COLESTEROL HDL, COLESTEROL LDL E TRIGLICERÍDEOS

Há colesterol bom e há colesterol ruim. Descubra por que é bom ter HDL alto, mas o LDL deve ser baixo.

Colesterol comida

O colesterol é um assunto que muita gente já ouviu falar, mas poucos são aqueles realmente estão esclarecidos sobre o tema. Quem nunca ouviu falar sobre os termos: colesterol bom, colesterol ruim, colesterol alto, colesterol baixo, HDL, LDL, VLDL e triglicerídeos?

Somos bombardeados diariamente com informações de todo o tipo sobre o colesterol. Siglas que não fazem sentido e valores são frequentemente atirados sobre os pacientes, sem que esse receba o mínimo de orientação para poder aproveitar tanta informação disponível.

PUBLICIDADE - PUBLICIDAD

O objetivo deste texto é exatamente descomplicar o tema colesterol. Vamos explicar de forma simples, porém completa, as principais informações que você deve ter para finalmente entender o que é o colesterol e a aterosclerose.

Neste texto, vamos abordar as seguintes pontos:

  • O que é o colesterol?
  • O que é aterosclerose?
  • O que é dislipidemia?
  • Quais são os tipos de colesterol que existem?
  • Qual é o colesterol bom?
  • Qual é o colesterol ruim?
  • Quais são as consequências de um colesterol alto?
  • Quais são os sintomas do colesterol alto?
  • Ter colesterol HDL alto é prejudicial à saúde?
  • Qual é o melhor tratamento para o colesterol alto?

Depois da leitura deste texto, não deixe de ler também nosso texto sobre colesterol e dieta:  DIETA PARA BAIXAR O COLESTEROL.

O que é o colesterol?

Muito se ouve falar sobre o colesterol bom e ruim, mas pouco se explica sobre o seu real significado.

O colesterol é uma substância gordurosa encontrada em todas as células no nosso corpo. Ele é essencial para a formação das membranas das nossas células, para a síntese de hormônios, como a testosterona, estrogênio, cortisol e outros, para a produção da bile, para digestão de alimentos gordurosos, para formação da mielina (uma bainha que cobre os nervos), para metabolização de algumas vitaminas (A, D, E e K), etc.

O colesterol do nosso organismo tem duas origens:
a) endógena – o colesterol é produzido pelo nosso próprio corpo, principalmente pelo fígado.
b) exógena – o colesterol também pode ser é adquirido através dos alimentos.

Tipos de colesterol

Como se trata de uma substância gordurosa, o colesterol não se dissolve no sangue, da mesma forma que gotas de óleo não se dissolvem na água. Portanto, para viajar através da corrente sanguínea e alcançar os tecidos periféricos, o colesterol precisa de um transportador. Essa função cabe às lipoproteínas que são produzidas no fígado. As principais são:

VLDL (Very low-density lipoprotein)
LDL (Low-density lipoprotein)
HDL ( High-density lipoprotein)

PUBLICIDADE - PUBLICIDAD

O LDL transporta colesterol e um pouco de triglicerídeos do sangue para os tecidos. O VLDL transporta triglicerídeos e um pouco de colesterol. O HDL é um transportador diferente, ele faz o caminho inverso, tira colesterol dos tecidos e devolve para o fígado que vai excretá-lo nos intestinos.

Enquanto o LDL e o VLDL levam colesterol para as células e facilitam a deposição de gordura nos vasos, o HDL faz o inverso, promove a retirada do excesso de colesterol, inclusive das placas arteriais. Por isso, denominamos o HDL como colesterol bom e o VLDL e o LDL como colesterol ruim.

A produção das lipoproteínas é regulada pelos níveis de colesterol. Colesterol derivado de gorduras saturadas e gordura trans favorecem a produção de LDL, enquanto que o consumo de gorduras insaturadas, encontrada no azeite, peixes e amêndoas, por exemplo, promovem a produção do HDL.

Portanto, ao dosarmos os valores das lipoproteínas transportadoras LDL, VLDL e HDL temos uma avaliação indireta da quantidade e da qualidade do colesterol que circula em nosso sangue. Por isso, o lipidograma, exame usado para dosar as lipoproteínas, é usado para avaliarmos os níveis de colesterol sanguíneos.

O que é o Colesterol IDL?

O IDL (Intermediatelow-density lipoprotein) é um tipo de colesterol semelhante ao LDL. Como tem efeitos semelhantes, ele não é normalmente dosado individualmente, mas sim junto com o LDL. Portanto, quando recebemos o valor do LDL, habitualmente estamos falando do valor de LDL + IDL.

O que é aterosclerose?

