ROACUTAN (ISOTRETINOÍNA) – Tratamento Para Acne

A isotretinoína é atualmente uma das mais eficazes opções de tratamento para a acne de intensidade moderada a grave.

112

Roacutan é o nome comercial da isotretinoína, uma potente droga indicada para o tratamento da acne severa e da rosácea. A isotretinoína é um medicamento extremamente efetivo contra cravos e espinhas, porém, é uma droga que deve ser administrada com precaução devido aos seus múltiplos efeitos colaterais.

Neste artigo vamos abordar os seguintes pontos sobre a isotretinoína:

  • Como funciona.
  • Indicações.
  • Dosagem.
  • Resposta ao tratamento.
  • Efeitos colaterais.
  • Cuidados e contra-indicações.

Este artigo não é uma bula do roacutan. Nosso objetivo é ser menos técnico que uma bula e trazer informações mais úteis para o público leigo, respondendo as principais dúvidas de quem está considerando usar a isotretinoína.

Para saber sobre os principais medicamentos usados no tratamento de cravos e espinhas, leia: OPÇÕES DE TRATAMENTO DA ACNE

Advertisements

Como funciona a isotretinoína

A isotretinoína age diretamente nas causas da acne, provocando contração das glândulas sebáceas e redução significativa da produção de sebo (oleosidade) pelas mesmas. A diminuição da oleosidade inibe a proliferação da bactéria Propionibacterium acnes, responsável pelo processo inflamatório que origina as espinhas. Para saber mais sobre acne e espinhas, leia: ACNE (CRAVOS E ESPINHAS) | Causas e tratamento.

Indicações do roacutan

O roacutan é uma droga forte, muito eficaz contra a acne, mas também com muitos efeitos adversos possíveis. Por isso, ela só costuma ser indicada para os casos mais graves, que não respondem aos tratamentos convencionais, incluindo o uso de antibióticos, como azitromicina, minociclina e tetraciclina.

Em geral, o roacutan é usado nos casos de acne nodular recalcitrante, que são aquelas pacientes com múltiplas espinhas grandes, em formato de nódulos, muito inflamadas e maiores que 0,5 cm. Outras indicações são casos de acne que não melhoram com nenhum outro tratamento, acne que forma cicatrizes ou nos pacientes com problemas sociais ou psicológicos devido a questões estéticas provocadas pela acne.

A isotretinoína também pode ser usada nos pacientes com rosácea grave, uma doença dermatológica diferente da acne (leia: ROSÁCEA | Causas e tratamento).

Dosagem indicada do roacutan

A isotretinoína existe em comprimidos nas formas de 10 mg, 20 mg, 30 mg e 40 mg. Já há no mercado a isotretinoína genérica.

A dose inicial costuma ser de 0,5 mg/kg/dia, com aumento para 1 mg/kg/dia após o primeiro mês, se não houver reações adversas relevantes. Isso significa que em um paciente de 60 kg, a dose inicial será de 30 mg por dia e a dose final de 60 mg por dia. A isotretinoína pode ser tomada uma vez por dia ou dividida em duas doses diárias. A absorção da droga é maior se ingerida junto com a refeição.

Em casos graves, com envolvimento predominantemente do tronco, a dose máxima pode chegar a 2 mg/kg/dia.

Em geral, os outros medicamentos usados para acnes são suspensos durante o tratamento com a isotretinoína, inclusive cremes e loções. A associação com antibióticos, como a tetraciclina não é recomendada devido a o maior risco de hipertensão intracraniana (pseudotumor cerebri).

O tratamento com isotretinoína costuma durar, pelo menos, 20 semanas. Ao final, a droga pode ser interrompida sem nenhum tipo de desmame.

Advertisements

Atualmente tem sido estudado o uso do roacutan em doses mais baixas, no máximo 0,5 mg/kg/dia para os casos de acne moderada, não tão graves. As respostas têm sido boas e os efeitos colaterais menores.

Resposta ao tratamento com ISOTRETINOÍNA

O roacutan estimula a pele a expelir o excesso de sebo dentro das suas glândulas sebáceas. Por isso, no início, é possível notar um agravamento da acne. Mas não é preciso se preocupar, após 2 ou 3 semanas o quadro começa a melhorar definitivamente.

Nos casos de acne muito grave, este agravamento temporário pode levar à formação de úlceras. Por isso, o dermatologista pode indicar o uso temporário de corticoides por 2 a 4 semanas antes de iniciar a o roacutan para evitar este tipo de complicação (leia: PREDNISONA E CORTICOIDES | efeitos colaterais).

