16 de agosto de 2014

EXAME DE URINA | Leucócitos, nitritos, hemoglobina…

 
1255 COMPARTILHAMENTOS

O exame de urina é usado como método diagnóstico complementar desde o século II. Trata-se de um exame indolor e de simples coleta, o que o torna muito menos penoso para os pacientes do que as análises de sangue, que só podem ser colhidas através de agulhas.

Publicidade

O exame sumário da urina pode nos fornecer pistas importantes sobre doenças sistêmicas, principalmente as doenças dos rins.

As três análises de urina mais comuns são:

- EAS (elementos anormais do sedimento) ou urina tipo I.
- URINA DE 24 HORAS
- UROCULTURA

Neste texto falaremos apenas do exame simples de urina (EAS ou urina tipo I).

As informações contidas aqui têm como objetivo ajudar na compreensão dos resultados das análises de urina. De modo algum o paciente deve usar este texto para interpretar exames sem a orientação de um médico. A presença de leucócitos na urina, um pH alterado, a descrição de células epiteliais, a existência de muco ou qualquer outro achado no EAS devem ser sempre correlacionados com a história clínica, os sintomas e o exame físico do paciente.

EAS | urina tipo I

O EAS é o exame de urina mais simples, feito através da coleta de 40-50 ml de urina em um pequeno pote de plástico. Normalmente solicitamos que se use a primeira urina da manhã, desprezando o primeiro jato. Esta pequena quantidade de urina desprezada serve para eliminar as impurezas que possam estar na uretra (canal urinário que traz a urina da bexiga). Após a eliminação do primeiro jato, enche-se o recipiente com o resto da urina.

A primeira urina da manhã é a mais usada, mas não é obrigatório. A urina pode ser coletada em qualquer período do dia.

Tira de EAS

A amostra de urina deve ser colhida idealmente no próprio laboratório, pois quanto mais fresca estiver, mais confiáveis são os seus resultados. Um intervalo de mais de duas horas entre a coleta e a avaliação pode invalidar o resultado, principalmente se a urina não tiver sido mantida sob refrigeração.

O EAS é divido em duas partes. A primeira é feita através de reações químicas e a segunda por visualização de gotas da urina pelo microscópio.

Na primeira parte mergulha-se  uma fita na urina, chamada de dipstick, como as que estão nas fotos ao lado. Cada fita possuiu vários quadradinhos coloridos compostos por substâncias químicas que reagem com determinados elementos da urina. Esta parte é tão simples que pode ser feita no próprio consultório médico. Após 1 minuto, compara-se a cores dos quadradinhos com uma tabela de referência que costuma vir na embalagem das próprias fitas do EAS.

EAS - Urina 1

Através destas reações e com o complemento do exame microscópico, podemos detectar a presença e a quantidade dos seguintes dados da urina:

- Densidade.
- pH.
- Glicose.
- Proteínas.
- Hemácias (sangue).
- Leucócitos.
- Cetonas.
- Urobilinogênio e bilirrubina.
- Nitrito.
- Cristais.
- Células epiteliais e cilindros.

Os resultados do dipstick são qualitativos e não quantitativos, isto é, a fita identifica a presença dessas substâncias citadas acima, mas a quantificação é apenas aproximada. O resultado é normalmente fornecido em uma graduação de cruzes de 1 a 4. Por exemplo: uma urina com “proteínas 4+” apresenta grande quantidade de proteínas; uma urina com “proteínas 1+” apresenta pequena quantidade de proteínas. Quando a concentração é muito pequena, alguns laboratórios fornecem o resultado como “traços de proteínas”.

Vamos, então, aos valores de referência do EAS:

Densidade:

A densidade da água pura é igual a 1000. Quanto mais próximo deste valor, mais diluída está a urina. Os valores normais variam de 1005 a 1035. Urinas com densidade próximas de 1005 estão bem diluídas; próximas de 1035 estão muito concentradas, indicando desidratação. Urinas com densidade próxima de 1035 costumam ser muito amareladas e normalmente possuem odor forte (leia: URINA COM CHEIRO FORTE E MAL CHEIROSA).

A densidade indica a concentração das substâncias sólidas diluídas na urina, sais minerais na sua maioria. Quanto menos água houver na urina, maior será sua densidade.

pH:

A urina é naturalmente ácida, já que o rim é o principal meio de eliminação dos ácidos do organismo. Enquanto o pH do sangue costuma estar em torno de 7,4, o pH da urina varia entre 5,5 e 7,0, ou seja, bem mais ácida.

Valores de pH maiores ou igual 7 podem indicar a presença de bactérias que alcalinizam a urina. Outros fatores que podem deixar a urina mais alcalina são uma dieta pobre em proteína animal, dieta rica em frutas cítricas ou derivados de leite, e uso de medicamentos como acetazolamida, citrato de potássio ou bicarbonato de sódio. Ter tido vômitos horas antes do exame também pode ser uma causa de urina mais alcalina. Em casos mais raros, algumas doenças dos túbulos renais também podem deixar a urina com pH acima de 7,0.

Valores menores que 5,5 podem indicar acidose no sangue ou doença nos túbulos renais. Uma dieta com elevada carga de proteína animal também pode causar uma urina mais ácida. Outras situações que aumentam a acidez da urina incluem episódios de diarreia ou uso de diurético como hidroclorotiazida ou clortalidona.

O valor mais comum é um pH por volta de 5,5-6,5, porém, mesmo valores acima ou abaixo dos descritos podem não necessariamente indicar alguma doença. Este resultado deve ser interpretado pelo seu médico.

Glicose:

Toda a glicose que é filtrada nos rins é reabsorvida de volta para o sangue pelo túbulos renais. Deste modo, o normal é não apresentar evidências de glicose na urina.

A presença de glicose na urina é um forte indício de que os níveis sanguíneos estão altos. É muito comum pessoas com diabetes mellitus apresentarem perda de glicose pela urina. Isto ocorre porque a quantidade de açúcar no sangue está tão alta, que parte deste acaba saindo pela urina. Quando os níveis de glicose no sangue estão acima de 180 mg/dl, geralmente há perda na urina (leia: DIAGNÓSTICO E SINTOMAS DO DIABETES MELLITUS ).

A presença de glicose na urina sem que o indivíduo tenha diabetes costuma ser um sinal de doença nos túbulos renais. Isso significa que apesar de não haver excesso de glicose na urina, os rins não conseguem impedir sua perda.

Basicamente, a presença de glicose na urina indica excesso de glicose no sangue ou doença dos rins.

Proteínas:

A maioria das proteínas não são filtradas pelo rim, por isso, em situações normais, não devem estar presentes na urina. Na verdade, existe apenas uma pequena quantidade de proteínas na urina, mas são tão poucas que não costumam ser detectadas pelo teste da fita. Portanto, uma urina normal não possui proteínas.

Quantidades pequenas de proteínas na urina podem ser causadas por dezenas de situações, que vão desde situações benignas e triviais, como presença de febre, exercício físico horas antes da coleta de urina, desidratação ou estresse emocional, até causas mais graves, como infecção urinária, lúpus, doenças do glomérulo renal e lesão renal pelo diabetes.

Grandes quantidade de proteínas na urina quase sempre indicam a presença de uma doença, sendo a lesão renal pelo diabetes e as doenças glomerulares as causas mais comuns (leia: O QUE É UMA GLOMERULONEFRITE?).

Existem duas  maneiras de se apresentar o resultado das proteínas na urina: em cruzes ou uma estimativa em mg/dL:

Ausência = menos que 10 mg/dL (valor normal)
Traços = entre 10 e 30 mg/dL
1+ = 30 mg/dl
2+ = 40 a 100 mg/dL
3+ = 150 a 350 mg/dL
4+ = Maior que 500 mg/dL

A presença de proteínas na urina se chama proteinúria, pode indicar doença renal e deve ser sempre investigada (leia: PROTEINÚRIA, URINA ESPUMOSA E SÍNDROME NEFRÓTICA). O exame da urina de 24h é normalmente feito para se quantificar com exatidão a quantidade de proteínas que se está perdendo na urina (leia: URINA 24 HORAS | Como colher e para que serve).

Hemácias na urina / hemoglobina na urina / sangue na urina:

Assim como nas proteínas, a quantidade de hemácias (glóbulos vermelhos) na urina é desprezível e não consegue ser detectada pelo exame da fita. Mais uma vez, os resultados costumam ser fornecidos em cruzes. O normal é haver ausência de hemácias (hemoglobina).

Como as hemácias são células, elas podem ser vistas com um microscópio. Deste modo, além do teste da fita, também podemos procurar por hemácias diretamente pelo exame microscópico, uma técnica chamada de sedimentoscopia. Através do microscópio consegue-se detectar qualquer presença de sangue, mesmo quantidades mínimas não detectadas pela fita.

Neste caso, os valores normais são descritos de duas maneiras:
- Menos que 3 a 5 hemácias por campo ou menos que 10.000 células por mL

A presença de sangue na urina chama-se hematúria e pode ocorrer por diversas doenças, tais como infecções, pedras nos rins e doenças renais graves (para saber mais detalhes sobre a hematúria, leia: HEMATÚRIA (URINA COM SANGUE)).

Um resultado falso positivo pode acontecer nas mulheres que colhem urina enquanto estão na período menstrual. Neste caso, o sangue detectado não vem da urina, mas sim do sangue ainda residual presente na vagina. Nos homens, a presença de sêmen na urina também pode provocar falso positivo.

Uma vez detectada a hematúria, o próximo passo é avaliar a forma das hemácias em um exame chamado “pesquisa de dismorfismo eritrocitário”. As hemácias dismórficas são hemácias com morfologia alterada, comum em algumas doenças como a glomerulonefrite (leia: O QUE É UMA GLOMERULONEFRITE?). É possível haver pequenas quantidades de hemácias dismórficas na urina sem que isso tenha relevância clínica. Apenas valores acima de 40 a 50% costumam ser considerados relevantes.

Não é todo laboratório que possui gente capacitada para executar esse exame. Por isso, muitas vezes ele não é feito automaticamente. É preciso o médico solicitar especificamente essa avaliação.

Leucócitos ou piócitos – Esterase leucocitária

Os leucócitos, também chamados de piócitos, são os glóbulos brancos, nossas células de defesa. A presença de leucócitos na urina costuma indicar que há alguma inflamação nas vias urinárias. Em geral, sugere infecção urinária, mas pode estar presente em várias outras situações, como traumas, uso de substâncias irritantes ou qualquer outra inflamação não causada por um agente infeccioso. Podemos simplificar e dizer que leucócitos na urina significa pus na urina.

Como também são células, os leucócitos podem ser contados na sedimentoscopia. Valores normais estão abaixo dos 10.000 células por mL ou 5 células por campo

Alguns dipsticks apresentam um quadradinho para detecção de leucócitos, normalmente o resultado vem descrito como “esterase leucocitária”. O normal é estar negativo.

Cetonas ou corpos cetônicos:

Os corpos cetônicos são produtos da metabolização das gorduras. Os corpos cetônicos são produzidos quando o corpo está com dificuldade em utilizar a glicose como fonte de energia. As causas mais comuns são o diabetes, o jejum prolongado e dietas rigorosas. Outras situações menos comuns incluem febre, doença aguda, hipertireoidismo, gravidez e até aleitamento materno.

Normalmente a produção de cetonas é muito baixa e estas não estão presentes na urina.

Alguns medicamentos como captopril, ácido valproico, vitamina C (ácido ascórbico) e levodopa podem causar falso positivos.

Urobilinogênio e bilirrubina

Também normalmente ausentes na urina, podem indicar doença hepática (fígado) ou hemólise (destruição anormal das hemácias). A bilirrubina só costuma aparecer na urina quando os seus níveis sanguíneos ultrapassam 1,5 mg/dL. O urobilinogênio pode estar presente em pequenas quantidades sem que isso tenha relevância clínica.

Nitritos

A urina é rica em nitratos. A presença de bactérias na urina transforma esses nitratos em nitritos. Portanto, fita com nitrito positivo é um sinal indireto da presença de bactérias. Nem todas as bactérias têm a capacidade de metabolizar o nitrato, por isso, exame de urina com nitrito negativo de forma alguma descarta infecção urinária.

Na verdade, o EAS apenas sugere infecção. A presença de hemácias, associado a leucócitos e nitritos positivos, fala muito a favor de infecção urinária, porém, o exame de certeza é a urocultura (leia: EXAME UROCULTURA | Indicações e como colher).

A pesquisa do nitrito é feita através da reação de Griess, que é o nome dado a reação do nitrito com um meio ácido. Por isso, alguns laboratórios fornecem o resultado como Griess positivo ou Griess negativo, que é igual a nitrito positivo ou nitrito negativo, respectivamente.

Cristais

Esse é talvez o resultado mais mal interpretado, tanto por pacientes como por alguns médicos. A presença de cristais na urina, principalmente de oxalato de cálcio, fosfato de cálcio ou uratos amorfos, não tem nenhuma importância clínica. Ao contrário do que se possa imaginar, a presença de cristais não indica uma maior propensão à formação de cálculos renais. Dito isso, é importante destacar que, em alguns casos, a presença de determinados cristais pode ser um sinal para alguma doença.

Os cristais com relevância clínica são:

  • Cristais de cistina – Indicam uma doença chamada cistinúria.
  • Cristais de magnésio-amônio-fosfato (chamado de cristais de estruvita ou cristais de fosfato triplo) – podem ser normais, mas também podem estar presentes em casos de urina muito alcalina provocada por infecção urinária pelas bactérias Proteus ou Klebsiella. Pacientes com cálculo renal por pedras de estruvita costumam ter esses cristais na urina.
  • Cristais de tirosina – Presentes em uma doença chamada tirosinemia.
  • Cristais de bilirrubina – Costumam indicar doença do fígado.
  • Cristais de colesterol – Costuma ser um sinal de perdas maciças de proteína na urina.

A presença de cristais de ácido úrico, caso em grande quantidade, também deve ser valorizada, pois podem surgir em pacientes com gota ou neoplasias, como linfoma ou leucemia. Cristais de ácido úrico em pequena quantidade, porém,  são comuns e não indicam nenhum problema.

Células epiteliais e cilindros

A presença de células epiteliais na urina é normal. São as próprias células do trato urinário que descamam. Elas só têm valor quando se agrupam em forma de cilindro, recebendo o nome de cilindros epiteliais.

Como os túbulos renais são cilíndricos, toda vez que temos alguma substância (proteínas, células, sangue…) em grande quantidade na urina, elas se agrupam em forma de um cilindro. A presença de cilindros indica que esta substância veio dos túbulos renais e não de outros pontos do trato urinário como a bexiga, ureter, próstata, etc. Isto é muito relevante, por exemplo, nos casos de sangramento, onde um cilindro hemático indica o glomérulo como origem, e não a bexiga, por exemplo.

Os cilindros que podem indicar algum problema são:

- Cilindros hemáticos (sangue) = Indicam glomerulonefrite.
- Cilindros leucocitários = Indicam inflamação dos rins.
- Cilindros epiteliais = indicam lesão dos túbulos.
- Cilindros gordurosos = indicam proteinúria.

Cilindros hialinos não indicam doença, mas podem ser um sinal de desidratação.

A presença de muco na urina é inespecífica e normalmente ocorre pelo acúmulo de células epiteliais com cristais e leucócitos. Tem pouquíssima utilidade clínica. É mais uma obervação.

Em relação ao EAS (urina tipo I) é importante salientar que esta é uma análise que deve ser sempre interpretada. Os falsos positivos e negativos são muito comuns e não dá para se fechar qualquer diagnóstico apenas comparando os resultados com os valores de referência.

Ácido ascórbico na urina

É comum os laboratórios chamarem a atenção quando há ácido ascórbico (vitamina C) na urina. Este dado é importante porque o ácido ascórbico pode alterar os resultados do dipstick, principalmente na detecção de hemoglobina, glicose, nitritos, bilirrubina e cetonas. É importante o médico saber que resultados inesperados podem ser falsos positivos ou falsos negativos causados pela vitamina C.

EAS (urina tipo I) normal 

Apenas como exemplo, o que segue abaixo é um modelo de como os laboratórios apresentam os resultados do exame sumário de urina. Este exame está normal.

COR —- amarelo citrino
ASPECTO —- limpido
DENSIDADE —- 1.015 (normal varia entre 1005 e 1030)
PH —- 5,0 (normal varia entre 5,5 a 7.5)

EXAME QUÍMICO

Glicose —- ausente
Proteínas —- ausente
Cetona —- ausente
Bilirrubina —- ausente
Urobilinogênio —- ausente
Leucócitos —- ausente
Hemoglobina —- ausente
Nitrito —- negativo

MICROSCOPIA DO SEDIMENTO (sedimentoscopia)

Células epiteliais —- algumas
Leucócitos —- 5 por campo
Hemácias —- 3 por campo
Muco —- ausente
Bactérias  —- ausentes
Cristais —- ausentes
Cilindros —- ausentes

Se você está preocupado(a) com a saúde dos sues rins, não deixe de assistir esse curto vídeo de 3 minutos, produzido pela equipe do MD.Saúde, que explica de forma simples a insuficiência renal e o exame da creatinina:

Vídeo sobre doença renal crônica

Vérsion en español:  ANÁLISIS DE ORINA | Examen de orina

Publicidade
  • Jennyfer Lemos

    - meu exame de leucócitos deu 21.208 & os medicos pediu para mim repetir o exame , então repeti & deu 26.790 . oque significa ?

  • Jennyfer Lemos

    - meu exame de leucócitos deu 21.208 & os medicos pediu para mim repetir o exame , então repeti & deu 26.790 . oque significa ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Se você tiver sintomas, pode ser um sinal de infecção urinária.

  • amanda

    Doutor a minha urina deu ausência em proteínas glicose d.cetonicos bilirrubina hemoglobina nitrito ácido ascórbico leucócitos eritrocitos oque significa

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O normal é estar ausente.

  • Lucas

    Dr. Pedro, realizei um exame de urina I com resultado normal, com apenas 3 leucócito por mm3, porém minha urocultura veio positiva. Isso é possível ou foi erro de laboratório??? abraço.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Urocultura positiva não necessariamente indica infecção. Pode ser bacteriúria assintomática.

