URINA ESPUMOSA E PROTEINÚRIA

Se você notou que a sua urina tem se tornado mais espumosa que o habitual, isso pode ser um sinal de doença nos rins. O excesso de espuma costuma indicar que você está perdendo proteínas na urina.

Publicidade

Proteínas na urina – proteinúria

Uma das funções básicas dos rins é excretar na urina as substâncias do sangue que estão em excesso, que são tóxicas ou que não nos tenham utilidade. Obviamente, as proteínas não se enquadram nesta definição, não devendo, portanto, serem excretadas na urina (se você não entende bem o que é uma proteína,  leia: O QUE SÃO PROTEÍNAS E AMINOÁCIDOS?).

A presença de proteínas na urina costuma ser um sinal de que os glomérulos, unidades funcionais do rins responsáveis pela filtração do sangue, estão danificados. Quando os glomérulos estão sadios, eles são capazes de separar as substâncias do sangue que devem ser filtradas, eliminando o que não é útil na urina e mantendo o que é importante no sangue.

Quando os rins estão doentes e perdem proteínas na urina, damos o nome de proteinúria.

Como identificar uma proteinúria

A presença de uma urina espumosa é um sinal clássico de proteinúria. Porém, não se assuste se você notar apenas uma pequena quantidade de espuma ao urinar. Essa pequena espumação é  provocada pelo turbilhonamento da urina ao bater na água do vaso sanitário. Se a água estiver com algum produto químico, a formação de espuma pode até ser maior do que você está habituado. Em geral, quando há proteinúria relevante, a formação de espuma é intensa, parecendo colarinho de chope, e demora a desaparecer. Na maioria das vezes, o paciente que perde proteínas na urina não tem dúvidas que o padrão de espumação da sua urina se alterou recentemente.

Urina espumosa - proteinúria

Urina espumosa – proteinúria

De qualquer modo, para se evitar confusões, sempre que você suspeitar que a sua urina está espumando demais, o ideal é fazer um exame de urina para tentar identificar a presença de proteínas na mesma. O exame mais simples é o EAS (também chamado, em algumas regiões, de urina tipo 1 ou urina tipo 2), que pode ser feito com apenas alguns mililitros de urina (leia: EXAME DE URINA | Leucócitos, nitritos, hemoglobina…).

Uma vez identificada a existência de proteinúria, o próximo passo é quantificá-la. Quanto maior a perda de proteínas, mais grave é a lesão dos rins.

Como quantificar a proteinúria

Saber ao certo o grau de proteinúria é importante para avaliar o grau da lesão renal e para formular as primeiras hipóteses diagnósticas, já que doenças diferentes causam graus distintos de proteinúria.

A excreção de até 150 mg por dia de proteínas  é considerada normal. Destas 150 mg,  no máximo 30 mg podem ser de albumina, que é o tipo de proteína mais comum no nosso sangue. As outras 120 mg de proteínas são basicamente imunoglobulinas (anticorpos) e aminoácidos. A perda de albumina na urina é chamada de albuminúria.

Portanto, estaremos diante de perdas anormais de proteínas na urina toda vez que identificarmos uma proteinúria total maior que 150 mg por dia e/ou uma albuminúria maior que 30 mg por dia (mesmo que a proteinúria total seja inferior a 150 mg por dia).

Existem dois exames de urina que podem quantificar a proteinúria e a albuminúria:

– Urina de 24 horas (leia: URINA DE 24 HORAS | Como colher e para que serve).
– Avaliação da relação entre proteína urinária e creatinina urinária.

Excetuando-se os Nefrologistas, que são os médicos especialistas em rins, a maioria dos outros médicos só está acostumada a trabalhar com a urina de 24 horas, por isso, este acaba sendo o exame mais solicitado quando se pretende quantificar uma proteinúria  (leia: MÉDICO NEFROLOGISTA | O que é nefrologia?).

É importante frisar que, para o diagnóstico de proteinúria ser estabelecido, é preciso mais de um exame positivo em dias diferentes. Proteinúrias transitórias podem ocorrer após esforço físico intenso ou quadros febris. A proteinúria clinicamente relevante é aquela que é persistente e pode ser identificada em vários exames de urina realizados em diferentes momentos.

Graus de proteinúria

De acordo com o resultado da urina de 24 horas, podemos graduar a proteinúria da seguinte forma:

– Proteína total menor que 150 mg/dia e albumina menor que 30 mg/dia = urina normal.
– Albumina entre 30 mg e 300 mg por dia = microalbuminúria.
– Proteína total entre 300 mg e 500 mg por dia = proteinúria discreta.
– Proteína total entre 500 mg e 1000 mg por dia = proteinúria leve.
– Proteinúria entre 1000 e 3500 mg por dia = proteinúria moderada.
– Proteinúria acima de 3500 mg por dia = proteinúria grave (proteinúria nefrótica).

Sintomas da proteinúria

Microalbuminúria ou proteinúrias discretas não costumam causar sintomas, nem mesmo aumento da espumação da urina. Ambas são sinais precoces de lesão renal e só podem ser identificadas através de exames laboratoriais.

Proteinúrias mais intensas, principalmente aquelas com mais de 1000 mg por dia, costumam provocar sinais e sintomas, como urina espumosa e edemas nas pernas. Quanto maior for o grau de proteinúria, maiores serão os edemas, podendo o paciente apresentar anasarca, um quadro de retenção de líquidos grave, com edemas generalizados, acometendo pernas, barriga, braços, face e até pulmões. Este quadro recebe o nome de síndrome nefrótica (leia: SÍNDROME NEFRÓTICA | Causas, sintomas e tratamento).

Pacientes com proteinúria apresentam elevado risco de evoluírem para insuficiência renal a médio/longo prazo (leia: INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA).

Causas de proteinúria:

Diversas doenças podem provocar lesão dos glomérulos e levar à proteinuria, entre elas, podemos citar:

– Diabetes mellitus (leia: O QUE É DIABETES?).
– Lúpus (leia: LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO (LES)).
– Doenças primárias do glomérulo (leia: O QUE É UMA GLOMERULONEFRITE?).
– Hepatite (leia: AS DIFERENÇAS ENTRE AS HEPATITES).
– Sífilis (leia: SINTOMAS DA SÍFILIS).
– SIDA (AIDS) (leia: SINTOMAS DO HIV E AIDS (SIDA)).
– Reação a anti-inflamatórios (leia: AÇÃO E EFEITOS COLATERAIS DOS ANTI-INFLAMATÓRIOS).
– Câncer (leia: CÂNCER (CANCRO) – SINTOMAS E DEFINIÇÕES).
– Eclâmpsia (leia: ECLÂMPSIA E PRÉ-ECLÂMPSIA).
– Obesidade (leia: OBESIDADE E SÍNDROME METABÓLICA).
– Hipertensão arterial (leia: HIPERTENSÃO ARTERIAL | Sintomas e tratamento).
– Mieloma múltiplo (MIELOMA MÚLTIPLO | Sintomas e tratamento).

A principal causa de proteinúria é o diabetes mellitus, motivo pelo qual todo paciente diabético deve fazer exames de urina rotineiramente. O aparecimento de uma microalbuminúria é o primeiro sinal da nefropatia diabética, importante doença renal provocada pelo excesso de glicose no organismo.

O que fazer quando se nota uma urina espumosa

O primeiro passo é procurar orientação médica para a realização de análises laboratoriais da urina. Uma vez confirmada a existência de proteinúria, o passo seguinte é identificar a causa, caso esta já não seja óbvia, como no caso de pacientes já sabidamente diabéticos.

O médico indicado para investigar uma proteinúria é o Nefrologista. Em muitos casos, o diagnóstico da origem da proteinúria só é estabelecido após uma biópsia do rim (leia: ENTENDA A BIÓPSIA RENAL).

Como tratar uma urina espumosa

O tratamento definitivo da proteinúria depende da sua causa. Há casos que podem ser curados, outros não. Por exemplo, se a proteinúria estiver sendo causada por uma lesão renal provocada por uma nefropatia diabética, como ainda não existe cura para o diabetes, o máximo que podemos fazer é controlar os níveis sanguíneos de glicose para tentar retardar a progressão da doença renal. Mas, curar o rim não é possível.

Por outro lado, se a proteinúria estiver sendo causada por uma glomerulonefrite, como Nefropatia por IgA, glomerulosclerose segmentar e focal (GESF) ou nefropatia membranosa, existe a possibilidade de cura e reversão total da proteinúria. Alguns casos de nefropatia por lúpus também podem ser revertidos com tratamento.

De modo geral, independente da causa, todo o paciente com proteinúria deve tentar controlar a pressão arterial de forma rigorosa, mantendo-a abaixo de 135/85 mmHg, e evitar ao máximo o consumo de sal. Se possível, medicamentos que reduzem parcialmente a proteinúria devem ser prescritos, entre eles: enalapril, ramipril, lisinopril,  losartan, candesartana ou valsartana.

O controle do grau de proteinúria ajuda a retardar a progressão da lesão renal, diminuindo o risco do paciente vir a perder os rins e precisar fazer hemodiálise no futuro (leia: O QUE É HEMODIÁLISE).

"URINA ESPUMOSA E PROTEINÚRIA", 5 out of 5 based on 50 ratings.
Publicidade
  • Isabel Guimarães

    Doutor Pedro, muito obrigada. Amanhã iremos ao AC para fazer exames de sangue e vou tentar falar c o médico antes da próxima consulta que seria dia 7. Minha mãe tem 78 anos e c essa idade não há tempo a perder. Parabéns pelo seu trabalho. Abraço fraterno.

  • Isabel Guimarães

    Doutor, por favor, nos oriente. Minha mãe tem LLC e está tomando 20 mg de Prednisona há quase 30 dias, sendo acompanhada por um oncologista clínico do hospital AC Camargo. Este medicamento é a causa da urina espumosa? Desde já agradecemos

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Não deve ser. Em alguns casos, a própria LLC pode levar à perda de proteínas na urina. Tem que avisar ao oncologista sobre esse sinal.

  • mariana

    Oi Doutor gostaria de uma informação tenho 25 anos ,descobri que só tenho 1 rim a uns 4 meses pq andei tomando antiinflamatorios por conta propria por causa de colicas menstruais e comecei a sentir dor ao urinar, o medico pediu alguns exames os de sangue deu todos sem nenhuma alteração mas o de urina 24 hs ja repeti 3x e esta tendo perda de proteína de 605,00 mg/24 hs. Isso pode ser por eu so ter 1 rim???

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Pode, mas pode ser também pelo uso dos antiinflamatórios, ou pode ainda ser uma outra coisa. Sugiro que você seja vista por um Nefrologista para fazer essa investigação.

  • Marcos

    Ola Dr o uso de esteróides pode provocar a espuma na urina?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim, pode.

  • Andréia Paula de Oliveira

    Doutor meu sobrinho ta enternado com inxaço e se sabe q ele esta perdendo proteína pela urina,porém todos os exames dele estáo dando normal,os médicos ñ conseguem descobrirv o q acontece e nem como tratar??O senhor pode me ajudar??

