A nefropatia por IgA, também chamada de doença de Berger (se pronuncia "berjê"), é uma doença renal de origem imunológica que pode levar à insuficiência renal terminal.
Como sempre fazemos aqui no MD.Saúde, vamos começar explicando o básico para que vocês possam entender do que se trata a doença de Berger. Ao longo da explicação vamos indicar links para outros textos de modo a que seja possível adquirir uma grande quantidade de conhecimento sobre o assunto.
Vamos começar pelos conceitos:
- Nefropatia significa doença doença dos rins
- IgA, ou imunoglobulina A, é um tipo de anticorpo produzido para defender as mucosas dos trato respiratório e gastrointestinal contra germes do exterior.
A nefropatia por IgA é uma doença renal causada por um mal funcionamento destes anticorpos, que, por motivos ainda desconhecido, passam a se depositar nos rins, causando lesão nos mesmos. Como é uma doença causada por um mal funcionamento do sistema imunológico, ela é pode ser considerada uma espécie de doença auto-imune, apesar de não haver a produção de um anticorpo diretamente contra o rim (leia: DOENÇA AUTO-IMUNE | O que é e quais são as mais comuns).
A doença de Berger ataca preferencialmente os glomérulos (unidade funcional dos rins. O glomérulo está para os rins como o neurônio está para o cérebro), causando um quadro inflamatório chamado de glomerulonefrite (para uma melhor compreensão deste texto, sugiro fortemente a leitura de GLOMERULONEFRITE | O que é, sintomas e tratamento).
Resumindo a história, a doença de Berger, ou nefropatia por IgA, é uma doença que ocorre quando anticorpos do tipo IgA, por motivos ainda desconhecidos, começam a se depositar nos glomérulos. Esta deposição é um evento anormal e inesperado, levando à ativação de células inflamatórias, que em última análise, causarão lesão dos glomérulos. Como os glomérulos são as principais unidades responsáveis pela filtragem do sangue, a sua destruição leva a insuficiência renal crônica (leia: INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA | Sintomas e tratamento).
Fatores de risco para doença de Berger (nefropatia por IgA)
Na imensa maioria dos casos, a nefropatia por IgA é uma glomerulopatia primária, ou seja, não ocorre devido a nenhuma outra doença. Não existe uma causa conhecida.
A doença de Berger é a glomerulopatia primária mais comum no mundo. Pode ocorrer em qualquer idade, mais o pico de incidência ocorre em pessoas entre 20 e 40 anos; é duas vezes mais comum em homens que em mulheres e é uma doença de brancos e asiáticos, sendo rara em negros.
Apesar de ser uma glomerulonefrite primária na imensa maioria dos casos, eventualmente, a nefropatia por IgA por ser causada por outras doenças. As mais comuns são:
- Cirrose (leia: CIRROSE HEPÁTICA | Causas e Sintomas)
- AIDS (SIDA) (leia: SINTOMAS DO HIV E AIDS (SIDA))
- Doença celíaca
- Purpura de Henoch-Schonlein
- Granulomatose de Wegener (leia: GRANULOMATOSE DE WEGENER | Sintomas, diagnóstico e tratamento).
A distinção é simples: a nefropatia por IgA primária é aquela em que só há doença nos rins. O paciente nada mais tem; a nefropatia por IgA secundária é aquela que surge junto com outra doença, fazendo com que o paciente tenha, por exemplo, além da cirrose, também uma glomerulonefrite por depósitos de IgA.
Sintomas da doença de Berger (nefropatia por IgA)
A presentação clínica da nefropatia por IgA pode ser bem variável.
- Em pelo menos 50% dos casos os pacientes apresentam quadros intermitentes de sangue na urina, chamado de hematúria, que ocorrem sempre após uma infecção das vias respiratórias, incluindo amigdalites, faringites ou rinossinusites (leia: HEMATÚRIA | URINA COM SANGUE). Esse quadro ocorre porque toda vez que o paciente tem uma infecção respiratória, há um estimulo à produção de IgA, o anticorpo responsável pelas defesas neste sítio. Como sua IgA é defeituosa, ela acaba se depositando indevidamente nos glomérulos, causando a hematúria, um sinal de irritação nos rins. Quando a infecção se cura, os níveis de IgA caem, e os sintomas de nefrite costumam desaparecer provisoriamente.