Passado o primeiro mês, período que pode ou não haver agravamento das lesões, a isotretinoína começa a mostrar sua eficiência. A grande maioria dos pacientes apresenta excelente resposta a longo prazo, com efeitos que permanecem mesmo depois da suspensão do medicamento. Cerca de 40% dos pacientes apresentam cura definitiva da acne. O restante apresenta significativa melhora, mas ainda precisam ser mantidos com outros tratamentos como cremes ou antibióticos. A boa notícia é que, após o tratamento com a isotretinoína, esses tratamentos menos agressivos, que antes não funcionavam, passam a ter ótima resposta. Em geral, cerca de 90% dos pacientes ficam satisfeitos com os resultados.

Os casos de recaída, com agravamento da acne meses após a suspensão do roacutan, podem ser tratados com novo curso de isotretinoína. Habitualmente, esperamos uma intervalo de pelo menos 5 meses para repetir o tratamento. As recaídas são mais comuns nos pacientes que, ao final de 20 semanas, não alcançaram dose cumulativa total de 120 mg/kg, ou seja, cerca de 7200 mg nos pacientes com 60 kg.

Efeitos colaterais do roacutan

O roacutan seria um remédio maravilhoso se não fosse o seu perfil de efeitos colaterais.

Secura dos lábios, cabelos, pele e olhos são efeitos adversos muito comuns, que ocorrem com praticamente todos os pacientes. O uso diário de hidratantes (para pele e lábios) e colírios são frequentemente necessários para evitar lesões.

Entre os efeitos colaterais mais frequentes, podemos citar:
– Sangramento no nariz (leia: SANGRAMENTO DO NARIZ | EPISTAXE).
– Fotossensibilidade. O uso diário de filtros solares é recomendado para quem sai à rua de dia.
– Coceira.
– Queilite angular (leia: COMO CUIDAR DA BOQUEIRA | Queilite angular).
– Dor muscular, principalmente após atividades físicas.
– Elevação do colesterol (leia: COLESTEROL HDL | COLESTEROL LDL | TRIGLICERÍDEOS).
– Elevação dos triglicerídeos (leia: O QUE SÃO OS TRIGLICERÍDEOS?)
– Alterações do fígado, que podem ser identificadas pelos exames de função hepática TGO e TGP (leia: O QUE SIGNIFICAM TGO, TGP, GAMA GT e BILIRRUBINA?).

Relação entre isotretinoína e depressão

Durante algum tempo pensou-se haver relação direta entre o uso do roacutan e episódios de depressão com ou sem pensamentos suicidas. Entretanto, diversos estudos não conseguiram provar esta relação. Sabemos que os pacientes com acne severa são habitualmente mais propensos a desenvolverem depressão devido aos efeitos estéticos que a acne promove na adolescência e juventude, períodos da vida em que a aparência tem grande importância social. A taxa de suicídio neste grupo é normalmente mais alta que na população em geral, e ainda não se conseguiu provar que o uso da isotretinoína piore a situação.

Advertisements

Cuidados e contra-indicações do roacutan

A principal contra-indicação à isotretinoína é gravidez, pois a droga provoca abortos e graves malformações.

O uso de roacutan em mulheres jovens e sexualmente ativas é uma grande preocupação dos médicos. Em geral, indica-se o uso de, pelo menos, 2 métodos anticoncepcionais distintos, como camisinha e pílula anticoncepcional, para reduzir ao máximo o risco da paciente engravidar durante o tratamento. A gravidez só é permitida 1 mês após a interrupção da isotretinoína.

Mulheres que estão amamentando também não devem inciar o tratamento com roacutan.

Pessoas que usam lentes de contato devem dar preferência aos óculos, para não agravar o ressecamento dos olhos (leia: INFORMAÇÕES SOBRE LENTES DE CONTATO).

Deve-se evitar depilações com produtos químicos ou cera, devido à fragilidade da pele, que costuma estar muito ressecada.

A isotretinoína não deve ser usada junto com outras drogas, como tetraciclina, minociclina ou vitamina A. Não se deve beber álcool durante o tratamento. Evite o uso de ervas ou medicamentos naturais, pois os mesmos podem interagir com a isotretinoína.

