Alergia à Penicilina: sintomas e tratamento

Dr. Pedro Pinheiro

comment 80 Comentários


Introdução

A penicilina é o mais antigo dos antibióticos, tendo sido descoberta em 1928 pelo médico Alexander Fleming.

Quase 100 anos depois do seu desenvolvimento, a penicilina e seus derivados continuam sendo amplamente utilizados na prática médica como uma das principais armas contra infecções bacterianas.

A alergia às penicilinas é uma situação tão comum que 1 em cada 10 pacientes refere ser alérgico a esta classe de antibióticos.

O que são as penicilinas?

A penicilina foi o primeiro antibiótico a ser usado em larga escala no mundo. Hoje em dia, quando falamos em penicilina já não nos referimos mais àquele antibiótico descoberto no início do século XX, mas sim ao grande grupo de antibióticos desenvolvidos a partir daquela primeira droga.

Portanto, quando falamos que um paciente é alérgico à penicilina, queremos dizer que o paciente é, na verdade, alérgico a todos os antibióticos da família da penicilina, que são:

  • Amoxicilina.
  • Ampicilina.
  • Azlocilina.
  • Carbenicilina.
  • Cloxacilina.
  • Dicloxacilina.
  • Mezlocilina.
  • Nafcilina.
  • Oxacilina.
  • Penicilina G.
  • Penicilina V.
  • Penicilina Benzatina (Benzetacil).
  • Piperacilina.
  • Ticarcilina.

Apesar de serem da mesma família, as diferentes penicilinas possuem atividades contra bactérias e infecções distintas. Por exemplo, a amoxicilina é frequentemente usada para infecções respiratórias simples, enquanto a piperacilina costuma ser indicada para diversos tipos de infecção hospitalar.

As penicilinas mais próximas do antibiótico originalmente descoberto por Alexander Fleming são as Penicilina G, Penicilina V e Penicilina Benzatina (Benzetacil).

Devido ao grande grau de resistência bacteriana, estes antibióticos são muito pouco usados atualmente, ficando restritos ao tratamento da sífilis e de algumas infecções de garganta.

Reações adversas às penicilinas

Dizemos que o paciente tem alergia à penicilina somente quando o mesmo desenvolve uma reação alérgica, ou seja, uma reação do sistema imunológico após receber algum antibiótico da família da penicilina.

Este conceito parece óbvio, mas não é. A penicilina, como qualquer outra droga, pode causar efeitos colaterais que nada têm a ver com reações imunológicas, não sendo, portanto, reações alérgicas.

As reações adversas não alérgicas, tais como queimação no estômago, mal estar, náuseas, diarreia, tontura e dor de barriga, são muito mais frequentes que as reações alérgicas propriamente ditas. O problema é que muitos pacientes interpretam estas reações como um sinal de alergia e passam a se rotular como “alérgicos à penicilina”.

Muitas dessas pessoas chegam aos seus médicos e já avisam logo que são alérgicas. Nem sempre o profissional de saúde perde o tempo necessário avaliando se a reação que o paciente teve à penicilina realmente se encaixa em um quadro de alergia. Deste modo, a informação errada, criada por uma pessoa leiga, acaba sendo equivocadamente ratificada pelo médico, tornando-se uma verdade descrita nos prontuários e atestados médicos.

O fato é que, estatisticamente, um em cada 10 pacientes se considera alérgico às penicilinas. Todavia, quando vamos estudar adequadamente seus sistemas imunológicos, descobrimos que até 90% destas pessoas não são realmente alérgicas às penicilinas, não havendo nenhuma contraindicação ao uso desta classe de antibióticos.

Além do diagnóstico equivocado de alergia, há um outro dado importante que contribui para esta falsa estatística: a alergia à penicilina pode desaparecer com o tempo.

Cerca de 80% dos pacientes que tiveram um quadro de alergia a um antibiótico da família da penicilina podem deixar de ser alérgicos se ficarem 10 ou mais anos sem ter contato com este antibiótico.

