CISTITE – Sintomas, Causas e Tratamento

544

Cistite
Cistite é o nome da infecção urinária que acomete a bexiga e a uretra, normalmente causada pela a bactéria Escherichia coli. A cistite é um problema muito comum, principalmente nas mulheres adultas. Seu tratamento é simples e deve ser feito sempre com antibióticos apropriados.

Neste artigo vamos abordar as seguintes questões sobre a cistite:

  • O que é cistite.
  • Como se pega cistite.
  • Cistite nos homens x cistite nas mulheres.
  • Como evitar as cistites.
  • Fatores de risco para infecção urinária.
  • Sintomas da cistite.
  • Diagnóstico da cistite.
  • Tratamento da cistite.
  • Infecção urinária na gravidez.

O que é cistite?

A infecção urinária é uma doença extremamente comum, principalmente no sexo feminino. Cerca de 60% das mulheres adultas terão pelo menos um episódio de infecção do trato urinário (ITU) durante a vida.

Publicidade - Publicidad

Existem três tipos de infecção urinária:

Cistite = infecção da bexiga.
Pielonefrite = infecção dos rins (leia: PIELONEFRITE (INFECÇÃO DOS RINS )).
Uretrite = Infecção da uretra.

A cistite, tema deste artigo, é uma inflamação da bexiga (e também da uretra em muitos casos) causada por uma infecção bacteriana. A cistite é habitualmente uma doença de simples tratamento, porém, pode ser dolorosa e inconveniente.

A infecção da bexiga pode se tornar um grave problema de saúde se as bactérias se deslocarem para os rins, causando o que chamamos de pielonefrite. Enquanto a cistite é uma doença simples, a pielonefrite pode levar à sepse (leia: O QUE É SEPSE?) e consequentemente à morte por infecção generalizada.

Como se pega infecção urinária

Na verdade, a expressão “pegar infecção urinária” não é a mais apropriada, já que a cistite não é uma doença contagiosa, que se passa de uma pessoa para outra.

Mais de 80% das infecções urinárias são causadas por uma bactéria que vive no nosso intestino, chamada Escherichia coli (E.coli) (leia: BACTÉRIA Escherichia coli | E.coli). A infecção urinária ocorre quando essas bactérias, que deveriam permanecer no trato intestinal, conseguem colonizar a região ao redor da vagina. A colonização da região vaginal é o primeiro passo para o desenvolvimento da cistite. Bactérias vindas dos intestinos que conseguem se estabelecer ao redor da vagina têm mais facilidade em penetrar a uretra e alcançar a bexiga.

As cepas de E.coli que causam infecção urinária são inofensivas se permanecerem dentro do intestino. Elas só causam doença se atingirem outros órgãos do corpo, como a bexiga. Além da E.coli, outras bactérias do trato intestinal também podem causar cistite, entre elas: Proteus mirabilis, Enterococcus e Klebsiella pneumoniae.

Cistite nos homens x cistite nas mulheres

A imagem ao lado mostra a anatomia do trato urinário inferior  da mulher. Repare como a vagina e a entrada da uretra na mulher ficam muito próximas do ânus. A saída da uretra feminina fica muito mais próxima do ânus do que a masculina. Além disso, a uretra do homem é mais extensa, fazendo com que a E.coli tenha que percorrer um caminho maior até chegar à bexiga.

Publicidade - Publicidad

Cistite

Isto significa que anatomicamente é muito mais fácil para as bactérias vindas do ânus alcançarem a bexiga da mulher do que a bexiga do homem. Portanto, a anatomia geniturinária explica o porquê das mulheres terem cistite com frequência e os homens não.

Há, entretanto, situações em que esta vantagem anatômica não é suficiente para proteger os homens da infecção urinária. Alguns exemplos:

1. Sexo anal ativo (homo ou heterossexual): a penetração do pênis no ânus elimina completamente essa distancia anatômica que protege os homens. A saída da uretra do pênis fica em contato direto com as bactérias intestinais. A E.coli neste caso é jogada diretamente na uretra, tendo apenas que atravessá-la para chegar a bexiga. O sexo anal ativo sem preservativo é, portanto, um atalho para infecção urinária.

VÍDEOS SUGERIDOS:
Sintomas da infecção urinária
vídeo sintomas da infecção urinária
Por que a cistite é mais comum nas mulheres que nos homens?
VÍDEO INFECÇÃO URINÁRIA

Ainda assim, mesmo em homens que praticam sexo anal, a cistite não é uma doença comum. Além da barreira anatômica, há outros fatores que dificultam a cistite no sexo masculino. A região ao redor da uretra masculina é uma área menos úmida que nas mulheres, o que dificulta a colonização por bactérias. Além disso, no líquido prostático, eliminado durante o ato sexual, há substâncias antibacterianas.

2. Doenças da próstata: homens mais velhos costumam ter a próstata aumentada de tamanho, o que comprime a uretra e causa obstrução à saída de urina. O ato de urinar protege contra a cistite, pois a urina ajuda a carregar as bactérias que estejam alojadas na bexiga e uretra. Como a próstata obstrui, mesmo que parcialmente, a uretra, a bexiga fica sempre com um reserva de urina em seu interior, sendo um ótimo meio para multiplicação de bactérias.

Portanto, sempre que um homem adulto apresentar mais de um episódio de infecção urinária, deve-se pensar em algum alteração anatômica, como doenças da próstata ou lesões da bexiga.

Como evitar infecções urinárias

A maioria das pessoas costuma pensar que, se a cistite surge quando bactérias normalmente encontradas nas fezes colonizam a região vaginal, é só lavar bastante a vagina e a região ao seu redor para matar essas intrusas e impedir a infecção. A cistite seria, portanto, uma doença de gente que não se lava direito. Este raciocínio está ERRADO! Na medicina, nem sempre o mais lógico é o que acontece.

Publicidade - Publicidad

Vamos ao fatos. A vagina das mulheres apresenta sua própria flora de bactérias, que são inofensivas. Para uma bactéria vinda do ânus colonizar essa região, ela precisa competir com as que já vivem no local. Quando se faz uma higiene íntima excessiva  matamos a flora natural da vagina, facilitando muito o processo de colonização de germes que estão a chegar. O que a E.coli mais quer ao chegar na região em volta da vagina é poder se multiplicar à vontade, sem ter que “brigar” com outras bactérias por espaço e alimento.

Ter cistite não significa ter maus hábitos de higiene. Na verdade, os dois extremos favorecem a infecção urinária: pouca higiene ou muita higiene.

Sabendo como surgem as infecções da bexiga, podemos agora fornecer algumas dicas de como evitá-las.

  • Higiene íntima com moderação. Deve-se ter especial atenção à limpeza após as evacuações. Quem usa papel higiênico deve sempre realizar a limpeza da frente para trás, ou seja, na direção contrária à vagina.
  • NUNCA realize ducha vaginal. Esse procedimento empurra as bactérias em direção à bexiga e favorece o aparecimento de cistite. A ducha anal pode ser usada, mas o ideal é tomar banho após a evacuação.
  • Dê preferência a banhos de chuveiro; evite tomar banhos em banheiras.
  • Evite desodorantes em spray na área genital ou qualquer outro produto de limpeza que possa irritar a vagina. Áreas inflamadas facilitam a aderência de bactérias.
  • Sempre urine após relação sexual. O coito favorece a entrada das bactérias na uretra e o ato de urinar ajuda a expulsá-las.
  • Beba bons volumes de líquidos ao longo do dia para urinar com frequência, “lavando” as bactérias da bexiga e uretra.
  • Não use camisinhas que contenham espermicidas, pois elas não apresentam eficácia maior e ainda aumentam o risco de cistites (leia: CAMISINHA | Tudo o que você precisa saber). O mesmo vale para os diafragmas.
  • O uso indiscriminado de antibióticos pode alterar a flora natural da vagina, facilitando infecções. Não tome antibióticos a não ser que seja realmente necessário. Nunca se automedique.
  • Mulheres na menopausa devem usar cremes vaginais à base de estrogênio para reduzir o ressecamento da mucosa vaginal (leia: MENOPAUSA | Sintomas e causas). A mucosa ressecada favorece o surgimento de lesões, que por sua vez propiciam a fixação de bactérias.

fatores de risco para cistite

Apesar de todos os cuidados, algumas pessoas apresentam uma predisposição para infecções urinárias. Algumas mulheres têm infecção urinária de repetição, com vários episódios durante o ano. Entre os fatores que podem aumentar os risco de cistite, podemos citar:

– Diabetes Mellitus (leia: DIABETES MELLITUS | Diagnóstico e sintomas).
– Vida sexual ativa. Quanto mais relações sexuais por semana, maior o risco (leia: CISTITE DA LUA-DE-MEL – Infecção Urinária Após Sexo).
– Fatores genéticos e história familiar de cistite.
– Novo parceiro sexual.
– Presença de sonda vesical.
– Incontinência urinária (leia: INCONTINÊNCIA URINÁRIA | Causas, tipos e diagnóstico).
– Doenças na próstata (leia: SINTOMAS DA PRÓSTATA).

Sintomas da cistite

A infecção da bexiga causa alguns sintomas típicos:

– Ardência ao urinar, chamado de disúria (leia: DISÚRIA | DOR AO URINAR | Causas)
– Urgência para urinar e dificuldade de segurar a urina.
– Vontade de urinar mesmo com a bexiga vazia.
– Sensação de peso na barriga.
– Presença de sangue na urina, chamado de hematúria (leia: HEMATÚRIA – URINA COM SANGUE).

Febre baixa e dor lombar também podem ocorrer, porém sempre que esses sintomas surgirem deve-se pensar em pielonefrite, principalmente se a febre for alta e vier acompanhada de vômitos, perda de apetite e mal estar geral.

Algumas pessoas associam uma urina com cheiro forte à infecção urinária. Isso na maioria das vezes não é real. A principal causa de cheiro forte é uma urina muito concentrada. Se sua urina está com um amarelo muito forte e com mal cheiro, você deve ingerir mais líquidos. Normalmente isso resolve o problema e ajuda evitar a formação de cálculos renais.

Em homens jovens com disúria é sempre importante pensar em DST como diagnóstico diferencial, já que neste grupo este tipo de infecção é mais comuns do que cistites.

