Estatinas: remédios para baixar o colesterol

Dr. Pedro Pinheiro

comment 51 Comentários


O que são as estatinas?

As estatinas, também conhecidas como inibidores da HMG-CoA redutase, são atualmente os medicamentos mais usados para tratar a dislipidemia (colesterol alto).

As estatinas reduzem o risco de mortalidade em pessoas com alto risco de doença cardiovascular. As opções existentes no mercado são: Sinvastatina, Atorvastatina, Pravastatina, Rosuvastatina, Lovastatina, Fluvastatina e Pitavastatina.

A nossa taxa de colesterol sanguíneo tem duas origens: dieta e produção pelo fígado. As pessoas com colesterol alto podem tê-lo devido a uma dieta rica em gordura ou porque seu fígado produz mais colesterol do que o necessário.

As estatinas são cientificamente chamadas como inibidores da enzima HMG-CoA redutase. A HMG-CoA redutase é uma das enzimas do fígado responsáveis pela produção de colesterol. Dependendo da dose e do tipo de estatina usada, a redução do colesterol LDL (colesterol ruim) pode ser superior a 60%.

As estatinas não são as únicas drogas disponíveis no mercado para tratar o colesterol alto, porém, são as que apresentam os melhores resultados nos estudos científicos.

As estatinas comprovadamente inibem o acúmulo de colesterol nas artérias, um processo chamado de aterosclerose, que a longo prazo leva a doenças cardiovasculares graves, como infarto e AVC (leia: INFARTO DO MIOCÁRDIO | Causas e prevenção e AVC | ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL).

Melhores remédios para baixar colesterol

Além das estatinas, há no mercado uma variedade de drogas indicadas para o tratamento do colesterol alto, entre elas, Ezetimiba, colestiramina, ácido nicotínico e fibratos. Todavia, nenhuma destas apresenta o mesmo desempenho que as estatinas nos estudos científicos*.

* Recentemente entrou no mercado uma nova classe de fármacos para redução do colesterol chamada inibidores da PCSK9. Nos estudos iniciais, esses medicamentos tiveram resultados semelhantes às estatinas na prevenção secundária do infarto. No Brasil, o alirocumabe e o evolocumabe são os dois fármacos dessa família já aprovados pela ANVISA.

Mesmo entre as estatinas, os resultados variam, havendo algumas drogas claramente mais potentes que outras.

A Rosuvastatina e a Atorvastatina são as duas estatinas mais potentes, com maior capacidade de redução dos níveis do colesterol LDL. Sinvastatina, Pravastatina e Pitavastatina têm potência intermediária, enquanto a Fluvastatina e Lovastatina são as estatinas menos potentes.

Tabela: Potencial de redução do colesterol LDL de acordo com a dose prescrita de cada estatina (no celular, veja a tabela com o telefone na horizontal)

Redução LDLATVFLVLOVPRVRSVSNV
10-20%20 mg10 mg10 mg5 mg
20-30%40 mg20 mg20 mg10 mg
30-40%10 mg80 mg40 mg40 mg5 mg20 mg
40-45%20 mg80 mg80 mg5-10 mg40 mg
46-50%40 mg10-20 mg
50-55%80 mg20 mg
56-60%40 mg
ATV: atorvastatina; FLV: Fluvastatina; LOV, Lovastatina; PRV: Pravastatina; RSV: Rosuvastatina; SNV: Sinvastatina.

A Rosuvastatina e Atorvastatina também são as que possuem melhores resultados na redução dos triglicerídeos e no aumento do colesterol HDL (colesterol bom). Em relação ao HDL, doses elevadas de Sinvastatinas também apresentam bons resultados.

Apesar dos diferentes resultados, todas as estatinas são eficazes para reduzir o colesterol LDL e aumentar o colesterol HDL. A Rosuvastatina e a Atorvastatina são as estatinas mais eficazes, mas também as mais caras.

Nem todo paciente precisa da droga mais potente para controlar seu colesterol. Mesmo a Fluvastatina, que é a menos potente das estatinas, quando em doses altas, pode conseguir reduções de até 40% nos valores de colesterol LDL, o que é suficiente para muitos pacientes.

O ideal é pesquisar bem os preços das estatinas no mercado e conversar com o seu médico sobre qual é a melhor opção para o seu caso individual. Nem todo mundo precisa da estatina mais cara.

