19 de outubro de 2014

CÂIMBRAS | Causas e tratamento

Publicidade
A câimbra, ou cãibra, é um espasmo ou contração involuntária do músculo, normalmente muito dolorosa, que pode durar de alguns segundos até vários minutos. A câimbra pode atingir um ou mais músculos de uma vez, sendo os episódios mais comuns nos músculos da perna ou dos pés.

Neste texto explicaremos o que é a câimbra, por que ela surge e como fazer para evitar o seu aparecimento. Abordaremos temas como câimbras noturnas, câimbras nas pernas, câimbras em grávidas, banana para câimbras, etc.

O que é a câimbra?

A maioria dos nossos grandes grupamentos musculares funciona de forma voluntária, ou seja, contraem e relaxam de acordo com a nossa vontade. Quando um ou mais músculos se contraem subitamente de forma involuntária, chamamos de espasmo muscular. Se o espasmo for intenso e persistente, damos o nome de câimbra.

A câimbra é, portanto, uma contração muscular súbita,  não desejada, dolorosa e não reversível espontaneamente. Quando o seu pé sofre uma câimbra e se contrai todo, não adianta simplesmente tentar relaxá-lo com a “força da mente”, é preciso ir lá com as mãos e reverter a contração à força.

As cãibras musculares são extremamente comuns. Estima-se que até 95% das pessoas irá experimentar uma cãibra em algum momento da sua vida. As cãibras são mais comuns em adultos do que em crianças e vão se tornando cada vez mais frequentes conforme o indivíduo envelhece.

Qualquer músculo de controle voluntário pode apresentar essas contrações. Os mais comuns são:

– Panturrilhas (batata da perna).
– Músculos anteriores e posteriores da coxa.
– Pés.
– Mãos.
– Pescoço.
– Abdômen.

Causas das câimbras

Acredita-se que a causa básica da câimbra seja uma hiperexcitação dos nervos que estimulam os músculos. Esta alteração nos nervos pode ser provocada por:

– Atividade física vigorosa (câimbra pode ocorrer durante ou após o esforço físico).
– Desidratação (importante causa em idosos e em quem usa diuréticos).
– Alterações hidreletrolíticas, principalmente depleção de cálcio e magnésio.
– Gravidez (normalmente a câimbra é secundária a níveis baixos de magnésio).
– Fratura óssea (como autoproteção, os músculos ao redor da lesão se contraem involuntariamente).
– Alterações metabólicas como diabetes, hipotireoidismo, alcoolismo e hipoglicemia.
– Doenças neurológicas, como doença de Parkinson, doenças do neurônio motor ou doenças primárias dos músculos (miopatias).
– Insuficiência venosa e varizes nas pernas (leia: VARIZES | Causas e Tratamento)
– Longos períodos de inatividade (ficar sentado em posição inadequada, por exemplo).
– Alterações estruturais, como pé chato e o genu recurvatum (hiperextensão do joelho).
Hemodiálise.
Cirrose hepática.
– Deficiência de vitamina B1, B5 e B6 (leia: MITOS E VERDADES SOBRE VITAMINAS).
Anemia.

Muito se comenta sobre depleção de potássio como causa de câimbras. Na verdade, a hipocalemia (baixos níveis sanguíneos de potássio) pode até causar contrações involuntárias, mas seu principal sintoma é fraqueza ou paralisia muscular. Alterações dos níveis de cálcio ou magnésio são causas mais importantes e comuns de câimbras do que falta de potássio.

Algumas drogas podem ser a causa das câimbras:

Diuréticos, principalmente a furosemida (Lasix®).
– Donepezila (usado na doença de Alzheimer).
– Neostigmina (usada na miastenia gravis).
– Raloxifeno (usado para osteoporose e câncer de mama).
– Remédios para hipertensão, principalmente a nifedipina (Adalat®).
– Broncodilatadores para asma, como Salbutamol.
– Remédios para colesterol, como o clofibrato e lovastatina.

Em pessoas acima dos 60 anos, câimbras frequentes podem ser sinal de aterosclerose, processo de obstrução dos vasos por placas de colesterol, que leva à diminuição do aporte sanguíneo para determinado grupamento muscular (leia: COLESTEROL BOM (HDL) E COLESTEROL RUIM (LDL)).

Nas grávidas, as cãibras podem ser causadas pelo ganho de peso adicional (que impõe estresse aos músculos das pernas) e por alterações na circulação sanguínea e no aporte de sangue aos músculos. A pressão do bebê que está crescendo no útero também pode atuar sobre os nervos e vasos sanguíneos que vão em direção às pernas, facilitando o aparecimento das câimbras.

Um quadro de câimbras generalizadas pode ocorrer nos pacientes com tétano, sendo esta doença uma emergência médica, pois pode afetar até os músculos responsáveis pelos movimentos respiratórios e levar o paciente ao óbito. Felizmente, com a vacinação em massa da população, o tétano tornou-se uma doença pouco comum. Falamos detalhadamente sobre tétano neste artigo: TÉTANO | Vacina e sintomas.

Câimbras noturnas nas pernas

Cãibras noturnas são um evento extremamente comum, mas que, curiosamente, são raramente reportadas aos médicos. Por motivos diversos, muitos pacientes acabam não procurando ajuda médica, preferindo usar tratamentos caseiros para câimbras, que muitas vezes não são efetivos.

Câimbras nas pernas

As câimbras noturnas estão presentes em quase 50% das pessoas com idade superior a 50 anos. Boa parte desses pacientes relatam ter esses sintomas, pelo menos, três vezes por semana.

As câimbras durante o sono atacam de forma súbita e acometem tipicamente os músculos dos membros inferiores, geralmente pé, coxa ou panturrilha. As contrações duram de segundos a vários minutos, e são aliviadas por um alongamento dos músculos afetados. A maioria dos indivíduos tem câimbras nas pernas apenas durante a noite, permanecendo livres de contrações involuntárias durante o dia.

A causa para as câimbras noturnas nas pernas costuma ser uma daquelas já descritas no tópico anterior. É importante prestar bastante atenção às medicações que o paciente usa, principalmente os anti-hipertensivos, diuréticos e drogas para o colesterol, que são frequentemente prescritas para idosos.

Em muitos casos, porém, a câimbra noturna é idiopática, ou seja, não apresenta causa identificável. São indivíduos que habitualmente têm história familiar de câimbras e que, por mais que se investigue, não conseguimos detectar nenhum tipo de alteração que justifique o quadro.

Como evitar as câimbras?

Para se evitar a câimbra deve ser realizada uma boa sessão de alongamento antes e após exercícios, principalmente para indivíduos sedentários. Também são importantes uma boa hidratação antes, durante e depois do esforço. Se possível, evite exercícios físicos em dias muito quentes.

Pessoas sedentárias costumam ter mais câimbras, por isso, manter-se ativo costuma ser uma boa solução para preveni-las.

Nos pacientes com câimbras noturnas nas pernas, recomenda-se um programa de alongamento de 15 minutos antes de dormir, dar preferência para alimentos ricos em cálcio e magnésio, manter uma boa hidratação ao longo do dia e evitar o sedentarismo. Algumas pessoas precisam de sapatos especiais que evitam contrações involuntárias e câimbras nos pés.

Os alongamentos parecem ser o melhor método para prevenir câimbras, principalmente quando estas ocorrem nas pernas. É importante salientar que não vai ser de um dia para o outro que o alongamento trará resultados. É preciso, pelo menos, algumas semanas com alongamentos diários para o músculo ter mais resistência às contrações involuntárias.

Outra opção para os pacientes sedentários com câimbras noturnas é praticar bicicleta ergométrica por alguns minutos antes de dormir. Deixar o lençol solto, sem prendê-lo na cama também ajuda porque mantém os pés livres. O lençol preso pode ficar forçando a flexão ou extensão dos pés, favorecendo a ocorrência das contrações involuntárias.

Hidratação adequada e alongamentos frequentes resolvem os problemas da maioria das pessoas com câimbras idiopáticas. O melhor modo de controlar o grau de hidratação do corpo é através da cor da urina. Pessoas desidratadas apresentam urina muito amarelada e normalmente com cheiro forte, enquanto que um corpo hidratado produz urina clara e sem cheiro (leia: URINA COM CHEIRO FORTE). Quem tem câimbras frequentes deve evitar excesso de álcool e cafeína, pois ambas são substâncias diuréticas, que favorecem a desidratação.

Existem alguns medicamentos, como vitamina E, complexo B, verapamil, diltiazem, cloroquina e gabapentina que podem ajudar em casos específicos, mas que só devem ser tomados após avaliação médica.

Água tônica possui pequenas quantidades de quinina uma substância que também parece prevenir câimbras. Existem relatos de melhora das cãibras noturnas após alguns dias ingerindo água tônica à noite.

Nos pacientes com problemas de saúde que propiciam o surgimento das câimbras, como varizes, lesões ortopédicas, anemia, excesso de medicações, etc., o tratamento deve ser direcionado à causa, quando possível.

Banana evita câimbras?

Essa história da banana é um pouco confusa. A fruta é rica em potássio, carboidratos (glicose) e água. Durante o esforço físico existe uma grande demanda dos músculos por energia (glicose). Depois de algum tempo de exercício, o músculo gasta suas reservas de glicose e passa a utilizar outros meios para gerar energia. Uma das causas de câimbras é o acumulo de ácido láctico, que é o “lixo” metabólico após a geração de energia com baixa utilização de glicose. Uma boa hidratação ajuda a “lavar” esse excesso de ácido láctico da circulação e evita as câimbras.

Portanto, teoricamente, a banana ajuda porque repõe os níveis de potássio, hidrata e fornece energia (glicose) para os músculos. Isso é verdade para câimbras induzidas por exercício. Porém, essa dica não funciona com muita gente. A resposta parece ser individual, mas como banana não faz mal a ninguém, não custa testar.

Câimbras na hemodiálise

Pacientes com insuficiência renal em hemodiálise são um caso à  parte. A câimbra é um sinal de redução do fluxo sanguíneo para o músculo acometido. Em geral, ocorre por retirada excessiva de líquidos durante as sessões de hemodiálise ou por doses elevadas de anti-hipertensivos. Pacientes com câimbras que não usam anti-hipertensivos devem aumentar seu peso seco (peso após a sessão de hemodiálise). Aqueles com câimbras, mas que usam remédios para hipertensão, devem tentar suspendê-los ou reduzir a dose, mesmo que a pressão ainda esteja mal controlada.

Tratamento das câimbras

Quando as câimbras atacam, a primeira atitude é tentar reverter imediatamente as contrações alongando o membro acometido. Mobilize com as mãos (ou com a ajuda do chão ou da parede) os músculos na direção contrária a que eles estão contraindo, até que a dor e o espasmo desapareçam. Uma massagem suave e compressas de água quente nos músculos acometidos ajudam a relaxar a musculatura.

No momento das câimbras, não é preciso tomar nenhum remédio. Uma vez que a cãibra tenha desaparecido, basta hidratar-se e descansar para evitar recaídas.

Publicidade

Vérsion en español:  CALAMBRES | Causas y tratamientos

"CÂIMBRAS | Causas e tratamento", 5 out of 5 based on 68 ratings.
ARTIGOS SELECIONADOS PARA VOCÊ:
      
- LEIA ANTES DE COMENTAR -
O nosso site tem recebido mais de 150 mil visitas por dia e centenas de perguntas espalhadas pelos mais de 550 textos que já publicamos. Como o volume de comentários é muito grande, as perguntas podem demorar até 10 dias para serem aprovadas e publicadas. Neste momento, temos mais de 1500 perguntas em fila para serem lidas, aprovadas e respondidas. Infelizmente, é humanamente impossível responder a todos, por isso, selecionamos diariamente apenas um percentual dos comentários para ser publicado. Lamentamos se a sua pergunta não for selecionada.

Não fazemos consultas nem opinamos sobre casos pessoais pela Internet. Antes de enviar uma pergunta ou comentário, leia atentamente as REGRAS DO SITE para entender os nossos critérios de seleção.

Para que possamos dar prioridade aos textos menos comentados, encerramos temporariamente a seção de perguntas dos artigos com mais de 400 comentários publicados. Agradecemos a paciência e a compreensão.
  • Leley Babystardoll

    Minha Mãe reclama muito que quando toma os diurético ela sente muitas cambras o que ela pode fazer para melhorar?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Talvez os diuréticos estejam mal indicados ou em excesso. Talvez a sua mãe tenha que se hidratar melhor também.

  • fernanda

    Dr.Pedro anticoagulantes podem ajudar a dar cãibras?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não encontrei estudos que digam isso.

  • Nubia

    Dr Pedro estou om problemas de caimbras as 5 da manhã e será que excesso de peso tem haver? Pois eu tomo remedio pra depressão e não me encaixei nos descritos acima.Desde já agradeço.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      É possível que a obesidade tenha relação.

  • Renato Alexandre

    Tenho bastante problemas com caimbras, minha mãe já tem o mesmo problema até acredito ser hereditário. Gostaria de saber qual o profissional de saúde devo procurar para que possa fazer uma investigação sobre o problema.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Comece pelo clínico geral.

  • Fabiana

    MInha mãe tem 60 anos e tem caimbras fortes na coxa.Você vê até o musculo alto,parece que quer saltar fora da pele.Isso ocorre muito a noite e ao se deitar.Como ela deve proceder ou o que tomar,pois ela anda sofrendo muito.Parece contusão de jogador de futebol.Nunca vi isso e ninguém descobre o motivo

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Existem dezenas de causas para câimbras. Sem investigar a causa da sua mãe não dá para tratar.

  • vanesa silva

    câimbras podem ter relação com injeções anticoncepcionais?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não costuma ter.

  • Vitoria Kaila

    Olá meu nome é Vitoria, tenho 15 anos. Eu tenho caimbras 5 vezes seguidas em menos de 10 minutos isso é normal?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Com que frequência isso ocorre?

  • Pedro

    Tenho 18 anos e por vezes sofro de cambrias durante a noite, obrigado pela informação!

  • Marcia

    Boa tarde!

    Gostaria de saber se é normal continua sentindo dor, apos te câimbras na Panturrilhas, já vai fazer uma semana e ainda estou sentido dor, incomoda muito ao caminha.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Você deve ter feito uma contratura ou outra lesão muscular no momento da câimbra. Por isso ainda dói.

