ORLISTAT – XENICAL – Remédio Para Emagrecer

225

xenical-orlistat
O Orlistat (Orlistate), mais conhecido pelo nome comercial Xenical®, é um remédio para emagrecer que age impedindo a absorção de gorduras no intestino.

Ao contrário da maioria das outras drogas usadas no tratamento da obesidade, o orlistat não é um supressor da fome, ele age apenas sobre as enzimas pancreáticas que digerem a gordura, conseguindo reduzir a absorção de até 1/3 das gorduras consumidas na alimentação.

Neste artigo vamos tentar criar uma bula com linguagem voltada para o público leigo, explicando de forma simples como age o Orlistat, como usá-lo, quais são as suas indicações, contra-indicações, efeitos colaterais e interações com outros medicamentos.

Publicidade - Publicidad

O QUE É O ORLISTAT (XENICAL®)

O orlistat é um medicamento indicado para pessoas que precisam perder peso e não conseguem fazê-lo somente com dieta e exercícios físicos.

O orlistat exerce seu efeito anti-obesidade através da inibição de uma enzima pancreática chamada lipase. A lipase é a enzima responsável por quebrar as gorduras ingeridas em moléculas menores, facilitando a absorção das mesmas pelo intestino. Sem a ação da lipase, a gordura que chega aos intestinos não pode ser absorvida, sendo eliminada de forma praticamente intacta pelas fezes. O orlistat, portanto, impede a digestão da gordura e, consequentemente, sua absorção pelo organismo.

Como a sua ação restringe-se ao trato gastrointestinal, sendo a droga pouco absorvida pelo organismo, o orlistat possui um perfil de efeitos adversos bastante aceitável. Os principais efeitos colaterais são provocados exatamente pela grande eliminação de gordura nas fezes.

É importante esclarecer que o orlistat não é capaz de impedir em 100% a absorção de gorduras, um efeito que, na verdade, não seria desejado, pois nosso organismo precisa de desta substância para funcionar. Em geral, o orlistat impede a absorção de 25% a 30% da gordura ingerida. Isso significa que sem uma dieta apropriada, que restrinja o consumo de alimentos gordurosos, o orlistat acaba não tendo um efeito relevante, pois, se o paciente consome muito mais gorduras do que precisa, mesmo com a redução de 30% na sua absorção, uma quantidade grande de gordura ainda será assimilada.

Além de auxiliar na perda de peso, o orlistat também reduz os níveis sanguíneos de glicose, ácido úrico e colesterol LDL, além de ajudar no tratamento da esteatose hepática e no controle da pressão arterial.

INDICAÇÕES DO ORLISTAT

O orlistat deve ser usado como terapia complementar para a perda de peso de pacientes com índice de massa corporal maior que 30 kg/m².

O orlistat aumenta a eficácia da dieta, ajudando o paciente a perder, em média, entre 5 a 10 kg no período de 12 meses.

O orlistat também está indicado para pacientes com IMC acima de 27 kg/m² que apresentem outras doenças relacionadas ao sobrepeso, tais como diabetes mellitus tipo 2 (ou intolerância à glicose), hipertensão arterial, dislipidemia (colesterol elevado) ou esteatose hepática.

Publicidade - Publicidad

COMO TOMAR O ORLISTAT

O Xenical é vendido em comprimidos de 120 mg. A dose indicada é de 1 comprimido 3 vezes por dia, durante ou logo após cada refeição (café da manhã, almoço e jantar). Doses maiores que 360 mg por dia (3 comprimidos/dia) não apresentam eficácia superior, por isso, não estão indicadas.

O Xenical é considerado o orlistat de referência, mas já há no Brasil medicamentos similares, contendo orlistat em comprimidos de 120 mg. São eles: Orlistate, Lystate e Lipiblock.

O Alli (ainda não disponível no Brasil e em Portugal) é vendido em cápsulas de 60 mg ou comprimidos mastigáveis de 27 mg. A dose indicada é de 1 comprimido 3 vezes por dia a cada refeição (café da manhã, almoço e jantar).

Como o orlistat atrapalha na absorção de vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K), sugere-se que o paciente tome um suplemento vitamínico à noite todos os dias antes de se deitar.

O uso do orlistat sem uma dieta adequada, com restrição de gorduras, compromete o resultado final do tratamento. Por isso, sugere-se a orientação de um nutricionista quanto à melhor dieta a ser feita durante o tratamento.

Orlistat

PREÇO DO ORLISTAT

O Xenical é vendido em caixas com 84 comprimidos, com preços que variam de 180 a 340 reais. Também há a caixa de 42 comprimidos, com preços entre 100 e 200 reais. Em Portugal, a caixa de 84 comprimidos do Xenical custa cerca de 76 euros.

