HELICOBACTER PYLORI – Sintomas e Tratamento

O H. pylori é uma bactéria que consegue sobreviver no ambiente ácido do nosso estômago. Entre as doenças que a e.coli pode provocar, destacam-se a úlcera e a gastrite.

O Helicobacter pylori, mais conhecido por H.pylori, é uma bactéria que vive no nosso estômago e duodeno, sendo responsável pela mais comum infecção bacteriana crônica em seres humanos.

O H.pylori tem sido reconhecido em todas as populações do mundo e em indivíduos de todas as idades. Estimativas conservadoras sugerem que mais 50% da população mundial possui o estômago colonizado por essa bactéria.

Neste texto vamos abordar os seguintes pontos:

  • O que é o Helicobacter pylori.
  • Como se pega.
  • Quais são as doenças que ele causa.
  • Quais são os sintomas.
  • Como é feito o diagnóstico.
  • Qual é a relação entre H.pylori e câncer do estômago.
  • Como é o tratamento.

O que é o Helicobacter pylori?

O H.pylori é uma bactéria que possui a incrível capacidade de sobreviver em um dos ambientes mais inóspitos do nosso organismo, o estômago, que apresenta um meio extremamente ácido, com um pH inferior a 4. A acidez do estômago é um dos mecanismos de defesa do nosso organismo contra as bactérias que são ingeridas junto aos alimentos. Poucos são os seres vivos que conseguem sobreviver em um ambiente tão ácido. Porém, o H.pylori apresenta alguns “truques” evolutivos que permitiram a ele se adaptar a um meio tão hostil. A bactéria produz substâncias que neutralizam os ácidos, formando uma espécie de nuvem protetora ao seu redor, permitindo que a mesma se locomova dentro do estômago até encontrar um ponto para se fixar. Além desta proteção, o H.pylori consegue ultrapassar a barreira de muco que o estômago possui para se proteger da própria acidez, aderindo-se à mucosa, área abaixo do muco, onde a acidez é bem menos intensa. Portanto, além de produzir substâncias contra a acidez, o H.pylori consegue penetrar no estômago até locais onde o ambiente é menos agressivo.

Transmissão

O modo de contágio do H.pylori ainda não é plenamente conhecido. Sabemos que a transmissão pode ocorrer de uma pessoa contaminada para uma pessoa sadia através do contato com vômitos ou fezes, este último geralmente sob a forma de águas ou alimentos contaminados.

Os seres humanos parecem ser o reservatório principal da bactéria, no entanto, o H.pylori já foi isolado em outros primatas, ovelhas e em gatos domésticos, sugerindo que a transmissão destes para os seres humanos possa ocorrer.

A água contaminada, principalmente nos países em desenvolvimento, costuma servir como uma fonte de bactérias. O H.pylori consegue permanecer viável na água por vários dias. Nos países ainda sem saneamento básico universal, a maioria das crianças é infectada antes dos 10 anos e a prevalência na população adulta chega a ser maior que 80%. Nos países desenvolvidos, como Estados Unidos e na Europa, a contaminação em crianças é incomum, porém a transmissão na vida adulta é frequente, onde mais de 50% da população acima de idade 60 anos encontra-se infectada.

Quando um membro da família se infecta com o Helicobacter pylori, o risco de transmissão para os filhos e conjunge é altíssimo. Esta transmissão é comum mesmo em casas com boas condições de higiene, o que coloca em dúvida se a transmissão ocorre sempre pela via fecal/oral. A transmissão através da saliva ainda não está comprovada. O H.pylori pode ser encontrado na boca, principalmente nas placas dentárias, porém, sua concentração parece ser baixa demais para haver transmissão. Um dado que fala contra esta forma de transmissão é o fato de dentistas não apresentarem maiores taxas de contaminação do que outros profissionais que não lidam constantemente com saliva e placas bacterianas.

Doenças causadas pelo Helicobacter pylori

Como já foi referido no início deste artigo, o H.pylori costuma se alojar na parede do estômago, logo abaixo da camada protetora de muco. Essa camada é essencial para proteção do estomago, impedindo que o ácido clorídrico agrida a sua mucosa. O problema é que o H.pylori produz uma série de enzimas, algumas delas diretamente irritantes para as células do estômago, outras ativas contra a camada de muco, tornando-a mais fraca, deixando a parede do estômago desprotegida contra o conteúdo ácido. Estas ações provocam inflamação da mucosa do estômago, levando à gastrite e, alguns casos, à formação de úlcera péptica (Leia também: GASTRITE E ÚLCERA GÁSTRICA) e até de tumores

Resumindo, a presença do Helicobacter pylori causa lesão no estômago e no duodeno, estando, assim, associado a um maior risco de:

– Gastrite.
– Duodenite (inflamação do duodeno).
– Úlcera do duodeno.
– Úlcera do estômago.
– Câncer do estômago.
– Linfoma do estômago (linfoma MALT).

Sintomas do H.pylori

A grande maioria dos pacientes contaminados pelo H.pylori não apresenta nenhum tipo de sintoma ou complicação. Há cepas da bactéria mais agressivas e há cepas mais indolentes, o que explica, em parte, a ocorrência de sintomas apenas em poucas pessoas contaminadas. É importante salientar que o Helicobacter pylori em si não causa sintomas. Os pacientes contaminados com H.pylori que apresentam queixas o fazem pela presença de gastrite (leia: SINTOMAS DE GASTRITE) ou úlceras pépticas provocadas pela bactéria. Nestes casos, os sintomas mais comuns são:

– Dor ou desconforto, geralmente tipo queimação e na parte superior do abdômen (leia: DOR ABDOMINAL | Principais causas).
– Sensação de inchaço na barriga.
– Saciação rápida da fome, geralmente depois de comer apenas uma pequena quantidade de alimento.

Estes sintomas recebem o nome de dispepsia. Leia: SINTOMAS DO ESTÔMAGO | DISPEPSIA.

No caso de úlceras, os seguintes sinais e sintomas também são comuns:

– Náuseas ou vômitos.
– Fezes escuras.
– Anemia (leia: ANEMIA | Sintomas e causas).

