30 de julho de 2013

INSUFICIÊNCIA CARDÍACA | Causas e sintomas

O coração é um órgão composto basicamente por músculos, sendo responsável pelo bombeamento de sangue para todos os tecidos. Pode se dizer que é o motor do nosso corpo. O coração tem 4 câmaras: o ventrículo e o átrio direito; o ventrículo e o átrio esquerdo. Os ventrículos são as cavidades maiores e mais musculosas, sendo as mais importante no bombeamento do sangue.

Publicidade

Para entender o que é a insuficiência cardíaca, é preciso primeiro saber como funciona o coração.

Vejamos um simples e rápido resumo. Acompanhe o texto e o desenho abaixo.

Os tecidos recebem o sangue de onde retiram o oxigênio. O sangue agora pobre em oxigênio volta para o coração pelas veias, chega no lado direito do coração, entra no átrio direito, depois no ventrículo direito e é finalmente bombeado para o pulmão. No pulmão o sangue volta a ficar rico em oxigênio. Esse sangue re-oxigenado vai para o lado esquerdo do coração, cai primeiro no átrio e depois no ventrículo esquerdo, de onde será bombeado de volta para os tecidos , reiniciando o ciclo.

Circulação sanguínea

Portanto, o coração direito é responsável pelo retorno do sangue para os pulmões e coração esquerdo pelo bombeamento de sangue para os tecidos.

A insuficiência cardíaca ocorre quando o coração não consegue mais desempenhar uma ou ambas funções eficientemente. A insuficiência cardíaca pode então ser do coração esquerdo, direito ou de ambos. Os sintomas variam de acordo com a câmara do coração acometida. Explicarei mais a frente.

Mas como então surge a insuficiência cardíaca?

Como eu já disse, o coração é composto basicamente de músculos. A principal causa de insuficiência cardíaca é a isquemia cardíaca ou o infarto do miocárdio. Infarto significa morte tecidual, que no caso do coração se refere a parte do músculo cardíaco. Logo, quanto mais extenso for o infarto, mais músculo morrerá, consequentemente, mais fraco fica o coração. Se o infarto necrosar uma grande área, o paciente morre por falência da bomba cardíaca.

Outra causa comum de insuficiência cardíaca é a hipertensão não tratada (leia: SINTOMAS E TRATAMENTO DA HIPERTENSÃO ). Quando o paciente apresenta uma pressão arterial elevada, o coração precisa fazer mais força para vencer essa resistência e distribuir o sangue pelo corpo. Como todo músculo quando exposto a um estresse, a parede dos ventrículos começa a crescer e ficar mais forte. É a hipertrofia cardíaca. O que parece algo bom, na verdade é a fase precoce de uma insuficiência cardíaca. A hipertrofia do coração que ocorre na hipertensão é diferente daquela que ocorre nos atletas que possuem o coração mais forte.

Reparem na figura abaixo que o coração hipertrofiado pela hipertensão apresenta as paredes mais grossas e consequentemente menos espaço para o ventrículo se encher de sangue. Apesar de estar mais musculoso, o coração se enche menos e por isso bombeia menos sangue a cada batida (sístole). Essa é a fase de insuficiência cardíaca diastólica, ou seja, o coração não consegue se encher na diástole, período de relaxamento do coração que ocorre entre as sístoles (contrações cardíacas).

Coração hipertrofiado e coração dilatadoSe a hipertensão não for tratada, o coração continua a sofrer até o ponto em que não consegue mais se hipertrofiar. Imaginem um elástico que você puxa o tempo todo. Uma hora ele acaba por perder sua elasticidade e fica frouxo. É mais ou menos isso que ocorre com o coração. Depois de muito tempo sofrendo estresse o músculo cardíaco começa a se estirar e o coração fica dilatado.

Temos nesse momento um músculo que tem pouca capacidade de contração e um coração que já não consegue bombear o sangue adequadamente. O órgão se torna grande e insuficiente.

Como quem manda o sangue para o corpo é o ventrículo esquerdo, ele é quem mais sofre com as pressões arteriais elevadas. Quando realizamos um ecocardiograma o primeiro sinal de sofrimento cardíaco pela hipertensão é a hipertrofia do ventrículo esquerdo ou insuficiência cardíaca diastólica. Essa é a fase da insuficiência cardíaca que ainda tem cura se tratada.

Nas radiografias abaixo, podemos ver um coração normal à esquerda e um coração insuficiente e dilatado à direita.

insuficiência cardíaca

Outra causa comum de insuficiência cardíaca são as doenças das válvulas do coração. Sempre que uma válvula cardíaca apresenta alguma alteração, seja congênita, ou adquirida durante a vida (endocardite, febre reumática, calcificação das válvulas, etc…), o coração começa a ter dificuldades em bombear o sangue, iniciando-se o processo de dilatação semelhante ao da hipertensão.

Existem várias outras doenças que causam insuficiência cardíaca, quase todas se encaixam em um dos exemplos acima de isquemia/lesão muscular/estresse cardíaco. São elas:

Quais são os sintomas da insuficiência cardíaca ?

Os sintomas da insuficiência cardíaca dependem da câmara mais afetada e da gravidade do quadro. A disfunção do coração é na maioria das vezes um quadro progressivo e lento.

A insuficiência do ventrículo esquerdo se manifesta com sintomas da baixo débito de sangue para o corpo. O principal é a fraqueza e o cansaço aos esforços. Nas fases avançadas da insuficiência cardíaca, o paciente pode se cansar com tarefas simples como tomar banho e pentear o cabelo.

Outro sintoma típico é a falta de ar ao deitar. A incapacidade de bombear o sangue para os tecidos, causa um acúmulo do mesmo nos pulmões. É como se fosse um congestionamento. O sangue que sai dos pulmões não consegue chegar eficientemente ao coração porque esse não consegue bombear o sangue que já se encontra dentro dele. Esse lentidão no fluxo pulmonar causa extravasamento chamado de congestão pulmonar. Em casos graves desenvolve-se o edema pulmonar (leia: INCHAÇOS E EDEMAS para entender como se formam os edemas). O edema do pulmão é uma urgência médica, onde o paciente literalmente se afoga fora d’água, podendo morrer se não receber tratamento a tempo.

