18 de setembro de 2013

ACNE (CRAVOS E ESPINHAS) | Causas e tratamento

Entenda como surge a acne, conhecida popularmente como cravos e espinhas (no Brasil) e borbulhas (em Portugal).

Publicidade

A acne vulgar ou juvenil é um das doenças de pele mais comuns no mundo. Estima-se que até 85% dos adolescentes apresentem acne em algum grau. Apesar de mais comum na adolescência, até 10% das pessoas com mais de 50 anos queixam-se da presença de cravos e espinhas.

Apesar de causar poucas complicações, a acne (principalmente a acne facial) nos casos mais graves, pode causar estragos na auto-estima e na vida social dos jovens. A falta de tratamento ou tratamentos inadequados, podem deixar manchas e cicatrizes inestéticas.

Como se forma a acne?

A acne vulgar é uma doença dos folículos pilo-sebáceos. Explico:

Unidade pilo-sebácea

Unidade pilo-sebácea

As unidades pilo-sebáceas encontram-se logo abaixo da superfície da pele, sendo numerosas na face, nas costas e no peito. São compostas por um folículo piloso, que é da onde nascem os pêlos, e por uma glândula sebácea, responsável pela produção de sebo, um substância gordurosa responsável pela hidratação da pele

O processo de formação da acne inicia-se quando há obstrução do canal do folículo, impedindo a drenagem do sebo para a pele. Normalmente essa obstrução se dá quando há uma grande produção de sebo associado a células mortas da pele. A junção desses dois forma uma espécie de rolha ou tampão chamado de comedão. Quando esprememos um cravo, aquela substância branca que sai com uma extremidade preta, nada mais é do que o comedão.

Durante a adolescência, o aumento dos hormônios sexuais estimula uma maior produção de sebo pelas glândulas sebáceas, favorecendo a formação de cravos.

Formação da espinha

Formação da espinha

Os comedões são excelentes meio de cultura para uma bactéria que costuma viver na superfície da nossa pele, chamada Propionibacterium acnes. A P.acne invade o folículo e se alimenta das gorduras do sebo, prolifera-se e causa infecção da unidade pilo-sebácea. A partir deste momento, não temos mais um cravo, e sim, uma espinha propriamente dita, composta pelo comedão e uma bolsa de pus ao redor.

Os pacientes com acne grave são aqueles que apresentam glândulas sebáceas hiper responsivas aos hormônios sexuais, principalmente à testosterona.

O que causa a acne?

Como já dito, alterações hormonais são responsáveis pela estimulação das glândulas sebáceas e pela formação do comedão. Fatores genéticos contribuem para definir aqueles que apresentam maior ou menor reação a esse estímulo hormonal.

Portanto, não é de se estranhar que adolescentes, grávidas, flutuações hormonais por alterações no anticoncepcional, mulheres com ovário policístico (leia: OVÁRIO POLICÍSTICO | Sintomas e tratamento) e usuários de esteróides anabolizantes (leia: EFEITOS COLATERAIS DOS ESTERÓIDES ANABOLIZANTES) tenham um risco maior de desenvolver acne.

Algumas drogas como corticóides (cortisona) são semelhantes estruturalmente aos hormônios sexuais, e por isso, também facilitam o aparecimento de espinhas e cravos.

Substâncias e cosméticos a base de óleo podem favorecer o aparecimento da acne. Dê preferência à produtos à base de água, denominados produtos não comedogênicos.

Apesar de ser um fato bastante difundido na população leiga, não há provas de que exista relação da acne com a alimentação.

Outro famoso mito é de que a acne é causada por falta de higiene da pele. Na verdade, lavar a pele com água e sabão realmente diminui a oleosidade, porém, não impede que a glândula sebácea continue a sua produção de sebo. Após algumas horas da limpeza, a pele já encontra oleosa novamente e esfregá-la insistentemente pode até piorar as lesões.

Isso de modo algum significa que não se deva tomar banhos com sabonete diariamente, apenas não se deve esperar que somente isto solucione o problema das espinhas.

Períodos de estresse psicológico parece colaborar para um agravamento das lesões.

Em mulheres com sobrepeso, distúrbios do ciclo menstrual, distribuição anormal de pelos e acne, deve-se pensar em síndrome dos ovários policísticos.

Classificação e apresentação da acne

A acne é mais comuns nas áreas onde há maior presença de glândulas sebáceas, nomeadamente na face, pescoço, costas, peito, ombros e região superior dos braços.

Acne no tronco

Acne grau II no tronco

A gravidade da acne é graduada como:

Grau I – Presença majoritária de comedões e ocasionalmente algumas pústulas (espinhas).

Grau II – Comedões e pústulas em maior quantidade, principalmente na face, com possibilidade de formação de cicatriz.

Grau III – Numerosos comedões e pústulas difusos pela face, ombros e tronco. Pode haver formação de nódulos e cistos. A presença de cicatrizes é comum.

