Artigo atualizado em 11/06/2014

HÉRNIA DE HIATO | Refluxo gastroesofágico

A doença do refluxo gastroesofágico, conhecida também pela sigla DRGE, ocorre quando o conteúdo presente no estômago retorna inapropriadamente para o esôfago de forma crônica e repetida, levando à lesão deste órgão por exposição a substâncias ácidas.

A DRGE está muito associada à hernia de hiato, que é a protusão de uma parte do estômago em direção ao tórax.

Neste artigo vamos abordar os temas refluxo gastroesofágico e hérnia de hiato.

O que é refluxo gastroesofágico?

O esôfago é um órgão oco, uma espécie de tubo que liga a boca ao estômago; possui aproximadamente 40 cm, desce por todo o tórax e desemboca no estômago, já dentro da cavidade abdominal. Na junção entre o esôfago e o estômago existe um esfincter, chamado de esfincter esofágico inferior, uma estrutura muscular em forma de anel que controla a entrada de alimentos no estômago e impede o retorno do mesmo para o esôfago. O esfincter é uma espécie de porta, isolando o esôfago do estômago. Ele abre-se para deixar a comida passar e fecha-se logo após para evitar que ela retorne.

Refluxo gastroesofagico - DRGE

O esfincter esofágico inferior (EEI) localiza-se logo abaixo do diafragma, que é a estrutura que separa o tórax do abdômen. Quando o esfíncter funciona corretamente, ele impede que o conteúdo dentro do estômago retorne para o esôfago, mesmo quando deitamos ou ficamos de cabeça para baixo.

Apesar da presença do esfincter, é normal que esporadicamente alimentos refluam para o esôfago, podendo chegar até à boca, principalmente após ingestão de grandes quantidades de comida. Normalmente é um bolo alimentar que sobe com uma sensação de queimação e deixa a boca com gosto ácido. O refluxo pode ocorrer quando comemos muito e dilatamos o estômago, aumentando a pressão em seu interior.

Nem todo refluxo chega à boca, muitas vezes se restringe ao esôfago e leva apenas à sensação de azia, quando muito. O refluxo pode permanecer uma doença silenciosa por muito tempo.

O estômago é recoberto por uma mucosa resistente a extrema acidez do suco gástrico, o que não ocorre com o esôfago. Toda vez que há um refluxo do conteúdo estomacal para o esôfago, este sofre pela acidez do mesmo. Como a mucosa do esôfago não tem proteção para substâncias ácidas, pessoas que apresentam refluxo com frequência, ao longo do tempo, desenvolvem lesões tipo queimaduras, levando à esofagite (inflamação do esôfago).

Mas por que então ocorre o refluxo gastroesofágico?

O refluxo ocorre sempre que o esfíncter esofágico inferior (EEI) apresenta defeito no seu funcionamento. Isto acontece por vários motivos:

  • Quando comemos muito e dilatamos o estômago o anel esfincteriano têm maior dificuldade em fechar-se.
  • Algumas substâncias parecem colaborar para um maior relaxamento do esfincter. Entre elas o cigarro, refrigerantes e bebidas alcoólicas (falarei com mais detalhes à frente).
  • Pessoas obesas também apresentam alteração no funcionamento do esfincter.
  • Na gravidez, pelas alterações mecânicas e hormonais que que ocorrem durante a gestação, também ocorre um relaxamento do EEI, favorecendo o aparecimento do refluxo gastroesofágico.

Todavia, o principal fator relacionado à DRGE é a hérnia de hiato ou hérnia hiatal.

O que é a hérnia de hiato?

Chamamos de hérnia toda protusão de uma estrutura ou órgão através de um orifício. Traduzindo: toda vez que um órgão sai da posição normal e “escorrega” através de uma abertura para dentro de outro local chamamos de herniação.

A hérnia de hiato é a protusão de parte do estômago para o tórax, através do orifício do diafragma. Veja o gráfico abaixo.

Hérnia de hiato

A hérnia hiatal por deslizamento (imagem do meio) é a mais comum e corresponde a 95% dos casos. Reparem que quando ocorre a herniação de parte do estômago para o tórax, o esfincter esofagiano que ficava logo abaixo do diafragma também é levado junto para cima. Deste modo ele não consegue funcionar corretamente.

Ainda não sabe corretamente o que causa a hérnia de hiato.

Sintomas do refluxo gastroesofágico

Agora que já sabemos o que é uma hérnia de hiato e o que é refluxo gastroesofágico, podemos entender os seus principais sintomas.

- Pirose ou azia: é a sensação de queimação ou calor no peito, normalmente irradiada desde a parte superior do abdômen até a garganta. Costuma ocorrer após alimentação, quando o estômago cheio favorece o refluxo.

- Regurgitação: é o retorno do conteúdo alimentar até a boca, com gosto ácido e azedo. Regurgitações frequentes podem levar a lesões erosivas dos dentes. Náuseas e vômitos são incomuns, mas podem ocorrer em alguns pacientes.

- Dor no peito: alguns pacientes apresentam dor torácica que pode lembrar dor de angina (leia: SINTOMAS DO INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO E ANGINA e DOR NO PEITO | Principais causas e sintomas)

- Tosse, rouquidão e asma: o refluxo de material ácido para a parte inferior da garganta pode levar em alguns casos a tosse crônica e alterações na voz. Em pessoas susceptíveis, o refluxo pode desencadear crises de asma (leia: TOSSE | Causas e tratamento).

- Dor de garganta: dores de garganta crônicas, sem causa aparente e sem outros sinais de infecção, como febre, podem ser sinal de doença do refluxo gastroesofágico.

- Excesso de saliva: alguns pacientes com refluxo queixam-se de salivação excessiva

Complicações do refluxo

A exposição contínua de material ácido no esôfago leva, a longo prazo, às complicações da DRGE

a.) Ulcerações: a presença de esofagite grave pode levar a úlceras e erosões na parede do esôfago, causando grande desconforto

b.) Estenose do esôfago: a inflamação do esôfago pode ser tão grande que o edema (inchaço) formado no local pode dificultar a passagem de alimentos. O doente queixa-se de sensação de bolo na garganta e de impactação dos alimentos ingeridos.

c.) Dismotricidade esofágica: o esôfago é um órgão muscular que através de contrações sequenciais empurra o alimento ingerido em direção ao estômago. Ao contrário do que possa parecer, não é a gravidade que leva a comida para baixo. Ela com certeza ajuda, mas podemos engolir de cabeça para baixo que ainda assim, a comida chega ao estômago.

Com a inflamação crônica causada pela agressão ácida, a inervação e a musculatura do esôfago começam a ter dificuldades na sincronização dos movimentos, dificultando o transporte de alimentos da boca ao estômago, colaborando também para os sintomas de impactação e bolo na garganta.

d.) Esôfago de Barrett: a agressão crônica às células do esôfago pelo ácido estomacal faz com que elas sofram transformações e passem a ter características de células intestinais. A essa alteração estrutural do tecido esofagiano damos o nome de esôfago de Barrett. Essa células alteradas apresentam maior risco de transformação em câncer, podendo levar ao adenocarcinoma do esôfago (leia: CÂNCER (CANCRO) – SINTOMAS E DEFINIÇÕES). Portanto, um refluxo contínuo, levando à esofagite, é um fator de risco para câncer do esôfago.

Na maioria das vezes o refluxo e a esofagite são diagnosticados pela endoscopia digestiva alta. É importante salientar que até 25% dos pacientes com refluxo podem tê-lo de forma leve, não apresentando alterações à endoscopia digestiva. Uma endoscopia normal não descarta o diagnóstico de DRGE (leia: ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA).

Gravidade da esofagite

Existem 2 classificações que visam graduar a gravidade da lesões no esôfago a partir dos achados na endoscopia digestiva alta:

1.) Classificação de Savary-Miller = Varia de 0 a 5. Quanto maior o grau mais grave é a lesão, sendo o grau 5 indicativo de esôfago de Barret.

2.) Classificação de Los Angeles = Varia de A a D, sendo A a lesão mais simples e D a mais grave.

Tratamento do refluxo gastroesofágico

O tratamento do refluxo depende do grau do mesmo. Casos leves podem ser tratados apenas com mudanças dos hábitos de vida, enquanto que casos mais graves podem necessitar de correção cirúrgica.

1.) Alterações nos hábitos de vida

- Elevação da cabeceira da cama. Pode-se colocar algum livro ou bloco em baixo dos pés da cama para se elevar a cabeceira em uns 20 cm. Pessoas com EEI incompetente apresentam piora do refluxo ao deitar, quando a gravidade já não mais dificulta o conteúdo gástrico de alcançar o esôfago.

- Não se deitar por pelo menos 1,5 a 2h após as refeições. Evite comer grandes quantidades de uma só vez. Quanto mais cheio fica o estômago, maior o risco de refluxo.