  • Lucimar

    Agora com essas dicas para evitar as cambras noturnas vou tentar seguir a risca e parar de fofrer a noite.

  • Renata

    Dr., estou fazendo um tratamento com metotrexato para AR. Tenho tido pelo menos uma vez na semana câimbras muito forte na panturrilha que fica dolorida no dia seguinte. Teria alguma relação com a medicação?

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Pode ter.

  • vagner

    Por duas vezes senti câimbra noturna muito forte, nas duas ocasiões eu havia chegado de uma pescaria em alto mar daquelas em que você fica por volta de 18horas no barco, e grande parte do tempo sentado no banco do barco.. e sem dormir, e outro fato ingerindo cerveja durante a pescaria e muito pouca agua.
    tenho 39 anos.
    devo procurar um médico?

    • Eliana R.Pires

      Bom domingo, gostei das informações, já tinha certeza de que um dia teria consequências de cãimbra nas mãos. Há anos faço reposição para tireoide, tenho síndrome do túnel do carpo bilateral e hipertensão controlada. Já sou uma estudiosa nas doenças crônicas que se instalaram, mas não deixo me abater, mantenho ativo e disposta, trabalho, estudo, caminho e cuido do lar. Estou tomando medicação anti inflamatório, fisioterapia… Me incomoda a madrugada dor e cãímbra nos dedos polegar,indicador e 3ºdd. Meu médico já tentou operar, eu não quero, a anestesia é geral. Isso não me agrada.

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Acho que você mesmo já descobriu o porquê de ter tido câimbras.

  • Geovane Cardoso

    Olá.
    Toda vez que eu faço abdominal sinto cãibras fortíssimas. Eu já operei de apendicite, e formou-se um queloide, será que é por isso que sim cãibra depois de fazer abdominal?

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      O queloide é uma cicatriz na pele, não tem a ver com o músculo.

  • Camila Alve Tatajuba

    Como tratar câimbras, quando se utiliza “Broncodilatadores para asma, como Salbutamol”

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Se a causa das câimbras for um medicamento que não pode ser interrompido, não há muito a fazer. É tentar seguir as outras dicas para amenizar o quadro.

  • Gerci

    Bom dia
    Desde criança sofro com muitas câimbras e nunca soube o que fazer. Pois tenho câimbras mesmo quando estou em repouso. Qual especialista devo procurar?

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Pode começar por um clínico geral.

  • vanice

    Boa noite
    estou tendo muita caimbra abdominal, a dor e muito intença o que devo fazer

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Se as dicas do texto não ajudaram, procure um médico para que ele possa investigar a causa.

  • talita tiegs

    oii dr, sou atleta de natacao.. tive que ficar uma semana parada pro causa da gripe e sinusite, uma semana de cama sem exercicios, voltei aos treinos normalmente, n paro que ter câimbras, tenho o tempo todo, oque eu posso fazer?tive que cortar derivados do leite tbm, tem algo haver? nunca tive câimbras, quando tinha era raramente.

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Os leites são ricos em cálcio. Teoricamente eles ajudam nas câimbras. A tendência é as câimbras desaparecerem conforme os seus músculos se readaptem a carga de treinos. Dê mais atenção à hidratação e aos alongamentos antes dos treinos.

  • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

    Lúcia, medicina não é adivinhação. Sem te examinar, ouvir sua história clínica completa e pedir exames complementares é impossível saber.

  • rosi

    boa noite dr. estou gravida de 15 semanas estou ssentindo muita caimbra na barriga e na virilha, estou sentindo muita dor de estomago, estou m alimentando cm comidas leve deevido a diabete na gestaçao e minha clicemia sobe muito rapido ja chegou ate 195 e aminima é 134 tem dia q passo a manha tda sem comer nda e sinto q tem uma melancia no estomago dr. por favor m ajude a tirar minhas duvidas obrigado …. abraço…

    • Pedro Pinheiro

      Você não disse quais são suas dúvidas.

  • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

    Procurar uma orientação médico. Comece pelo clínico geral.

  • cleci

    sempre tive caimbras e tenho ainda ..quaando fico com mão muito na água, nos dedos dos pés e té quando me abaixo parece q dá caimbra no estomago… mas realmente não tomo muito liquido, té como babanas mas continuo sempre com câimbras, q devo fazer???
    obrigado!

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Procurar uma orientação médico. Comece pelo clínico geral.

  • ANITA CRISTINA

    Olá ,Dr Pedro!

    Tenho um filho de 14 anos e ele sofre de muita câimbra. São dores insuportáveis ele sofre muito.que médico devo procurar de imediato?A câimbra tem cura?A câimbra tem algo a ver com o peso e idade?Por favor me responda o mais rápido possível pois estou muito angustiada com esse problema em meu filho.Grata ANITA

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Ele deve procurar um clínico geral ou um pediatra que atenda adolescentes. Se as câimbras são intensas e frequentes, é preciso investigar.

  • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

    Não.

  • http://www.facebook.com/elton.vieirasantos Elton Vieira Santos

    Estava com caimbra na perna esquerda meu medico me mandou tomar agua tonica foi tiro e queda!!!!!!

  • tays

    estou gravida e tenho as vezes a noite caibras na pontorrinha chega a fica dolorida o dia seguinte o que faco

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      O texto fornece várias dicas.

  • tays

    estou gravida e tenho as vezes a noite caibras na pontorrinha chega a fica dolorida o dia seguinte o que faco

  • Luiz Carlos Munhoz

    Caro Doutor,

    Minha mulher tem cãimbras noturnas terriveis, normalmente quando exagera nos serviços de casa ou quando fica nervosa por algum motivo.
    Para sua informação ela toma losartana potássica de 50 mg, besilato de anlodipino 5 mh e puran T4.

    Gostaria de saber se esses remédios podem estar contribuindo e se tem alguma coisa que ele possa fazer para melhorar.

    Minha esposa tem 64 anos

  • sandra paula

    Dr. fiz um tireoidectomia total há 7 meses, faço a reposição com puran de 100mg, mas estou ainda tendo muitas cãimbras, queda de cabelo e palpitações… Tem chance da dose estar errada? Qual a forma mais correta de tomar o remédio eu tomo em jejum pela manhã e tomo ca´fé meia hora depois. Obrigada!

  • Katia Costa Fernandes

    Ola, ultimamente tenho umas caimbras no pescoço e ombro lado esquerdo… sao leves e repetitivas tipo 08 vezes por dia… ha 02 semanas comecei nataçao e hidro,, tem alguma relaçao… e’ sintoma de algum problema de saude… obrigada, e fiquem com Deus

  • dynnyc@yahoo.com.br

    Banana não é boa pra cãibra coisa nenhuma, em mim, ela faz é provocar a cãibra. Eu tinha cãibra nas pernas e pés toda noite, so faltava morrer de tanta dor… e eu era consumidora de banana, comia uma todo dia, mas também comia outras frutas… nessa semana fiz um teste, comi apenas banana, achando que alguma das outras frutas estava provocando isso( já que, tinha ouvido falar que banana era boa pra cãibra)… e pra minha surpresa, era exatamente a banana que estava causando cãibra.Não comi mais banana, e as cãibras foram embora. Isso é fato comprovado!!!

  • roberto pinto

    boa noite doutor, tenho um irmão que pesa aproximadamente 98kg e ele tem muitas câimbras nas costelas e no abdome já foi em vários mésicos e eles não sabe o motivo ele esta desesperado pois não sabe oque fazer, ajudme

  • Laércio Ramos da Paixão

    Caro Dr. meu nome é Laércio Ramos da Paixão, tenho 47 anos e peso 95 kg, pratico futebol, comecei a sentir caimbras na BARRIGA este ano, já sentir 05 vezes e dói muito, eu queria saber se é por causa do meu peso e da minha barriga um pouco saliente e se posso com essas caímbras adquirir hérnias.

    obs: meu pai sentia essas caimbras na barriga tambem.

  • lucia fagundes

    Tem câimbras na língua constantemente , pode me dizer o motivo ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Lúcia, medicina não é adivinhação. Sem te examinar, ouvir sua história clínica completa e pedir exames complementares é impossível saber.

  • Meirielle Martins da Silva

    Olá, escrevo por que noite passada pela segunda vez após um bom tempo, senti quando estava dormindo, o nervo da minha perna embolando e levantou um coroço, senti tata dor que gritei, mas depois sumiu e quando levantei pela manha senti a perna dolorida como se tivesse levado uma pancada e n consegui andar direito. O que pode ser isso?

  • debora cristina

    DR. Pedro estou com muita cãibra nas panturrilhas , o que posso fazer pra que essas dores se amenisem?

  • mya maylle

    oi eu to sentindo caimbra na cabeca e iso é isuportavel com faco para ela sumir de minha cabeca eu nao aguento mais ta midando agunia.

  • naty costa

    boa tarde, Dr. Pedro estou tendo caimbras nas pernas não posso mais fazer nenhum tipo de força que logo me vem uma dor na panturrilha e caimbra, teve uma vez que meu musculo entortou oque pode ser issu, por favor me ajude estou desisperada ??

  • http://profile.yahoo.com/3HOPORIID4BCDAY4AYX7TJKSLU Deilson

    Bom dia!

    Tenho 34 anos e gostaria de saber por que sinto caimbra com bastante facilidade nas pernas(Batata e coxas)?Isso deve-se a problema de coluna,pois tenho ernia de disco.

    Desde ja agradeço.
    Deilson Gomes.
    deilsongcampos@yahoo.com.br

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Pode ter relação.

  • http://profile.yahoo.com/3HOPORIID4BCDAY4AYX7TJKSLU Deilson

    Bom dia!

    Tenho 34 anos e gostaria de saber por que sinto caimbra com bastante facilidade nas pernas(Batata e coxas)?Isso deve-se a problema de coluna,pois tenho ernia de disco.

    Desde ja agradeço.
    Deilson Gomes.
    deilsongcampos@yahoo.com.br

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode ter relação.

  • http://twitter.com/Havasth José Carlos Peleck

    Bom dia.
    Meu irmão esta com dores muito forte na região do estomago, as vezes trava as pernas dele e a urina esta muito amarela,o que pode ser?

  • http://profile.yahoo.com/PQOGI2OD46CW4S2JTHKDLNWQWE Katia

    Olá Dr. Pedro, primeiro quero lhe parabenizar pelo seu curriculum, não pelo status que representa, mas pela ciência estudada à serviço de uma sociedade, obrigada! Costumo ter câimbras noturnas sempre no período menstrual, fico curiosa quanto a isto. Grata pela atenção.

  • ReMartins

    Geralmente, costumava sentir cãimbras noturnas na panturrilha quando passava períodos sem fazer exercício físico. Elas logo desapareciam quando eu voltava a fazer musculação.

    Mas, de uns tempos para cá, mesmo fazendo exercícios, voltei a sentir cãimbras na panturrilha durante a noite ou quando eu acordo pela manhã, ao me espreguiçar na cama.

    Aproximadamente nesse período (não tenho certeza), iniciei tratamento para SOP e estou fazendo uso do medicamento Espironolactona 25mg. Será que ele pode ser a causa?

    Além do desconforto provocado pela cãimbra, ela traz alguma consequência mais séria para o músculo afetado? De forma que eu deva procurar minha endocrinologista e verificar a possibilidade de troca de medicamento?

  • Roseany

    Dr. Pedro , bom dia.
    Minha mãe tem 72 anos , tem uma saude ótima , toma apenas rémedio para pressão e para tireoide , porém de uns dias pra ca , vem reclamando de caimbras durante a noite , ela diz que essa caimbra começa no femur e vai ate a panturilha , o que seria a causa provavel desse encomodo.

  • Alupson

    Dr Pedro, Boa Tarde.
    Estou no momento enfrentando crises de câimbras na panturrilhas e nos pés, principalmente a noite.
    Estou há 6 dias com uma crise intestinal (diarréia) e para o Sr ter uma idéia verifiquei que “emagreci” quase 7 Kg.
    Sou um operado da cirurgia bariátrica. Estou num peso legal (IMC em torno de 28). Isso antes da crise instestinal. Ainda não fiz as contas do meu IMC, porém, sei que seria um dado falso, já que estou eliminando água e outras coisitas.
    Estou fazendo a ingestão de soro, replofor e luftol. Faço ainda a ingestão de Cálcio e MAgnésio (bariátrica) e só…
    A minha frequencia de atividades físicas se restringem a 3 ou 4 vezes por semana, numa caminhada de 1 hora. Tenho 55 anos e uma vida trnaquila, com uma boa família.Ou melhor: não tenho estresse.
    Voltemos as câimbras, que não é um episódio que surgiu com a infecção infecção intestinal, porém, foi agravado.
    O que faço para acabar com essas câimbras ?
    Obrigado, Lucas

    • PriCunha

      Olá, tudo bem?
      Também sou operada de redução do estomago na tecnica duodenal switch modificada e, tenho horrorosas caimbras…tem noites que tenho por volta de 6 vezes, e no outro dia….ai….como a perna doi…..já perguntei para o meu médico e o mesmo me disse que dentre todas as experiencias, eu sou a segunda paciente que reclama das caimbras….me recomendou o uso de calcio continuo, o que não consigo fazer devido a produção intensa de calculo renal que insiste em me acompanhar. Lhe peço a gentileza que se encontrar um tratamento que amenize as crises, por gentileza me avise, pois é uma sensação horrorosa que me acompanha quase todas as noites.

      Priscila

  • http://profile.yahoo.com/4D5JKUXVMCLQXVXQYBTEU2TBVI Sonia Martia Costa

    tenho muita caibrã nos pes e pernas. fui operada de canal estreito mas infeslimente precisou tirar os pinos sofro muito. Preciso fazer outra cirugia para colocação dos pinos isso ´é verdade?
    obrigado

  • gfpm

    Boa tarde doutor,eu tenho só 12 anos e geralmente quando eu estou dormindo sinto muitas dores nas panturrilhas ou na coxa.
    Como eu ainda tenho 12 anos,será que você tem algum tipo de tratamento diferente para mim prevenir isso?
    Obrigado,Guilherme Farto…

  • 28karla

    Boa tarde, vi no texto sobre caimbra, falando em pessoas com hipotireoidismo. Eu sinto muita caimbra na mão direita e tenho HIPERTIREOIDISMO, tem aluma relação com as caimbas que sinto?
    Quando seguro alguma coisa por mais tempo ou até mesmo parada, minha mão direita dá caimbras.
    Alguma explicação doutor?
    Obrigada
    Karla Pereira

  • http://twitter.com/larahmorganna1 larah morganna

    Nossa!
    Eu sinto caimbras noturnas e esse site me explicou as causas e como evitar e ainda como cuidar!
    Esse site é perfeito!

