Artigo atualizado em 07/09/2013

HIPOTIREOIDISMO | Tireoidite de Hashimoto

Hipotireoidismo é o nome que se dá quando a glândula tireoide funciona deficientemente, produzindo menos hormônios do que o necessário para o controle do nosso metabolismo. O hipotiroidismo é a doença mais comum da tiroide.

Neste artigo iremos explicar os seguintes pontos sobre o hipotiroidismo:

  • O que é hipotiroidismo.
  • Como funciona a tiroide
  • Causas do hipotiroidismo.
  • O que é tireoidite de Hashimoto.
  • Sintomas do hipotireoidismo
  • Diagnóstico do hipotiroidismo
  • Tratamento do hipotiroidismo

Depois de ler este texto, não deixe também de visitar nossos outros artigos sobre a tireoide e suas doenças:
- DOENÇAS E SINTOMAS DA TIREOIDE
- SINTOMAS DO HIPOTIREOIDISMO
- HIPOTIREOIDISMO | Peguntas e respostas
- HIPERTIREOIDISMO E DOENÇA DE GRAVES
- NÓDULO DE TIREOIDE | Diagnóstico e como diferenciá-lo do câncer

Como funciona a tireoide?

A tiroide (ou tireoide) é uma glândula em forma de borboleta que se localiza na base do pescoço, abaixo da laringe. A tireoide produz dois hormônios: triiodotironina (T3) e tiroxina (T4), que agem regulando o nosso metabolismo, ou seja, o modo como o corpo usa e armazena energia.

Hipotireoidismo - Funcionamento da tireóide

Funcionamento da tireóide

Hipotireoidismo é o nome que se dá quando a glândula tiroide produz uma quantidade insuficiente destes hormônios. Para entender como surge o hipotireoidismo é preciso saber como funciona a tireoide. O mecanismo explicado abaixo parece complicado, mas não é. Leia com calma que está tudo bem explicadinho.

1. Como acabei de explicar, a tireoide produz dois hormônios que controlam nosso metabolismo, chamados de T3 e T4.
2. A glândula hipófise, localizada na base do cérebro, controla o grau de produção de T3 e T4 pela tiroide através de um hormônio chamado TSH (em inglês, Hormônio Estimulador da Tireoide).

Quando existe pouco hormônio tireoidiano circulante, a hipófise aumenta a secreção de TSH, dando ordem para que haja uma maior produção de T3 e T4 pela tireoide. Quando existe muito hormônio circulante, a hipófise diminui a secreção de TSH, desestimulando a tireoide a produzir T3 e T4. Assim, o organismo consegue manter níveis sempre estáveis de T3 e T4, mantendo o nosso metabolismo controlado.

Hipotireoidismo primário x hipotireoidismo secundário

O Hipotiroidismo pode ser causado por um problema na tireoide que impeça a secreção de seus hormônios (hipotireoidismo primário) ou por um problema na hipófise que iniba a secreção de TSH, inibindo consequentemente a produção de T3 e T4 (hipotireoidismo secundário).

Portanto, hipotireoidismo primário ocorre por defeito na tireoide e hipotireoidismo secundário por defeito na hipófise.

A distinção entre hipotireoidismo primário e secundário é muito fácil, sendo feita através do doseamento do TSH e do T4 no sangue:

  • Quando a tiroide tem um problema e começa a produzir pouco hormônio, a hipófise aumenta progressivamente sua produção de TSH para tentar contornar esse déficit. Portanto, no hipotireoidismo primário encontramos o TSH elevado e o T4 baixo.
  • Se o problema for central, na hipófise, encontraremos um TSH baixo por falta de secreção e um T4 também baixo por falta de estímulo para sua produção.

95% dos casos de hipotiroidismo são de origem primária. As principais causas são a tireoidite de Hashimoto, a remoção cirúrgica da tireoide (tireoidectomia) e a destruição da glândula por irradiação.

Tireoidite de Hashimoto

A tireoidite de Hashimoto é uma doença autoimune (leia: DOENÇA AUTOIMUNE), que ocorre por destruição da glândula pelos nossos próprios anticorpos.

A tireoidite de Hashimoto é a principal causa de hipotiroidismo. É sete vezes mais comum nas mulheres e apresenta uma clara relação familiar.

A tireoidite de Hashimoto ocorre da seguinte maneira:

Por motivos ainda desconhecidos, o nosso organismo passa a produzir anticorpos contra a própria glândula tireoide. O processo de destruição é lento e dura vários anos.

Conforme as células da tiroide vão sendo destruídas, a capacidade da glândula produzir  T4 e T3 vai caindo. Notando que há uma queda nos níveis de hormônios tireoidianos, a hipófise aumenta a secreção de TSH, estimulando as células da tireoide que ainda existem a aumentar sua produção de hormônios.

Este aumento do TSH é suficiente para normalizar os níveis de T3 e T4. Por isso, nas fases inicias da tireoidite de Hashimoto o paciente não apresenta sintomas, já que seus níveis sanguíneos de T3 e T4 permanecem normais. Entretanto,  nas análises de sangue já conseguimos detectar um TSH mais alto que o normal. Esta fase é chamada de hipotireoidismo subclínico (leia: HIPOTIREOIDISMO SUBCLÍNICO).

Conforme mais células vão morrendo, mais TSH vai sendo secretado pela hipófise, até o ponto que as células remanescentes são tão poucas que já não conseguem mais produzir o T3 e T4 necessários para manter um nível sanguíneo desejado. Quando os hormônios da tireoide ficam em níveis baixos, começam a surgir os sintomas do hipotireoidismo.

O nome tiroidite é dado porque a ação dos anticorpos na tiroide causa uma irritação da mesma. É possível que o paciente desenvolva hipertiroidismo nas fases inicias, já que a glândula irritada pode começar a liberar mais hormônios que o desejado. O paciente pode evoluir com hipertireoidismo inicialmente, e só em fases avançadas passar a ter hipotireoidismo.

Sintomas do hipotireoidismo

- Aumento do volume da tireoide, chamado de bócio.
- Fraqueza, desânimo e cansaço fácil.
- Intolerância ao frio.
- Diminuição do suor.
- Perda de cabelo (leia: CALVÍCIE | QUEDA DE CABELOS | Causas e tratamento).
- Ganho leve de peso (hipotireoidismo não leva a grandes ganhos de peso).
- Pele seca.
- Unhas fracas.
- Dor nas articulações.
- Redução do paladar.
- Anemia (leia: ANEMIA | Sintomas e causas).
- Síndrome do túnel do carpo (leia: SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO | Sintomas e tratamento).
- Constipação intestinal (prisão de ventre).
- Aumento do colesterol (leia: colesterol HDL, colesterol LDL e triglicerídeos).
- Alterações da menstruação (para mais ou para menos).
- Infertilidade.
- Disfunção erétil (leia: IMPOTÊNCIA SEXUAL | Causas e tratamento).
- Perda da libido.
- Redução dos pelos da sobrancelha.
- Hipertensão (leia: HIPERTENSÃO ARTERIAL | Sintomas e tratamento).
- Inchaços (em casos mais graves).
- Coma (em casos graves e não tratados).

O hipotireoidismo leva a ganho de peso, mas NÃO É CAUSA DE OBESIDADE. É muito comum as pessoas justificarem sua obesidade pelo hipotireoidismo, quando na verdade essa condição leva ao ganho de apenas poucos quilos, no máximo 5 ou 6. Além disso, o ganho de peso é em boa parte por retenção de líquidos e não por ganho de gordura. Ninguém ganha peso suficiente para ficar obeso só porque está com hipotireoidismo. A obesidade só ocorre naqueles pacientes que já se encontravam em situação de sobrepeso anteriormente, já próximo de serem obesos.

Em crianças o hipotireoidismo leva a um quadro de baixo crescimento e retardo mental chamado de cretinismo (daí a origem da palavra cretino). Os hormônios tireoidianos são essenciais para o desenvolvimento do cérebro. O teste do pezinho serve para diagnosticar hipotireoidismo nos recém-nascidos.

O hipotireoidismo causado pela remoção ou irradiação da tireoide apresenta os mesmos sintomas do hipotireoidismo causado pela tireoidite de Hashimoto. A diferença é que seu início é abrupto na remoção da tiroide, e lento e progressivo no Hashimoto.

Outra causa de hipotireoidismo é a carência de iodo, substância necessária para produção dos hormônios. Hoje existe suplementação de iodo no sal de cozinha, sendo esse tipo de hipotireoidismo raro nas áreas urbanas.

Alguns medicamentos, como a amiodarona, interferon e lítio também podem causar alterações no funcionamento da tireoide, causando hipotireoidismo.

Para saber mais detalhes sobre os sintomas do hipotireoidismo, leia: SINTOMAS DO HIPOTIREOIDISMO.

