Vacina da gripe 2023: benefícios e indicações

Dr. Pedro Pinheiro

comment 46 Comentários


O que é gripe?

A gripe é uma infecção das vias respiratórias provocada por um vírus chamado Influenza, que provoca surtos praticamente todos os anos na época do inverno. Quanto mais frio é o inverno, mais comum costumam ser os surtos de gripe.

A gripe é uma doença benigna na imensa maioria dos casos, possuindo uma taxa de mortalidade abaixo de 1%. Porém, por ser altamente contagiosa, ela é capaz de infectar milhões de pessoas em relativamente pouco tempo, fazendo com que uma taxa próxima de 1% represente, em números absolutos, uma quantidade grande de vítimas. Por isso, a vacinação contra o vírus Influenza tornou-se uma importante medida de saúde pública nos últimos anos.

Neste artigo explicaremos a vacina da gripe, abordando as dúvidas mais frequentes sobre o assunto.

Se você procura informações específicas sobre a gripe, incluindo sintomas, transmissão e tratamento e prevenção, acesse os seguintes artigos:

O que é a vacina da gripe?

No Brasil e em Portugal, a vacina contra a gripe é feita com vírus morto. Ela contém apenas algumas proteínas específicas do vírus Influenza, chamadas de antígenos, que são capazes de estimular o sistema imunológico a produzir anticorpos.

O vírus Influenza é famoso pela sua elevada frequência de mutação, o que compromete a capacidade do sistema imunológico de criar anticorpos que sejam eficazes a longo prazo. Você pode ter uma gripe hoje e criar anticorpos altamente efetivos contra o vírus Influenza. O problema é que, nos próximos anos, há uma grande chance do vírus circulante já ser diferente daquele que lhe contaminou. Os anticorpos que você criou já não serão efetivos, ou serão apenas parcialmente efetivos, contra a nova cepa mutante.

As grandes epidemias de gripe que surgem de tempos em tempos, como a pandemia do H1N1 (gripe suína) de 2009, ocorrem toda vez que o vírus Influenza sofre mutações tão relevantes, que o tornam praticamente um vírus novo aos olhos do sistema imunológico da maioria da população. O vírus é tão diferente daqueles Influenzas que as pessoas tiveram ao longo das suas vidas, que praticamente ninguém tem imunidade contra o mesmo. Milhões de pessoas adoecem em todo o mudo, e a gripe torna-se manchete de jornais durante semanas.

Contudo, passado o período de crise, a população cria os anticorpos necessários, e a cepa do Influenza que tanto assustou torna-se um micróbio pouco temido e incapaz de infectar grandes multidões (até uma nova mutação aparecer e iniciar o ciclo todo de novo).

Como consequência desta característica do Influenza, existem várias cepas diferentes do vírus circulando ao redor do mundo. Portanto, para uma vacina ser efetiva, ela precisa ser eficaz contra mais de um tipo de Influenza e precisa ser frequentemente atualizada, de forma a estar sempre ativa contra as mutações mais recentes.

Por isso, novas vacinas são produzidas anualmente visando cobrir as cepas do vírus Influenza que circularam mais recentemente. No mundo inteiro há pesquisas para podermos saber exatamente quais são as cepas que estão circulando com mais intensidade, tanto no Hemisfério Norte quanto no Hemisfério Sul. São essas pesquisas que orientam a composição da vacina a cada ano.

Atualmente, a produção das vacinas leva, em média, seis meses a partir da seleção das cepas circulantes até o produto final disponível para distribuição. Como as campanhas de vacinação são feitas no outono, a vacina costuma ser elaborada nos meses anteriores, geralmente na primavera. Desta forma, excetuando-se casos de súbitas mutações de grande intensidade, raramente existem desemparelhamentos entre as cepas cobertas pela vacina e as cepas que circulam entre a população.

A escolha pelo outono deve-se pelo fato do sistema imunológico precisar de cerca de um mês para desenvolver plenamente uma imunidade contra as cepas presentes na vacina. Como o pico de incidência da gripe ocorre no inverno, a população vacinada terá tempo suficiente para estar preparada contra o vírus. Porém, mesmo que você não consiga se vacinar no outono, não há problema nenhum em se vacinar no inverno.

É bom destacar que a vacina contra a gripe não contém todas as cepas conhecidas do Influenza, apenas aquelas que provavelmente estarão mais ativas no próximo inverno.

Tipos de vírus Influenza

O Influenza é um vírus RNA da família do orthomyxovirus. Existem quatro tipos de vírus da gripe: A, B, C e D.

