Artigo atualizado em 15/11/2013

Tipos de Corrimento Vaginal: Branco, Amarelo, Marrom…

Corrimento vaginal é o nome que damos à secreção de fluidos pela vagina. O corrimento vaginal pode ser algo completamente normal ou um sinal de doença ginecológica. Neste texto vamos abordar as causas de corrimento vaginal detalhando os sinais que podem indicar uma vaginite ou colpite (inflamação da vagina).

Este artigo irá abordar o corrimento nas mulheres em geral. Se você procura informações sobre corrimento na gravidez, leia: CORRIMENTO NA GRAVIDEZ.

Corrimento vaginal normal

Antes de falarmos sobre o corrimento vaginal fisiológico, isto é, corrimento vaginal normal, não relacionado a doenças, temos que fazer uma rápida revisão da anatomia ginecológica feminina.

É muito comum a confusão entre vagina e vulva. Quando olhamos para a genitália externa feminina o que vemos é a vulva; da vagina só conseguimos ver o seu orifício externo, pois a vagina propriamente dita é um canal que fica no interior do corpo e termina no colo do útero, como pode ser visto na ilustração abaixo.

O corrimento normalmente se origina na vagina e só se torna perceptível quando sai pelo orifício externo da mesma. Em alguns casos, o corrimento pode ter origem no colo do útero.

Sistema reprodutor feminino

Todas as mulheres em idade reprodutiva podem ter um corrimento vaginal normal, chamado corrimento vaginal fisiológico. Este corrimento é formado pela combinação de células mortas da vagina, bactérias naturais da flora vaginal e secreção de muco; costuma ter entre 1 e 4 ml de volume diário e sua função é umedecer, lubrificar e manter a vagina limpa, dificultando o surgimento de infecções. O pH normal da vagina é ao redor de 4,0 (muito ácido) e é mantido por substâncias produzidas pelas bactérias naturais da flora vaginal, principalmente os lactobacillus, bactérias que não causam doenças. Este pH baixo inibe o crescimento e a proliferação de outras bactérias potencialmente danosas ao nosso organismo.

O corrimento vaginal fisiológico é estimulado pelo estrogênio e, portanto, pode ter seu volume aumentado em períodos onde há maior estimulação hormonal, como na gravidez, uso de anticoncepcionais à base de estrogênios, no meio do ciclo menstrual, perto da ovulação (leia: PERÍODO FÉRTIL | PERÍODO PARA ENGRAVIDAR) ou dias antes da menstruação (leia: CICLO MENSTRUAL).

O corrimento vaginal normal costuma ser branco, leitoso ou transparente, espesso e com odor fraco. Uma das dicas mais importantes para identificar um corrimento fisiológico é a ausência de sinais ou sintomas de irritação, como dor, ardência, vermelhidão ou comichão na vagina e/ou vulva. Todavia, é importante salientar que uma discreta irritação na vulva pode ocorrer em algumas mulheres com corrimento fisiológico.

Corrimento vaginal anormal

A leucorreia ou corrimento vaginal não fisiológico é aquele relacionado a alguma doença ginecológica e pode ter várias causas. As mais comuns são as vaginites, também chamadas de colpites, que é a infecção da vagina, provocada normalmente por bactérias ou fungos. O corrimento também pode surgir por atrofia da mucosa da vagina após a menopausa, alergia a algumas substâncias, como espermicidas, ou pela presença de um corpo estranho na vagina.

Vamos falar resumidamente sobre as principais causas de vaginite e corrimento vaginal. Mais detalhes podem ser lidos nos textos específicos para cada uma das doenças descritas abaixo.

Candidíase

A Candida é um fungo que faz parte da flora natural de germes da vagina. A Candida vive normalmente na nossa pele e não costuma causar sintomas. Entretanto, sempre que há algum desarranjo nas condições habituais do nosso organismo, como uso excessivo de antibióticos, estresse, doenças como diabetes, imunossupressão, traumas, etc., a Candida pode começar a multiplicar-se excessivamente, passando a causar sintomas.

A candidíase vaginal normalmente se manifesta com prurido (coceira) e/ou ardência na vulva, dor para urinar (leia: DISÚRIA | DOR AO URINAR | Causas), dor durante o ato sexual e um corrimento espesso, sem odor forte e esbranquiçado, muitas vezes comparado com queijo cottage.

Para mais sobre o corrimento provocado pela candidíase, leia: CANDIDÍASE | Sintomas e tratamento e Tratamento da Candidíase Vaginal.

Gonorreia e Clamídia

A gonorreia e a Clamídia são duas doenças sexualmente transmissíveis (DST) causadas respectivamente pelas bactérias Neisseria gonorrhoeae e Chlamydia trachomatis. Ambas as doenças causam uma cervicite (infecção do colo do útero) e podem cursar com corrimento vaginal, geralmente de aspecto mucopurulento (amarelo turvo). Outros sintomas associados incluem dor para urinar, dor durante o ato sexual, normalmente com sangramento pós-coito e irritação na vulva.

Para mais informações sobre o corrimento provocado pela gonorreia ou clamídia, leia: GONORREIA | Sintomas e tratamento e CLAMÍDIA | Sintomas e tratamento.

Tricomoníase

A tricomoníase é uma doença sexualmente transmissível causada por um protozoário chamado Trichomonas vaginalis. A vaginite causada pelo tricomoníase normalmente se apresenta com um corrimento fino, amarelo-esverdeado, de odor desagradável, associado aos outros sinais clássicos de vulvovaginite, como dor ao urinar, irritação da vulva e sangramento/dor durante o coito.

O Trichomonas vaginalis pode permanecer assintomático por muito tempo, tornando difícil saber exatamente quando houve a contaminação.

Para mais informações sobre o corrimento provocado pelo Tricomonas, leia: TRICOMONÍASE | Sintomas e tratamento.

Vaginose bacteriana

A vaginose bacteriana é a principal causa de corrimento vaginal anormal. É uma infecção causada por alterações na flora natural da vagina, que resultam em uma redução no número de lactobacillus (bactérias “boas”) e um excessivo crescimento de bactérias aeróbicas (bactérias “ruins”) como Gardnerella vaginalis, Mycoplasma hominis, Prevotella, Porphyromonas, Bacteroides, Peptostreptococcus, Fusobacterium e Atopobium vaginae.

É muito comum se associar a vaginose bacteriana à bactéria Gardnerella vaginalis, porém, esta doença é causada pelo crescimento de múltiplas bactérias, e não só da Gardnerella. O termo vaginose é usado em vez de vaginite neste caso porque há pouca ou nenhuma inflamação da vagina, apenas proliferação bacteriana. O sintoma típico da vaginose é o corrimento vaginal fino e acinzentado, com odor muito forte, tipo peixe podre. Os outros sintomas de inflamação vulvovaginal, como dor ao urinar, coceira da vulva e dor ao coito são bem menos frequentes, estando na maioria dos casos ausentes.

