Síndrome do intestino irritável (SII): sintomas e tratamento

Dr. Pedro Pinheiro

comment 78 Comentários


O que é a síndrome do intestino irritável?

A síndrome do intestino irritável (SII) é um distúrbio gastrointestinal caracterizado por dor abdominal e alterações do trânsito intestinal, sem haver qualquer causa orgânica identificável.

A SII é extremamente comum, sendo responsável cerca de 30% de todos os encaminhamentos para os médicos gastroenterologistas.

Apesar de apresentar sinais e sintomas que podem ser bastante incômodos, a síndrome do intestino irritável não provoca inflamações ou lesões no intestino nem aumenta o risco de câncer intestinal.

Apenas um pequeno número de pessoas com esta doença têm sinais e sintomas graves. A maioria dos indivíduos consegue controlar os seus sintomas através de modificações na dieta, no estilo de vida e no controle do estresse.

Causas

A síndrome do intestino irritável é um distúrbio dos intestinos capaz de provocar quadros dor abdominal, excesso de gases, constipação e/ou diarreia, sem que haja nenhuma anormalidade identificável que justifique a ocorrência de tais sintomas.

A SII é uma doença na qual o intestino não funciona de forma esperada, mas nós ainda não sabemos bem o motivo dessa alteração. Várias pesquisas feitas ao longo dos últimos anos têm levantado algumas hipóteses, e o mais provável é que a síndrome do intestino irritável seja provocada por múltiplos fatores.

As paredes dos intestinos são revestidas por camadas de músculos que se contraem e relaxam em ritmo coordenado, de forma a fazer com que os alimentos ingeridos progridam ao longo de todo o trato gastrointestinal. No paciente que tem SII, as contrações podem ser mais intensas e mais prolongadas que o habitual, aumentando a velocidade do trânsito gastrointestinal, o que provoca gases, cólicas e diarreia.

Por outro lado, a SII também pode provocar uma situação inversa, com as contrações intestinais fracas e menos frequentes, o que faz com que o trânsito intestinal torne-se lento, favorecendo a formação de fezes secas e duras, levando à constipação intestinal.

Anormalidades na inervação do trato gastrointestinal também podem desempenhar um papel importante na gênese deste distúrbio, fazendo com que os receptores da dor reajam de forma mais intensa quando o intestino encontra-se cheio de fezes ou gases.

Além disso, o paciente com síndrome do intestino irritável pode queixar-se de uma sensação de aumento dos gases, quando, na verdade, a quantidade de gás produzida pelo seu intestino é semelhante ao de outras pessoas. Na SII, mesmo uma pequena distensão da parede do intestino pode ser um evento bastante incômodo, muito mais do que é para o resto da população.

A síndrome do intestino irritável é um distúrbio crônico, que dura anos, que costuma alternar fases de agravamentos dos sintomas com fases praticamente assintomáticas. A SII costuma surgir antes dos 35 anos de idade e é 2 a 3 vezes mais comum nas mulheres.

Fatores psicológicos desempenham um importante papel tanto na gênese da doença quanto na exacerbação das crises em muitos pacientes. Há também relatos de casos de desenvolvimento da SII após uma gastroenterite viral ou bacteriana. O paciente apresenta um quadro de diarreia infecciosa, cura-se, mas tem recorrentemente quadros de diarreia compatíveis com a síndrome do intestino irritável.

Sintomas

Os pacientes com síndrome do intestino irritável podem apresentar uma grande variedade de sintomas, que incluem não só queixas gastrointestinais, mas também extra-intestinais. Contudo, são as manifestações intestinais que caracterizam a doença, sendo a dor abdominal, a diarreia e a constipação a tríade de sintomas mais típicos.

A localização e a intensidade da dor, os fatores desencadeantes e de alívio, o padrão de evacuação, o tipo de sintomas extra-intestinais, etc., podem ser bem diferentes de um paciente para o outro, o que pode tornar o diagnóstico da SII um desafio para o médico.

Dor abdominal crônica

A dor abdominal da SII é habitualmente descrita como uma dor tipo cólica, com intensidade variável e exacerbações periódicas. Não há uma localização típica para dor. O local mais comum é a parte inferior do abdômen, especificamente no quadrante inferior esquerdo, porém, o paciente com SII pode se queixar de dor em qualquer ponto do abdômen.

