Colonoscopia: o que é, preparo, sedação e riscos

Dr. Pedro Pinheiro

comment 64 Comentários


O que é a colonoscopia?

A colonoscopia é um exame cujo objetivo é permitir que o médico gastroenterologista possa olhar diretamente para dentro do cólon, também conhecido como intestino grosso. Para tal, é usado um aparelho endoscópico chamado colonoscópio.

O colonoscópio é um longo e fino tubo flexível, com comprimento que pode chegar até aproximadamente 185 cm e um diâmetro que varia entre 1,0 e 1,3 cm.

A colonoscopia é feita através da introdução do colonoscópio pelo ânus e progressão do mesmo até o início do cólon e final do intestino delgado. O aparelho é semelhante ao endoscópio utilizado na endoscopia digestiva feita para avaliar esôfago e estômago.

Se você procura de informações sobre a endoscopia digestiva alta, leia: Como é feita a Endoscopia digestiva alta?

Na extremidade do colonoscópio há uma microcâmera que transmite em tempo real as imagens para um monitor, permitindo que o médico veja e grave o que ocorre dentro do intestino grosso. Os últimos centímetros do colonoscópio são articulados e podem girar em vários ângulos, para facilitar a visualização de todo o interior do cólon.

A colonoscopia é um procedimento endoscópico que fornece informações que os testes radiológicos comuns podem não ser capazes de dar. A colonoscopia tem a vantagem de poder ser usada tanto para fins diagnósticos como para tratamento de algumas doenças que acometem o cólon e o reto.

O colonoscópio também permite que o médico introduza uma espécie de pinça, que pode ser usada para fazer biópsias e remover lesões suspeitas, como pólipos.

Colonoscopia - Ilustração

O que é retossigmoidoscopia?

A retossigmoidoscopia é uma variação da tradicional colonoscopia, feita com um aparelho mais curto, que só vai até o final do cólon descendente (segmento em amarelo na ilustração acima).

A retossigmoidoscopia permite a visualização do reto, sigmoide e cólon descendente, que são as regiões do intestino que mais frequentemente apresentam lesões tumorais.

Razões para se fazer uma colonoscopia

Como a colonoscopia permite a visualização direta do interior do intestino, ela costuma ser indicada como meio diagnóstico para uma variedade de condições do trato intestinal. As razões mais comuns para se indicar a realização de uma colonoscopia são:

Como é o preparo para colonoscopia?

Antes de colonoscopia, o cólon deve estar completamente limpo para que o médico possa ver a mucosa do cólon sem interferências. A maioria dos pacientes considera a preparação mais desagradável do que o exame em si.

O seu médico deve lhe dar instruções específicas sobre como se preparar para a colonoscopia. É comum você receber um kit com instruções de como proceder. Certifique-se de ler as instruções com antecedência para poder entrar em contato com o médico em tempo hábil caso surja alguma dúvida.

O preparo começa com uma dieta livre de alimentos sólidos na véspera do exame. Para limpar o cólon, é habitual a utilização de um laxante forte para tomar na noite anterior ao exame. Alguns médicos também indicam a realização de um enema para ajudar na limpeza.

Após a toma do laxante, o protocolo de limpeza indica consumo de grande quantidade de líquido, geralmente de 1,5 a 2 litros ao longo de 2 horas. Cerca de 6 horas antes do exame, o esquema costuma repetido. Cada instituição tem um protocolo próprio que deve ser seguido a risca.

O objetivo é mesmo causar uma forte diarreia, de modo que não sobre restos de fezes no cólon, capazes de atrapalhar a colonoscopia. Não programe nada fora de casa na véspera e no dia do exame. Você estará com uma grande diarreia, precisando ir ao banheiro frequentemente para evacuar.

É importante que você beba bastante líquido na véspera. Os mais indicados são:

  • Suco de frutas coado.
  • Água.
  • Café puro.
  • Chá comum.
  • Bebidas esportivas, como Gatorade.
  • Gelatina.

Deve-se evitar refrigerantes, leite ou qualquer líquido de coloração avermelhada ou com gás. Também deve-se evitar realizar a hidratação somente com água. O ideal é misturar diversos tipos de líquido.

Devo parar com os meus remédios habituais antes da colonoscopia?

