Botox: uso cosmético e terapêutico

Dr. Pedro Pinheiro

comment 56 Comentários


O que é o Botox?

O Botox® é a marca comercial e farmacêutica mais famosa da neurotoxina botulínica A, uma proteína tóxica originalmente produzida pela bactéria Clostridium botulinum.

Essa toxina é um veneno poderoso, sendo a mesma que causa o botulismo, uma grave intoxicação alimentar.

A toxina botulínica é uma neurotoxina que impede a contração dos músculos, levando à paralisia dos mesmos. A intoxicação pela toxina botulínica é uma emergência médica, pois pode causar a paralisação dos músculos respiratórios, levando o paciente ao óbito por insuficiência respiratória.

Essa neurotoxina é um dos venenos mais poderoso que se tem conhecimento; se aspirada, basta 1 micrograma para levar uma pessoa ao óbito por paralisia difusa dos músculos do corpo.

Tipos

A neurotoxina botulínica está disponível em dois sorotipos A (BoNT-A) e B (BoNT-B). Algumas preparações disponíveis no mercado são:

  • OnabotulinumtoxinA (Botox®).
  • AbobotulinumtoxinA (Dysport®).
  • IncobotulinumtoxinA (Xeomin®).
  • RimabotulinumtoxinaB (Myobloc®).

Existem diferenças farmacológicas entre essas preparações, incluindo diferentes potências e duração da ação. Sendo assim, as doses, as indicações e o tempo de tratamento podem ser distintos.

Outras marcas semelhantes ao Botox são a Botulift® (produção coreana) e Prosigne® (produção chinesa).

Uso terapêutico

Reconhecida inicialmente como um temido veneno, após o entendimento do seu mecanismo de ação, a toxina botulínica passou a ser usada na medicina para pacientes cuja paralisação controlada de alguns músculos se mostrava benéfica.

Porém, para ser administrada de modo seguro, era preciso primeiro isolar e purificar a toxina para que esta pudesse ser sintetizada. Surgiu então o Botox®, a forma farmacêutica da toxina botulínica, que é a marca mais antiga e famosa no mercado.

Apesar de ser muito famoso o seu uso cosmético, com aplicações do Botox no rosto para tratar rugas, esta droga inicialmente foi usada para o tratamentos de doenças. Como seu tempo de ação é longo, podendo paralisar músculos por até 6 meses, a inoculação controlada através de uma pequena injeção com quantidades mínimas da toxina se tornou uma boa opção no tratamento de doenças neurológicas/musculares.

Entre as principais indicações para o uso terapêutico da toxina botulínica estão:

Blefarospasmo

O blefarospasmo é uma doença neuromuscular que causa contração involuntária dos músculos ao redor dos olhos, fazendo com que o paciente pisque de modo involuntário e vigoroso.

A aplicação de toxina botulínica na musculatura ao redor dos olhos paralisa estes músculos, impedindo estas contrações indesejadas por até 4 meses, época em que é necessária nova administração da droga.

Estrabismo

Estrabismo é o grupo de doenças nas quais os olhos não ficam paralelos. Conhecida popularmente como “olho vesgo”, a condição ocorre por assimetria na contração dos músculos oculares.

A aplicação de Botox ajuda a diminuir a força muscular de um dos olhos, permitindo os alinhamento dos globos oculares.

Distonia cervical

A distonia cervical é uma doença muito dolorosa na qual os músculos do pescoço se contraem involuntariamente, causando movimentos abruptos da cabeça para os lados, para frente e para trás.

A aplicação de toxina botulínica nesses músculos do pescoço, 3 a 4 vezes por ano, é o tratamento mais indicado.

Hiperidrose

Hiperidrose é o nome que damos ao excesso de suor, que costuma acometer axilas, palmas das mãos e plantas dos pés.

Essa condição também pode ser tratada com aplicações de toxina botulínica, nesse caso não para paralisar algum músculo, mas sim para inibir o funcionamento das glândulas sudoríparas.

A aplicação de Botox nas axilas para hiperidrose axilar costuma ter melhores resultados que na hiperidrose palmar e plantar, onde a injeção da toxina, além de ser muito dolorosa, pode causar fraqueza muscular nas mãos e nos pés.

