Tipos de Corrimento Vaginal: Branco, Amarelo, Marrom…

Aprenda a distinguir corrimentos vaginais causados por doenças do corrimentos vaginais fisiológicos, que são provocados apenas por flutuações hormonais.

149

Corrimento vaginal

Corrimento vaginal é o nome que damos à secreção de fluidos pela vagina. O corrimento vaginal pode ser algo completamente normal ou um sinal de doença ginecológica. Neste texto vamos abordar as causas de corrimento vaginal detalhando os sinais que podem indicar uma vaginite ou colpite (inflamação da vagina).

Este artigo irá abordar o corrimento nas mulheres em geral. Se você procura informações sobre corrimento na gravidez, leia: CORRIMENTO NA GRAVIDEZ.

Publicidade - Publicidad

Corrimento vaginal normal

Antes de falarmos sobre o corrimento vaginal fisiológico, isto é, corrimento vaginal normal, não relacionado a doenças, temos que fazer uma rápida revisão da anatomia ginecológica feminina.

É muito comum a confusão entre vagina e vulva. Quando olhamos para a genitália externa feminina o que vemos é a vulva; da vagina só conseguimos ver o seu orifício externo, pois a vagina propriamente dita é um canal que fica no interior do corpo e termina no colo do útero, como pode ser visto na ilustração abaixo.

O corrimento normalmente se origina na vagina e só se torna perceptível quando sai pelo orifício externo da mesma. Em alguns casos, o corrimento pode ter origem no colo do útero.

Sistema reprodutor feminino

Todas as mulheres em idade reprodutiva podem ter um corrimento vaginal normal, chamado corrimento vaginal fisiológico. Este corrimento é formado pela combinação de células mortas da vagina, bactérias naturais da flora vaginal e secreção de muco; costuma ter entre 1 e 4 ml de volume diário e sua função é umedecer, lubrificar e manter a vagina limpa, dificultando o surgimento de infecções.

O corrimento vaginal fisiológico é estimulado pelo estrogênio e, portanto, pode ter seu volume aumentado em períodos onde há maior estimulação hormonal, como na gravidez, uso de anticoncepcionais à base de estrogênios, no meio do ciclo menstrual, perto da ovulação (leia: PERÍODO FÉRTIL | PERÍODO PARA ENGRAVIDAR) ou dias antes da menstruação (leia: CICLO MENSTRUAL).

O corrimento vaginal normal costuma ser branco, leitoso ou transparente, espesso e com odor fraco. Uma das dicas mais importantes para identificar um corrimento fisiológico é a ausência de sinais ou sintomas de irritação, como dor, ardência, vermelhidão ou comichão na vagina e/ou vulva. Todavia, é importante salientar que uma discreta irritação na vulva pode ocorrer em algumas mulheres com corrimento fisiológico.

Corrimento vaginal anormal

A leucorreia ou corrimento vaginal não fisiológico é aquele relacionado a alguma doença ginecológica e pode ter várias causas. As mais comuns são as vaginites, também chamadas de colpites, que é a infecção da vagina, provocada normalmente por bactérias ou fungos. O corrimento também pode surgir por atrofia da mucosa da vagina após a menopausa, alergia a algumas substâncias, como espermicidas, ou pela presença de um corpo estranho na vagina.

Publicidade - Publicidad

Vamos falar resumidamente sobre as principais causas de vaginite e corrimento vaginal. Mais detalhes podem ser lidos nos textos específicos para cada uma das doenças descritas abaixo.

Candidíase

A Candida é um fungo que faz parte da flora natural de germes da vagina. A Candida vive normalmente na nossa pele e não costuma causar sintomas. Entretanto, sempre que há algum desarranjo nas condições habituais do nosso organismo, como uso excessivo de antibióticos, estresse, doenças como diabetes, imunossupressão, traumas, etc., a Candida pode começar a multiplicar-se excessivamente, passando a causar sintomas.

A candidíase vaginal normalmente se manifesta com prurido (coceira) e/ou ardência na vulva, dor para urinar (leia: DISÚRIA | DOR AO URINAR | Causas), dor durante o ato sexual e um corrimento espesso, sem odor forte e esbranquiçado, muitas vezes comparado com queijo cottage.

Para mais sobre o corrimento provocado pela candidíase, leia: CANDIDÍASE | Sintomas e tratamento e Tratamento da Candidíase Vaginal.