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Andréia, lamento, mas à distância é impossível. Se ele for criança, a causa mais provável é uma doença dos glomérulos chamada lesão mínima.

  • Rose

    O nefrologista deu o enalapril para a minha pressão, mas acontece que esse remédio dá muita tosse, mesmo tomando um xarope Seki que já melhora bastante, mas também me deixa sonolente. porque não tomar remédios para pressão sem tantos incovenientes, como uma tosse que te deixa cansada?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se você tem tosse, há outras opções válidas sem ser o enalapril.

  • MARCUS

    Doutor, obrigado pelo esclarecimento. Parabéns pelo belo trabalho em esclarecer dúvidas de vários seguidores.

  • MARCUS

    Doutor, tudo bem? veja se é possível me esclarecer? minha urina tem ficado mais espumosa, fiz exame de 24 horas deu proteína dosagem 115 mg / 24 hs, exames de urina tipo1 ou rotina, todos normais, ureia normal e creatinina clearance 177,0 ml/min/ 1,73 m², tenho 42 anos e peso 87,00 kg. Estes resultados estão bons? e será possível perder proteína na urina e não constar nos exames. Será que estou subestimando achando que esta muito espumosa e na realidade não?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      115 mg não é proteína suficiente para causar aumento da espumação. É um valor normal.

      • MARCUS

        Doutor, Obrigado!

  • robson

    faço uso de suplemento a base de proteina de carne e aminoacidos …usio diario isso tambem pode causar urina epumosa

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se for uma quantidade muito grande, teoricamente, sim.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se for uma quantidade muito grande, teoricamente, sim.

  • robson

    faço uso de suplemento a base de proteina de carne e aminoacidos …usio diario isso tambem pode causar urina epumosa

  • Michelle Rodrigues

    Dr. Pedro, tenho nefropatia por IgA e estou fazendo uso de 100 mg de prednisona em dias alternados. Antes de começar com a prednisona a proteinúria de 24 horas era de 1300 mg e após um mês e 10 dias fazendo uso desse corticóide minha proteinúria aumentou para 3280 mg, com diminuição no valor da Cleareance de Creatinina que agora é de 58,51 mL/min/1,73 m2. Isso significa que não posso fazer uso desse medicamento? Muito obrigada pela atenção.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não. Mas o que pode acontecer é o médico mudar o seu tratamento caso depois de algumas semanas de corticoides em dose elevada você não tenha melhora.

  • Fabio Arruda

    Boa tarde Pedro. Pedro. é normal quem faz musculaçao como eu, que come uma quantidade de 5 a 6 ovos (cozidos) por dia, urinar com espuma pelo excesso de albumina no sangue?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não, não é normal.

  • Carlos César Penha

    Faço muita atividade física, corro, nado, faço muay thai, musculação, patins, e faço uma dieta a base de alimentos integrais e muitos legumes e frutas, uso como suplemento uma mistura de várias proteínas, whey, albumina, proteína de soja, e há um mês comecei a adicionar uma colher de café de creatina. Há alguns dias tenho notado que minha urina está formando muita espuma. Pergunto, pode ter a ver com excesso de proteínas ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode.

  • Rafael dos Santos

    Boa noite doutor, meu pai estava perdendo 9.000 proteínas, e agora já está perdendo 17.000 proteínas, ele tem diabetes, três anos atrás ele fez quatro ponte safe nas e no meio do ano passado ele retirou todo o estômago, pois estava com câncer.
    Por favor, me dê uma luz, o que fazer.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      17 gramas é uma proteinúria maciça. Ele já está sendo acompanhado por um nefrologista?

      • Rafael dos Santos

        Ele tá sendo acompanhado pela equipe do com da Puc de Porto Alegre, do dr. Cláudio Cora Motim, mas a médica que cuida do rim pediu um novo exame, hoje às 16:30hs vai ficar pronto o outro exame.
        Somos 3 filhos, qualquer um pode doar um rim?

        • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

          Teoricamente sim, mas se vocês forem muito jovens é possível que a equipe médica não queria usá-los como doadores.

        • Rafael dos Santos

          Ontem de tarde o novo exame deu perda de 900 proteínas, graças à Deus, daqui duas semanas ele vai fazer outro exame pra confirmar. Obrigado

          Subject: Re: New comment posted on URINA ESPUMOSA E PROTEINÚRIA

  • pedro

    olá, a um tempo atrás minha mãe falou que achou minha urina espumosa, e nunca tinha prestado atenção nela, por isso não sei se esta como antes. Aí, fiz alguns testes e percebi que: quando urino em pé sai mais espuma. Quando urino sentado bem menos, e por fim, durante uma semana só urinei em um copo de plástico. Percebi que quando urino no copo, colocando-o bem perto do pênis, não se forma nenhuma espuma, exatamente nada, mas se urino em pé, surge espuma. Posso descartar proteinúria? obrigado
    obs: tenho 1,83 m e minha urina tem um jato bem forte.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O próprio jato da urina sempre causa alguma espumação. Para ter certeza de que não há proteinúria, só fazendo o exame de urina, até porque o excesso de espuma só surge quando há muita perda de proteínas na urina. Perdas pequenas não causam sinais ou sintomas.

  • Greice

    oi Doutor, que bom ese seite, obrigada pelas informacoes.
    Tenho uma pergunta:
    Perco
    proteina na urina , ja fazem 4 meses que comecei o tratamento com
    Ramipril, inibir da pressao arterial (nao sei se existe no Brasil , ou
    como se chama em protugues). Bom, a cada mes o medico aumenta um
    pouquinho a dosagem, pois no mes pasado tinha diminuido de 1000 a
    0,750, e nesse mes aumentou a 1000 denovo, me refiro ao exame de urina
    normal.
    Eu nao entendo bem esse negocio de proteina na urina, ate que ponto e tao mal assim a perda?
    e qual sao os valores normais?
    Porque tenho que tomar esse medicamento , se antes eu era tao saudavel?

    Meu nefrologista e muito bom,mas sempre e bom escutar outra opiniao , e melhor ainda se e da terra da gente.
    Obrigada.

    Greice

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A perda de proteína é um fator de risco para progressão da lesão renal. Aumenta o risco a longo prazo de você ter insuficiência renal. Por isso, o uso do ramipril, que é um medicamento que diminui a proteinúria.

  • willy

    Minha esposa tem síndrome de Alport. Sua proteinuria foi de 187 mg 24 horas, depois de um mês dieta de derivados de leite e carne. Seu caso é grave? ela tem 52 anos.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      187 mg em 24 horas é uma perda muito pequena de proteínas. Não é grave.

  • maria lucia

    obrigado por tirar minhas duvidas.

  • lucilene martins

    Ola dr boa tarde meu filho tem um rim atrofiado que nao funciona o outro funciona 80% das funçoes porem descobri que ele tem proteunúria bem alta esta 368 o colesterol tb muito alto agora ele esta tomando captoplil de 12 em horas agora ele esta com outro nefrologista que mandou parar o medicamento mesmo com a proteinuria a 362 estou preucupada me ajude meu filho tem 15 anos.

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      362 mg em 24 horas não é uma proteinúria alta.

  • jose marcos

    fis o exame 24 o medico falou que meus rins estam bons mas estou perdendo proteinas o que faser precisa tomar algum remedio o uma alimentaçao balanciada para parar de perder proteinas

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Tem que procurar um nefrologista para descobrir a causa da proteinúria. Não adianta querer remédios sem saber do que se trata.

  • Édipo Zanin

    Bom dia.
    Sofro de síndrome nefrótica desde os 3 anos de idade. Hoje com 22, ainda de vez em quando tenho uma crise de perda de proteína.
    Estou fazendo acadêmia há um ano e não estou tomando nenhum suplemento alimentar.
    Gostaria de saber se suplementos como Whey Protein e Abulmina em pó podem fazer mal para quem sofre de problemas de rins, mais especificamente a Síndrome Nefrótica?

    Obrigado.

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Não há estudos que comprovem a segurança destes suplementos nos pacientes com síndrome nefrótica. O ideal é que você consulte o seu Nefrologista para obter uma opinião pessoal dele.

  • raimundo c aguiar

    eu faso tratamento de proteinuria a 3 anos com ciclospurina 100 mg eu tomo 2 comprimido de 100 no almoso e 2 na jantar no perildo 3 meses quando comeso eu tava pedendo 3.000 agora eu to perdendo 8.026 em 24 hora agora o medico solicito uma biopisia esto ficando preocupado

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      A biópsia vai esclarecer a causa da proteinúria.

  • Ana Maria Alves Batista

    Gostei muito deste saite ois o que estava presisando saber encontrei há resposta obrigado…

  • Soraia

    Boa noite,
    O que significa a expressão “proteina de 3 cruzes”?

  • http://www.rioblue.com.br fernando goncalves simao

    dr. Paulo,tenho urina espumosa e já fiz exame de urina,mas segundo medico não constatou nrnhuma anormalidade,devo fazer um outro exame de urina! obrigado pela resposta!

    • Pedro Pinheiro

      Se você não está seguro, não custa nada repetir.

  • Rafael_Marques

    Bom dia doutor, estou com um caso de proteinúria com os seguintes resultados:
    12,50 g/L onde valores referencias são de 0,15g/L certo? Fiquei internado para fazer alguns exames, apos esses exames recebi alta e estou tomando meio comprimido de enalapril + 1 comprimido de lasix, Esse caso pode ser considerado grave, tenho uma consulta marcada no dia 25 em um nefrologista, devo me adiantar e correr para um pronto socorro ou aguardo a consulta? Isso é um caso de sindrome nefrotica certo?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se você sente-se bem, pronto socorro não vai resolver o seu problema. Tem que ser mesmo com nefrologista.

  • Aripinto

    Bom dia, Sou diabético e minha proteinuria deu um resultado de 423. Qual o procedimento que devo tomar?
    Obrigado.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Mostrar o resultado para seu endocrinologista. Pergunte se ele acha que vale a pena ouvir a opinião de um nefrologista.

  • Maximus Spalla

    Boa tarde. Estou fazendo uma dieta de restrição de carboidratos e alto consumo de proteínas, reparei que nos ultimos dias minha urina se tornou bem mais espumosa, e a espuma demora alguns minutos para desaparecer, pode ser que o corpo esteja eliminando o excesso de proteinas? devo me preocupar?

    Grato!
    Obrigado pelo site, é sempre de grande ajuda.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      As proteínas em geral são muito grandes para passarem no filtro do rim. Mesmo com alimentação rica em proteínas não é esperado que elas apareçam na urina se o rim estiver saudável. O ideal é procurar um médico e fazer um exame para confirmar se há ou não proteínas na urina.

  • Flavinn Aero

    Olá Dr. tudo bom, eu tenho tomado suplementos a base de proteinas, e lendo os artigos vi sobre a questão da urina espumando, gostaria de saber se é arriscado tomar esse suplemento proteico, faço musculação. Uso whey protein depois do treino e albumina antes de dormir. O restante da proteina vem da dieta, principalmente o peito de frango, algo em torno de 150g no almoço e 150g de carne ou peito de frango no jantar, tenho bebido bastante água, e a urino quando bebo menos fica amarelada mais forte, quando bebo mais de 2 litro fica mais clarinha. obrigado pela atenção, Flávio.