Os medicamentos similares custam um pouco mais barato.

EFEITOS COLATERAIS DO ORLISTAT

O efeito colateral mais comum do tratamento com orlistat é a presença de gotas de gordura nas fezes. Outros sintomas relacionados a não digestão das gorduras são: cólicas abdominais, aumento dos gases, aumento do número de evacuações diárias e incontinência fecal. Em geral, os efeitos adversos são mais facilmente controlados se o paciente for disciplinado na sua dieta. Quanto mais gorduras forem ingeridas, mais comuns serão os efeitos indesejáveis.

Dor de cabeça ocorre em até 30% dos pacientes, dor nas costas em 14%, sintomas de gripe em 40%, cansaço em 7%, ansiedade em 5%, insônia em 4%, dor para urinar 8% e irregularidade menstrual em até 10% das mulheres.

Nos últimos 10 anos foram descritos 13 casos de lesão hepática grave, supostamente associada ao uso da droga. Até o momento, porém, não se conseguiu provar que a complicação tenha sido provocada diretamente pelo orlistat. É bom salientar que este medicamento já foi utilizado por mais de 40 milhões de pessoas em todo mundo sem que houvesse outros relatos de lesão grave do fígado.

Como qualquer droga, há casos de reação alérgica, inclusive anafilaxia, como o uso de Orlistat. Essas reações, todavia, são raras, ocorrendo em menos de 1% dos casos.

INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS DO ORLISTAT

As seguintes drogas podem ter sua absorção alterada pelo uso do orlistat:

  • Ciclosporina – é preciso um intervalo de pelo menos 3 horas entre a administração do orlistat e da ciclosporina.
  • Levotiroxina – é preciso um intervalo de pelo menos 4 horas entre a administração do orlistat e da levotiroxina.
  • Multivitamínicos – é preciso um intervalo de pelo menos 2 horas entre a administração do orlistat e de multivitamínicos.
  • Análogos da vitamina D – é preciso um intervalo de pelo menos 2 horas entre a administração do orlistat e dos análogos da vitamina D (calcitriol, paricalcitol, colecalciferol…).

Pacientes que fazem uso do anticoagulante Varfarina devem usar o orlistat com bastante cautela, pois o redução da absorção da vitamina K nos intestinos pode provocar um aumento do efeito anticoagulante, elevando o risco de hemorragias (leia: VARFARINA – MAREVAN).

Como o orlistat favorece o controle dos níveis de glicose, nos pacientes diabéticos pode ser necessário um ajuste na dose dos antidiabéticos orais para que não ocorram episódios de hipoglicemia.

O orlistat não interfere na eficácia da pílula anticoncepcional (leia: INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS DOS ANTICONCEPCIONAIS).

CONTRAINDICAÇÕES DO ORLISTAT

O orlistat é contra-indicado na gravidez e em pacientes com doenças graves do fígado ou das vias biliares. O seu uso durante a amamentação também não está indicado.

Em pessoas com síndrome de má-absorção intestinal, o uso do orlistat pode agravar o quadro, por isso ele é contra-indicado.

Publicidade - Publicidad

Este post também está disponível em: Espanhol

Assuntos Relacionados:

Deixe um Comentário

Antes de comentar, leia as REGRAS PARA COMENTÁRIOS.

Seu email não será publicado.

225 Comentários

  1. humorjean Diz

    Este medicamento possui uma preferência em dificultar a digestão de lipídios insaturados ou saturados?

      1. Jaqueline Diz

        O orlistat éo mesmo que o xenical???

        1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

          Sim, orlistat é o nome da substância, e Xenical é o nome comercial mais conhecido no Brasil. Mas o Orlistat também pode ser encontrado com os nomes comerciais Lystate ou Lipiblock

        2. linda.juina@hotmail.com Diz

          ola boa noit meu nome e linda comecei a tomar o orlistat e gostei do resultado mas minhas fezes fica na cor laranjada iso e normal ?

        3. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

          Pode ser da gordura.

        4. simone Diz

          comecei a tomar o remedio orlistat estou super animada,comecei uma reducaçaõ alimentar abençoada ! cortei td de gordura,pricipalmente o refrigerante ! comecei a fazer ZUMBA tbm kkk ? Dr eu vou ver resultado do meu esforço ?

        5. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

          Sim.

        6. Katia Guerra Diz

          Dr. Tive muita colica intestinal na sexta feira , o medico disse que foi provavelmente efeito colateral …tem algo que posso fazer pra diminuir essas colicas e continuar tomando o remedio?

        7. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

          Tem reduzir o consumo de gorduras.