- Alguns alimentos pioram os sintomas de quem tem DRGE, entre eles: álcool, refrigerantes, frituras, pimenta, chocolate, sucos cítricos e molho de tomate.

- Evitar cigarro

- Mastigar chicletes após as refeições reduz os sintomas em alguns pacientes.

2.) Medicamentos para refluxo.

Aqueles com sintomas moderados ou nos quais as medidas educacionais não surtiram efeito devem ser tratados com medicamentos a fim de impedir uma esofagite mais grave e o aparecimento do esôfago de Barret.

Os inibidores da bomba de prótons são drogas que diminuem a secreção de ácido pelo estômago, diminuindo assim o risco de lesão do esôfago naqueles com refluxo. Os mais conhecidos são: Omeprazol, Lansoprazol e Pantoprazol. A Ranitidina pertence a outra classe de drogas, mas também reduz a acidez estomacal, porém, sua potência é inferior a dos inibidores de bomba. O tempo mínimo de tratamento é de 8 semanas.

3.) Cirurgia para refluxo

A cirurgia para restabelecer a competência do EEI pode ser necessária nos pacientes que não respondam as medidas acima e mantenham sintomas intensos. Doentes com esofagite grave, estenose do esôfago ou com esôfago de Barrett também são candidatos à cirurgia.

Vérsion en español:  REFLUJO GASTROESOFÁGICO | SÍNTOMAS
Publicidade
  • João

    Olá bom dia, eu sofro da doença de refluxo esofágico, foi diagnosticados nos hospitais da universidade de Coimbra em Cortugal. O médico deu-me duas hipóteses ser operado para apertar o esfincter ou tomar 1 comprimido de lanzoprazol por dia para o resto da vida, claro que optei pela 2ª hipótese. A minha pergunta é a seguinte, à algum perigo adjacente a esta prática? Devo fazer a cirurgia? Tomo o lanzoprazol há cerca de 6 anos. Quando o deixo de tomar passados 2 dias fico logo com o ardor.
    Obrigado

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá João,
    Pode tomar o Lansoprazol para o resto da vida. Existem algumas pequenas alterações gástricas com o uso prolongado. Nada de mais grave.

    Só se indica a cirurgia se o tratamento clínico falhar.

    Procure também fazer as alterações na dieta e do estilo de vida conforme descrevi no texto. De resto não se preocupe.

    Abraços

  • Anonymous

    ola doutor , gostaria de saber se o limão realmente ajuda no alivio da acidez estomacal , azia queimação , gastrite , refluxo ou se é apenas conversa .

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Pelo contrário, frutas cítricas são ácidas e podem piorar os sintomas.

    Evite-as

    Abraços

  • Marcel

    Ola Doutor,

    É normal, após uma laparoscopia para correção de hérnia de hiato continuar com sintomas de garganta irritada e pigarro?

    Fazem 20 dias que fiz a cirurgia e ainda não senti uma melhora significante em relação ao desconforto em minha garganta.

    Obrigado!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Marcel,
    A questão é saber se esses seus sintomas eram exclusivamente causados pelo refluxo. Se sim, ele com certeza desaparecerá com o tempo.
    abs

  • Anonymous

    Dr. Boa tarde,

    Tenho um filho de 2 anos e 6 meses, desde quando nasceu tem refluxo gatro grau III, gostaria de saber se isso tem cura? ou se ele vai precisar tomar medicamento pro resto da vida.

    Obrigada,
    abs. Paula

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Ola Paula,
    Desculpe mas a minha experiência com crianças é muito limitada.

    O que posso dizer é que muitas vezes os refluxos melhoram sozinho como passsar do tempo. Assim como nos adultos, as mudanças de hábitos de vida, como evitar leite, podem trazer melhora do quadro.

    Consulte o seu pediatra para maiores informações.

    abs

  • Anonymous

    fiz a cirurgia d hernia hiatal na primeira semana apenas liquido mais na segunda semana inclui praticamente todos os alimentos menos carnes/verduras/
    tudo que como é mais caldeado. to seguindo certo ? to com apenas 7 dias d cirurgia. como tudo bem moderadamente e mastigo muitooo bem o q posso ter como consequencia ?? obrigado

  • daiana

    oi não consigo fazer endoscopia passo muito mal só de pensar no exame, não tem outro recurso mesmo.que outro exame posso fazer para visualizar o estomago e esofago que não seja esse.pois não consegui mesmo sou alergica a spray de garganta e quase morri de falta de ar
    me ajudem por favor.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Os cuidados no pós operatório devem ser orientados pelos seu cirurgião. Ele é quem sabe qual cirurgia foi feita, quais foram as intercorrências e quais os cuidados que devem ser realizados.

    Se ele não te orientou, vocÊ deve entrar em contacto com ele e exigir uma maior orientação.

    abraços

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Daiana,
    A endoscpoia pode ser feita com sedação.

    Existem exames com contraste que eram usados antigamente, mas estão anos luz atrás da endoscopia em matéria de diagnóstico. Além disso, também existe o risco de você ser alérgica ao contraste.

    Converse com o seu gastro e descubra qual a maneira mais confortavel de realizar o exame

    abs

  • daiana

    dr pedro ,obrigada por responder mais o sedativo nem sequer pegou de tão ansiosa que eu estava ,pelo jeito vou ficar sem fazer o exame.
    estou muito admirada com o avanço .
    tenha que sofrer tanto assim para visualizar um estomago, sendo que a ressonancia visualiza até o cerebro. se pudesse ser a ressonancia seria bem mais fácil.
    e sobre o contraste da ressonancia eu não tenho alergia pois já fiz.abraços .

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Diana,
    Ressonância não serve neste caso

    Se a sedação for bem feita, não há quem resista.

    abs

  • Rogério

    Olá e boa noite! Sou o Rogério. Tenho o refluxo gastroesofágico, pelo menos eu penso ser isto. Noite dessas, achei que fosse morrer, dada a gravidade do refluxo. Senti aquele calor peitoral como na queimação, de repente o ácido estomacal subiu para a minha garganta com tanta violência (veio até à língua), que fiquei sem ar, acordei-me então sufocado sem conseguir respirar e isso durou por alguns segundos, mas que pareciam horas. Minha esposa também achou que eu fosse passar dessa para outra (pior). O estranho é que fiz há um ano mais ou menos uma endoscopia e nada foi encontrado que pudesse concordar com isso. Tive um outro ataque ácido desses há uns dois anos + ou – e mais violento até, cheguei a acordar no meio da madrugada e cair no chão e depois ainda bati com a cabeça na parede, foi só então que o ácido retornou ao estômago. O que pode ser isso dr. Pedro?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá rogério,
    Pelo o que vc descreve parece ser refluxo mesmo.

    Procure um gastroenterologista.

    Enquanto isso, evite comer nas 2 horas anteriores ao deitar e experimente colocar um calço da cabeceira da cama para que esta fique levemente mais alta que os pés. Isso ajuda a reduzir o refluxo enquanto dormimos.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Não existe cirurgia, idependente da causa, que seja 100% eficaz.

    Todo procedimento médico tem uma margem de insucesso. Alguns maiores, outros menores. Mas 100% de eficácia não existe.

  • Tony Carvalho

    Dr Pedro, primeiro muito obrigado por tirar nossas dúvidas.Fui diagnosticado com Esofagite leve(não erosiva),Hérnia de hiato por deslizamento(não redutível)e gastrite erosiva leve de antro.O médico me receitou lozanprazol(que intensificou os sintomas)como já estava a dois dias de terminar o tratmto e não melhorei fui a outro médico que me receitou losec mupps(omeprazol magnésico)há dois dias e senti melhoras.Musculação piora a Hérnia?Stress também?Obrigado.

  • Tony Carvalho

    Só corrigindo,a hérnia de hiato foi diagnosticada como REDUTÍVEL e não como NÃO REDUTÍVEL.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Tony,
    A musculação pode não ser uma boa pois durante o exercício isométrico (levantar peso) aumentamos muito a pressão intra-abdominal o que poderia piorar sua hérnia.

    Se quiser fazer musculação deve evitar esforços desmedidos e ser seguido por um profissional de educação física.

    abs

  • Amanda

    Oi Dr!! Há mais de um ano vinha soluçando com refluxos constantemente e minha endoscopia deu hérnia de hiato por deslizamento, gastrite enantematosa moderada e esofagite erosiva de savary miller (?) Após 6 meses de domperidona e omeprazol, o médico resolveu me operar. Fiz a cardioplastia agora dia 6 de Maio, estou tomando apenas líquidos ralos, porém o fato é que pela 1a vez após a cirurgia eu evacuei (após 5 dias) e saiu sangue… Isso é normal??

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Oi Amanda,
    acho que seria interessante vc contactar seu médico e contar sobre o sangramento. Depois de 5 dias não esperaria que houvesse sangramento, principalmente se ele for sangue vivo.

