18 de maio de 2014

LABIRINTITE | Sintomas, Causas e Tratamento

A labirintite, também conhecida como neurite vestibular, neurolabirintite ou vestibulopatia periférica aguda, é uma doença benigna e autolimitada que causa intensas vertigens. A labirintite é provocada por uma inflamação do ouvido interno, região onde fica localizada uma estrutura chamada labirinto, responsável pelo nosso equilibro. Dentre todas as causas de tonturas, a labirintite é uma das mais comuns.

Publicidade

Neste texto vamos abordar os seguintes pontos sobre a labirintite:

  • O que é o labirinto.
  • O que é labirintite.
  • Sintomas da labirintite.
  • Duração da labirintite.
  • Tratamento da labirintite.

Para um maior entendimento do assunto tonturas e vertigens, sugerimos também a leitura dos textos:
TONTURA E VERTIGEM | Causas e sintomas
CINETOSE | ENJOO DE MOVIMENTO

Labirinto e ouvido interno

Para entender o que é a labirintite é preciso primeiro saber o que é o labirinto e como funciona o ouvido interno.

Anatomia do ouvido - Labirinto

Anatomia do ouvido

O labirinto é um órgão que faz parte do aparelho vestibular, responsável pela manutenção do equilíbrio. O labirinto é um conjunto de arcos semicirculares que possuem líquidos em seu interior. A movimentação destes líquidos é interpretado pelo cérebro ajudando a identificar movimentos e a nos manter em equilíbrio.

As informações passadas pelo labirinto através da movimentação destes líquidos ajudam o cérebro a interpretar movimentos angulares, acelerações lineares e forças gravitacionais. Quem “sente” e leva esses movimentos dos líquidos para serem interpretados pelo cérebro é o nervo vestibulococlear, também chamado de nervo auditivo. O nervo auditivo possui dois ramos, cada um responsável por uma das funções básicas do ouvido: o ramo coclear informa o cérebro sobre sons captados pelo ouvido enquanto que o ramo vestibular informa sobre movimentos do nosso corpo captados pelo aparelho vestibular.

Apenas como curiosidade: você sabe por que ficamos tontos depois de rodarmos várias vezes? Porque quando paramos de rodar, apesar de já estarmos parados, os líquidos dentro do nosso ouvido interno ainda ficam em movimento rotacional por alguns segundos, fazendo com que o cérebro interprete que ainda estamos rodando. Se fecharmos os olhos, a tontura aumenta ainda mais, pois de olhos abertos a visão avisa o cérebro que estamos parados, atenuando assim a mensagem errada que o nervo auditivo está enviando.

O que é labirintite?

O termo labirintite tem sido usada erroneamente para designar qualquer doença do labirinto. Na verdade, labirintite é a inflamação do labirinto e/ou da porção vestibular do nervo auditivo, responsável pela inervação do labirinto. Esta inflamação é na maioria das vezes causada por uma infecção viral. Em pelo menos 50% dos casos de labirintite, o paciente refere ter tido uma virose respiratória recente, como gripe, sinusite ou faringite. Leia:
GRIPE E RESFRIADO | Diferenças e sintomas
DOR DE GARGANTA | FARINGITE | AMIGDALITE
SINUSITE | Sintomas e tratamento

A labirintite também pode ser causada por outros tipos de vírus, como o Varicela zoster, o vírus responsável pela catapora (varicela) e pelo herpes zoster (leia: CATAPORA (VARICELA) | HERPES ZOSTER | Sintomas e tratamento). A reativação da catapora, chamada de herpes zoster pode acometer o ouvido interno, em um quadro chamado de síndrome de Ramsay-Hunt, onde se caracterizam a vertigem, perda de audição, lesões dermatológicas e paralisia facial (leia: PARALISIA FACIAL | PARALISIA DE BELL | Causas e Tratamento).

Mais raramente, a labirintite pode ser causada por uma infecção bacteriana, ocorrendo geralmente após um quadro de otite bacteriana (leia: OTITE MÉDIA AGUDA) ou meningite bacteriana (leia: MENINGITE | Sintomas, Transmissão e Vacina). A labirintite de origem bacteriana é um caso mais grave que a labirintite viral, podendo evoluir com surdez permanente e sepse (leia: O QUE É SEPSE E CHOQUE SÉPTICO?).

Sintomas da labirintite

O principal sintoma da labirintite é uma súbita e intensa vertigem*, comumente associada a náuseas, vômitos e desequilíbrio ao andar. O quadro de vertigens costuma ser tão forte que o paciente procura ficar acamado.

* Chamamos de vertigem a tontura que tem característica rotatória, ou seja, aquela em que temos a impressão de que nós ou o ambiente ao redor está girando.

Um sinal importante de vertigem é a presença do nistagmo: involuntários, rápidos e curtos movimento dos olhos, geralmente em direção lateral, como no vídeo abaixo. Ela ocorre na labirintite e em todas as outras doenças que cursam com vertigens.

