Roacutan (isotretinoína) para acne

Dr. Pedro Pinheiro

comment 120 Comentários


O que é o Roacutan?

Roacutan é o nome comercial da isotretinoína, um potente fármaco indicado para o tratamento da acne severa e da rosácea.

A isotretinoína é um medicamento extremamente efetivo contra cravos e espinhas, porém, é um medicamento  que deve ser administrado com precaução, devido aos seus múltiplos efeitos colaterais possíveis e ao seu risco de provocar má-formações fetais.

Atenção: esse artigo não é uma bula do Roacutan. Nosso objetivo é ser menos técnico que uma bula e trazer informações mais úteis para o público leigo, respondendo as principais dúvidas de quem está considerando usar a isotretinoína.

Para saber mais sobre os principais medicamentos usados no tratamento de cravos e espinhas, leia: OPÇÕES DE TRATAMENTO DA ACNE.

Como funciona a isotretinoína – Mecanismo de ação

As espinhas são habitualmente formadas por um processo que envolve o aumento da produção de sebo (oleosidade) pelas glândulas sebáceas, obstrução do folículo piloso e proliferação da Propionibacterium acnes, renomeada recentemente para Cutibacterium acnes (explicamos esse processo em detalhes no artigo: ACNE – Causas e Tratamento).

A isotretinoína é muito eficaz exatamente por agir diretamente nas causas da acne. O fármaco provoca contração das glândulas sebáceas e redução significativa da produção de sebo. Com menos sebo, há menor risco de obstrução dos poros da pele e menos alimento disponível para a Cutibacterium. Após algumas semanas de uso, torna-se nítida a redução do processo inflamatório que dá origem às espinhas.

Indicações – Para que serve

O Roacutan é um medicamento forte, muito eficaz contra a acne, mas também com muitos efeitos adversos possíveis. Por isso, ele só costuma ser indicado para os casos mais graves, que não respondem aos tratamentos convencionais, incluindo o uso de antibióticos, como azitromicina, minociclina e tetraciclina.

Em geral, o Roacutan é prescrito para os casos de acne nodular recalcitrante, que são os casos de acne com múltiplas espinhas em formato de nódulos, muito inflamadas e maiores que 0,5 cm.

Além da acne nodular recalcitrante, outras indicações possíveis do Roacutan são:

  • Casos de acne resistente, que não melhoram com nenhum outro tratamento.
  • Acne severa, que está provocando cicatrizes.
  • Pacientes com problemas sociais ou psicológicos devido a questões estéticas provocadas pela acne.
  • Acne rosácea.

Roacutan afina o nazir?

Um suposto efeito colateral que tem sido bastante propagado nas redes sociais é o afinamento do nariz após uso da isotretinoína. Isso, porém, é falso. A isotretinoína não provoca afinamento do nariz.

O Roacutan pode provocar alterações estéticas no nariz em apenas uma situação: quando a pessoa tem uma doença chamada rinofima, que é uma condição na qual as glândulas sebáceas aumentam muito em tamanho e quantidade, ocasionando crescimento e deformação do nariz.

Se o paciente não tem rinofima, o roacutan não provoca efeito nenhum no tamanho ou formato do nariz.

Posologia – Como tomar

A isotretinoína existe em comprimidos nas formas de 10 mg e 20 mg. Existem também os comprimidos de 30 mg e 40 mg, mas essas apresentações não são comercializadas no Brasil nem em Portugal.

A dose inicial costuma ser de 0,5 mg/kg/dia. Após o primeiro mês de tratamento, se não houver reações adversas relevantes, a dose deve ser aumentada para 1 mg/kg/dia. O objetivo do tratamento é alcançar a dose cumulativa de 120 a 150 mg/kg, o que é habitualmente atingido em quatro a seis meses (duração usual do tratamento é 20 semanas). Ao final, o tratamento pode ser interrompido abruptamente, sem nenhum tipo de desmame.

Portanto, em um paciente de 60 kg, a dose inicial será de 30 mg por dia e a dose final de 60 mg por dia. Ao final do tratamento, o paciente deve ter tomado entre 7200 e 9000 mg da isotretinoína.

O Roacutan pode ser tomado uma vez por dia ou dividido em duas doses diárias. A absorção do medicamento é maior se ele ingerido junto com a refeição.

Nos casos graves, com envolvimento predominantemente do tronco, a dose máxima pode chegar a 2 mg/kg/dia.