Diagnóstico do hipotireoidismo

O diagnóstico é feito com a dosagem de TSH, T4 livre e dos anticorpos contra tiroide (anti-TPO e anti-tireoglobulina).

Em geral, o diagnóstico de hipotireoidismo é dado aos pacientes com sintomas de hipotiroidismo que tenham TSH maior que 4 mU/L. Existe ainda o grupo que cai na definição de hipotireoidismo subclínico, ou seja, TSH maior que 4 mU/L, mas sem sintomas da doença. Neste último caso, o tratamento só é necessário caso o paciente tenha colesterol elevado, TSH maior que 10 mU/L, caso a paciente esteja grávida, ou se tiver os anticorpos contra tireoide positivos (anti-TPO e anti-tireoglobulina).

A presença de anti-TPO ou anti-tireoglobulina em um paciente com hipotireoidismo indica que a causa é a doença de Hashimoto (leia: ANTICORPOS CONTRA TIREOIDE: anti-TPO, TRAb e anti-tireoglobulina).

Hoje, graças à identificação dos hipotireoidismos subclínicos, já somos capazes de diagnosticar a doença antes dela apresentar sinais clínicos. Uma das primeiras alterações é a elevação do colesterol, que pode preceder em anos o início do hipotireoidismo franco.

Atenção, não existe hipotiroidismo com análises normais. Se você acha que tem sintomas de hipotiroidismo, mas seu TSH e T4 são normais, as suas queixas têm outra causa.

Todos os pacientes acima de 50 anos devem ter seu TSH dosado, mesmo que não apresentem nenhum sintoma de hipotireoidismo. Se houver história familiar positiva, o rastreio pode começar aos 35 anos, principalmente nas mulheres.

Tratamento do hipotireoidismo

Não existe cura para a doença de Hashimoto, mas felizmente já existem hormônios tireoidianos sintéticos. O tratamento do hipotiroidismo consiste na simples administração diária destes. A droga usada normalmente é a Levotiroxina (Puran®, Synthroid®, Letter®), que é um T4 sintético.

A Levotiroxina é administrada uma vez por dia e deve ser tomada sempre com estômago vazio (1 hora antes de comer ou 2 horas depois) . O objetivo do tratamento é manter o TSH dentro da faixa de normalidade, que varia entre 0,4 e 4,0 mU/L. Para isso o seu médico pode ter que alterar as doses do medicamento de vez em quando.

As dosagens dos comprimidos de levotiroxina são em microgramas e não em miligramas, como a maioria dos remédios. Por isso, a levotiroxina não deve ser feita em farmácia de manipulação,para que não haja erros na dosagem.

Os sintomas costumam regredir já com duas semanas de tratamento. O objetivo é manter o paciente com TSH normal e livre de sintomas.

O tratamento é feito por toda vida e não pode ser interrompido.

Tratamento do hipotiroidismo subclínico

Não há dúvidas de que pacientes com TSH elevado e sintomas de hipotiroidismo devam ser tratados com reposição de hormônios. A dúvida surge nos casos de hipotiroidismo subclínico.

Neste grupo, o tratamento só é habitualmente necessário caso o paciente tenha colesterol elevado, TSH maior que 10 mU/L, caso a paciente esteja grávida, ou se tiver os anticorpos contra tireoide positivos (anti-TPO e anti-tireoglobulina).

Para saber mais sobre o hipotireoidismo subclínico, leia: HIPOTIREOIDISMO SUBCLÍNICO

Publicidade
  • Maria Elena A

    Boa noite Dr, tenho hipotireoidismo e comecei a tomar o diante 35, ele interfere na tireóide? Grata

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • Tainara Caires

    Boa noite, gostaria de saber se o Puran T4 levotiroxina sódica 50mcg diminui a eficácia do anticoncepcional selene?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • Andrea Oliveira

    Boa tarde doutor,
    Tomo Letter 1g para o hipotiroidismo e tomo a pilula Harmonet. Queria saber se o letter altera o efeito da pilula ou vice-versa. E se sim, gostava de saber se o adesivo é influenciado pelo letter?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não influencia, não.

  • Leticia Souza

    Boa tarde, gostaria de saber se tem problema em usar o levoid 38mcg com o anticoncepcional Yaz? Obrigada!

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • Caio

    Dr., sou Educador Físico e gostaria muito de ter acesso a resposta desta pergunta: “Bom dia Dr Pedro! Faço aulas de Jump em uma academia da minha cidade e fui orientada em tomar o BCAA pra questão da fadiga dos músculos e também para manter a massa magra, mas tenho problema de Hipotireoidismo, gostaria de saber se não terá problema tomar o BCAA. Agradeço desde já e aguardo retorno!” De antemão agradeço-lhe.

    • Pedro Pinheiro

      Em princípio, não há contra-indicação.

  • paulasoraya

    Olá Dr. Pedro, venho a mais de 1 ano fazendo exames de hormonioo regularmente pois estava fazendo tratamento para engravidar apesar dos meus exames clinicos sempre constatarem que estava tudo normal. No inicio de outubro do ano passado descobrir que estava com hipertireodismo (T4 – 2,970 em 15/10) que subiu para 3,370 em 29/10 e que caiu para 0,07 em 17/12 após o uso do propilracil. Quanto ao TSH estava com 0,015 em 15/10, com 0,015 em 29/10 e subiu para 104 em 17/12.
    Tomei o propiracil até 26/12, pois ao ver o resultado dos meus exames pela internet ficquei assustada e liguei imediatamente para a minha endocrinologista que pediu que eu suspendese a medicação.
    Ao encontra-la no dia 31/12 ela constatou que agora eu estava com hipotireoiridismo e me passou “Euthycox” (acho que é isso) de 50 mg uma vez ao dia. Ainda não tomei a medicação, pois ao chegar em casa me bateu a duvida de como meu organismo poderia reagir tomando um remedio que agora ia fazer o efeito contrario; se não era melhor eu dar um tempo para começar a tomar a nova medicação ou se o fato de eu ainda não está tomando a medicação poderia me prejudicar de alguma forma. Se o senhor puder me dar alguma reposta sobre os meus questionamentos, desde já agreço a atenção!!!

  • Cristina

    Boa tarde Dr. Pedro.
    Tive ca de mama e fiz o quadrante, há 2 anos e desde então fiquei tomando a medicação Tamoxifeno. No momento descobri q tou com hipotireoidismo e tou tomando Puran 25 mg, esqueci de perguntar á médica se não existe problema, já que não posso fazer reposição de hormônio. O que o senhor me diz?
    Desde já muito fico agradecida se me responder.

  • JosiGondin

    Bom dia Dr Pedro! Faço aulas de Jump em uma academia da minha cidade e fui orientada em tomar o BCAA pra questão da fadiga dos músculos e também para manter a massa magra, mas tenho problema de Hipotireoidismo, gostaria de saber se não terá problema tomar o BCAA. Agradeço desde já e aguardo retorno!

  • Ju Stin

    Olá!
    Após uma longa e repetida jornada de exames, ajustes de dose, etc, meu endocrinologista me disse certa vez “que tive uma tireoidite” e receitou a levotiroxina “para sempre”.

    1) Se bem interpretei aqui (pois na hora não entendi direito), significa que tive hashimoto e minha tireóide perdeu a função permanentemente?
    (tireoidite é sinônimo de tireoidite de hashimoto?)

    2) Existe alguma tolerância de tempo que se pode ficar sem a levotiroxina?
    (ainda tento me adaptar a tomar diariamente, mas acontece às vezes de ficar 2 ou 3 dias sem)

    3) Por fim, não entendi: qual o problema de se tomar a medicação com o estomago cheio?

    Obrigada

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      1. provavelmente sim
      2. Não, a toma tem que ser diária.
      3. Atrapalha a absorção da droga.

  • Jrfalmeida

    Existe cura para hipotiroidismo sim!! Eh claro que nao eh so tomando levotiroxina sodica para mascarar o sintoma…Os casos de cura nao sao raros.

  • Neiva Rauber

    Dr Pedro, boa tarde, sou Neiva e estou escrevendo em nome de minha irmã no mês 8, foi constatado a doença, foi feito exame; T3 352,8 ng/dL; T4 20,3 ug/dL; TSH inferior a 0,008uUI/mL . No mês 10 foram feitos novos exames: T3 233,1, T4 1,72, TSH 0,016 no primeiro exame foi receitado a ingestão de tapazol 10g dois comp. pela manhã e dois após a janta,e outro Atendol 50mg uma vez ao dia e após o segundo exame a medicação foi a mesma, não foi dada nenhuma diéta, nosso tipo sanguineo é O p. porém minha irmã está com uma alergia em todo o corpo (coçeira). aqui na nossa cidade o sistema de saúde é bem precário pra fazer uma consulta com especialista tem que ir pra outra cidade um pouco distante, e é daquele tipo de atendimento que vc tem que ficar em cima brigando se não vc morre. Se o Sr puder analizar a medicação e nos ajudar a distancia ficamos agradecido.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não.

