Apendicite: sintomas, causas e tratamento

Dr. Pedro Pinheiro

comment 139 Comentários


O que é o apêndice?

O apêndice é um prolongamento do ceco, região que delimita o fim do intestino delgado e o início do intestino grosso, também chamado cólon.

O apêndice possui aproximadamente 10 cm de comprimento e tem um fundo cego, como se fosse um dedo de luva. Seu formato lembra o de um verme, por isso, ele também é chamado apêndice vermiforme.

Apesar de não ser um órgão essencial, o apêndice não é uma estrutura completamente inútil ou inerte. A sua parede contém tecido linfático, que participa na produção de anticorpos.

Além disso, o apêndice também serve como reservatório de bactérias intestinais que auxiliam no processo de digestão. Em situações de grave diarreia, quando há uma desregulação da flora intestinal e um aumento do número de bactérias patogênicas, o apêndice parece servir como uma espécie de santuário, protegendo as bactérias boas para elas poderem repopular os intestinos mais rapidamente após a resolução da infecção.

Todavia, as funções do apêndice não vão muito além, e muitos especialistas tratam esse órgão como um resquício evolutivo que pode trazer mais malefícios, como nos casos de apendicite, do que benefícios. O fato é que, se o apêndice não é de todo inútil, também não parece fazer muito falta quando retirado cirurgicamente.

Localização do apêndice
Localização do apêndice

O que é a apendicite?

Apendicite é o nome dado à inflamação do apêndice, quadro que se apresenta, habitualmente, como uma intensa dor do lado direito do abdômen. Em geral, a apendicite é  uma urgência médica que necessita de tratamento cirúrgico. Se não tratada a tempo, há risco de rotura do apêndice e infecção generalizada.

Como surge?

O apêndice normalmente produz um volume constante de muco que é drenado para o ceco e se mistura às fezes. O seu grande problema é ser a única região de todo o trato gastrointestinal com um fundo cego, ou seja, é um tubo sem saída, como um dedo de luva. Qualquer obstrução à drenagem do muco faz com que o mesmo se acumule, causando dilatação do apêndice.

Conforme o interior do órgão vai ficando mais cheio, começa a haver compressão dos vasos sanguíneos, com consequente necrose da sua parede. O processo pode evoluir até o rompimento do apêndice, o que é chamado apendicite supurada.

Existem várias causas para a obstrução do apêndice. Em jovens, é comum ocorrer um aumento dos tecidos linfáticos em resposta a alguma infecção viral ou bacteriana. Como o diâmetro interior do apêndice tem menos de 1 cm, qualquer aumento na sua parede pode obstruir a saída. Em idosos, o mais comum é a obstrução por pedaços ressecados de fezes. Também existe a possibilidade de obstrução por tumores ou por vermes intestinais, como oxiúros.

Quando o apêndice fica obstruído e inflamado, as bactérias que vivem no seu interior conseguem atravessar a sua parede e alcançar a circulação sanguínea e o peritônio (membrana que recobre todo o trato intestinal). Este processo é chamado translocação bacteriana e é responsável por grande parte dos sintomas da apendicite.

Sintomas

O ceco e o apêndice ficam no quadrante inferior direito do abdômen, por isso, uma apendicite se apresenta tipicamente como uma dor nesta região. O problema é que em fases iniciais, quando há somente a distensão do apêndice, ainda sem intensa inflamação ao seu redor, os sintomas podem ser muito vagos e não necessariamente localizados neste sítio.

No começo da apendicite, a dor pode ser difusa, normalmente localizada na região do estômago ou em volta do umbigo. O apêndice é muito pouco inervado e sua inflamação isolada é mal percebida pelo cérebro. Somente quando o peritônio, este sim, rico em terminações nervosas, fica inflamado, é que o cérebro consegue identificar mais precisamente a região afetada. O sintoma típico de apendicite é uma dor ao redor do umbigo, que vai ficando mais intensa conforme se dirige para o quadrante inferior direito.

Náuseas, vômitos e febre são sintomas comuns nas fases avançadas da apendicite. Também podem haver diarreia ou prisão de ventre.

Apendicite pode levar à morte?

Quando a inflamação e a distensão levam à perfuração do apêndice, ocorre uma peritonite (inflamação do peritônio) por intenso fluxo de material fecal e bactérias intestinais para dentro da cavidade abdominal.