Em geral, os outros medicamentos usados para acnes são suspensos durante o tratamento com a isotretinoína, inclusive cremes e loções. A associação com antibióticos, como a tetraciclina não é recomendada devido a o maior risco de hipertensão intracraniana (pseudotumor cerebri).

Isotretinoína em dose baixa

Alguns estudos mostram que nos casos de acne moderada, o Roacutan em doses mais baixas, como 0,5 mg/kg/dia, é tão eficaz quanto a dose de 1 mg/kg/dia. Na dose mais baixa, porém, a incidência de efeitos colaterais é menor.

Resposta ao tratamento – Isotretinoína funciona?

O Roacutan estimula a pele a expelir o excesso de sebo dentro das suas glândulas sebáceas. Por isso, no início, é possível notar um agravamento da acne. Mas não é preciso se preocupar, após 2 ou 3 semanas, o quadro começa a melhorar definitivamente.

Nos casos de acne muito grave, este agravamento temporário pode levar à formação de úlceras. Por isso, o dermatologista pode indicar o uso temporário de corticoides por 2 a 4 semanas antes de iniciar a o Roacutan para evitar este tipo de complicação.

Passado o primeiro mês, período que pode ou não haver agravamento das lesões, a isotretinoína começa a mostrar sua eficácia. A grande maioria dos pacientes apresenta excelente resposta a longo prazo, com efeitos que permanecem mesmo depois da suspensão do medicamento.

Cerca de 40% dos pacientes apresentam cura definitiva da acne após cerca de 15 a 20 semanas de tratamento. O restante apresenta significativa melhora, mas ainda precisam ser mantidos com outros tratamentos como cremes ou antibióticos. A boa notícia é que, após o tratamento com a isotretinoína, esses tratamentos menos agressivos, que antes não funcionavam, passam a ter ótima resposta. Em geral, cerca de 90% dos pacientes ficam satisfeitos com os resultados.

Roacutan antes e depois
Roacutan antes e depois

Para que haja um melhor resultado estético, é importante que o tratamento seja iniciado antes do paciente já ter muitas cicatrizes na face ou no tronco. O Roacutan age no processo inflamatório, ele impede a formação de novas espinhas, mas não tem ação alguma sobre as cicatrizes já formadas.

Os casos de recaída, com agravamento da acne meses após a suspensão do Roacutan, podem ser tratados com novo curso de isotretinoína. Habitualmente, esperamos uma intervalo de pelo menos 5 meses para repetir o tratamento. As recaídas são mais comuns nos pacientes que, ao final de 20 semanas, não alcançaram dose cumulativa total de 120 mg/kg.

Preços e nomes comerciais

A isotretinoína pode ser encontrada na sua forma genérica ou através dos seguintes nomes comerciais:

  • Roacutan.
  • Acnova.
  • Isotrat.

Quanto custa a isotretinoína?

A caixa com 30 comprimidos de 10 mg custa entre 50 a 80 reais no Brasil e 11 euros em Portugal. Já a caixa com 30 comprimidos de 20 mg custa entre 100 e 200 reais no Brasil e 17 euros em Portugal.

Efeitos colaterais

O Roacutan seria um remédio maravilhoso se não fosse o seu perfil de efeitos colaterais.

Entre os efeitos colaterais mais frequentes da isotretinoína, podemos citar:

O uso diário de hidratantes para pele e lábios, e de colírios para os olhos, são frequentemente necessários para evitar lesões provocadas pelo ressecamento intenso.

Isotretinoína causa depressão?

Durante algum tempo pensou-se haver relação direta entre o uso do Roacutan e episódios de depressão e pensamentos suicidas. Entretanto, diversos estudos não conseguiram provar esta relação.

Sabemos que os pacientes com acne severa são habitualmente mais propensos a desenvolverem depressão, devido aos efeitos estéticos que a acne promove na adolescência e juventude, períodos da vida em que a aparência tem grande importância social.

A taxa de suicídio neste grupo é normalmente mais alta que na população em geral, e ainda não se conseguiu provar que o uso da isotretinoína piore a situação.

O Roacutan engorda?

Não, a isotretinoína não provoca ganho de peso. Pelo contrário, quando há alteração do peso do paciente, o mais comum é o emagrecimento.

Porém, algumas observações são necessárias. Como a isotretinoína é melhor absorvida quando tomada juntos com alimentos gordurosos, alguns pacientes acabam aumentando o consumo desse tipo de alimento, que são habitualmente mais calóricos.

