Insuficiência cardíaca: o que é, sintomas e tratamento

Dr. Pedro Pinheiro

comment 95 Comentários


O que é insuficiência cardíaca?

A insuficiência cardíaca é uma condição que surge quando os músculos do coração não são capazes de bombear o sangue efetivamente. De forma simples, podemos dizer que o paciente com insuficiência cardíaca é um paciente com o coração fraco.

A insuficiência cardíaca pode surgir de forma rápida, como nos casos de infarto agudo do miocárdio com necrose extensa do músculo cardíaco, ou pode se instalar lentamente, como nos casos de hipertensão arterial por muitos anos, que provoca constante e prolongado estresse ao coração.

Como funciona o coração?

O coração é um órgão composto basicamente por músculos, que, ao se contraírem, são responsáveis pelo bombeamento de sangue para todos os tecidos. O coração funciona como o motor do nosso corpo.

O coração humano é composto por quatro câmaras:

  • Ventrículo esquerdo.
  • Ventrículo direito.
  • Átrio esquerdo.
  • Átrio direito.

Os ventrículos são as cavidades maiores e mais musculosas, sendo as mais importantes no bombeamento do sangue para o corpo.

Câmaras cardíacas
Legenda: AD: átrio direito; AE: átrio esquerdo; VD: ventrículo direito; VE: ventrículo esquerdo; AO: artéria orta; VP: artéria pulmonar.

A circulação do sangue pelo corpo se dá da seguinte forma:

  1. O coração recebe sangue cheio de oxigênio vindo dos pulmões e o envia para o resto do corpo através da contração do ventrículo esquerdo (sangue em vermelho na ilustração abaixo).
  2. Os tecidos recebem o sangue e trocam o oxigênio (O₂) por dióxido de carbono (CO₂).
  3. O sangue, agora pobre em O₂ e rico em CO₂, volta ao coração pelas veias, chega no lado direito do coração, entra no átrio direito, depois no ventrículo direito e é finalmente bombeado para os pulmões (sangue em azul na ilustração abaixo).
  4. Nos pulmões, o sangue volta a ficar rico em oxigênio e pobre em dióxido de carbono.
  5. Esse sangue re-oxigenado vai para o lado esquerdo do coração, cai no átrio e depois no ventrículo esquerdo, de onde será bombeado de volta para os tecidos, reiniciando o ciclo.
Circulação cardiopulmonar
Circulação cardiopulmonar

Portanto, o lado direito do coração é responsável pelo bombeamento do sangue para os pulmões e o lado esquerdo pelo bombeamento do sangue para os tecidos.

A insuficiência cardíaca ocorre quando o coração não consegue mais desempenhar uma ou ambas funções eficientemente. A insuficiência cardíaca pode então ser do coração esquerdo, direito ou de ambos.

O que causa insuficiência cardíaca?

Como já dito, o coração é composto basicamente por músculos. Qualquer situação que provoque perda de força do músculo cardíaco irá resultar em insuficiência cardíaca.

Infarto agudo do miocárdio

A principal causa de insuficiência cardíaca é a isquemia cardíaca ou o infarto do miocárdio.

Infarto significa morte tecidual, que no caso do coração se refere ao músculo cardíaco. Logo, quanto mais extenso for o infarto, mais fibras musculares morrerão e, consequentemente, mais fraco ficará o coração. Se o infarto necrosar uma extensa área, o paciente pode até morrer por falência aguda da bomba cardíaca, chamada insuficiência cardíaca aguda.

A insuficiência cardíaca também pode se desenvolver lentamente nos pacientes com doença isquêmica. O paciente pode sofrer vários pequenos infartos ao longo dos anos – com ou sem sintomas claros – provocando um progressivo acúmulo de tecido cardíaco necrosado e insuficiente.

Nesses casos, a insuficiência cardíaca se instala de forma mais lenta e progressiva, sendo chamada insuficiência cardíaca crônica.

Para mais informações sobre o infarto agudo do miocárdio: Sintomas do infarto agudo do miocárdio.

Hipertensão arterial

Outra causa comum de insuficiência cardíaca é a hipertensão arterial não controlada adequadamente.

Quando o paciente apresenta uma pressão arterial elevada, o coração precisa fazer mais força para vencer a resistência dos vasos sanguíneos e distribuir o sangue pelo corpo.