  • Jack_beatrizlima

    minha filha tem síndrome nefrótica e está fazendo tratamento desde janeiro ela ficou internada e perdia 720miligramas de proteinuria começou com 25miligramas de corticoide espironolactona tomou cálcio ( já parou de tomar) zerou a perda  agora ela está tomando 2,5ml de corticoide e agora voltou a perder fizemos proteinuria amostra isolada e deu 13,0 e a creatinina urinária 285,0 estou desesperada pois o médico continuou diminuindo o corticoide é esse o procedimento??? ela corre o risco de perder o rim???ela tem 2 anos e 10meses agradeço se puder me retornar

  • Suzy Sufia

    doutor podia me tirar uma duvida fiz uma ecografia aos rins e estava bem mas na analise da urina de 24horas acuso 788 perda de protaina o que fazer é grave

  • Diney_sm

    Dr. Boa noite.

    minha sogra começou com uma infecção na urina e com após febre e mal estar e logo depois ficou muito mal e hoje esta internada com todo o seu corpo inchado.

    poderia me dizer do que se trata pois ninguem me diz ao certo o que os medicos constataram apenas dizem que pode ser infecção nos rins e ou no figado e disseram que existe agora um pequeno problema no coração.

    grato.

  • CiceroVieiraZL

    Ola Doutor. Fui diagnosticado com ESCLEROSE TUBULAR MULTIFOCAL , estou em tratamento a quase dois anos , eu tomo o medicamento PREDMISONA , gostaria de saber se a risco grande de eu perder meus rins, fico preocupado pelo fato de ser um tratamneto longo.
    Se for possivel me responder .
    Desde ja agradeço

  • Reginaldof

    minha proteinuria esta em 0,17 o medico me encaminhou para um nefro esse valor nao e normal
    minha creatinina esta em 1,47 porque encaminhar esses valores sao normais

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      se 0,17 for igual a 170mg isso é discretamente acima do normal. Não necessariamente significa algum problema.
      Uma creatinina de 1,47 também está um pouco acima do normal para a maioria das pessoas. Pode realmente não ser nada, mas acho que a opinião do Nefrologista seria interessante.

  • Leonardo Jales

    Bom dia,Dr. Pedro
    Minha esposa está fazendo tratamento para Gesf e Nfropatia por Iga desde Fevereiro de 2012, sua proteinúria estava em 1.600, creatinina de 1,2,hipertensão arterial e sangue na urina,além de fibrose. Agora em outubro, a proteinúria está em 400, a creatinina em 1,4 e a pressão arterial controlada. Isso significa que houve remissão? ?Se houve, é parcial ou total? Tem chances de ir para diálise? Desde já agradeço,
    Leonardo Jales

  • Marciorfcunha

    Descobri proteinúria(500 mg)com Hematúria(++++) via EAS em fevereiro de 2012. Em agosto desse ano fiz exame de sangue, deu creatinina 1,9 mg/dL, uréia 68. Dismorfismo eritrocitário positivo. Suspeita de nefropatia pó IgA, segundo dois nefrologistas consultados.
    Biópsia realizada mas ainda sem o resultado.
    Todos demais exames estão ok(fan, anca, complementos).
    Fiz Dois exames de proteína 24 horas, em agosto deu 6.680 mg de proteína e um mês depois refiz e deu 6690 mg de proteína.
    Em contrapartida o EAS em agosto deu 500mg de proteína e um mês depois deu 150mg, abaixou.
    Será que algum exame deu errado pois na proteína de 24 h aumentou e no EAS a proteína diminui ou isso tem alguma explicação?
    Tenho 30 anos, sem inchaços, sem dores, sem qualquer sintoma, fora pressão que está em torno de 13×9
    Tomando 60 mg de predinisona por dia desde 04/08.
    Qualquer comentário eu agradeço.
    Márcio – DF.

    • sitiodavovomaria

      Ola Marcio estou com estes mesmos sintomas como vc esta hoje depois de 2 anos? Continua fazendo tratamento?

  • Tiagoluiz

    Boa noite doutor, tudo bem ? tenho 25 e há 1 ano tenho notado espuma em minha urina, já fiz vários exames, inclusive urina 24 horas, clearance de creatina, proteínas normais. A espuma é diária, e tem dias que não espuma tanto. Gostaria de saber se pode haver espuma sem patologia, pois minha função renal está excelente. Isso me incomoda demais.

  • Cleiton Oliveira

    Dr: Tenho 17 anos, tenho rins policisticos q herdei de minha mãe, à 6 meses faço academia e tomo proteina isolada do soro do leite e albumina, isso faz alguma mau para meus rins? e se eu fazer um ciclo de testosterona, vai prejudicar meus rins?, porfavor me ajude

  • Sergio Schultz

    DR. bom dia fiz o exame de urnia e deu o seuinte resultado
    microalbuminuria urina 24 h….126.7  ug/min
    vr. nao detectavel a 18 ug/min
    resultadp  152.0  ug/ml
    microalbuminuria mg/dl…15.20
    volumne de urina 24 h….1200 ml
    Este resultado é normal.

  • Glaucia Prosa

    Ola dr.meu filho mora em
    Londres e ja esta com 32anos.Recebeu o diag. de Sindrome Nefrotica e faz tratamento ha mais de 3 anos.Na ultima semana os medicos que acompanham o trat. perceberam a volta dos sintomas e retomaram o aumento da medicação.Minha. Pergunta é :A água de Londres é tão diferente da água do Brasil…seria possivel ele já adulto ter adquirido a Sindrome Nefrotica pelo uso desta água cheia de calcario?Existe alguma possibilidade disso acontecer?
    Agradeço a atençao.
    Glaucia P. De Rosa

  • Angélica Pinheiro

    Olá Dr. Pedro tenho um sobrinho com 2 anos que esta com a sindrome neufrotica gostaria de saber como tratar os edemas que aparecem principalmente no rosto na barriga dele? e quanto a alimentação o que ele pode e não pode comer?
     

  • Luiz Tarciso

    Dr Pedro, tenho 58 anos, sou hipertenso controlado por medicamentos (tomava Aradois50 2xdia + pressat 2,5 1x). Como estou no limite para hipercalemia (5,5) + ureia de 6,3 e creatinina de 1,25, com urina espumosa cuja espuma se desfaz em torno de 1 minuto – a nova prescrição reduziu para Aradois25 para 2x dia, manteve o pressat 2,5 e instituiu o diurético Higroton 12,5 1x ao dia.
    Os sintomas e os níveis de potássio, ureia e creatinina são sugestivos de alguma anormalidade da função renal? Além do acompanhamento cardiológico preciso um acompanhamento com nefrologista? O sr atende convênio Amil?
    Agradeço a atenção.
    Luiz Tarciso

  • Hello Catia

    sou a catia tenho pedras nos rins fiz uma analise a urina e acusou perda de protainas nao tenho diabetes e a pressao artial esta boa. quando vou urinar faz espuma e a urina é clara parece cerveja e de manha assim que meto os pes no chao começo com vomitos sera uma insufisiencia renal e o que eu tenho é grave tem cura ando mesmo mal a pensar que seija grave

  • Hello Catia

    BOA TARDE DR
    gostava que me ajuda-se tenho uma perda de 1075 de protaina podia-me dizer se é grave e o que pode ser a causa de perda
    obrigado

  • Suzy Sufia

    boa noite dr
    ando com uma perda de protaina 788 de perda mas a perdra nao tem a ver com os rins  sabe me dizer do que pode ser ja me disseram que pode ser do figado nao tenho diabetes nem constrole ando muito preocupada.obrigada

  • andreiafachini

    boa tarde Drmeu irmão tem sindrome nefrofica a mais de um ano fez pela segunda vez um tratamento com prednisona e enalapril toda vez que ele para de tomar os medicamentos volta tudo.Já fez uma biopsia renal mas não acusou nada.Por favor me responda se isso tem cura e se os medicamento estão correto,o que devemos fazer???

    Obrigada

  • amelia

    Dr.
    gostaria de tirar duvida minha filha fez um exame de urina e teve hemacias 2 por campo, e leucocitos 5 por campo, me diz será q tem problema renal, to dessesperada.

  • Mauricio

    Boa tarde Dr.
    Tenho 26 anos e recentemente sem querer descobri uma alteração no tamanho do RIM direito, realizei alguns exames (creatinina: 2.10 mg/dl Uréia: 69 mg/dl Potássio: 4,1 mEq/l) e minha urina é bastante espumosa. O primeiro médico não indicou nenhum tratamento apenas pediu que reduzisse sal e carne vermelha, não conformado procurei o segundo médico o qual disse que preciso fazer urgente uma biopsia para descobrir a causa e depois fazer um tratamento. Estou um pouco preocupado em fazer a biopsia no rim esquerdo sabendo que “pode” ter riscos, pois o direito praticamente não possui função alguma. Minha pergunta é se com estes resultados a cima é o caso de biopsia?

  • Flavia costa

    dr. pedro, meu marido tem sindrome nefrotica desde criamça , hoje tem 26 anos e essa doença vai e volta queria saber o q ele deve fazer e tomar quando ela se manifesta pois moramos em serra negra interior de sao paulo e o nefro mais perto so em campinas. e tem cura , pode se for o caso tentar um transplante.

  • Natan Goedert

    Oi Dr.Pedro 
    Tenho 14 anos e sofro de síndrome nefrótica desde os 3 anos de idade,estou fazendo tratamento mas sempre ocorrem recaídas.Gostaria de saber se além dos  remédios que tomo diariamente existe outra forma que me ajude a tratar desta síndrome,como,chás,ervas,alimentos.Se possível qual seriam?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Deve-se evitar alimentos com sal.
      Fora isso, não há mais nada a fazer além dos remédios.

  • Bobs3520

    meu exame de proteurina de 0,21 e normal ou não?

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Já estou há muito tempo fora do Brasil. Não conheço ninguém pra te indicar próximo da onde você mora. O que posso sugerir é que você procure um hospital universitário, pois lá com certeza haverá bons médicos.

  • Bianka2788

    Oi Doutor!Estou com glomuroesclerose segmentar focal,mas antes de saber esse diagnóstico,eu estava tomando 60 mg de Prednisona que não estava resolvendo a minha proteinúria,estou lançando ainda 4 de proteína na urina,depois de quase 3 meses de tratamento com a prednisona,,e agora,com esse diagnóstico,estou tomando 40 mg,e 100 mg/2 vzs ao dia de Ciclosporina.Queria saber se tomando a Ciclosporina junto com a Prednisona,terei mais reações no meu corpo,pois não aguento mais as reações que o cortocóide tem me dado,principalmente no meu rosto e mestruação desregulada.Obrigada pela atenção Doutor!