Portanto, se você teve um quadro de alergia a uma penicilina na infância e nunca mais foi exposto a essa classe de antibióticos, é bem possível que não seja mais alérgico, podendo voltar a usar a penicilina sem nenhum perigo.

Sintomas

As alergias, também chamadas de reação de hipersensibilidade, são reações de origem imunológica, que ocorrem por uma resposta inapropriada e exagerada do sistema imune a algumas estruturas presentes nos medicamentos.

Entre os sinais e sintomas típicos da alergia à penicilina podemos citar:

  • Urticária – caracterizada por placas avermelhadas com relevo na pele, que coçam muito (leia: Urticária – Sintomas e tratamento).
  • Rash cutâneo – caracterizado por manchas vermelhas pelo corpo, sem relevo e sem comichão.
  • Prurido – caracterizado por uma coceira intensa, sem necessariamente haver lesões visíveis na pele.
  • Angioedema – inchaço de mucosas, como lábios, olhos, boca e língua (leia: Angioedema – Causas, sintomas e tratamento).

Em casos graves é possível haver choque anafilático, evento que é caracterizado por queda na pressão arterial, dificuldade de respirar causada por intenso espasmo das vias aéreas (broncoespasmo) e edema da laringe. Esse quadro é uma emergência médica e pode levar o paciente ao óbito se não for tratado rapidamente.

Tipos de alergia

Quando um paciente desenvolve um quadro sugestivo de alergia à penicilina é importante tentar determinar o intervalo de tempo entre o uso do medicamento e o aparecimento dos sintomas de alergia.

Chamamos de reações de hipersensibilidade imediata aquelas reações alérgicas que surgem na primeira hora após o contato com a penicilina.

As reações de hipersensibilidade tardia são aquelas ocorrem várias horas ou até dias depois da exposição ao fármaco. Geralmente, o paciente já vinha fazendo uso do antibiótico por vários dias antes de ter qualquer reação.

Essa distinção é importante, pois as reações imediatas são causadas por um anticorpo chamado IgE, sendo as mais perigosas, devido ao risco de causarem reações anafiláticas.

Pacientes com história de reações de hipersensibilidade imediata não devem ser reexpostos a tratamentos com penicilinas.

As reações tardias são geralmente benignas e não costumam causar reações alérgicas mais graves.

Diagnóstico

Na maioria dos casos, os médicos aceitam como verdadeira a informação de alergia trazida pelo paciente. Devido ao medo de processos legais, a maioria dos médicos opta por não prescrever antibióticos da família da penicilina se o paciente se rotular como alérgico, mesmo que os sintomas descritos não sejam propriamente de alergia.

Em alguns casos porém, a confirmação da alergia torna-se útil. Exemplos:

  • Nos casos de sífilis, a penicilina ainda é o antibiótico mais efetivo e seu uso deve ser indicado sempre que possível.
  • Pacientes com infecção de garganta ou sinusite de repetição acabam precisando de antibióticos desnecessariamente mais fortes se não puderem tomar penicilinas.
  • Um paciente com história de alergia ocorrida há muitos anos já pode não ser mais alérgicos, não sendo necessário evitar as penicilinas em infecções mais simples.

O teste mais usado para diagnóstico da alergia à penicilina é o teste cutâneo. Este teste consiste na aplicação de uma quantidade mínima de penicilina no tecido subcutâneo. Se o paciente for alérgico, uma pequena reação alérgica irá aparecer no local da aplicação após cerca de 15 a 20 minutos.

Os tetes cutâneos devem ser administrados somente por médicos imunoalergistas, de preferência em ambiente hospitalar. Esse teste é contraindicado em pacientes que já tiveram reação alérgica grave à penicilina, como necrólise epidérmica tóxica ou síndrome de Stevens-Johnson.