  • Naja Fenix

    Vim procurar os motivos para tantas caimbras, verifiquei que sendo renal crônica e fazendo hemodiálise tenho as câimbras, Também me foi útil para entender minhas câimbras noturnas, nos pés, pernas e tõrax. Minha busca teve êxito. Obrigada. Naja

  • Naja Fenix

    J. Morales – vim saber os motivos da câimbra, como faço hemodiálise entendi porque tantas câimbras, o artigo foi muito revelador, inclusive para minhas câimbras noturnas. Obrigada, ajudou-me bem.

  • http://profile.yahoo.com/PRG2ON6N36I5KCJIZ7JOL46OQQ M Melo

    Bom dia!
    Caro doutor, todas as vezes que busquei informações aqui encontrei e tem sido de grande utilidade. Muito obrigado!!
    Macone Melo

  • Alkardz

    Caro Dr. bom dia, sou o André Luiz Cardoso e preciso de ajuda e não sei a quem recorrer, minha Mãe sofre muito com caibras noturnas, e eu consequentemente sofro também por não poder fazer nada. Ela tem 62 anos de idade, e vê-la chorando por causa de dores fortíssimas provocadas pelas caibras tem sido muito difícil. Outro sim, ela é bem teimosa no que diz respeito a procurar ajuda, espero que o sr. Dr. possa me ajudar, aconselhar, dar alguma dica de tratamento. Não o que fazer mas preciso fazer alguma coisa.

  • Rosi

    Bom dia…..resolvi procurar na internet informações sobre câimbra por eu ter com certa frequencia a noite e achei sua matéria ….o ano passado tive uma crise aguda no nervo ciatico depois descobri que tenho hernia de disco, achei que tivesse alguma coisa relacionada com esses problemas ….quero procurar um especialista que possa me ajudar, qual seria??

  • Frededericogobbi

    Caro Dr. Pedro, prazer em conversar contigo e obrigado pela opourtunidade.
    Bom, meu nome é Frederico tenho 34 e tenho umas duvidas e gostaria de compartilha-las contigo.Tenho cãmbras noturnas, não com mta frequencias, mas no ultimo mês tive por tres veses, gostaria de saber o q posso fazer para previni-las, só pra vc term uma idéia de minha saúde atual, faço atividade física (musculação) todos os dias, no periodo da noite (19hs) após um dia de trabalho, este que realizo mto tempo sentado, porem após atividade física caminho a pé por uns 20min até minha casa, gostaria de saber o devo fazer para evitar esta cãimbras noturnas? mais alongamentos, ingerir mto liquido, comer mais banana e etc.
    mto obrigado pela atenção.

  • Waldemar de Carvalho

    Boa tarde Dr.Pedro,no mes passado,dia 27 de Setembro eu tive um problema que eu confesso,achei que eu não ia suportar o problema,comecei a sentir uma dor que foi aumentando repentinamente na região do Abdomen,barriga,estomago,toda a região ficou dura como se fosse uma caimbra,eu não aguentava de tanta dor,escurecia a vista e eu desmaiava,perdia os sentidos por alguns minutos,eu não conseguia respirar,eu tive uma sequencia de tres mau subitos desses,muita dor,a regiao do abdomen ficava toda dura,escurecia a vista e desmaiava novamente,me levaram para o pronto socorro e no percurso desmaiei novamente,quando acordei ao meu redor estavam medico e enfermeiros,aplicação de soro,oxigenio e medicamentos.Os medicos não souberam dizer o que tinha acontecido,fizeram varios exames de sangue,radiografia,e nada foi constatado,agora estou fazendo mais alguns exames em um Clinico/Gastro para tentar descobrir o meu problema,poderia ter sido uma caimbra ?Obs:Eu tenho um primo que ja teve uma caimbra na barriga com os mesmos sintomas.

  • Janderleide de Sá Medeiros

    Dr. Bom dia! Gostaria de saber se caimbra no braço, tem a ver com problema de coração ?

  • Ronilda

    Dr. Pedro. Minhas câimbras estão cada vez mais frequentes. Começaram no estomago e são piore que uma contração de parto. Agora além desta, elas dão nas panturrilhas das duas pernas e abaixo e nas costas, conforme levanto o braço. Tomo verapamil para a pressão, como banana todos os dias. Meu cardio e meu clínico, não me dão a solução.O que faço, ou melhor qual o médico para tratar este tipo de problema.
    Se puderes me enviar a resposta por e-mail, te agradeço.

  • Rosane

    Dr. boa tarde,

    Acredito que o que tenha lido me ajude a entender um pouco sobre essas cãimbras horríveis na região do abdômen e as veias do pescoço, uma coisa que nunca senti, após o diagnóstico de anemia, acredito que justifiquei o fato de me sentir desidratada…vou tomar cloreto de potássio pra ver se consigo melhorar um pouco.obrigado.

  • Anonymous

    Esse post fala de como tratar cãimbra e tudo o mais, mas gostaria de saber o que se deve fazer no momento que se têm a cãimbra… Principalmente nos dedos do pé. Obrigada!

  • Celsozanelato

    minha mae tem muita caimbra sempre que ela fas uso de alimentos relacionado ao milho ,tipo fuba broa, bamba de couve, e nao sabemos o que faser ela tem 74 anos e fas uso de remedios para asma . o que faser?

  • Silvana Rodrigues

    só quero deixar aqui o meu agradecimento, iniciei ontem o uso de sabultamol e tive uma crise de caimbas horrível, cheguei a pensar que poderia estar a bira de um infarto,a leitura desse artigo me tranquilizou e agora sei q é efeito do medicamento. Muito obrigado Doutor!! me ajudou muito!!!

  • Marilene

    Boa tarde Dr.,trabalho seis horas diárias,sentada,chego em casa tudo isso correndo,limpo a casa,vou para a academia,faço alongamento,tb,esteira e flexoes,mas essa dor não passa,tudo com acompanhamento do instrutor o que faço para melhorar,por favor.

  • Rogerio

    Boa tarde doutor. Sempre tive muito problema com câimbras na adolescência. Lembro-me quando criança ter de usar uma palmilha especial devido minha pegada ser “pra dentro”. Agora estou com 35 anos, e não consigo fazer uma simples caminha de 200mts que minha batata começa a doer muito. Será que tem alguma coisa a ver com essa minha pegada? O que o sr aconselha? Abs Rogério

  • Ravenalago

    bom dia medico eu queria saber se banana tira caimbras no pe doi demais ai eu choro como tira essas caimbras doi demais ate se voce mecher me ajuda medico por favor tchal medico se me ajudar ficarei agradeçida

  • bruno

    DR pedro estou fazendo academia , qndo fiz pernas deu caimbra na primeira vez q fiz , a segunda em diante faço e n sinto mais caimbraa isso é por causa dos exercicios q ajudan ass: bruno

  • Evandro

    posso publicar o artigo no meu website pessoal, citando a fonte (site e autor)?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim, mas não se esqueça de por um link para a página original, por favor.

  • http://profile.yahoo.com/Y5NFG34RSKH6BLNQ4ETJJOQEOQ simoni

    Eu acredito que vc pode continuar comendo a sua todo dia que o seu problema de intestino não tem a ver com o consumo delas. A maioria dos médicos não entendem de alimentação e sabem causar as doenças que as pessoas têm.

  • maria das graças nascimento

    eu atualmente estou tendo muitas caimbras durante a noite, atualmente eu estou trabalhando sentada e em pé e não estou fazendo nenhuma atividade física, estou super interessada a voltar a fazer pois eu sei que vai melhorar muito a minha circulação e a minha aparência com relação o corpo.

  • Jusci

    Olha Dr. Pedro, tinha caimbra na panturrilha da perna direita, sabe. Eu comia banana todos os dias no meu desjejum, então parei de sentir, mas como tenho problemas intestinaism meu médico gastrologista me instruiu a parar de comer para ter uma vida melhor, então as caimbras voltaram.

    E agora o que eu posso fazer para deixar de ter caimbras ?
    Atualmente estou comendo meia banana quando posso comer, o problema é que não devo comer todo dia, e aí o mais pode me ajudar alem de comer banana ?

    • Ravenalago

      bom dia medico eu queria saber se banana tira caimbras no pe doi demais ai eu choro como tira essas caimbras doi demais ate se voce mecher me ajuda medico por favor tchal medico se me ajudar ficarei agradeçida

  • mussulini valerio

    Bom dia doutor.
    poderia me informar porque tenho caimbra na sola dos pes e quando piso parece que tem uma bolas de gude (bilosca), nas solas dos pes.
    sou hipertenso e tomo nifelat e diuples.
    sera que pode ser umas das causas.
    agradeceria uma resposta, pois afinal uma caimbra a noite so a noite deitado e um desconforto e uma dor terrivel.
    o dedao parece que vai subir em cima do indicador. kaka.e estranho
    nao desejo isto a ninquem
    pois e horrivel.
    meus exames estao bom , e agora começou a aparecer esta coisa em mim.
    tenho talasemia tambem.

  • Lorena

    Boa tarde, tive caimbras durante a madrugada na panturrilha, sendo que a mesma ficou dolorida durante todo o dia. Isso é normal??? Agradeço por algum esclarecimento.

  • Rosi valotta

    bom dia, já faz algum tempo que tenho caimbras, não só noturnas fui ao ortopedista e ele disse que era falta de alongar, pediu que eu fazer alongamento duas vezes por dia, mesmo assim elas continuam…eu tenho hipotireoidismo mas tomo reposição do hormonio e faço regularmente exame, esta controlado…sou dona de casa e faço caminhada…não sei mais o que fazer, pois fico com a perna dolorida o dia inteiro…se o Dr. puder me ajudar indicando um especialista agradeço

  • Luiz Junior

    eu estou com uma sensacao de caimbra na face, nas maças do rosto abaixo das olheiras…oq pode ser isso ?

  • Antonio_carreiro

    maria tenho caimbras nas pernas de cima sinto o musculo deslocar se para outro lado e muito deloroso o que posse fazer

  • NELSON LENHARI

    EU TENHO CÃIMBRAS DESDE CRIANÇA, O QUE COMI DE BANAS PARA CÃIMBRAS É DE MAIS, MÁS NÃO RESOLVEU NADA, SE SURTISSE EFEITO EU NÃO TERIA MAIS CÃIMBRAS, E SE TIVESSE CURA OS JOGADORES NÃO TERIAM CÃIMBRAS.

  • Mariana

    A câimbra tem quais consequências se as pessoas não procurarem um médico?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Na maioria dos casos não acontece nada. A única questão é que, eventualmente, as câimbras podem ser um sinal de alta para alguma doença.

  • Ana Claudia Soares de Oliveira

    Bom dia, estou gravida de 35 semanas a 1 mês estou sentindo câimbras na mão direita quando faço exercícios físicos sinto dores fortes e perigoso na gestação e perder meus movimentos da mão aguardo respostas grata.

  • fabiano

    olá DR , ESTOU Fzendo nataçao e estou tendo cainbra na panturilha esquerda e tambem nas costas nas dorsais,faço o uso de sibutramina 15mg uma vez ao dia,pode estar relacionado? obrigado e boa noite

  • Geisielearaujo

    tem dois dias que tenho cãibra em parar que medico eu procuro.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Comece pelo clínico geral.

  • Erikabtp

    TENHO CAIMBRA NO ABDOMEM SEMPRE QUE FAÇO ABDOMINAL …..O QUE FAZER PARA MELHORAR

  • Litacmaccari

    Tenho câimbra noturna nos dedos dos pés e na parte côncava do pé às vezes chega a etortar os pés

    • Lucia Verza

      sou diabetica tomo insulina novomix e comprimido glibencamida, ipertensa tomo lozartana

      a 1 ano estou sofrendo muitas crises de caibra crises insuportaveis em meus pes pernas endurece os dedos e ficam endurecidos chego a chorar estao cada vez pior me ajude por favor o que devo fazer obrigada

  • Evelyntavares101

    É normal ter câimbras na nuca?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      É possível ter câimbras em qualquer músculo esquelético.

  • Brustolin Rodrigo

    Sinto dores repentinas semelhante a cãimbra em algum músculo na parte de trás da cabeça perto da nuca. O que pode significar

  • Mari

    Olá! Boa Noite!
    Bom eu tenho  hérnia de disco com estenose e espondilose com alguma coisa degenerativa… não me recordo o termo específico…
    Por recomendação médica estou fazendo hidroterapia, mas na última sessão tive uma crise de câimbra na perna esquerda que rapidamente se alastrou para o corpo todo ( braços, pernas, abdômen, pés,  mãos, pescoço e até na face) após as crises sinto a musculatura fraca… confesso  que estou um pouco assustada, pois nunca senti isso antes… queria saber se problema de coluna também causa câimbras, já que os médicos dizem que tenho a musculatura das costas curta.

  • Odissea

    Boa noite meu nome é Odisséa,meus esposo tem caimbra com muita frequencia na perna ,pé nas coxas enfim tem vez que vem juntos, em todos lugares . gostaria  de saber se existe um tratamento específico para caimbra.

  • Cristinatoledo20

    eu tenho caimbra
    na perna direita nao  e sempre , mas de uns dias pra ca  ta dando constante so  para quando eu coloco meias grossas as caimbras sao da batata da perna pra baixo. eu sou deficiente fisica da perna esquerda, entao   todos  meus movimentos sao sempre com a perna direita.  eu me movimento muito. tenho hipertireidismo, sou hipertensa  tomo medicaçao  controlada.