Este artigo foi útil?  
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (8 votos, Total: 4,50 de 5)
Loading...
Advertisements
Advertisements
VEJA OUTROS ARTIGOS SEMELHANTES
112 Comentários
  1. Camila Silva

    Olá Doutor!!! Quem tem Miopia pode fazer o tratamento com a Isotretinoína?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim.

  2. Adelaide Cruz

    Boa noite Doutor! Minha filha hoje tem 18 anos, tomou o roacutan por 8 meses quando tinha 16 anos de idade, 8 meses após o terminou do tratamento, suas espinhas retornaram e até agora elas persistem. O que devo fazer?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Voltar ao dermatologista. Às vezes é necessário repetir o tratamento.

  3. H.C

    Boa noite Doutor ! gostaria de saber quando tempo leva para a pele ficar boa quando o tratamento é de 4 meses?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Você vai começar a notar uma melhoria relevante com 4 a 6 semanas.

  4. L.C

    Doutor, terminei meu tratamento de 8 meses com 20mg por dia e tenho 53 kg. Tem risco da acne voltar?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Tem, mas na maioria dos casos não volta. E quando volta, é mais leve.

  5. Jhon P.

    Boa noite!
    Doutor; devo evitar e/ou não ingerir certos tipos de alimentos? Por gentileza, quais são?
    Li acima que não devemos ingerir vitamina A. E desde que iniciei o tratamento (7 semanas) entrei para academia e tomo BCAA, Glutamina e Whey que contém 180mcg e um Shake que contém 200mcg desta vitamina (A) em suas porções básicas. Na verdade, em suplementação consumo em média 300mcg dia. Devo abolir?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, deve evitar qualquer suplemento que contenha vitamina A.

  6. Helder Costa

    Boa tarde Dr. Bom usei este medicamento por 4 meses, fiquei 1 mês sem usar e descobrir que minha esposa está grávida. Nesse caso o feto corre alguma risco?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não.

  7. Emerson Felipe

    O uso do peroxido de benzoila aplicado topicamente, ao mesmo tempo que estiver com o uso do roacutan, traz algum problema, ou devemos abolir realmente mesmo qualquer produto, por que acho que há umas melhoras nas manchas.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A não ser que seja orientação do dermatologista, o ideal é usar apenas o roacutan.

  8. Joao Vitor

    Bom dia Dr. gostaria de saber se com 16 anos é muito cedo pra começar a fazer o tratamento com o roacutan.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode ser feito se for indicado pelo dermatologista.

  9. Jennifer

    Olá, tomei 6 meses Roacutan, 2 comprimidos por dia!
    Quando posso tomar bebida alcoílica, terminei o tratamento no dia 27/06/15

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se não houve complicações hepáticas e o tratamento já acabou há quase 2 meses, você já pode voltar a consumir álcool de forma moderada.

  10. Amanda

    Boa Noite Dr. Gostaria de saber se quem tem problema na visão pode usar o Roacutan?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Que tipo de problema na visão? Se for miopia ou astigmatismo, por exemplo, não tem problema nenhum.

  11. Igor Wyllames

    Dr. Na bula diz que devemos ingerir o remédio junto com as refeições . Mas também diz que o comprimido não pode ser aberto, tem que ingerir ele do jeito que vem na cartela . Como deve ser ingerido afinal ? ( enquanto eu estiver almoçando , pego um copo com água tomo o remédio, e logo em seguida volto a comer minha refeição ? É assim ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O importante é que o comprimido seja absorvido junto à comida. Portanto, ele pode ser tomado imediatamente antes, durante ou imediatamente após a última garfada.

      1. Ta

        Olá meu médico me indico tomar depois da refeição . Então é melhor cada um seguir a orientação do seu médico pelo fato de cada pessoa ter um gene diferente

  12. Igor Wyllames

    Boa Noite Dr.
    Quais Cremes podemos usar no rosto enquanto estamos no período de tratamento ? há algum produto facial que ajude o Roacutan agir mais rápido no paciente ? ou é melhor nao passar NADA no rosto enquanto estamos tomando o Remédio ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O melhor é não usar nada, a não ser que seja indicação do dermatologista.

  13. Eduardo Simoes

    Dr quem tem colesterol e triglicérides acima do normal pode tomar roacutam?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não é contra-indicado. Só é preciso ter alguma atenção com os níveis, principalmente no início do tratamento.