Nos homens idosos, as doenças da próstata podem causar sintomas semelhantes aos da infecção urinária, além de serem um fator risco para própria infecção urinária.

Para saber mais detalhes sobre os sintomas da infecção urinária, leia: SINTOMAS DA INFECÇÃO URINÁRIA.

Diagnóstico da cistite

Na imensa maioria dos casos o diagnóstico da cistite é clínico e a maioria dos médicos prescreve tratamento sem solicitar nenhum tipo de exame. Se houver facilidade, pode-se solicitar uma rápida análise de urina para confirmar a presença de pus (leia: ENTENDA SEU EXAME DE URINA), mas esta não é obrigatória.

O exame definitivo para infecção urinária é a cultura de urina. Todavia, como esta demora entre dois a quatro dias para ficar pronta, e o quadro clínico costuma ser muito característico, na cistite este se torna um exame quase sempre desnecessário. A urocultura é muito mais importante na pielonefrite do que na cistite (leia: EXAME UROCULTURA | Indicações e como colher).

Na prática, mulheres jovens com ardência para urinar apresentam cistite até que se prove o contrário. Não está errado o médico prescrever antibióticos para infecção urinária sem pedir nenhum outro tipo de exame. em 99% dos casos, esta conduta irá curar a paciente. Apenas nos casos de cistite de repetição, infecções em homens ou quando há dúvidas em relação ao diagnóstico é que a urocultura é importante.

Não se deve pedir urocultura em pessoas sem sintomas (exceto grávidas, explico mais à frente). Algumas pessoas apresentam bactérias em sua urina sem necessariamente desenvolverem cistite. Este quadro é chamado de bacteriúria assintomática. Portanto, não se pede urocultura e não se indica tratamento para pessoas sem sintomas de infecção urinária. O tratamento destes casos não traz benefício nenhum e ainda facilita o desenvolvimento de bactérias resistentes aos antibióticos.

Tratamento da cistite

Toda cistite deve SEMPRE ser tratada com antibióticos para evitar recorrências e evolução para pielonefrite. Em geral, apenas três dias são suficientes. As drogas mais usadas são o Bactrim® (Sulfametoxazol + Trimetoprima), um dos antibióticos da família das quinolonas (em geral ciprofloxacina ou norfloxacina), um derivado de penicilina (por 5 dias) ou nitrofurantoína (por 7 dias). Em homens, o tratamento deve ser feito sempre por 7 dias, no mínimo.

Para mais informações sobre o tratamento da cistite, leia: TRATAMENTO PARA INFECÇÃO URINÁRIA.

Alguns medicamentos muito prescritos para cistites como o Cystex e a Pyridium não têm efeito antibiótico e servem apenas para aliviar temporariamente os sintomas da infecção urinária. Para tratar de verdade a cistite é preciso eliminar a bactéria, e isso só é possível com antibióticos.

A despeito de todos os cuidados listados neste texto, algumas mulheres apresentam infecções urinárias de repetição. São em geral pessoas com predisposição genética. Algumas dessas se beneficiam com a tomada de um comprimido de antibiótico após as relações sexuais. Nos casos mais graves, com várias infecções urinárias por ano, pode ser necessário cursos longos (até um ano) de antibióticos.

Para quem gosta de medicamentos naturais, uma frutinha chamada de Cranberry (oxicoco em português), da família das amoras, pode ajudar a reduzir o risco de infecções, apesar do seu real efeito ainda não ter sido efetivamente comprovado com grandes estudos controlados. O cranberry pode ser tomado como suco ou através de pílulas já à venda em algumas farmácias.

Outra opção para prevenção da cistite é o Uro-Vaxom, uma espécie de vacina com 16 cepas diferentes de E.coli. Parece que o uso por três meses deste medicamento reduz a ocorrência de cistites. É importante salientar que essa droga só funciona para aqueles que tem infecções de repetição pela E.coli. Se outra bactéria for a responsável pelas cistites, a vacina não tem efeito.

Infecção urinária em grávidas

A presença de infecção urinária em grávidas está associado a parto prematuro e bebês com baixo peso ao nascimento. Portanto, mesmo as gestantes com bacteriúria assintomática devem ser tratadas.

As quinolonas (ciprofloxacino e norfloxacina) são contraindicadas na gravidez e o Bactrim deve ser evitado, principalmente no primeiro trimestre. As melhores escolhas são a nitrofurantoína, fosfomicina ou amoxacilina + ácido clavulânico.

Para saber mais sobre infecção urinária na gravidez, leia: INFECÇÃO URINÁRIA NA GRAVIDEZ

Este post também está disponível em: Espanhol

Assuntos Relacionados:

Deixe um Comentário

Antes de comentar, leia as REGRAS PARA COMENTÁRIOS.

Seu email não será publicado.

544 Comentários

  1. Carla Andrade Diz

    Oi Dr. Pedro. Adorei o blog !
    Tive uma cistite ha poucos dias e fui tratada com antibióticos. Meu marido precisa tomá-los também?
    parabéns pela iniciativa.

  2. PEDRO SARAIVA PINHEIRO Diz

    Olá Carla.
    A ITU não é um doença transmitida sexualmente. O sexo pode favorecer a infecção, mas não é a causa. Portanto, ele não precisa tomar antibióticos.
    abraço

  3. Catarina Diz

    Adorei o blog
    muito informativo e fácil de ler.
    parabéns

  4. Tati Diz

    Dr. Estou com infecção urinária e gostria de saber se posso ter relação sexual durante o tratamento

  5. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO Diz

    Oi Tati,
    A relação não é contra-indicada, mas seria melhor evitar, já que ela é um fator de risco para infecção urinária. Inclusive pode ser desconfortável.

    O tratamento é muito curto, geralmente 3 dias. Não custa nada abstinência por tão pouco tempo.

    abraços

  6. lety Diz

    Boa tarde Dr.

    Eu tenho 15 anos e sinto infecção urinaria..muito forte ..arde bastante..
    Eu nao vou muito ao banheiro ..
    quando sinto essas ardencias pois até quando sinto vontade ja imagino ir ao banheiro com medo de arder ..
    ja fiz Ultrassonagrafia..ja tomo antibiotico que meu medico me receitou..mais nao vejo resultado..
    A infecção urinaria pode causar
    infertilidade na mulher?
    oque pode ser ja que nao passa com os medicamentos ..?

  7. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO Diz

    Oi Lety,
    VocÊ precisa fazer uma cultura de urina para isolar a bactéria responsável pelas infecções e poder direcionar o tratamento.
    Infecção urinária não é causa comum de infertilidade, ao contrário das infecções ginecológicas. De qualquer maneira, infecções urinárias de repetição causam outros problemas.
    Se vocÊ tem infecções repetidamente e não consegue se livrar delas, está na hora de procurar um nefrologista para cuidar do seu caso.
    Abraços e melhoras

  8. Gio Diz

    bom dia Dr. Pedro. sou do sexo masculino, e tenho 28 anos. Ontem comecei a sentir vontade constante de urinar (mesmo quando não há urina), e um desconforto que inclusive esta impactando no meu sono. A urina sai transparente, e sem odor, e sinto uma leve febre (37,5 graus celsius). O que pode ser a causa deste problema, e qual a melhor forma de tratar?
    importante mencionar que há 3 semanas atras tive infeccão intestinal, e tomei ciproflaxicina 250 mg duas vezes ao dia, tratamento de 4 dias no total, o que regularizou as fezes, porém agora estou com este problema no sistema urinário.

    Obrigado pela atenção.
    Gio

  9. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO Diz

    Gio,
    Cistite em homens jovens é incomum. Você tem que fazer um exame de urina para confirmar se há ou não infecção. Deve também descartar DST.
    Procure um urologista ou nefrologista.
    abraços

  10. Anonymous Diz

    ola boa noite Doutor. Emcontrei est site hoje e resolvi postar o meu probelma, que ja n sei o que fazer, pois n tenho qualidade de vida.
    tenho 35 anos e desde os meus 24 anos faço infeccoes urinarias apos ter relaçoes sexuais. sempre tive o mesmo parceiro. tenho todos os cuidados necessarios de higiene , bebo agua, ja tou cansada de sofrer disto. Ha pouco tempo voltei a fazer ecografias e parece que tava tudo bem, tinha o utero um pouco grande para aminha idade, mas é morfologico segundo o medico. ja fiz inumeros tratamentos e nada…n sei que faça, já quase n tenho relaçoes com o meu marido, pois logo apos fico com infeccao e é certinho, ardencia ao urinar e picadas e dor no interior…diga-me que faço?? que recomenda..aguardo urgentemente a sua resposta..

    Obrigada

    raquel alves

  11. Anonymous Diz

    Doutor, esqueçi-me de dizer que faço urucultura e n vem nada na analise, os rins tao bons, ja fiz exames, tomo cramberries e nada.. aparece sempre depois da relacao sexual, O meu ginecologista quer que seja vista agora por um urologista. acha que urovaxon resolveria o problema,? é uuma vacina de 1 comp diario ..
    muito obrigada pela atencao

    raquel alves

  12. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO Diz

    Olá Raquel,

    a Uro-vaxom pode ser uma tentativa válida.

    Você já tentou profilaxia com antibióticos ém dose única após as relações sexuais?

    Outra alterantiva seria o uso prolongado, 6 a 12 meses de antibióticos diários em dose baixa.

    Me causa estranheza as uroculturas serem sempre negativas.

    Além do urologista, também seria interessante ver um nefrologista.

    abraços e melhoras

  13. Anonymous Diz

    Ola Dr Pedro, desde já agradeço a atenção dispendida e a resposta que me forneceu.
    Ainda so tentei antibioticos. parece-me importante frizar que apanhei uma bacteria que estava em silencio em mim, Clamidia. e fui medicada com antibioticos 15 dias,e nao resultou ao qual fiz um posterior tratamento com azitromicina 1 g, estou à espera do resultado, mas ja fiz antibiotico ha um mes e estas infeccoes não param. nao sei se a clamidia origina tb infeccçoes, de qualquer forma penso que devo ter negativado e mesmo assim as infeççoes aparecem, de frizar que desde os 24 anos que sinto isto, so que agora é pior, mal tenha relação fico com um desconforto, pelo que paro e bebeo agua para tentat eliminar algo que esteja dentro. Fiz hoje outra urocultura e qd tiver o resultado partilharei consigo. posso tomar uro-vaxom sentindo este desconforto? ou tenho de esperar e curar 1ª? Noa sei onde conseguir um nefrologista.:-(

    mais uma vez grata,
    raquel Alves

  14. Anonymous Diz

    Doutor desculpe voltar a maça-lo de novo, mas estava agora a pensar na septicemia…pensei nisso, posso vir a ter uma? assusta-me muto, so de falar ja estou nervosa

    obrigada,

    raquel alves

  15. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO Diz

    Raquel,
    A clamídia é causa de DST e não de infecção urinária. È uma das causas de ardÊncia ao urinar sem infecção urinária.

