Artigo atualizado em 07/09/2013

HIPOTIREOIDISMO | Tireoidite de Hashimoto

Hipotireoidismo é o nome que se dá quando a glândula tireoide funciona deficientemente, produzindo menos hormônios do que o necessário para o controle do nosso metabolismo. O hipotiroidismo é a doença mais comum da tiroide.

Neste artigo iremos explicar os seguintes pontos sobre o hipotiroidismo:

  • O que é hipotiroidismo.
  • Como funciona a tiroide
  • Causas do hipotiroidismo.
  • O que é tireoidite de Hashimoto.
  • Sintomas do hipotireoidismo
  • Diagnóstico do hipotiroidismo
  • Tratamento do hipotiroidismo

Depois de ler este texto, não deixe também de visitar nossos outros artigos sobre a tireoide e suas doenças:
- DOENÇAS E SINTOMAS DA TIREOIDE
- SINTOMAS DO HIPOTIREOIDISMO
- HIPOTIREOIDISMO | Peguntas e respostas
- HIPERTIREOIDISMO E DOENÇA DE GRAVES
- NÓDULO DE TIREOIDE | Diagnóstico e como diferenciá-lo do câncer

Como funciona a tireoide?

A tiroide (ou tireoide) é uma glândula em forma de borboleta que se localiza na base do pescoço, abaixo da laringe. A tireoide produz dois hormônios: triiodotironina (T3) e tiroxina (T4), que agem regulando o nosso metabolismo, ou seja, o modo como o corpo usa e armazena energia.

Hipotireoidismo - Funcionamento da tireóide

Funcionamento da tireóide

Hipotireoidismo é o nome que se dá quando a glândula tiroide produz uma quantidade insuficiente destes hormônios. Para entender como surge o hipotireoidismo é preciso saber como funciona a tireoide. O mecanismo explicado abaixo parece complicado, mas não é. Leia com calma que está tudo bem explicadinho.

1. Como acabei de explicar, a tireoide produz dois hormônios que controlam nosso metabolismo, chamados de T3 e T4.
2. A glândula hipófise, localizada na base do cérebro, controla o grau de produção de T3 e T4 pela tiroide através de um hormônio chamado TSH (em inglês, Hormônio Estimulador da Tireoide).

Quando existe pouco hormônio tireoidiano circulante, a hipófise aumenta a secreção de TSH, dando ordem para que haja uma maior produção de T3 e T4 pela tireoide. Quando existe muito hormônio circulante, a hipófise diminui a secreção de TSH, desestimulando a tireoide a produzir T3 e T4. Assim, o organismo consegue manter níveis sempre estáveis de T3 e T4, mantendo o nosso metabolismo controlado.

Hipotireoidismo primário x hipotireoidismo secundário

O Hipotiroidismo pode ser causado por um problema na tireoide que impeça a secreção de seus hormônios (hipotireoidismo primário) ou por um problema na hipófise que iniba a secreção de TSH, inibindo consequentemente a produção de T3 e T4 (hipotireoidismo secundário).

Portanto, hipotireoidismo primário ocorre por defeito na tireoide e hipotireoidismo secundário por defeito na hipófise.

A distinção entre hipotireoidismo primário e secundário é muito fácil, sendo feita através do doseamento do TSH e do T4 no sangue:

  • Quando a tiroide tem um problema e começa a produzir pouco hormônio, a hipófise aumenta progressivamente sua produção de TSH para tentar contornar esse déficit. Portanto, no hipotireoidismo primário encontramos o TSH elevado e o T4 baixo.
  • Se o problema for central, na hipófise, encontraremos um TSH baixo por falta de secreção e um T4 também baixo por falta de estímulo para sua produção.

95% dos casos de hipotiroidismo são de origem primária. As principais causas são a tireoidite de Hashimoto, a remoção cirúrgica da tireoide (tireoidectomia) e a destruição da glândula por irradiação.

Tireoidite de Hashimoto

A tireoidite de Hashimoto é uma doença autoimune (leia: DOENÇA AUTOIMUNE), que ocorre por destruição da glândula pelos nossos próprios anticorpos.

A tireoidite de Hashimoto é a principal causa de hipotiroidismo. É sete vezes mais comum nas mulheres e apresenta uma clara relação familiar.

A tireoidite de Hashimoto ocorre da seguinte maneira:

Por motivos ainda desconhecidos, o nosso organismo passa a produzir anticorpos contra a própria glândula tireoide. O processo de destruição é lento e dura vários anos.

Conforme as células da tiroide vão sendo destruídas, a capacidade da glândula produzir  T4 e T3 vai caindo. Notando que há uma queda nos níveis de hormônios tireoidianos, a hipófise aumenta a secreção de TSH, estimulando as células da tireoide que ainda existem a aumentar sua produção de hormônios.

Este aumento do TSH é suficiente para normalizar os níveis de T3 e T4. Por isso, nas fases inicias da tireoidite de Hashimoto o paciente não apresenta sintomas, já que seus níveis sanguíneos de T3 e T4 permanecem normais. Entretanto,  nas análises de sangue já conseguimos detectar um TSH mais alto que o normal. Esta fase é chamada de hipotireoidismo subclínico (leia: HIPOTIREOIDISMO SUBCLÍNICO).

Conforme mais células vão morrendo, mais TSH vai sendo secretado pela hipófise, até o ponto que as células remanescentes são tão poucas que já não conseguem mais produzir o T3 e T4 necessários para manter um nível sanguíneo desejado. Quando os hormônios da tireoide ficam em níveis baixos, começam a surgir os sintomas do hipotireoidismo.

O nome tiroidite é dado porque a ação dos anticorpos na tiroide causa uma irritação da mesma. É possível que o paciente desenvolva hipertiroidismo nas fases inicias, já que a glândula irritada pode começar a liberar mais hormônios que o desejado. O paciente pode evoluir com hipertireoidismo inicialmente, e só em fases avançadas passar a ter hipotireoidismo.

