15 de outubro de 2014

ANEMIA | Sintomas e causas

A anemia é um dos distúrbios mais frequentes na medicina. Apesar de ser uma condição comum, ela é muitas vezes mal diagnosticada, mal tratada e quase sempre mal explicada aos pacientes.

Publicidade

Neste texto vamos explicar os seguintes pontos sobre a anemia:

  • O que é anemia.
  • O que são hematócrito e hemoglobina.
  • Diagnóstico da anemia.
  • Causas de anemia.
  • Tipos de anemia.
  • Sintomas da anemia.
  • Relação entre anemia e leucemia.

O que é anemia?

Popularmente a anemia é conhecida como falta de sangue. Na verdade, este conceito não está de todo errado, mas podemos ser um pouco mais precisos. Anemia é a redução do número de glóbulos vermelhos (também chamados de hemácias ou eritrócitos) no sangue. As hemácias são as células que transportam o oxigênio, levando-o para todos os órgãos e tecidos do corpo.

Para ficar mais fácil de entender, vamos explicar do que é feito o sangue:

Composição do sangue

O sangue pode ser dividido didaticamente em duas partes: plasma e células.

O plasma sanguíneo é a parte líquida, correspondendo a 55% do volume total de sangue. O plasma é basicamente água (92%), com alguns nutrientes diluídos, como proteínas, anticorpos, enzimas, glicose, sais minerais, hormônios, etc.

Os outros 45% do sangue são compostos por células: hemácias, leucócitos e plaquetas. Destas células, 99% são hemácias.

A anemia surge quando o percentual de hemácias no sangue fica reduzido, deixando-o mais diluído (as causas serão explicados mais à frente).

O diagnóstico da anemia é feito basicamente pela dosagem das hemácias no sangue, realizada através de em um exame de sangue chamado hemograma (leia: ENTENDA OS RESULTADOS DO SEU HEMOGRAMA). Na prática, a dosagem das hemácias é feita através dos valores do hematócrito e da hemoglobina.

Para entender como se diagnostica uma anemia é preciso estar familiarizado com os termos hematócrito e hemoglobina. Vamos a eles, então.

O que são o hematócrito e a hemoglobina?

a.) Hematócrito

O hematócrito é o percentual do sangue que é ocupado pelas hemácias (glóbulos vermelhos). O hematócrito normal fica ao redor de 40 a 45%, indicando que 40 a 45% do sangue são compostos por hemácias.

As hemácias são produzidas na medula óssea e têm uma vida de apenas 120 dias. As hemácias velhas são destruídas pelo baço (órgão situado à esquerda na nossa cavidade abdominal). Isso significa que após quatro meses nossas hemácias já foram todas renovadas. A produção e a destruição das hemácias  são constantes, de modo a se manter sempre um número estável de hemácias circulantes no sangue.

b.) Hemoglobina

A hemoglobina é uma molécula portadora de ferro que fica dentro da hemácia. A hemoglobina é o componente mais importante da hemácia por ser ela a responsável pelo transporte de oxigênio pelo sangue.

O ferro é um elemento essencial da hemoglobina. Pessoas com carência de ferro não conseguem produzir hemoglobinas, que por sua vez são necessárias para a produção das hemácias. Portanto, uma diminuição das hemoglobinas obrigatoriamente leva a uma diminuição das hemácias, ou seja, à anemia.

Na prática, a dosagem de hemoglobina acaba sendo a mais precisa na avaliação de uma anemia, uma vez que o hematócrito pode ser influenciado por uma sangue mais ou menos diluído.

Diagnóstico da anemia

O diagnóstico de anemia é feito quando os valores da hemoglobina e do hematócrito estão abaixo do valor de referência:

– Hematócrito normal = 41% a 54% nos homens ou 35% a 47% nas mulheres
– Hemoglobina normal = 13 a 17 g/dL nos homens ou 12 a16 g/dL nas mulheres

Portanto, estamos diante de uma anemia quando os valores se encontram abaixo dos fornecido acima. É importante salientar que os valores de referência podem variar de um laboratório para o outro, e resultados um pouco abaixo do normal devem ser interpretados pelo seu médico, uma vez que não necessariamente indicam doença. Mulheres com grande fluxo menstrual podem ter valores menores que estes, sem causar qualquer dano à saúde. Uma leve anemia em mulheres pode não ter relevância clínica.

Bom, explicado o básico, vamos ao que interessa.

Causas de anemia

A anemia tem três causas básicas:

– Pouca produção de hemácias pela medula óssea.
– Elevada destruição de hemácias pelo corpo.
– Perda de hemácias e ferro através de sangramentos.

O CONCEITO MAIS IMPORTANTE QUE DEVE SER APRENDIDO É QUE ANEMIA NÃO É UMA DOENÇA, MAS SIM UM SINAL DE DOENÇA. Ao se deparar com um hemograma evidenciando uma anemia, o médico deve investigar qual das três causas acima é a responsável pelo quadro. Não basta prescrever ferro e achar que está tudo bem.

Exemplos de causas de anemia que não se resolvem apenas com reposição de ferro:

1- Um câncer de intestino pode causar sangramentos e perda de hemácias, levando à anemia. Esta anemia é causada por perda de sangue e, apesar do paciente realmente ter carência de ferro, uma simples reposição não irá estancar o sangramento, nem tratar o tumor. Na verdade, repor ferro sem investigar a causa da anemia pode melhorar os valores do hematócrito temporariamente, levando à falsa impressão de resolução do problema, o que só irá atrasar o diagnóstico final.

2- Uma infecção que atinge a medula óssea impede a produção de hemácias, levando à anemia. Anemia neste caso ocorre por falta de produção de hemácias na medula. Do mesmo modo, repor ferro não irá tratar a causa.

3- Um medicamento que seja tóxico para as hemácias e cause sua destruição antes de 120 dias, também leva à anemia. Anemia por rápida destruição das hemácias também não vai ser tratada com ferro.

Portanto, o simples diagnóstico de anemia não encerra a investigação. Pelo contrário, ele é apenas o primeiro passo para se obter o diagnóstico final. Se o paciente tem uma anemia, existe uma causa por trás.

A reposição de ferro só está indicada nos casos de anemia por carência ferro, chamada de anemia ferropriva. Ainda assim, a reposição não elimina a necessidade de se investigar o que está causando a perda de ferro. O paciente pode perder sangue por úlceras no estômago, tumores no intestino, sangramento vaginal, etc. Para saber mais sobre anemia por carência de ferro, leia: ANEMIA FERROPRIVA | Carência de ferro.

Abaixo, uma demonstração do número de doenças que podem causar anemia e ficarão sem diagnóstico se não forem investigadas:

– Neoplasias (leia: CÂNCER | Sintomas e tipos).
– Insuficiência renal (leia: INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA).
– Leucemias (leia: LEUCEMIA – Sintomas e Tratamento).
– Linfomas (leia: O QUE É UM LINFOMA ?).
– Mieloma múltiplo (leia: ENTENDA O MIELOMA MÚLTIPLO).
– Doenças do trato gastrointestinal.
– Hipotireoidismo (leia: HIPOTIREOIDISMO (TIREOIDITE DE HASHIMOTO)).
– Deficiências de vitaminas como B12 e ácido fólico (leia: MITOS E VERDADES SOBRE VITAMINAS).
– Toxicidade da medula óssea por drogas.
– Doenças do fígado (leia: AS DIFERENÇAS ENTRE AS HEPATITES).
– Infecções.
– Lúpus (leia: LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO).
– Síndrome hemolítica urêmica.
– SIDA (AIDS) (leia: SINTOMAS DO HIV E AIDS (SIDA)).
– Alcoolismo (leia: EFEITOS DO ÁLCOOL | Tratamento do alcoolismo).
– Sangramento digestivo (leia: SANGUE NAS FEZES E HEMORRAGIA DIGESTIVA).

