Artigo atualizado em 11/07/2014

EXAME DE URINA | Leucócitos, nitritos, hemoglobina…

O exame de urina é usado como método diagnóstico complementar desde o século II. Trata-se de um exame indolor e de simples coleta, o que o torna muito menos penoso para os pacientes do que as análises de sangue, que só podem ser colhidas através de agulhas.

O exame sumário da urina pode nos fornecer pistas importantes sobre doenças sistêmicas, principalmente as doenças dos rins.

As três análises de urina mais comuns são:

- EAS (elementos anormais do sedimento) ou urina tipo I.
- Urina de 24 horas.
- Urinocultura (urocultura).

Neste texto falaremos apenas do exame simples de urina (EAS ou urina tipo I). As informações contidas aqui têm como objetivo ajudar na compreensão dos resultados das análises de urina. De modo algum o paciente deve usar este texto para interpretar exames sem a orientação de um médico. A presença de leucócitos na urina, um pH alterado, a descrição de células epiteliais, a existência de muco ou qualquer outro achado no EAS deve ser sempre correlacionado com a história clínica, os sintomas e o exame físico do paciente.

EAS | urina tipo I

O EAS é o exame de urina mais simples, feito através da coleta de 40-50 ml de urina em um pequeno pote de plástico. Normalmente solicitamos que se use a primeira urina da manhã, desprezando o primeiro jato. Esta pequena quantidade de urina desprezada serve para eliminar as impurezas que possam estar na uretra (canal urinário que traz a urina da bexiga). Após a eliminação do primeiro jato, enche-se o recipiente com o resto da urina.

A primeira urina da manhã é a mais usada, mas não é obrigatório. A urina pode ser coletada em qualquer período do dia.

Tira de EAS

A amostra de urina deve ser colhida idealmente no próprio laboratório, pois quanto mais fresca estiver, mais confiáveis são os seus resultados. Um intervalo de mais de duas horas entre a coleta e a avaliação pode invalidar o resultado, principalmente se a urina não tiver sido mantida sob refrigeração.

O EAS é divido em duas partes. A primeira é feita através de reações químicas e a segunda por visualização de gotas da urina pelo microscópio.

Na primeira parte mergulha-se  uma fita na urina, chamada de dipstick, como as que estão nas fotos ao lado. Cada fita possuiu vários quadradinhos coloridos compostos por substâncias químicas que reagem com determinados elementos da urina. Esta parte é tão simples que pode ser feita no próprio consultório médico. Após 1 minuto, compara-se a cores dos quadradinhos com uma tabela de referência que costuma vir na embalagem das próprias fitas do EAS.

EAS - Urina 1

Através destas reações e com o complemento do exame microscópico, podemos detectar a presença e a quantidade dos seguintes dados da urina:

- Densidade.
- pH.
- Glicose.
- Proteínas.
- Hemácias (sangue).
- Leucócitos.
- Cetonas.
- Urobilinogênio e bilirrubina.
- Nitrito.
- Cristais.
- Células epiteliais e cilindros.

Os resultados do dipstick são qualitativos e não quantitativos, isto é, a fita identifica a presença dessas substâncias citadas acima, mas a quantificação é apenas aproximada. O resultado é normalmente fornecido em uma graduação de cruzes de 1 a 4. Por exemplo: uma urina com “proteínas 4+” apresenta grande quantidade de proteínas; uma urina com “proteínas 1+” apresenta pequena quantidade de proteínas. Quando a concentração é muito pequena, alguns laboratórios fornecem o resultado como “traços de proteínas”.

Vamos, então, aos valores de referência do EAS:

Densidade:

A densidade da água pura é igual a 1000. Quanto mais próximo deste valor, mais diluída está a urina. Os valores normais variam de 1005 a 1035. Urinas com densidade próximas de 1005 estão bem diluídas; próximas de 1035 estão muito concentradas, indicando desidratação. Urinas com densidade próxima de 1035 costumam ser muito amareladas e normalmente possuem odor forte (leia: URINA COM CHEIRO FORTE E MAL CHEIROSA).

A densidade indica a concentração das substâncias sólidas diluídas na urina, sais minerais na sua maioria. Quanto menos água houver na urina, maior será sua densidade.

pH:

A urina é naturalmente ácida, já que o rim é o principal meio de eliminação dos ácidos do organismo. Enquanto o pH do sangue costuma estar em torno de 7,4, o pH da urina varia entre 5,5 e 7,0, ou seja, bem mais ácida.

Valores de pH maiores ou igual 7 podem indicar a presença de bactérias que alcalinizam a urina. Outros fatores que podem deixar a urina mais alcalina são uma dieta pobre em proteína animal, dieta rica em frutas cítricas ou derivados de leite, e uso de medicamentos como acetazolamida, citrato de potássio ou bicarbonato de sódio. Ter tido vômitos horas antes do exame também pode ser uma causa de urina mais alcalina. Em casos mais raros, algumas doenças dos túbulos renais também podem deixar a urina com pH acima de 7,0.

Valores menores que 5,5 podem indicar acidose no sangue ou doença nos túbulos renais. Uma dieta com elevada carga de proteína animal também pode causar uma urina mais ácida. Outras situações que aumentam a acidez da urina incluem episódios de diarreia ou uso de diurético como hidroclorotiazida ou clortalidona.

O valor mais comum é um pH por volta de 5,5-6,5, porém, mesmo valores acima ou abaixo dos descritos podem não necessariamente indicar alguma doença. Este resultado deve ser interpretado pelo seu médico.

Glicose:

Toda a glicose que é filtrada nos rins é reabsorvida de volta para o sangue pelo túbulos renais. Deste modo, o normal é não apresentar evidências de glicose na urina.

A presença de glicose na urina é um forte indício de que os níveis sanguíneos estão altos. É muito comum pessoas com diabetes mellitus apresentarem perda de glicose pela urina. Isto ocorre porque a quantidade de açúcar no sangue está tão alta, que parte deste acaba saindo pela urina. Quando os níveis de glicose no sangue estão acima de 180 mg/dl, geralmente há perda na urina (leia: DIAGNÓSTICO E SINTOMAS DO DIABETES MELLITUS ).

A presença de glicose na urina sem que o indivíduo tenha diabetes costuma ser um sinal de doença nos túbulos renais. Isso significa que apesar de não haver excesso de glicose na urina, os rins não conseguem impedir sua perda.

Basicamente, a presença de glicose na urina indica excesso de glicose no sangue ou doença dos rins.

Proteínas:

A maioria das proteínas não são filtradas pelo rim, por isso, em situações normais, não devem estar presentes na urina. Na verdade, existe apenas uma pequena quantidade de proteínas na urina, mas são tão poucas que não costumam ser detectadas pelo teste da fita. Portanto, uma urina normal não possui proteínas.

Quantidades pequenas de proteínas na urina podem ser causadas por dezenas de situações, que vão desde situações benignas e triviais, como presença de febre, exercício físico horas antes da coleta de urina, desidratação ou estresse emocional, até causas mais graves, como infecção urinária, lúpus, doenças do glomérulo renal e lesão renal pelo diabetes.