Se o paciente não apresenta gastrite nem úlceras, a simples presença do H.pylori não pode ser responsabilizada por sintomas como dores estomacais. Apenas como exemplo, estudos mostram que somente 1 em cada 14 pacientes com queixas de queimação estomacal, sem gastrite ou úlcera documentadas na endoscopia, apresentam melhora com o tratamento para o H.pylori.

O H.pylori também parece ser responsável pelo aparecimento de aftas recorrentes em alguns pacientes (leia: AFTA | CAUSAS E TRATAMENTO ), mas esta associação ainda não está comprovada.

COmo é feito o Diagnóstico

Atualmente existem vários métodos para se diagnosticar a presença da bactéria H.pylori. Entretanto, mais importante do que diagnosticar a bactéria é saber em quem se deve pesquisar a sua presença. Como em alguns locais até 90% da população apresenta-se contaminada pela bactéria, os testes serão positivos em quase todo mundo. Portanto, não faz sentido solicitar pesquisa de H.pylori em pessoas sem queixas específicas.

Antigamente a pesquisa do H.pylori era feita somente com endoscopia digestiva, através de biópsias do estômago. Hoje em dia há testes não invasivos, através das fezes, sangue ou da respiração. Porém, nos pacientes que se queixam de dores estomacais, a endoscopia é importante para avaliar o estado do estômago, servindo também para o diagnóstico de gastrites, úlceras ou tumores. Por isso, muitos dos diagnósticos de Helicobacter pylori ainda são feitos pela endoscopia digestiva, através a biópsia e do teste da urease. Os testes não invasivos acabam sendo mais utilizados após o tratamento, como forma de confirmar a eliminação da bactéria.

Pacientes com menos de 55 anos, que apresenta queixas de queimação estomacal, sem sinais que possam indicar um tumor ou úlceras ativos (sangramento, anemia, saciedade precoce, perda de peso inexplicada, vômitos recorrentes, história familiar de câncer gastrointestinal…) podem ser submetidos a um teste não invasivo, visando tratamento caso sejam positivos para H.pylori. A endoscopia fica indicada apenas se não houver melhora dos sintomas com o tratamento.

Relação com câncer do estômago

Sabemos que a maioria da população encontra-se colonizada pelo H.Pylori, porém, apenas uma pequeníssima parte desenvolve câncer de estômago. Logo, podemos concluir que o H.pylori aumenta o risco de câncer, mas não é o único fator. Portanto, não está indicado tratamento para todo mundo que tenha a bactéria. Apenas os pacientes com história familiar de câncer gástrico devem se preocupar com a presença assintomática do H.pylori. Nestes, mesmo que o paciente não apresente nenhum sintoma, indica-se a pesquisa da bactéria e o tratamento visando erradicá-la.

O H.pylori está relacionado ao surgimento de um tipo específico de linfoma do estômago, chamado de MALT. A relação é tão forte que o tratamento deste tumor é feito com antibióticos e a erradicação da bactéria leva à cura desta neoplasia.

Tratamento do H.pylori

Recentemente as indicações para tratamento do H.pylori foram expandidas, englobando grupos que até pouco tempo atrás não eram habitualmente tratados.

As atuais indicações para tratamento do Helicobacter pylori são:

– Gastrite.
– Úlcera gástrica e/ou duodenal.
– Linfoma MALT gástrico.
– Parentes de primeiro grau de pacientes com câncer gástrico.
– Anemia por carência de ferro sem causa aparente (leia: ANEMIA FERROPRIVA | Carência de ferro).
– Púrpura trombocitopênica idiopática (leia: PÚRPURA TROMBOCITOPÊNICA IDIOPÁTICA (PTI)).
– Pacientes em terapia de longo prazo com anti-inflamatórios, que têm sangramento gastrointestinal e / ou úlcera péptica.

O tratamento é habitualmente feito com 3 fármacos por 7 a 14 dias com:

– Um inibidor da bomba de prótons (Omeprazol, Pantoprazol ou Lanzoprazol) + dois antibióticos, como Claritromicina e Amoxicilina ou Claritromicina e Metronidazol.

Após 4 semanas do fim do tratamento, o paciente pode realizar os testes não invasivos para confirmar a eliminação da bactéria.

Reinfecção pelo H.pylori

Ao contrário do que se pensava antigamente, a reinfecção pelo H.pylori após o tratamento correto e bem sucedido é pouco comum. Em geral, quando o paciente é tratado, e tempos depois descobre que ainda tem a bactéria, é porque o tratamento não foi bem sucedido e não levou à completa erradicação do H.pylori.

O risco de reinfecção é maior em áreas com saneamento pobre e águas impróprias para consumo ou banho.

Pesquisa para cirurgia bariátrica

Apensar de ainda não haver um consenso, a maioria dos médicos solicita uma pesquisa de H.pylori, e o trata em caso de resultado positivo, para os pacientes obesos que serão submetidos à cirurgia bariátrica.

Esta conduta parece diminuir os riscos de lesões do estômago, como úlceras, no pós-operatório.

Deixe um Comentário

Antes de comentar, leia as REGRAS PARA COMENTÁRIOS.

Seu email não será publicado.

312 Comentários

  1. Alvaro Frederico Ramos Pompeia

    Fiquei na duvida quando falam do e.coli. O Escherichia coli é similar ao helicobater pylori?

    1. Dr. Pedro Pinheiro

      H.pylori e E.coli são duas bactérias completamente diferentes.

  2. Grasieti da Silva Gomes

    Gostei muito do assunto sobre a Hpylori,muitas novidades para mim!!!Descobrir à 3dias que estou infectada com esta bactéria,fiquei muito triste!!!Mesmo porque JÁ tenho gastrite nervosa crônica desde meus 13anos!!!!

  3. Eugênia Negrão

    Quero agradecer a equipe que trabalhou no sentido de nos orientar em nossas dúvidas sobre essa bactéria que a mim me deixava muito receosa,parabéns a todos e muito obrigada.