  • http://leucocitosdeurarosoquesignificaporfavortireminhasduvidas luziene

    leucocitos deu raros o que significa por favor tire minhas duvidas

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Significa que quase não há leucócitos na amostra de urina analisada. É um achado que não tem significado clínico relevante.

  • Thamara

    Doutor o que significa células epiteliais raras e bacterias raras?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Que foram encontrados no exame da urina raras células e raras bactérias. Isso não tem nenhuma relevância clínica

  • isa

    Dr meu exame de urina deu hemoglobina ++++, o que significa.????

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Que há sangue na urina. É preciso investigar a causa.

  • Marli meiireles de Oliveira

    meus leucócitos deram 100 por campo o médico disse que é grave pode ser câncer?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não deve ter nada a ver com câncer.

  • Andressa santos

    Os valores de referencia do exame de urina 24 horas, são os mesmos da urina tipo 1??

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não, são exames diferentes.

  • Nadjeda

    Doutor sou estudante de análises clínicas e estou fazendo um trabalho sobre doenças que possam ser diagnosticadas pelo exame de urina, gostaria de saber que exame diagnostica o câncer de pâncreas e quais seus valores de referência. Obrigada desde já. Nadjeda

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Nenhum exame laboratorial faz o diagnóstico do câncer do pâncreas. O que chega mais próximo disso é o CA 19-9, mas ele é colhido no sangue e não na urina.

  • Mirian Alves

    Bom dia! Dr. quais são as causas,de vim obter uma infecção urinária?

  • Expedita

    Bom dia!
    No exame de cultura de urina , deu valor de referencia negativo, isso e infecção urinária!

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • ANDRESSA

    urina demorando de pra sair é infecçao urinaria ????

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode ser um dos sintomas.

  • Victor

    Dr. tem como o exame de urina tipo I detectar a gravidez ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não, urina tipo I não serve para detectar gravidez.

  • aurea

    bom dia , fiz um exame de urocultura e o resultado foi enterobacter aerogenes e alguns cristais de oxalato de cálcio e cristais de acido úrico, no exame anterior a bactéria estava com enterobacter sp, gostaria de saber se esta aumentando as bactérias, pois já estou fazendo tratamento com o urologista, mas o fato do nome ter mudado me assustou

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Provavelmente é a mesma bactéria. A sigla sp significa espécie. Qualquer Enterobacter que não seja completamente indicado cai na definição de Enterobacter sp.

  • Bárbara

    Bom dia Dr.Pedro,meu exame deu Piócitos 6 p/ campo,significa alguma inflamação?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não necessariamente é algo relevante. É preciso correlacionar com dados clínicos para valorizar uma alteração tão pequena.

  • flavia matias

    Olá
    Sou farmaceutica e gostaria de saber qual a importancia dos exames de EAS para o pacientes renais em tratamento de dialise, e quais sao os exames mais importantes nesse caso.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não vejo muita aplicação clínica para o EAS nos paciente em diálise. No máximo, uma avaliação de piuria em casos de suspeita de infecção urinária.

  • Henrique Prado de Castro

    Já curti a página, mas esse material aqui está excepcional, parabéns cara. Acho que me economizou algumas horas diante do livro. :) :)

  • dinho

    Boa tarde
    Meu exame de urina apresentou ++ de proteína mas não está espumando…pode ser algo grave?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A urina só espuma se tiver muita proteína. Pequenas quantidades não causam espuma, mas ainda assim, podem ser o primeiro sinal de doença renal. Essa proteinúria deve ser melhor investigada.

      • dinho

        Obrigado pela resposta mas realizei uma ultra dos rins e vias urinarias e nao apresentou nenhuma anormalidade. .com rins tópicos com dimensões contornos e ecogenicidade normais sem evidwncias de obstrucoes ou calculos. Ureteres terminais pervios e bexiga repleta com paredes lisaa e regularrs e conteúdo normal…prostata com 30g. Entao esse exame pode ter sido mal realizado ou pode ser algum outro tipo de doença pra investigar? Eu fiz o exame juma emergencia medica sem descartar o primeiro jato.

        • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

          O ultrassonografia dos rins não serve para investigar a proteinúria. Procure um nefrologista.

  • raquel fernandes

    Boa noite Dr,Pedro,meu exame de urina acusou 51/cml nas células epiteliais,estou com infecção urinária?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Células epiteliais não é parâmetro para ver infecção urinária.

  • dinho

    boa tarde Dr.!
    presença de proteína na urina ++ é preocupante?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Tem que ser investigada com exames mais específicos.

  • Cris Santana

    Ola no exame de minha filha deu cristais de uratos amorfos*/3 o que isso segnifica?presença de infecçao?? Ou nao??

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Uratos amorfos na urina não tem significado clínico. É um achado normal.

  • Gabi Lima

    Olá Dr. Pedro, gostaria de saber a importancia clinica dos Cristais de Fosfato triplo (amoniaco-magnesiano). E qual a relação, se houver alguma, com a hiperplasia prostática.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Atualizei o texto com essa informação. Em geral ocorre em urina muito alcalina provocada por certas bactérias. Pode ter elação com cálculo de estruvita. Vi que alguns sites falam da hiperplasia prostática como causa, mas não achei a fonte desta informação. Que eu saiba, não existe essa relação.

  • Tiago Spolador

    Boa noite, Dr Pedro. Parabéns pelo seu blog! Ele é muito didático! Sou médico e tenho uma dúvida. Uma densidade urinária abaixo ou acima do valor de referência indica sempre que há alguma patologia? Ou apenas o fato de o paciente ter ingerido pouco ou muito líquido no dia anterior ao exame pode causar esse achado? Agradeço desde já pela atenção!

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A densidade sozinha não tem praticamente utilidade nenhuma. Simplesmente indica o grau de diluição da urina. A quantidade de água ingerida horas antes faz toda a diferença.

  • Karina Rodrigues

    Resultado de E. Coli >100.000 na urina e leucócitos em 3000/ml, pode haver infecção de urina sem reação de defesa do corpo?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O que você quer dizer com reação de defesa do corpo? A presença de leucócitos na urina já é um sinal do sistema imunológico agindo.

  • Gabriela Silva

    ok, mas ninguem falou células epiteliais de descamação positivo, o que isso quer dizer???

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O texto fala sobre células epiteliais na urina.

  • Denise

    Consigo identificar gravidez no exame sumário de urina?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • MARCUS VINICIUS

    Bom dia Doutor, no meu exame de urina constatou a presença de cristais de oxalato de cálcio. Isso indica algum problema?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se for só isso, não.

  • Nayara Negrini

    No meu exame deu nas observações: raras bactéria.. tem algum problema??

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Habitualmente, não.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Presença de bactérias na urina. Se você tiver sintomas, pode ser infecção urinária.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Sim, negativo é o normal.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    O exame de urina não serve para diagnóstico do diabetes. Você tem que dosar a glicemia sanguínea para ter informação relevante.

  • Maria Tereza

    pergunta flora bacteriana(+++) oque resultado

  • Paulo Cainé

    Olá, me diz se num exame de urina tipo 1, o resultado da hemoglobina é negativo, está tudo bem?

  • Bruno Machado

    Meu exame de urina acusou “traços” de proteina e cetona, isso é sinal que tenho diabetes e nunca notei? Tenho 19 anos e não sou obeso, com certeza diabetes tipo 2 não é uma opção, queria saber se devo me alertar ao diabetes tipo 1. Obrigado

  • Bruno Machado

    Meu exame de urina acusou densidade da urina: 1030, Proteinas: Traços e Cetonas: Traços, glicose aparece como ausente. Existe grande indicio de diabetes ou a quantidade pequena não é alarmante?

    Obrigado.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se a glicose é ausente, o resultado está normal.

  • Rodrigo Carlos

    Doutor, enviei uma pergunta mas acho que foi excluida, vou tentar reformular :
    - Sou homem, tenho 33 anos, estou com pouco corrimento, quando aperto a uretra. É um líquido mucoso mas quase transparente. Fiz exame de urina tipo I e não apareceu nenhum piócito e os outros resultados, todos ausentes. Se há corrimento por conta de Clamidia ou Gonorréia, o exame de Urina tipo 1 não deveria apresentar piócitos, ou qualquer outra alteração ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim, o esperado era haver piúria. Mas se você tem corrimento, isso não exclui totalmente a possibilidade de uretrite. A clínica é sempre mais importante que resultados laboratoriais.

  • mayara

    bom dia meu exame de urina deu leucocitos 31000 , minhas hemacias deu 38000 meu muco deu+ e minha hemoglobina deu +.devo me preocupar?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Tem sangue e pus na urina. Não necessariamente é algo grave, mas é preciso saber a causa.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não, é preciso descobrir o porquê de você estar tendo infecções de urina de repetição.

  • Fabiana Cunha

    Boa noite, eu fiz uma nefrectomia por causa de uma hidronefrose e pielonefrose, ja faz quase 60dias e agora estou com uma cistite , é comum ocorrer essa reenfectação ? Gostaria muito de saber a respeito

  • camila

    Boa noite Dr.
    Gostaria de saber se o exame sumário da urína acusa o consumo de canábis.
    Cumprimentos e muito obrigada

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não, o exame simples de urina não inclui pesquisa toxicológica.

  • Eduardo Amorim

    Boa tarde Dr. Meus parabéns pelo site, que tenhas muita saúde, sorte, Fé e sucesso sempre. É quando vejo iniciativas como esta que sinto orgulhe em ser brasileiro. Não venda para um Fundo qualquer. Abraços.

  • murillomgj

    Fui ao medico com reclamções de uma pequena queimação apos o termino da urina, bem no canal, ele nao passou remedio nenhum e o exame de urina em Fila.Muco deu VARIOS e na frente apareceu que deveria ser Ausente, fiquei muito preocupado, o resto deu tudo conforme mostra no site.. devo me preocupar com esse Fila.Muco?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se for só isso, não.

  • edileusa

    ola doutor boa noite,meu exame de urina deu (bacterias ++)o que significa e obgd

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Significa que há bactérias na urina. Não necessariamente indica infecção urinária. O exame tem que ser interpretado por um médico.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    40.000 unidades formadoras de colônias de bactérias. É sinal de infecção.

  • camila

    o que significa quantificação 40.000 UFC/ml

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Presença de sangue na urina

  • denise

    o significa hemoglobina positivo +++

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não, não é normal.

    • Rosania Marques

      obrigada doutor por sua atenção.

  • Rosania Marques

    Fiz um sumario de urina e deu leucocitos 40 por campo e presença de filamentos de muco e presenca de bacilos gram negativos? Pode me ajudar a entender? Obrigada

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Tem pus e bactérias na urina. Se você tiver sintomas urinários, infecção urinária é um diagnóstico provável.

      • Rosania Marques

        sim deu infecção urinária. mas ñ seria o caso de internamento? já que tem pus?

        • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

          Se você está bem, não precisa internar não. Na imensa maioria dos casos, o tratamento pode ser feito em casa com antibióticos orais.

        • Rosania Marques

          Obrigada doutor. É normal a barriga ficar distendida, inchada?

          Enviado do Yahoo Mail no Android

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não vejo por quê.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Nada de muito preocupante.

    • carla

      muito obrigada, mas será que isso pode comprometer para assumir meu cargo de professora:

  • carla

    carla DR. fiz um sumario de urina exame para assumi um concurso e algo deu diferente conforme a referencia indicada foi o aspecto semi-turvo,ph 7.0, Leocócitos traços, celulas epiteliais 09-10,e ainda tinha uma observação numerosos filamentos de muco, estou um pouco preocupada.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Ele tem pus na urina, mas não necessariamente é infecção urinária. Tem que investigar.

    • Catia Dias

      Muito obrigada pela ajuda e parabéns pela iniciativa!!!

  • Catia Dias

    Meu pai fez exame de urina onde o Leucócitos tem o valor de 391/ mcl, ele esta com infecção urinaria?
    Ele utiliza fraudas e esta muito abatidinho e com dificuldade de se manter acordado com grande fatiga.
    Ele tem 75 anos e estou muito preocupada com esse resultado.

  • ana paula de lima

    Oi, fiz um exame de urina hoje e o médico me disse que tem presença de muito sangue na urina e solicitou outro exame. To com muito medo.

  • Franciely

    Boa Tarde!! meu nome é Franciely, por favor pode me informar o que significa bactérias ++ em exame de urina.
    Obrigado!

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Significa que foi detectada a presença de bactérias na urina em quantidade moderada.

  • Josy

    Boa tarde Dr. primeiramente gostaria de parabenizá-lo pela iniciativa…realmente este blog é de muita serventia… Parabéns e muito sucesso em sua carreira.
    Gostaria de tirar uma dúvida, minha sogra realizou alguns exames, mas está aguardando até segunda-feira pra mostrar ao médico, porém eu e meu marido já abrimos prá olhar.
    Achamos as plaquetas dela muito baixas, está em 100, e o que nos deixou mais preocupados foi a glicose na urina: 520…claro que não é um bom sinal, pode-se confirmar a Diabetes?
    Ela pode esperar até segunda-feira? oq ue pode ser evitado até lá?
    Muito obrigada.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Exceto alguns raros casos, a glicose só aparece na urina em grande quantidade em caso de diabetes.

  • LUCIANA

    Dr. Pedro, minha mãe tem 55 anos fez o exame de proteinuria e o resultado foi 1000 mg/24h. Estou muito preocupada, pois o nefrologista está agendado para jan/ 2014, e não sei a alimentação adequada para o consumo dela que não está tomando nenhuma medicação. Aguardo retorno. Att. Luciana.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A princípio, se ela não tem outros sintomas ou alterações analíticas, uma proteinúria de 1000 mg por dia não é uma urgência. Não há problema esperar até Janeiro sem tratamento.

  • Emerson

    Dr, me tira uma dúvida? No exame de minha mãe apareceu apenas células epiteliais positivo, sem nenhuma ressalva à mais, é relevante se preocupar?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Nenhuma relevância.

  • Viuna Lopes

    Parabéns Dr. Pedro, seu blog é excelente, me ajuda muito. Obrigada pelas informações.

  • michele

    mto bom!!

  • Gilmário

    Boa noite D. Pedro.
    Recentemente fiz um exame de urina e acusou glicose +++
    Não tenho diabetes, posso estar com problemas renais ou devo repetir o exame para confirmar o resultado. Vou agendar uma consulta com um nefrologista.

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      É melhor repetir para já levar 2 exames para o Nefrologista.

  • Tamires Guerra

    Boa noite Dr, fiz exame de urina e constou “Cultura de urina. Resultado: Negativo…Nãp foi evidenciado o crescimento de microogarnismos”. Mas na urina tipo 1 constou: Leucócitos 42400 /ml, valor de referência até 31500 /ml. Estou ou não ainda com infecção? obrigada..

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Para infecção urinária, a urocultura é um exame mais confiável. Esses leucócitos na urina podem ter outro motivo que não uma infecção urinária. É preciso investigar.

  • Amanda

    Parabéns! Foi muito útil esse artigo.
    Você explicou de uma forma tão simples…
    Muito obrigada.

    • weberty

      nossa muito bom mesmo,entendi perfeitamente me ajudou muito..

  • Igreni

    Gostaria de parabenizar o(s) autor(es) deste site, com este conteudo riquissimo em informacoes para quase todos os problemas. Parabens mesmo…

  • Cristiane Santos

    Parabéns pela forma simples de compartilhar conhecimento.
    Mantenham o site e obrigada pelos esclarecimentos e informações.

  • michella

    Ótimo site, respostas claras e objetivas, estou maravilhada pois chega a ser muito melhor que um resultado de um especialista. Parabéns de coração e continuem sempre assim, sucesso e muito obrigado!

  • Jaqueline Moreira

    Adorei este blog. Parabens Dr Pedro Pinheiro, em linguagem acessivel fiquei mais tranquila com minha s duvidas. Obrigada

    • vanelia

      se 50% dos medicos explicasse assim tao bem,o nosso país seria seria maravilhoso.Que Deus te abençoem muito,parabens,

  • Giovanna

    Quero parabenizá-los por este site. Aqui encontrei informações muito valiosas que esclareceram muitas dúvidas e me confortaram bastante diante de uma situação díficil com problemas de saúde de alguém que amo muito.
    São informações passadas com grande profissionalismo e seriedade e o fato de responderem às peguntas dos leitores, a maneira simples e muito bem explicada das informações mostra também o grande carinho com que é elaborado cada detalhe aqui contido.
    Mais uma vez, parabenizo e agradeço aos criadores deste site que é de grande utilidade pública.
    Abraços, Giovanna.

  • SILVANA SMIT

    Só tenho que agradecer aos criadores deste endereço, pois que venho tirando muitas dúvidas que tenho a respeito da saúde/doença, ajudou bastante no meu esclarecimento. Um beijo no coração de todos os criadores do site.
    Silvana Smit ( estudante do 10 semestre de psicologia da UNAMA)

  • Fernanda Silva Oliveira

    Boa noite!!
    O normal é que não tenha presença de leucócitos(que são os glóbulos brancos que fazem parte da defesa do nosso organismo), pois em grande quantidade pode apresentar algum tipo de infecção. Quanto as proteínas, a presença de proteinas na urina é chamada de proteinúria, podendo indicar alguma doença renal. E em relação aos cristais não é algo preocupante cristais de oxalato de cálcio. Mas para que vc se sinta melhor e tirar todas as suas dúvidas é preciso procurar um médico.
    Um abraço!!!

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    É uma forma de medir a quantidade. Não tem muita relevância clínica.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não. É possível ter cálculos sem nenhum desses achados na urina. O oposto também é verdadeiro.

  • Rogério Navarro

    Boa Tarde… tenho uma dúvida… O que significa Oxalato de calcio (+) ou (++) ou (+++)… é o nível de oxalato? Há algum nivel aceitável?

  • nielmo

    boa noite! fiz um exame de de urina Eas jato medio e apareceu nitritos negativo,células Epiteliais: presente+,leucócitos: 40 p/campo,cristais :oxalato de cálcio +.oque isso que dizer grato pela resposta .

  • maridete oliveira carvalho

    boa noite estou com pus na urina exame feito no upa, e foi passado o antibiotico,cipro,mas o meu organismo criou resistencia ao antibiotico ,ela voltou de novo a cistite e dor ,o que fazer

  • Isis

    Fiz um exame e deu, (cristais raros)… O que significa?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Que foram visualizados raros cristais na urina. Isso é irrelevante.