Efeitos colaterais

Além de ser o grupo de medicamentos para baixar o colesterol com maior eficácia, as estatinas também são as que apresentam menores taxas de efeitos colaterais. Isso, porém, não significa que eles não ocorram. Entre os efeitos potencialmente mais graves, podemos citar:

Lesão do fígado

Estudos mostram que 0,5 a 1% dos pacientes que tomam uma estatina pode apresentar sinais de lesão leve do fígado e 0,1% pode ter lesões mais graves, como hepatite medicamentosa.

O diagnóstico da toxicidade hepática é feito através do doseamento das transaminases do sangue (TGO e TGP). Níveis elevados de TGO e TGP podem indicar lesão hepática provocada pelas estatinas.

As lesões do fígado geralmente surgem nos primeiros 3 meses de tratamento e, se forem discretas, costumam regredir espontaneamente, mesmo que o tratamento não seja interrompido.

Nas lesões hepáticas mais relevantes, como no caso de elevação da TGO e da TGP em mais que três vezes o valor normal, apenas redução da dose costuma ser suficiente. Na imensa maioria dos casos, não é preciso suspender o tratamento definitivamente.

Pacientes com doença conhecida do fígado, como cirrose hepática, devem evitar o uso de estatinas.

Obs: a Fluvastatina parece ser a que mais frequentemente provoca alterações nos exames do fígado.

Lesão muscular

A toxicidade dos músculos é outro efeito colateral possível das estatinas. Cerca de 2% a 10% dos pacientes em uso de uma estatina podem queixar-se de dor muscular ou câimbras. 0,5% aprestam miosite, que é uma inflamação do músculo, caraterizada por dor e fraqueza em alguns grupamentos musculares, como nos músculos da coxa. 0,1% apresenta rabdomiólise, que é uma lesão grave do músculo.

A Pravastatina e a Fluvastatina são as drogas que menos causam lesão muscular. Nos pacientes com queixas de dor muscular e/ou aumento dos níveis de CK sanguínea (CK é a enzima que aumenta nos casos de lesão muscular), deve-se tentar reduzir a dose da estatina ou trocá-la por uma destas duas menos tóxicas aos músculos.

Obs: pacientes com hipotireoidismo apresentam maior risco de lesão muscular pelas estatinas.

Não se indica solicitar exames para dosar TGO, TGP e CK de rotina em pacientes que usam estatinas. Porém, antes do início do tratamento é interessante saber quais são os valores basais do paciente para futura comparação, caso seja necessário.

Temos um artigo específico sobre a lesão muscular provocada pelas estatinas: Dor Muscular Provocada por Remédios para Colesterol.

Diabetes mellitus

Nos últimos anos tem havido uma crescente preocupação em relação ao aumento de casos de diabetes provocados pelo uso das estatinas. O que se sabe atualmente é que o risco é baixo e ocorre principalmente nos pacientes que fazem uso de doses elevadas de estatinas. Nestes, a incidência de diabetes parece ser de 0,5 a 1%.

Como tomar o remédio do colesterol

A produção de colesterol pelo fígado parece ser mais intensa durante a madrugada, quando o indivíduo está em jejum prolongado. Por isso, geralmente aconselhamos os pacientes a tomar suas estatinas à noite. Todavia, as estatinas mais novas , como a Atorvastatina e a Rosuvastatina, têm um tempo de ação mais prolongado que a sinvastatina, podendo ser tomadas a qualquer hora do dia.

As estatinas podem ser tomadas fora ou durantes as refeições, exceto pela Lovastatina que deve ser tomada junto com os alimentos, pois estes potencializam sua absorção.

As estatinas devem ser tomadas diariamente. Em raros casos, o médico pode sugerir o uso em dias alternados, principalmente nos pacientes que apresentam efeitos colaterais. Aparentemente tomar uma estatina dia sim, dia não, só é eficaz se a dose do comprimido for aumentada.

Apesar de na teoria ser uma opção, não há estudos que provem que o uso de estatinas em dias alternados tenha os mesmo resultados que o uso diário.

Interações medicamentosas

As estatinas podem interagir com vários outros medicamentos. O principal risco é o aumento dos casos de lesão muscular.

Os medicamentos que costumam ter interação com as estatinas são:

  • Antirretrovirais usados no tratamento do HIV.
  • Eritromicina.
  • Itraconazol.
  • Claritromicina.
  • Ciclosporina.
  • Diltiazem.
  • Verapamil.
  • Genfibrozila.