  2. RenataCMS Diz

    O preço do orlistat é bem alto, vale a pena gastar tanto assim no medicamento? Quer dizer, o orlistat emagrece mesmo?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde Diz

      Se o paciente fizer uma dieta com baixa ingestão de gordura, sim, o orlistat emagrece. Agora, ele não é milagroso, é preciso algum esforço por parte do paciente. O Xenical ajuda, mas não resolve sozinho.

  3. Marc Diz

    Olá doutor, excelente texto. Uma dúvida: onde eu posso comprar o orlistat 120 mg?

  4. Isleide Rezende Saturnino Pere Diz

    Olá Dr. Onde eu posso comprar cá em Portugal o orlistate ?

  5. ADRIANA SILVA Diz

    olá dr, estou tomando orlistate e apenas em uma semana já consigo perceber o resultado, mas fiquei preocupada quando observei na bula que um dos efeitos colaterais era distúrbio dentário, mas na bula não tem informações claras de porcentagem de pacientes com esse distúrbios, esses distúrbios dentários são queixas comuns entre os pacientes que usam esse medicamento?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Distúrbios dentários ocorrem em cerca de 3 a 4% dos pacientes.

  6. Maria Márcia Fernandes Correia Diz

    Oi. Gostaria de saber por quanto tempo posso tomar o Orlistate. Já uso a alguns anos. Obrigada.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Não há limite de tempo.

  7. Cleo Moreira Diz

    gostaria de saber se quando parar de tomar Oristat,corro o risco d engordar o dobro como os vejo casos de outros medicamentos emagrecedores

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Se não houver reeducação alimentar e o paciente não fizer exercícios, quando o medicamento for suspenso, ele pode realmente voltar a engordar.

      O orlistat é um medicamento que ajuda a emagrecer, ele não é a cura da obesidade. O tratamento da perda de peso não pode se resumir ao medicamento apenas.

  8. Cleo Moreira Diz

    posso comprar Orlistat sem receita?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Teoricamente, não.

  9. monica Diz

    ele corta o efeito do anticoncpcional??

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Não.

  10. Cleo Moreira Diz

    comecei a tomar o Orlistat já faz dois dias, e nao senti os sintomas como aumento do numero de evacuação,tudo funcionando como antes, exceto a aparência de gotas de gordura.isso não significa que eu esteja tomando ele em vão neh? já que sigo com a dieta

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Se tem gotas de gordura nas fezes, o remédio está fazendo efeito.

    2. ellis Diz

      Cléo, o mesmo acontece cmg, nada diferente.. mas acredito que seja por causa da dieta, consumimos pouca gordura, por isso o remédio não tem como colocar mais gordura nas fezes

  11. Cleo Moreira Diz

    antes de começar a tomar Orlistate ja fazia o uso de fluoxetina, devo parar?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Lamento, mas eu não posso indicar ou suspender remédios pela Internet. Você tem que conversar com o médico que prescreveu as drogas.

  12. Tahiana Diz

    Obrigada pelas informações, tomei sibutramina por 2 meses e tive efeitos colaterais aonde suspendi o uso e para a minha surpresa engordei muito mais do que tinha emagrecido e não consigo mais emagrecer. Corro o mesmo risco com o orlistate?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Se não houver uma reeducação alimentar e mudanças nos hábitos de vida, sim, é possível engordar tudo de novo depois de parar o medicamento.

  13. Tamara Diz

    Tomando Orlistate quantos kilos consigo perde no mes mais ou menos??

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Isso depende de vários fatores. Se a sua dieta for muito rica em gorduras e você não fizer nenhuma atividade física nem restrição de calorias, pode ser que não perca quase nada.

  14. MARCO ANTONIO Diz

    Boa noite . sou hipertenso gostaria de saber se teria problema eu utilizar , ORLISTATE

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde Diz

      A princípio, não.

  15. Andrea Patricia Diz

    comecei a tomar hoje,gostaria de saber ,se eu fiser uma dieta de 1.500 calorias,em quanto tempo perco 10 kilos tenho 115 kilos 173 de altura obrigada

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Em menos de 6 meses provavelmente. Depende também da sua atividade física. Se você for sedentária, pode demorar um pouco mais.

  16. Patricia Ferraz Matias Diz

    eu uso orlistate ja a 7 meses em conjunto com dieta e caminhada e em 2 meses perdi 12 kilos..tive uma gravidez gemelar e engordei 20 kilos alem do meu peso.a minha pergunta seria a seguinte…posso tomar o orlistate manipulado?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Por que você iria tomar o manipulado se já existe no mercado ele pronto?

  17. katia Diz

    Quantos cp posso tomar ao dia? Estou tomando 1 x ao dia, assim terei algum resultado?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      O texto explica a forma mais indicada de tomar o Orlistat.

