Artigo atualizado em 11/07/2014

EXAME DA CREATININA E UREIA

Creatinina e ureia são duas substâncias presentes na corrente sanguínea, que podem ser dosadas através de exames de sangue quando se pretende fazer uma avaliação da função dos rins. Elevações dos valores dessas duas substâncias são a principal forma de se diagnosticar precocemente doenças renais.

Neste artigo vamos explicar o que são a ureia e a creatinina e como interpretar os seus resultados.

Atenção: não confundir creatinina com creatina. São nomes parecidos, mas as substâncias são diferentes. Se você procura informações sobre o suplemento alimentar creatina, seu texto é este: SUPLEMENTOS DE CREATINA FAZEM MAL?

Antes de seguirmos em frente, veja esse curto vídeo de 3 minutos, produzido pela equipe do MD.Saúde, que explica de forma simples a insuficiência renal e o exame da creatinina:

Vídeo sobre doença renal crônica

O que é creatinina?

Nossos músculos precisam de energia para exercer suas funções. O “combustível” que gera esta energia é uma proteína chamada creatina fosfato, sintetizada a partir das proteínas da nossa alimentação. A creatina fosfato é produzida no fígado e posteriormente armazenada nos músculos.

A nossa musculatura está permanentemente em atividade, mesmo quando estamos em repouso. Isto significa que estamos o tempo inteiro consumindo creatina fosfato. A creatinina é uma espécie de lixo metabólico resultante deste consumo constante. Após a sua geração, a creatinina é lançada na corrente sanguínea, sendo eliminada do corpo na urina, através dos rins.

Resumindo este ciclo:
- proteínas ingeridas na dieta »» produção de creatina fosfato pelo fígado »» consumo da creatina fosfato pelos músculos para geração de energia »» produção de creatinina »» eliminação da creatinina pelos rins.

Diariamente, cerca de 2% de toda creatina fosfato armazenada em nosso corpo é convertida em creatinina pelo metabolismo dos músculos. É essa creatinina resultante que dosamos nas análises de sangue.

Mas por que a creatinina serve para avaliar a função dos rins?

A creatinina é uma substância inócua no sangue, sendo produzida e eliminada de forma constante pelo organismo. Se o paciente mantém sua massa muscular mais ou menos estável, mas apresenta um aumento dos níveis de creatinina sanguínea, isso é um forte sinal de que o seu processo de eliminação do corpo está comprometido, ou seja, os rins estão com algum problema para excretá-la.

Se os rins não estão conseguindo eliminar a creatinina produzida diariamente pelos músculos, eles provavelmente também estarão tendo problemas para eliminar diversas outras substâncias do nosso metabolismo, incluindo toxinas. Portanto, um aumento da concentração de creatinina no sangue é um sinal de insuficiência renal.

A ureia é outra substância produzida no fígado, também como resultado da metabolização de proteínas da alimentação. Assim como a creatinina, a ureia também é eliminada pelos rins. Elevações nos níveis sanguíneos de ureia são um sinal de mau funcionamento dos rins. Geralmente dosamos ambas as substâncias para avaliar a função dos rins, mas a creatinina é mais específica e confiável.

Qual é a importância da dosagem da creatinina e da ureia?

Estima-se que em todo o mundo existam milhões de pessoas com algum grau de disfunção dos rins; 70% destes nem sequer desconfiam que possam estar doentes. O método mais eficiente para se diagnosticar precocemente as doenças do rim é através da dosagem da creatinina.

Exame creatinina

Inúmeras doenças podem levar à doença renal crônica, mas seis delas correspondem a grande parte dos casos:

- Hipertensão (leia: HIPERTENSÃO ARTERIAL | Sintomas e tratamento).
- Diabetes (leia: DIABETES MELLITUS | Diagnóstico e sintomas).
- Rins policísticos (leia: RINS POLICÍSTICOS | Doença policística renal).
- Glomerulonefrites (leia: GLOMERULONEFRITE | O que é, sintomas e tratamento).
- Infecções urinárias de repetição (leia: PIELONEFRITE | INFECÇÃO URINÁRIA | Sintomas e tratamento).
- Cálculos renais de repetição (leia: CÁLCULO RENAL | PEDRA NOS RINS | Sintomas da cólica renal).

É muito comum nós médicos ouvirmos a seguinte frase:
- Ah, doutor, meus rins estão ótimos, eu urino muito bem e eles não doem.

Isto é um grande equívoco! A insuficiência renal crônica não costuma causar sintomas até fases bem avançadas da doença. O fato de não sentir dor nos rins não significa nada. Em geral, o rim só provoca dor quando há cálculo renal ou infecção. Todas as outras doenças renais não costumam cursar com dor no rins.

Existe também o mito de que urinar bem é um sinal de saúde renal. Na verdade, o controle da água corporal é apenas uma das atribuições dos rins. Inicialmente, o rim torna-se incapaz de filtrar as toxinas, mas consegue eliminar água sem maiores problemas. A redução do volume da urina é um sinal muito tardio, que muitas vezes só ocorre depois que a insuficiência renal está muito grave e o paciente já precisa entrar em programa de hemodiálise (leia: O QUE É HEMODIÁLISE). Portanto, o fato de urinar bons volumes e a ausência de dor nos rins não é garantia de saúde dos mesmos (leia: 10 SINTOMAS DOS RINS).

A dosagem da creatinina é importante para se detectar a insuficiência renal em fases precoces, evitando, assim, as complicações da doença. Os rins, além do controle da água corporal, também agem no(a) :

- Excreção de substâncias sanguíneas, como remédios ou toxinas.
- Níveis sanguíneos de eletrólitos, como potássio, sódio, magnésio, cálcio e fósforo.
- Produção de hormônios que controlam os glóbulos vermelhos (hemácias).
- Controle da massa dos ossos.
- Controle da função da coagulação do sangue.
- Controle do pH do sangue.
- Controle da pressão arterial.

A insuficiência renal crônica é uma doença que costuma progredir lentamente e de forma silenciosa ao longo de anos, fazendo com que todas as funções acima estejam comprometidas. Não diagnosticar a doença renal precocemente significa não agir em tempo hábil sobre esses problemas.

Para saber mais detalhes sobre a insuficiência renal crônica, leia: INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA | Sintomas e tratamento.

Quem deve dosar a creatinina?

