PIOLHOS – Como acabar com a pediculose

Conheça as formas mais eficazes de acabar com as lêndeas e os piolhos.

83

Introdução

O piolho é um inseto sem asas que mede aproximadamente 4 mm de comprimento, possui uma coloração transparente e acinzentada e pode causar infestação em regiões do corpo onde há pelos ou cabelos.

Os piolhos são ectoparasitas, ou seja, parasitas que vivem no exterior do seu hospedeiro, que incluem aves e mamíferos. Cada animal costuma ser parasitado por apenas uma espécie específica. Isso significa que o piolho humano não passa para os animais de estimação e vice-versa.

Quando um animal, incluindo os seres humanos, está parasitado com piolhos, dizemos que ele tem pediculose. A pediculose é, depois da gripe, a doença mais comum na infância, afetando cerca de 20% das crianças em idade escolar.

Apesar de existirem vários tipos de piolho, nesse texto nós vamos falar apenas sobre o Pediculus humanus capitis, o famoso piolho da cabeça.

O que é o piolho?

Os piolhos são insetos ectoparasitas que se alimentam do sangue dos seus hospedeiros. Existem mais de 5000 espécies, mas apenas 3 delas parasitam o ser humano:

  • Pediculus humanus capitis: subespécie de piolho que infecta o couro cabeludo.
  • Pediculus humanus corporis (ou humanus humanus): subespécie de piolho que infecta os pelos do corpo.
  • Pthirus pubis: é um piolho de família diferente, que infecta os pelos pubianos, provocando uma doença conhecida como chato (leia: CHATO – Pediculose púbica).
Tamanho do piolho

O Pediculus humanus capitis é um inseto que vive exclusivamente nos nossos cabelos. O piolho do cabelo não infecta outros animais nem consegue sobreviver por mais de 48 horas fora do couro cabeludo do ser humano.

O Pediculus humanus capitis adulto apresenta cerca de 0,4 cm de comprimento e uma coloração que varia do cinza claro ao marrom. Seu corpo é transparente e quanto mais sangue ele tiver ingerido, mas escuro ele costuma ficar.

O piolho fêmea é mais comum que o macho, pois é capaz de se reproduzir mesmo sem cruzamento. A fêmea possui uma vida média de 30 a 40 dias e pode produzir até dez ovos por dia. Ao longo da sua curta vida, a “piolha” é capaz de depositar em nossos cabelos mais de 200 ovos.

O que é a lêndea?

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, lêndea não é a fêmea do piolho. Lêndea é o nome que damos aos ovos. Portanto, existe o piolho macho, o piolho fêmea e a lêndea.

As lêndeas costumam ficar aderidas próximo à base dos cabelos e, apesar de serem bem pequenas, podem ser vistas a olho nu. Em geral, elas são arrendondadas e claras e ficam muito aderidas, sendo difícil a sua extração sem tratamento. Nos pacientes que têm ao mesmo tempo lêndeas e caspa, a distinção visual entre as duas pode ser difícil. A diferença é que a caspa sai facilmente.

Cada lêndea costuma dar origem a um novo piolho após 8 dias. Após mais 8 dias, o piolho alcança a fase adulta e, se for fêmea, pode começar a produzir novos ovos, reiniciando o ciclo.

Transmissão do piolho

A transmissão do piolho é feita por contato pessoal. O modo de interação entre as crianças é muito mais próximo e pessoal do que entre os adultos, o que explica a facilidade de transmissão nesta faixa etária.

Apesar de menos comum, o piolho também pode passar de uma pessoa para outra através de objetos, como roupas, toalhas, chapéus, headfones, arcos de cabelo, pentes, escovas e roupa de cama. Um piolho adulto pode sobreviver por um ou dois dias em um objeto, mantendo-se viável para transmissão.

É importante salientar que o piolho não pula nem voa. Para haver transmissão é preciso contato direto do cabelo de uma pessoa com o de outra.

Animais de estimação não agem como vetores. O piolho humano não tem nenhum interesse em passar para o pelo de outros animais. Portanto, não é preciso tratar o seu cão ou gato de estimação caso alguém na casa esteja contaminado.

Por motivos ainda desconhecidos, crianças de etnia negra apresentam menor risco de transmissão que as brancas, assim como meninos apresentam menos riscos que as meninas. O tamanho do cabelo não influencia na transmissão (exceto nas pessoas carecas).

