Artigo atualizado em 19/11/2013

GASTRITE | ÚLCERA GÁSTRICA

Gastrite é a inflamação do epitélio do estômago, ou seja, da camada de tecido que recobre o mesmo. Essa mucosa age como um forro composto por um tecido resistente à acidez intensa, o que faz todo sentido uma vez que o material contido no estômago apresenta pH extremamente baixo. A úlcera, como próprio nome diz, é uma ulceração (ou erosão) neste epitélio, como se fosse uma grande afta. A úlcera é dita gástrica quando acomete o estômago, e duodenal quando se faz presenta no duodeno (primeira porção do intestino delgado).

GASTRITE

A gastrite não é uma doença única. É, na verdade, o resultado final de diversos tipos de agressão ao estômago. Podemos citar como causas de gastrite:

- Uso prolongado de Anti-inflamatórios (lei: ANTI-INFLAMATÓRIOS)
- Uso prolongado de Ácido acetilsalicílico (Aspirina) (leia: ASPIRINA | AAS | Indicações e efeitos colaterais)
- Infecção pela bactéria Helicobacter pylori (leia: Como e quando tratar o H.Pylori )
- Abuso de álcool (leia: EFEITOS DO ÁLCOOL E ALCOOLISMO)
- Refluxo de bile para o estômago
- Grandes estresses físicos como traumas, queimaduras, cirurgias de grande porte, sepse etc…
- Gastrite auto-imune (leia: DOENÇA AUTO-IMUNE)
- Insuficiência renal crônica (leia: INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA – SINTOMAS)
- Quimioterapia ou radioterapia
- Parasitoses (leia: VERMES | EXAME PARASITOLÓGICO DE FEZES)
- Intoxicações alimentares
- Cigarro (leia: Como e porque parar de fumar )

A gastrite se manifesta com sintomas como queimação, azia, dor na “boca do estômago”, náuseas, empanzinamento e eructações (arrotos) (leia: SINTOMAS DE GASTRITE).

Úlcera péptica

Esses sintomas são enquadrados em um quadro chamado de dispepsia. É importante salientar que a intensidade dos sintomas não necessariamente se correlacionam com a gravidade da gastrite ou com a presença de uma úlcera. Podemos inclusive ter dispepsia e não apresentarmos na endoscopia nenhum sinal de gastrite, como se pode ter uma úlcera e quase não sentir incômodo (leia: DOR NO ESTÔMAGO | DISPEPSIA).

Quando há sintomas, porém não há lesões visíveis no estômago/duodeno, isto é, não há gastrite, damos o nome de dispepsia funcional, que é quadro clínico de gastrite/úlcera sem que haja efetivamente essas lesões. A dispepsia funcional é a situação responsável pelo que é erradamente chamado de gastrite nervosa.

NÃO EXISTE GASTRITE NERVOSA. Ao contrário do estresse físico, o estresse emocional sozinho não é uma causa de lesões no estômago ou duodeno. Situações de estresse podem desencadear sintomas de dispepsia, podem também atrasar a cicatrização de lesões existentes, mas individualmente nunca causarão gastrite ou úlcera.

A gastrite pode ser aguda, quando se desenvolve rapidamente, ou crônica, quando a inflamação se instala lentamente e persiste por vários meses. A primeira é normalmente causada por álcool, medicamentos e intoxicações alimentares. A segunda costuma ter como causa o H.pylori.

As gastrites se não tratadas podem evoluir com erosões da mucosa do estômago, levando a formação das úlceras.

ÚLCERA PÉPTICA

As úlceras pépticas são aquelas causadas pela ação do suco gástrico na parede do duodeno, estômago ou esôfago. As 2 principais causas são abuso de antiinflamatórios e infecção pelo H.pylori.

Úlcera duodenal e úlcera gástrica

Os anti-inflamatórios mais novos chamados de inibidores da COX-2 são menos lesivos ao estômago/duodeno, porém, não são 100% seguros. Apesar de efetivamente causarem menos úlceras pépticas, naqueles já apresentam úlceras, o uso dos Cox-2 impede sua cicatrização.

As úlceras duodenais são mais comuns que as gástricas e acometem principalmente indivíduos entre 30 e 50 anos de idade. As úlceras gástricas são mais comuns em pessoas acima dos 60 anos.

As úlceras podem complicar causando perfurações ou sangramentos. Úlceras pépticas não viram câncer, mas alguns cânceres podem se apresentar com uma aparência semelhante à uma úlcera. As úlceras gástricas da pequena curvatura são as que mais merecem atenção pois é neste ponto onde costumam surgir as neoplasias.

Uma úlcera pouco sintomática é muitas vezes a responsável por uma anemia sem causa aparente. O sangramento pode ser pequeno e não perceptível a olho nu, porém, uma úlcera também pode se apresentar como uma hemorragia abundante, sendo suficiente para haver perdas de sangue vivo pela boca ou pelas fezes (leia: SANGUE NAS FEZES E HEMORRAGIA DIGESTIVA).

Diagnóstico da gastrite e da úlcera péptica

Estômago

O diagnóstico é feito através da endoscopia digestiva alta (leia: ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA). Uma vez que detectada uma úlcera, deve-se sempre biopsiá-la, mesmo que essa não apresente características de câncer. Não é seguro descartar neoplasia apenas pelo aspecto da lesão.

A pesquisa do H.pylori só deve ser feita na presença de úlceras. Apesar desta indicação, muitos médicos ainda fazem a pesquisa da bactéria mesmo quando há somente sinais de gastrite. Não se deve pesquisar porque não há indicação de se tratar H.pylori sem úlcera.

Os laudos das endoscopias digestivas costumam causar algum grau de confusão. Primeiro é importante conhecer a anatomia do estômago:

Algumas dúvidas comuns:

- Quando se diz gastrite antral ou de antro, significa inflamação da porção final do estômago (ver desenho acima).
- O termo enantematosa significa lesão de uma mucosa. Logo, gastrite enantematosa antral é uma inflamação com lesão da mucosa na região do antro.
- Pangastrite significa um inflamação difusa, acometendo grande parte do estômago.

Tratamento da gastrite e da úlcera péptica

O tratamento hoje em dia é feito com supressão da acidez gástrica. Existem 2 classes de medicamentos com esse objetivo

- Antagonista do receptor H2 – Ranitidina
- Inibidores da bomba de prótons (IBP) – Omeprazol, pantoprazol, lanzoprazol, etc.

Dá-se preferência aos IBP por serem mais efetivos.

Deve-se suspender anti-inflamatórios, cortar o cigarro e a bebida alcoólica. Como já foi dito, o tratamento do H.pylori só está indicado se houver úlcera. Não há evidências de que a erradicação da bactéria na gastrite isolada traga algum benefício.

O tratamento é feito por pelo menos 4 semanas.

Publicidade
  • César Augusto Reis Mendes

    Dr. Pedro, meus parabéns!!

    Seu site é fantástico, sempre recheado de informações preciosas e confiáveis.
    Sou acadêmico de medicina do 3° ano e sempre acompanho suas postagens.
    Muito bom para estudar e tirar dúvidas rápidas que por ventura possam surgir.
    Parabéns pela iniciativa e continue com esse trabalho.