Síndrome do intestino irritável

Os episódios agudos de dor podem ser desencadeados por refeições ou estresse, mas em muitos pacientes, o simples ato de evacuar é suficiente para amenizar a dor. Esse padrão de dor desencadeada pela alimentação e aliviada pela evacuação é bem comum, mas não está presente em todos os pacientes.

Como a dor da síndrome do intestino irritável não é muito fácil de ser caracterizada, o mais importante é o médico saber reconhecer quando o quadro de dor NÃO parece ser da SII, mas sim de alguma doença orgânica do trato gastrointestinal.

Por exemplo, dor abdominal associada à perda de peso involuntária ou à perda do apetite de forma relevante não costuma estar presente na SII. Uma dor aguda, que se torna progressivamente mais intensa e atrapalha o sono do paciente, também não é habitual. Da mesma forma, uma dor abdominal associada à febre é um sinal de alerta que fala a favor de infecções gastrointestinais ou situações como uma apendicite ou diverticulite.

Diarreia ou constipação

Um sintoma típico da SII é a alteração dos hábitos intestinais, que pode se apresentar como diarreia, constipação intestinal ou um quadro em que há alternância entre episódios de diarreia e constipação.

Os episódios de diarreia da SII geralmente ocorrem durante o dia, na maioria das vezes na parte da manhã ou após as refeições. As evacuações diarreicas costumam ser precedidas por cólicas abdominais, que aliviam após o fim da defecação. O paciente pode ter um quadro de diarreia súbita, com urgência para evacuar e incapacidade de segurar as fezes por muito tempo. Em alguns casos, após a dejeção, o paciente pode ter uma incômoda sensação de evacuação incompleta.

Exceto pela presença de muco nas fezes, queixa que cerca de metade dos pacientes tem, a diarreia da síndrome do intestino irritável costuma ser branda, com poucas evacuações diárias e sem outros sinais de alarme. Se o paciente apresentar diarreia com sangue, com gotas de gorduras, fezes com cor preta, vômitos ou uma diarreia muito intensa, capaz inclusive de atrapalhar o sono durante a noite, outro diagnóstico que não a SII deve ser considerado, como por exemplo, uma diarreia bacteriana ou viral.

Constipação

Os pacientes com SII podem ter quadros de prisão de ventre que duram de dias a meses, com intervalos curtos de diarreia ou função intestinal normal. Passado o evento agudo, o indivíduo pode permanecer semanas sem alterações relevantes do trânsito intestinal, até que uma nova crise seja desencadeada.

Em alguns pacientes, a constipação apresenta-se como uma dificuldade de formar um bolo fecal volumoso, fazendo com que o paciente evacue em pequenas quantidades e com fezes em formato de bolinhas. Uma sensação de evacuação incompleta, mesmo quando o reto já está vazio, também é comum.

Outros sintomas gastrointestinais

Diarreia, constipação intestinal e dor abdominal são os sintomas gastrointestinais mais típicos da SII, mas não os únicos. Inchaço abdominal, excesso de gases, refluxo gastroesofágico, dificuldade para engolir, saciedade precoce, azia e náuseas também podem ocorrer.

Sintomas extra-intestinais

Frequentemente, os pacientes com ISS apresentam também sintomas extra-intestinais, incluindo cólica menstrual, dor durante o ato sexual, aumento da frequência urinária e sintomas da fibromialgia.

Diagnóstico

Como a síndrome do intestino irritável não possui uma causa orgânica identificável, os exames laboratoriais ou de imagem costumam ser completamente normais. Na verdade, a existência de alterações nesses exames é um dado que fala contra o diagnóstico da SII.

Portanto, como não há exames complementares específicos para a SII, o seu diagnóstico precisa ser feito através da avaliação cuidadosa dos sinais e sintomas do paciente.

Para facilitar e padronizar o diagnóstico, um grupo internacional de especialistas criou em 1992 um conjunto de critérios para o diagnóstico da síndrome do intestino irritável, chamado critérios de Roma (não confundir com os critérios de Roma para constipação intestinal). Esses critérios têm sido atualizados ao longo dos anos, e a última publicação, chamada de “critérios de Roma IV para a síndrome do intestino irritável”, é atualmente a mais utilizada.