Sintomas do hipotireoidismo

- Aumento do volume da tireoide, chamado de bócio.
- Fraqueza, desânimo e cansaço fácil.
- Intolerância ao frio.
- Diminuição do suor.
- Perda de cabelo (leia: CALVÍCIE | QUEDA DE CABELOS | Causas e tratamento).
- Ganho leve de peso (hipotireoidismo não leva a grandes ganhos de peso).
- Pele seca.
- Unhas fracas.
- Dor nas articulações.
- Redução do paladar.
- Anemia (leia: ANEMIA | Sintomas e causas).
- Síndrome do túnel do carpo (leia: SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO | Sintomas e tratamento).
- Constipação intestinal (prisão de ventre).
- Aumento do colesterol (leia: colesterol HDL, colesterol LDL e triglicerídeos).
- Alterações da menstruação (para mais ou para menos).
- Infertilidade.
- Disfunção erétil (leia: IMPOTÊNCIA SEXUAL | Causas e tratamento).
- Perda da libido.
- Redução dos pelos da sobrancelha.
- Hipertensão (leia: HIPERTENSÃO ARTERIAL | Sintomas e tratamento).
- Inchaços (em casos mais graves).
- Coma (em casos graves e não tratados).

O hipotireoidismo leva a ganho de peso, mas NÃO É CAUSA DE OBESIDADE. É muito comum as pessoas justificarem sua obesidade pelo hipotireoidismo, quando na verdade essa condição leva ao ganho de apenas poucos quilos, no máximo 5 ou 6. Além disso, o ganho de peso é em boa parte por retenção de líquidos e não por ganho de gordura. Ninguém ganha peso suficiente para ficar obeso só porque está com hipotireoidismo. A obesidade só ocorre naqueles pacientes que já se encontravam em situação de sobrepeso anteriormente, já próximo de serem obesos.

Em crianças o hipotireoidismo leva a um quadro de baixo crescimento e retardo mental chamado de cretinismo (daí a origem da palavra cretino). Os hormônios tireoidianos são essenciais para o desenvolvimento do cérebro. O teste do pezinho serve para diagnosticar hipotireoidismo nos recém-nascidos.

O hipotireoidismo causado pela remoção ou irradiação da tireoide apresenta os mesmos sintomas do hipotireoidismo causado pela tireoidite de Hashimoto. A diferença é que seu início é abrupto na remoção da tiroide, e lento e progressivo no Hashimoto.

Outra causa de hipotireoidismo é a carência de iodo, substância necessária para produção dos hormônios. Hoje existe suplementação de iodo no sal de cozinha, sendo esse tipo de hipotireoidismo raro nas áreas urbanas.

Alguns medicamentos, como a amiodarona, interferon e lítio também podem causar alterações no funcionamento da tireoide, causando hipotireoidismo.

Para saber mais detalhes sobre os sintomas do hipotireoidismo, leia: SINTOMAS DO HIPOTIREOIDISMO.

Diagnóstico do hipotireoidismo

O diagnóstico é feito com a dosagem de TSH, T4 livre e dos anticorpos contra tiroide (anti-TPO e anti-tireoglobulina).

Em geral, o diagnóstico de hipotireoidismo é dado aos pacientes com sintomas de hipotiroidismo que tenham TSH maior que 4 mU/L. Existe ainda o grupo que cai na definição de hipotireoidismo subclínico, ou seja, TSH maior que 4 mU/L, mas sem sintomas da doença. Neste último caso, o tratamento só é necessário caso o paciente tenha colesterol elevado, TSH maior que 10 mU/L, caso a paciente esteja grávida, ou se tiver os anticorpos contra tireoide positivos (anti-TPO e anti-tireoglobulina).

A presença de anti-TPO ou anti-tireoglobulina em um paciente com hipotireoidismo indica que a causa é a doença de Hashimoto (leia: ANTICORPOS CONTRA TIREOIDE: anti-TPO, TRAb e anti-tireoglobulina).

Hoje, graças à identificação dos hipotireoidismos subclínicos, já somos capazes de diagnosticar a doença antes dela apresentar sinais clínicos. Uma das primeiras alterações é a elevação do colesterol, que pode preceder em anos o início do hipotireoidismo franco.

Atenção, não existe hipotiroidismo com análises normais. Se você acha que tem sintomas de hipotiroidismo, mas seu TSH e T4 são normais, as suas queixas têm outra causa.

Todos os pacientes acima de 50 anos devem ter seu TSH dosado, mesmo que não apresentem nenhum sintoma de hipotireoidismo. Se houver história familiar positiva, o rastreio pode começar aos 35 anos, principalmente nas mulheres.

Tratamento do hipotireoidismo

Não existe cura para a doença de Hashimoto, mas felizmente já existem hormônios tireoidianos sintéticos. O tratamento do hipotiroidismo consiste na simples administração diária destes. A droga usada normalmente é a Levotiroxina (Puran®, Synthroid®, Letter®), que é um T4 sintético.

A Levotiroxina é administrada uma vez por dia e deve ser tomada sempre com estômago vazio (1 hora antes de comer ou 2 horas depois) . O objetivo do tratamento é manter o TSH dentro da faixa de normalidade, que varia entre 0,4 e 4,0 mU/L. Para isso o seu médico pode ter que alterar as doses do medicamento de vez em quando.

As dosagens dos comprimidos de levotiroxina são em microgramas e não em miligramas, como a maioria dos remédios. Por isso, a levotiroxina não deve ser feita em farmácia de manipulação,para que não haja erros na dosagem.

Os sintomas costumam regredir já com duas semanas de tratamento. O objetivo é manter o paciente com TSH normal e livre de sintomas.

O tratamento é feito por toda vida e não pode ser interrompido.

Tratamento do hipotiroidismo subclínico

Não há dúvidas de que pacientes com TSH elevado e sintomas de hipotiroidismo devam ser tratados com reposição de hormônios. A dúvida surge nos casos de hipotiroidismo subclínico.

Neste grupo, o tratamento só é habitualmente necessário caso o paciente tenha colesterol elevado, TSH maior que 10 mU/L, caso a paciente esteja grávida, ou se tiver os anticorpos contra tireoide positivos (anti-TPO e anti-tireoglobulina).

Para saber mais sobre o hipotireoidismo subclínico, leia: HIPOTIREOIDISMO SUBCLÍNICO

Publicidade
  • marcos

    Vc está cada dia mais didático! Parabéns pela explicação!
    Abs,
    Marcos

  • Tati

    Olá, no caso do problema ser central, na hipófise, quais sao as causas e sintomas? Desde já agradeço a informação. O blog é otimo ! Bjs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Oi Tati,

    As principais causas de hipotireoidismo central são:

    - Tumor de hipófise
    - Tumor intra-craniano
    - Metástases
    - Traumatismo craniano
    - Abscessos
    - Tuberculose
    - Sarcoidose
    - Sífilis
    - Necrose pituitária pós-parto.