  4. Genilda Farias de Araujo

    Muito positivo eu estou muito satisfeita com a explicacao entendi muito bem tudo que queria saber sobre esta bacteria nota dez parabems

  5. Luciana

    Boa noite Dr, parabenizo pelo artigo, bem como as respostas aos comentários. Li, em alguns deles, sobre o cigarro ser prejudicial ao tratamento, poderia me esclarecer o por que.
    Gostaria de saber, também, se tem conhecimento de tratamentos alternativos, através da Homeopatia, por exemplo.
    Já fiz a endoscopia, onde foi detectada presença da Hpylori e, apesar de ter como sintoma apenas arrotos, descobri que tenho gastrite crônica.
    Agradeço a atenção.

    1. Dr. Pedro Pinheiro

      Cigarro provoca gastrite. Ele é uma substância que irrita o estômago.
      Eu não sou adepto da homeopatia, pois não acho que seja uma modalidade médica que tenha embasamento científico.

  6. Neuza Breia

    Estou com gastrite moderada causada pela H.Pylori, tenho alergia a antibióticos, e já tive choque anafilático. No meu caso como deve ser administrado o tratamento dessa bactéria, uma vez que só é possível através de antibiótico?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Ninguém tem alergia a todos os antibióticos. Tem que descobrir quais são os antibióticos que você pode e não pode tomar.

  7. Ronnie Kindreich

    cura da Hpylori : Dr, eu `tive` essa bactéria e tomei o combo de antibioticos para curar. Esse combo garante que a bactéria morre ? pergunto porque eu tomei, mas me sinto muito mal ainda, muita queimação, os dois médicos que eu fui, quando eu tentei perguntar sobre a possibilidade de eu ainda estar com a bactéria, de me mandarem fazer outra endoscopia, fizeram pouco caso, como se dizendo que com um combo de antibióticos está resolvido o problema.
    Não existe a possibilidade de tomar o combo e mesmo assim não matar a bactéria e ter que tomar mais medicamentos ?
    Obrigado

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Na maioria das vezes funciona, mas em alguns doentes, é preciso fazer um segundo tratamento.

  8. Felipe M

    Ola, tenho uma pergunta bastante especifica e que esta relacionada a inúmeros estudos. H. Pylori esta relacionada a casos de Rosacea (Erythematotelangiectatic) ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Isso ainda é controverso. Ainda não existem evidências suficientes afirmar que essa relação realmente existe.

  9. Sirlei

    Dr: Pedro H.Pilory da alterações no intestino como diarréia ou melhor intestino solto todo dia?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não.

  10. Carla

    Ela pode se alojar nas amígdalas?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não.

  11. liliana daniela oliveira

    Boa noite dr. Pedro.. Estou infectada com a bactéria.. Posso engravidar?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      H.pylori não impede gravidez.

  12. Analice Moraes

    Quais os alimentos e frutas que não devemos comer

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não existe dieta específica para H.pylori.

  13. cecilia lourenço de souza

    Olá Dr.Pedro descobri recentemente que sou portadora dessa bactéria, e já estou em tratamento, eu lhe pergunto ela tem cura?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, H.pylori tem cura.

  14. Priscila

    Olá Dr. Pedro, essa bactéria também pode causar o mau hálito?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não costuma ter relação.

  15. Roque

    ola,

    efetuei uma endoscopia, e descobrir que tenho h.pylori, gostaria de saber se tomando novoprazol acabaria com essa bacteria?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Só isso não basta, tem que tomar antibióticos também.

  16. Eder Lopes

    pangastrite por h-pylori causa má absorção de nutrientes?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não costuma.

  17. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

    Não interfere no paladar.

  18. Kécia Melo

    h pilory pode ser passada para o bebe na gravidez?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não.

  19. bruno

    Óla Doutor acho que estou com H.pylori poço tomar os medicamento que aparece no texto ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sem ir ao médico e sem confirmar o diagnóstico antes, não.

  20. Jonathas de Oliveira

    amoxilina 1G de 12hs en 12hs,

    Claritromicina 500mg de 12hs en 12hs,

    e o omeprazol so começo a tomar depois do uso de 15 dias dos antibioticos?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Geralmente é tudo junto. Como foi que o seu médico prescreveu?

  21. André

    boa noite, eu queria saber-se esta bactéria causa perda de paladar total,como não senti gosto de sal, açúcar tempero nada!!!

  22. Dj André Luis

    Boa tarde dr, ela pode causar perda de paladar total como não sentir gosto de sal açúcar tempero?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não.

  23. Márcia Gomes Borges

    Olá, muito esclarecedora essas informações, Dr. Pedro, estou com essa bacteria e como consequência orientou-se uma gastrite crônica, estou no terceiro dia de tratamento dos medicamentos, amoxilina, metronidazol e Sub. Coloidal e minhas fezes após o segundo uso desse medicamento estão bem escuras, é normal?
    Será que é interessante retornar ao médico?

  24. Luciano Abbud

    Olá Dr.

    Gostaria de acrescentar algumas informações,.

    No meu caso, inicialmente foram dores na “boca do estômago” sempre que bebia (só bebo nos finais de semana) há 1 ano.

    Em março começaram alergias pelo corpo (diagnosticada posteriormente como urticária crônica) que não saiam com anti histamínicos, que foram piorando até ficarem insuportáveis, só passavam com o uso de prednisona “corticoide” 20 mg que faz muito mal a saúde, usei 3 meses ininterruptos até a dermato suspender pelos malefícios que causam aos rins. Fiz uma série de exames de sangue, todos com ótimos resultados, ultrassonografia do abdômen total etc…
    Até que uma das 3 médicas que me acompanhavam pediu o exame endoscopia, e acusou gastrite enantematosa, esofagite de refluxo e duodenite erosiva causadas pela bactéria H.Pylori. Fiz o tratamento com os 3 antibióticos 7 dias estou no 15° dia de tratamento agora só tomando omeprazol.

    Com uma dieta sem gorduras, frituras, carne vermelha 1 x na semana, sem refrigerantes, queijo amarelo e comendo muitas frutas, legumes, pães integrais, queijo branco, carnes brancas como peixe e frango sempre grelhados ou fritos em água, sucos de fruta (limão, laranja,abacaxi e outros sucos cítricos ou ácidos não são recomendáveis) exercícios físicos diários e bastante água, já tenho uma melhora de 80% 1 vez na semana tomo Fenergan e já surte efeito contra a urticária que está muita mais discreta, pelo resultado acho que em 10 dias já não terei mais alergias.