Além disso, há um mito de que chocolates e doces possam agravar a acne. Quando o paciente começa a notar uma melhora relevante das espinhas, ele pode se sentir mais confiante para voltar a comer chocolate, o que obviamente, a longo prazo, aumenta o risco de ganho de peso.

Monitorização durante o tratamento

Para reduzir o risco de complicação pelos efeitos adversos, o tratamento com Roacutan deve ser monitorizado.

Testes de função hepática (TGO e TGP) e dosagem sanguínea do colesterol e dos triglicerídeos devem ser obtidos antes do início da terapia. Os laboratórios responsáveis pela produção do medicamento costumam sugerir a monitorização desses parâmetros semanalmente ou quinzenalmente até que a dose máxima do medicamento seja alcançada e estabilizada.

No entanto, nos casos de indivíduos saudáveis, assintomáticos, jovens e sem história familiar de diabetes, doença hepática ou dislipidemia, esses testes laboratoriais podem ser realizados com menor frequência (a cada mês, por exemplo).

As mulheres em idade fértil devem fazer um teste de gravidez antes do início do tratamento e devem repeti-lo mensalmente até um mês após o fim do tratamento.

A maioria dos efeitos adversos associados à isotretinoína pode ser controlados sem a interrupção do medicamento, com hidratantes, filtro solar, colírios, dieta, evitar lente de contato, evitar ambientes muito secos, utilizar medicamentos para dor e abstinência ao álcool.

As elevações suaves e transitórias da TGP e TGO (marcadores hepáticos) ocorrem no início da terapia em aproximadamente 15 a 20% dos pacientes. Normalmente, os níveis normalizam espontaneamente dentro de algumas semanas.

Quando interromper o tratamento com Roacutan

As principais indicações para interrupção da terapia com isotretinoína incluem:

  • Hipertrigliceridemia grave (acima de 800 mg/dL).
  • Elevação da TGP e TGO mais do que três vezes os valores normais.
  • Rabdomiólise (grande elevação dos valores de CK sanguíneo).
  • Sinais de depressão grave.
  • Anemia grave
  • Surgimento de gravidez.

Cuidados e contraindicações

A principal contraindicação à isotretinoína é gravidez, já que esse fármaco pode provocar abortos e graves malformações.

O uso de Roacutan em mulheres jovens e sexualmente ativas é uma grande preocupação dos médicos. Em geral, indica-se o uso de, pelo menos, dois métodos anticoncepcionais distintos, como camisinha e pílula anticoncepcional, para reduzir ao máximo o risco da paciente engravidar durante o tratamento. A gravidez só volta a ser permitida um mês após a interrupção da isotretinoína (antigamente a recomendação eram 3 meses).

Mulheres que estão amamentando também não devem inciar o tratamento com Roacutan.

Pessoas que usam lentes de contato devem dar preferência aos óculos para não agravar o quadro de ressecamento dos olhos.

Deve-se evitar depilações com produtos químicos ou cera, devido à fragilidade da pele, que costuma estar muito ressecada.

A isotretinoína não deve ser usada junto com outras drogas, como tetraciclina, minociclina ou vitamina A. Não se deve beber álcool durante o tratamento. Evite o uso de ervas ou medicamentos naturais, pois os mesmos podem interagir com a isotretinoína.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


120 respostas para “Roacutan (isotretinoína) para acne”

  1. Sandra Cruz

    Dr. Gostaria de saber se o Roacutan altera o libido feminino, se deixa a mulher sem lubrificação (íntima)?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, especialmente secura vaginal.

  2. Ana

    Dr. Vários médicos dizem que a isotretinoina não altera a eficácia do anticoncepcional oral combinado. Vc poderia explicar pq o seu artigo diz que pode alterar a eficácia? Se realmente altera a eficácia, não deveria ser proibido recomendar esse tipo de contraceptivo?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Onde no meu artigo diz que isotretinoína altera a eficácia do anticoncepcional?

  3. Aline

    Ah 10 anos atrás tive hepatite aguda curou e não voltou mais ….quem já teve hepatite aguda pode fazer o uso do roacutan????ou depende dos exames?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se o figado atualmente estiver saudável, não tem problema.

  4. Márcio Murilo

    A vitamina A com a Isotretinoína, devo evitar alimentos com vitamina A como laranjas, mangas, etc…? E a respeito dos exercícios físicos de alta intensidade? E a suplementação?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Só deve evitar a suplementação de vitamina A. Em relação à alimentação e aos exercícios, não tem problema.