  • Zilma201101

    eu tenho caimbra tds os dia noa pés o que eu tenho que fazer.Obrigado

  • marly

    como devo “alongar” o músculo após uma cãimbra? toda maneiras que mexo parece piorar, esfregar álcool ajuda?

  • Marciano Pereira Mendonça

    Sou diabetico a quatro anos, pós tx hepatico. Faço uso do imuno-supressor tracolimus e uso insulina lantus 36 ui + humalog até 6x vezes ao dia, alem de medicamentos anti-hipertensivos. Faço acompanhamento com endroquinologista na Santa Casa e sobre o tx no Albert Ainstein pelo SUS. Gstaria de saber porque não controlo a DM e as Cãimbras noturnas: O que devo fazer? Sinto dores no peito, nas costas, pernas, braços,urino demais; tonturas,hipodermia,hiperdermia. E ainda tenho o virus C, uma vez que não foi erradicado com as vacinas. 
         Atenciosamente  Obrigado.

  • Rosangela pereira

    Boa noite ,meu nome é rosangela ,conheço duas pessoas que tem muitas câimbras ,uma é meu marido que faz hemodialise e a outra é minha vizinha que também tem muitas câimbras as causas ainda estam estudando ela está fazendo alguns exames.

  • silvana

    Estou tendo caimbras a noite e tb muito inchaço nos tornozelos, qual desses medicamentos pode ser a causa?:

    Atensina 0,100mg/ 2Xdia
    Hidroclorotiazida  25mg/dia
    sinvastatina 20mg/dia
    Losartana 50mg/ 2Xdia
    Alodipino/dia

    obrigada,

    Silvana

  • Claudia Regina Ocelli Oliveira

    Dr. Pedro, boa tarde, queria perguntar-lhe se existe a possibilidade de se ter caimbra no estômago? tem duas semana que venho tendo esta dor horrível na boca do estômago, parece que estou sendo esmagada, marquei gastro, perguntei ao meu cardiologista, e ele disse que era caimbra, não achei ainda um artigo que fale de caimbras no estômago, tomo furosemida e valsartana. o que pode ser . agradeço pela ajuda.

  • luz

    a noite passada minha mãe sntiu uma caimbra muito forte  na hora da dor  oque fazer

  • Iracemasatelles

    Sinto caimbras na cabeça, passei no médico, ele não pediu nenhum exame. Disse que era os nervos.
    E me passou um injeção, para tomar uma por semana, chmada Rubranova.
    O que será essas caimbras?

  • 12345

    Onde vc anda colocando a banana? Se comê-la como uma pessoa comum, ou seja pela boca, a dor pára.

  • Fabio da Silva Santiago

    ninguém, exceto pacientes com insuficiência renal, pois a banana oferece uma uma substancia que o rins debiltado não consegue processar.

  • Fabio da Silva Santiago

    ninguém, exceto pacientes com insuficiência renal, pois a banana oferece uma uma substancia que o rins debiltado não consegue processar.

  • Clarinha

    Eu tenho caimbrã todas as noites, na maioria das vezes essa caimbra se dá na batata da perna direita, mas as vezes da também no pé que chega até entortar.
    Gostaria de saber qual poderia ser a causa possivel para isso???
    Estou temerosa por medo de ser diabetes, pode ser causa pela diabete?
    Grata
    Maria Clara

  • flordinha

    tenho caimbra na viriha da coixa dos dois lados doi muito nao tem hora depende da posiçao que sento ou que durmo doi tanto que presiso faser massagem  p passar a dor .me disse o que devo faser

  • Anonymous

    Qual médico é mais recomendado procurar para tratar de cãimbras?
    O Ortopedista ou o Fisiologista?

  • Dmontier

    Não sei mais o que fazer, tenho espasmo muscular generalizado em todo o corpo, já fiz um monte de exames tipo: calcio,potassio, magnesio e etc… Tb fiz de herpes e consta que eu adquiri o herpes, não sei se tem alguma ligação, só sei que já tenho vontade de me matar de tanto tedio eu falo para meus familiares dizem que é da minha cabeça, mais quem olha vÊ a olho nu!! Não sei mais o que faço tem algum anjo que possa me ajudar?!…   email: dmontier_discipulosdaluz@hotmail.com    ainda acredito em medicos que lutam pela vida. São poucos mais existem!!

  • Jose Luis martins

    Eu tenho caimbrã todas as noites, na maioria das vezes essa caimbra se dá na batata da perna direita, mas as vezes da também no pé que chega até entortar.Gostaria de saber qual poderia ser a causa possivel para isso, sendo que  ja tive infarto e problema renal com extentil na arteria coronaria e renal
    Leia o texto original no site MD.Saúde: CÂIMBRAS | Causas e tratamento http://www.mdsaude.com/2008/10/cimbras.html#ixzz1zsvgVLKd

  • Ramonlemao

    Normalmente isso é falta de exercicio e de agúa

  • Reinan de almeida cardoso

    tenho espasmos musculares no primeiro dedo depois do dedao como faço para parar

  • Edjane

    meu esposo tem caibras muito forte é ja teve tres dismaos depos de ter caibras.  obs ele é diabetico o que fazer ?meu imeio e. edjanenoi@gmail.com

  • Ronaldochagas15

    tenho caimbrã quando estou pilotando motos, o que faze?

  • Osvaldo

    minhas caimbras acontece muito quando estou dormindo ou dirijindo, afeta mais a sola dos pés e batata da perna, banana não resolve

  • July Mary

    O artigo está ótimo. Muito obrigada. 
    Tenho câimbras sem saber quando elas virão e quando chegam, é desesperador, pois fico impossibilitada de dar um passo. E à noite, dormindo, vêm em forma de calafrio do pé até a coluna. Os exames de ressonância no pé e na lombar deram normal. E agora? Andar é bom?
    Estou tomando Lyrica 75 mg há 10 dias, tive grande melhora. Vou ficar dependente deste remédio?

  • lupinni

    Olá doutor,
    tenho tido caimbras abdominais….qual a causa? Já fiz histerectomia por causa da endometriose mantendo trompas e ovários…. a mesma poderia estar voltando em outros orgãos? Grata.

  • Agnaldocasquilho

    Minha esposa toma remédio para atrite, será o remédio forte a causadora das câimbras?

  • Ana cleide

    toda vez que como banana ,no dia seguinte as minhas pernas doi muito, gostaria de saber porque isso acontece.

  • Bosta

    noobes

  • Clarinha

    Eu tenho caimbrã todas as noites, na maioria das vezes essa caimbra se dá na batata da perna direita, mas as vezes da também no pé que chega até entortar.
    Gostaria de saber qual poderia ser a causa possivel para isso???
    Estou temerosa por medo de ser diabetes, pode ser causa pela diabete?
    Grata
    Maria Clara

  • Cristinatoledo20

    eu tenho caimbra
    na perna direita nao  e sempre , mas de uns dias pra ca  ta dando constante so  para quando eu coloco meias grossas as caimbras sao da batata da perna pra baixo. eu sou deficiente fisica da perna esquerda, entao   todos  meus movimentos sao sempre com a perna direita.  eu me movimento muito. tenho hipertireidismo, sou hipertensa  tomo medicaçao  controlada.

    • Alanlima

      Voce toma leite? Procure tomar leite sem lacrose ou substitua por leite de soja. Est é mais uma das mudanças na alimentação. Este compartamento redusio em 90% as minhas caibras.
       Alan Lima

  • Alisson lima

    eu tenho caibra todo dia de noite como banada todos os dias quee minha mãe comprar faso exercisios fisicos alongamentos mas sempre tenho caibra na cocha e nos pés e´muito ruim dura horas para pasar a dor e se eu se move muito ela vouta …>:(

  • Odissea

    Boa noite meu nome é Odisséa,meus esposo tem caimbra com muita frequencia na perna ,pé nas coxas enfim tem vez que vem juntos, em todos lugares . gostaria  de saber se existe um tratamento específico para caimbra.

  • Flávio Araújo

    Flávio , gostaria de saber que tem  caimbrâs, pode efluênciar para uma futrua trombose ou não?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não, a câimbra não aumenta o risco de trombose.

  • Marileneflora

    tive trombose estou tomando varfarina ja tem seis meses ultimamente tenho tido caimbra na coxa.adorei o artigo muito bom

  • Gabriel Bereza

    Parabêns pelo artigo, Tenho pouca idade e até agora não sabia muito sobre o assunto, Obrigado.

  • alexandra

    Oi Dr (a) ou Dr (o) tudo bem?
    Me chamo Alexandra e ja Tem uma semana que estou com um sintoma tipo caimbra no meu pé esquerdo na parte de cima de vez enquando eu tento cocar o meu pé e sinto tipo uma formigacao , faco exercício todos OS dias e ja faz mais de ano , mais confesso q um tempo para cá tenho puxado mais nos exercícios, pode ser por isso?

  • Agnaldocasquilho

    Minha esposa toma remédio para atrite, será o remédio forte a causadora das câimbras?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Depende do remédio.

  • Rosangela pereira

    Boa noite ,meu nome é rosangela ,conheço duas pessoas que tem muitas câimbras ,uma é meu marido que faz hemodialise e a outra é minha vizinha que também tem muitas câimbras as causas ainda estam estudando ela está fazendo alguns exames.

  • Rosi

    Bom dia…..resolvi procurar na internet informações sobre câimbra por eu ter com certa frequencia a noite e achei sua matéria ….o ano passado tive uma crise aguda no nervo ciatico depois descobri que tenho hernia de disco, achei que tivesse alguma coisa relacionada com esses problemas ….quero procurar um especialista que possa me ajudar, qual seria??

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Neurocirurgião.

  • Anonymous

    ola.Dr.meu nome marcos tenho 39anos no dia 14/04/12 deu minha um forte caimbra que não consegui andar,fizer alguns exame causou colesterol alto e dela para cá, as minha pernas continua doendo o que fazer para melhora.deste ja muito obrigado.

  • Anonymous

    Qual médico é mais recomendado procurar para tratar de cãimbras?
    O Ortopedista ou o Fisiologista?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Depende da causa da câimbra.

  • Anonymous

    Gostaria de saber se esse Magicramp é realmente bom!!!
    O senhor o conhece? Poderia me dar alguma informação sobre ele?
    Obrigada!

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não conheço.

  • Anonymous

    Esse post fala de como tratar cãimbra e tudo o mais, mas gostaria de saber o que se deve fazer no momento que se têm a cãimbra… Principalmente nos dedos do pé. Obrigada!

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      É preciso alongar o músculo acometido.

  • Andreza Lins

    Dr. Pedro, Boa Tarde! Venho sentindo muitas câimbras.. Meus dedos do pé ficaram uns para cima e outro para baixo e não consegui movimentar por um tempo, senti muita Dor, deu 3 vezes seguidas no mesmo dia. No outro dia senti no meu braço e depois na minha panturrilha. Estou assustada! Pois as câimbras so estão acontecendo do lado direito. O que devo fazer? Obrigado. Ficarei esperando sua resposta.

  • Claudia Regina Ocelli Oliveira

    Dr. Pedro, boa tarde, queria perguntar-lhe se existe a possibilidade de se ter caimbra no estômago? tem duas semana que venho tendo esta dor horrível na boca do estômago, parece que estou sendo esmagada, marquei gastro, perguntei ao meu cardiologista, e ele disse que era caimbra, não achei ainda um artigo que fale de caimbras no estômago, tomo furosemida e valsartana. o que pode ser . agradeço pela ajuda.

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não existe câimbra no estômago.

  • Eliana barbosa cotrin

    sinto câimbras na panturrilha no período noturno , as vezes mal consigo andar no dia seguinte o que devo fazer ? 

  • Catalinamontania

    minha irma de 65 anos tem caibra no peito esquerdo , ja teve cancer de mama e precisou fazer cirurgia para a retirada da mama,isso há 20 anos , tres meses atras fez cirurgia do coracao, colocando 3 pontes de safena e mamaria. sempre teve caibras, passa uma temporada sem ter, depois comeca novamente,é um sofrimento, e o pior nenhum médico até hoje conseguiu medica-la corretamente, alias nem se sabe a que especialista levá-la.encontrei este site que muito apreciei,gostaria de receber orientacoes. grata.catalina

  • Uen

    sinto espasmos e reações involuntárias como formigamento dores , como a sensação de sair de uma crise de câimbra , sem ter sentido câimbra… constantemente..

  • Jean

    Veja o vídeo em cima dessa pagina.

  • Jmwilvers

    Já experimentou o MAGICRAMP? 

  • Dezalessa

    Eu sinti uma cãibra na parte de dentro da perna e no outro dia ficou muito doloria e pessada e no outro dia roxa isso e normal?

  • Danilo Amaral

    Olá Dr. Pinheiro!
    Tenho cãibras noturnas e diurnas, inclusive dirigindo. Tenho stends na artéria femoral superficial no segmento distal nos 2 M.Is., mas creio que as dores possam ser atribuídas a musculatura (dirijo com o banco do carro bem recuado e na ponta dos pés…). De uns 4 dias para cá tenho sentido muitas dores na panturrilha esquerda e ttenho medo de ser alguma distensão. Meu médico vascular está na Europa e gostaria de sua opinião.
    Obrigado por tudo!
    Abs,
    Danilo Amaral. 

  • Anonymous

    Gostaria de parabenizar o forma didatica dos textos.Sao objetivos e de facil entendimeto. Nao conhecia o site. Parabens.

  • Sarahxabude

    minha avó sente muitas caibras nas maos.
     
    oque faso para ajuda-la?

  • Ju_xs

    Minhas cãibras na maioria das vezes é na panturrilha e à noite, e é tão forte que no dia seguinte mal consigo pisar, porque isso acontece? Procuro tomar água de coco porque dizem que é bom, é verdade?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Você pode estar fazendo lesão no músculo durante as câimbras. Água de ccoco pode ajudar, sim.

  • Ronaldo

    Fico massageando até passar a dor

  • Adrianagr31

    mim preocupo com minha mãe ela tem 76 anos e passa noita acordada com caimbra o que devo fazer para ajuda-la

  • Adrianagr31

    mim preocupo com minha mãe ela tem 76 anos e passa noita acordada com caimbra o que devo fazer para ajuda-la

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Procurar ajuda médica.