As tontura do tipo vertigem também tem como característica o fato de apresentar períodos de melhora e piora ao longo dos dias. As vertigens costumam piorar sempre que há movimentos bruscos da cabeça. Quando a labirintite é causada pela inflamação do labirinto, também está presente a perda auditiva do ouvido acometido. Quando a labirintite ataca apenas o ramo vestibular do nervo auditivo, caracterizando uma neurite vestibular pura, há apenas as tonturas sem que haja perda auditiva, pois o ramo coclear está intacto. O quadro de perda auditiva geralmente é de leve a moderada intensidade, sendo mais evidente para sons de alta frequência. Também é comum a presença de zumbidos. Alguns médicos fazem a distinção entre a labirintite e a neurite vestibular, chamando de labirintite apenas os casos onde há perda auditiva, indicando inflamação do labirinto e não do ramo vestibular do nervo auditivo. Portanto, resumindo os sintomas da labirintite: vertigens, enjoos, vômitos, desequilíbrio, perda de audição e zumbidos.

Duração da labirintite

A labirintite é uma doença autolimitada que melhora espontaneamente, mas em alguns casos os sintomas podem durar algumas semanas. Via de regra, os 2 ou 3 primeiros dias são os piores, com o quadro apresentando melhora progressiva ao longo dos próximos dias. Uma tontura residual, principalmente após movimentos bruscos da cabeça, pode persistir por vários meses. Apenas 1% ou 2% dos pacientes que tiveram labirintite apresentam recorrência da doença, geralmente no ouvido que não havia sido acometido.

Tratamento da labirintite

Como já foi dito, a labirintite é um quadro autolimitado que melhora sozinho com o tempo. Entretanto, os sintomas costumam ser muito intensos, incômodos, e por vezes, prolongados. Repouso e hidratação estão indicados para todos os casos. O uso de corticoides parece acelerar a cura da labirintite de origem viral. O regime mais usado é de prednisona em dose alta (60mg) por 5 dias com redução progressiva até 5mg no 10ª dia (leia:PREDNISONA E CORTICOIDES | Indicações e efeitos colaterais).

O uso de medicamentos para controlar os sintomas também está indicado, os mais usados são antieméticos (contra enjoos) como a metoclopramida (Plasil® ou Primperan®) e anti-histamínicos. Em alguns casos pode-se usar também ansiolíticos como alprazolam e diazepam.

A labirintite bacteriana é tratada com antibióticos.

"LABIRINTITE | Sintomas, Causas e Tratamento", 5 de 5 baseado em 1 votos.
Publicidade
  • Michel Cruz

    Boa noite Dr.

    Minha mãe antigamente apresentava uma labirintite diária média onde ela conseguia fazer suas coisas sozinha. A um ano atrás ela teve uma crise muito forte e a mesma não melhorou até hoje.
    Já passei ela em vários especialistas da área neurológica e otorrino e nenhum conseguiu diagnosticar o problema dela, eles receitaram vários medicamentos, reabilitação, e ela já realizou todos enxames possíveis e nenhum deu nada.
    Dr ela esta sofrendo muito com esse problema você poderia me ajudar com esse caso ?

    Atenciosamente
    Michel

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Michel, lamento, mas além de estar longe, eu não sou especialista nesta área. Não tenho como ajudar.

  • Vinicius Gonçalves

    Dr. meu nome e vinicius moro em salvador bahia …. bem, fiz exame de sangue, fiz um ultrasson do abdomen total, fiz varios tipos de exame de fezes kato katz e baerwman.. esses exames era pra saber se era verme , pois ja tive shistosoma mansoni mas deram negativos…. Os sintomas que sinto sao… TONTEIRA, VONTADE DE VOMITAR, QUEIMACAO NO ESTOMAGO, DIARREIA, E ZUMBIDO NO OUVIDO HORAS… ISSO PODE SER LABIRINTITE….

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode ser alguma coisa relacionada ao ouvido interno. Labirintite é uma das hipóteses.

  • Leandro L De Souza

    Desde o dia 10 de maio 2014 venho sentindo tonturas. primeiro de uma semana para outra. aconteceu subitamente e time medo de “apagar”, tentava por vezes ficar sentado ou deitado,mas a sensação era de desconforto, respirava fundo e tentava me acalmar, o batimento cardíaco subia durante isso, mas a pressão era normal. isso no espaço de tempo entre um sábado e outro, e na primeira sexta-feira senti dor de cabeça leve(não sei se tem relação)

    fui a um médico clinico que passou exames laboratoriais e um eletrocardiograma e um eco cardiograma
    (todos os exames deram normais) durante a primeira consulta ele passou um remédio para tirar cera do ouvido (oticerin) pois estava com os ouvidos entupidos de cera. na segunda consulta após fazer os exames ele passou vertizine D, e pediu que eu tomasse e se não não melhorasse que buscasse outros exames para investigar melhor.

    bem desses tempos pra cá a tontura permanece (fraca), mas permanece. e tenho muito medo de sair pois não me sinto confiante e a medida que ando na rua, sinto medo e a tontura aumenta (não sei se é por causa do movimento natural do corpo).