    O Savary miller é uma classificação do grau da esofagite que vai de I (mais leve) a IV (mais grave).

    abs

  • Daniel

    Olá Doutor!

    Meu nome é Daniel, tenho 26 anos, e sofro de refluxo há algum tempo. Minha última endoscopia revelou que possuo esôfago de barrett sem displasia. Estou fazendo um tratamento forte com Pantoprazol em dose dobrada (40 mg 2 X ao dia) desde que tomei conhecimento da doença. Tenho dúvidas quanto a esta condição e andei pesquisando a respeito de alguns tratamentos para eliminar o epitélio de barrett. Minhas perguntas são: Quanto tempo leva para surgir displasia, ou ela não surge quando o refluxo é tratado? Após a cirurgia para correção da Hérina de Hiato, a ablação do epitélio de barrett seria um processo válido e eficaz?

    Muito obrigado pela atenção!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Damniel,
    A displasia surge quando há refluxo durante muito tempo. Se o refluxo for tratado ela não surge.

    A ablação ainda é um procedimento controverso. Há que m a defenda, há quem ainda tenha dúvidas da eficácia.

    abs

  • Anonymous

    Caro doutor, tenho uma hérnia de hiato e encontro-me medicado com o medicamento Pantoc 20. Medicamento que só tomo quando tenho sintomas.
    No entanto, sempre que evacuo noto algumas pintas de sangue quando faço a higiene. Esta situação estará relacionado com a hérnia?
    Obrigado

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Parece mais hemorróida.

    ……………
    Atenção, solicito a todos que assinem as perguntas.

    Leiam as regras de postagem antes de escrever alguma dúvida

  • Juliana

    Olá Dr!!!
    Ultimamente tenho tido muita azia no estômago e também no esôfago. De uns dias pra cá, comecei a sentir dor no peito também, em especial, no lado direito. Não tenho dores de garganta ao engolir, porém, logo após as refeições, fico com o peito dolorido e uma sensação se queimação no esôfago e estômago. Isto pode ser refluxo?
    Abs!

  • Juliana

    Esqueci de mencionar que algumas vezes tenho refluxo de alimento!
    abs!!

  • Marcelo

    Ola Dr. Pedro.
    Resumindo a história.
    Por aproximadamente 6 anos eu tomei 40mg de Omeprazol por dia, mas minha hernia de hiato só aumentava e eu ja estava até com ulcerações, conclusão, o médico recomendou a cirurgia. Eu fui em outros e com base nos diversos exames, a cirurgia era um consenso.
    Fiz a cirurgia (videolaparoscópica da hérnia de hiato) em maio de 2008.
    Agora (exatemente 12 meses depois), eu tive azia. Não durou muito, e foi bem fraca, mas o fato é que achei que nunca mais teria azia!
    Será que eu farei parte do seleto grupo de 10% dos casos que a cirurgia não resolve? Posso fazer outra cirurgia e “apertar mais” o esfincter?
    Muito obrigado pela ajuda.
    Marcelo

  • Marcelo

    Bom dia Dr Pedro.
    Gostaria de acrescentar mais um detalhe ao comentário acima.
    Ontem, antes de dormir, eu tomei 2 copos cheios d’agua para ver se eu teria azia ou não. Se fosse antigamente, eu com certeza teria.
    O resultado. Eu não tive.
    Mais uma vez, muito obrigado.
    Marcelo

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Juliana,
    Estes sintomas são característicos de refluxo. Procure seguir as dicas do texto e procure um gastroenterologista.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Marcelo,
    A cirurgia não vai impedir que vc eventualmente tenha alguma azia. O problema é se estes sintomas começarem a ser recorrentes. Uma azia uma vez ou outra não indica falha na operação.

    Siga os conselhos do texto para reduzir a chance do refluxo retornar.

    abs

  • Lucilkia

    Tenho hernia hiatal por deslizamento grau II,esofagite distal enantematosa e edematosa leve,Esôfago de Barrett,Pan-gastrite endoscópica enatematosa moderada.Segunda minha médica terei que fazer uma cirurgia.Me diga por favor quais os riscos que corro,e se esta cirurgia pode resolver meu problema.Desde já agradeço.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Lucilkia,
    O objetivo da cirurgia é resolver o problema, se não vc não seria operada.

    Em relação ao risco cirúrgico, de longe é impossível eu dar alguma opinião. O risco depende de vários fatores na sua história clínica e vc deverá ter uma consulta com o anestesista antes da cirurgia para ser avaliada.

    MAs se a médica indicou o procedimento é pq ela acha que vc tem condições de fazê-lo e o risco é pequeno.

    abs e boa sorte.

  • gisele

    ei doutor !Estoupreucupada, mais ainda nã tive tempo de ir ao medico ! por isso preciso que esclaressa pra mim,
    Estou arrotando de mais,não acontecia isso comigo,sinto um ar subindo ate a boca ! é refluxo?
    mais não sai nada só o ar mesmo e o gosto da comida, acontece com mais frequencia apos a alimentação, mais no decorrer do dia tb, toda hora.
    sinto como estivesse com gazes.
    oque pode seer ?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Gisele,
    pode ser refluxo. Mas pode também ser da sua alimentação

    Leia esse texto e veja se ajuda
    http://www.mdsaude.com/2008/12/gases-intestinais-o-que-o-pum-o-que-o.html

  • wmbalves

    Doutor boa tarde, meu pai a 15 dias fez uma cirurgia no esofago pra a retirada de uma hernia mto grande….a cirurgia correu mto bem…mas ele ta reclamando que qdo vai dormir sente como estivesse um barulho no nariz, a garganta mto cega, na madrugada passada cheguei a levar no pronto socorro pois a seguidao da garganta nao passava e ele nao conseguia dormir, o medico mandou que procurasse o medico que o operou pois ele nao esta gripado nem a garganta infecionada, poderia ser da operacao, assim fiz liguei para o medico mais ele disse que nao era nada da operacao, mas que meu pai usasse um medicamento para o nariz e tomasse muita agua, so que agora qdo foi deitar tornou a sentir,o que pode ser doutor…..sera que realmente nao seje uma gripe!.
    Obrigada

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    wmbalves,

    De longe e com os dados que vc passou, não consigo saber do que se trata. Essas securas podem ser provocadas por medicamentos, não sei se seria o caso.

    Quanto a cirurgia, vão consigo ver relação.

    Também não parece gripe.

    Se o problema é na garganta, talvez um otorrinolaringologista pudesse ajudar.

    abs

  • Anderson

    Tenho Herna de Hiato, já diagnosticado há uns 5 anos, fiz um tratamento de uns tres meses e não cuidei mais, porém de vez em quando sinto azia, tomo omeprazol e passa.
    Meu problema maior é, sou magro, e tenho muita dificuldade para mastigar os alimentos, demoro muito ao almoçar e ou jantar, pessoas que almoçam comigo terminam antes que eu. Faço musculação para engordar um pouco.

    A hernia de Hiato dificulta na mastigação dos alimentos?

    Nilton

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Nilton,
    A hernia de hiato não tem nada a ver com esse problema.

    abs

  • Anonymous

    ola dr.pedro eu já realizei essa cirurgia de hernia de hiato e gostaria de saber se corro risco de ter essa doença novamente

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Se a cirurgia foi bem sucessida, o risco é baixo.

  • Anonymous

    Boa Tarde Dr.Pedro
    Há algum tempo sofro com refluxo e mais recentemente comecei a ter arritmias quase que simultaneo com esses refluxos.
    No primeiro momento um cardiologista, fiz todos os exames, e constatou-se que não tenho nenhum problema cardiaco, apesar de minha frequência uma das vezes ter chegado a 182/min e a pressão 17/11.
    Agora como o refluxo aumentou procurei um gástrico, fiz endoscópia e o resultado foi PANGASTRITE ENDOSCÓPICA ENANTEMATOSA LEVE, e CICATRIZ DE ULCERA DUODENAL (S2 DE SAKITA, no entanto nunca senti dores que justificasse essa úlcera que já até cicatrizou. A partir foi receitado para mim PANTAZOL, o que reduziu de imediato o refluxo e meu mal estar ( estor tomando Há 3 dias).
    Pergunto, na sua opinião e conhecimento existe alguma possibilidade da minha arritmia está ligado com os problemas gástrico?
    Tive arritmias junto com refluxos 4dias seguidos, e após o ínicio da medicação (pantazol), estou tendo 15% dos sintomas de refluxo de antes e sem arritmias.
    Das vezes que tive fortes arritmias, sempre aconteceram em média uma hora após as refeições, e com sensação de estômago muito cheio.
    Por favor preciso de sua opinião.

    Ivete

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Ivete,
    Arritmias cardíacas podem ser desencadeadas por inúmeros motivos. Pode sim ter relação com o refluxo.

