária.
    Obs: sem puder responder pelo: japralves@hotmail.com

  • Erikalichterfeld

    meu exame de sangue deu ++ de sangue e 6 hemacias/por campo o que isso significa?

  • Ntolotti

    meu médico receitou bactrim por seis meses (1 comp ao dia) como medida profilática juntamente com o uso do uro vaxom (3 meses)…qual sua opinião a respeito disso???

  • Palmira Mundjanga

    Dr.
    Por vezes tenho estado a sentir algumas coseiras na parte do pequenos labios, e muita coseira na parte exterior da vagina, mais a pior é que a dois dias estou asentir muito arder dentro da vagina e o corrimento esta muito pegado. Quero saber do que se trata e qual é o tratamento que devo fazer?

  • Pimentinha99

    Boa tarde doutor,
    Tive sintomas de infecção urinária quinta feira, depois de uma semana sexualmente ativa. Fui ao hospital e a médica receitou norfloxacino. Comecei a tomar sábado, e então vem minha dúvida, domingo de manhã tive um sangramento mas só percebido no papel. Li que é normal ter sangue na urina, mas não é da urina que o sangue vem, é da vagina. Hoje vi novamente e realmente o sangue é dela. Isso pode acontecer? Tomo a pílula Qlaira e descartei sangramento de escape já que nunca tive, tomo a um ano e pelo fato de ter coincidido com o antibiótico. Também entendo que posso ter me machucado mas só tive relações até quarta.
    Desde já obrigada,
    M.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Para saber qual é o tratamento é preciso antes identificar a causa.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Para saber qual é o tratamento é preciso antes identificar a causa.

  • Wintersonne_77

    tenho piuria mas não tenho bacteriuria qual o melhor tratamento

  • Celia

    Muito boa a sua postagem,doutor.Parabéns!

    Meu nome é Rose tenho 51 anos.Através de alguns exames,os médicos observaram que o meu rim direito tem dois canais e de acordo com acompanhamento ele está atrofiado.Tenho infecções urinárias com frequência.Hoje uma doutora(clinica médica)pediu para verificar com um especialista se as infecções estão relacionadas com o problema do rim.Estão relacionados?Att

  • Celia

    Muito boa a sua postagem,doutor.Parabéns!

    Meu nome é Rose tenho 51 anos.Através de alguns exames,os médicos observaram que o meu rim direito tem dois canais e de acordo com acompanhamento ele está atrofiado.Tenho infecções urinárias com frequência.Hoje uma doutora(clinica médica)pediu para verificar com um especialista se as infecções estão relacionadas com o problema do rim.Estão relacionados?Att

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Pode.

  • Sandra_rc

    Tatiana, também tenho o mesmo problema; já passei por varios urologista e ginecologista, e já tomei todos os antibioticos possiveis. Não sei + o quê fazer.
    Anos e anos com esse problema, já perdi as esperanças.
    Acho que não tem solução.

  • Vanessa Jfreitas

    ola tive menstruacao de um dia e durante dois dias de manha sangro bem pouco como se fosse um corrimento. e agora parou. fiz exame de sangue e urinae constou que tenho uma infeccao. a minha duvida é ….infeccao de urina pode atrapalhar a menstruacao????obrigada! patricia

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode.

  • Samanthacintra

    Parabéns! Melhor artigo lido na internet até agora!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não é transmitido pela via sexual, mas o sexo pode facilitar o aparecimento da infecção. Não sei te explicar pq ele não surge quando vcs usam camisinha, mas surge sem camisinha. A única explicação seria se o pênis dele de algum modo estivesse contaminado com bactérias do ânus.

  • Suleypanice

    Achei muito importante pois tenho crises de cistite as veses, É muito doloroso so fico melhor com o uso do ciprofloxacino.OBBRIGADA.

  • Nayane

    estou com inflamação na beexiga , fui no médico e ele me passou 2 remedios :

    BUSCOPAN & PYRISEPT , começei a tomar ontem a noite de 8 eem 8 horas , não aliviou dor alguma , o qe fazer ?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    O especialista correto é mesmo o ginecologista.

  • simone

    doutor me chamo simone tenho 44anos e estou com miomas gostaria de sber porque tenho que não mecher nele agora¨.só atrasa mestruação2mesesdepois vem sofro muito me ajude.tenho medo de ficar mais sérioe agora estou com infecções urinaria porque?tem aver com os miomas?

  • THÉIA

    Que eu saiba é melhor esperar o fim do tratamento!

  • THÉ

    Ola Bom dia, eu to com todos os sintomas de cistite.Posso comprar o Bactrim normalmente na farmácia ou é preciso a receita médica?E de quanto em quanto tempo tem que tomar esse remédio?

  • THÉ

    Ola Bom dia, eu to com todos os sintomas de cistite.Posso comprar o Bactrim normalmente na farmácia ou é preciso a receita médica?E de quanto em quanto tempo tem que tomar esse remédio?

  • carlos alberto marques varella

    tenho 59 anos, urino muita vezes ,e a noite chego a levantar 3 vezes. sinto ardencia na uretra ,principalmente quando tenho um orgasmo. já fiz varios exames
    [eas-cultura, pesquisa p?clanídia,psa e todos deram resutado normal. tenho uma varcoseles . o que posso fazer para descobrir este problema?

  • andriele

    não sei o que tenho minha bariga doi como se tivesse mestruada , e tenho voltade de ir ao banherio toda hora e quando chega lá , eu urino muito pouco e ainda doi muito , o que tenho e o que posso fazer?

  • nego dog loko

    parabens doutor sem palavras!!!!!!

  • Anonymous

    Boa noite Doutor!

    Sinto vontade constante de ir ao banheiro, há uns 2 dias, mesmo qdo não há urina,tenho cistite recorrente. Mas desta vez está diferente…. sinto a vontade de urinar constantemente e se aperto a região da bexiga sinto desconforto… mas ao contrário das outras vezes não sinto a famosa ardecia! Notei que por vezes sai junto com a urina algo como se fossem membraninhas minúsculas de cor branca. Podes me dizer se mesmo sem a ardencia pode ser cistite? Ou devo procurar algum tratamento diferenciado? Desde já agradeço a resposta!
    ATT.
    Valquiria

  • Yuri Moura

    posso ter relaçao sexual mesmo com infecçao

    • THÉIA

      Que eu saiba é melhor esperar o fim do tratamento!

  • Nikaechimback

    Olha estou na mesma situação q a sua,,,, :(
    Estou completando 11 anos o mes q vem q estou lutando contra isso, e tds os tipos d medicação q existe ja usei
    e até agora nda…
    Tbm sonho com a cura …

  • Jose

    Bom dia, adorei seu artigo, PARABÉNS, estava com uma pedra de 1,6cm no rim direito o qual descolou e caiu na bexiga por não conseguir mais urinar foi passada uma sonda e marcada a cirurgia so que depois de 15 dias a sonda saiu sozinha e a pedra no dia seguinte, agora fiz um exame de cultura que mostrou infecção urinária a médica passou ciprofloxacino não to tomando e minha urina esta fedendo muito e estou com fortes dores lombar e depois da relação sexual fica doendo bastante e urinando de instante em instante o que pode causar para mim?  

  • Reica Nascimento

    Tenho 31 anos, gostaria muito de engravidar, mas tenho cistite há 1 ano e meio, já usei tudo, e agora Urovaxon. só preciso me curar…

  • Suzana Gilioli

    Excelente artigo! Tenho infecções recorrentes e essas explicações foram bastante úteis. Parabéns!

  • Dr mcc

    Esta bactéria é presente no intestino e deve ter se deslocado para a região vaginal. É de fácil tratamento, mas requer acompanhamento médico. Boa sorte, e diga para o seu parceiro que até ele pode ter te transmitido esta bactéria fazendo sexo anal com vc……

  • Sandra

     Olá fiz um tratamento uma vez por causa da mesma bacteria a Escherechia com macrodontina foi bom e fiquei um bom tempo sem as indesejavel infecções, só que agora elas voltaram e em menos de 2 meses tive 3 infecções em uma delas o Dr que me atendeu me passou Norflaxino dia 05/04/2012 mais ontem 11/05/2012 a MALDITA voltou o que faço sera que o macrodontina seria viavel não aguento mais isso tenho medo de um problema mais serio.Por favor Dr me responda por email se possivel sandra_bo_taro@hotmail.com. Grata

  • Mariana

    Olá, toda vez que fico um tempo sem ter relação sexual, qd pratico o ato fico com cistite. Isto é comum? Obrigada

  • Lota-prates@hotmail.com

    eu estava com sintomas de infecção urinaria, tinha uma receita de norflaxacino, comecei a tomar, 2 dias, mas fiz um exame de urina e o medico disse que só tinha 5 piocitos, parei, mas agora estou com muito sintoma, o remedio que parei vai fazer efeito, se eu voltar a tomar

  • Tatiana Serra

    Tenho Cistite a 10 anos e não acho a cura, já fiz muitos e muitos exames, passei por 5 Urologista e 2 Ginecologista, já fizeram uma junta médica me levaram pro centro cirurgico anestesia geral fizeram diversos exames inclusive biópsia de bexiga….porém nada até hoje foi diagnosticado com provável causa, Monuril, norfloxacino, Pirydium, sepurin, cranberry por mais de 5 anos, Urovaxon por 1 ano….e mais um monte que não lembro o nome, sempre acontece um dia após a relação sexual. tenho 33 anos sou casada e não sei o que vai ser o dia que eu engravidar não sei que medicamento vou poder tomar. Só sei de uma coisa queria ter qualquer outra doença que não fosse essa, sem cura. Muitas vezes quando estou em crise sento e choro e me pergunto pq tenho isso. Bom essa é a minha história, meu maior sonho é a cura, já pensei em ir para SP lá tem um centro de urologia de referência e servir de cobaia até achar a cura.

  • Viviane

    adorei !!!! pois tirou muitas duvidas minha!!
    parabénss DR

  • Silvana

    Dr, tenho 27 anos e fiz uma cirurgia e ovario policistico quando tinha 17 anos .. dai pra ca me casei e tals .. minha sexual nao era boa ardia doia encomodava de  mais tive um filho um ano depois dai tive corrimentos .. e infeccao varias vezes as vezes minha vagina fere, entre a vagina e o anús doem muito hj estou com outra pessoas que me julga eu estar assim direto ultimamente pq tenho alguma coisa que peguei do pai de meu filho , … e deu e-coli da ultima vez  que fiz exames hj fui pedir outro o medico receitou , monuril pra me ajudar e passou urocultura da urina… o que faço fico assim  direto e passa as vezes ato sexual pra mim pareçe eu estar indo pra forca … aguardo retorno se possivel  silvana silva

  • Rah-almeida

    ola, tenho problema de infecção urinaria já fui no médico fizeram exames e passaram exatamente os remédios que estão citadas abaixo deste site, mas não resolveram. Voltei novamente para o hospital fiz novos exames me passaram outros tipos de antibiótico, mas mesmo assim não resolveu meu problema. Já fiz muitos exame de urina e todos dão o mesmo problema, resolvi tomar remédios naturais, foi assim que resolvi tomar o chá do caroço do abacate, mas também não resolveu. Gostaria de saber que procedimento eu devo tomar agora?

  • Ju

    Ola, gostaria de saber qual a quantidade(mg) nas capsulas de cranberry é mais indicada e quantas devem ser tomadas por dia para casos de cistite/infecção urinária por repetição, como tentativa de prevenir com esta opção natural. Obrigada pelas informações contidas no blog.

  • Confina_1547

    sinto dores dores na uretra, ja fui ao urulogista fiz exames. Ele me receitou Norf por 1 mes. nao melhorou. agora ele me receitou outro antbiotico por 2 meses. Está certo isto ?

  • Helene de Souza Pereira Ferrei

    Dr.
    Meu nome é Helene, sofro de infecções urinárias recorrentes e trato com um Urologista, na maioria das vezes (80%) eram causadas por Escherichia Coli, e ele me receitou o Uro-Vaxom, estou tomando, mas houve um dia em que esqueci de beber líquido suficiente (água, sucos…) e perdi a hora do remédio, e na mesma semana estava menstruada (o que ajuda na reprodução de bactérias), havia muito tempo que não tinha cistite, desde que comecei a tomar o Uro-Vaxom. Como começou anteontem, eu estou tomando vitamina C, e Sepurin, pois na última vez um médico me receitou para dar uma aliviada. Minha urina chegou a ficar um pouco turva, mas está melhorando, e os sintomas também. Gostaria de uma orientação, já que não vou poder marcar o médico para essa semana.

  • Palmira Mundjanga

    Dr.
    Por vezes tenho estado a sentir algumas coseiras na parte do pequenos labios, e muita coseira na parte exterior da vagina, mais a pior é que a dois dias estou asentir muito arder dentro da vagina e o corrimento esta muito pegado. Quero saber do que se trata e qual é o tratamento que devo fazer?

    • Dr mcc

      Procure urgente um ginecologista, pois este caso deve ser tratado pelo mesmo. Cada dia que passar vai piorar. 

  • Palmira Mundjanga

     Dr. sou a Palmira tenho estado a sentir muito cosseira na região dos pequenos labios e ao arredor exterior do pubis, mais a pior é que a dois dias esta a dar um arder dentro da vagina e com um corrimento pegajoso. O que significa isto e que tratamento devo fazer?

  • Anonymous

    Ola dr. estou com uma uretrite sinto um pouco de ardencia ao urinar tomei 3 antibioticos para clamidia e gonorreia mas ainda tenho sintomas. meu penis fiva constantemente tipo melado..nao eh uma secrecao abundante. o medico disse que eh normal e que dentro de 1 mes estarei bem. qual sua opiniao?

  • Francieli

    Dr. A uns três meses estou sentindo fortes dores na barriga, fui ao medico e era infecção de bexiga, tomei os remedios, mais a dor voltou novamente, fui ao medico era infecção de bexiga novamente, mais os remedios não adiantarão, agora estou sentindo dores muito piores, fisgadas do nada, não posso espirrar que doi,correr tambem não, minha barriga parece que esta inchada, e faz uns cinco meses que a minha menstruação esta vindo estranha, Dr. oque sera que pode ser que eu tenho.

  • Andrea

    Bom Dia Dr Pedro! Minha filha de 3 anos fez exame de urina e deu leucocitos 203.000,entramos com antibiotico Zinnat até resultado da urucultura.saiu resultado compativel a ercherichia coli.zinnat consta como intermediario.devo trocar pelo sensivel ou manter ?ela está no segundo dia de zinnat!Obrigada pela opinião.
     