Grandes quantidade de proteínas na urina quase sempre indicam a presença de uma doença, sendo a lesão renal pelo diabetes e as doenças glomerulares as causas mais comuns (leia: O QUE É UMA GLOMERULONEFRITE?).

Existem duas  maneiras de se apresentar o resultado das proteínas na urina: em cruzes ou uma estimativa em mg/dL:

Ausência = menos que 10 mg/dL (valor normal)
Traços = entre 10 e 30 mg/dL
1+ = 30 mg/dl
2+ = 40 a 100 mg/dL
3+ = 150 a 350 mg/dL
4+ = Maior que 500 mg/dL

A presença de proteínas na urina se chama proteinúria, pode indicar doença renal e deve ser sempre investigada (leia: PROTEINÚRIA, URINA ESPUMOSA E SÍNDROME NEFRÓTICA). O exame da urina de 24h é normalmente feito para se quantificar com exatidão a quantidade de proteínas que se está perdendo na urina (leia: URINA 24 HORAS | Como colher e para que serve).

Hemácias na urina / hemoglobina na urina / sangue na urina:

Assim como nas proteínas, a quantidade de hemácias (glóbulos vermelhos) na urina é desprezível e não consegue ser detectada pelo exame da fita. Mais uma vez, os resultados costumam ser fornecidos em cruzes. O normal é haver ausência de hemácias (hemoglobina).

Como as hemácias são células, elas podem ser vistas com um microscópio. Deste modo, além do teste da fita, também podemos procurar por hemácias diretamente pelo exame microscópico, uma técnica chamada de sedimentoscopia. Através do microscópio consegue-se detectar qualquer presença de sangue, mesmo quantidades mínimas não detectadas pela fita.

Neste caso, os valores normais são descritos de duas maneiras:
- Menos que 3 a 5 hemácias por campo ou menos que 10.000 células por mL

A presença de sangue na urina chama-se hematúria e pode ocorrer por diversas doenças, tais como infecções, pedras nos rins e doenças renais graves (para saber mais detalhes sobre a hematúria, leia: HEMATÚRIA (URINA COM SANGUE)).

Um resultado falso positivo pode acontecer nas mulheres que colhem urina enquanto estão na período menstrual. Neste caso, o sangue detectado não vem da urina, mas sim do sangue ainda residual presente na vagina. Nos homens, a presença de sêmen na urina também pode provocar falso positivo.

Uma vez detectada a hematúria, o próximo passo é avaliar a forma das hemácias em um exame chamado “pesquisa de dismorfismo eritrocitário”. As hemácias dismórficas são hemácias com morfologia alterada, comum em algumas doenças como a glomerulonefrite (leia: O QUE É UMA GLOMERULONEFRITE?). É possível haver pequenas quantidades de hemácias dismórficas na urina sem que isso tenha relevância clínica. Apenas valores acima de 40 a 50% costumam ser considerados relevantes.

Não é todo laboratório que possui gente capacitada para executar esse exame. Por isso, muitas vezes ele não é feito automaticamente. É preciso o médico solicitar especificamente essa avaliação.

Leucócitos ou piócitos – Esterase leucocitária

Os leucócitos, também chamados de piócitos, são os glóbulos brancos, nossas células de defesa. A presença de leucócitos na urina costuma indicar que há alguma inflamação nas vias urinárias. Em geral, sugere infecção urinária, mas pode estar presente em várias outras situações, como traumas, uso de substâncias irritantes ou qualquer outra inflamação não causada por um agente infeccioso. Podemos simplificar e dizer que leucócitos na urina significa pus na urina.

Como também são células, os leucócitos podem ser contados na sedimentoscopia. Valores normais estão abaixo dos 10.000 células por mL ou 5 células por campo

Alguns dipsticks apresentam um quadradinho para detecção de leucócitos, normalmente o resultado vem descrito como “esterase leucocitária”. O normal é estar negativo.

Cetonas ou corpos cetônicos:

Os corpos cetônicos são produtos da metabolização das gorduras. Os corpos cetônicos são produzidos quando o corpo está com dificuldade em utilizar a glicose como fonte de energia. As causas mais comuns são o diabetes, o jejum prolongado e dietas rigorosas. Outras situações menos comuns incluem febre, doença aguda, hipertireoidismo, gravidez e até aleitamento materno.

Normalmente a produção de cetonas é muito baixa e estas não estão presentes na urina.

Alguns medicamentos como captopril, ácido valproico, vitamina C (ácido ascórbico) e levodopa podem causar falso positivos.

Urobilinogênio e bilirrubina

Também normalmente ausentes na urina, podem indicar doença hepática (fígado) ou hemólise (destruição anormal das hemácias). A bilirrubina só costuma aparecer na urina quando os seus níveis sanguíneos ultrapassam 1,5 mg/dL. O urobilinogênio pode estar presente em pequenas quantidades sem que isso tenha relevância clínica.

Nitritos

A urina é rica em nitratos. A presença de bactérias na urina transforma esses nitratos em nitritos. Portanto, fita com nitrito positivo é um sinal indireto da presença de bactérias. Nem todas as bactérias têm a capacidade de metabolizar o nitrato, por isso, exame de urina com nitrito negativo de forma alguma descarta infecção urinária.

Na verdade, o EAS apenas sugere infecção. A presença de hemácias, associado a leucócitos e nitritos positivos, fala muito a favor de infecção urinária, porém, o exame de certeza é a urocultura (leia: EXAME UROCULTURA | Indicações e como colher).

A pesquisa do nitrito é feita através da reação de Griess, que é o nome dado a reação do nitrito com um meio ácido. Por isso, alguns laboratórios fornecem o resultado como Griess positivo ou Griess negativo, que é igual a nitrito positivo ou nitrito negativo, respectivamente.

Cristais

Esse é talvez o resultado mais mal interpretado, tanto por pacientes como por alguns médicos. A presença de cristais na urina, principalmente de oxalato de cálcio, fosfato de cálcio ou uratos amorfos, não tem nenhuma importância clínica. Ao contrário do que se possa imaginar, a presença de cristais não indica uma maior propensão à formação de cálculos renais. Dito isso, é importante destacar que, em alguns casos, a presença de determinados cristais pode ser um sinal para alguma doença.

Os cristais com relevância clínica são:

  • Cristais de cistina – Indicam uma doença chamada cistinúria.
  • Cristais de magnésio-amônio-fosfato (chamado de cristais de estruvita ou cristais de fosfato triplo) – podem ser normais, mas também podem estar presentes em casos de urina muito alcalina provocada por infecção urinária pelas bactérias Proteus ou Klebsiella. Pacientes com cálculo renal por pedras de estruvita costumam ter esses cristais na urina.
  • Cristais de tirosina – Presentes em uma doença chamada tirosinemia.
  • Cristais de bilirrubina – Costumam indicar doença do fígado.
  • Cristais de colesterol – Costuma ser um sinal de perdas maciças de proteína na urina.

A presença de cristais de ácido úrico, caso em grande quantidade, também deve ser valorizada, pois podem surgir em pacientes com gota ou neoplasias, como linfoma ou leucemia. Cristais de ácido úrico em pequena quantidade, porém,  são comuns e não indicam nenhum problema.