Somente os vírus Influenza A e B causam epidemias sazonais e, por isso, são os tipos incluídos nas vacinas contra a gripe. Os vírus Influenza C causam doença respiratória branda e não estão incluídas nas vacinas contra gripe. Os vírus da Influenza D afetam principalmente o gado e não são conhecidos por infectar ou causar doenças nas pessoas.

Os vírus influenza B infectam exclusivamente os seres humanos. Os vírus influenza C infectam humanos e suínos. Já os vírus Influenza A circulam principalmente em aves, mas também podem infectar humanos e várias outras espécies de animais, como porcos, cavalos e mamíferos marinhos.

Os vírus da Influenza A são divididos em subtipos baseados em dois antígenos de superfície: hemaglutinina (HA) e neuraminidase (NA). Existem 18 subtipos diferentes de HA e 11 subtipos diferentes de NA. Os subtipos atuais de vírus da gripe A encontrados em pessoas são os Influenza A (H1N1) e Influenza A (H3N2).

Os vírus da Influenza B não estão divididos em subtipos, mas podem ser classificados em linhagens. Atualmente circulam na comunidade os vírus Influenza B da linhagem B/Yamagata ou B/Victoria.

Vacinas da gripe em 2023

Existem dois tipos de vacinas contra a gripe: trivalente ou tetravalente. As vacinas trivalentes protegem contra três vírus diferentes da influenza: dois vírus Influenza A e um vírus Influenza B. Vacinas quadrivalentes protegem contra quatro vírus diferentes da gripe: dois vírus Influenza A e dois vírus Influenza B.

No Brasil, e em todo Hemisfério Sul, segundo a recomendação da Organização Mundial da Saúde, as vacinas contra Influenza a serem usadas no país, no ano de 2023, devem conter três (trivalente) ou quatro (tetravalente) tipos de cepas de vírus em combinação, observando as seguintes especificações:

Vacinas tetravalentes à base de ovo para Hemisfério Sul em 2023:

  • Influenza A/Sydney/5/2021 (H1N1) pdm09.
  • Influenza A/Darwin/9/2021 (H3N2).
  • Influenza B/Áustria/1359417/2021 (linhagem B/Victoria).
  • Influenza B/Phuket/3073/2013 (B/linhagem Yamagata).

Vacinas trivalentes à base de ovo para Hemisfério Sul em 2023:

  • Influenza A/Sydney/5/2021 (H1N1) pdm09.
  • Influenza A/Darwin/9/2021 (H3N2).
  • Influenza B/Áustria/1359417/2021 (linhagem B/Victoria).

Já em Portugal, e em todo Hemisfério Norte, segundo a recomendação da Organização Mundial da Saúde, as vacinas inativadas contra a gripe na época 2023-2024, devem incluir na sua composição:

Vacinas tetravalentes à base de ovo para Hemisfério Norte em 2023-2024:

  • Influenza A/Victoria/2570/2019 (H1N1) pdm09;
  • Influenza A/Darwin/9/2021 (H3N2).
  • Influenza B/Austria/1359417/2021 (B/Victoria lineage).
  • Influenza B/Phuket/3073/2013 (B/Yamagata lineage).

Vacinas trivalentes à base de ovo para Hemisfério Norte em 2023-2024

  • Influenza A/Victoria/2570/2019 (H1N1) pdm09;
  • Influenza A/Darwin/9/2021 (H3N2).
  • Influenza B/Austria/1359417/2021 (B/Victoria lineage).

Quem deve tomar a vacina contra gripe?

Qualquer pessoa com mais de 6 meses de idade pode receber a vacina contra a gripe. Porém, há certos grupos que devem receber prioridade nas campanhas de vacinação, pois são eles que apresentam maior risco de desenvolverem complicações.

No caso da gripe, o objetivo das campanhas de vacinação não é eliminar a circulação do vírus, mas sim reduzir a incidência de complicações e, consequentemente, o número de óbitos.

Por isso, o público-alvo destas campanhas são profissionais de saúde, indivíduos com mais de 60 anos, crianças entre seis meses e cinco anos, gestantes durante o período de surto de gripe, indígenas, presos, portadores de doenças crônicas e transplantados.

Se você não faz parte do grupo alvo das campanhas e ainda assim deseja se imunizar contra gripe, não há problema nenhum. A vacina praticamente não apresenta contraindicações. Procure o seu médico ou centro de saúde e informe-se.

Contraindicações

Praticamente todas as pessoas com mais de 6 meses de vida podem ser vacinadas contra a gripe. Em alguns países existe a vacina contra gripe feita com vírus vivo atenuado. Esta vacina possui contraindicações próprias que não serão abordadas neste texto. Vamos nos ater apenas à vacina elaborada com vírus morto, que é a vacina habitualmente utilizada nas campanhas de vacinação.