Na verdade, qualquer doença que curse com inflamação crônica pode inibir a função da medula óssea e cursar com queda das hemácias, uma situação que chamamos de anemia de doença crônica. Portanto, qualquer doença mais arrastada pode causar anemia.

Anemias primárias

Na maioria dos casos, a anemia surge devido a alguma doença, como nos exemplos citados acima. Todavia, existem também as anemias primárias, ou seja, causadas por defeitos próprios na produção das hemácias. As anemias primárias são aquelas que não são causadas por outras doenças, elas são a própria doença.

Estas anemias são normalmente doenças de origem genética. As mais comuns são:

– Anemia falciforme (leia: ANEMIA FALCIFORME (DREPANOCÍTICA)).
– Talassemia.
– Anemia sideroblástica.
– Esferocitose.
– Hemoglobinúria paroxística noturna.
– Deficiência de G6PD.

Apenas para reforçar os conceitos: na anemia primária, o paciente tem um defeito genético que o impede de produzir hemácias saudáveis. O paciente nasce com esse problema. Nas anemias secundárias, o paciente passa a apresentar anemia depois de contrair algum problema de saúde ao longo da sua vida.

Anemia vira leucemia?

NÃO! nenhuma anemia causa leucemia, assim como nenhuma anemia vira leucemia. Na verdade, anemia não só não vira leucemia como nenhum outro tipo de câncer. Entretanto, como já foi explicado, a anemia pode ser um sinal da existência de um câncer, entre eles a própria leucemia. Portanto, a leucemia leva à anemia e não o contrário.

Sintomas da anemia

Como as hemácias são as transportadoras de oxigênio do nosso corpo, a falta delas leva aos sintomas de uma oxigenação deficiente dos nossos tecidos. O principal sintoma da anemia é o cansaço. A anemia pode ser tão grave que tarefas simples como pentear o cabelo ou mudar de roupa tornam-se extenuantes.

Quanto mais rápido se instala a anemia, mais cansaço e fraqueza o paciente sente. Anemias que se instalam lentamente dão tempo ao paciente se adaptar e podem só causar sintomas em fases bem avançadas. Apenas como exemplo, se o paciente perde sangue rapidamente e sua hemoglobina cai de 13 para 9,0 g/dL em dois ou três dias, o paciente sentirá um cansaço grande. Se por outro lado houver um sangramento pequeno mas constante, fazendo com que a hemoglobina caia de 13 para 8,0 g/dL em três ou quatro meses, o paciente pode não notar muito cansaço a não ser que tente fazer esforços mais intensos.

Outro sinal de anemia é a palidez cutânea, muitas vezes identificadas até por leigos. Em pacientes de pele negra, a palidez cutânea é difícil de ser identificada.

Anemia

Um jeito simples de identificar a anemia é olhar a conjuntiva, a membrana que recobre o olho e a região de dentro da pálpebra. Em pessoas normais ela é bem vermelhinha. Já em anêmicos ela é quase da cor da pele.

Além do cansaço e da palidez cutânea, outros sintomas da anemia incluem palpitações, falta de ar, dor no peito, sonolência, tonturas e hipotensão. Nos idosos pode haver algum grau de perda da atenção e dificuldades no raciocínio.

Para saber mais sobre os sintomas da anemia, leia: SINTOMAS DA ANEMIA.

Conclusão

Como se pôde notar, a anemia é uma situação complexa que pode indicar dezenas de doenças diferentes.
O importante é procurar ajuda médica sempre que houver suspeita de anemia.

Não se satisfaça apenas com o diagnóstico de anemia e a prescrição de ferro para tratamento. Pergunte ao seu médico qual é a causa da sua anemia e o que está sendo feito para diagnosticá-la e tratá-la.

Vérsion en español:  ANEMIA | Síntomas y causas

"ANEMIA | Sintomas e causas", 5 out of 5 based on 86 ratings.
Publicidade
Publicidade
  • Larissa Izabelle

    Doutor, por qual motivo a anemia causa edema em MMII ?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Não causa.

  • Fabiana Berlandi

    Bom dia Doutor, estou com anemia, fiquei sabendo por causa de uns exames que minha Ginecologista me pediu, e indicou para eu tomar combiron, na verdade eu gostaria de procurar um medico especialista nessa área, mas não sei qual, vc pode me falar qual é a especialidade que cuida dessa parte? Obrigada

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Hematologista.

  • Ciléia Santos

    Doutor, estou preocupada estou gestante e minha hemoglobina deu 8,80, hemácias 3,30 devo ta com algo serio?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      É uma anemia maior que o habitual para grávida. Tem que investigar a causa.

  • http://lazaro1234567 lazaro jose pereira

    obrigado dr Pedro tirei 10 no trabalho de ciencas

  • Ronaldo

    Boa noite Doutor!
    Depois de muito tempo (19 anos) eu me auto-diagnóstico que tenho anemia, pois todos o sintomas citado à cima, são iguais aos que eu tenho, IDÊNTICOS .Vou procurar um médico o mais rápido possível.

    Obrigado pelas dicas, continue sempre assim! :D

  • Thiago Pereira

    Olá dr. minha esposa teve anemia na gravidez. Mas minha filha vai fazer 1 ano de idade e tal anemia continua. Mesmo tendo melhorado a alimentação e outras coisas. Ela sente isso tudo que esta descrito acima em alguns itens. Fraqueza, mal estar, cansaço, esta pálida, etc. O que podemos fazer? Procurar que tipo de tratamento? Tem algum médico especifico? No aguardo desde já grato.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Procure um hematologista

  • Gisélia

    Olá Dr, meu filho de 11 meses está com anemia e estamos investigando mais a anemia dele, mas ela faz com que a imunidade dele abaixe?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A anemia por si não causa baixa imunidade, a não ser que o problema se estenda a outras células do sangue, como os glóbulos brancos.

  • Gisa

    Dr. Pedro, minha filha tem 21 anos e nunca teve anemia, no dia 05/05/2014 ele teve um bebe, que nasceu de 29 semanas, ela estava com infecção no sangue e anemia 8. essa anemia pode ser por causa da infecção? Ou falta de uma alimentação adequada ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O oposto é o mais provável: que a infecção, a gravidez e o parto tenham causado a anemia.

  • Andre Calix

    eu sou um adolescente e tenho a palpebra palida tenho anemia ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Só fazendo um hemograma para saber.

  • Angela Pereira

    Olá bom dia !! eu tenho mioma e nos dias que eu to menstruada eu sangro muito, e fiz exame de sangue to com anemia 8.5 estou tomando remédio Maltofer , isso vai combater a anemia?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Ajuda, mas 8,5 de hemoglobina é um valor muito baixo. Só reposição de ferro não deve ser suficiente. Se a culpa da grande perda de sangue é do mioma, o ideal é pensar em retirá-lo.

