Embolia pulmonar: o que é, causas, sintomas e tratamento

Dr. Pedro Pinheiro

comment 97 Comentários


O que é o tromboembolismo pulmonar?

A embolia pulmonar, também chamado embolismo pulmonar ou tromboembolismo pulmonar (TEP), é um quadro grave que ocorre quando um trombo (coágulo) localizado em uma das veias das pernas ou da pelve se solta, viaja pelo organismo e se aloja em uma das artérias do pulmão, obstruindo o fluxo de sangue.

Dependendo do tamanho do trombo, a embolia pulmonar pode até provocar um quadro de morte súbita.

Neste artigo daremos ênfase ao TEP. Se você quiser informações mais aprofundadas sobre a trombose venosa profunda, acesse o link: O que é trombose venosa profunda (TVP).

Como surge a embolia pulmonar?

Para entender a embolia pulmonar é preciso antes saber alguns conceitos básicos como: o que são trombose, embolia, isquemia e infarto. Leia com calma os conceitos abaixo que o resto do texto se tornará muito fácil.

Trombo é uma espécie de coágulo de sangue que se encontra aderido à parede de uma vaso sanguíneo, obstruindo a passagem de sangue. A obstrução pode ser parcial ou total. Quando um trombo se forma e obstrui o fluxo normal de sangue, chamamos esse evento de trombose.

Êmbolo é um trombo que se solta da parede do vaso e viaja pela corrente sanguínea. O êmbolo viaja pelo corpo até encontrar um vaso com calibre menor do que ele próprio, causando obstrução da circulação do sangue. Quando o êmbolo impacta em um vaso, damos o nome de embolia. Se o vaso obstruído estiver no cérebro, chamamos embolia cerebral. Se for um vaso no pulmão, chamamos embolia pulmonar.

A trombose costuma ser um processo mais lento, com crescimento progressivo do trombo. Os trombos costumam surgir em áreas do vaso sanguíneo onde já há depósito de colesterol. Já a embolia é um evento mais agudo, que causa uma obstrução súbita do vaso acometido.

Embolia pulmonar com origem nas veias do membro inferior esquerdo.
Embolia pulmonar com origem nas veias do membro inferior esquerdo.

Isquemia é a falta de suprimento de sangue para algum tecido orgânico. Toda vez que a circulação de sangue não é suficiente para o funcionamento de um órgão ou tecido, ocorre a isquemia. É um processo reversível, se tratado a tempo. Tanto um trombo quanto um êmbolo podem ser a causa da isquemia.

Infarto é a morte dos tecidos por uma isquemia prolongada. Se a trombose ou a embolia não forem tratadas a tempo, todo o tecido que recebia sangue pela artéria obstruída morre.

Exemplos: se a trombose ocorre nas artérias coronárias, temos o infarto do miocárdio (ataque cardíaco); se ocorre em um vaso cerebral, temos um AVC; se ocorre no pulmão, como no tromboembolismo pulmonar, temos o infarto pulmonar.

A embolia pulmonar é, portanto, uma obstrução de uma das artérias do pulmão causada por um êmbolo, ou seja, um trombo que se soltou das pernas e viajou pela corrente sanguínea até o pulmão. A obstrução de uma artéria do pulmão causa isquemia e infarto do tecido pulmonar que dependia da artéria obstruída para receber sangue e oxigênio. Quanto mais extensa for a área de infarto pulmonar, mais grave será o quadro.

Se o trombo estava em uma veia da perna, como ele vai parar em artéria do pulmão?

Todo o sangue do corpo retorna ao coração pelas veias. Todas as veias do corpo acabam direta ou indiretamente escoando o sangue para a veia cava, a nossa veia mais calibrosa, que termina no coração (especificamente no ventrículo e átrio direito).

O sangue que as veias entregam ao coração é um sangue já “usado” pelos tecidos, ou seja, pobre em oxigênio e rico em gás carbônico. Assim que o sangue chega ao coração ele é imediatamente bombeado para a artéria pulmonar, que por sua vez irá distribuí-lo por todo o pulmão para este poder se encher novamente de oxigênio. Uma vez suprido de oxigênio, o sangue volta ao coração para ser bombeado novamente para o resto do corpo.

Tromboembolismo pulmonar

Um trombo pequeno costuma se alojar em artéria pequena e periférica do pulmão. Um trombo grande pode impactar logo após a saída do coração, obstruindo toda a passagem de sangue, levando à morte de todo um pulmão e falência do coração por incapacidade de bombear o sangue contra uma grande obstrução. Os grandes tromboembolismos pulmonares são causas comuns de morte súbita.

Causas

A principal causa de embolia pulmonar são os êmbolos que se originam de tromboses nas veias dos membros inferiores, um quadro chamado trombose venosa profunda (TVP). São pedaços de trombos das veias das pernas, coxas ou pelve que costuma embolizar para os pulmões.

A trombose venosa profunda se manifesta como um quadro súbito de dor, inchaço e vermelhidão de uma das panturrilhas ou da coxas.

Abaixo, uma imagem de uma TVP. Reparem na assimetria das pernas. O lado inchado e avermelhado é onde ocorreu a trombose.

