Artigo atualizado em 29/07/2013
Share on Google+Share on FacebookTweet about this on Twitter

TRICOMONÍASE | Sintomas e tratamento

Publicidade

Tricomoníase é uma doença sexualmente transmissível causada pelo parasita Trichomonas vaginalis. Nas mulheres a tricomoníase é uma das principais causas de vaginite e corrimento vaginal, mas costuma ser uma infecção assintomática nos homens. Neste texto vamos abordar os modos de transmissão, os sintomas, diagnóstico e tratamento do Trichomonas vaginalis.

Se você quiser ler mais sobre vaginite, temos um texto sobre corrimento vaginal onde abordamos outras causas como gonorreia, Gardnerella, candidíase e corrimento vaginal fisiológico: CORRIMENTO VAGINAL | VAGINITE

Transmissão da tricomoníase

A tricomoníase é causada pelo protozoário unicelular Trichomonas vaginalis que pode ser visto na imagem à esquerda.

A tricomoníase é uma das principais DST curáveis no mundo, acometendo cerca de 170 milhões de pessoas todo ano (leia: O QUE É DST?).

Trichomonas vaginalis

Trichomonas vaginalis

A transmissão é pela via sexual e, curiosamente, só se dá através do sexo entre mulher/homem ou entre mulher/mulher. A transmissão do Trichomonas entre homens é rara, não sabe bem porquê. A via sexual é virtualmente a única forma de transmissão, sendo incomum a contaminação através de roupas, toalhas ou outros fômites.

O Trichomonas vaginalis é um parasita que só infecta o ser humano; costuma viver na vagina ou na uretra, mas pode também ser encontrado em outras partes do sistema geniturinário. O protozoário causa lesão do epitélio vaginal, levando à formação de úlceras microscópicas que aumentam o risco de contaminação por outras DSTs, nomeadamente o HIV, HPV, herpes, gonorreia e clamídia. Para ler sobre estas DSTs:

- TRANSMISSÃO DO HIV | Como se pega AIDS?
- HPV | CÂNCER DO COLO DO ÚTERO | Sintomas e vacina
- HERPES LABIAL | HERPES GENITAL | Sintomas e tratamento
- GONORREIA | CLAMÍDIA | Sintomas e tratamento

O período de incubação, isto é, o tempo entre a contaminação e o aparecimento do sintomas, varia geralmente entre 4 a 28 dias, todavia muitas pessoas são carreadoras assintomáticas do parasita por longos períodos. Algumas mulheres possuem o Trichomonas por meses antes de surgirem sintomas, tornando muito difícil definir a data em que ocorreu a contaminação.

Sintomas da tricomoníase

a.) Tricomoníase no homem

No sexo masculino a infecção pelo Trichomonas vaginalis costuma ser assintomática e transitória, melhorando espontaneamente em muitos casos. O homem costuma ser um carreador assintomático do parasita. Quando há sintomas, o quadro mais comum é a uretrite (inflamação da uretra) levando à dor para urinar e corrimento uretral purulento. Uma complicação pouco comum mas possível é a infecção da próstata pelo Trichomonas, levando à prostatite (leia: PROSTATITE | Sintomas, causas e tratamento).

b) Tricomoníase na mulher

No sexo feminino a infecção pelo Trichomonas vaginalis também pode ser assintomática, mas pelo menos 2/3 das mulheres infectadas apresentam sintomas. O quadro mais comum é a vaginite, inflamação da vagina que cursa com corrimento amarelo-esverdeado de odor desagradável associado à disúria (dor para urinar), dispareunia (dor durante o ato sexual) e prurido (coceira) vaginal.

A tricomoníase não tratada é fator de risco para infertilidade e câncer do colo do útero. Nas grávidas a infecção está associada a parto prematuro.

Diagnóstico da tricomoníase

O quadro clínico das vaginites apenas sugerem a causa mais provável, não sendo possível estabelecer o diagnóstico sem exames complementares. Para se confirmar a presença do Trichomonas vaginalis o ginecologista realiza um exame ginecológico, que normalmente detecta uma vagina inflamada e com pequenas úlceras. Durante o exame colhe-se uma amostra de secreção vaginal para ser estudada no microscópio. Em até 70% dos casos é possível identificar o protozoário se movendo nas secreções.

Se o quadro clínico e o exame ginecológico forem muito sugestivos, mas o exame microscópico for negativo, é possível fazer uma cultura da secreção, que costuma dar o resultado entre 3 a 7 dias. O exame de PCR (DNA) também pode ser usado; é mais caro, porém apresenta resultados mais rapidamente e com mais segurança.