  • Tiaelorica

    Achei a explicação muito esclarecedora, não sabia que esse problema poderia ter tantas causas, pois e agora qual seria o meu caso. Pelo visto não tem tratamento, será que nem mesmo uma pomada para passar no local que aliviasse o espasmo muscular?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não há pomadas para câimbras.

  • Carla

    sempre que estou transando tenho muitas caimbras nas pernas. porque isso acontece?

  • Beatrizmpds

    obrigado pelas dicas, vou tentar e dopois digo e valeu a pena.bmpds

  • Beatrizmpds

    obrigado pelas dicas, vou tentar e dopois digo e valeu a pena.bmpds

  • manoel s silva

    transar dia sim dia nao diminui as caimbras

  • manoel s silva

    transar dia sim dia nao diminui as caimbras

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Nunca li nunhum estudo sobre isso

      • Junior

        sinto muita câimbra no abdome  quando faço abdominais minha barriga fica toda dura parece que vai explodir e sinto falta de ar…sinto muita câimbra nas pernas quando estou dormindo e algumas vezes quando bocejo minha língua trava e da câimbra muito dolorosa…não faço uso de medicamento nenhum me alimento bem e tomo água regularmente…raramente eu adoeço…descarto genética pois meus pais falam que nunca sentiram câimbra…alguém sabe o que pode ser????  

  • tania

    Parabens D Pedro, gostei muiiito de sua explicação foi de grande ajuda. Tenho caimbras noturna. Obrigada.

  • tania

    Parabens D Pedro, gostei muiiito de sua explicação foi de grande ajuda. Tenho caimbras noturna. Obrigada.

  • Pam

    Tenho caimbras constantes nas mãos, pernas e na zona lateral das costelas, não tomo medicação nenhuma o que fazer?

  • Valtermcgol2009

    tomo 5 tipos de remedio para pressão  tenho caimbras constantes brço perna não posso nem ficar c/ a mão para traz q parece q vou estourar de caimbras me ajude por favor

  • silvana

    Estou tendo caimbras a noite e tb muito inchaço nos tornozelos, qual desses medicamentos pode ser a causa?:

    Atensina 0,100mg/ 2Xdia
    Hidroclorotiazida  25mg/dia
    sinvastatina 20mg/dia
    Losartana 50mg/ 2Xdia
    Alodipino/dia

    obrigada,

    Silvana

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Todos eles podem causar câimbras. Discuta essa situação com seu médico.

  • luz

    a noite passada minha mãe sntiu uma caimbra muito forte  na hora da dor  oque fazer

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Alongar o músculo comprometido pela câimbra

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    As estatinas, usadas no controle do colesterol, podem causar lesão dos músculos. Porém, na imensa maioria dos casos o quadro é leve e pode ser controlado com diminuição da dose ou troca por outra droga.

  • angela

    ola ! minha duvida e sobre o medicamento sinvastatina eu faço uso dele a bastante tempo pois sou cardíaca e coloquei um stente recentemente e meu HDL ta dando 29 …eu tomo 40mg todos os dias a mais de 6 meses mas agora to sentindo muitas dores nas pernas na parte de traz bem na curva da perna atras parece que e os nervos que doem … eu li alguns comentarios sobre a sinvastatina e fiquei ate assustada dizem que pode causar atrofia muscular e verdade isso ? se for eu vou parar de tomar imediatamente

  • http://www.blogger.com/profile/04393336581392706630 Dra. Renata Campos

    @Osaias
    Não, câimbras ocorrem em músculos e não em nervos.

  • Osaias

    Existe cãimbra nos nervos intercostais, nos nervos da coluna?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @sandra cristina
    Não é comum, isso não deve ser câimbras.

    obs: mesmo perguntas dentro das regras podem não ser publicadas caso já tenham sido escolhidas as 10 perguntas do dia.

  • sandra cristina

    Perdoe se ultrapassei os limites das regras. Eu li, porém não buscava diagnóstico. Apenas queria saber se é normal ter de vez em quando câimbras nas partes íntimas externas.
    Agradeço desde já.
    abraço!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro
  • sandra cristina

    Por que meu comentário com resposta não apareceu até agora?
    Dr. Pedro, é muito importante receber as respostas sobre comentário postado dias atrás, por gentileza.
    Abraço.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @REBELDE
    Não.

  • REBELDE

    Fui paraquedista Militar, e sou acostumado a exercícios físicos. Hoje c/ menos intensidade.
    Pratico a pesca esportiva de praia e faço caminhada.
    Já me operei de varizes e varicocele.
    Dr. ultimamente tenho tido muitas câimbras nas costas, costelas e atrás das coxas.
    Fiz os exames periódicos, e só acusou um pouco de “triglicerídeo” alto. Teria alguma relação c/ as câimbras?

  • Darlan Kenji Tominaga

    Eu apenas gostaria de parabenizar os médicos Dr. Pedro Pinheiro e Dra. Renata Campos pelo excelente trabalho neste site . Tirou muitas dúvidas minhas com relação ao assunto , creio que muitas pessoas se beneficiarão aqui.
    Deus os abençoe!
    Abraços

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Fabricio
    Não, mas pode causar lesões no músculo.

  • Fabricio

    Drº Pedro Caimbras podem deixar secuelas?

  • ramille gatinha

    isso e muito bom =)

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Márcia
    Não, esse tipo de músculo não tem câimbras

  • Márcia

    Tenho uma dúvida. Podemos ter caimbra no coração?

  • Anonymous

    Oi Dr Pedro Pinheiro!!nessas ultimas semanas venho tendo caibras noturnas e pela manha ao me espriguisar.Sao dores terriveis.Nao sei o motivo dessas caibras,mas trabalho 12h em uma uti.A maior parte em pé.Tem alguma influencia nisso?e tb sou fumante e nao faço exercicios.OBG.Fabiola.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Daniela,
    idosos são naturalmente mais desidratados, costumam ter mais problemas ósseos e articulares, e muitos usam um ou mais medicamentos, como diuréticos e anti-hipertensivos, por exemplo. Isso tudo favorece o aparecimento de caibras. A temperatura da água está boa. Ruim seria se ela fosse fria.
    O que eu sugiro é garantir uma boa hidratação destes alunos antes do início da aulas e talvez reduzir um pouco a carga de exercício até que eles estejam com a musculatura mais adaptada. Talvez vc tenha que individualizar os exercícios, pois idosos são um grupo muito heterogêneo.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Danilo,
    Não acho que o peso, sendo de músculos, seja o responsável, a não ser que a musculatura de perna seja desproporcional ao resto do corpo. Sugiro que ele procure se hidratar bastante antes e durante as aulas. Pode ser com Gatorade ou qualquer produto similar.

  • danilo

    Ola Dr!!
    Entao eu tenho um aluno que mede aproximadamente 1.70 e pesa 87 kilos porem de musculo, eu do aula de boxe chines e sempre que fazemos trabalhos forte com as pernas, ocorre em seguida as caimbras neles na panturrilha travando a perna inteira e ele come muita banana diariamente e fora que sempre alongamos antes e depois da aula, sera que o excesso de peso tem haver com suas caimbras?

    abracos

    Danilo

  • Daniela / Fisioterapeuta

    ola dr. Pedro, sou fisioterapeuta e trabalho com pacientes na agua (hidroterapia), tenho um pouco de dificuldades pq algumas pacientes já senhoras, durante o exercício tem muita caimbra nas pernas, o que devo fazer? sentá-la? a agua esta em torno de 34 graus seria este o problema? e faço alongamentos antes de começar os exercícios. Por favor preciso de uma orientação.
    Desde já agradeço atenção
    dani_santos@uol.com.br

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Maria Clara,
    O consumo abusivo de álcool pode ser causa de câimbras sim

  • rafa.bizarri

    meu pai bebe todos os dias bebidas destiladas esta sentido muita caimbera nos braços mao e dedos obs:ele tem dcop doença do pulmao nao se trata e a barriga esta muito grande tem alguma coisa haver com as caimberas.obs:bebe a 18 anos. ele tem 42 anos.
    MAria Clara tenho 12 anos.
    Estou preucupado com meu pai abraços obrigada

  • fabio

    olá dr,poxaa eu ñ sabia q era tão nomal as caimbra…o alongamento é o + important p quem malha..

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Yvonne,
    A sua insuficiência venosa pode ser a atual causa das câimbras.

  • http://www.blogger.com/profile/01442376503268549810 yvonne

    dr. Pedro Hoje conheci seu blog e fiquei muito interessada em obter mais informações. Tenho 78 anos e gozo de boa saúde,mas sempre tive tendência a ter câimbras; atualmente quase toda noite e em variadas musculaturas: nos músculos anterior e posterior da coxa,na panturrilha(a mais comum) e no dedos dos pés.Bebo muita água, a urina é clara, como banana, laranja e há pouco tomei vit.B por indicação médica.Sou propensa a varizes(operei 2 veze:em 1970 e em 2000)e já estão cheias novamente. Tomo bronco dilatador para asma (Foraseq).Faço ginástica comum 1 x por semana e hidroginástica,2 vezes.
    que outra causa poderia ocasionar tanta câimbra?
    yvonne

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Daniela,
    fadiga ocorre por uso contínuo do músculo e depleção do substrato energético (ATP). A câimbra é uma contração involuntária e dolorosa do músculo.

  • Daniela

    Olá Dr. Pedro,estudo medicina e gostaria de saber qual a diferença entre fadiga muscular e câimbra.Procurei no Guyton mas não achei nada.
    Obrigada Daniela

  • olimpiu

    Deus o abencoe

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Aline,
    1. pode ter influencia.
    2. Sim.

  • aline

    Olá dr Pedro, tenho 38 anos e tomo pílula anticoncepcional ha 8 anos. nas minhas ultimas viagens ao exterior tive seguidas caimbras nos pés. o engraçado é q elas apareceram horas depois q saí do avião. isso tem a ver com o uso da pilula? usar meias de baixa compressão no avião pode ajudar? obrigada. aline.

  • Anna Luiza

    Muito utéis as informações que encontrei aqui no blog, especialmente esta sobre caimbras e sobre o choque septico. Sofro com caimbras noturnas e as vezes doem tanto que parece que a dor não acabará mais. Vou começar a alongar antes de dormir!!
    Essa semana perdi uma prima de 21 anos que sofreu o choque septico. É inacraditavel como uma infecçao pode acabar com a vida dela em questão de 2 ou 3 dias. Ela não tinha nenhuma doença e pelo que tudo indica ela contraiu a infecçao ao fazer uma cirurgia para colocar “pinos” na perna recém quebrada. Vale de alerta para nos cuidarmos muito com qualquer coisa q envolva a nossa saude e nossa VIDA! Parabéns pelo blog!

  • Juliana

    Parabéns pelo blog, tirou todas as minhas dúvidas! Espero que minhas caimbras noturnas desapareçam! Há realmente uma relação direta entre beber pouca água e ter caimbras, pois sempre acordo com sede quando tenho as caimbras.

  • Emília

    Adorei seu comentario

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Ana,
    Diabetes é uma das causas de câimbras crônicas

  • Ana Paula

    Olá doutor,
    meu pai tem diabetes tipo 2, e está tendo muitas caimbrãs,em grande sequência, o que a dibetes está relacionada com as caimrbãs?
    Boa Noite

  • Anonymous

    Muito Bom, tirou todas as minhas dúvidas e está me ajudando em um trabalho de escola. Parabéns

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Manoela, Não diretamente

  • manoela

    Ola Dr. gostaria de saber se existe qualquer relacao entre lombalgia de qualquer origem e caimbra??
    obrigada

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Sabrina,
    Não. Na idade dela a desidratação é muito comum, por isso o consumo de líquidos deve ser bem controlado.

  • s.h.pimentel

    Doutores, minha avó tem 82 anos e ela tem muitas caimbras principalmente a noite, além das orientações dadas no texto, há alguma orientação mais expecifica para a idade dela? Ela faz controle de hipertensão e tem muitas varizes.
    Muito obrigada,
    Sabrina

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Patricia,
    O próprio hematologista pode iniciara investigação.

  • Anonymous

    Dr. Pedro,
    Meu pai é hipertenso, tem 68 anos e vem sentindo câimbras nas pernas e nas mãos diariamente, e sempre no meio da noite. Além da hipertensão ele foi diagnosticado com Sindrome Sideroblástica, há três anos, e faz tratamento com o hematologista. Estamos muito assustados com isso. Qual a especialista ele precisa procurar?
    Muito obrigada.
    Patricia

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Joélia,
    Depende de quanto tempo que vc parou com a prednisona. Se foi há muito tempo, não deve ter relação. Acho que o seu caso deve ser avaliado por um médico.

  • Jojo

    Dr. Pedro,
    Bom dia, + ou – de 1 ano pra cá tenho sentido caimbras noturnas quase todos as noites, as vezes em 1 das pernas ou até nas 2 ao mesmo tempo. Eu tomei o remedio prednisona durante 2 anos, gostaria de saber se isso que sinto é efeito do medicamento.Por que antes eu não sentia isso.
    Grata
    Joélia

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Jéssica,
    É preciso procurar um médico para saber o porquê dessas cãimbras

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Marcos,
    Não há problema nenhum em se alongar ou caminhar com as meias.

    Quem já teve TVP pode ter cãimbras no membro sim.

  • jessica

    Dr. Pedro e Dr. Renata

    Tenho sofrido cãibras freqüentemente nas últimas semanas(aproximadamente 5 sessões no mínimo por dia).Não sou sedentária mas também não sou uma atleta, tenho uma alimentação rica em potássio e bebo bastante água mas a cada dia está mais intensa, ontem eu acordei com cãibra em toda perna esquerda e não conseguia andar (toda vez que forçava o pé no chão todo o meu corpo caia).

  • Marcos

    Dr. Pedro, existe histórico de câimbras repentinas e que que causam dores e ardência por alguns dias em pessoas com trombose (TVP)? O senhor fala em alongamento, o mesmo pode ou deve ser feito utilizando meia de alta compressão? E quanto a exercícios como caminhada ou pedalar, pode ou deve ser feito utilizando meia de alta compressão?
    Agradeço pela atenção.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Poeta,
    Isso pode ser sinal de má circulação sanguínea nos membros inferiores. Procure um médico para avaliar essa hipótese.

