Glândula de Bartholin: cisto, abscesso e bartolinite

Dr. Pedro Pinheiro

comment 27 Comentários


O que é a glândula de Bartholin?

As glândulas de Bartholin são duas glândulas que se localizam na vulva, porção externa da genitália feminina, e têm como função a produção de um fluido mucoso que serve para lubrificar e umidificar a vulva, principalmente durante o ato sexual.

Os ductos que transportam os fluidos produzidos pela glândula possuem cerca de 2,5 cm de comprimento e os seus orifícios de saída, por onde efetivamente são secretados o muco, possuem 0,5 cm de diâmetro.

Para facilitar a identificação anatômica das glândulas, se você pensar na vagina como um relógio, os orifícios de saída estarão localizados na marca das 4h e 8h.

Em condições normais, as glândulas de Bartholin são pequenas e não costumam ser visíveis nem palpáveis. Costumam ter o tamanho de uma ervilha, raramente excedendo 1 cm de diâmetro.

Localização anatômica das glândulas de Bartholin
Localização anatômica das glândulas de Bartholin

Durante a excitação sexual e a relação sexual, as glândulas de Bartholin secretam muco lubrificante vaginal. Devido à presença de outras glândulas, incluindo as glândulas de Skene, a remoção de uma glândula de Bartholin não afeta de forma relevante a lubrificação vaginal.

As doenças da glândula de Bartholin ocorrem basicamente quando a saída de um ou ambos os ductos fica obstruída, impedido a eliminação do muco produzido. As duas complicações mais frequentes que surgem deste problema são o cisto de Bartholin e o abscesso da glândula de Bartholin. Falaremos um pouco sobre cada uma das duas.

Os tumores sólidos benignos e malignos da glândula de Bartholin são muito raros e, portanto, não serão abordados neste artigo.

O que é o cisto de Bartholin?

Se o orifício de saída da glândula de Bartholin torna-se obstruído, todo o muco por ela produzido acaba ficando retido ao redor da própria glândula, criando um cisto, que nada mais é do que uma tumoração com conteúdo líquido no seu interior. Esse cisto é chamado cisto de Bartholin.

Cerca de 2% das mulheres em idade fértil desenvolvem cisto de Bartholin. As crianças não costumam desenvolver esse problema, porque as glândulas de Bartholin não começam a funcionar até a puberdade. Da mesma forma, os cistos são incomuns após a menopausa, pois as glândulas tendem a se atrofiar e perder função com a idade.

Sintomas

Quando o cisto é pequeno, ele costuma passar despercebido, pois além de não ser facilmente visível ou palpável, ele também é indolor na maioria dos casos.

Quando o cisto cresce para além de 1 cm de diâmetro, e esse processo pode levar de meses a anos, a mulher pode notar o surgimento de uma pequena tumoração (um carocinho) em um dos seus pequenos lábios. O cisto, nesses casos, costuma ser papável e visível, porém mantém-se indolor.

Cistos maiores que 3 cm de diâmetro podem causar algum desconforto ao toque ou dor durante a relação sexual. Quanto maior for o cisto, maior é a chance dele causar desconforto, inclusive ao andar ou sentar.

Tratamento

Nenhum tratamento se faz necessário nos casos de cistos assintomáticos. A paciente pode apenas fazer banhos de assento com água morna e manter a região limpa para evitar sua contaminação. Na imensa maioria dos casos, o cisto desaparece espontaneamente após alguns dias.

Se o cisto crescer muito e estiver causando algum desconforto, seja físico ou estético, ele pode ser drenado através de uma pequena incisão.

Nas mulheres com mais de 45 anos, fase da vida em que esse tipo de cisto começa a ser incomum, é importante o médico avaliar a lesão com cuidado, pois ele pode ser, na verdade, um tumor, e não um cisto simples. Nesses casos, é prudente realizar uma incisão na lesão para podermos fazer uma biópsia e ter certeza de que não se trata de um carcinoma da vulva (leia também: O que são carcinoma e adenocarcinoma?).

O que é o abscesso da glândula de Bartholin?

O abscesso da glândula de Bartholin é uma complicação que surge quando o líquido aprisionado dentro do cisto de Bartholin contamina-se com bactérias e torna-se purulento. Essa complicação também é chamada bartholinite, cujo termo significa inflamação das glândulas de Bartholin.

Abscesso e cisto de Bartholin
Abscesso e cisto de Bartholin

Os abscessos nem sempre são precedidos por cistos perceptíveis e ocorrem três vezes mais frequentemente.

