Artigo atualizado em 23/07/2013
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

BOTOX | Aplicações e complicações

Publicidade

O famoso Botox® é a marca comercial e farmacêutica da toxina botulínica A, uma proteína tóxica originalmente produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Esta toxina é um veneno poderoso, sendo a mesma que causa o botulismo, uma grave intoxicação alimentar.

Para ler sobre a doença botulismo: BOTULISMO | Causas e Sintomas.

A toxina botulínica é uma neurotoxina que impede a contração dos músculos, levando à paralisia dos mesmos. A intoxicação pela toxina botulínica é uma emergência médica, pois pode causar a paralisação dos músculos respiratórios, levando o paciente ao óbito por insuficiência respiratória. Esta neurotoxina é um dos venenos mais poderoso que se tem conhecimento; se aspirada, basta 1 micrograma para levar uma pessoa ao óbito por paralisia difusa dos músculos do corpo.

Botox para uso terapêutico

Reconhecida inicialmente como um temido veneno, após o entendimento do seu mecanismo de ação, a toxina botulínica passou a ser usada na medicina para pacientes cuja a paralisação controlada de alguns músculos se mostrava benéfica. Porém, para ser administrada de modo seguro, era preciso primeiro isolar e purificar a toxina para que esta pudesse ser sintetizada. Surgiu então o Botox®, a forma farmacêutica da toxina botulínica A. Botox® é a marca mais famosa no mercado, existindo ainda a Myobloc®, Dysport® e a Prosigne®.

Apesar de ser muito famoso o seu uso cosmético, com aplicações do Botox no rosto para tratar rugas, esta droga inicialmente foi usada para o tratamentos de doenças. Como seu tempo de ação é longo, podendo paralisar músculos por até 6 meses, a inoculação controlada através de uma pequena injeção com quantidades mínimas da toxina se tornou uma boa opção no tratamento de doenças neurológicas/musculares. Entre as principais indicações para o uso terapêutico do Botox estão:

Pontos de aplicação do Botox no blefarospasmo

Pontos de aplicação do Botox no blefarospasmo

1) Blefarospasmo: uma doença neuromuscular que causa contração involuntária dos músculos ao redor dos olhos, fazendo com que o paciente pisque de modo involuntário e vigoroso.

A aplicação de Botox na musculatura ao redor dos olhos paralisa estes músculos, impedindo estas contrações indesejadas por até 4 meses, época em que é necessária nova administração da droga.

2) Estrabismo: é o grupo de doenças onde os olhos não ficam paralelos, o popular “olho vesgo”, que ocorre por assimetria na contração dos músculos oculares. A aplicação de Botox ajuda a diminuir a força muscular de um dos olhos, conseguindo alinhar os globos oculares.

Para saber mais sobre o uso do Botox na oftalmologia, leia: Botox – Uso na Oftalmologia

3) Distonia cervical: é uma doença muito dolorosa onde os músculos do pescoço se contraem involuntariamente, causando movimentos abruptos da cabeça para os lados, para frente e para trás.

A aplicação de Botox nestes músculos do pescoço, 3x a 4x por ano, é o tratamento mais indicado

4) Hiperidrose: o excesso de suor, que costuma acometer axilas, palmas das mãos e plantas dos pés, também pode ser tratado com aplicações de Botox, neste caso não para paralisar algum músculo, mas sim para inibir o funcionamento das glândulas sudoríparas.

A aplicação de Botox nas axilas para hiperidrose axilar costuma ter melhores resultados que na hiperidrose palmar e plantar, onde a injeção da toxina, além de ser muito dolorosa, pode causar fraqueza muscular nas mãos e nos pés.

Para saber mais sobre hiperidrose, leia: HIPERIDROSE | Suor em excesso

5) Enxaqueca: o Botox para o tratamento da enxaqueca foi aprovado recentemente pelo FDA americano. A aplicação da toxina nos músculos da face e do pescoço, a médio prazo, diminui a incidência da enxaqueca, parecendo ser uma ótima opção para aqueles pacientes com dores de cabeça frequentes.

