Resumo do artigo: TL; DR
- O que é a tireoide: glândula em forma de borboleta localizada no pescoço, produz hormônios tiroidianos (T3 e T4).
- O que é hipotireoidismo: condição na qual há produção insuficiente de hormônios tireoidianos.
- O que é hipertireoidismo: condição na qual há excesso de produção de hormônios tireoidianos.
- Diagnóstico: feito através da dosagem de hormônios tireoidianos no sangue, principalmente TSH e T4 livre.
- O que são T4 livre e T3 livre: frações ativas dos hormônios T3 e T4, que efetivamente modulam o metabolismo.
- O que é o TSH: hormônio da hipófise, regula a produção de T3 e T4 pela tireoide.
- Valores normais do TSH: 0,4 a 4,5 mU/L.
- Valores normais do T4 Livre: 0,7 a 1,8 ng/dl.
- O que indica um TSH elevado: geralmente hipotireoidismo, mas também pode ser problema na hipófise.
- O que indica um TSH muito baixo: geralmente hipertireoidismo, mas também pode ser problema na hipófise.
INDEX
O que são hipotireoidismo e hipertireoidismo?
Hipotireoidismo é a doença provocada pela produção insuficiente de hormônios da tireoide. Já o hipertireoidismo é o oposto, é um quadro provocado pelo excesso de produção de hormônios tireoidianos.
Apesar de serem doenças diferentes, com sintomas diferentes, o diagnóstico é feito da mesma maneira: através da dosagem dos hormônios tireoidianos no sangue, nomeadamente TSH e T4 livre.
Nesse texto explicaremos o que são os hormônios da tireoide e como interpretar os seus resultados nos exames de sangue.
Como funciona a tireoide?
A tireoide é uma glândula em forma de borboleta, que se localiza na base do pescoço. A tireoide capta o iodo consumido nos alimentos e o junta a um aminoácido chamado tirosina para criar dois hormônios, conhecidos como triiodotironina (T3) e tiroxina (T4).
O T3 e o T4 sintetizados pela tireoide são lançados na corrente sanguínea, onde vão atuar em todas as células do nosso organismo, regulando o metabolismo das mesmas, ou seja, ditando o modo como as células vão transformar oxigênio, glicose e calorias em energia.
- Quando a tireoide produz muito T3 e T4, nosso metabolismo acelera.
- Quando a tireoide produz pouco T3 e T4, o nosso metabolismo se torna mais lento.
Em geral, do total de hormônios produzidos pela tireoide, 80% são T4 e 20% são T3. Apesar de ser produzido em menor quantidade, o T3 é um hormônio muito mais potente que o T4, sendo a sua concentração sanguínea a responsável direta por ditar o ritmo do metabolismo do corpo.
O T4 é, na verdade, um pró-hormônio, ou seja, um precursor do T3. 80% do T4 lançado na corrente sanguínea, ao chegar em órgãos ou tecidos, como fígado, rins, baço, músculos ou gordura, é transformado em T3 para utilização das células.
Portanto, o T3 é efetivamente o hormônio tireoidiano que age no nosso organismo, tendo sua origem predominantemente no T4 circulante. Apenas uma pequena parcela do T3 atuante é diretamente produzida pela tireoide.
O que é o T4 livre?
Mais de 99% do T4 e do T3 circulantes na corrente sanguínea estão ligados a uma proteína chamada TBG (globulina ligadora de tiroxina, sigla em inglês).
Esses hormônios ligados à TBG são inócuos, não podendo ser utilizados pelos órgãos e tecidos. Portanto, apenas uma ínfima fração, chamada T4 livre e T3 livre são quimicamente ativas e podem modular o metabolismo do corpo. Apenas o T4 livre pode ser transformado em T3 nos órgãos e tecidos.
Resumindo:
- Quem efetivamente age nas células do corpo modulando o metabolismo é o hormônio T3.
- Grande parte do T3 ativo é derivado da conversão de T4 nos tecidos periféricos.
- Como mais de 99% do T4 está ligado à TBG, no final das contas, apenas uma ínfima parcela de menos de 1% de T4 livre é efetivamente quem fornece T3 para os órgãos e tecidos do corpo usarem em suas células.