Se o teste for negativo, ou seja, se não houver reação alguma à injeção, o paciente não apresenta alergia à penicilina, podendo voltar a fazer uso deste antibiótico com segurança.

Apenas 1% dos pacientes com teste negativo apresentam sinais de alergia grave ao voltarem a tomar penicilina. Em geral, para se ter certeza, pedimos que o paciente tome um comprimido de penicilina e espere no hospital por cerca de duas horas para descartamos qualquer reação alérgica mais séria.

Reação cruzada às penicilinas

Quando o paciente descobre ser alérgico a uma penicilina, ele deve ser encarado como alérgico a todas as outras também. O paciente não é somente alérgico a amoxacilina ou a benzetacil, ele é alérgico às penicilinas em geral.

As cefalosporinas são uma classe de antibióticos que apresentam algumas semelhanças estruturais com as penicilinas. As penicilinas e as cefalosporinas são didaticamente agrupadas em uma grande grupo de antibióticos chamado de antibióticos betalactâmicos.

Inicialmente, todo paciente alérgico às penicilinas deve também ser encarado como alérgico às cefalosporinas. Na verdade, apenas cerca de 10% apresentam alergia para essas duas classes, mas sem a realização dos testes cutâneos é impossível saber quem é alérgico somente às penicilinas e quem tem alergia às duas classes de antibióticos.

Para saber mais sobre outras classes de antibióticos, leia: ANTIBIÓTICOS | Tipos, resistência e indicações

Tratamento

Os pacientes com alergia às penicilinas não devem mais ser tratados com essa classe de antibiótico. Apesar desta restrição significar a impossibilidade de usar antibióticos muito comuns, como amoxicilina, oxacilina e piperacilina, na maioria das infecções é possível arranjar em esquema antibiótico alternativo eficaz.

Porém, se o médico achar que o tratamento com um derivado da penicilina é essencial para a cura de uma determinada infecção, o mesmo pode lançar mão de um procedimento chamado dessensibilização à penicilina.

Esse procedimento consiste na administração, dentro de um ambiente hospitalar, de penicilina em doses crescentes a cada 15 minutos de forma a “acostumar” o organismo à droga, impedindo temporariamente que haja alguma reação alérgica. A primeira administração é feita habitualmente com 0,01% da dose normal. Após sucessivos intervalos de 15 minutos, administra-se o dobro da dose anterior até que se chegue a dose plena desejada para tratar uma infecção.

Por exemplo, se dose normal for de 500 mg em cada comprimido, a dessensibilização é inciada com uma dose de 0,05 mg. Após 15 minutos administra-se 0,10 mg; após mais 15 minutos, 0,20 mg, e assim por diante, até chegar a 500 mg. O processo todo demora algo em torno de 4 horas. O paciente, então, pode tomar os comprimidos em dose habitual durante o tempo determinado pelo médico (por exemplo: 500 mg a cada 8 horas por 10 dias)

É importante destacar que esse procedimento tem efeito temporário. Se o paciente ficar 24 a 48 horas sem tomar o antibiótico, a dessensibilização perde efeito e o paciente volta a não poder tomar antibióticos à base de penicilina.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


80 respostas para “Alergia à Penicilina: sintomas e tratamento”

  1. Romulo Henrique Andrade Silva

    Doutor , parabéns pelo Site . Eu fui displicente e numa consulta esqueci de comunicar minha alergia a penicilina daí foi receitado a amoxilina + clavulanato + potássio . Depois de 8 comprimidos cortei o medicamento porque lembrei da alergia . Até então não percebi nenhum sintoma aparente. Procurei a urgência e foi sugerido cortar o medicamento e usar o anti alektros. Ainda corro risco de desenvolver algo sério .

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se você tomou 8 comprimidos e não sentiu absolutamente nada, talvez a sua alergia à penicilina tenha melhorado (algumas pessoas deixam de ser alérgicas após alguns anos). O ideal é fazer uma avaliação com um alergologista. Quem tem alergia à penicilina, habitualmente desenvolve sintomas já após o primeiro comprimido.