Você deve informar ao seu médico todos os medicamentos que toma para que ele possa saber se há alguma droga que deva ser suspensa antes da colonoscopia. A maioria dos medicamentos não precisa ser interrompida antes do exame, porém, algumas doses podem necessitar de ajuste, como no caso dos medicamentos para a diabetes, devido à diminuição da ingestão de alimentos antes do procedimento. Também é importante avisar ao médico quanto ao uso de medicamentos à base de ferro, pois estes podem atrapalhar a visualização do cólon.

Medicamentos que agem na coagulação são as que devem receber maior atenção, já que o médico pode optar por retirar pequenas amostras de tecido intestinal durante a colonoscopia. Habitualmente, a aspirina, clopidogrel e os anti-inflamatórios, que são substâncias que aumentam o risco de sangramento por inibirem a ação das plaquetas, não precisam ser interrompidos antes da colonoscopia. A maior preocupação é em relação a anticoagulantes, como heparina, rivaroxabano, apixabano ou varfarina. Nesses casos, a decisão de interromper cabe ao médico, que irá avaliar os riscos e os benéficos.

O exame dói?

O nosso intestino parece um daqueles balões de festa vazio. Seu interior é oco, mas as paredes ficam “coladas” umas nas outras. Para que o colonoscópio possa entrar e visualizar as paredes do intestino grosso em todos os ângulos é preciso provocar uma insuflação do mesmo. Por isso, enquanto o colonoscópio vai sendo introduzido, ele vai ao mesmo tempo jogando ar (gás carbônico, na verdade) para dentro, descolando, assim, as paredes e permitindo sua progressão.

O desconforto que a colonoscopia provoca é devido ao ar usado para inflar o cólon. O paciente costuma sentir cólicas, que podem ser mais fortes ou mais fracas, dependendo de cada caso.

Como se injeta ar para dentro do intestino, durante o exame o paciente frequentemente sente vontade de eliminar flatos (soltar pum). Não é preciso ter vergonha e não se deve tentar impedir a saída desses gases. Na verdade, a eliminação do ar ajuda o médico a ter ideia do quanto você tolera a insuflação, permitindo que ele a controle de modo que o exame seja menos incômodo.

Há pessoas que acham a colonoscopia um exame muito desconfortável, enquanto há outras que o toleram sem problemas. Isso é muito individual, mas depende também da habilidade do médico.

Sedação

A colonoscopia pode ser feita sem sedação, com sedação leve ou com sedação mais profunda. Quando uma sedação mais profunda é desejada, geralmente um anestesiologista é chamado para acompanhar o exame.

O grau de sedação é decidido conforme o nível de ansiedade do paciente, da sua capacidade de colaborar durante o exame e das condições do seu estado clínico. Pacientes obesos, com doenças cardíacas ou pulmonares, por exemplo, toleram mal sedações mais agressivas. O ideal é sempre realizar o exame com o mínimo de sedação necessário para que o paciente sinta-se bem e permita a realização adequada da colonoscopia. Em geral, os pacientes ficam sonolentos, mas mantêm-se acordados.

Antes do exame, pergunte ao seu médico como ele planeja realizar a sua sedação.

Como é feito o exame de colonoscopia?

Na hora do exame você será colocado de lado e ficará com seus sinais vitais monitorizados. Uma enfermeira irá pegar uma veia sua para administração de soro e medicamentos. Quando você estiver relaxado e adequadamente sedado, o exame terá início.

O médico ira introduzir o colonoscópio através do seu ânus, progredindo lentamente pelo reto e depois cólon, conforme vai injetando gás carbônico para insuflar as alças intestinais. Durante o exame o médico pode pedir para você fazer pequenos movimentos com o corpo de modo a facilitar a passagem do colonoscópio.

Se durante o procedimento o médico identificar pólipos, os mesmos podem ser retirados pelo colonoscópio. Do mesmo modo, lesões suspeitas podem ser biopsiadas para melhor avaliação por um médico patologista à procura de sinais de câncer. O resultado da avaliação do material retirado costuma demorar alguns dias para ser liberado.

O exame demora entre 20 e 60 minutos. Se a limpeza do cólon não estiver satisfatória, o médico costuma optar por interromper o exame, remarcando-o para outra data.

O sedativo leva tempo para desaparecer completamente. Os pacientes podem ter que permanecer na clínica durante 1 a 2 horas após o fim da colonoscopia. A recuperação total da sedação só está prevista para o dia seguinte. Por isso, o paciente deve sempre ir acompanhado para o exame, pois alguém terá que ajudá-lo a voltar para casa. O paciente não deve mais trabalhar, dirigir veículos, nem operar máquinas pesadas neste dia.