Qualquer indivíduo sob risco de desenvolver doença renal deve dosar sua creatinina sanguínea. Isto inclui pessoas que apresentam:

- Hipertensão.
- Diabetes.
- Idade maior que 50 anos.
- História familiar de rins policísticos.
- História familiar de glomerulonefrite.
- História familiar de insuficiência renal crônica.
- Uso crônico de anti-inflamatórios (leia: ANTI-INFLAMATÓRIOS | Ação e efeitos colaterais).
- Infecção urinária frequente (leia: SINTOMAS DA INFECÇÃO URINÁRIA).
- Cálculos renais de repetição (leia: CÁLCULO RENAL | Causas e sintomas).
- Edemas (inchaços) sem causa definida (leia: INCHAÇOS E EDEMAS | Causas e tratamento).
- Anemia sem causa definida (leia: ANEMIA | Sintomas e causas).
- Doenças cardíacas graves, principalmente insuficiência cardíaca.
- Alterações na urina, como sangramento (urina cor de Mate ou Coca-Cola) ou excesso de espuma, que é um sinal de proteinúria (leia: PROTEINÚRIA , URINA ESPUMOSA E SÍNDROME NEFRÓTICA).
- Pessoas com emagrecimento, perda de apetite, náuseas matinais e fraqueza intensa sem causa aparente.
- Obesos (leia: OBESIDADE E SÍNDROME METABÓLICA).
- Fumantes (leia: MALEFÍCIOS DO CIGARRO | Tratamento do tabagismo).
- Crianças com problema de crescimento.

Então, como eu faço para saber se meus rins estão funcionando de modo correto?

Em geral, para avaliação dos rins, solicita-se a ureia e a creatinina conjuntamente. Todavia, a creatinina é um melhor marcador, já que a ureia pode vir alterada em casos de desidratação, uso de diuréticos, sangramento digestivo, alimentação rica em proteínas, doença do fígado, etc.

O raciocínio é simples: as duas substâncias (ureia e creatinina) são produzidas constantemente pelo organismo e são eliminadas pelos rins. Deste modo, a sua concentração mantém-se sempre estável. Se os rins passam a não funcionar bem, elas começam a acumular no sangue. Portanto, quanto pior for a função renal, mais elevados serão os valores de ureia e creatinina.

Além das dosagens de creatinina e da ureia, o médico também pode solicitar um exame simples de urina, chamado de EAS ou urina tipo 1 (leia: EXAME DE URINA | Leucócitos, nitritos, hemoglobina…).

Quais são os valores normais de creatinina?

Os níveis normais da creatinina variam entre 0,6 a 1,3 mg/dl. Porém, esses valores não são absolutos e devem ser interpretados pelo seu médico. Como a cretinina é produzida pelos músculos, pessoas musculosas apresentam taxas basais maiores. Um jovem esportista e musculoso pode apresentar até 1,4 mg/dl de creatinina sem ter doença renal, enquanto que uma senhora idosa e magra, com 1,2 mg/dl, pode ter rins doentes. Portanto, não se interpreta a creatinina como um valor absoluto. Deve-se levar em conta sexo, idade e peso do paciente. Em geral, porém, valores de creatinina acima de 1,5 ou 1,6 mg/dl são sinal de doença renal na imensa maioria dos casos.

Através do resultado da creatinina seu médico pode calcular a taxa de filtração renal (também chamada de clearance de creatinina), que é basicamente o volume de sangue filtrado pelo rim a cada minuto. Rins normais filtram até 180 litros de sangue por dia (aproximadamente 120 ml/min). Valores abaixo de 60 ml/min são indicativos de insuficiência renal crônica.

Como baixar a creatinina?

Não há um medicamento específico para baixar a creatinina. É importante lembrar que a creatinina é apenas um marcador de disfunção dos rins. Não é a creatinina em si que faz mal ao organismo. Ela sobe quando os rins estão funcionando mal.

A recuperação da função renal é possível nos casos de insuficiência renal aguda, quando a agressão ao rim é pontual. Nestes casos, o tratamento deve ser direcionado à doença aguda que está provocando injúria aos rins.

Nos casos de insuficiência renal crônica, os rins já apresentam lesão irreversível por anos de agressão causada pelo diabetes, hipertensão, drogas tóxicas aos rins, etc. Portanto, é pouco provável que ainda exista a possibilidade de iniciar algum tratamento que recupere a função renal e, consequentemente, abaixe os valores da creatinina.

Vérsion en español:  ¿QUÉ ES LA CREATININA?
Publicidade
  • Luiz – Ba

    Dr. Saraiva, sou hipertenso e tenho uma creatinina de 1,7. preciso ser acompanhado por um nefrologista ou o meu clínico geral é suficiente? Tem algum remédio indicado para melhorar meus rins?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Oi Luiz, em geral recomenda-se que pessoas com menos de 60% de funcionamento dos rins tenham no mínimo um nefrologista de referência. Através da sua creatinina e idade, seu clinico pode calcular esse percentual.
    O mais importante é o controle rigoroso da hipertensão, evitar medicamentos que ataquem os rins e o acompanhamento da creatinina periódico. Existem alguns anti-hipertensivos mais indicados para pessoas com doença renal. Em geral o rim não melhora, por isso é importante interromper a progressão da doença.

  • Rafael

    Muito bom texto DR.
    Muito elucidativo

  • Anonymous

    Boa Noite, fiz um exame hoje de creatinina e um de uréia, o de ureia deu 27 mg/dl o resultado, sendo que o v.r e de 15 a 38 mg/dl entao ate ai acho que esta tudo bem mais o resultado de creatinina deu 0,3 mg/dl no qual o v.r e de 0,4 a 1,2 mg/dl, o que isso significa? estou com algum problema?
    Obrigada desde já

    Jéssica

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Jéssica,
    A creatinina é produzida pelos músculos e eliminada pelos rins. Se vocÊ for uma pessoa magra, com pouca massa muscular e tiver rins bem funcionantes, a sua creatinina pode ser baixinha assim mesmo.

    Não se preocupe.
    abs

  • Anonymous

    Muito obrigada DR. Pedro, ficou esclarecida a minha dúvida!

    Att
    Jéssica

  • fisiomax

    Ola Dr,tenho 27 anos e realizei recentemente exames de clearence de creatinnina e o resultados foram altos, todos em torno de 200 ml/min/1.73, e tbem a proteinúria em torno de 180 mg. O médico disse que nunca viu coisa parecida com esse resultado da clearence, o senhor poderia me esclarecer? obs: laboratórios diferentes. Obrigado!!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Fisiomax,
    O exame de clearance de creatinina tem sido abandonado por nós nefrologistas por ser muito sujeito a erros.

    É muito difícil uma pessoas conseguir colher a urina durante 24h sem erros.

