CREATININA E UREIA – Avaliação da Função Renal

A dosagem sanguínea da creatinina e da ureia é a melhor forma de avaliarmos o grau de funcionamento dos rins. Quanto mais elevados forem os valores dessas duas substâncias, mais grave é a disfunção renal.

273

Creatinina e ureia são duas substâncias presentes na corrente sanguínea, que podem ser dosadas através de exames de sangue quando se pretende fazer uma avaliação da função dos rins.

Quando os rins do paciente começam a funcionar de forma inadequada e a sua capacidade de filtrar o sangue fica afetada, as concentrações de ureia e creatinina no sangue tendem a ser elevar. Quanto mais alta for a creatinina sanguínea, mais grave é a insuficiência renal.

Neste artigo vamos explicar o que são a ureia e a creatinina, quais doenças podem causar sua elevação e como interpretar os seus resultados.

Atenção: não confundir creatinina com creatina. São nomes parecidos, mas as substâncias são diferentes. Se você procura informações sobre o suplemento alimentar creatina, seu texto é este: SUPLEMENTOS DE CREATINA FAZEM MAL?

Antes de seguirmos em frente com o nosso artigo, veja esse curto vídeo de 3 minutos, produzido pela equipe do MD.Saúde, que explica de forma simples a insuficiência renal e o exame da creatinina:

O que é creatinina?

Nossos músculos precisam de energia para exercer suas funções. O “combustível” que gera esta energia é uma proteína chamada creatina fosfato, sintetizada a partir das proteínas da nossa alimentação. A creatina fosfato é produzida no fígado e posteriormente armazenada nos músculos.

A nossa musculatura está permanentemente em atividade, mesmo quando estamos em repouso. Isto significa que estamos o tempo inteiro consumindo creatina fosfato. A creatinina é uma espécie de lixo metabólico resultante deste consumo constante. Após a sua geração, a creatinina é lançada na corrente sanguínea, sendo eliminada do corpo na urina, através dos rins.

Resumindo este ciclo:
– proteínas ingeridas na dieta »» produção de creatina fosfato pelo fígado »» consumo da creatina fosfato pelos músculos para geração de energia »» produção de creatinina »» eliminação da creatinina pelos rins.

Diariamente, cerca de 2% de toda creatina fosfato armazenada em nosso corpo é convertida em creatinina pelo metabolismo dos músculos. É essa creatinina resultante que dosamos nas análises de sangue.

Mas por que a creatinina serve para avaliar a função dos rins?

A creatinina é uma substância inócua no sangue, sendo produzida e eliminada de forma constante pelo organismo. Se o paciente mantém sua massa muscular mais ou menos estável, mas apresenta um aumento dos níveis de creatinina sanguínea, isso é um forte sinal de que o seu processo de eliminação do corpo está comprometido, ou seja, os rins estão com algum problema para excretá-la.

Se os rins não estão conseguindo eliminar a creatinina produzida diariamente pelos músculos, eles provavelmente também estarão tendo problemas para eliminar diversas outras substâncias do nosso metabolismo, incluindo toxinas. Portanto, um aumento da concentração de creatinina no sangue é um sinal de insuficiência renal.

A ureia é outra substância produzida no fígado, também como resultado da metabolização de proteínas da alimentação. Assim como a creatinina, a ureia também é eliminada pelos rins. Elevações nos níveis sanguíneos de ureia são um sinal de mau funcionamento dos rins. Geralmente dosamos ambas as substâncias para avaliar a função dos rins, mas a creatinina é mais específica e confiável.

Qual é a importância da dosagem da creatinina e da ureia?

Estima-se que em todo o mundo existam milhões de pessoas com algum grau de disfunção dos rins; 70% destes nem sequer desconfiam que possam estar doentes. O método mais eficiente para se diagnosticar precocemente as doenças do rim é através da dosagem da creatinina.

Inúmeras doenças podem levar à doença renal crônica, mas seis delas correspondem a grande parte dos casos:

– Hipertensão (leia: HIPERTENSÃO ARTERIAL | Sintomas e tratamento).
– Diabetes (leia: DIABETES MELLITUS | Diagnóstico e sintomas).
– Rins policísticos (leia: RINS POLICÍSTICOS | Doença policística renal).
– Glomerulonefrites (leia: GLOMERULONEFRITE | O que é, sintomas e tratamento).
– Infecções urinárias de repetição (leia: PIELONEFRITE | INFECÇÃO URINÁRIA | Sintomas e tratamento).
– Cálculos renais de repetição (leia: CÁLCULO RENAL | PEDRA NOS RINS | Sintomas da cólica renal).

É muito comum nós médicos ouvirmos a seguinte frase:
– Ah, doutor, meus rins estão ótimos, eu urino muito bem e eles não doem.

Isto é um grande equívoco! A insuficiência renal crônica não costuma causar sintomas até fases bem avançadas da doença. O fato de não sentir dor nos rins não significa nada. Em geral, o rim só provoca dor quando há cálculo renal ou infecção. Todas as outras doenças renais não costumam cursar com dor no rins.

Existe também o mito de que urinar bem é um sinal de saúde renal. Na verdade, o controle da água corporal é apenas uma das atribuições dos rins. Inicialmente, o rim torna-se incapaz de filtrar as toxinas, mas consegue eliminar água sem maiores problemas. A redução do volume da urina é um sinal muito tardio, que muitas vezes só ocorre depois que a insuficiência renal está muito grave e o paciente já precisa entrar em programa de hemodiálise (leia: O QUE É HEMODIÁLISE). Portanto, o fato de urinar bons volumes e a ausência de dor nos rins não é garantia de saúde dos mesmos (leia: 10 SINTOMAS DOS RINS).

A dosagem da creatinina é importante para se detectar a insuficiência renal em fases precoces, evitando, assim, as complicações da doença. Os rins, além do controle da água corporal, também agem no(a) :

– Excreção de substâncias sanguíneas, como remédios ou toxinas.
– Níveis sanguíneos de eletrólitos, como potássio, sódio, magnésio, cálcio e fósforo.
– Produção de hormônios que controlam os glóbulos vermelhos (hemácias).
– Controle da massa dos ossos.
– Controle da função da coagulação do sangue.
– Controle do pH do sangue.
– Controle da pressão arterial.

A insuficiência renal crônica é uma doença que costuma progredir lentamente e de forma silenciosa ao longo de anos, fazendo com que todas as funções acima estejam comprometidas. Não diagnosticar a doença renal precocemente significa não agir em tempo hábil sobre esses problemas.

Para saber mais detalhes sobre a insuficiência renal crônica, leia: INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA | Sintomas e tratamento.

Quem deve dosar a creatinina?

Qualquer indivíduo sob risco de desenvolver doença renal deve dosar sua creatinina sanguínea. Isto inclui pessoas que apresentam:

– Hipertensão.
– Diabetes.
– Idade maior que 50 anos.
– História familiar de rins policísticos.
– História familiar de glomerulonefrite.
– História familiar de insuficiência renal crônica.
– Uso crônico de anti-inflamatórios (leia: ANTI-INFLAMATÓRIOS | Ação e efeitos colaterais).
– Infecção urinária frequente (leia: SINTOMAS DA INFECÇÃO URINÁRIA).
– Cálculos renais de repetição (leia: CÁLCULO RENAL | Causas e sintomas).
– Edemas (inchaços) sem causa definida (leia: INCHAÇOS E EDEMAS | Causas e tratamento).
– Anemia sem causa definida (leia: ANEMIA | Sintomas e causas).
– Doenças cardíacas graves, principalmente insuficiência cardíaca.
– Alterações na urina, como sangramento (urina cor de Mate ou Coca-Cola) ou excesso de espuma, que é um sinal de proteinúria (leia: PROTEINÚRIA , URINA ESPUMOSA E SÍNDROME NEFRÓTICA).
– Pessoas com emagrecimento, perda de apetite, náuseas matinais e fraqueza intensa sem causa aparente.
– Obesos (leia: OBESIDADE E SÍNDROME METABÓLICA).
– Fumantes (leia: MALEFÍCIOS DO CIGARRO | Tratamento do tabagismo).
– Crianças com problema de crescimento.