Quando deitamos, o sangue que está nas pernas não sofre mais a resistência da gravidade e chega mais facilmente ao coração e pulmão. Se temos um coração esquerdo insuficiente e aumentamos a quantidade de sangue que chega ao pulmão, favorecemos a congestão pulmonar. Por isso, muitos doentes com insuficiência cardíaca não toleram ficar muito tempo deitado. Alguns precisam dormir com mais de 1 travesseiro para manter sempre o tronco mais alto que o resto do corpo. Chamamos esta fase de insuficiência cardíaca congestiva.

Quando o coração esquerdo começa a não conseguir bombear o sangue eficientemente para os órgãos, os rins interpretam isso como uma queda no volume de sangue do corpo e começam a reter água e sal para tentar encher as artérias. O resultado final é um excesso de água no organismo que se traduz com o aparecimento de edemas (inchaços), principalmente nas pernas.

O baixo débito de sangue para os órgãos pode levar insuficiência renal e hepática (fígado).

Se houver um insuficiência do coração direito associado, esses edemas são ainda maiores, pois além do excesso de água, o ventrículo direito não consegue fazer com que o sangue das pernas chegue aos pulmões. Ocorre então um grande represamento de sangue nos membros inferiores e grandes inchaços. Dependendo do grau de disfunção cardíaca, pode haver edemas até a barriga, chamado de ascite (leia: O QUE É UMA ASCITE? ).

A imagem típica da insuficiência cardíaca grave é a do doente com inchaços nas pernas, cansado mesmo em repouso, com tosse e expectoração esbranquiçada (congestão pulmonar) e intolerância ao decúbito (não consegue deitar).

Corações dilatados também apresentam distúrbios na condução elétrica e são mais susceptíveis a arritmias. Uma das consequências pode ser a morte súbita por fibrilação ventricular (arritmia maligna).

O tratamento é feito com restrição de sal e água, diuréticos, anti-hipertensivos (leia: TRATAMENTO DA HIPERTENSÃO – Captopril, Enalapril, Losartan…) e medicamentos que aumentam a força cardíaca como a digoxina. Obesos devem emagrecer, fumantes têm que largar o cigarro, álcool deve ser evitado e exercícios supervisionados para reabilitação cardíaca são indicados. A pressão arterial deve ser controlada com rigor.

Nos casos terminais a única solução é o transplante cardíaco. Por isso, o melhor tratamento ainda é a prevenção.

"INSUFICIÊNCIA CARDÍACA | Causas e sintomas", 5 de 5 baseado em 2 votos.
Publicidade
  • Ronaldo

    olá Dr. gostaria de uma informação, treino jiu-jitsu há 14 anos, e esses dias fiz um raio x de tórax e deu no lado, coração no limite superior da normalidade, e também fiz um Eletrocardiograma e deu Bradicardia sinusal, essas duas conclusões são graves, e pode me prejudicar na admissão de serviço?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Se você for uma pessoa com bom condicionamento cardiovascular, essas alterações provavelmente não têm nenhum significado clínico. De qualquer forma, só para ter certeza, procure a opinião de um cardiologista.

  • Jussara

    Boa tarde,uma pessoa que passou por um transplante de coração,pode ter insuficiência cardiaca?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Sim, pode.

  • Ruth campos

    Doutor boa noite fiz um Dopler e deu insuficiência cardíaca leve é perigoso??

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Você tem que descobrir a causa da IC para evitar que a doença progrida. Por exemplo, se for hipertensão arterial, tem que controlá-la melhor, senão a doença cardíaca vai se agravar ao longo dos anos.

  • João Ricieri

    Fiz uma cintilografia e o resultado foi: Discreta hipoconcentração persistente na parede ínfero-lateral do ventriculo esquerdo

  • marcelo

    fiz um eletro há 13 anos e deu alteração do lado esquerdo. fiz o exame de holter e deu arritmia sinusal constante. o médico disse que estava tudo bem. há mais ou menos 2 anos, fiz outro eletro e não deu nenhuma alteração. o médico era clínico geral , não cardiologista. será que está realmente tudo normal ? o termo arritmia não é problema ?

  • marcelo

    fiz um eletro há 13 anos e deu alteração do lado esquerdo. fiz o exame de holter e deu arritmia sinusal constante. o médico disse que estava tudo bem. há mais ou menos 2 anos, fiz outro eletro e não deu nenhuma alteração. o médico era clínico geral , não cardiologista. será que está realmente tudo normal ? o termo arritmia não é problema ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Arritmia sinusal não é nenhum problema relevante

  • Weiller Schepis

    Parabéns Dr. pelo ensinamento.
    Estou com uma dúvida. Fiz um eletrocardiograma hoje(05/05/2014) e constou que estou com Hipertrofia ventricular direita…..R ampla ou R’ V1/V2. É algo muito grave ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Isso costuma ser um dos sinais precoces de lesão cardíaca pela hipertensão. Obs: você quis dizer ventrículo esquerdo, correto?

  • Mauro Rios

    Dr. Pedro. Que Deus abencoe o Sr. seus textos valem mais que uma consulta e sabemos que hj em dia esta precario, espero que o sr possa ser retribuido em alegria e paz por tudo.

  • Marcelo Rocha

    Parabéns Dr.pela iniciativa da informação ao povo.
    O mundo precisa de médicos de verdade..

    Obrigado.

  • gabriel

    olá doutor minha vó tem 85 anos e desenvolveu insulfiencia cárdica, isso é preocupante,ou podemos ficar tranquilos, ela ja passa por tratamentos,. Devemos ou não?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Depende do grau de insuficiência cardíaca e da causa.