  18. Amanda Tosta Diz

    Olá! Gostaria de saber se há uma idade mínima para iniciar o uso do Orlistate…
    Pois tenho 25 anos, não iria tomar para emagrecer, mas para regularizar meu intestino.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Em adultos não há idade mínima.

  19. marcia Diz

    Quantas vezes devo tomar este remédio por dia olistart?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Essa informação está no texto. Há um tópico somente sobre como tomar o Xenical.

  20. Luciano Diz

    Boa tarde. Há alguma queima de gordura no corpo ou não utilizando o Orlistate?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      O papel do Orlistat não é queimar gordura, mas sim impedir a sua absorção pelos intestinos da gordura da dieta.

  21. dany viana Diz

    oi boa noite eu tenho 98 kilos queria tomar eu posso eu tomo sibutramina pode tomar junto ou nao obrigado.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Por conta própria, não. Esses medicamentos precisam ser avaliados e prescritos por um endocrinologista.

  22. Priscilla Varjão Diz

    Comecei a tomar Orlistate a uma semana e estou com uma dúvida, Orlistate corta o efeito do anticoncepcional Primera 20?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Não, não corta.

  23. Ranaly Diz

    Orlistate tem alguma semelhança com a quitosana??

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Não.

  24. Gracy Botelho Diz

    Na bula não diz se é administrado ANTES, DURANTE ou DEPOIS das refeições. Fala pra tomar a cada refeição, nas 3 principais… Mas meia hr antes? meia hr depois? Durante!?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Durante o logo após a refeição.

  25. Camila Diz

    Deve tomar sempre antes das refeições ou após?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Durante ou logo após.

  26. Flávia Diz

    Doutor na urina não consegui ver a gordura que já haviam me dito! Que muda ate a cor!!!! Que vai varias vezes no banheiro! Não senti essas coisas não! Sera que tem pessoas que ele não faz efeito ? tenho 27 anos e peso 67.8 kg e tenho 1.56 m de altura ;(

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      A gordura é nas fezes, e não na urina. Não é necessário ter os efeitos colaterais para o orlistat funcionar.

  27. Leleida Diz

    Boa noite !!! Uso um DIU hormonal, há alguma restrição ao uso do Orlistat? Obrigada

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Não.

  28. joão carlos ribeiro de santann Diz

    gostaria de saber se é nescessario procurar um endócrino antes do tratamento

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Sim.Um médico precisa avaliar o seu histórico clínico antes de indicar o tratamento.

  29. Jessica Caroline Embrizi Diz

    ola boa tarde estou usando orlistate juntamente com webutrim e egide a 3 dias mas ate hoje nao fui ao banheiro ,,, O medicamento pode nao estar fazendo efeito?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Sem evacuar, o orlistat não faz efeito. Mas isso não é comum, pois o Orlistat costuma aumentar a evacuação.

  30. Jackie Diz

    Oi, estou tomando o medicamento a 1 semana, perdi somente 1,100kg,não aumentou o numero de evacuações, mais tem poucas gotas de gorduras nas fezes, será que o medicamento está fazendo efeito??

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      1 kg em 1 semana é um excelente resultado.

  31. Suh Motta Diz

    Minha Endocrino me receitou o Orlistate estou tomando a uma semana, mas ate agora não vi nada de gordura na urina e nem nas fezes. O que será que esta ocorrendo??

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Não é obrigatório ter gordura visível nas fezes.

  32. luzia Diz

    Boa tarde!!estou tomando a 1 mês e é muito bom,da para vê as gorduras tanto nas fezes como na urina,4 kilos a menos.

  33. ellis Diz

    Estou usando Orlistate há 4 dias e sinto muita dor ao urinar, como incontinência urinária com ardor.. vi que é efeito colateral, mas preciso suspender o uso do Orlistate?? Já tive infecção urinária, pode ser por isso? Vou ao banheiro apenas uma vez por dia, é normal?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Tem que ver com o seu médico se é efeito colateral do orlistat ou se é uma infecção urinária de verdade.
      Vai ao banheiro uma vez por dia para urinar ou evacuar?

  34. claudia Diz

    eu tomo antes das refeições tem algum problema

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Se for muito antes não fará o efeito desejado.

  35. Viviane Diz

    Estou tomando o Orlistate e fazendo dieta, caminhada desde Novembro do ano passado, e já perdi 9,100kg. Estou fazendo acompanhamento com a endocrinologista e estou muito satisfeita.