Concluindo, a dosagem do T4 livre sanguíneo é o exame que nos dá realmente a noção de quanto hormônio tireoidiano potencialmente útil há na circulação. Se houver muito T4 livre circulante, haverá muita produção de T3 nos órgãos, levando ao hipertireoidismo. Se houver pouco T4 livre circulante, haverá falta de T3 para os tecidos, provocando o hipotireoidismo.
Na prática clínica, a dosagem de T4 livre acaba sendo, na maioria dos casos, mais útil que a dosagem de T3 ou T3 livre.
Qual é o papel do TSH?
A quantidade de T3 e T4 produzidas pela glândula tireoide é cuidadosamente controlada pelo sistema nervoso central, mais especificamente pela hipófise, uma glândula localizada na base do cérebro.
Em pessoas com a tireoide sadia, a quantidade de hormônios tireoidianos livres no sangue é mantida sempre de forma a não haver nem excessos, nem insuficiência. Se há T4 livre a mais no sangue, a tireoide reduz a sua produção de T3 e T4. Por outro lado, se há sinais de que os níveis de T4 livre começam a ser insuficientes, a tireoide rapidamente começa a produzir mais T3 e T4, para não deixar o metabolismo corporal desacelerar.
A ordem para a tireoide aumentar ou reduzir a sua produção de T3 e T4 vem da hipófise, por meio de um hormônio chamado TSH (hormônio estimulador da tireoide, sigla em inglês).
Veja a figura acima e acompanhe o raciocínio. Quando existe pouco hormônio tireoidiano circulante, a hipófise sente essa deficiência e aumenta a secreção de TSH, dando ordem para haver uma maior produção de T3 e T4 pela tireoide.
Quando os níveis de T3 e T4 voltam a ficar satisfatórios, a hipófise sente esta normalização e reduz automaticamente a produção de TSH, reduzindo, consequentemente, o estímulo sobre a tireoide, evitando que esta passe a produzir hormônios em excesso.
O balanço entre os níveis de TSH e T4 livre é muito delicado. A hipófise precisa manter sempre uma concentração de TSH ideal, de modo que, ao mesmo tempo, impeça a tireoide de produzir poucos hormônios, mas também não a estimule a produzi-los demais.
Quais são os valores normais de TSH e T4 livre?
Na imensa maioria dos casos, bastam as dosagens de TSH e T4 livre para podermos avaliar como anda o funcionamento da tireoide.
Antes de explicarmos como interpretar os resultados destes dois hormônios, é preciso saber quais são os seus valores de referência (estes valores podem mudar discretamente de um laboratório para outro).
- Valores normais de TSH: 0,4 a 4,5 mU/L.
- Valores normais de T4 livre: 0,7 a 1,8 ng/dl.
A atual técnica de detecção do TSH é chamada TSH ultra sensível, pois ao contrário das primeiras gerações do exame, o método ultra sensível consegue detectar níveis tão baixos de TSH quanto 0,1 mU/L.
O que significa ter TSH elevado?
Os níveis de TSH se elevam sempre que a glândula hipófise sente haver uma queda nos níveis de hormônio tireoidiano na circulação.
Nos pacientes com hipotireoidismo, a hipófise precisa manter níveis de TSH mais elevados que o normal (acima de 4,5 ou 5 mU/L), de forma estimular constantemente a tireoide a aumentar a sua produção de T3 e T4.
A partir deste ponto, podemos ter três situações distintas quando o TSH está elevado:
Hipotireoidismo subclínico
Se a doença da tireoide ainda for branda e a elevação do TSH conseguir estimular a produção dos hormônios tireoidianos para mantê-los em níveis adequados, o paciente não apresentará sintoma algum, já que os sintomas do hipotireoidismo só surgem quando os níveis de T4 livres estão baixos. Este é o caso do hipotireoidismo subclínico, que é uma forma inicial de hipotireoidismo.