Segundo os critérios de Roma IV, a SII é definida como dor abdominal recorrente, em média, pelo menos um dia por semana nos últimos três meses, associada a dois ou mais dos seguintes critérios

  • Dor tem relação com evacuação (por exemplo, melhora após evacuar).
  • Dor está associada à mudança na frequência das evacuações (para mais ou menos).
  • Dor associada à mudança na forma das fezes (diarreia ou constipação).

Após o estabelecimento do diagnóstico, a SII pode ainda ser classificada em 4 subtipos consoante as características das fezes. A escala de fezes de Bristol deve ser usada para registrar a consistência das fezes.

Escala de Bristol
Escala de Bristol
  • Síndrome do intestino irritável com constipação intestinal: paciente relata que as evacuações anormais são geralmente por constipação (tipo 1 e 2 na escala de Bristol).
  • Síndrome do intestino irritável com diarreia: paciente relata que as evacuações anormais são geralmente por diarreia (tipo 6 e 7 na escala de Bristol).
  • Síndrome do intestino irritável mista: o paciente relata que as evacuações anormais são geralmente constipação e diarreia (mais de 1/4 de todos os movimentos intestinais anormais foram constipação e mais de 1/4 foram diarreia).
  • Síndrome do intestino irritável inespecífica: pacientes que atendem aos critérios diagnósticos para SII, mas não podem ser categorizados com precisão em nenhum dos três subtipos acima.

Tratamento

Porque as causas da síndrome do intestino irritável ainda são desconhecidas, os tratamentos atuais da doença concentram-se no alívio dos sintomas e na melhoria da qualidade de vida.

Na maioria dos pacientes com quadros leves de SII, os sinais e sintomas podem ser facilmente controlados com mudanças no estilo de vida e na dieta. É importante que o paciente aprenda a reconhecer que tipos de alimentos desencadeiam a crise, para poder evitá-los. A redução do estresse também é um fator vital no tratamento, mas isso nem sempre é muito fácil de ser implementado.

Exercício físico regular e ingestão frequente de água, este último principalmente naqueles com SSI com diarreia, também são importantes.

Dicas em relação à dieta para a síndrome do intestino irritável

Pacientes com SII podem ser mais sensíveis a alguns tipos de carboidratos que são fermentados durante o processo de digestão, já que este processo pode levar ao aumento da produção de gases pelas bactérias intestinais. Alguns pacientes também se beneficiam quando restringem alimentos ricos em glúten.

A lista de alimentos que podem desencadear crises de diarreia, distensão ou dor abdominal na síndrome do intestino irritável é bem grande, e nem sempre o que é ruim para um indivíduo tem o mesmo efeito para outro.

O importante é conhecer a lista e tentar detectar quais são os alimentos que no seu caso em particular são menos tolerados. São eles: refrigerantes, repolho, brócolis, couve-flor, feijão, derivados de leite, cebola, trigo, cevada, centeio, alho-poró, alho, cebolinha, alcachofras, beterraba, erva-doce, ervilhas, chicória, pistache, castanha de caju, lentilhas, grão-de-bico, maçã, pera, manga, cereja, melancia, aspargos, mel, xarope de milho, damasco, nectarina, pêssego, ameixa, cogumelos e goma de mascar.

Remédios para síndrome do intestino irritável

Nos pacientes com SII moderada a grave, cujos sintomas interferem na qualidade de vida, o tratamento medicamentoso costuma ser necessário. Neste caso, uma consulta com médico gastroenterologista é essencial.

Pacientes nos quais a diarreia é o sintoma predominante, antidiarreicos, como a loperamida (Imosec) podem ser uteis. Se a cólica for o principal sintoma, antiespasmódicos, como a escopolamina (Buscopan) ajudam.

Nos pacientes com prisão de ventre, laxantes costumam ser necessários para regularizar o trânsito intestinal. As opções mais indicadas são Psyllium (psílio) ou polietilenoglicol (PEG).

Se não houver melhor com nenhum dos dois laxantes citados acima, a Sociedade Americana de Gastroenterologia sugere tratamento com lubiprostona ou linaclotida.