  14. Luanna D. Santos

    Bom dia, Dr.
    Eu tomei Roacuntar por 6 meses ano passado, terminei em Junho. Apareciam apenas algumas acnes no período da TPM, porém agora elas estão aparecendo com um volume maior, algumas inflamadas e outras internas, e as minhas sempre ficam mancha no meu rosto. Nesse fim de ano eu ingeri muita bebida álcoolica, tem alguma relação esses dois fatos?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Provavelmente não.

  15. Igor Vinícius Paulino

    Posso tomar suplementos e/ou multivitamínicos durante o tratamento com a isotretinoína?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Que tipos de suplementos e com que objetivo? Em geral, mais de 90% das pessoas que tomam multivitamínico não têm indicação para tal. Jogam dinheiro no lixo tomando comprimidos que não trazem benefício algum.

  16. BRUSCHI

    Doutor, Por eu ter feito a retirada da vesícula, pode justificar eu ter muitas espinhas ou não tem nada a ver ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não me lembro de haver qualquer relação.

  17. Scarllat

    Boa noite Doutor, faço tratamento com isotretinoína duas doses de 20mg há 2 meses e meio, mas aparece algumas espinhas só que maiores e inflamadas, isso é normal durante o tratamento?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode acontecer. O que importa é, no geral, estar melhorando.

  18. Josep

    Boa noite doutor.
    Comecei meu tratamanto com isotretinoína(genérico),faz um mês, e agora vou utilizar o Roacutan.Tem
    alguma chance de meu corpo rejeitar o roacutan ou ter algum efeito colateral grave?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não me parece provável.

  19. Patricia

    Boa tarde Doutor,

    Meu nome é Patricia tenho 25 anos, em 2010 realizei o tratamento da minha Acne usando a Isotretinoína durante 6 meses (2 comprimidos por dia) e o resultado foi positivo, minha pele ficou toda lisa. Agora em 2014 elas voltaram (com menos força), tentei outros remédios e cremes, que não deram certo, então minha dermatologista me indicou o Roacutan( pois dizem que é o melhor), porém acabei comprando novamente a isotretinoína (ou seja o genérico), mas não obtive bons resultados, você acha que o Roacutan é melhor do que a Isotretinoína (genérico)?
    Minha médica agora me passou o Antibiótico Astro, para tomar durante 3 dias, durante 3 semanas, você acha que terei bons resultados?
    Aguardo resposta.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Supostamente o genérico é para ter a mesma eficácia do de marca, porém, nem sempre isso é real.

  20. rogger

    Roacutan deve ser tomado na mesma hora todos os dias? Eu tomo tem dia durante o almoço e dia durante a janta.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não precisa ser que nem antibiótico, mas o ideal é tomar mais ou menos no mesmo período do dia. Uma vez ou outra que esqueça e tome mais tarde não tem problema.

  21. Luan Carlos

    Olá Dr. Pedro pinheiro tenho algumas duvidas sobre o uso do roacutan

    1- Tenho apenas 17 anos, é muito cedo para iniciar um tratamento ?

    2- A acne pode voltar depois de algum tempo? essa é a minha preocupação.

    3- Pessoas com asma podem fazer o tratamento ?

    SE EU FAZER VOU SEGUIR TODOS OS CONSELHOS DO DERMATOLOGISTA.

    Agradeço pela atenção!!

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      1- Não.
      2- Sim, mas, em geral, quando isso ocorre é bem mais branda.
      3- SIm.

  22. Fernando S Junior

    Gostaria de saber onde guardar o Roacutan no verão? Na bula diz que o medicamento deve ficar entre 15 a 30 graus. O problema é que aqui no RS chega a 40 graus. Será que dá para colocar na geladeira, dentro de um pote plástico para evitar que entre umidade, mesmo que a temperatura seja menor que 15 graus?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode guardar em um armário fora da cozinha ou do banheiro. Procure o quarto da casa que seja mais fresco. Dentro do armário dificilmente a temperatura chega a valores tão altos.

  23. Paulo Henrique

    Uso da maconha atrapalha no tratamento ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Nunca li nada sobre maconha influenciar na acne.

      1. BRUSCHI

        1 – A maconha não atrapalha mesmo ?
        2 – sinto Q minha boca não está ficando ressecada, isso quer dizer q não está fazendo efeito ?

        1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          1- Não sei, não encontrei nenhum estudo sobre o assunto. Não dá para afirmar nada. Na dúvida, o melhor é não usar.
          2- Não.