  • Poeta de Plantão

    Dr. Pedro
    Ultimamente tenho sofrido com cãimbra em qualquer caminhada por mais de 5 mim. Sou sedentário e ontem fui fazer caminhada (alonguei p/ 5 mim) e em pouco tempo estava com cãimbra. Ainda assim parei um pouco mas as dores persistiam. Foi uma crise mto forte ontem. Cheguei em casa com dores nas pernas e tive febre durante toda a noite.

  • jediroma

    Excelente texto sobre o assunto!! Eu não tinha certeza se a dor que eu sentia ultimamente era cãibra. Mas todos os sintomas bateram! Dores noturnas frequentes na panturrilha e nos pés, e os dedos se deslocando para o lado. Depois passava e voltava ao normal. E recentemente eu fiquei desidratada e ainda estou me recuperando. Não pratico exercícios no momento, mas tenho pé chato. As dores não voltaram mais agora que o tempo esquentou, será que também pode existir relação? Pensei que poderia ser muito mais grave, tinha pensado em voltar ao ortopedista. Mas essa reportagem ajudou muito mais que o médico anterior que eu fui. Obrigada!!!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Jéssika,
    Pode estar relacionado sim. Não é incomum pessoas com quadro de trobose passarem a ter cãimbras no membro acometido.

  • jessica cat

    Oi Doutor me chamo Jessika tenho 18anos aos 17 tive Trombose e frequentimente tenho Câimbras noturnas.Gostaria de saber se essas Câimbras que tenho é relacionada com a Trobose?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Apache,
    Esse é o tipo de cãimbra que deve ser investigado. Para poder melhorar, é preciso antes saber o qual o fator desencadeante.

    Enquanto isso, posso apenas sugerir as dicas que já estão descritas no texto.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Rejane,
    Se ela é pouco aderente ao tratamento não há o que fazer. É um direito dela não querer se tratar, mas também ela não pode reclamar dos sintomas. Provavelmente essas cãimbras são secundárias as doenças que ela tem e não trata.
    Nós médicos só conseguimos ajudar a quem quer ser ajudado.

  • Apache

    Dr.Pedro e Dra. Renata, meu pai tem 80 anos, é diabético, tem insuficiencia renal, hipertensao e aterososclerose dos membros inferiores, e tem sentido muitas cãibras a noite, tanto nas pernas, como nas mãos. E, com isso, tem estado muito debilitado, sentindo muitas dores, sem dormir e sem poder andar sozinho. O que voces podem sugerir para diminuir essas cãibras?

  • Anonymous

    Dr Pedro, boa noite – venho lhe pedir uma orientação. Minha tem problemas serios de rins, policistos – insufiência renal – não se é a mesa coisa, pois qnd ela vai no médico ñ sabe explicar direito o q é. Sei que se ela não seguir um rigoroso regime vai ter q fazer hemodiálise. Hoje ela veio dormi na minha casa e se reclamou de muitas dores de caimbra, fortes dores e com constância.Porém nada que falamos q é bom ela aceita. Não está fazendo o regime, reclama dos remédios pq diz q afeta seu estômago, se for natural então ela já diz q a faz mal antes mesmo de tomar, e os remédios q os medicos passam ela reclama do preço e diz q tds fazem mal ao seu estômago e não os toma, seu colesterol está altissímo. O que posso fazer para ela qnt as caimbras?
    Por favor , me ajude
    Rejane

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Natalia,
    Na hora da crise o ideal é alongar o musculo acometido. Às vezes cãimbras severas podem causar uma contratura da musculatura e manter o musculo dolorido por vários dias.

    Se a cãimbra é muito intensa e frequente, vc deve procurar um médico.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Tatiana,
    Que eu me lembre não há associação de Paget com cãimbras. Porém, o tratamento com os bifosfonados (alendronato por exemplo) pode causar uma queda no cálcio sanguíneo e aí sim provocar cãimbras.

  • natalia

    Olá doutores!
    Costumei apresentar caimbras noturnas no ano passado, que chegavam a ser diárias, mas gradativamente elas sumiram.
    Essa semana tive um espisódio novamente na panturrilha (há 3 dias atrás) e continuo com a dor e a panturrilha rigida, que me dificulta a marcha e o ato de subir/descer escadas.
    Já li sobre hidratação e exercícios, mas gostaria de uma orientação sobre o q fazer na hora da crise, e o que fazer nessa situação prolongada de dor. Já tentei calor local, mas não adiantou muito e a massagem é bem dificil e dolorosa…o q fazer nesses casos?

  • Tatiana

    Caro Doutores, existe relação entre caimbras no abdomen e a Doença óssea de paget?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Rijus,
    Isso pode ser por distúrbios hidroeletrolíticos pela diarréia. Sugiro que procure um médico.

  • rijus

    Dr Pedro Pinheiro
    tenho 52 anos e
    Muito preocupado com as caimbras que venho tendo resolvi dar fazer uma pesquiza sobre este poblema e cheguei até aqui, pois sinto caimbras por todo o corpo, a noite de dia não tem hora ja não sei oque fazer, hontem tive uma diarréia danada o dia todo e hoje não consegui ficar meia hora sem caimbras principalmente no abdome, torax,nos braços dedos e nas costas pegando as costelas, pernas e pés. ja não sei oque fazer.
    Por favor me de um caminho pora poder solucionar esse poblema
    Desde ja Agradeço
    Atenciosamente
    João

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Eliseu, passe a praticar exercícios e comece a fazer alongamentos diários para as pernas. Vai melhorar.

  • Eliseu

    oi dr. pedro meu nome é eliseu tenho 30 anos não pratico nem um tipo de exercicios estou tendo muitas cãimbras na hora do sexo doi muito na parte de traz das coxas ñ sei oq fazer o sr poderia me ajudar desde ja eu agradeco obrigado.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Carol,
    Essas cãimbras podem ser alguma sequela da TVP. Siga os conselhos do texto e se não houver melhora depois de alguns dias, procure o seu médico para uma avaliação.

  • Carol

    Olá Doutores,
    Sempre tive caimbra nos pés, mas ultimamente elas estão muito frequentes e fortes, hj tive uma que durou + ou – 15 min., achei que não ia parar mais. Sou sedentária e há 8 anos eu tive uma TVP (devido ao uso de anticoncepcional) no membro inferior esquerdo (que é o pé que eu mais sinto caimbra),fiz recentemente vários exames de sangue (inclusive reumatológicos) e está tudo bem. Será que essas caimbras podem ser algo mais sério? Preciso procurar algum especialista? Tenho 30 anos. Obrigada pela atenção!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Olá Patrícia,
    Isso pode acontecer sim. A contração muscular da câimbra é muito intensa e pode inclusive causar contraturas. É como se vc tivesse se submetido a um esforço físico extenuante no dia anterior. Isso deve passar nas próximas 48horas.

  • Anonymous

    Olá doutores,

    Gostaria de saber se é normal apos ter uma caimbra noturna na panturrilha, se ao longo do dia é normal ela se manter rigida e ter sensações de calor, como se tive colocando fogo na panturrilha.
    É normal estes sintomas?
    Obrigado pela atenção.
    Patrícia

  • Anonymous

    Grato pelo esclarecimento doutor
    parebéns pelo trabalho

    joão paulo
    fique com Deus

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    joão,
    Isso provavelmente é muscular mesmo. Durante a próxima crise, procure um ortopedista para que ele possa te examinar no momento da dor.

  • Anonymous

    OLa doutor e doutora

    Tenho 23 e uma ou duas vezes por mes acordo com fortes dores numa das pernas (na direita ou esquerda), elas se concentram mais entre o começo da perna e a bacia. São como pontadas e apenas doem quando me movo. Todavia, com o tempo, quando o sangue vai esquentando, elas vão diminuindo até na maioria das vezes desaparecer por completo. POrém na manhã seguinte elas retornam. isso dura cerca de uma semana. Parece ser na musculatura, pq ate quando eu espirro doe. Tem alguma pista do que seja dr e dra?

    abraço

    João Paulo

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Ana,
    Pode facilitar estiramentos musculares. Siga as dicas do texto e veja se melhora.

    Fique atenta a sua hidratação e reforce seus alongamentos. Se não houver melhora, procure ajuda médica.

  • Ana Beatriz

    Dr. Pedro,
    tenho 15 anos, sou atleta e tenho com uma certa frquencia caimbras, e elas são fortes… queria saber se possivelmente eu poderei ter algum problema em decorrencia disso.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Pedro,
    Pode ser sim e o enalapril pode estar contribuindo.

    3 dicas:
    - Ver se a dose do remédio não está muito alta.
    - Beber mais água
    - Alongamentos a noite antes de dormir (efeito a longo prazo)

  • pedro-varoto

    Dr. Pedro
    Gostaria de uma informação, meu pai tem 52 anos e toda noite sente um estiramento muito forte na região plantar e lateral do pé, posse se tratar de uma caimbrã? O unico medicamento que ele toma é Pressotec -maleato de enalapril, pode ser por algum efeito adverso desse medicamento? Qual medicamento ele pode tomar? Desde já grata.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Leandra,
    Normal não é não. O que não quer dizer que necessariamente seja algo preocupante.

    Se as cãimbras são tão constatntes assim, acho que ela deveria ser avaliada pelo pediatra

    abs

  • leandra

    tenho uma filha de 08 anos q de um mes pra ca tem tido constantes caimbras, q chegam a ocorrer 2 vezes por dia.Antes (ha uns 15 dias) eram nos pes e agora nas mãos. Isso é normal em crianças?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Sandra,
    isso pode ser muscular. Parece uma contratura.

    Câimbras não são assim não.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Marcelo isso parece muito com mioclonias.

    Pode ser desencadeada por estresse.

    Procure diminuir com os estresse diários.

    Se isso não for possível, uma ajuda com psiquiatra ou psicólogo pode ajudar.

  • Sandra

    Ola Dr. Pedro,

    Tenho 27 anos, e a 2 anos atras senti uma contração muscular intesa na região toraxica (lado direito), a dor começou leve, pareciam gases, mas ao decorrer do dia a intensidade aumentou, no dia seguinte eu nao conseguia mover direito esta parte do corpo, fui p a emergencia muito assustada, pois até p/ encher os pulmoes de ar doia bastante.

    Na emergencia, o clinico geral, me diaginosticou com sindrome do panico. Não fiquei satisfeita com esse diagnostico, mas fiz o que ele suregiu e tomei uma medicação na veia, infelizmente nao me recordo qual, instantaneamente a dor passou.

    Depois desse dia nunca havia sentido mais nada.

    Ontem (2 anos depois), ao dormir senti o inicio da mesma dor novamente, fiz um alogamento e fui dormir na melhor posição possivel. Acordei pior, e agora a tarde me automediquei com um Sedilax, que melhorou um pouco.
    Trata-se da mesma dor anterior, no torax, que aos poucos vai piorando que me atrapalha fazer certos movimentos ou deitar por cima, abaixar até o chão.

    Gostaria de uma luz do que pode ser isso.
    Existem caibras desta forma que durão dias?

    Se eu houver esqueçido alguma informação importante por favor me avise.

    Faço exercicios moderados a 2 meses.
    Obrigada desde já pelo espaço.

    Atenciosamente,
    Sandra

  • Marcelo

    Dr,

    há umas duas semanas que venho sentindo pequenos tremores em diferentes partes do corpo, como perna, abdome, pescoço, dorso.
    Não chega a doer, só são tremores mesmo. Tenho 20 anos, possuo uma vida sedentária, ando mto estressado ultimamente… isso tem a ver?

    O que o senhor acha que se trata?

    que especialidade médica devo procurar pra me tratar?

    grato

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Edson,
    Pode ser fadiga, pode ser estresse, pode ser várias coisas.

    Vc não me disse sua idade nem seus antecedentes médicos.

    Para as câimbras o ideal é manter uma boa hidratação pré, per e pós exercícios. Um bom aquecimento e alongamento antes também ajuda muito.

  • Edson Hanate

    Prezado Dr. Pedro,

    Parabens pela matéria,

    Ultimamente venho sentindo muitas dores na perna e um cansaço muito grande, principalmente ao jogar aquele futebolzinho de fim de semana, mas faço exercícios regularmente de 3 a 5 vezes na semana faço musculação, esteira e spinning, seria fadiga muscular? As vezes tenho caimbras na panturrilha. O que posso fazer para melhorar?
    Obrigado

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Ianna,
    Pode ter a ver sim, já não é incomum pessoas com anorexia/bulemia terem distúrbios eletrolíticos como baixa de potássio.

    abs

  • Anonymous

    Prezado Dr.
    Conheço uma jovem que tem caimbras horríveis, de dar pena. E são quase que diárias. Ela pratica esportes frequentemente e outro dia percebi que ela certamente sofre de um disturbio alimentar, provavelmente Anorexia. Gostaria de saber se essas caimbras podem estar relacionadas a esse distúrbio. E o que fazer para amenizar? Pois pelo visto ela não vai melhorar a alimentação. O quê fazer?!
    Desculpe, esqueci a identificação. Ianna

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Rodrigo,
    me passa o endereço então, que eu leio e dou minha opinião.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Julio,
    Pode ser da medicação sim, mas emagrecer realmente vai ajudar muito.

    Para tratar, é preciso identificar a causa da câimbra primeiro.

  • Anonymous

    Dr Pedro. Tenho lido textos sobre o assunto, pois eu pratico corrida e sofro com as cãibras quando participo de provas mais longas. Nas 2 últimas provas fiz o que é recomendado, como boa hidratação, água de côco, isotônicos, etc nos dias que antecedem as provas. Além de ingestão de cápsulas de sal durante o exercício. Porém, li também, que há tratamento para eliminar as cãibras. Gostaria de saber um pouco mais sobre esse tratamento. Se o sr quiser, te passo o endereço onde li. Obrigado!

