Artigo atualizado em 18/07/2014

COLESTEROL HDL, COLESTEROL LDL E TRIGLICERÍDEOS

O colesterol é um assunto que muita gente já ouviu falar, mas poucos são aqueles realmente estão esclarecidos sobre o tema. Quem nunca ouviu falar sobre os termos: colesterol bom, colesterol ruim, colesterol alto, colesterol baixo, colesterol HDL, colesterol LDL, colesterol VLDL, colesterol IDL, triglicerídeos…?

Somos bombardeados diariamente com informações de todo o tipo sobre o colesterol. Siglas que não fazem sentido e valores são frequentemente atirados sobre os pacientes, sem que esse receba o mínimo de orientação para poder aproveitar tanta informação disponível.

O objetivo deste texto é exatamente descomplicar o tema colesterol. Vamos explicar de forma simples, porém completa, as principais informações que você deve ter para finalmente entender o que é o colesterol e a aterosclerose.

Neste texto, vamos abordar as seguintes pontos:

  • O que é o colesterol?
  • O que é aterosclerose?
  • O que é dislipidemia?
  • Quais são os tipos de colesterol que existem?
  • Qual é o colesterol bom?
  • Qual é o colesterol ruim?
  • Quais são as consequências de um colesterol alto?
  • Quais são os sintomas do colesterol alto?
  • Ter colesterol HDL alto é prejudicial à saúde?
  • Qual é o melhor tratamento para o colesterol alto?

Depois da leitura deste texto, não deixe de ler também nosso texto sobre colesterol e dieta:  DIETA PARA BAIXAR O COLESTEROL.

O que é o colesterol?

Muito se ouve falar sobre o colesterol bom e ruim, mas pouco se explica sobre o seu real significado.

O colesterol é uma substância gordurosa encontrada em todas as células no nosso corpo. Ele é essencial para a formação das membranas das nossas células, para a síntese de hormônios, como a testosterona, estrogênio, cortisol e outros (leia sobre a supra-renal para mais informações), para a produção da bile, para digestão de alimentos gordurosos, para formação da mielina (uma bainha que cobre os nervos), para metabolização de algumas vitaminas (A, D, E e K), etc.

O colesterol do nosso organismo tem duas origens:
a) endógena – o colesterol é produzido pelo nosso próprio corpo, principalmente pelo fígado.
b) exógena – o colesterol também pode ser é adquirido através dos alimentos.

Tipos de colesterol

Como se trata de uma substância gordurosa, o colesterol não se dissolve no sangue, da mesma forma que gotas de óleo não se dissolvem na água. Portanto, para viajar através da corrente sanguínea e alcançar os tecidos periféricos, o colesterol precisa de um transportador. Essa função cabe às lipoproteínas que são produzidas no fígado. As principais são:

- VLDL (Very low-density lipoprotein)
- LDL (Low-density lipoprotein)
- HDL ( High-density lipoprotein)

O LDL transporta colesterol e um pouco de triglicerídeos do sangue para os tecidos. O VLDL transporta triglicerídeos e um pouco de colesterol. O HDL é um transportador diferente, ele faz o caminho inverso, tira colesterol dos tecidos e devolve para o fígado que vai excretá-lo nos intestinos.

Enquanto o LDL e o VLDL levam colesterol para as células e facilitam a deposição de gordura nos vasos, o HDL faz o inverso, promove a retirada do excesso de colesterol, inclusive das placas arteriais. Por isso, denominamos o HDL como colesterol bom e o VLDL e o LDL como colesterol ruim.

A produção das lipoproteínas é regulada pelos níveis de colesterol. Colesterol derivado de gorduras saturadas e gordura trans favorecem a produção de LDL, enquanto que o consumo de gorduras insaturadas, encontrada no azeite, peixes e amêndoas, por exemplo, promovem a produção do HDL.

Portanto, ao dosarmos os valores das lipoproteínas transportadoras LDL, VLDL e HDL temos uma avaliação indireta da quantidade e da qualidade do colesterol que circula em nosso sangue. Por isso, o lipidograma, exame usado para dosar as lipoproteínas, é usado para avaliarmos os níveis de colesterol sanguíneos.

O que é o Colesterol IDL?

O IDL (Intermediatelow-density lipoprotein) é um tipo de colesterol semelhante ao LDL. Como tem efeitos semelhantes, ele não é normalmente dosado individualmente, mas sim junto com o LDL. Portanto, quando recebemos o valor do LDL, habitualmente estamos falando do valor de LDL + IDL.

O que é aterosclerose?

Elevadas concentrações de VLDL e o LDL estão associados à deposição de gordura na parede dos vasos sanguíneos, levando à formação de placas de colesterol. Quando nosso corpo tem mais colesterol do que precisa, as moléculas de LDL ficam circulando no sangue à procura de algum tecido que esteja precisando de colesterol para o seu funcionamento. Se este colesterol não for entregue a nenhum tecido, a molécula de LDL acaba se depositando dentro da parede dos vasos sanguíneos, acumulando gordura no mesmos. Este processo é chamado de aterosclerose

colesterol

Veja na ilustração ao lado como essas placas de gordura ocupam espaço e diminuem o diâmetro da luz dos vasos (chamamos de luz a parte oca de dentro dos vasos por onde passa o sangue). A aterosclerose também causa lesão direta na parede, diminuindo a elasticidade das artérias, tornando-as mais duras.

O depósito de gordura e a lesão da parede dos vasos favorecem a obstrução do fluxo de sangue e a redução do aporte de oxigênio e nutrientes aos tecidos. Quando os vasos acometidos pelas placas de colesterol são as artérias coronárias (artérias do coração), o resultado final pode ser o infarto cardíaco(leia: INFARTO DO MIOCÁRDIO | Causas e prevenção); quando são acometidos vasos cerebrais, o paciente pode evoluir com um AVC (leia: ENTENDA O AVC – ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL).

Dislipidemia

O aumento dos níveis de colesterol é chamado de dislipidemia. Durante muito tempo os médicos avaliaram o grau de dislipidemia através dos valores do colesterol total, que nada mais é do que a soma dos níveis sanguíneos de HDL + LDL + VLDL. Porém, como acabamos de explicar, há o colesterol ruim e o colesterol bom, o que torna pouca eficiente a avaliação conjunta deles. Atualmente o colesterol total é menos valorizado do que os níveis individuais de HDL e LDL.

Veja esses exemplos:
Paciente 1 – LDL 150, HDL 20 e VLDL 20 = colesterol total de 190
Paciente 2 – LDL 100, HDL 65 e VLDL 25 = colesterol total de 190

Pelo que foi explicado até agora, não há dúvidas que o paciente 1 apresenta mais riscos de aterosclerose que o paciente 2, apesar de terem o mesmo nível de colesterol total. O exemplo acima explica o porquê do colesterol total não ser o melhor parâmetro para avaliar a dislipidemia.

Valores de colesterol HDL e colesterol LDL

Como a dislipidemia é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, a medicina tem tentado estabelecer, através de estudos, quais são os níveis ideais de colesterol HDL e LDL. Atualmente classificamos o colesterol da seguinte maneira:

LDL
Menor que 100 mg/dL – Ótimo
Entre 101 e 130 mg/dL – Normal
Entre 131 e 160 mg/dL – Normal/alto
Entre 161 e 190 mg/dL – Alto
Maior que 190 mg/dL – Muito alto

HDL
Menor que 40 mg/dL – Baixo (ruim)
Entre 41 e 60 mg/dL – Normal
Maior que 60 mg/dL – Alto (ótimo)

O que fazer quando o colesterol está alto?

Uma dieta rica em gorduras insaturadas e pobres em gorduras saturadas está indicada para todas as pessoas, independente do valor do seu colesterol. Porém se você tem dislipidemia, seguir esta dieta é ainda mais importante.

Entretanto, nem sempre a sozinha resolve o problema do colesterol alto, isto porque o aumento do colesterol LDL está relacionado a fatores genéticos e alimentares. 75% do nosso colesterol é de origem endógena (produzido pelo fígado) e apenas 25% vem da alimentação. Logo, se os valores do LDL forem muito elevados, somente a dieta não será suficiente para normalizar os valores do colesterol ruim. Falamos um pouco mais sobre a dieta para quem tem colesterol alto neste link: DIETA PARA BAIXAR O COLESTEROL.

Exercícios físicos ajudam a elevar o HDL e a diminuir o LDL, sendo outra opção para o controle da dislipidemia. Porém, assim como na dieta, a redução também não é grande. A dieta e os exercícios físicos são suficientes para aqueles pacientes com LDL até 160 mg/dl. Este é o grupo que pode conseguir bons resultados sem ter que recorrer a medicamentos.

Colesterol alimentos

A decisão de quando começar os remédios depende não só dos valores de LDL e HDL , mas também da presença de outros fatores de risco para doença cardiovascular, nomeadamente:

- Tabagismo (leia: COMO E PORQUE PARAR DE FUMAR CIGARRO).
- Hipertensão (leia: HIPERTENSÃO ARTERIAL (PRESSÃO ALTA)).
- Diabetes (leia: SINTOMAS DO DIABETES MELLITUS).
- Insuficiência renal crônica (leia: INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA ).
- Obesidade e Síndrome metabólica (leia: OBESIDADE E SÍNDROME METABÓLICA).
- Idade maior que 45 anos.

Quanto mais fatores de risco você tiver, mais baixo deve ser seu colesterol. Grosso modo, podemos resumir da seguinte maneira os alvos:

Paciente com apenas um fator de risco – Colesterol LDL deve ser menor que 160 mg/dL
Paciente com dois ou mais fatores de risco – Colesterol LDL deve ser menor que 130 mg/dL
Pacientes com alto risco cardiovascular, principalmente se tiver tido um infarto ou AVC – Colesterol LDL deve ser menor que 100 mg/dL

Trabalhos mais recentes começam a sugerir que um LDL menor que 80 é o ideal para pacientes de alto risco.