  • Francisco Duarte

    Dr. meu exame periódico do trabalho deu “sobrecarga de ventriculo esquerdo”, isso tem relação com o que o Senhor descreve nesse artigo, ou seja, insuficiência cardíaca??? Devo procurar um especialista??? Ou eu tenho apenas que me exercitar um pouco??? Obg.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sobrecarga é geralmente causada por hipertensão arterial, e é um estágio anterior ao surgimento da ins. cardíaca.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Geralmente sobrecarga se refere a um estágio anterior à insuficiência cardíaca propriamente dita. Na maioria dos casos é causada por hipertensão arterial mal controlada.

  • Lisa Coimbra

    Dr. Pedro Pinheiro A estenose aórtica tem cura ou é possível fazer cirurgia. Qual tratamento devo seguir?

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Cura só através de cirurgia.

  • http://www.facebook.com/erica.tavares.7758 Érica Tavares

    Olá, quero parabenizar a vcs pela matéria sobre icc, muito bem explicada e de fácil entendimento.

  • http://profile.yahoo.com/RAS5KEB6GSOI3Q7GQSRFN4XPPI Claudio

    Boa noite! Tenho 45 anos e já tive um IAM ha 03 meses, que quase me levou pro outro mundo. Nao coloquei nem stent, nem safena. Remoçao do trombo na arteria descendente esquerda somente atraves de drogas. O problema é que a area do VE necrosada foi muito grande e hoje há um aneurisma de colo largo. Meu FE é de 36%. Eu não me sinto tão cansado, continuo fazendo sexo 4x/semana, e durmo bastante bem, respiraçao parece igual sempre. Meu médico ficou super preocupado com esse situaçao e acha que será necessario cirurgia para remodelamento. Seá isso mesmo?? Existe algum tratamento, mesmo fora do Brasil, para recuperaçao do movimento da area necrosada do VE ??

  • Angelaivanowski

    ola, Dr. tenho um filho de 22 NOS QUE TEM INSUFICIÊNCIA CARDIACA o medico receitou remedio  para hipertensão, mas estou um pouco preocupada, essa doença é progresssiva:

  • Jocasta Carvalho

    Boa Tarde!
    Meu pai está com sintomas idênticos a insuficiência cardíaca, os sistomas são:

    – Inchasso nos pés e penas;
    – Cansaço e Tosse;
    – Empachamento e não consegue ficar muito tempo deitado, tem que dormir sentado.

    O que fazer neste caso para descobrir se realmente está com o músculo do coração dilato, o famoso coração crescido? Tem cura? Pode-se viver bem com essa doênça?

    Grata,

    Jocasta Carvalho

  • Nuno Morais

    Ola meu nome é Nuno e tenho apenas 17 anos. Eu sei que deve parecer estranho um jovem com a minha idade já andar a pesquisar nestes sites mas a razão é que eu tenho um problema de saude por descobrir e não há nenhum médico que pegue no meu caso e descubra o que é.
    Eu sempre que faço educaçao fisica sinto o meu coraçao muito acelerado, fico com muitas tonturas, sensaçao de desmaio, vomitos, fico com o corpo todo paralisado. Os medicos dizem que é uma simples crise de ansiedade mas se fosse só isso nao me dava sempre que eu fizesse desporto e eu já nao sei que fazer mais.
    Se tiver alguma noçao deste problema podia mandar um mail se faz favor?
    Meu mail é: nuno_morais95@hotmail.com

    Obrigado

  • Professor Dr.Carlos Torres

    Prezado senhor Pedro Pinheiro, acredito que o senhor esta cometendo um equívoco, quando descreve a hipertrofia cardíaca como sendo o início de uma insuficiência cardíaca, pois, a hipertrofia cardíaca ocorre no coração dos atletas ou pessoas que desenvolvem uma atividade física regular e por um período mínimo de uma hora, com frequência e volume variados. O coração que o senhor descreve, do indivíduo doente, ou seja o hipertenso severo, jamais pode receber a denominação de um coração hipertrofiado e sim de um coração dilatado. Segundo o renomado e conhecido Fisiologista Dr. Gyuton Hall, autor do renomado livro Tratado de Fisiologia Médica.

  • Professor Dr.Carlos Torres

    Prezado senhor Pedro Pinheiro, acredito que o senhor esta cometendo um equívoco, quando descreve a hipertrofia cardíaca como sendo o início de uma insuficiência cardíaca, pois, a hipertrofia cardíaca ocorre no coração dos atletas ou pessoas que desenvolvem uma atividade física regular e por um período mínimo de uma hora, com frequência e volume variados. O coração que o senhor descreve, do indivíduo doente, ou seja o hipertenso severo, jamais pode receber a denominação de um coração hipertrofiado e sim de um coração dilatado. Segundo o renomado e conhecido Fisiologista Dr. Gyuton Hall, autor do renomado livro Tratado de Fisiologia Médica.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Você está confundindo as coisas. Existe mais de um tipo de hipertrofia ventricular. A hipertrofia ventricular do atleta é um evento fisiológico, estruturalmente e quimicamente distinto da hipertrofia ventricular da hipertensão arterial e da miocardipatia hipertrófica, que são doenças. Nos casos onde o coração é submetido a aumento de volume e/ou pressão por tempo prolongado, a hipertrofia do VE é um evento adaptativo inicial que precede a fase de dilatação. Existe vasta literatura sobre o assunto. Vá ao Pubmed e procure por “left ventricular hypertrophy”.

  • Rivaldo Ferreira da Cunha Filh

    Olá, meu nome Rivaldo, tenho 38 anos , 1,72m e 90k. A seis meses que tenho curtos períodos de tosse seca, seguida por desmaio. Acontecia num intervalo de 30 a vinte dias, só que agora tá ficando frequente, chegando a dois desmaios por semana. Meu clínico geral, aferiu a pressão arterial que estava 14/10, passou uma bateria de exames de rotina e mim encaminhou ao neuro. O procedimento foi correto? Com este diagnóstico o Dr. pode mim adiantar qual seria o motivo desses desmaios?

