Losartana: posologia e efeitos colaterais

Dr. Pedro Pinheiro

comment 43 Comentários


O que é o losartan?

A losartana potássica, também conhecida como losartan, é um fármaco que pertence à classe dos antagonistas do receptor da angiotensina II (ARA II), que é muito utilizada no tratamento da hipertensão arterial.

Além de ser um medicamento anti-hipertensivo, a losartana também pode ser indicada como parte do tratamento da insuficiência cardíaca, do espessamento do músculo cardíaco ou da insuficiência renal crônica, além do controle da proteinúria (perda de proteínas na urina).

Atenção: este texto não aspira ser uma bula completa da losartana. Nosso objetivo é ser menos técnico que uma bula e mais útil aos pacientes que procuram informações objetivas e em linguagem acessível ao público leigo.

Anti-hipertensivos ARA II

A losartana potássica é apenas um dos vários fármacos que pertencem à classe dos antagonistas do receptor da angiotensina II.

Os outros medicamentos disponíveis dessa classe são:

  • Candesartana.
  • Irbesartana.
  • Olmesartana.
  • Telmisartana.
  • Valsartana.

Todos os ARA II apresentam o mesmo mecanismo de ação, compartilham de praticamente os mesmos efeitos colaterais e apresentam taxa de eficácia semelhante.

Não há um fármaco da classe dos ARA II que seja nitidamente superior. A escolha do melhor medicamento desta classe deve ser individualizada, levando em conta questões como o preço e a facilidade da posologia.

Os ARA II são medicamentos com mecanismo de ação parecido com os IECA, classe de medicamentos que incluem os fármacos enalapril, ramipril, lisinopril, captopril e outros.

Falamos com mais detalhes sobre as classe dos ARA II e dos IECA no artigo: Remédios Para Hipertensão – IECA e ARA II.

Mecanismo de ação

A losartana, assim como qualquer medicamento da classe dos ARA II, age impedindo a ação de um hormônio chamado angiotensina II, que é um dos responsáveis pelo controle da pressão arterial.

A angiotensina II estimula a contração dos vasos sanguíneos e uma maior absorção de sódio pelos rins, ações essas que resultam em elevação da pressão arterial.

A ação anti-hipertensiva da losartana ocorre porque ela impede que a angiotensina II ligue-se a seus receptores, chamados receptores AT1, impedindo que o hormônio exerça suas funções.

75% dos pacientes que são hipertensos apresentam níveis de angiotensina II acima dos valores que seriam necessários para manter uma pressão arterial normal. Desta forma, a inibição da sua ação através do uso da losartana torna-se uma forma efetiva de baixar a pressão arterial.

Nos 25% restantes de pacientes que não apresentam angiotensina II, a eficácia anti-hipertensiva da losartana é mais baixa. Fazem parte deste grupo os indivíduos de etnia negra e os pacientes idosos.

Desta forma, a losartana não deve ser a primeira opção de tratamento para hipertensão arterial nesses pacientes, sendo indicada apenas em conjunto com algum diurético, como a clortalidona ou a hidroclorotiazida.

Indivíduos jovens e de etnia branca são aqueles que apresentam melhor resposta anti-hipertensiva quando medicados com a losartana.

Indicações

A losartana deve ser prescrita sempre que o médico entender que a inibição da angiotensina II possa trazer benefícios ao paciente.

As situações que se encaixam nesse quadro são:

Nomes comerciais

A losartana potássica está presente no mercado já há muitos anos e pode ser facilmente encontrada sob a forma de medicação genérica.

Entre os nomes comerciais, o mais famoso é o Cozaar, do laboratório Merck Sharp & Dohme, que é considerado o medicamento de referência para a substância losartana.

Além do Cozaar, outros nomes comerciais facilmente encontrados nas farmácias são:

  • Aradois.
  • Arartan.
  • Cardvita.
  • Corus.
  • Cytrana.
  • Lanzacor.
  • Losacoron.
  • Losaprin.
  • Losartec.
  • Lorsacor.
  • Losartion.
  • Lotanol.
  • Torlos.
  • Valtrian.
  • Zaarpress.
  • Zart.