Assim como ocorre com qualquer músculo exposto a um estresse frequente, a parede dos ventrículos começa a crescer e ficar mais forte, um processo chamado hipertrofia cardíaca.

O que parece algo bom é, na verdade, a fase precoce de uma insuficiência cardíaca. O tipo de hipertrofia do coração que ocorre na hipertensão arterial difere daquela que ocorre nos atletas que possuem o coração mais forte.

Reparem na figura abaixo que o coração hipertrofiado pela hipertensão apresenta as paredes mais grossas e consequentemente menos espaço para o ventrículo se encher de sangue. Apesar de estar mais musculoso, o coração se enche menos e, por isso, bombeia menos sangue a cada contração.

Insuficiência cardíaca

Essa é a fase de insuficiência cardíaca diastólica, ou seja, o coração não consegue se encher na diástole, período de relaxamento do coração que ocorre entre as sístoles (contrações cardíacas).

Como quem manda o sangue para o corpo é o ventrículo esquerdo, ele é quem mais sofre com as pressões arteriais elevadas. Quando realizamos um ecocardiograma, o primeiro sinal de sofrimento cardíaco pela hipertensão é a hipertrofia do ventrículo esquerdo.

Essa fase precoce da insuficiência cardíaca é o momento ideal para que o tratamento médico seja instituído, pois ainda há possibilidade de reversão do quadro.

Se a pressão arterial não for tratada e permanecer alta por anos a fio, o coração irá sofrer até o ponto em que não consegue mais se hipertrofiar.

Imaginem um elástico que você puxa o tempo todo. Uma hora ele acaba por perder sua elasticidade e fica frouxo. É mais ou menos isso que ocorre com o coração. Depois de muito tempo sofrendo estresse, o músculo cardíaco começa a se estirar e o coração fica dilatado e fraco.

Nessa fase dilatação cardíaca temos um músculo com pouca capacidade de contração e um coração que já não consegue bombear o sangue adequadamente, apresentando o que chamamos insuficiência cardíaca sistólica.

Para mais informações sobre a hipertensão arterial: Hipertensão Arterial: o que é, sintomas e tratamento.

Doença das válvulas cardíacas

Outra causa comum de insuficiência cardíaca são as doenças das válvulas do coração.

Sempre que uma válvula cardíaca apresenta alguma alteração, seja congênita ou adquirida durante a vida, como nos casos de endocardite, febre reumática, calcificação das válvulas, etc., o coração começa a ter dificuldades em bombear o sangue, iniciando-se o processo de dilatação semelhante ao da hipertensão.

Miocardite

Miocardite é a inflamação do miocárdio, o músculo cardíaco. A miocardite grave enfraquece o coração e reduz sua capacidade de bombeamento.

A miocardite pode ser causada por uma infecção viral, uma reação a um medicamento ou parte de uma condição inflamatória mais geral.

Falamos da miocardite com detalhes no artigo: Miocardite: o que é, causas, sintomas e tratamento.

Fatores de risco

Existem várias outras doenças que causam insuficiência cardíaca, quase todas provocam de alguma maneira doença isquêmica cardíaca ou enfraquecimento direito do músculo cardíaco.

Os principais fatores de risco são:

Sintomas

Os sintomas da insuficiência cardíaca dependem da câmara mais afetada e da gravidade do quadro. A disfunção do coração é, na maioria das vezes, um quadro progressivo e lento.

Os principais sintomas da insuficiência cardíaca são:

  • Falta de ar e cansaço aos esforços.
  • Falta de ar ao deitar-se.
  • Inchaço (edema) nas pernas, tornozelos e pés.
  • Batimento cardíaco rápido ou irregular.
  • Reduzida tolerância ao exercício.
  • Maior necessidade de urinar durante a noite.
  • Inchaço do seu abdômen (ascite).
  • Falta de apetite e náusea.
  • Edema agudo do pulmão.

Falta de ar (dispneia)

A falta de ar, chamada dispneia, costuma ser um sintoma que vai se agravando ao longo do tempo. Inicialmente, o paciente sente cansaço e falta de ar apenas para esforços grandes. Depois, para esforços médios.

Nas fases avançadas da doença, o paciente pode se cansar com tarefas simples, como tomar banho e pentear o cabelo. Em estágios finais, o paciente tem intensa falta de ar e precisa de oxigênio mesmo estando em repouso.

