Artigo atualizado em 11/07/2014

EXAME DE URINA | Leucócitos, nitritos, hemoglobina…

O exame de urina é usado como método diagnóstico complementar desde o século II. Trata-se de um exame indolor e de simples coleta, o que o torna muito menos penoso para os pacientes do que as análises de sangue, que só podem ser colhidas através de agulhas.

O exame sumário da urina pode nos fornecer pistas importantes sobre doenças sistêmicas, principalmente as doenças dos rins.

As três análises de urina mais comuns são:

- EAS (elementos anormais do sedimento) ou urina tipo I.
- Urina de 24 horas.
- Urinocultura (urocultura).

Neste texto falaremos apenas do exame simples de urina (EAS ou urina tipo I). As informações contidas aqui têm como objetivo ajudar na compreensão dos resultados das análises de urina. De modo algum o paciente deve usar este texto para interpretar exames sem a orientação de um médico. A presença de leucócitos na urina, um pH alterado, a descrição de células epiteliais, a existência de muco ou qualquer outro achado no EAS deve ser sempre correlacionado com a história clínica, os sintomas e o exame físico do paciente.

EAS | urina tipo I

O EAS é o exame de urina mais simples, feito através da coleta de 40-50 ml de urina em um pequeno pote de plástico. Normalmente solicitamos que se use a primeira urina da manhã, desprezando o primeiro jato. Esta pequena quantidade de urina desprezada serve para eliminar as impurezas que possam estar na uretra (canal urinário que traz a urina da bexiga). Após a eliminação do primeiro jato, enche-se o recipiente com o resto da urina.

A primeira urina da manhã é a mais usada, mas não é obrigatório. A urina pode ser coletada em qualquer período do dia.

Tira de EAS

A amostra de urina deve ser colhida idealmente no próprio laboratório, pois quanto mais fresca estiver, mais confiáveis são os seus resultados. Um intervalo de mais de duas horas entre a coleta e a avaliação pode invalidar o resultado, principalmente se a urina não tiver sido mantida sob refrigeração.

O EAS é divido em duas partes. A primeira é feita através de reações químicas e a segunda por visualização de gotas da urina pelo microscópio.

Na primeira parte mergulha-se  uma fita na urina, chamada de dipstick, como as que estão nas fotos ao lado. Cada fita possuiu vários quadradinhos coloridos compostos por substâncias químicas que reagem com determinados elementos da urina. Esta parte é tão simples que pode ser feita no próprio consultório médico. Após 1 minuto, compara-se a cores dos quadradinhos com uma tabela de referência que costuma vir na embalagem das próprias fitas do EAS.

EAS - Urina 1

Através destas reações e com o complemento do exame microscópico, podemos detectar a presença e a quantidade dos seguintes dados da urina:

- Densidade.
- pH.
- Glicose.
- Proteínas.
- Hemácias (sangue).
- Leucócitos.
- Cetonas.
- Urobilinogênio e bilirrubina.
- Nitrito.
- Cristais.
- Células epiteliais e cilindros.

Os resultados do dipstick são qualitativos e não quantitativos, isto é, a fita identifica a presença dessas substâncias citadas acima, mas a quantificação é apenas aproximada. O resultado é normalmente fornecido em uma graduação de cruzes de 1 a 4. Por exemplo: uma urina com “proteínas 4+” apresenta grande quantidade de proteínas; uma urina com “proteínas 1+” apresenta pequena quantidade de proteínas. Quando a concentração é muito pequena, alguns laboratórios fornecem o resultado como “traços de proteínas”.

Vamos, então, aos valores de referência do EAS:

Densidade:

A densidade da água pura é igual a 1000. Quanto mais próximo deste valor, mais diluída está a urina. Os valores normais variam de 1005 a 1035. Urinas com densidade próximas de 1005 estão bem diluídas; próximas de 1035 estão muito concentradas, indicando desidratação. Urinas com densidade próxima de 1035 costumam ser muito amareladas e normalmente possuem odor forte (leia: URINA COM CHEIRO FORTE E MAL CHEIROSA).

A densidade indica a concentração das substâncias sólidas diluídas na urina, sais minerais na sua maioria. Quanto menos água houver na urina, maior será sua densidade.

pH:

A urina é naturalmente ácida, já que o rim é o principal meio de eliminação dos ácidos do organismo. Enquanto o pH do sangue costuma estar em torno de 7,4, o pH da urina varia entre 5,5 e 7,0, ou seja, bem mais ácida.

Valores de pH maiores ou igual 7 podem indicar a presença de bactérias que alcalinizam a urina. Outros fatores que podem deixar a urina mais alcalina são uma dieta pobre em proteína animal, dieta rica em frutas cítricas ou derivados de leite, e uso de medicamentos como acetazolamida, citrato de potássio ou bicarbonato de sódio. Ter tido vômitos horas antes do exame também pode ser uma causa de urina mais alcalina. Em casos mais raros, algumas doenças dos túbulos renais também podem deixar a urina com pH acima de 7,0.

Valores menores que 5,5 podem indicar acidose no sangue ou doença nos túbulos renais. Uma dieta com elevada carga de proteína animal também pode causar uma urina mais ácida. Outras situações que aumentam a acidez da urina incluem episódios de diarreia ou uso de diurético como hidroclorotiazida ou clortalidona.

O valor mais comum é um pH por volta de 5,5-6,5, porém, mesmo valores acima ou abaixo dos descritos podem não necessariamente indicar alguma doença. Este resultado deve ser interpretado pelo seu médico.

Glicose:

Toda a glicose que é filtrada nos rins é reabsorvida de volta para o sangue pelo túbulos renais. Deste modo, o normal é não apresentar evidências de glicose na urina.

A presença de glicose na urina é um forte indício de que os níveis sanguíneos estão altos. É muito comum pessoas com diabetes mellitus apresentarem perda de glicose pela urina. Isto ocorre porque a quantidade de açúcar no sangue está tão alta, que parte deste acaba saindo pela urina. Quando os níveis de glicose no sangue estão acima de 180 mg/dl, geralmente há perda na urina (leia: DIAGNÓSTICO E SINTOMAS DO DIABETES MELLITUS ).

A presença de glicose na urina sem que o indivíduo tenha diabetes costuma ser um sinal de doença nos túbulos renais. Isso significa que apesar de não haver excesso de glicose na urina, os rins não conseguem impedir sua perda.

Basicamente, a presença de glicose na urina indica excesso de glicose no sangue ou doença dos rins.

Proteínas:

A maioria das proteínas não são filtradas pelo rim, por isso, em situações normais, não devem estar presentes na urina. Na verdade, existe apenas uma pequena quantidade de proteínas na urina, mas são tão poucas que não costumam ser detectadas pelo teste da fita. Portanto, uma urina normal não possui proteínas.

Quantidades pequenas de proteínas na urina podem ser causadas por dezenas de situações, que vão desde situações benignas e triviais, como presença de febre, exercício físico horas antes da coleta de urina, desidratação ou estresse emocional, até causas mais graves, como infecção urinária, lúpus, doenças do glomérulo renal e lesão renal pelo diabetes.

Grandes quantidade de proteínas na urina quase sempre indicam a presença de uma doença, sendo a lesão renal pelo diabetes e as doenças glomerulares as causas mais comuns (leia: O QUE É UMA GLOMERULONEFRITE?).

Existem duas  maneiras de se apresentar o resultado das proteínas na urina: em cruzes ou uma estimativa em mg/dL:

Ausência = menos que 10 mg/dL (valor normal)
Traços = entre 10 e 30 mg/dL
1+ = 30 mg/dl
2+ = 40 a 100 mg/dL
3+ = 150 a 350 mg/dL
4+ = Maior que 500 mg/dL

A presença de proteínas na urina se chama proteinúria, pode indicar doença renal e deve ser sempre investigada (leia: PROTEINÚRIA, URINA ESPUMOSA E SÍNDROME NEFRÓTICA). O exame da urina de 24h é normalmente feito para se quantificar com exatidão a quantidade de proteínas que se está perdendo na urina (leia: URINA 24 HORAS | Como colher e para que serve).

