Artigo atualizado em 13/04/2014

GONORREIA | Sintomas e tratamento

A Gonorreia é uma DST (doença sexualmente transmissível) que acomete homens e mulheres, causada por uma bactéria chamada Neisseria gonorrhoeae, também conhecida como gonococo.

Neste texto vamos abordar os seguintes pontos sobre a gonorreia:

  • O que é gonorreia.
  • Transmissão da gonorreia.
  • Sintomas da gonorreia.
  • Complicações da gonorreia.
  • Diferenças entre gonorreia e clamídia.
  • Tratamento da gonorreia.

O que é a gonorreia?

A gonorreia é uma das doenças sexualmente transmissíveis mais comuns em todo mundo, havendo cerca de 200 milhões de novos casos anualmente (leia: O QUE É DST?). A bactéria Neisseria gonorrhoeae infecta homens e mulheres de modo semelhante, apesar dos sintomas serem menos óbvios no sexo feminino (explico adiante).

Homem com gonorreia

A incidência da doença é maior entre os 15 e 24 anos, idade onde é comum haver intensa atividade sexual sem a devida proteção. Apesar da maior incidência na juventude, esta DST pode ocorrer em qualquer idade se o paciente apresentar estilo de vida promiscuo ou não costumar usar preservativos com novos parceiros(as) sexuais. A ocorrência de gonorreia em crianças costuma ser um sinal de abuso sexual.

A gonorreia é a principal causa de uretrite, isto é, inflamação da uretra, canal que drena a urina da bexiga. O gonococo pode crescer facilmente em áreas quentes e úmidas do nosso trato reprodutivo, incluindo o colo do útero, o útero, as trompas de Falópio e a uretra. A bactéria também pode crescer na boca, garganta, olhos e ânus.

Transmissão da gonorreia

A transmissão do gonococo só é feita de duas maneiras: pela via sexual (oral, vaginal e anal) ou entre mãe e filho durante o parto. Não há descrições de transmissão da gonorreia através banheiros públicos ou piscinas. Partilhar objetos sexuais, como vibradores, também pode ser uma via de transmissão. A transmissão através de toalhas ou roupas íntimas é pouco comum.

A gonorreia pode ser transmitida mesmo quando o paciente infectado não apresenta sintomas. Também não é necessário haver ejaculação para ocorrer a transmissão. Basta o ato sexual.

Estima-se que a chance de transmissão após uma única relação sexual desprotegida com parceiro(a) infectado(a) esteja entre 50 e 70%. Quando a relação ocorre mais de uma vez, o risco de contaminação sobe para mais de 90%. A camisinha é o melhor método para diminuir a possibilidade de transmissão (leia: CAMISINHA | Tudo o que você precisa saber).

O período de incubação da gonorreia, ou seja, o espaço de tempo entre o contágio e o surgimento dos primeiros sintomas, varia de 2 a 8 dias.

Sintomas da gonorreia

O principal sintoma da gonorreia é a uretrite (inflamação da uretra). Os sintomas da uretrite são corrimento purulento (de aspecto leitoso) e ardência ao urinar, chamada de disúria (leia: DISÚRIA | DOR AO URINAR | Causas).

A gonorreia costuma ser evidente nos homens, mas é comum passar despercebida no sexo feminino. Enquanto 90% dos homens apresentam sintomas de uretrite, até 50% das mulheres podem apresentar uma infecção assintomática, não tendo ciência de que estão infectadas. Essa particularidade faz com que as complicações sejam mais comuns no sexo feminino, já que, se nada sentem, as mesmas não procuram tratamento médico.

Sintomas da gonorreia nos homens

Mais de 90% dos homens infectados pela bactéria Neisseria gonorrhoeae apresentam sintomas perceptíveis de gonorreia. A uretrite é manifestação clínica mais comum e se manifesta como uma secreção espontânea de pus pela uretra, com aspecto leitoso, capaz de manchar as roupas íntimas. Outro sintoma comum da uretrite é a disúria (dor ou desconforto na hora de urinar). A intensidade da disúria é variável de caso a caso, podendo ser bastante incômoda para alguns pacientes e quase imperceptível para outros.

Gonorreia - saída de pus pela uretra Corrimento uretral purulento na gonorreia
(clique para ampliar. Atenção: a imagem acima pode ser ofensiva para certas pessoas.)

Uma complicação relativamente frequente da gonorreia nos homens é a infecção do epidídimo (pequeno ducto, localizado acima dos testículos, que coleta e armazena os espermatozoides), provocando dor e edema unilateral na bolsa escrotal (leia: DOR NOS TESTÍCULOS | Principais causas).

Homens que têm relações sexuais com outros homens podem também apresentar infecção pelo gonococo na região anal ou na garganta (faringe), transmitidos respectivamente pelo sexo anal e oral. A contaminação pelo gonococo em áreas não genitais não costuma causar sintomas, sendo pouco frequente a ocorrência de faringite ou proctite (infecção anal) pelo gonococo. Quando a proctite ocorre, os sintomas mais comuns são dor ao evacuar, saída de secreção purulenta pelo ânus, coceira ou dor anal.

Sintomas da gonorreia nas mulheres

Ao contrário do que ocorre nos homens, a gonorreia pode não causar sintomas relevantes nas mulheres. Na maioria dos casos, a bactéria ataca o colo do útero e apenas 50% das pacientes infectadas apresentam coceira, dor durante o ato sexual e corrimento vaginal purulento (leia: CORRIMENTO VAGINAL | VAGINITE). Se houver grande inflamação do útero é possível haver também escapes de sangue pela vagina.

