10 de agosto de 2013

VERRUGAS COMUNS | VERRUGAS GENITAIS

As verrugas são pequenos tumores benignos que aparecem na pele causadas pela infecção pelo Papiloma vírus humano (HPV), o mesmo vírus que causa o câncer do colo do útero.

Publicidade

Neste texto vamos abordar apenas as verrugas comuns e as verrugas genitais. Se você está à procura de informações sobre o HPV e o câncer de colo do útero, leia: HPV | CÂNCER DO COLO DO ÚTERO | Sintomas e vacina.

Existem mais de 150 subtipos do HPV que é um vírus que infecta principalmente o epitélio da pele e das mucosas. Cada subtipo de vírus tem tropismo (atração) por uma área do corpo. Por exemplo, o HPV-2 e HPV-4 estão associados a verrugas comuns de pele, o HPV-1 a verrugas que acometem a planta dos pés e os HPV-6 e HPV-11 costumam infectar a região dos ânus e dos genitais.

As verrugas são mais comuns em crianças, adolescentes e adultos jovens.

É importante saber que uma pessoa com verrugas comuns não transmite o HPV pela via sexual nem corre risco de desenvolver câncer do colo do útero. A infecção fica confinada àquela área da pele. Uma verruga na mão, significa uma infecção pelo HPV restrita à mão.

A verruga comum de pele é um doença benigna, não causa câncer e costuma desaparecer espontaneamente com o tempo. A ocorrência de câncer está geralmente relacionado a alguns poucos subtipos do HPV, à infecções genitais e à presença de imunossupressão.

Já as verrugas genitais, também chamadas de condilomas,  são altamente contagiosas pela via sexual, seja ela oral, vaginal ou anal. A contaminação das mucosas do ânus e dos genitais pelo HPV acarreta em um maior risco de desenvolvimento de câncer no pênis, ânus e colo do útero, principalmente se forem causados pelos subtipos 6, 11, 16, 18, 31 ou 35.

Nem todo subtipo do HPV provoca verrugas e o surgimento do câncer não está ligado a presença destas. Os subtipos HPV-6 e HPV-11, responsáveis por mais de 90% dos casos verrugas genitais, apresentam baixo potencial de transformação em câncer quando comparados aos subtipos HPV-16 e HPV-18, que causam verrugas menos frequentemente, mas apresentam elevado risco de câncer do colo do útero. Entretanto, é muito muito comum que mulheres que apresentam verrugas genitais também tenham lesões pré-malignas no colo uterino.

Vamos, então, falar um especificamente sobre verrugas comuns e verrugas genitais (condilomas).

1. Verrugas comuns

Os HPVs que infectam a pele são normalmente contraídos quando há lesões como cortes e arranhões que permitem a invasão do vírus para dentro do organismo. A transmissão é de pele para pele, mas pode ocorrer também através de objetos como toalhas e roupas. O vírus também pode contaminar outras áreas do corpo do próprio paciente. Pessoas com doenças de pele ou lesões apresentam maior risco de serem contaminadas.

Desde a contaminação com o HPV até o aparecimento da verruga pode haver um intervalo de até 6 meses.

Cada organismo reage a infecção pelo HPV de modo diferente, o que significa nem todo mundo que é contaminado pelo vírus desenvolve verrugas. Quanto mais fraco o sistema imune, maior o risco de tê-las, isso inclui transplantados e pacientes com HIV (leia: SAIBA COMO FUNCIONA O TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS e SINTOMAS DO HIV E AIDS (SIDA)). Na verdade estima-se que até 80% da população venha a ser infectado pelo HPV em algum momento da vida, porém, apenas 5% destes irão desenvolver verrugas.

Verruga HPV

Verruga plantar

As verrugas costumam surgir mais frequentemente nas mãos, nos pés, joelhos, cotovelos e na face, porém, qualquer região do corpo pode ser afetada. A verruga pode ser única ou múltiplas, e apresentar diversos aspectos, variando de tamanho, cor e formato.

Tratamento das verrugas comuns

Um vez que o HPV fica restrito à região da verruga, a maioria dos tratamentos atuais não visam atacar o vírus propriamente, mas sim destruir a região da pele contaminada, tentando ao máximo preservar a parte sadia ao redor.

Antes de se submeter a um tratamento, é importante saber que 2/3 das verrugas se curam espontaneamente em um prazo de dois anos.