O HDL muito baixo também é considerado fator de risco, mesmo com LDL não muito elevado. Já se pode indicar tratamento apenas baseado no seu valor.

HDL alto é prejudicial?

Não, pelo contrário. Algumas pessoas, normalmente mulheres, têm HDL muito elevados, às vezes acima de 100 mg/dL. Isso não indica qualquer doença. Na verdade, são pessoas afortunadas pois apresentam baixo risco de doença cardíaca, principalmente se o LDL for baixo.

Portanto, ter HDL alto é bom, pois esta é uma forma de colesterol que nos protege contra a aterosclerose.

O que é colesterol não-HDL?

Colesterol não-HDL é a soma de todos os tipos de colesterol considerados ruins: IDL+LDL+VLDL. Supõe-se que o colesterol não-HDL seja um marcador mais sensível de risco de aterosclerose do que o LDL isoladamente.

Valores do colesterol não-HDL:
Menor que 130 mg/dL – Ótimo
Entre 131 e 160 mg/dL – Normal
Entre 161 e 190 mg/dL – Normal/alto
Entre 191 e 220 mg/dL – Alto
Maior que 220 mg/dL – Muito alto

Quais são os sintomas do colesterol alto?

Nenhum! Colesterol alto não provoca sintomas.

Atenção: colesterol alto não dá cansaço, dor de cabeça, falta de ar, prostração ou qualquer outro sintoma. A dislipidemia é uma doença silenciosa. A única maneira de saber os níveis de colesterol é através do lipidograma.

Triglicerídeos

A hipertrigliceridemia, nome que se dá ao aumento dos triglicerídeos no sangue, também é fator de risco para aterosclerose, principalmente se associados a níveis baixos de HDL.

Os triglicerídeos estão intimamente ligados ao VLDL e seu valor costuma ser 5x maior. Por exemplo, um indivíduo com VLDL de 30 mg/dL, terá níveis de triglicerídeos ao redor de 150 mg/dL.

Os valores normais de triglicerídeos são:

Até 150 mg/dL = normal
Entre 150 e 199 mg/dL = limítrofe
Entre 200 e 500 mg/dL = elevado
Maior que 500 mg/dL= muito elevado

A elevação do colesterol e, principalmente, dos triglicerídeos, estão associados a uma maior incidência de acúmulo de gordura no fígado, chamado de esteatose hepática (leia: O QUE É ESTEATOSE HEPÁTICA?).

Para saber mais detalhes sobre os triglicerídeos, leia: O QUE SÃO OS TRIGLICERÍDEOS?

Medicamentos usados para o tratamento do colesterol alto (dislipidemia)

Todo paciente com colesterol e/ou triglicerídeo elevado deve se submeter à dieta, praticar exercícios físicos regulares e, se estiver acima do peso, emagrecer.

Os medicamentos de escolha para redução do LDL e aumento do HDL são as estatinas, também chamadas de inibidores da enzima HMG-coA reductase (enzima do fígado responsável pela produção de colesterol). As estatinas também agem na redução dos triglicerídeos.

As estatinas mais prescritas são:
- Sinvastatina
- Atorvastatina
- Fluvastatina
- Pravastatina
- Rosuvastatina
- Lovastatina

A rosuvastatina e a atorvastatina são as mais fortes e conseguem reduções do colesterol com menores doses. Porém, estas duas são caras e muitas vezes o paciente consegue controle do seu colesterol com as estatinas mais baratas, não sendo preciso usar as drogas mais potentes.

Os principais efeitos colaterais destes medicamentos são a dor muscular e as câimbras (leia: TUDO SOBRE CÂIMBRAS). Em alguns casos a lesão muscular pode ser séria e indicar a interrupção do tratamento. Hepatite medicamentosa também pode ocorrer (leia: AS DIFERENÇAS ENTRE AS HEPATITES).

Para saber mais sobre as estatinas, leia: ESTATINAS | Remédios para colesterol alto

Apesar das estatinas agirem nos níveis de triglicerídeos, os fibratos são uma classe com ação mais intensa para esse fim. Os fibratos reduzem os triglicerídeos, mas praticamente não interferem no colesterol LDL.

Os fibratos mais usados são:
- Fenofibrato
- Benzafibrato
- Genfibrozil
- Clofibrato
- Ciprofibrato

A associação entre fibratos e estatinas deve ser feita com cautela, uma vez que há aumento do risco de lesão muscular com o uso concomitante dessas drogas.

Vérsion en español: COLESTEROL ALTO

Publicidade
  • Eliane

    Adorei seu artigo sobre colesterol.Isso serve de alerta paras as pessoas que têm colesterol problemático como eu.
    Bjs

  • O Profeta

    Preciosas informações…

    Abraço

  • Anonymous

    Excelente texto !
    Aprendi muita coisa que não sabia. Agora entendo porque devo tomar remedios
    Abraços,
    Luis Carlos

  • Gra

    Texto perfeito, muito bem explicado.
    Está de parabéns.
    Simples e de fácil entendimento.
    Muito obrigada pela informações.

    Abraço

    Grasi

  • Anonymous

    Boa noite Sr Dr. nao como carne, so peixe, ou pouca carne, como bastante chocolate. tenho colesterol total a 225 e o colesterol bom a 44. tenho 36 anos. o chocolate faz colesterol? faço exercicio fisico regular

    patricia

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá PAtrícia,
    O chocolate pode aumentar o colesterol se consumido em excesso.
    O chocolate possui grande quantidade de gordura vegetal e por isso não é tão danoso quanto se pensava. Porém, é rico em carcoidratos e calorias.
    O chocolate amargo e meio amargo parecem ser os mais saudáveis podendo inclusive elevar o colesterol HDL.
    Tudo é uma questão de moderação.
    Se você for magra e tiver o LDL controlado, pode comer o seu chocolate sem muita culpa.
    abraços

  • Magno

    Meu nome é Magno Martins – CPF 044491008-59.
    Não levo a sério nada encontrado na Internet que não cite os trabalhos e sua bibliografia para que possa consultar. Em suas publicações favor indicar as pesquisas e a bibliografia pertinente. Senão poderá ser considerada lixo da Internet.

  • bortholo

    Fala-se em colesterol LDL quanto mais baixo melhor. Que pode significar colesterol HDL 40, e LDL 17 para uma paciente de idade (82 anos) com policitemia vera descoberta com a idade de (60 anos) e que ha pouco mais de dois anos passou a ser tratada por um segundo hematologista como portadora de mielofibrose. Enfim, existe um minimo para colesterol LDL! Se existir, qual!Existe algum mal causado por colesterol LDL excessivamente baixo!
    (obs1: citei mielofibrose e policitemia vera pois nao sei se isso influencia no colesterol)
    (obs2: favor entender “ponto de exclamaçao” como “interrogaçao” devido dificuldade no teclado)
    Grato.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Bortholo,
    Normalmente LDL abaixo de 50 em pacientes que não usam medicamentos para colesterol indicam alguma alteração nas lipoproteinas.

    Isso pode doença genética, que não deve ser o caso pela idade da paciente, neoplasia, doença do fígado, desnutrição e algumas doenças hematológicas, como a policitemia vera e leucemia.

    abs

  • Anonymous

    Agradecida pelas informações sobre caimbras, foram de grande valia.

    Quanto ao sr. magno, que de ” grande” só tem a falta de educação, deveria ter sido ignorado.

    Pessoas assim, mesmo com CPF!! não merecem atenção nem a sua disposição para enviar uma bibliografia tão extensa.

    Do mais, uma boa tarde.
    Silvia

  • Anonymous

    Minha mãe tem 84 anos, 54 kg, 1.56m , faz uso contínuo de medicamento para pressão e um broncodilatador(problema derivado de uso constante de um colírio por 4 anos). Pressão de 12×8.

    Tem varizes pequenas e micro varizes( as pernas parecem um mapa hidrográfico), não tendo sido operada deste problema.

    Quadro geral de disposição muito ativa. Não faz exercícios físicos específicos. Locomove-se com facilidade para compras e passeios.

    Atualmente apresenta um quadro de caimbras muito dolorosas que aparecem em horários diferentes do dia.

    Qual a especialidade médica que devo procurar primeiramente para uma análise da situação?

    Grata pela atenção, Silvia

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Silvia,
    Se as cãimbras forem nas pernas, acho que o angiologista ou cirurgião vascular seria interessante.

    Tem que ver se ela não está usando diuréticos para tratar a pressão. Às vezes a redução da dose melhora o quadro.

    abs

  • Adryelle

    Boa TArde Doutor!

    Meu nome é Adryelle, tenho 19 anos, 1,52 de altura e 54kg.
    Sou praticante de musculação, ginastica localizada, step e jump.

    Gostaria de saber se meu colesterol está normal?
    Como base para saber disso, mostro-lhe a seguir o resultado do meu exame de sangue, parte de lipidograma:

    Colesterol: 196mg/dL

    Triglicerideos: 83mg/dL

    HDL: 74 mg/dL

    VLDL: 16 mg/dL

    LDL: 106 mg/dL

    —————x—————-

    Esse lipidograma mostra q o nível de colesterol esta normal, desejável, subindo????
    Poderia me esclarecer essa duvida???

    E o HDL está como???
    No meu exame mostra que está acima do percentual, isso é bom ou ruim???

    Obrigada…
    Atenciosamente: Adryelle

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Adryelle,

    Seu colesterol está bom.

    O colesterol HDL alto como o seu está é algo bom.

    abs

  • Gilantejolas&Cia

    Dr preciso de ajuda!

    Atenção aos meus resultados:

    Colesterol total 253
    HDL 37
    LDL 151
    Triglicérides 325
    Glicose 100
    Creatinina 1.2

    Sinto dor na região do peito se faço algum esforço físico. Já passei na cardiologista e aguardo resultado de 2 exames (Eco cardiodoppler e Teste Ergométrico)

    Devo esperar esses resultados para voltar ao médico ou procuro uma emergência imediatamente?