  36. Severina Diz

    eu tomo o puran, pois tenho hipertiroidismos, o orlistat corta o efeito do puran ou esse remedio ajuda na doença?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Pode cortar o efeito se tomados juntos. É preciso um intervalo de pelo menos 4 horas entre os dois remédios

  37. claudia Diz

    eu gostaria de saber quantos quilos perdemos em 1 mes tomando Orlistat,isso fazendo caminhada,jump 3 vezes por semana,e outra coisa se posso continuar tomando o cha hibisco e agua com limao e jiló pq eu ja tomava antes de começar tomar orlistat,

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Isso é variável. Em média, o paciente perde 1 kg por mês, mas pode ser mais ou menos dependendo da dieta, do peso atual e da intensidade da atividade física.

  38. erica Diz

    o uso do orlistat interfere no uso do anticoncepcional

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Não.

  39. cassia Diz

    Boa tarde,eu tomo orlistate e minhas fezes estao brancas.e normal?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Não é normal. Sugiro que você pare a medicação e entre em contato com o seu médico. É provável que não seja nada de grave, mas é preciso ver se não há algum problema no fígado.

      1. Ricardo Cavalcante Diz

        Venho tomando orlistat a uns 2 meses e até então as fezes apresentavam gotas de gordura, porém agora não apresenta mais nada de gordura…. É normal?

        1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

          Sim.

  40. ana lucia Diz

    ola estou tomando o orlistate ha 2 meses perdir 7 k,uma semana depois perdir mais 1,so que ontem eu fiquei tonta e uma dor no peito será que tem relaçao com o remedio .por favor mim tire essa duvida.ok

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Não deve ter.

  41. Alizete Nascimento Diz

    Oi minha endócrino receitou uma vez antes da refeição é normal ou entendi errado é antes das refeições posso tomar 2 capsulas por dia?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Você deve tomar conforme está escrito na receita médica. Se estiver insegura, entre em contato com a sua endocrinologista.

  42. viviane paternosters Diz

    Boa tarde, gostaria de tirar uma duvida o meu endocrinologista me receitou o olistat, pois estou com esteatose hepatica, pois a minha duvida seria tem 5 anos que fiz uma cirugia para retirada da visicula e gostaria de saber se posso tomar olistat para emagrece e se o olistat ajuda a tratar a gordura bo figado.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Sim e sim.

  43. igor Diz

    Comecei a tomar orlistat e estou muito satisfeito mas tenho gordura no figado queria saber se tem algum problema?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Não, pelo contrário, pode até ajudar.

  44. thais Diz

    E quem tem Problemas nos rins?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Que tipo de problemas nos rins?

  45. thais Diz

    Tirei uma pedra a 4 meses e gostaria de saber se posso tomar e que efeito negativo terá nos meus rins.E se posso tomar…por quanto tempo

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Antes de tomar você deve ser avaliada por um nefrologista, pois o orlistat pode aumentar o risco de pedra nos rins em algumas pessoas.

  46. Priscila Diz

    Gostaria de saber se tem algum problema tomar Orlistate com Hixizine. Obrigada!

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Não.

  47. Suelen Diz

    Comecei a tomar Orlistat sem saber q estava grávida, comecei a sangrar, pode ser uma reação do remédio???

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Pode. O orlistat é contraindicado na gravidez.

  48. rosiane Diz

    bom dia estou com duvido eu tomo o anticocepcional diane 35 eu devou trocar o horario vai afetar eu tomar o medicamento

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Não atrapalha.

  49. Aline Marochio Diz

    Se parar de tomar orlistat eu engordo tudo de novo?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Se você mantiver velhos hábitos, sim.

      1. Gislene Diz

        Eu tomo inalapril será que posso tomar orlistst

        1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

          O enalapril não impede o uso do orlistat.

  50. Rose Silva Diz

    Estou tomando tem 4 dias e ja me sinto muito bem, porem eu tomo so no almoço e na janta no cafe eu nao tomo ate pq eu to comendo muito pouco, sera que tem algum problema?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Não.

  51. Carolina Vieira Assessoria Diz

    Olá,esse remédio só com prescrição médica?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Acredito que sim.

    2. Renata Diz

      Acredite! Não precisa de prescrição médica! É só chegar na drogaria e comprar!

      1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

        Não deveria ser assim.

  52. Ismael Pereira Diz

    Adquiri intolerância à lactose após fazer um tratamento para emagrecer com Orlistat e biomag! Há alguma relação ou isso foi uma tendência natural do organismo? Obs.: perdi 20 kg em 3 meses

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Não me lembro de já ter lido algo sobre orlistat provocar intolerância à lactose de forma permanente.

  53. elisabete nobre da silva Diz

    Corta o efeito do anticoncepcional

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Não, xenical não corta o efeito da pílula anticoncepcional.

  54. Elis Diz

    Gostaria de saber se o orlistate age também na gordura que já se encontra no organismo ou somente nos alimentos ingeridos?
    Obrigada!

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Só nos ingeridos. A gordura já existente no corpo, o próprio organismo vai consumi-la com o tempo.