Os antidepressivos podem ser úteis nos pacientes com depressão ou elevados níveis de estresse, o que sabemos ser um fator de agravamento dos sintomas da síndrome do intestino irritável.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


78 respostas para “Síndrome do intestino irritável (SII): sintomas e tratamento”

  1. Lilian Fernandes

    Estava procurando ,achei esse resultados
    Pois faço tds os exames e munca achei a causa ,e hj lendo vi que posso ter isso,pois as dores que tenho abdômen td os dias cólicas, dores intestinais ,faz mais de 20 anos com isso menhum médico descobre ,hj lendo esse artigo ,procurando sintomas que sinto pode ser isso síndrome do intestino ,agradeço por esse artigo pois ,me deparei com os sintomas, e acredito que seja isso

  2. DENISE

    Bom dia , Doutor ! Parabéns site esclarecer para todos .
    sofro com esta doença , descobrir depois que fiz todos exames , todos normais, chegando ao diagnostico de SII, tenho dores abdominais, refluxo muita queimação , arroto , e ultimamente venho tendo mal estar logo após a evacuar ( E POSSIVEL SER MAIS UM SITOMA ?) uma indisposição .

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, pode ser um dos sintomas.

  3. Rafaela Cristina Farias Bronzato

    Bom dia Doutor, Parabéns pelo site esclarecer sem nos deixar em pânico, fui diagnosticada com SII, e agora com fibromialgia, meus sintomas mais severos são prisão de ventre desde pequena, estufamento abdominal com gases desde os 15 anos, e hoje com 42 todos estão intensos, tudo que como passo mau, estufo e fico com gases, não acertei nenhum médico que me passasse um remédio para alivio dos sintomas da SII, trato a fibromialgia com remédios naturais e deu resultado.

  4. MONICA LUISA TEIXEIRA

    Este foi o melhor site que pesquisei. Parabéns! Completo!

    Só queria que existisse a cura, pois também tenho fibromialgia e hipotiroidismo. Há dias que só quero dormir. E quando vem as dores, não consigo trabalhar, nem sair. Isso interfere no humor, estraga férias e fins de semana.

  5. Efigenia

    Otima explicação

  6. Sharon

    Tenho todos os sintomas, porém nenhum médico me fala oque tenho só vários exames,atualmente estou com uma barriga de uma mulher de 5 meses de gestação porém não estou grávida,a distencao abdominal e muito grande

    1. Cris

      Meu filho era até internado com dores. Trocou de médico e toma até hoje, uso contínuo, Lonium. Nunca mais teve dores e pode comer o que quiser.

  7. Aldineide Rios

    Parabéns pelo post

  8. Andressa

    Dr. Minha mãe sente dores abdominais, gases, arrotos frequentes e constipaçao, quando ingeri alimentos derivados do leite ou comidas com alto teor de gordura. Além disso, tem refluxo e gastrite. Faz acompanhamento com o gastroenterologista. Esses sintomas podem ser gastricos ou SII?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Pode ser SII, mas também podem haver outras causas. O que o gastroenterologista diz?

  9. benedito lopes

    DR, boa noite. Lendo seu artigo constatei os sintomas relacionadas sii, as mesmas que venho sentindo de forma inenterrupta a quase 3 anos. infelizmente tenho auto medicado com informações quase sempre conseguida em sites de consulta, pois de todos (3 ou 4) gastros que passei ate hoje as respostas e os tratamentos foram em vão.
    Gostaria de saber se ha possibilidade de uma mesma pessoa ter sii e alergia a lactose ao mesmo tempo.att grato

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, é perfeitamente possível.

  10. Jaqueline Pinheiro

    Olá Dr. após a leitura do texto vi que apresento a maioria dos sintomas da SII sendo que no meu caso é a constipação o mais comum e também há tipo um nódulo na parte inferior esquerdo do meu abdomem que se contrai, algum tempo atrás estava vomitando sempre em jejum um liquido amarelo e com dores no estomago (aquela queimação) o médico disse que seria a bile, me passou alguns medicamentos e até melhorei um pouco, raramente tenho esses vomitos, gostaria de saber se uma coisa tem haver com a outra e se realmente pode ser a SII.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não consigo relacionar esse “nódulo” com a SII. Você já foi a um gastroenterologista?

  11. Heitor Amorim

    Olá Dr. Estou com suspeita de estar com SII, pois ha tres semanas venho sentindo grande parte dos sintomas citado no seu texto. Porem quando fiz endoscopia o resultado foi Pangastrite moderada, estou um pouco confuso e gostaria de sua opinião sobre meu caso… Os sintomas que senti foram mudança no habito instestinal com fezes mais claras, dor abdominal intermitente e também alguns desconfortos em junçoes e músculos da perna.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      A pangastrite pode dar dor, mas fezes claras e alterações do trânsito intestinal não costumam ocorrer.