    No aguardo,

    Grato.

    Alessandro

  • Gilantejolas&Cia

    Dr preciso de ajuda!

    Atenção aos meus resultados:

    Colesterol total 253
    HDL 37
    LDL 151
    Triglicérides 325
    Glicose 100
    Creatinina 1.2

    Sinto dor na região do peito se faço algum esforço físico. Já passei na cardiologista e aguardo resultado de 2 exames (Eco cardiodoppler e Teste Ergométrico)

    Devo esperar esses resultados para voltar ao médico ou procuro uma emergência imediatamente?

    No aguardo,

    Grato.

    Alessandro

  • Gilantejolas&Cia

    Dr preciso de ajuda!

    Atenção aos meus resultados:

    Colesterol total 253
    HDL 37
    LDL 151
    Triglicérides 325
    Glicose 100
    Creatinina 1.2

    Sinto dor na região do peito se faço algum esforço físico. Já passei na cardiologista e aguardo resultado de 2 exames (Eco cardiodoppler e Teste Ergométrico)

    Devo esperar esses resultados para voltar ao médico ou procuro uma emergência imediatamente?

    No aguardo,

    Grato.

    Alessandro

  • Gilantejolas&Cia

    Dr preciso de ajuda!

    Atenção aos meus resultados:

    Colesterol total 253
    HDL 37
    LDL 151
    Triglicérides 325
    Glicose 100
    Creatinina 1.2

    Sinto dor na região do peito se faço algum esforço físico. Já passei na cardiologista e aguardo resultado de 2 exames (Eco cardiodoppler e Teste Ergométrico)

    Devo esperar esses resultados para voltar ao médico ou procuro uma emergência imediatamente?

    No aguardo,

    Grato.

    Alessandro

  • Gilantejolas&Cia

    Dr preciso de ajuda!

    Atenção aos meus resultados:

    Colesterol total 253
    HDL 37
    LDL 151
    Triglicérides 325
    Glicose 100
    Creatinina 1.2

    Sinto dor na região do peito se faço algum esforço físico. Já passei na cardiologista e aguardo resultado de 2 exames (Eco cardiodoppler e Teste Ergométrico)

    Devo esperar esses resultados para voltar ao médico ou procuro uma emergência imediatamente?

    No aguardo,

    Grato.

    Alessandro

  • Gilantejolas&Cia

    Dr preciso de ajuda!

    Atenção aos meus resultados:

    Colesterol total 253
    HDL 37
    LDL 151
    Triglicérides 325
    Glicose 100
    Creatinina 1.2

    Sinto dor na região do peito se faço algum esforço físico. Já passei na cardiologista e aguardo resultado de 2 exames (Eco cardiodoppler e Teste Ergométrico)

    Devo esperar esses resultados para voltar ao médico ou procuro uma emergência imediatamente?

    No aguardo,

    Grato.

    Alessandro

  • Gilantejolas&Cia

    Dr preciso de ajuda!

    Atenção aos meus resultados:

    Colesterol total 253
    HDL 37
    LDL 151
    Triglicérides 325
    Glicose 100
    Creatinina 1.2

    Sinto dor na região do peito se faço algum esforço físico. Já passei na cardiologista e aguardo resultado de 2 exames (Eco cardiodoppler e Teste Ergométrico)

    Devo esperar esses resultados para voltar ao médico ou procuro uma emergência imediatamente?

    No aguardo,

    Grato.

    Alessandro

  • Gilantejolas&Cia

    Dr preciso de ajuda!

    Atenção aos meus resultados:

    Colesterol total 253
    HDL 37
    LDL 151
    Triglicérides 325
    Glicose 100
    Creatinina 1.2

    Sinto dor na região do peito se faço algum esforço físico. Já passei na cardiologista e aguardo resultado de 2 exames (Eco cardiodoppler e Teste Ergométrico)

    Devo esperar esses resultados para voltar ao médico ou procuro uma emergência imediatamente?

    No aguardo,

    Grato.

    Alessandro

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Alessandro,
    O que vc tem parece ser angina.

    Acho que vc deve procurar uma emergência se a dor aparecer e não sumir após 5 minutos de repouso.

    De resto evite esforços neste período e contacte sua cardiologista para que ela acelere os resultados dos exames e inicie a medicação mais indicada

  • Maria Raquel

    Prezado Doutor,
    Obrigada por seus comentários.
    Tenho 51 anos e forte histórico de sintomas de ateroesclerose na família (esquecimento, perda gradual porém grave de memória após certa idade) mas não de doenças do coração. Meus resultados: triglicérides 97; Colesterol: HDL 71, VLDL 19, LDL 135, total 225. Nado 50 min, entre 1000 e 1400 m. duas ou três vezes por semana e faço pequenas trilhas no final de semana. Como bastante peixe e pouca carne, mas bastante chocolate e café.
    Por favor, como está meu colesterol? O que fazer para baixar o LDL?
    Obrigada e parabéns pelo seu trabalho.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    MAria Raquel,
    Se vc não fuma, não tem diabetes, obesidade e nem problemas cardíacos, baseado no estilo de vida que vc descreveu, acho que seus níveis estão bem aceitáveis.

    Pelo o que se preconiza hoje em dia, no seu caso não há necessidade de baixar mais o LDL.

    abs

  • Anonymous

    olá Dr. Meu nome é Pollyana, tenho 22 anos , a dois anos atrás fiz uma cirurgia de retirada de visicula, devido a um cálculo, depois disso fiz alguns exames de rotina e estou com colesterol LDL em 143,5 mg/dl; o HDL EM 58,1 MG/DL e triglicerídeos em 376 mg/dl, tem alguma relação na retirada da visicula ou é mesmo pela alimentação?
    Grata. POllyana

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Ola Pollyana,
    Esse seu colesterol não tem a ver com a vesicula não.

    Ele provavelmente é uma associação de predisposição genética com uma alimentação não muito balanceada e falta de exercício físico (pelo menos 2 dos 3 vc deve ter)

    abs

  • Anonymous

    Prezado Sr., ao tentar analisar resultados exames de sangue de minha esposa deparei-me com o seguinte problema: HDL 26 mg/dl e LDL 76 VLDL 27 e colesterol total ótimo 129, idade 29, 54kg boa saúde. O que fazer para aumentar o HDL e LDL dentro da normalidade?
    jorge .
    donattto@ig.com.br

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Jorge,
    Aumentar exercícios aeróbicos e ingerir gordura vegetal como azeite e oleaginosas.

    Dimunuir também o consumo de gorduras saturadas

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/13769484365003367761 Magno

    Porque o colesterol sobe quando extraímos um dente ou temos uma infecção?
    Alfredo

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Alfredo,
    Da onde vc tirou essa informação?

    Desconheço tal fato.

    O colesterol é produzido no fígado, por isso, em algumas situações de inflamação crônica, pode haver uma desregulação na produção das proteínas e uma maior síntese de colesterol. Mas isso não ocorre em situações agudas e auto-limitadas.

  • Anonymous

    Dr. Pedro Pinheiro,
    Tenho 41 anos, pratico corridas e futebol de 4 a 5 vezes na semana, porém, um histórico negativo quanto aos valores de colesterol total, LDL e VLDL (sempre elevados: 265, 163 e 55, respectivamente); de triglicerides (274); e de HDL na faixa de normalidade (47).
    Alem disso, minha mae tem problemas cardiacos (já submeteu-se a uma ciruria para implantação de “steps”).
    Diante do quadro, qual a sua opnião quanto ao risco que corro para um futuro problema cardiovascular e quais as precauções que posso tomar para diminuir esse risco?
    Desde já agradeço o retorno.
    Boa noite.

    Gil Chaves – Salvador/BA

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Gil,
    Seu colesterol LDL e triglicerideos estão altos.

    Vc já pratica exercícios regulares, por isso, provavelmente vai precisar de remédios.

    Procure um médico para ele te avaliar e indicar a melhor medicação para o seu caso.

    abs

  • Rosangela

    olá Dr. Predro!!! adorei sua matéria me ajudou muito c minha mãe. na verdade eu queria tirar uma duvida? fiz ums exames de sangue e nivel de colesterol total deu 102mg/dl glicose76mg LDL 36mg VDL 17mg. trigriceridios40mg e HDL49mg, eu fui ao médico pois estava me sentindo muito mau tonteira frequentes calafrios e muito indisposta perdi 4kilos e faço execicios fisici na academia DR.Pedro pofavor me diga se estou dentro dos niveis normas.se posso contiar a malhar

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Rosangela,
    Pode e deve continuar a malhar.
    Os exames estão ok.

  • davidson

    Olá Dr. Pedro, tenho 34 anos, no ano passado fiz um exame de sangue e tive como resultados: Colesterol total 218, trigliceres 104, HDL 54, VLDL 21, LDL 143, glicose 83.
    Nesta semana fiz outro exame e tive os seguintes resultados: Colesterol total 215, trigliceres 145, HDL 49, VLDL 50, LDL 116, glicose 86.

    Achei muito estranho o valor do VLDL desta ultima vez. O Sr. vê algum problema na relação destes exames?

    Obrigado,

    Davidson

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Ola Davidson,
    Realmente este valor tá estranho.

    Em geral o VLDL é 1/5 do valor do triglicerídeo. No seu caso ele deveria estar por volta dos 30, ou o seu triglicerídeo deveria ser algo em torno dos 250.

    Note que no primeiro exame esta relação se mantem.

    Converse com o médico que te pediu as análises, talvez valha a pena repetir.

  • Anonymous

    Olá Dr. Pedro Pinheiro,

    Parabéns pelo conteúdo apresentado por você nesse blog.