A bactéria que mais comumente infecta o cisto e provoca abscesso da glândula de Bartholin é a Escherichia coli, a mesma que habitualmente provoca os quadros de infecção urinária. Bactérias que normalmente habitam nossa pele, tais como Staphylococcus aureus e Streptococcus spp, também podem ser a causa.

As bactérias que provocam a gonorreia e a clamídia, ambas doenças sexualmente transmissíveis, também podem ser o agente infeccioso responsável pela formação do abscesso.

Sintomas

Ao contrário do cisto, o abscesso é uma tumoração que provoca intensos sintomas. A dor, o inchaço, a vermelhidão e o calor local são as principais características do quadro. Febre não é tão frequente e só ocorre em cerca de 20% dos casos.

Em algumas situações, o abscesso pode drenar espontaneamente, liberando um líquido purulento. Ao ser drenado, os sintomas costumam desaparecer.

Se além do abscesso, a paciente também apresentar corrimento vaginal amarelado ou esverdeado, o ginecologista deve sempre pensar em uma DST como a causa da bartholinite (leia: Tipos de Corrimento Vaginal: Branco, Amarelo, Marrom…).

Tratamento

De maneira oposta ao cisto, que costuma ser assintomático e não requer tratamento específico, o abscesso da glândula de Bartholin habitualmente requer intervenção médica.

Se o abscesso for pequeno e pouco doloroso, a lesão pode ser tratada com banhos de assento frequentes, com duração de 15 minutos, 3 a 4 vezes por dia. Esse procedimento ajuda na drenagem espontânea do pus. Mesmo quando o banho de assento não é suficiente para tratar o abscesso, ele ajuda no alívio dos sintomas.

Na maioria dos casos, porém, o abscesso precisa mesmo de uma intervenção médica, como a drenagem cirúrgica. Esse procedimento é feito com uma simples incisão na lesão, realizada sob anestesia local.

Após o pus ter sido todo drenado, o ginecologista implanta um pequeno cateter de borracha dentro do cisto, que serve para evitar que haja reacúmulo de pus. Esse cateter é retirado após 6 semanas.

Se a paciente não tiver febre e se a drenagem do pus tiver sido feita eficazmente, não é preciso prescrever antibióticos.

Caso o médico ache necessário utilizar antibióticos, ele pode escolher um dos seguintes esquemas:

  • Trimetoprim-sulfametoxazol 160 mg/800 mg de 12/12 horas por 5 a 7 dias.
  • Trimetoprim-sulfametoxazol 160 mg/800 mg de 12/12 horas + amoxicilina-clavulanato 875 mg de 12/12 horas por 5 a 7 dias.
  • Trimetoprim-sulfametoxazol 160 mg/800 mg de 12/12 horas + metronidazol 500 mg de 8/8h por 5 a 7 dias.
  • Doxiciclina 100 mg de 12/12 horas + amoxicilina-clavulanato 875 mg de 12/12 horas por 5 a 7 dias.
  • Doxiciclina 100 mg de 12/12 horas + metronidazol 500 mg de 8/8h por 5 a 7 dias.

Se a causa do abscesso da glândula de Bartholin tiver sido uma DST, como a gonorreia ou a clamídia, o tratamento com antibioterapia dirigida a essas infecções está indicado, pois a simples cura do abscesso não significa que a DST terá sido tratada.

Se após um tratamento bem-sucedido a paciente voltar a apresentar recorrência do abscesso, uma técnica cirúrgica alternativa, chamada marsupialização, pode ser tentada.

Neste tipo de cirurgia, também realizada sob anestesia local, o médico faz uma pequena incisão na lesão e depois sutura as suas bordar com a pele, de forma a manter um pequeno orifício permanentemente aberto para que os fluidos produzidos pela glândula de Bartholin não tenham mais risco de ficarem retidos.

Se a técnica de marsupialização falhar, e a paciente voltar a apresentar episódios de bartholinite, a solução final é uma cirurgia para retirada da glândula de Bartholin. Raramente é preciso chegar a esse recurso mais radical.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


27 respostas para “Glândula de Bartholin: cisto, abscesso e bartolinite”

  1. Joseane

    Olá Dr. Hoje esta fazendo um mês que fiz a drenagem de uma glândula,mais até agora ainda não sicatrisou é normal?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Com um mês de drenagem já deveria estar em processo de cicatrização.

  2. Carol

    Olá, Dr! Vi vários vídeos e textos sobre o cisto e o senhor foi o único (o que me aliviou) que disse que não precisava fazer nada caso não tenha dor ou sintomas. Não tenho sintomas no meu e morro de medo de drenar, realmente posso ficar tranquila em não fazer nada? A única coisa que senti foi diminuição na lubrificação.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se for um cisto assintomático, não precisa fazer nada por agora. Basta acompanhar.