  12. Andrei

    Oi doutor, eu já percebi que o funcionamento do meu intestino é muito irregular, tanto faz ir dia sim dia não no banheiro, como também ficar 5 dias sem ir. Muito raramente eu tenho umas diarréias repentinas, mas esse mês eu já tive duas delas, e aconteceram de madrugada, acordo suando frio e vou no banheiro, sai em grande quantidade, mole e com sensação de inchaço abdominal quando termino. Será que poderia ser algum parasita ou verme?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Tem que investigar. Mas pode ser apenas intestino irritável.

  13. André Monteiro

    Boa tarde Dr. Pedro, a minha mulher tem 35 anos e fez uma colonoscopia e deu Protocolite crónica discreta, inespecifica. Gostariamos de saber se ela tem cólite ou síndrome do intestino irritável? E o que deve tomar de medicação? Obrigada.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      É uma colite leve, sem causa clara. Não é SII.

  14. André Monteiro

    Boa tarde Dr. Pedro, dá consultas em Portugal? Obrigado.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, André, mas eu só dou consulta como Nefrologista.

  15. nara

    Oi. Meu nome é Marinara tenho 15 anos. Há mais de 2 anos vivo morrendo com diarréia, dores no pé da barriga e abdominais. Já fiz vários exames de fezes pra ver se era verme e deu negativo. Fiz tambem o de tolerância a lactose e deu negativo. O que devo fazer??? Me ajude!!!!!!!!!!!!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A investigação tem que ser muito mais ampla que isso. Você está sendo seguida por um gastroenterologista?

  16. Andrea Juju

    Olá iniciei uso de metamucil para a regularizacao intestinal. Recomecei o uso e percebi que nas 2 vezes que iniciei o tratamento as fezes nodia seguinte estavam amareladas. É normal esse efeito nas fezes ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode acontecer.

  17. natasha Brígida

    sinto todos os sintomas que foram citados…realmente é muito incômodo ……horrível inchaço na barriga…dor e etc , fui ao médico e ele me recomendou fazer uma endoscopia para detectar uma provavel gastrite pois sinto muita queimacão na barriga e estômago.mas .ainda não fiz o exame, porém tenho todos os sintomas da sii o que devo fazer?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Esse médico é um gastroenterologista?

  18. Priscila dos Santos

    Dr. Pedro… com o artigo acima acredito que na verdade tenho esta sindrome do intestino irritavel. Tenho 30 anos, vou ao banheiro diariamente, mas de vez em quando, de repente sinto cólicas intestinal muito forte e muitos gazes presos, mas não sinto vontade nenhuma de ir ao banheiro, toda vez faço a mesma coisa…. vou ao benheiro mesmo sem vontade, faco massagem abdominais e forço um pouco, até que consigo evacuar totalmente liquido e depois disso as dores e os gazes passam, mas quando sinto que nao evacuei tudo, continuo sentindo as cólicas. Muitas vezes ja senti esses sintomas de repente na madrugada.

  19. Fernanda Vokurka

    Boa noite! Desde sempre tenho constipação intestinal, alterada com diarréia. Já fiz tratamento com metamucil, óleo mineral e hoje uso lactulona. No começo usava todos os dias mas foi perdendo o efeito, então passei a tomar com alguns intervalos, mas aí volto a ter diarréia (tomando 10/15 ml). Não fiz exames nem consulto proctologista. Acha que devo fazer isso?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Mas você já foi visto por um gastroenterologista?

      1. Fernanda Vokurka

        Não, só tive atendimentos relacionados a isso no pronto socorro, das vezes que estava com muita dor e precisei de medicação intravenosa. Tenho 17 anos, dependo dos meus pais pra ir a consultas e eles não acham que tenho algo grave. Tenho histórico de câncer de intestino na família. Devo me preocupar?

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Acho que você é muito nova pra pensar em câncer do intestino. Isso é doença de gente mais velha. De qualquer forma, uma consulta com o gastro seria importante.