Grau IV – Numerosos cistos e nódulos e presença de cicatrizes graves.

Existe ainda um forma mais grave e rara, chamada de acne fulminans que se apresenta com febre, lesões nos ossos, rins e sepse (leia: O QUE É SEPSE E CHOQUE SÉPTICO?).

Tratamento da acne | Tratamento de cravos e espinhas

O tratamento da acne depende do grau da mesma.

a) Medidas gerais contra acne

– Evite espremer as espinhas e cravos.

– Lave o rosto diariamente, de preferência com produtos específicos para acne. Use sabonetes especiais para o rosto. Evite usar produtos que ajudam a esfregar.

– Evite exposição solar, principalmente se você estiver tratando a acne com medicamentos.

– Evite excesso de maquiagem e não durma sem antes retirá-la.

– Evite roupas apertadas ou muito quentes.

– Tome banho após exercícios físicos.

b) Acne grau I – Acne Comedônica.

O objetivo é diminuir a formação dos comedões. O tratamento pode ser feito com retinódes tópicos como o Tazaroteno, Adapaleno ou Ácido retinóico. Também podem ser usados sabonetes a base de ácido salicílico e ácido azelaico.

Em casos mais resistentes pode ser necessária a extração manual dos comedões por profissionais habilitados (limpeza de pele)

c) Acne moderada – grau II

Neste caso já há infecção pelo P. Acnes, sendo necessário drogas com atividade antibacteriana. O esquema mais usado inclui o Peróxido de benzoíla e um antibiótico, ambos tópicos.

d) Acne moderada a grave – grau III e IV

Além do tratamento tópico, antibióticos orais e Isotretinoína (Roacutan®) são necessários.

Nas mulheres, o uso de alguns tipos de anticoncepcionais podem ajudar muito.

Para saber mais detalhes sobre os medicamentos usados no tratamento da acne, leia: OPÇÕES DE TRATAMENTO DA ACNE

Efeitos do Roacutan® (Isotretinoína)

O Roacutan® é uma poderosa droga para o tratamento da acne moderada a grave, porém apresenta uma gama de efeitos colaterais.

A Isotretinoína diminui o tamanho e a secreção de sebo das glândulas sebáceas e diminui a acumulo de células da pele dentro do canal. Deste modo ela age nos fatores que contribuem para a formação dos comedões.

O Roacutan® é contra-indicado na gravidez por causar mal formações graves no feto. Por isso, deve ser usada com cautela em mulheres em idade fértil. O ideal é associar a pílula e realizar testes de gravidez mensalmente.

A Isotretinoína também pode causar lesões de pele, principalmente se houver exposição solar. Como diminui a produção de sebo, pode cursar com secura da pele.

Outras complicações incluem: Dores articulares, redução da visão noturna, hepatite medicamentosa (leia: AS DIFERENÇAS ENTRE AS HEPATITES), supressão da medula óssea e aumentos dos triglicerídeos (leia: COLESTEROL BOM (HDL) E COLESTEROL RUIM (LDL)).

A famosa relação entre o Roacutan® e depressão/suicídios estabelecida nas décadas de 80/90, tem sido contestada pelos últimos trabalhos. Atualmente admite-se essa hipótese, porém essa relação não é tão certa como se achava.

Para saber mais sobre o Roacutan®, leia: INFORMAÇÕES SOBRE O ROACUTAN (ISOTRETINOÍNA)

"ACNE (CRAVOS E ESPINHAS) | Causas e tratamento", 5 out of 5 based on 29 ratings.
Publicidade
  • Yannara martins

    Dr. Comecei o tratamento há dois meses. To usando atibioticos e os géis. Só que perto da minha menstruação costuma aparecer umas espinhas ainda. E ainda tem uns 3 carocinhos durinhos, só que já estão saindo. É normal isso?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Se você tem notado uma melhora progressiva, não se preocupe.

  • Yannara martins

    Doutor, tenho espinhas grau 2. To fazendo tratamento há 2 meses. Ainda ta nascendo espinhas. Tem umas grandes ainda só que tão diminuindo, são tipo um carocinho duro. Eles vão sair qnd o uso de antibiótico terminar?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Esse é o objetivo. Se não saírem, o dermatologista deve propor novo tratamento.

  • Alex

    Dr. comecei um tratamento receitado pela minha dermatologista há pouco mais de um mês com ácido retinóico, um sabonete muito forte e uso intensivo de protetor solar, porém minha pele está muito seca e descascando demais. Há uma semana atrás o ácido queimou boa parte da pele do início do meu pescoço e o meu rosto ficou completamente roxo, fiquei uma semana sem passá-lo e o usei na segunda novamente. Isso é normal?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Parece estar muito forte. O ressecamento é comum, mas o objetivo não é queimar a pele.