  • Neiva Rauber

    Dr Pedro, boa tarde, sou Neiva e estou escrevendo em nome de minha irmã no mês 8, foi constatado a doença, foi feito exame; T3 352,8 ng/dL; T4 20,3 ug/dL; TSH inferior a 0,008uUI/mL . No mês 10 foram feitos novos exames: T3 233,1, T4 1,72, TSH 0,016 no primeiro exame foi receitado a ingestão de tapazol 10g dois comp. pela manhã e dois após a janta,e outro Atendol 50mg uma vez ao dia e após o segundo exame a medicação foi a mesma, não foi dada nenhuma diéta, nosso tipo sanguineo é O p. porém minha irmã está com uma alergia em todo o corpo (coçeira). aqui na nossa cidade o sistema de saúde é bem precário pra fazer uma consulta com especialista tem que ir pra outra cidade um pouco distante, e é daquele tipo de atendimento que vc tem que ficar em cima brigando se não vc morre. Se o Sr puder analizar a medicação e nos ajudar a distancia ficamos agradecido.

  • pallmeida

    Dr pedro, faço tratamento para hipotiroidismo há 5 anos. Faço uso de euthirox 125, sempre que faço a dosagem de tsh e t4 livres os valores estão compatíveis, porem na ultima dosagem meu t4 deu 1,200mg/dl e meu tsh deu 14,790 uIU/ml. Fiz uso do hormonio respeitando o jejum recomendado.Como não me enquadro no hipotiroidismo subclínico, o que o sr acha que pode está acontecendo?? como pode um tsh tão alto com t4 livre normal?
    obrigada
    Paula

  • pallmeida

    Dr pedro, faço tratamento para hipotiroidismo há 5 anos. Faço uso de euthirox 125, sempre que faço a dosagem de tsh e t4 livres os valores estão compatíveis, porem na ultima dosagem meu t4 deu 1,200mg/dl e meu tsh deu 14,790 uIU/ml. Fiz uso do hormonio respeitando o jejum recomendado.Como não me enquadro no hipotiroidismo subclínico, o que o sr acha que pode está acontecendo?? como pode um tsh tão alto com t4 livre normal?
    obrigada
    Paula

  • Jackeemer

    Boa tarde doutor Pedro, acabei de receber meu exame e meu retorno ainda vai levar uns dias pra acontecer, será q poderia me adiantar apenas uma suspeita q tenho? Meu exame de “Hormônio Tireoestimulante (TSH) deu 42,10 UI/ml, isso significa q estou com algum problema? Agradeço desde já.

  • Consultorasexual2009

    bom dia eu sempre fui gordinha agora eu tenho 38 anos só tenho 6 anos que eu descobri que eu tenho a doença tomo puran de 150mg mais ainda é pouco porque o hormônio ñ aumentou.minha mestruação é ezagerada, sinto muito cançaso esquecimento e tomo ate anti-depresivo ,meus cabelos cai,e minhas unhas só anda quebrando

  • Consultorasexual2009

    bom dia eu sempre fui gordinha agora eu tenho 38 anos só tenho 6 anos que eu descobri que eu tenho a doença tomo puran de 150mg mais ainda é pouco porque o hormônio ñ aumentou.minha mestruação é ezagerada, sinto muito cançaso esquecimento e tomo ate anti-depresivo ,meus cabelos cai,e minhas unhas só anda quebrando

  • Tania Silva

    Boa noite!!

    A minha mãe teve hipertiroidismo ao 27 anos, como sempre tive uma estrutura estranha no pescoço, bastante inchado fui vigiando. Actualmente tenho 27 anos e fui fazer o exame de rotina e deu como resultados TSH: 4.35 um pouco acima do normal e T4 livre 1.18 dentro do normal. Eu gostaria de saber se isto é considerado hipotiroidismo subclinico ou hipertiroidismo subclinico.

    Obrigado

  • Tania Silva

    Boa noite!!

    A minha mãe teve hipertiroidismo ao 27 anos, como sempre tive uma estrutura estranha no pescoço, bastante inchado fui vigiando. Actualmente tenho 27 anos e fui fazer o exame de rotina e deu como resultados TSH: 4.35 um pouco acima do normal e T4 livre 1.18 dentro do normal. Eu gostaria de saber se isto é considerado hipotiroidismo subclinico ou hipertiroidismo subclinico.

    Obrigado

  • Elianetavaresrocha

    olá ,descobri a patologia já fazem quase 2 anos queria saber porque ainda sinto os sintomas de vez em quando já que tomo a medicação corretamente, e também porque não consigo emagrecer para meu peso antigo? Obrigada espero respostas……

  • mari

    gostei muito! mas tenho uma duvida depois que comecei a tomar levoide, emagreci 5 quilos, so que continuo emagrecendo, nao sou gorda, estou satisfeita, mas se nao parar de emagrecer? por favor se puder me responda os medicos que ja passei diz que não é , mas não tem outra explicação , parei por um tempo a medicação agradecida mari.

  • mari

    gostei muito! mas tenho uma duvida depois que comecei a tomar levoide, emagreci 5 quilos, so que continuo emagrecendo, nao sou gorda, estou satisfeita, mas se nao parar de emagrecer? por favor se puder me responda os medicos que ja passei diz que não é , mas não tem outra explicação , parei por um tempo a medicação agradecida mari.

  • RITACOUTINHO2011

    nunca tive tiroide, no caso hipo,mas tomando litio desenvolvi queria saber se tenho que tomar para sempre ou não? tomo 600MG LITIO E 50 DE PURAN T4 ?

  • RITACOUTINHO2011

    nunca tive tiroide, no caso hipo,mas tomando litio desenvolvi queria saber se tenho que tomar para sempre ou não? tomo 600MG LITIO E 50 DE PURAN T4 ?

  • Gigio Scho

    Pelo que parece pode pois li muito a respeito e com é um medicamento natural, ou seja é simplesmente um hormônio, não vai haver problema algum.

  • Andreia Pc

    Boa tarde, Dr. Pedro. O TSH superior a 6,0 com T4 normal já é considerado Hipotireodismo?

  • Andreia Pc

    Boa tarde, Dr. Pedro. O TSH superior a 6,0 com T4 normal já é considerado Hipotireodismo?

  • Cynaraarmond

    Dr Pedro boa noite,
    Fiz o FAN que deu:1/640 PADRAO NUCLEAR CENTROMERICO ele pode está relacionado com a Tiroidite de Hashimoto? Eu tenho Hipotiroidismo que está normalizado com a levotiroxina.
    Desde já agradeço sua atenção!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não deveria haver. Mas se você sente diferença, o ideal é usar aquele que lhe faz sentir melhor.

  • Ssouza Erica

    Dr. Pedro, gostaria de saber se existe alguma diferença entre tomar o hormônio tireoidiano genérico e o de marca, pois quando tomo o do laboratório mesmo, sinto diferença.
    Mas quero tirar a prova se realmente há diferença.
    Muito obrigada!

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não deveria haver. Mas se você sente diferença, o ideal é usar aquele que lhe faz sentir melhor.

  • gleice kely

    Bom dia! Estou com uma preocupação.Tenho hipotiroidismo faço uso do puran t4 50mcgsó que tenho endometriose e comecei a fazer uso continuo do anticoncepcional tâmisa.Posso tomar os dois medicamentos?

  • Luizsevilla

    Bom dia, gostaria de saber mais detalhes a respeito do problema de infertilidade nos homens por causa do hipotiroidismo

  • Luizsevilla

    Bom dia, gostaria de saber mais detalhes a respeito do problema de infertilidade nos homens por causa do hipotiroidismo

  • Daisydiasdasilva

    olá Dr fiz meus eames e deram esse resultado gostaria de saber se e normal
    Anti tpo 9;92
    Anti tireoglobina 12;35
    tsh 10;67 tenho 66 anos e gostaria de saber se e perigoso meu colesterol total ta 314
    eu não como gorduras nem frituras não sei porque dei isso
    hdl 41
    ldl 217
    vldl56

  • Marta Andrade

    Olá,Dr.Pedro!
    Recebi meu exame de ANTI-TPO num valor de 83,quando o valor referência para a normalidade é menor do que 60.Todas as minhas outras taxas estão normais.Meu médico me acompanha e nunca esse exame deu um resultado tão elevado,o último(anterior ao +recente) deu 13.4.Esta foi a primeira vez que recebi um resultado tão distante da normalidade.Tenho nódulos na tireóide e faço punção anualmente-têm diminuído de tamanho e são muito pequenos.Fiquei com medo de ser câncer.A minha preocupação procede?