  • Isis

    Fiz um exame e deu, (cristais raros)… O que significa?

  • danielabastos1@gmail.com

    Boa tarde Dr., fiz um exame de urina onde deu 650 mg de proteína. O que pode ser?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Só indo a um nefrologista para saber.

  • Uerder Freitas

    Deve estar relacionado com ah higiene.

  • Vanessa

    boa noite! fiz um exame de urina e deu 25 piócitos por campo e a ultrassonografia deu discreta ectasia do rim direito.,gostaria de saber se a infecção esta muito acentuada!!!fiquei muito preocupada!

  • Ana Paula

    Boa Tarde Dr.,

    Sou biomédica e trabalho em um laboratório de análises clínicas, gostaria de saber se devemos colocar no laudo do exame de urina I presença de espermatozóide quando em excesso, em homens com faixa etária de 28 anos e em pacientes idosos. Tem algum significado clínico?
    Obrigada

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Que eu saiba, não. O esperma geralmente só tem significado em mulheres, principalmente nas crianças ou nas idosas institucionalizadas, pois isso pode ser um sinal de abuso sexual.

      • Uerder Freitas

        Sim, esse fato é mais comum em jovens, principalmente do sexo feminino. Por motivos de ética, não é recomendado colocar nos exames tal diagnóstico. Mais que não tem relevância clínica.

  • SANDRA MELO

    Sou acadêmica de Biomedicina e aprendi na universidade que o Urobilinogênio na urina tem que ser normal e não ausente.Favor verificar e corrigir o erro. Obrigada!

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não há erro algum. Tecnicamente há sempre uma pequena quantidade de urobilinogênio na urina, mas na prática clínica vários laboratórios usam negativo como referência para o normal. Isso depende da técnica usada e do limiar inferior de detecção.

      • Uerder Freitas

        Normal e ausente, não tem muita relevância, e de expressão, quase o mesmo sentido em casos clínicos. Normal, quando tem presença, mais não significativa, e ausente, quando não encontrado na urina. Urobilinogênio, relacionado com Figado.

  • vera

    qual e a referencia da creatinina boa ????

  • Jovelina Silva Rocha

    Ola´, Doutor! meu exame deu leucócitos numeros por campo (pus na urina)e sinto dores fortes na região das costa na altura da cintura, devo fazer exames completmentares.

  • Rilque Rapozo

    Olá Dr. Gostaria de Saber se o exame de Urina tipo I pode detectar uma possivel gravidez?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • A Mari

    Olá dr. Pedro, parabéns pela atenção para com os seus leitores, muito bom ver profissionais atentos com os canais de comunicação e ajudando aqueles que têm dúvidas.
    A minha é: o meu exame EAS hemacias deu o resultado de 33, quando o valor de referência indica normalidade até 27. Sou gestante e fiquei um pouco preocupada.
    E a pesquisa de hemoglobina indicou TRACOS, o que seria? Desde já obrigada!

  • Boa tarde, fiz o exame de urina tipo 1

    e deu seis resultados alterados

    Hemoglobina ………………..Presente (+)

    Nitrito ……………………Positivo

    Leucócitos ………………… 60.000

    Filamentos de Muco ………….Ausentes

    Bactérias ………………….Numerosas

    Hemácias ………………….. 18.000

    • Uerder Freitas

      Sugere uma infecção.

  • juliana

    Dr. meu chamo Juliana, e gostaria de saber como se chama o exame que introduz uma cânula para ver dentro da bexiga? Qual especialista devo procurar? obrigado.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Cistoscopia. O Especialista é o urologista.

  • http://profile.yahoo.com/K7XA643ODIVE3IDYL2EMK6HG5Y Dekalk Gesso

    Dr fiz exame e meu exame deu o leucocitos alto , no exame diz10000 por ml o meu deu 765000 por ml alem da infeccção urinaria pode representar algo mais serio?

  • http://twitter.com/naagatinha fernanda miranda

    oi meu nome é gabriela e tenho 18 anos estou no meu 5 mese de gestação e fiz um exame de urina aonde constou 20.000 leucocitos sendo que o normal é 10.000 estou muito preucupada pois ja perdi um filho ha 10 meses e eu estava com 5 meses tb estou com muito medo por favor me ajudem a esclarecer essa minha duvida desde de ja muito obrigada.

  • Luciene Ricardo

    dr pedro, o aumento considerável de celulas epitéliais na urina, ocorre por algum motivo específico? isso dever ser investigado?

  • http://profile.yahoo.com/QP4UCCTEHHZQM3ZEBA3BDUOVQA Cristina

    Dr, minha filha tem 4 anos, começou a urinar a cada 10 minutos, fizemos exame de urina com urocultura e não acusou bactéria, mas ela continua urinando a cada instante, o que pode ser?

  • Luciene Ricardo

    dr pedro estou muito preocupada, fiz um exame de urina e deu uma alteração nas celulas epiteliais, sendo que a referencia: =<1000/ml, e o resultado foi:3000/ml,valor bem acima do normal, é grave?

  • http://profile.yahoo.com/V4NMPGMCOWUVJN5XL7CBIVSCUI evelyn

    boa noite Dr, fiz o exame de urina e o leucocitos se apresentam em 58.000 e diz que o normal é ate 10.000/ ml e hemacias 12.000 e o normal é ate 5.000/ml o que significa?
    No exame também apareceu positivo para Hemoglobina, nitritos e leucocitos esterase e diz que tem que estar ausentes. As cel epiteliais vias baixas estão frequentes onde deviam estar ausentes e as bactérias estão frequentes também.
    Isso significa eu estar só com a infecção urinária ou pode ser mais alguma coisa?

  • solange barivieira

    Bom dia, fiz exame de urina, e em cristais apresentou um resultado de /// F. AMORFOS++.
    O que quer dizer?

  • Carlos Alberto Miranda

    Tive síndrome nefrótica a dois anos perdendo cerca de 6000mg de proteina em 24hs, e tive em consequencia dela uma embolia pulmonar. Meu útimo exame está indicando que perco cerca de 80mg/24hs. Esse resultado me mostra que não tenho mais protenúria. Porém continuo a urinar com espuma. Porque será?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Estranho, 80mg não causa espuma. Tem que ver se a espuma que você tem é em excesso ou é apenas uma espuma normal que ocorre em toda urina.

  • Maria Heluiza Carvalho

    Dr. No meu exame de urina está presente corpos centônicos. Posso estar com diabete? E diz bem assim: “Foram evidenciados 3 a 4 piócitos, raras células pavimentosas, presença de cristais de oxalato de cálcio e raras bactérias” Irei ao Médico essa semana, mas gostaria de saber de logo! Explique-me por favor!

  • icaro bruno

    Se levar apenas 30ml ou menos de urina no pote plástico, o exame pode ser feito normalmente ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim.

  • Edenilze

    Se a hemoglobina estiver acima de 7,0, porque não é recomendado pelo oftalmologista efetuar a troca da lente dos oculos?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A pegunta tá confusa. Não faz muito sentido isso que você perguntou.

      • Uerder Freitas

        Também não entendi. kkk

  • 2473c

    boa tarde…fiz um exame de urina e deu 0 a 1 leucocito/ campo e alguns cristais de oxalato de cálcio, e nos elementos anormais tive nas proteinas 10…..que devo fazer?…obrigado ….tenho 40 anos e nunca tive uma doença.

  • Roseli Candida

    Fiz um exame e deu celulas epiteliais 230.000/ml – leoucócitos 93.000/ml –
    Hemácias 4.000/ml – Aspecto Turvo -Densidade 1,020. Bactrerisoscopia elevada.

    Lendo seu artigo eu não entendi quando diz por campo: Células epiteliais —- algumas
    Leucócitos —- 5 por campo
    Hemácias —- 3 por campo

    Como que transformo meus dados e se preciso me preocupar com o resultado, pois não percebi nem um cheiro desagradavel unica coisa eu tenho e dor na lombar dos dois lados nas costa (nas ancas). mas não é sempre mais quando fico muito tempo deitada.
    Outra dúvida esse exame diz se a pessoa esta gravida ou não

  • http://twitter.com/CaApOliveira Carina

    cor da urina: amarelo âmbar é normal? apareceu no exame da minha bebe de 2 meses.

  • icaro blasbey

    oq é muco muito aumentado?

  • Michelle Santos

    olá, fiz um exame de urina e deu de 6 a 8 leucócitos por campo e 8 a 10 hemácias por campo. Estou com 37 semanas de gestação e minha cesárea está marcada para daqui a 5 dias. Devo me preocupar na hora do parto?

  • shidomenes

    olá fiz um exame de urina na Cultura deu negativo mas o indice de Eritocitos esta com 28.000 devo me preocupar?

  • http://twitter.com/CaApOliveira Carina

    cor da urina: amarelo âmbar é normal? apareceu no exame da minha bebe de 2 meses.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim

  • http://twitter.com/SanEdnea ednea araujo dos san

    obrigada pelas as informações!

  • http://twitter.com/SanEdnea ednea araujo dos san

    ednea araujo
    Gosto muito de buscar informações OnLine.Por isso desde já obrigada pelas as informações.

  • Lúcio Gama

    Vc não deveria dar diagnósticos. Ainda mais em um comentário pela internet. O melhor que ele procure o médico. Afinal nem sabemos se este usuário é homem ou mulher, qual idade tem, existem vários outros diagnósticos diferencias que devem ser levados em conta na propedêutica

  • dynamichot

    boa tarde alguns dias atraz tranzei sem com camizinha mas tirei a mesma e nao nme lavei depois disto estou com ardencia no canal da urina e com diareia o q pode ser

  • Marcelacapelossa

    Dr Pedro, meu exame de urina não apresenta bacteria, mas os leucócitos estão alterados, em 8.000, hemácias 5.000 e células epitelias em 72.000. Gostaria de entender o que acontece, pois o médico não me passou remédio algum. Abraço!

  • Regina celia gubitoso deu

    fiz exame dw urina deu alterado na hemoglobina presentes deu duas cruz nunca tive nada so entrei na menopausa nao tomo hormonia pois o ginecoligista nao passou estou apavorada e grave vou passar palo ginecologista hoje aguardo resposta tenho 51 anos

  • Leurianunes

    oi … fiz um exame de urina, e contem em hemoglobina+ o que significa por favor?

  • lucidalva oliveira

    Amei o artigo! li e entendi o seu conteúdo. Ainda bem que já marquei o meu retorno ao meu médico para ver meus exames os de sangue tudo ok, mas o de urina deu:LEUCÓCITOS- 41.000 e CÉLULAS EPITELIAIS DE DESCAMAÇÃO -POSITIVO. (acho que algo está errado). Agradeço a atenção Luci

  • http://profile.yahoo.com/DHJVV4U4OGESVYHZYKKQZYDD5Y Valéria Soeira

    meu exame de uroblilinogênio deu normal ??/

  • michelecoxa

    ola o exame da minha filha deu leucocitos 8 a 10/campo celulas epiteliais ++,cristais fosfatos amorfos+ eo os demais todos ok ela teve infecção na bexiga a um mes atraz e tomou antibiotico do dia 19/10a 29/10.o que significa ou a alteração pode ser ter a ver com o tratamento do antibiotico?muito obrigada

  • Raquel Ap Gonçalves Elias

    Meu exame deu cristais e cilindros ausentes, o que significa?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Que não há cristais nem cilindros na urina. Isso é normal.

  • Elaine Vieira Moura

    Minha filha foi diagnosticada com pielonefrite aguda de acordo com exame de urocultulra, e tbm tem incontinência urinária e já fez tratamento com Retemic 25mg mas suspenderam o tratamento com o reédio depois de 1 ano e 7 meses por entenderem que ela estava bem, agora ela voltou a ter infecções urinárias com frequência e resistente à alguns antibióticos por isso ficou internada (de 02/05 a 09/05) 7 dias tomando 2 frascos de ciprofloxacino 400mg 12/12hrs durante 6 dias  antes disso tomou Bactrim durante 9 dias sem resultados (pois estava fazendo febre todos os dias).No dia 29/04 começou tomar cefalexina 500mg durante 3 dias,tbm não reagiu à medicação. Foi internada (02/05)no primeiro dia de internação tomou um outro antibiótico,(que não me lembro o nome) tbm não reagiu e depois começou o ciprofloxaxino e agora que recebeu alta não está tomando mais nada, devo procurar outra avaliação? Ela recebeu alta após fazer novos exames: sangue, urocultura e urina AES, sem alterações.Ela está com dificuldades para “segurar o xixi” e reclama que vaza, as vezes faz xixi na cama, qdo acorda já vazou bastante, e na roupa tbm, posso continuar com o Retemic que ela já tomava pra incontinência urinária, ou devo procurar um nefrologista?  Realmente não sei o que fazer? 

  • Henrique C . L. Neto

    Dr. Minha esposa é diabetica. ela fez exame de urina (EAS) e deu Glicose v.r. < 30 mg/dl. E normal? O que siguinifica?

  • Patricia Queiroz

    Que tipo de exame detecta se a pessoa fez uso de drogas, como maconha e cocaína?

  • Alex1000volts

    meu ultimo exame de sangue constou 130,0mg/dl,mas mesmo assim formigas se juntam em minha urina,vale lembrar que minha maior fonte de açúcar é o café,pois bebo muito,mas antes sempre dava desse valor pra baixo no exame de glicose.
    por que as formigas sejuntam entao,se isso acontece nos valores de 180 pra cima?
    obrigado

  • adi

    ola fiz um exame de urina, estou gravida de 7 meses os leucocitos no campo sedimento deu 40 e tambem presença de bacterias e filamento de mucos.
    estou com infecçao urinaria?

  • Alcione Hergesel

    pq no meu exame de urina HEMOGLOBIA DEU POSITIVO (+)??

  • Ivonetesouto2013

    e muito importante estarmos bem informado quando se trata da nossa saude

  • Abimael Tuc

    É ótimo saber que podemos contar com sites como esse para aprendermos sobre o que acontece em nosso corpo. vocês são show de Medicina!

  • Michelleffigueiredo

    no meu exame apareceu leucocitos/piocitos 35 a 40 p/c o q significa?

  • ELRILENE-SANTOS

    ELRILENE, AMEI CONHECER O SITE, AS INFORMAÇÕES SÃO IMPORTATÍSSIMAS.

  • Erikaeemanuel

    Olá no meu exame de urina o ph deu 5,0, células epiteliais deu várias, não disse o valor, hemácias ausente, muco presente, outros deu algumas bactérias?? o que devo fazer será que estou com infecção???

  • ana maria

    ola meu resultado de urina deu leucocitos 78.000 hemacia 21.000 muco + flora+++ que esta acontecendo comigo estou com dor de lado fez utrason e não deu nada

  • http://twitter.com/Juuuh_fkn Juliana FKN ♥

    Boa noite, fiz um exame de sumáro de urina, e deu BACTERIÚRA AUMENTADA, será que aconteceu algum erro no laboratório que contomunou a urina ou eu mesma na hora da coleta contaminei? pq o resto deu tudo ausente, vc acha que devo repetir o exame?

  • Canielimarques

    Gostei das informações, que são de grande valor pra minha área. Sou estudante técnica em análises clínicas e esse site melhorou muito um seminário que apresentei, pela liguagem clara e objetiva. Parabéns e obrigada pelo conteúdo.

  • Leudazelaquette

    Entendi os resultados .Só que tem medicos que não esclarecem e nos informam o que fazer nestes casos

  • Janainalucas2

    ola meu exame de urina deu
    cel.epitelias v. baixas 5.000(vias altas:1.000)
    cocos e bacilos gram positivos e bacilos gram negativos…queria saber???emacias deu 65.000

  • Neya

    Meu exame deu leococitos em 200.000 , qual seria o problema? obrigada pela atenção

  • Liviane-cley

    “eu estou com infecçao Urinaria,ja fui medicada ,mais ainda continuo sentindo dores do lado esquerdo perto dos rins pras costas? o que faço nesse caso ? espero terminar o tratamento ou ja procuro novamente o medico? pk hj faz ja 2 dias que comecei a tomar o antibiotico, mais as dores não passam,tomo remedio pra dor so alivia…

  • Liviane

    ” eu estou com infecção urinaria. ja estou tomando antibiotico,mais memso assim continuo sentindo dores,ao lado esquerdo do rim pra as costas… o que faço? tenho que fazer novos exames,pede uma ultrason?

  • Mmarynna

    Parabéns pelas informações claras e diretas aos leigos que recorrem esse meio como alivio de suas preocupações

  • joselia

    como eu posso identificar se a ireia e a craatina estão noemais…fiz o exame é não mostrei o medico ainda

    • Mayara Lima

      mostrando ao médico!

  • hilda caçari benica

    fiz um exame de urina e o resultado foi de 50.200ml e o normal é ate 31.500 oque pode ser estou preocupada

  • Maiara

    Parabéns pelo site. Encontraram uma forma simples e direta para conversar sobre assuntos médicos com o publico.

  • Tiago Soler

    Sou estudante de biomedicina, gostaria de saber se os Doutores autorizariam o uso de algumas informações do site, em um trabalho acadêmico que estou fazendo sobre urinálise, ou se poderiam me informar um site de onde posso estar extraindo estas informações, ressaltando que não é um TCC é apenas um trabalho em sala. Muito obrigado pela ajuda e pela atenção prestada a este comentário.

  • Amanda

    Estou gestante e meu exame de urina deu leucocitos 64.000 / Erictrocitos 12.000 o quer quer dizer ?

  • Amanda

    Estou gestante e meu exame de urina deu leucocitos 64.000 / Erictrocitos 12.000 o quer quer dizer ?

  • Cristina Borges

    Quero parabenizar o Dr. Pedro Pinheiro pelas explicações dos artigos. Todos eles esclarecem claramente as dúvidas de nós leigos no assunto.

  • Aderskt

    Apareceu no meu exame : Celulas epiteliais, urobilinogênio , piócitos 2 por campo , raras bactérias , alguns filamentos de muco…

    O que isso poderá indicar? Obrigado.

  • Mikaella caldas

    estou com 5 semanas e 5 dias de gestaçao e estou com cistite me apavorei entrei em panico meu primeiro bebe e nao quero perde_lo.

