GOTA – Causas, Sintomas e Tratamento

A gota é uma doença muito dolorosa provocada pela deposição de cristais de ácido úrico nas articulações.

108

A gota é uma doença caracterizada por ataques episódicos de artrite (inflamação das articulações) em pacientes que apresentam níveis sanguíneos elevados de ácido úrico. A gota é um condição extremamente dolorosa que, se não for tratada adequadamente, pode, a longo prazo, levar a deformidades articulares e doença dos rins.

Neste artigo, além de abordar as causas, os sintomas e os tratamentos da gota, vamos também dar dicas sobre dieta e como evitar alimentos ricos em ácido úrico.

Por que o ácido úrico causa a doença gota?

O ácido úrico é uma substância produzida no fígado, derivada do metabolismo da purina, um composto orgânico presente em vários tipos de alimentos. Quanto mais purina ingerimos, mais ácido úrico é produzido pelo nosso organismo.

Durante a evolução das espécies, o ser humano perdeu a capacidade de produzir uma enzima chamada uricase, que transforma o ácido úrico em alantoína, uma substância muito mais solúvel no sangue. Como resultado, os humanos apresentam níveis de ácido úrico muito mais altos do que a maioria dos outros mamíferos. Os nossos níveis de ácido úrico sanguíneo só não atingem níveis tóxicos porque a maioria de nós consegue eliminar o excesso através dos rins.

Nas mulheres em idade reprodutiva, os níveis costumam ser um pouco mais baixos devido a influência do estrogênio, que potencializa a eliminação do ácido úrico pelos rins.

Apesar do bom trabalho dos rins, ainda assim os nossos níveis sanguíneos habituais de ácido úrico estão muito próximos do limite de solubilidade, fazendo com que pequenos aumentos na sua concentração causem precipitação (cristalização) deste nos tecidos.

O ácido úrico é mais solúvel em temperaturas acima de 37ºC, que é a temperatura do sangue. Todavia, nas nossas articulações a temperatura é mais baixa, chegando a 32ºC em algumas delas, o que favorece a deposição de cristais nestes locais (toque no seu joelho e compare a temperatura deste com as das coxas ou pernas). O ácido úrico se deposita nos tecidos na forma de urato de sódio.

Quando ocorre deposição de cristais de ácido úrico (urato de sódio) nas articulações, estes provocam uma intensa reação inflamatória levando a uma artrite (inflamação das articulações) muito dolorosa que recebe o nome de gota.

Resumindo: O ácido úrico mantém-se dissolvido no sangue até níveis próximos de 7,0 mg/dl. A partir deste valor, quanto mais elevada for sua concentração, maior é a chance de cristalização e deposição nos tecidos, principalmente nas articulações, que são as regiões de menor temperatura do corpo.

Caso a concentração sanguínea de ácido úrico continue se elevando, a cristalização pode passar a ocorrer mesmo em tecidos mais quentes, como a pele. É importante destacar, porém, que são necessários alguns anos de ácido úrico elevado para se desenvolver a doença gota.

Falamos mais sobre a hiperuricemia no artigo: TER ÁCIDO ÚRICO ELEVADO É PERIGOSO?

Sintomas do ácido úrico alto

A elevação do ácido úrico sanguíneo, chamado de hiperuricemia, não causa sintomas. Na verdade, mais de 2/3 das pessoas com ácido úrico elevado nem sequer desconfiam do fato. O fato de causar sintomas não significa, entretanto, que níveis elevados de ácido úrico não possam levar a complicações. As duas mais comuns são as crises gota e as pedras de ácido úrico nos rins.

Algumas pessoas com histórico de gota referem descamação das mãos e pés quando os níveis de ácido úrico estão elevados. Na verdade, não existe nenhuma comprovação de tal relação. Descamação das mãos e pés é geralmente causada por ressecamento da pele e não por ácido úrico elevado.