Existem várias opções para se tratar as verrugas, algumas mais efetivas, algumas menos dolorosas e algumas mais lentas. O tratamento das verrugas comuns é diferente do das verrugas genitais., apesar de algumas substâncias usadas serem as mesmas.

O uso de nitrogênio líquido é bastante eficaz, porém costuma ser algo doloroso e crianças tendem a não tolerá-lo. O tratamento precisa ser repetido algumas vezes e dura em média 3 meses. Como ele pode causar um clareamento da pele tratada, deve ser bem discutido se o paciente tiver pele escura.

O ácido salicílico é uma opção menos dolorosa e apresenta taxa de sucesso ao redor dos 70%. Outras opções incluem substância à base de cantarina, ácido bicloroacético, tretinoína, 5-fluorouracil ou excisão cirúrgica de lesão.

O Imiquimod  é uma substância que parece agir de modo distinto, estimulando o sistema imune a destruir o HPV.Ele é normalmente usado em associação com uma das opção de tratamento descritas acima

Se você tem uma verruga e deseja retirá-la, procure um dermatologista e discuta as opções mais adequadas para o seu caso.

2. Verruga genital (condiloma)

As verrugas anais e genitais recebem o nome de condiloma acuminado. Popularmente essas verrugas genitais são conhecidas como crista de galo.

O HPV genital é uma doença altamente transmissível pela via sexual, e como já foi explicado, o surgimento da verruga depende do subtipo do HPV infectante.

A infecção genital pelo HPV, com ou sem condiloma, é a doença sexualmente transmissível (DST) mais comum no mundo, sendo mais comum que a gonorreia e a clamídia (leia: GONORREIA | CLAMÍDIA | Sintomas e tratamento), que a sífilis (leia: SÍFILIS | SINTOMAS E TRATAMENTO – MD.Saúde) e o herpes genital (leia: HERPES LABIAL | HERPES GENITAL | Sintomas e tratamento).

Como qualquer DST, o seu principal fator de risco é a prática de sexo sem preservativos, principalmente se for com vários parceiros(as). A camisinha diminui o risco de contágio, mas no caso específico do HPV, a sua eficácia parece ficar em torno de 70%, muito abaixo das de outras DSTs (leia: CAMISINHA | Tudo o que você precisa saber). Mais uma vez é importante lembrar que uma pessoa pode estar infectada pelo HPV mesmo que não possua verrugas visíveis. O parceiro(a) contaminado também pode ou não desenvolver condilomas.

O condiloma acuminado pode demorar até 8 meses para se desenvolver após o contágio pela via sexual. O condiloma anal normalmente ocorre em pessoas que praticam sexo anal, porém, principalmente em mulheres, não necessariamente indica que o paciente teve relação sexual pela via anal.

Nas mulheres as lesões do HPV genital costumam acometer a vulva, colo do útero, vagina, períneo e ânus. A presença de condiloma, em qualquer área da região genital, é um fator de risco para o desenvolvimento do câncer de colo uterino.

Nos homens as lesões do HPV costumam aparecer no pênis, próximo a glande. Outros pontos possíveis são a bolsa escrotal e o ânus, este último principalmente, mas não exclusivamente, após relação homossexual.

A prevalência do condiloma acuminado é maior em pacientes com imunossupressão, principalmente nos portadores de HIV com AIDS (SIDA).

As verrugas genitais costumam ser assintomáticas, causando apenas desconforto estético no caso de condilomas grandes e visíveis. Às vezes, a verruga é tão pequena que o paciente nem se dá conta da sua existência. Em alguns casos, entretanto, podem haver queixas de comichão, dor, queimação, sangramento e, nas mulheres, corrimento vaginal.

As infecções genitais pelo HPV estão relacionadas a um maior risco de câncer anal, peniano, vaginal e de colo do útero.

Tratamento da verruga genital (condiloma acuminado)

Entre as substâncias mais usadas incluem-se o nitrogênio líquido, podofilina, Imiquimod, ácido tricloroacético ou ácido bicloroacético. Nos condilomas grandes, a excisão cirúrgica ou a Laser é muitas vezes necessária.

Vacina contra HPV

A vacina contra o HPV visa a prevenção contra o câncer do colo de útero. Existem 2 vacinas contra o HPV: uma inclui os subtipos 6, 11, 16 e 18, e outra os 45 e 31. Portanto, a vacina inclui os principais, mas não todos os subtipos relacionados ao câncer de colo uterino. Logo, a vacinação não elimina a necessidade do exame preventivo anual já que não elimina em 100% o risco de câncer.