Edema pulmonar

A incapacidade de bombear o sangue para os tecidos, causa acúmulo de líquidos nos pulmões. É como se fosse um congestionamento. O sangue que sai dos pulmões não consegue chegar eficientemente ao coração porque esse não consegue bombear o sangue que já se encontra dentro dele.

Essa lentidão no fluxo pulmonar causa extravasamento de líquidos, um quadro chamado congestão pulmonar. Por conta disso, a doença é frequentemente chamada insuficiência cardíaca congestiva.

Em casos graves, o paciente pode desenvolver edema pulmonar, que é uma urgência médica. Nesse quadro, o paciente tem tanta água no tecido pulmonar, que é como se ele estivesse se afogando.

Dispneia paroxística noturna

Outro sintoma típico da insuficiência cardíaca é a dispneia paroxística noturna, uma falta de ar que só surge quando o paciente se deita.

Quando deitamos, o sangue que se encontra nas pernas deixa de sofrer interferência da gravidade e consegue retornar mais facilmente ao coração e aos pulmões.

Se temos um coração esquerdo fraco e aumentamos a quantidade de sangue que chega aos pulmões, acabamos por favorecer o surgimento de congestão pulmonar. Por isso, muitos pacientes com insuficiência cardíaca não toleram ficar muito tempo deitado. Alguns precisam dormir com mais de um travesseiro, de forma a manter sempre o tronco mais alto que o resto do corpo, diminuindo, assim, a quantidade de sangue que retorna aos pulmões pelo lado direito do coração.

Retenção de líquidos e edemas

Quando o coração esquerdo começa a não conseguir bombear o sangue eficientemente, os rins passam a receber menos sangue o necessário. Os rins interpretam isso como uma queda no volume de sangue do corpo e começam a reter água e sal para tentar encher as artérias.

O resultado é um excesso de água no organismo, que se traduz com o aparecimento de edemas (inchaços), principalmente nas pernas.

Se também houver insuficiência do coração direito, esses edemas são ainda maiores, pois além do excesso de água, o ventrículo direito não consegue fazer com que o sangue das pernas chegue aos pulmões. Ocorre então um grande represamento de sangue nos membros inferiores e aparecimento de volumoso inchaço nas pernas.

Dependendo do grau de disfunção cardíaca, pode haver edemas até a barriga, chamado ascite.

Síndrome cardiorrenal

Em estágios avançados, a insuficiência cardíaca pode provocar prolongada redução do aporte de sangue para os rins, o que provoca insuficiência renal.

Inicialmente, com o aumento da retenção de água, o quadro é temporariamente corrigido. Com o passar do tempo, porém, o aumento do volume de líquidos no corpo tende a sobrecarregar ainda mais os pulmões e o coração.

O surgimento de insuficiência renal provocado pela insuficiência cardíaca é chamado síndrome cardiorrenal.

Falamos da síndrome cardiorrenal com detalhes no artigo: Síndrome cardiorrenal – Definições e causas.

Arritmias cardíacas

Corações dilatados também apresentam distúrbios na condução elétrica e são mais susceptíveis a arritmias. Uma das consequências da insuficiência cardíaca grave pode ser a morte súbita por fibrilação ventricular, uma arritmia maligna equivalente a uma parada cardíaca.

Classificação NYHA

A Classificação da New York Heart Association (NYHA) fornece uma maneira simples de classificar o grau da insuficiência cardíaca. Ela classifica os pacientes em uma das quatro categorias com base em suas limitações durante a atividade física.

Classificação da NYHA — estágios da insuficiência cardíaca:

  • Classe I: sem sintomas e sem limitação na atividade física habitual (andar, subir escadas ou realizar pequenos esforços)
  • Classe II: leve falta de ar durante atividades físicas habituais.
  • Classe III: marcada limitação das atividades devido à falta de ar, mesmo durante uma atividade de pequena intensidade, como, por exemplo, andar distâncias curtas (20 a 100 m). Confortável apenas em repouso.
  • Classe IV: limitações severas. O paciente apresenta falta de ar mesmo enquanto está em repouso. A maioria fica restrita à cama ao longo de todo o dia.

Diagnóstico

Quadros de insuficiência cardíaca avançada são facilmente perceptíveis através do exame físico do paciente, pois os sintomas são muito típicos.