- Em 40% dos casos, o paciente apresenta uma perda de sangue e de proteínas na urina, em pequenas quantidades, não sendo possível ser detectada ao olho nu. Este sangramento imperceptível na urina recebe o nome de hematúria microscópica. Normalmente o paciente permanece anos com esta perda discreta de sangue, sem apresentar nenhum outro sintoma. O diagnóstico da hematúria microscópica normalmente ocorre por acaso em exames de urina solicitados sem motivo especial (leia: EXAME DE URINA | Entenda os seus resultados)
- Em 10 % dos casos, a nefropatia por IgA se apresenta como uma nefrite mais grave, com grandes perdas de proteínas na urina, chamada de proteinúria, podendo causar síndrome nefrótica (leia: PROTEINÚRIA, URINA ESPUMOSA E SÍNDROME NEFRÓTICA). Estes doente podem também apresentar elevações na sua creatinina sanguínea, que é um sinal de insuficiência renal (leia: CREATININA e URÉIA | O que são e como indicam doença renal e ENTENDA A INSUFICIÊNCIA RENAL AGUDA). A hipertensão é outro achado comum, que também sugere lesão renal mais grave(leia: HIPERTENSÃO ARTERIAL (PRESSÃO ALTA) | Sintomas e tratamento).
As duas primeiras apresentações clínicas descritas acima, que envolvem quase 90% dos casos, são de uma doença crônica, com progressão ao longo de 15-20 anos. No caso de nefrite mais grave, como no último exemplo, a doença é mais aguda, podendo evoluir para insuficiência renal crônica avançada em menos de 5 anos.
Diagnóstico da doença de Berger (nefropatia por IgA)
O diagnóstico da doença de Berger deve ser sempre suspeitado em pacientes com hematúria microscópica ou macroscópica persistentes ou recorrentes, que se agravam após quadros de infecção respiratória.
O diagnóstico definitivo, porém, só pode ser feito através da biópsia renal, um procedimento onde um pequeno pedaço do tecido renal é extraído para avaliação microscópica. Através dela é possível detectar os anticorpos IgA depositados nos glomérulos e avaliar o grau de inflamação e destruição que eles estão provocando (leia: BIÓPSIA RENAL | Indicações, precauções e riscos).
Prognóstico da doença de Berger (nefropatia por IgA)
O prognóstico da nefropatia por IgA é muito variável. Os casos mais leves podem até apresentar cura espontânea. Nos mais graves, o paciente acaba por desenvolver insuficiência renal crônica avançada, necessitando de hemodiálise (leia: O QUE É HEMODIÁLISE| Como funciona, quem precisa, cateter e fístula).
Na maioria dos casos a doença de Berger costuma ser uma doença de progressão muito lenta. Em 20 anos, menos de 30% dos paciente vão precisar entrar em hemodiálise. Algum dados podem predizer a evolução clínica. São fatores de mau prognóstico:
- Doentes que apresentam creatinina elevada no momento do diagnóstico
- Doentes que apresentam progressiva elevação da creatinina ao longo do tempo, apesar dos tratamentos.
- Doentes que apresentam proteinúria importante persistentemente, normalmente acima de 1,5g por dia.
- Doentes que apresentam hipertensão têm maior risco de evoluírem para insuficiência renal crônica.
- Doentes que na biópsia renal apresentam avançado grau de fibrose e atrofia das estruturas dos rins, como túbulos, vasos sanguíneos e glomérulos.
Ao contrário do que possa parecer, a simples presença de hematúria macroscópica recorrente (sem os fatores listados acima) não indica um pior prognóstico.
Tratamento da doença de Berger (nefropatia por IgA)
1.) O tratamento da nefropatia por IgA varia de acordo com o prognóstico estimado. Os casos mais benignos, com apenas uma discreta hematúria, sem hipertensão, sem proteinúria e sem elevação da creatinina, não precisam de tratamento e devem apenas ser seguidos a cada 6 meses. Nestes casos, a maioria dos nefrologista sequer pedem a biópsia renal, já que dificilmente seu resultado servirá para alterar a conduta.
2.) Nos pacientes que apresentam proteinúria leve, abaixo de 1g em por dia, ou hipertensão, está indicado o tratamento com 2 classes de anti-hipertensivos:Inibidores da enzima de conversão da angiotensina (IECA) e/ou Antagonistas do receptor da angiotensina II (ARA-2) (leia: TRATAMENTO DA HIPERTENSÃO - Captopril, Enalapril, Losartan...). São medicamentos que controlam a pressão arterial, diminuem a perda de proteínas e protegem os rins.