    Portanto Dr. sugiro que adicione na página uma associação de urticária para com H. Pylori.

    Espero ter ajudado!

    Muita saúde e um abraço a todos.

  25. neuza

    existe cirurgia para bactéria do estomago

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não, o tratamento é com antibióticos.

  26. Giovane Baia

    Olá dr, gostaria de saber se doenças no estômago podem provocar outros sintomas como por exemplo, dor de cabeça

  27. Flavia

    Boa tarde, Dr!
    gostaria de saber se halitose pode ser um sintoma da bacteria H pilo

    1. Pedro Pinheiro

      Não costuma ser.

  28. salete ap. segalla

    Dr boa noite!
    meu medico disse pr eu tomar os antibióticos de 12 em 12 hs.
    Qual seria o melhor horario pr esses dois que são mais fortes?
    Os outros eu sei. Desde ja agradeco.

  29. Sassah Fagundes

    doutor na alimentação o q deve ser evitado, no periodo de tratamento da h pilory

  30. juliana duarte

    quem fez a endoscopia a 6 meses ja pode começar o tratamento de h.pylori,ou precisa repetir a endoscopia outra vez antes de começar.

  31. Matos

    Dr, fumar durante o tratamento impede que a bacteria seja curada?

  32. Liege Gissei

    Parabéns !!!! Texto com informações claras. sou uma paciente com reincidência desta bactéria , estou em tratamento. Meu pai foi diagnosticado com cancer no estômago e esofago, o mesmo faleceu no último fevereiro.A médica que esta me acompanhando disse para eu me preocupar e me cuidar, já a médica da minha irmã disse que como foi descoberto a do meu pai aos 66 anos e ele levou uma vida desregrada, nós não precisamos nos preocupar pois levamos uma vida sem bebidas alcoólicas nem tabaco, e agora !!! Devemos nos preocupar ?

  33. Adriane Lobato

    Dr. Pedro, parabéns pelo site. Agradeço também, porque me ajudou muito. Abs e sucesso.

  34. Barbara

    Estou com gastrite e tenho o H. pylori. Tenho tido muitos refluxos e eles tem me deixado rouca (sou cantora). Tratando o H. Pylori os refluxos vão parar? Tenho tomado omeprazol como fui orientada pelo médico, mas não houve nenhuma melhora.

  35. adriana torres

    Esta bacteria faz a pessoa comer compulsivamente?e terqueda de cabelo?

  36. Fábio

    Porque o cônjuge não é tratado também no caso de h. Pylori positivo se a contaminação é tão fácil?

  37. weliton

    posso fazer cirugia bariatrica com a bacteria?

  38. Priscila Alves

    Boa tarde Dr Pedro,meu exame de endoscopia deu Gastrite Enantemática Discreta porém a urease deu negativo como interpreto esse resultado? É gastrite ou não?

      1. ana gabriele

        gostaria de saber se o antibiotico levofloxacino 1 por dia combade a bacteria h pylori

        1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Sozinho, não.

  39. edson

    h pylori pode atingir o peito?

  40. Lucimar Martins Borges

    Qual o tratamento para a bactéria H pylori não voltar mais ???

  41. _Robson_Ehmke

    O Tratamento com Antibióticos podem Afetar as Bactérias que são Benéficas para o nosso Organismo? E pode Fazer com que elas (bactérias benéficas) não se instalem novamente no nosso Aparelho Digestivo?

  42. Alice

    Olá Dr. Pedro H. Pylori pode ser encontrada em outra parte do corpo?

      1. marlene premole dos santos

        OLA DR.estou a presencia da bacteria helicobacter pylori gostaria de saber se mesmo assim posso faser a bariatrica …desdeja agradesço pela resposta

        1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Em geral, os cirurgiões gostam de tratar a infecção antes da cirurgia.

  43. Lucimar Martins Borges

    Existe algum método para evitar que Bactéria H pylori volte ???

  44. Telmo Freire

    A H. Pylori pode ser responsavel por problemas de pele?

  45. Lucimar Martins Borges

    Depois de usar o coquetel de medicamentos ,para tratar H pylori ,ela pode voltar ???

  46. roberto de almeida salles

    Posso fazer uma cirurgia de hernia incisional sem tratar a bacteria h pilory

  47. Viviane Antunes

    olá hoje fiz uma endoscopia e descobri que tenho hérnia hiatal por deslizamento de pequeno porte
    e gastrite endoscópcia enantematosa leve do antro com bactéria
    ai o médico me receitou esomex 20 mg esse remédio trata da bacteria também…..obrigada

  48. Fernanda

    porque minhas perguntas são deletadas?

  49. Dulci Hansen

    Boa Noite! Dr. Pedro, estou com a bacteria, tenho muito refluxo e apneia do sono,
    a causa pode ser a bacteria?

  50. janaina

    boa noite DR PEDRO estou com a bactéria gostaria de saber se trasmite pelo beijo? desde já agradeço.

  51. alisson oliveira

    boa noite Dr Pedro. minha mãe estar com inflamação no fígado e tem essa bactéria, tem alguma ligação

  52. Wallyson Araujo

    Doutor, na minha endoscopia deu gastrite aguda moderada pré-pilórica e teste de urease deu positivo. O que isso significa ? Estou preocupado!

  53. Menezes

    Dr. Pedro, acho que você já me operou uma vez no Hospital Pedro Ernesto em Vila Isabel. Onde você fez seu sua residência médica, foi lá?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim, fiz minha residência de Nefrologia lá, mas eu não sou cirurgião, nunca operei ninguém. Foi mesmo uma cirurgia ou foi um outro procedimento?

  54. Rousiane Oliveira

    é normal quem tem gastrite cronica vomitar direto?

      1. ivan

        sao quantos dias de tratamentos ?

  55. Utimate Utimate

    Dr. a H. pylori pode causar mal halito?