  • eliane

    doutor fiz um exame de urina e gostaria que o senho me informasse o resultadoa dos seguinte volume…..30 m1
    espuma….. ausente
    densidade…1.020
    cor …. amarelo citrino
    odor ….sui-generis
    aspecto……limpido
    deposito …..escasso
    reaçao ph…….6.0
    albulinas , glicose , pig. biliares, sais biliares , c. cetonico , nitrito , hemoglobina eleucocitos todos ausentes
    urobilinogenio ……….normal
    por favor me explique o que sao issos obrigada

  • Paulodinizs

    meu filho fez exame de urina hoje e deu 1.400.000 de leucocitos foi pedido outro exame pode ser muito serio

  • tacio coelho

    doutor passei no concurso da pmpa e preciso emagrecer muito por isso to num regime rigoroso, fiz o exame de urina e cetonas deu positivo +++, gostaria de saber o que significa??

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode ser por jejum prolongado.

  • http://profile.yahoo.com/BJVW4A4GTTP47P4HHLCCJVZA54 yahoo-BJVW4A4GTTP47P4HHLCCJVZA54

    Boa noite! então minha filha tem 8 anos a algumas semanas vem reclamando de dores na altura dos rins o pediatra pediu exame de urina EAS e CULTURA, esta deu negativa no EAS presença de cristais de oxalato de calcio, fico preocupada pois seu pai já operou os rins para retirar calculo e vai ter que fazer de novo. pois sua primeira crise de dor ele tinha 8 anos foi p/ o hospital todo inchado, quero evitar que minha filha tenha o mesmo problema o pediatra fala que não tem nada haver. Qual a sua opinião Dr Felipe. obrigado!!

  • Semiramis

    Meu bebê de 1 ano está fazendo muito pouco xixi e tomando água demais. Foi solicitado exame de urina e sangue, e os leucócitos e hemácias estão altíssimos, hj levo o exame à pediatra, mas mãe é curiosa né, esse blog ajudou muito a entender o que ocorre com o meu reizinho. Antes me diziam qu infecção de urina dá febre, e ele não teve, mesmo os leucócitos estado 24000/ml e asHemácias 6.000 /ml. Então, acho bom deixar a dica que qualquer sintoma diferente a pessoa deve consultar um médico, pois cada um tem uma reação.

  • Marta Merces Silva de Morais

    doutor o exame da minha filha de 7 anos deu leucocitos 67,000,hemacias 10,000,cristais alguns de urato amorfo.Estou muito preocupada o Senhor poderia me tirar duvidas? e algo serio?

  • Bruna costa

    nossa pq as pessoa tem dificudade de beber agua

  • Bete Marega

    Dr. o meu exame deu Nitrito positivo
    células 08
    Leucócitos 06
    Hemácias 03
    Flora Bacteriana: Intensa
    Cristal: Oxalatos de cálcio (raros)
    pode me explicar oque eu tenho?

  • Suzannabrahan20

    Dr . a quantidade de Leucócitos do meu exame chegou 16.500 / mL , detectou células abundantes e Muco ++ o que significa ?

  • Dani Biba

    Ola Dr. fiz u, exama de urina o qual apresenta Escherichia Coli e Contagem de Colônias Superior a 100.000 UFC/mL
    Além disso o Nitrito (Positivo)
    Hemoglobina Positivo
    Leucócitos 154.100
    Hemacias 19.000
    Células Epiteliais de Descamação (Positivo)

    Também fiz exames de Concentração Inibitoria Minima
    Aparece muitas informações S= Sensivel (o micro organismo é INIBIDO pelas concentrações normalmente alcançaveis pelo agente antimicrobiano com doses normais padronizadas, para o sitio da infecção.

    são: Amicacina / Amoxicilina/Clavulânico / Cefepima / Cefotaxima / Ertapenen/ Meropenem/ Nitrofurantoina / Trimetopria/Sulfametoxazol.

    Minha consulta para entrega dos exames esta prevista para 04 outubro mais estou preocupada com o resultado.

    Fico no Aguardo

    • Leivasbt

      Vc tem infecção do trato urinário.. Procure um pronto atendimento para já prescreverem antibiótico para já iniciar o tratamento

  • Danielamesquita

    E quando dar bactérias numerosas na gestante,é grave?

  • Newstime

    Dr. Pedro, fiz exame de urina em minha filha e o resultado da células epiteliais de descamarão deu positivo e a hemacias deu 500 o que significa e normal

  • Aracimarianos

    Excelente máteria.Parabéns dr. Pedro!!!!!!!!

  • Aracimarianos

    Muito boa a presente materia , pois assim, passamos a compreender como está o nosso organismo e quais providencias devemos tomar, se necessário for.

  • Bruno Izídio

    Doutor Pedro. Fiz meus exames e hoje obtive o resultado pelo laboratório, entretanto, só vou ao médico no dia 28/09. Poderia me informar o que seria esses dados abaixo? Estou super tenso:

    SUMÁRIO DE URINA
    EXAME FÍSICO Cor: Amarelo Claro
    Aspecto: Límpida
    Densidade: 1025
    pH: 6

    EXAME QUÍMICO Proteina: Ausente
    Hemoglobina: Ausente
    Glicose: Ausente
    Cetona: Ausente
    Bilirrubina: Ausente
    Urobilina: Vestígios
    Nitrito: Ausente
    SEDIMENTOSCOPIA (400X)
    Piócitos em média de 15 por campo
    Algumas Células
    Algumas Bactérias

    Queria saber sobre esse PH 6, esses vestigios de Urobilina, além dos piócitos 15 por campo e a presença de algumas células e bactérias.

    Abaixo segue o meu Leucograma.

    LEUCOGRAMA
    Valores Encontrados Valores de Referência
    Leucócitos 10^/mm3 11,10 4.00 – 10.00
    % /mm3 %
    Basofilos 0,6 0,07 0.0 – 3.0 / 0.00 – 20
    Segmentados 67,1 7,45 45.0 – 70.0 / 1.50 – 7.00
    Eosinófilos 3,9 0,43 2.0 – 4.0 / 0.10 – 0.40
    Linfócitos 23,8 2,64 20.0 – 50.0 / 1.00 – 4.50
    Monócitos 4,6 0,51 2.0 – 10.0 / 1 – 10

    Desde já agradeço…

    Me ajude…

  • Brunovsevero

    se o nivel de leucocitos chagar a 800.000 (meu caso) o que pode acontecer

  • Brunovsevero

    se o nivel de leucocitos chagar a 800.000 (meu caso) o que pode acontecer

  • Claudia

    Bom dia Doutor,
    Meu filho, 17 anos, está urinando com muita espuma, o que isso pode significar?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Espuma em excesso na urina costuma indicar presença de proteínas na urina. Procure um nefrologista para ele investigar.

  • Hugo

    O exame urina tipo II serve ou pode acusar drogas»?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • Benonicovatti

    Meu calcio urinário deu 59,5 mg/urina 24h.O que significa esse resultado?

  • Guilherme

    Dr.bom dia !

    Estou passando por um dilema, minha prostáta estava com 38 gr, o médico me receitou Tansulosina, tomei 02 cxs, sofri efeito colateral como baixa de pressão que acabou lesionando meu coração. Estou agora em tratamento cardíaco utilizando os medicamentos Aradois 50mg e Ictus 25mg 02 x ao dia .
    Minha prostáta continua aumentando de volume, atualmente com 58gr (aumentou 20 grs em 03 meses) sinto muito dor ao urinar . Meu cardiológista afirma que todos os medicamentos para tratamento da HBP podem interferir no meu quadro cardiáco. Preciso de uma orientação com urgência.

    • antonio donizete moraes

      meu amigo procura o hospital das clinicas se possivil clinica civil que e uma junta de medicos que atuam pela fundação isso i particular paga….
      tve um problema identico ao seu quasi morri, fui ver prosta, fiz um exame econstatou que eu tenho que operar, porem na radiografia avistaram um pedacom 4,5 e resolveram tirar ela primeiro,assim partimos para a cirurgia quebraram em varios pedaços, infelizmente deixaram la dentro 3 pedras com 1.3 cm, que me deu infeção puz no rim fui socorrido nesta clinica civil e hoje estou ainda em tratamento para acabar com a mesma e fazer a cirurgia da prosta.
      tomei este emedio tunsulosima, passei muito mal ainda tenha a cx toda aqui

  • valmir

    Muito boa noite; No meu exame de urina tipo I, constatou hemoglobina Positivo (+) ( ) ( ), o que isso significa?

  • valmir

    Muito boa noite; No meu exame de urina tipo I, constatou hemoglobina Positivo (+) ( ) ( ), o que isso significa?

  • maria ligia

     Boa noite.Desejo saber se o teste RPC,pode subestitui a proteinuria de 24 horas,se não por que?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O que é significa a sigla RPC? É relação proteína/creatinina urinária? Se sim, pode substituir sim.

  • Myrian Elizabeth Dauer

    Dr. Boa Tarde!
    Reparei que por várias vezes a urina de minha filha deixa um depósito areento nas paredes do vaso. É incolor e visível apenas pelo contraste com o brilho. Ao toque não é grosseiro, parece mais com algo mole ou macio. Faz ideia do que pode ser? Necessita urgente um exame de urina?

  • Kah

    Boa noite!
    Meu exame deu para CETONA 50mg dl mas eu menstruei depois que fiz esse exame e mês passado tb menstruei. Pode ser gravidez?
    Obrigada desde já!

  • Fotoag

     Dr, apos urinar sinto dores e sai sague pizado. O que pode ser?
    Agnaldo

  • Vera Lucia Salviano Rodrigues

    Gostaria de ser esclarescida no seguinte: Pela segunda vez, num espaço de seis meses, sofri dois traumas ao acidentalmente ´pegar peso. Como consegfuência  fiquei dias com dores coluna, mas sempre mais na região do rim esquerdo, sensação da dor ser no rim, mas com dificuldades em exercitar nas minhas atividades domesticas. Não gosto de fic ar usando medicamentos á toa e me mantive mais atvidades moderadas, abaixar não podia nem pensar. Por dois dias tomei Tandrilax e depois cheguei a tomar uns 4 dorflex. Passei a movimentar normalmente, porem pela seguna vez no periodo citado, passei a ter a sensação de que a dor agora localizada como se fosse o rim esquerdo, tipo colica renal, porfem constante durante o dia e noite. Há seis meses, numa mesma situação, fiz tambem Rx da coluna e não deu nada, mas sempre acusa dois pequenos calculos no rim esquerdo.(Sempre tive tendenciaa calculos e facilidadxed em expedir. Ha 6 meses meu urologista exigiu ate tumografia, pois sempre alega que meus dois calculos dentro do rim não causaria esta dor suposta por mim no rim. Na epo9ca fiz 3 RX…Tudo normal, so os dois calculos pequenos e um cisto que ternho no rim Esquerdo a 15 anos e q nunca me deu problema.  pela primeira vez, no exame atual que fiz acusou o triplo de leucócitos dentro dos parâmetros: 93.000. Assustei, e pesquisando aqui vi que pode ser por TRAUMAS. Mas sempred tive medo de infecções, principlamente renal. Nunca fui de ter infecções urinárias. Me cuido muito! Portem passei recente por periodo ded baixa resistência…O que o SR. me diz??? Ainda irei ao médico levar os resultados, mas como demora um pouco, estou ansiosa. Agradeço a gentileza e presteza se puder me orientar em parte…Geralmente em traumas os ortopedistas mandam a gente tomar antiinflamatório. Esses leucócitos aumentados(muito) podem ser desse trauma que passei ao sustentar um peso, gerando uma inflamnção de um nervo???  

  • Belponpoza

    o meu exame de urina deu que a minha leucócitos foi de 15.000 o q pode causar?
    e a minha densidade deu 1,027 é normal o que pode causar?

  • Luciana Barros

    Gostaria de saber se quando uma mulher faz exame de urina logo após ter terminado a sua menstruação, se isso interfere no resultado do exame, mesmo tendo acabado de menstruar por exemplo a quatro dias atrás.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Com 4 dias, não.

  • Barbara

    Boa Tarde Doutor.

    Por gentileza, solicito que me ajude em uma dúvida.
    Fiz um exame de sangue de rotina, pois faço uso de remédios da farmácia de alto custo, então tenho que fazer exames a cada três meses. Esse mês como de costume repeti todos os exames, e tive uma alteração  nos leucócitos que deu 24.000 , nas células epiteliais que deu ++ e também apresentou filamento de muco +. Gostaria de saber se se trata de uma inflamação ou infecção, ou se não é nada, pois não quero ir até ao consultório médico sem necessidade.

    Desde já agradeço a atenção.

  • Botteri2000

    Caro Doutor, por gentileza se o o Sr. tiver tempo responda uma a uma as perguntas dos posts aqui colocados, creio que seja de grande valia o esclarecimento para com os postantes aqui … desculpe, inclusive eu que sou Técnico de segurança na área.

  • Maryene_souza

    muito obrigado!foi uma explicação muito clara!!!

  • Amandasolange_02

    olá boa noite fiz um exame de urina e na hemoglobina deu positivo (+) (+) ( )e na hemácias deu 70.300 ml deu alto o que pode ser? estou com medo 

  • Aline Brito

    Muito bem explicado! Obrigada!

  • Ines Aragao

    Meu filho de 28 anos fez exames de urina e deu FILAMENTOS DE MUCO  (+)  qual é este problema? Sendo  que teria que ser ausentes?    Obrigada!

                                                                    Ines.

  • Osni

    Obrigado pelas informações…..foram de grande ajuda e esclarecimentos…..muitas dúvidas foram tiradas….

  • Betania

    Obrigada pela explicação, está bem detalhada.

  • Fridacabral

    Bastante esclarecedor.

  • Maísa

    Muito obrigada, me ajudou muito.

  • Ni Carina

    Quando no exame aparece. hemoglobina———-+ quer dizer o quê?

  • Li

    Olá, bom dia. Gostaria de esclarecer uma dúvida, em análise à urina II, as células epit. descamadas tiveram um valor de 26, logo não sendo este valor  > a 11, isto indica que eu possa ter que tipo de problema? E em uribilinogénio deu Ca 0.2, que significa? Obrigado pelo esclarecimento

  • Pamela Arruda

    Boa Tarde Dr. Pedro Pinheiro.
    Sou gestante de 34 semanas e fiz novamente uma bateria de exames, dentre eles de urina tipo I  e urocultura.
    Nas caracteres Físicos foi encontrado sangue presente.
    Isso pode ser grave ?
    Tenho que correr para o médico ?
    Ou sera que pode ser apenas um machucado que eu possa ter feito com o papel higiênico ?
    Fico no aguardo.
    Abraços.
    Pamela

  • Azulroxo

    Dr. fiz análises e no resiltado dia que tenho urobilinogénio na urina  na medida de 1 sendo que tenho pedra na vesícula e alguns vestígios de gordura no fígado, resultado de um ultarsonografia, o resultado de urobilinogenio é compatível com esses ultrson ou poderá ser algo mais grave

  • Marcelacapelossa

    Dr Pedro, fiz um exame de urina e primeiro havia 7.000 leucócitos, fiz um outro novamente e apareceu 243.000. Fui ao médico de emergencia e ele me passou ciprofloxacino. Tomei 10 comprimidos, os quais acabaram no domingo. Repeti o exame na quarta-feira em um laboratorio e quinta em outro. No da quarta os leucocitos foram pra 4.000, no lab da quinta, os leucocitos estão em 3.400 e apresentou hemácias, 1000 e não há cultura de bactérias, todas as vezes em que fiz o exame. Eu tenho cristais nos rins, além disso apareceu no exame ácido ascórbico. Estou perdida.

  • Wolly

    meu Leucócitos deu 192.000 /mL. é muito grave?

  • Ndornelles

    boa noite. Meu eas deu 8 de ph e 5000leucocitos e 6ooo hemacias. Sinto-me deconfortavel. Devo ir ao medico ou melhorar alimentação pe exemplo? Grata

  • camila

    meu exame deu urobilinogenio presente + o que significa? estou gravida

  • Edy

    Apresento certa dificuldade em urinar e o exame de sangue deu o seguinte:Leucócitos – 12.0Bactérias – 9.0
    Hemacias – 1.7

    Pode ser infecção??
    Obrigado

  • Alexsandro Ramos

    Dr Pedro, eu fiz um exame de urina e deu tudo ok, menos a Urobilina que deu (+), o que poderia ser?

  • Andrielly travassos

    Dr. Pedro ameii sua explicação, sou técnica em laboratório, trabalho na área de coleta todos os pacientes que recebo me fazem muitas perguntas, referentes justamente ao seu artigo… muito obrigada vai me ajudar muito.

  • maria das graças barbosa lyra

    Tenho63 anos e desde 20 que tenho problemas urinarios!

  • maria das graças Barbosa Lyra

    Amei essa materia !
    meus exames de urina sempre acusa 3 cruz de sangue o que significa esse sangue nos meus exames?
    tenho infecção urinaria cronica !
    por favor me ajude já fui em varios urolugistas!
    obrigado!
    Boa noite!
    Maria das graças Barbosa
    Meu E-mail é gracinhalyra@hotmail.com

  • Alexsandro Ramos

    Olá Doutor Pinheiro, fiz um exame de urina a poucos dias e deu tudo normal, execeto o Urobilina que deu Presente (+). O que isso significa?

  • Ellen

    Olá Doutor Pedro. Super esclarecedor o post. Parabéns!!

    Acabo de receber meu exame de urina rotina e os resultados alterados são:
    Hemoglobina – Traços
    Leucócitos – +
    Piócitos – 8 por campo
    Epitélios – 02 por campo
    Hemacias – raras por campo
    Muco  - abundante
    Microbiota – ligeiramente aumentada.

    Devo aguardar o exame de cultura ou já posso solicitar ao médico um antibiótico? tenho histórico longo de sintomas parecidos com cisitite, porém sem bactérias. Já fiz todos os exames e nunca foi encontrado nada pra justificar esses sintomas (dores na região da bexiga, raramente urina com odor)…O que devo fazer?Muito ObrigadaEllen

  • Kelly reis

    Meu bebê d 9 meses fez exame de urinoculturaestu na duvida deu PARA CELULAS EPITELIAS DE DESCANAÇÃO.LECOCTS ( 26 por campo ) FREQUENTES CRISTAIS DE ÁCIDO URICO,o que significa isso?

