Artigo atualizado em 19/06/2014

HERPES LABIAL E GENITAL | Sintomas e tratamento

O herpes labial e o herpes genital são doenças infecciosas e contagiosas causadas por um dos subtipos de vírus da família do Herpesvírus humano, composta por 8 subtipos diferentes. Cada subtipo do vírus da Herpes causa doenças completamente distintas uma das outras, como catapora (varicela), herpes simples e mononucleose infecciosa, por exemplo.

Neste artigo abordaremos as seguintes questões sobre o herpes:

  • Causas de herpes genital e herpes labial.
  • Sintomas do herpes labial.
  • Sintomas do herpes genital.
  • Transmissão do herpes.
  • Tratamento do herpes labial e do herpes genital.

Este texto focará nas diferenças entre os vírus herpes simples 1 e 2 (HSV-1 e HSV-2), responsáveis pela herpes labial e pela herpes genital, respectivamente.

Se você quiser informações mais detalhadas sobre o herpes genital, leia: HERPES GENITAL | Sintomas e tratamento.

Para informações detalhadas sobre herpes labial: HERPES LABIAL | Transmissão e tratamento.

Vírus da Herpes simples 1 e 2

O HSV-1 costuma causar o herpes labial, enquanto que o HSV-2 é, em geral, responsável pelo herpes genital. Digo em geral porque como a prática de sexo oral é muito comum, não é raro encontrarmos lesões orais pelo Herpes vírus 2 e lesões genitais pelo herpes vírus 1.

Um em cada cinco adultos é portador do HSV-2 e mais da metade da população tem o HSV-1. Porém, muitos portadores não apresentam sintomas.

A infecção pelo Herpes simples é recorrente, ela vai e volta espontaneamente. Isto ocorre porque o vírus “se esconde” dentro das células do sistema nervoso impedindo que as defesas do organismo consigam eliminá-las completamente. Quem tem Herpes, o terá pelo resto da vida.

De tempos em tempos o vírus volta a se manifestar, normalmente em períodos de queda do sistema imune. Alguns fatos predisponentes são conhecidos, como exposição solar intensa, estresse emocional, menstruação, traumas, etc. A frequência das recorrências é individual.

Sintomas do herpes labial | Sintomas do herpes genital

A primeira aparição costuma ser a mais sintomática, pois neste momento ainda não temos anticorpos formados. Em geral, o quadro é de múltiplas vesículas (pequenas bolhas) agrupadas, com áreas de inflamação na base e ao redor. As lesões são muito dolorosas e podem vir acompanhadas de mal estar, linfonodos (gânglios) aumentados e febre.

As recorrências costumam ser menos sintomáticas e mais curtas. Normalmente apresentam alguns sintomas que “avisam” que as lesões do herpes vão reaparecer. Dor, formigamento ou prurido (comichão) local costumam surgir algumas horas antes das vesículas.

As vesículas podem romper-se, formando pequenas ulcerações que lembram aftas (leia: FOTOS | Diferenças entre afta e herpes labial).

herpes labial

O HSV-1 e o HSV-2 têm predileção pela mucosa oral e genital, respectivamente. Porém, podem causar lesão em outras partes do corpo como na pele, olhos, meningite, encefalite (infecção do encéfalo), hepatite, pneumonia e esofagite (infecção do esôfago). Essas infecções mais graves costumam ocorrer em doente com imunossupressão como na SIDA (AIDS) e nos transplantados.

Para saber mais sobre as lesões do herpes nos olhos, leia: Herpes no olho, Herpes Ocular no blog Oftalmologia e Saúde Ocular do Dr. Renato Souza Oliveira.

Uma outra complicação das infecções pelo Herpes vírus é a paralisia facial, chamada de paralisia de Bell (leia: PARALISIA FACIAL | PARALISIA DE BELL | Causas e Tratamento).

Para ver fotos de herpes genital e labial, clique no link: HERPES LABIAL | HERPES GENITAL | Fotos

Como se pega do herpes?

A transmissão do herpes ocorre por contato íntimo com a área infectada. O Herpes vírus é muito contagioso; o período de maior risco de transmissão é durante as crises e nos 2 dias que a antecedem, podendo também ocorrer mesmo quando não há lesões aparentes. Alguns pacientes secretam o vírus mesmo fora das crises, podendo transmiti-lo a qualquer momento, principalmente no HSV-2.

O vírus é encontrado nas lesões, na saliva, no sêmen e nas secreções vaginais. A transmissão por objetos, como copos e talheres pode ocorrer, mas é menos comum, uma vez que o vírus sobrevive poucas horas fora de um organismo vivo. O período de incubação, ou seja, o intervalo de tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas, é de 4 dias, em média.

O Herpes simples genital é uma DST (doença sexualmente transmissível). Durante a fase ativa deve-se evitar atividade sexual, pois mesmo com o uso da camisinha há risco de contaminação (leia: CAMISINHA | Tudo o que você precisa saber).

O HSV-1 é normalmente adquirido durante a infância, enquanto que o HSV-2 na vida adulta.

Tratamento do herpes

O tratamento com antivirais, como o aciclovir, serve pra reduzir o tempo de doença. Quanto mais precocemente forem iniciados, melhor a resposta. No herpes labial pode-se usar pomadas e no genital comprimidos. Mais uma vez, não há cura para o herpes. Também ainda não existe vacina eficaz contra o herpes vírus.

O tratamento está realmente indicado nas lesões primárias e nos doentes imunossuprimidos. Nos outros casos, o tratamento não altera muito o curso da crise.

Outras lesões que não são herpes

Para ler sobre as diferenças entre aftas e herpes: FOTOS | Diferenças entre afta e herpes labial

Outros dois tipos de lesões genitais têm causado algum tipo de confusão com o Herpes. Ambas são assintomáticas e podem acometer genitália e boca. A primeira são as manchas de Fordyce, uma espécie de glândulas sebáceas. Não indicam qualquer tipo de doença. A outra lesão são as pápulas peroladas. Também não indicam nenhuma patologia e pode acometer homens e mulheres.

Publicidade
  • Anonymous

    Dr, 2 perguntas:

    Então o herpes labial é uma doença sexualmente transmissível?

    Posso passar o Zovirax no labio antes de ir a praia para evitar o apareciemnto das lesões?

    abraços
    Frederico

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Frederico,

    1- É uma DST mas pode ser transmitido de outros modos além da via sexual, principalmente o HSV-1. o HSV-2 é classicamente uma DST.

    2- É uma opção que pode ser tentada. Mas não costuma evitar o aparecimento. O melhor é usar quando surgem os primeiros sintomas antes das lesões.

    abraços

  • Anonymous

    Queria saber, como faço para fortalecer meu sistema imunológico? Esse ano mal começou e já é a segunda vez que tenho herpes…a 1ª foi no lábio superior, passou 1 semana sarou depois apareceu no canto da boca..mal cicatrizou e agora veio no lábio inferior..isso nunca havia acontecido antes..sempre vinha no mesmo local…qq eu faço?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Não existe meio de fortalecer o sistema imune. O que você tem que fazer é identificar os fatores que o levam a desenvolver o herpes, e evitá-los. Se for sol, diminua a exposição, se for falta de sono, acerte seu horário… e assim por diante.
    abraços

  • Anonymous

    Herpes genital è para sempre….jà faz 4 anos que eu tomo diariamente dois comprimidos de 250 mg di famciclovir, sò assim eu consigo viver normalmente, sem remedio os episodios de herpes sao quase semanais e a vida piora bastante. Agora queria saber se è possivel continuar assim tomando comprimidos pelo resto da minha vida….e os meus rins? e o meu figado? Agradeço desde jà o doutor pela resposta. Lucas

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Lucas,
    Infelizmente em casos como o seu não há outra opção.