O consumo excessivo de álcool também aumenta o risco de lesão muscular e hepática pelas estatinas (leia: ALCOOLISMO | Quando a bebida torna-se um problema).


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


51 respostas para “Estatinas: remédios para baixar o colesterol”

  1. LUIS HAN

    Doutor, faço uso de Rosuvastatina Cálcica (Plenance 10mg) há 10 meses. Dias atrás tive hematúria macroscópica juntamente com bilirrubinas alteradas (indireta duas vezes mais do que o valor de referência), porém TGO/TGP normais. O fígado pode ter sido danificado?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O problema é que a hematúria e o TGO/TGP normais não se encaixam muito bem no quadro de toxicidade hepática pela estatina. Tem que investigar melhor.

  2. Maikol Ferreira

    Comecei dieta cetogênica, meu colesterol e triglicerídeos aumentaram
    Colesterol total de 220 para 279
    E triglicerídeos de 130 para 212
    Se tomar sinvastatina corta a cetose? Como ficaria a dieta comecei a poucos dias perdi 3 kg estou fazendo jejum intermitente também

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Estatina não corta a cetose.

  3. Cleide

    Posso tomar a sinvastantina ao invés de rosuvastantina? Por que a rosuvastantina é muito caro.

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Mas a rosuvastatina é muito mais potente. Se você estiver precisando de doses elevadas da sinvastatina, o risco de efeitos colaterais também aumenta. Porém, você pode sempre conversar com o seu médico se o preço da rosuvastatina estiver sendo um problema.

  4. Satie Oda

    Qual a diferença entra Sinvastatina 20 mg e a Pitavastatina Calcica 2mg, além do preço exorbitante de uma em comparação a a outra…..

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não muita. Não vale a pena usar o mais caro. Basta utilizar a dose equivalente do medicamento mais barato.

  5. Paulo Josoe Moraes Pires

    Dr, já tomei Rosuvastatina 10mg, mas da uma dor muscular terrivel e insônia, posso tomar Lipidil não vai dar este efeitos colaterais?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O fenofibrato (lipidil) não serve para baixar o colesterol, ele é utilizado apenas no controle dos triglicerídeos. O indicado nesses casos é trocar de estatina e iniciar com uma dose mais baixa.

  6. Marcelo Siqueira

    Por indicação médica vou começar tomar Rosuvastatina, mas verifiquei a questão de efeitos como dores musculares, jogo futebol tambem, pergunto: alem das dores seria um facilitador para lesões como distensões e etc?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Há um risco maior de lesão muscular, mas os estudos em atletas têm mostrado que as estatinas não pioram o desempenho muscular durante o exercício. Portanto, em princípio, você não deverá notar grandes diferenças.

  7. Tiago Bonotto Tosin

    Faço uso de Isotretinoína (20mg), posso usar estatinas simultaneamente ou há contra indicações?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Ambos podem causar lesão do fígado. Deve-se ter cuidado com essa associação.

  8. Carlos Miranda

    Estou a tomar Pitavastatina gostava que o Dr. me informasse se posso mudar para Atorvastatina

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      São medicamentos com a mesma finalidade. Agora, eu não posso de forma alguma pela Internet autorizar ou endossar qualquer troca de medicamentos, ainda mais sem conhecer o paciente.

  9. samyra

    Estou tomando rosuvastatina a 3 meses e tenho crises terríveis de sinusite. Posso trocar por outro??? Os efeitos colaterais serão os mesmos???

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sinusite não é um efeito colateral muito comum da rosuvastatina. Algum médico lhe disse que isso era do medicamento?

  10. Silvana

    Eu estou tomando rosuvastatina calcica há 3 meses e emagreci, gostaria de saber se isso é normal?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não deve ter tido relação com o medicamento. Rosuvastatina não emagrece.

  11. Fla R

    meus triglicerídeos deram baixos e o colesterol ldl deu alto e hdl baixo, é normal?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Me explique melhor o que você quer dizer com normal?

  12. Gabriela Fernanda

    atorvastatina tem a mesmas substancias do rosuvastatina ?eles podem ser trocado ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não são iguais, mas são parecidas.

  13. Julliana Reis

    Tomo sivastatina a dois meses e venho apresentando olhos levemente amarelados. Sera que posso estar com Hepatite ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se você acha que possa estar com icterícia, é uma possibilidade. Tem que pedir para um médico lhe ver.