Então, como eu faço para saber se meus rins estão funcionando de modo correto?

Em geral, para avaliação dos rins, solicita-se a ureia e a creatinina conjuntamente. Todavia, a creatinina é um melhor marcador, já que a ureia pode vir alterada em casos de desidratação, uso de diuréticos, sangramento digestivo, alimentação rica em proteínas, doença do fígado, etc.

O raciocínio é simples: as duas substâncias (ureia e creatinina) são produzidas constantemente pelo organismo e são eliminadas pelos rins. Deste modo, a sua concentração mantém-se sempre estável. Se os rins passam a não funcionar bem, elas começam a acumular no sangue. Portanto, quanto pior for a função renal, mais elevados serão os valores de ureia e creatinina.

Além das dosagens de creatinina e da ureia, o médico também pode solicitar um exame simples de urina, chamado de EAS ou urina tipo 1 (leia: EXAME DE URINA | Leucócitos, nitritos, hemoglobina…).

Quais são os valores normais de creatinina?

Os níveis normais da creatinina variam entre 0,6 a 1,3 mg/dl. Porém, esses valores não são absolutos e devem ser interpretados pelo seu médico. Como a cretinina é produzida pelos músculos, pessoas musculosas apresentam taxas basais maiores. Um jovem esportista e musculoso pode apresentar até 1,4 mg/dl de creatinina sem ter doença renal, enquanto que uma senhora idosa e magra, com 1,2 mg/dl, pode ter rins doentes. Portanto, não se interpreta a creatinina como um valor absoluto. Deve-se levar em conta sexo, idade e peso do paciente. Em geral, porém, valores de creatinina acima de 1,5 ou 1,6 mg/dl são sinal de doença renal na imensa maioria dos casos.

Através do resultado da creatinina seu médico pode calcular a taxa de filtração renal (também chamada de clearance de creatinina), que é basicamente o volume de sangue filtrado pelo rim a cada minuto. Rins normais filtram até 180 litros de sangue por dia (aproximadamente 120 ml/min). Valores abaixo de 60 ml/min são indicativos de insuficiência renal crônica.

Como baixar a creatinina?

Não há um medicamento específico para baixar a creatinina. É importante lembrar que a creatinina é apenas um marcador de disfunção dos rins. Não é a creatinina em si que faz mal ao organismo. Ela sobe quando os rins estão funcionando mal.

A recuperação da função renal é possível nos casos de insuficiência renal aguda, quando a agressão ao rim é pontual. Nestes casos, o tratamento deve ser direcionado à doença aguda que está provocando injúria aos rins.

Nos casos de insuficiência renal crônica, os rins já apresentam lesão irreversível por anos de agressão causada pelo diabetes, hipertensão, drogas tóxicas aos rins, etc. Portanto, é pouco provável que ainda exista a possibilidade de iniciar algum tratamento que recupere a função renal e, consequentemente, abaixe os valores da creatinina.

Este artigo foi útil?  
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (30 votos, Total: 4,57 de 5)
Loading...
VEJA OUTROS ARTIGOS SEMELHANTES
273 Comentários
  1. Wilma oliveira

    Muito boa a matéria, texto simples e esclarecedor . Obrigada pela informação precisa e muito valiosa.

  2. Angelica

    Muito bom!

  3. Maria

    A febre Chikungunya pode alterar as taxas de ureia e creatinina ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro

      Não costuma.

  4. Amanda

    Olá
    Tenho 28 anos e minha creatinina de 0,8. É normal?

    1. Dr. Pedro Pinheiro

      Normal.

  5. isispamelaramos@hotmail.com

    tenho 19 anos um metro 1,56 minha creatinina deu 1.0 mg/dl e minha ureia deu 40 mg/dl e normal?

    1. Dr. Pedro Pinheiro

      Sim.

  6. Roseli

    Meu marido tem diabete e pressão alta fez um exames recente devido a uma convulsão deu no exames creatinina dele está 1, 45 pode ser grave idade dele e 70 anos

    1. Pedro Pinheiro

      Não é grave, mas é um indicador de insuficiência renal. A avaliação por um nefrologista seria útil.

  7. David

    Meu filho de um ano de idade deu 0,3 e a referencia é de 0,4 a 1,4. O que pode acontecer?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Em crianças pequenas pode ser mais baixo.

  8. kelly

    em meu exame de 0,62 é normal?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim.

  9. maria da conceição rocha

    Não entendi o resultado que veio em meu exame: 56 mg/dl de creatinina, pelos valores médios que vi está totalmente fora. ( material: urina 12 horas noturnas
    Metodologia: Enzimática colorimétrica automatizada- jaffé sem desproteinização. O que é isto significa???
    Maria da Conceição

    1. O texto fala sobre creatinina no sangue. Esse valor é na urina, que é totalmente diferente.

  10. Adriana Calor

    Meu pai tem 63 anos, 48 kilos. Foi ao hospital, fez exame e deu 74 ureia e 2,1 de creatinina. O que fazer??

    1. Ele tem que ser visto por um nefrologista.

  11. Felipe sodre

    Tenho 1,73 de altura
    Peso 106 kg
    Tenho 25 anos
    Minha vreatinina está em 1,10 e
    No exame fala que para adultos e
    De 0,70 a 1,20
    Isso procede
    A minha está normal?

    1. Pedro Pinheiro

      Normal.

  12. Marco Antonio Souza

    Boa Tarde dr. Pedro. Minha neta de 7 meses nasceu com um dos rins necrosado. Agora fiquei sabendo que o outro rim tem um funcionamento de 29%. Isso é ruim? Até hoje ela tem saúde perfeita e nunca se alimentou com sal, de acordo com prescrição pediátrica. Será que com a idade esse funcionamento se normaliza?

    1. Não conheço o caso para ter certeza, mas o mais provável é que não se normalize.

  13. Marcilia P. R

    Boa noite Dr. Pedro! Tenho 32 anos, peso 89kg, creatinina normal, mas Uréia 11,6 mg/dl. Gostaria de saber se é normal? Ou grave? Posso ser impedida de tomar posse no concurso do estado por causa disso?

    1. Não há nada de errado.

  14. Olavo Medeiros

    Boa noite, Dr! Tenho 30 anos, peso 132 kg e minha creatinina consta 1,3, ultimamente venho sentido alguns desconfortos abdominais, consultei com um médico do centro de saúde da minha cidade e ele não disse nada, estou preocupado, tem necessidade procurar um nefrologista?

    1. Só se esse valor de creatinina começar a subir.

  15. susana andreotti fraçon veira

    Susana Andreotti Fraçon Vieira

    Dr. Pedro,boa tarde!

    Peguei o resultado de exame da minha mãe, ela tem 71 anos sua dosagem de ureia 64,1 mg/dL e
    creatinina 1,5mg/dL ,ela é diabética e hipertensa.

    Preciso do seu parecer?

    Desde já fico imensamente grata,fique na paz do nosso senhor Jesus Cristo……………..

    1. Ele tem uma alteração da função renal. Não aprece ser nada muito grave, mas não está normal. Se ela pudesse ser vista por um nefrologista, seria bom.

  16. Sandro San Jon

    Dr. Pedro, bom dia !
    Preciso de uma opinião, segue os dados:
    sexo masculino
    idade – 39 anos
    peso – 118
    altura – 1,90
    Creatinina = 1,43 (pode ser preocupante para pericia médica?)
    Agradeço o retorno.

    1. Você um cara grande, esse valor de creatinina é esperado.

  17. Pri Castro.

    Dr. Por favor me ajude. Meu esposo tem 29 anos, 1,73 m, 70 kg e não costuma fazer atividade física. O exame dele deu 1.3. De creatinina . Estamos preocupados. Ele tem insuficiência renal?