Gonorreia e Clamídia

A gonorreia e a Clamídia são duas doenças sexualmente transmissíveis (DST) causadas respectivamente pelas bactérias Neisseria gonorrhoeae e Chlamydia trachomatis. Ambas doenças causam uma cervicite (infecção do colo do útero) e podem cursar com corrimento vaginal, geralmente de aspecto mucopurulento (amarelo turvo). Outros sintomas associados incluem dor para urinar, dor durante o ato sexual, normalmente com sangramento pós-coito e irritação na vulva.

Para mais informações sobre o corrimento provocado pela gonorreia ou clamídia, leia: GONORREIA | Sintomas e tratamento e CLAMÍDIA | Sintomas e tratamento.

Publicidade - Publicidad

Tricomoníase

A tricomoníase é uma doença sexualmente transmissível causada por um protozoário chamado Trichomonas vaginalis. A vaginite causada pelo tricomoníase normalmente se apresenta com um corrimento fino, amarelo-esverdeado, de odor desagradável, associado aos outros sinais clássicos de vulvovaginite, como dor ao urinar, irritação da vulva e sangramento/dor durante o coito.

O Trichomonas vaginalis pode permanecer assintomático por muito tempo, tornando difícil saber exatamente quando houve a contaminação.

Para mais informações sobre o corrimento provocado pelo Tricomonas, leia: TRICOMONÍASE | Sintomas e tratamento.

Vaginose bacteriana

A vaginose bacteriana é a principal causa de corrimento vaginal anormal. É uma infecção causada por alterações na flora natural da vagina, que resultam em uma redução no número de lactobacillus (bactérias “boas”) e um excessivo crescimento de bactérias aeróbicas (bactérias “ruins”) como Gardnerella vaginalis, Mycoplasma hominis, Prevotella, Porphyromonas, Bacteroides, Peptostreptococcus, Fusobacterium e Atopobium vaginae.

É muito comum se associar a vaginose bacteriana à bactéria Gardnerella vaginalis, porém, esta doença é causada pelo crescimento de múltiplas bactérias, e não só da Gardnerella. O termo vaginose é usado em vez de vaginite neste caso porque há pouca ou nenhuma inflamação da vagina, apenas proliferação bacteriana. O sintoma típico da vaginose é o corrimento vaginal fino e acinzentado, com odor muito forte, tipo peixe podre. Os outros sintomas de inflamação vulvovaginal, como dor ao urinar, coceira da vulva e dor ao coito são bem menos frequentes, estando na maioria dos casos ausentes.

A proliferação de bactérias e a queda no número de lactobacillus faz com que haja um aumento significativo do pH da vagina, sendo esta uma das dicas para o diagnóstico.

Para mais informações sobre o corrimento provocado pela vaginose, leia: VAGINOSE BACTERIANA | Gardnerella vaginalis.

Atrofia vaginal

A atrofia da vagina ocorre geralmente após a menopausa. O estrogênio estimula o corrimento fisiológico, e a sua falta provoca ressecamento e afinamento da mucosa vaginal. Esta atrofia vaginal pode levar à inflamação, com corrimento, dor para urinar e incômodo durante o ato sexual (leia: MENOPAUSA | Sintomas e causas).

Alergia

Alergia ao lubrificante da camisinha, a espermicidas, a perfumes, sabonetes ou produtos de higiene íntima, etc., podem causar uma reação alérgica na vagina/vulva, levando ao aparecimento de corrimento.

Outras causas menos comuns para corrimento vaginal

– Infecção pelo HPV (leia: HPV | CÂNCER DO COLO DO ÚTERO | Sintomas e vacina).
– Herpes genital (leia: HERPES GENITAL | Contágio, Sintomas e Tratamento).
– Câncer do colo do útero (leia: EXAME PAPANICOLAU – ASCUS, LSIL, NIC1, NIC 2 e NIC 3).
– Alergia ao sêmen (causa rara).
– Vulvovaginite pela bactéria Streptococcus (leia: ESTREPTOCOCOS B | Exame do cotonete).
– Corpo estranho retido dentro da vagina (absorvente interno ou camisinha “perdida”, por exemplo).
– Infecção pelo verme oxiúrus (leia: OXIÚRUS | Enterobius vermicularis).

