Hipotireoidismo: o que é, causas, sintomas e tratamento

Dr. Pedro Pinheiro

comment 98 Comentários


O que é hipotireoidismo?

Hipotireoidismo (ou hipotiroidismo) é o nome que se dá quando a glândula tireoide funciona deficientemente, produzindo menos hormônios do que o necessário para o controle do nosso metabolismo.

O hipotiroidismo é a doença mais comum da tiroide e está presente em cerca de 5% da população.

Como funciona a tireoide?

A tiroide (ou tireoide) é uma glândula em forma de borboleta que se localiza na base do pescoço, abaixo da laringe. A tireoide produz dois hormônios: triiodotironina (T3) e tiroxina (T4), que agem regulando o nosso metabolismo, ou seja, o modo como o corpo usa e armazena energia.

Hipotireoidismo é o nome que se dá quando a glândula tiroide produz uma quantidade insuficiente destes hormônios. Para entender como surge o hipotireoidismo é preciso saber como funciona a tireoide.

O mecanismo explicado abaixo parece complicado, mas não é.

1. Como acabei de explicar, a tireoide produz dois hormônios que controlam nosso metabolismo, chamados T3 e T4.
2. A glândula hipófise, localizada na base do cérebro, controla o grau de produção de T3 e T4 pela tiroide através de um hormônio chamado TSH (em inglês, Hormônio Estimulador da Tireoide).

Hipotireoidismo - Funcionamento da tireóide
Funcionamento da tireóide

Quando existe pouco hormônio tireoidiano circulante, a hipófise aumenta a secreção de TSH, dando ordem para haver uma maior produção de T3 e T4 pela tireoide. Quando existe muito hormônio circulante, a hipófise diminui a secreção de TSH, desestimulando a tireoide a produzir T3 e T4. Assim, o organismo consegue manter níveis sempre estáveis de T3 e T4, mantendo o nosso metabolismo controlado.

Vídeo

Antes de seguirmos, assista a esse curto vídeo que explica de forma simples quais são os principais sintomas de uma tireoide doente.

YouTube video

Hipotireoidismo primário e secundário

O Hipotiroidismo pode ser causado por um problema na tireoide que impeça a secreção de seus hormônios (hipotireoidismo primário) ou por um problema na hipófise que iniba a secreção de TSH, inibindo consequentemente a produção de T3 e T4 (hipotireoidismo secundário).

Portanto, hipotireoidismo primário ocorre por defeito na tireoide e hipotireoidismo secundário por defeito na hipófise.

A distinção entre hipotireoidismo primário e secundário é muito fácil, sendo feita através do doseamento do TSH e do T4 no sangue:

  • Quando a tiroide tem um problema e começa a produzir pouco hormônio, a hipófise aumenta progressivamente sua produção de TSH para tentar contornar esse déficit. Portanto, no hipotireoidismo primário encontramos o TSH elevado e o T4 baixo.
  • Se o problema for central, na hipófise, encontraremos um TSH baixo por falta de secreção e um T4 também baixo por falta de estímulo para sua produção.

95% dos casos de hipotiroidismo são de origem primária. As principais causas são a tireoidite de Hashimoto, a remoção cirúrgica da tireoide (tireoidectomia) e a destruição da glândula por irradiação.

Tireoidite de Hashimoto

A tireoidite de Hashimoto é uma doença autoimune que ocorre por destruição da glândula pelos nossos próprios anticorpos. O Hashimoto é a principal causa de hipotiroidismo, sendo sete vezes mais comum nas mulheres que nos homens.

A tireoidite de Hashimoto ocorre da seguinte maneira:

Por motivos ainda desconhecidos, o nosso organismo passa a produzir anticorpos contra a própria glândula tireoide. O processo de destruição é lento e dura vários anos.