O paciente com peritonite apresenta intensa dor e o abdômen costuma ficar duro que nem uma pedra. O doente sente dor com estímulos simples, como pisar no chão ou mudar de posição.

Este quadro costuma ser chamado abdômen agudo, e o tratamento da apendicite torna-se emergencial, pois o quadro pode agravar-se rapidamente. Se não foi operado logo, o paciente pode evoluir para o óbito por sepse, conhecida também como infecção generalizada.

De qual lado da barriga costuma ser a dor?

Como já explicado, a dor da apendicite costuma ser no quadrante inferior direito do abdômen. Mas, lembre-se que nem sempre ela é tão bem localizada. Uma dor difusa na região inferior do abdômen, abaixo do umbigo, também pode ser a forma de apresentação da apendicite.

Por outro lado, uma dor isolada no lado esquerdo não costuma ser provocada pelo apêndice. Não é impossível uma apendicite com dor à esquerda, mas é muito pouco comum.

→ Para conhecer mais causas de dor abdominal, leia: DOR ABDOMINAL – Principais Causas

→ Para saber mais detalhes sobre os sinais e sintomas da apendicite, leia: 10 SINTOMAS DA APENDICITE – Adultos e Crianças

Apendicite crônica

Alguns pacientes apresentam quadros de obstrução intermitente do apêndice, havendo desobstrução espontânea sempre que a pressão dentro do órgão fica elevada.

Imagine um pedaço ressecado de fezes alojado exatamente na saída do apêndice, obstruindo o escoamento do muco produzido. Se esse pedacinho de fezes não estiver bem preso, conforme a pressão dentro do apêndice for ficando maior, ele acaba sendo empurrado pelo excesso de muco acumulado, e a obstrução desaparece.  

Outra hipótese muito aceita é o caso da hipertrofia da mucosa do apêndice (tecido que recobre a parede interna), levando à redução do diâmetro do seu orifício de saída, resultando em acúmulo de secreções no seu interior. Com o aumento da pressão, as secreções conseguem vencer a obstrução e, ao serem expelidas, levam à melhoria da inflamação e dos sintomas.

A apendicite crônica apresenta-se como um quadro de dor abdominal cíclica que costuma ser difícil de diagnosticar. Os sintomas só desaparecem de forma definitiva quando o apêndice é removido cirurgicamente.

Diagnóstico

Como em qualquer doença, o diagnóstico da apendicite começa pela avaliação dos sinais e sintomas através da história clínica e do exame físico. Como explicado acima, o apêndice é pouco inervado e quando não há inflamação dos órgãos ao seu redor, nomeadamente do peritônio, podem não haver sinais claros de apendicite ao exame físico.

Conforme a inflamação progride, torna-se fácil detectar uma intensa dor à palpação profunda no quadrante inferior direito do abdômen. Quando há peritonite, o paciente sente muita dor durante o exame físico no momento em que apertamos o abdômen com uma das mãos e subitamente a retiramos. Esta dor à descompressão é típica de processos inflamatórios do peritônio.

Os exames laboratoriais também são úteis, já que pacientes com peritonite costumam apresentar leucocitose (número elevado de leucócitos no hemograma).

Porém, uma suspeita clínica/laboratorial de um peritônio inflamado não é suficiente para fecharmos o diagnóstico da apendicite, já que existem várias outras causas para peritonite (ver a seguir em diagnóstico diferencial).

Casos típicos de apendicite, principalmente se avaliados por médicos experientes, podem ser diagnosticados sem maiores dificuldades, mas, atualmente, é muito comum e fácil solicitar exames de imagem para confirmação do diagnóstico. Os dois exames mais solicitados são a ultrassonografia e a tomografia computadorizada, sendo esta última a mais indicada em casos duvidosos ou com suspeitas de complicações.

Diagnóstico diferencial

A apendicite é uma das principais causas de dor e necessidade de cirurgia abdominal. Entretanto, vários outros processos inflamatórios dentro do abdômen ou pelve podem ser parecidos com os sintomas da apendicite, tais como:

Tratamento

O tratamento da apendicite é, na maioria dos casos, feito através de apendicectomia, ou seja, retirada cirúrgica do apêndice. A apendicectomia pode ser feita de modo tradicional, chamada cirurgia aberta, ou pela videolaparoscopia.