O exame de papanicolau pode também detectar o Trichomonas, mas sua sensibilidade é baixa, deixando passar cerca de 50% dos casos, além de ter uma alta taxa de falso positivo.

Tratamento da tricomoníase

O Metronidazol e o Tinidazol são as duas opções de tratamento para a tricomoníase. A taxa de cura com esses antibióticos é superior a 90% e nenhuma outra droga apresenta tamanha eficácia. O esquema indicado consiste em 2 gramas de Metronidazol ou Tinidazol por via oral (4 comprimidos de 500mg) em dose única.

Atenção, é estritamente proibido o consumo de álcool em quem está sendo tratado com uma das duas drogas. É preciso esperar no mínimo 3 dias devido ao risco grave reação (leia: INTERAÇÃO DO ÁLCOOL COM REMÉDIOS E ENERGÉTICOS).

É importante tratar evitar relações sexuais durante uma semana e o(a) parceiro(a) também deve ser tratado(a), mesmo que esteja assintomático(a) para evitar a reinfecção. Cerca de 70% dos parceiros de um paciente infectado também estão infectados pelo parasita.

Como a taxa de sucesso é muito alta, se os sintomas desaparecerem não é preciso repetir exames para se confirmar a cura.

O metronidazol não trata as outras causas de vaginite, como gonorreia e candidíase. Portanto, se você tem um corrimento, evite a auto-medicação e procure seu ginecologista.

Prevenção da tricomoníase

Para se reduzir o risco de contaminação pelo Trichomonas:

- Use sempre camisinha durante as relações sexuais (leia: CAMISINHA | Tudo o que você precisa saber).
- Evite ter múltiplos parceiros(as).
- Evite relações com pessoas sabiamente contaminadas e ainda não tratadas.
- Se você tem corrimento, evite relações sexuais até ser vista pelo seu ginecologista.

Publicidade
  • Anonymous

    Muito bom dr, excelente texto sobre tricomonas. parabéns.
    Cecília

  • Andréa Márcia

    obrigado pela importante explicaçao, pois foi muito proveitoso para o meu trabalho.

  • Gabrielle ferraz

    gostei muito do site de voces…
    muito bom….Aqui pude encontrar tudo o que preciso pra fazer trabalhos da facul…..
    e entender como tudo funciona…
    voces estão de parabens….
    e alem de estudar para entregar de trabalho pude saber como certas coisas surgem….
    obrigada….
     

  • Nessaflorck

    bem explicativo!
    parabéns

  • Fernanda_-freitas

    Parabéns!!!
    Tudo bem explicado e esclarecido,muito obrigada…
    Fernanda

  • Anonymous

    gostaria de saber se pega atravez do sexo anal,e por
    quer?

  • carla

    o medicamento correto pode ser o secnidazol ou metronidazol?

  • Waguiar9

    o site deicha pouco a desejar muito bom (Y) parabens :))

  • Waguiar9

    foi somente uma pessoa que fez este sit? pois o mesmo e uma obra pra mim foi perfeito  a pessoa pouco respira na hora da pesq. ta lindo , muito bom.

  • Nessaflorck

    bem explicativo!
    parabéns

  • Tainamurakamimoraes

    tricomoníase tem cura ?
    e se tem remedios e ervas caseiras??

  • http://profile.yahoo.com/AVFPBMVXVKVNN2PPCUP7EMIHEA Bruna

     Ola Doutor estou com sintomas dst Tricomoníase perguntei no yahoo me enformaram estou com muito corrimento amarelado e esverdeado sem odor tem um cheirinho mas nada forte so qe estou sentindo muitas dores abdominais igual a colica forte meu clitoris esta meio enchado e sinto um desconforto muito grande por que esse corrimento esta tão forte qe as vezes pinga e sinto um pouco de coceira me ajude por favor e essa dst é grave? Quais são os riscos?