    Os sintomas são os mesmos do hipotireoidismo + os sintomas da causa central.

    abraços

  • Anonymous

    oi.Dr.Pedro Pinheiro. Tenho hipotireoidismo desde 10 anos de idade,fiz um tratamento por 3 anos tomando remedios.mas como eu casei perdi o convenio parei de fazer o tratamento ja faz 8 anos…estou com muito preocupada….sera que a minha doença ja esta bastante agravada?pois tenho bastante sintomas..sera que ja esta muito grave?tem cura..ex:cirurgia?desde ja obrigado.

  • monalisa

    ha o meu nome e monalisa.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Monalisa,
    Não existe desculpa. Procure um médico do SUS.

    O que vc não pode é ficar com hipotireoidismo sem tratamento. Em casos avançados pode-se até entrar em coma.

    Não existe cirurgia. É só tomar remédio com orientação médica que vc fica boa. Procure um endocrinologista

  • http://www.blogger.com/profile/16611505586986136735 pry

    ola Dr.
    Minha mãe tem 37 anos e tem hipotireoidismo e ja faz tratamento a mais de 10 anos, mas ela sente muito desanimo e sono,ela toma puran t4 de 150 mg e tem alergia a varios medicamentos contra as dores como, diclofenaco e dipirona(ela fica toda vermelha com urticaria e garganta seca) . Essa alegia é devido ao medicamento ou do proprio hipotireodismo?e existe algum medicamento natural para dor?
    obrigado desde já.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Pry,
    A alergia dela não me parece ter relação como hipotireoidismo.

    Ela pode tentar o paracetamol para as dores.

    O risco de alergia com medicamentos naturias é o mesmo do que com medicamentos industrializados.

    abs

  • Anonymous

    Alterações da libido pode ter haver com algum problema de tireóide?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Sim.

    MAs se não houver outros sintomas de doença da tireóide é melhor procurar outra causa.

    ………………….
    Por favor leiam as regras e assinem os comentários

  • Marina

    Olá.
    Estou com um problema no ciclo (menstruaçao vindo com ciclo muito curta, mais ou menos 16-18 dias de ciclo). Minha medica me mandou fazer alguns exames de sangue. Eles deram o TSH alto, T4 normal e anticorpos Anti-TPO muito altos tb. Pelo que li no seu texto, isso seria o hipotiroedismo subclinico, nao é?
    Mas eu apresento sintomas(ciclo curto)… O que poderia ser?
    Ja tive alteraçoes hormonais no começo da adolescencia(hj tenho 20 anos), mas ai eles normalizarame e agora, pelo que vi no exame, estao voltando de novo…
    Isso é hipotiroedismo com certeza?

    Na minha ultima consulta minha ginecologista mandou eu começar a tomar anti concepcional… Ele pode controlar o hipotiroedismo? Se nao, é possivel tomar anti E remedios pra controlar a tireoide?

    Ja mandei os exames pra minha medica, mas ela ainda nao me retornou e gostaria saber o significado dos meus examens…

    obrigada!
    Marina

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Marina,
    primeiro vc deve procurar um endocrinologista para confirmar esse diagnóstico e iniciar tratamento adequado se for o caso.

    Provavelmente é hipotireoidismo mesmo.Tem que ver o T4 livre e não o T4 total.

    Anticoncepcional não controla hipotireoidismo, mas não há problema em tomá-los junto com hormônio tireoidiano (o tratamento para hipotireoidismo)

    abs

  • Patricia

    Ola meu nome É Patricia tenho 26 anos acabei de fazer um exame de TSH e o resultado foi de 6,166uUI/ML sinto muita dor no corpo e engordei 6 kg neste ano meu pescoço engrossou de vez em quando fico rouca inchada e as veses falta de ar e meu medico nao soube ainda me medicar me pediu os exames TSH E T4 novamente sendo que faz 20 dias que fiz um e anti trab e anti tpo. No meu caso eu nao entendi porque meu medico pediu um novo exame em menos de 20 dias e porque ainda nao me medicou sendo que ele me disse que é tireoide. Voces poderiam me exclarecer. Obrigada. Patty.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Patrícia,
    Delonge é muito difícil saber o que o seu médico está pensando. Precisaria de muitos mais dados para poder opinar. Vc inclusive não me disse se o anti-TPO e TRAB foram positivos.

    O que eu posso dizer é que, em geral, TSH entre 5 e 10 só se trata se houver sintomas inequívocos de hipotireoidismo. Não sei se o seu médico está na dúvida se os seus sintomas são realmente da tireóide ou vc tem apenas hipotireoidismo subclinico e esses resultados foram um achado ocasional.

    Não sei também se seu médico é endocrinologista. Talvez ele não tenha tanta experiência em tratar doenças da tireóide.

    Não sei se outros resultados laboratoriais não batem com o fato do TSH estar elevado e ele solicitou uma repetição para confirmar que não se trata de erro.

    Não sei… O ideal é vc perguntar diretamente para ele.

    abs

  • Anonymous

    ola Dr. Pedro, meu nome é Mariana e descobrir há 04 anos que meu ANTI TPO é muito alto já chegou a 800, minha ferritina muito baixa, mas meu T4 e TSH, sempre deram normais, agora decobrir um fAN positivo com padrao 1:160, tenho 30anos. tive 03 abortos espontaneos retidos precisando ser feito curetagem, as causas sempre foram identicas, nao chegando a completar 03 meses a até hoje nao tive um diagnostico claro,ha alguma relaçao deste efeito com os resultados acima? E Anti TPO alto X fan positivo, qual é o diagnostivo mais provavel?
    Desde ja agradeço,

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Mariana,
    Tanto o Anti-TPO quanto o FAN são marcadores de doença auto-imune.

    O mais provável é que vc tenha uma doença de hashimoto que ainda não se manifestou. Os anticorpos estão presentes mas ainda não causaram lesão importante na sua tireóide.

    Mas isso é apenas uma hipótese. É importante continuar sua investigação.

    abs

  • eu vanessa

    Olá Doutor. Tenho hipotireoidismo há 10 anos. Tenho 31 e há não muito tempo fui a um médico pq apresentava dores e formigamento nas mãos. Fiz uma série de exames e ficou diagnósticado que tenho uma deterioração da enervação do braço direito já em estado avançado e leve deitrioração no braço esquerdo. O médico disse que é possivel que o hipotireoidismo e o problema nos nervos tenha a ver com uma sindrome autoimune que seria responsável pelo comprometimento dos tecidos do meu corpo (até agora manifesto na tireoide e inervação).
    Bom, o que gostaria de saber é qual o nome desta sindrome e se o senhor julga possivel este diagnóstico. Há alguém fazendo pesquisas neste sentido?
    Bom, só para constar o médico não mencionou a palavra “fibromialgia”.
    Obrigada.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Vanessa,
    fibromialgia não causa isso.