A principal contraindicação à vacinação contra a gripe é a alergia ao ovo. Como o preparo da vacina utiliza ovos de galinha, as pessoas alérgicas podem desenvolver reações. Se você for alérgico a ovo, não tome a vacina da gripe sem orientação médica.

Também deve haver alguma precaução em relação às pessoas que já tiveram síndrome de Guillain-Barré (SBG). Na verdade, o risco de desenvolvimento desta doença após a vacina da gripe é extremamente baixo, cerca de 1 caso a cada 1 milhão de doses. Isso significa que o risco de se ter uma complicação da gripe é bem mais alto que o risco de desenvolver Guillain-Barré após a vacinação. Se você já teve SGB e faz parte do grupo de risco da gripe, converse com o seu médico sobre os riscos e benefícios da vacina.

Indivíduos com doenças febris agudas não devem tomar a vacina até estarem completamente recuperados.

Efeitos colaterais

As vacinas contra a gripe compostas por vírus mortos são geralmente bem toleradas, sendo o efeito colateral mais comum a dor e a inflamação no local da injeção. Nos estudos clínicos, os eventos adversos graves foram muito raros.

Outros efeitos adversos que podem ocorrer, mas são incomuns e geralmente de curta duração, incluem: dor de cabeça, febre, náuseas, tosse, irritação nos olhos e dor muscular.

Existem casos descritos de desmaios entre adolescentes, mas estes parecem estar mais ligados ao medo de agulha do que à vacina em si.

Perguntas mais comuns

É possível pegar gripe através da vacina?

Não. A vacina é feita com fragmentos do vírus. Não há nenhuma possibilidade de alguém ficar gripado devido à vacinação.

A vacina da gripe também previne resfriados?

Não, apesar de terem sintomas parecidos, a gripe e o resfriado são infecções diferentes, causados por vírus diferentes (leia: Diferenças entre gripe e resfriado).

Mesmo vacinado é possível ficar gripado?

Sim, a vacina cobre as principais cepas, mas não cobre todas. A taxa de sucesso é de cerca de 70 a 90%. Porém, a maioria das pessoas que refere ter ficado gripada mesmo tendo se vacinado, na verdade apresentam quadros de resfriado. Como a maioria da população não sabe distinguir uma gripe de um resfriado, essa confusão é frequente.

Grávidas podem receber a vacina da gripe?

Sim, não só podem como devem.

Pessoas imunossuprimidas, como portadores de HIV ou transplantados, podem ser vacinados.

Sim, não só podem como devem.

Posso tomar a vacina em qualquer altura do ano?

Até pode, mas como o pico de eficácia da vacina ocorre nos primeiros 3 meses, o ideal é tomá-la logo antes do inverno, que é a época que os surtos de gripe costumam surgir. Tomar a vacina muito antes da época de surto pode fazer com que a sua eficácia não seja a pretendida.

Se eu for viajar para o hemisfério norte, a vacina brasileira é eficaz?

Apenas parcialmente, pois as cepas selecionadas não são as mesmas. No ano de 2019, por exemplo, das 4 cepas escolhidas na vacina brasileira, somente 3 estavam presentes na vacina americana e europeia. Por outro lado, se a viagem for para outro país do hemisfério sul, a cobertura é total, pois a composição da vacina costuma ser a mesma.

A vacina da gripe interfere com alguma outra vacina?

Não, a vacina da gripe pode ser administrada no mesmo dia ou próxima de outras vacinas.

Quanto tempo demora para a vacina da gripe ter efeito?

Pelo menos 2 semanas são necessárias para que os anticorpos induzidos pela vacina possam ser produzidos.

É mesmo preciso se vacinar todos os anos?

Sim, a vacinação precisa ser reforçada todos os anos. A vacina que você tomou em 2022 não vai lhe proteger tão bem durante o surto de gripe do inverno de 2023.

Não faço parte do grupo de risco. Ainda assim preciso me vacinar?

Precisar não precisa, pois o risco de complicações da gripe no seu caso é muito baixo. Porém, como a taxa de efeitos adversos da vacina é muito baixa, você estará mais seguro se for vacinado. Na avaliação entre prós e contras, os prós saem vencedores com larga vantagem.

Você conhece alguém que já tenha sido vacinado?

Sim, eu mesmo. Por ser profissional de saúde, eu tomo a vacina contra gripe anualmente desde 2010, sem nunca ter tido qualquer problema. Eu não sou só eu, milhares de profissionais de saúde e pacientes em todo mundo são vacinados todos os anos contra a gripe no outono.