A proliferação de bactérias e a queda no número de lactobacillus faz com que haja um aumento significativo do pH da vagina, sendo esta uma das dicas para o diagnóstico.

Para mais informações sobre o corrimento provocado pela vaginose, leia: VAGINOSE BACTERIANA | Gardnerella vaginalis.

Atrofia vaginal

A atrofia da vagina ocorre geralmente após a menopausa. O estrogênio estimula o corrimento fisiológico, e a sua falta provoca ressecamento e afinamento da mucosa vaginal. Esta atrofia vaginal pode levar à inflamação, com corrimento, dor para urinar e incômodo durante o ato sexual (leia: MENOPAUSA | Sintomas e causas).

Alergia

Alergia ao lubrificante da camisinha, a espermicidas, a perfumes, sabonetes ou produtos de higiene íntima, etc., podem causar uma reação alérgica na vagina/vulva, levando ao aparecimento de corrimento.

Outras causas menos comuns para corrimento vaginal

- Infecção pelo HPV (leia: HPV | CÂNCER DO COLO DO ÚTERO | Sintomas e vacina).
- Herpes genital (leia: HERPES LABIAL | HERPES GENITAL | Sintomas e tratamento).
- Câncer do colo do útero.
- Alergia ao sêmen (causa rara).
- Vulvovaginite pela bactéria Streptococcus.
- Corpo estranho retido dentro da vagina (absorvente interno ou camisinha “perdida”, por exemplo).
- Infecção pelo verme oxiúrus (leia: OXIÚRUS | Enterobius vermicularis).

Corrimento vaginal de acordo com suas caraterísticas

a. Corrimento marrom: o corrimento de cor marrom geralmente é aquele que contém sangue coagulado. Pode ser causado por restos da menstruação, traumas, infecções, corpo estranho, câncer ginecológico, implantação do embrião no útero nos primeiros dias de gravidez , atrofia vaginal ou gravidez ectópica.

b. Corrimento amarelado: o corrimento amarelado é geralmente sinal de infecção ginecológica, principalmente se acompanhado de mau cheiro, ardência ou coceira vaginal. A tricomoníase é talvez a principal causa deste tipo de corrimento, mas outras infecções também podem provocá-la, como gonorreia e clamídia.

c. Corrimento branco: o corrimento brancacento pode ser normal, principalmente se for fino e em pequena quantidade. Corrimento mais espesso e acinzentado, geralmente associado a sintomas irritativos, como coceira e dor vaginal, pode ser candidíase. Se houver cheiro forte, a vaginose é uma possibilidade.

d. Corrimento com cheiro: a vaginose e a tricomoníase são as principais causas de corrimento com cheiro forte.

Diagnóstico do corrimento vaginal

Para se distinguir corretamente os tipos de corrimento vaginal, faz-se necessário uma consulta com o médico ginecologista. Através do exame ginecológico é possível notar se há vaginite, cervicite ou apenas corrimento sem sinais de inflamação. Também é possível colher amostras do corrimento para avaliação do pH vaginal, investigação microscópica e cultura.

Tratamento do corrimento vaginal

O tratamento do corrimento depende da causa, variando desde antifúngicos ou antibióticos para as infecções, até cremes de estrogênio para a vaginite atrófica. Não há um tratamento único que sirva para todos os tipos de corrimento.

Se você tem corrimento vaginal, procure seu ginecologista para que a causa seja esclarecida e o tratamento adequado possa ser instituído.

Publicidade
  • Anonymous

    Muito explicativo este texto sobre corrimento. Muito bom mesmo. Estou aguardando o texto sobre Gardnerella. Obrigada
    Silmara

  • Anonymous

    boa tarde gostaria de saber se gardnerela pode causar o cancer uterino? desde ja aguardo resposta. lilian!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Lilian
    Não há comprovação de que a gardnerella cause câncer do colo do útero

  • ma

    Ola Doutor,gostaria de saber se corrimento com cheiro de alho é normal e antes ele cheirava peixe segundo alguns doutores é normal.Obrigada

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @ma
    Todo corrimento vaginal deve ser avaliado por um ginecologista. Se o seu diz que está tudo bem, não há porque se preocupar.

  • Renatinha-06

    ola gostaria e saber se corrimento com cor de café e sinal de alguma doença ainda mais quando apresenta um cheiro muito forte e desagradavel obrigada agardo respostas

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Corrimentos escuros e com forte odor não são normais. Procure um ginecologista.

  • Morena

    Gostei muito do texto sobre corrimento, me ajudou muito.
    Obrigada!!

  • Celi

    Doutor,essas informções me ajudaram,mas ainda estou em dúvida,sempre tive corrimentos…mas últimamente,com minha vida sexual ativa,comecei a ter alguns corrimentos mais grossos,uns as vezes parecem clara de ovo,na testura,outros mais brancos e tipo mingau…todos sem cheiro,uma vez tive um corrimento que ardeu mtu,mtu mesmo,umas 2 vezes sangrei do nada durante a relação sexual…
    e umas 3 vezes minha vulva coçou mtu,ficu meio inchada…não é comfrequencia,e parece ser um sintoma de cada…estou confusa…será que pode ser uma grave DST???

  • Maria

    olá doutor, corrimento claro sem odor e frequente é normal?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode ser. Nem todo corrimento é doença. Mas é preciso que o ginecologista dê uma olhada nele.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Pode ser. Nem todo corrimento é doença. Mas é preciso que o ginecologista dê uma olhada nele.

  • Elaineoliveiraamorim

    olá doutor,angiomiolipoma e tratamentos,o senhor pode me falar um pouco,foi constatado dia 08/02 ainda não mostrei a médica.

    obrigada!    Elaíne  

  • Maria

    obrigada pela resposta, adoro o seu site. Doutor eu uso anticoncepcional injetável , isso pode provocar o aumento do corrimento?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Qualquer tipo de anticoncepcional pode interferir no corrimento vaginal

  • Maria

    obrigada pela resposta, adoro o seu site. Doutor eu uso anticoncepcional injetável , isso pode provocar o aumento do corrimento?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Qualquer tipo de anticoncepcional pode interferir no corrimento vaginal

  • Maria

    VALEU, BOM DIA!

  • Maria

    VALEU, BOM DIA!

  • Maria

    Olá doutor, eu uso o contraceptivo injetável PERLUTAN há uns 2 anos, minha menstruação é sempre regular só que desta vez está atrasada há 5 dias, tenho 19 anos estou namorando há 3, tem chances de eu estar grávia ou é só um atraso mesmo? Agradeço sua resposta.

  • bruna regina

    acho uma otima ideia sobre tudo isso

  • bruna regina

    acho uma otima ideia sobre tudo isso

  • ana paula

    Doutor, desde os meus 14 anos tenho corrimento vaginal frequentemente sem odor e de cor branca e as vezes incolor, isso é normal ? hj tenho 17 anos e isso ainda continua.