    1. O valor tá no limite da normalidade. O mais provável é que não haja nenhum problema.

  18. Gi Pellicciotta

    Boa Noite Dr. A creatinina do meu esposo deu 0,29 e ureia 36. Ele tem ELA(Esclerose Lateral Amiotrofica). Esse valor de 0,29 está abaixo da media. Qual seria o tratamento.

    1. Deve ser por falta de massa muscular.

  19. Luciana Almeida

    Dr. Bom dia!
    Fiz alguns exames e o de creatinina deu 1,00 e o de uréia 22, minha creatinina está normal? Tenho 39 anos . Desde já agradeço.

  20. Maria Juliane Andrade Rocha

    Dr. Pedro, boa noite!

    Primeiro quero agradecer ao senhor pela informações aqui prestadas!!!

    Preciso de uma opinião sobre os exames de minha mãe, segue os dados:
    idade – 55 anos
    peso – 57 (magra, porem com muita gordura abdominal)
    altura – 1,60
    Hipertensa, porém pressão arterial controlada com medicamentos
    resultado exames:
    creatinina – 1,23
    uréia – 79
    TFG – 45

    Precisa procurar um nefrologista?

    Agradeço desde já, Deus te abençoe…

    1. Mande ela se hidratar bem e depois repita o exame. Se a creatinina não descer, procure um nefrologista.

  21. Carlos Gouveia

    Dr. acabei de pegar meu resultado de exames e to com ureia 52mg/dL e tenho 41 anos de idade e a creatinina, 0,88 tá normal? até pq to com linfócitos tipicos no valor de 3430m tá normal?

    1. Creatinina menor que 1,0 é sempre normal para adultos.

  22. Maíra Costa

    Boa noite!
    Minha avó tem 70 anos, o resultado do exame da creatinina dela foi de 0,6 mg/dl, mas o laboratório colocou a seguinte referência: mulheres: 0,50 a 0,90 mg/dl, a análise foi feita através do método: colorimétrico. Há algo de errado? Aguardo seu retorno! Desde já, agradeço!

    1. Tá normal.

  23. Andréa Canadell

    Dr. a minha mãe tem diabetes e fez o exame a ureia deu 80 e creatinina deu 1,50,,,e grave?

    1. Não é grave, mas também não está normal. Ela precisa ser avaliada por um nefrologista.

  24. Nete

    Dr. a minha mãe tem 68 anos, 86 kg, esta com a Ureia de 70 e a Creatinina de 1,65. Ela é uma possível candidata á hemodialise?

    1. Ela é candidata a ser avaliada por um nefrologista. Se ela vai precisar de diálise no futuro, ainda é muito cedo para saber.

  25. ronaldo

    Doutor tenho 93 kg e 28 anos, minha creatinina deu 0, 8 abaixo do referencial exposto no exame, esse referencial de 0.9-1, 3 é universal?

    1. Não se preocupe. 0,8 mg/dl de creatinina tá normal.

  26. Fernando

    Boa Tarde Dr,

    Minha mãe tem 45 anos e está com os dois rins atrofiando, o esquerdo trabalha 26% e o direito 73%, vive com anemia e ultimamente tem tido tonturas. Seu nível de Ureia é de 49 mg/dl e Creatinina 1,14 mg/dl. Esse mal estar pode ter haver com o resultado do exame, já que ela está com os dois rins com insuficiência renal cronica?
    Desde já Obrigado.

    1. Ela tem uma insuficiência renal leve. Esses valores de ureia e creatinina não estão elevados o suficiente para causar sintomas.

  27. Catarina Verdinho

    A minha avó tem 66 anos e tem a ureia 115 e creatinina 1.78 É mau??

    1. Tá alto, mas ainda não nada de muito grave. De qualquer forma, ela precisa ser vista por um nefrologista.

  28. Terezinha Arminda Pastre

    Dr. Pedro tenho que fazer uma tomo e minha cretinina está 1,33 preciso abaixá-la pra poder fazer certo?

    1. 1,3 de creatinina não contraindica tomografia.

  29. JOELMA

    Olá Dr. Bruno,
    Minha mãe tem 53 anos e 53kg, o resultado dos exames há 6 meses atrás: creatinina 1,8 e uréia 50 e deu litíase no rin direito, o medico mandou ela beber bastante agua e repetir os exames com 3 meses e assim se fez e o resultado da creatinina é de 1,6 e o da uréia sérica 58mg/dl.ela pode estar com insuficiência renal crônica? e pode estar com 50% de comprometimento dos dois rins? Obrigada pela atenção.

    1. Ela tem insuficiência renal. 1,6 mg/dl de creatinina é um valor acima do normal. Ela precisa ser avaliada por um nefrologista.

  30. cristiane

    Boa noite

    Meu tio avô fez o exame e o resultado foi 9,6 será que seus rins pararam

    1. 9,6 de creatinina? Se, sim, os rins dele estão realmente parados.

  31. Leili Dutra

    Olá Dr. Pedro, queria tirar uma duvida tenho 31 anos e 55kg. e minha creatinina é de 0,50 mg/dL. É normal? Pois só devo me preocupar quando o nível está elevado? Obrigada.

    1. Tá normal.

  32. jessica machado

    boa tarde
    tenho 16 anos,e estava com dores fortes na parte dos rins
    fiz exames e constataram que não era calculo renal como pensavamos
    meu nivel de creatinina deu 0,55 mg/dL
    oque poderia ser? meu nivel esta normal?

    1. sim, 0,55 mg/dl de creatinina é normal.

  33. valeria faria

    boa tarde dr minha mãe tem 49 anos e a creatinina dela deu 2.07 isso pode ser caso grave?obrigada

    1. É um valor elevado. O ideal é ela ser vista por um nefrologista.

  34. Miguel Hipolito

    Dr. Pedro pinheiro, Eu fui acometido pela Sindrome de Goodpasture doença rara não Dr.?. Eu tenho 64 anos peso 68kg, e em maio de 2013 fui internado e com exames de utra som e biopse, meus rins estava comprometidos,e minha creatinina estava em 8.6, e ai comecei a fazer hemodiálise e 14 sessões de plasmaferese, depois de 8 meses minha creatinina esta em 3.40. Pergunto: tem condição de chegar ao normal? continuo fazendo hemodiase. Desde já muito obrigado.

    1. Sua creatinina real (sem a influência da diálise) não deve estar em 3,4, senão você já não estaria mais precisando fazer diálise. Se depois de 8 meses você ainda não recuperou a função renal, é possível que ela não recupere muito mais. Tem que avaliar a sua biópsia e ver quanto de rim viável ainda existia.

  35. TIAGO

    tenho 43 minha creatinina é 0,60 esta boa

  36. Maria Silva

    Minha mãe tem 77 anos. Está com anemia (hemoglobina 8,9), ureia 64, creatinina 1,18. Tem falta de apetite. Pode ser insuficiência renal?

    1. Essa creatinina está um pouco elevada para a idade dela, mas não me parece que seja suficiente para provocar sintomas.

  37. Gladson Boungratz

    Dr. Minha mãe fez exames e acusou 0.90 de creatinina, 44 uréia, mas no exame de urina acusou proteinas. Ela pode estar com algum problema renal?

    1. Se tem proteínas na urina, sim. Mesmo com creatinina normal.

  38. walter

    dr. pedro pinheiro minha creatinina esta variando 1,75 2.48 1.71 o ultimo 2.3 porque isso acontece

    1. Diversos fatores podem causar essa alteração: infecções, remédios, desidratação ou mesmo progressão da doença renal crônica.

  39. Glauber Costa

    Olá, doutor. Tenho 32 anos e peso 97 quilos. Há cerca de 8 meses a minha creatinina era de 2,2. Hoje fiz um novo exame e ela continua em 2,2. Apesar desta “estabilidade” no período de 8 meses, você diria que esse nível de creatinina é MUITO preocupante, ou pode ser um indicativo de insuficiência renal moderada, ou, até mesmo, amena? Grato!