  • Anonymous

    Olá Dr. Tenho 23 anos e nunca tive infecçao urinaria. Ja tive hpv ha 3 anos e tratei.
    Desde ontem vou ao banheiro o tempo todo e faço pouquissmo xixi, nao sinto ardor, so um leve incomodo, e ao limpar percebo q o tem um pouco de sangue no papel. Tb estou com coceira vaginal.
    É infecçao urinaria?
    Obrigada

  • Josineidemcavalcante

    boa tarde Drº Pedro, fiz uma ultrasson abdome toatl e o medico me falou q tenho HIDRONEFROSE LEVA BILATERAL, por favor me diga se é grave e devo procurar especiaista, estou muito precupada e aguardo suas respostas obrigada desde de ja um abraço .ass; josineide.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim, acho que você deve procurar um especialista, no caso, um urologista.

  • ROSE

    Boa noite, sofro de uma infecção de repetição na glândula de skene, já consultei vários ginecologistas, fiz três cirurgias para a retirada desta glândula e não obtive bons resultados. Devo consultar um nefrologista? Ou qual é o especialista que devo procurar?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O especialista correto é mesmo o ginecologista.

  • Lagrima

    ok  Obrigada

  • Lagrima

    Dr. Pedro Boa tarde, fui diagnosticada por um clinico  ..ele  leu meus exames e  disse que eu estava com NEFRIte meus leoucocitos estavam 920,000 e as  hemacias 64,ooo…. voltei em outro medico depois de 15 dias e  ele me disse que o clinico estava maluco…. mas  vivo tendo infeccao urinaria…. e agora , o que faço ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Procure um Nefrologista

  • Souzacruz21

    Olá Dr. Pedro, infecção urinária também pode causar sintomas como desarranjo intestinal?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não é comum, mas pode.

  • Cristina

    Boa Noite Dr. Pedro Pinheiro. Muito esclarecedor o artigo acima, este ano já tive duas infecções urinarias no qual sempre foram tratadas com o antibiotico Ciprofloxacino (ano passado devo ter tido 4 episódios), sendo que tem menos de um mes do tratamento e volto a sentir incomodo na bexiga. Acredito que tenho Infecções Urinárias de repetição. Minha mãe que está na menopausa sofre de infecções constantemente o que muito me preocupa tambem. Gostaria de saber qual especialidadedevo recorrer Nefrologista ou Urologista? Agradeço desde já sua ajuda. Cristina

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Nefrologista.

  • Anonymous

    Olá,meu nome é Andreza e tenho 15 anos tive este problema a poucos dias e estou me tratando com medicamentos,mais não é a primeira vez que aconteçe comigo ,sempre está se repetindo o que eu devo fazer para que não aconteça mais.

  • Anonymous

    Ola dr… Cm achei interressante achar seu blog
    Bem gostaria desaber uma coisa..sabado passado eu sentir uma dor agudaabaixo do meu umbigo… No comeco das dores eu pensava q eram colicas mas ai veio na minha mente infecao urin. Ja q sou digamos tb “fa” de ter ela sempre. Ai tonei logo uma capsula de amoxilina 500mg q tinha em casa e foi melhorando a dor mas dps ardia muuuuuuuuuuito ao mijar e ai decidi ctg tomando o remedio de 8em8hrs tomei ate hj. Sinti q a ardencia parou mas akela sensacao de um peso na arte bsixa da minha barriga ctg. Sera possivel q eu ainda esteja cm infeccao? Obrigada pela atencao

  • Juliana de manaus

    Ola dr… Cm achei interressante achar seu blog
    Bem gostaria desaber uma coisa..sabado passado eu sentir uma dor agudaabaixo do meu umbigo… No comeco das dores eu pensava q eram colicas mas ai veio na minha mente infecao urin. Ja q sou digamos tb “fa” de ter ela sempre. Ai tonei logo uma capsula de amoxilina 500mg q tinha em casa e foi melhorando a dor mas dps ardia muuuuuuuuuuito ao mijar e ai decidi ctg tomando o remedio de 8em8hrs tomei ate hj. Sinti q a ardencia parou mas akela sensacao de um peso na arte bsixa da minha barriga ctg. Sera possivel q eu ainda esteja cm infeccao? Obrigada pela atencao

  • Marcio

    Dr estou a terminar o 2º tipo de antibiotico para clamidia e ja está no fim mas as secrecoes continuam. é normal? 

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não, a secreção tem que desaparecer.

  • Charmefilipe

    Boa Tarde Dr: Pedro Meu Nome é Filipe, Agradeço desde já a disponibilidade que teve em escrever este artigo. Gostaria de saber se a Infecção urinaria provoca dores de cabeça, disturbios mentais e pequenas feridas no penis(em homes). Agradeço desde já e espero encarecidamente uma consolidação…

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • Sousajesus19

     Doutor  ja fais  uns dias que comecou sai um linguido braco da minha vagina , mais ja  fais  um ano que eu veio  senti essas coisas tomo enjeclao teis dos 17 anos  agora o cheiro esta mais forte que sai da minha vagina encomoda muito sera que e enfecçao urina  masi eu nao sido minha barriga dor nao sido dor na besica  oq eu sera

  • Laleskagomes

       Boa tarde Dr. Pedro. Estou desesperada! Me ajude!  Estava tomando Anticonsepsional mais costumava não tomar direito, muitas das vezes esquecia & tomava 2 pilulas no dia seguinte. Resolvi parar de tomar no meio de março entre o dia 20-23 & minha menstruação não veio, só saiu um pouco de sangue quando eu fui fazer chichi no papal higiênico & nada no absorvente além do corrimento qe eu sempre tive. 
    Minha menstruação está atrazada a uma semana e meia. Era pra mim menstruar entre o dia 10 & 13 Tive relação sexual com camisinha dia 31 de março, verifiquei se tinha estourado & não estourou. Mais mesmo assim estou com medo de estar gravida, sei lá, poderia estar furada a camisinha & não verificamos direito. Dentre esses dias qe era pra mim menstruar & até hoje, estou fazendo chichi frequêntemente e tbm estou com muito corrimento branco. Corro o risco de estar gravida? Ou é alguma Infecção?! Minha mãe está me precionando, pois só tenho 14 anos & não posso ter um filho :/’ Me responda o mais rapido qe puder. Obrigada!

  • Carla

    Boa tarde Dr. Pedro. Em primeiro lugar, parabéns pelo artigo e pelo blog. Eu gostaria de saber se realmente não existe possibilidade da ITU ser transmitida sexualmente, pois eu ja tive 2 episódios após relação sexual sem preservativo e quando uso preservativo nunca aconteceu. Existe alguma possibilidade disto acontecer, se por exemplo, o homem tiver muitas parceiras, que eu possa ter sido contaminada por ele? Obrigada desde já pela atenção. Onde vivo neste momento não tenho fácil acesso a medicos. Obrigada mais uma vez.

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não é transmitido pela via sexual, mas o sexo pode facilitar o aparecimento da infecção. Não sei te explicar pq ele não surge quando vcs usam camisinha, mas surge sem camisinha. A única explicação seria se o pênis dele de algum modo estivesse contaminado com bactérias do ânus.

  • Oliveira

    eduardo novaes  dr. pedro eu tenho iperplasia prostatica benigna o urologista me receitou doxasozina.mas ja estou tomando a muinto tempo quando paro volta o poblema,tenho que tomar toda vida? tem outro remedio mais eficaz?

  • Jose Geraldo

    Dr. Pedro, parabéns pelo blog.
    Gostaria de saber se o antibiótico Macrodantina (nitrofurantoína) pode ser utilizado continuamente em caso de infecção urinária (cistite) persistente.
    Obrigado.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode.

  • Anonymous

    Dr. Pedro, obrigado pelo blog e pela oportunidade do comentário.
    Tenho uma dúvida: o antibiótico Macrodantina (nitrofurantoína)-100 mg pode ser utilizado continuamente, caso o paciente demonstre infecção urinária persistente (cistite) sem o seu uso? Obrigado.
    Jose Geraldo – Belo Horizonte-MG

  • Fabrizio

    Doutor Meu xixi esta saindo muiito vermelho mais e so vermelho oque poderia ser ? vou ao medico de noite ou a tarde queria saber oque pode ser por que so sai sangue so vermelho

  • Solange

    Doutor, tenho uma dúvida em relação a infecção de urina de repetição. Pessoas com endometriose tem mais probabilidade de ter infecção com muita frequência?? A baixa imunidade pode levar a esse tipo de problema??

  • Solange

    Doutor, tenho uma dúvida em relação a infecção de urina de repetição. Pessoas com endometriose tem mais probabilidade de ter infecção com muita frequência?? A baixa imunidade pode levar a esse tipo de problema??

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      1- Depende do local da endometriose.
      2- Sim.

  • Laura Jane Siveira

    Doutor,tive uma infecção urinaria e apos os exames (urocultura) ficou diagnosticado infecção por E.coli. Realizei o tratamento por sete dias com ciprofloxacino. Apos 48hrs a medica solicitou um novo exame ( urina 1).O resultado, normal, ou seja sem infecção. Porem continuo sentindo uma queimação,constante. Poderia ser alguma reação alergica ao antbiotico?? Não tenho corrimento nem coceira.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não interfere.

  • Aline Vicentim

    Boa Noite Dr.

    A mais de 3 anos tenho infecções de bexiga, e sempre o médico me receitava antibióticos. Até que fiz o exame de urocultura e a bactéria encontrada foi a E.coli, tomai mais remédios mas não adiantou. Realizei também exame de ultrassom que o resultado foi normal e também realizei a cistocopia que também não deu alteração nenhuma. Agora o médico me passou o antibiótico MACRODANTINA para tomar durante 4 meses seguidos, todos os dias. Mas tenha muitas duvidas, perguntei a ele sobre o medicamente cortar o efeito do anticoncepcional mas o mesmo me disse que não haveria problema algum, mas eu tomo um anticoncepcional de baixa dosagem o DIANE 35. Gostaria de saber a opinião de outro médico, pois estou muito insegura. E ele me disse vou realizar o exame de urocultura  assim que acabar o tratamento e dependendo do resultado ele quer que eu tome O MACRODANTINA para o resto da minha vida nos dias que eu tiver relação sexual.

    Me ajude por favor.

    Desde de já muito obrigada.

    Aline

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não interfere.

  • Andr_r Calzavara

    Doutor, minha namorada fez tratamento contra infecção urinaria mes passado, e a menstruação dela atrasou este mes, ainda não veio, tem algo em relação a esses fatos, ou não, ela pode estar gravida ou algo pode estar interferindo??

    Grato!

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      É comum a menstruação atrasar nestes casos.

  • ANONIMA

     Olá dr, tenho um problema… toda vez que tenho relaçao sexual começo a
    sentir sintomas de infecção urinaria logo após. Já fui a várias
    ginecologistas, fiz varios exames, nao deu nada. Fui ao urologista, que
    me receitou 1 comprimido de macrodantina após a relação, porém não
    adiantou,comecei a sentir dores fortíssimas depois de um dia… Fui a
    outro urologista que disse que eu tinha que voltar ao go pq meu problema
    era ginecológico, eu não tenho nenhum problema renal. Já tomei tanto
    ciprofloxacino que estou com medo de isso me fazer mal algum dia
    (resistência das bactérias) pq só com a dose recomendada continuo
    sentindo dores fortes entre outras coisas… Chego a tomar 500mg de 6 em
    6 horas durante umas 2 semanas porque dói muito mas assim acaba
    aliviando bastante, eu sei que não é certo mas pelo menos minhas dores
    vão embora… Já estou cansada de fazer exames e não dar nada, já estou
    cansada de ir em vários médicos e ninguém saber o que eu tenho…deve
    ser pq eu só faço os exames quando não estou mais com os sintomas…
    pelos comentários daqui parece que é cistite de repetição… que médico
    devo procurar? Esse uso descontrolado de antibióticos pode me fazer
    muito mal no futuro?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Procure um nefrologista

  • Ronaldo Mendes

    Doutor, eu pesquiser muito e descobri que tenho Infecção Urinária, gostaria de saber qual Antibiótico posso tomar para que essa bactéria seja eliminada, tenho 19 anos e os sintomas tem mais de 2 semanas e eu não sabia o que era! 

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Você tem que ir a um médico, primeiro para fazer um diagnóstico correto, já que cistite em homens jovens é incomum, segundo para que ele possa prescrever o antibiótico correto. Não se auto diagnostique nem se auto medique.

  • Eleusa

    Dr. o ano passo tive 3 ocorrências de cistite em Dezembro/2011 fui ao URO e ele fez a urucultura e não apresentou nenhuma bacteria, mesmo assim ele passou uro-vaxon e macrodantina. Meu estomago não aguentou depois de 2 meses tomando e tive que parar. Ocorre que voltou tudo de novo não sei o que fazer e qual o melhor profissional para eu procurar.

    obrigada
    Eleusa

  • Eleusa

    Dr. o ano passo tive 3 ocorrências de cistite em Dezembro/2011 fui ao URO e ele fez a urucultura e não apresentou nenhuma bacteria, mesmo assim ele passou uro-vaxon e macrodantina. Meu estomago não aguentou depois de 2 meses tomando e tive que parar. Ocorre que voltou tudo de novo não sei o que fazer e qual o melhor profissional para eu procurar.

    obrigada
    Eleusa

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Procure um nefrologista

  • Ander Kutllens

    eu comecei a sentir o pé da barriga dolorido por  2 dias i depois pasou mas qndo eu apertava doia muito sentia um leve queimor ao urinar ja tomei norfloxacino e não adiantou ,isso ja vai fazer 1 mes  dia 16 de março  ja tive febre, e agora  não sinto mais arder nem  dor no pé da bariga mas sinto  umas dores bem fraça  nos lados dos rins e so vou receber o exame de cultura daki a  3 dias  

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    O ideal era esperar o fim do tratamento.

  • Tatianatsilva

    Dr. Pedro, casei em Julho/2011 e tive cistite a 1º vez logo que voltamos de lua de mel, tratei com antibiótico e li que é normal acontecer. A minha 2º vez foi em Novembro/11, tratei tbm com antibiótico. E me assustei pois dia 26/02/12 senti os mesmos sintomas de cistite, fui ao clínico e tbm já tô tratando com antibiotico. Vou marcar com a minha ginecologista p/ investigarmos melhor, pois estou preocupada já que é a 3º vez que tive cistite em menos de 1 ano. Minha dúvida é: mesmo em tratamento posso ter relaçao sexual com meu esposo? Ou tenho que aguardar até o próximo domingo dia 04/03/12, que é o dia que o tratamento acaba?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O ideal era esperar o fim do tratamento.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    1. Talvez você tenha indicação de usar antibióticos profiláticos. Procure um médico nefrologista.
    2. Não, beber água não impede a infecção.

  • Neuzinhamello

    Boa noite Dr,
    Tenho ITU de repetição tb.
    Todas as vezes que tenho, trato com antibióticos. Já usei cipro, clavulin BD, monuril (uso pyridium para evitar as dores). Minha dúvida é: tenho 28 anos e quando eu tiver 50 ou 60 ainda vou ter antibióticos para usar? Pergunto isso pq imagino que elas criem resistência com o tempo! Meu medo é ficar resistente aos antibióticos e evoluir para uma sepse mais tarde, já sem opções.
    Quero parar de ter isso, tratar com algo que faça esses episódios pararem de uma vez. Não existe fim pra isso? Me cuido tanto…
    Outra dúvida: é possível ter os sintomas (tipo início do quadro) e conseguir debelar apenas com aumento da ingesta hídrica?