  • Douglas

    tem algum remedio especifico pr sintomas de gonorreia

  • rakellssoares

    olá doutor..estou com um corrimento branco aparece mais durante a relação sexual.. é pastoso..ñ sinto dor nem coceira nem ardencia..oq pode ser..
    tbm n o passado q ñ tem mais ocorrido durante a relação sexual ou dpois..tinha sangramento..oq pode ser???

  • flor

    teve relação com meu namorado,ao retirar o penis tinha um cheiro forte e um liquido com se fosse esperma mais endurecido,estou entrando na menopausa

  • Bianca.

    dor no testículo direito, esta dor estende-se até o abdomem/lado direito.. Antes desta dor aparecer, fui várias vezes no banheiro. sem dor ao urinar, apenas fui.  o que será? pode ser inflamação da bexiga ou uma dst?  

  • Andreia

    O corrimento com uma massa ou meio liga meio amarelado ou esverdeado é norma? Precisa-se procurar um médico com urgência?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não me parece normal. Procure um ginecologista.

  • Andreia

    O corrimento com uma massa ou meio liga meio amarelado ou esverdeado é norma? Precisa-se procurar um médico com urgência?

  • Taisebenhur

    liquido tipo nata o que pode ser sem cheiro.

  • Marcia

    Dr, a candidiase causa coceira na vagina? 

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Causa.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Causa.

  • Kelly

    Acho esse um ótimo site de pesquisa, em que se pode tirar dúvida, mas é importante a que mulher tenha noção ou consciência de que se deve procurar um médico sempre que aparecer qualquer sintoma anormal. 

  • Kelly

    Acho esse um ótimo site de pesquisa, em que se pode tirar dúvida, mas é importante a que mulher tenha noção ou consciência de que se deve procurar um médico sempre que aparecer qualquer sintoma anormal. 

  • Anonymous

    Doutor, coceira intensa na vulva, corrimento espesso amarelo esverdeado (fica nas paredes),odor e ardencia ao encostar podem ser qual doença?

  • http://twitter.com/NanyTreiger Nany

    Até que ponto o 
    corrimento fisiológico é normal? Ou ele tbm precisa ser tratado? 

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se ele é fisiólogico significa que é normal.

  • Claudinha_bortolanza

    corrimento frequente com odor muito forte, coceira, e ardencia…pode ser sinal de cançer no colo do utero??

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Corrimento com odor, sim. Mas junto com coceira e ardência falam mais a favor de infecção.

  • Anonymous

    Estou com corrimento de aspecto branco que parece nata de leite e tem um mal cheiro forte. O senhor poderia me dizer o que pode ser e me indicar algum medicamento? O metronidazol por ex. ajudaria?
    Obrigada
    Antonia

  • Bia

    Estou com um corrimento amarelo claro, com odor estranho, mas não muito forte. e minha urina está em um tom amarelo escuro com odor muito forte, como se eu estivesse tomando algum antibiótico, sei que tenho que procurar um ginecologista, mas gostaria de saber o que pode ser. Desde já agradeço.

  • liete

    depois que tira o utero mestrua,sem tirar o ovario?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sem útero não é possível menstruar.

  • Raquel

    É possível engravidar tento infecção ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      É mais difícil, mas é possível.

  • Raissa

    Parabéns pelo artigo! O mais esclarecedor que já encontrei!

    Há meses sinto uma ardência que piora em determinadas épocas, ao urinar. Já fui a vários médicos, recebi diagnóstico de infecção urinária duas vezes, uma delas com sangramento. Também fui ao ginecologista, fiz preventivo e tratei a infecção que ele encontrou, mas não houve diagnóstico de nenhuma outra doença.(Fiz inclusive, a pedido dele, uma urinocultura, que deu negativo pra tudo)
    O problema é que isso nunca passa. Tem épocas que volta insuportável e em certos momentos nem dá tempo de “prender” a urina até chegar ao banheiro.
    Sinto dores nas relações, mas uso preservativo em todas elas.Tenho muita dificuldade na penetração, não sei se isso pode ter alguma relação com o problema… E os sintomas aparecem com ou sem relação, ou seja, não tem ligação direta com ela.
    Já tive corrimentos parecidos com os descritos por você, como o esbranquiçado que parece “queijo” e também amarelado, umas plaquinhas. Mas eles sempre cessam em no máximo 2 semanas.
    O que você me aconselharia a fazer? Não sei mais qual tipo de médico procurar, nem o que eu posso ter…

    Desde já agradeço!

  • Pi

    Ola!
    Estou com corrimento um pouco amarelado, um pouco esverdeado, sem odor e coceira vaginal. O que pode ser? Obrigada

  • viviane

    Dr esse mes fiquei menstruada apenas 1 dia e meio,sendo que fico normalmente 4 dias,e depois disso venho me sentindo estranha,meu ventre da,umas dores encomodas,sinto ele inchado e de vez enquando meu seios dão uma ardidinha,tenho um corrimento branco,fiz 2 teste de farmacia dois dias de diferança um do outro e deram negativo,tenho ginecologista daqui a duas semanas preciso de uma ajuda sua.

  • samantha

    olá doutor.estou com corrimento com odor forte,mas semana passada fui ao ginecologista e foi feito exames,e no exame deu que estava tudo ok,sem bacterias sem fungos,sem doença alguma,mas eu sai do consultório com duvidas,meu medico falou que não tem nada,mas continuo com esse odor.o que pode ser,preciso de um esclarecimento,que até as pessoas q estão perto d mim sentem esse cheiro,uso sabonete dermacid,calcinhas de algodão,a unica coisa que eu usava frequentemente e q meu medico disse q nao era bom é absorvente intimo diario,mas ja faz um mes que nao uso,e tbm tomo anticoncepcional belara pois eu vi em outro site que belara pode causar corrimento com odor.isso é verdade? me ajude por favor.

    • silvana

      faça banho genital,com ducha use malva branca,rosa branca,arruda e babosa,coloque água para verver,apague o fogo junte a malva,rosa e a arruda deixe tampado com pano e quando esfriar coloque a um pedaço de babosa,quando for a noite antes e se deitar faça a ducha,com aquela que tem um caninho.qualquer duvida,sil_loira2@hotmail.com

  • leidiane

    Doutor, tenho muito corrimento vaginal branquinho! Significa que ja vou menstruar?

  • andressa

    gostaria de saber que o uso do anticoncepcional injetável corre o risco de ter aumento do corrimento???

  • Anonymous

    Um dia. antes de mestruar que foi onten veio um pouco de sangue com uma secreçao clara mais nao tive colina e hoje minha mestruaçao ainda nao veio e nao sinto colica e nas tres semanas que tomei remedio anticoncepcionail esque ci de tomar varios dia tomava no outro dia mais sempre passava de doze horas.

  • Maria

    oi doutor estou com corrimentos e verrugas na minha vagina..o que pode ser????