Sintomas da gota

A manifestação clínica da gota é a artrite, ou seja, inflamação de uma articulação, caracterizada por dor, vermelhidão, inchaço e calor local (Para saber mais sobre artrite, leia: ARTRITE e ARTROSE | Sintomas e diferenças).

A gota é classicamente uma monoartrite, ou seja, uma artrite que atinge apenas uma articulação em cada crise. As articulações mais acometidas são as dos pés, principalmente o primeiro dedo do pé (dedão do pé) e joelhos.

A artrite da gota é tão dolorosa, que algumas pessoas não conseguem nem cobrir os pés, pois só o contato do cobertor com a área inflamada já causa uma fortíssima dor. Podem haver calafrios e febre, simulando um quadro infeccioso.

O ataque de gota dura alguns dias e depois desaparece espontaneamente. O intervalo entre a primeira e segunda crises pode durar até dois anos. Se não tratada, as crises de gota começam a ficar mais frequentes e intensas, podendo acometer mais de uma articulação por vez.

Ao longo dos anos a gota não tratada leva a formação de tofos nas articulações, causados por deposição crônica de cristais de urato. Os tofos podem ser únicos ou múltiplos, levando a deformidades, como nas fotos ao lado e no início do artigo. Essa fase da gota é chamada de gota tofácea.

Gota
Tofo de gota no cotovelo.

O excesso de ácido úrico também pode levar à formação de cálculos renais de ácido úrico. Existe também o risco de deposição de urato e formação de tofos nos rins, causando insuficiência renal crônica (leia: CÁLCULO RENAL (PEDRAS nos RINS) e VOCÊ SABE O QUE É CREATININA?)

Como já explicado, a gota é causada por prolongados níveis elevados de ácido úrico sanguíneo. Porém, nem todo mundo que tem ácido úrico alto, desenvolve gota. Algumas pessoas mantém-se anos com níveis de ácido úrico maiores que 7 mg/dl e nunca apresentam artrite gotosa ou doença renal. O porquê disto, ninguém sabe.

A gota é muito mais comum em homens e ocorre entre 35 e 45 anos. Nas mulheres costuma ocorrer somente após a menopausa.

O diagnóstico da gota é feito quando há um quadro clínico típico associado a níveis elevados de ácido úrico. Quando há dúvida sobre a causa da artrite, o médico geralmente punciona o líquido da articulação inflamada, procurando pelos depósitos de cristais de urato.

Fatores de risco para gota

Dieta para Controlar o ácido úrico

Pacientes com gota ou com níveis elevados de ácido úrico devem ter uma dieta especial, evitando alimentos ricos em purinas.

Os alimentos ricos em purina (ácido úrico) são:

  • Carnes: bacon, porco, vitela, cabrito, carneiro, miúdos (fígado, coração, rim, língua).
  • Peixes e frutos do mar: salmão, sardinha, truta, bacalhau, ovas de peixe, caviar, marisco, ostra, camarão.
  • Aves: peru e ganso.
  • Bebidas alcoólicas.

Alimentos com moderada quantidade de purinas (ácido úrico):

  • Carnes: vaca, novilho e coelho.
  • Aves: frango e pato.
  • Frutos do mar: lagosta e caranguejo.
  • Leguminosas: feijão, grão-de-bico, ervilha, lentilha, aspargos, cogumelos, couve-flor, espinafre.

Alimentos com baixo ou nenhum teor de purina (ácido úrico):

  • Leite, chá, café, chocolate, queijo amarelo magro, ovo cozido, cereais como pão, macarrão, fubá, batata, arroz branco, milho, mandioca, sagu, vegetais (couve, repolho, alface, acelga e agrião), frutos secos, doces e frutas (mesmo as ácidas)

Tratamento e prevenção da gota

O tratamento da gota se divide em duas fases: tratamento das crises e a profilaxia das crises. A gota não tem cura, mas pode ser muito bem controlada.

a. Tratamento da crise de gota

Durante a crise de gota o tratamento é feito com anti-inflamatórios comuns (AINE) (leia: AÇÃO E EFEITOS COLATERAIS DOS ANTI-INFLAMATÓRIOS ) e/ou colchicina.