Corrimento vaginal de acordo com suas caraterísticas

a. Corrimento marrom: o corrimento de cor marrom geralmente é aquele que contém sangue coagulado. Pode ser causado por restos da menstruação, traumas, infecções, corpo estranho, câncer ginecológico, implantação do embrião no útero nos primeiros dias de gravidez , atrofia vaginal ou gravidez ectópica.

b. Corrimento amarelado: o corrimento amarelado é geralmente sinal de infecção ginecológica, principalmente se acompanhado de mau cheiro, ardência ou coceira vaginal. A tricomoníase é talvez a principal causa deste tipo de corrimento, mas outras infecções também podem provocá-la, como gonorreia e clamídia.

c. Corrimento branco: o corrimento brancacento pode ser normal, principalmente se for fino e em pequena quantidade. Corrimento mais espesso e acinzentado, geralmente associado a sintomas irritativos, como coceira e dor vaginal, pode ser candidíase. Se houver cheiro forte, a vaginose é uma possibilidade.

d. Corrimento com cheiro: a vaginose e a tricomoníase são as principais causas de corrimento com cheiro forte.

Diagnóstico do corrimento vaginal

Para se distinguir corretamente os tipos de corrimento vaginal, faz-se necessário uma consulta com o médico ginecologista. Através do exame ginecológico é possível notar se há vaginite, cervicite ou apenas corrimento sem sinais de inflamação. Também é possível colher amostras do corrimento para avaliação do pH vaginal, investigação microscópica e cultura.

Tratamento do corrimento vaginal

O tratamento do corrimento depende da causa, variando desde antifúngicos ou antibióticos para as infecções, até cremes de estrogênio para a vaginite atrófica. Não há um tratamento único que sirva para todos os tipos de corrimento.

Se você tem corrimento vaginal, procure seu ginecologista para que a causa seja esclarecida e o tratamento adequado possa ser instituído.

Este post também está disponível em Espanhol

Assuntos Relacionados:

Deixe um Comentário

Antes de comentar, leia as REGRAS PARA COMENTÁRIOS.

Seu email não será publicado.

149 Comentários

  1. isa borges Diz

    apenas o medicamento de via oral é suficiente p acabar com a candidiase?

  2. Janaina Araújo Diz

    Região genital avermelhada,corrimento pastoso,e coceira,pode ser candidíase?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Pode.

  3. ariely Diz

    tenho 12 anos e tenho uma secreçao branca e sem cheiro,e doença????????

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Se não há outros sintomas, pode ser apenas corrimento fisiológico. Mas para ter certeza, é preciso ir ao ginecologista para ele examiná-la.

  4. MARIA APARECIDA FERNANDES Diz

    olá Dr eu fiz o preventivo a um mês , no resultado deu cocos e inflamação , sinto coçeiras intença posso fazer algum banho de assento quais a sua dica . OBRIGADA APARECIDA

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Você tem que tratar a causa do corrimento. Banho de assento não vai ajudar.

  5. Bruna Diz

    Olá Dr. Estou com corrimento marrom acompanhado de coágulos de sangue e há 2 semanas que estou sentindo cólicas.Pode ser sintoma de infecção?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Pode.

  6. Eloh Oliveira Diz

    Doutor , tenho 14 anos não sou virgem a uma semana comecei a apresentar muita coceira e vermelhidao na vulva e um cheiro estranho , ardia e saia um liquido amarelado todos os dias de manha , mas depois de uns 3 dias o corrimento sai branco porem tem um cheiro fraco.. o meu ginecologista esta de ferias! Tenho.que esperar uns dias ate ele voltar , sera que com a vinda da menstruacao o corrimento anormal vai parar?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      O mais provável é que não.

  7. carol Diz

    Eu tenho 12 anos pois tenho corrimento ele é trasparente mais quando seca dica amarelado e tenho muita coceira pois tenho medo de contar a minha mãe por favor perço ajuda a vcs

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Nem todo corrimento é causado por doenças sexualmente transmissíveis. O seu pode ser apenas candidíase. Conte pra sua mãe para que ela possa levá-la a um ginecologista.