  3. Priscila

    O médico fez aquele pequeno corte para a saída creio d pus, a noite houve um pequeno sangramento é normal?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se foi um sangramento pequeno e que parou rapidamente, não precisa se preocupar, provavelmente foi algum tipo de esforço que fez a ferida sangrar. Basta ficar observando para ver se não sangra mais.

  4. Marilene Gonçalves Pimentel

    Olá, eu tenho essa glândula mais não doí e um caroço duro o que fazer?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se não provoca sintomas, não precisa fazer nada.

  5. Adriana Sarmento Da Costa

    Estou com o cisto a alguns dias,não está dolorido nem inflamado, só está um pouco grande,mas me sinto incomodada e queria que sumisse😩

    Só com os banhos de assento ele vai sumir? Ou devo fazer drenagem com ginecologista?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O ideal é que o ginecologista observasse a lesão. Se está incomodando, pode ser que tenha que drenar.

  6. Mercejane Pereira de Lima

    Tava uma bola muito grande aí o médicofez uma drenagem

  7. Vanderléia Soares Sirqueira

    Tem três dias que estou a glândula inflamada, fiz banho de assento com água morna e vinagre, também estou tomando antibiótico, e anti-flamatorio,e ele rompeu espontânea me.

    Devo usar alguma pomada,e continuar com banhos de assento?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se o abscesso rompeu e a glândula esvaziou todo o pus, basta manter a região limpa com água e sabão neutro. Mas o antibiótico é para tomar por todo tempo que o médico prescreveu.

  8. Adriana

    10 anos atrás tive mais de 7 crises de bartholin, na última crise fiz cirurgia, foi no lado direito.agora cresceu no lado esquerdo, passar por isso de novo aff , pedindo a Deus misericórdia!

  9. Aderlane,

    Fiz biopsia de um cisto medindo 5×4,2x4cm resultado deu cisto da glândula de bertholin. É maligno?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se deu só um cisto, não é maligno.

  10. Patricia

    Estou passando por isso agora já é a 5 vez sempre drena sozinho , mas desta vez está muito mais dolorido e grande, comecei com cefalexina , tomara que drene logo

  11. Rosemy Montalvão

    Há mais de 15 anos sofro com esse problema. Sempre que a glândula inflama vou ao médico e dreno. Só que há uns seis meses ela não diminui mais. Estou bastante incomodada com isso, pois trabalho o dia todo em pé e sofro de dor e desconforto . A melhor solução é extrair a glândula?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      E extração da glândula só costuma ser feita quando mais nada funciona.

  12. Daiane Lima

    Fiz uma cirurgia de barto e foi drenado, esse dreno ele sai sozinho ou tem que ser tirado com auxilio de enfermeiros?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se foi colocado dreno, ele terá que ser retirado depois.

  13. Naildes santos

    A cerca de 12 anos que tenho sintomas de bartolinite.ja fiz cirurgia mais voltou o problema.hj em dia ela ainda me incomoda raramente.mas drena sozinha .Tomo azitromicina e depois que drena desaparece completamente os sintomas. Era horrível logo quando começou.ficava ateh 15 dias sem poder andar soh deitada.era horrível .Sentia febre e emagrecia muito.ia pró médico fazer drenagem tbm. Mas hoje em dia ela está tranquila …Tbm não me preocupar mais pq sei que ela drena por ela mesmo e não preciso mais ir ao médico para fazer a drenagem que eh muito doloroso.horrivel não desejo pra ninguém essa dor.

    1. Bianca

      Faz duas semanas que o meu drenou sozinho mas ficou um buraco e agora estou com a sensação que está crescendo novamente….nossa doi demais, fiquei 4 dias comendo e bebendo deitada…que dor insuportável!

  14. Dilanez Ribeiro de Oliveira

    Gente tou paddando por isso ja fui ao médico e ele mim pasdou antibiótico para tomar 7 dias so q ta grande mas não dei quando ta bom pra drena vcs sabem como faz para drenar sozinho mim ajuda por favor

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Se estiver mesmo grande, o ideal é drenar de forma cirúrgica. Você pode até aplicar compressas quentes pra ver se ele drena sozinho, mas o ideal é que um médico faça isso.

    2. paula

      sofro com bartolinite a 5 anos e a glandula sempre drenou sozinha , no mesmo quando a glandula estava muito infecionada , tomava o antibiotico e com uns 4 dias tomando ela drenava sozinha

  15. Renata Silva

    Muito elucidativo, obrigada.