    1. Uma creatinina de 2,2 mg/dl é um valor moderadamente alto. Você já está sendo seguido por um nefrologista?

      1. Glauber Costa

        Ainda não, doutor. Na verdade, por trabalhar com equipamentos de análises clínicas, eu fiz os exames por conta própria. Procurarei um nefrologista o quanto antes! Grato!

    2. 2,2 é um valor moderadamente elevado.

  40. tatiane

    Doutor bom dia meu nome é Tatiane, a creatinina do meu pai esta 6.3 e a ureia também esta muito alta é um caso muito preocupante não é ele vai no medico e não deixa a gente ir com ele e ele bebe muito o que devemos fazer muito obrigado…

    1. Sim, é preocupante. Creatinina de 6,3 é um valor bem alto. Ele precisa ser visto rapidamente por um nefrologista.

  41. raianne

    Existe algum problema em taxas muito abaixo das de referencia para creatinina e ureia?
    Só leio sobre problemas com taxas altas.
    Ureia – 9,80 mg/dL
    Creatinina – 0,10 mg/dL
    52kg

    1. Geralmente não, mas esse valor de creatinina tá muito baixo para uma pessoa de 52 kg. Parece não estar correto.

      1. raianne

        Saiu esse mesmo resultado em mais de um exame (enquanto eu estava internada), achei estranho exatamente pq vi que estava muito baixo, aí fiquei em dúvida se não podia indicar algo no meu diagnóstico que podia ter passado sem ser notado (já tive alta e essas taxas voltaram ao normal – o que acharam de “anormal” foi uma lesão no intestino delgado e um cisto hemorrágico q “vazou” para a cavidade abdominal, simultâneos – meus sintomas eram basicamente muita dor abdominal, sem febre e muita náusea sem vômito.) Como ainda está sendo investigado o motivo da lesão tive essa dúvida se taxas muito baixas também não podem indicar algo, já que existem parâmetros máximos e mínimos.
        Estranho essa existência de parâmetros mínimos quando aparentemente eles não servem para identificar nenhuma condição prejudicial. (Que houveram outras além dessas 2)
        De qualquer forma muito obrigada pelo esclarecimento!! (:

        1. Se você tomou muito soro durante a internação, isso pode diluir o sangue e baixar as taxas.

  42. mayara

    ola doutor meu nome é mayara tenho 23 anos e tenho lupus minha creatina deu 0,9 ja minha clearence da creatinina deubaixa 47/ml…E meu volume urinario deu somente 350 ml e coli corretamente o q pode ser devo me preocupar?

    1. Com certeza essa coleta está errada. 350 ml é um volume muito baixo de urina e uma creatinina de 0,9 mg/dl não tem como corresponder a apenas 47 ml/min. Esses dados são clinicamente conflitantes, não fazem sentido.

      1. mayara

        entao o q devo fazer? porque realmente nao to conseguindo urinar muito! tem alguma coisa a ver com o lupus?

        1. O problema é que 350 ml de urina por dia é sinal de ins. renal grave. Mas a sua creatinina é de apenas 0,9 mg/dl, o que é perfeitamente normal. São informações completamente opostas. De longe eu não consigo entender a sua situação. Sugiro que você procure ajuda médica.

  43. felipe

    Senhores Doutores, tomar suplemento de Vitamina A, Cromo com extrato de Cranberry faz mal aos rins?

  44. Maria Lima

    O uso de suplemento alimentar faz aumentar os níveis de creatinina e uréia? PS: Hipercalórico com BCAA e MaltoDextrina na composição.

    1. Uma dieta hiperproteica pode causar leve elevação.

  45. A insuficiência renal por si só não causa queda das plaquetas.

    1. Guilherme Carneiro

      Muito agradecido pela sua atenção, já estamos com um nefrologista e hematologista fazendo o acompanhamento, um feliz Natal pra vc e sua família!!! Abraços!!!

  46. Guilherme Carneiro

    Olá, Doutor, boa tarde, meu avô tem 84 anos de idade e o exame de creatinina dele deu 2.10 e a ureia deu 74.
    O exame clearence de creatinina deu 28.4, estou muito preocupado, pode ser grave o caso dele? Agradeço muito se me esclarecer! Abraços!

    1. É uma insuficiência renal relevante. Ele já está sendo acompanhado por um nefrologista?

      1. Guilherme Carneiro

        Sim, mas as plaquetas estão baixando bem estão 65000!

  47. Ciro Malter

    boa tarde! sou o Ciro tenho 28 anos peso 71k no meu exame a creatinina esta 1,7mg/ml isso e ruim?

    1. Está acima do normal. Não muito, mas está. Procure um nefrologista.

  48. Leonor Maria de Sousa Lopes

    Olá sou a Leonor e sou doente renal crónica já diagnosticada desde 21 anos, sei que tenho rins poliquísticos, actualmente a minha Ureia está 143,1; creatinina 5,92, Sódio 138,00; Potássio 5,5 e Cloro 110,00. a acrescentar a isto tudo tenho anemia mas estou a fazer ferro em comprimidos. Mas, actualmente tenho sentido dores de estômago quando tomo o ferro e acabo por desistir de tomar, já fui submetida a fazer a fístula para mais tarde começar a hemodiálise. O que eu pretendo saber, quais os valores com que se entra para fazer hemodiálise e se é arriscado eu continuar a sentir estas dores de estômago quando tomo ferro, qual é a sua opinião, eu estou a ser seguida por um Nefrologista mas tenho medo que me mande já fazer diálise. Com o potássio 5,5 não é melhor eu começar já a tomar resina??? Por Favor responda-me!

    1. Não existe um valor definido para entrar em diálise. A decisão é baseada em uma avaliação global do estado clínico e laboratorial do paciente. Se o ferro está lhe causando mal estar, você tem que avisar ao médico. Não será só por isso que ele indicará o início da hemodiálise.

      1. Leonor Maria de Sousa Lopes

        Obrigado! Eu estou mesmo com medo que o médico me mande já para a hemodiálise e como eu sei bem o que é aquilo, não acho graça nenhuma!!!! O melhor é não ir mesmo ao médico e ir só em Janeiro de 2014 conforme o médico mandou!!! Eu estou mesmo com receio!!! Estou a entrar em pânico!!! O meu Pai morreu com o mesmo problema que eu, começou a fazer hemodiálise com a mesma idade!!! Não à nada que tire a creatinina e baixe a ureia???? Ainda por cima tenho pânico de agulhas!!!! Onde me vim enfiar!!!!!

  49. Ananda

    Olá, Boa Tarde Dr Pedro.

    Queria que me tirasse uma dúvida.
    Meu pai, fez uma ressonância e foi detectado uma lesão tumoral renal de 2cm (na parte externa do rim) o médico urologista falou q não tem alteração de cor, forma.
    Queria q me esclarecesse mais sobre o assunto. não encontro nada sobre.
    O ideal é procurar um nefrologista para melhor ser avaliado? o que fazer de início?

    Obrigado desde já.

    1. O urologista é o especialista em tumores renais. A opinião dele é a mais importante.

      1. Ananda

        Obrigado Dr.

  50. Eduardo

    Olá Dr. Pedro.

    Aos 12 ou 13 anos tive uma glomerulonefrite membrana proliferativa. Fiz biópsia, tratamento com corticóide durante um tempo e me “curei”. Apesar disso faço controles regularmente. Ano passo fiz os exames relacionados inlcusive creatinina com valor de 1.0. Este ano no mês de outubro fiz novamente veio creatinina de 1.6. Discutindo com colega, achou-se que seria devido ao uso prolongado de anti-inflamatório (devido lesão ortopédica). Interrompido mesmo, realizado exame após 20 dias valor de 1.2. Para sanar qq possibilidade realizado novamente em 33 dias valor de 1.47. O que o Sr. sugere ? Existe a possibilidade de recidiva ? Tenho hoje 31 Anos e peso 71 kg e 1,70 altura

    Obrigado.