Ter piolho não é sinal de má higiene capilar. O fato dos cabelos do seu filhos estarem sempre bem lavadinhos não diminui o risco dos mesmos serem acometidos por piolhos.

Sintomas da pediculose

Ao contrário do que se imagina, a maioria dos casos de piolho é assintomática. Mais que isso, é perfeitamente possível encontrar uma criança com os cabelos infestados de lêndeas e piolhos sem que a mesma relate qualquer queixa. Por esse motivo, é rotina em alguns colégios a inspeção das crianças à procura de piolhos, evitando que o parasita se espalhe por toda a turma.

Nos casos sintomáticos, o principal sintoma é uma intensa coceira na cabeça, que pode surgir no mesmo dia da contaminação ou no máximo no dia seguinte.  A coceira ocorre por reação à saliva do piolho, que é liberada enquanto este se alimenta de sangue e restos de pele do couro cabeludo. Comichão na nuca e atrás das orelhas são bastante comuns, pois são áreas mais quentes, que atraem os piolho. Em alguns casos, a coceira é tão intensa que a criança tem dificuldade em dormir; já outras coçam tanto que produzem feridas na pele.

Uma das complicações da pediculose é a infecção bacteriana destas feridas causadas pela coceira, chamada de pioderma. Esta infecção é causada quando a bactéria estafilococos, que vive na nossa pele, contamina a ferida aberta pelo ato de coçar a cabeça freneticamente.

Diagnóstico

O diagnóstico é quase sempre feito pelos pais, através da visualização de um piolho movendo-se através do couro cabeludo. Quando um piolho é identificado, o mais comum é já existirem vários outros ao redor da cabeça.

As picadas do piolho costumam deixar marcas avermelhadas no couro cabeludo. Às vezes, as picadas são identificadas até antes dos piolhos. Se você vir pontinhos avermelhados que coçam, procure com atenção, pois é frequente encontrar lêndeas e piolhos ao redor.

Tratamento dos piolhos e lêndeas

Existe uma grande variedade de tratamentos e remédios para piolhos. Porém, tão importante quanto o uso de remédios é a inspeção e identificação de pediculose em todas as pessoas ao redor do caso identificado. Se uma criança for tratada para piolhos, mas seus irmãos ou colegas de turma também infectados não, a chance de reinfecção é altíssima.

Como o piolho é nada mais que um inseto, o tratamento é feito preferencialmente com inseticidas especiais. Estes podem ser aplicados em forma de xampu, loções ou cremes.

Algumas das substâncias mais usadas no tratamento da pediculose incluem:

  • Permetrina.
  • Deltametrina.
  • Piretrina.
  • Malatião.
  • Lindano (tem sido cada vez menos usado por ser mais tóxico).

Nos últimos anos, alguns tratamentos sem inseticidas tem se mostrado tão ou mais eficazes que os tratamentos com inseticidas. Duas substâncias que têm apresentado bons resultados nos estudos clínicos são a dimeticona e a ciclometicona, que matam o piolho de forma mecânica, através da sua asfixia e desidratação.

Nos casos mais graves e resistentes à terapia tópica, o tratamento mais indicado costuma ser a ivermectina por via oral em dose única (200 a 400 mcg/kg). O tratamento pode ser repetido uma semana depois.

Nunca use remédios, xampus ou loções que não tenham sido prescritos pelo pediatra. Existem algumas soluções com inseticida agrícola que são tóxicas e podem provocar danos sérios às crianças.

Nas crianças com menos de dois anos, não recomendamos o uso de substâncias que contenham inseticida. Nestes casos ou quando os pais não desejam usar inseticidas na criança, o pente fino molhado para extração mecânica do piolho é uma opção. Mas atenção, é preciso ter muita paciência. O cabelo deve ser penteado quatro vezes por dia, por pelo menos 10 a 14 dias, mesmo que aparentemente não existam mais piolhos ou lêndeas. O objetivo é remover todos os piolhos existentes.

Vinagre ou azeite podem ser utilizados para facilitar o trabalho de remoção com pente fino. Mas atenção: estas substâncias ajudam na remoção mecânica mas não matam o piolho ou a lêndea. O vinagre pode ser aquecido até ficar morno e depois misturado a um condicionador. Quando aplicado e abafado com um touca plástica por pelo menos 30 minutos, o vinagre dissolve a camada que envolve o ovo (lêndea), impedindo a fixação do mesmo no fio de cabelo. Passe o pente fino em seguida que o piolhos e as lêndeas sairão com facilidade. O vinagre pode ser misturado com água também, em uma solução com proporção de 50% para cada um.

