11 de julho de 2014

H.PYLORI (Helicobacter pylori) | Sintomas e tratamento

O Helicobacter pylori, mais conhecido por H.pylori (diz-se agapilori), é uma bactéria que vive no nosso estômago e duodeno, sendo responsável pela mais comum infecção bacteriana crônica em seres humanos. O H.pylori tem sido reconhecido em todas as populações do mundo e em indivíduos de todas as idades. Estimativas conservadoras sugerem que mais 50% da população mundial possui o estômago colonizado por essa bactéria.

Publicidade

Neste texto vamos abordar os seguintes pontos sobre o H.pylori:

  • O que é o Helicobacter pylori.
  • Como se pega o H.pylori.
  • Doenças causadas pelo Helicobacter pylori.
  • Sintomas do H.pylori.
  • Diagnóstico do Helicobacter pylori.
  • H.pylori e câncer do estômago.
  • Tratamento do H.pylori.

O que é o Helicobacter pylori?

O H.pylori é uma bactéria que possui a incrível capacidade de sobreviver em um dos ambientes mais inóspitos do nosso organismo, o estômago, que apresenta um meio extremamente ácido, com um pH inferior a 4. A acidez do estômago é um dos mecanismos de defesa do nosso organismo contra as bactérias que são ingeridas junto aos alimentos. Poucos são os seres vivos que conseguem sobreviver em um ambiente tão ácido. Porém, o H.pylori apresenta alguns “truques” evolutivos que permitiram a ele se adaptar a um meio tão hostil. A bactéria produz substâncias que neutralizam os ácidos, formando uma espécie de nuvem protetora ao seu redor, permitindo que a mesma se locomova dentro do estômago até encontrar um ponto para se fixar. Além desta proteção, o H.pylori consegue ultrapassar a barreira de muco que o estômago possui para se proteger da própria acidez, aderindo-se à mucosa, área abaixo do muco, onde a acidez é bem menos intensa. Portanto, além de produzir substâncias contra a acidez, o H.pylori consegue penetrar no estômago até locais onde o ambiente é menos agressivo.

Como se pega o Helicobacter pylori?

O modo de contágio do H.pylori ainda não é plenamente conhecido. Sabemos que a transmissão pode ocorrer de uma pessoa contaminada para uma pessoa sadia através do contato com vômitos ou fezes, este último geralmente sob a forma de águas ou alimentos contaminados.

Os seres humanos parecem ser o reservatório principal da bactéria, no entanto, o H.pylori já foi isolado em outros primatas, ovelhas e em gatos domésticos, sugerindo que a transmissão destes para os seres humanos possa ocorrer.

A água contaminada, principalmente nos países em desenvolvimento, costuma servir como uma fonte de bactérias. O H.pylori consegue permanecer viável na água por vários dias. Nos países ainda sem saneamento básico universal, a maioria das crianças é infectada antes dos 10 anos e a prevalência na população adulta chega a ser maior que 80%. Nos países desenvolvidos, como Estados Unidos e na Europa, a contaminação em crianças é incomum, porém a transmissão na vida adulta é frequente, onde mais de 50% da população acima de idade 60 anos encontra-se infectada.

Quando um membro da família se infecta com o Helicobacter pylori, o risco de transmissão para os filhos e conjunge é altíssimo. Esta transmissão é comum mesmo em casas com boas condições de higiene, o que coloca em dúvida se a transmissão ocorre sempre pela via fecal/oral. A transmissão através da saliva ainda não está comprovada. O H.pylori pode ser encontrado na boca, principalmente nas placas dentárias, porém, sua concentração parece ser baixa demais para haver transmissão. Um dado que fala contra esta forma de transmissão é o fato de dentistas não apresentarem maiores taxas de contaminação do que outros profissionais que não lidam constantemente com saliva e placas bacterianas.

Doenças causadas pelo Helicobacter pylori

Como já foi referido no início deste artigo, o H.pylori costuma se alojar na parede do estômago, logo abaixo da camada protetora de muco. Essa camada é essencial para proteção do estomago, impedindo que o ácido clorídrico agrida a sua mucosa. O problema é que o H.pylori produz uma série de enzimas, algumas delas diretamente irritantes para as células do estômago, outras ativas contra a camada de muco, tornando-a mais fraca, deixando a parede do estômago desprotegida contra o conteúdo ácido. Estas ações provocam inflamação da mucosa do estômago, levando à gastrite e, alguns casos, à formação de úlcera péptica (Leia também: GASTRITE E ÚLCERA GÁSTRICA) e até de tumores

Resumindo, a presença do Helicobacter pylori causa lesão no estômago e no duodeno, estando, assim, associado a um maior risco de:

– Gastrite.
– Duodenite (inflamação do duodeno).
– Úlcera do duodeno.
– Úlcera do estômago.
– Câncer do estômago.
– Linfoma do estômago (linfoma MALT).

Sintomas do H.pylori

A grande maioria dos pacientes contaminados pelo H.pylori não apresenta nenhum tipo de sintoma ou complicação. Há cepas da bactéria mais agressivas e há cepas mais indolentes, o que explica, em parte, a ocorrência de sintomas apenas em poucas pessoas contaminadas. É importante salientar que o Helicobacter pylori em si não causa sintomas. Os pacientes contaminados com H.pylori que apresentam queixas o fazem pela presença de gastrite (leia: SINTOMAS DE GASTRITE) ou úlceras pépticas provocadas pela bactéria. Nestes casos, os sintomas mais comuns são:

– Dor ou desconforto, geralmente tipo queimação e na parte superior do abdômen (leia: DOR ABDOMINAL | Principais causas).
– Sensação de inchaço na barriga.
– Saciação rápida da fome, geralmente depois de comer apenas uma pequena quantidade de alimento.

Estes sintomas recebem o nome de dispepsia. Leia: SINTOMAS DO ESTÔMAGO | DISPEPSIA.

No caso de úlceras, os seguintes sinais e sintomas também são comuns:

– Náuseas ou vômitos.
– Fezes escuras.
– Anemia (leia: ANEMIA | Sintomas e causas).

Úlcera no estômago por H.pylori

Se o paciente não apresenta gastrite nem úlceras, a simples presença do H.pylori não pode ser responsabilizada por sintomas como dores estomacais. Apenas como exemplo, estudos mostram que somente 1 em cada 14 pacientes com queixas de queimação estomacal, sem gastrite ou úlcera documentadas na endoscopia, apresentam melhora com o tratamento para o H.pylori.

O H.pylori também parece ser responsável pelo aparecimento de aftas recorrentes em alguns pacientes (leia: AFTA | CAUSAS E TRATAMENTO ), mas esta associação ainda não está comprovada.

Diagnóstico do Helicobacter pylori

Atualmente existem vários métodos para se diagnosticar a presença da bactéria H.pylori. Entretanto, mais importante do que diagnosticar a bactéria é saber em quem se deve pesquisar a sua presença. Como em alguns locais até 90% da população apresenta-se contaminada pela bactéria, os testes serão positivos em quase todo mundo. Portanto, não faz sentido solicitar pesquisa de H.pylori em pessoas sem queixas específicas.

Antigamente a pesquisa do H.pylori era feita somente com endoscopia digestiva, através de biópsias do estômago. Hoje em dia há testes não invasivos, através das fezes, sangue ou da respiração. Porém, nos pacientes que se queixam de dores estomacais, a endoscopia é importante para avaliar o estado do estômago, servindo também para o diagnóstico de gastrites, úlceras ou tumores. Por isso, muitos dos diagnósticos de Helicobacter pylori ainda são feitos pela endoscopia digestiva, através a biópsia e do teste da urease. Os testes não invasivos acabam sendo mais utilizados após o tratamento, como forma de confirmar a eliminação da bactéria.

Pacientes com menos de 55 anos, que apresenta queixas de queimação estomacal, sem sinais que possam indicar um tumor ou úlceras ativos (sangramento, anemia, saciedade precoce, perda de peso inexplicada, vômitos recorrentes, história familiar de câncer gastrointestinal…) podem ser submetidos a um teste não invasivo, visando tratamento caso sejam positivos para H.pylori. A endoscopia fica indicada apenas se não houver melhora dos sintomas com o tratamento.

Helicobacter pylori e câncer do estômago

Sabemos que a maioria da população encontra-se colonizada pelo H.Pylori, porém, apenas uma pequeníssima parte desenvolve câncer de estômago. Logo, podemos concluir que o H.pylori aumenta o risco de câncer, mas não é o único fator. Portanto, não está indicado tratamento contra o Helicobacter pylori para todo mundo que tenha a bactéria. Apenas os pacientes com história familiar de câncer gástrico devem se preocupar com a presença assintomática do H.pylori. Nestes, mesmo que o paciente não apresente nenhum sintoma, indica-se a pesquisa da bactéria e o tratamento visando erradicá-la.

O H.pylori está relacionado ao surgimento de um tipo específico de linfoma do estômago, chamado de MALT. A relação é tão forte que o tratamento deste tumor é feito com antibióticos e a erradicação da bactéria leva à cura desta neoplasia.

Tratamento do H.pylori

Recentemente as indicações para tratamento do H.pylori foram expandidas, englobando grupos que até pouco tempo atrás não eram habitualmente tratados. As atuais indicações para tratamento do Helicobacter pylori são:

– Gastrite.
– Úlcera gástrica e/ou duodenal.
– Linfoma MALT gástrico.
– Parentes de primeiro grau de pacientes com câncer gástrico.
– Anemia por carência de ferro sem causa aparente (leia: ANEMIA FERROPRIVA | Carência de ferro).
– Púrpura trombocitopênica idiopática (leia: PÚRPURA TROMBOCITOPÊNICA IDIOPÁTICA (PTI)).
– Pacientes em terapia de longo prazo com anti-inflamatórios, que têm sangramento gastrointestinal e / ou úlcera péptica.

O tratamento para o H.pylori é habitualmente feito com 3 drogas por 7 a 14 dias com:

– Um inibidor da bomba de prótons (Omeprazol, Pantoprazol ou Lanzoprazol) + dois antibióticos, como Claritromicina e Amoxacilina ou Claritromicina e Metronidazol.

Após 4 semanas do fim do tratamento, o paciente pode realizar os testes não invasivos para confirmar a eliminação da bactéria.

Reinfecção pelo H.pylori

Ao contrário do que se pensava antigamente, a reinfecção pelo H.pylori após o tratamento correto e bem sucedido é pouco comum. Em geral, quando o paciente é tratado, e tempos depois descobre que ainda tem a bactéria, é porque o tratamento não foi bem sucedido e não levou à completa erradicação do H.pylori.

O risco de reinfecção é maior em áreas com saneamento pobre e águas impróprias para consumo ou banho.

H.pylori e cirurgia bariátrica

Apensar de ainda não haver um consenso, a maioria dos médicos solicita uma pesquisa de H.pylori – e o trata em caso de resultado positivo – para os pacientes obesos que serão submetidos à cirurgia bariátrica.

Esta conduta parece diminuir os riscos de lesões do estômago, como úlceras, no pós-operatório.

Vérsion en español:  H. PYLORI (Helicobacter pylori) | Síntomas y tratamiento

"H.PYLORI (Helicobacter pylori) | Sintomas e tratamento", 5 de 5 baseado em 30 votos.
Publicidade
  • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

    Não interfere no paladar.

  • Kécia Melo

    h pilory pode ser passada para o bebe na gravidez?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Não.

  • Jonathas de Oliveira

    amoxilina 1G de 12hs en 12hs,

    Claritromicina 500mg de 12hs en 12hs,

    e o omeprazol so começo a tomar depois do uso de 15 dias dos antibioticos?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Geralmente é tudo junto. Como foi que o seu médico prescreveu?

  • André

    boa noite, eu queria saber-se esta bactéria causa perda de paladar total,como não senti gosto de sal, açúcar tempero nada!!!

  • Dj André Luis

    Boa tarde dr, ela pode causar perda de paladar total como não sentir gosto de sal açúcar tempero?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Não.

  • Márcia Gomes Borges

    Olá, muito esclarecedora essas informações, Dr. Pedro, estou com essa bacteria e como consequência orientou-se uma gastrite crônica, estou no terceiro dia de tratamento dos medicamentos, amoxilina, metronidazol e Sub. Coloidal e minhas fezes após o segundo uso desse medicamento estão bem escuras, é normal?
    Será que é interessante retornar ao médico?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      O bismuto pode causar fezes escuras.

  • Luciano Abbud

    Olá Dr.

    Gostaria de acrescentar algumas informações,.

    No meu caso, inicialmente foram dores na “boca do estômago” sempre que bebia (só bebo nos finais de semana) há 1 ano.

    Em março começaram alergias pelo corpo (diagnosticada posteriormente como urticária crônica) que não saiam com anti histamínicos, que foram piorando até ficarem insuportáveis, só passavam com o uso de prednisona “corticoide” 20 mg que faz muito mal a saúde, usei 3 meses ininterruptos até a dermato suspender pelos malefícios que causam aos rins. Fiz uma série de exames de sangue, todos com ótimos resultados, ultrassonografia do abdômen total etc…
    Até que uma das 3 médicas que me acompanhavam pediu o exame endoscopia, e acusou gastrite enantematosa, esofagite de refluxo e duodenite erosiva causadas pela bactéria H.Pylori. Fiz o tratamento com os 3 antibióticos 7 dias estou no 15° dia de tratamento agora só tomando omeprazol.

    Com uma dieta sem gorduras, frituras, carne vermelha 1 x na semana, sem refrigerantes, queijo amarelo e comendo muitas frutas, legumes, pães integrais, queijo branco, carnes brancas como peixe e frango sempre grelhados ou fritos em água, sucos de fruta (limão, laranja,abacaxi e outros sucos cítricos ou ácidos não são recomendáveis) exercícios físicos diários e bastante água, já tenho uma melhora de 80% 1 vez na semana tomo Fenergan e já surte efeito contra a urticária que está muita mais discreta, pelo resultado acho que em 10 dias já não terei mais alergias.

    Portanto Dr. sugiro que adicione na página uma associação de urticária para com H. Pylori.

    Espero ter ajudado!

    Muita saúde e um abraço a todos.

  • neuza

    existe cirurgia para bactéria do estomago

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Não, o tratamento é com antibióticos.

  • Giovane Baia

    Olá dr, gostaria de saber se doenças no estômago podem provocar outros sintomas como por exemplo, dor de cabeça

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não é comum, mas pode.

  • Flavia

    Boa tarde, Dr!
    gostaria de saber se halitose pode ser um sintoma da bacteria H pilo

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Não costuma ser.

  • salete ap. segalla

    Dr boa noite!
    meu medico disse pr eu tomar os antibióticos de 12 em 12 hs.
    Qual seria o melhor horario pr esses dois que são mais fortes?
    Os outros eu sei. Desde ja agradeco.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Tanto faz o horário. Tem é que respeitar o intervalo de 12 horas.

  • Sassah Fagundes

    doutor na alimentação o q deve ser evitado, no periodo de tratamento da h pilory

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não há dieta especial para H.pylori. Tem que evitar bebidas alcoólicas, cigarro e qualquer alimento que lhe cause azia.

  • juliana duarte

    quem fez a endoscopia a 6 meses ja pode começar o tratamento de h.pylori,ou precisa repetir a endoscopia outra vez antes de começar.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não precisa repetir.

  • Matos

    Dr, fumar durante o tratamento impede que a bacteria seja curada?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não há provas disso, mas o cigarro atrapalha na cicatrização da gastrite.

  • Liege Gissei

    Parabéns !!!! Texto com informações claras. sou uma paciente com reincidência desta bactéria , estou em tratamento. Meu pai foi diagnosticado com cancer no estômago e esofago, o mesmo faleceu no último fevereiro.A médica que esta me acompanhando disse para eu me preocupar e me cuidar, já a médica da minha irmã disse que como foi descoberto a do meu pai aos 66 anos e ele levou uma vida desregrada, nós não precisamos nos preocupar pois levamos uma vida sem bebidas alcoólicas nem tabaco, e agora !!! Devemos nos preocupar ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim, se você tem história familiar de câncer gástrico, é preciso ter mais cuidado.

  • Adriane Lobato

    Dr. Pedro, parabéns pelo site. Agradeço também, porque me ajudou muito. Abs e sucesso.

  • Barbara

    Estou com gastrite e tenho o H. pylori. Tenho tido muitos refluxos e eles tem me deixado rouca (sou cantora). Tratando o H. Pylori os refluxos vão parar? Tenho tomado omeprazol como fui orientada pelo médico, mas não houve nenhuma melhora.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Os refluxos não têm a ver com o H.pylori.

  • adriana torres

    Esta bacteria faz a pessoa comer compulsivamente?e terqueda de cabelo?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não e não.

  • Fábio

    Porque o cônjuge não é tratado também no caso de h. Pylori positivo se a contaminação é tão fácil?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Porque a maioria das pessoas já foi contaminada na infância e o H.pylori nem sempre causa sintomas que precisam ser tratados.

  • weliton

    posso fazer cirugia bariatrica com a bacteria?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Em geral, o ideal é tratar a bactéria antes da cirurgia.

  • Priscila Alves

    Boa tarde Dr Pedro,meu exame de endoscopia deu Gastrite Enantemática Discreta porém a urease deu negativo como interpreto esse resultado? É gastrite ou não?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim, é uma gastrite leve.

  • edson

    h pylori pode atingir o peito?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Como assim atingir o peito?

  • Lucimar Martins Borges

    Qual o tratamento para a bactéria H pylori não voltar mais ???

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O tratamento indicado é aquele descrito no texto. Não existe um tratamento que impeça a reinfecção para sempre.

  • _Robson_Ehmke

    O Tratamento com Antibióticos podem Afetar as Bactérias que são Benéficas para o nosso Organismo? E pode Fazer com que elas (bactérias benéficas) não se instalem novamente no nosso Aparelho Digestivo?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não, o tratamento é muito curto para isso.

  • Alice

    Olá Dr. Pedro H. Pylori pode ser encontrada em outra parte do corpo?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • Lucimar Martins Borges

    Existe algum método para evitar que Bactéria H pylori volte ???

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se o tratamento foi bem feito, não costuma voltar.

  • Telmo Freire

    A H. Pylori pode ser responsavel por problemas de pele?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • Lucimar Martins Borges

    Depois de usar o coquetel de medicamentos ,para tratar H pylori ,ela pode voltar ???

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim, pode.

  • roberto de almeida salles

    Posso fazer uma cirurgia de hernia incisional sem tratar a bacteria h pilory

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A princípio, sim.

  • Viviane Antunes

    olá hoje fiz uma endoscopia e descobri que tenho hérnia hiatal por deslizamento de pequeno porte
    e gastrite endoscópcia enantematosa leve do antro com bactéria
    ai o médico me receitou esomex 20 mg esse remédio trata da bacteria também…..obrigada

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não, para tratar o H.pylori tem que usar antibiótico.

  • Fernanda

    porque minhas perguntas são deletadas?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Fernanda, leia as regras do site (link está logo acima) para entender os nossos critérios de seleção, por favor.

  • Dulci Hansen

    Boa Noite! Dr. Pedro, estou com a bacteria, tenho muito refluxo e apneia do sono,
    a causa pode ser a bacteria?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O H.pylori não tem nada a ver com apneia do sono.

  • janaina

    boa noite DR PEDRO estou com a bactéria gostaria de saber se trasmite pelo beijo? desde já agradeço.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • alisson oliveira

    boa noite Dr Pedro. minha mãe estar com inflamação no fígado e tem essa bactéria, tem alguma ligação

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • Wallyson Araujo

    Doutor, na minha endoscopia deu gastrite aguda moderada pré-pilórica e teste de urease deu positivo. O que isso significa ? Estou preocupado!

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Que você tem gastrite e a bactéria H.pylori.

  • Menezes

    Dr. Pedro, acho que você já me operou uma vez no Hospital Pedro Ernesto em Vila Isabel. Onde você fez seu sua residência médica, foi lá?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim, fiz minha residência de Nefrologia lá, mas eu não sou cirurgião, nunca operei ninguém. Foi mesmo uma cirurgia ou foi um outro procedimento?

  • Rousiane Oliveira

    é normal quem tem gastrite cronica vomitar direto?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      É possível.

      • ivan

        sao quantos dias de tratamentos ?

        • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

          O texto fala sobre isso.