    NÃO SEI SE PROCURO UM OTORRINO OU UM NEUROLOGISTA . senti durante esse tempo alguns dias de dores de cabeça (leves) que passam com 1 comprimido.

    nesse 1 mês e 10 dias, mais ou menos que venho tontura tive dor de cabeça uns 6 ou 7 dias.
    em que médico devo ir? (não tive convulsão, nem vômito)

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O melhor é começar pelo otorrino, pois as tonturas causadas pelo ouvido interno são mais simples.

  • Hellen Patricia

    Doutor Pedro

    bom dia,
    Eu tenho tontura ao levantar,medo de ficar só nos lugares ,tenho
    fraqueza no corpo,quando eu tor num lugar as vezes eu penso (sera se eu sou
    doida)o meu corpo ta no lugar eu penso que eu não to,de uns meses pra ca doutor
    começei a de longe não enchergar muito bem,e eu to muito chorona (sentida) essa
    e a palavra,eu estou gravida de 2 meses e a tontura a fraqueza pioro na
    gravidez,eu queria saber o que fazer doutor ?

    GRATA….

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Procure um psiquiatra. Isso tem toda cara de problemas emocionais, tipo ansiedade ou depressão.

  • Wagner Martins

    Dr. labirintite pode ter como sintoma formigamento no corpo?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não costuma dar.

  • jussara

    Estou sofrendo com essa labirintite, até saber o que era eu achei que estava ficando louca, aconteceu logo depois que tive meu filho, e dois meses após perder meu marido pra morte, ouvia um zumbido que me enlouquecia, não entendo a causa, fazem 3 anos que estou assim, depois que parei com o álcool que bebia socialmente( a um mês) amenizou, porém ainda tenho crises terríveis, teria vindo de uma crise de stress profundo, meio a depressão pós parto que o médico disse q eu estava?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      É difícil opinar à distância, mas a parte emocional realmente pode provocar muitos sintomas diferentes. O ideal é você ser avaliada por um otorrinolaringologista para tentar encontrar uma causa.

  • Ana Paula

    Bom Dia Dr.Pedro, estou na terceira crise de “labirintite”… Percebo q sempre estão associadas com emocional.Porém essa ultima vem se prolongando a mais de quatro meses. Sempre quando me levanto pela manha é mais forte, sinto estomago ruim, a cabeça também, sensação tipo “ressaca” Percebo que ao virar pro lado esquerdo piora bastante. Já não sei o que fazer… pois me incomoda muito!

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Você já foi ao otorrino?

      • Ana Paula

        Não consultei com otorrino… Acabei indo em um neurologista que me passou o labirin, mas sem muito sucesso.

        • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

          Vá a um otorrino.

  • Marina Bonfim

    Site fantástico!!! Informações coerentes!!!

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    É uma hipótese forte, mas existem outras causas para tontura além da labirintite. O ideal é procurar um otorrinolaringologista para descobrir.

  • charles

    gostaria de sabe se o fato de sentir zonzo é a labirintite?
    pois não sinto o mundo gira ,nem ânsia de vomito, nem dor de cabeça,nem tenho desmanho, nem sinto desequilibro.
    e sente o ouvido tine uma vez e a vinte dias que mim sinto zonzo sera que é a labirintite

  • karine fonseca

    dr eu tomo rémedio controlado,e fui tomar um genérico desse remédio e me deu tontura do lado direito…fui a um clinico geral e ele me receitor
    tomar vertix 5 mg mas só vendia nas farmácias de 10mg,tomei mas acordei tonta,será que deve tomar novamente ou voltar ao médico? Tem alguns dias que estou com essa tontura o que devo fazer…..no ouvido só sinto uma coceira….obrigada karine

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Não basta tomar um comprimido só e achar que vai ficar boa. Tem que ir tomando pelo tempo que o médico prescreveu.

  • luana

    gosaria de saber se uma pessoa q tem labirintite pode fazer viagens normalmente em avioes.

    • Pedro Pinheiro

      A princípio, sim. Mas o melhor é tratar da labirintite primeiro.

  • p123tell@hotmail.com

    Sensacional esse site, conseguir sanar minhas dúvidas. Parabéns!!!!!!

  • maria moura

    seu site é show, obrigada pelas infirmações

  • http://www.facebook.com/carvalholunguinho Leandro Carva

    Muito bom esse site, consegui tirar varias duvidas.