    • anja du rock

      Provavelmente seja HPV. Vá até o seu médico, ele ira ‘queimar’ essas verrugas (fazendo-as desaparecer), realizar o preventivo e o tratamento. Lembrando que HPV não tem cura e pode causar câncer . É muito importante fazer o preventivo periodicamente.
       bjus Sabrina

  • Samantha

    Olá Dr, tenho uma dúvida. A candidíase pode causar sangramento após o acto sexual?

  • Convidado

    Oi doutor tenho 13 anos e estou cm um corrimento vaginal esbranquiçado , ainda nao mestruei ! o que pode ser?!?

  • Fernandaseila

    oie doutor no meu exame deu ausência de fungos e protozoários oque quer dizer isso?

  • Lucia santos

    oi  tenho 32 anos mais desde de que veio minha mestruação  eu tenho duvidas, pois  quando estar perto da mestruação ir embora sai varios bolões de sangue como se forsse uns pedaços de carne. fico mestruada durante 7 dias, isso é normal? gostaria muito de saber um abraço lucia

  • Lucia santos

    oi  tenho 32 anos mais desde de que veio minha mestruação  eu tenho duvidas, pois  quando estar perto da mestruação ir embora sai varios bolões de sangue como se forsse uns pedaços de carne. fico mestruada durante 7 dias, isso é normal? gostaria muito de saber um abraço lucia

  • adenize

    eu fiz o exame cultura de urina o resultado foi germe isolado ………….escherichia col.numero de u.f.c.\ml……….;cerca de 60.ooo

  • Jéssica

    eu tomo anticoncepcional mesygina mas estou tendo sangramento e na bula diz que pode ocorrer e no ato sexual sinto dor e minha urina estar forte mas não sinto dor quando vou urinar . poderia me ajudar por favor

  • Jéssica

    eu tomo anticoncepcional mesygina mas estou tendo sangramento e na bula diz que pode ocorrer e no ato sexual sinto dor e minha urina estar forte mas não sinto dor quando vou urinar . poderia me ajudar por favor

  • Linesilva2012

    O resultado dos exames foram estes:COLPOCITOLOGIADiagnostico descritivo: -alterações reatvas e/ou reparativas.-metaplasia escamosa-presença de hemácias-processo inflamatório intensoMICROBIOLOGIA-cocosALTERAÇÕES EM CELULAS EPITELIAIS-celulas escamosas: sem alterações-celulas glandulares: sem alteraçõesAVALIAÇÃO DA AMOSTRA:satisfatóriaRESULTADO DO PAPANICOLAU CLASSE IISISTEMA BETHESDACOLPOSCOPIA-colo médio-OE Fenda transverssaACHAMOS NORMAIS-epitelio colunar-vasos típicos-junção escamo colunar visivelACHADOS ANORMAIS-zona de transformação atípica-epitélio aceto branco plano IODO NEGATIVOBiopsiaExame Macroscopico:O especie consiste de 02 fragmentos irregulares de tecido medindo o maior 0.3 x 0.2 x0.1 cm e o menor 0.2 x 0.1 x 0.1 cm, nos maiores eixos.Apresentam superficie parda clara de aspecto finalmente granuloso e elastico.TME 01 blocos / 2 fragmentos.Exame microscopico:revela fragmentos de colo uterino apresentando epitelio ectocervical com acantose e paraqueratose. Observa-se area focal com alteração da maturação celular e atipias nucleares nas porções basais do epitelio. O estroma é preenchido por infiltrado linfoplasmocitario com raros neutrofilos. As glandulas endocervicais são revestidas por celulas colunares sem atipias.Diagnostico:Displasia leve do colo do uterino (NIC I).Doutor pode me ajudar o que seria? é HPV? é grave?

  • Linesilva2012

    O resultado dos exames foram estes:COLPOCITOLOGIADiagnostico descritivo: -alterações reatvas e/ou reparativas.-metaplasia escamosa-presença de hemácias-processo inflamatório intensoMICROBIOLOGIA-cocosALTERAÇÕES EM CELULAS EPITELIAIS-celulas escamosas: sem alterações-celulas glandulares: sem alteraçõesAVALIAÇÃO DA AMOSTRA:satisfatóriaRESULTADO DO PAPANICOLAU CLASSE IISISTEMA BETHESDACOLPOSCOPIA-colo médio-OE Fenda transverssaACHAMOS NORMAIS-epitelio colunar-vasos típicos-junção escamo colunar visivelACHADOS ANORMAIS-zona de transformação atípica-epitélio aceto branco plano IODO NEGATIVOBiopsiaExame Macroscopico:O especie consiste de 02 fragmentos irregulares de tecido medindo o maior 0.3 x 0.2 x0.1 cm e o menor 0.2 x 0.1 x 0.1 cm, nos maiores eixos.Apresentam superficie parda clara de aspecto finalmente granuloso e elastico.TME 01 blocos / 2 fragmentos.Exame microscopico:revela fragmentos de colo uterino apresentando epitelio ectocervical com acantose e paraqueratose. Observa-se area focal com alteração da maturação celular e atipias nucleares nas porções basais do epitelio. O estroma é preenchido por infiltrado linfoplasmocitario com raros neutrofilos. As glandulas endocervicais são revestidas por celulas colunares sem atipias.Diagnostico:Displasia leve do colo do uterino (NIC I).Poderia me ajudar, pois só tenho medico daqui 1 mês,sera que é HPV? sera que é grave?

  • Linesilva2012

    O resultado dos exames foram estes:COLPOCITOLOGIADiagnostico descritivo: -alterações reatvas e/ou reparativas.-metaplasia escamosa-presença de hemácias-processo inflamatório intensoMICROBIOLOGIA-cocosALTERAÇÕES EM CELULAS EPITELIAIS-celulas escamosas: sem alterações-celulas glandulares: sem alteraçõesAVALIAÇÃO DA AMOSTRA:satisfatóriaRESULTADO DO PAPANICOLAU CLASSE IISISTEMA BETHESDACOLPOSCOPIA-colo médio-OE Fenda transverssaACHAMOS NORMAIS-epitelio colunar-vasos típicos-junção escamo colunar visivelACHADOS ANORMAIS-zona de transformação atípica-epitélio aceto branco plano IODO NEGATIVOBiopsiaExame Macroscopico:O especie consiste de 02 fragmentos irregulares de tecido medindo o maior 0.3 x 0.2 x0.1 cm e o menor 0.2 x 0.1 x 0.1 cm, nos maiores eixos.Apresentam superficie parda clara de aspecto finalmente granuloso e elastico.TME 01 blocos / 2 fragmentos.Exame microscopico:revela fragmentos de colo uterino apresentando epitelio ectocervical com acantose e paraqueratose. Observa-se area focal com alteração da maturação celular e atipias nucleares nas porções basais do epitelio. O estroma é preenchido por infiltrado linfoplasmocitario com raros neutrofilos. As glandulas endocervicais são revestidas por celulas colunares sem atipias.Diagnostico:Displasia leve do colo do uterino (NIC I).Poderia me ajudar, pois só tenho medico daqui 1 mês,sera que é HPV? sera que é grave?