Para saber mais sobre hiperidrose, leia: HIPERIDROSE – Suor em excesso.

Enxaqueca

A toxina botulínica para o tratamento da enxaqueca foi aprovado recentemente pelo FDA americano. A aplicação da toxina nos músculos da face e do pescoço, a médio prazo, diminui a incidência da enxaqueca, parecendo ser uma ótima opção para aqueles pacientes com dores de cabeça frequentes.

Para saber mais sobre a enxaqueca, leia: PRINCIPAIS CAUSAS DE DOR DE CABEÇA.

Fissura anal

Um dos mecanismos que perpetua a fissura anal é o espasmo do esfincter do ânus, que acaba por esgarçar a fissura e dificultar a evacuação. O uso de toxina botulínica ajuda a relaxar esta musculatura, facilitando o processo de cicatrização.

Para saber mais sobre fissura anal, leia: FISSURA ANAL | Tratamento e sintomas.

Bexiga hiperativa

A bexiga hiperativa é um problema que surge por mau funcionamento da musculatura da bexiga, que não relaxa adequadamente. A falta de relaxamento faz com que a pressão interna da bexiga aumente mesmo com pequenos volumes de urina no seu interior, o que resulta em vontade de urinar com frequência muito maior do que o normal.

A injeção de toxina botulínica na musculatura da bexiga é umas das form as de trata,mento mais utilizadas.

Para mais informações sobre a bexiga hiperativa: Bexiga hiperativa – causas, sintomas e tratamento.

Uso cosmético

Desde o ano 2000, o Botox foi aprovado no Brasil para o uso estético no tratamento das rugas de expressão. É importante salientar que a toxina botulínica só funciona para aquelas rugas que surgem quando usamos os músculos faciais. Rugas causadas por excesso de sol e fumo não são corrigidas pelo Botox.

É preciso muito cuidado e técnica na aplicação em algumas regiões da face, principalmente ao redor da boca, para que não ocorra uma paralisia nos músculos responsáveis pela fala e pela mastigação. Se o médico não for treinado, podem surgir assimetrias no rosto devido a uma maior paralisia de um lado da face.

As fotos abaixo mostram que após a aplicação do Botox houve o desaparecimento das rugas que surgiam ao franzir a testa. O objetivo cosmético é diminuir a força muscular sem causar paralisia total do mesmo, impedindo assim, complicações como queda da pálpebra e perda da expressão facial.

O uso da toxina botulínica cosmética costuma ter efeito máximo nas 2 primeiras semanas, sendo necessária nova aplicação a cada 3 ou 4 meses.

Botox antes e depois
Toxina botulínica na face

Botox capilar

Apesar do nome, o botox para cabelos não é realmente botox, pois não contém na sua fórmula a toxina botulínica, que é a sua substância ativa. O nome é apenas uma analogia à forma como o produto funciona. Assim como o Botox atua relaxando os músculos e alisando a pele, o “Botox capilar” atua preenchendo as fibras individuais do cabelo para ajudar a dar-lhe plenitude e torná-lo mais liso.

O “Botox capilar” é, na verdade, um tratamento de condicionamento profundo que reveste as fibras capilares com um preenchimento, como a queratina. O tratamento preenche todas as áreas quebradas ou finas em cada fio de cabelo para fazê-lo parecer mais cheio e brilhante.

Contraindicações

As contraindicações à aplicação da toxina botulínica incluem reação alérgica após exposição prévia, gravidez, amamentação e aplicação em locais inflamados ou infectados.

Interações medicamentosas

Os seguintes medicamentos podem exacerbar os efeitos da toxina botulínica, não sendo indicado o seu uso concomitante:

  • Antibióticos da classe aminoglicosídeo (amicacina, gentamicina, neomicina…).
  • Quinina.
  • Penicilamina (não confundir com penicilina).
  • Anti-hipertensivos do grupo bloqueadores do canal de cálcio (nifedipina, amlodipina, verapamil, diltiazem…).

Complicações

A aplicação da toxina botulínica é um procedimento médico e deve ser sempre feito em ambiente médico. Lembre-se que estamos lidando com um veneno poderosíssimo que pode levar à morte se usado de forma irresponsável.

