11 de junho de 2014

HÉRNIA DE HIATO | Refluxo gastroesofágico

A doença do refluxo gastroesofágico, conhecida também pela sigla DRGE, ocorre quando o conteúdo presente no estômago retorna inapropriadamente para o esôfago de forma crônica e repetida, levando à lesão deste órgão por exposição a substâncias ácidas.

Publicidade

A DRGE está muito associada à hernia de hiato, que é a protusão de uma parte do estômago em direção ao tórax.

Neste artigo vamos abordar os temas refluxo gastroesofágico e hérnia de hiato.

O que é refluxo gastroesofágico?

O esôfago é um órgão oco, uma espécie de tubo que liga a boca ao estômago; possui aproximadamente 40 cm, desce por todo o tórax e desemboca no estômago, já dentro da cavidade abdominal. Na junção entre o esôfago e o estômago existe um esfincter, chamado de esfincter esofágico inferior, uma estrutura muscular em forma de anel que controla a entrada de alimentos no estômago e impede o retorno do mesmo para o esôfago. O esfincter é uma espécie de porta, isolando o esôfago do estômago. Ele abre-se para deixar a comida passar e fecha-se logo após para evitar que ela retorne.

Refluxo gastroesofagico - DRGE

O esfincter esofágico inferior (EEI) localiza-se logo abaixo do diafragma, que é a estrutura que separa o tórax do abdômen. Quando o esfíncter funciona corretamente, ele impede que o conteúdo dentro do estômago retorne para o esôfago, mesmo quando deitamos ou ficamos de cabeça para baixo.

Apesar da presença do esfincter, é normal que esporadicamente alimentos refluam para o esôfago, podendo chegar até à boca, principalmente após ingestão de grandes quantidades de comida. Normalmente é um bolo alimentar que sobe com uma sensação de queimação e deixa a boca com gosto ácido. O refluxo pode ocorrer quando comemos muito e dilatamos o estômago, aumentando a pressão em seu interior.

Nem todo refluxo chega à boca, muitas vezes se restringe ao esôfago e leva apenas à sensação de azia, quando muito. O refluxo pode permanecer uma doença silenciosa por muito tempo.

O estômago é recoberto por uma mucosa resistente a extrema acidez do suco gástrico, o que não ocorre com o esôfago. Toda vez que há um refluxo do conteúdo estomacal para o esôfago, este sofre pela acidez do mesmo. Como a mucosa do esôfago não tem proteção para substâncias ácidas, pessoas que apresentam refluxo com frequência, ao longo do tempo, desenvolvem lesões tipo queimaduras, levando à esofagite (inflamação do esôfago).

Mas por que então ocorre o refluxo gastroesofágico?

O refluxo ocorre sempre que o esfíncter esofágico inferior (EEI) apresenta defeito no seu funcionamento. Isto acontece por vários motivos:

  • Quando comemos muito e dilatamos o estômago o anel esfincteriano têm maior dificuldade em fechar-se.
  • Algumas substâncias parecem colaborar para um maior relaxamento do esfincter. Entre elas o cigarro, refrigerantes e bebidas alcoólicas (falarei com mais detalhes à frente).
  • Pessoas obesas também apresentam alteração no funcionamento do esfincter.
  • Na gravidez, pelas alterações mecânicas e hormonais que que ocorrem durante a gestação, também ocorre um relaxamento do EEI, favorecendo o aparecimento do refluxo gastroesofágico.

Todavia, o principal fator relacionado à DRGE é a hérnia de hiato ou hérnia hiatal.

O que é a hérnia de hiato?

Chamamos de hérnia toda protusão de uma estrutura ou órgão através de um orifício. Traduzindo: toda vez que um órgão sai da posição normal e “escorrega” através de uma abertura para dentro de outro local chamamos de herniação.

A hérnia de hiato é a protusão de parte do estômago para o tórax, através do orifício do diafragma. Veja o gráfico abaixo.

Hérnia de hiato

A hérnia hiatal por deslizamento (imagem do meio) é a mais comum e corresponde a 95% dos casos. Reparem que quando ocorre a herniação de parte do estômago para o tórax, o esfincter esofagiano que ficava logo abaixo do diafragma também é levado junto para cima. Deste modo ele não consegue funcionar corretamente.

Ainda não sabe corretamente o que causa a hérnia de hiato.

Sintomas do refluxo gastroesofágico

Agora que já sabemos o que é uma hérnia de hiato e o que é refluxo gastroesofágico, podemos entender os seus principais sintomas.

– Pirose ou azia: é a sensação de queimação ou calor no peito, normalmente irradiada desde a parte superior do abdômen até a garganta. Costuma ocorrer após alimentação, quando o estômago cheio favorece o refluxo.

– Regurgitação: é o retorno do conteúdo alimentar até a boca, com gosto ácido e azedo. Regurgitações frequentes podem levar a lesões erosivas dos dentes. Náuseas e vômitos são incomuns, mas podem ocorrer em alguns pacientes.

– Dor no peito: alguns pacientes apresentam dor torácica que pode lembrar dor de angina (leia: SINTOMAS DO INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO E ANGINA e DOR NO PEITO | Principais causas e sintomas)

– Tosse, rouquidão e asma: o refluxo de material ácido para a parte inferior da garganta pode levar em alguns casos a tosse crônica e alterações na voz. Em pessoas susceptíveis, o refluxo pode desencadear crises de asma (leia: TOSSE | Causas e tratamento).

– Dor de garganta: dores de garganta crônicas, sem causa aparente e sem outros sinais de infecção, como febre, podem ser sinal de doença do refluxo gastroesofágico.

– Excesso de saliva: alguns pacientes com refluxo queixam-se de salivação excessiva

Complicações do refluxo

A exposição contínua de material ácido no esôfago leva, a longo prazo, às complicações da DRGE

a.) Ulcerações: a presença de esofagite grave pode levar a úlceras e erosões na parede do esôfago, causando grande desconforto

b.) Estenose do esôfago: a inflamação do esôfago pode ser tão grande que o edema (inchaço) formado no local pode dificultar a passagem de alimentos. O doente queixa-se de sensação de bolo na garganta e de impactação dos alimentos ingeridos.

c.) Dismotricidade esofágica: o esôfago é um órgão muscular que através de contrações sequenciais empurra o alimento ingerido em direção ao estômago. Ao contrário do que possa parecer, não é a gravidade que leva a comida para baixo. Ela com certeza ajuda, mas podemos engolir de cabeça para baixo que ainda assim, a comida chega ao estômago.

Com a inflamação crônica causada pela agressão ácida, a inervação e a musculatura do esôfago começam a ter dificuldades na sincronização dos movimentos, dificultando o transporte de alimentos da boca ao estômago, colaborando também para os sintomas de impactação e bolo na garganta.

d.) Esôfago de Barrett: a agressão crônica às células do esôfago pelo ácido estomacal faz com que elas sofram transformações e passem a ter características de células intestinais. A essa alteração estrutural do tecido esofagiano damos o nome de esôfago de Barrett. Essa células alteradas apresentam maior risco de transformação em câncer, podendo levar ao adenocarcinoma do esôfago (leia: CÂNCER (CANCRO) – SINTOMAS E DEFINIÇÕES). Portanto, um refluxo contínuo, levando à esofagite, é um fator de risco para câncer do esôfago.

Na maioria das vezes o refluxo e a esofagite são diagnosticados pela endoscopia digestiva alta. É importante salientar que até 25% dos pacientes com refluxo podem tê-lo de forma leve, não apresentando alterações à endoscopia digestiva. Uma endoscopia normal não descarta o diagnóstico de DRGE (leia: ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA).

Gravidade da esofagite

Existem 2 classificações que visam graduar a gravidade da lesões no esôfago a partir dos achados na endoscopia digestiva alta:

1.) Classificação de Savary-Miller = Varia de 0 a 5. Quanto maior o grau mais grave é a lesão, sendo o grau 5 indicativo de esôfago de Barret.

2.) Classificação de Los Angeles = Varia de A a D, sendo A a lesão mais simples e D a mais grave.

Tratamento do refluxo gastroesofágico

O tratamento do refluxo depende do grau do mesmo. Casos leves podem ser tratados apenas com mudanças dos hábitos de vida, enquanto que casos mais graves podem necessitar de correção cirúrgica.

1.) Alterações nos hábitos de vida

– Elevação da cabeceira da cama. Pode-se colocar algum livro ou bloco em baixo dos pés da cama para se elevar a cabeceira em uns 20 cm. Pessoas com EEI incompetente apresentam piora do refluxo ao deitar, quando a gravidade já não mais dificulta o conteúdo gástrico de alcançar o esôfago.

– Não se deitar por pelo menos 1,5 a 2h após as refeições. Evite comer grandes quantidades de uma só vez. Quanto mais cheio fica o estômago, maior o risco de refluxo.

– Alguns alimentos pioram os sintomas de quem tem DRGE, entre eles: álcool, refrigerantes, frituras, pimenta, chocolate, sucos cítricos e molho de tomate.

– Evitar cigarro

– Mastigar chicletes após as refeições reduz os sintomas em alguns pacientes.

2.) Medicamentos para refluxo.

Aqueles com sintomas moderados ou nos quais as medidas educacionais não surtiram efeito devem ser tratados com medicamentos a fim de impedir uma esofagite mais grave e o aparecimento do esôfago de Barret.

Os inibidores da bomba de prótons são drogas que diminuem a secreção de ácido pelo estômago, diminuindo assim o risco de lesão do esôfago naqueles com refluxo. Os mais conhecidos são: Omeprazol, Lansoprazol e Pantoprazol. A Ranitidina pertence a outra classe de drogas, mas também reduz a acidez estomacal, porém, sua potência é inferior a dos inibidores de bomba. O tempo mínimo de tratamento é de 8 semanas.

3.) Cirurgia para refluxo

A cirurgia para restabelecer a competência do EEI pode ser necessária nos pacientes que não respondam as medidas acima e mantenham sintomas intensos. Doentes com esofagite grave, estenose do esôfago ou com esôfago de Barrett também são candidatos à cirurgia.

Vérsion en español:  REFLUJO GASTROESOFÁGICO | SÍNTOMAS
"HÉRNIA DE HIATO | Refluxo gastroesofágico", 5 de 5 baseado em 1 votos.
Publicidade
  • simone

    A hernia de hiato pode ser confundida com um infarto? Ela tambem pode alterar a pressão arterial e eleva o nivel do resultado do exame PCR ultra sensivel?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      1- Algumas dores do esôfago ou do estômago pode sim ser confundidas com um infarto e vice-versa.
      2- A hérnia de hiato por si só mexe na pressão arterial nem com a PCR.

  • regina

    meu filho de 4 anos tem frequentemente uma tosse seca e irritativa que causa vômitos, levei em um otorrino ele tá achando que pode ser refluxo, tem sentido o raciocínio dele?? (detalhe quando bebe ele raramente gorfava)

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Sim, tem.

  • cristina

    Eu tenho sentido a comida descer pelo esôfago , dá uma dor quando ela passa pro estômago , é horrível !
    Estou grávida d 36 semanas
    Isso é comum ? Pois so estou tendo isso agora !

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Na gravidez é comum haver sintomas de refluxo.

  • ROSILDA DE OLIVEIRA CAMPOS

    boa tarde dr Pedro,tenho hernia de hiato a mais ou menos 6 anos,e agora estou tomando tecta,mas nao estou sentindo nenhum resultaldo,obrigada

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Sim, a cirurgia visa corrigir o problema.

  • Gabrielle

    Olá Dr,
    A cirurgia da hernia de hiato faz com que ela suma mesmo em pacientes idosos?

  • Celio Donato

    Olá Dr

    Gostaria de saber se tomar todos os cuidados como dieta, remedios etc a hernia diminui anotomicamente?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não, esse tratamento é para melhorar os sintomas, ele não trata a hérnia em si.

  • Camila Ludimar

    Essa explicação foi muito útil pra mim….estou no 3 ano de enfermagem e realmente compreendi melhor sobre o assunto! obrigada!

  • Amanda Clash

    Olá Dr,
    Gostaria de saber qual exame é necessário pedir pra ver diagnosticar a hérnia de hiato.
    Atenciosamente

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Geralmente, endoscopia digestiva alta.

  • Regis

    Boa noite Dr.

    Tenho refluxo a 3 anos, e, recentemente apareceu hérnia de hiato nos exames. Percebo que quando as crises aparecem (azia, tosses excessivas, inflamações na garganta, dor etc), vem também sangramento ao defecar. Isso tem alguma relação ou sinal desse Esôfago de Barrett?

    Grato,
    obrigado pelo artigo.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não. Não tem relação.

  • Rosa

    Boa noite Dr

    Gostaria de saber se a hérnia de hiato tem cura sem a cirurgia..
    Obrigada

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não. Mas se for algo leve, pode ser controlado com medicamentos.

      • ROSE MARY ACCIOLY DE VASCONCEL

        obrigada dr, o dr e ótimo medico,me ajudou com sua resposta.

  • Osmar

    Boa noite Dr.

    Depois que operei da hérnia de hiato comecei a roncar. Isso pode ser devido a uma cirurgia mau feita?

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Pode. Mas não necessariamente é.

  • regina

    Bom dia!
    Li seu artigo e através dele muitas coisas foram esclarecidas. Dr: fiz uma endoscopia e o resultado deu hérnia de hiato por deslizamento e gastrite leve, mas logo após pediram para que eu levasse um liquido para fazer análise e verificar se existe presença de bactérias . Isso é grave? O médico não deu informação nenhuma sobre nada, nem o que se trava a hérnia de hiato. Fiquei sabendo o que é através do seu artigo. Estou com muito medo. Porque, foi realizado esse outro tipo de exame? É algo grave? Estou acima do peso, já tenho mais de 50 anos, mas sempre tive dores no peito desde criança e sempre foi tratada como gases. Se der para me orientar e aliviar meu medo eu agradeço. Um dia e uma ótima semana.

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Que líquido foi esse?

  • alcineia

    eu tenho hernia de hiato e queria saber se e grave

    • Pedro Pinheiro

      À distância e sem nenhuma informação clínica é impossível eu definir a gravidade.

  • http://www.facebook.com/vanessa.mssouza Vanessa Maura

    muito obg que deus te abençoe…

  • Ana Lucia Santana

    Muito boa a reportagem, deu para entender o que é Gastrite Atrófica Meu Médico me encaminhou prara fazer Endoscopia. Eu queria saber um pouco mais sobre sobre Gastrite e Hernia Hiatal. Obrigada pela clareza de informções.

  • Maria Alice

    As informações do médico Pedro pinheiro são precisas e de uma clareza indicutível. Quero sempre ler mais.

  • edilene santos

    boa tarde Dr. Pedro

    Já faz uns 3 anos que sinto esses sintomas, qd começou fui ao médico ele me mandou fazer uma ultra da tiréoide, acusou q eu tinha um cisto , procurei um endocrino ele disse que esses sintomas não era por causa do cisto pois este estava muito minúsculo, fui para o otorrino e tbm acusou um probleminha nas cordas vocais q com fono melhoraria, Mas esses sintomas esta cada vez pior tenho um bolo na garganta constantemente, da a impressão q tem cabelo e agora fico com dores no meio do peito como se tivesse sufocada,, muita saliva na boca e tbm azia, as vezes penso q é vermes mas ja tomei o remédio. será que estou com esses problemas? ainda não consegui diaginóstico exato , me ajuda doutor já não aguento mas , desde de ja agradeço a oportunidade ,…. Obs.: eu tbm sou fumante e isso é o q mas me preocupa tento reduzir mas nunca paro.

  • Simone Vieira

    Prezado Sr Pedro Pinheiro.
    As infomações precisas foram muito boas para mim que estou sofrendo de refluxo, agora poderei retornar ao médico com mias informações para intensificar o meu tratamento.
    Muito obrigada.
    Simone Vieira

  • William Moreira

    Eu queria saber se Hernia de Hiato necessária mente vem acompanhada de refluxo ? pq tenho sentido sintomas de hernia mas após um Hemograma o medico me liberou falando q eu ñ tenho nada no estomago e eu continuo sofrendo com falta de ar, sensação de peso no estomago e sinto meu coração acelerado as vezes.

  • artur

    Ola boa tarde, Dr depois de muito tratamento para refluxo e uma bacteria, que segundo os medicos esta curada, realizei a cirurgia de hernea de hiato conforme orientacao medica. Operei em nov. 2012 porem apos a operacao piorei muito, sinto muito enjoo e depois de vomitar tenho dores fortissimas na boca do estomago. Fiz varios exames, endoscopia, Ph metria, Endometria e raio x, nada apresentou, os medicos dizem que pode ate ser psicologio, porem nao acredito, alguma idea do pode ser Dr. Obrigado.

  • noemi

    boa tarde Dr eu fis uma endoscopia a dois dia porque sinto muita dor no estomago e não consigo engolir direito tenho varias dores e ai veio o resultado tenho Esofagite Edematosa Distal ,Hernia por Deslizamento e Gastrite Enantematica de Antro o que devo fazer e o que comer pois vou ter médico só no mes de junho obrigada Noemi

  • lorena

    olá operei do dreg, mas deposi da cirurgia estou me alimentando bem.. O único problema é nauseas e fraquezas nas pernas por q estou sentindo isso?

  • Carlos

    Bom dia, minha mãe tem 65 anos, e ela tem hernia de hiato ja faz um bom tempo, uns 10 anos. Alguns médico disseram que com essa idade fica dificil fazer a cirurgia. Que pode piorar a situação. Será que ela pode fazer essa cirurgia? Agradeço pela atenção.

  • Adriana Pereira

    Olá Dr. Pedro, meu filho tem 23 anos, fez a endoscopia e a Conclusão é: com Esofatite Grau C de Los Angeles,Hernia Hiatal deslizante de medio porte,Metaplastia em esofago distal, e Gastrite Endoscopica Erosiva Planta Elevada Leve de Antro,peço por gentileza me oriente Dr. qual o procedimento diante desse diagnostico?

    Peço sua ajuda pois a consulta dele ainda demora 10 dias, para acontecer. Att. Adriana Pereira.

  • thilma pedreira

    Boa noite Dr. Pedro, tenho esofagite leve grau A de Los Angeles, hérnia de hiato pequena e gastrite enantematosa leve de antro, refluxo gastroesofágico patológico, do tipo misto( em pé e deitado).Tomo pantoprazol e motilium todos os dias. Tenho tido pigarro, tosse e falta de ar. Fui ao pneumologista e o mesmo acha que eu devo operar a hérnia, mas o gastro acha que não é necessário. O que devo fazer?