  56. Tete Miranda

    Dr nao consigo ingerir alimentos solidos, apenas liquido. Seria por causa dessa bacteria ja que a contrai?

  57. Francine Ribeiro Da Costa Migu

    Dr., a H. pylori pode ter ligação com problemas intestinais, diarréia, viroses frequentes?

  58. Cristina Moura

    Dr, depois de tratada, é possível que essa bactéria volte ou é caso resolvido?

  59. Patricia Luna

    Tenho a bactéria. Fiz o primeiro tratamento , e não funcionou. Irei para segunda tentativa. Isso é comum? Pois é um coquetel de comprimidos, achei que resolveria.

    1. Pedro Pinheiro

      Pode acontecer. Não é tão raro assim.

  60. paulo

    Boa noite tenho essa bactéria,isso causa mau halito?

    1. Pedro Pinheiro

      Não costuma causar.

  61. Nailton Assis Rodrigues

    boa tarde constou urease positiva o tratamentonde 7 dias de antibioticos seria suficiente p matar essa bacteria

  62. Gabriela

    Boa tarde, em 2010 fiz endoscopia e descobri que tinha a bactéria além de gastrite e esofagite. Não fiz o tratamento. Ainda tenho a bactéria?

  63. Jhonny Sea

    Parabéns pela Exposição do assunto, fui diagnosticado com a tal bactéria fiz o tratamento de sete dia com um remédio do laboratório ACHE não lembro o nome, apos um ano continuo tomando remédio para ao estomago o Esomeprazol Magnésio triidratado 20 1 vez ao dia? já não devia ter parado?

  64. Maria Lima

    Pode ter a bactéria e não apresentar gastrite nem úlcera? E se pode ter gastrite e não apresentar nenhum sintoma?

      1. Maria Lima

        E a forma de transmissão é somente por via oral água e alimentos contaminados ou pode ser transmitida também entre pessoas pelo beijo por exemplo?

        1. Pedro Pinheiro

          Ainda não sabemos todas as formas de transmissão. Teoricamente, o beijo poderia ser uma via, mas ainda não está provado.

  65. thaynara

    tenho h.pylori dr .pedro oque eu posso comer ?

  66. Paula Karine

    meu irmao tem a bactreria e emagreceu muito e normal ?

  67. Jucilene Alves

    Olá Dr. Estou em tratamento de H. Pylori. Os antibióticos já acabaram, mas continuo tomando lansoprazol. Ainda tenho sintomas. Quanto tempo demora para eles desaparecerem?

    1. Pedro Pinheiro

      Os sintomas não são do H.pylori em si, mas sim da gastrite. Por isso, podem demorar mais alguns dias para sumirem.

  68. Gessimara Arruda

    Oi Dr queria saber se essa bacteria faz a pessoa ficar enchada e se dificulta no emagrecimento. obrigada!

  69. Adriana Machado

    Dr. Pedro, gostaria de saber se a medicação para erradicar a H.Pylori pode afetar a qualidade do sêmen e resultar em má formação do feto ou isso serve apenas para mulheres grávidas?

  70. Milton Vaz

    Dr. Pedro, de antemão lhe parabenizo pelos escritos, são muito utéis e esclarecedores. Gostaria de saber se a H.Pilory provoca uma senssação constante de “estufamento” e fígado como se estivesse inchado? Grato.

  71. Maycom

    Dr. Pedro, Se eu tratar a H Pylori, fizer uma dieta, largar o cigarro, não beber alcool, a úlcera ou a gastrite serão curadas?

    1. Menezes

      Não, mas em compensação, depois que morrer você vai pro céu, porque
      convenhamos, não fumar, não beber, não comer e ainda tomar remédio…é
      coisa pra santo.

        1. Naiara Melo

          Resposta aplausível doutor. Parabéns! Deus em primeiro lugar.

        2. Julie Kirstein

          Dr. Pedro Pinheiro…o senhor merece ser canonizado…rs…..ó meu Brasil……

  72. erismar

    Dr.Pedro tenho queimação no estômago depois da refeição uns 2 horas depois do almoço,se tomar café, coca,farinha,etc…será que tenho essa bactéria ou gastrite,já pessei no médico mim receito omeprazol,quando tava tomando tava beleza, mas quando terminou o medicamento,volta as queimações devo fazer a udoscopia…desde já agradeço.escelente trabalho.

  73. Denise Francisco Reisdorfer

    Dr. Pedro, poderias informar qual o tratamento indicado (nome dos medicamentos e dosagem) para tratar e erradicar a bacteria H. Pylori?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Denise, eu não costumo descrever o tratamento com esses detalhes para não estimular a automedicação. Se o paciente, por exemplo, tiver problemas do fígado ou do rins, a dose habitual pode ser tóxica. Quem decide dose é o médico após criteriosa avaliação do paciente.

  74. RITA

    Gostei muito dos comentários aprendi muito com as respostas do Dr.Pedro.

  75. Marcos Silva

    Quando acabar o tramento pode logo continuar tomando o Omeprazol ou precisa aguarda algum tempo?? Sendo que a pessoa tem Gastrite Crônica

  76. mari

    dr esta bacteria corre risco de vida

  77. pedro isaac

    ola, gostaria de saber quais alimetos devo comer pq tenho H.Pylory e doi muito quando como dr. sinto dores do lado também nas costelas gostaria de saber obg.

  78. paulo

    A bactéria H.Pylory em paciente com gastrite diagnosticada provoca como sintoma a eructação ?,
    pois fui diagnosticado com a presença desta bactéria e estou com arrotos constantes, que começam
    após a refeição com o acompanhamento de dores abdominais e barriga estufada.

    1. Pedro Pinheiro

      É a gastrite, e não a bactéria em si, que causa esses sintomas.

  79. Sabrina

    Oie, é comum quando vcê descobre que está com a bactéria, o emagrecimento involuntário?
    Obrigada e boa tarde

    1. Pedro Pinheiro

      Não.

  80. carmem moura da silva

    Dr. eu tomei todos esses antibioticos mais tem algumas coisa que eu como que ainda doi meu estomago . será que eu ainda estou com a bacteria?