Nestes casos também se pode usar comprimidos de óleo de peixe (Omega 3, que possui atividade anti-inflamatória.
3.) Nos casos mais graves, com proteinúria importante ou elevação da creatinina, o tratamento com drogas imunossupressoras está indicado. O principal é o corticóide, normalmente prednisona ou prednisolona. (leia: PREDNISONA E CORTICÓIDES | Indicações e efeitos colaterais).
Se não houver melhora, a ciclofosfamida está indicada.
A não resposta ao tratamento indica que o paciente provavelmente evoluirá com perda irreversível da função renal e necessidade de hemodiálise a curto prazo.
|
|
|



40 comentários:
Olá!
Tenho 28 anos e fui diagnosticada com a Doença de Berger. Faço acompanhamento anual. Não tenho hipertensão e nem aumento na creatinina, mas meu último resultado de proteinúria 24h foi 609,29mg. Sou vegetariana e busco ingerir muita proteína através de suplementos alimentares porque pratico atividade física. Essa proteína que elimino na urina vai de encontro com a que eu ingiro? Ou seja, devo consumir mais proteína ou isso sobrecarregaria meus rins?
Cléria,
o ideal é não fazer nenhum grande consumo de proteínas sem autorização do nefrologista, pois as mesmas podem acelerar a lesão renal.
Olá,
Tenho nefropatia por IGA e o último exame de creatinina apresentou 1,2 mg/dl, enquanto o clearence de creatinina 54,21 ml/min/1,73 s.c. Sou uma candidata a insuficiência renal crônica? Uma gestação aceleraria esse processo?
Parabéns pelo blog.
@Carol
1- todo paciente com glomerulonefrite corre maior risco de desenvolver IRC.
2- Depende de caso a caso. É preciso conversar com seu nefrologista para avaliar a viabilidade de uma gravidez no atual momento da sua doença.
Olá Dr. Pinheiro!
Gosto muito de ler seu blog. Ele me trouxe ótimos esclarecimentos sobre meu problema de saúde. Tenho nefropatia por IGA. O diagnóstico da doença foi dado a oito anos atrás, mas não sei ao certo quando foi que começou, pois nunca senti dores. Só descobri o problema depois que fiquei hipertensa. Gostaria de receber também algumas dicas suas para que eu possa me cuidar melhor, a fim de que meu organismo não desenvolva jamais IRC.
Desde já, agradeço sua atenção.
@Emília Rios
Não há nada que seja 100% garantido para evitar a progressão para IRC. O que mais funciona é controlar a pressão, idealmente com inibidores de ECA ou ARA II, evitar drogas tóxicas ao rim, evitar o consumo excessivo de proteínas e consultas regulares com nefrologista
Obrigada pela atenção e pela resposta.
Gostaria de mais uma coisa: que o sr. me passasse o nome de alguns remédios considerados nefrotóxicos.
Mais uma vez agradeço.
Um abraço!
Oi Dr. Pinheiro,
Parabéns pelo blog. Ele é interessantíssimo.
É possível um doente renal perder parte da função dos rins e depois recuperá-la?
Como por exemplo, os meus rins atualmente estão funcionando 54%. É possível recuperar a parte da função renal que foi perdida?
Obrigada pela atenção.
Abraços!
@Emília Rios
http://www.mdsaude.com/2008/12/remdios-que-podem-fazer-mal-aos-rins.html
@Rone de Lima
Dependendo da causa da insuficiência renal é possível haver recuperação.
Olá a todos que leram esse artigo, eu tive esse quadro de Doença de Berger em janeiro de 2000 mais que só foi diagnosticado em fevereiro por uma biópsia, inchei muito tendo que fazer 2 diálises, chegando a ter o colesterol a 600 e trigliceris a 1500, a creatina foi 3.7, fiz tratamento com corticóide chegando a tomar 100 mg por dia. É uma história muito comprida mais hoje após 11 anos eu já fiz vários exames e não apresento mais nada dessa enfermidade.
Olá, Dr. Pinheiro!
Eu sou portadora de nefropatia por iga e gostei muito do seu blog. As informações são bastante claras e interessantes.
Gostaria que o sr. comentasse um pouco sobre o depoimento de Sbortoloto, pois eu achava que um portador dessa doença só tinha chances de cura se ainda estivesse no início da enfermidade e, pelo que parece, Sbortoloto descobriu que era portador de glomerulonefrite quando deu uma crise. A doença já estava em estágio avançado.