Após o tratamento, a identificação de lêndeas não significa necessariamente falha do mesmo. Se não houver mais piolhos, estas podem ser apenas resíduos de ovos velhos que permaneceram grudados ao cabelo.

Tratamentos sem comprovação científica

  • Óleo de coco.
  • Secador de cabelo.
  • Manteiga.
  • Geleia de petróleo.
  • Chá de Arruda.
  • Citronela.

Retorno à escola

Enquanto houver piolhos, a criança deve ficar afastada da escola. Atualmente, porém, os tratamentos eliminam os piolhos em apenas um dia, e a maioria das crianças já não precisa mais perder aulas.

Não se esqueça de avisar a direção do colégio para que outras mães possam ficar atentas à existência de piolhos nos seus filhos.

Prevenção em casa

A roupa de cama deve ser trocada diariamente, lavada com água quente e depois passada a ferro. Os pentes usados devem ser fervidos e lavados com álcool.

Os irmão que tenham contato próximo devem ser tratados de forma preventiva, e os pais devem, pelo menos, ter o couro cabeludo observado por outro adulto à procura de lêndeas, piolhos ou sinais de picada.

ARTIGOS SEMELHANTES
83 Comentários
  1. Taniaeufrasio

    Minha pequena pegou piolho, com estas informações ficou mais claro o que devo fazer. Valeu!!!

  2. Karengrasiele

    Minha filha tem 2anos e 9 meses e pagou piolho na crehe. Ela pode tomar algum medicamento via oral

  3. soraya

    qual o mais eficiente o remedio de uso oral ou shampoo
     

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      A primeira opção é sempre o shampoo.

  4. Lederio

    Tenho muitas duvidas com relacao a piolho….minha filha aparentemente com lendeas,mas nao vejo piolhos e possivel?Tenho muita coceira na cabeca,com certeza tenho piolho,mas ja tem 4 dias que estou usando nedax locao e na hora de pentear nao vejo sair nada,como pode?Obrigada

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Para haver lêndeas é preciso que em algum momento tenha havido piolhos. Se você tem dúvidas se a causa da coceira é realmente piolho, procure ajuda médica.

  5. cris

    olá , tenho 25 anos e estou já faz 1 ano, peguei piolho nao sei como na minha gravidez, estou amamentando….nao sei como acabar com eles, são mtos…lavo meu cabelo qse todos os dias, ele some e aparece, nao tenho contato com ninguem q possa ter, o q eu faço, qual medico procuro, estou ficando desesperada.!!!!!!!

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Dermatologista.

      1. Vanessa Vitoria2013

        Olá,eu queria saber o q é q pega piolho eu tenho 11 anos e eu estou com piolho
        desde dos 10 anos e a cabeça corça muito eu queria saber o q eu posso fazer pra num ter mais piolho?

  6. Zeli Neves

    Dr. Pedro Pinheiro, gostaria de saber se há alguma possibilidade de uma criança que fora por longo período acometida de piolho, para dizer a verdade anos e anos a fio. E depois quando estiver na idade de adolescência mais precisamente com 12 anos ter algum problema de tiroide de hashimoto, inclusive com ocorrencia anterior de vitiligo. Sinceramente, tenho uma impressão que esta menina depois de 10 anos tendo piolho alguma coisa poderia ocorrer com sua saude. Será que há alguma relação?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Esta relação não está descrita.

  7. FA_kelly

    os piolhos ficam num tamanho grande

  8. Maria_coquinho

    DR.pedro se eu nao usar nada de ninguem como e entao que eu peguei piolho

  9. Erikpriscylla-e-ellenpriscylla

    Os tratamentos descritos a cima são eficazes? ou além destes há outros mais eficazes?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não faria sentido eu perder tempo escrevendo sobre tratamentos que não funcionam, não concorda?

  10. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

    Não faria sentido eu perder tempo escrevendo sobre tratamentos que não funcionam, não concorda?

  11. FA_kelly

    eu como piolho merda

  12. Vanessa Vitoria2013

    Olá,eu queria saber o q é q pega piolho eu tenho 11 anos e eu estou com piolho
    desde dos 10 anos e a cabeça corça muito eu queria saber o q eu posso fazer pra num ter mais piolho?

  13. Taniaeufrasio

    Minha pequena pegou piolho, com estas informações ficou mais claro o que devo fazer. Valeu!!!