Trombose venosa profunda
Trombose venosa profunda

Portanto, um fator quase que obrigatório para haver um tromboembolismo pulmonar é a presença de uma trombose venosa profunda dos membros inferiores. Consequentemente, os fatores de risco para TVP acabam também sendo fatores de risco para embolia pulmonar. São eles:

De todos os fatores de risco listados acima, gostaria de gastar algumas linhas sobre um deles: cirurgia recente.

Cirurgias, principalmente do quadril ou membros inferiores apresentam elevado risco de surgimento de uma trombose venosa profunda das pernas nos primeiros dias de pós-operatório. Além do risco de formação de coágulos pela própria cirurgia, esses pacientes ainda ficam vários dias acamados sem poder andar, o que diminui a circulação de sangue nas pernas, favorecendo a formação de coágulos.

A morte súbita em pacientes submetidos a cirurgia recente é quase sempre causada por uma embolia pulmonar de grande volume. Nem sempre a TVP que dá origem ao êmbolo consegue ser identificada, principalmente se o paciente já tiver tido alta do hospital.

A TVP após as cirurgias pode ocorrer  mesmo em pacientes jovens e sem outras doenças. Quanto mais fatores de risco um paciente acumular, maiores são suas chances de desenvolver uma trombose dos membros inferiores.

Sintomas

Veja abaixo a imagem de uma angiografia pulmonar. Repare na vascularização do pulmão. Os sintomas da embolia pulmonar vão depender do tamanho do êmbolo e do tamanho da região que sofreu infarto.

Embolia

Vamos descrever três quadros possíveis de embolia pulmonar. Acompanhe a numeração da imagem.

Começamos pela hipótese 3. Imaginemos um êmbolo pequeno que atravesse toda a circulação pulmonar e só obstrua um vaso de pequeno calibre, já na periferia do pulmão, responsável apenas por uma pequena área de parênquima pulmonar. Como o vaso acometido é pequeno e periférico, não há grandes repercussões na circulação de sangue para o resto do pulmão.

Do mesmo modo, como a área morta de pulmão é pequena, há pouca repercussão na capacidade de oxigenação do sangue. O paciente sente apenas uma dor na região tórax, que piora a inspiração profunda. Pode haver também uma tosse seca e eventualmente expectoração com sangue.

Imaginemos agora um êmbolo um pouco maior e que obstrua os vasos pulmonares na altura do número 2. A obstrução por ser mais central acarretará uma área maior de infarto pulmonar. Todos aqueles vasos após o número 2 vão deixar de receber sangue, levando à isquemia de uma área grande do pulmão. Este paciente além da dor e da tosse, apresentará também súbita falta de ar, palpitações e tosse com expectoração sanguinolenta. Quanto maior for a área infartada, mais grave será o quadro.

Para terminar, vamos ao exemplo 1. Esse é o chamado tromboembolismo maciço. O êmbolo é tão grande que obstrui a circulação sanguínea de praticamente todo o pulmão. Este quadro é gravíssimo, pois além de infartar todo um pulmão, o sangue que não consegue ultrapassar a barreira imposta pelo êmbolo volta para o coração, causando um súbito aumento da pressão dentro deste e uma rápida dilatação do mesmo. O paciente pode morrer em minutos por falência cardíaca aguda.

Diagnóstico

O diagnóstico da embolia pulmonar é feito através de exames, como a angiotomografia computadorizada, cintilografia pulmonar ou angiografia pulmonar.

Uma vez diagnosticada a embolia, é importante investigar a causa para se poder prevenir novas embolias. Quando o paciente foi submetido a uma cirurgia recentemente, a causa é mais ou menos óbvia e não é necessário grandes investigações.

Por outro lado, há pacientes que apresentam quadros de embolia pulmonar sem nenhuma causa evidente. Nestes pacientes é importante investigar trombofilias, ou seja, doenças do sangue que causam formação espontânea de trombos nas veias.

Tratamento

Na maioria dos casos não há tratamento específico para a embolia pulmonar. O tratamento visa manter o paciente estável, controlando a pressão arterial e fornecendo oxigênio nos casos de hipoxemia (baixa de oxigênio no sangue).

Pacientes com pequenas embolias são tratados apenas com anticoagulantes para impedir novos episódios. A área infartada não tem salvação. O que morreu do tecido pulmonar não é recuperável. Em geral, o paciente fica tomando anticoagulantes por pelo menos 6 meses. Os medicamentos anticoagulantes mais usados são a Varfarina e os chamados novos anticoagulantes orais: dabigatran, rivaroxaban, apixaban y edoxaban.

Nos pacientes que não podem tomar anticoagulantes ou que continuam fazendo tromboses mesmo com a anticoagulação, um filtro pode ser implantado na veia cava, funcionando como uma espécie de coador, impedindo que trombos grandes passem em direção ao coração.

Nas embolias mais extensas pode ser indicado o uso de trombolíticos, substâncias que diluem o êmbolo, na tentativa de restaurar a circulação sanguínea na área afetada. Os trombolíticos apresentam muitos efeitos colaterais e risco de causar sangramentos graves, inclusive sangramentos cerebrais. Por isso, seu uso só está indicado em casos graves, quando o benefício supera os riscos.

Nos casos graves outra opção é a remoção cirúrgica da obstrução. Também é um procedimento com alto grau de complicações.

