EXAME DA CREATININA E UREIA

Creatinina e ureia são duas substâncias presentes na corrente sanguínea, que podem ser dosadas através de exames de sangue quando se pretende fazer uma avaliação da função dos rins. Elevações dos valores dessas duas substâncias são a principal forma de se diagnosticar precocemente doenças renais.

Publicidade

Neste artigo vamos explicar o que são a ureia e a creatinina e como interpretar os seus resultados.

Atenção: não confundir creatinina com creatina. São nomes parecidos, mas as substâncias são diferentes. Se você procura informações sobre o suplemento alimentar creatina, seu texto é este: SUPLEMENTOS DE CREATINA FAZEM MAL?

Antes de seguirmos em frente, veja esse curto vídeo de 3 minutos, produzido pela equipe do MD.Saúde, que explica de forma simples a insuficiência renal e o exame da creatinina:

Vídeo sobre doença renal crônica

O que é creatinina?

Nossos músculos precisam de energia para exercer suas funções. O “combustível” que gera esta energia é uma proteína chamada creatina fosfato, sintetizada a partir das proteínas da nossa alimentação. A creatina fosfato é produzida no fígado e posteriormente armazenada nos músculos.

A nossa musculatura está permanentemente em atividade, mesmo quando estamos em repouso. Isto significa que estamos o tempo inteiro consumindo creatina fosfato. A creatinina é uma espécie de lixo metabólico resultante deste consumo constante. Após a sua geração, a creatinina é lançada na corrente sanguínea, sendo eliminada do corpo na urina, através dos rins.

Resumindo este ciclo:
– proteínas ingeridas na dieta »» produção de creatina fosfato pelo fígado »» consumo da creatina fosfato pelos músculos para geração de energia »» produção de creatinina »» eliminação da creatinina pelos rins.

Diariamente, cerca de 2% de toda creatina fosfato armazenada em nosso corpo é convertida em creatinina pelo metabolismo dos músculos. É essa creatinina resultante que dosamos nas análises de sangue.

Mas por que a creatinina serve para avaliar a função dos rins?

A creatinina é uma substância inócua no sangue, sendo produzida e eliminada de forma constante pelo organismo. Se o paciente mantém sua massa muscular mais ou menos estável, mas apresenta um aumento dos níveis de creatinina sanguínea, isso é um forte sinal de que o seu processo de eliminação do corpo está comprometido, ou seja, os rins estão com algum problema para excretá-la.

Se os rins não estão conseguindo eliminar a creatinina produzida diariamente pelos músculos, eles provavelmente também estarão tendo problemas para eliminar diversas outras substâncias do nosso metabolismo, incluindo toxinas. Portanto, um aumento da concentração de creatinina no sangue é um sinal de insuficiência renal.

A ureia é outra substância produzida no fígado, também como resultado da metabolização de proteínas da alimentação. Assim como a creatinina, a ureia também é eliminada pelos rins. Elevações nos níveis sanguíneos de ureia são um sinal de mau funcionamento dos rins. Geralmente dosamos ambas as substâncias para avaliar a função dos rins, mas a creatinina é mais específica e confiável.

Qual é a importância da dosagem da creatinina e da ureia?

Estima-se que em todo o mundo existam milhões de pessoas com algum grau de disfunção dos rins; 70% destes nem sequer desconfiam que possam estar doentes. O método mais eficiente para se diagnosticar precocemente as doenças do rim é através da dosagem da creatinina.

Exame creatinina

Inúmeras doenças podem levar à doença renal crônica, mas seis delas correspondem a grande parte dos casos:

– Hipertensão (leia: HIPERTENSÃO ARTERIAL | Sintomas e tratamento).
– Diabetes (leia: DIABETES MELLITUS | Diagnóstico e sintomas).
– Rins policísticos (leia: RINS POLICÍSTICOS | Doença policística renal).
– Glomerulonefrites (leia: GLOMERULONEFRITE | O que é, sintomas e tratamento).
– Infecções urinárias de repetição (leia: PIELONEFRITE | INFECÇÃO URINÁRIA | Sintomas e tratamento).
– Cálculos renais de repetição (leia: CÁLCULO RENAL | PEDRA NOS RINS | Sintomas da cólica renal).

É muito comum nós médicos ouvirmos a seguinte frase:
– Ah, doutor, meus rins estão ótimos, eu urino muito bem e eles não doem.

Isto é um grande equívoco! A insuficiência renal crônica não costuma causar sintomas até fases bem avançadas da doença. O fato de não sentir dor nos rins não significa nada. Em geral, o rim só provoca dor quando há cálculo renal ou infecção. Todas as outras doenças renais não costumam cursar com dor no rins.

Existe também o mito de que urinar bem é um sinal de saúde renal. Na verdade, o controle da água corporal é apenas uma das atribuições dos rins. Inicialmente, o rim torna-se incapaz de filtrar as toxinas, mas consegue eliminar água sem maiores problemas. A redução do volume da urina é um sinal muito tardio, que muitas vezes só ocorre depois que a insuficiência renal está muito grave e o paciente já precisa entrar em programa de hemodiálise (leia: O QUE É HEMODIÁLISE). Portanto, o fato de urinar bons volumes e a ausência de dor nos rins não é garantia de saúde dos mesmos (leia: 10 SINTOMAS DOS RINS).

A dosagem da creatinina é importante para se detectar a insuficiência renal em fases precoces, evitando, assim, as complicações da doença. Os rins, além do controle da água corporal, também agem no(a) :

– Excreção de substâncias sanguíneas, como remédios ou toxinas.
– Níveis sanguíneos de eletrólitos, como potássio, sódio, magnésio, cálcio e fósforo.
– Produção de hormônios que controlam os glóbulos vermelhos (hemácias).
– Controle da massa dos ossos.
– Controle da função da coagulação do sangue.
– Controle do pH do sangue.
– Controle da pressão arterial.

A insuficiência renal crônica é uma doença que costuma progredir lentamente e de forma silenciosa ao longo de anos, fazendo com que todas as funções acima estejam comprometidas. Não diagnosticar a doença renal precocemente significa não agir em tempo hábil sobre esses problemas.

Para saber mais detalhes sobre a insuficiência renal crônica, leia: INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA | Sintomas e tratamento.

Quem deve dosar a creatinina?

Qualquer indivíduo sob risco de desenvolver doença renal deve dosar sua creatinina sanguínea. Isto inclui pessoas que apresentam:

– Hipertensão.
– Diabetes.
– Idade maior que 50 anos.
– História familiar de rins policísticos.
– História familiar de glomerulonefrite.
– História familiar de insuficiência renal crônica.
– Uso crônico de anti-inflamatórios (leia: ANTI-INFLAMATÓRIOS | Ação e efeitos colaterais).
– Infecção urinária frequente (leia: SINTOMAS DA INFECÇÃO URINÁRIA).
– Cálculos renais de repetição (leia: CÁLCULO RENAL | Causas e sintomas).
– Edemas (inchaços) sem causa definida (leia: INCHAÇOS E EDEMAS | Causas e tratamento).
– Anemia sem causa definida (leia: ANEMIA | Sintomas e causas).
– Doenças cardíacas graves, principalmente insuficiência cardíaca.
– Alterações na urina, como sangramento (urina cor de Mate ou Coca-Cola) ou excesso de espuma, que é um sinal de proteinúria (leia: PROTEINÚRIA , URINA ESPUMOSA E SÍNDROME NEFRÓTICA).
– Pessoas com emagrecimento, perda de apetite, náuseas matinais e fraqueza intensa sem causa aparente.
– Obesos (leia: OBESIDADE E SÍNDROME METABÓLICA).
– Fumantes (leia: MALEFÍCIOS DO CIGARRO | Tratamento do tabagismo).
– Crianças com problema de crescimento.

Então, como eu faço para saber se meus rins estão funcionando de modo correto?

Em geral, para avaliação dos rins, solicita-se a ureia e a creatinina conjuntamente. Todavia, a creatinina é um melhor marcador, já que a ureia pode vir alterada em casos de desidratação, uso de diuréticos, sangramento digestivo, alimentação rica em proteínas, doença do fígado, etc.

O raciocínio é simples: as duas substâncias (ureia e creatinina) são produzidas constantemente pelo organismo e são eliminadas pelos rins. Deste modo, a sua concentração mantém-se sempre estável. Se os rins passam a não funcionar bem, elas começam a acumular no sangue. Portanto, quanto pior for a função renal, mais elevados serão os valores de ureia e creatinina.

Além das dosagens de creatinina e da ureia, o médico também pode solicitar um exame simples de urina, chamado de EAS ou urina tipo 1 (leia: EXAME DE URINA | Leucócitos, nitritos, hemoglobina…).

Quais são os valores normais de creatinina?

Os níveis normais da creatinina variam entre 0,6 a 1,3 mg/dl. Porém, esses valores não são absolutos e devem ser interpretados pelo seu médico. Como a cretinina é produzida pelos músculos, pessoas musculosas apresentam taxas basais maiores. Um jovem esportista e musculoso pode apresentar até 1,4 mg/dl de creatinina sem ter doença renal, enquanto que uma senhora idosa e magra, com 1,2 mg/dl, pode ter rins doentes. Portanto, não se interpreta a creatinina como um valor absoluto. Deve-se levar em conta sexo, idade e peso do paciente. Em geral, porém, valores de creatinina acima de 1,5 ou 1,6 mg/dl são sinal de doença renal na imensa maioria dos casos.

Através do resultado da creatinina seu médico pode calcular a taxa de filtração renal (também chamada de clearance de creatinina), que é basicamente o volume de sangue filtrado pelo rim a cada minuto. Rins normais filtram até 180 litros de sangue por dia (aproximadamente 120 ml/min). Valores abaixo de 60 ml/min são indicativos de insuficiência renal crônica.

Como baixar a creatinina?

Não há um medicamento específico para baixar a creatinina. É importante lembrar que a creatinina é apenas um marcador de disfunção dos rins. Não é a creatinina em si que faz mal ao organismo. Ela sobe quando os rins estão funcionando mal.

A recuperação da função renal é possível nos casos de insuficiência renal aguda, quando a agressão ao rim é pontual. Nestes casos, o tratamento deve ser direcionado à doença aguda que está provocando injúria aos rins.

Nos casos de insuficiência renal crônica, os rins já apresentam lesão irreversível por anos de agressão causada pelo diabetes, hipertensão, drogas tóxicas aos rins, etc. Portanto, é pouco provável que ainda exista a possibilidade de iniciar algum tratamento que recupere a função renal e, consequentemente, abaixe os valores da creatinina.

Vérsion en español:  ¿QUÉ ES LA CREATININA?

"EXAME DA CREATININA E UREIA", 5 out of 5 based on 131 ratings.
Publicidade
  • maria da conceição rocha

    Não entendi o resultado que veio em meu exame: 56 mg/dl de creatinina, pelos valores médios que vi está totalmente fora. ( material: urina 12 horas noturnas
    Metodologia: Enzimática colorimétrica automatizada- jaffé sem desproteinização. O que é isto significa???
    Maria da Conceição

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O texto fala sobre creatinina no sangue. Esse valor é na urina, que é totalmente diferente.

  • Adriana Calor

    Meu pai tem 63 anos, 48 kilos. Foi ao hospital, fez exame e deu 74 ureia e 2,1 de creatinina. O que fazer??

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Ele tem que ser visto por um nefrologista.

  • Felipe sodre

    Tenho 1,73 de altura
    Peso 106 kg
    Tenho 25 anos
    Minha vreatinina está em 1,10 e
    No exame fala que para adultos e
    De 0,70 a 1,20
    Isso procede
    A minha está normal?

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Normal.

  • Marco Antonio Souza

    Boa Tarde dr. Pedro. Minha neta de 7 meses nasceu com um dos rins necrosado. Agora fiquei sabendo que o outro rim tem um funcionamento de 29%. Isso é ruim? Até hoje ela tem saúde perfeita e nunca se alimentou com sal, de acordo com prescrição pediátrica. Será que com a idade esse funcionamento se normaliza?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não conheço o caso para ter certeza, mas o mais provável é que não se normalize.

  • Marcilia P. R

    Boa noite Dr. Pedro! Tenho 32 anos, peso 89kg, creatinina normal, mas Uréia 11,6 mg/dl. Gostaria de saber se é normal? Ou grave? Posso ser impedida de tomar posse no concurso do estado por causa disso?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não há nada de errado.

  • Olavo Medeiros

    Boa noite, Dr! Tenho 30 anos, peso 132 kg e minha creatinina consta 1,3, ultimamente venho sentido alguns desconfortos abdominais, consultei com um médico do centro de saúde da minha cidade e ele não disse nada, estou preocupado, tem necessidade procurar um nefrologista?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Só se esse valor de creatinina começar a subir.

  • susana andreotti fraçon veira

    Susana Andreotti Fraçon Vieira

    Dr. Pedro,boa tarde!

    Peguei o resultado de exame da minha mãe, ela tem 71 anos sua dosagem de ureia 64,1 mg/dL e
    creatinina 1,5mg/dL ,ela é diabética e hipertensa.

    Preciso do seu parecer?

    Desde já fico imensamente grata,fique na paz do nosso senhor Jesus Cristo……………..

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Ele tem uma alteração da função renal. Não aprece ser nada muito grave, mas não está normal. Se ela pudesse ser vista por um nefrologista, seria bom.

  • Sandro San Jon

    Dr. Pedro, bom dia !
    Preciso de uma opinião, segue os dados:
    sexo masculino
    idade – 39 anos
    peso – 118
    altura – 1,90
    Creatinina = 1,43 (pode ser preocupante para pericia médica?)
    Agradeço o retorno.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Você um cara grande, esse valor de creatinina é esperado.

  • Pri Castro.

    Dr. Por favor me ajude. Meu esposo tem 29 anos, 1,73 m, 70 kg e não costuma fazer atividade física. O exame dele deu 1.3. De creatinina . Estamos preocupados. Ele tem insuficiência renal?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O valor tá no limite da normalidade. O mais provável é que não haja nenhum problema.

  • Gi Pellicciotta

    Boa Noite Dr. A creatinina do meu esposo deu 0,29 e ureia 36. Ele tem ELA(Esclerose Lateral Amiotrofica). Esse valor de 0,29 está abaixo da media. Qual seria o tratamento.

  • Gi Pellicciotta

    Boa Noite Dr. A creatinina do meu esposo deu 0,29 e ureia 36. Ele tem ELA(Esclerose Lateral Amiotrofica). Esse valor de 0,29 está abaixo da media. Qual seria o tratamento.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Deve ser por falta de massa muscular.

  • Luciana Almeida

    Dr. Bom dia!
    Fiz alguns exames e o de creatinina deu 1,00 e o de uréia 22, minha creatinina está normal? Tenho 39 anos . Desde já agradeço.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Normal.

  • Maria Juliane Andrade Rocha

    Dr. Pedro, boa noite!

    Primeiro quero agradecer ao senhor pela informações aqui prestadas!!!

    Preciso de uma opinião sobre os exames de minha mãe, segue os dados:
    idade – 55 anos
    peso – 57 (magra, porem com muita gordura abdominal)
    altura – 1,60
    Hipertensa, porém pressão arterial controlada com medicamentos
    resultado exames:
    creatinina – 1,23
    uréia – 79
    TFG – 45

    Precisa procurar um nefrologista?

    Agradeço desde já, Deus te abençoe…

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Mande ela se hidratar bem e depois repita o exame. Se a creatinina não descer, procure um nefrologista.

  • Carlos Gouveia

    Dr. acabei de pegar meu resultado de exames e to com ureia 52mg/dL e tenho 41 anos de idade e a creatinina, 0,88 tá normal? até pq to com linfócitos tipicos no valor de 3430m tá normal?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Creatinina menor que 1,0 é sempre normal para adultos.

  • Maíra Costa

    Boa noite!
    Minha avó tem 70 anos, o resultado do exame da creatinina dela foi de 0,6 mg/dl, mas o laboratório colocou a seguinte referência: mulheres: 0,50 a 0,90 mg/dl, a análise foi feita através do método: colorimétrico. Há algo de errado? Aguardo seu retorno! Desde já, agradeço!

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Tá normal.

  • Andréa Canadell

    Dr. a minha mãe tem diabetes e fez o exame a ureia deu 80 e creatinina deu 1,50,,,e grave?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não é grave, mas também não está normal. Ela precisa ser avaliada por um nefrologista.

  • Nete

    Dr. a minha mãe tem 68 anos, 86 kg, esta com a Ureia de 70 e a Creatinina de 1,65. Ela é uma possível candidata á hemodialise?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Ela é candidata a ser avaliada por um nefrologista. Se ela vai precisar de diálise no futuro, ainda é muito cedo para saber.

  • ronaldo

    Doutor tenho 93 kg e 28 anos, minha creatinina deu 0, 8 abaixo do referencial exposto no exame, esse referencial de 0.9-1, 3 é universal?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não se preocupe. 0,8 mg/dl de creatinina tá normal.

  • Fernando

    Boa Tarde Dr,

    Minha mãe tem 45 anos e está com os dois rins atrofiando, o esquerdo trabalha 26% e o direito 73%, vive com anemia e ultimamente tem tido tonturas. Seu nível de Ureia é de 49 mg/dl e Creatinina 1,14 mg/dl. Esse mal estar pode ter haver com o resultado do exame, já que ela está com os dois rins com insuficiência renal cronica?
    Desde já Obrigado.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Ela tem uma insuficiência renal leve. Esses valores de ureia e creatinina não estão elevados o suficiente para causar sintomas.

  • Catarina Verdinho

    A minha avó tem 66 anos e tem a ureia 115 e creatinina 1.78 É mau??

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Tá alto, mas ainda não nada de muito grave. De qualquer forma, ela precisa ser vista por um nefrologista.

  • Terezinha Arminda Pastre

    Dr. Pedro tenho que fazer uma tomo e minha cretinina está 1,33 preciso abaixá-la pra poder fazer certo?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      1,3 de creatinina não contraindica tomografia.

  • JOELMA

    Olá Dr. Bruno,
    Minha mãe tem 53 anos e 53kg, o resultado dos exames há 6 meses atrás: creatinina 1,8 e uréia 50 e deu litíase no rin direito, o medico mandou ela beber bastante agua e repetir os exames com 3 meses e assim se fez e o resultado da creatinina é de 1,6 e o da uréia sérica 58mg/dl.ela pode estar com insuficiência renal crônica? e pode estar com 50% de comprometimento dos dois rins? Obrigada pela atenção.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Ela tem insuficiência renal. 1,6 mg/dl de creatinina é um valor acima do normal. Ela precisa ser avaliada por um nefrologista.

  • cristiane

    Boa noite

    Meu tio avô fez o exame e o resultado foi 9,6 será que seus rins pararam

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      9,6 de creatinina? Se, sim, os rins dele estão realmente parados.