  20. Marcele Souza

    Dr. , boa tarde!
    Meu nome é Marcele, tenho 36 anos e a dois anos fui diagnosticada com SII. Fui medicada com remédios com lacto bacilos vivos e uma dieta que cortava muitos alimentos, o que resolveu na época. Porém de uns três meses para cá passei a sentir dores abdominais diárias, a minha barriga incha e em segundos pareço estar gestante de tão grande e dura que ela fica, sem contar o excesso de gases que chegam a fazer barulhos constrangedores mas que eu não consigo soltar. Continuo evitando alimentos que fermentam e tomo remédio para gases diariamente, mas parece que nada me faz mais efeito, não sei mais a que recorrer. O Dr. me indica alguma coisa?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Tem que voltar no gastroenterologista para ver se não surgiu nada de novo e para tentar uma nova estratégia terapêutica.

    2. brendon reis

      Oi marcele vc pode me dizer q alimentos vc cortou na epoca?

  21. Miguel

    Dr. Boa tarde., estou com SII já faz 1 ano e meio e estou tomando Siiltf e lactobacilos manipulados, não tenho tido muita melhora, só quando tomo 1 comprimido de Imosec (2mg) ai sim fico por 4 ou 5 dias ótimo. depois vi voltando tudo. tomo em média 6 compr. mês. Posso continuar ou tem algum alimento que faça o mesmo efeito? já fiz tolerância a lactose e não deu nada. o que o Sr. sugere?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não há alimentos que tenham a mesma ação do imosec. Se você acha que não está bem, o ideal é conversar com o seu gastroenterologista para que ele estabeleça uma nova estratégia de tratamento.

  22. Adriana

    Dr. Pedro, como vai? Me tire uma dúvida, por gentileza. Porque a SII não é identificada na colonoscopia? Desde já agradeço.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Porque a colonoscopia é completamente normal nesses pacientes. Não existem alterações visíveis do intestino.

  23. Maik Riky

    Dr. Bom dia!
    Não tenho nenhum sintoma descrito acima alem do muco nas fezes. Não há sangramentos, diarreias, febre, dores, nada! Apenas a presença de muco nas fezes. O que pode ser? Estou preocupado. Isto apareceu a cerca de uns 3 ou 4 dias! Aguardo resposta e parabéns pelo artigo!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode ser um sinal inicial de constipação. Se for em grande quantidade, é preciso ver se não pode ser uma parasitose.

  24. Mayara

    Dr. Meu esposo defeca a quase todas as alimentações ingeridas por dia, e também tem gases fora do comum. Ele não reclama de dores abdominais. É algum tipo de bactéria intestinal?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Tem que investigar para saber. Mas é possível que seja SII.

  25. Santos

    Bom dia, Dr.! As crises de hemorroidal são mais frequentes em quem padece de SII? Obrigado.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Podem ser.

  26. Henrique

    Esta doença e herdiária, e se for pode manifestar-se de maneiras diferentes nos pais e nos filhos? Aguardo a sua resposta, obrigado.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não é propriamente uma doença hereditária, mas a história familiar é um fator de risco importante.

  27. Adriana

    Dr. Pedro, quem tem SII, pode ingerir suplemento mineral à base de fósforo?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A princípio sim, mas qual é o motivo de você precisar de suplemento de fósforo?

      1. Adriana

        Um médico me indicou porque tenho um cálculo de 6mm no rim direito. O nome do Suplemento é NQI. Você já ouviu falar?

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Sim, conheço. É um complemento que não tem aprovação da ANVISA para ser usado como medicamento para nenhuma doença e não tem nenhum benefício comprovado no tratamento do cálculo renal. Eu sou nefrologista e não deixo nenhum paciente meu tomar esse produto.

        2. Adriana

          Entendo. E sobre o Litocit Dr. Pedro?

        3. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          O Litocit está indicado em alguns casos de litíase, principalmente se o paciente tiver citrato urinário baixo.

        4. Adriana

          Obrigada!

  28. Rodrigo

    Doutor, vc já teve contato na literatura médica, do uso de colestiramina (Questran) no controle da diarréia na SII? E sobre a Síndrome de Habba?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, a colestiramina pode ser usada na SII, principalmente nos casos de diarreia refratária ao tratamento habitual. O problema é que os efeitos colaterais, como excesso de gases, cólicas e prisão de ventre são muito comuns. A colestiramina também pode ser usada na síndrome de Habba.