  24. Jessica

    Ola, tenho espinhas desde a adolecencia e ja estou com 25 anos e não deixei de ter cravos e espinhas, desde de então. uso um creme que ate controla um pouco, mas, acaba sempre voltando. Quero saber se no meu caso eu posso iniciar um tratamento com a isotretinoína.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não se deve usar isotretinoína por conta própria. É até possível que você tenha indicação, mas esse tratamento precisa ser acompanhado por um dermatologista, pois pode causar inúmeros efeitos adversos, principalmente se tomado de forma errada.

  25. Yuri

    Dr. estou fazendo tratamento com o roacutan a mais ou menos 4 meses meu tratamento todo vai durar mais ou menos 6 meses, estou tomando 60mg por dia que sao 3 comprimidos tenho peso mais ou menos 70kg queria saber se posso beber cerveja que contem menor teor alcoolico? Vai atrapalhar meu tratamento? Seria melhor se eu nao tomasse o remedio no dia? Ou melhor nao beber durante o tratamento?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O melhor é não consumir álcool.

  26. Leonardo Crispim

    Bom dia, acabei de terminar meu tratamento dia 01/11/2014 – 8 meses e foi um sucesso mas acabei esquecendo de tirar algumas duvidas com minha dermatologista.

    1° Alimentação – Tenho sempre que evitar comer frituras mesmo depois do tratamento terminado, refrigerantes e chocolates.

    2° Bebidas Alcoólicas – Eu posso voltar e beber depois do tratamento, se sim depois de quanto tempo, se tem ricos de voltar se eu beber sem permissão medica.

    Aguardo pela resposta e Agradeço.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      1- não há provas que a dieta interfira com a acne. A única excessão parece ser os laticínios. Alguns estudos recentes têm relacionado um alto consumo de derivados de leite com maior incidência de acne.

      2- Se o tratamento não tiver provocado alterações nas provas de função hepática, você pode voltar a beber com moderação após o fim do tratamento.

  27. Vertinho Silva

    boa tarde. gostaria de saber se posso refazer o meu tratamento pq ja fiz uma vez e acabou as espinhas mas com o tempo voltou. pq antes de atingir a dose correta a medica disse que ja estava bom pq meu rosto ja estava limpo. e agora esta do msm geito. cheio de espinhas inflamadas. posso refazer o tratamento?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode. Mas somente com orientação médica, ok? Não tome o medicamento novamente por conta própria.

  28. Anderson

    Dr. estou fazendo o tratamento com o Roacutan, queria saber se o cigarro atrapalha ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Cigarro sempre atrapalha.

  29. Giuliano Antonio

    Dr. esse medicamento pode ser benéfico para cura de foliculite? Grato

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A foliculite costuma ser um quadro auto-limitado, não precisa de uma droga tão forte para tratá-la

  30. Marcio Cesar

    Olá Dr. Gostaria de saber se posso tomar algum suplemento, pois estou na academia mas estou fazendo o tratamento com o Roacutan, posso tomar o suplemento?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se não for nada hormonal, a princípio não há problemas.

  31. sandra

    Dr. gostaria de saber se o Roacutan tem efeito sobre a (SOP) síndrome do ovário policístico, a acne no meu caso é nas nádegas, pois já tomei a 6 anos atrás e não obtive nenhum resultado, a minha dermatologista pediu pra eu tomar novamente. O que acha?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Teoricamente ele tem efeito sobre qualquer tipo de acne.

  32. Helber

    Dr. gostaria de saber se um suplemento que é só Cafeina e Guarana ( Termogênico ) pode atrapalhar no tratamento com o Roacutan ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Acredito que não.

      1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

        A absorção neste caso é baixa.

        1. Marcel Martendal

          Dr. Eu Gostaria que esclarece-se sua resposta, Tomando Roacutan no horário certo, e Cafeína Pre-treino, A Cafeína Atrapalharia em que? Na absorção do Roacutan?

        2. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Não atrapalha.

  33. Heitor

    Dr. gostaria de saber se fazer uso de suplementos como proteína e aminoácidos(bcaa) atrapalha ou não é indicado para quem esta fazendo o tratamento com o Roacutan.
    Obrigado.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Que eu saiba não há interferência, mas o ideal é conversar com o dermatologista para ver se ele autoriza.