  • valdirene silva

    Oi, Dr.Pedro!!!
    Tenho um sobrinho de 4 anos que está com sindrome nefrotica.(diagnostico feito pelo pediatra da cidade,com quem ele faz tratamento,porém a criança está cada vez pior).Ele precisa de um tratamento rápido e adequado. Porém moramos no interior da Bahia, onde não existe um especialista para o caso.Gostaria que vc indicassem algum especialista da área que atenda em Salvador-Ba. ou até mesmo em outro estado do país, pois faremos de tudo para vê-lo bem!!!!Obrigada….

  • Claudia Soares

    DR.meu nome ´Claudia e fiz o exame de 24 horas microalb. mas o resultado foi 212 mg / dia estou na zona de problemas renais.??

  • Rita de Cássia Paiva Silva Mar

    Síndrome nefrótica pode ser considerada uma doença permanente ou crônica?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode. Mas há casos de cura, inclusive espontânea.

  • Suzy Sufia

    ola boa tarde doutor
    gostava que me ajuda-se se tenho perda de protaina posso beber cha de alcachofra
    obrigado. se me poder ajudar gostava muito que me ajuda-se

  • Daniel Barroso

    O alto consumo de proteínas como Ovos e carnes podem causar isto?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não. Mas pode acontecer se você tomar exageradamente aqueles suplementos à base de proteínas e aminoácidos.

  • Rebeca Ferreira

     Dr, estava tendo muita infecção urinária e agora fiz o exame nao constou infecção, mas apareceu uma cruzinha na qtidade de proteína,o q pode ser isso?

  • Angelica

    Quero saber se a proteinúria é reversivel na sindrome nefrótica,e qual o melhor tratamento para uma criança de 3 anos,ja venho tratando ele há 9 meses e não vejo resultado.

  • Sergiopaulo21

    queria perguntar uma coisa o meu filho tem sindrome nefrotrico e no infantario anda um surto de escarlatina e ando muito preocupada ele tendo esta doemça k perigo ele corre

  • http://twitter.com/higofigueiredo1 Higo Santos

    Bom dia Dr.

    Gostaria de saber se a proteinúria é reversível, e se positivo, em quais casos. Obrigado.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Depende da doença que causa a proteinúria. Algumas proteinúrias podem desaparecer sozinhas, outras apenas com o tratamento e há ainda um grupo que não melhora nem com tratamento. Uma mesma doença pode apresentar qualquer uma das três evoluções. Cada caso é um caso.

  • Cidinhaa

    Bom dia Dr.
    Gostaria de tirar uma duvida sobre meu irmao… Ele tem 37 anos e ha um mes depois de varios exames e de uma biopsia renal foi diagnosticado nefropatia por iga. Ele ficou 1 semana internado antes desse diagnostico pois estava com taxas de creatinina, albumina, ureia e proteinas totais bem alteradas, apos o diagnostico a medica iniciou tratamento com prednisona, anti-hipertensivos e uma primeira dose de ciclofosfamida, do ciclofosfamida ele tera que tomar 2 doses mais, tendo que ficar internado para isso. Apos a primeiradose do ciclofosfamida ele teve algumas reacoes como: leucocitose:21.0000, colesterol total : 329, acido urico: 11, ureia q estava em 102 foi para 97, mas proteinas totais continuam caindo, antes estava em 5.8 e agora 4.0. Doutor, o senhor acha que devwmos buscar opiniao de outro nefrologista? Pois o que nos foi dito pela medica e que essa doenca e muito grave e a medicacao que esta sendo usada pode funcionar ou nao ja que nao ha muito estudo nem conhecimento sobre tal doenca…
    Grata.

  • suzysufia

    dr pedro podia me dizer se nao tendo pressao artial nem diabetos  posso ter uma insuficiencia renal na mesma.mais uma duvida á algum tempo que assim que me levanto começo logo com vomitos o que pode ser .se me poder responder as minhas duvidas um muito obrigado

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Existem outras causas de insuficiência renal além da hipertensão e do diabetes.

  • Suzy Sufia

    a insuficiencia renal é grave pode levar a perda completa dos rins tem tratamento quais sao os tratamentos

  • Suzy Sufia

    a insuficiencia renal é uma doença perigosa como é tratada

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Quanto maior a perda, maior o risco de evolução para insuficiência renal.

  • Suzy Sufia

    perdas de protainas é muito grave

  • Suzy Sufia

    dr.pedro podia me dizer se perda de protainas dos rins é muito grave ando com um pouco de medo que os meus rins deixem de trabalhar

  • suzysufia

    dr.pedro podia me dizer se perda de protainas dos rins é muito grave ando com um pouco de medo que os meus rins deixem de trabalhar

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Procure alguém que seja da USP.

  • Izabel Moraes

    Dr.Pedro, por favor, poderia indicar um ótimo ou o melhor nefrologista pediatra em São Paulo? Minha sobrinha tem a síndrome nefrótica desde os 5 anos de idade, já faz 5 anos que faz tratamento e agora que ela está completando 10 anos a doença voltou a piorar…a médica dela irá iniciar um novo tratamento com o Vincristina, mas gostaríamos de passar com outro médico para ter uma segunda opinião.

    Obrigada,

    Izabel Moraes

  • Patrícia

    Olá Dr.! Meu nome é Patrícia, 26 anos e tenho nefropatia por IgA. Faço acompanhamento com uma nefrologista, minha creatinina está dentro dos valores de referencia e meu ultimo exame de microalbuminuria em amostra isolada de urina deu 52ug de albumina/g de creatinina. No exame de urina tipo I sempre aparecem hemácias + ou ++.  Nos meus hemogramas, minha hemoglobina frequentemente fica um pouco inferior ou proximo a 12…Já fiz dosagem de vitaminas, ferro, acido fólico e sempre dá normal…  observo isso desde antes de descobrir a doença… isso pode ter relação com este problema renal? Minha outra duvida é mais estética… um paciente com problema renal pode adquirir massa muscular? Malho em uma academia e sei que não posso fazer uso de suplementos a base de proteinas e aminoacidos, apenas maltodextrina. Apenas com a alimentação, um paciente com problema renal e  que malha pode ganhar massa muscular? Existe alguma forma de adquirir massa muscular sem prejudicar a saúde renal?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      É perfeitamente possível ganhar massa muscular apenas com exercícios. Não é preciso tomar suplementos para isso.

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Você tem que ser tratado por um nefrologista se quiser ter chances de não ir para hemodiálise

  • lucio

    exelente site.  Dr. Pedro

  • lucio de freitas barbosa

    Dr.Pedro. eu moro em Palhoça. sc.  minha creatinina deu 5.2 e minha urea 123, e ha um mes aprox. estou urinando com muita espuma.   o sr. acha que eu vou ser obrigado a fazer diálise?,
    ficaria grato se me respondesse…;   lucio

  • Ana

    divirculite causa espuma na urina

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • Carlos marcio

    Tenho gesf a 8 anos e meio não me adapto aos remédios,to sempre trocando de microfenolato para ciclosporina e corticoides não consigo passar mais do que 2 a 3 meses me sentindo bem ,depressão ,vomitos,inchaço dor nos pernas não fico muito tempo em pé e sentado tremores na parte da manha e uma constante dor na nuca dor ao lado da bacia entre outros mas estou vivendo. Graças a doutora Pricila,que atende na Fundação Imepen que esta comigo desde o inicio en Juiz de Fora. MG que não me deixa desistir junto com minha família.Parabéns pelo site e duvidas.       

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Erico
    Desconheço trabalhos científicos que comprovem melhora da GESF com natação ou água fria.

  • Anonymous

    Dr. Pedro Pinheiro,

    Meu nome é Erico, tenho Gesf desde os 3 anos e agora tenho 32… então é so a 29 anos que tenho isso… Bom Ja tive 3 crises fortes, de ficar internado por meses, na ultima fiquei por 6 meses internados até voltar ao quadro normal, nunca fiz hemodialise, sempre fui tratado com corticoide, sempre que tentamos tira-lo da problema, então sou corticodependente, Estou usando no momento microfenolato mofetil, corticoide e associados a hinalapril e losartam e estou com o quadro estavel, digo para alguem com GESF, pratico esportes regularmente e tenho uma vida completamente normal…..
    Como falei na minha ultima crise que foi em 2000 fiquei internado por 6 meses quando sai meu médico sugeriu que eu fosse nadar em agua fria de preferencia, engraçado é que eu sempre ficava com essa vontade na minha cabeça de fazer isso, então ele sugeriu e uni o util ao agradavel…. Fui nadar e em menos de 1 mes logo após a crise meu quadro se estailizou novamente, e sempre que eu estava nadando, eu urinava muito, digo muito mesmo, e assim foi diminuindo muito meus edemas que eram bem fortes, e agora sempre que vejo que algum valor (exames) está começando a sair do normal eu vou nadar e os os valores voltam ao normal.
    Minha duvida é…. Porque a Natação é tão benefica assim ao tratamento da GESF? Digo todos os outros esportes que faço não ajudam tanto como a natação, digo isso pois faço taeKownDo (sou faixa preta), anda muito de bicicleta, patins e esportes radicais (escalada, rapel, pendulo, paraquedismo e outros).
    Bom tem alguma relação mesmo entre natação em agua fria e GESF???
    De qualquer forma muito obrigado, seu site é muito bom.

    Erico.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Leandro
    Você não medisse a idade do paciente, mas pela história imagino que tenha pelo menos uns 60. Se não houver uma grande melhora após 3 semanas da resolução da infecção, seria interessante que o paciente fosse visto por um nefrologista

  • Leandro

    Olá Dr. parabéns pelo site.

    Sou recém formado em medicina e atendo no PSF no interior de meu estado. Atendo um pct cardiopata (IAM, cateterismo) há 8anos, hipertenso e diabético há 10 anos e com história recente de dislipidemia. Faz uso de Lipless, Sinvastatina, Co-pressotec. Há 4 semanas foi diagnosticado erisipela a qual foi tratada e evolui sem intercorrências. Durante internação para tratamento da erisipela foram solicitados alguns exames de rotina (HC, Gl. J., EAS, EPF, U, Cr. e sangue oculto nas fezes) os quais constaram anemia (Hb de 10), U de 70, Cr. de 2,7 e sangue oculto positivo. Prescrevi o uso de ferro endovenoso (hj com Hb de 12) e dieta hipoprotéica. Solicitei novos exames de EAS, sangue oculto, eletrólitos (Na, K, Ca, P), proteinúria e microalbuminúria, U e Cr (esses novos exames tem intervalo de 20 dias para aqueles primeiros). Se não houver mudança significante, devo encaminhá-lo imediatamente para consulta especializada ou ainda devo observá-lo por mais um período curto?
    Mto obrigado!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Camila
    vc quis dizer arritmia? Se sim, pode, mas não é um efeito colateral comum da ciclosporina.

  • Anonymous

    Dr. Pedro, a ciclosporina pode ser usada nos casos de síndrome Nefrótica, porem a minha dúvida é a seguinte: A cicloporina pode causar ritmia???

    Obriga pela sua atenção.