    Antes de tomar o Uro-vaxom o ideal é que vocÊ identifique o germe e trate-o.

    Tenha calma, como suas uroculturas são negativas, primeiro tem que se confirmar se realmente há infecção urinária. Segundo, o que ocorreu com aquela modelo é muito raro, não de desepere a toa.

    abraços

  16. Anonymous Diz

    Obrigada pela resposta. qunado tiver a urocultura digo-lhe e assim ajuda-me.

    obrigada

  17. Anonymous Diz

    Boa noite, doutor!

    Nos últimos tempos eu tenho tido infecções urinárias, porém nada de grave. No domingo passado veio minhas regras, terminando na sexta-feira passada; costumo passar geralmente 3 à 4 dias e esse mês foi quase 1 semana. Logo após, percebi que estava com uma pequena ardência ao urinar e com um corrimento de cor amarelo meio esverdeado. Assim que termino de urinar fico sentindo leve ardência e sinto também como se eu não tivesse urinado o suficiente mas, não faço mais, apenas urino novamente no tempo que parece ser normal, 1 ou 2 horas depois.
    Fico preocupada porque os sintomas é um pouco diferente dos que já tive em infecções urinárias. Há mais ou menos 1 ano fiz uma transvaginal e apresentou tudo normal, sem mesmo até pequenos cisto. o que será que está acontecendo? Pelo que li até agora no site, comecei a associar talvés com a infecção cistite. Será realmente?

  18. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO Diz

    Seus sintomas são de cistite.

    Procure seu médico para ele avaliar o caso e prescrever o antibiótico conforme necessário.

    Abraços e melhoras

  19. Lígia Diz

    Olá Dr. Tenho 27 anos e no ano passado comecei c infecções urinarias de repetição, ou seja 6 em 12meses. O q mudou foi a minha vida sexual que tornou-se mais activa. Acha q estou dentro dos parametros para fazer uso da profilaxia. Neste momento, estou c uma, a primeira deste ano e ja estou fazer antibiotico. esta um pouco diferente das outras em termos de sintomas, estou com umas dores na região lombar, m tb meu periodo esta chegar e por isso nao consigo perceber mt bem a q se devem as dores. Temperatura corporal está nos 36.9/37ºC. O q me preocupa é o poder infectar os rins:( Quais os problemas q pode originar no futuro as cistites de repetição? Obrigado pela atenção. Lígia

  20. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO Diz

    O problema das cistites de repetiçao é que com uso repetido de antibióticos, pode-se estimular o surgimento de bactérias resistêntes. Se vc tem vàrias ITUs por ano, procure um nefrologista para avaliar a profilaxia.

    Em relaçao ao quadro atual repare sempre na febre e no seu estado geral. Tenho um texto sobre pielonefrite. Já o leu ?

  21. Anonymous Diz

    Boa Noite Dr. Esta urocultura foi colhida sem uso de antibiotico, contudo o meu incomodo passou logo no dia seguinte. Continuo sem perceber o que faz ter incomodo apos as relaçoes, apois 24 horas tenho a sensaçao de infeccao urinaria como se se tratasse de cistite.Diga-me uma coisa, podera o facto de ter o utero um pouco grande fazer com que haja incomodo na bexiga?

    Vou tentar entrar em contacto cokm o medico novamente a ver se me passa para urologista e nefrologista.
    Agradeço tudo que tem feito para me responder.
    Obrigada
    Raquel

  22. Anonymous Diz

    Olá, Dr.Pedro. Meu nome é Aline, tenho 33 anos, casada e com 2 filhos (8 e 4 anos). Desde 17 anos me surgiram casos de infecção urinária de repetição. Muitas vezes com E. Colli e sempre as tratei com antibióticos,´muitas vezes por várioas meses para findá-las de vez. Acontece que há 1 anos e 8 meses me apareceram 2minúsculas pedrinhas em um rim, tomei muito líquido e chás na esperança de expulsá-las, ao fazer novo ultra som, tinham 5 micropedrinhas. Tamanhos variados: 0,3mm, 0,5mm. O que acontece é que fiquei com um nefrologista na tentativa de melhorar. Fiz as implosões 1 vez (não deu certo), estou tomando antibióticos há 1 ano e 2 meses sem parar. O nefrologista queria fazer mais implosões. Ele diz que as pedrinhas são a causa das infecções sem melhora. Me sinto mal. Cansada e com sono. Inchaço nos pés (leve), abdomen inchado e muita dor na barriga. Tenho náuseas e queria muito arrumar um nefrologista de confiança, pois tenho RINS EM FERRADURA. Dr. você atende aqui em SP? Me indicaria algum médico?
    Muito abrigado…Aline Moraes

  23. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO Diz

    Olá Aline,
    Eu moro em Lisboa, Portugal.

    Em SP há vários excelentes nefrologistas. Procure no site da sociedade brasileira de nefrologia que você encontrará várias opções.

    Obs: pelo o que vocÊ contou, existe sim chance das pedrinhas serem as culpadas.

    Abraços e melhoras

  24. Anonymous Diz

    Olá,

    Dr Pedro,

    estou um pouco desesperada, tenho cistite de repetição há váris anos. É só eu ter relação sexual com meu marido e depois de dois dias vem a infecção. Fiz uso agora do Uro vaxom durante três meses, sendo que não tive relações neste período- de medo. Agora depois de acabar o Uro vaxom,tive relações por uma vez e mesmo assim, tomei um comprimido de Pipurol 200mg e agora depois de dois dias, veio novamente a infecção. Dr, será que nunca mais vou poder ter relações? Isto tudo está praticamente acabando com meu casamento. Outro dia, vi no programa da Luciana Gimenes, um urologista dizendo que estas cistites podem ser passadas pelo parceiro,no caso meu marido. Achei estranho, porque nunca ouvi falar disso. Por favor, me ajude!

    Obrigada

  25. Anonymous Diz

    Dr,

    esqueci de dizer, que não tenho nenhum problema que justifique essas infecções. Sempre nas infecções, sou acompanhada por um urologista. Parece que minha bexiga não combate essas bactérias, por isso foi tentado o urovaxom. tentei também tomar aqueles comprimidos de Cramberry, masfico com ardor na urina quando tomo. Fico pensando: será que não surgirá nada no mercado para aliviar essas infecções de repetição nas mulheres. Por favor , me ajude!

  26. Anonymous Diz

    DR, preciso da sua ajuda e opiniao. ja fiz dois tratamentos para a clamidia e nao negativou, diga-me que procedimento tera que ter agora o meu medico ginecologista. estou assustada pok nao curo e n sei a razao

    obrigada

    Raquel

  27. Anonymous Diz

    Muito obrigada Dr.! Um abraço Aline!

  28. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO Diz

    Raquel,
    de longe é muito difícil eu estabeler qualquer linha de conduta.
    Se realmente sua Clamidia não curou, você tem que tentar novos antibióticos e investigar motivos para essa falha terapêutica.

    Seu caso parece ser um pouco mais complexo do que o normal. Só seu ginecologista pode ajudá-la

  29. Anonymous Diz

    Dr Pedro,

    Obrigada pela resposta sobre o pipurol.
    É muito gratificante constatar que existem médicos de verdade que ainda queiram ajudar o próximo. Seu site é uma prova disso.

    Obrigada em meu nome e de todos a quem tão gentilmente responde.

    Um abraço
    Márcia

  30. Tayana Diz

    Dr. tenho 17 anos e comecei a 2 dias a sentir muita vontade de ir ao banheiro,mesmo quando não a presença de urina a vontade permanece.
    Fiz o exame urinario e fiquei em duvida em relação ao resultado:
    Piócitos-incontaveis´p/c.(400x)
    Hemoglobina deu presente(+/4)
    ph-5.0
    volume:60ml
    densidade:1.030
    muco e flora-aumentados
    celulas-6 p/c
    hemácias-8p/c(400x)
    nitrito-positivo

    .Estou com muito medo dus resultados serem de uma infecção forte e como não consegui marcar medico para esses dias gostaria que o Dr.me ajudasse a intender os resultados dos exames.o que devo fazer?

    Obrigada..abraços

  31. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO Diz

    Tayana,
    Isso provavelmente é infecção urinária. Não são os exames que definem a gravidade da infecção e sim seu quadro clínico.

    Procure o médico que te solicitou as análises para que ele possa te tratar

    Abraços e melhoras

  32. lety Diz

    Boa tarde Dr

    Porque Algumas mulheres sentem Infecção urinaria depois de terem
    uma relação sexual?
    Machuca algo dentro do sistema da mulher?
    porque as mulheres sentem essa infecção urinaria depois das relaçoes?

  33. lety Diz

    Aah ! E a infecção pode atrasar a menstruação ?
    Minha menstruação nao veio esse mês ainda tem 8 dias de atraso !
    a infecção pode atrasar ?

  34. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO Diz

    Olá Lety,
    A fricção do ato sexual favorece a difusão de bacterias que se localizam na região perineal e na genitália. Durante o sexo essas bacterias são empurradas em direção a uretra na mulher e facilitam a sua chegada em direção a bexiga. Sexo anal seguido de sexo vaginal trás consigo enorme risco. Mas sexo vaginal simples também está associado a cistite.

    Por que algumas mulheres tem mais infecções que outras? Não se sabe bem, mas está provavelmente relacionado a fatores anatômicos e genéticos.

    Atraso menstrual pode ocorrer por diversos fatores, desde estresse emocional até infecções.

    abraços

  35. lety Diz

    Desculpa esta tomando seu tempo é que as vezes tenho muitas duvidas e nao ah quem me esclareçam ..
    Gostaria de saber também se a infecção urinaria indica em alguns casos em relações sexuais que o homem ou a mulher tem DST ?
    Quais sao os sintomas depois quando uma pessoa tem relações com alguem que tem a DST ???….