  • Neuzinhamello

    Boa noite Dr,
    Tenho ITU de repetição tb.
    Todas as vezes que tenho, trato com antibióticos. Já usei cipro, clavulin BD, monuril (uso pyridium para evitar as dores). Minha dúvida é: tenho 28 anos e quando eu tiver 50 ou 60 ainda vou ter antibióticos para usar? Pergunto isso pq imagino que elas criem resistência com o tempo! Meu medo é ficar resistente aos antibióticos e evoluir para uma sepse mais tarde, já sem opções.
    Quero parar de ter isso, tratar com algo que faça esses episódios pararem de uma vez. Não existe fim pra isso? Me cuido tanto…
    Outra dúvida: é possível ter os sintomas (tipo início do quadro) e conseguir debelar apenas com aumento da ingesta hídrica?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      1. Talvez você tenha indicação de usar antibióticos profiláticos. Procure um médico nefrologista.
      2. Não, beber água não impede a infecção.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Se a urocultura é sempre negativa, não dá para afirmar que vc tenha infecções urinárias.

  • Luciana Fca

    Boa tarde Doutor,

    Tive várias infecção de urina de repetição, porém na cultura da urina nunca houve nenhum crescimento de bactéria, no último mês ingeri macrodantina por 3 meses e após 1 semana voltei a sentir dores na pé da barriga e o resultado do meu exame de urina foi leucocitos 75.000 e hemoglobina presente + é possível ter infecção de urina com várias repetições , porém não existe um patógeno causador? Não sei o que faço …. Realizei o exame de  uretrocistografia miccional ( resultado sem alteração) e exame ginecológico também.

  • Luciana Fca

    Boa tarde Doutor,

    Tive várias infecção de urina de repetição, porém na cultura da urina nunca houve nenhum crescimento de bactéria, no último mês ingeri macrodantina por 3 meses e após 1 semana voltei a sentir dores na pé da barriga e o resultado do meu exame de urina foi leucocitos 75.000 e hemoglobina presente + é possível ter infecção de urina com várias repetições , porém não existe um patógeno causador? Não sei o que faço …. Realizei o exame de  uretrocistografia miccional ( resultado sem alteração) e exame ginecológico também.

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se a urocultura é sempre negativa, não dá para afirmar que vc tenha infecções urinárias.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Nunca interrompa um tratamento sem orientação médica.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Aline, não posso te ajudar à distância. Você já procurou um nefrologista?

  • Aline Jng

    Olá Dr Boa tarde! meu nome é Aline e desde que eu perdi a minha virgindade com 16 anos (fiz com camisinha), eu nao parei de ter infecções na urina ja fiz varios exames, e nunca descubro o que realmente, fiz urucutura vários que eu nao lembro o nome, ja urinei sangue.Nesse momento não esta ardendo como sempre ardeu mais meu xix está com um odor insuportavel.Qual exame o senhor poderia me receitar para mim fala para o meu medico, pois o senhor esta mais por dentro do assunto
    Att aline.Sua resposta é muito importante para mim.

  • Aline Jng

    Olá Dr Boa tarde! meu nome é Aline e desde que eu perdi a minha virgindade com 16 anos (fiz com camisinha), eu nao parei de ter infecções na urina ja fiz varios exames, e nunca descubro o que realmente, fiz urucutura vários que eu nao lembro o nome, ja urinei sangue.Nesse momento não esta ardendo como sempre ardeu mais meu xix está com um odor insuportavel.Qual exame o senhor poderia me receitar para mim fala para o meu medico, pois o senhor esta mais por dentro do assunto
    Att aline.Sua resposta é muito importante para mim.

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Aline, não posso te ajudar à distância. Você já procurou um nefrologista?

  • sofia

    Ola Dr. nos ultimos tempos tenho tido infeccoes urinarias com bastante frequencia. Ja tomei bastantes antibioticos. desta vez iniciei o tratamento à 3dias de bactrim+uro-vaxon, mas continuo a sentir o desconforto a urinar, peso na barriga e má disposição. sera que devo parar com o tratamento?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Nunca interrompa um tratamento sem orientação médica.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    A aderência das bactérias à bexiga é determinada pela genética e depende do número de receptores para bactérias que existem na região periuretral. Nunca li nada sobre frutosemia ser fator de risco para cistites.

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    A aderência das bactérias à bexiga é determinada pela genética e depende do número de receptores para bactérias que existem na região periuretral. Nunca li nada sobre frutosemia ser fator de risco para cistites.

  • Solange

    Olá Dr. tenho uma filha de 2 anos que tem infecção urinária de repetição, trata com um urologista e já fez Uretrocistografia e Cintilografia e deu tudo normal. Ela toma antibiótico de controle, no momento usa 7 ml de bactrim uma vez ao dia para E.coli. Recentemente ela fez testes alérgicos e descobriu-se que além da intolerância a lactose que já sabíamos tem também intolerância a frutose e aí vem a minha dúvida: será que não é esse o motivo de tanta infecção urinária, uma vez que, todos os exames deram normais? O médico dela disse que não, mas andei fazendo umas pesquisas e descobri que a frutose impede a aderência de bactérias às paredes da bexiga. O que acha disso? O que estou dizendo pode ter algum fundamento?

  • Bruno

    Minha namorada toma pilula regularmente, e ficou mestruada semana passada, porem ela teve a 5 dias dianosticado quadro de infeccao urinria, e foi receitado 5 dias de antibiotico, sendo o ultimo dia hoje. Acontece que hoje, ela passou a ter sangramento e colica. Na ocasiao o medico informou que nao havia problema em consumir bebida alcoolica enquanto tomasse a medicacao. O antibiotico pode ter cortado o efeito da pilular e por isso ela estar com sangramento e colicas?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Sim. A Klebsiella também é uma bactéria de origem intestinal que pode causar infecção urinária.

  • Fabiana

    Boa tarde! Entao..Tenho ITU de repeticao (4 – 5 episodios/ano) sempre pela mesma bactéria E.coli há anos..Recentemente fiz uma urocultura devido toda sintomatologia clássica de cistite e o exame acusou klebsiella sp..Nao entendi..É uma bacteria intestinal também?

  • Fabiana

    Boa tarde! Entao..Tenho ITU de repeticao (4 – 5 episodios/ano) sempre pela mesma bactéria E.coli há anos..Recentemente fiz uma urocultura devido toda sintomatologia clássica de cistite e o exame acusou klebsiella sp..Nao entendi..É uma bacteria intestinal também?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim. A Klebsiella também é uma bactéria de origem intestinal que pode causar infecção urinária.

  • Iolene Mourao

    oi me chamo! iolene estou com cistite e o meu medico nao quis passar num um exame pra min , para confirmar que era cistite mesmo ,so passou os antibioticos….Estar correto.  

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se os sintomas forem típicos de cistite, o médico está autorizado a tratar sem solicitar exames.

  • nanda

    Oi estou gravida de 1 mes, e estou sentindo muita dor na hora de urinar, estou tomamdo cistex tem algum problema???

  • Filipa Sousa

    Boa Noite. A cerca de 2 semanas tenho tido uma vontade frequente em urinar, mesmo depois de o fazer. A urina apresenta-se muito amarelada e com um odor forte que se intensifica caso não vá urinar assim que tenho vontade. Para além disso, tenho notado, as vezes, alguma comichão. Será infecção Urinária ou poderá ser alguma infecção vaginal?

  • Ísis Graziella

    Ola Dr. 
    Eu tenho 18 anos, e estou tomando norfloxacino e cystex , depois que comecei a sentir um certo desconforto para urinar, eu já tive uma infecção urinária quando tinha 15 anos, nessa época eu fui ao médico, fiz exames e em seguida fui medicada, e desta vez como tive os mesmo sintomas, achei que se tratasse de uma infecção urinária novamente, então estou tomando remédio por conta própria, e agora sinto muita dor de cabeça, enjoo, e até alguns tremores, vi na bula que faz parte das reações adversas, devo parar de tomar esses medicamentos ? 

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Márcia,
    COlite é inflamação do intestino, cistite é inflamação da bexiga. São doneças completamente diferentes com sintomas distintos.

  • Marcia

    Olá Doutor!!! meu nome é márcia,Qual a diferença entre colite e cistite???? pois o meu médico disse que eu estaria com colite, mas ao pesquisar na net, eu vi que os sintomas que eu sinto não correspondem ao que eu estou sentindo. pois não estou com diarreia, pelo contrário estou até com dificuldade para evacuar…as dores são abdominais e concentradas no lado direito…muito parecido com os sintomas da cistite. E realmente o remédio bromoprida é o mais aconselhavél ???
    Desde de já, muito obrigado e parabéns pelo blog!!!

  • Silvana furquim

    otimo artigo,doutor esta de parabens…

  • kitty

    texto extremamente objetivo, didático e fácil de entender.  Que o autor publique mais textos que, como esse, ajudam a sanar nossas dúvidas.

  • Claudia A Pereira

    Seria uma perguntar, quando você esta mestruada e esta com infecção de urina o sangue diminui? E quando voçê esta com a infecção de urina e bebe bastante agua e suco de cranberry isso ajuda ou é melhor procurar um medico para constatar e cuidar?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Água e cranberry ajudam a evitar a infecção, mas uma vez que ela já exista, só antibióticos curam.

  • Eleusa Gomes moreira

    desculpe-me pelas perguntas nao avia lido os regulamentos parabéns pelo trabalho um abraço

  • Dirley Anne

    O chá de Chaptalia nutans  popularmente chamado de “Língua de vaca” tem algum efeito comprovado no tratamento de infecção urinária? Na minha família esse chá sempre foi administrado e sempre “desapareceu” com a doença, porém… estou com a infecção novamente depois de 1 ano da última ( tenho desde criança pelo menos 1 vez a cada 2 anos). Ontem minha mãe fez o chá e eu tomei, mas diferente das outras vezes, a dor continua. Devo me preocupar com algo mais grave?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não funciona.

  • Luka Tavares

    Nossa, excelente post! Muito esclarecedor.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Monica
    O uro-vaxon pode funcionar se as suas infecções urinárias forem causadas pela bactéria E.coli. Caso contrário, não.
    Algumas mulheres têm um aumento do risco de cistite após relação sexual. A camisinha pode influenciar se houver produtos químicos que irritem a genitáia feminina.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @fatima
    Não, não há dieta especial para quem tem cistite.

  • Anonymous

    Boa tarde, dr Pedro adorei seu blog. tenho 30 anos e vários de infecção urinária. Sempre faço a Urocultura e uso o antibiotico indicado. Porem as infecções estão cada vez mais frequentes, tanto que meu urologista me receitou uro-vaxon. em um tópico acima li que o sr. disse não estar convicto da eficacia desse tratamento. O que o sr me diz?
    Há o uso de preservativo tem alguma coisa a ver com o meu preoblema?
    obrigada!
    Monica

  • fatima

    Ola doutor Pedro, me nome eh Maria de Fatima, em primeiro lugar quero dar os parabens pelo blog, adorei a iniciativa.
    Em segundo lugar, estou com sintomas de uma possivel cistiti, ja marquei hora no medico para poder verificar, mas me surgiu uma duvida, que foi por isso que encontrei este site. Existe algum alimento que eu nao deva comer enquanto eu estiver com esta infeccao? Sei que a resposta nao vira imediata, mas fica ai uma pergunta. Abracos e ate mais.

  • MellBR

    Dr. Pedro, muito bom seu blog, suas respostas sempre de fácil entendimento, muito bom, Parabéns. Valquíria.

  • Anonymous

    Bom dia Dr!

    Ótimo texto, esclareceu todas minhas dúvidas sobre cistite.

    Poderia sugerir um post sobre brucelose? Estou tomando Rifampicina há 5 semanas para combater esta infecção e devido ao uso prolongado do antibiótico acabei ficando com cistite.

    Adorei também as matérias sobre doenças causadas por bactérias e antibióticos – tipos, resistência e indicações.

    Obrigada por dividir o seu conhecimento conosco.

    Priscila

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Marco,
    Acho que o que vc tem é só prostatite e não infecção urinária. Os sintomas são parecidos e ambas são causados pela e.coli. Pelo o que vc conta não dá para saber se vc tem os dois ou só prostatite.

    Infecção urinária em homens jovens como vc é pouco comum e normalmente está relacionado com sexo anal ativo.

    A sua alimentação e o seu emprego não tem nada a ver.

  • Anonymous

    Caro DR. Sou homem com 33 anos, e até esta data nunca tinha tido nenhuma ITU, no entanto no espaço de um mês tive 2. Na primeira foi detetada a bateria Escherichia coli sensivel a todos os antibioticos, fiz tratamento de 8 dias com antibiotico ciprofloxacina e com uripas e aparentemente tudo ficou em ordem, no entanto 3 semanas depois urinei sangue e tive algum ardor e o medico receitou me de novo antibiotico. O que eu pretendo saber é se me sabe indicar as causas, como li que são diversas. Nos ultimos 4 meses iniciei um novo emprego em que alterei por completo quer a alimentaçao, quer o consumo de liquidos (reduzi), também no novo emprego passo cerca de 8 horas em pé e ando vários kms por dia poderá ter a ver com isso? nos exames complementares deu-me tb alteração de PSA Total o que poderia ser indicador de prostatite, a me´dica perguntou se ando muitas vezes de mota, a verdade é que nestas 4 meses ando cerca de 4 vezes por semana. Gostaria de saber qual a relação entre a ITU e a porstatite e se uma ITU se pode apanhar com alimentação?Gostaria também de saber se o sexo anal poderá contribuir para o aparecimento da ITU.
    cpts
    Marco

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Lisna,
    Acho que sim. 3 infecções em um espaço de 6 meses já merece uma avaliação melhor. O Proteus é uma bactéria que está muito associado a cálculos renais e a USG nem sempre é o melhor exame esse diagnóstico.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Márcia,
    Não há problemas em contiuar com o cranberry, mas assim que vc tiver condições, deve procurar um médico já que há o risco da cistite retornar.

  • Lisna

    Por favor, tive uma cistite em 1995e outra em 1997.Este ano (2009), já estou na terceira cistite. A primeira foi em abril (escherichia coli, norfloxacino por 7 dias), a segunda em agosto (proteus mirabilis, ciprofloxacino por 14 dias pois já estava com uma dorzinha na região dos rins). Agora estou novamente com escherichia coli. Tomando apenas esses dois medicamentos, criei resistência a quase todos antibióticos. Isso é possível? Tomei muito pouco antibiótico durante minha vida. Não tomo nada sem prescrição médica. Apenas dois antibióticos e agora resistência total? Fui à duas nefrologistas. A primeira disse que eu deveria fazer uma investigação já que faço todas as prevenções indicadas pelos médicos. A outra disse que não, já que fiz duas ecografias este ano e eu não tive cistites de repetição ao longo de minha vida. Fiz inclusive exames hormonais e não foi constatado nada de anormal. Já é um quadro suficiente para uma investigação mais apurada? Obrigada.