Hemácias na urina / hemoglobina na urina / sangue na urina:

Assim como nas proteínas, a quantidade de hemácias (glóbulos vermelhos) na urina é desprezível e não consegue ser detectada pelo exame da fita. Mais uma vez, os resultados costumam ser fornecidos em cruzes. O normal é haver ausência de hemácias (hemoglobina).

Como as hemácias são células, elas podem ser vistas com um microscópio. Deste modo, além do teste da fita, também podemos procurar por hemácias diretamente pelo exame microscópico, uma técnica chamada de sedimentoscopia. Através do microscópio consegue-se detectar qualquer presença de sangue, mesmo quantidades mínimas não detectadas pela fita.

Neste caso, os valores normais são descritos de duas maneiras:
- Menos que 3 a 5 hemácias por campo ou menos que 10.000 células por mL

A presença de sangue na urina chama-se hematúria e pode ocorrer por diversas doenças, tais como infecções, pedras nos rins e doenças renais graves (para saber mais detalhes sobre a hematúria, leia: HEMATÚRIA (URINA COM SANGUE)).

Um resultado falso positivo pode acontecer nas mulheres que colhem urina enquanto estão na período menstrual. Neste caso, o sangue detectado não vem da urina, mas sim do sangue ainda residual presente na vagina. Nos homens, a presença de sêmen na urina também pode provocar falso positivo.

Uma vez detectada a hematúria, o próximo passo é avaliar a forma das hemácias em um exame chamado “pesquisa de dismorfismo eritrocitário”. As hemácias dismórficas são hemácias com morfologia alterada, comum em algumas doenças como a glomerulonefrite (leia: O QUE É UMA GLOMERULONEFRITE?). É possível haver pequenas quantidades de hemácias dismórficas na urina sem que isso tenha relevância clínica. Apenas valores acima de 40 a 50% costumam ser considerados relevantes.

Não é todo laboratório que possui gente capacitada para executar esse exame. Por isso, muitas vezes ele não é feito automaticamente. É preciso o médico solicitar especificamente essa avaliação.

Leucócitos ou piócitos – Esterase leucocitária

Os leucócitos, também chamados de piócitos, são os glóbulos brancos, nossas células de defesa. A presença de leucócitos na urina costuma indicar que há alguma inflamação nas vias urinárias. Em geral, sugere infecção urinária, mas pode estar presente em várias outras situações, como traumas, uso de substâncias irritantes ou qualquer outra inflamação não causada por um agente infeccioso. Podemos simplificar e dizer que leucócitos na urina significa pus na urina.

Como também são células, os leucócitos podem ser contados na sedimentoscopia. Valores normais estão abaixo dos 10.000 células por mL ou 5 células por campo

Alguns dipsticks apresentam um quadradinho para detecção de leucócitos, normalmente o resultado vem descrito como “esterase leucocitária”. O normal é estar negativo.

Cetonas ou corpos cetônicos:

Os corpos cetônicos são produtos da metabolização das gorduras. Os corpos cetônicos são produzidos quando o corpo está com dificuldade em utilizar a glicose como fonte de energia. As causas mais comuns são o diabetes, o jejum prolongado e dietas rigorosas. Outras situações menos comuns incluem febre, doença aguda, hipertireoidismo, gravidez e até aleitamento materno.

Normalmente a produção de cetonas é muito baixa e estas não estão presentes na urina.

Alguns medicamentos como captopril, ácido valproico, vitamina C (ácido ascórbico) e levodopa podem causar falso positivos.

Urobilinogênio e bilirrubina

Também normalmente ausentes na urina, podem indicar doença hepática (fígado) ou hemólise (destruição anormal das hemácias). A bilirrubina só costuma aparecer na urina quando os seus níveis sanguíneos ultrapassam 1,5 mg/dL. O urobilinogênio pode estar presente em pequenas quantidades sem que isso tenha relevância clínica.

Nitritos

A urina é rica em nitratos. A presença de bactérias na urina transforma esses nitratos em nitritos. Portanto, fita com nitrito positivo é um sinal indireto da presença de bactérias. Nem todas as bactérias têm a capacidade de metabolizar o nitrato, por isso, exame de urina com nitrito negativo de forma alguma descarta infecção urinária.

Na verdade, o EAS apenas sugere infecção. A presença de hemácias, associado a leucócitos e nitritos positivos, fala muito a favor de infecção urinária, porém, o exame de certeza é a urocultura (leia: EXAME UROCULTURA | Indicações e como colher).

A pesquisa do nitrito é feita através da reação de Griess, que é o nome dado a reação do nitrito com um meio ácido. Por isso, alguns laboratórios fornecem o resultado como Griess positivo ou Griess negativo, que é igual a nitrito positivo ou nitrito negativo, respectivamente.

Cristais

Esse é talvez o resultado mais mal interpretado, tanto por pacientes como por alguns médicos. A presença de cristais na urina, principalmente de oxalato de cálcio, fosfato de cálcio ou uratos amorfos, não tem nenhuma importância clínica. Ao contrário do que se possa imaginar, a presença de cristais não indica uma maior propensão à formação de cálculos renais. Dito isso, é importante destacar que, em alguns casos, a presença de determinados cristais pode ser um sinal para alguma doença.

Os cristais com relevância clínica são:

  • Cristais de cistina – Indicam uma doença chamada cistinúria.
  • Cristais de magnésio-amônio-fosfato (chamado de cristais de estruvita ou cristais de fosfato triplo) – podem ser normais, mas também podem estar presentes em casos de urina muito alcalina provocada por infecção urinária pelas bactérias Proteus ou Klebsiella. Pacientes com cálculo renal por pedras de estruvita costumam ter esses cristais na urina.
  • Cristais de tirosina – Presentes em uma doença chamada tirosinemia.
  • Cristais de bilirrubina – Costumam indicar doença do fígado.
  • Cristais de colesterol – Costuma ser um sinal de perdas maciças de proteína na urina.

A presença de cristais de ácido úrico, caso em grande quantidade, também deve ser valorizada, pois podem surgir em pacientes com gota ou neoplasias, como linfoma ou leucemia. Cristais de ácido úrico em pequena quantidade, porém,  são comuns e não indicam nenhum problema.

Células epiteliais e cilindros

A presença de células epiteliais na urina é normal. São as próprias células do trato urinário que descamam. Elas só têm valor quando se agrupam em forma de cilindro, recebendo o nome de cilindros epiteliais.

Como os túbulos renais são cilíndricos, toda vez que temos alguma substância (proteínas, células, sangue…) em grande quantidade na urina, elas se agrupam em forma de um cilindro. A presença de cilindros indica que esta substância veio dos túbulos renais e não de outros pontos do trato urinário como a bexiga, ureter, próstata, etc. Isto é muito relevante, por exemplo, nos casos de sangramento, onde um cilindro hemático indica o glomérulo como origem, e não a bexiga, por exemplo.

Os cilindros que podem indicar algum problema são:

- Cilindros hemáticos (sangue) = Indicam glomerulonefrite.
- Cilindros leucocitários = Indicam inflamação dos rins.
- Cilindros epiteliais = indicam lesão dos túbulos.
- Cilindros gordurosos = indicam proteinúria.

Cilindros hialinos não indicam doença, mas podem ser um sinal de desidratação.

A presença de muco na urina é inespecífica e normalmente ocorre pelo acúmulo de células epiteliais com cristais e leucócitos. Tem pouquíssima utilidade clínica. É mais uma obervação.

Em relação ao EAS (urina tipo I) é importante salientar que esta é uma análise que deve ser sempre interpretada. Os falsos positivos e negativos são muito comuns e não dá para se fechar qualquer diagnóstico apenas comparando os resultados com os valores de referência.

Ácido ascórbico na urina

É comum os laboratórios chamarem a atenção quando há ácido ascórbico (vitamina C) na urina. Este dado é importante porque o ácido ascórbico pode alterar os resultados do dipstick, principalmente na detecção de hemoglobina, glicose, nitritos, bilirrubina e cetonas. É importante o médico saber que resultados inesperados podem ser falsos positivos ou falsos negativos causados pela vitamina C.