    O parceiro sente algum sintoma?

    Desde ja agradeço por esclarecer minhas duvidas!

    Desejo-lhe um Bom dia !

  36. lety Diz

    Ah Dr. Pedro

    E tenho corrimentos..meio amarelado
    meio verde claro ..
    e Quando sinto a ardencia da infecção urinaria esse corrimento aumenta a porção do liquido q sai ..
    Isso é normal na minha idade?
    tenho apenas quinze anos ..
    E sinto essas ardencias fortes
    e corrimentos .. q as vezes coçam ..
    Isso é normal? Oque pode ser isso?

  37. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO Diz

    Lety,
    Infecção urinária é uma coisa, DST é outra. Elas podem até ter sintomas semelhantes, como ardência ao urinar, mas são 2 doenças diferentes.

    Tenho um texto sobre gonorreia e outro sobre candidíase que devem te ajudar. É só procurar na barrinha de procura no alto a direita

    Se você tem 15 anos, já tem vida sexual ativa e possui corrimento, deve procurar um ginecologista.
    Isto pode ser DST.

    Abraços e melhoras

  38. Bolos da Drica Diz

    Dr. Pedro
    Parabéns pelo seu blog. Maravilhoso!

    Dr. Há alguns meses venho percebendo que um ou dois dias antes de vir minha menstruação, sinto um ardor enorme ao urinar, parece que vem até o estomago, é horrível, além da necessidade urgente de urinar, às vezes não consigo chegar ao banheiro e a quantidade de urina é minima e a sensação de bexiga cheia continua. O que pode ser? Será que tem relaçao com a menstruação. Também venho sentindo cólicas terríveis durante o período menstrual.
    Por favor doutor, me de sua opinião.
    Obrigada,

  39. lety Diz

    Dr Pedro

    To sentindo Ardencia ao urinar com Coceiras.. Ja tive relaões sexuais algumas semanas atraz nao continuo tendo pq achei q fosse a causa da relação a infecção urinaria que ja tinha tempo e a coceira q apareceu agora oq pode ser?

  40. Anonymous Diz

    Olá Doutor, sou a raquel, pois quanto a clamidia, ja fui novamente ao medico, pelo que me aconselhou fazer um mes de vibramicina, disse-me para nao beber leite, o que provavelmente teria sido a ingestao de leite que os tratamentos anteriores nao foram eficazes. Diga-me um mes de vibramicina, parece-me muito, o que acha?

    obrigada

  41. Anonymous Diz

    Dr Pedro,

    Já lhe escrevi contando sobre meu problema de cistite de repetição. lendo algumas coisas na internet, deparei-me com esta expressão:
    instilação vaginal de Lactobacillus Casei uma vez por semana (reducão de 80% em um estudo);
    O que é isso?

    Um abraço,

    Márcia

  42. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO Diz

    Para Bolos da Drica:
    Seus sintomas podem ser de cisitite. Por alterações hormonais , algumas mulheres apresentam maior susceptibilidade a infecções urinárias no período menstrual. Para se ter certeza, é importante procurar seu ginecologista e colher análises de urina enquanto tiver tendo os sintomas
    Abraços

  43. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO Diz

    Lety,
    Você precisa ir ao ginecologista.
    Coceira, corrimento, ardência ao urinar…
    Eu não tenho como fazer diagnósticos a distância. Pode ser um monte de coisas.

    Procure um médico que você se verá livre dos sintomas
    Abraços

  44. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO Diz

    Olá Raquel,
    É uma opção. Outra seria tentar um novo antibiótico.
    Quanto ao leite, desconheço essa informação. Mas também não sou especialista no assunto…

    Abraços e melhoras

  45. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO Diz

    Márcia,
    Ainda não existem evidências concretas que o Lactobacillus Casei pode previnir cistite. Não encontrei esse trabalho que refere 80% de redução. De qualquer maneira, todos os outros trabalhos são inconclusivos. Portanto, esse resultado de 80% destoa dos outros, o que o torna pouco convicente.

    Abraços

  46. polyana Diz

    dr.eu tive fortes dores nas costas a altura dos rins e fiz exames,estava cm infecçao de urina,o medico me passou o neofloxocino e o remedio me deu varias reaçoes,parei de tomar por um tempo e depois voutei a tomar,por medo de se agravar.eu nao melhorei e tenho muito corrimento é branco e tem cheiro forte,acho q sempre tive infecçao mais agora ta bem pior.o q devo fazer doutor,devo tomar outra caixa de remedio?
    obrigado.polianasu

  47. polyana Diz

    ha sim eu tenho 19 anos etenho relaçoes sexuais desde os 15 e ja cometi deslises porem nunca engravidei, isso nao é normal?estou casada e nunca fui oa ginecologista meu corrimento é forte e estou preocupada!

    obg.poliana

  48. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO Diz

    Polyana,
    1- Acho que vocÊ só deve tomar antibióticos se estes foem prescritos por algum médico. Por isso, não repita a caixa por conta própria.
    2- Se vc teve reação ao remédio, o ideal é trocá-lo por outro de igual ação.
    3- Você parace ter uma infecção ginecológica.

    VÁ A UM GINECOLOGISTA.:)

    abraços e melhoras

  49. Anonymous Diz

    Boa noite, Sou a Raquel! Como está?
    como disse anteriormente fiz tratamento 2 vezes para a clamidia e nao deu em nada, meu marido tambem fez. mas desta vez que tenho que tomar durante 1 mes, ele já nao precisou fazer, o medico disse que como ele fez 15 dias de vibramicina.
    ora portanto, eu estando fazendo o tratamento podemos ter relacao sexual? ja tivemos uma vez apenas depois de uma semana de tratamento, sera que atrapalhou o tratamento?

    obrigada

  50. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO Diz

    Raquel,
    acho que o seu merido deveria ser testado para clamídia também. Enquanto vocÊ se trata, acho que o sexo com preservativo seria melhor.
    Abraços

  51. Anonymous Diz

    Dr, bom dia, não me fiz entender muito bem. O meu marido fez os dois tratamentos como eu anteriores, neste ultimo que é de um mes o medico disse que n era preciso ele fazer, uma vez que ja fez dois anteriores.
    mesmo assim acha que ele deva fazer analise a clamidia?

    obrigada

    Raquel

  52. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO Diz

    Raquel,
    Acho que não adianta nada vocÊ se tratar se o seu marido ainda estiver infectado. Tem que se ter certeza que os dois estão curados, senão um pode recontaminar ou outro.
    Acho que em casos de tratamento difícil como o seu essa conduta é válida
    abraços

  53. Anonymous Diz

    Olá Dr., Meu nome é Ilka e em todos os relatos achei estranho o odor da urina não ser tão importante. Em mim, sempre que já tive a cistite, sei que ela se manifestou através do odor peculiar da minha urina. Falo que é um odor de xixi de égua, por ser forte e de embrulhar o estômago. O sinal que me vem é o odor e ele não é nem de perto o cheiro de quando a urina esta “saudável”! A urina tem o seu cheiro, isso não podemos negar, mas o cheiro dela quando está com a cistite é muito forte. Estyou comentando porque, pra mim, este é o fator principal que meu organismo dá sinal da cistite e ele não é tão importante no diagnóstico!
    Abraços
    PS Seu blog é muito instrutivo!

  54. Anonymous Diz

    Olá Dr. esqueci de falar que sou mulher e tenho 33 anos, e sou casada.

  55. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO Diz

    Hidronefrose é obstrução da passagem da urina, com dilatação do sistema urinário. Normalmente é causado por um cálculo. DÊ uma lida neste texto: http://www.mdsaude.com/2009/01/calculo-renal-pedra-nos-rins.html

    De longe é difícil fazer uma avaliação segura, mas pelo o que vc descreveu, acho que vc pode ter uma cistite e um calculo não visto no ultra-som, que não é o melhor exame para isso.

    Se vocÊ não foi medicada com antibióticos, deveria procurar novamente atendimento médico.

    Abraçso e melhoras

  56. Anonymous Diz

    Boa noite Doutor. Eu tenho 17 anos e a algum tempo meu esperma começou a sair com algumas bolinhas amareladas meio consistentes, não sei o que é, estou com medo de ser algum tipo de infecção porem eu não sinto nenhum tipo de dor, irritação ou coceira na virilha.
    Obrigado des de já.

  57. Anonymous Diz

    Olá Dr! Sou a Raquel Alves, ainda estou fazendo tratamento com actidox 100 mg para a clamidia. o medico disse 1 mes. acontece que tive a ler o palfleto e li que não se pode tomar deitada. Ora eu estando quase no final, pergunto-me se fez efeito pok eu tomava sempre antes de dormir deitada. pok dizem para n tomar deitada e antes de dormir?
    obrigada

  58. aline Diz

    Ola Dr, recentemente fui ao ginecologista, fiz alguns exames e verifiquei que estava com uma infecção. Fui medicada e logo senti a melhoria. Porém, nem 1 mÊs após o tratamento, todas os sintomas voltaram. Eu uso cystex para a dor e sempre resolve. Normalmente, quando eu o tomava a minha urina mudava de cor, ou seja, era verde. Desta vez, mesmo com o remédio fazendo efeito a urine não está ficando verde. Isso é anorml? Outra dúvida minha é que eu sinto dores nos rins também. Qual é a sua recomendação? ual é o melhor médico que eu devo procurar?

  59. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO Diz

    Para o leitor anônimo de 17 anos:
    difícil avaliar assim a distÂncia, mas não me parece que seja alguma infecção pelo o que vc descreveu. Procure um urologista que com certeza poderá te ajudar
    abs

  60. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO Diz

    Olá Raquel,
    Orienta-se não deitar após tomar o medicamento por que este favorece o aparecimento de refluxo gastro-esofágico (tenho um texto sobre o assunto, dê uma procurada na barra de pesquisa no alto à direita).

    Não tem nada a ver com a eficiência do remédio, e sim, com evitar efeitos colaterais.

    abs

  61. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO Diz

    Olá ALine,
    O cystex não é antibiótico e portanto não cura infecção urinária. Ele age apenas nos sintomas.