  14. soraya

    qual o mais eficiente o remedio de uso oral ou shampoo
     

  15. pris nogueira

    Bom dia..é impressionante como esses remedios a base de permetrina,ainda nao são tao eficazes….se homem ja vai ate a lua,como não existe algo q mate essas pragas instantaneamente?…ja usei todo o tipo de loção,e metodos caseiros,todo tipo de ivermectina,enfim…fora a torturante ‘catação manual’,que é incomodo pra quem tira e pra quem esta sendo torturado…minha filha ja tem dezenas de feridas na cabeça,causada pela coceira…ja sao 2 anos repetindo os mesmos metodos e nada adianta…deveriam inventar algo mais eficaz de verdade,nao essas loções que fazem cocegas nos piolhos….é uma tortura pra criança e desespero para os pais,q só queremq  vao pra escola estudar e nao coçar coletivamente com seus amiguinhos…

    1. Betynhah Queiroz

      Tenho uma dica para você Pris, utilize pente fino de Aço veja no you tobe como se utiliza’ tira todas as lêndeas e piolhos é surpreendente.
      Custa menos de R$30,00, e pode ser encontrado em farmácias de todo o Brasil.
      Utilize a dica e ajude varias mães que estão na mesma situação!

      Boa Noite

  16. Lele

    e muito seboso visss ñ tenho isso na minha nao graça a mim

  17. Thamy Ribeiro

    ola doutor..minha filha tem 1 ano e 4 meses..e ela esta cheia de lendias,não sei como ela pego isso,ela não tem contato com muitas crianças,e eu não tenho,vc sabe um remedio bom que eu possa passar para acabar com isso..eu estou muito preucupada..me ajuda doutor :(

  18. Veronica

    isso ajudou muito eu tinha agora nao com a ajuda de vcs a pris essa minina presisa segir as ordens

  19. Paulapirangi

    boa noite dr. pedro como faço pra acaba com as lendeas , ” obs. acabei com os piolhos mais tenho lendeas ainda ”’ uma boa noite

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Tem que retirá-las com um pente fino.

  20. Betynhah Queiroz

    Tenho uma dica para você Pris, utilize pente fino de Aço veja no you tobe como se utiliza’ tira todas as lêndeas e piolhos é surpreendente.
    Custa menos de R$30,00, e pode ser encontrado em farmácias de todo o Brasil.
    Utilize a dica e ajude varias mães que estão na mesma situação!

    Boa Noite

  21. Bianca

    Boa Tarde, minha filha tamb tem desde dois aninhs piolhos, e agora parece q nem os remédios, nem as loçoes estão me ajudando no combate. Já dei ivermectina o que tb não me ajudou, cmo ela tem cabelo cheio e para quem trabalha fora olhar a cabeça mais de duas vezes por dia fica impossivel, a pediatra dela me falou de uma solucao salinizada e me orientou a procurar site ministerio da saude, como não encontrei nada, resolvi continuar a procurar alguém q saiba a respeito dessa solução. Como é, ee qual concentração de sal para eficácia.
    Agradeco ajuda desde ja

    1. Danny

      Oi, boa noite.
      A Minha sobrinha quando criança, pegou piolho e minha irmã fez chá de boldo
      (macerar as folhas de boldo com água ), quando ficar coma água verde coar e passar nos cabelos, em volta da cabeça, não precisa lavar os cabelos depois.
      É muito eficaz, nunca mais pegou piolhos, hoje ela tem 25 anos.
      Hoje faço nas minhas filhas, e elas tem contato com crianças que tem piolhos, mas não pega.
      Experimente é super eficaz

  22. Valeira miranda do santos

    dr.que remedio pode acabar com isto os piohlos e lendias minha cabeça cosa de mais e eu passo uma vergonha na escola com minhas amigas

  23. Danny

    Oi, boa noite.
    A Minha sobrinha quando criança, pegou piolho e minha irmã fez chá de boldo
    (macerar as folhas de boldo com água ), quando ficar coma água verde coar e passar nos cabelos, em volta da cabeça, não precisa lavar os cabelos depois.
    É muito eficaz, nunca mais pegou piolhos, hoje ela tem 25 anos.
    Hoje faço nas minhas filhas, e elas tem contato com crianças que tem piolhos, mas não pega.
    Experimente é super eficaz

  24. cris

    olá , tenho 25 anos e estou já faz 1 ano, peguei piolho nao sei como na minha gravidez, estou amamentando….nao sei como acabar com eles, são mtos…lavo meu cabelo qse todos os dias, ele some e aparece, nao tenho contato com ninguem q possa ter, o q eu faço, qual medico procuro, estou ficando desesperada.!!!!!!!