  34. Márcio Araújo

    Olá Dr Pedro, já estou fazendo o tratamento há cerca de um mês. Confesso que ainda não sei exatamente onde guarda-lo, estou guardando as caixas dentro de um armário da cozinha. É adequado o local? se não, onde devo guarda-lo? e caso o local não seja o ideal, acha que ele pode ter perdido o efeito? Grato.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      É melhor guardar no seu quarto. Banheiro e cozinha não são bons locais para deixar remédio.

      1. Márcio Araújo

        Obrigado pelos esclarecimentos, Dr. A sua resposta me causou uma outra dúvida, por qual motivo devo guarda-lo no meu quarto? já que o mesmo é um ambiente fechado. e Gostaria de saber se o fato de guarda-lo no armário da cozinha fez com que o medicamento perdesse sua eficácia e por qual motivo banheiro e cozinha não são ambientes adequados. Grato.

        1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          A cozinha costuma ser um ambiente muito quente e o banheiro muito úmido, só por isso.

  35. Carolina Santos

    Doutor, a isotretinoina também diminui cravos e poros? obrigada

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim.

  36. Lucas Oliveira

    Dr. gostaria de saber o que usar pra combater os efeitos colaterais e o que evitar de comer e beber quando estiver tomando o medicamento? E aínda se pode ingerir bebida alcoólica?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Tem que evitar açúcar e carboidrato em excesso. Álcool só de forma muito moderada e mesmo assim, só se não houver nenhuma alteração do fígado pelo Roacutan.

  37. Edmundo Junior

    estou no começo do tratamento com a isotretinoína, a minha dosagem esta abaixo da inicial ( 0,5 mg/kg/dia ) pois a minha acne não é tão severa porém , como tenho 40 anos e não é tão comum acne nessa idade e o tratamento com cremes e sabonetes não deram resultado, o dermatologista indicou esse tratamento. Estou na segunda semana e quase desisti pois no meu caso houve irritação logo no inicio do tratamento, a dica acima de que isso é normal já me deixou mais tranquilo, inclusive a parte de que o tratamento tem um resultado melhor depois do 1 mês, até o momento, o efeito colateral que mais me desconforta e a secura dos lábios, estou usando protetor labial de cacau mas acho que não esta hidratando de forma satisfatória, existe um outro tipo que produto que seja mais eficaz ?

    1. Existem vários produtos para hidratar os lábios. Existem alguns até mais cremosos que a manteiga e cacau. Peça ajuda ao farmacêutico para lhe indicar algum deles.

    2. celia

      Faço esse tratamento e acho que alguns efeitos colaterais (securas, rachaduras e dores musculares) compensam, pois acne que me perseguiu a vida inteira, tem ido embora com esse remédio. Uso Bpantol nos lábios, ela é poderosa. Passe a noite como se fosse batom, no outro dia sentira a diferença. Também passo durante o dia, mas em menos quantidade é ótima.

  38. SILVANA

    Olá! gostei muito dos seus esclarecimentos. Quero saber se posso tomar sibutramina 15 mg enquanto estiver tomando o roacutam.

    1. A princípio, não há contra-indicação, mas o ideal é você questionar pessoalmente o seu médico sobre isso, pois podem haver questões, das quais eu não estou a par, que desaconselhem esta associação.

  39. kamila

    Olá Dr. pedro

    Gostaria de saber , se é necessario usar o roacutam para me livrar definitivamente delas ou existe outro medicamento menos agressivo a saúde.

    1. Pedro Pinheiro

      Depende do grau da acne. O roacutan é com certeza o mais eficaz para os casos mais graves.

  40. Márcio de Araújo Nunes

    Olá, Dr Pedro Pinheiro.

    Primeiramente gostaria de agradecer as dúvidas que você tem me tirado, e em segundo me desculpar por estar aqui aperiantado seu juizo, hehe.

    Tenho mais uma dúvida, a última prometo: Doutor, gostaria de saber se fazer o tratamento da isotretinoína, por três meses com duas doses diárias de 20mg é a mesma coisa que um tratamento com seis meses, mas com apenas uma dose…

    1. Pedro Pinheiro

      O tratamento habitual é por 6 meses (20 semanas na verdade). A dose indicada é de 0,5 a 1,0 mg/kg/dia. O tratamento pode até ser feito com uma única tomada por dia, mas ela tem que estar dentro da dose diária indicada pelo peso. 20 mg por dia só é uma dose efetiva em pessoas que pesam ao redor de 40 kg.

      Para o médico usar uma dose mais baixa que a recomendada, ele precisa ter algum motivo. Redução da incidência de efeitos colaterais podem ser uma hipótese.