    Normalmente quando os valores vÊm muito elevados, indica que vocÊ colheu urina a mais. Alguém te avisou que a primeira urina, após acordar, é para ser totalmente desprezada? E que a última urina deve ser colhida exatamente na mesma hora que vocÊ desprezou essa primeira urina no dia anterior?

    Até existe uma maneira de confirmar se a urina foi colhida corretamente, mas eu precisaria ver todos os resultados para isso.

    Tenho quase certeza que isso é um exame mal feito.

    abs

  • Anonymous

    boa noite

    estava lendo seu blog, e me interessei pelo assunto da creatinina, pois a minha mae sofre com problemas renais, ela nao tem o rin direito e agora a creatinina dela esta 6.5, o medico dela esta querendo começar a hemodialise, mas gostaria de saber ate quanto o organismo aguenta de creatinina e se ela nao fazer a hemodialise o que pode acontecer.

    desde ja agradeço a atenção

    joao emilio

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá João,
    Imagino que sua mãe tenha mais de 50 anos. 6,5 de creatinina em mulheres acima de 50 anos, indica insuficiência renal grave.

    A indicação de iniciar diálise não é feita somente pela creatinina, é preciso juntar vários dados laboratoriais com dados clínicos.

    Não se deve esperar até o limite do organismo para iniciar a hemodiálise pelo risco dela falecer antes por complicações.

    Se o nefrologista entende que ela deve começar, então o melhor é seguir a opinião do médico.

    abs

  • Fisiomax

    O meu foi clearence de creatinina anonimo, que é diferente de taxa de creatinina sanguínea. Como o Dr Saraiva disse isso é insuficiência renal msm, meu pai tbem teve q começar hemodiálise, pois senão iria ocorrer outras complicações. E depois q começar ela vai se sentir melhor. Abraços!!

  • Anonymous

    Dr. faço exercicios fisicos na academia e para isso tomo creatina(uma colher de chá por dia).ela poderia afetar no meu exame de creatinina que tenho que fazer para um concurso?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Pode sim,
    O ideal é que vc pare com a creatina pelo menos 48-72 horas antes do exame de sangue.

    abs

  • Anonymous

    olá Dr.

    meu nome é vinícius, tenho 25 anos, passei em um concurso e na fase dos exames médicos foi pedido o exame de sangue, e urina, a única taxa que deu acima dos valores de referência foi a creatinina o resultado foi 1,31 mg/dL (0,4 a 1,3 mg/dL), devo me preocupar dom esse resultado, posso ser eliminado do concurso?

    muito obrigado.

    abraço.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Vinícius,
    Se você for uma pessoa com uma boa massa muscular, pode ter creatinina uma pouco mais alta que a média e não significar doença renal.

    Se o exame de urina é perfeitamente normal, não vejo motivos para ser reprovado.

    abs

  • paulo de tarso

    Tenho quase 60 anos. O último exame de sangue e urina (maio/2009) mostraram taxa de creatinina de 1,66 mg/dl e acido urico de 10.3 mg/dl. Estou com algum problema renal?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Paulo,
    por esses dados que vc me passou, sim, vc tem doença renal.

    Procure um nefrologista.

  • Anonymous

    Dr. Pedro meu pai tem 77 anos sofre com diabetes desde 18 anos e ja amputou uma perna, teve varias complicacoes pela diabetes, como ponta de safena e carotidas entupidas.Mas é uma pessoa forte com muita vontade de viver. Neste ultimo exame a ureia dele deu 107 e ele teve um leve inchaço na perna e mao. O que pode estar acontecendo? O restante dos exames deu tudo no limite.Obrigado.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    A uréia sozinha não diz nada. Pode ser desidratação, excesso de diuréticos, sangramento digestivo, ins. renal. Pode ser inclusive mais de uma destas.

    O mais importante é a creatinina.

    Nem sempre estar dentro dos limites, significa estar normal.

  • Anonymous

    olá doutor, meu nome é DANILO como eu li acima um colega comentando eu queria tirar 1 dúvida: eu passei em 1 concurso público e estou fazendo alguns exames anteriores para evitar surpresas minha creatinina deu 1,2 mg% e aí eu devo me preocupar? até mais…

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Danilo,
    Minha creatinina também é 1,2

    relaxa,
    abs

  • Anonymous

    de (DANILO) doutor obrigado por me tirar essa dúvida agora estou mais calmo um abraço e continue assim sempre ajudando a tirar nossas dúvidas…

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Jotabe,
    Com certeza era dos antiinflamatórios. Esses medicamentos são veneno para os rins, principlamente se usados por períodos prolongados.

    Uma dieta pobre em sal é indicado para todo mundo, não só para vc.

    Em relação a carnes, é só não abusar. Se a dieta for equilibrada, não há problema comer carne de vez em quando.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/08229530732417698123 tista

    Dr. Pedro.
    obrigado pela sua atenção.
    a última dúvida.
    o cloreto de magnésio faz a creatinina subir?
    grato.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Não.

    Mas se for continuar com o cloreto de magnésio , tenha cuidado para não causar uma hipermagnesemia (excesso de magnésio no sangue)

  • http://www.blogger.com/profile/08229530732417698123 tista

    Dr. Pedro. Muito grato pela sua atenção .
    As suas respostas me bastaram.

  • Anonymous

    DR eu faço exercicio fisico na academia eu queria saber se eu tomar duas colher de creatina por dia isso ira afetar os meus rins o

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Não existem trabalhos a longo prazo que mostrem com certeza que esses suplementos alimentares podem ser prejuciais aos rins.

    O que se sabe é que em doentes com doença renal, uma ingestão de proteínas em excesso acelera a perda de função renal. Por isso, criou-se a teoria de que excesso de proteínas poderia causar lesão renal. Em pessoas sem lesão renal prévia isso ainda é incerto.

    ……………………..
    Por favor, peço a todos que comentam como “anônimo”, que assinem os comentários.

  • Anonymous

    Olá doutor,
    Tenho 28 anos, sou magra e recentemente fiz um exame de sangue onde ureia e urina eram normal, mas a creatinina deu 0,99 na sorologia. Devo ficar preocupada?
    Obrigada

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    De modo algum. Esta creatinina é normal.

    abs

  • Luana

    Bom Dia doutor, obrigada pela atenção.
    Então meu fluxo menstrual é mto pequeno quase não vem nada…
    Sempre que fazia exames o resultado dava essa moderada anemia mas os médicos sempre me dizem q é normal
    O sr me disse que a taxa de creatinina está normal…mas pq ela esta acima do valor máximo??
    Obrigada novamente

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Luana,
    Como eu disse no texto, a taxa de creatinina deve ser individualizada. No seu caso, pela idade e peso que me forneces, até 1,2-1,3 mg/dl pode ser considerado normal

  • lauro

    caro dr.
    pq, que com a creatinina alterada nao posso fazer a tomografia computadorizada?

    obrigado

    LAURO

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Lauro
    Pode fazer se for sem contratste.
    O contraste da tomografia é tóxico para os rins e pode piorar a função renal de que já é insuficiente renal.