Células epiteliais e cilindros

A presença de células epiteliais na urina é normal. São as próprias células do trato urinário que descamam. Elas só têm valor quando se agrupam em forma de cilindro, recebendo o nome de cilindros epiteliais.

Como os túbulos renais são cilíndricos, toda vez que temos alguma substância (proteínas, células, sangue…) em grande quantidade na urina, elas se agrupam em forma de um cilindro. A presença de cilindros indica que esta substância veio dos túbulos renais e não de outros pontos do trato urinário como a bexiga, ureter, próstata, etc. Isto é muito relevante, por exemplo, nos casos de sangramento, onde um cilindro hemático indica o glomérulo como origem, e não a bexiga, por exemplo.

Os cilindros que podem indicar algum problema são:

- Cilindros hemáticos (sangue) = Indicam glomerulonefrite.
- Cilindros leucocitários = Indicam inflamação dos rins.
- Cilindros epiteliais = indicam lesão dos túbulos.
- Cilindros gordurosos = indicam proteinúria.

Cilindros hialinos não indicam doença, mas podem ser um sinal de desidratação.

A presença de muco na urina é inespecífica e normalmente ocorre pelo acúmulo de células epiteliais com cristais e leucócitos. Tem pouquíssima utilidade clínica. É mais uma obervação.

Em relação ao EAS (urina tipo I) é importante salientar que esta é uma análise que deve ser sempre interpretada. Os falsos positivos e negativos são muito comuns e não dá para se fechar qualquer diagnóstico apenas comparando os resultados com os valores de referência.

Ácido ascórbico na urina

É comum os laboratórios chamarem a atenção quando há ácido ascórbico (vitamina C) na urina. Este dado é importante porque o ácido ascórbico pode alterar os resultados do dipstick, principalmente na detecção de hemoglobina, glicose, nitritos, bilirrubina e cetonas. É importante o médico saber que resultados inesperados podem ser falsos positivos ou falsos negativos causados pela vitamina C.

EAS (urina tipo I) normal 

Apenas como exemplo, o que segue abaixo é um modelo de como os laboratórios apresentam os resultados do exame sumário de urina. Este exame está normal.

COR —- amarelo citrino
ASPECTO —- limpido
DENSIDADE —- 1.015 (normal varia entre 1005 e 1030)
PH —- 5,0 (normal varia entre 5,5 a 7.5)

EXAME QUÍMICO

Glicose —- ausente
Proteínas —- ausente
Cetona —- ausente
Bilirrubina —- ausente
Urobilinogênio —- ausente
Leucócitos —- ausente
Hemoglobina —- ausente
Nitrito —- negativo

MICROSCOPIA DO SEDIMENTO (sedimentoscopia)

Células epiteliais —- algumas
Leucócitos —- 5 por campo
Hemácias —- 3 por campo
Muco —- ausente
Bactérias  —- ausentes
Cristais —- ausentes
Cilindros —- ausentes

Se você está preocupado(a) com a saúde dos sues rins, não deixe de assistir esse curto vídeo de 3 minutos, produzido pela equipe do MD.Saúde, que explica de forma simples a insuficiência renal e o exame da creatinina:

Vídeo sobre doença renal crônica

Vérsion en español:  ANÁLISIS DE ORINA | Examen de orina

Publicidade
  • Dri Viaro

    Oi, vim conhecer seu blog, e desejar boa semana
    bjsss

    aguardo sua visita :)

  • Anonymous

    Boa tarde dr pedro e dra Ranata,
    Gostaria de saber se é preciso estar em jeum para realizar esses exames de urina, principalmente a urina tipo I.
    obrigada

    Raphaela

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Ola Raphaela,
    Não, não é preciso jejum para nenhum destes exames.

  • Irani

    Boa Tarde Dr Pedro!

    Quero agradecer pelas informações contida neste blog, sou leitora assidua. Parabéns!

  • ana maria da silva

    Olá Dr. Pedro e Dra. Renata

    Tive cistite á 15 dias .
    Tomei Norfloxaxina .
    Fiz exame de urina agora ( 15 dias depois .
    O EAS deu traços de Hemoglobina ,
    e 32 / mcl de hemácias .
    A urinocultura deu negativa .
    O que isso significa ?
    Grata
    Ana Maria

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Ana,
    isso depende de quando a sua urinocultura foi colhida. Se foi antes de começar o antibiótico, significa que provavelmente o que vc teve não foi infecção urinária. Os seus sintomas e hematúria devem ter outra causa.

    Se foi feita depois do antibiótico, ela está negativa pq já foi tratada e esse sangramento é provavelmente apenas resquício da infecção.

  • Adriana

    Estou adorando todas as explicações que o Sr. vem me esclarecendo sobre os assuntos que lhe pedi sobre Hemodiálise, Creatinina e etc.
    Bjjos, Adriana Saccomani,Teresópolis, RJ.

  • Anonymous

    Bom Dia Dr. Pedro e Dra. Renata Campos

    Tenho infecções urinárias repetidamente e cálculos renais também. Há quase um ano, tive uma infecção renal que começou com cólicas renais e evoluiu para uma sepse. Fiquei por 40 dias internadas e no final tive que fazer uma nefrectomia direita. Continuo com cálculono rim esquerdo e gostaria de saber se corro o risco de ter uma insuficiência renal e precisar fazer hemodiálise, tenho muito medo.

    Desde já,

    agradeço.

    Renata Corrêa

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Renata,
    Se vc só tem um rim e ainda tem cálculo nele, existe sim o risco de no futuro vc ter complicações.

    Se vc ainda não é seguida por um nefrologista, tá na hora de procurar um.

  • Anonymous

    OLA!

    NO RESULTADO DO MEU EXAME DIZ QUE, AS HEMACIAS APRESENTAM-SE MAL PRESERVADAS. O QUE SIGNIFICA?

    DESDE DE GRATA.

    ISABELA BENICIO

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Isabela,
    Provavelmente a urina não foi bem armazenada. É melhor repeti-lo

  • fafá

    Olá dr Pedro!
    Estou adorando este site….muito útil a todos nós leigos. A ravés de explicações daqui entendemos um pouquinho dos resultados dos exames e consequentemente não ficaremos em pânico…
    Obrigada.

  • Anonymous

    Ola Dr. Pedro,
    Receentemente fiz exame de urina e deu os seguintes resultas:
    Células epiteliais < 15 /uL
    Leucócitos <25 /uL
    Hemácias <10 /uL
    Cristais ausente
    Clindros ausente

    Não sei interpretar-los devido a esse sinal de maior.. Abradeço a ajuda

    Bruno

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Bruno,
    Esse sinal quer dizer “menor”.

    Está tudo normal neste resultado.

  • Tatiana Marchiori

    Drs. Boa tarde,

    preciso de um auxílio quanto a interpretação de alguns exames realizados recentemente, são eles:

    Cintilografia renal:
    Rim esquerdo com contornos irregulares e distribuição heterogênea do indicador radiativo com área hipocaptante em seu pólo inferior compatível com sequela de processos infecciosos. A contribuição da função tubular relativa foi avaliada em 76%. Rim direito reduzido de tamanho mas com contornos regulares e distribuição aparentemente homogênea do indicador radiativo. A contribuição da função tubular foi avaliada em 24%.

