Otite média: causas, sintomas e tratamento

Dr. Pedro Pinheiro

comment 28 Comentários


Introdução

As infecções do ouvido recebem o nome de otite. A otite média é a infecção do ouvido médio, espaço cheio de ar atrás do tímpano que contém os pequenos ossos vibratórios do sistema auditivo.

As otites médias são habitualmente provocada por bactérias ou vírus e atacam preferencialmente as crianças.

Se você está à procura de informações sobre a otite externa, infecção da porção mais externa do ouvido, seu artigo é este: OTITE EXTERNA | Dor de ouvido

Antes de seguirmos em frente, apenas como curiosidade, a nomenclatura mais correta não é ouvido externo e ouvido médio, mas sim orelha externa e orelha média. Antigamente, chamava-se de orelha o pavilhão auricular, que é a parte externa e visível do órgão auditivo; o ouvido era toda a parte interna. Desde 2001 os nomes mudaram e o termo ouvido já não é mais usado. Entretanto, como esse site é voltado para o público leigo, e para que não haja confusão com a nomenclatura, manterei no texto os termos orelha e ouvido como eles são popularmente conhecidos.

Anatomia do ouvido

O ouvido externo (atualmente chamado de orelha externa) é a parte mais externa no aparelho auditivo, sendo composta pelo pavilhão auricular (popular orelha) e pelo canal auditivo. O ouvido externo é delimitado internamente pela membrana timpânica (tímpano).

Otite média
Anatomia do ouvido

O ouvido médio (atualmente chamado de orelha média) começa logo após o tímpano e é composto pelos ossículos auditivos e pela tuba de Eustáquio.

O ouvido interno (atualmente chamado de orelha interna) é a porção mais profunda, composta pela cóclea e pelo aparelho vestibular.

Funcionamento do ouvido médio

Quando qualquer som chega aos nossos ouvidos, ele precisa passar por algumas estruturas do sistema auditivos para que possa chegar ao cérebro e ser corretamente interpretado.

As vibrações das ondas sonoras são captadas pela membrana timpânica e transformadas em estímulos mecânicos pelos ossículos auditivos. Os ossículos transmitem estes estímulos para cóclea, que por sua vez entrega-os para o nervo auditivo, que o conduzirá até o cérebro. Lesões no tímpano ou nos ossículos podem levar à deficiência auditiva, pois interrompem a transmissão das ondas sonoras em direção ao nervo auditivo.

A tuba de Eustáquio é um canal que liga o ouvido médio à orofaringe. Sua principal função é escoar mucos e líquidos e regular a pressão do ar dentro do ouvido médio, impedindo lesões da membrana timpânica, caso a pressão no ouvido fique maior que a pressão atmosférica.

A tuba de Eustáquio encontra-se habitualmente fechada, mas podemos estimular sua abertura, seja mastigando ou abrindo a boca, simulando um bocejo. Quando a tuba se abre, as pressões do ambiente e do ouvido médio se equalizam (quem já voou de avião consegue entender bem a função deste mecanismo).

O que é otite média?

A otite média aguda é a inflamação e acúmulo de líquido no ouvido médio, habitualmente causados por infecções virais do trato respiratório, como resfriados ou gripe (leia: DIFERENÇAS ENTRE GRIPE E RESFRIADO).

Essas infecções podem causar um inchaço nas mucosas do nariz e da garganta, diminuindo as defesas naturais do organismo e a eliminação de bactérias a partir do nariz. As infecções virais do trato respiratório também podem prejudicar o funcionamento da tuba de Eustáquio, favorecendo o acúmulo de líquidos dentro do ouvido médio. A falta de drenagem de líquido favorece a colonização do mesmo por bactérias, levando à infecção e aumento da pressão do ouvido médio.

Nas crianças, a tuba de Eustáquio é anatomicamente diferente dos adultos, sendo menos angulada, o que dificulta a abertura e favorece seu entupimento em casos de infecção respiratória. Cerca de 60% das crianças têm ao menos um episódio de otite média durante o seu primeiro ano de vida. Esta taxa sobe para quase 90% até os três anos.

A otite média não é uma infecção contagiosa. Não é preciso isolar a criança.

Fatores de risco

O principal fator de risco é a idade, sendo as crianças pequenas as principais vítimas. O pico de incidência da otite média ocorre entre 6 e 18 meses de vida. Conforme a criança cresce, as otites vão se tornando mais infrequentes, apesar de haver novo pico de incidência entre os 4 e 5 anos de idade. Após o surgimento dos dentes definitivos a taxa de otite média cai drasticamente.

Adultos também podem ter otite média, mas é algo pouco comum.

Além da idade, outros fatores de risco para otite são:

  • Ausência de aleitamento materno.
  • Beber na mamadeira, principalmente na posição deitada.
  • Fumo passivo (pais que fumam perto da criança).
  • Frequentar creches e infantários.
  • História familiar de otite média.
  • Situação de carência econômica.
  • Inverno.
  • Infecções respiratórias de repetição.
  • Refluxo gastroesofágico.
  • Síndrome de Down.