  • Giseli

    Bom dia!
    Estou sempre com anemia, mas tenho síndrome de ovários policísticos, será ela a causa desta anemia?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não costuma ser.

  • Thais

    Oi doutor, estou tendo muita queda de cabelo e eu tenho 15 anos, não sei o que fazer e lendo esse texto fui verificar e a minha regiao da palpebra esta branca

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Tontura pode ser sintoma de vários problemas, inclusive anemia.

  • Atelmo Fernandes

    Dr.pedro pinheiro,aminha esposa senti muita tontura,essa tontura pode ser anemia

  • gisselly

    oi eu sinto muita dor nas pernas sera que e anemia faço exame e não da nada
    muito obrigado pelas dicas DR.

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      É pouco provável que anemia seja a causa de dor nas pernas.

  • Cristina Haddad

    Seria de grande valia também se pudesse postar um artigo sobre a Talassemia. Muitíssimo obrigada mais uma vez.

  • terezinha maria de oliveira

    Olá Dr. Pedro, quero parabeniza-lo pela clareza, simplicidade, e didatíca com que vc. expõe as informações técnicas, as vezes, bastante complexas. É dificil encontrar profissional da sua aréa de atuação com esse esforço/capacidade, de escrever de forma clara e objetiva. parabéns,Dr. e boa noite.

  • clessia

    muito obrigada por me exclarecer as duvidas. Deus o abençoe.

  • http://www.facebook.com/tatiele.rodrigues.56 Tatiele Rodrigues

    ola doutor, estou sentindo muita dor no pé da barriga e nas coxas,e de uns dois dias para ca estou ficando tonta ja ate cai, fico fraca e com palpitações, isso pode ser anemia?

  • idiles

    boa tarde minha hemoglobina esta 9,0 , eu comecei a sentir falta de apetite, ai começou aparecer manchas rochas no meu corpo e sinto uma dor nas costas , achei que era coluna me mediquei mais não passou. isso são sintomas da anemia, ou é algo mais grave. me explique por favor.

  • Ahna Lourenco

    DR. quero marcar uma consulta com voce, o que faco?

  • renata sampaio magalhaes

    tive anemia durante minha primeira gestação um ano depois ingravidei de novo e perdi os dois bebes , e tive muito sangramento antes e depois do parto vc acha q isso pode ter ocorrido devido a anemia q tive durante a gestação da qual naum tratei ?

  • Luciana Arruda Pereira

    Boa noite, Minha mãe é diabética e recentemente o médico falou que ela está com anemia, e receitou umas vitaminas.
    Gostaria de saber se é normal pacientes diabético apresentarem quadro de anemia, e se a causa pode ser a diabétis.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Em geral, somente o diabetes não justifica a anemia.

  • Andrei

    ou pode ser vermis?

  • Andrei

    Se vc ir no medico ele vai falar oque voce tem , eu tenho dores no coraçao isso siguinifica ataque cardiaco , eu tinha esse problema igual a o teu quando eu era piqueno so que o meu doia no lado direito se eu foc vc eu ia no medico agora para tratar disso pode ser grave!

  • Andrei

    Oie Dr. Eu nao tenho nada disso e eu nao sinto fome , so minha bariga fica roncando, é claro que eu como bastente verduras etc. Antes disso eu fiquei no frio antes disso acontecer, e eu so fiquei comendo linguiça frita gordurosa, no 1 dia eu fiquei com dor de barriga , e no 2 minha barriga fica roncando mais eu no 1 dia eu fiquei com um pouquinho de dor de cabeça , nao sito dor nas escota e e um pouco cansaço pode ser gripe ou anemia?

  • priscila leal

    ola doutor gostaria de saber se toxoplasmose causa hipocromia com microcitose e ani……..
    aguardo a resposta obrigada!!

  • mandelene

    Olá, estou me sentindo muito fraca a ponto de não aguentar nem mesmo o peso dos meus braços, hoje fui andar de roller e comecei a tremer por inteiro e não consegui nem mesmo erguer o roller, tentei correr e precisei parar devido a falta de ar e a fraqueza que quase me fez cair, ando meio pálida, sem contar no sono que sinto o tempo todo, provavelmente seja anemia?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      É uma possibilidade. Só fazendo exames para saber.

  • http://profile.yahoo.com/P3ITXSLOVBLUNPJAWNTJXVXQAE lu

    Olá, Boa noite.. eu fiz um exame de sangue e a médica me indicou apenas uma reposição de ferro. Eu achei meio estranho pois estou sempre comendo beterraba, couve, feijão e outros alimentos que contem ferro. é normal isso acontecer?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Isso o que?

  • Sigrid Fernandes Ramos

    A anemia férrea por sangramentos excessivos é o tipo de anemia mais comum, certo? Sendo assim, ela pode estar ligada a problemas de coagulação sanguínea como na doença de von willebrand. Minha dúvida é: esse tipo de doença (a de von willebrand) pode ser diagnosticada em uma pessoa adulta, ou é difícil uma pessoa passar pela infância e adolescência sem saber que tem esse problema?
    Desde já agradeço!

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Em casos mais brandos, o diagnóstico pode só aparecer após muitos anos. Não é impossível passar a juventude toda sem saber da doença.

  • barbaravitoria

    oi boa noite! Gostaria de estar sabendo se estou com começo de anemia pois case todos os dias me sinto franca com muita tontura e com muito sonho e me sinto indisposta para fazer qualquer exercício fisíco

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Daqui, do outro lado do planeta, não tenho como dizer se você tem anemia ou não. Vá a um médico.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Através do hemograma.

  • Isabela Vitóriaa :)

    Olá, conheço uma pessoa que disse que sempre teve anemia, por exemplo um estado de alergia que se dá na pessoa e algumas fases da vida dela “ataca”, dão seus sintomas… Isso é possivel?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A explicação ficou meio confusa. Não entendi bem o que você quis dizer.

  • Marcielle_andrade

    Sou Marcielle!!
    Sinto muito cansaço,dor de cabeça,
    dor no peito …
    É anemia?

  • paula

    ola meu nome é paula fui ao medico com suspeita de dengue minhas plaquetas deu 286 mas meu leucocitos deu 3400 muito baixo  e meu hematocrito 48,6 muito alto  o medico ñ me disse oque é sera que pedem me responder abraços obrigada

  • Fernanda

    Boa Tarde, estou em um estado grave de anemia, o médico me passou ”Combirom Fólico”,porém me dá muita dor de estomago, tenho gastrite nervosa, o meu cabelo está caindo muito, e minha menstruação desce muito e tem uma duração de 7 dias, já tive uma hemorragia por conta, mas o médico disse que não era grave, sinto muito cansaço e falta de ar, meu coração fica bastante acelerado e sinto pontadas no peito esquerdo e na minha costela, e sinto muita dor de cabeça…
    Tem algo a ver ??

    • Andrei

      Sim é começo de uma anemia so voce ler la em cima

  • Kah_minerrinha

    Oie,eu fiz um exame e o meu medico disse que eu estava com anemia e me passou alguamas vitaminas e me passou pra outro medico que agora me pediu um exame do cranio e me passou um remedio que chama disonex muito forte porque ‘?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Disonex? Não conheço essa medicação. Procurei no Google e também não encontrei nada.