    Depuração de Creatinina

    Volume de Urina 1000mL
    Tempo de Coleta 1440 min
    Volume/minuto 0,694mL/min
    Creatinina no soro 0,8 mg/dL
    Creatinina na urina 127 mg/dL
    Depuração 110 mL/min

    Renina 24,3 uUI/mL

    Cultura de Urina:
    Germes isolados: Sem crescimento Bacteriano após 48 h de incubação

    Ácido Úrico: 4,1 Mg/dL
    Cálcio Total: 8,9 mg/dL
    Cálcio na Úrina: 263 mg/24 h
    Fósforo: 3,5 mg/dL
    Fósforo na Úrina: 828 mg/ 24 h

    Todos esses exames foram realizados porque estou com dor lombar do lado direito, desde janeiro, em julho realizei uma ultrasson das vias urinárias e constatou-se atrofia renal do lado direito, com medidas de 7 por 3,2 cm no direito e esquerdo normal. Além disso comecei com histórico de hipertensão 160×90.

    Desculpem pelo longo texto, desde já agradeço pela ajuda.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Tatiana,
    Qual exatamente é sua dúvida?

    Se for só interpretação do exame, ele só pode ser feito pelo seu médico. Não se interpreta análises ou exames à distância. Isso é um paso em direção ao erro médico.

  • Tatiana Marchiori

    Dr. Pedro,

    boa tarde, pelo o que eu entendi dos exames, me parece que estou com insuficiência renal. Eu entendo que nem o senhor e nenhum outro médico poderiam dar diagnósticos sem examinar os pacientes, não é isso. É que eu tenho infecções urinárias de repetição desde o nascimento, hoje tenho 28 anos, e somente agora descobri que já deveria ter procurado um nefrologista há muito tempo. Só gostaria de saber se poderia ser uma insuficiência renal para poder elaborar melhor as perguntas que precisarei fazer na consulta. Além disso estou sentindo bastante dor no lado direito, e como minha consulta está marcada para apenas dia 04/11, gostaria de saber se posso esperar até lá, ou se precisaria levar meus exames até um hospital, (isso é, se as dores não piorarem). Se o senhor puder me orientar eu agradeço muito.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Tatiana,
    O que se pode imaginar baseado nestes resultados? O que eu vou descrever abaixo são hipóteses que podem ou não estar corretas.

    Vc deve ter uma pielonefrite crônica neste rim direito. Ele ficou atrofiado depois de multiplas infecções. E se vc tem infecções desde o nascimento, é pq deve ter tido refluxo vesicoureteral na infância.

    Apesar do seu direito ser atrófico, o esquerdo passou a trabalhar pelos 2. Na cintigafia normal cada um funciona mAis ou menos 50%.

    Porém, o seu rim esquerdo tb apresenta sinais de infecções anteriores.

    O fato é que sua creatinina é normal, o que indica que apesar de tudo, o seu rim esquerdo está conseguindo compensar o mau funcionamento do direito.

    Não há nenhum sinal de urÊncia nestas análises, mas também não consigo a partir delas saber pq vc está com dor.

    O que chama a atençao é vc ter urinado apenas 1000 ml em 24h. Isso é pouco. Vc tem um cálcio urinário no limite e associado a uma baixa ingestão de água, favorece a formação de cálculos.
    Vc tem que beber mais água.

  • Tatiana Marchiori

    Dr. Pedro,

    agradeço muito pela suas preciosas informações, entendi o que o senhor explicou, e assim posso ficar mais tranquila.
    Muito obrigada pela sua ajuda.

    Atenciosamente
    Tatiana Marchiori

  • Maria Luíza

    Boa Tarde!

    Estou com ardência ao urinar, fui ao medico, ele pediu um exame para saber se é infecção urinaria.
    Gostaria de saber se a infecção pode ser transmitida ao parceiro pela relação sexual.
    Desculpe se minha duvida é boba, mas é que não encontrei informação relacionada.
    Desde já, obrigada.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Maria Luiza,
    Infecção urinária não é DST, mas algumas mulheres tem tendencia a desenvolver cistites após relações sexuais. Mas não tem nada ver com transmissão. Tenho um texto de cisite que explica isso. O link está dentro deste texto.

  • Lanna Dioum

    Boa noite a ambos.

    Tenho um rim retirado em 1993(necrose renal por excesso de cálculos). Tenho leve insuficiência renal.
    Ultimamente tenho tido vomitos, dores de cabeça infernais, febre e cansaço.
    Procurei o Pronto Socorro.
    Exames de urina, resultados:
    - leucócitos 15
    - hemácias 2
    - bactérias +++
    - Fil de muco +
    - Leucócitos 15000
    - hemácias 4000

    No soro, só pra constar, Creatinina 0,9(ufa, que bom)leucócitos acima de 9500, neutrófilos acima de 7000, linfócitos 18%, segmentados 72%, VPM 17,8 fl. O resto dentro dos valores de referência.
    Voltei pra casa com uma receita de analgésico e antibiótico para cistite. Não encontrei o antibiótico nas farmácias perto de casa.
    E acho que dessa vez não vou comprar. Não quero parecer hipocondriaca, mas quando perdi meu rim…. passava de consultório em consultório, ouvindo que eu era muito jovem, que devia tomar bastante água e sempre com um antibiótico pra cistite.
    Hoje estou preocupada. Será que devo insistir e voltar no PS? Meu nefro está de viagem.

    Grata

    Lanna

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Lanna,
    Se vc tem rim único e está com suspeita de infecção, não deve deixar de tratar. Acho que deveria ser vista por um médico sim.

  • http://html.com/ Margarete

    Fiz uma pesquisa no Google para interpretar os termos utilizados pelo médico que analisou o resultado do exame Urina tipo I que realizei. Achei a página do seu Blogger. Quero agradecê-los e parabenizá-los pela atitude comprometida com a saúde. Foi de grande ajuda os dados encontrados e postados por vcs, doutores.
    Margarete

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Leo,
    Eu acho que essa urocultura deve ser valorizada, principalmente depois dela ter tido o seu sistema urinário abordado.

    Entre em contato com o urologista que provavelmente isso terá que ser tratado.

  • Maíra

    Oi Dr.
    Gostaria de saber se todos os exames de urina são capazes de detectar gravidez.
    Tenho ido muitas vezes ao banheiro, e ao urinar sinto bastante dor no baixo ventre. Fora isso tenho sentindo enjoos e dor nos seios.
    Tomo anticoncepcional, mas ainda assim estou em dúvida se pode ser gravidez, ou infecção urinária.
    Qual exame devo fazer?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Maíra,
    Para se detectar gravidez é preciso fazer o exame de urina específico para isso. Que é diferente do exame que avalia infecção urinária.

    Se vc toma anticoncepcional de forma correta o risco de gravidez é menor que 1%

  • Luciane

    Ola. Boa tarde.
    Gostaria de saber se hemacias na urina pode estar relacionado a uma cirurgia a laser feita para calculo renal????? Tem alguma relação, pq fiz um exame de urina onde acusou sangue na urina e o medico me falou que é por causa da cirurgia a laser que fiz para retirar um calculo renal. Muito Obrigada!

