Artigo atualizado em 31/08/2013
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

DIFERENÇAS ENTRE GRIPE E RESFRIADO

Publicidade

Gripe e resfriado são doenças diferentes, causadas por vírus diferentes, mas que partilham sintomas em comum, motivo pelo qual muitas pessoas acham que ambas são sinônimos. Não são, apesar de serem parecidos, gripe é gripe e resfriado é resfriado.

Vejamos as semelhanças:

- Gripe e resfriado são infecções extremamente comuns.
- Gripe e resfriado são causados por vírus.
- Gripe e resfriado podem causar sintomas respiratórios altos, como coriza, tosse e espirros.
- Gripe e resfriado apresentam forma de contágio semelhante.
- Gripe e resfriado são facilmente transmissíveis de uma pessoa para outra.

Pronto, as semelhanças param por aí. A gripe é uma infecção mais forte que o resfriado, costuma durar mais tempo e apresenta maior taxa de complicações, como pneumonia. A gripe pode ser perigosa em idosos, bebês e pessoas com imunidade baixa. O resfriado raramente causa complicações.

Como distinguir gripe de resfriado?

gripe

A gripe é uma infecção respiratória causada pelos vírus da família influenza. Exitem vários subtipos de Influenza, capazes de provocar quadros de gripas mais ou menos graves. O resfriado também é uma infecção respiratória viral, mas existem dezenas de vírus diferentes que podem provocar o resfriado, como Rinovírus, Adenovírus, Parainfluenza, etc. Mais à frente vamos falar mais detalhadamente sobre estes vírus.

Duas das principais diferenças entre a gripe e o resfriado são a febre e o estado geral do paciente. Enquanto o resfriado não costuma provocar febre (exceto em crianças pequenas), na gripe a febre é comum e costuma ser acima de 38ºC, principalmente nas crianças. Na gripe, o paciente apresenta-se mais prostrado, com dor de cabeça e, frequentemente, com dor nos músculos e articulações. No resfriado, o paciente tem coriza, tosse e espirros, mas encontra-se mais ou menos bem disposto, apenas incomodado com estes os sintomas.

A tabela abaixo resume as principais diferenças e semelhanças entre a gripe e o resfriado:

Caraterísticas Resfriado Gripe
Vírus Rinovírus na maioria dos casos, mas também pode ser causado por Adenovirus, Vírus sincicial respiratório, Coronavirus, Parainfluenza, entre outros. São causados pela família do vírus Influenza.
Febre Pouco comum nos adultos, mas frequente em crianças pequenas. Costuma ser baixa. Muito comum, geralmente acima de 38º. Em crianças, a febre pode passar dos 40ºC.
Dor de cabeça Raro. Muito comum.
Dores pelo corpo Raro, quando presentes são leves. Comum e habitualmente bem incômodas.
Coriza nasal Muito comum. Pode haver ou não.
Espirros Muito comum. Pode haver ou não.
Dor de garganta Muito comum e surge habitualmente já no primeiro dia de doença. Pode haver ou não.
Fraqueza Pouco comum. Muito comum e pode durar vários dias.
Tosse Tosse seca leve a moderada. Comum, pode haver expectoração.
Tempo de incubação 24 a 72 horas. 24 a 96 horas.
Duração da doença 3 a 7 dias na maioria dos casos, mas em 1/4 dos pacientes, a doença persiste por até 14 dias. 2 a 5 dias, mas a tosse e o cansaço podem durar semanas para desaparecer.
Período contagioso Inicia-se 12 a 24 horas após o primeiro contato com o vírus, mas o pico ocorre entre o 2º e 4º dias de sintomas. Inicia-se 12 horas após o primeiro contato com o vírus, mas o pico ocorre entre o 1º e 6º dias de sintomas.
Abertura do quadro Piora gradual ao longo dos 2-3 primeiros dias. Início súbito, com pico dos sintomas em poucas horas.
Complicações comuns Otite média e sinusite. Otite média e pneumonia.