Os pacientes com hipotireoidismo subclínico costumam ter TSH um pouco elevado, entre 5,0 e 10,0 mU/L, e um T4 livre normal, entre 0,7–1,8 ng/dl.
Hipotireoidismo clínico
Se a doença da tireoide for mais severa, por mais que a hipófise aumente a produção de TSH, a tireoide do paciente será incapaz de responder produzindo mais hormônios tireoidianos de forma a normalizar os níveis sanguíneos.
Nesses casos, o paciente tem TSH elevado, geralmente acima de 10 mU/L e níveis baixos de T4 livre. Como o seu T4 livre está baixo, o paciente costuma ter os sintomas típicos do hipotireoidismo.
Pacientes com hipotireoidismo não tratado podem ter níveis muito elevados de TSH, às vezes, acima de 100 mU/L.
Hipertireoidismo central
Uma situação completamente diferente ocorre quando o paciente tem níveis elevados de TSH, mas também de T4 livre.
Nesse caso, o problema não está na tireoide, que responde adequadamente ao estímulo do TSH. O problema está na hipófise, que mantém uma produção elevada de TSH apesar de o paciente já ter níveis elevados de hormônio tireoidianos na circulação. Como há excesso de T4 livre, o paciente apresenta sintomas de hipertireoidismo.
Essa forma de hipertireoidismo, causada por disfunção da hipófise, é mais rara que o hipertireoidismo provocado por doença da tireoide.
O que significa ter TSH baixo?
O raciocínio feito para o TSH baixo é o mesmo para o TSH elevado. Se há muita circulação de hormônio tireoidiano no sangue, a hipófise reduz a sua liberação de TSH, diminuindo o estímulo sobre a tireoide.
Do mesmo modo, podemos ter 3 situações distintas quando o TSH está baixo:
Hipertireoidismo subclínico
Se a tireoide anda muito funcionante, os níveis de TSH desabam para cessar o estímulo sobre a mesma. No hipertireoidismo subclínico, o TSH costuma estar abaixo de 0,4 mU/L, mas os níveis de T4 livre encontram-se normais. O paciente, portanto, não apresenta sintomas.
Hipertireoidismo clínico
Algumas doenças fazem com que a tireoide fique excessivamente ativa e passe a funcionar independentemente da hipófise, produzindo hormônios mesmo que não haja estímulo pelo TSH.
Quando há muito T4 livre na corrente sanguínea, a hipófise encontra-se “inibida”, praticamente sem produzir TSH, com níveis de sanguíneos abaixo de 0,1 mU/L (o nível mais baixo que conseguimos dosar). Estes são os casos de hipertireoidismo clínico.
Hipotireoidismo central
Se o TSH estiver muito baixo, mas o T4 livre também, estamos diante de uma tireoide sadia, que responde adequadamente à falta de TSH.
O problema mais uma vez será da hipófise, que diante de um nível baixo de T4 livre mostra-se incapaz de aumentar a liberação de TSH, de forma a estimular a tireoide a produzir mais hormônios e impedir que o paciente tenha hipotireoidismo.
Essa forma de hipotireoidismo, originada na hipófise, é mais rara que o hipotireoidismo originado por problemas na tireoide.
Conclusão
O diagnóstico de hipotireoidismo e hipertireoidismo, sejam eles clínicos ou subclínicos, é feito habitualmente apenas com dosagem dos níveis de TSH e T4 livre. Eventualmente, os níveis de T3 livre podem ser solicitados em casos mais complexos.
A dosagem de anticorpos contra a tireoide, como o Anti-TPO, anti-tireoglobulina e TRAb são abordados em um artigo à parte, que pode ser acessado neste link: Anticorpos contra a tireoide: anti-TPO, TRAb e anti-tireoglobulina
Referências
- Laboratory assessment of thyroid function – UpToDate.
- Thyroid Function Tests – American Thyroid Association.
- Assessment of Thyroid Function: Towards an Integrated Laboratory – Clinical Approach – The Clinical biochemist. Reviews.
- American Thyroid Association guidelines for use of laboratory tests in thyroid disorders – JAMA.
Autor(es)
Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.