  • Rosane

    Olá Doutor, estou com muitos gases, as vezes tenho forte dor na boca do estomago, e estou totalmente sem apetite. Pode ser gastrite?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      É uma possibilidade.

  • João Almeida

    Dr, gostaria de saber se o Levofloxacina combinado com o uso de Pantoprazol é realmente eficaz na erradicação da Bactéria Helicobacter pylori? O Pantoprazol é muito mais eficaz do que o Omeprazol no tratamento da Gastrite? Qual é o melhor Fármaco para a gastrite? desde já agradeço, forte abraço!

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O tratamento antibiótico mais indicado para o H.pylori é claritromicina com amoxicilina. A levofloxacina pode ser adicionada ao tratamento se houver resistência ou alergia a um dos componentes. Pantoprazol e omeprazol são efetivamente semelhantes.

  • sandro

    Opa
    Na endoscopia deu
    1- bulbite enantematosa heterogônea leve
    Ideia do que seja, vou voltar ao médico.
    Abração

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Uma inflamação na região do bulbo.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Medicamentos e mudanças de hábitos alimentares.

  • carlos alberto

    Dr. fiz endoscopia e deu: * Esofagite grau C (los angeles) com RGE
    *Hernia de hiato por deslizamento de 3 cm
    * Gastrite exsudativa Leve em antro.
    Só com medicaçao vou melhorar isso aí????

  • Joel Adriano Adriano

    Boa noite doutor.tenho 42 anos, sofro de gastrite e refluxo. Fiz um tratamento com pyloripac retrátil, e mais outro que não lembro,(era composto por vários comprimido por sete dias) são drogas muito pesada com efeito colateral desagrádavel. Após 01 ano e meio de tratamento, ainda sinto os mesmos sintomas. A pergunta é: Houve alguma ineficiência por parte destes medicamentos frenta a bactéria, tendo em vista que segui os procedimentos prescrito pelo médico? ou para esse tratamento é preciso cuidar de todo o sistema digestivo ou somente o estomago? Obrigado, gostaria muito que respondesse.

  • Anonymous

    Ola ! Boa noite .. Em uma endoscopia que eu fiz, acusou gastrite enantematosa moderada de antro !! Isso e muito grave ?? Toda manha tomo omeprazol 20mg com suco de batata crua ! Ar antes do almoço e da hanta tomo suco de couve !! Com esse tratamento fiarei curado em qto tempo ?

  • Josenaide

    Boa tarde Doutor tenho 41 anos e foi comprovado que tenho agapilore tenho muitas crises como dor nas costas e febre oque posso fazer para combater essa bacteria.

  • Josenaide

    Boa tarde Doutor tenho 41 anos e foi comprovado que tenho agapilore tenho muitas crises como dor nas costas e febre oque posso fazer para combater essa bacteria.

  • poli26

    Olá Dr,há faz alguns anos que sofro de gastrite,qdo foi diagnosticada,o medico disse q foi por uma bácteria,mas no último exame que fiz fui num especialista,e ele disse q ñ havia bacteria,q eu tinha “gastrite nervosa”,e de uns meses pra cá,tenho notado q quando fico mto nervosa,eu vomito,isso tem alguma coisa a ver com gastrite?Grata

  • Ana Navarro

    Dr. Pedro, qual sua opinião ao uso da glutamina no tratamento da gastrite/úlcera? Li artigos de nutricionistas defendendo esse aminoácido no tratamento, bem como para o da disbiose intestinal. Realmente é benéfico ou seus efeitos colaterais superam?

  • ANA1711

    sinto ardencia no esofago e nauseas e minha garganta esta vermelha o que pode ser?tenho muito gases isso e diariamente para quando eu como algo é gastrite ou ulcera sou stresssada ,o que devo fazer?

  • Juliana2506

    Dr. Pedro,comecei a sentir queimaçao no estomago a um mes a atras que nao eram frequentes depois veio uma ardencia da garganta que tem vermelhidoes e feridas (bolinhas) avermelhadas ,comecei a tomar omeprazol para aliviar a ardencia, nao consultei um medico ainda pois estao de ferias mais ja esta agendado para janeiro,essas dores agora estavam sendo frequentes todo dia ,depois de tomado esse remedio deu uma melhorada mais ainda arde abaixo da garganta ,nao sinto vomitos nem nauseas, sinto so essa ardencia que para depois que eu me alimento e quando acabo de me alimentar sinto vontade de arrotar mais nao consigo arrotar direito parece que ele corta o arroto e fico arrotando e nada, a vezes sinto a barriga pesada e cheia depois de me alimentar e ela parece que esta um pouco inchada , falaram para tomar a espinheira santa em capsulas mais tenho medo de piorar , nao sinto queimar no estomago somente abaixo da garganta (esofago).Tenho 25 anos nao fumo nao bebo, as vezes me stresso e fico nervosa ,evito muito refrigerante mais tomo muito sucos artificiais, estou com medo de ser algo grave tenho muito medo.

  • Ana Navarro

    Dr. Pedro, qual sua opinião ao uso da glutamina no tratamento da gastrite/úlcera? Li artigos de nutricionistas defendendo esse aminoácido no tratamento, bem como para o da disbiose intestinal. Realmente é benéfico ou seus efeitos colaterais superam?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não encontrei embasamento científico para indicar glutamina nestes casos.

  • Edsonrodrigues

    como cura H;PYLORI

  • Monica Carvalho

    O exame de meu filho deu Pangastrite nodular isso é grava

  • Rosangela

    Boa noite Drº Pedro,tive erosão duodenal e constatou H Pylori também,fiz o tratamento durante quase 1 ano,porem os antibióticos que tomei para o tratamento da bactéria não eliminou toda ela..Minha pergunta é:Depois do tratamento é possível voltar a ter erosão duodenal novamente tomando café,comendo molhos e embutidos e tomando bebidas alcoólicas?A dieta é pra sempre?Erosão duodenal são quase feridas?

    Obrigada

  • wilson

    Boa tarde doutor..sinto azia e refluxo constantemente fiz uma endoscopia e detectou gastrite e uma bactéria o q devo fazer.

  • Suelialeoa

    eu tenho grastite sinto muito dor no extomago azinha de = oq eu faço

  • vanessa silva

    boa noite,tenho gastrite de antro moderada,fiz endoscopia ,com biopsia e foi diagnosticada a presença de bacteria H.pylori,iniciei o tratamento com claritromicina,amoxilina e omeprazol,tomei durante 14dias ,melhorei um pouco ,mais nunca fiquei boa de vez,minha pergunta e,ha possibilidade dessa bacteria desenvolver resistencia aos antibioticos usados,e como se adquire essa bacteria:

    • osmar702012

      voce nao deve ter h. pilory e sim um desenquilibrio alimentar e deve procurar um profissional da nutiçao. com certesa vai resolver seu problema.
      Osmar paulino – Nutricionista.

  • Jolima00

    Bom dia doutor Pedro, Eu estou muito preocupada, tenho um filho de 11 anos, com 7 anos descobri que ele tinha, esofagite erosiva e relfluxo e h pilory , fiz um bom tempo tratamento, ele deu uma melhorada mais todas as vezes que repito o exame, continua com mesmo problema, ele passa mal sente gosto ruim na boca, não sei o que fazer mais. Meu nome é josefa

  • Elenisa

    boa noite doutor sinto muita queimacao as veses doi quando como forra de hora esinto nausea o que sera

  • Elenisa

    boa noite doutor sinto muita queimacao as veses doi quando como forra de hora esinto nausea o que sera

  • Rodrigo G. Albuquerque

    Dieta alimentar causa gastrite?