  • Cristina Vieira

    me chamo Cristina vieira.
    Boa tarde!!! peguei meu exame e mais uma vez esta escrito
    trombocitose, e mais agora veio anisomicrocítose,hipocromia,
    poiquilocitose,policromasia por favor poderia me orienta que significa isso
    e se tem cura e quais os procedimentos.
    desde ja eu agradeço

  • Ana

    Boa tarde!!! Estou com anemia, mas a médica não receitou nada referente à isso… em contrapartida, estou com dores no estomago, diarréia e descobri que estou com verme. Vermes podem ser a causa da anemia? É necessário fazer uma endoscopia??? A médica disse que não, mas por essa matéria, acredito que seja importante….

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Infecção por parasitas pode levar à anemia.
      Qualquer anemia deve ter a causa elucidada.

  • Vanessa santana

    DR. eu estou fazendo um estudo sobre a anemia e nesse sita aprendi muita coisa. Se fosse possível eu queria que você tirasse uma dúvida minha, a minha mãe está com anemia e ela senti dor no corpo inteiro como se fosse dor nos ossos , será que isso é normal? obrigada e eu espero uma resposta!!!!

  • Neusa Catarino

    boa tarde
    gostaria de saber,pois minha irmã esta com anemia mieloblástica secundaria a gastroplastia ( cid 53.1 ). Ela começou a tomar bolsas de noripurum na veia ( 2x na semana) no total de dez bolsas.
    Ela alguns anos atras fez redução do estomago (aquela que retira o pedaço do intestino que absorve o ferro dos alimentos ), sendo preciso tomar injeçoes de ferro todo mes..Agora ela está sentindo muita dores no tornozelo ( juntas ).
    Estou muito preocupada,pois, fazem 10 anos que minha mãe morreu de uma anemia muito forte, com dores nas juntas, a hematologista dizia que a anemia dela não era por falta de comer alimentos com ferro. Minha mãe ficou internada, tomou sangue varias vezes, fez aquele exameque raspa um pedaço do osso, mas não ficamos sabendo do resultado, pois ela faleceu assim que saiu do hospital com edema pulmonar agudo.
    Estou preocupada, por gentileza me orienta.

    obrigada

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Comece com um clínico geral.

  • Elba

    Meu irmão tá com anemia, ele perdeu peso e está com a cor da pele amarelada. Se sente fraco
    Qual especialista procurar pra investigar a causa e dá o diagnostico correto?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Comece com um clínico geral.

  • Joceli8

    olá, estou muito preocupada,desmaiei,fiz exame de sangue e meu hematócrito esta 34,6, sinto tontura palpitações no coração além de cansaço.há uns dez meses meu hematócrito tava 37,3. pode ser algo grave?

  • Elaine

    Estou amamentando e tomei um anticoncepcional aonde estou menstruando a mais de 4 meses, posso estar com anemia? sinto muito sono e vontade so de ficar deitada.

  • Rose silva

    o meu neto de 2 anos tem tido constantes queda de cabelo e as plaquetas estão bem baixas oque pode ser?

  • nubya cristina da silva

    ola meu filho tem 8 anos ele tem anemia falciforme,levo ele em cuiaba faço tratamento no hemocentro com a dr.SUELI.

  • Camila

    Tenho começo de Anemia causada por falta de ferro e sempre quando termino de almoçar sinto tontutas isso é por causa da anemia? ou pode ser oura coisa?
     

  • Neguinha292011

    eu queria saber se a anemia da dor na perna ou fraquesa na perna

  • Lindinalva_00

    olá a minha hematocrito está de 35,60% e o hemoglobina de 11,50% será se está normal…mas minha mãe me disse que quando eu era criança eu tinha anemia

  • Inarinha_lindinha

    Dr.estou com muita fraqueza sou morena minha peleta ficando amarela sinto tonturas.falta de ar falta de apetite e vontade de vomitar esses são sintomas de anemia ou leucemia
    Andréa

  • Mirtessb

    oi no meu exame de sangue deu anemia mais estou sempre corado  , sinto muita dor no corpo
    um cansaco com dores parece que pessei o dia carregando peso nao tenho disposicao para
    nada, obrigada

  • Diego_c_ss

    Ola Dr fiz exame de sangue e deu Obs.microcitose  ainda nao levei no medico pq falta mais uns exames pra fazer . isso seria grave? 

  • Lisianevieira

    o meu cabelo ta caido muito ja tome haainter

  • gabriela

    ola boa tarde, eu sentindo muito cutucada no peito e variaos lugar do corpo, e não consigo me alimentar bem, falta de ar tambem as vez quando vou dormi, pode se anemia.

  • elenir

    andondo com muito mas muito sono e fraqueza q é isso por favor

  • gisele

    dr.minha unha da mao ficou amarela ,eu fui perguntar para minha mãe e ela falou que é anemia, mas ainda não fui al medico pode se animia mesmo

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Pode, mas não é o mais comum.

  • Keell Xd

    Dr: ja faz quase um mês que comecei sentir, tonturas, dor de cabeca, enjoo, muita falta de ar, fraqueza, e perda de apertite, em um mês emagresci 5 kls, ja por isso… Dr sera que isso e anemia? nao fui ao medico ainda, e desde pequena tinha anemia, e nao me cuidava muito, e sempre sentir muitas tonturas,fraquesa, mais esse mes aumentouu, e a falta de ar aumentou muito, sera que e anemia Dr? 

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Primeiro é importante saber se esses sintomas realmente foram reações à transfusão. Segundo, para tratar uma anemia é preciso saber a sua causa.

  • Liliana Proença

    bom dia. fui mãe a 4 meses mas de algum tempo para cá sinto algumas tonturas ma disposição e as vezes quando como acabo por vomitar  também tenho leves dores de cabeça . acha que me devo preocupar que poderá ser anemia?  

  • Sónia

    oi eu estou em londres e ja estou a desesperar com estes médico. estou a ter consecutivas infecções urinárias e sempre a tomar diferentes antibióticos e nenhum faz efeito.depois de acabar o antibiotico a infecção volta sempre. e tenho sentido cansaço, dores no peito e um pouco de sangue a fluir do nariz para a garganta. inclusive dois dias durante a noite estive com as pontas dos dedos azuis( o que acho que se deveu ao antibiotico, entretanto reduzi a dose e nao voltou a acontecer). será que me podem ajudar é que os médicos aqui ou dizem que nao tenho nada ou simplesmente dizem me que nao sabem o que se passa. :/ obrigada

  • Rayane

    ola sou rayane eu vivo cançada e nao sinto fome de come nada e estou perdendo pesso. isso pode cer anemia?

  • flofilix

    Eu sinto uma vez por mês umas pontadas fortes na barriga de 2 em 2 min, as vezes sinto me cansada sem fazer nada, fraca e começo a ver tudo escuro e do nada dá um calor, outras vezes sinto uma dor forte no abdomen que nem consigo respirar direito ou então ficar de pé direito.

    O acha que tenho?
    Tenho medo de ir no médico porque ele pode falar que tenho alguma doença grave.

    • Andrei

      Se vc ir no medico ele vai falar oque voce tem , eu tenho dores no coraçao isso siguinifica ataque cardiaco , eu tinha esse problema igual a o teu quando eu era piqueno so que o meu doia no lado direito se eu foc vc eu ia no medico agora para tratar disso pode ser grave!

  • Rogerio_mendez

    Sensacional o texto!