A via laparoscópica é atualmente a mais usada em casos de apendicite não complicada, por ser menos invasiva e proporcionar um tempo de recuperação mais curto. A laparoscopia pode ser indicada em qualquer paciente, mas ela é a forma cirúrgica preferida para pacientes obesos, idosos ou quando o diagnóstico da apendicite ainda não é 100% certo na hora da cirurgia.

Apêndice - foto
Apêndice inflamado removido cirurgicamente

A cirurgia aberta também é uma opção válida. Apesar de ser um procedimento mais agressivo e com tempo de recuperação maior, ela apresenta taxa de complicações mais baixa que a via laparoscópica. A decisão da via cirúrgica cabe ao cirurgião. Ele vai escolher, de acordo com as características clínicas do paciente, qual a via mais indicada para cada situação.

É possível tratar apendicite sem operar?

A cirurgia da apendicite é imediatamente indicada naqueles casos com menos de três dias de evolução.

Nos casos em que o paciente demora para procurar atendimento, a inflamação pode estar tão grande que dificulta a ação imediata do cirurgião, aumentando o risco de complicações durante e após a cirurgia.

Nestes casos, se a tomografia computadorizada demonstrar presença de muita inflamação ao redor do apêndice, com formação de abscesso, pode ser preferível tratar a infecção com antibióticos por algumas semanas para reduzir o processo inflamatório antes de levar o paciente à cirurgia.

Outra situação em que pode-se tratar a apendicite sem cirurgia é nos casos de dúvida diagnóstica. Se após todos os exames, a equipe médica não se encontrar segura do diagnóstico de apendicite, ou se o caso parecer muito brando e o paciente estiver com bom estado geral, o tratamento só com antibióticos pode ser indicado.

A cirurgia fica reservada apenas para os casos que não melhorarem. Esta conduta, porém, não costuma ser  a mais usada pelos cirurgiões, pois a taxa de recidiva do quadro a médio prazo é alta.

Pós-operatório

Como a apendicectomia é uma cirurgia realizada frequentemente em pessoas jovens e saudáveis, uma das dúvidas mais comuns é sobre o tempo de repouso necessário.

Em geral, a internação dura 1 ou 2 dias apenas, caso nenhuma complicação pós-operatória imediata seja identificada.

O tempo de recuperação após a retirada do apêndice depende de vários fatores: idade do paciente, estado clínico, tipo de cirurgia realizada, complicações intra-operatórias, etc.

Por norma, os primeiros 7 dias são de repouso absoluto. O paciente deve evitar esforços, e até a condução de veículos costuma ser desaconselhada. Após o 7.º dia, o paciente pode começar a retornar às suas atividades normais. Crianças podem voltar à escola e adultos ao seu trabalho.

Durante o primeiro mês, porém, o paciente deve evitar esforço físico ou situações que forcem muito a musculatura abdominal. Praticar esporte só após um mínimo de 4 a 6 semanas de pós-operatório. Relação sexual deve ser evitada nos primeiros 10 dias. Após esse período, se tiver corrido tudo bem na recuperação, o cirurgião pode autorizar o retorno das relações de forma parcimoniosa.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


139 respostas para “Apendicite: sintomas, causas e tratamento”

  1. Jaqueline

    Dr tive uma dor hj bem abaixo do umbigo bem forte por sinal depois de uns 15 minutos ela passou e não senti mais nada ..isso pode ser apendicite?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Pouco provável.

  2. Valdenia Maria da Silva Freire

    Eu fiz a cirurgia da apendicite,depois eu fiquei com uma ardência no lado da cirurgia,depois que fiz cirurgia da coluna essa queimação piorou. Tive um diagnostico de Neuropatia.

  3. Rosiméri Osório

    Estou com o apêndice inflamado o médico receitou antiflamatório a dor passou! mas apalpando ainda sinto dor fraca! terei que operar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Geralmente o tratamento tem que ser cirúrgico.

  4. solange amaral

    dr fiz exame de sangue, raio x e ecografia nenhum apresentou apendicite, continuo com dor do lado direito, devo confiar nos exames, pode ser outra coisa?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se o exame do médico e os exames complementares não apontam para apendicite, é provável que a causa seja realmente outra.

      Mas não impossível um quadro de apendicite que no início demonstre poucos sinais, dificultando o diagnóstico.

  5. Lucian Xavier

    Dr. Pedro, estou 2 dias sentindo uma pontada na inferior direita do abdômen não está muito forte mais começou do nada. Fui médico ele mando fazer os exames e não deu nada ! Ainda estou com um pouco de dor quando aperta e pra mim se preocupar ? Pode ser apendicite ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Poder, pode. Mas com os exames todos normais, o mais provável é que não seja. Todavia, se a dor não melhorar dentro de 2 ou 3 dias volte no médico para ele lhe reavaliar.