    1. Deve-se pensar em recidiva se você tiver tido também agravamento da proteinúria e/ ou da hematúria.

      1. Eduardo

        Este último exame foi feito ontem, porém estes valores de proteinúria e hematúria não foram verificados. O Sr. acha que este último valor de creatinina esta dentro dos limites da normalidade levando-se em consideração idade e peso e os outros valores colhidos ou pode ser algo agudo ?
        Obrigado.

        1. Não, creatinina de 1,6 já é um pouco elevado.

        2. Eduardo

          Explicando melhor o 1 exame veio 1.6. Suspendido tratamento anti inflamatório, colhido novamente em 20 dias veio 1.2 e agora colhido ontem 1.46

  51. Merilanne

    Boa Tarde Dr.Pedro, vou fazer um exame de Tomografica com contraste, e me foi requerido para que eu fizesse um exame de ureia e creatinina… Por que tenho que tem que ser feito, já que eu li no seu blog, a necessidade de faze-los relacionados aos rins?? Obrigada

    1. O contraste usado na tomografia é tóxico para os rins. Em pessoas com rins saudáveis, como a quantidade é pouca, não costuma haver problemas. Porém, em pacientes com insuficiência renal, esse contraste pode agravar ainda mais a disfunção dos rins.

      1. Merilanne

        Grata.

  52. Marilia

    Doutor meu cunhado pesa 86kg e tem 35 anos, o resultado da creatinina dele deu 2,23 e da ureia deu 96. Devemos nos preocupar? Muito obrigada! Marilia

    1. Sim, creatinina acima de 2,0 indica insuficiência renal. Ele precisa ser avaliado por um nefrologista.

      1. Marilia

        Quais seriam as possibilidades de tratamento? Ja seria encaminhado para hemodialise/transplante? Ou tem possibilidade de outro tipo de tratamento?

  53. 1,19 de creatinina ainda é um valor baixo. O rim é inocente nessa história.

    1. Luís Fernando

      Também acho, exceto pela parte que tenho pedra nos rins e também um cisto categoria I… e esse aumento da creatinina de 0,77 para 1,19 é que achei estranho… Será que está normal mesmo?

  54. Ieda

    Dr. quando a pessoa ja tem 78 anos de idade, 59kg, é homem, a creatinina deu 1,5, está um pouco alta não está?
    Em questão de alimentação o que pode ser feito?
    Obrigada! Divinópolis-MG

    1. Sim, está um pouquinho alta. O ideal é procurar um nefrologista para que ele seja adequadamente avaliado.

  55. mikaelly batista

    Olá, meu pai tem 54 anos e 66Kg e a taxa de creatinina é 1,1 , ele deve ser encaminhado para um nefrologista? Agradecida!

    1. Se for só isso, não há necessidade.

      1. luana

        Olá Dr… Primeiramente quero agradecer pelo site, vejo que este vem ajudando a muitos a tirar dúvidas… Bom Dr, sou portadora de Lupus eritematoso sistêmico, quase não urino, estou inchada. Na última vez que fiz o exame de Creatinina deu 1,79 mg/dl ureia 78 mg/dl… Existe algum problema renal aí? Se sim, o que poderia ser? Levei no médico e ele disse que por eu ter 1,70 e 77 quilos, estar tudo normal, mas sinto que todo esse peso é edema e não gordura.

    2. Pedro Pinheiro

      Se for só isso, não há necessidade.

  56. Silvana

    Boa tarde! Se usar um medicamento como por exemplo, Bactrim F devido a uma infecção de urina, quanto pode dar elevado o índice de creatinina e de uréia? E quanto tempo depois de usar o medicamento é melhor para repetir o exame? Obrigada! Silvana

    1. Em pessoas com função renal normal, o bactrim aumenta de forma muito discreta os valores da creatinina. Não é nem preciso fazer exames.

  57. Adelci

    Dr. Pedro, obrigado pelo retorno.

  58. Adelci

    Bom Dia, Dr.Pedro! Parabéns pelo blog!
    Tenho creatinina em 0.50 mg/dL, ácido úrico 6.0 mg/dL e sódio em 129 mEq/L, qual o significado da creatinina abaixo do normal. Tenho 52 anos, 1.60 m e 79kg. Obrigado. Adelci

    1. Significa apenas que você tem pouca massa muscular.

  59. Felipe Coletto

    Boa tarde doutor fiz os exames de creatinina i deu 1.1 mg/dl …pratico musculaçao de segunda a sexta feira ( i tenho uma massa mucular bem consideravel) tenho 21 anos , peso 64 kg e tenho 1.66 de altura …como estou ??

    1. Ta normal.

  60. Edison

    Boa tarde Dr. Meu nome é Edison, tenho 51 anos, minha creatinina está 1,50 e minh dosagem de ureia 35,1, e ácido úrico 7,4, é normal? ou devo me preocupar, grato

    1. 1,5 mg/dl é discretamente aumentado. Podia pedir a opinião de um nefrologista para saber se há algo de errado que possa ser corrigido nesta fase inicial.

  61. paula

    boa tarde Dr. Pedro, gostaria de saber se é normal, uma pessoa que está com pedra nos rins, na fase aguda, sentindo muita dor, é normal o exame de creatinina dar alterado?

    1. Sim, a cólica renal é uma dor terrível. A creatinina não costuma estar alterada, mas pode acontecer.

  62. Paula Tarasco

    Olá doutor, estou preocupada meu marido tem 1,80 de altura, 120 quilos, tem hipotireoidismo e o exame de creatinina deu 1,70, tem algum problema ?

    1. Tá um pouquinho alto. Vale a pena repetir. Caso confirme-se valor semelhante, seria bom a opinião de um nefrologista.

  63. Edson

    Dr. Pedro, boa noite. Fiz exames há 10 dias atrás e os resultados foram: nível de creatinina=2.0, uréia=48. Meus dados são: 44 anos, masculino, 1,68m, 76kg. Fiz o cálculo de clearance de creatinina do seu site e resultou em 51 ml/min. Minha glicose está em 171, uso remedio para hipertensão. Estes resultados são preocupantes? Está muito grave? Obrigado e aguardo um retorno

    1. Você tem indicação de procurar um nefrologista. A sua função renal real pode ser ainda pior, pois a fórmula que forneço no site, apesar de ser a mais simples de ser calculada, pode subestimar o grau de doença renal.

      1. Edson

        Dr. Pedro. Obrigado e parabens pelo site, é de grande importância informativa para todos nós.

  64. marcio

    Bom dia Dr. Pedro Tenho 25 anos…184 ,75 kg faço cerca de 5 horas de musculação, dia sim, dia não…não faço uso de nenhum tipo de suplemento…mas fiz um exame de sangue e de urina..no exame de sangue minha creatinina veio 1,38 …Ureia veio dentro dos valores de referencia…19mg/dl… fora isso tudo normal ….menos o colesterol total que veio 207mg/dl…e vitamina D que veio com insuficiência 12,8mg/dl

    Sera que estou com problema nos rins?

    1. Me confirma uma coisa, você tem 184 quilos mesmo ou foi erro de digitação?

      1. marcio

        184 cm de altura peso 75kg

        1. AH, bom… como você é bem jovem, e se tem bastante massa muscular, como parece ser o caso, esse valor de creatinina não necessariamente indica algum problema

  65. maurilio

    boa tarde Dr. Pedro, li seu artigo e achei muito interessante, a minha duvida é a seguinte: Fiz uns exames de rotina (hemograma, urina, etc) todos os resultados deram normal porem a minha creatinina está 2,93 mg/dL, voce acha que está muito anormal? Tenho 27 anos, 1,70 altura e 69 Kg.

    1. 2,97 mg/dl é um valor de creatinina alto. Há algo de errado com os seus rins. Você precisa ser visto por um nefrologista.

  66. Kleber Cavinato

    Dr. Parabéns pelo blog, peso 85 kilos tenho 38 anos, meu exame deu 2,17 de creatinina e estou urinando escuro, parece que é urina misturada com sangue!
    Devo estar com cálculo renal , pois as dores só passam com buscopan na veia!