Em geral, a confirmação do diagnóstico é feita através de exames de imagens, principalmente através do ecocardiograma, uma espécie de ultrassonografia do coração, capaz de fornecer várias informações sobre a estrutura cardíaca e o seu grau de funcionamento.

A radiografia de tórax é um exame simples, que pode mostrar a existência de um coração dilatado e água nos pulmões.

Coração dilatado e grande
Coração dilatado e grande

Nas radiografias acima, podemos ver um coração normal à esquerda e um coração insuficiente e dilatado à direita.

Tratamento

O tratamento é feito com medicamentos que ajudam a baixar a pressão arterial, reduzir a retenção de líquidos e facilitar o bombeamento do sangue.

Entre os fármacos mais utilizados estão:

Obesos devem emagrecer, fumantes têm que largar o cigarro, álcool deve ser evitado e exercícios supervisionados para reabilitação cardíaca são indicados. A pressão arterial deve ser controlada com rigor.

O controle do consume de sal na dieta é importantíssimo. Seis gramas de sal por dia é limite recomendado.

Nos casos de insuficiência cardíaca na fase dilatada, o paciente pode apresentar episódios frequentes de arritmias cardíacas. Algumas delas perigosas. Por isso, alguns pacientes precisam implantar um aparelho conhecido como cardiodesfibrilador interno (CDI) para reduzir o risco de morte súbita.

Outro tratamento utilizado nos casos mais graves é a terapia de ressincronização cardíaca (Cardiac Resynchronization Therapy – CRT), que consiste na implantação de eletrodos no coração para estimular ambos ventrículos de forma sincronizada, melhorando a contratilidade do coração e os sintomas da insuficiência cardíaca.

Nos casos terminais a única solução é o transplante cardíaco. Por isso, o melhor tratamento ainda é a prevenção.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


95 respostas para “Insuficiência cardíaca: o que é, sintomas e tratamento”

  1. Josie

    Muito esclarecedoras as informações.
    Obrigada.

  2. Emanuel André

    Opa eu tenho 18 anos, queria muito ser um Cardiologista, mas não sei por onde começar. Por onde eu começo?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Tem que fazer a faculdade de Medicina. São 6 anos. Ao final, você escolhe a especialidade que quer seguir. Se for mesmo cardiologia, são mais 4 ou 5 anos de formação.

  3. Herick Borba

    Tenho 22 anos e tô com suspeita de insuficiência cardiaca ou dilatou do ventriloco esquerdo tá no início tenho chances de revercao ou cura se fizer o tratamento direitinho eu era saudável tive isso por uso de droga inalatória após infarto do miocárdio me ajuda por favor meu né e herick

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se a insuficiência cardíaca é derivada de um infarto, pode melhorar alguma coisa com o tempo e com tratamento, mas reversão completa não é esperado, pois aquele tecido cardíaco que morreu não volta mais.

  4. Ênio

    Por que deve-se evitar beber muito água?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Porque a insuficiência cardíaca já é um estado de retenção de líquidos. Beber muita água, principalmente se não houver controle do consumo de sal na dieta, pode causar descompensação da doença.

  5. Élida Maria B Duarte

    Quais as chances de sobreviver com 50% do coração funcionando?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O que você quer dizer com 50% do coração funcionando? Você se refere a fração de ejeção cardíaca?

  6. Juliana K.

    Artigo muito esclarecedor!
    As explicações sobre o mecanismo dos sintomas apresentados pelo paciente são muito didáticas e de fácil compreensão.

  7. Tatiana Ferreira

    Tenho 36 anos sou hipertensa a mais ou menos 22 faço o uso de enalapril 2x ao dia e aldactone 1x ao dia e quando realizei um eletrocardiograma acusou uma sobrecarga no ventriculo esquerdo gostaria de saber se há alguma chance do eletro estar errado ou devo procurar por um cardiologista

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Acho que você deveria procurar um cardiologista. A sobrecarga do VE é um achado compatível com quem tem hipertensão há muitos anos.

  8. Andreia Campos

    Meu filho de 8 anos fez um ecg deu arritmia sinusal e sobrecarga em ventriculo esquerdo, gostaria de saber o que é?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Arritmia sinusal não é nada de mais, mas a sobrecarga do ventrículo esquerdo precisa ser avaliada por um cardiologista. Não é um achado esperado nesta idade.

      1. Hildomar Barbosa

        o meu ritmo sinusal deu normal mas deu sinais de sobrecarga do ve. é grave?