  • Utimate Utimate

    Dr. a H. pylori pode causar mal halito?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não costuma.

  • Tete Miranda

    Dr nao consigo ingerir alimentos solidos, apenas liquido. Seria por causa dessa bacteria ja que a contrai?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Provavelmente, não. Tem que ver se não há algum problema no seu esôfago.

  • Francine Ribeiro Da Costa Migu

    Dr., a H. pylori pode ter ligação com problemas intestinais, diarréia, viroses frequentes?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não costuma ter.

  • Cristina Moura

    Dr, depois de tratada, é possível que essa bactéria volte ou é caso resolvido?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode voltar.

  • Patricia Luna

    Tenho a bactéria. Fiz o primeiro tratamento , e não funcionou. Irei para segunda tentativa. Isso é comum? Pois é um coquetel de comprimidos, achei que resolveria.

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Pode acontecer. Não é tão raro assim.

  • paulo

    Boa noite tenho essa bactéria,isso causa mau halito?

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Não costuma causar.

  • Nailton Assis Rodrigues

    boa tarde constou urease positiva o tratamentonde 7 dias de antibioticos seria suficiente p matar essa bacteria

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Geralmente, sim, mas muitos médicos preferem o tratamento de 10 a 14 dias.

  • Gabriela

    Boa tarde, em 2010 fiz endoscopia e descobri que tinha a bactéria além de gastrite e esofagite. Não fiz o tratamento. Ainda tenho a bactéria?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      É provável que sim.

  • Jhonny Sea

    Parabéns pela Exposição do assunto, fui diagnosticado com a tal bactéria fiz o tratamento de sete dia com um remédio do laboratório ACHE não lembro o nome, apos um ano continuo tomando remédio para ao estomago o Esomeprazol Magnésio triidratado 20 1 vez ao dia? já não devia ter parado?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não necessariamente. Depende do motivo para qual o esomeprazol continua a ser utilizado.

  • Maria Lima

    Pode ter a bactéria e não apresentar gastrite nem úlcera? E se pode ter gastrite e não apresentar nenhum sintoma?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim e sim.

      • Maria Lima

        E a forma de transmissão é somente por via oral água e alimentos contaminados ou pode ser transmitida também entre pessoas pelo beijo por exemplo?

        • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

          Ainda não sabemos todas as formas de transmissão. Teoricamente, o beijo poderia ser uma via, mas ainda não está provado.

  • thaynara

    tenho h.pylori dr .pedro oque eu posso comer ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não existe dieta especial para H.pylori.

  • Paula Karine

    meu irmao tem a bactreria e emagreceu muito e normal ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • Pedro

    Oi doutor tenho a bactéria e hiv e sinto muito mal estar, mas o infecto me disse que e do h.pilory e gastritre.

  • Jucilene Alves

    Olá Dr. Estou em tratamento de H. Pylori. Os antibióticos já acabaram, mas continuo tomando lansoprazol. Ainda tenho sintomas. Quanto tempo demora para eles desaparecerem?

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Os sintomas não são do H.pylori em si, mas sim da gastrite. Por isso, podem demorar mais alguns dias para sumirem.

  • Gessimara Arruda

    Oi Dr queria saber se essa bacteria faz a pessoa ficar enchada e se dificulta no emagrecimento. obrigada!

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • Adriana Machado

    Dr. Pedro, gostaria de saber se a medicação para erradicar a H.Pylori pode afetar a qualidade do sêmen e resultar em má formação do feto ou isso serve apenas para mulheres grávidas?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não afeta o sêmen nem causa nenhum risco ao feto.

  • Milton Vaz

    Dr. Pedro, de antemão lhe parabenizo pelos escritos, são muito utéis e esclarecedores. Gostaria de saber se a H.Pilory provoca uma senssação constante de “estufamento” e fígado como se estivesse inchado? Grato.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O H. pylori por si só, não, mas a gastrite pode provocar sintomas parecidos.

  • Amanda Nonato

    Eu tenho essa bactéria e tenho gastrite eu não to mais aquentando de tanta dor

  • Maycom

    Dr. Pedro, Se eu tratar a H Pylori, fizer uma dieta, largar o cigarro, não beber alcool, a úlcera ou a gastrite serão curadas?

    • Menezes

      Não, mas em compensação, depois que morrer você vai pro céu, porque
      convenhamos, não fumar, não beber, não comer e ainda tomar remédio…é
      coisa pra santo.

      • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

        Quer dizer que os prazeres da vida se resumem a fumar, beber e comer mal? Se minha vida fosse basicamente isso, eu entrava em depressão.

        • Naiara Melo

          Resposta aplausível doutor. Parabéns! Deus em primeiro lugar.

        • Julie Kirstein

          Dr. Pedro Pinheiro…o senhor merece ser canonizado…rs…..ó meu Brasil……

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim.

  • erismar

    Dr.Pedro tenho queimação no estômago depois da refeição uns 2 horas depois do almoço,se tomar café, coca,farinha,etc…será que tenho essa bactéria ou gastrite,já pessei no médico mim receito omeprazol,quando tava tomando tava beleza, mas quando terminou o medicamento,volta as queimações devo fazer a udoscopia…desde já agradeço.escelente trabalho.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Endoscopia pode ajudar a elucidar o quadro.

  • Denise Francisco Reisdorfer

    Dr. Pedro, poderias informar qual o tratamento indicado (nome dos medicamentos e dosagem) para tratar e erradicar a bacteria H. Pylori?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Denise, eu não costumo descrever o tratamento com esses detalhes para não estimular a automedicação. Se o paciente, por exemplo, tiver problemas do fígado ou do rins, a dose habitual pode ser tóxica. Quem decide dose é o médico após criteriosa avaliação do paciente.

  • RITA

    Gostei muito dos comentários aprendi muito com as respostas do Dr.Pedro.

  • Marcos Silva

    Quando acabar o tramento pode logo continuar tomando o Omeprazol ou precisa aguarda algum tempo?? Sendo que a pessoa tem Gastrite Crônica

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não precisa de intervalo.

  • mari

    dr esta bacteria corre risco de vida

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • pedro isaac

    ola, gostaria de saber quais alimetos devo comer pq tenho H.Pylory e doi muito quando como dr. sinto dores do lado também nas costelas gostaria de saber obg.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não há uma dieta especial para H.pylori.

  • paulo

    A bactéria H.Pylory em paciente com gastrite diagnosticada provoca como sintoma a eructação ?,
    pois fui diagnosticado com a presença desta bactéria e estou com arrotos constantes, que começam
    após a refeição com o acompanhamento de dores abdominais e barriga estufada.

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      É a gastrite, e não a bactéria em si, que causa esses sintomas.

  • Sabrina

    Oie, é comum quando vcê descobre que está com a bactéria, o emagrecimento involuntário?
    Obrigada e boa tarde

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Não.

  • carmem moura da silva

    Dr. eu tomei todos esses antibioticos mais tem algumas coisa que eu como que ainda doi meu estomago . será que eu ainda estou com a bacteria?

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      De repente a bactéria não a causa dos seus sintomas.

  • I.Maciel

    já havia algum tempo que minha boca armagava com frequencia, fiz uma série de exames e só deu um resultado positivo para h.pylori, esse tipo de sintoma é constante a todos os portadores?

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Não.

  • aruane

    Minha irmã esta com essa bactéria ela emagreceu muito, e meu sobrinho de 1 ano e 4 meses ainda mama, através da amamentação é possível passar para ele.

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Não.
      Obs: O H.pylori por si só não faz emagrecer.

  • Marcia

    Dr. Se uma pessoa contaminada pelo hpylori convive com outras no mesmo ambiente, é possível a contaminação? E de que forma se dá essa contaminação?

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Sim, é possível. A contaminação ocorre por contato próximo entre pessoas.

  • Raphaela

    Corro algum risco, fazendo a redução de estomago sem ter tomado remédio para combater a bactéria? Pois nunca senti nada, não tenho sintomas como dores de estomago e estufamento, mas na endoscopia deu positivo a biópsia…. Corro risco sério, se operar?

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      A taxa de complicações pós-operatória é mais alta nos pacientes com H.pylori. O recomendado é fazer o rastreio e tratar, se positivo, antes da cirúrgia.

  • Adontino mota

    Gostaria de saber se a presença da hpilory provoca mal hálito

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Isso ainda é um ponto de debate. Mas até o momento, nenhum estudo conseguiu provar essa relação.

  • Waldir

    Tratando com o levofloxacino, de 500 mg, por 10 dias, em conjunto com omeprazol, por um mês, existem estudos de resultados positivos.

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Tratamento do H.pilory com Levofloxacino como único antibiótico eu não conheço. Conheço esquemas junto com amoxicilina ou com doxiciclina.

  • marlene assis barbosa

    dr.quero saber se através do beijo contamino meu parceiro

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Não.

  • henderson melo

    o h.pylori provoca diarreia?

    • vivi

      quem tem h pilori pode fazer redução de estomago…

      • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

        Tem que tratar antes.

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Não.

  • Diamile

    Olá!!! Minha amiga foi diagnosticada pelo virus H pilori pela segunda vez e a medica disse que não ia passar tratamento, pois ela já fez uma vez… isso é normal???

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Simplesmente ter a bactéria não indica tratamento. É preciso ter sintomas.

  • saburo aita

    Dr. Boa noite Dr. Pedro. a minha esposa tem tudo esta sintoma no estomago, porém ela tem medo de fazer o exame de endoscopia. tem outro método de detectar esta bactéria ?

    • Pedro Pinheiro

      Até tem, mas a endoscopia é necessária para diagnosticar lesões do estômago, como úlceras e tumores. Às vezes, só a identificação do H.pylori não basta.

  • angelica maria barros

    Dr. minha filha tem 9 anos constatou a presença da bactéria no duodeno acompanhada de uma úlcera começou tratar com apenas amoxilina 4 capsulas de 500 por dia não seria nescessário outro antibiótico como li
    acima ? Dr . fui pega de surpresa tenho uma bebe encasa de 2 anos as duas passam o tempo td juntas existe o risco de contágio ?

    • Pedro Pinheiro

      Não posso opinar à distância sobre tratamentos.
      É impossível impedir a contaminação pelo H.pylori. Quase todo mundo já teve contato com a bactéria durante a infância.

  • Wlademy Damasceno

    Olá Dr., Bom Dia.

    Tenho uma amiga que foi diagnosticada com a H.Pylori (via endoscopia). Ela fez o tratamento indicado pelo médico que pediu para ela retornar em 06 meses para fazer novos testes. Ela já terminou o tratamento, contudo ainda faltam 3 meses para retornar ao médico. Contudo, ela me informa que alguns sintomas ainda estão presentes. Nesse caso ela deve tomar novamente a medicação? Caso contrário, o que podemos fazer para amenizar essa situação? Obrigado.

    • Pedro Pinheiro

      Se ela ainda tem sintomas gástricos, deve voltar ao gastroenterologista para ser reavaliada

  • Elina vieira

    Dr. boa noite como devo fazer para nao pegar mais uma vez a h.pylori , qual o tipo de alimentacao que devo co9mer e como evitar a pegar dinovo a h.pylori.

    • Pedro Pinheiro

      Não tem a ver com alimentação. É através do contato próximos com pessoas infectadas que se contrai a bacteria.

      • ana lucia teixeira rodriges

        bom dia DR. o que deve come em quando estou fazendo o tratamento ??? por favor se voce ler mim responda pq já comecei o tratamento …obrigado

        • Pedro Pinheiro

          Não há dieta específica.

  • Tulio

    Boa tarde! Dr,fui diagnosticado com a bactéria após endoscopia iniciei o tratamento com o kit de três remédios, mas tive forte alergia a claritromicina,não pude continuar e meu médico não sabe qual medicamento pode substituir, agradeço se puder ajudar.

  • luciana

    Descobri o h pylori em 2012 mais ainda não comecei o tratamento, só tomei omeprazol só que tenho muito refluxo e gazes faço hemodialise sou diabetica e estou tendo mais sintomas como agora não sinto fome quando como, faço vómitos e e vomito tudo que como por isso minha glicose sobe e desce e minha presão tambem o que devo fazer? e sou alérgica a pelicilina.

  • http://www.facebook.com/buichi.estudos Buichi Estudos

    Boa noite Dr, inicialmente gostaria de parabenizar pelo site. Tenho uma dúvida, alguns médicos dizem uma coisa, outros dizem outra, Gastrite causada pelo h pylori, com a realização do tratamento para a erradicação da bactéria, essa gastrite tem cura ? Não aparecendo mais na endoscopia ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim, tem cura.

  • Jamilly

    e quando acontece de vc fazer tratamento por mais de uma vez e não conseguir matar e porque ela volta na maioria dos casos.

  • Andrigo Mota

    Boa noite!
    Já tenho gastrite há uns 10 anos (contrai também o H.Pylori) e venho tentando controlar. Semana passada fiz uma nova endoscopia e alem de estar crônica, indicou que tenho o H Pylori.
    Gostaria de saber qual é a gravidade disso? Duas vezes Hplory?

  • Igor vinicius

    esta materia sobre esta bacteria foi demais,me tirou todas as minhas duvidas.

  • Rosineida Mendes

    Boa noite, Dr. Fui diagnosticada com H. pilory recentemente. Tenho intoxicações frequentes sem que haja um alimento específico que desencadeia o processo de intoxicação (na maioria das vezes tenho ingerido alimentos diferentes) Em média de 20 a 30 minutos após a ingestão tenho os primeiros sintomas da intoxicação que envolvem o aparecimento de urticária, edema no rosto de mãos, falta de ar e queda da pressão arterial além de perda de consciência. Pode haver relação entre minhas intoxicações e a presença de H. Pilory?

  • mibmartins

    Bom dia Dr. Existe alguma relação da h pylori com quantidade de gases excessivos, muita salivação, halitose…

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • mibmartins

    a h pylori pode causar muitos gases quando está em crise?

  • Danilo Fava

    Muito bacana esse artigo. Vou fazer meu TCC relacionado a infecção por H. pylori. Ajudou bastante.

  • http://profile.yahoo.com/PIVY5S7IEGWJS6HZPN3VUEDWAA Nayde

    Dr. Pedro Pinheiro,

    Gostei muito do seu comentário sobre H. Pylori, pois meu marido está com essa bacteria já constatada
    por endoscopia. Como o Senhor se encontra o R. de Janeiro, poderia me indicar um médico em São Paulo – capital? Grata pela atenção naydeweber@yahoo.com.br

  • Delba Sales

    Bom dia Dr. eu estou com esofagite erosiva e tambem na biopsia deu Hpylori, meu medico receitou o kit de lazoprazol 20mg + dois antibióticos, como Claritromicina(500mg) e Amoxacilina(1000mg), para mim tomar de manha e a noite 4 comprimidos desses medicamentos, mas gostaria de saber se posso tomar couve batida e batata tambem se ajuda na cicatrização dessa ulcera pequena que esta em meu esofago, e se o senhor tem alguma sugestão para o meu tratamento. e se me de diarreia com esse tratamento o que deve tomar, começei hj dia 29 de janeiro de 2013 minha boca esta amarga e normal dr.
    Delba

  • Cris Ferreira

    Boa tarde, fui diagnosticada com o H. Pylori, gastrite moderada, tenho muito enjoo e azia constante. Minha médica não receitou nada. E disse que o tratamento tem 70% de chance de dar certo e que não vale a pena todo transtorno. Li muito a respeito e não entendo, alguns médicos dizem que é melhor não tomar remédio, outros dizem que é melhor acabar logo com a bactéria que pode virar cancer! Por favor me ajude! não sei o que fazer.

    antecipadamente grata
    Cristina

  • Elane Oliver

    Bom dia Dr. fui diagnosticada com o H.Pilory através de uma endoscopia, onde também foi diagnosticada uma gastrite cronica leve a moderada, fiz o tratamento com fiz o tratamento com omeprazol + dois antibióticos a azia continua só as dores que acabaram , agora irei começar a usar o Pyloripac por sete dias, gostaria de saber se este tratamento é mesmo eficaz na cura desta bactéria ou tem outro melhor, pois fiquei um pouco preocupado pois em minha família já teve casos de morte por ulcera gástrica.
    Elane

  • http://twitter.com/jeancarlosgomes Jean Carlos Gomes

    Dr., fui diagnosticado com a H.Pilory através de endoscopia e tomei, por 7 dias, o lanzoprazol mais os antibióticos, sendo que atualmente faço o uso somente do Omeprazol. Mas as dores no estomago e a sensação de desconforto e inchaço nao passam. O que devo fazer?

  • Sarah Oliver

    Parabéns pelo site, tirou minhas dúvidas!

  • http://profile.yahoo.com/76IEISTMHDQTKBWNVIZ3NALRDE Carla

    Bom dia Dr. Pedro Pinheiro, meu nome e Carla e a muito tempo sofro com aftas grandes e bem inflamadas ao ponto de meus lábios ficarem inchados e quente, dava umas 6 ou 5 espalhadas em toda boca, linguá, em baixo da linguá, gengiva e mucosa da boca, quase não consegua falar de tanto que doía e a noite me levantava umas 3 vezes para enxaguar a boca de tão acidas que estava minha saliva, a impressão que eu tinha era que se eu cospir-se na parede ela ia derreter. Fui ao um Gastroenterologia, ela pediu para mim fazer endoscopia com biopsia e foi diagnosticado bactéria no estomago, Helicobacter pylori e uma leve gastrite, fiz o tratamento com o remédio pyloritrat, por 7 dias tomei 2 amoxicilina de 500mg 1 Claritromicina 500mg e 1 Omeprazol, de manha e de noite a mesma dosagem, bom dei uma melhorada considerável, passei a dar aftas com menas frequência e mais pequenas e menos inflamadas e menas quantidades também, mas agora tenho observado que estou começando a dar com mais frequência e esta inflamado mais. Gostaria que você me esclarece-se mais desta minha situação e porque que eu tomei os remédios e la não acabou de vez? E porque parece que esta começando a voltar a ficar como antes? Dr. eu ja sofri muito muito mesmo com aftas a ponto de chorar de dor gostaria muito de sua ajudar para dar um ponto final a isso e desde ja agradeço sua atenção. JESUS TE ABENÇOE !!!

  • Wanessa Cristina

    Doutor gostaria de uma ajuda. Em agosto fiz uma endoscopia e foi constatado uma gastrite cronica acentuada, com acentuada atividade e foco de erosão com h pylori positiva (2+/4+).
    Levei ao médico,fiz o tratamento e não obtive melhora. Descobri que tomei o remédio de forma errada por 4 dias pois não estava tomando em jejum. Meu avô e minha mãe já tiveram úlcera. Devo me preocupar?

  • Kiara Lopes

    boa-noite eu sou a kiara!sinto muita dor no meu estômago e estou com ulcera e uma bactéria no estômago chamada Hpylori e eu queria saber se teve alguém já que passou por isso?ou até mesmo se tem cura tô muito triste com isso!

    • Wanessa Cristina

      Kiara não se preocupe, minha mãe teve assim como você, tomou o remédio,fez o tratamento certinho, vc deve fazer a dieta corretamente, e hj ela não sente mais nada. Eu tbm estou,só q no meu caso é uma gastrite e não úlcera. Mais não precisa ficar triste , vc só tem q levar o tratamento a sério que logo estará curada. Abraço e Deus está com vc! ;)

  • Rui carlos Sousa

    Boa tarde Dr. estou com sérios problemas como arrotos o dia inteiro, salivação excessiva, queimação do estomago, halitose. pode ser a tal bactéria h. pilory? o que me sugere?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Procure um gastroenterologista.

  • Jorge Campos

    Excelente artigo! estava com carência de ferro sem causa aparente e uma gastrite leve, ao fazer a biopsia deu positivo!

  • Marcelle

    Olá, minha mãe fez todo o tratamento ja e não consegue eliminar a bactéria, tomou giarlan, levofloxacino, nexium, oque devemos fazer agora?

  • Dany

    Dr sou uma candidata a cirurgia bariatrica, e a endoscopia que fiz com biopsia acusou H pylori, sera que vou poder fazer a cirurgia ainda?

  • Eliane

    Fiz exames de fezes e constou vestígios de sangue. Devo me preocupar?

  • Katia santos lucio

    Gostaria de saber se a bactéria não ser eliminada oq pode acontecer com o paciente?