    1. Esse valor de creatinina é alto. A pedra por si só não costuma causar tamanha elevação. A não ser que você tenha obstrução bilateral das vias urinárias. Mas atenção que o motivo pode ser outro. Vá a um nefrologista (ou urologista).

  67. duclecia santos

    Boa tarde doutor! em 2010 doei um rim para minha prima…e ultimamente venho sentindo dores e os médicos dizem q é normal, estou preocupada. faço exames periódicos…tenho 38 anos, 1.73, e peso 65 kg.minha cretinina 1.34, e ureia 21mg.dl. Obrigada.

    1. creatinina de 1.34 para mulher é um pouquinho elevado.

  68. 1,9 mg/dl é uma razoável elevação. Tem que investigar.

  69. A função renal está normal, mas as transaminases estão elevadas. Pode estar havendo alguma agressão do fígado.

  70. 1,3 de creatinina é uma disfunção leve ainda. Não é preocupante, caso os valores fiquem estáveis.

  71. Não existe nem remédio nem dieta para abaixar a creatinina.

  72. creatinina de 1,6 é um pouco elevada. É possível que já haja lesão dos rins pelo diabetes.

  73. A ureia isolada não é boa para avaliar a função dos rins. É preciso saber o valor da creatinina.

  74. Não. Basta repetir o exame periodicamente para ver se a creatinina está estável.

  75. Se foi uma insuficiência renal aguda pelos medicamentos, é possível que volte ao normal.

  76. O mais baixo possível. Se for menor que 1,0 mg/dl, ótimo.

  77. Não existe dieta para abaixar creatinina.

  78. Se for pelo diabetes é pouco provável que melhore. O objetivo é atrasar a progressão.

  79. creatinina de 3,92 já é um valor alto. Não se pode descartar a diálise no futuro, caso ela continue a subir.

  80. Não é dieta que vai baixá-la. Tem descobrir a causa da sua insuficiência renal e saber se há possibilidade de tratamento.

  81. Tanto a gota quanto o uso crônico de anti-inflamatórios são fatores de risco para lesão renal. Com creatinina de 1,58, ele já tem sinais de queda da função renal. Seria bom que ele começasse a ser visto por um nefrologista.

  82. juliana

    boa tarde doutor

    minha mãe tem 63 anos e é magra. sua creatinina deu 0.96 e sua ureia 34. Tem algo anormal?

      1. juliana

        Obrigada!!!!

  83. Pedro Pinheiro

    Não é grave, mas seria bom que você tivesse um nefrologista para te acompanhar de tempos em tempos.

  84. Cristiane

    Boa noite
    Hoje apenas quero parabenizar ao Blog.
    Vocês não tem noção de quanto ajuda em relação aos estudos.
    Agora mesmo estou estudando para minha prova de Bioquímica Clinica, que será amanhã, nossa vou fazer a prova com outro foco.
    Sempre que preciso, estou eu aqui pesquisando para meus trabalhos da faculdade e desde já aviso que mesmo quando terminar meu curso visitarei vocês.
    Muito obrigada pela força.
    Abraços
    Cris/Jd. Capela

  85. Andreza Fernades

    Boa tarde,

    Minha creatina em 06/05/13 deu 0,66 e fiz exames ontem e a taxa aumentou para 1,00 , andei lendo seu artigo, e vi que aumento de massa muscular aumenta a taxa de creatinina. tenho praticado muito exercício físico, era sedentária, isso tem a ver com o aumento da taxa??

    Obrigada pela atenção!

    1. Pedro Pinheiro

      Em 3 meses você não deve ter ganhado tanta massa muscular assim. Mas a questão é, se ela está normal, por que você tem dosado sua creatinina com tanta frequência?

  86. Edson Ramalho de Oliveira

    Bom dia Dr. Pedro Pinheiro,
    Parabéns pelo artigo. Esclareça-me: uma pessoa que pratica corrida de 2ª a 6ª feira, cerca de 11 km por dia, 51 anos, 67 kg, com ureia de 37 mg/dl e creatinina de 1,1 mg/dl, está com estes níveis normais? É certo dizer que a atividade física frequente eleva os níveis de ureia e creatinina?

    1. Pedro Pinheiro

      O ganho de massa muscular é que eleva um pouco os valores da creatinina. 1,1 mg/dl para uma pessoa ativa é um valor normal.

  87. Tarciza

    Parabéns pelo artigo detalhado, Dr Pedro! Encontrei-o no Google ao buscar explicação para o resultado de um exame de urina 24h em que a minha creatinina foi dosada em 2,0 mg/dl. Como sou mulher, penso que seria difícil ter a minha alterada pelo exercício físico, certo? Mas, gostaria de conferir se a musculação mais intensa reiniciada há 3 meses teria influência no resultado, até porque meu peso aumentou desde então desde então, tomara que com massa magra. Acrescento porém que há 20 anos atrás, tratei de cálculo coraliforme. Agradeço se puder me dar um retorno com sua opinião. Tenho hoje, 46 anos, 1,70m e meu peso saltou de 64 para 66-67 nos últimos 3 meses da musculação. Ficarei muito grata se me ajudar nesta dúvida. Obrigada!

    1. Pedro Pinheiro

      Esse valor da creatinina foi no sangue? Se sim, creatinina sanguínea de 2,0 mg/dl não é normal para ninguém. Acho que nem o Arnold Schwarzenegger no ápice da sua massa muscular conseguiu ter esse valor. Sendo mulher e com 46 anos, o valor de 2.0 é bem relevante. Sugiro que você procure um nefrologista.

  88. Josiane

    Doutor, o que acontece quando a creatinina está alta mas a taxa de filtração está normal??? Fui ao endócrino, mas ela falou que está normal, mas estou com medo. Por favor doutor, responda.

    1. Pedro Pinheiro

      Não faz muito sentido. Se a creatinina está alta, a taxa de filtração glomerular tem que estar mais baixa que o normal. Não existe o paciente ter creatinina elevada e rins funcionando normalmente.

  89. Wesley

    Olá Dr. boa tarde,
    Meu pai tem apenas um Rim e realizamos um exame de sangue recentemente e sua taxa de Creatinina deu 1,59.

    Este é um valor considerável, tomando em conta que tem apenas um rim, 64 anos e cardíaco?

    Desde já agradeço e um grande abraço,

    Wesley

    1. Pedro Pinheiro

      Sim, é um valor relevante. O ideal é que ele comece a ser visto por um nefrologista.

  90. Vivi

    Dr. Bom dia.
    Meu marido tem 56 anos fez um cateterismo cardíaco e duas angioplastias. Antes desses procedimentos as suas taxas de ureia e creatinina sempre foram dentro dos padrões normais. Ocorre que, 3 meses depois dos procedimentos, as taxas de ureia e creatinina deram o resultado muito alto (ureia 81 mg/dl e creatinina 2,92). O nefrologista passou um doppler das artérias renais, pois suspeitava de estenose das arterias renais, mas foi descartado a hipotese com o resultado dos exames. Agora ele passou o exame da biopsia renal (punção). Gostaria de saber se não seria mais apropriado esperarmos o acompanhamento dessas taxas através dos exames de sangue, pois pode ser eventual essa insuficiência devido aos medicamentos, por exemplo???. Gostaria também de saber se essas taxas altas determinam a hemodiálise ou pode ser tratado com medicamentos???

    1. Pedro Pinheiro

      Não é normal uma creatinina saltar de valores normais para quase 3 mg/dl em apenas 3 meses. Algo aconteceu. A biópsia está indicada quando não conseguimos achar uma explicação. Se fosse culpa dos remédios, o nefrologista saberia e não teria indicado a biópsia. Postergar a biópsia pode significar deixar de fazer o diagnóstico de um problema tratável e reversível.

      Uma possibilidade a ser pensada nesta história é embolia renal por cristais de colesterol provocada pelo cateterismo. O que fala contra é a pouca idade do seu marido. Essa complicação é mais comum em pacientes com mais idade, geralmente acima dos 70 anos. Mas não custa perguntar ao Nefrologista sobre essa possibilidade.