  • Mel

    Metronidazol e Tinidazol. (4 comprimidos dose única).
    Mel :)

  • Renan Bolao

    muito bom essa explicaçao

  • fernada m silva

    Ola meu nome fefe eu esto centindo us cois muito estranha 
    depois da transa eu mtenho muito sangramento esse sangramento
    o cheiro e muito forte eu me sinto muito mal evito de fica perto 
    de outra pessoa pq eu penso q ela ta centindo me ajude pro favor

  • Suellenmonteir2010

    Tive tricomas, fiz exame e foi confirmado, tomei fluconazol 150mg, e usei metronidazol c nistatina, mas ainda con
    tinuo com corrimento, só não tem mais cheiro forte, tenho um corrimento tipo clara de ovos, mas sem odor, o que pode ser? A medicaçāo que tomei serviu mesmo? forte

  • Suellenmonteir2010

    Tive tricomas, fiz exame e foi confirmado, tomei fluconazol 150mg, e usei metronidazol c nistatina, mas ainda con
    tinuo com corrimento, só não tem mais cheiro forte, tenho um corrimento tipo clara de ovos, mas sem odor, o que pode ser? A medicaçāo que tomei serviu mesmo? forte

  • Elizete-ISA

    ha possibilidade d esame papanicolau dar diagnostico errado da tricomonas tratei e continuou o sintomas depois de 6 meses fis um novo esame e deu gardnerella

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Nada impede de vc ter realmente tido as duas doenças.

  • Elizete-ISA

    ha possibilidade d esame papanicolau dar diagnostico errado da tricomonas tratei e continuou o sintomas depois de 6 meses fis um novo esame e deu gardnerella

  • Maryanapredes25

    Oi!Eu tenho todos os sitomas do tricomonise,ja estou assim a um ano,e nada passar…
    O que devo fazer??

  • maria

    muito bom esse site !! parabéns ..

    • maria do carmo

      estou fazendo um trabalho sobre esta dença

  • fernada m silva

    Ola meu nome fefe eu esto centindo us cois muito estranha 
    depois da transa eu mtenho muito sangramento esse sangramento
    o cheiro e muito forte eu me sinto muito mal evito de fica perto 
    de outra pessoa pq eu penso q ela ta centindo me ajude pro favor

  • Schaianereis

    Achei que tinha candidiase pois saiam bolinhas brancas sem cheiro mas logo no dia seguinte começou a sair tipo uma pasta branca esverdeada com um chiro desagradavel e acho que é tricomoniase sera que uma doença evoluiu pra outra? Acho esse metronidazol em qualquer farmacia e sem precisar de receita?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Metronidazol precisa de receita.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Metronidazol precisa de receita.

  • francisca

    o que acontece se descobrir depois d muito tempo a contaminacao da tricomoniase

  • Douglas

    Até quantos dias tenho que esperar o remédio secnidazol fazer efeito , Já tomei faz 10 dias e ainda estou com corrimento e dor ao urinar , Minha parceira tomou e não tem sintomas isso é normal ?

  • Emilly

    estava com um site otimo pq eu to fazendo meu trabalho,ai já parei q achar o resto do trabalho nele e resolvi abrir esse link do google,mais por enquanto do gostando deste site tbm,parabens pelos sites bons q estão fazendo para atualizar e informar os leitores do site,parabens mais uma vez e obrigado pela ajuda para meu trabalho..

  • http://profile.yahoo.com/F66JNEOW5E2JVKHUZSDGVBX6RQ Verá Popyguá!

    Parabéns pelo site!

  • http://profile.yahoo.com/DQGIOVEITJV2NZGKZH2NE3DS4I Bruna

    Olha eu fui a ginicologista pq estava com um corrimento de peixe, então ela me passou secnidazol tomei eu e meu namorado. agora estou com todos os sintomas de Tricomoníase posso tomar o metronidazol, mesmo tento tomado o secnidazol? o cheiro do outro corrimento acabou, estou querendo tomar metronidazol agora mas nao sei se posso por causa do secnidazol! me ajuda aqui por favor?

  • CLEYDY

    Doutor, estava tratando da Tricomoníase quando no meio do tratamento, menstruei.O que devo fazer agora?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Qual o problema de ter menstruado?

  • CLEYDY

    Doutor, estava tratando da Tricomoníase quando no meio do tratamento, menstruei.O que devo fazer agora?

  • Móveis Casa Bela Ltda

    Olá doutor (a). Me chamo M. R. e tenho 19 anos. A minha primeira menstruação foi com 13 e dai a um ano pra frente comecei a apresentar um corrimento transparente. O fato é que depois de iniciar a vida sexual aos 18 (novembro/2012) comecei a ter um corrimento amarelado, com coceira… Meu namorado tem 22 anos e segundo ele nao teve muitas aventuras sexuais com diversas parceiras. Em dezembro fui ao gineco e ele me receitou itraconazol tomamos juntos e dei uma melhorada mas agora o problema voltou… Estou muito preocupada pq nao sei se isso é normal… Em dezembro tbm comecei a tomar o adoless e tive o sangramento de escape durante um mes e depois comecei a ter denovo o corrimento doutor. É verdade que é em quantidade menor mas, doutor (a) queria so uma posição a respeito da situação, se devo me preocupar ou se é natural e oq devo fazer. Aguardo resposta e desde ja sou grata. Um abraço.