Agradeço a atenção!!!
@Ana Beatriz
O início da doença não necessariamente indica poucos sintomas. No caso do Sbortoloto provavelmente os glomérulos estavam muito inflamados mas ainda eram viáveis, por isso muitos sintomas e uma boa resposta ao tratamento. Se já houvesse muita cicatriz nos glomérulos, o tratamento não teria funcionado.
Oi Dr. Pinheiro,
Obrigada pela resposta, mas eu gostaria de fazer mais uma pergunta. No resultado da minha biópsia de que os glomérulos são esclerosados. Isso que dizer que há cicatrizes neles? Será que eu não teria chances de ficar curada?
Obrida, mais uma vez e abraços!!!
@Ana Beatriz
Sim, glomérulos esclerosados são glomérulos inviáveis. A eficácia do tratamento depende de quantos glomérulos doentes (inflamados mas não esclerosados) ainda podem ser salvos. Se na biópsia a maioria dos seus glomérulos está esclerosada, a resposta ao tratamento costuma ser pobre.
Oi Dr. Pinheiro,
Eu sou negro e portador de nefropatia por iga pois perco sangue e proteínas no sangue. Quero saber se está doença é rara ou se é rara apenas em negros?
@Luis
Esta doença não é rara. Eu, como nefrologista, vejo casos com o seu frequentemente.
Oi Dr. Pinheiro,
O seu Blog é muito bom. Ao lê-lo, fiquei a par de informações bastantes esclarecedoras sobre o meu problema de saúde. No resultado da minha biópsia, está escrito que a secção foi feita com seis glomérulos. Três estão esclerosados, dois estão normais e um apresenta esclerose segmentar com aderência de tufos capilares à capsula de Bowman. Poderia traduzir esse resultado de uma forma que eu, enquanto leiga em nomenclaturas próprias da medicina, pudesse entender?
Muito obrigada!
@Joana Oliveira
para interpretar uma biópsia não basta ter o laudo descritivo da microscopia ótica. Faltam a imunofluorescência e a microscopia eletrônica para se ter uma avaliação completa da biópsia renal. Além disso, é preciso conhecer todo o caso clínico e a investigação laboratorial. A única coisa que, à distância, posso dizer é que realmente vc tem uma glomerulonefrite que está destruindo seus glomérulos.
Bom Dia Dr. Pinheiro.
Sou portador da dença de berger, minha doença foi descoberta em 2001 por acaso em uma consulta por estar com a garganta enflamada, foi verificado que minha pressão arterial estava alta e indicado um cardiologista,que me indicou um médico néfrologista em minha cidade, feito a biópsia e muitos outros exames recebi o diagnóstico de Nefrite Crônica, no começo do tratamento minha creatinina éra 2.2 e no decorrer do tratamento foi piorando e chegou a 3.2 em 07/2003, diagnosticado como normal neste tipo de doença, enfim, procurei outra opinião médica, fui indicado um especialista de R.Preto, que fes nova biópsia e diagnosticou doença de Berger(iga) mudando o tratamento, hoje estabilizou minha pressão e a creatinina parou em 3.3, controlo a anemia com eritropoitina e vivo uma vida praticamente normal. Gostaria de relatar a importância de um correto diagnóstico, pois póde ser tarde e a doença evoluir muito. Agradeço a atenção e gostaria de saber se existe uma diéta alimentar, ou algo parecido que contribua para a manutenção da doença.Um Abraço.
olá Doutor Pinheiro.
Estou escrevendo um livro onde minha personagem apresenta a Doença de Berger.É possivel que a doença só seja identificada na jovem quando já estiver no caso mais grave, com proteinúria importante ou elevação da creatinina?
obrigada
@Lorrane Amorim
Sim. Em geral há hematúria macroscópica, ou seja, sangue visível na urina, mas podem haver casos em que a doença evolua de modo mais silencioso.
DR meun nome é Renato Hoffmeister
Gostaria de saber se a algum tipo de dieta a ser feito para a melhora da nefropatia por iga
E se a ingestao de carne vermelha pode trazer danos maiores ao meu rin
Sou portador de nefropatia por iga
muito obrigada
@Renato Hoffmeister Garavello JR
Não há dieta que melhore a nefropatia por IgA. Mas o excesso de sal e proteínas pode piorar.