Como aliviar a dor e o inchaço no braço após a vacina?

Para reduzir o edema e a inflamação, compressas frias nas primeiras 24 a 48 horas são úteis. Após 48 horas, se ainda houver dor no local da vacina, as compressas quentes funcionam melhor. Se não houver contraindicações, o paciente pode tomar analgésicos comuns, como paracetamol ou dipirona (metamizol).

Se houver intensa vermelhidão, dor e edema no local após 48 horas, entre em contato com o seu médico.

É possível fazer a vacina da gripe junto com a da covid-19?

Sim, não há problema algum administrar as duas vacinas ao mesmo tempo.

Quem já teve covid-19 pode se vacinar contra a gripe?

Sim, uma coisa não influencia na outra.

A vacina contra gripe protege contra Covid-19 e vice-versa?

Não, a vacina contra gripe protege apenas contra gripe; já a vacina contra Covid-19 protege apenas contra Covid-19.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


46 respostas para “Vacina da gripe 2023: benefícios e indicações”

  1. Ailton Santos

    Obrigado, muito esclarecedor. Tenho 68 anos, tomei recentemente a vacina contra Covid (quinta dose) e gripe (tomo todos os anos). Tive apenas dor muscular nas primeiras 24 horas e depois passou. Vacinem-se, não deem ouvidos a malucos negacionistas.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Também tomo a vacina todos os anos, há vários anos.

  2. Idalina

    Oi minha filha trabalha e lá estão querendo dar a vacina nela.
    Ela é alérgica a alumínio.
    Queria saber se nesta vacina da gripe tem alumínio.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não, a vacina da gripe não costuma conter alumínio.

  3. Vane

    Obrigada pelos seus esclarecimentos.Eu ia tomar a vacina, mas vendo o rol de perguntas aqui, e acompanhando minha avó , que sempre foi para o hospital após tomar a vacina(e nao estava resfriada) , não tenho como confiar. Sao mtos os casos que vejo de reação à ela.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      A vacina é super segura. Eu e toda a equipe médica lá dos hospital tomamos todos os anos. Todos os meus pacientes idosos também tomam. O risco de uma pessoa idosa ter complicações com a gripe é muito, mas muito maior do que com a vacina.

  4. Vane

    Obrigada pelos seus esclarecimentos.Eu ia tomar a vacina, mas vendo o rol de perguntas aqui, e acompanhando minha avó , que sempre foi para o hospital após tomar a vacina(e nao estava resfriada) , não tenho como confiar. Sao mtos os casos que vejo de reação à ela.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      As reações à vacina são muito mais brandas do que as possíveis complicações da gripe, especialmente em idosos.

  5. Júlio Pedro Alves Fernandes

    A minha mãe toma a vacina tendo hj. 85 anos e, fica muito mal durante uns dias: corpo mole sem forças, dores de cabeça e por vezes constipa-se e, anda assim uns dias, e depois volta a ter vários periodos iguais durante o inverno

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Provavelmente o que ela tem são resfriados (constipações) e não gripe. A vacina só imuniza contra o vírus Influenza, que é o mais perigoso deles.

  6. Júlio Pedro Alves Fernand

    A minha mãe toma a vacina tendo hj. 85 anos e, fica muito mal durante uns dias: corpo mole sem forças, dores de cabeça e por vezes constipa-se e, anda assim uns dias, e depois volta a ter vários periodos iguais durante o inverno

  7. Angélica Freire Vieira

    Sou auxiliar de enfermagem é manipulei e vacinei estou com dores musculares há três dias é normal ???

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, 2 ou 3 dias de dor muscular é um efeito colateral conhecido e relativamente comum.

  8. Márcia Valéria

    Bom dia! Minha filha tomou a vacina da gripe dia 02/05/17 e está com o braço vermelho, inchado e dolorido. Estou aplicando compressa gelada. Se eu não perceber melhoras até amanhã, devo levá-la ao pediatra?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, depois de 3 ou 4 dias, já era pra ter melhorado.

  9. Reginaldo Silvério

    Minha mãe tem mais de 60 anos, tomou vacina no último dia 26/04, e no dia 30/04 estava começando a sentir cansaço e hoje foi para o hospital. Ela teve outros sintomas, que lendo alguns artigos, parecem ser sintomas da vacina, a falta de ar ou cansaço, se enquadraria como efeito da vacina ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O problema é que 4 dias depois é uma reação meio tarde. Com 60 anos, falta de ar e cansaço precisam ser analisados com um pouco mais de cuidado antes de culpar a vacona.