  • jose carlos de souza

    ainda nao fui ao medico mais o que sinto e semelhante

  • jose carlos de souza

    ainda nao fui ao medico mais o que sinto e semelhante

  • gabriela

    dr a labirintite também aumenta a frequencia cardiaca? e já faz 5 meses q estou na crise!
    n aguento mais :( estou tomando betaserc e rivotril 0,25

  • Wilson Bulhões

    Ola Dr.estou com labirintite já faz dois anos e meio, já recorri a Beneficência Portuguesa,Clinicas e vários outros e ja tomei tudo o que era possível Vertrix, Labirin ,e muitos outros mas continuo com o problema e vi aqui pelo seu site que não seria comum ficar assim tanto tempo, já fiz tomografias, ressonância,exames próprios para detectar a labirintite,exames de sangue e outros que não me recordo, começou com pequeno zumbido no ouvido direito,e apos algum tempo um belo de um dia começou a rodar tudo,inclusive me impedindo de se levantar da cama ficando até 10 dias contínuos na cama não passo sequer um dia sem tontura já faz algum tempo e como o Dr.pode ver estou perdido sem saber o que fazer pois sou eletricista imagine,gostaria que o Dr. se possível me desse alguma ideia do que fazer, pois ja estive em neurologistas que não acertaram ao acabar os remédios no mesmo dia volta as tonturas, otorrinos diversos e acontece a mesma coisa,realmente não sei a quem recorrer mais, meus exames estão todos normais com exceção do triglicerídios, que sempre deu alterado, já há alguns anos, tomo reducofen para esse problema, o resto dos exames sempre estão bons,desde já agradeço se o Dr.pudesse me dar uma ideia veja bem não quero diagnostico ja sei que o site não permite mas que me desse uma saída estou desesperado e não sei mais o que fazer, obrigado

  • Barbara

    Tive uma crise de labirintite muito forte, fique 11 dias na cama. Faz 28 dias que tomo vertizine D e dramim capsula (rivotril 15 dias). Pelo que pesquisei a crise costuma durar uma semana, tenho quase um mes de sintoma, ja fiz audiometria com bom resultado. Minha duvida é Não me sinto curada, até quanto tempo é normal sentir este desconforto? Saio de ferias este mes e pretendo ir ao Beto Carreiro, o que devo evitar? Não como chocolate nem cafe des da crise. Grata Barbara

  • heloisa lima

    meu irmão ficou 15 dias internado com menigite bacteriana pneumocica e já faz 1 semana q ele tá em casa e senti tonturas constantes,sensação de areia nos olhos e ouvido tampado. Obs: ele tem perda auditiva, já entrou em coma já faz alguns anos devido a uma pancada na cabeça e sempre teve uma péssima alimentação. Quero saber se são sequelas da menigite, dos antibióticos e se ele precisa de algum medicamento pra tonturas, se é melhor levarmos ele ao médico?
    heloisaamor@bol.com.br

  • sueli

    boa noite!

    Dr to muito preocupada, estou tento muitas tonturas e muito zumbido no ouvido parece q tem um grilo dentro da minha cabeça, durante o dia não sinto tanto por causa do barulho, mas qdo chega a noite, coloco a cabeça no travesseiro, não consigo nem dormir, chega no meio da noite pareçe q vou enlouquecer, fico até c batedeira, sinto meus braços formigando e começo a suar gelado, eu durmo c a boca travada, já fui no dentista me indicaram uma placa, uso a placa e mesmo assim acordo c dor de cabeça, fui no otorrino, ele me receitou labirin, estou tomando e não está resolvendo, mas que está me incomodando mesmo é o zumbido no ouvido, o que eu faço? aguardo uma resposta.

  • Ajone1959 Oliveira

    Dr, é normal, a cada 20 perguntas o senhor nao responder nenhuma?

  • Ajone1959 Oliveira

    Dr, é normal, a cada 20 perguntas o senhor nao responder nenhuma?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Leia as regras do site, por favor.

  • Jessica .

    Dr. Pedro, é possível que a labirintite se apresente em apenas em curtos quadros?

    vou exeplificar ao senhor: Há 2 anos realizei uma cirurgia bariátrica, o senhor deve saber que dependendo dos alimentos que ingerimos, alguns deles provocam um efeito conhecido como dumping, que pode levar a ter sonolência, batimento cardíaco acelerado, enfim cada indivíduo apresenta sintomas diferentes, isolados ou em conjuntos.

    Eu notei que no último ano, após a ingestão de alguns alimentos “pesados” tenho zumbidos fortes no ouvido, tontura e perda momentânea da audição, por isso a pergunta, é possível que ela se manifeste em quadros isolados e que passe depois de um tempo (leva em média meia hora apenas)

    pessoas que não realizaram cirgurgia baritátrica, também podem ter essas manisfestações por determinados alimentos?

    obrigada.

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Esses seus sintomas podem ser só do dumping. Agora, para se ter certeza é preciso uma avaliação do seu sistema vestibular por um otorrino.