  91. Silvia

    Sou mulher, tenho 26 anos, 1.70m e uns 58kg. Meu exame acusou nível de creatinina de 0,6. Pelo que vi é o limite mais baixo. O artigo explica muito bem sobre como um nível alto de creatinina é sinal de problemas nos rins. Mas e um nível baixo? Acusa algum problema ou é só porque tenho pouco músculo? Grata.

    1. Pedro Pinheiro

      Não há problema com nível baixo de creatinina. É provavelmente devido à sua pouca idade, ao fato de ser mulher e à pouca massa muscular.

  92. Regina Elisa Lopes

    Parabéns pelo artigo esclarecedor . Tenho um tio com 82 anos , insulinodependente e com insuficiência renal crônica. Ele se trata no HC . Os exames acusaram 4,01 de creatinina e 75 de uréia . Amanhã ele terá uma consulta mas o inchaço dele me preocupou . Então , como leiga , consultei o seu artigo . Devo suspender a proteína na alimentação dele até amanhã ? Obrigada .

    1. Pedro Pinheiro

      Não vai fazer diferença nenhuma. Deixe que o médico indique a melhor dieta.

  93. Regina

    Olá, meu pai tem marcapasso, é obeso e tem anemia está com 77 anos aparentemente um homem forte apesar da anemia mas controla bem com sua médica tomando ácido fólico e injeção a cada três meses. Mais agora ficamos preocupados porque a creatinina dele deu 3,8 , gostaria de mais detalhes do porque desse valor deve ser preocupante porque o médico do coração já o encaminhou rápido para um médico de rins.

    1. Pedro Pinheiro

      Sim, creatinina de 3,8 em um paciente de 77 anos é uma valor relevante. O rim dele está bem afetado. O médico está certo em ter solicitado uma consulta com nefrologista.

  94. valdineia

    olá eu tenho nefrite cronica é de familia ja com,provado em exames estou seguindo as orientações tudo direitinho porem o meu marido tem nivel de creatinina altos e vem almentando cada vez mais eu gostaria de saber se existe algum alimento que faz com que ela almente ele come muita aveia faz exercicios constantemente gostaria de saber como ajuda-lo

    1. Pedro Pinheiro

      Se a creatinina está aumentando progressivamente, isso não tem nada a ver com dieta. É problema do rim. Ele precisa ser visto por um nefrologista.

  95. leda laiane martins da costa

    Muitíssimo esclarecedores os textos acima! Explicam com claresa e permite que qualque leigo no assunto possa compreendê-los.
    Muito grata!!!

  96. douglas

    olá , fiz transplante de rim , mas minha creatinina ta muito alta…
    isso é sinal que posso perder o rim ? a partir do momento que eu soube que a creatinina esta alta , quais as minhas precauções que devo ter de agora em diante ?

    1. Pedro Pinheiro

      Se você é transplantado renal e sua creatinina está muito alta, é sinal que o seu rim transplantado não está funcionando bem. Com certeza você está sendo seguido por um nefrologista. Ele saberá te orientar.

  97. daiana merielle rodrigues

    Adorei os esclerecimentos do DR,me ajudaram bastante,pena que meu filho já está com seus rins muitos comprometidos!!!

  98. Nayara

    Muito boas e especificas as informações !

  99. marta de oliveira

    quero mais informação de como reduzir a creatinina. URGENTE

    1. Pedro Pinheiro

      Marta, o texto explica isso.

  100. Paulo GS Nascimento

    Impressionante a clareza com que o Dr. explica. Termos médicos geralmente não entendemos nada. Gostei das informações.

  101. benedita pereira de oliveira

    descobri agora a creatinina em agosto 2012 estava o,8 agora fiz outro exame em março deu 1,6 esta aumentando que devo fazer para baixar

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Procurar um nefrologista.

  102. Everaldo

    Muito bom, explicação em linguagem simples fácil de entender para leigos no assunto.

  103. Fernanda Collaço

    Dr. Pedro o sr. explica muito bem. Obrigada pelos esclarecimentos.

  104. Francisco Silva

    Possuo hidronefrose nivel 1 no rim direito, nefrolitíase bilateral, o nivel de uréia está em 33.0 mg/dl e creatinina em 1.86 mg/dl. Que esta ocorrendo com meus rins??

    1. A hidronefrose deve estar prejudicando o funcionamento dos rins. Você já está sendo seguido por um urologista ou nefrologista?

  105. Gladson Oliveira

    o meu nível de creatinina está em 3, tenho 35 anos , o que pode estar acontecendo com os meu rins ?

    1. Isso é insuficiência renal. Você já está sendo seguido por um Nefrologista?

  106. flavinho43211

    tenho uma creatinina de 1,60 e uma ureiai de 60.vou ter que fazer a hemomdialise?

    1. Antes de pensar em hemodiálise é preciso saber a causa deste aumento da creatinina. Procure um nefrologista.

  107. Ednads

    Ola meu nome é Edna. Com quantas de Ureia precisa ter pra começar a fazer Hemodiálise?E a creatinina?

    1. Isso depende de diversos fatores. Não há um valor único que se se aplique a todas as pessoas.

  108. janejardim

    Sou Bipolar. Tomo há quase 4 anos Quetiapina, Lamotrigina, Topiramato, Bupropiona e Clonazepam. Meu RFG é de 47 ml/min/1,73 m², a Creatinina é 1,26 mg/dL, a Amilase é130,00 U/L. Minha psiquiatra viu os resultados e não falou nada. Sei que estes exames estão alterados e já sou considerada, pelo resultado uma renal crônica. Não tenho, nem nunca tive doença nenhuma (hoje comuns), como diabetes, hipertensão, etc…Quando não me tratava, em quadro de depressão, fiquei com colite e algumas pequenas coisas pela baixa imunidade. Sei que estes remédios que tomo são tóxicos, como estarei daqui há dez anos?
    Obrigada

    1. Dependendo da sua idade e peso, 1,26 mg/dl de creatinina não necessariamente indica doença renal relevante. Na dúvida, procure a opinião de um nefrologista.

  109. SoraiaQ

    O valor da creatinina e da clearance de creatinina oscilam de um exame a outro (aumentando e diminuindo ao longo dos anos?)

    De um ano para o outro minha creatinina aumentou e a clearance de creatinina diminuiu, mas continua dentro dos valores normais. Mas isso já é um indicio que eu possa vir a ter problema renal?

    Que outros exames posso fazer para verificar se já tenho ou não problema renal?

    1. Sim, é normal oscilar. Só é preocupante se a creatinina começar a subir progressivamente.

  110. Messias Azevedo

    Muito clara e objetiva as explicações… Esclareceu minhas duvidas….

  111. kbça

    gostei muito das informações aki contidas, bem exclarecedoras praticas.
    Walmir Kbça – Sao Lourenço

  112. Lindinhagodoi

    meu pai tem que fazer cateterismo, e esta com a ureia e a creatinina alterada, qual o risco q corre, e se tem tratamento para a alteração de creatinina e ureia, e o que causa pode ser excesso de remedio ja que ele esta tomando muito remedio

    1. O cateterismo pode agravar a função dos rins. O ideal é ele receber uma orientação de um nefrologista.

  113. Rodrigo Rm17

    boa noite, sou transplantado renal a 3 anos, e minha creatinina esta em 2,16 o medico disse que é normal ela esta um pouco acima devido ao uso dos meus medicamentos, esta certo ou devo procurar outro? ainda a tempo?

    1. O valor normal da creatinina é o mesmo para quem tem rim natural ou transplantado.

  114. Amandakatlan

    Minha creatina está alta 1.9 o que fazer ?

    1. Procurar um nefrologista.

  115. Camilla

    Muito bom esse artigo! Ajudou bastante a entender os exames!!!

  116. Cibele

    Pelo que entendi os niveis de creatinina baixo nao representam perigo? Só se resolvem comendo mais carne? Isso nao poderia acarretar outros problemas?

