Escarlatina: sintomas, causas e tratamento

Dr. Pedro Pinheiro

comment 53 Comentários


O que é escarlatina?

A escarlatina é um quadro de rash de pele (manchas avermelhadas) por quase todo o corpo, que ocorre em algumas pessoas após episódio de amigdalite e/ou faringite provocado pela bactéria Streptococcus pyogenes.

A escarlatina ocorre com mais frequência em crianças em idade escolar, mas pode eventualmente acometer adultos também.

A escarlatina já não é tão comum como há um século, quando estava associada a epidemias mortais. O desenvolvimento de antibióticos e seu uso precoce no tratamento das infecções estreptocócicas preveniram muitos casos de escarlatina e suas complicações de longo prazo, como abscessos, glomerulonefrites e febre reumática.

A bactéria Streptococcus pyogenes, também chamada de Estreptococo beta hemolítico do grupo A, é a mesma bactéria que provoca outras infecções comuns, tais como:

Como surge

A escarlatina é um quadro que surge devido a uma reação tardia do organismo a toxinas produzidas pela S. pyogenes, geralmente 2 a 7 dias após o início de um episódio de faringite ou amigdalite bacteriana. A escarlatina também pode surgir após um episódio de impetigo ou erisipela, mas essa forma é mais rara.

A escarlatina só ocorre em cerca de 10% das faringites por Streptococcus pyogenes porque nem todas as pessoas apresentam sensibilidade às toxinas produzidas pela bactéria. É perfeitamente possível haver em uma mesma casa um irmão que desenvolva escarlatina e outro que tenha apenas um quadro simples de amigdalite. Tudo depende da forma com a qual o sistema imunológico de cada indivíduo reage à presença das toxinas produzidas pelo Estreptococo.

Nas pessoas sensíveis à ação das toxinas do S. pyogenes ocorre uma reação inflamatória na pele que manifesta-se tipicamente com exuberantes manchas vermelhas por todo o corpo, sinal mais típico da escarlatina.

A escarlatina é mais comum nas crianças com idades entre 5 e 15 anos. Entre os adolescentes, mais de 80% já tiveram contato com a bactéria e possuem anticorpos contra as toxinas, motivo pelo qual a escarlatina é pouco comum nos adultos e não costuma surgir mais de uma vez na vida.

Transmissão

Streptococcus pyogenes costuma ser transmitido de uma pessoa para outra através do contato com secreções das vias respiratórias. Entre as formas possíveis de transmissão da bactéria estão a tosse, o espirro e o contato com saliva, que pode ser através do beijo, de gotículas durante a fala ou pelo compartilhamento de copos ou talheres.

A transmissão através de mãos contaminadas com secreções respiratórias também é muito comum, sendo a higienização adequada e frequente das mãos uma importante medida de controle da transmissão (leia: POR QUE LAVAR AS MÃOS AJUDA A EVITAR DOENÇAS?). Toalhas, roupa de cama e roupas pessoais também podem ser fonte de transmissão.

A bactéria Streptococcus pyogenes é extremamente contagiosa. Apenas 12 horas após ter sido contaminado, o indivíduo já é capaz de transmiti-la para outras pessoas, mesmo que ainda não tenha desenvolvido qualquer sintoma. O período de contágio costuma terminar 12 horas após o fim da febre ou 24 horas após o início do tratamento com antibióticos.

Como já referido, apenas uma pequena fração das pessoas que entram em contato com o Estreptococo beta hemolítico do grupo A acaba desenvolvendo escarlatina. O fato da bactéria ser altamente contagiosa não significa, porém, que necessariamente todo mundo que foi contaminado ficará doente.

Falamos especificamente da faringite estreptocócica no artigo: Faringite Estreptocócica – Sintomas, Diagnóstico e Tratamento.

Sintomas

O período de incubação da escarlatina é de 2 a 7 dias. O início do quadro costuma ser abrupto, com inflamação na garganta, dores pelo corpo e febre acima de 38,5ºC.

Aumento dos gânglios do pescoço, dor de cabeça, dor abdominal, náuseas e vômitos também podem estar presentes. 12 a 24 horas após o início do quadro, surge o sinal característico da doença, que é o rash cutâneo.