    1. Pedro Pinheiro

      De repente a bactéria não a causa dos seus sintomas.

  81. I.Maciel

    já havia algum tempo que minha boca armagava com frequencia, fiz uma série de exames e só deu um resultado positivo para h.pylori, esse tipo de sintoma é constante a todos os portadores?

    1. Pedro Pinheiro

      Não.

  82. aruane

    Minha irmã esta com essa bactéria ela emagreceu muito, e meu sobrinho de 1 ano e 4 meses ainda mama, através da amamentação é possível passar para ele.

    1. Pedro Pinheiro

      Não.
      Obs: O H.pylori por si só não faz emagrecer.

  83. Marcia

    Dr. Se uma pessoa contaminada pelo hpylori convive com outras no mesmo ambiente, é possível a contaminação? E de que forma se dá essa contaminação?

    1. Pedro Pinheiro

      Sim, é possível. A contaminação ocorre por contato próximo entre pessoas.

  84. Raphaela

    Corro algum risco, fazendo a redução de estomago sem ter tomado remédio para combater a bactéria? Pois nunca senti nada, não tenho sintomas como dores de estomago e estufamento, mas na endoscopia deu positivo a biópsia…. Corro risco sério, se operar?

    1. Pedro Pinheiro

      A taxa de complicações pós-operatória é mais alta nos pacientes com H.pylori. O recomendado é fazer o rastreio e tratar, se positivo, antes da cirúrgia.

  85. Adontino mota

    Gostaria de saber se a presença da hpilory provoca mal hálito

    1. Pedro Pinheiro

      Isso ainda é um ponto de debate. Mas até o momento, nenhum estudo conseguiu provar essa relação.

  86. Waldir

    Tratando com o levofloxacino, de 500 mg, por 10 dias, em conjunto com omeprazol, por um mês, existem estudos de resultados positivos.

    1. Pedro Pinheiro

      Tratamento do H.pilory com Levofloxacino como único antibiótico eu não conheço. Conheço esquemas junto com amoxicilina ou com doxiciclina.

  87. marlene assis barbosa

    dr.quero saber se através do beijo contamino meu parceiro

    1. Pedro Pinheiro

      Não.

  88. henderson melo

    o h.pylori provoca diarreia?

    1. Pedro Pinheiro

      Não.

    2. vivi

      quem tem h pilori pode fazer redução de estomago…

      1. Pedro Pinheiro

        Tem que tratar antes.

  89. Diamile

    Olá!!! Minha amiga foi diagnosticada pelo virus H pilori pela segunda vez e a medica disse que não ia passar tratamento, pois ela já fez uma vez… isso é normal???

    1. Pedro Pinheiro

      Simplesmente ter a bactéria não indica tratamento. É preciso ter sintomas.

  90. saburo aita

    Dr. Boa noite Dr. Pedro. a minha esposa tem tudo esta sintoma no estomago, porém ela tem medo de fazer o exame de endoscopia. tem outro método de detectar esta bactéria ?

    1. Pedro Pinheiro

      Até tem, mas a endoscopia é necessária para diagnosticar lesões do estômago, como úlceras e tumores. Às vezes, só a identificação do H.pylori não basta.

  91. angelica maria barros

    Dr. minha filha tem 9 anos constatou a presença da bactéria no duodeno acompanhada de uma úlcera começou tratar com apenas amoxilina 4 capsulas de 500 por dia não seria nescessário outro antibiótico como li
    acima ? Dr . fui pega de surpresa tenho uma bebe encasa de 2 anos as duas passam o tempo td juntas existe o risco de contágio ?

    1. Pedro Pinheiro

      Não posso opinar à distância sobre tratamentos.
      É impossível impedir a contaminação pelo H.pylori. Quase todo mundo já teve contato com a bactéria durante a infância.

  92. Wlademy Damasceno

    Olá Dr., Bom Dia.

    Tenho uma amiga que foi diagnosticada com a H.Pylori (via endoscopia). Ela fez o tratamento indicado pelo médico que pediu para ela retornar em 06 meses para fazer novos testes. Ela já terminou o tratamento, contudo ainda faltam 3 meses para retornar ao médico. Contudo, ela me informa que alguns sintomas ainda estão presentes. Nesse caso ela deve tomar novamente a medicação? Caso contrário, o que podemos fazer para amenizar essa situação? Obrigado.

    1. Pedro Pinheiro

      Se ela ainda tem sintomas gástricos, deve voltar ao gastroenterologista para ser reavaliada

  93. Elina vieira

    Dr. boa noite como devo fazer para nao pegar mais uma vez a h.pylori , qual o tipo de alimentacao que devo co9mer e como evitar a pegar dinovo a h.pylori.

    1. Pedro Pinheiro

      Não tem a ver com alimentação. É através do contato próximos com pessoas infectadas que se contrai a bacteria.

      1. ana lucia teixeira rodriges

        bom dia DR. o que deve come em quando estou fazendo o tratamento ??? por favor se voce ler mim responda pq já comecei o tratamento …obrigado

        1. Pedro Pinheiro

          Não há dieta específica.

  94. Buichi Estudos

    Boa noite Dr, inicialmente gostaria de parabenizar pelo site. Tenho uma dúvida, alguns médicos dizem uma coisa, outros dizem outra, Gastrite causada pelo h pylori, com a realização do tratamento para a erradicação da bactéria, essa gastrite tem cura ? Não aparecendo mais na endoscopia ?

  95. Igor vinicius

    esta materia sobre esta bacteria foi demais,me tirou todas as minhas duvidas.

  96. Danilo Fava

    Muito bacana esse artigo. Vou fazer meu TCC relacionado a infecção por H. pylori. Ajudou bastante.

  97. Sarah Oliver

    Parabéns pelo site, tirou minhas dúvidas!

  98. Rui carlos Sousa

    Boa tarde Dr. estou com sérios problemas como arrotos o dia inteiro, salivação excessiva, queimação do estomago, halitose. pode ser a tal bactéria h. pilory? o que me sugere?