  • luguileo

    doença no estomago causa pressao alta

  • http://twitter.com/AninhasallesBr aninha sales

    boa noite
    eu ja fiz a cirurgia a 11 anos a traz, e hoje estou com um problema de catarro no pulmão e com o uso de alguns expectorantes eu preciso vomitar
    o problema e que eu nao consigo vomitar !
    existe alguma forma de eu conseguir vomitar? eu preciso por pra fora esse catarro e quanto tento tenho uma parada respiratória.
    gostaria de orientação
    obrigado

  • rodrigo barcelos

    oi dr. meu irmão recentemente teve uma dor horrivel abdominal foi parar no hps depois disso entrou em estado de soluço ja faz uns 10 dias e reclama de azia muito pode ser refluxo?

  • Isaque Fermino

    Oi Pessoal,

    Por favor alguém que fez a cirurgia particular poderia detalhar quanto gastou?

    Desde já agradeço!

  • http://profile.yahoo.com/MUOJLJONTWYAAY6CXFT7EPEJLE rafaela

    Olá. Tenho refluxo e todos os dias tomo suco de couve (só com água) em jejum. Ajuda muito e, no meu caso, substitui perfeitamente o Omeprazol (que causa câncer a longo prazo).
    A couve é uma bênção de Deus na minha vida. Que o nome Dele (O Criador) seja exaltado por Sua bondade e cura.
    Espero que Deus e Sua couve os ajudem também!

  • http://profile.yahoo.com/XV2NAOCCYSNDXMQZELDUKVNOK4 Leandra do nascimento costa

    oi meu marido sente dor do lado direito do peito toda vez que ele engole a agua;oque será?e tem muita azia.

  • Lonestar Safety

    Já fiz duas cirurgias de hérnia de hiato a 1º foi para reconstituir o anel diafragma não funcionava corretamente a 2º cirurgia foi uma grande hernia que surgiu entre os músculos do a hérnia paraesofagica. após 2º cirurgia meu intestino parece que não esta funcionando corretamente. tenho dificuldade para digestão, e tenho diarreia constantemente. já fiz varios exames glicose, HIV, ultra-som, tomografia, féses, ja tomei o remedioa anita, e a diarreia ainda continua

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    É possível.

  • Magno Santana

    Doutor eu possuo a maioria desses sintomas desse refluxo, eu queria saber se ao tratar minha salivação volta ao normal?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      É possível.

  • cintia.cereza

    Boa tarde!
    Meu marido tem muita azia (todos os dias), e frequentemente refluxo (no mínimo uma vez por semana), as vezes se engasga e fica sem ar. Porém não que ir no médico, tem medo de ter que fazer endoscopia. Pode ser Hérnia de Hiato?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode. Mas podem ser várias outras coisas. Só indo ao médico para saber.

  • Letícia e Henrique Amor Eterno

    quem tem hernia de hiato e inflamação no esofago pode fazer exercicios de musculação?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Depende da gravidade da hernia de hiato e do tipo de musculação que você fará. Procure um gastroenterologista e converse com ele.

  • http://profile.yahoo.com/NUZQQGOUGEIUWLFVTHTV6KOLTE Juliana Fonseca

    Ola Dr. Pedro
    Tenho Gastrite, esofagite e hernia de hiato. Ja tomei omeprazol, pantoprazol,ziprol, pariet e agora nexium, mas parece que nada esta adiantando, continuo com refluxo, dores abnominais. Tenho uma dieta moderada e regular de 3 em 3 horas. O meu gastro disse que nao era caso para cirurgia, mas pq entao que nao melhoro?

  • http://profile.yahoo.com/ARQPF6XLPXXSMXM4V4GO7SS3OY Ricardo

    Bom dia Dr. Pedro,
    Meu médico endocrinologista que identificou minha gastrite moderada e esofagite grau 1 me receitou Nexium durante 11 dias e dieta/reeducação alimentar (que já estou fazendo há 2 meses). Fiquei preocupado pois na bula e na internet o tratamento para gastrite e esofagite é de pelo menos 1 mês, sendo que já começaram os sintomas como dor estomacal e fezes pastosas (tenho alta ingestão de fibras)… É confiável esse tratamento?

  • Eliana Nakashima

    Bom dia Dr. Pedro,
    Ao expirar, no finalzinho da expiração, sai um som como que um miado, e ultimamente alterna com som de ronco, principalmente quando estou deitada. Isso pode ser algum sintoma de problemas no esôfago? Não é constantemente, mas tenho reluxo e azia, as vezes o refluxo é tão intenso, que chega a doer os ouvidos.
    Obritgada.

  • Solangesoaress

    eu tenho esofagite, e um nodulo na tireoide 0,5, mas tenho , no meio de minha garganta, algo que tem dia que piora, parece um espinho, e tenho um secreçao junto, trasparente,e amargo, , e sou fumante. o que será, será da tireoide, ou não? estou preocupada!

  • Nilvacaldas

    estava muito nervosa depois do diaginostico de hernia de hiato, mas vejo q não é tão assustador assim amei esta materia me tirou varias duvudas.

  • Vera_lucia Beluci lessa garcia

    estou com gastrite, ernia hiatal e refluxo, estou passando muito mal,tomo omeprazol, mas nao esta fazendo efeito, somente na hora , o que fazer?

  • edilso xavier

    porque o meu estomago incha e doi minhas costas quando eu faço força.

  • Tarcisio Antonio do Nascimento

    Fui operado de cancer delaringe, operação na laringe, fui alimentado através de sonda por oito meses,hoje, quando alimento, mesmo em pquenas proporções como é limitado,não tenho refluxo,mas o arroto é constante e presente apos a alimentação e sinto dores no peito . È o reflexo da operação e pelo fato de ficar vários meses alimentando por sonda estomacal?, uma vez que também sou hipertenso , tomo os medicamentos hipertensivos e também o homoprazol há mais de cinco anos, aoperação que cito, ocorreu em junho de 2011.

    • laudo stana

      parabéns pelas informações Dr. Pedro suas informações são bem esclarecedoras e com certeza ajuda a muitos,

  • Anamaradosreis

    Dr tenho 28 anos e tenho refluxo, mas sinto dor e queimação no peito, ja fiz eletro e teste ergométrico graças a Deus não deu nada, mas e normal sentir essa dor do lado do coração as vezes fico cansada isso também pode ser so sintoma do refluxo, ou tenho que fazer outro tipo de exame qual?

  • Luis

    Olá, fiz cirurgia de Hernia de Hiato a 25 dias atrás, sinto bem alimentando com quase tudo, porém sinto meu estómago repuxando, como se estivesse mais curto, isso acontece quando fico em pé com a coluna bem ereta.
    É normal nessa fase inical pos cirurgia!

  • Angela silva

    Doutor pra que exatamente serve o pantoprazol, é para refluxo, ou gastrite?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Serve para os dois.

  • Elianebrios

    tenho uma enorme hérnia de hiato esofágica,estou aguardando cirurgia,tenho sofrido demais com crises….meu caso ñ é mto comum,os médicos custaram mto para descobrir justamente por eu ñ ter os sintomas frequentes e apresentar outros mto diferentes…

  • Anaamanda

    estou gravida de 7 meses, e desde de o inicio sinto queimaçao, mas agora esta aumentado e salivo muito o que fazer?

  • Luiz

    A cerca de um ano atras eu estava com muito refluxo, garganta doendo muito, sentia tb a garganta estar queimada, muito arrotos, e as vezes parecia que ia explodir por nao conseguir arrotar, fui ao medico e ele disse q estava com Hernia de Hiato, passei a tomar Omeprazole 40mg, depois de algumas semanas tudo parou…… de um tempo para ca estou com um terrivel dor no meio do peito e nas costas, tem dia q um doi mais q o outro, e ele me disse q eu estaria com inflamaçao no esofogo, me receitou Omeprazole 40gm e Sulcalfrate, o refluxo parou mas as dores continuam, eu tenho um problema de ansiedade muito forte, voltei la no medico perguntando pra ele se isso nao era cancer no esofago e ele disse pra eu tirar isso da cabeca, bom as dores continuam no peito e nas costas,
    Alguem diagnosticado com hernia de hiato tambem ja teve dores no peito e costas?
    Me ajudem, to no maior desespero, tenho 39 anos, nao fumo e nao consumo bebida alcolica.

    • Jacqueline Leme

      Olá Luz,
      Minha mãe também apresenta hérnia de hiato e sente essas dores no peito e no meio das costas, não se angustie, porque este problema apresenta sintomas muto desagradáveis e parecidos com mutas enfermidades mais graves. Mas, converse com seu médico a respeito da cirurgia que é simples e oferece solução permanente ao invés do Omeprazol e Pantoprazol, medicamentos que ele vai querer que você tome para a vida toda, mas que a longo prazo de uso pode causar câncer, perda de magnésio e outros malefícios.

  • zuleika ohara

    ola minha mae tem hernia de hiato e refluxo com arrotos constantes so que a um ano ela esta tendo peuqenas perdas de memoria onde ela perde os movimentos e fica fixa no alhar mas logo ela volta ela diz que parece que o peito fica apertado e isso acontece eu chamo pro ela e ela nao me ouve mas dura alguns segundos e ela volta falando com voz bem calma e fina o que sera isso me ajude por favor

  • jussara

    eu comecei a ter esse problema quando eu operei o estomago com apens 17 anos, logo depois fiquei assim. comia e quando me deitava o alimento subia pela garganta queimando fui ao médico pois mesmo tendo operada continuei com dores no estomago ele pediu que eu fizesse uma endoscopia estava escrito que eu tinha gastrite e reflucso mas o médico só me receitou ranididina caso ouvesse dor nunca mais voltei ao médico e continuo com o mesmo problema alguem sabe o que devo fazer ?

  • Ivanisegomes Gomes

    Tenho aproximadamente 5 anos que tenho refluxo, porem não sabia a intensidade de sua gravidade , então agora estou em tratamento o dificil e deixa de me alimentar como antes, mas minha saude e mais importante. agrdecida

  • Ivanisegomes Gomes

    Tenho aproximadamente 5 anos que tenho refluxo, porem não sabia a intensidade de sua gravidade , então agora estou em tratamento o dificil e deixa de me alimentar como antes, mas minha saude e mais importante. agrdecida

  • Itamar

    oi, hoje ta fazendo 8 dias que eu operei eu já to comendo macarronada, arroz e carne moida, so que tá dando muito gases, é normal dr????

  • Iofonseca52

    obtive otimas e vaiosasa informaçõs sobre nosso aparelho digestivo….conhecver um pouco mais desse assunto, fo-me de grde valia.
    obrigada
    iofon.

  • Lugraim

    Olá! Acabei de fazer um vídeo endoscopia degestiva alta e na conclusão deu que eu estou com:

    -Hérnia hiatal por deslizamento redutivel.
    -Pangastrite endoscópica enantematosa leve.

    Gostaria de saber do que se trata, se é grave e claro se tem cura?
    Obrigado!

  • Lugraim

    Olá! Acabei de fazer um vídeo endoscopia degestiva alta e na conclusão deu que eu estou com:

    -Hérnia hiatal por deslizamento redutivel.
    -Pangastrite endoscópica enantematosa leve.

    Gostaria de saber do que se trata, se é grave e claro se tem cura?
    Obrigado!

  • Erica

    Eu tenho refluxo, Hernia de hiato e gastrite nervosa sofro muito o unico remedio que me ajudou até hoje foi o Laz não adiantar ser similar. Comer carne é um veneno o que voce pode fazer é consumir uma vez por semana e durante o dia nada de consumir no jantar pois a carne vermelha demora na sua digestão. E tambem que tem esse problema tem arrotos muito alto fora do comum eles saem sem voce perceber…. gostaria de saber uma cura pra isso pois não nasci com essa doença…

  • Lulu7br

    O que significa hernia hiatal negativa, mas hiato incompetente

  • Dora machado

    em um mes ja tive 5 crises fortes , mta dor noestomago , no peito e torax, mto vomito,

    e dificuldades para respirar em todas as crises fui ao pronto socorro e la disseram q se trata de crise da minha hernia de hiato, a quase 2o anos q tenho essa hernia , mas nunca tinha tido tanta dor assim
    a dor é horrivel mto forte , chega ser insuportavel pode mesmo ser crise de hernia de hiato?

  • Eneidacatarina

    toda vez k janto into um bolo na garganta,ai vem um gosto de comida.corro pro banheiro e começo a tosse ai vem o vomito.epois k ponho tudo pra fora sinto aliviada.e a tosse para.ok devo fazer?Eneida

  • Arthuzinho

    Dr.ta fazendo hoje 1 semana q estou operado,pq agente anda um pouco e já se cansar,o corpo fica mole e o arroto fica direto ainda,e fica algo engatado na garganta,vc poderia me explicar o pq e com quantos dias vou poder praticar exercício..Grato e um abraço..

  • nitkity

    li, meu marido tem uma mini dessas obrigada pela explicação

  • Ster Mélo

    Muito esclarecedor… Descobri a pouco que tenho Hérnia de Hiato e sinto estes desconfortos… E, fiquei bastante nervosa,mas agora sei que tem como conviver e mudar todo este desconforto… Obrigada!

  • Ferreirafaby

    Adorei as explicações perfeitas.
    fabiana ferreira

  • Heliolaboissier

    qual o prazo psra voltar praticar exercicios . jogsr bola . musculacao depois da cirurgia de hernia de hiato. dr. a minha ja faz 3 meses que fiz. fiz a cirurgia por video. abracos

  • Fernanda_lima82

    Dr. tenho hernia hiatal de antro leve, fiz a endoscopia e foi o resultado que deu, mas ja faz alguns dias que ando com tosse sem secreção e um engasgamento terrivel, quando tenho crises fico quase totalmente sem ar e um terror ja fui em medicos mas a melhora foi bem pouca o que devo fazer???

  • Jorgel Souza1

    Bom dia podemos fazer esse tratamento sem nessessariamente ter que ir ao medico, foi bom  pude tira a metade das minhas duvidas.deixo o meu in-mail se quiser responder exclusivamente para mim

  • Joaquim Pereira

    Joaquim Pereira
    Boa noite, estou um pouco fora de forma e preciso fazer um cirurgia Tenho que emagrecer para realizar a mesma.

  • Elci L’Astorina

    Fiz cirurgia de hernia de hiato quando retirei a vesícula, no ano de 2003. Fiquei muito bem.
    Infelizmente, estou começando a sentir azia e dores no peito, devido à gases presos.
    É normal voltar o problema nove anos após a cirurgia? Sou idosa.
    Grata pela resposta!

  • Rsatelis

    Boa tarde Dr. eu tenho refluxo laringo faringeo e mesmo tomando o pantoprazol há 2 meses minha melhora foi muito pequena.  Sinto um desconforto terrivel na garganta, tenho um pigarro constante que me incomoda o dia inteiro sem parar, e é contratrangedor, pq fico o dia todo fungando e limpando minha garganta, tenho um gosma presa na minha garganta e uma sensação de secrção ao engolir. O que posso fazer além de tomar este medicamento? Tem algum outro mais eficaz? o Nexiun é indicado? Esotou desesperada por uma solução, pois isto está atrapalhando minha vida social.

  • Edilenesag@hotmail.com

    Doutor Pedro,
    Parabéns pela abertura deste espaço e pelas orientações dadas. Às vezes ficamos desesperados e vemos que não estamos sozinhos. Ótima iniciativa!!!

  • Angelkattherine

    Mariana pergunta : Tenho refluxo há muito tempo, faço uso de ranitidina e hidroxido de alumínio. O refluxo não vem sempre, porém, da última vez, houve o retorno do ácido  com sangue. Fiquei com medo e achando que estou perdida. Eu tenho hernia de hiato e problemas nas vértebras axis e c-3, pra complicar mais . Esse sangue pode ser indício de ca ?

  • Gumercindo

    Meu amigo, eu tenho hérnia de hiato haá mais de quarenta anos e agora a coisa está ficando cada vez pior. Estou pensando em operar pois não estou conseguindo mais deitar. Tenho que dormir quase sentado, senão o estômago entra pelo esôfago acima me causando enorme desconforto, e daí não durmo. Favor me infomar o endereço do médico que te operou pois vou procurá-lo . Muito obrigado!

  • Daivid_br

    O refluxo causa serios problemas na salivação, Desejo saber se é
    possível diminuir o excesso de saliva, pois toda vez que vou conversar
    fico com muita saliva na boca e isso me incomoda muito.

  • Roque

    posso tomar omeprazol pro resto da vida? pois é a única coisa que me faz bem para esse refluxo desgraçoado, o médico que passar a faca, porem eu não queiro porque sou magro e vou ficar mais magroa ainda…. Grato.

  • Estefany

    Olá Dr meu namorado tem refluxo, hernia de hiato. Ele sentem dor e ultimamente anda vomitando, a hernia dele está com 4 cm é perigoso? Ele corre algum risco? Estou desesperada Dr =/

  • Eduardo Bosco

    Bom Noite Doutor, após uma correção cirurgica de hérnia de hiato, tem uns 2 meses, tenho sentido dores muito fortes na região superior do estomago, que se alastra para as costas e acabeça, seguida de enjoo e vomitos, ja fiz vários exames e todos os laudos descrevem que tudo esta normal, teria alguma idéia do que pode estar acontecendo?

    • Robson L Cavalcante

      Eduardo.
       
      Fiz a cirurgia a 1 mes e meio e tb tenho sentido os mesmos sintomas, alem de nao ter apetite, uma vez que está muito difícil de engolir os alimentos. Perdi uns 15 a 20 kilos e gostaria de saber como vc esta?

  • elian

    ola dr tenho refluxo ,bacteria no estomogo e herna de hiato fui medicada ,mais nao tive melhoras .agora sinto uma dor insuportavel do lado direto do estomogo por que essa dor ,e por causa da herna ao do refluxo ?tomo do os dias omeprazol e nao adianta . ……

  • Anonymous

    Boa noite Doutor,
    EStou tratando refluxo com Pantozol
    ( Tecta 40 MG 1 vez ao dia )a uma semana. Meus sintomas foram desde asma, e agora continuo com pigarro, tosse e muita dor de garganta. Minha pergunta é a seguinte: enquanto não consigo melhoras com o remédio que estou me tratando ( Tecta 40 ), teria algum outro remédio ( poderia ser caseiro ) que venha a menizar a dor de garganta ?

    Obrigado, Marco João

    • marlieda

      boa tarde,

      olha toma o suco da batatinha crua, espinheira santa e suco da couve.

  • Lenir

    Fiz cirurgia de refluxo faz dois meses e ainda não consigo comer, fica engasgado e não desce. Tenho que comer bem devagarinho e mesmo assim engasga. Isto é normal? por quanto tempo isto pode permanecer. obrigada.
    Lenir

  • Duduno

    Há 2 anos fiz endoscopia e foi constatado esofagite. Mudei hábitos alimentares e nao senti mais nada neste periodo. Há 3 semanas minha voz está falhando, principalmente depois de comer ou beber algo. Será que pode ser sintoma de esofagite novamente? Grato.