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Dermatologista.

  25. Dan Shaw

    você sabe onde eu poderia receber um tratamento LouseBuster? Pelo que eu li na internet, é o tratamento mais seguro e eficaz.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Você pode comprar o aparelho. Só não sei te dizer se já está à venda no Brasil.

  26. Tidy48

    Bom dia, Dr.Pedro Pinheiro,

    Estou com dor abdominal ao lado direito da minha barriga e estou tendo diarreias e o que poder ser me ajude já foi varios medicos e fiz exames e não dar nada já fiz uma ultra som abdominal e não deu nada e me ajude Dr. pedro quem eu devo procurar agora qual o médico.

    grata

  27. williane peixoto 09

    Boa tarde dr pinheiro
    estou com piolhos tenho apenas 9 anos e peguei piolhos na escola
    vc sabe algum remedio para acabar com os piolhos

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Williane, no texto eu dou alguns exemplos de tratamento.

    2. leticia

      use o pente para tirar

  28. Paulinha Emmi

    Dr seu site é Perfeito! muito útil! ainda mais pra quem não têm um bom plano de saúde e depende de médicos do SUS pois a esmagadora maioria trata os pacientes com indiferença e descaso.Você “ganha na loteria” quando acha um médico bom no SUS, que de fato explique pelo menos um pouco sobre a doença, a causa etc…quem vai a postos de saúde sabe que é verdade!

  29. disqus_n6yco2hNjO

    olá doutor,sou Karine e
    tenho um filho de 4 anos que já está na escolinha e ele reclamou que a cabeça estava coçando,como ele tem o cabelo curtodeu pra ver bem e ele só estava com 2 lendeas apenas. o que devo passar para ter certeza de que não existem mais lendeas alem do pente fino, fico com medo pela idade dele e não seiqual método é melhor…. me ajude….

  30. maria do socorro do nascimento

    boa noite minha filha tem 12 anos tem muito mesmo piolho ja dei varias vezes o comprimido mais naõ tive resultado não sei mais o que fazer pois acaba passsando pra todos me der uma dica de como combaterpois estou afrita com tudo isso

  31. emillly

    ola doutor eu tenho 11 anos eu passo pente fino ja passei remedio e nada bem mais uma pergunta se uma pessoa estiver com uma ferida na cabeça bode naser algum bicho na cabeça da pessoa?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Por causa do piolho? Não.

      1. emillly

        muito obrigado ja estava proucupada :)

  32. luciana santos

    sim. porque nos aqui na farmacia de boim temos om remedios ou os sepreis que temos dos piolhos ou das lendias custa 100.00. sabemos que e muito caro masae assim.

  33. marisa

    A minha filha apanha piolhos todos os anos e experimento todos os remédios da farmácia e nada resulta. Passo o pente fino e está sempre a sair piolhos e lendeas. No ano passado uma pessoa amiga conseguiu trazer-me do brasil uns comprimidos que dei a ela e a irmã e ela teve 7 meses sem ter mas agora está outra vez cheia deles. Tentei atraves do meu médico cá que me passasse uma receita para comprar mas aqui nas farmacias dizem que não existe esse medicamento, não sei como fazer para mandar buscar ao brasil porque até já mandei para muitos emails de farmacias do brasil mas ninguem me diz nada. estou desesperada.

  34. Leila

    Dr. o leverctin é bom pra piolho e lêndeas .?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O Leverctin é ivermectina, que é uma das opções de tratamento do piolho.

  35. GEANE

    minha filha esta cheia de piolhos e lendias os piolhos maiores ja tirei, ja passei de quase td .. nao resolveu, quero saber se posso passar inseticida na cabeça delas, elas tem 5 e 3 anos de idade

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Só com autorização do pediatra, pois esses tratamentos podem ser tóxicos para as crianças.

  36. DÉBORA

    minha filha tomou 2 comprimidos do ivermectina sabado a tarde dia 22.03.14,porem ainda na data de hoje 24/03/14 os piolhos ainda continuam no cabelo dela vivos,porem ja tirei e matei muitos,quantos dias leva para o remedio fazer efeito,aguardo resposta.DÉBORA.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Geralmente se espera 8 dias para avaliar sua eficácia.