    Vc esqueceu de me dar um dado básico que é sua idade.

    A questão é saber se essa sua arritmia não pode ser desencadeada por outros estímulos. Seria interessante descobrir qual arritmia estamos falando, pois ela pode voltar mesmo com melhora do refluxo.

    abs

  • paulo

    Dr. Pedro
    Tenho hérnia de hiato diagnosticada ha cerca de 5 anos e tomo omeprazol diariamente. Há algum tempo tenho tido mau hálito que segundo me informa a esposa, parece cheiro tipo um gás. Não tenho problema dentário. Este cheiro somente aparece quando estou cansado, quando sento ao fim do dia e principalmento ao deitar quando fico sentado na cama assistindo TV. Há alguma relação com hernia de hiato?
    PAULO

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Paulo,
    Poderia se refluxo sim.
    Pode também ser devido a longos periodos em jejum ou problemas na cavidade oral.

    abs

  • Rafael

    Dr, por favor, me ajude.
    Exatamente 1 ano atrás fui diagnosticado com refluxo.Fiz phmetria, endoscopia e aquele exame c contraste.Vinha tomando pantoprazol em jejum e domperidona antes das refeicoes. Nao voltei + ao medico pq n tenho + convenio. Atualmente sinto pontadas fortes no estomago e as dores no peito aumentaram.
    Sera q isso piorou e tornou-se um cancer? Estou desesperado. Estou na fila do SUS para ser atendido.
    A doenca do refluxo está me incomodando demais! Eu sigo todas orientacoes, mas nao consigo evitar o chocolate e o leite.
    Estou desesperado! Sinto como se fosse uma bola de ar voltando o tempo todo. Não tenho problemas ao engolir, mas sinto dificuldade em sentir que o alimento desceu totalmente.
    Será q meu quadro piorou? estou com o pé na cova?

  • Alexandre

    Ola Dr. fiz endoscopia ja faz um ano e foi diagnosticado Hernia de Hiato por deslizamento, esofagite e Gastrite leve, meu médico informou que a melhor solução para meu problema é cirugia, ele me receitou Pantoprazol 20 mg 1 comp. por dia, desde então tenho tomado o remédio, que me livravrão de toda azia e refluxo, a pergunta é devo fazer a cirurgia ? ja que o remédio elimina todos os sintomas, tem algum problema futuro tomar Pantoprazol continuamente ? tenho 29 Anos , quando fico sem tomar o remédio começo a sentir azia novamente.

    Obrigado !

    Alexandre

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Rafael,
    Calma !

    Se na endoscopia feita há 1 ano não foi diagnosticado esôfago de Barret, não tem pq pensar que surgiu um câncer assim tão rápido.

    O que parece é que seu refluxo piorou. Provavelmente terá que repetir a endoscopia.

    Reveja as orientações do texto. Se realmente já as segue, só resta mesmo esperar pela consulta

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Alexandre,
    Se o tratamento clínico consegue controlar os seus sintomas, em princípio a cirurgia deve no mínimo ser reavaliada.

    Isso vai depender do grau de herniação e da presença ou não de lesões graves no esôfago pelo refluxo.

    abs

  • Thamy

    Doutor, Boa tarde!

    Recebi um diagnóstico de hérnia de hiato, encontrando-se 2,5 cm acima de seu local natural.

    É aconselhável tratamento clínico ou cirúrgico? Cada dia mais sinto dores na altura do estômago mais intensas.

    Grata!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Thamy,
    Regra geral é sempre tratamento clínico antes, a não ser que haja outros dados que indiquem a cirurgia

  • Jullyanne

    Olá Doutor, tenho uma endoscopia marcada e estou com muito medo, pois minha amiga fez no mesmo hospital e ela disse que não aplicaram a sedação, somente um splay na garganta ela disse que a sensação que teve foi de afogamento.Devido eu ter problemas respiratorios fiquei muito apreensiva. Gostaria de saber se mesmo sendo pelo sus posso exigir sedação. Desde já agradeço.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Jullyanne,
    A sedação é normalmente uma opção do médico.

    Vc pode pedir para fazer com alguém que a use.

    Eu não sou gastroenterologista e não faço endoscopias, mas já vi fazerem muitas e acho que com sedação é muito mais confortável para o paciente.

  • http://www.blogger.com/profile/13742950521302901864 angelica

    óla,Dr.
    sou ANGELICA

    Dr. vou escreve do jeito que esta na minha endoscopia.

    esofago: esofagite + moderada+terço inferior+hernia de hiato p/ deslizamento + peq.+ 2,0cm.
    estomago: gastrite do antro+ leve+enantematica.
    piloro: pervio
    duodeno: normal

    Dr. em 2000 eu fiz minha primeira endoscopia e medico disse que eu uma bacteria no estomago ele falou que eu ia tomar o omeprazol pro resta da vida fora que eu passo muita vontade de comer muita coisa gostosa por que se eu comer eu sei que meu estomago doi mas quando foi em 2006 eu fiz outra endoscopia e deu a mesma coisa quando entrou esse ano eu comecei sentir muita dor no peito pensei que eu ia infarta tenho apenas 32 anos, conclução não consigo passar no meu medico pos o sus esta muito demorado passei com a doutora do meu postinho ela que pediu uma endoscopia pois minha barriga cresce tanto que parece que estou gravida fora que tenho muita dor foi quando hoje fiz essa endoscopia que eu descrevi acima gostaria de saber se tenho que operar e tambem gostaria de saber se eu sentir dor muito forte é eu procurar um hospital tenho que levar essa endoscopia porque só vou passar na medica do potinho só dia 07/07/2009 por favor me responda pois estou muito preocupada,desde já muito obrigada. Angélica

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Angelica,
    Segundo o exame, Vc tem uma hernia de hiato e esofagite secundária a refluxo.

    Se o omeprazol já não causa mais alivio a cirurgia pode ser uma opção. Quem vai avaliar isso é sua gastroenterologista

    Mas faltam dados por exemplo em relação a lesão do seu esôfago.

    Enquanto não chega a consulta, procure seguir os conselhos do texto.

  • http://www.blogger.com/profile/16551914235642491838 Ana

    Dr.Pedro, meu amigo fez uma cirurgia recentemente de hérnia de hiato e refluxo gastroesofágico. Nessa cirurgia, o estômago dele foi reduzido em 10% pois com esse percentual foi feita uma “válvula” no esôfago para corrigir o refluxo. Agora quando ele vai se alimentar, tem queixado sensação de estômago muito cheio, sem sequer ter se alimentado direito. O que ele deve fazer? Obrigada. Ana Medeiros

  • Marcos

    Dr. Pedro,

    Meu nome é Marcos e comecei a apresentar problemas de voz de uns tempos pra cá. Não estou rouco nem gripado, nem mesmo tenho qualquer anormalidade nas pregas vocais, mas a voz não sai perfeitamente, até a dicção fica prejudicada. Sinto, em vários momentos, como se houvesse uma “bola” na garganta.
    Fiz um exame de PHimpedanciometria que mostrou que sofria de DRGE atípica. Na escala de Johnson DeMeester, deu 89, quando o normal seria 22. Por isso operei há 20 dias.
    O médico utilizou uma parte do meu estômago para construir uma válvula artificial para o esôfago, além de dar um ponto, eviatndo assim que eu desenvolva a hérnia de hiato.
    Acontece que, passados 20 dias, ainda sinto incômodos na garganta, tenho pigarro constante, escarro muito e a voz ainda não voltou ao que era antes deste problema.
    Vale ressaltar que não se trata de um problema de fonoterapia, uma vez que eu nunca tive qualquer problema de voz e também fazia acompanhamente antes do problema e, é claro, fiz por um bom tempo durante este período, mas sem qualquer tipo de retorno.
    Esta é minha dúvida: é normal os sintomas não sumirem após a operação? Isso pode acontecer devido à cirurgia ser recente? E, se é assim, qual a média de tempo para que eu fique completamente recuperado, em um caso normal?
    Muito obrigado!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Ana,
    Se ele tem emagrecido por causa disso deve voltar ao cirurgião/gastro

    Ele poe tentar é se alimentar mais vezes porém em menor quantidade.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Marcos,
    A cirugia ainda está muito recente. Não tenho como te dar um tempo muito exato pois isso depende de vários fatores.