  99. Jorge Campos

    Excelente artigo! estava com carência de ferro sem causa aparente e uma gastrite leve, ao fazer a biopsia deu positivo!

  100. Rosy Paiva

    boa noite doutor, meu esposo fez endoscpopia e acusou que esta com uma bacteria ele pode tomarclaritomicina,amoxilina,omepramix sendo hiperteso

  101. Vanessa Fonseca

    Dr. Pedro, sou alérgica á amoxicilina. Foi recomendado Pilorypac para meu uso, mas como sou alérgica, foi indicado que eu trocasse para o Pletil. Fará o mesmo efeito? Grata.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Somente o tinidazol (Pletil)? Não conheço este esquema. A troca da amoxicilina nos alérgicos é geralmente feita com Metronidazol. O tinidazol poderia ser até um opção, mas como troca simples pela amoxicilina e não pelo 3 medicamentos do pyloripac.

  102. Patrícia

    Bom dia! achei de extrema clareza as explicações, mas quero só ressaltar que li as regras e o
    Doutor ª “disse” que acha feio ou ofensivo escrever com letras maiúsculas, correto? e concordo plenamente mas, no seus comentários que não serão respondidos o Senhor digitou com letras enormes, na minha opinião foi um pouco indelicado, pois acho que fugiu das regras. Mas deixo claro que concordo com todas elas.
    Parabéns pelo blog !

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não sei se entendi bem a sua colocação, mas acho que você se refere ao texto das regras dos comentários, não é isso? O problema é escrever tudo em caixa alta. Usar letras maiúsculas para dar ênfase a uma palavra ou frase é um recurso legítimo e não significa que a pessoa esteja sendo indelicada. Como as regras são extensas, o uso de negrito, caixa alta ou pontos de exclamação têm o propósito de realçar certas partes do texto.

  103. Freitas Laine

    Quando o exame de endoscopia deu apenas h. pylori é necessário tratar? tem cura?

  104. nancy

    qual e o tempo para repetir endoscopia

  105. Adreilcinha

    A h. pylori é causadora de outras doenças como: gastrite, refluxo e esofagite? é que no inicio eu tinha apenas h. pylori agora estou com essas doenças, é possivel ela ser a causadora?

  106. Ve-nilo14

    Boa noite…só queria esclarecer uma duvida…Tenho h. pylori há 1 ano, ja tomei pyloripac… mas não resolveu….h.pylori só tem cura em casos de ulceras?

  107. Keroleneromanocoelho

    Olá Dr. acabei de fazer um endoscopia e deu positivo h-pylori, como faço para saber se ela já esta em estado avançado?

  108. Karla

    Por que as fezes ficam escurecidas com a tomada do Pyloripac?

  109. Marcos leonardo cardoso

    Bom dia Dr Pedro, tomei os medicamentos para combater o H. Pylori, mas, ainda sinto dor e queimação. O que devo fazer?

  110. Michele Souza

    Boa tarde Dr Pedro.
    Já constatei duas vezes que ainda tinha HP, sendo assim tomei a medicação e ainda continuo com a bactéria, já fazem 6 anos.
    Sinto muita dor, e todos os sintomas que apresentam neste artigo como saciação rápida da fome e dor ao final da refeição.

    Pelo período que tenho já de bactéria, tem algum sintoma específico para se colocar a hipótese de cancer no estomago?

    Obrigada

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Só pelos sintomas não dá para diagnosticar câncer de estômago. Só fazendo a endoscopia digestiva.

  111. Lucia

    oi, eu estou com esta bacteria e já estou fazendo o tratamento. Meu marido também não teria que fazer o mesmo? Visto que posso ter pego dele ou passar para ele.Assim não conseguiremos matar o mal pela raiz.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não é preciso, a taxa de recontaminação é baixa.

  112. Marizalages

    Bn Dr. Fiz a biopsia e deu positivo. A minha Dra me disse que foi algum alimento que comi crú, e me pediu para eu evitar comer alface e tomate crú. Essa bactéria vem mais pelos alimentos crús?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não.

  113. Sil_rosas

    Boa tarde Doutor.
    Estou com a bacteria H. Pylori e gastrite Moderada cronica. Já estou com tratamento com antibioticos e também cuidados com alimentação. Gostaria de saber se eliminado a bacteria a gastrite também estará curada?
    Obrigada

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Provavelmente, mas não necessariamente.

  114. Tiago lentz

    DR é possivel eliminar a H.pylori com apenas H de aluminio e Pantoprazol ou tem que incluir + antibióticos para ter sucesso no tratamento ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Tem que ter antibióticos.

  115. Itamar

    Quais os remédios mais indicados para o tratamento do Helicobacter Pylori ?

  116. Otalicio viana

    Qual é a alimentação correta de uma pessoa que tem o H.PYLORI? O que deve e o que não deve comer?

  117. vanderlei lopes da silva

    boa noite! gostaria de saber se essa bacteria h.pylori pode causar fortes dore de cabeça,constantetemente e diariamente,desde ja agradeço por sua atençao

  118. Ve-nilo14

    gastrite causada pela h.pylori tem cura?

  119. Claudia Oliveria

    Quando o paciente apresenta  reação alérgica à Claritromicina e/ou Amoxacilina.
    há outra linha de tratamento?

  120. Ana Paula

    Parabens pelo texto, simples e objetivo. Muito esclarecedor.

  121. Marli do Nascimento Florencio

    Obrigada pela matéria tão esclarecedora.Obtive resposta para todas as minhas dúvidas.

  122. Luciana

    Parabéns pela matéria! Está clara e completa.

  123. emanoelle

    ola bom dia eu constatei em uma endoscopia essa bacteria,mas estou querendo engravidar sera que posso engravidar mesmo assim e fazer o tratamento

  124. DPalma

    Caro Dr. Pinheiro, é possível contaminar-se através do beijo?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Até onde sabemos, não.

  125. Marcilene Ferreira

     Descobri que tinha o H.Pylori e tomei por 7 dias os medicamentos indicados pelo médico:metronidazol,omeprazol,doxicilina e amoxicilina. Tenho que fazer nova endoscopia? Se me responder ficarei imensamente agradecida por que não entendi bem essa doença. Obrigada.Marcilene.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não é necessário repetir a endoscopia para saber se a bactéria foi eliminada. Existem outros meios de fazer esta pesquisa.