  • efigenia

    uns vinte anos atraz tive hernia de hiato hoje ela voltou sofro muito com dor nao aguento mais tomar remedio vou ter que fazer cirurgia novamente e que deus me ajude.minha duvida se ja operei pq volta’!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Convidado

    FAZENDO O TRATAMENTO DE REFLUXO POSSO EMAGRECER  O REFLUXO ENGORDA

  • joao

    posso fazer abdominais com menos frequência tendo uma hérnia de hiato de deslizamento
     

  • Lais_jordison

    Olá!
    A uns dois meses eu comi um lanche com muita pimenta, um dia depois vomitei e desde então meu estomago não voltou ao normal. Fui no gastro ele me receitou omeprazol, tomei por 20 dias, ajudou bastante, mas no final me deixava enjoada e parei de tomar suspeitando que ele poderia não estar mais me ajudando. Depois que parei de tomar o remédio melhorei mais ainda. Porém, meu estomago ainda não voltou ao normal, as vezes sinto enjoo na parte da manhã ou as vezes a noite. E pra variar minha garganta esta com aquela sensação de comida preza, que só agora lendo alguns artigos percebi que tem a ver com meu estomago. Só queria pedir a opinião de alguém pra saber o que eu faço, se tomo alguma coisa, porque café, chocolate e coisas ácidas e gordurosas eu já estou evitando. E queria saber se seria capaz de realmente meu estomago não voltar ao normal. Boa noite, aguardo respostas.

  • Taís

    Olá,
    Fiz cardioplastia há 11 dias, quanto ao conforto, me sinto bem, já tirei os pontos, e sinto que meu estômago já desinchou e sinto que está normal, porém estou sentindo um pouco de azia ainda na região do esôfago, o que me desanimou..
    Estou mantendo a dieta, só não estou mais comendo sopa, peguei um enjoo muito forte, estava tendo ansia, por isso já como comida normal (arroz, feijão e legumes), mastigando bem..
    Só estou com medo de ter aberto os pontos por dentro, e a cirurgia ter sido em vão..
    Pois no 6 dia, eu chupei ponkan, e esqueci acabei engolindo uns 4 gomos :/
    não tinha comido muita coisa neste dia, então tinha espaço no estômago, nao forcei nada,
    maas, fiquei com medo de ter sido o suficiente para acontecer algo, espero que não.
    O Dr. falou que essa azia passará dentro de 15 dias, pq agora meu estômago está em adaptação, e daqui 60 dias irei fazer oura endoscopia, onde saberei se a válvula conseguiu ser feita ou não..
    Espero que sim, e que a azia passe..
    O que acha?
    Posso ter prejudicado algo, devido a ponkan?

  • Convidado

    Eu estou me sentindo muito mau utimamente,dor de garganta, ancia de vomito,dores na barriga, fraqueza, azia, e a sensação de algo dentro da garganta.Isto pode ser refluxo?

  • Convidado

    Eu estou me sentindo muito mau utimamente,dor de garganta, ancia de vomito,dores na barriga, fraqueza, azia, e a sensação de algo dentro da garganta.Isto pode ser refluxo?

  • Adonias Linhares

    Boa Noite meu nome Adonias Linhares de Araujo Neto Dr eu quero saber o que significa Esofagite Erosiva Grau 1 De SAVARY- MILLER

  • Adrianoluizbarbosa

    Bom dia !
    Meu nome é Adriano.Preciso de sua orientação e ajuda pra resolver um caso preocupante!
    É um problema que ocorreu na gestação.É a 4º gestação dela.Todas as anteriores foram de parto normal.E agora estando praticamente no 6° mês de gestação surgiu uma érnia abdominal,próximo ao umbigo,que sai para fora,fazendo-a contorcer-se de dor.no começo saia quando fazia algum esforço e agora sai por qualquer coisa.O que a faz sofrer muito!Por causa disto ela tem ido várias vezes ao médico.E lá recolocam no lugar o que está para fora.Mas a questão é que o médico disse que só uma cirurgia pode resolver isso.E para tanto ele quer interromper a gestação.
    Será que isto é realmente necessário…não existe uma maneira de tratar essa érnia ou operar sem que necessite”matar” nosso filho?
    Pelo amor de Deus…nos ajude,nos oriente.Pois o médico já deu encaminhamento para a cirurgia!
    O que faço Doutor.Nosso bebê já tem 6 meses de gestação,ela tem lutado pra suportar as dores e já está ficando depressiva por causa disto.Ela está em completo pânico pois não quer perder o nosso filho.O médico disse que se ela não fizer a cirúrgia ela corre o risco de morrer.E se fizer não haverá como salvar o bebê!Nos ajude por favor!Isso é urgente!Obrigado!E me desculpe…é que estamos sofrendo muito!
    meu email:adrianoluizbarbosa@yahoo.com.br.Cel.(41)99325221

  • Jaqueline cordeiro

    Eu sofro há anos com refluxo, e tenho todos esses sintomas agora vou a um médico sabemdo o que pode ser ou algo parecido.

  • Flavia Raquel Moreira

    Gostaria de saber se tem algum problema engravidar agora que descobri que estou com Hernia hiatal e também Esofagite erosiva grau A de Los angeles.

  • Flavia Raquel Moreira

    Meu exame de endoscopia  deu Esofagite erosiva grau A de Los Angeles e também Hernia Hiatal quero saber se tem tratamento ou se seria caso cirurgico

  • Operadorshore

    Boa tarde! meu email e operadorshoreyahoo .com.br a ernia de ihato pode dar no doente taquicardia?

  • paulo

    fui operado a uma hernia do hiato 5 semanas  atraz ,antes tinha muita azia e dores do lado esquerdo e ja tinha uma esofagite . tinha que tomar um compremido todos os dias ao fazer a cirurgia fiquei   impecavel numca mais tomei omeprazol,perdi 7 kilos o que foi bom porque estava muito pessado,a recuperacao logo a seguir temos muita flatulencia e a unica dor desagradavel que sentimos no pos operatorio .aconselho a quem sofrer deste problema que fa;a a cirurgia

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Se o quadro de tosse é provocado por refluxo, o correto é mesmo tratar o refluxo.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Se o quadro de tosse é provocado por refluxo, o correto é mesmo tratar o refluxo.

  • Sebastião Monteiro

    Bom dia Doutor.
    Me nome é Sebastião Monteiro de Colinas no Maranhão. Agora mesmo fui diagnosticado por um otorrino que tenho uma Laringite procada por refluxo e que sou doente de DRGE e estou sofrendo com uma tosse que não me deixa dormir. Fui encaminhado para um médigo Gastro ele me passou uma droga pra controlar o refluxo (Pantozol 40 mg). Porém esperava eu que eles fossem me passar algum medicamento pra curar a laringite e a tosse.
    Gostaria de saber da sua opinião.
    Obrigado

  • Luis Duarte

    Bom dia Doutor sou o Luis Duarte sou de Portugal e queria lhe expor a minha situação: eu sofro de hérnia de hiato,as vezes sai-me sangue na saliva por causa do refluxo o que me deixa muito preocupado,outra situação é que tenho muitos gases e as minhas fezes são inconsistentes ás vezes verde escuras outras vezes mais claras e parece que vem com gordura,queria saber se tudo isso pode ser também consequência da hernia de hiato.
    ps:sou praticante de musculação há muitos anos e a minha hérnia quase de certeza é por causa dos esforços nos exercícios mas tenho muito medo de abandonar o que mais gosto de fazer.
    Antes de mais gostava de agradecer antecipadamente a sua opinião acerca do meu caso.
    Melhores cumprimentos Luis Duarte

  • Dasilvatomazmariaaurelia

     Tem  tratamento para essa doença ou a intervnção cirurgica é a única solução?
    Quando é recomendável submeter-se ao processo cirurgico?  

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A cirurgia está indicada nos casos que não se consegue controlar a doença com medicamentos.

  • Val

    estava tendo muita dor de estomago e fiz uma endoscopia o medico disse q estou com hernia no estoma de uns 3 cm isso é grave? faz quase uma semana q estou com dor de estomago e com muitas dores na barriga ate a altura do peito as vezes parece empelotar td na barrriga como se eu estivesse gravida. tem alguma dieta q posso fazer p melhorar issa dor me ajude ja nao estou aguentando mais tantas dores….

    • leo

      não é grave amigq, tive o mesmo diagnostico ontem, de 3 cm tb,e o médico disse que é de um tamanho normal.Evite alimentos gordurosos e café/cigarro. Ah, estava com sintomas parecidos tomava Hidroxido de aluminio com paliativo. Mas espere a consulta para se medicar! Não é grave!

  • mimaguimaraes

    fiz uma endoscopia comum a alguns meses e o médico me disse q sou uma forte candidata a ter hérnia de hiato, agora vou procurar um especialista e saber mais sobre a endoscopia digestiva alta. Tenho um monte dos sintomas descritos acima, de bolinho na garganta ao abrir mto a bok, como por ex. num bocejo, até a pirose, dor no tórax ou refluxos vez ou outra.

  • Ricardocoringa

    esse artigo esta de excelência, muito auto explicativo para os leigos, descobri a hernia hiatal esta semana. Vou compartilhar alguns sintomas que sentia: Fadiga Corporal, cansaço, dor no externo, sensação de bolo na garganta ( região da faringe), apesar de tudo não sentia Azia ou má digestão. Fui descartando algumas patologias até chegar ao meu diagnóstico que se deu através de uma Endoscopia que confirmou a hernia de hiato por deslizamento e logo após fiz uma laringoscopia por vídeo onde observou-se o esôfago “queimado” (esofagite). Estou tomando, Pantoprazol 40mg pela manhã e antes de dormir e Montilium de 10mg antes das refeições. Apesar de não ser uma patologia grave, aconselho, acompanhamento sempre e seguir as orientações acima … 

  • Mnormainage

    obrigado  Dr. Pedro . Excelente…

  • Licianemunhoz

    Eu sofro há quase três anos  com refluxo larofaringo e sinto todo esses sintomas,qual há recomendação em relação a minha durmida como devo proceder?

  • Fabiano Risso

    Boa noite! Me chamo Fabiano, achei muito interessante os comentários. Dr. marquei uma consulta ao Gastro para o próximo dia 05, mas não sei bem ao certo se estou com refluxo ou algo parecido. Vamos lá, passei por um tratamento de 18 dias com antiinflamatório, em conjunto a medica me prescreveu 20 mg de pantoprazol/ dia. Ao final destes dias tive uma sensação de “bolo na garganta”, e uma queimação (não chegar ser azia) na barriga e no peito. Procurei um Gastro que me disse ser refluxo, me receitou 02 pantoprazol de 20 mg dia. Pode me ajudar em saber se o diagnostico esta correto? Obrigado!

  • Jaqueline cordeiro

    Eu sofro há anos com refluxo, e tenho todos esses sintomas agora vou a um médico sabemdo o que pode ser ou algo parecido.

  • Fnodias

    Eu sofrí 14 anos com refluxo gastroesgófagico, realizei a cirurgia para a correção da hernia a 2 meses, e posso dizer com firmeza: Estou curado, graças a Deus, recomendo pessoal, não percam tempo como eu perdi, de ficar sofrendo todo esse tempo, tenho 28 anos, agora posso levar uma vida normal, comer frituras, tomar café, beber, deitar após as refeições e etc..Procurem um bom médico e boa sorte a todos, moro em MG e recomendo o Doutor Marcos Eduardo Vasconselos Martins, atende em BH.

    • Gumercindo

      Meu amigo, eu tenho hérnia de hiato haá mais de quarenta anos e agora a coisa está ficando cada vez pior. Estou pensando em operar pois não estou conseguindo mais deitar. Tenho que dormir quase sentado, senão o estômago entra pelo esôfago acima me causando enorme desconforto, e daí não durmo. Favor me infomar o endereço do médico que te operou pois vou procurá-lo . Muito obrigado!

    • Susana Maia

      Eu tenho hérnia do hiato e de vez em quando tomo o Nexium 40. MAs ja estou farta de mascar chiclas por causa do mau hálito. Voce não tinha mau hálito? Dos meus dentes não é, pois há pouco tempo tratei deles até tirei o aparelho que usei durante 2 anos e quando perguntei a minha dentista ela disse que dos dentes não é. Estou a ponderar a operação.

    • envade tudo

       Ola amigo tudo bem,
      qto vc pagou por essa cirurgia pq eu tenho esse refluxo gastroesgófagico e ja nao sei mais o que fazer… e como é feito a cirurgia.
      fico grato se me responder.
      me mande email comfevenceremos@gmail.com

    • Eliane

       ei amigo por favor me informe o endereço do seu medico aqui em bh?E o telefone tambem, obrigado

  • GLACYTORMA

    GOSTARIA DE SABER SE SUCO DE LIMAO PURO EM JEJUM SE É BOM PARA CARDIA INCOPETENTE. GRATA GLACY

  • Nilvacaldas

    estava muito nervosa depois do diaginostico de hernia de hiato, mas vejo q não é tão assustador assim amei esta materia me tirou varias duvudas.

  • Erminia_arce_costa

    descobri recentemente ke tenho hernia de hiato,salivo muito a noite,se alguem conhecer algo ke melhore isso, por favor me informem

     

  • Vinicio Cardoso

    Um sintoma pouco comentado em quem possui refluxo é a fadiga, sono, cansaço e que muitos pacientes apresentam.

  • http://twitter.com/carloscarvgeo Carlos Carvalho

    Dr. Pedro Pinheiro,

     

    Tenho 26
    anos, comecei a fumar tem dois anos – cerca de dez cigarros ao dia -, sempre
    bebi muito refrigerante, como muita fritura, entretanto tenho um peso aceitável
    para a minha altura (85kg / 1,80). As dores de garganta comuns, aquelas que
    duram dois ou três dias ocorrem com certa freqüência há uns quatro anos. Dos
    sintomas citados em seu artigo, sinto apenas o desconforto na garganta e de vez
    em quando essa subida abrupta dos alimentos até a boca.

     

    Posto isso,
    desde o inicio do presente mês venho sentindo um desconforto na garganta, nada
    extremo, mas um desconforto… Que é ruim, pois foge à normalidade.

     

    Inicialmente
    fui a dois otorrinolaringologistas: o primeiro me passou um tratamento que não
    teve precisão no trato de minha inflamação, após visitar um segundo, consegui
    pôr fim a inflamação e fiquei bem. Ocorre que um dia após o fim deste segundo
    tratamento voltei a fumar, bem menos que o habitual, diga-se de passagem, e no
    terceiro dia posterior a melhora me aventurei em tomar cerveja, o que foi o bastante
    para voltar a sentir o incomodo.

     

    Face a isso,
    visitei, por indicação familiar, um terceiro otorrino e o mesmo não constatou
    qualquer inflamação em minha garganta e suspeitou que esta sensação seja
    causada pelo refluxo. Venho seguindo o tratamento – à base de Pantoprazol e
    Deflazacort por doze dias – proposto por este terceiro médico com total
    dedicação, no entanto, mais uma vez vejo que o problema não se solucionará,
    posto que faltam apenas três dias para o término e ainda sinto o mesmo sintoma.
    Me aflige o fato de neste mês já ter ingerido 96 comprimidos, se forem somados
    os dois tratamento para a garganta – à base de antiinflamatórios e antibióticos
    – e o presente tratamento de refluxo, e não ver resultado algum.

     

    Diante de
    todo o exposto, gostaria de saber até que ponto tal problema pode me obrigar a
    abandonar a cerveja do final de semana e também se este caso deveria ser
    destinado a um gastroenterologista?

     

    Abandonaria
    o cigarro tranquilamente. Não sou nenhum beberrão, mas reconheço que abandonar
    a cerveja seria uma castração tamanha. Quanto à pergunta do gastro, o faço, por
    conta de não ter um plano de saúde o que já me fez gastar bastante com as três
    consultas citadas, afora os remédios.

     

    Cordialmente,

     

    Carlos
    Carvalho.

  • Siloliveiira

    Fiz cirurgia das amidolas porque infecicionava muito,mas meu problema era refluxo fiz correção de refluxo mas só piorou meu estado isso faz 3 meses agora o acido volta até as minhas cordas vocais que estão destruida perdi 9 kg e sem falar da dor que é insuportável,estou tomando tecta que meu deu alívio,mas estou com medo de ter q refazer td de novo.  

  • Lzersa

    meu nome e  erika  fisso o exame endoscopia com biopisia e o resultado foi gastrite cronica media so queria saber se os sitomas que estou sentido e efeito dessa doenca tipo sinto muita ardencia no peito dor tambem ancia de vomito faltar de ar quimaçao e quando eu me alimento passa dez minutos meu estomogo ja esta se ruendo de fome como se eu nao estivese comido nada ou quando como por exemplo carne assada me sinto muito mal como se nao te vesse feito digestao

  • Antonio Alves

    Fiz a cirurgia de hérnia de hiato dia 13.02.12. estou em fase de recuperação ainda. Gostaria de saber, agora foi que veio aparecer uma  dor no pescoço, lado direito, é uma dor leve mas que incomoda, isso é normal, ou devo procurar o médico que me operou.
    Antonio Alves – Fortaleza-Ce

  • Dinora dos Santos Pereira

    fiz cirurgia de refluxo no dia 17/02/12, continuo sentido asia, e não consigo me alimentar.
    Quando tento comer algo solido engasgo e vomito.
    Eso é comum. Dinorá

  • Dinora dos Santos Pereira

    fiz cirurgia de refluxo no dia 17/02/12, continuo sentido asia, e não consigo me alimentar.
    Quando tento comer algo solido engasgo e vomito.
    Eso é comum. Dinorá

  • Dinora dos Santos Pereira

    fiz cirurgia de refluxo no dia 17/02/12, continuo sentido asia, e não consigo me alimentar.
    Quando tento comer algo solido engasgo e vomito.
    Eso é comum. Dinorá

  • Dinora dos Santos Pereira

    fiz cirurgia de refluxo no dia 17/02/12, continuo sentido asia, e não consigo me alimentar.
    Quando tento comer algo solido engasgo e vomito.
    Eso é comum. Dinorá

  • Dinora dos Santos Pereira

    fiz cirurgia de refluxo no dia 17/02/12, continuo sentido asia, e não consigo me alimentar.
    Quando tento comer algo solido engasgo e vomito.
    Eso é comum. Dinorá

  • Dinora dos Santos Pereira

    fiz cirurgia de refluxo no dia 17/02/12, continuo sentido asia, e não consigo me alimentar.
    Quando tento comer algo solido engasgo e vomito.
    Eso é comum. Dinorá

  • Dinora dos Santos Pereira

    fiz cirurgia de refluxo no dia 17/02/12, continuo sentido asia, e não consigo me alimentar.
    Quando tento comer algo solido engasgo e vomito.
    Eso é comum. Dinorá

  • Roselene1967

    doutor eu teho ermia refluxo e gastriste sinto dor debaixa da costela do lado dereito  pode ser por causa do reflusso

  • Elizetepds

    minha irma feis uma cirujia de hernia de hiato mais de varias compricaçao como pamgriacrite agunda emfequiçao jenerizada hospitalar e tudo que come sai pelo os drenos que colocarao mela

  • Hildalobato

    Hilda

  • daniel

    tenho hernia de hiato a dez anos ja fiz todos os tipos de tratamento uma cirugia pode ser a solução

  • Cleo lombardi seabra

    sinto muita dor no lado esquerdo bem no ‘pé’ da barriga, as vezes acho que são gazes que se acumulam neste local,fazem uns quatro anos que sofro com esta dor me consulto sempre com medicos diferentes para ver se consigo um diagnostico mas todos sempre me mandam para ginecologista fazer o mesmo exame  que nunca da em nada ,nenhum nunca me pediu outro tipo de exame para ver se tem algo em outro órgão que tem nesta parte do corpo o que o doutor poderia me indicar.cleo-lombardi@hotmail.com

  • Marymarinato

    Eu tenho refluxo, faço tratamento a 3 anos, mais as vezes ainda passo muito mau do refluxo.As vezes estou dormindo e acordo por volta de 01:30 da madrugada para vomitar. É horrivel. As vezes sempre depois do almoço, quando acabo de almoçar, começo a soluçar. As vezes também volta tudo até a boca. Penso as vezes em ve se posso fazer cirurgia para acabar com isso.