Conforme as células da tiroide vão sendo destruídas, a capacidade da glândula produzir  T4 e T3 vai caindo. Notando que há uma queda nos níveis de hormônios tireoidianos, a hipófise aumenta a secreção de TSH, estimulando as células da tireoide que ainda existem a aumentar sua produção de hormônios.

Este aumento do TSH é suficiente para normalizar os níveis de T3 e T4. Por isso, nas fases inicias da tireoidite de Hashimoto o paciente não apresenta sintomas, já que seus níveis sanguíneos de T3 e T4 permanecem normais. Entretanto,  nas análises de sangue já conseguimos detectar um TSH mais alto que o normal. Esta fase é chamada hipotireoidismo subclínico (leia: Hipotireoidismo subclínico).

Conforme mais células vão morrendo, mais TSH vai sendo secretado pela hipófise, até o ponto que as células remanescentes são tão poucas que já não conseguem mais produzir o T3 e T4 necessários para manter um nível sanguíneo desejado. Quando os hormônios da tireoide ficam em níveis baixos, começam a surgir os sintomas do hipotireoidismo.

O nome tiroidite é dado porque a ação dos anticorpos na tiroide causa uma irritação da mesma. É possível que o paciente desenvolva hipertiroidismo nas fases inicias, já que a glândula irritada pode começar a liberar mais hormônios que o desejado. O paciente pode evoluir com hipertireoidismo inicialmente, e só em fases avançadas passar a ter hipotireoidismo.

Sintomas

Os principais sinais e sintomas de uma tireoide pouco funcionante são:

O hipotireoidismo leva a ganho de peso, mas não costuma provocar obesidade. É muito comum as pessoas justificarem sua obesidade pelo hipotireoidismo, quando, na verdade, essa condição leva ao ganho de apenas poucos quilos, no máximo 5 ou 6.

Bócio
Bócio

Além disso, o ganho de peso é em boa parte por retenção de líquidos e não por ganho de gordura. Ninguém ganha peso suficiente para ficar obeso só porque está com hipotireoidismo. A obesidade só ocorre naqueles pacientes que já se encontravam em situação de sobrepeso anteriormente, já próximo de serem obesos.

Em crianças o hipotireoidismo leva a um quadro de baixo crescimento e retardo mental chamado cretinismo (daí a origem da palavra cretino). Os hormônios tireoidianos são essenciais para o desenvolvimento do cérebro. O teste do pezinho serve para diagnosticar hipotireoidismo nos recém-nascidos.

O hipotireoidismo causado pela remoção ou irradiação da tireoide apresenta os mesmos sintomas do hipotireoidismo causado pela tireoidite de Hashimoto. A diferença é que seu início é abrupto na remoção da tiroide, mas lento e progressivo no Hashimoto.

Outra causa de hipotireoidismo é a carência de iodo, substância necessária para produção dos hormônios. Hoje existe suplementação de iodo no sal de cozinha, sendo esse tipo de hipotireoidismo raro nas áreas urbanas.

Alguns medicamentos, como a amiodarona, interferon e lítio também podem causar alterações no funcionamento da tireoide, causando hipotireoidismo.

Para saber mais detalhes sobre os sintomas do hipotireoidismo, leia: SINTOMAS DO HIPOTIREOIDISMO.

Diagnóstico

O diagnóstico é realizado com a dosagem de TSH, T4 livre e dos anticorpos contra tiroide (anti-TPO e anti-tireoglobulina).

Em geral, o diagnóstico de hipotireoidismo é dado aos pacientes com sintomas de hipotiroidismo que tenham TSH maior que 4 mU/L.

Existe ainda o grupo que cai na definição de hipotireoidismo subclínico, ou seja, TSH maior que 4 mU/L, mas sem sintomas da doença. Neste último caso, o tratamento só é necessário caso o paciente tenha colesterol elevado, TSH maior que 10 mU/L, caso a paciente esteja grávida, ou se tiver os anticorpos contra tireoide positivos (anti-TPO e anti-tireoglobulina).