Bom dia. Tomo tapazol 5mg (hipertireoidismo). Refiz os exames que em julho estavam tsh 0,80 e t4 0,99.
Tomo tapazol 5mg (hipertireoidismo)
Em setembro refiz os exames e deu tsh 2,15 e t4 0,87. Poderia me dizer se estão melhor os resultados? Em relação aos sintomas, me sinto muito melhor. Gratidão
Sim, estão melhores.
Meus exames deram TSH ultra sensível 7,000 µUI/mL
Mas, T4 livre deu 1,14 ng/dL
Terei consulta apenas na próxima semana.
Isso já seria disfunção da tireoide, como o hipotireoidismo?
Médico na primeira consulta também falou que tireoide em si também está alterada.
Devo me preocupar?
O TSH está um pouco acima do normal. Se você não tem sintomas, isso é hipotireoidismo subclínico. De qualquer forma, não é uma urgência, pode esperar pela consulta.
ARTIGO MUITO BEM EXPLICADO PARABENS.MEU TSH ESTA 5.8uUI/ml e o t4 livre 1.28 ng/dl pergunto devo continuar tomando levotiroxina 50??
Podia conversar com o seu médico para ele avaliar se vale a pena subir um pouquinho essa dose.
Boa noite Dr.!
Meu TSH deu 6,03
Meu T4 deu 0,87
Estão normais?
Desde já agradeço!
Não, TSH está acima do normal.
Meu TSH deu 0,01
Meu T4 livre deu 2,60
Tá ruim?
TSH tá suprimido. Ou isso é um hipotireoidismo tratado erradamente, ou é um hipertireoidismo. De qualquer forma, o ideal é ser avaliado por um endocrinologista.
Meu TSH deu: 4,030 e o T4 deu: 1,02
Tá ruim ?
Está normal.
Queria saber um resultado da tsh de 0,880 é alto?
Não, está até próximo do limite inferior da normalidade.
O meu ft4 tiroxina livre deu 7.59 e bom ou mau
Mau, tá muito alto.
Meu TSH deu 1,95, tá normal?
Sim.
TSH deu 1.18 tá alto ou baixo?
Normal.
O meu exame TSH deu 16,88, isso é bom ou ruim?
Ruim, está bem alto. Procure um endocrinologista.
Parabéns pela matéria, me ajudou muito. E obrigada por responder as dúvidas. Acabei de ver os resultados do meu exame porém só tenho médico aqui 5 dias. O meu Tsh tireoestimulante ficou em 4,85 uUI/mL ( valor referência aqui está 0,38 a 5,33 uUI/mL ) este resultado é ruim? ele está normal? Desde já obrigada! Bj Fran
Está no limite do normal.
Acabei de receber meu exame com esse resultado, TSH 73,76 , T4 0,13,
Me assustei.
Isso é hipotireoidismo. Tem que tratar.
Porquê o valor do meu TSH está em 21,66ng / dL
Provavelmente porque você tem hipotiroidismo. Ou ele é novo ou está mal controlado.
O meu resultado do TSH deu 12, tomo medicação 125 eutirox está muito alto num está?
Sim, TSH de 12 é alto.
Meu TSH deu 1,089
T4 livre deu 1,05
Doutor gostaria de saber se está normal.
Muito obrigada
Sim, está normal.
Acabei de pegar o resultado dos meus exames e o T4 está com 2,77 e o TSH 0,01, estou tomando puran de 125mg está correto Dr.?
Não, a dose da levotiroxina está excessiva, o seu TSH está muito suprimido. Tente contactar o seu médico para ele corrigir a dose.
O meu TSH (HHIPOFIS. TIREOESTIMULANTE) está a 5.94 uUVml é muito alto
Não é muito alto, mas está acima do normal.
Boa noite meu t4 (tiroxina) deu o resultado de 9,2. Está normal?
Se for 9,2 ng/dl, está muito alto.
Faço tratamento pra tireóide ,fiz um novo. Exame o tsh 2.789 t41.04 queria saber se está normal ?
Sim, está bem.