  • mairapimenta

    Oi Dr.
    Muito obrigada pela resposta.
    Qaunto à infecção urinária, meus resultados fora dos Valores Recomendados foram:
    Proteína ++
    Hemoglobina +
    Nitrito Positivo
    Esterase leucocitaria +++
    Piuria 412.500/ml (Valor Recomendado inferior a 10.000)

    *Consta que os Piocitos não puderam ser contados devido à Piuria Maciça
    E o exame de Urocultura e Antibiograma só ficam prontos no dia 23.
    Será infecção???

  • mairapimenta

    Dr.
    Só depois de postar li as regras. Então se não puderem responder sobre o meu resultado peço que me digam se devo procurar um médico com urgência ou não.
    Só consegui marcar consulta para daqui a cinco dias, gostaria de saber se posso esperar esse tempo para me medicar ou se devo buscar urgência.
    Obrigada

  • Cezar Leão

    Boa noite,

    Desde já queria parabenizar pelo Blog.
    Enfim..
    Fiz um exame de urina onde consta entre outras a seguinte informação.
    HEMOGLOBINA : tracos –
    como o exame é para visto consular, o medico credenciado me orientou a refazer o exame apenas por esse resultado, o restante estava OK. Tambem me perguntou se faço exercicios fisicos e se tive ralação sexual antes do exame, as respostas foram Sim e Não repesctivente, porem, tomo suplementos para os exercicos (malhação) e um deles é a Creatina que, lendo sobre seu uso afeta diretamente os rins, minha duvida é, será que o uso deste suplemtno afetou o resultado? ou não tem relação alguma?
    Irei refazer o exame amanha e por via das dúvidas, hoje não vou malhar muito menos tomar o suplemento.
    Agradeço pela atenção.

  • Gio

    Olá
    adorei o blogg… parabéns

    Eu tenho uma dúvida boba, mas gostaria que fosse esclarecida….

    Dor claudicante em MsIs, excluida a hipotese de TVP, pode ter relaçao com insuficiencia renal?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Luciane,
    Com certeza pode.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Maira,
    Acho que vc deveria ir no médico sim. Isso tá com toda cara de infecção urinária. Quanto mais rápido vc for, melhor.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Cezar,
    Não conheço relatos de que a creatina provoque hematúria.

    Repita o exame que provavlemente isso terá sumido. Caso mantenha essa hematúria discreta, procure um nefrologista.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Gio,
    Claudicação dos membros inferiores tem a ver com insuficiência arterial.

    Doentes insuficinetes renal crônico de longa data, pricipalmente se hemodiálise, apresentam uma maior incidência de lesões vasculares.

  • Anonymous

    Olá no meu exame foi detectado presença de depósitos de cristais no sedimento.Devo me preocupar? Obrigado. Rodrigo. Minas Gerais.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Georgina,
    De longe eu não posso fazer avaliações de exames complementares. Mas esse seu valor de creatinina relamente chama a atençao e acho que vc deveria ser vista por um nefrologista

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Rodrigo,
    Isso por si só não quer dizer nada.

  • sandiamara

    oi. gostaria de saber…se colher o xixi de manha entregar a tarde pode ter alguma alteração no resultado…

  • Claudina

    Por que as minhas perguntas nunca é postada e nem respondidas.
    solicito resposta desta vez hein…

  • Valeria

    Olá, Drs Pedro e Renata. parabéns pelo blog e as informações tão interesantes. O meu análise de Urina Tipo II deu presença de Trichomonas hominis. É possível detectar T. hominis via urina? Poderia tratar-se de T. vaginalis?
    Obrigada, Valéria

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Sandiamara,
    Sim. A urina deve ser fresca, senão pode haver erros na interpretação dos achados.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Claudina,
    provavelmente pq no entendimento dos autores do blog elas não estão dentro das regras. Solicito que releia as regras antes de comentar.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Valéria,
    o Trichomonas hominis é um protozoário natural dos nosso intestino que não costuma causar doenças.

    Qual exame de urina exatamente vc fez? Urina tipo II têm diferentes significados dependendo da região que vc mora. Por exemplo, aqui em Portugal significa análise comum de urina (EAS), mas em algumas regiões do Brasil é a urocultura.

  • Edmar

    Olá Doutor, minha glicemia é normal, em torno de 75…porém, algo me chamou atenção: notei que num ambiente que tenha formigas e respingue minha urina elas param para beber…há algo além de glicose que poderia atraí-las para a urina?

    Grato.

  • valeria

    Olá, Dr. Eu vivo em Cabo Verde (pequeno estado insular, na África Occidental). O exame de urina que fiz (no pedido do médico e nos resultados do laboratório é assim que consta)é Urina tipo II. Os resultados são:
    Caracteres gerais:
    - aspecto: turvo (ligeiramente)
    - ph: 5
    - densidade: 1015
    Elementos anormais: deu tudo negativo (albumina, glicose, pigmentos biliares e sangue)

    Sedimentos:
    Presença de Trichomona hominis e algumas células epiteliais descamativas.

    É que a presença de T. huminis na urina me pareceu estranha, porque sei que a mesma praticamente não sobrevive fora do instestino. Pensei então que no laboratório podiam ter trocado, na hora de escrever, por lapsus, vaginalis por huminis. Mas hoje voltei ao laboratorio, onde a laboratorista me garantiu que trata-se de T.hominis, e não vaginalis. Tampouco tenho síntomas de trichomoniase, na verdade este exame faz parte de um check up geral (sangue, urina, citologia oncológica, ecografias pelvica e mamária)
    A minha dúvida persiste: como foi aparecer esse protozoário na urina? Fico muito grata pela sua atenção

  • http://www.blogger.com/profile/04393336581392706630 Dra. Renata Campos

    Edmar,
    o ideal é realizar um exame de urina para esclarecer. Pode ser que o teor de glicose da urina seja alto mesmo com a glicemia normal.
    Abraços.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Valéria,
    É a primeira vez que vejo T.hominis na urina.

    Este protozoário é natural da flora intestinal e pode ter chegado a bexiga do mesmo modo que as bactérias chegam na infecção urinária.

    Pode também ser alguma contaminação na hora da coleta da urina ou no processamento no laboratório

    Se vc não tem sintoma nenhum ou doenças, esperaria alguns dias e repetiria o exame.

  • Anonymous

    Boa noite!

    Estou indo para a Austrália e fiz meu exame há um mês atrás, hoje recebi o resultado onde está tudo normal, tirando as HEMÁCIAS ( 17.000) e a máxima é 8.000 /ml. HEMOGLOBINA + .Fui na médica e ela pediu par aeu não me preocupar que é só eu beber muita água e repetir o exame, quero muito saber se 9.000 /ml a mais devo procurar um especialista visto que fui na minha ginecologista. Tenho receio do meu visto ser barrado por isso!
    Obrigada e aguardo um retorno.
    Bruna

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Bruna,
    Vc precisa repetir o exame para confirmar. Se estiver menstruada a causa é essa. Se não, é preciso procurar um nefrologista.

  • Renan

    Olá, doutores.
    Recentemente fiz um exame normal de urina e o resultado deu presença de cristais amorfos. Devo me preocupar??
    Obrigado pela atenção.