  • Marta Andrade

    Olá,Dr.Pedro!
    Recebi meu exame de ANTI-TPO num valor de 83,quando o valor referência para a normalidade é menor do que 60.Todas as minhas outras taxas estão normais.Meu médico me acompanha e nunca esse exame deu um resultado tão elevado,o último(anterior ao +recente) deu 13.4.Esta foi a primeira vez que recebi um resultado tão distante da normalidade.Tenho nódulos na tireóide e faço punção anualmente-têm diminuído de tamanho e são muito pequenos.Fiquei com medo de ser câncer.A minha preocupação procede?

  • Marta Andrade

    Olá,Dr.Pedro!
    Todos os meus exames de sangue deram resultado normal (T3/T4L/AAT/TSH),inclusive os de colesterol.O único exame que deu resultado com alteração foi o ANTI-TPO (83-e era para ser menor do que 60).Tenho alguns nódulos na tireóide,bem pequenos.Já fiz punção e não indicam malignidade,nem têm aumentado de tamanho.Tenho 44 anos e a minha preocupação maior é com o ganho de peso -faço dieta desde os 17 anos-pois não tenho conseguido voltar ao peso normal desde os meus 39.Li que o hipotireoidismo não causaria um aumento de peso muito grande,mas se for realmente esse o caso,não influenciaria no metabolismo?Ou seja,o meu metabolismo não ficaria ainda +lento?Confesso que estou preocupada pq é muito difícil fazer dieta de controle alimentar e para manutenção do peso e não conseguir diminuir quase nada apesar de todo o meu esforço.
    Dê uma luzinha para mim!

    Um beijinho,

    Marta Andrade.

  • Marta Andrade

    Olá,Dr.Pedro!
    Todos os meus exames de sangue deram resultado normal (T3/T4L/AAT/TSH),inclusive os de colesterol.O único exame que deu resultado com alteração foi o ANTI-TPO (83-e era para ser menor do que 60).Tenho alguns nódulos na tireóide,bem pequenos.Já fiz punção e não indicam malignidade,nem têm aumentado de tamanho.Tenho 44 anos e a minha preocupação maior é com o ganho de peso -faço dieta desde os 17 anos-pois não tenho conseguido voltar ao peso normal desde os meus 39.Li que o hipotireoidismo não causaria um aumento de peso muito grande,mas se for realmente esse o caso,não influenciaria no metabolismo?Ou seja,o meu metabolismo não ficaria ainda +lento?Confesso que estou preocupada pq é muito difícil fazer dieta de controle alimentar e para manutenção do peso e não conseguir diminuir quase nada apesar de todo o meu esforço.
    Dê uma luzinha para mim!

    Um beijinho,

    Marta Andrade.

  • Annamariaufg

    Dr Pedro,o hipotireoidismo pode alterar o exame proteína C reativa?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não costuma alterar não.

  • gleice kely

    Bom dia! Estou com uma preocupação.Tenho hipotiroidismo faço uso do puran t4 50mcgsó que tenho endometriose e comecei a fazer uso continuo do anticoncepcional tâmisa.Posso tomar os dois medicamentos?

  • Otrrodrigues

    Dr. Pedro, saúde e muito obrigado por existir. Suas orientações e explicações muito ajuda a todos que têm a oportunidade de na leitura do seu trabalho. Por favor continue, nós necessitamos do seu desprendimento e ajuda. Otavio

  • Otrrodrigues

    Dr. Pedro, saúde e muito obrigado por existir. Suas orientações e explicações muito ajuda a todos que têm a oportunidade de na leitura do seu trabalho. Por favor continue, nós necessitamos do seu desprendimento e ajuda. Otavio

  • http://profile.yahoo.com/NKVO4JB74VSCGFEW5VYCHK2IVI Ana Claudia

    Olá Dr Pedro,

    Há dois meses descobri que estou com hipotireoidismo com TSH 9,7, meu receitou levotiroxina de 25 mcg, após 30 dias utilizando o medicamento ele pediu pra refazer o exame de TSH e pediu os exames de T4 livre e Anti TPO, tive os seguintes resultado:
    TSH – 6,1
    T4 Livre – 0,99
    Anti TPO – 5
    o meu médico pediu pra continuar tomando a levotiroxina de 25 que em alguns meses o TSH irá baixar. Gostaria de saber se o limite do TSH é 5,5 não teria que aumentar o medicamento para baixar, outra questão estou com alguns sintomas que tinha qdo o TSH estava alto.

    Obrigada.

  • http://profile.yahoo.com/NKVO4JB74VSCGFEW5VYCHK2IVI Ana Claudia

    Olá Dr Pedro,

    Há dois meses descobri que estou com hipotireoidismo com TSH 9,7, meu receitou levotiroxina de 25 mcg, após 30 dias utilizando o medicamento ele pediu pra refazer o exame de TSH e pediu os exames de T4 livre e Anti TPO, tive os seguintes resultado:
    TSH – 6,1
    T4 Livre – 0,99
    Anti TPO – 5
    o meu médico pediu pra continuar tomando a levotiroxina de 25 que em alguns meses o TSH irá baixar. Gostaria de saber se o limite do TSH é 5,5 não teria que aumentar o medicamento para baixar, outra questão estou com alguns sintomas que tinha qdo o TSH estava alto.

    Obrigada.

  • Audrey

    Olá Dr. , peguei hoje meus exames de rotina ( faço a 1x ao ano por recomendação médica devido ao transtorno bipolar tratando a 15 anos) > Meu T4 esta dentro dos padrões normais, mas o TSH apresentou uma elevação 5,266 e os padroes do exame referem 5,000uUI/ml. Não tenho sintomas, devo me preocupar?Obrigada

  • Gigio Scho

    Claro que pode, quem cala consente.

  • Sandra

    Boa tarde Dr.,
    Em um exame de sangue de rotina foi constado que meu TSH e meu T4 estão elevados (9,57 e 16,6) e fui direcionada para uma Endocrinologista. Esta, por sua vez, realizou uma USG doppler colorida onde não foi apresentado nenhum nodulo e o tamanho e volume da tireoide estavam normais, porém, havia excesso de vascularização nela e estava escura tbm, daí pergunto: é possível diagnosticar somente com esses resultados de exame? Pois fui diagnosticada com hipotireoidite de hashimoto e já me receitou Puran T4 50mcg.
    Posso seguir em frente ou procuro uma segunda opinião?
    Grata se puder me responder

  • Viviane

    Olá, Dr. Pedro!

    Tenho tireoidite de Hashmoto, possuo 2 nódulos benignos e sinto a maioria dos sintomas do hipotireoidismo. Entretanto, os meus níveis hormonais e de colesterol são normais. Só o anti-TPO é que deu extremamente elevado.
    Não tomo nenhuma medicação, mas gostaria de saber se há algum medicamento para amenizar os sintomas dessa doença.

    Grata,

    Viviane.

  • Geovani

    Dr. Boa tarde, estou tomando o Puran T4 já faz dois messes e recentemente me falaram que não tem problema ingerir álcool, desde que pouco…isso é verdade, posso beber cerveja? 

    • Gigio Scho

      Pelo que parece pode pois li muito a respeito e com é um medicamento natural, ou seja é simplesmente um hormônio, não vai haver problema algum.

  • Luana romer

    tenho hiportireoidismo de hashimoto e sito um bolo a garganta é normal?tomo puran t4 de 75 mg

  • Benitomana

    Dr. Pedro. boa tarde.
     fiz exames de tsh e t4  o tsh deu alta 10,00  e o t4 de 0,80 
    para quem sofreu um cirgia a 4 anos de cancer da noca e as cordas vocais ainda falo bem
     o que o senhor achou dos resultados.
     minhas plaquetas estao 318000  mm
    hamatoclito 45,6
    hemacias  a 7,36
    lucocitos 5.700
    so mesmo o tsh  que ta brabo ai o resultado ne.
     ?
    sera algum proboema ou e normal.
    pois sou muito ansioso .

  • Vanessa Freitas

    Dr° no dia que fiz o exame de TSH estava menstruada, isso pode ter dado alguma alteração?

  • Dora

    ja teve caso de se realizar  mais duas vez não conseguir retira a tireoide?  como?

  • Laurinda

    gostaria de saber se: quem tem hipotireoidismo pode fazer qualquer tipo de cirurgia, e comer qualquer tipo de alimento, antecipadamente obrigada.

  • Maria Aparecida Prada

    Boa noite Dr. Pedro.
    Quem tem tireoidite de hashimoto pode ficar frígida?