    Eu fiz um exame de sangue (Colesterol total e fracionado) e peço que faça uma observação com relação ao meu exame, segue abaixo as informações:
    Triglicérides 105mg/dL
    Colesterol Total 192mg/dL
    Colesterol – Fração HDL 36mg/dL
    Colesterol – Fração LDL 135mg/dL
    Colesterol – Fração VLDL 21mg/dL
    Tenho 31 anos e já senti algumas vezes dor no peito. Somente faço caminhada nos finais de semana devido à rotina “estressante” do dia a dia.
    Estou dentro dos valores normais? Se não estiver, o que eu deva fazer para normalizar os níveis de colesterol?
    Desde de já, agradeço pela atenção.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    O HDL está um pouco baixo e o LDL um pouco alto.

    Troque a gordura saturada pela insaturada. Experimente comer mais azeite.

    Pratique mais exercícios aeróbicos.

    ………….
    Por favor, peço que se identifiquem.
    Perguntas sem identificação poderão ser deletadas.

  • Sebastiao

    Olá Dr, primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo blog. Tenho 36 anos, 1,84m, 84kg. Pratico 1h de atividade fisica aeróbica 5 vezes por semana, com frequencia cardiaca a 85% da FCmax, em média. Recentemente fiz um lipidograma e obtive os seguintes resultados;
    Colesterol total: 232 mg/dl
    HDL: 74,5 mg/dl
    LDL: 144,4 mg/dl
    VLDL: 13,7 mg/dl
    Triglicerides: 68,7 mg/dl
    Tenho duas questões para o Sr.
    1) Estou em férias e minha alimentação a 1 semana do exame não estava dentro dos padrões normais (muita comida mineira…rs) Os valores do lipidograma podem ser alterados por 7 dias de alimentação rica em gorduras saturadas?
    2) É possivel, através da alimentação, abaixar o LDL e manter os niveis de HDL?
    Obrigado!
    Sebastião

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Sebastião
    A dieta nos dias anteriores ao exame afeta muito pouco

    Se vc tiver história familiar forte de colesterol alto, talvez a alimentação sozinha não seja suficiente para baixar o seu LDL.

    De qualquer modo, procure substituir gordura saturada por insaturada.

  • David

    Olá Dr. Pedro.
    Tenho 29 anos, 1,67m de altura, 70Kg, pratico exercícios físicos duas vezes por semana (corrida de 5km), não fumo e bebo ocasionalmente sempre com moderação.
    Há três anos venho fazendo exame de sangue e neste último fiquei preocupado com a taxa de triglicerídeos.

    triglicerídeos – 178mg/dL
    Colesterol Total – 183mg/dL
    HDL – 30mg/dL
    LDL calculado – 117mg/dL
    LDL dosado – 119mg/dL
    VLDL – 36mg/dL

    E durante este período, a taxa de HDL sempre se manteve na casa dos 30mg/dL e a taxa do triglicerídeos saltou de 105 p/ 178 e do LDL de 93 p/ 117.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    DAvid,
    Seu triglecerídeo está meio alto, seu HDL baixo e seu LDL apesar de ainda bom, começa a ficar próximo dos 130. Houve uma piora clara dos exames.

    Aumente os exercícos aeróbicos, corte carboidratos e dê preferÊncia para gorduras insaturadas como azeite por exemplo.

    Seu IMC é de 25,1. Isso é sobrepeso. Procure perder pelo menos uns 3 quilos

  • julinha

    MEU FILHO TEM 7 ANOS,TEM 34 QUILOS E 1,47 DE ALTURA FIZ TRÊS EXAMES NELE NOS ÙLTIMOS 6 MESES CUJOS RESULTADOS FORAM: NO PRIMEIRO
    TRIGLICERIDEOS= 128 MG/DL
    COLESTEROL = 109 MG/DL
    COLESTEROL HDL= 23 MG/DL
    COLESTEROL LDL= 60 MG/DL
    COLESTEROL VLDL= 26 MG/DL
    FIZ A DIETA NELE PARA BAIXAR OS TRIGLICERIDEOS POR QUATRO MESES E REPETIR OS EXAMES O RESULTADO FOI:
    TRIGLICERIDEOS= 81 MG/DL
    COLESTEROL = 141 MG/DL
    COLESTEROL HDL= 38 MG/DL
    COLESTEROL LDL= 87 MG/DL
    COLESTEROL VLDL= 16 MG/DL
    RESULTADO QUE SEGUNDO A PEDIATRA O COLESTEROL BOM ESTAVA BAIXO FIZ MAIS UMA DIETA PARA AUMENTO DO HDL,O RESULTADO FOI:
    TRIGLICERIDEOS= 50 MG/DL
    COLESTEROL = 108 MG/DL
    COLESTEROL HDL= 29 MG/DL
    COLESTEROL LDL= 69 MG/DL
    COLESTEROL VLDL= 10 MG/DL
    desde muito obrigada

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Julinha, qual a sua dúvida?

  • Júlia

    A minha dúvida é se está tudo bem com os exames do meu filho, pois no segundo a pediatra disse que o colesterol BOM estava baixo sendo que estava 38 mg/dl e no terceiro que deu 29 mg/dl ela disse que estava tudo bem, não entendi…
    Por favor esclareça essa minha dúvida´.
    Desde já meu muito obrigada……..

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    O HDL realmente está baixo.

    Para aumentá-lo, use azeite por cima da comida após ela estar pronta e obrigue-o a praticar exercícios fisicos pelo menos 4x por semana.

    Repita o exame em 1 ano.

  • José Wilker

    Olá Dr.olha ultimamente venho sentindo uma dor subita muito forte no meio do peito (mais só dura segundo) ja fiz exame hergometrico e não deu nada,porem em um outro exame que fiz de trigliseridios foi 250 mg/dl -HDL foi 41,00 mg/dl por favor tire as minhas duvida se devo procurar novamente o medico ou fazer novamente exame.Obrigado.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    José,
    Vc deve é evitar carboidratos. Se triglicerídeo está muito alto. Se vc tiver acesso a algum nutricionista ajudaria muito.

  • solange

    Oi Dr.Pedro, tudo bem, espero que sim!
    Bem recentemente, venho passando mal estar, as vezes enjoo, pressão baixa,e como passei mal estes dias, fui ao medico, e ele passou exames para fazer, e eu fiz, tá aqui o resultado:
    glicose…85mg/dl
    colestorol total…173mg/dl
    HDL colesterol…40mg/dl
    colesterol LDL…110,8mg/dl
    colesterol VLDL…22,2mg/dl
    triglicerídeos…111mg/dl
    T4 LIVRE…1,22ng/dl
    TSH-ULTRA SENSÍVEL…1,036 uUI/mL

    Bem, desde já agradeço, pelas orientações futuras, e pela sensíbilidade em responder cordialmente!
    Fica com Deus!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Solange,
    Exceto pelo HDL um pouquinho mais baixo do que seria desejado, não há nada que chame a atenção neste exame.

  • CarolB

    Olá Dr.! Sempre tive HDL em níveis muito elevados, nunca abaixo de 70mg/dL (no último exame feito em junho/2009 ficou em 105 mg/dL). Até hoje não me importava com estes níveis pois todos os médicos que consultei (02 cardiologistas e 01 endocrinologista) sempre me disseram que isto é bom. Porém hoje um médico durante o PCMSO me disse para procurar um especialista pois estes níveis não eram normais. Isto pode ser sintoma de algo errado?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Carol,
    Não há nenhum problema em se ter HDL elevados como o seu.

    Vc não tem nenhum problema de saúde, pelo contrário, essse HDL te protege contra eventos coronarianos, principalmente se o seu LDL for baixo.

  • Luciano Henrique

    Dr. Bom dia!
    Tenho 49 anos, 1,85 m e, em torno, de 78 quilos. Obtive o seguinte resultado no exame que fiz nesta semana:

    PERFIL LIPÍDICO

    Material coletado: Soro
    RESULTADO:

    Colesterol total..:199 mg/dL
    HDL – Colesterol..:42 mg/dL
    LDL – Colesterol..:145 mg/dL
    VLDL – Colesterol..:12 mg/dL
    Triglicérides..:62 mg/dL

    Estou preocupado com o LDL, o Sr. poderia tecer um comentário e recomendações sobre este resultado.

    Agradecido.

    Luciano Henrique

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Luciano,
    O LDL realmente está meio alto. Nada assustador.

    O que fazer? Exercícios, emagrecer e dieta com pouca gordura saturada.

    Se não houver melhora, deve-se avaliar o incio de medicmentos baseado na sua história clínica.

  • Marcia

    Dr. parabéns pelo excelente artigo e pela generosidade em nos responder!
    Eu tenho 43 anos, 1.58m de altura e 53 kg. Pratico caminhadas alternadas com corridas 5 X por semana. Meu colesterol está muito alto, comecei a fazer dieta por conta, só não sei se estou no caminho certo. Como carne vermelha 1 X por semana, troquei o leite pelo de soja, suspendi o queijo e o presunto e estou comendo tanto alho que nem vampiro chega perto, rs! Minha dúvida é a seguinte: Posso sair da dieta final de semana ou devo ser rigorosa até baixar o nível? E outra coisa, depois de qto tempo seria bom fazer novo exame para conferir se o resultado da dieta está surtindo efeito?
    Segue abaixo as informações do meu exame:
    Colesterol Total: 281 mg/dL
    HDL: 70 mg/dl
    LDL: 199 mg/dl
    Triglicérides: 58 mg/dl
    Obrigada pela atenção Dr!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Marcia,
    Com esse nível de LDL é pouco provável que somente mudanças de hábito de vida sejam suficientes para baixá-lo a níveis desejados. Talvez vc precise mesmo de remédios.

    Porém isso não deve servir de desestímulo, já que uma vida saudável está associada a outros benefícios além da redução do colesterol, e quanto melhor vc se alimentar e mais magra vc for, menor será a dosagem do medicamento, caso este venha a ser necesário.