      1. Lucian Xavier

        Obrigado, doutor !

  6. edi_macedo

    Dr. Pedro, senti uma pontada na parte inferior direita do abdômen bem forte pela manhã, depois passou ao longo do dia, depois voltou a dor à noite e com o tempo passou de novo, mas se apertar ainda dói. Apendicite tem essas características da dor ir e vir? Não senti nem febre, diarreia, nauseias ou vômito!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode ter. Se a dor mantiver esse padrão, procure um médico para lhe examinar.

  7. vinicius morais

    Doutor,hoje faz 15 dias que eu operei,eu ja posso volta a minhas atividade fisicas,ou ainda tenho que fica de repouso?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Quem define o tempo de repouso tem que ser o cirurgião.

  8. Léo Ritielle

    Doutor, comecei a sentir uma dor localizada do lado direito do umbigo, não incomoda, exceto quando aperto o local. Melhor esperar uma evolução ou tomar providências imediatamente? Obrigado

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Depende. Se for algo muito leve, você pode esperar e ver se desaparece ao longo dos dias. Se for algo que incomoda muito, o ideal é procurar ajuda médica.

      1. Léo Ritielle

        A dor continua na mesma desde a terça.

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Talvez seja bom você ser visto por um médico. Só por segurança.

  9. Gilmara Nogueira

    Doutor meu namorado sentiu uma forte dor do lado direito da barriga mais com um tempo a dor foi aliviando e ele sente so uma pontadazinha pode ser apendicite? Por favor me responda logo

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se foi apenas uma dor única e autolimitada, a apendicite não é a principal hipótese diagnóstica.

      1. Gilmara Nogueira

        N doutor foi poucas vezes q ele sentiu so q em uma dessas vezes foi muito forte q ele parou e apertou a barriga de tanta dor e ontem ele sentiu so q ele disse q n tava doendo muito n tava um encomodo e uma dorzinha so,pode ser apendicite?
        E obrigado por responder doutor.

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Pela história não dá nem para confirmar nem para descartar. Se continuar a doer, ele tem que procurar um médico.

  10. Davi

    Olá Dr. Boa tarde gostaria de saber se e normal inchar em baixo do ponto, e ficar vermelho,
    Será necessário uma cinta . Depois de tirar os pontos !?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Vermelho sempre fica, pois a região acabou de sofrer um corte cirúrgico. A questão é saber se está mais vermelho e inchado que o habitual. Se tiver sinais inflamatórios exuberantes, pode ser uma infecção da ferida cirúrgica. Um médico tem que olhar para poder opinar.

  11. hakunamatata

    Dr, pela segunda vez (nos últimos 2 anos) tive uma forte dor abdominal (vinda ‘do nada’), que depois foi se alojando no canto direito inferior com dor ajuda, durou cerca de 6 horas, acompanhada por uma única ocorrência de vômito, febre baixa (sentindo frio) e algumas constantes incidências de arrotos. Me deitei de lado (esquerdo para não ter pressão dos órgãos para o lado direito do abdômen) e conseguindo dormir com as dores, acordei com dor amenizada, agora posso ‘cutucar’ o local com um pouco de desconforto, e evito movimentos bruscos. Pode ter sido/estar sendo outra coisa ? A inflamação pode ter diminuído e ‘está tudo ok’? Inflamação do apêndice é 8 ou 80, ou pode ter aumento de dor e redução de dor?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Você pode estar tendo obstruções temporárias do apêndice. O quadro de dor que você descreve se parece muito com o da apendicite. Mesmo havendo melhora, acho que você deveria procurar um médico.

      1. hakunamatata

        Grato, 2 dias depois, com pouquíssimas dores foi diagnosticada a apendicite somente em ultra-som (nada constou em hemograma, ou raio-x), apresentando baixíssima nível de inflamação, mesmo assim os médicos decidiram pela retirada. Fui pra faca e estou me recuperando.

  12. @pelegrini10

    futebol depois de 60 dias pode?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Em geral, sim, mas o ideal é saber com o cirurgião qual é o tempo de repouso adequado. Cada cirurgia tem as suas particularidades.