  37. net

    Olá Dr. gostaria de saber se shampoos vendidos em revistas são bons?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não sei que shampoos são esses que vêm nas revistas, mas acredito que não devam ser a melhor opção de tratamento.

  38. Fer

    Oi, Boa Tarde!!!
    Minha filha tem 5 anos, ela tomou 1/2 comprimido de ivermectinha 29/03/14 e ontem 06/04/14 ainda tinha piolhos, usei shampoo Deltalab e não resolveu, porque os piolhos não morreram com o remédio??? Existe outro remédio eficiente???

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Às vezes é preciso repetir o tratamento e ter certeza que ela não está de reinfectando com roupa de cama, toalha ou outros objetos contaminados.

  39. Vanderleia Santos

    Olá, Dr. o uso da “Invermectina” evita uma nova infestação de piolho?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não, a ivermectina é para tratamento. Não é para prevenção.

  40. sharlene

    Minha filha tem um ano e quatro meses e esta con lendias, passo o pente fino e piolho nao sai ate agora.como ela é pequena nao deixa eu tirar as lendias, o que eu posso passar pra matar as lendias e remover do cabelo con facilidade?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sharlene, lamento, mas não posso indicar tratamentos pela Internet, ainda mais para uma criança tão novinha. Você tem que levá-la ao pediatra ou ao centro de saúde.

  41. kauane

    Olá Dr. Eu tenho 11anos só lendias mortas , mas não sei como minha mãe vai tiralas . Na minha cabeça não tem piolho .Como minha mãe pode tirá.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O texto explica uma técnica simples de remover lêndeas com pente fino.

  42. adriana

    loratil serve pra piolho

    1. Pedro Pinheiro

      Loritil é só um anti-histamínico. Só serve par aliviar a coceira, não tem ação nenhuma contra o piolho.

  43. Jhon Doe

    Desculpem a minha leiga ignorancia, mas o PIOLHO ( e a lêndea ) tava(m) dodói ???
    Não seriam “Venenos para Piolhos e Lêndeas” ??? :-)
    Grato e boa sorte

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A palavra “tratar” está subentendida. Você vai à farmácia e pede remédio para piolho ou veneno para piolho? Você não diz remédio para garganta, remédio para dor de cabeça ou remédio para pneumonia?

  44. Vania

    Dr. Minha filha tem 9 anos e ela pega piolhos e lêndeas, eu quero um nome de remédio que evita pegar piolho.Porque eu passo pente fino e limpo a cabeça dela toda semana e ela continua pegando mais piolho .

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não existe remédio que evite o contágio.

  45. Andreia Dimitrov

    Parabéns muito legal seu texto, muito bem explicado. Ah quando vou a farmácia compro REMÉDIO Para PIOLHO, sendo que todos os medicamentos via oral existentes são antiparasitários.

  46. Ana

    Muito boa a explicação, sugiro um pente fino de aço comprei e foi uma maravilha de 100% das lendeas e piolhos retirei 80% do cabelo da minha filha além de dar o ivermectina hoje . Ela tem 11 anos e cabelos compridos.

  47. Ana Claudia Adalberto Quintani

    tomo anticoncepcional, se tomar remedio pra evitar o contagio de piolhos , nao prejudica o efeito do anticoncepcional???

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não.

  48. Taynan

    Parabéns, fiquei muito satisfeita com as explicações.

  49. amanda dos santos

    qual o remédio mais indicado Dr. Pedro

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O texto fala sobre as melhores opções.

  50. Evana Arte

    Ótima matéria doutor! Resolvi o problema da minha filha com o ivermectina. Tomou só um comprimido e já faz um ano que está livre dessas “praguinhas”! :)

  51. Marina Grei Chaves Grei Chaves

    Qual remédio para acabar com a lêndeas?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sua resposta está no texto. Eu cito pelo menos 5 opções.

  52. Caio Oliveira

    Olá pessoal, existem Spray Repelente de Piolho, que acaba com os piolhos e evita a reinfestação, são muito bom, aplica no cabelo antes da criança ir para a escola ou ter contato com outras crianças…

  53. Isabela

    Bom dia . Minha filha de 2 Anos e meio pegou na escolinha, e eu quando era pequena também peguei , não tem coisa mai s normal que “pegar piolho” , passou pente fino diariamente acabou . Piolho é piolho gente!!

Qual é a sua dúvida?

Antes de comentar, leia as REGRAS PARA COMENTÁRIOS.

Seu email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. OkSaiba mais