  • coxausa

    Doutor moro em Boston e a duas semanas tive uma tontura forte com enjoo, vomitos, dor de cabeca e a pressao subiu(18/10) fui para o hospital e os medicos chegaram a uma conclusao que eu tive Neurite Vestibular, tomei Prednisone por 10 dias (6 pilulas por dia nos 5 primeiros dia, depois 5 no sexto dia, 4 no quinto e assim dimunuindo a cada dia). Esse remedio me deixou com mais tonturas por ser muito forte. Estou fazendo exercicios diariamente e nao tomo nenhum remedio, ate recebo uma visita a cada 3 dias de uma fisioterpeuta em casa para o acompanhamento desses exercicios. Sinto que esta melhorando mas muito lentamente, quando movo a cabeca de um lado para o outro sinto tonturas ainda e minha visao ainda esta um pouco turva. Gostaria de saber quanto tempo mais eu levarei para ficar completamente bom? E tb se os exercicios tem uma sequencia ou posso variar?

    Obrigado Doutor e fico no aguardo de sua resposta.,

  • Daniela Rebelo

    Dr Pedro,

    Há cerca de um mês eu tive uma tontura, bastante forte, com perda de equilíbrio e seguida de vómito que acabou por passar em menos de 10 minutos. Nunca mais tive um episódio desses, tem a ver com labirintite? Eu tenho sinusite, pode ter a ver com isso? Todas as vezes que tive perdas de audição (momentâneas e nunca completas) o médico associou à sinusite…

    Obrigada!

  • Ranyeri

    Gostaria de tentar resolver o meu problema se o doutor puder me orientar agradeço muito.
    Eu fico aéreo o tempo todo ,como as coisas estivessem longe de mim,estive no neuro ele me receitou rivotril 0,25mg quando eu tomo me sinto melhor um pouquinho mas os sintoma não passa,Fui bombeiro durante trinta anos e tinha muito barulho de sirene no ouvido,não sei se isso influencia nesse problematenho as vezes zunbidos no meu ouvido e as vezes fica dias como um grilo cantado dentro dele ,acontece muito no ouvido esquerdo .
    Oque faço! proucuro um neuro ou vou ao otorrino ,por favor me oriente.aagradecido

  • Ranyeri

    Meus sintomas e de ficar aereo pareço que estou longe das coisas mas não fico tonto de cair,sinto que afeta um pouco a minha visão tbm as vezes sinto zumbido no meu ouvido esquerdo e outras vezes como tivesse um grilo dentro dele .
    Oque devo fazer,sera que devo ir num otorrino ou no neuro.

    • gabriela

      você deve ir no otorrino e pedir q ele passe o exame pra saber se vc realmente te labirintite!!!!

  • veramaris

    tenho muita dor d cabeça e tontura, sou estudante e estou fazendo vestibulares, um colega falou para eu tomar buscopan e profenid, ele acha q eu tenho labirintite viral. ele pode estar correto? pelo o q eu li aqui não acredito q eu tenha isso. o q eu deveria fazer para confirmar ou não este parecer? sabe como é o atendimento pelo sus…. devo tomar estes remédios?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Nunca tome remédios sem orientação médica! Já vi muita desgraça por conta de automedicação errada.

  • veramaris

    sou veramaris, uma colega de trabalho falou q vem passando mau com dores de cabeça e q ontem recorreu a um colega estudante de enfermagem e ele lhe falou que ela poderia ter labirintite viral, coisa q eu não entendi pois suas explicações são diferentes, e lhe pediu q tomasse buscopan e profenid, acho isso incompreenssível, ela tinha forte dor d cabeça e tontura, por favor me responda se este tratamento é viável e c é possível ser esta a causa das dores de cabeça?

  • veramaris

    sou veramaris e passei mal com uma dor de cabeça terrível, dor abdominal e tontura, isso até afetou minha pressão q subiu para 14, tenho 19 anos e estou em fase de “vestibulares”, na farmácia me venderam dipirona, buscopan e profenid, o atendente q já é muito experiente me falou que eu poderia ter labirintite viral, tudo isso está correto? por favor me respondam, o que devo fazer?

  • Cristian Rocha

    Eu ficaria imensamente grato, se o Dr. podesse me ajudar a constatar – mesmo que por email – o problema pelo qual meu pai está passando.
    Meu pai sempre teve a audição reduzida(em torno de 85% de audição) por conta de que ele teve os seus timpanos perfurados, quando ele era jovem. Ele é metalurgico, então ele sempre trabalhou com barulhos constantes. Na última empresa que ele trabalhou – na qual foram 10 anos de trabalho – havia um barulho que era realmente muito alto, pois mesmo que ele colocasse os protetores auriculares ele podia ouvir um barulho muito intenso por conta das máquinas.

    Nos últimos meses meu pai começou a ter sintomas da labirintite, com tonturas e vertigens, sensação de ouvido tampado e de zumbido no ouvido – fato que o incomoda muito. Após algumas consultas e alguns exames, foi constatado que realmente ele estava com Labirintite e lhe foram receitados alguns remédios. Com isso, após o tratamento, as tonturas e vertigens desaparaceram, porém, a sensação de ouvido tampado e de zumbido permaneceram. Meu pai foi demitido da sua empresa, há cerca de 3 meses – penso que o motivo foi pelos problemas auditivos que ele estava tendo – e mesmo sem o barulho intenso das máquinas, tanto o zumbido quanto a sensação de ouvido tampado continuaram. Em alguns dias ele não sente nada, já em outros ele, acorda com o ouvido inflamado e passa o dia todo com o zumbido.