  • Rodrigo G. Albuquerque

    Dieta alimentar causa gastrite?

  • Rodrigo G. Albuquerque

    Boa tarde, doutor!
    Tenho 25 anos e no mês de maio/2012, descobri ser hipertenso! Fui no médico e ele me passou 2 medicamentos para hipertensão (Losartana Potássica e Hidroclorotiazida) e mandou tomar cuidado com minha saúde. Rapidamente comecei uma dieta de reeducação alimentar (comendo de 3 em 3 horas e sem tomar nenhum medicamento específico para emagrecimento) e de lá pra cá, perdi 40 kg. No meio da dieta (fim de julho pro começo de agosto) , comecei a sentir muita azia, arrotos, dores e pontadas abdominais (parte superior) e logo procurei um gastro que me receitou lanzoprazol de 15 mg e ele me mandou fazer o tratamento de 2 semanas. Durante o tratamento não senti nada e nenhum sintoma mas logo quando terminei o tratamento (uns dois dias depois) os sintomas voltaram. Então, comprei uma nova caixa e novamente parecia ter curado mas retornou. Cheguei a comprar 4 ou 5 caixas e segui o tratamento mas sempre quando acaba, os sintomas voltam. O que devo fazer? Falei com um farmaceutico e ele me disse que esse lanzoprazol é só um inibidor e que se eu parar de tomar, tudo tende a voltar que não é um tratamento de cura e sim um componente pra um outro medicamento… enfim, não sei o que fazer! Devo fazer uma endoscopia ou fazer um exame de sangue e se detectar H. Pylori, começar o tratamento?

  • Rodrigo G. Albuquerque

    Boa tarde, doutor!
    Tenho 25 anos e no mês de maio/2012, descobri ser hipertenso! Fui no médico e ele me passou 2 medicamentos para hipertensão (Losartana Potássica e Hidroclorotiazida) e mandou tomar cuidado com minha saúde. Rapidamente comecei uma dieta de reeducação alimentar (comendo de 3 em 3 horas e sem tomar nenhum medicamento específico para emagrecimento) e de lá pra cá, perdi 40 kg. No meio da dieta (fim de julho pro começo de agosto) , comecei a sentir muita azia, arrotos, dores e pontadas abdominais (parte superior) e logo procurei um gastro que me receitou lanzoprazol de 15 mg e ele me mandou fazer o tratamento de 2 semanas. Durante o tratamento não senti nada e nenhum sintoma mas logo quando terminei o tratamento (uns dois dias depois) os sintomas voltaram. Então, comprei uma nova caixa e novamente parecia ter curado mas retornou. Cheguei a comprar 4 ou 5 caixas e segui o tratamento mas sempre quando acaba, os sintomas voltam. O que devo fazer? Falei com um farmaceutico e ele me disse que esse lanzoprazol é só um inibidor e que se eu parar de tomar, tudo tende a voltar que não é um tratamento de cura e sim um componente pra um outro medicamento… enfim, não sei o que fazer! Devo fazer uma endoscopia ou fazer um exame de sangue e se detectar H. Pylori, começar o tratamento?

  • Bianca-teixeirauol

    Dr. eu sinto mt dor de estomago e quando vou comer parece que tenho uma ferida non estomago alem disso eu to tendo tontura vc acha que pod ser ucera?

  • Ingledprojovem2011

    eu quero fazer uma perguta meu marido esta sentido uma dor na barriga que dar vontade de vomita e o quer.

  • Natashakeltyn

    ddoutor a gratise da sensaçoa de aperto nas costelas? e queimaçao ? tenho medo de ser vesiscula mas com raio x a medida descartou. e possivel?

  • Mercia-andrade

    meu nome e mercia doutor venho sofrendo muito com esse meu estomago,pois trabalho sentada, quando eu como o meu estomago começa a doer a regiao do meu peito fica toda dolorida, ja gastei dinheiro com os médicos mas nao resolver, so que faz 5 meses  que fiz uma  endoscopia apresentou a bacteria h pyroli ja fiz o tratamento e a dor continua, foi a medico de novo e a mesma mandou eu fazer novamente a endoscopia, passou um remedio que mim fez mal e eu nao sei mas o que fazer.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    O câncer pode ter uma aparência ulcerada, por isso indica-se a biópsia em todas as úlceras.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não.

  • Amanda Cordeiro

    Olá! À uma semana estou com dificuldade de digestão. Eu como e tenho a sensação de que dentro do meu estomago ta cheio de pedaço de maçã boiando. Estou tendo dificuldade para dormir por causa do desconforto e quando acordo ainda tenho a sensação de que meu estomaga não fez a digestão. Tenho comido mais devagar e mastigado mais e depois das 7:00 hs da noite não estou comendo mais nada. Não sinto dor, nem azia, nem gazes. É só a sensação de que meu estomago não faz a digestão. O que devo fazer?

  • ANA TEREZA SANTOS

    ola fiz uma endoscopia e o resultado foi nodularidade de antro o que quer dizer isso

  • Paulogamarca

    fiz endoscopia e o resulltado foi uma gastrite,mas tb deu basilos de h.pylori,e meu médico
    receitou anti-biotico,para combater a bactéria,isso é certo ???

  • Lohannacb

    qndo as plaquetas sanguinias estao muito abaixo qaul o risco q corremos…tem algo haver com gastristi ou ulcera ?

  • mara vieira

    o meu marido fez uma endoscopia e o resultado foi fragmentos representativos de mucosa de antro gástrico exibindo população satisfatória de glândulas mucossecretoras.2- fragmento de mucosa esofágica exibindo ulceração recoberta por exsudato fibrinoleucocitário, hiperplasia basal reacional e infiltrado inflamatório crônico. Gostaria de saber se é algo grave , pois vamos levar o resultado do exame só semana que vem para o médico.

  • Selma

    Fiz uma endoscopia e como diagnóstico.. Ulcera Peptica Ativa- Pesquisa direta para H.Pylorii positiva-
    tendo como resultado endoscópico:
    -Esofagite erosiva moderada.(Grau B de Los Angeles)
    -Grande hérnia de hiato por deslizamento
    -Gastrite enoscópica moderada de corpo e antro com enantema e erosões planas
    -Lesão ulcerada de antro em cicatrização.(H1 de Sakita)
    -Úlcera duodenal cicatrizada.(S2 de Sakita)

    obs. Foi feito exame microscópico e não há sinais de malignidade.

    Estou Tomando Nexium de 40 mg (termino a 1a caixa este final de semana- 28 comprim.)

    Pode me dar alguma orientação sobre como devo proceder diante deste diagnóstico?
    Esta úlcera ativa teve sangramento  mas qdo da endoscopia, não sangrava mais e estava recoberta por fibrina, portanto não foi cauterizada. Que faço para q ela não volte a sangrar e cicatrize?
    Muito Grata
    Selma

  • http://profile.yahoo.com/L6RI5RRIAWEYD2IPLORUD7PNYY Vitor Araújo alves

    Úlcera gástrica precede um cancro de estômago?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O câncer pode ter uma aparência ulcerada, por isso indica-se a biópsia em todas as úlceras.