Como tomar

A losartana potássica é comercializada em comprimidos de 25 mg, 50 mg e 100 mg.

A dose inicial habitual é de 50 mg diários, 1 vez ao dia, com ajustes a cada 1 ou 2 semanas até se obter o controle da pressão arterial.

Nos pacientes idosos ou que usam um diurético, a dose inicial deve ser de 12,5 a 25 mg, com incrementos a cada 1 ou 2 semanas, conforme a resposta do paciente.

A dose diária máxima recomendada é de 100 mg, que pode ser administrada 1 ou 2 vezes por dia.

Nos pacientes com insuficiência cardíaca, a dose máxima pode ir até 150 mg por dia, caso o paciente tolere.

Efeitos colaterais

Apesar de ser um fármaco seguro, alguns efeitos colaterais do losartan são relativamente frequentes. Vamos falar apenas dos mais comuns e dos mais graves.

Hipotensão: assim como acontece com qualquer medicamento anti-hipertensivo, a hipotensão arterial é um dos efeitos colaterais possíveis da losartana. A hipotensão ocorre em cerca de 5% dos pacientes.

Os sintomas da hipotensão costumam se manifestar através de tonturas, fraqueza e súbito escurecimento da visão, que surgem, habitualmente, quando o paciente levanta-se de forma rápida.

A ocorrência de hipotensão é mais comum quando a dose inicial da losartana é muito alta ou quando os pacientes apresentam uma ou mais das seguintes condições:

  • Idade acima de 60 anos.
  • Desidratação.
  • Uso concomitante de diuréticos.
  • Insuficiência cardíaca.

Conforme já explicado, nesses pacientes com elevado risco de hipotensão, a dose inicial da losartana deve ser de 12,5 mg ou 25 mg.

Hipercalemia (elevação do potássio sanguíneo): a elevação do potássio no sangue é um efeito adverso relativamente comum e perigoso, já que ele pode provocar arritmias cardíacas fatais.

A hipercalemia ocorre em cerca de 4% dos pacientes e é um dos principais motivos para suspensão da losartana.

O risco de hipercalemia é maior nos pacientes diabéticos, portadores de insuficiência renal crônica, idosos ou que usem medicamentos que também podem elevar o potássio, tais como anti-inflamatórios, anti-hipertensivos da classe dos IECA ou o diurético espironolactona.

Em muitos pacientes, a redução da dose, a otimização dos outros medicamentos e uma educação alimentar de forma a evitar alimentos ricos em potássio são suficientes para controlar os níveis de potássio no sangue.

Em muitos casos, porém, o losartan acaba sendo suspenso de forma permanente, pois, mesmo com a redução da dose e com as alterações citadas acima, os níveis de potássio sanguíneo permanecessem em faixas perigosas.

Agravamento da função renal: apesar de a losartana ser um medicamento muito utilizado para a proteção dos rins, em circunstâncias específicas, ela pode acabar sendo prejudicial.

Pacientes desidratados, hipotensos, que usam anti-inflamatórios ou que apresentam insuficiência cardíaca descompensada são aqueles com maior risco de terem alterações da função renal potencializadas pela losartana.

Diarreia: apesar de ser um efeito colateral mais comum com a olmesartana, a diarreia também pode surgir em cerca de 4% dos pacientes que tomam losartana.

A losartana, assim como os outros ARA II, apresentam uma incidência de tosse e reações alérgicas mais baixa que os IECA.

Contraindicações

A losartana potássica é contraindicada nos pacientes com história de reação alérgica a qualquer medicamento da classe dos ARA II.

O medicamento também não deve ser prescrito para pessoas com estenose bilateral da artéria renal, com níveis sanguíneos de potássio elevados ou no limite superior da normalidade ou durante períodos de agravamento agudo da função renal.