  126. Girlene

    tenho essa bacteria gostaria de saber formigamento no corpo e sencaçao de q tem alguma coisa andando no estomago e normal e tonteira

  127. Maria Dulce

    Por favor me ajude a entender essa bactéria,ja tive duas vezes e fiz tratamento tríplice com omepramix
    e fiquei bem por algum tempo.
    Estou de novo com a bactéria.
    Minha pergunta é pq ela volta?
    Desde já agradeço.

  128. Vicente Junior

    minha esposa tem essa bacteria,gostaria de saber se e normal ela nao suportar cheiro de perfume,e outros cheiros, ate mesmo de tempeiros e cafe. desde ja agradeco.

  129. Rm Crus

     Tomei refrigerante no tratamento de h. pylori. E agora?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Agora nada.

  130. Preciosa26a

    muito bacana esse site, consegui tirar várias duvidas sobre h. pylori so lendo o artigo … Prabens!

  131. Rilmon

    Dr. H.pylori causa mal halito?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não.

  132. Marisa Fleck

    e se o inibidor da bomba de prótons não resolver ,o que se faz?
     

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Ele resolve na maioria dos casos. Se não resolver tem que se investigar o porquê.

  133. Vicpalandi

    Só o 
    inibidor da bomba de prótons resolver o problema de gastrite?

  134. Higor Brito

    helicobacter pylori é muito sério mesmo 

  135. Edson nascif

    Sensação de enjoos é sintoma do h pylori?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não diretamente, mas pode ser sintoma de gastrite.

  136. Geyson Henrique

    Quais os riscos de tomar antibioticos por conta propria, tendo apenas suspeita de h pylori?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      criar bactérias resistentes, causar diarreia e expor o paciente a efeitos colaterais desnecessários.

  137. JULIO CESAR VERA GONÇALVES

    julio cesar
    Achei muito importante mais estou muito asostado pegue meu exame tem 3 dias e esta escrito Ausencia de criterios de malignidade,nas presentes amostra me esprica direito DR.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Ausência de malignidade é uma coisa boa.

  138. Regina Alcolea

    Achei muito importante todas as informações,ajudou muito saber o que estava escrito em meu exame de endoscopia, obrigada.

  139. LUCIANA

    MUITO  BOM……

  140. Jose Ricardo

    Cara, esse blog é show! Parabens

  141. Ivoincisi

    É possível tratamento em crianças com a bactéria?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim, mas primeiro é preciso confirmar a necessidade de tratar.

  142. Jair

    O que eu devo tomar para matar o H.Pylori?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O tratamento do H.pylori é feito com antibióticos

  143. Eduardo

    yakut ajuda eliminar esta Bacteria?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não.

  144. Pereira

    DR.Pedro, eu fiz um exame endoscopico e no laudo havia : gastrite leve do antro, mucosa do antro com area  hiperemia leve e hp ureia teste positivo , isso significa  que eu tenho essa bacteria. 

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O teste de urease positivo indica a presença da bactéria H.pylori.

  145. Joaquim Dias

    O H. pylori provoca a sensação de estomago cheio, ou seja peso no estomago, saliva grossa e meio amarga?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não.

  146. Adailsoncegonheiro

    ddescobri que sou positivo em uma endoscopia alta mas este h npilory causa muitas dores no estomago? porque vivo diariamemte com dores fortesv e quase nao tenho qqqueimaçao

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O H.pylori por si só não causa dores.

  147. Moisés

    Dr° tenho queimações na boca do estômago,pode ser gastrite

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      É um dos sintomas.

  148. rosanemayer

    se eu tenho hpylori corre o risco de minhas filhas terem tbm?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim.

  149. Aline

    olá boa noite fiz exame de endoscopia, deu esofagite, gastrite leve  h pylori, meu médico gastro, receitou só pantocal  minha clinica geral, passou amoxilina trimendazol e omeprazol, não tenho sintomas, só fom toda hora, devo tomá-los?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se o gastro receitou, você deve seguir a opinião dele.

  150. Lu

    A conclusão em uma endoscopia de ‘cicatriz de úlcera pilórica (sakita s2) significa que a úlcera está curada?

  151. Flavinha

    DR. O h. pylori tem cura… quanto tempo dura o tratamento em caso mais grave?

  152. Maria

    Qual a relação da presenca da h pilory com a urticaria cronica?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não conheço.

  153. Pri

    boa tarde Dr eu tenho uma duvida espera q possa esclarecer, posso contrair h.pylori atravez do esperma…………
    obrigada

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não.

  154. Verediana

    Boa tarde, fiz endoscopia e foi diagnosticado a bacteria pylori foi receitado pyloripac e ja estou acabando o tratamento com ele… quanto tempo depois devo fazer outra endoscopia para saber se “matou” a bacteria??

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pelo menos 4 semanas de intervalo. Mas não é preciso fazer endoscopia necessariamente, há outros modos de confirmar a erradicação do H.pylori

  155. Anonymous

    Parabéns doutor pela atenção e vontade de nos ajudar!! Que Deus o recompense!!! Obrigada!! Claudia- Saquarema- RJ

  156. Anonymous

    ae vl mesmo essas converssas me ajudo no meu trabalho de ciências sacuhas muiticima obrigada DR. Pedro Pinheiro

    by : sabrina ferraz

  157. luckylucianobm

    Gostei muito desse artigo, esclareceu todas as minhas dúvidas sobre o HP.

  158. Yara

    Excelente as informações. Li tudo e me esclareceu bastante.Parabénsn Dr Pedro

  159. Jeane Silva

    Dr.Pedro

    Adorei seu site, além de esclarecer minhas dúvidas, pude perceber que ele é de grande utilidade pública.
    Parabéns é de profissionais generosos como o senhor que este país precisa.
    OBRIGADO!

    Jeane

  160. Quesado Ceará

    QUE BACANA ESSE BLOG… VOU POR NO ACOMPANHAMENTO.