TRICOMONÍASE – Sintomas, Transmissão e Tratamento

A tricomoníase é uma DST provocada por um protozoário, que é pouco conhecida, mas afeta milhões de pessoas ao redor do mundo.

Tricomoníase

Tricomoníase é uma doença sexualmente transmissível causada pelo parasito Trichomonas vaginalis. Nas mulheres, a tricomoníase é uma das principais causas de vaginite e corrimento vaginal, mas costuma ser uma infecção assintomática nos homens.

Neste texto vamos abordar os modos de transmissão, os sintomas, diagnóstico e tratamento do Trichomonas vaginalis.

PUBLICIDADE - PUBLICIDAD

Se você quiser ler mais sobre vaginite, temos um texto sobre corrimento vaginal onde abordamos outras causas como gonorreia, Gardnerella, candidíase e corrimento vaginal fisiológico: CORRIMENTO VAGINAL | VAGINITE

Transmissão da tricomoníase

A tricomoníase é causada pelo protozoário unicelular Trichomonas vaginalis.

A tricomoníase é uma das principais DST curáveis no mundo, acometendo cerca de 170 milhões de pessoas todo ano (leia: O QUE É DST?).

A transmissão é pela via sexual e, curiosamente, só se dá através do sexo entre mulher/homem ou entre mulher/mulher. A transmissão do Trichomonas entre homens é rara, não sabe bem por quê. A via sexual é virtualmente a única forma de transmissão, sendo incomum a contaminação através de roupas, toalhas ou outros fômites.

O Trichomonas vaginalis é um parasito que só infecta o ser humano; costuma viver na vagina ou na uretra, mas pode também ser encontrado em outras partes do sistema geniturinário. O protozoário causa lesão do epitélio vaginal, levando à formação de úlceras microscópicas que aumentam o risco de contaminação por outras DSTs, nomeadamente o HIV, HPV, herpes, gonorreia e clamídia. Para ler sobre estas DST:

TRANSMISSÃO DO HIV | Como se pega AIDS?
HPV | CÂNCER DO COLO DO ÚTERO | Sintomas e vacina
HERPES LABIAL | HERPES GENITAL | Sintomas e tratamento
GONORREIA | CLAMÍDIA | Sintomas e tratamento

O período de incubação, isto é, o tempo entre a contaminação e o aparecimento do sintomas, varia geralmente entre 4 a 28 dias, todavia muitas pessoas são carreadoras assintomáticas do parasito por longos períodos. Algumas mulheres possuem o Trichomonas por meses antes de surgirem sintomas, tornando muito difícil definir a data em que ocorreu a contaminação.

Sintomas da tricomoníase

a) Tricomoníase no homem

PUBLICIDADE - PUBLICIDAD

No sexo masculino a infecção pelo Trichomonas vaginalis costuma ser assintomática e transitória, melhorando espontaneamente em muitos casos. O homem costuma ser um carreador assintomático do parasito. Quando há sintomas, o quadro mais comum é a uretrite (inflamação da uretra) levando à dor para urinar e corrimento uretral purulento. Uma complicação pouco comum mas possível é a infecção da próstata pelo Trichomonas, levando à prostatite (leia: PROSTATITE | Sintomas, causas e tratamento).

b) Tricomoníase na mulher

No sexo feminino a infecção pelo Trichomonas vaginalis também pode ser assintomática, mas pelo menos 2/3 das mulheres infectadas apresentam sintomas. O quadro mais comum é a vaginite, inflamação da vagina que cursa com corrimento amarelo-esverdeado de odor desagradável associado à disúria (dor para urinar), dispareunia (dor durante o ato sexual) e prurido (coceira) vaginal.

A tricomoníase não tratada é fator de risco para infertilidade e câncer do colo do útero. Nas grávidas a infecção está associada a parto prematuro.

Diagnóstico da tricomoníase

O quadro clínico das vaginites apenas sugerem a causa mais provável, não sendo possível estabelecer o diagnóstico sem exames complementares. Para se confirmar a presença do Trichomonas vaginalis o ginecologista realiza um exame ginecológico, que normalmente detecta uma vagina inflamada e com pequenas úlceras. Durante o exame colhe-se uma amostra de secreção vaginal para ser estudada no microscópio. Em até 70% dos casos é possível identificar o protozoário se movendo nas secreções.