  • Jaquelinefernandescaldeira8

    tenho hpilory,e pangastrite,o que é pangastrite cronica.?

  • Tony Madureira

    Olá Dr.,
    Meu irmão acaba de ser Diagnosticado com:

    A biopsia gástrica revelou adenocarcinoma moderadamente diferenciado, gastrite cronica e corpo infeção por H.pylori
    Ou seja, tem um adenocarcinoma moderadamente diferenciado do antro gástrico, estadioIV

    Sei que é grave, mas poderia me elucidar melhora situação.

    Obrigado.

    Abraço

    Tony

  • Elainegouveiaed

    Foi constatado que tenho a bactéria H.PYLORI, mas já estou tomando um medicamento para alergia (fluconan 150mg- tomar 1 comprimido por semana) e o outro médico me indicou para matar a bactéria (pyloripac ibp-4comprimidos antes do almoço e jantar e Calman-1comprimido 2x ao dia às 7H e 19h). Algum desses remédios não deixarão de fazer efeito?, nunca tomei tanta medicação ao mesmo tempo? Aguardo e muito obrigado pela atenção!

  • http://profile.yahoo.com/U2DQMDUJUOBX566CCA4D2LS4FQ Cristiane

    Outro caso: Uma amiga, residente na Cidade de Gramado, começou a sentir queimação, fraca, moderada, até que não conseguia engolir líquidos ou sólidos sem sentir fortes dores. Procurou médicos, realizou exames, resultado negativo. Começou a perder peso, até 14kg em 40 dias, buscou ajuda médica novamente, refez exames e lá estava a bactéria, sofreu por incompetência do lugar onde fez o exame e porque o médico poderia ter averiguado melhor as imagens e diagnosticado a enfermidade. Até hoje ela faz tratamento, tempo este de seis meses já. Nem sempre o que parece verde é apenas um único tom de verde.
    Obrigada.

  • http://profile.yahoo.com/U2DQMDUJUOBX566CCA4D2LS4FQ Cristiane

    Boa tarde, senhor Pedro.
    Tenho 35 anos, desde a infância tive sensações de queimação, entretanto, não dispendia tempo com estes sintomas, porque a maioria das pessoas sentem o mesmo. Há aproximadamente 3 anos, após as refeições meu estômago expelia ( enviava de volta para boca) uma espécie de granulo, que possuía um cheiro fétido e textura de gordura;mais uma vez despreocupei-me. 2011 Fiz uma viagem para Itália ( 30 dias), bebi muito de uma água que sai pelas diversas torneiras espalhadas pelos bairros, após o retorno, qualquer comida, frutas legumes que levasse ao estômago, recebia em “troca”, 2 e ou 3 granulos. Procurei um médico especializado, realizei o exame de EDA ( Endoscopia digestiva Alta) e lá estavam as imagens que revelaram a presença ativa da bactéria. O tratamento foi finalizado há um mês, em Dezembro farei novos exames. Acredito que precisarei de uma reeducação alimentar, considerando que já cuido de minha alimentação, no entanto, com H Pylori não se brinca.
    Minha intenção é, mostrar que os sintomas possuem comportamento além dos até aqui apresentados.

  • Licecamilo

    Bom dia Dr. descobri que estou com Hapilorye antes da descoberta tomei medicamentos para eliminar protozoários, após isso senti um forte mal estar tem alguma relação com isso.

  • andrea falcão

    oi Dr. estou fazendo exames pre operatorios para bariatrica…fiz a primeira edae constou h pylori, tomei claritro 5oomg de 12 em 12hs e amoxilina de 500mg de 8 em 8 hs durante 7 dias mais pantroazol, depois de quinze dias fiz nova eda e oh.pylori permanece…é normal isso acontecer…que dificil matar essa bacteria

  • Taniamariamaciel

    Desde fevereiro faço tratamento para eliminar a bacteria H. Pilori. Após tomar as medicações que são as de sete dias, com 3 meses faço a endoscopia e a biopsia, mas o resultado é assim: quando a endoscopia dar negativa a biopsia dar positiva e vice e versa. Agora fiz outra vai ser preciso refazer todo tratamento porque a endoscopia deu resultado positivo e a biopsia negativa. Já estou muito preocupada, que coisa dificil.tomei o pariet também.

  • Danielle Sanches

    Dr. Pedro, estou com gastrite e H. Pylori e tenho problemas de cancer de estomago na familia. Estou tomando omeprazl e domperidona.

  • Ricardo Queiroz2012

    meu avo pegou uma infecçao no hospital e li deran esse tal de pylory esse tratamento de inibidor da bonba de protons e dois antibioticos resolve meu problema

  • Rosy Paiva

    boa noite doutor, meu esposo fez endoscpopia e acusou que esta com uma bacteria ele pode tomarclaritomicina,amoxilina,omepramix sendo hiperteso

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A princípio, sim.

  • Vanessa Fonseca

    Dr. Pedro, sou alérgica á amoxicilina. Foi recomendado Pilorypac para meu uso, mas como sou alérgica, foi indicado que eu trocasse para o Pletil. Fará o mesmo efeito? Grata.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Somente o tinidazol (Pletil)? Não conheço este esquema. A troca da amoxicilina nos alérgicos é geralmente feita com Metronidazol. O tinidazol poderia ser até um opção, mas como troca simples pela amoxicilina e não pelo 3 medicamentos do pyloripac.

  • Kaka-souza20101

    boa tarde doutor eu estou cm essa bacteria h.pylori e gastrite cronica ja fiz o tratamento 2 vezes amoxilina ,claritromicina,e omeprazol ms nao ta adiantando nada o que eu faço e continuo com dores.

  • jaqueline

    meu esposo fez uma endoscopia e foi diagnostica com a bacteria h pylori no estomago qul seria o tratamento correto e dieta?

  • Lucielen dias da costa

    Oi Willian, olha meus sintomas começaram assim, eu fiquei desesperada achando que estava infartando, era uma dor no peito esquerdo e axila esquerda, dor nas costas, ai então fui no médico, fiz varios exames, inclusive eletro, quando deu normal relaxei, pensando q era so gases, que dão essas dores mesmo.
    Mais o tempo foi passando e as dores piorando, ai comecei a sentir dor no estomago, um pouco abaixo do peito esquerdo, arrotando sem parar, sensação de barriga cheia e muitos ruidos na barriga, sabe quando a gente ta com fome, mais sem estar. Fui no medico denovo ai ele me pediu pra fazer mais exames, endoscopia com biopsia, ai sim, deu a bacteria h pilory e gastrite.
    Hoje fui comprar os remedios e vou começar a tomar amanha.
    Portanto, cuide-se.

  • Guilherme Felipe

    boa noite doutor.estou com queimação no estomago pois ja tenho gastrite, mas agora esta mais fotrte as doresno estomago. alem disso estou tambem com muitos gases o medico disse q pode ser H.Pylori será? e o que devo tomar pois o medico ja me recitou 6 semanas de omeprazol e uma semana de cloridrato de ranitidina mas nao melhorou nada ainda.

    • Silvinho

      cara voce tem de fazer uma enodoscopia e colonoscopia e aproveitar e realizar uma biopsia do estomago ,a i se for diagnosticado h pylori existe um tratamento especicico.

  • Edneymangrich

    Acabo de fazer endoscopia com biópsia. Tenho gastrite crônica, e presença do H. Pylori. Vou iniciar o tratamento.
    No laudo do exame, também apareceu “Pequena hérnia de hiato por deslizamento”.
    Estou com uma tosse infernal há mais de 30 dias. Pensei que fosse alergia, ou outra coisa. A médica me disse que é devido à essa hérnia de hiato, e que tratando a gastrite, vou tratar a tosse.
    Achei muito estranho, pois tenho gastrite há mais de 15 anos, já fiz um tratamento há 5 anos atrás e agora voltou. Mas nunca tive tosses por causa disso…

  • Ana

    tente tomar os remedios para o h. pylori quase morri nao consegui tomar os dias certos ,foi tanta reaçao que emagreci em uma semana 5 k minha boca ardia demais nao conseguia comer tenho duvidas porque t6em medico que falou p mim que nao precisa tratar e tem medico que me falou que tem que tratar
    mas como se quase morri?

    • Flavia

      Amiga Ana, eu tb tomei os remédios Pyloripac e quase morri tb. Foram 35 dias de cama, pois além da primeira semana cumpri certinho os 28 dias de tratamento. Tomei tudo com ajuda de Plasil, Caso contrario vomitaria até o cérebro. O que venho dizer neste momento é trágico, pois, mesmo com toda dieta, tratamento intensivo, quase que reclusa por total, para minha surpresa, a nova endoscopia ainda acusa a bactéria H Pylori. Estou desesperada, mas é importantíssimo que seja eliminada. Isso é uma questão de lógica até. Vamos a luta amiga e procura um especialista de sua confiança e deixa que ele cuide, Não fique pulando de galho em galho. Deixe seu médico de confiança trabalhar e tape os ouvidos e os olhos dessa net. Venceremos nem que seja pra passar por tudo novamente. Abçs

  • Carolina Pires

    Tenho a H.Pylori á dois meses comecei com dores de barriga e prisão de ventre, fui ao hospital, fizeram-me RX, ecografia, análises, inemas e clisteres.
    Nada disso me fazia ir á casa de banho, nem mesmo a medicação que me receitaram fazia efeito.
    Mandaram-me fazer um estudo para ver se tinha algum problema, o despiste contra a doença celíaca,
    teste ao suor, teste respiratório, despiste contra a fibrose quística.O único que deu resultado foi o da Halicobacter Pylori.
    Na altura fui ao médico de família e este disse que não queria que eu fizesse o tratamento, pois tinha perdido 3 kg numa semana e meia.
    Agora voltou-me a acontecer o mesmo no entanto não estou obstipada.
    Tenho estado cheia de dores em casa. Na Terça-feira passada fui ao Hospital, fizeram-me análises, 1 ecografia e disseram que era a bactéria que estava novamente reativa.Na Sexta fiquei pior e fui novamente ao hospital, voltaram a fazer análises, ecografias, e clisteres.
    Numa da ecografia acusou uma dilatação no rim devido á bactéria,de resto estava tudo normal.
    Fui vista por 2 cirurgiões, pois pensavam que poderia ser a apendicite.Fui vista por 5 pediatras, e todos eles não sabiam o que se passava, de seguida fiquei internada, e no Sábado já estava melhor por isso deram-me alta, disseram para fazer o tratamento da bactéria e tomar benuron para as dores disseam que tinha também gorgoleijo, por isso deram-me mais clisteres e receitaram-me Movicol.
    Já é Terça-feira dia 09/10 e continuo na mesma, cheia de dores e em casa .
    O que acha que devo fazer para melhorar?

    Obrigada!

  • Pr_meryvan

    Fiz uma endoscopia digestiva e a conclusão foi: Esofagite Erosiva (grau 1), Gastrite Erosiva (grau leve) e H-Pylori. Gostaria de saber quais alimentos podem ajudar no tratamento. Recebi da clinica a lista do que pode e o que não pode comer.

  • Ve-nilo14

    Bom dia, só queria esclarecer uma dúvida, deixei minha pergunta “Se h. pylori tem cura só em casos de ulcera” o dr. respondeu dizendo que não, que tem cura em qualquer caso, ai outra pessoa perguntou se na endoscopia der apenas h. pylori precisa ser tratada, o dr. respondeu que se não houver sintomas relacionados a doenças não é preciso tratar. Fiquei com dúvidas, aliás essa bactéria deve ser eliminada? Obrigada

  • Ledir Martins de Oliveira

    (Ledir Martins) Eu já perdi dois irmãos e um primo com câncer, sendo dois deles no estômago e um no intestino. Por prevenção, eu faço todo ano consulta para verificar o estômago e intestino. Tenho feito por várias vezes endoscopia e tratamento com antibióticos para eliminar o H-Pylori. Gostaria de saber porque tenho que fazer todo ano pela existência da bactéria????? Por que a bactéria já não foi eliminada?????
    Obrigado.

  • william

    Boa noite Dr Pedro. Fui ao médico para realizar um check up, sendo que ele pediu alguns exames de sangue(exames de rotina). Quando realizei o exame(14/08) comecei sentir uma dor na axila esquerda.
    Depois com o passar dos dias essa dor se extendeu para axila direita. Uns dois dias depois parei de sentir dor na axila e começou no pescoço, tipo na amígdala e por ultimo na virilia(senti até um caroço).
    Com o resultado em mãos fui ao médico. Depois do exame clínico ele pediu para repetir o hemograma(pois tinha algumas alterações) e um rx torax.
    Retornei com o médico, o hemograma estava normal e o rx também. Ele pediu para voltar daqui um mês(vai completar um mês 24/10)
    Estranho que no mesmo dia que retornei com ele não sentir mais as dores.
    Acontece que desde quarta feira(03/10), voltou do mesmo jeito. Primeiro com a dor na axila esquerda, depois direita e etc….do mesmo jeito que anteriomente.

    Não estou entendendo nada.
    Pode me dizer algo?
    Obrigado!

  • william

    Boa noite Dr Pedro. Fui ao médico para realizar um check up, sendo que ele pediu alguns exames de sangue(exames de rotina). Quando realizei o exame(14/08) comecei sentir uma dor na axila esquerda.
    Depois com o passar dos dias essa dor se extendeu para axila direita. Uns dois dias depois parei de sentir dor na axila e começou no pescoço, tipo na amígdala e por ultimo na virilia(senti até um caroço).
    Com o resultado em mãos fui ao médico. Depois do exame clínico ele pediu para repetir o hemograma(pois tinha algumas alterações) e um rx torax.
    Retornei com o médico, o hemograma estava normal e o rx também. Ele pediu para voltar daqui um mês(vai completar um mês 24/10)
    Estranho que no mesmo dia que retornei com ele não sentir mais as dores.
    Acontece que desde quarta feira(03/10), voltou do mesmo jeito. Primeiro com a dor na axila esquerda, depois direita e etc….do mesmo jeito que anteriomente.

    Não estou entendendo nada.
    Pode me dizer algo?
    Obrigado!

  • Patrícia

    Bom dia! achei de extrema clareza as explicações, mas quero só ressaltar que li as regras e o
    Doutor ª “disse” que acha feio ou ofensivo escrever com letras maiúsculas, correto? e concordo plenamente mas, no seus comentários que não serão respondidos o Senhor digitou com letras enormes, na minha opinião foi um pouco indelicado, pois acho que fugiu das regras. Mas deixo claro que concordo com todas elas.
    Parabéns pelo blog !

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não sei se entendi bem a sua colocação, mas acho que você se refere ao texto das regras dos comentários, não é isso? O problema é escrever tudo em caixa alta. Usar letras maiúsculas para dar ênfase a uma palavra ou frase é um recurso legítimo e não significa que a pessoa esteja sendo indelicada. Como as regras são extensas, o uso de negrito, caixa alta ou pontos de exclamação têm o propósito de realçar certas partes do texto.

  • Freitas Laine

    Quando o exame de endoscopia deu apenas h. pylori é necessário tratar? tem cura?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se não houver sintomas nem doenças relacionadas ao H.pylori, não é preciso tratar.

  • nancy

    qual e o tempo para repetir endoscopia

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Nem sempre é necessário repeti-la.

  • Adreilcinha

    A h. pylori é causadora de outras doenças como: gastrite, refluxo e esofagite? é que no inicio eu tinha apenas h. pylori agora estou com essas doenças, é possivel ela ser a causadora?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Gastrite, sim. Refluxo e esofagite, não.

  • Rutedefreitascb

    Descobri que tenho h. pylori..mas meu médico disse que não preciso tomar antibiótico..pelo fato de não ser uma bactéria acompanhada de ulcera…é correto isso???

  • Ve-nilo14

    Boa noite…só queria esclarecer uma duvida…Tenho h. pylori há 1 ano, ja tomei pyloripac… mas não resolveu….h.pylori só tem cura em casos de ulceras?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não. Qualquer caso pode curar.

  • Flavia Mg

    Boa noite.
    Dr. fiz tratamento com Pyloripac. Foi terrível, mas consegui seguir corretamente. No entanto, há uma semana terminei de tomar e minha médica apenas disse que não tenho mais a bactéria, mas não pediu nenhum tipo de exame.
    Falei que ainda estou com pequena indisposição estomacal e principalmente intestinal.
    Em que casos é dispensada a endoscopia no final do tratamento e como saber se houve a cura sem qualquer tipo de exame?
    É normal dar alta sem exames?
    Tenho 40 anos e a bactéria já tinha avançado inclusive o duodeno?
    Tenho histórico de carcinoma na família.
    Devo providenciar, mesmo sem o pedido dela a endoscopia com biopsia?
    Obrigada desde já

  • Keroleneromanocoelho

    Olá Dr. acabei de fazer um endoscopia e deu positivo h-pylori, como faço para saber se ela já esta em estado avançado?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O que está em estado avançado?

  • Jocila_sales

    boa noite,
    Dr. minha subrinha tem 8 anos e foi descoberto recentemente que ela tem gastrite e h-pylori como devo proceder estamos muito preocupados.

  • Nike Amor

    com a alimentação correta e tomando direitinho os medicamentos a gastrite cronica pode ser curada ou tem outras indicações para que ela seja curada?

  • Karla

    Por que as fezes ficam escurecidas com a tomada do Pyloripac?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não há nada no pyloripac que escureça as fezes.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Nenhuma das 3 substâncias contidas no pyloripac causa escurecimento das fezes.

  • Ana Paula

    Boa tarde Doutor!
    Tenho 24 anos e tenho gastrite leve de antro, mas depois de tratar nunca mais sentir dores nem azia. Esse ano senti uma dor muito forte e fui no médico que solicitou a endoscopia. Foi constatado
    H Pylory, fiz o tratamento com o Pyloripac, logo depois do tratamento fiz nova endoscopia e a bacteria ainda deu positivo. Fiz novo tratamento com Pyloripac Retrat e fiz nova endoscopia. Nessa ultima endoscopia não deu mais gastrite mas ainda assim deu positivo para a bactéria. O meu médico até riu porque a gastrite sumiu e a bacteria não, e disse que não ia mais pedir endoscopia, já que fiz 3 nos ultimos meses, me passou outro remédio para tomar por 3 dias que não me recordo o nome e disse para só voltar no gastro se eu sentir alguma coisa. De lá para cá já se foram uns 3 a 4 meses e não senti mais nada, nenhum desconforto. Gostaria de saber se tem algum problema essa bacteria continuar no meu estomago e porque a minha não teve cura, já que tomei tantos remédios fortes.
    Obrigada,
    Ana Paula

  • Sueli Militão

    Olá dr. o resultado da minha endoscopia foi; PAN-GASTRITE FOLICULAR, tomei claritromicina com amoxicilina e estou tomando omeprazol como não estou tendo muita melhora, não seria o caso de reiniciar outro tratamento com outros remédios?? Sou muito ansiosa e nervosa, esses fatores podem influenciar? Estou me alimentando muito pouco e já perdi 6 kilos, é normal?? Pode ser alguma coisa mais grave?? Por favor me ajude. obrigada

  • joelma

    oi dr pedro gostei muito do seu artigi,fui diagnosticada o hp,o medico me receitou claritromicina e amoxicilina,mas a claritromicina é muito caro tem um mais barato que faça o mesmo efeito no tratamento.me ajude eu não tenho condicões no momento de fazer o tratamento.mas os sintomas tem piorado muito. joelma.

  • maria gracinete

    bom dia dr eu sofro com essa doença e queria saber qual remedio eu devo tomar para eliminar ela ?

  • Elane Guerra

    Boa noite! Sinto fortes dores no estômago estou tomando omeprazol que um doutor me passou,mais eu me sinto pior as dores aumentarão,qualquer coisa que eu coma me faz mal e eu já estou com 4 dias que estou com a mesma dor e não passa,ate mesmo a água .

    Elane

  • Marcos leonardo cardoso

    Bom dia Dr Pedro, tomei os medicamentos para combater o H. Pylori, mas, ainda sinto dor e queimação. O que devo fazer?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Voltar no médico para ser reavaliado.