Após chegar em casa, o paciente pode lanchar ou jantar, se assim desejar. Se o médico tiver retirado um ou mais pólipos, é possível que ele indique uma dieta especial para os próximos dias. Nos casos em que houve retirada de pólipos ou biópsia de lesões suspeitas, uma pequena quantidade de sangue nas primeiras fezes após o exame é normal. Todavia, grandes quantidade de sangue e/ou sangramento persistente nas fezes não são habituais e devem ser comunicados ao médico.

Cólicas e eliminação de flatos podem ocorrer durante uma ou duas horas após o procedimento. Se você ainda estiver cheio de gases ao chegar em casa, andar ajuda a eliminá-los.

A colonoscopia é perigosa?

A colonoscopia é um exame bastante seguro. Porém, como qualquer procedimento médico, há sempre risco de problemas. A taxa de complicações é 0,2% e o risco de morte é de 0,007%. As complicações são mais comuns quando se necessita retirar um ou mais pólipos. Ainda assim, o risco é muito baixo.

Sangramentos podem ocorrer a partir de biópsias ou remoção de pólipos, mas é geralmente mínimo e podem ser facilmente controlados. Outra complicação possível, mas rara, é a perfuração do cólon.

É possível ter efeitos colaterais dos medicamentos usados para sedação.

A transmissão de doenças pelo colonoscópio é muito rara e teoricamente só poderia ocorrer se o mesmo não for esterilizado adequadamente após cada exame. Não há relatos de casos de transmissão do HIV através da colonoscopia (leia: Como se pega AIDS?).

Você deve entrar em contato com o seu médico imediatamente se após o exame tiver qualquer um dos seguintes sintomas:

  • Dor abdominal intensa (não apenas cólicas dos gases).
  • Grande distensão do abdômen.
  • Vômitos.
  • Febre.
  • Sangramento nas fezes persistente ou em grande volume.

Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


64 respostas para “Colonoscopia: o que é, preparo, sedação e riscos”

  1. Suzana

    Vou fazer os dois exames juntos nunca fiz pois sou alérgica a látex tem perigo????

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não.

  2. Tercio Murilo

    Quem usa bolsa colostomia tem que tomar laxante para fazer o exame?

    Precisa fazer lavagem do retoi?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, mesmo quem tem colostomia precisa estar com os intestinos “limpos”, para o médico conseguir ver bem as paredes do cólon. Se o trânsito intestinal foi totalmente interrompido, a região do reto, em princípio, encontra-se limpa. Mas o médico precisa dar essas instruções por escrito, pois há diferentes tipos de colostomia e o preparo pode ser um pouco diferente para cada caso.

  3. Rejane Cristina de Assis da Silva DN.23.08 57

    Por que o paciente tem que fazer risco cirúrgico para fazer a colonocospia

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Em geral, não precisa. Risco cirúrgico é para anestesia.

  4. CLEMAR FLORES LUCAS DE SILVA

    Introdução de sonda nasofaringe no exame de colonoscopia é para qual finalidade?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Foi uma cânula nasofaríngea ou uma sonda nasogástrica?

  5. Francisco da Costa

    Dr; Paciente com diabete pode fazer o exame de colonoscopia?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, pode.

  6. Marieli Paim

    Olá e quem tem hemorróida, e mais perigoso pra fazer esse exame ???

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não.

  7. Marieli Paim

    Tenho que fazer uma mas estou com muito medo , como funciona a sedação?? Acorda depois de quanto tempo ???

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      É super tranquilo. Eles vão injetar um medicamento na sua veia e em 5 segundos você dormirá. Quando acordar, já estará no quarto. Não vai ver nem sentir nada. Não precisa ter medo.

  8. Gisele

    Queria saber sobre a biopsia em uma colonoscopia, se tem que ter repouso depois desse exame por conta da biopsia.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, mas é só para atividades vigorosas, tipo musculação, corrida ou esportes de alta intensidade. Pode manter as atividades habituais do dia-a-dia.

  9. Maria Tereza Ferreira rosa

    Fiz a dieta da colonoscopia, mas não fui ao banheiro com o laxante, e agora? Tenho exame amanhã.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se você não conseguiu limpar o intestino, não tem como fazer o exame. Tem que avisar ao médico para remarcar.

  10. RejaneFarias

    Boa tarde DR.Eu tenho um exame pra fazer dia 05/09 /22 Quem faz a lavagem sou eu ou a enfermeira

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      A limpeza do cólon é feita em casa, no dia anterior ao exame. Você deve ter recibo as informações de como proceder.