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          É um sinal de que o ventrículo esquerdo está sendo sobrecarregado. Isso costuma ser provocado por hipertensão mal controlada.

  9. Deny Santos

    O que explica as alteraçoes de sensibilidade em MMII nos pacientes com insufiencia cardiaca?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Com ou sem edemas?

  10. Deny Santos

    porque o paciente com insufiencia cardiada esquerda possui pressão arterail elevada?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se o paciente ainda tem pressão arterial alta, é porque a insuficiência cardíaca ainda não é muito grave. ICC grave causa hipotensão.

  11. JAIME CAMPOS

    Dr. Bom dia. Minha mãe está com quadro de coração dilatado. Ela toma remédios para tratar esquizofrenia; pode está relacionado aos remédios?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pouco provável.

  12. Claudia Santos

    Dr. Boa noite, meu filho de 13 anos foi diagnosticado pelo ECG com QT curto e sobrecarga do VE, já marquei cardiologista para ele mas estou desesperada, é muito grave?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Só pelo ECG não dá para definir gravidade. Tem que fazer outros exames, principalmente um ecocardiograma.

  13. Sergio Luiz Dalk Dalk

    Bom dia tenho uma filha com 13 anos e lhe foi descoberta uma sobrecarga no ventrículo esquerdo, eu gostaria de saber se esse problema ela corre risco de vida e se tem cura com tratamento ou só fazendo uma cirurgia de coração. Só ficamos a saber hoje e ainda vai fazer uma consulta com o medico dela.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Antes de definir qualquer prognóstico é preciso identificar a causa da sobrecarga. O tipo de tratamento que será proposto depende da causa.

  14. Tamires Lopes

    Olá Dr.gostaria de saber se mulheres com implante de valvula mitral podem engravidar e quais os ricos?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se estiver tudo bem com a nova válvula, sim.

  15. Ronaldo

    olá Dr. gostaria de uma informação, treino jiu-jitsu há 14 anos, e esses dias fiz um raio x de tórax e deu no lado, coração no limite superior da normalidade, e também fiz um Eletrocardiograma e deu Bradicardia sinusal, essas duas conclusões são graves, e pode me prejudicar na admissão de serviço?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se você for uma pessoa com bom condicionamento cardiovascular, essas alterações provavelmente não têm nenhum significado clínico. De qualquer forma, só para ter certeza, procure a opinião de um cardiologista.

  16. Jussara

    Boa tarde,uma pessoa que passou por um transplante de coração,pode ter insuficiência cardiaca?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, pode.

  17. Ruth campos

    Doutor boa noite fiz um Dopler e deu insuficiência cardíaca leve é perigoso??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Você tem que descobrir a causa da IC para evitar que a doença progrida. Por exemplo, se for hipertensão arterial, tem que controlá-la melhor, senão a doença cardíaca vai se agravar ao longo dos anos.

  18. João Ricieri

    Fiz uma cintilografia e o resultado foi: Discreta hipoconcentração persistente na parede ínfero-lateral do ventriculo esquerdo

  19. marcelo

    fiz um eletro há 13 anos e deu alteração do lado esquerdo. fiz o exame de holter e deu arritmia sinusal constante. o médico disse que estava tudo bem. há mais ou menos 2 anos, fiz outro eletro e não deu nenhuma alteração. o médico era clínico geral , não cardiologista. será que está realmente tudo normal ? o termo arritmia não é problema ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Arritmia sinusal não é nenhum problema relevante

  20. Weiller Schepis

    Parabéns Dr. pelo ensinamento.
    Estou com uma dúvida. Fiz um eletrocardiograma hoje(05/05/2014) e constou que estou com Hipertrofia ventricular direita…..R ampla ou R’ V1/V2. É algo muito grave ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Isso costuma ser um dos sinais precoces de lesão cardíaca pela hipertensão. Obs: você quis dizer ventrículo esquerdo, correto?

  21. Mauro Rios

    Dr. Pedro. Que Deus abencoe o Sr. seus textos valem mais que uma consulta e sabemos que hj em dia esta precario, espero que o sr possa ser retribuido em alegria e paz por tudo.

  22. Marcelo Rocha

    Parabéns Dr.pela iniciativa da informação ao povo.
    O mundo precisa de médicos de verdade..

    Obrigado.