    1. Creatinina baixa não é doença. Não precisa ser corrigida.

  117. Anapaulanecos

    boa tarde,meu esposo fez o exame de creatinina e deu 60 é muito alto?mim responda por favor

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Com certeza não deu 60. Ou foi 0,60 ou foi 6,0.

  118. Ernanclesales

    o texto está muito bem redigido, claro, objetivo.

    parabens!!!!!!!!!!

  119. Madu Go

    Muito bom o artigo, uma linguagem para quem entende e para leigos tb. sua comunicação é
    excelente.

  120. Celiareginajc

    DR meu sobrinho de 16 anos urinou sangue o que fazer?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Leve-o a um nefrologista ou urologista

  121. LUIZMECA

    Excelente artigo: elucidativo, informativo e completo

  122. Rosemeriehuttel

    Doutor meu marido enta com a creatinina em 2,5 o que isso significa?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Que ele precisa ser visto por um nefrologista.

  123. Amrpetti

    Foi muito esclarecedor. Muito obrigada

  124. Diogo

    muito bom seu site sou Enfermeiro e fiz aferição da PA e estava altíssima,vim em seu  BLOG  pra tirar dúvidas ajudou muito obrigado……………………………..

  125. Janiele

    Minha mãe possui apenas um rim e sua creatinina está em 1,77 mg/dl e sua filtração está em 37,0 ml/min. Queria saber o que pose ser feito para reverter essa situação?

    1. Na maioria dos casos não há reversão.

  126. Marcelo Nunes

    Muito bom artigo. Sou Professor de Educação Física e dificilmente leio algo tão esclarecedor. Parabéns !!!

  127. Gabrielaelise

    Ótimo muito esclarecedor !!

  128. David

    Muito esclarecedor, parabéns pela objetividade.
    Gostaria de saber adicionalmente se o consumo de suplementos baseados em glutamina e arginina podem contribuir para o aumentdo da creatinina no sangue?

    att
     

    1. Que eu saiba, não

  129. Amrpetti

    Foi muito esclarecedor. Muito obrigada

  130. James Lima

    Muito bom este artigo! Sou estudante de Medicina, e ele me esclareceu muita coisa! Parabéns Dr. Pedro Pinheiro!

  131. Mura Abdo Halabi

    Explicação claras.Gratacom informações

  132. Gabriela

    ótima explicação.Achei completa e de fácil entendimento.

  133. Andrexausa

    Otima explicação!! Obrigado!

  134. Maresol17@hotmail.com

    Foi muito importante essa explicação , obigado .

  135. luciano camilo

    Dr. uma pergunta. eu fiz exame de sangue e minha taxa de creatinina deu acima do valor limite. o teste foi refeito e apresentou novamente. eu tomo creatina, é possivel que tenha sido isso?
    se for , o que faço pra baixar o nivel de creatinina? eu tomo pouca água , pode ser isso?

    1. A creatina influencia no resultado.

  136. Francianic

    Quais sao as causas da cretinina baixa? fiz exame e deu 0,3

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se a pessoa for muito pequena e magra pode ter creatinina baixinha.

  137. Daniel

    Parabéns! Muito proveitosa a explicação e clara

  138. Lidia Wenhryniwskyj

    Parabéns pela explicação, bastante clara e objetiva.

  139. Giseliparquer

    Olá….
    Gostaria de saber porque em diferentes laboratórios os referenciais nos exames são diferentes?
    A Ureia e acido urico de minha mãe estão normais mas a creatinina está em 1,20. É normal?
    Ela é transplantada a uns 10 anos…

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Porque os laboratórios podem usar diferentes métodos para realizar o mesmo exame. Geralmente, creatinina de 1,2 mg/dL em transplantado renal costuma ser um valor adequado.

  140. Susie Moura

    Boa tarde !
    Adorei o artigo, muito bem resumido, com uma linguagem bem clara.

  141. Marluce

    Dr tudo bem?
    HOje recebi meu exame e estou desesperada por favror se puder responder.
    Minha mae tinha problemas de rim e fez um trasnplante e depois tentou outro transplante e acabou falecendo.
    HOje fiz um exame pois vou operarar de hemorroida e quando vi minha creatinina fiquei assutada ela esta 1.30 etuo com muito medo de estar com problemas de rins… por favor me oriente…

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Procure um nefrologista para que ele possa repetir as análises e te orientar.

  142. Pauloteodoro958

    sou leigo no conhecimento médico. Fiquei sabendo que para que a creatinina se altere é necessário haver por volta de 50% de perda da função renal. O mesmo se aplica para ureia?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Ambas já se alteram com uma perda de menos de 50% da função renal.

  143. Carlos Pedro Paiva Gouveia

    Dr. Pedro, primeiramente gostaria de cumprimenta-lo pelo belíssimo trabalho de esclarecimento aqui apresentado. Me chamo Carlos Pedro; tenho 58 anos; 1,69m e 85 kg. Contrai Diabetis há mais ou menos 15 anos. O médico solicitou exame de Clearence Creatinina, tendo como valor encontrado 94,40. Pergunto, esse valor está dentro do padrão esperado, ou tenho probabilidade de desenvolver algum problema mais sério? 

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Está normal agora. Não significa que não possa piorar no futuro. É preciso manter seu diabetes e pressão arterial sempre bem contrados.

  144. Marcela Bello92

    oi . fiz um exame deu 0,6 mg/dl mais  o certo e da 65 a 999 mg /dl  estou meio preucupada

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O valor de referência da creatinina sanguínea não é esse que vc descreveu.

  145. Nailde

     Dr Pedro Pinheiro,sua matéria´foi muito importante pra mim tirei muitas dúvidas sobre a Creatinina  Ureia,muito obrigado,que Deus conceda sempre o dom de ser o verdadeiro Doutor.

  146. Majovsilva

    Muito bom o material.me esclareceu muita coisa!Lia todos do SR. e gostei muito.Estou me trantando pela pedra nos rins, e tbem jamais imaginei que poderia ter um problema de rins.Nunca tive nada.

  147. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

    Geralmente quando um rim funciona pouco o outro compensa aumentando seu trabalho.

  148. Eduarda nathany

    Excelente material de estudo! me ajudou muito! obrigada

  149. Ana

    Oi Dr, tenha um Bom Dia! Poderia me explicar o que é: Glomérulo esclerose diabética?
    Sempre tive intolerância ao açúcar, há 15 anos deixei de consumí-lo. Agradeço pela atenção.
    Parabéns pelo seu Blog e por sua dedicação. 

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Lesão dos rins pelo diabetes.

  150. Lais Helena

    Dr. Pedro , muito obrigada pelas informações, porém no inicio o senhor disse que não deviamos confundir CREATININA com CREATINA, mas o senhor confundiu, na hora  que esta escrito: O Que é creatinina, na hora de responder esta escrito creatina fosfato.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não confundi não, a creatinina é derivada da metabolização da creatina fosfato. Está assim no texto resumido: – proteínas ingeridas na dieta »» produção de creatina fosfato pelo fígado »» consumo da creatina fosfato pelos músculos para geração de energia »» produção de creatinina »» eliminação da creatinina pelos rins.

  151. Anonymous

    Eu não sei se fico feliz por ter explicaçoes excelentes e tirar algumas duvidas como nao sei se fico apavorada/horrorizada do tamanho e tanta doença relacionada nesse site…

    Acabei de discubrir aqui que me solicitaram um exame de rin e me recordei que a 20 anos atras eu tive hepatite, a mais fraca, nunca sei qual é, e lembro vagamente de ter escutado que a hepatite nao tem cura, so nao quero mais ler nada aqui hoje, pq estou achando que tenho todas as doenças que ali ate agora..

    Um site que ao mesmo tempo que é excelente pra se colocar nos favoritos é pessimo pra saber que ele existe..rsrsrsrsrsr…Obrigada pelas materias/conteudos/explicaçoes de tudo que li aqui.

Deixe um Comentário

Antes de comentar, leia as REGRAS PARA COMENTÁRIOS.

Seu email não será publicado.