    Obrigado!

  • Cristianorueda

    parabens cara muto bom sua explicacao .vc é uma pessoa muito intelegente
    que deus te abencoe!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Luana_nunes07

    Olá meu nome é Luana tenho 27 anos, 1 filho, sinto dificuldades para respirar, dores no peito pode ser problemas cardíacos?

  • Maristela

    Parabéns a maneira como é explicado é muito facil de entender e as figuras ajudam muito.

  • luciana

    as vezes estou andado e de repente fico sem ar é como se tapasse todo o peito e asvezes ao abaixar tambem o que pode ser

  • Cristianorueda

    parabens cara muto bom sua explicacao .vc é uma pessoa muito intelegente
    que deus te abencoe!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    O uso de diuréticos deve ser parcimonioso. Se usado na dose adequada ele melhora os edemas, a hipervolemia e a contratilidade cardíaca.

  • Cikochem

    Realmente, minha mãe está passando por esse problema derrame pleural e insuficiencia cardiaca é muito bom ter essas explicações, parabéns !!!

  • Patrícia

    A hipertrofia cardíaca pode ser revertida? O uso de homeopatia durante o tratamento, pode ser eficiente???

  • Patrícia

    A hipertrofia cardíaca pode ser revertida? O uso de homeopatia durante o tratamento, pode ser eficiente???

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Em fases iniciais sim.
      Não há estudos científicos que suportem o uso de homeopatia nestes casos.

  • Patrícia

    Se na insuficiência cardíaca o débito de sangue nos vasos é diminuído, o uso de diuréticos não poderiam levar a uma hipotensão grave e parada???

  • Patrícia

    Se na insuficiência cardíaca o débito de sangue nos vasos é diminuído, o uso de diuréticos não poderiam levar a uma hipotensão grave e parada???

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O uso de diuréticos deve ser parcimonioso. Se usado na dose adequada ele melhora os edemas, a hipervolemia e a contratilidade cardíaca.

  • Marcelle Sodre

    Parabéns, Dr. Pedro Pinheiro pelo artigo. Sua forma clara, didática e em um vocabulário bem acessível me fez finalmente entender o estado de saúde da minha mãe. Isso é uma grande virtude, pois a maioria dos profissionais de saúde alimentam uma grande lacuna entre eles e seus pacientes pela forma rebuscada com que utilizam seus termos técnicos!

  • Sil Bruna Axebahia

    Parabéns, pela jeito tão simples e claro de explicar,gente é impossivel não entender dessa maneira.Quando comecei a ler fiquei emocionada por entender tão claramente um assunto que as vezes mim deixava confusa.Obrigada.     Silvaneide Ribeiro

  • Francineide Lins

    boa tarde Dr. meu pai tem o coração crescido e é bem gordinho ,nao quer acordo com dietas o que posso fazer para ele viver alguns anos a mas ,ele tem 87 anos e tem muita fome eu ando muito preocupada com ele,o mesmo esta com a respiraçâo tipo agonizando.por favor Dr. me diga algo que eu possa fazer. Obrigada

  • Www Bazar05

    dr. a ic interfere ou pode ser factor de risco para a insuficiencia arterial periferica…..e qual a sua conduta…..bdia by bazar 

  • Jackelinesales1

    Dr. o sopro no coração , tem alguma coisa haver com a tosse seca?

    jackeline sales

  • Jackelinesales1

    Dr. o sopro no coração , tem alguma coisa haver com a tosse seca?

    jackeline sales

  • Dodo_corintias

    adorei a explicação, agora me ajudem qual o remedio para para gripe que um paciente com insuficiencia pode tomar urgente? douglas /alcione

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    É a fase inicial, quando já há alterações na estrutura do coração mas sua função ainda não foi afetada.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Pode causar.

  • Rosangela

    bom a dia o meu nome e rosangela moro em florianopolis  a minha irmã tem todos esses sintomas mas os medicos nao conseguem saber da onde vem o cansaso do coração ela esta internado a  uma semana e ninguem diz nada estou muito preocupada 

  • Carlos

    Boa Tarde. Dr. Pedro . Eu queria saber se paciente com ICC D corre alguns risco e quais os cuidados que deve ser tomados.

  • jacqueline

    tenho 45 anos e fiz uma cintilografia recente,estou com isquemia cardiaca,não bebo,nunca fumei,minha PA até 3 anos era 9por6,10por6,tinha refluxo leve na mitral,agora estou com a PA oxilando muito,as v ezes;12×8;as;vezes,16×10,sinto ores constantes no peito,leves mas que incomodam,dores nos MI,E ESTOU COM RELUXOS TAMBEM,OQUE PODE TERCAUSADO JA QUE EU NÃO TENHO NENHUM FAMILIAR CARDIACO?JACQUELINE

  • http://profile.yahoo.com/BYV5BK3W4UZWLIF6GTJG26YTIM Jessica

    Parabéns Dr. Pedro.
    Gostaria de saber de uma forma “clara” um pouco sobre Insuficiência cardiáca com função sistólica preservada.
    Estou estudando sobre isso, mas ainda não entendi muito bem!
     

  • Claraluz Freitassilva

    Dr. Pedro, minha mãe teve AVC há um ano atrás e há 7 meses está com uma tosse que não cessa. Será que há uma relação com o AVC? Existe cura para essa tosse?
    Att
    Clarice Avila

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    O tratamento mais importante é controlar a pressão arterial para evitar que você progrida para uma insuficiência cardíaca.