  • Leili Dutra

    Olá Dr. Pedro, queria tirar uma duvida tenho 31 anos e 55kg. e minha creatinina é de 0,50 mg/dL. É normal? Pois só devo me preocupar quando o nível está elevado? Obrigada.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Tá normal.

  • anelise secrets

    Bom dia!
    Meu pai tem 59 anos e está com creatinina 1,85 e ureia 70 e é portador de insuficiência renal leve conforme o nefrologista e a pressão arterial está normal conforme o tratamento. A ureia e a creatinina a cada 6 meses ela abaixa e sobe, não ultrapassando o limite acima. O exame de urina 1 está normal

  • jessica machado

    boa tarde
    tenho 16 anos,e estava com dores fortes na parte dos rins
    fiz exames e constataram que não era calculo renal como pensavamos
    meu nivel de creatinina deu 0,55 mg/dL
    oque poderia ser? meu nivel esta normal?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      sim, 0,55 mg/dl de creatinina é normal.

  • valeria faria

    boa tarde dr minha mãe tem 49 anos e a creatinina dela deu 2.07 isso pode ser caso grave?obrigada

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      É um valor elevado. O ideal é ela ser vista por um nefrologista.

  • Miguel Hipolito

    Dr. Pedro pinheiro, Eu fui acometido pela Sindrome de Goodpasture doença rara não Dr.?. Eu tenho 64 anos peso 68kg, e em maio de 2013 fui internado e com exames de utra som e biopse, meus rins estava comprometidos,e minha creatinina estava em 8.6, e ai comecei a fazer hemodiálise e 14 sessões de plasmaferese, depois de 8 meses minha creatinina esta em 3.40. Pergunto: tem condição de chegar ao normal? continuo fazendo hemodiase. Desde já muito obrigado.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sua creatinina real (sem a influência da diálise) não deve estar em 3,4, senão você já não estaria mais precisando fazer diálise. Se depois de 8 meses você ainda não recuperou a função renal, é possível que ela não recupere muito mais. Tem que avaliar a sua biópsia e ver quanto de rim viável ainda existia.

  • TIAGO

    tenho 43 minha creatinina é 0,60 esta boa

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Está.

  • marcos queiroz

    gostei

  • Maria Silva

    Minha mãe tem 77 anos. Está com anemia (hemoglobina 8,9), ureia 64, creatinina 1,18. Tem falta de apetite. Pode ser insuficiência renal?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Essa creatinina está um pouco elevada para a idade dela, mas não me parece que seja suficiente para provocar sintomas.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Tá alto, ela precisa ser vista por um nefrologista.

  • Gladson Boungratz

    Dr. Minha mãe fez exames e acusou 0.90 de creatinina, 44 uréia, mas no exame de urina acusou proteinas. Ela pode estar com algum problema renal?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se tem proteínas na urina, sim. Mesmo com creatinina normal.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não é a hemodiálise que faz isso, é o fato do rim ter parado de vez.

  • Flávio Filho

    Dr. Pedro minha avó de 79 anos de idade fez os exames e constatou os seguintes resultados: Creatinina 3,3 e a Ureia 214 aguardo sua resposta.

  • Sidione Mezzomo Uebel

    meu pai tem 55 anos fez exames e deu 4,5 de creatinina, foi diagnosticado como insuficiência renal cronica, depois que começou fazer hemodialise a 7 messes , a creatinina já está em 11,3, é normal aumentar tanto a creatinina em hemodialise?

  • walter

    dr. pedro pinheiro minha creatinina esta variando 1,75 2.48 1.71 o ultimo 2.3 porque isso acontece

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Diversos fatores podem causar essa alteração: infecções, remédios, desidratação ou mesmo progressão da doença renal crônica.

  • Glauber Costa

    Olá, doutor. Tenho 32 anos e peso 97 quilos. Há cerca de 8 meses a minha creatinina era de 2,2. Hoje fiz um novo exame e ela continua em 2,2. Apesar desta “estabilidade” no período de 8 meses, você diria que esse nível de creatinina é MUITO preocupante, ou pode ser um indicativo de insuficiência renal moderada, ou, até mesmo, amena? Grato!

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      2,2 é um valor moderadamente elevado.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Uma creatinina de 2,2 mg/dl é um valor moderadamente alto. Você já está sendo seguido por um nefrologista?

      • Glauber Costa

        Ainda não, doutor. Na verdade, por trabalhar com equipamentos de análises clínicas, eu fiz os exames por conta própria. Procurarei um nefrologista o quanto antes! Grato!

  • tatiane

    Doutor bom dia meu nome é Tatiane, a creatinina do meu pai esta 6.3 e a ureia também esta muito alta é um caso muito preocupante não é ele vai no medico e não deixa a gente ir com ele e ele bebe muito o que devemos fazer muito obrigado…

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim, é preocupante. Creatinina de 6,3 é um valor bem alto. Ele precisa ser visto rapidamente por um nefrologista.

  • raianne

    Existe algum problema em taxas muito abaixo das de referencia para creatinina e ureia?
    Só leio sobre problemas com taxas altas.
    Ureia – 9,80 mg/dL
    Creatinina – 0,10 mg/dL
    52kg

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Geralmente não, mas esse valor de creatinina tá muito baixo para uma pessoa de 52 kg. Parece não estar correto.

      • raianne

        Saiu esse mesmo resultado em mais de um exame (enquanto eu estava internada), achei estranho exatamente pq vi que estava muito baixo, aí fiquei em dúvida se não podia indicar algo no meu diagnóstico que podia ter passado sem ser notado (já tive alta e essas taxas voltaram ao normal – o que acharam de “anormal” foi uma lesão no intestino delgado e um cisto hemorrágico q “vazou” para a cavidade abdominal, simultâneos – meus sintomas eram basicamente muita dor abdominal, sem febre e muita náusea sem vômito.) Como ainda está sendo investigado o motivo da lesão tive essa dúvida se taxas muito baixas também não podem indicar algo, já que existem parâmetros máximos e mínimos.
        Estranho essa existência de parâmetros mínimos quando aparentemente eles não servem para identificar nenhuma condição prejudicial. (Que houveram outras além dessas 2)
        De qualquer forma muito obrigada pelo esclarecimento!! (:

        • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

          Se você tomou muito soro durante a internação, isso pode diluir o sangue e baixar as taxas.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Depende da causa. Se ela tiver insuficiência renal crônica, o mais provável é que o rim dela não volte a funcionar. Eu acho que você interpretou errado o que o médico disse. O rim não precisa parar por completo para a pessoa precisar da hemodiálise. Basta ele estar funcionando abaixo de 10-15% para o tratamento ser necessário. O fato de ainda haver um funcionamento renal residual quando paciente entra em HD não significa que exista chance do rim se recuperar.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    1,7 de creatinina ainda é um valor acima do normal. O ideal é marcar uma consulta com o nefrologista.

  • joana paula

    Bom dia doutor. minha mãe faz hemodialise ha 5 meses,segundos o nefro disse que os rins dela não estava paralisado por completo, existe alguma posibilidade de um dia os rins dela voltar a funcionar e ela sair das maquinas. desde ja agradeço.

  • Angel Mel

    Olá Bom dia, meu esposo teve dores muito fortes e se internou por 15 horas com a creatinina 2.1 ele tem 42 anos pesa 90 urina estava 49. teve alta com 1.7 se valor esta alta ainda? como faço para baixar essa taxa ?

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    1,79 de creatinina não é normal, independentemente do peso do paciente. Mas, mesmo que estivesse normal, só pelo fato de você ter lúpus, nada impede que de uma hora para outra o seu rim comece a ser atacado pela doença. Se você agora está urinando pouco e acha que está inchada, o ideal é repetir as análises para ter certeza de que o rim está bem.

  • mayara

    ola doutor meu nome é mayara tenho 23 anos e tenho lupus minha creatina deu 0,9 ja minha clearence da creatinina deubaixa 47/ml…E meu volume urinario deu somente 350 ml e coli corretamente o q pode ser devo me preocupar?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Com certeza essa coleta está errada. 350 ml é um volume muito baixo de urina e uma creatinina de 0,9 mg/dl não tem como corresponder a apenas 47 ml/min. Esses dados são clinicamente conflitantes, não fazem sentido.

      • mayara

        entao o q devo fazer? porque realmente nao to conseguindo urinar muito! tem alguma coisa a ver com o lupus?

        • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

          O problema é que 350 ml de urina por dia é sinal de ins. renal grave. Mas a sua creatinina é de apenas 0,9 mg/dl, o que é perfeitamente normal. São informações completamente opostas. De longe eu não consigo entender a sua situação. Sugiro que você procure ajuda médica.

  • felipe

    Senhores Doutores, tomar suplemento de Vitamina A, Cromo com extrato de Cranberry faz mal aos rins?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • Maria Lima

    O uso de suplemento alimentar faz aumentar os níveis de creatinina e uréia? PS: Hipercalórico com BCAA e MaltoDextrina na composição.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Uma dieta hiperproteica pode causar leve elevação.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    A insuficiência renal por si só não causa queda das plaquetas.

    • Guilherme Carneiro

      Muito agradecido pela sua atenção, já estamos com um nefrologista e hematologista fazendo o acompanhamento, um feliz Natal pra vc e sua família!!! Abraços!!!

  • Guilherme Carneiro

    Olá, Doutor, boa tarde, meu avô tem 84 anos de idade e o exame de creatinina dele deu 2.10 e a ureia deu 74.
    O exame clearence de creatinina deu 28.4, estou muito preocupado, pode ser grave o caso dele? Agradeço muito se me esclarecer! Abraços!

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      É uma insuficiência renal relevante. Ele já está sendo acompanhado por um nefrologista?

      • Guilherme Carneiro

        Sim, mas as plaquetas estão baixando bem estão 65000!

  • Ciro Malter

    boa tarde! sou o Ciro tenho 28 anos peso 71k no meu exame a creatinina esta 1,7mg/ml isso e ruim?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Está acima do normal. Não muito, mas está. Procure um nefrologista.

  • Leonor Maria de Sousa Lopes

    Olá sou a Leonor e sou doente renal crónica já diagnosticada desde 21 anos, sei que tenho rins poliquísticos, actualmente a minha Ureia está 143,1; creatinina 5,92, Sódio 138,00; Potássio 5,5 e Cloro 110,00. a acrescentar a isto tudo tenho anemia mas estou a fazer ferro em comprimidos. Mas, actualmente tenho sentido dores de estômago quando tomo o ferro e acabo por desistir de tomar, já fui submetida a fazer a fístula para mais tarde começar a hemodiálise. O que eu pretendo saber, quais os valores com que se entra para fazer hemodiálise e se é arriscado eu continuar a sentir estas dores de estômago quando tomo ferro, qual é a sua opinião, eu estou a ser seguida por um Nefrologista mas tenho medo que me mande já fazer diálise. Com o potássio 5,5 não é melhor eu começar já a tomar resina??? Por Favor responda-me!

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não existe um valor definido para entrar em diálise. A decisão é baseada em uma avaliação global do estado clínico e laboratorial do paciente. Se o ferro está lhe causando mal estar, você tem que avisar ao médico. Não será só por isso que ele indicará o início da hemodiálise.

      • Leonor Maria de Sousa Lopes

        Obrigado! Eu estou mesmo com medo que o médico me mande já para a hemodiálise e como eu sei bem o que é aquilo, não acho graça nenhuma!!!! O melhor é não ir mesmo ao médico e ir só em Janeiro de 2014 conforme o médico mandou!!! Eu estou mesmo com receio!!! Estou a entrar em pânico!!! O meu Pai morreu com o mesmo problema que eu, começou a fazer hemodiálise com a mesma idade!!! Não à nada que tire a creatinina e baixe a ureia???? Ainda por cima tenho pânico de agulhas!!!! Onde me vim enfiar!!!!!

  • Ananda

    Olá, Boa Tarde Dr Pedro.

    Queria que me tirasse uma dúvida.
    Meu pai, fez uma ressonância e foi detectado uma lesão tumoral renal de 2cm (na parte externa do rim) o médico urologista falou q não tem alteração de cor, forma.
    Queria q me esclarecesse mais sobre o assunto. não encontro nada sobre.
    O ideal é procurar um nefrologista para melhor ser avaliado? o que fazer de início?

    Obrigado desde já.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O urologista é o especialista em tumores renais. A opinião dele é a mais importante.

      • Ananda

        Obrigado Dr.

  • Eduardo

    Olá Dr. Pedro.

    Aos 12 ou 13 anos tive uma glomerulonefrite membrana proliferativa. Fiz biópsia, tratamento com corticóide durante um tempo e me “curei”. Apesar disso faço controles regularmente. Ano passo fiz os exames relacionados inlcusive creatinina com valor de 1.0. Este ano no mês de outubro fiz novamente veio creatinina de 1.6. Discutindo com colega, achou-se que seria devido ao uso prolongado de anti-inflamatório (devido lesão ortopédica). Interrompido mesmo, realizado exame após 20 dias valor de 1.2. Para sanar qq possibilidade realizado novamente em 33 dias valor de 1.47. O que o Sr. sugere ? Existe a possibilidade de recidiva ? Tenho hoje 31 Anos e peso 71 kg e 1,70 altura

    Obrigado.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Deve-se pensar em recidiva se você tiver tido também agravamento da proteinúria e/ ou da hematúria.

      • Eduardo

        Este último exame foi feito ontem, porém estes valores de proteinúria e hematúria não foram verificados. O Sr. acha que este último valor de creatinina esta dentro dos limites da normalidade levando-se em consideração idade e peso e os outros valores colhidos ou pode ser algo agudo ?
        Obrigado.

        • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

          Não, creatinina de 1,6 já é um pouco elevado.

        • Eduardo

          Explicando melhor o 1 exame veio 1.6. Suspendido tratamento anti inflamatório, colhido novamente em 20 dias veio 1.2 e agora colhido ontem 1.46

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não o Alenia não tem culpa. Ele provavelmente tem uma doença renal há mais de 2 anos, cuja causa não foi identificada. Ela precisa ser vista de forma urgente por um nefrologista.

  • Gerson Silva Barbosa

    Olá Dr. Pedro

    bom dia !

    Minha esposa esta apresentando um quadro muito grave de insuficiência renal, utilizando esta calculadora para calcular estimativa de filtragem, apresenta um dano irreversível na função renal, estou observando seus exames que foram repetidos anteriormente que cito para melhor entendimento :

    tamanho do rim 9 cm
    27 anos
    60 quilos

    25.10.2011 – Creatinina 2,1 mg/dl Ureia 52 mg/dl
    28.10.2011 – Creatinina 1,4 md/dl Ureia 70 mg/dl
    30.10.2011 – Creatinina 1,9 mg/dl Ureia 67 mg/dl
    31.10.2011 – Creatinina 1,5 mg/dl Ureia 62 mg/dl
    12.01.2012 – Creatinina 2,2 mg/dl ureia 65 mg/dl
    02.11.2013 – Creatinina 5,74 mg/dl ureia 86 mg/dl **

    No mes de novembro um cardiologista de taubate informou que ela tinha um problema cardiaco que atraves de um ultrasson identificou que uma das valvulas do coração ou não abre totalmente ou não fecha totalmente e que não era recente e era de infancia, e perguntou se nunca tinha diagnosticada com este problema, ela sempre usou um Remedio chamado Alenia, onde ela foi diagnostica achando que tinha bronquite quando pequena, o uso deste medicamento provoca alterações cardiacas conforme bula ,

    pergunta : uso deste medicamento pode compromenter a função renal e ou em um periodo de um ano sobrer uma alteração tao significativa da Creatinina e da ureia

    agradeço seu tempo e dedicação para tirar duvidas ,

  • Merilanne

    Boa Tarde Dr.Pedro, vou fazer um exame de Tomografica com contraste, e me foi requerido para que eu fizesse um exame de ureia e creatinina… Por que tenho que tem que ser feito, já que eu li no seu blog, a necessidade de faze-los relacionados aos rins?? Obrigada

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O contraste usado na tomografia é tóxico para os rins. Em pessoas com rins saudáveis, como a quantidade é pouca, não costuma haver problemas. Porém, em pacientes com insuficiência renal, esse contraste pode agravar ainda mais a disfunção dos rins.

      • Merilanne

        Grata.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Calma, primeiro ele tem que ser avaliado. É muito precipitado já pensar em diálise ou transplante. Não deve ser o caso a curto ou médio prazo.

  • Marilia

    Doutor meu cunhado pesa 86kg e tem 35 anos, o resultado da creatinina dele deu 2,23 e da ureia deu 96. Devemos nos preocupar? Muito obrigada! Marilia

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim, creatinina acima de 2,0 indica insuficiência renal. Ele precisa ser avaliado por um nefrologista.

      • Marilia

        Quais seriam as possibilidades de tratamento? Ja seria encaminhado para hemodialise/transplante? Ou tem possibilidade de outro tipo de tratamento?

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Só me preocuparia se no próximo exame a creatinina vier ainda mais alta, acima de 1,4 mg/dl. De qualquer modo, os atuais valores não justificam nenhum tipo de sintoma. A função renal ainda está normal.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    1,19 de creatinina ainda é um valor baixo. O rim é inocente nessa história.

    • Luís Fernando

      Também acho, exceto pela parte que tenho pedra nos rins e também um cisto categoria I… e esse aumento da creatinina de 0,77 para 1,19 é que achei estranho… Será que está normal mesmo?

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    O lítio pode ser tóxico para o rim.
    A perda de massa muscular faria a creatinina cair, e não subir.

  • Luís Fernando

    Doutor, o senhor já meu esclareceu várias dúvidas sobre Pancreatite

    Eu acho que tenho, embora o meu Gastro não tenha certeza disso, já que a RM, a TC feita duas vezes e uma Colangioressonancia não mostram nada de diferente, nenhum sinal de dano ao pâncreas, está normal… intacto.

    Minhas analises de sangue Amilase e Lipase sempre se
    mantiveram normais e a Creatinina também (0,77)… exceto a 1 ano quando começaram a aumentar junto com a Creatinina (1,19 hoje) e comecei a perder massa muscular e peso. Apesar de não sentir dor nenhuma para me alimentar, porém não ganho peso e perco mais massa muscular ainda…

    A minha pergunta é, será que esse problema ao invés de pancreas não deva ser os rins? Já que hoje minha creatinina está em 1,19 e o clearence é 85,00…

    Grato por tudo Doutor Pedro…

  • Nessa

    Dr, meu pai perdeu 12 kg em duas semanas devido a uma grande inapetência, não ingere nenhum alimento, apenas água e guarana, sua creatinina passou de 1,6 para 2,27 durante este tempo. Esta elevação do nível de creatinina pode ser devido a grande perda de massa muscular? Ele faz uso de litio, este medicamento pode estar prejudicando sua função renal?

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Normal.

  • Ieda

    Dr. quando a pessoa ja tem 78 anos de idade, 59kg, é homem, a creatinina deu 1,5, está um pouco alta não está?
    Em questão de alimentação o que pode ser feito?
    Obrigada! Divinópolis-MG

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim, está um pouquinho alta. O ideal é procurar um nefrologista para que ele seja adequadamente avaliado.