    Camila Porto – Recife – PE

  • Ari

    Parabens doutor pelas sua respostas. Muito esclarecedoras.Este espírito solidário e atenção gratuita são sinônimos de sua competência.Grato

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Felipe
    Sim, existem casos que podem ter recaídas frequentes.

  • Felipe

    Quem tem a sindrome nefrotica pode ter com frequencia recaidas ?

  • Anonymous

    Dr. Pedro, seu site é excelente!Parabéns!!!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Rocildo Caracas Blog
    Esses medicamentos não provocam espuma na urina. Se você acha que sua urina está espumando demais, procure um nefrologista

  • Rocildo Caracas Blog

    Oi, Dr. Pedro. Boa noite. Acabei de sair do banheiro e observei que minha urina deixou uma espuma. Tomo medicamentos como Diovan, para hipertensão e omnic, para inflamação de próstata. Terei algum problema de renal ou é apenas em decorrência destes medicamentos.
    Agradeço por sua atenção.
    Rocildo Caracas

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Renata
    A taxa de recorrência da GESF no TX renal é de cerca de 20%. A sobrevida é igual a de qualquer transplante renal.

  • Anonymous

    Dr. Pedro, boa tarde!! Meu nome é Renata. Tenho uma irmã, 17 anos, portadora da nefrite gesf e atualmente está com 25% do funcionamento dos rins, tudo encaminhando para o transplante. Estou procurando ter contato com especialistas, pessoas que tem a doença e até mesmo pessoas já transplantadas. Como tem sido a sobrevida dos transplantados nestes casos? Agradeço a atenção.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Emmanuel
    Deve usar a maior dose possível de IECA. Quando o paciente tem hipotensão, o jeito é reduzir a dose. Às vezes, após algumas semanas é possível tentar aumentá-la novamente.

  • Anonymous

    Dr, meu nome é Emmanuel essa resposta é muito importante para mim, sou diabetico e tenho tido exames de proteinuria alterados, tomo iECAS, esta ajudando no tratamento, mas Dr a pressão ta baixando muito tem hora que quero durmir sentado dando 9/5, o que faço pois sei que ela ajuada no tratamento da proteinuria e não posso parar certo?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Divina Aleir
    Não. Em alguns casos o óleo de peixe pode ajudar, mas isso ainda não está comprovado.

  • Divina Aleir

    Dr Pedro Boa noite
    Gostaria de saber se existe algum remédio natural que venha abaixar o nível de proteina na urina???

    Grata
    Divina Aleir

  • Anonymous

    muito obrigado pela sua atenção dr!

    victória

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Victória,
    todos os nossos textos sobre doenças do trato urinário podem ser encontradas aqui:
    http://www.mdsaude.com/2008/01/postagens-sobre-nefrologia.html

  • Anonymous

    gostei muito deste site
    estou fazendo um trabalho escolar e gostaria de saber de outras doenças urinárias a suas curas.

    agradeço o bom trabalho dr!

    victória

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Miguel,
    1- Sim, pode
    2- Poderia diminuir a frequência de recaídas

  • Anonymous

    Dr. Pedro , meu filho tem S.Nefrotica por lesões mínimas desde os 6 anos, e teve várias recaidas durante esses anos , hoje está com 24 anos e atualmente c/ proteinúria. Um quadro que sempre o acompanhou durante todo esse tempo foi de alergias, rinites e sinusites. Pergunto: Esta condição de permanentes problemas respiratórios e alérgicos pode ser o “gatilho” para a descompensação do rim ? ou ele teria esta descompensação mesmo sem tais problemas. Uma erradicação desses problemas evitaria o desencadeamento da S.Nefrotica ?

    Muito obrigado e parabéns pelas respostas sérias e sensatas .

    Miguel

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Maria Duarte,
    diminuir o sal da dieta é importante, mas ele precisa ser visto por um nefrologista. Ainda há sinais de nefrite. É preciso ter certeza que está tudo bem com os rins dele.

  • Anonymous

    Dr. Pedro
    Sou mãe de um menino de 6 anos, a quem foi diagnósticado à 2 anos, sind. nefrótico. Fez tratamento com corticóides ( prednisona), melhorou. No entanto verifico que sempre que lhe doi a garganta, ou aparece herpes e aftas, os valores da análise à urina alteram-se ( combur test). Leva 5 dias com valores diárias entre 1+ e 3+++ de proteinas. Depois passa e normaliza. Durante estes dias não faço nada a não ser retirar o sal da comida. Será que estou a fazer bem?
    Obrigada Dr.
    Maria Duarte (Portugal)

  • Anonymous

    Dr. minha urina esta bastante sanguinolenta e este quadro ja ocorreu em fevereiro deste ano.
    Fiz o exame dismorfismo eritrocitario e deu positivo.
    Fiz outros exames de urina que tiveram bastante alterações.
    O médico com quem estou me consultando não atende hoje e estou preocupada pois pelo que li pode ser grave. Devo procurar um pronto socorro? ou nestes casos é possivel esperar alguns dias?

    Obrigada,

    Carolina Medeiros

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Sandra,
    algumas verminoses, como estrongiloidiase, que podem ser assintomática em pessoas saudáveis, podem causar uma infecção grave em pacientes imunossuprimidos.

  • http://www.blogger.com/profile/11868992687365468692 sandra stel

    Sandra Stel
    Ola Dr eu gostaria de saber porque tem que se tomar remédio de vermes antes de se fazer a pulsoterapia?
    Agradeço a Atenção e aguardo resposta.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Patricia,
    realmente essa quantidade de proteinúria não causa aumento da espuma na urina.
    O que pode acontecer é vc ter níveis flutuantes de proteinúria; às vezes mais altos, às vezes mais baixos.

  • Patrícia

    olá Dr!
    tenho nefropatia por IgA e perco proteína na urina. No meu último exame minha proteinúria foi de 154mg/24h. Observo que minha urina é espumosa. às vezes a quantidade de espuma é discreta, mas às vezes a minha urina fica muito espumosa (no momento ela está bastante espumosa). essa espuma não é devido a presença de detergentes (já obervei). Já fui informada que essa quantidade de proteinuria nao é suficiente para justificar a espuma. Existe algum outro motivo para isso?
    Obrigada e parabens pelo site. Patrícia.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Germana,
    Tanto o cellcept quanto o LES podem causar queda dos leucócitos.

  • Anonymous

    Olá,sou Germana
    Gostaria de saber se o cellcept baixa os leucócitos depois de algum tempo de uso ou se a queda dessas células pode ser por conta do LES.Minha filha teve em outubro um diagnóstico de nefrite lupica,fez pulsoterapia,usa as medicações e faz exames a cada três meses.Todos os exames deram normais,até mesmo uréia e creatinina,mas,os leucócitos deram 2.100.O senhor pode me dar uma orientação?
    Abraços!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Ricardo,
    Os exames simples de urina tipo EAS ou urina tipo I só detectam albumina na urina, e não outros tipos de proteínas. Se sua urina espuma muito, o ideal é que você procure um nefrologista para que possa ser bem investigado.

  • Ricardo

    Urina espumosa significa necessariamente perda de proteinuria?

    Meus exames de parcial de urina sempre dão proteinuria zero, mas é bastante comum que minha urina faça bastante espuma.

    Existe mais alguma coisa que possa resultar em uma urina espumosa?

    ps.: Já prestei atenção e a espuma da minha urina independe de vazo sanitário e produtos de limpesa.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Elizete,
    a síndrome nefrótica só ocorre quando há perdas excessivas de proteínas na urina. Se o rim parou de funcionar e o paciente não mais urina, ele para de perder proteínas. A síndrome nefrótica desaparece.

  • Elizete

    muito obrigada pelo esclarecimento, só nao entendi quando o sr. escreveu ” quem não urina mais, não pode ter síndrome nefrótica”. como assim?
    mesmo assim gradeço novamente.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Elizete,
    Não. Os doentes com síndrome nefrótica, ou se curam, ou acabam desenvolvendo insuficiência renal e terminam em hemodiálise. E quem não urina mais, não pode ter síndrome nefrótica. Portanto, ela desaparece de um modo ou de outro.

    Existem casos, porém, de pessoas que melhoram e depois de algum anos apresentam reincidência da doença, permanecendo deste modo durante muito tempo.

  • Elizete

    só queria q tirasse uma duvida,a sindrome nefrotica é p vida toda?
    desdeja obrigadapela atenção!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Germana,
    leia as regras do blog.

  • germana

    Olá,Sou Germana,gostaria de saber porque não obtive resposta do meu comentário a respeito da nefrite da minha filha.Mandei o comentários umas 5 vezes,mas,não obtive sucesso.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Cissa,
    o especialista é o nefrologista e não urologista.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Jean,
    isso é proteinúria e vc deve ser avaliado por um nefrologista para confirmar esse diagnóstico

  • jeanchau

    Dr. Pedro

    Estou fazendo alguns exames e minha Proteinuria deu 306,5 em 24hs .. Meu pai tem doença Renal Crônica e vou fazer o ultrassom pra saber se tenho tb .. Mas minha proteinúria alta qer dizer alguma coisa ?
    tenho 17 anos

    Jean !

  • Cissa

    Oi Doutor. Queria saber se indices de proteína(maior de 170) na urina podem levar a riscos sérios, msm sem alterações nos exames sanguíneos de creatinica, ureia e ac. urico. Vc recomenda a procura de um urologista? Obrigada.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Elizete,
    O paciente com síndrome nefrótica perde anticorpos na urina junto com outras proteínas e tem o sistema imune mais fraco. É mais comum haver complicações da gripe como pneumonias e outras complicações pulmonares, neste grupo.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Luciana,
    Não, mas é muito importante reduzir o consumo de sal.

  • Elizete

    Lize Mel,Manaus

    olá dr. seu blog é bem interessante,esta de parabéns!

    a minha duvida é, se uma criança de 2 anos portadora de sindrome nefrotica,contrair uma gripe,quais são os riscos?

  • Anonymous

    Dr. Pedro, meu filho de 5 anos foi diagnosticado com Sindrome Nefrótica recentemente, está tratando com Predsim. Gostaria de saber se há algum alimento que ajude a retenção da proteina no organismo.
    Obrigada, Luciana

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Ana,
    devo escrever sobre lesão mínima nos próximos dias.

  • ana carolina

    ANA CAROLINA

    oi Dr. meu filho quando tinha 2anos foi internado no hospital gera de cuiabá mt,foi diagnosticado o quadro de sindrome nefrótica,fez biopsia o resultado deu lesão minima,mas a dr. não esprica nada para min,a urina dele não está saindo mas espuma,não tem mas edema.por favor me de uma resposta me ajude pelo amor de DEUS.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Ana,
    Depende da causa. algumas revertem espontaneamente, outras só com tratamento, outras só revertem parcialmente e alguns casos não respondem a nada.
    Quem poderá dizer em que quadro vc se encaixa é o seu médico nefrologista.

  • ana carolina

    Dr.
    Desculpe pela insistência, mas estou tão ansiosa e aflita com o tratamento, gostaria de saber se esse acometimento nos rins de sindrome nefrótica é totalmete reversível, ou não! Independente do tempo de tratamento os rins tem chance de ficarem curados! Sempre fiz atividades físicas, terei condições físicas para voltar a nadar, correr, fazer academia!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Danilo,
    se vc não tem proteínas na urina não pode ser sindrome nefrótica.