  • Nandhinha_s2

    oi doutor eu tenho 15 anos e acho que tenho corrimento , vale alerta que eu naum tenho relação sexual e sempre eu vejo algo na minha calcinha é branco e transparente mas eu naum sinto nada, e ele naum tem odor pode ser algo grave, ou é normal?

  • leiliane

    oi estou com uma bolinha no colo do útero o que sare.

  • leiliane

    oi estou com uma bolinha no colo do útero o que sare.

  • natalia

    doutor tenho um corrimento desde crianca uso sempre secnidazol e tinidazol esta com um pouco de odor e da coceira e queimacaõ o senhor acha que vai melhorar com esse remedio

  • raquel

    doutor, me ajude por favor, tenho reincidências constantes de candidíase, meu preventivo deu inflamação por fungos e bacterias, os medicamentos e pomadas que usei não resolvem, temo, ter criado resistencia… o que posso sonhar em fazer!!!!

  • raquel

    doutor, me ajude por favor, tenho reincidências constantes de candidíase, meu preventivo deu inflamação por fungos e bacterias, os medicamentos e pomadas que usei não resolvem, temo, ter criado resistencia… o que posso sonhar em fazer!!!!

  • samantha

    olá doutor.estou com corrimento com odor forte,mas semana passada fui ao ginecologista e foi feito exames,e no exame deu que estava tudo ok,sem bacterias sem fungos,sem doença alguma,mas eu sai do consultório com duvidas,meu medico falou que não tem nada,mas continuo com esse odor.o que pode ser,preciso de um esclarecimento,que até as pessoas q estão perto d mim sentem esse cheiro,uso sabonete dermacid,calcinhas de algodão,a unica coisa que eu usava frequentemente e q meu medico disse q nao era bom é absorvente intimo diario,mas ja faz um mes que nao uso,e tbm tomo anticoncepcional belara pois eu vi em outro site que belara pode causar corrimento com odor.isso é verdade? me ajude por favor.

  • Camily Silva

    Estou com corrimento esverdiado que já tive a um tempo atras 2 anos eu acho tomei nistatina uma vez e sumiu, as vezes coça mas é mais corrimento mesmo,esse ano fiquei na praia durante 10 dias,em feveiro, la mesmo voltou . fui ao ginecologista uns 15 dias depois que cheguei me passou nistatina comprimido tomei parou uma semana, tive relação e voltou.. tomei nistatina de novo, parou de novo e voltou estou usando nistatina creme tbm, mas ´some é so ter relação q volta, o que pode ser?

  • natalia

    doutor tenho um corrimento desde crianca uso sempre secnidazol e tinidazol esta com um pouco de odor e da coceira e queimacaõ o senhor acha que vai melhorar com esse remedio

  • gilvan

    corrimento causado por alergia a produtos de higiene intima são tratados com quais medicaçoes ?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Corrimento com odor, sim. Mas junto com coceira e ardência falam mais a favor de infecção.

  • Ana

    doutor tomo anticoncepicional e minha menstruaçao esta vindo mesmo toma o remedio, o que fazer??? e tenho corrimento com odores fortes.

  • Ana

    doutor tomo anticoncepicional e minha menstruaçao esta vindo mesmo toma o remedio, o que fazer??? e tenho corrimento com odores fortes.

  • Samantha

    Olá Dr, tenho uma dúvida. A candidíase pode causar sangramento após o acto sexual?

  • Dininha

    Doutor, tendo HPV, será que parando o anticoncepcional irá diminuir o risco de se ter um cancer de colo,

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pouco. O risco maior depende do tipo de HPV que vc tenha.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Pouco. O risco maior depende do tipo de HPV que vc tenha.

  • Dininha

    Doutor, tendo HPV, será que parando o anticoncepcional irá diminuir o risco de se ter um cancer de colo,

  • Aline

    Ola DR.Fiz um exame preventivo e deu inflamação intença, ai fiz a colposcopia e deu inflamação também, ali mesmo foi feito a biopsia na qual o resultado foi displasia leve no colo uterino (nic 1), a medica me passou outro exame a captura hibrida e o resultado foi este:
    RESULTADO: POSITIVO B
    RLU/PCA: 0,17 pg/ML.RLU/PCB: 222,73 PG/ml (22,27 CÓPIAS DE VÍRUS/CÉLULA)
    Conclusão: PRESENÇA DE DNA-HPV PARA OS VÍRUS DO GRUPO B.
    Sei que estou com hpv!! eu queria saber o que significa esses numeros que deu no resultado RLU/PCA: 0,17 pg/ML.RLU/PCB: 222,73 PG/ml (22,27 CÓPIAS DE VÍRUS/CÉLULA) é cancer? sera que um dia irei poder ter filhos? e se tem tratamento? qual seria?

  • Linesilva2012

    Ola Dr.
    Fiz um exame preventivo e deu inflamação intença, ai fiz a colposcopia e deu inflamação também, ali mesmo foi feito a biopsia na qual o resultado foi displasia leve no colo uterino (nic 1), a medica me passou outro exame a captura hibrida e o resultado foi este:RESULTADO: POSITIVO BRLU/PCA: 0,17 pg/ML.RLU/PCB: 222,73 PG/ml (22,27 CÓPIAS DE VÍRUS/CÉLULA)Conclusão: PRESENÇA DE DNA-HPV PARA OS VÍRUS DO GRUPO B.Sei que estou com hpv!! eu queria saber o que significa esses numeros que deu no resultado RLU/PCA: 0,17 pg/ML.RLU/PCB: 222,73 PG/ml (22,27 CÓPIAS DE VÍRUS/CÉLULA) é cancer? sera que um dia irei poder ter filhos? e se tem tratamento? qual seria?

  • Santossilver

    Boa Tarde!

    Dr.,

    tive uma hemorragia com coagulos sem dor e de um tempo para cá estou tendo corrimento com um cheiro muito forte. Será que é cancer?

  • Santossilver

    Boa Tarde!

    Dr.,

    tive uma hemorragia com coagulos sem dor e de um tempo para cá estou tendo corrimento com um cheiro muito forte. Será que é cancer?

  • Urtrettel

    ao transar com meu namorado sempre sai um massinha branca no preservativo.
    ja fui ao ginec fiz todos os exames não deu nenhuma infecção , quero saber se isso é normal pois nao tenho dor somente corrimento normal e sem odor

  • Eli_sales

    Dr Pedro, saudações.

    Existe tratamento natural para ressecamento vaginal ou tratamento para este problema que não aumente a fertilidade?

  • Convidado

    Oi doutor tenho 13 anos e estou cm um corrimento vaginal esbranquiçado , ainda nao mestruei ! o que pode ser?!?