  8. Flávia Diz

    Olá Doutor! Parabéns pela dedicação em responder nossas dúvidas. Tenho 28 anos, e tenho um corrimento fisiológico normal com um pouco de sangue. Não uso pilulas, não tenho vida sexual ativa, gostaria de saber o que pode causar essa situação? Obrigada.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Nem sempre há uma explicação clara. É da sua própria fisiologia. Há mulheres que tem corrimento fisiológico durante toda a vida sem que isso tenha qualquer problema. O importante apenas é ficar atenta a qualquer mudança no padrão do corrimento, pois isso pode ser um sinal de infecção.

  9. Luuh Imvu Diz

    oi eu tenho 10 anos e tipo isso acontece comigo to com medo e vergonha de falar pra minha mae

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Não precisa ter vergonha. Mulheres virgens também tem corrimento. Além disso, com certeza sua mãe vai entender, pois ela já deve ter tido um ou mais corrimentos durante a vida

  10. Wanderley ed. Diz

    Ola Dr to com escorrimento e é branco e cosa ,..isso e grave e tem um cheiro ardido de vez em quando

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Corrimento vaginal com cheiro e ardência é sinal de infecção. Você deveria ir ao ginecologista.

  11. Fernanda Pinheiro Diz

    Parabens Pedro. Curti .

  12. de Oliveira Diz

    Olá Dr., faz dois dias que estou com um corrimento preto, não é marrom e nem borra de café, é preto mesmo. Pode ser por causa de estresse?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Estresse sozinho não causa corrimento preto. Tem alguma coisa. Tem que ir ao ginecologista.

  13. lima Diz

    Tenho 15 anos, não sou virgem, ha certas alturas do mês em que tenho muito corrimento, com mal cheiro, mas sem coçeira, sem dor, nem arde. É normal certo?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Pode não ser. Corrimento com mau cheiro pode ser um sinal de infecção, mesmo sem outros sintomas. Tem que ir ao ginecologista para ter certeza.

  14. camille Diz

    ola Doutor tenho 11 anos tenho corrimento todos os dias e nao mestroei ainda o corrimento e trasparente e vem pouco e eu ja tenho pelos na vagina mais nao tenho na acila tenho seios pequenos mais tenho isso e sinal e menarca ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Pode ser um sinal de alteração hormonal. A menarca costuma surgir 2 anos depois dos primeiros sinais de puberdade, como por exemplo, desenvolvimento inicial das mamas e aparecimento dos pelos pubianos, que você já refere ter.

  15. Renata Diz

    Dr. quando faço xixi vem acompanhado com ardência. e notei que tem um corrimento amarelo claro, porem é sem cheiro .

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      É possível que haja aí algum processo inflamatório em curso.

  16. Larissa Silva Diz

    Olá Doutor, sou adolescente, virgem, e tenho escorrimentos diarios brancos meios transparentes , meio pastoso e com odor fraco ,e na minha calcinha fica meio transparente e amarelado, devo me preocupar?o que deve ser?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      A princípio isso deve ser um corrimento fisiológico. Porém, é impossível afirmar sem um exame ginecológico. O fato de você ser virgem de forma alguma impede que você seja avaliada por um ginecologista.

  17. Ana Diz

    Sempre vejo o senhor indicar ir ao médico e pretendo fazê-lo, mas SUS costuma demorar um pouco. Ha uma semana comecei a ter corrimentos amarelo-esverdeado meio pastoso, mas não coça, não tem odor. Coincidiu de começar quando a temperatura da minha cidade aumentou e tem feito mais de 35°C todos os dias. E acabo tendo que usar jeans quase todos os dias tbm.
    Devo me preocupar?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Sim, corrimentos de cor amarela ou esverdeada costumam indicar infecção, mesmo sem outros sintomas. É claro que pode até ser um corrimento fisiológico, mas sem fazer um exame ginecológico não dá para ter certeza.

  18. Rafaela Lucia da Silva Diz

    Ola Doutor. Tenho corrimento de cor amrelada, apresenta odor e coceiras. Gostaria de saber se isso eh grave? Obrigada!

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Corrimento vaginal não costuma ser grave, a não ser que você também tenha febre e dor abdominal/pélvica intensa. Basta tratar corretamente.

  19. Talita Rodrigues Diz

    Olá Doutor. Tenho corrimento fisiológico pois tem cor branca, não apresenta odor nem coceiras ou qualquer outro sintoma que possa ser um alerta. Só que é bem frequente, geralmente umas duas vezes no dia,mesmo sendo em pequenas quantidades, me incomoda muito. Gostaria de saber se existe alguma coisa que se possa fazer para diminuir ou inibir o corrimento. Obrigada!