  • http://profile.yahoo.com/L6RI5RRIAWEYD2IPLORUD7PNYY Vitor Araújo alves

    Úlcera gástrica precede um cancro de estômago? Pode-se dizer que a úlcera gástrica é um fator de risco?

  • Anderson

    Fiz uma endoscopia e o resultado foi Pangastrite endoscópica erosiva plana moderada, com sinais de sangramento recente – hematina aderida (Forrest IIc). O senhor pode traduzir pra mim Dr. Pedro?

  • fabio freire

    fiz endoscopia e deu pangastrite enantemática, qual o tratamento?

  • adriana

    estou tendo formação de gases muito intensas que vão piorando na medida que repiro, chego a não conseguir me mexer,, a bariga incha e doi a barriga toda

  • adriana

    estou tendo formação de gases muito intensas que vão piorando na medida que repiro, chego a não conseguir me mexer,, a bariga incha e doi a barriga toda

  • Rosângela Nunes

    Você atende em algum lugar que aceite o plano de saude da assim? se tiver por favor me fale. meu email é roro_nunes10@hotmail.com. Fiz uma endoscopia e acusou Gastrite e Ulcera e H pylori. por favor me ajude!
    grata

    Rosângela

  • Eder Deda

    Acordo frequentemente entre 02:0 e 03:00 da manha com uma dor abdominal, fiz vários exames e o medico não diagnosticol nada, ele disse que estou bem, que os exames não acusaram nada. Tentei explicar sobre gastrite mas não me ouviu, o que eu posso fazer. São várias noites em claros.

  • Eder Deda

    Acordo frequentemente entre 02:0 e 03:00 da manha com uma dor abdominal, fiz vários exames e o medico não diagnosticol nada, ele disse que estou bem, que os exames não acusaram nada. Tentei explicar sobre gastrite mas não me ouviu, o que eu posso fazer. São várias noites em claros.

  • alan

    D.Pedro minha endoscopia deu 4 fragmentos de tecido pardo e elastico medindo em conjunto 0,6 cm
    Mucsa gastrica antral e fundica exibindo gastrite cronica ativa moderada com acumulos de linfoides estromais poderia me ajudar a me explicar melhor
    Alan Silva teixeira

  • A.FRANCA

    Quais os riscos de um soro-positivo contrair H.PYLORI ?

  • Riccard

    Olá Dr.Pedro, para quem fez o tratamento de gastrite cronica é essencial fazer uma endoscopia pós tratamento?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não necessariamente.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    O problema é que muitas vezes não há melhora dos sintomas nestes casos. Além do mais, não se deve sair dando antibióticos indiscriminadamente, pois o risco de efeitos colaterais e de criar bactérias esistentes é alto.

  • Ramos

    Boa noite. Li que não se deve pesquisar H.pilori como causa etiológica de gastrite, porém, sendo ele a maior causa de gastrite crônica, penso que a pesquisa por este agente seria interessante no quadro de gastrite sem úlcera péptica. Aconselho, inclusive, o uso empírico de antibióticos.
    Gostaria do feedback de suas opiniões… abraço.

  • Marlene

    oi doutor eu sofro deste problema mais de 5anos agora estou com muito desaranjo amrelão quase verde estou muito preocupada .

  • Davidson

    Boa Noite,

    a uns 8 dias tenho sentido forte queimação no estomago quando sinto fome e ela vem acompanhado de dor nas costas. O que pode ser?

  • Mercia-andrade

    meu nome e mercia doutor venho sofrendo muito com esse meu estomago,pois trabalho sentada, quando eu como o meu estomago começa a doer a regiao do meu peito fica toda dolorida, ja gastei dinheiro com os médicos mas nao resolver, so que faz 5 meses  que fiz uma  endoscopia apresentou a bacteria h pyroli ja fiz o tratamento e a dor continua, foi a medico de novo e a mesma mandou eu fazer novamente a endoscopia, passou um remedio que mim fez mal e eu nao sei mas o que fazer.

  • Gilson Antonio Reamero

    Boa noite, Dr. Sinto uma dor terrivel no estomago, tb tenho soluço diariamente,percebo um caroço na boca do estomago, que percebo um inchaço no estomago. O que poderá ser. Qual exame que devo fazer.

  • Carla nascimento

    boa noite doutor meu nome é Carla fiz um exame de endoscopia, em janeiro 2012 conclusão: gastrite enantematosa moderada com erosões de antro deformidade bulbar, úlcera duodenal cicatrizada.devo fazer outra endoscopia pra saber se estar tudo bem com meu estômago?

  • Carla nascimento

    boa noite doutor meu nome é Carla fiz um exame de endoscopia, em janeiro 2012 conclusão: gastrite enantematosa moderada com erosões de antro deformidade bulbar, úlcera duodenal cicatrizada.devo fazer outra endoscopia pra saber se estar tudo bem com meu estômago?

  • Eliseu

    Fiz uma colonoscopia e o resultado foi “ileite ulcerativa”, com biopsia negativa para câncer. O médico não prescreveu nenhum remédio, apenas recomendações alimentares, porém tb estou com refluxo terrível, tudo dá refluxo, até água. Infelizmente tive que tomar anti inflamatório, ai o bicho pegou, acredito que o meu intestino que já estava curado, começou a doer demais, talvez pelo anti inflamatório. Piorou até mesmo o refluxo. Está doendo demais. Estou tomando Buscopan para aliviar as dores. A endoscopia deu uma gastrite leve. Por fim, como o omeprazol já não faz mas efeito, estou tomando ranitidina. DOUTOR essa ileíte ulcerativa o que é?,  é provocada pelo quê?, tem cura?, algum remédio?. POr quanto tempo posso tomar a RANITIDINA?.

  • Tamires

     Boa noite.
     
    Gostei muito do artigo, porém,  fiquei um pouco nervosa. Fiz uma endoscopia e fui diagnosticada com uma pangastrite e o teste de urease(não sei se esse nome mesmo) deu positivo para H. Pylori. Já comecei o tratamento, mas estou com medo que outra doença possa se desencadear. Daqui a três meses farei outra endoscopia para saber se o tratamento foi eficaz.
    O tratamento pode não ser eficaz?
     e se não qual será o outro?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Na maioria dos casos o tratamento é eficaz. Se não for, há drogas alternativas para tratar o H.pylori.

  • liliane

    tenho refluxo mas agora descobri que tenho uma ulcera gastrica , mas e uma dor tao grande que nao consigo respirar e tenho muitas dores nas costa

  • Tales

    Olá Doutor, tenho gastrite e fiz tratamento. E na endoscopia deu a bactéria H. Pylori. Meu médico falou que a gastrite está tratada, porém o medicamento não eliminou a bactéria e ele me receita o retrat e novamente não eliminou a bactéria. O que devo fazer agora ?

  • Shirley

    boa noite fiz um endoscopia que deu a seguinte conclusao:
    GASTRITE ENDOSCOPICA ENANTEMATOSA MODERADA DE CORPO E ANTRO
    meu medico me receitou Pyloripac estou com receio de tomar pois o h. pylori deu negativo e ai dr devo tomar ou nao?