A losartana é contraindicado na gravidez, devido ao elevado risco de malformações fetais e complicações obstétricas.

A losartana também não deve ser administrada durante o aleitamento materno.

Interações medicamentosas

A administração conjunta da losartana com os seguintes fármacos deve ser evitada:

  • Alisquireno (Rasilez): maior risco de hipercalemia e hipotensão.
  • Anti-inflamatórios: maior risco de hipercalemia, hipotensão e lesão renal aguda.
  • Medicamentos da classe dos IECA: maior risco de hipercalemia e hipotensão.
  • Lítio: maior risco de toxicidade pelo lítio.

A administração conjunta da losartana com os seguintes fármacos deve ser feita com cautela e monitorização dos riscos:

  • Fluconazol: reduz eficácia da losartana.
  • Rifampicina: reduz eficácia da losartana.
  • Sulfametoxazol-trimetoprim (Bactrim): maior risco de hipercalemia.
  • Espironolactona: maior risco de hipercalemia.
  • Cannabis: aumenta a concentração sanguínea de THC.

A losartana potássica não interfere com a eficácia dos anticoncepcionais hormonais.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


43 respostas para “Losartana: posologia e efeitos colaterais”

  1. Cleide

    Tenho um cisto de água no figado o losartana pode piorar essa condição?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Imagino que “cisto de água” signifique um cisto simples. Losartana não interfere em nada com o cisto.

  2. marlena

    ola,estou fazendo um curso de atendente de farmácia. pois tive quer fazer uma pesquisa sob medicação Losartana me basie no que vc escreveu gostei muito do que li.obrigado.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Obrigado.

  3. Heuler Goes dos Santos

    Acabei ingerindo sem querer 2 comprimidos de Lozartana 100 com 25 hidrocloratiazida? Normalmente tomo um por dia pela manhã … terei algum problema ? Faço uso amanhã normal ou fico um dia sem tomar ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Quando se toma doses acima do prescrito de anti-hipertensivos, o risco maior é de hipotensão. Mas se até o dia seguinte você não tiver sentido nada, pode voltara tomar a dose habitual, se a pressão arterial não estiver baixa.

  4. Luis Paulo

    A losartana engorda? Outra coisa, posso tomar só o losartana ou tenho que tomar com um diurético?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      1- Não, não engorda.
      2- A losartana pode ser tomada tanto isoladamente como com um diurético. Depende do seu quadro clínico e dos objetivos do médico.

  5. Pedro anrciso

    Tenho estado a tomar dois comprimidos por dia, de manhã 50 mg, e atenolol e hidroclorotiazida, a noite losartan e amlodipina

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não vejo nenhum problema nesse esquema.

  6. Francisco Cintra

    Dr. Existe contraindicação de tomar Losartana Potássica quando se usa dolutegravir sódico e lamivudina?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não tem problema.

  7. joão Araújo

    Bom dia, dr.Pedro -Posso tomar secotex 04 mg p/hiperplasia prostática, juntamente com losartana 25mg não sou diabético.

    Fico no aguardo

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Secotex é tansulosina. Não existe problema na associação com losartana.

  8. Deraldino barreto

    Losartana causa impotência sexual?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Todo anti-hipertensivo pode causar impotência, principalmente em dose alta.

  9. Maria

    O que fazer quando uma criança de 11 anos toma um comprimido de losartana por engano

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Depende da dose, mas, em geral, o losartan não é dos medicamentos mais perigosos em doses baixas em crianças. Se a dose tiver sido até 50 mg, basta observá-lo para ver se não haverá queda da pressão. Se a dose tiver sido acima de 50 mg, há maior risco de hipotensão. Veja a bula do medicamento, ao final sempre há um número de telefone para casos de intoxicação. Liga para lá e receba as orientações.

  10. Ana

    O que fazer se tomar uma dose a mais de losartan?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se for só uma dose, não precisa fazer nada.