  55. Thayla Diz

    O orlistate vicia a ponto de não fazer mais efeito depois de algum tempo tomando?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Não.

  56. César Pereira Diz

    Boa Noite , Dr Pedro Pinheiro.
    Faço tratamento com marevan teria algum problema eu tomar orlistat?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Sim, há interação entre as duas drogas. É preciso ter um controle muito rigoroso do INR, pois há maior chance de sangramento.

  57. Afroblack Rodrigues Diz

    Como diz na bula, pode ocorrer problemas com Varfarina (anticoagulante), eu costumo fazer uso de Ginkgo Biloba, tomo então os mesmos cuidados de 2h para ingerir?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      O efeito do ginkgo biloba sobre a coagulação é infinitamente menor que o da varfarina. Aliás, o ginkgo biloba nem é utilizado como tratamento anticoagulante. Não precisa ter essa preocupação.
      Nós temos um texto sobre o GB, caso lhe interesse: http://www.mdsaude.com/2013/11/ginkgo-biloba.html

  58. flavia Diz

    Fui indicada a tomar uma vez as 10 da manha, posso tomar termogenicos junto com este medicamento?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Eu acho que você não deveria era tomar o termogênico.

      1. flavia Diz

        Porque, não tomar termogenico vc poderia explicar melhor? Rs
        Em 09/03/2015 18:50, “Disqus” escreveu:

        1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

          Porque essas drogas podem fazer extremamente mal. Muitos contêm diversos hormônios. Dê uma olhadinha na embalagem do seu termogênico e procure saber quais são as substâncias presentes.

          Vou ver se escrevo um texto sobre os perigos dos termogênicos.

  59. Sandra Ferreira Diz

    Boa noite, faço uso de Atenolol 25mg manhã e 25mg a noite, 12/12hs, tem algum problema o uso de Orlistate? Obrigado!

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Não.

  60. aureniviabonifacio Diz

    Pode tomar o orlistate com losartana potassica e indapen SR? Além disso, posso escolher qualquer marca de orlistate?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      1- Sim
      2- A princípio, sim.

  61. Jone Avila Diz

    Tenho gastrite o meu estomago e muito sensivel .Eu posso fazer uso do Xenical?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Gastrite por só não contraindica o uso do Xenical.

  62. Caroline Diz

    Ola, tomo sertralina e rosuvastatina, há perigo de interação entre os medicamentos?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Nenhuma das duas drogas tem interação relevante com o orlistat

  63. gisele Diz

    Olá eu tomo orlistat a tres meses e observei uma queda de cabelo considerável. O orlistat é responsável pela queda? eu tomo pantogar e mesmo assim ele continua a cair. Vou ter que parar de tomar?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Há alguns relatos de que o orlistat possa causar queda de cabelo em raros casos, mas a sua real real incidência é desconhecida.

  64. Valeria Silva Rabelo Schunk Diz

    Boa noite, mando manipular, só que na última vez, em outra farmácia não veio dentro das cápsulas a cor vermelha, veio um pó branco. Ė isso mesmo? Tem cores diferentes manipulados?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Valéria, isso é uma questão técnica que só um farmacêutico pode lhe responder. Isso foge da minha alçada.

  65. Andréa Diz

    Comecei a tomar o orlistat a 2 dias não vi nenhuma reação por enquanto, tomo também Shake da herbalife no café e no jantar e também chá verde, isso prejudica no efeito do orlistat?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Não.

    2. Sora Pry Diz

      Oi Andrea, iniciei meu tratamento com o Orlistate e estou fazendo o mesmo processo, tomando Herbalife e cha verde. Vc já notou diferença? Já conseguiu eliminar alguns kg? Obrigada

  66. Cristina Nunes Borges Diz

    orlistat pode inibir o anticoncecional Micropil

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Não interfere.

  67. Cristina Nunes Borges Diz

    Estou ingerindo orlistat a 3 dias não tive efeitos colaterais só muito gases e não Faso fezes com gorduras . Estou com prisão de ventre e normal

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Não, o orlistat costuma ter um efeito oposto, facilitando as evacuações.

  68. Aparecida Diz

    tenho problema de arritmia, posso tomar o orlistat?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Depende do tipo de arritmia e dos medicamentos que você usa. Tem que conversar com o seu cardiologista.

  69. Cristina Astolpho Diz

    Precisa de receita para comprá-lo?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Teoricamente, sim.

  70. Carolina Bostigo Diz

    Olá,

    Gostaria de saber se deixando de tomar o remédio meu intestino funcionará normalmente ou se corre o risco do intestino viciar no remédio.

    obrigada,

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Não vicia, não.