  29. Adriana

    Dr. Pedro, ótimo início de semana! Estou fazendo tratamento para SII. Faço uso contínuo de outros medicamentos e percebi que na composição deles contém lactose. Será que esse uso contínuo pode prejudicar o tratamento da SII?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não me parece que seja suficiente para atrapalhar, a não ser que você tenha claramente uma severa intolerância à lactose.

      1. Adriana

        Agradeço.

  30. Esperança Mate

    Muito obrigada dr.
    Dr. Tenho dores a mais de 7 anos .antes dormia sentada pode causa de refluxos. Tomei Pantaloc e melhorou bastante. De tempos para cá quando defeco a minha barriga incha e de seguida começa a dor que mais tarde é aliviada quando como. Já fiz 3 endoscopia e dizem que tenho: gastrite, duodenite e gastrite eritematosa respectivamente e tudo que me receita não resulta em nada. Estou desesperada dr. .temo ter um tumor

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Tumor é uma coisa fácil de ser detectada. Quando o caso se arrasta por vários anos e o paciente é revirado de cima a baixo com exames que nada mostram, é muito pouco provável que a causa seja um tumor.

  31. Luana melo

    Ola doutor estou tendo prisao de ventre e muito gases preso na barriga que encomodam bastante dar enjôos, incômodos nas costas e barriga inchada estão presentes também agora apareceu um incômodo tipo inchaço abaixo da costela com sensação de que seja gases sera que é a síndrome do intestino e também diarréia parece que esse incômodo muda de lugar um dia no pé da barriga outro dia nas costas

  32. Adriana

    Dr. Pedro! Como vai? Em primeiro lugar gostaria de parabenizá-lo pelo blog que ajuda à muitos. O leite sem lactose causa a mesma reação que o leite com lactose na SII? Abraço.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O leite só é ruim se o paciente tiver algum grau de intolerância à lactose. Nem todo paciente com SII sente-se mal com leite. É uma questão de testar.

      1. Adriana

        Obrigada Doutor! Recentemente fui submetida à uma cirurgia para retirada de endometriomas. Tenho tomado o chá de erva-doce sem açúcar para os gases. É contra-indicado no tratamento da SII?

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Não.

  33. Rodrigo

    Dr, comecei a ter diarreias esporádicas (semanais) após uso continuo de antibioticos. Foi solicitado um exame de fezes onde o mesmo apontou “Flora bacteriana AUMENTADA” e mesmo assim o gastro me diagnosticou com SII, e receitou antiespamodico Trimeb que de nada adiantou. Não sinto dores. Vc acha correto esse diagnostico ou devo procurar outro profissional? Abraço e parabens pelo blog.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Difícil à distância contestar um diagnóstico, até porque ele lhe fez uma consulta e eu não. De qualquer forma, o que eu sempre sugiro é: se o paciente não se sentiu seguro com um médico, que procure uma segunda opinião. Às vezes, o médico pode até dar o mesmo diagnóstico, mas explica o quadro de forma melhor, o que deixa o paciente mais esclarecido.

      1. Rodrigo

        Dr. Pedro, já estou em busca de outro médico pra ter uma segunda opinião. Mas vc a distancia pode tirar minha duvida, se a SII pode ter inicio após uso de antibioticos e não ter dores como sintomas? Pelo oq li está tendendo mais à um supercrescimento bacteriano? Grande abraço!

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Diarreia que surge após uso de antibióticos pode ser causada por supercrescimento bacteriano ou por colite pseudomembranosa. São duas situações que devem ser descartadas antes do diagnóstico da síndrome do intestino irritável.

        2. Aah Tall Paulina Oliveira

          Criança também pode ter síndrome do intestino irritável?

        3. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Pode.

        4. Dayane Rodrigues

          Dr minha filha tem 2 anos e tem esses sintomas SII de constipação.. Ela sofre muito.. Oq eu faço? Até óleo mineral dou a ela, mas não adianta nada.

        5. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Ela já foi consultada por um gastroenterologista?

        6. Dayane Rodrigues

          Não onde eu moro não tem esse especialista. O que posso fazer para amenizar o sofrimento dela?

        7. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          E o pediatra? Já tentou fazer um purê de ameixa preta seca? Costuma ser muito bom para crianças constipadas.