  • Alessandra

    Boa noite…
    Fiz um exame de urina e deu hemoglobina+++
    Leucócitos115,000
    Hemaceas5,000
    Bacterias++
    o resto tudo normal. Devo me preocupar?
    Antecipadamente agradeço.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Renan,
    Se for só por isso, não.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Alessamdra,
    vc tem uma hematúria e piúria. Não está normal. È preciso levar o resultado para um médico para que ele possa interpretá-lo baseado no seus dados clínicos.

  • Anonymous

    Esta medicação(nitrofurantoina)
    pode atrasar a menstruação ela já sendo desregulada, ou não interferi em nada?Obrigada.Paloma

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Paloma,
    medicamentos e infecções podem alterar o ciclo menstrual.

  • Tuane

    olá
    sinto mta dor nas costas perto dos rins,fiz um exame de urina só para ver se é rins mesmo mas só vi de a-normal as hemaceas q estão com 15,000.gostaria de saber de se pode ser rins mesmo ou é normal??

    obrigada…
    Tuane lima

  • Nayane

    Dr … fiz um exame de sangue e em obs veio REAÇÃO DE GRIESS: POSITIVO
    isso é algum tipo de infecção?
    des de já OBRIGADA .

    ‘Nayane

  • Anonymous

    Seu blog resolveu completamente as minhas duvidas. Obrigada.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Tuane,
    15000 é hematúria. É preciso ser vista por um médico p que ele possa interpretar esse resultado.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Nayane,
    a reação de Griess é igual a presença de nitritos. Já acrescente iessa informação ao texto.

    Sugere que possa haver bactérias na sua urina.

  • Eduardo

    Olá.

    Dr. Pedro e Dra. Renata
    Sou Piloto de Avião, e na terça feira que se passou (01/12) eu fiz meus exames anuais (obrigatório pra continuar voando) e Deu lá no meu exame de urina a seguinte Situação.
    Densidade: 1,032
    Cor: Amarela
    Reação pH: 5,0
    Proteínas: Não Detectável
    Glicose: Não Detectável
    Cetona: Não Detectável
    Leucócitos: 4.000/ml (Ano passado havia dado 1.000/ml
    Hemácias: 6.000/ml (aqui fui reprovado, sendo o limite considerado 5.000/ml e ano passado era 0/ml)
    Células Epiteliais: 3.000/ml (Ano Passado havia dado 1.000/ml)
    Cristais: Ausentes
    Cilindros: (não tem nada na frente)
    Hialinos: Ausentes
    Granulosos: Ausentes
    Leucocitários: Ausentes
    Hemáticos: Ausentes
    Céreos: Ausentes

    Sendo que dia 21/11 eu sofri um acidente de Moto, porém só tive um corte no braço esquerdo, e uma pequena “batida” na parte posterior da perna, essas foram as únicas coisas que eu “ví e senti” nada mais.

    O quê será que pode estar acontecendo?

    Ahh antes que eu me esqueça, fiz 2 exames no dia de hoje, e ambos iguais, exceto a Densidade que variou para menor.

    Obrigado pela Atenção,

    Eduardo

  • Daninha

    Dr. Pedro e Dra Renata. No meu exame de úrina apareceu Determinação do PH: 9 . 0
    Densidade: 1028
    Proteina: 75
    Hemoglobina: Positivo (+)(+)
    Leucocitos: 80000 /mL
    Hemacias: 32000 /mL
    Epiteliais: Frequentes
    Filamentos de Muco: Frequentes
    Cristais: Fosfato Amorfo (+)(+)(+) Fosfato Triplo Amoniaco Magnesiano (+)(+)(+)
    Ouvi que está tudo normal. Mas sinto muita dor. O que será que devo fazer?

  • PACHECO

    Apenas desejo parabenizar este blog.
    Estou em tratamento de visicula e rins.

    Encontrei conforto aqui mas leituras.

    Muito obrigado.

    Jose Pacheco Filho

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Eduardo,
    Esse seu trauma pode ser responsável pela hematúria.

    Sugiro que vc repita o exame no meio de Dezembro, e, caso a hematúria se mantenha, procure um nefrologista ou urologista.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Daninha,
    Não está normal não. Procure um nefrologista. Vc pode ter calculo renal e/ou infecção urinária.

    Esse exame é compatível com um cálculo coraliforme. É preciso investigar.

  • Lucas

    Olá Dr. Pedro e Dra Renata

    Gostaria que me ajudassem com uma coisa. Meu pai precisa fazer cateterismo, porém seu nível de creatinina está além do normal, então não o deixaram fazer o exame, pois é necessário a utilização do CONTRASTE, e disseram que se fizesse o exame e utilizassem o CONTRASTE, com o nível de creatinina alterado, poderia causar problemas aos seus rins. A pergunta é:
    Provavelmente essa alteração da creatinina será tratada à base de remédios certo? E em quanto tempo dá para se tratar esse problema da creatinina para que meu pai faça o cateterismo o mais rápido possível?

    Desde já muito obrigado

  • Rodrigo Bittencourt

    Boa tarde doutores.

    Em primeiro lugar quero parabeniza-los pelo ótimo blog que possuem e pelo trabalho que realizam atraves dele.
    O meu caso é o seguinte: Pretendo prestar a prova da polícia federal que será no meio do ano de 2010, e uma dos critérios de avaliação é o exame de urina, no entanto eu usei á seis meses anabolizantes tais como deca durabolin e durateston, em baixa quantidade, a minha duvida é se esses anabolizantes são detectados no exame de urina, se sim, eu gostaria de saber por quanto tempo permanecem no organismo até que não sejam mais detectados.

    Muito obrigado pela atenção.
    Feliz Natal e um próspero ano novo.

    Atenciosamente.
    Rodrigo Bittencourt.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Lucas,
    Não é bem assim. Não existe remédio para baixar a creatinina. Se ele tem creatinina elevada é pq tem insuficiência renal. E na maioria dos casos esse quadro é crônico e irreversível.

    Sugiro que seu pai seja visto por um nefrologista.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Rodrigo,
    Ninguém vai testar presença de esteróides na sua urina. O exame de urina admissional é para ver se vc tem alguma doença oculta e não para procurar o uso de substâncias proibidas. Isso não é um teste antidoping. Quando se vai pesquisar substâncias proibidas na urina, o paciente tem que ser avisado.

    E mesmo assim, depois de 1 ano, o resultado não daria positivo.

  • raphaelmlc

    Caro Dr. Pedro Pinheiro, vi em seu texto que a urina de 24 horas está caindo em desuso. Meu médico pediu para avaliar eliminação de ácido úrico pois tenho gota. Existe algum exame que poderia substituir o de 24horas?

    Grato

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    raphaelmlc,
    No caso específico da avaliação da excreção urinária diária de ácido úrico, a urina de 24h ainda é o método mais confiável.

  • Natanny

    Olá Booa noite
    Fiz uma exame de Urina ontem..
    e deu Urobilinogenio .. POSITIVO ++
    Gostariia muitoo de saber um pouco + sobre isso .. e c devo voltar ao medico … Porq andeii lendoo e pode ate ser doenças..
    porq o normal eh ser ausente no exame de urina … mas no meu naum esta assim …estava POSITIVO estouu com medoo ..