  23. gabriel

    olá doutor minha vó tem 85 anos e desenvolveu insulfiencia cárdica, isso é preocupante,ou podemos ficar tranquilos, ela ja passa por tratamentos,. Devemos ou não?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Depende do grau de insuficiência cardíaca e da causa.

  24. Francisco Duarte

    Dr. meu exame periódico do trabalho deu “sobrecarga de ventriculo esquerdo”, isso tem relação com o que o Senhor descreve nesse artigo, ou seja, insuficiência cardíaca??? Devo procurar um especialista??? Ou eu tenho apenas que me exercitar um pouco??? Obg.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Geralmente sobrecarga se refere a um estágio anterior à insuficiência cardíaca propriamente dita. Na maioria dos casos é causada por hipertensão arterial mal controlada.

  25. Lisa Coimbra

    Dr. Pedro Pinheiro A estenose aórtica tem cura ou é possível fazer cirurgia. Qual tratamento devo seguir?

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Cura só através de cirurgia.

  26. Érica Tavares

    Olá, quero parabenizar a vcs pela matéria sobre icc, muito bem explicada e de fácil entendimento.

  27. Claudio

    Boa noite! Tenho 45 anos e já tive um IAM ha 03 meses, que quase me levou pro outro mundo. Nao coloquei nem stent, nem safena. Remoçao do trombo na arteria descendente esquerda somente atraves de drogas. O problema é que a area do VE necrosada foi muito grande e hoje há um aneurisma de colo largo. Meu FE é de 36%. Eu não me sinto tão cansado, continuo fazendo sexo 4x/semana, e durmo bastante bem, respiraçao parece igual sempre. Meu médico ficou super preocupado com esse situaçao e acha que será necessario cirurgia para remodelamento. Seá isso mesmo?? Existe algum tratamento, mesmo fora do Brasil, para recuperaçao do movimento da area necrosada do VE ??

  28. Jocasta Carvalho

    Boa Tarde!
    Meu pai está com sintomas idênticos a insuficiência cardíaca, os sistomas são:

    – Inchasso nos pés e penas;
    – Cansaço e Tosse;
    – Empachamento e não consegue ficar muito tempo deitado, tem que dormir sentado.

    O que fazer neste caso para descobrir se realmente está com o músculo do coração dilato, o famoso coração crescido? Tem cura? Pode-se viver bem com essa doênça?

    Grata,

    Jocasta Carvalho

  29. Nuno Morais

    Ola meu nome é Nuno e tenho apenas 17 anos. Eu sei que deve parecer estranho um jovem com a minha idade já andar a pesquisar nestes sites mas a razão é que eu tenho um problema de saude por descobrir e não há nenhum médico que pegue no meu caso e descubra o que é.
    Eu sempre que faço educaçao fisica sinto o meu coraçao muito acelerado, fico com muitas tonturas, sensaçao de desmaio, vomitos, fico com o corpo todo paralisado. Os medicos dizem que é uma simples crise de ansiedade mas se fosse só isso nao me dava sempre que eu fizesse desporto e eu já nao sei que fazer mais.
    Se tiver alguma noçao deste problema podia mandar um mail se faz favor?
    Meu mail é: nuno_morais95@hotmail.com

    Obrigado

  30. Professor Dr.Carlos Torres

    Prezado senhor Pedro Pinheiro, acredito que o senhor esta cometendo um equívoco, quando descreve a hipertrofia cardíaca como sendo o início de uma insuficiência cardíaca, pois, a hipertrofia cardíaca ocorre no coração dos atletas ou pessoas que desenvolvem uma atividade física regular e por um período mínimo de uma hora, com frequência e volume variados. O coração que o senhor descreve, do indivíduo doente, ou seja o hipertenso severo, jamais pode receber a denominação de um coração hipertrofiado e sim de um coração dilatado. Segundo o renomado e conhecido Fisiologista Dr. Gyuton Hall, autor do renomado livro Tratado de Fisiologia Médica.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Você está confundindo as coisas. Existe mais de um tipo de hipertrofia ventricular. A hipertrofia ventricular do atleta é um evento fisiológico, estruturalmente e quimicamente distinto da hipertrofia ventricular da hipertensão arterial e da miocardipatia hipertrófica, que são doenças. Nos casos onde o coração é submetido a aumento de volume e/ou pressão por tempo prolongado, a hipertrofia do VE é um evento adaptativo inicial que precede a fase de dilatação. Existe vasta literatura sobre o assunto. Vá ao Pubmed e procure por “left ventricular hypertrophy”.