  • VANUSA BAPTISTA

    OLA DR O LEUCOCITOS DEMORA DE BAIXAR DEPOIS DE UM TRATAMENTO FEITO COM ANTIBIOTICOS PRA INFECÇÃO URINARIA EM CRIANÇAS? 

  • http://profile.yahoo.com/XNA6U3ST7Z6LWLBN7G3WFSTZFQ luciano

    Meu exame deu positivo para hemoglobina e 9,000\ml de hemácias, além de nitrito positivo. Isto significa que estou com infecção urinária? O fato de ter bebido pouca água nos últimos dias influencia no resultado?

  • Gi Chermaski

    na minha sedimentoscopia  deu 

    leucocitos  superior a 50/campo o que quer dizer isso ? 

  • valerio

     boas tardes   ,  no  caso  de  consumo  de  drogas  leves    ja  sei ,  que  acusa positivo   se  o laboratório pesquisar a presença destas substâncias na urina, mas eles   faze isso ?   e  no  caso  de  consumo  dessas  drogas  leve,  elas  estao  presentes  durante quanto  tempo na  urina  ou  no  sangue ?? ?

  • Adriana-alves01

    Adorei a explicação é dificil fazer a leitura desses  exames, mas é bom ficar por dentro de tudo! minha duvida é que no meu exame apareceu hemoglobina presente o que seria isso????nao tem valores……

  • Alinesoares3212

    tive uma infecção urinaria a uns 3 meses atrás, considerada forte, pelo doutor que me atendeu, tomei todos os medicamentos receitados para o tratamento da infecção, fiz a repetição do exame após o termino do tratamento, e deu normal. mas a dor urinaria não passou. já faz 3 mese que permanece. o pode ser?

  • Mirian

    Ola, me chamo Mirian, fiz esta semana exame de urina,e. os (leucócitos….4.000/ml…..10.000/ml); e *(hemácias….1.000/ml….5.000/ml) e (células epiteliais 1.000/ml…10.000/ml), (PH 6,0), e (densidade 1.020). Qual seria o resultado deste exame? Aguardo respostas, obrigada…

  • yamaale

    Fiz meu exame de urina de deu acima de 40 leucócitos isso indica uma infecção de urina ???? E meu PH deu 6,5 tudo isso pode indicar o mesmo??????

  • Vi-louise

    Olá, doutor! Minha menstruação está atrasada três dias. Hoje, 20/04 fiz um Beta HCG por método de eletroquimioluminescência é o resultado foi 1,3 mUI. Este resultado é positivo ou negativo?

  • Priscila

    Estou gravida de 28 semanas e gostaria de saber o significado 
    corpos cetônicos – Positivo
    células epidemiais de descamação – positivo
     cristais de cálcio - positivo
    Precipitados de urato amorfo – positivo.

  • Jsluztyf

    sinto dores ao urinar, as vezes fico em pé no banheiro por + de 5 minutos esperando a urinar sair e ultimamente sinto dores do lado esquerdo altura da cintura,minha urina sai amarela.

  • Tathiane_alves

    Meu exame deu proteínas (presentes ++) o que significa isso?

  • Tathiane_alves

    Obrigada, muito bem explicado.
    Me ajudou muito.

  • Franciane Soares Senceita

    adorei o estudo foi muito resultante pra mim

  • Cris

    Boa tarde, meu exame de urina deu aspecto turvo, depósitos (+++), Piócitos 6 por campo, cél. epiteliais 13 por campo. Apesar de não sentir nada é possível eu estar com infecção?

  • Nhaty-silva

    Dr. Tenho nitritos positivos leucócitos três mais positivos e hemoglobina 1 mais positivo quesignifica?

  • Fabi_rocha15

    Ola ,
    O exame da minha filha de urina deu positivo em Hemoglobina,células Epiteliais de descamação, e positivo para Cristais de Oxalato de Cálcio, fiquei preocupada em questão porque não sei se pode ser grave, alguém pode me ajudar?

  • Juliana

    Olá Dr. gostaria de saber se eu colher urina pela noite e fizer o exame de gravidez de farmacia algumas horas depois com a urina colhida anteriormente, nessas condições o exame ainda detecta o hcg?
    Obrigada.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A urina tem que ser preferencialmente fresca, senão pode dar erro.

  • Maynahelena

    Fiz exame de urina e o unico resultado fora de comum foi o seguinte
    Urobilinogenio……….. Positivo 1/ 10 VR: Ate 1/ 20o que isso quer dizer?

  • Natália Campozana

    Olá, estou grávida de 21 semanas e fui internada 2 vezes com Pielonefrite, meus leucócitos estavam numa média de 880.000 (o exame com o valor maior), tomei Rocefin e Cedalexina. Esses remédios podem ter afetado meu bebê? Meu G.O me encaminhou para um Urologista. Ainda sinto dores na região do rim e minha urina está sempre com bastante espuma. Posso voltar a ter a Pielonefrite? Obrigada… Ahhh, fiquei internada lendo seus blogs… Parabéns!

  • ELCIO

    fiz exames de urina e o resultado do exame foi o seguinte:  CEL… EPITELIAIS 7.000 ML  NORMAL IGUAL  0 a 10.000  RESULTADO LEICUCITICOS  180.000,  o que significa isso? por favor…

  • Fatima Figueiredo

    tenho esterase leucotitária na urina 1+, tambem leucocitos de 12/campo, urobilinogenio de menos de 1mg. Nas analises de sangue presença de eosinofilos acima dos valores normais. Devo estar preocupada.

  • Ana Paula

    Menstruação atrasada há 7 dias ; tenho oxalato de calcio na urina e fiz teste de gravidez de farmácia que deu positivo.Pode ter dado positivo devido aos cristais?

  • Gabriela_0404sousa

    Olá Dr. Pedro, minha mãe já fez três exames de urina e continuam dando Piuria maciça e ai não dão resultado da urinocultura e antibiograma, mas ela precisa saber o que tem para o médico passar um antibiotico para curar a infecção, pois ela irá operar um tomor de 5cm que apareceu na bexiga dela, gostaria de saber oq ue pode ser feito para descobrir a bacteria na urina????

  • Aeurico

    Estou com tês calculos renais no rim direito e um no esquerdo, a urina começou a sair com sangue e sinto muita dor, meu exame de sangue deu que a queratinina está acima de 1.3, ou seja, 2.1. Será que há relação com os calculos, se por acaso um desses calculos parar no ureter a queratinina pode sofrer alteração? Há solução?

  • Julyane

    Oi Dr. o que siginifca dizer 01 em media para campo(400 x) leucocitos, gostaria de saber se esse numero esta muito baixo e se tem algum problema? Grata.

  • Silmara

    doutor meu exame detectou +++ leucocitos isso eh grave , eu estou gravida de 38 semanas e tomei antibioticos fortes como ampicilina desde os 3 meses de gestação e n resolveu . . . oq faço ?

  • Andrezza

    Seus artigos são ótimos e muito instrutivos. Com a correria dos consultórios e dos próprios pacientes, os médicos acabam só interpretando os resultados sem explicar o por que e para que serve o exame solicitado…

  • Andrezza

    Seus artigos são ótimos e muito instrutivos. Com a correria dos consultórios e dos próprios pacientes, os médicos acabam só interpretando os resultados sem explicar o por que e para que serve o exame solicitado…

  • Júnior

    Doutor, bom dia! Gostaria que o Sr. me respondesse, caso possa, do por que que na urina de minha mãe, apareceu “corpos cetônicos positivos”, e se a utilização do anti alérgico (ALEGRA) faz alguma alteração neste caso. Obrigado! Cleantro Júnior.

  • rony wilker

    fiz uma cirurgia no rim e ja faz mais d 5 meses ja fiz exames e nao consta nada. mas ainda sinto dor na uretra. sera q é por causa da cirurgia?
    q foi realizada ouvi penetraçao pelo penis ate rim

  • Daniela

    Dr fiz um exame e deu os seguintes resultados:
    - Hemacias: 6-8 e raras celulas epiteliais (o restante está dentro dos padrões).
    O que poderia ser? Grata Daniela

  • Regina

    Parabéns pelo site. Só tenho dúvida na questão das hemáceas: meu exame deu 9.000 e ao lado a indicação de é normal até 2.800 (também deu TRAÇOS de sangue na urina). O que devo concluir? Qual o próximo passo?

  • Pedro

    Dr. Pedro Pinheiro, fiz um sumário de urina e deu aspecto da urina discretamente turvo e presença de bactérias raras, o que isso quer dizer? o restante deu tudo normal. Obrigado.

  • Fernandoferreiratransporte

    Dr!   Um exame de Urina que tenha vestígios de Urobilinogênio pode indicar alguma anormalidade ou não. abraço.

  • MADYPOURBAIX

    EXCELENTES ESCLARECIMENTOS, DR. PEDRO.

  • lucia

    olá dr! fiz exame de urina e o resultado deu esterases de leucócitos positivo+ e leucócitos 8 por campo. Isso é grave? estou grávida de 14 semanas.

  • Paulistinha1965

    Fiz um exame de urina tipo I: o aspécto está levemente turvo e o Leucócitos está em 90.000/ml quando o valor de referência é de até 10.000/ml. Pode me informar se há algum problema? Muito obrigada.

  • Yxinha Paty

     estou com 14000  de hemacias , e estou gestante, meu medico pediu pra eu tomar um antibiótico de 6 em seis hotas cefalexina, será perigoso para o meu bebe?

  • Renhoca

    vc está com Cistite.. Infecção Urinária.. Bom fazer exame de urina.
    Sou Biomédica

  • Renhoca

    vc está com Cistite.. Infecção Urinária.. Bom fazer exame de urina.
    Sou Biomédica

  • Debora moraes nunes

    minha filha tem dez anos, por tres dias seguidos ela urinou com sangue, nao teve nenhum outro sintoma levei ela no 24 horas e foi feito o urinalysis, o doutor disse que ela virou mocinha, mas gostaria de saber qual o diagnostico desses exames?  SG 1,020 PH5 LEU25-LEU/ul NIT neg PRO  neg       GLU norm KET neg UBG norm BIL neg ERY 250-Ery/ul

  • Patricia

    Prezado Doutor,

    Estou grávida 32 semanas (completados hoje) e minha gineco, pediu um exame de urina. Pelo que li, deu tudo normal, pois ao lado tem os dados de referencia, porém, no fim do exame, veio uma observação falando: Presença de bactérias. Isso quer dizer que estou com infecção urinária??? 
    Aguardo breve retorno!

  • Paula Lima44

    tenho 18 meses de gravidez, quero fazer uma surpresa, mas estou com dor na coluna e na perna, examesde rotina de EAS, EPF  e Sangue podem mostrar que estou gravida?

  • Marcus Vini Vasco

    o que significa .muco. numerosos

  • Danda_coelhina

    meu exame deu ph:alcalino  o que isso significa?

  • fran

    olá fiz um exame de urina p/ver sangramento na urina algumas coisas estão alteradas; nitrito negativo proteinas 150mg/dl,
    hemacias 1734.1cel/ul .como não entendo e minha consulta e só daqui a 40 dias sera que tem algum risco em esperar até lá pra saber oque é essa alteração,alguém que entenda pode me responder. 

  • Silvia

    Fiz vários exames e apareceu uma observação nos resultados de URINA TIPO I  “Foi detectada presença do grupo heme na tira reagente, não foram encontradas hemácias em número significativo na pesquisa de elementos figurados. Esse achado sugere a presença de hemoglobina ou mioglobina na urina” O que esta observação significa?

  • Ricardo

    Ola Dr. se possivel me tire esta duvida, no meu exame de urina tipo 1 acusou Leucócitos 16.000/ml e Filamento de muco Presente(+), jáo meu hemograma acusou, linfócitos tipicos: 23% 1.449 e Monócitos 06% 378 baixos né?

  • Anonymous

    Agradecia o favor de me informar se estes valores são preocupantes e,se sim o que fazer.
    -Células epiteliais 56
    -Leucócitos-598
    -Eritrócitos-43

    Obrigado pela atenção,aguardo resposta.

  • Mariana

    Dr. Pedro, a filha da minha vizinha, que tem trinta anos, apresentou febre alta, cistite, vômitos, sensação de desmaio, corrimento e falta de apetite. Ela tem vida sexual ativa e vários parceiros e não se previne. Fez um exame de urina no hospital ontem à noite e o resultado apontou: piúria maciça, bactéria ++; células ++, muco ++. Tenho mais detalhes, se precisar, posso lhe dar mais informações. Muito agradecida!

  • lena

    se o nitrito der presente e leucocisto incontaveis…. então isso é algo grave? é proveniente de que? e se com o tratamento fico curada?

  • Lívia

    Olá! Minha filha tem 3 anos e 10 meses. Está apresentando febre. Fez exame de urina onde apareceu:

    Caracteres físicos:
    pH 6,5
    Densidade 1.025

    Caracteres químicos:
    Proteínas Presentes (+5) = 15mg/dL
    Glicose Ausente
    Corpos cetônicos Ausentes
    Hemoglobina Ausente
    Bilirrubina Ausente
    Urobilinogênio Ausente
    Nitrito Negativo
    Leucócitos Negativo

    Sedimentoscopia:
    Piócitos 02
    Hemácias 00
    Células Epiteliais 01
    Uratos Amorfos Presente (++/4)

    Outros Elementos: Cilindros ausentes; muco presente (+4); flora bacteriana discreta.

    Aguardando urocultura.

    Teve alguma alteração? A proteinuria pode ser devido a febre?

    Grata!

  • Jsluztyf

    sinto dores ao urinar, as vezes fico em pé no banheiro por + de 5 minutos esperando a urinar sair e ultimamente sinto dores do lado esquerdo altura da cintura,minha urina sai amarela.

  • Leonardokroeff

    sangue na urina momentaneo pode ser algo grave? por algo que a pessoa pode ter ingerido…

  • http://twitter.com/leokroeff Leonardo Kroeff

    como faço academia tomei creatina por volta de una 3 meses seguidos, sendo que, o recomendado seria tomar 1 mes e ficar o outro sem tomar, nisso ocorreu de sair sangue na urina e nas fezes, mais depois parou, agora voltei a tomar e deu a mesma coisa, mais ja parei de tomar definitivamente! queria saber se isso pode ter acarretado problemas aos meus rins, se é so momentâneo devido ao uso prolongado da creatina, ate porque quando paro de tomar creatina dá essa reação alguns poucos dias e depois volta ao normal.

    obrigado!

  • Silviarcoverde

    Dr. Pedro adorei o seu artigo.Foi muito esclarecedor.

  • Anonymous

    Ola, gostaria de fazer uma pergunta meia TontA, mas aqui vai: e possivel detectar se temps cancro atraves de exames urinarios? Ou exames de sangue?

  • valerio

     alguma resposta  patricia !!????

  • leoneide

    oqe siginifica bacteriúria intensa?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Que há muitas bactérias presentes na sua urina.

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Ela provavelmente quis dizer 18 semanas.

  • Van

    muito bom este artigo , ficou bem claro de entender

  • Edson cavalcanti

    parabens,gostei das informaçoes,foram muito uteis para mim,estou na africa gostaria de saber um pouco sobre a malaria .

  • Patricia Queiroz

    Qual exame detecta que a pessoa usou drogas, como por exemplo maconha e cocaína?                                                                                                                                                        

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      É só solicitar para o laboratório pesquisar a presença destas substâncias na urina.

  • Paula Lima44

    tenho 18 meses de gravidez, quero fazer uma surpresa, mas estou com dor na coluna e na perna, examesde rotina de EAS, EPF  e Sangue podem mostrar que estou gravida?

    • UMASF

       TEM CERTEZA QUE TEM 18 MESES DE GRAVIDEZ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não, só se houver um pedido específico para BhCG

  • Francis

    levei minha mae a uma consuta de emergencia, a pressao chego a 27, fico no hospital o dia inteiro,no final a medica me falo q precisa fazer emodialise o rim praticamente nao funciona,f(chego a essa conclusao pelo exame de sangue)iquei assustada,mais para minha surpresa porem no dia seguinte minha mae passo mal novamente e a medica q atendeu falo q ela esta com anemia profunda.estou confusa pq o mesmo exame foi avaliado por 2 profissional e diagnostico diferentes.o que devo fazer para saber o diagnostico correto.obrigado

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Quem tem ins. renal costuma ter anemia também. Sugiro uma consulta com um nefrologista urgentemente.

  • Anonymous

    Bom dia Dr. achei seu blog perfeito, esclarecedor e super interessante. Fiquei com uma dúvida, um exame feito por uma mulher um dia antes da mestruação, o qual apresenta, elementos anormais: Urobilina normal (mg/dl), sendimentoscopia:celulas epiteliais – várias, fios mucosos – raros, piócitos – raros, hemacias – raras, ele é considerado normal, ou devemos ter um olhar um pouco mais cuidadoso? não sou dá área, mas estou fascinada pela biomedicina.

  • Nativbizarro

    Gostei muito do post. Está muito elucidativo! Muito obrigada :)

  • Anonymous

    parabeeens ! tenho uma prova dpatologia clinica amanha e nao sabia nada..e depois d ler as informações deste site…entendi absolutamente tudooo parabeens ao criador do site!! e so uma pergunta..se o normal d leucocitos eh 10000 celulas por mL porque em alguns examens normais aparecem 410000..eu nao entendi essa parte.
    mas parabens o site esta perfeito
    beijos
    Stephanie Parada

  • Ana Paula

    Menstruação atrasada há 7 dias ; tenho oxalato de calcio na urina e fiz teste de gravidez de farmácia que deu positivo.Pode ter dado positivo devido aos cristais?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • Cfbcjunior

    exame de urina mais cultura de urina detectam gonorreia?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Normalmente não.

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não.

    • Uerder Freitas

      Nitrito está relacionado a presença de bactérias, que são responsáveis por converter nitrato em Nitrito. Pode causa infecção!