  • Mario

      Boas Sr Dr. ha 3 meses fiz um ecocardiograma no resultado diz que tenho o ventriculo esquerdo nao dilatado nem hipertrofiado, com hipocinésia septal funçao sistolica diminuida, um tempo depois Voltei a fazer mais alguns exames como prova de esforço, disseram-me que pela prova que eu fiz nao poderia ter os problemas mencionados nos resultados do ecocardiograma, por isso voltei a fazer o eco e disseram que estava bem, mas eu muitas tenho palpitaçoes anormais, será que eles se enganaram 2 vezes nos exames?? Se no caso de eu ter mesmo esses problemas, será muito grave o meu problema? desde ja obrigado pela atençao, e continuaçao de um bom ano.  

  • cskasal

    Boas Sr. Dr. tenho 25 anos, ha 3 meses fiz um ecocadiograma e no resultado dizia que tenho o ventriculo esquerdo nao dilatado nem hiportrofiado com hipocinésia septal e funçao sistolica diminuida, preocupado fui noutra clinica eles mandaram fazer um uma prova de esforço, só que eles disseram que pela prova que eu fiz eu nao poderia ter o problema que detectaram no ecocadiograma, por isso mandaram repetir o eco e disseram que tinha no coraçao, mas a verdade é que sentido varias palpitaçoes anormais ultimamente, será que esses exames que fiz estao errados?? no caso de eu ter mesmo esses problemas, será assim muito grave o meu problema? Desde ja o meu obrigado pela atençao, e continuaçao de um bom ano, abraço.

  • Bruno

    Dr. minha mae foi disgnosticada com uma deficiencia sistolica esquerda, ela sente incomodo que a acorda pela manha e fala um pouco cansada , sua ejeção deu 44%, to muito preocupada, tem cura, tem remedio que concerte este problema? Aguardo resposta ancioso.
    Bruno

  • Alessandra

    Bom dia adorei o artigo e gostaria de saber mais sobre  alteração antero lateral alta inferior….

  • Fabio rocha

     a gastrite pode causar depressao

  • Andrea

    obrigada pela esplicação bem detalhada,meu pai esta internado ,os medicos só falaram que é agua no pulmao,mas lendo sua materia,comprovei que o caso dele é mais grave do que pensei.a amioria dos sintomas falado aqui meu pai está sentindo.

  • Andréa

    Perfeita a explicação neste artigo! Agora compreendi o que é insuficiência cardiaca e os motivos que causam outras complicações

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Um laudo escrito “possível” não dá certeza de nada. É preciso investigar a situação com mais cuidado.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Um laudo escrito “possível” não dá certeza de nada. É preciso investigar a situação com mais cuidado.

  • Elytavolieri

    entendi muito sobre a sobrecarga ventricular esquerda, mas, estou em pânico, Foi um achado casual,em exame de rotina para autorização de exercícios fisicos para meu neto de 10 anos.
    estamos em desespero.Ele é forte, saudavel,não tem sintoma e o exame foi feito em pronto socorro para cumprir formalidades.
     estamos desolados
    .diagnostico ou laudo…’
    “possível sobregarca ventricular esquerda”…….
    .me ajudem..qualquer palavra ajuda…
    .Deus ajude. estou em pânico.
    Sou apenas advogada e estou em crise.ely tavolieri      ely_tavolieri@hotmail.com

  • Tarsia

    boa noite,
    tenho 23 anos. tive CIA, o meu coração ficou muito dilatado, mas já estou “curada”. Continuo tendo falta de ar. sera que essa falta de ar é só devido o coração?

  • elvira

    boa tarde.coraçao inchada oque fazer qual alimentaçao adequada pois esta e obesa .elvira.

  • Martaferreira

    Excelente artigo!!! Os meus parabéns pela forma como expuseram este tema.

  • Claudia barreto

    gostaria de saber se o hemoglobina 7,9g/dL esta bom ou não ?
    quais são os sintomas?
    um abraço
     fiz a bariátrica 

  • Martalima93

    A dorei essas informações, vale apena agente lé e ficar mais atendo com qualquer  sintômas no coração
    sou formada em leitura do Ecg sempre vejo essas  anomalias.

  • Carlosauttran

    Gostei muito do artigo.Muito bem detalhado,simples e direto. Parabéns!!

  • Carlosauttran

    Gostei muito do artigo.Muito bem detalhado,simples e direto. Parabéns!!

  • Celsopompeu

    Gostei muito destas informações;
    Me foram muito úteis, pois faço tratamento cardíaco a +- seis meses.

  • Celsopompeu

    Gostei muito destas informações;
    Me foram muito úteis, pois faço tratamento cardíaco a +- seis meses.

  • cristiane

    oi Dr.Pedro moro aki no japao,meu pai esta no brasil e passou no medico de coracao,e o Medico falou q o caracao dele ta fraco,ele ta com diabete e pressao alta ,estou preocupada ..coaracao fraco tem cura dr.???

  • Andréa

    Perfeita a explicação neste artigo! Agora compreendi o que é insuficiência cardiaca e os motivos que causam outras complicações

  • Andrea

    obrigada pela esplicação bem detalhada,meu pai esta internado ,os medicos só falaram que é agua no pulmao,mas lendo sua materia,comprovei que o caso dele é mais grave do que pensei.a amioria dos sintomas falado aqui meu pai está sentindo.

  • Adriano

    eu gostei muito mesmo foi a melho espricaçao que eu tive nem meus medicos me espricou  tau bem assim muito obrigado ass Adriano

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    A ascite é mais comum quando o lado direito do coração está muito acometido.

  • Thyago Mota

    Duvida!! A ascite só ocorre quando há insuficiencia cardiaca de ambos os lados? O que mais pode levar a um acumulo de liquido na cavidade?

  • tarsia

    boa noite,
    Doenças cardíacas como o coração dilatado pode causar falta de ar?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Com certeza.

  • Ro_mere3

    tenho muita tontura e meu coraçao dispara o tempo todo sinto muito medo o que pode ser

  • Jenny_balan

    DR. poderia falar um pouco sobre insuficiencia cardiaca congenita???