    Em relação ao comprometimento do fígado e dos rins, o famciclovir apresenta baixas taxas de complicações. O grande problema para os rins é o aciclovir e na forma endovenosa.

    Sugiro que você beba sempre bastante líquido e mantenha a urina sempre diluída para evitar problemas com os antivirais.

    Periodicamente faça análises para ver se está tudo bem

    Abraços

  • Andre

    Olá,

    3 Semanas após ter relações sexuais sem preservativo com minha parceira, percebi um local vermelho, com intensa coçeira na minha virilha. Não tenho mais nenhum outro sintoma, somente este local vermelho e que coça bastante. Isto pode ser herpes? Se sim, como posso tratá-la, já que não tem cura?

    Obrigado.
    André

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    André,
    O que você descreveu não parece herpes.
    Procure uma dermatologista para ter um diagnóstico preciso do quadro.
    Abraços

  • Felipe

    Bom dia, a Herpes labial pode ser transmitida via sexo oral homem->mulher?

    Grato.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Oi Felipe,
    Pode sim. Sempre que houver lesão ativa, há o risco de transmissão.
    Abraços

  • Felipe

    Mas o Herpes labial não é um tipo diferente? ao entrar em contato com partes genitais ele se transforma?

    Grato.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    O herpes labial é em geral causado pelo herpes vírus tipo I que tem mais facilidade de infectar a mucosa oral. Porém, o Herpes vírus tipo II também pode causar herpes labial se houver sexo oral em alguem com herpes genital.
    O herpes labial e o herpes genital podem ser causados por ambos os subtipos, a diferença é que o tipo I tem mais facilidade de infectar a boca e o tipo II a genitália.
    Mas o oposto também pode ocorrer.
    abraços

  • Anonymous

    Boa tarde, receitas caseiras, como usar gelo ou alho sobre as feridas do herpes labial realmente aceleram a cicatrização ou pioram o quadro?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Não é verdade e pode inclusive piorar as lesões e causar infeccções secundárias.
    abraços

  • Anonymous

    boa noite, gostaria de saber?
    minha parceira e eu descobrimos q temos herpes genital, como devemos proceder se ambos esta contaminados, os dois tem q tratar é obvio mas em termos de relaçoes sexuais como proceder? podemos continuar sem preservativos? em mim nao apareceu nenhum sintoma ja nela toda vez q temos relaçoes vem os sintomas com devo lidar com isso?

    obrigado

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Como não há cura, o tratamento é indicado para alívio dos sintomas

    Existe muito debate se a transmissão continua de DSTs entre parceiros piora a doença. No HIV já está mais ou menos certo que parceiros HIV positivos devem manter relações com preservativos.

    Em relação ao Herpes não consegui encontrar nenhuma referência sobre o assunto. Talvez seja interessante perguntar ao ginecologista a opinião dele.

    De qualquer maneira,
    do ponto de vista da medicina, toda relação sexual sem intenção de procriação deve ser feita com preservativos.

    A parcela da população que tem apresentado o maior crescimento na incidência de DSTs são as mulheres casadas.

    Pode parecer exagero, mas só nós médicos sabemos a quantidade de pessoas casadas e teoricamente monogâmicas que apresentam DSTs porque o parceiro teve um caso extra conjugal.

    O problema é que todo pensa que o seu parceito não faria isso.

    E a presença de uma DST favorece o surgimento de outra.

    Meu conselho: Mantenha relaçoes com camisinha sem não pretende ter filhos.

  • Anonymous

    Boa Noite,

    tenho Herpes há pelo menos 10 anos. Dantes aparecia muito pouco, 2 vezes por ano mas ultimamente tem me aparecido bastante. Nunca tinha ido ao médico, mas nestes 2 últimos anos fui tentar esclarecer e o médico disse-me que era Herpes genital. Receitou-me aciclovir 400mg 3 vezes ao dia durante 5 a 7 dias.
    Acontece que na última vez apareceu um pouco acima do penis, ou seja, na zona de maior concentração dos pelos púbicos. Fiz o tratamento acabando a toma numa Quinta e já quase totalmente cicatrizado. No domingo da mesma semana começo a sentir ardor e coçeira no mesmo local, iniciei logo de seguida o aciclovir e acontece que já passam mais de 1 semana mas sem resultados positivos. Desta vez n sairam bolhas talvez porque dei inicio ao aciclovir logo no mesmo dia que senti ardor e coçeira mas a área afectada permanece avermelhada, sinto muita comichão e ardor e quando passo a mao pela zona avermelhada sinto umas bolhas fininhas que estão querendo sair mas não saem.
    Estou assim há pelo menos 1 semana, é normal esta situação?
    Por ter começado o Aciclovir mais cedo não deveria desaparecer em 1 semana?
    Continuo com o medicamento?
    Qual a melhor sugestão para a minha situação?
    Antes desta nunca iniciei aciclovir nos primeiros sinais do aparecimento, sempre iniciei após 48 horas ao aparecimento.
    Na semana em que terminei na quinta e que estava quase totalmente cicatrizado, nessa mesma semana na Terça feira depois de sair do banho as feridas estavam abertas e frescas então experimentei pegar um pouco de aciclovir triturei com as maos até ficar em pó e espalhei sobre as feridas para ver se cicatrizavam mais rapidamente.
    Gostaria de colocar mais uma questão em relação ao sexo.
    Ha maior probabilidade de transmitir herpes com o virus activo e com as bolhas visiveis do que quando ele esta escondido, certo? No meu caso em que sinto ardor e coçeira há 1 semana e tendo ja tomado aciclovir, posso fazer sexo sem camisinha? visto que até o momento não apresento bolhas nem feridas.

    Agradeço desde já.

    Cumprimentos

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Em geral o aciclovir iniciado precocemente aborta a crise. Deveria durar apenas 2 ou 3 dias. Se vocÊ já usou o aciclovir em várias exacerbações pode estar havendo uma resistência do vírus a droga. Se as lesões começam a ficar frequentes deve-se pensar em uso prolongado de anti-virais.
    Você tem qeu voltar ao seu médico para ser reavaliado.
    Triturar o aciclovir não funciona. Existem formulação tópicas para isso.
    Sugiro que você mantenha relações com camisinha.

  • Anonymous

    Caro doutor,

    Muito obrigado por ter esclarecido algumas questoes em relaçao a trituração do aciclovir e as demais.
    O que me aconselha no uso prolongado de anti-virais? O aciclovir ou famciclovir? visto que num dos comentarios terem abordado a questao do famciclovir causar menores efeitos ao figado do que o aciclovir. Gostaria de saber a sua opinião para poder argumentar com o meu médico. Ou prefere antes o Valavir no uso prolongado?

    Cumprimentos.