  5. Silvia

    Olá, qual a interação entre o uso da isotretinoína e a Vitamina A, pq evitar??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      A isotretinoína é um derivado da vitamina A. A associação aumenta o risco de hipervitaminose A.

  6. Luyana vaz teuxeira

    ola boa noite

    pode-se tomar isotretinoina junto com prednisolona?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Dependendo da situação, sim. Não é contraindicada a associação.

  7. Robéria Rodrigues da Silva

    Meu filho tem 14 anos, ele pode usar ? Espinhas e cravos inflamadas, enormes, duras e as vzs avermelhadas!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O roacutan pode ser utilizado a partir dos 12 anos.

  8. Juliane De Olveira Vazquez

    Boa noite doutor, tenho hidradenite supurativa a 5 anos,já estou no estágio III queria saber se o Roacutan melhora as crises? Porque tenho muitas crises nas axilas.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Os resultados da isotretinoína na hidradenite não são tão bons quanto na acne comum. A taxa de melhora costuma ser de menos de 50%. Vale a pena se você também tiver acne moderada a grave.

  9. Francine

    Dr., muito esclarecedor o artigo. Assim como as respostas. Gostaria de indicar o uso do óleo de Ríceno nos lábios. Uso à noite e é ótimo para cicatrizar e prevenir o ressecamento.

  10. Camila Silva

    Olá Doutor!!! Quem tem Miopia pode fazer o tratamento com a Isotretinoína?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim.

  11. Adelaide Cruz

    Boa noite Doutor! Minha filha hoje tem 18 anos, tomou o roacutan por 8 meses quando tinha 16 anos de idade, 8 meses após o terminou do tratamento, suas espinhas retornaram e até agora elas persistem. O que devo fazer?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Voltar ao dermatologista. Às vezes é necessário repetir o tratamento.

  12. H.C

    Boa noite Doutor ! gostaria de saber quando tempo leva para a pele ficar boa quando o tratamento é de 4 meses?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Você vai começar a notar uma melhoria relevante com 4 a 6 semanas.

  13. L.C

    Doutor, terminei meu tratamento de 8 meses com 20mg por dia e tenho 53 kg. Tem risco da acne voltar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Tem, mas na maioria dos casos não volta. E quando volta, é mais leve.

  14. Jhon P.

    Boa noite!
    Doutor; devo evitar e/ou não ingerir certos tipos de alimentos? Por gentileza, quais são?
    Li acima que não devemos ingerir vitamina A. E desde que iniciei o tratamento (7 semanas) entrei para academia e tomo BCAA, Glutamina e Whey que contém 180mcg e um Shake que contém 200mcg desta vitamina (A) em suas porções básicas. Na verdade, em suplementação consumo em média 300mcg dia. Devo abolir?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, deve evitar qualquer suplemento que contenha vitamina A.

  15. Helder Costa

    Boa tarde Dr. Bom usei este medicamento por 4 meses, fiquei 1 mês sem usar e descobrir que minha esposa está grávida. Nesse caso o feto corre alguma risco?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não.

  16. Emerson Felipe

    O uso do peroxido de benzoila aplicado topicamente, ao mesmo tempo que estiver com o uso do roacutan, traz algum problema, ou devemos abolir realmente mesmo qualquer produto, por que acho que há umas melhoras nas manchas.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A não ser que seja orientação do dermatologista, o ideal é usar apenas o roacutan.

  17. Joao Vitor

    Bom dia Dr. gostaria de saber se com 16 anos é muito cedo pra começar a fazer o tratamento com o roacutan.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode ser feito se for indicado pelo dermatologista.

  18. Jennifer

    Olá, tomei 6 meses Roacutan, 2 comprimidos por dia!
    Quando posso tomar bebida alcoílica, terminei o tratamento no dia 27/06/15

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se não houve complicações hepáticas e o tratamento já acabou há quase 2 meses, você já pode voltar a consumir álcool de forma moderada.

  19. Amanda

    Boa Noite Dr. Gostaria de saber se quem tem problema na visão pode usar o Roacutan?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Que tipo de problema na visão? Se for miopia ou astigmatismo, por exemplo, não tem problema nenhum.