  • danilo cesar da silva

    Não esta´sendo acusada perda de proteinas na urina, mas estou com o tornozelo inchado. Pode ser sindrome nefrótica? Já tive antes essa doença.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Larissa,
    a beringela é um alimento com uma concentração razoável de potássio e por isso, o seu consumo deve ser restringido nos doentes insuficientes renais crônicos.

  • larissa

    Lendo seu texto pude tirar algumas dúvidas e fazer um trabalho da faculdadee…
    Mto bom mesmo viuu…queria so saber tb em relação a renal, sobre o uso da beringela em pacientes renais.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Susi,
    1- Corticóides são a base do tratamento da GESF. Não tem como fugir deles.

    2- Depende. A GESF pode se comportar de várias maneiras. Pode ser questão de alguns meses ou alguns anos. Mas independente do tempo, se vc não tratar a chance de terminar em hemodiálise é muito grande.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Mnegg,
    Se ele tem IRC estágio 5 (e por ter diabetes, hipertensão e proteinúria, tudo indica que sim), realmente ele vai precisar de diálise ou transplante à curto prazo. A expectativa de vida de um insuficiente renal crônico, diabético e hipertenso é mais baixa que de pessoas saudáveis.

  • susi

    Tenho 34 anos e fui diagnosticada como portadora de gesf apos realizar 2 biopsias,tenho perda de proteina na urina e creatinina alta.Não tenho nenhum sintoma.Meu nefrologista prescreveu 50mg de predinisona diário por 16 semanas.Já faço uso de sinvastatina20mg/dia e enalapril 5mg/2vezes ao dia.Não quero usar corticóides,não posso fazer outro tipo de tratamento?Caso não trate em quanto tempo posso desenvolver uma insuficiencia renal terminal?Estou mais desesperada com o tratamento do que com a propria doença!Me ajude!

  • mnegg

    Dr Pedro,

    Meu pai (59 anos) foi diagnosticado com IRC fase 5. A proteinuria esta em 9,98g/24h. Ele é diabético (melitus – 20 anos) e hipertenso. Ele esta com pequenos calombos (1 cm) por todo o corpo e que coçam muito. Dentro deste quadro, é possível confiar neste diagnostico ? A unica solução é diálise ou transplante ? A expectativa de vida continua a mesma ? No futuro pode vir a ser necessario fazer hemodiálise ?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Vagner,
    Que tem só um rim leva vida normal. Vc só deve ser seguido com alguma frequência por um nefrologista para sempre confirmar que está tudo bem. Fora isso evite o sal e remédios que possam fazer mal ao rim.

  • Anonymous

    Ola Dr(a). Meu Nome é Vagner tenho 41 anos 1,70 80kg.Em 01/2007 começei a observar sangue na urina, a urina ficava cor de vinho, procurei a emergencia e
    1ros exames para detectar cisto ou pedras, os exames basicos de urina nada indicou ao urologista, o ultrason mostrou nodulo de 5cm rins esquerdo, tomogafia deu nodulo de 5cm, a resonancia deu a mesma coisa, com isso foi marcado biopsia/cirurgia, ou seja praticamente remoção do rins. Rins retirado, a biopsia acusou no nucleo do nodulo 5mm de necrose.
    Bem o nefrologista diz que estou curado tive sorte de poder remover o rins junto com o cancer.As causa nem o medico pode descobrir mas anos sintia aquele incomodo tipo torcicolo. Citei aos médicos o que eu acho a possivel causa do nodulo e disseram que ficaria hematoma. Com 15 anos brincado de ajuda-ajuda pulei um muro de 1,5mt e cai de costa do outro lado em cima de um monte de terra tinha uma pedra de ponta que não chegou a furar mas o local é nas costa lado esquerdo abaixo da costelas, que me deichou alguns minutos com dor nos pulmoes que não consegui falar e respirar direito, fui levado ao medico e o raio-x nada nenhuma costela quebrada, ficou como uma contusao muscular.Como a hemorragia começou 01/09 e fui operado em 05/07 mesmo com hemorragia leve, tenho plano de saude executivo.rsrs. Em março estava dirigindo e tive que encostar o carro pois esta tendo uma vontade de vomitar junto com um incomodo que me lembrou de imediato o tombo de 15 anos, tive só esse vomito. Bem hoje 2 anos só com um rins ja fiz anual exames de sangue pra verificar se ha cancer e foi negativo,exames de urina e sangue diz o nefrologista que estou ok, não fumo e nem bebo nada alcool, Pergunto realmente posso levar uam vida normal como se tivesse os 2 rins ? antes e pós, os indicadores de diabete esta dentro da média,apesar de gostar de açuçar, não tenho problema de pressão, enfim como vi falar sobre a espuma na urina é um indicador, e a minha faz muito pouca que parece ser provocado pelo turbilhamento, cor esta parecendo suco de limao ou abacaxi, nada como éra antes, parecia suco de tangerina ou cerveja. Existe um manual para quem tem só um rins ou não precisa?

    No aguardo,
    vagner
    07-011-09

  • http://www.blogger.com/profile/04393336581392706630 Dra. Renata Campos

    Leticia,
    o tratamento da síndrome nefrótica depende da causa da mesma. O que você pode fazer é apoiar seu irmão e ajudar sua mãe no que for preciso, já que pode não haver mesmo remissão em determinados casos, mesmo com tratamento adequado.
    Abraços.

  • leticia

    Meu nome e Leticia, Eu tenho um irmão que sofre de sindrome Neofrótica, ele esta inxando, o remedio ñ esta ajudando minha mãe resolveu proucurar outro medico para tratar do caso estou resando para deus curar meu irmão pois ele ainda e uma criança so tem 10 anos, já faz 7 meses que ele esta com essa doença queria conselhos para saber como tratar dessa doença!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Uiara,
    2,5g em 24h é muita proteinúria. É sinal de doença renal pelo diabetes. Ela precisa ser seguida por um nefrologista.

  • Uiara

    Olá Doutor.

    Minha mãe é hipertensa e diabética e fez exame de proteinúria e creatinina.
    Agora eu estava vendo os resultados desses exames e a creatinina deu 0.7 mg/dL e a Proteinúria deu 2.50 g/24h.
    Gostaria de saber se isso é sinal de alguma doença renal.
    Aguardo sua resposta
    Desde jáagradeço;
    Uiara

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Danilo,
    Coma menos sal e procure um nefrologista para confirmar que está tudo bem.

  • Danilo

    Doutor(a) fiz exames ha algum tempo inclusive ultrasom e apareceu uma pquena inflamação em um dos rins, e tambem perdia um pouco de proteina na urina.Meus exames de ureia e cdreatinina deram normais porem apresentei aslo de 800 hoje ja controleado!
    Queria q os senhores me dessem algumas dicas, dietas ou coisa parecida!
    danilo de Xique Xque babhia!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Giuliano,
    Nada a ver. Até pq as adrenais não dão esse tipo de sintoma.

  • Giuliano-BH

    Dr. Pedro;
    Existe alguma relação da GESF por lesões mínimas com as glândulas adrenais???
    Sinto sempre nos momento de crise um inchaço na barriga, dos dois lados, situado prox ao estomago, pricipalmente ao fazer uso de prednisona…

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Fran,
    agora a história muda um pouco de figura. Se o quadro está tão difícil assim de controlar pode não ser lesão mínima e a biópsia talvez ajudasse.

    A sind nefrótica pode sim levar a ins. renal se não tratada. Não tem nada a ver com gripe.

    De longe eu não tenho como avaliar se o tratamento está correto. Talvez valha a pena vc procurar algum hospital universitário de grande centro para avaliar sua filhinha

  • fran

    Olá, obrigada pela atenção…
    Minha filha toma corticóide (prednisona- agora em dias alternados) há um ano e 5 meses e também o Ascaridil em dias alternados, teve 4 recidivas e agora a nefro quer entrar com outra medicação que ela chama de quimioterapia (ciclofosfamida).Gostaria de saber se existe algum estudo mais avançado no assunto (síndrome nefrótica), se devemos procurar outros especialistas? Existe outro tratamento eficaz ou estamos no caminho certo?
    Esse problema pode ser genético?? Pode ter aparecido por causa de uma infecção mal curada?? Ou gripe?? A síndrome nefrótica pode evoluir para uma insuficiência renal??
    Obrigada

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Sonia,
    Vcs criaram um relação que não existe. O aspecto da urina não muda de acordo com a pressão arterial. A cor da urina varia muito ao longo do sia. Isso é apenas coincidência.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Ana Rita,
    vc deve controlar muito bem a pressão e seguir essa proteinúria de perto. É uma gravidez de alto risco e deve ser acompanhada como tal. Agora é esperar a evolução para ver como será. Corte o sal da dieta.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Franciele,
    Sindrome nefrótica em crianças tem prognóstico melhor que em adultos. Em alguns casos a cura é inclusive espontânea.

    A biópsia renal fecha o diagnóstico, mas como a causa mais comum de sind. nefrótica em crianças é a doença por lesão mínima, muitas vezes pode-se começar o tratamento sem a biópsia.

  • Sonia

    Bom dia Dr. Pedro, minha mãe esta com a pressão alta,e quando a pressão fica muito alta por volta de 18,2 a urina sai de clara igual agua transparente, isso é normal??? Obrigada

  • Anonymous

    Dr. Pedro e Dra. Renata

    Em 5 fevereiro de 2009 tive uma HELLP de 8 meses de gestação e perdi meu bebê,era minha primeira gravidez minhas taxas de plaquetas, TGOe Proteina na urina ficaram muito descontroladas, porém após a retirada do bebê a TGO e as plaquetas se normalizaram rapidamente mas a taxa de proteina não. Como eu estava tentando engravidar a quase 4 anos e só consegui devido a a um tratamento com Indux, não fiz uso de nenhum metodo contraceptivel, porém fiquei grávida antes da proteina diminuir. Estou de 8 semanas, estou me sentindo muito bem, porém meus exames de microalbuminúria (data 15 de setembro) deram 96mg/24:00 horas. Todos os outros exames deram normal. Meu exame de proteinúria do mês passado também deu elevado, mas não estou com ele agora para passar o valor, lembro apenas que foi mais de 180.
    Meu retorno à ginecologista será apenas no mês que vem, e gostaria se possível que me dessem alguma opinião sobre meu caso. Estou tomando uma vitamina chamada natele e capsulas de ômega 3. Minha pessão tem ficado em torno de 12/8 e raras vezes 13/9, quando fica 13/9 tomo um comprimido de metildopa 250.
    Agradeço a atenção e parabenizo pelo blog, é um espaço muito valioso. Deus os abênçoe.