  • DerlyBarbosa

    Boa noite Dr. Pedro, meu exame du H, Pylori positivo, gostei do artigo e consegui entender algumas coisas, meu pai teve câncer no esôfago/estômago, ele faleceu já tem 18 anos, e antes dele ter câncer sempre teve problemas estomacais, chegou a fazer duas cirurgias. Quando descobrimos o câncer ele já estava em fase terminal, quero saber se o meu caso tem a ver com o do meu pai, e se minha chances para câncer são grandes?. Descobri que uma irmã que mora no interior, teve esse problema, e se tratou, mas ela é uma sobrevivente do câncer de mama, são três anos curada, os casos tem alguma ligação? O que me aconselha?
    Desde já obrigada

  • Michele Souza

    Boa tarde Dr Pedro.
    Já constatei duas vezes que ainda tinha HP, sendo assim tomei a medicação e ainda continuo com a bactéria, já fazem 6 anos.
    Sinto muita dor, e todos os sintomas que apresentam neste artigo como saciação rápida da fome e dor ao final da refeição.

    Pelo período que tenho já de bactéria, tem algum sintoma específico para se colocar a hipótese de cancer no estomago?

    Obrigada

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Só pelos sintomas não dá para diagnosticar câncer de estômago. Só fazendo a endoscopia digestiva.

  • Lucia

    oi, eu estou com esta bacteria e já estou fazendo o tratamento. Meu marido também não teria que fazer o mesmo? Visto que posso ter pego dele ou passar para ele.Assim não conseguiremos matar o mal pela raiz.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não é preciso, a taxa de recontaminação é baixa.

  • Ana Cristina Caetano Alves

    Dr Pedro,gostei muito do seu artigo,mais ainda tenho duvidas .Tenho 49 anos e desde criança tenho aftas na boca,até os dias de hoje sofro disso mas agora elas estão se agravando ainda mais não sei se por causa da idade ;chega a ficar meses ferida e agora ela esta saindo na garganta também,lendo o seu artigo. Isso pode ser H pylore?Cheguei a ir ao medico e ele me disse que eu tinha que tomar 300 comprimidos de complexo B para combater as aftas isso significa que eu estou com a imunidade do corpo muito baixa,recentemente descobri que estava com cistosoma pensei ser isso a causa, mas já tomei o remédio dado pelo SESPE,já fiz tudo isso mas continuo com as aftas e me incomoda muito agora vou investigar o H-PYLORE. Muito OBRIGADO!

  • Ubiratan fraga dos santos

    urease positiva tem tratamento

  • Cintia

    olá Drº, eu tbm tenho a bactéria H. pylori e gostaria de saber qual seria alimentação correta na duração do tratamento!!??Normalmente os medicos recomendam que seja excluida da alimentacão só as gorduras, só que em mim quase tudo faz mal, yogurte mesmo sendo ligth, pão, batata, a banana, maçã, goiaba, ameixa, mamão, na maioria das vezes fico sem saber oq comer, a maioria das frutas mim da um certo desconforto e ai fico meio q perdida, só comer arroz e salada com frango e peixe , vamos combinar q não dá pra sustentar durante o dia inteiro sendo q nos intervalos eu fico sem mim alimentar direito, pq uma fruta n cai bem, na verdade a única fruta q consigo comer é o melão e a melancia tbm são as únicas. dá uma dica p essa refeição ficar um pouco nutritiva e comivel, rssrsrsr!!
    ……….Obrigada

  • Josi Oliveira

    oi DR. fiquei assustada quando o médico me disse que estava com essa bactéria.E que era a responsavel pelo câncer de estômago,cofesso que estou apavorada…è possivel eliminar essa bactéria só com o tratamento,ficarei livre dela ou ela vai e volta quando o tratamento acaba…
    me responda se possivel….toninhopintor@gmail.com

  • Marizalages

    Bn Dr. Fiz a biopsia e deu positivo. A minha Dra me disse que foi algum alimento que comi crú, e me pediu para eu evitar comer alface e tomate crú. Essa bactéria vem mais pelos alimentos crús?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • Gorete63

    Parabéns pelo seu artigo. Acho que estou com Helicobacter pylori, ainda não levei o resultado para minha médica ver. A principio os sintomas eram de uma PTI, fiquei muito preocupada com meus resultados de hemograma onde as plaquetas foram em até 29.000.

  • Sheila barros

    Boa Tarde!
    Dr. Gostaria de saber se mesmo em tratamento a pessoa que tem H. Pylori, gastrite, esofagite, duodenite e outros problemas causados por essa bactéria, ainda pode sentir dores estomacais, pois meu esposo toma Omepramix e agora está na última cartela de omeprazol, mas tem sentido fortes dores abdominais e vômitos com sangue…gostaria de saber se é normal acontecer isso?
    Obrigada desde já.

  • Luciana

    Dr.Pedro, meu nome e Luciana. Terminei de tomar os medicamentos para h.pylory fazem duas semanas. Nos últimos dias do tratamento tive candidiase e desde então tenho tido problemas com fissura anal. Minha alimentação e saudável, como fibras, arroz e pão integral, verduras e frutas… E um efeito colateral ao tratamento realizado? Agradeço a atenção. Poderia me ajudar a resolver o problema?

  • Glener Silva

    Olá!

    Dr. Parabéns pelo trabalho surpreendente e pelas informações prestadas por este site. Com tantos títulos e reconhecimento por universidades estaduais e federais só mesmo com o dom dado por Deus. Muito obrigado.

    Abraço,
    Glener.

  • Dayse_batista

    ola eu sofro de gastrite cronica.cheguei a fazer uma endoscopia aonde o resultado deu  uma bacteria h.pylori.que tipo de medicamento devo tomar p isso?

  • Dayse_bastista

    o que vem causar isso?

  • Cláudia Azevedo

    Boa tarde Dr. Pedro, gostaria de saber mais informações sobre a forma de contagio do H. Pylori, pois a minha secretaria esta com esta doença e meu marido esta muito preocupado com o risco de contaminação, porque temos uma filha de 8 anos e estou gestante de 5 meses e toda alimentação daqui de casa é esta pessoa que prepara. Por favor, oriente-me  quais as principais medidas que devo tomar além do asseio constante das mãos e do uso do vaso sanitário. Tenho que dispensá-la enquanto ela faz o tratamento ou não é preciso? E quanto aos talheres, pratos e copos que usa é preciso separá-los ou não é necessário?

  • Nestorferreira

    oi doutor tambem fiz o tratamento da bacteria ja fiz a segunda biopsia e deu negativo mas ate hoje eu tomo o omeprazol quando paro de toma no terceiro dia  indiante começo a senti azia.nao sei tambem e porque eu tenho gastrite nervosa.sera por causa disso…bgs

  • Lc Sheiik

    Qual a dosagem dos antibióticos é recomendado no esquema de terapia multiplas para erradiação total do h.pylori

  • Lurdes

    Olá , tenho a bactéria h pylori…quais os alimentos que não posso usar durante o tratamento …. sinto dores de estomago insuportaveis….obrigada.

  • Lu Lavi

    Oi gostaria de saber como tratar h pylori, se sou alérgica a derivados de penicilina, amoxacilina… e estou com uma gastrite, tomo omeprazol, pantoprazol mais não adianta quase nada.

  • Marilia

    Marilia:
    Dr. Pedro, já tive esta bactéria H. Pylori, há dez anos atraz, já fiz tratamento, fiquei boa, más ultimamente ando sentindo os mesmos sitomas, séra que a bacteria pode voltar novamente? 
    fiz indoscopia mais não pediram biópicia, tomo omeoprazol e não sinto melhora. 

  • ivan

    Doutor
    minha esposa bateu uma endoscopia e testou que ela tem o h pylory, o medico passou um remedio pra ela tomar por 7 dias chamado pyloripac lBP, e esse mesmo o medicamento Doutor?

  • Edson_cascao50

    Gostaria de saber se a H.pylori resiste a temperaturas tais como água quente ou chá ou uma lavagem estomacal braba.

  • Fafariolindo

    Há um mes mais ou menos venho sentindo um mal estar no estômago acompanhado de mal estar na barriga como se eu fosse ter uma diarréia, mas não tenho, sinto umas cólicas, uma mistura de estômago com barriga; como sou diabética e tomo metiformina,  tomo remédio para  hipertensão e ainda estou tomando remédio para colesterol e triglicerídio; fico na dúvida se são efeitos colaterais de alguns remédios ou H pylori; tenho 54 anos.
    Ps:Tomo metiformina há  9 meses.
      Tem como saber o que é? obrigada.

  • Tatiane

    Olá doutor … Fiz 2 endoscopias … na 1ª conclusão  : gastrite erosiva moderada , várias lesões… na 2 ª gastrite enantematosa moderada de antro , várias lesões e infecçaõ aguda por H. pylori … Já tomei pyloripac, Omeprazol, Pantoprazol, Lanzoprazol , pantocal e vários outros .. mais a dor ainda continua , o estomago incha , continuo sentindo nauseas, emagreço fácil … mais de tanto tomar antiboticos engordei um pouco… a algum tempo observei que estou com um pouco de sangue vivo nas fezes… atualmente estou tomando pantocal e motilium .. meu médico me disse que pode ser uma gasrite séria , nodulos de gastrite ou nodulo de cancer .. me receitou esses remedios , um tratamento de 30 dias , para poder dar um diagnostico .. Oque o senhor acha Doutor ???

    Aguardo resposta …

    Obrigada .. Tatiane

  • Almeida Júnior

     Já passei por isso. O primeiro esquema de antibióticos (Claritromicina + Amoxicilina) não matou ela. Vá no teu médico, ele tem um segundo ou terceiro esquema de antibióticos.
    Ela vai morrer em nome de Jesus.
    Leia todos os dia o Salmo 27, Salmo 28 e Provérbios 18; 20,21

  • POA- AL

    Estou com dores contínuas estomacais, mais localizada na região umbilical e lombar, estufamento e refluxo. Estes acontecem logo após as alimentações. E par o meu desespero posso está grávida!!! Poderei prosseguir com o tratamento a base de anti- acidez e antibioticos? 

  • Sidney nascimento

    Pode me ajudar com esse resuldado de exame, estou bem preoculpado, minha situação é muito ruim ???

    Pangastrite cronica moderada em atividade inflamatoria aguda leve, com edema da lamina propria e agregado linfoide estromal.
    ausencia de atrofia glandular e de metaplastisia intestinal na atual amostra.
    pesquisa de helicobacter pylori pelo giemsa resultou positiva com moderada quantidade de bacilos (++/3+)

  • jonatas jose

    muita treta
    mo daora muito enteresant

  • Almeida Júnior

     Já passei por isso. O primeiro esquema de antibióticos (Claritromicina + Amoxicilina) não matou ela. Vá no teu médico, ele tem um segundo ou terceiro esquema de antibióticos.
    Ela vai morrer em nome de Jesus.
    Leia todos os dia o Salmo 27, Salmo 28 e Provérbios 18; 20,21

  • Rosenovais

     Resaltando , eu nao como frituras, gorduras , doces , ou qualquer tipo de alimento que fassa mal a saúde , há 3 anos faço esta dieta .

  • Rosenovais

    oi doutor comecei sentindo um mal estar e a censaçao de estar com a barriga cheia nao conseguia nem ficar de pe por muito tempo ate que fui ao medico e ele ao me examinar disse que estava com gastrite e que tambem tinha a bacteria me passou so o hepatilon e tambem exames laboratoriais,eu fiquei na fila pra exames seis meses dai parti pra fazer um plano de saude vou começar agora a fazer os exames mas eu estou tao desconfortada com o mal estar que comprei eu mesma o remedio da bacteria estou ainda tomando mas sinto dor bem no começo nao vomito.o que o senhor acha sera que estou com algo pior?por favor me responda meu email rosenovais@ hotmail.com

  • Almeida Júnior

     Jésseica, já passei por esse tratamento um vez e acoteceu o mesmo comigo. Descobri numa segunda biópsia que a bactéria não havia morrido com a fórmula do Omepramix.
    Mas numa segunda tentativa de um asssociação de outros 3 antibíoticos prescritos pelo gastro logo vi um resultado positivo e uma biópsia negativa p/ H. Pilory

  • Nicodemos Jr.

    Olá. Fiz um tratamento para a tal bacteria com Lanzoprasol + Amoxicilina + Claritromicina por 7 dias religiosamente como o médico mandou. Estou aualmente no 2º dia dos 28 de omeprazol mas estou sentindo o mesmos sintomas de antes. Isso é normal ?

    • Almeida Júnior

       Fé em Deus e vai dar certo

  • Tel_carvalho

    Meu esposo tem hpylori ja fez tratamento e continua sentindo, queimação no etomago, o que fazer?
    Ele beba cerveja, come frituras não faz mais regine, come tudo que não pode!
    Desde já muito obrigado

  • Alderaci meneses

    boa noite Dr. Pedro, tenho a bacteria H.pylori fiz o tratamento com amoxilina, claritromicina e lansoprazol, mas comecei o tratamento errado, no lugar de tomar 4 comprimidos manhã e 4 a noite tomava 1 manhã e 1 a noite, quando percebi os comprimidos que tinha só deu para fazer o tratamento por 5 dias, gostaria de saber se foi possível eliminar a bacteria e se é normal repetir o tratamento por 7 dias. agradeço se for possível responder.

  • Marilizamora

    Fiz uma endoscopia em novembro e no exame deu tudo normal, porém na biopsia constatou a H. pylori , não tenho sistomas de gastrite. Estou na duvida devo tomar os antibioticos, pois dizem que essa bacteria volta depois.
    Obrigada
    marilizamora@yahoo@yahoo .com

  • jesusaindasalva.blogspot.com

    Jucida
    Minha filha tem gastrite cronica e H.Pylori. Esta gastrite nunca mais terá cura? E a bactéria, pode matá-la?

  • Dani

    Boa noite,posso ter alguns sintomas como sensibilidade alguns alimentos,especialmente na boca, fique sensível a a leite, chocolate e outras coisa,quando como alguma alimento doce a minha boca incha e percebi  que  venho tendo esse sintoma algum tempo,fui no dentista ,ao dermatologista e elas afirmam que não era nada em relação nenhum problema em relação a dentista o dermatologista
    . Fiz o exame e atestou a bactéria tomei o remédio e os sintomas de inchaço na boca quando ingeria alguns alimentos sumiu juntamente  com as manchas roxas na minha boca,porem voltou tudo de novo e acho que  remédio não matou a bactéria ,pois estou sentindo tudo de novo,já que a muito tempo já tive h,pilory e o medico passou um remédio manipulado e o medico novo afirmou que provavelmente o remédio manipulado não matou a bactéria e dito e certo no novo exame atestou h.pilory novamente e como levei mutos anos sem fazer exame acho que ela estar mais resistente  e ta me fazendo todos esses sintomas, e por fim acho que o remédio omepramíx,não matou a  bactéria.
    e possível?

  • Gesisantos

    Oi boa noite, fiz endoscopia hoje ,pois há 5 dias tenho forte dor quado mim alimento não consigo comer nem bebe nada. O medico gastro falou q esta tudo bem com meu exame.
    O q devo fazer ,procuro outro medico ou faço outro exame?

  • Rosane Mayer

    boa tarde tenho 27 anos e desde criança lembro q qndo me alimentava ficava com a barriga muito inchada,mas nunca fui levada ao médico a três meses procurei um clinico geral q me pediu endoscopia,fiz e acusou gastrite e h pylori ele me receitou amoxilina claritomicina e omeprazol em sachê p ser tomada 2 vzs ao dia por 20 dias e depois omeprazol por 2 meses,no início do tratamento passei a sentir muita fome e não senti tanto inchaço mas agora q estou terminando o tratamento voltei  a ficar inchada e a ñ sentir fome as vezes tomo café da manhã e fico inchada o resto do dia isso q ñ costumo exagerar na alimentação,prq estou sentindo tudo isso de novo?será q os remédios ñ fizeram efeito,ou será q meu organismo acostumou com eles?e como posso ter gastrite se não sinto nada de diferente no estômago?será q devo procurar outro médico?obrigada doutor.

  • rosanemayer

    Boa tarde doutor!estou com 27 anos e desde criança percebo q ao me alimentar fico com a barriga inchada mas nunca fui levada ao médico,a uns 3 meses fui no clinico geral e me pediu endoscopia fiz e acusou gastrite e h pylori,me receitou amoxilina claritomicina e omeprazol em sachê por 20 dias 2x ao dia,em seguida omeprazol por 2 meses 2 x ao dia,no inicio do tratamento sentia muita fome e ñ percebi tanto inchaço mas agora q estou terminando o tratamento voltei a me sentir inchada e ñ sinto tanta fome,as vezes tomo café da manhã e fico inchada o resto do dia,isso q ñ costumo exagerar na alimentação.prq estou me sentindo assim de novo?será q os remédios ñ fizeram efeito ou meu organismo acostumou com eles?e gastrite como posso ter se ñ sinto nada de diferente no estômago?será q devo procurar outro médico?esse inchaço todo é mesmo sintoma de h pylori?ou estou pensando q tenho uma coisa e tenho outra?obrigada doutor.

  • Fanehring

    Nos meus exames deu resultado de gastrite moderada, alargamento de iato  e H pilori positivo. Fiz tratamento com Pilori Pac + 28, inclusive fiquei totalmente fraca e com dores generalizadas durante os sete dias de antibióticos….depois fiquei 2 meses bem e agora estou com mais dores q antes do tratamento, dores estomacais e debaixo da costela esquerda, fora mal gosto na boca. Por favor, estou desanimada, será q a H pilori voltou? Sou casada e meu marido tb já fez o mesmo tratamento…mas a médica q nos tratou falou q não passava de um para o outro e q só pegava de comida contaminada e não tinha prevenção….por favor!!! Oq devo fazer? Já estou até sendo prejudicada no trabalho por causa das dores. Me ajudem, por favor. Vou ter q fazer tudo novamente? Meu marido tb?

  • Acarlakardial

    O meu filho com 8 anos teve H.Pillori fez tratamento e os exames finais deram que já estava curado mas ao fim de 1 ano começaram as dores de estômago outra vez acha possível esta bactéria voltar outra vez

  • eliane

    Já fiz o tratamento, mas sinto um mal estar sera que é dos remedios

  • Angela

    Olá, eu gostaria de saber, mais ou menos, o que eu posso ter. Isto porque, eu sempre sinto vontade de comer uma comida/ alimento e quando acabo de comer, eu tenho vontade de vomitar. Antigamente, era apenas esse sintoma que eu sentia; mas, com o passar do tempo, eu estou sentindo muitas dores/agônia no estomago e sempre acompanhada de vomito. O que me chama atenção, é que:
    1)quando eu vomito, o que é bem raro,eu sempre vomito comida de 3 dias anterior ao vomito;
    2) sinto dores horríveis no estomaho, vou para o médico e nem remédio na veia(buscopam e outros) resolvem a dor;
    3) Na verdade, não é uma dor, proprialmente dita, mas sim uma agonia insuportável no estomago;
    4) Hoje eu fiz a ultrossonografia total e o resultado foi que estavam tudo normal com os meus órgãos;
    5) O próximo passo é a endoscopia;

    Obrigada pela orientação!

  • Aurelio Pontes

    Estou em tratamento pré operatório para cirurgia bariátrica, já realizei dois tratamentos para o o h.pylori, sem sucesso. Meu medico receitou PARIET 20MG, GIARLAN-200MG , E LEVOFLOXACINO- 500MG. Será que agora vai dar certo? 
    agradeço desde já.

  • carlos fernando de faria

    oi eu tiver h pylori a um ano atras fiz o tratamento ate ai tudo bem mais parace que  agora esta voltano pois estou cento fortes dores no estomago e de cabeça e tambem tenho muito gazes pois eu gostaria de saber o que fazer pois parce que estou com verme e como se tivesse um bicho dentro de min mordendo meu estomago eu gostaria de sabe se posso tomar remedio para verme pois eu tomo calmante para anciedade citalopran 20 mlgr   e eu tou sempre com muita dor no corpo principalmentwe dores de cabeça aquela dorzinha chata aquda e frontal  fraca mais chata e presistente e meu estomago doi muito na parte de baixo sabia gostaria de saber oque fazer se devo repetir endoscopia se devo tomar dinovo pilori pac  como eu devo faer doutor  pois essa dor chata encomo da  espero resposta obrigado  

  • Lindalva Castro

    tenho essa bacteria a 14anos estou fazendo tratamento tomei quinze dias de antibiotico  depois mais  quinze  atualmente estou tomando omeprazol uma vez ao dia em jejum,tenho que fazer outra endoscopia?