  • fabio freire

    fiz endoscopia e deu pangastrite enantemática, qual o tratamento?

  • Anonymous

    Dr Pedro bom dia
    estou com gastrite enamentosa , tomando pantoprazol 40mg
    posso tomar leite ? bebida alcoolica ?
    comida japonesa ?
    Obrigada
    Deborah

  • Anonymous

    Dr Pedro boa noite
    estou com gastrite enantematosa . Mucosa levemente hiperemiada
    Estou tomando pantoprazol 40mg há 2semanas
    Tem restrição para leite , doces ,comida japonesa e bebida alcoolica ?
    Obrigada

  • Ari

    A minha endoscopia concluiu: polipo de fundo gátrico – retirado; gastrite endoscópica enantematosa leve de antro e bulboduodenite leve. Estou me tratando com esomeprazol magnésio e bromoprida, pois estou com grande refleuxo e chega a me sufocar. o que o sr. acha? Tenho receio de perder o ar…

  • larissa

    Olá, tenho 14 anos sinto muitas dores no abdome, acredito qe seje relacionado ao estomâgo pois arrotos e desconforto estao muito presentes .. uma dor frequente e insuportavel, pela minha idade você acha que poderia ser gastrite ou uma ucera ? 

  • mércia

    acho que estou com gastrite o que devo fazer para melhorar as dores?

  • Adriana Brizida

    Boa tarde, Tive ulcera duodenal, a uns dois anos fiz tratamento. Desde entao meu intestino nunca mais foi o mesmo. Muitas vezes tenho dores horriveis, parece que meu intestino ta dando nos, , do lado esquerdo um pouco abaixo da costela a dor  é intensa, muitas vezes so passa depois de ter vomitado, e em seguida tenho diarreia por um ou dois dias. Ai passa fico um mes, ou dois e volto a ter. Essas crises tem a haver, ou é outra coisa?

  • Tamires

     Boa noite.
     
    Gostei muito do artigo, porém,  fiquei um pouco nervosa. Fiz uma endoscopia e fui diagnosticada com uma pangastrite e o teste de urease(não sei se esse nome mesmo) deu positivo para H. Pylori. Já comecei o tratamento, mas estou com medo que outra doença possa se desencadear. Daqui a três meses farei outra endoscopia para saber se o tratamento foi eficaz.
    O tratamento pode não ser eficaz?
     e se não qual será o outro?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Na maioria dos casos o tratamento é eficaz. Se não for, há drogas alternativas para tratar o H.pylori.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Sim.

  • Adreilcinha

    Quando o antibiotico usado mais de uma vez não der resultado, tem que usar outro antibiótico?

  • Rute

    Nossa matéria muito boa, infelizmente me enquadro em tudo isso…
    Peguei a bacteria, fiz o tratamento com antibiotico Pyloripac..ao realizar a endoscopia novamente, a bendita permanece no meu estomago só que agora com gastrite…tomei o mesmo medicamento, acabei essa semana, mas continuo com os mesmos sintomas (azia, enjoos..)..essa bacteria não morre? existe outro medicamento ou só esse pyloripac?Muito obrigada

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Existem outros tratamentos. É preciso conversar com seu gastroenterologista.

  • Ve-nilo14

    Sofro de gastrite, causada pela h.pylori e tenho muita ardencia na garganta uma coisa tem haver com a outra?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Só se também houver refluxo.

  • cesar

    estou com dor nas costas e no abdomen a dor mais intensa apos as refeições

  • Maurício Carvalho

    Drº. Pedro, desde quando passei a tomar Lansoprazol passei a ter diarréia. Ele pode causar isso? A posologia para mim receitada foram 02 cápsulas diariamente de 30mg, uma no jejum e outra antes do jantar.

  • Anonymous

    Parabéns pelo blog. Excelentes explicações e comentários. Tenho uma pergunta: como se contrai o virus h.p? Muito obrigada! Kátia

  • Anonymous

    fiz endoscopia e deu a bacteria h. pylori e gastrite exsudativa moderada em antro duodenite parasitaria . estou em tratamento com o remedio pyloripacibp mais ainda sinto desconfortos e normal? essa bacteria e a gastrite pode
    voltar? oq dvo faz p nao voltar? e verdade q a bacteria pode ficar na placa dentaria? aguardo resposta obrigada Gabrielly Cardoso

  • marcos 123

    boa noite Dr, eu fiz uma endoscopia e o medico deu essa conclusão:gastrite endoscopica enantematosa moderada de antro úlcera H2 de sakita en antro.
    biópsia de mucosa gástrica para exame histopatológico.
    por favor DR,a motivos de tantas preocupações. aguardo resposta.
    obrigado.

  • marcos 123

    boa noite Dr, eu fiz uma endoscopia e o medico deu essa conclusão:gastrite endoscopica enantematosa moderada de antro úlcera H2 de sakita en antro.
    biópsia de mucosa gástrica para exame histopatológico.
    por favor DR,a motivos de tantas preocupações. aguardo resposta.
    obrigado.

  • Angela Tadeu da Cunha

    gostaria de saber se quando começa aparecer aftas é sinal que o estomago esta começando infeccionar e aparece a gastrite?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não necessariamente há relação.

  • Sandravongrapp

    Boa tarde,
    Dr. Pedro, minha mãe fez uma endoscopia  que apresentou enantema irregulr leve, realizadas biopsias para hispatologia e pesquisa de H. Pylory através do método da urese.
    Conclusão:
    Gastrite enantematosa de corpo, grau leve.
    Pesquisa de H. Pylori fortemente positiva.
    Pode ser câncer, por favor me responda

  • Deuselia_ferreira

    o que e gastrite antral enantematosa nodular por favor me responda urgente pois estou desesperada

  • http://profile.yahoo.com/L2NG46RD3UJWHRQMAX4XEIWEXM Hilda

    Eu fiz uma endoscopia e deu gastrite leve e bacteria H-pylori o meu médico  falou para eu só tomar omeprazol quando sentisse algum incomodo e não passou nenhuma dieta tambem, só mandou evitar alimentos que me fizessem passar mal, senão poderia comer de tudo!E eu ncomo de tudo e nunca tive nenhum sintoma!E mandou eu fazer outra endoscopia daqui a cinco anos!É normal isso?

  • Vivianhojo

    Olá, Dr.Pedro, fiz uma endoscopia e o resultado foi gastrite crônica e antrite com presença da bacteria H-pylori é necessário tomar medicamento para tratar a bactéria? Por favor aguardo sua respsota pois tenho sentido muito desconforto, azia queimação e ainda vou pasar no médico.
    Desde já grata.

    Vivian Eiko

  • Rafaella

    Olá Dr.Pedro, inicialmente fiz uma endoscopia na qual acusou: Gastrite crônica moderada em atividade de corpo e antro, associada a bacteria H-pylori,  começei a tomar o remedio Pyloripac ibp, com o fim da medicação, tomei a fazer o a endoscopia e agora esta acusando Gastrite enantematosa antral.  Gostaria de sabe o que ela significa ? e se isso foi um avanço ! 
    Obrigada !

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Tá mais ou menos igual.