  • Alisson Barbosa

    Dr. usei Roacutan por 6 meses, sumiu todas as espinhas mais graves, aparecendo uma ou outra pequena, dois anos depois voltei a ter aquela espinhas grandes novamente nas costas e peito, não como antes mais havia muitas. o dermatologista de receitou um novo tratamento com Roacutan por 8 meses, tem um 45 dias que acabei o tratamento e ainda tem uma pequena região do peito que tem espinhas inflamada, as demais desapareceram. Será que devo recomeçar o tratamento novamente? ainda vou retornar no medico.

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Se ficaram poucas, há outros tratamentos que não o roacutan. Tem que avaliara gravidade dessa acne residual para decidir a melhor estratégia.

  • Emilena Lorenzon Bianco

    Dr. Eu tive uma reação alérgica ao excesso do complexo B em um medicamento, o que trouxe no rosto e pescoço muitas erupções como acnes. Fui na dermatologista e ela me indicou tetraciclina. Depois do terceiro comprimido eu comecei a ter muita febre, vômitos, dores no corpo e dor de cabeça. Fui ao pronto atendimento, fiz exames de sangue e urina, ambos deram normais. Tomei 1 litro de soro e não tomei mais a tetraciclina. Parei de ter febre e estou bem, mas as erpcoes aumentaram e estam doloridas. O senhor acha que a febre e demais sintomas foram reações secundarias da tetraciclina? É melhor eu não tomar essa medicação?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Podem ser. Existem vários outros tratamentos possíveis para acne. Volte ao dermatologista e explique que você teve reações à tetraciclina.

  • Rafa

    Olá Dr.!
    Meu marido está tomando roacutan, e eu estou gravida. Gostaria de tirar uma duvida: Manter relação sexual durante o tratamento dele é prejudicial ao nosso bebê? Obrigada.

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Não encontrei nenhum estudo que indique que possa haver quantidades relevantes do Roacutan no semên, de forma a tornar perigosa a relação sexual.

  • Julia

    É verdade que musculação dá acne?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Não que eu saiba. O que pode dar acne é o uso de esteroides anabolizantes.

  • Isabel Macedo Menezes

    Olá doutor , eu antes não tinha muitas espinhas, mais ao decorrer do tempo apareceu espinhas, cravos, manchas e tudo mais . Usei uma pomada com muita corticoide e isso influenciou na piora. Mais parei. Estou usando alguns produtos agora em que um farmaceutico especializado em dermatologia me passou. Melhorou um pouco, porem fui fazer a primeira sessao de limpeza de pele e ela disse que minhas espinhas estão inflamadas por dentro. Quero tomar azitromicina, ainda não fui no dermatologista e no momento não posso ir, aí estou procurando alumas dicas e tem muitos sites falando que azitromicina é bom . O que você me indica.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Que você pare de se auto-medicar ou se medicar com profissionais que não são dermatologistas e não têm experiência no tratamento da acne. Isso só vai levar à piora do seu quadro. Ou você trata de forma correta com o dermatologista ou não espere melhora da sua pele.

  • pompeu teles

    Fiz um tratamento com uma “dermatologista” e sai do tratamento frustrado, a “profissional” me prometeu uma pele de pessêgo e depois de 8 meses sai com mais espinhas e cravos do que quando iniciei o tratamento, o único benefício que constatei foi que a oleosidade da minha pele diminuiu durante um período pequeno neste espaço de 8 meses pela ação dos produtos mas, voltou tudo de novo, porém nada de acabar ou pelo menos minimizar as espinhas, cravos, manchas e furinhos!

    Comprei todos os produtos que ela me receitou e usei na risca, resultado zero! Detalhe, imaginei que ela deveria ter investigado a causa das minhas acnes, nada, não pediu nem um exame e consultou uma tabelinha e foi mandado pomadas, cremes e etc, perguntei se alimentação poderia influenciar e ela disse que ela: não, pode comer de tudo; como não? se eu já fiz o teste e percebi que no meu caso quando como alguns tipos de alimentos no outro dia aparecem algumas espinhas novas; pergutei se receitaria remédio oral e ela: não, seu caso não preecisa; como não precisa? Se já tenho 35 anos e sofro com este problema deste a adolescência, se toda vez que faço a barba com todo cuidado e ótima gillete sempre esbarroa lâmina em uma espinha interna e lá vem mais uma cicatriz, se meu rosto esta cada vez mais marcado por furinhos de espinhas, manchas e cicatrizes de corte de lâmina ao barbear. Que decepção!

    Desculpem o desabafo, vou procurar outro profissional mas, primeiro tenho que superar esta frustração com uma “profissional” que só me vez perder tempo, dinheiro e ficar ainda mais stressado!

  • pompeu teles

    Boa noite Doutor,

    Minha dúvida é sobre a influência da alimentação no tratamento de acnes, dizem que a carne de peixe por possuir omega 3 é indicada como uma carne saudável para quem tem problemas com acne, porém a forma como ela é preparada tem importância no seu valor nutritivo, exemplo, se for peixe frito em óleo, continua sendo bom para quem tem acne, já que é aconselhável evitar alimentos fritos?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não há provas de que a alimentação tenha real influência na acne.