Rash da Escarlatina no tronco
Rash da Escarlatina no tronco

São quatro os sinais típicos da escarlatina:

  • Rash cutâneo.
  • Linhas de Pastia (linhas avermelhadas nas dobras cutâneas).
  • Lingua em framboesa (ou morango).
  • Face avermelhada com palidez ao redor dos lábios.

Rash cutâneo

O rash da escarlatina normalmente inicia-se na cabeça ou pescoço e desce pelo corpo ao longo das horas seguintes, em padrão de dispersão chamado craniocaudal. As palmas das mãos e as plantas dos pés costumam ser poupados.

O acometimento da pele pela escarlatina caracteriza-se pelo aparecimento de numerosas erupções avermelhadas de 1 a 2 mm, com discreto relevo, que podem dar à pele uma textura áspera, semelhante a uma lixa.

escarlatina - rash
Rash com discreto relevo

Além de serem muito avermelhadas, as lesões da escarlatina costumam se tornar transitoriamente pálidas quando pressionamos a pele com o dedo. Alguns pacientes queixam-se de coceira, mas isso não ocorre em todos os casos.

Após uma semana de rash cutâneo, as manchas avermelhadas começam a desaparecer, ocorrendo uma descamação, principalmente nas mãos, pés, virilhas e axilas.

Linhas de Pastia

As lesões do rash costumam se aglomerar nas áreas de dobras, como axilas, virilhas, atrás dos joelhos, pescoço e prega do cotovelo, formando linhas bem avermelhadas nestas regiões, que recebem o nome de linhas ou sinal de Pastia.

Escarlatina- sinal de Pastia
Linhas de Pastia na fossa dos joelhos

Língua em framboesa

Outro achado característico é a chamada língua em framboesa ou em morango. Esse sinal é assim chamado porque a língua fica inchada, avermelhada e com as papilas gustativas muito evidentes, tornado-se parecida com as frutas que lhe dão nome.

Em alguns pacientes, a língua pode ter uma capa esbranquiçada no início do quadro, ficando mais avermelhada somente após alguns dias. A língua em framboesa pode surgir antes ou depois do aparecimento das erupções na pele.

Escarlatina - Língua em framboesa
Língua em framboesa

Palidez ao redor dos lábios

Face avermelhada, com palidez nas regiões ao redor dos lábios, também chamada de sinal de Filatov, é outra manifestação típica da escarlatina que pode ocorrer em alguns pacientes.

Sinal de Filatov - Escarlatina
Sinal de Filatov

Para ver mais imagens dos sinais típicos da escarlatina, acesse o seguinte link: Fotos de escarlatina.

Diagnóstico

O diagnóstico da escarlatina é normalmente feito clinicamente, através do exame físico, pois a história de dor de garganta associada ao rash típico é bem característica.

Se houver dúvidas, o médico pode colher amostras da orofaringe para pesquisa do Streptococcus pyogenes.

Complicações

Até o início do século XX, a escarlatina era considerada uma infecção grave, pois não havia tratamento adequado e as complicações eram muito comuns. A mortalidade chegava a ser de 20%.

Com o advento dos antibióticos, porém, a taxa de complicações despencou, tornando a escarlatina uma doença com ótimo prognóstico. Atualmente, a taxa de mortalidade é menor que 1%.

Quando não tratada, a escarlatina pode complicar com formação de abcesso na garganta ou infecções nos pulmões, rins, coração, ouvidos ou sistema nervoso.

A febre reumática e a glomerulonefrite pós-estreptocócica são complicações raras atualmente, mas que ocorriam com relativa frequência no passado.

Tratamento

O tratamento da escarlatina é feito com antibióticos, de forma a eliminar o Estreptococo beta hemolítico do grupo A e, consequentemente, interromper a produção das toxinas que provocam as reações na pele.

Além de curar os sintomas, o tratamento com antibiótico também é importante para reduzir o risco de transmissão da bactéria para outras pessoas e reduzir o risco do paciente desenvolver as complicações citadas acima.

Os antibióticos de escolha para o tratamento da escarlatina são a penicilina V ou a amoxicilina. O tempo de tratamento indicado é 10 dias.

Uma opção com posologia mais simples é a penicilina benzatina, que é administrada por via intramuscular em dose única.