Homens jovens não costumam ter infecção urinária, por isso o quadro de disúria (ardência para urinar) habitualmente indica a existência de uma uretrite causada por uma DST. Como nas mulheres a infecção urinária é um quadro relativamente comum, a disúria da gonorreia pode ser erradamente diagnosticada como uma cistite (leia: INFECÇÃO URINÁRIA ( CISTITE )). Nas mulheres, o diagnóstico clínico de DST fica mais fácil se além da disúria também houver corrimento vaginal, já que na cistite este último não ocorre.

Assim como nos homens homossexuais, nas mulheres também é possível haver infecções da faringe e do ânus pelo gonococo.

Complicações da gonorreia

Quando não tratada, a gonorreia pode levar a um grande número de complicações. Nos homens o mais comum é a infecção dos testículos e da próstata. Nas mulheres, a pior complicação é a doença inflamatória pélvica (DIP), uma infecção grave dos órgãos reprodutores, que acomete o útero, ovários e trompas. Em ambos sexos pode ocorrer estreitamento da uretra e infertilidade.

O Gonococo não tratado também pode levar à disseminação da doença pelo corpo. A gonorreia disseminada causa:

- Artrites infecciosas em joelho, tornozelos e cotovelos.
- Lesões de peles (pequenos pontos purulentos principalmente em mãos e pés).
- Acometimento do fígado, com hepatite (leia: AS DIFERENÇAS ENTRE AS HEPATITES).
- Endocardite (infecção das válvulas do coração) (leia: O QUE É ENDOCARDITE?).
- Meningite (leia: MENINGITE).
- Osteomielite (infecção dos ossos).

Além da doença disseminada, a gonorreia não tratada em grávidas pode ocasionar parto prematuro e infecção do recém-nascido, causando graves lesões oculares.

Para ver mais fotos de gonorreia, clique no link: GONORREIA | FOTOS.

Diagnóstico da gonorreia

O diagnóstico é geralmente feito através da análise do corrimento purulento. Uma pequena escova pode ser usada para colher material da uretra do homem ou do colo do útero na mulheres. Em alguns casos a urina também pode ser usada para o diagnóstico.

Tratamento da gonorreia

O tratamento da gonorreia é simples, sendo feito da mesma maneira para homens e mulheres. Atualmente indica-se o tratamento com dose única de antibióticos. Os esquemas mais comuns são com Ceftriaxona intramuscular ou Ciprofloxacino por via oral. Azitromicina  pode ser uma opção, mas os efeitos colaterais são comuns nas doses elevadas necessárias para tratar gonorreia.

O parceiro deve ser sempre investigado e tratado. Indica-se abstinência sexual até que todos os sintomas desapareçam. Nos casos assintomáticos, deve-se evitar relações por pelo menos 1 semana após o tratamento. É possível se contrair gonorréia mais de uma vez.

Clamídia x gonorreia

A clamídia é uma DST causada por uma bactéria chamada Chlamydia trachomatis. Estima-se que seja a doença sexualmente transmissível mais comum no mundo. A infecção pala Clamídia presenta basicamente o mesmo quadro clínico da gonorréia, porém, com sintomas menso intensos. Talvez por isso, suas complicações sejam mais comuns.

A diagnóstico diferencial entre a clamídia e gonorréia é feito somente através do exame microscópico do corrimento. Apenas pelos sintomas é impossível distinguir as duas doenças, já que até as complicações são semelhantes. Também é importante salientar que não é incomum o paciente se infectar com as duas bactérias ao mesmo tempo.

Como o tratamento da infecção por clamídia também é simples, a distinção com a gonorréia, em geral, não é necessária. O médico costuma prescrever um antibiótico que atue contra as duas infecções.

Azitromicina em dose única é o antibiótico mais prescrito. A dose da azitromicina necessária para tratar clamídia é mais baixa que para gonorréia. Uma alternativa é usar Doxiciclina por 7 dias.

O esquema clássico para o tratamento de uretrites com corrimento é Ceftriaxona + Azitromicina em dose única. Deste modo, cobre-se bem tanto infecções por gonococo, quanto por clamídia. É um tratamento simples, rápido e com alto índice de cura.

Para saber mais sobre a clamídia, leia: CLAMÍDIA | Sintomas e tratamento.

Versión en español: GONORREA | Síntomas y tratamiento

Publicidade
  • Anonymous

    Obrigada por me recomendar esta pagina, gostei de ler. contudo eu e o meu parceiro ja fizemos dois tratamentos para a clamidia, visto eu nao ter negantivado da primeira vez. Nenhum dos dois tem mais parceiros, somos certinhos. E porque razao eu n negativei. o valor estava a 1/64 . Tomei vibramicina durante 15 dias e nada e por fim azitrimicina e agora, nao negativando de novo? o que fazer..

    Mais uma vez obrigada
    Se tiver conhecimento de um bom urologista na zona Norte e nordeste de Portugal, agradecia

    Que Deus o abençoe

    obrigada RAquel

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    A confirmação de cura demora alguns meses. Não é imediata.

    Talvêz fosse interessante procurar um infecciologista especializado em DST.