Baseado apenas no quadro clínico, conseguimos ter uma ideia de qual vírus estamos lidando. Por exemplo:

  • Rinovírus: é a principal causa dos resfriados comuns. É uma doença branda, que raramente causa febre nos adultos e costuma durar de 5 a 7 dias. Pode causar problemas apenas nos pacientes asmáticos por desencadear exacerbações do quadro. Existem mais de 100 sorotipos diferentes do rinovírus.
  • Coronavírus - Também causa sintomas de resfriado, além de poder causar diarreia em algumas pessoas, principalmente em pacientes imunodeprimidos. A pneumonia asiática, que recebeu bastante atenção da mídia no início da década de 2000, é causada por um sorotipo de coronavírus.
  • Parainfluenza - É causa de traqueobronquite e pneumonia, costuma ser mais grave em crianças pequenas e imunocomprometidos. No adulto causa quadro brando, semelhante a um resfriado.
  • Adenovírus – Costuma causar um quadro um pouco mais rico, com febre, faringite, rouquidão e conjuntivite. Pode ser causa de pneumonia, diarreia e meningite viral. É um vírus que provoca um resfriado um pouco mais forte.
  • Vírus sincicial respiratório – Causa um quadro mais sintomático ainda, com sinusite, otite, conjuntivite, tosse. Em idosos, crianças e imunodeficientes pode causar pneumonia e levar ao óbito. É o tipo de resfriado mais agressivo, mas costuma não causar problemas em adultos ou crianças mais velhas saudáveis.
  • Influenza - É o agente causador da gripe. Provoca uma infecção respiratória alta bastante sintomática. Pode ser causa de pneumonia viral ou facilitar o aparecimento de pneumonia bacteriana. Eventualmente, mutações nos vírus levam a grandes epidemias, como a da gripe espanhola no início do século XX, a gripe aviária e a gripe suína (gripe A do subtipo H1N1). Mesmo assim ,em adultos saudáveis, ela não provoca maiores problemas na maioria dos casos.

O quadro clínico das viroses que acometem o trato respiratório alto, seja gripe ou resfriado, é muito semelhante. Como essas infecções costumam ser autolimitadas e não requerem tratamento específico, na maioria dos casos, não faz sentido realizar exames caros e causar transtornos ao paciente somente para se saber exatamente qual é o vírus responsável. Na maioria das pessoas, a gripe e o resfriado se curam espontaneamente sem causar grandes problemas.

Sitomas do resfriado

O resfriado (chamado de constipação em Portugal) é uma infecção branda das vias aéreas. Como já explicado, pode ser causado por vários tipos de vírus, sendo o Rinovírus o mais comum. É extremamente contagioso e a transmissão é feita através de aerossóis da tosse ou espirro e pelo contato com mãos infectadas.

Os sintomas surgem de 24h a 72h após o transmissão do vírus. Costuma durar de 5 a 7 dias, porém em 25% dos casos, os sintomas persistem por até 2 semanas. A maioria das pessoas apresenta de 3 a 5 quadros de resfriado por ano.

Os sintomas mais comuns são a rinite, tosse e espirros. Pode ocorrer dor de garganta de curta duração nos primeiros dias. A tosse seca pode durar até semanas depois do fim dos sintomas. Em adultos, raramente ocorre febre.

O resfriado é contagioso durante apenas os 3 primeiros dias de sintomas.

As complicações são raras e incluem exacerbação de asma e presença de infecção bacteriana associada como sinusite (leia: SINUSITE / RINOSSINUSITE) ou otite (leia: OTITE MÉDIA | Dor de ouvido).

Sintomas da gripe

A gripe é causada pelo vírus Influenza e apresenta um quadro clínico mais rico que o resfriado, com febre alta, dores pelo corpo, dor de cabeça, mal estar, perda do apetite, dor de garganta e tosse. Na gripe, os sintomas costumam aparecer subitamente ao contrário do resfriado, onde eles surgem gradualmente. A tosse e a febre são sintomas precoces.