A presença de anti-TPO ou anti-tireoglobulina em um paciente com hipotireoidismo indica que a causa é a doença de Hashimoto (leia: ANTICORPOS CONTRA TIREOIDE: anti-TPO, TRAb e anti-tireoglobulina).

Hoje, graças à identificação dos hipotireoidismos subclínicos, já somos capazes de diagnosticar a doença antes dela apresentar sinais clínicos. Uma das primeiras alterações é a elevação do colesterol, que pode preceder em anos o início do hipotireoidismo franco.

Atenção, não existe hipotiroidismo com análises normais. Se você pensa que tem sintomas de hipotiroidismo, mas seu TSH e T4 são normais, as suas queixas têm outra causa.

Todos os pacientes acima de 50 anos devem ter seu TSH dosado, mesmo que não apresentem nenhum sintoma de hipotireoidismo. Se houver história familiar positiva, o rastreio pode começar aos 35 anos, principalmente nas mulheres.

Tratamento

Não existe cura para a doença de Hashimoto, mas felizmente já existem hormônios tireoidianos sintéticos. O tratamento do hipotiroidismo consiste na simples administração diária destes. A droga usada normalmente é a Levotiroxina (Puran®, Synthroid®, Letter®), que é um T4 sintético (leia: LEVOTIROXINA (Puran T4) – Indicações, Doses e Efeitos Colaterais).

A Levotiroxina é administrada uma vez por dia e deve ser tomada sempre com estômago vazio (1 hora antes de comer ou 2 horas depois). O objetivo do tratamento é manter o TSH na faixa de normalidade, que varia entre 0,4 e 4,0 mU/L. Para isso o seu médico pode ter que alterar as doses do medicamento ocasionalmente.

As dosagens dos comprimidos de levotiroxina são em microgramas e não em miligramas, como a maioria dos remédios. Por isso, a levotiroxina não deve ser feita em farmácia de manipulação, para não haver erros na dosagem.

Os sintomas costumam regredir já com duas semanas de tratamento. O objetivo é manter o paciente com TSH normal e livre de sintomas.

O tratamento é feito por toda vida e não pode ser interrompido.

Tratamento do hipotiroidismo subclínico

Não há dúvidas de que pacientes com TSH elevado e sintomas de hipotiroidismo devam ser tratados com reposição de hormônios. A dúvida surge nos casos de hipotiroidismo subclínico.

Neste grupo, o tratamento só é habitualmente necessário caso o paciente tenha colesterol elevado, TSH maior que 10 mU/L, caso a paciente esteja grávida, ou se tiver os anticorpos contra tireoide positivos (anti-TPO e anti-tireoglobulina).

Perguntas e respostas

O que é o bócio?

O bócio, também conhecido como papo, é um abaulamento da região do pescoço causado pelo aumento do volume da tireoide. O bócio pode surgir nos casos de hipotireoidismo, hipertireoidismo ou nódulos da tireoide.

Quais são os sintomas do bócio?

O bócio em si só provoca sintomas se estiver realmente muito grande e conseguir comprimir as estruturas anatômicas do pescoço. Mas para isso ocorrer, ele precisa ser realmente volumoso. Bócios, como o da foto acima, por exemplo, não são grandes o suficiente para causar sintomas compressivos, tais como rouquidão ou dificuldade para engolir ou respirar.

Quais são as principais causas de hipotireoidismo?

A causa mais comum de hipotireoidismo é a tireoidite de Hashimoto. Outras causas incluem deficiência de iodo, retirada cirúrgica da tireoide e destruição da tireoide por radiação, como nos casos de tratamento do hipertireoidismo.

Tenho engordado muito nos últimos anos e me sinto sem disposição. Isso pode ser hipotireoidismo?

Pode, mas muitas vezes é apenas reflexo de um estilo de vida sedentário. A má alimentação e a falta de exercícios físicos causam ganhos de peso e uma sensação de preguiça permanente.