    Infelizmente estou há pouco tempo aqui em Portugal e ainda não conheço nenhum que possa te indicar no Norte.

    abraços

  • bebeto_maya

    olá,
    Pelo que li em alguns estudos, o preservativo reduz a infecção pela clamídia e pela gonorréia…mas não evita. Não seria aconselhável ao paciente, abster-se enquanto estiver em tratamento?

    “Alguma proteção contra outras ISTs. A partir da década de 70, os estudos feitos sobre uso típico demonstraram que os preservativos dão alguma proteção contra gonorréia, sífilis e clamídia (39, 46, 85, 86, 131, 253, 346, 400, 492). Por exemplo, o uso constante dos preservativos provavelmente reduz (entre 60 a 80%) o risco de infecção por clamídia e gonorréia (471). Um estudo comprovou que os preservativos reduzem o risco de tricomoníase em cerca de 30% [...]“Fonte: http://www.bibliomed.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=12839&ReturnCatID=499

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Bebeto,
    Não existe e nunca vai existir melhor prevenção contra DST do que a abstinência.

    Quanto a camisinha, ela não protege em 100%, mas esses valores de 60% estão muitos baixos. A proteção está acima dos 80% e a maioria dos erros é por má utilização da mesma.

    abs

  • Natália Lavado

    Dr., eu fiz exame de clamidia IgM e IgG. O IgM deu não-reativo e o IgG deu reativo 1/10. O que significa isso?
    Liguei pra minha médica e ela não tem consulta pra breve. Na verdade todas as ginecos tem consulta pra mais de um mês só. Estou aflita de mais, por favor me ajude.

    Obrigada!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Natália.

    O IgM é o anticorpo que aparece quando estamo com alguma doença aguda e o IgG é anticorco de doenças antigas e ja curadas.

    Se vc tem IgM negativo e IgG positivo significa que atualmetne vc não tem, mas já teve clamídia. Provavelmente há muito tempo pois o valor 1:10 é baixo.

  • fabio

    OLA GOSTARIA DE UMA DICA, POIS DA NOITE PARA O DIA COMEÇOU UM CORRIMENTO NO MEU ORGÃO GENITAL E ARDÊNCIA AO URINAR,TAMBÉM ESTAVA COM ARDÊNCIA A UNS 15 DIAS ATRÁS,ISSO PODE SER GONORRÉIA???? GOSTARIA MUITO DE UMA DICA SE PUDER RESPONDER DIRETO NO MEU E MAIL FICARIA AGRADECIDO
    E MAIL É: friscarolli@bol.com.br

    desde já agradeço

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Fábio,
    Parece DST. Pode ser gonorréia sim. Procure um urologista.

  • Anonymous

    olá.
    Gostaria de saber se o antibiotico Actidox 100 é indicado para infecções genitais por clamidia? foi o que a genecologista recomendou, mas no folheto do medicamento só fala em infecções respiratórias por clamidia?! É possivel se ter engando?

    Abraços. Catarina

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Catarina,
    A doxiciclina é um dos antibióticos indicados para tratar clamídia. Não há nada de errado.

  • Anonymous

    Ah ok, obrigada Dr. Pedro. Ja agora se faz favor, responda-me a outra coisa. Eu sei que a clamidia provoca infertilidade, mas leva algum tempo ou pode ser logo no primeiro mês em que a apanhamos? Tenho andado um pouco nervosa por pensar que ja possa estar infertil.

    Cumprimentos. Catarina

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Catarina,
    A infertilidade ocorre se houver infecção disseminada pelo órgãos genitais, em um quadro chamado de DIP. É um quadro grave que provavelmente não é o seu caso.

  • jhonyyyy

    ola, quanto tempo depois de medicado pela gonorréia posso voltyar a ter relações sexuais ?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    jhonyyy,
    1 semana após o fim dos sintomas é um intervalo bem seguro.

    Se vc tem parceira fixa, ela tb deve ser tratada.

  • Fagner Gil

    Qual é o índice de cura pra gonorréia se a pessoa tomar doxiclina (recomendada) durante os 10 dias?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Fagner,
    A doxiciclina é indicada para Clamidia e não gonorréia

  • helio

    Parabens pelo site… dificil ver algo assim na net: Preciso, simples e esclarecedor.

    att,

    Felipe

  • junior

    azitromicina serve para tratar gonorreia e clamidia?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Junior,
    Sim, mas para gonorreia existem melhores alternativas.

  • Anonymous

    qual é mais indicado para clamídia? azitromicina ou doxiciclina? ou posso tomar ambos que terão o mesmo efeito para este caso?
    obrigado
    Diego

  • matheus

    posso fazer o tratamento da gonorreia sem ir ao médico? qual o melhor método? ou não?
    abraçoos bgd.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Diego,
    Os dois são bons, mas o tratamento com azitromicina tem uma posologia melhor

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Matheus,
    De jeito nenhum!

  • Anonymous

    Cefalexina serve para tratar gonorréia e/ou clamídia?
    Junior L.

  • Anonymous

    Para p tratamento de clamídia e/ou gonorréia temos que beber muita água? Ajuda mais?
    Júnior L.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Junior, não.

  • Anonymous

    Ola, secnidazol é eficaz para gonorréia?
    Jorge.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Jorge, Não
    Secnidazol é indicado para tratamento de parasitoses. Gonorréia é causada por uma bactéria.