  • luiz

    doutor fiz o exame de creatinina e acusou 1.22 porém tenho 27 anos 96 quilos e aproximadamente 1.90 de altura!fiquei preocupado!por favor dê sua opnião!!!desde já agradeço!!!!!

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Creatinina abaixo de 1,0 mg/dl é normal.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Tá normal.

  • carla

    Dr.fiz exames de rotina e foi constatada creatina 0,85 e ureia 13(um pouco abaixo do normal. Devo mim preocupar?

  • mikaelly batista

    Então está certo! Obrigado!

  • juliana

    boa tarde minha irma têm 22 anos tenho55kg e a taxa de creatinina é 0.9

  • mikaelly batista

    Olá, meu pai tem 54 anos e 66Kg e a taxa de creatinina é 1,1 , ele deve ser encaminhado para um nefrologista? Agradecida!

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Se for só isso, não há necessidade.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se for só isso, não há necessidade.

      • luana

        Olá Dr… Primeiramente quero agradecer pelo site, vejo que este vem ajudando a muitos a tirar dúvidas… Bom Dr, sou portadora de Lupus eritematoso sistêmico, quase não urino, estou inchada. Na última vez que fiz o exame de Creatinina deu 1,79 mg/dl ureia 78 mg/dl… Existe algum problema renal aí? Se sim, o que poderia ser? Levei no médico e ele disse que por eu ter 1,70 e 77 quilos, estar tudo normal, mas sinto que todo esse peso é edema e não gordura.

  • Silvana

    Obrigada pela resposta. Silvana

  • Silvana

    Boa tarde! Se usar um medicamento como por exemplo, Bactrim F devido a uma infecção de urina, quanto pode dar elevado o índice de creatinina e de uréia? E quanto tempo depois de usar o medicamento é melhor para repetir o exame? Obrigada! Silvana

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Em pessoas com função renal normal, o bactrim aumenta de forma muito discreta os valores da creatinina. Não é nem preciso fazer exames.

  • Adelci

    Dr. Pedro, obrigado pelo retorno.

  • Adelci

    Bom Dia, Dr.Pedro! Parabéns pelo blog!
    Tenho creatinina em 0.50 mg/dL, ácido úrico 6.0 mg/dL e sódio em 129 mEq/L, qual o significado da creatinina abaixo do normal. Tenho 52 anos, 1.60 m e 79kg. Obrigado. Adelci

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Significa apenas que você tem pouca massa muscular.

  • Felipe Coletto

    Boa tarde doutor fiz os exames de creatinina i deu 1.1 mg/dl …pratico musculaçao de segunda a sexta feira ( i tenho uma massa mucular bem consideravel) tenho 21 anos , peso 64 kg e tenho 1.66 de altura …como estou ??

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Ta normal.

  • Edison

    Boa tarde Dr. Meu nome é Edison, tenho 51 anos, minha creatinina está 1,50 e minh dosagem de ureia 35,1, e ácido úrico 7,4, é normal? ou devo me preocupar, grato

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      1,5 mg/dl é discretamente aumentado. Podia pedir a opinião de um nefrologista para saber se há algo de errado que possa ser corrigido nesta fase inicial.

  • paula

    boa tarde Dr. Pedro, gostaria de saber se é normal, uma pessoa que está com pedra nos rins, na fase aguda, sentindo muita dor, é normal o exame de creatinina dar alterado?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim, a cólica renal é uma dor terrível. A creatinina não costuma estar alterada, mas pode acontecer.

  • Paula Tarasco

    Olá doutor, estou preocupada meu marido tem 1,80 de altura, 120 quilos, tem hipotireoidismo e o exame de creatinina deu 1,70, tem algum problema ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Tá um pouquinho alto. Vale a pena repetir. Caso confirme-se valor semelhante, seria bom a opinião de um nefrologista.

  • Edson

    Dr. Pedro, boa noite. Fiz exames há 10 dias atrás e os resultados foram: nível de creatinina=2.0, uréia=48. Meus dados são: 44 anos, masculino, 1,68m, 76kg. Fiz o cálculo de clearance de creatinina do seu site e resultou em 51 ml/min. Minha glicose está em 171, uso remedio para hipertensão. Estes resultados são preocupantes? Está muito grave? Obrigado e aguardo um retorno

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Você tem indicação de procurar um nefrologista. A sua função renal real pode ser ainda pior, pois a fórmula que forneço no site, apesar de ser a mais simples de ser calculada, pode subestimar o grau de doença renal.

      • Edson

        Dr. Pedro. Obrigado e parabens pelo site, é de grande importância informativa para todos nós.

  • marcio

    Bom dia Dr. Pedro Tenho 25 anos…184 ,75 kg faço cerca de 5 horas de musculação, dia sim, dia não…não faço uso de nenhum tipo de suplemento…mas fiz um exame de sangue e de urina..no exame de sangue minha creatinina veio 1,38 …Ureia veio dentro dos valores de referencia…19mg/dl… fora isso tudo normal ….menos o colesterol total que veio 207mg/dl…e vitamina D que veio com insuficiência 12,8mg/dl

    Sera que estou com problema nos rins?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Me confirma uma coisa, você tem 184 quilos mesmo ou foi erro de digitação?

      • marcio

        184 cm de altura peso 75kg

        • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

          AH, bom… como você é bem jovem, e se tem bastante massa muscular, como parece ser o caso, esse valor de creatinina não necessariamente indica algum problema

  • maurilio

    boa tarde Dr. Pedro, li seu artigo e achei muito interessante, a minha duvida é a seguinte: Fiz uns exames de rotina (hemograma, urina, etc) todos os resultados deram normal porem a minha creatinina está 2,93 mg/dL, voce acha que está muito anormal? Tenho 27 anos, 1,70 altura e 69 Kg.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      2,97 mg/dl é um valor de creatinina alto. Há algo de errado com os seus rins. Você precisa ser visto por um nefrologista.

  • Kleber Cavinato

    Dr. Parabéns pelo blog, peso 85 kilos tenho 38 anos, meu exame deu 2,17 de creatinina e estou urinando escuro, parece que é urina misturada com sangue!
    Devo estar com cálculo renal , pois as dores só passam com buscopan na veia!

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Esse valor de creatinina é alto. A pedra por si só não costuma causar tamanha elevação. A não ser que você tenha obstrução bilateral das vias urinárias. Mas atenção que o motivo pode ser outro. Vá a um nefrologista (ou urologista).

  • duclecia santos

    Boa tarde doutor! em 2010 doei um rim para minha prima…e ultimamente venho sentindo dores e os médicos dizem q é normal, estou preocupada. faço exames periódicos…tenho 38 anos, 1.73, e peso 65 kg.minha cretinina 1.34, e ureia 21mg.dl. Obrigada.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      creatinina de 1.34 para mulher é um pouquinho elevado.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Você deve ter emagrecido para a creatinina ter caído, não?

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Sem a creatinina é difícil avaliar. Mas 58 de uria não é nada do outro mundo. É um pouco elevado apenas.

  • juliana

    boa tarde doutor

    minha mãe tem 63 anos e é magra. sua creatinina deu 0.96 e sua ureia 34. Tem algo anormal?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Normal.

      • juliana

        Obrigada!!!!

  • Cristiane

    Boa noite
    Hoje apenas quero parabenizar ao Blog.
    Vocês não tem noção de quanto ajuda em relação aos estudos.
    Agora mesmo estou estudando para minha prova de Bioquímica Clinica, que será amanhã, nossa vou fazer a prova com outro foco.
    Sempre que preciso, estou eu aqui pesquisando para meus trabalhos da faculdade e desde já aviso que mesmo quando terminar meu curso visitarei vocês.
    Muito obrigada pela força.
    Abraços
    Cris/Jd. Capela

  • http://www.mdsaude.com Andreza Fernades

    Boa tarde,

    Minha creatina em 06/05/13 deu 0,66 e fiz exames ontem e a taxa aumentou para 1,00 , andei lendo seu artigo, e vi que aumento de massa muscular aumenta a taxa de creatinina. tenho praticado muito exercício físico, era sedentária, isso tem a ver com o aumento da taxa??

    Obrigada pela atenção!

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Em 3 meses você não deve ter ganhado tanta massa muscular assim. Mas a questão é, se ela está normal, por que você tem dosado sua creatinina com tanta frequência?

  • Edson Ramalho de Oliveira

    Bom dia Dr. Pedro Pinheiro,
    Parabéns pelo artigo. Esclareça-me: uma pessoa que pratica corrida de 2ª a 6ª feira, cerca de 11 km por dia, 51 anos, 67 kg, com ureia de 37 mg/dl e creatinina de 1,1 mg/dl, está com estes níveis normais? É certo dizer que a atividade física frequente eleva os níveis de ureia e creatinina?

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      O ganho de massa muscular é que eleva um pouco os valores da creatinina. 1,1 mg/dl para uma pessoa ativa é um valor normal.

  • Eliezer Jr

    Dr. Boa tarde recente efetuei um exame para cma (Certificado Medico Aeronaltico) e apontou um nivel de creatinina 1,6 e ureia 42,5 levando em concideração 29 anos 1,76 metros e 67 kilos sedentario e tenho apenas 1 rim nasci assim rsrs não consegui aprovação… Enfim é grave normar o que acha abraço.

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Não é grave, mas seria bom que você tivesse um nefrologista para te acompanhar de tempos em tempos.

  • Tarciza

    Parabéns pelo artigo detalhado, Dr Pedro! Encontrei-o no Google ao buscar explicação para o resultado de um exame de urina 24h em que a minha creatinina foi dosada em 2,0 mg/dl. Como sou mulher, penso que seria difícil ter a minha alterada pelo exercício físico, certo? Mas, gostaria de conferir se a musculação mais intensa reiniciada há 3 meses teria influência no resultado, até porque meu peso aumentou desde então desde então, tomara que com massa magra. Acrescento porém que há 20 anos atrás, tratei de cálculo coraliforme. Agradeço se puder me dar um retorno com sua opinião. Tenho hoje, 46 anos, 1,70m e meu peso saltou de 64 para 66-67 nos últimos 3 meses da musculação. Ficarei muito grata se me ajudar nesta dúvida. Obrigada!

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Esse valor da creatinina foi no sangue? Se sim, creatinina sanguínea de 2,0 mg/dl não é normal para ninguém. Acho que nem o Arnold Schwarzenegger no ápice da sua massa muscular conseguiu ter esse valor. Sendo mulher e com 46 anos, o valor de 2.0 é bem relevante. Sugiro que você procure um nefrologista.

  • Josiane

    Doutor, o que acontece quando a creatinina está alta mas a taxa de filtração está normal??? Fui ao endócrino, mas ela falou que está normal, mas estou com medo. Por favor doutor, responda.

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Não faz muito sentido. Se a creatinina está alta, a taxa de filtração glomerular tem que estar mais baixa que o normal. Não existe o paciente ter creatinina elevada e rins funcionando normalmente.

  • Wesley

    Olá Dr. boa tarde,
    Meu pai tem apenas um Rim e realizamos um exame de sangue recentemente e sua taxa de Creatinina deu 1,59.

    Este é um valor considerável, tomando em conta que tem apenas um rim, 64 anos e cardíaco?

    Desde já agradeço e um grande abraço,

    Wesley

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Sim, é um valor relevante. O ideal é que ele comece a ser visto por um nefrologista.

  • Vivi

    Dr. Bom dia.
    Meu marido tem 56 anos fez um cateterismo cardíaco e duas angioplastias. Antes desses procedimentos as suas taxas de ureia e creatinina sempre foram dentro dos padrões normais. Ocorre que, 3 meses depois dos procedimentos, as taxas de ureia e creatinina deram o resultado muito alto (ureia 81 mg/dl e creatinina 2,92). O nefrologista passou um doppler das artérias renais, pois suspeitava de estenose das arterias renais, mas foi descartado a hipotese com o resultado dos exames. Agora ele passou o exame da biopsia renal (punção). Gostaria de saber se não seria mais apropriado esperarmos o acompanhamento dessas taxas através dos exames de sangue, pois pode ser eventual essa insuficiência devido aos medicamentos, por exemplo???. Gostaria também de saber se essas taxas altas determinam a hemodiálise ou pode ser tratado com medicamentos???

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Não é normal uma creatinina saltar de valores normais para quase 3 mg/dl em apenas 3 meses. Algo aconteceu. A biópsia está indicada quando não conseguimos achar uma explicação. Se fosse culpa dos remédios, o nefrologista saberia e não teria indicado a biópsia. Postergar a biópsia pode significar deixar de fazer o diagnóstico de um problema tratável e reversível.

      Uma possibilidade a ser pensada nesta história é embolia renal por cristais de colesterol provocada pelo cateterismo. O que fala contra é a pouca idade do seu marido. Essa complicação é mais comum em pacientes com mais idade, geralmente acima dos 70 anos. Mas não custa perguntar ao Nefrologista sobre essa possibilidade.

  • Silvia

    Sou mulher, tenho 26 anos, 1.70m e uns 58kg. Meu exame acusou nível de creatinina de 0,6. Pelo que vi é o limite mais baixo. O artigo explica muito bem sobre como um nível alto de creatinina é sinal de problemas nos rins. Mas e um nível baixo? Acusa algum problema ou é só porque tenho pouco músculo? Grata.

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Não há problema com nível baixo de creatinina. É provavelmente devido à sua pouca idade, ao fato de ser mulher e à pouca massa muscular.

  • Regina Elisa Lopes

    Parabéns pelo artigo esclarecedor . Tenho um tio com 82 anos , insulinodependente e com insuficiência renal crônica. Ele se trata no HC . Os exames acusaram 4,01 de creatinina e 75 de uréia . Amanhã ele terá uma consulta mas o inchaço dele me preocupou . Então , como leiga , consultei o seu artigo . Devo suspender a proteína na alimentação dele até amanhã ? Obrigada .

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Não vai fazer diferença nenhuma. Deixe que o médico indique a melhor dieta.

  • Regina

    Olá, meu pai tem marcapasso, é obeso e tem anemia está com 77 anos aparentemente um homem forte apesar da anemia mas controla bem com sua médica tomando ácido fólico e injeção a cada três meses. Mais agora ficamos preocupados porque a creatinina dele deu 3,8 , gostaria de mais detalhes do porque desse valor deve ser preocupante porque o médico do coração já o encaminhou rápido para um médico de rins.

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Sim, creatinina de 3,8 em um paciente de 77 anos é uma valor relevante. O rim dele está bem afetado. O médico está certo em ter solicitado uma consulta com nefrologista.

  • valdineia

    olá eu tenho nefrite cronica é de familia ja com,provado em exames estou seguindo as orientações tudo direitinho porem o meu marido tem nivel de creatinina altos e vem almentando cada vez mais eu gostaria de saber se existe algum alimento que faz com que ela almente ele come muita aveia faz exercicios constantemente gostaria de saber como ajuda-lo

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Se a creatinina está aumentando progressivamente, isso não tem nada a ver com dieta. É problema do rim. Ele precisa ser visto por um nefrologista.

  • leda laiane martins da costa

    Muitíssimo esclarecedores os textos acima! Explicam com claresa e permite que qualque leigo no assunto possa compreendê-los.
    Muito grata!!!

  • douglas

    olá , fiz transplante de rim , mas minha creatinina ta muito alta…
    isso é sinal que posso perder o rim ? a partir do momento que eu soube que a creatinina esta alta , quais as minhas precauções que devo ter de agora em diante ?

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Se você é transplantado renal e sua creatinina está muito alta, é sinal que o seu rim transplantado não está funcionando bem. Com certeza você está sendo seguido por um nefrologista. Ele saberá te orientar.

  • daiana merielle rodrigues

    Adorei os esclerecimentos do DR,me ajudaram bastante,pena que meu filho já está com seus rins muitos comprometidos!!!

  • Ricardo Farias

    Bom, sou diabético há mais de 20 anos tenho 53, sou cardiopata, mas minhas taxas estão boas recebi meus exames hoje, só a Ureia que deu um pouco alterada 50mg/dl, já a creatinina 0,8 mg/dl.

  • Nayara

    Muito boas e especificas as informações !

  • marta de oliveira

    quero mais informação de como reduzir a creatinina. URGENTE

    • Pedro Pinheiro

      Marta, o texto explica isso.

  • Paulo GS Nascimento

    Impressionante a clareza com que o Dr. explica. Termos médicos geralmente não entendemos nada. Gostei das informações.

  • benedita pereira de oliveira

    descobri agora a creatinina em agosto 2012 estava o,8 agora fiz outro exame em março deu 1,6 esta aumentando que devo fazer para baixar

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Procurar um nefrologista.

  • marcia

    gostei do que lir

  • Sara

    Minha mãe descobriu em setembro de 2012 que tinha criatinina e uréia,e estava 7.13 por 115
    ja era para fazer hemodiálise mas ela resolveu se tratar com remedios caseiros,toma todos os dias chá de raiz de joá e toma cancorosa na agua faz dieta e exames mensais,e ja conseguiu baixar para 2,8 e vive bem,ela deixa a dica para quem quizer,porque funciona mesmo.

  • cidabarrosmello@gmail.com

    meu esposo tem 50 anos sempre teve muitos cauculos renais, fez uma litotripsia e 02 cirugias a lezer, hoje encontra-se internado, teve retenção urinária por treis dias e ta com a creatinina medindo 7,00 o que o Sr. me diz? ele tem sfrido horrores com colicas, pedras no canal, é tirar 01 e vem outras.

  • http://profile.yahoo.com/C4DGYM3VBLN422MKFONVAQHEZQ Everaldo

    Muito bom, explicação em linguagem simples fácil de entender para leigos no assunto.

  • Fernanda Collaço

    Dr. Pedro o sr. explica muito bem. Obrigada pelos esclarecimentos.

  • Michele Almeida

    oi meu filho esta com 4 anos e fez o exame e esta com 0,3 mg/dl de creatinina e esta com21,7 mg/dl de ureia isso é bom para ele ou naum

  • http://profile.yahoo.com/H6K4FQ62NS7RXF5EBR5TYR3QSA Guilherme

    Boa tarde!

    Tenho o Rim esquerdo operado e fiz o exame de Creatinina (Sangue) porém meu médico só volta de férias depois do carnaval e o resultado está assim:

    Creatinina – 0.70 mg/dL
    FGe – 135.3 mL/min/1,73 m2

    Está normal?

    Obrigado.

  • Francisco Silva

    Possuo hidronefrose nivel 1 no rim direito, nefrolitíase bilateral, o nivel de uréia está em 33.0 mg/dl e creatinina em 1.86 mg/dl. Que esta ocorrendo com meus rins??

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A hidronefrose deve estar prejudicando o funcionamento dos rins. Você já está sendo seguido por um urologista ou nefrologista?

  • Gladson Oliveira

    o meu nível de creatinina está em 3, tenho 35 anos , o que pode estar acontecendo com os meu rins ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Isso é insuficiência renal. Você já está sendo seguido por um Nefrologista?