  11. Maria Lúcia

    Tenho uma colonoscopia marcada para setembro…mas estou com muito mêdo! O que fazer???

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      É um exame super tranquilo. Se for feito com sedação, o que é o habitual, você vai entrar na sala do exame, vai fazer o medicamento na veia e, do nada, acordará já no quarto, com o exame feito. O preparo é mais chato que o exame em si.

  12. Maria helena C B E Silva

    Fiz colonoscopia dia 24 com biópsia…mas pelo que me foi informado foi mínimo material.

    No dia seguinte fui ao banheiro

    2 vezes…pela.manhã e á noite…

    sem sangramento.

    Nos 2 dias seguintes comi leve e tomei muito líquido. Ontem comecei alimentação mais comum.

    Porém hj vai.para o terceiro dia hj que não fui.mais ao.banheiro.

    sem.dor…

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Normal. Tem gente que fica até 1 semana sem evacuar depois da lavagem.

  13. joao valerio nadai

    O que significa enema?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Enema é uma administração de fluidos por via anal para limpar ou estimular o esvaziamento do intestino. É basicamente uma lavagem intestinal.

      1. Jose Manuel da Silva Saraiva

        É um clister???

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
          Dr. Pedro Pinheiro

          Sim, é tipo um clister.

  14. Inês alves dos Santos

    Tenho problema de hemorragia devo fazer colonoscopia?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se for hemorragia digestiva baixa, sim.

  15. Isaías

    Caro Dr. Pedro Pinheiro. Parabéns pela esclarecedora matéria. É de grande valia um texto como este para quem irá submeter-se a tal exame. Muito obrigado. Com certeza és um excelente profissional.

  16. Antonio Dos Santos Ferreira

    Bom dia

    quanto tempo depois de uma colonoscopia, e endoscopia alta, posso correr 5 0u 10 km?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Depende do que foi feito na colonoscopia. Se tiverem sido feitas biópsias, o ideal é esperar 48 a 72 horas.

  17. Suelibargaila Gonçalves deSouza

    Tenho medo da sedação

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não precisa ter. É super tranquilo. Você entrará na sala de exame, dormirá e quando acordar já estará no quarto e a colonoscopia estará feita. É ótimo. Se você não for uma pessoa idosa, já com doenças pulmonares e/ou cardíacas graves, o risco de complicação da sedação é muitíssimo baixo.

  18. Léia Siqueira

    Se tenho que tomar o preparo 2 da manhã p fazer o procedimento as7 da manhã vou passa noite toda sem dormir?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, se o exame é às 7 da manhã, é bem provável que você não consiga dormir muito a partir das 2 da manhã.

  19. Mariliza Genesini Tavares

    O gastroenterologista é indicado para fazer colonoscopia ou seria melhor fazer o exame com proctologista?

    Obrigada

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Quem faz colonoscopia é o gastroenterologista.

  20. Ricardo Tadeu Pereira de souza

    Quais medicamentos são necessários para limpeza do cólon? E qual a quantidade? O peso corpóreo influência na quantidade dos medicamentos e na quantidade de água a ser ingerida com os mesmos?

    Me receitaram:3 frascos de manitol 20 de 250 ml.mais 750 ml.de suco de limão.sera que não vai me deixar desidratado a ponto de desmaiar?fora o ducolax e dimeticona 15 ml. é necessário todos esses medicamentos? por favor me responda, pois fiquei temeroso, pelo fato de poder desmaiar no preparo.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não existe um protocolo único de preparo. Cada instituição tem o seu. Aqui em Portugal eu tenho visto ser usado o Picossulfato de sódio (CitraFleet®). Mas você precisa seguir o protocolo do local onde vai fazer o exame. Se você acha que está desidratado, pode sempre beber mais água, chá ou suco de limão.

  21. fernando

    Amigos. Colon e uma visita ao hospital sem qq receio. Aproveitem para serem atenciosos com a equipa de enfermagem. De resto… Com sedacao ….. E assim. Vamos para uma sala de preparacao recobro e meyem soro pela mao…. Depois ficamos a espera da equipa de sedacao…. Ela leva nos depois pra sala de exame…. A querida enfermeira mete o quimico do sono num tubo ja preparado na mao e diz a brincar…. Agora vamos mete lo a dormir…. E estamos a olhar para aparelhagem a volta e simplesmente caimos para o lado em nao mais que 5s nem sentimos sono…..este deve ser profundo porque acordamos com a maca a chegar a sala de recobro… E a enfermeira a dizer … Edta tudo bem…. Espero q isto seja assim para todos ….De seguida o cha e as bolachas. Em 10m de recobro podemos sair. Uma visita ao hospital sem medos….. A fazer sem receio e a fazer mesmo. Esquecam o nervoso. Pelo menos no hospital da luz foi assim….. Aquilo de adormecer em 5s da a nocao de como a medicina esta a trabalhar com qumicos super evoluidos. Acordamos sem recordar nada…. Parece que estivemos 1s na sala de exame. Saude para todos. Ps a colon tem que ser desmistificada sobre o medo de a fazer….!