    Acho que pelo menos 1,5 – 2 meses vc deve dar para o organismo se recuperar.

    abs

  • Anonymous

    Olá DR.
    Meu nome é vinicius.
    Fiz uma cirurgia de hérnia nhiatal ha dois anos e meio( estava, na época com muito refluxo e ferimentos no esófago). A cirurgia foi por corte.
    Após a cirurgia, recomecei o tratamento do esófago, à base de pantoprazol, por um ano e meio ( 2x dia). Após esse período, o médico me recomendou usar o pantoprazol diariamente ( uma vez por dia), entretanto com poucos dias meu esófago voltou a ficar ferido novamente, e eu aumentei a dose para 2x ao dia, e continuo até hoje.
    O pior, é que desde quando fiz a cirurgia, não consigo mais deitar, mesmo com almofada ante refluxo, pois sinto como se estivesse retornando algum “gás”: tenho ânsia de vomito e azedume na boca. Bebo água durante toda a noite e fico somente sentado:; o pouco que durmo, é à base de remédio, mas acvordo querendo vomitar. alimento normamente; tenho muita azia e gas.
    Alguns exames: PH metria: refluxo de 98 ( normal me parece que é 3 ou .3); Rx DRGE: normal; Manometria: normal; Cintilografia: normal. Será que preciso de nova cirurgia? Por favor me responda.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Vinicius,
    Pelo o que vc descreveu parece que a cirurgia não só não aliviou seu refluxo como parece tê-lo piorado.

    Tem que conversar com seu gastro novamente e explicar que sua qualidade de vida está muito ruim. Não sei se uma nova cirurgia seria a solução, mas que do jeito que está é não pode ficar.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/16994233043818237661 Fagner Alves

    Olá Dr!
    Fiz uma endoscopia para ver o motivo da queimação e azia que tenho, o resultado a endoscopia digestiva e biopsia que foi realizada , chegou a seguinte conclusão: 1.Hérnia hiatal por deslizamento ( Tipo I ) pequeno tamanho. 2. Esofagie erosiva distal – Grau “A” de Los Angees.
    3. Esofago revestido po epitelio coluna- extensão curta. 4. Pangastrite endoscopa de aspecto enantematoso, de lev intensidade.
    NO diagnostico da Biopsia- Esfagie lev com mucosa do tipo cardica. Ausncia de sinais de esofago de Barre isto é muosa especializada co metaplasia intestinal. Auncia de sinais de malignidade do ponto de vista histopatogico nos cortes examidados da amostra recebida do exame. ————– Esse foi o resultado — Dr, o meu gastro me receitou o lansoprazol por 90 dias caso não apresenta sintomas de melhoras seria caso cirurgico, até mesmo para evitar um tumor, isso procede? O que me diz a respeito desse laudo? Por favor aguardo retorno e desde já agadeço a presteza. Obrigado

  • Fabiana

    Bom dia Dr.Pedro;

    Realizei um exame de: Endoscopia Digestiva Alta + Biópsia.
    E no estômago- Em corpo e antro observaram mucosa com edema e hiperemia discretos. Plioro regular.
    E a conclusão foi: Pangastrite enantematosa leve.
    Gostaria de obter informações à respeito disto, de que se trata, e o que pode ter me levado a obtê-la. Stress em alto nível pode causar isto?
    Abs, e o agradeço desde já.

  • Vanderlei

    fui diagnostico co esofagite cronica e provavel esofago de barret.Gostaria de saber se conseguirei curar so tomando rmedios.estou tomando omepprazol 20mg e hidroxido de aluminio.sendo que antes de tomar os remedios eu só sentia um bolo na garganta e muita canseira e agora eu sinto azia,queimações e dores,o que eu não sentia antes de tomar remedios.E eu gostaria de saber se eu posso comer açai,mel e geleia real e leite. tenho 43 anos

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Fagner,
    O refluxo crônico aumenta o risco de câncer de esôfago por isso a indicação de cirrugia quando o tratamento clínico não funciona.

    Mas o seu caso parece leve e se vc tomar o lansoprazol e seguir os conselhos do texto, provavelmente vai conseguir controlar o seu refluxo.

    O laudo não tem nada de grave, apenas a inflamação do esôfago (esofagitte) pelo refluxo.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Fabiana,
    Isso é apenas uma gastrite leve. Muito simples de se tratar.

    Eu vou escrever sobre gastrite nas próximas semanas.

    Mas posso adiantar que, ao contrário do que se pensa, stress não é causa.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Vanderlei,
    Se vc já tem esôfago de Barret, acho que o seu médico vai acabar indicando a cirurgia.

    O açai não faz mal.

    Siga os conselhos do texto

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/09567029657325506367 <strong> Rudy Henrique </strong>

    Oi dr. Pedro..tudo bom…
    A um tempo atras disse para o senhor que iria fazer a cirurgia de hernia de hiato….

    Nesta terça feira dia 16/06 realizei a cirurgia hoje dia 20/06 estou sentindo um pouco de dor na parte de baixo da barriga mais suportavel, dor para respirar fundo e dor nos ombros…isso ocorre porque a operação é muito recente doutor, com quanto tempo pode melhorar, ou deu zica?..

    abraço…grande dr.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Rudy,
    Qual tipo de cirurgia e qual foi a via de acesso?

    Dor no pós operatório é comum, e realmente tem muito pouco tempo do procedimento.

    A dor é a mesma desde o primeiro dia ou só surgiu agora?

    abs

  • Cíntia

    Olá Dr. Pedro.
    Estou com uma tosse faz aproximadamente 10 dias. É uma tosse tão intensa que não permite nem que eu consiga dormir. Ela inicia-se seca e depois fica com secreção, quando deito. Agora tento dormir com a cabeceira elevada, mas mesmo assim tenho surtos de tosse. Outra coisa que me faz pensar em refluxo é o fato de ficar rouca quando como bastante. Comecei a tomar o omeprazol faz 2 dias. Só essa medicação pode fazer minha tosse passar? Posso associar um outro remédio, tipo antitussígeno? Qual dos medicamentos é eficiente mais rapidamente? Quantos dias pode demorar aproximadamente demora pra minha tosse ceder?

    Grata, Cíntia!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Cíntia,
    Se for refluxo não há problema em se tomar antissígenos. Mas antes de se medicar é importante confirmar o diagnóstico, já que se o problema for pulmonar, o antitussígeno pode piorar o quadro.

    Dependendo do grau do refluxo, o omeprazol pode não ser suficiente.
    Como eu disse, é preciso estabelecer a causa para se tratar corretamente.

  • Anonymous

    Ola Dr. pedro,

    Na terca-feira passada disseram-me através de endoscopia que tinha hernia de hiato. Ainda continuo com dor do lado direito por baixo do peito. Comecei a tomar ontem 40MG de Nexium à noite e o medico tambem acha que pelo menos durante 3 semanas devo tomar Librax 3 vezes ao dia 15 minutos antes das refeicoes. Qual é a sua opiniao? E quando acha que esta dor me vai passar?
    Obrigada Dr Pedro.
    Francisca

  • Daize

    Olá Dr. Pedro, tudo bem??
    Meu nome é Daize e tenho 31 anos.
    Dr. exatamente hj faz 1 semana que fiz cirurgia por vídeo de hérnia de hiato e refluxo. Estava me sentindo super bem até o 5º dia de cirurgia, com pouca tomava 35 gotas de Lisador e passava mas agora começei com queimação na garganta (leve), mas sinto e dor no estômago é normal Dr. ou minha cirurgia deu errado?
    Conversei com meu médico e ele disse que é normal por causa da cirurgia e da alimentação agora a queimação ele disse que não é do refluxo o que pode ser então deu uma pastilha pra tomar Prepsamar….o que faço?
    Obrigada
    Abraços

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Francisca,
    A minha opinião é que vc deve seguir o tratamento indicado pelo médico que te examinou.

    O tratamento é esse mesmo. A dor deve melhorar já nos próximos dias. Tenha paciência.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Daize,
    Ainda está muito precoce sua cirurgia. Tenha calma. Não dá para dizer nada com certeza nesta fase.

    Siga as instruções dele e não se estresse por antecipação. A taxa de suceso da cirrugia é alta e provelemente deu tudo certo.

    abs

  • Anonymous

    Olá Dr. Pedro, obrigada por responder o meu comentário.
    Hoje fui em um otorrino e ele disse o mesmo que o senhor que está muito cedo pra falar alguma coisa. Ele disse também que como eu tinha muito refluxo pode ser que tenha vestígios ainda por estar machucado o esofago. Será doutor que pode ser isso mesmo?
    Na 5ª feira faz 15 dias e é o meu retorno novamente com o médico que me operou vamos ver o que ele fala.
    Mas agradeço de coração o seu comentário.
    Abraços

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Provavelmente o esôfago ainda está ferido mesmo. Não deu tempo dele cicatrizar.

    abs

  • ws

    Ola Dr..Meu nome é Wellington Sallum…Fiz a cirurgia de Hernia de Hiato por video ja fazem 50 dias…Apos 15 dias da cirurgia comecei a evacoar de forma pastosa e nao mais consistente como antes,o meu normal é de 2 a 3 vezes ao dia…E ao deitar a noite tenho bastante gases …Isso é normal pós cirurgia DR. Obrigado!