  • Maria Aparecida Prada

    Boa noite Dr. Pedro.
    Quem tem tireoidite de hashimoto pode ficar frígida?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se estiver bem controlado, não.

  • Rosliasouza

    OLÁ Dr.fiz alguns exames e minha taxa T4 foi 0.46,oTSH foi 13.258,tomei levotiroxina por 3 meses e repeti o exame,o T4 foi a 1.26 e o TSH a 4940 e fiz também o atpo que o valor foi de 131.80.devo me preoucupar ou só continuar com o remédio?

  • Rosliasouza

    OLÁ Dr.fiz alguns exames e minha taxa T4 foi 0.46,oTSH foi 13.258,tomei levotiroxina por 3 meses e repeti o exame,o T4 foi a 1.26 e o TSH a 4940 e fiz também o atpo que o valor foi de 131.80.devo me preoucupar ou só continuar com o remédio?

  • Irlanda Lima

    Dr. Pedro,
    Há algum efeito colateral de longo prazo na ingestão da Levotiroxina (Purant)?
    É possível substitui-lo por reposição de iodo?
    Se sim, qual é o melhor tratamento?
    A administração do Purant com o anticoncepcional Diane causa algum efeito diverso?
    Obrigada!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    O CEA pode dar alterado em várias situações, até em pessoas que fumam ou estão com algum inflamação/infecção. Problemas da tireoide também podem alterá-lo.

  • Juzinap

    Faço tratamento com puran 125mg há algum tempo e estou sempre fazendo controle das taxas com endocrinologista, mas me sinto mal quase todas às vezes que vou à academia, mesmo me alimentando direitinho, além disso, tenho sentido ultimamente muitas dores nas juntas dos dedos das mãos. Tudo isso é por causa do hipotireoidismo? Tenho trinta anos

  • Kmcosta12

    Dr. tenho 42 anos, Katy, o hipotireiodismo influencia na diminuição do libido. Existe tratamento ou medicação  para melhora?

  • Simone

    Boa noite Dr. Pedro. Faço tratamento com puran t4 150mg. O consumo de bebidas alcolicas alteram alguma coisa no tratamento? obrigada. Simone

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Esse TSH está cima do limite. É preciso ser avaliado pelo seu médico de família ou por um endocrinologista.

  • GiZaDuarte

    olá boa tarde escrevo de portugal, gostaria de saber se tendo eu o meu TSH a 6.92 , T3 a 3,43 e o T4 a 0,64 e dois nodulos de 6 e 8 milimetros na tiroide , poderei ser “doente” de hipotiroidismo??’

    desde já o meu mt obrigado

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não há outro modo, só através da reposição de hormônios.

  • MariaGonzales270

    Olá Dr., gostaria de saber se com somente o exame de TSH pode-se confirmar hipotireoidismo. Obrigada.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Sim.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não.

  • Antonio carlos

    Ola dr. bom dia, sou Homem 48 anos, fiz tireodectomia total ha 3,5 anos, venho tomando puran de 150. meu t4 está acima no indicado e meu TSH abaixo de de 0,01 venho sentindo muita arritimia e outros sintomas. seria indicado a diminuição do t4? obrigado. Antonio

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não

  • Kaka Cristy

    ola doutor fiz o exame do tsh e deu 4,9 o resultado, posso tomar medicação sem receita?
    posso começar com 50 mg?

  • Sonia de Jesus Fagundes Siva

    Dr.Pedro  tenho tido varios sintomas; suor excessivo fadiga cansaço físico e mental dores no corpo mal estar queimação na cabeça engordei 22 qs coração acelerado arrepios esquecimento de quase tudo boca amarga os cabelos secos e quebradiços infecção urinaria varias vezes ja tomei muito remedios e a infecção volta de novo. tõ inchando braços pés joelhos mãos e perto di pescoço principalmeente o lado esquerdo do corpo. o inchaços são uns tufos altos e dão unas pontadas.meu exame de t4 livre deu 0,811 ng/dl ref: De 0,932 a 1,71 ng/ml__ o tsh deu 5,91 mUI/dl ref: De 0,270 a 4,20mUI/ml. Tõ c a triglicerides 262mg/dl – o ácido úrico 4,6– o colesterol total 273mg- a glicose 110mg/dl. passo a maior parte do tempo dormindo sem ãnimo, será q tõ c hipotireoidismo? Por favor me tire a dúvida pois é muito ruim esse desãnimo  tudo mais imagina a gordura então? Desde já agradeço!

  • mayara

    Olá Dr, meu TSH deu 116,00 estou preocupada pois esta alto demais, é comum no hipotireoidismo ele estar tão alto?
    Obrigada Mayara

  • Maria

    olá, foi me retirada a tiroide agora tenho hipertitoidismo e continuo a fazer tratamento, terei algum problema caso queira engravidar? 
    Obrigado

  • Kahenaju

    Dr. Pedro, há 3 anos fiz cirurgia para retirada da tireóide e tomo todos os dias Puram T4 de 100mg. Ultimamento estou me sentindo cansada e até indisposta. No mês de junho deste ano vou completar 66 anos. Não sei se o cansaço é ainda com relação a dosagem do Puram ou se é porque cuido sozinha de minha mãe com Alzhaimer e tem 96 anos, e não pude mais retornar ao médico.
    Obrigado pela sua atenção em ler meu comentário.
    Kahenaju

  • bymari

    Feliz ano novo 
    Dr. Pedro Pinheiro !

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Feliz ano novo!

  • Adriana Ribeiro72

    Olá Dr. descobri o hipotireoidismo faz 1 semana, fiquei em choque pq ainda desconheço muito e sinto muitos sintomas q estao me incomodando..queria saber se é normal sentir uma respiraçao mais pesada, até parecendo uma dificuldade de respirar, sinto muito cansaço, desanimo, fico muito depressiva chora demais, cabelo caindo aos montes enfim uma derrota. A médica prescreveu Euthyrox 50 mcg e só vou fazer novos exames daqui a 4 meses, e como nao bastasse meu colesterol está muito alto 248 sempre foi normal. Enfim tbm tomo Atorvastatina e Rivotril pra durmir…bom acho q por hora basta. Um grande abraço e coloco aqui q de tds os sites q consultei este aqui com suas palavras foi o mais facil de se entender. Abraços q Deus o ilumine e abençoe!

  • Marta Rocha

    Bom dia Dr Pedro à + ou – 1 ano descobri que meu filho de 14 anos tem hipotiroidismo e me falaram que esse tipo de hormonio pode causar impotencia em homens isto é verdade ele toma Levoide de 38mcg aguardo  resposta, obrigada.

  • Agpdinho

    DR. o meu atpo é de 363 vezes esta normal ,por que eu nao consigo ter filhos, sempre aborto

  • Karinyalves15

    doutor,estou em tratamento da tireoide ha 2anos.os exames que fiz ,ainda ta 160000.0 que faço ?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não.

  • Renata

    VALORES:TSH ULTRA SENSÍVEL: 7.19 MICRO UI/MLT4 LIVRE: 0.69ng/DlLinfocitos: 47.0% 3.580/mm3 POSSO ME PREOCUPAR COM OS RESULTADOS ?OBRIGADA!!!

  • Dai_itba

    boa tarde, gostaria de saber se qdo estou tomando o levoid 38 mcg, posso ingerir bebida que contem alcool?

  • Eunice

    Boa Tarde, gostaria de saber o que é Tireoide apresentando alteração textural, textura ecográfica heterogenea Lobo Direito: 46x18x18 Volume 8,4cm Lobo Esquerdo: 40x17x15 Volume 5,8cm Istmo 4mm e Volume Global 14,2 Obrigada

  • Daniela Siciliano

    Adorei a explicação do Dr. Pedro Pinheiro.
    Foi o site mais completo sobre a tireoide que já li.
    Tenho hipotireidismo e sempre pesquiso sobre o assunto.
    Dr. Pedro, só tenho que agradecer.
    Daniela – Rio de Janeiro

  • Kary_rhcp

    boa noite Dr., uso o puran 25mcg há algum tempo , mas não vejo muito efeito, então passei por conta propria para o Puran de 150mcg. tem algum efeito grave??
    obrigada

  • Katya o. ribas

    Boa noite! Tenho hipotiroedismo (hashimoto) e comecei o tratamento com dose de 0,50 e depois 0,75 agora meu médico acerto a dose eutyrox 88. Meu TSH e T4 voltaram ao normal, eu sou bailarina e faço esportes diariamente, nunca parei, mesmo com cansaço! Engordei 6 k. e não consigo emagrecer, porém na vdde é um inchaço,, incho muito nos braços, quadris, e rosto, incomoda bastante e me prejudica muito na dança e emocionalmente! Minha dúvida é se um dia, isso vai melhorar, tenho medo de nunca mais “desinchar”
    Obrigada.
    Kátya.