    Rodrigo

  • julio cesar

    Bom dia Dr. Pedro, dr tenho 37 anos me chamo Julio e sou soropositivo e faço tratamento a 9 anos, graças a Deus e aos medicamentos estou muito bem , minha carga viral é indetectível e meu CD4 está em 900, mas de uns dias pra cá venho sentindo muitas câimbras noturnas, na panturrilha esquerda , faço tratamento com o Kaletra+laimvudina+viread, será que estes medicamentos estão causando isso ? sou obeso , estou prestes a fazer a cirurgia bariátrica, mas não suporto mais estas cãimbras noturnas, existe algum medicamento que previna isso? Grato

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Ana,
    Isso não deve interferir com seu parto não. Mas se é algo tão frequente talvez valesse a pena uma análise de sangue

    abs

  • ana simone da hora souza

    olá doutor,
    no momento trabalho com digitação e estou grávida de 35 semanas de uns tempos para cá tenho sentido muita cãimbra na mão direita e a toda hora para o meu trabalho. até mesmo em casa para pegar no garfo ou colher par me alimentar tenho sentido essas cãimbras. já não sei o quew faço e estou com medo que interfira no meu parto.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Cezar,
    Siga as orientações do texto.
    Se não houver melhora, procure ajuda médica. Diminuir a dose da sinvastatina pode ser uma opção, mas quem deve decidir isso é o seu médico.

    abs

  • cezar

    Ola Dr Pedro ; gostaria de saber o que posso fazer para evitar as crises de caimbras que tenho . são crises exporadicas, mas muito fortes chega dar caimbras até na mandibula.
    sou hipertenso e diabético tomo
    os remedios lisinopril bensafibrato sivastatina sem mais agradeço

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Se vc está com diminuição da sensibilidade dos dedos é preciso ver se não há lesões dos nervos.

    Se vc trabalha digitando, pode estar fazendo lesão por esforço repetitivo
    …………………
    Solicito a todos que leiasm as regras dos comentários e os assinem. Comentários fora das regras podem ser deletados.

  • Anonymous

    Bom dia Dr. Pedro!

    Eu sinto mta caimbra na mão direita quando estou dormindo principalmente independente da posição, de dia eu tambem sinto como agoraestou digitando sem sentir meus dedos, estou mto preocupada, o q pode ser?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Tony,
    Pode ser do Crestor sim. MAs o próprio diabetes também favorece o aparecimento de cãimbras.

    Fala com ela para aumentar a ingestão de líquidos e fazer os alongamentos. É importante ter a glicemia controlada.

    Se não houver melhora, talvez fosse interessante reduzir a dose do Crestor.

    abs

  • Tony

    Olá Dr. Pedro.
    Parabéns pelo texto. É realmente muito rico em informações.
    Tenho uma dúvida, espero que o Sr. possa me ajudar.
    Minha mãe tem diabetes e o médico dela receitou o Crestor (rosuvastatina cálcica). No entanto, nos últimos 15 dias, ela acordou com caimbras na panturrilha esquerda, em 2 ocasiões.
    Será que é o medicamento que está lhe causando tais caimbras?
    Assim que li seu texto, eu disse à ela para fazer alguns alongamentos antes de dormir. Talvez ajude.
    Gostaria de saber qual a opinião do Sr. a respeito disso.
    Agradeço antecipadamente sua atenção.
    Forte abraço e que Deus o ilumine sempre. Sua iniciativa é deveras louvável.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Nilza,
    Nem sempre há um fator identificável para as câimbras.

    Normalmente as câimbras são desencadeadas por algums movimentos que estiram a musculatura e causam a contração involuntária.

    Procure melhorar a hidratação e fazer alongamentos. Se não houver melhora em 2 ou 3 meses, procure um médico para descartar causas secundárias.

    abs

  • nilza

    Oi Dr. quando era adolescente sempre tinha muitas caimbras nas pernas.Hj muito raramente, mas estou tendo com frequencia na sola dos pes, sempre na hora do banho quando vou lavá los. è uma dor horrivel, que fica por um bom tempo é eu fazer o mesmo movimento e ador volta. o q pode ser??
    Nilza PR

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Tadeu,
    Acho que vc não precisa se preocupar.
    Comece a praticar exercícios e faça alongamentos. Em 2 a 3 meses garanto que notará melhora.

    abs

  • Tadeu Mendonça

    Caro Doutor Pedro Pinheiro.

    Há tempos não faço exercícios físicos, sou sedentário.

    Ultimamente ao acordar tenho tido caimbras na barriga, próximo as costelas, principalmente quando me espreguiço, variando de lado, ora o esquerdo, ora o direito. Ou mesmo durante o dia quando faço um movimento mais brusco.
    Semana que vem inicio as atividades físicas através de uma academia de musculação.

    Há algum alimento ou remédio para prevenir delas? Quando tomo “TRANDRILAX” ou qq outro relaxante muscular me alivio da dor residual.

    Caimbra na barriga é o problema ou sintoma de algo?

    Qual especialidade médica devo procurar primeiro?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Miguel,
    Pode ser um monte de coisas, inclusive os diagnóticos que vc citou. Procure melhorar sua hidratação e se as câimbras forem muito incômodas, procure um clínico geral para uma melhor avaliação do quadro.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Rogério,
    Para eu poder te dar uma explicação era preciso uma consulta médica para que eu possa ter mais dados para uma melhor avaliação.

    De qualquer maneira, sugiro que siga as orientações do texto, que podem aliviar seu quadro.

    abs

  • Anonymous

    Caro Doutor, Conheci hoje o seu blog e, talvez, seja melhor começar pelo diagnóstico. Tenho 40 anos. A minha saúde é normal. Ultimamente, tenho sofrido de câmbrias no peito, às vezes do lado esquerdo, outras vezes do lado direito. As dores podem durar um dia ou dois dias. Subitamente passa, mas podem voltar a reaparecer. Será stress? Será fadiga? Gostaria que me ajudasse e, talvez, aconselhasse em termos de alimentação (miguelbotelho77@gmail.com)

  • rogerio

    olá dr. pedro gostaria de uma ajuda de vez enquando ao dormir me dá uma caimbra na batada da perna que fica difícil de voltar, chego a pensar que não vai voltar ao normal, mas isso acontece, às vezes uma vez no mes às vezes passa mais de um mes sem acontecer nada, gostaria de uma explicação para isso.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Antônia,
    Suas queixas são muito inespecíficas. Difícl de dizer algio sem examiná-la.

    VocÊ é uma pessoa muito ansiosa ?

    Dormências localizadas normalmente são queixas de pessoas ansiosas.

    O melhor para começar nestes casos é um clínico geral. Ele fará uma primeira avaliação para ver se há indícios de doença física ou se pode ser apenas psicológico.

    abs e melhoras

  • Anonymous

    Oi, Dr Pedro, conheci seu blog hoje e já adicionei nos meus favoritos. Queria uma orientação. Venho sentindo espoadicamente, uma dormência, não uma câimbra propriamente dita no meu abdomen, do lado esquerdo, uns quatro dedos abaixo de meu seio esquerdo e na direção do mesmo; sinto um desconforto ao deitar desse lado ou ficar de bruços. Tem algum órgaõ importante nessa posição? Pode ser muscular? Nosso intestino chega a essa altura? Estou tão impressionada que olho e vejo um inchaço…não sei se é psicológico. Que médico devo procurar..Sou obesa, hipertensa e meus exames de sangue normais: colesterol, triglicerides e diabetes…O senhor pode me dar alguma luz? Tenho uma teoria, mas de tão ridicula, não tenho coragem de falar ainda…desde já agradeço!
    só preenchi como anônimo, por que não consigo passar com meu email do google.Meu nome é Antonia Santos.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Mirian,
    Normalmente epilepsias podem se manisfestar com abalos musculares e contrações involuntárias.

    Câimbras propriamente ditas eu nunca vi, porém, acho que a opinião de neurologista seria interessante, até para saber se deve-se valorizar esses achados na EEG

    abs

  • Anonymous

    Olá Dr. Pedro, parabéns pelo texto, muito bem escrito e esclarecedor! Mas quero tirar uma dúvida com o Sr. Por acaso há possibilidade de intensas câimbras, quase que diárias, estarem relacionadas a Epilepsia? Tenho essa dúvida pelo fato de que há um certo tempo venho sofrendo com câimbras terríveis em diversos músculos do corpo. Na análise dos meus exames laboratoriais constatou-se uma leve queda do nível de Sódio e Potássio, o médico me receitou Slow-K que venho tomando desde então. Intensifiquei minhas sessões de alongamentos e também a hidratação durante e posteriormente as atividades físicas. Contudo, de nada adiantou, elas sempre aparecem! Tenho questionado a relação entre câimbra e epilepsia pelo fato do meu ultimo EEG ter detectado uma anormalidade nas ondas teta. E já que nunca tive convulsões, gostaria de saber se as câimbras podem estar relacionadas a isso.
    Desde já agradeço a atenção, tenha um ótimo trabalho!
    Mírian

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Suéli,
    VocÊ já fez algumas análises de sangue para tentar saber se há alguma alteração ? O que mais funciona é a combinação do trio: boa hidratação – exercícios -alongamento

    abs

  • Suéli

    ola Dr. Tenho 18 anos e sofro imenso de cãimbras principalmente durante a noite a dormir… ja fui ao hospital porque andei 4 dias seguidos com dores e contraçoes no musculos. Receitaram-me umas ampolas e uma pomada, e a partir daí posso dizer que fiquei descansada durante uns meses,mas resolveram voltar e eu ja exprimentei de tudo, desde as bananas ao mel… sei que nao pode fazer nada mas será que me pode aconselhar a algo em especifico? Acerca de desporto pouco faço, somente muitas caminhadas a pé. Muito Obrigado

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Ana,
    tente seguir as orientações do texto. Se não resolver procure um clínico geral.
    abs

  • ana luiza marques teixeira

    Dr.Pedro,tenho tido caimbras no queixo,nas maõs,nos braços;Tenho 34 anos.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Jucelie,
    Beber mais água, fazer exercícos e alongamentos e procurar o médico para uma melhor avaliação do caso.
    abs

  • Jucelie

    Ola Dr. Pedro.
    Meu nome é Jucelie.
    Minha sogra tem 63 anos, tem sentido muita caimbra nas pernas e nos braços, ela teve cancer do tipo linfoma não hodgkin, no estomâgo, fez quimioterapia no ano passado,e esta tomando omeprazol, o que poderiamos fazer para amenizar essas caibras?
    Obriga!!!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Realmente o seu problema não é um caso simples câimbras. Vc provavelemtne tem alguma doença muscular.
    Às vezes os processo de investigação médica pode ser muito demorado, principalmente em casos complexos como o seu.
    Espero que dê tudo certo no final
    abs

  • Maria Soledade

    Exmº Snr.Dr.Pedro Saraiva:

    Fiquei encantada por encontrar aquilo que há muito procurava na Net.Explicações sobre cãibras.

    São muitas e variadas as que vejo aqui dadas pelo Snr. Dr.Paulo.Há já muitos anos que sofro de cãibras(desde os 14)mas o tempo tem-se encarregado de as piorar.Hoje, com 56anos mal sei o que é dormir uma noite sossegada porque tenho cãibras fortíssimas.A dor é insuportável e só me abranda com a pomada(gel)que uso-VOLTAREN-posso dizer aos quilos pois já perdi a noção da quantidade de tubos que gastei.Já fiz muitos exames no hospital e todos são inconclusivos.Não consigo fazer exercício físico porque não suporto depois as dores.Não consigo andar muito porque começo a ficar cheia de cãibras:Dançar que eu adoro é impensável, e conduzir tem os seus limites porque as cãibras nos pés são tão dolorosas que não posso percorrer longas distâncias.Estou a ficar muito limitada em termos de trabalho porque qualquer gesto que não seja estudado me provoca logo dores horriveis e fico pareço uma aleijadinha, toda tortinha…Esta situação limita uma vida normal mas o mais frustante é fazer exames e não se chegar a uma conclusão.A minha filha hoje com 22 anos já se queixa muito de cãibras.Sinto-me culpada, pois parece-me ser genético e eu devo ter-lhe transmitido esta “doença”.

    MUITO OBRIGADA pela atenção que o Snr Dr. deu a este problema que muitos médicos substimam e desculpe a extensão do meu comentário.

    Maria Soledade Alves

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Doenças neurologicas são causas conhecidas de câimbras.

    Infelizmente não vou poder ajudá-la. Sua mãe usa muitos medicamentos, o que significa que ela tem várias doenças associadas, que podem colaborar para o quadro.

    Não tenho como fazer qualquer avaliação a distância. De qualquer maneira, acho que realmente o neurologista é o especialista mais indicado para o caso

    abs

  • Gisele

    Dr. Pedro
    Minha mãe teve AVCI faz uns 8 anos com sequelas no lado direito (sem mobilidade). Recentemente após um corte mal feito das unhas, o pé direito inflamou e abriu uma ferida pequena, que vem sendo tratada e já está praticamente fechada. O problema é que ela passou a ter contraturas involuntárias na perna direita, principalmente a noite e que são extremamente dolorosas. Parece que são caimbras de origem neurologica (é possível ? ). Ela não consegue dormir e, as contraturas são em pequenos intervalos de tempo. Consultamos vários especialistas (Clínico geral, dermatologista, angiolista) e atualmente ela faz uso de Vasogard, Tylex, Cymbalta, Rivotril, Ancoron, Marevan, Enalapril de 10mg, furosemida 1/2 comprimido ao dia, Citalopran de 10mg, omeprazol e motilium. Não sei o que fazer. Vou leva-la ao neurologista mas, até lá, voce poderia me dar uma orientação que pudesse aliviar estas terríveis contrações que pioram tanto assim á noite?
    Obrigada

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Keyla,
    No momento da crise a única coisa a fazer é alongar o musculo acometido. Assim que a câimbra melhorar procure se hidratar tomando algum líquido, que pode ser água ou um Gatorade da vida.
    abs

  • Keyla

    Doutor, no momento da dor da cãibra, que sinto freqüentemente nos pés, qual o paliativo que o senhor recomenda?

  • Anonymous

    Excelente texto sobre câimbras doutor.
    obrigado
    Sérgio

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Eckart,
    A atorvastatina pode também ser causa de câimbras.

    Pode se tentar suspender a droga temporariamente para avaliar se há alguma melhora. Talvez trocar de estatina possa solucionar.

    Converse com o médico que prescreveu a droga para vocÊs encontrarem uma solução que não cause câimbras e nem prejudique seu controle do colesterol.