  • Anonymous

    Bacteria da gonorreia clamidia podem provocar infecção na prostata mesmo após meses de curado.
    Marcos

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Marcos,
    se está curado, está curado. Infecções da próstata podem ocorrer em casos não tratados.

  • Anonymous

    Quais as chances de uma pessoa com gonorreia estar com HIV?

    “Felipe”

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Felipe,
    Não sei te dar um número exato. Mas todas as DSTs aumentam o risco de contaminação pelo HIV.

  • Anonymous

    Dr. Minha dúvida é a seguinte: Sou profesora e estamos desenvolvendo um projeto sobre DSTs e uma aluna me fez a seguinte pergunta: é possível após alguém se masturbar e logo depois, mas já com a mão seca, encosta em uma colher ou em um bico de bebê e em seguida estes objetos forem levados a boca como o bico o bebê nesse caso o bebê tem a possibilidade de ser contaminado com alguma dst como gonorréia e até mesmo hiv? Obrigada.
    Anastácia

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Anastácia,
    Cada DST tem uma facilidade de transmissão diferente. HIV e gonorréia não são transmissíveis por objetos desta maneira que vc exemplificou.

  • ca

    ola..
    estou com clamidia e meu gineco indicou o vibramicina durante duas semanas,para mim e meu parceiro.
    Durante o tratamente nao devemos ter relaçoes sexuais?ou podemos, usando camisinha?
    obrigada desde ja

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    ca,
    O ideal é sempre evitar relações durante o tratamento. São apenas 2 semanas.

  • da.

    Olá Doutor
    No caso da Clamídia + Gonorréia, é recomendado fazer uso do Ceftriaxona e Azitromicina ao mesmo tempo, ou é recomendado concluir um para começar uso do outro antibiótico?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    da,
    ao mesmo tempo

  • Anonymous

    parabens pelo blog. É MUITO UTIL.

  • Anonymous

    Parabéns pelo blog! Dr. após quantos dias, em media, espera-se o fim dos sintomas de uretrite após dose única de Azitromicina e Ceftriaxona?
    Obrigado,
    Guilherme.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Guilherme,
    48 horas

  • Anonymous

    Ciprofloxacina está indicado para a gonorréia??

    Hugo

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Hugo,
    pode ser usada, mas não é a melhor opção.

  • Anonymous

    Doutor, a TERBINAFINA pode ser utilizada para tratamento da Clamidia e Gonorreia?
    Mario

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Mario,
    não conheço esta indicação.

  • André

    Doutor, o exame de urocultura consegue identificar a bactéria que causa a gonorréia? Fiz este exame e deu negativo.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    André,
    Não. Uma urocultura negativa não serve para descartar gonorréia

  • Anonymous

    é recomendado o uso de genericos de Ceftriaxona + Azitromicina, eles tem o msm efeito

    Ricardo F.

  • Anonymous

    DR. queria parabenizar o seu blog muito bom e queria lhe perguntar se o tratamento com azitromicina cura as uretrites nao gonococicas e quantos dias desaparecem os sintomas?

    obrigado

    neto

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Ricardo,
    sim, eles têm o mesmo efeito

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Neto, em geral sim. Esperamos melhora dos sintomas em 48h

  • Anonymous

    Dr. Pedro
    Qual é o índice de cura pra clamídia se a pessoa tomar doxiclina (recomendada) durante 10 dias?

    Atenciosamente,
    Bianca

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Bianca,
    algo em torno de 98%

  • Anonymous

    Dr. Pedro, bom dia!
    Fiz alguns exames a partir do SWAB Uretral e todos deram negativo para cultura bacteriologica, Chlamydia Trachomati Cultura, Ureaplasma Cultura e Urina cultura não apresentou crescimento bacteriano. Mas o resultado para o GRAM – Bacterioscopia pelo Método – Coloração Pelo Gram deu o seguinte resultado: “Não visualizamos bacterias coraveis – Média de 03 Piócitos por campo”.
    O que isto significa? pode ser algum indicativo de Gonorréia?
    Obrigado!
    Guilherme.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Guilherme,
    gram é um tipo de coloração feita antes da cultura. O exame foi negativo porque não havia bactérias no material colhido.

  • Jenilson Spinola

    Dr. qual a diferença de uretrite não gonococica
    e a gonococica?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Jenilson Spinola
    Clinicamente são iguais. Se não for feita a pesquisa da bactéria, não dá para saber a diferença.

  • Anonymous

    Ótimo site Doutor. Parabéns. Estive em um urologista e foi detectado contaminação por Clamídia. Tomei durante 7 dias Doxiciclina. O medicamento acabou. Não sinto mais a ardência ao urinar, mas uma vez ou outra ainda tenho um corrimento bem leve assim que acordo. Isso é normal ou ainda devo estar contaminado?
    Marco

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Marco
    Se TODOS os sintomas não desapareceram, o ideal é ser reavaliado pelo urologista

  • Anonymous

    Gostei de ler o seu site fiquei bem esclarecida.

    Também apanhei essas doenças. Saberia me recomendar um especialista em Lisboa?

    Anónima

  • ESTUDAR PRA QUE?

    Muito bom esse site.. nossa.. tiro todas minhas duvida aqui. Perfeito, os medicos vão perder seus clientes.. ehehe. Um dia só vamos precisar deles para fazer cirurgias e nada mais, porque na rede teremos tudo.