    VC pode até usar o cystex, mas precisa usar algum antibiótico também, senão corre o risco de desenvolver pielonefrite.

    Para tratar infecção urinária vc pode procurar um clínico geral ou um nefrologista.

    A cisite às vezes melhora espontaneamente, mas como a bactéria não morre, ela acaba retornando algumas semanas depois.

    abs

  62. Rangel Diz

    Olá Dr. Pedro, minha namorada esteve com infecção urinária e desde então ouve dois atrasos na sua menstruação isso pode ser decorrente do medicamento ou da própria infecção? Isso que ela interrompeu o medicamento na metade do tratamento decorrente de uma viróse e agora voltou a tomar o mesmo.
    O primeiro atraso, no mês passado foi um atraso de 10 dias, nesse mês já são 12 dias de atraso.
    Gostaria então de ter mais informações sobre esse fato.
    Obrigado!

  63. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO Diz

    Olá Rangel,
    Atraso menstrual pode ocorrer por uma série de motivos, inclusive quadros infecciosos e drogas.
    Agora, não entendi porque ela parou o antibiótico devido a um virose. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa…
    Ela poderia ter criado resistência ao antibiótico e complicado a infecção urinária. Não se para antibiótico no meio do tratamento a não ser que haja reação alérgica ao mesmo.

  64. Vanessa Diz

    Olá Dr Pedro.Parabéns pelo seu blog!
    Peguei o meu resultado de exame de urina, e para variar estou com infecção urinária o nome da bactéria é ESCHERICHIA COLI, estou com númerosas bactérias, pelo menos é oque está no resultado do exame.Gostaria de saber se é facíl matar essa bactéria, como se pega essa bactéria e se ela pode voltar?Fiz também o exame para o funcionamento dos rins, pois já tive calculo renal , fiz cirurgia para a retirada da pedra que estava com 3cm no rim esquerdo. A creatinina deu 0.5 mg/dl e a uréia deu 27mg/dl, está normal o funcionamento dos meus rins?
    E por último fiz uma ultrassonagrafia das vias urinárias, o meu rim equerdo está dilatado, estou com hidronefrose.Isso é grave doutor? Tem tratamento ? Sinto dores fortes do lado esquerdo. Tenho consulta com o meu urologista( ele quem fez a minha cirurgia) no dia 28/04/09, para mostrar os resultados dos exames, mas se possível gostaria que o senhor me adiantasse alguma coisa.Desde já agradeço.
    Abraços

  65. Anonymous Diz

    Dr. queria saber se no exame de Ultra Sonografia renal e via urinária da para ver o últero??

  66. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO Diz

    Vanessa,
    A maioria das suas perguntas estão respondidas no texto.

    Os seus valores de creatinina e ureia estão normais.

    A hidronefrose é uma obstrução da passagem da urina, que no seu caso deve ser causada por um cálculo. O tratamento é a retirada do mesmo para a urina produzida pelo rim esquerdo voltar a fluir livremente.

    Leia esses dois textos para maior esclarecimentos:
    http://www.mdsaude.com/2009/01/calculo-renal-pedra-nos-rins.html
    http://www.mdsaude.com/2008/09/voc-sabe-o-que-creatinina.html

    abs

  67. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO Diz

    Quando o médico solicita apenas ultra-som do aparelho urinário, o radiologista não costuma olhar o útero não, apesar deste ficar próximo da bexiga.

  68. Stephanie Diz

    Olá, quero saber se a infecção urinária só ocorre depois de ter relação sexual?

  69. Lúcia Diz

    Olá Dr.!
    Gostaria de saber se somente as cápsulas de cranberry (sem uso de antibióticos) podem curar uma infecção urinária ou elas só servem para prevenção. Obrigada

  70. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO Diz

    Olá Stephanie,
    Relação sexual é fator de risco para infecção urinária, porém, a grande maioria das infecções não estão relacionadas ao sexo.

    Freiras e virgens também tÊm cistite

    abs

  71. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO Diz

    Olá Lúcia,
    O cranberry só serve para prevenção. Uma vez com cistite, o único tratamento efetivo é com antibióticos.

    abs

  72. UroVaxom (OMPharma.com) Diz

    Prezado Dr. Pedro,

    Gostaria de saber se o senhor tem comentários sobre a utilização do medicamento Uro-Vaxom.

    Após 1 mês e meio de uso, minha noiva “parece” ter apresentado o efeito colateral Exantema, descrito na bula. Ela interrompeu o tratamento e mesmo assim o “Exantema” persiste há 1 mês.

    Os últimos exames de sangue e urina estão normais, mas os “Exantemas” continuam.

    É normal que um efeito colateral seja tão duradouro? Ela está usando um anti-alérgico atualmente.

    Como a gente faz para saber se essas manchas parecidas com rubéola são mesmo advindas do uso do Uro-Vaxom ou não?

    Que tipo de exame pode ser realizado, visto que o de sangue e urina não apresentaram alteração?

    Usei “aspas” porque não sei se essas “urticárias” são mesmo exantemas ou outra coisa.

    Fico triste, porque o Uro-Vaxom parecia ser uma boa esperança, mas não contávamos que minha Noiva seria “alérgica”.

    Queria orientações sobre este caso. Quaiser observações vão nos ajudar a procurar o profissional adequado (urologista, nefrologista, ginecologista, dermatologista) bem como nos direcionar para solucionar os 2 problemas:

    1. Tratamento de efeitos colaterais
    2. Tratamento da cistite (objetivo inicial)

    Obrigado pelas informações.

  73. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO Diz

    Eu ainda não estou completamente convencido da eficiência do Uro-Vaxom. Parece que funciona, mas eu ainda acho que é preciso sairem mais trabalhos confirmando sua eficácia.

    De qualquer maneira não custa tentar. Mas ele só funciona para quem tem infecções pela E.coli.

    Normalmente, urticária causada por drogas desaparecem logo após a suspensão da mesma. Não duram semanas.

    Meu conselho é procurar um dermatologista para um correto diagnóstico deste exantema e depois um nefrolgista para cuidar da cistite de repetição

    abs

  74. Anonymous Diz

    Doutor, meu nome é Olga. Fiz um papanicolau e deu este resultado, por favor ajude-me a clarificar o que quer dizer:

    analise HPV
    deteccao e genotipagem resultado negativo

    genotipo hpv baixo risco 6, 11, 42, 43, 44/55

    genotipo hpv alto risco 16, 18, 31, 33, 35, 39, 45, 51, 52, 56, 58, 59, 66, 68

    carcinomas com alterações significaticos no genoma hpv podem originar falsos negativos.

    Por favor, diga-me o que significa, aguardo com urgencia

    obrigada

    Olga

  75. Anonymous Diz

    Boa tarde doutor.tenho tido desde à algum tempo comichão ,cortes e algum mau cheiro no penis que despareçe 3 dias depois, fica algum tempo sem voltar e mas acaba por voltar.por vezes nem chega a 3 dias, apareçe e um ou dois dias depois vai desaparecendo.bebo alguns chas e agua mas não regularmente. sabe se é infecçao urinaria? a minha esposa teve uma quando engravidou e teve mesmo internada, a minha filha tem 2 anos, acha que me foi transmitido?

  76. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO Diz

    Infecção urinária não causa esses sintomas que vc descreveu.

    Para maiores informações é preciso que vc procure um dermatolgista no momento em qe a comichão e as feridas estiverem ativas

    abs

  77. Anonymous Diz

    Olá Doutor!

    Estava sentindo dores para urinar nos últimos dias, e um pouco de dor na próstata. Fiz um exame de urina e foi constatada infecção urinária. Estou tomando antibiótico (Ciprofloxacino) por 7 dias. Existe alguma causa específica para esta infecção? Minha namorada viajou, e não fiz sexo nos últimos 2 meses, o que descarta DST certo? O que pode ter sido a causa?
    Obrigado

  78. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO Diz

    Se vc não teve relações nos últimos 2 meses, então não deve ser DST.

    Vc não me disse a sua idade, mas o fato de ter citado a próstata me faz imaginar que tenha pelo menos 45 anos.

    Alterações na próstata são causas de infecção urinária em homens. Vc tem feito exaems na sua ?

  79. ana dothe Diz

    Olá Dr. Pedro,

    Meu nome é Ana e fiz um exame de urina e o resultado da urinocultura deu cultura: negativa e o antibiograma: não realizado. O que isto significa?

    desde já obriga.

  80. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO Diz

    Olá Ana,
    Significa que vc não tem infecção urinária pois não há bactérias na sua urina.

    Se vc já estava tomando antibióticos quando fez esse exame, ele não tem valor nenhum.

    abs

  81. Anonymous Diz

    Olá, Dr. eu usei o medicamento NORFLOXACINO 03 dias antes de menstruar (teria que mesntruar dia 25/04) e até hoje não menstruei, tem alguma relação com o remédio?

  82. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO Diz

    Algumas pessoas se queixam de atraso menstrual após tratamento com antibióticos para cistite. Nunca encontrei nada descrito, mas que é uma queixa comum, isso é. Pode ser também por causa da infecção.

    Mas não se preocupe que ela virá já,já.

    abs

  83. Anonymous Diz

    Dr Pedro estou muito triste. Su a Raquel, apos 4 tentativa de tratamento a clamidia continua positiva. este ultimo tratamento foi durante um mes de vibramicina, ja nao sei que fazer.

    Aj fiz os tratamentos todos.

    Que chances tenho eu de curar e nao entendo porque nao curo

    obrigada

  84. Anonymous Diz

    Dr Pedro

    sou novamente a raquel. Vim agora do medico e mais uma vez nao negativei tendo nas analises a clamidia trachomatis iga positivo e a clamidia trachomatis igg positivo também. Perante isto e depois de ter tomado varias antibioticos tais como vibramicina 1 mes e azitromicina tambem num outro tratamento e nao resultou.
    desta vez receitou-me levofloxacina 2 vezes ao dia.

    que acha sobre isto, eu ainda nao tenho filhos?

    gostaria de ouvir a sua palavra, qual a chance de eu curar e poder ter filhos?

    obrigada

  85. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO Diz

    Raquel,
    Como é que sido feito esse diagnóstico ?