    Repita o colesterol daqui a 3-6 meses. Quanto menos vc sair da dieta melhor, porém, uma vez ou outra que vc queira relaxar, não fará mal.

  • Marcia

    Mais uma vez agradeço Dr. Pedro por sanar as minhas dúvidas e pelas orientações. Me ajudou muito, já que é a primeira vez que faço os exames p/ medir o colesterol e portanto, ainda estou meio sem noção do assunto em questão.
    Vou repetir o exame daqui a 3 meses p/ ver o qto consegui reduzir.
    Abraços Dr., gostei muito de saber tb sobre a dosagem dos remédios caso seja necessário!

  • Anonymous

    Olá Dr.
    Me chamo Thiago Pacheco,

    Li o seu blog e gostei muito do que aprendi!
    Estou postando este comentário, pois essa semana fiz ums exames q faço anualmente e um resultado me intrigou e ainda nao fui no medico. talvez o sr possa me ajudar.

    Tenho 16 anos 1 metro e 75 de altura e peso 64 kg e no meu exame de sangue deram os seguintes resultados:

    Dosagem de Colesterol … 142 mg/Dl
    Trigliceridios ……. 88 mg/Dl
    Colesterol HDL …….. 26 mg/Dl
    Colesterol LDL ……… 96 mg/Dl
    Colesterol VLDL ……. 18 mg/Dl
    Creatina Sérica …….. 0,7 mg/Dl
    Uréia Sérica ……….. 26 mg/Dl

    Leucograma:

    Leucócitos ……….. 4.600 p/ mm3
    Neutrófilos ………. 2.438 p/mm3
    Bastonetes ………… 0
    Segmentados ……….. 2.438

    Eusinófilos …………. 607
    Linfócitos Típicos …… 1.518
    Monocitos ………….. 138

    V D R L ……………. Negativo

    Dosagem de Glicose………81 mg/dl

    O senhor acha q eu devo me preucupar agum desses resultados?
    Obrigado

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Thiago,
    Seu HDL está muito baixo. Procure fazer mais exercícios, diminua a ingestão de gorduras saturadas e aumente as insaturadas. Use azeite na comida.

  • Anonymous

    dR. Pedro,

    Qual sua opinião sobre o uso contínuo do liptor. Tenho 40 anos, meu HDL é 52, LDL 118, VLDL 8, Triglic. 43, Col Total 179. Trabalho na justiça, tenho vida com muito estresse. A minha querida cardiologista prescreve o Liptor de 10mg, pois tenho uma placa de gordura na carótida, acho que de 25%. Meu medo é o efeito colateral deste remédio. Poderia dizer algo a este pobre leigo. Minha doutora afirma que não há nenhum. Será?

    Guilherme

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Guilherme,
    Não há problemas em se usar estatinas prolongadamente. Mas o ideal é que vc seja reavaliado por um médico pelo menos 1x por ano.

  • Anonymous

    DR tenho 26 anos e fiz aminha primeira analise de colesterol e tou um pouco priocupado pode me dizer o que faço e se e perigoso estes resultados
    colesterol total 2,74g/L
    colesterol HTL 0,70g/L
    colesterol LDL 1,82g/L
    trigliceres 1.11g/L

    espero que nao seja mau o que posso fazer

    obrigado

    ruben

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Ruben,
    O seu Colesterol LDL está muito alto. Procure um médico para que ele possa te orientar.

  • Chris

    Ola,
    Eu gostaria de uma opiniao.
    Eu tenho procurado informacoes sobre ldl abaixo da media, mais nao encontrei muitas informacoes, porque sempre quando leio, fala que quanto mais baixo melhor, mais se fosse verdade, entao porque existiria uma media, e no exame falase que voce esta abaixo dela?
    Bem, caso o senhor puder ajudar eu agradeco, caso nao mesmo assim agredeco a atencao.
    La vai…

    HDL-ch 85 mg/dl
    Trigliceridios 28 mg/ld
    LDL-ch 59 mg/dl

  • Suellen

    Olá Dr.

    Excelente material. Tirei muitas dúvidas.
    No entanto gostaria de um auxílio seu para um esclarecimento:

    Há 3 anos atrás, quando passei a realizar exercícios físicos (musculação e corrida, religiosamente 3x por semana no mínimo) meus exames eram:

    Colesterol total: 168 mg/dL
    HDL: 92 mg/dL
    Triglicérides: 66 mg/dL

    Tenho 1,70kg e nesta época pesava 65kg.

    Após iniciar os exercícios físicos meu peso chegou a 62kg e depois começou a aumentar, e atualmente peso 69kg, cujo IMC caracteriza sobrepeso. Porém meu manequim está o mesmo (38/40).
    Fiz exames recentemente que apresentaram:

    Colesterol total: 177 mg/dL
    HDL: 108 mg/dL
    Triglicérides: 57 mg/dL

    Conversei com meu médico e ele falou que os exames estão bons.
    Porém a minha dúvida é a seguinte:
    isso significa aumento de massa magra (devido à musculação) ou gordura? Se fosse gordura, iria refletir nos níveis de colesterol?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Chris,
    A média ninguém inventou, ela simplesmente existe. Pega-se 1 milhão de pessoas e avalia-se qual o intervalo de valores mais comuns.

    Estar abaixo da média não significa alguma doença, só significa que o seu colesterol é mais baixo que a média da população.

    Seu exame é ótimo. Parabéns. Quem me dera ter esses valores.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Suellen,
    Não existe uma relação linear entre o colesterol e a quantidade de gordura no corpo. Pelo colesterol apenas não dá para afirmar se quanto do ganho de peso foi de massa magra ou gordura. Existem exames simples que podem avaliar isso. A mairia das academias de musculação oferece essa avaliação

    O seu colesterol total subiu as custas do HDL, que é o colesterol bom. Na verdade o seu exame está melhor do que o anterior.

  • Haryane

    Bom dia Dr. Pedro / Dra Renata

    Perfil Lipídico como os seguintes resultados:

    Triglicérides: 41 mg/dl
    Colesterol: 103 mg/dl
    HDL – Colesterol: 62 mg/dl
    LDL – Colesterol: 33 mg/dl
    VLDL – Colesterol: 8 mg/dl
    NAO HDL – Colesterol: 41 mg/dl
    Castelli I : 1.7
    Castelli II: 0.5

    Solicito informaçao quanto ao LDL que está abaixo de 80 mg/dl (33 mg/dl), para um pessoa do sexo masculino de 16 anos, 59 kg, 1,72 m, esses exames foram feitos para iniciar a musculaçao, mesmo com o LDL tao baixo os exercicios físico poderao sere feitos?

    Obrigada!

  • http://www.sheilaefram.blogspot.com/ sheilaefram

    Boa Tarde..
    Só passando para agradecer os
    “ótimos” e super “didáticos ” esclarecimentos deste blog…
    Sempre muito útil para ilucidar minhas dúvidas..
    Sei o trabalho e a disponibilidade que precisamos ter para atualizarmos um blog.E não são poucos!!!! Meu carinho e obrigado Dr Pinheiro e Dra Renata.
    Meu abraço Fraterno…

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Haryane,
    LDL baixo não é motivo de preocupação. Pelo contrário. É um sinal de baixo risco para arteroesclerose.

    Pode malhar à vontade.

  • Madalena

    Bom dia Dr Pedro e Dra. Renata

    Tenho 20 anos, 1,65m e 54 kg. Os meus resultados das análises foram os seguintes:

    Colesterol Total – 225 mg/dL
    HDL Colesterol – 74 mg/dL
    Triglicéridos – 95 mg/dL

    Não apareceram nas análises os valores de LDL e VLDL. O único resultado a vermelho foi o do Colesterol Total. É possível o valor de Colesterol Total estar acima do normal e todos os valores (LDL, VLDL, HDL) estarem normais? É suficiente olhar para o valor do Colesterol Total? Neste caso, o valor de Colesterol Total é mau?

    Obrigada!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Madalena,
    O VLDL é sempre 5x menos o valor dos triglicerídeos, ou seja, 19 mg/dL

    Como colesterol total = VLDL + HDL + LDL, podemos concluir que seu LDL = 132 mg/dL.

    Está na faixa do normal/alto. Poderia ser menor. Isso só não é de todo mal pq o seu HLD é excelente.

  • Vanessa

    olá, tenho 18 anos, IMC dentro do padrão para minha idade, até um pouco abaixo do índice normal, porém nos exames realizados obtive:

    220 de colesterol total

    após um mês de dieta:

    227 de colesterol total
    e 74 de HDL

    tenho histórico na família desse tipo de problema. gostaria de saber se os valores são muito altos para minha idade e o que devo fazer.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Vanessa,
    Seu colesterol total está acima de 200 pq seu colesterol HDL é alto, o que é bom.

  • Anonymous

    Dr. Pedro tenho 46 anos e o LDL hoje em 155, preciso diminuir. Perguntas:

    - Gosto de Leite. Qual o tipo e a quantidade diaria aceitável ?
    - Tenho o habito social de fds ingerir cerveja. Tenho que elimina-lo? e bebidas destiladas?
    - Realmente o feijão é benéfico para a diminuição do LDL? Ele não prejudica em outras areas?

    Antecipadamente agradeço sua atenção.

    Hamilton

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Hamilton,
    1- procure tomar leite magro. Esse baixo tero de gordura

    2- Não é preciso elminar, mas o consumo deve ser baixo.

    3- Não. Vc não vai baixar seu LDL com feijão.

  • Anonymous

    Olá Dr.Pinheiro, por favor tenho 53anos,e sou hipertensa,gostaria de informações na seguinte situação:urina que apresenta uma certa oleosidade por cima,pode ser considerada que esta com colesterol alterado?Grata.Maria do Socorro.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Socorro,
    Não é esperado. Mas pode indicar problemas renais. O ideal é procurar um médico para fazer um exame de urina.