  • Marcelo Barros

    Boa noite doutor,
    estou a tomar isotretinoina á 1 mês por ordem do meu dermatologistas, mas notei uma melhora siginificativa nos primeiroso dias e depois piorou e muito, fiquei mesmo muito mau
    O meu dermatologista indicou-me que a partir da 3ª semana iria melhorar, a verdade é que melhorei no lado direito do meu rosto. Mas do meu lado esquerdo ainda esta mau, tenho muitos cravos grandes, e tenho a cara inchada, que ate me dói esse lado do rosto, podia-me dizer se é normal deste medicamento, e ajudar-me por favor?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim, com a isotretinoína, é normal haver um agravamento da acne antes da melhora.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Acne não se trata em casa. Você tem que procurar um dermatologista. Senão, vai ficar gastando dinheiro à toa e não vai melhorar a sua pele.

  • Vanessa Medeiros

    Doutor, tenho a pele muito oleosa e já usei alguns produtos pra tentar melhorar isso, mas, com exceção do acnase, todos os outros produtos que utilizei pra melhorar a oleosidade acabaram me dando espinhas. Resultado: Eu acabo parando de usar. Faz 3 dias que estou usando o sabonete e hidratante da La Roche para diminuir oleosidade, dizem que é maravilhoso, mas já apareceram espinhas também. Isso é normal? Sofro com esse problema, essa oleosidade excessiva me incomoda muito!

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não demora anos, não. Em algumas semanas você já vai notar melhora de novo.

    • Thamires Provetti

      Obrigada pela resposta.

  • Thamires Provetti

    Olá Doutor, há seis anos atrás comecei a tomar anticoncepcional ( diane 35) por orientação do ginecologista justamente para tratar as espinhas, na época ela falou que em alguns meses de uso eu já veria a diferença. Minha testa era lotada de espinhas e alguns anos depois eu já não tinha mais nenhuma. Só que tive a infeliz ideia no mes passado de parar de tomar sem consulta-la, quando acabou a última pílula ao invés de tomar a próxima uma semana depois eu não tomei mais, aí passados trinta dias minha menstruação chegou e voltei a tomar o anticoncepicinal de novo. Como vc falou no seu artigo que a acne pode ser causada por alteração hormonal, acho que foi isso que aconteceu né? Agora vou ter que esperar mais algums anos pra ela sumirem de novo? O que recomenda?

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Pode agravar com o tempo. Mas um dermatologista consegue controlar sua acne sem muita dificuldade.

    • Lucas

      Mas sem o roucotan que é o mais eficaz tem algum outro que pode tira definitivamente ?

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Pode agravar com o tempo. Mas um dermatologista consegue controlar sua acne sem muita dificuldade.

  • Lucas

    Entao , eu tenho acne nas costas , eu fiz tratamento com sabonete e creme ( epiduo e epidac ) , chegava a queima a pele as vezes mais saiu mt do rosto , o problema é nas costas não adianto mt e ainda tenho e ja tentei diversas vezes com sabonete asepsia mas não adianto . algo a sugerir ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Tem que tratar com dermatologista. Caso contrário, os resultados vão ser sempre frustrantes.

      • Lucas

        No caso que eu tava lendo o meu aparenta ser o 3 , tenho bastante nos ombros , e na parte lateral das costas , em baixo são apenas bolinhas ja no rosto não tenho muitos . ja tentei varias formas pra tira essas dos ombros mas não consigo . queria saber tambem se poder agravar de grau facilmente ou é dificil ?

  • Gabriel

    Ola Dr
    enfim.. nunca tive estive espinhas na minha vida … minha pele era normal e saudável..mais depois de um tempo minha pele começou a ficar muito oleosa..dai começou a nascer diversas espinhas.. tentei praticamente de tudo como: pomadas ( principalmente a minancora) .. sabonetes especias para espinhas..pó de maquiagem .. receitas caseiras, mais nada disso funcionou (ainda continua nascendo muitas espinhas) eu queria saber se á algum outro método que talvez diminua o excesso de oleosidade ou algum método de acabe de vez com as espinhas.. muito obrigado..

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Métodos caseiros não funcionam. Você precisa ir a um dermatologista. Há dezenas de tratamentos eficazes, você apenas ainda não testou nenhum deles.