    Obriigada :D

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Natanny,
    Sim, vc deve voltar ao médico para ser reavaliada. Não necessariamente vc tem alguma doença, mas há uma alteração no seu exame de urina que não pode ser simplesmente desprezada sem uma avaliação médica.

  • Anonymous

    Bom dia, Dr. Pedro de Dra. Renata. Gostei mto de suas explicações, seus esclarecimentos! Parabéns pelo blog.

    Angélica

  • Anonymous

    BOA NOITE, SOU IONEI MELO, parabéns pelos médicos aqui relacionados, continuem assim, nossa gente merece ótimos médicos assim como vocês, que nosso DEUS, a cada dia mais, possa aumentar seus conhecimentos e sejam protegidos e abençoados pelo Pai NOSSO SR. DEUS.

  • Anonymous

    BELO BLOG , AMEI , VALEU DR.

    PARABÉNS !

  • Anonymous

    Boa noite Dr Pedro !

    Leucócitos marcando 16000/ml com todos os outros parâmetros dentro da normalidade pode significar infecção urinária ????

    Grata pela atenção

    Denize

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Denize,
    poder, pode. Porém, elevação dos leucócitos pode ocorrer em centenas de doenças. É preciso avaliar o quadro clínico, junto com os dados laboratoriais para se chegar a uma hipótese diagnóstica.

  • gisele

    Poderia colocar as referências bibliográficas dos textos publicados?
    Obrigada. Ótimo blog. Parabéns.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro
  • carol

    Olá boa noite!
    Gostaria de saber o que pode ser no resultado do exame de cultura de urina germe isolado: Streptococcus agalactiae

  • Anonymous

    Boa noite Dr!
    Gostaria que me informasse qual o significado de celulas epiteliais em grande nº(> 100) no exame à urina.
    OBrigada
    ana

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    carol,
    Streptococcus agalactiae é uma bactéria. Se a sua cultura foi positiva, o mais provável é que vc tenha um infecção urinária por essa bactéria.

  • Jessica

    Boa noite Dr Pedro E Dra Renata
    fiz um exame de gravidez de farmacia
    pois estava atrasado e deu negativo
    e ja faz dois meses q não desse pra mim
    e sinto muito enjoos e meo peito esta enxado e cheio de carosso e doi muito
    e fiz o exame de urina e deu uma infecção
    leucocitos 13000/ml
    será q isso interfere no exame de farmacia?

  • Thiago

    Olá Dr. Pedro, fiz um exame de urina e o resultado saiu: Ausencia de Crescimento Microbiano.
    Gostaria de saber mais detalhes.
    Grato! E parabéns pelo site…

  • Priscila

    Oi Dr:Pedro Quanto tempo demora para eu pegar o resultado de urocultura?
    Desde ja sou muito Grata e parabéns pelo site é Otimo.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Ana,
    esta informação isoladamente não significa nada.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Jessica,
    infecção urinária pode sim interferir com o teste de gravidez feito pela urina.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Thiago,
    isso significa que não existem bactérias na sua urina. A urocultura foi negativa.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    priscila,
    em geral 3 dias.

  • Anonymous

    postei um comentario e ele não aparece…
    o q acontece????
    Fernanda

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Fernanda,
    leia as regras do blog.
    abraços

  • Antonio Mariano Luca

    Boa tarde Dr.Pedro Pinheiro,
    Gostaria de cumprimentá-lo pelo blog. É excelente e de fácil compreensão para leigos.
    Tenho 54 nos e sou portador de IRC desde 2005. Tenho feito exames laboratoriais trimestralmente e tenho sido acompanhado por médico nefrologista.
    Desde o primeiro exame minha creatinina está em 2,8 sem muitas variações.
    Gostaria de saber se devo evitar alguma alimentação específica ou se posso fazer algo para manter esse resultado sem piorar o quadro?
    Muito obrigado
    Antonio Mariano Luca
    Belo Horizonte, Brazil

  • Anonymous

    Parabéns doutores por esclarecer nossas dúvidas e de graça coisas que muitos profissionais não fazem. obrigada consegui esclarecer algumas dúvidas que nem sempre temos coragem de perguntar cara a cara achando que é algo ruim. Parabéns mesmo!!!!!!!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Antonio,
    Vc deveria procurar uma nutricionista especializada em insuficiência renal. Não há dieta que melhore a função renal, mas evitar algumas coisas como excesso de proteínas ajuda. Mas não faça dieta por conta própria. Procure um profissional para te orientar.

  • Anonymous

    As células epiteliais descamativas provém de que parte do sistema urinário?
    se o valor destas na urina for igual a 16 é motivo de preocupação?

    Obrigado
    Sofia

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Sofia,
    De todo o sistema urinário. Epitélio é o nome que damos a mucosa que recobre todo o trato urinário. Por isso é normal haver algumas células epiteliais na urina.

  • Anonymous

    Olá Dr. Pedro e Dra. Renata.

    Fiquei com uma duvida. Na explicação contida em seu texto ” Toda vez que temos alguma substância em grande quantidade na urina, elas se agrupam em forma de um cilindro. A presença de cilindros indica que esta substância veio dos túbulos renais e não de outros pontos do trato urinário como a bexiga, ureter, próstata etc…”
    No meu caso Cilindros apareceu como Ausente, mas minha quantidade de leucócitos é muito acima do normal (810.000). Nesse caso mesmo aparecendo Ausente de cilindros pode ser uma inflamação nos rins?

    Desde já agradeço.

    Caroline Figueredo. SP.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Caroline,
    pode. A ausência de cilindros não descarta o rim como origem.

  • Anonymous

    Obrigado,
    as informações contidas nesse site, ajudaram muito a minha pesquisa!

    Fernanda

  • Anonymous

    Parabéns!!!

  • Elisabete

    Boa noite.
    Dr Pedro os corpos cetónicos podem estar presentes numa pessoa que teve vários vómitos.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Elisabete,
    pode.

  • fabricio e jack

    Obrigado por estas informações.

    Abraços

    Fabricio e Jackeline

  • Lia

    amei amei amei!

  • Neiry

    Oi Dr. Pedro, gostaria de saber se é possível uma pessoa ter 3 rins, mesmo que o terceiro não seja totalmente desenvolvido?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Neiry,
    perfeitamente possível. Eu já vi casos assim algumas vezes.

  • Mariana

    Boa tarde Drs…

    por pesquisa no google encontrei esta pagina e gostei muito das informações contidas nela…Voces estao de parabens pelas informações.

  • Angélica

    Boa noite Doutores! o que é Uratos Amorfos?apareceu isso no meu exame.obrigada pela atenção.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Angélica,
    são cristais na urina. Não tem significado clínico maior.

  • Anonymous

    Dr. Pefro Pinheiro, Parabéns pelo blogg!!
    Fiz um exame de Uranalise e Urocultura e procurando no “google” não encontrei outro site que trouxesse informações detalhadas e muito bem explicadas de cada “item” do exame e aqui consegui encontrar.
    Obrigada!
    Luciana Gyn-GO

  • vania

    Bom dia Dr.
    gostaria de saber se nos exames , de check up,normalmente efectuados pelas empresas,pode ser detectado,que exista cancro nos testiculos?
    ou indicios de…
    orbigado

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Vania,
    não.