  • Anonymous

    Olá Doutores Pedro e Renata

    Antes de mais nada quero parabenizá-los pelo blog, pois ontem tive um início de cistite que em menos de tres horas evoluiu para um sangramento. Dentro deste período, procurei a internet informações e encontrei este blog. Estou no exterior e sem assistencia médica. Por isso as indicações de beber água constantemente e tomar cranberry foram importantes pois ajudaram a reverter o quadro rapidamente. O sangramento e a ardencia parou e a incontinencia diminuiu, com uma quantidade maior de xixi a cada vez. Devo voltar para casa em quatro dias quando vou procurar o médico e fazer os exames necessários para saber o que se passou. Gostaria de saber se dá para esperar esse tempo já que os sintomas diminuiram e se posso continuar com essa quantidade de cranberry (estou tomando de 6 em 6 horas). E também se há alguma contra-indicação em tomar cranberry regularmente se o uso prolongado pode ser prejudicial de alguma forma. Procurei um artigo sobre cranberry no site e não achei, gostaria que pudessem escrever algo sobre isso.
    Abraços
    Márcia Silva

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Munique,
    1- Não tenho como saber de longe. Acho que nesta fase nem o seu urologista ainda sabe. É preciso investigar
    2- Sim
    3- Cistite não, mas pielonefrite é uma infecção potencialemnte grave
    4- O tratamento está correto
    5- Com 48-72h os sintomas têm que sumir.

  • Anonymous

    Caro DR. Sou homem com 33 anos, e até esta data nunca tinha tido nenhuma ITU, no entanto no espaço de um mês tive 2. Na primeira foi detetada a bateria Escherichia coli sensivel a todos os antibioticos, fiz tratamento de 8 dias com antibiotico ciprofloxacina e com uripas e aparentemente tudo ficou em ordem, no entanto 3 semanas depois urinei sangue e tive algum ardor e o medico receitou me de novo antibiotico. O que eu pretendo saber é se me sabe indicar as causas, como li que são diversas. Nos ultimos 4 meses iniciei um novo emprego em que alterei por completo quer a alimentaçao, quer o consumo de liquidos (reduzi), também no novo emprego passo cerca de 8 horas em pé e ando vários kms por dia poderá ter a ver com isso? nos exames complementares deu-me tb alteração de PSA Total o que poderia ser indicador de prostite, a me´dica perguntou se ando muitas vezes de mota, a verdade é que nestas 4 meses ando cerca de 4 vezes por semana. Gostaria também de saber se o sexo anal poderá contribuir para o aparecimento da ITU.
    cpts
    Marco

  • Anonymous

    OLÁ Dr(ª,º)

    meu nome é Munique de oliveira prado tenho 20 anos, sou estudante de Med. Vet 2 ano.

    tenho perguntas:

    Em junho deste ano, tive pielonefrite sem ter uma pré infecção como a cistite por exemplo.
    foram 2 dias onde comecei a sentir pontadas fortes na regiao dos rins, porem como não passava disto e não eram todo o momento nem me importei, porem no 3º dia de manhã levantei pra ir á aula e a dor era quase que insuportavel, e com muito mal estar, decidi aferir a febre : 38º. no mesmo dia a febre aumentava constantemente e decidi ir ao medico urologista, que ao me examinr no consultorio ( palpação e febre), concluiu sem exames que eu estava com pielonefrite me receitou esses farmaco abaixo e o exame de urina( cultura, antibiograma):
    levofloxacino 500mg 1 ao dia
    paracetamol se tive dor
    cetorolaco trometamol ( toragesic) se tiver dor

    + ou – 10 dias ja não tinha mais nada. fazendo ecografia de toda a regiao urinaria, constatou-se que não ficou sequelas, porem no exame de urina restou uns cristais, que de acordo com o medico : “não era nada grave”.

    agora 3 meses depois, ontem a tarde comecei a sentir FORTES dores na regiao da bexiga, dor ao urinar. e decidi ir ao medico hoje, no mesmo urologista, mas antes disso durante a manha começei a sentir dores nas costas no mesmo lugar da primeira vez em que tive pielonefite.
    no medico ele me examinou ( só palpação) e me disse que era cistite e poderia estar evoluindo pra novamente pielonefrite, me receitou o mesmo tratamento porem com levofloxaceno 500mg 2 vezs ao dia, e ibuprofeno 600mg e omeprazol pra não agredir o estomago.
    ele me disse que não era preciso fazer exame de urina agora, mas que é pra mim tomar durante 10 dias o remedio e depois de 30 dias fazer o exame de urina ( cultu. antb.).

    então;
    porque tive pielo de novo?
    é perigoso ter quadros secessivos de pielo?
    a pielo e cistite em geral são GRAVES?
    o tratamento será Eficaz?
    quando os sintomas iram desaparecer?

    aguardo resposta.

    OBRIGADO.

    DATA DE HOJE : 17/09/09

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Marcia,
    Se o tratamento estiver correto os sintomas devem melhorar em 48-72 horas. Como vc já tem 4 dias, o ideal é que procure um médico para ser reavaliada.

  • marcia

    bom dia doutor pedro gostaria de saber se estou com infecção urinaria pois toda vez que fico mestruada passado dois dias ela vem os sintomas são febre as vezes calafrios enjoos estou tomando norfloxaxino de 12 em doze horas pois so tenho medico daqui a 1 mes marcado gostaria de saber se demora muito para fazer efeito pois ja estou tomando a quatro dias e o enjoo não passa eo mal estar tambem por favor me responda obrigada

  • http://www.blogger.com/profile/04393336581392706630 Dra. Renata Campos

    Roberta,
    a relação sexual por si só já é um fator de risco para infecções urinárias. Gel espermicida aumenta ainda mais o risco. O seu namorado não precisa ser tratado também, a infecção urinária não é uma DST.
    Abraços.

  • http://www.blogger.com/profile/04393336581392706630 Dra. Renata Campos

    André,
    sexo anal é fator de risco para infecção urinária em homens, por haver contato do pênis com as bactérias intestinais que estão envolvidas no desenvolvimento deste tipo de infecção. Sendo passivo, teoricamente você está muito menos exposto a este risco. A camisinha protege contra infecções sexualmente transmissíveis e reduz o risco de infecções urinárias.
    Abraços.

  • http://www.blogger.com/profile/04393336581392706630 Dra. Renata Campos

    Júlia,
    o melhor é ir ao médico para ter a certeza deste diagnóstico após ser submetida a um exame físico e eventualmente exame de urina e urocultura. Não se auto-medique.
    Abraços.

  • Anonymous

    Olá Doutor, meu nome é Roberta, tenho 22 anos e a alguns dias senti fortes dores ao urinar, e só conseguia urinar pouco, e de 5 em 5 minutos tinha vontade, ardia muito, nunca tive nenhum problema quanto a isso, 2 dias antes desse problema eu usei com o meu namorado um gel pra massagem com sabor paa sexo oral, um creme abstringente e uma bolinha daquelas que esquenta e explode com o calor, sera qu isso pode ter me dado alguma infecção? nunca usei nda do tipo. Eu não fui no médico e estou tomando o remédio MACRODANTINA (nitrofurantoina) que uma enfermeira me recomendou, parou a dor, quantos dias eu devo tomar? estou tomando 3 por dia 100 mg cada capsula, meu namorado deve tomar também?

    obrigada doutor
    um grande abraço

  • André

    Boa noite Dr. Tenho 20 anos de idade e pra saber realmente qual foi o motivo deu ter pegado infecção urinaria tenho que confessar que sou homossexual. Namoro ha seis meses, e nesse tempo tive duas infecções urinarias. Gostaria de saber se é possível a hipotese de pegar infecção urinaria transando passivo com meu parceiro, a ejaculação é feita dentro e não usamos camisinha. O uso da camisinha influencia em algo.

    Pesso desculpas pela sinceridade, sei que ouvir essas coisas é chocante e não me importo que apague essa pergunta.
    Desde já grato pela sua atenção e está de parabéns pelo blog.
    Abraço!

  • http://www.blogger.com/profile/15830933994846053454 Júlia

    Olá Dr.(a)
    Hoje pela manhã urinei normalmente mas deu maiso ou menos uns 30 min. e tive vontade de urinar novamente.Fui ao banheiro e não urinei nada,e fico com vontade de urinar o tempo todo.Mas minha urina não tem vestígios de sangue nem é muito amarela e nem cheira mal apenas sinto uma ardençia quando acabo de urinar,acredito que seja uma cistite.Como posso trata-lá?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Kah24,
    Não tenho como saber o que seu médico pensou, tanto na primeira como na 2º vez.

    O fato é que se for apenas uma cistite simples, 3 dias é suficiente. Talvez ele não tenha achado que se trata de uma infecção simples de bexiga.

    7 a 14 dias é tempo de tratamento para pielonefrite.

  • Kah24

    Boa tarde! Tenho 24 anos e é a 2a vez que tenho cistite. Da primeira vez (uns 2 anos atraás) o medico passou um tratamento de 1 semana e hoje o medico me passou um tratamento de 14 dias… porque essa diferença?! Obrigada! parabens pelo blog!

  • Renan

    Obrigado Dr. pela sua atenção!
    Vou ao médico sim.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Renan,
    Procure um urologista. PEla sua descrição não consegui saber o que é. Pode ser uma pedra, podem ser coagulos…

    De qualquer maneira, estes teus sintomas já indicam uma visita ao médico.

  • Renan

    OLá Dr. Pedro.
    Me chamo Renan, e nos últimos 04 dias tenho urinado com bastante frequencia (5-5 minutos) e sempre com uma dor intolerável, muitas vezes a urina vêm escurecida como se estivesse com sangue, porém, hoje pela manhã, algo me chamou à atenção, ao urinar, veio junto á urina dois corpos estranhos, de cor rosa clara, com uma cabeça venosa, medindo aproximadamente 1,5 cm, e vários fragmentos do que pareciam ser outros, o que pode ser? É grave?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Lizi,
    Não tem solução simples.

    Ela precisa é ter um nefrologista. Se já o tem, se houvese algo que pudesse ser feito, ele já o teria feito.

    O rim aos 90 anos já funciona mal somente pela idade. O dela ainda sofre agressões frequentes pelas infecções. E para piorar, ela só tem 1.

    Lizi, ela tem 90 anos, chega uma hora que o corpo falha mesmo. Tem que seguir as orientações do nefrologista e tentar manter esse rim funcionante o maior tempo possível.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Sandra,
    Neste momento em que te respondo, já deve ter chegado a hora da próxima dose.

    Bom, caso acontece de novo, sempre que vc tomar um remédio e logo após vomitá-lo, vc pode tomar outro. Se o remédio foi vomitado, é como se vc não o tivesse tomado.

  • lizi

    Bom dia dr, gostaria de saber o seguinte:minha avó tem 90anos somente um rim,e por sinal esta trabalhando mal, tem muitas infeccoes e ja tomou varios antibioticos, a ureia e a creatinina estao elevados, gosstaria de saber como faço para ajudar a baixar essses niveis elevados?

  • Sandra

    Olá Doutor! Parabéns pelo blog, muito informativo!!

    Gostaria de saber se você pode me ajudar com a seguinte questão: estou com cistite já fazem 4 dias e hoje ela se tornou insuportável, quase não consegui dormir pois quando deito arde muito. Fui a um clínico geral e ele me receitou Pyridium 200mg e Norfloxacino 400 mg. Acontece que eu acabei de tomar às 11 horas os medicamentos e as 11:40 eu tive náusea e vomitei. Não tenho o telefone desse médico pois é auto-atendimento e também não tenho convênio, infelizmente está difícil..queria saber se você pode me orientar sobre o que devo fazer, se devo tomar de novo o norfloxacino imediatamente ou devo tomar só após as 12 h recomendada..Muito obrigada!!!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    MArcela,
    Se vc continuar tendo infecções mesmo após o antibiótico profilático e o urovaxon, como vc não tem alterações do trato urinário, talvez fosse interessante ouvir a opinião de um nefrologista sim.

    Uma infecção facilita outra infecção. Por isso é importante quebrar esse ciclo. È uma questão de inflamação do seu trato urinário que favorece a invasão por bactérias. Uma vez que haja intervalo grande entre um infecção e outra , esse ciclo deve ser interrompido.

  • Marcela

    Dr.Pedro
    Desde que iniciei vida sexual ativa tenho infecção urinaria repetitiva,recentemente tive repetição de pielonefrite com intervalo de 3 meses cada uma, meu urologista comentou que repetições podem comprometer o funcionamento dos meus rins.Iniciei tratamento com antibiotico após relação sexual e também uro-vaxom me preocupa ter novamente pielonefrite.Segundo meu urologista não tenho disfunção aparelho urinario.Devo procurar nefrologista? O fato de ter cistite repetitiva alterou as defesas do meu corpo e por esse motivo está fácil infeccionar meus rins? O que posso fazer para evitar a infeccção chegue aos rins? Obrigada

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Bruna,
    Em geral seios doloridos não são sintomas de cistite.

    De qualquer maneira, procure um médico para que ele possa te prescrever antibióticos. Se com a resolução da cistite os seios não melhorarem, vc deveria procurar seu ginecologista

  • *Bruna ♥ Thiago

    Dr. estou com cistiti e meus seios estão muuuuito doloridos, gostaria de saber se é normal… pq não estou nem perto do meu periodo menstrual..

    obrigada

  • Aura

    Obrigada pela resposta doutor. O resultado da urocultura ja chegou e revela que não há bactérias na urina. Vou assim marcar o exame radiológico, pois os espasmos continuam, e perduram cerca de 30min após urinar.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Aura,
    Esse exame pode ajudar sim.

    Vc pode consultar qualquer um dos dois. Se tiver uma pedra, o urologista é melhor.

    abs

  • Aura

    Muito obrigada pela resposta Doutor.
    O meu médico de família também tinha sugerido a realização deste exame: “RADIOLOGIA – ECTOMOGRAFIA – VESICAL VIA SUPRA PUBICA – infecções urinárias de repetição”.
    Será que este exame poderia revelar um eventual cálculo renal da bexiga?
    Quanto à urocultura fui entregar a urina 8 dias após a finalização do antibiótico (foi ontem).
    Caso a urocultura de negativo deverei consultar um nefrologista ou urulogista?
    Muito obrigada.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Leandra,
    Acho que enquanto ela não corrigir esses defeitos na bexiga, nada vai ser muito efetivo a longo prazo.

    Pode até tentar tomar o Uro-Vaxom, mas não espere milagres.