Apesar do objetivo principal ser a prevenção contra o câncer de colo uterino, a presença dos subtipos HSV-6 e HSV-11 na vacina ajuda também na prevenção do condiloma acuminado.

Publicidade
  • Yngrid

    Estou com um caroço na mão, semalhente a uma verruga. e está crescendo e coça também. Não sei o quer isso.
    o que devo fazer ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Procurar um dermatologista para ele ver do que se trata

  • Nelson

    Doutro essa verruga causa esterilidade no homem ou na mulher?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • paulo

    tomar bezetacil cura o codilona as verrugas

  • paulo

    tomar bezetacil cura o codilona as verrugas

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • Guest

    Dr. HPV na area genital tem cura ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Na maioria dos casos cura-se sozinho após 2 anos.

  • de barros

    Dr. HPV na area genital, tem cura ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Na maioria dos casos a cura é espontânea. O problema é que o corpo pode levar alguns anos para conseguir se livrar do vírus.

  • alison

    dr apareceu uma verruga no meu penis… o que devo fazer e tem cura…

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Procure um urologista. Ele tem como eliminá-la.

  • leticia

    Dr. apareceram algumas verrugas no pênis do meu marido, e recentemente algumas do lado da minha vagina,me ajude por favor, o que pode ser e que devo fazer?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode ser condiloma, infecção pelo HPV. Procure o seu ginecologista.

  • thays

    Oi tive algumas verrugas nas partes de cima da minha vagina fui na minha ginecologista ela disse que isso era transmicivel falei para ela que coçava d+ então ela me passou 2remedios um para eu tomar de manha em jejum e outro para passar nas verrugas,e hj não tenho mas ND. Mas gostaria de saber se as verrugas com o tempo volta???

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode voltar.

      • Joana

        Pode voltar, se ele não for eliminado no tratamento por 2 anos não é?

        • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

          Pode.

  • dlsç~ldçs~ld~sç

    Tenho 12 anos , tenho algumas verrugas no meu pênis , más n demonstro nada , dor , febre nenhum sintoma oque eu devo fazer ? e o que eu tenho ?

    • Pedro Pinheiro

      Se você já tem vida sexual ativa, procure um urologista. Se não, procure um dermatologista.

  • http://alanjackvascao@gmail.com alan jackson

    hpv, virus que causa tais verrugas. voce deve procurar um urologista para ele estudar a melhor opçao de eliminar esse problema, seja com farmacos indicados para tais fins ou ate mesmo dependendo da extensao do problema, com remoçoes cirurgicas.

  • yojackfeliz

    Dr.Eu sou que adquiri o vírus através do preventivo, eu sentia coceira na região genital, e com meses apareceu minusculosamente as tais verrugas,foram se expandindo e então procurei uma médica, de imediato ela disse que HPV, após o preventivo ela mandou eu ir na farmácia de manipulação, fazer uma solução juntamente com um gel, desde a 1ªsemana percebi o resultado, o tratamento terminaria com 3 meses, porém dia 31/12/12 acabou a ultima gota da solução, faltando sem exageros unicamento uma minuscula verruga, que ao decorrer de janeiro aos poucos foi crescendo, então fiquei preocupada, ela disse que o virus que eu adquiri não é o que dá cancer,então, pq estão voltando as verrugas, o que eu faço?

  • Roni2013

    Olá, meu nome é Ronilson, sou gay e transei recentemente com uma pessoa sem preservativo e percebi que ele tinha duas pequeninas verrugas na parte de baixo do pênis dele, quase imperceptíveis, mas não consegui entender o que era, porém não fiz completamente sexo, porque ele nem se quer pré-ejaculou, não consegui fazer direito, pois quando ele colocou dentro do meu ânus, não passou um minuto se quer e quando pôs, foi, acho, que só a glande entrou. Aí eu quero saber se isso é HPV? se for, será que eu peguei? se eu tomar a vacina contra o HPV eu posso ainda desenvolver? e qual o tratamento mais eficaz, se eu ainda não desenvolvi? Peço muito sua ajuda e aguardo sua resposta o quanto antes para saber o que eu tenho que fazer.
    Esse é meu e-mail: ronilsonrn@homail.com