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Para confirmar que o corrimento é mesmo fisiológico, você tem que fazer um exame ginecológico para ver se não há inflamação vaginal, mesmo o corrimento sendo assintomático. Se for realmente corrimento fisiológico, como ele é abundante, pode estar relacionado a alguns fatores, como dieta, uso de hormônios, reação à produtos da camisinha, etc. De qualquer forma, tem que conversar com o seu ginecologista.

      1. Talita Rodrigues Diz

        Obrigada!

      2. valdenia Diz

        Ola Dr. Tenho corrimento branco e ultima mente tem mau cheiro e tenho sentido dores abdominais e grave?

        1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

          Parece ser uma infecção. Pode ficar grave se não for tratada.

  20. Andressa Natividade Diz

    Olá Dr.! Realizei um exame de papanicolau e o resultado não entendi muito bem. O que siginifica?
    1)Composição dos esfregaços:células intermediários,células superficiais,leucócitos polimorfonucleares neutrófilos
    2)Classificação geral:alterações celulares benignas
    3)Diagnósticos descritivo:Gardnerella Vaginallis,processo inflamatório
    4)Qualidade de amostra: Satisfatório

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Traduzindo:
      1) inflamação.
      2) sem sinais de câncer
      3) presença de Gardnerella como causa da inflamação
      4) O material enviado era suficientemente bom para se fazer a investigação.

  21. Sara oliveira Diz

    Dr.eu ja passei pela consulta ginecologica e fiz tambem exame,deu que estava com candida,mas fiz o tratamento direitinho,so que ainda continuo com corrimento isso e normal?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Não, o corrimento deveria melhorar com o tratamento. Se não melhorou tem que voltar ao ginecologista.

  22. Leticia Bispo Silva Diz

    Dr.,eu tenho um corrimento que escorre até minha perna mas não sinto ardencia ou dor ou coceira,tenho 18 anos,não tem uma cor significativa mas ele eh meio transparente

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Pode ser só corrimento fisiológico, mas é preciso fazer um exame ginecológico para ver se realmente não há inflamação vaginal.

  23. Rafaela Diz

    Olá Dr.Pedro Pinheiro, tenho corrimento branco e bem liquido constantemente, tem um cheiro diferente não chega a ser classificado como odor, e arde muito. Fui ao ginecologista e ele me receitou flocuonazol e me mandou passar pomada nitidazol. O tratamento acabou, a ardencia parou, mas continuo cm muito corrimento… o que o senhor acha que pode ser?.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Só fazendo um exame do corrimento para saber.

  24. paulopaul Diz

    Corrimento vaginal em Uma relacao pode trazer risco ao penis. ?

  25. Deise Diz

    Olá dr. Pedro fui ao genecologista a 4 meses atras e ela falou q estava tudo normal, porém sinto-me incomodada pois tenho corrimento pastoso marrom com cheiro desagradável parece com cheiro de peixe estragado o que pode ser?

  26. Valéria Diz

    Ola Doutor, durante a minha relacao sexual tenho um corrimento de cor branca e mal cheiro e só tive relacao com esse meu namorado. Gostaria de saber se é algo muito grave para ir ao ginecologista, pois é algo que nao gosto de ir. Poderia me ajudar?

  27. kely Diz

    Ola faz alguns dias que estou com corrimento , primeiro começou meio esverdeado , mais nao tem cheiro e agora ta meio escurinho mais bem pouco , ja fui no medico me passou flocuonazol dose unica e to passando pomada nitidazol mais ainda nao melhorou pode ser gravidez?

  28. silvelany Diz

    Eu sou virgem e tenho uma vergonha extrema de ir a um ginecologista.
    O escorrimento que sai é branco, sem coceira. Mas a cor q fica na calcinha é amarela. Estou preocupada. O que seria? Me ajuda por favor. Obrigada pela atenção Dr. Pedro.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde Diz

      Que besteira ter vergonha do ginecologista. Você pode ter uma doença e há um médico que estudou anos sobre isso e dedica a vida atendendo pessoas com problemas iguais ao seu. Iguais a você, ele já viu milhares. É infantilidade não ir ao ginecologista por vergonha. Procure uma médica mulher, se isso for mais confortável para você.