  • Dieverson

    Olá Dr,
    Muito boa a matéria sobre cravos e espinhas. Parabéns!
    Queria tirar umas dúvidas com você..
    A pouco mais de 1 ano comecei a fazer academia e tomei alguns suplementos (Mas suplementos mesmo, nada de anabolizante) tomei de tudo e muitas vezes tudo junto (pré-treino, pós treino, whey, creatina, glutamina, albumina, termogênicos) não sei se coincidência ou não após tomar começou a aparecer espinhas no peito, costas e rosto. No peito minhas espinhas são grau 3 ou 4, e no rosto e costas grau 1.
    Tentei o tratamento com o Tetralysal e mandei fazer a pomada (acido retinóico 0,025% + creme não ionico 30 gramas) mas em nada alterou o meu quadro.
    Após finalizar o tratamento fiquei uns 10 meses sem tomar nenhum tipo de suplemento, como não fez efeito algum, a 3 semanas voltei a tomar o termogênico.
    Vou começar o tratamento com a Roacutan, mas fico com receio pois vou muito a praia e como o verão está chegando estou com medo.
    Posso tomar alguma coisa junto com a Roacutan para diminuir a sensibilidade da pele?
    Tem problema tomar a Roacutan junto com o Termogênico (Oxylin PRO da Marca Arnold)?
    Desde já, agradeço a atenção!

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      O Roacutan é um medicamento muito forte e com muitos efeitos colaterais possíveis. Sugiro que você não tome nada que não seja prescrito pelo médico junto com ele.

  • JEFFERSON

    Eu fiz o tratamento com o roacutan por 10 meses ele diminuio cerca de 80% das espinha mias ainda tenho cravos e pouca espinha

    porque toda vez que como carne de porco minha pele irrita

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Não seria somente coincidência?

  • Felipe

    Controlei meu problema de acne com vitaminas também, mas é necessário tomar um cuidado especial com a vitamina A, nessa quantidade você corre risco de hepatite medicamentosa e hipervitaminose.
    Tome também 400 UL de vitamina E, que ajuda na textura da pele e na cicatrização.

  • rafela

    eu tenho 12 anos tenho um pouco de espinhas e isso me incomoda um pouco na escola e na minha cidade eu não consigo achar um remédio que me ajude uso um secante para espinha resolveu mais nem tanto
    tenho uma duvida maquiagem pede alterar a quantidade cravos e espinha ?

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Maquiagem pode piora as espinhas. Para fazer um tratamento efetivo, você precisa procurar um dermatologista. Não adianta ficar se automedicando com pomadas. Sem seguimento médico é quase impossível que você consiga controlar sua acne.

  • Carlos santos

    oi, tudo bem com vc???
    eu pegunto vc, limpe espinhas????
    qual nome do espinhas remédio ???

  • Rayanelopes33

    Oiii doutor tenho a pele cheiia de cravos , e poucas espinhas 

    miinha pele está muito feia por causa dos cravos pretos
    poderia me ajudar ?

  • Esterfany

    Olá Dr.gostaria de saber se o cisto no ovario causa espinhas???

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Um cisto único não, mas ovário policístico sim.

  • Vanicley_2012

    doutor eu tomo o rocutan 01 mes ,e me expos a sol com filtro solar mesmo assim snto a pele mais seca posso usar hidatantes ?

  • Victorlucas

    Doutor tenho bastante cravos e espinhas(axilas, membros inferiores, rosto, costa e peito).Em qual grau eu estaria se fosse classificar?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Só vendo para saber. Procure um dermatologista.

  • Karina

    Olá Dr. tenho cravos e espinhas desde 11 anos de idade hj tenho 25 anos e ainda sofro c isso. Ja usei e uso sabonetes de limpeza facial adstringentes gel secantes e nada resolve o problema. E quando sai espinhas algumas até grandes parecendo até caroços avermelhados demoram de 3 a 4 meses para sumirem não sei mais oque fazer!!!! Não são muitas as espinhas mais quando surgem ficam desse jeito… Vou me casar no final deste ano e não sei oque fazer para melhorar nem que seja um pouco pra não ficar tão feio na foto… Se puder me ajudar com alguma solução agradeço!!!!! Sem mais, Obrigada!!!

  • lidiane de jesus joaquim

    como curar cravo nas mãos?

  • Ian Lanza

    Se vocês misturarem argila em pó com água Deonizada  vai melhorar e ainda vai clarear seu rosto.

  • Kelly

    Doutor, estou usando o anticoncepcional Yaz, pq já usei vários medicamentos, mas quando termino de usar a acne e os cravos voltam com tudo, realmente o Yaz diminui as espinhas, mas apareceu vários vasinhos nas pernas.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Algumas pessoas desenvolvem acne na fase adulta. Você precisa ser avaliada por um dermatologista para decidir qual o melhor tratamento para o seu caso.

  • Carol magalhães

    Tenho 25 anos e 3 filhos.Na adolecência não tive muita espinha,mas agora meu rosto está cheio. Qual as causas e qual tratamento o senhor me aconselha.

  • Jacieleexu

    oi
    estou tomando tetraciclina a 1 mês e minhas espinhas fizeram foi inflamar mais. Será que eu devo continuar tomando ou passo a tomar outro medicamento mais forte?

  • Marthadion

    Usei roacutan (dose alta) durante 1 ano e meio. Depois de 7 anos voltou e muito pior.