  20. Igor Wyllames

    Dr. Na bula diz que devemos ingerir o remédio junto com as refeições . Mas também diz que o comprimido não pode ser aberto, tem que ingerir ele do jeito que vem na cartela . Como deve ser ingerido afinal ? ( enquanto eu estiver almoçando , pego um copo com água tomo o remédio, e logo em seguida volto a comer minha refeição ? É assim ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O importante é que o comprimido seja absorvido junto à comida. Portanto, ele pode ser tomado imediatamente antes, durante ou imediatamente após a última garfada.

      1. Ta

        Olá meu médico me indico tomar depois da refeição . Então é melhor cada um seguir a orientação do seu médico pelo fato de cada pessoa ter um gene diferente

  21. Igor Wyllames

    Boa Noite Dr.
    Quais Cremes podemos usar no rosto enquanto estamos no período de tratamento ? há algum produto facial que ajude o Roacutan agir mais rápido no paciente ? ou é melhor nao passar NADA no rosto enquanto estamos tomando o Remédio ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O melhor é não usar nada, a não ser que seja indicação do dermatologista.

  22. Eduardo Simoes

    Dr quem tem colesterol e triglicérides acima do normal pode tomar roacutam?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não é contra-indicado. Só é preciso ter alguma atenção com os níveis, principalmente no início do tratamento.

  23. Luanna D. Santos

    Bom dia, Dr.
    Eu tomei Roacuntar por 6 meses ano passado, terminei em Junho. Apareciam apenas algumas acnes no período da TPM, porém agora elas estão aparecendo com um volume maior, algumas inflamadas e outras internas, e as minhas sempre ficam mancha no meu rosto. Nesse fim de ano eu ingeri muita bebida álcoolica, tem alguma relação esses dois fatos?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Provavelmente não.

  24. Igor Vinícius Paulino

    Posso tomar suplementos e/ou multivitamínicos durante o tratamento com a isotretinoína?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Que tipos de suplementos e com que objetivo? Em geral, mais de 90% das pessoas que tomam multivitamínico não têm indicação para tal. Jogam dinheiro no lixo tomando comprimidos que não trazem benefício algum.

  25. BRUSCHI

    Doutor, Por eu ter feito a retirada da vesícula, pode justificar eu ter muitas espinhas ou não tem nada a ver ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não me lembro de haver qualquer relação.

  26. Scarllat

    Boa noite Doutor, faço tratamento com isotretinoína duas doses de 20mg há 2 meses e meio, mas aparece algumas espinhas só que maiores e inflamadas, isso é normal durante o tratamento?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode acontecer. O que importa é, no geral, estar melhorando.

  27. Josep

    Boa noite doutor.
    Comecei meu tratamanto com isotretinoína(genérico),faz um mês, e agora vou utilizar o Roacutan.Tem
    alguma chance de meu corpo rejeitar o roacutan ou ter algum efeito colateral grave?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não me parece provável.

  28. Patricia

    Boa tarde Doutor,

    Meu nome é Patricia tenho 25 anos, em 2010 realizei o tratamento da minha Acne usando a Isotretinoína durante 6 meses (2 comprimidos por dia) e o resultado foi positivo, minha pele ficou toda lisa. Agora em 2014 elas voltaram (com menos força), tentei outros remédios e cremes, que não deram certo, então minha dermatologista me indicou o Roacutan( pois dizem que é o melhor), porém acabei comprando novamente a isotretinoína (ou seja o genérico), mas não obtive bons resultados, você acha que o Roacutan é melhor do que a Isotretinoína (genérico)?
    Minha médica agora me passou o Antibiótico Astro, para tomar durante 3 dias, durante 3 semanas, você acha que terei bons resultados?
    Aguardo resposta.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Supostamente o genérico é para ter a mesma eficácia do de marca, porém, nem sempre isso é real.

  29. rogger

    Roacutan deve ser tomado na mesma hora todos os dias? Eu tomo tem dia durante o almoço e dia durante a janta.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não precisa ser que nem antibiótico, mas o ideal é tomar mais ou menos no mesmo período do dia. Uma vez ou outra que esqueça e tome mais tarde não tem problema.

  30. Luan Carlos

    Olá Dr. Pedro pinheiro tenho algumas duvidas sobre o uso do roacutan

    1- Tenho apenas 17 anos, é muito cedo para iniciar um tratamento ?

    2- A acne pode voltar depois de algum tempo? essa é a minha preocupação.

    3- Pessoas com asma podem fazer o tratamento ?

    SE EU FAZER VOU SEGUIR TODOS OS CONSELHOS DO DERMATOLOGISTA.