    Já fomos em vários médicos, mas sem nenhum resultado expressivo. Hoje, o único remédio que meu pai faz uso é do óleo de Copaíba – que eu sinceramente não sei se tem algum efeito.

    Por isso lhe peço, encarecidamente, para que o Dr. possa dar algumas sugestões a fim de resolver esse problema.

  • Sergio_araujo47

    Ana veja meu comentário postado,labirintete,sintomas e tratamentos.

  • Marisa_fsa

    marifsa
    eu adiquiri a labiritinte durante e depois de um tratamento quimioterapico em 2003, e de lá pra casa estou sempre tonta enjoada, tem dias que fcou muito mal.Mais gostari de saber se tem algum rémedio que possa me melhorar e quem sabe me livrar desse sintomais que são horriveis.Por favor me ajudem.

    • Sergio_araujo47

      Mariza veja meu comentario que deixei na pagina labiritinte sintomas e tratamentos.

  • Fábio

    Alguém sabe me dizer, qual o nome da especialidade médica que trata da labirintite?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Otorrinolaringologia.

  • auxiliadora gomes

    Eu sempre tive tonturas,disturbio na visao e enjoos,ja foi detectado labirintopatia,tomei remedios e parei e novamente tenho os mesmos sintomas.Agora tomo um medicamento q melhora ,qd tomo passo o dia inteiro sem uma tontura muito intensa,mas, tenho leve,que me possibilita fazer meu trabalho.So nao sei se é o ideal pq ja tomo a varios anos.o medicamento é passado pelo medico(Rivotril).Mas minha pergunta seria, será q existe alguma restrição alimentar? Pq as vezes me sinto tonta com alguns alimentos.

  • israel bispo

    eu  sinto zumbido  nos  ouvidos, e  sito  poucas  vezes  tontura, será  que  é  essa  doença.

  • Ana

    Pois é isso é uma doença que acba com o psicologico da pessoa meu nome é an sinto sensaçãoes horriveis ja faz quase dois anos e não tenho curar boa sorte a todos quero mim livrar disso

    • Sergio_araujo47

      Ana veja meu comentário postado,labirintete,sintomas e tratamentos.

  • gerci correa soares

    meu nome ègerci tive uma crise d labirintite a três dia tive q ir n medico n esta m sentindo bem e muito ruim a sensação;;;tonturas vomitos minha pressâo tb alterou,,,sinto frio mas estou com a menopausa,,,,serà q èpq estou gordinho mas faço exercio ando bic ando n cimulador…n faço nada forçado so q acho estranho pq estou sentindo formigamento n braço n boca d lado esquerdo vou pr o medico m orientar pq tenho medo de outras consequencias !!!gastaria de orientaçâo um pqna ajuda desde d ja obrigada!!!!

  • VALQUIRIA

    MEU FILHO DE 5 ANOS FOI DIAGNOSTICADO COM POSSIVEL LABIRINTITE DEVIDO AOS SINTOMAS. O OTORRINO RECEITOU VERTIX 5MG 20 GTS 1X AO DIA. PERGUNTA ESSA MEDICAÇÃO NÃO É MUITO FORTE? VAI CURAR OU TERA QUE TOMAR SEMPRE?

  • CORREA-VAL

    OLÁ DR. PEDRO. MEU FILHO DE 5 ANOS FOI DIAGNOSTICADO COM POSSIVEL QUADRO DE LABIRINTITE DEVIDO AOS SINTOMAS. FOI PRESCRITO PELO OTORRINO VERTIX 5MG  20 GTS 1X AO  DIA POR 30 DIAS. ESTOU COM MEDO ESSA MEDICAÇÃO NAO É MUITO FORTE? VAI CURAR OU TERA QUE TOMAR SEMPRE? NAO PUDE ACOMPANHÁ-LO MINHA MAE O LEVOU. TRABALHO. POR FAVOR ME AJUDE.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    É comum.

  • dario

    a minha esposa teve labirintite a uns 7 mese atras, depois a uns 3 meses e hoje voltou estou preocupado, qual amelhor solucao. obrigado

  • Mateus Cumaru

    Tem como acabar de vez dessa doença?