  2. Diego Antunes

    Olá Doutor, fiz o teste de alergia a Penicilina quando era bem Gurizinho com 07 anos de idade, hoje estou com 33, no Sus não se faz mais, e onde moro não consigo achar um Imunoalergologista, tenho medo de tomar e poff rs.

    Irei continuar na busca do especialista

  3. Francine

    Criança com asma pode tomar amoxicilina

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se ela não tiver alergia a derivados da penicilina, sim.

  4. Maria Teresa

    Apenas dar meus parabéns pela excelente explicação!

  5. Helena da Silveira

    Excelente explicação, obrigada! A taxa de pessoas que pensam que (ainda) são alérgicas é enorme face às quer ealmente o são. A razão pela qual não se fazem mais despistes é puramente burocrática? Esses dados deveriam ser atualizados na OMS.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Basta procurar um imunoalergologista. A maioria das pessoas não o faz por falta de informação ou por dificuldade em ter acesso a esse especialista.

  6. Dalton

    Olá Dr. não tenho problemas com amoxicilina cp, em tese, posso tomar benzetacil? Abraço.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se você não faz nenhuma reação à amoxicilina, a princípio não há porque temer a penicilina benzatina.

  7. maria das gracas

    tenho alergia a penicilina, posso tomar Azitromicina?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Em princípio, sim. São antibióticos de famílias diferentes.

  8. Sandra

    Meu filho é alérgico a pinicilina e dipirona. Ele pode tomar vacina de febre amarela??????

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      São substâncias bem diferentes.

  9. Renato Ramalho

    Já presenciei um caso de alergia a penicilina que provocou um choque no paciente e o levou a óbito. Havia uma indicação médica de 10 aplicações de um tipo de penicilina. Na 4ª aplicação ocorreu o choque e mesmo sendo socorrido prontamente por médico, não foi possível recuperar o paciente. Talvez possa ser porque na época, 40 anos aproximadamente, não houvesse recursos suficientes.

  10. Fernando Pitsch

    O uso de identificadores como pulseiras de alertas médicos pode ajudar no caso de uma emergência com um alérgico a penicilina?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim.

  11. Thiago Castagnara

    Sou alérgico a penicilina mas o médico me receitou um remédio que contém amoxicilina. Ele disse que é penicilina sintética. Não sei a qual tipo de penicilina sou alérgico, mas quando pequeno não podia tomar bezetacil. Será que pode me dar alguma reação alérgica??? O medicamento é pyloripac ibp

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se você realmente for alérgico à penicilina, pode sim haver reação à amoxicilina.

  12. Gessica Belo

    Boa tarde! Queria saber pq os médicos não vêem isso logo de cara! Quando eu tinha 12. anos fiquei 10 dias internada com manchas vermelhas e caroços na perna fiz biopisia e ate então meu diagnostico foi febre reumática! Então desde então toda vê que minha garganta ficava inflamada eu tomava amoxicilina e dai uns dias aparecia essas manchas a ponto de eu nem consegui andar! E Isso foi minha vida toda! Hj tenho 23 anos e minha garganta inflamou tomei amoxilina e novamente aconteceu resolvi ir no medico expliquei meu histórico e ele levantou a questão da amoxicilina tomei um soro com dipirona para as dores e outro remédio para que se fosse da amoxilina iria começar a melhorar! Dito e feito com 30 minutos eu já estava andando normal e as manchas já estava mais clara! Ai te pergunto 11 anos pra descobrir isso? Uma coisa que deveria ter cido o inicio de tudo! Agora vou fazer exames com especialista direitinho

  13. diogo moraes

    Olá, estou com um paciente alergico a Penicilina, cefalexina e azitromicina e vou fazer implante dentario nele. Qual seria a melhor alternativa para esse caso?
    obrigado desde ja

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      São poucas as opções por via oral. Talvez uma clindamicina ou uma quinolona de amplo espectro, que atue sobre gram positivos e anaeróbios sejam opções.Tem que ver que bactérias exatamente você deseja cobrir.