O ganho de peso relacionado ao hipotireoidismo costuma estar mais relacionado à retenção de líquidos do que ao acúmulo de gordura. Como já explicado, é muito raro o hipotireoidismo causar obesidade e a maioria dos pacientes com sobrepeso e disfunção da tireoide não notam uma grande alteração no percentual de gordura após o controle do hipotireoidismo.

Quais são os valores normais de TSH?

O limite inferir e superior do TSH costumam variar entre laboratórios, mas são geralmente ao redor de 0,5 mU/L e 4,5 mU/L.Valores abaixo de 0,5 mU/L sugerem hipertireoidismo; valores acima de 4,0 ou 4,5 mU/L sugerem hipotireoidismo.

O que é hipotireoidismo subclínico?

Chamamos hipotireoidismo subclínico quando o paciente apresenta um TSH elevado, T4 livre normal e ausência de sintomas de hipotireoidismo.

Mais da metade dos pacientes com hipotireoidismo subclínico costuma desenvolver hipotireoidismo de fato em um período de 10 a 20 anos.

O que são os anticorpos anti-tireoglobulina e anti-TPO?

A anti-tireoglobulina e anti-TPO são autoanticorpos que o nosso organismo produz inapropriadamente contra a tireoide. Estão presentes em praticamente todos os casos de tireoidite de Hashimoto.

Pacientes com hipotireoidismo subclínico, mas com altos títulos desses anticorpos, apresentam um elevado risco de evoluírem para o hipotireoidismo clínico.

O hipotireoidismo pode causar dificuldade em engravidar?

Sim, o hipotireoidismo altera o ciclo menstrual podendo causar infertilidade. E mesmo que a paciente consiga engravidar, o hipotireoidismo aumenta o risco de aborto.

Nos homens, o hipotireoidismo pode causar infertilidade por alterar a morfologia dos espermatozoides.

Hipotireoidismo causa impotência sexual em homens?

Sim, além de causar diminuição da libido e dificuldade em ejacular.

Quanto tempo dura o tratamento do hipotireoidismo?

Na imensa maioria dos casos, o tratamento é por tempo indefinido. São raros os pacientes com hipotireoidismo que se curam com o tempo.

Qual é o melhor horário para se tomar a levotiroxina?

Em jejum, antes do café da manhã.

O tratamento do hipotireoidismo ajuda a controlar o colesterol alto?

Sim, mas geralmente os melhores resultados ocorrem naqueles que tem TSH maior 10 mU/L.

Tenho vários sintomas de hipotireoidismo, mas os valores de TSH e T4L estão normais. Posso ter hipotireoidismo mesmo assim?

Não. Se T4L e TSH estão normais, os seus sintomas têm outra causa. Nestes casos, não adianta usar levotiroxina, pois não há falta de T4 no sangue.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


98 respostas para “Hipotireoidismo: o que é, causas, sintomas e tratamento”

  1. Dinez

    Meu TSH deu um resultado de 1,72 tá normal?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, esse valor está normal.

  2. Manel Lisboa

    Boa noite Dr.tenho 48 anos e fiz análises recentemente então verifiquei que o resultado da tiróide deu.TSH( geração) 1,7 uUI/ml 0.55-4,78 estou preocupado obrigado boa noite.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      TSH de 1,7 é um valor normal.

  3. Nauane

    Oi estou com perca de memória constante e fiz o T4 0,94 e o TSH 0,27 oque acha a respeito eu tenho apenas 24 anos e eu não sei oque fazer estou em desespero descobrir hoje !!!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O TSH está baixo. Procure um endocrinologista para ser avaliada.