  • Mayko Haddad

    Muito bom este blog, mas infelizmente a automedicação é o maior fator que causa os PRM’s se você não sabe o que é PRM, vá a Drogaria mais próxima e pergunte a um Farmacêutico.

    Os Médicos nunca vão perder seus clientes, cada caso é um caso e as doenças/bactérias sempre estão em constante evolução, ou seja, ficando cada vez mais resistente aos medicamentos.

    Já existem casos de Gonorréia e Clamídia que não se curam com estes antibióticos que o Dr Pedro esclareceu.

    O melhor tratamento é com seu Médico e os devidos exames, como: cultura e teste de suscetibilidade.

    Dr Mayko Haddad – Farmacêutico

  • Anonymous

    vlw por dar uma dica sobre o tratamento da gonorréia. tinha dúvidas,mais já tirei graças a esse site

  • Valdiris

    Boa tarde Dr(a).
    Adorei o vosso blog, mas tenho uma dúvida. Será possivel uma pessoa (que não teve relacionamento sexual com mais ninguém) apanhar clamídea e a análise do seu parceiro der negativo? Afinal esta doença não se transmite apenas pelo sexo?
    Obrigada

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Valdiris
    Sim, a transmissão é por via sexual. Se o parceiro for negativo, a pessoa provavelmente pegou a doença com outra.

  • Anonymous

    Olá Drº Gostaria de saber qual antibiotico mais usado para gonorreira ? desde já agradeço …. Nilton

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Nilton
    O antibiótico mais usado para tratar gonorreia é a ceftriaxona, o que não significa que outros antibióticos também não possam ser eficazes.

  • Anonymous

    dr, boa noite…..

    gostaria de saber, se quando a pessoa está com gonorreia ou clamidia, o exame de eas pode dar alguma alteração.

    e se puder, quais seriam essas alteraçoes?

    um abraço

    henrique

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Henrique
    Sim, é comum haver leucócitos na urina.

  • emerson

    Dr.Renato como vai ? Gostaria de saber se o antibiótico CEFTRIAXONA 500MG INJETÁVEL pode ser usado tanto para Gonorréia quanto para Chlamydia ? obrigado, Emerson

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @emerson
    Para clamídia o melhor é azitromicina. A conduta mais comum é associar ceftriaxona com azitro, para garantir melhor cobertura contra gonorreia e clamídia ao mesmo tempo.

  • Anonymous

    OI DR parabens pelo otimo trabalho!
    gostaria de saber se a clamidia pode atacar o figado e tanbem o snc .
    obrigado

    PAULO

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Paulo
    O SNC não é comum. O acometimento do fígado é mais frequente e pode ocorrer por uma inflamação da cápsula que recobre o fígado, um quadro que chamamos de peri-hepatite ou síndrome de Fitzhugh-Curtis.

  • Anonymous

    A uretrite pode ser causada por outras tipos de bactérias como por exemplo o staphylococus aureus?

    Obrigado Bruno

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    A uretrite pode ser causada por vários germes além do gonococo e da clamídia, como tricomonas, mycolasma, ureaplasma e outros. Já uretrite por S. Aureus não é comum.

  • Tarzanreidaselva

    Para ter o diagnostico de gonorreia ou clamídia é necessário fazer o exame de colonoscopia em caso de contaminação anal?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não

  • http://pulse.yahoo.com/_TEAVRO2ZXU5IBJWLI3KZZSNYKM Wanessa

    Olá, eu já procurei em diversos sites, que falam sobre clamídia, a respeito da forma de transmissão. No entanto, as explicações sobre a forma oral não me são claras, visto que a transmissão é oral isso implica que a boca contaminada poderá fazer a transmissão? Pelo que entendi o membro infectado poderá transmitir para a boca, mas o contrário também?Pois se é assim, não poderia ser transmitida também através do beijo? Pode parecer um pouco tola a pergunta, mas se não for, qual a diferença? Obrigada desde já.

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Teoricamente ela pode ser transmitida pelo beijo e pelo sexo oral ativo. O problema é que a lesão oral pela clamídia é muito pouco comum, bem menos frequente que a da gonorreia. Por isso não é tão fácil estudá-la para se ter certeza da sua via de transmissão.

  • Dr. Sérgio Vasconcelos

    Parabéns pelo site…
    Muito bem explicado….
    Dr. Sérgio Vasconcelos – Biomédico

  • Anonymous

    Dr. gostaria de saber em quanto tempo os sintomas da gonorreia somem após tomar Ceftriaxona e Azitromicina?

    Obrigado

    Felipe

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Felipe,
    Tem que começar a melhorar com 48h. Geralmente após 5 dias já não há mais sintomas, mas pode demorar um pouquinho mais em alguns casos.

  • Popii Silva

    Queria saber quais sao as horas exata para tomar os remedio ?

  • Welington

    Acho que peguei a doença em um contato com sexo oral.  Exatamente no sexto dia apareceu os sintomas na garganta. Cheguei tirar foto, e pesquisa na inernet.
    Os sintomas e as fotos que pesquisei é bem parecidas, posso fazer o uso dos medicamentos mesmo antes de consultar o medico,ou exames laboratoriais.

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não deve.

  • Anonymous

    Dr.Pedro… A associacao do ceftriaxona + azitromicina como sera? o ceftriaxona Intramuscular? e o azitro via oral? tudo isso em unica dose? obrigada Erika.