Entre as complicações mais comuns do Botox estão:

  • Dor e hematomas no local da aplicação
  • Alergias
  • Vermelhidão local
  • Náuseas
  • Dor de cabeça

Em alguns casos os efeitos do Botox acabam sendo maiores que o desejado, causando paralisia do músculo. Isso pode acarretar em queda das pálpebras e/ou ausência de expressão facial quando aplicada na fronte; alterações na fala e na mastigação quando aplicadas próximo aos lábios; dificuldade para engolir e fraqueza para levantar a cabeça quando aplicada no pescoço.

Se aplicada de modo correto e por profissionais treinados, o risco da toxina se espalhar pelo corpo é irrisório. Nos raros casos de intoxicação sistêmica, o quadro clínico é semelhante ao botulismo.

Perda de eficácia

O Botox e as outras marcas semelhantes são compostas por toxinas e, como consequência, toda vez que é aplicada, provoca uma resposta imunológica do organismo contra esse corpo estranho danoso. Após aplicações repetidas, o nosso organismo é capaz de criar anticorpos conta a toxina botulínica, fazendo com que o seu efeito seja neutralizado rapidamente.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


56 respostas para “Botox: uso cosmético e terapêutico”

  1. Ebe

    No texto acima, falou em betabloqueadores de cálcio, a losartana é da classe dos betabloqueadores?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não.

  2. Marcia

    Dr. Estou tomando antibiótico, posso fazer uso do botox?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Em princípio, não é contraindicado.

  3. danubia

    DR. Tem um valor certo para aplicar o botox nas axilas

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Em todos os locais tem uma quantidade indicada.

  4. tania

    Olá Dr apliquei botox rescentemente e minha palpebra ,caiu o que pode ter acontecido?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Isso é uma complicação muito comum. O Botox atingiu o músculo que controla as pálpebras, por isso elas ficaram sem força. Agora é esperar o fim da ação do medicamento, o que pode durar várias semanas.

  5. Juliana Martins

    Olá Dr. sou transplantada renal, e gostaria de saber se há algum problema do uso de botox na testa? Como sou imunodeprimida tenho medo q possa infeccionar.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A princípio não há contra-indicação, mas você não deve fazer nada sem a autorização do seu nefrologista.

  6. Marcelo A. Gasparoto

    Olá, Minha esposa sofre com dores na planta dos pés, ouviu falar que essas dores podem ser aliviadas utilizando o Botox. o Dr. tem conhecimento disto e pode indicar onde procurar.
    Obrigado

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Tem que saber exatamente a causa das dores antes de se pensar em qualquer tratamento. Se for uma fascite plantar, o Botox é atualmente um tratamento ainda experimental, mas que parece ter bons resultados.

  7. Roseane

    Dr fiz botox a sete dias 16/12/2014), e a médica aplicou a baixo dos olhos, notei que eu fiquei com bolsas, bochecha estilo fofão e sorriso coringa, horrível, o que posso fazer? Não gostei nada do resultado

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Infelizmente tem que esperar o efeito da droga passar. Costuma demorar uns 3 meses, mas se a dose foi baixa, pode melhorar antes.

    2. selmada silva pereira

      tive uma paralisia facial a ano e cinco meses. Um lado do me rosto o nervo ficou sem frça. Gostaria de saber se posso faser bodox, para levantar minha boca.

      1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
        Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

        O botox vai piorar a situação, pois ele causa paralisia do músculo.

  8. Patricia

    Boa tarde dr!Gostaria de saber se o botox tem risco,mesmo que minimo ,de atrofiar a musculatura onde foi injetado ou se é realmente 100% reversível.Obrigada!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      É reversível. Pode demorar meses, mas é reversível.

      1. Patricia

        Dr fiz uma aplicação de botox pela primeira vez e fiquei com assimetria facial pegou mais em um lado que o outro e o pior é que já vai fazer 11 meses e não passou o efeito,estou apavorada não sei oque fazer .Qual especialidade medica devo proucurar,seria o caso de um neurologista?Por favor me de uma orientação!

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Sim, neurologista.