  4. Pamella de Souza Borges

    Olá, minha mãe possui hipotireoidismo diagnosticado à 30 anos, realizando o tratamento de forma irregular. Atulmente, apresenta sinais de confusão mental, que podem ser decorrentes da alteração hormonal. O ultimo exame constatou o T4 (0,20ng/dL) e TSH (154,000uUI/mL). Neste caso, qual seria o grau da doença, teríamos como “reverter” somente com o auxílio da medicação?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      TSH de 154 é bem alto. Justifica as alterações mentais. Ela precisa ser tratada de forma correta o mais breve possível.

  5. Nilton Grey Otto Lins

    Paciente de 78 anos com diagnóstico de Doença de Alzheimer, mas ainda lucida interage bem está muito emagrecida pois morava sozinha após ter ficado viuva e a familia a acolheu sou médico da UBS e o seu TSH 12.830 eo T4 livre 1,20.

    Refere poliartralgias nos cotovelos VHS 30 PCR 12 Hemograma EAS e EPFezes normais. Iniciei Levofloxacino 50 mg em jejum.

    Sou Cirurgião Vascular aposentado e resolvi atender nessa UBS.Quero avaliar minha conduta Obrigado

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Nilton, quando você escreve levofloxacino 50 mg, você quis dizer levotiroxina 50 mcg, correto? Nessa idade, o ideal é começar a levotiroxina com uma dose mais baixa para reduzir o risco de complicações cardíacas, principalmente arritmias e eventos isquêmicos. A dose inicial mais segura nos idosos é de 12,5 a 25 mcg/dia, com o aumento progressivo de 12,5 a 25 mcg/dia a cada 2 ou 3 semanas, até atingir uma dose que controle adequadamente o TSH.

  6. Dolores Soares

    boa noite Dr. Pedro,

    A minha análise à TSH deu 3,35 muI/L e a t4 15 e a t3 5! Que lhe parecem estes valores?

    Grata pela atenção…

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O resultado é de T4 ou T4 livre? Se for T4 livre, o resultado é mesmo 15? Não seria 1,5?

  7. FM

    Dr. Pedro, obrigado pela contribuição sobre o assunto. Meu exame acusa: ANTI-TPO: 293,50UI/ml, T4L: 0,80ng/dL, TSH: 2,44microUI/ml. Ainda não consegui marcar consulta com o endócrino. Diante deste resultado, é possível antecipar alguma observação? Muito obrigado.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Você tem o anticorpo positivo, mas a sua tireoide funciona bem. Não há sinais de hipotireoidismo no momento.

  8. AS Barros

    Dr Pedro, parabéns pelo artigo, extremamente fácil de interpretar e esclarecedor. Fiz exame TSH recentemente e acusou 6,5, quando o máximo valor ref. era 5,5, contudo o T4, colesterol, enfim todos os outros estavam normais. Não tenho nenhum sintoma e nada foi receitado. Algo com que me preocupar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Você tem hipotireoidismo subclínico. Em princípio, é preciso só acompanhar.

  9. Margarete Paulino alves

    O TSH deu 6.100 e vou começar a tomar esse remédio Puran, mais tenho labirintite ele mexer com a labirintite?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não tem problema.

  10. Daniele

    Olá dr Pedro, fiz exame e meu tsh deu 100.00 e meu t4 deu 4.31, posso estar com problemas na tireoide?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, um TSH de 100 é muito alto.

  11. Marcia Salema

    Dr. Pedro, agradeço pelo seu excelente trabalho neste site.
    Esclarecedor, e principalmente, ético.
    Obrigada!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Obrigado, Marcia.

  12. Claudneipereira Pereira

    Olá meu tsh ultrasensivel deu 1,72 e normal obg

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      É um valor normal.

  13. Bruna

    Ótimo artigo!

    Dr., há 4 anos descobri que tenho Tireoidite de Hashimoto e desde então faço o tratamento com Puran T4. No início do tratamento tive uma leve melhora com relação aos sintomas, mas com o passar dos anos os sintomas não desapareceram, muito pelo contrário, parecem piorar cada vez mais. Fui recentemente no endócrino e relatei isso mas ele não quis aumentar a dose do Puran porque os níveis de T3, T4 e TSH estão dentro da normalidade para o meu caso.
    Minha pergunta é: se faço o tratamento a tanto tempo, os sintomas não deveriam ter desaparecido, ou pelo menos, sido amenizados?