    Abraços

  • Eckart

    Dr. Pedro,

    O Sr. comenta da lovastatina. Eu faço uso da atorvastatina cálcica, 10 mg em dias alternados. Vinha tendo caimbras à noite e com uma melhor hidratação melhorei. Agora, à noite, são raras. No entanto, tenho tido caimbras nos exercícios de yoga. Neste caso não acredito que seja falta de alongamento, é? É conseqüência da atorvastatina? Pode ser minimizada com mais hidratação ou só com a suspensção da atorvastatina?
    De antemão,
    Grato pela atenção,
    Eckart

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Aline,
    Beba bastante líquidos e faça alongamentos. Se não houver melhora, procure um médico para ele avaliá-la

    abraços

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Anna,
    Cãimbras são normais, porém quando elas se tornam muito frequÊntes e atrapalham a qualidade de vida, devem ser investigadas e tratadas.

    Não há necessidade de fisioterapia, mas seria interessante sessões de alongamentos e pelo menos uma consulta a um clínico geral para se ter certeza que não há nenhuma causa secundária para as cãimbras.

    abraços e melhoras

  • Aline Fiel

    Bom dia Dr. Pedro,

    Tenho 18 anos, e desde ontem (10/03) de manha, estou com cãimbras frequentes nos dois pés, nao sei o motivo dessas dores frequentes, o Sr. tem alguma sugestão do que posso fazer para aliviar essas dores?

    Obrigada

  • Anna Paula

    Olá Dr Pedro,
    Eu sei, mas eu queria saber se é normal na minha idade ter caimbras toda semana, as vezes até mais de 2 vezes por semana, se eu não preciso fazer alguma fisioterapia..

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Anna,
    A dicas estão todas no texto. É preciso seguí-las e ter paciência pois os resultados só aparecem depois de algumas semanas

    Abraços e melhoras.

  • Anonymous

    Dr Pedro tudo bem?

    gostei muito do sei]u site, cosegui sanar varias duvidas, o meu caso é que trabalho sentada das 8: até as 18:00 realmente nao faco alongamentos, com suas dicas vou investir nisso, obrigado

  • Anna Paula

    Olá Dr Pedro,
    Tenho 16 anos e costumo ter caimbras na batata da perna com frequencia e com horarios diferentes, mas sempre quando eu estou dormindo, já tive caimbra 8 da noite, 2 da manhã, 3 da manhã e assim por diante…São muito fortes, minha batata da perna fica doendo por dias sempre com muita dor…Gostaria de saber o que eu preciso fazer pra pelo menos aliviar um pouco.

    Obrigada

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Kalvin,
    Faça algumas experiÊncias:
    1.) Faça alongamentos para os membros inferiores por 15 minutos antes dos show
    2.) Use tenis confortáveis
    3.) Beba bastante líquidos durante o show, pode ser água , pode ser algum tipo de Gatorade. Teste comer bananas também.
    4.) procure reparar que tipo de posição costuma desencadear as contrações. Deste modo vocÊ pode evitá-las
    abraços

  • Kalvin Marchetti

    Bom dia doutor.
    Eu sou cantor e guitarrista…
    Eu reparei que, ás vezes, durante meus shows e ensaios, eu tenho sentido cãimbras nos pés… Mais específicamente no meu pé direito que é o pé que eu uso pra me apoiar… A cãimbra ocorre nos dois dedos que sucedem o dedão do pé, quando acontece, eles começam a se repuxar para o lado direito, em direção ao dedo mindinho… Daí, eu tenho que levantar meu pé e ficar apoiado só nos dedos, como se estivesse alongando os dedos… Fico uns dois ou três minutos assim e passa… Só que eu gostaria de saber quais prevenções eu posso tomar para que não ocorra esse tipo de cãimbra durante meus shows… Fica feio eu com cara de dor no pálco… Perco completamente a concentração na música…
    Eu transpiro muito durante os shows… Não é em todo show que isso ocorre… Mas pra te dar maiores detalhes, eu trabalho o dia inteiro sentado no PC, pois além de músico, eu sou técnico em informática e faço mixagens e edições de video e áudio… Você poderia me dar algumas dicas?

    Desculpe pelo enorme texto, atenciosamente e já agradecido,

    Kalvin Marchetti.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Danielle,
    Sugiro que você visite um clínico geral para realização de algumas análises de sangue por via das dúvidas. Essas manchas roxas se chamam equimoses e não deveriam ocorrem espontaneamente ou após crises de câimbras.
    abraços

  • Danielle

    ola Doutor Pedro, é o seguinte, meu nome é Dany tenho 26 anos e ja fui alcolatra, estou limpa a 5 anos. Ha anos tenho caimbras nas “batatas” da pernas, isso so ocorrem a noite, e posso te dizer que eu grito de dor,são intensas. Mas o que esta me preoculpando, é que onde ocorrem as caimbras esta ficando uma mancha roxa(como se fosse uma batida), gostaria de saber se isso é normal e qual o tratamento correto. muito obrigada! tenha um otimo dia!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Melody,
    Seguinte:
    1-A furosemida com certeza favoreceu o apareciemento das suas cãimbras.
    Tenho um texto sobre diuréticos e outro sobre inchaços e edemas, procure por eles.

    2- É comum ficar doida após reiniciar atividade física. VocÊ provavelmente fez algum estiramento leve da musculatura.

    3- Remédios para colesterol, como o Crestor, podem causar algumas lesões musculares e favorecer dores.

    Minhas dicas?
    Hidrate-se bem antes, durante e depois de exercícos
    Evite diuréticos por conta própria.
    Continue a praticar exercícos, mas o faça gradualmente, para não ter lesões musculares.
    Se as dores musculares permanecerem por muito tempo, procure saber se o Crestor não é o responsável por elas.
    Naõ vejo, a princípio, indicação de investigar causas para sua cãimbra. Siga os conselhos do texto.
    abraços

  • Melody

    Desculpe, esqueci de pedir sua opiniao também , sobre o que fazer para evitar …. Tenho aula terça que vem, e estou com medo de ter caimbra novamente. Estou com exames de chek-up em dia. Devo fazer alongamentos antes da aula/ tomar gatorade/sal na hora do exercicio? obrigada mais uma vez!

  • Melody

    Ola Dr,
    Parabens pelo conteúdo do site , mto esclarecedor e completo. Venho aqui para comentar meu caso: tenho 27 anos, Curitibana, Veterinaria e nao faço exercicios fisicos regularmente (sou “atleta de final de semana”) , tenho um trabalho muito estressante , tomei um diuretico ( 1/2 comp de furosemida) na segunda pela manha ( pois estava muito inchada = sei que a auto-medicação nao é certa) e ontem a noite, iniciei em uma academia,(aula de Hidrobike) no começo ate fiz os exercicios, mas no meio da aula, tive caimbras violentas, cheguei a travar as pernas, na região das panturrilhas e pés. Apos massagem e extensão do membro, melhoru, mas hj tenho uma dor horrivel. Será mesmo consequência de : sedentarismo , falta de alongamento + diuretico ? OU preciso investigar causas renais de perda de sódio/ potassio? tenho colesterol alto (em tratamento com Crestor)Obrigada por sua opiniao medica.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Oi Ana,
    Um caso complicado como o seu fica muito difícil de avaliar a distância e com tão poucos dados em mão. Realmente a primeira coisa que me veio a cabeça foi esclerose múltipla.
    Procure um hospital Universitário para investigar seus sintomas. Casos de difícil diagnóstico costumam ser melhor avaliados neste tipo de hospital. Garanto que você receberá muita atenção.
    Abraços e melhoras

  • Ana

    Olá, Doutor!

    Tenho tido cãibras há cerca de dois anos. Nos ultimos meses, algumas caibras chegaram a durar dias. A grande última que tive durou mais de 20 dias. Já cheguei a bater com o carro. Fiz vários exames. Cálcio e potássio normais. Suspeitaram de esclerose múltipla, mas as imagens não condizem, apesar de ter atrofia cerebral. FAN positivo baixo. Já fui em mais de 8 médicos e até agora nada. O último acha que pode ser sintoma da ritalina, mas já tinha isso antes de começar a tomá-la. Agora, sem ritalina há mais de 20 dias, tenho câibras nas pálpebras. Também perdi a sensibilidade óptica, e por isso, meu campo visual está afetado, pois não consigo enxergar muito bem à minha volta. O ácido lático deu aumentado, na casa dos 650. Hoje, meu filho de 16 anos teve uma câibra forte, o que ele jamais teve. Há cerca de 5 meses ele teve uma dor torácica, levei-o ao hospital, fizeram um eletrocardiograma e disseram que estava tudo bem. Como isso parece ter um fundo genético, estou escrevendo para saber se o senhor teria alguma sugestão sobre possibilidades nesse caso? Obrigada pela atenção.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Oi Liane,
    Se nenhuma das dicas do texto servir, procure um clínico geral para realização de exames. Uma dosagem dos principais eletrólitos como magnésio, potássio e cálcio é bom começo.
    Procure manter-se bem hidratada e pratique exercícios
    abraços

  • Anonymous

    Olá, Tenho problemas frequentes com câimbras, periódos que chegam a 2 vezes por dia. O aparecimento da dor ocorre nos braços e antebraços, peito ao mesmo tempo. Isso pode ocorre do lado direito e esquerdo separadamente. Ocorre também atráz nas costas quando a dor é muito profunda. Tenho tido várias crises dessas, fora a perna que é muito frequente. Tenho esse tipo de problema a muito tempo, oscila de tempo em tempos. Quando faço exercício diminiu a intensidade. Quando estou preocupada, ansiosa o problema vem rapidamente. Que exames devo realizar, e que cuidados devo ter? porque comer banana…já faz parte do meu cardápio.

    Grata,

    Liane

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá,
    Câimbra não leva a paralisia. Se ela tem aparecido com muita frequência e intensidade, sugiro que procure um clínico geral para realização de alguns exames.
    O memso vale para anemia. Tenho um texto sobre o assunto. Procure por anemia no box de procura na parte superior da barra à direta
    abraços.

  • Anonymous

    Oi Boa noite a todos!!!
    Eu tenho muitas caimbras nas batatas da perna e principalmente nos pés q eu tenho q seguralos por muito tempo p/ eles não intronchar, fiquei com medo porque me disceram que pode ocorrer paralisia em alguma parte do corpo porque faz muito tempo que me dá essas caimbras!
    Então gostaria de saber se é possível haver paralisia mesmo ou se é possível algo pior? Qual o melhor tratamento ? Sim já tive anemia muito forte , forte mesmo…
    Agradeço se me responderem!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Oi Amanda,
    É muito difícil avaliar sem poder te examinar. Tem que diferenciar entre cefaleia tensional, torcicolo, câimbras e problemas da coluna. Procure um clínico geral para ele avalia-la

    abraços

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Oi jaime,
    Procure seguir os conselhos do texto: peça para ela beber mais líquidos, praticar exercícios e alongamento.
    Se não houver melhora, talvez fosse interessante procurar um 3º médico para solicitar umas análises de sangue.

    abraços

  • jaime

    Olá Dr. Pedro

    Minha esposa tem 23 anos e costuma ter cãimbras seguidas nas pernas. O problemas é que parece que de dois meses pra cá, o problema se intensificou. Já a levei em dois clínicos geral e eles dizem apenas que isso é normal

  • Amanda

    Oi Dr. Pedro

    Olha, eu também tenho caimbra na cabeça. Comigo foi a noite também, uma dor muito forte acho que é na nuca. Não é no pescoço, é acima.
    Parece muito com caimbra, já faz umas 2 ou 3 semanas e ainda sinto dor na mesma parte. O que eu posso fazer? É normal?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Ulisses,
    Como as cãimbras tém inúmeras causas, eu aconselho você procurar um clínico geal primeiro. Dependendo do que for descoberto, ele poderá te encaminhar a um especialista.
    Posso te dar 2 dicas: Tente fazer alongamentos à noite e repare na cor da sua urina. Se ela estiver muito amarelada, você precisa melhorar sua hidratação.
    abraços e melhoras

  • Ullisses Kazumi

    Dr. Pedro,
    Tenho 44 anos e saudavel, mas recentemente tenho tido cãimbras noturnas diariamente, em horarios variados, 3, 4, 5, 6 horas da manhã. gostaria de consultar um médico para eliminar causas mais graves, qual especialidade devo procurar?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Oi Valeria,
    Me explica melhor os seus sintomas. Câimbra na cabeça, mas exatamente aonde? É na nuca? Na fronte? Na face? Parece uma dor de cabeça ?
    Do jeito que você descreveu parece cefaleia tensional. A cabeça não é um local comum para câimbras. É câimbra ou é dor de cabeça ?
    Dê uma lida no meu texto sobre cefaleia tensional e veja se é algo parecido.
    abs

  • Valéria

    Dr. Pedro

    Ultimamente venho tendo muita caimbra na cabeça,chego a acordar durante a noite de dor,durante o dia chego a pensar que vouter alguma coisa mais grave quando sinto a dor pois a sinto quase o dia inteiro.
    O que eu poderia fazer para melhorar.??

    Obrigada pela atenção.

  • Lina

    Rio de Janeiro

    Dr. Pedro
    Obrigada pelo esclarecimento sobre câimbras.Vc tocou nos pontos fundamentais de quem as tem, mostrou alguns caminhos importantes para serem seguidos.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Ricardo,
    Gatorade e similares apresentam o mesmo raciocínio da banana. São fontes de carboidratos, eletrólitos e água.
    Essa bebidas são recomendadas para exercícios, também porque no suor perdemos não só água, mas sódio, cloro, potássio etc…
    abraços

  • Paulo

    Dr. Pedro obrigado pela resposta. O certo é que melhor que banana, só água mesmo.

  • Ricardo

    Dr, Obrigado pelo texto.
    E quanto a bebidas tipo Gatorade, servem para alguma coisa?
    abraços
    Ricardo

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Oi Paulo, vc foi rápido, ainda estava fazendo a revisão do texto quando chegou seu comentário.
    Acho a pergunta importante e vou acrescentá-la ao texto.
    abraços

  • Paulo

    Dr. Pedro, é verdade que podemos evitar câimbras comendo bananas, devido a quantidade de potássio que essa fruta apresenta?