  • Roni2013

    Olá, meu nome é Ronilson, sou gay e transei recentemente com uma pessoa sem preservativo e percebi que ele tinha duas pequeninas verrugas na parte de baixo do pênis dele, quase imperceptíveis, mas não consegui entender o que era, porém não fiz completamente sexo, porque ele nem se quer pré-ejaculou, não consegui fazer direito, pois quando ele colocou dentro do meu ânus, não passou um minuto se quer e quando pôs, foi, acho, que só a glande entrou. Aí eu quero saber se isso é HPV? se for, será que eu peguei? se eu tomar a vacina contra o HPV eu posso ainda desenvolver? e qual o tratamento mais eficaz, se eu ainda não desenvolvi? Peço muito sua ajuda e aguardo sua resposta o quanto antes para saber o que eu tenho que fazer.
    Esse é meu e-mail: ronilsonrn@homail.com

  • fernando sousa

    Dr: Muito Prazer me chamo: Fernando Tenho 20 Anos de idade, e a algum tempo eu notei o surgimento de pequenas verrugas , em meu pênis,( Na região da Glande ) são várias verrugas pequenas , não cosam , não doem , não incomodam, porém estou sem saber o que fazer , pode ser alguma doença grave ? estive pesquisando sobre isso na internet, e ouvi muito falar em DsT, dentre outros, Porém não encontrei nem uma solução, moro em uma cidade do Tocantins ( Norte Do Brasil ) onde não tem urologista, gostaria de saber o que vc tem a dizer sobre isso, Estou realmente preocupado com essa situação. deixarei em seguida , meu email, pra receber informações se possível do Sr: ou de alguém que entenda sobre meu casso , e puder me ajudar , me informar como devo fazer , me informar se isso é grave ou não , se devo me preocupar com essas verrugas… em fim estou necessitando da ajuda de vcs , pois sou totalmente leigo nessa área, desde já quero agradecer a todos vcs , e peço que , quem poder me ajudar ou me explicar mais sobre isso , que me ajudem… logo afrente deixo meu email: djnandotoc@hotmail.com

  • Isabella

    Dr . Minha filha tem 12 anos disse que nasceu uma verruga do lado da vagina dela e ela disse que não coça , ela não quer ir em um ginecologista pq tem medo e muita vergonha , como podemos tratar em casa ?

  • Souzacarla

    como e o sintomas dasw crista de galo quale a cor das verugas?

  • Terrabrancam

    O pediatra receitou penvir 125 mg, 1/2 comprimido duas vezes ao dia num total de 10 comprimidos. Minha filha tem 4 anos li na bula que não é recomendavel dar pra crianças, já dei 2 comprimidos em dois dias, ela sentiu na frente e nas costas formando um circulo, será que é efeito deste comprimido? será que tem algum problema de dar esse remedio, sendo que é para adulto? O que ela tem é um virus de epstein barr. Se puderes me responder agradeço muuuito. Obrigada.
    katia

  • Lo

    em min apareceu uns negócio estranhos , parecendo verrugas mais reta , na vagina do lado , será que é isso ? mais não coça nem dói nem nada ‘

  • Emanoelyxavier

    dr tenho 17 anos depois de ter relaçoes com somente um menino durante oito meses nesses meses atraz começou a aparecer e foi aumentando rapito umas verrugas na parte da minha vagina e da desconforto dores de vez enquanto corrimento cheiros horriveis e antes quando vazia relaçoes sangrava e agora estu com medo vergonha e queria me tratar em casa me ajude ea encontra uma soluçao um remedio.!

  • Danilo

    eu fui tomar banho e vi uma verruga na boca do meu penis uma nao muito grande e outra peguena eu to meio assustado … isso que dizer que tenho que tipo de doença ?

  • Najaraluiza19

    Uma pessoa contaminada por esse vírus a mas de oito anos pode ter um câncer já?

  • Najaraluiza19

    D. Pedro conheço uma pessoa que tem esse tipo de verrugas na região anal, ela fez o tratamento mas ela disse que depois de alguns anos ela percebeu que ainda tinha restado uma verruga nesta região e hoje ela me contando que tem vergonha de e ao médico e já se passaram alguns anos mas ou menos uns 8 anos e ai quais são os ricos já que tem esse tempo o que ela deve fazer ?

  • ju

    oi,a sete meses atras transei com um cara sem camisinha,e a um mes começou a aparecer verugas na minha vagina e elas consaooque pode ser,sera que aids da isso?me ajudem estou apavorada com isso!!!