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Pode causar.

  • Sdlima2008

    Boa tarde.
    Gostaria de saber se é verdade que a insuficiência cardíaca causa dores no fígado.
    Obrigada.

  • Anonymous

    tenho hipertrofia e me da muitas dores,cansaço,faltas de ar,palpitações. corro risco de ter um infarto?

  • Anonymous

    Dr Pedro faço HD a 5 anos ha avanço para Rins no estudo com celulas troncos é verdade que constitui qualquer órgão, como o rim?

    Ass: José

  • Edeoni_santos

    boa tarde muito boa a matéria tenho sentido faltar de ar constante tenho hipertensão faço o uso de aradois 25mg  e faço o uso de alenia para bronquite não tenho me sentido bem por esse dias muita falta de ar fiz a prova da funçaõ pulmonar o medico diz que não tem nada passo no cardio  so me pede exame de sangue o que eu faço Dr.Pedro não estou bem

  • misso

    Boa noite Dr.pedro a minha pergunta é: se essa doença da direito a aposentadoria?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Dependendo da gravidade, sim

  • http://profile.yahoo.com/BYV5BK3W4UZWLIF6GTJG26YTIM Jessica

    Parabéns Dr. Pedro.
    Gostaria de saber de uma forma “clara” um pouco sobre Insuficiência cardiáca com função sistólica preservada.
    Estou estudando sobre isso, mas ainda não entendi muito bem!
     

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      É a fase inicial, quando já há alterações na estrutura do coração mas sua função ainda não foi afetada.

  • Marcelle Sodre

    Parabéns, Dr. Pedro Pinheiro pelo artigo. Sua forma clara, didática e em um vocabulário bem acessível me fez finalmente entender o estado de saúde da minha mãe. Isso é uma grande virtude, pois a maioria dos profissionais de saúde alimentam uma grande lacuna entre eles e seus pacientes pela forma rebuscada com que utilizam seus termos técnicos!

  • VALQUIRIA

    o medico disse que meu coração esta grande . ando com fraqueza , tonturas , inchaço nas pernas , eo corção acelerando tosse e cansaço . tudo isso faz parte da doença? dor na perna esquerda forte. ? ISSO MATA RAPIDO

  • Dianarocha S

    boa tarde dr. achei mt interessante esse resumo tenho um bebe cardiopata nacseu com atresia pulmonar +civ+cia e colaterais ,hiperfluxo pulmonar  ja fez uma cirgia cardiaca e em breve fara a segunda ja passamos por tanta luta que so DEUS sabe como foi dificil mas ele fica bem em casa não ´´depende de o2 se alimenta td normal!!! mas pra ganhar peso e praticamente impssivel ele tem 11meses mas aparenta ter no maximo 3meses pesa 4 kg ainda não senta nem tem firmeza no pescoço!! toma captopril,lasix,aldactone de 12/12h !!ja teve pneumonia 3 vezes de ficar mt ruim mesmo ficou intubado e td!!!varias vezes!!! mas e muito mais que um guerreiro!!!!! esse e meu pequeno GRANDE homem!!!!

  • Alinea

    Boa tarde!

    Tenho insuficiencia cardiaca e não foi diagnosticado a causa, descobri a 1 ano e estou tratando gostaria de saber se posso engravidar mesmo tendo a doença e se ela tem cura.
    Pois meu cardiologista disse que ainda não estou liberada para engravidar.

  • Giselma cristina piva

    Dr. no caso da Insuficiencia cardiaca esquerda, é errado falar que a bradicardia é um dos sintomas?

  • Giselma cristina piva

    Dr. no caso da Insuficiencia cardiaca esquerda, é errado falar que a bradicardia é um dos sintomas?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não costuma ser um sintoma.

  • Yene

    boa tarde DR ,acabei de saber que eu tenho coração musculoso  devido a pressão alta e nunca me tratei,hoje eu tomo lorsatan e outro medicamento que não lembro o nome tudo pra controlar a pressão,bem gostaria de saber que pode acontecer comigo e qual tratamento devo seguir..

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O tratamento mais importante é controlar a pressão arterial para evitar que você progrida para uma insuficiência cardíaca.

  • Angelaivanowski

    ola, Dr. tenho um filho de 22 NOS QUE TEM INSUFICIÊNCIA CARDIACA o medico receitou remedio  para hipertensão, mas estou um pouco preocupada, essa doença é progresssiva:

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Depende da causa e da gravidade.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @mir
    Hummm… vc matou a charada.

  • mir

    Boa Tarde Dr Pedro desculpe-me a indiscriçao mas uma sugestao a pergunta da Lurdes nao seria M34 uma sigla CID 10… eu vi os comentarios e pensei nesta hipotese… Abraço Dr sou sua seguidora assídua…

  • Anonymous

    Tenho que apresentar um seminario amanha, sobre insuficiencia cardiaca, fiquei com as causas, e só agora encontrei esse site, nossa, nem vou poder pegar algumas dicas, com o Dr Pedro!! mesmo assim agradeço, o que tem por aqui já dá para fazer uma boa apresentação!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Lurdes,
    Não faço idéia do que seja o M34. Não é uma sigla famosa.

  • lurdes medeiros

    Obrigada pelo artigo. Mas se puder acrescentar ou indicar aonde eu posso encontrar informações sobre insuficiência cardiaca M34.
    O que é este M34? Não consigo encontrar uma explicação.
    Agradeço desde já
    Lurdes Medeiros

  • Ricka

    ola,vim aqui apenas pra agradecer este excelente texto,de facil explicação,que me ajudou em muito a compreender um pouco mais sobre ICC,apesar de ja ter lido guyton,Robbins,Savic,seu texto foi mto esclarecedor

  • Anonymous

    Até para mim q sou estudante de Medicina serviu muitooooo!!!Foi bem resumido e direto no assunto.Obrigada

  • Willian

    MUITO OBRIGADO PELAS INFORMAÇÕES, FORAM DE GRANDE AJUDA PARA MIM QUE PRETENDO FAZER ENFERMAGEM..