  • Tales Banhato

    Minha mãe, idosa, fez cateterismo, tendo sido utilizado contraste durante o procedimento. Desde então seus rins deixaram de funcionar normalmente. Já foi submetida a diálise peritonial quando a em 28/02/2011 a uréia atingiu o nível de 171 e a creatinina 5,4. Após 3 meses (25/03/2011), os níveis se reduziram respectivamente para 40 r 1,79, quando a diálise foi interrompida.

    DATA CREATININA URÉIA

    20/04/10 0,80 41,00
    05/10/10 0,90 –
    01/11/10 1,20 54,90
    04/11/10 0,80 32,80
    06/11/10 1,00 31,00
    08/11/10 0,80 –
    11/12/10 1,45 51,00
    08/01/11 2,40 78,10
    09/01/11 2,00 –
    10/01/11 1,80 50,50
    28/01/11 3,19 100,00
    09/02/11 3,30 109,10
    10/02/11 3,40 103,00
    11/02/11 2,90 79,90
    13/02/11 3,40 67,50
    14/02/11 3,30 59,90
    28/02/11 5,40 171,90
    01/03/11 5,40 169,60
    04/03/11 4,50 –
    10/03/11 3,30 64,60
    25/03/11 1,79 40,00
    07/04/11 2,17 66,00
    06/06/11 1,99 68,00
    26/09/11 1,33 59,00
    12/11/11 1,33 56,00
    15/11/11 1,14 55,70
    24/01/12 1,40 70,00
    24/04/12 1,50 86,00
    06/07/12 1,90 110,00
    16/08/12 2,20 124,00
    12/09/12 2,30 118,00
    07/11/12 2,30 95,00
    11/12/12 2,50 96,00
    09/01/13 3,10 124,00

    Ocorre que desde então os níveis de ureia e creatinina estão aumentando, tendo alcançado no ultimo dia 9/1/2013: 124 e 3,10.

    Minha mãe pesa 62 KG e tem 89,5 anos de idade.

    Pergunto: Diante do baixo índice de funcionamento dos rins da paciente, pode a mesma continuar ingerindo diariamente 2 capsulas de KETOSTERIL (bula vide = http://www.rossmedical.com.br), uma espécie de suplemento alimentar a base de aminoácidos + análogos eficaz na redução dos níveis de uréia. Quando em 16/8/2012 o nível de uréia acusava 124, a paciente tomou 2 capsula por dia durante 2 meses. O nível de uréia se reduziu para 95. Parou de tomar KETOSTERIL e a uréia voltou a subir. Em dezembro voltou a fazer uso do suplemento, porém logo em seguida suspendeu o seu uso, temendo estar produzindo vómitos, enjôo, coceira e muita canseira. O exame de sangue de 9/1/2013 acusou elevação da ureia – 124 – e creatinina – 3,10. ?

    Além disso, o exame de urina acusou forte infeção por bacterias (sedimentos de piócitos 100 a 120) e nitrito positivo. Pergunto se tal infecção poderia estar prejudicando o funcionamento dos rins e causando a alta nos níveis de ureia e creatinina?

    A paciente está precisando de diálise imediatamente ou poderia seguir algum procedimento preliminar para tentar reduzir os níveis de ureia e creatinina?
    Obs: Urina 24 horas: Microalbuminuria: Volume 600ml; Resultado 249mg/L; 149,4 mg/24horas:
    Microalbiminuria: 30 a 300mg/24 horas

    Proteinas totais: 6,9 g/dl;
    Albumina: 3,8 g/dl;
    Globulina:3,1 g/dl
    Relação Albumina Globulina: 1,23

    Grato

  • flavinho43211

    tenho uma creatinina de 1,60 e uma ureiai de 60.vou ter que fazer a hemomdialise?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Antes de pensar em hemodiálise é preciso saber a causa deste aumento da creatinina. Procure um nefrologista.

  • Ednads

    Ola meu nome é Edna. Com quantas de Ureia precisa ter pra começar a fazer Hemodiálise?E a creatinina?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Isso depende de diversos fatores. Não há um valor único que se se aplique a todas as pessoas.

  • Irma Alves Rabelo

    Tenho problemas de pressão alta, tomo ENALAPRIL de 10mg e HIDROCOTIAZIDA, mais ultimemente estou fazendo xixi aos pingos, não sinto vontade de urinar, e quando sinto faço bem pouquinho. Ha tenho pedras nos rins. mais o fato de não está fazendo xixi direito, está me preocupando . me ajude.

  • janejardim

    Sou Bipolar. Tomo há quase 4 anos Quetiapina, Lamotrigina, Topiramato, Bupropiona e Clonazepam. Meu RFG é de 47 ml/min/1,73 m², a Creatinina é 1,26 mg/dL, a Amilase é130,00 U/L. Minha psiquiatra viu os resultados e não falou nada. Sei que estes exames estão alterados e já sou considerada, pelo resultado uma renal crônica. Não tenho, nem nunca tive doença nenhuma (hoje comuns), como diabetes, hipertensão, etc…Quando não me tratava, em quadro de depressão, fiquei com colite e algumas pequenas coisas pela baixa imunidade. Sei que estes remédios que tomo são tóxicos, como estarei daqui há dez anos?
    Obrigada

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Dependendo da sua idade e peso, 1,26 mg/dl de creatinina não necessariamente indica doença renal relevante. Na dúvida, procure a opinião de um nefrologista.

  • SoraiaQ

    O valor da creatinina e da clearance de creatinina oscilam de um exame a outro (aumentando e diminuindo ao longo dos anos?)

    De um ano para o outro minha creatinina aumentou e a clearance de creatinina diminuiu, mas continua dentro dos valores normais. Mas isso já é um indicio que eu possa vir a ter problema renal?

    Que outros exames posso fazer para verificar se já tenho ou não problema renal?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim, é normal oscilar. Só é preocupante se a creatinina começar a subir progressivamente.

  • Cris

    ola bom dia !!!! fiz um exame de urina e o rsultado da bilirrulina total,e de 0,5mg|dl e a direta 11mg|dl indereta0,39mg|dl o que significa isso?. e a creatinina deu 0,5mg|dl e no exame de urina deu: nitrito presente+,celulasepiteliais presentes++,e flora bacteriana presente+++ o que isso?

  • Miria Rios

    meu marido tem gota cronica e esta em crise a mais de dois meses.fez a dosagem de creatinina e o valor foi 1.58.corre o risco dele ter que fazer hemodialise?ele toma diclofenaco a muito tempo.fico grata desde ja se puder me responder!!!obrigado

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Tanto a gota quanto o uso crônico de anti-inflamatórios são fatores de risco para lesão renal. Com creatinina de 1,58, ele já tem sinais de queda da função renal. Seria bom que ele começasse a ser visto por um nefrologista.

  • Nanci da silva santos

    meu marido teve trombose foi operado e hoje esta bem no entanto hoje obtivemos o resultado da creatinina e deu1’54 corremos riscos a idade 72 anos .

  • Messias Azevedo

    Muito clara e objetiva as explicações… Esclareceu minhas duvidas….

  • Alessandra

    Gostei muito da explicação sobre a creatinina. Minha creatinina está alta e desejo abaixá-la. Tem alguma dieta que possa fazer para baixá-la.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não é dieta que vai baixá-la. Tem descobrir a causa da sua insuficiência renal e saber se há possibilidade de tratamento.

  • kbça

    gostei muito das informações aki contidas, bem exclarecedoras praticas.
    Walmir Kbça – Sao Lourenço

  • Maryalbino

    boa tarde tenho 35ano 1.54de altura e 52kq o resultado do exame de cleatinina foi 3.92 existe a possibilidade de ter q fazer dialise ? ou esse resultado pode baixar ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      creatinina de 3,92 já é um valor alto. Não se pode descartar a diálise no futuro, caso ela continue a subir.

  • Anapa_la

    meu xixi esta forte,e esta quase vermelho o que pode ser?tenho 25 anos

  • Lindinhagodoi

    meu pai tem que fazer cateterismo, e esta com a ureia e a creatinina alterada, qual o risco q corre, e se tem tratamento para a alteração de creatinina e ureia, e o que causa pode ser excesso de remedio ja que ele esta tomando muito remedio

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O cateterismo pode agravar a função dos rins. O ideal é ele receber uma orientação de um nefrologista.

  • Michele Briglia

    Primeiramente,boa tarde!
    Meu pai tem 58 anos, tem hepatite C + cirrose,ele fez um exame com resultado de creatinina de 2,6 e uréia de 117,ele terá que ser submetido a iniciar hemodiálise?

  • Eliane

    minha creatinina está com 3,52, sou diabético desde os 20 anos, tenho hoje 57 anos. Cortei totalmente o sal e carne vermelha. Acha que vou conseguir melhorar a taxa de creatina ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se for pelo diabetes é pouco provável que melhore. O objetivo é atrasar a progressão.

  • Augusto

    Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde,

    Boa Tarde!

    Quero parabenizá-lo pelo excelente artigo,
    Nele pudi observar que não há um medicamento específico para baixar a creatinina, portanto, solicito informar se há possibilidade de baixá-la através de dieta e quais alimentos que devo e não devo consumir.

    Desde já agradeço,

    Atenciosamente,

    Augusto.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não existe dieta para abaixar creatinina.

  • Fcmt

    Dr Pedro, minha mãe fez vários exames e sua nefro ainda tem dúvida no diagnóstico. Ela tem 58 anos, 1,63 m de altura. Sua creatinina deu 1,2 mg/ml, a filtração deu 49, dismorfismo deu presença de acantócitos e codócitos (30%), hematúria +, proteinúria – , na US deu 03 cistos simples e um pequeno cálculo. Primeiramente ela sugeriu uma insuficiência renal, mas como a proteinúria deu -, depois ela fiocu com dúvida. Minha mãe está desesperada, qual seria sua análise?

  • Smanuelferreira

    sou paciente renal faço diálise caso for transplantado,qual o nível de creatinina devo manter?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O mais baixo possível. Se for menor que 1,0 mg/dl, ótimo.

  • Marilene Geminiani

    minha creatinina esta 3,10, em Abril deste ano fiz exame de sangue e era menos que 1 . Comecei a sentir enjoou e fraqueza depois de tomar antibiótico e antiflamatório pra uma tosse alérgica,(receitada pelo médico) qdo fui pra emergencia do meu plano de saúde oara meu espanto recebi este resultado, quase fui internada,não tive febre.vômitos e nem dor de cabeça.Vou voltar esta semana pra nosos exames. (apareceu agora uma dor mto. forte de cabeça na hora que acordo.Minha dúvida, será que voltará ao normal?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se foi uma insuficiência renal aguda pelos medicamentos, é possível que volte ao normal.

  • Rodrigodantas

    mais no caso o suplementos fazerm mal

  • Rodrigo Rm17

    boa noite, sou transplantado renal a 3 anos, e minha creatinina esta em 2,16 o medico disse que é normal ela esta um pouco acima devido ao uso dos meus medicamentos, esta certo ou devo procurar outro? ainda a tempo?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O valor normal da creatinina é o mesmo para quem tem rim natural ou transplantado.

  • ana paula

    a minha creatinina deu resultado de 1,50mg/dl esta muito agressivo meus rins

  • Geisa

    tenho 69 anos, 80 kg, minha creatinina está 1,10 mg está alta em relação aos valores
    normais.É necessário procurar um nefrologista?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não. Basta repetir o exame periodicamente para ver se a creatinina está estável.

  • Amandakatlan

    Minha creatina está alta 1.9 o que fazer ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Procurar um nefrologista.

  • Camilla

    Muito bom esse artigo! Ajudou bastante a entender os exames!!!

  • Cibele

    Pelo que entendi os niveis de creatinina baixo nao representam perigo? Só se resolvem comendo mais carne? Isso nao poderia acarretar outros problemas?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Creatinina baixa não é doença. Não precisa ser corrigida.

  • Ivonizcardoso

    o meu resultado de ureia foi 54.tenho 39 anos isso e preocupante?
    e o de glicose 126 ja e diabetes?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A ureia isolada não é boa para avaliar a função dos rins. É preciso saber o valor da creatinina.

  • Izaassum_77

    Tenho 70 anos tenho diabete controlada tx 64 a 98 a ndo muito e pratico ginastica meus exames medico estão otimos exeto a creatinina que esta 1.6 .É perigoso? E o que fazer e oque comer?

  • Izaassum_77

    Tenho diabete mas controlada ,ando muito e pratico ginastica tenho 70 anos todos meus exames ,estão otimos exeto a criatinina que está 1.6 corro perigo? e como me alimentar?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      creatinina de 1,6 é um pouco elevada. É possível que já haja lesão dos rins pelo diabetes.

  • Claudiomvsantos

    tenho 36 anos minha creatinina no sangue está em 1,2, está normal,obrigado

  • Sah

    Oi, sou mulher, menos de 25 anos, meu exame de creatinina 24h deu 2,1. Isso é ruim?

  • Michele Luciana da siva

    Boa noite doutor, meu nome é Michele, minha mãe faz hemodiálise a um ano e meio.Sempre tratou de sua saúde,pois tinha bronquite e pressão alta,mas de repente uma forte dor no peito levou minha mãe a descobrir que tinha rins policísticos. Pois ela teve Edema Pulmonar agudo. No começo foi muito difícil para ela aceitar o tratamento, hoje o que esta sendo difícil é ela conseguir ficar com a fistola. Ja perdeu tres vezes,é muito doloroso ver o sofrimento dela,eles colocam o cateter e fica sangrando muito e ela reclama muito de dor. Porque ela esta perdendo a fistola ? Receio esta havendo negligencia no hospital. O senhor pode me orientar.

  • Anapaulanecos

    boa tarde,meu esposo fez o exame de creatinina e deu 60 é muito alto?mim responda por favor

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Com certeza não deu 60. Ou foi 0,60 ou foi 6,0.

  • Ana paula

    Uma criança(3 anos) com diabetes tipo1(desde 2 anos),com resultado de creatinina 0,50 é preocupante?

  • Martalbernaz

    um senhor de 94 anos,tem insuficiencia renal,esta com a ureia muito alta?com 121.o que devo fazer ,ele tem nefrologista mas eu com esposa gostaria de saber o que devo fazer para diminuir??Meu email:martalbernaz@hotmail.com

  • Anonymous

    Olá Dr. Pedro! Meu pai tem 55 anos, sem diabetes ou hipertensão, e esta acima do peso (mas nao obeso). Seus exames mostraram: uréia 48 e creatinina 1,2. Ele deve procurar um nefrologista? Obrigada.

  • Reginamagda8

    Doutores, são indicativos de IRC os resultados seguintes (valores para mulher de 50 anos):creatinina urinária 77/mg/kg/dia;creatinina soro 0.6 com depuração de 139 ml/min/1.73;ureia 15 mg/dl e proteinúria 572 mg/24hs tendo sido colhido material 24hs 1.170ml resultando 0.8 de vol/min dado peso e altura.Só gostaria de saber se há indicativo de problema renal.

  • Ernanclesales

    o texto está muito bem redigido, claro, objetivo.

    parabens!!!!!!!!!!

  • Patrícia

    Existem remédios que diminuem os níveis de creatinina, e quais alimentos a pessoa deve evitar comer, para que seu nível não aumente ainda mais?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não existe nem remédio nem dieta para abaixar a creatinina.

  • Madu Go

    Muito bom o artigo, uma linguagem para quem entende e para leigos tb. sua comunicação é
    excelente.

  • Eugenia Cabral

    bom dia! o meu pai tem 75 anos…a ureia deu 56 e a creatinina 1,3 é considerado normal para a idade? ou ja pode ser algum tipo de problema renal? nao é diabetico e a pressao é normal

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      1,3 de creatinina é uma disfunção leve ainda. Não é preocupante, caso os valores fiquem estáveis.

  • Celiareginajc

    DR meu sobrinho de 16 anos urinou sangue o que fazer?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Leve-o a um nefrologista ou urologista

  • Selmagomes13

    Boa noite Dr., estou com o resultado de alguns exames, e a creatinina consta 0,6 mg/dl, transaminase piruvica 95,00u/l e transaminase oxalacetica 76,0u/l, isto é motivo para preocuparme,
     Celma.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A função renal está normal, mas as transaminases estão elevadas. Pode estar havendo alguma agressão do fígado.

  • LUIZMECA

    Excelente artigo: elucidativo, informativo e completo

  • Elisandra regina braga

    fiz e deu clearance de creatinina 51ml/min/1.73m2 o que siginifica

  • Rosemeriehuttel

    Doutor meu marido enta com a creatinina em 2,5 o que isso significa?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Que ele precisa ser visto por um nefrologista.

  • Dina

    Minha creatinina esta em 1,9 mg/dL tenho que me preocupa minha médica ja me pediu ultrason .estou preo cupada.Não gostaria de me submeter a fazer emodiálice.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      1,9 mg/dl é uma razoável elevação. Tem que investigar.

  • Sheila Gasques

    Sou uma mulher magra e de 30 anos, fiz um hemograma e a minha dosagem de creatinina é de 0,7%, isso é bom então?

  • Juliano

    O que devo fazer se minha criatinina estiver 0,33 tenho sou menina de 8 anos.

  • http://twitter.com/dionesankh Diones Ferreira

    Boa tarde Dr., como vai?
    Estou com uma grande dúvida. Tenho 27 anos e tomei durante 3 semanas 5g de do suplemento creatina (faço musculação) e minhas mãos começaram a descascar (soltar pele), suspendi o uso da creatina, porém ainda sinto os efeitos dela. É normal? É passageiro?
    Desde já agradeço a atenção.

  • Amrpetti

    Foi muito esclarecedor. Muito obrigada

  • Desusca

    Meu marido tem doença policistica renal , sendo que o rin direito é o mais comprometido . Sua ureia deu 39 , creatinina 1.6 ,proteinuria 126.0 , clearance creatinina 71.0. O que quer dizer isso ? Será que teu rin está muito comprometido ? Aguardo anciosa por respostas . Obrigado Dr Pedro.

  • simone guedes

    Dr., bom dia… Meu marido teve tu de testiculo e metastase, tratado com qt, hoje faz controle, ja fazem 04 meses que terminou tratamento, no pet scan td estava normal, poremno exame atual de creatinina, deu 1,09. Isso pode significar o retorno da doença??? meu email siwelth@yahoo.com.br. Obrigada

  • Soraia19612009

    Meu resultado da creatinina deu 0,58, estou com algum problema? Não fiz exame de urina.

  • Julio

    Olá Dr., minha dúvida é a seguinte…
    Eu faço musculação e consulmo muito carboidratos e proteinas (do leite e albumina).
    Tomo hipercalóricos para suplementar a alimentação já que meu metabolismo é super acelerado.
    Há 1 mês estou usando a creatina, tomo 3 g por dia. Gostaria de saber se eu fizer o exame de sangue se vai dá alterado a creatinina e uréia. Se sim quanto tempo tenho que esperar sem consumir a creatiana e o hipercalórico para fazer o exame ?? (obs. antes de tomar a creatina fiz o exame e deu normal).
    Estou aguardando a resposta.