Se o quadro clínico e o exame ginecológico forem muito sugestivos, mas o exame microscópico for negativo, é possível fazer uma cultura da secreção, que costuma dar o resultado entre 3 a 7 dias. O exame de PCR (DNA) também pode ser usado; é mais caro, porém apresenta resultados mais rapidamente e com mais segurança.

O exame de papanicolau pode também detectar o Trichomonas, mas sua sensibilidade é baixa, deixando passar cerca de 50% dos casos, além de ter uma alta taxa de falso positivo.

Tratamento da tricomoníase

O Metronidazol e o Tinidazol são as duas opções de tratamento para a tricomoníase. A taxa de cura com esses antibióticos é superior a 90% e nenhuma outra droga apresenta tamanha eficácia. O esquema indicado consiste em 2 gramas de Metronidazol ou Tinidazol por via oral (4 comprimidos de 500mg) em dose única (leia: METRONIDAZOL | Comprimido, creme e gel).

Atenção, é estritamente proibido o consumo de álcool em quem está sendo tratado com uma das duas drogas. É preciso esperar no mínimo 3 dias devido ao risco grave reação (leia: INTERAÇÃO DO ÁLCOOL COM REMÉDIOS E ENERGÉTICOS).

PUBLICIDADE - PUBLICIDAD

É importante tratar evitar relações sexuais durante uma semana e o(a) parceiro(a) também deve ser tratado(a), mesmo que esteja assintomático(a) para evitar a reinfecção. Cerca de 70% dos parceiros de um paciente infectado também estão infectados pelo parasito.

Como a taxa de sucesso é muito alta, se os sintomas desaparecerem não é preciso repetir exames para se confirmar a cura.

O metronidazol não trata as outras causas de vaginite, como gonorreia e candidíase. Portanto, se você tem um corrimento, evite a auto-medicação e procure seu ginecologista.

Prevenção da tricomoníase

Para se reduzir o risco de contaminação pelo Trichomonas:

– Use sempre camisinha durante as relações sexuais (leia: CAMISINHA | Tudo o que você precisa saber).
– Evite ter múltiplos parceiros(as).
– Evite relações com pessoas sabiamente contaminadas e ainda não tratadas.
– Se você tem corrimento, evite relações sexuais até ser vista pelo seu ginecologista.

PUBLICIDADE - PUBLICIDAD

Deixe um Comentário

Antes de comentar, leia as REGRAS PARA COMENTÁRIOS.

Seu email não será publicado.

89 Comentários

  1. Andreina da s de oliveira

    Eu tomei secnidazol dois comprimido de 1000 MG tomei os dois de uma vez melhorou mais ainda coça e sai um corrimento branco e de noite me deu uma dor de cabeça muito muito forte e muita vontade de vomita nem aguentei jantar ontem

  2. Andreina da s de oliveira

    Ola
    Tomei secnidazol melhorou mais ainda coça e sai um corrimento branco

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Tem que voltar ao ginecologista, pois existe risco do tratamento não ter sido eficaz.

  3. Carol

    Dr. é certo que a tricomoniase na gravidez pode vim a gerar um deficit de inteligencia no bebê?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não, o risco geralmente é de parto prematuro.

  4. Nanana

    Eu estava com tricomoniase, eu não tomei nenhum remédio mais parou o corrimento e as dores, quer dizer que fui curada?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O seu organismo pode ter controlado a infecção. Mas há uma grande chance de você ainda estar infectada e apenas com poucos sintomas. Sugiro que você vá ao ginecologista fazer um exame ginecológico para saber se ainda há sinais de infecção.

  5. Aluna de BIO

    Com licença, eu estou fazendo um trabalho sobre DSTs pra minha aula de BIO e gostaria de saber se eu poderia usar algumas das informações do seu site.

    Estou no 8° ano, e vou colocar na bibliografia.
    Obrigada desde já.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, claro.

  6. Moisés Teixeira Leite

    Quando uma mulher tem frequente esse problema existe um motivo par isso

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Geralmente, sim.

  7. Flavia Parente

    Dr. O Secnidazol é indicado também para esta infecção, sendo dose unica de 2000 mg, sendo 2 comprimidos cada um de 1000mg, tem algum problema se tomar apenas 1 comprimido ???

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      É sub-dose, tem risco de não ser efetiva.