  • Anonymous

    Ola! Boa noite.
    No meu hemograma as hemacias em milhoes deu 4.05
    hemoglobina em g/dl: 11,7
    hematocrito em %: 34,9
    plaquetas: 291.000
    meu medico passou noripurum.
    Preciso fazer uma investigaçao mais a fundo? Ou o trtamento pode melhorar os resultados?
    Facebook Suellen Benicio
    grata se responder!

  • Matheus

    Doutor acordei com tontura e dor de cabeça isso e anemia,eu tenho 12 anos??

  • Monnique Kelly

    Dr. no meu exame de sangue foi diagnosticado anemia e o ferro abaixo do normal e o médico que eu fui me receitou sulfato ferroso e alimentação com bastante verdura… Isso que dizer que realmente estou com falta de ferro no sangue??

    • Minie

      Dr. Eu estou com a hemoglobina 8.0 pode ser uma anemia forte, e por falta de ferro? Estou tomando 2 noripurum no soro 250 ml correndo em uma hora.
      Por favor responda!

      • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

        8,0 de hemoglobina é uma anemia relevante. Agora, se a causa é falta de ferro, só o seu médico pode dizer.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Anemia não provoca queda de cabelo. Mas é provável que a anemia e a queda de cabelos tenham a mesma origem.

  • Leydinha santos

    minha filha tem 7 anos e tem anemia e o cabelo dela caiu muito isso tem haver com a anemia?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Anemia não provoca queda de cabelo. Mas é provável que a anemia e a queda de cabelos tenham a mesma origem.

  • Iracema

    gostaria de saber se displasicas leves + da creatinina se e coisa seria

  • Julianny

    oi , olha eu estou me sentindo cansada , e com fraqueza no corpo , to tambem sentido muitooo sono , so que o meu estamago esta doendo , é estou com uma ancia de vomito , mais nao consego vomitar , isso pode ser anemia ?

  • marcos

    Olá estou muito magro, vomito, desmaio direto e tenho dor de cabeça… Pode ser anemia??

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não, mas é possível que a causa da anemia seja a mesma das manchas no corpo e do inchaço no baço e no fígado.

  • eva

    eu tenho o traço da anemia falciforme e começou sair umas manchas nos meus braços,tem alguma coisa a ver ?

  • Bihh_ahh

    Ola, fiz um exame recentemente que acusou 
    Hematócrito 33,4 e 
    Hemoglobina 10,8..
    Segundo o médico é começo de anemia e ainda não vai ser tratada com remedio. Gostaria de saber com quantos de Hematócrito e Hemoglobina começa o tratamento com remedio? Obrigada.

  • Milton

    Doutor anemia aguda, causa inchaço no baço e figado? e manca no corpo?

  • Milton

    Doutor anemia aguda, causa inchaço no baço e figado? e manca no corpo?

  • Fernanda

    Estou preocupada. Pois pelo que li devo estar num estado avançado da anemia. Neste sabado, eu tive uma dor de cabeça que começou por volta das 5 hrs, estava me sentindo muito cansada então fui dormir as 18hrs e acordei as 10 h(dormi demais), apenas me levantei duas vezes para ir ao banheiro e levantei com muito cansaço. Meus pais me deram remedio para dor de cabeça e melhorou. Mas a tarde numa festa, eles foram olhar a minha conjutiva e estava completamente branca, só que hoje ela já esta branca. Eu estou com anemia?

  • marcos

    Olá estou muito magro, vomito, desmaio direto e tenho dor de cabeça… Pode ser anemia??

  • A Fernandolopes

    boas doutor
    55 anos fiz uma analise e deu me falta de ferro no sangue . è verdade que sinto fadiga e dor nos osso, li a pag. do M.S. e li que é inicio de anemia estou em França accha que deva consultar um medico especialista ou tem tratamento por si só  o valor é 39 . obrigada

  • Maria Hasse

    meu bis
    neto vai fazer 3 meses dia 30 de junho sabado  vomitou  e veio       sangue isto pode  ser grave?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Vômito com sangue é um sinal que deve ser sempre avaliado por um médico.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não, anemia não costuma dar coceira.

  • Michellenardini

    Anemia causa coceira no corpo? há 20 dias estou com coceira sem alteração na pele, hemoglobina 9,0 e hematócrito 28,0, normocromia e anisocitose discreta e muito cansaço, falta de ar, dores de cabeça

  • Fatimacosta1980

    boa tarde eu tomei 2 caixas de legofer por receita medica e estou neste momento com um atraso na menstraçao de 9 dias. fiz o teste de gravidez e deu negativo… sera que foi da medicaçao

  • Grazielaprevedello

    ola sou graziela tive anemia vivia caindo muito sono cansada figuei uns guantos dia no hospital guase fiz transfusao de sangue agora me sinto melhor emagreci 23 kg

  • Moreniinha Com12

    eu estou com tenho anemia descobri quando tiver a bebe pois naõ tomeis os ferros .estou amentado prejudica o leito ?o que deve fazer?

  • Jéssica Cristina

    Oie me chamo Jéssica e estou cansada direto nao aguento pegar muito peso que doi o peito e o braço esquerdo tenho palidez,sono,olho no espelho e meu olho fica branco,falta de ar.Voçê acha que pode ser anemia mesmo??

  • Renataverdun

    Oi, estou tomando corticoides (prelone) há duas semanas por causa de uma sinovite. Dois ou três dias após o inicio do ttt observei sangue nas minhas fezes por dois dias seguidos, depois parou. Agora, há cerca de três dias eu passei a observar novamente; e também um forte odor oriundo da região anal. Gostaria de saber se tem relação com o ttt com corticoides.

  • Mary

    oi eu fiz exames muito tempo e eu tva com anemia mais eu tenho esses sitomas sera que ainda tenho??

  • eva

    eu tenho o traço da anemia falciforme e começou sair umas manchas nos meus braços,tem alguma coisa a ver ?

  • Bihh_ahh

    Ola, fiz um exame recentemente que acusou 
    Hematócrito 33,4 e 
    Hemoglobina 10,8..
    Segundo o médico é começo de anemia e ainda não vai ser tratada com remedio. Gostaria de saber com quantos de Hematócrito e Hemoglobina começa o tratamento com remedio? Obrigada.

  • Vanessasouza1983

    tenho muita dor de cabeca, sonolencia, caimbra na panturrilha…tive anemia de pequena pode ser anemia de novo doutor?

  • Renataverdun

    Oi, estou tomando corticoides (prelone) há duas semanas por causa de uma sinovite. Dois ou três dias após o inicio do ttt observei sangue nas minhas fezes por dois dias seguidos, depois parou. Agora, há cerca de três dias eu passei a observar novamente; e também um forte odor oriundo da região anal. Gostaria de saber se tem relação com o ttt com corticoides.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Através do hemograma.

  • Alonso1984

    como saber se tenho

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Perder sangue é uma das causas de anemia, e não sintoma de anemia.

  • Mayara Pedroza

    meu filho esta defecando com sangue isso é sintoma de Anemia? 