  • Móveis Casa Bela Ltda

    Olá doutor (a). Me chamo M. R. e tenho 19 anos. A minha primeira menstruação foi com 13 e dai a um ano pra frente comecei a apresentar um corrimento transparente. O fato é que depois de iniciar a vida sexual aos 18 (novembro/2012) comecei a ter um corrimento amarelado, com coceira… Meu namorado tem 22 anos e segundo ele nao teve muitas aventuras sexuais com diversas parceiras. Em dezembro fui ao gineco e ele me receitou itraconazol tomamos juntos e dei uma melhorada mas agora o problema voltou… Estou muito preocupada pq nao sei se isso é normal… Em dezembro tbm comecei a tomar o adoless e tive o sangramento de escape durante um mes e depois comecei a ter denovo o corrimento doutor. É verdade que é em quantidade menor mas, doutor (a) queria so uma posição a respeito da situação, se devo me preocupar ou se é natural e oq devo fazer. Aguardo resposta e desde ja sou grata. Um abraço.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Qual o problema de ter menstruado?

  • CapivarUmanis

    A pior coisa é prostatite por gardnarella e Trichomona, pois nenhum exame acusa a existência dessas pragas na próstata.

  • CapivarUmanis

    A pior coisa é prostatite por gardnarella e Trichomona, pois nenhum exame acusa a existência dessas pragas na próstata.

  • CLEYDY

    Então, o problema é que estava usando a pomada flagyl, acabado a menstruação então continuo usando o restante das aplicações? Tinha apenas aplicado 5 e são 10 aplicações.

  • Suelen

    Eu tenho um corrimento amarelo-esverdeado mais não tem odor e as vezes coceira. Me ajude o meu ginecologista só é daqui a duas semanas.

  • Reinaldo

    Bom dia gostaria de fazer uma pergunta sobre a tricomoniase, gostaria de saber se existe a possibilidade de depois de curada a dst (tricomoniase) tem a possibilidade de os sintomas voltarem depois de anos ?

    minha esposa foi infectada a 4 anos atras e fez os testes e curou a tricomoniase porem ultilmamente parece que ela esta com os mesmo sintomas novamente e ela denfende que tem a possibilidade de o virus ficar incubado e voltar..

    de qualquer forma ela ainda nao fez o teste para saber mesmo se e a mesma tricomoniase de 4 anos atras mas os sintomas sao os mesmo. Mas teria possibilidade de o virus ficar incubado tanto tempo ?

    e so pra ressaltar eu nunca fui infectado por nenhuma DST.

    aguardo respostas..

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Cura é cura. Uma vez que o protozoário é eliminado, a pessoa não o mais tem no organismo.

  • samara

    o que acontece se descobrir depois d muito tempo a contaminacao da tricomoniase?

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Geralmente nada. É tratar e ficar curada.

  • ana

    eu estou com todos os sintomas de tricomaniase, mas antes da minha gravidez estava com condiloma acuminado e estava tratando e no final parei e agora após 5mese do meu filho nascido estou apresentando este sintoma, um corrimento esverdeado ralo e um pouco de coceira e sempre durante a relação co m meu esposo sai tipo um leite talhado de mim estou memo com essa doença ???

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Tem que fazer um exame ginecologico para confirmar.

  • Larissa Monteiro

    O protozoário pode causar outra infecção se não for devidamente tratado?

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não sei se entendi a sua pergunta, desenvolva mais o seu raciocínio. Que outra infecção você se refere?

  • aline

    Dr, estou com um corrimento verde e com mau cheiro, posso estar com tricomoniase?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Corrimento verde com o odor forte sugere uma infecção ginecológica. Tricomonas é uma das hipóteses possíveis.

  • Isa

    Dr. estou com todos esses sintomas da tricomoníase! gostariia de saber se a venda desses medicamentos são feitas sem a receita médica?

    ( Metronidazol e o Tinidazol ) desde ja muito obrigada!

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não, só com receita.

  • Giovanna

    Tenho corrimento verde-amarelado mas nao sinto nenhuma dor, pode ser tricomoníase?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não só tricomoníase, mas também outras infecções. O ideal é fazer um exame ginecológico.