  • Alonso

    Olá Doutor, eu tenho refluxos e queimação no estomago (queimação localizada), as vezes tenho intestino preso e meu irmão que é enfermeiro me disse que era gastrite devido a eu tomar muito café (mas digo muito mesmo e muito quente), então fiz o tratamento com omeprazol e consegui sucesso, mas quando volto meus antigos hábitos alimentares (besteiras, café, refrigerante etc.) ela volta, eu sei que ataca quando o refluxo, desconforto no peito chegando até a falta de ar entre outros sintomas, o que poderia ser? uma gastrite simples? já marquei minha endoscopia.

  • GABY

    Eu tenho GASTRITE ANTRAL, CRÔNICA MODERADA E AGUDA, ATIVIDADE INFLAMATORIA DISCRETA..
    E GRAVE?

  • Alana_marria

    Olá Dr.! Atualmente sinto dores e refluxo constantemente, e fui ao gastro e ele me encaminhou para realizar uma endoscopia, a qual o resultado diagnosticado foi:

    H. Pylori negativo

    DADOS CLÍNICOS :Afastou causa de dispepsia.MACROSCOPIA :Dois fragmentos irregulares de tecido, pardacentos, firmes e elásticos, medindo 0,2 cm cada.(2F;1B;TI/NC).MICROSCOPIA :Fragmentos de mucosa gástrica corpo-fúndico e antral com a lâmina própria dissociada pordiscreto infiltrado linfoplasmocitário, além de leve edema e pequenos vasoscongestos. O epitélio foveolar está reativo.MATERIAL :BIÓPSIA GÁSTRICABIÓPSIA GÁSTRICACONCLUSÃO :Pangastrite crônica leve inativa.E estou muito aflita, e gostaria de saber se é grave ou não. Desde já agradeço! bjx Alana Marria  

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Basta saber que é uma gastrite.

  • Gabu

    Olá Dr. Pedro, fiz uma endoscopia e na conclusão diz “gastrite hiperemica”.
    O que significa?

    Obrigado!

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Basta saber que é uma gastrite.

  • Eduardo

    Fui diagnósticado com uma gastrite enantematosa leve de antro. O médico pediu a pesquisa de H. pylori. Notei que seu artigo diz que nesses casos se for o H. pilori não há um tratamento eficaz. Logo, a tendência é o médico restringir minha alimentação e passar algum medicamento?

  • Andreia Cruz

    Muito obrigada Dr. Pedro, utilizando a ferramenta do site consegue atingir o máximo de pessoas possíveis, que como eu, quer entender de forma clara e inteligível o que acontece de fato com o meu corpo.

  • Cássia Duarte

    Desculpe mas ainda n entendi bem, estou com pangastrite erosiva leve em antro, não ficou claro se é só gastrite ou úlcera. Se puder responder para meu email agradeço bastante. Cássia

  • Andreia Cruz

    Muito obrigada Dr. Pedro, utilizando a ferramenta do site consegue atingir o máximo de pessoas possíveis, que como eu, quer entender de forma clara e inteligível o que acontece de fato com o meu corpo.

  • Leticia Monteiro

    foi muito bom saber mais sobre esse assunto me tirou muitas duvidas muito obrigada.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Priscila
    Pode

  • Priscila

    Olá Dr Pedro.

    Gostaria de esclarecer um dúvida, uma gastrite pode evoluir para uma ulcera? Obrigada!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Lívia
    Essa alimentação pode piorar os sintomas, mas não causa úlcera.

  • Anonymous

    edna costa…
    parabens doutor,adorei o site me tirou duvidas!!!!!!

  • Lívia

    Ola, meu nome é Lívia Rocha. Fui diagnosticada com gastrite crônica e ulcera peptica. Não foi constatada a presença de H. Pylori. Não fumo e bebo socialmente muito pouco (apenas aos finais de semana). Mas sempre fui fã de comidas bem condimentadas e acidas. Gostaria de saber se minha alimentação foi o suficiente para causar esse quadro. E qual a chance de reincidência?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Mauro
    Sim, tanto o cigarro quanto o álcool atrapalham no tratamento da gastrites e das úlceras

  • Anonymous

    Doutor, parabéns pelo site. Aqui nós conseguimos entender o que vcs médicos dizem. Gostaria que me tirase uma dúvida Doutor. Eu tenho úlcera duodenal e venho tomando Omeprazol há um tempo. Porém, eu bebo nos fins de semana e fumo 3 a 4 palitos de cigarro por dia. Isso atrapalha muito meu tratamento?

    Mauro

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Kilta
    Este laudo sugere uma lesão maligina, mas somente a bióspia é que vai estabelecer o diagnóstico correto.

  • Anonymous

    Dr o exame do meu pai tem assim na conclusão, Lesão gástrica antral sugestiva de lesão sub-epitelial ulcerada com aspecto endoscópico maligno – Biopsas. Devo estar esperando o pior? fico no aguardo..Obrigada
    Kilta Siqueira

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Thais
    Não, a bactéria não se propaga. Como a taxa de reifecção é muito alta, não vale a pena tratar apenas pela gastrite, pois não há evidências de benefícios e o H.pylori ainda pode criar resistÊncia aos antibióticos.

  • Thais

    Bom dia,
    Eu fui diagnosticada com H.Pilory sem indícios de úlcera. Você disse que o tratamento contra H.pilory não é indicado na ausência de úlceras mas, com isso, não há riscos de que a bactéria se propague e cause mais lesões considerando que ainda tenho Refluxo de bile para o estômago???

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Neto
    as respostas para suas perguntas estão no texto.

  • Neto

    Dr. pedro, recentemente fiz uma endoscopia e o resultado apresentou: gastrite enenmantosa moderada de antro. Você poderia me explicar isso no popular e me informar que tipos de alimentos e bebidas deveria evitar durante o tratamento??

    Desde já agradeço!!!

  • Anonymous

    Parabéns doutor.
    Fala com clareza para nós leigos.
    Já passei por médicos gástricos,mais aqui tive minhas dúvidas esclarecidas com mais precisão.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Julianna
    É impossível diferenciar clinicamente uma gastrite de uma úlcera.

    Segundo guideline do Colégio Americano de Gastroenterologia só se deve pesquisar H.pylori se houver indicação de tratamento, como nos casos de úlcera péptica comprovada(ativa ou anterior) ou linfoma MALT

  • Julianna

    Moro nos EUA e apesar de antibiotico so poder ser comprado com receita medica, tenho a sensacao de ser prescrito indiscriminadamente.
    Fui diagnosticada com H Pylori, por causa de dores no estomago, eructacao, azia e nausea, atraves de um exame de fezes p/ H Pylori, e recomendaram que eu tomasse uma combinacao de antibioticos com Omeprazol e Peptobismol, no entanto estou temerosa em toma-lo pois tive uma infeccao por c. difficile, depois de tratamento com antibioticos que foi dificil de ser erradicada (precisei fazer tratamento com o carissimo antibiotico vacomicina).
    Li em sua reportagem que nao e’ indicada entao tratamento de antibioticos para caso de gastrite se esse fosse o casoja que nao passei por endoscopia.
    Sintomaticamente falando, como poderia diferenciar sitomas de ulcera e gastrite? Por se tratar de lesao no estomago os sintomas sao mais exarcebados?
    40mg de Omeprazol por dia sao suficientes?