    Joao Reis.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Se o seu médico entender que o seu caso necessita de tratamento prolongado, o aciclovir apresenta os mesmos resultados e é o mais barato. A via oral apresenta bem menos efeitos adversos que a via venosa.
    abraços

  • Priscila

    Olá !! Meu nome é Priscila eu tenho 18 anos e de uns tempos pra cá, nasceu no canto da minha boca um vermelhidão e coça bastante e depois fica com umas casquinhas mas não chega a ser no lábio, mas sim no canto da boca direito, uma pessoa falou pra mim que poderia ser herpes, mas eu gostaria de saber se herpes coça e depois forma casquinhas ?
    Eu começei a notar também que isso começou a surgir depois que eu começei a tirar o buço com uma pinça que eu tinha aqui em casa, hoje eu não tiro mais pinça, mas sim com cera, mas ainda os mesmos sintomas que eu citei acima ainda permanecem, mas a minha cabelereira fez o teste, e referente a cera eu não sou alérgica, será que isso tem alguma coisa a ver ?

    Muito Obrigada
    Priscila

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Priscila,
    Do que jeito que vocÊ descreve parece mais alergia do que herpes.
    Quando surgirem as lesões procure um dermatologista. Ele fará o diagnóstico sem dificuldade

  • Anonymous

    uma vez estabelecida a lesao por herpes labial, qual é o melhor medicamento para amenizar a dor e acelerar a cicatrização?
    gostaria de ter esta duvida esclarecida. obrigado.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Os anti-virais se iniciados precocemente, nas primeiras 24 horas, aceleram a resolução do quadro.
    abraços

  • João

    Olá Doutor, bom dia.

    Há coisa de 2 meses tive uma recorrência de herpes labial. Durante esse período (1/2 dias) comecei com um ardor enorme na glande do meu Pénis ao ponto de ter-me aparecido uma ferida quase minúscula não avermelhada, não era uma bolha nem estava inchada. Era como se fosse uma fissura que seria quase imperceptível (talvez 3/4 mm) caso não estivesse com esse ardor e não estivesse preocupado e durou cerca de três dias. Fui ao médico mas ele nem me chegou a examinar e desde então tenho andado com um ardor quase permanente nesse sitio mas sem que apareça ferida a tal ferida visível. Tenho andado mesmo muito preocupado. Poderá ter sido um episódio de herpes?

    Fico a aguardar uma resposta.

    Abraços,
    j.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá João,
    Pelo o que vc descreveu não parece herpes não. Provavelmente é alguma ferida comum na glande, um local rico em terminações nervosas e que por isso costuma doer mais. De qualquer maneira seria interessante que algum médico observasse a lesão para se ter mais certeza do diagnóstico
    abraços

  • João

    Doutor, antes de mais quero agradecer-lhe a rápida resposta.

    Vou seguir o conselho e vou procurar um médico. Tenho é medo que uma vez que já não existe lesão visível seja mais difícil o diagnóstico.

    Muito obrigado.

    Abraços,
    j

  • Anonymous

    quero primeiramente parabenizar pela importancia dos esclarecimentos aqui encontrados e gostaria d ter minha duvida sanada. tenho 24 anos e tenho herpes labial desde uns 3 anos de idade. as crises sempre foram frequentes mas o uso de aciclovir comprimidos ajuda no controle. no caso de fazer sexo oral com minha namorada quando nao apresento manifestações da doença existe probabilidade muito grande de transmitir o vírus para ela? e se existe qual a melhor maneira d proteção nos casos de sexo oral? as perguntas parecem sem nexo mas gostaria muito d ter um parecer sobre isso de um profissional da area porque nunca tive uma opiniao de um dermatologista.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Existir risco, existe. Porém, ele é pequeno. A transmissão é feita basicamente quando a doença está ativa e com lesões visíveis. O herpes labial é mais facilmente transmitido para boca do que para órgãos genitais. Portanto, se você tem herpes labial e não apresenta lesões ativas, o risco de transmissão pelo sexo oral é baixo
    abraços

  • Anonymous

    Olá Doutor,
    Parabéns primeiramente por atender as pessoas que precisam de esclarecimento sobre essa doença…

    A minha dúvida é em relação as vacinas desenvolvidas,existe alguma possibilidade de realmente encontrar alguma que cure a herpes seja tipo ou II,já que o vírus tem uma tendência grande de se esconder na fase de latência e se a fabricada pela santa casa faz algum malefício a esse vírus,podendo assim criar outras espécies sei lá …Gostaria que houvesse mais atenção a esse caso em relação ao desenvolvimento da vacina no Brasil.

    Abraço !!! e aguardo a resposta …

    Mônica Xavier

  • Anonymous

    Bom dia!
    Eu queria saber se quem tem hepes labial tem tendencia a ter hespes genital tbm, ou se são virus distintos… comecei a namorar e já peguei herpes labial…to com medo de ter relações com ele em função disso…acha que devo temer?

  • Anonymous

    Bom dia !!

    preciso saber se é possivel a transmissão de herpes labial para genital, com sexo oral e vice versa.

    obrigado!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Respondo as 2 perguntas em uma só

    O herpes genital se pega se você entrar em contato com o vírus tipo 2. Não importa se você tem herpes labial ou não.

    Se a pessoa com herpes labial estiver com a lesão ativa e praticar sexo oral com o parceiro, este pode contrair o herpes tipo 1 em sua genitália. Porém esse vírus, ao contrário do tipo 2 da herpes ginital, tem mais dificuldade em infectar os órgãos genitais e por isso, a contaminação é menos comum

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Monica,
    Ainda não existe vacina efetiva no Brasil e no mundo.
    Mas existem várias sendo testadas, porém, não ainda na fase de testes em humanos.

    As vacinas, ao contrário dos antibióticos e antivirais, não costumam criar germes resistentes ou induzir mutações.

    abraços

  • Miguel

    se eu tiver herpes labial activo no momento e a minha namorada me beijar normalmente e fizer em mim sexo oral posso vir a contrair herpes genital?

  • Anonymous

    Boa tarde,

    existe algum exame para saber há quanto tempo eu tenho herpes genital e qual o tipo 1 ou 2? É possivel a contaminação de herpes labial para genital, com o sexo oral? Ela demora a se manifestar quanto tempo depois da contaminação? Qual o período mais perigoso da pessoa que tem essa doença, de contaminar o parceiro?
    Qual o beneficio do comprimido Penvi 125mg. ?

    Muito obrigado!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Sim, Miguel, isto é possivel, apesar de não muito provável. Agora, o ideal é não beijar ninguém durante a fase ativa para evitar de infectar outras pessoas.
    Abraços

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Não há como saber há quanto tempo de está com herpes.

    O Penvir é um antiviral.

    Todas as outras perguntas estão respondidas no texto

    Abraços.

  • Anonymous

    Boa noite…a mais ou menos um mês estou com o cantinho do nariz ficando muito vermelho e coçando,isso parace as vzs como se fosse um assado após o resfriado…Tem umas bolinhas bem pequenas parecendo cravinhos.
    Pode ser herpes?estou desesperada pois não conheço muito sobre o assunto…e coça muitoo

    desde ja obrigada =]

  • Anonymous

    Gostaria de saber por quantos dias o virus fica ativo quando se tem herpes labial. se eu beijar alguem quando os feridas jah estiverem cicatrizando, estiverem secas mas ainda existe aquelas casquinhas, existe risco d transmitir a doença ou só se transmite quando o virus estiver ativo? é verdade que a fase mais propicia a transmissao ocorre quando as bolhas estao com uma cor amarelada? obrigado pelas informações.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Não , isso não parece herpes.
    Procure um dermatologista
    abraços

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    O herpes pode ser transmitido na fase de cicatrização, apesar do momento de maior risco ser enquanto há lesão ativa, independente da caracteristica da mesma.

    abraços

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Preta,
    As lesões são diferentes. A herpes são vesículas (bolhas) enquanto que o condiloma são lesões semelhantes a verrugas.