  • Jak_picolo

    oi, bom dia tenho os sintomas de 
    CLAMÍDIA corrimento leitoso branco e sem cheiro,e ardencia ao ter relação . ja tomei 2 vezes a azitromicina + todo mes volta pode me ajudar.

  • Yankum

    duração do tratamento de ambas as doenças, as doses administra de azitromicina de 500mg via oral deveram intercalar em quantas horas?

  • Tales

    Peguei gonorreia …mas não sei se foi pela garganta ou pelo penis apareci com todos os sintomas estou tomando Levofloxacino durante 7 dias e não  deu muitos resultados me ajuda?!!! Eu passei no medico e disse que não demorava muito e ainda eu li alguns resultados e deveria desaparecer em 3 dias!! Socorro

  • Aleks Silva

    Tenho a sensação constante de vontade de urinar, embora eu consiga “segurar” esta vontade por um tempo relativamente longo. Sinto também um desconforto (uma ardência leve) constante na uretra, que algumas vezes se agrava. Não tenho secreção saindo pela uretra. Eventualmente sinto um mal estar e uma sensação de fadiga nas articulações (joelhos e tornozelos), passageiras. Também, eventualmente, tenho uma descamação na glande (geralmente em períodos de crise). Nunca tive um jato urinário forte, e agora, em função da vontade de urinar com mais frequência (em menor quantidade, em termos de volume, por consequência) há uma leve diminuição do jato, embora eu não precise “forçar” para urinar. Já fui a dois urologistas e um clínico geral, tendo feito os seguintes tratamentos:(1o tratamento) 3 comprimidos de Flutec 150 mg, um por semana.(2o tratamento) Avodart 0,5mg 1 x ao dia, e Levoxin 500mg 1 x ao dia, por 30 dias.(3o tratamento) Ciprofloxacino 500, 2 x ao dia, e Flagyl 400 3 x ao dia, ambos durante 14 dias.(4o tratamento) Macrodantina, 100mg, 1 x ao dia (já tomei 7 e ainda estou tomando)Não sinto melhoras nos sintomas, que seguem eventualmente diminuindo, a ponto de não me causar grandes transtornos, e as vezes aumentam (a sensação de desconforto), me ocasionando principalmente problemas para dormir.O que pode estar ocorrendo? Meus exames de urina aparentemente não acusam nada, embora eu não saiba que tipo de bactérias/fungos estes exames são capazes de detectar.

  • Fabrício

    Eu comecei a tomar o antibiótico ciprofloxacino, mas estou com dúvidas, queria saber se este também pode ser usado no tratamento da clamídia?

    Fabrício.

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não é dos mais indicados.

  • Fabrício

    Eu comecei a tomar o antibiótico ciprofloxacino, mas estou com dúvidas, queria saber se este também pode ser usado no tratamento da clamídia?

    Fabrício.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não é dos mais indicados.

  • Wallace

    Doutor , eu contrair a doença os sitomas estão no começo voce pode me responder qual o melhor antibiotico pra mim tomar , ? 

  • Le

    Demora mais de 1 semana após o uso da Azitromicina para sair os sintomas deixarem de existir?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Geralmente em 7 dias já não há sintomas. Se houver, eles devem ser residuais.

  • Le

    Demora mais de 1 semana após o uso da Azitromicina para sair os sintomas deixarem de existir?

  • Olá, se possível, gostaria por favor de um esclarecimento,  tive diagnóstico de clamídia, mas o médico não disse quanto tempo depois do contagio os sintomas aparecem? Obrigada

  • Olá, se possível, gostaria por favor de um esclarecimento,  tive diagnóstico de clamídia, mas o médico não disse quanto tempo depois do contagio os sintomas aparecem? Obrigada

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Geralmente em 7 dias já não há sintomas. Se houver, eles devem ser residuais.

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    7 a 14 dias.

  • Tiago_rjbr

    eSTOU APRESENTANDO COCEIRA NA URETRA E UMA LEVE ARDENCIA AO UNRINAR, ESTÁ SAINDO UMA SECREÇÃO PURULENTA TB , FUI AO MÉDICO E ELE ME PASSOU AZITROMICINA 1 G , TOMEI POREM NÃO RESOLVEU. TOMEI DEPOIS CIPROFLOXACINA 500 MG TB NAO ESTÁ RESOLVENDO. O Q DEVE ESTAR ACONTECENDO, E O QUE DEVO FAZER? 

  • joana

    Pega-se mais de uma vez Clamília?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      É possível.

      • Altevir

        Dr.pedro.

        todos os dias sai liquido de meu anus e que tem cheiro ruim…poder ser gono?

        • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

          Poder, pode.

  • Edson

      durante alguns dias apresentei sintomas de clamidia/gonorreia,porém os sistomas desapareceu, nao fiz uso de nenhum medicamento, só que agora os sintomas voltou.

  • Gabi Arvelos

    adorei fiz um trabalho aqui  obrigado por me fazer feliz e espero tirar uma nota boa !!!!   (:

  • Paulo

    Boa tarde doutor!

  • Paulo

    Boa tarde doutor, parabéns pelo site! Eu fiz tratamento para gonorreia, tomei durante 7 dias a cada 12 horas ciprofloxacina de 500 ml, porem estou no 8º dia e ainda tenho secreção e ardencia, pouca, porem tenho. é normal? Após o tratamento com esse remedio quanto tempo demora para sumir os sintomas? Obrigado!