O ideal é dar preferência a carnes ricas em Omega 3
A doença de berger, compromete os dois rins ou so um? Apos os anos se passarem a pessoa com esta do
ença terá que fazer diálise mesmo se tratando?
obrigado pela atenção.
neide.
@marcia
Ambos os rins são acometidos. Há casos em que se consegue a cura, há outros que evoluem para diálise. Tem que se avaliar caso a caso.
Oi Dr. Pinheiro, sempre leio o seu blog e acho ele muito interessante e esclarecedor. Na resposta quer deu a Márcia, o sr. disse que há casos em que é possível encontrar a cura para a doença de berger. Que casos seriam esses?
@Lucivalda
Há casos e casos de Berger. Alguns paciente apresentam doença mais branda ou respondem bem ao tratamento. Outro não. Não sabemos de antemão quem é quem.
Geralmente ter proteinúria elevada e muita alteração da creatinina é um fator de mau prognóstico.
Caro Dr. Pinheiro,
Perdí meus rins em 1998, e em 1999 fiz transplante. O problema foi Nefropatia por Iga "Berger". Minha creatinina estabilizou em 1,5. Agora passado 12 anos minha creatininina subiu para 2,2 num intervalo de três meses. Estou tratando com prednisona. Pergunto. Qual a reincidência do Berger nos transplantados? Qual o % de falência renal nesses casos.
Abraço.
Edson
Olá Dr. eu tenho essa deonça. minha creatinina está bastante elevanda (3,0) e a protrinuria nunca diminiiu de 3.000, já chegou a 4.200,00. Já tomei ciclofosfafima mas sem diminuição. o q fazer? moroem Rondonia e aqui não tem muito recursos. tenho 28 anos e dois filhos.
De longe não tenho como te ajudar.
Oi Dr. Pinheiro.
Tenho síndrome de Berger e, recentemente, fiz vários exames como glicemia, potássio, ureia, creatinina, hemograma... Deu tudo normal. No entanto, estou sentindo uma fraqueza horrível nos músculos, principalmente após o café da manhã. O que pode ser? Há alguma relação entre esse quadro e a doença?
Obrigada pela atenção.
Olá Dr., sou educadora física e estou começando trabalhar com um aluno que possui esta síndrome, comecei trabalhar com ele alguma atividade física de forma bem leve mas ele apresentou aumento de perda de proteína na urina...o sr. tem algum artigo , ou algum conhecimento de atividades fisicas das quais não o prejudique ainda mais...pretendo fazer um artigo sobre o assunto e gostaria que o senhor me ajudasse com seu conhecimento...sem mais, agradeço a atenção e aguardo seu retorno...obrigada.
Élide Martins
ola Dr. meu marido tem essa doença, gostaria de saber se ela é uma doença hereditaria e qual a probabilidade de termos um filho com esta doença?
Ela não é hereditária, mas a história familiar é um fator de risco.
Obrigado pela resposta sei que há um risco, em uma escala de 0 a 10 como o senhor classifica a probabilidade de um filho nosso ter essa doença. Pergunto isso por que tenho muito medo e não engravido é um dos forte motivos é este.
Não tenho como ter dar um valor.
meu filho tem nefrpatia por iga,que esta com perta de 500em proteina,ele faz uso ,lanapril losortana,predinisona.histamin., agora inesiou omega 3eo oleo de peixe ele tem17 anos,descoprimos a doeça ha 2anos fez a biopes e descobriu que que ele so tem 1 rim e meio o fazer sou mae e sofro muito com isso ele faz contole mesalmente com neufrologista dr.elizandro fital
eu tenho a doença de berger e sei que nao posso fazer esforços e devia ter uma alimentaçao saudavel.. existe algum tratamento ou alguma coisa que possa fazer para os meus rins funcionarem melhor??
Meu nome e Rafael e minha filha tem 06 anos, a uns dois mese, descobri os hematúria que esta aumentando, saiu de 22.000 para 60.000 após quadro de febre provavelmente vital, já fizemos duas ecografias que nao identificou nada. Ela tem atividade física normal para a idade e se alimenta super bem, posso introduzir o óleo de peixe buscando a prevenção de uma lesão ou devo esperar a confirmação pelo nefrologista? Ela nao tem proteinuria e nem alteração de creatnina e indicado biopsia? Aguardo ansioso sua resposta
Postar um comentário