Elevadas concentrações de VLDL e o LDL estão associados à deposição de gordura na parede dos vasos sanguíneos, levando à formação de placas de colesterol. Quando nosso corpo tem mais colesterol do que precisa, as moléculas de LDL ficam circulando no sangue à procura de algum tecido que esteja precisando de colesterol para o seu funcionamento. Se este colesterol não for entregue a nenhum tecido, a molécula de LDL acaba se depositando dentro da parede dos vasos sanguíneos, acumulando gordura no mesmos. Este processo é chamado de aterosclerose

ateroscleroseVeja na ilustração ao lado como essas placas de gordura ocupam espaço e diminuem o diâmetro da luz dos vasos (chamamos de luz a parte oca de dentro dos vasos por onde passa o sangue). A aterosclerose também causa lesão direta na parede, diminuindo a elasticidade das artérias, tornando-as mais duras.

O depósito de gordura e a lesão da parede dos vasos favorecem a obstrução do fluxo de sangue e a redução do aporte de oxigênio e nutrientes aos tecidos. Quando os vasos acometidos pelas placas de colesterol são as artérias coronárias (artérias do coração), o resultado final pode ser o infarto cardíaco (leia: INFARTO DO MIOCÁRDIO – Causas e prevenção); quando são acometidos vasos cerebrais, o paciente pode evoluir com um AVC (leia: ENTENDA O AVC – ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL).

Dislipidemia

O aumento dos níveis de colesterol é chamado de dislipidemia. Durante muito tempo os médicos avaliaram o grau de dislipidemia através dos valores do colesterol total, que nada mais é do que a soma dos níveis sanguíneos de HDL + LDL + VLDL. Porém, como acabamos de explicar, há o colesterol ruim e o colesterol bom, o que torna pouca eficiente a avaliação conjunta deles. Atualmente o colesterol total é menos valorizado do que os níveis individuais de HDL e LDL.

PUBLICIDADE - PUBLICIDAD

Veja esses exemplos:
Paciente 1 – LDL 150, HDL 20 e VLDL 20 = colesterol total de 190
Paciente 2 – LDL 100, HDL 65 e VLDL 25 = colesterol total de 190

Pelo que foi explicado até agora, não há dúvidas que o paciente 1 apresenta mais riscos de aterosclerose que o paciente 2, apesar de terem o mesmo nível de colesterol total. O exemplo acima explica o porquê do colesterol total não ser o melhor parâmetro para avaliar a dislipidemia.

Valores de colesterol HDL e colesterol LDL

Como a dislipidemia é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, a medicina tem tentado estabelecer, através de estudos, quais são os níveis ideais de colesterol HDL e LDL. Atualmente classificamos o colesterol da seguinte maneira:

LDL
Menor que 100 mg/dL – Ótimo
Entre 101 e 130 mg/dL – Normal
Entre 131 e 160 mg/dL – Normal/alto
Entre 161 e 190 mg/dL – Alto
Maior que 190 mg/dL – Muito alto

HDL
Menor que 40 mg/dL – Baixo (ruim)
Entre 41 e 60 mg/dL – Normal
Maior que 60 mg/dL – Alto (ótimo)

O que fazer quando o colesterol está alto?

Uma dieta rica em gorduras insaturadas e pobres em gorduras saturadas está indicada para todas as pessoas, independente do valor do seu colesterol. Porém se você tem dislipidemia, seguir esta dieta é ainda mais importante.

Entretanto, nem sempre a sozinha resolve o problema do colesterol alto, isto porque o aumento do colesterol LDL está relacionado a fatores genéticos e alimentares. 75% do nosso colesterol é de origem endógena (produzido pelo fígado) e apenas 25% vem da alimentação. Logo, se os valores do LDL forem muito elevados, somente a dieta não será suficiente para normalizar os valores do colesterol ruim. Falamos um pouco mais sobre a dieta para quem tem colesterol alto neste link: DIETA PARA BAIXAR O COLESTEROL.

Exercícios físicos ajudam a elevar o HDL e a diminuir o LDL, sendo outra opção para o controle da dislipidemia. Porém, assim como na dieta, a redução também não é grande. A dieta e os exercícios físicos são suficientes para aqueles pacientes com LDL até 160 mg/dl. Este é o grupo que pode conseguir bons resultados sem ter que recorrer a medicamentos.

A decisão de quando começar os remédios depende não só dos valores de LDL e HDL , mas também da presença de outros fatores de risco para doença cardiovascular, nomeadamente:

– Tabagismo (leia: COMO E PORQUE PARAR DE FUMAR CIGARRO).
– Hipertensão (leia: HIPERTENSÃO ARTERIAL (PRESSÃO ALTA)).
– Diabetes (leia: SINTOMAS DO DIABETES MELLITUS).
– Insuficiência renal crônica (leia: INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA ).
– Obesidade e Síndrome metabólica (leia: OBESIDADE E SÍNDROME METABÓLICA).
– Idade maior que 45 anos.