    Acho que o urologista tem que estabeler uma estratégia a longo prazo para ela.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Aura,
    Um cálculo renal que tenha migrado para a bexiga pode justificar esses seus sintomas.

    Essa urocultura é que está muito atrasada, normalmente ela fica pronta em 2-3 dias. Agora ela vai ajudar pouco.

    Se vc ainda tem sintomas urinários é importante ter também uma urocultura feita 1 semana após o fim do tratamento, para se confirmar a eliminação da infecção.

    procure seu médico de família.

  • leandra

    primeiro quero deixar claro q estou adorando este blog.Tenho uma filha de 13 anos que tem ITU de repetição desde os 3 anos.Os medicos descobriram ha 3 q ela tem uma extensão da bexiga q esta sempre com algum liquido(urina)e q isso tem levado a infecção.A e.coli esta presente em todos os exames.Ela tem tbm incontinencia urinaria fraca, mas seus rins estão bem até agora.Sera q ela poderia tomar esse Uro-Vaxom?

  • Aura

    Boa noite Doutor, queria desde já felicita-lo por este excelente espaço dedicado à saúde, e pela disponibilidade que tem em responder aos nossos problemas. Estou neste momento a recuperar de duas infecções urinarias seguidas. Na primeira foi-me receitado o antibiótico MONURIL, os sintomas desapareceram de imediato à toma da primeira saqueta. No entanto, passado cerca de 20 dias surgiu uma nova infecção, os sintomas e dores muito mais fortes, bem como a sensação de ardor insuportável. Dirigi-me às urgências do hospital, e contei o sucedido, ao que me foi receitado CIPROFLOXACINA (este antibiótico ja o tinha tomado noutra infecção urinária que tinha tido um ano antes, com sucesso), e uma urocultura com TSA. Os sintomas gerais, como a dor, ardor e urgência de urinar desapareceram com a toma do antibiótico, no entanto, estou com um sintoma que nunca antes tive após tratamento de uma infecção urinária: sinto vários espasmos na bexiga, e canal urinário, após urinar, como se estivessem pressionado o local. Tais sintomas são bastante incomodativos, mas desaparecem alguns minutos após urinar. Estará relacionado com infecção mal tratada, ou com alguma lesão resultante da infecção? Estou neste momento a tomar anti-espasmódicos, URISPAS e SPASMOPLEX (este último o mais eficás), que me têm ajudado imenso no alívio de sintomas, bem como chá de pés de cereja e barbas de milho (ingestão de bastantes líquidos). Estou neste momento à espera do resultado da urocultura, que chegará dia 27.
    Estará a causa destas infecções relacionada com a possivel eventualidade de poder ter cálculos renais?
    Muito obrigada doutor.
    Aura

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Mariana,
    É comum haver atraso menstrual associado a infecção urinária.

    Agora, se vc ainda tem infecção de urina, deve procurar atendimento médico para tomar antibióticos. A cistite quando nã otratada corretamente pode ficar indo e voltando. O perigo é a infecção subir para os rins.

  • Mariana

    Olá Dr, tenho infecção de urina, e queria saber, porque desde que comecei a sentir os sintomas da infecção estou tomano muita água, melhorou muito, a minha urina está com cheiro forte e me incomoda demais. Depois que parei de ter relações sexuais, melhorou muito a infecção de urina. Mas uma coisa que me deixou “encucada” é que minha menstruação tá vindo, mês sim, mês não. E não consigo marcar consulta ginecolófica por causa do período de férias. Minha mãe disse uma vez, que infecção de urina atrasa menstruação mesmo, mas mesmo assim fico nervosa, tenho vergonha de comentar sobre esses assuntos com a minha mãe. Queria saber, o quê posso fazer ? Obrigada !

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    spunky,
    À princípio não há problemas.

  • spunky

    olá, doutor pedro, minha namorada esta com infecção intestinal, e eu gostaria de saber se posso ter relação sexual com ela? ela esta tomando um remedio(Norxacin, no qual deve ser tomado por uma semana. ela vai tomar o ultimo amanha, li que o senhor disse que era bom esperar o tratamento, pois bem, o ultimo remedio sera tomado amanha pela manha, ha algum problema de termos relação sexual(com camisinha) no mesmo dia?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Vera,
    primeiro deve-se avaliar se existe algum grau de lesão renal causada pela dilatação. Se o rim ainda estiver saudável, deve-se corrigir a obstrução, que provavelmente já está presente há algum tempo.

    Essa dilatação deve ter a ver com o procedimento cirúrgico anterior.

    Vc deve ser seguida por um urologista e um nefrologista.

    abs

  • veralu49

    Bom dia, meu nome é Vera e tenho algumas dúvidas, tive uma sutura de uretér durante uma histerectomia, após 40 dias foi feito um reimplante de uretér na bexiga. Segundo meu médico foi retirado o último terço baixo do uretér.
    Após 14 anos estú tendo hipertensão, vou fazer exames mas pelo rx meu uretér está bem dilatado… qual o tratamento indicado ? tem remédio ou só cirurgia? Obrigada.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Larissa,
    Se a dor lombar e o incômodo para urinar sumiram, seu ultra-som foi normal e não há febre, acho que vc pode esperar até a próxima consulta.

    Procure a médica somente se o quadro voltar a piorar.

    Provavelemnte este mal estar vai sumir

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Beatrix,
    Com certeza foi um cálculo renal.

    Procure um nefrologista e leve sua pedrinha. Ele pode pedir para o laboratória avaliar a composição da mesma.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Marta,
    Os antibióticos que matam as bactérias da infecção urinária também podem alterar a flora natural de bactérias da vagina, ocasionando alteração no corrimento e uma maior chance de desenvolver outras infecções como candidiase por exemplo.

    Procure o seu ginecologista se esse corrimento não desaparecer.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/12457706903908985709 Larissa

    Olá dr Pedro meu Nome é Larissa
    Tive cistite ontem tomei hoje tomei o ultimo comp de antibiotico. Não sinto incomodo ao urinar, mais ainda sinto dores na barriga bem leve não chega ser cólica eum pouco na lombar, fiz ultrasson no rim, e esta com tudo normal volume etc. Tenho retorno marcado após a urincultura ficar pronta, farei o exame dia 26 para esperar o tempo certo, em relação a dor na lombar as vezes e na barriga é minha preocupação, não tenho febre,e tomo muita aguá, devo aguardar ou procurar outro médico?

  • http://www.blogger.com/profile/12457706903908985709 Larissa

    Olá Dr. Pedro

    Parabéns, pelo blog,
    Meu caso começou ena 4º dia 10, com dores na lombar e incomodo no final da urina, tomo muita aguá e urino bastante, então fica didifcl perceber, a médica do P.S diagnosticou como cistite, (leucocitos 18.)que foi tratada com ciprolaxin em sete dias (tomei o ultimo 2 da manhã de hoje). sentia dores na lombar até segunda ontem não seti dores e hoje porem hoje snto incomodo na barriga lado esquerdo, e um pouco de incomodo na lombar, fiz o ultrasson no rim deu normal. Tenho retorno na minha médica (gine)quando o exame de uricultura ficar pronto, e vou faze-lo somente dia 26 de junho. sinto ainda um pouco de incomodo geral na barrga, só para constar não tenho febre, e urino bastante… estou tomando chá de camomila uns 2 litros por dia.
    obrigada

  • http://www.blogger.com/profile/09823017801380651528 Belatrix

    Olá Doutor! Primeiramente, quero parabenizá-lo pelo excelente blog, afinal, pessoas que, como eu, dependem de atendimento público, nem sempre recebem informações adequadas sobre suas enfermidades! Quando postei minha dúvida sobre cistite, estava com muitas dores, principalmente na uretra (como se alguém me enfiasse uma agulha de tricô ali), mas fiz um novo exame urinário e não constou infecção. Mesmo assim, me dirigi à um laboratorio particular e pedi uma urocultura, Graças a Deus, no momento em que eu urinei para o exame, expeli uma pedrinha marrom, rugosa, do tamanho de um grão de arroz. Depois disso, as dores e a ardencia pararam. O exame deu negativo, como era de se esperar. E hoje sinto-me melhor, só q gostaria de saber se o q expeli foi o calculo renal q eu possuia? Pois fui ao clinico e ele me orientou passar no Urologista, mas nem quis recolher a pedrinha para análise (ela ainda está sob a minha posse)…
    Sem Mais!
    Obrigada!

  • Anonymous

    Olá Dr, antes de mais gostava de o felicitar pelo excelente trabalho!
    Chamo-me Marta e tenho 22 anos. Recentemente tive uma infecção urinária, foi apenas a segunda que tive, mas foi muito mais forte que a primeira. Comecei por sentir bastante vontade de urinar, apesar de ter a bexiga quase vazia, não consegui dormir a noite toda pois corria sempre para a casa de banho! De manhã já não aguentava mais que 5 minutos sem urinar e a urina saía bastante ensanguentada. Como não conseguia afastar-me da casa de banho, liguei a um médico amigo que me disse para tomar Unidrox 600mg, que me ia fazer sentir melhor num instante, e para fazer análises à urina passados 15 dias.
    Ainda não fui fazer as análises pois entretanto fiquei menstruada, mas reparei que logo após a infecção urinária o meu corrimento ficou muito mais liquido e um pouco amarelado. Ao pesquisar na internet não encontrei qualquer resposta, apenas fiquei mais confusa!
    Gostava de saber se é normal após a toma deste medicamento, ou após a infecção, ter esta alteração no corrimento.

    Obrigado desde já.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Tamy,
    VocÊ está com proteinúria. Isso é sinal de doença renal. Realmente vc precisa ir ao nefrologista.

    Leia este texto para maiores esclarecimentos

    http://www.mdsaude.com/2008/11/proteinria-urina-espumosa-e-sndrome.html

  • Tamy

    olá Doutor,
    Estou com alguns sintomas tais como inchaço na pernas,nos pé,na barriga e dor lombar. fiz alguns exames e apresentou 3 cruzes de albumina; o clinico geral me mandou ir com um especialista. Será que o senhor teria algum diagnóstico para o meu caso e qual seria o tratamento e cuidados que deveria ter, e tipos de comida que poderia ingerir.

    Obrigado;
    atenciosamente, Tamy.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Denise,
    Seu caso é muito complexo para eu dar opinião a distância e com tão poucos dados.

    Mas com certeza a estenose uretral contribuiu para as infecções.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Beatrix,
    Realmente vc pode estar desenvolvendo uma infecção resistente. Mas com 2 uroculturas negativas, tem que primeiro confirmar se o problema é cistite mesmo.

    Está na hora de procurar um especialista, que neste caso é o nefrologista.

    abs

  • Denise

    Boa tarde Dr,
    Tenho cistite de repetição há mais de 15 anos. Tive uma queda aos 6 anos onde introduziu um pé de banco na minha vagina e machucou a região, na época fui para o hospital. Não sei se tem relação mas não consigo ter sossego.Já retirei meu útero (aos 38 anos)e faço citoscopia desde os 28 anos (são 12 até o momento). Hoje estou com 41 anos.
    O problema é que fiquei com estenose uretral e tenho que fazer a abertura da uretra com anestesia geral por não suportar a local. Como resolver definitivamente este problema atual??? Me ajude por favor.
    Desde já agradeço.
    Denise

  • http://www.blogger.com/profile/09823017801380651528 Belatrix

    Olá Doutor! Em janeiro de 2009 tive ITU e tomei ciprofloxacino, fiz um ultra-som e constou um calculo renal. Em fevereiro a infecção voltou e o clinico me passou norfloxacino, tomei por 7 dias, mas não obtive melhora, por isso voltei a tomar o Norfloxacino por 10 dias sem sucesso. Fiz duas uroculturas, mas não constou a bactéria, daí lembrei que após a primeira infecção eu havia feito uma urocultura pela UBS e nela constou a Escherichia Coli, só que ela era resistente a todos os antibioticos via oral, então tomei 14 injeções durante 7 dias de ceftriaxona. Minha flora vaginal ficou totalmente comprometida e fiz tratamento ginecologico, só que continuo com ardencia ao urinar, principalmente ao término da urina. Sinto dores no baixo ventre e tenho muitos gases presos. Tenho medo de estar com a bacteria novamente e dela ir criando resistencia a todos antibioticos até chegar o momento de eu não ter mais tratamento! Me ajude, pois estou desesperada!
    Obrigada…

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Jhon,
    Não precisa se assustar, isso é comum.

    Se vc ler os comentários anteriores verá vários relatos semelhantes

    abs

  • Anonymous

    Olá Dr. Pedro,

    No mês passado minha namorada estava com uma infecção na urina e o Dr. passou para ela um remédio chamado: (CIPROFLOXATRIN) = CIPROFLOXCINO, CLORIDRATO. O problema é que faz 07 dias que sua mestruação esta atrasada… Este medicamento pode ter causado este atraso?? Por favor me ajudem preciso desta informação para tomar os devidos cuidados.

    Jhon
    jhon.888@hotmail.com

  • Vivigonzaga

    Olá Dr Pedro,

    Então, a respeito da situação de meu pai…
    Ele estava em uso de sonda vesical pr um período de 2 meses e está em processo de “desmame” desd quinta-feira passada. A bactéria encontrada exame realizado no dia 21/05/09 é Pseudomonas aeruginosa e está sendo admnistrado Meromem, porém ainda preciso perguntar ao médico…
    Grata pela atenção,

    Viviane Gonzaga

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Tamires,
    Não se preocupe, é normal haver algum atraso na mestruação nestes casos.

    abs

  • tamires

    bom dia doutor .meu nome é tamires ,eu tive infecção urinaria no dia 8 deste mes e comecei a toma um remedio chamado cipro 500 mg durante 15 dias.na segunda dia 11 voltei ao medico e fiz otro exame de urina e um raio x pra ve se nãpo era pedra no ruim e consto q não q era infecção urinaria meso mais ja estava normal então tomei mais alguns dias o remedio e nun terminei de toma-lo.sÓ q estou preocupada pq minha mestruação esta atrasada 5 dias ,é normal devido o remedio se muito forte?
    obrigada desde já e aguardo resposta

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Patrícia,
    O quadro que vc me descreve não parece infecção urinária e sim infecção ginecológica.

    Vc precisa ir ao ginecologista para descobrir qual infecção que vc tem. Aí sim, pode-se avaliar se há relação com relaçaõ sexual ou não.

    Em relação a mesntruação, provavelmente as alterações hormonais do seu ciclo estão propiciando o aparecimento do quadro. É algo bastante comum.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Viviane,
    Eu precisava de mais dados.

    Seu pai está com sonda vesical? Ele tem sintomas de infecção urinária ou apenas apresenta a bactéria ? De que bactéria estamos falando? E qual é esse antibiótico forte que vc citou?