    Só se usa contraste se o exame for imprescindível

  • lisi

    Ola, Meu sbrinho fez exame de Creatinina e o resultado deu 0,75, mas ele tem dois anos de idade , gostaria de saber se isso e bom ou não,ele e bem magro e não come muito, e as vezes quando mama vomita.
    Obrigado pela atenção e aguardo sua resposta, pois estamos aflitos pelo resultado.
    Lisiane Silva

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Lisi,
    Esse valor está normal. Qual é a altura dele ?

  • lisi

    Ele tem 83cm de altura.
    Muito obrigado por esclareçer minha duvida, adorei seu Blog.
    abraços e muito obrigado mesmo.

    Lisiane Silva

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Então é isso mesmo. A creatinina está normal.

  • Cilene

    fiz um exame d sangue,e o resultado foi 0,4 de cretinina,a referencia é de 0,6 a 1,4,e o médico comentou comigo q meu fígado está um pouco debilitado esse exame tem a ver c/ o fígado?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Cilene,
    Não. Tem a ver com seus rins e sua massa muscular.

  • http://www.blogger.com/profile/01781206273904549481 barbara bastos

    DR Pedro a biópsia do meu pai foi a seguinte: LAUDO MACROSCÓPICO:
    Fragmento filiforme de tecido
    Laudo Macroscópico: Fragmento de cortical renal contendo cerca de 12 glomérulos, sendo dois obsoletos. Os glomérulos restantes exibem tortuosidade de alças capilares e fibrose pericapsular, associado a expansão do eixo mesangial,com proliferação de células, de acentuação focal. Um gloméruloexibe esclerose segmentar do tufo capilar, com adesão capsular.Presença de lesão tubulointersticial difusa,com fibroedema, infiltrado inflamatório mononuclear e atrofia tubular. Vasos sem alterações significativas.Conclusão: GLomurelopatia esclerosante, podendo ser compatível com evolução de glomeruesclerose segmentar e focal na dependencia de correlação com os dados clinicos e laboratoriais. DR Pedro qual o nome da doença de meu pai,como aconteceu,tem cura? o que ele pode fazer para levar uma vida melhor,ele está dialisando desde final de maio,já passou por uns seis procedimentos (cateter no pescoço e agora usa uma fístula venosa que por sorte funciionou com menos de 1 mes. Obrigado pela atenção Barbara.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Barbara,
    O seu parece ter uma glomerulonefrite chamada de “glomeruloesclerose segmentar e focal”.

    A doença parace estar bem avançada e é possível que seu pai fique em diálise definitivamente. Não tenho como afirmar isso pq precisaria de mais dados. Mas por tudo que vc já me contou, é uma possibilidade real.

  • http://www.blogger.com/profile/01781206273904549481 barbara bastos

    DR.Pedro quais seriam esses dados que faltam,o que causa essa doença, na família ele é o primeiro a fazer diálise e fora a diálise o que ele pode fazer para melhorar sua vida. Obrigado pela atenção Barbara.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Bábara,
    Os dados seriam toda a história clínica e exame físico dele.

    Esta doença em geral não tem causa esclerecida.

    Ele agora tem que seguir todas as orientações dos nefrologistas em relação a dieta, tratamento e ganho de peso entre as diálises.

    Tenho neste blog textos sobre hemodiálise e glomerulonefrite que podem ser interessantes para vcs.

  • otavio

    Ola Dr.

    estou tendo um problema, estou urinando muitas vezes, as vezes de meia em meia hora, fiz exames de sangue e urina, tenho 35 anos, 1,78 alt, 80 kilos, pratico musculação todos os dias, tenho uma boa hipertrofia, segue meus resultados abaixo…
    ureia 34mg/dl, creatinina 1,43mg/dl, sodio 141mg/dl, potassio 4,0mg/dl, glicose 87, hemograma tudo normal, urina proteina ausente, glicose indetectavel, vou a um nefrologista, o q pode ser? é normal urinar tanto assim? fica com Deus Dr., abração

  • http://www.mainmedia.com.br/ Marcos Costa

    Dr. Pedro, um amigo meu está internado para a tentativa de recuperação de um dos rins. Seu exame de creatinina era de 1,5 quando fizeram uma tomografia com contraste. Aí a creatinina subiu a 5. Este aumento é reversível ou este foi um erro muito grave? Marcos Costa

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Marcos,
    Na maoria dos casos a nefropatia por contraste regride após alguns dias.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Otávio,
    Nas suas análises não há nada de errado. Mas não é normal urinar tanto assim. Acho que não seria má idéia procurar um nefro.

  • Fabio

    Boa tarde! tomar creatina causa alteração nos exames de creatinina? é prejudicial aos rins?
    Obrigado!

  • Anonymous

    Dr. Pedro!!! Estou mto preocupada com o meu pai… Ele tem difunção renal e o quadro está evoluindo… Tem 63 anos e os últimos exames deram: Uréia (soro) 146mg/dl; Creatinina (soro) 4,75 mg/dl; Sódio (soro) 144 mEq/l; Potássio (soro) 4,5 meq/l; Calcio (soro) 9,4 mg/dl; Fosforo (soro) 5,1 mg/dl; Cloro (soro) 106 mg/dl. Ele não tem diabetes, sobrepeso ou é sedentário… Gostaria de saber se isso pode ajudar a retardar o início da diálise?! Em quanto tempo provavelmente ele terá q iniciar essas seções?! Em qual estágio da doença ele está?! Me desculpa pelas milhões de perguntas, mas realmente estou mto preocupada!! Obrigada, desde já;
    Fernanda K

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Fábio,
    São 2 coisa diferentes.

    1- Tomar creatina pode aumentar a creatinina do sangue, sem que isso signifique piora da função dos rins. É preciso avisar o médico para que ele não interprete o resultado de forma errada.

    2- Existe indícios de que uma dieta com proteínas em excesso (e a creatina é uma proteína)possa à longo prazo causar danos nos rins. Porém, até o momento, nenhum trabalho conseguiu demostrar malefícios da creatina.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Fernanda,
    Primeiro de tudo é preciso saber pq ele tem insuficiência renal. Nao se pode tratar se não se souber a causa.