    Obrigada pelo esclarecimento.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @GastriteSim, lanzoprazol, esomeprazol, omeprazol etc… são semelhantes

  • http://duo.nanoverso.com/2010/01/gastrite-enantematosa.html Gastrite

    Boas recomendações sobre a doença.
    A confiabilidade da medicação Lanzoprazol é garantida também ?
    Abraços.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Graziela, se foi em uma endoscopia digestiva que você viu esse termo, provavelmente Helicobacter pylori

  • graziela

    oi quero saber o que é h.p????

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Isaac,
    não faz muito sentido essa alternância.
    Se o tratamento não for completo, a chance de insucesso é grande

  • Anonymous

    Pode-se tomar alternadamente o omeprazol com a ranitidina ? e qual seria o melhor intervalo. e se não completar o tratamento, por exemplo 4 semanas, só fizer duas ? (só por curiosidade) Isaac.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Marcelo,
    É uma droga segura. Os atuais trabalhos mostram que a droga é segura mesmo quando usada por mais de 15 anos.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Isaac,
    Sim e não. O omeprazol pode causar uma inflamação chamada de nefrite intersticial, mas ela é rara. A imensa maioria das pessoas que toma omeprazol ou ranitidina por muito tempo não apresentam problemas renais.

  • http://www.blogger.com/profile/17977491463558449907 Marcelo Manzo

    Dr. Pedro, quais são os riscos de tomar Nexium (40mg) a longo prazo?

    De acordo com o meu médico eu terei que tomar Nexium pelo resto da minha vida.

    Obrigado,

    Marcelo

  • Anonymous

    Isaac, a maioria das resposta as outras perguntas já esclareceram bastante. Mais uma, é verdade que o uso prolongado de medicamentos como a ranitidina e omeprazol, afetam os rins?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Nelson,
    Não. Existem vários motivos para se tomar um remédio logo após a alimentação ou somente em jejum. Mas a irritação do estômago não é um deles.
    Existem alguns remédios que podem causar náuseas se tomados fora das refeições, mas não são causas de gastrite ou úlcera.

    Ainda não existe essa matéria no blog. Mas a sugestão foi anotada.

  • Anonymous

    Bom dia, obrigado pela resposta Dr. Pedro.
    Queria fazer mais uma pergunta!
    Algumas pessoas dizem que alguns tipos de medicamentos devem ser tomados com o estômago cheio por causa de irritação gástrica! Isto tem fundamento?
    Sei que no caso de antibióticos devem ser ingeridos de barriga vazia com bastante água! Não se deve tomá-los com leite por formarem quelatos com o cálcio e então não são absorvidos!
    Tem alguma matéria no blog refente aos medicmentos e interação com alimentos? Procurei e não achei nada!
    Obrigado.

    Nelson

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Nelson,
    hoje indica-se a administração com um inibidor da bomba de prótons, como o pantoprazol ou omeprazol.

    Não faz nenhuma diferença ele ser tamponado ou não. A ação não é direta pelo contato com o estomago, mas sim pela inibição das prostaglandinas que agem produzindo a camada de defesa do estômago contra os ácidos.

  • Anonymous

    Boa noite doutores!
    Tenho uma dúvida, o uso prolongado de AINES pode agredir o estômago, antigamente era administrado com misoprostol. Esse fármaco está proibido devido ao uso irregular como abortivo. Existe algum outro medicamento que poderá ser utilizado com os AINES?
    E quanto ao AAS tamponado, ele também é um irritante gástrico?

    Nelson

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    MAriana,
    não. úlcera não corta efeito de nenhuma medicação.

  • Anonymous

    Bom dia. A úlcera gástrica pode cortar o efeito da pílula e de outros medicamentos? Obrigada, Mariana

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Rachel,
    sim, é possível

  • rachel pereira

    Boa noite. É possivel numa crise aguda de gastrite ou ulcera as dores se estenderem até as costas? Obrigada. Rachel

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Patrick,
    São as mesmas de todas as gastrites. Evite cigarro, álcool, antiinflamatórios ou qualquer alimento que cause dor.

  • patrick

    Patrick 21 anos bahia..
    doutor gostaria de saber quais as causas da gastrite antral enantematosa.
    minha mae esta com esse problema e gostaria tambem de saber oq deve ser evitado de ser ingerido…
    parabens pelo site..

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Estudante de medicina,
    Enquanto que exantema são erupções na pele, o enantema são as mesmas lesões em mucosas. Como o estômago só tem muocosa, suas lesões só podem ser enantemas.

  • Anonymous

    Dr, bom dia td bem?
    dr eu sou estudante de medicina e vieram me perguntar o q seria a gastrite enantematosa do antro, em alguma parte respondi q a gastriti é a inflamacao do epitelio do estomago, pode ser pel exceso na producao do suco gastrico, e o antro é a parte final inferior do estomago,
    a parte da enantematosa eu n soube dar uma explicacao, o sr pode me ajudar c isso?? obrigada.

  • Anonymous

    Boa noite doutores,
    Gostaria de parabenizá-los pelo blog, muito bem estrutuado, com informações claras e acessíveis ao grande público, sinto-me mal todas as vezes que necessito de visita médica e saio do consultório com mais dúvidas do que certezas! e esse blog veio-me tirar dúvidas que carrego por vários anos, pois tenho uma gastrite duodenal diagnosticada e até hoje não havia entendido bem o que isso significava. Obrigada pelas informações.

    Maria Luiza – Anápolis – Goiás

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Lik Brasil,
    Não, isso não é verdade.

  • Anonymous

    lik Brasil:olá,bom dia!.Dr.Pedro eu não tenho absolutamente nada sobre o assunto relatado no texto .Mas eu gostaria de tirar uma dúvida ,é verdade que a pesoa que tem gastrite ou ulcera gastrica tem um mal hálito com cheiro de urina?.É porque eu li sobre isso num livro de ciencias da minha escola e ate fiquei impressionada com isso ,eu estudo a Medicina mais é a primeira vez que eu vejo um livro falando sobre isso!

    ah! a explicação foi ótima !!!parabens….!!!!!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Taiana,
    Não se indica tratamento para H.pylori em casos de gastrite devido a falta de evidências de benefícios com sua eliminação e ao grande risco de recontaminação.

  • neide aparecida

    Olá, me chamo Taiana.
    Eu fiz endoscopia e no exame acusou gastrite leve e positivo para urease, bactéria H.pilory, e ela está localizada em duas partes do meu estômago. Gostaria de saber se é possivel elimina-lá completamente ou pode vir a voltar após o término do tratamento?
    Essa bactéria pode ocasionar uma gastrite crónica?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Rodolpho,
    Esse seus sintomas podem ser refluxo sim.

  • Rodolpho Carmo

    Boa noite doutor.

    Há 3 semanas surgiu uma dor no peito, em forma de pontada, geralmente seguindo as refeições. A gastro me pediu uma endoscopia e me passou alguns medicamentos, como Gastrol e Lanz.

    Estou um pouco temeroso, pois não tenho azia e sim muitos gases que aparecem junto com as pontadas. Gases são sintomas recorrentes em gastrites ou refluxos? ninguém parece confirmar e até a médica achou estranho meus sintomas..

