23 de novembro de 2013

O QUE É ARTROSE?

 
122 COMPARTILHAMENTOS

A artrose, também conhecida como osteoartrite, osteoartrose ou artrite degenerativa, é a forma mais comum de artrite (inflamação da articulação), sendo resultado da degeneração da cartilagem que protege a articulação.

Publicidade

Neste texto vamos abordar as seguintes questões sobre a artrose:

  • O que é a artrose?
  • O que é artrite?
  • O que causa a artrose?
  • Quais são os sintomas da artrose?

As opções de tratamento para a artrose serão abordadas neste outro texto:

O que é artrose?

Para entender a artrose é preciso conhecer um pouquinho a anatomia das articulações.

Articulação é a região onde há conexão entre dois ou mais ossos distintos. Exemplos: O joelho é uma articulação que liga os ossos fêmur e tíbia (conecta a coxa à perna), o cotovelo é uma articulação que liga o osso úmero aos ossos ulna e rádio (conecta o braço ao antebraço) e o tornozelo é uma articulação que liga os ossos tíbia, fíbula e tálus (conecta a perna ao pé).

As articulações citadas acima são móveis, ao contrário, por exemplo, das articulações que conectam os diversos ossos do crânio, que são fixas (o nosso crânio não é formado por um único grande osso, mas sim por vários ossos conectados uns aos outros).

As articulações moveis possuem cartilagem e uma bolsa cheia de líquido, chamado líquido sinovial. A cartilagem é um tecido escorregadio aderido às extremidades dos ossos ligados pelas articulações. Quando há movimento na articulação, graças ao lubrificante líquido sinovial e à amortecedora cartilagem, os ossos deslizam entre si com mínimo atrito.

Joelho normal e joelho com artrose.

A artrose é um processo onde há degeneração da cartilagem. Nas fases inicias da artrose a cartilagem torna-se mais áspera, aumentando o atrito durante a movimentação da articulação. A artrose grave surge quando a cartilagem é completamente destruída, fazendo com que o atrito entre os dois ossos cause desgaste dos mesmos.

Este atrito nas articulações provoca uma inflamação da mesma,  que se caracteriza por um quadro de artrite, daí o nome de osteoartrite (artrite = inflamação da articulação). Existem cerca de 100 doenças que podem causar artrite; a artrose (osteoartrite) é a mais comum. Se você quiser mais informações sobre as diferenças entre a artrite da artrose e as artrites de outras doenças, leia: ARTRITE e ARTROSE | Sintomas e diferenças.

Causas e fatores de risco da artrose

A osteoartrose é muito rara antes do 40 anos e muito comum após os 60 anos. Durante muito tempo pensou-se que a degeneração da articulação, e consequentemente a artrose, era um processo natural do envelhecimento. Sabe-se hoje que a idade é um dos principais fatores de risco, mas não é o único.

Além da idade outros fatores de risco para osteoartrite são a obesidade (principalmente para artrose do joelho) (leia: OBESIDADE | Definições e consequências), ser do sexo feminino (mulheres têm até 3x mais chances de desenvolver osteoartrite que homens), falta de prática de exercícios (exceto os de alto impacto nas articulações, que podem levar à artrose), predisposição genética, etc.

A artrose pode ser primária, quando não há uma causa aparente além da idade, ou secundária, quando surge devido a traumas nas articulações, deformidades ósseas, obesidade, diabetes (leia: DIABETES MELLITUS | Diagnóstico e sintomas), etc.

Resumindo, os principais fatores de risco para artrose são:

  • Idade
  • Sexo feminino
  • Obesidade
  • Não ter osteoporose (ossos fortes na velhice aumentam o risco de artrose)
  • Ocupação (trabalhos que forcem as articulações cronicamente)
  • Atividades desportivas de alto impacto
  • Traumas nas articulações
  • Doenças musculares
  • Predisposição genética
  • Deformidades ósseas
  • Diabetes Mellitus

 Sintomas da artrose

As articulações mais acometidas pela osteoartrose são as mãos, joelhos, quadril e coluna.

O principal sintoma da artrose é a dor, que normalmente piora com esforço físico e alivia com repouso. A dor costuma ser pior no final do dia e após longos períodos de imobilização, como em viagens de avião ou em poltronas de cinema. Alguns pacientes apresentam piora da dor com mudanças no clima. Conforme a osteoartrite avança, a dor pode surgir com atividades cada vez menos intensas, podendo, por fim, ocorrer mesmo em repouso e durante a noite. A artrose em fases avançadas é uma doença incapacitante.

A dor não é  causada diretamente pela lesão na cartilagem uma vez que esta não apresenta inervação. Isso significa que alguns pacientes com lesões graves da cartilagem, visíveis na radiografia, podem apresentar poucas queixas de dor, enquanto outros com lesões menos visíveis podem ter sintomas de artrose mais evidentes.

Rigidez também é uma queixa comum em pacientes com artrose. A rigidez das articulações doentes é comum nos primeiros minutos após o paciente acordar, melhorando após cerca de meia hora. Durante o dia também podem haver episódios de rigidez articular, principalmente após períodos de inatividade.

A articulação acometida pela osteoartrite costuma apresentar uma mobilidade menor e pode estar inchada, quente e apresentar crepitações à movimentação.

Segunda parte do texto: TRATAMENTO DA ARTROSE

Vérsion en español:  ARTROSIS | Síntomas y causas
Publicidade
  • jose

    com que médico consulto para saber do que se trata desta dor nos onbros cotovelos e mão que preco ate as forças para pegar uma colher,e um dedo fica encolhido de manha quando abro a mão.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Ortopedista.

  • lecione leite

    Eu tenho artrose da C1 ao coquis! Tomo Artrolive resolve?? Sei que é só um paliativo.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não evidências cientificas de grande melhora.

  • Osvaldo da Silva Pereira

    A minha esposa tem artroze na região do osso iliaco, é um sofrimento, tanto para ela como para minha pessoa,todavia tenho que viver suportando maus tratos por uma coisa que não tenho culpa nenhuma. Por favor envie por meu E-mail uma orientação para que eu possa ajudá-la a entender que a culpa não é minha. Todos os dias quando levanta é uma cara que me dá até medo, nada posso falar nem bom dia .Ela me responde “Não fale comigo” Por Deus um profissional no assunto me ajude poe favor.

    Osvaldo S. Pereira (76)

    aguasflutuantes@yahoo.com.br

    Deus que lhe abençoe : envie uma matéria ilustrativa e orientações a respeito de Artroze.

  • Luciana M A Middleton

    Gostaria muito de ler o texto sobre os diagnósticos e tratamentos da Artrose assim que possível e com qual frequência a artrose pode passar desapercebida pelo médico ortopedista e vista como condromalácia patelar grau 2/3, derrame articular e edema dos planos adiposos subcutâneos e periarticulares. A rigidêz e dôres de outras áreas ( lombar/bacia+articulação fêmur, ombros e tornozelos) além do joelho esq. não foram questionadas nem examinadas. Quero procurar uma 2a opnião médica. Após 2 meses de fisioterapia, não tive mais do que 50% de melhora. 

    Por favor, aguardo seu retorno o quanto antes.