A colchicina é menos tóxica do que os anti-inflamatórios (especialmente para os rins e estômago) e controla a gota eficazmente, mas pode causar efeitos colaterais desagradáveis, como náuseas, vômitos e diarreia. Esse efeito adverso é geralmente relacionado à dose usada, sendo menos comum em doses baixas.

Nos pacientes que não toleram AINE ou colchicina, uma opção é o uso de corticoides, potentes anti-inflamatórios de origem esteroidal (leia: PREDNISONA E CORTICOIDES | Indicações e efeitos colaterais).

A aspirina (ácido acetilsalicílico) deve ser evitada sempre que possível, pois a mesma, apesar de ter efeito anti-inflamatório, reduz a excreção de ácido úrico pelos rins (leia: ASPIRINA | AAS | Indicações e efeitos colaterais).

b. Prevenção da crise de gota

Uma vez cessada a crise de gota, o tratamento se volta para a diminuição dos níveis de ácido úrico. A droga mais usada para este objetivo é o alopurinol. É importante ressaltar que não se deve começar o alopurinol durante as crises, pois há risco de piora do quadro. O alopurinol durante as crises só é aceitável se o paciente já fazia uso crônico dele antes do início da crise (leia: ALOPURINOL – Para Que Serve, Doses e Efeitos Colaterais).

Sugere-se manter a colchicina para evitar novas crises enquanto os níveis de ácido úrico ainda não tiverem sido reduzidos pelo alopurinol. Podem ser necessários alguns meses de tratamento até se atingir valores desejáveis.

Uma outra opção para baixar os níveis de ácido úrico é a probenecida, um medicamento que aumenta a sua eliminação pelos rins. A probenecida não deve ser usada em pacientes com histórico de cálculo renal por ácido úrico.

Desde 2008 existe uma novo mediamento chamado Febuxostat, que serve de alternativa para os pacientes que não podem tomar nem alopurinol nem probenecida. O Febuxostat ainda não está disponível no Brasil.

Ácido úrico elevado sem sintomas – hiperuricemia assintomática

Como a maioria dos pacientes com ácido úrico elevado não desenvolve crises de gota ou cálculo renal, o consenso atual indica não usar alopurinol nestes casos. Só se começa tratamento com remédios se houver um primeiro episódio de crise de gota, cálculo renal, ou se os níveis de ácido úrico estiverem acima de 13 mg/dl no homem e 10 mg/dl na mulher.

Nos pacientes com hiperuricemia assintomática indica-se apenas uma alteração da dieta, visando evitar alimentos ricos em purinas.

Este artigo foi útil?  
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, Total: 5,00 de 5)
Loading...
VEJA OUTROS ARTIGOS SEMELHANTES
108 Comentários
  1. muleka ditoka wa kalenga

    ótimas explicações. Mas quero saber se a gota pode ser causada tambem pelo stress. Pois dizem por aí que 80 porcentos das doenças são de origem psicosomática e que são provocadas pelo stress.

    1. Dr. Pedro Pinheiro

      Isso não é verdade. Gota, assim como várias outras doenças, tem um mecanismo fisiopatológico bem definido, que nada tem a ver com stress.

  2. Andrea

    Boa tarde doutor,
    Fiz o exame e deu 6,9 na taxa do ácido úrico. A nutricionista passou dieta. Comer carne, 1 colher pequena de feijão por dia. E foi cortado várias coisas. Estou seguindo, mas quando posso repetir o exame para saber se baixou?

    1. Dr. Pedro Pinheiro

      Tem que esperar de 3 a 6 meses para conseguir ver os resultados da dieta.

  3. ALTAMIR

    O nível de 7,3 é muito elevado?
    O que devo fazer?
    Tenho 78 anos.

    1. Dr. Pedro Pinheiro

      É um pouco alto, mas não é nada muito grave. Tem que fazer uma revisão da sua dieta e dos medicamentos que você toma pra ver se não há algo que possa ser otimizado.