  • Michele

    Estou tratando H PYlori há mais de um ano e a bactéria não morre fiz 7 endoscopias, evito de comer frituras e ácidos porém não tnho uma dieta rigorosa , tem alguma coisa haver??
    michele coelho
    Registro-SP

  • Ananda_gatuxa

    o meu esposo esta com ulcera e essa bacteria h pylori, eu quero sabe se ele pode ingeri bebidas alcolicas

  • ana

    doutor porque os remedios contra o h pylory causam tanto mau estar o que fazer 

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Agora nada.

  • Júnior

    De uns meses pra cá tenho sentido certa queimação no estômado e às vezes dificuldades em engolir os alimentos (principalmente pão ou carne); algumas vezes parece que o alimento trava entre a garganta e o estômago, precisando dar umas batidinhas no peito pra descer. Isso pode ser o H pylori?

  • Verediana

    Olá, há dois meses tive a bactéria, fiz o tratamento com pyloripac, depois ao realizar uma outra endoscopia para ver se tinha eliminado a bactéria, o exame deu bactéria positivo e gastrite antral, então o antibiótico não matou a bacteria e ela ainda me provocou gastrite, e o médico receitou o mesmo medicamento pyloripac e agora estou fazendo o tratamento, é possivel a bacteria sumir e a gastrite cicatrizar? ou vou te-la pro resto da vida? Sou muito nervosa isso contribui para complicações no meu tratamento?

  • Jéssica Magalhães

    Oiii Doutor.Estou com a bacteria .Comecei a fazer o tratamento com omepramix durante 7 dias e omeprazol durante 28 dias. mais ainda estou com mesmo sintomas,tenho ancia de vômito o dia inteiro Se eu ando de Ônibus parece que vou vomitar qualquer momento Sera quando eu temina de toma omeprazol essa sensação vai acabar ???

    • Almeida Júnior

       Jésseica, já passei por esse tratamento um vez e acoteceu o mesmo comigo. Descobri numa segunda biópsia que a bactéria não havia morrido com a fórmula do Omepramix.
      Mas numa segunda tentativa de um asssociação de outros 3 antibíoticos prescritos pelo gastro logo vi um resultado positivo e uma biópsia negativa p/ H. Pilory

  • aprendaimportar roupas

    olá doutor, as vezes tenho ancia de vômito e passo mal, tenho 23 anos, tive uma suspeita de gastrite a 4 anos e tomei remédio tudo direitinho e melhorou , agora está me dando uma dor horrível cheguei a me acordar de dor hoje a noite. vou começar a tomar omeprazol novamente, vamos ver se melhora, obrigado pela ajuda.

  • Michelly Marques

    Dr!!eu tenho tb essa bactéria..comecei a fazer o tratameno com omepramix…mAs assim!!o meu médico disse:que era pra eu tomardurante 7 dias,! depois dos 7 dias..eu posso voltar a minha rotina…normal em relação aos alimentos.???..posso.. tomar algum remédio..pra engordar??Pq eu estava com 78 kilos…em menos de 3 meses perdi 14 kls..e isso!! esta me deixando com a ,auto estima mt Baixa!!!Grata….Espero obter uma resposta satisfatória!!Desde já agradeco pois esse site ajuda a tirar varias Dúvidas..

  • Patriciapfranco

    Olá Dr. Pedro!
    Começei a fazer o tratamento p H Pylori,estou tendo várias reações ao remédio claritromicina, tive primeiro enjôos constantes e depois dor no estômago e um forte gosto amargo na boca( sem parar ), liguei p o médico e avisei o q estava acontecendo e o mesmo falou q eu não poderia parar com o tratamento, então continuei, mas, agora tive outra reação ao remédio uma alergia no rosto, no pescoço e agora está descendo p o peito( são bolinhas q coçam ). Fiquei tão nervosa q parei o tratamento, estou a três dias sem tomá-los.
    Ele me passou todos de fórmulas, amoxacilina de 500 mg, claritromicina de 250 mg, lanzoprazol de 30 mg, tenho q tomar 5 comprimidos em jejum de manhã e 5 comprimidos em jejum de duas horas antes do jantar,1lanzoprazol e 2 amoxacilina e 2 claritromicina. O q devo fazer?? Existem outros remédios q substituem este? 
    Obrigada
    Patrícia

  • Fabio

    Comei com dores no estomago, coisa q nunca tive, fiz a endoscopia e deu positivo para a bacteria, tomei todo o medicamento 7 dias e ainda esta doendo meu estomago,estou muito procupado pois ja fazem 3 dias q acabei o tratamento e a dor nao passa, o q eu faço, r epito o tratamento?

  • Sil_rosas

    Boa tarde Doutor.
    Estou com a bacteria H. Pylori e gastrite Moderada cronica. Já estou com tratamento com antibioticos e também cuidados com alimentação. Gostaria de saber se eliminado a bacteria a gastrite também estará curada?
    Obrigada

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Provavelmente, mas não necessariamente.

  • Andréa

     Boa tarde será que vc poderia me ajuda meu exame deu que eu tenho garite crinica  moderadamente ativa em mucosa de padrão fundico,com alterações regenerativas do epitélio foverar e agregadas linfoides reacionais fragmento de polipo hiperplássico associado

  • Simone Santos

    Boa tarde DR.Pedro , me ficou uma dúvida sobre a bactéria  depois de 10 meses de sofrimento foi diagnosticado que a minha está com a bactéria , gastrite e vários ferimentos . Ela perdeu 14 quilos , a bactéria pode causar perca de peso ? E mais uma pergunta …o meu filho fica todos os dias com ela , ele pode pegar esta bactéria ? De qual forma ?
    Simone

  • http://twitter.com/T_Inter_ Tiago lentz

    DR é possivel eliminar a H.pylori com apenas H de aluminio e Pantoprazol ou tem que incluir + antibióticos para ter sucesso no tratamento ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Tem que ter antibióticos.

  • Americoberlini

    presumo estar com H. plyori, tenho queimações, azia, anscia de vomito…. n tenho convenio, as vezes tomo um omeprazol e me alivia…

    eu sei que nao e o mais indicado, mais posso tomar omeprazol + 
    Claritromicina e Metronidazol.  ???

    ainda n tenho condiçoes de pagar consultas e exames …. Obrigado Doutor Pedro

  • lourdes

    quais os sintomas de que temurease

  • Naidê de souza

    Boa noite drs., sou acadêmica de enfermagem, no dia 29/02/12, fiz uma endoscopia digestiva, pois tinha dores estomacais, refluxo, azia, e um dia vomitei algo escuro (sg). Peguei o resultado onde a conclusão é:
    1 – Hérnia hiatal por deslizamento + ou – 3,0 cm.
    2 – Gastrite endoscópica erosiva antral acentuada.
    3 – Teste de Urease (+).
    4 – Duodeno: Bulbo com luz ampla, boa distensibilidade e mucosa sem alterações. Segunda porção sem alterações.
    A bactéria pode me causar até um ca, gostaria de saber qual postura devo tomar em relação ao tratamento.
    Obrigada, Naidê

  • SOLANGE GIL

    Prezado Dr.
    Há 5 anos descobri que tinha essa bactéria, comecei em seguida o tratamento com os medicamentos, porém senti muita dor de estômago e interrompi o tratamento. Os sintomas voltaram, como náuseas pela manhã, consultei o Gastro e foi verificado que a bactéria ainda está em meu estômago, tomei corretamente os medicamentos, apenas uma caixa, receitada pelo médico.  Recentemente fiz outra endoscopia e ela continua viva. Para que haja a cura, será necessário quantas caixas de medicamento? Grata, um abraço!

  • Jonatasjt42

    bom dia dr. Pedro pinheiro eu fiz recentemente o exame de endoscopia e foi constatado o H.PILORY depois que começei o tratamento venho sentindo náuseas e vomirando muito o que deve ta dando de errado no tratamento??? poe favor se possivel enviar resposta também para meu email é jonatasjt42@hotmail.com

  • Silvana Jandira

    oque e helicobacter pylori e cançer de estomago

  • Jaqueline

    Boa tarde, tenho esta H Pylori e não tomei a medicação, só que irei fazer uma cirurgia bariatrica. Tem algum risco?

  • fernanda

    ola dr fiz endoscopia dia 29 de outubro deu h pylori e gastrite enantematica..ele me receito omepramix pq eu nao siinto nada apenas estufamento demais como se estivesse comido um boizaoo..entao fiz o tratamento certinho mais nada resolveu e comcei um novo tratamento pyloritrat dia 9 ontem  vc acha q posso sarar com a segunda dose?pq nao sinto dor apenas estufamento.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não há remédios naturais comprovadamente eficazes.

    • Andreia fernandes

      estou com h pylori como devo se alimentar

  • Adriana j de franca araujo

    boa noite eu estou com gastrite crônica intensa,ativa,associada ao H Pylori se tem algum remédio natural que pode mata a bactéria?

  • adriana dos santos silva

    boa noite dr. eu estou com o H.pylori e gastrite crônica, fui ao medico e ele só passou remedio pra o gastrite e disse que eu deveria parar com a bebida e as comidas gordurosas. o que eu devo fazer procurar outro dr. para ele passar o remedio pra o H. pylori ou devo seguir o que ele falou

  • Andreza

    Boa noite! estava sentindo dores no estômago então fiz a endoscopia no qual acusou H Pylori + e gastrite erosiva leve, fui ao clinico geral e ele passou omepramix tomei a medicação por 7 dia no qual no últimos dias meu deu muita diarreia, depois fiquei tomando o pantoprazol por quase um mês, meu estômago parou de dor, apos 4 meses do tratamento meu estômago voltou a doer a bactéria pode ter voltado? desde já obrigada

  • Alison

    Olhar doutor gostaria de saber se a Helicobacter pylori além da halitose, pode causa mau cheiro nasal?  

  • Emanuelle carla

    tudo que come me enche é uma sensação horrível estou tomando pantropazol 40 mg e domperidona, esta certo primeiro é para desemflamar e dia 18/07 volto na médica para tomar o da bacéria, qual o remédio q mata essa maldita bactéria? 

  • Emanuelle carla

    boa noite estou com h. pylori já estou tomando remédio p desemflamar o estomago,para depois tomar o da bactéria, é verdade que o h.pylori é tipo uma lagarta que fica no nosso estomago corroendo tudo tipo um verme gostaria de saber e também mata rápido,pois já evacuei até sangue??

  • Isabella

    Gostaria de saber se existe alguma cirurgia para eliminar a bactéria H Pylori.
    Obrigada

  • Roselaniagatinha

    abacteria h poylori teve resultado positivo, mais nao deu gastrite esta normal ,tenho que tomar algun remedio, para matar esta bacteria ou ela permanneçe senpre

  • Emanuelle Carla Lucena

    Olá, boa noite Dr. Pedro Pinheiro fiz o exame de endoscopia biópsia gástrica acusou que estou com a H. pylori o que devo fazer fui no cliníco geral ele mandou eu tomar esses dois remédios helicopae e lanz 30mg, devo ir também em um gastro?? Tenho quadro na família de morte com câncer os pais do meu pai morreram com câncer, meu pai faleceu com câncer de intestino, a irmã da minha avó por parte de mãe faleceu com câncer de estomâgo e tinha as mesmas azias queimações que eu tenho no estomâgo.
        Sinto vontade de vomitar, nausea, dor de barriga, enjoos constantes, sonolência, dor na barriga e quando como a comida sobe,o que devo fazer o senhor me indicar um exame mais específico para verificar esse quadro.

       Não consigo passar o e-mail para o senhor pelo blogger dar erro no outlook não sei a senha de acesso, tem como eu falar com o senhor por aqui ou um e-mail comum??

    aguardo resposta!

     
    obrigada

  • Anonymous

    boa tarde! Gostaria que alguém me respondesse. Sinto uma dor todos os dias ao acordar no estômago, essa dor passa perto do meio dia sem medicamentos. è uma dor suportável mais que incomoda, já fiz exames e o médico diagnosticou gastrite sem a presença da bactéria. Tomo os medicamentos e a dor não passa. Alguém sabe ou sente o mesmo?

  • Drcarlosmenezes

    Tenho dificuldade de digerir os alimentos, além de ter refluxo gástrico, um médico anos atrás receitou omeprazol.  Aos 14 anos eu percebi que minha barriga ficou inchada e nunca mais desinchou,e u achei que era vermes, mas nunca mais voltou.  Sempre tive muita azia e muita salivação, incontrolável, refluxo a vida toda.  Será que eu tenho esta pilori e não sabia todo este tempo?

  • Amanda

    Doutor, boa tarde! Já estou indo para o terceiro tratamento contra a H.pylori, nos dois primeiros tratamentos tomei os mesmos antibióticos, agora terei que mudar certo? Existem outros tipos de antibióticos para essa bactéria? Estou ficando nervosa pq os tratamentos não estão surtindo efeito. Obrigada! 

  • Ana Julia

    Doutor, boa tarde!
    Estou no processo de cirurgia bariatrica, ja marcada para 10/07.
    Fiz endoscopia na sexta feira e acusou Bulbuodenite erosiva leve e gastrite, alem de H. PYLORI.
    Isso é fator restritivo para a cirurgia?
    No aguardo e grata.

  • Jessely cordeiro

    Doltor tenho pilory que e uma gastrite cronica,queria muito saber se e normal ficar com a garganta avermelhada e cheias de bolhas                                                                                                                                                  jessely,goias.

  • Sil Leticia Enfermagem

    Estou fazendo o tratamento com claritromicina e tenho passado muito mal, diarreia, vomitos, dor de cabeça, mal estar. Existe uma outra opçao de medicamento?

  • Vania

    Convivo com H.pylori, ja fiz o tratamento 2 vezes e não tive sucesso. O que devo fazer? Pq tenho dificuldade em eliminá-la?? 

  • Marilia Carvalho06

    A bactéria H. Pylori, teve resultado positivo através de endoscopia e respectiva biópcia, como já existem problemas de gastrite e úrsera deodenal (situações antigas), com esta situação o que se deverá fazer? Será que pode ser grave?

  • Reinaldo

    eu nao sinto dor mais minha barriga quando eu acabo de comer ela se enche de gas e  me dar uma vontade de ir ao banheiro e as fezes sai mole ja to com isto vai fazer uns tres meses e que pode ser e as vezes medar dor de cabeça ja fiz exame de verme nao deu nada nem no exame de sange

  • Fatima Lawisch

    Dr. Pedro.

    Conclusão:  ENDOSCOPIA NORNAL
    TESTE DE UREASE  (Helicobacter Pylory)
    POSITIVO
     
    SINTOMAS:
    Refluxo
    Enxou
    Asia
    Sono
    Cansaço
    Mal cheiro ( boca e nariz)

     
    Obs: 
            Pimenta 
            Refrigerantes
            Gorduras
            Carnes
     
    IMPORTANTE: Se tenho algum problema (emocional) ou ingerir esses alimentos acima causam-me um mal cheiro que sai pela boca e o nariz. (como se eu tivesse alguma coisa podre dentro do estomago.
    Chega a atrapalhar minha visa social.
           
     
    Gostaria de saber qual o melhor tratamento ou se
    é nescessario tomar antiinflamatórios ou antibióticos.
    Já que na endoscopia deu NORMAL?

    OBS: Tenho 58 anos de idade.
     Amanhã vou mostrar o exame ao médico, mas eu queria outra opinião.

    Favor responder-me por E-mail.
    Já agradecendo.
    Fátima Lawisch.
     
     
     
     

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    As suas respostas estão no texto.

    • bruno

      Óla Doutor acho que estou com H.pylori poço tomar os medicamento que aparece no texto ?

      • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

        Sem ir ao médico e sem confirmar o diagnóstico antes, não.

  • Cristianamoreira

    quanto tempo dura o tratamento pracurar a doença?como e feita o tratamento?

  • Cristianetarga

    ola tudo bem?
     eu fiz o exame por 2 vezes e deu positivo ,H pylori,fiz o tratamento com fortes antibioticos mais ainda continuo com a bacteria. o que faco? qual tipo de remedio posso tomar?isso me causa medo…

  • Itamar

    Quais os remédios mais indicados para o tratamento do Helicobacter Pylori ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

       Sua resposta está no texto.

  • Isnayane haely morais silva

    Eu tenho essa bactéria h pilory eu sinto mt fraquesa, cansaço,tudo que eu como me faz mal,perdi peso,sinto mt sono.Eu queria saber se essa bactéria demora a morrer e qual melhor forma de tratamento??

  • graciely borges

    eu fiz o exame e encontrou essa bacteria eu estou cm muito medo sera que e grave

    • Douglashs12

       não precisa ter medo Graciely, consulte o médico especializado e tome a medicação!

  • Rosineiapane

    ROSI

    Já fiz tratamento para H Pylori , há uns 5 anos atrás e ela voltou.
    Estou desesperada, pois dizem que é perigosa essa bactéria.
    É causada pelo sistema emocional?

  • Michele

    Estou tratando H PYlori há mais de um ano e a bactéria não morre fiz 7 endoscopias, evito de comer frituras e ácidos porém não tnho uma dieta rigorosa , tem alguma coisa haver??
    michele coelho
    Registro-SP

  • José Raimundo

    Dr boa noite, eu to com a bactéria e me foi receitado o remédio Omeframix, o tratamento é eficaz ?

  • Odair Salazar

    Parabéns pela informação. Sou linguista e brilhantemente entendi a linguagem simples e explicativa que se enctra neste site. Tive um pólipo séssil. Hoje estou em tratamento. Grato, Doutor.

  • clvieira

    atraves de uma endoscopia descobri que tinha hpilory/gastrite e esofagite – barriga inchada, queimaçao diaria;fezes pastosase e excesso de gases sao consequencia desses males.

  • Pablo Sandro

    Vou no bainheiro varias vezes nem sempre diarreia liquida, mas varias vezes. encima quase que na boca do estomago fica inchado e doendo muito. estou tomando o 
    Lanzoprazol e fiz o tratamento de tomar 4 comprimidos a noite e 4 de manha, porem a dor de barriga e a dor no estomago continuam ate me impedindo de trabalhar. gostaria de saber se tem mais alguma coisa que eu possa fazer ou tomar algum outro medicamento pra pelo menos para a dor de barriga. desde ja agradeço.

  • damiana

    para mim foi muito importante fazer esta pesquisa pois tive a oportunidade de aprender e tirar duvidas. estou em faze de tratamento

  • jo

    Olá, fiz uma biopsia, e o resultado foi gastrite moderada cronica antral associada ao H pylori. So que estou com mau halito insuportavel.Obs tenho uma boa higiene dentaria e vou ao dentita sempre que necessito. Tem algo relacionado com isto , como faço para saber?

  • Otalicio viana

    Qual é a alimentação correta de uma pessoa que tem o H.PYLORI? O que deve e o que não deve comer?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não existe alimentação especial para H,pylori

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não é habitual

  • vanderlei lopes da silva

    boa noite! gostaria de saber de essa bacteria pode causar forte mau halito.

  • vanderlei lopes da silva

    boa noite! gostaria de saber se essa bacteria h.pylori pode causar fortes dore de cabeça,constantetemente e diariamente,desde ja agradeço por sua atençao

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • Ve-nilo14

    gastrite causada pela h.pylori tem cura?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim.

  • Claudia Oliveria

    Quando o paciente apresenta  reação alérgica à Claritromicina e/ou Amoxacilina.
    há outra linha de tratamento?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim. Há outros antibióticos que podem ser usados.

  • Ana Paula

    Parabens pelo texto, simples e objetivo. Muito esclarecedor.

  • Marli do Nascimento Florencio

    Obrigada pela matéria tão esclarecedora.Obtive resposta para todas as minhas dúvidas.

  • Anonymous

    diagnostico correto- esofagite grau1,hernia hiatal,gastrite enatematosa exsudativa antral discreta, teste de urease negativo…doutor por favor me diga o que são isso.eu sei o certo e´p perguntar p meu medico q fez a endoscopia mas acho q ele exagerou na anestesia pois acordei so em casa fui carregado pelo meu pai, essa tal hernia de hiato vem do que???. ele me receitou PANTOPRAZOL 40MG. E BROMOPRIDA ANTES DO ALMOÇO E JANTAR.