  • PATTY_LOYRA

    nitritos é normal dar POSITIVO

  • PATTY_LOYRA

    nitritos é normal dar POSITIVO

  • Jucilene Alves

    Apesar de beber bastante água, é muito frequente eu ter problemas na bexiga. Recentemente tive dores e cheguei a ficar sem conseguir urinar, apesar da beber muita água. Quando voltei a urinar normalmente comecei a sentir dores fortes na região da bexiga e junto à urina saia um tipo de muco avermelhado. Devido aos sintomas que informei ao médico, ele pediu exames de sangue e urina e me receitou um antibiótico. No resultado do exame de urina a única alteração aparente foi com relação a Cel. Epiteliais, 10, qdo no valor de ref. consta de 0 a 4 por campo. E o de sangue informou Anisocitese discreta. Ainda não retornei ao médico, devido ao feriado. Já não sinto dores. O que pode ter causado tanta dor?

  • Cristina

    O que significa os leucócitos no sangue alterados?

  • ITALA

    Gostaria de saber o que significa quando Ph é 8 e sangue presente, proteínas presentes,células epiteliais numerosas.E o resto do exame deu tudo certo,se alguém souber me responda. Grata

  • sandra sueli da silva menezes

    Todo exame de urina que faço apresenta hemácias com vários asteriscos ou com resultado igual ou maior de 28.000/ml e com hemácias em torno de 15.000/ml.  Nos exames de cultura não há infecção. Tenho dificuldade pra fazer xixi, não sei se é por que sinto dor antes dela sair, depois que inicio já não dói mais. Já fiz ultrassom e um exame que não me lembro o nome mas é feito como a endoscopia só que pela uretra.Em nenhum exame que fiz foi possível fazer um diagnóstico. Como eu tinha endometriose eu mesma considerei que talvez eu tivesse algum foco em algum lugar urinário e deixei de procurar motivos (isso já faz uns 4 ou 5 anos) e procurei conviver e me acostumar com a dificuldade e dor ao urinar. Estou com 52 anos, continuo tendo dificuldade e dor. Voltei a fazer um outro exame de urina e o resultado permanece o mesmo, ou seja, com presença de hemácias e leucócitos. Acho que não deve ser consequência de endometriose como eu pensei a princípio, pois já me encontro na menopausa.  

  • sandra sueli da silva menezes

    Todo exame de urina que faço apresenta hemácias com vários asteriscos ou com resultado igual ou maior de 28.000/ml e com hemácias em torno de 15.000/ml.  Nos exames de cultura não há infecção. Tenho dificuldade pra fazer xixi, não sei se é por que sinto dor antes dela sair, depois que inicio já não dói mais. Já fiz ultrassom e um exame que não me lembro o nome mas é feito como a endoscopia só que pela uretra.Em nenhum exame que fiz foi possível fazer um diagnóstico. Como eu tinha endometriose eu mesma considerei que talvez eu tivesse algum foco em algum lugar urinário e deixei de procurar motivos (isso já faz uns 4 ou 5 anos) e procurei conviver e me acostumar com a dificuldade e dor ao urinar. Estou com 52 anos, continuo tendo dificuldade e dor. Voltei a fazer um outro exame de urina e o resultado permanece o mesmo, ou seja, com presença de hemácias e leucócitos. Acho que não deve ser consequência de endometriose como eu pensei a princípio, pois já me encontro na menopausa.  

  • Roseamar26

    Obrigada pela explicação. Tirou minhas dúvidas.

  • Roseamar26

    Obrigada pela explicação. Tirou minhas dúvidas.

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Isso não parece ser sedimentoscopia de glomerulonefrite.

  • Eduardo

    Na sedimentoscopia aparecendo 2-4 piocitos, 2-4hemacias, cilindros granulosos presentes, muco presente, células epiteliais presentes. Isso pode ser Glomerulonefrite??

    • Uerder Freitas

      Acho que não, pois Glomerulonefrite está relacionada com a presença de Hemácias(+)- Acima de 5 por campo(Hematúria) e também presença de Proteínas(+)(Proteinúria). Que é uma inflamação causada por alergia às toxinas produzidas por uma bactéria chamada estreptocócicas.

  • Maísa

    Muito obrigada, me ajudou muito.

  • Andrielly travassos

    Dr. Pedro ameii sua explicação, sou técnica em laboratório, trabalho na área de coleta todos os pacientes que recebo me fazem muitas perguntas, referentes justamente ao seu artigo… muito obrigada vai me ajudar muito.

  • Lucruise

    Parabéns! adorei a explicação , muito me ajudou! obrigada.

  • Bete porto pacheco

    Um exame de urocultura que indica:
    bacterioscopia: presença de bastonetes gram negativo
    cultura: escherichia coli
    quantificação: mais de 100.000 ufc/ml
    qual a porcentagem de isto estar se tornando um cancer, o pré cancer de negativo para neoplasia
    e deu alterações celulares benignas reativas ou reparativas: inflamação.

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Isso não tem nada a ver com câncer. É uma urocultura típica de infecção urinária.

  • Gustavo_correia2005

    Muito claro a explicação

  • Gessilda

    Obrigada, foi bem clara sua explicação!!!Parabéns!

  • Tayná

    Nossa adorei essa explicação dos resultados dos exames clínicos.
    Ótimo, parabéns.

  • May Kon19

    Muito bom, parabéns aos criadores do site. Comparei o resultado do meu exame, e me deixou muito feliz. obg

  • Diegoedaysebenicio

    muito bom. melhor não havia encontrado!!

  • valéria

    o meu primeiro exame de sangue oculto,densidade 1010,leucocitos 49000,hemacias 25000 com leucocitos conservadod ,agrupados e degenerados.
    o segundo exame feito depois de quatro dias de uso de antobiotico foi pra Leucocitos 23100 e hemacias 41000 densidade 1020 com celulas moderadas .
    não sei o q faço estou me sentindo muito mal

  • marcos

    muito bem declarado,esplica tudo que os medicos nao fazem,muito grato.

  • jane rezende

    Agradeço por este blog,tenho aprendido muito e que DEUS continue te abençoando.um grande abraço

  • jane rezende

    Agradeço por este blog,tenho aprendido muito e que DEUS continue te abençoando.um grande abraço

  • Marleneslb

    fix uma analise a urina e os leococitos deu 138 e normal?

  • Auxiliadora-santos

    peguei meu resultado do exame e fiquei comparando e lendo o que significa cada elemento. Obrigada.

  • cristiane mendes

    estou com dores nos rins há um mês e não melhora a dor nas costas

  • Sergioluisrs

    gostaria de saber: meu exame de urina esta com caracteristicas normais , apenas apresentou grande quantidade de : FILAMENTOS DE MUCO – o que quer dizer isso?

  • Simoneazevedo

    infeções urinárias ja tomei varios tipos de antibioticos mas a infecão não some, oque fazer.

  • Simoneazevedo

    peguei o resultado do meu exame e comparei com a materio, foi de muito útil. apesar de te dado poisitivo em algumas coisas.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    A coleta foi mal feita.

  • Adv_bruna

    Olá..Dr. Pedro.. nao entendi muito bem o meu exame de urina.. pq deu 14.400 de leucocitos, mas o exame de cultura deu negativo, enfim estou ou nao com infecçao.,

  • Luciano

    Bom dia Dr.Pedro,
    No exame tipo 1 deu
    HEMOGLOBINA: +
    LEOCOCITOS: 18 a 20
    HEMACIAIS:8 a 10
    Existe um grau alto de infecção????
    Vou ter o retorno medico daqui a 15 dias e estou preucupado.
    Abçs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Sim, mas este resultado precisa ser confirmado com outro exame

  • Bia23

    Adoro aprender tudo sobre saúde, é um site que contém diversas informações!!!! Parabéns

  • Bia23

    Adoro aprender tudo sobre saúde, é um site que contém diversas informações!!!! Parabéns

  • miriam

    queria entender meu exame de urocultura 80.000ufc/ml  negativo após 48h de incubação

  • Marcinho Rodrigues Amaral

    Eu fiz o exame e todos as relações estão parecidas com diagnóstico normal de urina, porém estou com 8 leucócitos por campo…o que pode ser isso? 

  • nayana

    oi boa tarde meu nome e nayana participo de estudos de biotecnologia e meu exame de urina deu em celulas epiteliais o resultado foi frequente numeros gostaria de saber se isso interrompe em algum obrigada.

  • Anonymous

    Nossa muito legal esse Blog, estão de parabéns.. Não tem preço podermos tirar nossas duvidas com quem realmente entende.

  • Anonymous

    Gostei das explicações,clara e objetiva, e o melhor sem perder o conteúdo acadêmico

  • Anonymous

    Olá adorei seu blog..
    bjs

  • Carla Correia

    Ola Dr. Pinheiro

    Gostaria de agradecer por estes esclarecimentos.

    Sou uma Jovem Cabo Verdiana, e queria uma ajuda. O Sr. Dr. poderia me informar como prevenir para não ter infeções urinárias. eu tenho infeções de forma constante (as x depende de 2 ou 3 meses se repete de novo). sempre nos consultórios mandam-me fazer uma Urocultura, depois passam os comprimidos e dizem para beber muita agua, mas, mesmo tomando todas essas preucações ela de repete.

    essa ultima vez os resultados dos analise contaram Leucócitos e piocitos >100/campo.

    Estou desesperada.

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    A coleta foi mal feita.

  • Dpvianna

    Olá, td bem? Crescimento de mais de dois tipos microbianos em contagem
    superior a 100.000 UFC/ml, sugerindo contaminação de coleta. O que significa isso, meu filho tem 3 anos e 6 meses, estou preocupada!

  • maria angelica fernandes

    Meu nome é Maria Angélica Fernandes. Gostaria de parabenizar o site. Muito esclarecedor e de fácil entendimento. Parabéns!!!!!! Minha dúvida: exame de sangue com glicose de 132 é sugestivo de diabetes? Sou fumante, tenho 53 anos, estou acima do peso.

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim, mas este resultado precisa ser confirmado com outro exame

  • maria das graças barbosa lyra

    Tenho63 anos e desde 20 que tenho problemas urinarios!

  • Priscilaneveslopes

    Dr. Pedro, amei suas informações, tiraram minhas dúvidas . Priscila

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Paulo Bastos
    Causado pela ingestão de vitamina C

  • Marci

    Muito boas e esclarecedoras suas informações sobre exame de urina.

  • Paulo Bastos

    Fiz um exame de rotina e apareceu Ácido ascórbico na urina, este elemento não foi comentado no seu post. Gostaria se possível de um comentário sobre a presença deste elemento na urina.
    Obrigado. Paulo

  • Elisabete Santos

    Bom dia Dr.Pedro! Sou academica do curso de fisioterapia e estou sempre a procura de informaçoes que possam ser realmente absorvidas da internet também, neste site descobri inúmeras informações super fáceis e resumidas de se passar a diante e de ser aplicados aos pacientes. Obrigada e parabéns!

  • Samara

    Parabéns! Excelente trabalho, muito explicativo e de fácil entendimento. Samara.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Solange
    1. Se o diabetes já existir há muitos anos e estiver mal controlado, sim.
    2. Não diretamente, mas pode influencar

  • Solange

    Dr, é possível uma pessoa que tem diabetes tipo 2,perder 75% da função renal sem perceber, em apenas 2 anos e meio ? Colesterol alto influi na perda da função renal?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @João Paulo
    Exames simples de urina não pesquisam níveis de THC

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Mariana
    pode, mas seria interessante em vez de tentar mascarar o resultado do exame, tentar descobrir por que vc tem leucócitos na urina

  • Anonymous

    Olá Dr.
    Gostaria de saber se esse exame mostra o nivel de THC da pessoa, ou se nem aparece no exame.

    Obrigado, João Paulo.

  • Mariana

    Olá!

    Fiz um exame admissinal de urina I e constou 12000 de leucócitos. Vou repetir o exame e gostaria de saber se tomar bastante água no dia anterior ao mesmo pode diminuir essa quantidade de leucócitos na urina?

    Obrigada

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Pedro
    uma lata de cerveja não causa nenhuma alteração relevante no exame de urina.

  • Pedro

    Boa noite Dr.
    Não lembro ao certo, mas acredito que tenha bebido uma latinha de cerveja na noite anterior a que fiz um exame de urina.
    a cerveja pode influenciar no resultado? principalmente apontando para a normalidade dos resultados?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @M.Regina Carrera
    Entre em contato com seu médico e comunique o resultado da urocultura. Ele decidirá se vale a pena ou não começar antibióticos.

  • M.Regina Carrera

    Prezados Doutores.
    Após um exame de urina T1 e urocultura, tirei dúvidas aqui a respeito de vários itens. Infelizmente foi detectada uma bactéria que levarei ao conhecimento de meu médico. Gostaria apenas de saber o seguinte: -Bactéria encontrada:
    E.Coli. Como tenho outros exames em andamento e só poderei ser atendida depois de 08-07-, tenho que iniciar medicação antes disso?
    Obrigada
    Regina Carrera
    Sensacional seus blog. Parabéns! Muito esclarecedor.

  • Anonymous

    Parabéns pelo blog!!! Muito bom!

  • Anonymous

    Parabéns!!! Site maravilhoso.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Uiliam
    Não. Isso não influencia. Mas tb ninguém vai te reprovar por isso.

  • Anonymous

    Olá a todos,me chamo Rafaela e não posso deixar de comentar que encontrei esse blog por acaso,mas fiquei impressionada com o volume de informação, e o principal, acessível mesmo ás pessoas leigas.sou estudante de medicina e agora não tem um assunto que eu não estude pelos livros que não complemente por aqui.a explicação é muito didática.obrigada.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @ArthurO exame EAS não pesquisa essas substÂncias.

  • Anonymous

    Olá doutor boa tarde. Vou fazer um intercâmbio para a Austrália e ontem (segunda, 28/03) fiz um exame de urina do tipo EAS. Só que de sábado para domingo consumi 5g de cocaína e alguns cigarros de maconha. Por acaso este exame vai detectar o uso destas substâncias? Estou preocupado pois preciso muito do visto. Aguardo contato, um abraço, Arthur.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @andrea girao
    Não há motivo para reprová-lo

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Carla
    Ingestão de Vitamina C.

  • andrea girao

    Drs, o exame admissional do meu esposo deu cristais de oxalato de calcio.sei, atraves do blog, q isso nao tem implicações clinicas,porem gostaria de saber se ele pode ser reprovado na seleção e nao passar nos exames medicos por isso.na segunda-feira, ele vai entregar os exames e fazer o exame clinico.q eh decisivo.

  • Anonymous

    O de meu exame de urina deu acido ascórbico positivo. O isto significa?

    Carla

  • Anonymous

    Olá, Boa tarde

    Parabens pelo blog
    As informações aqui postadas e gratuitamente, servem em muito de informaçaõ e alerta.
    Obrigada pelas informações.
    Parabéns mesmo

    Grata,
    Tania Regina Navarro Baraldi

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Silvia
    Procure um nefrologista

  • Anonymous

    Doutores,

    Ano passado tive urgência para urinar por vários meses, urinava pouco várias vezes ao dia, além de sangue aparente nas fezes, e não procurei um médico.

    Agora em um exame de urina parcial tive positivo para sangue, valores altos de hemácias e leucócitos, poucas células epiteliais, raros cristais de oxalato de cálcio. Mas não estou menstruada, nem enxergo sangue na minha urina.

    Qual o especialista que devo procurar? É urgente? Pois não consigo consulta para urologista. Deveria ser um nefrologista?

    Desde já muito obrigada.

    Silvia

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @tomas
    São geralmente as bactérias gram negativas que vivem nos intestinos, entre elas E.coli, Proteus, Enterobacter, Klebsiella etc…

  • tomas

    ola dotor, gostaria de saber quais sao as bacterias que reduzem nitratos a nitrito? obrigado e excelente blog

  • alice_fashion

    Adorei entender um pouco sobre meu exame! São termos e números que eu não tinha idéia e com este post pude saber algo!

    Muito obrigada, doutor :)

  • Anonymous

    Nossa adorei saber dessas coisas!Me ajudou bastante!!

  • Anonymous

    Oi fiz um exame de urina 24 hs mas no resultado só consta creatinine,no meu exame de urina normal conta que estou com proteína na urina 30 mg/dl ,para que eu tenha melhores resultados devo fazer novamente o exame de urina 24 e pedir que examinem a proteína e não a creatinine.Estou fazendo exames pois estou com hipertensão e não sei o motivo, já fiz vários exames e fui em muitos médicos mas até agora eles só me dão antibióticos e controladores da pressão, moro fora do país e aqui aonde eu moro não temos nefrologista e realmente não estou sabendo o que fazer foi muito interessante achar este BLOG pois me esclareceu varias coisas que não sabia, obrigado desde já pela sua atenção.

  • Anonymous

    Site maravilhoso…
    Parabéns!!!
    MTO BOM MESMO…

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Cristiane,
    Não.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Fafael,
    Não. Vc deve ter ejaculado horas antes de colher a urina

  • http://www.blogger.com/profile/06011736804727082873 cristiane do carmo

    Bom dia.

    Pessoas com problemas na tireoide,qual seja, tireoidite de hashimoto atinge ou interfere no sistema urinário, ocasionando uma infecção urinária ou até mesmo renal?

  • Anonymous

    Adorei o site, venho tendo repetidos problemas urinários, nunca apresenta infecção de urina e já é a segunda vez que tenho sangue presente na urina e dores, porém os médicos insistem em dizer que pode ser menstruação e não pedem um exame mais complexo, agradeço a orientação, foram bastante esclarecedoras estou aguardando um outro exame e irei procurar por um especialista.

    Obrigada,
    Cristiana

  • Rafael

    Fiz um exame de urina recentemente e o mesmo apontou presença de espermatozóides, isto pode ser caracteristico de alguma patologia?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Catarina,
    Não. O laboratório só pesquisa aquilo que o médico pede. No exame de urina comum, nada disso é pesquisado.

  • catarina

    num exame de urina dá para ver se está grávida ou se tem tomado drogas sem ser expecifico ?

  • Andressa

    Olá… parabéns pelo Blog…
    foi bastante esclarecedor!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Nilton,
    pouco provável.