Nos pacientes alérgicos à penicilina, a eritromicina é uma alternativa viável (leia: ALERGIA À PENICILINA).

Pontos-chave do artigo

Transmissão: a escarlatina é uma infecção contagiosa que pode ser transmitida de uma pessoa à outra através das secreções respiratórias, principalmente da saliva.

Sintomas: a escarlatina costuma se manifestar clinicamente com dor de garganta, febre e erupções avermelhadas na pele (rash cutâneo).

Tratamento: é feito com antibióticos para eliminar o Streptococcus pyogenes  e, consequentemente, interromper a produção das toxinas que provocam as reações na pele.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


53 respostas para “Escarlatina: sintomas, causas e tratamento”

  1. Tania

    Excelente texto!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Obrigado.

  2. Fernanda pessoa

    Boa tarde doutor, minha filha tem 3 anos e 9 meses.
    O corpo dela ficou todo empolado e coçando, e depois as pontas dos dedos descascando tudo.
    O que pode ter sido?
    Ela fez uso da azitromicina.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Pode tanto ter sido só da escarlatina quanto alergia à azitromicina. É preciso ver as lesões e saber os tempos de aparecimento para poder diferenciar.

  3. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
    Dr. Pedro Pinheiro

    O ideal é permanecer fora da escola até os sintomas desaparecerem. Não há dieta especial.

  4. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
    Dr. Pedro Pinheiro

    Não é comum, mas é possível.

  5. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
    Dr. Pedro Pinheiro

    Dor articular é comum quando se tem febre alta.

  6. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
    Dr. Pedro Pinheiro

    Existe o risco de contágio, sim. Esses remédios não vão mascarar os sintomas.

  7. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
    Dr. Pedro Pinheiro

    Pode, mas é mais comum na infância ou adolescência.

  8. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
    Dr. Pedro Pinheiro

    1- Sim, eu falo isso no texto.

    2- Normalmente não. Você deve estar confundindo com caxumba.

  9. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
    Dr. Pedro Pinheiro

    ão existe febre localizada. O aumento de temperatura da febre é sempre em todo corpo.

  10. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
    Dr. Pedro Pinheiro

    Sim.

  11. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
    Dr. Pedro Pinheiro

    Amoxil é amoxicilina, que é um tipo de penicilina. Também serve. A vantagem da penicilina é que é uma injeção em dose única.

  12. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
    Dr. Pedro Pinheiro

    Essa secreção no ouvido não é comum na escarlatina. Parece mais um quadro de otite. É preciso que o pediatra o veja para saber se é necessário outro antibiótico.

  13. David

    Ótimo site, parabéns ….

  14. Josean Boschetti

    pacientes com imune deficiente podem apresentar por periodos longos estas manchas devido a escarlatina??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não é habitual.

  15. elvis

    eu tenho essas manchas no corpo ,sempre que pratico algum esporte e meu suor e excessivo aparacem manchas vermelhas e elas ficam irritadas. Será que é escarlatina?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não, escarlatina não se manifesta assim.

  16. Ligia

    Uma nenem de 8 meses pode ter escarlatina ???

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode.

  17. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
    Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

    É contagioso, sim. O ideal é ficar fora do trabalho até a febre desaparecer.

  18. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
    Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

    Não é preciso passar nada. No máximo, um hidratante.

  19. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
    Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

    Sim, o benzetacil é o antibiótico. Ele é o mais importante.

  20. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
    Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

    Até a febre desaparecer.

  21. Aline

    Doutor, quantos dias demora para benzetacil eliminar as (plaquinhas) de pus na garganta devido a uma escarlatina?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Em 24 a 48 horas já começa a haver resultado.

  22. socorro

    Drº
    um bebe de 1 ano e 4 meses pode ter escalartina? tem febres de 39 e manchinhas no corpo, mas não é semelhante as manchas das fotos acima. ou pode ser uma simples virose?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode-se ter escarlatina com 1 ano, mas nesta idade, muitas viroses causam rash. Tem que fazer o diagnóstico correto.

  23. Ednei

    Boa tarde,
    Doutor
    Minha filha de 8 anos está com todos esses sintomas, mas o médico diagnosticou com inflamação na garganta e receitou amoxicilina.
    Esse antibiótico é apropriado para essa doença?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim.