Prevenção do tromboembolismo pulmonar

O mais importante no tromboembolismo pulmonar é a prevenção (profilaxia). Como a gravidade de uma embolia pulmonar é imprevisível e nos casos mais graves os pacientes nem sequer chegam ao hospital com vida, é imprescindível realizar a prevenção nos casos com maior risco, como nas cirurgias ortopédicas dos membros inferiores.

Os pacientes em qualquer pós-operatório devem se levantar e andar assim que possível. O uso de meias elásticas especiais também está indicado para reduzir o represamento de sangue nas pernas.

A profilaxia é feita normalmente com anticoagulação, iniciada logo antes da cirurgia. A droga mais usada nesse caso é a heparina em doses baixas. Nos pacientes de alto risco, principalmente naqueles que já tiveram um episódio prévio de embolia pulmonar, pode-se indicar a colocação de um filtro na veia cava para evitar que possíveis êmbolos cheguem aos pulmões.

Pacientes internados e acamados por outras causas também devem usar heparina em baixas doses para prevenir a formação de trombos nas pernas.

Pacientes com antecedentes de doenças da coagulação (trombofilias) devem ficar anticoagulados para o resto da vida.

Outros tipos de embolia pulmonar

A principal causa de embolia pulmonar são as tromboses dos membros inferiores, porém, há outros tipos de embolias:

a. Usuários de drogas injetáveis podem sofrer embolização por materiais presentes na droga. O paciente injeta uma droga não adequadamente diluída na veia e fragmentos viajam até o pulmão, funcionando exatamente como um coágulo.

b. Embolia gasosa ocorre se injetarmos ar nas veias. No sangue não há ar livre e bastam 50 ml de ar para que a embolia gasosa possa ser fatal.

c. Embolia gordurosa ocorre quando há fraturas de grandes ossos, como o fêmur ou ossos da pelve,  com liberação da medula óssea para a corrente sanguínea. Fragmentos da medula caem na corrente sanguínea e embolizam para os pulmões. A embolia gordurosa surge geralmente 24 a 72 horas após as fraturas.

d. Embolia séptica ocorre quando pedaços de colônias de bactérias viajam pela corrente sanguínea. Este quadro ocorre principalmente na endocardite, que é uma infecção das válvulas do coração.

Falamos com mais detalhes sobre outras formas de embolia no artigo: O que é a embolia?


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


97 respostas para “Embolia pulmonar: o que é, causas, sintomas e tratamento”

  1. Delma

    Gostaria de saber. meu marido teve embolia pulmonar e agora voltou a fumar. É perigoso quais os sintomas estou muito preocupada.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, é perigoso. O cigarro aumenta o risco de trombose, além de reduzir a capacidade pulmonar.

  2. Maiara

    olá boa tarde. qual o procedimento de emergência no caso da embolia pulmonar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Depende do tamanho, da localização e dos sintomas do paciente.

  3. Tiago Duarte

    Boa noite Dr
    Fui a urgências no sábado passado com dores no peito do lado direito. Foi me dito pelo médico que era apenas uma gripe. Estou a tomar medicação mas as dores continuam. Poderá ser embolia pulmonar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A não ser que haja algum fator de risco relevante, não há porque pensar em embolia pulmonar.

  4. Kennia Ribeiro

    Boa Tarde Dr.!

    Sofri uma fratura de Lansfrenc no pé esquerdo. Na RM acusou, entre outras coisas, um fragmento de osso DESTACADO e NÂO DESLOCADO. Pergunto quais são as chances deste pedaço de osso se soltar e causar trambose e posteriormente embolia pulmonar. Muitissimo obg!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Zero! O osso está fora dos vasos sanguíneos, ele não tem como entrar na corrente sanguínea para provocar trombose ou embolia. A trombose pode ocorrer pelo trauma que causou a fratura ou pela imobilização prolongada do membro, mas nunca pelo fragmento do osso.

  5. Pedro Paulo

    Olá Dr. Pedro minha tia, após um mês de operação devido ao entupimento da veia começou a apresentar falta de ar repentinamente, após ir ao médico o primeiro a medicou com Berotec, pois após os exames detectou que trava-se de asma/bronquite. Contudo após uma semana ela não apresentou melhoras e a falta de ar aumentou, assim ela voltou ao médico hoje e após diversos exames constaram que o coração dela estava “grande” e a colocaram em repouso absoluto e com anticoagulante. Sei que após a operação ela voltou a fumar, mesmo que pouco, mas recentemente ela não havia fumado já tinha mais de uma semana sem fumar nem nada. Após todo o caso gostaria de saber se o quadro dela é grave, se é muito sério e se o Berotec pode ter ajudado a prejudicar.

    Abraços. Ótima matéria

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O Berotec não atrapalhou em nada, mas o cigarro com certeza contribuiu. Se o coração dela ficou grande, é porque o embolismo deve ter sido relevante. É um sinal de gravidade.

  6. Michelly Mendes

    Olá, tive TEP Bilateral em maio/2014 após uma vídeolaparoscopia para endometriose profunda grau IV e complicações (perfuração do intestino e peritôneo, infecção generalizada, pneumonia e derrame pleural). Estou tomando Marevan desde então e o INR está controlado em 2,68 (fiz exames para trombofilia e deu negativo). Tenho que fazer uma nova cirurgia para hérnia incisional volumosa (tive decência de ferida operatória) e apesar de preparo com clexane e meias de compressão tenho muito medo de acontecer novamente, devo me preocupar??? Há algo a mais que eu possa fazer???