Quanto mais fatores de risco você tiver, mais baixo deve ser seu colesterol. Grosso modo, podemos resumir da seguinte maneira os alvos:

Paciente com apenas um fator de risco – Colesterol LDL deve ser menor que 160 mg/dL.
Paciente com dois ou mais fatores de risco – Colesterol LDL deve ser menor que 130 mg/dL.
Pacientes com alto risco cardiovascular, principalmente se tiver tido um infarto ou AVC – Colesterol LDL deve ser menor que 100 mg/dL.

Desde 2013, porém, existem novos consensos sobre o tratamento do colesterol alto, que já não dão tanta relevância aos valores de LDL. Em vez de focar num valor alvo de LDL, o tratamento é indicado nos pacientes com risco cardiovascular elevado, mesmo que os valores do LDL não sejam muito elevados. Explicamos em detalhes a nova forma de tratar a dislipidemia no seguinte artigo: Preciso Tomar Remédios Para Baixar o Colesterol?

HDL alto é prejudicial?

Não, pelo contrário. Algumas pessoas, normalmente mulheres, têm HDL muito elevados, às vezes acima de 100 mg/dL. Isso não indica qualquer doença. Na verdade, são pessoas afortunadas pois apresentam baixo risco de doença cardíaca, principalmente se o LDL for baixo.

Portanto, ter HDL alto é bom, pois esta é uma forma de colesterol que nos protege contra a aterosclerose.

O que é colesterol não-HDL?

Colesterol não-HDL é a soma de todos os tipos de colesterol considerados ruins: IDL+LDL+VLDL. Supõe-se que o colesterol não-HDL seja um marcador mais sensível de risco de aterosclerose do que o LDL isoladamente.

Valores do colesterol não-HDL:
Menor que 130 mg/dL – Ótimo
Entre 131 e 160 mg/dL – Normal
Entre 161 e 190 mg/dL – Normal/alto
Entre 191 e 220 mg/dL – Alto
Maior que 220 mg/dL – Muito alto

Quais são os sintomas do colesterol alto?

Nenhum! Colesterol alto não provoca sintomas.

Atenção: colesterol alto não dá cansaço, dor de cabeça, falta de ar, prostração ou qualquer outro sintoma. A dislipidemia é uma doença silenciosa. A única maneira de saber os níveis de colesterol é através do lipidograma.

Triglicerídeos

A hipertrigliceridemia, nome que se dá ao aumento dos triglicerídeos no sangue, também é fator de risco para aterosclerose, principalmente se associados a níveis baixos de HDL.

Os triglicerídeos estão intimamente ligados ao VLDL e seu valor costuma ser 5x maior. Por exemplo, um indivíduo com VLDL de 30 mg/dL, terá níveis de triglicerídeos ao redor de 150 mg/dL.

Os valores normais de triglicerídeos são:

Até 150 mg/dL = normal
Entre 150 e 199 mg/dL = limítrofe
Entre 200 e 500 mg/dL = elevado
Maior que 500 mg/dL= muito elevado

A elevação do colesterol e, principalmente, dos triglicerídeos, estão associados a uma maior incidência de acúmulo de gordura no fígado, chamado de esteatose hepática (leia: O QUE É ESTEATOSE HEPÁTICA?).

Para saber mais detalhes sobre os triglicerídeos, leia: O QUE SÃO OS TRIGLICERÍDEOS?

Medicamentos usados para o tratamento do colesterol alto (dislipidemia)

Todo paciente com colesterol e/ou triglicerídeo elevado deve se submeter à dieta, praticar exercícios físicos regulares e, se estiver acima do peso, emagrecer.

Os medicamentos de escolha para redução do LDL e aumento do HDL são as estatinas, também chamadas de inibidores da enzima HMG-coA reductase (enzima do fígado responsável pela produção de colesterol). As estatinas também agem na redução dos triglicerídeos.

As estatinas mais prescritas são:
– Sinvastatina.
– Atorvastatina.
– Fluvastatina.
– Pravastatina.
– Rosuvastatina.
– Lovastatina.

A rosuvastatina e a atorvastatina são as mais fortes e conseguem reduções do colesterol com menores doses. Porém, estas duas são caras e muitas vezes o paciente consegue controle do seu colesterol com as estatinas mais baratas, não sendo preciso usar as drogas mais potentes.

Os principais efeitos colaterais destes medicamentos são a dor muscular e as câimbras (leia: TUDO SOBRE CÂIMBRAS). Em alguns casos a lesão muscular pode ser séria e indicar a interrupção do tratamento. Hepatite medicamentosa também pode ocorrer (leia: AS DIFERENÇAS ENTRE AS HEPATITES).

Para saber mais sobre as estatinas, leia: ESTATINAS | Remédios para colesterol alto.

Apesar das estatinas agirem nos níveis de triglicerídeos, os fibratos são uma classe com ação mais intensa para esse fim. Os fibratos reduzem os triglicerídeos, mas praticamente não interferem no colesterol LDL.

Os fibratos mais usados são:
– Fenofibrato
– Benzafibrato
– Genfibrozil
– Clofibrato
– Ciprofibrato

A associação entre fibratos e estatinas deve ser feita com cautela, uma vez que há aumento do risco de lesão muscular com o uso concomitante dessas drogas.