  22. Adeilson

    Seu site é valioso para nós. O assunto anterior de dois dias atrás foi resolvido e fui atendido por profissionais capacitados retiro minha indignação e equivoco…Deus nos faz errar para que outros sejam corrigidos abraços
    fique com Deus

  23. Adeilson

    Li suas regras de comentários e serei educado em tentar não me estender …Mas, O ministério da saúde precisa ter conhecimento de que alguns postos de saúde e alguns médicos estão
    sendo negligentes em passar estas informações tão valiosas que encontrei neste site…Houve negligencias em notificar o preparo antecipado do exame e isso pode trazer complicações sérias para o paciente e para o estado(exame sus) para finalizar eu pergunto e se antes do exame nada for perguntado? e se o médico não quiser interromper o exame? agradeço a este site e solicito que esta indignação não seja jogada no lixo, não seja publicada, porém sirva de ajustes para melhorar a qualidade de vida de nós cansados , pobres e oprimidos…abraços

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Adeilson, não sei se entendi a sua pergunta. Você está se referindo a realização de uma colonoscopia em um paciente que não fez um preparo adequado por não ter recebido as devidas orientações?

  24. Cacilda Alves de Araújo

    Muito obrigado pelo esclarecimento estou apreensiva devido ao exame. Valeu mesmo!!!!

  25. luiz felipe sanches

    depois do exame qual é a alimentação adequada e qto tpo.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Depois do exame não tem dieta específica.

  26. Orlando Alves de Toledo

    Li,entendi e me foi de grande valia,tirei minhas dúvidas.Gratidão a todos.

  27. Gislaine

    Em pensar que fiz esse exame pelo SUS no Hospital Santa Casa sem anestesia… Foram os 5 min. mais longos da minha vida!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Colonoscopia não se faz com anestesia. É apenas com sedação.

  28. Reinaldo

    Fiz uma retossigmodoscopia a um dia, e tenho sentido muita ardência e dor ao evacuar. É normal??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim.

  29. Nayara

    É normal após o exame não ir ao banheiro?

    Já se passaram três dias que fiz o exame e não fui ainda ao banheiro fazer o nº2!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O seu intestino foi completamente limpo, por isso, é possível que você não evacue logo.

  30. Gabriel

    Dr. Quando vou defecar sai sangue nas fezes mas em algumas as vezes sai e as vezes nao sai, e tem partes do excremento que contem sangue visivel e vivo e outras partes de excremento nao tem sangue… e quando me limpo com papel higienico as vezes tem sangue e outras nao…… o que pode ser isso Dr?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      De longe é impossível dizer. Primeira coisa a fazer é saber se a lesão sangrante é do ânus ou reto, como no caso de hemorroidas, ou é de dentro do intestino. Só indo ao médico pra saber.

  31. rafael

    Dr. Fiz uma colo noscopia ha tres dias. Estou com uma dor
    leve do lado direito do abdome, mais abaixo. Não para, porém de intensidade leve. Foi retirado um polipo. Isso é normal? Meu retorno é daqui a quinze dias. Estou preocupado. Obrigado.

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Uma dor leve pode ocorrer. Se ela se agravar ou se surgirem outros sintomas, ligue para o seu médico.

  32. hugo

    onde foi buscar essas informações? Cumprimentos

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Literatura médica e prática do dia a dia.

  33. rochafernandes

    minha tia fez uma colonoscopia e teve um perfuramento do colon durante a retirada do polipo seu corpo inflou como um balão e a cabeça ficou enorme gostaria de saber se isso e normal se realmente aqcontece e as consequencias por favor me ajude

  34. Marcosmborges

    Parabens e sucesso.

  35. Rangel

    Parabéns por seu site, está fantástico e repleto de informações importantíssimas, já irei marcar como uma página para posteriores visitas, um grande abraço e sucesso!