O modo de transmissão é igual ao do resfriado. O tempo de doença costuma ser de até 2 semanas. O tempo em que o paciente mantém-se contagioso dura até 7 dias ou 24h após a resolução da febre.

A gripe também apresenta uma maior taxa de complicações, como pneumonia pelo próprio Influenza ou por bactérias oportunistas (leia: SINTOMAS DA PNEUMONIA), que se aproveitam do estado debilitado do paciente para atacar seus pulmões.

Tanto a gripe comum, quanto a gripe A (subtipo H1N1) apresentam quadro clínico e taxas de complicação semelhantes, sendo impossível a sua distinção sem exames laboratoriais (leia: GRIPE SUÍNA).

Além da vacina contra a gripe, já existem remédios específicos contra o influenza, que quando indicados, devem ser administrados com no máximo 48h do início da doença. O mais conhecido é o Tamiflu®. O tratamento específico é indicado em crianças, idosos e pessoas com comprometimento do sistema imunológico. O Tamiflu® não cura imediatamente a gripe, mas reduz bastante seu tempo de duração e ajuda a prevenir as complicações.

Apesar da imagem de doença branda, a gripe é responsável por milhares de morte todos os anos e em todos os países. As pessoas do grupo de risco descrito acima são as mais propensas a apresentar complicações. Realmente, trata-se de uma doença com uma taxa de mortalidade muito baixa, ao redor de 0,3%, mas por ser altamente contagiosa (infecta mais de 1 bilhão de pessoas a cada ano) acaba causando muitas de mortes, mesmo que percentualmente esses números sejam baixos.

É importante lembrar que a imensa maioria das pessoas terão vários episódios de gripe durante a vida sem nunca desenvolver complicações. O tratamento com antivirais só deve ser feito após avaliação médica, pois 99% das gripes não apresentam indicação de serem tratadas com Tamiflu®.

Sinais de gravidade da gripe

Os sinais de gravidade da gripe são:

- Dificuldade respiratória.
- Dor torácica para respirar.
- Pressão baixa.
- Alterações da consciência.
- Desorientação.
- Vômitos persistentes.

Prevenção da gripe e do resfriado

A gripe e o resfriado são viroses altamente contagiosas. Quando se mora na mesma casa de alguém infectado, é quase impossível não entrar em contato com o vírus. Algumas dicas de como reduzir o risco de transmissão:

- Evitar contato próximo com pessoas contaminas (pelo menos 2 metros).
- Evitar contato direto das mãos com olhos e boca sem antes as terem lavado.
- Lavar as mãos com água e sabão (ou solução alcoólica apropriada) frequentemente.
- Evitar ficar em ambientes com pouca circulação de ar e com muitas pessoas.
- Idosos devem ser vacinados anualmente.

Perguntas e respostas sobre gripe e resfriado

É verdade que os vírus da gripe estão em constante mutação e por isso não conseguimos criar uma defesa imunológica permanente ?
- Sim, inclusive a vacina contra a gripe é alterada frequentemente, levando em contas esses novos vírus mutantes.

Posso pegar gripe através da vacinação?
- Não, os vírus usados são mortos e incapazes de causar doença.

Algumas pessoas dizem que nunca tiveram gripe e depois da vacinação começaram a tê-la frequentemente, isso é possível?
- Não. Isto não faz o menor sentido. O que acontece é que 10% dos subtipos de Influenza não são cobertos, por isso, alguns pacientes vacinados podem pegar gripe. Muitas pessoas apresentam resfriados e os confundem com gripe.

A vacina da gripe cobre os vírus do resfriado?
- Não.

Pode se pegar resfriado ou gripe sendo exposto ao frio?
- Em geral, os meses mais frios são aqueles onde há maior circulação de vírus, e as pessoas ficam mais tempo em contato umas com as outras em locais fechados. Não existe relação direta entre pegar frio e pegar gripe ou resfriado. Ninguém pega gripe porque pegou chuva ou abriu a geladeira com o corpo molhado. Para se pegar a doença é necessário contato com o vírus.

Vitamina C previne viroses?
- Não há provas.