  • Patrícia

    Dr. Pedro, boa tarde. Tenho visto aqui inúmeros comentários sobre a cistite, e espero que minha dúvida não tenha sido respondida anteriormente. Nunca tive nehum sintoma desse tipo, mas há três meses, religiosamente uma semana antes da menstruação, tenho ardência ao urinar. É bem verdade que desta última vez, a ardência não é tanta, mas a coceira é muito grande, a ponto de precisar me lavar depois de 3 ou 4 idas ao banheiro. Tomo todos os cuidados com a higiene, deixei de utilizar sabonetes perfumados e coloridos (por orientação médica) durante o banho, durmo sem calcinha e aboli calcinhas de lycra do meu guarda-roupa. Não tenho tido nenhum corrimento, bebo bastante água, pois vi que isso tem uma grande relação com a ardência, mas nessa semana antes de menstruar tudo volta, até o corrimento amarelado… Na penúltima vez tomei antibiótico, e como estava com um corrimento muito forte utilizei creme vaginal e meu marido também foi medicado. Agora minha dúvida: tenho relações sem o uso de preservativos, há alguma relação com isso? E quanto ao fato de sempre ser na semana anterior à mesntruação? Aguardo sua resposta.

    Um grande abraço,
    Patrícia

  • Vivigonzaga

    Olá Doutor,

    Meu pai sofreu um AVC isquêmico e por ter ficado por um período prolongado no hospital acabou contraindo uma bactéria que lhe causou infecção urinária. Recebeu tratamento e após uso de 3 tipos diferentes, o médico garantiu que havia conseguido eliminar a bactéria, porém o urologista pediu um novo exame de urina e lá foi detectada a existência de bactéria crescente, inclusive colônia. O médico utilizará um antibiótico forte para resolver o problema, mas como fico preocupada gostaria de saber o que ocorre caso não consiga eliminar as bactérias com esse antibiótico?
    Grata pela atenção,

    VIVIANE GONZAGA
    ARACAJU/SERGIPE

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Aline, vc não leu meu texto, não é ? Falo do uro-vaxon nele.

    Em pessoas com cálculo renal e infecções urinárias repetidas, às vezes é necessário retirar a pedra para se ver livre das infecções.

    Siga a orientação da sua médica

  • Aline

    boa noite, Doutor
    Descobri que estava com cistite e com pedra no rim no inicio de abril, fiz um exame de urocultura que acusou bacterias, entao tomei por 7 dias um antibiotico, mas agora depois de um mes voltou todos os sintomas: dor ao urinar, vontade constante de urinar, etc
    entao repeti o exame de urocultura e a bacteria continua.
    entao minha medica receitou uma vacina uro-vaxon o Dr conhece?recomenda que eu faça esse tratamento?é eficaz?
    muito obrigada
    Aline

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Adriana Luiza,
    Você precisa procurar um nefrologista. De longe não tenho muito como te ajudar. Seu caso precisa ser estudado com mais cuidado para se tentar identificar a causa de tantas cistites recorrentes. Tem que fazer um urinocultura, identificar a bactéria e fazer um tratamento prolongado com antibióticos.

    Enquanto isso tente seguir as dicas do texto. Tente o Cranberry.

  • adriana Luiza

    oi doutor, meu nome é adrianatenho 35 anos e a 5,venho tendo infecçoes urinarias frequentes, no começo das infecçoes os medicos receitava bactrim, depois não fazia mas efeito eu começei a urina sangue e ardia muito eles receitavam antibioticos com tempo nao fazia mas efeito voltava tudo denovo fiz tratamento com uro,ele me receitou macrodantina por 6 meses nada adintou ele falou p/ mim tomar aqua de meia meia hora,vivo assim com muita ardencia bebendo aqua direto urinando de meia e meia hora não posso nem mas trebalhar, se não bebe aqua a orina fica pouco e sangra me ajuda , não sei mas o que fazer.

  • Rodolfo

    Muito Obrigado Doutor.

    Aiaiaiaaiai, estamos perdidos!!!
    Mas no fim tudo da certo.

    abs.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Rodolfo,
    Para ter certeza da gravidez ela precisa fazer o exame de sangue.

    Agora, nada impede que ela tem as 2coisas. Gravidez e infecção urinária. É o que parece…

  • Rodolfo

    Dr. minha namorada sente dores fortes embaixo da barriga (não é cólica), urina várias vezes ao dia, toma anticoncepcional e esta com a menstruação atrasada ha 14 dias. Ela foi ao médico dias atrás e o mesmo solicitou exames papanicolau, ultrasom intra vaginal e outro que não lembro o nome. Ela voltou ao médico e o mesmo disse estar tudo normal. Disse também que ela pode estar grávida ou com infecção, sendo assim pediu exame de sangue e urina. Ela fez o exame de urina e pelo que vi a única anormalidade é aspecto turvo, ph 6.0, leucócitos 13000, hemácias 3000 e epiteliais moderado. Constou tbm filamentos de muco. O exame de sangue ainda não saiu. Ela vai voltar ao médico semana que vem para apresentar o exames, mas estamos preocupados, pois não planejar-mos ter filho agora. Pedi a ela para fazer um teste de farmácia e deu positivo. aiaiaia
    Será que a única opção para estes sintomas e resultados será a gravidez? Ou pode ser outra coisa?
    Muuuuito obrigado!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Kainã,
    Ser em pó ou não, não muda nada.

    Existem 2 opções. Pode tentar o Uro-Vaxon para ver se funciona no seu caso.

    Outra opção é trocar de antibiótico e também fazê-lo por 6 meses

    abs

  • Kainã

    Oi Dr. faz um ano que tenho tido varias infecções urinarias seguidas, já tomei, cipro, norflo, ácido pipurol e há algum tempo atrás fui em uma infecto e ela mandou eu tomar um medicamento chamado Macrodantina durante 6 meses, o problema é que esse medicamento me dá muita mais muita diarréia mesmo.
    Não quero tomar antibióticos novamente porque abaixa muito a minha resistência e acaba estourando herpes na minha boca inteira.
    O que eu poderia fazer? Ela comentou sobre um antibiótico pó é eficaz?
    sem mais
    Obrigada

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Maria,
    Se houve melhora do quadro e agora tempos depois, a urina voltou a ter sangue, seria interessante ele procurar o urologista para reavaliar o quadro.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Eu Mesmo RDC,
    A última menstruação dela já tem 40dias. Dependendo do tamanho do ciclo não é nada estranho estar grávida. Pq que vcs não fazem um teste de gravidez ?

    Dependendo da idade da gestação já se consegue ver no ultra-som.

    Não é nenhum desafio diagnóstico estabeler diagnósticos de gravidez ou infecção. Um simples exame de sangue e/ou urina pode esclarecer os casos

    abs

  • http.hotmail

    Dr… É possivel o médico identificar atravéz dos exames Papanicolau, ultrasom, vulnoscopia identificar se esta grávida?

    Ela fez exame de sangue e urina hoje… aiaiaiaiiii

  • Anonymous

    Bom dia Dr. Pedro

    O meu marido teve recentemente uma pielonefrite. Foi operado há 3 semanas para se saber se era resultante de um cálculo renal que, se existiu (provavelmente sim), já não era visível. Foi-lhe colocado um stent que deverá tirar em Junho. Entretanto tomou antibiótico e anti-inflamaório e os sintomas de dor e ardor ao urinar desapareceram. No entanto, hoje a urina saiu completamente vermelha. Será sinal de recaída ou de algo grave?

    Obrigada pela atenção.

    Maria

  • EU Mesmo RDC

    OK… Minha namorada a uns 03 meses esta sentido uma dor em baixo do estomago. Foi ao ginecologista que pediu vários exames (ultra-som, papanicolau etc etc). Ele viu os exames e disse que ela não tinha nada. Este mês a dor voltou novamente, além de urinar toda hora, sentir dor nos seios etc… Ontem fomos a outro médico e o mesmo disse que ou ela esta grávida ou com infecção… Ficamos assustados pois ela toma anticoncepcional e menstruol normalmente último dia 28/03. Ela toma o mesmo anticoncepcional a uns 03 anos. Mês passado ela começou a tomar o remédio atrasado (03 dias) e estamos preocupados… Será que ela está grávida? Mas como pode, sendo que ela sente esta dor e menstruol normalmente no mes retrasado?
    Não sei se consegui explicar direito a situação…

    Obrigado.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Não.

    Algumas mulheres podem ter atraso menstrual quando apresentam infecções.

    Mas atraso menstrual sem outros sintomas não leva a pensar em infecção urinária.

    abs

  • Eu Mesmo

    BOA NOITE DR.

    ATRASO NA MENSTRUAÇÃO É SINTOMA DE INFECÇÃO URINÁRIA?

    ABS

    EU MESMO

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    O exame de sangue não é o ideal.

    Tem que fazer um exame da secreção do colo uterino ou da uretra.

    O IgG vai ser positivo para o resto da sua vida, ele só indica que vc já teve clamidia e não que ainda tenha.

    Em relação ao IgA eu desconheço a sua utilidade. Se fosse IgM faria sentido, mas igA eu realmente não sei.

    Fale com o seu ginecologista e discuta a possibilidade de se fazer um PCR das secreções vaginais. Este é o melhor exame hoje em dia.

    Vc pode já estar curada.

  • Anonymous

    alias Doutor, fui buscar estas ultimas analises ao sanguee lá constam:

    Anticorpos anti-chlamidia trachomatis:

    chlmydia trachomatis IGA – postivo
    chlamydia trachomatis IgG – positivo

    Raquel
    aguardo atenciosamente a sua resposta

    mUito obrigado

    devo estar alarmada, tendo em conta que tenho 36 anos de idade e nao sou mae ainda.

  • Anonymous

    Dr pedro
    O diagnostico é feito atraves de sangue, em todas as vezes.

    e é igA e IgM ambos positivos

    das primeiras vezes tinha o igA negativo, mas agora tenho os dois. nao sei que fazer, estou muito triste, pois nunca tive comprtamentos de risco na vida e gostava de ter um filho. tenho 36 anos. Diga-me por favor o que acha?

    é grave??

    rquel

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Raquel,
    Como é que sido feito esse diagnóstico ?

    È pelo sangue ou por material colhido direto do utero e/ou da uretra ?

    Outra dúvida, é IgA mesmo ou IgM ?

    Existem técnicas mais modernas chamada de PCR que são melhores que a sorologias.

  • Anonymous

    Dr Pedro

    sou novamente a raquel. Vim agora do medico e mais uma vez nao negativei tendo nas analises a clamidia trachomatis iga positivo e a clamidia trachomatis igg positivo também. Perante isto e depois de ter tomado varias antibioticos tais como vibramicina 1 mes e azitromicina tambem num outro tratamento e nao resultou.
    desta vez receitou-me levofloxacina 2 vezes ao dia.

    que acha sobre isto, eu ainda nao tenho filhos?

    gostaria de ouvir a sua palavra, qual a chance de eu curar e poder ter filhos?

    obrigada

  • Anonymous

    Dr Pedro estou muito triste. Su a Raquel, apos 4 tentativa de tratamento a clamidia continua positiva. este ultimo tratamento foi durante um mes de vibramicina, ja nao sei que fazer.

    Aj fiz os tratamentos todos.

    Que chances tenho eu de curar e nao entendo porque nao curo

    obrigada

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Algumas pessoas se queixam de atraso menstrual após tratamento com antibióticos para cistite. Nunca encontrei nada descrito, mas que é uma queixa comum, isso é. Pode ser também por causa da infecção.

    Mas não se preocupe que ela virá já,já.

    abs

  • Anonymous

    Olá, Dr. eu usei o medicamento NORFLOXACINO 03 dias antes de menstruar (teria que mesntruar dia 25/04) e até hoje não menstruei, tem alguma relação com o remédio?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Ana,
    Significa que vc não tem infecção urinária pois não há bactérias na sua urina.

    Se vc já estava tomando antibióticos quando fez esse exame, ele não tem valor nenhum.

    abs

  • ana dothe

    Olá Dr. Pedro,

    Meu nome é Ana e fiz um exame de urina e o resultado da urinocultura deu cultura: negativa e o antibiograma: não realizado. O que isto significa?

    desde já obriga.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Se vc não teve relações nos últimos 2 meses, então não deve ser DST.

    Vc não me disse a sua idade, mas o fato de ter citado a próstata me faz imaginar que tenha pelo menos 45 anos.

    Alterações na próstata são causas de infecção urinária em homens. Vc tem feito exaems na sua ?

  • Anonymous

    Olá Doutor!

    Estava sentindo dores para urinar nos últimos dias, e um pouco de dor na próstata. Fiz um exame de urina e foi constatada infecção urinária. Estou tomando antibiótico (Ciprofloxacino) por 7 dias. Existe alguma causa específica para esta infecção? Minha namorada viajou, e não fiz sexo nos últimos 2 meses, o que descarta DST certo? O que pode ter sido a causa?
    Obrigado

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Infecção urinária não causa esses sintomas que vc descreveu.

    Para maiores informações é preciso que vc procure um dermatolgista no momento em qe a comichão e as feridas estiverem ativas

    abs

  • Anonymous

    Boa tarde doutor.tenho tido desde à algum tempo comichão ,cortes e algum mau cheiro no penis que despareçe 3 dias depois, fica algum tempo sem voltar e mas acaba por voltar.por vezes nem chega a 3 dias, apareçe e um ou dois dias depois vai desaparecendo.bebo alguns chas e agua mas não regularmente. sabe se é infecçao urinaria? a minha esposa teve uma quando engravidou e teve mesmo internada, a minha filha tem 2 anos, acha que me foi transmitido?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Olga,
    Significa que o resultado é negativo para HPV, ou seja, você não tem HPV.

    abs

  • Anonymous

    Doutor, meu nome é Olga. Fiz um papanicolau e deu este resultado, por favor ajude-me a clarificar o que quer dizer:

    analise HPV
    deteccao e genotipagem resultado negativo

    genotipo hpv baixo risco 6, 11, 42, 43, 44/55

    genotipo hpv alto risco 16, 18, 31, 33, 35, 39, 45, 51, 52, 56, 58, 59, 66, 68

    carcinomas com alterações significaticos no genoma hpv podem originar falsos negativos.

    Por favor, diga-me o que significa, aguardo com urgencia

    obrigada

    Olga

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Eu ainda não estou completamente convencido da eficiência do Uro-Vaxom. Parece que funciona, mas eu ainda acho que é preciso sairem mais trabalhos confirmando sua eficácia.

    De qualquer maneira não custa tentar. Mas ele só funciona para quem tem infecções pela E.coli.

    Normalmente, urticária causada por drogas desaparecem logo após a suspensão da mesma. Não duram semanas.

    Meu conselho é procurar um dermatologista para um correto diagnóstico deste exantema e depois um nefrolgista para cuidar da cistite de repetição

    abs

  • http://www.apsen.com.br/ UroVaxom (OMPharma.com)

    Prezado Dr. Pedro,

    Gostaria de saber se o senhor tem comentários sobre a utilização do medicamento Uro-Vaxom.