    O próprio hipotireoidismo está associado a neuropatia periférica. Costuma melhorar com o controle do TSH pelos hormonios.

    Se ele acha que vc tem alguma outra doença auto-imune que não o Hashimoto, talvez fosse interessante que um neurologista te examinasse. Não existe só uma.

    A síndrome de Guillain-Barret que pode estar associada ao Hashimoto, não se manisfesta deste jeito.

  • Anonymous

    Tenho 56 anos e o resultado do T4 deu 6,0, faço tratamento com puran 25 mg desde 2006, qdo descobri o Hipotireoidismo. Sinto cansaço, pele das pernas muito seca,prolemas circulatorios nos dedos da mão, colesterol anda alto,faço uso de sinvastatina, junto com o puran e mais hormonios femininos há 10 anos, o estradiol. Pode haver algum problema por tomar varios hormonios diferentes?Já fiz um teste e parei com todos; foi um desastre! rsrs. Espero retorno Grata Enaile.

  • Mara Lucia

    Dr. Pedro filhos homens de mães com Hipotireoidismo é possível vir a ter também a mesma doença? Ela aparece normalmente a partir de que idade na fase adulta? Aguardo sua resposta. Obrigada. Mara Lucia

  • http://www.blogger.com/profile/04393336581392706630 Dra. Renata Campos

    Enaile,
    não há problema nenhum em tomar “vários hormônios diferentes”, desde que todos tenham indicação médica e sejam respeitadas as doses prescritas. Abraços.

  • http://www.blogger.com/profile/04393336581392706630 Dra. Renata Campos

    Mara Lucia,
    depende da causa do hipotireoidismo. Há susceptibilidade genética na tireoidite de Hashimoto e pode existir acometimento de filhos de mães afetadas. O mais comum é a doença aparecer em mulheres mais velhas, mas não há regra, podendo se manifestar mesmo em crianças/adolescentes.
    Abraços.

  • Professora Rosa

    Oi,tive uma tireoidite subaguda em junho.Descobri qdo fui ao otorrino pq sentia dores ao colocar o dedo na garganta. Pediu um ultrassom q constatou q tinha dois nódulos.Depois de tratar a inflamação,estava td quase normal,só o THS q estava muito baixo 0,2. No último exame ele passsou para 17mil! A médica disse q estou com hipo e recomendou meio comprimido de 25mcg de Levoid. Só q continuo sentindo cansaço e com os batimentos cardíacos alterados. É normal? Medi a pressão 1 hora depois q tomei o anticoncepcional Tâmisa 20 e estava com 107 de pulso. Queria saber se tem algo a ver.
    OBrigada pela atenção.

  • Samantha

    Ola, eu acabei de pegao meus exames de tiroide e meu T4 Livre esta dentro do normal (12.7), porem meu TSH esta baixo(0.2).
    Estive lendo e esses seriam sintomas de Hipotiroidismo central ou Hipertiroidismo subclinico? Estou na duvida.

    Eu sinto muito cansaco e tenho muitos dos sintomas do hipertoridismo, como pele seca, queda de cabelo, ultimamente sinto dor nas articulacoes, ganhei em torno de 3 quilos sem explicacao, sempre tive prisao de ventre e alteracao menstrual (tenho ovario policistico).

    O que poderia ser?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Rosa,
    Vc pode se sentir mal até acertar a dose do hormônio tireoidiano e controlar o TSH. Seus sintomas podem ser justificados pelas alterações da tireóide sim.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Samantha,
    Imagino que seja t4 livre de 1,27

    Isso é hipotireoidismo e se vc tem sintomas ele não é subclínico, é clínico mesmo.

    Procure um endocrinologista para avaliar o início do tratamento.

  • http://www.blogger.com/profile/09174128431061009775 Francis

    Olá Drs.,
    Há uns 15 dias resolvi consultar um medico especialista em medicina ortomolecular para emagrecer, e diante do meu histórico, ele me solicitou vários exames e o que tem me intrigado é que o meu T4 livre deu 0,50 e meu TSH 0,28, ambos abaixo da referência. Não encontrei nada ate agora que me respondesse sobre os dois baixos ao mesmo tempo. Como estou curiosa e ao mesmo tempo preocupada e só vou retornar ao médico na terça-feira, gostaria de um esclarecimento clínico.
    Obrigada,

  • Márcia

    Olá Dr.
    Meu nome é Márcia, tenho 45 anos e hipotiroidismo há 8anos e faço tratamento com Synthroid 75mcg, no começo foi difícil aceitar que tinha que tomar remédio para resto da vida e há um ano atrás tive amenia profunda devido a uma hemorragia que tive, fiquei internada para fazer transfusão de sangue e também para controlar a hemorragia, alegaram só pq estava sem tomar o remédio da tireióde há alguns meses. Então quero saber se é possível mesmo tomando a medicação certinho pode voltar a hemorragia em relação com alterações menstruais pq desde então minha menstruação é irregular com volume aumentado e com muita cólicas, a ginecologista passou um anticoncepcional YAZ, só tomei por dois meses e parei pq sinto muita dor na barriga em baixo e ainda as vezes sinto essa dor. Agradeço se me tirar a dúvida desta situação, Obrigada pela atenção. Márcia.

  • Mônica

    Olá Dr. Pedro, em 2003, o TSH estava elevado, mas o T3 e T4 normais, em 2005 estavam todos normais e 2008 voltei a fazer o exames e só o TSH elevado, e este ano estão normais, gostaria de saber se tenho a possibilidade de ter a Tireoidite de Hashimoto, já que durante este tempo tive perda de cabelo, colesterol alto, síndrome do túnel do carpo(D e E), ganho de peso, dor nos joelhos.
    Uma Obs: junto com TSH elevado, o PCR e VHS tb estavam aumentados. Desde já agradeço sua atenção, obrigada.