  • alda

    Olá Dr.

    Fantásticas as suas orientações> Preciso de sua ajuda. Meu colesterol total está 402. Quais alimentos posso consumir para baixar este colesterol e quais os riscos que estou correndo?
    Tenho 42 anos. Sou sedentária mas não tenho nenhum problema de saúde.
    Obrigada

    Alda

  • Rose

    Olá Drs. Minha CK está sempre acima dos valores normais e agora comecei a tomar Sinvastatina, gostaria de saber se esse medicamento pode aumentar ainda mais a CK. Obrigada.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Alda,
    Com um nível de colesterol tão elevado, dificilmente vc irá controlá-lo sem ajuda de medicamentos.

    Os pricipais riscos do colesterol cronicamente levado são as doenças cardiovasculares, nomeadamente o infarto e o AVC.

    Vc precisa ser seguida por um médico. Sozinha vc não conseguirá dar jeito neste colesterol.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Rose,
    Pode sim.

  • Theresa

    Meu nome é Maria Teresa tenho 55 anos, 1.60m e peso 69 Kg.
    Recentemente fiz exame de sangue e deu os seguintes valores:
    Total: 184
    HDL: 28
    LDL: 144
    VLDL: 12
    fiquei assustada com o HDL o que devo fazer?

    grata pela ajuda

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Teresa,
    antes de mais nada leve esse resultado para o seu médico. Enquanto isso, reduza a ingestão de gordura saturada e trans. Pratique exercícios físicos regularmente e procure emagrecer.

  • Anonymous

    Olá! Dr.
    Meu nome é Jéferson, tenho 28 anos, 1,81 m, 70 Kg.
    Há uma semana atrás fiz alguns exames que deram os seguintes resultados:
    Colesterol: 320 mg/dl
    Triglicérides: 75 mg/dl
    Leucócitos: 3,600
    Plaquetas: 120.000

    As minhas dúvidas são:

    1) Com o colesterol: 320 mg/dl já se pode ter placas de ateroma nos vasos sanguíneos? Se sim, quais os exames que podem ser feitos para detectar essas placas?
    2) E o fato dos leucócitos e plaquetas estarem abaixo do normal é devido ao colesterol alto? Sendo uma maneira do próprio organismo evitar as placas de ateroma, já que são formadas em decorrência dos leucócitos e plaquetas.
    3) E às vezes apresento a urina de cor esbranquiçada, isso pode ser devido ao colesterol elevado?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Jéferson,
    1. as placas dependem de 2 fatores, valor do colesterol e tempo de colesterol alto. Vc com 28 anos não deve ainda ter placas significativas, a não ser que tenha este colesterol elevado desde o inicio da adolescência
    2. Não.
    3. Vá a um médico para fazer um exame de urina e saber por que sua urina está esbranquiçada. Não deve ser do colesterol, não, porém, só uma análise para comprovar.

  • Anonymous

    gosto desses sites sobre esses tipos de doenças.

  • Carlos Fichter

    Olá doutor, boa noite. Meu nome é Carlos e não vou perguntar nada. Apenas vou utilizar este espaço para parabenizá-lo pela iniciativa de esclarecer as pessoas nas questões mais pertinentes de suas vidas: a sua própria saúde. Que Deus lhe dê em dobro.

    Abraços.

  • Anonymous

    Olá doutor

    qual a diferença entre LDL calculado e LDL dosado?

    LDL CALCULADO 168
    LDL DOSADO 142

    AGUARDO
    RENATO

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Renato, o LDL calculado é obtido a partir do cálculo: Colesterol total – HDL – VLDL.

    O LDL dosado é diretamente dosado no sangue.

    A diferença de resultado se dá por existir ainda um outro tipo de colesterol, o IDL que não costuma ser dosado. Quando calculamos o LDL estamos na verdade calculando o LDL + IDL pois a fórmula correta é: colesterol total = HDL + LDL + IDL + VLDL.

    O LDL calculado acaba sendo melhor pois ele inclui o IDL que também é um colesterol ruim. Você tem 142 de HDL e 26 de IDL o que dá um LDL calculado de 168

  • Anonymous

    Dr.,parabéns pelo site ! A sua atenção e iniciativa merecem todo o reconhecimento.

  • Melissa

    Olá, doutor!
    Minha dúvida é a seguinte:

    Se o HDL da pessoa for alto (ex:98), isso é considerado bom. Ok. Se o LDL dessa pessoa estiver no desejável e os triglicerídios idem, o colesterol total, essa soma, pode resultar em um número alto em função do HDL alto – ex: colesterol total 235.

    Nesses casos esse número do colesterol total representa um risco também?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Melissa,
    não. Hoje já não se valoriza mais o colesterol total, apenas suas frações individualmente. Neste caso que você cita, a pessoa apresenta baixo risco para aterosclerose

  • Melissa

    Dr. Pedro, muito obrigada pelo esclarecimento!
    Parabéns por esse espaço!
    Desejo um ótimo Natal e Ano Novo! E claro, saúde sempre!

  • Anonymous

    Ah, e Dr Pedro Pinheiro,
    eu como tinha dito antes, sou um pouco acima do peso, mas minha Obesidade é do tipo PÊRA tá?!
    E meu Percentual de Gordura Cóporal (PGC) é de 23% pois está no índice normal pra uma mulher, pois tenho 17 quilos de gordura, e 56 de massa magra.
    < agora vou desabafar um pouco >
    Sabe Doutor.., o que mais me irrita é aquele preconceito, de que só porque a pessoa tá acima do peso, isso vai significar que ela come demais, que ela não tem saúde… na minha opinião: não importa muito o peso da pessoa, o que importa é a sua saúde, isso sim! Do que adianta a pessoa ser magra demais, estar no tão falado “Peso Ideal”, se ela tem elevados índices de colesterol, gordura e açúcares?! Isso me irrita muito… >:-/

    Obrigada novamente e Feliz Ano Novo!!! :D
    Ass.: Mª Juliana N. Lima

  • Anonymous

    Doutor, estou muito preocupado com a minha mãe. O colesterol total dela caiu,em dez meses, de 206 para 125 e o ldl de 139 para 70. Durante o período, ela não tomou remédios, apenas fez uma dieta um pouco severa. Lí, na internet, algumas associações de colesterol baixo e câncer. O que devo fazer? Tenho motivos para estar tão preocupado?
    Obrigado. Aguardo resposta.
    Odilon Macedo.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Odilon
    Isso é motivo para comemorar e não para se preocupar. Não tem por que pensar em câncer apenas pela queda do colesterol em uma pessoa que fez dieta.

  • Anonymous

    Obrigado Dr. Pedro, ficarei mais tranquilo.
    Odilon

  • Anonymous

    Parabéns, muito bem explicado.
    Obrigado pelas informações.

  • Anonymous

    Adorei as informações sobre colesterol. Sempre ouvia falar em colesterol bom e ruim, mas continuava sem entender. Vou passar adiante estas informações. Agora eu posso dizer que entendo de colesterol e posso me cuidar mais.

    Grata.

  • Anonymous

    Olá Dr. Pedro, gostei muito do seu blog. Sou Farmacêutica-bioquímica e sempre procuro estar aprendendo mais para que eu possa ajudar meus clientes a se cuidarem e levar até eles alguma informação que o ajude. Estava lendo alguns comentários e gostei muito da resposta que deu a um rapaz que pediu bibliografia. Adorei a resposta. Mas o senhor está de parabéns pelas informações porque não só ajuda os leigos, como refresca a memória dos profissionais da área. Grande abraço. Viviane. Eu vou enviar como anônimo porque não estou conseguindo de outra forma. Me desculpe.

  • Anonymous

    esse sit me ajudou bastante,
    eu sou aluna do primeiro colegial
    federal e me ajudou muito no meu trabalho
    obrigado porque alem de ajudar-me no trabalho
    foi otimos concelhos para minha saude;
    bjs =D

  • http://www.digitei.com/ Digitei

    Excelente artigo, muito elucidativo.

  • Diana

    Excelente blog, super organizado e didático. Linguagem simples e clara, tudo o que eu precisava para o meu trabalho escolar. Pesquisando aqui eu não só tiro boas notas como também aprendo de verdade. Muito obrigada pelas postagens, e por acaso encontrei até a bibliografia =D graças à um desafortunado que desafiou a autenticidade do Dr. Pedro.
    Moro no Brasil tenho 15 e anos e me chamo Diana, congratulo o dr. pelo seu super blog! :)

  • reginalda

    Senhor Magno porque vc desafiou o doutor Pedro ? vc quis chamar a ateção dele ? se foi isso parabens por ter coseguido , agora como disse o doutor educação não faz mau a ninguem , quanto a vc é um leigo querende se aparecer em meio a um multidão de duas pessoas que não tem conteúdo e nem objetivo de vida e que não contribui em nada para o crescimento e o desenvolvimento do nosso país , quanto ao doutor ele tá fazendo um trabalho muito lindo no BLOG dele mas em momento algum percebi que ele o medicou alguem ele apenas orienta as pessoas .. quanto a vc vá procurar um bom livro para ler para que quando vc entre num BLOG tão sério quanto este vc tenha um bom discurso, pois descusos vazios como o seu o congresso nacional tá cheio !háaaaaa doutor Pedro tenha um bom dia !!Maria Reginalda

  • Ilma Santos

    Olá Dr.
    Acabo de fazer exames e fiquei muito preocupada com os índices de meu colesterol,tenho histórico familiar de doenças coronarianas, pai, mãe, tia, tio. Quando vou ao médico, todos me alertam para o risco que estou correndo, caso não melhore minha alimentação e o peso. Este blog foi imprescíndivel na minha determinação.Miuto obrigado. Ilma / Ilhéus/Ba

  • luciano ferreira

    Parabens!!Dr Pedro Saraiva
    Pelo relevante serviço prestado a comunidade de um modo geral.
    Não pare com esse trabalho nunca,esse Magno Martins é ridiculo não merece nen comentarios.

    sem mais obrigado

  • Anonymous

    Dr. Saraiva, muito obrigado por compartilhar o conhecimento de forma didatica. Terei mais qualidade de vida a partir de agora. Tudo de bom.