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Naza,
    Poder pode, mas não é o mais comum. Não dá para saber se o quadro é recente só com essas informações.

  • Naza

    Drs, uma gastrite enantematosa de antro poderia causar dor no lado esquerdo na direção logo abaixo do umbigo? Sobre um resultado que apresenta a mucosa levemente hiperemiada e congesta significa que esse quadro é recente?Obrigada!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Lorena,
    Ele apresenta DRGE+ úlcera+ gastrite.

    O que chama a atenção no caso é o fato dele ter refluxo e esofagite grave sem hernia hiatal, e úlcera duodenal sem H.pylori. A descrição das lesões sugere doença dispéptica grave.

    Provavelmente a história clínica deve sugerir abuso de aspirina ou algum AINES. Não seria um idoso com histórico de doença articular?

  • azulbx

    OIe doutores.sou lorena academica de medicina da federal. eu queria tirar uma duvida. recebi um caso clinico ficticio so como exercicio mesmo. Paciente realizou EDA que mostrou esofagite de refluxo Savary Miler III, sem hernia hiatal, gastrite enantematosa de antro e duas lesoes ulceradas cicatrizadas em bulbo duodenal, com importante deformidade do bulbo e pseudo diverticulos. HP negativo.
    minha duvida é:tudo isso se resumo como DRGE?ou ele apresenta DRGE+ ulcera+ gastrite??
    li todos os livros que tenho em casa e fui em busca de artigos cientificos na net mas nao achei a definicao que procurava.
    desculpa ter falado tanto sei que é contra as regras.obrigada de qualquer maneira!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Fernando,
    diretamente não.
    O exame para o diagnóstico é mesmo a endoscopia.

  • http://www.blogger.com/profile/11640500553513926526 fernando

    Olá Drs. tudo bom ?

    Gastrite e hemorróidas tem alguma relação ?
    Existe algum outro exame (diferente da endoscopia) para avaliar se o paciente tem ou não gastrite ?

    []s

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Leonardo,
    pode curar 100% sim. Em relação aos efeitos psicológicos, só uma avaliação psicológica poderia dizer isso.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Michimay,
    Problemas gástricos não são causa comum de mau hálito ao contrário da crença popular. Sinusite, sim, poderia ser um causa.

    Outra poderia ser alterações na amigdalas ou diabetes.

  • leonardo hess

    meu nome é Leonardo hess tive gastrite , duodenite , esofagite pela endoscopia , a gastrite é cronica .ela cura 100% ou vai fika sempre alguma sequela? existem efeitos psicologicos pelo atordoamento e dor? me sentia estranho a poucos meses atras obrigado

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Tania,
    o teste da urease é feito para investigar a bactéria H.pilory.

    O seu filho tem uma úlcera e precisa seguir o tratamento que o médico com certeza prescreveu. Fazendo isso, ele ficará melhor. Deve evitar cigarro e bebidas alcoólicas se for o caso.

  • michimay

    Doutores: Meu marido apresenta um mau hálito constante, que melhora após a alimentação, mas não desaparece. É um odor semelhante ao de sangue “apodrecido”. Sou cirurgiã dentista e posso garantir q as causas não são dentárias, nem periodontais, nem saburra lingual. Ele também se queixa frequentemente de dor na “boca” do estômago, mas diz que não tem azia. Pode ser algum problema gástrico? Sinusite (uma pinsinusite) poderia causar mau hálito? Espero que possam me auxiliar, obrigada… Michele

  • tania.sc2

    Boa tarde Doutores!

    Tenho um filho de 16a e apresentou dores tipo cólicas no estomago, seguido de enjoo. Foi ao médico e fez uma endoscopia: Estomago: corpo pregueado sitematizado e com lesão ulcerada rasa 1,0cm, grande curvatura. teste da urease negativo. o que isso quer dizer?
    quais cuidados devo ter com meu filho.
    Agradeço a atenção.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Rosangela,
    Significa inflamação da porção final do esôfago associado a inflamação leve do da região do antro gástrico.

    Vc tem refluxo e gastrite.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Saulo,
    Quem tem gastrite ativa e está em tratamento, deve evitar bebidas alcóolicas, mesmo socialmente. O álcool é irritante para mucosa do estômago e pode piorar o seu quadro.

    Espere o tratamento estar completo para voltar a beber.

  • Rô Faria

    boa tarde,DR e DRa
    Sou Rosangela de suzano-sp
    O que significa “esofagite não erosiva distal,gastrite enantematosa leve de antro”?
    Obrigada.

  • Saulo

    Meu nome é Saulo Carvalho;
    Estava com dores na barriga ai fiz a endoscopia digestiva para descobrir o que eu tinha resultado: GASTRITE , meu médico receitou para mim pantoprazol por 8 semanas gostaria de saber se aos domingos eu bebendo se corro risco muito sério? lembrando que eu bebo socialmente!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Andréia,
    Como esse site é voltado para leigos, as informações contidas nele são muito básicas e por isso nem sempre eu uso algum tipo de referência. Grande parte do que está escrito é derivado dos meus anos de estudo e prática médica.

    O que eu costumo fazer é, antes de escrever cada texto, acessar o site http://www.uptodate.com (só para assinantes) e ler os textos para saber se há alguma novidade.

    Como eu já disse, as informações são muito básicas e estão presentes em qualquer livro de clínica médica. Dificilmente eu preciso ir a algum artigo científico até porque esse tipo de informação mais profunda não é de interesse dos leitores deste blog.

  • Andréia

    Boa tarde, sou aluna do curso de nutrição de dietética e o meu tcc é sobre úlcera péptica.
    Achei interessante esse texto, e gostaria que vocês pudessem colocar as referências dele.

    Obrigada.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    SMATERH,
    Deve ser duodenite granulomatosa e não granulosa.

    É um tipo incomum de lesão de estomago e do duodeno, muitas vezes associados a outras doenças. É preciso levar o resultado a seu gastro para que ele o interprete de acordo com seus dados clínicos. Só com esse resultado é impossível tirar alguma conclusão.

  • S M A T E RH

    boa noite drs eu estou um pouco confuso, fiz um exame de videoendoscopia alta

    e o exame apresentou as seuntes conclusoes :

    Pangastrite enantematica leve
    duodenite granulosa de segunda porção

    por favor me explique o que significa essas conclusões.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Marcos,
    Não tem nada de grave. É esofagite e gastrite como eu já imaginava. Agora é só tratar.

  • Marcos

    Doutores, meu nome é Marcos Ferreira, agradeço pela resposta da mensagem anterior na qual relatava as dores no peito e refluxo, fiz uma endoscopia e o resultado é:
    Esofagite erosiva grau A de Los Angeles
    Pangastrite enantemática moderada
    Duodenite enantemática leve
    Teste para H.Pillori (Positivo)
    Isto é grave, o tratamento é complicado?
    Desde já agradeço!!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Cláudia,
    Evite frituras, álcool, cigarro e longos períodos em jejum.

  • Anonymous

    Cláudia de Goiânia GO. Olá Dr gostaria de saber quais os hábitos alimentares recomendados para quém tem gastrite? o que pode e que não pode ser consumido? grata.

    gostaria de parabenizar a todos os profissionais pelo excêlente trabalho.