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Uma anticoagulação efetiva no pós-operatório e tentar voltar a andar o mais rápido possível após a cirurgia. Se você toma anticoncepcional hormonal, talvez seja uma boa ideia interrompê-lo. Se fuma, pare de fumar.

      1. Michelly Mendes

        Tomava anticoncepcional de uso contínuo mas parei após o TEP e agora vou tomar a quarta e última dose de Zoladex 10.8. Não fumo.

  7. Michelly Mendes

    Olá, tive TEP Bilateral em maio/2014 após uma vídeolaparoscopia para endometriose profunda grau IV e complicações (perfuração do intestino e peritôneo, infecção generalizada, pneumonia e derrame pleural). Estou tomando Marevan desde então e o INR está controlado em 2,68 (fiz exames para trombofilia e deu negativo). Tenho que fazer uma nova cirurgia para hérnia incisional volumosa (tive decência de ferida operatória) e apesar de preparo com clexane e meias de compressão tenho muito medo de acontecer novamente, devo me preocupar??? Há algo a mais que eu possa fazer???

  8. Alessandra

    Comecei a sentir muitas dores nas pernas e varizes aparecendo aí já tomei um coagulante mesmo assim sinto dores nas pernas e no peito estou com muito medo sou nova tenho 36 anos ñ fumo estou só um pouco acima do peso

  9. Alessandra

    Comecei a sentir muitas dores nas pernas e varizes aparecendo aí já tomei um coagulante mesmo assim sinto dores nas pernas e no peito estou com muito medo sou nova tenho 36 anos ñ fumo estou só um pouco acima do peso

  10. Mylena oliveira

    Minha tia coloco silicone nos seios e no bubu mais deu alguma coisa errada e agora ela ta com trombose pulmonar isso e grave ? ela corre risco de vida ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Trombose pulmonar costuma ser uma complicação grave com potencial risco de morte.

  11. Mylena oliveira

    Minha tia coloco silicone nos seios e no bubu mais deu alguma coisa errada e agora ela ta com trombose pulmonar isso e grave ? ela corre risco de vida ?

  12. jose isaac kulau toledo de sou

    bom dia sofri um acidente de moto e notei que estou produzindo escarro com sangue isto é um motivo de preocupção….devo procurar um medico

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, deve.

  13. jose isaac kulau toledo de sou

    bom dia sofri um acidente de moto e notei que estou produzindo escarro com sangue isto é um motivo de preocupção….devo procurar um medico

  14. Erix Maria da Silva

    Dr. Pedro dia 14/07/14, foi descoberto um TEP, Fiquei 4 dias na UTI e mais 6 no quarto tomando flexane, depois comecei tomar marevan, hoje estou tomando Xarelto, Já tive alta do hospital e gostaria saber da quanto tempo Sr. acha que tenho que ficar afastado do trabalho.,

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Erix, à distância não tenho como avaliar isso. Seu médico é quem tem que decidir o tempo de baixa.

  15. Erix Maria da Silva

    Dr. Pedro dia 14/07/14, foi descoberto um TEP, Fiquei 4 dias na UTI e mais 6 no quarto tomando flexane, depois comecei tomar marevan, hoje estou tomando Xarelto, Já tive alta do hospital e gostaria saber da quanto tempo Sr. acha que tenho que ficar afastado do trabalho.,

  16. Ana Paula Rodrigues

    oi dr, tenho 20 anos, e comecei a tomar hoje 19/07/2014 o anticoncepcional iume, e to com medo pois uma mulher deu depoimento dizendo que ela teve embolemia pulmonar por cauda deste remédio, e to com medo de continuar tomando, por favor me ajudaaaa!!! tem alguma coisa haver?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Os anticoncepcionais em geral aumentam de forma discreta o risco de embolia. Leia esse texto aqui: https://www.mdsaude.com/2013/07/anticoncepcional-trombose.html

  17. Ana Paula Rodrigues

    oi dr, tenho 20 anos, e comecei a tomar hoje 19/07/2014 o anticoncepcional iume, e to com medo pois uma mulher deu depoimento dizendo que ela teve embolemia pulmonar por cauda deste remédio, e to com medo de continuar tomando, por favor me ajudaaaa!!! tem alguma coisa haver?

  18. daoana

    ola dr tenho 25 anos e no começo do ano tive TEP estpu tomando marevan a 5 meses mas ainda sinto dores no peito nas costelas e costas gostaria de saber se ja nao era pra ter parado essas dores e quanto tempo demora para parar !!! grata

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Já era para ter melhorado. Tem que ver se não ficou alguma lesão na pleura.

  19. Fabiola Brant

    Olá Dr.