    Abraços

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Não parece herpes não, tanto pelas características quanto pelo tempo de evolução.
    Procure um dermatologista para esclarecer o caso.
    Abraços

  • Preta

    o, muito obrigada por seu esclarecimento. se não é herpes, pode ser condiloma? e se for condiloma, como é o tratamente deste problema nos lábios? Estou muito preocupada!!Obrigada.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Preta,
    Só um dermatologista pode te dar a resposta.

    É preciso um especialista ver a lesão para saber o diagnóstico.

    Abraços

  • Preta

    Obrigada mais uma vez, doutor. Segunda-feira estarei no dermato para saber o que há comigo.Estou com a cabeça ruim por causa disso, nem estou conseguindo me alimentar direito. Estou com a cabeça confusa. Bjs

  • Anonymous

    olá, estou com três pontinhos vermelhos no canto da boca, como se fosse cravinhos inflamados e estou com medo de ser herpes. doem como se estivessem inflamados mesmo. as feridas da herpes sempre se parecem com vesículas?ou isso pode ser um sintoma?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Provavelmente são só cravinhos mesmos. O herpes na primeira infecção costuma ser muito sintomático.
    O herpes se manisfesta como vesículas que estouram com o passar dos dias

    De qualquer maneira é preciso ver a lesão para um diagnóstico definitivo. Procure um dermatologista

    abraços

  • Anonymous

    olá doutor,bem tenho umas perguntas a lhe fazer.estou num diagnostico de um encomodo parecido com cistite,mais ñ é,ardencia ao urinar.dor aso urinar,urina presa.estou sendo acompanhada pela minha médica,bem,deu no meu exame herpes,sendo que já tive hpv tb, e já tive dip.bem ela disse que herpes pode causar uretrite,e justificaria os sintomas que eu sinto,estou tomando aciclovir 400mg,tem que tomar 3x ao dia por 10 dias,começei ontem,senti que prendeu mais minha urina e o encomodo aumentou um pouco.quero saber sua opinião sobre isso,e se é normal sentir alguns sintomas..
    e minha outra pergunta é sobre pegar herpes.sou bissexual e namoro há 2 anos,ele ja cansou de ter relação comigo assim,no meu exame apareçe herpes genital ativo,mais o engraçado que ele nao apresenta nda no penis dele,e nem sintomas,nem na boca,em mim já até apareçeu algo passageiro como machucadinhos,mais passageiro nem estou com machucadinho mais,mais no meu exame acusa heper ativo,como nele nunca apareçe??
    e nao sei se peguei dele ou numa ex namorada minha,e fiquei pensando se peguei herpes e me deu uretrite,pra chegar lá só com penis,ou nao??
    estou cheia de dúvidas,estou há 1 ano sofrendo com esse negócio de urinar toda hora..aguardo a resposta obrigada

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Bom,
    Uma vez eu tive um professor de imunologia que brincava dizendo que contrair uma virose não é para quem quer, é para quem pode. Algumas pessoas apresentam resistência a determinados vírus. É muito comum pessoas terem contato com dengue, hepatite, catapora e só escobrirem depois através de exame de sangue. O problema é que nunca sabemos previamente quem é resistente a que tipo de vírus. Portanto, pode acontecer do seu namorado ser exposto ao vírus e não apresentar lesões.

    A uretra fica do lado de fora do canal vaginal, por isso não é necessário penetração para se ter uretrite.

    É preciso esperar terminar o tratamento para avaliar a resposta. Se for herpes mesmo, deve melhorar dentro de 1 semana.
    abraços

  • Anonymous

    Boa tarde,

    Doutor poderia explicar-me resumidamente de que forma é feita a transmissão do virus Genital, ou seja, qual o canal de transmissão? Estive pesquisando e o que encontrei na maioria dos casos foi de que não poderia praticar sexo em quanto o virus estivesse activo e as lesões activas. A minha questão é: Qual o canal principal de transmissão do virus? Evita-se a relação sexual para que o outro parceiro não entre em contacto com as lesões? ou a transmissão do virus é feita pelo sêmen? Por Ex: O HIV não apresenta qualquer tipo de lesão na pele e a transmissão é feita pelo sêmen daí ésta a minha dúvida. Eu tenho Herpes genital mas na maioria das vezes ele entra em erupção na zona das nádegas.

    Achei um medicamento aqui na internet, mas so se vende nos EUA. O nome é RELEEV. Alguma sugestão para este medicamento?

    Estou pensando fazer uso prolongado de aciclovir, pois estou cansado deste maldito virus semana sim e semana nao. Estou pensando Diluir 1 comp. 200mg aciclovir numa garrafa de 1.5lt de agua e ir bebendo durante o dia. Deste modo não tenho de tomar 1comp de manha e outro a noite, menos prejudicial a saúde e mais rentável. Qual a sua sugestão? será que haverá melhoras?

    Obrigado.

    Marcio Silva

  • Professora

    Doutor, boa tarde. Ainda que não seja o assunto tratado pelo senhor aqui, eu gostaria, por gentileza, que o senhor me explicasse como se procede o tratamento para retirada de verrugas (condiloma) dentro do ânus? Agradeço desde já sua boa vontade em me ajudar nesta dúvida. abraço

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Marcio,
    A transmissão é pelo contato com a pele ferida e não pelo sêmen. As lesões do herpes são ricas em vírus e a contaminação ocorre mesmo sem ejaculação.

    O Releev é apenas um anti-séptico para pele, algo semelhante a um merthiolate ou iodo.

    Não se auto-medique. Procure um médico para avaliar a indicação do aciclovir.

    Esse esquema que você está pensando não funciona. É preciso atingir doses elevadas da droga no sangue e mantê-las de modo constante para combater o vírus. Se você diluir o comprimido nunca atingirá nível sanguíneo adequado. Os tratamentos são feitos desta maneira não é por acaso, mas sim porque é o modo mais eficiente e com menos riscos de intoxicação que existe.

    Abraços

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Professora,
    O tratamento do condiloma anal pode ser feito com produtos químicos, ablação com nitrogênio líquido, Laser ou excisão cirúrgica.
    A decisão é do médico dependendo do seus dados clínicos e da experiência do mesmo.

    Abraços

  • Anonymous

    obrigada doutor pela a ajuda.
    estou há 1 ano na pesquisa desse meu problema de urinar.e como deu herpes a minha medica está pesquisando se é uretrite,engraçado que estou indo para o 5 dia de aciclovir,e minha urina prendeu,e encomodo aumentou. se caso for uretrite é normal essa reação??eu atrasei hoje entre 20 a 30 min do remedio,tem problema??
    a uretrite causa esses transtornos urinários??é um encomodo grande,e fico urinando pingando,e também costuma prender a urina,e quando eu lavo a regiao fico pingando mais.
    tou aguardando se vai melhorar,vai fazer 1 semana na quinta feira.ai deus!!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Uretrite pode sim dar todos esses sintomas.
    O atraso de 30 minutos no remédio não tem nenhuma importância.