Sintomas

Os principais sintomas da otite média aguda nas crianças são febre, dor de ouvido e perda auditiva temporária. Estes sintomas habitualmente surgem de forma súbita.

Em lactentes e crianças pequenas, o diagnóstico pode ser mais difícil, pois os sintomas são menos típicos, podendo incluir irritabilidade, puxar a orelha frequentemente, apatia, falta de apetite, vômitos, diarreia ou conjuntivite (leia: CONJUNTIVITE | Sintomas e Tratamento).

A perfuração do tímpano é uma das complicações mais comuns. O paciente sente um súbito alívio da dor e melhora da audição, associados a saída de secreção pelo ouvido (otorreia), que pode ser clara, purulenta ou sanguinolenta. A perfuração do tímpano e a otorreia podem permanecer durante semanas, levando à otite média crônica supurativa, ou simplesmente desaparecer espontaneamente após poucos dias.

Através da otoscopia (exame do ouvido) o médico pode avaliar o tímpano, conseguindo notar a presença de inflação do mesmo e líquido dentro do ouvido médio. O exame também permite comprovar perfurações na membrana tímpanica. A otoscopia não dói, mas é um exame difícil de ser feito em crianças, pois as mesmas não costumam aceitar a introdução do aparelho dentro do ouvido. Muitas vezes a criança fica tão arredia que o médico não consegue realizar o exame adequadamente.

Complicações

Uma perda auditiva leve e temporária é um sintoma comum das otites médias e costuma melhorar após a resolução do quadro. Todavia, otites crônicas ou não tratadas adequadamente podem causar perdas significativas e permanentes de audição, caso haja algum dano permanente ao tímpano ou a outras estruturas do ouvido médio.

Entre outras complicações da otite média aguda, podemos também citar:

  • Otite média crônica supurativa.
  • Labirintite.
  • Meningite.
  • Colesteatoma (crescimento de tecido no ouvido médio levando à destruição dos ossículos).
  • Paralisia facial.
  • Mastoidite.
  • Abscesso cerebral.

Tratamento

A maioria das otites médias não precisa ser tratada com antibióticos, pois boa parte se resolve espontaneamente em 1 ou 2 semanas.

O uso indiscriminado de antibióticos, além de desnecessário em muitos casos, pode levar à seleção de bactérias mais resistentes, o que pode dificultar o tratamento nos casos em que os antibióticos são realmente necessários. Muitos pacientes podem ser tratados apenas com anti-inflamatórios. Anti-histamínicos e descongestionantes nasais não estão indicados.

Se a criança estiver bem, sugere-se uma reavaliação médica em 72 horas para avaliar a necessidade de tratamento com antibióticos.

Habitualmente, só indica-se o uso de antibiótico para tratar otite média se o quadro tiver pelo menos uma das seguintes características

  • Paciente com idade inferior a 2 anos.
  • Otite bilateral.
  • Otorreia.
  • Sintomas intensos, como febre alta, dor e prostração.
  • Ausência de melhora em 72 horas.

Quando os antibióticos estão indicados, a amoxicilina costuma ser o medicamento de escolha. Outras opções são a amoxicilina + ácido clavulânico, cefuroxima ou ceftriaxona.

Nos pacientes alérgicos à penicilina e cefalosporinas, as opções são a claritromicina, azitromicina ou eritromicina (leia: ALERGIA À PENICILINA).

Vacinas

Atualmente, o calendário vacinal inclui vacinas contra algumas das principais bactérias e vírus causadoras das otites médias, tais como Haemophilus influenza, Streptococcus pneumoniae (pneumococo) e vírus Influenza (gripe).

A administração dessas vacinas têm conseguido reduzir substancialmente a incidência de otites médias.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


28 respostas para “Otite média: causas, sintomas e tratamento”

  1. Katiana

    Meu ouvido estava coçando aí usei contonete e agora estou com um zumbido por favor qual remédio usar

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Você deve ter criado uma rolha de cerúmen. O ideal é ir ao otorrinolaringologista para ele retirar essa rolha.

  2. Josué Guimarães

    Minha mãe tem uma infecção no ouvido, ela pode usar o Prednisolona para curar essa otite?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não, se tem infecção, prednisolona não é uma boa opção.

  3. Vivian Andrade

    Boa noite! Meu filho sempre fica com o ouvido infeccionado! Se cai agua no banho ou quando temum quadro de rinite alergica! Ele tem três anos e a infecção tem se tornado frequente. Uma lavagem ajudaria?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Lavagem do ouvido provavelmente vai piorar. Tem que ver se ele não tem nenhuma lesão do tímpano.