  24. janaina castelo

    Doutor, meu filho teve escarlatina há uns 10 dias atrás, já terminou com o antibiótico, e agora está despelando muito as pontas dos dedos das mãos, isso é assim mesmo? Está trocando a pele, está soltando toda…

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, isso é bastante comum e pode demorar algum tempo para melhorar de vez.

  25. César de Souza da Silva

    Dr. Minha filha tem 6 anos e contraiu a escarlatina. A Dra. medicou ela com uma dose única de benzetacil e medicamento para aliviar o desconforto da coceira, que minha filha reclama muito.
    Pergunto o seguinte: Apenas esta dose da benzetacil é suficiente?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, é dose única.

  26. Camila

    Eu gostaria de saber porque essa doença é comum em crianças de 2 a 10 anos?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Porque elas fazem muita lesão de pele e por terem o sistema imunológico ainda em formação.

  27. Cristinatavares222

    DTOR dei um beij a uma menina que tinha escarlatina eu não sabia que estava doente tenho 40 anos isso pega-se

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A bactéria que causa a escarlatina pode ser transmitida pelo beijo, mas a maioria dos adultos acaba desenvolvendo apenas dor de garganta, e não a escarlatina.

  28. Thais

    minha netinha de ano e oito meses esta com escarlatina gostaria de saber
    o que eu posso passar na pele dela

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não é preciso passar nada.

  29. Ivani Maria

    Minha filha de 10 anos está com escarlatina. É necessário ficar em casa, ou seja, não ir para a escola?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim, é recomendável.

  30. Jéssica

    após a aplicação de benzetacil os sintomas da escarlatina desaparecem com quanto tempo??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Começam a melhorar em 24 a 48 horas.

  31. vivianne

    Olá Dr. Estou a falar de Portugal teno 26 anos e também fui vitima se assim posso chamar do cirus escarlatina, acho que foi a minha filha mais velha de 2 anos que trouxe da creche e pegou a toda a familia mas quem ficou com mais machas fui eu e a minha filha de ano. A pergunta que eu pretendo-lhe fazer é: Eu sou alérgica a penincilina o que devo tomar??? Obrigado fico aguadar resposta.
    Sintomas que tivemos foram:
    Febre
    Sonolência
    Corpo arder
    Transpiração
    Corpo as machas
    Comichão
    Dor de Barriga
    Vomitos
    Diarreia
    Dor de Ouvidos
    Garganta Arranhada

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O tratamento para alérgicos à penicilina costuma ser feito com eritromicina.

  32. Raqueldmaciel

    e comum repetir a escarlatina com frequencia?
     

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não, geralmente não repete.

  33. Johnny Pedrosa

    Tenho um filho com 6 anos que ontem durante a noite fez febre 39.5 e apresentava queixas de dores de garganta e barriga. De manha liguei com o pediatra que o examinou e lhe diagnosticou escarlatina, prescreveu uma injecção de penicilina, avamys, zaditem e brisovent para tomar durante 10 dias.Pelo que o pediatra me disse o meu filho esta no inicio da infecção o que é muito vantajoso para a sua cura. Nunca tinha ouvido falar de tal vírus se assim se lhe pode chamar e pelo que tenho lido na Internet é uma doença que pode causar sérios problemas de saúde nas crianças. A minha dúvida é se o meu filho a partir de agora esta mais frágil ao contagio da doença.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não entendi a pergunta, como assim mais frágil ao contágio? Pelo o que entendi ele já está contaminado e está sendo tratado.

  34. Renatapepe

    Boa noite, estou preocupada com minha filha. Ela tem 6 anos e está com vários sintomas da escarlatina a 3 dias, (febre, tipo de uma alergia no corpo todo, garganta incomodando e a lingua com bolinhas avermelhadas) mas a médica que a examinou disse que não poderia confirmar o diagnóstico por que no exame de sangue deu tudo ok. Essa doença pode ser diagnosticada por um hemograma?  Devo esperar mais 3 dias até começar com antibiótico?  Obrigada.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O hemograma não serve nem para descartar nem para confirmar o diagnóstico.