      1. Nelson

        Doutor se começar a medicação para baixar o colesterol e o mesmo voltar para ao normal e possível suspender o remédio?
        Obs: o remédio é o crestor

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
          Dr. Pedro Pinheiro

          Não, porque o colesterol volta a subir sem o medicamento.

  14. Elevitico santso

    miha mae toma sinvasta qual a vantagem em trocar pela pravasta?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      É mais potente e causa menos dores musculares. Mas se ela está bem adaptada à sinvastatina, não é preciso trocar.

  15. adriano

    Dr. Logo que comecei a tomar sivastatina estou sentindo uma ardência ao urinar, um certo desconforto. E normal esse desconforto?

  16. Marilene Lima Moura

    Quanto tempo posso tomar livalo??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não tem limite.

  17. aline

    Boa noite , meu marido tem que fazer uma cirurgia de visicula mas o colesterol dele está alto deu 258 ele pode ser submetido a cirurgia ? E pode fazer o uso da sinvastatina antes e depois de ser operado ?Inclusive foi um clinico geral que receitou para ele a um tempo atras.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O valor do colesterol não costuma ser empecilho para cirurgia. Se foi indicado por algum médico, não há problema algum em usar a sivastatina.

  18. Thamiris

    Dr. boa tarde!
    Minha mãe está com uma hérnia em estado avançado, porém devido ao fato d estar com anemia e alto colesterol esta impossibilitada de fazer a cirurgia, o medico passou remédio para anemia, e pediu que cuidasse da alimentação para o colesterol baixar, porem acho que ela não dispõe de muito tempo, tendo em vista que a hérnia já saiu para fora, neste caso pode-se tomar algum destes remédios para baixar mais rápido o colesterol dela?…

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Os valores do colesterol não impedem cirurgia. Anemia, sim.

  19. Luzia

    Qual a diferença da Sinvastatina e Resuvastatina Cálcica ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      A rosuvastatina é mais potente, mas também é mais cara.

  20. Luciana

    Doutor, porque a sinvastatina causa dor muscular? Quais os efeitos dela nós músculos?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      É por lesão direta das células musculares.

  21. Sarah

    Doutor,
    Gostaria de saber se o LIVALO (Pitavastatina Cálcica) de 2 mg, tem interação com YAZ (Drospirenona 3mg e Clatrato de etinilestradiol betaciclodextrina 0,02mg) reduzindo seu efeito contraceptivo?

    Atenciosamente,

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não atrapalha.

  22. Felipe

    Doutor, mais uma dúvida. A Sinvastatina pode causar infecção urinária ou algo do tipo, aumentar demais a frequência da urina, esta sem dor ou ardência, sem cor ou cheiro ruim, apenas vontade frequente (30 em 30 min aproximadamente) e a sensação de um certo peso? Pode ter a ver com a medicação se começou dias após a ingestão de nova dose?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Aumento da frequência de infecção urinária ou dor ao urinar não costumam ser um efeitos colaterais da sinvastatina.

  23. Felipe

    Quando o médico dobra a dose da Sinvastatina de 20MG pra 40MG e logo nos primeiros dias o paciente sente uma dor muscular (na região abaixo do peito, mais perto do estômago, dor que diminui com um analgésico), esse é um efeito da Sinvastatina que deve fazer o paciente procurar seu médico rapidamente ou é algo que ele pode esperar pra ver se reverte, pois o organismo pode estar se acostumando com a nova dose e não é uma urgência?

  24. breda borda

    Na sinvastatina tem o corante TARTRAZINA. Esse corante não é cancerígeno? Tenho medo!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não há nenhuma prova de que a tartrazina seja cancerígena. Também não existe nenhum estudo que mostre aumento da incidência de câncêr em pessoas medicada com a sinvastatina.

      1. breda borda

        Obrigada.

  25. claudio ponti

    O artigo menciona que “não se indica solicitar exames para dosar TGO, TGP e CK de rotina em pacientes que usam estatinas.” Por quê não? E se houver queixa do paciente quanto a dores musculares, como se dará o diagnóstico da causa?

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Se houver queixas, a dosagem está indicada. O que não se deve fazer é dosar TGO e TGO de rotina, ou seja, de tempos em tempos sem que haja algum motivo que indique a realização do exame.