    Ana Rita (29 anos e 9 meses)

  • Franciele

    Olá, meu é Franciele Biella (francielebiella@hotmail.com), e minha tem síndrome nefrótica e quero saber se tem cura.
    E também se a biópsia encontra a raiz do problema.
    Obrigada.
    (Jaru – RO)
    Obs.: Aqui em Rondônia só existe uma especialista em nefropediatria!!!!!!!!!!!!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Leticia,
    O limite é realmente 30. Se esse exame foi colhido corretamente, isso significa que ele tem microalbuminuria.

    Mas é preciso leva-lo a um nefrologista para que esse resultado possa ser interpretado.

  • Leticia

    Boa Tarde Dr. Pedro me desculpe,vou tentar explicar meu esposo tem diabetes tipo 1 ha 12 anos e faz controle , e o medico pediu estes exames de rotina pra controle inclusive este de urina 24 horas para medir Microalbuminuria e quando olhei o resultado do exame fiquei preocupada e como nos conseguimos o retorno so para 23/11 com medico que ele se trata eu queria saber se o exame dele esta normal ou se ele esta com algum probleminha no rim esta é minha preocupação sabe, o resultado da urina 24 horas foi assim volume urinario 1.900 ml
    sendo 46,6 mg/l
    61,5 mcg/min
    e 88,5 mg/24h e gostaria de saber se esta normal por que eu vi pela referencia e pela internet que o valor de medida de perda de proteina é de somente 30mg , entao quando vi seu resultado fiquei com muito medo . Por favor se o Sr. poder me dizer se ta normal???Ou se esta com valor de perda de proteina alto???E se for ,se isso significa deficiencia no rim???
    Obrigada

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Leticia,
    Não tenho fazer nenhuma avaliação com esses dados que vc me deu. Até pq vc me deu vários números mas não disse ao que eles se referiam.

  • Leticia

    Bom dia Dr.Pedro, eu estou com muitas duvidas sobre o teste de Microalbuminuria do meu esposo, ele tem 23 anos e sua consulta ta agendada pra 23/11/09, mas ao olhar o resultado fiquei muito preocupada . Por favor me ajude??? Eu gostaria de saber o que significa o resultado deste exame urina de 24 horas,valor
    46,6 mg/l,61,5 mcg/min e 88,5 mg/24 e a creatinina 118,07 ml/min/173m.

    Agradeço desde ja pela atenção

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Giuliana,
    Existem muitas pesqisas, mas o problema é que GESF é uma doença pouco comum o que faz com que os trabalhos nunca tenham um grande número de pacientes. Isso atrapalha muito.

    Outro problema é que nem toda GESF é igual. Algumas têm cura outras não.

    Mas realmente não há nenhum trabalho novo mostrando alguma grande mudança no tratamento da GESF.

  • Giuliano-BH

    Olá Dr Pedro!!!
    Tenho um quadro de gesf a mais de 12 anos, as funções renais nunca foram afetadas, utilizo ciclosporina 100mg diariamente e prednisona em momentos de crise. Estes medicamentos não curam, são apenas paliativos. Sinto que não existem novidades e pesquisas sobre este assunto nos ultimos 10 anos, sempre pergunto ao meu médico se surgiram alguma novidade em tratamento, mas nada acontece.
    O Sr. vê algum andamento e novidade em pesquisa e cura de GESF e sindromes nefróticas???
    Abraço!!!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Zaira,
    bom… De longe é difícil afirmar qualquer coisa, mas vamos lá:

    Essa sua história está confusa, algumas coisas não batem.

    - Um FAN 1:320 não é baixo. É valorizável ainda mais com proteínuria e edemas.
    - Hipertensão simplesmente não justifica os seus sintomas. O nefrologista deve ter te orientado a controlar a tensão para não piora a lesão renal.
    - O fato de piorar com o calor não faz muito sentido

    Acho que vc deveria procurar um reumatologista

  • Zaira

    Desde 2006,em exame comum de urina sempre aparece a proteína alterada.Quando comecei fazer o de 24h chegou a ter resultado de 800mg/24h.Com a medicação para a pressão ele baixou para 679mg/24h. Fiz 25 tipos de exames de sangue e o unico que apresentou alteração foi o FAN com título baixo 1:320.meu clinico geral indicou um nefro este me encaminhou para outro q afirma ser hipertensão e que as dores q sinto nos rins tipo um incomodo não procede. Me sinto muito mal quando faz calor incha mãos e abdomem.
    Minha alimentação é praticamente sem sal, sem gordura, sem fritura o unico que gosto muito é de chocolate.Uso granola,farelo de linhaça e também tibico, conhecido também pelo nome de cogumelo chinês ou kefir de água.
    Abraços.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Zaira,
    preciso de mais informações. Vc foi ao nefrologista pq? Vc pesquisou FAN pq? Qual o seu diagnóstico?

  • Zaira

    Tenho FAN positivo consultei Nefrologista e este me medicou para controlar minha pressão arterial.
    Mas quando faz calor minhas mãos, pés e abdomem incham que devo fazer?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Realmente existe uma chance de racaída durante a gravidez, mas não há uma contra indicação absoluta a engravidar. Se a gente soubesse exatamente qual foi a causa ficava mais fácil.

    Vc precisa voltar ao seu nefrologista e perguntar se o seu atual estágio permite que vc engravide.

    Não há nada específico que vc possa fazer para evitar o retorno da doença.

  • tarcila

    Eu errei,na verdade foi sindrome nefrotica e não nefrítica. o meu nefrologista não pediu biópsia pq achou q não era necessário. Não me deixaram claro sobre engravidar. E pra q não retorne a doença o q eu devo fazer? nos exames está tudo bem, mas como disse ainda incha um dos pés.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Tarcila,
    Existe sim. Vc fez biópsia para saber qual foi a sua glomerulonefrite?

    Não se deve tomar tomar diurético por conta própria, vc pode lesar o seu rim e mascarar uma recaída da doença.

  • tarcila

    Tive sindrome nefritica a dois anos aos 25 de idade, existe a possibilidade da doença voltar?è perigoso uma gravidez?As vezes tomo diurético pq me sinto inchada, estou errada em fazer isso? Obrigada!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Dayane,
    Pode ser só infecção urinária. Beba bastante água e procure atendimento em um serviço de urgÊncia para ser atendida logo.

  • Anonymous

    Dr. Pedro,
    Gostaria de saber que patologia poderia ser no caso em que estou convivendo.
    Não vou ao médico faz um bom tempo, pois não tenho plano de saúde e as unidades básicas nunca atende, só faz marcar para daqui a uns dois meses. risos…
    Estou com uns sinais e sintomas de ardência ao urinar, o que pode ser uma infeccão urinária por bactéias por exemplo… Mas agora estou com a urina bastante concentrada, amarelo forte e com um cheiro doce ou cítrico, não sei definir ao certo o odor.
    O que poderia ser?
    Diabetes?
    Excesso de vitamina C?
    Me da uma luz…
    Atenciosamente,
    Dayane Marinho Salvador BA

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Patrícia,
    Vc parece ter uma doença glomerular. O fato de ter proteinúria razoavelmente pequena(menor que 1g/dia em média)e não ter alterações da creatinina, falam a favor de um prognóstico bom.

    Dependendo do diagnóstico existe inclusive a chance de regressão espontânea da proteinúria.

    Na verdade, o prognóstico rela ainda depende do resultado da biópsia e de outras análises de sangue.

  • Patrícia

    Bom dia,
    Meu nome é Patrícia, tenho 24 anos e moro em Campo Grande-MS. No mês de maio fui ao ginecologista, onde me queixei de um certo desconforto para urinar e o médico solicitou um EAS. Este exame (feito em 11/05/2009)indicou que eu estava com proteínas (++) e 220.000 hemácias na sedimentoscopia além de raros cilindros hemáticos e raras bacterias (urocultura negativa).No dia 14/05 repeti os exames que deram proteinas (+), hemacias 145.000, bacterias (+), urocultura negativo. Fui encaminhada ao um urologista que pediu exames que revelaram proteínas (++), hemacias 65.000 raros cilindros hematicos e leucocitarios, bacterias raras (urocultura negativo), urina de 24h 911mg/24h, hemacias dismorficas 30%, hemograma, potassio, creatinina e ureia sericos normais. Fui entao encaminhada ao nefrologista que pediu exames novamente (em 15/07/2009). Desta vez o EAS revelou hemacias 10.000 e proteinas (++), urocultura neg, proteinas de 24h 1046,47mg/24h, hemograma, acido urico, creatinina, ureia, proteinas totais e frações sericas normais. A nefrologista solicitou a biopsia e estamos aguargando o resultado. Estou com muito medo deste resultado… temo que eu tenha algo grave e que não responda a tratamento algum.
    Gostaria de saber que expectativas eu devo ter…. esta ansiedade esta prejudicando o meu dia-dia e penso frequentemente prognosticos muito ruins para a minha condição… agradeço muito uma orientação.

  • http://www.blogger.com/profile/04393336581392706630 Dra. Renata Campos

    Yali,
    é verdade, a síndrome nefrótica é uma condição que realmente pode levar a perda progressiva de função renal e eventualmente necessidade de diálise e transplante renal, mas que tem tratamento. Não tem nada a ver com falta de cuidado. Não adianta pensar no pior que pode acontecer, o médico dele tem razão, tem que focar no tratamento atual e na recuperação dele. Se a ciclofosfamida está dando resultado, isso é ótimo. É uma doença que pode recidivar depois de tratada, mas muitas vezes não há recidiva e o doente fica bem o resto da vida. Vai dar tudo certo!
    Abraços.

  • yali

    Dr.Pedro tenho um filho de 2 anos e 7 meses em fevereiro desse ano tive que enterna-lo com edemas por todo corpo, foi diagnosticado como sindrome nefrotica, ele faz uso de prednisona mas continuou o edema, então o nefrologista entrou com ciclofosfamida, parece que esta dando resultado, o medico ja suspendeu o ciclofosfamida e esta diminuindo o prednisona. Ainda assim tenho muitas dividas, dizem que os rins pode paralizar, ele pode ter que fazer dialise e ate transplante de rins. No hospital que ele é assistido tem muitas crianças com esse problema. isso pode realmente acontecer? É falta de cuidado? preciso destas respostas o medico dele não fala o que pode vir a acontecer, ele diz que importante e cuidar agora.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Jeane,
    Acho que vc deve perder o máximo que conseguir antes de engravidar. Até porque isso vai ajudar no controle da sua pressão.

    Sem exercícios é muito difícil perder peso.

  • Jeane

    Dr. Pedro,

    Muito obrigada pela resposta.
    Estou sim disposta a arriscar, mesmo porque acredito muito em Deus. Inclusive estou me preparando pra isso, controlando a alimentação para redução do peso.
    Atualmente meu peso é 80 quilos e minha altura é 1,72 com IMC de 27.04.
    Sinto que meu processo de redução de peso está lento porque não faço atividades físicas, a recomendação da Nefro é de que eu perca pelo menos 15 quilos, mas fico ansiosa demais, então fico me projetando (por conta própria) a perder 8 quilos ou seja chegando ao peso de 72 pretendo arriscar, o que o Sr. acha disto?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Jeane,
    Hipertensão e obesidade não são contra-indicações a gravidez. É óbvio que há maiores riscos de complicações, mas se vc deseja muito e está disposta a arriscar, a decisão é sua.