    Em setembro/2013 tive um TEP e em pesquiza tenho alteracoes no sangue (homosigoze) tomo anticoagulante e tomarei sempre pois tenho histórico familiar de TEP, meu irmao faleceu por TEP, meu pai teve e um primo de primeiro grau. Vou fazer abdominoplastica e cirurgia nas mamas. Já fiz vários exames, o cardiologista, pneumologista liberaram pois os exames estão ok. A hemato, me deu a carta com as orientações para profilaxia, mas me pediu para pensar melhor antes de fazer. Acha que o risco de uma nova TEP é muito grande mesmo toda a equipe médica sabendo do meu problema e tomando as medidas necessárias para minimizar os riscos?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Eu acho que o mais sensato seria evitar cirurgias desnecessárias.

  20. Fabiola Brant

    Olá Dr.

    Em setembro/2013 tive um TEP e em pesquiza tenho alteracoes no sangue (homosigoze) tomo anticoagulante e tomarei sempre pois tenho histórico familiar de TEP, meu irmao faleceu por TEP, meu pai teve e um primo de primeiro grau. Vou fazer abdominoplastica e cirurgia nas mamas. Já fiz vários exames, o cardiologista, pneumologista liberaram pois os exames estão ok. A hemato, me deu a carta com as orientações para profilaxia, mas me pediu para pensar melhor antes de fazer. Acha que o risco de uma nova TEP é muito grande mesmo toda a equipe médica sabendo do meu problema e tomando as medidas necessárias para minimizar os riscos?

  21. frank

    Bom dia Dr.pedro, minha mae quebrou o femo e foi internada ela estava esperando para ser operada quando de repente passou mal com falta de ar e morreu isso pose acontecer e porque

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim é possível. Embolia pulmonar é uma hipótese forte neste caso.

  22. frank

    Bom dia Dr.pedro, minha mae quebrou o femo e foi internada ela estava esperando para ser operada quando de repente passou mal com falta de ar e morreu isso pose acontecer e porque

  23. Luciana

    Olá Dr Pedro!
    Após cirurgia plástica em 01Mar14, tive tromboflebite em braço direito e TEP. Ficarei tratando com Xarelto pelos próximos 7 meses. Gostaria de saber se é possível voltar a tomar anticoncepcional (mesmo que sem estrogenio)após o tratamento.

    Muito obrigada!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O ideal é usar outro tipo de método anticoncepcional. A minipílula é mais segura, mas mesmo assim, o melhor é evitar métodos hormonais. É uma questão de discutir com o seu médico após o fim da anticoagulação.

  24. Luciana

    Olá Dr Pedro!
    Após cirurgia plástica em 01Mar14, tive tromboflebite em braço direito e TEP. Ficarei tratando com Xarelto pelos próximos 7 meses. Gostaria de saber se é possível voltar a tomar anticoncepcional (mesmo que sem estrogenio)após o tratamento.

    Muito obrigada!

  25. humorjean

    Por que cirurgias nos membros inferiores facilitam a formação de trombos? Seria somente a falta de movimentação das pernas?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não só por isso, mas também pela própria agressão da cirurgia.

  26. humorjean

    Por que cirurgias nos membros inferiores facilitam a formação de trombos? Seria somente a falta de movimentação das pernas?

  27. katia cristina

    Tive uma trombose cerebral no mes de agosto de 2013 no seio sigmoide e com isso gerou um AVC e fui diagnosticada com SINDROME DO ANTICORPOS ANTIFOSFOLIPIDE PRIMARIA, gostaria de saber se corre risco de ter novamente, tomo MAREVAN 5 MG e o meu NR nunca esta bom , sempre com 1,2 , 1.5 , já chegou a 4.9 , E TODA SEMANA MUDA A DOSE DO MEDICAMENTO. Estou muito receosa , pois hoje acordei com fortes dores de cabeça, na perna e no corpo e tenho medico só na quarta feira que vem , o senhor pode me dizer o faço . desde já agradeço.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim, há riscos de novas tromboses se o INR não for controlado.

  28. katia cristina

    Tive uma trombose cerebral no mes de agosto de 2013 no seio sigmoide e com isso gerou um AVC e fui diagnosticada com SINDROME DO ANTICORPOS ANTIFOSFOLIPIDE PRIMARIA, gostaria de saber se corre risco de ter novamente, tomo MAREVAN 5 MG e o meu NR nunca esta bom , sempre com 1,2 , 1.5 , já chegou a 4.9 , E TODA SEMANA MUDA A DOSE DO MEDICAMENTO. Estou muito receosa , pois hoje acordei com fortes dores de cabeça, na perna e no corpo e tenho medico só na quarta feira que vem , o senhor pode me dizer o faço . desde já agradeço.

  29. Leriane

    Muito obrigado Dr.Pedro

  30. Leriane

    Olá Doutor
    Após uma cirurgia plástica, tive embolia pulmonar. Isso tem 5 meses. Tomei Xarelto por 3 meses. Meu risco será maior ou o mesmo em um próximo procedimento cirúrgico? Qual a sua opinião?

  31. Leriane

    Muito obrigado Dr.Pedro

  32. Leriane

    Olá Doutor
    Após uma cirurgia plástica, tive embolia pulmonar. Isso tem 5 meses. Tomei Xarelto por 3 meses. Meu risco será maior ou o mesmo em um próximo procedimento cirúrgico? Qual a sua opinião?

  33. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
    Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

    A tendência é que a dor melhore com o tempo.

  34. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
    Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

    Depende do grau das sequelas. No seu caso, parece-me que não.