  • Marymarinato

    Eu tenho refluxo, faço tratamento a 3 anos, mais as vezes ainda passo muito mau do refluxo.As vezes estou dormindo e acordo por volta de 01:30 da madrugada para vomitar. É horrivel. As vezes sempre depois do almoço, quando acabo de almoçar, começo a soluçar. As vezes também volta tudo até a boca. Penso as vezes em ve se posso fazer cirurgia para acabar com isso.

  • Mauricio Paiva

    Dr. Existe uma técnica cirurgica que consistem em colocar um Anél magnético em volta do Esfincter para torná-lo resistente e acabar com o refluxo!! Você conhece essa técnica, existe algum médico que faça essa cirurgia aqui no Brasil?? http://www.youtube.com/watch?v=YUoAPIgxxzE&context=C3488623ADOEgsToPDskLsFziosCOjDBb5MNSWaefn

  • maria auxiliadora

    tudo gue fala arespeito dos cintomas da hernia de hiatos .estou tendo.o,vou procura um medico.gastric

  • J R Cappelli

    Dr. Pedro,
    Me submetí à cirurgia DRE – Hernia de Hiato a dois meses – videolaparoscopia. Consigo me alimentar normal (não há mais problemas par engolir), embora a refeição tenha que ser pequena e em mais vezes ao dia. Porém sinto dores no estomago – acima do umbigo ,e muitos gases.
     
    Na cirurgia -programada para 1,5 hora – durou 4 horas (quebra do equipamento)- que foi contornada pelo médico. Como sou marinheiro de primeira viagem – pergunto: a recuperação é lenta assim mesmo? As dores são normais? Quanto tempo para sumir esses sintomas (estomago dolorido, gases, etc).?
    Estou preocupado.
     
    O médico disse que a cicatrização interma pode levar 90 dias. É real?

  • mari

    mari                                                                                                                                                                                          quando estou dormindo salivo muito, chego ate mi engasgar, quando como as vezes parece que comi uma pedra porque  a comida nao dece fica rasgando minha garganta.  

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Neto,
    Sua esofagite só vai piorar se vc não tiver controlado o refluxo. Nem sempre os sintomas refletem a realidade e o ideal é repetir a endoscopia depois de algum tempo.

    O risco de câncer surge quando se desenvolve esôfago de Barret (explicado no texto)

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Carlos,
    A cirurgia estará indicada se vc não conseguir controlar os sintomas clinicamente ou se houver sinais de agressão a mucosa do esôfago que não regridem apenas com remédios.

  • Neto

    Ola Dr Pedro

    Há dez meses fiz uma endoscopia na qual foi diagnosticado: hérnia hiatal(2cm) , esofagite erosiva grau b de los angeles e pangastrite enatematosa moderada. desde então tomo pantozol 20mg ou 40mg. Não sinto mais azia e nem queimação. Somente arrotos. Minha pergunta é: Mesmo fazendo tratamento clínico e não sentindo azia, mMinha esofagite pode piorar e se tornar câncer?

    Grato doutor.
    Neto

  • Carlos – Anúncios Curitiba

    Olá e parabéns pela iniciativa de ajudar as pessoas nessa
    “doença” que incomoda a tantas pessoas.
    Estou tratando uma esofagite a dois anos, recentemente fiz mais uma bateria de exames, onde ficou constatado a esofagite e hérnia de hiato por deslizamento (4 cm) coisa que não tinha na primeira endoscopia, estou tomando a uma semana omeprazol, mas os sintomas continuam, muita tontura, dor nos braços, náuseas etc. Minha pergunta é, por ter constatado hérnia de 4 cm, devo fazer a operação? Obrigado

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Aline,
    Não posso opinar pelos outros. Não há problema em fazer exercícios abdominais. A hérnia pode ser controlada com remédios e alterações de hábitos de vida. Nem todo mundo precisa operar.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Francisco,
    Não consigo ver relação.

    Enantematosa é o mais certo.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Marco,
    Podem sim.

  • Anonymous

    Boa noite Dr.,meu nome é Aline e tenho 26 anos,tenho refluxo a mais ou menos 5 anos, porem fiz diversas vezes endoscopia e passei por varios gastros.O refluxo piorou e nesse novo medico que passei ele diagnosticou esofagite e hernia de hiato,me passou 2 remedios pra tomar e pediu que eu retornasse em 28 dias. O problema é que ele não me deu mais detalhes, por que os outros não diagnosticaram essa hernia a 5 anos atras, não sei como ela surgiu e gostaria da sua opinião. Devo procurar outros medicos, e tambem faço academia todos os dias e exercicios abdominais, devo parar imediatamente. A unica cura pra hernia é cirurgia e remedios para tomar o resto da minha vida?

    Grata

  • Francisco

    Dr. Pedro, Está certo esse nome: PANGASTRITE ENDOSCÓPICA ENANTEMÁTICA (LEVE)? pois é assim que está na Indoscopia, ou é PANGASTRITE ENDOSCÓPICA ENANTEMATOSA (LEVE)?
    Muito obrigado pela atenção!!!

  • Francisco

    Dr. Pedro, eu há muito anos sentia um desconforto no abdomem, tanto fazia está com o estômago cheio ou vazio, no início o desconforto era do lado direito e com o passar do tempo foi passando para o lado esquerdo, mas precisamente abaixo das custelas. Sempre que ia ao médico, diziam que era dor muscular, nesse período derrepente começou a cair todo o meu cabelo, e posteriormente todo o pelô do meu corpo. Faço tratamento há 6 anos, mas nunca fiquei bom, apenas melhoro, O cabelo e os pelôs nascem, mas quando crescem caem. O desconforto do abdomem piorou e eu já não conseguia me alimentar, só então um médico pediu uma endoscopia, fiz ontem, ainda não mostrei ao médico, mas o resultado foi: PANGASTRITE ENDOSCÓPICA ENANTEMÁTICA (LEVE). O que eu queria perguntar ao senhor era se há possibilidade desse meu problema de queda de cabelo e do pelô do corpo, ser por causa da PANGASTRITE ENDOSCÓPICA ENANTEMÁTICA (LEVE)? Muito obrigado pela atenção Dr.

  • http://www.blogger.com/profile/05508360217839510736 Marco Cid

    Maravilha, drs.

    Hoje fui levar os resultados ao médico (gastro) e ele disse que é uma gastrite leve. Expliquei de minha fraqueza e fadiga, ele orientou a trocar o omeprazol por lansoprazol…

    Mas o mais interessante foi que ele desconfiou que posso estar com vermes e me receitou Secnidazol 1000mg (dose unica) e helmiben 12/12 3 dias…

    Meus sintomas são muito estranhos mesmo… tudo que como parece não sustentar… da fraqueza e a aparencia pálida, além da perda de peso repentina… ESTES PODEM SER SINTOMAS DE VERMINOSE?

    Parabéns pelo tópico sobre a gastrite… veio em boa hora.

  • Carol

    Pois é Dr,e sofro muito por ser tão ansiosa assim,eu tomo Valeriana,2 x por dia,e ja melhorei um pouco.
    Obrigada

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Carol,
    Mesmo vc não contasse, em poucas linhas já dava para perceber que vc é ansiosa.

    Não tenho como te dizer à distÂcia o que vc tem. Mas acho que vc deveria procurar orientação para controlar sua ansiedade e estresse, pq com certeza boa parte do que vc sente tem a ver com isso.

  • carol

    Dr.Tenho problemas com ansiedade e sindrome do panico,e devido a essas crises,adquiri uma gastrite nervosa,bom,não fiz exame nenhum,mas pelos dados clinicos minha medica me disse q é certeza disso.tomo omeoprazol todos os dias de manha.Mas de uns 4 dias pra cá está pior,estou arrotando sem parar,com dor no estomago,hj to com dor bem no meio do peito,fui pegar meu filho no colo e doeu mais ainda,como sou paniquenta,ja fico morrendo de medo de ser o coração,sendo q ja fiz 2 eletros e um eco este ano,e tudo normal.liguei pra minha medica e ela disse pra tomar o omeoprazol de 12 em 12,sinto meu estomago fazendo barulhos o dia todo.Tenho 27 anos.O que o Sr me aconselha?Obrigada doutor…ah,tava lendo os comentarios e texto,e tbm parece q sempre estou com a garganta ruim,dificl pra engolir,mas não é infecção,isso é sintoma tbm?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Marco Cid,
    O antak é a ranitidina, um medicamento que diminui a acidez estomacal por um mecanismo diferente. É menos potente que o omeprazol e não é tão bom para refluxo.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Érika,
    O problema da hérnia de hiato é o risco de lesões no esôfago. Se vc voltou a ter sintoams, talvez fosse interessante refazer a endoscopia para uma reavaliação do estômago e do esôfago. Procure seu gastro, ele poderá avaliar melhor a necessidade ou não de nova endoscopia

  • http://www.blogger.com/profile/05508360217839510736 Marco Cid

    boa tarde…

    diminui no ultimo sabado para 20mg, o omeprazol e comecei a me senti melhor… pelo menos a fadiga passou.. o que aconteceu foi que começou a me dar muita fome. o médico da emrpesa disse para substituir o omeprazol por antak 150mg 2 x ao dia… qual a diferença? não consegui mais falar com ele, pois está em viagem de férias…
    grato

  • Érika Schulman

    Pergunta:
    Dr. Pedro e Drª. Renata relatado o meu caso de já ter feito uma endoscopia e com diagnóstico positivo para Hérnia de Hiato há 4 anos, será que vou precisar refaze-la para verificar meu estado clínico atual? Por estar sentindo novamente a sensibilidade no estômago c dificuldade digestivas e sensação de inchaço na região abdominal. obrigada!

  • Érika Schulman

    Há 4 anos fiz endoscopia e fui diagnosticada com Hérnia de Hiato, fui sedada e n senti nada, além da garganta dolorida horas depois. Iniciei o tratamento com pantozol antes do café da manhã e motillium depois das principais refeições como almoço e janta durante 3 meses. Me recuperei e consegui me alimentar normalmente, mas abusei bastante da saúde, logo meus sintomas de sensibilidade retornaram nestes últimos meses.. vou precisar re-educar meus hábitos alimentares com alimentos saudáveis e horários, praticar exercícios e evitar vícios como cigarro, bebidas alcóolicas e exageros com guloseimas gordurosas. O péssimo hábito alimentar e sedentarismo provoca insônia e bastante desconforto para digerir alimentos.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Jack,
    Não há nenhuma relação direta do refluxo, ou do seu trataemnto com hipertensão.

    Pode acontecer dos sintomas de dor, azia e dificuldade para dormir causarem estresse e por isso a pressão de elevar. MAs uma relação direta não há.

  • Jack

    O refluxo esofágico pode ocasionar hipertensão arterial, ou seu tratamento como o omeprazol ou cimetidina?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Simone,
    1- Sim
    2- Pq o omeprazol não cura as lesões diretamente. Ele diminui a acidez do estomago e dá chance para o organismo curar a inflamação. Se vc interrompe o tratamento no meio, a acidez volta e a cicatrização é interrompida.

  • Simone

    Dr. boa tarde,

    Tenho refluxo e hérnia de hiato de médio porte.

    Não tenho dores, somente o estufamento na barriga. O gastro mandou eu tomar 2 comp. de omeprazol 20mg em jejum por 6 semanas, pois é um sintoma atípico.

    1- Esse sintoma é normal?

    2- Porque o tratamento deve ser tão prolongado, demora a fazer efeito?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Marco,
    40 mg de omeprazol é um dose aceitável. Não deve vir daí os sintomas de cansaço.

    De longe não posso te orietar a baixar doses de medicamentos.

    Se a perda de peso foi voluntária, não há problema, mas o ideal é não perder mais do 1,5 kg por semana para não piorar a esteatose.

  • http://www.blogger.com/profile/05508360217839510736 Marco Cid

    Em tempo: Dr Pedro, informo também que perdi peso nos ultimos 20 dias, de 108 p/ 101. Ótimo, mas preocupante tambem, pois todos notam e me perguntam o que tenho, pois meus sinais de palidez são meio que constates. Não tive diarréia ou vomitos.

    Grato

  • http://www.blogger.com/profile/05508360217839510736 Marco Cid

    Boa tarde.

    Dr Pedro, complementando minhas duvidas, preciso de uma orientação sua.

    Como já descrito acima, não aparece nada de anormal em alguns exames que fiz, somente sinais de esteatose hepática leve (já li e entendi seu tópico sobre isto).

    Acontece que hoje completam quinze dias que venho tomando omeprazol, 02 capsulas de 20mg cada, que o clinico geral recomendou. O gastro nada me disse a respeito. Mas percebo que me sinto muito cansado (fadiga mesmo), algumas dores musculares e palidez. Tentei falar com os médicos (tanto clinico, como gastro) mas não consegui.

    Seria prudente reduzir para 01 capsula de 20mg ou até mesmo suspender para ver se não é o omeprazol que está me causando tudo isso? Pergunto, pois na empresa uma companheira de trabalho ficou muito ruim por dosagem inadequada deste.

    Sei que não é sua especialidade, mas sei também que tem como nos orientar.

    Grato e no aguardo.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Bruno,
    Se as dores estão piorando vc deve contactar seu médico novamente. O fato de ser uma complicação conhecida não quer dizer que vc tenha que passar o resto da vida sentindo dor.

    Conforme o tempo passa a dor deveria melhorar e não piorar.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Maaaa,
    Seguir as orientações do texto e do seu médico. Não tem mágica.
    Se não melhorar pode ser necessário operar.

  • Bruno

    Bom dia, Dr. Pedro. A certa de 14 dias fiz a operacao para corrigir a hernia de hiato, pois sofro de refluxo, e desde de entao tenho muita dor do lado esquerdo do corpo no especialmente no nervo do trapezio, segundo meu medico é pq o nervo passa perto da hernia e como ele mexeu na regiao é normal a dor. Porem ja fazem 14 dias de operacao e a dor é intensa , Minha duvida é se essa dor é normal ou é um caso isolado que tenho que ir mais afundo, pois as dores sao cada vez maiores.
    Obrigado, pela atencao

  • maaaaa

    ola doutor!!
    eu espantada com essa doença que estou
    estomago eimflamado esofago inflamado e hernia, o medico disse que meu estomago subui 4 cm pra meu esofago
    estou desesperada
    o que fazer?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Evite bebida alcoólica, cigarro e café.

    Evite tomar antiinflamatórios

    Devo escrever um texto sobre gastrite nas próximas semanas

  • http://www.blogger.com/profile/05508360217839510736 Marco Cid

    Ola dr Pedro. Peguei o resultado da endoscopia, mas só tenho retorno ao gastro dia 04/09, e ainda farei alguns exames de sangue.
    CONCLUSÃO:
    Pangastrite Endoscópica Enantematosa Leve. Teste da urease para pesquisa de H.pylori = negativo.

    Existe algo que devo fazer ou não fazer em termos de exercicios e alimentos, até a ida ao médico?

    Grato novamente.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Patricia,
    Parece ser refluxo, sim. Aparece em qualquer idade.

  • Patricia

    Dr. Pedro, boa tarde!
    A uma semana sinto dores no peito e na maioria das vezes é com se estivesse queimando. Tenho 32 anos e nunca tive problemas estomacais ou de refluxo. Às vezes também tenho a sensação que tem uma bola na minha garganta. A dor começa na altura do externo e sobe até a garganta. Eu acordo com a queimação, depois melhora e a tarde piora de novo. Já pensei até em algum problema cardíaco. Isso pode ser refluxo? Ele aparece em pessoas desta idade? Pois sempre ouvi falar de refluxo em crianças.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Maynard
    Não.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    João,
    Pode. MAs ainda está muito precoce para se afirmar que a cirurgia não deu certo. Além disso, o fato de ter operado não significa que vc possa abusar. Deve-se manter todas as orientações para evitar o refluxo

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Nanci,
    Sempre existe esse risco. A questão é colocar na balança e ver se o ésperado benefício da cirurgia é maior que os riscos.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Marco,
    os corticóides intra-nasais tÊm pouca absorção sistêmica o que confere baixo índice de efeitos colateriais.

    Porém, existe a descrição de que 1 a 3% das pessoas podem ter dor abdominal. Não sei se é o seu caso.