  4. Henrique Barbosa

    bom dia, eu tenho uma inflamação na garganta e espalhou para o ouvido. de repente, o meu ouvido direito não ouve tão bem. o que faço?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Tem que procurar um otorrinolaringologista.

  5. eriko inacio gomes

    Dr. Pedro, há sete meses tive uma lesão numa represa com um jet sky bati o ouvio na agua como um tapa bem forte,em seguida veio a infecção, fui ao medico me passou um antibiótico via oral e um local(lipoesporin) algo assim.Na epoca ate melhorou,mais sempre que entrava em piscina sentia dores,e entrava augua,assim então sinto fuido de liquido mesmo,depois da lesão e após o o tratamento.
    Assim veio a infecção novamente há uns três dias atrás,por causa da piscina que entrei sem protetor oricular que estava usando em ocasiões de mergulho,.qual o tratamento correto para esse caso? seria uma lavagem? estou esperando um vaga no otorrino da cidade da rede publica pois estou desempregado no momento. desde já agradeço meu emali dinomalok@gmail.com.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Lavagem não adianta. Se tem infecção mesmo, o tratamento é com antibiótico. Depois, tem que ver exatamente o que houve que está facilitando a ocorrência de infecções sempre que você entra na água.

      1. eriko inacio gomes

        Muito obrigado doutor, passei pelo otorrino estou com otite media externa perfurada,estou tomando antibióticos ,agora estou aguardando conssutas ambulatoriais com otorrino pra fazer auguns exames eapecificos como o tomografia e outros, falam ate em cirurgião reconstrutiva, estou preucupado com tudo isso.

  6. Claudia HB

    Estou com mastoidite e o que ta me deixando preocupada é o medico não ter passado um remedio para isso….só mandou eu continar com fluimucil…estou com mto medo de evoluir para algo pior….está correta essa conduta?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se você tem mesmo uma mastoidite, sugiro que você procure uma segunda opinião.

      1. Claudia HB

        Tenho sim apareceu na tomo…e ctz ja marquei com outro medico…obg

  7. Diogenes

    Olá, após o uso do antibiótico zinnat começou a sair secreção do ouvido, issó é normal?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não foi do antibiótico, é a evolução da infecção.

  8. joao

    boa tarde ! eu tive uma dor de ouvido muito forte no dia 08/12/2013 , e fui ao medico no dia seguinte e o medico falou que eu estou com otite aguda , ele me passou para tomar amosilina , e nimesulida esta correto ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não está errado.

  9. Veronika Sokotnyuk

    nao, mas estou preocupada, quero saber se ha possibilidade de eu nao voltar a ouvir

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se você tratar adequadamente a tendência é recuperar a audição.

  10. Veronika Sokotnyuk

    Boa tarde! eu tenho otite media, receitaram-me antibioticos, dada que perdi a aminha audição do ouvido direito! e o medico disse qiue tinha um liquido atras do timpano, mas que o timpano nao rompeu! gostaria de saber se é possivel eu nao recuperar a minha audição. e ficar surad para sempre, dado que ja ha 3 dias que nao ouço nada e nao melhoro! obrigada, que estou muito preocupada

  11. Catia

    Apareceu me um dor dentro da orelha a uns dias.. pensei que fosse uma borbulha mas não é quando dobro a orelha o mexo com as mãos doí me é caso para preocupar visto que já estou assim a uns dias?? Estou preocupada :( obrigada

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      É possível que seja uma otite externa. Procure um otorrinolaringologista.

  12. emilia

    o médico me receitou um remédio chamado cerumin para limpar cera no ouvido e um anti-inflamatorio chamado minesulida quando pinguei 2 gotas conforme orientação medica o meu ouvido doeu e ardeu igual quando cai alcool em machucado.
    Gostaria de saber se isso é normal

  13. marcel fernando

    Minha filha esta com indicativo de perfuração do timpano, por dedução do proprio medico com uso otoscópio. Sendo que ele receitou um remedio de gotas para usar e ao ler a receita havia um tópico que desancoselhava o uso de gotas em casos de suspeita e/ou perfuração do timpano. Ela tem 3 anos e eu fiquei na duvida e estou procurando mais informações.

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Realmente alguns medicamentos são contraindicados em casos de perfuração. Mas ele é o especialista. O ideal é entrar em contato e tirar essa dúvida diretamente.

  14. manoel

    meu ouvido sai pus com mal cheiro tenho 40 anos e isso começou aos 15 e dos 15 aos 39 meu ouvido secou,agora a secreção voltou procurei um especialista otorrino e meu ouvido secou com antibiótico,mais depois que fiz o exame o médico me disse que somente sirurgia poderia resolver ,meu ouvido voltou a escorrer ,devo procurar outro médico ou somente cirurgia?o resultado de opacificação difuda das células jumto a mastoide tem tratamento?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não tenho como opinar à distância. O que posso sugerir é, se você está inseguro com a avaliação do médico, procure uma segunda opinião de outro otorrino.