    Após 1 mês e meio de uso, minha noiva “parece” ter apresentado o efeito colateral Exantema, descrito na bula. Ela interrompeu o tratamento e mesmo assim o “Exantema” persiste há 1 mês.

    Os últimos exames de sangue e urina estão normais, mas os “Exantemas” continuam.

    É normal que um efeito colateral seja tão duradouro? Ela está usando um anti-alérgico atualmente.

    Como a gente faz para saber se essas manchas parecidas com rubéola são mesmo advindas do uso do Uro-Vaxom ou não?

    Que tipo de exame pode ser realizado, visto que o de sangue e urina não apresentaram alteração?

    Usei “aspas” porque não sei se essas “urticárias” são mesmo exantemas ou outra coisa.

    Fico triste, porque o Uro-Vaxom parecia ser uma boa esperança, mas não contávamos que minha Noiva seria “alérgica”.

    Queria orientações sobre este caso. Quaiser observações vão nos ajudar a procurar o profissional adequado (urologista, nefrologista, ginecologista, dermatologista) bem como nos direcionar para solucionar os 2 problemas:

    1. Tratamento de efeitos colaterais
    2. Tratamento da cistite (objetivo inicial)

    Obrigado pelas informações.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Lúcia,
    O cranberry só serve para prevenção. Uma vez com cistite, o único tratamento efetivo é com antibióticos.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Stephanie,
    Relação sexual é fator de risco para infecção urinária, porém, a grande maioria das infecções não estão relacionadas ao sexo.

    Freiras e virgens também tÊm cistite

    abs

  • Lúcia

    Olá Dr.!
    Gostaria de saber se somente as cápsulas de cranberry (sem uso de antibióticos) podem curar uma infecção urinária ou elas só servem para prevenção. Obrigada

  • Stephanie

    Olá, quero saber se a infecção urinária só ocorre depois de ter relação sexual?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Quando o médico solicita apenas ultra-som do aparelho urinário, o radiologista não costuma olhar o útero não, apesar deste ficar próximo da bexiga.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Vanessa,
    A maioria das suas perguntas estão respondidas no texto.

    Os seus valores de creatinina e ureia estão normais.

    A hidronefrose é uma obstrução da passagem da urina, que no seu caso deve ser causada por um cálculo. O tratamento é a retirada do mesmo para a urina produzida pelo rim esquerdo voltar a fluir livremente.

    Leia esses dois textos para maior esclarecimentos:
    http://www.mdsaude.com/2009/01/calculo-renal-pedra-nos-rins.html
    http://www.mdsaude.com/2008/09/voc-sabe-o-que-creatinina.html

    abs

  • Anonymous

    Dr. queria saber se no exame de Ultra Sonografia renal e via urinária da para ver o últero??

  • Vanessa

    Olá Dr Pedro.Parabéns pelo seu blog!
    Peguei o meu resultado de exame de urina, e para variar estou com infecção urinária o nome da bactéria é ESCHERICHIA COLI, estou com númerosas bactérias, pelo menos é oque está no resultado do exame.Gostaria de saber se é facíl matar essa bactéria, como se pega essa bactéria e se ela pode voltar?Fiz também o exame para o funcionamento dos rins, pois já tive calculo renal , fiz cirurgia para a retirada da pedra que estava com 3cm no rim esquerdo. A creatinina deu 0.5 mg/dl e a uréia deu 27mg/dl, está normal o funcionamento dos meus rins?
    E por último fiz uma ultrassonagrafia das vias urinárias, o meu rim equerdo está dilatado, estou com hidronefrose.Isso é grave doutor? Tem tratamento ? Sinto dores fortes do lado esquerdo. Tenho consulta com o meu urologista( ele quem fez a minha cirurgia) no dia 28/04/09, para mostrar os resultados dos exames, mas se possível gostaria que o senhor me adiantasse alguma coisa.Desde já agradeço.
    Abraços

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Rangel,
    Atraso menstrual pode ocorrer por uma série de motivos, inclusive quadros infecciosos e drogas.
    Agora, não entendi porque ela parou o antibiótico devido a um virose. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa…
    Ela poderia ter criado resistência ao antibiótico e complicado a infecção urinária. Não se para antibiótico no meio do tratamento a não ser que haja reação alérgica ao mesmo.

  • Rangel

    Olá Dr. Pedro, minha namorada esteve com infecção urinária e desde então ouve dois atrasos na sua menstruação isso pode ser decorrente do medicamento ou da própria infecção? Isso que ela interrompeu o medicamento na metade do tratamento decorrente de uma viróse e agora voltou a tomar o mesmo.
    O primeiro atraso, no mês passado foi um atraso de 10 dias, nesse mês já são 12 dias de atraso.
    Gostaria então de ter mais informações sobre esse fato.
    Obrigado!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá ALine,
    O cystex não é antibiótico e portanto não cura infecção urinária. Ele age apenas nos sintomas.

    VC pode até usar o cystex, mas precisa usar algum antibiótico também, senão corre o risco de desenvolver pielonefrite.

    Para tratar infecção urinária vc pode procurar um clínico geral ou um nefrologista.

    A cisite às vezes melhora espontaneamente, mas como a bactéria não morre, ela acaba retornando algumas semanas depois.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Raquel,
    Orienta-se não deitar após tomar o medicamento por que este favorece o aparecimento de refluxo gastro-esofágico (tenho um texto sobre o assunto, dê uma procurada na barra de pesquisa no alto à direita).

    Não tem nada a ver com a eficiência do remédio, e sim, com evitar efeitos colaterais.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Para o leitor anônimo de 17 anos:
    difícil avaliar assim a distÂncia, mas não me parece que seja alguma infecção pelo o que vc descreveu. Procure um urologista que com certeza poderá te ajudar
    abs

  • aline

    Ola Dr, recentemente fui ao ginecologista, fiz alguns exames e verifiquei que estava com uma infecção. Fui medicada e logo senti a melhoria. Porém, nem 1 mÊs após o tratamento, todas os sintomas voltaram. Eu uso cystex para a dor e sempre resolve. Normalmente, quando eu o tomava a minha urina mudava de cor, ou seja, era verde. Desta vez, mesmo com o remédio fazendo efeito a urine não está ficando verde. Isso é anorml? Outra dúvida minha é que eu sinto dores nos rins também. Qual é a sua recomendação? ual é o melhor médico que eu devo procurar?

  • Anonymous

    Olá Dr! Sou a Raquel Alves, ainda estou fazendo tratamento com actidox 100 mg para a clamidia. o medico disse 1 mes. acontece que tive a ler o palfleto e li que não se pode tomar deitada. Ora eu estando quase no final, pergunto-me se fez efeito pok eu tomava sempre antes de dormir deitada. pok dizem para n tomar deitada e antes de dormir?
    obrigada

  • Anonymous

    Boa noite Doutor. Eu tenho 17 anos e a algum tempo meu esperma começou a sair com algumas bolinhas amareladas meio consistentes, não sei o que é, estou com medo de ser algum tipo de infecção porem eu não sinto nenhum tipo de dor, irritação ou coceira na virilha.
    Obrigado des de já.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Hidronefrose é obstrução da passagem da urina, com dilatação do sistema urinário. Normalmente é causado por um cálculo. DÊ uma lida neste texto: http://www.mdsaude.com/2009/01/calculo-renal-pedra-nos-rins.html

    De longe é difícil fazer uma avaliação segura, mas pelo o que vc descreveu, acho que vc pode ter uma cistite e um calculo não visto no ultra-som, que não é o melhor exame para isso.

    Se vocÊ não foi medicada com antibióticos, deveria procurar novamente atendimento médico.

    Abraçso e melhoras

  • Anonymous

    Olá Dr. esqueci de falar que sou mulher e tenho 33 anos, e sou casada.

  • Anonymous

    Olá Dr., Meu nome é Ilka e em todos os relatos achei estranho o odor da urina não ser tão importante. Em mim, sempre que já tive a cistite, sei que ela se manifestou através do odor peculiar da minha urina. Falo que é um odor de xixi de égua, por ser forte e de embrulhar o estômago. O sinal que me vem é o odor e ele não é nem de perto o cheiro de quando a urina esta “saudável”! A urina tem o seu cheiro, isso não podemos negar, mas o cheiro dela quando está com a cistite é muito forte. Estyou comentando porque, pra mim, este é o fator principal que meu organismo dá sinal da cistite e ele não é tão importante no diagnóstico!
    Abraços
    PS Seu blog é muito instrutivo!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Raquel,
    Acho que não adianta nada vocÊ se tratar se o seu marido ainda estiver infectado. Tem que se ter certeza que os dois estão curados, senão um pode recontaminar ou outro.
    Acho que em casos de tratamento difícil como o seu essa conduta é válida
    abraços

  • Anonymous

    Dr, bom dia, não me fiz entender muito bem. O meu marido fez os dois tratamentos como eu anteriores, neste ultimo que é de um mes o medico disse que n era preciso ele fazer, uma vez que ja fez dois anteriores.
    mesmo assim acha que ele deva fazer analise a clamidia?

    obrigada

    Raquel

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Raquel,
    acho que o seu merido deveria ser testado para clamídia também. Enquanto vocÊ se trata, acho que o sexo com preservativo seria melhor.
    Abraços

  • Anonymous

    Boa noite, Sou a Raquel! Como está?
    como disse anteriormente fiz tratamento 2 vezes para a clamidia e nao deu em nada, meu marido tambem fez. mas desta vez que tenho que tomar durante 1 mes, ele já nao precisou fazer, o medico disse que como ele fez 15 dias de vibramicina.
    ora portanto, eu estando fazendo o tratamento podemos ter relacao sexual? ja tivemos uma vez apenas depois de uma semana de tratamento, sera que atrapalhou o tratamento?

    obrigada

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Polyana,
    1- Acho que vocÊ só deve tomar antibióticos se estes foem prescritos por algum médico. Por isso, não repita a caixa por conta própria.
    2- Se vc teve reação ao remédio, o ideal é trocá-lo por outro de igual ação.
    3- Você parace ter uma infecção ginecológica.

    VÁ A UM GINECOLOGISTA.:)

    abraços e melhoras

  • polyana

    ha sim eu tenho 19 anos etenho relaçoes sexuais desde os 15 e ja cometi deslises porem nunca engravidei, isso nao é normal?estou casada e nunca fui oa ginecologista meu corrimento é forte e estou preocupada!

    obg.poliana

  • polyana

    dr.eu tive fortes dores nas costas a altura dos rins e fiz exames,estava cm infecçao de urina,o medico me passou o neofloxocino e o remedio me deu varias reaçoes,parei de tomar por um tempo e depois voutei a tomar,por medo de se agravar.eu nao melhorei e tenho muito corrimento é branco e tem cheiro forte,acho q sempre tive infecçao mais agora ta bem pior.o q devo fazer doutor,devo tomar outra caixa de remedio?
    obrigado.polianasu

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Márcia,
    Ainda não existem evidências concretas que o Lactobacillus Casei pode previnir cistite. Não encontrei esse trabalho que refere 80% de redução. De qualquer maneira, todos os outros trabalhos são inconclusivos. Portanto, esse resultado de 80% destoa dos outros, o que o torna pouco convicente.

    Abraços

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Raquel,
    É uma opção. Outra seria tentar um novo antibiótico.
    Quanto ao leite, desconheço essa informação. Mas também não sou especialista no assunto…

    Abraços e melhoras

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Lety,
    Você precisa ir ao ginecologista.
    Coceira, corrimento, ardência ao urinar…
    Eu não tenho como fazer diagnósticos a distância. Pode ser um monte de coisas.

    Procure um médico que você se verá livre dos sintomas
    Abraços

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Para Bolos da Drica:
    Seus sintomas podem ser de cisitite. Por alterações hormonais , algumas mulheres apresentam maior susceptibilidade a infecções urinárias no período menstrual. Para se ter certeza, é importante procurar seu ginecologista e colher análises de urina enquanto tiver tendo os sintomas
    Abraços

  • Anonymous

    Dr Pedro,

    Já lhe escrevi contando sobre meu problema de cistite de repetição. lendo algumas coisas na internet, deparei-me com esta expressão:
    instilação vaginal de Lactobacillus Casei uma vez por semana (reducão de 80% em um estudo);
    O que é isso?

    Um abraço,

    Márcia

  • Anonymous

    Olá Doutor, sou a raquel, pois quanto a clamidia, ja fui novamente ao medico, pelo que me aconselhou fazer um mes de vibramicina, disse-me para nao beber leite, o que provavelmente teria sido a ingestao de leite que os tratamentos anteriores nao foram eficazes. Diga-me um mes de vibramicina, parece-me muito, o que acha?

    obrigada

  • lety

    Dr Pedro

    To sentindo Ardencia ao urinar com Coceiras.. Ja tive relaões sexuais algumas semanas atraz nao continuo tendo pq achei q fosse a causa da relação a infecção urinaria que ja tinha tempo e a coceira q apareceu agora oq pode ser?

  • Bolos da Drica

    Dr. Pedro
    Parabéns pelo seu blog. Maravilhoso!

    Dr. Há alguns meses venho percebendo que um ou dois dias antes de vir minha menstruação, sinto um ardor enorme ao urinar, parece que vem até o estomago, é horrível, além da necessidade urgente de urinar, às vezes não consigo chegar ao banheiro e a quantidade de urina é minima e a sensação de bexiga cheia continua. O que pode ser? Será que tem relaçao com a menstruação. Também venho sentindo cólicas terríveis durante o período menstrual.
    Por favor doutor, me de sua opinião.
    Obrigada,

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Lety,
    Infecção urinária é uma coisa, DST é outra. Elas podem até ter sintomas semelhantes, como ardência ao urinar, mas são 2 doenças diferentes.

    Tenho um texto sobre gonorreia e outro sobre candidíase que devem te ajudar. É só procurar na barrinha de procura no alto a direita

    Se você tem 15 anos, já tem vida sexual ativa e possui corrimento, deve procurar um ginecologista.
    Isto pode ser DST.

    Abraços e melhoras

  • lety

    Ah Dr. Pedro

    E tenho corrimentos..meio amarelado
    meio verde claro ..
    e Quando sinto a ardencia da infecção urinaria esse corrimento aumenta a porção do liquido q sai ..
    Isso é normal na minha idade?
    tenho apenas quinze anos ..
    E sinto essas ardencias fortes
    e corrimentos .. q as vezes coçam ..
    Isso é normal? Oque pode ser isso?

  • lety

    Desculpa esta tomando seu tempo é que as vezes tenho muitas duvidas e nao ah quem me esclareçam ..
    Gostaria de saber também se a infecção urinaria indica em alguns casos em relações sexuais que o homem ou a mulher tem DST ?
    Quais sao os sintomas depois quando uma pessoa tem relações com alguem que tem a DST ???….

    O parceiro sente algum sintoma?

    Desde ja agradeço por esclarecer minhas duvidas!

    Desejo-lhe um Bom dia !