  • Neguinha292011

    eu queria saber se a anemia da dor na perna ou fraquesa na perna

  • Grazielaprevedello

    ola sou graziela tive anemia vivia caindo muito sono cansada figuei uns guantos dia no hospital guase fiz transfusao de sangue agora me sinto melhor emagreci 23 kg

  • Renata

    Ola.
    Achei seu blog atraves de uma pesquisa feita sobre anemia no google.
    Estou preocupada.
    Ha mais ou menos 5 meses menstruo duas semanas seguidas (ao inves de 7 dias menstruo 15). Ja fui ao meu ginecologista, ja troquei meu anticonsepcional e nada de regular novamente.
    Sinto muito cansaco, muito mesmo. Sera q posso ter anemia?
    Agradeco.

  • Andreiaalexandra

    ola sou a andreia.Eu tenho anemia e queixo-me mt da cabeça. Essas dores de cabeça tem alguma coisa a ver com anemia?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Podem ter.

  • Tatyanaleandro

    oi to com hemacias em milhoes 3,77 o que eu tenho.

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Poder, pode.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não é habitual.

  • Fabi_bia

    anemia causa queda de cabelo

  • Isabella

    oi sou isabella
    e eu estou sempre cansada,com sono e com falta de ar,isso pode ser anemia?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      poder, pode.

  • Alisonnn

    Olá, Fiz exame e o hematócrito deu 24, fiquei preocupado. O estresse pode causar tal quadro?
    Abraços,
    Alison

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Estresse não causa anemia

  • Slipknot Rebelde

    Doutor eu estou com falta de ar,perda de cabelo,unhas fracas,cansaço,tonturas e inchaço no corpo dores no corpo tbm ,meu médico disse que é anemia fiquei internada três dias e ele me deu uns remédios para tomar e me mandou embora pra casa só disse que era anemia e mais nada mandou eu embora ta certo isso que ele fez?
    Pode matar a anemia?
    agradecida…

  • Anonymous

    Oi doutor. Tenho 16 anos e não sinto muita fome, minhas conjuntivas são totalmente esbranquiçadas, sinto cansaço, dores de cabeça constantes, perda de peso sem planejamento ou dieta. Sei que os sintomas indicam anemia, mas andei procurando mais sobre o assunto, e gostaria de saber se analisando os sintomas eu realmente posso ter leucemia.

  • alessandra

    a anemia pode causar a parada da mestruação?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode.

  • joana darc

    dr.boa tarde,meu filho de 6 anos estava vomitando e dando febre,fizemos exames e constatou anemia,g
    eralmente o normal 11,5 e o dele 10,5,e o medico passou combiron,so que o medico nao me disse qual era a causa,o que o snhor me diz,obrigada

  • Tricia brasil

    por favor preciso urgente de ajuda medica minha bebe tem 1 ano e desde os 8 meses que perde peso, fiz recentemente exame de sangue e deu uma anemia fortissima, moro no interio e a medica não deu muita atenção apenas mandou fazer um exame de ig3, basta este exame para descobriri qual a causa desta anemia? ou seria preciso outros exames? por favor, me diga que exames eu teria que fazer que vou agora mesmo.
    obrigada
    mae desesperada

  • Michellenardini

    Anemia causa coceira no corpo? há 20 dias estou com coceira sem alteração na pele, hemoglobina 9,0 e hematócrito 28,0, normocromia e anisocitose discreta e muito cansaço, falta de ar, dores de cabeça

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não, anemia não costuma dar coceira.

  • Antonio Celso Leite Martins

    porque é tão dificel encontrar um hematoligista.Minha sogra estah anemica,.tem  se tratado no H. Andarai (atendimento pessimo) estou tentando consulta no HEMORIO,mas tenho medo q ela morra antes. Dr Pedro : na sua relação de medicos
    não ha hematologista. O HEMORIO funciona

  • Fabiolafarias

    oie boa noite eu tenho anemia qual remedio eu posso tomar eu estou amamentando e nao seii q remedio tomo para minha anemia

  • Silviaufra@hotmail.com

    oi boa tarde ,fiz exame e constou que tenho anemia hemolitica.estou tomando corticoide.gostaria de saber quanto tempo devemos tomar essa medicaçao que deixa nosso rosto horrivel de enchado.e o corpo cheio de nascida.

  • Ana Paula da silva fernandes

    oi.. boa tarde, fiz exame de sangue e constatou que tenho anemia… fiz uso de sulfato ferroso durante 3 meses, sendo que ainda continuo sentindo muita dor de cabeça, tontura , fraqueza. muito sono e nao tenho animo pra nada e quando mestruo perco muito uma quantidade de sangue muito grande chego ate ficar 7 dias sangrando… nao sei mais o que fazer

  • ivanilda rodrigues de siqueira

    gostaria de saber qual o especialista para fazer um exame bem detalhado de sangue pois minha filha antes de mestruar fica muito palida .

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Hematologista é o especialista nas doenças do sangue.

  • Jadna_vargas77

    boa noite,fiz alguns exames de sangue e deu q estou com anemia,então o medico pediu para mim fzer outros novos exames para ver onde estava o problema para causar a anemia e descobriu que eu estou com um cisto de blastocystis hominis no intestino,me deu remedio tomar tomei durante 5 dias,mais a cada dia que passa eu to ficando pior….Oq ue devo fazer ??????????

  • Natany morais

    OLA BOA TARDE! SINTO MUITA DOR UM POUCO ABAIXO DOS SEIOS! E TBM QUANDO FICO MUITO TEMPO FORÇANDO A COLUNA NAO CONSIGO RESPIRAR SINTO MUITAS DORES!
     JA FIZ VARIOS EXAMES DE COLUNAS E NUNCA DEU NADA!  SOU UM POUCO ACIMA DO PESO, AS VEZES PENSO Q PODE SER ISSO, MAIS COMO TENHO ANEMIA MUITOS MEDICOS PREFEREM NAO ME PASSAR DIETAS, POR QUE SEMPRE QUE FAÇO DIETA ACABO NO HOSPITAL.
    SIM VOLTANDO A MINHA COLUNA , JA SOFRIR UM ACIDENTE QUE A PANCADA FOI MAIS NA COLUNA , E TBM UM QUEDA DE REIDE MUITO FEIA!
    E AI DOUTOR O QUE VOCE ACHA?
     

  • Lucia Regina G. Teixeira

     Oi, minha mâe estava com hematocrito de 24 apos Combirom ele cai pra hematócrito 23, sem os médicos fazerem diagnóstico, como ja teve 4 vezes agua na pleura e uma uréia de l06 mg% , agora com 88 mg% de  ureia e a creatinina um pouco alterada, uma diarreia cronica poderia ter relação ?

  • Lucia Regina G. Teixeira

     Oi, minha mâe estava com hematocrito de 24 apos Combirom ele cai pra hematócrito 23, sem os médicos fazerem diagnóstico, como ja teve 4 vezes agua na pleura e uma uréia de l06 mg% , agora com 88 mg% de  ureia e a creatinina um pouco alterada, uma diarreia cronica poderia ter relação ?

  • Lucia Regina G. Teixeira

     Oi, minha mâe estava com hematocrito de 24 apos Combirom ele cai pra hematócrito 23, sem os médicos fazerem diagnóstico, como ja teve 4 vezes agua na pleura e uma uréia de l06 mg% , agora com 88 mg% de  ureia e a creatinina um pouco alterada, uma diarreia cronica poderia ter relação ?