  31. Rivaldo Ferreira da Cunha Filh

    Olá, meu nome Rivaldo, tenho 38 anos , 1,72m e 90k. A seis meses que tenho curtos períodos de tosse seca, seguida por desmaio. Acontecia num intervalo de 30 a vinte dias, só que agora tá ficando frequente, chegando a dois desmaios por semana. Meu clínico geral, aferiu a pressão arterial que estava 14/10, passou uma bateria de exames de rotina e mim encaminhou ao neuro. O procedimento foi correto? Com este diagnóstico o Dr. pode mim adiantar qual seria o motivo desses desmaios?

    Obrigado!

  32. Luana_nunes07

    Olá meu nome é Luana tenho 27 anos, 1 filho, sinto dificuldades para respirar, dores no peito pode ser problemas cardíacos?

  33. Maristela

    Parabéns a maneira como é explicado é muito facil de entender e as figuras ajudam muito.

  34. luciana

    as vezes estou andado e de repente fico sem ar é como se tapasse todo o peito e asvezes ao abaixar tambem o que pode ser

  35. Cristianorueda

    parabens cara muto bom sua explicacao .vc é uma pessoa muito intelegente
    que deus te abencoe!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  36. Cikochem

    Realmente, minha mãe está passando por esse problema derrame pleural e insuficiencia cardiaca é muito bom ter essas explicações, parabéns !!!

  37. Patrícia

    A hipertrofia cardíaca pode ser revertida? O uso de homeopatia durante o tratamento, pode ser eficiente???

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Em fases iniciais sim.
      Não há estudos científicos que suportem o uso de homeopatia nestes casos.

  38. Patrícia

    Se na insuficiência cardíaca o débito de sangue nos vasos é diminuído, o uso de diuréticos não poderiam levar a uma hipotensão grave e parada???

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O uso de diuréticos deve ser parcimonioso. Se usado na dose adequada ele melhora os edemas, a hipervolemia e a contratilidade cardíaca.

  39. Sil Bruna Axebahia

    Parabéns, pela jeito tão simples e claro de explicar,gente é impossivel não entender dessa maneira.Quando comecei a ler fiquei emocionada por entender tão claramente um assunto que as vezes mim deixava confusa.Obrigada.     Silvaneide Ribeiro

  40. Francineide Lins

    boa tarde Dr. meu pai tem o coração crescido e é bem gordinho ,nao quer acordo com dietas o que posso fazer para ele viver alguns anos a mas ,ele tem 87 anos e tem muita fome eu ando muito preocupada com ele,o mesmo esta com a respiraçâo tipo agonizando.por favor Dr. me diga algo que eu possa fazer. Obrigada

  41. Www Bazar05

    dr. a ic interfere ou pode ser factor de risco para a insuficiencia arterial periferica…..e qual a sua conduta…..bdia by bazar 

  42. Jackelinesales1

    Dr. o sopro no coração , tem alguma coisa haver com a tosse seca?

    jackeline sales

  43. Dodo_corintias

    adorei a explicação, agora me ajudem qual o remedio para para gripe que um paciente com insuficiencia pode tomar urgente? douglas /alcione

  44. Elytavolieri

    entendi muito sobre a sobrecarga ventricular esquerda, mas, estou em pânico, Foi um achado casual,em exame de rotina para autorização de exercícios fisicos para meu neto de 10 anos.
    estamos em desespero.Ele é forte, saudavel,não tem sintoma e o exame foi feito em pronto socorro para cumprir formalidades.
     estamos desolados
    .diagnostico ou laudo…’
    “possível sobregarca ventricular esquerda”…….
    .me ajudem..qualquer palavra ajuda…
    .Deus ajude. estou em pânico.
    Sou apenas advogada e estou em crise.ely tavolieri      ely_tavolieri@hotmail.com

  45. elvira

    boa tarde.coraçao inchada oque fazer qual alimentaçao adequada pois esta e obesa .elvira.

  46. Martaferreira

    Excelente artigo!!! Os meus parabéns pela forma como expuseram este tema.