Deixe um Comentário

Antes de comentar, leia as REGRAS PARA COMENTÁRIOS.

Seu email não será publicado.

132 Comentários

  1. Erica

    Doutor tenho 17 anos e meu colesterol total tá de 196. Devo preucurar um medico, pois consumo muitas frituras.

    1. Pedro Pinheiro

      Melhore a sua dieta, faça exercícios e repita o exame em 6 meses.

  2. Soraya Gaya

    Aoreiiiiiiiiiii, obrigada, sou estudante de Medicina e os artigos são bem esclarecedores, melhores que os prolixos livros.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Obrigado, Soraya.

  3. maria goreti

    meu colesterol HDL esta 37mg/dl e o LDL esta 163 mg/dl estou com medo por favor ele esta ruim

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O HDL está baixo e o LDL alto.

  4. franciele

    boa tarde o exame do meu namorado de colesterol deu 118 mg/dL é perigoso ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Que tipo de colesterol deu 118?

  5. Jorge Mirisola

    Porque devemos tomar ciprofibrato á noite ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode ser tomado de dia também.

  6. Julio Cesar Carriel

    O uso do CIPROFIBRATO 100 mg em conjunto com outros medicamentos poderia causar impotência sexual?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Impotência não costuma ser um efeito colateral comum do ciprofibrato.

  7. Rafael Bruno da Silva

    Dr. Estou preocupado pois no meu ultimo exame o meu hdl esta em 37 mto abaixo do que deveria. Oq posso fazer para reverter esse quadro

  8. Marcia

    Olá Dr Pedro, fiz a exame essa semana meu HDL deu 90 LDL 102 VDL 27, quero saber se está alto meu coleterol?? Obrigado

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não.

      1. Marcia

        Mesmo que a soma total do colesterol deu acima de 200, no meu caso deu 219.

        1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          A soma não importa. Ela é alta porque o seu colesterol HDL é alto, mas isso é bom.

  9. fabia

    Boa noite Dr. Pedro, meu colesterol HDL 42mg/dl e LDL 177mg/dl e VLDL 24mg/dl e colesterol total 243mg/dl. meu triglicerides 122mg/dl. estou muito preocupada pois não pratico atividades fisicas . no meu caso e grave devo procurar um cadiologista ? Obrigada.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O seu colesterol está alto. Não é urgente, nem é grave, mas procure um cardiologista ou um clínico geral assim que possível para iniciar o tratamento.

  10. Fernandes

    Boa tarde Dr. Pedro, meu colesterol HDL é de 42 mg/dL; Triglicerídeos de 47 mg/dL e Colesterol Total de 189 mg/dL. A minha questão é se sendo o HDL abaixo dos parâmetros se há algum perigo. O que receitaria numa situação destas? Obrigada.

      1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

        É só tratar que isso fica resolvido. Não tem que se estressar.

      2. Fernandes

        Caro Dr. Pedro agradeço a rápida resposta e o envio do link.
        Muito obrigada.

  11. Henrique Macedo

    Olá Dr. Pedro, fiz exame de sangue para concurso público e dois resultados me preocupam: ALT/TGP – resultado 20,0 U/L; HDL 46,0 mg/dl LDL 62,8 mg/dl. OBS: Tenho 27 anos, pratico atividades físicas todo dia e as outras taxas estão ótimas! Grato pela atenção.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não há nada de errado nesses resultados.

  12. mabruno

    Bom dia,

    Gostaria de saber se alimentos com fitoesteróis adicionados (certas marcas por exemplo de leite em pó ou iogurte) têm eficácia comprovada para reduzir o LDL e o colesterol total.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, mas a redução é pequena, muito menor que dos medicamentos.

  13. Andreia Pereira

    Olá Dr. Pedro, primeiramente parabéns pela matéria! Gostaria de tirar a seguinte dúvida: Pratico atividade física 3 vezes por semana fazendo corridas, musculação etc, minha alimentação é bem regrada, pois fui orientada por nutricionista e sou bem cuidadosa com isso, mas mesmo assim, a cada exame de sangue que faço é uma decepção! Meus níveis de colesterol estão sempre no limítrofe ou alto, as vezes penso em desistir da dieta e academia, pois parece que não estão ajudando em nada. Você pode me dar uma luz? O que será estou fazendo errado? Tenho 32 anos e meus resultados decepcionantes são: Col Total: 235mg/dL, HDL: 60mg/dL, LDL 153mg/dL, VLDL 22mg/dL, Tg: 111mg/dL, col não HDL 175mg/dL Altura: 1,57 Peso: 51
    Obrigada desde já!