  • meire camargo

    Dr:A muito tempo nào tenho corrimento e tbm ‘quase nào faço sexo e a uma semana tive relação com o meu ex: marido(sempre so com ele)e éntào estou com um corrimento amarelado escuro meio esverdeado sai muito,mas nào cheira nada,ainda nào fui no medico e nem comentei com ninguem,tenho medo d ser algo mais serio,tipo cancer,pois a muito tempo meu utero ta estranho,acho ele grande,(vou fazer 45 anos)tem algo a ver como nao menstruar mais como antes.Ou peguei doença do meu ex,mesmo ele não aparentando nada,Aguardo.OBRIGADA

  • Paula

    Doutor preciso tirar uma dúvida. Sempre após as relações com meu namorado (em média uma vez por semana) aparecem fissuras um pouco abaixo do orifício vaginal, já pensei ser porque tenho algum excesso de pele, não sei. Sei que é muito desconfortante para mim, arde muito quando tomo banho e urino. O que poderia estar causando isso?
    OBS.: Uso o anticoncepcional Primera 30, percebi que após o uso do mesmo tem diminuído a lubrificação nas preliminares. Estar realmente associado ao uso do medicamento?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Se ele é fisiólogico significa que é normal.

  • http://twitter.com/NanyTreiger Nany

    Até que ponto o corrimento vaginal fisiológico é normal? Ou ele tbm precisa ser tratado?

  • Larissa Meyer

    Corrimento na maior parte do dia liquido, mas por vezes se apresenta amarelo, esverdeado e sem odor e sempre em grande quantidade. Sem ou pouca coceira. Já marquei ginecologista, porem a consulta é só pra daqui 1 mes. O que pode ser, o que posso fazer até lá? Estou mto incomodada.

  • Andreia

    Olá, Dr. Eu tenho 21 anos e sou virgem. Sempre tive corrimento fisiológico normal, porém há uns tempos me assustei muito quando percebi que além do corrimento fisiológico, havia um corrimento de cor muito esverdeada, chegando até a ser acinzentado, associado a coceiras nos lábios maiores. O quadro mais parecido com o meu acusa Tricomoníase, porém, é sexualmente transmissível e eu sou virgem. O que pode ser?  

  • Andreia

    Tenho corrimento bem verde e sou virgem. O que pode ser?

  • Linesilva2012

    Ola Dr.
    Fiz um exame preventivo e deu inflamação intença, ai fiz a colposcopia e deu inflamação também, ali mesmo foi feito a biopsia na qual o resultado foi displasia leve no colo uterino (nic 1), a medica me passou outro exame a captura hibrida e o resultado foi este:RESULTADO: POSITIVO BRLU/PCA: 0,17 pg/ML.RLU/PCB: 222,73 PG/ml (22,27 CÓPIAS DE VÍRUS/CÉLULA)Conclusão: PRESENÇA DE DNA-HPV PARA OS VÍRUS DO GRUPO B.Sei que estou com hpv!! eu queria saber o que significa esses numeros que deu no resultado RLU/PCA: 0,17 pg/ML.RLU/PCB: 222,73 PG/ml (22,27 CÓPIAS DE VÍRUS/CÉLULA) é cancer? sera que um dia irei poder ter filhos? e se tem tratamento? qual seria?

  • Aline

    Ola DR.Fiz um exame preventivo e deu inflamação intença, ai fiz a colposcopia e deu inflamação também, ali mesmo foi feito a biopsia na qual o resultado foi displasia leve no colo uterino (nic 1), a medica me passou outro exame a captura hibrida e o resultado foi este:
    RESULTADO: POSITIVO B
    RLU/PCA: 0,17 pg/ML.RLU/PCB: 222,73 PG/ml (22,27 CÓPIAS DE VÍRUS/CÉLULA)
    Conclusão: PRESENÇA DE DNA-HPV PARA OS VÍRUS DO GRUPO B.
    Sei que estou com hpv!! eu queria saber o que significa esses numeros que deu no resultado RLU/PCA: 0,17 pg/ML.RLU/PCB: 222,73 PG/ml (22,27 CÓPIAS DE VÍRUS/CÉLULA) é cancer? sera que um dia irei poder ter filhos? e se tem tratamento? qual seria?

  • Rafaela

    dr.pq depois que acaba o ciclo menstrual aprece tipo um corrimento com cheiro e depois de dois dia desaparece.

  • Raissa

    Parabéns pelo artigo! O mais esclarecedor que já encontrei!

    Há meses sinto uma ardência que piora em determinadas épocas, ao urinar. Já fui a vários médicos, recebi diagnóstico de infecção urinária duas vezes, uma delas com sangramento. Também fui ao ginecologista, fiz preventivo e tratei a infecção que ele encontrou, mas não houve diagnóstico de nenhuma outra doença.(Fiz inclusive, a pedido dele, uma urinocultura, que deu negativo pra tudo)
    O problema é que isso nunca passa. Tem épocas que volta insuportável e em certos momentos nem dá tempo de “prender” a urina até chegar ao banheiro.
    Sinto dores nas relações, mas uso preservativo em todas elas.Tenho muita dificuldade na penetração, não sei se isso pode ter alguma relação com o problema… E os sintomas aparecem com ou sem relação, ou seja, não tem ligação direta com ela.
    Já tive corrimentos parecidos com os descritos por você, como o esbranquiçado que parece “queijo” e também amarelado, umas plaquinhas. Mas eles sempre cessam em no máximo 2 semanas.
    O que você me aconselharia a fazer? Não sei mais qual tipo de médico procurar, nem o que eu posso ter…

    Desde já agradeço!

  • Maurelio vieira santos

    minha esposa,59 anos,idade de menopausa,preventivo em dia,esta com  um pouco  de sangramento  e não sente nenhuma dor ,o que poderia ser.–maureliovieirasantos@hotmail.com.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não me parece normal. Procure um ginecologista.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Corrimentos escuros e com forte odor não são normais. Procure um ginecologista.

  • Morena

    Gostei muito do texto sobre corrimento, me ajudou muito.
    Obrigada!!

  • liete

    depois que tira o utero mestrua,sem tirar o ovario?

  • Clau3canecos

    dr,eu ja venho notando a tempos que depois de ter relação com meu esposo,logo depois me da ardencia e coceira,depois fica por um tempo sainda agua e depois a calcinha fica esbranquiçada,posso estar tendo alergia ao semem dele?e tb não consigo engravidar,se puder adoraria a sua sugestaão

  • Marcia

    Dr, a candidiase causa coceira na vagina? 

  • Elaine Cristina dos Santos

    Oi Dr, meu nome é Elaine e estou muito preocupada com o que esta acontecendo comigo…estou como umas coceiras leves, ardor no ato sexual e um corrimento amarelo com um mau cheiro horrivel , e tambem ao urinar o cheiro é bem forte….por favor me ajude.

  • Elaine Cristina dos Santos

    Oi Dr, meu nome é Elaine e estou muito preocupada com o que esta acontecendo comigo…estou como umas coceiras leves, ardor no ato sexual e um corrimento amarelo com um mau cheiro horrivel , e tambem ao urinar o cheiro é bem forte….por favor me ajude.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Sem útero não é possível menstruar.