  8. Gabriela Souza

    Olá Dr. qual o motivo da tricomoníase ser porta de entrada para as DST’S citadas no texto? Obrigada pela atenção e parabéns pelo site!

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A inflamação causada pela infecção favorece a contaminação.

  9. rafael soares couto

    Eu tomei o metronidazol , ja duas vezes de dose unica, mas ainda assim, nao parou totalmente, ainda sai um corrimento branco , bem pouco, e as vezes ainda coça.

    1. Flavia Parente

      O Secnidazol, usei e melhorei. Indico, mas procure um medico.

  10. thaiala

    doutor que remedio eu posso tomar para curar da tricomoniase?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      No texto eu falo sobre as opções de tratamento.

  11. ÁVILLA

    Boa noite, gostaria d saber
    Doutor no meu caso sou casada, somos parceiros fixo, e contrai a tricomoníase, gostaria de saber se isso aparece assim mesmo!!!

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      É uma doença sexualmente transmissível. Converse com o seu ginecologista.

  12. NANA SARA

    Doutor estou sem menstruar a 2 meses quase 3 .
    Estou com corrimento de cheiro similar a peixe .
    E sai pedaços verdes , vários pedaços como pus .
    Oque pode ser .??

    1. Pedro Pinheiro

      Uma infecção ginecológica. Para saber qual, só indo ao ginecologista.

  13. Malu

    Oi doutor, estou com um corrimento esverdiado muito intenso, sem odor, e fui ao medico e ele disse que era vaginite me passou o Metronidazol e estou tomando 2 comprimidos de 8 em 8 hs faz 4dias… Gostaria de saber se demora mto para melhorar? Estou preocupada pois faz 4dias q estou tomando e n estou notando nenhum resultado… Obrigado.

  14. Rafaela Bornhofer

    Estou com todos os sintomas citados, mas sou virgem. É possível ter uma DST mesmo sendo virgem?

    1. Flavia Parente

      Uma questão tambem é o uso compartilhado de toalhas de banho e sabonetes, ou até mesmo roupas intimas. Só pra lembrar

  15. Caísa Badu

    Doutor, ja peguei tricosomaníase, clamidia e candisiase varias vezes em menos de um ano.. isso é normal? o que devo fazer?

      1. Caísa Badu

        usamos, aí uma vez ou outra que não usamos, aí aparece..!! eu tomo anticoncepcional, diane 35.

  16. priscila

    Qual seria o exame para detectar essas infecções como tricomoníase,candidíase,vaginose e gardnerella vaginalis ?

  17. Giovanna

    Tenho corrimento verde-amarelado mas nao sinto nenhuma dor, pode ser tricomoníase?

  18. Isa

    Dr. estou com todos esses sintomas da tricomoníase! gostariia de saber se a venda desses medicamentos são feitas sem a receita médica?

    ( Metronidazol e o Tinidazol ) desde ja muito obrigada!

  19. aline

    Dr, estou com um corrimento verde e com mau cheiro, posso estar com tricomoniase?

  20. Larissa Monteiro

    O protozoário pode causar outra infecção se não for devidamente tratado?

  21. ana

    eu estou com todos os sintomas de tricomaniase, mas antes da minha gravidez estava com condiloma acuminado e estava tratando e no final parei e agora após 5mese do meu filho nascido estou apresentando este sintoma, um corrimento esverdeado ralo e um pouco de coceira e sempre durante a relação co m meu esposo sai tipo um leite talhado de mim estou memo com essa doença ???

  22. samara

    o que acontece se descobrir depois d muito tempo a contaminacao da tricomoniase?

    1. Pedro Pinheiro

      Geralmente nada. É tratar e ficar curada.

  23. Reinaldo

    Bom dia gostaria de fazer uma pergunta sobre a tricomoniase, gostaria de saber se existe a possibilidade de depois de curada a dst (tricomoniase) tem a possibilidade de os sintomas voltarem depois de anos ?

    minha esposa foi infectada a 4 anos atras e fez os testes e curou a tricomoniase porem ultilmamente parece que ela esta com os mesmo sintomas novamente e ela denfende que tem a possibilidade de o virus ficar incubado e voltar..

    de qualquer forma ela ainda nao fez o teste para saber mesmo se e a mesma tricomoniase de 4 anos atras mas os sintomas sao os mesmo. Mas teria possibilidade de o virus ficar incubado tanto tempo ?

    e so pra ressaltar eu nunca fui infectado por nenhuma DST.

    aguardo respostas..