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O colesterol é genético, não tem a ver só com hábitos de vida. Se você desistir, os valores vão ficar ainda piores. Além disso, lembre-se que o risco de doenças cardiovasculares não estão relacionados somente ao colesterol. O sedentarismo e o sobrepeso também têm papel. Se você alimenta-se bem e pratica exercícios, mesmo que o colesterol fique um pouco alto, você estará reduzindo o risco de eventos cardiovasculares.

      1. Andreia Pereira

        Obrigada Doutor! Principalmente por responder tão rápido e preciso!

  14. Marclebio Doro

    Parabéns pelo Site!!!!! Muito objetivo e Esclarecedor!!!

  15. Driele

    Boa tarde Dr. Pedro o meu Marido esta com o HDL – 25.2 considerado muito baixo, e com o LDL- 81, também abaixo do normal. estou preocupada com o que pode ser, mas não é nada grave né Dr.?

  16. Gilcléia Simão

    Olá dr. Estou acima do peso , estou me sentindo cansada, será sedentarismo ou o colesterol alto ? Obg!

      1. Gilcléia Simão

        Dr. Pedro Muito Obrigado pela informação !

  17. Marcelo Pereira

    Olá Dr. meu colesterol total está em 347 mg/dl e o LDL em 257 mg/dl eu corro algum risco, já tenho medico marcado para daqui um mês, tenho 43 anos peso 70 quilos. Obrigado

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      A curto prazo, não. O colesterol tá bem alto, mas dá para esperar um mês pela consulta. Mas uma dieta mais saudável você já pode começar a fazer.

  18. Turchetto

    Dr Parabéns pela explicações elucidativas e de grande valia para quem é leigo no tema. É muito importante sabermos o mínimo necessário para darmos mais valor ao bem estar e saúde , bem como saber de fato , o porque do resultado de alguns exames os quais alguns médicos em via de regra não nos parecem terem tempo para explicar.

  19. rafaella

    Dr..o que o senhor tem a dizer sobre um ldl limitrofe porem nao-hdl otimo?! Ficou meio confusao,nao?!

  20. Mariana Rosa

    Tenho 15 anos e meu colesterol HDL está alto 53 , tenho risco ?
    éo colesterol total deu 171 também esta alto ?

  21. juliana fontana

    Boa tarde Dr. Meu colesterol esta 251mg/dl meu Hdl 62mg/dl LDL 171mg/dl VLDL 18mg/dl nao HdL 189mg/dl e o triglicerides 91mg/dl minha familia toda tem colesterol alto. Esta muito ruim? Sera que vou precisar tomar remedio?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O LDL está alto. Antes de pensar em remédios você deve mudar hábitos de vida, como comer melhor e fazer mais atividade física. Se não melhorar, procure um cardiologista.

  22. irenerocha

    Doutor pedro.como eu faso para almentar o nível de HDL

  23. irenerocha

    Doutor Pedro .Como aumentar o hdl?

  24. Bruna

    Olá,
    estou fazendo uma pesquisa escolar e gostaria de saber como a quantidade de
    colesterol no sangue é regulada. Seria de acordo com os níveis apresentados na
    tabela do tópico “valores de colesterol HDL e colesterol LDL”, ou seriam utilizados outros métodos? Estou confusa em relação a isso.

  25. Romilda Rego

    Bom dia Bom dia Dr. Meu colesterol total está alto: 187 mas o LDL está 126, o HDL está 44 e triglicerideos 87, esta ruim??

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não está mal. O LDL poderia ser um pouco mais baixo, mas esse valor de 126 não é nada de assustador. Se você for jovem e saudável, não há nem indicação de tomar remédios.

  26. Adriana Couto dos Santos

    Bom dia Dr. Meu colesterol total está alto: 211 , mas o LDL está 114, o HDL está 69,9 e triglicerideos 132.
    A pergunta é: o colesterol ruim não está alto, mas o total está, isso é ruim???
    Obrigada desde já pela etenção

  27. Natalia Veiga

    Bom Dia Dr. Pedro,
    Minha filha de 7 anos fez recentemente o exame para colesterol, o resultado foi HDL 48, LDL 129 e VLDL 18, total de 195…mas pelo que li na sua matéria não está ruim, pois o LDL está na média. Estou certa?? Posso desconsiderar que ela tenha colesterol alto???

  28. Gilmar Ferreira de Camargos Ca

    Bom dia.

    Dr. Pedro, achei muito interessante os seus comentários sobre colesterol e gostaria de lhe fazer uma pergunta.

    Tenho 62 anos de idade e em exames realizados recentemente meu HDL ficou em 34 mg/dl e o LDL em 71 mg/dl sendo o Colesterol total igual a 125.

    Junto com o exame do Colesterol fiz também a Glicemia em Jejum que deu 100 mg/dl e Glicose pos-Dextrosol que ficou em 173.