  4. Angelo

    Boa tarde!!!
    Dr. Meu acido urico acusou 9,9, é preocupante? tem como baixar? tenho 37 anos.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      É um pouco alto. O ideal é pedir ajuda a um nutricionista, pois com dieta apropriada é possível baixá-lo.

  5. danilo

    quem teve uma crise de artrite gotosa pode comer farinha de aveia

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Aveia contém quantidades moderadas de purina. Pode elevar o seu ácido úrico.

  6. Wendell

    Dr, o meu exame de sangue acusou 8,7 mg/dl no acido urico, o que pode ser?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode ser o que exame mostra: um ácido úrico um pouco elevado. Só isso.

  7. Denilson Aurelio

    Olá. tenho 18 anos e recebi meus exames hj e o Acido Úrico veio 8,0mg/dl. Isso já é ruim para mim ou não.?? Obrigado agradeço.

    1. 8 é um pouco alto, mas nada de assustador. Faça uma dieta apropriada que o ácido úrico irá baixar.

  8. luis claudio soares barbosa

    dr.boa tarde tenho acido úrico a mas de 20 anos ele chegou num estagio que eu tenho dois tufos na mão direita comprometeu minha articulação da bacia e do fêmur por isso tive de fazer uma artroplastia total do
    quadril me de uma solução pelo amor de Deus estou sofrendo muito com essas dores,meu acido úrico 13 a14 eu sou crônico vou ter de viver com essas dores o resto da vida DR.Pedro Pinheiro

    1. Você faz tratamento com o que?

  9. Claudio Marques

    Boa tarde Dr. gostaria de saber se capsula de oleo de alho reduz mesmo o acido urico?…obrigado

    1. Não de forma relevante.

  10. Bruna Fernanda

    Olá, tenho 18 anos e meu acido úrico esta 8.0 mg e ando sentindo muitas dores no corpo, principalmente na região do cotovelo e coxa. Isso é muito ruim ?? Obrigada agradeço desde já.

    1. Não deve ter a ver com o ácido úrico.

  11. Marcello Oliveira Franco

    Dr Pedro, aqui quem vos escreve eh também um seu colega. Estou afastado da clínica médica já há alguma tempo, exercendo apenas a medicina do trabalho. Poderia indicar-me sites de conteúdo mais específicos?
    Em tempo, muito legal esta sua iniciativa. Um grande abraço.

    1. Em inglês, tem o Medscape. É bem completo e é gratuito.

  12. Evaldo

    Olá Dr. eu tive a primeira crise de gota a 2 anos atrás, na época meu acido úrico estava em 10 mg/dL, usei por um ano o alopurinol, agora na semana passada tive a segunda crise, no mesmo dedão do pé direito, tomei analgésicos durante a crise e fiz exame de sangue onde deu 7,6 mg/dL. Para fazer um controle melhor, qual especialista devo procurar, nefrologista ou reumatologista? Obrigado !

    1. Para gota, o melhor é reumatologista.

  13. monica nicoli

    boa tarde meu exame acido urico deu 3,07 isso é ruim??

    1. 3 é um valor baixo. Não tem problema.

  14. Elaine Furlaneto Julio

    Dr. Pedro, urticária crônica pode ter alguma relação com excesso de ácido urico no sangue????

    1. Não costuma ter relação.

  15. Leandro Manfredo

    Olá Dr meu nível de acido úrico de 8mg no exame, é considerado alto, tem como curar isso?

    1. 8 não é tão alto assim. Com dieta adequada você deve conseguir controlar melhor.

  16. Nathan

    Gostaria de saber se meu caso pode ou não ser gota.
    Tenho 22 anos e a 1 ano e meio comecei a sentir fortes dores no pé. Visitei diferentes ortopedistas e reumatologistas, e não há um consenso se é ou não gota.
    Depois de várias consultas pediram para que eu fizesse uma cirurgia no pé esquerdo. Mesmo após a cirurgia a dor continua, e o que é pior agora começou a migrar para outras regiões (joelhos e cotovelo).
    Detalhe que desde o ano passado meu ácido úrico foi sempre superior a 10mg.