  35. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Sa

    A tendência é que a dor melhore com o tempo.

  36. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Sa

    Depende do grau das sequelas. No seu caso, parece-me que não.

  37. Niedja Silvério

    Dr. Pedro, fiz uma cirurgia plástica ano passado e mais ou menos um mês
    depois (quando retornei às minhas atividades laborais) comecei a sentir
    falta de ar e necessidade de puxar o ar mais profundamente. Algumas
    vezes eu forçava um bocejo para conseguir saciedade de ar. Procurei o
    cirurgião e ele disse que era psicológico. Procurei um cardiologista e
    fiz um eletro e deu tudo normal. Porém a falta de ar persistia. Resolvi
    então fazer exercícios respiratórioa com um aparelhinho chamado respiron
    e fiz tbm RPG. Melhorei significativamente com RPG e PILATES. Porém,
    hoje, um ano e meio após a cirurgia, se eu deixo de praticar pilates, a
    falta de ar volta. Será que uma embolia duraria tanto tempo assim? Desde já agradeço sua atenção!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não parece nada com embolia essa história.

      1. Niedja Silvério

        Obrigada! ;)

  38. 24052012

    Marcia Regina
    Eu também tive uma grave embolia pulmonar no dia 24 de maio 2012 , hoje está fazendo 6 meses . Para os médicos eu tive sorte de me salvar , mas na verdade alcancei um grande milagre , somente Deus poderia ter me salvado . Meu filho precisou fazer massagem cardíaca para que eu pudesse voltar , hoje ainda estou em tratamento com marevam e faço exames de sangue a cada 15 dias . Mas graças a Deus estou bem . Só posso afirmar uma coisa : Deus me devolveu a vida através de um milagre , pois nesse dia as 3;00 hrs da manha eu e minha mãe estávamos de joelhos dobrados clamando a Ele para me libertar desse problema e quando foi as 6;00 hrs eu acordei passando muito mal e pude ser socorrida a tempo ,AGRADEÇO A DEUS POR ISSO !!!

    1. Ivam Hand Sarmento

      Marcia Regina, bom dia, minha mãe teve embolia pulmonar há 3 meses e tambem está em tratamento tomando agora xarelto. Ela sente muita falta de ar quando faz apenas simples caminhadas curtas. A gente não sabe se isso vai melhorar… Como é com você?

  39. Vanusa_vasl

    perdi meu filho com embolia gordurosa pulmonar dia 21 de março de 2012 e quem viu algo de errado com ele fui eu.atraves das unhas uma enfermeira pegou um aparelho e viu que a saturação dele tava entre 90 a 88 ,levaram ele pra uti só pra normalizar a situação colocando uma mascara de oxigenio e meu filho estava bem sorrindo e contando piadas depois dessa mascara ele começou a sentir falta de ar .ele entrou dia 16 de março e dia 18 foi para uti ainda bem.dia 17 ele ja não estava bem ,dia 19 induziram ele ao coma e dia 26 ele faleceu. eu gostaria de saber se um rapaz com 20 anos que nunca bebeu e nem fumou com um bom preparo fisíco pronto pra ir pro haiti pela aeronautica,sendo tambem instrutor de atividades fisicas dentro do quartel se ele sobrevivel a 11 dias internado será que não tinha cura.Me respondam por favor.Pois to tentando abrir um processo contra o hospital das forças armadas.

    1. Rodrigo Nikitin

      Não sou nenhum especialista, mas o médico que me atendeu (Sirio Libanes) quando tive uma embolia (Jan/12) disse que a principal causa de morte de combolia é a falta de diagnóstico, que parece que ocorreu no caso do seu filho.
      Fizeram uma ressonancia no meu pulmão e para confirmar, fizeram uma com contraste, foi o que salvou a minha vida, saí da sala da ressonancia direto para a UTI.
      Tenho 30 anos, sou esportista, não bebo, não fumo e não sou usuário de nenhum tipo de drogas.
      Que Deus conforte o seu coração, que seu filho descanse em paz ao lado do nosso Senhor Jesus.

      1. KATIA CHRISTIANE SILVA RAMOS

        Eu também tive embolia em agosto/2012.fiz o exame com contraste e fui direto pra UTI tenho 32 anos nunca imaginei ter isso um dia. faço uso de marevam todo dia …tenho as vezes manchas roxas pelo corpo.e faço exames semanalmente.agradeço a Deus todo dia por me salvar!!

  40. Nerizefilha

    quando um paciente tem embolia tem como controlar o INR ? a paciente que tomo conta ela faz de 08 em 08 dias enxame para saber o INR,e ainda não conseguio controlar;

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim, o objetivo é manter o INR mais ou menos estável. Se ele não fica, é preciso investigar o motivo.

  41. Rodrigo Silviano

    Eu tive um TEP diagnosticado após um mês procurando ajuda…médicos do Hospital São Luiz, Oswaldo Cruz, Iguatemi e mais um clínico particular diagnosticaram osteocondrite…este erro quase levou minha vida, pois, devido a minha idade, 28 anos na época, e por eu ser atleta, ninguém imaginou que poderia ser algo sério…Após tratamento no próprio Hospital Oswaldo Cruz, quando fui pela segunda vez, colocaram o filtro de veia cava e continuo tomando Marevan (12,5 mg por dia). Minha pergunta é: eu posso voltar a praticar esportes ? Tentei algumas vezes, mas, sinto falta de ar e fraqueza nas pernas.