  • Anonymous

    OLÁ Dr. Pedro Pinheiro,gostei muito do site e da maneira pela qual as dúvidas são tiradas,nunca afirmando um suposto diagnóstico ou tratamento,pois medicina não se ecerse à distância,mas sempre tentando passar uma informação rápida as pessoas.Mesmo sendo estudante de medicina,às vezes surgem dúvidas e seu site é ótimo,de fácil leitura e confiável.Na verdade somos carentes de sites tão bons como este.
    obrigada Clara.

  • http://www.blogger.com/profile/12777519995449301058 Fernando

    Olá Doutor,
    antes de mais nada parabéns pelo excelente trabalho.
    Estou trabalhando em Roraima e no meio desse mato aqui não tem quase nada, médico aqui se chama TAM (vc entra no avião e vai a Manaus consultar), o meu médico habitual daqui está de férias e volta só daqui a 25 dias, portanto vou usar a internet para esclarecer minha dúvida, se possível:

    não tenho nem nunca tive quadro de doença nos rins ou do trato urinário, porém nos últimos meses minha urina tem saído num tom mais amarelado do que o normal mesmo tomando bastante água (tomo cerca de 3 litros por dia).

    minha mãe veio me visitar e disse que estou com aparência inchada e q eu deveria procurar um nefrologista ou urologista. meu irmão qnd novo teve nefrite e segundo ela foi assim q ela descobriu, segundo ela estava com o rosto muito inchado.

    pergunto: tem algum exame que eu possa fazer para saber se tem algo de errado? como nunca tive problemas e só minha urina está turva creio q não tenha nada de errado, mas mãe é mãe, ela falou acho melhor olhar, pq com saúde não se brinca.

    fico com medo de esperar meu médico voltar e se tiver algo de errado mesmo pode ser que tenha se agravado.

    caso seja realmente necessário ir no médico iria ter que viajar até Manaus para verificar.

    só ressaltando que não faço uso de remédio algum, recentemente fiz uso de polaramine por conta de uma alergia a insetos (aqui os pernilongos são maiores que sabiás).

    E tomo sempre, há muito tempo (2 anos) Centrum que é um suplemento vitamínico e mineral.

    grato desde já,
    Fernando

  • http://www.blogger.com/profile/16266828931408437051 valzinha

    Dr PEDRO.Meu exame de urina apresentou: Proteinas +,Piocitos 12 a 15 p/c,Hemacias 1 a 2 p/c,Flora bacteriana Desenvolvida.e Nitrito(+)-.Este Nitrito pode ser um caso de cancer no aparelho urinario? Por favor me ajude! Fiz o exame em 30/07/2010.
    Obrigado
    VALNEIDA CARVALHO

  • Anonymous

    Passei a semana com uma dor nas costas na altura dos rins e hj procurei uma emergência. Fui muito bem atendida pelo médico que fez alguns exames e me receitou uns remédios para aliviar a dor, mas falou para procurar um clínico durante a semana para avaliar o meu exame de urina que deu protínas+ e hemoglobina +. Lendo as perguntas de alguns internautas, me veio uma dúvida: com este resultado, devo procurar um clínico ou um nefrologista ? Se o sr puder responder, agradecerei. Boa noite.
    Marta

  • Anonymous

    Bom dia Dr,
    Gostaria de saber se as análises à urina:
    1- detectam infecções sexualmente transmissíveis, nomeadamente gonorreia, e clamídia.
    2- Se não, essas mesmas infecções alteram valores normais na urina, e em caso afirmativo, quais?
    3- Se não, qual o exame que posso pedir para saber se fui infectado com essas 2 bactérias?

    Cumprimentos e parabéns pelo site.
    Ricardo Santos

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Fernando,
    Se vc tiver alguma nefrite, um exame simples de urina pode acusar alterações.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Valneida,
    Não. No texto eu explico o que é nitrito.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Marta,
    Nefrologista.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Ricardo,
    1. Não dão diagnóstico, mas podem sugerir a presença de uma uretrite
    2. Presença de leucócitos na urina e, muitas vezes, hemácias.
    3. Cultura do corrimento peniano. Mas na maioria das vezes o diagnóstico é clínico baseado na história e no exame físico.

  • nilton

    tem como um exame de urina tipo 1 dar negativo ? mesmo que o sintomas sejam todas de infecção urinaria?

  • Mayane

    Parabens pelo blog! Sou enfermeira de Unidade de Terapia Intensiva, e este blog me ajudou a tirar algumas duvidas!!! Em nossa equipe os Enfermeiros tb ajudam no diagnostico!!
    Parabens

    Mayane

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Nilton,
    pouco provável.

  • Andressa

    Olá… parabéns pelo Blog…
    foi bastante esclarecedor!

  • catarina

    num exame de urina dá para ver se está grávida ou se tem tomado drogas sem ser expecifico ?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Catarina,
    Não. O laboratório só pesquisa aquilo que o médico pede. No exame de urina comum, nada disso é pesquisado.

  • Rafael

    Fiz um exame de urina recentemente e o mesmo apontou presença de espermatozóides, isto pode ser caracteristico de alguma patologia?

  • Anonymous

    Adorei o site, venho tendo repetidos problemas urinários, nunca apresenta infecção de urina e já é a segunda vez que tenho sangue presente na urina e dores, porém os médicos insistem em dizer que pode ser menstruação e não pedem um exame mais complexo, agradeço a orientação, foram bastante esclarecedoras estou aguardando um outro exame e irei procurar por um especialista.

    Obrigada,
    Cristiana

  • http://www.blogger.com/profile/06011736804727082873 cristiane do carmo

    Bom dia.

    Pessoas com problemas na tireoide,qual seja, tireoidite de hashimoto atinge ou interfere no sistema urinário, ocasionando uma infecção urinária ou até mesmo renal?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Fafael,
    Não. Vc deve ter ejaculado horas antes de colher a urina

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Cristiane,
    Não.

  • Anonymous

    Site maravilhoso…
    Parabéns!!!
    MTO BOM MESMO…

  • Anonymous

    Oi fiz um exame de urina 24 hs mas no resultado só consta creatinine,no meu exame de urina normal conta que estou com proteína na urina 30 mg/dl ,para que eu tenha melhores resultados devo fazer novamente o exame de urina 24 e pedir que examinem a proteína e não a creatinine.Estou fazendo exames pois estou com hipertensão e não sei o motivo, já fiz vários exames e fui em muitos médicos mas até agora eles só me dão antibióticos e controladores da pressão, moro fora do país e aqui aonde eu moro não temos nefrologista e realmente não estou sabendo o que fazer foi muito interessante achar este BLOG pois me esclareceu varias coisas que não sabia, obrigado desde já pela sua atenção.

  • Anonymous

    Nossa adorei saber dessas coisas!Me ajudou bastante!!

  • alice_fashion

    Adorei entender um pouco sobre meu exame! São termos e números que eu não tinha idéia e com este post pude saber algo!

    Muito obrigada, doutor :)

  • tomas

    ola dotor, gostaria de saber quais sao as bacterias que reduzem nitratos a nitrito? obrigado e excelente blog