    Minha pergunta é a seguinte: o Exame de glicose pos-destrosol, pode ter influenciado no resultado do HDL, já que o mesmo ficou abaixo do normal e, quais alimentos indicados para a elevação do HDL

  29. Rita de Cássia

    Valeu Dr. Pedro sua explicação é muito boa e não deixa a menor dúvida. Obrigado

  30. Priscila Maia

    Boa noite Dr. Pedro,

    Tenho 23 anos, peso 62 Kg e meço 1,63 m e fiz um exame de sangue hoje, em relação ao colesterol, meu resultado foi de 135, mas de colesterol total. E ao ler seu blog vi que o ideal é não fazer o total, e sim “separados”, mas pelo resultado pode ser que esteja alto???

    Obrigada…

  31. debora

    ola fiz varios exames e gostaria de saber o que e indice de risco(col/hdl)

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      É a mesma coisa que índice aterogênico, que é a relação do HDL com o colesterol total. Se a relação col. total / HDL for acima de 5, o paciente apresenta maior risco de desenvolver aterosclerose.

  32. diego

    Boa tarde, estou com o colesterol HDl baixo 37, 6, o que devo fazer para aumenta-lo?
    Estou sentindo que canso muito rápido, comendo eu canso, caminhando eu canso muito rápido, as vezes deitado eu canso. Sinto meu coração com os batimentos muito forte, as vezes muito acelerado. Minhas mãos e pés ficam suando, isso acontece varias vezes no dia. Melhoro quando arroto e quando vou ao banheiro, mas nem sempre melhoro assim. Tudo isso que está acontecendo é por conta do HDL baixo?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      HDL baixo não causa sintomas. Para aumentá-lo você deve comer de forma saudável, dar preferência a gorduras poli-insaturadas, e praticar atividade física regularmente.

  33. vanessa ap pires

    Me chamo vanessa tenho 32 anos e faço uso do ciprofibrato gostaria de saber si ele pode causar uma anemia.

  34. Carina Scanoni

    Pratico atividades físicas, tenho 1,64m e peso 56kg. Me alimento normalmente, como doces mas gosto de alimentos integrais. Meu trigicerídeo é 128, colesterol total 240, LDL de 152.4, VLDL 25.6 e HDL de 62. Pelo que entendi no seu texto, ainda não precisaria entrar na sinvastatina. Mas creio que tenho “tendência” genética. O que o Sr. acha? Obrigada e mais uma vez, parabéns pelo texto bastante didático. 🙂

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se você acha que tem uma dieta mais ou menos controlada e já faz exercícios, há pouca margem de manobra. Os remédios são a única opção para baixar o colesterol.

      1. Carina Scanoni

        Olá Dr. Pedro! Imaginei que iria precisar tomar remédio, não faço regime, mas conforme mencionei, não me enquadro no perfil daqueles que comem (com frequência) frituras, carnes vermelhas etc….muito pelo contrário, acredito que tenho uma dieta saudável e às vezes, exagero um pouco em doces. Mas como pratico atividades físicas quase todos os dias (1h e meia) e estou com peso bom para minha estatura e idade (33), de fato não me resta muita escolha. Obrigada e confesso que não esperava uma resposta tão rápida. Que Deus lhe conceda tudo de melhor e que o ano de 2014 seja repleto de alegrias, saúde e claro, sucesso profissional. 🙂

  35. Carina Scanoni

    Excelente texto.Muito didático. Parabéns!

    1. Celia Almada

      Obrigada pela sua rápida resposta… Seguirei seu conselho… E virei sua fã. ;)… Sucesso…

  36. jaqueline franklin

    Olá Dr. Pedro
    Li sua matéria sobre Colesterol Ainda assim estou com dúvidas. Poderia me ajudar?
    O que significa :
    Colesterol Total : 141,0 mg/dl
    HDL – Colesterol : 61 mg/dl
    LDL – Colesterol : 62,6 mg/dl
    VLDL – Colesterol 174,0 mg/dl
    Triglicérideos 87 mg/dl
    Qual seria meu colesterol ? a algum problema de colesterol?Muito obrigada e Parabéns pelas matérias

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Seu HDL está alto, o que é bom. Já os seu LDL e triglicéridos estão baixos, o que é ótimo. Seu perfil de colesterol é excelente. Fique descansada.

  37. Claudio Melo

    Ele não disse qual a sua pressão arterial, que pode estar elevadíssima. Nesse caso exercícios físicos não podem ser arriscados? Não seria melhor fazer um eletrocardiograma?

      1. Claudio Melo

        Claro Dr. Pedro. Com orientação profissional. O caso dele estava muito parecido com o meu no mês passado, quando minha pressão foi a 23×11, por isso quis alertar, mas agora percebi sua observação. Parabéns pelas suas orientações, que são de muita valia. Obrigado.

  38. ANA PAULA

    Boa noite Doutor!!Gostaria de uma explicação fiz um exame e constatou que estou com HDL 35mg/dl,o que significa é bom ou ruim.Obrigada se me atender desde já, é porque estou preocupada com minha saúde.

    1. Pedro Pinheiro

      35 é um valor baixo. Quanto maior o HDL, melhor.