  41. Márcio Araújo

    Olá Dr.Pedro, primeiramente gostaria de elogiar o texto, ele é bastante didático e esclarecedor.

    Bom, marquei uma consulta com um dermatologista ( particular ), e a mesma me recomendou DUAS s diárias de 20mg, após perguntar o meu peso, que é aproximadamente 60kg.

    Como estava apertado financeiramente, recebi a sugestão de uma enfermeira de fazer o tratamento pelo SUS. O dermatologista do mesmo me receitou uma dose diária de 20mg, e nem perguntou o meu peso. Confesso que essa diferença de doses de profissionais diferentes me deixou com um pouco de dúvida. Qual o ideal de dosagem, uma ou duas, para um paciente de 60kg?

    Aguardo a resposta e diante mão agradeço a atenção.

    Márcio de Araújo Nunes

    1. O mais habitual da isotretinoína é a posologia de 0.5-1 mg/kg/dia divididos em 2 tomadas por dia.

  42. Elivaldo

    Olá, Gostaria de saber se em alguns casos é preciso repeti uma segunda dose do medicamento para obter o resultado desejado? eu já fiz uma primeira dose do roacutan que durou 6 meses mas depois a acne nodular voltou.

    1. Sim, se após 6 meses do fim do tratamento, a resposta não tiver sido satisfatória, um novo curso de Isotretinoína pode ser tentado.

    2. Sim, se após 6 meses do fim do tratamento, a resposta não tiver sido satisfatória, um novo curso de Isotretinoína pode ser tentado.

  43. Elivaldo

    Olá, Gostaria de saber se em alguns casos é preciso repeti uma segunda dose do medicamento para obter o resultado desejado? eu já fiz uma primeira dose do roacutan que durou 6 meses mas depois a acne nodular voltou.

  44. Juvenil Netto

    Gostaria de saber se esse remédio pode causar algum problema que eu possa levar por toda a minha vida.

    1. O roacutan é uma droga relativamente segura. Não precisa se preocupar.

  45. Siih

    Olá, gostaria de saber se eu emendar a cartela do meu anticoncepcional e tomando o roacutan tem algum risco, ou problema??

    1. Se o seu ginecologista autoriza você emendar a cartela, não tem problema.

  46. Vanessa

    olá doutor tenho uma dúvida quanto a dosagem pois meu médico me passou a dosagem de duas capsulas por dia de 20 mg(40mg no total) em dose única que eu tomo após o jantar, só que eu peso menos de 45 quilos, há problema em relação a isso?

    1. Acredito que ele tenha levado isso em conta na hora da prescrição.

  47. Priscila Lima

    Dr. fiz algumas pesquisas na internet sobre o medicamento, e em um site vi que não se pode tomar suplementos durante o tratamento é verdade?

    1. Que suplementos você se refere?

  48. É o ideal.

  49. Lay Araújo

    Olá, Dr. Pedro!! Gostaria de saber se o tratamento para espinhas causadas por problemas hormonais tem que seguir essa regra de 120 mg/kg..?

  50. Paulo Queiroz

    Dr Pedro gostaria de saber se portadores de doença de crohn podem fazer o tratamento de acne com isotretinoína oral, sou portador e tenho muita acne, já fiz diversos tratamentos e não obtive sucesso.

    1. A princípio, pode. Antigamente achava-se que o Roacutan poderia causar ou agravar casos de doença inflamatório intestinal, mas isso não ficou provado. O ideal, porém, é conversar com o seu gastroenterologista e ouvir a opinião dele.

  51. leandro rocha

    dr pedro gostaria de saber se o uso desse medicamento pode fazer a visao falhar pois ocorria comigo quando fazia o tratamento com ele

    1. Pedro Pinheiro

      É raro, mas o Roacutan pode dar algumas alterações visuais, como diminuição da acuidade visual à noite, embaçamento, fotofobia, etc.

      1. daniele

        oii, gostaria de saber se quando eu terminar o tratamento, a visão volta ao nomal, pq percebo que fica um pouco ruim a vezes, isso pode ser sério ?? será que devo diminuir a dosagem ?

        1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Se você está tendo alterações na visão, o ideal é avisar o seu dermatologista. Talvez tenha que mexer na dose ou até suspender o tratamento.

Deixe um Comentário

Antes de comentar, leia as REGRAS PARA COMENTÁRIOS.

Seu email não será publicado.