EAS (urina tipo I) normal 

Apenas como exemplo, o que segue abaixo é um modelo de como os laboratórios apresentam os resultados do exame sumário de urina. Este exame está normal.

COR —- amarelo citrino
ASPECTO —- limpido
DENSIDADE —- 1.015 (normal varia entre 1005 e 1030)
PH —- 5,0 (normal varia entre 5,5 a 7.5)

EXAME QUÍMICO

Glicose —- ausente
Proteínas —- ausente
Cetona —- ausente
Bilirrubina —- ausente
Urobilinogênio —- ausente
Leucócitos —- ausente
Hemoglobina —- ausente
Nitrito —- negativo

MICROSCOPIA DO SEDIMENTO (sedimentoscopia)

Células epiteliais —- algumas
Leucócitos —- 5 por campo
Hemácias —- 3 por campo
Muco —- ausente
Bactérias  —- ausentes
Cristais —- ausentes
Cilindros —- ausentes

Se você está preocupado(a) com a saúde dos sues rins, não deixe de assistir esse curto vídeo de 3 minutos, produzido pela equipe do MD.Saúde, que explica de forma simples a insuficiência renal e o exame da creatinina:

Vídeo sobre doença renal crônica

Vérsion en español:  ANÁLISIS DE ORINA | Examen de orina

Publicidade
  • Jennyfer Lemos

    - meu exame de leucócitos deu 21.208 & os medicos pediu para mim repetir o exame , então repeti & deu 26.790 . oque significa ?

  • Jennyfer Lemos

    - meu exame de leucócitos deu 21.208 & os medicos pediu para mim repetir o exame , então repeti & deu 26.790 . oque significa ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Se você tiver sintomas, pode ser um sinal de infecção urinária.

  • amanda

    Doutor a minha urina deu ausência em proteínas glicose d.cetonicos bilirrubina hemoglobina nitrito ácido ascórbico leucócitos eritrocitos oque significa

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O normal é estar ausente.

  • Lucas

    Dr. Pedro, realizei um exame de urina I com resultado normal, com apenas 3 leucócito por mm3, porém minha urocultura veio positiva. Isso é possível ou foi erro de laboratório??? abraço.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Urocultura positiva não necessariamente indica infecção. Pode ser bacteriúria assintomática.

  • http://leucocitosdeurarosoquesignificaporfavortireminhasduvidas luziene

    leucocitos deu raros o que significa por favor tire minhas duvidas

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Significa que quase não há leucócitos na amostra de urina analisada. É um achado que não tem significado clínico relevante.

  • Thamara

    Doutor o que significa células epiteliais raras e bacterias raras?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Que foram encontrados no exame da urina raras células e raras bactérias. Isso não tem nenhuma relevância clínica

  • isa

    Dr meu exame de urina deu hemoglobina ++++, o que significa.????

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Que há sangue na urina. É preciso investigar a causa.

  • Marli meiireles de Oliveira

    meus leucócitos deram 100 por campo o médico disse que é grave pode ser câncer?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não deve ter nada a ver com câncer.

  • Andressa santos

    Os valores de referencia do exame de urina 24 horas, são os mesmos da urina tipo 1??

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não, são exames diferentes.

  • Nadjeda

    Doutor sou estudante de análises clínicas e estou fazendo um trabalho sobre doenças que possam ser diagnosticadas pelo exame de urina, gostaria de saber que exame diagnostica o câncer de pâncreas e quais seus valores de referência. Obrigada desde já. Nadjeda

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Nenhum exame laboratorial faz o diagnóstico do câncer do pâncreas. O que chega mais próximo disso é o CA 19-9, mas ele é colhido no sangue e não na urina.

  • Mirian Alves

    Bom dia! Dr. quais são as causas,de vim obter uma infecção urinária?

  • Expedita

    Bom dia!
    No exame de cultura de urina , deu valor de referencia negativo, isso e infecção urinária!

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • ANDRESSA

    urina demorando de pra sair é infecçao urinaria ????

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode ser um dos sintomas.

  • Victor

    Dr. tem como o exame de urina tipo I detectar a gravidez ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não, urina tipo I não serve para detectar gravidez.

  • aurea

    bom dia , fiz um exame de urocultura e o resultado foi enterobacter aerogenes e alguns cristais de oxalato de cálcio e cristais de acido úrico, no exame anterior a bactéria estava com enterobacter sp, gostaria de saber se esta aumentando as bactérias, pois já estou fazendo tratamento com o urologista, mas o fato do nome ter mudado me assustou

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Provavelmente é a mesma bactéria. A sigla sp significa espécie. Qualquer Enterobacter que não seja completamente indicado cai na definição de Enterobacter sp.

  • Bárbara

    Bom dia Dr.Pedro,meu exame deu Piócitos 6 p/ campo,significa alguma inflamação?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não necessariamente é algo relevante. É preciso correlacionar com dados clínicos para valorizar uma alteração tão pequena.

  • flavia matias

    Olá
    Sou farmaceutica e gostaria de saber qual a importancia dos exames de EAS para o pacientes renais em tratamento de dialise, e quais sao os exames mais importantes nesse caso.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não vejo muita aplicação clínica para o EAS nos paciente em diálise. No máximo, uma avaliação de piuria em casos de suspeita de infecção urinária.

  • Henrique Prado de Castro

    Já curti a página, mas esse material aqui está excepcional, parabéns cara. Acho que me economizou algumas horas diante do livro. :) :)

  • dinho

    Boa tarde
    Meu exame de urina apresentou ++ de proteína mas não está espumando…pode ser algo grave?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A urina só espuma se tiver muita proteína. Pequenas quantidades não causam espuma, mas ainda assim, podem ser o primeiro sinal de doença renal. Essa proteinúria deve ser melhor investigada.

      • dinho

        Obrigado pela resposta mas realizei uma ultra dos rins e vias urinarias e nao apresentou nenhuma anormalidade. .com rins tópicos com dimensões contornos e ecogenicidade normais sem evidwncias de obstrucoes ou calculos. Ureteres terminais pervios e bexiga repleta com paredes lisaa e regularrs e conteúdo normal…prostata com 30g. Entao esse exame pode ter sido mal realizado ou pode ser algum outro tipo de doença pra investigar? Eu fiz o exame juma emergencia medica sem descartar o primeiro jato.

        • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

          O ultrassonografia dos rins não serve para investigar a proteinúria. Procure um nefrologista.

  • raquel fernandes

    Boa noite Dr,Pedro,meu exame de urina acusou 51/cml nas células epiteliais,estou com infecção urinária?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Células epiteliais não é parâmetro para ver infecção urinária.

  • dinho

    boa tarde Dr.!
    presença de proteína na urina ++ é preocupante?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Tem que ser investigada com exames mais específicos.

  • Cris Santana

    Ola no exame de minha filha deu cristais de uratos amorfos*/3 o que isso segnifica?presença de infecçao?? Ou nao??

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Uratos amorfos na urina não tem significado clínico. É um achado normal.

  • Gabi Lima

    Olá Dr. Pedro, gostaria de saber a importancia clinica dos Cristais de Fosfato triplo (amoniaco-magnesiano). E qual a relação, se houver alguma, com a hiperplasia prostática.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Atualizei o texto com essa informação. Em geral ocorre em urina muito alcalina provocada por certas bactérias. Pode ter elação com cálculo de estruvita. Vi que alguns sites falam da hiperplasia prostática como causa, mas não achei a fonte desta informação. Que eu saiba, não existe essa relação.

  • Tiago Spolador

    Boa noite, Dr Pedro. Parabéns pelo seu blog! Ele é muito didático! Sou médico e tenho uma dúvida. Uma densidade urinária abaixo ou acima do valor de referência indica sempre que há alguma patologia? Ou apenas o fato de o paciente ter ingerido pouco ou muito líquido no dia anterior ao exame pode causar esse achado? Agradeço desde já pela atenção!