    Obrigado.
    Desde já agradeço

  • David

    Muito esclarecedor, parabéns pela objetividade.
    Gostaria de saber adicionalmente se o consumo de suplementos baseados em glutamina e arginina podem contribuir para o aumentdo da creatinina no sangue?

    att
     

  • Eduardovnf

    Dr:sou transplantado ha dez meses e minha creatinina não quer baixar mais de 2,5,ela fica ocilando entre 2,5 a 3,2,os medicamentos que tomo são:10mg de predinisona,3mg de sirolimimos,1500 de mmf , e a minha pressão arterial está elevada e estou tomando,as 6:00 da manhã 80mg de propranolol,e as  10:00 tomo bactrim,18:00 estou tomando,80mg de propranolol+10mg de enalopril.
    será que pode ser por causa de algums deses medicamentos? por favor doutor mim responda. 

  • Rodrigo

    Dr Pedro Pinheiro,
    Antes de tudo, gostei muito de seu blog, estão de parabéns!

    Dr, eu pratico musculação, e sempre suplementei e comi bastante, sempre ingerindo uma grande quantidade de proteínas diária.. Sempre fiz exames para ver como estão as coisas e desta vez eu tive uma surpresa, meu exame de creatinina veio 1,38, já uréia veio 31, o que me deixa um pouco mais calmo.

    Normalmente meus exames vem com valores de creatinina no máximo 1,20 e uréia no máximo 40, porém este resultado que citei acima veio no momento em que estou suplementando com creatina e estou também tomando o esteróide oral oxandrolona, tomando 5g de creatina + 100 mg de oxandrolona por dia.

    Isto pode significar um vestígio de insuficiência renal doutor? Ou será apenas uma sobrecarga mesmo ?

    Fiquei um pouco preocupado com estes exames, aguardo resposta do senhor, se possível.

    Obrigado!

  • Magno Jose

    minha creatinina está em 0,73  mg/dl e a um ano atras estava 1,08 mg/dl,como estar minha situação?

  • Cris Ramos

    Meu bebe de 2 meses esta com 0,4 de creatinina e 15 ureia. Preciso me preocupar?

  • Diogo

    muito bom seu site sou Enfermeiro e fiz aferição da PA e estava altíssima,vim em seu  BLOG  pra tirar dúvidas ajudou muito obrigado……………………………..

  • Afranio Farmacêutico

    É importante citar também alguns tipos que tumores malignos que surgem no cólon do útero e se expandem para os rins, pressionando e comprometendo a função renal.

  • Ueria_pinto

    olá Dr meu filho fez um exme de sangue a cretinina dele foi de 0,34 e a ureia foi de 16,8mg/dl ,a hemoglobina está em 12g/dl as hemacias estãoem 4,8 milhões o ldh esta em 478u/l, a ferritina tá em 380,9ng/ml ele tem anemia megaloblástica e usa vitamina b12  é normal; vou ainda mostra seus exmes dia 03/05/2012.

  • Heloisa Junqueira

    Bom dia, Dr. Pedro! Tenho 51 anos e rins policístico. Somos 5 irmãos e 4 tem este problema. Até 2009, a minha creatinina era 1,7. Do início de 2010, após 9 meses de muito stress, a minha creatinina foi aumentando. No final de janeiro de 2012, a minha creatinina estava 4,0. Faço dieta hipoproteica desde 2010. Estou acima do peso e resolvi fazer esteira 3 vezes por semana por 45 minutos cada sessão. Fiz a dosagem da creatinina há uma semana atrás (30 de maio) e a ela aumentou para 5,0 e o clearence está 12. Gostaria de saber se o exercício (esteira) que iniciei há três meses pode ter influenciado neste aumento da creatinina devido à alteração da massa muscular.

  • Danilo Brandao

    Olá !

    Minha vó Tem 74 anos e 63 kg e está com Uréia 36 e creatinina 1,05 , sendo que ela faz uso dede anti-hipertensivo …. Os nives estão normais ou deve procurar um nefrologista ?

  • Janiele

    Minha mãe possui apenas um rim e sua creatinina está em 1,77 mg/dl e sua filtração está em 37,0 ml/min. Queria saber o que pose ser feito para reverter essa situação?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Na maioria dos casos não há reversão.

  • teresa bueno

    Boa tarde! Tenho pé e tornozelo esquerdos inchados e avermelhados. O pé direito é muito pouco inchado. No exame de sangue consta ácido úrico 7,90 mg/dl e creatinina 0,90 mg/dl. Tenho 62 anos, 1,73m e 79kg, com compleição física grande. Como achei muito difícil a dieta p/ diminuir a taxa de uréia, visto que também tenho triglicérides em 257mg% e aí tem outra dieta, estou tomando Alopurinol 300mg manipulado. Tem algum problema tomar o medicamento e fazer uma dieta menos radical? 

  • Fernanda Homero

    Minha filha fez um exame e a creatinina dela deu 2,22mg/dl ela tem apenas 17anos e 5 meses o que pode ser essa creatinina tão alta assim?

  • Marcelo Nunes

    Muito bom artigo. Sou Professor de Educação Física e dificilmente leio algo tão esclarecedor. Parabéns !!!

  • Maria josé

    dlboa noite doutor a minha mãe fez um exame de uréia e o valor foi 58dl.mostrou a uma enfermeira e ela fez cara de preucupada,mais não nos explicou o que significa.pediu pra minha mãe procurar um médico assim que possível,mais ficamos muito anciosos por favor mim ajude a tirar essa dúvida.minha mãe tem 70 anos.

  • rogerio

    doutor boa noite minha filha fez uma cirurgia para retirar o rin direito faz um ano ate ai tudo normal, agora dia 05-06-2012 ela fez um exame de urina tipo 1 jato medio e o exame de microscopico deu celulas 80.000 sendo que que o valor de referencia e de ate 12.000 ml o senhor pode por favor tirar minha duvida se e grave ou e normal e a ureia deu 38mg/ dl e a creatinina de 0,96mg/dl.aguardo contato desde ja agradeço.

  • Genivaldo F LIMA

    gostei do que acabei, pois so assim min inteirei mas sobre as duas coisas ao mesmo tempo.e´ que
    acabei de fazer um tx renal e quando foi no segundo dia pois tx renala minha creatinina estava 24 e
    logo em seguida ela foi despencando  ate chegar 1.8e assim foi novamente subindo 1.8 – 1.9 – 2.1 -2.3
    e agora estar em 2.4. isso mim deixou um pouco assutado pois se continuar subindo e´´ um sinal que
    o rim estar com inicio de regeiçao

  • Tieno masiero

    Boa tarde! tenho uma pessoa (mulher) na familia com 80 anos e a quantidade de creatinina nos exames estao com valores acima de 09. seria preciso fazer hemodialise?

  • Ana Paula2003

    minha creatinina deu 1.0 e minha ureia deu 30. só que meu exame de sangue deu normal mas deu traços de hrmoglobina sera que devo me´preocuprpa

  • Diogo Couto

    DR. meu avô fez exame de CREATININA e UREIA, CREATININA deu 1,37 mg/dL e UREIA deu 49,6 mg/dL isto é um valor preocupante???

  • Heloisa Junqueira

    Bom dia, Dr. Pedro! Tenho 51 anos e rins policístico. Somos 5 irmãos e 4 tem este problema. Até 2009, a minha creatinina era 1,7. Do início de 2010, após 9 meses de muito stress, a minha creatinina foi aumentando. No final de janeiro de 2012, a minha creatinina estava 4,0. Faço dieta hipoproteica desde 2010. Estou acima do peso e resolvi fazer esteira 3 vezes por semana por 45 minutos cada sessão. Fiz a dosagem da creatinina há uma semana atrás (30 de maio) e a ela aumentou para 5,0 e o clearence está 12. Gostaria de saber se o exercício (esteira) que iniciei há três meses pode ter influenciado neste aumento da creatinina devido à alteração da massa muscular.

  • marcos

    bom dia doutor,meu acido urico está 5,81 e a creatinina 1,51 que devo fazer para controlar.

  • julio cesar

    DR: eu fiz um exame de sangue e minha creatinina deu 1,29 esse resultado é normal ou esta elevada.

  • conceiçao

    ola doutor preceso de sua ajuda fiz o exame de creatina e ovalor foi de 0,7 isto significa que estou com insuficiencia renal.

  • Anagracia

    Me chamo Anagracia tenho 50 anos, em fevereiro minha mãe teve um problema de instestino, teve que tomar antibioticos fortes, mas tinha problenas renais, creatinina e ureia alta, mas nunca fez hemodipalise,morreu com 85 anos, esta semana fiz exames, todos estão normais, só fiquei em duvida que deu  ureia que deu 40 mg/dl pelo método enzimático, normal é de 15 a 40mg/dl, o meu no maximo,que faço?? 

  • Gabrielaelise

    Ótimo muito esclarecedor !!

  • David

    Muito esclarecedor, parabéns pela objetividade.
    Gostaria de saber adicionalmente se o consumo de suplementos baseados em glutamina e arginina podem contribuir para o aumentdo da creatinina no sangue?

    att
     

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Que eu saiba, não

  • Anonymous

    Rômulo Sousa

    Dr. Fiz vários exames de sangue e tds deram normais, execeto a creatinina q deu 4,60 é mt grave? Tenho 25 anos, não sou hipertenso,nem diabético, ñ tenho problemas cardiácos,não fumo, nem bebo. Tenho q levar esses exames para um concurso. É mt grave, corro risco de ser desclassificado?

  • Amrpetti

    Foi muito esclarecedor. Muito obrigada

  • http://twitter.com/James_Lima James Lima

    Muito bom este artigo! Sou estudante de Medicina, e ele me esclareceu muita coisa! Parabéns Dr. Pedro Pinheiro!

  • Mura Abdo Halabi

    Explicação claras.Gratacom informações

  • Gabriela

    ótima explicação.Achei completa e de fácil entendimento.

  • Andrexausa

    Otima explicação!! Obrigado!

  • Marciamagro2008

    Estou muito satisfeita com as informações contidas neste artigo…porém …preocupada com o valor da minha creatinina de 1,16

  • Maresol17@hotmail.com

    Foi muito importante essa explicação , obigado .

  • carlos jose

    dr parabens pelo blogger e mt educativo,em geral quando fazemos exame de creatinina quais valores estao mais proximos da normalidade + ou – fiz recentemente este exame e deu 0,99 e de potassio 4,1 estes resultados indicam alguma anormalidade

  • luciano camilo

    Dr. uma pergunta. eu fiz exame de sangue e minha taxa de creatinina deu acima do valor limite. o teste foi refeito e apresentou novamente. eu tomo creatina, é possivel que tenha sido isso?
    se for , o que faço pra baixar o nivel de creatinina? eu tomo pouca água , pode ser isso?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A creatina influencia no resultado.

  • Francianic

    Quais sao as causas da cretinina baixa? fiz exame e deu 0,3

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se a pessoa for muito pequena e magra pode ter creatinina baixinha.

  • Anonymous

    dr.tive fazendo exames de rotina ,minha creatinina de 23mg/dl,sendo que tenho 23 anos,nunca tive dores nos rins ,nem problema familiar similar,minha urina eh um pouca amarela de manha depois fika normal.vou repetir os exames ,mas pode me dizer algo sobre isso ,pode ter 23 mg/dl e estar vivendo normalmente sendo que o certo seria de 0.4 a 1.4.desde ja agradeço

  • isaac farina

    gostei da explicasao,fequei sabendo do que eu pressisava, mas exite tratamento aqui no RIO DE JANEIRO,eu tenho este problema, meu contato ifarina@bol.com.br se posssivel ficarei muito grato.

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim, existe. Basta você procurar um nefrologista.

  • Daniel

    Parabéns! Muito proveitosa a explicação e clara

  • Lidia Wenhryniwskyj

    Parabéns pela explicação, bastante clara e objetiva.

  • Giseliparquer

    Olá….
    Gostaria de saber porque em diferentes laboratórios os referenciais nos exames são diferentes?
    A Ureia e acido urico de minha mãe estão normais mas a creatinina está em 1,20. É normal?
    Ela é transplantada a uns 10 anos…

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Porque os laboratórios podem usar diferentes métodos para realizar o mesmo exame. Geralmente, creatinina de 1,2 mg/dL em transplantado renal costuma ser um valor adequado.

  • Susie Moura

    Boa tarde !
    Adorei o artigo, muito bem resumido, com uma linguagem bem clara.

  • Marluce

    Dr tudo bem?
    HOje recebi meu exame e estou desesperada por favror se puder responder.
    Minha mae tinha problemas de rim e fez um trasnplante e depois tentou outro transplante e acabou falecendo.
    HOje fiz um exame pois vou operarar de hemorroida e quando vi minha creatinina fiquei assutada ela esta 1.30 etuo com muito medo de estar com problemas de rins… por favor me oriente…

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Procure um nefrologista para que ele possa repetir as análises e te orientar.

  • lazaro nicanor da silva

    minha creatinina esta com 19, ureia com 80, qual o remedio devo usar para, pelo menos manter este padrão, ou seja não aumentar?

  • Vera Lucia Chiesa Eberle

    Bom Dia!!
    Dr-Pedro. meu rim direito media 7,8 com calculo de 0,7 e contornos irregulares, cistos corticais. no  dia 7/02/12 passei por uma litotripsia extracorporea, dia 23/02/12 fiz nova eco. o rim diminuiu pra 7,6 e o calculo aumentou pra 0,9 cm.
    ureia 41 mg/dl. creatinina 1,00 mg/dl.
    sinto muita dor e ansia de vomito.
    gostaria da sua opinião. 
    atensiosamente. Vera L Chiesa Eberle
    DEUS O ABENÇOE!!!!!

  • Pauloteodoro958

    sou leigo no conhecimento médico. Fiquei sabendo que para que a creatinina se altere é necessário haver por volta de 50% de perda da função renal. O mesmo se aplica para ureia?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Ambas já se alteram com uma perda de menos de 50% da função renal.

  • Carlos Pedro Paiva Gouveia

    Dr. Pedro, primeiramente gostaria de cumprimenta-lo pelo belíssimo trabalho de esclarecimento aqui apresentado. Me chamo Carlos Pedro; tenho 58 anos; 1,69m e 85 kg. Contrai Diabetis há mais ou menos 15 anos. O médico solicitou exame de Clearence Creatinina, tendo como valor encontrado 94,40. Pergunto, esse valor está dentro do padrão esperado, ou tenho probabilidade de desenvolver algum problema mais sério? 

  • Carlos Pedro Paiva Gouveia

    Dr. Pedro, primeiramente gostaria de cumprimenta-lo pelo belíssimo trabalho de esclarecimento aqui apresentado. Me chamo Carlos Pedro; tenho 58 anos; 1,69m e 85 kg. Contrai Diabetis há mais ou menos 15 anos. O médico solicitou exame de Clearence Creatinina, tendo como valor encontrado 94,40. Pergunto, esse valor está dentro do padrão esperado, ou tenho probabilidade de desenvolver algum problema mais sério? 

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Está normal agora. Não significa que não possa piorar no futuro. É preciso manter seu diabetes e pressão arterial sempre bem contrados.

  • Marcela Bello92

    oi . fiz um exame deu 0,6 mg/dl mais  o certo e da 65 a 999 mg /dl  estou meio preucupada

  • Marcela Bello92

    oi . fiz um exame deu 0,6 mg/dl mais  o certo e da 65 a 999 mg /dl  estou meio preucupada

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O valor de referência da creatinina sanguínea não é esse que vc descreveu.

  • Afreitashist

    Olá dr Paulo, gostaria de saber como podemos abaixar o indice de creatinina e ureia em nosso organismo, a alimentação evitando acido oxálico é suficiente ou é necessário utilizar medicação? 

  • Nailde

     Dr Pedro Pinheiro,sua matéria´foi muito importante pra mim tirei muitas dúvidas sobre a Creatinina  Ureia,muito obrigado,que Deus conceda sempre o dom de ser o verdadeiro Doutor.

  • Nailde

     Dr Pedro Pinheiro,sua matéria´foi muito importante pra mim tirei muitas dúvidas sobre a Creatinina  Ureia,muito obrigado,que Deus conceda sempre o dom de ser o verdadeiro Doutor.

  • Majovsilva

    Muito bom o material.me esclareceu muita coisa!Lia todos do SR. e gostei muito.Estou me trantando pela pedra nos rins, e tbem jamais imaginei que poderia ter um problema de rins.Nunca tive nada.

  • Majovsilva

    Muito bom o material.me esclareceu muita coisa!Lia todos do SR. e gostei muito.Estou me trantando pela pedra nos rins, e tbem jamais imaginei que poderia ter um problema de rins.Nunca tive nada.

  • Eduarda nathany

    Excelente material de estudo! me ajudou muito! obrigada

  • Sniar108

    Gostaria de tirar uma duvida. Meu rim esquerdo é atrofiado e funciona apenas 29%. Todo ano faço exame de sangue, ultrassonografia. No penultimo ultrassom, o medico disse q eu tinha um pequeno calculo no rim direito. 3 meses depois refiz os exames. A ultra nao detectou nenhum calculo, o resultado do exame foi igual aos anteriores. Fiz o exame de depuração de creatinina endógena e o q me preocupa foi o valor :63 mL/min. o exame de creatinina deu 1,02. O resto deu tudo normal. Ureia, proteina…Gostaria de saber sevo fato de ter um unico rim funcionando alteraria o resultado da depuração de creatinina.

  • Sniar108

    Gostaria de tirar uma duvida. Meu rim esquerdo é atrofiado e funciona apenas 29%. Todo ano faço exame de sangue, ultrassonografia. No penultimo ultrassom, o medico disse q eu tinha um pequeno calculo no rim direito. 3 meses depois refiz os exames. A ultra nao detectou nenhum calculo, o resultado do exame foi igual aos anteriores. Fiz o exame de depuração de creatinina endógena e o q me preocupa foi o valor :63 mL/min. o exame de creatinina deu 1,02. O resto deu tudo normal. Ureia, proteina…Gostaria de saber sevo fato de ter um unico rim funcionando alteraria o resultado da depuração de creatinina.

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Geralmente quando um rim funciona pouco o outro compensa aumentando seu trabalho.

  • Eduarda nathany

    Excelente material de estudo! me ajudou muito! obrigada

  • Sosó

    Pedro Pinheiro, parabéns pelo material rico em informações, feito de forma clara e objetiva.
    Achar um tempinho para tentar passar um pouco do seu conhecimento, não é nada fácil. Valeu!!

  • Goinhaneves

    Gostei mto desse artigo procurava esclarecimento sobre a doença artrite gotosa,ao ler essa página
    tudo ficou mais claro pra mim Parabens doutor essa página é de suma importancia para os leitores.