  14. Catia Rodrigues

    Boa Noite a substancia tirotricina nao é aconselhável a pessoas alérgicas à penicilina

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não tem relação.

  15. Paulo Junior

    Fui receitado pelo medico para tomar uma Benzetacil 2400000 em dose unica, mais não estou encontrei em lugar nenhum. O que pode substituir a benzetacil ?
    A amoxilina pode substituir ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Depende da infecção que se pretende tratar. Se for sífilis, por exemplo, não serve. Agora, benzetacil é um medicamento muito comum, é estranho você não estar encontrando.

  16. Anne Souza

    quem é alergico a penicilina pode tomar ela e tomar um remedio anti alergico, ou corta o efeito?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Um anti-histamínico simples não costuma ser suficiente para prevenir um episódio de alergia em pessoas alérgicas à penicilina.

      1. Anne Souza

        obrigado

  17. Anne Souza

    minha mãe é alergica a penicilina e foi diaginisticada com streptococcus beta-hemolitico grupo C e grupo G, a medica dela não viu direito os exames dela que dizia la que tinha sensibilidade a penicilina e mesmo minha mãe falando que era alergica passou um remedio pra ela que contem penicilina, e disse que se ela passasse mal fosse pra emergencia, so que minha mãe tomou o remedio com a penicilina e tomou outro, um anti-alergico, gostaria de saber se o anti alergico vai cortar o efeito do remedio que a medica passou?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se a pessoa é realmente alérgica à penicilina, ela não deve tomar penicilina. Mesmo tomando anti-alérgico. A questão é ter certeza de que ela é realmente alérgica. A maioria das pessoas que dizer ser, na verdade não o são.

      1. Anne Souza

        muito obrigado

  18. Anne Souza

    minha mãe é alergica a penicilina e foi diaginisticada com streptococcus beta-hemolitico grupo C e grupo G, a medica dela não viu direito os exames dela que dizia la que tinha sensibilidade a penicilina e mesmo minha mãe falando que era alergica passou um remedio pra ela que contem penicilina, e disse que se ela passasse mal fosse pra emergencia, so que minha mãe tomou o remedio com a penicilina e tomou outro, um anti-alergico, gostaria de saber se o anti alergico vai cortar o efeito do remedio que a medica passou?

  19. Sephora Michelini

    A sulfa seria um bom substituto para quem tem alergia a penicilina??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Depende da situação. Há infecções que podem ser tratadas com derivados da penicilina, mas que derivados da sulfa não ajudam.

  20. Sephora Michelini

    A sulfa seria um bom substituto para quem tem alergia a penicilina??

  21. Rose

    Se o pai tem alergia a penicilina, o feto pode ter essa alergia ainda na barriga da mãe? Se o feto tiver alergia a penicilina e a mãe tomar o medicamento durante a gravidez,isso pode ocasionar um aborto?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não.

  22. Rose

    Se o pai tem alergia a penicilina, o feto pode ter essa alergia ainda na barriga da mãe? Se o feto tiver alergia a penicilina e a mãe tomar o medicamento durante a gravidez,isso pode ocasionar um aborto?

  23. Carolina

    Olá! Comecei a tomar amoxicilina como precaução após retirar os sisos, e após 4 dias iniciei com febre que precisava tomar antitérmico a cada 4 hs, voltei ao dentista e não havia nada infeccionado, ele trocou o antibiótico por clavulon (que também tem amoxicilina) e a febre persistiu, porém não tinha nenhum outro sintoma, nenhuma dor, nem no local das extrações, fui ao medico e não acharam nada. Parei de tomar o medicamento e a febre parou no dia seguinte. Febre pode ser uma reação alérgica a amoxicilina/penicilina?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Antibióticos podem dar febre. Mas isso não é considerada uma reação alérgica.