Bom dia Doutor. Meu tsh resultado: 0,0019 e t4 livre 1,34 e antes era 0,021 melhorou ou piorou? Tomo propiltiouracil 6 comprimidos de 100 mg ao dia.
O seu T4 livre já está normal. Esse é um dos objetivos do tratamento com Propiltiouracil. O TSH ainda está muito suprimido e eu não sei como está o T3.
meu exame o t4 livre deu 4,70 o TSH O,O1
Esse resultado é compatível com hipertireoidismo. Você já está sendo vista por um endocrinologista?
Olá bom dia DR. Fiz um exame de tsh e deu 10,50 e o t4 livre deu 1,29 o que isso significa??
Esse resultado é sugestivo de hipotireoidismo.
Meu TSH deu 36,03 e meu T4 livre 0,636 , T3 livre 2,13 . Seria hipotireoidismo? Tenho consulta amanhã.
Sim, esses resultados são compatíveis com hipotireoidismo.
Bom dia. Meu tsh deu 4,46
O t4 livre 1,45
Tenho 46 kg, 1 metro e 68
Está normal?
Sim.
Tenho hipotireoidismo, tomo levotixina de 100, fiz exame de rotina e deu tsh de 8,68, e t4 livre de 1.05. Esta normal ou precisa ajustar o medicamento?
Precisa ajustar. O TSH tem que baixar para valores normais.
Tenho um TSH de 20 e um T4 de 0,97. Tomo Puran de 50mcg. Mas estou com muitos sintomas inclusive palpitação. O que fazer.
Com TSH de 20, o seu hipotireoidismo não está controlado. Tem que voltar ao seu médico para ele acertar o tratamento.
tenho 1,57, 67 kg e não tenho mais a tireóide. TSH 0,23 e T4 1,24. Meu cabelo está caindo muito, e tenho insônia. Tomo Puran de 150mg
Tem que conversar com o seu médico, pois essa dose de Puran me parece alta. Seu TSH está muito suprimido.
TSH ultra sensível 1,62
T4 livre 1,02
Tenho hipotireoidismo??
Não, esses valores estão normais.
Fiz exames de sangue e o tsh deu 74,920yUl/ml e o t4 deu o resultado de0,71ng / dl . Dr o que significa o que está acontecendo com a minha tireóide . Tomava puran 75 mg . Por favor me explica esse resultado
O seu TSH está muito alto. Isso é sinal de hipotireoidismo mal controlado. Ou você não está tomando o Puran ou a dose está muito baixa.
TSH ultra sensível 7.93
T4 livre 1,15
Tenho hipotireoidismo?
Esse resultado é compatível com hipotireodismo, sim. A questão é saber se é clínico ou subclínico.
Meu tsH 2,374
É o meu t4 livre 1.83
Fui diagnosticada com hipertireoidismo e repito os exames deram esses resultados aí???
Esses resultados são com ou sem tratamento para hipertireoidismo?
Olá Dr, meu exame TSH deu 9,64, mas não sei se é T3 ou T4 que já estou sendo medicada
O tratamento é habitualmente feito com levotiroxina, que é o T4 sintético.
Olá Doutor Pedro.
Tive uma dúvida em relação a pacientes que não possuem mais a glândula tireoide. Quais seriam os valores normais para o hormônio TSH no sangue.
Obrigado e parabéns pela materia.
Os mesmos. A reposição de levotiroxina é feita de forma a manter o TSH nos valores normais.
Ola Dro! Agradeço pela explicação. Os meus resultados do TSH – 1.66 / T4 – 1.03 / T3 – 4.07. Estão bom? Muito obrigada!!!
Estão dentro dos valores da normalidade.
Bom dia, me sinto fraca, molenga, meu cabelo cai de tufo … já faz um ano. Fui por conta própria refazer o exame da tireoide, fiz tbem o de vitaminas B6,B12, D, C hemograma.. enfim… estou achando que estou com uma doença grave na tireoide, não entendo esse exame😭😭
T4 livre= 1,77 e o TSH 0,342
O seu TSH está no limite inferior da normalidade (não sei qual é o valor de referência desse laboratório). Apesar de não parecer ser uma doença grave da tireoide, vale a pena ser avaliada por um endocrinologista.