  • Mariana

    Olá Dr Pedro tenho 21 anos e desde fevereiro tomo Puran 25mg.Ultima consulta com meu endocrino foi a há um mês e ele me informaou que esta tudo correto com os exames.
    Porem ainda sinto muito cansaço e percebi que todos os dias meu coração fica muito acelerado por algum tempo.Sempre fui magrinha mas to me sentindo mais magra.Tem algo a ver com o hipotireodismo?Ou o que poderia ser?

    Agradeço desde já!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Francis,
    Isso pode ser hipotireoidismo central. Ou seja, o seu T4 está baixo porque não há produção suficiente de TSH. Isso poder ser um problema da hipófise ou do hipotálamo.

    Sugiro que vc repita essa análise e procure um endocrinologista.

    A medicina molecular é um ramo da medicina que não é baseada em dados comprovados cientificamente.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Márcia,
    O hipotireoidismo não tratado causa anemia por si só. Além disso, algumas melhres também apresentam grandes perdas mesntruais o que colabora ainda mais para anemia.

    Quanto mais controlado estiver o seu TSH, menores são so riscos.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Mônica,
    Pode ser que sim. Vc precisa também dosar os anticorpos contra a tireoide.

    Acho importante também pensar em outras doenças autoimunes, já que vc tem VHS elevado e sintomas mesmo quando o TSH está normal.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Mariana,
    É importante ver se a dose do puran não está muito alta. Mesmo os exames estando normais, talvez haja espaço de manobra.

    Vc contou ao seu médico sobre os sintomas?

  • Mônica

    Obrigada pela dica, irei ao endocrinologista, e parabéns a vc e a Dra: Renata pelo Blog, muito bom. Um abraço.

  • Mariana

    Comentei com ela que ainda sentia muito cansaço e ela me orientou a fazer um exame de anticorpos ( acho que é isso ) pois até então não havia feito

  • meris

    OLÁ,
    Estou gravida de 8 semanas, tomo puran t4 a 11 anos, estou esperando a primeira consulta com o medico, gostaria de saber se posso continuar tomando o puran t4?
    obrigada desde ja.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    MEris,
    Não só pode como deve.

  • vagner

    olà tudo bem? eu gostaria de saber,o que causa problema de tireoide,eu queria saber se tem alguma coisa haver com problema de febre reumatica,pois a minha esposa fez uma cirurgia cardíaca devido a febre reumática,desde já muito obrigado…abraços!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Vagner,
    Não consigo me recordar de nenhuma relação entre febre reumática e doença da tireóide

  • Alzira

    Olá Dr. Pedro, o que é hipotireoidismo manifesto.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Alzira,
    É o hipotireoidismo com sintomas clínicos. Existe o hipotireoidismo subclinico, que é aquele que tem alterações nas análises, mas ainda não há sintomas clínicos da doença.

  • Ivanir Brancaglion

    Boa noite! Tenho uma irmã que possui o hipotireoidismo…é casada a 7 anos e não consegue engravidar…isto a deixa frustada. Existe algum tratamento para ajuda-la.
    Obrigado por este espaço.
    Abraços,

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Ivanir,
    Ela precisa ser seguida em consulta de infertilidade. Existem ginecologistas especializados nesta área. Se ela tem o hipotireoidismo bem controlado, talvez o problema seja outro. Pode ser inclusive do marido.

  • Anonymous

    Olá Dr. Pedro, tenho 27 anos e já trato o meu hipotireoidismo há uns 4 anos com synthroid 100mcg. Recentemente eu senti um mal-estar, como um calafrio no corpo, o meu coração acelerou bastante, fiquei muito trêmula, principalmente nas pernas e mãos e parecia que eu ia desmaiar. Me falaram que isso poderia ser efeito da tireóide. É verdade? Alguns dias antes destes sintomas, eu tomei uns comprimidos do medicamento genérico, pode ter a ver? Obrigada pela atenção.
    Jane

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Jane,
    Se a reposição do hormonio tireoidiano estiver em excesso podem surgir sintomas como esses sim.

    Procure o seu endocrinologista.

  • ilane

    Oi meu nome é Ilane, eu sempre tento fazer varios regimes, mas nunca consigo perder nenhun peso, pelo contrari eu ganho mais! sera que é problema na tireoide?
    obrigado!!!!!!!!!!!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Ilane,
    Não necessariamente. Até pq a maiorias das pessoas que refere dificuldade em perder peso não apresentam problemas na tireóide.

  • Danny

    Boa noite Dr.Pedro e Dra. Renata,
    bem tenho hipotiroidismo descobri a mais o menos um ano..e descobri agora atravez de uma ultra que tenho um cisto de aproximadamente 7mm,gostaria de sabe se isso pode ser a causa de eu sentir tantas dores nas pernas,principalmente quando tenho uma subida a frente, são dores tão fortes que as vezes tenho que parar uns minutos.
    Aguardo a resposta de vcs, mas desde já, muito obrigada pela atenção.

    Rosane Souza

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Rosane,
    Não tem nada a ver. Cisto na tireóide não justifica sua dor nas pernas.

  • poly

    Ola bom dia meu nome é polyana fiz uma pergunta e n recebi resposta,mas agora recebo as respostas q sao para outras pssoas no meu imail por favor verifiquem,obrigada.

  • Anonymous

    Bom dia Dr. Pedro!

    Tenho tireoide, meu ultimo exame deu um valor alto do ATPO >600, minha duvida é a seguinte, isso tem relação com difuculdade de engravidar, caso não se tenha tratamento?

    Obrigada!!

    Erika Soares

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Polyana,
    Vc provavlemente assinou por esse serviço. No e-mail existe um link para se descadastrar.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Erika,
    Pode ter sim, procure um endocrinologista.

  • Elisabete

    Meu nome é Beti descobri a poucos dias que possuo tireiodite de hashimoto e minha filha de 12 anos também.O meu exame de ATPO deu 211UI/ML e o da minha filja deu 722UI/ML.O que isso quer dizer?Por que temos tanta diferença nesses índices?Grata pela atenção.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Elisabete,
    O anti-TPO é o auto-anticorpo contra a tireóide que causa o Hashimoto. Se vcs tem Hashimoto é esperado que tenha anti-TPO positivo.

    Essa diferença não quer dizer nada de mais, apenas que sua filha tem mais anticorpos circulante que vc.