    Abraços e melhoras

  • Vivian e Tom

    Cintia,
    Oi doutor, eu fiz um exame de sangue e foi constatado que eu tenho herpes genital, porem as manifestacoes que eu tenho sao bem diferentes do que eu ja li aqui na net, uma vez ao mes , perto do meu periodo menstrual eu apresento um carocinho dolorido na minha vagina, mas e um carocinho so e nao e muito visivel, so e dolorido, como se fosse uma espinha interna, isso dura de tres a quatro dias e depois some, a herpes pode tambem so se manifestar assim? e o que eu devo fazer pra que isso nao atinja os meus olhos uma vez que herpes pode causar cegueira? MUITISSIMO OBRIGADO!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Cintia,
    Pode ser herpes sim.

    As lesões extra genitais do herpes são incomuns e ocorrem normalmente em pessoas imunossuprimidas.

    Abraços

  • Regina

    Bom dia,

    descobri ontem que o meu namorado tem herpes labial, eu tenho a muito tempo herpes genital, o que podemos fazer para evitar que um contamine o outro?
    Se eu beija-lo estando (ou não) com crise de herpes, ou usar o mesmo copo, serei contaminada?

    Obrigada.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Regina,
    Evitem sexo e beijos enquanto houver lesão ativa.

    Também deve-se evitar compartilhar copos e talheires nesta fase.

    Abraços

  • Vivian e Tom

    gostaria de saber se a mulher que tem o virus da herpes genital que se manifesta todo mes pode engravidar ou e arriscado ter um bebe com problema? obrigado.

  • Vivian e Tom

    so mais uma coisinha, gostaria de saber se o parto cesario oferece mais riscos para uma mae portadora da herpes do que para outra mae sadia???

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Vivian e Tom,
    O herpes genital não é contra-indicação para gravidez.

    O grande risco é de contaminação do feto na hora do parto, quando este entra em contato com as secreções vaginais. Por isso, o parto cesário É INDICADO nestes casos pois diminui a chance de contaminação do bebê.

    Conversem com o ginecologista da Vivian que este poderá esclarecer suas dúvidas.

    Abraços

  • portugês

    olá DR. boa tarde
    Eu tive uma relaçao sexual com uma mulher desconhecida uma vez sem preservativo(tudo errado eu sei…) mas aconteceu, e passado alguns dias começou a aparecer algumas bolhinhas na cabeça do penis e mudavam de forma e tamanho etc,,.. entretanto fui ao médico, ele receitou 3 doses de penincilina, e fiz análises (6 meses após essa relação) e estava tudo normal, nao acusou nada…
    já passou um ano, e de vez em quando aparece essas lesões é certo… eu sempre lavo muito bem no banho mas sempre volta … eu estou convencido k tenho o herpes genital… agora está a fazer dois anos k tive essa relaçao e nesta semana os meus lábios começaram a ter tipo uma crostazinha( como se estivesse a mudar a pele) o que me preocupa é k ja dura uma semana , os labios parece k nao voltam ao normal, devo tomar alguma pomada? DR., poderá isto ter a ver com as crises k tenho normalamente na cabeça do pénis?
    Antes de mais, obrigado pela sua atenção

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá portugês,
    Isto realmente parece herpes.
    Você precisa ser visto por um dermatologista para confirmar o diagnóstico
    Abraços e melhoras.

  • Anonymous

    Olá! Dr, tive uma relação sexual desprevinida, nas duas semanas seguintes comecei a sentir como se estivesse com gripe, em seguida surgiram na minha virilha duas bolhas que estouraram sem dor e ardor…depois surgiu mais uma…sarou e algunsi dias depois apareceram na minha axila esquerda também suriram um numero de + ou- 10 tods distantes uma das outras…acha que tenho herpes ou pode ser alergia ao prestobarba que estou usando?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Normalmente a lesão primária do herpes é bem dolorosa. A axila também não é um local que eu esperaria ver lesões.

    Não parece ser herpes, mas para ter o diagnóstico correto, o ideal é procurar um dermatologista.

    abs

  • Anonymous

    Ola Dr. Pedro;
    Eu tenho herpes Labial (quando fui ao dermatologista ele me falou que era herpes solar) enfim essa semana estava em crise e como nunca contaminei (pelo que sei) ninguem, e meu pai tem herpes e minha mãe não,… confesso que não sabia que tinha problema e nunca estudei sobre o fato, enfim a coisa é que acabei contaminando meu namorado ele ficou com lesões quase que em dois dias depois que eu estava em crise e como fiz sexo oral ele falou que tb esta com lesões no penis. Minha duvida é se tem um periodo pra se manifestar como ele já pode estar com as feridas (lesões)?? Por favor isso esta me matando de culpa. Pode??

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Em média o tempo de incubação é de 4 dias. Mas não é impossivel que ocorra em apenas 2.

    Se houve beijo e sexo oral durante a fase ativa da doença, provavelmente vc trasmitiu o vírus para ele.

    abs

  • Anonymous

    ola, por favor me ajude nessa duvida, nunca tive herpes na boca,nem nada porem meu namorado fez sexo oral em mim, e depois de uns 5 dias apareceu herpes labial ele fez exame e constatou herpes simplex tipo 1 , inclusive com forte dor na garganta e inchaço ganglios, ele me disse que apesar de nunca ter tido desenvolvido a doença eu posso ser portadora. pode ser? que exame eu tenho que fazer para saber? grata

  • Anonymous

    continuando a duvida acima. resalto que na região genital também nunca senti nada anormal.

  • John

    em 2007 eu tive relações sexuais sem camisinha e um dia depois, apareceu feridas no penis, eu fui ao medico e tomei antibioticos e sumiu, mas de vez em quando (sempre em media 3 meses)volta, e sai rapido, dai eu não me preocupei muito, porque nunca parecia sério, e as feridas pelo que li, nao parece ser herpes, e agora apareceu uma ferida novamente,a herpes labial, pode aparecer até 3 horas depois do sexo oral ?
    só isso Dr. Obrigado

  • anonimo

    Eu tenho uma duvida…sei que tenho a hepes genital…mas isso me encomoda muito pq tenho varias vezes durante o ano…tem vezes que é mensal e tem vez que é de 15 em 15 dias…sou uma pessoa muito ativa trabalho e pratico esportes, levo uma vida saudavél…mas isso mepreocupa muito e me encomoda pois o prazo de aparecimento do virus é muito curto o que o dr sugere para eu fazer para diminuir as aparições da doença?

  • John

    Dr., Herpes só se pega de quem é contaminado ?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Para o anônimo de 14.04.09 20:21h

    Provavelmente vc é portadora do vírus. Para se ter certeza é só fazer um exame de sangue.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    John,
    3 horas é muito pouco tempo. Provavelmente não é herpes.

    Só se pega herpes de alguém contaminado.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Para Anônimo de 23:46h

    Procure um dermatologista ou infecciologista para avaliar a melhor droga para previnir as crises.

    abs

  • John

    Muito OBRIGADO Dr., tirou minhas duvidas.
    Abraços

  • Marcos

    doutor, apareceu apenas uma bolha na regiao da virilha. Tenho herpes labial, mas nunca apareceu nada em relaçao a genital. pode ser o caso? ou soh aparece no pênis??
    Desde já agradeço!