  • Mayane

    Parabens pelo blog! Sou enfermeira de Unidade de Terapia Intensiva, e este blog me ajudou a tirar algumas duvidas!!! Em nossa equipe os Enfermeiros tb ajudam no diagnostico!!
    Parabens

    Mayane

  • nilton

    tem como um exame de urina tipo 1 dar negativo ? mesmo que o sintomas sejam todas de infecção urinaria?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Ricardo,
    1. Não dão diagnóstico, mas podem sugerir a presença de uma uretrite
    2. Presença de leucócitos na urina e, muitas vezes, hemácias.
    3. Cultura do corrimento peniano. Mas na maioria das vezes o diagnóstico é clínico baseado na história e no exame físico.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Marta,
    Nefrologista.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Valneida,
    Não. No texto eu explico o que é nitrito.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Fernando,
    Se vc tiver alguma nefrite, um exame simples de urina pode acusar alterações.

  • Anonymous

    Bom dia Dr,
    Gostaria de saber se as análises à urina:
    1- detectam infecções sexualmente transmissíveis, nomeadamente gonorreia, e clamídia.
    2- Se não, essas mesmas infecções alteram valores normais na urina, e em caso afirmativo, quais?
    3- Se não, qual o exame que posso pedir para saber se fui infectado com essas 2 bactérias?

    Cumprimentos e parabéns pelo site.
    Ricardo Santos

  • Anonymous

    Passei a semana com uma dor nas costas na altura dos rins e hj procurei uma emergência. Fui muito bem atendida pelo médico que fez alguns exames e me receitou uns remédios para aliviar a dor, mas falou para procurar um clínico durante a semana para avaliar o meu exame de urina que deu protínas+ e hemoglobina +. Lendo as perguntas de alguns internautas, me veio uma dúvida: com este resultado, devo procurar um clínico ou um nefrologista ? Se o sr puder responder, agradecerei. Boa noite.
    Marta

  • http://www.blogger.com/profile/16266828931408437051 valzinha

    Dr PEDRO.Meu exame de urina apresentou: Proteinas +,Piocitos 12 a 15 p/c,Hemacias 1 a 2 p/c,Flora bacteriana Desenvolvida.e Nitrito(+)-.Este Nitrito pode ser um caso de cancer no aparelho urinario? Por favor me ajude! Fiz o exame em 30/07/2010.
    Obrigado
    VALNEIDA CARVALHO

  • http://www.blogger.com/profile/12777519995449301058 Fernando

    Olá Doutor,
    antes de mais nada parabéns pelo excelente trabalho.
    Estou trabalhando em Roraima e no meio desse mato aqui não tem quase nada, médico aqui se chama TAM (vc entra no avião e vai a Manaus consultar), o meu médico habitual daqui está de férias e volta só daqui a 25 dias, portanto vou usar a internet para esclarecer minha dúvida, se possível:

    não tenho nem nunca tive quadro de doença nos rins ou do trato urinário, porém nos últimos meses minha urina tem saído num tom mais amarelado do que o normal mesmo tomando bastante água (tomo cerca de 3 litros por dia).

    minha mãe veio me visitar e disse que estou com aparência inchada e q eu deveria procurar um nefrologista ou urologista. meu irmão qnd novo teve nefrite e segundo ela foi assim q ela descobriu, segundo ela estava com o rosto muito inchado.

    pergunto: tem algum exame que eu possa fazer para saber se tem algo de errado? como nunca tive problemas e só minha urina está turva creio q não tenha nada de errado, mas mãe é mãe, ela falou acho melhor olhar, pq com saúde não se brinca.

    fico com medo de esperar meu médico voltar e se tiver algo de errado mesmo pode ser que tenha se agravado.

    caso seja realmente necessário ir no médico iria ter que viajar até Manaus para verificar.

    só ressaltando que não faço uso de remédio algum, recentemente fiz uso de polaramine por conta de uma alergia a insetos (aqui os pernilongos são maiores que sabiás).

    E tomo sempre, há muito tempo (2 anos) Centrum que é um suplemento vitamínico e mineral.

    grato desde já,
    Fernando

  • Anonymous

    OLÁ Dr. Pedro Pinheiro,gostei muito do site e da maneira pela qual as dúvidas são tiradas,nunca afirmando um suposto diagnóstico ou tratamento,pois medicina não se ecerse à distância,mas sempre tentando passar uma informação rápida as pessoas.Mesmo sendo estudante de medicina,às vezes surgem dúvidas e seu site é ótimo,de fácil leitura e confiável.Na verdade somos carentes de sites tão bons como este.
    obrigada Clara.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Vania,
    não.

  • vania

    Bom dia Dr.
    gostaria de saber se nos exames , de check up,normalmente efectuados pelas empresas,pode ser detectado,que exista cancro nos testiculos?
    ou indicios de…
    orbigado

  • Anonymous

    Dr. Pefro Pinheiro, Parabéns pelo blogg!!
    Fiz um exame de Uranalise e Urocultura e procurando no “google” não encontrei outro site que trouxesse informações detalhadas e muito bem explicadas de cada “item” do exame e aqui consegui encontrar.
    Obrigada!
    Luciana Gyn-GO

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Angélica,
    são cristais na urina. Não tem significado clínico maior.

  • Angélica

    Boa noite Doutores! o que é Uratos Amorfos?apareceu isso no meu exame.obrigada pela atenção.

  • Mariana

    Boa tarde Drs…

    por pesquisa no google encontrei esta pagina e gostei muito das informações contidas nela…Voces estao de parabens pelas informações.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Neiry,
    perfeitamente possível. Eu já vi casos assim algumas vezes.

  • Neiry

    Oi Dr. Pedro, gostaria de saber se é possível uma pessoa ter 3 rins, mesmo que o terceiro não seja totalmente desenvolvido?

  • Lia

    amei amei amei!

  • fabricio e jack

    Obrigado por estas informações.

    Abraços

    Fabricio e Jackeline

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Elisabete,
    pode.

  • Elisabete

    Boa noite.
    Dr Pedro os corpos cetónicos podem estar presentes numa pessoa que teve vários vómitos.

  • Anonymous

    Parabéns!!!

  • Anonymous

    Obrigado,
    as informações contidas nesse site, ajudaram muito a minha pesquisa!

    Fernanda

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Caroline,
    pode. A ausência de cilindros não descarta o rim como origem.

  • Anonymous

    Olá Dr. Pedro e Dra. Renata.

    Fiquei com uma duvida. Na explicação contida em seu texto ” Toda vez que temos alguma substância em grande quantidade na urina, elas se agrupam em forma de um cilindro. A presença de cilindros indica que esta substância veio dos túbulos renais e não de outros pontos do trato urinário como a bexiga, ureter, próstata etc…”
    No meu caso Cilindros apareceu como Ausente, mas minha quantidade de leucócitos é muito acima do normal (810.000). Nesse caso mesmo aparecendo Ausente de cilindros pode ser uma inflamação nos rins?

    Desde já agradeço.

    Caroline Figueredo. SP.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Sofia,
    De todo o sistema urinário. Epitélio é o nome que damos a mucosa que recobre todo o trato urinário. Por isso é normal haver algumas células epiteliais na urina.

  • Anonymous

    As células epiteliais descamativas provém de que parte do sistema urinário?
    se o valor destas na urina for igual a 16 é motivo de preocupação?

    Obrigado
    Sofia

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Antonio,
    Vc deveria procurar uma nutricionista especializada em insuficiência renal. Não há dieta que melhore a função renal, mas evitar algumas coisas como excesso de proteínas ajuda. Mas não faça dieta por conta própria. Procure um profissional para te orientar.

  • Anonymous

    Parabéns doutores por esclarecer nossas dúvidas e de graça coisas que muitos profissionais não fazem. obrigada consegui esclarecer algumas dúvidas que nem sempre temos coragem de perguntar cara a cara achando que é algo ruim. Parabéns mesmo!!!!!!!

  • Antonio Mariano Luca

    Boa tarde Dr.Pedro Pinheiro,
    Gostaria de cumprimentá-lo pelo blog. É excelente e de fácil compreensão para leigos.
    Tenho 54 nos e sou portador de IRC desde 2005. Tenho feito exames laboratoriais trimestralmente e tenho sido acompanhado por médico nefrologista.
    Desde o primeiro exame minha creatinina está em 2,8 sem muitas variações.
    Gostaria de saber se devo evitar alguma alimentação específica ou se posso fazer algo para manter esse resultado sem piorar o quadro?
    Muito obrigado
    Antonio Mariano Luca
    Belo Horizonte, Brazil

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Fernanda,
    leia as regras do blog.
    abraços

  • Anonymous

    postei um comentario e ele não aparece…
    o q acontece????
    Fernanda

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    priscila,
    em geral 3 dias.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Thiago,
    isso significa que não existem bactérias na sua urina. A urocultura foi negativa.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Jessica,
    infecção urinária pode sim interferir com o teste de gravidez feito pela urina.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Ana,
    esta informação isoladamente não significa nada.

  • Priscila

    Oi Dr:Pedro Quanto tempo demora para eu pegar o resultado de urocultura?
    Desde ja sou muito Grata e parabéns pelo site é Otimo.

  • Thiago

    Olá Dr. Pedro, fiz um exame de urina e o resultado saiu: Ausencia de Crescimento Microbiano.
    Gostaria de saber mais detalhes.
    Grato! E parabéns pelo site…

  • Jessica

    Boa noite Dr Pedro E Dra Renata
    fiz um exame de gravidez de farmacia
    pois estava atrasado e deu negativo
    e ja faz dois meses q não desse pra mim
    e sinto muito enjoos e meo peito esta enxado e cheio de carosso e doi muito
    e fiz o exame de urina e deu uma infecção
    leucocitos 13000/ml
    será q isso interfere no exame de farmacia?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    carol,
    Streptococcus agalactiae é uma bactéria. Se a sua cultura foi positiva, o mais provável é que vc tenha um infecção urinária por essa bactéria.

  • Anonymous

    Boa noite Dr!
    Gostaria que me informasse qual o significado de celulas epiteliais em grande nº(> 100) no exame à urina.
    OBrigada
    ana

  • carol

    Olá boa noite!
    Gostaria de saber o que pode ser no resultado do exame de cultura de urina germe isolado: Streptococcus agalactiae

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro
  • gisele

    Poderia colocar as referências bibliográficas dos textos publicados?
    Obrigada. Ótimo blog. Parabéns.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Denize,
    poder, pode. Porém, elevação dos leucócitos pode ocorrer em centenas de doenças. É preciso avaliar o quadro clínico, junto com os dados laboratoriais para se chegar a uma hipótese diagnóstica.

  • Anonymous

    Boa noite Dr Pedro !

    Leucócitos marcando 16000/ml com todos os outros parâmetros dentro da normalidade pode significar infecção urinária ????

    Grata pela atenção

    Denize

  • Anonymous

    BELO BLOG , AMEI , VALEU DR.

    PARABÉNS !

  • Anonymous

    BOA NOITE, SOU IONEI MELO, parabéns pelos médicos aqui relacionados, continuem assim, nossa gente merece ótimos médicos assim como vocês, que nosso DEUS, a cada dia mais, possa aumentar seus conhecimentos e sejam protegidos e abençoados pelo Pai NOSSO SR. DEUS.

  • Anonymous

    Bom dia, Dr. Pedro de Dra. Renata. Gostei mto de suas explicações, seus esclarecimentos! Parabéns pelo blog.

    Angélica

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Natanny,
    Sim, vc deve voltar ao médico para ser reavaliada. Não necessariamente vc tem alguma doença, mas há uma alteração no seu exame de urina que não pode ser simplesmente desprezada sem uma avaliação médica.

  • Natanny

    Olá Booa noite
    Fiz uma exame de Urina ontem..
    e deu Urobilinogenio .. POSITIVO ++
    Gostariia muitoo de saber um pouco + sobre isso .. e c devo voltar ao medico … Porq andeii lendoo e pode ate ser doenças..
    porq o normal eh ser ausente no exame de urina … mas no meu naum esta assim …estava POSITIVO estouu com medoo ..

    Obriigada :D

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    raphaelmlc,
    No caso específico da avaliação da excreção urinária diária de ácido úrico, a urina de 24h ainda é o método mais confiável.

  • raphaelmlc

    Caro Dr. Pedro Pinheiro, vi em seu texto que a urina de 24 horas está caindo em desuso. Meu médico pediu para avaliar eliminação de ácido úrico pois tenho gota. Existe algum exame que poderia substituir o de 24horas?

    Grato

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Rodrigo,
    Ninguém vai testar presença de esteróides na sua urina. O exame de urina admissional é para ver se vc tem alguma doença oculta e não para procurar o uso de substâncias proibidas. Isso não é um teste antidoping. Quando se vai pesquisar substâncias proibidas na urina, o paciente tem que ser avisado.

    E mesmo assim, depois de 1 ano, o resultado não daria positivo.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Lucas,
    Não é bem assim. Não existe remédio para baixar a creatinina. Se ele tem creatinina elevada é pq tem insuficiência renal. E na maioria dos casos esse quadro é crônico e irreversível.

    Sugiro que seu pai seja visto por um nefrologista.

  • Rodrigo Bittencourt

    Boa tarde doutores.

    Em primeiro lugar quero parabeniza-los pelo ótimo blog que possuem e pelo trabalho que realizam atraves dele.
    O meu caso é o seguinte: Pretendo prestar a prova da polícia federal que será no meio do ano de 2010, e uma dos critérios de avaliação é o exame de urina, no entanto eu usei á seis meses anabolizantes tais como deca durabolin e durateston, em baixa quantidade, a minha duvida é se esses anabolizantes são detectados no exame de urina, se sim, eu gostaria de saber por quanto tempo permanecem no organismo até que não sejam mais detectados.

    Muito obrigado pela atenção.
    Feliz Natal e um próspero ano novo.

    Atenciosamente.
    Rodrigo Bittencourt.

  • Lucas

    Olá Dr. Pedro e Dra Renata

    Gostaria que me ajudassem com uma coisa. Meu pai precisa fazer cateterismo, porém seu nível de creatinina está além do normal, então não o deixaram fazer o exame, pois é necessário a utilização do CONTRASTE, e disseram que se fizesse o exame e utilizassem o CONTRASTE, com o nível de creatinina alterado, poderia causar problemas aos seus rins. A pergunta é:
    Provavelmente essa alteração da creatinina será tratada à base de remédios certo? E em quanto tempo dá para se tratar esse problema da creatinina para que meu pai faça o cateterismo o mais rápido possível?

    Desde já muito obrigado

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Daninha,
    Não está normal não. Procure um nefrologista. Vc pode ter calculo renal e/ou infecção urinária.

    Esse exame é compatível com um cálculo coraliforme. É preciso investigar.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Eduardo,
    Esse seu trauma pode ser responsável pela hematúria.

    Sugiro que vc repita o exame no meio de Dezembro, e, caso a hematúria se mantenha, procure um nefrologista ou urologista.

  • PACHECO

    Apenas desejo parabenizar este blog.
    Estou em tratamento de visicula e rins.

    Encontrei conforto aqui mas leituras.

    Muito obrigado.

    Jose Pacheco Filho

  • Daninha

    Dr. Pedro e Dra Renata. No meu exame de úrina apareceu Determinação do PH: 9 . 0
    Densidade: 1028
    Proteina: 75
    Hemoglobina: Positivo (+)(+)
    Leucocitos: 80000 /mL
    Hemacias: 32000 /mL
    Epiteliais: Frequentes
    Filamentos de Muco: Frequentes
    Cristais: Fosfato Amorfo (+)(+)(+) Fosfato Triplo Amoniaco Magnesiano (+)(+)(+)
    Ouvi que está tudo normal. Mas sinto muita dor. O que será que devo fazer?

  • Eduardo

    Olá.

    Dr. Pedro e Dra. Renata
    Sou Piloto de Avião, e na terça feira que se passou (01/12) eu fiz meus exames anuais (obrigatório pra continuar voando) e Deu lá no meu exame de urina a seguinte Situação.
    Densidade: 1,032
    Cor: Amarela
    Reação pH: 5,0
    Proteínas: Não Detectável
    Glicose: Não Detectável
    Cetona: Não Detectável
    Leucócitos: 4.000/ml (Ano passado havia dado 1.000/ml
    Hemácias: 6.000/ml (aqui fui reprovado, sendo o limite considerado 5.000/ml e ano passado era 0/ml)
    Células Epiteliais: 3.000/ml (Ano Passado havia dado 1.000/ml)
    Cristais: Ausentes
    Cilindros: (não tem nada na frente)
    Hialinos: Ausentes
    Granulosos: Ausentes
    Leucocitários: Ausentes
    Hemáticos: Ausentes
    Céreos: Ausentes

    Sendo que dia 21/11 eu sofri um acidente de Moto, porém só tive um corte no braço esquerdo, e uma pequena “batida” na parte posterior da perna, essas foram as únicas coisas que eu “ví e senti” nada mais.

    O quê será que pode estar acontecendo?

    Ahh antes que eu me esqueça, fiz 2 exames no dia de hoje, e ambos iguais, exceto a Densidade que variou para menor.

    Obrigado pela Atenção,

    Eduardo

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Nayane,
    a reação de Griess é igual a presença de nitritos. Já acrescente iessa informação ao texto.

    Sugere que possa haver bactérias na sua urina.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Tuane,
    15000 é hematúria. É preciso ser vista por um médico p que ele possa interpretar esse resultado.

  • Anonymous

    Seu blog resolveu completamente as minhas duvidas. Obrigada.

  • Nayane

    Dr … fiz um exame de sangue e em obs veio REAÇÃO DE GRIESS: POSITIVO
    isso é algum tipo de infecção?
    des de já OBRIGADA .

    ‘Nayane

  • Tuane

    olá
    sinto mta dor nas costas perto dos rins,fiz um exame de urina só para ver se é rins mesmo mas só vi de a-normal as hemaceas q estão com 15,000.gostaria de saber de se pode ser rins mesmo ou é normal??

    obrigada…
    Tuane lima

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Paloma,
    medicamentos e infecções podem alterar o ciclo menstrual.

  • Anonymous

    Esta medicação(nitrofurantoina)
    pode atrasar a menstruação ela já sendo desregulada, ou não interferi em nada?Obrigada.Paloma

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Alessamdra,
    vc tem uma hematúria e piúria. Não está normal. È preciso levar o resultado para um médico para que ele possa interpretá-lo baseado no seus dados clínicos.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Renan,
    Se for só por isso, não.