    È pelo sangue ou por material colhido direto do utero e/ou da uretra ?

    Outra dúvida, é IgA mesmo ou IgM ?

    Existem técnicas mais modernas chamada de PCR que são melhores que a sorologias.

  86. Anonymous Diz

    Dr pedro
    O diagnostico é feito atraves de sangue, em todas as vezes.

    e é igA e IgM ambos positivos

    das primeiras vezes tinha o igA negativo, mas agora tenho os dois. nao sei que fazer, estou muito triste, pois nunca tive comprtamentos de risco na vida e gostava de ter um filho. tenho 36 anos. Diga-me por favor o que acha?

    é grave??

    rquel

  87. Anonymous Diz

    alias Doutor, fui buscar estas ultimas analises ao sanguee lá constam:

    Anticorpos anti-chlamidia trachomatis:

    chlmydia trachomatis IGA – postivo
    chlamydia trachomatis IgG – positivo

    Raquel
    aguardo atenciosamente a sua resposta

    mUito obrigado

    devo estar alarmada, tendo em conta que tenho 36 anos de idade e nao sou mae ainda.

  88. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO Diz

    O exame de sangue não é o ideal.

    Tem que fazer um exame da secreção do colo uterino ou da uretra.

    O IgG vai ser positivo para o resto da sua vida, ele só indica que vc já teve clamidia e não que ainda tenha.

    Em relação ao IgA eu desconheço a sua utilidade. Se fosse IgM faria sentido, mas igA eu realmente não sei.

    Fale com o seu ginecologista e discuta a possibilidade de se fazer um PCR das secreções vaginais. Este é o melhor exame hoje em dia.

    Vc pode já estar curada.

  89. Eu Mesmo Diz

    BOA NOITE DR.

    ATRASO NA MENSTRUAÇÃO É SINTOMA DE INFECÇÃO URINÁRIA?

    ABS

    EU MESMO

  90. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO Diz

    Não.

    Algumas mulheres podem ter atraso menstrual quando apresentam infecções.

    Mas atraso menstrual sem outros sintomas não leva a pensar em infecção urinária.

    abs

  91. EU Mesmo RDC Diz

    OK… Minha namorada a uns 03 meses esta sentido uma dor em baixo do estomago. Foi ao ginecologista que pediu vários exames (ultra-som, papanicolau etc etc). Ele viu os exames e disse que ela não tinha nada. Este mês a dor voltou novamente, além de urinar toda hora, sentir dor nos seios etc… Ontem fomos a outro médico e o mesmo disse que ou ela esta grávida ou com infecção… Ficamos assustados pois ela toma anticoncepcional e menstruol normalmente último dia 28/03. Ela toma o mesmo anticoncepcional a uns 03 anos. Mês passado ela começou a tomar o remédio atrasado (03 dias) e estamos preocupados… Será que ela está grávida? Mas como pode, sendo que ela sente esta dor e menstruol normalmente no mes retrasado?
    Não sei se consegui explicar direito a situação…

    Obrigado.

  92. Anonymous Diz

    Bom dia Dr. Pedro

    O meu marido teve recentemente uma pielonefrite. Foi operado há 3 semanas para se saber se era resultante de um cálculo renal que, se existiu (provavelmente sim), já não era visível. Foi-lhe colocado um stent que deverá tirar em Junho. Entretanto tomou antibiótico e anti-inflamaório e os sintomas de dor e ardor ao urinar desapareceram. No entanto, hoje a urina saiu completamente vermelha. Será sinal de recaída ou de algo grave?

    Obrigada pela atenção.

    Maria

  93. http.hotmail Diz

    Dr… É possivel o médico identificar atravéz dos exames Papanicolau, ultrasom, vulnoscopia identificar se esta grávida?

    Ela fez exame de sangue e urina hoje… aiaiaiaiiii

  94. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO Diz

    Eu Mesmo RDC,
    A última menstruação dela já tem 40dias. Dependendo do tamanho do ciclo não é nada estranho estar grávida. Pq que vcs não fazem um teste de gravidez ?

    Dependendo da idade da gestação já se consegue ver no ultra-som.

    Não é nenhum desafio diagnóstico estabeler diagnósticos de gravidez ou infecção. Um simples exame de sangue e/ou urina pode esclarecer os casos

    abs

  95. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO Diz

    Maria,
    Se houve melhora do quadro e agora tempos depois, a urina voltou a ter sangue, seria interessante ele procurar o urologista para reavaliar o quadro.

    abs

  96. Kainã Diz

    Oi Dr. faz um ano que tenho tido varias infecções urinarias seguidas, já tomei, cipro, norflo, ácido pipurol e há algum tempo atrás fui em uma infecto e ela mandou eu tomar um medicamento chamado Macrodantina durante 6 meses, o problema é que esse medicamento me dá muita mais muita diarréia mesmo.
    Não quero tomar antibióticos novamente porque abaixa muito a minha resistência e acaba estourando herpes na minha boca inteira.
    O que eu poderia fazer? Ela comentou sobre um antibiótico pó é eficaz?
    sem mais
    Obrigada

  97. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO Diz

    Kainã,
    Ser em pó ou não, não muda nada.

    Existem 2 opções. Pode tentar o Uro-Vaxon para ver se funciona no seu caso.

    Outra opção é trocar de antibiótico e também fazê-lo por 6 meses

    abs

  98. Rodolfo Diz

    Dr. minha namorada sente dores fortes embaixo da barriga (não é cólica), urina várias vezes ao dia, toma anticoncepcional e esta com a menstruação atrasada ha 14 dias. Ela foi ao médico dias atrás e o mesmo solicitou exames papanicolau, ultrasom intra vaginal e outro que não lembro o nome. Ela voltou ao médico e o mesmo disse estar tudo normal. Disse também que ela pode estar grávida ou com infecção, sendo assim pediu exame de sangue e urina. Ela fez o exame de urina e pelo que vi a única anormalidade é aspecto turvo, ph 6.0, leucócitos 13000, hemácias 3000 e epiteliais moderado. Constou tbm filamentos de muco. O exame de sangue ainda não saiu. Ela vai voltar ao médico semana que vem para apresentar o exames, mas estamos preocupados, pois não planejar-mos ter filho agora. Pedi a ela para fazer um teste de farmácia e deu positivo. aiaiaia
    Será que a única opção para estes sintomas e resultados será a gravidez? Ou pode ser outra coisa?
    Muuuuito obrigado!

  99. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO Diz

    Rodolfo,
    Para ter certeza da gravidez ela precisa fazer o exame de sangue.

    Agora, nada impede que ela tem as 2coisas. Gravidez e infecção urinária. É o que parece…

  100. Rodolfo Diz

    Muito Obrigado Doutor.

    Aiaiaiaaiai, estamos perdidos!!!
    Mas no fim tudo da certo.

    abs.

  101. adriana Luiza Diz

    oi doutor, meu nome é adrianatenho 35 anos e a 5,venho tendo infecçoes urinarias frequentes, no começo das infecçoes os medicos receitava bactrim, depois não fazia mas efeito eu começei a urina sangue e ardia muito eles receitavam antibioticos com tempo nao fazia mas efeito voltava tudo denovo fiz tratamento com uro,ele me receitou macrodantina por 6 meses nada adintou ele falou p/ mim tomar aqua de meia meia hora,vivo assim com muita ardencia bebendo aqua direto urinando de meia e meia hora não posso nem mas trebalhar, se não bebe aqua a orina fica pouco e sangra me ajuda , não sei mas o que fazer.

  102. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO Diz

    Adriana Luiza,
    Você precisa procurar um nefrologista. De longe não tenho muito como te ajudar. Seu caso precisa ser estudado com mais cuidado para se tentar identificar a causa de tantas cistites recorrentes. Tem que fazer um urinocultura, identificar a bactéria e fazer um tratamento prolongado com antibióticos.

    Enquanto isso tente seguir as dicas do texto. Tente o Cranberry.

  103. Aline Diz

    boa noite, Doutor
    Descobri que estava com cistite e com pedra no rim no inicio de abril, fiz um exame de urocultura que acusou bacterias, entao tomei por 7 dias um antibiotico, mas agora depois de um mes voltou todos os sintomas: dor ao urinar, vontade constante de urinar, etc
    entao repeti o exame de urocultura e a bacteria continua.
    entao minha medica receitou uma vacina uro-vaxon o Dr conhece?recomenda que eu faça esse tratamento?é eficaz?
    muito obrigada
    Aline

  104. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO Diz

    Aline, vc não leu meu texto, não é ? Falo do uro-vaxon nele.

    Em pessoas com cálculo renal e infecções urinárias repetidas, às vezes é necessário retirar a pedra para se ver livre das infecções.

    Siga a orientação da sua médica

  105. Vivigonzaga Diz

    Olá Doutor,

    Meu pai sofreu um AVC isquêmico e por ter ficado por um período prolongado no hospital acabou contraindo uma bactéria que lhe causou infecção urinária. Recebeu tratamento e após uso de 3 tipos diferentes, o médico garantiu que havia conseguido eliminar a bactéria, porém o urologista pediu um novo exame de urina e lá foi detectada a existência de bactéria crescente, inclusive colônia. O médico utilizará um antibiótico forte para resolver o problema, mas como fico preocupada gostaria de saber o que ocorre caso não consiga eliminar as bactérias com esse antibiótico?
    Grata pela atenção,

    VIVIANE GONZAGA
    ARACAJU/SERGIPE

  106. Patrícia Diz

    Dr. Pedro, boa tarde. Tenho visto aqui inúmeros comentários sobre a cistite, e espero que minha dúvida não tenha sido respondida anteriormente. Nunca tive nehum sintoma desse tipo, mas há três meses, religiosamente uma semana antes da menstruação, tenho ardência ao urinar. É bem verdade que desta última vez, a ardência não é tanta, mas a coceira é muito grande, a ponto de precisar me lavar depois de 3 ou 4 idas ao banheiro. Tomo todos os cuidados com a higiene, deixei de utilizar sabonetes perfumados e coloridos (por orientação médica) durante o banho, durmo sem calcinha e aboli calcinhas de lycra do meu guarda-roupa. Não tenho tido nenhum corrimento, bebo bastante água, pois vi que isso tem uma grande relação com a ardência, mas nessa semana antes de menstruar tudo volta, até o corrimento amarelado… Na penúltima vez tomei antibiótico, e como estava com um corrimento muito forte utilizei creme vaginal e meu marido também foi medicado. Agora minha dúvida: tenho relações sem o uso de preservativos, há alguma relação com isso? E quanto ao fato de sempre ser na semana anterior à mesntruação? Aguardo sua resposta.