    Agradeço pela atenção!!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      1- Não.
      2- Sim, mas, em geral, quando isso ocorre é bem mais branda.
      3- SIm.

  31. Fernando S Junior

    Gostaria de saber onde guardar o Roacutan no verão? Na bula diz que o medicamento deve ficar entre 15 a 30 graus. O problema é que aqui no RS chega a 40 graus. Será que dá para colocar na geladeira, dentro de um pote plástico para evitar que entre umidade, mesmo que a temperatura seja menor que 15 graus?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode guardar em um armário fora da cozinha ou do banheiro. Procure o quarto da casa que seja mais fresco. Dentro do armário dificilmente a temperatura chega a valores tão altos.

  32. Paulo Henrique

    Uso da maconha atrapalha no tratamento ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Nunca li nada sobre maconha influenciar na acne.

      1. BRUSCHI

        1 – A maconha não atrapalha mesmo ?
        2 – sinto Q minha boca não está ficando ressecada, isso quer dizer q não está fazendo efeito ?

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          1- Não sei, não encontrei nenhum estudo sobre o assunto. Não dá para afirmar nada. Na dúvida, o melhor é não usar.
          2- Não.

  33. Jessica

    Ola, tenho espinhas desde a adolecencia e ja estou com 25 anos e não deixei de ter cravos e espinhas, desde de então. uso um creme que ate controla um pouco, mas, acaba sempre voltando. Quero saber se no meu caso eu posso iniciar um tratamento com a isotretinoína.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não se deve usar isotretinoína por conta própria. É até possível que você tenha indicação, mas esse tratamento precisa ser acompanhado por um dermatologista, pois pode causar inúmeros efeitos adversos, principalmente se tomado de forma errada.

  34. Yuri

    Dr. estou fazendo tratamento com o roacutan a mais ou menos 4 meses meu tratamento todo vai durar mais ou menos 6 meses, estou tomando 60mg por dia que sao 3 comprimidos tenho peso mais ou menos 70kg queria saber se posso beber cerveja que contem menor teor alcoolico? Vai atrapalhar meu tratamento? Seria melhor se eu nao tomasse o remedio no dia? Ou melhor nao beber durante o tratamento?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O melhor é não consumir álcool.

  35. Leonardo Crispim

    Bom dia, acabei de terminar meu tratamento dia 01/11/2014 – 8 meses e foi um sucesso mas acabei esquecendo de tirar algumas duvidas com minha dermatologista.

    1° Alimentação – Tenho sempre que evitar comer frituras mesmo depois do tratamento terminado, refrigerantes e chocolates.

    2° Bebidas Alcoólicas – Eu posso voltar e beber depois do tratamento, se sim depois de quanto tempo, se tem ricos de voltar se eu beber sem permissão medica.

    Aguardo pela resposta e Agradeço.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      1- não há provas que a dieta interfira com a acne. A única excessão parece ser os laticínios. Alguns estudos recentes têm relacionado um alto consumo de derivados de leite com maior incidência de acne.

      2- Se o tratamento não tiver provocado alterações nas provas de função hepática, você pode voltar a beber com moderação após o fim do tratamento.

  36. Vertinho Silva

    boa tarde. gostaria de saber se posso refazer o meu tratamento pq ja fiz uma vez e acabou as espinhas mas com o tempo voltou. pq antes de atingir a dose correta a medica disse que ja estava bom pq meu rosto ja estava limpo. e agora esta do msm geito. cheio de espinhas inflamadas. posso refazer o tratamento?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode. Mas somente com orientação médica, ok? Não tome o medicamento novamente por conta própria.

  37. Anderson

    Dr. estou fazendo o tratamento com o Roacutan, queria saber se o cigarro atrapalha ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Cigarro sempre atrapalha.

  38. Giuliano Antonio

    Dr. esse medicamento pode ser benéfico para cura de foliculite? Grato

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A foliculite costuma ser um quadro auto-limitado, não precisa de uma droga tão forte para tratá-la

  39. Marcio Cesar

    Olá Dr. Gostaria de saber se posso tomar algum suplemento, pois estou na academia mas estou fazendo o tratamento com o Roacutan, posso tomar o suplemento?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se não for nada hormonal, a princípio não há problemas.