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A densidade sozinha não tem praticamente utilidade nenhuma. Simplesmente indica o grau de diluição da urina. A quantidade de água ingerida horas antes faz toda a diferença.

  • Karina Rodrigues

    Resultado de E. Coli >100.000 na urina e leucócitos em 3000/ml, pode haver infecção de urina sem reação de defesa do corpo?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O que você quer dizer com reação de defesa do corpo? A presença de leucócitos na urina já é um sinal do sistema imunológico agindo.

  • Gabriela Silva

    ok, mas ninguem falou células epiteliais de descamação positivo, o que isso quer dizer???

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O texto fala sobre células epiteliais na urina.

  • Denise

    Consigo identificar gravidez no exame sumário de urina?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • MARCUS VINICIUS

    Bom dia Doutor, no meu exame de urina constatou a presença de cristais de oxalato de cálcio. Isso indica algum problema?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se for só isso, não.

  • Nayara Negrini

    No meu exame deu nas observações: raras bactéria.. tem algum problema??

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Habitualmente, não.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Presença de bactérias na urina. Se você tiver sintomas, pode ser infecção urinária.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Sim, negativo é o normal.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    O exame de urina não serve para diagnóstico do diabetes. Você tem que dosar a glicemia sanguínea para ter informação relevante.

  • Maria Tereza

    pergunta flora bacteriana(+++) oque resultado

  • Paulo Cainé

    Olá, me diz se num exame de urina tipo 1, o resultado da hemoglobina é negativo, está tudo bem?

  • Bruno Machado

    Meu exame de urina acusou “traços” de proteina e cetona, isso é sinal que tenho diabetes e nunca notei? Tenho 19 anos e não sou obeso, com certeza diabetes tipo 2 não é uma opção, queria saber se devo me alertar ao diabetes tipo 1. Obrigado

  • Bruno Machado

    Meu exame de urina acusou densidade da urina: 1030, Proteinas: Traços e Cetonas: Traços, glicose aparece como ausente. Existe grande indicio de diabetes ou a quantidade pequena não é alarmante?

    Obrigado.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se a glicose é ausente, o resultado está normal.

  • Rodrigo Carlos

    Doutor, enviei uma pergunta mas acho que foi excluida, vou tentar reformular :
    - Sou homem, tenho 33 anos, estou com pouco corrimento, quando aperto a uretra. É um líquido mucoso mas quase transparente. Fiz exame de urina tipo I e não apareceu nenhum piócito e os outros resultados, todos ausentes. Se há corrimento por conta de Clamidia ou Gonorréia, o exame de Urina tipo 1 não deveria apresentar piócitos, ou qualquer outra alteração ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim, o esperado era haver piúria. Mas se você tem corrimento, isso não exclui totalmente a possibilidade de uretrite. A clínica é sempre mais importante que resultados laboratoriais.

  • mayara

    bom dia meu exame de urina deu leucocitos 31000 , minhas hemacias deu 38000 meu muco deu+ e minha hemoglobina deu +.devo me preocupar?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Tem sangue e pus na urina. Não necessariamente é algo grave, mas é preciso saber a causa.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não, é preciso descobrir o porquê de você estar tendo infecções de urina de repetição.

  • Fabiana Cunha

    Boa noite, eu fiz uma nefrectomia por causa de uma hidronefrose e pielonefrose, ja faz quase 60dias e agora estou com uma cistite , é comum ocorrer essa reenfectação ? Gostaria muito de saber a respeito

  • camila

    Boa noite Dr.
    Gostaria de saber se o exame sumário da urína acusa o consumo de canábis.
    Cumprimentos e muito obrigada

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não, o exame simples de urina não inclui pesquisa toxicológica.

  • Eduardo Amorim

    Boa tarde Dr. Meus parabéns pelo site, que tenhas muita saúde, sorte, Fé e sucesso sempre. É quando vejo iniciativas como esta que sinto orgulhe em ser brasileiro. Não venda para um Fundo qualquer. Abraços.

  • murillomgj

    Fui ao medico com reclamções de uma pequena queimação apos o termino da urina, bem no canal, ele nao passou remedio nenhum e o exame de urina em Fila.Muco deu VARIOS e na frente apareceu que deveria ser Ausente, fiquei muito preocupado, o resto deu tudo conforme mostra no site.. devo me preocupar com esse Fila.Muco?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se for só isso, não.

  • edileusa

    ola doutor boa noite,meu exame de urina deu (bacterias ++)o que significa e obgd

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Significa que há bactérias na urina. Não necessariamente indica infecção urinária. O exame tem que ser interpretado por um médico.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    40.000 unidades formadoras de colônias de bactérias. É sinal de infecção.

  • camila

    o que significa quantificação 40.000 UFC/ml

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Presença de sangue na urina

  • denise

    o significa hemoglobina positivo +++

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não, não é normal.

    • Rosania Marques

      obrigada doutor por sua atenção.

  • Rosania Marques

    Fiz um sumario de urina e deu leucocitos 40 por campo e presença de filamentos de muco e presenca de bacilos gram negativos? Pode me ajudar a entender? Obrigada

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Tem pus e bactérias na urina. Se você tiver sintomas urinários, infecção urinária é um diagnóstico provável.

      • Rosania Marques

        sim deu infecção urinária. mas ñ seria o caso de internamento? já que tem pus?

        • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

          Se você está bem, não precisa internar não. Na imensa maioria dos casos, o tratamento pode ser feito em casa com antibióticos orais.

        • Rosania Marques

          Obrigada doutor. É normal a barriga ficar distendida, inchada?

          Enviado do Yahoo Mail no Android

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não vejo por quê.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Nada de muito preocupante.

    • carla

      muito obrigada, mas será que isso pode comprometer para assumir meu cargo de professora:

  • carla

    carla DR. fiz um sumario de urina exame para assumi um concurso e algo deu diferente conforme a referencia indicada foi o aspecto semi-turvo,ph 7.0, Leocócitos traços, celulas epiteliais 09-10,e ainda tinha uma observação numerosos filamentos de muco, estou um pouco preocupada.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Ele tem pus na urina, mas não necessariamente é infecção urinária. Tem que investigar.

    • Catia Dias

      Muito obrigada pela ajuda e parabéns pela iniciativa!!!

  • Catia Dias

    Meu pai fez exame de urina onde o Leucócitos tem o valor de 391/ mcl, ele esta com infecção urinaria?
    Ele utiliza fraudas e esta muito abatidinho e com dificuldade de se manter acordado com grande fatiga.
    Ele tem 75 anos e estou muito preocupada com esse resultado.

  • ana paula de lima

    Oi, fiz um exame de urina hoje e o médico me disse que tem presença de muito sangue na urina e solicitou outro exame. To com muito medo.

  • Franciely

    Boa Tarde!! meu nome é Franciely, por favor pode me informar o que significa bactérias ++ em exame de urina.
    Obrigado!

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Significa que foi detectada a presença de bactérias na urina em quantidade moderada.

  • Josy

    Boa tarde Dr. primeiramente gostaria de parabenizá-lo pela iniciativa…realmente este blog é de muita serventia… Parabéns e muito sucesso em sua carreira.
    Gostaria de tirar uma dúvida, minha sogra realizou alguns exames, mas está aguardando até segunda-feira pra mostrar ao médico, porém eu e meu marido já abrimos prá olhar.
    Achamos as plaquetas dela muito baixas, está em 100, e o que nos deixou mais preocupados foi a glicose na urina: 520…claro que não é um bom sinal, pode-se confirmar a Diabetes?
    Ela pode esperar até segunda-feira? oq ue pode ser evitado até lá?
    Muito obrigada.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Exceto alguns raros casos, a glicose só aparece na urina em grande quantidade em caso de diabetes.