    Mas baseado no que entendi da sua história, sinto dizer que não tenho boas notícias.

    Com 4,75 mg/dl de creatinina aos 63anos, ele já está com a doença muito avançada. Isso significa menos de 20% de funcionamento. Nesta fase já não há muito o que fazer.

    Pelo o que entendi, essa perda é progressiva e não houve nenhum agravamento súbito da função por outros fatores. Com esse nível de comprometimento, ele já deve começar a ser preparado para hemodiálise. Não quer dizer que ele vá começar já, mas deve estar preparado para quando isso aocntecer.

    Espero que ele já esteja sendo seguido por um nefrologista.

    Não tenho como dizer quanto tempo ele ainda pode ficar sem diálise, mas com certeza não é muito.

    Tenho vários texto sobre insuficiência renal. Procure lê-los

  • Rogerio

    Doutor , minha duvida é parecida com a do Fabio.Vou prestar um concurso e o exame medico do mesmo pede creatinina ,e tomo creatina.Ela pode aumentar a creatinina alem dos niveis considerados “padrão” em exames?Desde ja, agradeço.

  • Rogerio

    Desculpe, esqueci de mandar essa outra pergunta!: em que o execsso de proteinas pode prejudicar os rins a longo prazo?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Rogério,
    Pode sim. Se vc for jovem e tiver uma massa muscular grande, sua creatina basal já será próxima dos 1,3. Se vc ainda toma creatina ela poderá chegar a 1,5 mg/dl. Se quem irá avaliar seu exame não tiver conhecimento deste fato, pode erradamente achar que vc tem doença renal.

    Excesso de proteínas induz um aumento da taxa de filtração de sangue pelo rins. Isso ao longo dos anos é danoso e leva a perda de função renal.

    Essa relação é plenamente estabelecida em quem têm doença renal. Insuficientes renais crônicos com alto consumo de proteínas evoluem mais rapidamente para hemodiálise.

    Em pessoas com rins saudáveis, isso ainda é mais teoria do que prática.

  • Rally

    Boa noite, Dr. Pedro Pinheiro.

    Há três meses fiz exame de urina 24 horas e o um dos resultados foi creatinina 1,36 mg/dl e proteinúria 0.11g/24h. Repeti o exame após dieta nesse período e agora deu creatinina 1,15 mg/dl e proteinuria 0,24g/24h. Esse aumento na proteinúria pode indicar algum problema renal?

    Grato pela atenção.

    Rally.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Rally,
    Pode. LEve esse exame a um nefrologista para que ele possa avaliar se isso tem alguma importância

  • otavio

    Ola Dr. sou Otavio, q postou aqui dia 08/09, entao, fui a uma medica nefrologista, ela me pediu uma bateria de exames vou postar os resultados para o sr. avaliar.
    Exames de urina e sangue feito dia 07/09, pedidos por um clinico geral
    proteina ausente
    glicose indetectavel
    corpos cetonicos ausente
    hemacias 1000
    leucocitos 1000
    ureia 34, creatinina 1,43, sodio 141, potassio 4,0, hemograma normal
    Exames do dia 10/09 pedidos pela nefrologista.
    urina. proteina indetectavel, glicose indetectavel, leucocitos 2000, hemacias 1000, hemograma tudo normal, cultura da urina negativo, tsh 1071, T4 1,52 ng/dl, glicose 96, ureia 39, creatinina 1,24, acido urico 3,6, sodio 141, potassio 4,3, ldl calculado 122, ldl dosado 120, triglicerideos 84, total 180, hdl 41, vldl 17,proteinuria 24hs 0,16, volume urinario 1.600ml, ultrassom total do abdomen e tireoide tudo normal, ecocardiograma normal, eletrocardigrama normal.
    A Dra. disse q esse aumento da proteinuria era devido a suplementos q estava tomando (creatina e whey protein), disse para parar de tomar essa porcarias e fazer uma dieta e voltar daqui 2 meses e repetir os exames, como pode 2 exames de urina I nao detectar proteinas e o de proteinuria estar alterado? ela disse q meu aumento de vontade de urinar pode ser pelo meu estress e ansiedade, me encaminhou para um psicologo, isso procede Dr.? esotu preocupado com essa proteinuria, ela nao me receitou nenhum medicamento pra diminuir a proteinuria, quero a opinião do sr., lembrando q tenho 35 anos, 1,78 e 79 kls, treino quase todos os dias e tenho boa massa muscular, ja treino a uns 7 anos, ou mais, muito obrigado Dr. q Deus te ilumine sempre, abraços

    Ass. Otavio

  • Rally

    Bom dia Dr. Levei os exames ao nefrologista e disse que 0.24g/24h de proteinuria está ainda dentro da normalidade, considerando o exame como um todo. Os demais exames foram normais (exceto triglicerideos 173mg/dl). Isso porque estou sedentário há 2 anos.Achei tb que o ácido urico 6,0mg/dl meio alto, mesmo não comendo carne vermelha durante uma semana, estou certo? Sr. acha que eu deveria procurar uma segunda opinião?

    Grato.

    Rally.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Otavio,
    o fato é que vc urinou apenas 1600 ml em 24h. Está normal. Acho que esa proteinúria é irrelevante. Não se faz diagnóstico baseado apenas em 1 exame. O normal é até 150 e vc tem 160.

    Vc acorda a noite para urinar ou consegue dormir pelo menos 8 horas sem ter que levantar?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Rally,
    Na verdade o limite é 150 mg em 24 horas. Agora, a proteinuria pode flutuar e só há sinal de doença se ela for frequentemente acima de 150, o que não é o seu caso.

    Acho que se vc já foi avaliado por um nefro, pode descansar. O importante é a avaliação como um todo e não apenas de um resultado laboratorial isolado.

    Sugiro apenas que vc repita essas análises daqui a um ano para confirmar que está tudo bem.

  • otavio

    entao doutor eu sempre acordo durante a noite, 1 vez, e assim vou ao banheiro, sempre foi assim desde criança, mas tem dias q durmo direto sim, mas sempre acordei tipo umas 3 da manha e vou ao banheiro e volto a dormir, alias, aqui em casa todo mundo é assim, o organismo acostumou a acordar de madrugada.o SR. acha melhor eu repetir o exame? o urina tipo I não é mais confiavel?
    obrigado e fique com Deus

    Otavio

  • My chemical romance

    meu bebe de 1 ano e 3 meses só tem um rin porque precisou tirar o outro por causa de um tumor de wilms agora fiz um exame e no valor de referencia era de 3,2 no maximo e o dele deu 3,51 estou muito preocupada apesar do exame de urina e uréia deram tudo bem mas vou fazer outro exame para examinar.
    cris

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Otavio,
    A urina tipo I não quantifica a proteinuria. Agora quanto a necessidade de repetição da urina 24h, a sua nefrologista é a mais indicada para avaliar.