  9. Patricia

    Dr. Estou desesperada. Fui na dermatologista aplicar botox e ela aplicou tbm em baixo dos meus olhos. Resultado horrível. Fiquei com bolsas quando eu sorrio. Vou voltar ao normal ???? O botox abaixo dos olhos tem duração menor que 6 meses. A dermatologista está tentando amenizar utilizando uma procedimento para flacidez nos olhos mas não está adiantando. O que vc acha???? Me ajude!!!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Depois que o efeito do remédio passar, a tendência é voltar ao normal. Tem é que ter paciência, já que não existe antídoto.

  10. Luana

    Olá Dr. apliquei o botox na boca há um mês, e senti grande paralisia na boca… Existe algum tipo de massagem ou algo que faça amenizar essa paralisia?
    Obrigada

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não, tem mesmo que esperar passar o efeito.

  11. Antonio Reis

    Boa tarde Dr. Pedro!
    Pergunto: O Botox tem aplicação contra reflúxo exovágico! E, é melhor que a fundoplicatura de Níssen?
    Obrigado!.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não conheço essa indicação do Botox. Você tem alguma referência de estudo sobre o assunto?

  12. Patricia

    Olá dr,boa tarde!Gostaria de saber se é normal o botox durar mais de 6 meses,é que eu fiz minha primeira aplicação de botox já fazem 6 meses e o efeito ainda não passou o pior é que em mim não ficou bom não fiquei com um olho diferente do outro e bolsas embaixo dos olhos a testa já tá quase normal mais os olhos não isso é normal? Obrigada!!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode durar um pouco mais em algumas pessoas. Mas vai passar.

      1. Patricia

        Olá dr,boa tarde!Agora já fazem 8 meses e continuo com um olho maior que o outro.Gostaria de saber se devo proucurar algum médico ou continuar esperando,estou pensando em fazer eletroestimulação no olho que está maior vc acha que ajuda a voltar ao movimento mais rápido?Obrigada!

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

          Com 8 meses já era para ter alguma melhora. Procure um médico.

  13. rodrigo rodrigues

    Estou procurado um neurologista especialista em distonia.. na capital mineira Belo Horizonte
    Já ouvi fala do Dr.Sérgio Gonçalves De Oliveira .Alguém o conhece ? Indicações por favor ? obrigado.

  14. Patricia

    Obrigada por me responder,vc disse que quando o efeito passar tudo volta ao normal mas ja fazem tres meses e eu nao tive nenhuma melhora.Tem algum risco de nao passar o efeito?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O efeito vai passar.

  15. rodrigo rodrigues

    Sou portador da distonia cervical tenho movimentos involuntários do pescoço e cabeça. vou fazer uso do botox na região do pescoço para evitar esses movimentos. Esse botox é o mesmo usado para fins estéticos . posso ter algum aproveitamento nas rugas que tenho na face ??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      É o mesmo botox, mas aplicado de forma diferente.

  16. Patricia

    Olá dr,boa tarde!Fiz a primeira aplicaçao de botox há 2 meses,sendo que a medica aplicou nas palpebras inferiores eu fiquei com bolsas embaixo dos olhos e nao consigo contrair de um lado e a testa mexe mais de um lado causando assimetria entre as sobrancelhas.Tem algum risco de eu nao voltar ao normal?Por favor me responda!

  17. Eliani

    ola , foi a clinica aplicar BOTOX na qual ja usei 4 vezes 2012 -2011- 2010- 2009 nao tive nenhuma reacao alergica foi esse ano em outra consutorio me aplicaram DYSPORT case morre entortou meu rosto nao consigo falar nao consigo beber nem comer nao respiro bem mandaram que eu espere 3 ou 4 semanas mas sinto que estou morrendo . O que devo fazer .

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Tem mesmo que esperar passar o efeito e nunca mais ir nesta clínica. Não há antídoto.

  18. Susana Mena

    Olá Dr. Pedro
    pode usar sibutramina após aplicação do botox?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O fabricante não refere nenhuma interação entre ambas as drogas.