  • André

    Boa noite Dr., a alguns anos fui diagnosticado com tireoidite de hashimoto e tenho tomado Puran T4 50 mcg desde então. Acontece que de uns 3 meses pra cá, estou tendo “crises de ansiedade” que não consigo controlar. Começa com aumento da frequência cardíaca, tremor no corpo, tensão muscular, fraqueza, falta de fome, diarréia e enjôos. Aparentemente não tem nenhum motivo para que as “crises” ocorram. Até agora tive 4 episódios como este e o último tem durado mais de 2 semanas, enquanto os primeiros eram rápidos (cerca de 1 hora). Já li em alguns lugares que é possível que pacientes com Hashimoto possam passar por fases de hipertiroidismo, sendo que os sintomas do mesmo são parecidos com os que tenho sentido. Enfim, estou preocupado pois já achei que o problema era psicológico, mas estas duas ultimas semanas me fizeram pensar que o problema é físico mesmo, pois meu coração acelera sem motivo aparente. Por sorte já estou conseguindo controlar a situação com muita concentração e respiração, mas mesmo assim, sinto que não estou normal. Sei que devo procurar meu endocrinologista mas tenho Unimed e a consulta para conveniados está demorando cerca de 3 meses, portanto se puder me ajudar agradeço. Obrigado pela sua atenção.

  • Ana Rosa

    Por favor, problemas na tireóide como tireoidite de hashimoto, pode dar alteração no exame de marcador tumoral como o CEA.? 

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O CEA pode dar alterado em várias situações, até em pessoas que fumam ou estão com algum inflamação/infecção. Problemas da tireoide também podem alterá-lo.

  • Daniela

     Dr.Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Fiz o exame de rotina e o TSH deu elevado 6,3 muil/l e o T4 livre deu 1,3/dl, o médico deu o diagnóstico de hipotiroidismo subclinico.Gostaria de saber se isso significa que da qui há uns dez anos vou desenvolver a doença no estado clinico ( atualmente tenho 41 anos de idade, faço 42 em 06/10/2012 ).E se engravidar desenvolverei a doença ou terei que tomar hormonio.

  • Georgino Silva

    Dr. T3 e T4 altas e TSH próxima do limite máximo tem algum significado clínico?

  • Anderson Farmaceutico

    Bom dia, os exames de T3 e T4 total já estão ultrapassados?? Ainda são necessários para fazer o diagnóstico??

  • Cristiana

    Dr. Fiz os exames e ficou constatado uma alteração no hormônio anti-tpo que deu 196,3ul,passei numa endocrinologista e ela me passou levoid 25mg,mas vejo que este medicamento é para hipotireodismo.Gostaria de saber se tou tomando a medicação correta?

  • Daniela

    Dr.  Boa noite!! Estou gravida de 4 meses…tomava eutyrox 100 e agora tenho que tomar 125em um dia e 150 no outro dia, ou seja, um dia tomar uma dose e no outro tomar outra dose e assim em diante…Na sua opinião esse procedimento é correto??

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    NÃO!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não.

  • MariaGonzales270

    Olá Dr., gostaria de saber se com somente o exame de TSH pode-se confirmar hipotireoidismo. Obrigada.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O ideal é ter o t4 livre também, pois há casos raros de TSH elevado que não é hipotireoidismo.

  • MariaGonzales270

    Olá Dr., gostaria de saber se com somente o exame de TSH pode-se confirmar hipotireoidismo. E se não há um tratamento que possa controlar isso definitivamente, conheço várias pessoas que fizeram tratamento ortomolecular e não precisaram mais tomar levotiroxina continuamente, sabe algo a respeito? Obrigada!

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      É preciso também dosar o T4 livre.
      Eu nunca vi nenhum paciente que tivesse controlado o seu hipotireoidismo com medicina ortomolecular. Também nunca li nenhum estudo científico sobre isso.

  • Arilene Massenan

    Bom dia Dr. Pedro, tenho Tireoide de Hashimoto, difusamente aumentada, de textura heterogênia, estou tomando o Puran T4 e gostaria de saber quais são os alimentos adequados para uma boa dieta. Obrigada!
    Arilene

    Se tiver possibilidade me mandar por email a dieta.

  • Julianabodorico

    ola doutor estou com sintomas classicos do hipotireoidismo e meu tsh deu maior que 4 e meu anti-tpo deu positivo  (porem t3 e t4 normais)o que vc sugere?!!

  • Julianabodorico

    doutor estou com todos os sintomas de hipotireoidismo (eh muito triste) e meu tsh deu maior que 4 (só que dentro da normalidade conforme os padroes de referencia) e meu anti-TPO deu alto (positivo)…porem t3 e t4 livre normais devo receber o tratamento…

  • Docarfs

    Fui diagnosticado com Hipertireodismo.
    O meu medico me recomendou o uso de o uso de Propranolol 40mg meio comprimento de12/12 horas e Tiamazol/Tapazol 10mg 2 pela manhã e 1 a noite.
    Gostaria de saber se eu tomando esta medicação posso tomar umas cervejinhas.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Se o hipotireoidismo não estiver bem controlado com medicamentos, influencia sim.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Hematologista.

  • Drika

    Boa noite Doutor! meu exame apresentou os seguintes resultados: TSH 148,0 mUI/L e T4 Livre 0,2 ng/dL. Devo me preocupar?

  • Drika

    Boa noite Doutor! meu exame apresentou os seguintes resultados: TSH 148,0 mUI/L e T4 Livre 0,2 ng/dL. Devo me preocupar?

  • lufelix

    Dr tomo synthroid 150 mg a uns 3 anos, e de 1 ano pra cá, estou com anemia, qual a relação entre elas? Já tomei 5 ampolas de noripurum e não tive melhora. o que faço? procuro um endocrino, nutricionista ou hematologista? agradeço

  • lufelix

    Dr tomo synthroid 150 mg a uns 3 anos, e de 1 ano pra cá, estou com anemia, qual a relação entre elas? Já tomei 5 ampolas de noripurum e não tive melhora. o que faço? procuro um endocrino, nutricionista ou hematologista? agradeço

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Hematologista.

  • Elizabeth Ferreira Nambu

    Olá, Dr. Pedro e Dra. Renata,
    Sou técnica de enfermagem e quero parabenizá-los pelo site maravilhoso. Os textos são escritos em linguagem simples mas com muito conteúdo. Estou aprendendo muita coisa que ficou pendente durante o curso que fiz. Muito obrigada!

  • Elizabeth Ferreira Nambu

    Olá, Dr. Pedro e Dra. Renata,
    Sou técnica de enfermagem e quero parabenizá-los pelo site maravilhoso. Os textos são escritos em linguagem simples mas com muito conteúdo. Estou aprendendo muita coisa que ficou pendente durante o curso que fiz. Muito obrigada!

  • cintia

    a minha dosagem é 125mc mais foi o medico que indicou e queria saber doutor se a algum tipo de anticoncepcional mais indicado pra quem tem tireoide pq ñ acertei em nenhum q ñ mim calçasse efeito colateral

  • André

    Boa noite Dr., a alguns anos fui diagnosticado com tireoidite de hashimoto e tenho tomado Puran T4 50 mcg desde então. Acontece que de uns 3 meses pra cá, estou tendo “crises de ansiedade” que não consigo controlar. Começa com aumento da frequência cardíaca, tremor no corpo, tensão muscular, fraqueza, falta de fome, diarréia e enjôos. Aparentemente não tem nenhum motivo para que as “crises” ocorram. Até agora tive 4 episódios como este e o último tem durado mais de 2 semanas, enquanto os primeiros eram rápidos (cerca de 1 hora). Já li em alguns lugares que é possível que pacientes com Hashimoto possam passar por fases de hipertiroidismo, sendo que os sintomas do mesmo são parecidos com os que tenho sentido. Enfim, estou preocupado pois já achei que o problema era psicológico, mas estas duas ultimas semanas me fizeram pensar que o problema é físico mesmo, pois meu coração acelera sem motivo aparente. Por sorte já estou conseguindo controlar a situação com muita concentração e respiração, mas mesmo assim, sinto que não estou normal. Sei que devo procurar meu endocrinologista mas tenho Unimed e a consulta para conveniados está demorando cerca de 3 meses, portanto se puder me ajudar agradeço. Obrigado pela sua atenção.