  39. Antonia

    Olá, Boa noite.
    Estou com LDL 158 e HDL 55. a medica já me indicou medicamento. cuido da alimentação, não fumo, não bebo e faço hidro três vezes por semana.
    Estou sendo inconsequente em não tomar o remedio?
    Obrigada

    1. Pedro Pinheiro

      É um valor alto. Se você não consegue melhorar o seu colesterol através de dieta e exercícios, o remédio é a única solução.

  40. joseneide fernandes da silva alves

    Gostaria de saber o que é transaminase oxalacética e transaminase pirúvica isto é muito ruim?e bilirrubina direta o que é ? o que acarreta no organismo ter isso alto?

  41. Doris Afonso

    Olá Dr. Pedro
    Li sua matéria sobre Colesterol bem como vários comentários. Ainda assim estou com dúvidas. Poderia me ajudar?
    O que significa :
    Colesterol Total : 211 mg/dl
    HDL – Colesterol : 55 mg/dl
    LDL – Colesterol (calculado) : 146 mg/dl
    LDL – Colesterol (dosado) : 119 mg/dl
    VLDL – Colesterol 10 mg/dl
    Triglicérideos 52 mg/dl
    Qual seria meu colesterol ? O hdl calculado, o colesterol total ou ldl dosado ?
    Muito obrigada e Parabéns pelas matérias

    1. Pedro Pinheiro

      Existe um outro tipo de colesterol ruim chamado IDL que habitualmente não é medido pelos laboratórios. O valor dele é a diferença entre o LDL calculado e medido. No seu caso, o melhor é avaliar o colesterol não HDL, ou seja, colesterol total (211) – colesterol HDL (55). No texto eu falo sobre os valores normais de colesterol não HDL.

  42. Vitor

    Muito bom, porém está desatualizado.

    Não existe depósito na parede do vaso, mas sim uma resposta à lesão gerando processos inflamatórios. O colesterol acumulado sob a camada íntima do vaso propicia a inflamação pela oxidação pelos macrófagos (células espumosas).

    Mas parabéns,

    1. Pedro Pinheiro

      Vitor, o texto é para leigos. Se eu escrevo o que você escreveu, 99% não vai entender. Leigo não sabe o que é um macrófago, o que é oxidação ou quais são as camadas dos vasos sanguíneos. O objetivo não é ensinar medicina, mas sim que as pessoas sem conhecimento técnico em saúde possam entender suas doenças.

      1. Leonardo

        Pedro,
        Voce é fera!!
        Parabens pela materia e pela postura profissional.

  43. leandro Nascimento

    Parabéns pelo excelente blog!!
    Uma pessoa sem nehum fator de risco que possua, conforme o texto, o nao-HDL com valores OTIMOS e o colesterol total com valos OTIMOS, porem triglicerideos com valores elevados e HDL com valores inferiores aos desejaveis. Haveria a possibilidade de chegar HDL e triglicerideos a valores desejaveis só com alimentacao e exercicios?
    Grato.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Depende do quão alterados eles estejam. Se estiverem muito alterados é pouco provável, a não ser que a dieta deste paciente seja um desastre e ele seja um sedentário profissional. Deste modo, haveria muito espaço para implementar melhoras.

  44. Luís maio

    Já que muito se fala de colesterol, gostava de saber se existem provas concretas de que o excesso de colesterol LDL faz mal ao organismo? Se é a causa de doenças cardiovasculares? Se o colesterol HDL em excesso, é saudável?

  45. Tania

    HDL maior que LDL é normal?

      1. Tânia

        Obrigada Dr Pedro. Por entender minha pergunta.

        É exatamente isso que eu queria perguntar, se é COMUM, que é não normal, isso eu sei.
        Essa pergunta eu fiz porque é o meu caso, nesse caso vale o fator genético? Minha alimentação não tem restrição de calóricas, mas eu não consumo bebidas alcoólicas e refrigerante e não fumo.
        LDL bem baixo, não só LDL como triglicérides também, HDL normal. Só curiosidade.
        Agradeço.

        1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

          O fator genético às vezes é mais importante que a dieta. Tem gente que faz uma dieta muito rigorosa e mesmo assim tem colesterol LDL alto.

  46. Soraia

    Quantas unidades de ovo podem ser consumidas por dia/ ou semana?

    1. Juliana Alcântara

      Soraia,
      De acordo com a FAO/USDA (Dietary Guidelines for Americans, 2010), um ovo grande contém 186 µg de colesterol e, recomendam a ingestão diária de colesterol de até 300 mg para homens e 240 mg para mulheres saudáveis, sendo que indivíduos em risco elevado de doença cardiovascular pode-se consumir até 240 mg, ou seja pode-se consumir um por dia sem causar risco a saúde.