  • Plínio Augusto Araújo de Almeida

    Ola Dr fiz a cirurgia laparoscopica para correçao de hernia de hiato a 1 ano e meio. O problema e que toda vez que me alimento tenho muita dificuldade de arrotar e so consigo arrotar se fizer bastante força e bem alto. O problema e que na maioria dos lugares nao posso fazer isso pois e falta de educaçao e tenho vergonha de arrotar alto na frente de todos. Acontece que quando nao arroto alto logo apos comer o gas fica preso e começo a ter gastrite e varias outras complicaçoes, dores, demoro pra dormir pois tenho que ficar tentando eliminar os gases presos. Sera que deveria alargar a valvula?
    Por favor me ajude pois nao sei mais o que fazer essa sensaçao apos toda refeiçao e horrivel

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Wellington,
    Ficar com diarréia ou fezes pastosas não é normal não, principalmente por mais de 1 mês.

    Converse com o seu gastro sobre isso.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Plínio,
    Quando vc come, sente o aliemento ficar impactado? Porque realmente parece que a vávula ficou um pouco disfuncional em relação a liberação de gases. Pelo o que vc conta, ela só se abre quando a pressão abdominal se eleva muito, conseguindo vencer a sua resistência.

    Converse com o seu gastroenterologista sobre o assunto. Provavelmente há o que fazer no seu caso.

    abs

  • Plínio Augusto Araújo de Almeida

    Dr Pedro primeiramente obrigado pela resposta. No começo sentia o alimento entalar na garganta sim mas isso foi diminuindo e hoje nao sinto mais isso. Porem quanto aos gases e exatamente isso a valvula ficou um pouco desfuncional para a liberaçao e so funciona quando a pressao se eleva muito. O meu medo e afroxar a valvula demais e o refluxo voltar.

    Fora a cirurgia de “afrouxamento”, existe algum medicamento ou procedimento que pode ser usado para corrigir esse problema?

    Muito Obrigado pela sua atençao.

  • Patricia

    Boa tarde Dr. Pedro. Minha mãe tem hérnia de hiato e está sentindo muita dor em uma das pernas e nas costas, impossibilitando-a até de caminhar.
    Como aliviar esses sintomas? Há algo alternativo para tomar ou fazer pra que essa dor melhore? Ela já tomou vacinas para aliviar a dor mas não surtiu o efeito esperado. Por favor me ajude. Grata.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Plínio,
    Sinceramente desconheço algum medicamento que possa melhorar esse quadro.

    Talvez o que ajude possa ser uma reeducação alimentar. Comer mais devagar, evitar alimentos gasosos etc…

    Acho que vc deveria procurar seu gastro para discutir esse fato com ele

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Patrícia,
    Essa história está muito confusa. Não consigo ver relação entre a hérnia de hiato e a dores. E essa história de vacina também está equivocada.

    Acho que vc está confundindo hérnia de disco com hernia de hiato.

    Vc leu o texto ? O assunto é completamente diferente.

    Como diria o poeta: Uma coisa é uma coisa, e outra coisa é outra coisa.

  • http://vinicius.com.br/ Anonymous

    Bom dia Dr Pedro.
    Meu nome é vinicius.
    Após umacirurgia de Hérnia hiatal, feita por corte hà 2,5 anos, fiquei com muito refluxo, e não consigo deitar.
    Agora, com uma tumografia computadorizada, constatou-se que estou c/ o ângulo de hiss aumentado em 90 ou 100 graus.
    Isto é grave? carece de cirurgia para correção? Isto seria a causa do refluxo atual, qie é muito maior do que anterior à cirurgia? Isto pode ter sido em decorrência da cirurgia que fiz? A final, quais as consequências desse aumento do angulo de hiss?
    Agradeço-lhe muito pela atenção, pois não é a primeira vez que lhe procuro e fui muito bem atendido.
    abraços

  • * * *Max Taylor é ShoW * * *

    M.Lucia
    ola Dr,tenho gastrite que trato a 10 anos e ela sempre reicide ,há 2 anos comecei sentindo enjoo ,dores no peito e descobri esta com esofagite moderada,tenho tratado com omeprazol,lansoprasol,pantoprazol e easoprazol durante todo esse tempo o que conseguir foi reduzir de moderada pra leve, ultimamente tenho sentido a boca muito amarga e fiz endoscopia ha uns 30 dias e agora apareceu um ahernia por deslizamento= gastrite e esofagite erosiva leve meu gastro aconselha a cirugia pq mesmo com a medicação as coisas ñ melhora estou com medo pq tb tem a gastriteo q o senhor podemi falarsobre isso .obg

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Vinicius,
    O ângulo de Hiss é aquele que se forma na junção do esôfago com o estômago. Ele é um dos fatores que impedem o refluxo. O fato do seu ângulo estar muito aberto com certeza influencia no seu refluxo.

    Provavelmente ele terá que ser corrigido. Converse com o seu gastro ou cirugião.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    M.Lúcia,
    Uma das indicações da cirugia para refluxo é a falta de resposta ao tratamento clínico, que é o que parece estar acontecendo com vc.

    O problema do refluxo é que quando este ocorre cronicamente pode levar ao aparecimento do câncer de esôfago. Por isso ele é tratado mais agressivamente do que a própria gastrite.

    Se vc está na dúvida, o melhor é procurar a opinião de um outro gastro. Assim vc ouve pontos de vista diferentes e pode tomar a sua decisão com mais dados.

    abs

  • joana cristina

    ola sou joana descobria pouco que tenho gastrite antral leve , hernia de hiato e agora fiz uma phmetria e o resultado foi refluxo patologicomisto ou combinado , precizo de cirurgia? obrigada

  • Cleverson

    Olá Dr. Pedro.

    Meu nome é Cleverson, tenho 29 anos.
    Fiz ontem uma endoscopia, que acusou hérnia hiatal, esofagite grau B de Los Angeles e gastrite erosiva plana antral moderada.
    Estava navegando na internet para saber mais sobre estes diagnósticos, e lendo seu texto e as dúvidas respondidas pelo Sr aos internautas, pude esclarecer quase todas as minhas dúvidas.

    Escrevo apenas para agradecer-lhe, em nome de todos.

    Obrigado!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Joana,
    A necessidade ou não de cirurgia está associada ao grau de lesão esofágica e a incapacidade de se controlar o quadro clinicamente.

  • sasa

    ola dr.o senhor poderia mim tira uma duvidas,eu adquiri pequenas hérnias intra esponjosas na coluna em t12,
    l2,l3 pela tomografia eu descobri, pq eu vinha sentido dores na coluna.
    comecou a doer minha coluna depois q eu comecei a trabalhar carregado peso de as vezes 60kg td semana, eu estou servidor a marinha, ai eu levei os exame e um laudo pra o medico de marinha, q era nerocirujião, ele mim falow q minhas hernias intra esponsoja, q eu já nasci com elas q minha coluna tenhi mal formaçÃO por isso q eu tenho elas e q não tara problema futuramente nem um pra min.e botou no parecer do exame q eu estou apito a dá baixa dá marinha isso tá certo, dr, um q ele falow.?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    sasa,
    Se o especialista que tem acesso acesso a oseus exames disse isso, como eu, aqui de longe e pela internet poderia contestar ?

    A pricípio é isso mesmo. Acredite na palavra do médico.

    abs

  • Elaine

    Olá Dr, gostaria de tirar algumas duvidas, fiz uma endoscopia que constatou uma pequena hérnia hiatal, sintomas dor no estomago e arrotos, tenho que fazer tratamento a base de remédio ou só mudar a alimentação? A hernia com o tempo pode aumentar? Independente do tratamento posso engravidar e quais as consequencias? Agradeço sua atenção.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Eliane,
    Se vc conseguir controlar os sintomas só com alterações de hábito de vida e alimentação, ótimo. Se não, o remédio está indicado.

    Dependendo do tipo de hérnia, ela pode sim aumentar com o tempo.

    Não há contra-indicações a gravidez, mas nas fases mais adintadas da gestação, o refluxo pode piorar. MAs nada que impeça a gravidez.

    abs

  • glaucia

    Oi Dr.tenho 31anos sempre fui saudável pratico musculação bem pesada a 8anos mas neste último ano ganhei 6kg(transtorno dismorfico corporal,baixa auto-estima,etc)fiquei com 68kg 1.73 desde então passei a ter refluxo.Fiz endoscopia a 2 meses deu esofagite fui medicada com lansoprazol 30mg,sucrafilm e droxaine.Esta noite tive uma crise horrível começou com queimação as 21hs,as 1:15 queimação,dor no estomago e duodeno,náusea.Fui ao hospital me deram nexium 40mg bromoprida e lioram pra dormir.Minhas perguntas são as seguintes:-Não tem nada que tire esta dor e queimação num caso de crise aguda quando vc vai ao hospital(particular) se arrastando de tanta dor?-Deveria para de treinar forte?(isto pra mim ia ser a morte eu ia ficar obesa como toda milha família excessão do meu filho)-Estes quilos ganhos rapidamente desencadearam o refluxo visto que antes não tinha nenhum sintoma?-Posso fazer cirurgia para corrigir a válvula?se puder já vou cuidar disto segunda-feira mesmo.Obrigada Dr. e parabéns pelo seu trabalho!