  • Magicorobert

    só tenho uma parceira sexual ,fazemos sexo oral,retal e vaginal, ela apresentou um quadro de infecção urinaria,pelas caracteristicas suponho que seja clamidia,os exames ainda não sairam,se for como como contraimos (supondo-se que ela não tem outro parceiro)existe a possibilidade de eu ou ela termos adiquirido a bacteria de outra forma?

  • Paulathar

    dr, tomei azitromicina para gonorreia, e meu namorado tomou vibramicina, porém 5 dias apos tomar o remedio a coceira vaginal voltou, e apos umas 3 ou 4 semanas os sintomas no meu namorado voltaram,mas desde que iniciamos o tratamento estamos usando camisinha, Fui a minha ginecologista e ela disse que eu estou apenas com candida, por conta do calor, e que ja estou curada quanto a gonorreia.Meu namorado voltou áo medico e ele disse que a bacteria ainda estava la, e agora ele esta tomando proflox, e azi. Oque esta acontecendo??? a gonorreia tem cura???é normal haver rejeiçao ao medicamento???

  • M Souza11

    Como posso marcar uma consulta com o sr? Agradeço, minha urina ja esta com cheiro mt forta há meses e mesmo ingerindo mto liquido nao melhora, por conta da minha profissao tomei Albendazol e notei que melhrou, mas depois de algum tempo voltou e continua. Agradeço a atenção.

  • Nathysfx

    nossa isso é muito triste …………………………………. vamos se prevenir usar camisinha;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;

  • Neia

    gente cara e corpo nao diz que pessoa tem alguma doença……….vamos se cuidar porque nada vem avisado na testa ne…………………………..USEM CAMISINhA

  • Lcerqueira55

    doutor,

    COm o uso de antibioticos mata o virus?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim, mas gonorreia não é vírus, é bactéria.

  • jonatas

    Boa tarde! Gostaria de tirar uma dúvida, ttomando uma dose do cipro 250, ha nessecidade de repetir apos alguns dias? N.o caso de gonorréia. Desde ja agradeço.

  • Guappo2012

    O tratamento necessário para curar gonorréia com AZITROMICINA se dá com apenas um comprimido de 1g em dose única, ou esse comprimido tem que ser tomado durante mais dias seguidos?

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    A dose geralmente é única, porém a azitromicina para gonorreia não é tão boa, ela é mais indicada para clamídia.

  • Victor Lucas Silva dos Santos

    Olá Dr. Pedro, sei que o tempo de cura varia de indivíduo para indivíduo, mas gostaria de saber em média quanto tempo leva até que a pessoa esteja totalmente curada de clamídia após o ingestão do comprimido de Azitromicina em dose única? Desde já obrigado! E parabéns pelo ótimo trabalho!

  • su

    bom dia , Dr: mais isso tem cura ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Tem.

      • Xidaqua

        dr estou com gonorreia a 1 mes ja tomei varias injecoes e nada.
        que devo fazer? ja estou muito preocupado sera que essa doenca tem cura?

  • Maykaobom

    a azitromicina cura a gonorreia? pode ter a possibilidade de tomar e nao curar?

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Pode não curar.

  • Anonymous

    Ola, tive uma re lá cao de risco recebendo sexo oral de uma gp, tomei azi,3 comprimidos de 500 um por dia , 9 meses depois comecei ter dores no testiculo direito e na barriga sem corrim en to e ardor, fiz por minha conta exame e deu clamidia igg 1:65 positivo e igm negativo.
    Me adjudem a enfender. Tenho ou nao esta doenca ? A dor pode ser por outro motivo?
    Carlos

  • Anonymous

    Ola doutor. Parabens por dispor do seu tempo para tirar tantas duvidas. Tambem estou em processo de cura da clamidia e estou tomando os remedios aqui citados espero melhorar,minha medica disse q é facil mas qdo leio depoimentos de pessoas q nao curaram,fico muito preocupada. Tambem estou c staphilococcus a. Enfim,tomando muitos remedios.

  • Anonymous

    Ola dr. Estou tratando clamidia a 2semanas com doxiciclina de 6/6h e ainda continuo com corrimento,é normal? Meu tratamento é de 21 dias. Tb tomei uma.dose de cipro. Gostaria de saber tb se posso ter relacoes com preserv uma vez q meu marido tb fez o tratamento e ja esta bm,mesmo c preservat posso passar p ele novamente,atenciosamente fatima.

  • DanZiin

    Dr eu Tomei Ciprofloxacino tratamento 7 dias + azitromicina 3 comprimidos dose unica, nao ingeri alcool, fiz o tratamento certinho so que terminei o tratamento quinta bebi um pouco sexta e sabado, e hj meu penis começou a coçar mais nao tem corrimento nem nada sera que o tratamento nao funcionou?,  
    Obs: tive enjaculaçao  mais nao em ato sexual, tem algum perigo de eu esta com gonorreia novamente?

  • anonimo

    Olá Dr., fui ao ginecologista e fiz um exame bacterioscópio – conteudo vaginal. Nele constou o seguinte: bacterioscopia negativa. obs: ausente ou presente 1,2,3 ou 4 mais.
    * leptothrix
    ** trichomonas
    *** chlamydia trachomatis
    - mycoplasma e ureaplasma.
    O médico me indicou Metronidazol. No entanto, no final do tratamento voltou o corrimento. Seria aconselhavel utilizar azitromicina? Obg. Patrícia.