  40. sandra

    Dr. gostaria de saber se o Roacutan tem efeito sobre a (SOP) síndrome do ovário policístico, a acne no meu caso é nas nádegas, pois já tomei a 6 anos atrás e não obtive nenhum resultado, a minha dermatologista pediu pra eu tomar novamente. O que acha?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Teoricamente ele tem efeito sobre qualquer tipo de acne.

  41. Heitor

    Dr. gostaria de saber se fazer uso de suplementos como proteína e aminoácidos(bcaa) atrapalha ou não é indicado para quem esta fazendo o tratamento com o Roacutan.
    Obrigado.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Que eu saiba não há interferência, mas o ideal é conversar com o dermatologista para ver se ele autoriza.

  42. Márcio Araújo

    Olá Dr Pedro, já estou fazendo o tratamento há cerca de um mês. Confesso que ainda não sei exatamente onde guarda-lo, estou guardando as caixas dentro de um armário da cozinha. É adequado o local? se não, onde devo guarda-lo? e caso o local não seja o ideal, acha que ele pode ter perdido o efeito? Grato.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      É melhor guardar no seu quarto. Banheiro e cozinha não são bons locais para deixar remédio.

      1. Márcio Araújo

        Obrigado pelos esclarecimentos, Dr. A sua resposta me causou uma outra dúvida, por qual motivo devo guarda-lo no meu quarto? já que o mesmo é um ambiente fechado. e Gostaria de saber se o fato de guarda-lo no armário da cozinha fez com que o medicamento perdesse sua eficácia e por qual motivo banheiro e cozinha não são ambientes adequados. Grato.

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          A cozinha costuma ser um ambiente muito quente e o banheiro muito úmido, só por isso.

  43. Carolina Santos

    Doutor, a isotretinoina também diminui cravos e poros? obrigada

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim.

  44. Lucas Oliveira

    Dr. gostaria de saber o que usar pra combater os efeitos colaterais e o que evitar de comer e beber quando estiver tomando o medicamento? E aínda se pode ingerir bebida alcoólica?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Tem que evitar açúcar e carboidrato em excesso. Álcool só de forma muito moderada e mesmo assim, só se não houver nenhuma alteração do fígado pelo Roacutan.

  45. Edmundo Junior

    estou no começo do tratamento com a isotretinoína, a minha dosagem esta abaixo da inicial ( 0,5 mg/kg/dia ) pois a minha acne não é tão severa porém , como tenho 40 anos e não é tão comum acne nessa idade e o tratamento com cremes e sabonetes não deram resultado, o dermatologista indicou esse tratamento. Estou na segunda semana e quase desisti pois no meu caso houve irritação logo no inicio do tratamento, a dica acima de que isso é normal já me deixou mais tranquilo, inclusive a parte de que o tratamento tem um resultado melhor depois do 1 mês, até o momento, o efeito colateral que mais me desconforta e a secura dos lábios, estou usando protetor labial de cacau mas acho que não esta hidratando de forma satisfatória, existe um outro tipo que produto que seja mais eficaz ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Existem vários produtos para hidratar os lábios. Existem alguns até mais cremosos que a manteiga e cacau. Peça ajuda ao farmacêutico para lhe indicar algum deles.

    2. celia

      Faço esse tratamento e acho que alguns efeitos colaterais (securas, rachaduras e dores musculares) compensam, pois acne que me perseguiu a vida inteira, tem ido embora com esse remédio. Uso Bpantol nos lábios, ela é poderosa. Passe a noite como se fosse batom, no outro dia sentira a diferença. Também passo durante o dia, mas em menos quantidade é ótima.

  46. SILVANA

    Olá! gostei muito dos seus esclarecimentos. Quero saber se posso tomar sibutramina 15 mg enquanto estiver tomando o roacutam.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      A princípio, não há contra-indicação, mas o ideal é você questionar pessoalmente o seu médico sobre isso, pois podem haver questões, das quais eu não estou a par, que desaconselhem esta associação.

  47. kamila

    Olá Dr. pedro

    Gostaria de saber , se é necessario usar o roacutam para me livrar definitivamente delas ou existe outro medicamento menos agressivo a saúde.

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Depende do grau da acne. O roacutan é com certeza o mais eficaz para os casos mais graves.

  48. Márcio de Araújo Nunes

    Olá, Dr Pedro Pinheiro.

    Primeiramente gostaria de agradecer as dúvidas que você tem me tirado, e em segundo me desculpar por estar aqui aperiantado seu juizo, hehe.