    Diante esses fatos, poderia realmente ser gota ou a gota a dor fica fixa em algum local?

    1. Pedro Pinheiro

      É fácil definir se é gota, basta aspirar um pouco de líquido da articulação inflamada e procurar por por cristais de ácido úrico.

  17. Sérgio Ferreira

    Em alguns sites restringe-se o café, já em outros liberam. Em que podemos confiar?

    1. Pedro Pinheiro

      Não há problemas com café, pelo contrário, há estudos que mostram que o café é benéfico para quem tem gota ou ácido úrico elevado.

      http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17530645

  18. Luis Oliveira

    Peço desculpa, mas depois de ver vários sites, chego à conclusão… que não há conclusão a tirar! Ou seja, aquilo que uns dizem que se pode há outro que desaconselha e vice-versa. Não percebo esta incongruência!

    1. Pedro Pinheiro

      Se você for mais específico na queixa, eu posso esclarecer sua dúvida.

  19. Katia letícia da motta

    Muito bom saber mais de como cuidar de nossa saúde!

  20. António Esqueva Cardoso

    Que medicamentos e alimentos posso usar para atenuar o ácido úrico.

    1. Pedro Pinheiro

      António, o texto é exatamente sobre isso.

  21. lupercio

    duotor uma ves fiz um sxame de acido urico e deu 6.8 mas eu sentia muita dor eo medico em receitou alopurinol 100mg uma ves ao dia porq disse que eu devo ter muita sencibilidade ao acido urico. mas so q eu nao sigo o tratamento so me lembro de tomar oo remedio depois q as dores começa no meu calcanhar… segundo quando as dores fortes vao embora mesmo assim ate a proxima crise fico sentindo uma pequena dor no calcanhar… agradeço se poder me esclarecer alguma coisa obg

    1. Pedro Pinheiro

      Se não tomar o alopurinol todos os dias não tem jeito. Se você quer melhorar, tem que passar a se lembrar do remédio.

  22. shirlei

    Dr. Pedro
    No momento de crise da Gota pode-se fazer compressa de água fria para minimizar a dor?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não vai adiantar muito não.

  23. Arley Silverio

    Gostaria de saber se exercicios fisicos em excesso podem desencadear crise de gota.
    Tenho acido urico elevado e há tempos não tinha crise. Há alguns dias, estou fazendo dieta com muito pouco consumo de proteinas, alimentos que sobem o AU, e alcool, emagreci uns 4 kilos, porém ontem, corri na esteira por quase 1 hora e puxei ferros na musculação, me senti ótimo, mas durante a noite, acordei com fortes dores de gota.

    1. Estresse físico pode desencadear. Alterações súbitas de dieta também.

  24. Alceni

    O meu ácido úrico apresentou valor de 8.9 mg/dl num valor de referência de 2.6 a 7.2 mg/dl. Meu pé esquerdo está inchado a mais de 03 meses, isto tem a ver com o valor apresentado?

    1. Só indo ao médico para saber. Sem examinar é impossível opinar.

  25. agatha geovanna

    meu pai tem gota e acido urico , qual remedio que ele pode controlar o acido urico

    1. Não indico tratamentos pela internet. Seu pai precisa procurar um médico.

  26. Cleusvaldo

    boa tarde Dr Pedro.tenho acido urico no sangue e sinto muitas dores na nuca.sera que o acido urico que esta fazendo essas dores.

    1. Não deve ser esta a causa.

  27. almiro

    Dr. Pedro, boa tarde. Tenha gota há 5 anos, porém com raríssimas crises, pois faço a dieta indicada. Também sou hipertenso e tomo captopril 25 mg 1 vez ao dia, pela manhã. Gosta de saber se após uma crise de gota eu poderia tomar aluporinol concomitantemente com o captopril 25mg.
    Obrigado e parabéns pelo site.