Canja de galinha é bom para curar gripe?
- Não é bom nem é ruim. Como um dos tratamentos é aumentar a ingestão de líquidos, a canja de galinha serve a esse propósito. Alimentos quentes aliviam os sintomas de dor de garganta. Mas a galinha em si, não tem nada com isso.

A gripe suína é mais grave que a gripe sazonal?
- Não. As taxas de mortalidade e de complicações são semelhantes.

Publicidade
  • Anonymous

    Hahaha, adorei o bom humor do seu comentário sobre a galinha…

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    hehehe !

  • Tony Madureira

    Olá,

    Obrigado pelo seu comentário no nosso blogue.

    Neste momento estou meio resfriado.
    garganta arranha um pouco e muito pingo no nariz.
    desde que sai da tropa á 20 anos nunca tive gripe.

    abraço

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    De nada,
    melhoras.
    abraços

  • Douglas

    ” O tratamento de 5 dias sai por mais ou menos 150 reais. A boa notícia é que ano que vem a patente expira e os preço vão cair. “
    quais são esses remédios ? qdo to com gripe só tomo esses q cortam os sintomas, como fluviral, apracur etc.. a qual o sr. se referia neste trecho ?
    obrigado, abraço!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Douglas,
    Me referia ao Tamiflu. Já completei o texto. Na época em que o escrevi, ainda não havia a gripe A (suína) e o Tamiflu era muito pouco conhecido.

  • Meire Adriana e

    É comum o pcte ter tuberculose e gripe ao mesmo tempo?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Meire,
    Não. Aliás, ter 2 doenças infecciosas ao mesmo tempo é pouco comum (exceto no HIV).

  • Daniel

    Tava resfriado ou gripado nao sei direito, e fui acampar e peguei uma ventania.
    Voltei pra ksa e tô tossindo, e com dor de kbeça. Porem nao estou com febre.
    Esse quadro pode se agravar?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Daniel,

    Poder pode, agora se vai piorar são outros quinhentos.

    Com tão pouca informação não tenho como opinar.

  • Anonymous

    ola doutor,

    Na gripe é possivel ter apenas alguns dos sintomas descritos, ou seja, febre, tosse e mal-estar ou todos juntos necessariamente?
    Outra coisa é possivel ter gripe e resfriado ao mesmo tempo?
    obrigado,
    Marcos

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    MArcos,
    cada organismo apresenta um quadro diferente. Alguns com mais sintomas outros com menos.

    Ter 2 infecções virais ao mesmo tempo é pouco comum, mas não é impossível

  • Beatriz

    Dr. eu gostaria de saber por que algumas pessoas ficam muito doentes e outras se reculperam facilmente?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Beatriz,
    Um professor meu na faculdade brincava dizendo que doença viral não tem quem quer, tem quem pode.

    Toda infecção viral é mais grave ou não dependendo de fatores genéticos e imunológicos que são individuais.

  • Matheus Almeida

    Doutores, muito bom o blog e com informações na medida correta.
    Estava gripado ha 2 semanas e me “curei” utilizando paracetamol 800mg a cada 4 horas.Acontece que depois de estar bom,acabei gripando no ultimo fds novamente.Começou no sabado e no domingo eu nao jao queria sair da cama.Tenho dores nos joelhos e meu corpo doi como se tivesse tomado uma surra, continuo a comer mas ja sinto a perda do apetite, nao apresento tosse com muco e sinto falta de ar aqui e ali…tenho bronquite asmatica….tmp do corpo entre 37.5º e 38º.
    Devo procurar auxilio medico para ter certeza que nao se trata da h1n1 ou o bom cha da vovo (paracetamol) cura?
    Nao estou pedido certezas…sei que nao podem diagnosticar o paciente sem examina-lo, so gostaria da opíniao de vcs.

    Muito Obrigado!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Matheus,
    Acho que se vc tem condições deveria ir a uma consulta médica, sem ser em um setor de urgÊncia.

    Vc tem febre, falta de ar e um quadro já meio arrastado. Seria bom ser avaliado por um médico.