  • Denise22k2010

    Olá Dr.

    Tenho 13 anos ainda não menstruo e venho tendo corrimento marrom escuro que depois de algum tempo esfarela na calçinha.Hoje (21/08)Tive um sangramento mais sem cólica,o que eu suponho que não seja menstruação.O que é isso,devo me preocupar ou não?

  • Denise22k2010

    Olá Dr.

    Tenho 13 anos ainda não menstruo e venho tendo corrimento marrom escuro que depois de algum tempo esfarela na calçinha.Hoje (21/08)Tive um sangramento mais sem cólica,o que eu suponho que não seja menstruação.O que é isso,devo me preocupar ou não?

  • Renatinha-06

    ola gostaria e saber se corrimento com cor de café e sinal de alguma doença ainda mais quando apresenta um cheiro muito forte e desagradavel obrigada agardo respostas

  • http://twitter.com/jordanaposr Jordana Rodrigues

    Qual o significado do termo multípara para a ginecologia? É possível mulher sem filho e sem aborto possuir colo do ultero em fenda?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Multípara é a mulher que já teve mais de um parto.
      O útero em fenda é típico de quem já teve parto normal, pois é uma alteração causada pela passagem do feto durante o parto.

  • http://twitter.com/jordanaposr Jordana Rodrigues

     É possível mulher sem filho e sem aborto possuir colo do ultero em fenda?

  • Angelita Moraes

    Ola Dr! fiz recentemente um tratamento para tricomoniase e candida eu e meu namorado,só que agora voltou o corrimento branco pastoso e sem cheiro,minha menstruaçao e desregulada e como meu namorado fez vasectomia nao posso engravidar nao tomo nenhum tipo de remedio,oque pode ser esse corrimento sendo que eu acabei de me tratar???

  • Angelita Moraes

    Ola Dr! fiz recentemente um tratamento para tricomoniase e candida eu e meu namorado,só que agora voltou o corrimento branco pastoso e sem cheiro,minha menstruaçao e desregulada e como meu namorado fez vasectomia nao posso engravidar nao tomo nenhum tipo de remedio,oque pode ser esse corrimento sendo que eu acabei de me tratar???

  • Gustavo

    Doutor, minha namorada está com a menstruação atrasada em 1 dia. Ela apresentou cólicas há uns dias atrás, mas ainda não menstruou. Durante esse período, ela teve um corrimento transparente. Fizemos sexo anal desprotegido (todas sem ejaculação) por algumas vezes nesse último mês. Poderia ser alguma infecção? Obrigado!

  • Anonymous

    Oi . . Tenho 12 anos , e eu vem esse escorrimento amarelo meio verde muito ao dia e com um cheiro horrivel que me da até vergonha oq eu faço ? é normal na minha idade ? e eu nao sou menstruada e nao tenho “corpo”

  • Rita de cassia

    Dr. A minha mãe fora submetida a ultrassom transvaginal e depois começou a apresentar um odor fétido de peixe podre, não sei precisar se é da urina ou vaginal, pois usa frauda geriátrica, mas todas as vezes que vai ao banheiro quando pode antes de fazer xixi, ao descer a frauda, empesta o banheiro. Levei ao médico de emergência e fez sumário de urina. Negativo para infecção urinária, prescreveu tinidazol, ou mais ou menos parecido, já joguei a cx fora dose única e caso não melhorasse 7 dias de cíprofloxacino, fiz os dois, por que com o comp. De dose única melhorou mas não ficou boa. Agora voltou tudo de novo, será que houve o contágio com alguma DST no momentoso exame? Minha mãe não tem vida sexual ativa, estou sem saber o quefazeres, ela está tão triste sem saber o que fazer, pois já fomos ao médico e não ficou boa. Ela reclama que estava boazinha, depois do ultrassom apresentou esta catinga de peixe podre. Obrigada pela resposta.

  • lorena

    oi Dr a algum tempo venho tendo corrimento branco e pastoso,comessou quando estava gravida mais eu perdi o bebe mais o corrimento não parrou vc acha q eu deveria me tratar ou pode ser normal nesse caso?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Só um exame ginecológico pode dar essa resposta

  • Viviane rodrrigues

    ola Dr. tenho tido um corrimento meio esbranquiçado as vezes pastoso e as vezes ralo mas nao tem odor,mas sinto ardencia ao urinar em relaçoes sexuais com meu marido tbm e as vezes minha vagina fica enchada,oq o senhor acha q pode ser?tenho medo d procurar um gineocologista e descubrir q tenho uma dst.obrigada pela atençao.

  • Elizabeth

    olha ja usei todo tipo de tratamento possivel mais nao tem jeito é um corrimento mau cheiroso fino as vezes verde e as vzs parece um jato dágua tenho 53 anos e tirei um cisto no ovario esquerdo a 22 anos

  • Elizabeth

    preciso de uma luz nao so divina mais tbn de um profissional da area pra que eu tenha uma posição so bre esse problema muito obgda

  • Karlatatiana_enfermagem

    Oi meu nome é Karla, estou apresentando um corrimento esbranquiçado, com aspecto de massa e as vezes quando tenho relação sexual com meu esposo uso camisinha e noto que no outro dia ou dias apos o corrimento fica verde………….uso bastante corticoides devido a problemas pulmonares e tenho minha imunidade muito baixa. Vivo com cândida, gostaria de saber se esse corrimento o é da cândida ou é outro tipo de patologia…..Não sinto nenhum outro sintoma, nem prurido, nem odor, nada………….me ajuda……….Sim as vezes durante a relação sexual sinto dor, não tão forte, mais vezes incomoda…….

  • Karlatatiana_enfermagem

    Oi meu nome é Karla, estou apresentando um corrimento esbranquiçado, com aspecto de massa e as vezes quando tenho relação sexual com meu esposo uso camisinha e noto que no outro dia ou dias apos o corrimento fica verde………….uso bastante corticoides devido a problemas pulmonares e tenho minha imunidade muito baixa. Vivo com cândida, gostaria de saber se esse corrimento o é da cândida ou é outro tipo de patologia…..Não sinto nenhum outro sintoma, nem prurido, nem odor, nada………….me ajuda……….Sim as vezes durante a relação sexual sinto dor, não tão forte, mais vezes incomoda…….

  • cristina

    Muito bom…meu nome é Cristina eu pensei que estava com alguma doença vaginal,mas agora lendo sei q o q tenho é um corrimento normal na vagina..sempre é bom se informar..obrigado pela ajuda..

  • cristina

    Muito bom…meu nome é Cristina eu pensei que estava com alguma doença vaginal,mas agora lendo sei q o q tenho é um corrimento normal na vagina..sempre é bom se informar..obrigado pela ajuda..

  • Nice

    oi!
    Fiz um exame de secreção vaginal cultura e direto estou com resultado, mas minha consulta e só da qui 28 dias, gostaria de saber se podem me informar se esta tudo bem pelo resultado.