  • Tatiane Xavier

    Olá, de antemão parabéns pelo blog. Eu tenho uma dúvida que acredito ser de interesse geral. No último exame que fiz meu TSH deu 21,7 por isso quero sua sugestão, antes de começar o tratamento indicado pelo médico, este disse que tinha urgência em meu caso, devo consultar outro especialista e fazer novos exames, tendo em vista que foi a primeira vez que o meu TSH apresentou elevado?
    Bom final de semana e saudações.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Tatiane,
    TSH de 21 é um valor muito elevado. Não vejo sentido em vc procurar outro médico neste momento, a não ser que vc não tenha sintoma ou queixa alguma, o que é pouquíssimo provável com esse nível de TSH.

    Inicie o tratamento e caso o seu médico não seja endocrinologista, procure um.

  • Anonymous

    Olá, excelente blog.

    Uma dúvida que acredito ser de interesse geral: o uso prolongado de Carbamezepina por motivo neurológico pode provocar alterações na medição do TSH??

    Obrigada.

    Márcia

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Márcia,
    A carbamazepina pode diminuir a concentração de T4 levando a uma elevação do TSH, para tentar compensar essa queda.

  • Ricardo

    Meu nome é Ricardo.

    Antes de tudo, reconheço que o gesto de vocês ajudarem tantas pessoas é muito bonito! Parabéns!

    Meu médico diagnosticou Hashimoto em mim, considerando a presença de alguns anticorpos. Ocorre que também tenho, há pouco mais de um ano, uma urticária que tenho tratado com cloridrato de hidroxizina.

    Assim pergunto:
    1) as duas doenças podem ter relação?
    2) li que Hashimoto tem certa relação com outras doenças auto-imunes, assim, pergunto: é provável (e sabem dizer, mais ou menos, qual a chance – pequena, media, etc) que eu esteja desenvolvendo uma doença auto imune sistemica?
    3) qual a incidência de hashimoto na população em geral (li que é em torno de 1 caso em cada 10.000, é isso?)?
    4) o médico mais indicado para acompanhar meu quadro em geral é um endócrino ou um imunologista?
    Muito obrigado

  • Anonymous

    Ola Dr Pedro e Dr Renata…eu uso o anticoncepcional Diane35, meu endocrinologista me receitou o medicamento Levoid 25 mcg… queria saber se ele interfere no anticoncepcional? desde ja abradeço

    Lucimara

  • Anonymous

    Olá,

    Fui no ginecologista…e ele me pediu o seguiinte exame:
    dosagem do hormônio tireoestimulante-TSH
    e deu 83,9 quando o normal é 5,50..Será que é Verdade isso???
    Se for o Tratamento é igual ao q o senhoR citou anteriormente numa pergunta sobre o HIPOTERIODISMO???

    Evanir..

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Ricardo,
    1) pode
    2) Não necessariamente.
    3) 1 a cada 1.000 mais ou menos
    4) Endócrino para o Hashimoto e imuno para urticária.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Lucimara,
    Na verdade é o contrário, o anticoncepcional é que pode interferir com a ação do hormônio tireoidiano.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Evanir,
    Se for isso mesmo vc tem hipotireodismo e o tratamento é com hormônio tireoidiano

  • Maria

    Dr. Pinheiro
    Tenho 31 anos e descobri esse ano q tenho hipotireoidismo crônico de Hashimoto e tomo purant t4 112mg (estou em fase de adequação a dosagem ainda).
    1º gostaria de saber se a bebida alcoolica altera o efeito do remédio¿
    2º As vezes fico com as duas mãos formigando, isso é normal¿ é efeito da doença¿
    3º Essa doença pode vir a causar outro tipo de doença¿

    Obrigada,

    Alessandra

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Alessandra,
    1- Não encontrei nenhuma descrição sobre efeitos diretos do álcool sobre a Puran. Consumo esporádico e moderado não parece causar problemas

    2- Não tenho como avaliar sintomas a distância

    3- O Hashimoto é uma doença auto-imune, por isso, por vezes, pode vir acompanhada de outras doenças do sistema imunológico.

  • Carla

    Bom dia,

    Tomo diane 35 há anos, e minha endo receitou glifage 500 e sintroyd 100. Gostaria de saber se interferem no anticoncepcional. Por favor, me ajudem…

    Carla

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Carla, o anticoncepcional é que pode interferir na ação do syntroid

  • Anonymous

    Prezado Dr.
    Tenho 2 nódulos na tireóide (1 em cada lado) há mais de 10 anos. Na época foi diagnosticado Hashimoto. Faço acaompanhamento médico anualmente. Todas as minhas taxas de T3, T4 e TSH são sempre normais. o Exame de ATPO é sempre alterado a maior (última dosagem 105 UI/ml. Há 4 meses foi detectado um derrame pericárdico moderado. Todos os exames para detectar a causa deste derrame deram normais (inclusive p/ doenças autoimunes comolupus, reumatismo). Pode existir relação entre o hipotireoidismo e o derrame pericárdico?
    Obrigada e aguardo sua resposta
    Monica

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Monica,
    Existe uma comprovada relação entre hipotireoidismo e derrame pericárdico. Porém, ela é mais comum em pacientes sem T4L e TSH controlados.

  • Marilda

    Boa tarde Dr Pedro
    Fiz o exame, nem levei ao médico,achei desnecessário,talvez seja um erro meu, o resultado foi:
    T4 TIROXINA- 6,0 ug/dl
    TSH HORMÔNIO TIREOESTIMULANTE- 5,519uUI/ml.
    longe de mim querer fazer uma consulta aqui, é só curiosidade, eu deveria levar este exame ao médico????
    Marilda/Passos

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Marilda,
    Sim.

  • Anonymous

    Boa tarde

    Dr. Pedro, eu tenho hipotireoidismo, com um nódulo na tireoíde, o meu t4 está normaL, mas meu TSH deu 40, estou tomando Levoid 150mcg, mesmo tomando o hormônio, o meu TSH está alto, fiz ultrassom do nódulo, e ele é pequeno.Mesmo tomando o T4 é normal o TSH estar alto?

    Giselle de sousa 25 anos
    Barra do Garças – MT

  • Samanta

    Boa Tarde.

    Um exame no qual o TSH, T4L deram normal e Anti TPO alterado pode pensar em Hipotireoidismo?

    Obrigada.

    Samanta Fontinhas
    Santo André – SP

  • Maria Teresa Pamplona

    Prezados Doutores ,

    Gostaria que me esclarecessem se , uma pessoa que tem T3 total , T4 livre e TSH Ultrassensível dentro da faixa de normalidade mas com ANTI-TPO igual a 239 IU/mL necessita iniciar tratamento para Tireoidite de Hashimoto .
    Desde já , agradeço pela atenção.