  24. Suelen

    Eu tenho um corrimento amarelo-esverdeado mais não tem odor e as vezes coceira. Me ajude o meu ginecologista só é daqui a duas semanas.

  25. CLEYDY

    Então, o problema é que estava usando a pomada flagyl, acabado a menstruação então continuo usando o restante das aplicações? Tinha apenas aplicado 5 e são 10 aplicações.

  26. CapivarUmanis

    A pior coisa é prostatite por gardnarella e Trichomona, pois nenhum exame acusa a existência dessas pragas na próstata.

  27. CapivarUmanis

    A pior coisa é prostatite por gardnarella e Trichomona, pois nenhum exame acusa a existência dessas pragas na próstata.

  28. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

    Qual o problema de ter menstruado?

  29. Móveis Casa Bela Ltda

    Olá doutor (a). Me chamo M. R. e tenho 19 anos. A minha primeira menstruação foi com 13 e dai a um ano pra frente comecei a apresentar um corrimento transparente. O fato é que depois de iniciar a vida sexual aos 18 (novembro/2012) comecei a ter um corrimento amarelado, com coceira… Meu namorado tem 22 anos e segundo ele nao teve muitas aventuras sexuais com diversas parceiras. Em dezembro fui ao gineco e ele me receitou itraconazol tomamos juntos e dei uma melhorada mas agora o problema voltou… Estou muito preocupada pq nao sei se isso é normal… Em dezembro tbm comecei a tomar o adoless e tive o sangramento de escape durante um mes e depois comecei a ter denovo o corrimento doutor. É verdade que é em quantidade menor mas, doutor (a) queria so uma posição a respeito da situação, se devo me preocupar ou se é natural e oq devo fazer. Aguardo resposta e desde ja sou grata. Um abraço.

  30. Móveis Casa Bela Ltda

    Olá doutor (a). Me chamo M. R. e tenho 19 anos. A minha primeira menstruação foi com 13 e dai a um ano pra frente comecei a apresentar um corrimento transparente. O fato é que depois de iniciar a vida sexual aos 18 (novembro/2012) comecei a ter um corrimento amarelado, com coceira… Meu namorado tem 22 anos e segundo ele nao teve muitas aventuras sexuais com diversas parceiras. Em dezembro fui ao gineco e ele me receitou itraconazol tomamos juntos e dei uma melhorada mas agora o problema voltou… Estou muito preocupada pq nao sei se isso é normal… Em dezembro tbm comecei a tomar o adoless e tive o sangramento de escape durante um mes e depois comecei a ter denovo o corrimento doutor. É verdade que é em quantidade menor mas, doutor (a) queria so uma posição a respeito da situação, se devo me preocupar ou se é natural e oq devo fazer. Aguardo resposta e desde ja sou grata. Um abraço.

  31. CLEYDY

    Doutor, estava tratando da Tricomoníase quando no meio do tratamento, menstruei.O que devo fazer agora?

  32. CLEYDY

    Doutor, estava tratando da Tricomoníase quando no meio do tratamento, menstruei.O que devo fazer agora?

  33. Bruna

    Olha eu fui a ginicologista pq estava com um corrimento de peixe, então ela me passou secnidazol tomei eu e meu namorado. agora estou com todos os sintomas de Tricomoníase posso tomar o metronidazol, mesmo tento tomado o secnidazol? o cheiro do outro corrimento acabou, estou querendo tomar metronidazol agora mas nao sei se posso por causa do secnidazol! me ajuda aqui por favor?

  34. Verá Popyguá!

    Parabéns pelo site!

  35. Emilly

    estava com um site otimo pq eu to fazendo meu trabalho,ai já parei q achar o resto do trabalho nele e resolvi abrir esse link do google,mais por enquanto do gostando deste site tbm,parabens pelos sites bons q estão fazendo para atualizar e informar os leitores do site,parabens mais uma vez e obrigado pela ajuda para meu trabalho..

  36. Douglas

    Até quantos dias tenho que esperar o remédio secnidazol fazer efeito , Já tomei faz 10 dias e ainda estou com corrimento e dor ao urinar , Minha parceira tomou e não tem sintomas isso é normal ?