  • Sara_lopes3

    Boa noite, tenho hipotireodismo e queda de cabelo, vi que esse sintoma se associa a esta doença. Estou a tomar o comprimido que repõe o hormonio em falta. Gostava de saber se o meu cabelo vai voltar a nascer ou vou ficar careca?
    Meu e-mail é sara_lopes3@hotmail:disqus.com. A resposta era importante. 
    Obrigada

  • anadia simone bento da silva

    eu gostaria de saber sobre o resultado do antiTPO que o meu deu>1000,0 UL..ml e o valor de referencia é até. 35 IU..ml.Se pudessem mandar a resposta para mim,eu agradeceria ,meu email é simonebentodasilva@gmail:disqus .com

  • Claudia

    Boa noite! T4-1,30,TSH-3,80,anti-Tireoglobina-57,58,anti TPO-599,2 esse resultado sugere hipotireoidismo ou tireoidite de Hashimoto?Esses problemas da tireoide tem relação com a menopausa precoce?Tenho 44 anos     e menopausa desde os 38 anos.Faço uso do Puran T4

  • Flávia.

    Bom dia Drs. Desde agosto de 2011 tenho tratado de tireoidite de Hashiomoto. Apresento quase 100% dos sintomas da doença, porém o pior deles é o de aumento de peso. Desde o inicio do tratamento minha dose vem aumentado para poder nivelar o TSH, inicialmente fora diagnosticado com 19 mU/l. Logo no início do tratamento caiu pra 2 mU/l e após a primeira dosagem da levotiroxina aumentou para 6 mU/l. Já estou em 125 mcg do medicamento e meu TSH continua em 5mU/l. Tenho nódulo também, mas desde o diagnóstico da doença pratico atividade física pra acelerar meu processo de emagrecimento, mas desde novembro, início das atividades, cheguei a perder no máximo 1,5kg. Minha médica afirma que com o TSH alto não conseguirei diminuir os 6kg que engordei, mesmo mantendo atividade física. Gostaria de saber se essa informação confere, se apenas com o TSH totalmente sob controle poderei voltar a ter uma rotina de emagrecimento proporcional à dieta e à atividade física normal!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Antes de tudo é importante saber se a dose do Puran não está baixa.

  • Helena

    Caro Doutor, fiz recentemente cirurgia de remoção da tireóide em virtude de nódulos múltiplos com formação de bócio. Agora me sinto mal com o Puran t4 100mg. Cansada e sonolenta. O que acontecerá se eu não tomar mais este medicamento? poderia substituí-lo por outro? Vou procurar ajuda de meu endocrinogista, mas nunca obtive dele tantas informações quanto as que lí em seu blog, por isso estou perguntando primeiro ao senhor.
    Obrigada, Helena

  • Bianinhamorais

    ola tudo joia ? eu tenho hipotireoidismo tomo sintroidy 75 não consigo emagrece todo mes vou  ao medico ele me passa remedio para me ajuda emagrece mas não emagrece nada ja fiz varios exames para ve pq não consigo emagrece não da nada o que eu faço me ajuda por favor ainda por ter  hipotireoidismo hasmito adquiri sindrome tunel do carpo descobri alguns mes sinto muito dor .Puder me  ajuda ficarei feliz .

    obrigada pela atenção 

    fica com Deus 

  • Daikaiohshin29

    Tenho problemas na tireoide, tenho hipotireiodismo, tomo euthirox 150 mg, ultimamente tenho sentido um incomodo na garganta, como se tivesse pêlos na garganta, gostaria de saber se tem algo a ver com esse problema e o que devo fazer pra melhorar isso, obrigada

  • VanessaAtalanta2008

    tenho hipotireoidismo,mas eu estou emagrecendo muito,isso é normal ?
    obrigada

  • Pedro filho ribeiro

    Dr . em casode T4 /T3 REVERSO? OU SEJA QDO A TIREOIDE ESTÁ INCAPAZ DE PROCESSAR O T4 EM T3 POR EFICIENCIA ENZOMATICA?? COMO TRATAR, SO TIROXINA NÃO FUNCIONA  E DAÍ. ? GRATO.   Pedro Ribeiro

  • Luana 020699

    meu T3 deu 85,4 o T4 deu 1,02 e o hormonio tireoestimulante deu 10,7070 estou preocupada  qual a minha situação?

  • Georgia_ico

    tenho hipotireoidismo e nao consigo engravidar ja tento ha 9 meses sera q e por falta de hormonio vou passar no medico pra saber

  • Bianinhamorais

    ola tudo joia ? eu tenho hipotireoidismo tomo sintroidy 75 não consigo emagrece todo mes vou  ao medico ele me passa remedio para me ajuda emagrece mas não emagrece nada ja fiz varios exames para ve pq não consigo emagrece não da nada o que eu faço me ajuda por favor ainda por ter  hipotireoidismo hasmito adquiri sindrome tunel do carpo descobri alguns mes sinto muito dor .Puder me  ajuda ficarei feliz .

    obrigada pela atenção 

    fica com Deus 

  • Girainbow

    Oi, fiz um exame de tsh deu 6;830 nUI/dL e o T4 livre deu 1,140 ng/dl, meu colesterol total 181 mg, eo hdl 68 mg/dl a 1 ano atras eu fiz esse exame do tsh deu 7,500 logo depois fiz outro e deu 4,600 levei ao medico ele falo uqe estava tudo bem, será que por ter feito uma progressiva mas nao continha formal na formula pode ter alterado minha tiroide?

  • Daikaiohshin29

    Tenho problemas na tireoide, tenho hipotireiodismo, tomo euthirox 150 mg, ultimamente tenho sentido um incomodo na garganta, como se tivesse pêlos na garganta, gostaria de saber se tem algo a ver com esse problema e o que devo fazer pra melhorar isso, obrigada

  • Michele Miranda

    Olá, fiz o exame de prolactina cerca de 4 meses atrás não estou gravida e deu que esta alta.
    Só que a  ou – 3 semanas estou sentindo como se minha garganta estive se com um caroço eu apalpando não senti nada parece que é interno bem na garganta mesmo, e também parece que fica um limo na minha garganta. Poxa esta dificilíssimo marcar um endocrinologista só consigo para da qui a 3 meses o que pode ser? Estou achando que é hipotireoidismo pq estes 8 sintomas eu tenho. 
    - Cansaço
    - Pele seca.
    - Dor nas articulações.
    - Constipação intestinal (prisão de ventre).
    - Aumento do colesterol (leia: COLESTEROL BOM (HDL) | COLESTEROL RUIM (LDL) | TRIGLICERÍDEOS).
    - Alterações da menstruação.
    - Ganho de peso.
    - Edemas

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Habitualmente sim.

  • Silvana

     tomo levotiroxina sodica e tenho taquicardia  sudorese e nausa e fraqueza muscular . o que faço

  • osana da cruz

    quem tem hipotiroidismo pode doar sangue

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Para o diagnóstico só é necessário T4 livre e TSH. T3 e T4 total só para investigações mais complexas. É pouco usado na prática atualmente.

  • Anderson Farmaceutico

    Bom dia, os exames de T3 e T4 total já estão ultrapassados?? Ainda são necessários para fazer o diagnóstico??

  • Silmara

    olá minha filha tem 7 anos, deu alterado o TSH , o medico receitou 25 mcg de levotiroxina, quero confirmar se não é demais pra idade ja q a bula diz q a dosagem inicial deve ser 6 mcg, e como conseguir esta dosagem??por favor aguardo sua resposta , obrigada e boa noite

  • Kaka Cristy

    ola doutor fiz o exame do tsh e deu 4,9 o resultado, posso tomar medicação sem receita?
    posso começar com 50 mg?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      NÃO!

  • Daniela

    Dr.  Boa noite!! Estou gravida de 4 meses…tomava eutyrox 100 e agora tenho que tomar 125em um dia e 150 no outro dia, ou seja, um dia tomar uma dose e no outro tomar outra dose e assim em diante…Na sua opinião esse procedimento é correto??

  • Benitomana

    Dr. Pedro. boa tarde.
     fiz exames de tsh e t4  o tsh deu alta 10,00  e o t4 de 0,80 
    para quem sofreu um cirgia a 4 anos de cancer da noca e as cordas vocais ainda falo bem
     o que o senhor achou dos resultados.
     minhas plaquetas estao 318000  mm
    hamatoclito 45,6
    hemacias  a 7,36
    lucocitos 5.700
    so mesmo o tsh  que ta brabo ai o resultado ne.
     ?
    sera algum proboema ou e normal.
    pois sou muito ansioso .

  • Cristiana

    Dr. Fiz os exames e ficou constatado uma alteração no hormônio anti-tpo que deu 196,3ul,passei numa endocrinologista e ela me passou levoid 25mg,mas vejo que este medicamento é para hipotireodismo.Gostaria de saber se tou tomando a medicação correta?