  • Pedro

    Tenho um pequena verruga entre a verilha e os testiculos isso ja uns 8 menes e minha mulher recentemente tem uma na vagina. isso é HPV? ou é uma infecção casual. como devo cuidar disso?
    tem cura? essas veguras vao desaprecer espontaneamente? me da uma resposta porfa.

  • Lsdloirinho

    minha mulher aparcereu algumas verrugas nas partes genitais dele, e ela esta gravida de 8 meses o que devo fazer, ele deve começar o tratamento agora ou não, deve ter o parto cesário, o bebe corre muito risco, se ele poder começar o tratamento agora qual o mais indicado

  • Tha

    Boa noite Dr.
    Primeiramente parabéns pelo site, perfeito! tira muitas dúvidas.
    Ja fui infectada pelo hpv o ano passado onde cauterizei as verrugas genitais, mas agora percebi umas espécies de carne crescidas no canal da vagina, logo no início, poderá ser uma reencidência do hpv? não parece verrugas, mais é uma carne crescida grande qu arde quando tenho relações. ja marquei a ginecologista mais to muito anciosa. poderia me ajudar?

  • nao quero dizer

    eu tenho 16 anos e estou gravida e acho q tou com esse tipo de virus e estou com muito medo de afeta meu filho, eu nunca tive isso mais agora apareceu muitas acho q elas estao aparecendo muito, por causa dos hormonios da gravidez, mais tou bastante preocupada . oque eu faço preciso de ajuda :/

  • jackson

    Doutor,tenho 19 anos,alguns meses atras fui ao DSTAIDS,eu estava com gonorreia meningocócica,me tratei e me curei,só que agora começaram aparecer umas verrugas logo acima do meu penis,entre meus pelos pubianos,e esta aparecendo mais.o sr pode me dizer se isso e uma HPV ??
    Desde já obrigado

  • Desesperado.

    Boa noite.
    Ano passado apareceu uma verruga na axila esquerda, perguntei a minha tia que na epoca estava no último ano de medicina sobre o que poderia ser e a mesma disse que era uma verruga, para não passar a mão pois poderia aparecer em outra parte do corpo.
    Algum tempo depois, apareceu outra verruga na região anal, achei que fosse a mesma da axila.
    No mês de maio, já haviam outras verrugas na região anal, procurei na internet e vi que poderia ser HPV, quando procurei um médico semana passada. O mesmo informou que é Condiloma Acominado mas que estava pouco e no começo, e recomendava quatro sessões de aplicação de podofilina no consultório dele. Tenho UNIMED como plano de saúde, e aplicação de podofilina não está inclusa, sendo assim, o médico me cobrou R$200,00 por sessão.
    Sou universitário, moro em cidade diferente dos meus pais, e os mesmos não sabem dessas verrugas, pois foram provenientes de relação homossexual, logo, não teria como contar a eles e nem mesmo pedir R$800,00 para o tratamento.
    Procurei outro médico, que me disse ser totalmente contra aplicação de podofilina e disse que o correto seria uma cirurgia, porém, pelo Convênio Médico ganharia muito pouco por isso e me deu a opção de fazer de forma particular, cobrando R$2.000,00 a sua parte, fora o resto.
    Se não conseguia pagar R$800,00 reais sozinho, imagine quase R$3.000,00?
    Marquei consulta com um terceiro médico, porém, só em julho, gostaria de saber se há alguma forma de fazer o tratamento em casa, procurei na internet e vi algumas formas como nitrogenio liquido, ou imiquimod, entre outros.
    Preciso fazer o tratamento logo, mas parece que até agora só encontrei médicos mercenários.

    Se houver alguma possibilidade de me indicar algum tratamento.
    Muito obrigado.

  • lili sales de souza

    ola eu tenho 26 anos e aos meus 18 anos descobri k eu tinha o viros do hpv ate hoje tenho depreçao por isso meu estado imunologico e muito baixo e com isso so vivo doente eu tinha uma verruga fis queimagem varias vezes mas nao adiantou entao fiz uma  cirugia e retirei a verruga mas agora depois que eu tive dengue hemorragica faz 8 dias k eu sai do enternamento apareçeu uma verruga no anus primero começou com uma coçeira depois começou a doe e ta doendo nao alguento espirra,tossir,centar,anda de todo gento encomonda sera k e de novo a verruga que venhom me assobra de novo por favor me respoda deste ja obrigado por ler minha historia

  • nayara

    dr. estou com uns Candilomas bem dentro da Vagina nao da nem pra ver so pra sentir. Qual é o melhor tratamento indicado para eliminar esses Candilomas ?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não.