  • ANDRADE

    boa tarde Dr fiquei maravilhado com suas informações aprendi muita coisa por getelesa o que faço para que o HDL melhore pois o meu exame colesterol tota 158 hdl 25 ldl 101 triglicerideos 160 glicose 72 tenho 31 anos o que o senhr me aconselharia por genteleza

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @ANDRADE
    Exercícios físicos e dieta com pouca gordura saturada e mais gordura insaturada.

  • Sandra Lúcia

    Dr obrigada pelas preciosas explicações, estou satisfeita, já até imprimi,será com certeza de grande serventia, faço parte da ginastica da terceira idade, nem tds tem net em casa, vou passar para minhas amigas,entendi td direitinho, sempre fiz exames anuais mas os médicos não explicava. muito obrigada,o sr está sendo um anjo na terra. abrs Sandra Lúcia

  • http://www.blogger.com/profile/03655033949684351345 patricia miranda madeira e biscuit

    bom em primeiro lugar o sr não ideia do quanto me ajudou nesse texto pois tenho a alguns anos um triglicerides elevado hoje esta em 345 mas ja chegou em 540…hoje estou com 29 anos
    minha infancia e adolescencia tinha um complexo muito grande de ser muito magra e então tomava tudo que me dissesem que engordava, uma vez fui na minha ginecologista pedir um medicamento para engordar, e ela quase me expulsou do consultorio ( sabia profisional) mas claro dei um jeito e consegui com outro “medico” o cobavital era pra tomar apenas uma caixa tomei durante dois anos direto, ai comia igual loca, passava mal principalmente com enxaqueca e desmaios, sonolencia e mal humor terrivel, ( cheguei a dormir no trabalho) e a frequencia dos mal estar era quase que diario, e nada de engordar, parei de tomar o medicamento e em um ano ganhei 10 kilos e o triglicerides em 540 isso aos 23 anos…fui a mesma medica que quase me expulsou do consultorio e ela se lembrou…mais ai ela disse dessa vez não vou te mandar embora por que vc ta seriamente doente e pode ate ter um infarto na minha frente…..mas desde então tenho tentado controlar o triglicerides e ele meio que se mantem na casa dos 300…mas a dieta…faço caminhadas em algumas epocas, mas hoje peguei o exame que deu
    colesterol total 184
    hdl 38
    ldl 67
    vldl 79
    indice casteli para colesterol total hdl 4,84 e para ldl/hdl 1,76
    fiquei meio perdida ate ler seu texto….amanha vou tirar o tenis da caixa e me matricular numa academia
    obrigada por se dispor a nos passar um pouco de sua sabedoria afinal não é pra qualquer medico ter uma preocupação com a vida não importa onde ela esteja
    * e a respeito do doutorzinho ali em cima…sera que ele passa pra alguem seu conhecimento? ou o fato dele procurar um blog deve ser por que procura informaçoes que não cabe a ele?
    bom independente disso…parabens por passar informaçoes presiosas ate pra outros doutores kkkkkkkkk
    ate mais

  • patricia miranda madeira e biscuit

    bom em primeiro lugar o sr não ideia do quanto me ajudou nesse texto pois tenho a alguns anos um triglicerides elevado hoje esta em 345 mas ja chegou em 540…hoje estou com 29 anos
    minha infancia e adolescencia tinha um complexo muito grande de ser muito magra e então tomava tudo que me dissesem que engordava, uma vez fui na minha ginecologista pedir um medicamento para engordar, e ela quase me expulsou do consultorio ( sabia profisional) mas claro dei um jeito e consegui com outro “medico” o cobavital era pra tomar apenas uma caixa tomei durante dois anos direto, ai comia igual loca, passava mal principalmente com enxaqueca e desmaios, sonolencia e mal humor terrivel, ( cheguei a dormir no trabalho) e a frequencia dos mal estar era quase que diario, e nada de engordar, parei de tomar o medicamento e em um ano ganhei 10 kilos e o triglicerides em 540 isso aos 23 anos…fui a mesma medica que quase me expulsou do consultorio e ela se lembrou…mais ai ela disse dessa vez não vou te mandar embora por que vc ta seriamente doente e pode ate ter um infarto na minha frente…..mas desde então tenho tentado controlar o triglicerides e ele meio que se mantem na casa dos 300…mas a dieta…faço caminhadas em algumas epocas, mas hoje peguei o exame que deu
    colesterol total 184
    hdl 38
    ldl 67
    vldl 79
    indice casteli para colesterol total hdl 4,84 e para ldl/hdl 1,76
    fiquei meio perdida ate ler seu texto….amanha vou tirar o tenis da caixa e me matricular numa academia
    obrigada por se dispor a nos passar um pouco de sua sabedoria afinal não é pra qualquer medico ter uma preocupação com a vida não importa onde ela esteja
    * e a respeito do doutorzinho ali em cima…sera que ele passa pra alguem seu conhecimento? ou o fato dele procurar um blog deve ser por que procura informaçoes que não cabe a ele?
    bom independente disso…parabens por passar informaçoes presiosas ate pra outros doutores kkkkkkkkk
    ate mais

  • patricia miranda madeira e biscuit

    bom em primeiro lugar o sr não ideia do quanto me ajudou nesse texto pois tenho a alguns anos um triglicerides elevado hoje esta em 345 mas ja chegou em 540…hoje estou com 29 anos
    minha infancia e adolescencia tinha um complexo muito grande de ser muito magra e então tomava tudo que me dissesem que engordava, uma vez fui na minha ginecologista pedir um medicamento para engordar, e ela quase me expulsou do consultorio ( sabia profisional) mas claro dei um jeito e consegui com outro “medico” o cobavital era pra tomar apenas uma caixa tomei durante dois anos direto, ai comia igual loca, passava mal principalmente com enxaqueca e desmaios, sonolencia e mal humor terrivel, ( cheguei a dormir no trabalho) e a frequencia dos mal estar era quase que diario, e nada de engordar, parei de tomar o medicamento e em um ano ganhei 10 kilos e o triglicerides em 540 isso aos 23 anos…fui a mesma medica que quase me expulsou do consultorio e ela se lembrou…mais ai ela disse dessa vez não vou te mandar embora por que vc ta seriamente doente e pode ate ter um infarto na minha frente…..mas desde então tenho tentado controlar o triglicerides e ele meio que se mantem na casa dos 300…mas a dieta…faço caminhadas em algumas epocas, mas hoje peguei o exame que deu
    colesterol total 184
    hdl 38
    ldl 67
    vldl 79
    indice casteli para colesterol total hdl 4,84 e para ldl/hdl 1,76
    fiquei meio perdida ate ler seu texto….amanha vou tirar o tenis da caixa e me matricular numa academia
    obrigada por se dispor a nos passar um pouco de sua sabedoria afinal não é pra qualquer medico ter uma preocupação com a vida não importa onde ela esteja
    * e a respeito do doutorzinho ali em cima…sera que ele passa pra alguem seu conhecimento? ou o fato dele procurar um blog deve ser por que procura informaçoes que não cabe a ele?
    bom independente disso…parabens por passar informaçoes presiosas ate pra outros doutores kkkkkkkkk
    ate mais

  • http://www.blogger.com/profile/03655033949684351345 patricia miranda madeira e biscuit

    bom em primeiro lugar o sr não ideia do quanto me ajudou nesse texto pois tenho a alguns anos um triglicerides elevado hoje esta em 345 mas ja chegou em 540…hoje estou com 29 anos
    minha infancia e adolescencia tinha um complexo muito grande de ser muito magra e então tomava tudo que me dissesem que engordava, uma vez fui na minha ginecologista pedir um medicamento para engordar, e ela quase me expulsou do consultorio ( sabia profisional) mas claro dei um jeito e consegui com outro “medico” o cobavital era pra tomar apenas uma caixa tomei durante dois anos direto, ai comia igual loca, passava mal principalmente com enxaqueca e desmaios, sonolencia e mal humor terrivel, ( cheguei a dormir no trabalho) e a frequencia dos mal estar era quase que diario, e nada de engordar, parei de tomar o medicamento e em um ano ganhei 10 kilos e o triglicerides em 540 isso aos 23 anos…fui a mesma medica que quase me expulsou do consultorio e ela se lembrou…mais ai ela disse dessa vez não vou te mandar embora por que vc ta seriamente doente e pode ate ter um infarto na minha frente…..mas desde então tenho tentado controlar o triglicerides e ele meio que se mantem na casa dos 300…mas a dieta…faço caminhadas em algumas epocas, mas hoje peguei o exame que deu
    colesterol total 184
    hdl 38
    ldl 67
    vldl 79
    indice casteli para colesterol total hdl 4,84 e para ldl/hdl 1,76
    fiquei meio perdida ate ler seu texto….amanha vou tirar o tenis da caixa e me matricular numa academia
    obrigada por se dispor a nos passar um pouco de sua sabedoria afinal não é pra qualquer medico ter uma preocupação com a vida não importa onde ela esteja
    * e a respeito do doutorzinho ali em cima…sera que ele passa pra alguem seu conhecimento? ou o fato dele procurar um blog deve ser por que procura informaçoes que não cabe a ele?
    bom independente disso…parabens por passar informaçoes presiosas ate pra outros doutores kkkkkkkkk
    ate mais