  37. francisca

    o que acontece se descobrir depois d muito tempo a contaminacao da tricomoniase

  38. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

    Metronidazol precisa de receita.

  39. Schaianereis

    Achei que tinha candidiase pois saiam bolinhas brancas sem cheiro mas logo no dia seguinte começou a sair tipo uma pasta branca esverdeada com um chiro desagradavel e acho que é tricomoniase sera que uma doença evoluiu pra outra? Acho esse metronidazol em qualquer farmacia e sem precisar de receita?

  40. fernada m silva

    Ola meu nome fefe eu esto centindo us cois muito estranha 
    depois da transa eu mtenho muito sangramento esse sangramento
    o cheiro e muito forte eu me sinto muito mal evito de fica perto 
    de outra pessoa pq eu penso q ela ta centindo me ajude pro favor

  41. maria

    muito bom esse site !! parabéns ..

    1. maria do carmo

      estou fazendo um trabalho sobre esta dença

  42. Maryanapredes25

    Oi!Eu tenho todos os sitomas do tricomonise,ja estou assim a um ano,e nada passar…
    O que devo fazer??

  43. Elizete-ISA

    ha possibilidade d esame papanicolau dar diagnostico errado da tricomonas tratei e continuou o sintomas depois de 6 meses fis um novo esame e deu gardnerella

  44. Elizete-ISA

    ha possibilidade d esame papanicolau dar diagnostico errado da tricomonas tratei e continuou o sintomas depois de 6 meses fis um novo esame e deu gardnerella

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Nada impede de vc ter realmente tido as duas doenças.

  45. Suellenmonteir2010

    Tive tricomas, fiz exame e foi confirmado, tomei fluconazol 150mg, e usei metronidazol c nistatina, mas ainda con
    tinuo com corrimento, só não tem mais cheiro forte, tenho um corrimento tipo clara de ovos, mas sem odor, o que pode ser? A medicaçāo que tomei serviu mesmo? forte

  46. fernada m silva

    Ola meu nome fefe eu esto centindo us cois muito estranha 
    depois da transa eu mtenho muito sangramento esse sangramento
    o cheiro e muito forte eu me sinto muito mal evito de fica perto 
    de outra pessoa pq eu penso q ela ta centindo me ajude pro favor

  47. Renan Bolao

    muito bom essa explicaçao

  48. Mel

    Metronidazol e Tinidazol. (4 comprimidos dose única).
    Mel 🙂

  49. Bruna

     Ola Doutor estou com sintomas dst Tricomoníase perguntei no yahoo me enformaram estou com muito corrimento amarelado e esverdeado sem odor tem um cheirinho mas nada forte so qe estou sentindo muitas dores abdominais igual a colica forte meu clitoris esta meio enchado e sinto um desconforto muito grande por que esse corrimento esta tão forte qe as vezes pinga e sinto um pouco de coceira me ajude por favor e essa dst é grave? Quais são os riscos?

  50. Tainamurakamimoraes

    tricomoníase tem cura ?
    e se tem remedios e ervas caseiras??

  51. Nessaflorck

    bem explicativo!
    parabéns

  52. Waguiar9

    foi somente uma pessoa que fez este sit? pois o mesmo e uma obra pra mim foi perfeito  a pessoa pouco respira na hora da pesq. ta lindo , muito bom.

  53. Waguiar9

    o site deicha pouco a desejar muito bom (Y) parabens :))

  54. carla

    o medicamento correto pode ser o secnidazol ou metronidazol?

  55. Anonymous

    gostaria de saber se pega atravez do sexo anal,e por
    quer?

  56. Fernanda_-freitas

    Parabéns!!!
    Tudo bem explicado e esclarecido,muito obrigada…
    Fernanda

  57. Nessaflorck

    bem explicativo!
    parabéns

  58. Gabrielle ferraz

    gostei muito do site de voces…
    muito bom….Aqui pude encontrar tudo o que preciso pra fazer trabalhos da facul…..
    e entender como tudo funciona…
    voces estão de parabens….
    e alem de estudar para entregar de trabalho pude saber como certas coisas surgem….
    obrigada….
     

  59. Andréa Márcia

    obrigado pela importante explicaçao, pois foi muito proveitoso para o meu trabalho.

  60. Anonymous

    Muito bom dr, excelente texto sobre tricomonas. parabéns.
    Cecília