  10. Stella

    Boa noite! Tomei a vacina hj e estou resfriada! Posso tomar remédios q ameniza a coriza ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Que remédios você tem em mente?

  11. Sandra

    Olá estou sentindo dor e inchaço na virilha pode ser da injeção?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Onde foi a injeção?

  12. Juliana

    Minha filha tem 3 anos, e 40 minutos depois de tomar a vacina estava com febre de 39 graus, isso e normal?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não, o normal é não ter febre após a vacina.

  13. Atilayne

    olá estou sentindo uma dor no local da vacina, coloco compressa gelada ou quente?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O ideal é aplicação de frio nas primeiras 24 a 48 horas. Depois, o melhor é compressa morna/quente.

  14. Luciane

    Gostei muito do seu artigo, fiquei tranquila ao tomar a vacina no dia de hoje. Obrigada

  15. Rosangela

    Bom dia gostaria de saber se da diarreia depois que toma a vacina?
    A cor está bem amarela e com cheiro de ovo.
    Será alergia?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Diarreia é um efeito colateral possível da vacina da gripe.

  16. Neto

    Algum problema em ingerir bebida alcoólica no dia que for vacinado?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      De forma moderada, não.

  17. Beatriz Felix

    tomei a vacina ontem (sabado ) hj bebi um pouco de cerveja, preciso tomar uma segunda dose ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não.

  18. Halany Leite

    Dr, tomei a vacina ontem e depois apresentei enxaqueca e tomei um analgésico, mais tarde tomei meu anticoncepcional, na hora de dormir comecei a ter dor no peito com coração acelerado e falta de ar, de madrugada vomitei duas vezes. Tem haver com a vacina? Obs: eu estava ótima antes de vacinar.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não necessariamente. Pode ter sido apenas uma coincidência. Você não comeu nada de estranho ao longo do dia?

  19. Jose Tazza

    Minha filha de um ano foi vacinada ontem contra a gripe e apresentou vermelhidão no corpo 10 horas depois fomos ao pediatra e ela receitou um antialérgico por que não achou que fosse efeito da vacina. Hoje (24 horas depois) a vermelhidão desapareceu mas apresentou vômitos constantes, ela ainda esta tomando o antialérgico, e continua vomitando mas seu comportamento é normal (brinca e se alimenta), gostaria saber se existem casos similares que estejam relacionados a vacina da gripe, ou que poderia estar acontecendo com o organismo da minha filha? (desculpe o portonhol) . grato pela atenção.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A vermelhidão na pele é relativamente comum, os vômitos nem tanto. É possível que seja tudo uma reação alérgica à vacina.

  20. Katthya Åhlin

    Moro em Estocolmo e viajo para o Brasil com marido e filho de 14 anos em junho/2016. Devemos tomar a vicina aqui antes da viagem?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não é uma vacina obrigatória para quem vai ao Brasil. Tem que ver também se os subtipos da vacina sueca são semelhantes aos da brasileira. Os tipos de Influenza que circulam atualmente no Brasil podem não ser os mesmos que na Suécia.

  21. Wesley Zarnott

    Se a vacina demora em média 2 semanas para fazer efeito, eu posso pegar a gripe nesse tempo, mesmo ja com a vacina no organismo?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim. Por isso a vacinação costuma ser feita no Outono, antes da época de surto, que costuma ser no inverno.

  22. Tamyres Martins

    gostaria de saber se a vacina tem algum efeito grave ja confirmado tipo como morte de alguem que tomou?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Todos os medicamentos, incluindo todas as vacinas, podem, raramente, causar problemas graves. Até alimentos podem causar reações graves. Aliás, existem mais casos de reações fatais causadas por alimentos do que por vacinas.

  23. Eunice Barreto

    sou da saúde esse ano n tomei a vacina pq fico meses gripada depois k tomo, eu raramente tinha gripe, o k pode ser?tenho 59 anos

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Antes de mais nada tem que saber se o que você tem tido é realmente gripe ou somente resfriado. Os sintomas podem ser muito parecidos.

  24. Anna Xavier

    Tenho 40 anos e sempre tomo a vacina contra gripe por trabalhar em ambiente hospitalar e nunca tive reação. Fazem 3 dias que tomei a vacina e a região que foi vacinada esta com uma área grande bem vermelha, febre no local e bem dolorida. O que fazer? Compressa gelada resolve? Tomar antialergico resolve?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Nem compressa, nem antialérgico. É possível que o local da injeção tenha se infectado. Procure um médico para ele ver a lesão.