  • Jhonmessi2009

    meu corpo fica mexendo como se estivece caindo

  • jonathan

    tenho sensacao que estou caindo meu corpo fica cajndo

  • jonathan

    tenho sensacao que estou caindo meu corpo fica cajndo

  • paulo santos

    parabens a quem teve a ideia de colocar um siti como este, falando de saude

  • Irma Freitas

    Dr., meu  nome é Irma, tenho  crises de labirintite há muito tempo, só que agora elas estão mais frequentes. Gostaria que me informasse o seguinte: quando é que a labirintite é viral e quando é bacteriana? No caso da sinusite ela é bacteriana? Obrigada

  • Lisiane

    Estou me restabelecendo de uma crise de labirintite aguda faz 5 dias… estou gestante de 20 semanas e levei um baita susto. Nunca havia sentido nada, inclusive na primeira gravidez – 5 anos atras – e nesta tive essa intercorrencia. Horrivel e espero e rezo que nada disso atinja a bebe. Ainda não tive nenhuma indicação segura da causa ou como possa evitá-la… se souberem de algo que possa me auxiliar nessa certeza, agradeço! Lisiane – Porto Alegre/RS

  • Rosemere_araujos2

    Me chamo Rosemere  tem labirintite a muitos anos não fiquei curada,agora minha filha de 17 anos apresentou o mesmo problema,consultei um otorino ele me falou que era para eu procurar um especialista mais não sei a onde encontrar.gostaria da sua ajuda.

  • Lylyany_santana

    minlha mae tem labirintiti e tem muita dor de cabeça isso e normal?

  • Lorena-isa

    Gostaria de saber se depois de vomitar alivia o malestar da labirintite, por que tive uma crise na sexta feira passada, quando eu vomitei depois de algum tempo melhorou. Ou isso não seria labirintite?

  • Mateus Cumaru

    Tem como acabar de vez dessa doença?

  • Irma Freitas

    Dr., meu  nome é Irma, tenho  crises de labirintite há muito tempo, só que agora elas estão mais frequentes. Gostaria que me informasse o seguinte: quando é que a labirintite é viral e quando é bacteriana? No caso da sinusite ela é bacteriana? Obrigada

  • gerci correa soares

    meu nome ègerci tive uma crise d labirintite a três dia tive q ir n medico n esta m sentindo bem e muito ruim a sensação;;;tonturas vomitos minha pressâo tb alterou,,,sinto frio mas estou com a menopausa,,,,serà q èpq estou gordinho mas faço exercio ando bic ando n cimulador…n faço nada forçado so q acho estranho pq estou sentindo formigamento n braço n boca d lado esquerdo vou pr o medico m orientar pq tenho medo de outras consequencias !!!gastaria de orientaçâo um pqna ajuda desde d ja obrigada!!!!

  • Fabianac

    Minha mae esta com labirintite a muitos meses , teve uma fase ruim, depois melhorou e agora voltou a ficar ruim ela tem quase todo dia e as vezes mais de uma vez ao dia.
    Ela já foi em 4 medicos e não está adiantando, gostaria de uma ajuda 

  • Lylyany_santana

    minlha mae tem labirintiti e tem muita dor de cabeça isso e normal?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      É comum.

  • Noemiapereira10

    ola dr. porfavor sera que poderia me da orientação do tudo começou as 2 anos atras meu ouvido tampou completamente e fui no otorrini e fiz algumas limpeza de6 e 6 meses e usei o serumim na maioria das vezes ñ entendia o porque tava tampando andei fazendo umas 4 limpeza sendo neste intevalo resolvi limpalo sozinha com aque velho procetimento do pavil saiu bastante sera so que em seguida fui pingar o serumim e tive uma surtez subita por segundos e então depois comecei a sentir muita vertigem so que ñ tenho tontura nem vomito mas ta me encomodando muito poque ta muito tempo assim ja tomei labirin e betarceg por favor me ajude

  • joaopgmelo

    A labirintite causa tremor e vomito?
    A pessoa pode chega a desmaiar?
    Ocorrem paupitacoes e dificuldades respiratorias?
    Visao dupla e sensibilidade a luz?

  • Anonymous

    Dr. Bom dia, fiz cirurgia bariátrica há 3 anos, não faço uso de nenhuma vitamina, e ultimamente venho sentindo tontura persistente, enjoo, esses sintomas pode estar relacionado a falta de alguma vitamina no meu organismo? Ou pode ser sintomas de labirintite mesmo? Desde já agradeço sua atenção!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Você tem qeu ser examinada por um otorrinolaringologista.

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Você tem qeu ser examinada por um otorrinolaringologista.

  • Carmen

    Olá Dr. já faz algum tempo que ao abaixar qdo m e levanto fico tonta. Mas de alguns meses pra  cá (+/- 4meses) essas tonturas estão ficando mais frequentes. Ao andar tb sinto tontura, ao me levantar mesmo deitada, enfim, não posso me abaixar mais que 1metro q qdo levanto fico tonta. Já procure o médico que me indicou um remédi chamado Labirin, mas o mesmo não está fazendo efeito pois continuo sentindo a mesma tontura. Como sou carteiro-feminino e ando muito devido a profissão sinto tontura tb. Bom gostaria de saberse existe algum tratamento e se realmente isso é Labirintite (teve até um episódio recente em que abaixei pra pegal algo embaixo da pia e quando me levantei fiquei muito tont, perdi os sentindos, caí e bati com a cabeça no pé da geladeira) fiz ressonância mas não deu nehuma lesão. Bom aguardo seu comentário, obrigada! Carmen