    2. Lu

      Carolina, parece que você está falando de mim. Também tenho febre proveniente do uso de alguns medicamentos como ciprofloxacino e pyridium. Estou em busca de respostas de especialistas e espero descobrir logo.

  24. Carolina

    Olá! Comecei a tomar amoxicilina como precaução após retirar os sisos, e após 4 dias iniciei com febre que precisava tomar antitérmico a cada 4 hs, voltei ao dentista e não havia nada infeccionado, ele trocou o antibiótico por clavulon (que também tem amoxicilina) e a febre persistiu, porém não tinha nenhum outro sintoma, nenhuma dor, nem no local das extrações, fui ao medico e não acharam nada. Parei de tomar o medicamento e a febre parou no dia seguinte. Febre pode ser uma reação alérgica a amoxicilina/penicilina?

  25. Luríssima Conceito

    Boa noite, qdo era crianca tinha alergia a penicilina. Estou gravida e o medico disse que vou precisar tomar a Cefalospotina, teria algum risco? Obrigada

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode ter. O ideal era consultar um imunoalergologista para ouvir a opinião dele.

  26. Gabriel P. Santos

    Bom dia,
    Uma pessoa não alérgica à Amoxicilina, pode ser alérgica à Penicilina Benzatina? Ou seja, se a pessoa apresenta reação alérgica à uma penicilina em específico dentro da família das penicilinas, ela será obrigatoriamente alérgica a todas as penicilinas da família? E com relação às outras classes de antibióticos? Pode ou deve-se ter o mesmo raciocínio?

    Grato

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A alergia a uma penicilina indica alergia a todas. Se a pessoa é alérgica à penicilina benzatina e não à amoxicilina, a alergia provavelmente não tem origem na penicilina mas sim em alguma outra substância presente apenas na formulação do benzetacil. Pode ser o veículo da injeção. Mas esse tipo de coisa é incomum.

  27. Carla Giannoni

    Bom dia,
    Sou alergica a penicilina, e os médicos insistem em me receitar cefalexina. Corro risco se tomar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode haver reação cruzada. É comum que pessoas com alergia à penicilina também tenham alergia a cefalosporinas (família da cefalexina). O ideal é fazer teste alérgicos antes de tomá-la.

      1. Carla Giannoni

        Agradeço imensamente seu retorno.
        Obrigada.

  28. Carla Giannoni

    Bom dia,
    Sou alergica a penicilina, e os médicos insistem em me receitar cefalexina. Corro risco se tomar?

  29. Alessandra Queiroz

    bom dia doutor,recentemente fiz uma endoscopia, e foi detectado gastrite hemorrágica e H pylori, e fui ao medico ele me passou o Omepramix, so que eu quando criança tinha alergia a penicilina, e ao tomas as primeiras doses, a reação alérgica voltou, o que eu faço. Obrigado aguardo resposta.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Existe tratamento alternativo para pessoas alérgicas à penicilina. Tem que entrar em contato com o seu médico e pedir um esquema que não tenha amoxicilina.

  30. Alessandra Queiroz

    bom dia doutor,recentemente fiz uma endoscopia, e foi detectado gastrite hemorrágica e H pylori, e fui ao medico ele me passou o Omepramix, so que eu quando criança tinha alergia a penicilina, e ao tomas as primeiras doses, a reação alérgica voltou, o que eu faço. Obrigado aguardo resposta.

  31. janaina leone

    bom dia doutor sou janaina estou gravida de 4 meses e eu tenho sifilis so que eu so alergica a penecelina queria saber se tem um antibiotico para o meu tratamento obrigado estou na espera

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Não, tem que fazer a dessensibilização e tratar com penicilina mesmo.