  • nia

    Dr; posso ter herpes 1 sem nunca ter tido qualquer sintoma? pois meu marido de vez enquanto aparece uma ferida parecida com essas no canto na boca, em mim nunca apareceu nada. posso ficar com o virus 10 anos em mim? muito obrigada

  • Anonymous

    Boa tarde Dr.
    Fiz alguns exames e um deles deu reativo e foi o de herpes, segue o resultado.

    HERPES SIMPLEX TIPOS I E II – IGG
    PESQUISA DE ANTICORPOS IgG ANTI-HERPES SIMPLEX: REATIVO
    PESQUISA DE ANTICORPOS IgG ANTI-HERPES SIMPLEX(AUTOMACAO): 30 . 00

    Metodo: Quimioluminescencia

    Estou confuso com isso, não tem pouco tempo uns 2 meses a tive molusco contagioso e não sei se isso pode interferir no resultado.
    Quanto a herpes não tenho qualuqer sintoma e faz quase um que me envolvo com duas mulheres e nelas não existe qualquer sintoma e é certo que não axista nenhum outro parceiro tanto comigo quanto para elas.

    Vou ter de esperar quase 2 semanas para ir ai urologista e gostaria de obter alguma luz.

    Existe a possibilidade do exame estar errado?

    Muito obrigado.

  • Anonymous

    Olá Doutor, a pouco tempo apareceu na minha vagina um caroço tipo uma espinha interna, apertei, tentei expremer mais não saiu nada, achei que fosse pelo encrava já que aparece muito em mim devido a depilação. isso pode ser herpes?

    Muito orbigado.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Marcos,
    Se a lesão for dolorosa e semelhante a que tem na boca, pode ser herpes sim.
    procure um dermatologista para melhor avaliação
    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    nia,
    pode sim. vc pode ter o vírus e não apresentar a doença.
    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Anônimo das 14:14h

    este teste indica que vc já foi exposto ao vírus e por isso desenvolveu anti-corpos. Não significa que obrigatóriamente desenvolverá sintomas.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Anônima das 14:20h

    Não parece herpes não

    Se os sintomas persistirem, procure um ginecologista

    abs

  • Anonymous

    Obrigado Dr. por interpretar meu exame e gostaria de saber se o molusco contagioso pode interferir no resultado do exame e pode ter algo com a herpes, existe alguma ligação?

    mais uma vez obrigado.

    Carlos.

  • Anonymous

    ultima pergunta…

    oq devo fazer? posso contaminar alguém a qualquer momento certo?

    carlos.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Carlos,
    O mulusco não altera em nada.

    A transmissão é feita basicamente quando há lesões ativas, porém, pode ocorrer mesmo nas fases assintomáticas, apesar de ser menos comum.

    abs

  • Anonymous

    Dr. de acordo com o resultado..

    PESQUISA DE ANTICORPOS IgG ANTI-HERPES SIMPLEX: REATIVO
    PESQUISA DE ANTICORPOS IgG ANTI-HERPES SIMPLEX(AUTOMACAO): 30 . 00

    eu tenho os dois tipos? se for só um tem como saber qual é? como posso identificar?

    Desculpe o trabalho e mais uma vez obrigado.

    Carlos.

  • Anonymous

    Caro Dr.

    Uma pergunta:
    Tenho herpes HS 1 na boca há muitos anos. A última crise foi há 6 meses. Fiz sexo oral no meu parceiro sem estar em período de crise.Depois de quatro dias ele teve uma crise de herpes tipo 2. Posso ter passado para ele herpes vaginal?

  • NIA

    ENTÃO DR SE EU FOR UM PORTADOR ASSINTOMÁTICO EU POSSO TRANSMITIR A DOENÇA MESMO SEM SINTOMAS? GRATA

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Carlos,
    O exame e o vírus são um só.
    O resultado é que está sendo mostrado de 2 maneiras diferentes.
    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Caro anônimo
    vocÊ só passou o herpes genital para ele caso já tenha o mesmo.

    O que pode acontencer é vc ter passado o herpes tipo I através do sexo oral.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Nia,
    pode sim, apesar de ser menos comum.

  • paulo

    dR, OUVIR DIZER QUE O PORTADOR ASSINTOMÁTICO TEM DERRAMAMENTO DE VIRUS, EXPELE O VIRUS. TEM COMO SABER A CARGA VIRAL, POIS POSSO CONTAMINAR ALGUEM MESMO SEM LESÃO NÉ. MUITO OBRIGADA

  • Anonymous

    dr, eu posso passar herpes tipo 1 ao meu parceiro se eu fizer sexo oral nele, mesmo sem sintoma algum?

  • João

    Caro doutor. Tenho herpes desde a minha adolescência apesar de nunca ter feito exames até à pouco tempo. Recentemente fiz um exame ELISA e deu-me um resultado de 28 no IgG. Não será um valor demasiado alto? O que poderá indicar? Poderei ter herpes em outra parte do corpo?

    Atentamente,
    João

  • João

    Esqueci-me de referir que foi um exame ao HSV1.

    Obrigado,
    João

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Paulo,
    Que eu saiba não se faz carga viral de herpes.

    A contaminação ocorre normalmente durante a fase ativa, mas realmente pode ocorrer nas fases assintomáticas.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    João
    O IgG é um anticorpo produzido por quem já foi contaminado com o herpes. O que importa é que ele é positivo e não o seu valor.

    abs

  • Paulo

    Dr. o que pode ser pontinhos vermelhos na glande do pênis bem pequenos que aparecem dps desaparecem, não doem , não coçam não mim incomodam em nada.Isso começou ja tem uns 2 meses.

  • Daniella

    Boa tarde Dr.

    Meu nome é Daniella e tenho 29 anos.
    Tenho Herpes Labial desde os 4 anos, que surgem em aproximadamente 80% dos casos no lábio, porém já tive grandes feridas no nariz.Tratei por muito tempo com Aciclovir, tanto em pomada como em comprimidos, porém há um bom tempo essa substancia não faz mais efeito. Por recomendação médica,nas últimas crises, fiz uso de um remédio chamado Penvir, também em comprimidos de 152 mg, junto com o uso do aciclovir em forma de pomada.Estou no momento com uma crise, e meu lábio está bastante inchedo,mesmo que eu tenha tomado um comprimido de Penvir logo no inicio, quando comecei a sentir a ardencia e as bolhas nem haviam aparecido ainda.Bem, minha dúvida é, qual a dosagem devo tomar do Penvir?
    Dois comprimidos de 125 mg ao dia são o sufciente? Dr.me ajude, pois esse vírus atrapalha demias a minha vida, minhas lesões são muito grandes, hoje inclusive, tive que me ausentar do trabalho, pois minha boca está demasiadamente inchada.Agradeço desde já.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Paulo,

    pode ser um monte de coisas.
    Procure um urologista ou dermatologista para que ele possa avaliar a lesão corretamente

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Daniella,
    Não posso indicar remédios e doses pela internet. Isso além de irresponsável, fere o código de ética médico.

    Meu objetivo é esclarecer dúvidas sobre as doenças, e não realizar consultas ou indicar tratamentos específicos.