    Maria Teresa Pamplona

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Giselle,
    Não. O objetivo do tratamento é reduzir o seu TSH para os valores normais. Às vezes isso demora alguns meses.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Samantha,
    Se o TSH e o T4L estão normais, ainda não há hipotireoidismo. Porém, a presença do anti-TPO indica uma risco de se desenvolver Hashimoto no futuro.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Maria Tereza,
    Se o TSH e o T4L estiverem completamente normais, não.

  • Minhas Receitas

    Oi,eu e minha filha de 11 anos temos tireoidite de Hashimoto,estamos no grupo considerado doença crônica já que não tem cura?

  • Vann

    Ola Dr. Pedro. Td bem?
    Meu nome eh Vanessa tenho 32 anos, atualmente estou morando na Irlanda e tenho hipotireoidismo. Tomo Puran T4 50 ja fazem 6 anos, desde quando descobri. Trouxe todos os meus medicamentos para todo tempo que vou ficar aqui, mas por um motivo que nao sei desapareceram meus Purans e agora fiquei preocupada porque aqui soh com consultas medicas para comprar medicamentos o que nao eh errado, mas eh absurdos de caro. Gostaria de saber qual o nome do Puran T4 50 em ingles pra eu tentar algo e quanto tempo posso ficar sem tomar a medicacao sem me causar danos. Porque pra minha mae me mandar demora muito e penso que nao posso ficar muito tempo sem.
    Agradeco se puder me ajudar doutor.
    Thank you so much ;)

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Minhas receitas,
    Hashimoto não tem cura, mas tem tratamento. É sim uma doença crônica, mas de fácil controle.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Vann,
    O puran T4 é a levotiroxina. Em inglês o nome é Levothyroxine. Algumas opções comerciais são  Levothroid®; Levoxyl®; Synthroid®; Unithroid®

  • Anonymous

    oi meu e sirlei gostaria de saba hipertireoidismocausa tumores obrigado

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Sirlei,
    não.

  • Anonymous

    Caro Dr. Pedro

    Parabéns pelo blog, está excelente.

    Tenho Tiroidite de Hashimoto diagnosticada à apenas alguns dias. Comecei agora a tomar Levotiroxina pelo que a dose exacta ainda não está aferida. Tomo Inderal 80 diariamente prevenir as fortes e recorrentes enxaquecas. Algumas questões:

    1- Há interferência entre um medicamento e o outro?

    2- Pode a Tiroidite ser a origem das recorrentes e fortes enxaquecas?

    3- Uma vez aferida a dosagem correcta de complemento hormonal, os sintomas, nomeadamente fadiga, repentinas mudanças de humor, dores nas articulações, aumento de peso, bócio, etc irão desaparecer?

    Antecipadamente grata,
    Rute

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Rute,
    1- Não
    2- Pode ter relação, mas não necessariamente.
    3- Sim, este é o objetivo do tratamento.

  • Anonymous

    Dr. Pedro

    Muito Obrigada e uma vez mais parabéns pelo Blogue.

    Cumprimentos,
    Rute

  • Anonymous

    Olá Dr.Pedro Pinheiro, descobri que hipotireoidismo a + ou – 5 anos, mas meu endocrinologista não mencionou se era de hashimoto.
    Gostaria de saber se o tratamento para hipotireoidismo e tireoidite de hashimoto são os mesmos mas com dosagem diferentes e se quem tem qualquer uma dessas doenças pode ser doador de sangue?
    Muito Obrigada
    Michele Fiorese
    Curitiba – PR

  • Victor

    Dr. Pedro Pinheiro

    O hipotireoidismo pode aumentar os níveis do gama gt.

    O gama gt pode causar hipotiroidismo.

    Ou não tem nenhuma ligação entre eles.

    Victor

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Michele,
    é igual e pode doar sangue.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Victor,
    nem um, nem outro

  • emilly

    quem teve tireioidite de hashimoto
    e teve a tireioide retirada pode doar sangue

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Emily,
    isso não é contra-indicação

  • Ane Gaúcha

    Olá!
    Existe alguma relação entre Hipotireoidismo e Hipertensão?
    Digo, Hipertensão pode ter sido causada por Tireoidite de Hashimoto?

    E um nódulo, medindo 0,5 cm na tireóide, é um fator preocupante?

    Grata pela atenção!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Ane,
    sim, existe. Pessoas com hipotireoidismo apresentam maior risco de hipertensão.
    Em relação ao nódulo, só o seu endocrinologista pode avaliá-lo.

  • Márcia

    Olá,
    É possivel existir uma outra doença auto imune que cause hipotireoidismo e anemia? É muito demorado para fechar um diagnostico de doença auto imune?

    Obrigada.
    Márcia

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Márcia,
    Sim existe. Às vezes, algumas doenças podem ser desafiantes, necessitando de um profunda investigação antes de se fechar o diagnóstico.

  • Arielle

    Olá!

    Tomo anticoncepcional injetável(perlutan) há muito tempo e agora fui diagnosticada com hipotireoidismo, a médica prescreveu Puran t4 25 mcg. Gostaria de saber se o remédio para o hipotireoidismo interfere na eficácia do anticoncepcional.

    Agradeço a atenção!

    Abraço!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Arielle
    Não.

  • betania

    ipotireoidismo e tireoide de hashimoto são doenças diferentes. qual a diferensa. betania cg ms

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @betania
    A tireoidite de hashimoto é uma das causas de hipotireoidismo. Aliás, é a mais comum.

  • Anonymous

    Parabéns pelo site.Excelente para manter informação sobre a saúde atraves de artigos completos e de facil entendimento.
    SUCESSO!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Anonymous

    Olá Dr.Pedro,
    Existe relação entre tireoidite de hashimoto e -surgimento de angiomiolipoma renal?
    -gastrite enantematosa (ou gastrite crônica)?
    -surgimento de outras doenças auto-imunes (como artrite reumatóide, por exemplo).
    Muito obrigada pelo seu importante trabalho com a sociedade.
    Abraços, Melissa.

  • Anonymous

    LUCIANA COSTA.

    Ola dr Pedro.
    seu blog é mt importante. parabéns.
    tenho 46 anos e todos os sintomas de hipo ( menos sensibilidde ao frio ) o tsh deu 5.79 o medico disse q sou hipo e me encaminhou para trata no SUS.
    a pergunta?
    uma vez tendo tsh acima do normal a pessoa é diagnosticada com hipo.. para toda vida mesmo sobre controle ou apenas foi dessa vz?
    bgda e ótimo fds.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Luciana
    Hipotireoidismo é uma doença crônica.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Melissa
    Com angiomiolipoma não conheço relação direta. A gastrite é uma doença muito comum, mas não é causada diretamente pelo hipotireoidismo. Já com outras doenças auto-imunes há, sim, relação.