  • Carmen

    Olá Dr. já faz algum tempo que ao abaixar qdo m e levanto fico tonta. Mas de alguns meses pra  cá (+/- 4meses) essas tonturas estão ficando mais frequentes. Ao andar tb sinto tontura, ao me levantar mesmo deitada, enfim, não posso me abaixar mais que 1metro q qdo levanto fico tonta. Já procure o médico que me indicou um remédi chamado Labirin, mas o mesmo não está fazendo efeito pois continuo sentindo a mesma tontura. Como sou carteiro-feminino e ando muito devido a profissão sinto tontura tb. Bom gostaria de saberse existe algum tratamento e se realmente isso é Labirintite (teve até um episódio recente em que abaixei pra pegal algo embaixo da pia e quando me levantei fiquei muito tont, perdi os sentindos, caí e bati com a cabeça no pé da geladeira) fiz ressonância mas não deu nehuma lesão. Bom aguardo seu comentário, obrigada! Carmen

  • Rhayza.

    Olá Doutor,
    desde a ultima terça feira dia 13/03, estou com uma tontura terrível. Amanhã vai fazer 1 semana que estou assim, sem melhoras. Estou com medo de durar mais dias, ou semanas. Hoje fui no especialista, (otorrino), e me passou pra fazer exames dia 26. Será que não tem nenhum remédio além do dramin pra passar essa tontura ?

  • Maiara.

    Ola Dr. Sempre tive tonturas, mas a três semanas elas começaram a vir mais forte que de costume, e também tenho a impressão que estou enxergando menos, isso seria um sintoma desta doença?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não é habitual.

  • Mariana Vidal

    Bom, há um ano eu estou tenho vertigens, muito fortes, a ponto de muitas vezes nem conseguir levantar da cama, já passei com médicos neurologista, cardiologista, e otorrino, mas até agora nada, tenho todos os sintomas descritos acima, e mais, sinto muita fadiga e sono, se pudesse dormiria o dia todinho. Já fiz inúmeros exames de sangue e nada. Por enquanto estou esperando os resultados dos exames do otorrino sairem, mas ele me afirmou que eu não tenho labirintite por causa da minha idade, que é 22 anos. Isso é verdade? E se for, oque pode ser que eu tenho? 

  • Maria Vasconcelos

    Bom dia, Doutor Pedro!

    Moro em Portugal e estou muito aflita com uma situação passada por um irmão aí no Brasil.
    Na última quarta-feira, dia 29/02, ele teve uma crise de tontura seguida de vômito. Ele tava deitado, pois trabalha durante a noite. Ele saiu da cama para o chão e continuou vomitando muito, em seguida ficou paralisado no chão, sem movimentos como se tivesse desacordado. O socorro foi feito com a ajuda do SAMU. No hospital foi diagnosticado Labirintite. Ele ficou por 3 dias com os olhos vendados e somente recebeu alta quando os vômitos sessaram. Agora está se tratando em casa, foi retirado os tampões dos olhos, mas ele não consegue olhar de frente e ainda tem tonturas. Hoje ele voltará ao especialista (otorrino) para outra avaliação. 
    Minhas dúvidas: é possível esse quadro de perda de movimentos em casos de labirintite? Há algum exame específico que deveríamos pedir ao médico para requerer? O que pode diferenciar este quadro de um AVC?Desde já agradeço vossa atenção.Maria Vasconcelos

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não é o habitual ter paralisias causadas pela labirintite. Se há suspeita de AVC, o ideal é uma avaliação por um neurologista.

  • Edilce Maria Fantin Gimenez

    Olá, Doutor,

    Meu pai (um senhor de 73 anos) está com todos os sintomas indicados no texto acima. Ficou internado e medicado conforme o problema. Ele afirma que os sintomas tornaram-se mais fortes no último dia três de janeiro, quando ingeriu pílulas Almeida Prado (por erro), o que provocou muito vômito e diarreia. Ficou com tonturas e desequilibro intenso.
    O fato da ingestão do medicamento pode ter ocasionado um aumento nos sintomas da labirintite?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode.

  • Daniela Rebelo

    Dr Pedro,

    Há cerca de um mês eu tive uma tontura, bastante forte, com perda de equilíbrio e seguida de vómito que acabou por passar em menos de 10 minutos. Nunca mais tive um episódio desses, tem a ver com labirintite? Eu tenho sinusite, pode ter a ver com isso? Todas as vezes que tive perdas de audição (momentâneas e nunca completas) o médico associou à sinusite…

    Obrigada!

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode estar relacionada à sinusite.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Perla
    Dependendo da localização do AVC os sintomas podem ser parecidos com os uma labirintite, principalmente o desequilíbrio. Mas um médico consegue facilmente diferenciá-los

  • Perla

    Dr, os sintomas da labirintite podem ser confundidos com os do AVC?

  • Anonymous

    Excelente esse texto sobre sintomas da labirintite. Mais uma vez parabéns.
    André.