  • ARIADNA

    ola doutor…gostei do blog…entao, sei q aki nao e um hospital virtual…queria so uma opiniao…
    ontem estava com muitas dores na cabeça, hj nao estou mais…nem tenho febre….so to com as narinas entupidas e tosse bem fraca mais q a cada vez sai um pouquinho de catarro….to sentindo um encomodo nas costas….
    sera q eu deveria me preocupar com h1n1 ou pneumonia?

  • Paulo

    Ola Drs!
    Tenho algumas duvidas em relaçao ao virus da gripe:
    É possivel que o paciente tenha a gripe suina e nao apresente alguns sintomas como falta de ar e dores no corpo?

    Em relaçao a gripe comum, é possivel que, alem dos sintomas comuns, o paciente tenha tambem enjoos e sudorese excessiva de vez em quando e dor nos olhos ?

    Tenho tido estes sintomas que acabei de citar nos ultimos 3 dias (alem de febre alta e outros da gripe). Devo procurar um medico ou sao sintomas que podem ocorrer na gripe comum mesmo ?

    Obrigado

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Ariadna,
    Isso depende do seu estado geral. Se vc não tem febre e se sente bem, sem falta de ar, sem perda do apetite e sem dor para respirar, acho que não deve se preocupar. Se houver qualquer piora no quadro, procure um médico.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Paulo,
    Sim.
    Sim.

    O quadro clínico da gripe comum é indestinguivel da gripe A. Ambos são gripes, por isso apresentam quadro e evolução clínica semelhantes.

    Se vc se sente mal, deveria ser visto por um médico para termos certeza de que tudo está bem, seja gripe A ou gripe comum. Tanto faz.

  • Paulo

    Obrigado pela resposta, Drs!

    Realmente fui ao hospital, pois nunca tive nenhuma gripe ou coisa parecida que me deixasse de cama e com febre alta por 4 dias. Depois dos exames, o medico constatou que era uma infecçao bacteriana e que eu apresentava um quadro de sinuzite (nunca tive antes). Me passou, alem do antiinflamatorio, um corticoide por 5 dias (achei estranho, porque ouço muito falar que ele é coisa forte e tudo mais). Estou seguindo a recomendaçao e ja sinto melhoras.

    So mais uma duvida e deixo voces em paz (rsrs):
    Essa historia de entrar em carro muito quente, tomar sorvete, ficar muito perto de arcondicionado, comer chocolate de alguma forma ajudam a desenvolver a gripe ou garganta inflamada, etc ?

    Obrigado e parabens pelo blog!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Paulo,
    Não. São mitos.

  • Raquel

    Olá Doutores, parabéns pelo Blog, é muito bom!!

    Pergunta:
    quando uma pessoa tem sintomas como nariz trancado, dor de cabeça, dor de garganta e tosse, mas não tem febre, é gripe ou resfriado? Precisa tomar antibiótico?
    Obrigada
    Raquel

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Raquel,
    Depende dos outros sintomas e da queda dos estado geral. A gripe costuma derrubar muito, enquanto que o resfriado não.

    Antibióticos só se houver suspeita de infecção por bactérias. Aí não seria nem gripe nem resfriado.

  • Bruno

    Quase sempre, esses sintomas aparecem em mim em função de certas ocorrências: andei descalço no chão quente, passei muito frio sem agasalho, mudança bruscas de temperatuta…

    O q ocorre nesses casos? Já estamos com o vírus e essas ocorrências enfraquecem ou expõem o nosso corpo e torna o vírus ativo?

    Quando começo a sentir os primeiros sintomas (garganta arranhando, espirros, febre…), tomo mel com romã e já acordo no dia seguinte sem os sintomas: quer dizer q o vírus foi eliminado ou somente q a minha defesa imunológica aumentou e por isso o vírus deixou de se manifestar?