  • Jaine

    eu tenho verrugas a augum tenpo mais ainda nao comsegui tratamento pelo sus…
    mais as minhas verrugas comesarao a deminuir, estao ja sumindo, e elas estavao enormes.
    isso e ruin ou bom? me ajudem por favor.

  • Diiogotk

    Tenho 19 anos, tenho verrugas na mao desde os 16, ja tentei o tratamento com Nitrogenio Liquido ( Points ), com acido salicilico ( CALOTRAT ) mas nao saiu, e elas estao se espalhando por toda a mao, cutículas e ponta dos dedos. Creio que um tratamento local nao seria recomendado pois sao muitas (cerca de 12 ou 13). Há algum medicamento para combater o virus? qual? O que fazer?? Obrigado

  • Anonymous

    Estou com uns caroços na parede vaginal. E ja tive HPV devo me preocupar?

  • Socorro

    sou agente comunitario de saude e gostaria de saber se verrugas ou qualquer outro tipo de dsts e transmitido no sentar ou atraves de toalhas ou do aparelho de barbiar ou coisas assim.obrigado.se voces poder postar algo mais sobre dst pra ficaria agradecida.

  • Dfdfd

    Um verruga plantar curada pode passar para outra pessoa? É possivel passar verruga plantar por contato sexual com camisinha? 

  • Dfdfd

    Um verruga plantar curada pode passar para outra pessoa? É possivel passar verruga plantar por contato sexual com camisinha? 

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • Anonymous

    Nas verrugas comuns a transmissão pode ocorrer através de objetos como toalhas e roupas. Na verruga genital isso tambem pode acontecer ou o contagio é somente atraves de pratica sexual?

  • jackson

    Doutor,tenho 19 anos,alguns meses atras fui ao DSTAIDS,eu estava com gonorreia meningocócica,me tratei e me curei,só que agora começaram aparecer umas verrugas logo acima do meu penis,entre meus pelos pubianos,e esta aparecendo mais.o sr pode me dizer se isso e uma HPV ??
    Desde já obrigado

  • Corretorspahy

    tenho 47 anos e tive uma verruga  vermelha e mole  na barriga, o
    medico vez uma pequena cirurgia e tirou -a  ,agora apareceu uma outra na nádega  e esta crescendo ,o que pode ser ? 

  • Dyonathanluiz

    tenho 22 anos e a 1 mes apareceram pequenas verrugas na regiao abdominal, abaixo do umbigo e elas coçam muito. estou preocupado o que pode ser? aguardo resposta…
     

  • Jairo50cent2011

    Estou com uma verruga no prepucio , sera que estou com hpv?

  • Diiogotk

    Tenho 19 anos, tenho verrugas na mao desde os 16, ja tentei o tratamento com Nitrogenio Liquido ( Points ), com acido salicilico ( CALOTRAT ) mas nao saiu, e elas estao se espalhando por toda a mao, cutículas e ponta dos dedos. Creio que um tratamento local nao seria recomendado pois sao muitas (cerca de 12 ou 13). Há algum medicamento para combater o virus? qual? O que fazer?? Obrigado

  • Anonymous

    tenho uma verruga bem na coxa perto da vagina e ela esta crescendo.posso usar um medicamento q elimine ela por conta propria?
    me ajude?

  • Telma teodoro

    tenho 33 anos nuca tinha feito preventivo nem papanicolau as unas 3 anos atraz comecei a sentir fortes dores no utero e mesmo assim nunca procurei um ginecologista a 1 ano mais ou menos comecei a ter sangramento fora da mestruação e apos ter relação fui ao um ginecologista e descobri q estou com uma leasão muito grande no colo do utero e com hpv meu utero esta quase todo comprometido e tenho muitas verrugas na vulva tom com muito medo acho q vo ter q tirar o utero  a ginecologista me pediu mais exames como ultrason  do utero  sera q posso esta com cancer me ajudem preciso de uma resposta urgente meu e_mail telmateodoro_46@hotmail.com