  32. janaina leone

    bom dia doutor sou janaina estou gravida de 4 meses e eu tenho sifilis so que eu so alergica a penecelina queria saber se tem um antibiotico para o meu tratamento obrigado estou na espera

  33. Zueiro Sem Limite

    Quando eu era bebê minha mãe me levou ao hospital pra tomar uma penicilina. E tive uma reação alérgica que desmaiei. Tinha 1 ano e hoje tenho 29.
    Será que alguém já viu um vaso assim? Pois se tenho alguma infecção ou é eritromicina ou azitromicina, uma garganta com pus demora pra sumir…..

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se eu fosse você faria um teste de sensibilidade. É provável que você não tenha alergia alguma.

  34. Zueiro Sem Limite

    Quando eu era bebê minha mãe me levou ao hospital pra tomar uma penicilina. E tive uma reação alérgica que desmaiei. Tinha 1 ano e hoje tenho 29.
    Será que alguém já viu um vaso assim? Pois se tenho alguma infecção ou é eritromicina ou azitromicina, uma garganta com pus demora pra sumir…..

  35. Truth Always Win

    “…estes antibióticos são muito pouco usados atualmente, ficando restritos ao tratamento da sífilis e de algumas infecções de garganta.”
    Isso não é bem verdade. Para comprovar isso, basta ir a um posto de saúde. A cada 10 pacientes que passam pelo pronto atendimento, pelo menos 5 são medicados com Benzetacil.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Isso é uma estatística publicada em algum estudo ou é apenas um chute? Duvido que 50% das consultas terminem com prescrição de Benzetacil.

  36. Truth Always Win

    “…estes antibióticos são muito pouco usados atualmente, ficando restritos ao tratamento da sífilis e de algumas infecções de garganta.”
    Isso não é bem verdade. Para comprovar isso, basta ir a um posto de saúde. A cada 10 pacientes que passam pelo pronto atendimento, pelo menos 5 são medicados com Benzetacil.

  37. Cely Lima

    Qual Antibiótico é apropriado para um paciente que contraiu Tuberculose e tem alergia à Penicilina?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O tratamento habitual da tuberculose não inclui penicilina.

  38. Cely Lima

    Qual Antibiótico é apropriado para um paciente que contraiu Tuberculose e tem alergia à Penicilina?

  39. cristianeamelia@ig.com.br

    Boa noite fiz uma cirurgia de lipo no culote com sedação e anestesia local depois de 3 horas apareceu umas manchas vermelhas na pele e já faz 16 dias e ainda estou com alegia eu ja fiz varias cirurgia e nunca deu nenhuma reação.

  40. cristianeamelia@ig.com.br

    Boa noite fiz uma cirurgia de lipo no culote com sedação e anestesia local depois de 3 horas apareceu umas manchas vermelhas na pele e já faz 16 dias e ainda estou com alegia eu ja fiz varias cirurgia e nunca deu nenhuma reação.

  41. germano

    ola doutor os coqueteis anti hiv podem ser ingeridos por pessoas que toma rivotril 0.5 e citalopram 20 mg e que ´são alergicas a penicilinas pois sou homossexual e tomo esses medicamentos mas não tenho hiv alias dia 22/10 eu e meu parceiro transamos meu anos sagrou bem pouco mas la dentro mas sempre transamos com camisinha pois posso ter pego o hiv se ele for soro positivo pois ele é meu unico parceiro foi meu primeiro alias mas ele ja teve outros mas segundo eles todos com camisinha ele pode ter o hiv ( detalhe ele tem o hpv isso seria um risco maior a mim ou a ele ) detalhe ele comigo sempre é ativo e com os outros parceiros que ele teve antes de mim ele era versatil uma pessoa com hpv é + propença a ter hiv ou não desde já agradeço