  29. Camila P. Diz

    Dr.Pedro da minha vagina sai tipo uma massa branca,e um liquido da cor de sangue q causa um mau cheiro,arde e coça, o que pode ser?

  30. Jéh Diz

    Olá dr. eu sou virgem mas tenho um corrimento vaginal esbranquiçado, com odor, sem ardência e sem dor alguma. Mas o odor me incomoda um pouco oque poder ser?

      1. Edno Maia Diz

        Dr, mas uma mulher virgem pode usar pomada ginicologica?

  31. nanciara gonçalves borba Diz

    Gostei muito das explicaçoes ,mas me responda:
    Tive relaçao sexual em um dia,no dia seguinte ja de manha comecei a ter corrimento amarelo claro,sem cheiro
    e nao sinto dor.Oque pode ser???

  32. Jaqueline Diz

    Dr, um corrimento que foi negligenciado por muito tempo ainda pode ser curado? Grata

  33. Monique Diz

    Olá Dr, a dois meses atraz começei a tomar o anticoncecional trimestral depo provera certinho, e depois de um mês e alguns dias eu começei a ter corrimento marron oque significa? espero sua respost, muito obrigada!

  34. thaiane Diz

    Ola. Dr. Pedro
    Esta saindo uma espécie de pasta esverdeada da minha vagina oq isso pode ser. E eu tbm sinto as vezes uma dor na relação sexual oq pode ser.

  35. priscila olguins Diz

    ola doutor estou com corrimento branco mau cheiro mas não sinto dor nenhuma .;e também tenho um cisto no ovário pode ser disso??

  36. lidiane Diz

    oi corrimento clara tipo clara de ovo,mau cheiro como amonia,e muita umido significa o que?

  37. Leidiane Diz

    Ola!!!Dr. Pedro estou com um corrimento branco pastoso com mal cheiro e na hora das relaçoes sinto muita dor e quando vou urina arde muito oque podi ser isso Dr.?????

  38. Lu Diz

    Dr. Pedro estou com uma tipo de corrimento amarelo bem claro, sem odor forte e sai em grande quantidade, e depois da relação sexual ao urinar arde muito isso seria normal?

  39. Evelyn Passoni Diz

    corrimento com odor muito forte e escuro (marrom pra ser mais especifica), poderia ser alguma infecçao??? e ultimamente ando sentindo algumas pontadas nas regioes dos meus ovarios!!!

  40. aldenir josé pereira Diz

    tenho um corrimento branco na vagina o que pode ser?

  41. nayara lopez Diz

    Ola , estou com um corrimento amarelado , sem dor e ardencia e sem mal cheiro forte , oque pode ser ??

  42. vanessa Diz

    doutor ja faz algum tempo que eu tenho um tipo de corrimento branco so que tem um cheiro mt forte o que eu posso fazer pq ate minhas calcinhas ficam manchadas e isso e mt desagradavel

    1. Larys Diz

      Ola Vanessa,gostaria de saber se você já foi ao ginecologista? E o que ele recomendou para você? Me encontro na mesma situação,gostaria muito de saber!! Desde já agradeço,beijos.

  43. Leandro Diz

    Dr. minha namorada esta com um corrimento marrom há uma semana. e este apareceu no dia seguinte do coito. Mudei a marca do preservativo. O que pode ser?

  44. Ana Diz

    Dr. eu tive há uns 18 dias atrás após à uma relação sexual sem proteção corrimento esverdeado em excesso, com mal cheiro e ardência ao urinar, procurei uma ginecologista, ela me receitou Azitromicina 1g e Ciprofloxacino 500mg de 12/12 horas por sete dias. Eu demorei pra começar a tomar esses remédios, comecei a tomar uns 10 dias depois dessa consulta. Fiz o EAS o Hemograma, PCR, HIV, Hepatite B, com a análise do EAS e do Hemograma ela chegou à conclusão que eu tinha uma infecção urinária, mas que eu deveria tomar os remédios até para prevenir contra uma Clamídia ou Gonorréia. Ok, hoje tomo meu último comprimido de Ciprofloxacino e voltei a sentir dor ao urinar e o corrimento esverdeado voltou. Estou muito preocupada. Não sei oque fazer, estou com medo da bactéria ter criado resistência e eu não conseguir tratar o que eu tenho. Ela pediu exame de Clamídia mas só fica pronto no dia 22/11.