  • Anonymous

    estou com hernia de hiato e esofagite grau 1. medico me receitou pantoprazol e bromoprida…..mau halito pode ser da hernia de hiato??????

  • Ione de Cássia

    Quando foi diagnosticado a bactéria em uma determinada fase da vida do paciente, e na ocasião ele tomou a medicação, posteriormente, em contato (beijo) com pessoa que tenha a bactéria, esse mesmo paciente pode tomar os antibióticos sem fazer outra endoscopia ou teste evasivos para confirmar a presença da bactéria?

  • Mcats26

    bOM DIA, GOSTARIA DE SABER SE UMA DIETA RESTRITIVA SERIA TAMBÉM PARTE DO TRATAMENTO E QUE ALIMENTOS EVITAR, OBRIGADA.

  • Vera Lucia Ronchi

    Bom dia, sou operada de hernia de hiato a 11 anos e tenho um acumulo muito grande de gases no estomago, sensação de inchaço e ma digestão, fiz uma endoscopia em 09/2011, e a biopsia deu positiva p/ esta bactéria e gastrite cronica, será que estes sintomas são causados por esta bactéria.
    grata desde já.
    Vera

  • Reinaldo

    to no tratamento dessa bactéria estou tomando omeprazol agora mais ñ to me sentindo muito bem que faço sinto tonturas e fraquesa no corpo

  • Luciana

    Parabéns pela matéria! Está clara e completa.

  • emanoelle

    ola bom dia eu constatei em uma endoscopia essa bacteria,mas estou querendo engravidar sera que posso engravidar mesmo assim e fazer o tratamento

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O H.pylori não interfere na fertilidade.

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não sei se no seu caso específico não há necessidade. Isso quem decide é o seu médico de acordo com o que foi encontrado na endoscopia que você fez. O H.pylori pode ser também pesquisado pelo sangue, pelas fezes ou pela respiração.

  • Sonia

    Ola, o senhor diz não há necessidade de uma outra endoscopia, Qual seria outros meios que se refere? desde ja agradeço sonia

  • DPalma

    Caro Dr. Pinheiro, é possível contaminar-se através do beijo?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Até onde sabemos, não.

  • Marcilene Ferreira

     Descobri que tinha o H.Pylori e tomei por 7 dias os medicamentos indicados pelo médico:metronidazol,omeprazol,doxicilina e amoxicilina. Tenho que fazer nova endoscopia? Se me responder ficarei imensamente agradecida por que não entendi bem essa doença. Obrigada.Marcilene.

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não é necessário repetir a endoscopia para saber se a bactéria foi eliminada. Existem outros meios de fazer esta pesquisa.

  • tania

    Oi doutor o senhor ainda responde seu blog?
    Tenho o hp positivo, mas já fiz o tratamento. mas não fiquei boa vou fazer de novo a endoscopia. O que me deixa preocupada é o tamanho da minha barriga não sou gorda, mas desde que comecei com esta doença estou com problemas de intestino e barriga muito inchada e grande, já fiz até ecografia abdominal total e não deu nada.Quando fiz o tratamento perdi toda a barriga e comecei ir normal ao banheiro se é que me entende.
    Desde já agradeço se o senhor responder

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Ela volta por 2 motivos: ou não foi eliminada compltamente com o tratamento ou você se contaminou com ela novamente.

  • Isabel-cristina1922

    mesmo comendo pouco sinto  que a digestão não está sendo feita, não tenho versicula isso ajuda a mim sentir sempre cheia

  • Girlene

    tenho essa bacteria gostaria de saber formigamento no corpo e sencaçao de q tem alguma coisa andando no estomago e normal e tonteira

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não são sintomas de h.pylori

  • Maria Dulce

    Por favor me ajude a entender essa bactéria,ja tive duas vezes e fiz tratamento tríplice com omepramix
    e fiquei bem por algum tempo.
    Estou de novo com a bactéria.
    Minha pergunta é pq ela volta?
    Desde já agradeço.

  • Vicente Junior

    minha esposa tem essa bacteria,gostaria de saber se e normal ela nao suportar cheiro de perfume,e outros cheiros, ate mesmo de tempeiros e cafe. desde ja agradeco.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O H.pylori não costuma dar estes sintomas.

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Há alguns casos em que o tratamento do H.pylori melhora os sintomas.

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não.

  • Rm Crus

     Tomei refrigerante no tratamento de h. pylori. E agora?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Agora nada.

  • Leonardo

    é normal o paciente sentir azia 1 mês depois do tratamento?

  • Anonymous

    Ola Dr.Pedro, bom dia, meu Nome é Glauber, foi ao medico gastro e ele diagnosticou Doença do refluxo gastresofágico DRGE. Tomo o remedio pariet 20 mg, uma ves por dia. Tenho um grande problema em tomar leite e derivados do leite,a causa é uma halitose. O que pode ser o motivo desta halitose.

  • Thainara

    Não tenho úlcera e nem gastrite, foi constatato na endoscopia. Porém tenho H.Pylori, o que me levou a fazer o exame eram constantes dores e desconfortos. Tenho dúvidas se ela é realmente assintomática… Tomei o medicamento e apenas por alguns dias os sintomas desapareceram, depois voltaram. 

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Pode.

  • Fabiana_piriquitinha

    eu quero saber se a pessoa que teve hpylori pode ter novamente  fabiana

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Difícil opinar à distância.

  • Patricia Stefanelli

    É normal num caso de gastrite crônica, onde foi realizada a endoscopia e comprovada a gastrite juntamente com a H. pylori, o paciente não ser receitado pra fazer o tratamento?

  • Preciosa26a

    muito bacana esse site, consegui tirar várias duvidas sobre h. pylori so lendo o artigo … Prabens!

  • Paulasoteirasim

    dr eu tenho Hpylori e refluxomeu medico passou 3meses tomando esses mesmo remedio q vc sitou …………….

  • Rilmon

    Dr. H.pylori causa mal halito?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • Marisa Fleck

    e se o inibidor da bomba de prótons não resolver ,o que se faz?
     

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Ele resolve na maioria dos casos. Se não resolver tem que se investigar o porquê.

  • Vicpalandi

    Só o 
    inibidor da bomba de prótons resolver o problema de gastrite?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se for gastrite sem H.pylori, pode resolver.

  • Anonymous

    Sou Antonio
    Dr. por favor me oriente há dois anos fiz o trtamento da HPylori, mas a alguns dias fiz um novo exame e foi confirmada gastrite crônica ativa, com a presença da bactéria H pylori positiva, com difusa infiltração linfocitária do córion com adensamentos focais formamndo folículos linfóides e infecção de neutrófilos, a minha situação é muito grave? por favor, gostaria de saber se a minha família que não apresenta sintomas precisa realizar esse exame já que o risco de contaminação é bem maior? Muito obrigado. Que Deus te abençoe.

  • Higor Brito

    helicobacter pylori é muito sério mesmo 

  • Edson nascif

    Sensação de enjoos é sintoma do h pylori?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não diretamente, mas pode ser sintoma de gastrite.

  • jorge ubirjara

    Gostaria de saber se quem tem gastrite cronica moderada e presença de h pylori. pode fazer reduçao de estomago ????

  • Geyson Henrique

    Quais os riscos de tomar antibioticos por conta propria, tendo apenas suspeita de h pylori?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      criar bactérias resistentes, causar diarreia e expor o paciente a efeitos colaterais desnecessários.

  • DRIVERS DOWNLOAD. DOWNLOAD DE DRIVERS E PROGRAMAS GRÁTIS

    Olá doutor, pode me dizer se pylori pac ibp causa problemas cardíacos? o ibp é 2 gramas de amoxicilina e 1 grama de clarotrimicina. Sinto efeitos colaterais, como dor no peito, ataca minha asma, dor de cabeça, tonturas e mal estar e ansiedade. E arritimias como alega a bula do clarotrimicina. MAs gostaria de saber isto pode gerar um problema cardíaco? sendo que nao tenho problemas cardíacos? Obrigado.

  • Gabiii_gja

    Meu Padrinho fez endoscopia e o resultado deu h pylori,e descobriu que esta com começo de cancer e vai ter que fazer uma cerugia

  • Julio

    acidez dores abdominais e diarreia e sintoma de h pylori? julio

  • JULIO CESAR VERA GONÇALVES

    julio cesar
    Achei muito importante mais estou muito asostado pegue meu exame tem 3 dias e esta escrito Ausencia de criterios de malignidade,nas presentes amostra me esprica direito DR.

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Ausência de malignidade é uma coisa boa.

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Você fez tudo errado. Procure a orientação de um médico.

  • Regina Alcolea

    Achei muito importante todas as informações,ajudou muito saber o que estava escrito em meu exame de endoscopia, obrigada.

  • pamela silverio

    Ola eu fiz uma endoscopia em 2009 peguei o resultado do exame  não levei ao medico o resultado deu Eda +H – Pilori tomei um coquetel por 7 dias na farmácia por contra própria gostaria de saber se essa bactéria com esse coquetel eliminou pois os sintomas que sinto viver com a barriga inchada não desapareceu  .

  • LUCIANA

    MUITO  BOM……

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    O tratamento com antibióticos para o H.pylori é habitualmente com 14 dias. O que você deve ter usado por 4 meses é um medicamento inibidor da bomba de prótons, tipo Omeprazol.

  • Joyce Baldez

    Olá tenho o  h pylori já tomei durante quatro meses antibióticos é o suficiente para matar ele?
    é perigoso comer alimentos ácidos ou uma vez por outra não faz mal.

  • Jose Ricardo

    Cara, esse blog é show! Parabens

  • Ivoincisi

    É possível o tratamento em uma criança de 7 anos, caso venha a ser identificada a presença do H.Pylori?

  • Ivoincisi

    É possível tratamento em crianças com a bactéria?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim, mas primeiro é preciso confirmar a necessidade de tratar.

  • Maria

    qual tipo de alimentaçao que não se deve comer quando tiver com h.plylori

  • Jair

    O que eu devo tomar para matar o H.Pylori?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O tratamento do H.pylori é feito com antibióticos

  • Aluizio

    Olá Doutor.
    Uma duvida.
    Há 5 anos sinto dores no torax, já fiz uns cinco eletro do coração, esteira e também um eco cardiograma, e nada apareceu de errado.Tenho gastrite e de uns 15 dias para cá exagei um noite com lanches, desde então comecei a sentir dores muito fortes no peito,presão alta,tontura, dor de cabeça, refluxo e dores quando como e muito gases. Fiz uma endoscopia pedida pelo meu gastro ainda não consegui levar, só levarei dia 1/3/2012(dia da consulta) abri o exame da biopsia do estomago e deu positivo para bacteria H.Pilory. Doutor por favor mim responda algo, essa dor no peito e tontura que estou sentido pode ser devido H.Pilory? Estou cansado de ir em tantos medicos e nada se resolver.
    Agradeço desde já.
    Aluizio Leite Pessoa Filho – 32 anos
    Guarulhos-São Paulo

  • Eduardo

    yakut ajuda eliminar esta Bacteria?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • Ana paula Lauremann

    Dr. Pedro, meu marido está com muitas dores para comer a + ou – uma semana, ele fez uma endoscopia  eo resultado deu q ele tem uma ferida no canal do esofago , e fez tbm o teste desta bacteria e deu positivo , e ja esta sendo medicado com esses remedios acima, será q com esses remédios essas bacterias são combatidas e não voltam mais? 

  • Felipe

    Dr. Pedro, fiz o exame e o teste de uréia deu positivo..conversei com meu médico e ele me passou o tratamento.. queria saber 2 coisas.. o que eu posso tomar,digo.. café,sucos.. qual líquido posso tomar junto com as refeições, e a outra coisa é qual é o remédio original do omepramix.. Obrigado

  • Maria

    Sempre tenho a sensação de estomago cheio e gosto amargo na boca. Qual seria a causa?

  • Pereira

    DR.Pedro, eu fiz um exame endoscopico e no laudo havia : gastrite leve do antro, mucosa do antro com area  hiperemia leve e hp ureia teste positivo , isso significa  que eu tenho essa bacteria. 

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O teste de urease positivo indica a presença da bactéria H.pylori.

  • Joaquim Dias

    O H. pylori provoca a sensação de estomago cheio, ou seja peso no estomago, saliva grossa e meio amarga?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • Elma Becker

    Olá, gostaria de saber que tratamento tenho que fazer se voltar os sintomas, visto que já fiz o tratamento com os antibióticos e continuo com o omeprazol 2 em jejum ao dia.
    Os sintomas são muito fortes e fico muito mal com dor forte na cabeça, vômitos, tonturas e não consigo ficar em pé..
    Já fiz 3 endoscopias e só apareceu uma hérnia de hiato.
    Tenho que fazer outra?

    Grata

  • rosanemayer

    boa noite,tenho 27 anos e desde q tinha uns 8 anos percebo q ao me alimentar minha barriga fica muito inchada mas nunca fui levada ao médico,a uns 2 meses fui no clinico geral e me pediu endoscopia e acusou h pylori e gastrite,me foi receitado amoxilina claritomicina e omeprazol,qndo começei o tratamento sentia muita fome,agora já estou terminando e ñ sinto + , mas estou me sentindo inchada de novo tomo café da manhã e fico inchada o resto do dia, tenho q me alimentar por obrigação prq ñ sinto nada de fome.porq estou me sentindo assim?será q o remédio ñ fez efeito?e o inchaço é mesmo sintoma de h pylori ou é algo + sério?

  • Adailsoncegonheiro

    ddescobri que sou positivo em uma endoscopia alta mas este h npilory causa muitas dores no estomago? porque vivo diariamemte com dores fortesv e quase nao tenho qqqueimaçao

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O H.pylori por si só não causa dores.

  • Vanessa carneiro

    Boa tarde,
     Vez ou outra sinto dor no estomago, enjoo e vontade de vomitar e meu estomago sinto como se tivesse uma bola.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    obd,
    não.

  • obd

    nome: OBD
    H. Pylori pode causar ardência e dores na garganta que se confunda com infecção? Tipo uma esofagite?

  • Anonymous

    obrigado pelas informaçoes!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Carla,
    eu não acredito em auto-hemoterapia para nada. Não há nenhuma indicação para uso deste tratamento que seja baseado em estudos científicos.

  • Anonymous

    Boa tarde Dr., o senhor acredita que a auto-hemoterapia cura quem tem a bactéria H. Pylori?
    Eu tenho a bactéria e faço hemo há 4 meses e desde então, vem diminuindo os sintomas, como estufamento, má digestão e dor.
    Obrigada,
    Carla

  • Moisés

    Dr° tenho queimações na boca do estômago,pode ser gastrite

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      É um dos sintomas.

  • rosanemayer

    se eu tenho hpylori corre o risco de minhas filhas terem tbm?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim.

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Pode.

  • Aline

    olá boa noite fiz exame de endoscopia, deu esofagite, gastrite leve  h pylori, meu médico gastro, receitou só pantocal  minha clinica geral, passou amoxilina trimendazol e omeprazol, não tenho sintomas, só fom toda hora, devo tomá-los?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se o gastro receitou, você deve seguir a opinião dele.

  • Lane

    Doutor boa tarde, quem possuí H pylori ñ pode consumir leite e derivados? Por quê?

  • Lu

    A conclusão em uma endoscopia de ‘cicatriz de úlcera pilórica (sakita s2) significa que a úlcera está curada?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim.

  • Flavinha

    DR. O h. pylori tem cura… quanto tempo dura o tratamento em caso mais grave?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim. O tratamento geralmente é por 7 a 14 dias

  • Maria

    Qual a relação da presenca da h pilory com a urticaria cronica?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não conheço.

  • Pri

    boa tarde Dr eu tenho uma duvida espera q possa esclarecer, posso contrair h.pylori atravez do esperma…………
    obrigada

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • Verediana

    Boa tarde, fiz endoscopia e foi diagnosticado a bacteria pylori foi receitado pyloripac e ja estou acabando o tratamento com ele… quanto tempo depois devo fazer outra endoscopia para saber se “matou” a bacteria??

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pelo menos 4 semanas de intervalo. Mas não é preciso fazer endoscopia necessariamente, há outros modos de confirmar a erradicação do H.pylori

  • Anonymous

    Parabéns doutor pela atenção e vontade de nos ajudar!! Que Deus o recompense!!! Obrigada!! Claudia- Saquarema- RJ

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Conceição
    Pelas mãos. Se o paciente contaminado evacua e não lava as maõs antes de sair do banheiro ele pode contaminar objetos e pessoas.

  • Conceição

    Boa tarde Dr Pedro Pinhiro,
    Li o seu artigo sobre H. pylori e também as perguntas e respostas.O sr fala em contaminação entre as pessoas que residem na mesma casa. Por gentileza descreva com esta contaminação se processa.
    Obrigada

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Ray Santos
    Só se trata H. pylori se houver úlcera no estômago ou duodeno. A esofagite não é casuada pela bactéria.

  • Ray Santos

    Boa noite Dr. Pedro Pinheiro
    Fiz o exame de endoscopia e deu este resultado.
    Esofagite Erosiva Leve
    Pesquisa de helicobacter pylori positiva
    E o medico mandou eu tomar só omeprazol de 20, porque ele não passou os outros remédios já quem tem este helicobacter pylori precisa fazer o tratamento?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @rosa
    Há cura com os antibióticos. Não há dieta especial.

  • rosa

    Bo noite! Como deve ser feita a alimentação durante o tratamento? E pode ter cura?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @rosa
    O H.pylori está relacionado a alguns tipos de câncer do estômago, mas a maioria esmagadora das pessoas que têm a bactéria não desenvolve câncer. É preciso discutir com o seu gastro se o seu caso tem indicação de tratamento.

  • rosa

    Essa bactéria causa câncer? Fiz uma endoscopia e descobri q tenho e estou apavorada pq tenho casos na família. Tb estou com uma úlcera e gastrite do antro. O q faço?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @silvana
    Não há dieta específica para H.pylori. Para a gastrite, evite álcool, cigarro e comidas com muita pimenta ou gordura.

  • silvana

    Bom dia, fiz endoscopia e biopsia e acusou gastrite cronica e h.pylori, gostaria de saber o posso e o que não posso comer.Desde já obrigado, Silvana, MG

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Tania
    Alguns médicos tratam H.pylori mesmo sem úlceras se há sintomas estomacais. Não é uma indicação plenamente aceita. O clínico pode prescrevê-los se achar que há indicação. O fato de morar em Portugal não muda nada. O tratamento é mesmo no mundo inteiro.

  • Anonymous

    olá…Boa Noite!após algumas pesquisas encontrei este site…tenho dúvidas sobre a bactéria H.Pylori.Há 6 anos atrás fiz endoscopia por achar um encomodo no estômago…pronto!positivo…alguma pequena quantidade.o médico em momento algum disse q eu tinha ulcera…Tomei os medicamentos…ótimo.há 1 semana venho sentindo o mesmo incômodo dos anos atrás…só q o interessante é q não tenho azia…vomitos, mas mto inchaço…saciedade apresentando dores amenas…Será mesmo q estou com esta poderosa bacteria de novo? Se eu nao tinha ulcera…como o medico receitou-me os antibioticos?no meu caso q tenho consulta c um clinico geral…ele pode receitar-me os antibioticos?e como vivo em Portugal seria qual tipo de medicamento?Obrigada pela atençao…Tania

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @José Carlos
    Omeprazol e pantoprazol têm eficácia semelhante. Não há nenhum trabalho que demonstre superioridade de um sobre o outro.

  • José Carlos

    Dr. Ha um bom tempo atras descobri que tinha gastrite, fiz o tratamento para matar a bacteria, se nao me engano com o remedio pirolipac uma coisa assim, e depois fiz o uso de omeprazol, parei por um bom tempo o tratamento e ate hj nao tomo mais nada so que sinto muito desconforto estomacal, bastante gases, arrotos, flatulencias… sempre me sentindo um pouco cheio… e o pior eu bebo, mesmo sendo socialmete mas bebo… sera se todo esse desconforto e essas gases possasm ser gastrite atacada…? eu tomava omeprazol e na farmacia me disseram que o pantoprazol era bem melhor… isso e verdade?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Juli
    Ainda não sabemos se o beijo pode transmir H.pylori. É possível que sim, mas ainda não se conseguiu comprovar esta via de transmissão.