6) Fissura anal: um dos mecanismos que perpetua a fissura anal é o espasmo do esfincter do ânus, que acaba por esgarçar a fissura e dificultar a evacuação. O uso de Botox ajuda a relaxar esta musculatura, facilitando o processo de cicatrização.

Para saber mais sobre fissura anal, leia: FISSURA ANAL | Tratamento e sintomas.

Uso cosmético do Botox

Desde o ano 2000 o Botox foi aprovado no Brasil para o uso estético no tratamento das rugas de expressão. É importante salientar que o Botox só funciona para aquelas rugas que surgem quando usamos os músculos faciais. Rugas causadas por excesso de sol e fumo não são corrigidas pelo Botox.

É preciso muito cuidado e técnica na aplicação do Botox em algumas regiões da face, principalmente ao redor da boca para que não cause paralisia nos músculos responsáveis pela fala e mastigação. Se o médico não for treinado, podem surgir assimetrias no rosto, devido a uma maior paralisia de um lado da face.

Botox antesBotox antes e depois

As fotos acima mostram que, após a aplicação do Botox, houve o desaparecimento das rugas que surgiam ao franzir a testa. O objetivo do Botox cosmético é diminuir a força muscular sem causar paralisia total do mesmo, impedindo assim, complicações como queda da pálpebra e perda da expressão facial.

O uso do Botox cosmético costuma ter efeito máximo nas 2 primeiras semanas, sendo necessária nova aplicação acada 3-4 meses.

Contraindicações ao uso do Botox

As contraindicações à aplicação do Botox incluem reação alérgica após exposição prévia, gravidez, amamentação, aplicação em locais inflamados ou infectados.

Interação medicamentosa com Botox

Os seguintes medicamentos podem exacerbar os efeitos do Botox, não sendo indicado o seu uso concomitante: antibióticos da classe aminoglicosídeo (amicacina, gentamicina, neomicina…), quinina, penicilamina(não confundir com penicilina), e anti-hipertensivos do grupo bloqueadores do canal de cálcio (nifedipina, amlodipina, verapamil, diltiazem…)

Complicações do Botox

A aplicação do Botox é um procedimento médico e deve ser sempre feito em ambiente médico. Lembre-se que estamos lidando com um veneno poderosíssimo que pode levar à morte se usado de forma irresponsável.

Entre as complicações mais comuns do Botox estão:

- Dor e hematomas no local da aplicação
- Alergias
- Vermelhidão local
- Náuseas
- Dor de cabeça

Em alguns casos os efeitos do Botox acabam sendo maiores que o desejado, causando paralisia do músculo. Isso pode acarretar em queda das pálpebras e/ou ausência de expressão facial quando aplicada na fronte; alterações na fala e na mastigação quando aplicadas próximo aos lábios; dificuldade para engolir e fraqueza para levantar a cabeça quando aplicada no pescoço.

Se aplicada de modo correto e por profissionais treinados, o risco da toxina se espalhar pelo corpo é irrisório. Nos raros casos de intoxicação sistêmica, o quadro clínico é semelhante ao botulismo.

Perda do efeito do Botox

O Botox é uma toxina e como consequência, toda vez que é aplicada, provoca uma resposta imunológica do organismo contra esse corpo estranho danoso. Após aplicações repetidas, o nosso organismo é capaz de criar anticorpos conta a toxina botulínica, fazendo com o seu efeito seja neutralizado rapidamente.

Publicidade
  • Rafaela

    O botox é hoje meu melhor amigo

  • Anonymous

    Estava à procura de informações sobre complicações do botox e achei tudo o que precisa va aqui. Agora me sinto mais informada para decidir sobre a aplicação do botox.
    Sara

  • Priscila

    Olá dr, a aplicação de Botox interage com a pilula anticoncepcional?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Priscila
    Não, botox não interfere com anticoncepcionais.

  • Anonymous

    estou quase decidida aplicar na testa (rugas de expressão) tem algum problema? Noemi

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Noemi
    À princípio não há problemas em usar botox na testa

  • Ivan Izzo

    Apliquei botox na testa e na para atenuar as ruguinhas ao redor dos olhos. E estou tendo dor de cabeça diariamente. É normal?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Ivan Izzo
    Dor de cabeça é um efeito colateral que ocorre em até 10% dos pacientes que aplicam botox na testa ou na glabela (espaço entre as sobrancelhas). Entre em contato com seu médico para ele te orientar a controlar a dor.