  45. Taís Diz

    ola doutor ultima vez que mestruei foi dia 21/09 fiquei mesrtuada 3 vezes no mes depois nao veio mais o q pode ser meu exame de farmacia deu negativo.
    e tenho um corrinto com cheiro sem dor e sem coçeira

  46. caroline Diz

    eu estou com um sangramento,começou hj quando acordeii,antes estava so umliquido meio amarelado..e irritação tbbm,dor,coseria. eu tenho 16 anos e stou com medo do qq possa ser.

  47. Monise Interprograms Diz

    Ola dr. Estou com corrimento constante esverdeado, sem odor, com pouca coceira. Oq pode ser? Tive relações sem preservativo.

  48. lurdes Diz

    o que devo fazer para me tratar quando tenho corrimento com odor forte e ardençia quando vou fazer xixi.

  49. carla Diz

    doutor a mais ou menos 4 meses tem saido da minha vagina umas massa branca o tempo todo nao tem mao cheiro tenho sentido coceiras ao redor nao proucurei um ginicologista pq tenho medo de ser uma coisa ruim .to muito preocupada.obrigada desde ja.

    1. Pedro Pinheiro Diz

      Se for ruim, não ir ao ginecologista não vai torná-la boa. Vai apenas impedir que ela possa ser curada. Por outro lado, se for algo não muito ruim, pode tornar-se ruim por falta de tratamento. Portanto, a pior coisa que você pode fazer é não ir ao ginecologista.

  50. Juliette Diz

    Doutor, há alguns meses estou com sangramento após o ato sexual. Tenho planejado uma consulta ao ginecologista, mas sempre me encontro em um contra-tempo. As vezes, não há sangramento, as vezes o sangramento é pouco e as vezes o sangramento é intenso e espesso, imagino ser alguma infecção no útero. O senhor pode me orientar?! No aguardo…

    1. Pedro Pinheiro Diz

      É possível que haja alguma ferida/infecção no útero. Sem fazer o exame ginecológico é impossível saber a causa.

  51. gabriela Diz

    boa tarde doutor.. sou gabriela moro em Casa Nova Bahia
    bom! eu queria saber se a pessoa tendo corrimento amarelado mas sem cheiro corre risco de pegar alguma doenca?
    pq o meu corrimento é amarelada e sem cheiro tem vezes q dar uma coceira ao redor mais passa, qnd estar coçando eu passo uma pomada vaginal q a ginecologista recomendou e melhora. mais eu tenho medo de alguma doenca.
    me responde, estarei aguardando sua resposta

    1. Pedro Pinheiro Diz

      o problema não é pegar um doença, mas sim saber se o próprio corrimento já não é um sinal de uma doença ginecológica em curso. Procure o seu ginecologista.

  52. Bruna Diz

    Dr. Estou faz uns anos que estou com um corrimento sem cor, e com cheiro de cebola. Me incomoda muito. Ja passei por varios ginecologistas e ninguem sabe o que é. Usei umas 25 pomodas diferentes e nao some. o que eu faço? esta atrapalhando minha vida sexual com meu marido. Tenho vergonha dele. Ja fiz todos os exames, nao tenho infecções e nem DST’s.
    abraço!

    1. Pedro Pinheiro Diz

      Veja se há algum relação com a sua dieta.

  53. Kamila Diz

    Doutor , existe alguma causa de corrimento que pode não ser detectada por exames?
    Tenho um corrimento bem amarelado que apresenta um cheiro bem desagradável, procurei um ginecologista e fiz exame , no entanto deu tudo normal , então o gine não prescreveu nenhum medicamento. Mas a situação continua e isso me incomoda muito…..

    1. Pedro Pinheiro Diz

      Acho que o ideal é procurar uma segunda opinião.

  54. Krisca Diz

    Já enviei uma pergunta anteriormente, mas não apareceu, vou refazer pois não sei se fiz certo.

    A cerca de 2 meses, durante a relação, sinto cheiro forte (igual a cebola, NÃO é nada parecido com peixe), nunca tinha sentido este cheiro em mim antes…. O que pode ser?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde Diz

      Krisca, leia as regras do site, por favor. Sua pergunta está fora das regras, por isso a primeira não foi selecionada e esta não será respondida.