  • Unknown

    dr meu nome é karen e tenho 30 anos e imc acima de 40 estou na fila para fazer a cirurgia bariatrica através do sus mas agora que estou prestes à operar pego meus exames e me deparo com o seguinte índice :
    TSH 0,36 T4L 15,55 e T3 1,48. Como percebe o tsh está um pouco abaixo do padrão(creio eu) como eu só consegui marcar endocrinologista no mês de Julho estou apavorada. Poderia esclarecer-me se esse indicativo em sua concepção é um contra indicativo para tal cirurgia?? Desde já agradeço sua prestimosa atenção.

  • Katya o. ribas

    Boa noite! Tenho hipotiroedismo (hashimoto) e comecei o tratamento com dose de 0,50 e depois 0,75 agora meu médico acerto a dose eutyrox 88. Meu TSH e T4 voltaram ao normal, eu sou bailarina e faço esportes diariamente, nunca parei, mesmo com cansaço! Engordei 6 k. e não consigo emagrecer, porém na vdde é um inchaço,, incho muito nos braços, quadris, e rosto, incomoda bastante e me prejudica muito na dança e emocionalmente! Minha dúvida é se um dia, isso vai melhorar, tenho medo de nunca mais “desinchar”
    Obrigada.
    Kátya.

  • cristiane

    meu filho tem 9 anos  e está com cistos na tiroide!! gostaria de saber se isso pode atrapalhart o desenvolvimeno dele, e qual é o tratamento correto neste caso???

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não.

  • Vanessa Freitas

    Dr° no dia que fiz o exame de TSH estava menstruada, isso pode ter dado alguma alteração?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • Anonymous

    Ola boa noite ,tenho 30 anos e fiz um exame de sangue tsh e deu 6.37 pela 3x em tres anos , a 1 x a medica me disse que estava com uma disfunçao da tireoide mais que era subclinica , mais nao me medicou , 2x a mesma coisa e agora pela 3x estou com duvidas , pois pelo que li em seus post eu tenho todos os sintomas de hipotireoidsmo so que sou muito magra e tenho facilidade execssiva em emagrecer .

  • Laidnhhfgiig

    gostaria de saber se quem toma o hormonio euthyrox 50 pode beber

  • Tarovaris

    Eu tenho hipotireoidismo autoimune, gostaria de saber se com o passar dos anos, terei que retirar a tireóide? Já que nessa doença minha tireóide está sendo destuída.
    Obrigada.

  • Silmara Reis08

    Dr(a), Euthyrox 50 pode fazer o anticoncepcional gynera perder eficacia.
    Obrigada

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • Dora

    ja teve caso de se realizar  mais duas vez não conseguir retira a tireoide?  como?

  • Laurinda

    gostaria de saber se: quem tem hipotireoidismo pode fazer qualquer tipo de cirurgia, e comer qualquer tipo de alimento, antecipadamente obrigada.

  • Isabelborgespel

    isabel:  adorei a maneira como vc tratou o tema,essa semana fiz exame e com ele em mãos agora  pude  perceber que estou com hipotireodismo sem  se quer ter levado o resultado dos exames ao médico, pois  a forma objetiva com q vc abordou o assunto  deu  muito bem para saber  o que é e quais os sintomas  .

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Se o hipotireoidismo não estiver bem controlado com medicamentos, influencia sim.

  • Kmcosta12

    Dr. tenho 42 anos, Katy, o hipotireiodismo influencia na diminuição do libido. Existe tratamento ou medicação  para melhora?

  • Daniela Siciliano

    Adorei a explicação do Dr. Pedro Pinheiro.
    Foi o site mais completo sobre a tireoide que já li.
    Tenho hipotireidismo e sempre pesquiso sobre o assunto.
    Dr. Pedro, só tenho que agradecer.
    Daniela – Rio de Janeiro

  • M Luizaluz

    tenho  hipotiroidismo ,no mês passado fiz o exame e deu 7,9 ,estou tomando 75mg do puram ,gostaria de saber se não é baixo ,obrigada

  • Paulachavesdeazevedo

    Oi Dr. Pedro Ano passado 2011 no mês de julho engravidei e fazendo exames de pré natal descobri q tenho hipotireodismo não tratei e acabei tendo um aborto retido com 8 semanas de gestação, no momento meu tsh estava alterado, minha primeira pergunta é, pode ter sido por causa do hipotireodismo q tive o aborto? e posso ter dificuldade de engravidar? ano passado demorei 7 meses para engravidar. No momento minhas taxas hormanais estão normais e estou tentando engravidar novamente e mais uma vez está difícil, já fazem 3 meses q estou tentando. Mesmo com taxas normais posso ter dificuldade? Desde já obrigada.

  • Valdivan Trindade

    Boa noite, é a primeira vez que acesso o site, gostei pela simplicidade e objetividade com que os temas são abordados, linguagem do dia a dia e rica em informações; Parabéns…

  • Valdivan Trindade

    Boa noite, é a primeira vez que acesso o site, gostei pela simplicidade e objetividade com que os temas são abordados, linguagem do dia a dia e rica em informações; Parabéns…

  • Kary_rhcp

    boa noite Dr., uso o puran 25mcg há algum tempo , mas não vejo muito efeito, então passei por conta propria para o Puran de 150mcg. tem algum efeito grave??
    obrigada

    • cintia

      a minha dosagem é 125mc mais foi o medico que indicou e queria saber doutor se a algum tipo de anticoncepcional mais indicado pra quem tem tireoide pq ñ acertei em nenhum q ñ mim calçasse efeito colateral

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Isso é de uma irresponsabilidade sem tamanho. Você de uma hora para outra aumentou a dose em 500% por conta própria. Sugiro que procure seu endocrinologista o mais rápido possível.

  • Marcia

    Boa noite doutor.
    o senhor atende em algum consultorio? Aceita plano de saude?
    Obrigado

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não moro no Brasil.

  • Jéssica

    Oi Doutor, tomo Puran T4 e anticoncepcional Selene, o Puran T4 pode diminuir o efeito do anticoncepcional?
    Obrigada

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • Aline

    Boa noite. Anti TPO > 600, com função tireoidiana normal e presença de 2 nódulos de tireóide pode ser câncer? Pode simplesmente ser Tireoidite de Hashimoto ainda sem alteração da função tireoidiana? Se sim para ambos diagnósticos, qual o de maior probabilidade: câncer ou Tireoidite de Hashimoto? Obrigada, Aline.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Pode.

  • Cristina

    Boa noite Dr. O resultado dos meus exame t4livre foi 0,60 o t4 total foi 6,30 o tsh 5,28. O que me preocupa foi no Anti-tpo que foi 1,086,72. Pode estar certo?
    Desde já agradeço.

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode.

  • Vanessa_lepchak

    dr boa tarde! td bem? eu estou com uma dificuldade grande aqui … eu tenho hipotiriodismo desde os 12 anso faço reposição hormonal com o puran t4 175 mg estou com sobrepeso sempre fui fofinha mas com uma depressão (e sou muito ansiosa fico nervosa eu como) acabei chegando aos 115 kg agora perdi em 1 ano 15 kg e estou com dificuldade de emagrecer faço atividade regular, e a 3 meses minha menstruação parou e não veio mais. fiz exames hormonais de gravidez eetc meu TSH ta 0,37 t4 livre  1,78 ele está baixo não está? pra eu que tenho hipotiriodismo? eu consegui consulta em meu medico apenas semana que veem mas estou preocupada! pq 3 meses sem menstruar (sem estar gravida nem nada) estou inchada retendo liquido ando com muitooo sono e é dificil pq os medicos que vou nao sei se estou com azar mas nenhum é claro e me explica o que posso fazer p melhorar, tb tenho pressão alta será q eu nao estar tomando remedio da pressão pode estar agravando? agradeceria muito se o senhor pudesse me responder! muito obrigada! Vanessa 

  • Helena

    Caro Doutor, fiz recentemente cirurgia de remoção da tireóide em virtude de nódulos múltiplos com formação de bócio. Agora me sinto mal com o Puran t4 100mg. Cansada e sonolenta. O que acontecerá se eu não tomar mais este medicamento? poderia substituí-lo por outro? Vou procurar ajuda de meu endocrinogista, mas nunca obtive dele tantas informações quanto as que lí em seu blog, por isso estou perguntando primeiro ao senhor.
    Obrigada, Helena

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Antes de tudo é importante saber se a dose do Puran não está baixa.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    1- Se estiver na dose correta, não.
    2- Não
    3- Não.

  • Irlanda Lima

    Dr. Pedro,
    Há algum efeito colateral de longo prazo na ingestão da Levotiroxina (Purant)?
    É possível substitui-lo por reposição de iodo?
    Se sim, qual é o melhor tratamento?
    A administração do Purant com o anticoncepcional Diane causa algum efeito diverso?
    Obrigada!

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      1- Se estiver na dose correta, não.
      2- Não
      3- Não.