    Exame direto
    numerosas células epiteliais escamosas
    negativo para células leveduriformes
    negativo para Trichomonas vaginalis
    vários leucócitos

    Exame Cultural
    Bacterioscópico
    Vários bacilos gram positivos, tipo Doederlein
    Alguns leucócitos
    Várias células epiteliais escamosos

    Bacteriológico
    Algumas colônias saprófitas

    Desde já agradeço sua atenção.

  • http://profile.yahoo.com/FDSCBNHPVUHOA2GX3DPRQCNUUA Vanessa

    Bom estou passando no ginecologista ele me receito a tomar o Norestin mas eu tive relaçao com meu parceiro sem camisinha mas ele nao ejaculo dentro de mim e sim fora ai ele se limpo e tudo e dps de um tempo voltamos a te relaçao sem camisinha denovo corro o risco de engravidar Me ajude to muito aflita com isso

    Detalhes Adicionais
    Sendo que eu fiquei mestruada no 15/09 Tive relaçao no dia 24/09

    Faz 2 meses q tomo Norestin

  • http://profile.yahoo.com/FDSCBNHPVUHOA2GX3DPRQCNUUA Vanessa

    Bom estou passando no ginecologista ele me receito a tomar o Norestin mas eu tive relaçao com meu parceiro sem camisinha mas ele nao ejaculo dentro de mim e sim fora ai ele se limpo e tudo e dps de um tempo voltamos a te relaçao sem camisinha denovo corro o risco de engravidar Me ajude to muito aflita com isso

    Detalhes Adicionais
    Sendo que eu fiquei mestruada no 15/09 Tive relaçao no dia 24/09

    Faz 2 meses q tomo Norestin

  • Silvia

    oi doutor gostaria muito que o senhor responde-se minha pergunta, pois estou enlouquecendo, fiz tratamento de quimioterapia e radioterapia e tbm braquioterapia (HDR),pois tenho câncer de colo de útero, mais o corrimento amarelado não parou, só que não tem cheiro ruim, gostaria de saber se é normal continuar tendo?

  • Rafaela.

    Olá,Gostaria de saber se corrimento tem haver com a menstruação. Se o corrimento é o aviso previu que a menstruação estar vindo. O meu vem como se fosse a clara do ovo. Obrigada.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Algumas mulheres podem ter corrimento claro antes da menstruação.

  • Rafaela.

    Olá,Gostaria de saber se corrimento tem haver com a menstruação. Se o corrimento é o aviso previu que a menstruação estar vindo. O meu vem como se fosse a clara do ovo. Obrigada.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Algumas mulheres podem ter corrimento claro antes da menstruação.

  • Novinhah274

    Oi Dr. de alguns dia pra cá ando tendo um corrimento meio esverdeado, que da coceira, arde, e sem cheiro, só que corre muito as vezes parece que fiz xixi de tanto que vem, queria saber se tem alguma coisa que eu possa tomar pra passar, e se isso é sexualmente transmissível?

  • Silvia

    oi doutor gostaria muito que o senhor responde-se minha pergunta, pois estou enlouquecendo, fiz tratamento de quimioterapia e radioterapia e tbm braquioterapia (HDR),pois tenho câncer de colo de útero, mais o corrimento amarelado não parou, só que não tem cheiro ruim, gostaria de saber se é normal continuar tendo?

  • Nice

    oi!
    Fiz um exame de secreção vaginal cultura e direto estou com resultado, mas minha consulta e só da qui 28 dias, gostaria de saber se podem me informar se esta tudo bem pelo resultado.

    Exame direto
    numerosas células epiteliais escamosas
    negativo para células leveduriformes
    negativo para Trichomonas vaginalis
    vários leucócitos

    Exame Cultural
    Bacterioscópico
    Vários bacilos gram positivos, tipo Doederlein
    Alguns leucócitos
    Várias células epiteliais escamosos

    Bacteriológico
    Algumas colônias saprófitas

    Desde já agradeço sua atenção.

  • lorena

    oi Dr a algum tempo venho tendo corrimento branco e pastoso,comessou quando estava gravida mais eu perdi o bebe mais o corrimento não parrou vc acha q eu deveria me tratar ou pode ser normal nesse caso?

  • Wilkbarcelos

    oi Dr sinto dores parese que e no colo do utero mas somente nas relaçoes ,logo apos sinto uma pequena dor ao lado da virilha.tanben secesao amarela claro
    oque pode ser?
    sou mulher 19 aninho Bia

  • Marraly_ribeiro

    Oi Dr! Tomo sempre anticoncepsional mas esqueci dois comprimidos e tive realçao sexual nesse periodo ta vindo um corrimento branco também a cartela ainda nao acabou mas estou com medo de estar gravida! Quais as possibilidades? Aguardo resposta.

  • Marraly_ribeiro

    Oi Dr! Tomo sempre anticoncepsional mas esqueci dois comprimidos e tive realçao sexual nesse periodo ta vindo um corrimento branco também a cartela ainda nao acabou mas estou com medo de estar gravida! Quais as possibilidades? Aguardo resposta.

  • Bela_morena99

    bom dia! Dr. faz 15 dias que der repente mim deu uma coceira na vagina aii eu cocava msm achoo q machucou e quando eu ia urinar ardia.. então usei a nistatina e a coceira passou,o problema e que na hora de relação sexual esta doendo muito e quando acaba se eu for urinar arde, queima ate na hora do banho que eu passo sabonete intimo arde vc pode mim dizer o que pode ser?

  • Bela_morena99

    bom dia! Dr. faz 15 dias que der repente mim deu uma coceira na vagina aii eu cocava msm achoo q machucou e quando eu ia urinar ardia.. então usei a nistatina e a coceira passou,o problema e que na hora de relação sexual esta doendo muito e quando acaba se eu for urinar arde, queima ate na hora do banho que eu passo sabonete intimo arde vc pode mim dizer o que pode ser?

  • Emanuely

    Olá Dr, ultimamente quando vou ter uma relaçao sexual, minha vargina começa a arder, o que pode ser??

  • Cecilia Monara

    bom! Dr. tenho 18 anos tenho um relacionamento sério e estou com os mesmo sitomas de tricomoníase exceto o odor fétido do corrimento. pode-se haver um contágio sem ser pelo ato sexual já que uso sempre camisinha. Pois estou em dúvida se é tricomoníase mesmo ou outro tipo de infecção.

  • Jessy_alias

    Estou gravida de 10 semanas, tive um sangramento e estou utilizando progesterona via vaginal so que apareceu um corrimento espesso esverdeado,esto com alguma infecção.

  • Cecilia Monara

    bom! Dr. tenho 18 anos tenho um relacionamento sério e estou com os mesmo sitomas de tricomoníase exceto o odor fétido do corrimento. pode-se haver um contágio sem ser pelo ato sexual já que uso sempre camisinha. Pois estou em dúvida se é tricomoníase mesmo ou outro tipo de infecção.