    Grata.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, deveriam. Mas se as taxas estão normais, talvez os sintomas não tenham origem na tireoide.

  14. sandra

    boa noite Dr. Pedro Pinheiro-MD.Saúde. tive que destruir minha tireóide com iodo raioativo em 2003. Bom, a cada 4 meses faço o exame do tsh. estava eu mesmo controlando entre 125mg e 112 mg do Levotiroxina, Bom agora esse mes deu um salto de 3.750 para 13.750 o tsh e o t4 foipara 11.0 . devo aumentar as mg para quanto para diminuir o tsh?obrigado!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sandra, lamento, mas eu não posso indicar alterações na posologia de medicamentos pela internet. A dose precisa ser revista, mas isso quem tem que fazer é o seu médico.

  15. Eudicleia silva

    Bom dia fiz um esame de hormônio tireoestimulante TSH t deu 1.40tenho tireóide ou não

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Tireoide você e todo mundo tem. O que o exame mostra é que parece não haver problemas na sua tireoide.

  16. Maria Elena A

    Boa noite Dr, tenho hipotireoidismo e comecei a tomar o diante 35, ele interfere na tireóide? Grata

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não.

  17. Tainara Caires

    Boa noite, gostaria de saber se o Puran T4 levotiroxina sódica 50mcg diminui a eficácia do anticoncepcional selene?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não.

  18. Andrea Oliveira

    Boa tarde doutor,
    Tomo Letter 1g para o hipotiroidismo e tomo a pilula Harmonet. Queria saber se o letter altera o efeito da pilula ou vice-versa. E se sim, gostava de saber se o adesivo é influenciado pelo letter?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não influencia, não.

  19. Leticia Souza

    Boa tarde, gostaria de saber se tem problema em usar o levoid 38mcg com o anticoncepcional Yaz? Obrigada!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não.

  20. Caio

    Dr., sou Educador Físico e gostaria muito de ter acesso a resposta desta pergunta: “Bom dia Dr Pedro! Faço aulas de Jump em uma academia da minha cidade e fui orientada em tomar o BCAA pra questão da fadiga dos músculos e também para manter a massa magra, mas tenho problema de Hipotireoidismo, gostaria de saber se não terá problema tomar o BCAA. Agradeço desde já e aguardo retorno!” De antemão agradeço-lhe.

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Em princípio, não há contra-indicação.

  21. Ju Stin

    Olá!
    Após uma longa e repetida jornada de exames, ajustes de dose, etc, meu endocrinologista me disse certa vez “que tive uma tireoidite” e receitou a levotiroxina “para sempre”.

    1) Se bem interpretei aqui (pois na hora não entendi direito), significa que tive hashimoto e minha tireóide perdeu a função permanentemente?
    (tireoidite é sinônimo de tireoidite de hashimoto?)

    2) Existe alguma tolerância de tempo que se pode ficar sem a levotiroxina?
    (ainda tento me adaptar a tomar diariamente, mas acontece às vezes de ficar 2 ou 3 dias sem)

    3) Por fim, não entendi: qual o problema de se tomar a medicação com o estomago cheio?

    Obrigada

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      1. provavelmente sim
      2. Não, a toma tem que ser diária.
      3. Atrapalha a absorção da droga.

  22. Ssouza Erica

    Dr. Pedro, gostaria de saber se existe alguma diferença entre tomar o hormônio tireoidiano genérico e o de marca, pois quando tomo o do laboratório mesmo, sinto diferença.
    Mas quero tirar a prova se realmente há diferença.
    Muito obrigada!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não deveria haver. Mas se você sente diferença, o ideal é usar aquele que lhe faz sentir melhor.