  • Igor de Lima

    Olá doutor, gostaria de saber a melhor maneira para ingerir o Roacutan.Seria durante a alimentação, após, ou antes? Grato. 

  • Rafael

     olá doutor, tenho 30 anos e já não tinha mais espinhas e de repente apareceram várias na face depois que usei o prednisona e dexalgen injetavel pra tratar uma paralisia facial.. já tem 1 mês que estou com estes cravos e espinha e tou usando topico de peroxido de benzolina mas gostaria de saber se vou ficar muit tempo com essa acne ou vai sumir em pouco tempo? não uso mais os medicamentos pq ja fiquei curado desde janeiro e esses efeitos colateriais apareceram em fevereiro.. grato! Rafael

  • Wesley

    ola Dr.tenho muitas espinhas e queria saber se existe outro medicamento sem ser o roacutan ele me da muitos efeitos colaterais .ja estou a  3 meses em tratamento sem ele e queria saber se existe outros medicamento disponiveis no mercado! desde ja eu o agradeço.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Sim, existem outros tratamentos, mas o roacutan é atualmente o mais eficaz.

  • Igorcaiquejardim

    Doutor eu estou usando o roacutan a 2 meses minhas espinhas diminuíram quais totalmente, mas apareceu umas manchas no meu corpo tipo de secura isto pode ser efeito do remedio? c0om o tempo isto vai sair?

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não há fórmula mágica. Só fazendo tratamento dermatológico.

  • Igor amorim

    boa noite eu tenho muitos cravos e sempre tive o costume de expremer, minha pele tem muitos furinhos o q faço para esses furinhos sumirem, e diminuir o surgimento de novos cravos?

  • Marthadion

    Usei roacutan (dose alta) durante 1 ano e meio. Depois de 7 anos voltou e muito pior.

  • Vinorozeiro

    Doutor em tenho cravos e espinhas, mais nao é em muito excesso gostaria de saber se é melhor eu usar o roacutan ou tazaroteno?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Só um dermatologista, após te examinar, é que pode dizer qual o melhor tratamento para o seu caso.

  • Vitor

    Oi doutor, eu tenho bastante espinhas e eu usei o Tetrallyzan 1 mês e senti uma melhora entao uma medica me passou o Roacutan para tomar durante 10 meses, mas eu nao quero fazer o uso desse medicamento pois tenho medo dos efeitos colaterais. Gostaria de saber se posso fazer o uso do Tetrallyzan por algum tempo e se ele dará uma melhora no meu caso.
    Obg!

  • Rayanelopes33

    Oiii doutor tenho a pele cheiia de cravos , e poucas espinhas 

    miinha pele está muito feia por causa dos cravos pretos
    poderia me ajudar ?

  • Jessica_consulin

    pena a minha city nao tem dermatologista para receitar o rocutam quero mto melhorar a face!

  • Anonymous

    Oi doctor as espinhas da cara, das costas e do peito saem quando fizer sexo??

  • Wesley

    ola Dr.tenho muitas espinhas e queria saber se existe outro medicamento sem ser o roacutan ele me da muitos efeitos colaterais .ja estou a  3 meses em tratamento sem ele e queria saber se existe outros medicamento disponiveis no mercado! desde ja eu o agradeço.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim, existem outros tratamentos, mas o roacutan é atualmente o mais eficaz.

  • ricardo

    procuro algo contra cravos. por favo auguem mim ajuda estou com o rosto cheio de cravos

  • Decazozo

    Olá doutor, tenho 40 anos e há 11 anos tive câncer de mama. Tenho acne desde a adolescência e a minha dermatologista não aconselhou o uso do roacutan. Os tratamentos tradicionais são caros, não terminam nunca e as acnes acabam voltando. Gostaria de saber se realmente é contra indicado no meu caso o uso deste medicamento.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não conheço esta relação do câncer de mama com o roacutan. Porém, não sou dermatologista e não tenho a experiência que a sua Dermatologista deve ter com esta droga.

  • Rita de almada Ghizoni

    Oi tive cancer de mama e tomo citrato de tamoxifeno há três anos e estou com problema de espinhas o que aliás tenho desde a adolecencia, tinha sido amenisado e agora não consigo controlar com gel,etc.. gostaria saber se posso tomar o ruacutan

  • Rafael

     olá doutor, tenho 30 anos e já não tinha mais espinhas e de repente apareceram várias na face depois que usei o prednisona e dexalgen injetavel pra tratar uma paralisia facial.. já tem 1 mês que estou com estes cravos e espinha e tou usando topico de peroxido de benzolina mas gostaria de saber se vou ficar muit tempo com essa acne ou vai sumir em pouco tempo? não uso mais os medicamentos pq ja fiquei curado desde janeiro e esses efeitos colateriais apareceram em fevereiro.. grato! Rafael

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A tendência é melhorar com o tempo, agora que você já não usa mais corticoides.