      Alcântara, Juliana
      Dra., Ciência Animal

      1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

        O ideal é sempre individualizar. Há variáveis que podem não ser levadas em conta quando se generaliza condutas. O paciente tem hipercolesterolemia familiar? Tem alto risco cardiovascular? Tem uma dieta já muito rica em colesterol? Tem insuficiência renal? Qual o o nível de calorias diárias adequadas para idade, sexo, peso e atividade física?
        É bom lembrar que vários alimentos já contêm ovos. Então se você come muito alguns tipos de pão, doces, sorvete, bolos, panqueca, etc., isso tem que ser levado em conta.
        O ideal é sempre procurar um nutricionista. Dependendo do seu histórico, pode ser que ele te peça para evitar ovo todo dia ou mesmo autorize comer mais de um ovo por dia.

  47. Livia

    Ola doutor, parabens pela pagina, eh de grande auxilio para nossas duvidas. Eu tenho 30 anos e venho tendo dores de cabeca bem fortes, enjoos e muito cansaco, mas um cansaco inexplicavel. Meu medico me pediu um exame de sangue. Meu colesterol esta dentro do limitrofe, mas meus triglicerideos estao em quase 600. Li que a dislipidemia eh assintomatica, mas isso acontece em todos os casos? Gostaria de saber se o nivel elevado do meu triglicerideo poderia estar relacionado com meus sintomas. Obrigada desde ja.
    Livia

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pouco provável.

  48. Kelinhauol

    Ola Dr : Gostaria de saber se á uma página do Sr no facebook

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Há uma página do site. Está aí na barra lateral, à direita.

  49. Sara

    DR. por que a metformina ajuda a diminuir a quantidade de colesterol transportada pela lipoproteína de baixa densidade (LDL)?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Qualquer droga que controle o diabetes favorece o controle do colesterol por diminuir a glicemia.

  50. Marialuiza Silvestre da silva

    o que é colesterol IDL?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Vou atualizar o texto com um tópico sobre IDL

  51. Marcos

    Dr.Pedro, bom dia!
    o sr.pode me esclarecer o que é:
    1-Colesterol não-HDL
    2-Qual é o valor considerado noram para este tipo de colesterol?
    Desde já,
    Obrigado

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O colesterol não-HDL é todo colesterol ruim, representado pelos LDL + VLDL + IDL (este último não costuma ser dosado pelos laboratórios).

      1. Marcos

        Qual é o valor considerado normal para o colesterol não-HDL?

        1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

          Depende do risco cardiovascular do paciente. Em geral o Colesterol não-HDL deve ser menor que 190, mas em pacientes de alto risco, ele deve ser menor que 130.

  52. Edmareler

    o meu ldl  esta muito baixo  começei a fazer exercicio ele aumentou para 20.nao tem algumas frutas qua ajude a melhorar.grato

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      LDL baixo é bom.

  53. Leandro

    O cálculo para CT está incorreto.
    Vale lembrar:  CT = (HDL-C) + (LDL-C) + (Triglicerídeos/5)

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Triglicerídeos/5 = VLDL. O texto está correto.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      É uma opção.

  54. Ana Lidia

    Achei bem legal seu artigo, só não  entendi bem sobre os trigliserideos.  Meu HDL é 64,2   LDL 95,4  VLDL  7,4 e os trigliceridios 37,2 . Tenho 46 anos, é normal os trigliceridios serem baixo assim?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não tem problema ter triglicerídeos baixos. O problema é estar alto.

  55. João Brito

    Bom dia,

    Esclarecedor o seu artigo. Ficou apenas uma dúvida. Como devo proceder para aumentar o HDL?
    Particularmente se encontra em 17 mg/dl. o LDL baixou de 159 para 122,8, além da dieta estava tomando sinvastatina (3 meses), e caminhando na medida do possivel 50 minutos. 
    Obs: Fiz 48 anos faz poucos dias.

    Muito obrigado pela atenção,

    João

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      É difícil aumentar o HDL, ainda mais nos níveis que você tem. É provável que no seu caso elevações relevantes do HDL só sejam conseguidas com medicamentos

  56. Ana Cláudia

    Não gostei muito do seu site, achei algumas imagens chocantes. Porque não há prevenção? Deveria começar na gestação, depois o acompanhamento pediátrico e a nutrição principalmente. O juramento de médicos é salvar vidas, correto?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não entendi seu comentário. Que imagens são chocantes? E sobre o que você está falando quando se refere à prevenção que deve ser iniciada na gestação?

  57. Euripedes

    o que fazer quando os anti retrovirais fazem as taxas de colesterol aumentar e o triglicerídes tambem?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se não for possível trocar, trata-se como se fosse qualquer dislipidemia.

  58. veronica

    oi boa noite meu nome é verônica tem 35 anos tenho arretimia arre timia ventricular eu queria saber se posso ter complicação futuras com o LDL de162mg e colesterol de 229mg obrigado e tenha um feliz ano novo tudo de bom pra você e sua família . veu_32_@hotmail.com

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Esse LDL está alto. Procure um médico para ele decidir sobre o melhor tratamento.