  13. Diana

    Doutor, estou com uma dor no lado esquerdo da barriga, essa dor vai irradiando para as costas, doí muito quando fico de pé, andando e quando mudo de posição. Isso pode ser apendicite? A dor começou hoje dia 03/08 no horário da tarde e até agora 23hs não passou.
    Obrigada!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A dor da apendicite não costuma ser assim

  14. joaopaulo

    Ola doutor,fiz uma cirurgia apendicite dia 1/7/2014 ate dia7 ocorreu tudo bem agora todo dia cedo ta saindo um leite fino com mal cheiro da uma opiniao q estou preocupado doutor obrigado

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Saindo de onde?

      1. joao Paulo

        Saindo da cirurgia,fui ao medico hoje e me falaram que e secressao da parede da cirurgia e q esta infeccionado ele mandou EU passar pvpi para matar bacterias deixar OS gases enxarcados,e me passou outro antibiotico chAMA metronidazo,sera q isso e perigoso doutor c tive mais alguma para o senhor me falar EU queria que o senhor me ajudasse
        obrigado

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

          Se for infecção apenas da ferida cirúrgica, em geral não há maiores complicações, basta tratar.

  15. Lili

    Fiz a cirurgia há 1 semana, quando posso pegar meu bebe de 2 meses no colo?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não tenho como dizer isso à distância, eu não sei nada sobre a sua cirurgia. Nem a técnica cirúrgica utilizada eu sei. Esse tipo de orientação tem que ser feita pelo cirurgião que lhe operou.

  16. Luis

    Doutor to com uma dor do lado direito dez de sabado fui no medico no domingo fuz exame de sangue e urina deu td normal mais dor volto de novo agora doi perto da virilha tbm pode ser apendicite

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Poder, pode. Agora, só um médico pode confirmar essa possibilidade.

  17. cris

    Boa tarde! Dr. Operei da apêndice há 2 meses, ainda sinto dores do lado direito do abdomen e embaixo do umbigo. muitas flatulências e também sinto muita sensibilidade na região da cirurgia, há 3 dias tive sagramento sempre que evacuava.é normal?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não é normal.

  18. Wanderlan Vieira

    Meu filho tem 11 anos, operou de apendicite ha 95 dias e agora surgiu um inchaço em cima do corte que cicatrizou ate rapido. O que poderá ser Dr?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Tem que ver se não é uma hérnia.

  19. Daniel Peres

    Ola doutor ha poucos dias tive uma leve dor no centro da barriga no umbigo, depois tive uma forte diarreia de 1 dia, passando isso a dor agora se localiza na parte inferior direito da barriga mas de forma leve, porem sinto uma dor forte na virilha e nas costa ( no lado onde fica o rim direito ) nao sinto nenhum sintoma inclusive meu intestino trabalha de forma normal nao tenho prisao de ventre e nem diarreia e minha apetite continua a mesma, apenas sinto dor e desconforto. Posso ter apendicite cronica, aguda ?
    Obrigado.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Crônica ainda é muito cedo. Também não parece muito com apendicite aguda. Você já teve pedra no rim?

      1. Daniel Peres

        Nao doutor , As veses a dor passa e volta denovo, agora a dor na verilha nao para de doer de vez enquanto a dor volta pro centro da barriga mas acredito que seja pelo sforco que to fazendo de agachar

  20. Wanderlan Vieira

    Bom dia! Meu filho tem 11 anos e fez uma cirurgia de Apendicite ha exatos 93 dias! Apesar dos 9 pontos que teve, a mesma nunca apresentou nenhum problema e cicatrizou bem rápido, ontem a tarde a Cirurgia apresentou um inchaço bem acentuado, ele dormiu normal e hoje cedo vi que estava quase normal novamente. O que poderá ter acontecido? Por favor, estou muito preocupado, ficarei muito agradecido se for possível responder. Abraços…

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sem ver a lesão é impossível opinar. Mas se o inchaço já desapareceu, não deve ser nada de mais.

  21. rayane

    Faz 3 dias q operei com video, to com a barriga muito inchada doi pra respirar, um pequeno sangramento vaginal e incontinência urinaria isso é normal?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      À distância, não me parece normal. O ideal é você entrar em contato com o cirurgião para ter certeza de que está tudo bem.