  • LUCIANA

    Dr. Pedro, minha mãe tem 55 anos fez o exame de proteinuria e o resultado foi 1000 mg/24h. Estou muito preocupada, pois o nefrologista está agendado para jan/ 2014, e não sei a alimentação adequada para o consumo dela que não está tomando nenhuma medicação. Aguardo retorno. Att. Luciana.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A princípio, se ela não tem outros sintomas ou alterações analíticas, uma proteinúria de 1000 mg por dia não é uma urgência. Não há problema esperar até Janeiro sem tratamento.

  • Emerson

    Dr, me tira uma dúvida? No exame de minha mãe apareceu apenas células epiteliais positivo, sem nenhuma ressalva à mais, é relevante se preocupar?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Nenhuma relevância.

  • Viuna Lopes

    Parabéns Dr. Pedro, seu blog é excelente, me ajuda muito. Obrigada pelas informações.

  • michele

    mto bom!!

  • Gilmário

    Boa noite D. Pedro.
    Recentemente fiz um exame de urina e acusou glicose +++
    Não tenho diabetes, posso estar com problemas renais ou devo repetir o exame para confirmar o resultado. Vou agendar uma consulta com um nefrologista.

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      É melhor repetir para já levar 2 exames para o Nefrologista.

  • Tamires Guerra

    Boa noite Dr, fiz exame de urina e constou “Cultura de urina. Resultado: Negativo…Nãp foi evidenciado o crescimento de microogarnismos”. Mas na urina tipo 1 constou: Leucócitos 42400 /ml, valor de referência até 31500 /ml. Estou ou não ainda com infecção? obrigada..

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Para infecção urinária, a urocultura é um exame mais confiável. Esses leucócitos na urina podem ter outro motivo que não uma infecção urinária. É preciso investigar.

  • Amanda

    Parabéns! Foi muito útil esse artigo.
    Você explicou de uma forma tão simples…
    Muito obrigada.

    • weberty

      nossa muito bom mesmo,entendi perfeitamente me ajudou muito..

  • Igreni

    Gostaria de parabenizar o(s) autor(es) deste site, com este conteudo riquissimo em informacoes para quase todos os problemas. Parabens mesmo…

  • Cristiane Santos

    Parabéns pela forma simples de compartilhar conhecimento.
    Mantenham o site e obrigada pelos esclarecimentos e informações.

  • michella

    Ótimo site, respostas claras e objetivas, estou maravilhada pois chega a ser muito melhor que um resultado de um especialista. Parabéns de coração e continuem sempre assim, sucesso e muito obrigado!

  • Jaqueline Moreira

    Adorei este blog. Parabens Dr Pedro Pinheiro, em linguagem acessivel fiquei mais tranquila com minha s duvidas. Obrigada

    • vanelia

      se 50% dos medicos explicasse assim tao bem,o nosso país seria seria maravilhoso.Que Deus te abençoem muito,parabens,

  • Giovanna

    Quero parabenizá-los por este site. Aqui encontrei informações muito valiosas que esclareceram muitas dúvidas e me confortaram bastante diante de uma situação díficil com problemas de saúde de alguém que amo muito.
    São informações passadas com grande profissionalismo e seriedade e o fato de responderem às peguntas dos leitores, a maneira simples e muito bem explicada das informações mostra também o grande carinho com que é elaborado cada detalhe aqui contido.
    Mais uma vez, parabenizo e agradeço aos criadores deste site que é de grande utilidade pública.
    Abraços, Giovanna.

  • SILVANA SMIT

    Só tenho que agradecer aos criadores deste endereço, pois que venho tirando muitas dúvidas que tenho a respeito da saúde/doença, ajudou bastante no meu esclarecimento. Um beijo no coração de todos os criadores do site.
    Silvana Smit ( estudante do 10 semestre de psicologia da UNAMA)

  • Fernanda Silva Oliveira

    Boa noite!!
    O normal é que não tenha presença de leucócitos(que são os glóbulos brancos que fazem parte da defesa do nosso organismo), pois em grande quantidade pode apresentar algum tipo de infecção. Quanto as proteínas, a presença de proteinas na urina é chamada de proteinúria, podendo indicar alguma doença renal. E em relação aos cristais não é algo preocupante cristais de oxalato de cálcio. Mas para que vc se sinta melhor e tirar todas as suas dúvidas é preciso procurar um médico.
    Um abraço!!!

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    É uma forma de medir a quantidade. Não tem muita relevância clínica.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não. É possível ter cálculos sem nenhum desses achados na urina. O oposto também é verdadeiro.

  • Rogério Navarro

    Boa Tarde… tenho uma dúvida… O que significa Oxalato de calcio (+) ou (++) ou (+++)… é o nível de oxalato? Há algum nivel aceitável?

  • nielmo

    boa noite! fiz um exame de de urina Eas jato medio e apareceu nitritos negativo,células Epiteliais: presente+,leucócitos: 40 p/campo,cristais :oxalato de cálcio +.oque isso que dizer grato pela resposta .

  • maridete oliveira carvalho

    boa noite estou com pus na urina exame feito no upa, e foi passado o antibiotico,cipro,mas o meu organismo criou resistencia ao antibiotico ,ela voltou de novo a cistite e dor ,o que fazer

  • Isis

    Fiz um exame e deu, (cristais raros)… O que significa?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Que foram visualizados raros cristais na urina. Isso é irrelevante.

  • Isis

    Fiz um exame e deu, (cristais raros)… O que significa?

  • danielabastos1@gmail.com

    Boa tarde Dr., fiz um exame de urina onde deu 650 mg de proteína. O que pode ser?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Só indo a um nefrologista para saber.

  • Uerder Freitas

    Deve estar relacionado com ah higiene.

  • Vanessa

    boa noite! fiz um exame de urina e deu 25 piócitos por campo e a ultrassonografia deu discreta ectasia do rim direito.,gostaria de saber se a infecção esta muito acentuada!!!fiquei muito preocupada!

  • Ana Paula

    Boa Tarde Dr.,

    Sou biomédica e trabalho em um laboratório de análises clínicas, gostaria de saber se devemos colocar no laudo do exame de urina I presença de espermatozóide quando em excesso, em homens com faixa etária de 28 anos e em pacientes idosos. Tem algum significado clínico?
    Obrigada

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Que eu saiba, não. O esperma geralmente só tem significado em mulheres, principalmente nas crianças ou nas idosas institucionalizadas, pois isso pode ser um sinal de abuso sexual.

      • Uerder Freitas

        Sim, esse fato é mais comum em jovens, principalmente do sexo feminino. Por motivos de ética, não é recomendado colocar nos exames tal diagnóstico. Mais que não tem relevância clínica.

  • SANDRA MELO

    Sou acadêmica de Biomedicina e aprendi na universidade que o Urobilinogênio na urina tem que ser normal e não ausente.Favor verificar e corrigir o erro. Obrigada!

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não há erro algum. Tecnicamente há sempre uma pequena quantidade de urobilinogênio na urina, mas na prática clínica vários laboratórios usam negativo como referência para o normal. Isso depende da técnica usada e do limiar inferior de detecção.

      • Uerder Freitas

        Normal e ausente, não tem muita relevância, e de expressão, quase o mesmo sentido em casos clínicos. Normal, quando tem presença, mais não significativa, e ausente, quando não encontrado na urina. Urobilinogênio, relacionado com Figado.

  • vera

    qual e a referencia da creatinina boa ????

  • Jovelina Silva Rocha

    Ola´, Doutor! meu exame deu leucócitos numeros por campo (pus na urina)e sinto dores fortes na região das costa na altura da cintura, devo fazer exames completmentares.

  • Rilque Rapozo

    Olá Dr. Gostaria de Saber se o exame de Urina tipo I pode detectar uma possivel gravidez?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • A Mari

    Olá dr. Pedro, parabéns pela atenção para com os seus leitores, muito bom ver profissionais atentos com os canais de comunicação e ajudando aqueles que têm dúvidas.
    A minha é: o meu exame EAS hemacias deu o resultado de 33, quando o valor de referência indica normalidade até 27. Sou gestante e fiquei um pouco preocupada.
    E a pesquisa de hemoglobina indicou TRACOS, o que seria? Desde já obrigada!