    Tenho mais uma dúvida, a última prometo: Doutor, gostaria de saber se fazer o tratamento da isotretinoína, por três meses com duas doses diárias de 20mg é a mesma coisa que um tratamento com seis meses, mas com apenas uma dose…

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      O tratamento habitual é por 6 meses (20 semanas na verdade). A dose indicada é de 0,5 a 1,0 mg/kg/dia. O tratamento pode até ser feito com uma única tomada por dia, mas ela tem que estar dentro da dose diária indicada pelo peso. 20 mg por dia só é uma dose efetiva em pessoas que pesam ao redor de 40 kg.

      Para o médico usar uma dose mais baixa que a recomendada, ele precisa ter algum motivo. Redução da incidência de efeitos colaterais podem ser uma hipótese.

  49. Márcio Araújo

    Olá Dr.Pedro, primeiramente gostaria de elogiar o texto, ele é bastante didático e esclarecedor.

    Bom, marquei uma consulta com um dermatologista ( particular ), e a mesma me recomendou DUAS s diárias de 20mg, após perguntar o meu peso, que é aproximadamente 60kg.

    Como estava apertado financeiramente, recebi a sugestão de uma enfermeira de fazer o tratamento pelo SUS. O dermatologista do mesmo me receitou uma dose diária de 20mg, e nem perguntou o meu peso. Confesso que essa diferença de doses de profissionais diferentes me deixou com um pouco de dúvida. Qual o ideal de dosagem, uma ou duas, para um paciente de 60kg?

    Aguardo a resposta e diante mão agradeço a atenção.

    Márcio de Araújo Nunes

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O mais habitual da isotretinoína é a posologia de 0.5-1 mg/kg/dia divididos em 2 tomadas por dia.

  50. Elivaldo

    Olá, Gostaria de saber se em alguns casos é preciso repeti uma segunda dose do medicamento para obter o resultado desejado? eu já fiz uma primeira dose do roacutan que durou 6 meses mas depois a acne nodular voltou.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim, se após 6 meses do fim do tratamento, a resposta não tiver sido satisfatória, um novo curso de Isotretinoína pode ser tentado.

  51. Juvenil Netto

    Gostaria de saber se esse remédio pode causar algum problema que eu possa levar por toda a minha vida.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O roacutan é uma droga relativamente segura. Não precisa se preocupar.

  52. Siih

    Olá, gostaria de saber se eu emendar a cartela do meu anticoncepcional e tomando o roacutan tem algum risco, ou problema??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se o seu ginecologista autoriza você emendar a cartela, não tem problema.

  53. Vanessa

    olá doutor tenho uma dúvida quanto a dosagem pois meu médico me passou a dosagem de duas capsulas por dia de 20 mg(40mg no total) em dose única que eu tomo após o jantar, só que eu peso menos de 45 quilos, há problema em relação a isso?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Acredito que ele tenha levado isso em conta na hora da prescrição.

  54. Priscila Lima

    Dr. fiz algumas pesquisas na internet sobre o medicamento, e em um site vi que não se pode tomar suplementos durante o tratamento é verdade?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Que suplementos você se refere?

  55. Lay Araújo

    Olá, Dr. Pedro!! Gostaria de saber se o tratamento para espinhas causadas por problemas hormonais tem que seguir essa regra de 120 mg/kg..?

  56. Paulo Queiroz

    Dr Pedro gostaria de saber se portadores de doença de crohn podem fazer o tratamento de acne com isotretinoína oral, sou portador e tenho muita acne, já fiz diversos tratamentos e não obtive sucesso.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      A princípio, pode. Antigamente achava-se que o Roacutan poderia causar ou agravar casos de doença inflamatório intestinal, mas isso não ficou provado. O ideal, porém, é conversar com o seu gastroenterologista e ouvir a opinião dele.

  57. leandro rocha

    dr pedro gostaria de saber se o uso desse medicamento pode fazer a visao falhar pois ocorria comigo quando fazia o tratamento com ele

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      É raro, mas o Roacutan pode dar algumas alterações visuais, como diminuição da acuidade visual à noite, embaçamento, fotofobia, etc.

      1. daniele

        oii, gostaria de saber se quando eu terminar o tratamento, a visão volta ao nomal, pq percebo que fica um pouco ruim a vezes, isso pode ser sério ?? será que devo diminuir a dosagem ?

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Se você está tendo alterações na visão, o ideal é avisar o seu dermatologista. Talvez tenha que mexer na dose ou até suspender o tratamento.