  • sasa

    dr. tomografia q eu fiz tava pequenas hernias intra esponjosa e no laudo dá medico radiologista ..
    ah levei pra nerocirujião falow q eu já naci com elas já..
    mais ele não passou tratamento nenhum pra mim falow q minha coluna tava boa…..?
    oh senhor podria mim falar ai a pessoa nace com hernias e mal fomaçÃO DÁ COLUNA É???/

  • Daize

    Olá Dr. novamente estou com dúvidas. Faz 1 mês que fiz a cirurgia no começo estava tendo queimação na garganta novamente, fui ao médico ele receitou o Motilium por 10 dias fiz o tratamento e fiquei boa. Mas após 1 semana começou novamente a queimação, ela é leve mas incomoda muito na garganta. A minha dúvida é a seguinte será que minha cirurgia foi em vão? Será que abusei em alguma alimentação pois já estou comendo de tudo (pouco e devagar), mas consigo comer tudo? devo continuar a tomar o remédio por mais tempo? Por favor Dr. aguardo sua resposta. Obrigada

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Sasá,
    Não entendi sua pergunta. Reformule-a para mim, por favor.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    M.Lucia
    Não há problemas em fazer a cirurgia tendo gastrite.

    Na verdade a associação gastrite-refluxo é muito comum. A maioria das pessoas que opera o faz em vigência de gastrite.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Daize,
    A cirurgia ainda está muito recente. Não dá para avalair o resultado final ainda.

    O que te aconselho é seguir os conselhos descritos no texto, como evitar de comer muito, ou deitar após refeições etc…

    O motilium ajuda muito neste casos. Ligue p o seu médico e pergunte se vc pode continuar com ele por mais 1 ou 2 semanas.

  • sasa

    ola boa dia.dr eu fis tomografia constatou pequenas hernias de intra esponjosa no laudo q o medico radiologista fez.
    ai eu levei por medico de marinha a tomografia e o laudo o nerocirujião, ai ele mim falow q minhas hernias era de nascença q minha coluna defituosa, e mim falo tb q minhas hernias não trara problema nenhum futuramente e não passou tratamento nenhum pra eu fazer disse q eu tava bom dá coluna e isso mesmo senhor?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Sasa,
    Repito o que já disse anteriormente:

    Se o especialista que tem acesso aos seus exames disse isso, como eu, aqui de longe e pela internet posso dizer qeu está errado?

    O objetivo do blog não é prestar consultas online ou criticar laudos e pareceres de outros colegas.

  • rafaella

    A mais de 1 ano sofro com uma tosse seca e que é um dos sintomas do refluxo, fiz minha segunda endoscopia ontem dia 20/07/2009 e deu que eu tinha hernia de hiato por deslizamento, o medico disse que meu estomago e esofago estavam normais, mas estou muito preocupada, ja tomei omeprazol e peridal e não resolveu, me ajude por favor estou com medo de ter fazer uma cirurgia, tenho 23 anos.

  • Samuel

    Ola Dr. Pedro,

    Primeiramente parabéns pelo trabalho de responder as questões.

    Meu nome é Samuel, tenho 22 anos, e a 10 anos tomo omeprazol diariamente devido ao refluxo caudsado pela anatomia da boca do estômago (larga). Faz 1 ano que os remédios não resolvem , visitei varios gastros, e a indicação em todos foi de cirurgia. Sendo assim, irei fazer a cirurgia por videolabaroscopia, para confecção da válvula. Minhas dúvidas quanto a esta questao são:
    . Um longo tempo após a cirurgia, é possível vomitar e arrotar?
    . Após ter passado a fase de recuperação, vou voltar a me aliemntar na velocidade que como hoje, ou vou ficar limitado a me alimentar devagar para sempre?

    Muito Obrigado e novamente, parabéns pelo trabalho.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Rafaella,
    Procure seguir as dicas do texto.
    Enquanto não houver lesão do esôfago, não vai haver necessidade de operar.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Samuel
    O objetivo da cirurgia é deixar seu esficter o mais próximo possivel do que considerado anatomicamente normal.

    Sendo assim, após a completa recuperação do procedimento cirurgico, não deverá haver esses problemas que vc descreve.

    abs

  • Simone

    Boa tarde,
    Fiz recentemente uma endoscopia digestiva alta com biópsia e a conclusão foi:
    • Hérnia hiatal de médio porte
    • Gastrite endoscópica enantematosa moderada de antro.
    • Pesquisa H. Pylori negativa.
    • Cárdia alargada a retrovisão.
    • Obs: Apresentou refluxo espontâneo durante a realização do exame.

    O Dr. Me receitou Lanz30mg em Jejum e Peridal 10mg antes das refeições (ambos por 30dias)
    Só que pelo que tenho lido (inclusive na bula) o Lanz é indicado para azia, dores estomacais, queimação e eu não tenho nada disso!. O meu motivo de ter procurado o gastroenterologista foi o estufamento que tenho no estômago e depois de almoçar fico hiper inchada, além de ter muitos gases.
    Será que o que me foi receitado resolverá o meu problema? Estou tomando a 2 dias.

    Simone

  • Elaine

    Dr,no meu exame constatou uma hernia hiatal, gostaria de saber de quanto em quanto tempo devo repetir o exame de endoscopia? Parabéns pelo tempo e atenção que o senhor têm para responder as perguntas, é lindo o seu trabalho, estou muito grata.

  • Pablo

    Dr. Pedro,

    Meu cunhado fez uma endoscopia esta semana e foram diagnosticados os seguintes problemas:

    - Hérnia Hiatal (Grau:2);
    - Esofagite Edemato erosiva leve;
    - Gastrite Edoscópica Enantematosa leve do Antro;
    - Teste de Urease: Positivo.

    Com este resultado ele terá que fazer cirurgia ou apenas a utilização dos medicamentos e o controle da alimentação será o suficiente para que ele melhore?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Simone,
    O lanzoprazol é um medicamento que reduz a acidez estomacal. Como vc tem gastrite ativa um melhor controle da acidez ajuda na recuperação.

    Parte dos seus devem melhorar junto com gastrite.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Elaine,
    Depende do que foi visto na endoscopia e dos seus sintomas.

    Somente pela presença da hernia hiatal não dá para definir isso.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Pablo,
    Sempre que houver controle do quadro com medicmentos e mudanças de hábito de vida, a cirurgia não estará indicada.

    A esofagite e a gastrite são leves. Existe a chance de responder ao tratamento

  • Simone

    Dr. Pode existir gastrite sem dor? Pois não sinto nada, somente o estufamento que lhe falei.

    E qual o período ideal para que eu comece sentir a melhora dos sintomas, digo, de deixar o inchaço.

    Grata.”

    Simone

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Simone,
    Pode sim. Mas não significa que todos os seus sintomas sejam decorrentes apenas da gastrite.

    Em 1 mÊs espero que sua gastrite já esteja boa.

    abs

  • Zer0 From Wired

    Boa tarde,

    tenho 24 anos e descobri a pouco que sofro de refluxo leve,estou tomando atualmente pantoprazol,por favor gostaria de saber se refluxo tem cura mesmo ou se tenho de fazer controle para o resto da vida, evitando certos alimentos e coisas do tipo, e se caso eu fizesse a operação eu nao teria mais necessidade desta dieta (isso apos o período pós operatório).

  • catia

    Boa noite Dr. Pedro
    Tenho 33 anos e no ano passado fiz uma endoscopia onde foi diagnosticado Hernia hiatal por deslizamento e gastrite antral.O médico me receitou pantoprazol 20mg, porém so usei por um mês. Tenho muitos sintomas de refluxo.
    Gostaria de saber se o fato de não fazer uso do medicamento prescito e nem dieta pode aumentar a hernia? Qual o tamanho máximo de uma hernia hiatal para que seja sugerida cirurgia e se posso engravidar sem que tenha muitos incomodos? Pois há 4 anos, na primeira gravidez só podia dormir sentada de tanta falta de ar que sentia.

    Desde já agradeço a atenção

    Catia

  • glaucia

    Ola Dr. Pedro me chamo Glaucia postei um comentário anteriormente dia 18/07 e o dr. não me respondeu então aí vai outra pergunta.Tenho alargamento da válvula e esofagite leve descobri a pouco mais de 4 meses estou medicada com nexium de 40mg sucrafilm e domperidona 10mg.Toda semana tenho pelo menos uma crise de muita dor fico com o abdomem enorme,porque isto ocorre?Não como demais,não bebo,não tomo líquido com as refeições só sou fumante.Esta medicação não deveria estar me poupando de crises tão fortes?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Zer0,
    O tratamento para o refluxo é primariamente clínico. Só se opera se não houver melhora.