  42. germano

    ola doutor os coqueteis anti hiv podem ser ingeridos por pessoas que toma rivotril 0.5 e citalopram 20 mg e que ´são alergicas a penicilinas pois sou homossexual e tomo esses medicamentos mas não tenho hiv alias dia 22/10 eu e meu parceiro transamos meu anos sagrou bem pouco mas la dentro mas sempre transamos com camisinha pois posso ter pego o hiv se ele for soro positivo pois ele é meu unico parceiro foi meu primeiro alias mas ele ja teve outros mas segundo eles todos com camisinha ele pode ter o hiv ( detalhe ele tem o hpv isso seria um risco maior a mim ou a ele ) detalhe ele comigo sempre é ativo e com os outros parceiros que ele teve antes de mim ele era versatil uma pessoa com hpv é + propença a ter hiv ou não desde já agradeço

  43. Lidia Nobre

    Realmente, site excelente… Rico em informações, essenciais para nos futuros profissionais da area da saúde. Parabens, pelo site :)

  44. Doris

    queria realmente parabenizar vocês que o blog MD SAÚDE tirá nossa dúvidas as mesma falando com o médico e não fiquei sátisfeita,por isso vim tira as minhas dúvidas correndo atraz de perguntas e reposta que encontrei aqui deste já agradecida

  45. Segudo Alves Enf

    Parabens Dr. Pedro Pinheiro e Dra. Renata Campos pelo seu dia…hoje no dia do médico não poderia deixar de parabenizar a vcs do blog MDSAÙDE, que tanto nos ajudam com essas trocas de informações, esses artigos maravilhosos, assuntos altamente interessantes para nós da área da saúde, obrigado por me audar no meu desenvolvimento profissional…parabens a todos.

  46. Segudo Alves Enf

    Parabens Dr. Pedro Pinheiro e Dra. Renata Campos pelo seu dia…hoje no dia do médico não poderia deixar de parabenizar a vcs do blog MDSAÙDE, que tanto nos ajudam com essas trocas de informações, esses artigos maravilhosos, assuntos altamente interessantes para nós da área da saúde, obrigado por me audar no meu desenvolvimento profissional…parabens a todos.

  47. Eduardofmb

    A alergia à penicilina pode envolver reação de hipersensibilidade tardia do tipo IV e portanto testes cutâneos não são fidedignos para excluir alergia.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O valor preditivo negativo do teste é muito alto. Mas realmente não é 100%. O teste não é indicado se o paciente já tiver tido reações do tipo IV grave como síndrome de Stevens-Johnson

      1. Alessandra Ferreira

        sou alergica a dipirona e aas,estou com infecçao urinaria e o medico me passou cloridrato de ciproflaxino,estou em duvidas se posso ou nao tomar,pois relatei para o medico sobre a minha alergia e ela nao deu a minima atenção..

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Esses medicamentos não têm nada a ver um com o outro. A princípio, não há motivos para ter alergia.

        2. Reflexologia Nano

          Olá Dr.Fiz o teste de alergia a pecicilina quando era pequeno e me deu alergia no braço.Hoje descobri que sou soropositivo e devo ter contraído a sífilis junto com o hiv..meu VDRL deu 1.32 o médico me receitou eritromicina por 30 dias faz 22 dias que estou tomando estou com muitas feridas na boca lesoes sifilis pioraram no corpo deve ser efeito cura do remedio mas, li sobre algo que diz que quando a pessoa está tomando eritromicina por muito tempo pode ocorrer a presença de fungo no corpo por causa do remedio algo assim e neste caso, o certo seria parar com o tratamento.não sei o que fazer – vou fazer um novo VDRL para ver se baixou o Nível da Sífilis se não baixou medo de tomar bezetacil e morrer, será que posso pedir o teste de alergia no braço to confuso meus médicos não me orientam direito na boa..parecem que querem que eu morra!

        3. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Você pode repetir o teste de alergia para ver se ainda é alérgico, pois a alergia a penicilina pode desaparecer com o tempo. Outra opção é fazer uma dessensibilização à penicilina para poder tomá-la.