  • Boa tarde, fiz o exame de urina tipo 1

    e deu seis resultados alterados

    Hemoglobina ………………..Presente (+)

    Nitrito ……………………Positivo

    Leucócitos ………………… 60.000

    Filamentos de Muco ………….Ausentes

    Bactérias ………………….Numerosas

    Hemácias ………………….. 18.000

    • Uerder Freitas

      Sugere uma infecção.

  • juliana

    Dr. meu chamo Juliana, e gostaria de saber como se chama o exame que introduz uma cânula para ver dentro da bexiga? Qual especialista devo procurar? obrigado.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Cistoscopia. O Especialista é o urologista.

  • http://profile.yahoo.com/K7XA643ODIVE3IDYL2EMK6HG5Y Dekalk Gesso

    Dr fiz exame e meu exame deu o leucocitos alto , no exame diz10000 por ml o meu deu 765000 por ml alem da infeccção urinaria pode representar algo mais serio?

  • http://twitter.com/naagatinha fernanda miranda

    oi meu nome é gabriela e tenho 18 anos estou no meu 5 mese de gestação e fiz um exame de urina aonde constou 20.000 leucocitos sendo que o normal é 10.000 estou muito preucupada pois ja perdi um filho ha 10 meses e eu estava com 5 meses tb estou com muito medo por favor me ajudem a esclarecer essa minha duvida desde de ja muito obrigada.

  • Luciene Ricardo

    dr pedro, o aumento considerável de celulas epitéliais na urina, ocorre por algum motivo específico? isso dever ser investigado?

  • http://profile.yahoo.com/QP4UCCTEHHZQM3ZEBA3BDUOVQA Cristina

    Dr, minha filha tem 4 anos, começou a urinar a cada 10 minutos, fizemos exame de urina com urocultura e não acusou bactéria, mas ela continua urinando a cada instante, o que pode ser?

  • Luciene Ricardo

    dr pedro estou muito preocupada, fiz um exame de urina e deu uma alteração nas celulas epiteliais, sendo que a referencia: =<1000/ml, e o resultado foi:3000/ml,valor bem acima do normal, é grave?

  • http://profile.yahoo.com/V4NMPGMCOWUVJN5XL7CBIVSCUI evelyn

    boa noite Dr, fiz o exame de urina e o leucocitos se apresentam em 58.000 e diz que o normal é ate 10.000/ ml e hemacias 12.000 e o normal é ate 5.000/ml o que significa?
    No exame também apareceu positivo para Hemoglobina, nitritos e leucocitos esterase e diz que tem que estar ausentes. As cel epiteliais vias baixas estão frequentes onde deviam estar ausentes e as bactérias estão frequentes também.
    Isso significa eu estar só com a infecção urinária ou pode ser mais alguma coisa?

  • solange barivieira

    Bom dia, fiz exame de urina, e em cristais apresentou um resultado de /// F. AMORFOS++.
    O que quer dizer?

  • Carlos Alberto Miranda

    Tive síndrome nefrótica a dois anos perdendo cerca de 6000mg de proteina em 24hs, e tive em consequencia dela uma embolia pulmonar. Meu útimo exame está indicando que perco cerca de 80mg/24hs. Esse resultado me mostra que não tenho mais protenúria. Porém continuo a urinar com espuma. Porque será?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Estranho, 80mg não causa espuma. Tem que ver se a espuma que você tem é em excesso ou é apenas uma espuma normal que ocorre em toda urina.

  • Maria Heluiza Carvalho

    Dr. No meu exame de urina está presente corpos centônicos. Posso estar com diabete? E diz bem assim: “Foram evidenciados 3 a 4 piócitos, raras células pavimentosas, presença de cristais de oxalato de cálcio e raras bactérias” Irei ao Médico essa semana, mas gostaria de saber de logo! Explique-me por favor!

  • icaro bruno

    Se levar apenas 30ml ou menos de urina no pote plástico, o exame pode ser feito normalmente ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim.

  • Edenilze

    Se a hemoglobina estiver acima de 7,0, porque não é recomendado pelo oftalmologista efetuar a troca da lente dos oculos?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A pegunta tá confusa. Não faz muito sentido isso que você perguntou.

      • Uerder Freitas

        Também não entendi. kkk

  • 2473c

    boa tarde…fiz um exame de urina e deu 0 a 1 leucocito/ campo e alguns cristais de oxalato de cálcio, e nos elementos anormais tive nas proteinas 10…..que devo fazer?…obrigado ….tenho 40 anos e nunca tive uma doença.

  • Roseli Candida

    Fiz um exame e deu celulas epiteliais 230.000/ml – leoucócitos 93.000/ml –
    Hemácias 4.000/ml – Aspecto Turvo -Densidade 1,020. Bactrerisoscopia elevada.

    Lendo seu artigo eu não entendi quando diz por campo: Células epiteliais —- algumas
    Leucócitos —- 5 por campo
    Hemácias —- 3 por campo

    Como que transformo meus dados e se preciso me preocupar com o resultado, pois não percebi nem um cheiro desagradavel unica coisa eu tenho e dor na lombar dos dois lados nas costa (nas ancas). mas não é sempre mais quando fico muito tempo deitada.
    Outra dúvida esse exame diz se a pessoa esta gravida ou não

  • http://twitter.com/CaApOliveira Carina

    cor da urina: amarelo âmbar é normal? apareceu no exame da minha bebe de 2 meses.

  • icaro blasbey

    oq é muco muito aumentado?

  • Michelle Santos

    olá, fiz um exame de urina e deu de 6 a 8 leucócitos por campo e 8 a 10 hemácias por campo. Estou com 37 semanas de gestação e minha cesárea está marcada para daqui a 5 dias. Devo me preocupar na hora do parto?

  • shidomenes

    olá fiz um exame de urina na Cultura deu negativo mas o indice de Eritocitos esta com 28.000 devo me preocupar?

  • http://twitter.com/CaApOliveira Carina

    cor da urina: amarelo âmbar é normal? apareceu no exame da minha bebe de 2 meses.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim

  • http://twitter.com/SanEdnea ednea araujo dos san

    obrigada pelas as informações!

  • http://twitter.com/SanEdnea ednea araujo dos san

    ednea araujo
    Gosto muito de buscar informações OnLine.Por isso desde já obrigada pelas as informações.

  • Lúcio Gama

    Vc não deveria dar diagnósticos. Ainda mais em um comentário pela internet. O melhor que ele procure o médico. Afinal nem sabemos se este usuário é homem ou mulher, qual idade tem, existem vários outros diagnósticos diferencias que devem ser levados em conta na propedêutica

  • dynamichot

    boa tarde alguns dias atraz tranzei sem com camizinha mas tirei a mesma e nao nme lavei depois disto estou com ardencia no canal da urina e com diareia o q pode ser

  • Marcelacapelossa

    Dr Pedro, meu exame de urina não apresenta bacteria, mas os leucócitos estão alterados, em 8.000, hemácias 5.000 e células epitelias em 72.000. Gostaria de entender o que acontece, pois o médico não me passou remédio algum. Abraço!

  • Regina celia gubitoso deu

    fiz exame dw urina deu alterado na hemoglobina presentes deu duas cruz nunca tive nada so entrei na menopausa nao tomo hormonia pois o ginecoligista nao passou estou apavorada e grave vou passar palo ginecologista hoje aguardo resposta tenho 51 anos

  • Leurianunes

    oi … fiz um exame de urina, e contem em hemoglobina+ o que significa por favor?

  • lucidalva oliveira

    Amei o artigo! li e entendi o seu conteúdo. Ainda bem que já marquei o meu retorno ao meu médico para ver meus exames os de sangue tudo ok, mas o de urina deu:LEUCÓCITOS- 41.000 e CÉLULAS EPITELIAIS DE DESCAMAÇÃO -POSITIVO. (acho que algo está errado). Agradeço a atenção Luci

  • http://profile.yahoo.com/DHJVV4U4OGESVYHZYKKQZYDD5Y Valéria Soeira

    meu exame de uroblilinogênio deu normal ??/

  • michelecoxa

    ola o exame da minha filha deu leucocitos 8 a 10/campo celulas epiteliais ++,cristais fosfatos amorfos+ eo os demais todos ok ela teve infecção na bexiga a um mes atraz e tomou antibiotico do dia 19/10a 29/10.o que significa ou a alteração pode ser ter a ver com o tratamento do antibiotico?muito obrigada

  • Raquel Ap Gonçalves Elias

    Meu exame deu cristais e cilindros ausentes, o que significa?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Que não há cristais nem cilindros na urina. Isso é normal.