    1. Não há contraindicação na associação de alopurinol e captopril. Agora, para saber se no seu caso particular elas estão indicadas, só o seu médico pode dizer.

  28. GILNEVES

    boa tarde! Gostaria de saber se crianças que apresenta dores nas articulações podem quando adultas desenvolver a gota ? E se quando adultas estas dores continuarem, principalmente em épocas de frio, é sinal de que o acido úrico está elevado?

    1. Dor na articulação é diferente de artrite. Gota causa artrite. Se uma criança tem dor, ela deve ser avaliada pelo pediatra para saber a causa.

  29. Bye54

    dissen que agua de coco com mamao e mel batido no liquidificador uma vez por dia em jejum pela manha faz curar a cota.

  30. Rubens Cruz

    Obrigado DR. Isto muito me ajudou, ja tive crises de gota, e atualmente estou em tratamento conta acido úrico

  31. Flerneves

    O acido urico elevado tem alguma relação com o metabolismo estar acelerado?

  32. Fabricioyoneda

    Todos os peixes são ricos em acido úrico?

    1. Não sei afirmar se TODOS são, mas boa parte é. Talvez valha a pena vocÊ conversar com um nutricionista.

  33. Raengracia

    olá!
    Gostaria de saber se há alguma restrição em consumir brócolis, já que ele se assemelha à couve-flor e também ao tomate, visto que é uma fruta, e que foi proibido pelo meu médico
    Mais uma vez agradeço

    1. Brócolis também não é bom para o ácido úrico.

  34. Florinda1710

    que alimentos devemos evitar para reduzir acido urico

    1. A resposta está no texto.

  35. Raengracia

    Bom dia; gostaria de saber se há alguma interação entre hipotireoidismo e gota , visto que desde o inicio deste ano tive o diagnóstico de hipotireoidismo e tive um quadro de gota ha duas semanas (1ª vez).Para a Tireoide faço uso contínuo de Levotiroxina Sódica e ainda estou usando a Colchicina para a crise de gota.
    Desde já agradeço pela atenção

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Desconheço que haja associação.

  36. Ivania Magalhaes

    Estou com meu tornozelo direito inchado e doendo muito, não posso apoiar o pé no chão que dói muito. Isso é ácido úrico elevado.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não tenho como adivinhar. Só indo ao médico para saber.

  37. Renatinha

    Boa tarde Doutor, gostaria de saber se o ácido úrico baixo tbm pode causar doenças, o meu resultado deu 2,6 , sou mulher tenho 28 anos, se estiver baixo, quais os alimentos que devo ingerir obrigada.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não tem problema.

  38. Christian Fittipaldi

    Doutor, no meu exame o resultado deu 7,2 mg/dl, e foi diagnosticado como Gota, mas nunca tive nenhum sintoma da doença. Pode ser que seja apenas o ácido úrico alto?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Para ser gota é preciso haver artrite. Se não, é só hiperuricemia (ácido úrico elevado).

  39. Matheus Vargas

    fazer musculação piora ou melhora a gota?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se for bem feita, não interfere

  40. Hilariomonteirojunior

    parabéns pelo Blog!, mas ficou uma dúvida, o fato de se desenvolver uma inflamação na junta dos pés, como na foto nesse artigo, significa a existência da doença gota?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Provavelmente, mas não necessariamente.

  41. Fernando

    tem como reduzir o acido urico com dieta alimentares? teria como endicar algumas….

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O texto diz quais são os alimentos a serem evitados.

  42. Bella Kell

    Parabéns pelo artigo,me ajudou muito a entender da doença do meu esposo,pois ele além da gota está com IRC e estou muito preoupada pois ele vive com muita dor e agora não pode tomar os anti-inflamatórios, o que fazer nessa fase?

    1. Há outras opções para controlar a gota além dos anti-inflamatórios. É preciso conversar com o médico para saber qual a melhor opção no caso dele.