  22. leidiane

    Doutor, hoje senti uma dor forte bem na região do apêndice, como se estivesse esticando a pele no máximo em linha , indo para a virilha, e logo apos a perna deu uma travada, e ficou um pouco pesada, , me levantei e a perna travou de novo , por 2 vezes. pode ser o apêndice ? outra pergunta, tenho uma filha de 4 anos que sempre que ela anda , ela reclama de dor no lado direito, isso é só quando ela caminha bastante. .

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O que você descreve não parece com dor de apendicite.

  23. Giuseppe Scagliarini Junior

    Faz 8 dias que operei, a minha era grau 1, e fiz laparoscopia. Sinto uma dor leve do lado direito, talvez seja pq faz pouco ainda. Mas hoje senti incomodo parecendo que estava queimando, um incomodo fraco, mas é normal? Ah, só para informação, estou tomando o Roacutan, o médico disse que não teria problema.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Enquanto a dor for leve e não houver outros sintomas, não há motivos para preocupação.

  24. Krys Araldi

    Meu marido fez uma apencectomia aberta, o cirurgiao disse que estava em estado bem avançado, e agora ele esta com os testiculos inchados, tem algo a ver com a cirurgia? Faz 4 dias da operaçao

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Provavelmente, sim.

  25. Sandra Brito

    Doutor, eu estava com dor na região do umbigo, nos dias seguintes a dor se irradiou para lado direito inferior do abdômen, agora estou com dor forte na virilha direita, não tive febre, não tive vômito, nem diarréia…será que posso estar com apendicite?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não é o mais comum, mas realmente pode ser, mesmo sem os outros sintomas. O ideal é que você seja examinado por um médico.

  26. Jeniffer Alice

    Estou com uma elevação do abdome do lado direito, e venho sentindo como se fosse uma cólica forte umas pontadas todos os dias, pode ser apendicite?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Poder, pode. Agora, se realmente é, só indo ao médico para saber.

  27. Natasha Almeida

    Doutor estou com muita dor do lado esquerdo, mas não é sempre que sinto essa dor , ela vem as vezes, quando penso que parou a dor retorna , e também sinto enjoo quando a dor vem , e mesmo que a dor seja do lado esquerdo pode ser apêndice?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Poder, até pode, mas é pouco provável.

  28. Tadeu

    Doutor , ontem começou uma leve dor na virilha , eu forcei um pouco a perna , mas não sei se esse é o problema. Tenho medo de ser apendice , estou preocupado. A dor do apendice pode começar pela virilha?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não costuma.

  29. Paula

    Dr. Operei a apêndice com 8 anos de idade, tenho agora 33, será que posso voltar a ter apêndice, nos últimos 5 meses tenho tido muitos gazes, enfartamento, sinto a barriga muito enxada e a alturas em que fica muito dura e dorida, tenho cólicas, sem diarreia mas as vezes da vontade quando acontece e os gazes aumentam da vontade de ir ao banheiro. tenho problema de prisão de ventre.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se você retirou o apêndice, não há como ter nova apendicite.

  30. Izabela Hashimoto

    Dr. Minha filha está com fortíssimas dores abdominais, febre de 39 graus, o exame de sangue acusou nível elvado de glóbulos brancos. O que eu faço???
    O médico mandou eu observar esta noite e retornar amanhã, pois ela só tem 4 anos e não sabe definir a dor, só sabe dizer que dói muito a barriga toda.

    Aguardo resposta, obrigada!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O ideal é que ela ficasse, pelo menos, em observação.

  31. Matheus Andrade

    Dr operei a 49 dias, e meu médico disse que ja posso fazer exercicios leves, minha cicatrização externa foi bem rápida e nao sinto nada no local, nem mesmo pressionando o local nao sinto dores. Porém ainda tenho um pouco de receio de exercicios fisicos, realmente é aconselhavel exercicios com essa quantidade de tempo pós cirurgica? Detalhe, tenho um corpo atletico pois pratico esportes e academia há um bom tempo e sigo dietas ricas em proteinas e aminoacidos. Obrigado!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Já tem 7 semanas. Vá voltando aos exercícios de forma gradual.

  32. cristiane

    sinto dores do lado direito, as vezes quando piso forte no chão mas não é sempre, será que
    pode ser apendicê?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Apendicite não costuma ser assim.

  33. cristiane

    boa noite, as dores de apendice tem sintomas de dores como latejar doendo aos poucos? ao sentar ou virar-se sinto dores mais fortes mais logo passam…é um sintona?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não costuma ser assim.