  55. Ana Paula Diz

    A candidíase faz emagrecer quem está com a doença

  56. rosana Diz

    tenho um corimento amarelado e com mau chero fica toda hora saindo e me da uma coceira como posso saber o que e?

  57. Glau Diz

    Olá. Tive relação anal e o meu companheiro fez penetração vaginal logo em seguida. Apos aproximadamente uma semana estou com corrimento amarelo-verde e com coceira. o que pode ser?

  58. Roxanne Rezende Diz

    Boa tarde Dr.,
    Me disseram que para ajudar no PH vaginal é bom lavar as vezes a vagina com uma colher d cafe de bicarbonato de sodio dissolvido em meio litro d agua. Isso é verdade? Pode ajudar a previnir a Veginose bacteriana, logo, que a causa mais comum é a alteração no PH vaginal? E se ja tiver com Vaginose bacteriana, posso usar como tratamento? Obrigada

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde Diz

      Nunca ouvi falar disso. Mas o pH da vagina é ácido e o bicarbonato é uma base, portanto, não faz nenhum sentido, se a teoria é corrigir o pH natural.

  59. Eliw Diz

    Li as regras para comentarios, entao prefiro reformular minha questao, tenho 18 anos e tomo a diane 35 disseram qe é super forte mas uso pelo tratamento de acne, pensei ter Vaginose bacteriana mas sinto comixao e o corrimento é com cheiro forte e branco genero “pastoso/po”, mesmo tendo estes sintomas é capaz de ser viginose? Nao estou certa sobre se sera Candidíase, se poder responder agradeço.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde Diz

      Eliw, isso é uma situação pessoal. Não tenho como opinar à distância se pode ser vaginose, candidíase ou qualquer outro problema. Você tem que ir ao ginecologista.

  60. Rafaela. Diz

    Olá,Gostaria de saber se corrimento tem haver com a menstruação. Se o corrimento é o aviso previu que a menstruação estar vindo. O meu vem como se fosse a clara do ovo. Obrigada.

  61. cristina Diz

    Muito bom…meu nome é Cristina eu pensei que estava com alguma doença vaginal,mas agora lendo sei q o q tenho é um corrimento normal na vagina..sempre é bom se informar..obrigado pela ajuda..

  62. lorena Diz

    oi Dr a algum tempo venho tendo corrimento branco e pastoso,comessou quando estava gravida mais eu perdi o bebe mais o corrimento não parrou vc acha q eu deveria me tratar ou pode ser normal nesse caso?

  63. Jordana Rodrigues Diz

    Qual o significado do termo multípara para a ginecologia? É possível mulher sem filho e sem aborto possuir colo do ultero em fenda?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde Diz

      Multípara é a mulher que já teve mais de um parto.
      O útero em fenda é típico de quem já teve parto normal, pois é uma alteração causada pela passagem do feto durante o parto.

  64. Dininha Diz

    Doutor, tendo HPV, será que parando o anticoncepcional irá diminuir o risco de se ter um cancer de colo,

  65. Raquel Diz

    É possível engravidar tento infecção ?

  66. liete Diz

    depois que tira o utero mestrua,sem tirar o ovario?

  67. Claudinha_bortolanza Diz

    corrimento frequente com odor muito forte, coceira, e ardencia…pode ser sinal de cançer no colo do utero??

  68. Nany Diz

    Até que ponto o 
    corrimento fisiológico é normal? Ou ele tbm precisa ser tratado? 

  69. Kelly Diz

    Acho esse um ótimo site de pesquisa, em que se pode tirar dúvida, mas é importante a que mulher tenha noção ou consciência de que se deve procurar um médico sempre que aparecer qualquer sintoma anormal. 

  70. Marcia Diz

    Dr, a candidiase causa coceira na vagina? 

  71. Andreia Diz

    O corrimento com uma massa ou meio liga meio amarelado ou esverdeado é norma? Precisa-se procurar um médico com urgência?

  72. Maria Diz

    obrigada pela resposta, adoro o seu site. Doutor eu uso anticoncepcional injetável , isso pode provocar o aumento do corrimento?

  73. Maria Diz

    olá doutor, corrimento claro sem odor e frequente é normal?

  74. Renatinha-06 Diz

    ola gostaria e saber se corrimento com cor de café e sinal de alguma doença ainda mais quando apresenta um cheiro muito forte e desagradavel obrigada agardo respostas