    Um grande abraço,
    Patrícia

  107. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO Diz

    Viviane,
    Eu precisava de mais dados.

    Seu pai está com sonda vesical? Ele tem sintomas de infecção urinária ou apenas apresenta a bactéria ? De que bactéria estamos falando? E qual é esse antibiótico forte que vc citou?

  108. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO Diz

    Patrícia,
    O quadro que vc me descreve não parece infecção urinária e sim infecção ginecológica.

    Vc precisa ir ao ginecologista para descobrir qual infecção que vc tem. Aí sim, pode-se avaliar se há relação com relaçaõ sexual ou não.

    Em relação a mesntruação, provavelmente as alterações hormonais do seu ciclo estão propiciando o aparecimento do quadro. É algo bastante comum.

    abs

  109. tamires Diz

    bom dia doutor .meu nome é tamires ,eu tive infecção urinaria no dia 8 deste mes e comecei a toma um remedio chamado cipro 500 mg durante 15 dias.na segunda dia 11 voltei ao medico e fiz otro exame de urina e um raio x pra ve se nãpo era pedra no ruim e consto q não q era infecção urinaria meso mais ja estava normal então tomei mais alguns dias o remedio e nun terminei de toma-lo.sÓ q estou preocupada pq minha mestruação esta atrasada 5 dias ,é normal devido o remedio se muito forte?
    obrigada desde já e aguardo resposta

  110. Vivigonzaga Diz

    Olá Dr Pedro,

    Então, a respeito da situação de meu pai…
    Ele estava em uso de sonda vesical pr um período de 2 meses e está em processo de “desmame” desd quinta-feira passada. A bactéria encontrada exame realizado no dia 21/05/09 é Pseudomonas aeruginosa e está sendo admnistrado Meromem, porém ainda preciso perguntar ao médico…
    Grata pela atenção,

    Viviane Gonzaga

  111. Anonymous Diz

    Olá Dr. Pedro,

    No mês passado minha namorada estava com uma infecção na urina e o Dr. passou para ela um remédio chamado: (CIPROFLOXATRIN) = CIPROFLOXCINO, CLORIDRATO. O problema é que faz 07 dias que sua mestruação esta atrasada… Este medicamento pode ter causado este atraso?? Por favor me ajudem preciso desta informação para tomar os devidos cuidados.

    Jhon
    jhon.888@hotmail.com

  112. Belatrix Diz

    Olá Doutor! Em janeiro de 2009 tive ITU e tomei ciprofloxacino, fiz um ultra-som e constou um calculo renal. Em fevereiro a infecção voltou e o clinico me passou norfloxacino, tomei por 7 dias, mas não obtive melhora, por isso voltei a tomar o Norfloxacino por 10 dias sem sucesso. Fiz duas uroculturas, mas não constou a bactéria, daí lembrei que após a primeira infecção eu havia feito uma urocultura pela UBS e nela constou a Escherichia Coli, só que ela era resistente a todos os antibioticos via oral, então tomei 14 injeções durante 7 dias de ceftriaxona. Minha flora vaginal ficou totalmente comprometida e fiz tratamento ginecologico, só que continuo com ardencia ao urinar, principalmente ao término da urina. Sinto dores no baixo ventre e tenho muitos gases presos. Tenho medo de estar com a bacteria novamente e dela ir criando resistencia a todos antibioticos até chegar o momento de eu não ter mais tratamento! Me ajude, pois estou desesperada!
    Obrigada…

  113. Denise Diz

    Boa tarde Dr,
    Tenho cistite de repetição há mais de 15 anos. Tive uma queda aos 6 anos onde introduziu um pé de banco na minha vagina e machucou a região, na época fui para o hospital. Não sei se tem relação mas não consigo ter sossego.Já retirei meu útero (aos 38 anos)e faço citoscopia desde os 28 anos (são 12 até o momento). Hoje estou com 41 anos.
    O problema é que fiquei com estenose uretral e tenho que fazer a abertura da uretra com anestesia geral por não suportar a local. Como resolver definitivamente este problema atual??? Me ajude por favor.
    Desde já agradeço.
    Denise

  114. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO Diz

    Beatrix,
    Realmente vc pode estar desenvolvendo uma infecção resistente. Mas com 2 uroculturas negativas, tem que primeiro confirmar se o problema é cistite mesmo.

    Está na hora de procurar um especialista, que neste caso é o nefrologista.

    abs

  115. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO Diz

    Denise,
    Seu caso é muito complexo para eu dar opinião a distância e com tão poucos dados.

    Mas com certeza a estenose uretral contribuiu para as infecções.

    abs

  116. Tamy Diz

    olá Doutor,
    Estou com alguns sintomas tais como inchaço na pernas,nos pé,na barriga e dor lombar. fiz alguns exames e apresentou 3 cruzes de albumina; o clinico geral me mandou ir com um especialista. Será que o senhor teria algum diagnóstico para o meu caso e qual seria o tratamento e cuidados que deveria ter, e tipos de comida que poderia ingerir.

    Obrigado;
    atenciosamente, Tamy.

  117. Anonymous Diz

    Olá Dr, antes de mais gostava de o felicitar pelo excelente trabalho!
    Chamo-me Marta e tenho 22 anos. Recentemente tive uma infecção urinária, foi apenas a segunda que tive, mas foi muito mais forte que a primeira. Comecei por sentir bastante vontade de urinar, apesar de ter a bexiga quase vazia, não consegui dormir a noite toda pois corria sempre para a casa de banho! De manhã já não aguentava mais que 5 minutos sem urinar e a urina saía bastante ensanguentada. Como não conseguia afastar-me da casa de banho, liguei a um médico amigo que me disse para tomar Unidrox 600mg, que me ia fazer sentir melhor num instante, e para fazer análises à urina passados 15 dias.
    Ainda não fui fazer as análises pois entretanto fiquei menstruada, mas reparei que logo após a infecção urinária o meu corrimento ficou muito mais liquido e um pouco amarelado. Ao pesquisar na internet não encontrei qualquer resposta, apenas fiquei mais confusa!
    Gostava de saber se é normal após a toma deste medicamento, ou após a infecção, ter esta alteração no corrimento.

    Obrigado desde já.

  118. Belatrix Diz

    Olá Doutor! Primeiramente, quero parabenizá-lo pelo excelente blog, afinal, pessoas que, como eu, dependem de atendimento público, nem sempre recebem informações adequadas sobre suas enfermidades! Quando postei minha dúvida sobre cistite, estava com muitas dores, principalmente na uretra (como se alguém me enfiasse uma agulha de tricô ali), mas fiz um novo exame urinário e não constou infecção. Mesmo assim, me dirigi à um laboratorio particular e pedi uma urocultura, Graças a Deus, no momento em que eu urinei para o exame, expeli uma pedrinha marrom, rugosa, do tamanho de um grão de arroz. Depois disso, as dores e a ardencia pararam. O exame deu negativo, como era de se esperar. E hoje sinto-me melhor, só q gostaria de saber se o q expeli foi o calculo renal q eu possuia? Pois fui ao clinico e ele me orientou passar no Urologista, mas nem quis recolher a pedrinha para análise (ela ainda está sob a minha posse)…
    Sem Mais!
    Obrigada!

  119. Larissa Diz

    Olá Dr. Pedro

    Parabéns, pelo blog,
    Meu caso começou ena 4º dia 10, com dores na lombar e incomodo no final da urina, tomo muita aguá e urino bastante, então fica didifcl perceber, a médica do P.S diagnosticou como cistite, (leucocitos 18.)que foi tratada com ciprolaxin em sete dias (tomei o ultimo 2 da manhã de hoje). sentia dores na lombar até segunda ontem não seti dores e hoje porem hoje snto incomodo na barriga lado esquerdo, e um pouco de incomodo na lombar, fiz o ultrasson no rim deu normal. Tenho retorno na minha médica (gine)quando o exame de uricultura ficar pronto, e vou faze-lo somente dia 26 de junho. sinto ainda um pouco de incomodo geral na barrga, só para constar não tenho febre, e urino bastante… estou tomando chá de camomila uns 2 litros por dia.
    obrigada

  120. Larissa Diz

    Olá dr Pedro meu Nome é Larissa
    Tive cistite ontem tomei hoje tomei o ultimo comp de antibiotico. Não sinto incomodo ao urinar, mais ainda sinto dores na barriga bem leve não chega ser cólica eum pouco na lombar, fiz ultrasson no rim, e esta com tudo normal volume etc. Tenho retorno marcado após a urincultura ficar pronta, farei o exame dia 26 para esperar o tempo certo, em relação a dor na lombar as vezes e na barriga é minha preocupação, não tenho febre,e tomo muita aguá, devo aguardar ou procurar outro médico?

  121. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO Diz

    Olá Marta,
    Os antibióticos que matam as bactérias da infecção urinária também podem alterar a flora natural de bactérias da vagina, ocasionando alteração no corrimento e uma maior chance de desenvolver outras infecções como candidiase por exemplo.

    Procure o seu ginecologista se esse corrimento não desaparecer.

    abs

  122. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO Diz

    Beatrix,
    Com certeza foi um cálculo renal.

    Procure um nefrologista e leve sua pedrinha. Ele pode pedir para o laboratória avaliar a composição da mesma.

    abs

  123. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO Diz

    Olá Larissa,
    Se a dor lombar e o incômodo para urinar sumiram, seu ultra-som foi normal e não há febre, acho que vc pode esperar até a próxima consulta.

    Procure a médica somente se o quadro voltar a piorar.

    Provavelemnte este mal estar vai sumir

    abs

  124. veralu49 Diz

    Bom dia, meu nome é Vera e tenho algumas dúvidas, tive uma sutura de uretér durante uma histerectomia, após 40 dias foi feito um reimplante de uretér na bexiga. Segundo meu médico foi retirado o último terço baixo do uretér.
    Após 14 anos estú tendo hipertensão, vou fazer exames mas pelo rx meu uretér está bem dilatado… qual o tratamento indicado ? tem remédio ou só cirurgia? Obrigada.