    Procure o médico que te prescreveu a droga e tire essa dúvida com ele

    abs

  • Fabiana

    Olá Doutor a pouco tempo descobri que tenho herpes. na primeira vez que apareceu foi no órgão genital.. na segunda tive os mesmos sintomas só que na mão! é possível aparecer os sintomas em outras partes do corpo? contrai o vírus do meu namorado e nele não manifesta nenhum sintoma.. só tive relações com ele toda minha vida.. ele fala que não sabia! Foi horrível quando descobri. A possibilidade de ter HIV é maior? quando se tem herpes? queria esclarecer essas duvidas! Obrigada!

  • Fernando Trace

    Olá Doutor, minha dúvida é se posso me autocontagiar, por exemplo, tenho herpes no canto superior do labio, que está em constante contato com o labio inferior. O Labio inferior pode se contaminar pelo lábio superior? Se é possível pq normalmente não acontece isso, pois se acontecesse quem tem em um local teria na boca inteira.
    Outra dúvida é se pode ocorrer de eu infectar outras pessoas se já está na fase onde já se formaram as crostas, e elas já estao secando.
    há um ano eu li sobre a echinacea purpurea, não tem nada confirmado sobre a eficacia deste medicamento? é possível encontra´-lo? onde?
    Grande Abraço!

  • Anonymous

    Boa Noite ! Descobri que tenho Herpes Genital na segunda feira, sendo que a coceira começou na terça da semana passada, ou seja, já fazem 1 semana e 2 dias que a doença se manifestou. Estou usando pomada Aciclovir, e comprimidos Aciclovir desde segunda feira. Só que minha ginecologista disse que estas feridas desaparecem em 1 semana, sendo que já tem mais tempo e eu passo a pomada, mas parece que não adianta ! Parece que demora! E eu sinto uma angústia muito grande, muito mal consigo andar. Queria saber quanto tempo leva em média para que a feridas comecem a cicatrizar, após o começo do tratamento, e o que eu faço para que os pelos pubianos não incomodem a ferida? por que parou de cocar e de doer, mas quando ando, sinto os pelos espetando e isso é muito ruim. Gostaria de sua ajuda, desde já, muito obrigada !

  • Anonymous

    Ola Dr. a mais ou menos 2 semanas apareceu uma feridinha na minha boca no comeco parecia uma espinha bem pequena mas dai cresceu rapidamente,e uma feridinha seca naum tenho tem nada dentro, naum ta inflamada so arde… sera q e herpes? to muito preocupada pq ela naum cicatriza.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Fabiana,
    Hepes pode sim se manifstar em outras partes do corpo.

    Em relação ao HIV qualquer lesão na região genital aumenta o risco de contágio e transmissão.

    Mas é bom lembrar que para pegar AIDS de alguém, o parceiro precisa ter o vírus HIV. Só se pega AIDS de quem tem AIDS.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Fernando,
    O vírus já está no seu corpo e ele se manifesta onde encontra mais facilidade. às vezes vai ser no lábio infeiror, outras no superior. Não existe regra.

    A infecção ocorre principalmente durante a fase ativa, porém, ela pode ocorrer até nas fases em que não há nenhuma lesão visível.

    Desconheço comprovação científica de eficácia da echinacea purpurea

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    O herpes pode durar até uns 20 dias.

    Em relação aos pelos pubianos, vocÊ pode tentar apará-los.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Sem ver a lesão não tenho como afirmar nada. Mas pode sim, ser herpes.

    Procure um dermatologista

    abs

  • Anonymous

    Boa noite Dr.,a meses atras me apaeceu uma coceira e fui ao gine, a medica flouq era herpes genital, me cudei e melhorei.De uns dias p ca ,apareceu uns tipo carocinho, nao é bolha,e coça um pouco.Ja tratei com Aciclovir pomada e omprimido, e assento em agua com sal,mais as bolinhas(carocinho) nao some.Ae pesei q fosse alergia de algo, pode ser?

  • Anonymous

    Dr. Boa tarde,

    Tenho herpes tipo 1 e venho apresentando a lesão labial há 5 dias, estou em uso de PENVIR tópico, porém a lesão ainda não criou casca.
    Gostaria de saber se com 10 dias posso me expor ao sol ou só posso fazer isto quando já estiver totalmente cicatrizado. Gostaria de saber também se existe algum alimento contra indicado nessa fase ativa. GRATO

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Para anônimo das 22:02h

    VocÊ precisa procurar um dermatologista. Não tenho te ajudar asssim a distÂncia. É preciso que algum médico avalie sua lesão

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Desconheço alimentos contra-indicados na herpes.

    Em relação ao sol, é sempre bom evitar exposição de lesões de pele a ele. Se não tiver como evitar o sol, o ideal é proteger a ferida com alguma coisa tipo hipoglós.

    abs

  • Anonymous

    Gostaria de saber se sem tratamento, a herpes mata.

  • Mayron

    doutor, no dia 07 de abril, eu pratiquei sexo oral em uma pessoa !.
    Logo no dia seguinte eu fiquei com o labio ardendo por mais ou menos 4 dias,e ficou ressecado tbm !!!

    no 12° dia após a suposta infecção, apareçeu uma pequena vermelhidao no labio inferior, ai 3 dias depois ela sumiu,
    sem falar que fiquei salivando um pouco nos cantos dos labios;(mas isso ja passou foi so uns 3 dias)

    e meu labio ta estranho ate hoje,meio grudento sabe ?e um poco ressecado!!!passei manteiga de cacau e adiantou um poco,

    no 14° dia apareçeu uma minuscula bolinha sem cor, no dia seguinte ficou uma manchinha de sangue que veio sair 1 dia depois.

    HOje de manha apareçeu um bolinha vermelha (pareçe uma espinha, e tomare que seja !!!) na borda do labio superior (ta entre o labio e a pele) nao coçou , nao ardeu nao fez nada antes de nascer.E até agora nao evoluiu de tamanho, Estou com muito medo de ser herpes !

    espero que me ajude doutor !!!!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Em pessoas com o sistema imunológico bom, o herpes rearamente causa complicações que possam levar a morte.

    Porém, em pessoas com câncer, HIV ou transplantados , as infecções podem ser bem graves.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Maryron,
    Difícl dizer se é herpes ou não. Essas lesões podem ser apenas pelo ressecamento dos lábios.

    Herpes costuma ser muito doloroso quando aparece a primeira vez.

    Porcure um dermatologista para ele avaliar a lesão. Enquanto isso, use a manteiga de cacau para impedir o ressecamento dos lábios. Pode ser que melhore só com isso.

    abs

  • Anonymous

    Olá doutor!
    Descobri hoje que minha namorada tem herpes labial, ela disse que sua mãe e seu irmão já manifestaram, e que nela é a primeira vez. Estou bastante preocupado. Estou meio confuso, pois fiz algumas pesquisas e algumas afirmam que pode se pegar mesmo que não tenha a lesão, já outras afirmar que so há contágio se tiver contato direto com a lesão. Gostario de saber também se já posso ter contraído.
    Desde já obrigado.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    O contágio ocorre preferencialmente durante a fase ativa. Porém, algumas pessoas apresentam o vírus na mucosa da boca mesmo quando não existem lesões visíveis, podendo assim contaminar outras.

    abs

  • Anonymous

    Obrigado doutor,e desculpe pelo encômodo.