  • Anonymous

    Dr, boa noite.
    Gostaria de saber se é verdade que quem fez cirurgia de hérnia de hiato, não vomitará e não arrotará mais.
    Obrigado. Maynard

  • Anonymous

    Boa Tarde!
    Gostaria de esclarecer uma duvida.À vinte dias fiz uma videolaparoscópica porque tinha hernia de hiato, muito refluxo, dores no peito e uma sensação de aperto na garganta antes de ter os refluxos no periodo da noite. Durante 15 dias após a cirurgia não tive refluxos, mas agora voltaram todos os sintomas. Existe uma hipotese de não ter dado certo a cirurgia ou isso pode ocorrer??
    Grato.
    João Carlos Velasco

  • nanci

    Bom dia!
    Já fiz duas cirurgias de hernia de hiato, agora apareceu outra hernia de hiato está com 7 cm.o medico que me consultou disse que existe 50% de chance de voltar. Estou com medo pois das duas outras vezes foi por laboroscopia, agora, o medico disse que tem de ser aberto uns 20 cms do meu abdomem.É que da ultima vez que fiz passei muito mal e comecei a vomitar já no dia da cirurgia e precisei ficar internada 11 dias pois ele disse que tinha perdido a função do esofago, agora descobri que perdi aquela cirurgia por causa disso.Ele disse que o meu estomago está flacido por isso não garante 50% da cirurgia.
    Pergunta:se eu fizer novamente e tiver uma boa recuperação existe ainda assim a chance dela não ter sucesso?
    Pergunta:

  • http://www.blogger.com/profile/05508360217839510736 Marco Cid

    EU DE NOVO.

    Dr. Percebi algo hoje. Por suspeita de sinusite, venho usando o Plurair (propionato de fluticasona). Dias atras esqueci de borrifar as narinas, amanheci normal. Percebi que qdo borrifo antes de dormir, no dia seguinte acordo com muitas dores estomacais.
    Pode haver algum relacionamento?
    Estou passando por um processo de tratamento para gastrite.

    Grato mais uma vez.

  • http://www.blogger.com/profile/05508360217839510736 Marco Cid

    entendi… devo realmente ter problemas com maçã e com antibióticos então!!!!!

    grato mais uma vez.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Marco,
    Esteatose é acúmulo de gordura no fígado. Normalmente ocorre em pessoas obesas, com colestrol alto ou consumidores regular de álcool.
    Pode ser grave dependendo da grau de esteatose. Deve-se identificar a casua e tratá-la.

    Antibióticos podem causar sintomas de gastrite sim, assim como maçã. Isso é muito individual, e o que é verdade para uns, pode não ser para outros.

  • http://www.blogger.com/profile/05508360217839510736 Marco Cid

    opa… perdão pela insistencia, mas a principal pergunta tinha esquecido:

    dr, eu tomei durante tres dias a azitromicina por prevenção, devido retirada de um dente… logo após durante 7 dias (21 compr.) de amoxicilina. Vinha fazendo uma dieta alimentar, hipertensão.

    1) Posso estar com essa incomoda gastrite, devido aos medicamentos?

    2) Quanto ao resultado da eco do abdomem, no figado diz assim:
    “com dimensões normais, contornos regulares e ecogenicidade difusamente aumentada, sugestiva de esteatose”… é grave?

  • http://www.blogger.com/profile/05508360217839510736 Marco Cid

    Grato, dr Pedro.

    Hoje pela manhã senti tontura e fraqueza e acabei indo ao hospital.
    Fiz o destro e estava em 104. Pressão 140 x 100 (até que normal).

    Sentia muita dor no abdomem, forte mesmo. Fiz eletrocardiograma e medicado. Foi feita uma ecografia total do abdomem e nada de alteração, vesicula principalmente tava OK. Só uma pqna qtde de gordura junto ao figado que, segundo o médico é devido aos triglicerideos mas que jamais dariam a dor que me queixo. É uma dor como que muscular.

    Dr., a maçã é um fruta citrica tambem e pode dar a queimação?

    Grato

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Marco,
    De longe fica difícil dar opinião. Isso deve ser um lipoma (gordura)de novo. Aproveite quando for ao gastro e mostre a ele.

  • http://www.blogger.com/profile/05508360217839510736 Marco Cid

    Grato mais uma vez, dr Pedro.

    Gostaria de tirar mais uma duvida.

    Devido a dieta que vinha fazendo para baixar colesterol, triglec., e afins, perdi peso, mas acho que caiu bastante em pouco tempo. Voltei a nutricionista e ela me perguntou se eu havia pensado em procurar um gastro, o que vou fazer na próxima segunda, dia 24/08

    Minha situação é:
    Sinto umas pequenas “pontadas” de dor do lado direito do abdomen, não é sempre, mas doi como se tivesse levado um chute, um soco, e quando da dor, passo a mão e sinto como se tivesse uma bolinha tipo um feijão grande que logo some. Muitos anos atras lembro de ter tido algo semelhante, fiz uma ultra e ficou constatado que seria uma pequena gordurinha, depois sumiu, já fazem 11 anos que não sentia. O que poderia ser? o que digo ao gastro e o que devo pedir de exames?

    Grato e um abraço

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Marco,
    A alçimentação é muito individual. Vc tem que descobrir o que piora ou não o seu refluxo.

    Alguns alimentos como os que eu citei no texto, pioram o quadro e todo mundo, mas pode haver variações individuais.

    Auxiliam sim. Evite comer nas 2 ou 3 horas que antecedem o sono e não coma ou beba em grandes quantidades para não dilatar o estômago.

  • http://www.blogger.com/profile/05508360217839510736 Marco Cid

    Dr Pedro.

    A duvida que mais persiste é quanto ao que pode e não pode comer enquanto estamos com DRGE.
    Só consegui consulta com um gastro para dia 24/08, até lá, o que é melhor fazer? ou comer?

    Já estou sendo medicado com omeprazol e controlando a alimentação, tomando muito liquido (água)entre as refeições e erguendo um pouco o cochão pra dormir. Mesmo assim estou tendo muita dor e isto incomoda por demais.

    Pastilhas de hidróxido de aluminio, magnésio e dimeticona, realmente auxiliam?

    Mais uma vez contamos com sua costumeira ajuda.

    Abraços

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Terezinha,
    o próprio nome diz tudo. É uma hérnia de hiato que não é nem pequena nem grande. O que vc quer saber exatamente?

  • Anonymous

    tenho hérnia hiatal médio porte. o que isso quer dizer? obrigada

    Terezinha

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Tayza,
    Normal não é. O fato é que a sua correção já não é mais eficiente.

    Vc tem que voltar no seu gastro ou no cirurgião que te operou. Vá primeiro naquele que te passa mais confiança.

  • tayza

    Dr. fiz uma cirurgia de hernia d hiato a 2 anos tinha refluxo e uma hernia d 5cm, enfim passos 2 anos venho sentindo dores no estomago fiz endoscopia e deu hernia d hiato/ vulvuloplastia com sinais de desprendimento parcial / lesao ulcerada no antro.
    estou muito preocupada … vou ter que operar novamente? e é normal esses grampos desprender? bom n sei o q fazer.. mas fui a uma medica k nao era o meu gastro de costume, e ela mandou ir ao medico k operou para ver o q faremos q preciso de uma cirurgia urgente. me ajuda ..rs

  • http://www.blogger.com/profile/05508360217839510736 Marco Cid

    Ola dr Pedro.

    De certa forma fiquei feliz quando soube que tenho refluxo, pois a dor que senti no ultimo sábado me assustou e me levou pra UDT aqui em Curitiba. Fiz exames e por tudo que o que sinto, descobrimos ser refluxo.

    Tomarei omeprazol 40mg por 30 dias (depois ver se com 20mg satisfaz), e domperidona 10mg por uns 10 dias,
    antes do almoço e jantar.

    O bom é que alguma medidas simples como, não deitar após encher a barriga, manerar nos alimentos, exercicios e elevar um pouco a cabeça na hr de dormir ajuda.

    Novamente, ao ler suas postagens, fiquei mais tranquilho.

    Abraços

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Charlin,
    Isso eu não tenho como dizer a distância.

    abs

  • Charlin

    Dr.,

    Será que não está faltando algum diagnóstico a me ser dado? Uma vez que, apesar dos medicamentos que estou tomando, acordo várias vezes à noite com falta de ar.
    Obrigado.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Rodrigo,
    Não sei detalhes da sua cirurgia nem do grau de refluxo que vc tinha. Mas, acho ainda meio precoce vc voltar para musculação. Epere mais algumas semanas.

    Mesmo tendo feito a cirurgia, vc deve manter as orientações para minimizar o refluxo. Siga as dicas que eu dou no texto.

    Se não houver melhora, procure o seu gastro.

  • Rodrigo

    Bom dia Doutor,

    Já fazem uns 40 dias que fiz a cirurgia do refluxo por videolaparoscopia, estou me sentindo muito bem durante o dia sem ter nenhum sintoma relacionado ao refluxo, porém durante a noite sinto um pouco de acidez na garganta. O que pode ser isso? Será que minha cirurgia ainda não conseguiu resolver meu problema completamente?

    Uma outra dúvida minha é que tenho muito vontade de fazer musculação, mas tenho medo que esta prática possa atrapalhar e fazer o refluxo retornar, o que o senhor diz sobre isso? Caso eu possa fazer, qual o tempo recomendado para começar a praticar?

    Muito obrigado e parabéns pelo blog!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Charlin,
    Não necessariamente cortado o refluxo, mas era para ter aliviado os sintomas sim.

  • Charlin

    Mas já era para ter cortado o refluxo com o medicamento que estou tomando?
    Obrigado.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Fefs,
    Isso é refluxo. Vc precisa procurar um gastro.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Charlin,
    Teoricamente sim. Mas talvez a única solução seja a cirurgia.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Lener,
    De longe não tenho como opinar neste caso, mas que a sua alimentação com certeza influenciou isso dá para dizer.

    O seu gastro tem que avaliar o caso para entender melhor o que se passa.

  • Fefs

    Olá Dr. Tenho sentido enjoos,e depois que como vem uma sensação de comida parada no esofago. Fortes dores no estomago e costumo arrotar e volta restos de comida com gosto azedo na boca e excesso de saliva. Isso pode ser o que hernia de hiato ou ulcera? Que médico devo procurar?
    abçs

    obrigada desde já

    Fernanda

  • Charlin

    Dr.,

    Há uma semana estou tomando os seguintes medicamentos: Ziprol, Motilium, Ranytisan e Sucrafilm. Entretanto, até hoje acordo de madrugada com refluxos e falta de ar. Ontem acordei 4 vezez de madrugada. Estou jantando cedo para não ter os problemas. O tratamento está correto? Já não era para ter cortado o refluxo com o medicamento que estou tomando?
    Obrigado.

  • Lener

    Dr. Fiz uma cirurgia para correção de hernia de hiato em Fevereiro de 2009, os sintomas de queimação e dor no estomago voltaram em Julho, uma informação importante é que após a liberação de alimentação do meu médico, eu voltei a tomar café, refrigerantes, pizza, batata frita! Isto pode ter desencadeado o problema ou será que houve alguma falha na cirurgia?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Alex,
    O edema e a inflamação na região da operação podem irritar o diafragma e causar tosse e soluções. Não sei detalhes da sua cirrugia por isso seria mais seguro contactar o seu médico e descrever as suas queixas.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Charlin,
    O tratamento do machucado é o mesmo do refluxo. É como uma ferida na pele. O tratamento é deixá-la cicatrizar. MAs enquanto houver refluxo de substÂncias ácidas, a ferida não vai curar.

    Não existe remédio específico para curar feridas.

  • Alex

    Olá, Dr.!
    Gostaria de tirar uma dúvida, há 10 dias operei da hérnia de hiato e no moment estou em dieta liquida, gostaria de saber se é comum tosses e soluços. è comum eu sentir isso?

  • Charlin

    Dr.

    Tenho a doença do refluxo. Fiz endoscopia e foi detectado um machucado em meu esôfago causado por medicamento. Será que não seria interessante tratar também esse machucado, ou apenas tratando-se o refluxo já se trata automaticamente esse machucado? O grande problema é que fico sem ar quando vem o refluxo, e acho que tem a ver com esse machucado, porque sinto um incômodo muito ruim na garganta.
    Obrigado

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Sergio,
    Os simtomas são do refluxo e não da hérnia de hiato, por isso é igual.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Simone,
    Ele pode funcionar sim.
    Tenho um texto só sobre gases.

    http://www.mdsaude.com/2008/12/gases-intestinais-o-que-o-pum-o-que-o.html

  • sergio ricardo

    DR.SO 0 REFLUX GASTRICO TEM SINTOMAS DIFERENTES, DE QUEM TEM REFLUX E TBM TENHA HERNIA DE HIATO.

  • Anonymous

    “ Dr. ouvi falar que o carvão ativado é muito eficiente no trato grastrointestinal.

    Possuo estufamento, vou ao banheiro e continuo estufada, somente quando solto alguns gases me alivia.

    O que o Sr. Pensa a respeito desse medicamento fitoterápico? Ele é eficiente ?“

    Simone

  • http://www.blogger.com/profile/04393336581392706630 Dra. Renata Campos

    Ribeiro,
    este seu sintoma, apesar de meio mal definido, pode sim estar relacionado ao refluxo. O melhor é procurar um otorrino para uma avaliação mais detalhada.
    Abraços.

  • Anonymous

    DR.meu nome é Ribeiro.ja a algum tempo venho sentindo um encomudo na garganta uma ( bola ) como se apertace com o dedo loga abaixo do chamado gogó, naõ sinto mais nada queimaçaõ, azia, estufamento nado mesmo, so
    este encomodo na garganta, fis endoscopia e deu um leve refluxo mas essa bola na garganta tbm é um sintoma do refluxo esta bola tbm se trata com medicamento p/ refluxo

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Sergio,
    Não perde efeito não. Mas talvez ele sozinho não seja suficiente.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Marcia,
    Pode sim ter a ver com refluxo e a esofagite. O quadro pode ter piorado. O ideal é que vc volte ao gastro para ele reavaliar seu quadro.

  • sergio ricardo

    DR. O PANTOPRAZOL pode perder o efeito se for tomado por um tempo muito prolongado. minha endoscopia deu tudo muito leve. e mesmo com o medicamento continuo com a queimaçaõ principalmente apos me alimentar.

  • Marcia

    Olá!Há mais ou menos 1 ano fui diagnosticada com refluxo e uso Omeprazol 1 comprimido pela manha,1 a noite.Há 1 mes comecei a ter uma crise de tosse constante, a principio uma tosse seca, como sou muito alérgica , procurei uma alergista, que me pediu uma série de exames, tais como raio x de torax, espirometria, mas deram todos normais, como informei pra ela do refluxo me pediu tbém a endoscopia.No resultado da endoscopia deu esofagite endematosa, hernia hiatal e gastrite.Ha duas semanas a tosse que era seca tem apresentado muita secreçao, a sensaçao que tenho é que vou sufocar com esta secreçao, é como uma gosma que fica presa na minha garganta, e a sensaçao de bolo na garganta tbem aumentou, é uma secreção branca, que aumenta deposi que me alimento e principalmente qdo estou dormindo, na verdade não estou conseguindo dormir, acordo a noite todo com a sensaçao que vou sufocar e ai começa a tosse e a secreçao, as vezes fico mais de 15 minutos tossindo.Ontem fui ao pronto atendimento e o medico disse que tem a ver com a esofagite e me receitou digesam e famox.Gostaria de saber se esta tosse e a secreçao sao mesmos relacionados com o refluxo e se estou fazendo o tratamento correto?Obrigada.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Ana,
    De longe não tenho como te ajudar. Vc deveria voltar no médico que te atendeu antes e comentar que não está melhor.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Sergio,
    O pós operatório não é dos piores não. Mas nos primeiros dias vc vai estar de licença e não podera trabalhar nem jogar bola.

    A recuperação depende de vários fatores, de longe não tenho como prever

  • anacarolyna

    Ola doutor,
    ha um ano atras fui diagnosticada com a Hernia de hiato, mas por ser muito pequena fiz o tratamento com medicamento e melhorei.
    Agora, estou ha 6 meses morando fora do Brasil e mudei drasticamente minha dieta alimentar… ja fazeem uns dois dias que sinto muitoa dor no estomago, refluxo intenso e muita dificuldade de respirar. Fui a um medico e ele me receitou um medicamento do mesmo principio ativo do omeprazol. o estomago melhorou, mas ainda sinto muita dificauldades pra respirar, é insuportavel. O que posso fazer pra aliviar essa pressao no peito?
    Obrigada,
    Ana.

  • sergio ricardo

    DR,caso naõ de certo o tratamento com os remedios, e venha a realizar uma cirurgia o pos operatorio é muito complicado ? pois naõ gosto ou melhor haha naõ suporto sopa como dieta liquida ,sempre pratiquei muito esporte, jogo futebol e frequento academia. e no meu trabalho gasto muita energia por ser um trabalho braçal.e sinto muita fome. e tenho medo de sofrer muito com a dieta pos operatoria pq tbm tenho hipoglicemia, corro esse risto quato tempo leva uma total recuperaçaõ. abrigado

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Ricardo,
    Eu não estou no livro do convênio porque moro em Portugal

    O pantoprazol tem que ser usado por pelo menos 1 mês para se avaliar a sua eficácia.

  • sergio ricardo

    DR.fis uma pergunta logo acima dia 29/07. SR.respondeu e tbm fez uma pergunta , naõ e naõ fumo e estou seguindo algumas dicas suas, meu medico fez alguns testes com remedios , fiquei tomando por 3 meses so o peridal, fiquei bem mas naõ taõ bem quanto com o pantoprazol, agora meu medico pedio p/ eu volte a tomar novamente o pantoprazol 40 , ja tomei 10 comprimidos. mas quanto tempo o medicamento leva p/fazer efeito com o total poder novamente ? pois estou sentindo muita azia com forte queimaçaõ no peito,obs vi en meu convenio é uma pena mas seu nome naõ esta entre os medicos ke podem me atender. obrigado pela atençaõ

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Sergio,
    Difícl dizer de longe. Vc já faz todas as dicas que eu dei no texto ?

    Se vc fuma, tem que parar.

    De repende tem que usar o pantoprazol por muito tempo sem parar.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Hellen,
    O H.pylori em si não dá sintomas. Os sintomas são da gastrite ou da úlcera.

    O resultado não costuma dar falso negativo

    O tratamento é feito com inibidores da bomba de prótons, medicamento que o seu gastro já deve ter prescrito.

    abs

  • Anonymous

    DR.boa noite,meu nome e sergio. sofro com algum sintomas a 3 anos ja fis 3 endoscopias e como diagnostico,mucosa esofagica distal levemente esbranquiçada com perda do padraõ vascular submucoso e com algumas erosoes,naõ consta hernia hiatal. conclusaõ esofagite erosiva grau los angeles , bulboduodenite erosiva plana leve. trato com pantoprazol e com peridal,mudei alguns abitos alimentares, mai tenho crises com muita frequencia e com isso acabo tomando muito antiacidos e tenho boa melhora mas depois volta tudo dinovo, ja naõ aguento mais tudo isso, onde devo estar errando?