  71. Amanda Cristine Oliveira Diz

    Eu estou tomando o Orlistat a uma semana e não notei diferença em relação ao meu intestino. Meu intestino continua preguiçoso..a indicação do meu medico foi de uma capsula no almoço e outra no jantar! Esse resultado é gradativo ou deveria ter notado a diferença na evacuação logo nos primeiros dias?!

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Logo nos primeiros dias.

  72. Marilene Dos Santos Diz

    Boa noite.
    Faço uso das cápsulas de Orlistate manipuladas há 6 meses. Li em um artigo que o tratamento é aconselhado para até 6 meses. Minha dúvida é se posso prosseguir tomando ou se há alguma restrição ao uso após esse período.?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Pode usar por mais de 6 meses sim.

  73. erica mendes Diz

    ola! estou pesando 95k e preciso emagricer 30 para o peso ideal, o orlistate vai me ajudar?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Vai, mas sozinho o orlistat não vai fazer você perder os 30 quilos. Dieta e exercícios são necessários também.

  74. Margareth Mendes Diz

    Qual a diferença entre o Olistrat e Noz da India

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      São completamente diferentes. O orlistat é uma droga amplamente estudada e com comprovação científica de eficácia. A Noz da Índia é um produto que não faz parte da medicina tradicional, pois não possui estudos científicos que atestem a sua eficácia ou segurança.

  75. Marli Bek Diz

    Quem toma cápsula de óleo de côco e omega 3 o olistat interfere nesses óleos ou joga fora esses óleos??

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Boa pergunta. Nem os fabricantes do ômega 3 nem do orlistat referem que haja alguma interação. Porém, faz todo o sentido que haja alguma interferência na absorção. O ideal é você tomar o ômega 3 com um intervalo de pelo menos 2 horas antes do Xenical.

  76. Candida Souza Diz

    Ola! Estou tomando Orlistat associado a topiramato e a oxitalopran. Poderei ter maiores problemas futuros?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Se foi por indicação médica, a princípio não há problema.

  77. Paula Diz

    Estou fazendo uso de sibutramina. Há intercorrencias em associar o Xenical?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Se foi por ordem médica, não tem problema.

  78. rosy gonçalves Diz

    gostaria de saber se ele é vendido só com receita médica ??

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Teoricamente, o orlistat só deveria ser vendido sob receita médica.

  79. fatima Diz

    Já faz 8 meses que tomo Xenical, algum problema?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Se é por orientação médica, não.

  80. flavia Diz

    Oi tomei o orlistat por cinco dias mais parei pois quase fui para no hospital tive sintomas horriveis .tive dores de cabeça tonturas fraquezas e dores na nuca fiquei mto mal .vc pode me dizer pq tive essas reações.obrigado

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Difícil dizer à distância. Tem que conversar com o médico que prescreveu a droga para tentar descobrir o que houve de errado. Não é comum isso acontecer.

  81. RAQUEL CRISTINA Mousinho Diz

    ola doutor, estou tomando o orlistate a sete meses, e estou satisfeita com o resultado, já consegui eliminar 22kg, tomo com orientação medica e sigo dieta e uma rotina de exercícios, porém estou preocupada pois pesquisei na internet e encontrei alguns textos dizendo que o uso continuado do orlistate pode causar câncer, isso é verdade? por quanto tempo devemos usar esse medicamento com segurança? e também gostaria de saber se ele compromete ou sobrecarrega os rins? obrigada.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Desconheço essa relação do orlistat com o câncer. Tem que ver qual foi a fonte utilizada pelo site para fazer esse tipo de afirmação.

      Em geral, o Orlisat pode ser usado por até 1 ano sem problemas. Depois desse tempo, o médico precisa reavaliar, para ver se há algum sinal de depleção de nutrientes ou vitaminas. Se ele achar que está tudo bem e que você ainda precisa do tratamento, o medicamento pode continuar a ser usado.

  82. Ana Paula Santos Diz

    O orlistat influência no efeito do anticoncepcional Aixa?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Não.

  83. Carla Russo Diz

    Olá Dr. Gostaria de saber se posso tomar o Orlistat com o Belly ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Desconheço a existências de estudos científicos que tenham testado a interação entre o Belly e o Xenical para poder lhe dizer se é seguro ou não.

  84. Paulina Paula Diz

    Ola dr tomo microvilar orlistat manipulado tira o efeito dele?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      O orlistat não interfere com o anticoncepcional.

  85. Suzete Suzy Diz

    Meu endócrino passou cetilistate e bupropiona. Será que faz mal? Cetilistate é igual ao Orlistat?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      O Cetilistate age de forma semelhante ao orlistate. Em princípio, a associação com a bupropiona não é contraindicada.

  86. lucelia Diz

    criança de 11 anos pde tomar orlistat

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Não é indicado.