  • isabela

    olá gostaria de saber o seguinte quais são as formas de diminuir o nivel de creatinina no sangue???
    Obrigada desde ja.
    Isabela

  • Leomar

    Bom dia Dr. Pedro Pinheiro.
    Tenho 41 anos, 1,9m e tenho 110 Kg fiz alguns exames e resultou em urea 49 e creatinina 1.32. Por gentileza, existe alguma maneira de baixar a creatinina e ureia? Com as minhas características, os meus resultados estão muito alterados?
    Leomar

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Leomar,
    aparentemente não há nada de errado. Vc é grande. Faz todo o sentido sua creatinina ser deste valor. Não tem pq querer baixa-la.

  • Rosa

    Bom dia Dr.
    Minha mãe tem 62 anos, 1,50m e pesa 54Kg Ela fez exames que tiveram como resultado a uréia 58 e creatinina 0,68, Glicose 97.O exame de urina não apresentou nenhuma alteração. Um mês antes da realização do exame ela fez uso de anti-inflamatório.Essa alteração no nível de uréia dela é preocupante?
    Obrigada,
    Rosa

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Rosa,
    Não é preocupante não. A creatinina é mais importante. Peça apenas para ela beber mais água, por que isso pode indicar desidratação.

  • Eduardo

    Dr, meu nome é Eduardo e tenho 31 anos, fiz exames recentes de sangue,e minha creatininca deu muito alta,o medico lclinico disse que tenho que fazer homoialise, não teria outro tipo de tratameneto antes pra que pudesse baixar esse nivel de creatinina não?
    Obrigado

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Eduardo,
    Não existe tratamento para baixar creatinina. Se vc realmente tem ins. renal em fase final, não há mais o que fazer a não ser hemodiálise

  • elis

    Olá!
    Tenho 36 anos,69 quilos,diabética há cinco,e meu médico nunca pediu este exame de creatinina e uréia,e ao ver a sugestão no site,fui imediatamente fazer!Estou com o resultado em mãos, foi o seguinte:
    Creatinina:1,55 mg/dl
    Uréia:82 mg/dl
    Não sei oq ue fazer?Preciso procurar um nefro?Este resultado apresenta algum problema?Preciso de ajuda!! Grata

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Elis,
    Vc tem alteração da creatinina. Deve sim procurar um nefro.

  • Kernel

    Dr. Fiz um exame de creatinina e a taxa em meu sangue é de 1,52mg/dl. Sendo que peso 94 quilos e tenho 1,78 de altura e sou praticante de musculação há 8 anos. Gostaria de saber se esses níveis de creatinina para o meu caso é normal.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Kernel,
    Se vc for jovem e esses 94 quilos forem basicamente de massa muscular, esse valor pode ser normal.
    Na dúvida sugiro que vc consulte um nefrologista.

  • Kernel

    Dr.
    Tenho 24 anos e tenho muita massa muscular.

    Obrigado.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Kernel,
    Então isso pode muito bem ser normal. Mas ainda assim, sugiro que vc seja avaliado por um médico para confirmar essa informação.

  • Cida

    Olá Doutor.
    Meu marido é portador de GOTA que sempre se manifestou por inflamações no dedão do pé. Desta vez ela se manifestou bem mais forte só que na articulação do joelho. Ele chegou a ficar em cadeira de roda. Nos ultimos exames que realizou o resultado foi o seguinte: CREATININA: 7,02 CLEARENCE: 24,6ML/MIN/M² PROTEINÚRIA: 1.518 MG/24HS.
    Minha pergunta é: Ele teve complicações renais por causa da gota? Esse resultado seria devido ao ataque da gota? quando passar a crise esses valores podem baixar? Pode se definir através desses valores se ele tem Insuficiência Renal Aguda ou Cronica?
    Agradeço pela Atenção.

  • Vivianne Felipe

    Olá
    Fiz recentemente o exame de Creatinina e o resultado foi 0,69mg/dL e a Filtração glomerular foi de >60 ml/min/1,73 m². Tenho 35 anos, 1,57 m de altura e peso 85 kg. Esse valor é normal?

    Parabéns pelo blog.

    Obrigada

    Vivianne Felipe

  • http://www.blogger.com/profile/04393336581392706630 Dra. Renata Campos

    Cida,
    não dá para dizer com certeza, mas provavelmente a gota tem a ver com a doença renal sim. Sem saber mais detalhes fica difícil responder às suas perguntas. Procure um nefrologista o mais rápido possível para esclarecimento da situação.

  • Giulliano

    Ola dr(a), eu tomo bastante creatina, esses dias estava amanhecendo com inchaço nos dedos da mão e alguns hematomas pode ser um efeito? um sintoma de algo?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Viviane,
    Toda vez que o resultado mostrar uma filtração glomerular acima de 60ml/min, isso significa estar normal.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Giulliano,
    Não existem trabalhos confiáveis sobre os efeitos colaterias da creatina, principalmente se tomada em grande quantidade. Parece haver um risco maior de lesão renal, porém isso ainda não foi comprovado.

    Eu se fosse vc, procuraria um médico já que estes sintomas são importantes e podem indicar doença dos rins entre outras coisas. Não necessariamente são devidos a creatina.

  • mariana

    Considerando um valor normal para creatinina de até 1,2 mg/dL, como analisar o caso de um homem de 83 anos, com creatinina de 1,6 mg/dL, assintomático?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Mariana,
    1,6 de creatinina em um doente idoso pode indicar uma disfunção renal leve, moderada ou grave. Isso vai depender de outros dados clínicos, como por exemplo a massa muscular dele. De qualquer maneira já estaria indicada uma consulta com um nefrologista.

  • Rodrigo

    Primeiro, gostaria de agradecer o espaço para tirar dúvidas.

    Doutores, pratico musculação há 4 anos, sempre tomando suplementos alimentares e controlando meus exames de sangue e dando o descanso necessario entre um suplemento e outro.
    Acontece que meus exames sempre variaram as taxas de creatinina de 1,0 à 1,10 e uréia sempre de 20 à 30… Porém, atualmente, fazendo uma dieta hiperproteica com whey protein e com um suplemento vasodilatador à base de creatina e outros componentes, que facilitam ainda mais a absorção de proteínas pelo organismo, então, fazendo o exame apos o uso desses produtos, deu 1,20 creatinina e 41 uréia… o que me preocupou um pouco pois ambos estão no limiar.. Será tais resultados relativamente altos em comparação aos outros decorrente dos suplementos?