  125. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO Diz

    Vera,
    primeiro deve-se avaliar se existe algum grau de lesão renal causada pela dilatação. Se o rim ainda estiver saudável, deve-se corrigir a obstrução, que provavelmente já está presente há algum tempo.

    Essa dilatação deve ter a ver com o procedimento cirúrgico anterior.

    Vc deve ser seguida por um urologista e um nefrologista.

    abs

  126. spunky Diz

    olá, doutor pedro, minha namorada esta com infecção intestinal, e eu gostaria de saber se posso ter relação sexual com ela? ela esta tomando um remedio(Norxacin, no qual deve ser tomado por uma semana. ela vai tomar o ultimo amanha, li que o senhor disse que era bom esperar o tratamento, pois bem, o ultimo remedio sera tomado amanha pela manha, ha algum problema de termos relação sexual(com camisinha) no mesmo dia?

  127. Mariana Diz

    Olá Dr, tenho infecção de urina, e queria saber, porque desde que comecei a sentir os sintomas da infecção estou tomano muita água, melhorou muito, a minha urina está com cheiro forte e me incomoda demais. Depois que parei de ter relações sexuais, melhorou muito a infecção de urina. Mas uma coisa que me deixou “encucada” é que minha menstruação tá vindo, mês sim, mês não. E não consigo marcar consulta ginecolófica por causa do período de férias. Minha mãe disse uma vez, que infecção de urina atrasa menstruação mesmo, mas mesmo assim fico nervosa, tenho vergonha de comentar sobre esses assuntos com a minha mãe. Queria saber, o quê posso fazer ? Obrigada !

  128. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO Diz

    Mariana,
    É comum haver atraso menstrual associado a infecção urinária.

    Agora, se vc ainda tem infecção de urina, deve procurar atendimento médico para tomar antibióticos. A cistite quando nã otratada corretamente pode ficar indo e voltando. O perigo é a infecção subir para os rins.

  129. Aura Diz

    Boa noite Doutor, queria desde já felicita-lo por este excelente espaço dedicado à saúde, e pela disponibilidade que tem em responder aos nossos problemas. Estou neste momento a recuperar de duas infecções urinarias seguidas. Na primeira foi-me receitado o antibiótico MONURIL, os sintomas desapareceram de imediato à toma da primeira saqueta. No entanto, passado cerca de 20 dias surgiu uma nova infecção, os sintomas e dores muito mais fortes, bem como a sensação de ardor insuportável. Dirigi-me às urgências do hospital, e contei o sucedido, ao que me foi receitado CIPROFLOXACINA (este antibiótico ja o tinha tomado noutra infecção urinária que tinha tido um ano antes, com sucesso), e uma urocultura com TSA. Os sintomas gerais, como a dor, ardor e urgência de urinar desapareceram com a toma do antibiótico, no entanto, estou com um sintoma que nunca antes tive após tratamento de uma infecção urinária: sinto vários espasmos na bexiga, e canal urinário, após urinar, como se estivessem pressionado o local. Tais sintomas são bastante incomodativos, mas desaparecem alguns minutos após urinar. Estará relacionado com infecção mal tratada, ou com alguma lesão resultante da infecção? Estou neste momento a tomar anti-espasmódicos, URISPAS e SPASMOPLEX (este último o mais eficás), que me têm ajudado imenso no alívio de sintomas, bem como chá de pés de cereja e barbas de milho (ingestão de bastantes líquidos). Estou neste momento à espera do resultado da urocultura, que chegará dia 27.
    Estará a causa destas infecções relacionada com a possivel eventualidade de poder ter cálculos renais?
    Muito obrigada doutor.
    Aura

  130. leandra Diz

    primeiro quero deixar claro q estou adorando este blog.Tenho uma filha de 13 anos que tem ITU de repetição desde os 3 anos.Os medicos descobriram ha 3 q ela tem uma extensão da bexiga q esta sempre com algum liquido(urina)e q isso tem levado a infecção.A e.coli esta presente em todos os exames.Ela tem tbm incontinencia urinaria fraca, mas seus rins estão bem até agora.Sera q ela poderia tomar esse Uro-Vaxom?

  131. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO Diz

    Aura,
    Um cálculo renal que tenha migrado para a bexiga pode justificar esses seus sintomas.

    Essa urocultura é que está muito atrasada, normalmente ela fica pronta em 2-3 dias. Agora ela vai ajudar pouco.

    Se vc ainda tem sintomas urinários é importante ter também uma urocultura feita 1 semana após o fim do tratamento, para se confirmar a eliminação da infecção.

    procure seu médico de família.

  132. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO Diz

    Leandra,
    Acho que enquanto ela não corrigir esses defeitos na bexiga, nada vai ser muito efetivo a longo prazo.

    Pode até tentar tomar o Uro-Vaxom, mas não espere milagres.

    Acho que o urologista tem que estabeler uma estratégia a longo prazo para ela.

    abs

  133. Aura Diz

    Muito obrigada pela resposta Doutor.
    O meu médico de família também tinha sugerido a realização deste exame: “RADIOLOGIA – ECTOMOGRAFIA – VESICAL VIA SUPRA PUBICA – infecções urinárias de repetição”.
    Será que este exame poderia revelar um eventual cálculo renal da bexiga?
    Quanto à urocultura fui entregar a urina 8 dias após a finalização do antibiótico (foi ontem).
    Caso a urocultura de negativo deverei consultar um nefrologista ou urulogista?
    Muito obrigada.

  134. Aura Diz

    Obrigada pela resposta doutor. O resultado da urocultura ja chegou e revela que não há bactérias na urina. Vou assim marcar o exame radiológico, pois os espasmos continuam, e perduram cerca de 30min após urinar.

  135. *Bruna ♥ Thiago Diz

    Dr. estou com cistiti e meus seios estão muuuuito doloridos, gostaria de saber se é normal… pq não estou nem perto do meu periodo menstrual..

    obrigada

  136. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO Diz

    Bruna,
    Em geral seios doloridos não são sintomas de cistite.

    De qualquer maneira, procure um médico para que ele possa te prescrever antibióticos. Se com a resolução da cistite os seios não melhorarem, vc deveria procurar seu ginecologista

  137. Marcela Diz

    Dr.Pedro
    Desde que iniciei vida sexual ativa tenho infecção urinaria repetitiva,recentemente tive repetição de pielonefrite com intervalo de 3 meses cada uma, meu urologista comentou que repetições podem comprometer o funcionamento dos meus rins.Iniciei tratamento com antibiotico após relação sexual e também uro-vaxom me preocupa ter novamente pielonefrite.Segundo meu urologista não tenho disfunção aparelho urinario.Devo procurar nefrologista? O fato de ter cistite repetitiva alterou as defesas do meu corpo e por esse motivo está fácil infeccionar meus rins? O que posso fazer para evitar a infeccção chegue aos rins? Obrigada

  138. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO Diz

    MArcela,
    Se vc continuar tendo infecções mesmo após o antibiótico profilático e o urovaxon, como vc não tem alterações do trato urinário, talvez fosse interessante ouvir a opinião de um nefrologista sim.

    Uma infecção facilita outra infecção. Por isso é importante quebrar esse ciclo. È uma questão de inflamação do seu trato urinário que favorece a invasão por bactérias. Uma vez que haja intervalo grande entre um infecção e outra , esse ciclo deve ser interrompido.

  139. Sandra Diz

    Olá Doutor! Parabéns pelo blog, muito informativo!!

    Gostaria de saber se você pode me ajudar com a seguinte questão: estou com cistite já fazem 4 dias e hoje ela se tornou insuportável, quase não consegui dormir pois quando deito arde muito. Fui a um clínico geral e ele me receitou Pyridium 200mg e Norfloxacino 400 mg. Acontece que eu acabei de tomar às 11 horas os medicamentos e as 11:40 eu tive náusea e vomitei. Não tenho o telefone desse médico pois é auto-atendimento e também não tenho convênio, infelizmente está difícil..queria saber se você pode me orientar sobre o que devo fazer, se devo tomar de novo o norfloxacino imediatamente ou devo tomar só após as 12 h recomendada..Muito obrigada!!!

  140. lizi Diz

    Bom dia dr, gostaria de saber o seguinte:minha avó tem 90anos somente um rim,e por sinal esta trabalhando mal, tem muitas infeccoes e ja tomou varios antibioticos, a ureia e a creatinina estao elevados, gosstaria de saber como faço para ajudar a baixar essses niveis elevados?

  141. Dr. Pedro Pinheiro Diz

    Sandra,
    Neste momento em que te respondo, já deve ter chegado a hora da próxima dose.

    Bom, caso acontece de novo, sempre que vc tomar um remédio e logo após vomitá-lo, vc pode tomar outro. Se o remédio foi vomitado, é como se vc não o tivesse tomado.

  142. Dr. Pedro Pinheiro Diz

    Lizi,
    Não tem solução simples.

    Ela precisa é ter um nefrologista. Se já o tem, se houvese algo que pudesse ser feito, ele já o teria feito.

    O rim aos 90 anos já funciona mal somente pela idade. O dela ainda sofre agressões frequentes pelas infecções. E para piorar, ela só tem 1.

    Lizi, ela tem 90 anos, chega uma hora que o corpo falha mesmo. Tem que seguir as orientações do nefrologista e tentar manter esse rim funcionante o maior tempo possível.

  143. Renan Diz

    OLá Dr. Pedro.
    Me chamo Renan, e nos últimos 04 dias tenho urinado com bastante frequencia (5-5 minutos) e sempre com uma dor intolerável, muitas vezes a urina vêm escurecida como se estivesse com sangue, porém, hoje pela manhã, algo me chamou à atenção, ao urinar, veio junto á urina dois corpos estranhos, de cor rosa clara, com uma cabeça venosa, medindo aproximadamente 1,5 cm, e vários fragmentos do que pareciam ser outros, o que pode ser? É grave?

  144. Dr. Pedro Pinheiro Diz

    Renan,
    Procure um urologista. PEla sua descrição não consegui saber o que é. Pode ser uma pedra, podem ser coagulos…

    De qualquer maneira, estes teus sintomas já indicam uma visita ao médico.

Página 1 De 3