    Muito obrigado

  • ELIZABETH

    Olá! fiquei muito satisfeita com o esclarecimento sobre a diferênça de resfriado e gripe, mas, tenho uma dúvida a meu respeito pois sou uma pessoa alergica a varias coisas como por exemplo poeira, fumaça, propolis etc… e vira e meche eu estou com corisas, dor de cabeça, tosse seca, calafrios, febre, e com secreções na garganta, quando a febre duara 03 dias eu procuro um pronto socorro e todas as vezes eles diagnosticam virose, porque? o que é isso na verdade? eu gostaria de saber? fico grata e parabéns pelo blog está maravilhoso

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Bruno,
    Isso provavlemente é alergia respiratória. Pode ser desencadeada por esses fatores e apresenta sintomas que podem ser confundidos com resfriado tipo rinite, espirros, sinusite, dor de garganta…

    Nenhuma virose se cura em 24h.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Elizabeth,
    Vc precisa ser vista e seguida por um otorrino. O médico tem que te conhecer para poder saber quando é alergia, quando é virose. Existe tratamento para alergia respiratória que podem melhorar muito seus sintomas.

  • Flávia

    Gostaria de dar os parabéns pelo excelente conteúdo do blog!!! =]
    E também sugerir como tema para uma postagem futura, falar sobre depressão, ansiedade, toc, etc. Acredito que são temas que todos tem curiosidade e que ainda há muita “mistificação” hehehe
    Novamente, meus parabéns!!

  • Anonymous

    Quero vacinar meus filhos contra a gripe A, porem as clinicas particulares só terão a vacina no final de abril.Fui informada pela atendente que se eles tomarem a vacina contra pneumonia não correm o risco de desenvolver a forma mais grave da doença.Gostaria de saber até que ponto isso é verdade.
    Obrigada
    Andréa.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Andréa,
    não bem assim não. A vacina para pneumonia não cobre todas as bactérias e não evita outras complicações da gripe. Uma não substitui a outra.

  • tiago leite

    que legal adorei! vcs estao de parabens…

  • Luiz Fernando

    Estou na Noruega em pleno verão e estou com medo de estar desenvolvendo uma pneumonia. Pelos sintomas acho que estou resfriado. Comprei vitamina C, xarope para tosse seca e desentupidor de nasal…tive uma febrinha de 37,5. Espero que fique nisso.
    Muito bom esse site. Parabens!
    Luiz Fernando.

  • PROOZINFLA

    para suprir a falta da vitamina b12, qual medicamento apropriado.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Proozinfla,
    vitamina B12

  • Anepri

    Parabéns pelo site!

  • Gastone Alves

    Eu pensava que a gripe era viral e o resfiado era bacteriana.

  • rodrigo

    muito informativo

  • Raimunda

    É possível  contrairmos  dengue e  resfriado ao mesmo tempo ?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      SIm.

  • Raimunda

    É possível  contrairmos  dengue e  resfriado ao mesmo tempo ?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    SIm.

  • Abraaopereiras

    Muito informativo! valeu! Otimo site!

  • Elisangela

    Inteligente bem esclarecido e bonito   É um colírio para os olhos e uma felicidade para a mente Pensei que homens assim tinham acabado..

  • Eufaseanjas04

    bem  esclareçedor o texto.da de ver que as vezes os medicos confundem gripe e resfriado…..o que li me ajudou muito hoje….pq to com a gripe pesada….dor de garganta picos de febre…e moleza no corpo….acho que vou para o medico……

  • Vasap

    Sempre interessei sobre o assunto,e gravidade da doença,numeros mais ou menos presumiveis,indicam,40.000 obtos anuais no mundo,causado por gripes e resfriados,principalmente em idosos e crianças.

    Esclarecimentos como esses do Dr Pedro,deveriam estar nos postos de saude e hospitais!

    • Joana

      achei muito interessante o assunto sobre a diferença entre uma gripe e um resfriado 

  • Taty

    foi uma grande informação obrigada!

  • Sergio

    Muito bom. Gostei.