  • Lucia Regina G. Teixeira

     Oi, minha mâe estava com hematocrito de 24 apos Combirom ele cai pra hematócrito 23, sem os médicos fazerem diagnóstico, como ja teve 4 vezes agua na pleura e uma uréia de l06 mg% , agora com 88 mg% de  ureia e a creatinina um pouco alterada, uma diarreia cronica poderia ter relação ?

  • Lucia Regina G. Teixeira

     Oi, minha mâe estava com hematocrito de 24 apos Combirom ele cai pra hematócrito 23, sem os médicos fazerem diagnóstico, como ja teve 4 vezes agua na pleura e uma uréia de l06 mg% , agora com 88 mg% de  ureia e a creatinina um pouco alterada, uma diarreia cronica poderia ter relação ?

  • Andreyalindinha

    ei quero saber se eu poço estar gravida,estou sintindo umas tonturas,cansaço,e vai fazer dois meses que minha mestruação nao chega mais eu tomo anteconcepcional e meu marido nao ejacula dentro de mim 

  • Elaine :$

    quais tipos de alimentos devo evitar para melhor absorçao do ferro.estou com anemia e estou tomando sulfato ferroso.

  • Mirtessb

    oi no meu exame de sangue deu anemia mais estou sempre corado  , sinto muita dor no corpo
    um cansaco com dores parece que pessei o dia carregando peso nao tenho disposicao para
    nada, obrigada

  • Tatiane Borré

    muito obrigado doutor

  • Tatiane Borré

    muito obrigado doutor

  • Tatiane Borré

    ola! Boa tarde! Minha mãe tem um problema serio de anemia, seu ultimo exame de hemoglobina deu tão grave que foi necessário realizar transfusão de sangue. Ela fez uso de duas bolsas de sangue, e esta fazendo uso do Oniporum na veia. O que a gente mais achou estranho foi as reações que ela teve apos a transfusão e ao Oniporum, febre,dor de cabeça, tontura, pressão descontrolada (hora Baixa, Hora alta) e muita fraqueza. quero saber até que ponto esses sintomas são normais, e o que fazer para tentar elevar o nível de hemácias no sangue, já que o dela esta super baixo. Obrigada.

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Primeiro é importante saber se esses sintomas realmente foram reações à transfusão. Segundo, para tratar uma anemia é preciso saber a sua causa.

  • Arilma2006

    minha médica falou que eu estou anemica gostaria de saber como tratar dessa anemia? tenho quebra de cabelo pele seca de mas,isso e normal? e qual risco de vida eu corro?

  • Marília Johnson

    De um tempo pra cá , vim perdendo peso, tendo fortes dores musculares, nas costas, articulações, e principalmente na cabeça. Algumas manchas roxas aparecem no meu corpo. Me sinto cansada, e isso já está mexendo com meu rim, e com a minha menstruação. O que faço ?

  • Marcelo

    olá. com os resultados hemoglobina = 15,0 g/dl e hematocrito = 45,0% devo me preocupar com anemia? pois fui em dois médicos e um disse eu estar anemico e outro disse que não, está tudo bem. e agora?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Isso não é anemia, é um hematócrito normal.

  • Luciana

    sou luciana as vezesfico totalmente sem ar pricipalmente a noite acordo tentando respirar meu marido que tem que me sacudir para que eu volte a respirar mornal .de vez enquando aparece umas machas vermelhas e nao sido dor e elas demoram para sumir.pode me explicar . obrigado

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Exitem dezenas de causas. Impossível opinar à distância.

  • Diogosil_silva

    Dr. Eu  to com um problema e os medico onde eu vou não conseguem sabe oque é so ficam pedindo eletrocardiograma e Eco e  tals eu ja percebe que antes eu tinha as veia dos  braçso repleto de veias  e hoje me dia  não aparace nem uma e  sinto muita fraquesa. eu ja  n sei mais oq  fazer  porque no hemograna sempre  da  normel masi  eu  com pouco sangue no corpo  oque vc mim recomenda

  • JACQUELINE

    Dr. Tenho 29 anos, sempre tive anemia e plaquetopenia, já fiz vários exames e nunca foi diagnosticado nada. Durante minha gravidez tive anemia séria, plaquetopenia, hipotireodismo e derrame pericárdico… o hematologista achou q fosse tireodite de hashimoto, mas o exame não confirmou ele sugeriu q fizesse tratamento para LUPUS, como teste pra ver se melhorava, só que não fiz. Com 8 meses de gravidez meu TSH e t4 normalizaram, o derrame pericardico desapareceu ficando apenas lesoes nas valvulas e hb e ht tb melhorou, menos as plaquetas, a obstetra decidiu por interromper a gravidez e deu tudo certo. Minha bebê tem 2 meses fez hemograma e deu algumas alteracoes He 3.89milhoes, hb: 10g/dl ht: 30%, vcm 77,12 hcm: 25,71, chcm: 33,33%, rdw: 13,7. Tambem fez tsh e t4 estao normais. O que pode esta acontecendo? pois ela só mama nunca tomou nem agua, nao deveria esta tudo ok?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não é habitual. Esses sintomas são mais comuns no hipotireoidismo

  • Cristina Ribeiro

    Estou com muita queda de cabelo ha alguns meses, muito desanimo, fadiga e minha pela esta palida. O sintoma de queda de cabelo pode ser da anemia?

  • Cristina Ribeiro

    Estou com muita queda de cabelo ha alguns meses, muito desanimo, fadiga e minha pela esta palida. O sintoma de queda de cabelo pode ser da anemia?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não é habitual. Esses sintomas são mais comuns no hipotireoidismo

  • Elsetepureza

    oi eu sou elisete eu tenho anemia ferrapriva que esta em 4g,dl gostaria de saber e muito baixa minha vitamina b12 esta em 389 ja tomei emgeçao neuruporu tomei 15 ampola ja coloquei ate sague pode causar algu mais grave tomo ate amticonsepiçiona para nao ficar mestruada mais nao ta adiantado tambem estou com 1 cisto de 3.1cm o que fazer espero sua resposta brigada meu emeil; elisetepureza@yahoo.com.br tomei tambem cetaneuri primeiro de 15 em15 dias agora e uma por mes

  • Bel Celestino

    Meu pai teve uma hemoglobina de 4,5 no sabado e na quarta feira veio a falecer com insuficiência renal e respiratoria .gostaria de uma resposta porque a hemiglobina caiu tão rapido ok!

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Exitem dezenas de causas. Impossível opinar à distância.

  • Ana magalhaes

    boa noite eu gostava de saber se a anemia da febre?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • Tainaramarinho

    anemia pode ter queda de cabelo?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode, mas não é o mais comum.

  • Jussiana

    dr. ás vezes sinto um pouco de cansaço e tambem tonturas.sinto dor de cabeça frequentemente,gostaria de saber se anemia tem  dor de cabeça como um tipo de sintoma?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode ter.

  • Anonymous

    Dr.achei otimo o seu blog com informacoes de facil entendimento e esclarecedoras,adquiri mais conhecimento em relacao as doencas.
    Fui diagnosticada com anemia esferocitica congenita, gostaria que, se possivel o Sr.postasse informacoes sobre essa anemia,como causas, tratamento, possiveis complicacoes.

    Abraco

    Emi

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @CArlinhos
    Não é um sintoma comum de anemia. É mais comum a perda do apetite, devido ao cansaço.

  • CArlinhos

    oi DR. a pessoa com anemia ficar costatemente com vontade de vomitar?ou as vezes?