    Devo até me preocupar com algum quadro de insuficiencia renal cronica?( o que mais me preocupa )

    Não tenho nenhuma doença, minha saúde é 100%, graças a deus sou perfeitamente saudavel… bebo MUITA agua… logo, nao sou o tipo de pessoa que corre riscos para problemas renais… meu medo mesmo é se essas taxas foram alteradas pelo uso dos produtos e se de alguma forma posso estar causando algum tipo de dano aos meus rins!

    Grato pela atenção doutores!

    Tenho muita massa muscular, nunca tomei anabolizantes e tenho 1,82 altura, 83 kg, com 6 % de gordura..

    Rodrigo Martins

  • Anonymous

    Boa tarde.
    Meu nome é Ingrid, tenho uma filha de 4 anos com 23 kg e 1,10m. O teste sanguíneo para Creatinina dela deu 0,4 mg/dL. Sei que deve ser por causa da quantidade de proteína ingerida e também da compleição muscular dela. Sou nutricionista e meu desafio é fazê-la comer direito. Os resultados do teste de urina ainda não chegaram, mas ainda assim estou um pouco preocupada. OBS: Todos os outros:GLI, URE, COL e frações, TRI, PTN e frações, Na e K estão normais.

    Devo me preocupar?

    Obrigada!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Rodrigo,
    Se vc toma suplementos ricos em proteínas e principalmente com creatina, é mais do que esperado que sua creatinina sanguínea se eleve.

    Mas isso não significa que haja problemas nos rins.

    A sua creatinina não subiu porque houve diminuição da sua eliminação renal, mas sim pq houve aumento da sua produção.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Ingrid,
    Pelo o que vc descreve não vejo nenhum motivo de preocupação.

  • Rodrigo

    Obrigado doutor!

    Repeti os exames 5 dias após parar de tomar os suplementos e a creatinina já caiu de 1,20 para 1,13 e a uréia de 41 para 40.

    Realmente, aparentemente os suplementos alimentares a base de proteinas e creatina parecem aumentar um pouco as taxas de ureia e creatinina enquanto a pessoa faz uso dos mesmos, e logo que termina o uso, as taxas voltam à baixar.

    Rodrigo Martins.

  • Keila

    olá dr! Gostaria de saber apartir de quanto deve estar a creatinina e a uréia para que se possa pensar em dialise, sendo hipertensa, diabética(leve),60anos,creatinina 3,6 mgdl, uréia 158mgdl,sem outros sintomas aparentes.Minha mãe está preocupada, o retorno será só em março.Agradeço desde já!

  • lu

    dr.Pedro Pinheiro precisei retirar o rim esquerdo devido a calculos infecciosos q o fizeram perder a funçaõ a 1 mes.minha creatinina deu 1,50 mg com referencia de ate 1,30.27 dias apos a cirurgia de nefrectomia.ha algo errado?tenho 29 anos 1,54, 51 kg.grat
    Lucynedide

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Keila,
    Não existe um valor fixo de creatinina para iniciar diálise. Um Como eu explico no texto, um mesmo valor pode significados completamente diferentes em 2 pessoas distintas. É preciso calcular a taxa de filtração renal. Em geral, indica-se diálise quando a filtração é menor que 15-10 ml/min.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Lucynedide,
    Esse valor de 1,5 indica uma insuficiência renal. Não dá para afirmar que é permanente. Pode ser que melhore com o tempo. De qualquer maneira, vc precisa ser seguida por um nefrologista.

  • Marcelo

    Dr. Pedro, meu nome é José, e estou com um problema renal bastante sério…tenho 73 anos de idade, 1.86 de altura e 80 kg…acontece dr. q minha Creatinina esta em 4,5 mgdl e a ureia 163 mgdl…já estou fazendo tratamento algum tempo, mas esses dois individuos não abaixa…o Dr. teria um dieta para baixar tentar baixar a creatinia e ureia, atenciosamente, Jose Bernardo

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    José,
    Acho que vc não deveria contar com a possibilidade desses valores caírem de modo significativo. O objetivo nesta fase é que ela não suba mais, ou que o faça de modo bem lento.

    A ureia e a cretinina são apenas marcadores da sua função renal. Se vc tem insuficiência renal, elas não irão baixar.

  • walter

    Dr. fiz um exame de de sangue e urina e minha creatinina deu 1,11 sendo que o valor normal e de 0,9 a 1,3,tenho 24 anos , 1,86 de altura e 78 de peso,passei em um concurso será que resultado me reprova?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Walter,
    Com certeza não.
    Não confunda 1,3 com 1,03.

  • Anonymous

    Quando o senhor diz que o nível de creatinina varia com a quantidade de músculo, isso se refere ao tamanho físico da massa muscular ou o quanto esse músculo é ativo? Digo, uma pessoa sem tendência a adquirir massa muscular, mas que possui atividade muscular intensa e músculos bem definidos (embora pequenos) também produz muita creatinina?
    Flávia

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Flávia,
    A creatinina é proporcional a massa muscular total.

  • wo

    Dr. Pedro Pinheiro, fiquei surpreso ao vê-lo responder todas essas perguntas e sanando duvidas de todos e gostaria de parabenizá-lo, é dificil achar pessoas tão dedicadas como o senhor, sou da area medica tb. Parabens…

  • Fisiomax

    Ola Dr, gostaria de saber se quem faz hemodialise pode realizar exercicios fisicos do tipo aerobio e anaerobio! Obrigado

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Fisiomax,
    Em princípio, somente pelo fato de fazer hemodiálise não há nenhuma contra-indicação.

  • Conceição

    Nossa estou verdadeiramente encantada,é mesmo uma maravilha para estudar-mos,quero esta sempre q possivel informada com voces muito obrigada

  • Anonymous

    olá Dr,tenho 1,69 de altura, 20 anos e peso 61 Kg. Fiz o exame de Creatinina e deu 1,12mg/dl de referência 0,4 a 1,5 mg/dl. Estava lendo o blog e vi que o sr. mensiona que a primeira urina deve ser descartada, porém não entendi. Fiz o contrário, coli a primeira urina do dia. Pode ter sido isso que elevou um pouco meu exame? Posso ser eliminado do concurso que prestei por este resultado? Faço musculação mas não tenho grande massa muscular, porém forço bastante os músculos. (NÃO SEI SE TEM A VER)

    Bruno

  • Anonymous

    Olá Dr, é o BRUNO de novo. Agora que prestei atençao no valor obtido no exame. Agente fica tão preocupado e ansioso para ver o resultado que acaba nem percebendo detalhes de matemática. Percebo que está havendo confusão não só da minha parte no blog e pesso desculpas. Estamos confundindo 1,5 mg/dL com 1,05md/gL, por isso achei que meu resultado de 1,12md/gL estava elevado, sendo que 1,12, é menor que 1,50. Mesmo assim, obrigado pela atenção e pela dedicação do seu tempo para nos atender. O sr. é um verdadeiro profissional!
    Bruno – Campo Grande/MS

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Bruno,
    A creatinina é medida no sangue, não tem nada a ver com a urina.