  • Anonymous

    Dr, Bom Dia, tenho somente 15 anos, e logo na minha primeira relação sexual adquiri uma coisa chata em meu corpo, e vivo com ela há mais ou menos 1 ano, fui a um urologista da minha cidade e ele disse meio sem certeza que não era herpes, mas tem algumas cacteristicas da herpes, as feridas são constantes e ate hoje não tive a oportunidade de ficar sem elas, queria lhe mandar fotos para o Dr. me dar uma resposta mais concreta, sera que tem como o Dr. me passar seu e-mail para que eu mande tais fotos? Obrigado

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Não faço consultas a distância.
    Isso fere o código de ética médico.

    O blog serve para orientações gerais e para tirar dúvidas. Não posso fazer diagnósticos através de fotos.

    Se vc está inseguro com o diagnóstico que recebeu, deve procurar uma segunda opinião.

    Pelo o pouco que vc descreveu não parece herpes, pois a lesão não é permanente. Ela dura alguns dias e depois desaparece.

    abs

  • Roberta

    Olá doutor,
    estou escrevendo apenas para parabenizar pelo blog. Sempre leio mas nunca tinha tinha comentado. Já votei nele para melhor blog de saúde. É o mínimo ue poso fazer para retribuir o trabalho que o sr. tem feito para ajudar os outros, perdendo seu tempo para responder cada uma das perguntas que são feitas.

    abraços e que Deus te ilumine.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Obrigado Roberta,

    Mas eu faço o blog por prazer.
    Não é um simples altruísmo.

    abs

  • Anonymous

    Caro doutor
    Outro dia percebi que tenho uma espécie de “verruga” em um dos grandes lábios ele é pequena e da mesma cor do lábio seria possível ser HVS , se sim como se eu nunca tive relações sexuais com alguem .

    Maria

    Ps: desculpe postar como anônima mais não que tenha comentários malicioso sobre min

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Maria,
    Se vc nunca teve relações sexuais (de tipo algum) fica difícil imaginar que vc possa ter um doença sexualmente transmissível como o herpes.

    Procure um ginecologista e peça a opinião dele

    abs

  • Anonymous

    Olá doutor meu nome é jhony, estou com feridas na glande peniana como se fosse um “ralado”. Isso pode ser herpes?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Jhony,
    Seria preciso algum médico ver a lesão para dar uma opinião.

    Pela sua descrição não parece herpes, mas como eu disse, é preciso ver a lesão para o diagnóstico correto.

    abs

  • Anonymous

    percebi várias pequenas bolinhas no prepúcio, na face interna, que não doem, não aumentam de tamanho não coçam e são da cor da pele e quando passo o dedo sobre elas não sinto-as é como se fossem desenhos de bolinhas sobre o papel.Só consegui notá-las devido aos raios solares em um banho ao ar livre. Elas tem diâmetro de aproximadamente 0,5mm são muito pequenas mesmo e já perduram por pelo menos três meses.O que seriam essas bolinhas?Manchas de Fordyce?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Acho que vc já fez o diagnóstico. Deve ser fordyce mesmo.

    Se quiser ter certeza, procure um dermatologista

    abs

  • Artur Barradas

    Chamo-me Artur Barradas .

    Olá doutor, tenho 18 anos, e tenho herpes labial desde que sou criança, e nunca tive grandes crises…e foi sempre algo que passava, mas porém agora que entro na minha vida sexual adulta tenho algumas duvidas:

    1- Se eu tiver uma companheira, e a beijar, com a doença no seu estado de latencia, ou seja adormecimento,sem qualquer sintoma, eu posso passar para ela a doença ?

    2- Por via do sexo oral, eu posso transmitir o virus da herpes labial para a minha companheira…e ela vice -versa em relação a mim ?

    3- E já agora, a herpes genital pode ser transmitida para o homem atraves de sexo oral ?

    Com os melhores cumprimentos, aguardo uma resposta, pois é um tema que me atormenta muito!
    Obrigado e abraço!

  • Anonymous

    Dr. Pedro,

    Tenho algumas duvidas que estão me incomodando imensamente. Namoro a dois anos e dois meses e na semana passada ele me procurou dizendo que estava com um inchaço na virilha que o estava incomodando muito, mas como tinha sido logo após o futebol achava que tinha sido uma distenção. Aocntece que o inchaço não diminuiu e fomos na emergência, quando descobrimo que ele tinha herpes genital. Foi um choque para ambos, já que ele nunca tinha apresentado sintomas e eu até agora também nunca apresentei. Nunca tive sequer motivos para desconfiar dele, mas o recente acontecimento me deixa extremamente preocupada. Ele afirma que não sabe como pegou esse vírus e está extremamente abatido e se achando intocável com medo de contaminar a mim, e as outras pessoas de sua família até ao ir no banheiro e estamos tentando encontrar respostas. 1 – Ele pode ter adquirido o vírus de outra forma que não o contato sexual?
    2 – Pode haver a transmissão pelo uso de roupas de alguem contaminado, pelo vaso sanitário, toalhas, ou pelo contato, por exemplo, de mão em mão? Pois infelizmente sabemos que homem não tem o costume de lavar as mãos antes de ir ao banheiro e já que vai tocar no seu pênis, deveria ter esse cuidado para não levar bactérias para as áreas íntimas.
    3 – Eu fiz o exame e só ficará pronto dia 25, ainda estou aflita, mas não me recordo de ter tido nenhum sintoma durante toda a minha vida, posso ter o vírus? ele pode ter o vírus incubado a mais de dois anos?
    4 – Sendo a herpes genital transmissível sexualmente e na maioria das vezes na vida adulta pode levar anos para se manifestar?
    5 – Caso eu não seja portadora como devo proceder? Terei que usar camisinha pro resto da vida? Posso ser infectada quando ele não estiver em crise ou só nos períodos de crise? Depois que desaparecer as bolhas com quanto tempo podemos ter relações?

    Já li vários comentários informando que a herpes labial você pode ter desde criança mas nunca ter se manifestado, mas não vi essa informação em relação a herpes genital.

    Antecipadamente grata pelas respostas.

    Juliana

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Arthur,

    1- Pode mas o risco é pequeno

    2- sim se a lesão estiver ativa.

    3- sim

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Juliana,

    1- muitíssimo pouco provável

    2- Compartilhar toalhas e roupas poderia ser uma hipótese, mas o vírus sobrevive pouco tempo no ambiente. Teria que ser uma troca com pouco tempo de intervalo. É pouco provável.

    3- VocÊ pode sim ter o vírus e não manisfestar. A incubação não dura 2anos.

    4- Em geral não é assim, mas pode acontecer

    5- A infecção pode ocorrer a qualquer momento, mas é muito mais provável que ocorra durante a crise. Quando as lesões ativas desaparecerem, já praticamente não há mais riscos. 100% de segurança pode nunca acontecer. Algumas pessoas eliminam o vírus mesmo fora das crises.

  • amanda

    ola dr Pedro,me ajude nessa duvida,notei que meu namorado tem 2 parece verruguinhas no saco esgrotal, somente lá, parecida com essas que da no corpo, inclusive eu tenho uma no pescoço, pode ser dst?estou insegura, mas não quis perguntar para ele desde ja agradeço