    1. Rodrigo Nikitin

      E ae Xará… Eu tive o mesmo problema em Janeiro e o maior risco de voltar a praticar esportes, é ter contato, esportes de contato nem pensar… Pois como seu inr está alto, se vc levar uma bolada na cabeça por exemplo, vc pode ter uma hemorragia interna… Eu fiquei com falta de ar e com dor durante 5 meses… Sem contar que se vc teve um infarto, como foi o meu caso, a área afetada não se recupera mais…
      abçs e boa sorte
      Rodrigo

  42. Taliane

    dr tive um trobo enbolismo a 02 anos faço uso de anti coagulante marevan mas fas  umas duas semanas que estou com muita dor no peito sera que estou fasendo outra enbolia por favor me ajude

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Você tem que procurar atendimento médico. Daqui, do outro lado do planeta, não tenho como opinar.

  43. Taliane

    dr tive um trobo enbolismo a 02 anos faço uso de anti coagulante marevan mas fas  umas duas semanas que estou com muita dor no peito sera que estou fasendo outra enbolia por favor me ajude

  44. bruno

    falta de ar com incomodo no nariz, horas e horas sentado por causa do trabalho,uma tomografia feita a mais de 5 meses que apresentou uma cicatriz no lado esquerdo do peito (o que segundo o médico não seria nada), obesidade e apneia do sono, tosse fraca, mas constante podem ser sintomas?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      A obesidade pode ser a orgiem de tudo. Não parece ter nada a ver com embolia.

  45. Sofiasilva_su

    Muito oobrigado pela explicação, foi bastante esclarecidos. Sofia Silva

  46. Vitor2015

    Minha mãe teve uma torção na perna , 1 dia depois apresentou sintomas de infarto , avc e embolia …teve mais de 8 PCR ..foi reanimada diversas vezes e infelizmente não aguentou … uma simples torção causou a morte dela… tudo foi causado pelo embolo .

  47. Vitor2015

    Minha mãe teve uma torção na perna , 1 dia depois apresentou sintomas de infarto , avc e embolia …teve mais de 8 PCR ..foi reanimada diversas vezes e infelizmente não aguentou … uma simples torção causou a morte dela… tudo foi causado pelo embolo .

  48. Jéssica

    ola Dr, minha tinha tinha 30 anos,faz um dia do falecimento da mesma,o legista informou que faleceu por embolia pulmonar,mas ela estava muito bem,nao fez cirurgias ,nao caiu,mas elaa bebia muito e fumava…o que pode ter acontecido?ela estava normal uma hora depois ela faleceu subitamente.obrigada

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Ela teve uma morte súbita. Embolia pulmonar é uma das causas. Se foi isso ou não, eu não tenho como opinar.

  49. Jéssica

    ola Dr, minha tinha tinha 30 anos,faz um dia do falecimento da mesma,o legista informou que faleceu por embolia pulmonar,mas ela estava muito bem,nao fez cirurgias ,nao caiu,mas elaa bebia muito e fumava…o que pode ter acontecido?ela estava normal uma hora depois ela faleceu subitamente.obrigada

  50. Maria Fernanda

    minha avó faleceu essa semana com uma historia idêntica. Saúde ótima, esperando cirurgia, de repente começou com insuficiência respiratória e os enfermeiros e médicos IGNORARAM.Depois de 1 dia sofrendo levaram para a UTI,e depois de algumas horas morreu.Isso tudo no Hospital Regional de Bauru, comandado pela UNESP, digo o nome pra todos fugirem aquele hospital

  51. Adriana Muriel Marchini

    Fiz uma cirurgia plástica … grande, durou 13 horas … passados 21 dias eu tive embolia pulmonar … no sábado de aleluia, acordei com dores do lado direito do peito, doía muito para respirar, tive um mal súbito … idêntico ao de uma pressão baixa … suor e frio, (muito) … no domingo passei com a cirurgiã plástica … ela teve que ressutura meu abdome … comentei sobre as dores com ela e a mesma me disse que eram dores musculares … prescreveu um relaxante muscular … eu já estava muito fraca e pálida … na segunda não conseguia me levantar mais da cama … preferia ficar na mesma posição com quatro travesseiros nas costas … na terça feira a panturrilha da minha perna esquerda estava dolorida e pesada … voltei com a mesma cirurgia na quarta (retorno) … comentei sobre as dores já nos dois lados do peito e da panturrilha também … dai por diante fiquei hospitalizada por 12 dias na UTI e dizem os médicos que olhando a minha tomografia e me vendo conversar … se eu acreditava em Deus !!! … me disseram que eu era um milagre por estar viva e que teriam que rever conceitos … a cirurgiã plástica esteve comigo o tempo todo … sei que estou aqui hoje teclando tudo isso porque Deus me deu uma segunda chance … descobriram no segundo Doppler que o trombo estava na minha panturrilha esquerda, uma veia com 3 cm e bastante profunda chamada solares … estou ante coagulada hoje e também passei pelo procedimento cirúrgico para a colocação do filtro na veia cava … 