    E modo correto de colher a urina depende do tipo de exame que foi solicitado. Em alguns se colhe a primeira, em outros não.

  • Roberto

    DR. existe alguma diferença de hemodialise e dialise?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Roberto,
    Hemodiálise é a diálise feita pelo sangue. Existe também a diálise peritoneal.

  • marcilenesvieira81

    Olá Dr,
    tenho um irmão transplatdo renal há mais de 10 anos e agora, lamentavelmente acusou rejeição. Sua creatinina está sempre 3,5, e ele está internado com infecção no rim. Eu gostaria de saber do Dr porque isso ocorre após tantos anos? E se pode haver problemas no caso de um novo transplante?
    Desde já obrigado.
    Att, Marcilene

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Marcilene,
    Isso é normal e esperado. O rim transplantado vai se deteriorando com o tempo. É chamado de nefropatia crônica do enxerto, uma espécie de rejeição que ocorre lentamente ao longo dos anos.

    Nada impede que ele posteriormente transplante de novo.

  • Carlos Silva

    Boa Noite Dr
    Sou homem com 35 anos
    Fiz algumas infecções urinarias, nos ultimos 4 meses, e nas ultimas analises que fiz a creatinina esta a 1.6 e ha 2 meses estava em 1.3. Posso estar a desenvolver insuficiencia renal? Ou é consequencia das infecções urinarias?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Carlos,
    se vc tem 1,6 de creatinina e infecções de repetição, sugiro uma consulta com um nefrologista.

  • Rodrigo

    Olá Dr. meu pai é insufuciente renal cronico. Sua creatinina e variavel porem sempre alta. Fazemos acompanhamento sistemico com sua nefro. Tentamos por qualquer maneira evitar a dialise. Pergunto? depois de entrar em dialise o paciente está condenado a maquina definitivamente??

  • vanessa

    oi, Dr o calculo para a depuraçao de creatinina se der abaixo do referencia o que significa, e o que acontece se o exame for feito em 17horas, pois o certo e 24 horas?obrigado pela atençao

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Rodrigo,
    Em 99% dos casos, sim. Mas existe sempre a possibilidade do transplante.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Vanessa,
    Se a urina não for colhida por 24h, o exame não tem valor nenhum. Vai dar um clearance mais baixo que o correto. É um resultado que não serve para nada.

  • Joelma

    Boa Noite, Gostaria de saber como pode abaixar o nível de creatinina no sangue, existe ulgum alimento que possa auxiliar nesse processo? Ou somente através da hemodiálise?
    Grata, Joelma

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Joelma,
    não existe dieta nem remédio para baixar a creatinina.

  • Ana Lucia

    Dr. Saraiva, gostaria de saber qual a relação do exame de creatinina com a quimioterapia, pois sempre que preciso fazer quimio tenho que dosar a creatinina e o hemograma.Por favor me explique de uma forma que eu entenda, pois começei a pouco o tratamento e estou bem perdida.OBRIGADO Ana Lucia

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Ana,
    3 motivos possíveis.

    1- Alguns quimioterápicos são contra-indicados na ins. renal
    2- Alguns quimioterápicos tem que ter a dose ajustada na ins. renal
    3- Alguns quimioterápicos causam ins. renal.

  • Anonymous

    Boa noite Dr.
    Meu nome é Andréia e minha vó possui insuficiencia renal crônica. Ela parou de andar e não conseguimos colher urina 24 h. É possível calcular a taxa de filtração renal (clearance de creatinina) a partir do resultado da creatinina obtida no exame de sangue? Se possível, como faço esse calculo? Obrigada

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Andréia,
    Sim. Na verdade, a maioria dos laboratórios já trazem esse cáluclo automaticamente junto com o resultado da creatinina. A melhor fórmula é muito confusa e o ideal é que o seu nefrologista faça esse cálculo.

  • Mára

    Dr.
    Minha mãe tá com a creatinina elevada 3,2mg/dl ela tem 47 anos e a pressão dela quando está 12×8 ela está passando mal, normalmente a pressão dela é 11×8. Gostaria de saber se existe alguma relação entre a pressão e a creatinina.
    Obrigada

  • Anonymous

    Dr. Pinheiro, bom dia;

    O que leva os musculos a produzirem a creatina?
    Uma pessoa muito tensa, com os musculos hipertonicos constantemente teria essa tendecia?
    Obrigado de antemão.
    Saulo Teles.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Mára,
    A insuficiência renal é causa de hipertensão e vice-versa.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Saulo,
    eu explico a creatinina aqui neste texto
    http://www.mdsaude.com/2010/03/creatina.html

  • Patricia

    Olá Dr.,
    meu nome é Patrícia, tenho 25 anos, 1.69 m e ~66Kg.

    Há 1 ano fui diagnosticada com nefropatia por igA e com o tratametno com antihipertensivo minha proteinuria/24h estava <140mg/24h e minha creatinina 0,8. Tive uma virose ha poucos dias e apresentei macrohematuria. passados 4 dias do inicio da virose fiz um exame de sangue e minha creatinina deu 1,3. O que isso quer dizer? Devo me preocupar? Minha creatinina nunca havia dado anormal.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Patricia,
    tenho um texto de IgA, não sei se vc já o leu.
    http://www.mdsaude.com/2010/07/berger-nefropatia-iga-tratamento.html

    É possível após infecções respiratórias, haver uma aumento da atividade inflamatória nos seus rins. O mais importante é saber se essa creatinina vai voltar ao normal após alguns dias.

  • Anonymous

    Olá Dr.(a), meu nome é Jeferson, tenho 28 anos, 1.81 m e 70Kg.

    Há uma semana atrás realizei alguns exames que deram os seguintes resultados:
    Creatinina: 1.3 mg/dl
    Colesterol: 320 mg/dl

    E tenho as seguintes duvidas:
    1) O resultado de creatinina no limite é preocupante para as pessoas que não tem tanta massa muscular?

    2) E o colesterol elevado pode lesionar os rins?

    Desde já agradeço. Obrigado!