  • hellenlivia

    Olá Doutor,em primeiro lugar gostaria de parabenizá-lo pelos artigos escritos e pelas orientações que recebi lendo alguns deles.
    Fiz uma endoscopia dia 27/07 e foi diagnosticado:Hérnia hiatal;esofagite erosiva distal grau 2 de savary miller e pan-gastrite endoscópia enantematosa leve.
    Gostaria de saber qual seria o tratamento para estes problemas???
    Fiz o teste da urease e deu negativo.Existe a possibilidade do resultado ser um falso negativo pois tenho os sintomas da bactéria.
    um grande abraço!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Alex,
    Em geral o pior que acontece na cirugia é a correção não dar certo e os sintomas persistirem.

    Agora, qualquer cirurgia tem seus riscos.

    Converse com seu gastro. Se vcs acharem que o benefício supera os riscos, a cirurgia estará indicada.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Alex,
    Em geral o pior que acontece na cirugia é a correção não dar certo e os sintomas persistirem.

    Agora, qualquer cirurgia tem seus riscos.

    Converse com seu gastro. Se vcs acharem que o benefício supera os riscos, a cirurgia estará indicada.

  • Alex

    Olá Dr. Pedro, eu tenho hernia de Hiato e devido ao refluxo eu tenho muita tosse. Eu fasso tratamento há bastante tempo e a tosse e o refluxo nunca me abandonaram, e se eu paro o tratamento piora bastante.
    Estou querendo fazer a cirurgia para correção deste problema, mas estou com medo de sequelas devido a cirugia.Isso pode ocorrer e se ocorrer oque costuma acontecer??
    Obrigado.
    Alex

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Andréia,
    Procure um gastro pois isso está com toda cara de refluxo.

    Enquanto isso evite alimentos que pioram os sintomas, não deite após comer e evite comer em grandes quantidades

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Carol,
    São praticamente iguais.

    Realmente a gravidez pode piorar os sintomas.

    O que vc tem que fazer é emagrecer bem antes de engravidar. 15 kg de sobrepeso é muita coisa.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Simone,
    Pode ser pelo tipo de alimentação, pode ser por excesso de peso, por falta de atividade física… São vários os motivos.

  • Anonymous

    Olá Dr. meu nome é Andréia e tenho 28 anos, a algum tempo eu tenho um pigarro terrível na garganta e a sensação de que estou engasgada, como um bolo alimentar que nem sobe e nem desce. Esses sintomas pioram após as refeições. quando como alimentos como frituras, massas, refrigerantes e similares fico com muita queimação e por muitas vezes sobe um gosto azedo para a minha garganta. Nunca fumei e nem tomo bebidas alcoólicas, o que o Sr. me orienta a fazer?

  • Carol

    Olá Dr, tenho refluxo a cerca de 4 anos, e já fiz a cirurgia para corrigi-lo, mas não adiantou nada, continuo do mesmo jeito tomando os medicamentos desde que sai do hospital. Minha médica atual disse que foi como se não tivesse sortido efeito, pois nas endoscopias atuais da que a fundoplicatura está a 5 cm da TAG. Enfim tomo os azois a cerca de 4 anos, hj em dia o nexium. Estou tb 15 quilos acima do meu peso, fato este que acredito ter culminado a ter o refluxo, já que ele iniciou qdo comecei a engordar(4 anos atras), embora eu sempre tive uma má digestão desde criança. Mas agora quero muito engravidar, o que faço??Pois não poderei tomar os medicamentos e um dia que fico sem tomar me sinto mal, uma azia horrível…nauseas, gazes, etc. O que poderei fazer????Ah tb tenho uma dúvida, já tomei o omeprazol, lanso, o pantoprazol e agora o nexium(esomeprazol), um é melhor que o outro ou praticamente são iguais???
    Agradeço a atenção…
    Att,
    Carol

  • Simone

    Bica, escreve lá no site:

    “ Olá Dr. obrigada pelos retornos. O Sr. comentou que o meu inchaço pode não ser só da gastrite, então o que acredita que possa ser ? E o que posso fazer pra ajudar a reduzi-lo.”

    Grata.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Glaucia,
    Desculpe, o seu comentário passou despercebido. Por distração pulei ele. Tenho recebido mais de 40 perguntas por dia. De vez em quando tenho falhado. Peço desculpas de novo.

    Em relação a primeira pergunta:
    Para a quimação o tratamento é esse mesmo que te deram no hospital. Não tem muito como fugir disso.

    A musculação se estiver sendo mal feita pode piorar o seu refluxo, principlamente se vc o faz poucas horas depois de comer ou se com a força tem aumentado muito a pressão intra abdominal.

    Porque vc não faz exercícios aeróbicos? São mais eficientes para se perder peso.

    Sobre peso está relacionado a refluxo, sim.

    A cirurgia só está indicada se não houver como tratar clinicamente. E nem sempre ela resolve todos os problemas.

    2º pergunta

    Deveria sim, mais vc precisa parar de fumar. O cigarro aumenta muito o refluxo.

    Se vc parar de fumar e não houver melhora, a opção mais provável será a cirurgia.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Catia,
    A hérnia não aumenta, mas os sintomas e as lesões no esôfago podem piorar.

    Na gravidez o refluxo piora.

    A cirurgia está indicada quando o tratamento clínico falha.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Zer0,
    O tratamento para o refluxo é primariamente clínico. Só se opera se não houver melhora.

    A dieta e a mudança de estilo de vida continuam sendo necessárias mesmo após a cirurgia.

    abs

  • glaucia

    Ola Dr. Pedro me chamo Glaucia postei um comentário anteriormente dia 18/07 e o dr. não me respondeu então aí vai outra pergunta.Tenho alargamento da válvula e esofagite leve descobri a pouco mais de 4 meses estou medicada com nexium de 40mg sucrafilm e domperidona 10mg.Toda semana tenho pelo menos uma crise de muita dor fico com o abdomem enorme,porque isto ocorre?Não como demais,não bebo,não tomo líquido com as refeições só sou fumante.Esta medicação não deveria estar me poupando de crises tão fortes?

  • catia

    Boa noite Dr. Pedro
    Tenho 33 anos e no ano passado fiz uma endoscopia onde foi diagnosticado Hernia hiatal por deslizamento e gastrite antral.O médico me receitou pantoprazol 20mg, porém so usei por um mês. Tenho muitos sintomas de refluxo.
    Gostaria de saber se o fato de não fazer uso do medicamento prescito e nem dieta pode aumentar a hernia? Qual o tamanho máximo de uma hernia hiatal para que seja sugerida cirurgia e se posso engravidar sem que tenha muitos incomodos? Pois há 4 anos, na primeira gravidez só podia dormir sentada de tanta falta de ar que sentia.

    Desde já agradeço a atenção

    Catia

  • Zer0 From Wired

    Boa tarde,

    tenho 24 anos e descobri a pouco que sofro de refluxo leve,estou tomando atualmente pantoprazol,por favor gostaria de saber se refluxo tem cura mesmo ou se tenho de fazer controle para o resto da vida, evitando certos alimentos e coisas do tipo, e se caso eu fizesse a operação eu nao teria mais necessidade desta dieta (isso apos o período pós operatório).

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Simone,
    Pode sim. Mas não significa que todos os seus sintomas sejam decorrentes apenas da gastrite.

    Em 1 mÊs espero que sua gastrite já esteja boa.

    abs

  • Simone

    Dr. Pode existir gastrite sem dor? Pois não sinto nada, somente o estufamento que lhe falei.

    E qual o período ideal para que eu comece sentir a melhora dos sintomas, digo, de deixar o inchaço.

    Grata.”

    Simone

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Pablo,
    Sempre que houver controle do quadro com medicmentos e mudanças de hábito de vida, a cirurgia não estará indicada.

    A esofagite e a gastrite são leves. Existe a chance de responder ao tratamento

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Elaine,
    Depende do que foi visto na endoscopia e dos seus sintomas.

    Somente pela presença da hernia hiatal não dá para definir isso.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Simone,
    O lanzoprazol é um medicamento que reduz a acidez estomacal. Como vc tem gastrite ativa um melhor controle da acidez ajuda na recuperação.

    Parte dos seus devem melhorar junto com gastrite.

  • Pablo

    Dr. Pedro,

    Meu cunhado fez uma endoscopia esta semana e foram diagnosticados os seguintes problemas:

    - Hérnia Hiatal (Grau:2);
    - Esofagite Edemato erosiva leve;
    - Gastrite Edoscópica Enantematosa leve do Antro;
    - Teste de Urease: Positivo.

    Com este resultado ele terá que fazer cirurgia ou apenas a utilização dos medicamentos e o controle da alimentação será o suficiente para que ele melhore?

  • Elaine

    Dr,no meu exame constatou uma hernia hiatal, gostaria de saber de quanto em quanto tempo devo repetir o exame de endoscopia? Parabéns pelo tempo e atenção que o senhor têm para responder as perguntas, é lindo o seu trabalho, estou muito grata.

  • Simone

    Boa tarde,
    Fiz recentemente uma endoscopia digestiva alta com biópsia e a conclusão foi:
    • Hérnia hiatal de médio porte
    • Gastrite endoscópica enantematosa moderada de antro.
    • Pesquisa H. Pylori negativa.
    • Cárdia alargada a retrovisão.
    • Obs: Apresentou refluxo espontâneo durante a realização do exame.

    O Dr. Me receitou Lanz30mg em Jejum e Peridal 10mg antes das refeições (ambos por 30dias)
    Só que pelo que tenho lido (inclusive na bula) o Lanz é indicado para azia, dores estomacais, queimação e eu não tenho nada disso!. O meu motivo de ter procurado o gastroenterologista foi o estufamento que tenho no estômago e depois de almoçar fico hiper inchada, além de ter muitos gases.
    Será que o que me foi receitado resolverá o meu problema? Estou tomando a 2 dias.

    Simone

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Samuel
    O objetivo da cirurgia é deixar seu esficter o mais próximo possivel do que considerado anatomicamente normal.

    Sendo assim, após a completa recuperação do procedimento cirurgico, não deverá haver esses problemas que vc descreve.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Rafaella,
    Procure seguir as dicas do texto.
    Enquanto não houver lesão do esôfago, não vai haver necessidade de operar.

  • Samuel

    Ola Dr. Pedro,

    Primeiramente parabéns pelo trabalho de responder as questões.

    Meu nome é Samuel, tenho 22 anos, e a 10 anos tomo omeprazol diariamente devido ao refluxo caudsado pela anatomia da boca do estômago (larga). Faz 1 ano que os remédios não resolvem , visitei varios gastros, e a indicação em todos foi de cirurgia. Sendo assim, irei fazer a cirurgia por videolabaroscopia, para confecção da válvula. Minhas dúvidas quanto a esta questao são:
    . Um longo tempo após a cirurgia, é possível vomitar e arrotar?
    . Após ter passado a fase de recuperação, vou voltar a me aliemntar na velocidade que como hoje, ou vou ficar limitado a me alimentar devagar para sempre?

    Muito Obrigado e novamente, parabéns pelo trabalho.

  • rafaella

    A mais de 1 ano sofro com uma tosse seca e que é um dos sintomas do refluxo, fiz minha segunda endoscopia ontem dia 20/07/2009 e deu que eu tinha hernia de hiato por deslizamento, o medico disse que meu estomago e esofago estavam normais, mas estou muito preocupada, ja tomei omeprazol e peridal e não resolveu, me ajude por favor estou com medo de ter fazer uma cirurgia, tenho 23 anos.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Sasa,
    Repito o que já disse anteriormente:

    Se o especialista que tem acesso aos seus exames disse isso, como eu, aqui de longe e pela internet posso dizer qeu está errado?

    O objetivo do blog não é prestar consultas online ou criticar laudos e pareceres de outros colegas.

  • sasa

    ola boa dia.dr eu fis tomografia constatou pequenas hernias de intra esponjosa no laudo q o medico radiologista fez.
    ai eu levei por medico de marinha a tomografia e o laudo o nerocirujião, ai ele mim falow q minhas hernias era de nascença q minha coluna defituosa, e mim falo tb q minhas hernias não trara problema nenhum futuramente e não passou tratamento nenhum pra eu fazer disse q eu tava bom dá coluna e isso mesmo senhor?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Daize,
    A cirurgia ainda está muito recente. Não dá para avalair o resultado final ainda.

    O que te aconselho é seguir os conselhos descritos no texto, como evitar de comer muito, ou deitar após refeições etc…

    O motilium ajuda muito neste casos. Ligue p o seu médico e pergunte se vc pode continuar com ele por mais 1 ou 2 semanas.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    M.Lucia
    Não há problemas em fazer a cirurgia tendo gastrite.

    Na verdade a associação gastrite-refluxo é muito comum. A maioria das pessoas que opera o faz em vigência de gastrite.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Sasá,
    Não entendi sua pergunta. Reformule-a para mim, por favor.

  • Daize

    Olá Dr. novamente estou com dúvidas. Faz 1 mês que fiz a cirurgia no começo estava tendo queimação na garganta novamente, fui ao médico ele receitou o Motilium por 10 dias fiz o tratamento e fiquei boa. Mas após 1 semana começou novamente a queimação, ela é leve mas incomoda muito na garganta. A minha dúvida é a seguinte será que minha cirurgia foi em vão? Será que abusei em alguma alimentação pois já estou comendo de tudo (pouco e devagar), mas consigo comer tudo? devo continuar a tomar o remédio por mais tempo? Por favor Dr. aguardo sua resposta. Obrigada

  • sasa

    dr. tomografia q eu fiz tava pequenas hernias intra esponjosa e no laudo dá medico radiologista ..
    ah levei pra nerocirujião falow q eu já naci com elas já..
    mais ele não passou tratamento nenhum pra mim falow q minha coluna tava boa…..?
    oh senhor podria mim falar ai a pessoa nace com hernias e mal fomaçÃO DÁ COLUNA É???/

  • glaucia

    Oi Dr.tenho 31anos sempre fui saudável pratico musculação bem pesada a 8anos mas neste último ano ganhei 6kg(transtorno dismorfico corporal,baixa auto-estima,etc)fiquei com 68kg 1.73 desde então passei a ter refluxo.Fiz endoscopia a 2 meses deu esofagite fui medicada com lansoprazol 30mg,sucrafilm e droxaine.Esta noite tive uma crise horrível começou com queimação as 21hs,as 1:15 queimação,dor no estomago e duodeno,náusea.Fui ao hospital me deram nexium 40mg bromoprida e lioram pra dormir.Minhas perguntas são as seguintes:-Não tem nada que tire esta dor e queimação num caso de crise aguda quando vc vai ao hospital(particular) se arrastando de tanta dor?-Deveria para de treinar forte?(isto pra mim ia ser a morte eu ia ficar obesa como toda milha família excessão do meu filho)-Estes quilos ganhos rapidamente desencadearam o refluxo visto que antes não tinha nenhum sintoma?-Posso fazer cirurgia para corrigir a válvula?se puder já vou cuidar disto segunda-feira mesmo.Obrigada Dr. e parabéns pelo seu trabalho!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Eliane,
    Se vc conseguir controlar os sintomas só com alterações de hábito de vida e alimentação, ótimo. Se não, o remédio está indicado.

    Dependendo do tipo de hérnia, ela pode sim aumentar com o tempo.

    Não há contra-indicações a gravidez, mas nas fases mais adintadas da gestação, o refluxo pode piorar. MAs nada que impeça a gravidez.

    abs

  • Elaine

    Olá Dr, gostaria de tirar algumas duvidas, fiz uma endoscopia que constatou uma pequena hérnia hiatal, sintomas dor no estomago e arrotos, tenho que fazer tratamento a base de remédio ou só mudar a alimentação? A hernia com o tempo pode aumentar? Independente do tratamento posso engravidar e quais as consequencias? Agradeço sua atenção.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    sasa,
    Se o especialista que tem acesso acesso a oseus exames disse isso, como eu, aqui de longe e pela internet poderia contestar ?

    A pricípio é isso mesmo. Acredite na palavra do médico.

    abs

  • sasa

    ola dr.o senhor poderia mim tira uma duvidas,eu adquiri pequenas hérnias intra esponjosas na coluna em t12,
    l2,l3 pela tomografia eu descobri, pq eu vinha sentido dores na coluna.
    comecou a doer minha coluna depois q eu comecei a trabalhar carregado peso de as vezes 60kg td semana, eu estou servidor a marinha, ai eu levei os exame e um laudo pra o medico de marinha, q era nerocirujião, ele mim falow q minhas hernias intra esponsoja, q eu já nasci com elas q minha coluna tenhi mal formaçÃO por isso q eu tenho elas e q não tara problema futuramente nem um pra min.e botou no parecer do exame q eu estou apito a dá baixa dá marinha isso tá certo, dr, um q ele falow.?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Joana,
    A necessidade ou não de cirurgia está associada ao grau de lesão esofágica e a incapacidade de se controlar o quadro clinicamente.

  • Cleverson

    Olá Dr. Pedro.

    Meu nome é Cleverson, tenho 29 anos.
    Fiz ontem uma endoscopia, que acusou hérnia hiatal, esofagite grau B de Los Angeles e gastrite erosiva plana antral moderada.
    Estava navegando na internet para saber mais sobre estes diagnósticos, e lendo seu texto e as dúvidas respondidas pelo Sr aos internautas, pude esclarecer quase todas as minhas dúvidas.

    Escrevo apenas para agradecer-lhe, em nome de todos.

    Obrigado!

  • joana cristina

    ola sou joana descobria pouco que tenho gastrite antral leve , hernia de hiato e agora fiz uma phmetria e o resultado foi refluxo patologicomisto ou combinado , precizo de cirurgia? obrigada

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    M.Lúcia,
    Uma das indicações da cirugia para refluxo é a falta de resposta ao tratamento clínico, que é o que parece estar acontecendo com vc.

    O problema do refluxo é que quando este ocorre cronicamente pode levar ao aparecimento do câncer de esôfago. Por isso ele é tratado mais agressivamente do que a própria gastrite.

    Se vc está na dúvida, o melhor é procurar a opinião de um outro gastro. Assim vc ouve pontos de vista diferentes e pode tomar a sua decisão com mais dados.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Vinicius,
    O ângulo de Hiss é aquele que se forma na junção do esôfago com o estômago. Ele é um dos fatores que impedem o refluxo. O fato do seu ângulo estar muito aberto com certeza influencia no seu refluxo.