  • anonimo

    * leptothrix
    ** trichomonas
    *** chlamydia trachomatis
    - mycoplasma e ureaplasma.

    Essas bactérias podem ser transmitidas, através do uso de roupas, sabonetes ou toalhas de infectados? obg Patrícia.

  • Anonymous

    Doutor eu tava com gonoreia tomei glitisol-g e apos 2 meses voltou qual o remedio vc me indica agora?

  • jean

    doutor o medi me receitou ciprofloxacino so q ele me indicou uma marca. eu posso usar o generico pq é mais em conta?

  • Anonymous

    Dr. em fev tive cisto hemorragico no ovario esquerdo e liquido no utero, eu sentia muita dor. Esse mes senti dor d novo e fiz US e trans. não tinha nenhum cisto mas tinha liquido no utero d novo. meu GO só me passo doxiciclina e metronidazol, mas não me falo o q tenho! sou casada a 2 anos e meio e ele não passo o remedio pra ele. O q será q tenho? será q só eu tenho e meu esposo não?
    Procurei pra q serve esses remédios e fiquei assustada!
    Será q ele achou outra por aí?

  • eduardo

    Doutor Qual tempo para se curar de uma gonorreia ? ,eu tomei Gonol e secnihexale fluconazol ja to em 5 dias de tratamento no 3 dia eu nao tinha quase nem um sintoma mais , agora no 5 estou tendo corrimento devo me procupar u aguarda mas uns dias ?

  • bruno

    é possível tratar gonorrea com cefalexina ou tem que ser ceftriaxona?

    bruno k

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Sim, como já disse e está escrito no texto, gonorreia tem cura.

  • Curioso

    Gostaria de saber se a gonorreia anal tem cura e como curá-la

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O tratamento da gonorreia anal não difere das outras formas de gonorreia.

  • Anonymous

    rafael.

    peguei clamidia e 2009, os sintomas sempre continuaram .
    sinto febre, dor no testiculo,fiz + dois exames a 4 meses , igg positivo e igm negativo eo medico ja me tratou com azitromicina ,não melhorei, depois com dxiciclina e não melhorei.
    dpois que voce pga clamidia o igg ficara sempre positivo ?
    .

  • Anonymous

    rafael .
    peguei clamidia e 2009, os sintomas sempre continuaram .
    sinto febre, dor no testiculo,fiz + dois exames a 4 meses , igg positivo e igm negativo eo medico ja me tratou com azitromicina ,não melhorei, depois com dxiciclina e não melhorei.
    dpois que voce pga clamidia o igg ficara sempre positivo ?
    .
    tenho tambem uma pequena secreção.
    ja tomei doxiciclina por 15 dias
    azitromicina por 7 dias e nda de melhorar
    e ja fui em dois urologistas
    eles so me receitam estes antibioticos .
    sera que abacteria ja criou resistencia a eles .
    ja se passaram 3 anos e nada de melhorar e esses 3 anos so tomei este 2tipos de antibioticos.
    sera que não tem outros antibioticos.

  • Ismael-2008

    Tenho gonorreia qui rémedio devo toma todos sintomas q eu tenho são qui tem falado?
     

  • Adivanildo_gato

    bom dia gostaria de saber que tipo de 
    antibióticos devo tomar para com bater a 
    gonorreia.

  • Mariana

    Olá Dr. Pedro. Recentemente fiz meu exame IgG de clamídia e o resultado que deu foi: Reagente, 1:320. O que isso quer dizer? Possuo a doença atualmente?

  • Fabiana

    Ola
    Meus exames intravaginal deu DIP e meu preventivo deu inflamaçào, bacilos supracitoplasmáticos( sugestivos de gardnelrella/ mobiluncus). Isso significa que tenho DPI?
    Meu ginicologista receitou, sequenedol astro e crevagin, depois de um mes de tratamento fiz outro intravaginal e o exame continua respondeu a presença de coleção liquida em fundo de saco, sugerindo DIP, não pude voltar no meu médico e acabei indo em outro e ele me receitou amoxilina, desculpe minha ignorancia, mas eu não sei se isso vai funcionar. Dr Pedro o senho acha que devo consultar outro ginicologista? Estou nervosa.

    Fabi

  • Gustavo

    Ola dr Pedro pinheiro!
    Caso a gonorréia se apresentasse assintomática, numa infecção do aparelho urogenital masculino, que exame poderia detecta-la? Daria aumento em leucócitos em exame de urina 1?
    obrigado 

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim, daria aumento dos leucócitos na urina. Pode-se pesquisar o gonococo através da urina ou por coleta de material da uretra.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Sim, daria aumento dos leucócitos na urina. Pode-se pesquisar o gonococo através da urina ou por coleta de material da uretra.

  • Ismael-2008

    Bom dia dr. tem qui tomar os dois remédios é  
    Ciprofloxacino tratamento 7 dias + azitromicina 3 comprimidos dose unica  ou não precisa  só o 
    Ciprofloxacino já basta?

  • Priscila_galegah

     Dr. gostaria de saber se tem como contrair clamidia tendo um parceiro sexual apenas, e vice versa?

  • ju

    dr é possivel pegar gonorreia em banheiros publicos?