  • Anonymous

    Parabéns Dr. por suas importantes colaborações nos esclarecimentos a que este Blog se presta.

    É obvio que há conhecimentos e linguagem específicos entre os profissionais-médicos, mas é de suma importância que também haja linguajar que permita ao paciente entender de forma clara o que se passa com ele. Sua contribuição nesse sentido, para mim, é digna de louvor. Mais uma vez, parabéns.

    Marcos Rangel, Cabo Frio, RJ

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Sara,
    pode acontecer de uma pneumonia ser confundida com uma agudização de uma insuficiência cardíaca crônica.
    Agora, confundir pneumonia com uma insuficiência cardíaca aguda em um paciente sem história prévia, é menos comum.

  • Sara

    Boa noite Dr Pedro,eu gostaria de saber se uma pneumonia pode ser confudida com uma insuficiência cardiaca aguda.

    Obrigada e parabéns pelo blog

    Sara
    Salvador-Ba

  • Anonymous

    muito obrigada pela matéria,é de suma importância essas informações,minha mãe completa 90 anos em setembro ,e agora está apresentando esses sintomas de insuficiência cardíaca,graças ao nosso médico e também os cuidados dos familares,mais uma vez agradeço

    Sergia Rosa Rodrigues
    Bagé RGS

  • vida lokaaaaaa

    meu no me é wallas nossa gostei muito de ter tirado minha duvida, principalmente agora sim estou preparado para dar uma aula..

  • Pitty

    Dr Pedro,
    Parabéns pelo blog, foi uma aula simples e completa de entender, fui fazer um ECG de esforço e apareceu isquemias cardiacas, fiquei apavorada e cheia de dúvidas, o teu texto conseguiu me explicar calmamente o que talvez esteja ocorrendo comigo, OBRIGADA

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Vivian,
    ICC III = insuficiência cardíaca estágio 3 (a gravidade vai de 1 a 4)
    ACVH = Acidente vascular cerebral hemorrágico (derrame hemorrágico)
    PAV= Pneumonia associada a ventilação
    (pneumonia hospitalar contraída devido a ventilação mecânica)

  • Vivian

    Boa tarde Dr.Pedro.gostaria de tirar uma dúvida.meu pai faleceu domingo devido a complicações de avc,mas no óbito dele havia causa de morte.
    ICC III,Avch+pav,eu gostaria de saber o que é isso?e gostaria de saber também onde posso achar termos técnicos como esse para esclarecimento de tipos de doenças..existe algum site?Pot favor Dr.agradeceria se o senhor puder me ajudar obrigada.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Cláudia a sugestação sobre pericardite está anotada.

    quanto a ins. cardíaca direita, é um termo que se usa para dizer que o ventriculo direito apresenta insuficiência. Quando os dois ventriculos, esquerdo e direito, têm insuficiência, chamamos de insuficiência cardíaca congestiva.

  • Claudia

    Gostaria de saber o que significa Insuficiencia Cardiaca Direita e se possível pudessem explicar sobre Pericardite (causas, sintomas e formas de tto).

    Agradeço e Parabenizo pelo Blog

    Claudia
    RGS

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Nelson,
    Pessoas com ótimo condicionamento físico podem ter frequencias cardiacas em repouso por volta dos 50 batimentos por minuto.

    Para saber se este é o seu caso, só indo ao cardiologista.

  • nelson

    Boa tarde , agradeço pela informações acima citadas , a minha duvida continua sobre as batidas cardíacas . Tenho 38 anos , pratico esporte duas veses por semana(futsal), meu coração bate em repouso 48 p/minuto , gostaria de saber se é prejudicial ?

    \Grato

  • Paulina

    Obrigada, gostei muito das irformações, sou estudante de farmácia e estava tentando estudar a farmacologia da insuficiência cardíaca congestiva, e vamos combinar que sem a fisiologia não se entende nada no GOODMAN! Abraço!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Ana,
    Todo transplante tem fila longa. Pacientes mais graves com indicação de transplantar têm prioridade.

    Pacientes com ICC avançada são grupo de risco para gripe, sim.

  • ana

    Dr Pedro, Boa Noite
    Meu irmão tem 42 anos e tem ICC, já esta tomando os medicamentos , há 3 meses, mas os resultados são pouco satisfatários, tanto que a médica que o acompanha pensa na hipotese de um transplante.
    Gostaria de saber se a fila para um transplante é longa e se é comum a morte do paciente antes da cirurgia, devido ao estado grave.
    E também se pegar uma gripe , por exemplo , isso pode agravar seu estado de saúde?

    Grata,

    Marcia

  • Victória

    Olá Dr. Pedro, suas postagens são muito claras e não deixa dúvidas, parabéns.
    Quando dispor de algum tempo, vc poderia falar sobre a fisiologia do exercício, é interessante, mas os textos por aí são complicados. Obrigada.

  • Anonymous

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Comentário apagado por estar fora das regras.

  • Anonymous

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

  • Auburguetty@hotmail.com

    Sou acadêmico do 8º Período do curso de Fisioterapia – RJ e gostaria muitíssimo de agradecer e parabenizá-lo por esse importantíssimo blog,pois através dele enriqueceu significativamente o meu conhecimento e aprendizado para daqui a 15 dias (minha formatura) já atuar de forma profissional nos pacientes em que no momento estagio em um CTI hospitalar. Um forte abraço e gostaria de lhe deixar um recado:
    “A humildade é a base de todas as virtudes”. Um forte abraço do universitário Leandro Andrade de Santana.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Chayang,
    Pelo o que sei, não há nada pronto para ser usado na prática médica a curto prazo.
    abs

  • Anonymous

    Dr.Pedro,se ouviu falar muito em celulas tronco para pacientes com ICC, hoje não vejo mais nada, o sr. sabe como anda estas pesquisas, meu marido tem ICC e foi convidado para participar de uma pesquisa dessas mais na ultima hora não participou,falo da celula tronco com a retirada da celula da medula ossea, o sr. tem alguma informação sobre o assunto? Meu nome é Chayang.abs.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Nilda,
    Não entendi bem. Se quem tem ICC é o seu marido, o que a gravidez tem a ver ?