  34. AVM

    Dr. Sinto uma quiemação muito forte do lado direito, não é frequente, mas quando sinto chega a ser insuportavel, é muito forte, isso pode ser Apendice? hoje mesmo senti e deu até ansia, e a dor ficou leve mas continua…

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Descartar à distância é impossível, mas a dor da apendicite não costuma ter essas características.

  35. Fernando Costa

    Boa tarde. Há cerca de cinco dias, sinto um ligeiro desconforto no lado direito da barriga, que vai da virilha até o fim das costelas e que lembra vagamente a sensação de se estar com gases. Hoje o desconforto está pior e sinto uma “pressão” leve e em alguns momentos moderada nessa região. Pode ser apendicite? Obrigado.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sem examinar é impossível dizer que sim ou que não. Em geral, a dor da apendicite é forte, mas de longe, é difícil afirmar qualquer coisa.

  36. Marla Gouveia

    Doutor, minha filha tem 6 anos e operou dia 06 de dezembro. O médico disse que estava supurada. Ontem à noite, depois de sete dias de cirurgia, o local do corte apresentou inchaço. Ela não reclama dor nem tem febre. Isso é normal?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não, pode ser sinal de infecção da ferida operatória ou acúmulo de líquido no subcutâneo (seroma). O ideal é que o cirurgião dê uma olhada. Só por segurança.

      1. Marla Gouveia

        Oi dr. Levei minha filha no médico cirurgiao na segunda feira, no retorno. Ele disse que o que se juntou foi um líquido chamado seroma. Ele apertou um pouquinho e saiu bastante líquido, meio alaranjado. Agora estou mais tranquila. Obrigada.

  37. Gabriel Nery

    Boa tarde doutor, me operei da apendicite agora nesta quinta-feira passada, gostaria de saber quanto tempo devo esperar para poder consumir novamente bebidas alcoólicas ou poder fumar de novo. Muito Obrigado pela atenção!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Esse tipo de autorização só o cirurgião que lhe operou é quem pode dar. Não existe uma regra que se aplique a todos os casos. Só acho que se você já está há alguns dias sem fumar deveria aproveitar e largar o cigarro de vez. Como os primeiros dias são os mais difíceis, você já tem meio caminho andado.

  38. Rubens

    Doutor sinto dores no lado direito inferior a muito tempo, principalmente qnd vou fazer excs aeróbicos seja andar de bicicleta ou uma caminhada mais longa. Sei que não é possivel dar um diagnostico via internet porem tenho duas duvidas. Caso eu ja sinta isso a muito tempo pode ser apendicite? A dor no apendice vai e vem em um periodo curto como se fosse pontadas??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      A dor da apendicite não tem essas características.

  39. jefferson

    depois da cirurgia e verdade que n pode mais ingerir bebidas alcoolicas

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não. Só nos primeiros dias de pós-operatório. Depois, é vida normal.

  40. micheli

    meu filho fez cirurgia de apendicite a 2 anos ele esta reclamando com frequencia que a barriga doe pode ter alguma coisa a ver

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      É provável que não.

  41. fabio de vasconcelos

    interessante mesmo!

  42. Bruno wenderson

    Fui no médico, com uma dor forte parecia ser no estomago , não podia nem levantar a perna esquerda , cheguei no hospital me encaminharam direto pra o cirurgião , cheguei lá fiz alguns exames onde deu leucócitos 14800 , e tomei uma injeção onde passou a dor, o médico passou uns comprimidos e mandou ficar em casa de repouso e qualquer dor , fosse correndo pra o hospital ! , é possível ela voltar ao normal doutor ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Ela quem?

      1. Bruno wenderson

        a suposta apendicite

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

          Se for apendicite mesmo, é pouco provável.

  43. Agnaldo

    Seria tão bom, que surgissem muitos outros médicos, que nem o Dr. Pedro Pinheiro-MD. Ajudando a todos a sanar suas dúvidas, e por que não, aliviando os desesperados…

  44. Dilson Jose Martins

    Pode se fazer uma cirurgia preventiva e reitrar o apendice?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não faz sentido sujeitar o paciente ao risco de uma cirurgia abdominal sem motivo.

  45. ze

    Dor no lado esquerdo em baixo pode ser apendicite? Responda-me please, estou com uma certa urgência em saber, obrigado

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Poder até pode, mas não é o mais habitual.

  46. Bianca

    O homem que foi operado da apendicite, ele pode ter filhos?

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Claro que pode. Eu mesmo tenho 2. Uma coisa não tem nada a ver com a outra.