  • Elaine Vieira Moura

    Minha filha foi diagnosticada com pielonefrite aguda de acordo com exame de urocultulra, e tbm tem incontinência urinária e já fez tratamento com Retemic 25mg mas suspenderam o tratamento com o reédio depois de 1 ano e 7 meses por entenderem que ela estava bem, agora ela voltou a ter infecções urinárias com frequência e resistente à alguns antibióticos por isso ficou internada (de 02/05 a 09/05) 7 dias tomando 2 frascos de ciprofloxacino 400mg 12/12hrs durante 6 dias  antes disso tomou Bactrim durante 9 dias sem resultados (pois estava fazendo febre todos os dias).No dia 29/04 começou tomar cefalexina 500mg durante 3 dias,tbm não reagiu à medicação. Foi internada (02/05)no primeiro dia de internação tomou um outro antibiótico,(que não me lembro o nome) tbm não reagiu e depois começou o ciprofloxaxino e agora que recebeu alta não está tomando mais nada, devo procurar outra avaliação? Ela recebeu alta após fazer novos exames: sangue, urocultura e urina AES, sem alterações.Ela está com dificuldades para “segurar o xixi” e reclama que vaza, as vezes faz xixi na cama, qdo acorda já vazou bastante, e na roupa tbm, posso continuar com o Retemic que ela já tomava pra incontinência urinária, ou devo procurar um nefrologista?  Realmente não sei o que fazer? 

  • Henrique C . L. Neto

    Dr. Minha esposa é diabetica. ela fez exame de urina (EAS) e deu Glicose v.r. < 30 mg/dl. E normal? O que siguinifica?

  • Patricia Queiroz

    Que tipo de exame detecta se a pessoa fez uso de drogas, como maconha e cocaína?

  • Alex1000volts

    meu ultimo exame de sangue constou 130,0mg/dl,mas mesmo assim formigas se juntam em minha urina,vale lembrar que minha maior fonte de açúcar é o café,pois bebo muito,mas antes sempre dava desse valor pra baixo no exame de glicose.
    por que as formigas sejuntam entao,se isso acontece nos valores de 180 pra cima?
    obrigado

  • adi

    ola fiz um exame de urina, estou gravida de 7 meses os leucocitos no campo sedimento deu 40 e tambem presença de bacterias e filamento de mucos.
    estou com infecçao urinaria?

  • Alcione Hergesel

    pq no meu exame de urina HEMOGLOBIA DEU POSITIVO (+)??

  • Ivonetesouto2013

    e muito importante estarmos bem informado quando se trata da nossa saude

  • Abimael Tuc

    É ótimo saber que podemos contar com sites como esse para aprendermos sobre o que acontece em nosso corpo. vocês são show de Medicina!

  • Michelleffigueiredo

    no meu exame apareceu leucocitos/piocitos 35 a 40 p/c o q significa?

  • ELRILENE-SANTOS

    ELRILENE, AMEI CONHECER O SITE, AS INFORMAÇÕES SÃO IMPORTATÍSSIMAS.

  • Erikaeemanuel

    Olá no meu exame de urina o ph deu 5,0, células epiteliais deu várias, não disse o valor, hemácias ausente, muco presente, outros deu algumas bactérias?? o que devo fazer será que estou com infecção???

  • ana maria

    ola meu resultado de urina deu leucocitos 78.000 hemacia 21.000 muco + flora+++ que esta acontecendo comigo estou com dor de lado fez utrason e não deu nada

  • http://twitter.com/Juuuh_fkn Juliana FKN ♥

    Boa noite, fiz um exame de sumáro de urina, e deu BACTERIÚRA AUMENTADA, será que aconteceu algum erro no laboratório que contomunou a urina ou eu mesma na hora da coleta contaminei? pq o resto deu tudo ausente, vc acha que devo repetir o exame?

  • Canielimarques

    Gostei das informações, que são de grande valor pra minha área. Sou estudante técnica em análises clínicas e esse site melhorou muito um seminário que apresentei, pela liguagem clara e objetiva. Parabéns e obrigada pelo conteúdo.

  • Leudazelaquette

    Entendi os resultados .Só que tem medicos que não esclarecem e nos informam o que fazer nestes casos

  • Janainalucas2

    ola meu exame de urina deu
    cel.epitelias v. baixas 5.000(vias altas:1.000)
    cocos e bacilos gram positivos e bacilos gram negativos…queria saber???emacias deu 65.000

  • Neya

    Meu exame deu leococitos em 200.000 , qual seria o problema? obrigada pela atenção

  • Liviane-cley

    “eu estou com infecçao Urinaria,ja fui medicada ,mais ainda continuo sentindo dores do lado esquerdo perto dos rins pras costas? o que faço nesse caso ? espero terminar o tratamento ou ja procuro novamente o medico? pk hj faz ja 2 dias que comecei a tomar o antibiotico, mais as dores não passam,tomo remedio pra dor so alivia…

  • Liviane

    ” eu estou com infecção urinaria. ja estou tomando antibiotico,mais memso assim continuo sentindo dores,ao lado esquerdo do rim pra as costas… o que faço? tenho que fazer novos exames,pede uma ultrason?

  • Mmarynna

    Parabéns pelas informações claras e diretas aos leigos que recorrem esse meio como alivio de suas preocupações

  • joselia

    como eu posso identificar se a ireia e a craatina estão noemais…fiz o exame é não mostrei o medico ainda

    • Mayara Lima

      mostrando ao médico!

  • hilda caçari benica

    fiz um exame de urina e o resultado foi de 50.200ml e o normal é ate 31.500 oque pode ser estou preocupada

  • Maiara

    Parabéns pelo site. Encontraram uma forma simples e direta para conversar sobre assuntos médicos com o publico.

  • Tiago Soler

    Sou estudante de biomedicina, gostaria de saber se os Doutores autorizariam o uso de algumas informações do site, em um trabalho acadêmico que estou fazendo sobre urinálise, ou se poderiam me informar um site de onde posso estar extraindo estas informações, ressaltando que não é um TCC é apenas um trabalho em sala. Muito obrigado pela ajuda e pela atenção prestada a este comentário.

  • Amanda

    Estou gestante e meu exame de urina deu leucocitos 64.000 / Erictrocitos 12.000 o quer quer dizer ?

  • Amanda

    Estou gestante e meu exame de urina deu leucocitos 64.000 / Erictrocitos 12.000 o quer quer dizer ?

  • Cristina Borges

    Quero parabenizar o Dr. Pedro Pinheiro pelas explicações dos artigos. Todos eles esclarecem claramente as dúvidas de nós leigos no assunto.

  • Aderskt

    Apareceu no meu exame : Celulas epiteliais, urobilinogênio , piócitos 2 por campo , raras bactérias , alguns filamentos de muco…

    O que isso poderá indicar? Obrigado.

  • Mikaella caldas

    estou com 5 semanas e 5 dias de gestaçao e estou com cistite me apavorei entrei em panico meu primeiro bebe e nao quero perde_lo.

  • eliane

    doutor fiz um exame de urina e gostaria que o senho me informasse o resultadoa dos seguinte volume…..30 m1
    espuma….. ausente
    densidade…1.020
    cor …. amarelo citrino
    odor ….sui-generis
    aspecto……limpido
    deposito …..escasso
    reaçao ph…….6.0
    albulinas , glicose , pig. biliares, sais biliares , c. cetonico , nitrito , hemoglobina eleucocitos todos ausentes
    urobilinogenio ……….normal
    por favor me explique o que sao issos obrigada

  • Paulodinizs

    meu filho fez exame de urina hoje e deu 1.400.000 de leucocitos foi pedido outro exame pode ser muito serio

  • tacio coelho

    doutor passei no concurso da pmpa e preciso emagrecer muito por isso to num regime rigoroso, fiz o exame de urina e cetonas deu positivo +++, gostaria de saber o que significa??