  • Hernandes

    Ótimo site, já esta na minha pasta favoritos. Muito obrigado Dr. Pedro

  • sandra

    Após fazer varios exames por causa de grandes linfonodos no pescoço , prostração, febre baixa(37,4)
    dor de cabeça  e muscular por mais de 3 dias e ninguem me apresentar um resultado satisfatorio, o corpo resolveu mostrar o que era. Acordei cheia de rash nos braços e pricipalmente na barriga. Voltei a hospital com a certeza de rubeola. ocorre que tenho 60 ans e pel IGg era imune pois tive aos 18 anos.  Lgo pega mais de uma vez e não tem imunidade pel que entendi. Fiz exame de sangue hoje . Porem como é o primeiro dia que apareceu o rash não sei se vai sair no resultado. Mas os sintomas sã identicos aos descritos e por issso me recuso a tomar o antiinflmatorio que todos os medicos me mandaram tomar. Aho que a organismo sabe fazer sua parte.

  • Débora Moreira

    Drº. No sabado a  mais de uma semana atras comecei a ter dor de garganta,febre,mal estar.Tomei antiflamatorio e melhorei,na segunda a noite comecei a ter muita tosse,dor nas costas,procurei um medico na quarta onde fui diagnosticada com pneumonia,me receitou antibioticos so q so melhorei ate hj,final de semana tossi muito e tive muita dor no corpo,calafrios imsuportaveis principalmente a noite.Sera que não estou com outra doença Drº?

  • Carol_ann_cb

    Estou rouca , com tosse e catarro a 2 semanas, tive na primeir semana, calafrio, dor de garaganta , febre, dor no corpo. Mas aind num recupereoi minh voz e tenho muita tosse anoite, tomo somente propolis e chas. è norml, devo procurar um medico? Pois parece q naum melhoro nunc, ms tb naum pioro, estagnou a uns 5 dias tosse, catarro e roquidão, um certo cansaço tb.

  • Dica

    Quantos dias duram os sintomas da gripe?A gripe pode ser tratada com antibióticos?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode durar até 2 semanas.
      Não.

  • reinaldo Ferreira Valadão

    A leitura deste artigo foi muito esclaracedora pois, após viajar neste feriado de 7 de setembro para Goias-GO voltamos:minha mulher,meu filho e eu(Reinaldo F. Valadão) com mau estar, e pensava ser gripe mas,agora tenho critérios para crer que não passa de mero resfriado.Grato.

  • Bryan

    chocolate piora a gripe??

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não

  • Mario

    “Tomar gelado” como diria minha mãe, faz mal pra garganta? Tomar sorvete piora a gripe ou o resfriado?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não, mas todas as mães dizem isso.

  • Soraia

    Tive um quadro bem classico de resfriado. Contagio no primeiro dia, garganta arranhando no segundo dia, no terceiro a garganta melhorou, mas começou a coriza e febre de 38° por 24 horas, no quarto dia tudo melhorou, mas desde então tem um catarro que escorre pela garganta.
    Não tomei nenhum medicamento. E não tive nem tosse e nem espirro em nenhum dos dias. Ja estou no decimo dia e o catarro continua escorrendo pela garganta.

    Eh possivel um resfriado sem tosses e sem espirros?

    Eh perigoso esse catarro descendo pela garganta?

  • Jgazola

    Meus parabéns pelo esclarecimento ao público!

  • Priscila Santos

    Vc é um homem muito inteligente.

  • http://www.facebook.com/fabiana.machado.758 Fabiana Machado

    Doutor…venho tendo uma tosse que já duara mais de dois meses…..ela diminui mas depois almenta ,mas nunca para totalmente….fui ao medico fiz exame e a doutora disse qeu deu algo que ñ me lembro o nome no exame que está baixo e que ta me causandi virose…mas que não tem tratamento e nada adiantaria tomar….depois que eu fui nela a tosse diminuiu…mas agora voltou de novo…com ela vem um pouco de dificuldade pra respirar ,dor no corpo……o que pode ser…por favor me ajude…..