  • Anonymous

    ola doutor!
    fiz o tratamento a 2 meses mais sinto ainda muita dor de barriga e dor no estomago.
    e essa bacteria pega pelo beijo?
    juli

  • Anonymous

    ae vl mesmo essas converssas me ajudo no meu trabalho de ciências sacuhas muiticima obrigada DR. Pedro Pinheiro

    by : sabrina ferraz

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Patricia,
    a quantidade de cruzes apenas diz que o teste foi positivo forte, sendo improvável um falso-positivo. Isso não influencia no tratamento ou no risco de câncer.

  • Esloc São Francisco

    otimo esse espaço, vc tem esclarecido muitas duvidas q tenho, PARAbÉNS. Em uma de suas respostas, vc disse q é recomendado tratar a h.pilori somente em casos de ulceras, a quantidade de cruz positivas na biopsia tb tem relevancia para se fazer o tratamento, no caso de 3 cruz deve ser feito o tratamento, possui maior risco de virar cancer ou dá pra ficar sem tratamento?
    PATRICIA!!!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Andréa,
    A maioria das pessoas não sofre efeitos colaterais do tratamento. E eles tb não são tão terríveis assim.

  • http://www.blogger.com/profile/17159115708685667230 AndréaRabaça

    Boa tarde, Dr. Pedro, quro parabenizá-lo, em primeiro lugar, por esse site. Comecei hoje o tratamento com Omepramix, durante 7 dias. Gostaria de saber se todos que fazem esse tratamento tem os terríveis efeitos colaterais que tanto se fala. Estou muito apreensiva com isso. Obrigada pela atenção! Um abraço.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Leontina,
    Não. As causas também não são iguais. O que é igual é a via de transmissão fecal-oral.

  • http://www.blogger.com/profile/03215947419920406860 Kinho

    Leontina

    A bacteria H pilory é a mesma da hepatite A? se não porque as causas são iguais?

    obrigada

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Joel
    Dependendo do caso, pode-se tratar os familiares. Mas isso somente se houver história de úlcera gástrica ou duodenal recorrente pelo H.pylori com dificuldade de erradicação permanente da mesma

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Patricia,
    1- o ideal é engravidarsomente após o final do tratamento com antibióticos. Quanto menos drogas vc usar no 1º trimestre de gestação, melhor.
    2- Não.

  • Anonymous

    Prezado dr.
    Se a H. Pylori não pode ser erradicada e o convívio em família é inevitável, como fazem os susceptíveis sintomáticos que se recontaminam? Tratamento sempre que necessário?
    Joel

  • Anonymous

    Boa Noite!!!
    Muito interessante o Blog Parabéns!!!

    Estou fazendo o tratamento para H.Pylori e surgiram duas dúvidas. A primeira é que eu e meu marido estavamos pensando em começar a tentar ter um filho, mas fiquei sabendo de algumas histórias de crianças que nasceram com má formação por causa de medicamentos, mesmo que eles tenham sido tomados muito antes da gravidez. Então gostaria de saber se o tratamento para H. Pylori traz algum risco, e qual seria o tempo necessário esperar para poder começar a tentar.
    A segunda é que não tenho gastrite nem úlcera, mas sentia enjôos e vomitava pela manhã, posso adquirir gastrite por causa do uso desses remédios?

    Obrigada

    Patrícia

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Aldenize,
    Não.

  • http://www.blogger.com/profile/12125155406397808132 luckylucianobm

    Gostei muito desse artigo, esclareceu todas as minhas dúvidas sobre o HP.

  • delcydecarvalho

    Bom dia Dr. Pedro Saraiva Pinheiro! Sou Aldenize do Rio de Janeiro e tenho a bacteria helycobacter pylori e gostaria de saber se ela causa dores na garganta e aftas bucais? já fui medicada e tomei Omeprazol e Amoxacilina, seguindo rigorosamente a orientação medica, mas não obtive o resultado tão esperado, ou seja, nem a cura, e nem a melhorar. Por favor, me dê uma orientação.
    Muito obrigada.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Carlos,
    A bactéria não causa perda de peso.
    A transmissão entre pessoas da mesma casa é quase que impossível de ser evitada. É preciso haver muito cuidado com a higiene.

  • Anonymous

    Olá doutor.Sou Carlos Ramalho de Brasília e tenho a bactéria helycobacter pylori e gostaria de saber se ela faz perder peso ou impede a recuperação de peso que tenha perdido ao longo do tempo mesmo me alimentando bem para isso e se a transmissão se dá por questões de higiene inclusive quanto a limpeza da casa,principalmente banheiro, e qualidade da
    água que se bebe,pois aqui em casa não uso filtro.Agradeço e aguardo seu retorno.

  • Yara

    Excelente as informações. Li tudo e me esclareceu bastante.Parabénsn Dr Pedro

  • Jeane Silva

    Dr.Pedro

    Adorei seu site, além de esclarecer minhas dúvidas, pude perceber que ele é de grande utilidade pública.
    Parabéns é de profissionais generosos como o senhor que este país precisa.
    OBRIGADO!

    Jeane

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Erica,
    Tenho um texto sobre aftas:
    http://www.mdsaude.com/2009/08/afta.html

  • erica

    Dr. aftas frequentes são sinais de problemas de estomago? hpylorem causam aftas bucais?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Juliana,
    Assim que termina o tempo do antibiótico, já se espera que o H.pylori esteja erradicado.
    Sudorese não tem nada a ver com a bacteria.

  • Juliana

    Boa noite doutor, gostaria de saber se o tratamento com omepramix 28 ,é q ninguem esta sabendo me responder direito!!
    com quanto tempo “DEPOIS”do tratamento, ou seja no final, com “omepramix 28 “a bacteria h pilory é eliminada ???
    e quais são o sintomas, tanto durante o tratamento e após ele??
    sudorese tem a ver com a bacteria????
    Obrigada!
    =)

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Hans,
    80% da população tem o H.pylori. Não adianta tratar pessoas assintomáticas, porque logo, logo elas voltam a se contaminar. Isso pode induzir resistência aos antibióticos. O tratamento só é feito em casos de úlceras.

  • Hans Otto Kurt

    Dr. se dentro da mesma casa tem uma grande chance da contaminação pela H. pylori, se eu fizer o tratamento, as outras pessoas que moram comigo não deveriam fazer o tratamento caso se comprovada sua infecção ? Pois senão logo estarei contaminado de novo. Obrigado

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Jonas,
    Não.

  • Anonymous

    doutor estou con h. pylori, quero saber se o leite animal, faz mau. jonas.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Lívia,
    Chá de hortelã pode.
    Tem que evitar também cigarro.

  • Lívia Vitenti

    Boa tarde,
    Comecei hoje o tratamento para gastrite provocada pela bactéria h.pyloris. Minha única dúvida está relacionada à alimentaçao durante o tratamento. Devo evitar café, chocolate, alcool, frituras, condimentos, entre outros, como me indicou a médica. Entretanto, gostaria de saber se existe alguma outra restriçao, e ainda se posso tomar chá de hortela.
    Grata pela atençao
    Livia Vitenti

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Maria,
    Sim, o Linfoma MALT tem cura e a taxa de sucesso costuma ser alta.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Anile,
    Ainda não se sabe com certeza a via de transmissão do H.pylori. O que se acredita atualmente é que a transmissão de faça por via fecal-oral e oral-oral.

    Não está comprovado que beijo ou talheres transmitam a bactéria, mas sabe-se que pessoas que moram na mesma casa apresentam alto risco de contaminação.

  • maria altoé

    boa noite dr.
    fui diaguinosticada com linfoma malt e positivo para h.pylori estou em tratamento de quimio no hospital do cancer em pernambuco à6 meses, a endoscopia antes de começar meu tratamento diz que 80%do meu estômago estava tomado de linfoma,
    dr quando nós pacientes conhecemos melhor sobre nossa doença,temos mais coragem de enfrentar o problema de frente.so queria saber mais sobre como e essa doença ,tem cura?ou apenas controle,por favor me responda,pois nas consultas aqui no hospital a dra.não tem tempo de me explicar sobre isso,eu venho ganhando peso no decorrer do tratamento só sei que isso é bom sinal.é só o que ela tem tempo de me dizer.
    muitoo obrigada dr.por sua atenção,ainda que não me responda mas pelo simples fato de ler essas linhas.um abraço!

  • anaile trabach

    meu nome é ANILE TRABACH Em 1°lugar gostaria de agradecer por este espaço e pela sua preciosa atenção,
    Dr.gostaria de saber se H.pylori se transmite através de beijo na boca,ou compartilharmos utensílios,como beber no mesmo copo e etc.desde já lhe agradeço por seu esclarecimento

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Lica,
    Só pelo exame físico é impossível fazer o diagnóstivo de H.pylori

    Não se trata H.pylori se não houver úlcera ou história familiar de câncer de estômago, exatamente pelo risco de criar resistência, uma vez que a recontaminação é muito comum.

    Não existe tratamento homeopático efetivo.

  • Anonymous

    Prezado Dr.,
    Gostaria de saber se é possível para um médico saber se o paciente tem a bactéria h. pylori apenas fazendo aquele exame de apalpação do abdomen (aquelas batidinhas na barriga?) no consultório mesmo?

    Se o paciente não tiver úlcera ou gastrite crônica e mesmo assim tratar a bactéria, existe algum risco da bactéria se tornar resistente ao tratamento no caso de uma recontaminação?

    Existe tratamento da bactéria sem ser com antibióticos, apenas com homeopatia?

    Preciso tirar estas dúvidas urgentemente!

    Desde já, agradeço a atenção

    Lica

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Reinaldo,
    O médico indicado é o gastro.

    O tratamento é normalmente feito com 3 drogas: um inibidor da bomba de prótons e 2 antibióticos.

    Vá ao médico que ele prescreverá o tratamento adequado se for o caso.

  • Anonymous

    Oi Doutor
    Qual é o remédio indicado no tratamento do H Pylori?

    Qual especialidade clinica devo procurar?

    Reinaldo – SC

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Fatima,
    Existe um tipo de linfoma do estomago que é causado pelo H.pylori e pode ser curado apenas com a erradicação da bactéria.

    Provavelmente é este o caso.

  • fatima

    fatima
    dr pedro boa noite,estou preocupada um amigo me falou q fez uma endoscopia e acusou o h.pilory e suspeita de cancer,ele está em tratamento com os medicamento pra matar o h.pilory.é possivel ele ser curado.obrigada e parabéns pela sua ajuda!!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Para Dorydoy e Sara

    A contaminação e recontaminação pelo H.pylori é muito comum. Por isso não se indica tratamento somente pela gastrite, já que a chance de se adquirir a bactéria de novo é muito grande.

    Não há provas de que haja benefícios quando se trata a bactéria em casos de uma simples gastrite.

    Quando há úlcera, aí sim deve-se tratar. A taxa de sucesso do tratamento é muito alta, e não é preciso repetir a endoscopia somente para comprovar a erradicação do H.pylori

  • Sara Fabiana

    Dr. Pedro,

    A minha dúvida é parecida com a da Dory. Há 1 mês e meio descobrí através de uma endocospia que tenho uma úlcera duodenal com a bactéria H Pilory, fui a um Gastro tomei a medicação e estou esperando completar as 4 semanas do término dos remédios para fazer a endocospia para ver se estou curada.Meu namorado já teve gastrite fez o tratamento e não refez mais a endocospia, estou com medo de está curada e ser infectada por ele através do beijo ou ter infectado ele.
    Abraços,
    Sara

  • dorydoy

    Dr. a minha pergunta é a seguinte:
    Estou com gastrite cronica e h pilory.Namoro ha 5 anos com a mesma pessoa. Será que eu passei pra ele?
    Se eu fizer o tratamento para matar a bacteria eu vou me recontaminar? por beijá-lo? Ele tem que se tratar?
    Abraços,
    Dory

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Fernada, até onde eu sei ter H.pylori não é contra-indicação a cirurgia

  • Fernanda Ap Nascimento

    Olá Dr Pedro.

    Meu nome é Fernanda.
    Eu tenho a bacteria H. Pylori e estou com uma cirurgia de redução de estomago marcada para o dia 02/10/2009. Gostaria de saber se há a possibilidade de fazer a cirurgia antes de tratar a bacteria, e quais riscos estarei esposta caso tome essa decisão?

    Essa bacteria pode ser tratada após esse procedimento?

    Grata
    Fernanda

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Sthefany,
    VocÊ esta com hemorragia digestiva, deve ser uma uma úlcera sangrando. Procure ajuda médica logo. Se é H.pilory ou não isso completamente irrelevante agora.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Re,
    Com certeza não

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Marti,
    Pode, mas neste caso parece mais refluxo.

    O estômago fica muito próximo ao tórax e dores nos órgãos nem sempre são bem avaliadas pelo cérebro. Por isso infarto pode dar dor no braço e gastrite dor no peito.

  • sthefany

    Olá,
    faz um ano q venho sentindo dores no abdomen logo abaixo dos seios dores horriveis q só passam após vomitar muito.já foi diagnosticado como uma “provável” gastrite,mas não foi realizado nenhum exame.A 2 dias vomitei sangue não muito mas dava pra ver q era sangue e as fezes tem sido escuras e com sangue. pode ser a H.pilory?

    Obrigado

  • Re

    Olá Dr. Pedro!

    Fiz endoscopia recentemente e a única anormalidade foi o H.Pylori que deu positivo. Sinto muita tosse com uma secreção transparente, principalmente após o café da manhã,isso é decorrente do H.Pylori?

    Obrigada

  • Marti

    Boa tarde! Estava lendo que dores no peito também podem ser sintomas de gastrite. Porque? Após comer fico com o coração acelerado, e tenho azia com muita frequencia. Pode ser gastrite?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Renato,
    Em geral a confirmação da erradicação do H.Pylori é feita após 4 semanas do fim do tratamento.

  • Anonymous

    Bom dia,

    Dr. Pedro

    Meu nome é Renato.

    Vou fazer uma cirurgia bariatrica e em decorrência dessa mesma estou fazendo alguns exames, e um dos exames é a endoscopia para pesquisar a bactéria H. Pylori, a pós a endoscopia foi constatado que eu estava com a bactéria H. Pylori e uma Esofagite Erosiva Grau A de Los Angeles. O medico me receitou um tratamento com omepramix + 28, pelas minhas contas esse tratamento dura 35 dias, gostaria de saber com quanto tempo apos o término do tratamento eu posso fazer uma nova endescopia para ter certeza de que a bácteria foi totalmente exterminada, pois comecei o tratamento dia 10 de setembro e minha bariatrica esta marcada para 03 de dezembro, desde já agradeço sua atenção.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Adriana,
    O objetivo é esse.

  • Drica

    olá doutor!!!
    meu nome é adriana,a pouco tempo descobri que estou com uma bactéria no estomago e meu duodeno, esofago até o estomago estão com uma inflamaçao leve.
    a poucos dias comesei o tratamento e o meu médico me receitou um remédio e depois que eu terminar esse tenho que tomar o omeprazol por mais 6 meses e fazer o regime.
    queria saber se durante esse tempo eu tenho chances de ficar completamente curada.
    obrigada!!
    e tenha uma boa tarde.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Ant,
    Já era para ter melhorado. Se vc ainda tem sintomas, deve conversar de novo com o seu gastro.

  • Ant

    Dr Pedro

    Tenho H.pylory e gastrite cronica e estou em tratamento há 4 meses, gostaria de saber quanto tempo vai demorar a curar.
    Obrigado

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Janynne,
    Os antibióticos matam o H.pylori, mas nada impede que no fututro vc venha a se infectar de novo.

    Enantema significa lesão em uma mucosa, no caso na mucosa do estômago

    Antro é a região final no estômago

    E gastrite é inflamação do estômago

  • http://www.blogger.com/profile/01439990821218037199 janynne

    Olá, a pouco mais de uma mes, descobrir que estou com a bacteria h.pylori atraves de uma endoscopia e outros exames. O medico me receitou um tratamento tripice, com omeprazol+claritromicina+amoxilina triidratada (omepramix +14).Tenho muito medo, e gostaria que vcs me falassem se isso tem cura, o que posso fazer pra contribuir para a melhora, mudei meus abtos alimentares, nao bebo e nem fumo. Tambem melhorou muito os incomodos,Quero me livrar dessa bacteria para nao gerar outras maleficios. Tambem deu no exame de endoscopia uma gastrite enatematosa leve no antro. O que é isso. Me ajudem por favor estou desesperada. Grata

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Anonimo9,
    Sai, mas vc pode vomitar a vontade que não vai eliminar ele todo.

  • anonimo9

    ola dr.gostaria de saber se uma pessoa com H pylori ao vomitar o virus vai saindo?obrigada

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Ricardo,
    Primeira coisa é emagracer.

    Segundo, esses seus sintomas parecem um pouco refluxo.

    Terceiro, Se o seu coração tem disparado, vc deveria ser avalaido por cardiologista. O melhor é fazer primeiro um eletrocardiograma.

  • Joao

    ola doutor, me chamo joao ricardo, ja fiz tratamento para h pylori,mas acho q n melhorei,ja estou tomando omeprazol a 6 meses mas de uns dias pra ca acho q ele n faz mais efeito.(durante as 3 semanas de tratamento com claritromicina esses sintomas q descrevo haviam desaparecidos). eu sinto mauseas, uma dor chata no lado esquerdo peito,ma digistao e tb fibrilacao no peito,estomago eu acho,q piora qdo deito,(se preciono o peito, ou qdo caminho diminui essa sensacao ruim)notei tb um aumento nos batimentos cardiacos qdo deitado (uns 90)tb tomo atelol 25 e hidroclorotiazina 25 .mas tive q dobrar a dose de atenolol pra conter um pouco os batimentos cardiacos(manter uns 90 por minuto).Sera q estou com problema de coracao ou é td causa do estomago?se for coracao q exame devo fazer, ecodoper,esteira?(fiz um ecodoper a uns 10 anos atras e deu escape sistolico em valvula mitral) (nao bebo,nao fumo,nao faço exercicios,tenho 33 anos,1.65mtros 85kg.)

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Rafael,
    Pode sim.

  • Rafael

    Dr.
    Doutor as vezes, gosto de dar beijos no anus de minha namorada. Isso pode ser um meio de transmissão da Helicobacter pylori ?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Má,
    acho que vc tem que voltar ao seu gastro. Vc precisa ser examinada. Não nenhum problema em se fazer nova EDA.

    pode ser gastrite sim, e pode ter H.pylori de novo.

    Pangastrite quer dizer que a inflamção é difusa pelo estômago e não só em alguma região

  • Boa Tarde Dr. Pedro Pinheiro.

    Como já mencionei em algumas mensagens de cima, em Abril peguei a H.pylori e tratei em Maio, finalizando o tratamento no final de Maio para o começo de Junho e como disse, sinto muitas coisas ainda.
    Tem como a bactéria voltar novamente? Será que não foi iliminada?
    Hj uma pessoa falou que até sair o efeito dos mediacamentos da H.pylori demora um pouquinho, isso é verídico?
    Acordei novamente vomitando, puara água. Comi, fui escovar os dentes e voltou tudo.
    O pior é ficar de estômago vazio!
    O problema é que tomei o remédio pantoprazol antes de comer e acho que com o vômito ele deve ter ido junto. Não aguento mais acordar assim.
    Será que tenho que fazer novamente uma endoscopia, com quanto tempo pode fazer uma nova endoscopia? Fiz a minha em Maio desse ano.
    Ah Doutor quando fiz a endoscopia em Maio apareceu assim no exame:
    Teste de urease: positivo, que deve ser a bactéria.
    Esofagite erosaiva distal leve(classe A de Los Angeles).
    pangastrite enantemática leve.
    Será que estou assim tb por essa esofagite e a pangrastrite.
    O que é essa pangrastrite?

    Desde já agradeço atenção!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Ane,
    O H. pylori pode causar gastrite e úlceras, mas não causa hérnia de hiato.

    Se os seus sintomas são brandos, vc pode esperar pelo fim da gravidez para retomar o tratamento.