  • http://www.blogger.com/profile/03655033949684351345 patricia miranda madeira e biscuit

    bom em primeiro lugar o sr não ideia do quanto me ajudou nesse texto pois tenho a alguns anos um triglicerides elevado hoje esta em 345 mas ja chegou em 540…hoje estou com 29 anos
    minha infancia e adolescencia tinha um complexo muito grande de ser muito magra e então tomava tudo que me dissesem que engordava, uma vez fui na minha ginecologista pedir um medicamento para engordar, e ela quase me expulsou do consultorio ( sabia profisional) mas claro dei um jeito e consegui com outro “medico” o cobavital era pra tomar apenas uma caixa tomei durante dois anos direto, ai comia igual loca, passava mal principalmente com enxaqueca e desmaios, sonolencia e mal humor terrivel, ( cheguei a dormir no trabalho) e a frequencia dos mal estar era quase que diario, e nada de engordar, parei de tomar o medicamento e em um ano ganhei 10 kilos e o triglicerides em 540 isso aos 23 anos…fui a mesma medica que quase me expulsou do consultorio e ela se lembrou…mais ai ela disse dessa vez não vou te mandar embora por que vc ta seriamente doente e pode ate ter um infarto na minha frente…..mas desde então tenho tentado controlar o triglicerides e ele meio que se mantem na casa dos 300…mas a dieta…faço caminhadas em algumas epocas, mas hoje peguei o exame que deu
    colesterol total 184
    hdl 38
    ldl 67
    vldl 79
    indice casteli para colesterol total hdl 4,84 e para ldl/hdl 1,76
    fiquei meio perdida ate ler seu texto….amanha vou tirar o tenis da caixa e me matricular numa academia
    obrigada por se dispor a nos passar um pouco de sua sabedoria afinal não é pra qualquer medico ter uma preocupação com a vida não importa onde ela esteja
    * e a respeito do doutorzinho ali em cima…sera que ele passa pra alguem seu conhecimento? ou o fato dele procurar um blog deve ser por que procura informaçoes que não cabe a ele?
    bom independente disso…parabens por passar informaçoes presiosas ate pra outros doutores kkkkkkkkk
    ate mais

  • patricia miranda madeira e biscuit

    bom em primeiro lugar o sr não ideia do quanto me ajudou nesse texto pois tenho a alguns anos um triglicerides elevado hoje esta em 345 mas ja chegou em 540…hoje estou com 29 anos
    minha infancia e adolescencia tinha um complexo muito grande de ser muito magra e então tomava tudo que me dissesem que engordava, uma vez fui na minha ginecologista pedir um medicamento para engordar, e ela quase me expulsou do consultorio ( sabia profisional) mas claro dei um jeito e consegui com outro “medico” o cobavital era pra tomar apenas uma caixa tomei durante dois anos direto, ai comia igual loca, passava mal principalmente com enxaqueca e desmaios, sonolencia e mal humor terrivel, ( cheguei a dormir no trabalho) e a frequencia dos mal estar era quase que diario, e nada de engordar, parei de tomar o medicamento e em um ano ganhei 10 kilos e o triglicerides em 540 isso aos 23 anos…fui a mesma medica que quase me expulsou do consultorio e ela se lembrou…mais ai ela disse dessa vez não vou te mandar embora por que vc ta seriamente doente e pode ate ter um infarto na minha frente…..mas desde então tenho tentado controlar o triglicerides e ele meio que se mantem na casa dos 300…mas a dieta…faço caminhadas em algumas epocas, mas hoje peguei o exame que deu
    colesterol total 184
    hdl 38
    ldl 67
    vldl 79
    indice casteli para colesterol total hdl 4,84 e para ldl/hdl 1,76
    fiquei meio perdida ate ler seu texto….amanha vou tirar o tenis da caixa e me matricular numa academia
    obrigada por se dispor a nos passar um pouco de sua sabedoria afinal não é pra qualquer medico ter uma preocupação com a vida não importa onde ela esteja
    * e a respeito do doutorzinho ali em cima…sera que ele passa pra alguem seu conhecimento? ou o fato dele procurar um blog deve ser por que procura informaçoes que não cabe a ele?
    bom independente disso…parabens por passar informaçoes presiosas ate pra outros doutores kkkkkkkkk
    ate mais

  • patricia miranda madeira e biscuit

    bom em primeiro lugar o sr não ideia do quanto me ajudou nesse texto pois tenho a alguns anos um triglicerides elevado hoje esta em 345 mas ja chegou em 540…hoje estou com 29 anos
    minha infancia e adolescencia tinha um complexo muito grande de ser muito magra e então tomava tudo que me dissesem que engordava, uma vez fui na minha ginecologista pedir um medicamento para engordar, e ela quase me expulsou do consultorio ( sabia profisional) mas claro dei um jeito e consegui com outro “medico” o cobavital era pra tomar apenas uma caixa tomei durante dois anos direto, ai comia igual loca, passava mal principalmente com enxaqueca e desmaios, sonolencia e mal humor terrivel, ( cheguei a dormir no trabalho) e a frequencia dos mal estar era quase que diario, e nada de engordar, parei de tomar o medicamento e em um ano ganhei 10 kilos e o triglicerides em 540 isso aos 23 anos…fui a mesma medica que quase me expulsou do consultorio e ela se lembrou…mais ai ela disse dessa vez não vou te mandar embora por que vc ta seriamente doente e pode ate ter um infarto na minha frente…..mas desde então tenho tentado controlar o triglicerides e ele meio que se mantem na casa dos 300…mas a dieta…faço caminhadas em algumas epocas, mas hoje peguei o exame que deu
    colesterol total 184
    hdl 38
    ldl 67
    vldl 79
    indice casteli para colesterol total hdl 4,84 e para ldl/hdl 1,76
    fiquei meio perdida ate ler seu texto….amanha vou tirar o tenis da caixa e me matricular numa academia
    obrigada por se dispor a nos passar um pouco de sua sabedoria afinal não é pra qualquer medico ter uma preocupação com a vida não importa onde ela esteja
    * e a respeito do doutorzinho ali em cima…sera que ele passa pra alguem seu conhecimento? ou o fato dele procurar um blog deve ser por que procura informaçoes que não cabe a ele?
    bom independente disso…parabens por passar informaçoes presiosas ate pra outros doutores kkkkkkkkk
    ate mais

  • thiago

    Olá Boa tarde! Primeiramente quero prestigia-lo pela resposta educada e ao mesmo tempo “esporro” dado a um fulano de tal que nem merece ser mencionado à respeito de um comentario impertinente falando que esse conteudo era lixo eletronico. kkk
    Bom vamos ao que interessa. Achei de muita importancia esse blog com uma linguagem tao facil de ser entendida e simplesmente venho atraves deste parabeniza-lo pela dedicaçao que tem com seus leitores. Sou ainda um simples estudante de Educaçao física e são pessoas como você que nos estimulam a suguir essa linhagem de uma vida saudavel. Espero um dia poder escrever algo importante e de muita competencia como esse texto acima. Obrigado!

  • Anonymous

    Olá Dr.Pedro. Obrigada pela dedicação em manter o blog! Saiba que ele é excelente ! Parabéns!

  • iolinda

    Ola doutor adorei a explicaçao que o senhor deu sobre colesterol tirou todas as minhas duvidas ate sobre os remedios que os medicos receitam pra os pacientes,entendi porque o que o medico me passou e muito caro e sei que tem outros similares que podem custar menos,obrigado continue assim.

  • veronica

    oi boa noite meu nome é verônica tem 35 anos tenho arretimia arre timia ventricular eu queria saber se posso ter complicação futuras com o LDL de162mg e colesterol de 229mg obrigado e tenha um feliz ano novo tudo de bom pra você e sua família . veu_32_@hotmail.com

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Esse LDL está alto. Procure um médico para ele decidir sobre o melhor tratamento.

  • Valdemar

    Olá doutor, meu nome é Valdemar, tenho 43 anos , recebi meus exames hoje, o meu triglicerídeos está em 408 mg/dl, o colesterol total em 300 mg/dl, colesterol HDL 37 mg/dl. Sinto falta de ar, dores de cabeça, e quando vou fazer caminhada sinto dores no peito. O meu medico esta viajando e só volta daqui 15 dias, devo procurar logo por outro médico ou posso esperar ele voltar ?    Obrigado

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    15 dias não vão mudar nada. Mas uma boa dieta e atividade física com orientação profissional você já pode começar a fazer.

    • Claudio Melo

      Ele não disse qual a sua pressão arterial, que pode estar elevadíssima. Nesse caso exercícios físicos não podem ser arriscados? Não seria melhor fazer um eletrocardiograma?

      • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

        Por isso que eu escrevi COM ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

        • Claudio Melo

          Claro Dr. Pedro. Com orientação profissional. O caso dele estava muito parecido com o meu no mês passado, quando minha pressão foi a 23×11, por isso quis alertar, mas agora percebi sua observação. Parabéns pelas suas orientações, que são de muita valia. Obrigado.

  • cristiane lopes

    oi dr tenho 33 anos malho , mais tenho hipo meu hdl está em41 ldl 135 vldl em11 com a sua explicação entendi que eu estou bem … muito obrigada!

  • cristiane lopes

    adorei seu artigo estava confusa mais entendi o que esta acontecendo com o meu corpo..

  • Gelthon

    elthon betim mg
    Doutor li sua materia com atencao e fiz a um mes atras exames e o meu colesterol esta da seguintes forma: HDL 31 / VLDL = 40 / LDL = 147 ? TOTAL = 218, tenho 44 anos, gostaria de sua analise e se preciso de atencao no meu caso, gostaria que me responde por favor no meu email gelthon@yahoo.com.br, estou sentindo minhas pernas com muito calor, no aguardo desde ja agradeco. abracos.

  • andre

    doutor fiz exame de sangue a um mes a tras e o colesterol foi de 163 fiz o teste ergometrico e disse dislipidemia sim como pode 

  • Enoi Martins

    As informações são ótimas, esclarecedoras, com exemplos, de maneira clara fácil de entender, é xou de bola. Obrigado.