    Gloria Neves

  • Goinhaneves

    Gostei mto desse artigo procurava esclarecimento sobre a doença artrite gotosa,ao ler essa página
    tudo ficou mais claro pra mim Parabens doutor essa página é de suma importancia para os leitores.

    Gloria Neves

  • Cadetedonato

    doutor… verifiquei num resultado de exame de sangue q o nível de minha creatinina deu 1.4mg/dl.
    Naum sou atleta.. porem como sow militar e gosto de correr.. sempre estow fazendo esse tipo de atividade. Gostaria de saber se esse valor de 1.4mg/dl é normal.. ou devo procurar um especialista??

  • Cont2 Micai

    minha creatinina está 0,46 é normal

  • Mariacheleider

    Oi dr Pedro minha creatinina ta com valor referencial de 0,96 mg /dl  estou preocupada por favor me ajude obrigado boa noite ???

  • Anapaula

    Olá Dr. Pedro Pinheiro,

    Meu exame de 0,55 isso é normal?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Sidnei,
    isso é individual. Não existe um número de corte que sirva para todos.

  • sidnei

    minha, creatinina esta 4,99, tenho 63kg, e 38 anos, qual é o maximo que posso aguentar, sem hemodialize

  • Ana

    Oi Dr, tenha um Bom Dia! Poderia me explicar o que é: Glomérulo esclerose diabética?
    Sempre tive intolerância ao açúcar, há 15 anos deixei de consumí-lo. Agradeço pela atenção.
    Parabéns pelo seu Blog e por sua dedicação. 

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Lesão dos rins pelo diabetes.

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    significa que ele precisa de uma consulta com nefrologista

  • paula

    Oi Dr. meu pai fez o exame de creatinina a + u – 1 ano atras e de 2,5 e esse mes ele faz e deu 2,7 o que isso significa? Quase toda a familia dele tem problema de ruins ele tem 50 anos

  • Lais Helena

    Dr. Pedro , muito obrigada pelas informações, porém no inicio o senhor disse que não deviamos confundir CREATININA com CREATINA, mas o senhor confundiu, na hora  que esta escrito: O Que é creatinina, na hora de responder esta escrito creatina fosfato.

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não confundi não, a creatinina é derivada da metabolização da creatina fosfato. Está assim no texto resumido: – proteínas ingeridas na dieta »» produção de creatina fosfato pelo fígado »» consumo da creatina fosfato pelos músculos para geração de energia »» produção de creatinina »» eliminação da creatinina pelos rins.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    A obesidade é causa de insuficiência renal. Se você for jovem, 1.2 de creatinina provavelmente ainda é um valor normal, porém, uma opinião de um nefrologista seria interessante.

  • Guilherme

    Dr.
    Estou com uma dúvida. Minha creatinina vem aumentando ao longo dos ultimos 2 anos. Ela era algo em torno de 0,9 e hoje está 1,2. Fiz uns 6 exames nesse intervalo e sempre houve leve aumento. Minha massa muscular creio que permanece constante, meu peso oscila um pouco. Sou obeso. Triglicerides está aumentado tb. O resto está bom. Será que meu rim pode estar dando sinais de fadiga ? O senhor recomenda uma consulta ? Esse aumento gradual ao longo dos anos me deixa preocupado.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Douglas Santos
    Valores altos como esse podem indicar necessidade de fazer hemodiálise. Para saber o que fazer para a baixar o valor é preciso saber a causa da insuficiência renal

  • Douglas Santos

    Olá Dr.

    Preciso de sua ajuda.

    Meu pai está com o nível de creatinina muito alto – 6,6!

    Procurou um nefrologista e está em observação.

    O que esse nível pode acarretar? Como uma pessoa pode baixar esse nível?

    Obrigado.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Paula
    Esses valores estão normais, tanto a creatinina quanto a ureia.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Mário
    São valores altos, por isso a indicação de biópsia renal para se identificar a causa. Sem o diagnóstico a única orientação dietética é restrição do sal.

  • Paula

    Boa tarde Dr.,
    Seu site é muito bom. Parabéns!

    Estive lendo suas explicações e fiquei com uma dúvida: O senhor fala sobre valor excessivo de creatinina e valor baixo de uréia. E quando acontece o contrário: creatinina bem abaixo e uréia bem acima? Meu filho tem 5 anos e deu 0,52 e 20, respectivamente. E como já tem um histórico na família do pai, fiquei muito preocupada. Se puder responder, vou ser muito grata.
    Fico aguardando.
    Obrigada.

  • Anonymous

    Boa noite. Me chamo Mário Tenho 28 anos, 82 kg e 1.81m após exames de rotina por ja ter tido nefropatia a iga entre os 7 aos 11 anos (fiquei bom com o tempo.)e queixa da urina estar espumosa, verificou-se proteinúria nefrótica (4,28 gr/l) (creatinina 1,44mg/dl. clearance entre 66-58 ml/min) Tenho biópsia marcada mas queria saber: Se estas taxas estão muito altas? – Qual o possível diagnóstico? – E oque acho muito importante, oque devo evitar a nível de alimentação? ( Portugal) Belíssimo trabalho. Muito obrigado

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Rubens A.
    Não é preciso jejum, nem nehuma outra preparação

  • Rubens A.

    Bom dia. Tenho 25 anos, 63 Kg e 1.81m e preciso fazer um exame de creatinina. Só que eu não fui orientado quanto à preparação do exame. Precisa de jejum de quanto tempo? Tem que ser absoluto (sem comer e beber)? Muito obrigado pela atenção.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @felipe
    Se vc tiver uma boa massa muscular, por ser jovem, esse valor de creatinina pode ser normal. Para ter certeza, procure a opinião de um nefrologista.

  • felipe

    Olá Dr, fiz um exame de sangue e apareceu a Creatinina com 1,4 e a uréia um pouco acima do normal tb.
    Sou atleta e minha atividade física é muito intensa. Pode ser falta de hidratação correta ou para um atleta é normal. Tenho 29 anos.

  • Anonymous

    Eu não sei se fico feliz por ter explicaçoes excelentes e tirar algumas duvidas como nao sei se fico apavorada/horrorizada do tamanho e tanta doença relacionada nesse site…

    Acabei de discubrir aqui que me solicitaram um exame de rin e me recordei que a 20 anos atras eu tive hepatite, a mais fraca, nunca sei qual é, e lembro vagamente de ter escutado que a hepatite nao tem cura, so nao quero mais ler nada aqui hoje, pq estou achando que tenho todas as doenças que ali ate agora..

    Um site que ao mesmo tempo que é excelente pra se colocar nos favoritos é pessimo pra saber que ele existe..rsrsrsrsrsr…Obrigada pelas materias/conteudos/explicaçoes de tudo que li aqui.

  • Anonymous

    fiz uma visita no blog e gostei muito do resultado que vi. os medicos nele contido sao de excelente qualidade mto obrgd!

  • Anonymous

    bom dia Dr. eu o Marcos ano passado fiz um exame de creatinina o resultado foi 1,33 passei pelo nefro esse ano e fiz um em março deu 1,5 e outro recente que deu 1,41.o fato de eu estar bebendo pouca agua pode influir.obrigado pela pela atençao
    meu peso é 82kls.

  • Anonymous

    Dr, tenho 50 anos, peso 67 kg e tenho uma saude boa, mas fiz exames de rotina: sangue, urina, colpocitologia, e os resultado foram normais, exceto Cretinina-2,15 e Filtraçao Glomerular-32,6. Esses resultados levam acrer q meus rins n”ao est”ao funcionando bem ou pode haver outra explicaçao(int)
    Sandra

  • Anonymous

    Olá bom dia!Sou hipertensa e tive infecção renal,fiquei internada.Meus últimos exames deram:
    Hematócrito:32,4
    glicose:109
    uréia:45,0
    creatinina:1,20
    ácido úrico:8,5
    colesterol total:211 mg
    colesteral hdl:30 mg
    O restante normal!!…Mesmo assim,meu cardiologista ñ me incaminhou ao nefrologista,apenas ao nutricionista…estou procurando o nefrologista por conta própria…isso já uma doença renal grave?…Desde já agradeço.
    Ass:Claudia Beijo

  • Marko

    Olá Dr. Tenho 27 Anos e sou hipertenso. Tomo dois comprimidos de Losartana 50mg por dia e fiz um exame de sangue no qual minha creatinina deu 1,4. Sou obeso. Gostaria de saber se devo procurar um nefro ou somente continuar o tratamento. Obrigado.

  • Anonymous

    Olá gostaria de dar os parabéns pelo Blog muito bem elaborado gostei muito.

  • Anonymous

    Blog muito útil… Parabéns pela solidariedade e presteza.
    Dr. Pedro

  • Anonymous

    TRAZIBOLO
    Boa noite dr. Pedro Espero que esteja com saude e bem .Venho pedir sua ajuda e se for possivel recomendacao sobre meu problema Por recomendaçaoes medicas passei a tomar insulina duas vezes ao dia pois minha creatinina esta va em 3 mas ela nao abaixou hoje apos um cateterismo esta em 5,7 sera que minha limentaçao e o excesso de agua estao a me prejudicar Ajudi me Figue com DEUS

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Marilia
    Sim ,pode.

  • Marilia

    Tenho 66 anos, sobrepeso, e ha um ano e meio faco uso da hidroxiureia pois sou portadora de policitemia vera. Meu ultimo exame de sangue mostrou alteracoes (para maior) no indice de ureia e creatinina, consequentemente o calculo eGFR (nao sei o correspondente em portugues, pois moro na Nova Zelandia)foi de 66 para 54. Pode isso
    ter sido causado pela hidroxi? evito carnes vermelhas e como mais peixes e frango.
    Obrigada pela resposta.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Ana
    Não necessariamente. Se o rim único funcionar perfeitamente, a creatinina e a ureia podem ser normais.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Cintia
    Não há porque querer baixar esses níveis. A creatinina é apenas um marcador indireto da função renal, ela não faz mal algum. A creatinina do seu namorado é mais alta que a média porque ele tem muita massa muscular e consome muita proteína.

  • Anonymous

    Boa tarde!
    Pessoas com apenas um rim, terão valores de creatinina e ureia um pouco mais altos certo? É normal?
    Obrigada!
    Ana

  • Cintia

    Olá Dr. Pinheiro,
    Meu namorado, está com Ureia 78mg/dL e Creatinina 1.36mg/dL. Tem 1.92m e aproximadamente 88kg, pratica musculação e faz suplementação acompanhada.
    Entendo, que a prática dos exercício aumente os catabólitos…e gostaria de saber se há um meio de baixar esses níveis. Aumento do consumo de água por dia ajudaria?
    Agradeço a atençao,
    Cintia.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @libertyy
    26 anos e com proteinúria, em geral indica-se arranjar outro doador.

    O tratamento vai depender do que a biópsia disser.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @ronieli
    Evite o sal e os excessos de gorduras e açúcares

  • libertyy

    Dr. o que devo fazer para diminuir a perda de proteína na urina ? Trata-se do meu filho q tem 26 e pretendia doar um rim pra mim, nesse caso há algum medicamento pra inibir e curar essa anomalia? Devo descarta-lo como meu possível doador? Ele fez a biopsia e estamos aguardando o resultado.
    agradecida.

  • ronieli

    dr. meu rone é ronieli há 10 meses estou transplantado, meu ultimo exame de creatinina de 1.4 , preciso fazer uma dieta rigorosa? ou mantem o meu padrao? abraçosss e obrigado

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Tavinho, depende do grau. O ideal é procurar um nefrologista para ele avaliar o caso.

  • Anonymous

    Olá, o que uma pessoa com creatinina alta deve evitar comer ou tomar??

    Grato, Tavinho.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Joseane,
    Se este foi o único exame alterado, é pouco provável que haja problemas

  • Anonymous

    Dr. fiz alguns exames solicitados por um concurso.

    o meu exame de úreia deu 13 e o menor parametro é 15. Devo repetir o exame ou não existe nehum motivo para que a comissão do concurso possa me reprovar?

    desde ja agradeço.

    Joseane

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Kaline,
    podem.

  • Anonymous

    Boa Tarde Doutor

    Gostaria de saber se vômitos, mau-estar e fraqueza podem ser sintomas relacionados a uma insuficiência renal?

    Obrigada
    Kaline

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Laerte,
    toda pessoa com creatinina elevada deve procurar um nefrologista

  • laerte derlis

    Ola Dr. fiz um exame de de sangue e urina e minha creatinina deu 3,0 tenho 23 anos , 1,85 de altura e 84 kg ,esse resultado pode indicar alguma doença no rin?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Aridenilson,
    a quantidade de potássio no comprimido é desprezível.

  • Anonymous

    olá doutor,tenho 34 anos e sei que tenho risco de futuramente ter doença renal crônica,umas vez que tenho ríns policísticos,tomo remédio de pressão para hipertensão arterial corretamente,porém o médico me passou losartana potássica de 50 mg. Não é perigoso por conta do potássio,pois sei que se deve reduzir o consumo de potássio?
    Desde já muito obrigado!
    aridenilsonvilas@uol.com
    Aridenilson Vilas Boas

  • erikdsassa

    Parabéns, muito bom artigo.

    Também abordo o tema de como tomar creatina no meu site.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Cristiana, não existe exame infalível. Todos podem dar erro, por isso, o ideal é que um médico interprete estes resultados.

  • cristiane

    oi doutor meu filho tava com creatinina de 1.26 agora diminuio para 0.90 os outros exames de ureia,gasometria potasio ,sodio proteinuria,todos derão normal pode ser um erro de laboratorio

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Cristiane,
    O valor deve ser menor que 0,9 mg/dl, mas todo resultado deve ser interpretado por um médico.
    Não é preciso jejum

  • cristiane

    doutor os exames de creatinina e ureia tem que ser colhida em jejum,se não for podem causar alguma alteração

  • cristiane

    oi doutor uma criança com 2 amos e meio com 12 kilos qual e a taxa nolmal de creatinina

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Mauricio,
    Desconheço qualquer relação direta entre cerveja e doença renal. O problema do álcool é com o fígado.

  • Anonymous

    Boa noite doutor,
    Cerveja,é ruim para os rins,leio muita coisa a respeito,mas nada que me convença de seus males ou beneficios,gostaria de saber por favor o que o senhor tem a dizer.

    att:Mauricio

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    José,
    isso provavelmente é resultado de gota + uso crônico de anti-inflamatório.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Gilberto,
    Pessoas que sofrem múltiplas picadas de abelha de uma só vez podem desenvolver insuficiência renal aguda. Agora, picadas eventuais causarem aumento da creatina, nunca ouvi falar. Mas realmente o que vc relata é curioso. Sugiro que vcs procurem um nefrologista, pois se todos tem creatinina aumentada, vcs podem estar sendo expostos a algo nefrotóxico, que não necessariamente é picada de abelha.

  • José

    Boa noite, doutor. Sofro de gota há algum tempo e por vezes tenho que utilizar antiinflamatórios e colchicina. Na minha última crise fiz um hemograma e meu ácido úrico deu 9,6 e a creatinina 1,6. Isto é consequencia apenas da crise de gota ou indica alguma doença renal? Obrigado.

  • Anonymous

    Olá Dr.
    Gostaria de saber se o ferrão da abelha apresenta alguma relaçao com creatinina ou algo similar, pois sou apicultor e tenho notado que todos os meus colegas da apicultura apresentam creatinina em elevadas concentraçoes.

    Obrigada

    Gilberto

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Jéferson,
    1.) Vc é muito jovem, à princípio esta creatinina não significa nada. Porém, só uma consulta com nefrologista pode confirmar isso.
    2.) Pode. O colesterol elevado pode causar problemas em qualquer vaso de qualquer órgão.

  • Anonymous

    Olá Dr.(a), meu nome é Jeferson, tenho 28 anos, 1.81 m e 70Kg.

    Há uma semana atrás realizei alguns exames que deram os seguintes resultados:
    Creatinina: 1.3 mg/dl
    Colesterol: 320 mg/dl

    E tenho as seguintes duvidas:
    1) O resultado de creatinina no limite é preocupante para as pessoas que não tem tanta massa muscular?

    2) E o colesterol elevado pode lesionar os rins?

    Desde já agradeço. Obrigado!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Patricia,
    tenho um texto de IgA, não sei se vc já o leu.
    http://www.mdsaude.com/2010/07/berger-nefropatia-iga-tratamento.html

    É possível após infecções respiratórias, haver uma aumento da atividade inflamatória nos seus rins. O mais importante é saber se essa creatinina vai voltar ao normal após alguns dias.

  • Patricia

    Olá Dr.,
    meu nome é Patrícia, tenho 25 anos, 1.69 m e ~66Kg.

    Há 1 ano fui diagnosticada com nefropatia por igA e com o tratametno com antihipertensivo minha proteinuria/24h estava <140mg/24h e minha creatinina 0,8. Tive uma virose ha poucos dias e apresentei macrohematuria. passados 4 dias do inicio da virose fiz um exame de sangue e minha creatinina deu 1,3. O que isso quer dizer? Devo me preocupar? Minha creatinina nunca havia dado anormal.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Saulo,
    eu explico a creatinina aqui neste texto
    http://www.mdsaude.com/2010/03/creatina.html

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Mára,
    A insuficiência renal é causa de hipertensão e vice-versa.

  • Anonymous

    Dr. Pinheiro, bom dia;

    O que leva os musculos a produzirem a creatina?
    Uma pessoa muito tensa, com os musculos hipertonicos constantemente teria essa tendecia?
    Obrigado de antemão.
    Saulo Teles.

  • Mára

    Dr.
    Minha mãe tá com a creatinina elevada 3,2mg/dl ela tem 47 anos e a pressão dela quando está 12×8 ela está passando mal, normalmente a pressão dela é 11×8. Gostaria de saber se existe alguma relação entre a pressão e a creatinina.
    Obrigada

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Andréia,
    Sim. Na verdade, a maioria dos laboratórios já trazem esse cáluclo automaticamente junto com o resultado da creatinina. A melhor fórmula é muito confusa e o ideal é que o seu nefrologista faça esse cálculo.

  • Anonymous

    Boa noite Dr.
    Meu nome é Andréia e minha vó possui insuficiencia renal crônica. Ela parou de andar e não conseguimos colher urina 24 h. É possível calcular a taxa de filtração renal (clearance de creatinina) a partir do resultado da creatinina obtida no exame de sangue? Se possível, como faço esse calculo? Obrigada

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Ana,
    3 motivos possíveis.

    1- Alguns quimioterápicos são contra-indicados na ins. renal
    2- Alguns quimioterápicos tem que ter a dose ajustada na ins. renal
    3- Alguns quimioterápicos causam ins. renal.

  • Ana Lucia

    Dr. Saraiva, gostaria de saber qual a relação do exame de creatinina com a quimioterapia, pois sempre que preciso fazer quimio tenho que dosar a creatinina e o hemograma.Por favor me explique de uma forma que eu entenda, pois começei a pouco o tratamento e estou bem perdida.OBRIGADO Ana Lucia

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Joelma,
    não existe dieta nem remédio para baixar a creatinina.