  • gabriela

    oiie Dr. eue ncontrei esse blogger por intermediario da anemia falcemica, eu tenho anemia falcemica, e ja entendo muito sobre o problema mas tinha algumas duvidas ainda, e tirei no seu blogger, e adorei seu blogger, bom sei que a anemia falcemica nao temc ura pra medicina, e adimiro muito tambem a medicina, tanto que quero estudar medicina mas creio que estou curada no nome de Jesus. estou com 16 anos e estou cursando o 3º ano termino esse ano de 2011 e estou estduando muito pra conseguir ser pediatra que é o meu sonho. agradecida peloo blogger muito interessante

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @gerleyne
    Leve-o ao pediatra que este após uma avaliação inicial saberá indicar qual o melhor especialista para o seu filhinho, caso necessário.

  • gerleyne

    Oi Dr.,adoro seu blog,estou muito preocupada tenho um filho de 3 anos que tem anemia,percebí há algum tempo um pequeno nódulo no pescoço,ele sempre foi muito pálido ou melhor dizendo amarelinho,e agora há 8 dias tem febre sem motivo aparente e tá perdendo peso,o que faço? em que especialista devo levá-lo?esses sintomas tem relação com a anemia? que tipo?por favor estou muitíssimo preocupada.Aguardo sua resposta.

  • IC Nunes

    Dr. Pedro,
    Muito bom o seu blog, encontrei-o por acaso, andava á procura de valores de resultados de análises.
    Obrigada, o seu texto sobre anemia ajudou muito.

    IC Nunes

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Sabrina,
    é uma das possibilidades.

  • gilson e sabrina

    Oi eu soua Sabrina e gostaria de tirar duas dúvidas, obrigada pelo seu Blog!

    Doutor, neutrófilos segmentados alto podem ser considerados infecção? Aliado ainda a hematócrito baixo?

  • Ana

    Adorei o seu Blog. Sou estudante de medicina e estou a fazer um trabalho sobre anemia e o seu texto me ajudou muito.
    Obrigada pelo ajuda, continue assim.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Silvia,
    VCM = 97 está no limite. Não necessariamente isto significa macrocitose, principalmente sem anemia.
    Nem prelone, nem amoxacilina causam macrocitose.
    As principais drogas que causam são:
    AZT, hidroxiureia, azatioprina e metotrexate

  • http://www.ig.com.br/ Silvia Quintella

    Tenho uma duvida: se a B12 é fabricada pelas bacterias, o uso de amoxilina 875 mg 2 x dia pode causar MACROCITOSE num Hemograma, com VCM = 97,(HEPATOGRAMA normal,demais valores do hemogramna normais) hemograma esse, realizado 1 semana depois de terminar o antibiotico?
    Outra pergunta: quais medicamentos de uso continuo ( ex: antidepressivos, ansioliticos, etc) podem causar, se é que causam, MACROCITOSE?
    Grata,
    Silvia Quintella

  • Anonymous

    Dr.Pedro,
    Gostaria de saber se o uso de amoxilina 875 Mg e prelone 20Mg por 7 dias podem causar macrocitose com VGM 97? e o restante do hemograma e hepatograma normais.
    grata
    Silvia

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Katami,
    Sim, grande fluxo menstrual pode ser responsavel por quadros de anemia leve.

  • Katami

    Fui diagnósticada com “anemia crônica” dsd os 12 anos, mas até hoje achava que a “anemia” em si era uma doença isolada, não uma consequência de algum outro problema… essa falta de explicação me assustou um pouco e me fez querer saber se outra informação que recebi está correta?

    Menstruação muito prolongada e com grande fluxo pode ser apontada como causa de uma “anemia”?

    Grata.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Tatu,
    Sim. Pessoas com leucemia costumam ter alterações típicas no hemograma

  • Anonymous

    Queria saber se pelo o exame normal de sangue é possivel ter evidencias que uma pessoa tem leucemia?
    OBG..Tatu

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Susyele,
    Como eu expliquei no texto, anemia é um sintoma, e todo sintoma tem uma causa.

    É preciso saber porque sua filha tem anemia para poder tratá-la corretamente.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Oi Rafael,
    Em geral as unhas ficam mais pálidas, assim como a palma das mãos. Mas nem sempre é tão fácil de reconhecer. A conjuntiva ainda é o mais simples
    abraços

  • Rafael

    Dr., se me permite completar, outra forma de observar a anemia é pela unha. Ela estando meio amarronzada (não consegui encontrar imagem) pode indicar também anemia, não pode? O blog é excelente! Muito bem escrito, parabéns! ;)

  • Raphael

    Entendi agora

    obg

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Ricardo,
    Tá anotado. Assim que voltar do recesso eu escrevo.
    abraço

  • Ricardo RJ

    Dr. o senhor poderia escrever alguma coisa sobre sepsis ?
    obrigado

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    O Rafael,

    Essa reação:
    Co2+H2O < -> H2CO3 < -> H+HCO3 ocorre no corpo todo (onde há água e CO2), tanto no meio extra como no intra-celular.

    A formação de H2CO3 ocorre mais onde a pressão parcial de CO2 é maior. Como os CO2 é produzido após o metabolismo aeróbico das células, ele é mais presente próximo aos tecidos. Por isso a PCO2 é maior no sangue venoso que arterial.

    Em algumas células onde há anidrase carbonica como rins e hemácias esse processo é acelerado, sendo o túbulo renal um dos principais regeneradores de HCO3. A hemoglobina carrega o H+ produzido pela reação até o pulmão.

    No pulmão ocorre o processo inverso, a junção de H com HCO3 e formação de CO2 que será expelido.

    Espero ter esclarecido
    abraços

  • Raphael

    eu tenho uma duvida respiração

    a reação

    CO2 + H20 –> H2CO3

    ocorre perto dos aveolos ou perto dos musculos??

  • New

    Oiêee!
    Deixei um comentário junto ao seu. lá no nosso espaço, o My Blog Health, e como prometi vim fazer-lhe uma visita. Adorei seu blog e tenho certeza que todos terão a mesma opinião que eu. Estamos ainda a meio pau, mas aposto que, assim que todos retornamos a todo vapor teremos chance de dividir muita coisa boa, principalmente porque vc sim, é um ‘expert’ em medicina enquanto nós, meros curiosos.
    Obrigada mais uma vez e não deixe de nos visitar. Pode apostar que faremos o mesmo.
    Abraços de toda equipe do My blog Health e um Feliz 2009!!!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Obrigado Miguel,
    Seu Blogue também é excelente.
    Já coloquei um link para ele no meu.
    abraço

  • Anonymous

    Muito boa tarde!

    Encontrei este blog por intermédio do “Lúpus, um blog sobre a doença” e só parei quando li todos os posts de uma acentada. A comunicação, a linguagem e a capacidade de compreensão pelos demais é uma arma poderosa para que os profissionais possam exercer as suas funções com o rigor que nos é exigido. Saliento a harmonia das suas palavras, a delicadeza na explicação da fisiologia do funcionamento corporal, tudo de uma forma muito resumida.
    Os meus parabéns por este blogue, compreende-se perfeitamente o porquê de tantas visitas em tão pouco tempo. Um bem haja e continuação de um excelente trabalho.

    Miguel

    http://visaoenfernaldacoisa.blogs.sapo.pt