  43. alberto

    Dr. A dor da gota e como se tivesse elevado uma pancada.devido o inchasso e vermelhao

    1. Há pessoas que dizem que a gota é a dor mais forte que já sentiram.

  44. Gouveiamestredeobras

    de todos sites que visitei até agora, esse foi o que melhor exprssa para que o leigo como eu entenda.

  45. Monicabraga123

    obrigado por nos ajudar, tirar nossas dividas nos mantemos mais calmos até irmos ao medico.Uma boa noite.

  46. Maryrose

    Boa tarde, gostaria de saber se é verdade que pele de frango é prejudicial p/ quem tem ácido úrico?

    1. O frango aumenta o ácido úrico, com ou sem pele.

  47. Eduardo S.

    Dr., muito se fala sobre os efeitos do limão no combate ao excesso de acido úrico em nosso organismo. Os efeitos do limão são comprovados, ou é só especulação?

    1. Desconheço comprovação deste benefício.

  48. Alexandre-miojo

    Dizem que tomate faz mal pra quem tem ácido urico elevado, isso é verdade ou lenda?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O tomate é rico em purina, o que pode elevar o ácido úrico.

  49. Periclescampista

    Faço muita musculação, isso pode aumentar meu ácido úrico?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Só a musculação não. Mas se vc toma suplementos alimentares, pode.

  50. leni marcelino dos santos

    Lení m. dos Santos     Dr. Pedro rachaduras nos pés são sintómas de nível elevado de ácido úrico.                                                                                                                               

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não.

  51. Flaviolucen

    dr pedro a atividade fisica abaixa o acido urico  e posso fazer caminhadas e corridas mesmo estando com  crise mesmo baixa(o dedao inflamado por exemplo  meu acido urico ja deu ate 12

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Durante a crise deve-se manter repouso.

  52. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

    Para ter diagnóstico de gota é preciso ter artrite. Não depende só do valor do ácido úrico.

  53. Eduardo S.

    Em quanto tempo o Alopurinol começa a baixar os níveis de ácido úrico? Estou tomando há 1 mês e acho que os meus niveis continuam elevados…

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Espere uns 3 meses e repita os exames.

  54. Rodineibem

    Fiz o exame de ácido úrico e foi identificado gota. Meu cotovelo está com um caroço que não diminui. Será que com o tempo vai sair?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se já for gota tofácea não costuma sair.

  55. Cidinha Matos

    Obrigada pelo artigo, sinto dor no pé esquerdo a +- duas semanas depois de iniciar caminhadas diárias, parei com as caminhas e agora comecei a sintir que o pé está quente e inchado, sinto isses sintomas bem no meio do pé, parece está inflamado, estou com medo do diagnóstico por isso resolvi pesquisar sobre   a “gota”, depois de ler o artigo estou mais tranquilha e decidida aprocurar um especialista, mas gostaria se possível que o senhor falasse algo sobre os sintomas que sinto. Grande abraço! felicidades sempre!

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode não ser gota. De qualquer modo procure atendimento médico.

  56. Paulo Oliva

    Parabéns pelo artigo!!
    Muito bem explicado e detalhado nas questões da crise de gota.
    Fazia o tratamento errado,pois usava o alopurinol nas maiores crises.Agora uso o medicamento certo na crise e o alopurinol para diminuir o ácido urico.
    Obrigado Dr.Pedro e tenha sempre muito sucesso em sua profissão.

    Paulo Oliva
    Petrópolis,Rj.

  57. Antonio jorge

    Ola dr,gostei muito das suas informações, esta sendo de grande importância p/muitas pessoas.
    Queria saber se o vinho tambem e rico em purina.Atenciosamente,jorge

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O vinho é o menos pior. A cerveja é a que mais tem purina. Um copo de vinho ocasionalmente não parece aumentar o risco de gota.

Deixe um Comentário

Antes de comentar, leia as REGRAS PARA COMENTÁRIOS.

Seu email não será publicado.