    Provavelmente ele terá que ser corrigido. Converse com o seu gastro ou cirugião.

    abs

  • * * *Max Taylor é ShoW * * *

    M.Lucia
    ola Dr,tenho gastrite que trato a 10 anos e ela sempre reicide ,há 2 anos comecei sentindo enjoo ,dores no peito e descobri esta com esofagite moderada,tenho tratado com omeprazol,lansoprasol,pantoprazol e easoprazol durante todo esse tempo o que conseguir foi reduzir de moderada pra leve, ultimamente tenho sentido a boca muito amarga e fiz endoscopia ha uns 30 dias e agora apareceu um ahernia por deslizamento= gastrite e esofagite erosiva leve meu gastro aconselha a cirugia pq mesmo com a medicação as coisas ñ melhora estou com medo pq tb tem a gastriteo q o senhor podemi falarsobre isso .obg

  • http://vinicius.com.br/ Anonymous

    Bom dia Dr Pedro.
    Meu nome é vinicius.
    Após umacirurgia de Hérnia hiatal, feita por corte hà 2,5 anos, fiquei com muito refluxo, e não consigo deitar.
    Agora, com uma tumografia computadorizada, constatou-se que estou c/ o ângulo de hiss aumentado em 90 ou 100 graus.
    Isto é grave? carece de cirurgia para correção? Isto seria a causa do refluxo atual, qie é muito maior do que anterior à cirurgia? Isto pode ter sido em decorrência da cirurgia que fiz? A final, quais as consequências desse aumento do angulo de hiss?
    Agradeço-lhe muito pela atenção, pois não é a primeira vez que lhe procuro e fui muito bem atendido.
    abraços

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Patrícia,
    Essa história está muito confusa. Não consigo ver relação entre a hérnia de hiato e a dores. E essa história de vacina também está equivocada.

    Acho que vc está confundindo hérnia de disco com hernia de hiato.

    Vc leu o texto ? O assunto é completamente diferente.

    Como diria o poeta: Uma coisa é uma coisa, e outra coisa é outra coisa.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Plínio,
    Sinceramente desconheço algum medicamento que possa melhorar esse quadro.

    Talvez o que ajude possa ser uma reeducação alimentar. Comer mais devagar, evitar alimentos gasosos etc…

    Acho que vc deveria procurar seu gastro para discutir esse fato com ele

    abs

  • Patricia

    Boa tarde Dr. Pedro. Minha mãe tem hérnia de hiato e está sentindo muita dor em uma das pernas e nas costas, impossibilitando-a até de caminhar.
    Como aliviar esses sintomas? Há algo alternativo para tomar ou fazer pra que essa dor melhore? Ela já tomou vacinas para aliviar a dor mas não surtiu o efeito esperado. Por favor me ajude. Grata.

  • Plínio Augusto Araújo de Almeida

    Dr Pedro primeiramente obrigado pela resposta. No começo sentia o alimento entalar na garganta sim mas isso foi diminuindo e hoje nao sinto mais isso. Porem quanto aos gases e exatamente isso a valvula ficou um pouco desfuncional para a liberaçao e so funciona quando a pressao se eleva muito. O meu medo e afroxar a valvula demais e o refluxo voltar.

    Fora a cirurgia de “afrouxamento”, existe algum medicamento ou procedimento que pode ser usado para corrigir esse problema?

    Muito Obrigado pela sua atençao.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Plínio,
    Quando vc come, sente o aliemento ficar impactado? Porque realmente parece que a vávula ficou um pouco disfuncional em relação a liberação de gases. Pelo o que vc conta, ela só se abre quando a pressão abdominal se eleva muito, conseguindo vencer a sua resistência.

    Converse com o seu gastroenterologista sobre o assunto. Provavelmente há o que fazer no seu caso.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Wellington,
    Ficar com diarréia ou fezes pastosas não é normal não, principalmente por mais de 1 mês.

    Converse com o seu gastro sobre isso.

  • Plínio Augusto Araújo de Almeida

    Ola Dr fiz a cirurgia laparoscopica para correçao de hernia de hiato a 1 ano e meio. O problema e que toda vez que me alimento tenho muita dificuldade de arrotar e so consigo arrotar se fizer bastante força e bem alto. O problema e que na maioria dos lugares nao posso fazer isso pois e falta de educaçao e tenho vergonha de arrotar alto na frente de todos. Acontece que quando nao arroto alto logo apos comer o gas fica preso e começo a ter gastrite e varias outras complicaçoes, dores, demoro pra dormir pois tenho que ficar tentando eliminar os gases presos. Sera que deveria alargar a valvula?
    Por favor me ajude pois nao sei mais o que fazer essa sensaçao apos toda refeiçao e horrivel

  • ws

    Ola Dr..Meu nome é Wellington Sallum…Fiz a cirurgia de Hernia de Hiato por video ja fazem 50 dias…Apos 15 dias da cirurgia comecei a evacoar de forma pastosa e nao mais consistente como antes,o meu normal é de 2 a 3 vezes ao dia…E ao deitar a noite tenho bastante gases …Isso é normal pós cirurgia DR. Obrigado!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Provavelmente o esôfago ainda está ferido mesmo. Não deu tempo dele cicatrizar.

    abs

  • Anonymous

    Olá Dr. Pedro, obrigada por responder o meu comentário.
    Hoje fui em um otorrino e ele disse o mesmo que o senhor que está muito cedo pra falar alguma coisa. Ele disse também que como eu tinha muito refluxo pode ser que tenha vestígios ainda por estar machucado o esofago. Será doutor que pode ser isso mesmo?
    Na 5ª feira faz 15 dias e é o meu retorno novamente com o médico que me operou vamos ver o que ele fala.
    Mas agradeço de coração o seu comentário.
    Abraços

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Daize,
    Ainda está muito precoce sua cirurgia. Tenha calma. Não dá para dizer nada com certeza nesta fase.

    Siga as instruções dele e não se estresse por antecipação. A taxa de suceso da cirrugia é alta e provelemente deu tudo certo.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Francisca,
    A minha opinião é que vc deve seguir o tratamento indicado pelo médico que te examinou.

    O tratamento é esse mesmo. A dor deve melhorar já nos próximos dias. Tenha paciência.

    abs

  • Daize

    Olá Dr. Pedro, tudo bem??
    Meu nome é Daize e tenho 31 anos.
    Dr. exatamente hj faz 1 semana que fiz cirurgia por vídeo de hérnia de hiato e refluxo. Estava me sentindo super bem até o 5º dia de cirurgia, com pouca tomava 35 gotas de Lisador e passava mas agora começei com queimação na garganta (leve), mas sinto e dor no estômago é normal Dr. ou minha cirurgia deu errado?
    Conversei com meu médico e ele disse que é normal por causa da cirurgia e da alimentação agora a queimação ele disse que não é do refluxo o que pode ser então deu uma pastilha pra tomar Prepsamar….o que faço?
    Obrigada
    Abraços

  • Anonymous

    Ola Dr. pedro,

    Na terca-feira passada disseram-me através de endoscopia que tinha hernia de hiato. Ainda continuo com dor do lado direito por baixo do peito. Comecei a tomar ontem 40MG de Nexium à noite e o medico tambem acha que pelo menos durante 3 semanas devo tomar Librax 3 vezes ao dia 15 minutos antes das refeicoes. Qual é a sua opiniao? E quando acha que esta dor me vai passar?
    Obrigada Dr Pedro.
    Francisca

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Cíntia,
    Se for refluxo não há problema em se tomar antissígenos. Mas antes de se medicar é importante confirmar o diagnóstico, já que se o problema for pulmonar, o antitussígeno pode piorar o quadro.

    Dependendo do grau do refluxo, o omeprazol pode não ser suficiente.
    Como eu disse, é preciso estabelecer a causa para se tratar corretamente.

  • Cíntia

    Olá Dr. Pedro.
    Estou com uma tosse faz aproximadamente 10 dias. É uma tosse tão intensa que não permite nem que eu consiga dormir. Ela inicia-se seca e depois fica com secreção, quando deito. Agora tento dormir com a cabeceira elevada, mas mesmo assim tenho surtos de tosse. Outra coisa que me faz pensar em refluxo é o fato de ficar rouca quando como bastante. Comecei a tomar o omeprazol faz 2 dias. Só essa medicação pode fazer minha tosse passar? Posso associar um outro remédio, tipo antitussígeno? Qual dos medicamentos é eficiente mais rapidamente? Quantos dias pode demorar aproximadamente demora pra minha tosse ceder?

    Grata, Cíntia!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Rudy,
    Qual tipo de cirurgia e qual foi a via de acesso?

    Dor no pós operatório é comum, e realmente tem muito pouco tempo do procedimento.

    A dor é a mesma desde o primeiro dia ou só surgiu agora?

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/09567029657325506367 <strong> Rudy Henrique </strong>

    Oi dr. Pedro..tudo bom…
    A um tempo atras disse para o senhor que iria fazer a cirurgia de hernia de hiato….

    Nesta terça feira dia 16/06 realizei a cirurgia hoje dia 20/06 estou sentindo um pouco de dor na parte de baixo da barriga mais suportavel, dor para respirar fundo e dor nos ombros…isso ocorre porque a operação é muito recente doutor, com quanto tempo pode melhorar, ou deu zica?..

    abraço…grande dr.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Vanderlei,
    Se vc já tem esôfago de Barret, acho que o seu médico vai acabar indicando a cirurgia.

    O açai não faz mal.

    Siga os conselhos do texto

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Fabiana,
    Isso é apenas uma gastrite leve. Muito simples de se tratar.

    Eu vou escrever sobre gastrite nas próximas semanas.

    Mas posso adiantar que, ao contrário do que se pensa, stress não é causa.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Fagner,
    O refluxo crônico aumenta o risco de câncer de esôfago por isso a indicação de cirrugia quando o tratamento clínico não funciona.

    Mas o seu caso parece leve e se vc tomar o lansoprazol e seguir os conselhos do texto, provavelmente vai conseguir controlar o seu refluxo.

    O laudo não tem nada de grave, apenas a inflamação do esôfago (esofagitte) pelo refluxo.

    abs

  • Vanderlei

    fui diagnostico co esofagite cronica e provavel esofago de barret.Gostaria de saber se conseguirei curar so tomando rmedios.estou tomando omepprazol 20mg e hidroxido de aluminio.sendo que antes de tomar os remedios eu só sentia um bolo na garganta e muita canseira e agora eu sinto azia,queimações e dores,o que eu não sentia antes de tomar remedios.E eu gostaria de saber se eu posso comer açai,mel e geleia real e leite. tenho 43 anos

  • Fabiana

    Bom dia Dr.Pedro;

    Realizei um exame de: Endoscopia Digestiva Alta + Biópsia.
    E no estômago- Em corpo e antro observaram mucosa com edema e hiperemia discretos. Plioro regular.
    E a conclusão foi: Pangastrite enantematosa leve.
    Gostaria de obter informações à respeito disto, de que se trata, e o que pode ter me levado a obtê-la. Stress em alto nível pode causar isto?
    Abs, e o agradeço desde já.

  • http://www.blogger.com/profile/16994233043818237661 Fagner Alves

    Olá Dr!
    Fiz uma endoscopia para ver o motivo da queimação e azia que tenho, o resultado a endoscopia digestiva e biopsia que foi realizada , chegou a seguinte conclusão: 1.Hérnia hiatal por deslizamento ( Tipo I ) pequeno tamanho. 2. Esofagie erosiva distal – Grau “A” de Los Angees.
    3. Esofago revestido po epitelio coluna- extensão curta. 4. Pangastrite endoscopa de aspecto enantematoso, de lev intensidade.
    NO diagnostico da Biopsia- Esfagie lev com mucosa do tipo cardica. Ausncia de sinais de esofago de Barre isto é muosa especializada co metaplasia intestinal. Auncia de sinais de malignidade do ponto de vista histopatogico nos cortes examidados da amostra recebida do exame. ————– Esse foi o resultado — Dr, o meu gastro me receitou o lansoprazol por 90 dias caso não apresenta sintomas de melhoras seria caso cirurgico, até mesmo para evitar um tumor, isso procede? O que me diz a respeito desse laudo? Por favor aguardo retorno e desde já agadeço a presteza. Obrigado

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Vinicius,
    Pelo o que vc descreveu parece que a cirurgia não só não aliviou seu refluxo como parece tê-lo piorado.

    Tem que conversar com seu gastro novamente e explicar que sua qualidade de vida está muito ruim. Não sei se uma nova cirurgia seria a solução, mas que do jeito que está é não pode ficar.

    abs

  • Anonymous

    Olá DR.
    Meu nome é vinicius.
    Fiz uma cirurgia de hérnia nhiatal ha dois anos e meio( estava, na época com muito refluxo e ferimentos no esófago). A cirurgia foi por corte.
    Após a cirurgia, recomecei o tratamento do esófago, à base de pantoprazol, por um ano e meio ( 2x dia). Após esse período, o médico me recomendou usar o pantoprazol diariamente ( uma vez por dia), entretanto com poucos dias meu esófago voltou a ficar ferido novamente, e eu aumentei a dose para 2x ao dia, e continuo até hoje.
    O pior, é que desde quando fiz a cirurgia, não consigo mais deitar, mesmo com almofada ante refluxo, pois sinto como se estivesse retornando algum “gás”: tenho ânsia de vomito e azedume na boca. Bebo água durante toda a noite e fico somente sentado:; o pouco que durmo, é à base de remédio, mas acvordo querendo vomitar. alimento normamente; tenho muita azia e gas.
    Alguns exames: PH metria: refluxo de 98 ( normal me parece que é 3 ou .3); Rx DRGE: normal; Manometria: normal; Cintilografia: normal. Será que preciso de nova cirurgia? Por favor me responda.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Marcos,
    A cirugia ainda está muito recente. Não tenho como te dar um tempo muito exato pois isso depende de vários fatores.

    Acho que pelo menos 1,5 – 2 meses vc deve dar para o organismo se recuperar.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Ana,
    Se ele tem emagrecido por causa disso deve voltar ao cirurgião/gastro

    Ele poe tentar é se alimentar mais vezes porém em menor quantidade.

    abs

  • Marcos

    Dr. Pedro,

    Meu nome é Marcos e comecei a apresentar problemas de voz de uns tempos pra cá. Não estou rouco nem gripado, nem mesmo tenho qualquer anormalidade nas pregas vocais, mas a voz não sai perfeitamente, até a dicção fica prejudicada. Sinto, em vários momentos, como se houvesse uma “bola” na garganta.
    Fiz um exame de PHimpedanciometria que mostrou que sofria de DRGE atípica. Na escala de Johnson DeMeester, deu 89, quando o normal seria 22. Por isso operei há 20 dias.
    O médico utilizou uma parte do meu estômago para construir uma válvula artificial para o esôfago, além de dar um ponto, eviatndo assim que eu desenvolva a hérnia de hiato.
    Acontece que, passados 20 dias, ainda sinto incômodos na garganta, tenho pigarro constante, escarro muito e a voz ainda não voltou ao que era antes deste problema.
    Vale ressaltar que não se trata de um problema de fonoterapia, uma vez que eu nunca tive qualquer problema de voz e também fazia acompanhamente antes do problema e, é claro, fiz por um bom tempo durante este período, mas sem qualquer tipo de retorno.
    Esta é minha dúvida: é normal os sintomas não sumirem após a operação? Isso pode acontecer devido à cirurgia ser recente? E, se é assim, qual a média de tempo para que eu fique completamente recuperado, em um caso normal?
    Muito obrigado!

  • http://www.blogger.com/profile/16551914235642491838 Ana

    Dr.Pedro, meu amigo fez uma cirurgia recentemente de hérnia de hiato e refluxo gastroesofágico. Nessa cirurgia, o estômago dele foi reduzido em 10% pois com esse percentual foi feita uma “válvula” no esôfago para corrigir o refluxo. Agora quando ele vai se alimentar, tem queixado sensação de estômago muito cheio, sem sequer ter se alimentado direito. O que ele deve fazer? Obrigada. Ana Medeiros

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Angelica,
    Segundo o exame, Vc tem uma hernia de hiato e esofagite secundária a refluxo.

    Se o omeprazol já não causa mais alivio a cirurgia pode ser uma opção. Quem vai avaliar isso é sua gastroenterologista

    Mas faltam dados por exemplo em relação a lesão do seu esôfago.

    Enquanto não chega a consulta, procure seguir os conselhos do texto.

  • http://www.blogger.com/profile/13742950521302901864 angelica

    óla,Dr.
    sou ANGELICA

    Dr. vou escreve do jeito que esta na minha endoscopia.

    esofago: esofagite + moderada+terço inferior+hernia de hiato p/ deslizamento + peq.+ 2,0cm.
    estomago: gastrite do antro+ leve+enantematica.
    piloro: pervio
    duodeno: normal

    Dr. em 2000 eu fiz minha primeira endoscopia e medico disse que eu uma bacteria no estomago ele falou que eu ia tomar o omeprazol pro resta da vida fora que eu passo muita vontade de comer muita coisa gostosa por que se eu comer eu sei que meu estomago doi mas quando foi em 2006 eu fiz outra endoscopia e deu a mesma coisa quando entrou esse ano eu comecei sentir muita dor no peito pensei que eu ia infarta tenho apenas 32 anos, conclução não consigo passar no meu medico pos o sus esta muito demorado passei com a doutora do meu postinho ela que pediu uma endoscopia pois minha barriga cresce tanto que parece que estou gravida fora que tenho muita dor foi quando hoje fiz essa endoscopia que eu descrevi acima gostaria de saber se tenho que operar e tambem gostaria de saber se eu sentir dor muito forte é eu procurar um hospital tenho que levar essa endoscopia porque só vou passar na medica do potinho só dia 07/07/2009 por favor me responda pois estou muito preocupada,desde já muito obrigada. Angélica

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Jullyanne,
    A sedação é normalmente uma opção do médico.

    Vc pode pedir para fazer com alguém que a use.

    Eu não sou gastroenterologista e não faço endoscopias, mas já vi fazerem muitas e acho que com sedação é muito mais confortável para o paciente.

  • Jullyanne

    Olá Doutor, tenho uma endoscopia marcada e estou com muito medo, pois minha amiga fez no mesmo hospital e ela disse que não aplicaram a sedação, somente um splay na garganta ela disse que a sensação que teve foi de afogamento.Devido eu ter problemas respiratorios fiquei muito apreensiva. Gostaria de saber se mesmo sendo pelo sus posso exigir sedação. Desde já agradeço.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Thamy,
    Regra geral é sempre tratamento clínico antes, a não ser que haja outros dados que indiquem a cirurgia

  • Thamy

    Doutor, Boa tarde!

    Recebi um diagnóstico de hérnia de hiato, encontrando-se 2,5 cm acima de seu local natural.

    É aconselhável tratamento clínico ou cirúrgico? Cada dia mais sinto dores na altura do estômago mais intensas.

    Grata!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Alexandre,
    Se o tratamento clínico consegue controlar os seus sintomas, em princípio a cirurgia deve no mínimo ser reavaliada.

    Isso vai depender do grau de herniação e da presença ou não de lesões graves no esôfago pelo refluxo.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Rafael,
    Calma !

    Se na endoscopia feita há 1 ano não foi diagnosticado esôfago de Barret, não tem pq pensar que surgiu um câncer assim tão rápido.