    A dieta e a mudança de estilo de vida continuam sendo necessárias mesmo após a cirurgia.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Catia,
    A hérnia não aumenta, mas os sintomas e as lesões no esôfago podem piorar.

    Na gravidez o refluxo piora.

    A cirurgia está indicada quando o tratamento clínico falha.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Glaucia,
    Desculpe, o seu comentário passou despercebido. Por distração pulei ele. Tenho recebido mais de 40 perguntas por dia. De vez em quando tenho falhado. Peço desculpas de novo.

    Em relação a primeira pergunta:
    Para a quimação o tratamento é esse mesmo que te deram no hospital. Não tem muito como fugir disso.

    A musculação se estiver sendo mal feita pode piorar o seu refluxo, principlamente se vc o faz poucas horas depois de comer ou se com a força tem aumentado muito a pressão intra abdominal.

    Porque vc não faz exercícios aeróbicos? São mais eficientes para se perder peso.

    Sobre peso está relacionado a refluxo, sim.

    A cirurgia só está indicada se não houver como tratar clinicamente. E nem sempre ela resolve todos os problemas.

    2º pergunta

    Deveria sim, mais vc precisa parar de fumar. O cigarro aumenta muito o refluxo.

    Se vc parar de fumar e não houver melhora, a opção mais provável será a cirurgia.

    abs

  • Simone

    Bica, escreve lá no site:

    “ Olá Dr. obrigada pelos retornos. O Sr. comentou que o meu inchaço pode não ser só da gastrite, então o que acredita que possa ser ? E o que posso fazer pra ajudar a reduzi-lo.”

    Grata.

  • Carol

    Olá Dr, tenho refluxo a cerca de 4 anos, e já fiz a cirurgia para corrigi-lo, mas não adiantou nada, continuo do mesmo jeito tomando os medicamentos desde que sai do hospital. Minha médica atual disse que foi como se não tivesse sortido efeito, pois nas endoscopias atuais da que a fundoplicatura está a 5 cm da TAG. Enfim tomo os azois a cerca de 4 anos, hj em dia o nexium. Estou tb 15 quilos acima do meu peso, fato este que acredito ter culminado a ter o refluxo, já que ele iniciou qdo comecei a engordar(4 anos atras), embora eu sempre tive uma má digestão desde criança. Mas agora quero muito engravidar, o que faço??Pois não poderei tomar os medicamentos e um dia que fico sem tomar me sinto mal, uma azia horrível…nauseas, gazes, etc. O que poderei fazer????Ah tb tenho uma dúvida, já tomei o omeprazol, lanso, o pantoprazol e agora o nexium(esomeprazol), um é melhor que o outro ou praticamente são iguais???
    Agradeço a atenção…
    Att,
    Carol

  • Anonymous

    Olá Dr. meu nome é Andréia e tenho 28 anos, a algum tempo eu tenho um pigarro terrível na garganta e a sensação de que estou engasgada, como um bolo alimentar que nem sobe e nem desce. Esses sintomas pioram após as refeições. quando como alimentos como frituras, massas, refrigerantes e similares fico com muita queimação e por muitas vezes sobe um gosto azedo para a minha garganta. Nunca fumei e nem tomo bebidas alcoólicas, o que o Sr. me orienta a fazer?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Simone,
    Pode ser pelo tipo de alimentação, pode ser por excesso de peso, por falta de atividade física… São vários os motivos.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Carol,
    São praticamente iguais.

    Realmente a gravidez pode piorar os sintomas.

    O que vc tem que fazer é emagrecer bem antes de engravidar. 15 kg de sobrepeso é muita coisa.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Andréia,
    Procure um gastro pois isso está com toda cara de refluxo.

    Enquanto isso evite alimentos que pioram os sintomas, não deite após comer e evite comer em grandes quantidades

  • Alex

    Olá Dr. Pedro, eu tenho hernia de Hiato e devido ao refluxo eu tenho muita tosse. Eu fasso tratamento há bastante tempo e a tosse e o refluxo nunca me abandonaram, e se eu paro o tratamento piora bastante.
    Estou querendo fazer a cirurgia para correção deste problema, mas estou com medo de sequelas devido a cirugia.Isso pode ocorrer e se ocorrer oque costuma acontecer??
    Obrigado.
    Alex

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Alex,
    Em geral o pior que acontece na cirugia é a correção não dar certo e os sintomas persistirem.

    Agora, qualquer cirurgia tem seus riscos.

    Converse com seu gastro. Se vcs acharem que o benefício supera os riscos, a cirurgia estará indicada.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Alex,
    Em geral o pior que acontece na cirugia é a correção não dar certo e os sintomas persistirem.

    Agora, qualquer cirurgia tem seus riscos.

    Converse com seu gastro. Se vcs acharem que o benefício supera os riscos, a cirurgia estará indicada.

  • hellenlivia

    Olá Doutor,em primeiro lugar gostaria de parabenizá-lo pelos artigos escritos e pelas orientações que recebi lendo alguns deles.
    Fiz uma endoscopia dia 27/07 e foi diagnosticado:Hérnia hiatal;esofagite erosiva distal grau 2 de savary miller e pan-gastrite endoscópia enantematosa leve.
    Gostaria de saber qual seria o tratamento para estes problemas???
    Fiz o teste da urease e deu negativo.Existe a possibilidade do resultado ser um falso negativo pois tenho os sintomas da bactéria.
    um grande abraço!

  • Anonymous

    DR.boa noite,meu nome e sergio. sofro com algum sintomas a 3 anos ja fis 3 endoscopias e como diagnostico,mucosa esofagica distal levemente esbranquiçada com perda do padraõ vascular submucoso e com algumas erosoes,naõ consta hernia hiatal. conclusaõ esofagite erosiva grau los angeles , bulboduodenite erosiva plana leve. trato com pantoprazol e com peridal,mudei alguns abitos alimentares, mai tenho crises com muita frequencia e com isso acabo tomando muito antiacidos e tenho boa melhora mas depois volta tudo dinovo, ja naõ aguento mais tudo isso, onde devo estar errando?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Hellen,
    O H.pylori em si não dá sintomas. Os sintomas são da gastrite ou da úlcera.

    O resultado não costuma dar falso negativo

    O tratamento é feito com inibidores da bomba de prótons, medicamento que o seu gastro já deve ter prescrito.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Sergio,
    Difícl dizer de longe. Vc já faz todas as dicas que eu dei no texto ?

    Se vc fuma, tem que parar.

    De repende tem que usar o pantoprazol por muito tempo sem parar.

  • sergio ricardo

    DR.fis uma pergunta logo acima dia 29/07. SR.respondeu e tbm fez uma pergunta , naõ e naõ fumo e estou seguindo algumas dicas suas, meu medico fez alguns testes com remedios , fiquei tomando por 3 meses so o peridal, fiquei bem mas naõ taõ bem quanto com o pantoprazol, agora meu medico pedio p/ eu volte a tomar novamente o pantoprazol 40 , ja tomei 10 comprimidos. mas quanto tempo o medicamento leva p/fazer efeito com o total poder novamente ? pois estou sentindo muita azia com forte queimaçaõ no peito,obs vi en meu convenio é uma pena mas seu nome naõ esta entre os medicos ke podem me atender. obrigado pela atençaõ

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Ricardo,
    Eu não estou no livro do convênio porque moro em Portugal

    O pantoprazol tem que ser usado por pelo menos 1 mês para se avaliar a sua eficácia.

  • sergio ricardo

    DR,caso naõ de certo o tratamento com os remedios, e venha a realizar uma cirurgia o pos operatorio é muito complicado ? pois naõ gosto ou melhor haha naõ suporto sopa como dieta liquida ,sempre pratiquei muito esporte, jogo futebol e frequento academia. e no meu trabalho gasto muita energia por ser um trabalho braçal.e sinto muita fome. e tenho medo de sofrer muito com a dieta pos operatoria pq tbm tenho hipoglicemia, corro esse risto quato tempo leva uma total recuperaçaõ. abrigado

  • anacarolyna

    Ola doutor,
    ha um ano atras fui diagnosticada com a Hernia de hiato, mas por ser muito pequena fiz o tratamento com medicamento e melhorei.
    Agora, estou ha 6 meses morando fora do Brasil e mudei drasticamente minha dieta alimentar… ja fazeem uns dois dias que sinto muitoa dor no estomago, refluxo intenso e muita dificuldade de respirar. Fui a um medico e ele me receitou um medicamento do mesmo principio ativo do omeprazol. o estomago melhorou, mas ainda sinto muita dificauldades pra respirar, é insuportavel. O que posso fazer pra aliviar essa pressao no peito?
    Obrigada,
    Ana.