  47. Claudia barreto

    gostaria de saber se o hemoglobina 7,9g/dL esta bom ou não ?
    quais são os sintomas?
    um abraço
     fiz a bariátrica 

  48. Martalima93

    A dorei essas informações, vale apena agente lé e ficar mais atendo com qualquer  sintômas no coração
    sou formada em leitura do Ecg sempre vejo essas  anomalias.

  49. Carlosauttran

    Gostei muito do artigo.Muito bem detalhado,simples e direto. Parabéns!!

  50. Celsopompeu

    Gostei muito destas informações;
    Me foram muito úteis, pois faço tratamento cardíaco a +- seis meses.

  51. Andréa

    Perfeita a explicação neste artigo! Agora compreendi o que é insuficiência cardiaca e os motivos que causam outras complicações

  52. Andrea

    obrigada pela esplicação bem detalhada,meu pai esta internado ,os medicos só falaram que é agua no pulmao,mas lendo sua materia,comprovei que o caso dele é mais grave do que pensei.a amioria dos sintomas falado aqui meu pai está sentindo.

  53. Adriano

    eu gostei muito mesmo foi a melho espricaçao que eu tive nem meus medicos me espricou  tau bem assim muito obrigado ass Adriano

  54. Thyago Mota

    Duvida!! A ascite só ocorre quando há insuficiencia cardiaca de ambos os lados? O que mais pode levar a um acumulo de liquido na cavidade?

  55. tarsia

    boa noite,
    Doenças cardíacas como o coração dilatado pode causar falta de ar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Com certeza.

  56. Jenny_balan

    DR. poderia falar um pouco sobre insuficiencia cardiaca congenita???

  57. Sdlima2008

    Boa tarde.
    Gostaria de saber se é verdade que a insuficiência cardíaca causa dores no fígado.
    Obrigada.

  58. misso

    Boa noite Dr.pedro a minha pergunta é: se essa doença da direito a aposentadoria?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Dependendo da gravidade, sim

  59. Jessica

    Parabéns Dr. Pedro.
    Gostaria de saber de uma forma “clara” um pouco sobre Insuficiência cardiáca com função sistólica preservada.
    Estou estudando sobre isso, mas ainda não entendi muito bem!
     

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      É a fase inicial, quando já há alterações na estrutura do coração mas sua função ainda não foi afetada.

  60. Marcelle Sodre

    Parabéns, Dr. Pedro Pinheiro pelo artigo. Sua forma clara, didática e em um vocabulário bem acessível me fez finalmente entender o estado de saúde da minha mãe. Isso é uma grande virtude, pois a maioria dos profissionais de saúde alimentam uma grande lacuna entre eles e seus pacientes pela forma rebuscada com que utilizam seus termos técnicos!

  61. Dianarocha S

    boa tarde dr. achei mt interessante esse resumo tenho um bebe cardiopata nacseu com atresia pulmonar +civ+cia e colaterais ,hiperfluxo pulmonar  ja fez uma cirgia cardiaca e em breve fara a segunda ja passamos por tanta luta que so DEUS sabe como foi dificil mas ele fica bem em casa não ´´depende de o2 se alimenta td normal!!! mas pra ganhar peso e praticamente impssivel ele tem 11meses mas aparenta ter no maximo 3meses pesa 4 kg ainda não senta nem tem firmeza no pescoço!! toma captopril,lasix,aldactone de 12/12h !!ja teve pneumonia 3 vezes de ficar mt ruim mesmo ficou intubado e td!!!varias vezes!!! mas e muito mais que um guerreiro!!!!! esse e meu pequeno GRANDE homem!!!!

  62. Giselma cristina piva

    Dr. no caso da Insuficiencia cardiaca esquerda, é errado falar que a bradicardia é um dos sintomas?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não costuma ser um sintoma.

  63. Yene

    boa tarde DR ,acabei de saber que eu tenho coração musculoso  devido a pressão alta e nunca me tratei,hoje eu tomo lorsatan e outro medicamento que não lembro o nome tudo pra controlar a pressão,bem gostaria de saber que pode acontecer comigo e qual tratamento devo seguir..

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O tratamento mais importante é controlar a pressão arterial para evitar que você progrida para uma insuficiência cardíaca.

  64. Angelaivanowski

    ola, Dr. tenho um filho de 22 NOS QUE TEM INSUFICIÊNCIA CARDIACA o medico receitou remedio  para hipertensão, mas estou um pouco preocupada, essa doença é progresssiva:

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Depende da causa e da gravidade.