    O que parece é que seu refluxo piorou. Provavelmente terá que repetir a endoscopia.

    Reveja as orientações do texto. Se realmente já as segue, só resta mesmo esperar pela consulta

    abs

  • Alexandre

    Ola Dr. fiz endoscopia ja faz um ano e foi diagnosticado Hernia de Hiato por deslizamento, esofagite e Gastrite leve, meu médico informou que a melhor solução para meu problema é cirugia, ele me receitou Pantoprazol 20 mg 1 comp. por dia, desde então tenho tomado o remédio, que me livravrão de toda azia e refluxo, a pergunta é devo fazer a cirurgia ? ja que o remédio elimina todos os sintomas, tem algum problema futuro tomar Pantoprazol continuamente ? tenho 29 Anos , quando fico sem tomar o remédio começo a sentir azia novamente.

    Obrigado !

    Alexandre

  • Rafael

    Dr, por favor, me ajude.
    Exatamente 1 ano atrás fui diagnosticado com refluxo.Fiz phmetria, endoscopia e aquele exame c contraste.Vinha tomando pantoprazol em jejum e domperidona antes das refeicoes. Nao voltei + ao medico pq n tenho + convenio. Atualmente sinto pontadas fortes no estomago e as dores no peito aumentaram.
    Sera q isso piorou e tornou-se um cancer? Estou desesperado. Estou na fila do SUS para ser atendido.
    A doenca do refluxo está me incomodando demais! Eu sigo todas orientacoes, mas nao consigo evitar o chocolate e o leite.
    Estou desesperado! Sinto como se fosse uma bola de ar voltando o tempo todo. Não tenho problemas ao engolir, mas sinto dificuldade em sentir que o alimento desceu totalmente.
    Será q meu quadro piorou? estou com o pé na cova?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Paulo,
    Poderia se refluxo sim.
    Pode também ser devido a longos periodos em jejum ou problemas na cavidade oral.

    abs

  • paulo

    Dr. Pedro
    Tenho hérnia de hiato diagnosticada ha cerca de 5 anos e tomo omeprazol diariamente. Há algum tempo tenho tido mau hálito que segundo me informa a esposa, parece cheiro tipo um gás. Não tenho problema dentário. Este cheiro somente aparece quando estou cansado, quando sento ao fim do dia e principalmento ao deitar quando fico sentado na cama assistindo TV. Há alguma relação com hernia de hiato?
    PAULO

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Ivete,
    Arritmias cardíacas podem ser desencadeadas por inúmeros motivos. Pode sim ter relação com o refluxo.

    Vc esqueceu de me dar um dado básico que é sua idade.

    A questão é saber se essa sua arritmia não pode ser desencadeada por outros estímulos. Seria interessante descobrir qual arritmia estamos falando, pois ela pode voltar mesmo com melhora do refluxo.

    abs

  • Anonymous

    Boa Tarde Dr.Pedro
    Há algum tempo sofro com refluxo e mais recentemente comecei a ter arritmias quase que simultaneo com esses refluxos.
    No primeiro momento um cardiologista, fiz todos os exames, e constatou-se que não tenho nenhum problema cardiaco, apesar de minha frequência uma das vezes ter chegado a 182/min e a pressão 17/11.
    Agora como o refluxo aumentou procurei um gástrico, fiz endoscópia e o resultado foi PANGASTRITE ENDOSCÓPICA ENANTEMATOSA LEVE, e CICATRIZ DE ULCERA DUODENAL (S2 DE SAKITA, no entanto nunca senti dores que justificasse essa úlcera que já até cicatrizou. A partir foi receitado para mim PANTAZOL, o que reduziu de imediato o refluxo e meu mal estar ( estor tomando Há 3 dias).
    Pergunto, na sua opinião e conhecimento existe alguma possibilidade da minha arritmia está ligado com os problemas gástrico?
    Tive arritmias junto com refluxos 4dias seguidos, e após o ínicio da medicação (pantazol), estou tendo 15% dos sintomas de refluxo de antes e sem arritmias.
    Das vezes que tive fortes arritmias, sempre aconteceram em média uma hora após as refeições, e com sensação de estômago muito cheio.
    Por favor preciso de sua opinião.

    Ivete

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Se a cirurgia foi bem sucessida, o risco é baixo.

  • Anonymous

    ola dr.pedro eu já realizei essa cirurgia de hernia de hiato e gostaria de saber se corro risco de ter essa doença novamente

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Nilton,
    A hernia de hiato não tem nada a ver com esse problema.

    abs

  • Anderson

    Tenho Herna de Hiato, já diagnosticado há uns 5 anos, fiz um tratamento de uns tres meses e não cuidei mais, porém de vez em quando sinto azia, tomo omeprazol e passa.
    Meu problema maior é, sou magro, e tenho muita dificuldade para mastigar os alimentos, demoro muito ao almoçar e ou jantar, pessoas que almoçam comigo terminam antes que eu. Faço musculação para engordar um pouco.

    A hernia de Hiato dificulta na mastigação dos alimentos?

    Nilton

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    wmbalves,

    De longe e com os dados que vc passou, não consigo saber do que se trata. Essas securas podem ser provocadas por medicamentos, não sei se seria o caso.

    Quanto a cirurgia, vão consigo ver relação.

    Também não parece gripe.

    Se o problema é na garganta, talvez um otorrinolaringologista pudesse ajudar.

    abs

  • wmbalves

    Doutor boa tarde, meu pai a 15 dias fez uma cirurgia no esofago pra a retirada de uma hernia mto grande….a cirurgia correu mto bem…mas ele ta reclamando que qdo vai dormir sente como estivesse um barulho no nariz, a garganta mto cega, na madrugada passada cheguei a levar no pronto socorro pois a seguidao da garganta nao passava e ele nao conseguia dormir, o medico mandou que procurasse o medico que o operou pois ele nao esta gripado nem a garganta infecionada, poderia ser da operacao, assim fiz liguei para o medico mais ele disse que nao era nada da operacao, mas que meu pai usasse um medicamento para o nariz e tomasse muita agua, so que agora qdo foi deitar tornou a sentir,o que pode ser doutor…..sera que realmente nao seje uma gripe!.
    Obrigada

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Gisele,
    pode ser refluxo. Mas pode também ser da sua alimentação

    Leia esse texto e veja se ajuda
    http://www.mdsaude.com/2008/12/gases-intestinais-o-que-o-pum-o-que-o.html

  • gisele

    ei doutor !Estoupreucupada, mais ainda nã tive tempo de ir ao medico ! por isso preciso que esclaressa pra mim,
    Estou arrotando de mais,não acontecia isso comigo,sinto um ar subindo ate a boca ! é refluxo?
    mais não sai nada só o ar mesmo e o gosto da comida, acontece com mais frequencia apos a alimentação, mais no decorrer do dia tb, toda hora.
    sinto como estivesse com gazes.
    oque pode seer ?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Lucilkia,
    O objetivo da cirurgia é resolver o problema, se não vc não seria operada.

    Em relação ao risco cirúrgico, de longe é impossível eu dar alguma opinião. O risco depende de vários fatores na sua história clínica e vc deverá ter uma consulta com o anestesista antes da cirurgia para ser avaliada.

    MAs se a médica indicou o procedimento é pq ela acha que vc tem condições de fazê-lo e o risco é pequeno.

    abs e boa sorte.

  • Lucilkia

    Tenho hernia hiatal por deslizamento grau II,esofagite distal enantematosa e edematosa leve,Esôfago de Barrett,Pan-gastrite endoscópica enatematosa moderada.Segunda minha médica terei que fazer uma cirurgia.Me diga por favor quais os riscos que corro,e se esta cirurgia pode resolver meu problema.Desde já agradeço.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Marcelo,
    A cirurgia não vai impedir que vc eventualmente tenha alguma azia. O problema é se estes sintomas começarem a ser recorrentes. Uma azia uma vez ou outra não indica falha na operação.

    Siga os conselhos do texto para reduzir a chance do refluxo retornar.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Juliana,
    Estes sintomas são característicos de refluxo. Procure seguir as dicas do texto e procure um gastroenterologista.

    abs

  • Marcelo

    Bom dia Dr Pedro.
    Gostaria de acrescentar mais um detalhe ao comentário acima.
    Ontem, antes de dormir, eu tomei 2 copos cheios d’agua para ver se eu teria azia ou não. Se fosse antigamente, eu com certeza teria.
    O resultado. Eu não tive.
    Mais uma vez, muito obrigado.
    Marcelo

  • Marcelo

    Ola Dr. Pedro.
    Resumindo a história.
    Por aproximadamente 6 anos eu tomei 40mg de Omeprazol por dia, mas minha hernia de hiato só aumentava e eu ja estava até com ulcerações, conclusão, o médico recomendou a cirurgia. Eu fui em outros e com base nos diversos exames, a cirurgia era um consenso.
    Fiz a cirurgia (videolaparoscópica da hérnia de hiato) em maio de 2008.
    Agora (exatemente 12 meses depois), eu tive azia. Não durou muito, e foi bem fraca, mas o fato é que achei que nunca mais teria azia!
    Será que eu farei parte do seleto grupo de 10% dos casos que a cirurgia não resolve? Posso fazer outra cirurgia e “apertar mais” o esfincter?
    Muito obrigado pela ajuda.
    Marcelo

  • Juliana

    Esqueci de mencionar que algumas vezes tenho refluxo de alimento!
    abs!!

  • Juliana

    Olá Dr!!!
    Ultimamente tenho tido muita azia no estômago e também no esôfago. De uns dias pra cá, comecei a sentir dor no peito também, em especial, no lado direito. Não tenho dores de garganta ao engolir, porém, logo após as refeições, fico com o peito dolorido e uma sensação se queimação no esôfago e estômago. Isto pode ser refluxo?
    Abs!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Parece mais hemorróida.

    ……………
    Atenção, solicito a todos que assinem as perguntas.

    Leiam as regras de postagem antes de escrever alguma dúvida

  • Anonymous

    Caro doutor, tenho uma hérnia de hiato e encontro-me medicado com o medicamento Pantoc 20. Medicamento que só tomo quando tenho sintomas.
    No entanto, sempre que evacuo noto algumas pintas de sangue quando faço a higiene. Esta situação estará relacionado com a hérnia?
    Obrigado

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Damniel,
    A displasia surge quando há refluxo durante muito tempo. Se o refluxo for tratado ela não surge.

    A ablação ainda é um procedimento controverso. Há que m a defenda, há quem ainda tenha dúvidas da eficácia.

    abs

  • Daniel

    Olá Doutor!

    Meu nome é Daniel, tenho 26 anos, e sofro de refluxo há algum tempo. Minha última endoscopia revelou que possuo esôfago de barrett sem displasia. Estou fazendo um tratamento forte com Pantoprazol em dose dobrada (40 mg 2 X ao dia) desde que tomei conhecimento da doença. Tenho dúvidas quanto a esta condição e andei pesquisando a respeito de alguns tratamentos para eliminar o epitélio de barrett. Minhas perguntas são: Quanto tempo leva para surgir displasia, ou ela não surge quando o refluxo é tratado? Após a cirurgia para correção da Hérina de Hiato, a ablação do epitélio de barrett seria um processo válido e eficaz?

    Muito obrigado pela atenção!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Oi Amanda,
    acho que seria interessante vc contactar seu médico e contar sobre o sangramento. Depois de 5 dias não esperaria que houvesse sangramento, principalmente se ele for sangue vivo.

    O Savary miller é uma classificação do grau da esofagite que vai de I (mais leve) a IV (mais grave).

    abs

  • Amanda

    Oi Dr!! Há mais de um ano vinha soluçando com refluxos constantemente e minha endoscopia deu hérnia de hiato por deslizamento, gastrite enantematosa moderada e esofagite erosiva de savary miller (?) Após 6 meses de domperidona e omeprazol, o médico resolveu me operar. Fiz a cardioplastia agora dia 6 de Maio, estou tomando apenas líquidos ralos, porém o fato é que pela 1a vez após a cirurgia eu evacuei (após 5 dias) e saiu sangue… Isso é normal??

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Tony,
    A musculação pode não ser uma boa pois durante o exercício isométrico (levantar peso) aumentamos muito a pressão intra-abdominal o que poderia piorar sua hérnia.

    Se quiser fazer musculação deve evitar esforços desmedidos e ser seguido por um profissional de educação física.

    abs

  • Tony Carvalho

    Só corrigindo,a hérnia de hiato foi diagnosticada como REDUTÍVEL e não como NÃO REDUTÍVEL.

  • Tony Carvalho

    Dr Pedro, primeiro muito obrigado por tirar nossas dúvidas.Fui diagnosticado com Esofagite leve(não erosiva),Hérnia de hiato por deslizamento(não redutível)e gastrite erosiva leve de antro.O médico me receitou lozanprazol(que intensificou os sintomas)como já estava a dois dias de terminar o tratmto e não melhorei fui a outro médico que me receitou losec mupps(omeprazol magnésico)há dois dias e senti melhoras.Musculação piora a Hérnia?Stress também?Obrigado.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Não existe cirurgia, idependente da causa, que seja 100% eficaz.

    Todo procedimento médico tem uma margem de insucesso. Alguns maiores, outros menores. Mas 100% de eficácia não existe.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá rogério,
    Pelo o que vc descreve parece ser refluxo mesmo.

    Procure um gastroenterologista.

    Enquanto isso, evite comer nas 2 horas anteriores ao deitar e experimente colocar um calço da cabeceira da cama para que esta fique levemente mais alta que os pés. Isso ajuda a reduzir o refluxo enquanto dormimos.

    abs

  • Rogério

    Olá e boa noite! Sou o Rogério. Tenho o refluxo gastroesofágico, pelo menos eu penso ser isto. Noite dessas, achei que fosse morrer, dada a gravidade do refluxo. Senti aquele calor peitoral como na queimação, de repente o ácido estomacal subiu para a minha garganta com tanta violência (veio até à língua), que fiquei sem ar, acordei-me então sufocado sem conseguir respirar e isso durou por alguns segundos, mas que pareciam horas. Minha esposa também achou que eu fosse passar dessa para outra (pior). O estranho é que fiz há um ano mais ou menos uma endoscopia e nada foi encontrado que pudesse concordar com isso. Tive um outro ataque ácido desses há uns dois anos + ou – e mais violento até, cheguei a acordar no meio da madrugada e cair no chão e depois ainda bati com a cabeça na parede, foi só então que o ácido retornou ao estômago. O que pode ser isso dr. Pedro?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Diana,
    Ressonância não serve neste caso

    Se a sedação for bem feita, não há quem resista.

    abs

  • daiana

    dr pedro ,obrigada por responder mais o sedativo nem sequer pegou de tão ansiosa que eu estava ,pelo jeito vou ficar sem fazer o exame.
    estou muito admirada com o avanço .
    tenha que sofrer tanto assim para visualizar um estomago, sendo que a ressonancia visualiza até o cerebro. se pudesse ser a ressonancia seria bem mais fácil.
    e sobre o contraste da ressonancia eu não tenho alergia pois já fiz.abraços .

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Daiana,
    A endoscpoia pode ser feita com sedação.

    Existem exames com contraste que eram usados antigamente, mas estão anos luz atrás da endoscopia em matéria de diagnóstico. Além disso, também existe o risco de você ser alérgica ao contraste.

    Converse com o seu gastro e descubra qual a maneira mais confortavel de realizar o exame

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Os cuidados no pós operatório devem ser orientados pelos seu cirurgião. Ele é quem sabe qual cirurgia foi feita, quais foram as intercorrências e quais os cuidados que devem ser realizados.

    Se ele não te orientou, vocÊ deve entrar em contacto com ele e exigir uma maior orientação.

    abraços

  • daiana

    oi não consigo fazer endoscopia passo muito mal só de pensar no exame, não tem outro recurso mesmo.que outro exame posso fazer para visualizar o estomago e esofago que não seja esse.pois não consegui mesmo sou alergica a spray de garganta e quase morri de falta de ar
    me ajudem por favor.

  • Anonymous

    fiz a cirurgia d hernia hiatal na primeira semana apenas liquido mais na segunda semana inclui praticamente todos os alimentos menos carnes/verduras/
    tudo que como é mais caldeado. to seguindo certo ? to com apenas 7 dias d cirurgia. como tudo bem moderadamente e mastigo muitooo bem o q posso ter como consequencia ?? obrigado

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Ola Paula,
    Desculpe mas a minha experiência com crianças é muito limitada.

    O que posso dizer é que muitas vezes os refluxos melhoram sozinho como passsar do tempo. Assim como nos adultos, as mudanças de hábitos de vida, como evitar leite, podem trazer melhora do quadro.

    Consulte o seu pediatra para maiores informações.

    abs

  • Anonymous

    Dr. Boa tarde,

    Tenho um filho de 2 anos e 6 meses, desde quando nasceu tem refluxo gatro grau III, gostaria de saber se isso tem cura? ou se ele vai precisar tomar medicamento pro resto da vida.

    Obrigada,
    abs. Paula

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Marcel,
    A questão é saber se esses seus sintomas eram exclusivamente causados pelo refluxo. Se sim, ele com certeza desaparecerá com o tempo.
    abs

  • Marcel

    Ola Doutor,

    É normal, após uma laparoscopia para correção de hérnia de hiato continuar com sintomas de garganta irritada e pigarro?

    Fazem 20 dias que fiz a cirurgia e ainda não senti uma melhora significante em relação ao desconforto em minha garganta.

    Obrigado!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Pelo contrário, frutas cítricas são ácidas e podem piorar os sintomas.

    Evite-as

    Abraços

  • Anonymous

    ola doutor , gostaria de saber se o limão realmente ajuda no alivio da acidez estomacal , azia queimação , gastrite , refluxo ou se é apenas conversa .

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá João,
    Pode tomar o Lansoprazol para o resto da vida. Existem algumas pequenas alterações gástricas com o uso prolongado. Nada de mais grave.

    Só se indica a cirurgia se o tratamento clínico falhar.

    Procure também fazer as alterações na dieta e do estilo de vida conforme descrevi no texto. De resto não se preocupe.

    Abraços

  • João

    Olá bom dia, eu sofro da doença de refluxo esofágico, foi diagnosticados nos hospitais da universidade de Coimbra em Cortugal. O médico deu-me duas hipóteses ser operado para apertar o esfincter ou tomar 1 comprimido de lanzoprazol por dia para o resto da vida, claro que optei pela 2ª hipótese. A minha pergunta é a seguinte, à algum perigo adjacente a esta prática? Devo fazer a cirurgia? Tomo o lanzoprazol há cerca de 6 anos. Quando o deixo de tomar passados 2 dias fico logo com o ardor.
    Obrigado