    Mulheres com ICC grave, com necessidade de várias drogas, não devem engravidar, pois o risco de descompensar da ICC é altíssimo.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Grazielle,
    A capacidade pulmonar não é medida em percentagem. A médica deve ter te dito isso para facilitar o entendimento. Mas para mim isso não diz nada. Não tem como eu avalair em cima de dados não médicos.

    Em relação ao transplante, esse só é indicado em estágios avançados da ICC, quando não há resposta ao tratamento clínico. Se o seu marido é uma pessoa ativa, com certeza não tem indicação de transplante.

  • Anonymous

    Olá Dr. Pedro, gostaria de saber se uma pessoa com ICC,que toma aquele monte de medicamento pode engravidar, ou os remedios atrapalham? No caso meu esposo tem ICC ele tem 43anos e eu 35.Me chamo Nilda e moro em Recife.Adorei seu blog, o melhor que ja vi até hoje, parabens…

  • Anonymous

    Meu nome é Grazielle, meu marido sofre de ICC, esta semana ele fez um cateterismo nao sei o resultado e um teste de esteira para saber a capacidade do pulmão o qual deu 50% significa que o pulmão dele esta muito fraco? Ele tem uma vida normal, mais é muito estressado,este resultado me faz pensar que ja e hora do transplante certo? Ou não.Adorei este blog, muito esclarecedor, um forte abraço dr.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Luciane,
    O tranplante cardíaco só é realizado nas fases terminai da ICC, quando já não responde mais ao tratamento clínico.

    Existem testes para se avaliar a capacidade do coração levar oxigênio os tecidos. Quando o coração se torna incapaz de oxigenar os tecidos, mesmo após otimização do tratamento clínico, é hora de se pensar em um transplante.

    Com certeza ainda não é o caso do seu marido

    abs

  • Anonymous

    Me chamo Luciane. Meu marido tem ICC, ele atravessa uma pscina de 10m. mergulhando,se cansa mais consegue. mais nao consegue caminhar 10m sem se cansar,qdo saberei que ele ja esta precisando de transplante. Ele tem a doença 4anos se trata no Incor-SP.Meu nome e Luciane sou de Curvelo-MG

  • Luz Viriato

    Bom dia, Dr. Pedro. Só deixo esse comentário para parabenizá-lo pela forma como nos explica sobre os temas. É difícil encontrar quem consiga transformar informação técnica e específica, em “leitura leiga”. Admiro muito quem consegue isso. Há 3 anos leio “tudo” que há na internet sobre ICC, e só agora, com seu texto, que entendi como funciona a circulação. É tanto termo técnico, que nós, leigos, nos perdemos nos termos técnicos e no fim não entendemos o essencial. Parabéns e muito obrigada! :-)

  • Só Tua

    Este comentário foi removido pelo autor.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Ola Ariel,
    O médico se expressou mal. Quando ele disse que era esperado, ele quis dizer que não é incomum doentes entubados em ventilação mecânica desenvolverem pneumonia. Talvez o melhor teria sido ele dizer “isto não é algo inesperado”

    A traqueotomia é normalmente feita se a necessidade de entubação é prolongada. Se o plano é conseguir tirar o tubo nas próximas 48-72horas, não há necessidade da traqueostomia.

    Tenho alguns textos que podem ser interessantes para vc. Procure na barra de procura do blog por “coma induzido” e “CTI” que vc achará alguns texto que podem esclarecer mais sobre o assunto.

    abs e melhoras p/ o seu pai.

  • Ariel

    Primeiramente, parabéns pelo blog. Muito esclarecedor para leigos como eu. Meu nome é Ariel, sou de Goiãnia e tenho 24 anos.Estava pesquisando sobre insuficiência cardíaca e edema pulmonar. Meu pai tem 56 anos e deu entrada na UTI no último domingo com estes dois diagnósticos. Ele está em coma induzido, entubado com ventilação e com vários outros equipamentos que eu não sbaerei explicar aqui. Acabo de chegar do hospital e o médico me disse que ele desenvolveu uma pneumonia, mas que isto já era esperado. Fiquei pensando: como assim, “já era esperado..?” Bom, esta é a minha primeira dúvida. Quando meu pai acorda, ele fica agitado e se queixa muito do tubo que está enfiado na traquéia. Gostaría de saber se a traqueostomia podería aliviar um pouco o seu sofrimento. É, sofrimento é a palavra que mais traduz toda esta situação; junto dela vem também a angústia e a sensação de impotência.
    Desde já obrigada.
    Ariel.

  • Anonymous

    Estava fazendo um levantamento de dados sobre ICC e achei este blogue, muito bem elaborado, de fácil compreensão que me ajudou muito p/ direcionar o assunto que eu irei abordar em minha especialização, por isso só tenho que parabenizá-lo. Que Deus abenços muito a sua profissão, amém…..

    abraços Cristina Fisioterapeuta

  • ESTHER

    Estava procurando informações sobre ICC e achei muito interessante esse blogue na pessoa do senhor Dr Pedro Pinheiro. Adorei a matéria e gostaria de parabenizá-lo pela mesma. Sou enfermeira recém formada e através da linguagem clara e direta é que pude sanar minhas dúvidas.
    Parabéns e tudo de bom.
    Esther Bravo.

  • Anonymous

    Excelente blogue !
    agradeço pelo seu tempo. São infoemações preciosas para nós leigos. Muito difícil encontrar médicos que estejm dispostos a explicar as doenças em linguagem tão simples.
    parabéns !

    Sérgio