  • Joelma

    Boa Noite, Gostaria de saber como pode abaixar o nível de creatinina no sangue, existe ulgum alimento que possa auxiliar nesse processo? Ou somente através da hemodiálise?
    Grata, Joelma

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Vanessa,
    Se a urina não for colhida por 24h, o exame não tem valor nenhum. Vai dar um clearance mais baixo que o correto. É um resultado que não serve para nada.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Rodrigo,
    Em 99% dos casos, sim. Mas existe sempre a possibilidade do transplante.

  • vanessa

    oi, Dr o calculo para a depuraçao de creatinina se der abaixo do referencia o que significa, e o que acontece se o exame for feito em 17horas, pois o certo e 24 horas?obrigado pela atençao

  • Rodrigo

    Olá Dr. meu pai é insufuciente renal cronico. Sua creatinina e variavel porem sempre alta. Fazemos acompanhamento sistemico com sua nefro. Tentamos por qualquer maneira evitar a dialise. Pergunto? depois de entrar em dialise o paciente está condenado a maquina definitivamente??

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Carlos,
    se vc tem 1,6 de creatinina e infecções de repetição, sugiro uma consulta com um nefrologista.

  • Carlos Silva

    Boa Noite Dr
    Sou homem com 35 anos
    Fiz algumas infecções urinarias, nos ultimos 4 meses, e nas ultimas analises que fiz a creatinina esta a 1.6 e ha 2 meses estava em 1.3. Posso estar a desenvolver insuficiencia renal? Ou é consequencia das infecções urinarias?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Marcilene,
    Isso é normal e esperado. O rim transplantado vai se deteriorando com o tempo. É chamado de nefropatia crônica do enxerto, uma espécie de rejeição que ocorre lentamente ao longo dos anos.

    Nada impede que ele posteriormente transplante de novo.

  • marcilenesvieira81

    Olá Dr,
    tenho um irmão transplatdo renal há mais de 10 anos e agora, lamentavelmente acusou rejeição. Sua creatinina está sempre 3,5, e ele está internado com infecção no rim. Eu gostaria de saber do Dr porque isso ocorre após tantos anos? E se pode haver problemas no caso de um novo transplante?
    Desde já obrigado.
    Att, Marcilene

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Roberto,
    Hemodiálise é a diálise feita pelo sangue. Existe também a diálise peritoneal.

  • Roberto

    DR. existe alguma diferença de hemodialise e dialise?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Bruno,
    A creatinina é medida no sangue, não tem nada a ver com a urina.

    E modo correto de colher a urina depende do tipo de exame que foi solicitado. Em alguns se colhe a primeira, em outros não.

  • Anonymous

    Olá Dr, é o BRUNO de novo. Agora que prestei atençao no valor obtido no exame. Agente fica tão preocupado e ansioso para ver o resultado que acaba nem percebendo detalhes de matemática. Percebo que está havendo confusão não só da minha parte no blog e pesso desculpas. Estamos confundindo 1,5 mg/dL com 1,05md/gL, por isso achei que meu resultado de 1,12md/gL estava elevado, sendo que 1,12, é menor que 1,50. Mesmo assim, obrigado pela atenção e pela dedicação do seu tempo para nos atender. O sr. é um verdadeiro profissional!
    Bruno – Campo Grande/MS

  • Anonymous

    olá Dr,tenho 1,69 de altura, 20 anos e peso 61 Kg. Fiz o exame de Creatinina e deu 1,12mg/dl de referência 0,4 a 1,5 mg/dl. Estava lendo o blog e vi que o sr. mensiona que a primeira urina deve ser descartada, porém não entendi. Fiz o contrário, coli a primeira urina do dia. Pode ter sido isso que elevou um pouco meu exame? Posso ser eliminado do concurso que prestei por este resultado? Faço musculação mas não tenho grande massa muscular, porém forço bastante os músculos. (NÃO SEI SE TEM A VER)

    Bruno

  • Conceição

    Nossa estou verdadeiramente encantada,é mesmo uma maravilha para estudar-mos,quero esta sempre q possivel informada com voces muito obrigada

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Fisiomax,
    Em princípio, somente pelo fato de fazer hemodiálise não há nenhuma contra-indicação.

  • Fisiomax

    Ola Dr, gostaria de saber se quem faz hemodialise pode realizar exercicios fisicos do tipo aerobio e anaerobio! Obrigado

  • wo

    Dr. Pedro Pinheiro, fiquei surpreso ao vê-lo responder todas essas perguntas e sanando duvidas de todos e gostaria de parabenizá-lo, é dificil achar pessoas tão dedicadas como o senhor, sou da area medica tb. Parabens…

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Flávia,
    A creatinina é proporcional a massa muscular total.

  • Anonymous

    Quando o senhor diz que o nível de creatinina varia com a quantidade de músculo, isso se refere ao tamanho físico da massa muscular ou o quanto esse músculo é ativo? Digo, uma pessoa sem tendência a adquirir massa muscular, mas que possui atividade muscular intensa e músculos bem definidos (embora pequenos) também produz muita creatinina?
    Flávia

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Walter,
    Com certeza não.
    Não confunda 1,3 com 1,03.

  • walter

    Dr. fiz um exame de de sangue e urina e minha creatinina deu 1,11 sendo que o valor normal e de 0,9 a 1,3,tenho 24 anos , 1,86 de altura e 78 de peso,passei em um concurso será que resultado me reprova?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    José,
    Acho que vc não deveria contar com a possibilidade desses valores caírem de modo significativo. O objetivo nesta fase é que ela não suba mais, ou que o faça de modo bem lento.

    A ureia e a cretinina são apenas marcadores da sua função renal. Se vc tem insuficiência renal, elas não irão baixar.

  • Marcelo

    Dr. Pedro, meu nome é José, e estou com um problema renal bastante sério…tenho 73 anos de idade, 1.86 de altura e 80 kg…acontece dr. q minha Creatinina esta em 4,5 mgdl e a ureia 163 mgdl…já estou fazendo tratamento algum tempo, mas esses dois individuos não abaixa…o Dr. teria um dieta para baixar tentar baixar a creatinia e ureia, atenciosamente, Jose Bernardo

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Lucynedide,
    Esse valor de 1,5 indica uma insuficiência renal. Não dá para afirmar que é permanente. Pode ser que melhore com o tempo. De qualquer maneira, vc precisa ser seguida por um nefrologista.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Keila,
    Não existe um valor fixo de creatinina para iniciar diálise. Um Como eu explico no texto, um mesmo valor pode significados completamente diferentes em 2 pessoas distintas. É preciso calcular a taxa de filtração renal. Em geral, indica-se diálise quando a filtração é menor que 15-10 ml/min.

  • lu

    dr.Pedro Pinheiro precisei retirar o rim esquerdo devido a calculos infecciosos q o fizeram perder a funçaõ a 1 mes.minha creatinina deu 1,50 mg com referencia de ate 1,30.27 dias apos a cirurgia de nefrectomia.ha algo errado?tenho 29 anos 1,54, 51 kg.grat
    Lucynedide

  • Keila

    olá dr! Gostaria de saber apartir de quanto deve estar a creatinina e a uréia para que se possa pensar em dialise, sendo hipertensa, diabética(leve),60anos,creatinina 3,6 mgdl, uréia 158mgdl,sem outros sintomas aparentes.Minha mãe está preocupada, o retorno será só em março.Agradeço desde já!

  • Rodrigo

    Obrigado doutor!

    Repeti os exames 5 dias após parar de tomar os suplementos e a creatinina já caiu de 1,20 para 1,13 e a uréia de 41 para 40.

    Realmente, aparentemente os suplementos alimentares a base de proteinas e creatina parecem aumentar um pouco as taxas de ureia e creatinina enquanto a pessoa faz uso dos mesmos, e logo que termina o uso, as taxas voltam à baixar.

    Rodrigo Martins.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Ingrid,
    Pelo o que vc descreve não vejo nenhum motivo de preocupação.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Rodrigo,
    Se vc toma suplementos ricos em proteínas e principalmente com creatina, é mais do que esperado que sua creatinina sanguínea se eleve.

    Mas isso não significa que haja problemas nos rins.

    A sua creatinina não subiu porque houve diminuição da sua eliminação renal, mas sim pq houve aumento da sua produção.

  • Anonymous

    Boa tarde.
    Meu nome é Ingrid, tenho uma filha de 4 anos com 23 kg e 1,10m. O teste sanguíneo para Creatinina dela deu 0,4 mg/dL. Sei que deve ser por causa da quantidade de proteína ingerida e também da compleição muscular dela. Sou nutricionista e meu desafio é fazê-la comer direito. Os resultados do teste de urina ainda não chegaram, mas ainda assim estou um pouco preocupada. OBS: Todos os outros:GLI, URE, COL e frações, TRI, PTN e frações, Na e K estão normais.

    Devo me preocupar?

    Obrigada!

  • Rodrigo

    Primeiro, gostaria de agradecer o espaço para tirar dúvidas.

    Doutores, pratico musculação há 4 anos, sempre tomando suplementos alimentares e controlando meus exames de sangue e dando o descanso necessario entre um suplemento e outro.
    Acontece que meus exames sempre variaram as taxas de creatinina de 1,0 à 1,10 e uréia sempre de 20 à 30… Porém, atualmente, fazendo uma dieta hiperproteica com whey protein e com um suplemento vasodilatador à base de creatina e outros componentes, que facilitam ainda mais a absorção de proteínas pelo organismo, então, fazendo o exame apos o uso desses produtos, deu 1,20 creatinina e 41 uréia… o que me preocupou um pouco pois ambos estão no limiar.. Será tais resultados relativamente altos em comparação aos outros decorrente dos suplementos?

    Devo até me preocupar com algum quadro de insuficiencia renal cronica?( o que mais me preocupa )

    Não tenho nenhuma doença, minha saúde é 100%, graças a deus sou perfeitamente saudavel… bebo MUITA agua… logo, nao sou o tipo de pessoa que corre riscos para problemas renais… meu medo mesmo é se essas taxas foram alteradas pelo uso dos produtos e se de alguma forma posso estar causando algum tipo de dano aos meus rins!

    Grato pela atenção doutores!

    Tenho muita massa muscular, nunca tomei anabolizantes e tenho 1,82 altura, 83 kg, com 6 % de gordura..

    Rodrigo Martins

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Mariana,
    1,6 de creatinina em um doente idoso pode indicar uma disfunção renal leve, moderada ou grave. Isso vai depender de outros dados clínicos, como por exemplo a massa muscular dele. De qualquer maneira já estaria indicada uma consulta com um nefrologista.

  • mariana

    Considerando um valor normal para creatinina de até 1,2 mg/dL, como analisar o caso de um homem de 83 anos, com creatinina de 1,6 mg/dL, assintomático?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Giulliano,
    Não existem trabalhos confiáveis sobre os efeitos colaterias da creatina, principalmente se tomada em grande quantidade. Parece haver um risco maior de lesão renal, porém isso ainda não foi comprovado.

    Eu se fosse vc, procuraria um médico já que estes sintomas são importantes e podem indicar doença dos rins entre outras coisas. Não necessariamente são devidos a creatina.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Viviane,
    Toda vez que o resultado mostrar uma filtração glomerular acima de 60ml/min, isso significa estar normal.

  • Giulliano

    Ola dr(a), eu tomo bastante creatina, esses dias estava amanhecendo com inchaço nos dedos da mão e alguns hematomas pode ser um efeito? um sintoma de algo?

  • http://www.blogger.com/profile/04393336581392706630 Dra. Renata Campos

    Cida,
    não dá para dizer com certeza, mas provavelmente a gota tem a ver com a doença renal sim. Sem saber mais detalhes fica difícil responder às suas perguntas. Procure um nefrologista o mais rápido possível para esclarecimento da situação.

  • Vivianne Felipe

    Olá
    Fiz recentemente o exame de Creatinina e o resultado foi 0,69mg/dL e a Filtração glomerular foi de >60 ml/min/1,73 m². Tenho 35 anos, 1,57 m de altura e peso 85 kg. Esse valor é normal?

    Parabéns pelo blog.

    Obrigada

    Vivianne Felipe

  • Cida

    Olá Doutor.
    Meu marido é portador de GOTA que sempre se manifestou por inflamações no dedão do pé. Desta vez ela se manifestou bem mais forte só que na articulação do joelho. Ele chegou a ficar em cadeira de roda. Nos ultimos exames que realizou o resultado foi o seguinte: CREATININA: 7,02 CLEARENCE: 24,6ML/MIN/M² PROTEINÚRIA: 1.518 MG/24HS.
    Minha pergunta é: Ele teve complicações renais por causa da gota? Esse resultado seria devido ao ataque da gota? quando passar a crise esses valores podem baixar? Pode se definir através desses valores se ele tem Insuficiência Renal Aguda ou Cronica?
    Agradeço pela Atenção.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Kernel,
    Então isso pode muito bem ser normal. Mas ainda assim, sugiro que vc seja avaliado por um médico para confirmar essa informação.

  • Kernel

    Dr.
    Tenho 24 anos e tenho muita massa muscular.

    Obrigado.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Kernel,
    Se vc for jovem e esses 94 quilos forem basicamente de massa muscular, esse valor pode ser normal.
    Na dúvida sugiro que vc consulte um nefrologista.

  • Kernel

    Dr. Fiz um exame de creatinina e a taxa em meu sangue é de 1,52mg/dl. Sendo que peso 94 quilos e tenho 1,78 de altura e sou praticante de musculação há 8 anos. Gostaria de saber se esses níveis de creatinina para o meu caso é normal.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Elis,
    Vc tem alteração da creatinina. Deve sim procurar um nefro.

  • elis

    Olá!
    Tenho 36 anos,69 quilos,diabética há cinco,e meu médico nunca pediu este exame de creatinina e uréia,e ao ver a sugestão no site,fui imediatamente fazer!Estou com o resultado em mãos, foi o seguinte:
    Creatinina:1,55 mg/dl
    Uréia:82 mg/dl
    Não sei oq ue fazer?Preciso procurar um nefro?Este resultado apresenta algum problema?Preciso de ajuda!! Grata

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Eduardo,
    Não existe tratamento para baixar creatinina. Se vc realmente tem ins. renal em fase final, não há mais o que fazer a não ser hemodiálise

  • Eduardo

    Dr, meu nome é Eduardo e tenho 31 anos, fiz exames recentes de sangue,e minha creatininca deu muito alta,o medico lclinico disse que tenho que fazer homoialise, não teria outro tipo de tratameneto antes pra que pudesse baixar esse nivel de creatinina não?
    Obrigado

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Rosa,
    Não é preocupante não. A creatinina é mais importante. Peça apenas para ela beber mais água, por que isso pode indicar desidratação.

  • Rosa

    Bom dia Dr.
    Minha mãe tem 62 anos, 1,50m e pesa 54Kg Ela fez exames que tiveram como resultado a uréia 58 e creatinina 0,68, Glicose 97.O exame de urina não apresentou nenhuma alteração. Um mês antes da realização do exame ela fez uso de anti-inflamatório.Essa alteração no nível de uréia dela é preocupante?
    Obrigada,
    Rosa

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Leomar,
    aparentemente não há nada de errado. Vc é grande. Faz todo o sentido sua creatinina ser deste valor. Não tem pq querer baixa-la.

  • Leomar

    Bom dia Dr. Pedro Pinheiro.
    Tenho 41 anos, 1,9m e tenho 110 Kg fiz alguns exames e resultou em urea 49 e creatinina 1.32. Por gentileza, existe alguma maneira de baixar a creatinina e ureia? Com as minhas características, os meus resultados estão muito alterados?
    Leomar

  • isabela

    olá gostaria de saber o seguinte quais são as formas de diminuir o nivel de creatinina no sangue???
    Obrigada desde ja.
    Isabela

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Otavio,
    A urina tipo I não quantifica a proteinuria. Agora quanto a necessidade de repetição da urina 24h, a sua nefrologista é a mais indicada para avaliar.

  • My chemical romance

    meu bebe de 1 ano e 3 meses só tem um rin porque precisou tirar o outro por causa de um tumor de wilms agora fiz um exame e no valor de referencia era de 3,2 no maximo e o dele deu 3,51 estou muito preocupada apesar do exame de urina e uréia deram tudo bem mas vou fazer outro exame para examinar.
    cris

  • otavio

    entao doutor eu sempre acordo durante a noite, 1 vez, e assim vou ao banheiro, sempre foi assim desde criança, mas tem dias q durmo direto sim, mas sempre acordei tipo umas 3 da manha e vou ao banheiro e volto a dormir, alias, aqui em casa todo mundo é assim, o organismo acostumou a acordar de madrugada.o SR. acha melhor eu repetir o exame? o urina tipo I não é mais confiavel?
    obrigado e fique com Deus

    Otavio

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Rally,
    Na verdade o limite é 150 mg em 24 horas. Agora, a proteinuria pode flutuar e só há sinal de doença se ela for frequentemente acima de 150, o que não é o seu caso.

    Acho que se vc já foi avaliado por um nefro, pode descansar. O importante é a avaliação como um todo e não apenas de um resultado laboratorial isolado.

    Sugiro apenas que vc repita essas análises daqui a um ano para confirmar que está tudo bem.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Otavio,
    o fato é que vc urinou apenas 1600 ml em 24h. Está normal. Acho que esa proteinúria é irrelevante. Não se faz diagnóstico baseado apenas em 1 exame. O normal é até 150 e vc tem 160.

    Vc acorda a noite para urinar ou consegue dormir pelo menos 8 horas sem ter que levantar?

  • Rally

    Bom dia Dr. Levei os exames ao nefrologista e disse que 0.24g/24h de proteinuria está ainda dentro da normalidade, considerando o exame como um todo. Os demais exames foram normais (exceto triglicerideos 173mg/dl). Isso porque estou sedentário há 2 anos.Achei tb que o ácido urico 6,0mg/dl meio alto, mesmo não comendo carne vermelha durante uma semana, estou certo? Sr. acha que eu deveria procurar uma segunda opinião?

    Grato.

    Rally.