  • Beth

    Muito obrigada pelas informações, estou com 48 anos, engordei 6 kilos nos ultimos 6 meses, meu cabelo tem caido muito, minha menstruação está totalmente desrregulada e tb tenho muitos dos sintomas acima citados. Fui ao gineco e não estou entrando na meno, assim o seu blog me esstimulou a procurar um endocrinologista.
    parabéns
    Elizabeth

  • Soraia

    Gostaria de saber tambem, qual é a quantidade minima de sal que se deve ingerir para nao ter pressao alta e mesmo assim ingerir o iodo necessario para nao ter bocio?

  • Sandra

    Li em duas respostas acima que o uso de anticoncepcional pode interferir no medicamento para tratamento do hipotiroidismo.
    Quero saber se, mesmo que seja raro, o uso de algum anticoncepcional pode ser a causa de um hipotiroidismo leve. Pois eu nao sei se é uma coincidencia muito grande ou se meu TSH aumentou (esta entre cinco e seis) depois do uso do contraceptivo hormonal.
    Obrigada, Sandra

  • Amanda

    Sei que vocês nao vao interferir na decisao de outros medicos, mas gostaria de saber: um clinico geral me receitou levotiroxina baseado apenas no resultado de TSH (menor que seis), para usar por três meses e depois parar. Vocês me aconselham seguir isso ou procurar um endocrinologista para que ele peça exames de T3 e T4 e ai sim ver que dose de medicaçao eu preciso?

    Eu realmente sei que voces nao gostam dessas perguntas, mas estou fora do Brasil e aqui vc nao vai em outro medico se o “medico de familia” nao te indicar…

  • Geovana

    O uso da levotiroxina, por alguns meses, pode causar a dependencia? Depois que parar de usar o medicamento, a tireoide pode voltar a funcionar normalmente ou pelo contrario, vai parar de trabalhar ainda mais?

  • Anonymous

    Olá Dr. Pedro,

    Como os hormônios estão sempre em pequena quantidade no sangue, diferentes laboratórios podem dosar hormônios, anticorpos e autoanticorpos de formas diferentes?

    Ou seja: Se eu fizer exame de sangue no mesmo dia, e nas mesmas condições, em dois laboratórios, posso ter resultados muito diferentes? Como confiar nesses exames?

    Obrigada,
    Júlia

  • Anonymous

    Dr.Pedro, tenho tireoidite de hashimoto desde 2009; tenho dor nas articulações e minha endocrinologista me passou exame de FAN hep2; posso ter outras doenças auto-imunes? Grata, Natalia.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Soraia
    O ideal são 6g de sal por dia. Pouquíssimas pessoas no ocidente conseguem seguir esta dieta.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Sandra
    Não, o anticoncepcional não é causa de hipotireoidismo.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Amanda
    Não tenho como avaliar a conduta do clínico, por isso, sugiro que vc procure um endócrino

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Geovana
    Não, não existe isso de causar dependência ou atrapalhar na função da tireóide. O uso da levotiroxina deve ser contínuo pq o hipotireoidismo costuma ser definitivo

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Júlia
    Não pode haver grandes diferenças entre 2 exames. Se houver, um dos dois errou.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Natalia
    Sim, até pq o hashimoto também é uma doença auto-imune. Quem tem uma doença auto-imune tem maior risco de ter outras.

  • Cláudia Fernandes

    Olá,

    Ha controversias no tratamento do hipotiroidismo subclinico?
    Meu medico receitou o remedio, e estou com medo de estar tomando sem real necessidade.

    Tem algum risco em tomar o medicamento se o TSH está ligeiramente aumentado? O unico problema seria abaixar demais o TSH ou tem um outro efeito colateral?

    Tem chance do hipotiroidismo subclinico normalizar por si só?

    Obrigada

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Cláudia Fernandes
    Há algumas indicações para tratar hipotireoidismo subclínico. Se o seu médico indicou tratamento é pq provavelmente vc deve ter algum dos critérios.

    O hipotireoidismo subclinico pode tanto desaparecer sozinho quanto evoluir para hipotireoidismo clínico. O tratamento não parece interferir nesta evolução.

  • Vanessa

    Acabei de ler uma entrevista da Deborah Secco para a Revista Boa Forma e ela afirma que o uso equivocado de suplementos desencadeou uma doença na tireoide.
    Acredito que sejam suplementos proteicos. Isso realmente é possível? Por quê?

  • Léia

    O hipotiroidismo causa o aumento do colesterol total ou apenas do mau colesterol?
    Meu TSH esta ligeiramente aumentado, e meu colesterol ta alto, mas eh o bom que ta alto: HDL = 108 e o LDL = 116.

    E todo hipotiroidismo, se nao for por remoçao da tireoide, é devido a doença de hashimoto? E nesse caso sempre poderemos identificar a presença dos anticorpos anti-TPO ou pode ser que no inicio nao haja a presença desses anticorpos?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Vanessa
    Desconheço a informação de que suplementos proteicos possam causar hipotireoidismo.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Léia
    Do mau colesterol (LDL) e, consequentemente, do colesterol total.
    Existem outras causas de hipotireoidismo, mas o Hashimoto e remoção da tireoide são responsáveis pela imensa maioria dos casos atuais. Os anticorpos estão presentes em mais de 90% dos casos de hashimoto.

  • Anonymous

    Olá Dr.

    Estou com o Anti TPO alto e estou tentando engravidar, a possibilidade de engravidar fica mto dificil, ou com o tratamento é uma possibiliade normal da gravidez.

    Claudia Rodrigues

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Claudia
    O tratamento só adianta se vc tiver sintomas de hipotireoidismo ou níveis alterados de TSH. A simples presença do anti-TPO não significa que vc tenha alguma doença.

  • Henrique

    Olá Dr.
    Minha namorada toma o Elani Ciclo (drospirenona +etinilestradiol) há + ou – 1 ano e meio.
    Há dois meses minha namorada começou a tomar o Puran T4 (levotiroxina sódica).
    Logo, eu gostaria de saber se esse remédio para tireoide pode diminuir a eficácia do anticoncepcional.

    Henrique