  52. Livtolkien

    Minha avó faleceu uma semana após dar entrada no Hospital com fratura no femur esquerdo. Aos 90 anos ficou internada esperando a cirurgia,fizeram varios exames e a saude dela estava otima para a idade. Mas infelizmente era final de ano e o médico simplesmente sumiu,nao atendia telefonemas e o Hospital dizia que só ele poderia operar ela, no ano novo ela deu entrada no CTI com pneumonia e logo em seguida ao completar uma semana internada esperando cirurgia faleceu com o atestado de óbito alegando Embolia Pulmonar…

  53. Carladeabreu

    A minha mãe teve uma paragem cardíaca após operação urológica simples. Não usaram aquelas meias que é comum usarem actualmente para impedir trombos… de qualquer forma não se sabe se foi um trombo pois a cintigrafia não acusa nada de especial. Não fazemos ideia do que se passou mas ela na altura estava com o ritmo cardíaco muito lento. Fez ecocardiograma antes e após cirurgia que não indicou nada a não ser um sopro no coração. Temos receio que possa acontecer novamente…

  54. José Alves da Silva

    Otimo trabalho, professor. 

  55. Alyel

    É bom esclarecer que trombose não ocorre somente nas pernas, ela pode surgir também nos membros superiores. Este é o meu caso: há dois meses fiz tratamento para engravidar e tive superestimulação dos ovários e, como consequência, ocorreu o acúmulo de líquido abdominal, derrame pleural e, por fim, trombose. Estou fazendo uso do Marevan, mas, mesmo assim, tenho muito medo de uma embolia. O médico pediu que usasse uma tipóia devido à localização dos coágulos, e evitasse grandes movimentos. Ainda não foi confirmada a causa da trombose, suõem-se que seja devido ao tratamento hormonal.

  56. Leny karla

    Olá, tive embolia pós cirurgia há 4 meses, agora estou com sinusite, tosse seca e muito catarro, chegando a vomitar tudo o que como várias vezes ao dia e a noite! Gostaria de saber se há relação entre os problemas de saúde…

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Provavelmente não.

  57. Matheus Silva

    Olá meu nome é Matheus tenho 14 Anos no dia 10/08/2011 eu tive tontura dor no peito e falta de ar fui levado para o Hospital M´Boi Mirim não souberam oque eu tinha, e continuava com dor, minha tia trabalha no INCOR (Instituto do Coração), ai fiquei internado lá eu fiz vários exames e nada deu ai eu fiz o ECOTT eu deu trombose pulmonar nesses tempo eu sentia uma dor na perna direita ai foi marcado para o DOPLER que deu trombose, e no dia 08/12/2012 deu trombose de novo nas duas pernas conclusão até hoje ninguem sabe o é que eu tenho tomo anti-coagulante Pradaxa 150 mg. Existe algum exame para saber o que é que eu tenho?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Existem exames de sangue que pesquisam doenças sanguíneas que propiciam tromboses. Procure um angiologista ou hematologista.

  58. Alessandra

    OLA , boa tarde  minha irma ez transplante de rin a 5 anos agora ela deu embolia pulmonar , e comun dar embolia em transplantado,ela faz controle com marevan ja teve 6 trombose nas pernas ,,obrigado 

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Embolia pode acontecer a qualquer pessoa. O fato dela ser transplantada não aumenta o risco.

  59. marcia

    perdi  minha irma deu embulia pulmonar, deu uma parada cardiaca.só que ela nao tinha dado trombose e não tinha feito nenhuma cirugia antes.. só tinha caido e batido o peito ,queria sabe  se pode te causada a morte dela   pelo tombo que  levou que  causou a embolia..

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não é habitual.

  60. Marisemachado

    meu marido fez um raio x  eo clinico falou que ele esta com coagulos agudo no pulmão pode ser embolia 

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Radiografia não é o melhor exame para diagnosticar embolia.

  61. Vania-cardoso

    qual aporcentagem de embolia pulmonar pos lipoaspiraçao?houve um caso aqui que a paciente estava bem apos a lipo,ja de alta e antes de ir para casa teve dificuldade respiratoria e no dia seguinte vim a obito dizem que foi embolia pulmonar,mas porque so depois de dois dias/e frequente isso ocorrer?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim, a embolia é um risco em qualquer cirurgia que faça o paciente ficar em repouso na cama.

  62. Andreza

    Obrigado Doutor.  

  63. Ceu vieira

    Obrigada pela informação, esta bem explicado.

  64. Cydynhacycy Silva

    Tive embolia pulmonar grave em setembro fiquei por alguns dias na UTI e mais 09 dias hospitalizada, no meu caso tive embolia nos 02 pulmões simultaneamente. Fiz Cateterismo pulmonar mas não foi possivel retira-los, isto ja faz 04 meses e ainda estou sob supervisão médica, pois os coagulos ainda não foram dissolvidos e corro o risco eminente de ter uma reincidencia…È duro viver com uma espada apontada para nós, pois corremos o risco de ter novamente e não termos o tempo e a sorte de chegar a um hospital com vida….E no meu caso não tinha nenhum dos niveis de risco ápenas tomava pilulas anticoncepcional…Não morri por milagre de Deus…