  87. Simone pires Diz

    Eu tomo ablok plus de 25mg tem problemas ao usar o medicamento

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Em princípio, não.

  88. MARIA BEATRIZ PEREIRA Diz

    Qual suplemento de vitaminas devo tomar em concomitancia ao uso dexenical?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Geralmente as vitaminas A, D, E e K são menos absorvidas quando o paciente usa orlistat. Converse com o seu médico para que ele avalie a necrssidade de você fazer reposição dessas vitaminas.

  89. vanessa Diz

    Tenho um bb de 11 meses e amamento ele no peito posso tomar orlistat?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Enquanto a mulher está amamentando ela não deve usar orlistat nem nenhuma outra droga pra emagrecer.

  90. ADENIZIA Diz

    tomo xarelto de 20 mg dei trombose,posso tomar esse medicamento junto/

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Nenhum dos dois fabricantes relata interação medicamentosa entre o Xarelto e o orlistat, porém, não tome nada sem antes ter autorização do seu médico.

  91. ondina Diz

    Se o orlistat tá faz bem pra esteatose hepatica; como pode prejudicar o figado?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Releia o texto com calma, eu não afirmei que o orlistat faz mal para o fígado.

  92. Raisa Vieira Diz

    Boa noite Pedeo

    Tenho alergia a diclofenaco, dipirona, ass e paracetamol, para dor só tomo arcoxia tem alguma dessas substâncias no orlistate !?
    Obrigada

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Não.

  93. simone Diz

    Olá ouvi dizer que olistrate corta o efeito da pílulas é verdade?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Não, o texto fala sobre isso.

  94. Fernanda Diz

    Ola doutor, gostaria de saber se o orlistat elimina gordura localizada ( abdomen)pois e a única região que me incomoda. Ha eu tomo chá de hibisco com gengibres tem algum problema.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Elimina gordura em geral. A gordura localizada só sai se você estiver realmente magro.

  95. Palloma Diz

    Olá Dr., boa tarde! Gostaria de saber se o Olistart pode causar manchas no corpo. Já tomei ele, juntamente com Bupropiona e Lanzoprazol, e estou tentando descobrir qual foi o remédio que me causou isto. Ah, também gostaria de saber se ele corta o efeito de algum anticoncepcional, como por exemplo o Diminut. Muito obrigada.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Não costuma dar manchas nem corta o efeito da pílula.

  96. barros Diz

    tenho colesterol e triguiceres alto, o orlistart reduz

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Sim, ajuda.

  97. Nívea Diz

    O orlistat é um medicamento natural (fitoterápico)?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Não, é um medicamento de verdade.

  98. rosa Diz

    orlistat é muito bom desde de que faça exercícios e dieta!!!

  99. Nicolle Diz

    Uso o orlistat da Neo Química a 1 mês e não sinto nenhum dos efeitos colaterais, será que o medicamento não faz efeito em mim? O produto manipulado pode ser melhor que o de farmácia?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Não.

  100. LUuu Diz

    Bom dia, qual a melhor alimentação para maior aproveitamento do orlistat?tenho muita dificuldade em eliminar peso e tenho hipotireoidismo. Obrigada Dr. Pedro.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Alimentação pobre em gorduras.

  101. Carol Diz

    Não costumo beber muito, mas eventualmente tomo uma cervejinha socialmente. Já tomo orlistate há dois meses. Minha dúvida é: O álcool pode interferir no efeito do remédio ou pode me causar algum outro transtorno?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde Diz

      Se for com moderação, não tem problema. Mas lembre-se que bebidas alcoólicas contêm calorias e podem atrapalhar no seu processo de emagrecimento.

  102. Tatiane Pereira Goncalves De O Diz

    Tenho uma filha que é obesa, ela tem 12 anos, mede 1,68 de altura e pesa 108 kg. Posso dar orlistate 60 MG pra ela?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde Diz

      Só com orientação médica.

  103. Thamyris da Silva Pereira Diz

    Bom dia dr., estou tomando orlistat a 5 dias e não senti nada inclusive estou com intestino preso é normal?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Não, dessa forma o medicamento não está fazendo efeito.

  104. Karen Lopes Diz

    Depois que atingir o peso ideal pra mim, mantendo uma dieta e a pratica de exercício fisico, posso engordar tudo novamente?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Se com a dieta e os exercícios você conseguir manter o consumo de calorias igual ou menor que o seu gasto diário, você não irá engordar.

  105. Dani Diz

    Eu queria comprar ORLISTAT manipulado, mas vi relatos q os efeitos do medicamento são inferiores, será q é uma regra ou depende mesmo do laboratório

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Nos manipulados você não tem a mesma garantia de qualidade que o orlistat tradiconal. Tem que confiar na farmácia que manipula.