  23. Annamariaufg

    Dr Pedro,o hipotireoidismo pode alterar o exame proteína C reativa?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não costuma alterar não.

  24. Maria Aparecida Prada

    Boa noite Dr. Pedro.
    Quem tem tireoidite de hashimoto pode ficar frígida?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se estiver bem controlado, não.

  25. Ana Rosa

    Por favor, problemas na tireóide como tireoidite de hashimoto, pode dar alteração no exame de marcador tumoral como o CEA.? 

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O CEA pode dar alterado em várias situações, até em pessoas que fumam ou estão com algum inflamação/infecção. Problemas da tireoide também podem alterá-lo.

  26. MariaGonzales270

    Olá Dr., gostaria de saber se com somente o exame de TSH pode-se confirmar hipotireoidismo. Obrigada.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O ideal é ter o t4 livre também, pois há casos raros de TSH elevado que não é hipotireoidismo.

  27. MariaGonzales270

    Olá Dr., gostaria de saber se com somente o exame de TSH pode-se confirmar hipotireoidismo. E se não há um tratamento que possa controlar isso definitivamente, conheço várias pessoas que fizeram tratamento ortomolecular e não precisaram mais tomar levotiroxina continuamente, sabe algo a respeito? Obrigada!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      É preciso também dosar o T4 livre.
      Eu nunca vi nenhum paciente que tivesse controlado o seu hipotireoidismo com medicina ortomolecular. Também nunca li nenhum estudo científico sobre isso.

  28. lufelix

    Dr tomo synthroid 150 mg a uns 3 anos, e de 1 ano pra cá, estou com anemia, qual a relação entre elas? Já tomei 5 ampolas de noripurum e não tive melhora. o que faço? procuro um endocrino, nutricionista ou hematologista? agradeço

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Hematologista.

  29. Kaka Cristy

    ola doutor fiz o exame do tsh e deu 4,9 o resultado, posso tomar medicação sem receita?
    posso começar com 50 mg?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      NÃO!

  30. Vanessa Freitas

    Dr° no dia que fiz o exame de TSH estava menstruada, isso pode ter dado alguma alteração?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não.

  31. Silmara Reis08

    Dr(a), Euthyrox 50 pode fazer o anticoncepcional gynera perder eficacia.
    Obrigada

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não.

  32. Kary_rhcp

    boa noite Dr., uso o puran 25mcg há algum tempo , mas não vejo muito efeito, então passei por conta propria para o Puran de 150mcg. tem algum efeito grave??
    obrigada

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Isso é de uma irresponsabilidade sem tamanho. Você de uma hora para outra aumentou a dose em 500% por conta própria. Sugiro que procure seu endocrinologista o mais rápido possível.

  33. Marcia

    Boa noite doutor.
    o senhor atende em algum consultorio? Aceita plano de saude?
    Obrigado

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não moro no Brasil.

  34. Jéssica

    Oi Doutor, tomo Puran T4 e anticoncepcional Selene, o Puran T4 pode diminuir o efeito do anticoncepcional?
    Obrigada

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não.

  35. Cristina

    Boa noite Dr. O resultado dos meus exame t4livre foi 0,60 o t4 total foi 6,30 o tsh 5,28. O que me preocupa foi no Anti-tpo que foi 1,086,72. Pode estar certo?
    Desde já agradeço.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode.

  36. Helena

    Caro Doutor, fiz recentemente cirurgia de remoção da tireóide em virtude de nódulos múltiplos com formação de bócio. Agora me sinto mal com o Puran t4 100mg. Cansada e sonolenta. O que acontecerá se eu não tomar mais este medicamento? poderia substituí-lo por outro? Vou procurar ajuda de meu endocrinogista, mas nunca obtive dele tantas informações quanto as que lí em seu blog, por isso estou perguntando primeiro ao senhor.
    Obrigada, Helena

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Antes de tudo é importante saber se a dose do Puran não está baixa.