  • nao quero dizer

    eu tenho 16 anos e estou gravida e acho q tou com esse tipo de virus e estou com muito medo de afeta meu filho, eu nunca tive isso mais agora apareceu muitas acho q elas estao aparecendo muito, por causa dos hormonios da gravidez, mais tou bastante preocupada . oque eu faço preciso de ajuda :/

  • Maryanne

    Estou mto preocupada apareceu a algum tempo uma pequena veruga no labio da vagina,fui ao ginecologista questionei fiz o papanicolau e exames e disse q estava normal.agora depois de mais d 8 meses surgiu uma na entrada da vulva e no bumbum carocos que inflarao e parecia furunco mas n era.to c mto medo tenho diu há mais de 3 anos e fui ao ginecologista tem pouco tempo o diu pode causar cancer?sei q devo ir urgente no ginecologista mas este mes n vai dar só no mes q vem,há algo q eu possa fazer ate lá? Desde já agradeço.mary

  • Anonymous

    Fiz o papanicolau e nao foi constatada nenhuma alteracao nos exames, porem haviam duas verrugas na minha genitalia pode ser hpv? Obs:as verrugas sumiram.

  • patricia

    gostaria de saber se sifilis da algum tipo de caroço nos testiculos

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Pode ser. Procure um médico.

  • Wagpassarodefogo

    Recentemente apareceram quatro verrugas:uma pequena,q não desenvolveu bem próxima ao meu anos e três q também eram pequenas,mas q agora estão crescendo rapidamente no períneo. Será q stou com condiloma acuminado? Estou muito preocupada.

    • Enfermeira

      Em mim começou do mesmo jeito.. fui a um ginecologista e ele disse que poderia ser uma infecção pela depilação.. relaxeei.. só que as verrugas persistiam, aumentavam de tamanho e estavam  se alastrando pela vulva.. mudei de ginecologista.. fiz uma vulvoscopia que constatou a presença de lesões por HPV e ainda uma BIOPSIA que foi a peça chave para a descoberta… quando voltei para fazer o tratamento as verrugas tinham desaparecido então nem precisei… é assim dependendo do tipo do HPV as verrugas regridem espontaneamente !
      Mas sempre é bom tratar logo no início, percebendo alguma anormalidade, corra pra um serviço de saúde e desconfie do veredicto de um único médico, procure outros !!

  • Lucas Silva

    estou com 4 verrugas no saco posso arrancar

  • Tha

    Dr.  na sua opinião,qual o melhor tratamento para eliminar as verrugas internas do HPV? e como é feito?

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Procure um proctologista. Pode ser hemorroida.

  • suelem

    Apareceram umas pequenas verrugas bem proximo ao meu anus e isso esta me tirando o sono,estou muito preocupada.
    Só que estava vendo as imagens da crista de galo e ñ se parece,o que eu faço? Estou preocupada…

  • neide sepulveda leite

    tenho 12 anos e estou com umas verrugas do lado de dentro das coxas; apareceram tem pouco tempo. Será que devo me peocupar agora com elas.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Sim, desaparecem com o tempo. Quando eu era criança, tinha um amigo que também era cheio de verrugas. Na adolescência já tinha sumido tudo.

  • Alessandramc29

    bom dia!
    gostaria de saber se realmente as verrugas desaparecem?porque a minha filha tem 9anos e ela já tem 16 verrugas.um pouco em cada lugar no joelho,nas voltas das cuticulas, embaixo dos pes e dos dedos do mesmo e agora está saindo no labio inferior da boca.

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim, desaparecem com o tempo. Quando eu era criança, tinha um amigo que também era cheio de verrugas. Na adolescência já tinha sumido tudo.

      • Diiogotk

        Tenho 19 anos, tenho verrugas na mao desde os 16, ja tentei o tratamento com Nitrogenio Liquido ( Points ), com acido salicilico ( CALOTRAT ) mas nao saiu, e elas estao se espalhando por toda a mao, cutículas e ponta dos dedos. Creio que um tratamento local nao seria recomendado pois sao muitas (cerca de 12 ou 13). Há algum medicamento para combater o virus? qual? O que fazer?? Obrigado

        • AManda

          Oii DR me chamo amanda e notei que apareceu umas verrugas na região da minha vagina e coça muito será que é verrugas genitais?
          se for qual remédio posso comprar para tratar?

        • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

          Você tem que ir ao ginecologista para ele ver o que se trata. Não tem nada que procurar diagnóstico pela Internet e se automedicar.

  • foda

    passa a parte interna da casca da banana por 15 dias que elas sumirao