  19. fernanda santos franca

    Olá Dr. Pedro
    Me chamo Fernanda e gostaria de saber se há a possibilidade de baixar a sombrancelhas. É o seguinte: no ultimo dia 12/12 realizei pela primeira vez uma aplicaçã ode botox e o meu olho esquerdo ficou maior que o outro, e quando ficou exposta ao sol não consigo fechar os olhos (contraí-los) a sensação que tenho é que foi aplicado mais neste olho do que no outro. Ele aplicou abaixo do olho, no canto (pé de galinha) e sobre a sombrancelha. Ontem voltei a clinica e o medico disse que eu teria que dar uma baixadinha no olho que ficou alto aplicando um pouco sobre olho. Só que sinto que abaixo do ficou como se estivesse com peso. Minha dúvida é a seguinte: o que fazer para corrigir, tentar baixar o olho que ficou maior ou aplicar no outro olho para que fique como este. O problema é que estou ficando com dor de cabeça por causa deste olho, pois não consigo contraí-lo.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não tem muito o que fazer além de esperar passar o efeito.

  20. Maryluiz1

    Doutor Pedro, gostei muito do artigo sobre neurite, labirintite. E sobre o link dentro deste artigo sobre paralisia facial. Mas gostaria muito que houvesse um artigo descrevendo mais sobre paralisia facial bilateral. Pois não foi abordado esse tema. Tive todos os sintomas de uma neurite, sendo que evoluiu para uma paralisia facial bilateral. Isso em maio deste ano 2012. Ainda estou em tratamento, mas nada sei sobre o que houve. Apenas sei que foi uma paralisia periferica e que não é comum ser bilateral. Gostaria muito de estudar sobre o assunto,mas só consigo estudar as paralisias comuns ou seja de um lado do rosto. Mas sobre a paralisia facial bilateral, não consigo nenhum artigo.
    Sei de sua capacidade e sei que seria de grande ajuda, para mim e para outras pessoas que possam estar passando pelo mesmo problema.

  21. claudia Souza

    ola! Dr. Pedro Pinheiro
    minha mae teve um segundo AVC isquemico e sente muitas dores no corpo
    ela mora em Cachoeiras de Macacu no estado do Rio de Janeiro
    onde ela pode fazer o tratamento com a toxina botulínica?
    e quanto custa?
    obrigada!

  22. Mariana

    Boa noite,

    Eu sofro de hiperhidrose e sei que existe um tratamento com aplicaçºoes de botox,onde são realizados em varios centros de estetica,mas queria realizar com médico especializados,pode-me dar alguma infirmação?obrigada

  23. Monique

    Fiz uso do botox na região da testa e ao redor dos olhos. Após 7 a 10 dias tenho notado que ao redor dos meus olhos (pálpebras e sombrancelhas) começou a apresentar um certo inchaço, como se eu tivesse dormido por horas e horas. É possível ser decorrente do botox ou é só impressão mesmo? Obrigada.

  24. Adriana

    Olá Dr eu tive uma paralisia a 8 anos e fiquei com algumas sequelas e vi que a aplicação de Botox corrige essa pequena deformidade o que o sr me diz?

  25. Draamandawolff

    Vc ja aplicou na lingua, para conter movimentos apos uma AVC?

  26. Milson

    Doutor aplicamos Botox em nossa filha de 3 anos para melhorar espasmos muculares, so que teva uma reacao adversa do tipo: Queda Palpebra, dificultada alimentar e prisao de ventre. Com quanto tempo passa esse efeito negativo?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode demorar semanas.

      1. Milson

        Muito Obrigado, podemo fazer alguma coisa para diminuir os sintomas? Ou somente esperar?

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

          Não há muito o que fazer, além de esperar.

  27. Rafaellagibson

    Parabens pelo seu trabalho, dedicacao e grau de inteligencia!!!!!! Precisamos de um medico assim aqui no Japao!!!!! Obrigada!!!

  28. Lume

    Boa noite doutor, a segunda vez que apliquei o botóx no rosto, após uns 15 dias, começaram os primeiros sintomas de linfonodomegalia por todo o corpo, perda de peso, muito cansaço, tudo isso durou 10 meses. Inúmeros exames laboratoriais depois e  nada encontrado, melhorei naturalmente. Minha pergunta é, tudo isso pode ter sido em decorrência do uso da toxina butolínica?  

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Possível até é, mas não é uma reação adversa descrita.

  29. Costasantos64

    Boa noite Dr. Pedro eu gostaria de saber mais a respeito do botox usado no tratamento de atrose