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Lety,
    A fricção do ato sexual favorece a difusão de bacterias que se localizam na região perineal e na genitália. Durante o sexo essas bacterias são empurradas em direção a uretra na mulher e facilitam a sua chegada em direção a bexiga. Sexo anal seguido de sexo vaginal trás consigo enorme risco. Mas sexo vaginal simples também está associado a cistite.

    Por que algumas mulheres tem mais infecções que outras? Não se sabe bem, mas está provavelmente relacionado a fatores anatômicos e genéticos.

    Atraso menstrual pode ocorrer por diversos fatores, desde estresse emocional até infecções.

    abraços

  • lety

    Aah ! E a infecção pode atrasar a menstruação ?
    Minha menstruação nao veio esse mês ainda tem 8 dias de atraso !
    a infecção pode atrasar ?

  • lety

    Boa tarde Dr

    Porque Algumas mulheres sentem Infecção urinaria depois de terem
    uma relação sexual?
    Machuca algo dentro do sistema da mulher?
    porque as mulheres sentem essa infecção urinaria depois das relaçoes?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Tayana,
    Isso provavelmente é infecção urinária. Não são os exames que definem a gravidade da infecção e sim seu quadro clínico.

    Procure o médico que te solicitou as análises para que ele possa te tratar

    Abraços e melhoras

  • Tayana

    Dr. tenho 17 anos e comecei a 2 dias a sentir muita vontade de ir ao banheiro,mesmo quando não a presença de urina a vontade permanece.
    Fiz o exame urinario e fiquei em duvida em relação ao resultado:
    Piócitos-incontaveis´p/c.(400x)
    Hemoglobina deu presente(+/4)
    ph-5.0
    volume:60ml
    densidade:1.030
    muco e flora-aumentados
    celulas-6 p/c
    hemácias-8p/c(400x)
    nitrito-positivo

    .Estou com muito medo dus resultados serem de uma infecção forte e como não consegui marcar medico para esses dias gostaria que o Dr.me ajudasse a intender os resultados dos exames.o que devo fazer?

    Obrigada..abraços

  • Anonymous

    Dr Pedro,

    Obrigada pela resposta sobre o pipurol.
    É muito gratificante constatar que existem médicos de verdade que ainda queiram ajudar o próximo. Seu site é uma prova disso.

    Obrigada em meu nome e de todos a quem tão gentilmente responde.

    Um abraço
    Márcia

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Raquel,
    de longe é muito difícil eu estabeler qualquer linha de conduta.
    Se realmente sua Clamidia não curou, você tem que tentar novos antibióticos e investigar motivos para essa falha terapêutica.

    Seu caso parece ser um pouco mais complexo do que o normal. Só seu ginecologista pode ajudá-la

  • Anonymous

    Muito obrigada Dr.! Um abraço Aline!

  • Anonymous

    DR, preciso da sua ajuda e opiniao. ja fiz dois tratamentos para a clamidia e nao negativou, diga-me que procedimento tera que ter agora o meu medico ginecologista. estou assustada pok nao curo e n sei a razao

    obrigada

    Raquel

  • Anonymous

    Dr,

    esqueci de dizer, que não tenho nenhum problema que justifique essas infecções. Sempre nas infecções, sou acompanhada por um urologista. Parece que minha bexiga não combate essas bactérias, por isso foi tentado o urovaxom. tentei também tomar aqueles comprimidos de Cramberry, masfico com ardor na urina quando tomo. Fico pensando: será que não surgirá nada no mercado para aliviar essas infecções de repetição nas mulheres. Por favor , me ajude!

  • Anonymous

    Olá,

    Dr Pedro,

    estou um pouco desesperada, tenho cistite de repetição há váris anos. É só eu ter relação sexual com meu marido e depois de dois dias vem a infecção. Fiz uso agora do Uro vaxom durante três meses, sendo que não tive relações neste período- de medo. Agora depois de acabar o Uro vaxom,tive relações por uma vez e mesmo assim, tomei um comprimido de Pipurol 200mg e agora depois de dois dias, veio novamente a infecção. Dr, será que nunca mais vou poder ter relações? Isto tudo está praticamente acabando com meu casamento. Outro dia, vi no programa da Luciana Gimenes, um urologista dizendo que estas cistites podem ser passadas pelo parceiro,no caso meu marido. Achei estranho, porque nunca ouvi falar disso. Por favor, me ajude!

    Obrigada

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Aline,
    Eu moro em Lisboa, Portugal.

    Em SP há vários excelentes nefrologistas. Procure no site da sociedade brasileira de nefrologia que você encontrará várias opções.

    Obs: pelo o que vocÊ contou, existe sim chance das pedrinhas serem as culpadas.

    Abraços e melhoras

  • Anonymous

    Olá, Dr.Pedro. Meu nome é Aline, tenho 33 anos, casada e com 2 filhos (8 e 4 anos). Desde 17 anos me surgiram casos de infecção urinária de repetição. Muitas vezes com E. Colli e sempre as tratei com antibióticos,´muitas vezes por várioas meses para findá-las de vez. Acontece que há 1 anos e 8 meses me apareceram 2minúsculas pedrinhas em um rim, tomei muito líquido e chás na esperança de expulsá-las, ao fazer novo ultra som, tinham 5 micropedrinhas. Tamanhos variados: 0,3mm, 0,5mm. O que acontece é que fiquei com um nefrologista na tentativa de melhorar. Fiz as implosões 1 vez (não deu certo), estou tomando antibióticos há 1 ano e 2 meses sem parar. O nefrologista queria fazer mais implosões. Ele diz que as pedrinhas são a causa das infecções sem melhora. Me sinto mal. Cansada e com sono. Inchaço nos pés (leve), abdomen inchado e muita dor na barriga. Tenho náuseas e queria muito arrumar um nefrologista de confiança, pois tenho RINS EM FERRADURA. Dr. você atende aqui em SP? Me indicaria algum médico?
    Muito abrigado…Aline Moraes

  • Anonymous

    Boa Noite Dr. Esta urocultura foi colhida sem uso de antibiotico, contudo o meu incomodo passou logo no dia seguinte. Continuo sem perceber o que faz ter incomodo apos as relaçoes, apois 24 horas tenho a sensaçao de infeccao urinaria como se se tratasse de cistite.Diga-me uma coisa, podera o facto de ter o utero um pouco grande fazer com que haja incomodo na bexiga?

    Vou tentar entrar em contacto cokm o medico novamente a ver se me passa para urologista e nefrologista.
    Agradeço tudo que tem feito para me responder.
    Obrigada
    Raquel

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    O problema das cistites de repetiçao é que com uso repetido de antibióticos, pode-se estimular o surgimento de bactérias resistêntes. Se vc tem vàrias ITUs por ano, procure um nefrologista para avaliar a profilaxia.

    Em relaçao ao quadro atual repare sempre na febre e no seu estado geral. Tenho um texto sobre pielonefrite. Já o leu ?

  • Lígia

    Olá Dr. Tenho 27 anos e no ano passado comecei c infecções urinarias de repetição, ou seja 6 em 12meses. O q mudou foi a minha vida sexual que tornou-se mais activa. Acha q estou dentro dos parametros para fazer uso da profilaxia. Neste momento, estou c uma, a primeira deste ano e ja estou fazer antibiotico. esta um pouco diferente das outras em termos de sintomas, estou com umas dores na região lombar, m tb meu periodo esta chegar e por isso nao consigo perceber mt bem a q se devem as dores. Temperatura corporal está nos 36.9/37ºC. O q me preocupa é o poder infectar os rins:( Quais os problemas q pode originar no futuro as cistites de repetição? Obrigado pela atenção. Lígia

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Seus sintomas são de cistite.

    Procure seu médico para ele avaliar o caso e prescrever o antibiótico conforme necessário.

    Abraços e melhoras

  • Anonymous

    Boa noite, doutor!

    Nos últimos tempos eu tenho tido infecções urinárias, porém nada de grave. No domingo passado veio minhas regras, terminando na sexta-feira passada; costumo passar geralmente 3 à 4 dias e esse mês foi quase 1 semana. Logo após, percebi que estava com uma pequena ardência ao urinar e com um corrimento de cor amarelo meio esverdeado. Assim que termino de urinar fico sentindo leve ardência e sinto também como se eu não tivesse urinado o suficiente mas, não faço mais, apenas urino novamente no tempo que parece ser normal, 1 ou 2 horas depois.
    Fico preocupada porque os sintomas é um pouco diferente dos que já tive em infecções urinárias. Há mais ou menos 1 ano fiz uma transvaginal e apresentou tudo normal, sem mesmo até pequenos cisto. o que será que está acontecendo? Pelo que li até agora no site, comecei a associar talvés com a infecção cistite. Será realmente?

  • Anonymous

    Obrigada pela resposta. qunado tiver a urocultura digo-lhe e assim ajuda-me.

    obrigada

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Raquel,
    A clamídia é causa de DST e não de infecção urinária. È uma das causas de ardÊncia ao urinar sem infecção urinária.

    Antes de tomar o Uro-vaxom o ideal é que vocÊ identifique o germe e trate-o.

    Tenha calma, como suas uroculturas são negativas, primeiro tem que se confirmar se realmente há infecção urinária. Segundo, o que ocorreu com aquela modelo é muito raro, não de desepere a toa.

    abraços

  • Anonymous

    Doutor desculpe voltar a maça-lo de novo, mas estava agora a pensar na septicemia…pensei nisso, posso vir a ter uma? assusta-me muto, so de falar ja estou nervosa

    obrigada,

    raquel alves

  • Anonymous

    Ola Dr Pedro, desde já agradeço a atenção dispendida e a resposta que me forneceu.
    Ainda so tentei antibioticos. parece-me importante frizar que apanhei uma bacteria que estava em silencio em mim, Clamidia. e fui medicada com antibioticos 15 dias,e nao resultou ao qual fiz um posterior tratamento com azitromicina 1 g, estou à espera do resultado, mas ja fiz antibiotico ha um mes e estas infeccoes não param. nao sei se a clamidia origina tb infeccçoes, de qualquer forma penso que devo ter negativado e mesmo assim as infeççoes aparecem, de frizar que desde os 24 anos que sinto isto, so que agora é pior, mal tenha relação fico com um desconforto, pelo que paro e bebeo agua para tentat eliminar algo que esteja dentro. Fiz hoje outra urocultura e qd tiver o resultado partilharei consigo. posso tomar uro-vaxom sentindo este desconforto? ou tenho de esperar e curar 1ª? Noa sei onde conseguir um nefrologista.:-(

    mais uma vez grata,
    raquel Alves

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Raquel,

    a Uro-vaxom pode ser uma tentativa válida.

    Você já tentou profilaxia com antibióticos ém dose única após as relações sexuais?

    Outra alterantiva seria o uso prolongado, 6 a 12 meses de antibióticos diários em dose baixa.

    Me causa estranheza as uroculturas serem sempre negativas.

    Além do urologista, também seria interessante ver um nefrologista.

    abraços e melhoras

  • Anonymous

    Doutor, esqueçi-me de dizer que faço urucultura e n vem nada na analise, os rins tao bons, ja fiz exames, tomo cramberries e nada.. aparece sempre depois da relacao sexual, O meu ginecologista quer que seja vista agora por um urologista. acha que urovaxon resolveria o problema,? é uuma vacina de 1 comp diario ..
    muito obrigada pela atencao

    raquel alves

  • Anonymous

    ola boa noite Doutor. Emcontrei est site hoje e resolvi postar o meu probelma, que ja n sei o que fazer, pois n tenho qualidade de vida.
    tenho 35 anos e desde os meus 24 anos faço infeccoes urinarias apos ter relaçoes sexuais. sempre tive o mesmo parceiro. tenho todos os cuidados necessarios de higiene , bebo agua, ja tou cansada de sofrer disto. Ha pouco tempo voltei a fazer ecografias e parece que tava tudo bem, tinha o utero um pouco grande para aminha idade, mas é morfologico segundo o medico. ja fiz inumeros tratamentos e nada…n sei que faça, já quase n tenho relaçoes com o meu marido, pois logo apos fico com infeccao e é certinho, ardencia ao urinar e picadas e dor no interior…diga-me que faço?? que recomenda..aguardo urgentemente a sua resposta..

    Obrigada

    raquel alves

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Gio,
    Cistite em homens jovens é incomum. Você tem que fazer um exame de urina para confirmar se há ou não infecção. Deve também descartar DST.
    Procure um urologista ou nefrologista.
    abraços

  • Gio

    bom dia Dr. Pedro. sou do sexo masculino, e tenho 28 anos. Ontem comecei a sentir vontade constante de urinar (mesmo quando não há urina), e um desconforto que inclusive esta impactando no meu sono. A urina sai transparente, e sem odor, e sinto uma leve febre (37,5 graus celsius). O que pode ser a causa deste problema, e qual a melhor forma de tratar?
    importante mencionar que há 3 semanas atras tive infeccão intestinal, e tomei ciproflaxicina 250 mg duas vezes ao dia, tratamento de 4 dias no total, o que regularizou as fezes, porém agora estou com este problema no sistema urinário.

    Obrigado pela atenção.
    Gio

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Oi Lety,
    VocÊ precisa fazer uma cultura de urina para isolar a bactéria responsável pelas infecções e poder direcionar o tratamento.
    Infecção urinária não é causa comum de infertilidade, ao contrário das infecções ginecológicas. De qualquer maneira, infecções urinárias de repetição causam outros problemas.
    Se vocÊ tem infecções repetidamente e não consegue se livrar delas, está na hora de procurar um nefrologista para cuidar do seu caso.
    Abraços e melhoras

  • lety

    Boa tarde Dr.

    Eu tenho 15 anos e sinto infecção urinaria..muito forte ..arde bastante..
    Eu nao vou muito ao banheiro ..
    quando sinto essas ardencias pois até quando sinto vontade ja imagino ir ao banheiro com medo de arder ..
    ja fiz Ultrassonagrafia..ja tomo antibiotico que meu medico me receitou..mais nao vejo resultado..
    A infecção urinaria pode causar
    infertilidade na mulher?
    oque pode ser ja que nao passa com os medicamentos ..?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Oi Tati,
    A relação não é contra-indicada, mas seria melhor evitar, já que ela é um fator de risco para infecção urinária. Inclusive pode ser desconfortável.

    O tratamento é muito curto, geralmente 3 dias. Não custa nada abstinência por tão pouco tempo.

    abraços

  • Tati

    Dr. Estou com infecção urinária e gostria de saber se posso ter relação sexual durante o tratamento

  • Catarina

    Adorei o blog
    muito informativo e fácil de ler.
    parabéns

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Carla.
    A ITU não é um doença transmitida sexualmente. O sexo pode favorecer a infecção, mas não é a causa. Portanto, ele não precisa tomar antibióticos.
    abraço

  • Carla Andrade

    Oi Dr. Pedro. Adorei o blog !
    Tive uma cistite ha poucos dias e fui tratada com antibióticos. Meu marido precisa tomá-los também?
    parabéns pela iniciativa.