  47. fernanda

    Dr.Pedro hoje comecei a sentir dor do lado direito da barriga,estou vomitando , não estou com vontade de comer e diarreia isso pode ser uma apendicite

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Pode.

  48. Vania

    Estou com uma dor muito forte do lado esquerdo do abdomem que já dura alguns dias e quando aperto a barriga e souto sinto uma dor mais forte ainda,isso pode ser apendicite já que é do lado esquerdo?)

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Um médico precisa te examinar. Assim, de longe, é impossível opinar.

  49. elisiane

    qual a diferença da cirurgia de uma apendice e uma hernia ingual, o risco é o mesmo, qual a mais simples?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Hernia inguinal é mais simples, pois é mais superficial que o apêndice, que fica dentro da cavidade peritonial.

  50. Odailson

    Só com exercícios e antibióticos eu consigo tratar a apendicite???

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não.

      1. Odailson

        Se for suspeitado o começo de uma possível apendicite, o que deveremos fazer para prevenir, preservar e evitar, sem intervenção cirúrgica?
        Odailson José

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

          Não há meio termo. Ou você tem uma apendicite ou não.

  51. Denise Avila

    Estou sentindo dores na região da virilha subindo até a cintura, eu posso estar com Apendicite?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Impossível opinar à distância.

  52. Milena Oliveira

    Doutor meu namorado começou a sentir algumas dores eu e minha mãe desconfiamos que seja apêndice , eu pretendo leva-lo ao medico o mais parido que eu puder , e eu queria saber se essa cirurgia é muito ariscada , ou se ela é tranquila ?

    Obrigada !

    atenciosamente: Milena Silva De Oliveira

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Geralmente é uma cirurgia simples.

  53. Maurice

    Para mim,foi muito útil a matéria,tão bem explicada,sobre a apendicite.Muito grato.

  54. Carlos

    Como vai, doutor, tudo bem? Em quanto tempo uma apendicite não tratada, supurada com evolução para peritonite, pode levar o indivíduo ao óbito? O óbito ocorre somente por septicemia ou há outros motivos envolvidos?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Um apendicite supurada se não tratada imediatamente evolui para septicemia em algumas horas.

  55. Douglas

    estou com uma ardencia bem leve  do lado direito do abdomem e agora apareceu uma mancha vermelha do lado esquerdo tipo picada demosquito sera e sinal de apendicite estou com muito medo

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não costuma ser assim.

  56. aldilene vieira de freitas

    qual o especialista que pode tratar de enterite crônica com focos de peritonite

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Inicie pelo gastroenterologista.

  57. Micheleveras

    Crianças com três anos podem ter apendicite?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Apendicite pode surgir com qualquer idade.

  58. Clésia

    Excelente….Foi muito útil no desenvolvimento do meu relatório.
    Obrigada!

  59. Maiara

    oi meu esposo fez a cirurgia semana passada da apendicite que ja estava estourada… 8 dias depois descobrimos que as alças do intestino dele estava “colada” agora ele esta internado e passou por mas uma cirurgia para descolar as alças intestinas, ele esta á 1 semana sem comer e esta vomitando um liquido verde… alguém sabe me disser se é normal 

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Normal não é, mas é uma complicação possível da apendicite.

  60. jose marinho

    a cirurgia de apendicite pode ser feita gratis pelo sus.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim

  61. Rodrigo

    pessoas com o intestino preso tem mais chances de ter apendicite

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não.

  62. Tiago Mendes

     O álcool em excesso causa a inflamação do apêndice?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não.

  63. Sabrina-bongarts

    porque algumas pessoas morrem de apendicite?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Por causa de sepse (infecção generalizada).

  64. Kellyalvescrispim

    parabens!!! olha se na sexta-feira eu tivesse lido isso eu teria ido ao medico e operado antes e ai ja seria uma semana de cirurgia

  65. ThaynaraCost_

    Muito boa a explição, tenho 15 anos e operei a 5 messes e ainda não sabia oque causava a apêndice!

  66. Lindaiane_gatinha

    este site e otimo doutor parabens. 
    e por que minha mae esta com umja dor que vai so do lado direito do abdome para a perna, ela  estava achando que era penicite, então resouvi procurar quais sintomas , mas acho que não é.
    sera que alguem tem ideia do que sera?

    lindaiane, petrolina -PE

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não, hepatite A pega-se só uma vez.