  • otavio

    Ola Dr. sou Otavio, q postou aqui dia 08/09, entao, fui a uma medica nefrologista, ela me pediu uma bateria de exames vou postar os resultados para o sr. avaliar.
    Exames de urina e sangue feito dia 07/09, pedidos por um clinico geral
    proteina ausente
    glicose indetectavel
    corpos cetonicos ausente
    hemacias 1000
    leucocitos 1000
    ureia 34, creatinina 1,43, sodio 141, potassio 4,0, hemograma normal
    Exames do dia 10/09 pedidos pela nefrologista.
    urina. proteina indetectavel, glicose indetectavel, leucocitos 2000, hemacias 1000, hemograma tudo normal, cultura da urina negativo, tsh 1071, T4 1,52 ng/dl, glicose 96, ureia 39, creatinina 1,24, acido urico 3,6, sodio 141, potassio 4,3, ldl calculado 122, ldl dosado 120, triglicerideos 84, total 180, hdl 41, vldl 17,proteinuria 24hs 0,16, volume urinario 1.600ml, ultrassom total do abdomen e tireoide tudo normal, ecocardiograma normal, eletrocardigrama normal.
    A Dra. disse q esse aumento da proteinuria era devido a suplementos q estava tomando (creatina e whey protein), disse para parar de tomar essa porcarias e fazer uma dieta e voltar daqui 2 meses e repetir os exames, como pode 2 exames de urina I nao detectar proteinas e o de proteinuria estar alterado? ela disse q meu aumento de vontade de urinar pode ser pelo meu estress e ansiedade, me encaminhou para um psicologo, isso procede Dr.? esotu preocupado com essa proteinuria, ela nao me receitou nenhum medicamento pra diminuir a proteinuria, quero a opinião do sr., lembrando q tenho 35 anos, 1,78 e 79 kls, treino quase todos os dias e tenho boa massa muscular, ja treino a uns 7 anos, ou mais, muito obrigado Dr. q Deus te ilumine sempre, abraços

    Ass. Otavio

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Rally,
    Pode. LEve esse exame a um nefrologista para que ele possa avaliar se isso tem alguma importância

  • Rally

    Boa noite, Dr. Pedro Pinheiro.

    Há três meses fiz exame de urina 24 horas e o um dos resultados foi creatinina 1,36 mg/dl e proteinúria 0.11g/24h. Repeti o exame após dieta nesse período e agora deu creatinina 1,15 mg/dl e proteinuria 0,24g/24h. Esse aumento na proteinúria pode indicar algum problema renal?

    Grato pela atenção.

    Rally.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Rogério,
    Pode sim. Se vc for jovem e tiver uma massa muscular grande, sua creatina basal já será próxima dos 1,3. Se vc ainda toma creatina ela poderá chegar a 1,5 mg/dl. Se quem irá avaliar seu exame não tiver conhecimento deste fato, pode erradamente achar que vc tem doença renal.

    Excesso de proteínas induz um aumento da taxa de filtração de sangue pelo rins. Isso ao longo dos anos é danoso e leva a perda de função renal.

    Essa relação é plenamente estabelecida em quem têm doença renal. Insuficientes renais crônicos com alto consumo de proteínas evoluem mais rapidamente para hemodiálise.

    Em pessoas com rins saudáveis, isso ainda é mais teoria do que prática.

  • Rogerio

    Desculpe, esqueci de mandar essa outra pergunta!: em que o execsso de proteinas pode prejudicar os rins a longo prazo?

  • Rogerio

    Doutor , minha duvida é parecida com a do Fabio.Vou prestar um concurso e o exame medico do mesmo pede creatinina ,e tomo creatina.Ela pode aumentar a creatinina alem dos niveis considerados “padrão” em exames?Desde ja, agradeço.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Fernanda,
    Primeiro de tudo é preciso saber pq ele tem insuficiência renal. Nao se pode tratar se não se souber a causa.

    Mas baseado no que entendi da sua história, sinto dizer que não tenho boas notícias.

    Com 4,75 mg/dl de creatinina aos 63anos, ele já está com a doença muito avançada. Isso significa menos de 20% de funcionamento. Nesta fase já não há muito o que fazer.

    Pelo o que entendi, essa perda é progressiva e não houve nenhum agravamento súbito da função por outros fatores. Com esse nível de comprometimento, ele já deve começar a ser preparado para hemodiálise. Não quer dizer que ele vá começar já, mas deve estar preparado para quando isso aocntecer.

    Espero que ele já esteja sendo seguido por um nefrologista.

    Não tenho como dizer quanto tempo ele ainda pode ficar sem diálise, mas com certeza não é muito.

    Tenho vários texto sobre insuficiência renal. Procure lê-los

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Fábio,
    São 2 coisa diferentes.

    1- Tomar creatina pode aumentar a creatinina do sangue, sem que isso signifique piora da função dos rins. É preciso avisar o médico para que ele não interprete o resultado de forma errada.

    2- Existe indícios de que uma dieta com proteínas em excesso (e a creatina é uma proteína)possa à longo prazo causar danos nos rins. Porém, até o momento, nenhum trabalho conseguiu demostrar malefícios da creatina.

  • Anonymous

    Dr. Pedro!!! Estou mto preocupada com o meu pai… Ele tem difunção renal e o quadro está evoluindo… Tem 63 anos e os últimos exames deram: Uréia (soro) 146mg/dl; Creatinina (soro) 4,75 mg/dl; Sódio (soro) 144 mEq/l; Potássio (soro) 4,5 meq/l; Calcio (soro) 9,4 mg/dl; Fosforo (soro) 5,1 mg/dl; Cloro (soro) 106 mg/dl. Ele não tem diabetes, sobrepeso ou é sedentário… Gostaria de saber se isso pode ajudar a retardar o início da diálise?! Em quanto tempo provavelmente ele terá q iniciar essas seções?! Em qual estágio da doença ele está?! Me desculpa pelas milhões de perguntas, mas realmente estou mto preocupada!! Obrigada, desde já;
    Fernanda K

  • Fabio

    Boa tarde! tomar creatina causa alteração nos exames de creatinina? é prejudicial aos rins?
    Obrigado!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Otávio,
    Nas suas análises não há nada de errado. Mas não é normal urinar tanto assim. Acho que não seria má idéia procurar um nefro.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Marcos,
    Na maoria dos casos a nefropatia por contraste regride após alguns dias.

  • http://www.mainmedia.com.br/ Marcos Costa

    Dr. Pedro, um amigo meu está internado para a tentativa de recuperação de um dos rins. Seu exame de creatinina era de 1,5 quando fizeram uma tomografia com contraste. Aí a creatinina subiu a 5. Este aumento é reversível ou este foi um erro muito grave? Marcos Costa

  • otavio

    Ola Dr.

    estou tendo um problema, estou urinando muitas vezes, as vezes de meia em meia hora, fiz exames de sangue e urina, tenho 35 anos, 1,78 alt, 80 kilos, pratico musculação todos os dias, tenho uma boa hipertrofia, segue meus resultados abaixo…
    ureia 34mg/dl, creatinina 1,43mg/dl, sodio 141mg/dl, potassio 4,0mg/dl, glicose 87, hemograma tudo normal, urina proteina ausente, glicose indetectavel, vou a um nefrologista, o q pode ser? é normal urinar tanto assim? fica com Deus Dr., abração

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Bábara,
    Os dados seriam toda a história clínica e exame físico dele.

    Esta doença em geral não tem causa esclerecida.

    Ele agora tem que seguir todas as orientações dos nefrologistas em relação a dieta, tratamento e ganho de peso entre as diálises.

    Tenho neste blog textos sobre hemodiálise e glomerulonefrite que podem ser interessantes para vcs.

  • http://www.blogger.com/profile/01781206273904549481 barbara bastos

    DR.Pedro quais seriam esses dados que faltam,o que causa essa doença, na família ele é o primeiro a fazer diálise e fora a diálise o que ele pode fazer para melhorar sua vida. Obrigado pela atenção Barbara.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Barbara,
    O seu parece ter uma glomerulonefrite chamada de “glomeruloesclerose segmentar e focal”.

    A doença parace estar bem avançada e é possível que seu pai fique em diálise definitivamente. Não tenho como afirmar isso pq precisaria de mais dados. Mas por tudo que vc já me contou, é uma possibilidade real.

  • http://www.blogger.com/profile/01781206273904549481 barbara bastos

    DR Pedro a biópsia do meu pai foi a seguinte: LAUDO MACROSCÓPICO:
    Fragmento filiforme de tecido
    Laudo Macroscópico: Fragmento de cortical renal contendo cerca de 12 glomérulos, sendo dois obsoletos. Os glomérulos restantes exibem tortuosidade de alças capilares e fibrose pericapsular, associado a expansão do eixo mesangial,com proliferação de células, de acentuação focal. Um gloméruloexibe esclerose segmentar do tufo capilar, com adesão capsular.Presença de lesão tubulointersticial difusa,com fibroedema, infiltrado inflamatório mononuclear e atrofia tubular. Vasos sem alterações significativas.Conclusão: GLomurelopatia esclerosante, podendo ser compatível com evolução de glomeruesclerose segmentar e focal na dependencia de correlação com os dados clinicos e laboratoriais. DR Pedro qual o nome da doença de meu pai,como aconteceu,tem cura? o que ele pode fazer para levar uma vida melhor,ele está dialisando desde final de maio,já passou por uns seis procedimentos (cateter no pescoço e agora usa uma fístula venosa que por sorte funciionou com menos de 1 mes. Obrigado pela atenção Barbara.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Cilene,
    Não. Tem a ver com seus rins e sua massa muscular.

  • Cilene

    fiz um exame d sangue,e o resultado foi 0,4 de cretinina,a referencia é de 0,6 a 1,4,e o médico comentou comigo q meu fígado está um pouco debilitado esse exame tem a ver c/ o fígado?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Então é isso mesmo. A creatinina está normal.

  • lisi

    Ele tem 83cm de altura.
    Muito obrigado por esclareçer minha duvida, adorei seu Blog.
    abraços e muito obrigado mesmo.

    Lisiane Silva

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Lisi,
    Esse valor está normal. Qual é a altura dele ?

  • lisi

    Ola, Meu sbrinho fez exame de Creatinina e o resultado deu 0,75, mas ele tem dois anos de idade , gostaria de saber se isso e bom ou não,ele e bem magro e não come muito, e as vezes quando mama vomita.
    Obrigado pela atenção e aguardo sua resposta, pois estamos aflitos pelo resultado.
    Lisiane Silva

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Lauro
    Pode fazer se for sem contratste.
    O contraste da tomografia é tóxico para os rins e pode piorar a função renal de que já é insuficiente renal.

    Só se usa contraste se o exame for imprescindível

  • lauro

    caro dr.
    pq, que com a creatinina alterada nao posso fazer a tomografia computadorizada?

    obrigado

    LAURO

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Luana,
    Como eu disse no texto, a taxa de creatinina deve ser individualizada. No seu caso, pela idade e peso que me forneces, até 1,2-1,3 mg/dl pode ser considerado normal

  • Luana

    Bom Dia doutor, obrigada pela atenção.
    Então meu fluxo menstrual é mto pequeno quase não vem nada…
    Sempre que fazia exames o resultado dava essa moderada anemia mas os médicos sempre me dizem q é normal
    O sr me disse que a taxa de creatinina está normal…mas pq ela esta acima do valor máximo??
    Obrigada novamente

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    De modo algum. Esta creatinina é normal.

    abs

  • Anonymous

    Olá doutor,
    Tenho 28 anos, sou magra e recentemente fiz um exame de sangue onde ureia e urina eram normal, mas a creatinina deu 0,99 na sorologia. Devo ficar preocupada?
    Obrigada

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Não existem trabalhos a longo prazo que mostrem com certeza que esses suplementos alimentares podem ser prejuciais aos rins.

    O que se sabe é que em doentes com doença renal, uma ingestão de proteínas em excesso acelera a perda de função renal. Por isso, criou-se a teoria de que excesso de proteínas poderia causar lesão renal. Em pessoas sem lesão renal prévia isso ainda é incerto.

    ……………………..
    Por favor, peço a todos que comentam como “anônimo”, que assinem os comentários.

  • Anonymous

    DR eu faço exercicio fisico na academia eu queria saber se eu tomar duas colher de creatina por dia isso ira afetar os meus rins o

  • http://www.blogger.com/profile/08229530732417698123 tista

    Dr. Pedro. Muito grato pela sua atenção .
    As suas respostas me bastaram.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Não.

    Mas se for continuar com o cloreto de magnésio , tenha cuidado para não causar uma hipermagnesemia (excesso de magnésio no sangue)

  • http://www.blogger.com/profile/08229530732417698123 tista

    Dr. Pedro.
    obrigado pela sua atenção.
    a última dúvida.
    o cloreto de magnésio faz a creatinina subir?
    grato.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Jotabe,
    Com certeza era dos antiinflamatórios. Esses medicamentos são veneno para os rins, principlamente se usados por períodos prolongados.

    Uma dieta pobre em sal é indicado para todo mundo, não só para vc.

    Em relação a carnes, é só não abusar. Se a dieta for equilibrada, não há problema comer carne de vez em quando.

    abs

  • Anonymous

    de (DANILO) doutor obrigado por me tirar essa dúvida agora estou mais calmo um abraço e continue assim sempre ajudando a tirar nossas dúvidas…

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Danilo,
    Minha creatinina também é 1,2

    relaxa,
    abs

  • Anonymous

    olá doutor, meu nome é DANILO como eu li acima um colega comentando eu queria tirar 1 dúvida: eu passei em 1 concurso público e estou fazendo alguns exames anteriores para evitar surpresas minha creatinina deu 1,2 mg% e aí eu devo me preocupar? até mais…

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    A uréia sozinha não diz nada. Pode ser desidratação, excesso de diuréticos, sangramento digestivo, ins. renal. Pode ser inclusive mais de uma destas.

    O mais importante é a creatinina.

    Nem sempre estar dentro dos limites, significa estar normal.

  • Anonymous

    Dr. Pedro meu pai tem 77 anos sofre com diabetes desde 18 anos e ja amputou uma perna, teve varias complicacoes pela diabetes, como ponta de safena e carotidas entupidas.Mas é uma pessoa forte com muita vontade de viver. Neste ultimo exame a ureia dele deu 107 e ele teve um leve inchaço na perna e mao. O que pode estar acontecendo? O restante dos exames deu tudo no limite.Obrigado.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Paulo,
    por esses dados que vc me passou, sim, vc tem doença renal.

    Procure um nefrologista.

  • paulo de tarso

    Tenho quase 60 anos. O último exame de sangue e urina (maio/2009) mostraram taxa de creatinina de 1,66 mg/dl e acido urico de 10.3 mg/dl. Estou com algum problema renal?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Vinícius,
    Se você for uma pessoa com uma boa massa muscular, pode ter creatinina uma pouco mais alta que a média e não significar doença renal.

    Se o exame de urina é perfeitamente normal, não vejo motivos para ser reprovado.

    abs

  • Anonymous

    olá Dr.

    meu nome é vinícius, tenho 25 anos, passei em um concurso e na fase dos exames médicos foi pedido o exame de sangue, e urina, a única taxa que deu acima dos valores de referência foi a creatinina o resultado foi 1,31 mg/dL (0,4 a 1,3 mg/dL), devo me preocupar dom esse resultado, posso ser eliminado do concurso?

    muito obrigado.

    abraço.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Pode sim,
    O ideal é que vc pare com a creatina pelo menos 48-72 horas antes do exame de sangue.

    abs

  • Anonymous

    Dr. faço exercicios fisicos na academia e para isso tomo creatina(uma colher de chá por dia).ela poderia afetar no meu exame de creatinina que tenho que fazer para um concurso?

  • Fisiomax

    O meu foi clearence de creatinina anonimo, que é diferente de taxa de creatinina sanguínea. Como o Dr Saraiva disse isso é insuficiência renal msm, meu pai tbem teve q começar hemodiálise, pois senão iria ocorrer outras complicações. E depois q começar ela vai se sentir melhor. Abraços!!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá João,
    Imagino que sua mãe tenha mais de 50 anos. 6,5 de creatinina em mulheres acima de 50 anos, indica insuficiência renal grave.

    A indicação de iniciar diálise não é feita somente pela creatinina, é preciso juntar vários dados laboratoriais com dados clínicos.

    Não se deve esperar até o limite do organismo para iniciar a hemodiálise pelo risco dela falecer antes por complicações.

    Se o nefrologista entende que ela deve começar, então o melhor é seguir a opinião do médico.

    abs

  • Anonymous

    boa noite

    estava lendo seu blog, e me interessei pelo assunto da creatinina, pois a minha mae sofre com problemas renais, ela nao tem o rin direito e agora a creatinina dela esta 6.5, o medico dela esta querendo começar a hemodialise, mas gostaria de saber ate quanto o organismo aguenta de creatinina e se ela nao fazer a hemodialise o que pode acontecer.

    desde ja agradeço a atenção

    joao emilio

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Fisiomax,
    O exame de clearance de creatinina tem sido abandonado por nós nefrologistas por ser muito sujeito a erros.

    É muito difícil uma pessoas conseguir colher a urina durante 24h sem erros.

    Normalmente quando os valores vÊm muito elevados, indica que vocÊ colheu urina a mais. Alguém te avisou que a primeira urina, após acordar, é para ser totalmente desprezada? E que a última urina deve ser colhida exatamente na mesma hora que vocÊ desprezou essa primeira urina no dia anterior?

    Até existe uma maneira de confirmar se a urina foi colhida corretamente, mas eu precisaria ver todos os resultados para isso.

    Tenho quase certeza que isso é um exame mal feito.

    abs

  • fisiomax

    Ola Dr,tenho 27 anos e realizei recentemente exames de clearence de creatinnina e o resultados foram altos, todos em torno de 200 ml/min/1.73, e tbem a proteinúria em torno de 180 mg. O médico disse que nunca viu coisa parecida com esse resultado da clearence, o senhor poderia me esclarecer? obs: laboratórios diferentes. Obrigado!!

  • Anonymous

    Muito obrigada DR. Pedro, ficou esclarecida a minha dúvida!

    Att
    Jéssica

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Jéssica,
    A creatinina é produzida pelos músculos e eliminada pelos rins. Se vocÊ for uma pessoa magra, com pouca massa muscular e tiver rins bem funcionantes, a sua creatinina pode ser baixinha assim mesmo.

    Não se preocupe.
    abs

  • Anonymous

    Boa Noite, fiz um exame hoje de creatinina e um de uréia, o de ureia deu 27 mg/dl o resultado, sendo que o v.r e de 15 a 38 mg/dl entao ate ai acho que esta tudo bem mais o resultado de creatinina deu 0,3 mg/dl no qual o v.r e de 0,4 a 1,2 mg/dl, o que isso significa? estou com algum problema?
    Obrigada desde já

    Jéssica

  • Rafael

    Muito bom texto DR.
    Muito elucidativo

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Oi Luiz, em geral recomenda-se que pessoas com menos de 60% de funcionamento dos rins tenham no mínimo um nefrologista de referência. Através da sua creatinina e idade, seu clinico pode calcular esse percentual.
    O mais importante é o controle rigoroso da hipertensão, evitar medicamentos que ataquem os rins e o acompanhamento da creatinina periódico. Existem alguns anti-hipertensivos mais indicados para pessoas com doença renal. Em geral o rim não melhora, por isso é importante interromper a progressão da doença.

  • Luiz – Ba

    Dr. Saraiva, sou hipertenso e tenho uma creatinina de 1,7. preciso ser acompanhado por um nefrologista ou o meu clínico geral é suficiente? Tem algum remédio indicado para melhorar meus rins?