Meu exame TSH ultrassensível deu 3,480, está ruim?
Não, está normal.
Olá! Sou a mãe da Bianca ela tem nove anos e fez exames e apresentou T4 1,01, TSH 20,21, colesterol 253 e triglicerideos 142. É grave? posso curá-la ou vai ter que se cuidar a vida toda? Estou muito preocupada!!!
Ela tem hipotiroidismo. É muito importante tratar a doença na infância, pois ela atrapalha o desenvolvimento da criança. O mais provável é que não tenha cura, mas com o tratamento ela pode levar uma vida normal.
Dr o resultado do meu enxame de TSH deu 2,46uUi/ml está alto?
Está normal.
Dr. Pedro Pinheiro, muitíssimo obrigada por compartilhar seus conhecimentos de forma gratuita.
Que Deus lhe proteja, sempre!
Meu exame de TSH ultra sensível deu quase 29 pq tão alto
Porque você muito provavelmente tem hipotireoidismo. Tem que procurar um médico para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento.
Boa tarde,
Parabéns pelo blog. Acompanho sempre e é pra mim uma fonte de informação segura e confiável.
Gostaria de saber se quando a mulher toma anticoncepcional pode alterar os resultados dos exames? Como é feita a interpretação dos exames? Muito obrigada!
Não, o anticoncepcional não interfere em nada nos resultados do TSH e T4L.
Dr fiz um exame tsh deu 7,01 devo me preucupar ja estou com hipotiroidismo
Está elevado. Você precisa ser vista por um endocrinologista ou um clínico geral.
Boa tarde, meu TSH deu 2,26 e o t4 0,59 devo me preocupar? Minha consulta esta marcada para saqui 1 mês ainda.
Não tem nada preocupante nesse resultado. Pode esperar pela sua consulta com calma.
Interessante como os médicos se dividem em afirmar que é possível ter uma avaliação adequada da situação do paciente apenas com o TSH. o que percebo ser mais frequente com os mais velhos (aqueles que debitam um crédito significativo à sua experiência, até mais do que nos estudos). O que pensar?
Você pode pedir somente o TSH como forma de rastreio. Mas se ele vier alterado, é preciso uma avaliação mais profunda. Eu, pessoalmente, peço sempre TSH e T4 livre como exames iniciais.
boa tardem obrigada pelos esclarecimentos.
No site vc usa a unidade de medida pro THS microUI/L e no meu exame esta microUI/mL. Isso interfere na interpretação de resultado?
Não, porque a unidade que eu uso, que é a da maioria dos laboratórios, é mUI/L (miliunidades por litro) e o seu é microUI/ml (microunidades por mililitro). No final, dá no mesmo, os valores ficam iguais.
doutor já não tenho a tireoide, foi retirada cirurgicamente. fiz um exame esta semana e o resultado foi TSH 22,49 isso é possível?
Sim, faz todo o sentido que o TSH se eleve após a retirada da tireoide. Isso provavelmente é sinal que a sua reposição de levotiroxina está insuficiente. Acertando a dose do hormônio, o TSH volta ao normal. Converse com o seu endocrinologista.
Bom dia !
Pergunta:tive um câncer de tireoide á cinco ano atrás e faço acompanha mento com endócrino agora 6 em 6 meses ; quero saber o que nunca entendido por mim:: Porque meu TSH ultra sensível sempre fica entre 0,01 á 0,03 e os endócrinos falam que tá certo ! Mas médico de outra especialidade e laboratório assustam com resultados ?
desde já grata
Após um câncer da tireoide é normal que o endocrinologista queira que o seu TSH fique suprimido. Esses valores estão baixos de propósito, pois o TSH pode estimular crescimento tumoral.
Boa tarde Dr. o Exame TSH da minha mae deu 0,01 , qual o procedimento ?
Procurar um endocrinologista. O TSH está muito baixo.
ola estou gravida e meu exame TSH deu 2,70 é normal??? fico no aguardo obrigada
No 2º e 3º trimestres de gravidez, é normal um TSH até 3,0.