  • nando

    Dr.pedro eu tenho muita espinha quando apareçe cada vez mas eu espremer as espinhas e cravos.

    as pessoa fala q espremer as espinhas faz sair esto e verdade ?

    default2186 {“method”:”validate”,”params”:[],”id”:3,”jsonrpc”:”2.0″}

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

     O tratamento com roacutan geralmente dura de 4 a 6 meses. Com 5 meses já era para ter algum resultado. Porém, o resultado definitivo do tratamento só aparece após uma ano do início do roacutan

  • jair

    oi
    estou a 5 meses com o tratamento com Roacutan, no entanto, os resultados sao poucos visiveis. minha medica disse q era normal… so q nao acreditei muito. e realmente normal demorar tanto/?

  • Kelly

    Doutor, estou usando o anticoncepcional Yaz, pq já usei vários medicamentos, mas quando termino de usar a acne e os cravos voltam com tudo, realmente o Yaz diminui as espinhas, mas apareceu vários vasinhos nas pernas.

  • Rafael

    Dr., descobri seu site por acaso ao fazer pesquisas sobre a acne. Estou num tratamento contra essa doença tomando um antibiotico associado a produtos de limpeza e cuidados com a pele. Só que eu tenho uma duvida: esse tratamento com antibiotico vai acabar em alguns dias (o tratamento todo dura 10 dias) e gostaria de saber, por favor, se depois desse periodo a acne pode voltar e se eu posso continuar a usar produtos anti-acne.

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim, pode voltar. Em geral os produtos tópicos anti-acne continuam, mas isso vai depender da sua dermatologista

  • Mariann Gomes

    Dr. Pedro adoro seu blog, sou estudante de medicina e  essa é a especialidade que pretendo seguir (dermatologia) principalmente para tratar casos de acne, sofri muito na minha adolescência devido esse problema, tenho 23 anos e ainda tenho muitas espinhas, já tentei de tudo mas não mudou, não uso anticoncepcional, mas estou pensando seriamente em tentar resolver o problema dessa forma (indo ao médico antes, lógico) será que poderia ser uma solução para mim devido minha idade? ou não? 

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O anticoncepcional melhora a acne em muitos casos. Não necessariamente vai te livras das espinhas, mas costuma melhorar muito.

  • Carol magalhães

    Tenho 25 anos e 3 filhos.Na adolecência não tive muita espinha,mas agora meu rosto está cheio. Qual as causas e qual tratamento o senhor me aconselha.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Algumas pessoas desenvolvem acne na fase adulta. Você precisa ser avaliada por um dermatologista para decidir qual o melhor tratamento para o seu caso.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Icaro
    A relação entre masturbação e espinhas é mito. Um não interfere com o outro.

  • Icaro

    Dr Pedro, tenho varias espinhas no corpo e no rosto e Eu me masturbo entre tres a cinco vezes ao dia, sera que isso contribue para o aumento ?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Kelvin
    1- Não.
    2- Até hoje não, mas na época pode ter piorado.
    3- Não piora.

  • Kelvin

    doutor tenho algumas duvidas:
    eu tenho 17 anos e desde dos +ou- 15 tenho espinhas, No meu ver se encaixo no III grau.
    Quando eu tinha 15 anos eu tomei um remedio vitamina B12 isso tevi alguma consequencia?
    Quando começou aparecer os primeiro cravos, eu muito desinformado usei um creme da Monange que deixou a minha pele muito mais oleosa isso tem ulguma consequencia ainda hoje?
    Eu tenho vontade de fazer musculação isso pode piorar o meu quadro? Se piorar tem algum jeito pra amenizar?
    Sim antes q esqueça eu no momento estou lavando o meu rosto mais de 3 vezes no dia com sabonete Protex e usando a pumada Acnase. E ja usei sabonete Acnase, Asepxia, pomadas da Avon mais ate agora não tive grande resultados.

  • Anonymous

    Dr.Pedro,Eu me chamo Katy e tenho 19 anos.Tenho pequenas espinha q parecem mais ser fruto de uma alergia ou irritação,são dificimente visiveis mas o toque da pele é grosseiro e aspero. Ja fiz inumeros tratamentos e sempre tive bons resultados iniciais porem infelizmente reincidendes apos o termino do tratamento.Na minha ultima consulta o meu ultimo Dermatologias me tomou como condidata a tratamento com o Roacutan,porem não sei se realmente seria o meu caso usa lo.Durante o meu ultimo tratamento usei Selimax Pulso(um comprimido uma vez ao dia tres dias por semana), Dermax(lavar a face duas vezes ai dia)e Clindoxigel bisnaga (usar a noite).
    Obrigada pela atenção e parabens pelo seu belissimo trabalho. Beijo

  • Anonymous

    Para todos que sofrem de cravos e espinhas. Procure um dermatologista. Eu tinha muita acne e depois do tratamento estou com a pele lisinha. O tratamento para espinhas funciona mesmo.
    Zé assunção

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Helen,
    existe tratamento para acne e ele apresenta bons resultados, mas você não vai nunca resolver o seu problema se não procurar um dermatologista.