  11. Ester

    Muito esclarecedor. Uma linguagem simples e fácil de entender

  12. NILOMAR RIBEIRO

    Tenho 83 anos e até ontem uma saúde perfeita e pressão normal. Sou extremamente preocupado com as dificuldades financeiras dos filhos. Ansiedade exagerada e descontrole emocional são minhas cruzes. Hoje a pressão chegou a 16 x 9,5. Resido em área de proteção ambiental, não temos carro e o deslocamento é dificultoso.

    Qual medicação posso tomar?

    Por três anos seguidos fiz o chekout anual e os resultados sempre dentro dos limites.Os rins funcionam com eficácia.

    LOSARTAN é indicado? Se sim, quantas gramas?.

    Rogo por uma resposta.

    Respeitosamente,

    NILOMAR T S RIBEIRO

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Nilomar, não se indica início de tratamento para hipertensão baseado em uma aferição isolada da pressão arterial. Além disso, a escolha do anti-hipertensivo mais adequado depende de vários fatores clínicos. Sugiro que você meça a pressão arterial de manhã, tarde e à noite por alguns dias, anote os resultados e depois leve os dados para uma consulta com Cardiologista, Nefrologista ou Clínico geral.

  13. Silvia Cristina Rigolo Fernandes

    Meu médico prescreveu 200mg dividido em duas doses. É possível isso??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      A dose máxima de losartana na hipertensão arterial costuma ser 100 mg/dia. Na insuficiência cardíaca pode chegar a 150 mg/dia. Doses acima destas não costumam ser mais eficazes, mas aumentam o risco de efeitos adversos. O ideal seria perguntar ao seu médico por que ele prescreveu essa dose.

  14. Hélio O. Ferreira

    Há alguma relação entre losartana potássica e inchaço nos membros inferiores (tornozelos X até joelhos com maior incidência na perna direita? Obs: me foi adm. a losartana potássica 50 mg/2x dia. Obrigado… hof

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Losartana não costuma provocar edema nos membros inferiores.

  15. Eluana

    Estou tomando Losartana desde outubro de 2021. Apareceu uma anemia. Será por causa do remédio? Está anemia moderada em 8

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O mais provável é que a causa da sua anemia seja outra.

  16. Simone Alves

    Tomo losartana de 50mg+ 12,5 hidroclorotiazida , no período da manhã e losartana de 50 mg, a noite já faz uns 10 anos, gostaria de saber se o diurético pode fazer meus rins parar de funcionar? Tomo muita água e faço bastante xixi !

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não, não tem problema.

  17. marcia

    Tomo Aradois 50mg..1 cedo e 1 a noite.Tomo puran 125 mg. minha pressao anda subindo muito.Pode ter algo a ver com o puran?????

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O hipotireoidismo mal controlado pode aumentar a pressão. O Puran geralmente ajuda. Ele só atrapalha se estiver em dose excessiva, causando hipertireoidismo.

  18. valdir pereira

    Gostaria de saber se é verdade que a losartana causa diminuição da libido ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Pode causar. Mas é só em uma minoria dos pacientes.

  19. Priscila

    Tem contra indicações fazer o uso de Perlutan anticoncepcional e lorsatana ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não.

  20. Amanda

    Se uma pessoa tomar iosartana potassica acima da dose em um dia,Pode provocar morte D.r?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Pouco provável. Só se a dose for mesmo muito elevada.

  21. Rosi

    Se uma pessoa tomar de 10 a 20 comprimidos de Losartana potassica de 50 mg.
    O que pode acontecer com essa pessoa.
    Me informar por favor.
    Obrigado

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      A intoxicação pelo losartan pode provocar hipotensão, taquicardia, insuficiência renal e hipercalemia.

  22. marilia

    ureia e creatinina baixa. o acido urico tem que tem resultado baixo. Ou nao tem relação. Acido urico 10,6 , Ureia 39 e Creatinina 1,10 – Idade 53 anos.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      É possível ter ácido úrico elevado mesmo com creatinina baixa.