  • claudia

    gostaria de saber se qualquer area da medicina ou seja qualquer especialidade medica capacitado pode aplicar a substancia( botox), ou tem que ser dermatologista?

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Teoricamente qualquer médico pode aplicar o Botox, uma vez que tenha treinamento para tal. Porém, o mais seguro mesmo é fazer com dermatologista.

  • Anonymous

    Boa tarde Dr. Pedro fiz aplicação de botox a dois dias meu rosto esta inchado, olhos e testa, tive febre e o local das aplicações estão doloridos e com caroço, o médico receitou anti alergicos e disse que voltarei ao normal.. Estou com muito medo e minha aparência esta pessima. Me oriente por favor DR.

  • Giovani Borga

    Dr. fiz aplicação fazem três semanas na região da glabela, olhos e nariz. Tenho sentido dores de cabeça desde então. Esses dias procurei uma massagista e depois de massagear o pescoço surgiram 2 “bolinhas na testa” é normal?

  • Costasantos64

    Boa noite Dr. Pedro eu gostaria de saber mais a respeito do botox usado no tratamento de atrose

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não tenho conhecimento. Vou procurar me informar e depois atualizo o texto.

  • Anonymous

    enjoo e um efeito colateral do botox?? ele pode aparecer 7 dias depois e durara qto tempo?? a aplicação de meia ampola botox pode causar o botulismo?

  • Lume

    Boa noite doutor, a segunda vez que apliquei o botóx no rosto, após uns 15 dias, começaram os primeiros sintomas de linfonodomegalia por todo o corpo, perda de peso, muito cansaço, tudo isso durou 10 meses. Inúmeros exames laboratoriais depois e  nada encontrado, melhorei naturalmente. Minha pergunta é, tudo isso pode ter sido em decorrência do uso da toxina butolínica?  

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Possível até é, mas não é uma reação adversa descrita.

  • Rafaellagibson

    Parabens pelo seu trabalho, dedicacao e grau de inteligencia!!!!!! Precisamos de um medico assim aqui no Japao!!!!! Obrigada!!!

  • Milson

    Doutor aplicamos Botox em nossa filha de 3 anos para melhorar espasmos muculares, so que teva uma reacao adversa do tipo: Queda Palpebra, dificultada alimentar e prisao de ventre. Com quanto tempo passa esse efeito negativo?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode demorar semanas.

      • Milson

        Muito Obrigado, podemo fazer alguma coisa para diminuir os sintomas? Ou somente esperar?

        • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

          Não há muito o que fazer, além de esperar.

  • Draamandawolff

    Vc ja aplicou na lingua, para conter movimentos apos uma AVC?

  • Adriana

    Olá Dr eu tive uma paralisia a 8 anos e fiquei com algumas sequelas e vi que a aplicação de Botox corrige essa pequena deformidade o que o sr me diz?

  • Monique

    Fiz uso do botox na região da testa e ao redor dos olhos. Após 7 a 10 dias tenho notado que ao redor dos meus olhos (pálpebras e sombrancelhas) começou a apresentar um certo inchaço, como se eu tivesse dormido por horas e horas. É possível ser decorrente do botox ou é só impressão mesmo? Obrigada.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Acho que você deveria voltar no médico que lhe aplicou o botox para que ele possa ver o que se passa.

  • Mariana

    Boa noite,

    Eu sofro de hiperhidrose e sei que existe um tratamento com aplicaçºoes de botox,onde são realizados em varios centros de estetica,mas queria realizar com médico especializados,pode-me dar alguma infirmação?obrigada

  • claudia Souza

    ola! Dr. Pedro Pinheiro
    minha mae teve um segundo AVC isquemico e sente muitas dores no corpo
    ela mora em Cachoeiras de Macacu no estado do Rio de Janeiro
    onde ela pode fazer o tratamento com a toxina botulínica?
    e quanto custa?
    obrigada!