  • Rosangela Gomes Rosa Oliveira

    Quais são os tratamento de tosse seca;tosse com catarro;tosse bronquite;tosse asma;tosse pneumonia por favor me tira estas duvidaaaassss tenho ido ao medico ja tomei varios remedio e não paro de tossir,ja tenho tosse seca,e as vezes com catarro sinto dores na cabeça e garganta ,meus olhos tambem doem muito,e minhas costa parece que passou um trator de tanto que doem me ajuda

  • beatrizbocchi@yahoo.com.br

    eu estou fazendo um trabalho eu queria que o senhor me desse uma ajuda qual mais tipos de gripes existem

  • gloria

    o senhor atende como nefrologista em algum hospital publico do rj? como conseguir atendimento?meu filho tem 8 anos

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não moro no Brasil, não sei como te ajudar.

  • http://www.facebook.com/RaquelViena Raquel Viena Azevedo

    Como se trata resfriado? Tomando remédios para gripe ele melhora e passa mais rápido ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não, resfriado passa sozinho em pouco dias.

  • Lucas Vilela

    Dr. Pedro Pinheiro parabéns pelo trabalho. gostaria de saber que remédio é indicado para gripe.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Na maioria dos casos, nenhum. Eventualmente, em pessoas idosas, muito pequenas ou com alguma doença grave há antivirais que podem ser usados nos primeiros dias de de gripe.

  • Tais Souza

    Gripe da enjoo ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode dar.

      • Tais Souza

        Brigada to com enjoo e gripada pode ser isso mesmo beijos ♥

  • kelvin

    eu to com resfriado e não consigo beber agua quando eu vou beber da ançia de vomito

  • Luciana

    Amei o blog muito util boa noite

  • humorjean

    Dr. Pedro, gostaria de compartilhar um conhecimento e obter uma aprovação sua em relação ao que foi escrito por mim.
    Uma curiosidade sobre a gripe e resfriado é o real papel do frio como causa destas duas doenças. Muitas pessoas já passaram pela situação em que um breve contato com uma fonte fria( ingestão de ´gelados´, ou vento/ar de baixa temperatura, por exemplo) é o suficiente para engatilhar sintomas característicos de um resfriado( espirros, coriza, irritação na garganta). A observação destas ocorrências frequentes acabaram por alimentar o mito de que o frio é um dos principais ´´vetores´´ destas viroses. Nenhum vírus é capaz de se multiplicar e manifestar sintomas com tal velocidade( ventou e já estou resfriado). A explicação para este fenômeno é o fato de que muitas pessoas possuem uma alergia ao frio, disparando diversas manifestações sintomáticas quando são expostas à um súbito abaixamento da temperatura, independente da fonte. Mas o frio não sai totalmente isento de culpa da história.
    Duas ações indiretas promovidas pelo clima de baixa temperatura, ajudam a otimizar a propagação do vírus. A primeira é bem óbvia, e já foi citada pelo Dr. Pedro, em seu texto: o frio incentiva a aglomeração de pessoas em ambientes fechados, onde a circulação de ar é comprometida, e a menor distância entre os indivíduos facilita a disseminação dos vírus. A segunda ação é extremamente interessante e possui muita importância no mecanismo de disseminação de gripes e resfriados. Quando estamos em uma estação fria, como o inverno, o ar torna-se mais seco, e com a umidade baixa, gotículas de água em suspensão no ar ficam muito mais dispersadas. Se uma pessoa espirra ou tosse, expelindo gotículas contendo grande quantidade de vírus no ar seco, as mesmas cobrirão uma maior distância, viajando por ele, antes de caírem no chão e não oferecerem perigo, pois com uma menor concentração de água na baixa atmosfera as minúsculas gotas não aglutinam-se com facilidade com as escassas gotas vizinhas. Com um menor peso, elas demoram para cair e permanecem mais tempo ´´flutuando´´ no ar, aumentando as chances de alguém aspirá-las e contrair a virose. No verão, ou em um período de grande umidade, as gotículas espirradas por uma pessoa gripada ou resfriada, aglutinam-se com muita facilidade e ficam grandes com grande velocidade, prejudicando o ´´voo´´ do triste vírus.