  • ICC

    Muito interessante as matérias exploradas neste blog. Aos desenvolvedores e autores, meus parabéns, pois o blog é de plena abordagem social.
    Bem…, me chamo Helen, e já fazem 5 anos que eu sofria de ácne em grau I. Desesperada procurava tratamentos. Foi quando conhecí alguns produtos de uma linha de cósméticos, o que me deixou contente pelo esperado resultado ao utilizá-los!!! Mas de lá para cá meu rosto limpou sem deixar sequelas (cicatrizes), porém minha costa – por completa – é que sofre as consequencias. Não pararam de aparecer cravos e espinhas (acredito eu que seja em grau II), sem contar que quando estão secando, ficam manchas parecem de cataporas. Minha costa é dominada por estas manchas. Doutor, desculpe-me a ignorância, mas o que são essas manchas? Como posso tratá-las? Há algum medicamento específico para essa tratamento? O que faço? pois morro de vergonha… No rosto dá cravos e espinhas, porém é raro, agora na costa é terrível!

  • Anonymous

    achei isso muito interessante :)

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Danyel,
    O que eu sugiro é procurar um dermatolgoista, não só para iniciar tratamento para amenizar suas cicatrizes, como para usar uma substância mais forte que o peróxido de benzoilo para sua acne.
    Hoje em dia, a maioria dos casos de acne consegue ser bem controlada.

    Não conheço interação do peróxido de benzoilo com o controle da PA.

    Em relação aos pelos faciais, só um dermatologista pode dizer.

  • Danyel

    Cumprimentos Doutor,

    sou jovem, acima do peso (hipertenso à 1 ano devido a uma estenose da artéria renal direita e tomo medicação regular). Desde os meus 13 anos que sou molestado por acne (note que tenho 16) e mesmo não as rebentando, fico, muitas das vezes com marcas, o que me incomoda seriamente. Já fiz tratamento com Peróxido de Benzoilo nomeadamente com Benzac Wash, que, senão me engano continha 5%. Acontece que nem com o medicamento referido me consegui livrar das malditas borbulhas, e o produto só me secava a pele e nada de melhorias na acne.
    As questões são as seguintes:

    Tem alguma sugestão quanto a alguma substância que me ajude a livrar das cicatrizes? (Vivo em Portugal, por tal pedir medicamentos, não será de todo viável)

    A utilização dos produtos para o tratamento da acne pode afectar a medicação para o controle da PA?

    Acha que o acne e o tratamento precoce com Peróxido de benzóilo terá contribuído para a minha falta de pelo facial?

    Desde já um muito obrigado por ler e por manter este belíssimo site funcional!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Fábio,
    Nunca li nada relatando esta associação. Mas vou procurar saber. Se houver, eu atualizo o texto.

  • Fabio

    Boa tarde dr.
    gostaria de saber se o hábito de fumar maconha contribui pro aumento da acne.
    grato

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Priscilla,
    Roacutan não engorda e cisto no útero não causa acne.

  • Priscilla

    Sempre tive espinhas que variavam a intensidade (em algumas épocas menos, outras mais). Porém, há alguns meses que meu rosto está com muita espinha e não melhora. Fui em um dermatologista que me disse que as espinhas de adolescentes devem ser tratadas diferentemente das espinhas de adultos (meu caso, tenho 26 anos). Ele disse ainda q ia me passar um sabonete (Cleanance gel nettoyant – Avène) para usar duas vezes ao dia e um gel (Isotrexin – Stiefel) para usar uma vez ao dia. Disse que ia passar isso primeiro e que se não desse resultado em 40 dias eu teria que tomar Roacutan e que era pra eu ir me preparando que ele tinha certeza que meu caso é pra Roacutan. Tem 40 dias e realmente nao deu resultado, não melhorou. Mesmo eu não estando com o rosto igual à foto do grau 3 e 4, tenho que tomar Roacutan mesmo? Tenho medo de tomar Roacutan e engordar, existem casos de quem tomou e engordou? Já tive cisto no útero quando tinha 16 anos, tomei anticoncepcional (e engordei pra caramba) e depois nunca mais voltaram. Pode ser que tenham voltado e por isso as espinhas que não vão embora? Abraços.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Nanda,
    Existem vários casos de pessoas que emagreceram e contunuaram magra. É só uma questão de mudar hábitos de vida.

  • Nanda Assis

    legal essa materia, ainda mais com filho adolescente em casa. mas gostaria de saber sobre remedios de emagrecer, se qndo a gente toma, claro todo mundo sabe que volta a engordar depois q para e as vezes se engorda o dobro, mas uma pessoa q toma pode um dia voltar a ser magro, ou nunca mais consegue emagrecer?