  • Alessandra

    Boa noite…
    Fiz um exame de urina e deu hemoglobina+++
    Leucócitos115,000
    Hemaceas5,000
    Bacterias++
    o resto tudo normal. Devo me preocupar?
    Antecipadamente agradeço.

  • Renan

    Olá, doutores.
    Recentemente fiz um exame normal de urina e o resultado deu presença de cristais amorfos. Devo me preocupar??
    Obrigado pela atenção.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Bruna,
    Vc precisa repetir o exame para confirmar. Se estiver menstruada a causa é essa. Se não, é preciso procurar um nefrologista.

  • Anonymous

    Boa noite!

    Estou indo para a Austrália e fiz meu exame há um mês atrás, hoje recebi o resultado onde está tudo normal, tirando as HEMÁCIAS ( 17.000) e a máxima é 8.000 /ml. HEMOGLOBINA + .Fui na médica e ela pediu par aeu não me preocupar que é só eu beber muita água e repetir o exame, quero muito saber se 9.000 /ml a mais devo procurar um especialista visto que fui na minha ginecologista. Tenho receio do meu visto ser barrado por isso!
    Obrigada e aguardo um retorno.
    Bruna

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Valéria,
    É a primeira vez que vejo T.hominis na urina.

    Este protozoário é natural da flora intestinal e pode ter chegado a bexiga do mesmo modo que as bactérias chegam na infecção urinária.

    Pode também ser alguma contaminação na hora da coleta da urina ou no processamento no laboratório

    Se vc não tem sintoma nenhum ou doenças, esperaria alguns dias e repetiria o exame.

  • http://www.blogger.com/profile/04393336581392706630 Dra. Renata Campos

    Edmar,
    o ideal é realizar um exame de urina para esclarecer. Pode ser que o teor de glicose da urina seja alto mesmo com a glicemia normal.
    Abraços.

  • valeria

    Olá, Dr. Eu vivo em Cabo Verde (pequeno estado insular, na África Occidental). O exame de urina que fiz (no pedido do médico e nos resultados do laboratório é assim que consta)é Urina tipo II. Os resultados são:
    Caracteres gerais:
    - aspecto: turvo (ligeiramente)
    - ph: 5
    - densidade: 1015
    Elementos anormais: deu tudo negativo (albumina, glicose, pigmentos biliares e sangue)

    Sedimentos:
    Presença de Trichomona hominis e algumas células epiteliais descamativas.

    É que a presença de T. huminis na urina me pareceu estranha, porque sei que a mesma praticamente não sobrevive fora do instestino. Pensei então que no laboratório podiam ter trocado, na hora de escrever, por lapsus, vaginalis por huminis. Mas hoje voltei ao laboratorio, onde a laboratorista me garantiu que trata-se de T.hominis, e não vaginalis. Tampouco tenho síntomas de trichomoniase, na verdade este exame faz parte de um check up geral (sangue, urina, citologia oncológica, ecografias pelvica e mamária)
    A minha dúvida persiste: como foi aparecer esse protozoário na urina? Fico muito grata pela sua atenção

  • Edmar

    Olá Doutor, minha glicemia é normal, em torno de 75…porém, algo me chamou atenção: notei que num ambiente que tenha formigas e respingue minha urina elas param para beber…há algo além de glicose que poderia atraí-las para a urina?

    Grato.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Valéria,
    o Trichomonas hominis é um protozoário natural dos nosso intestino que não costuma causar doenças.

    Qual exame de urina exatamente vc fez? Urina tipo II têm diferentes significados dependendo da região que vc mora. Por exemplo, aqui em Portugal significa análise comum de urina (EAS), mas em algumas regiões do Brasil é a urocultura.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Claudina,
    provavelmente pq no entendimento dos autores do blog elas não estão dentro das regras. Solicito que releia as regras antes de comentar.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Sandiamara,
    Sim. A urina deve ser fresca, senão pode haver erros na interpretação dos achados.

  • Valeria

    Olá, Drs Pedro e Renata. parabéns pelo blog e as informações tão interesantes. O meu análise de Urina Tipo II deu presença de Trichomonas hominis. É possível detectar T. hominis via urina? Poderia tratar-se de T. vaginalis?
    Obrigada, Valéria

  • Claudina

    Por que as minhas perguntas nunca é postada e nem respondidas.
    solicito resposta desta vez hein…

  • sandiamara

    oi. gostaria de saber…se colher o xixi de manha entregar a tarde pode ter alguma alteração no resultado…

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Rodrigo,
    Isso por si só não quer dizer nada.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Georgina,
    De longe eu não posso fazer avaliações de exames complementares. Mas esse seu valor de creatinina relamente chama a atençao e acho que vc deveria ser vista por um nefrologista

  • Anonymous

    Olá no meu exame foi detectado presença de depósitos de cristais no sedimento.Devo me preocupar? Obrigado. Rodrigo. Minas Gerais.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Gio,
    Claudicação dos membros inferiores tem a ver com insuficiência arterial.

    Doentes insuficinetes renal crônico de longa data, pricipalmente se hemodiálise, apresentam uma maior incidência de lesões vasculares.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Cezar,
    Não conheço relatos de que a creatina provoque hematúria.

    Repita o exame que provavlemente isso terá sumido. Caso mantenha essa hematúria discreta, procure um nefrologista.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Maira,
    Acho que vc deveria ir no médico sim. Isso tá com toda cara de infecção urinária. Quanto mais rápido vc for, melhor.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Luciane,
    Com certeza pode.

  • Gio

    Olá
    adorei o blogg… parabéns

    Eu tenho uma dúvida boba, mas gostaria que fosse esclarecida….

    Dor claudicante em MsIs, excluida a hipotese de TVP, pode ter relaçao com insuficiencia renal?

  • Cezar Leão

    Boa noite,

    Desde já queria parabenizar pelo Blog.
    Enfim..
    Fiz um exame de urina onde consta entre outras a seguinte informação.
    HEMOGLOBINA : tracos –
    como o exame é para visto consular, o medico credenciado me orientou a refazer o exame apenas por esse resultado, o restante estava OK. Tambem me perguntou se faço exercicios fisicos e se tive ralação sexual antes do exame, as respostas foram Sim e Não repesctivente, porem, tomo suplementos para os exercicos (malhação) e um deles é a Creatina que, lendo sobre seu uso afeta diretamente os rins, minha duvida é, será que o uso deste suplemtno afetou o resultado? ou não tem relação alguma?
    Irei refazer o exame amanha e por via das dúvidas, hoje não vou malhar muito menos tomar o suplemento.
    Agradeço pela atenção.

  • mairapimenta

    Dr.
    Só depois de postar li as regras. Então se não puderem responder sobre o meu resultado peço que me digam se devo procurar um médico com urgência ou não.
    Só consegui marcar consulta para daqui a cinco dias, gostaria de saber se posso esperar esse tempo para me medicar ou se devo buscar urgência.
    Obrigada

  • mairapimenta

    Oi Dr.
    Muito obrigada pela resposta.
    Qaunto à infecção urinária, meus resultados fora dos Valores Recomendados foram:
    Proteína ++
    Hemoglobina +
    Nitrito Positivo
    Esterase leucocitaria +++
    Piuria 412.500/ml (Valor Recomendado inferior a 10.000)

    *Consta que os Piocitos não puderam ser contados devido à Piuria Maciça
    E o exame de Urocultura e Antibiograma só ficam prontos no dia 23.
    Será infecção???

  • Luciane

    Ola. Boa tarde.
    Gostaria de saber se hemacias na urina pode estar relacionado a uma cirurgia a laser feita para calculo renal????? Tem alguma relação, pq fiz um exame de urina onde acusou sangue na urina e o medico me falou que é por causa da cirurgia a laser que fiz para retirar um calculo renal. Muito Obrigada!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Maíra,
    Para se detectar gravidez é preciso fazer o exame de urina específico para isso. Que é diferente do exame que avalia infecção urinária.

    Se vc toma anticoncepcional de forma correta o risco de gravidez é menor que 1%

  • Maíra

    Oi Dr.
    Gostaria de saber se todos os exames de urina são capazes de detectar gravidez.
    Tenho ido muitas vezes ao banheiro, e ao urinar sinto bastante dor no baixo ventre. Fora isso tenho sentindo enjoos e dor nos seios.
    Tomo anticoncepcional, mas ainda assim estou em dúvida se pode ser gravidez, ou infecção urinária.
    Qual exame devo fazer?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Leo,
    Eu acho que essa urocultura deve ser valorizada, principalmente depois dela ter tido o seu sistema urinário abordado.

    Entre em contato com o urologista que provavelmente isso terá que ser tratado.

  • http://html.com/ Margarete

    Fiz uma pesquisa no Google para interpretar os termos utilizados pelo médico que analisou o resultado do exame Urina tipo I que realizei. Achei a página do seu Blogger. Quero agradecê-los e parabenizá-los pela atitude comprometida com a saúde. Foi de grande ajuda os dados encontrados e postados por vcs, doutores.
    Margarete

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Lanna,
    Se vc tem rim único e está com suspeita de infecção, não deve deixar de tratar. Acho que deveria ser vista por um médico sim.

  • Lanna Dioum

    Boa noite a ambos.

    Tenho um rim retirado em 1993(necrose renal por excesso de cálculos). Tenho leve insuficiência renal.
    Ultimamente tenho tido vomitos, dores de cabeça infernais, febre e cansaço.
    Procurei o Pronto Socorro.
    Exames de urina, resultados:
    - leucócitos 15
    - hemácias 2
    - bactérias +++
    - Fil de muco +
    - Leucócitos 15000
    - hemácias 4000

    No soro, só pra constar, Creatinina 0,9(ufa, que bom)leucócitos acima de 9500, neutrófilos acima de 7000, linfócitos 18%, segmentados 72%, VPM 17,8 fl. O resto dentro dos valores de referência.
    Voltei pra casa com uma receita de analgésico e antibiótico para cistite. Não encontrei o antibiótico nas farmácias perto de casa.
    E acho que dessa vez não vou comprar. Não quero parecer hipocondriaca, mas quando perdi meu rim…. passava de consultório em consultório, ouvindo que eu era muito jovem, que devia tomar bastante água e sempre com um antibiótico pra cistite.
    Hoje estou preocupada. Será que devo insistir e voltar no PS? Meu nefro está de viagem.

    Grata

    Lanna

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Maria Luiza,
    Infecção urinária não é DST, mas algumas mulheres tem tendencia a desenvolver cistites após relações sexuais. Mas não tem nada ver com transmissão. Tenho um texto de cisite que explica isso. O link está dentro deste texto.

  • Maria Luíza

    Boa Tarde!

    Estou com ardência ao urinar, fui ao medico, ele pediu um exame para saber se é infecção urinaria.
    Gostaria de saber se a infecção pode ser transmitida ao parceiro pela relação sexual.
    Desculpe se minha duvida é boba, mas é que não encontrei informação relacionada.
    Desde já, obrigada.

  • Tatiana Marchiori

    Dr. Pedro,

    agradeço muito pela suas preciosas informações, entendi o que o senhor explicou, e assim posso ficar mais tranquila.
    Muito obrigada pela sua ajuda.

    Atenciosamente
    Tatiana Marchiori

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Tatiana,
    O que se pode imaginar baseado nestes resultados? O que eu vou descrever abaixo são hipóteses que podem ou não estar corretas.

    Vc deve ter uma pielonefrite crônica neste rim direito. Ele ficou atrofiado depois de multiplas infecções. E se vc tem infecções desde o nascimento, é pq deve ter tido refluxo vesicoureteral na infância.

    Apesar do seu direito ser atrófico, o esquerdo passou a trabalhar pelos 2. Na cintigafia normal cada um funciona mAis ou menos 50%.

    Porém, o seu rim esquerdo tb apresenta sinais de infecções anteriores.

    O fato é que sua creatinina é normal, o que indica que apesar de tudo, o seu rim esquerdo está conseguindo compensar o mau funcionamento do direito.

    Não há nenhum sinal de urÊncia nestas análises, mas também não consigo a partir delas saber pq vc está com dor.

    O que chama a atençao é vc ter urinado apenas 1000 ml em 24h. Isso é pouco. Vc tem um cálcio urinário no limite e associado a uma baixa ingestão de água, favorece a formação de cálculos.
    Vc tem que beber mais água.

  • Tatiana Marchiori

    Dr. Pedro,

    boa tarde, pelo o que eu entendi dos exames, me parece que estou com insuficiência renal. Eu entendo que nem o senhor e nenhum outro médico poderiam dar diagnósticos sem examinar os pacientes, não é isso. É que eu tenho infecções urinárias de repetição desde o nascimento, hoje tenho 28 anos, e somente agora descobri que já deveria ter procurado um nefrologista há muito tempo. Só gostaria de saber se poderia ser uma insuficiência renal para poder elaborar melhor as perguntas que precisarei fazer na consulta. Além disso estou sentindo bastante dor no lado direito, e como minha consulta está marcada para apenas dia 04/11, gostaria de saber se posso esperar até lá, ou se precisaria levar meus exames até um hospital, (isso é, se as dores não piorarem). Se o senhor puder me orientar eu agradeço muito.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Tatiana,
    Qual exatamente é sua dúvida?

    Se for só interpretação do exame, ele só pode ser feito pelo seu médico. Não se interpreta análises ou exames à distância. Isso é um paso em direção ao erro médico.

  • Tatiana Marchiori

    Drs. Boa tarde,

    preciso de um auxílio quanto a interpretação de alguns exames realizados recentemente, são eles:

    Cintilografia renal:
    Rim esquerdo com contornos irregulares e distribuição heterogênea do indicador radiativo com área hipocaptante em seu pólo inferior compatível com sequela de processos infecciosos. A contribuição da função tubular relativa foi avaliada em 76%. Rim direito reduzido de tamanho mas com contornos regulares e distribuição aparentemente homogênea do indicador radiativo. A contribuição da função tubular foi avaliada em 24%.

    Depuração de Creatinina

    Volume de Urina 1000mL
    Tempo de Coleta 1440 min
    Volume/minuto 0,694mL/min
    Creatinina no soro 0,8 mg/dL
    Creatinina na urina 127 mg/dL
    Depuração 110 mL/min

    Renina 24,3 uUI/mL

    Cultura de Urina:
    Germes isolados: Sem crescimento Bacteriano após 48 h de incubação

    Ácido Úrico: 4,1 Mg/dL
    Cálcio Total: 8,9 mg/dL
    Cálcio na Úrina: 263 mg/24 h
    Fósforo: 3,5 mg/dL
    Fósforo na Úrina: 828 mg/ 24 h

    Todos esses exames foram realizados porque estou com dor lombar do lado direito, desde janeiro, em julho realizei uma ultrasson das vias urinárias e constatou-se atrofia renal do lado direito, com medidas de 7 por 3,2 cm no direito e esquerdo normal. Além disso comecei com histórico de hipertensão 160×90.

    Desculpem pelo longo texto, desde já agradeço pela ajuda.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Bruno,
    Esse sinal quer dizer “menor”.

    Está tudo normal neste resultado.

  • Anonymous

    Ola Dr. Pedro,
    Receentemente fiz exame de urina e deu os seguintes resultas:
    Células epiteliais < 15 /uL
    Leucócitos <25 /uL
    Hemácias <10 /uL
    Cristais ausente
    Clindros ausente

    Não sei interpretar-los devido a esse sinal de maior.. Abradeço a ajuda

    Bruno

  • fafá

    Olá dr Pedro!
    Estou adorando este site….muito útil a todos nós leigos. A ravés de explicações daqui entendemos um pouquinho dos resultados dos exames e consequentemente não ficaremos em pânico…
    Obrigada.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Isabela,
    Provavelmente a urina não foi bem armazenada. É melhor repeti-lo

  • Anonymous

    OLA!

    NO RESULTADO DO MEU EXAME DIZ QUE, AS HEMACIAS APRESENTAM-SE MAL PRESERVADAS. O QUE SIGNIFICA?

    DESDE DE GRATA.

    ISABELA BENICIO

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Renata,
    Se vc só tem um rim e ainda tem cálculo nele, existe sim o risco de no futuro vc ter complicações.

    Se vc ainda não é seguida por um nefrologista, tá na hora de procurar um.

  • Anonymous

    Bom Dia Dr. Pedro e Dra. Renata Campos

    Tenho infecções urinárias repetidamente e cálculos renais também. Há quase um ano, tive uma infecção renal que começou com cólicas renais e evoluiu para uma sepse. Fiquei por 40 dias internadas e no final tive que fazer uma nefrectomia direita. Continuo com cálculono rim esquerdo e gostaria de saber se corro o risco de ter uma insuficiência renal e precisar fazer hemodiálise, tenho muito medo.

    Desde já,

    agradeço.

    Renata Corrêa

  • Adriana

    Estou adorando todas as explicações que o Sr. vem me esclarecendo sobre os assuntos que lhe pedi sobre Hemodiálise, Creatinina e etc.
    Bjjos, Adriana Saccomani,Teresópolis, RJ.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Ana,
    isso depende de quando a sua urinocultura foi colhida. Se foi antes de começar o antibiótico, significa que provavelmente o que vc teve não foi infecção urinária. Os seus sintomas e hematúria devem ter outra causa.

    Se foi feita depois do antibiótico, ela está negativa pq já foi tratada e esse sangramento é provavelmente apenas resquício da infecção.

  • ana maria da silva

    Olá Dr. Pedro e Dra. Renata

    Tive cistite á 15 dias .
    Tomei Norfloxaxina .
    Fiz exame de urina agora ( 15 dias depois .
    O EAS deu traços de Hemoglobina ,
    e 32 / mcl de hemácias .
    A urinocultura deu negativa .
    O que isso significa ?
    Grata
    Ana Maria

  • Irani

    Boa Tarde Dr Pedro!

    Quero agradecer pelas informações contida neste blog, sou leitora assidua. Parabéns!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Ola Raphaela,
    Não, não é preciso jejum para nenhum destes exames.

  • Anonymous

    Boa tarde dr pedro e dra Ranata,
    Gostaria de saber se é preciso estar em jeum para realizar esses exames de urina, principalmente a urina tipo I.
    obrigada

    Raphaela

  • Dri Viaro

    Oi, vim conhecer seu blog, e desejar boa semana
    bjsss

    aguardo sua visita :)