  37. Irlanda Lima

    Dr. Pedro,
    Há algum efeito colateral de longo prazo na ingestão da Levotiroxina (Purant)?
    É possível substitui-lo por reposição de iodo?
    Se sim, qual é o melhor tratamento?
    A administração do Purant com o anticoncepcional Diane causa algum efeito diverso?
    Obrigada!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      1- Se estiver na dose correta, não.
      2- Não
      3- Não.

  38. Lu.

    Vou começar um tratamento com Levoid (hipertireoidismo) e gostaria de saber se ele afeta de alguma forma o efeito do meu anticoncepcional (Selene)… Uso um pela manhã, e o outro à noite. Obrigada.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não

  39. Nicleia

    Dr. O Anti-TPO acima do normal pode alterar a libido na mulher (falta da libido)?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Só se tb houver hipotireoidismo.

  40. Marciab2

    DR. quem toma medicamento como levoid pede estar tomando anticoncepicinal Elani 28?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode.

  41. Marcia

    oi Dr: quem tem hipotireoidismo pode tomar anticoncepsional como Elani 28 ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode.

  42. Camila13guimaraes

    Dr. esse exame de TSH e T4 livre detecta o uso de anticoncepcional ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não.

  43. Ariadi_sr

    Dr, Eu tenho hipotireoidismo tomo a medicação há dois meses. Entretanto, os sintomas clássicos ainda não se amenizaram. Refiz os exames meu TSH está 3,3 e T4 livre 1.7. É normal eu ainda sentir os sintomas?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Uma vez que seu TSH esteja normal, não faz sentido vc ainda ter sintomas.

  44. Maria

    olá, foi me retirada a tiroide agora tenho hipertitoidismo e continuo a fazer tratamento, terei algum problema caso queira engravidar? 
    Obrigado

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      É só controlar o tomar os medicamentos e controlar o TSH

  45. Giseletozine

    Olá. Existe alguma relação entre doença de hashimoto e sindrome de nash, sei que ambas são doenças auto-imunes. Existe a chance de desenvolver outras doenças auto-imunes?
    Grata. Gisele.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      A síndrome de NASH que você se refere é a esteato hepatite não alcoólica? Se for, ela não tem origem autoimune.

  46. Eliane

    Dr.Pedro Pinheiro,sou operada da tireoide a 6 anos,tinha nódulos,tiroidite,e hipotiroidismo,esse peguei resultados dos hotmônios e estão ok,menos de colesterol o bom esta super baixo,e o ruim super alto,tá tudo alterado,tem a vê com a tireóide?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode ter.

  47. GiZaDuarte

    sim, mas só consegui consulta pra daqui a um mes com o endocrinologista, dai estar curiosa…nao me consegue adiantar mais nada ? desculpe a insistencia e obrigado..bem haja

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O Conselho Federal de Medicina proíbe os médicos de opinar sobre análises laboratoriais pela internet.

  48. Bisd

    olá boa tarde eu escrevo de portugal e a minha questao é a seguinte :
    tendo eu o meu TSH.6,92  , T3 a 3,43 e o T4 a 0,61 dois nodulos na tiroide de 6 e 8 milimetros poderei ser doente de hipotiroidismo??…desde já o meu mt obrigado

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Esse TSH está cima do limite. É preciso ser avaliado pelo seu médico de família ou por um endocrinologista.

  49. Suyane_hvl

    Ola gostaria de pode saber se a outro meio de fazer o tratamento do hipotireoidismo, sem ser através de comprimidos? Se poder me avisa desde já agradeço… Eu tenho já faz um ano que descobri, só que desde agosto que não volto no meu médico com medo de levar bronca, porque sei que vou levar e com razão, mas minha cabeça ta tão confusa sei que tinha que ter cabeça, mas não consigo, é dificil. O que faço?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não há outro modo, só através da reposição de hormônios.