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode ser por jejum prolongado.

  • http://profile.yahoo.com/BJVW4A4GTTP47P4HHLCCJVZA54 yahoo-BJVW4A4GTTP47P4HHLCCJVZA54

    Boa noite! então minha filha tem 8 anos a algumas semanas vem reclamando de dores na altura dos rins o pediatra pediu exame de urina EAS e CULTURA, esta deu negativa no EAS presença de cristais de oxalato de calcio, fico preocupada pois seu pai já operou os rins para retirar calculo e vai ter que fazer de novo. pois sua primeira crise de dor ele tinha 8 anos foi p/ o hospital todo inchado, quero evitar que minha filha tenha o mesmo problema o pediatra fala que não tem nada haver. Qual a sua opinião Dr Felipe. obrigado!!

  • Semiramis

    Meu bebê de 1 ano está fazendo muito pouco xixi e tomando água demais. Foi solicitado exame de urina e sangue, e os leucócitos e hemácias estão altíssimos, hj levo o exame à pediatra, mas mãe é curiosa né, esse blog ajudou muito a entender o que ocorre com o meu reizinho. Antes me diziam qu infecção de urina dá febre, e ele não teve, mesmo os leucócitos estado 24000/ml e asHemácias 6.000 /ml. Então, acho bom deixar a dica que qualquer sintoma diferente a pessoa deve consultar um médico, pois cada um tem uma reação.

  • Marta Merces Silva de Morais

    doutor o exame da minha filha de 7 anos deu leucocitos 67,000,hemacias 10,000,cristais alguns de urato amorfo.Estou muito preocupada o Senhor poderia me tirar duvidas? e algo serio?

  • Bruna costa

    nossa pq as pessoa tem dificudade de beber agua

  • Bete Marega

    Dr. o meu exame deu Nitrito positivo
    células 08
    Leucócitos 06
    Hemácias 03
    Flora Bacteriana: Intensa
    Cristal: Oxalatos de cálcio (raros)
    pode me explicar oque eu tenho?

  • Suzannabrahan20

    Dr . a quantidade de Leucócitos do meu exame chegou 16.500 / mL , detectou células abundantes e Muco ++ o que significa ?

  • Dani Biba

    Ola Dr. fiz u, exama de urina o qual apresenta Escherichia Coli e Contagem de Colônias Superior a 100.000 UFC/mL
    Além disso o Nitrito (Positivo)
    Hemoglobina Positivo
    Leucócitos 154.100
    Hemacias 19.000
    Células Epiteliais de Descamação (Positivo)

    Também fiz exames de Concentração Inibitoria Minima
    Aparece muitas informações S= Sensivel (o micro organismo é INIBIDO pelas concentrações normalmente alcançaveis pelo agente antimicrobiano com doses normais padronizadas, para o sitio da infecção.

    são: Amicacina / Amoxicilina/Clavulânico / Cefepima / Cefotaxima / Ertapenen/ Meropenem/ Nitrofurantoina / Trimetopria/Sulfametoxazol.

    Minha consulta para entrega dos exames esta prevista para 04 outubro mais estou preocupada com o resultado.

    Fico no Aguardo

    • Leivasbt

      Vc tem infecção do trato urinário.. Procure um pronto atendimento para já prescreverem antibiótico para já iniciar o tratamento

  • Danielamesquita

    E quando dar bactérias numerosas na gestante,é grave?

  • Newstime

    Dr. Pedro, fiz exame de urina em minha filha e o resultado da células epiteliais de descamarão deu positivo e a hemacias deu 500 o que significa e normal

  • Aracimarianos

    Excelente máteria.Parabéns dr. Pedro!!!!!!!!

  • Aracimarianos

    Muito boa a presente materia , pois assim, passamos a compreender como está o nosso organismo e quais providencias devemos tomar, se necessário for.

  • Bruno Izídio

    Doutor Pedro. Fiz meus exames e hoje obtive o resultado pelo laboratório, entretanto, só vou ao médico no dia 28/09. Poderia me informar o que seria esses dados abaixo? Estou super tenso:

    SUMÁRIO DE URINA
    EXAME FÍSICO Cor: Amarelo Claro
    Aspecto: Límpida
    Densidade: 1025
    pH: 6

    EXAME QUÍMICO Proteina: Ausente
    Hemoglobina: Ausente
    Glicose: Ausente
    Cetona: Ausente
    Bilirrubina: Ausente
    Urobilina: Vestígios
    Nitrito: Ausente
    SEDIMENTOSCOPIA (400X)
    Piócitos em média de 15 por campo
    Algumas Células
    Algumas Bactérias

    Queria saber sobre esse PH 6, esses vestigios de Urobilina, além dos piócitos 15 por campo e a presença de algumas células e bactérias.

    Abaixo segue o meu Leucograma.

    LEUCOGRAMA
    Valores Encontrados Valores de Referência
    Leucócitos 10^/mm3 11,10 4.00 – 10.00
    % /mm3 %
    Basofilos 0,6 0,07 0.0 – 3.0 / 0.00 – 20
    Segmentados 67,1 7,45 45.0 – 70.0 / 1.50 – 7.00
    Eosinófilos 3,9 0,43 2.0 – 4.0 / 0.10 – 0.40
    Linfócitos 23,8 2,64 20.0 – 50.0 / 1.00 – 4.50
    Monócitos 4,6 0,51 2.0 – 10.0 / 1 – 10

    Desde já agradeço…

    Me ajude…

  • Brunovsevero

    se o nivel de leucocitos chagar a 800.000 (meu caso) o que pode acontecer

  • Brunovsevero

    se o nivel de leucocitos chagar a 800.000 (meu caso) o que pode acontecer

  • Claudia

    Bom dia Doutor,
    Meu filho, 17 anos, está urinando com muita espuma, o que isso pode significar?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Espuma em excesso na urina costuma indicar presença de proteínas na urina. Procure um nefrologista para ele investigar.

  • Hugo

    O exame urina tipo II serve ou pode acusar drogas»?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • Benonicovatti

    Meu calcio urinário deu 59,5 mg/urina 24h.O que significa esse resultado?

  • Guilherme

    Dr.bom dia !

    Estou passando por um dilema, minha prostáta estava com 38 gr, o médico me receitou Tansulosina, tomei 02 cxs, sofri efeito colateral como baixa de pressão que acabou lesionando meu coração. Estou agora em tratamento cardíaco utilizando os medicamentos Aradois 50mg e Ictus 25mg 02 x ao dia .
    Minha prostáta continua aumentando de volume, atualmente com 58gr (aumentou 20 grs em 03 meses) sinto muito dor ao urinar . Meu cardiológista afirma que todos os medicamentos para tratamento da HBP podem interferir no meu quadro cardiáco. Preciso de uma orientação com urgência.

    • antonio donizete moraes

      meu amigo procura o hospital das clinicas se possivil clinica civil que e uma junta de medicos que atuam pela fundação isso i particular paga….
      tve um problema identico ao seu quasi morri, fui ver prosta, fiz um exame econstatou que eu tenho que operar, porem na radiografia avistaram um pedacom 4,5 e resolveram tirar ela primeiro,assim partimos para a cirurgia quebraram em varios pedaços, infelizmente deixaram la dentro 3 pedras com 1.3 cm, que me deu infeção puz no rim fui socorrido nesta clinica civil e hoje estou ainda em tratamento para acabar com a mesma e fazer a cirurgia da prosta.
      tomei este emedio tunsulosima, passei muito mal ainda tenha a cx toda aqui

  • valmir

    Muito boa noite; No meu exame de urina tipo I, constatou hemoglobina Positivo (+) ( ) ( ), o que isso significa?