  • Maryluiz1

    Doutor Pedro, gostei muito do artigo sobre neurite, labirintite. E sobre o link dentro deste artigo sobre paralisia facial. Mas gostaria muito que houvesse um artigo descrevendo mais sobre paralisia facial bilateral. Pois não foi abordado esse tema. Tive todos os sintomas de uma neurite, sendo que evoluiu para uma paralisia facial bilateral. Isso em maio deste ano 2012. Ainda estou em tratamento, mas nada sei sobre o que houve. Apenas sei que foi uma paralisia periferica e que não é comum ser bilateral. Gostaria muito de estudar sobre o assunto,mas só consigo estudar as paralisias comuns ou seja de um lado do rosto. Mas sobre a paralisia facial bilateral, não consigo nenhum artigo.
    Sei de sua capacidade e sei que seria de grande ajuda, para mim e para outras pessoas que possam estar passando pelo mesmo problema.

  • fernanda santos franca

    Olá Dr. Pedro
    Me chamo Fernanda e gostaria de saber se há a possibilidade de baixar a sombrancelhas. É o seguinte: no ultimo dia 12/12 realizei pela primeira vez uma aplicaçã ode botox e o meu olho esquerdo ficou maior que o outro, e quando ficou exposta ao sol não consigo fechar os olhos (contraí-los) a sensação que tenho é que foi aplicado mais neste olho do que no outro. Ele aplicou abaixo do olho, no canto (pé de galinha) e sobre a sombrancelha. Ontem voltei a clinica e o medico disse que eu teria que dar uma baixadinha no olho que ficou alto aplicando um pouco sobre olho. Só que sinto que abaixo do ficou como se estivesse com peso. Minha dúvida é a seguinte: o que fazer para corrigir, tentar baixar o olho que ficou maior ou aplicar no outro olho para que fique como este. O problema é que estou ficando com dor de cabeça por causa deste olho, pois não consigo contraí-lo.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não tem muito o que fazer além de esperar passar o efeito.

  • Susana Mena

    Olá Dr. Pedro
    pode usar sibutramina após aplicação do botox?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O fabricante não refere nenhuma interação entre ambas as drogas.

  • Eliani

    ola , foi a clinica aplicar BOTOX na qual ja usei 4 vezes 2012 -2011- 2010- 2009 nao tive nenhuma reacao alergica foi esse ano em outra consutorio me aplicaram DYSPORT case morre entortou meu rosto nao consigo falar nao consigo beber nem comer nao respiro bem mandaram que eu espere 3 ou 4 semanas mas sinto que estou morrendo . O que devo fazer .

    • Pedro Pinheiro

      Tem mesmo que esperar passar o efeito e nunca mais ir nesta clínica. Não há antídoto.

  • Patricia

    Olá dr,boa tarde!Fiz a primeira aplicaçao de botox há 2 meses,sendo que a medica aplicou nas palpebras inferiores eu fiquei com bolsas embaixo dos olhos e nao consigo contrair de um lado e a testa mexe mais de um lado causando assimetria entre as sobrancelhas.Tem algum risco de eu nao voltar ao normal?Por favor me responda!

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Quando o efeito passar, tudo volta ao normal.

    • Patricia

      Obrigada por me responder,vc disse que quando o efeito passar tudo volta ao normal mas ja fazem tres meses e eu nao tive nenhuma melhora.Tem algum risco de nao passar o efeito?

      • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

        O efeito vai passar.

  • rodrigo rodrigues

    Sou portador da distonia cervical tenho movimentos involuntários do pescoço e cabeça. vou fazer uso do botox na região do pescoço para evitar esses movimentos. Esse botox é o mesmo usado para fins estéticos . posso ter algum aproveitamento nas rugas que tenho na face ??

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      É o mesmo botox, mas aplicado de forma diferente.

  • rodrigo rodrigues

    Estou procurado um neurologista especialista em distonia.. na capital mineira Belo Horizonte
    Já ouvi fala do Dr.Sérgio Gonçalves De Oliveira .Alguém o conhece ? Indicações por favor ? obrigado.