    Quanto acima do peso vc está? Qual o seu IMC?

  • Jeane

    Boa Noite Dr. Pedro,

    Esta é a 1ª vez que acesso seu site e gostei muito.

    Em 2004 foi diagnosticado quadro de glomerunefrite, porém com lesões mínimas (cf. biópsia renal) neste mesmo ano fui submetida a tratamento imunosupressores durante 6 meses de 5 dias de pulsoterapia e genoxisal no 6º dia (desculpe se escrevi as palavras erradas, pois somente lembro de te-las ouvido da nefrologista, nunca vi escrito), posterior a esse tratamento, passei a ser assistida regularmente com exames como proteinuras de 24h, urina I, urucultura, etc a cada trimestre, e desde então não foi mais diagnosticado alteração de proteinas.
    Hoje tenho 32 anos e desejo engravidar, minha nefro é bem clara qto as chances logo que estou acima do peso e tenho quadro hipertensivo (faço uso de Atenolol + clortalidona 50/12,5 para controle diário da pressão), ela pede que eu perca pelo menos 15 quilos, mas a 3 anos não consigo perder nem 5.

    Dr, fico muito deprimida com esse assunto, logo que quero muito ser mãe.

    O senhor conhece alguma paciente com quadro parecido que teve uma gestação saudável, por favor, preciso de esperança (mas aceito a realidade)

    Desde já agradeço,
    Jeane

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Marcelo,
    Estando a doença controlada há tanto tempo, não vejo problema na prática de exercícios físicos, contando que sejam moderados.

    Até porque a ciclosporina mexe na pressão e no colesterol e exercícios físicos ajudariam no controle.

  • Marcelo

    Boa Tarde Dr. Pedro,

    Meu nome é Marcelo, tenho 28 anos e sou portador de Síndrome Nefrótica há 5 anos. Meu quadro, no momento, é absolutamente normal. Faço o uso diário de 150mg/dia do medicamento ciclosporina, com possibilidade de redução para 100mg/dia no proximo mês.
    Parece que meus rins são dependentes desse medicamento. Minha dúvida é em relação a atividades físicas, nessas condições normais, existe algum problema em praticar atividades esportivas diárias como correr, malhar e nadar? Caso não possa responder no meu caso específico por falta de mais detalhes, por favor faça um breve comentário a relação Sindrome Nefrótica X Atividades fisicas de um modo geral.
    Obrigado
    Abraços

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Márcio,
    Eventualmente o cisto renal pode ser o responsável pelo aumento da pressão. Mas é incomum.

    Acho que se vc cortar o sal da dieta e fizer exercícios aeróbicos regulares, essa pressão volta para 12/8

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Alésio,
    Difícil avaliar a opinião de um colega à distância. Corro sempre o risco de ser injusto e antiético.

    400mg de proteinúria me preocupa, sim. Ainda mais vc sendo hipertenso. Acho que uma segunda opinião não faria mal algum.

    abs

  • Márcio de Mogi das Cruzes

    Bom dia ,meu nome é Márcio tenho 41 anos e sempre me preocupo com minha saúde e sempre estou informando-me neste seu bloc Dr. Pedro e quero parabeniza-lo pois é muito esclarecedor em todos os aspectos.Dr. Pedro fazendo exames periódicos foi costatado um pequeno cisto renal no meu exame e tenho lutado com minha pressão arterial pois ela varia entre 13/9 á 14/9 gostaria de saber se esta pressão mínima 9 é em decorrencia destre cisto,pois nunca tive prblema com hipertenção de 2 anos pra cá comecei com esta briga,não tomo nenhum remédio para controle da pressão e como normalmente,será o tal cisto-renal é o grande vilão.Um abraço Dr. e muita saúde pro Sr. para que possa sempre nos ajudar obrigado…

  • Anonymous

    Dr. Pedro

    Fiz exame de 24horas e o resultado obtido foi de 399,mg/24h, passei com o nefrologista e o mesmo disse que não preciso me procupar, pois essa perca de proteinas é devido aos medicamentos que tomo para controle de preesão alta. E minha pressão arterial é em média de 14×10 ou 13,5×9,5 não baixa disto.
    Gostaria de saber se é isto mesmo ou procuro outro nefrologista.
    Ficarei grato com sua resposta.
    Tenha uma boa noite.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Charlles,
    vc não me deu quase nenhum dado para eu poder avalair sua história.

    Se vc trabalha ficando em pé muito tempo, provavelemnte esse edema é por má circulação venosa.

  • charlles murilo

    Dr. venho tentdo edemas no tornozelo sempre durante a semana, sempre quando estou no trabalho,
    nos fim de seman ou folga etc eles somem o que o senhor pode me falar, obrigado?
    charlles murilo.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Hoje existe uma maneira mais fácil de se detectar microalbuminuria através de uma análise de urina simples.

    Na dúvida procure um nefrologista.

    abs

  • Adriana

    Olá Dr Pedro, primeiramente gostaria de agradecer sua resposta, me tranquilizou um pouco, mas ficamos com uma dúvida, o senhor disse que deve se verificar a maneira como foi feito o exame de microalbuminuria pois muitos pacientes o fazem de forma errada, gostaria de saber qual a melhor maneira do meu esposo fazer o exame para que não de um resultado incorreto, pois ele terá que repetir esse exame agora no fim de junho. Muito obrigada.
    Adriana – Itapema / SC

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Adriana,
    Pelos resultados, ele tem microalbuminuria. Só é preciso ter certeza que o exame foi feito de modo correto, já que a urina de 24h costuma dar muito erro devido a má coleta por parte dos pacientes.

    As duas principais causas são hipertensão e diabetes.

    Ele tem que controlar a pressão rigorosamente, se possível com um inibidor da ECA ou antagonista do receptor de angiotensina.

  • Adriana

    Meu marido agora em março devido a solicitação de seu médico, fez o exame de microalbuminuria onde o resultado foi 83,98 mg e 103,40 mg/ 24h, baseado nisso ele encaminhou-o para a nefrologista. Fiquei apavorada com o fato dele poder ter um problema grave no rim. A médica disse que ele deve continuar tomando os medicamentos pra controlar a pressão arterial (que esta entre 12×8 e 13×8,5). E no diagnóstico ela disse que ele tem proteinuria. Com esses resultados ele realmente tem esse problema? Ela não esclareceu o motivo do aparecimento desses resultados, só pediu que ele repeti os exames a cada 2 meses. Obrigado fico aguardando sua ajuda.
    Adriana

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Rogério,
    Ardência ao urinar em homens nirmalmente indica irritação da uretra.

    Pode ser um monte de coisas, problemas na próstata, infecção urinária, DST ou simplesmente uma urina muito concentrada
    Beba mais água e PRocure um urologista para uma melhor avaliação.

    abs

  • rogerio

    dr. pedro gostaria de uma ajuda, nos últimos dias ao urinar sinto uma ardência no canal urinário, e a minha urina esta de cor clara (acho que normal). gostaria de saber o que devo fazer.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Manoela,
    Antes de mais nada, calma. Síndrome nefrótica em crianças costuma ter bom prognótico e às vezes até melhora espontaneamente.

    VocÊ precisa levá-la a um nefrologista. Talvez em Salvador seja mais fácil de conseguir um bom.
    Não conheço ninguém para te indicar perto da onde vc mora.

    abs

  • Manoela

    Dr. Pedro
    Estou angustiada, a minha filha de apenas 12 anos foi diagnosticada com síndrome nefrótica e estou sem chão com isso. Gostaria que me indicasse especialista na área pois não conheço nenhum.Moro no interior da Bahia (Nilo Peçanha, aprox. 12.000 hab. interior sub-desenvolvido) , não tenho recursos financeiros, e estou disposta a me disfazer do único bem material que possuo para realizar o que for preciso para ver minha pequena curada e fora de perigo.
    Por tudo que for mais sagrado por favor me ajude
    Atenciosamente,
    Manoela

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Guilherme,

    A microalbuminúria é um marcador precoce de lesão renal, seja pelo diabetes ou pela hipertensão. É o primeiro sinal de que algo de errado está ocorrendo no rim.

    Se não tratada, pode evoluir para proteínuria franca e posteriormente para insuficiência renal.

    Se este é o seu caso, está na hora de procurar um nefrologista

    abs

  • Guilherme

    Bom dia Dr. Pedro.

    Pode falar um pouco mais sobre macroalbuminúria em paciente não diabéticos e com hipertensão alta???
    É a mesma coisa que Proteinúria????

    Agradeço sua atenção.

    Guilherme – Juiz de Fora – MG

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Ana,
    Esse resultado é compatível com proteinúria nefrótica. Você tem uma doença renal. A gravidade ainda não dá para definir.

    Se o seu médico não é nefrologista, sugiro que você se adiante e procure um.

    O próximo passo será tentar descobrir a causa da sua proteinúria. O nefrologista vai avaliar a necessidade de uma biópsia renal caso ele não consiga identificar a causa através de análises de sangue e da história clínica.

    Existe tratamento para baixar a proteinúria. São medicamentos simples. O nefrologista irá prescrevê-los

    Abraços, melhoras e se houver alguma novidade me informe

  • Anonymous

    Dr. Pedro,

    acabei de receber meu resultado do exame de proteinuria 24 horas = 4.682,0 mg/24 horas.
    Isso significa que tenho doença grave nos rins?
    Mediante tal resultado o que devo perguntar ao medico que me atenderá 20/03. Devo pedir outros exames?
    Existe tratamento para baixar a proteinuria?
    Tenho historico familiar com falecimento em decorrencia de doença cronica dos rins…
    Por favor,
    me oriente.

    Ana Cláudia – Manaus

  • ~Direto do Fim do Mundo~

    Muito obrigada pela resposta e a explicacao!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    OS erros mais comuns são colher urina a mais ou a menos, ou seja, por mais de 24h ou menos de 24h.

    Proteinúria e sinal de doença renal. Algumas mais benignas que outras. Estresse não causa proteinúria.

    Proteinúrias intermitentes, principlamente se em pequenas quantidades, costumam ser benignas e não trazem problemas a longo prazo. Porém, devem sempre ser seguidas uma vez que podem ser um sinal precoce de alguma doença renal ou sistêmica.

  • ~Direto do Fim do Mundo~

    Outro poste interessante… ^_^
    Bem…para mim…risos
    Por tres anos seguidos tive problema de proteina na urina em meus exames anuais.
    Da ultima vez tive que fazer o exame de coleta de 24hrs que por sinal e muito chato mesmo.
    Ninguem merece ter que ficar o dia inteiro em casa para ter que fazer
    essa coleta.
    Nao entendi direito a parte que fala sobre os erros de coleta… que tipos de erros que podem haver?
    Proteinuria pode ter ligacao tambem nao somente com doencas mas com o estresse ou alguma alteracao do corpo?
    Ja que nao e algo que fique presente sempre, algumas vezes causa algum dano?
    Ou pode haver algum risco de se tornar algo maior no futuro?