  • Ane

    Dr. Fiz endoscopia a três meses atrás e foi constatada gastrite com h pylori. Fiz tratamento com Pantoprazol 40 mg, duas vezes ao dia. Neste ínterim engravidei, parei de tomar o medicamento há dois meses. Gostaria de saber como será meu tratamento da gastrite daqui para frente, tenho medo da h. pylori evoluir para hérnia de hiato. Obrigada, Ane.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Jadson,
    Não posso criticar a conduta de nenhum colega, ainda mais sem ter acesso aos seus dados clínicos.

    Se vc não sentiu segurança no seu gastro, sugiro que procure uma sugunda opinião de alguém que possa te examinar e ver seus exames.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Má,
    Pantoprazol ajuda sim.

  • jadson

    Dr. pedro saraiva pinheiro tenho duas perguntas;
    -a primeira é que há 60 dias atras eu tve uma alta de pressão com dor de cabeça,tontura,dor no peito,formigamento no braço esquerdo e ate hoje tenho estes sintomas so que menos por causa dos remedios.
    -a segunda´é que estou com hpilory,pangastrite,gastrite cronica,esofagite,duodenite.então o medico resolveu tratar da hpylori por ultimo gostaria de saber se é certo. o meu email é
    marco1112652009@yahoo.com.br

  • Em primeiro lugar, quero agradecer Dr. Pedro Saraiva pela resposta.

    Pesquisei sobre essa bactéria e realmente ela não causa isso e outra descobri em Maio que estava com ela, tomei o medicamento certo e já faz um tempinho que ele acabou.

    Doutor o Senhor pode ter certeza isso tudo pode ser o casamento. As vezes acordo vomitando só liquido. Sinto refluxo eu acho! Passei no médico ele pediu que eu tomasse Pantoprazol, é bom mesmo esse remédio? Doutor você acha que vai ajudar?

    Mesmo não tendo apetite algumas vezes, não deixo de me alimentar, estou comendo muita fruta, mas as vezes acabo comendo algumas besteirinhas, mas lanche do MC uma coisa que adoro não como desde Abril, tenho que melhorar!

    Doutor em relação a gravidez, está descartada, não estou grávida.

    Tenho certeza que vou melhor, tenho que me cuidar e entreguei na mão de Deus e creio que tudo isso vai passar.

    Grata pela resposta!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Má,
    O H.pylori não causa esses sintomas todos que vc refere.

    Se vc tivesse uma gastrite forte, o enjoo poderia ser justificado, mas o desânimo, a fraqueza e a falta de apetite devem ter outra causa.

    Isso não é estresse pelo casamento? Essa fase de preparação é terrível.

    obs: existe chance de vc estar grávida?

  • Estou preocupada, em Abril peguei uma bacteria, fiquei com muita queimação, dores no estômago, até no peito eu sinto dor.
    Fui no médico tomei os medicamentos para combater a bacteria, até já acabou a medicação.
    Mas o que me preocupa é que desde que peguei essa bacteria não sou mais a mesma, meu estômago não é mais o mesmo.
    Tomei omeprazol, mas estava ficando sem ânimo, ao acordar não quero levantar da cama, sinto enjôos, e muitas vezes perco apetite, mas não deixo de comer. Até por que não posso ficar sem comer.
    Não bebo, não fumo e estou mudando a alimentação, mas não melhora.
    Eu vou casar em Outubro e não quero ficar assim, preciso estar bem para esse acontecimento.
    Já passei em dois médicos!
    Peço ajuda, por favor!

    Grata!

  • Quesado Ceará

    QUE BACANA ESSE BLOG… VOU POR NO ACOMPANHAMENTO.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Ronaldo,
    O H. pylori vive no trato digestivo e é eliminado nas fezes. Por isso, sexo anal pode facilitar a sua transmissão. Já o sêmen não tem nada a ver com isso.

    O que vc tem não parece ter a ver com H.pylori. Isso parece mais uma lesão anal, algo como uma fissura ou hemorróidas.

    Se a dor ou o sangramento estiverem muito exuberantes, o que posso te aconselhar é procurar um serviço de emergência para ser atendido mais rápido

    abs

  • Anonymous

    Só para completar, eu tenhu um namorado que também teve o mesmo problema, e li em algúns lugares que é trasmitido pela salíva essa bactéria. Caso ele esteje contaminado, durante o tratamento, nós não poderiamos beijar? Mesmo eu e ele tratanto junto?

    O semem trasmite a h-pyloris?

    Att.

    Ronaldo Junior.

  • Anonymous

    Olá Dr. Pedro!

    Eu li as regars dos posts, porém eu realmente preciso de uma atenção um pouquinho maior.

    A quase dois anos atrás, foi identificado a bactéria H-pyloris em meu organismo, pela endoscopia. Fiz uma acompanhamento médico, usando remédios, porém, eu não compri o tempo deterninado pelo médico, no tratamento. Com tudo, as dores, queimações e outros, haviam passado. Sendo que de um mês para cá venho sentido fortes queimações, e agora, (não frequente) tenhu tido até mesmo sangramento pelo canal do reto. Eu estou muito desesperado,Que eu poderia fazer de imediato para melhorar isso. Minha consulta está marcada, mas só para o próximo mês.

    Por favor doutor me de uma orientação.

    att.

    Ronaldo Junior

  • Anonymous

    Boa Noite
    Antes de mais nada parabéns pelo site muito instrutivo me tirou muitas duvidas :D

    Bom a 10 meses atrás estava pensando em fazer uma redução do estomago e me foi pedido uma endoscopia na qual detectou o h pyloris
    tomei os antibioticos e por fim fiz uma bela reducação alimentar e não foi preciso fazer a cirurgia mas agora estou com um quadro (estou para fazer os exames de endoscopia e colonoscopia) de esofagite , será que esse quadro pode ter aparecido pelo fato de ter feito o tratamento para o h pyloris
    agradecido
    Paulo César Fly

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Por favor leiam as regras e assinem os comentários.
    …………..
    A sua esofagite provavelmente é da bulemia mesmo. A tendência é melhorar com o tempo.

    Omeprazol é o melhor remédio para este caso. Não se preocupe em tomá-lo por longos períodos. Não o suspenda por conta própria.

    O risco de câncer de esôfago depende do grau de lesão atual e se o refluxo conseguirá ser controlado.

  • Anonymous

    Olá Dr Pinheiro
    minha mãe teve cancer no duodeno devido a presença da bactéria H. pylori, e a maiorida das pessoas da minha família possuem essa bactéria e problemas de gastrite crônica.

    Não desenvolvi nenhum sintoma até os 15 anos de idade.
    Entretanto, sofri de bulimia severa por 7 anos e comecei a sentir queimações muito fortes após os vomitos induzidos.

    Hoje estou curada da bulimia (fazem 4 anos), entretanto continuo com uma queimação no estômago muito forte, mesmo me alimentando apenas com alimentos leves. Muitas vezes nao consigo dormir pois tenho refluxo! tenho muita tosse pela manha e sensação do peito pesado (provavelmente devido ao refluxo noturno)

    Fiz endoscopia onde foi detecdada a presença da H pilory e esofagite.

    Tomo omeprazol 20 mg todos os dias, pois não consigo ficar sem ou sinto queimação e dores no estomago.

    Qual a sua sugestão?
    será que a bulimia ocasionou a queimação e o refluxo?
    Posso ser curada sozinha, pois parei com a bulimia?
    Se ficar sem tomar omeprazol será que o organismo vai se acostumando a ficar sem, e posso tomar antiacidos mais leves?

    o que eu posso fazer?

    existe risco muito alto de câncer no esôfago?

    muito obrigada

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Camila,
    O procedimento é diagnosticar a pancreatite. ISso pode ser feito através de analises de sangue e pela tomagrafia computadorizada.

    A cirurgia hoje em dia é indicada apenas nos casos mais graves onde há necrose infectada do pÂncreas e instabilidade do paciente.

  • Camila

    Dr.Pedro gostaria de saber qual o procedimento quando um paciente esta com suspeita de pancreatite aguda???
    Num pronto atendimento e internação
    quando a cirurgia é indicada?
    Obrigada…

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Claudecir,
    Não sou cirurgião e não tenho muita experiÊncia com pacientes submetidos a cirurgia de correção de hérnia de hiato.

    Porém, não consigo entender porque a correção de um problema anatômico poderia fazer vocÊ perder a vontade de comer.

    Realmente não faz muito sentido.
    Talvez seja tudo um problema psicológico, já que não se detectou nenhum problema na parte cirúrgica.

    abs

  • Anonymous

    Caro Dr. Pedro.

    Fiz cirugia de hiato há aproximadamente 06 meses e de lá prá cá tenho tido muitos problemas na alimentação, ou seja, não consigo me alimentar direito. Mas o problema não e engolir etc. o problema é que não tenho vontade de comer nada, ou seja, perdi o prazer em me alimentar. Por ex. no almoço é uma luta, não tenho vontade de comer feijão, arroz, carne, estou muito chateado, embora esteja me alimentando precariamente, mas sem aquela satisfação que fazia anteriormente, estou ficando deprimido, vou ao médico e ela fala que esta tudo bem, fez endoscopia e disse que estava tudo bem. Conheço algumas pessoas que estão com os mesmos sintomas e peço sua colaboração ou sugestão: o que devo fazer? Muito obrigado e que Deus continue ilumindo seu caminho!

    Claudecir

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Atenção, as perguntas sobre HIV devem ser feitas no post apropriado

    http://www.mdsaude.com/2009/01/transmissao-hiv-aids-sida.html

    Este é sobre H.pylori.
    Transferi as últimas perguntas para lá.

  • Anonymous

    doutor, ainda sou eu de PE. pesquisando um pouco mais, eu achei um blog “http://apenas-alguem.blogspot.com/2008/12/sexo-oral-seguro.html” que diz que quando o virus vai ate as amigdalas, ela leva o hiv ate o nosso corpo, isso através de uma ejaculação, e através de agua, passa pela amigdalas, me compliquei todo vendo estas coisas!! help me!!

    Surubim

  • Anonymous

    ha doutor, eu pesquisando na internet vi que o suco gastrico mata ate o virus que a pessoa engole com o esperma!! mais n sei s é verdade?? gostaria de saber sua opiniao!!
    desde ja agradeço!!

    Susurim-PE

  • Anonymous

    b.noite doutor!!
    eu estava no intervalo do trabalho, e eu fui p um barzinho p tomar agua com os trabalhadores! tinha apenas dois copos, quando um amigo meu bebeu agua, eu enchi logo meu copo, mas eu enchi o copo sem jogar o resto da agua fora. se ele tiver com a genviva sangrando, eu posso ter pego aids ou hepatite tomando esta agua misturada??

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Bom o risco de contaminação do HIV com feridas com agulhas com sangue é de 0,3% aproximadamente. No caso de um prego, o risco é menor ainda pois se trata de objeto perfurante maciço, ao contrário das agulhas médicas.

    No caso de hepatite B o risco pederá ser um pouco maior dependendo de como foi a lesão e da quantidade de sangue que foi exposto.

    Não se pega AIDS na água. para se contaminar pequenas feridas seria necessário uma quantidade muito grande de sangue em contato com a lesão.

    Não existem números para esse tipo de risco simplesmente porque nunca ninguém se contaminou desta maneira.

    O cloro mata o HIV com mata qualquer outro germe

    Mais uma vez, SIDA só se pega com sexo, transfusão de sangue e lesão por agulha infectada (esta última é bem raro). AInda existe a transmissão mãe-feto.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Antes de responder as perguntas gostaria de fazer 2 solicitações.

    A primeira é que as pessoas se identifiquem, nem que seja com uma apelido ou nome falso. Tirando o Saulo que assinou o comentário, tenho vários anônimos que não consigo perceber se são a mesma pessoa e não tenho direcionar a resposta.

    Segundo, tenho um texto sobre transmissão de HIV e gostaria que essas questões fossem colocadas lá, deixando este apenas para perguntas sobre H.Pylori.

  • Anonymous

    minha dúvida é a seguinte!! tinha um prego na parede, vi que uma pessoa se cortou nele, quando fui tirar pra ninguem se machucar, eu me feri tambem!! meu dedo ficou sangrando, mais so foi um contato, o prego n ficou preso no dedo!! existe alguma possibilidade de eu te pego hiv, hep.c ou alguma outra coisa?? lembrando que o que aconteceu foi tipo aquela furada que levamos no dedo pra saber se estamos com anemia por exemplo!!

  • Anonymous

    eu estou certo doutor??

    saulo!

  • Anonymous

    voce esqueceu de outra coisa.
    Em que lugares do organismo fica hospedado o vírus HIV?
    Esse vírus foi isolado em numerosos fluidos do organismo (sangue, sêmen, secreções vaginais, leite materno, saliva, lágrimas). Para que ocorra o contágio, deve existir suficiente concentração de vírus HIV em alguns deles. A concentração de vírus HIV existente na saliva e nas lágrimas é insuficiente para contaminar outra pessoa. ou seja, quando o sangue entra em contato com a água, torna-se insuficiente para contagio!

    Saulo-BH

  • Anonymous

    eu sou a mesma pessoa que afirmou sobre o virus na piscina!! só tenho uma duvida sobre isso, quanto tempo o virus vive no ambiente externo?? alguns afirmam ser uma hora, outros alguns segundos!! este exemplo recente do balde com sabao mesmo, quanto tempo? e na piscina, quanto tempo? a galera fala muito, +queria saber a opiniao de um profissional!

  • Anonymous

    obs: o cloro mata sim o virus, mais não na mesma hr que sai do corpo!! certo doutor??

  • Anonymous

    o cloro da piscina não mata instantaneamente o hiv. na verdade n se pega pq é impossivel se transmitir na agua!! muitas pessoas pensam que mata e passa nas seringas para as mesmas serem compartilhadas!! se fosse possível passar aids com agua, ou um pano molhado em balde(mesmo que vc estivesse com um corte) a população em peso estaria com hiv! hiv n é feito o virus da gripe!!
    falei alguma besteira doutor?? ou estou por dentro do assunto??

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    A profilaxia para o HIV deve ser realizada nas primeiras horas após o contato com o vírus. Depois de 1 ou 2 dias já não funciona mais.

    Desculpe mas não indico remédios assim para evitar a auto-medicação.

    Se vc suspeita de ter tido contato com HIV nas últimas horas, deve procurar atendimento de um infectologista.

    Abraços

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Não entendi bem a pergunta dos 3 meses. 3 meses depois do que ? E que sintomas você se refere?

    Abraços

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Em relação a história do balde, não se pega SIDA (AIDS) deste jeito. O HIV é um vírus que não se transmite com tanta facilidade assim. É um vírus muito pouco resistente no ambiente e é necessário contato com uma quantidade razoável do mesmo para se infectar, o que não é possível do jeito que vc descreveu.
    Fique tranquilo que vc não pegou HIV.
    Abraços

  • Anonymous

    doutor. sou o mesmo que fez a pergunta sobre a janela imunologica. gostaria de sabaer se é verdade que posso evitar que o hiv desenvolva no meu corpo nos primeiros dias de infectado? se for verdade, que remédio eu tomo, e quantas vezes??

  • Anonymous

    doutor, depois de quanto tempo um soro positivo pode passar o virus!! acho que é depois de tres meses, por causa dos sintomas!! e esses sintomas sempre aparecem depois de 3meses mesmo??

  • Anonymous

    detalhe, eu lavei o pano na agua antes, e ele não pegou nele!!Ele estava com outro, mais utilizando o mesmo balde!!

  • Anonymous

    não fui eu não doutor!! mais meu caso é parecido, fiquei como medo mesmo pq peguei um pano que estava no balde pra limpar a minha mão, minha mão estava cortada, e eu percebi q a de um cara tambem tava! o balde tinha só uns 5dedos de água! gostaria de saber se a risco dessa forma. estou nervoso a toa??? se o balde tiver qulquer produto de limpeza, diminue o risco?? ou o sangue na agua ja não é capaz de ser transmitido?? essas são minhas duvidas!! desde já agradeço!!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Já respondi uma pergunta quase igual a esta anteriormente, acredito inclusive que também seja sua.

    Não se peha AIDS deste jeito.

    SIDA (AIDS) só se pega no sexo, transfusão de sangue ou ao compartilhar agulhas infectadas.

    Qualquer outra hipótese é extremamente improvável.

  • Anonymous

    boa tarde Doutor!!
    minha dúvida é a seguinte..
    uma pessoa acaba de se corta, lava a mão no balde, e eu faço a mesma coisa segundos depois, posso pegar aids assim? e se o balde tiver com detergente diminui o risco!! outra duvida é se eu colocar um pano nesse balde, o pano vem com o virus, e pode me infectar se eu me cortar?? estou eperando ansioso a resposta!!

  • Anonymous

    boa tarde Doutor!!
    minha dúvida é a seguinte..
    uma pessoa acaba de se corta, lava a mão no balde, e eu faço a mesma coisa segundos depois, posso pegar aids assim? e se o balde tiver com detergente diminui o risco!! outra duvida é se eu colocar um pano nesse balde, o pano vem com o virus, e pode me infectar se eu me cortar??

  • Anonymous

    Obrigado doutor Pedro saraiva!! o senhor tirou uma grande dúvida sobre piscina!! bom trabalho e muito mais sucesso profissional para o senhor!!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    A quantidade de vírus em pequeno volume de sangue é pequena, duluído em uma piscina ela se torna menor ainda. Junte-se ao fato que ele não consegue sobreviver no ambiente.

    É o mesmo motivo pelo qual mosquisto não transmite HIV.

    Se SIDA (AIDS) fosse tão contagiosa assim a humanidade já teria acabado.

    SIDA (AIDS) só se pega no sexo, transfusão de sangue ou ao compartilhar agulhas infectadas.

  • Anonymous

    complemento:porque não se pega aids na água!! tipo, numa piscininha de plastico, agua de torneira, e uma pessoa se corta, e eu tenho um corte, ambos saia pouco sangue!! se eu apenas mergulhar eu pego? e se eu ficar mais de 10min!! já perguntei p um médico, e ele disse q n era possível!! mais cientificamente, porque??

  • Anonymous

    porque não se pega aids na água!! tipo, numa piscininha de plastico, agua de torneira, e uma pessoa se corta, e eu tenho um corte!! pq n se pega aids assim???

    Anonimo

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Emanuella,
    Não se pega AIDS em piscina, nem do jeito que vc está perguntando.

  • emanuella

    o caso é o seguinte!! eu estava trabalhando, limpando umas peças! estavamos usando um balde com água e sabão em pó!! eu me cortei. qual é a propabilidade de eu pegar aids se alguem se cortou e utilizamos a mesma água do balde!! eu já vi que na piscina n pega!! e nesse caso?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Keline,
    A primeira pergunta lá em cima é sua?

    Se for, não há indicação formal de se tratar H.pylori para refluxo.

    O tratamento só está indicado naqueles que têm úlcera ou história de cÂncer na família. Há trabalhos inclusive que mostram piora do refluxo com o tratamento da bactéria.

    Escrevi um texto sobre refluxo. Você já leu ?

  • keline

    Boa noite dr.Pedro ja fiz esse tratamanto com esses tres medicamentos e nada foi resolvido,sinto os mesmo sintomas e tenho medo de virar um cancer.por favor mim ajude

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    O tratamento da DRGE é com pantoprazol ou qualquer outro inibidor da bomba de prótons e alterações de estilo de vida. Estou escrevendo um texto só sobre o assunto. Deve sair nas próximas semanas.

    Se fosse só DRGE não haveria necessidade de antibióticos.

    O tempo de tratamento é aquele prescrito pelo seu médico.

    A alimentação é normal. Só se deve evitar alimentos que favoreçam o refluxo como café, refrigerantes, alcool etc… Evite deitar nas 2 horas seguintes as refeições.

    abraços

  • Anonymous

    Boa noite Dr.Pedro Saraiva
    Tenho H.pylori e foi constatado através de exames que também tenho DRGE, e meu médico me receitou pantoprazol 40mg; amoxicilina1g e claritromicina500mg. Pergunto:
    O tratamento para h.pylori é o mesmo para refluxo?
    Se não curar com esses medicamentos é necessário partir para a cirurgia, ou existe outro tratamento?
    Qual o tempo que devo tomar a medicação?
    Durante o tratamento como deve ser minha alimentação?

    Desde já obrigada!

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Roberto, leia as regras do site para entender os nossos critérios de seleção de perguntas. Grato.

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Leia as regras do site que você entenderá o porquê.